Emagis
Emagis
HOME MATRICULE-SE POR QUE APROVAMOS MAIS? ENTENDA OS CURSOS RESULTADOS ÁREA RESTRITA
NEWSLETTER
CONTATO
Magistratura MAGISTRATURA
Magistratura MINISTÉRIO PÚBLICO
Magistratura DEFENSORIA PÚBLICA
Magistratura PROCURADORIA
Magistratura DELEGADO DE POLICIA
Programas de Estudos PROGRAMAS DE ESTUDO
Planos de Questões/Provas PLANOS DE QUESTÕES/PROVAS
Cursos Intensivos Simulados CURSOS INTENSIVOS SIMULADOS
Videoaulas VIDEOAULAS
Rodadas Pretéritas RODADAS PRETÉRITAS
Downloads DOWNLOADS
Facebook Intagran Youtube Twitter
Emagis
Bem-vindo(a)



INÍCIO (ÁREA RESTRITA) AVISOS MINHA CONTA ALTERAR DADOS CADASTRAIS RENOVAR/ADQUIRIR PLANO CERTIFICADOS INDIQUE UM AMIGO SAIR
FAÇA SEU LOGIN


ESQUECEU A SENHA?


Seu navegador não suporta este video. Por favor, atualize seu navegador.

Rodadas Pretéritas

  1. Home
  2. Rodadas Pretéritas
  3. Busca
  4. Entenda as rodadas pretéritas
Informações Adicionar

Discursivas 2022

Informações Adicionar

Discursivas TJ/SP 2023

Busque por suas rodadas

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM - Rodada 18.2023

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 18.2023

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 18.2023

Informações Adicionar

Objetivas DP Estadual - Rodada 18.2023

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 18.2023

Informações Adicionar

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 18.2023

Informações Adicionar

Defensoria Pública Estadual - Rodada 18.2023

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 18.2023

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 18.2023 - Questão 1

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 18.2023 - Questão 2

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 18.2023 - Questão 3

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 18.2023 - Questão 4

Informações Adicionar

Objetivas - Rodada 18.2023

Informações Adicionar

Sentença Estadual - Rodada 18.2023

Informações Adicionar

Objetivas MP Estadual - Rodada 18.2023

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 18.2023

Informações Adicionar

Delegado de Polícia - Rodada 18.2023

Informações Adicionar

Objetivas DPF - Rodada 18.2023

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 18.2023

Informações Adicionar

PGE/PGM - Rodada 17.2023

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 17.2023

Informações Adicionar

Objetivas AGU/PFN/PGF - Rodada 17.2023

Informações Adicionar

Ministério Público Estadual - Rodada 17.2023

Objetivas PGE/PGM - Rodada 18.2023

(EMAGIS) Sobre a jurisprudência dos Tribunais Superiores em matéria de Direito Administrativo, julgue os itens abaixo.

I. Caso ocupado por particulares que venham a estabelecer culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou explorar trabalho escravo, o bem público dominical, situado em área rural, pode, em determinadas circunstâncias, sofrer a sanção prevista no art. 243 da CRFB.

II. Com base em expressa regra editalícia, Manoela foi excluída do concurso público para soldada da Polícia Militar em razão de apresentar, em seu braço, tatuagem de uma foice e de um martelo, conhecido símbolo do comunismo. Nessa hipótese, à luz da jurisprudência firmada pelo STF, é correto afirmar que a exclusão de Manoela não se revelou legítima.

III. A empresa Alfa, em 1975, adquiriu, de boa-fé, certo terreno de particular que apresentara o respectivo título de domínio. Construíra, então, sua sede sobre esse imóvel, há 45 anos. No entanto, o terreno, em realidade, era da titularidade da União, de sorte que era nulo o título dominial então apresentado à empresa. Nesse caso, embora a empresa Alfa não detenha a posse do imóvel, mas mera detenção, de natureza precária, terá direito à indenização por benfeitorias necessárias que tenham sido feitas no imóvel.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Avalie as seguintes proposições e assinale a alternativa apropriada.

I. No âmbito da Administração Pública federal, as decisões administrativas que exijam a participação de 2 (dois) ou mais setores, órgãos ou entidades poderão ser tomadas mediante decisão coordenada, sempre que for justificável pela relevância da matéria e houver discordância que prejudique a celeridade do processo administrativo decisório.

II. A portaria de instauração do processo administrativo disciplinar prescinde da exposição detalhada dos fatos a serem apurados.

III. É constitucional a requisição, sem prévia autorização judicial, de dados bancários e fiscais considerados imprescindíveis pelo Corregedor Nacional de Justiça para apurar infração de sujeito determinado, desde que em processo regularmente instaurado mediante decisão fundamentada e baseada em indícios concretos da prática do ato.

IV. O oferecimento de denúncia criminal por autoridade que, em razão de suas atribuições legais, seja obrigada a fazê-lo não a inabilita, só por isso, a desempenhar suas funções como autoridade julgadora no processo administrativo.

 

(EMAGIS) Sobre os atos administrativos e o processo administrativo, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre o exercício do poder de autotutela pela Administração Pública, com a revisão de seus atos por vício de ilegalidade ou inconstitucionalidade, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do Incidente de Deslocamento de Competência (IDC) previsto no artigo 109, §5º, da Constituição Federal, tendo presente também a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a liberdade de expressão, tendo presente o magistério da doutrina constitucionalista, além da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere dispositivo de Constituição Estadual, incluído por Emenda à Constituição, que tenha o seguinte teor: “O Delegado-Geral da Polícia Civil será nomeado pelo Governador do Estado, dentre os integrantes da carreira de Delegado de Polícia em atividade, da última classe da carreira, indicado em lista tríplice formada pelo Conselho Superior de Polícia, para mandato de 02 (dois) anos permitida uma recondução.”

A propósito do cotejo do dispositivo supra com a Constituição Federal, tendo presente também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual, de iniciativa parlamentar, que defina o ‘despachante documentalista’ como a pessoa física, habilitada e devidamente inscrita junto ao Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas do Estado para exercer as atividades arroladas na própria lei. Tenha presente que tal lei estadual estabeleça diversas condições para aludido exercício profissional, dentre a as quais de o despachante documentalista registrar-se perante a Junta Comercial do Estado como empresário. Assuma por fim que a mesma lei confira ao aludido profissional o direito a reserva de vagas em estacionamento de repartições públicas do Estado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a citação no processo civil, considerada a disciplina do CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. A regularidade do processo sempre depende da citação válida do réu ou do executado.

II. O comparecimento espontâneo do réu ou do executado supre a falta ou a nulidade da citação, fluindo a partir desta data o prazo para apresentação de contestação ou de embargos à execução.

III. A interrupção da prescrição, operada pelo despacho que ordena a citação, ainda que proferido por juízo incompetente, retroagirá à data de propositura da ação.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre possibilidade de compensação de parte do precatório com a verba honorária devida ao ente público em impugnação de cumprimento de sentença por este apresentada e julgada procedente, avalie as assertivas que seguem.

I. Os honorários advocatícios de sucumbência, quando vencedora a Administração Pública direta, as Autarquias, as Fundações instituídas pelo Poder Público, as Empresas Públicas e as Sociedades de Economia Mista, constituem direito autônomo do Procurador judicial, não integrando o patrimônio público da entidade, motivo pelo qual não cabe a compensação em questão.

II. Caso os honorários de sucumbência sejam fixados em favor da Fazenda Pública nos embargos à execução, não podem ser compensados com o crédito a ser recebido por meio de precatório pelos autores da execução embargada, por serem os valores de titularidade dos procuradores da entidade estatal, circunstância que inviabilizaria eventual compensação.

III. A jurisprudência do STJ é assente em vedar a possibilidade de compensação de parte do precatório com a verba honorária devida ao ente público em impugnação de cumprimento de sentença julgada procedente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as regras de impenhorabilidade aplicáveis no processo civil de execução, tendo presente também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. É possível ao devedor poupar valores sob a regra da impenhorabilidade no patamar de até quarenta salários mínimos, não apenas aqueles depositados em cadernetas de poupança, mas também em fundos de investimento, não se aplicando a impenhorabilidade a valores guardados em papel-moeda ou em conta-corrente.

II. Em situações excepcionais, admite-se a relativização da regra de impenhorabilidade das verbas salariais prevista no art. 833, IV, do CPC/2015, a fim de alcançar parte da remuneração do devedor para a satisfação do crédito não alimentar, preservando-se o suficiente para garantir a sua subsistência digna e a de sua família.

III. A impenhorabilidade da poupança e a impenhorabilidade dos salários não se aplicam à hipótese de penhora para pagamento de prestação alimentícia, independentemente de sua origem, bem como às importâncias excedentes a 50 salários-mínimos mensais, observadas as regras aplicáveis ao processo de execução.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os contratos bancários, avalie as assertivas que seguem.

I. É nula a cláusula contratual que sujeita o devedor à taxa de juros divulgada pela ANBID /CETIP.

II. Por configurar cláusula puramente potestativa e por aplicação de sua Súmula 173, o STJ veda seja pactuada como indexador dos juros em contrato bancário a variação dos Certificados de Depósitos Interbancários (CDI).

III. Deve-se observar os seguintes requisitos, dentre outros, para a revisão das taxas de juros remuneratórios, (i) a presença de abusividade capaz de colocar o consumidor em desvantagem exagerada e (ii) a demonstração cabal, com menção expressa às peculiaridades da hipótese concreta, da abusividade verificada, de modo que
é insuficientes para fundamentar o caráter abusivo dos juros remuneratórios o simples cotejo entre a taxa de juros prevista no contrato e a média de mercado divulgada pelo BACEN.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as ações possessórias, avalie as assertivas que seguem.

I. A notificação prévia dos possuidores irregulares para desocupação do bem é, segundo jurisprudência consolidada pelo STJ, documento essencial à propositura da ação de reintegração de posse.

II. Na hipótese de composse, a decisão judicial de reintegração de posse deverá atingir de modo uniforme todas as partes ocupantes do imóvel, configurando-se caso de litisconsórcio passivo necessário.

III. Contra as pessoas jurídicas de direito público não será deferida a manutenção ou a reintegração liminar sem prévia audiência dos respectivos representantes judiciais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da necessidade de outorga do cônjuge para prestação de fiança pelo consorte, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a jurisprudência sumulada pelo STJ, a fiança prestada sem autorização de um dos cônjuges implica a ineficácia total da garantia.

II. Caso o fiador emita declaração falsa, ocultando seu estado civil de casado em fiança prestada no contrato de locação, não é possível, segundo o STJ, reconhecer a nulidade integral da garantia, sob pena de o fiador ser beneficiado por sua própria torpeza.

III. Mesmo no regime da separação absoluta, a fiança prestada sem autorização de um dos cônjuges implica a ineficácia da garantia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O atual Código Civil, instituído em 2002, inaugurou, no ordenamento jurídico brasileiro, o que a doutrina denomina de unificação do direito privado, passando a disciplinar tanto a matéria civil quanto a comercial. Sobre direito empresarial, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre a empresa e o empresário, avalie as assertivas que seguem.

I. A inscrição do empresário na Junta Comercial não é requisito para a sua caracterização, admitindo-se o exercício da empresa sem tal providência. O empresário irregular reúne os requisitos do art. 966, sujeitando-se às normas do Código Civil e da legislação comercial, salvo naquilo em que forem incompatíveis com a sua condição ou diante de expressa disposição em contrário.

II. Na doutrina, sustenta-se que o registro dos atos constitutivos na Junta Comercial assumiria dupla função: constitutiva da personalidade jurídica da sociedade empresária e declaratória de sua atividade empresarial, de sua condição de empresário.

III. Segundo alteração introduzida no Código Civil pela Lei 14.193/2021, a associação que desenvolva atividade futebolística em caráter habitual e profissional pode, observadas as formalidades legais, requerer inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, caso em que, com a inscrição, será considerada empresária, para todos os efeitos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e indique a alternativa verdadeira.

I. A notificação do auto de infração faz cessar a contagem da decadência para a constituição do crédito tributário; exaurida a instância administrativa com o decurso do prazo para a impugnação ou com a notificação de seu julgamento definitivo e esgotado o prazo concedido pela Administração para o pagamento voluntário, inicia-se o prazo prescricional para a cobrança judicial.

II. A decretação da indisponibilidade de bens e direitos, na forma do art. 185-A do CTN, pressupõe o exaurimento das diligências na busca por bens penhoráveis, o qual fica caracterizado quando infrutíferos o pedido de constrição sobre ativos financeiros e a expedição de ofícios aos registros públicos do Estado de domicílio do executado, ao Denatran ou Detran.

III. O protesto de CDA’s não consubstancia “sanção política” e é legítimo mesmo antes do advento Lei 12.767/2012.

IV. João Dedicado, servidor público, descobriu que é portador de câncer de próstata (neoplasia maligna). Nesse caso, fará jus à isenção do pagamento do imposto de renda, se efetivamente comprovada a moléstia.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) Depois de muitos anos de disputa o Supremo Tribunal Federal, em 2021, colocou fim ao conflito de competências entre Estados, que buscavam a definição pelo ICMS, e Municípios, que defendiam a tributação pelo ISS, das operações de licenciamento ou cessão do direito de uso de programas de computador (software). Com isso ficou definido que

 

(EMAGIS) Sobre as normas vigentes no direito financeiro brasileiro é incorreto afirmar que:

 

(Procurador Jurídico do CIMCERO – IBADE – 2023) Dentro da matéria de direito do trabalho, assinale a alternativa INCORRETA.

 

(Analista Judiciário – Área Judiciária – TRT da 5ª Região – FCC – 2022) Sócrates, executado em uma ação trabalhista promovida por sua ex-empregada doméstica Hera teve a sentença contra si transitada em julgado protestada em cartório após 10 dias do término do prazo para a garantia do juízo que não ocorreu, por determinação judicial, atendendo o juiz pedido da defesa da exequente. Nos termos da Consolidação das Leis do Trabalho, a decisão está

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) Assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Em relação aos crimes hediondos (Lei 8.072/90) e às organizações criminosas (Lei 12.850/13), julgue os itens expostos a seguir.

I. Apesar da pactuação de cláusulas gravosas, o acordo de colaboração premiada deve ser visto na sua integralidade, como um corpo único, e passa a configurar, a partir de sua homologação, um título executivo judicial.

II. É hediondo o crime de roubo majorado pela destruição ou rompimento de obstáculo mediante o emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum.

III. Firmou-se, assim, o entendimento do STJ no sentido de que deve ser considerado hediondo apenas o crime de posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso proibido, previsto no art. 16 da Lei 10.826/03, afastando-se o caráter hediondo do delito de porte ou posse de arma de fogo de uso permitido com numeração, marca ou qualquer outro sinal de identificação raspado, suprimido ou adulterado.

Estão corretos somente os itens:

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) De acordo com a orientação dos Tribunais Superiores, quando o agente rouba a agência dos Correios e, durante a ação, desarma um vigilante e se apropria de sua arma de fogo, deverá ser reconhecida a hipótese de:

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) Quanto ao recurso de embargos de declaração, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Sobre o inquérito policial, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 18.2023

(EMAGIS) A respeito do Incidente de Deslocamento de Competência (IDC) previsto no artigo 109, §5º, da Constituição Federal, tendo presente também a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a liberdade de expressão, tendo presente o magistério da doutrina constitucionalista, além da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere dispositivo de Constituição Estadual, incluído por Emenda à Constituição, que tenha o seguinte teor: “O Delegado-Geral da Polícia Civil será nomeado pelo Governador do Estado, dentre os integrantes da carreira de Delegado de Polícia em atividade, da última classe da carreira, indicado em lista tríplice formada pelo Conselho Superior de Polícia, para mandato de 02 (dois) anos permitida uma recondução.”

A propósito do cotejo do dispositivo supra com a Constituição Federal, tendo presente também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual, de iniciativa parlamentar, que defina o ‘despachante documentalista’ como a pessoa física, habilitada e devidamente inscrita junto ao Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas do Estado para exercer as atividades arroladas na própria lei. Tenha presente que tal lei estadual estabeleça diversas condições para aludido exercício profissional, dentre a as quais de o despachante documentalista registrar-se perante a Junta Comercial do Estado como empresário. Assuma por fim que a mesma lei confira ao aludido profissional o direito a reserva de vagas em estacionamento de repartições públicas do Estado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto ao Direito Previdenciário, julgue os itens abaixo.

I. De acordo com a EC 103/2019, equiparam-se a filho, para fins de recebimento da pensão por morte, exclusivamente o enteado e o menor tutelado, desde que comprovada a dependência econômica.

II. Ausente requerimento administrativo no INSS, o termo inicial para a implantação da aposentadoria por invalidez concedida judicialmente será a data do ajuizamento da ação.

III. João Segurado realizou, entre 1º/04/2010 e 12/11/2020, atividade laborativa que dá direito à aposentadoria especial. Nesse caso, mesmo que João não atinja os requisitos necessários à aposentadoria especial, admite-se a conversão de todo esse período de tempo especial em comum para fins de obtenção de aposentadoria por tempo de contribuição (aposentadoria programada).

Há erro:

 

(EMAGIS) No âmbito das teorias criminológicas, as assertivas seguintes tratam da Teoria Crítica, Radical, Marxista ou Nova Criminologia.

I. Partindo da premissa de que o crime deriva do livre-arbítrio do indivíduo, sustenta que a solução da criminalidade na sociedade capitalista exige rigorosa punição dos criminosos, na medida em que a pena possa cumprir sua função de prevenção geral e especial.

II. Sustenta que o paradigma da criminalização exige máxima intervenção penal tanto nas infrações das classes sociais menos favorecidas quanto nos crimes do colarinho branco.

III. Rechaça tanto o abolicionismo penal quanto o neorrealismo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação aos crimes hediondos (Lei 8.072/90) e às organizações criminosas (Lei 12.850/13), julgue os itens expostos a seguir.

I. Apesar da pactuação de cláusulas gravosas, o acordo de colaboração premiada deve ser visto na sua integralidade, como um corpo único, e passa a configurar, a partir de sua homologação, um título executivo judicial.

II. É hediondo o crime de roubo majorado pela destruição ou rompimento de obstáculo mediante o emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum.

III. Firmou-se, assim, o entendimento do STJ no sentido de que deve ser considerado hediondo apenas o crime de posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso proibido, previsto no art. 16 da Lei 10.826/03, afastando-se o caráter hediondo do delito de porte ou posse de arma de fogo de uso permitido com numeração, marca ou qualquer outro sinal de identificação raspado, suprimido ou adulterado.

Estão corretos somente os itens:

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) De acordo com a orientação dos Tribunais Superiores, quando o agente rouba a agência dos Correios e, durante a ação, desarma um vigilante e se apropria de sua arma de fogo, deverá ser reconhecida a hipótese de:

 

(EMAGIS) Com relação aos crimes contra o Sistema Financeiro Nacional (Lei 7.492/86), julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.

I. O crime de "obter, mediante fraude, financiamento em instituição financeira" se consuma no momento em que há a liberação dos recursos relacionados ao contrato de financiamento obtido mediante fraude.

II. De acordo com o STJ, dentre as diversas espécies de operadoras de plano de saúde, apenas aquelas aptas a comercializar seguro-saúde podem, em tese, ser equiparadas a instituição financeira, para fins do art. 1º, parágrafo único, da Lei 7.492/86.

III. Pacificou-se nos Tribunais Superiores o entendimento de que o crime de gestão fraudulenta classifica-se como habitual impróprio, bastando uma única ação para que se configure.

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) Quanto ao recurso de embargos de declaração, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Sobre o inquérito policial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em matéria de execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Após as eleições de 2022, manifestantes de determinado espectro político fecharam o acesso ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, o que ocasionou o atraso e cancelamento de inúmeros voos. Determinada empresa aérea substituiu um trecho de voo pela contratação de uma empresa de transporte terrestre. Durante o percurso por terra, o ônibus sofreu um assalto e os passageiros foram agredidos e tiveram seus celulares roubados. Julgue os itens a seguir:

I. A jurisprudência do STJ entende que o roubo dentro de ônibus configura hipótese de fortuito externo, por se tratar de fato de terceiro inteiramente independente ao transporte em si, afastando-se, com isso, a responsabilidade da empresa transportadora por danos causados aos passageiros.

II. A alteração substancial e unilateral do contrato firmado de transporte aéreo para terrestre impede a utilização da excludente de fortuito externo para eximir a empresa de transporte aéreo da responsabilidade civil por danos causados por roubo ao ônibus.

III. O fortuito interno exclui a obrigação do fornecedor de indenizar o consumidor.

IV. O fortuito externo é uma causa excludente de responsabilidade.

V. A demanda de responsabilidade civil manejada contra a empresa responsável pelo ônibus fretado deve ser julgada procedente, pois seria reconhecido o fortuito interno no caso.

Assinale a alternativa certa:

 

(EMAGIS) Sobre a atuação do Estado como regulador da atividade econômica, avalie as assertivas que seguem.

I. Regulação e Regulamentação são conceitos, segundo a doutrina, equivalentes entre si.

II. Lei estadual que, intervindo na ordem econômica, estabeleça a gratuidade no canal telefônico, caso disponibilizado no âmbito do Serviço de Atendimento ao Consumidor por empresas de televisão por assinatura e estabelecimentos comerciais de venda no atacado e no varejo, é formalmente inconstitucional por invadir a competência legislativa da União.

III. Um dos princípios que norteiam a Lei 13.874/2019 (Lei da Liberdade Econômica) é o reconhecimento da ausência de vulnerabilidade do particular perante o Estado, vulnerabilidade que apenas em situações excepcionais pode ser reconhecida no ato normativo que regulamentar a lei.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os contratos bancários, avalie as assertivas que seguem.

I. É nula a cláusula contratual que sujeita o devedor à taxa de juros divulgada pela ANBID /CETIP.

II. Por configurar cláusula puramente potestativa e por aplicação de sua Súmula 173, o STJ veda seja pactuada como indexador dos juros em contrato bancário a variação dos Certificados de Depósitos Interbancários (CDI).

III. Deve-se observar os seguintes requisitos, dentre outros, para a revisão das taxas de juros remuneratórios, (i) a presença de abusividade capaz de colocar o consumidor em desvantagem exagerada e (ii) a demonstração cabal, com menção expressa às peculiaridades da hipótese concreta, da abusividade verificada, de modo que
é insuficientes para fundamentar o caráter abusivo dos juros remuneratórios o simples cotejo entre a taxa de juros prevista no contrato e a média de mercado divulgada pelo BACEN.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as ações possessórias, avalie as assertivas que seguem.

I. A notificação prévia dos possuidores irregulares para desocupação do bem é, segundo jurisprudência consolidada pelo STJ, documento essencial à propositura da ação de reintegração de posse.

II. Na hipótese de composse, a decisão judicial de reintegração de posse deverá atingir de modo uniforme todas as partes ocupantes do imóvel, configurando-se caso de litisconsórcio passivo necessário.

III. Contra as pessoas jurídicas de direito público não será deferida a manutenção ou a reintegração liminar sem prévia audiência dos respectivos representantes judiciais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a citação no processo civil, considerada a disciplina do CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. A regularidade do processo sempre depende da citação válida do réu ou do executado.

II. O comparecimento espontâneo do réu ou do executado supre a falta ou a nulidade da citação, fluindo a partir desta data o prazo para apresentação de contestação ou de embargos à execução.

III. A interrupção da prescrição, operada pelo despacho que ordena a citação, ainda que proferido por juízo incompetente, retroagirá à data de propositura da ação.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre possibilidade de compensação de parte do precatório com a verba honorária devida ao ente público em impugnação de cumprimento de sentença por este apresentada e julgada procedente, avalie as assertivas que seguem.

I. Os honorários advocatícios de sucumbência, quando vencedora a Administração Pública direta, as Autarquias, as Fundações instituídas pelo Poder Público, as Empresas Públicas e as Sociedades de Economia Mista, constituem direito autônomo do Procurador judicial, não integrando o patrimônio público da entidade, motivo pelo qual não cabe a compensação em questão.

II. Caso os honorários de sucumbência sejam fixados em favor da Fazenda Pública nos embargos à execução, não podem ser compensados com o crédito a ser recebido por meio de precatório pelos autores da execução embargada, por serem os valores de titularidade dos procuradores da entidade estatal, circunstância que inviabilizaria eventual compensação.

III. A jurisprudência do STJ é assente em vedar a possibilidade de compensação de parte do precatório com a verba honorária devida ao ente público em impugnação de cumprimento de sentença julgada procedente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as regras de impenhorabilidade aplicáveis no processo civil de execução, tendo presente também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. É possível ao devedor poupar valores sob a regra da impenhorabilidade no patamar de até quarenta salários mínimos, não apenas aqueles depositados em cadernetas de poupança, mas também em fundos de investimento, não se aplicando a impenhorabilidade a valores guardados em papel-moeda ou em conta-corrente.

II. Em situações excepcionais, admite-se a relativização da regra de impenhorabilidade das verbas salariais prevista no art. 833, IV, do CPC/2015, a fim de alcançar parte da remuneração do devedor para a satisfação do crédito não alimentar, preservando-se o suficiente para garantir a sua subsistência digna e a de sua família.

III. A impenhorabilidade da poupança e a impenhorabilidade dos salários não se aplicam à hipótese de penhora para pagamento de prestação alimentícia, independentemente de sua origem, bem como às importâncias excedentes a 50 salários-mínimos mensais, observadas as regras aplicáveis ao processo de execução.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O atual Código Civil, instituído em 2002, inaugurou, no ordenamento jurídico brasileiro, o que a doutrina denomina de unificação do direito privado, passando a disciplinar tanto a matéria civil quanto a comercial. Sobre direito empresarial, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre a empresa e o empresário, avalie as assertivas que seguem.

I. A inscrição do empresário na Junta Comercial não é requisito para a sua caracterização, admitindo-se o exercício da empresa sem tal providência. O empresário irregular reúne os requisitos do art. 966, sujeitando-se às normas do Código Civil e da legislação comercial, salvo naquilo em que forem incompatíveis com a sua condição ou diante de expressa disposição em contrário.

II. Na doutrina, sustenta-se que o registro dos atos constitutivos na Junta Comercial assumiria dupla função: constitutiva da personalidade jurídica da sociedade empresária e declaratória de sua atividade empresarial, de sua condição de empresário.

III. Segundo alteração introduzida no Código Civil pela Lei 14.193/2021, a associação que desenvolva atividade futebolística em caráter habitual e profissional pode, observadas as formalidades legais, requerer inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, caso em que, com a inscrição, será considerada empresária, para todos os efeitos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e indique a alternativa verdadeira.

I. A notificação do auto de infração faz cessar a contagem da decadência para a constituição do crédito tributário; exaurida a instância administrativa com o decurso do prazo para a impugnação ou com a notificação de seu julgamento definitivo e esgotado o prazo concedido pela Administração para o pagamento voluntário, inicia-se o prazo prescricional para a cobrança judicial.

II. A decretação da indisponibilidade de bens e direitos, na forma do art. 185-A do CTN, pressupõe o exaurimento das diligências na busca por bens penhoráveis, o qual fica caracterizado quando infrutíferos o pedido de constrição sobre ativos financeiros e a expedição de ofícios aos registros públicos do Estado de domicílio do executado, ao Denatran ou Detran.

III. O protesto de CDA’s não consubstancia “sanção política” e é legítimo mesmo antes do advento Lei 12.767/2012.

IV. João Dedicado, servidor público, descobriu que é portador de câncer de próstata (neoplasia maligna). Nesse caso, fará jus à isenção do pagamento do imposto de renda, se efetivamente comprovada a moléstia.

 

(EMAGIS) A respeito das contribuições PIS/COFINS apuradas sob o regime não cumulativo, tendo presente também a jurisprudência consagrada pelo STF em regime de repercussão geral, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as normas vigentes no direito financeiro brasileiro é incorreto afirmar que:

 

(EMAGIS) Sobre a jurisprudência dos Tribunais Superiores em matéria de Direito Administrativo, julgue os itens abaixo.

I. Caso ocupado por particulares que venham a estabelecer culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou explorar trabalho escravo, o bem público dominical, situado em área rural, pode, em determinadas circunstâncias, sofrer a sanção prevista no art. 243 da CRFB.

II. Com base em expressa regra editalícia, Manoela foi excluída do concurso público para soldada da Polícia Militar em razão de apresentar, em seu braço, tatuagem de uma foice e de um martelo, conhecido símbolo do comunismo. Nessa hipótese, à luz da jurisprudência firmada pelo STF, é correto afirmar que a exclusão de Manoela não se revelou legítima.

III. A empresa Alfa, em 1975, adquiriu, de boa-fé, certo terreno de particular que apresentara o respectivo título de domínio. Construíra, então, sua sede sobre esse imóvel, há 45 anos. No entanto, o terreno, em realidade, era da titularidade da União, de sorte que era nulo o título dominial então apresentado à empresa. Nesse caso, embora a empresa Alfa não detenha a posse do imóvel, mas mera detenção, de natureza precária, terá direito à indenização por benfeitorias necessárias que tenham sido feitas no imóvel.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Avalie as seguintes proposições e assinale a alternativa apropriada.

I. No âmbito da Administração Pública federal, as decisões administrativas que exijam a participação de 2 (dois) ou mais setores, órgãos ou entidades poderão ser tomadas mediante decisão coordenada, sempre que for justificável pela relevância da matéria e houver discordância que prejudique a celeridade do processo administrativo decisório.

II. A portaria de instauração do processo administrativo disciplinar prescinde da exposição detalhada dos fatos a serem apurados.

III. É constitucional a requisição, sem prévia autorização judicial, de dados bancários e fiscais considerados imprescindíveis pelo Corregedor Nacional de Justiça para apurar infração de sujeito determinado, desde que em processo regularmente instaurado mediante decisão fundamentada e baseada em indícios concretos da prática do ato.

IV. O oferecimento de denúncia criminal por autoridade que, em razão de suas atribuições legais, seja obrigada a fazê-lo não a inabilita, só por isso, a desempenhar suas funções como autoridade julgadora no processo administrativo.

 

(EMAGIS) Sobre os atos administrativos e o processo administrativo, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre o exercício do poder de autotutela pela Administração Pública, com a revisão de seus atos por vício de ilegalidade ou inconstitucionalidade, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) Assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e aponte a alternativa correta.

I. Sendo caso de aplicação do direito estrangeiro, caberá ao juiz brasileiro fazê-lo, de ofício, consoante as normas do direito internacional privado.

II. A lei estrangeira, aplicada por força de dispositivo de direito internacional privado, se equipara a legislação federal brasileira, para efeito de admissibilidade de recurso especial.

III. Já na celebração do Tratado da Antártida, no ano de 1959, em Washington (EUA), fora previsto que ficariam proibidas as explosões nucleares na Antártida, bem como o lançamento ali de lixo ou resíduos radioativos.

IV. Com base no Protocolo ao Tratado da Antártida sobre Proteção ao Meio Ambiente, assinado em Madri em 1991 e em vigor no Brasil, é proibida, na Antártida, qualquer atividade relacionada com recursos minerais, exceto a de pesquisa científica.

 

(EMAGIS) Sobre a nova inserção de tópico nas disciplinas de humanística, marque a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Ainda sobre o Julgamento com Perspectiva de Gênero, marque a alternativa incorreta:

 

Objetivas Delegado - Rodada 18.2023

(EMAGIS) No âmbito das teorias criminológicas, as assertivas seguintes tratam da Teoria Crítica, Radical, Marxista ou Nova Criminologia.

I. Partindo da premissa de que o crime deriva do livre-arbítrio do indivíduo, sustenta que a solução da criminalidade na sociedade capitalista exige rigorosa punição dos criminosos, na medida em que a pena possa cumprir sua função de prevenção geral e especial.

II. Sustenta que o paradigma da criminalização exige máxima intervenção penal tanto nas infrações das classes sociais menos favorecidas quanto nos crimes do colarinho branco.

III. Rechaça tanto o abolicionismo penal quanto o neorrealismo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação aos crimes hediondos (Lei 8.072/90) e às organizações criminosas (Lei 12.850/13), julgue os itens expostos a seguir.

I. Apesar da pactuação de cláusulas gravosas, o acordo de colaboração premiada deve ser visto na sua integralidade, como um corpo único, e passa a configurar, a partir de sua homologação, um título executivo judicial.

II. É hediondo o crime de roubo majorado pela destruição ou rompimento de obstáculo mediante o emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum.

III. Firmou-se, assim, o entendimento do STJ no sentido de que deve ser considerado hediondo apenas o crime de posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso proibido, previsto no art. 16 da Lei 10.826/03, afastando-se o caráter hediondo do delito de porte ou posse de arma de fogo de uso permitido com numeração, marca ou qualquer outro sinal de identificação raspado, suprimido ou adulterado.

Estão corretos somente os itens:

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) De acordo com a orientação dos Tribunais Superiores, quando o agente rouba a agência dos Correios e, durante a ação, desarma um vigilante e se apropria de sua arma de fogo, deverá ser reconhecida a hipótese de:

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a dignidade sexual, aquilate, à luz da jurisprudência do STJ, as seguintes proposições.

I. Não é possível o reconhecimento da continuidade delitiva entre crimes de estupro praticados contra vítimas diversas.

II. O delito de favorecimento à exploração sexual de adolescente não exige habitualidade. Trata-se de crime instantâneo, que se consuma no momento em que o agente obtém a anuência para práticas sexuais com a vítima menor de idade, mediante artifícios como a oferta de dinheiro ou outra vantagem, ainda que o ato libidinoso não seja efetivamente praticado.

III. O delito previsto no art. 218-B, § 2°, inciso I, do Código Penal, na situação de exploração sexual, não exige a figura do terceiro intermediador.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Com relação aos crimes contra o Sistema Financeiro Nacional (Lei 7.492/86), julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.

I. O crime de "obter, mediante fraude, financiamento em instituição financeira" se consuma no momento em que há a liberação dos recursos relacionados ao contrato de financiamento obtido mediante fraude.

II. De acordo com o STJ, dentre as diversas espécies de operadoras de plano de saúde, apenas aquelas aptas a comercializar seguro-saúde podem, em tese, ser equiparadas a instituição financeira, para fins do art. 1º, parágrafo único, da Lei 7.492/86.

III. Pacificou-se nos Tribunais Superiores o entendimento de que o crime de gestão fraudulenta classifica-se como habitual impróprio, bastando uma única ação para que se configure.

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) Quanto ao recurso de embargos de declaração, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Sobre o inquérito policial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em matéria de execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do Incidente de Deslocamento de Competência (IDC) previsto no artigo 109, §5º, da Constituição Federal, tendo presente também a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a liberdade de expressão, tendo presente o magistério da doutrina constitucionalista, além da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere dispositivo de Constituição Estadual, incluído por Emenda à Constituição, que tenha o seguinte teor: “O Delegado-Geral da Polícia Civil será nomeado pelo Governador do Estado, dentre os integrantes da carreira de Delegado de Polícia em atividade, da última classe da carreira, indicado em lista tríplice formada pelo Conselho Superior de Polícia, para mandato de 02 (dois) anos permitida uma recondução.”

A propósito do cotejo do dispositivo supra com a Constituição Federal, tendo presente também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual, de iniciativa parlamentar, que defina o ‘despachante documentalista’ como a pessoa física, habilitada e devidamente inscrita junto ao Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas do Estado para exercer as atividades arroladas na própria lei. Tenha presente que tal lei estadual estabeleça diversas condições para aludido exercício profissional, dentre a as quais de o despachante documentalista registrar-se perante a Junta Comercial do Estado como empresário. Assuma por fim que a mesma lei confira ao aludido profissional o direito a reserva de vagas em estacionamento de repartições públicas do Estado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a jurisprudência dos Tribunais Superiores em matéria de Direito Administrativo, julgue os itens abaixo.

I. Caso ocupado por particulares que venham a estabelecer culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou explorar trabalho escravo, o bem público dominical, situado em área rural, pode, em determinadas circunstâncias, sofrer a sanção prevista no art. 243 da CRFB.

II. Com base em expressa regra editalícia, Manoela foi excluída do concurso público para soldada da Polícia Militar em razão de apresentar, em seu braço, tatuagem de uma foice e de um martelo, conhecido símbolo do comunismo. Nessa hipótese, à luz da jurisprudência firmada pelo STF, é correto afirmar que a exclusão de Manoela não se revelou legítima.

III. A empresa Alfa, em 1975, adquiriu, de boa-fé, certo terreno de particular que apresentara o respectivo título de domínio. Construíra, então, sua sede sobre esse imóvel, há 45 anos. No entanto, o terreno, em realidade, era da titularidade da União, de sorte que era nulo o título dominial então apresentado à empresa. Nesse caso, embora a empresa Alfa não detenha a posse do imóvel, mas mera detenção, de natureza precária, terá direito à indenização por benfeitorias necessárias que tenham sido feitas no imóvel.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Avalie as seguintes proposições e assinale a alternativa apropriada.

I. No âmbito da Administração Pública federal, as decisões administrativas que exijam a participação de 2 (dois) ou mais setores, órgãos ou entidades poderão ser tomadas mediante decisão coordenada, sempre que for justificável pela relevância da matéria e houver discordância que prejudique a celeridade do processo administrativo decisório.

II. A portaria de instauração do processo administrativo disciplinar prescinde da exposição detalhada dos fatos a serem apurados.

III. É constitucional a requisição, sem prévia autorização judicial, de dados bancários e fiscais considerados imprescindíveis pelo Corregedor Nacional de Justiça para apurar infração de sujeito determinado, desde que em processo regularmente instaurado mediante decisão fundamentada e baseada em indícios concretos da prática do ato.

IV. O oferecimento de denúncia criminal por autoridade que, em razão de suas atribuições legais, seja obrigada a fazê-lo não a inabilita, só por isso, a desempenhar suas funções como autoridade julgadora no processo administrativo.

 

(EMAGIS) Sobre os atos administrativos e o processo administrativo, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre o exercício do poder de autotutela pela Administração Pública, com a revisão de seus atos por vício de ilegalidade ou inconstitucionalidade, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/SP – FCC – 2023) Considere os seguintes textos:

[...] Os direitos humanos, mais que direitos “propriamente ditos”, são processos; ou seja, o resultado sempre provisório das lutas (HERRERA FLORES, Joaquín. A (re) invenção dos direitos humanos. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2009, p. 28)

[...] Mas é preciso estar atento e forte. O senso comum imagina que a democracia é algo que você veste e sai andando – não é.
[...] Se tiver uma faixa “DEMOCRACIA, ENTRE”, é bobagem, você vai entrar e levar um soco na cara. Os poetas dizem que a democracia é uma utopia, algo que se busca, não que consome. É um desafio que uma sociedade determinada exercita como experiência cotidiana. Assim como a ideia de liberdade, de integridade de um povo, a democracia deve ser constantemente construída, ela não tem o dom de se instalar e está sujeita a todo tipo de ataque”.
(KRENAK, Ailton. Futuro ancestral. São Paulo: Companhia das Letras, 2022, p. 44)

A partir da análise dos textos acima, em cotejo com as construções teóricas e jurisprudenciais sobre democracia e direitos

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e indique a alternativa verdadeira.

I. A notificação do auto de infração faz cessar a contagem da decadência para a constituição do crédito tributário; exaurida a instância administrativa com o decurso do prazo para a impugnação ou com a notificação de seu julgamento definitivo e esgotado o prazo concedido pela Administração para o pagamento voluntário, inicia-se o prazo prescricional para a cobrança judicial.

II. A decretação da indisponibilidade de bens e direitos, na forma do art. 185-A do CTN, pressupõe o exaurimento das diligências na busca por bens penhoráveis, o qual fica caracterizado quando infrutíferos o pedido de constrição sobre ativos financeiros e a expedição de ofícios aos registros públicos do Estado de domicílio do executado, ao Denatran ou Detran.

III. O protesto de CDA’s não consubstancia “sanção política” e é legítimo mesmo antes do advento Lei 12.767/2012.

IV. João Dedicado, servidor público, descobriu que é portador de câncer de próstata (neoplasia maligna). Nesse caso, fará jus à isenção do pagamento do imposto de renda, se efetivamente comprovada a moléstia.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) Depois de muitos anos de disputa o Supremo Tribunal Federal, em 2021, colocou fim ao conflito de competências entre Estados, que buscavam a definição pelo ICMS, e Municípios, que defendiam a tributação pelo ISS, das operações de licenciamento ou cessão do direito de uso de programas de computador (software). Com isso ficou definido que

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) Assinale a alternativa correta.

 

Objetivas DP Estadual - Rodada 18.2023

(EMAGIS) Assinale a alternativa em desacordo com a Lei Complementar Federal n. 80/94:

 

(DPE/SP – FCC – 2023) Considere os seguintes textos:

[...] Os direitos humanos, mais que direitos “propriamente ditos”, são processos; ou seja, o resultado sempre provisório das lutas (HERRERA FLORES, Joaquín. A (re) invenção dos direitos humanos. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2009, p. 28)

[...] Mas é preciso estar atento e forte. O senso comum imagina que a democracia é algo que você veste e sai andando – não é.
[...] Se tiver uma faixa “DEMOCRACIA, ENTRE”, é bobagem, você vai entrar e levar um soco na cara. Os poetas dizem que a democracia é uma utopia, algo que se busca, não que consome. É um desafio que uma sociedade determinada exercita como experiência cotidiana. Assim como a ideia de liberdade, de integridade de um povo, a democracia deve ser constantemente construída, ela não tem o dom de se instalar e está sujeita a todo tipo de ataque”.
(KRENAK, Ailton. Futuro ancestral. São Paulo: Companhia das Letras, 2022, p. 44)

A partir da análise dos textos acima, em cotejo com as construções teóricas e jurisprudenciais sobre democracia e direitos

 

(EMAGIS) No âmbito das teorias criminológicas, as assertivas seguintes tratam da Teoria Crítica, Radical, Marxista ou Nova Criminologia.

I. Partindo da premissa de que o crime deriva do livre-arbítrio do indivíduo, sustenta que a solução da criminalidade na sociedade capitalista exige rigorosa punição dos criminosos, na medida em que a pena possa cumprir sua função de prevenção geral e especial.

II. Sustenta que o paradigma da criminalização exige máxima intervenção penal tanto nas infrações das classes sociais menos favorecidas quanto nos crimes do colarinho branco.

III. Rechaça tanto o abolicionismo penal quanto o neorrealismo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação aos crimes hediondos (Lei 8.072/90) e às organizações criminosas (Lei 12.850/13), julgue os itens expostos a seguir.

I. Apesar da pactuação de cláusulas gravosas, o acordo de colaboração premiada deve ser visto na sua integralidade, como um corpo único, e passa a configurar, a partir de sua homologação, um título executivo judicial.

II. É hediondo o crime de roubo majorado pela destruição ou rompimento de obstáculo mediante o emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum.

III. Firmou-se, assim, o entendimento do STJ no sentido de que deve ser considerado hediondo apenas o crime de posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso proibido, previsto no art. 16 da Lei 10.826/03, afastando-se o caráter hediondo do delito de porte ou posse de arma de fogo de uso permitido com numeração, marca ou qualquer outro sinal de identificação raspado, suprimido ou adulterado.

Estão corretos somente os itens:

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) De acordo com a orientação dos Tribunais Superiores, quando o agente rouba a agência dos Correios e, durante a ação, desarma um vigilante e se apropria de sua arma de fogo, deverá ser reconhecida a hipótese de:

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a dignidade sexual, aquilate, à luz da jurisprudência do STJ, as seguintes proposições.

I. Não é possível o reconhecimento da continuidade delitiva entre crimes de estupro praticados contra vítimas diversas.

II. O delito de favorecimento à exploração sexual de adolescente não exige habitualidade. Trata-se de crime instantâneo, que se consuma no momento em que o agente obtém a anuência para práticas sexuais com a vítima menor de idade, mediante artifícios como a oferta de dinheiro ou outra vantagem, ainda que o ato libidinoso não seja efetivamente praticado.

III. O delito previsto no art. 218-B, § 2°, inciso I, do Código Penal, na situação de exploração sexual, não exige a figura do terceiro intermediador.

Estão corretos somente os itens:

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) Quanto ao recurso de embargos de declaração, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Sobre o inquérito policial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em matéria de execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os contratos bancários, avalie as assertivas que seguem.

I. É nula a cláusula contratual que sujeita o devedor à taxa de juros divulgada pela ANBID /CETIP.

II. Por configurar cláusula puramente potestativa e por aplicação de sua Súmula 173, o STJ veda seja pactuada como indexador dos juros em contrato bancário a variação dos Certificados de Depósitos Interbancários (CDI).

III. Deve-se observar os seguintes requisitos, dentre outros, para a revisão das taxas de juros remuneratórios, (i) a presença de abusividade capaz de colocar o consumidor em desvantagem exagerada e (ii) a demonstração cabal, com menção expressa às peculiaridades da hipótese concreta, da abusividade verificada, de modo que
é insuficientes para fundamentar o caráter abusivo dos juros remuneratórios o simples cotejo entre a taxa de juros prevista no contrato e a média de mercado divulgada pelo BACEN.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as ações possessórias, avalie as assertivas que seguem.

I. A notificação prévia dos possuidores irregulares para desocupação do bem é, segundo jurisprudência consolidada pelo STJ, documento essencial à propositura da ação de reintegração de posse.

II. Na hipótese de composse, a decisão judicial de reintegração de posse deverá atingir de modo uniforme todas as partes ocupantes do imóvel, configurando-se caso de litisconsórcio passivo necessário.

III. Contra as pessoas jurídicas de direito público não será deferida a manutenção ou a reintegração liminar sem prévia audiência dos respectivos representantes judiciais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da necessidade de outorga do cônjuge para prestação de fiança pelo consorte, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a jurisprudência sumulada pelo STJ, a fiança prestada sem autorização de um dos cônjuges implica a ineficácia total da garantia.

II. Caso o fiador emita declaração falsa, ocultando seu estado civil de casado em fiança prestada no contrato de locação, não é possível, segundo o STJ, reconhecer a nulidade integral da garantia, sob pena de o fiador ser beneficiado por sua própria torpeza.

III. Mesmo no regime da separação absoluta, a fiança prestada sem autorização de um dos cônjuges implica a ineficácia da garantia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a citação no processo civil, considerada a disciplina do CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. A regularidade do processo sempre depende da citação válida do réu ou do executado.

II. O comparecimento espontâneo do réu ou do executado supre a falta ou a nulidade da citação, fluindo a partir desta data o prazo para apresentação de contestação ou de embargos à execução.

III. A interrupção da prescrição, operada pelo despacho que ordena a citação, ainda que proferido por juízo incompetente, retroagirá à data de propositura da ação.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre possibilidade de compensação de parte do precatório com a verba honorária devida ao ente público em impugnação de cumprimento de sentença por este apresentada e julgada procedente, avalie as assertivas que seguem.

I. Os honorários advocatícios de sucumbência, quando vencedora a Administração Pública direta, as Autarquias, as Fundações instituídas pelo Poder Público, as Empresas Públicas e as Sociedades de Economia Mista, constituem direito autônomo do Procurador judicial, não integrando o patrimônio público da entidade, motivo pelo qual não cabe a compensação em questão.

II. Caso os honorários de sucumbência sejam fixados em favor da Fazenda Pública nos embargos à execução, não podem ser compensados com o crédito a ser recebido por meio de precatório pelos autores da execução embargada, por serem os valores de titularidade dos procuradores da entidade estatal, circunstância que inviabilizaria eventual compensação.

III. A jurisprudência do STJ é assente em vedar a possibilidade de compensação de parte do precatório com a verba honorária devida ao ente público em impugnação de cumprimento de sentença julgada procedente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as regras de impenhorabilidade aplicáveis no processo civil de execução, tendo presente também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. É possível ao devedor poupar valores sob a regra da impenhorabilidade no patamar de até quarenta salários mínimos, não apenas aqueles depositados em cadernetas de poupança, mas também em fundos de investimento, não se aplicando a impenhorabilidade a valores guardados em papel-moeda ou em conta-corrente.

II. Em situações excepcionais, admite-se a relativização da regra de impenhorabilidade das verbas salariais prevista no art. 833, IV, do CPC/2015, a fim de alcançar parte da remuneração do devedor para a satisfação do crédito não alimentar, preservando-se o suficiente para garantir a sua subsistência digna e a de sua família.

III. A impenhorabilidade da poupança e a impenhorabilidade dos salários não se aplicam à hipótese de penhora para pagamento de prestação alimentícia, independentemente de sua origem, bem como às importâncias excedentes a 50 salários-mínimos mensais, observadas as regras aplicáveis ao processo de execução.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a construção doutrinária do princípio da vulnerabilidade, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) A respeito do Incidente de Deslocamento de Competência (IDC) previsto no artigo 109, §5º, da Constituição Federal, tendo presente também a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a liberdade de expressão, tendo presente o magistério da doutrina constitucionalista, além da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere dispositivo de Constituição Estadual, incluído por Emenda à Constituição, que tenha o seguinte teor: “O Delegado-Geral da Polícia Civil será nomeado pelo Governador do Estado, dentre os integrantes da carreira de Delegado de Polícia em atividade, da última classe da carreira, indicado em lista tríplice formada pelo Conselho Superior de Polícia, para mandato de 02 (dois) anos permitida uma recondução.”

A propósito do cotejo do dispositivo supra com a Constituição Federal, tendo presente também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual, de iniciativa parlamentar, que defina o ‘despachante documentalista’ como a pessoa física, habilitada e devidamente inscrita junto ao Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas do Estado para exercer as atividades arroladas na própria lei. Tenha presente que tal lei estadual estabeleça diversas condições para aludido exercício profissional, dentre a as quais de o despachante documentalista registrar-se perante a Junta Comercial do Estado como empresário. Assuma por fim que a mesma lei confira ao aludido profissional o direito a reserva de vagas em estacionamento de repartições públicas do Estado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a jurisprudência dos Tribunais Superiores em matéria de Direito Administrativo, julgue os itens abaixo.

I. Caso ocupado por particulares que venham a estabelecer culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou explorar trabalho escravo, o bem público dominical, situado em área rural, pode, em determinadas circunstâncias, sofrer a sanção prevista no art. 243 da CRFB.

II. Com base em expressa regra editalícia, Manoela foi excluída do concurso público para soldada da Polícia Militar em razão de apresentar, em seu braço, tatuagem de uma foice e de um martelo, conhecido símbolo do comunismo. Nessa hipótese, à luz da jurisprudência firmada pelo STF, é correto afirmar que a exclusão de Manoela não se revelou legítima.

III. A empresa Alfa, em 1975, adquiriu, de boa-fé, certo terreno de particular que apresentara o respectivo título de domínio. Construíra, então, sua sede sobre esse imóvel, há 45 anos. No entanto, o terreno, em realidade, era da titularidade da União, de sorte que era nulo o título dominial então apresentado à empresa. Nesse caso, embora a empresa Alfa não detenha a posse do imóvel, mas mera detenção, de natureza precária, terá direito à indenização por benfeitorias necessárias que tenham sido feitas no imóvel.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Avalie as seguintes proposições e assinale a alternativa apropriada.

I. No âmbito da Administração Pública federal, as decisões administrativas que exijam a participação de 2 (dois) ou mais setores, órgãos ou entidades poderão ser tomadas mediante decisão coordenada, sempre que for justificável pela relevância da matéria e houver discordância que prejudique a celeridade do processo administrativo decisório.

II. A portaria de instauração do processo administrativo disciplinar prescinde da exposição detalhada dos fatos a serem apurados.

III. É constitucional a requisição, sem prévia autorização judicial, de dados bancários e fiscais considerados imprescindíveis pelo Corregedor Nacional de Justiça para apurar infração de sujeito determinado, desde que em processo regularmente instaurado mediante decisão fundamentada e baseada em indícios concretos da prática do ato.

IV. O oferecimento de denúncia criminal por autoridade que, em razão de suas atribuições legais, seja obrigada a fazê-lo não a inabilita, só por isso, a desempenhar suas funções como autoridade julgadora no processo administrativo.

 

(EMAGIS) Sobre os atos administrativos e o processo administrativo, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre o exercício do poder de autotutela pela Administração Pública, com a revisão de seus atos por vício de ilegalidade ou inconstitucionalidade, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) Assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e indique a alternativa verdadeira.

I. A notificação do auto de infração faz cessar a contagem da decadência para a constituição do crédito tributário; exaurida a instância administrativa com o decurso do prazo para a impugnação ou com a notificação de seu julgamento definitivo e esgotado o prazo concedido pela Administração para o pagamento voluntário, inicia-se o prazo prescricional para a cobrança judicial.

II. A decretação da indisponibilidade de bens e direitos, na forma do art. 185-A do CTN, pressupõe o exaurimento das diligências na busca por bens penhoráveis, o qual fica caracterizado quando infrutíferos o pedido de constrição sobre ativos financeiros e a expedição de ofícios aos registros públicos do Estado de domicílio do executado, ao Denatran ou Detran.

III. O protesto de CDA’s não consubstancia “sanção política” e é legítimo mesmo antes do advento Lei 12.767/2012.

IV. João Dedicado, servidor público, descobriu que é portador de câncer de próstata (neoplasia maligna). Nesse caso, fará jus à isenção do pagamento do imposto de renda, se efetivamente comprovada a moléstia.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) Depois de muitos anos de disputa o Supremo Tribunal Federal, em 2021, colocou fim ao conflito de competências entre Estados, que buscavam a definição pelo ICMS, e Municípios, que defendiam a tributação pelo ISS, das operações de licenciamento ou cessão do direito de uso de programas de computador (software). Com isso ficou definido que

 

(EMAGIS) O atual Código Civil, instituído em 2002, inaugurou, no ordenamento jurídico brasileiro, o que a doutrina denomina de unificação do direito privado, passando a disciplinar tanto a matéria civil quanto a comercial. Sobre direito empresarial, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre a empresa e o empresário, avalie as assertivas que seguem.

I. A inscrição do empresário na Junta Comercial não é requisito para a sua caracterização, admitindo-se o exercício da empresa sem tal providência. O empresário irregular reúne os requisitos do art. 966, sujeitando-se às normas do Código Civil e da legislação comercial, salvo naquilo em que forem incompatíveis com a sua condição ou diante de expressa disposição em contrário.

II. Na doutrina, sustenta-se que o registro dos atos constitutivos na Junta Comercial assumiria dupla função: constitutiva da personalidade jurídica da sociedade empresária e declaratória de sua atividade empresarial, de sua condição de empresário.

III. Segundo alteração introduzida no Código Civil pela Lei 14.193/2021, a associação que desenvolva atividade futebolística em caráter habitual e profissional pode, observadas as formalidades legais, requerer inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, caso em que, com a inscrição, será considerada empresária, para todos os efeitos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MP/PR – PROMOTOR – 2021) Nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Após as eleições de 2022, manifestantes de determinado espectro político fecharam o acesso ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, o que ocasionou o atraso e cancelamento de inúmeros voos. Determinada empresa aérea substituiu um trecho de voo pela contratação de uma empresa de transporte terrestre. Durante o percurso por terra, o ônibus sofreu um assalto e os passageiros foram agredidos e tiveram seus celulares roubados. Julgue os itens a seguir:

I. A jurisprudência do STJ entende que o roubo dentro de ônibus configura hipótese de fortuito externo, por se tratar de fato de terceiro inteiramente independente ao transporte em si, afastando-se, com isso, a responsabilidade da empresa transportadora por danos causados aos passageiros.

II. A alteração substancial e unilateral do contrato firmado de transporte aéreo para terrestre impede a utilização da excludente de fortuito externo para eximir a empresa de transporte aéreo da responsabilidade civil por danos causados por roubo ao ônibus.

III. O fortuito interno exclui a obrigação do fornecedor de indenizar o consumidor.

IV. O fortuito externo é uma causa excludente de responsabilidade.

V. A demanda de responsabilidade civil manejada contra a empresa responsável pelo ônibus fretado deve ser julgada procedente, pois seria reconhecido o fortuito interno no caso.

Assinale a alternativa certa:

 

Sentença Federal - Rodada 18.2023

O Ministério Público Federal ajuizou ação civil pública em desfavor da União, do Estado do Pará, da FUNAI e da Equatorial Energia Pará S/A. A ação foi distribuída a uma das Varas Cíveis da Seção Judiciária do Pará.

Narra, na exordial, que os índios da tribo Kayapó Xikrin encontram-se instalados em área próxima à Rodovia BR-153 e não contam com serviço de energia elétrica, prejudicando as atividades diárias básicas dos membros da comunidade e, também, o ensino ministrado às crianças em pequeno prédio construído no local. Alega que a área está abrangida pelo Programa federal "Luz para Todos”, mas a inércia dos órgãos e entidades responsáveis tem acarretado a ausência de energia elétrica no local, em prejuízo a direitos fundamentais dos indígenas. Argumenta, também, que os direitos à saúde e à educação dos membros da comunidade estão sendo negligenciados, sendo premente a adoção de medidas concretas a fim de torná-los efetivos. Sustenta, outrossim, a existência de danos morais coletivos, já que a omissão os órgãos e entidades públicos tem inviabilizado, há muitos anos, o exercício de direitos fundamentais pelos índios da tribo Kayapó Xikrin que lá convivem. Pede, alfim, que: (a) seja determinado aos réus que adotem medidas concretas tendentes à concretização dos direitos à saúde e à educação dos índios da tribo Kayapó Xikrin que habitam naquela comunidade; (b) seja determinado aos réus que providenciem a instalação da rede de energia elétrica (b.1) no prédio da escola em que é ministrado o ensino às crianças da comunidade e (b.2) nas moradias de cada uma das famílias que convivem na tribo; (c) sejam condenados os réus ao pagamento de indenização por danos morais coletivos, em valor não inferior a R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais). Com a inicial vieram juntadas as peças do inquérito civil público instaurado para apuração dos fatos em testilha, havendo laudos descritivos do local em que instalada a tribo e confirmando a ausência de rede de energia elétrica na comunidade, inclusive no prédio em que ministrado o ensino às crianças e adolescentes, indicando, outrossim, a existência de 354 (trezentos e cinquenta e quatro) índios naquela comunidade.

Citados os réus, sobrevieram aos autos as respectivas peças contestatórias.

A Equatorial Energia Pará S/A defendeu, preliminarmente, a falta de interesse de agir, uma vez que não foi procurada, nem pelos índios da tribo Kayapó Xikrin, nem pelo Ministério Público Federal, para promover a instalação da rede elétrica no local. Requereu, ainda, o chamamento ao processo da ANEEL, uma vez que esta também estaria solidariamente obrigada às obrigações de fazer requestadas na petição inicial. No mérito, alegou que não há condições materiais de promover a instalação da rede elétrica na comunidade indígena em testilha, invocando a ‘reserva do possível’, até porque o custo dessa instalação seria extremamente elevado e o retorno financeiro seria desproporcionalmente pequeno, considerando haver no local tão somente 354 (trezentos e cinquenta) índios, entre adultos e crianças/adolescentes.

A FUNAI, de seu turno, levantou a sua ilegitimidade passiva ‘ad causam’, uma vez que as providências demandadas não estariam ao seu cargo, não havendo qualquer omissão de sua parte, portanto. No mérito, disse não se opor a que a corré Equatorial Energia Pará S/A seja compelida a promover a instalação da rede elétrica naquela comunidade indígena.

A União, por sua vez, suscitou a inépcia da petição inicial, cujos pedidos seriam incertos e genéricos, e a sua ilegitimidade passiva 'ad causam', uma vez que as providências requeridas seriam da alçada do FUNAI e da Equatorial Energia S/A.

O Estado do Pará, em sua contestação, trouxe as mesmas teses defensivas articuladas pela União.

Regularmente processado o feito, houve a produção de prova documental e a oitiva de índios da tribo Kayapó Xikrin - inclusive o seu cacique, Janhô Xikrin -, na qualidade de testemunhas, que, dentre outros pontos, confirmaram a inexistência de rede elétrica no local e o fato de já terem solicitado verbalmente, por diversas vezes, aos servidores da FUNAI para que fossem adotadas providências a respeito, bem como manifestaram descontentamento com o fato de terem de se deslocar até o posto de saúde mais próximo, que fica a 12km da sede da comunidade indígena.  

Em alegações finais, o Ministério Público Federal ratificou, em linhas gerais, os termos da petição inicial e os réus tornaram a defender as teses agitadas nas peças contestatórias.

Os autos, então, vieram conclusos para sentença. Prolate-a, dispensado o relatório.

 

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 18.2023

(EMAGIS) Sobre os contratos bancários, avalie as assertivas que seguem.

I. É nula a cláusula contratual que sujeita o devedor à taxa de juros divulgada pela ANBID /CETIP.

II. Por configurar cláusula puramente potestativa e por aplicação de sua Súmula 173, o STJ veda seja pactuada como indexador dos juros em contrato bancário a variação dos Certificados de Depósitos Interbancários (CDI).

III. Deve-se observar os seguintes requisitos, dentre outros, para a revisão das taxas de juros remuneratórios, (i) a presença de abusividade capaz de colocar o consumidor em desvantagem exagerada e (ii) a demonstração cabal, com menção expressa às peculiaridades da hipótese concreta, da abusividade verificada, de modo que
é insuficientes para fundamentar o caráter abusivo dos juros remuneratórios o simples cotejo entre a taxa de juros prevista no contrato e a média de mercado divulgada pelo BACEN.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as ações possessórias, avalie as assertivas que seguem.

I. A notificação prévia dos possuidores irregulares para desocupação do bem é, segundo jurisprudência consolidada pelo STJ, documento essencial à propositura da ação de reintegração de posse.

II. Na hipótese de composse, a decisão judicial de reintegração de posse deverá atingir de modo uniforme todas as partes ocupantes do imóvel, configurando-se caso de litisconsórcio passivo necessário.

III. Contra as pessoas jurídicas de direito público não será deferida a manutenção ou a reintegração liminar sem prévia audiência dos respectivos representantes judiciais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da necessidade de outorga do cônjuge para prestação de fiança pelo consorte, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a jurisprudência sumulada pelo STJ, a fiança prestada sem autorização de um dos cônjuges implica a ineficácia total da garantia.

II. Caso o fiador emita declaração falsa, ocultando seu estado civil de casado em fiança prestada no contrato de locação, não é possível, segundo o STJ, reconhecer a nulidade integral da garantia, sob pena de o fiador ser beneficiado por sua própria torpeza.

III. Mesmo no regime da separação absoluta, a fiança prestada sem autorização de um dos cônjuges implica a ineficácia da garantia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a citação no processo civil, considerada a disciplina do CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. A regularidade do processo sempre depende da citação válida do réu ou do executado.

II. O comparecimento espontâneo do réu ou do executado supre a falta ou a nulidade da citação, fluindo a partir desta data o prazo para apresentação de contestação ou de embargos à execução.

III. A interrupção da prescrição, operada pelo despacho que ordena a citação, ainda que proferido por juízo incompetente, retroagirá à data de propositura da ação.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre possibilidade de compensação de parte do precatório com a verba honorária devida ao ente público em impugnação de cumprimento de sentença por este apresentada e julgada procedente, avalie as assertivas que seguem.

I. Os honorários advocatícios de sucumbência, quando vencedora a Administração Pública direta, as Autarquias, as Fundações instituídas pelo Poder Público, as Empresas Públicas e as Sociedades de Economia Mista, constituem direito autônomo do Procurador judicial, não integrando o patrimônio público da entidade, motivo pelo qual não cabe a compensação em questão.

II. Caso os honorários de sucumbência sejam fixados em favor da Fazenda Pública nos embargos à execução, não podem ser compensados com o crédito a ser recebido por meio de precatório pelos autores da execução embargada, por serem os valores de titularidade dos procuradores da entidade estatal, circunstância que inviabilizaria eventual compensação.

III. A jurisprudência do STJ é assente em vedar a possibilidade de compensação de parte do precatório com a verba honorária devida ao ente público em impugnação de cumprimento de sentença julgada procedente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as regras de impenhorabilidade aplicáveis no processo civil de execução, tendo presente também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. É possível ao devedor poupar valores sob a regra da impenhorabilidade no patamar de até quarenta salários mínimos, não apenas aqueles depositados em cadernetas de poupança, mas também em fundos de investimento, não se aplicando a impenhorabilidade a valores guardados em papel-moeda ou em conta-corrente.

II. Em situações excepcionais, admite-se a relativização da regra de impenhorabilidade das verbas salariais prevista no art. 833, IV, do CPC/2015, a fim de alcançar parte da remuneração do devedor para a satisfação do crédito não alimentar, preservando-se o suficiente para garantir a sua subsistência digna e a de sua família.

III. A impenhorabilidade da poupança e a impenhorabilidade dos salários não se aplicam à hipótese de penhora para pagamento de prestação alimentícia, independentemente de sua origem, bem como às importâncias excedentes a 50 salários-mínimos mensais, observadas as regras aplicáveis ao processo de execução.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a construção doutrinária do princípio da vulnerabilidade, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Após as eleições de 2022, manifestantes de determinado espectro político fecharam o acesso ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, o que ocasionou o atraso e cancelamento de inúmeros voos. Determinada empresa aérea substituiu um trecho de voo pela contratação de uma empresa de transporte terrestre. Durante o percurso por terra, o ônibus sofreu um assalto e os passageiros foram agredidos e tiveram seus celulares roubados. Julgue os itens a seguir:

I. A jurisprudência do STJ entende que o roubo dentro de ônibus configura hipótese de fortuito externo, por se tratar de fato de terceiro inteiramente independente ao transporte em si, afastando-se, com isso, a responsabilidade da empresa transportadora por danos causados aos passageiros.

II. A alteração substancial e unilateral do contrato firmado de transporte aéreo para terrestre impede a utilização da excludente de fortuito externo para eximir a empresa de transporte aéreo da responsabilidade civil por danos causados por roubo ao ônibus.

III. O fortuito interno exclui a obrigação do fornecedor de indenizar o consumidor.

IV. O fortuito externo é uma causa excludente de responsabilidade.

V. A demanda de responsabilidade civil manejada contra a empresa responsável pelo ônibus fretado deve ser julgada procedente, pois seria reconhecido o fortuito interno no caso.

Assinale a alternativa certa:

 

(MP/PR – PROMOTOR – 2021) Nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) No âmbito das teorias criminológicas, as assertivas seguintes tratam da Teoria Crítica, Radical, Marxista ou Nova Criminologia.

I. Partindo da premissa de que o crime deriva do livre-arbítrio do indivíduo, sustenta que a solução da criminalidade na sociedade capitalista exige rigorosa punição dos criminosos, na medida em que a pena possa cumprir sua função de prevenção geral e especial.

II. Sustenta que o paradigma da criminalização exige máxima intervenção penal tanto nas infrações das classes sociais menos favorecidas quanto nos crimes do colarinho branco.

III. Rechaça tanto o abolicionismo penal quanto o neorrealismo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação aos crimes hediondos (Lei 8.072/90) e às organizações criminosas (Lei 12.850/13), julgue os itens expostos a seguir.

I. Apesar da pactuação de cláusulas gravosas, o acordo de colaboração premiada deve ser visto na sua integralidade, como um corpo único, e passa a configurar, a partir de sua homologação, um título executivo judicial.

II. É hediondo o crime de roubo majorado pela destruição ou rompimento de obstáculo mediante o emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum.

III. Firmou-se, assim, o entendimento do STJ no sentido de que deve ser considerado hediondo apenas o crime de posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso proibido, previsto no art. 16 da Lei 10.826/03, afastando-se o caráter hediondo do delito de porte ou posse de arma de fogo de uso permitido com numeração, marca ou qualquer outro sinal de identificação raspado, suprimido ou adulterado.

Estão corretos somente os itens:

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) De acordo com a orientação dos Tribunais Superiores, quando o agente rouba a agência dos Correios e, durante a ação, desarma um vigilante e se apropria de sua arma de fogo, deverá ser reconhecida a hipótese de:

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a dignidade sexual, aquilate, à luz da jurisprudência do STJ, as seguintes proposições.

I. Não é possível o reconhecimento da continuidade delitiva entre crimes de estupro praticados contra vítimas diversas.

II. O delito de favorecimento à exploração sexual de adolescente não exige habitualidade. Trata-se de crime instantâneo, que se consuma no momento em que o agente obtém a anuência para práticas sexuais com a vítima menor de idade, mediante artifícios como a oferta de dinheiro ou outra vantagem, ainda que o ato libidinoso não seja efetivamente praticado.

III. O delito previsto no art. 218-B, § 2°, inciso I, do Código Penal, na situação de exploração sexual, não exige a figura do terceiro intermediador.

Estão corretos somente os itens:

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) Quanto ao recurso de embargos de declaração, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Sobre o inquérito policial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em matéria de execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do Incidente de Deslocamento de Competência (IDC) previsto no artigo 109, §5º, da Constituição Federal, tendo presente também a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a liberdade de expressão, tendo presente o magistério da doutrina constitucionalista, além da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere dispositivo de Constituição Estadual, incluído por Emenda à Constituição, que tenha o seguinte teor: “O Delegado-Geral da Polícia Civil será nomeado pelo Governador do Estado, dentre os integrantes da carreira de Delegado de Polícia em atividade, da última classe da carreira, indicado em lista tríplice formada pelo Conselho Superior de Polícia, para mandato de 02 (dois) anos permitida uma recondução.”

A propósito do cotejo do dispositivo supra com a Constituição Federal, tendo presente também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual, de iniciativa parlamentar, que defina o ‘despachante documentalista’ como a pessoa física, habilitada e devidamente inscrita junto ao Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas do Estado para exercer as atividades arroladas na própria lei. Tenha presente que tal lei estadual estabeleça diversas condições para aludido exercício profissional, dentre a as quais de o despachante documentalista registrar-se perante a Junta Comercial do Estado como empresário. Assuma por fim que a mesma lei confira ao aludido profissional o direito a reserva de vagas em estacionamento de repartições públicas do Estado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/SP – FCC – 2023) Considere os seguintes textos:

[...] Os direitos humanos, mais que direitos “propriamente ditos”, são processos; ou seja, o resultado sempre provisório das lutas (HERRERA FLORES, Joaquín. A (re) invenção dos direitos humanos. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2009, p. 28)

[...] Mas é preciso estar atento e forte. O senso comum imagina que a democracia é algo que você veste e sai andando – não é.
[...] Se tiver uma faixa “DEMOCRACIA, ENTRE”, é bobagem, você vai entrar e levar um soco na cara. Os poetas dizem que a democracia é uma utopia, algo que se busca, não que consome. É um desafio que uma sociedade determinada exercita como experiência cotidiana. Assim como a ideia de liberdade, de integridade de um povo, a democracia deve ser constantemente construída, ela não tem o dom de se instalar e está sujeita a todo tipo de ataque”.
(KRENAK, Ailton. Futuro ancestral. São Paulo: Companhia das Letras, 2022, p. 44)

A partir da análise dos textos acima, em cotejo com as construções teóricas e jurisprudenciais sobre democracia e direitos

 

(EMAGIS) Sobre a jurisprudência dos Tribunais Superiores em matéria de Direito Administrativo, julgue os itens abaixo.

I. Caso ocupado por particulares que venham a estabelecer culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou explorar trabalho escravo, o bem público dominical, situado em área rural, pode, em determinadas circunstâncias, sofrer a sanção prevista no art. 243 da CRFB.

II. Com base em expressa regra editalícia, Manoela foi excluída do concurso público para soldada da Polícia Militar em razão de apresentar, em seu braço, tatuagem de uma foice e de um martelo, conhecido símbolo do comunismo. Nessa hipótese, à luz da jurisprudência firmada pelo STF, é correto afirmar que a exclusão de Manoela não se revelou legítima.

III. A empresa Alfa, em 1975, adquiriu, de boa-fé, certo terreno de particular que apresentara o respectivo título de domínio. Construíra, então, sua sede sobre esse imóvel, há 45 anos. No entanto, o terreno, em realidade, era da titularidade da União, de sorte que era nulo o título dominial então apresentado à empresa. Nesse caso, embora a empresa Alfa não detenha a posse do imóvel, mas mera detenção, de natureza precária, terá direito à indenização por benfeitorias necessárias que tenham sido feitas no imóvel.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Avalie as seguintes proposições e assinale a alternativa apropriada.

I. No âmbito da Administração Pública federal, as decisões administrativas que exijam a participação de 2 (dois) ou mais setores, órgãos ou entidades poderão ser tomadas mediante decisão coordenada, sempre que for justificável pela relevância da matéria e houver discordância que prejudique a celeridade do processo administrativo decisório.

II. A portaria de instauração do processo administrativo disciplinar prescinde da exposição detalhada dos fatos a serem apurados.

III. É constitucional a requisição, sem prévia autorização judicial, de dados bancários e fiscais considerados imprescindíveis pelo Corregedor Nacional de Justiça para apurar infração de sujeito determinado, desde que em processo regularmente instaurado mediante decisão fundamentada e baseada em indícios concretos da prática do ato.

IV. O oferecimento de denúncia criminal por autoridade que, em razão de suas atribuições legais, seja obrigada a fazê-lo não a inabilita, só por isso, a desempenhar suas funções como autoridade julgadora no processo administrativo.

 

(EMAGIS) Sobre os atos administrativos e o processo administrativo, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre o exercício do poder de autotutela pela Administração Pública, com a revisão de seus atos por vício de ilegalidade ou inconstitucionalidade, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa errada:

 

(EMAGIS) O atual Código Civil, instituído em 2002, inaugurou, no ordenamento jurídico brasileiro, o que a doutrina denomina de unificação do direito privado, passando a disciplinar tanto a matéria civil quanto a comercial. Sobre direito empresarial, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre a empresa e o empresário, avalie as assertivas que seguem.

I. A inscrição do empresário na Junta Comercial não é requisito para a sua caracterização, admitindo-se o exercício da empresa sem tal providência. O empresário irregular reúne os requisitos do art. 966, sujeitando-se às normas do Código Civil e da legislação comercial, salvo naquilo em que forem incompatíveis com a sua condição ou diante de expressa disposição em contrário.

II. Na doutrina, sustenta-se que o registro dos atos constitutivos na Junta Comercial assumiria dupla função: constitutiva da personalidade jurídica da sociedade empresária e declaratória de sua atividade empresarial, de sua condição de empresário.

III. Segundo alteração introduzida no Código Civil pela Lei 14.193/2021, a associação que desenvolva atividade futebolística em caráter habitual e profissional pode, observadas as formalidades legais, requerer inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, caso em que, com a inscrição, será considerada empresária, para todos os efeitos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e indique a alternativa verdadeira.

I. A notificação do auto de infração faz cessar a contagem da decadência para a constituição do crédito tributário; exaurida a instância administrativa com o decurso do prazo para a impugnação ou com a notificação de seu julgamento definitivo e esgotado o prazo concedido pela Administração para o pagamento voluntário, inicia-se o prazo prescricional para a cobrança judicial.

II. A decretação da indisponibilidade de bens e direitos, na forma do art. 185-A do CTN, pressupõe o exaurimento das diligências na busca por bens penhoráveis, o qual fica caracterizado quando infrutíferos o pedido de constrição sobre ativos financeiros e a expedição de ofícios aos registros públicos do Estado de domicílio do executado, ao Denatran ou Detran.

III. O protesto de CDA’s não consubstancia “sanção política” e é legítimo mesmo antes do advento Lei 12.767/2012.

IV. João Dedicado, servidor público, descobriu que é portador de câncer de próstata (neoplasia maligna). Nesse caso, fará jus à isenção do pagamento do imposto de renda, se efetivamente comprovada a moléstia.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) Depois de muitos anos de disputa o Supremo Tribunal Federal, em 2021, colocou fim ao conflito de competências entre Estados, que buscavam a definição pelo ICMS, e Municípios, que defendiam a tributação pelo ISS, das operações de licenciamento ou cessão do direito de uso de programas de computador (software). Com isso ficou definido que

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) Assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a nova inserção de tópico nas disciplinas de humanística, marque a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Ainda sobre o Julgamento com Perspectiva de Gênero, marque a alternativa incorreta:

 

(MP/PR – PROMOTOR – 2021 – ADAPTADA) Sobre organização administrativa interna do Ministério Público, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa em desacordo com a Lei Complementar Federal n. 80/94:

 

Defensoria Pública Estadual - Rodada 18.2023

No dia 23 de fevereiro de 2020, Carlos Amorim começou a cumprir pena na penitenciária de São Joaquim de Bicas I, localizada no município de mesmo nome, em Minas Gerais. Ao receber atendimento da Defensoria Pública, o defensor público percebeu que Carlos foi condenado a 9 (nove) anos de reclusão em regime fechado e 100 (cem) dias-multa pelo crime de roubo majorado pelo concurso de pessoas. Ademais, consta informação de que Carlos é reincidente, pois já havia sido condenado em definitivo por crime de furto qualificado pelo concurso de pessoas.

O atendimento da Defensoria Pública aconteceu no dia 6 de junho de 2022. O defensor requereu ao diretor do estabelecimento prisional declaração de bom comportamento carcerário. Atendido o pedido, fez requerimento de progressão de regime a favor do referido assistido.

Ocorre que, acolhendo parecer do Ministério Público, o juiz da 1ª Vara da Execução Penal de Belo Horizonte/MG, responsável pela execução penal na penitenciária de São Joaquim de Bicas I, indeferiu o pedido ao fundamento de que não havia sido cumprido 30% da pena privativa de liberdade.

Ademais, averbou que, ainda que o apenado tivesse cumprido o tempo de pena necessário para a progressão, não existe vaga nos estabelecimentos prisionais de regime semiaberto no Estado de Minas Gerais, pelo que deveria aguardar o surgimento da vaga no regime fechado.

A Defensoria Pública foi intimada da decisão no dia 1º de julho de 2022 (sexta-feira). Você é o defensor público intimado. Nessa condição, redija a medida processual diferente do “habeas corpus” e dos embargos de declaração que melhor atenda aos interesses de Carlos Amorim.

Não crie fatos inexistentes no enunciado e date a medida processual no último dia do prazo. Também não lance mão de citação direta de doutrina, de jurisprudência e de texto literal de súmula.

Boa prática!

 

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 18.2023

(EMAGIS) Sobre os contratos bancários, avalie as assertivas que seguem.

I. É nula a cláusula contratual que sujeita o devedor à taxa de juros divulgada pela ANBID /CETIP.

II. Por configurar cláusula puramente potestativa e por aplicação de sua Súmula 173, o STJ veda seja pactuada como indexador dos juros em contrato bancário a variação dos Certificados de Depósitos Interbancários (CDI).

III. Deve-se observar os seguintes requisitos, dentre outros, para a revisão das taxas de juros remuneratórios, (i) a presença de abusividade capaz de colocar o consumidor em desvantagem exagerada e (ii) a demonstração cabal, com menção expressa às peculiaridades da hipótese concreta, da abusividade verificada, de modo que
é insuficientes para fundamentar o caráter abusivo dos juros remuneratórios o simples cotejo entre a taxa de juros prevista no contrato e a média de mercado divulgada pelo BACEN.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as ações possessórias, avalie as assertivas que seguem.

I. A notificação prévia dos possuidores irregulares para desocupação do bem é, segundo jurisprudência consolidada pelo STJ, documento essencial à propositura da ação de reintegração de posse.

II. Na hipótese de composse, a decisão judicial de reintegração de posse deverá atingir de modo uniforme todas as partes ocupantes do imóvel, configurando-se caso de litisconsórcio passivo necessário.

III. Contra as pessoas jurídicas de direito público não será deferida a manutenção ou a reintegração liminar sem prévia audiência dos respectivos representantes judiciais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da necessidade de outorga do cônjuge para prestação de fiança pelo consorte, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a jurisprudência sumulada pelo STJ, a fiança prestada sem autorização de um dos cônjuges implica a ineficácia total da garantia.

II. Caso o fiador emita declaração falsa, ocultando seu estado civil de casado em fiança prestada no contrato de locação, não é possível, segundo o STJ, reconhecer a nulidade integral da garantia, sob pena de o fiador ser beneficiado por sua própria torpeza.

III. Mesmo no regime da separação absoluta, a fiança prestada sem autorização de um dos cônjuges implica a ineficácia da garantia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a citação no processo civil, considerada a disciplina do CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. A regularidade do processo sempre depende da citação válida do réu ou do executado.

II. O comparecimento espontâneo do réu ou do executado supre a falta ou a nulidade da citação, fluindo a partir desta data o prazo para apresentação de contestação ou de embargos à execução.

III. A interrupção da prescrição, operada pelo despacho que ordena a citação, ainda que proferido por juízo incompetente, retroagirá à data de propositura da ação.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre possibilidade de compensação de parte do precatório com a verba honorária devida ao ente público em impugnação de cumprimento de sentença por este apresentada e julgada procedente, avalie as assertivas que seguem.

I. Os honorários advocatícios de sucumbência, quando vencedora a Administração Pública direta, as Autarquias, as Fundações instituídas pelo Poder Público, as Empresas Públicas e as Sociedades de Economia Mista, constituem direito autônomo do Procurador judicial, não integrando o patrimônio público da entidade, motivo pelo qual não cabe a compensação em questão.

II. Caso os honorários de sucumbência sejam fixados em favor da Fazenda Pública nos embargos à execução, não podem ser compensados com o crédito a ser recebido por meio de precatório pelos autores da execução embargada, por serem os valores de titularidade dos procuradores da entidade estatal, circunstância que inviabilizaria eventual compensação.

III. A jurisprudência do STJ é assente em vedar a possibilidade de compensação de parte do precatório com a verba honorária devida ao ente público em impugnação de cumprimento de sentença julgada procedente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as regras de impenhorabilidade aplicáveis no processo civil de execução, tendo presente também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. É possível ao devedor poupar valores sob a regra da impenhorabilidade no patamar de até quarenta salários mínimos, não apenas aqueles depositados em cadernetas de poupança, mas também em fundos de investimento, não se aplicando a impenhorabilidade a valores guardados em papel-moeda ou em conta-corrente.

II. Em situações excepcionais, admite-se a relativização da regra de impenhorabilidade das verbas salariais prevista no art. 833, IV, do CPC/2015, a fim de alcançar parte da remuneração do devedor para a satisfação do crédito não alimentar, preservando-se o suficiente para garantir a sua subsistência digna e a de sua família.

III. A impenhorabilidade da poupança e a impenhorabilidade dos salários não se aplicam à hipótese de penhora para pagamento de prestação alimentícia, independentemente de sua origem, bem como às importâncias excedentes a 50 salários-mínimos mensais, observadas as regras aplicáveis ao processo de execução.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Após as eleições de 2022, manifestantes de determinado espectro político fecharam o acesso ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, o que ocasionou o atraso e cancelamento de inúmeros voos. Determinada empresa aérea substituiu um trecho de voo pela contratação de uma empresa de transporte terrestre. Durante o percurso por terra, o ônibus sofreu um assalto e os passageiros foram agredidos e tiveram seus celulares roubados. Julgue os itens a seguir:

I. A jurisprudência do STJ entende que o roubo dentro de ônibus configura hipótese de fortuito externo, por se tratar de fato de terceiro inteiramente independente ao transporte em si, afastando-se, com isso, a responsabilidade da empresa transportadora por danos causados aos passageiros.

II. A alteração substancial e unilateral do contrato firmado de transporte aéreo para terrestre impede a utilização da excludente de fortuito externo para eximir a empresa de transporte aéreo da responsabilidade civil por danos causados por roubo ao ônibus.

III. O fortuito interno exclui a obrigação do fornecedor de indenizar o consumidor.

IV. O fortuito externo é uma causa excludente de responsabilidade.

V. A demanda de responsabilidade civil manejada contra a empresa responsável pelo ônibus fretado deve ser julgada procedente, pois seria reconhecido o fortuito interno no caso.

Assinale a alternativa certa:

 

(MP/PR – PROMOTOR – 2021) Nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) No âmbito das teorias criminológicas, as assertivas seguintes tratam da Teoria Crítica, Radical, Marxista ou Nova Criminologia.

I. Partindo da premissa de que o crime deriva do livre-arbítrio do indivíduo, sustenta que a solução da criminalidade na sociedade capitalista exige rigorosa punição dos criminosos, na medida em que a pena possa cumprir sua função de prevenção geral e especial.

II. Sustenta que o paradigma da criminalização exige máxima intervenção penal tanto nas infrações das classes sociais menos favorecidas quanto nos crimes do colarinho branco.

III. Rechaça tanto o abolicionismo penal quanto o neorrealismo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação aos crimes hediondos (Lei 8.072/90) e às organizações criminosas (Lei 12.850/13), julgue os itens expostos a seguir.

I. Apesar da pactuação de cláusulas gravosas, o acordo de colaboração premiada deve ser visto na sua integralidade, como um corpo único, e passa a configurar, a partir de sua homologação, um título executivo judicial.

II. É hediondo o crime de roubo majorado pela destruição ou rompimento de obstáculo mediante o emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum.

III. Firmou-se, assim, o entendimento do STJ no sentido de que deve ser considerado hediondo apenas o crime de posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso proibido, previsto no art. 16 da Lei 10.826/03, afastando-se o caráter hediondo do delito de porte ou posse de arma de fogo de uso permitido com numeração, marca ou qualquer outro sinal de identificação raspado, suprimido ou adulterado.

Estão corretos somente os itens:

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) De acordo com a orientação dos Tribunais Superiores, quando o agente rouba a agência dos Correios e, durante a ação, desarma um vigilante e se apropria de sua arma de fogo, deverá ser reconhecida a hipótese de:

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a dignidade sexual, aquilate, à luz da jurisprudência do STJ, as seguintes proposições.

I. Não é possível o reconhecimento da continuidade delitiva entre crimes de estupro praticados contra vítimas diversas.

II. O delito de favorecimento à exploração sexual de adolescente não exige habitualidade. Trata-se de crime instantâneo, que se consuma no momento em que o agente obtém a anuência para práticas sexuais com a vítima menor de idade, mediante artifícios como a oferta de dinheiro ou outra vantagem, ainda que o ato libidinoso não seja efetivamente praticado.

III. O delito previsto no art. 218-B, § 2°, inciso I, do Código Penal, na situação de exploração sexual, não exige a figura do terceiro intermediador.

Estão corretos somente os itens:

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) Quanto ao recurso de embargos de declaração, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Sobre o inquérito policial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em matéria de execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do Incidente de Deslocamento de Competência (IDC) previsto no artigo 109, §5º, da Constituição Federal, tendo presente também a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a liberdade de expressão, tendo presente o magistério da doutrina constitucionalista, além da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere dispositivo de Constituição Estadual, incluído por Emenda à Constituição, que tenha o seguinte teor: “O Delegado-Geral da Polícia Civil será nomeado pelo Governador do Estado, dentre os integrantes da carreira de Delegado de Polícia em atividade, da última classe da carreira, indicado em lista tríplice formada pelo Conselho Superior de Polícia, para mandato de 02 (dois) anos permitida uma recondução.”

A propósito do cotejo do dispositivo supra com a Constituição Federal, tendo presente também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual, de iniciativa parlamentar, que defina o ‘despachante documentalista’ como a pessoa física, habilitada e devidamente inscrita junto ao Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas do Estado para exercer as atividades arroladas na própria lei. Tenha presente que tal lei estadual estabeleça diversas condições para aludido exercício profissional, dentre a as quais de o despachante documentalista registrar-se perante a Junta Comercial do Estado como empresário. Assuma por fim que a mesma lei confira ao aludido profissional o direito a reserva de vagas em estacionamento de repartições públicas do Estado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa errada:

 

(EMAGIS) O atual Código Civil, instituído em 2002, inaugurou, no ordenamento jurídico brasileiro, o que a doutrina denomina de unificação do direito privado, passando a disciplinar tanto a matéria civil quanto a comercial. Sobre direito empresarial, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre a empresa e o empresário, avalie as assertivas que seguem.

I. A inscrição do empresário na Junta Comercial não é requisito para a sua caracterização, admitindo-se o exercício da empresa sem tal providência. O empresário irregular reúne os requisitos do art. 966, sujeitando-se às normas do Código Civil e da legislação comercial, salvo naquilo em que forem incompatíveis com a sua condição ou diante de expressa disposição em contrário.

II. Na doutrina, sustenta-se que o registro dos atos constitutivos na Junta Comercial assumiria dupla função: constitutiva da personalidade jurídica da sociedade empresária e declaratória de sua atividade empresarial, de sua condição de empresário.

III. Segundo alteração introduzida no Código Civil pela Lei 14.193/2021, a associação que desenvolva atividade futebolística em caráter habitual e profissional pode, observadas as formalidades legais, requerer inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, caso em que, com a inscrição, será considerada empresária, para todos os efeitos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e indique a alternativa verdadeira.

I. A notificação do auto de infração faz cessar a contagem da decadência para a constituição do crédito tributário; exaurida a instância administrativa com o decurso do prazo para a impugnação ou com a notificação de seu julgamento definitivo e esgotado o prazo concedido pela Administração para o pagamento voluntário, inicia-se o prazo prescricional para a cobrança judicial.

II. A decretação da indisponibilidade de bens e direitos, na forma do art. 185-A do CTN, pressupõe o exaurimento das diligências na busca por bens penhoráveis, o qual fica caracterizado quando infrutíferos o pedido de constrição sobre ativos financeiros e a expedição de ofícios aos registros públicos do Estado de domicílio do executado, ao Denatran ou Detran.

III. O protesto de CDA’s não consubstancia “sanção política” e é legítimo mesmo antes do advento Lei 12.767/2012.

IV. João Dedicado, servidor público, descobriu que é portador de câncer de próstata (neoplasia maligna). Nesse caso, fará jus à isenção do pagamento do imposto de renda, se efetivamente comprovada a moléstia.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) Depois de muitos anos de disputa o Supremo Tribunal Federal, em 2021, colocou fim ao conflito de competências entre Estados, que buscavam a definição pelo ICMS, e Municípios, que defendiam a tributação pelo ISS, das operações de licenciamento ou cessão do direito de uso de programas de computador (software). Com isso ficou definido que

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) Assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a jurisprudência dos Tribunais Superiores em matéria de Direito Administrativo, julgue os itens abaixo.

I. Caso ocupado por particulares que venham a estabelecer culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou explorar trabalho escravo, o bem público dominical, situado em área rural, pode, em determinadas circunstâncias, sofrer a sanção prevista no art. 243 da CRFB.

II. Com base em expressa regra editalícia, Manoela foi excluída do concurso público para soldada da Polícia Militar em razão de apresentar, em seu braço, tatuagem de uma foice e de um martelo, conhecido símbolo do comunismo. Nessa hipótese, à luz da jurisprudência firmada pelo STF, é correto afirmar que a exclusão de Manoela não se revelou legítima.

III. A empresa Alfa, em 1975, adquiriu, de boa-fé, certo terreno de particular que apresentara o respectivo título de domínio. Construíra, então, sua sede sobre esse imóvel, há 45 anos. No entanto, o terreno, em realidade, era da titularidade da União, de sorte que era nulo o título dominial então apresentado à empresa. Nesse caso, embora a empresa Alfa não detenha a posse do imóvel, mas mera detenção, de natureza precária, terá direito à indenização por benfeitorias necessárias que tenham sido feitas no imóvel.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Avalie as seguintes proposições e assinale a alternativa apropriada.

I. No âmbito da Administração Pública federal, as decisões administrativas que exijam a participação de 2 (dois) ou mais setores, órgãos ou entidades poderão ser tomadas mediante decisão coordenada, sempre que for justificável pela relevância da matéria e houver discordância que prejudique a celeridade do processo administrativo decisório.

II. A portaria de instauração do processo administrativo disciplinar prescinde da exposição detalhada dos fatos a serem apurados.

III. É constitucional a requisição, sem prévia autorização judicial, de dados bancários e fiscais considerados imprescindíveis pelo Corregedor Nacional de Justiça para apurar infração de sujeito determinado, desde que em processo regularmente instaurado mediante decisão fundamentada e baseada em indícios concretos da prática do ato.

IV. O oferecimento de denúncia criminal por autoridade que, em razão de suas atribuições legais, seja obrigada a fazê-lo não a inabilita, só por isso, a desempenhar suas funções como autoridade julgadora no processo administrativo.

 

(EMAGIS) Sobre os atos administrativos e o processo administrativo, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre o exercício do poder de autotutela pela Administração Pública, com a revisão de seus atos por vício de ilegalidade ou inconstitucionalidade, marque a alternativa CORRETA.

 

(MP/PR – PROMOTOR – 2021 – ADAPTADA) Sobre organização administrativa interna do Ministério Público, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre a construção doutrinária do princípio da vulnerabilidade, assinale a alternativa incorreta:

 

(DPE/SP – FCC – 2023) Considere os seguintes textos:

[...] Os direitos humanos, mais que direitos “propriamente ditos”, são processos; ou seja, o resultado sempre provisório das lutas (HERRERA FLORES, Joaquín. A (re) invenção dos direitos humanos. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2009, p. 28)

[...] Mas é preciso estar atento e forte. O senso comum imagina que a democracia é algo que você veste e sai andando – não é.
[...] Se tiver uma faixa “DEMOCRACIA, ENTRE”, é bobagem, você vai entrar e levar um soco na cara. Os poetas dizem que a democracia é uma utopia, algo que se busca, não que consome. É um desafio que uma sociedade determinada exercita como experiência cotidiana. Assim como a ideia de liberdade, de integridade de um povo, a democracia deve ser constantemente construída, ela não tem o dom de se instalar e está sujeita a todo tipo de ataque”.
(KRENAK, Ailton. Futuro ancestral. São Paulo: Companhia das Letras, 2022, p. 44)

A partir da análise dos textos acima, em cotejo com as construções teóricas e jurisprudenciais sobre democracia e direitos

 

(EMAGIS) Sobre a nova inserção de tópico nas disciplinas de humanística, marque a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Ainda sobre o Julgamento com Perspectiva de Gênero, marque a alternativa incorreta:

 

Discursivas - Rodada 18.2023 - Questão 1

No Espírito Santo, foi editada emenda constitucional (ECE 118/2023) prevendo que a Polícia Civil exerce atribuição essencial à função jurisdicional. Além disso, atribuiu aos Delegados de Polícia a garantia de independência funcional. Uma previsão dessa envergadura é constitucional? Responda, justificadamente, em até 15 linhas.

Discursivas - Rodada 18.2023 - Questão 2

Na ação de dissolução parcial da sociedade ABC S.A., companhia fechada, todos os sócios integraram a lide na fase de conhecimento, mas na fase executiva apenas a pessoa jurídica foi citada. Na fase executiva, havia apenas uma sócia remanescente, após o falecimento do outro sócio, a qual foi citada e integrou a ação de dissolução parcial. Pergunta-se: há nulidade pela ausência de citação da sócia remanescente? Na resposta, aborde a questão de eventual litisconsórcio necessário entre a companhia e todos os sócios nas sociedades anônimas fechadas.

Discursivas - Rodada 18.2023 - Questão 3

Considere a seguinte narrativa fática formulada na denúncia oferecida pelo Ministério Público do Estado Alpha em desfavor de Nicrécia Mulamba:

“Consta dos autos que Nicrécia Mulamba era Secretária de Saúde do Município de Nova Jerusalém ao tempo dos fatos, tendo sido nomeada por ato discricionário do Prefeito Jagunço Mulambo, que também é seu tio, para ocupar o referido cargo comissionado no governo iniciado em 2021.
Ocorre que, no mês de julho de 2021, o Ministério Público do Estado Alpha deflagrou procedimento investigatório em face de Jagunço Mulambo, diante do recebimento de robustos elementos de convicção dando conta da prática de diversos crimes contra a dignidade sexual de menores. No bojo do referido procedimento, foi decretada a prisão preventiva do gestor, que posteriormente foi denunciado nos autos da ação penal nº XXX.
Nicrécia não se conformou com o avanço das investigações, pois estava receosa quanto ao futuro do tio e chefe, até mesmo porque sua manutenção no cargo de Secretária de Saúde dependeria da estabilidade de Jagunço Mulambo à frente da Prefeitura daquele município. Nesse contexto, a denunciada praticou condutas dolosas, resultantes de desígnios autônomos, tendentes a prejudicar e ameaçar todas as pessoas que, na sua visão e por diferentes razões, estariam
atuando contra os interesses do Prefeito. Assim, a denunciada Nicrécia, por volta do dia 20 de julho de 2021, em horários incertos, no município de Nova Jerusalém, procurou Lucrécia Trambique, vulgo Lucifera, com o fim de contratá-la para realizar um 'trabalho' de 'macumba' visando eliminar diversas pessoas, entre elas os ofendidos Pedro Pedreira, Maria Bonita e Rodrigo Pancada, de forma a intimidá-los e prejudicá-los, criando um contexto evidentemente ameaçador.
Na ocasião, Nicrécia esclareceu que a contratação visava obstar a investigação presidida pelo Promotor de Justiça Pedro Pedreira, bem como pagou a quantia de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) a Lucrécia, a fim de que fossem adquiridos diversos objetos utilizados no ritual de cunho religioso, como 'cabeças de cera', pequenos caixões e um 'boneco Vodu'.
Após a aquisição dos objetos, por meio de gestos e meios simbólicos ameaçadores, Nicrécia se apoderou do 'boneco de Vodu' e nele escreveu o nome das vítimas, inserindo-o em um dos pequenos caixões, a fim de simbolizar a morte dos envolvidos.
Prosseguindo com a criação do contexto de terror, Nicrécia guardou as 'cabeças de cera', em gesto e meio simbólico representativo de que as cabeças das vítimas deveriam ser 'arrancadas' de seus corpos, relacionando seus nomes em folhas de papel e com as respectivas fotografias, deixando clara a vontade de causar-lhes mal injusto e grave.
Tão logo as condutas praticadas por Nicrécia se tornaram públicas, várias vítimas se sentiram ameaçadas, não apenas em razão dos gestos e meios simbólicos utilizados como forma de ameaçá-las de causar-lhes mal injusto e grave, mas também diante do fato de que uma pessoa com grande poder político e econômico no município de Nova Jerusalém estaria disposta a empregar recursos financeiros para colocar a saúde física e mental de todos em risco, situação mais que suficiente a inserir os envolvidos em um contexto de terror.
Nesse sentido, a promessa de mal espiritual efetuada por Nicrécia se mostrou idônea a ameaçar diversos ofendidos residentes em Nova Jerusalém, cidade do interior do Estado Alpha com população notadamente religiosa, sendo este um traço marcante da cultura local.
Mas para além da promessa de mal espiritual, o contexto de terror criado por Nicrécia, por gestos e meios simbólicos, perturbou gravemente a tranquilidade de diversas vítimas em face do temor de que as ameaças pudessem ser concretizadas por outros meios mais gravosos. Sobre este ponto, nota-se que a denunciada, na condição de Secretária de Saúde, é a gestora municipal do Sistema Único de Saúde, exercendo poder hierárquico sobre servidores responsáveis pelo atendimento à população local, incluindo alguns dos ofendidos, os quais passaram a temer a utilização das unidades de saúde de Nova Jerusalém.
Desse modo, os ofendidos Pedro Pedreira, Maria Bonita e Rodrigo Pancada compareceram à Delegacia de Polícia e representaram criminalmente em face das condutas praticadas por Nicrécia, na medida em que todos eles declararam que se sentiram ameaçados pelo contexto de terror criado pela denunciada, ensejando abalos psicológicos e constrangimentos.”

Recebida a peça acusatória, a defesa impetrou habeas corpus junto ao Tribunal de Justiça respectivo, alegando a atipicidade da conduta atribuída à ré Nicrécia Mulamba.

Nesse contexto, indaga-se:
a) qual o tipo penal que melhor refletiria o enquadramento jurídico da conduta narrada na denúncia e imputada à ré Nicrécia Mulamba?
b) a ordem postulada no habeas corpus merece ser concedida?

Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

Discursivas - Rodada 18.2023 - Questão 4

O Conselho Federal e os Conselhos Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil devem prestar contas da utilização de suas receitas - notadamente daquelas relacionadas às anuidades pagas pelos advogados nela regularmente inscritos - ao Tribunal de Contas da União?

Disserte sobre o tema em até 15 (quinze) linhas.

Discursivas - Rodada 18.2023

No Espírito Santo, foi editada emenda constitucional (ECE 118/2023) prevendo que a Polícia Civil exerce atribuição essencial à função jurisdicional. Além disso, atribuiu aos Delegados de Polícia a garantia de independência funcional. Uma previsão dessa envergadura é constitucional? Responda, justificadamente, em até 15 linhas.

 

Na ação de dissolução parcial da sociedade ABC S.A., companhia fechada, todos os sócios integraram a lide na fase de conhecimento, mas na fase executiva apenas a pessoa jurídica foi citada. Na fase executiva, havia apenas uma sócia remanescente, após o falecimento do outro sócio, a qual foi citada e integrou a ação de dissolução parcial. Pergunta-se: há nulidade pela ausência de citação da sócia remanescente? Na resposta, aborde a questão de eventual litisconsórcio necessário entre a companhia e todos os sócios nas sociedades anônimas fechadas.

 

Considere a seguinte narrativa fática formulada na denúncia oferecida pelo Ministério Público do Estado Alpha em desfavor de Nicrécia Mulamba:

“Consta dos autos que Nicrécia Mulamba era Secretária de Saúde do Município de Nova Jerusalém ao tempo dos fatos, tendo sido nomeada por ato discricionário do Prefeito Jagunço Mulambo, que também é seu tio, para ocupar o referido cargo comissionado no governo iniciado em 2021.
Ocorre que, no mês de julho de 2021, o Ministério Público do Estado Alpha deflagrou procedimento investigatório em face de Jagunço Mulambo, diante do recebimento de robustos elementos de convicção dando conta da prática de diversos crimes contra a dignidade sexual de menores. No bojo do referido procedimento, foi decretada a prisão preventiva do gestor, que posteriormente foi denunciado nos autos da ação penal nº XXX.
Nicrécia não se conformou com o avanço das investigações, pois estava receosa quanto ao futuro do tio e chefe, até mesmo porque sua manutenção no cargo de Secretária de Saúde dependeria da estabilidade de Jagunço Mulambo à frente da Prefeitura daquele município. Nesse contexto, a denunciada praticou condutas dolosas, resultantes de desígnios autônomos, tendentes a prejudicar e ameaçar todas as pessoas que, na sua visão e por diferentes razões, estariam
atuando contra os interesses do Prefeito. Assim, a denunciada Nicrécia, por volta do dia 20 de julho de 2021, em horários incertos, no município de Nova Jerusalém, procurou Lucrécia Trambique, vulgo Lucifera, com o fim de contratá-la para realizar um 'trabalho' de 'macumba' visando eliminar diversas pessoas, entre elas os ofendidos Pedro Pedreira, Maria Bonita e Rodrigo Pancada, de forma a intimidá-los e prejudicá-los, criando um contexto evidentemente ameaçador.
Na ocasião, Nicrécia esclareceu que a contratação visava obstar a investigação presidida pelo Promotor de Justiça Pedro Pedreira, bem como pagou a quantia de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) a Lucrécia, a fim de que fossem adquiridos diversos objetos utilizados no ritual de cunho religioso, como 'cabeças de cera', pequenos caixões e um 'boneco Vodu'.
Após a aquisição dos objetos, por meio de gestos e meios simbólicos ameaçadores, Nicrécia se apoderou do 'boneco de Vodu' e nele escreveu o nome das vítimas, inserindo-o em um dos pequenos caixões, a fim de simbolizar a morte dos envolvidos.
Prosseguindo com a criação do contexto de terror, Nicrécia guardou as 'cabeças de cera', em gesto e meio simbólico representativo de que as cabeças das vítimas deveriam ser 'arrancadas' de seus corpos, relacionando seus nomes em folhas de papel e com as respectivas fotografias, deixando clara a vontade de causar-lhes mal injusto e grave.
Tão logo as condutas praticadas por Nicrécia se tornaram públicas, várias vítimas se sentiram ameaçadas, não apenas em razão dos gestos e meios simbólicos utilizados como forma de ameaçá-las de causar-lhes mal injusto e grave, mas também diante do fato de que uma pessoa com grande poder político e econômico no município de Nova Jerusalém estaria disposta a empregar recursos financeiros para colocar a saúde física e mental de todos em risco, situação mais que suficiente a inserir os envolvidos em um contexto de terror.
Nesse sentido, a promessa de mal espiritual efetuada por Nicrécia se mostrou idônea a ameaçar diversos ofendidos residentes em Nova Jerusalém, cidade do interior do Estado Alpha com população notadamente religiosa, sendo este um traço marcante da cultura local.
Mas para além da promessa de mal espiritual, o contexto de terror criado por Nicrécia, por gestos e meios simbólicos, perturbou gravemente a tranquilidade de diversas vítimas em face do temor de que as ameaças pudessem ser concretizadas por outros meios mais gravosos. Sobre este ponto, nota-se que a denunciada, na condição de Secretária de Saúde, é a gestora municipal do Sistema Único de Saúde, exercendo poder hierárquico sobre servidores responsáveis pelo atendimento à população local, incluindo alguns dos ofendidos, os quais passaram a temer a utilização das unidades de saúde de Nova Jerusalém.
Desse modo, os ofendidos Pedro Pedreira, Maria Bonita e Rodrigo Pancada compareceram à Delegacia de Polícia e representaram criminalmente em face das condutas praticadas por Nicrécia, na medida em que todos eles declararam que se sentiram ameaçados pelo contexto de terror criado pela denunciada, ensejando abalos psicológicos e constrangimentos.”

Recebida a peça acusatória, a defesa impetrou habeas corpus junto ao Tribunal de Justiça respectivo, alegando a atipicidade da conduta atribuída à ré Nicrécia Mulamba.

Nesse contexto, indaga-se:
a) qual o tipo penal que melhor refletiria o enquadramento jurídico da conduta narrada na denúncia e imputada à ré Nicrécia Mulamba?
b) a ordem postulada no habeas corpus merece ser concedida?

Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

 

O Conselho Federal e os Conselhos Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil devem prestar contas da utilização de suas receitas - notadamente daquelas relacionadas às anuidades pagas pelos advogados nela regularmente inscritos - ao Tribunal de Contas da União?

Disserte sobre o tema em até 15 (quinze) linhas.

 

Objetivas - Rodada 18.2023

(EMAGIS) A respeito do Incidente de Deslocamento de Competência (IDC) previsto no artigo 109, §5º, da Constituição Federal, tendo presente também a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a liberdade de expressão, tendo presente o magistério da doutrina constitucionalista, além da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere dispositivo de Constituição Estadual, incluído por Emenda à Constituição, que tenha o seguinte teor: “O Delegado-Geral da Polícia Civil será nomeado pelo Governador do Estado, dentre os integrantes da carreira de Delegado de Polícia em atividade, da última classe da carreira, indicado em lista tríplice formada pelo Conselho Superior de Polícia, para mandato de 02 (dois) anos permitida uma recondução.”

A propósito do cotejo do dispositivo supra com a Constituição Federal, tendo presente também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual, de iniciativa parlamentar, que defina o ‘despachante documentalista’ como a pessoa física, habilitada e devidamente inscrita junto ao Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas do Estado para exercer as atividades arroladas na própria lei. Tenha presente que tal lei estadual estabeleça diversas condições para aludido exercício profissional, dentre a as quais de o despachante documentalista registrar-se perante a Junta Comercial do Estado como empresário. Assuma por fim que a mesma lei confira ao aludido profissional o direito a reserva de vagas em estacionamento de repartições públicas do Estado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a jurisprudência dos Tribunais Superiores em matéria de Direito Administrativo, julgue os itens abaixo.

I. Caso ocupado por particulares que venham a estabelecer culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou explorar trabalho escravo, o bem público dominical, situado em área rural, pode, em determinadas circunstâncias, sofrer a sanção prevista no art. 243 da CRFB.

II. Com base em expressa regra editalícia, Manoela foi excluída do concurso público para soldada da Polícia Militar em razão de apresentar, em seu braço, tatuagem de uma foice e de um martelo, conhecido símbolo do comunismo. Nessa hipótese, à luz da jurisprudência firmada pelo STF, é correto afirmar que a exclusão de Manoela não se revelou legítima.

III. A empresa Alfa, em 1975, adquiriu, de boa-fé, certo terreno de particular que apresentara o respectivo título de domínio. Construíra, então, sua sede sobre esse imóvel, há 45 anos. No entanto, o terreno, em realidade, era da titularidade da União, de sorte que era nulo o título dominial então apresentado à empresa. Nesse caso, embora a empresa Alfa não detenha a posse do imóvel, mas mera detenção, de natureza precária, terá direito à indenização por benfeitorias necessárias que tenham sido feitas no imóvel.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Avalie as seguintes proposições e assinale a alternativa apropriada.

I. No âmbito da Administração Pública federal, as decisões administrativas que exijam a participação de 2 (dois) ou mais setores, órgãos ou entidades poderão ser tomadas mediante decisão coordenada, sempre que for justificável pela relevância da matéria e houver discordância que prejudique a celeridade do processo administrativo decisório.

II. A portaria de instauração do processo administrativo disciplinar prescinde da exposição detalhada dos fatos a serem apurados.

III. É constitucional a requisição, sem prévia autorização judicial, de dados bancários e fiscais considerados imprescindíveis pelo Corregedor Nacional de Justiça para apurar infração de sujeito determinado, desde que em processo regularmente instaurado mediante decisão fundamentada e baseada em indícios concretos da prática do ato.

IV. O oferecimento de denúncia criminal por autoridade que, em razão de suas atribuições legais, seja obrigada a fazê-lo não a inabilita, só por isso, a desempenhar suas funções como autoridade julgadora no processo administrativo.

 

(EMAGIS) Sobre os atos administrativos e o processo administrativo, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre o exercício do poder de autotutela pela Administração Pública, com a revisão de seus atos por vício de ilegalidade ou inconstitucionalidade, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os contratos bancários, avalie as assertivas que seguem.

I. É nula a cláusula contratual que sujeita o devedor à taxa de juros divulgada pela ANBID /CETIP.

II. Por configurar cláusula puramente potestativa e por aplicação de sua Súmula 173, o STJ veda seja pactuada como indexador dos juros em contrato bancário a variação dos Certificados de Depósitos Interbancários (CDI).

III. Deve-se observar os seguintes requisitos, dentre outros, para a revisão das taxas de juros remuneratórios, (i) a presença de abusividade capaz de colocar o consumidor em desvantagem exagerada e (ii) a demonstração cabal, com menção expressa às peculiaridades da hipótese concreta, da abusividade verificada, de modo que
é insuficientes para fundamentar o caráter abusivo dos juros remuneratórios o simples cotejo entre a taxa de juros prevista no contrato e a média de mercado divulgada pelo BACEN.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as ações possessórias, avalie as assertivas que seguem.

I. A notificação prévia dos possuidores irregulares para desocupação do bem é, segundo jurisprudência consolidada pelo STJ, documento essencial à propositura da ação de reintegração de posse.

II. Na hipótese de composse, a decisão judicial de reintegração de posse deverá atingir de modo uniforme todas as partes ocupantes do imóvel, configurando-se caso de litisconsórcio passivo necessário.

III. Contra as pessoas jurídicas de direito público não será deferida a manutenção ou a reintegração liminar sem prévia audiência dos respectivos representantes judiciais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da necessidade de outorga do cônjuge para prestação de fiança pelo consorte, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a jurisprudência sumulada pelo STJ, a fiança prestada sem autorização de um dos cônjuges implica a ineficácia total da garantia.

II. Caso o fiador emita declaração falsa, ocultando seu estado civil de casado em fiança prestada no contrato de locação, não é possível, segundo o STJ, reconhecer a nulidade integral da garantia, sob pena de o fiador ser beneficiado por sua própria torpeza.

III. Mesmo no regime da separação absoluta, a fiança prestada sem autorização de um dos cônjuges implica a ineficácia da garantia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O atual Código Civil, instituído em 2002, inaugurou, no ordenamento jurídico brasileiro, o que a doutrina denomina de unificação do direito privado, passando a disciplinar tanto a matéria civil quanto a comercial. Sobre direito empresarial, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre a empresa e o empresário, avalie as assertivas que seguem.

I. A inscrição do empresário na Junta Comercial não é requisito para a sua caracterização, admitindo-se o exercício da empresa sem tal providência. O empresário irregular reúne os requisitos do art. 966, sujeitando-se às normas do Código Civil e da legislação comercial, salvo naquilo em que forem incompatíveis com a sua condição ou diante de expressa disposição em contrário.

II. Na doutrina, sustenta-se que o registro dos atos constitutivos na Junta Comercial assumiria dupla função: constitutiva da personalidade jurídica da sociedade empresária e declaratória de sua atividade empresarial, de sua condição de empresário.

III. Segundo alteração introduzida no Código Civil pela Lei 14.193/2021, a associação que desenvolva atividade futebolística em caráter habitual e profissional pode, observadas as formalidades legais, requerer inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, caso em que, com a inscrição, será considerada empresária, para todos os efeitos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a citação no processo civil, considerada a disciplina do CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. A regularidade do processo sempre depende da citação válida do réu ou do executado.

II. O comparecimento espontâneo do réu ou do executado supre a falta ou a nulidade da citação, fluindo a partir desta data o prazo para apresentação de contestação ou de embargos à execução.

III. A interrupção da prescrição, operada pelo despacho que ordena a citação, ainda que proferido por juízo incompetente, retroagirá à data de propositura da ação.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre possibilidade de compensação de parte do precatório com a verba honorária devida ao ente público em impugnação de cumprimento de sentença por este apresentada e julgada procedente, avalie as assertivas que seguem.

I. Os honorários advocatícios de sucumbência, quando vencedora a Administração Pública direta, as Autarquias, as Fundações instituídas pelo Poder Público, as Empresas Públicas e as Sociedades de Economia Mista, constituem direito autônomo do Procurador judicial, não integrando o patrimônio público da entidade, motivo pelo qual não cabe a compensação em questão.

II. Caso os honorários de sucumbência sejam fixados em favor da Fazenda Pública nos embargos à execução, não podem ser compensados com o crédito a ser recebido por meio de precatório pelos autores da execução embargada, por serem os valores de titularidade dos procuradores da entidade estatal, circunstância que inviabilizaria eventual compensação.

III. A jurisprudência do STJ é assente em vedar a possibilidade de compensação de parte do precatório com a verba honorária devida ao ente público em impugnação de cumprimento de sentença julgada procedente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as regras de impenhorabilidade aplicáveis no processo civil de execução, tendo presente também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. É possível ao devedor poupar valores sob a regra da impenhorabilidade no patamar de até quarenta salários mínimos, não apenas aqueles depositados em cadernetas de poupança, mas também em fundos de investimento, não se aplicando a impenhorabilidade a valores guardados em papel-moeda ou em conta-corrente.

II. Em situações excepcionais, admite-se a relativização da regra de impenhorabilidade das verbas salariais prevista no art. 833, IV, do CPC/2015, a fim de alcançar parte da remuneração do devedor para a satisfação do crédito não alimentar, preservando-se o suficiente para garantir a sua subsistência digna e a de sua família.

III. A impenhorabilidade da poupança e a impenhorabilidade dos salários não se aplicam à hipótese de penhora para pagamento de prestação alimentícia, independentemente de sua origem, bem como às importâncias excedentes a 50 salários-mínimos mensais, observadas as regras aplicáveis ao processo de execução.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a construção doutrinária do princípio da vulnerabilidade, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) No âmbito das teorias criminológicas, as assertivas seguintes tratam da Teoria Crítica, Radical, Marxista ou Nova Criminologia.

I. Partindo da premissa de que o crime deriva do livre-arbítrio do indivíduo, sustenta que a solução da criminalidade na sociedade capitalista exige rigorosa punição dos criminosos, na medida em que a pena possa cumprir sua função de prevenção geral e especial.

II. Sustenta que o paradigma da criminalização exige máxima intervenção penal tanto nas infrações das classes sociais menos favorecidas quanto nos crimes do colarinho branco.

III. Rechaça tanto o abolicionismo penal quanto o neorrealismo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação aos crimes hediondos (Lei 8.072/90) e às organizações criminosas (Lei 12.850/13), julgue os itens expostos a seguir.

I. Apesar da pactuação de cláusulas gravosas, o acordo de colaboração premiada deve ser visto na sua integralidade, como um corpo único, e passa a configurar, a partir de sua homologação, um título executivo judicial.

II. É hediondo o crime de roubo majorado pela destruição ou rompimento de obstáculo mediante o emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum.

III. Firmou-se, assim, o entendimento do STJ no sentido de que deve ser considerado hediondo apenas o crime de posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso proibido, previsto no art. 16 da Lei 10.826/03, afastando-se o caráter hediondo do delito de porte ou posse de arma de fogo de uso permitido com numeração, marca ou qualquer outro sinal de identificação raspado, suprimido ou adulterado.

Estão corretos somente os itens:

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) De acordo com a orientação dos Tribunais Superiores, quando o agente rouba a agência dos Correios e, durante a ação, desarma um vigilante e se apropria de sua arma de fogo, deverá ser reconhecida a hipótese de:

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a dignidade sexual, aquilate, à luz da jurisprudência do STJ, as seguintes proposições.

I. Não é possível o reconhecimento da continuidade delitiva entre crimes de estupro praticados contra vítimas diversas.

II. O delito de favorecimento à exploração sexual de adolescente não exige habitualidade. Trata-se de crime instantâneo, que se consuma no momento em que o agente obtém a anuência para práticas sexuais com a vítima menor de idade, mediante artifícios como a oferta de dinheiro ou outra vantagem, ainda que o ato libidinoso não seja efetivamente praticado.

III. O delito previsto no art. 218-B, § 2°, inciso I, do Código Penal, na situação de exploração sexual, não exige a figura do terceiro intermediador.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Com relação aos crimes contra o Sistema Financeiro Nacional (Lei 7.492/86), julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.

I. O crime de "obter, mediante fraude, financiamento em instituição financeira" se consuma no momento em que há a liberação dos recursos relacionados ao contrato de financiamento obtido mediante fraude.

II. De acordo com o STJ, dentre as diversas espécies de operadoras de plano de saúde, apenas aquelas aptas a comercializar seguro-saúde podem, em tese, ser equiparadas a instituição financeira, para fins do art. 1º, parágrafo único, da Lei 7.492/86.

III. Pacificou-se nos Tribunais Superiores o entendimento de que o crime de gestão fraudulenta classifica-se como habitual impróprio, bastando uma única ação para que se configure.

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) Quanto ao recurso de embargos de declaração, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Sobre o inquérito policial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em matéria de execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e indique a alternativa verdadeira.

I. A notificação do auto de infração faz cessar a contagem da decadência para a constituição do crédito tributário; exaurida a instância administrativa com o decurso do prazo para a impugnação ou com a notificação de seu julgamento definitivo e esgotado o prazo concedido pela Administração para o pagamento voluntário, inicia-se o prazo prescricional para a cobrança judicial.

II. A decretação da indisponibilidade de bens e direitos, na forma do art. 185-A do CTN, pressupõe o exaurimento das diligências na busca por bens penhoráveis, o qual fica caracterizado quando infrutíferos o pedido de constrição sobre ativos financeiros e a expedição de ofícios aos registros públicos do Estado de domicílio do executado, ao Denatran ou Detran.

III. O protesto de CDA’s não consubstancia “sanção política” e é legítimo mesmo antes do advento Lei 12.767/2012.

IV. João Dedicado, servidor público, descobriu que é portador de câncer de próstata (neoplasia maligna). Nesse caso, fará jus à isenção do pagamento do imposto de renda, se efetivamente comprovada a moléstia.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) Depois de muitos anos de disputa o Supremo Tribunal Federal, em 2021, colocou fim ao conflito de competências entre Estados, que buscavam a definição pelo ICMS, e Municípios, que defendiam a tributação pelo ISS, das operações de licenciamento ou cessão do direito de uso de programas de computador (software). Com isso ficou definido que

 

(EMAGIS) A respeito das contribuições PIS/COFINS apuradas sob o regime não cumulativo, tendo presente também a jurisprudência consagrada pelo STF em regime de repercussão geral, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as normas vigentes no direito financeiro brasileiro é incorreto afirmar que:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) Assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a atuação do Estado como regulador da atividade econômica, avalie as assertivas que seguem.

I. Regulação e Regulamentação são conceitos, segundo a doutrina, equivalentes entre si.

II. Lei estadual que, intervindo na ordem econômica, estabeleça a gratuidade no canal telefônico, caso disponibilizado no âmbito do Serviço de Atendimento ao Consumidor por empresas de televisão por assinatura e estabelecimentos comerciais de venda no atacado e no varejo, é formalmente inconstitucional por invadir a competência legislativa da União.

III. Um dos princípios que norteiam a Lei 13.874/2019 (Lei da Liberdade Econômica) é o reconhecimento da ausência de vulnerabilidade do particular perante o Estado, vulnerabilidade que apenas em situações excepcionais pode ser reconhecida no ato normativo que regulamentar a lei.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Após as eleições de 2022, manifestantes de determinado espectro político fecharam o acesso ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, o que ocasionou o atraso e cancelamento de inúmeros voos. Determinada empresa aérea substituiu um trecho de voo pela contratação de uma empresa de transporte terrestre. Durante o percurso por terra, o ônibus sofreu um assalto e os passageiros foram agredidos e tiveram seus celulares roubados. Julgue os itens a seguir:

I. A jurisprudência do STJ entende que o roubo dentro de ônibus configura hipótese de fortuito externo, por se tratar de fato de terceiro inteiramente independente ao transporte em si, afastando-se, com isso, a responsabilidade da empresa transportadora por danos causados aos passageiros.

II. A alteração substancial e unilateral do contrato firmado de transporte aéreo para terrestre impede a utilização da excludente de fortuito externo para eximir a empresa de transporte aéreo da responsabilidade civil por danos causados por roubo ao ônibus.

III. O fortuito interno exclui a obrigação do fornecedor de indenizar o consumidor.

IV. O fortuito externo é uma causa excludente de responsabilidade.

V. A demanda de responsabilidade civil manejada contra a empresa responsável pelo ônibus fretado deve ser julgada procedente, pois seria reconhecido o fortuito interno no caso.

Assinale a alternativa certa:

 

(MP/PR – PROMOTOR – 2021) Nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), assinale a alternativa incorreta:

 

(DPE/SP – FCC – 2023) Considere os seguintes textos:

[...] Os direitos humanos, mais que direitos “propriamente ditos”, são processos; ou seja, o resultado sempre provisório das lutas (HERRERA FLORES, Joaquín. A (re) invenção dos direitos humanos. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2009, p. 28)

[...] Mas é preciso estar atento e forte. O senso comum imagina que a democracia é algo que você veste e sai andando – não é.
[...] Se tiver uma faixa “DEMOCRACIA, ENTRE”, é bobagem, você vai entrar e levar um soco na cara. Os poetas dizem que a democracia é uma utopia, algo que se busca, não que consome. É um desafio que uma sociedade determinada exercita como experiência cotidiana. Assim como a ideia de liberdade, de integridade de um povo, a democracia deve ser constantemente construída, ela não tem o dom de se instalar e está sujeita a todo tipo de ataque”.
(KRENAK, Ailton. Futuro ancestral. São Paulo: Companhia das Letras, 2022, p. 44)

A partir da análise dos textos acima, em cotejo com as construções teóricas e jurisprudenciais sobre democracia e direitos

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e aponte a alternativa correta.

I. Sendo caso de aplicação do direito estrangeiro, caberá ao juiz brasileiro fazê-lo, de ofício, consoante as normas do direito internacional privado.

II. A lei estrangeira, aplicada por força de dispositivo de direito internacional privado, se equipara a legislação federal brasileira, para efeito de admissibilidade de recurso especial.

III. Já na celebração do Tratado da Antártida, no ano de 1959, em Washington (EUA), fora previsto que ficariam proibidas as explosões nucleares na Antártida, bem como o lançamento ali de lixo ou resíduos radioativos.

IV. Com base no Protocolo ao Tratado da Antártida sobre Proteção ao Meio Ambiente, assinado em Madri em 1991 e em vigor no Brasil, é proibida, na Antártida, qualquer atividade relacionada com recursos minerais, exceto a de pesquisa científica.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa errada:

 

(EMAGIS) Quanto ao Direito Previdenciário, julgue os itens abaixo.

I. De acordo com a EC 103/2019, equiparam-se a filho, para fins de recebimento da pensão por morte, exclusivamente o enteado e o menor tutelado, desde que comprovada a dependência econômica.

II. Ausente requerimento administrativo no INSS, o termo inicial para a implantação da aposentadoria por invalidez concedida judicialmente será a data do ajuizamento da ação.

III. João Segurado realizou, entre 1º/04/2010 e 12/11/2020, atividade laborativa que dá direito à aposentadoria especial. Nesse caso, mesmo que João não atinja os requisitos necessários à aposentadoria especial, admite-se a conversão de todo esse período de tempo especial em comum para fins de obtenção de aposentadoria por tempo de contribuição (aposentadoria programada).

Há erro:

 

(Procurador Jurídico do CIMCERO – IBADE – 2023) Dentro da matéria de direito do trabalho, assinale a alternativa INCORRETA.

 

(Analista Judiciário – Área Judiciária – TRT da 5ª Região – FCC – 2022) Sócrates, executado em uma ação trabalhista promovida por sua ex-empregada doméstica Hera teve a sentença contra si transitada em julgado protestada em cartório após 10 dias do término do prazo para a garantia do juízo que não ocorreu, por determinação judicial, atendendo o juiz pedido da defesa da exequente. Nos termos da Consolidação das Leis do Trabalho, a decisão está

 

(MP/PR – PROMOTOR – 2021 – ADAPTADA) Sobre organização administrativa interna do Ministério Público, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa em desacordo com a Lei Complementar Federal n. 80/94:

 

(EMAGIS) Sobre a nova inserção de tópico nas disciplinas de humanística, marque a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Ainda sobre o Julgamento com Perspectiva de Gênero, marque a alternativa incorreta:

 

Sentença Estadual - Rodada 18.2023

Narra a peça acusatória que o bairro Vila Petrópolis, no município de Itapetinga-SP, estava sendo alvo de vários crimes de tráfico de drogas, segundo denúncias anônimas recebidas pela Polícia Militar.

Segundo os informes, mais precisamente na residência situada na rua dos Lírios, n.º 121, próximo à praça das Palmeiras, daquele bairro, vinha sendo utilizada como ponto de vendas de droga. Diante desses informes, policiais militares integrantes do COE – Comando e Operações Especiais - procederam a um prévio levantamento dos fatos e, durante uma semana, por meio de técnicas operacionais de inteligência, fizeram o levantamento da área, do entorno, de possíveis moradores, de frequentadores e de veículos utilizados, o que permitiu a identificação dos possíveis traficantes.

Posteriormente, todo esse material foi encaminhado ao Ministério Público da Comarca de Itapetinga, tendo o Promotor de Justiça instaurado PIC para a completa apuração dos fatos.

Reconhecendo a verossimilhança das informações, depois de colher as declarações dos policiais e determinar a juntada das denúncias anônimas e do relatório circunstanciado elaborado pelo COE, o promotor de justiça requereu a interceptação telefônica dos terminais telefônicos pertencentes aos alvos, que também haviam sido identificados.

A medida foi deferida pelo juízo da Comarca de Itapetinga por decisão fundamentada pelo prazo de quinze dias. Posteriormente, a pedido do órgão do Ministério Público, acabou sendo prorrogada por vários períodos, em um total de nove vezes, tendo cada nova prorrogação sido precedida de decisão fundamentada. A execução da interceptação ficou a cargo do GAECO/MPSP, que, ao final, produziu relatório circunstanciado, encaminhando-o a juízo, com todo o material correspondente. Passados trinta dias, planejou-se uma operação conjunta do MPSP/DEIC/PMSP para a prisão em flagrante dos alvos.

No dia 6 de agosto de 2021, vários policiais militares do COE dirigiram-se até o local e, depois de efetuarem o monitoramento e o acompanhamento da movimentação considerada suspeita, invadiram, por volta das 23 horas, a referida residência, tendo sido constatada no local a presença de Acácio, Bento, Carlos, Dante e Elder, todos alvos da operação.

Na ocasião, foram ainda localizados 1.350 g de substância semelhante a cocaína no interior de um armário da cozinha e 5.450 g de substância semelhante a maconha, já dividida em pequenas porções, sobre uma mesa, onde também havia uma balança de precisão e materiais comumente utilizados para o fracionamento e a embalagem da droga. Todo o material foi apreendido, assim como a quantia de R$ 3.200,00 (três mil e duzentos reais), em notas miúdas, encontrada em poder de Bento.

Enquanto parte da guarnição mantinha o grupo sob vigilância, outros policiais militares passaram a vasculhar os cômodos da residência. Em um deles, situado nos fundos da casa, encontraram Fernanda (nascida em 28/4/2005), amordaçada e presa por correntes a um pilar. As mãos de Fernanda estavam cobertas de sangue em razão de um de seus dedos ter sido decepado. Ela foi libertada e encaminhada para atendimento médico.

Feita a busca, todos do grupo receberam voz de prisão em flagrante, e os procedimentos de colocação de algema foram iniciados. Nesse momento, Bento apanhou um garfo que estava em cima da mesa e desferiu um potente golpe no braço do policial Orlando, que foi imediatamente socorrido.

Dominados, os agentes, à exceção de Elder, foram finalmente algemados e conduzidos à sede da DEIC, em Itapetinga, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.

Durante a audiência de custódia, realizada pelo juízo de direito da Comarca de Itapetinga, o flagrante foi homologado, tendo, então, a segregação sido convertida em prisão preventiva.

Do auto de prisão em flagrante, constou:

a) termo de apreensão das substâncias encontradas;

b) laudo de constatação das substâncias, com indicação da sua natureza entorpecente (cocaína e maconha);

c) termos de declarações dos policiais militares, nos quais eles relataram terem chegado à residência e flagrado os autuados em poder de grande quantidade de droga, além de terem encontrado uma moça, Fernanda, acorrentada “sem um dos dedos”, a qual dizia ter sido estuprada;

d) termo de declaração de Fernanda no qual relatou todo o ocorrido; e) termo de apreensão com descrição de todos os materiais e objetos apreendidos;

f) auto de exame de corpo de delito em Orlando, pelo qual se constatou a existência de lesões corporais; g) termos de interrogatório dos autuados Acácio, Bento e Dante, os quais se reservaram ao direito de falar apenas em juízo;

h) termo de interrogatório de Carlos, no qual confirmou que, havia praticamente um mês, tinha passado a auxiliar Acácio, Bento, Dante e Elder na distribuição de cocaína e maconha e disse, ainda, que, juntamente com Acácio, tendo-se aproveitado da ausência dos demais, foi até o quarto onde estava a moça e com ela praticou atos sexuais.

Dos relatórios das interceptações telefônicas, apresentados com as mídias respectivas, constava a transcrição de várias conversas telefônicas mantidas entre Acácio, Bento, Carlos, Dante e Elder tratando do comércio de droga que vinha ocorrendo havia pelo menos quatro meses. Conforme as conversas, a captura de Fernanda havia sido planejada por Acácio e Carlos. Já Bento e Dante, de acordo com as diversas conversas telefônicas interceptadas, haviam tomado conhecimento do sequestro apenas quando Acácio e Carlos chegaram com Fernanda na residência. A partir desse momento, inclusive, foram impedidos de manter qualquer contato com Fernanda até que o resgate fosse pago, tendo-lhes sido dito por Acácio que enviariam um “dedinho da filha” para o pai, e que deveriam apenas manter silêncio a esse respeito, pelo que seriam posteriormente recompensados.

Passados cinco meses, foi juntado aos autos o resultado das diligências que haviam sido formuladas pelo Ministério Público, tendo sido apurado/constatado o seguinte:

a) as testemunhas Ariosto, Gérson e Lucas haviam declarado que os autuados em flagrante, havia cerca de pelo menos dois meses, reuniam-se praticamente todos os dias naquela residência, que, em verdade, servia apenas como ponto de venda de droga;

b) os policiais militares que atuaram na operação (Romário, Tertuliano, Walter e Adriano) confirmaram os fatos relatados;

c) os usuários Noiado e Drogado haviam confirmado ter adquirido, em várias oportunidades, a substância entorpecente naquela residência, tendo sido atendidos principalmente por Acácio, Bento e Elder e, em algumas oportunidades, por Carlos e Dante;

d) por meio de termo de reconhecimento fotográfico, Noiado e Drogado haviam reconhecido os acusados como sendo as pessoas mencionadas em suas declarações;

e) Fernanda, segundo declaração por ela prestada, estava caminhando no dia anterior ao da sua libertação do cativeiro, em direção a sua casa quando foi abordada por dois homens, que a colocaram no interior de um veículo e a conduziram até a residência onde foi encontrada.

Ali, ela permaneceu até a prisão em flagrante dos agentes. Conforme seu relato, no dia em que foi capturada, quando estava no cativeiro, um dos homens, identificado como Carlos (termo de reconhecimento pessoal anexo – conforme art. 226 do CPP), passou a acariciá-la e beijá-la. Em seguida, colocou a mão por dentro da sua calcinha e manipulou seu órgão genital, tendo saído em seguida, dizendo a outro homem que o aguardava: “agora é tua vez, aproveita”. Ato contínuo, essa outra pessoa, identificada como Acácio (termo de reconhecimento pessoal anexo – conforme art. 226 do CPP), que aguardava na entrada do cômodo, ingressou no local e com ela praticou sexo anal e vaginal.

Fernanda ainda havia afirmado que, horas depois, Acácio, usando uma faca, decepou o dedo médio da mão esquerda dela e disse que iria enviá-lo de presente ao seu pai, Francisco.

Por fim, Fernanda informou haver contraído doença sexualmente transmissível em razão do referido ato sexual;

f) Francisco havia declarado que tinha recebido ligação de desconhecido alegando que estava em poder de sua filha e que ela somente seria libertada após o recebimento de R$ 20.000,00 (vinte mil reais). Afirmou que o desconhecido lhe dissera que mais tarde retornaria a ligação;

g) o laudo pericial evidenciou que Fernanda apresentava múltiplos hematomas nos pulsos, bem como confirmou que o dedo médio da mão esquerda dela fora extirpado;

h) o exame pericial atestou que Fernanda havia sido contaminada pela bactéria Neisseria gonorrhea (blenorragia);

i) foram juntadas aos autos as certidões de nascimento de todos os autuados e de Fernanda;

j) segundo declarações, exames e laudo necroscópico anexados, Orlando, após ter recebido golpe com um garfo, foi conduzido ao hospital para tratamento do ferimento. No entanto, seu quadro clínico piorou em função de a artéria braquial ter sido afetada, o que o fez permanecer no leito hospitalar por dez dias, ao final dos quais veio a falecer devido ao choque séptico que teve origem na aludida lesão corporal.

O Ministério Público ofereceu denúncia contra Acácio, Bento, Carlos e Dante, descrevendo todos os fatos até aqui narrados, definindo-os juridicamente, arrolando testemunhas e pedindo a condenação nas sanções dos preceitos secundários dos tipos penais. No mesmo ato, o Ministério Público requereu a decretação da prisão preventiva dos denunciados.

Recebida a denúncia, os acusados foram citados e apresentaram respostas escritas por defensores constituídos.

O processo seguiu seu trâmite regular, sendo procedida a juntada aos autos do laudo pericial definitivo que confirmou a quantidade e a natureza entorpecente das substâncias apreendidas (maconha e cocaína), todas capazes de causar dependência física e psíquica.

Realizada audiência de instrução e julgamento, foram ouvidas a vítima e as testemunhas arroladas na denúncia, as quais confirmaram todos os fatos anteriormente descritos, à exceção dos usuários Noiado e Drogado, que se retrataram e afirmaram que não reconheciam os acusados.

As testemunhas arroladas pela defesa de Acácio e Bento confirmaram que o policial militar Orlando, um dos responsáveis pela prisão em flagrante e que morreu durante a operação, tinha antiga inimizade com a dupla. As demais testemunhas apenas abonaram a conduta dos denunciados.

Em seus interrogatórios, Acácio e Bento negaram a prática dos crimes, dizendo ser apenas usuários e nada sabiam sobre a droga. Alegaram ainda que o policial militar Orlando era inimigo da dupla e, por isso, resolveu prendê-los mesmo sabendo que não estavam comercializando a droga. Acácio salientou que, apesar de no passado já ter contraído várias doenças venéreas, achava que na época dos fatos não estava contaminado e afirmou que, de qualquer modo, nem chegou próximo a Fernanda.

Já Dante e Carlos alegaram que são apenas usuários, que estavam no local para comprar droga e que não tiveram participação alguma quanto aos fatos constantes da denúncia. Indagado sobre suas declarações extrajudiciais, Carlos alegou que assinou o termo sem ler.

Na fase de diligências, não houve pedido pelo Ministério Público. Os réus não formularam requerimentos. Em alegações finais, requereu o Ministério Público a condenação dos acusados nos exatos termos da denúncia, bem como o pagamento de R$ 10.000,00 (dez mil reais) a título de reparação pelos danos sofridos por Fernanda. Quanto à dosimetria, pediu exasperação da pena-base dos acusados no que se refere à acusação relacionada à Lei Antidrogas em razão do objetivo de lucro fácil em detrimento da saúde da coletividade, com a fixação do regime fechado.

Posteriormente, as defesas de Acácio e Bento, em suas alegações finais, requereram a declaração de nulidade da interceptação telefônica, com o seu consequente desentranhamento dos autos, uma vez que foi prorrogada por prazo muito superior ao permitido pela Lei n.º 9.296/1996.

No mérito, sustentaram que são usuários de maconha e cocaína e que, portanto, não podem ser responsabilizados na forma da denúncia, sendo absurda a alegação de que haviam se reunido várias vezes para realizar o tráfico de entorpecentes e de que envolveram Elder. Aduziram que as declarações dos policiais que participaram da ocorrência não servem para a condenação e que, como o laudo pericial definitivo não apontou o grau de pureza das drogas apreendidas, não é possível considerar como configurado o crime de tráfico de entorpecente, tratando-se de fato atípico. Bento, ademais, sustentou que a morte da vítima Orlando não lhe podia ser atribuída, uma vez que ocorreu por causa totalmente fortuita (choque séptico), bem como que sequer teve qualquer contato com Fernanda, não sendo possível responsabilizá-lo pelos fatos a ela relacionados. Requereram a aplicação do princípio in dubio pro reo e, consequentemente, a absolvição de todos os crimes que lhes foram imputados. Subsidiariamente, requereram a desclassificação para o art. 28 da Lei Antidrogas ou o reconhecimento do tráfico privilegiado.

As defesas de Dante e Carlos pugnaram pela nulidade do feito em face da existência de prova ilícita, consistente em interceptação telefônica realizada ao arrepio da Lei n.º 9.296/1996, bem como a nulidade da apreensão das drogas em razão da ausência de mandado judicial para invasão domiciliar e por ter sido realizada no horário noturno.

Quanto ao mérito, negaram a autoria dos delitos que lhes foram imputados, dizendo que foram presos segundos após terem entrado na residência com o objetivo de adquirir droga para consumo, já que são usuários. Também afirmaram não saber que Fernanda estava presa na residência, não podendo ser responsabilizados pelos fatos a ela relacionados. Requereram, então, a absolvição, com a aplicação do benefício da dúvida e, alternativamente, a desclassificação para o art. 28 da Lei Antidrogas ou o reconhecimento do tráfico privilegiado.

Posteriormente, as defesas de Dante e Carlos juntaram aos autos cópias dos laudos necroscópicos/certidões de óbito dos referidos acusados, que foram assassinados durante uma rebelião no presídio onde se encontravam. A esse respeito, a acusação foi cientificada e se manifestou.

Considerando exclusivamente os dados da situação hipotética proposta e do relatório apresentado, profira, na condição de juiz de direito substituto, sentença penal objetivamente fundamentada e embasada na jurisprudência prevalente dos tribunais superiores.

Analise toda a matéria pertinente ao julgamento e fundamente suas conclusões de forma adequada. Dispense a elaboração de relatório e não crie fatos novos. Considere todos os acusados maiores de idade.

Bons estudos!!!

 

Objetivas MP Estadual - Rodada 18.2023

(MP/PR – PROMOTOR – 2021 – ADAPTADA) Sobre organização administrativa interna do Ministério Público, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) No âmbito das teorias criminológicas, as assertivas seguintes tratam da Teoria Crítica, Radical, Marxista ou Nova Criminologia.

I. Partindo da premissa de que o crime deriva do livre-arbítrio do indivíduo, sustenta que a solução da criminalidade na sociedade capitalista exige rigorosa punição dos criminosos, na medida em que a pena possa cumprir sua função de prevenção geral e especial.

II. Sustenta que o paradigma da criminalização exige máxima intervenção penal tanto nas infrações das classes sociais menos favorecidas quanto nos crimes do colarinho branco.

III. Rechaça tanto o abolicionismo penal quanto o neorrealismo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação aos crimes hediondos (Lei 8.072/90) e às organizações criminosas (Lei 12.850/13), julgue os itens expostos a seguir.

I. Apesar da pactuação de cláusulas gravosas, o acordo de colaboração premiada deve ser visto na sua integralidade, como um corpo único, e passa a configurar, a partir de sua homologação, um título executivo judicial.

II. É hediondo o crime de roubo majorado pela destruição ou rompimento de obstáculo mediante o emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum.

III. Firmou-se, assim, o entendimento do STJ no sentido de que deve ser considerado hediondo apenas o crime de posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso proibido, previsto no art. 16 da Lei 10.826/03, afastando-se o caráter hediondo do delito de porte ou posse de arma de fogo de uso permitido com numeração, marca ou qualquer outro sinal de identificação raspado, suprimido ou adulterado.

Estão corretos somente os itens:

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) De acordo com a orientação dos Tribunais Superiores, quando o agente rouba a agência dos Correios e, durante a ação, desarma um vigilante e se apropria de sua arma de fogo, deverá ser reconhecida a hipótese de:

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a dignidade sexual, aquilate, à luz da jurisprudência do STJ, as seguintes proposições.

I. Não é possível o reconhecimento da continuidade delitiva entre crimes de estupro praticados contra vítimas diversas.

II. O delito de favorecimento à exploração sexual de adolescente não exige habitualidade. Trata-se de crime instantâneo, que se consuma no momento em que o agente obtém a anuência para práticas sexuais com a vítima menor de idade, mediante artifícios como a oferta de dinheiro ou outra vantagem, ainda que o ato libidinoso não seja efetivamente praticado.

III. O delito previsto no art. 218-B, § 2°, inciso I, do Código Penal, na situação de exploração sexual, não exige a figura do terceiro intermediador.

Estão corretos somente os itens:

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) Quanto ao recurso de embargos de declaração, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Sobre o inquérito policial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em matéria de execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os contratos bancários, avalie as assertivas que seguem.

I. É nula a cláusula contratual que sujeita o devedor à taxa de juros divulgada pela ANBID /CETIP.

II. Por configurar cláusula puramente potestativa e por aplicação de sua Súmula 173, o STJ veda seja pactuada como indexador dos juros em contrato bancário a variação dos Certificados de Depósitos Interbancários (CDI).

III. Deve-se observar os seguintes requisitos, dentre outros, para a revisão das taxas de juros remuneratórios, (i) a presença de abusividade capaz de colocar o consumidor em desvantagem exagerada e (ii) a demonstração cabal, com menção expressa às peculiaridades da hipótese concreta, da abusividade verificada, de modo que
é insuficientes para fundamentar o caráter abusivo dos juros remuneratórios o simples cotejo entre a taxa de juros prevista no contrato e a média de mercado divulgada pelo BACEN.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as ações possessórias, avalie as assertivas que seguem.

I. A notificação prévia dos possuidores irregulares para desocupação do bem é, segundo jurisprudência consolidada pelo STJ, documento essencial à propositura da ação de reintegração de posse.

II. Na hipótese de composse, a decisão judicial de reintegração de posse deverá atingir de modo uniforme todas as partes ocupantes do imóvel, configurando-se caso de litisconsórcio passivo necessário.

III. Contra as pessoas jurídicas de direito público não será deferida a manutenção ou a reintegração liminar sem prévia audiência dos respectivos representantes judiciais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da necessidade de outorga do cônjuge para prestação de fiança pelo consorte, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a jurisprudência sumulada pelo STJ, a fiança prestada sem autorização de um dos cônjuges implica a ineficácia total da garantia.

II. Caso o fiador emita declaração falsa, ocultando seu estado civil de casado em fiança prestada no contrato de locação, não é possível, segundo o STJ, reconhecer a nulidade integral da garantia, sob pena de o fiador ser beneficiado por sua própria torpeza.

III. Mesmo no regime da separação absoluta, a fiança prestada sem autorização de um dos cônjuges implica a ineficácia da garantia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a citação no processo civil, considerada a disciplina do CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. A regularidade do processo sempre depende da citação válida do réu ou do executado.

II. O comparecimento espontâneo do réu ou do executado supre a falta ou a nulidade da citação, fluindo a partir desta data o prazo para apresentação de contestação ou de embargos à execução.

III. A interrupção da prescrição, operada pelo despacho que ordena a citação, ainda que proferido por juízo incompetente, retroagirá à data de propositura da ação.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre possibilidade de compensação de parte do precatório com a verba honorária devida ao ente público em impugnação de cumprimento de sentença por este apresentada e julgada procedente, avalie as assertivas que seguem.

I. Os honorários advocatícios de sucumbência, quando vencedora a Administração Pública direta, as Autarquias, as Fundações instituídas pelo Poder Público, as Empresas Públicas e as Sociedades de Economia Mista, constituem direito autônomo do Procurador judicial, não integrando o patrimônio público da entidade, motivo pelo qual não cabe a compensação em questão.

II. Caso os honorários de sucumbência sejam fixados em favor da Fazenda Pública nos embargos à execução, não podem ser compensados com o crédito a ser recebido por meio de precatório pelos autores da execução embargada, por serem os valores de titularidade dos procuradores da entidade estatal, circunstância que inviabilizaria eventual compensação.

III. A jurisprudência do STJ é assente em vedar a possibilidade de compensação de parte do precatório com a verba honorária devida ao ente público em impugnação de cumprimento de sentença julgada procedente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as regras de impenhorabilidade aplicáveis no processo civil de execução, tendo presente também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. É possível ao devedor poupar valores sob a regra da impenhorabilidade no patamar de até quarenta salários mínimos, não apenas aqueles depositados em cadernetas de poupança, mas também em fundos de investimento, não se aplicando a impenhorabilidade a valores guardados em papel-moeda ou em conta-corrente.

II. Em situações excepcionais, admite-se a relativização da regra de impenhorabilidade das verbas salariais prevista no art. 833, IV, do CPC/2015, a fim de alcançar parte da remuneração do devedor para a satisfação do crédito não alimentar, preservando-se o suficiente para garantir a sua subsistência digna e a de sua família.

III. A impenhorabilidade da poupança e a impenhorabilidade dos salários não se aplicam à hipótese de penhora para pagamento de prestação alimentícia, independentemente de sua origem, bem como às importâncias excedentes a 50 salários-mínimos mensais, observadas as regras aplicáveis ao processo de execução.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a construção doutrinária do princípio da vulnerabilidade, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) A respeito do Incidente de Deslocamento de Competência (IDC) previsto no artigo 109, §5º, da Constituição Federal, tendo presente também a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a liberdade de expressão, tendo presente o magistério da doutrina constitucionalista, além da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere dispositivo de Constituição Estadual, incluído por Emenda à Constituição, que tenha o seguinte teor: “O Delegado-Geral da Polícia Civil será nomeado pelo Governador do Estado, dentre os integrantes da carreira de Delegado de Polícia em atividade, da última classe da carreira, indicado em lista tríplice formada pelo Conselho Superior de Polícia, para mandato de 02 (dois) anos permitida uma recondução.”

A propósito do cotejo do dispositivo supra com a Constituição Federal, tendo presente também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual, de iniciativa parlamentar, que defina o ‘despachante documentalista’ como a pessoa física, habilitada e devidamente inscrita junto ao Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas do Estado para exercer as atividades arroladas na própria lei. Tenha presente que tal lei estadual estabeleça diversas condições para aludido exercício profissional, dentre a as quais de o despachante documentalista registrar-se perante a Junta Comercial do Estado como empresário. Assuma por fim que a mesma lei confira ao aludido profissional o direito a reserva de vagas em estacionamento de repartições públicas do Estado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/SP – FCC – 2023) Considere os seguintes textos:

[...] Os direitos humanos, mais que direitos “propriamente ditos”, são processos; ou seja, o resultado sempre provisório das lutas (HERRERA FLORES, Joaquín. A (re) invenção dos direitos humanos. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2009, p. 28)

[...] Mas é preciso estar atento e forte. O senso comum imagina que a democracia é algo que você veste e sai andando – não é.
[...] Se tiver uma faixa “DEMOCRACIA, ENTRE”, é bobagem, você vai entrar e levar um soco na cara. Os poetas dizem que a democracia é uma utopia, algo que se busca, não que consome. É um desafio que uma sociedade determinada exercita como experiência cotidiana. Assim como a ideia de liberdade, de integridade de um povo, a democracia deve ser constantemente construída, ela não tem o dom de se instalar e está sujeita a todo tipo de ataque”.
(KRENAK, Ailton. Futuro ancestral. São Paulo: Companhia das Letras, 2022, p. 44)

A partir da análise dos textos acima, em cotejo com as construções teóricas e jurisprudenciais sobre democracia e direitos

 

(EMAGIS) Sobre a jurisprudência dos Tribunais Superiores em matéria de Direito Administrativo, julgue os itens abaixo.

I. Caso ocupado por particulares que venham a estabelecer culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou explorar trabalho escravo, o bem público dominical, situado em área rural, pode, em determinadas circunstâncias, sofrer a sanção prevista no art. 243 da CRFB.

II. Com base em expressa regra editalícia, Manoela foi excluída do concurso público para soldada da Polícia Militar em razão de apresentar, em seu braço, tatuagem de uma foice e de um martelo, conhecido símbolo do comunismo. Nessa hipótese, à luz da jurisprudência firmada pelo STF, é correto afirmar que a exclusão de Manoela não se revelou legítima.

III. A empresa Alfa, em 1975, adquiriu, de boa-fé, certo terreno de particular que apresentara o respectivo título de domínio. Construíra, então, sua sede sobre esse imóvel, há 45 anos. No entanto, o terreno, em realidade, era da titularidade da União, de sorte que era nulo o título dominial então apresentado à empresa. Nesse caso, embora a empresa Alfa não detenha a posse do imóvel, mas mera detenção, de natureza precária, terá direito à indenização por benfeitorias necessárias que tenham sido feitas no imóvel.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Avalie as seguintes proposições e assinale a alternativa apropriada.

I. No âmbito da Administração Pública federal, as decisões administrativas que exijam a participação de 2 (dois) ou mais setores, órgãos ou entidades poderão ser tomadas mediante decisão coordenada, sempre que for justificável pela relevância da matéria e houver discordância que prejudique a celeridade do processo administrativo decisório.

II. A portaria de instauração do processo administrativo disciplinar prescinde da exposição detalhada dos fatos a serem apurados.

III. É constitucional a requisição, sem prévia autorização judicial, de dados bancários e fiscais considerados imprescindíveis pelo Corregedor Nacional de Justiça para apurar infração de sujeito determinado, desde que em processo regularmente instaurado mediante decisão fundamentada e baseada em indícios concretos da prática do ato.

IV. O oferecimento de denúncia criminal por autoridade que, em razão de suas atribuições legais, seja obrigada a fazê-lo não a inabilita, só por isso, a desempenhar suas funções como autoridade julgadora no processo administrativo.

 

(EMAGIS) Sobre os atos administrativos e o processo administrativo, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre o exercício do poder de autotutela pela Administração Pública, com a revisão de seus atos por vício de ilegalidade ou inconstitucionalidade, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) Assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e indique a alternativa verdadeira.

I. A notificação do auto de infração faz cessar a contagem da decadência para a constituição do crédito tributário; exaurida a instância administrativa com o decurso do prazo para a impugnação ou com a notificação de seu julgamento definitivo e esgotado o prazo concedido pela Administração para o pagamento voluntário, inicia-se o prazo prescricional para a cobrança judicial.

II. A decretação da indisponibilidade de bens e direitos, na forma do art. 185-A do CTN, pressupõe o exaurimento das diligências na busca por bens penhoráveis, o qual fica caracterizado quando infrutíferos o pedido de constrição sobre ativos financeiros e a expedição de ofícios aos registros públicos do Estado de domicílio do executado, ao Denatran ou Detran.

III. O protesto de CDA’s não consubstancia “sanção política” e é legítimo mesmo antes do advento Lei 12.767/2012.

IV. João Dedicado, servidor público, descobriu que é portador de câncer de próstata (neoplasia maligna). Nesse caso, fará jus à isenção do pagamento do imposto de renda, se efetivamente comprovada a moléstia.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) Depois de muitos anos de disputa o Supremo Tribunal Federal, em 2021, colocou fim ao conflito de competências entre Estados, que buscavam a definição pelo ICMS, e Municípios, que defendiam a tributação pelo ISS, das operações de licenciamento ou cessão do direito de uso de programas de computador (software). Com isso ficou definido que

 

(EMAGIS) O atual Código Civil, instituído em 2002, inaugurou, no ordenamento jurídico brasileiro, o que a doutrina denomina de unificação do direito privado, passando a disciplinar tanto a matéria civil quanto a comercial. Sobre direito empresarial, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre a empresa e o empresário, avalie as assertivas que seguem.

I. A inscrição do empresário na Junta Comercial não é requisito para a sua caracterização, admitindo-se o exercício da empresa sem tal providência. O empresário irregular reúne os requisitos do art. 966, sujeitando-se às normas do Código Civil e da legislação comercial, salvo naquilo em que forem incompatíveis com a sua condição ou diante de expressa disposição em contrário.

II. Na doutrina, sustenta-se que o registro dos atos constitutivos na Junta Comercial assumiria dupla função: constitutiva da personalidade jurídica da sociedade empresária e declaratória de sua atividade empresarial, de sua condição de empresário.

III. Segundo alteração introduzida no Código Civil pela Lei 14.193/2021, a associação que desenvolva atividade futebolística em caráter habitual e profissional pode, observadas as formalidades legais, requerer inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, caso em que, com a inscrição, será considerada empresária, para todos os efeitos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa errada:

 

(MP/PR – PROMOTOR – 2021) Nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Após as eleições de 2022, manifestantes de determinado espectro político fecharam o acesso ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, o que ocasionou o atraso e cancelamento de inúmeros voos. Determinada empresa aérea substituiu um trecho de voo pela contratação de uma empresa de transporte terrestre. Durante o percurso por terra, o ônibus sofreu um assalto e os passageiros foram agredidos e tiveram seus celulares roubados. Julgue os itens a seguir:

I. A jurisprudência do STJ entende que o roubo dentro de ônibus configura hipótese de fortuito externo, por se tratar de fato de terceiro inteiramente independente ao transporte em si, afastando-se, com isso, a responsabilidade da empresa transportadora por danos causados aos passageiros.

II. A alteração substancial e unilateral do contrato firmado de transporte aéreo para terrestre impede a utilização da excludente de fortuito externo para eximir a empresa de transporte aéreo da responsabilidade civil por danos causados por roubo ao ônibus.

III. O fortuito interno exclui a obrigação do fornecedor de indenizar o consumidor.

IV. O fortuito externo é uma causa excludente de responsabilidade.

V. A demanda de responsabilidade civil manejada contra a empresa responsável pelo ônibus fretado deve ser julgada procedente, pois seria reconhecido o fortuito interno no caso.

Assinale a alternativa certa:

 

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 18.2023

(EMAGIS) Sobre a jurisprudência dos Tribunais Superiores em matéria de Direito Administrativo, julgue os itens abaixo.

I. Caso ocupado por particulares que venham a estabelecer culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou explorar trabalho escravo, o bem público dominical, situado em área rural, pode, em determinadas circunstâncias, sofrer a sanção prevista no art. 243 da CRFB.

II. Com base em expressa regra editalícia, Manoela foi excluída do concurso público para soldada da Polícia Militar em razão de apresentar, em seu braço, tatuagem de uma foice e de um martelo, conhecido símbolo do comunismo. Nessa hipótese, à luz da jurisprudência firmada pelo STF, é correto afirmar que a exclusão de Manoela não se revelou legítima.

III. A empresa Alfa, em 1975, adquiriu, de boa-fé, certo terreno de particular que apresentara o respectivo título de domínio. Construíra, então, sua sede sobre esse imóvel, há 45 anos. No entanto, o terreno, em realidade, era da titularidade da União, de sorte que era nulo o título dominial então apresentado à empresa. Nesse caso, embora a empresa Alfa não detenha a posse do imóvel, mas mera detenção, de natureza precária, terá direito à indenização por benfeitorias necessárias que tenham sido feitas no imóvel.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Avalie as seguintes proposições e assinale a alternativa apropriada.

I. No âmbito da Administração Pública federal, as decisões administrativas que exijam a participação de 2 (dois) ou mais setores, órgãos ou entidades poderão ser tomadas mediante decisão coordenada, sempre que for justificável pela relevância da matéria e houver discordância que prejudique a celeridade do processo administrativo decisório.

II. A portaria de instauração do processo administrativo disciplinar prescinde da exposição detalhada dos fatos a serem apurados.

III. É constitucional a requisição, sem prévia autorização judicial, de dados bancários e fiscais considerados imprescindíveis pelo Corregedor Nacional de Justiça para apurar infração de sujeito determinado, desde que em processo regularmente instaurado mediante decisão fundamentada e baseada em indícios concretos da prática do ato.

IV. O oferecimento de denúncia criminal por autoridade que, em razão de suas atribuições legais, seja obrigada a fazê-lo não a inabilita, só por isso, a desempenhar suas funções como autoridade julgadora no processo administrativo.

 

(EMAGIS) Sobre os atos administrativos e o processo administrativo, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre o exercício do poder de autotutela pela Administração Pública, com a revisão de seus atos por vício de ilegalidade ou inconstitucionalidade, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do Incidente de Deslocamento de Competência (IDC) previsto no artigo 109, §5º, da Constituição Federal, tendo presente também a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a liberdade de expressão, tendo presente o magistério da doutrina constitucionalista, além da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere dispositivo de Constituição Estadual, incluído por Emenda à Constituição, que tenha o seguinte teor: “O Delegado-Geral da Polícia Civil será nomeado pelo Governador do Estado, dentre os integrantes da carreira de Delegado de Polícia em atividade, da última classe da carreira, indicado em lista tríplice formada pelo Conselho Superior de Polícia, para mandato de 02 (dois) anos permitida uma recondução.”

A propósito do cotejo do dispositivo supra com a Constituição Federal, tendo presente também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual, de iniciativa parlamentar, que defina o ‘despachante documentalista’ como a pessoa física, habilitada e devidamente inscrita junto ao Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas do Estado para exercer as atividades arroladas na própria lei. Tenha presente que tal lei estadual estabeleça diversas condições para aludido exercício profissional, dentre a as quais de o despachante documentalista registrar-se perante a Junta Comercial do Estado como empresário. Assuma por fim que a mesma lei confira ao aludido profissional o direito a reserva de vagas em estacionamento de repartições públicas do Estado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a citação no processo civil, considerada a disciplina do CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. A regularidade do processo sempre depende da citação válida do réu ou do executado.

II. O comparecimento espontâneo do réu ou do executado supre a falta ou a nulidade da citação, fluindo a partir desta data o prazo para apresentação de contestação ou de embargos à execução.

III. A interrupção da prescrição, operada pelo despacho que ordena a citação, ainda que proferido por juízo incompetente, retroagirá à data de propositura da ação.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre possibilidade de compensação de parte do precatório com a verba honorária devida ao ente público em impugnação de cumprimento de sentença por este apresentada e julgada procedente, avalie as assertivas que seguem.

I. Os honorários advocatícios de sucumbência, quando vencedora a Administração Pública direta, as Autarquias, as Fundações instituídas pelo Poder Público, as Empresas Públicas e as Sociedades de Economia Mista, constituem direito autônomo do Procurador judicial, não integrando o patrimônio público da entidade, motivo pelo qual não cabe a compensação em questão.

II. Caso os honorários de sucumbência sejam fixados em favor da Fazenda Pública nos embargos à execução, não podem ser compensados com o crédito a ser recebido por meio de precatório pelos autores da execução embargada, por serem os valores de titularidade dos procuradores da entidade estatal, circunstância que inviabilizaria eventual compensação.

III. A jurisprudência do STJ é assente em vedar a possibilidade de compensação de parte do precatório com a verba honorária devida ao ente público em impugnação de cumprimento de sentença julgada procedente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as regras de impenhorabilidade aplicáveis no processo civil de execução, tendo presente também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. É possível ao devedor poupar valores sob a regra da impenhorabilidade no patamar de até quarenta salários mínimos, não apenas aqueles depositados em cadernetas de poupança, mas também em fundos de investimento, não se aplicando a impenhorabilidade a valores guardados em papel-moeda ou em conta-corrente.

II. Em situações excepcionais, admite-se a relativização da regra de impenhorabilidade das verbas salariais prevista no art. 833, IV, do CPC/2015, a fim de alcançar parte da remuneração do devedor para a satisfação do crédito não alimentar, preservando-se o suficiente para garantir a sua subsistência digna e a de sua família.

III. A impenhorabilidade da poupança e a impenhorabilidade dos salários não se aplicam à hipótese de penhora para pagamento de prestação alimentícia, independentemente de sua origem, bem como às importâncias excedentes a 50 salários-mínimos mensais, observadas as regras aplicáveis ao processo de execução.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os contratos bancários, avalie as assertivas que seguem.

I. É nula a cláusula contratual que sujeita o devedor à taxa de juros divulgada pela ANBID /CETIP.

II. Por configurar cláusula puramente potestativa e por aplicação de sua Súmula 173, o STJ veda seja pactuada como indexador dos juros em contrato bancário a variação dos Certificados de Depósitos Interbancários (CDI).

III. Deve-se observar os seguintes requisitos, dentre outros, para a revisão das taxas de juros remuneratórios, (i) a presença de abusividade capaz de colocar o consumidor em desvantagem exagerada e (ii) a demonstração cabal, com menção expressa às peculiaridades da hipótese concreta, da abusividade verificada, de modo que
é insuficientes para fundamentar o caráter abusivo dos juros remuneratórios o simples cotejo entre a taxa de juros prevista no contrato e a média de mercado divulgada pelo BACEN.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as ações possessórias, avalie as assertivas que seguem.

I. A notificação prévia dos possuidores irregulares para desocupação do bem é, segundo jurisprudência consolidada pelo STJ, documento essencial à propositura da ação de reintegração de posse.

II. Na hipótese de composse, a decisão judicial de reintegração de posse deverá atingir de modo uniforme todas as partes ocupantes do imóvel, configurando-se caso de litisconsórcio passivo necessário.

III. Contra as pessoas jurídicas de direito público não será deferida a manutenção ou a reintegração liminar sem prévia audiência dos respectivos representantes judiciais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da necessidade de outorga do cônjuge para prestação de fiança pelo consorte, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a jurisprudência sumulada pelo STJ, a fiança prestada sem autorização de um dos cônjuges implica a ineficácia total da garantia.

II. Caso o fiador emita declaração falsa, ocultando seu estado civil de casado em fiança prestada no contrato de locação, não é possível, segundo o STJ, reconhecer a nulidade integral da garantia, sob pena de o fiador ser beneficiado por sua própria torpeza.

III. Mesmo no regime da separação absoluta, a fiança prestada sem autorização de um dos cônjuges implica a ineficácia da garantia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O atual Código Civil, instituído em 2002, inaugurou, no ordenamento jurídico brasileiro, o que a doutrina denomina de unificação do direito privado, passando a disciplinar tanto a matéria civil quanto a comercial. Sobre direito empresarial, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre a empresa e o empresário, avalie as assertivas que seguem.

I. A inscrição do empresário na Junta Comercial não é requisito para a sua caracterização, admitindo-se o exercício da empresa sem tal providência. O empresário irregular reúne os requisitos do art. 966, sujeitando-se às normas do Código Civil e da legislação comercial, salvo naquilo em que forem incompatíveis com a sua condição ou diante de expressa disposição em contrário.

II. Na doutrina, sustenta-se que o registro dos atos constitutivos na Junta Comercial assumiria dupla função: constitutiva da personalidade jurídica da sociedade empresária e declaratória de sua atividade empresarial, de sua condição de empresário.

III. Segundo alteração introduzida no Código Civil pela Lei 14.193/2021, a associação que desenvolva atividade futebolística em caráter habitual e profissional pode, observadas as formalidades legais, requerer inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, caso em que, com a inscrição, será considerada empresária, para todos os efeitos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e indique a alternativa verdadeira.

I. A notificação do auto de infração faz cessar a contagem da decadência para a constituição do crédito tributário; exaurida a instância administrativa com o decurso do prazo para a impugnação ou com a notificação de seu julgamento definitivo e esgotado o prazo concedido pela Administração para o pagamento voluntário, inicia-se o prazo prescricional para a cobrança judicial.

II. A decretação da indisponibilidade de bens e direitos, na forma do art. 185-A do CTN, pressupõe o exaurimento das diligências na busca por bens penhoráveis, o qual fica caracterizado quando infrutíferos o pedido de constrição sobre ativos financeiros e a expedição de ofícios aos registros públicos do Estado de domicílio do executado, ao Denatran ou Detran.

III. O protesto de CDA’s não consubstancia “sanção política” e é legítimo mesmo antes do advento Lei 12.767/2012.

IV. João Dedicado, servidor público, descobriu que é portador de câncer de próstata (neoplasia maligna). Nesse caso, fará jus à isenção do pagamento do imposto de renda, se efetivamente comprovada a moléstia.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) Depois de muitos anos de disputa o Supremo Tribunal Federal, em 2021, colocou fim ao conflito de competências entre Estados, que buscavam a definição pelo ICMS, e Municípios, que defendiam a tributação pelo ISS, das operações de licenciamento ou cessão do direito de uso de programas de computador (software). Com isso ficou definido que

 

(EMAGIS) Sobre as normas vigentes no direito financeiro brasileiro é incorreto afirmar que:

 

(Procurador Jurídico do CIMCERO – IBADE – 2023) Dentro da matéria de direito do trabalho, assinale a alternativa INCORRETA.

 

(Analista Judiciário – Área Judiciária – TRT da 5ª Região – FCC – 2022) Sócrates, executado em uma ação trabalhista promovida por sua ex-empregada doméstica Hera teve a sentença contra si transitada em julgado protestada em cartório após 10 dias do término do prazo para a garantia do juízo que não ocorreu, por determinação judicial, atendendo o juiz pedido da defesa da exequente. Nos termos da Consolidação das Leis do Trabalho, a decisão está

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) Assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa em desacordo com a Lei Complementar Federal n. 80/94:

 

(DPE/SP – FCC – 2023) Considere os seguintes textos:

[...] Os direitos humanos, mais que direitos “propriamente ditos”, são processos; ou seja, o resultado sempre provisório das lutas (HERRERA FLORES, Joaquín. A (re) invenção dos direitos humanos. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2009, p. 28)

[...] Mas é preciso estar atento e forte. O senso comum imagina que a democracia é algo que você veste e sai andando – não é.
[...] Se tiver uma faixa “DEMOCRACIA, ENTRE”, é bobagem, você vai entrar e levar um soco na cara. Os poetas dizem que a democracia é uma utopia, algo que se busca, não que consome. É um desafio que uma sociedade determinada exercita como experiência cotidiana. Assim como a ideia de liberdade, de integridade de um povo, a democracia deve ser constantemente construída, ela não tem o dom de se instalar e está sujeita a todo tipo de ataque”.
(KRENAK, Ailton. Futuro ancestral. São Paulo: Companhia das Letras, 2022, p. 44)

A partir da análise dos textos acima, em cotejo com as construções teóricas e jurisprudenciais sobre democracia e direitos

 

(EMAGIS) No âmbito das teorias criminológicas, as assertivas seguintes tratam da Teoria Crítica, Radical, Marxista ou Nova Criminologia.

I. Partindo da premissa de que o crime deriva do livre-arbítrio do indivíduo, sustenta que a solução da criminalidade na sociedade capitalista exige rigorosa punição dos criminosos, na medida em que a pena possa cumprir sua função de prevenção geral e especial.

II. Sustenta que o paradigma da criminalização exige máxima intervenção penal tanto nas infrações das classes sociais menos favorecidas quanto nos crimes do colarinho branco.

III. Rechaça tanto o abolicionismo penal quanto o neorrealismo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação aos crimes hediondos (Lei 8.072/90) e às organizações criminosas (Lei 12.850/13), julgue os itens expostos a seguir.

I. Apesar da pactuação de cláusulas gravosas, o acordo de colaboração premiada deve ser visto na sua integralidade, como um corpo único, e passa a configurar, a partir de sua homologação, um título executivo judicial.

II. É hediondo o crime de roubo majorado pela destruição ou rompimento de obstáculo mediante o emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum.

III. Firmou-se, assim, o entendimento do STJ no sentido de que deve ser considerado hediondo apenas o crime de posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso proibido, previsto no art. 16 da Lei 10.826/03, afastando-se o caráter hediondo do delito de porte ou posse de arma de fogo de uso permitido com numeração, marca ou qualquer outro sinal de identificação raspado, suprimido ou adulterado.

Estão corretos somente os itens:

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) De acordo com a orientação dos Tribunais Superiores, quando o agente rouba a agência dos Correios e, durante a ação, desarma um vigilante e se apropria de sua arma de fogo, deverá ser reconhecida a hipótese de:

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a dignidade sexual, aquilate, à luz da jurisprudência do STJ, as seguintes proposições.

I. Não é possível o reconhecimento da continuidade delitiva entre crimes de estupro praticados contra vítimas diversas.

II. O delito de favorecimento à exploração sexual de adolescente não exige habitualidade. Trata-se de crime instantâneo, que se consuma no momento em que o agente obtém a anuência para práticas sexuais com a vítima menor de idade, mediante artifícios como a oferta de dinheiro ou outra vantagem, ainda que o ato libidinoso não seja efetivamente praticado.

III. O delito previsto no art. 218-B, § 2°, inciso I, do Código Penal, na situação de exploração sexual, não exige a figura do terceiro intermediador.

Estão corretos somente os itens:

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) Quanto ao recurso de embargos de declaração, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Sobre o inquérito policial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em matéria de execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a construção doutrinária do princípio da vulnerabilidade, assinale a alternativa incorreta:

 

(MP/PR – PROMOTOR – 2021) Nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Após as eleições de 2022, manifestantes de determinado espectro político fecharam o acesso ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, o que ocasionou o atraso e cancelamento de inúmeros voos. Determinada empresa aérea substituiu um trecho de voo pela contratação de uma empresa de transporte terrestre. Durante o percurso por terra, o ônibus sofreu um assalto e os passageiros foram agredidos e tiveram seus celulares roubados. Julgue os itens a seguir:

I. A jurisprudência do STJ entende que o roubo dentro de ônibus configura hipótese de fortuito externo, por se tratar de fato de terceiro inteiramente independente ao transporte em si, afastando-se, com isso, a responsabilidade da empresa transportadora por danos causados aos passageiros.

II. A alteração substancial e unilateral do contrato firmado de transporte aéreo para terrestre impede a utilização da excludente de fortuito externo para eximir a empresa de transporte aéreo da responsabilidade civil por danos causados por roubo ao ônibus.

III. O fortuito interno exclui a obrigação do fornecedor de indenizar o consumidor.

IV. O fortuito externo é uma causa excludente de responsabilidade.

V. A demanda de responsabilidade civil manejada contra a empresa responsável pelo ônibus fretado deve ser julgada procedente, pois seria reconhecido o fortuito interno no caso.

Assinale a alternativa certa:

 

Delegado de Polícia - Rodada 18.2023

O delegado de polícia civil de São Sebastião do Rio Verde/MG instaurou inquérito policial para investigar fatos criminosos relativos a uma droga conhecida como K9, uma maconha sintética, a qual está sendo comercializada na pacata cidade.

A Polícia Militar prendeu vários usuários do novo entorpecente: Carlos, Amorim, Caetano, Silvano, Fernanda e Caroline. Todos averbaram que compraram a droga de alguém conhecido como “Fernandinho Beira-Mar mineiro”, o qual reside numa mansão situada na Rua do Cabo, 1234, Centro, São Sebastião do Rio Verde/MG.

Além disso, os usuários registraram que Fernandinho não vende a droga se o interessado for diretamente na sua casa. Deve, na verdade, negociar o entorpecente por chamada telefônica e encomendar a quantia desejada. Nem mesmo por mensagem escrita ou de áudio o investigado aceita negociar. O telefone usado para a negociação é (32) 9999-9999.

A autoridade policial representou por mandado de busca e apreensão domiciliar na residência do investigado, o que foi deferido pelo juízo da Vara Única da Comarca de São Sebastião do Rio Verde/MG. Porém, cumprida a ordem, nada foi encontrado.

As investigações continuaram e o delegado descobriu, interrogando outros usuários, que parte da droga era guardada na casa de “Marcola mineiro”, “sócio” de Fernandinho na empreitada criminosa. Realizada busca e apreensão domiciliar na casa de “Marcola mineiro” judicialmente autorizada, foram encontrados 8 (oito) kg de K9. Preso em flagrante delito, esse investigado ficou em silêncio em seu interrogatório durante o auto de prisão em flagrante.

Esgotados os meios de investigação, ainda não foi possível reunir a justa causa contra “Fernandinho Beira-Mar mineiro”. Os autos foram conclusos ao delegado de polícia. Na condição da autoridade policial responsável pela investigação, represente pela medida de obtenção de provas adequada à formação da justa causa.

Boa prática!

 

Objetivas DPF - Rodada 18.2023

(EMAGIS) No âmbito das teorias criminológicas, as assertivas seguintes tratam da Teoria Crítica, Radical, Marxista ou Nova Criminologia.

I. Partindo da premissa de que o crime deriva do livre-arbítrio do indivíduo, sustenta que a solução da criminalidade na sociedade capitalista exige rigorosa punição dos criminosos, na medida em que a pena possa cumprir sua função de prevenção geral e especial.

II. Sustenta que o paradigma da criminalização exige máxima intervenção penal tanto nas infrações das classes sociais menos favorecidas quanto nos crimes do colarinho branco.

III. Rechaça tanto o abolicionismo penal quanto o neorrealismo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação aos crimes hediondos (Lei 8.072/90) e às organizações criminosas (Lei 12.850/13), julgue os itens expostos a seguir.

I. Apesar da pactuação de cláusulas gravosas, o acordo de colaboração premiada deve ser visto na sua integralidade, como um corpo único, e passa a configurar, a partir de sua homologação, um título executivo judicial.

II. É hediondo o crime de roubo majorado pela destruição ou rompimento de obstáculo mediante o emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum.

III. Firmou-se, assim, o entendimento do STJ no sentido de que deve ser considerado hediondo apenas o crime de posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso proibido, previsto no art. 16 da Lei 10.826/03, afastando-se o caráter hediondo do delito de porte ou posse de arma de fogo de uso permitido com numeração, marca ou qualquer outro sinal de identificação raspado, suprimido ou adulterado.

Estão corretos somente os itens:

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) De acordo com a orientação dos Tribunais Superiores, quando o agente rouba a agência dos Correios e, durante a ação, desarma um vigilante e se apropria de sua arma de fogo, deverá ser reconhecida a hipótese de:

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a dignidade sexual, aquilate, à luz da jurisprudência do STJ, as seguintes proposições.

I. Não é possível o reconhecimento da continuidade delitiva entre crimes de estupro praticados contra vítimas diversas.

II. O delito de favorecimento à exploração sexual de adolescente não exige habitualidade. Trata-se de crime instantâneo, que se consuma no momento em que o agente obtém a anuência para práticas sexuais com a vítima menor de idade, mediante artifícios como a oferta de dinheiro ou outra vantagem, ainda que o ato libidinoso não seja efetivamente praticado.

III. O delito previsto no art. 218-B, § 2°, inciso I, do Código Penal, na situação de exploração sexual, não exige a figura do terceiro intermediador.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Com relação aos crimes contra o Sistema Financeiro Nacional (Lei 7.492/86), julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.

I. O crime de "obter, mediante fraude, financiamento em instituição financeira" se consuma no momento em que há a liberação dos recursos relacionados ao contrato de financiamento obtido mediante fraude.

II. De acordo com o STJ, dentre as diversas espécies de operadoras de plano de saúde, apenas aquelas aptas a comercializar seguro-saúde podem, em tese, ser equiparadas a instituição financeira, para fins do art. 1º, parágrafo único, da Lei 7.492/86.

III. Pacificou-se nos Tribunais Superiores o entendimento de que o crime de gestão fraudulenta classifica-se como habitual impróprio, bastando uma única ação para que se configure.

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) Quanto ao recurso de embargos de declaração, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Sobre o inquérito policial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em matéria de execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do Incidente de Deslocamento de Competência (IDC) previsto no artigo 109, §5º, da Constituição Federal, tendo presente também a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a liberdade de expressão, tendo presente o magistério da doutrina constitucionalista, além da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere dispositivo de Constituição Estadual, incluído por Emenda à Constituição, que tenha o seguinte teor: “O Delegado-Geral da Polícia Civil será nomeado pelo Governador do Estado, dentre os integrantes da carreira de Delegado de Polícia em atividade, da última classe da carreira, indicado em lista tríplice formada pelo Conselho Superior de Polícia, para mandato de 02 (dois) anos permitida uma recondução.”

A propósito do cotejo do dispositivo supra com a Constituição Federal, tendo presente também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual, de iniciativa parlamentar, que defina o ‘despachante documentalista’ como a pessoa física, habilitada e devidamente inscrita junto ao Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas do Estado para exercer as atividades arroladas na própria lei. Tenha presente que tal lei estadual estabeleça diversas condições para aludido exercício profissional, dentre a as quais de o despachante documentalista registrar-se perante a Junta Comercial do Estado como empresário. Assuma por fim que a mesma lei confira ao aludido profissional o direito a reserva de vagas em estacionamento de repartições públicas do Estado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a jurisprudência dos Tribunais Superiores em matéria de Direito Administrativo, julgue os itens abaixo.

I. Caso ocupado por particulares que venham a estabelecer culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou explorar trabalho escravo, o bem público dominical, situado em área rural, pode, em determinadas circunstâncias, sofrer a sanção prevista no art. 243 da CRFB.

II. Com base em expressa regra editalícia, Manoela foi excluída do concurso público para soldada da Polícia Militar em razão de apresentar, em seu braço, tatuagem de uma foice e de um martelo, conhecido símbolo do comunismo. Nessa hipótese, à luz da jurisprudência firmada pelo STF, é correto afirmar que a exclusão de Manoela não se revelou legítima.

III. A empresa Alfa, em 1975, adquiriu, de boa-fé, certo terreno de particular que apresentara o respectivo título de domínio. Construíra, então, sua sede sobre esse imóvel, há 45 anos. No entanto, o terreno, em realidade, era da titularidade da União, de sorte que era nulo o título dominial então apresentado à empresa. Nesse caso, embora a empresa Alfa não detenha a posse do imóvel, mas mera detenção, de natureza precária, terá direito à indenização por benfeitorias necessárias que tenham sido feitas no imóvel.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Avalie as seguintes proposições e assinale a alternativa apropriada.

I. No âmbito da Administração Pública federal, as decisões administrativas que exijam a participação de 2 (dois) ou mais setores, órgãos ou entidades poderão ser tomadas mediante decisão coordenada, sempre que for justificável pela relevância da matéria e houver discordância que prejudique a celeridade do processo administrativo decisório.

II. A portaria de instauração do processo administrativo disciplinar prescinde da exposição detalhada dos fatos a serem apurados.

III. É constitucional a requisição, sem prévia autorização judicial, de dados bancários e fiscais considerados imprescindíveis pelo Corregedor Nacional de Justiça para apurar infração de sujeito determinado, desde que em processo regularmente instaurado mediante decisão fundamentada e baseada em indícios concretos da prática do ato.

IV. O oferecimento de denúncia criminal por autoridade que, em razão de suas atribuições legais, seja obrigada a fazê-lo não a inabilita, só por isso, a desempenhar suas funções como autoridade julgadora no processo administrativo.

 

(EMAGIS) Sobre os atos administrativos e o processo administrativo, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre o exercício do poder de autotutela pela Administração Pública, com a revisão de seus atos por vício de ilegalidade ou inconstitucionalidade, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os contratos bancários, avalie as assertivas que seguem.

I. É nula a cláusula contratual que sujeita o devedor à taxa de juros divulgada pela ANBID /CETIP.

II. Por configurar cláusula puramente potestativa e por aplicação de sua Súmula 173, o STJ veda seja pactuada como indexador dos juros em contrato bancário a variação dos Certificados de Depósitos Interbancários (CDI).

III. Deve-se observar os seguintes requisitos, dentre outros, para a revisão das taxas de juros remuneratórios, (i) a presença de abusividade capaz de colocar o consumidor em desvantagem exagerada e (ii) a demonstração cabal, com menção expressa às peculiaridades da hipótese concreta, da abusividade verificada, de modo que
é insuficientes para fundamentar o caráter abusivo dos juros remuneratórios o simples cotejo entre a taxa de juros prevista no contrato e a média de mercado divulgada pelo BACEN.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as ações possessórias, avalie as assertivas que seguem.

I. A notificação prévia dos possuidores irregulares para desocupação do bem é, segundo jurisprudência consolidada pelo STJ, documento essencial à propositura da ação de reintegração de posse.

II. Na hipótese de composse, a decisão judicial de reintegração de posse deverá atingir de modo uniforme todas as partes ocupantes do imóvel, configurando-se caso de litisconsórcio passivo necessário.

III. Contra as pessoas jurídicas de direito público não será deferida a manutenção ou a reintegração liminar sem prévia audiência dos respectivos representantes judiciais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O atual Código Civil, instituído em 2002, inaugurou, no ordenamento jurídico brasileiro, o que a doutrina denomina de unificação do direito privado, passando a disciplinar tanto a matéria civil quanto a comercial. Sobre direito empresarial, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre a empresa e o empresário, avalie as assertivas que seguem.

I. A inscrição do empresário na Junta Comercial não é requisito para a sua caracterização, admitindo-se o exercício da empresa sem tal providência. O empresário irregular reúne os requisitos do art. 966, sujeitando-se às normas do Código Civil e da legislação comercial, salvo naquilo em que forem incompatíveis com a sua condição ou diante de expressa disposição em contrário.

II. Na doutrina, sustenta-se que o registro dos atos constitutivos na Junta Comercial assumiria dupla função: constitutiva da personalidade jurídica da sociedade empresária e declaratória de sua atividade empresarial, de sua condição de empresário.

III. Segundo alteração introduzida no Código Civil pela Lei 14.193/2021, a associação que desenvolva atividade futebolística em caráter habitual e profissional pode, observadas as formalidades legais, requerer inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, caso em que, com a inscrição, será considerada empresária, para todos os efeitos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a citação no processo civil, considerada a disciplina do CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. A regularidade do processo sempre depende da citação válida do réu ou do executado.

II. O comparecimento espontâneo do réu ou do executado supre a falta ou a nulidade da citação, fluindo a partir desta data o prazo para apresentação de contestação ou de embargos à execução.

III. A interrupção da prescrição, operada pelo despacho que ordena a citação, ainda que proferido por juízo incompetente, retroagirá à data de propositura da ação.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre possibilidade de compensação de parte do precatório com a verba honorária devida ao ente público em impugnação de cumprimento de sentença por este apresentada e julgada procedente, avalie as assertivas que seguem.

I. Os honorários advocatícios de sucumbência, quando vencedora a Administração Pública direta, as Autarquias, as Fundações instituídas pelo Poder Público, as Empresas Públicas e as Sociedades de Economia Mista, constituem direito autônomo do Procurador judicial, não integrando o patrimônio público da entidade, motivo pelo qual não cabe a compensação em questão.

II. Caso os honorários de sucumbência sejam fixados em favor da Fazenda Pública nos embargos à execução, não podem ser compensados com o crédito a ser recebido por meio de precatório pelos autores da execução embargada, por serem os valores de titularidade dos procuradores da entidade estatal, circunstância que inviabilizaria eventual compensação.

III. A jurisprudência do STJ é assente em vedar a possibilidade de compensação de parte do precatório com a verba honorária devida ao ente público em impugnação de cumprimento de sentença julgada procedente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as regras de impenhorabilidade aplicáveis no processo civil de execução, tendo presente também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. É possível ao devedor poupar valores sob a regra da impenhorabilidade no patamar de até quarenta salários mínimos, não apenas aqueles depositados em cadernetas de poupança, mas também em fundos de investimento, não se aplicando a impenhorabilidade a valores guardados em papel-moeda ou em conta-corrente.

II. Em situações excepcionais, admite-se a relativização da regra de impenhorabilidade das verbas salariais prevista no art. 833, IV, do CPC/2015, a fim de alcançar parte da remuneração do devedor para a satisfação do crédito não alimentar, preservando-se o suficiente para garantir a sua subsistência digna e a de sua família.

III. A impenhorabilidade da poupança e a impenhorabilidade dos salários não se aplicam à hipótese de penhora para pagamento de prestação alimentícia, independentemente de sua origem, bem como às importâncias excedentes a 50 salários-mínimos mensais, observadas as regras aplicáveis ao processo de execução.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e aponte a alternativa correta.

I. Sendo caso de aplicação do direito estrangeiro, caberá ao juiz brasileiro fazê-lo, de ofício, consoante as normas do direito internacional privado.

II. A lei estrangeira, aplicada por força de dispositivo de direito internacional privado, se equipara a legislação federal brasileira, para efeito de admissibilidade de recurso especial.

III. Já na celebração do Tratado da Antártida, no ano de 1959, em Washington (EUA), fora previsto que ficariam proibidas as explosões nucleares na Antártida, bem como o lançamento ali de lixo ou resíduos radioativos.

IV. Com base no Protocolo ao Tratado da Antártida sobre Proteção ao Meio Ambiente, assinado em Madri em 1991 e em vigor no Brasil, é proibida, na Antártida, qualquer atividade relacionada com recursos minerais, exceto a de pesquisa científica.

 

(DPE/SP – FCC – 2023) Considere os seguintes textos:

[...] Os direitos humanos, mais que direitos “propriamente ditos”, são processos; ou seja, o resultado sempre provisório das lutas (HERRERA FLORES, Joaquín. A (re) invenção dos direitos humanos. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2009, p. 28)

[...] Mas é preciso estar atento e forte. O senso comum imagina que a democracia é algo que você veste e sai andando – não é.
[...] Se tiver uma faixa “DEMOCRACIA, ENTRE”, é bobagem, você vai entrar e levar um soco na cara. Os poetas dizem que a democracia é uma utopia, algo que se busca, não que consome. É um desafio que uma sociedade determinada exercita como experiência cotidiana. Assim como a ideia de liberdade, de integridade de um povo, a democracia deve ser constantemente construída, ela não tem o dom de se instalar e está sujeita a todo tipo de ataque”.
(KRENAK, Ailton. Futuro ancestral. São Paulo: Companhia das Letras, 2022, p. 44)

A partir da análise dos textos acima, em cotejo com as construções teóricas e jurisprudenciais sobre democracia e direitos

 

(EMAGIS) Quanto ao Direito Previdenciário, julgue os itens abaixo.

I. De acordo com a EC 103/2019, equiparam-se a filho, para fins de recebimento da pensão por morte, exclusivamente o enteado e o menor tutelado, desde que comprovada a dependência econômica.

II. Ausente requerimento administrativo no INSS, o termo inicial para a implantação da aposentadoria por invalidez concedida judicialmente será a data do ajuizamento da ação.

III. João Segurado realizou, entre 1º/04/2010 e 12/11/2020, atividade laborativa que dá direito à aposentadoria especial. Nesse caso, mesmo que João não atinja os requisitos necessários à aposentadoria especial, admite-se a conversão de todo esse período de tempo especial em comum para fins de obtenção de aposentadoria por tempo de contribuição (aposentadoria programada).

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre as normas vigentes no direito financeiro brasileiro é incorreto afirmar que:

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e indique a alternativa verdadeira.

I. A notificação do auto de infração faz cessar a contagem da decadência para a constituição do crédito tributário; exaurida a instância administrativa com o decurso do prazo para a impugnação ou com a notificação de seu julgamento definitivo e esgotado o prazo concedido pela Administração para o pagamento voluntário, inicia-se o prazo prescricional para a cobrança judicial.

II. A decretação da indisponibilidade de bens e direitos, na forma do art. 185-A do CTN, pressupõe o exaurimento das diligências na busca por bens penhoráveis, o qual fica caracterizado quando infrutíferos o pedido de constrição sobre ativos financeiros e a expedição de ofícios aos registros públicos do Estado de domicílio do executado, ao Denatran ou Detran.

III. O protesto de CDA’s não consubstancia “sanção política” e é legítimo mesmo antes do advento Lei 12.767/2012.

IV. João Dedicado, servidor público, descobriu que é portador de câncer de próstata (neoplasia maligna). Nesse caso, fará jus à isenção do pagamento do imposto de renda, se efetivamente comprovada a moléstia.

 

(EMAGIS) A respeito das contribuições PIS/COFINS apuradas sob o regime não cumulativo, tendo presente também a jurisprudência consagrada pelo STF em regime de repercussão geral, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 18.2023

(EMAGIS) Sobre os contratos bancários, avalie as assertivas que seguem.

I. É nula a cláusula contratual que sujeita o devedor à taxa de juros divulgada pela ANBID /CETIP.

II. Por configurar cláusula puramente potestativa e por aplicação de sua Súmula 173, o STJ veda seja pactuada como indexador dos juros em contrato bancário a variação dos Certificados de Depósitos Interbancários (CDI).

III. Deve-se observar os seguintes requisitos, dentre outros, para a revisão das taxas de juros remuneratórios, (i) a presença de abusividade capaz de colocar o consumidor em desvantagem exagerada e (ii) a demonstração cabal, com menção expressa às peculiaridades da hipótese concreta, da abusividade verificada, de modo que
é insuficientes para fundamentar o caráter abusivo dos juros remuneratórios o simples cotejo entre a taxa de juros prevista no contrato e a média de mercado divulgada pelo BACEN.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as ações possessórias, avalie as assertivas que seguem.

I. A notificação prévia dos possuidores irregulares para desocupação do bem é, segundo jurisprudência consolidada pelo STJ, documento essencial à propositura da ação de reintegração de posse.

II. Na hipótese de composse, a decisão judicial de reintegração de posse deverá atingir de modo uniforme todas as partes ocupantes do imóvel, configurando-se caso de litisconsórcio passivo necessário.

III. Contra as pessoas jurídicas de direito público não será deferida a manutenção ou a reintegração liminar sem prévia audiência dos respectivos representantes judiciais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da necessidade de outorga do cônjuge para prestação de fiança pelo consorte, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a jurisprudência sumulada pelo STJ, a fiança prestada sem autorização de um dos cônjuges implica a ineficácia total da garantia.

II. Caso o fiador emita declaração falsa, ocultando seu estado civil de casado em fiança prestada no contrato de locação, não é possível, segundo o STJ, reconhecer a nulidade integral da garantia, sob pena de o fiador ser beneficiado por sua própria torpeza.

III. Mesmo no regime da separação absoluta, a fiança prestada sem autorização de um dos cônjuges implica a ineficácia da garantia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a citação no processo civil, considerada a disciplina do CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. A regularidade do processo sempre depende da citação válida do réu ou do executado.

II. O comparecimento espontâneo do réu ou do executado supre a falta ou a nulidade da citação, fluindo a partir desta data o prazo para apresentação de contestação ou de embargos à execução.

III. A interrupção da prescrição, operada pelo despacho que ordena a citação, ainda que proferido por juízo incompetente, retroagirá à data de propositura da ação.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre possibilidade de compensação de parte do precatório com a verba honorária devida ao ente público em impugnação de cumprimento de sentença por este apresentada e julgada procedente, avalie as assertivas que seguem.

I. Os honorários advocatícios de sucumbência, quando vencedora a Administração Pública direta, as Autarquias, as Fundações instituídas pelo Poder Público, as Empresas Públicas e as Sociedades de Economia Mista, constituem direito autônomo do Procurador judicial, não integrando o patrimônio público da entidade, motivo pelo qual não cabe a compensação em questão.

II. Caso os honorários de sucumbência sejam fixados em favor da Fazenda Pública nos embargos à execução, não podem ser compensados com o crédito a ser recebido por meio de precatório pelos autores da execução embargada, por serem os valores de titularidade dos procuradores da entidade estatal, circunstância que inviabilizaria eventual compensação.

III. A jurisprudência do STJ é assente em vedar a possibilidade de compensação de parte do precatório com a verba honorária devida ao ente público em impugnação de cumprimento de sentença julgada procedente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as regras de impenhorabilidade aplicáveis no processo civil de execução, tendo presente também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. É possível ao devedor poupar valores sob a regra da impenhorabilidade no patamar de até quarenta salários mínimos, não apenas aqueles depositados em cadernetas de poupança, mas também em fundos de investimento, não se aplicando a impenhorabilidade a valores guardados em papel-moeda ou em conta-corrente.

II. Em situações excepcionais, admite-se a relativização da regra de impenhorabilidade das verbas salariais prevista no art. 833, IV, do CPC/2015, a fim de alcançar parte da remuneração do devedor para a satisfação do crédito não alimentar, preservando-se o suficiente para garantir a sua subsistência digna e a de sua família.

III. A impenhorabilidade da poupança e a impenhorabilidade dos salários não se aplicam à hipótese de penhora para pagamento de prestação alimentícia, independentemente de sua origem, bem como às importâncias excedentes a 50 salários-mínimos mensais, observadas as regras aplicáveis ao processo de execução.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a construção doutrinária do princípio da vulnerabilidade, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Após as eleições de 2022, manifestantes de determinado espectro político fecharam o acesso ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, o que ocasionou o atraso e cancelamento de inúmeros voos. Determinada empresa aérea substituiu um trecho de voo pela contratação de uma empresa de transporte terrestre. Durante o percurso por terra, o ônibus sofreu um assalto e os passageiros foram agredidos e tiveram seus celulares roubados. Julgue os itens a seguir:

I. A jurisprudência do STJ entende que o roubo dentro de ônibus configura hipótese de fortuito externo, por se tratar de fato de terceiro inteiramente independente ao transporte em si, afastando-se, com isso, a responsabilidade da empresa transportadora por danos causados aos passageiros.

II. A alteração substancial e unilateral do contrato firmado de transporte aéreo para terrestre impede a utilização da excludente de fortuito externo para eximir a empresa de transporte aéreo da responsabilidade civil por danos causados por roubo ao ônibus.

III. O fortuito interno exclui a obrigação do fornecedor de indenizar o consumidor.

IV. O fortuito externo é uma causa excludente de responsabilidade.

V. A demanda de responsabilidade civil manejada contra a empresa responsável pelo ônibus fretado deve ser julgada procedente, pois seria reconhecido o fortuito interno no caso.

Assinale a alternativa certa:

 

(MP/PR – PROMOTOR – 2021) Nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) No âmbito das teorias criminológicas, as assertivas seguintes tratam da Teoria Crítica, Radical, Marxista ou Nova Criminologia.

I. Partindo da premissa de que o crime deriva do livre-arbítrio do indivíduo, sustenta que a solução da criminalidade na sociedade capitalista exige rigorosa punição dos criminosos, na medida em que a pena possa cumprir sua função de prevenção geral e especial.

II. Sustenta que o paradigma da criminalização exige máxima intervenção penal tanto nas infrações das classes sociais menos favorecidas quanto nos crimes do colarinho branco.

III. Rechaça tanto o abolicionismo penal quanto o neorrealismo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação aos crimes hediondos (Lei 8.072/90) e às organizações criminosas (Lei 12.850/13), julgue os itens expostos a seguir.

I. Apesar da pactuação de cláusulas gravosas, o acordo de colaboração premiada deve ser visto na sua integralidade, como um corpo único, e passa a configurar, a partir de sua homologação, um título executivo judicial.

II. É hediondo o crime de roubo majorado pela destruição ou rompimento de obstáculo mediante o emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum.

III. Firmou-se, assim, o entendimento do STJ no sentido de que deve ser considerado hediondo apenas o crime de posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso proibido, previsto no art. 16 da Lei 10.826/03, afastando-se o caráter hediondo do delito de porte ou posse de arma de fogo de uso permitido com numeração, marca ou qualquer outro sinal de identificação raspado, suprimido ou adulterado.

Estão corretos somente os itens:

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) De acordo com a orientação dos Tribunais Superiores, quando o agente rouba a agência dos Correios e, durante a ação, desarma um vigilante e se apropria de sua arma de fogo, deverá ser reconhecida a hipótese de:

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a dignidade sexual, aquilate, à luz da jurisprudência do STJ, as seguintes proposições.

I. Não é possível o reconhecimento da continuidade delitiva entre crimes de estupro praticados contra vítimas diversas.

II. O delito de favorecimento à exploração sexual de adolescente não exige habitualidade. Trata-se de crime instantâneo, que se consuma no momento em que o agente obtém a anuência para práticas sexuais com a vítima menor de idade, mediante artifícios como a oferta de dinheiro ou outra vantagem, ainda que o ato libidinoso não seja efetivamente praticado.

III. O delito previsto no art. 218-B, § 2°, inciso I, do Código Penal, na situação de exploração sexual, não exige a figura do terceiro intermediador.

Estão corretos somente os itens:

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) Quanto ao recurso de embargos de declaração, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Sobre o inquérito policial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em matéria de execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do Incidente de Deslocamento de Competência (IDC) previsto no artigo 109, §5º, da Constituição Federal, tendo presente também a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a liberdade de expressão, tendo presente o magistério da doutrina constitucionalista, além da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere dispositivo de Constituição Estadual, incluído por Emenda à Constituição, que tenha o seguinte teor: “O Delegado-Geral da Polícia Civil será nomeado pelo Governador do Estado, dentre os integrantes da carreira de Delegado de Polícia em atividade, da última classe da carreira, indicado em lista tríplice formada pelo Conselho Superior de Polícia, para mandato de 02 (dois) anos permitida uma recondução.”

A propósito do cotejo do dispositivo supra com a Constituição Federal, tendo presente também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual, de iniciativa parlamentar, que defina o ‘despachante documentalista’ como a pessoa física, habilitada e devidamente inscrita junto ao Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas do Estado para exercer as atividades arroladas na própria lei. Tenha presente que tal lei estadual estabeleça diversas condições para aludido exercício profissional, dentre a as quais de o despachante documentalista registrar-se perante a Junta Comercial do Estado como empresário. Assuma por fim que a mesma lei confira ao aludido profissional o direito a reserva de vagas em estacionamento de repartições públicas do Estado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa errada:

 

(EMAGIS) O atual Código Civil, instituído em 2002, inaugurou, no ordenamento jurídico brasileiro, o que a doutrina denomina de unificação do direito privado, passando a disciplinar tanto a matéria civil quanto a comercial. Sobre direito empresarial, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre a empresa e o empresário, avalie as assertivas que seguem.

I. A inscrição do empresário na Junta Comercial não é requisito para a sua caracterização, admitindo-se o exercício da empresa sem tal providência. O empresário irregular reúne os requisitos do art. 966, sujeitando-se às normas do Código Civil e da legislação comercial, salvo naquilo em que forem incompatíveis com a sua condição ou diante de expressa disposição em contrário.

II. Na doutrina, sustenta-se que o registro dos atos constitutivos na Junta Comercial assumiria dupla função: constitutiva da personalidade jurídica da sociedade empresária e declaratória de sua atividade empresarial, de sua condição de empresário.

III. Segundo alteração introduzida no Código Civil pela Lei 14.193/2021, a associação que desenvolva atividade futebolística em caráter habitual e profissional pode, observadas as formalidades legais, requerer inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, caso em que, com a inscrição, será considerada empresária, para todos os efeitos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e indique a alternativa verdadeira.

I. A notificação do auto de infração faz cessar a contagem da decadência para a constituição do crédito tributário; exaurida a instância administrativa com o decurso do prazo para a impugnação ou com a notificação de seu julgamento definitivo e esgotado o prazo concedido pela Administração para o pagamento voluntário, inicia-se o prazo prescricional para a cobrança judicial.

II. A decretação da indisponibilidade de bens e direitos, na forma do art. 185-A do CTN, pressupõe o exaurimento das diligências na busca por bens penhoráveis, o qual fica caracterizado quando infrutíferos o pedido de constrição sobre ativos financeiros e a expedição de ofícios aos registros públicos do Estado de domicílio do executado, ao Denatran ou Detran.

III. O protesto de CDA’s não consubstancia “sanção política” e é legítimo mesmo antes do advento Lei 12.767/2012.

IV. João Dedicado, servidor público, descobriu que é portador de câncer de próstata (neoplasia maligna). Nesse caso, fará jus à isenção do pagamento do imposto de renda, se efetivamente comprovada a moléstia.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) Depois de muitos anos de disputa o Supremo Tribunal Federal, em 2021, colocou fim ao conflito de competências entre Estados, que buscavam a definição pelo ICMS, e Municípios, que defendiam a tributação pelo ISS, das operações de licenciamento ou cessão do direito de uso de programas de computador (software). Com isso ficou definido que

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) Assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a jurisprudência dos Tribunais Superiores em matéria de Direito Administrativo, julgue os itens abaixo.

I. Caso ocupado por particulares que venham a estabelecer culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou explorar trabalho escravo, o bem público dominical, situado em área rural, pode, em determinadas circunstâncias, sofrer a sanção prevista no art. 243 da CRFB.

II. Com base em expressa regra editalícia, Manoela foi excluída do concurso público para soldada da Polícia Militar em razão de apresentar, em seu braço, tatuagem de uma foice e de um martelo, conhecido símbolo do comunismo. Nessa hipótese, à luz da jurisprudência firmada pelo STF, é correto afirmar que a exclusão de Manoela não se revelou legítima.

III. A empresa Alfa, em 1975, adquiriu, de boa-fé, certo terreno de particular que apresentara o respectivo título de domínio. Construíra, então, sua sede sobre esse imóvel, há 45 anos. No entanto, o terreno, em realidade, era da titularidade da União, de sorte que era nulo o título dominial então apresentado à empresa. Nesse caso, embora a empresa Alfa não detenha a posse do imóvel, mas mera detenção, de natureza precária, terá direito à indenização por benfeitorias necessárias que tenham sido feitas no imóvel.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Avalie as seguintes proposições e assinale a alternativa apropriada.

I. No âmbito da Administração Pública federal, as decisões administrativas que exijam a participação de 2 (dois) ou mais setores, órgãos ou entidades poderão ser tomadas mediante decisão coordenada, sempre que for justificável pela relevância da matéria e houver discordância que prejudique a celeridade do processo administrativo decisório.

II. A portaria de instauração do processo administrativo disciplinar prescinde da exposição detalhada dos fatos a serem apurados.

III. É constitucional a requisição, sem prévia autorização judicial, de dados bancários e fiscais considerados imprescindíveis pelo Corregedor Nacional de Justiça para apurar infração de sujeito determinado, desde que em processo regularmente instaurado mediante decisão fundamentada e baseada em indícios concretos da prática do ato.

IV. O oferecimento de denúncia criminal por autoridade que, em razão de suas atribuições legais, seja obrigada a fazê-lo não a inabilita, só por isso, a desempenhar suas funções como autoridade julgadora no processo administrativo.

 

(EMAGIS) Sobre os atos administrativos e o processo administrativo, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre o exercício do poder de autotutela pela Administração Pública, com a revisão de seus atos por vício de ilegalidade ou inconstitucionalidade, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a nova inserção de tópico nas disciplinas de humanística, marque a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Ainda sobre o Julgamento com Perspectiva de Gênero, marque a alternativa incorreta:

 

PGE/PGM - Rodada 17.2023

A WXZ DISTRIBUIDORA LTDA propôs ação ordinária contra o ESTADO ALFA, aduzindo que se dedica à distribuição de gasolina C, decorrente de mistura de gasolina A, adquirida de refinarias, com álcool anidro etílico combustível (AEAC) proveniente de usinas. Assim, que estaria sujeita ao regime de diferimento do ICMS devido pela saída de álcool anidro das usinas e destilarias para a distribuidora, com fins de integrar a produção da gasolina C, com fundamento no Convênio ICMS nº 80/97. Contudo, ao adquirir o álcool anidro das usinas o Estado não admite o creditamento do ICMS incluído no preço, em violação à não-cumulatividade do tributo.

A ação foi julgada improcedente em primeiro grau de jurisdição, por decisão segundo a qual as distribuidoras não podem se creditar do ICMS relativo à aquisição do AEAC, imposto diferido para o momento em que ocorrer a saída da gasolina C para distribuição, pois o ICMS é pago de uma só vez, englobadamente, com o imposto retido por substituição tributária incidente sobre as subsequentes operações.

Em recurso, o Tribunal de Justiça reformou a decisão, ao fundamento de que o ICMS cobrado nas operações anteriores deve ser abatido do que for devido na operação subsequente, sendo que as únicas hipóteses que impedem o creditamento são a isenção e a não incidência do imposto, nos termos do art. 155, § 2º, II, a e b, da CF. 
 
O Estado foi intimado da decisão, que não contém contrariedade, obscuridade ou omissão, em 10/04/2023.

Como Procurador, apresente a peça processual adequada com os fundamentos jurídicos pertinentes e sem criar fatos novos. É dispensado o relato dos fatos.

 

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 17.2023

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação, no contrato de seguro de dano, com o denominado princípio indenitário.

I. Decorre do princípio indenitário a correção da assertiva segundo a qual, em caso de perda total de imóvel segurado, decorrente de incêndio, será devido o valor integral da apólice, ainda que seja inferior o valor de mercado do imóvel quando do sinistro.

II. Decorre do princípio indenitário a correção da assertiva segundo a qual o segurado, havido o sinistro que importe em perda total do bem, tem direito ao maior dentre os valores, comparando-se o valor da apólice e o valor do bem segurado quando do sinistro.

III. Nos seguros de dano, a garantia prometida pode ultrapassar o valor do interesse segurado no momento da conclusão do contrato.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de demandas que buscam o pagamento do seguro obrigatório DPVAT.

I. Na forma do artigo 206, § 3º, do Código Civil de 2002, é trienal o prazo prescricional para a demanda que busca o pagamento do seguro obrigatório DPVAT.

II. O termo inicial do prazo prescricional para demandar o pagamento de indenização securitária por invalidez total e permanente somente se tem estabelecido da data do laudo médico comprovando tal situação, exceto nas situações de notória invalidez.

III. O requerimento administrativo prévio constitui, em regra, requisito essencial para aferir a existência de interesse de agir na ação de cobrança do seguro DPVAT.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a ação investigatória de paternidade e também sobre os alimentos, avalie as assertivas que seguem.

I. Na ação investigatória, ajuizada pelo pretenso filho em face do suposto pai, presente registro de filiação prévio do autor relativamente a terceiro, é necessário que, previamente à mencionada ação investigatória, haja declaração judicial de existência de erro ou de falsidade ocorrida no precitado registro anterior.

II. O STJ acolhe a doutrina segundo a qual a Lei nº 8.560/19992, regulando o reconhecimento de filho, traz no seu art. 7º uma previsão de pedido implícito, qual seja, que a fixação dos alimentos independe de pedido expresso do autor, sempre que o juiz constatar a sua necessidade, sendo, desta forma, efeito da sentença de procedência do reconhecimento da paternidade.

III. A maioridade civil, em que pese fazer cessar o poder familiar, não extingue, automaticamente, o direito à percepção de alimentos, que subjaz na relação de parentesco e na necessidade do alimentando, estando o cancelamento sujeito a decisão judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o incidente de desconsideração da personalidade jurídica, considerada a disciplina do CPC/2015 e o magistério da doutrina, julgue os itens abaixo.

I. Dispensa-se a instauração do incidente se a desconsideração da personalidade jurídica for requerida na petição inicial, hipótese em que será citado o sócio ou a pessoa jurídica.

II. A instauração do incidente de desconsideração da personalidade jurídica não suspenderá a tramitação do processo de execução e do cumprimento de sentença em face dos executados originários.

III. O incidente de desconsideração da personalidade jurídica não é aplicável ao processo falimentar.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A ‘cautio iudicatum solvi’ ou ‘cautio pro expensis’ consiste na necessidade de garantia de que o polo ativo da relação processual arcará com as custas processuais e os honorários advocatícios na hipótese de sua sucumbência, sendo, por vezes, exigida de empresas estrangeiras em ações ajuizadas no Brasil.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, em execução de obrigação de fazer, José, o executado, não tenha sido localizado para citação, tampouco para cumprir a obrigação sob pena de multa diária de R$ 100,00, tal como fixada pelo juízo da execução. Sem embargo, tempos depois, o advogado de José, Dr. João, comparece aos autos, apresentando petição com procuração geral para o foro subscrita por José, ocasião em que obtém referido causídico carga dos autos. Devolvidos os autos pelo Dr. João, constata-se ausente qualquer manifestação processual. Vem aos autos, com efeito, Pedro, o exequente, pedindo seja José dado por citado, bem como seja liquidada a multa diária, tomando como termo inicial de sua incidência a data em que Dr. João peticionara nos autos com a apresentação da procuração subscrita por José.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne à responsabilidade civil nas relações de consumo, assinale a alternativa INCORRETA.

 

(MP/MS – PROMOTOR – 2022) Qual, dentre os seguintes, NÃO é considerado princípio aplicável às medidas protetivas destinadas a garantir o cumprimento integral dos direitos da infância e juventude?

 

(EMAGIS) No âmbito das teorias criminológicas, as assertivas que seguem tratam da Teoria do Interacionismo Simbólico.

I. Relacionando-se com a definição criminal como rotulação ou etiquetamento, sustenta que o sistema social, no seu interesse, de forma seletiva e discriminatória, atribui a qualidade de crime a determinado comportamento.

II. Relaciona-se também com a teoria da reação social.

III. Sustenta, em síntese, que a criminalização primária sujeita o autor a um processo de estigmatização pela sociedade, que repercute até mesmo na visão do indivíduo a respeito de si mesmo, o que resulta na criminalização secundária.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com base na mais recente jurisprudência dos Tribunais Superiores em matéria de Direito Penal, aquilate as seguintes proposições.

I. Verificado que a debilidade permanente de membro é o resultado das agressões sofridas, a existência de concausa anterior relativamente independente não impede a condenação pelo crime de lesão corporal grave.

II. De acordo com o STJ, o intenso envolvimento com o tráfico de drogas não constitui fundamento idôneo para valorar negativamente a conduta social do agente na primeira fase da dosimetria da pena no crime de homicídio qualificado.

III. A solicitação do preso, mesmo que sem a efetiva entrega do entorpecente ao destinatário no estabelecimento prisional, configura o crime de tráfico de drogas (art. 33, caput, da Lei 11.343/06), que é um tipo misto alternativo.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e marque a alternativa apropriada.

I. Na hipótese de condenação por infrações às quais a lei comine pena máxima superior a 4 (quatro) anos de reclusão, poderá ser decretada a perda, como produto ou proveito do crime, dos bens correspondentes à diferença entre o valor do patrimônio do condenado e aquele que seja compatível com o seu rendimento lícito.

II. Rodrido Pancada, após desentendimento com Lucas, chamou-o de “negro imundo”, em alusão à sua cor de pele. Nesse caso, é certo que será imprescritível o crime de racismo (art. 20 da Lei 7.716/89) praticado por Rodrigo.

III. Luana Mulamba recorreu contra a sentença que a condenou pela prática do crime de estelionato previdenciário. O Tribunal Regional Federal, analisando o seu recurso de apelação, proveu-o para diminuir a pena de reclusão que havia sido fixada pelo juiz sentenciante. Nesse caso, é correto afirmar que o acórdão prolatado pelo Tribunal interrompe a prescrição, mais precisamente na data da sessão de julgamento em que prolatado.

IV. Em caso de inatividade processual decorrente de citação por edital, ressalvados os crimes previstos na Constituição Federal como imprescritíveis, é constitucional limitar o período de suspensão do prazo prescricional ao tempo de prescrição da pena máxima em abstrato cominada ao crime, a despeito de o processo permanecer suspenso.

 

(EMAGIS) A respeito da agravante da reincidência e sua compensação com a atenuante de confissão, avalie as assertivas que seguem.

I. É possível, na segunda fase do cálculo da pena, a compensação da agravante da reincidência com a atenuante da confissão espontânea, por serem igualmente preponderantes, de acordo com o art. 67 do Código Penal.

II. Ainda que o condenado seja reincidente específico, podem ser compensadas a agravante da reincidência específica com a atenuante da confissão espontânea.

III. Ainda que se trata de multirreincidência, é admissível a compensação integral desta com a atenuante da confissão espontânea.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) O chamado flagrante esperado acontece quando

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) Um policial militar, acompanhado de seus colegas, avista uma pessoa na via pública em atitude concretamente suspeita. Considerando que, ao perceber a presença da polícia, ele tenta fugir, os policiais devem

 

(EMAGIS) A respeito da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça consolidada em matéria de execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação aos direitos fundamentais, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere lei estadual com o seguinte dispositivo: “Art. 1º. O militar estadual contribui para o fundo de assistência dos Militares ativos e inativos. Para fins deste artigo, os militares ativos e inativos contribuem com 0,5% do subsídio do posto ou da graduação para a formação do fundo de assistência, cuja regulamentação se faz por ato do Comandante-Geral da Corporação”

A propósito da compatibilidade de tal dispositivo com a Constituição Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual com o seguinte dispositivo: “Art. 1º. Fica assegurado ao Militar Estadual da ativa, quando fardado e mediante a apresentação de sua identidade militar, acesso gratuito aos transportes rodoviários coletivos intermunicipais, ficando estabelecida a cota máxima de 2 (dois) militares por veículo.”.

A propósito da compatibilidade de tal dispositivo com a Constituição Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) O Município Alfa editou a Lei nº XX/2021, estabelecendo alguns balizamentos para a atividade de transporte privado individual por motoristas cadastrados em aplicativos, o que gerou grande insatisfação junto aos destinatários da norma. Ao procurarem um advogado, foram informados, corretamente, que o Município Alfa, à luz da ordem constitucional:

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e marque a alternativa apropriada.

I. A propaganda partidária gratuita mediante transmissão no rádio e na televisão será realizada entre as 19h30 (dezenove horas e trinta minutos) e as 22h30 (vinte e duas horas e trinta minutos), em âmbito nacional e estadual, por iniciativa e sob a responsabilidade dos respectivos órgãos de direção partidária.

II. A Súmula Vinculante 18 do STF (“A dissolução da sociedade ou do vínculo conjugal, no curso do mandato, não afasta a inelegibilidade prevista no § 7º do artigo 14 da Constituição Federal”) aplica-se aos casos de extinção do vínculo conjugal pela morte de um dos cônjuges.

III. Contra acórdão que discute, simultaneamente, condições de elegibilidade e de inelegibilidade, é cabível o recurso ordinário.

IV. Veda-se a agentes públicos empenhar, no primeiro semestre do ano de eleição, despesas com publicidade dos órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, ou das respectivas entidades da administração indireta, que excedam a 2 (duas) vezes a média mensal dos valores empenhados e não cancelados nos 3 (três) últimos anos que antecedem o pleito

 

(EMAGIS) Túlio, promotor de justiça e professor, tem como hobby se dedicar ao pôquer aos finais de semana, porém, no último sábado contraiu uma dívida de jogo no valor de 50 mil reais, como não disponha de dinheiro no momento, emitiu duas notas promissórias, 25 mil cada, sendo o beneficiário Bruno, corretor de imóveis. Bruno, por sua vez, ficou com uma das notas promissórias e endossou a outra a Juvenal, arquiteto, como pagamento de um projeto de uma casa. Considerando o texto acima, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a classificação dos créditos na falência e na recuperação judicial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a competência e a obrigação tributárias, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.

I. Na ausência de legislação estadual específica que conceda o direito à postergação do vencimento ou à suspensão da exigibilidade das prestações dos parcelamentos de tributos estaduais, não há como se estender os efeitos de normas aplicáveis no âmbito dos tributos federais ou do Simples Nacional, ou mesmo benefícios concedidos por outro Estado da Federação, aos tributos devidos em razão da pandemia (Covid-19).

II. Não viola o texto constitucional a previsão contida no parágrafo único do art. 116 do Código Tributário Nacional, que consagra a chamada “norma geral antielisiva”.

III. É indevida a restituição da diferença das contribuições para o Programa de Integração Social – PIS e para o Financiamento da Seguridade Social – Cofins pagas a mais, no regime de substituição tributária, se a base de cálculo efetiva das operações for inferior à presumida.

IV. A execução fiscal pode ser redirecionada em desfavor da empresa sucessora para cobrança de crédito tributário relativo a fato gerador ocorrido posteriormente à incorporação empresarial e ainda lançado em nome da sucedida, sem a necessidade de modificação da Certidão de Dívida Ativa, quando verificado que esse negócio jurídico não foi informado oportunamente ao fisco.

 

(EMAGIS) Considere mandado de segurança em que se discute a validade de autos de infração lavrados pelo Estado em desfavor do provedor de acesso à internet impetrante, Mundo On Line, pelo não recolhimento de ICMS incidente sobre os serviços de disponibilização de espaços publicitários e veiculação de propaganda em seu sítio eletrônico. Pleiteia-se, em síntese, sejam anulados os autos de infração ao fundamento de que o serviço descrito não se configura como serviço de comunicação, mas mero serviço de valor adicionado, o qual não é objeto de incidência do ICMS.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a competência para fiscalização e licenciamento ambientais, além da responsabilidade por dano ao meio ambiente, avalie as assertivas que seguem.

I. Havendo omissão do órgão estadual na fiscalização, mesmo que outorgante da licença ambiental, o IBAMA pode exercer o seu poder de polícia administrativa, porque não se pode confundir competência para licenciar com competência para fiscalizar.

II. O poder de polícia ambiental inclui tanto a competência de fiscalização como a competência de licenciamento, ambas as competências regidas pelo princípio da concentração mitigada de atribuição.

III. A tutela ambiental é dever de todas as esferas de governo, à luz do princípio do federalismo cooperativo ambiental consolidado na Lei Complementar n. 140/2001, de forma que a omissão na fiscalização e mitigação dos danos pode ensejar a imposição judicial de obrigações positivas para a administração a fim de solucionar o problema, especialmente casos e trate de problema cuja extensão temporal e quantitativa revele afronta à dimensão ecológica da dignidade humana.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a Administração Pública Direta e Indireta, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Na desconcentração, existe uma especialização de funções dentro da sua própria estrutura estatal, sem que isso implique a criação de uma nova pessoa jurídica. Trata-se de distribuição interna de atividades dentro de uma mesma pessoa jurídica. O resultado desse fenômeno é a criação de centros de competências, denominados órgãos públicos, dentro da mesma estrutura hierárquica (ex.: criação de Ministérios, Secretarias etc.). Por outro lado, a descentralização representa a transferência da atividade administrativa para outra pessoa, física ou jurídica, integrante ou não do aparelho estatal (ex.: descentralização de atividades para entidades da Administração Indireta – autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações públicas – e para particulares – concessionários e permissionários de serviços públicos).

II. É inconstitucional a previsão legal segundo a qual a escolha de dirigente máximo de universidade pública cabe ao chefe do Poder Executivo, a partir de lista tríplice.

III. É constitucional a legislação estadual que determina que o regime jurídico celetista incide sobre as relações de trabalho estabelecidas no âmbito de fundações públicas, com personalidade jurídica de direito privado, destinadas à prestação de serviços de saúde.

IV. Empresa pública é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei e com patrimônio próprio, cujo capital social é integralmente detido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios; desde que a maioria do capital votante permaneça em propriedade da União, do Estado, do Distrito Federal ou do Município, será admitida, no capital da empresa pública, a participação de outras pessoas jurídicas de direito público interno, bem como de entidades da administração indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Por sua vez, sociedade de economia mista é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios ou a entidade da administração indireta.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre os contratos administrativos e temas correlatos, considerada a disciplina da Lei 14.133/21, marque a alternativa correta.

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) João é jornalista e cobria, presencialmente, uma manifestação em que ativistas de direitos humanos protestavam contra os altos índices de letalidade policial no Estado Alfa. Na qualidade de profissional de imprensa, enquanto fazia a cobertura jornalística, João foi ferido pelo policial militar José, ao receber uma pancada com cassetete em seu rosto, no momento em que havia conflito entre policiais e manifestantes.

Inconformado com as lesões que sofreu, João buscou atendimento na Defensoria Pública para ajuizar ação indenizatória, ocasião em que lhe foi explicado que, de acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, no caso em tela, a responsabilidade civil do Estado é:

 

(EMAGIS) No que diz respeito às parcerias público-privadas, aos consórcios públicos e à responsabilidade civil do Estado, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito do regime jurídico do Procurador-Geral da República e considerando o texto expresso da Constituição Federal, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e marque a alternativa correta.

I. É inadmissível o recurso especial interposto antes da publicação do acórdão dos embargos de declaração, sem posterior ratificação.

II. A celebração de acordo de não persecução civil, pelo Parquet, depende de aprovação, no prazo de até 60 (sessenta) dias, pelo órgão do Ministério Público competente para apreciar as promoções de arquivamento de inquéritos civis, se anterior ao ajuizamento da ação de improbidade administrativa.

III. O juiz poderá autorizar o parcelamento, em até 60 (sessenta) parcelas mensais corrigidas monetariamente, do débito resultante de condenação pela prática de improbidade administrativa se o réu demonstrar incapacidade financeira de saldá-lo de imediato.

IV. Na hipótese de litisconsórcio passivo em ação de improbidade administrativa, a condenação ocorrerá no limite da participação e dos benefícios diretos, vedada qualquer solidariedade.

 

(DPE/SP – FCC – 2023) Considere o texto abaixo.

É muito humilhante pra nós visitantes passarmos pelo que passamos, nós não estamos fazendo nada de errado, somente indo ao encontro de quem nós amamos pra matar um pouquinho da saudade que nos mata todos os dias, e somos tratadas como lixo debaixo do sol quente e às vezes temos que voltar pra trás porque simplesmente o agente não foi com a nossa cara (sic).
(Relato constante do Relatório “Revista vexatória: uma prática constante”, produzido pelas instituições Agenda Nacional pelo Desencarceramento, Conectas, IDDD, ITTC, Pastoral Carcerária, Rede de Justiça Criminal e Núcleo Especializado em Situação Carcerária da Defensoria Pública de SP, março/2022, p. 4)

Relatos como esse são muito frequentes no cotidiano da Defensoria Pública. Ao comparar o tratamento dado à questão nas Regras de Mandela e nas manifestações reiteradas sobre o tema da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), em especial no caso 10506, em face da Argentina, a revista íntima é

 

(EMAGIS) Sobre a teoria da economia comportamental, e o modo como essa teoria pode se relacionar com o Direito, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobe a Declaração do Milênio, marque a alternativa correta:

 

Objetivas AGU/PFN/PGF - Rodada 17.2023

(EMAGIS) Sobre a Administração Pública Direta e Indireta, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Na desconcentração, existe uma especialização de funções dentro da sua própria estrutura estatal, sem que isso implique a criação de uma nova pessoa jurídica. Trata-se de distribuição interna de atividades dentro de uma mesma pessoa jurídica. O resultado desse fenômeno é a criação de centros de competências, denominados órgãos públicos, dentro da mesma estrutura hierárquica (ex.: criação de Ministérios, Secretarias etc.). Por outro lado, a descentralização representa a transferência da atividade administrativa para outra pessoa, física ou jurídica, integrante ou não do aparelho estatal (ex.: descentralização de atividades para entidades da Administração Indireta – autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações públicas – e para particulares – concessionários e permissionários de serviços públicos).

II. É inconstitucional a previsão legal segundo a qual a escolha de dirigente máximo de universidade pública cabe ao chefe do Poder Executivo, a partir de lista tríplice.

III. É constitucional a legislação estadual que determina que o regime jurídico celetista incide sobre as relações de trabalho estabelecidas no âmbito de fundações públicas, com personalidade jurídica de direito privado, destinadas à prestação de serviços de saúde.

IV. Empresa pública é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei e com patrimônio próprio, cujo capital social é integralmente detido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios; desde que a maioria do capital votante permaneça em propriedade da União, do Estado, do Distrito Federal ou do Município, será admitida, no capital da empresa pública, a participação de outras pessoas jurídicas de direito público interno, bem como de entidades da administração indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Por sua vez, sociedade de economia mista é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios ou a entidade da administração indireta.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre os contratos administrativos e temas correlatos, considerada a disciplina da Lei 14.133/21, marque a alternativa correta.

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) João é jornalista e cobria, presencialmente, uma manifestação em que ativistas de direitos humanos protestavam contra os altos índices de letalidade policial no Estado Alfa. Na qualidade de profissional de imprensa, enquanto fazia a cobertura jornalística, João foi ferido pelo policial militar José, ao receber uma pancada com cassetete em seu rosto, no momento em que havia conflito entre policiais e manifestantes.

Inconformado com as lesões que sofreu, João buscou atendimento na Defensoria Pública para ajuizar ação indenizatória, ocasião em que lhe foi explicado que, de acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, no caso em tela, a responsabilidade civil do Estado é:

 

(EMAGIS) No que diz respeito às parcerias público-privadas, aos consórcios públicos e à responsabilidade civil do Estado, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Com relação aos direitos fundamentais, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere lei estadual com o seguinte dispositivo: “Art. 1º. O militar estadual contribui para o fundo de assistência dos Militares ativos e inativos. Para fins deste artigo, os militares ativos e inativos contribuem com 0,5% do subsídio do posto ou da graduação para a formação do fundo de assistência, cuja regulamentação se faz por ato do Comandante-Geral da Corporação”

A propósito da compatibilidade de tal dispositivo com a Constituição Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual com o seguinte dispositivo: “Art. 1º. Fica assegurado ao Militar Estadual da ativa, quando fardado e mediante a apresentação de sua identidade militar, acesso gratuito aos transportes rodoviários coletivos intermunicipais, ficando estabelecida a cota máxima de 2 (dois) militares por veículo.”.

A propósito da compatibilidade de tal dispositivo com a Constituição Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) O Município Alfa editou a Lei nº XX/2021, estabelecendo alguns balizamentos para a atividade de transporte privado individual por motoristas cadastrados em aplicativos, o que gerou grande insatisfação junto aos destinatários da norma. Ao procurarem um advogado, foram informados, corretamente, que o Município Alfa, à luz da ordem constitucional:

 

(EMAGIS) Com relação ao Direito Previdenciário, julgue os itens abaixo.

I. Aplica-se o prazo decadencial de dez anos estabelecido no art. 103, caput, da Lei 8.213/1991 às hipóteses em que a questão controvertida não foi apreciada no ato administrativo de análise de concessão de benefício previdenciário.

II. O tempo de serviço rural, ainda que remoto e descontínuo, anterior ao advento da Lei n. 8.213/1991, pode ser computado para fins da carência necessária à obtenção da aposentadoria híbrida por idade, ainda que não tenha sido efetivado o recolhimento das contribuições, seja qual for a predominância do labor misto exercido no período de carência ou o tipo de trabalho exercido no momento do implemento do requisito etário ou do requerimento administrativo.

III. A mulher que renunciou aos alimentos na separação judicial tem direito à pensão previdenciária por morte do ex-marido, contanto que comprovada a necessidade econômica superveniente ao óbito do segurado.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação, no contrato de seguro de dano, com o denominado princípio indenitário.

I. Decorre do princípio indenitário a correção da assertiva segundo a qual, em caso de perda total de imóvel segurado, decorrente de incêndio, será devido o valor integral da apólice, ainda que seja inferior o valor de mercado do imóvel quando do sinistro.

II. Decorre do princípio indenitário a correção da assertiva segundo a qual o segurado, havido o sinistro que importe em perda total do bem, tem direito ao maior dentre os valores, comparando-se o valor da apólice e o valor do bem segurado quando do sinistro.

III. Nos seguros de dano, a garantia prometida pode ultrapassar o valor do interesse segurado no momento da conclusão do contrato.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de demandas que buscam o pagamento do seguro obrigatório DPVAT.

I. Na forma do artigo 206, § 3º, do Código Civil de 2002, é trienal o prazo prescricional para a demanda que busca o pagamento do seguro obrigatório DPVAT.

II. O termo inicial do prazo prescricional para demandar o pagamento de indenização securitária por invalidez total e permanente somente se tem estabelecido da data do laudo médico comprovando tal situação, exceto nas situações de notória invalidez.

III. O requerimento administrativo prévio constitui, em regra, requisito essencial para aferir a existência de interesse de agir na ação de cobrança do seguro DPVAT.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o incidente de desconsideração da personalidade jurídica, considerada a disciplina do CPC/2015 e o magistério da doutrina, julgue os itens abaixo.

I. Dispensa-se a instauração do incidente se a desconsideração da personalidade jurídica for requerida na petição inicial, hipótese em que será citado o sócio ou a pessoa jurídica.

II. A instauração do incidente de desconsideração da personalidade jurídica não suspenderá a tramitação do processo de execução e do cumprimento de sentença em face dos executados originários.

III. O incidente de desconsideração da personalidade jurídica não é aplicável ao processo falimentar.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A ‘cautio iudicatum solvi’ ou ‘cautio pro expensis’ consiste na necessidade de garantia de que o polo ativo da relação processual arcará com as custas processuais e os honorários advocatícios na hipótese de sua sucumbência, sendo, por vezes, exigida de empresas estrangeiras em ações ajuizadas no Brasil.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, em execução de obrigação de fazer, José, o executado, não tenha sido localizado para citação, tampouco para cumprir a obrigação sob pena de multa diária de R$ 100,00, tal como fixada pelo juízo da execução. Sem embargo, tempos depois, o advogado de José, Dr. João, comparece aos autos, apresentando petição com procuração geral para o foro subscrita por José, ocasião em que obtém referido causídico carga dos autos. Devolvidos os autos pelo Dr. João, constata-se ausente qualquer manifestação processual. Vem aos autos, com efeito, Pedro, o exequente, pedindo seja José dado por citado, bem como seja liquidada a multa diária, tomando como termo inicial de sua incidência a data em que Dr. João peticionara nos autos com a apresentação da procuração subscrita por José.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne à responsabilidade civil nas relações de consumo, assinale a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o Sistema Financeiro Nacional.

I. Tanto as entidades abertas quanto as entidades fechadas de previdência complementar são equiparadas a instituições financeiras.

II. A entidade fechada de previdência privada pode cobrar capitalização mensal de juros de seus mutuários, na forma da Medida Provisória nº 1.963/2000, reeditada sob o nº 2.170-01/2001.

III. Relativamente ao mútuo celebrado por instituições financeiras ou equiparadas, a capitalização dos juros em periodicidade inferior à anual deve vir pactuada de forma expressa e clara, não configurando tal previsão a definição no contrato de taxa de juros anual superior ao duodécuplo da mensal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Túlio, promotor de justiça e professor, tem como hobby se dedicar ao pôquer aos finais de semana, porém, no último sábado contraiu uma dívida de jogo no valor de 50 mil reais, como não disponha de dinheiro no momento, emitiu duas notas promissórias, 25 mil cada, sendo o beneficiário Bruno, corretor de imóveis. Bruno, por sua vez, ficou com uma das notas promissórias e endossou a outra a Juvenal, arquiteto, como pagamento de um projeto de uma casa. Considerando o texto acima, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a classificação dos créditos na falência e na recuperação judicial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a competência e a obrigação tributárias, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.

I. Na ausência de legislação estadual específica que conceda o direito à postergação do vencimento ou à suspensão da exigibilidade das prestações dos parcelamentos de tributos estaduais, não há como se estender os efeitos de normas aplicáveis no âmbito dos tributos federais ou do Simples Nacional, ou mesmo benefícios concedidos por outro Estado da Federação, aos tributos devidos em razão da pandemia (Covid-19).

II. Não viola o texto constitucional a previsão contida no parágrafo único do art. 116 do Código Tributário Nacional, que consagra a chamada “norma geral antielisiva”.

III. É indevida a restituição da diferença das contribuições para o Programa de Integração Social – PIS e para o Financiamento da Seguridade Social – Cofins pagas a mais, no regime de substituição tributária, se a base de cálculo efetiva das operações for inferior à presumida.

IV. A execução fiscal pode ser redirecionada em desfavor da empresa sucessora para cobrança de crédito tributário relativo a fato gerador ocorrido posteriormente à incorporação empresarial e ainda lançado em nome da sucedida, sem a necessidade de modificação da Certidão de Dívida Ativa, quando verificado que esse negócio jurídico não foi informado oportunamente ao fisco.

 

(MPF – Procurador da República – 2022) Indique a alternativa correta:

 

(MPF – Procurador da República – 2022) Indique a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre a competência para fiscalização e licenciamento ambientais, além da responsabilidade por dano ao meio ambiente, avalie as assertivas que seguem.

I. Havendo omissão do órgão estadual na fiscalização, mesmo que outorgante da licença ambiental, o IBAMA pode exercer o seu poder de polícia administrativa, porque não se pode confundir competência para licenciar com competência para fiscalizar.

II. O poder de polícia ambiental inclui tanto a competência de fiscalização como a competência de licenciamento, ambas as competências regidas pelo princípio da concentração mitigada de atribuição.

III. A tutela ambiental é dever de todas as esferas de governo, à luz do princípio do federalismo cooperativo ambiental consolidado na Lei Complementar n. 140/2001, de forma que a omissão na fiscalização e mitigação dos danos pode ensejar a imposição judicial de obrigações positivas para a administração a fim de solucionar o problema, especialmente casos e trate de problema cuja extensão temporal e quantitativa revele afronta à dimensão ecológica da dignidade humana.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta sobre as medidas de retirada compulsória do migrante ou visitante e sobre medidas de cooperação entre o Estado brasileiro e outro Estado:

 

(TRT da 5ª Região – Analista Judiciário – Área Judiciária – FCC – 2022) Pitágoras é empregado de uma sociedade de economia mista federal, exercendo as mesmas funções de Atena, com a mesma produtividade e perfeição técnica, percebendo salário 20% inferior. De acordo com previsão da Consolidação das Leis do Trabalho e jurisprudência sumulada do TST, sabendo-se que ambos trabalham dentro do mesmo estabelecimento empresarial, Pitágoras

 

(TRT da 5ª Região – Analista Judiciário – Área Judiciária – FCC – 2022) A empresa Água Mansa está sendo executada em um processo trabalhista e o feito se encontra sem movimentação a tempo excessivo. Conforme previsão da CLT, poderá ser declarada a prescrição intercorrente, no prazo de

 

(EMAGIS) Com base na mais recente jurisprudência dos Tribunais Superiores em matéria de Direito Penal, aquilate as seguintes proposições.

I. Verificado que a debilidade permanente de membro é o resultado das agressões sofridas, a existência de concausa anterior relativamente independente não impede a condenação pelo crime de lesão corporal grave.

II. De acordo com o STJ, o intenso envolvimento com o tráfico de drogas não constitui fundamento idôneo para valorar negativamente a conduta social do agente na primeira fase da dosimetria da pena no crime de homicídio qualificado.

III. A solicitação do preso, mesmo que sem a efetiva entrega do entorpecente ao destinatário no estabelecimento prisional, configura o crime de tráfico de drogas (art. 33, caput, da Lei 11.343/06), que é um tipo misto alternativo.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e marque a alternativa apropriada.

I. Na hipótese de condenação por infrações às quais a lei comine pena máxima superior a 4 (quatro) anos de reclusão, poderá ser decretada a perda, como produto ou proveito do crime, dos bens correspondentes à diferença entre o valor do patrimônio do condenado e aquele que seja compatível com o seu rendimento lícito.

II. Rodrido Pancada, após desentendimento com Lucas, chamou-o de “negro imundo”, em alusão à sua cor de pele. Nesse caso, é certo que será imprescritível o crime de racismo (art. 20 da Lei 7.716/89) praticado por Rodrigo.

III. Luana Mulamba recorreu contra a sentença que a condenou pela prática do crime de estelionato previdenciário. O Tribunal Regional Federal, analisando o seu recurso de apelação, proveu-o para diminuir a pena de reclusão que havia sido fixada pelo juiz sentenciante. Nesse caso, é correto afirmar que o acórdão prolatado pelo Tribunal interrompe a prescrição, mais precisamente na data da sessão de julgamento em que prolatado.

IV. Em caso de inatividade processual decorrente de citação por edital, ressalvados os crimes previstos na Constituição Federal como imprescritíveis, é constitucional limitar o período de suspensão do prazo prescricional ao tempo de prescrição da pena máxima em abstrato cominada ao crime, a despeito de o processo permanecer suspenso.

 

(EMAGIS) Quanto aos crimes de apropriação indébita previdenciária e de sonegação previdenciária, julgue os itens abaixo.

I. Admite-se, em certas circunstâncias, a continuidade delitiva entre os crimes de apropriação indébita previdenciária e de sonegação previdenciária.

II. Tanto o STF quanto o STJ entendem ser inaplicável o princípio da insignificância aos crimes de sonegação previdenciária e de apropriação indébita previdenciária.

III. Os crimes de sonegação e apropriação indébita previdenciárias, a exemplo dos delitos previstos no art. 1º, inciso I a IV, da Lei 8.137/1990, são materiais, não se configurando enquanto não lançado definitivamente o crédito, o que também impede o início da contagem do prazo prescricional.

Há erro:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) O chamado flagrante esperado acontece quando

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) Um policial militar, acompanhado de seus colegas, avista uma pessoa na via pública em atitude concretamente suspeita. Considerando que, ao perceber a presença da polícia, ele tenta fugir, os policiais devem

 

Ministério Público Estadual - Rodada 17.2023

A promotoria de justiça de Naviraí/MS ofereceu representação em desfavor do menor ENZO COSTA, por prática de ato infracional análogo ao art. 33 da lei 11.343/2006.
 
Narra a petição que ENZO foi surpreendido quando procedia à entrega de doze ampolas contendo cloridrato de cocaína, a totalizar 24 gramas da substância, ao também menor Roberto Teixeira, nos fundos do colégio Maria De Lourdes Aquino Sotana, na rua dos Operários, no aludido município.
 
O parquet pleiteou aplicação de medida de internação ao menor, tendo em vista a existência de outra representação em curso, por prática de ato infracional análogo ao crime de roubo duplamente circunstanciado (emprego de arma e concurso de agentes).
 
Cientificado o adolescente, bem como seus pais, no dia 2 de março de 2023 foi realizada audiência à qual compareceu acompanhado de advogado constituído. Ouvidos, os policiais que efetuaram a apreensão de ENZO confirmaram ter presenciado o momento em que este entregou as ampolas de cocaína a Roberto, bem como a entrega de quantia em dinheiro de volta àquele. Roberto, também ouvido no ato, confirmou ter pago seiscentos reais a ENZO pelo recebimento da droga. ENZO optou por manter-se em silêncio, quando oportunizada a autodefesa.
 
Dada a palavra ao parquet e à defesa, foram oferecidas alegações orais.
 
Em seguida, o julgador proferiu sentença. Nela, reconheceu autoria e materialidade do ato infracional. Ao fixar a medida sócio-educativa, determinou a inserção de ENZO em regime de semi-liberdade, alegando a impossibilidade de internação, face à expressa dicção do art. 122, II, do ECA, que reclama, literalmente, ao menos três atos para aplicação de tal medida, eis que o texto legal se refere a “reiteração no cometimento de outras infrações graves”, ou que o ato de se desse “mediante violência ou grave ameaça”, que não é o caso dos autos. Deu ciência e intimou os presentes.
 
Os autos aportam na Promotoria de Justiça com atribuição para matéria de criança e adolescente no dia 13 de março. Elabore a manifestação que entender cabível, datando-a com o último dia do prazo recursal.

 

  9082 item(ns)
Primeiro Anterior  95   96   97   98   99  Proximo Ultimo

Cesta de Rodadas Pretéritas

Adicione à cesta os planos das Rodadas Pretéritas que você deseja adquirir.

    Valor Total: R$ ...

    • 1

    Copyright © 2010-2025 - Emagis - Todos os direitos reservados - CNPJ: 12.626.846/0001-10
    O Emagis é uma instituição privada, não possuindo qualquer vinculação a órgãos públicos. ILION.com.br