Emagis
Emagis
HOME MATRICULE-SE POR QUE APROVAMOS MAIS? ENTENDA OS CURSOS RESULTADOS ÁREA RESTRITA
NEWSLETTER
CONTATO
Magistratura MAGISTRATURA
Magistratura MINISTÉRIO PÚBLICO
Magistratura DEFENSORIA PÚBLICA
Magistratura PROCURADORIA
Magistratura DELEGADO DE POLICIA
Programas de Estudos PROGRAMAS DE ESTUDO
Planos de Questões/Provas PLANOS DE QUESTÕES/PROVAS
Cursos Intensivos Simulados CURSOS INTENSIVOS SIMULADOS
Videoaulas VIDEOAULAS
Rodadas Pretéritas RODADAS PRETÉRITAS
Downloads DOWNLOADS
Facebook Intagran Youtube Twitter
Emagis
Bem-vindo(a)



INÍCIO (ÁREA RESTRITA) AVISOS MINHA CONTA ALTERAR DADOS CADASTRAIS RENOVAR/ADQUIRIR PLANO CERTIFICADOS INDIQUE UM AMIGO SAIR
FAÇA SEU LOGIN


ESQUECEU A SENHA?


Seu navegador não suporta este video. Por favor, atualize seu navegador.

Rodadas Pretéritas

  1. Home
  2. Rodadas Pretéritas
  3. Busca
  4. Entenda as rodadas pretéritas
Informações Adicionar

Discursivas 2022

Informações Adicionar

Discursivas TJ/SP 2023

Busque por suas rodadas

Informações Adicionar

Delegado de Polícia - Rodada 20.2024

Informações Adicionar

Ministério Público Estadual - Rodada 30.2024

Informações Adicionar

Objetivas - Rodada 30.2024

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 30.2024 - Questão 1

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 30.2024 - Questão 2

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 30.2024 - Questão 3

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 30.2024 - Questão 4

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 30.2024

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 30.2024

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 30.2024

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 30.2024

Informações Adicionar

Objetivas AGU/PFN/PGF - Rodada 30.2024

Informações Adicionar

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 30.2024

Informações Adicionar

Objetivas MPF - Rodada 30.2024

Informações Adicionar

Sentença Estadual - Rodada 30.2024

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 30.2024

Informações Adicionar

Objetivas DP Estadual - Rodada 30.2024

Informações Adicionar

Objetivas MP Estadual - Rodada 30.2024

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM - Rodada 30.2024

Informações Adicionar

Objetivas DPF - Rodada 30.2024

Informações Adicionar

Sentença Estadual - Rodada 29.2024

Informações Adicionar

Ministério Público Estadual - Rodada 29.2024

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 29.2024

Delegado de Polícia - Rodada 20.2024

A autoridade policial titular da Delegacia Especializada em Crimes contra a Administração Pública do Estado do Rio Grande do Sul instaurou o inquérito policial n. 123/2024 para investigar supostos crimes perpetrados por Armando Baderna, servidor da Secretária de Assistência Social de Porto Alegre/RS.

Os servidores da referida Secretaria – Jagunço Mulambo e Maria Confusão – dirigiram-se à delegacia para noticiar que Armando, servidor da Secretaria de Assistência Social responsável por separar e embalar as doações destinadas às pessoas atingidas pelas enchentes e cheias de rios, estava se apropriando dessas doações, tais como roupas, alimentos, água mineral, kits de higiene etc.

Conforme o boletim de ocorrência, uma vez por semana Baderna conduzia seu carro até os fundos da Secretaria de Assistência Social, local onde ficavam guardadas as doações para separação e envio às famílias atingidas pelas chuvas, e, valendo-se da facilidade de servidor públicos do referido órgão, carregava o automóvel com alguns dos produtos doados e levava para a sua casa.

O delegado responsável pelas investigações solicitou as imagens do circuito de TV da Secretaria e constatou a veracidade da notícia. Ademais, representou por medida de busca e apreensão domiciliar na casa do investigado. Ao cumpri-la, chegou a arrecadar vários bens na casa do investigado destinados à doação. Por fim, juntou a Folha de Antecedentes Criminais de Baderna, na qual constava anotações de ameaça, lesão corporal grave e tentativa de homicídio, todas as infrações ainda em apuração.

Armando Baderna foi intimado pela autoridade policial para ser ouvido na delegacia no dia 5 de agosto de 2024. Irritado por conta da investigação contra ele, encaminhou mensagem de áudio para Jagunço Mulambo e Maria Confusão via “WhatsApp” proferindo ameaças de morte, averbando que os dois pagariam com a vida por tê-lo dedurado à Polícia.

Mulambo e Confusão procuraram a autoridade policial e entregaram-no os áudios com as ameaças de morte.

Diante dos fatos narrados, na condição de Delegado de Polícia presidente do feito, elabore representação com o pleito(s) cautelar(es) adequado(s) para o prosseguimento da investigação. Tipifique o(s) crime(s) praticado(s).

Boa prática!

 

Ministério Público Estadual - Rodada 30.2024

Wilmar Mendes, residente e domiciliado em Taubaté/SP, mantém vínculo celetista com uma multinacional do ramo de proteína animal e em razão disso, eventualmente, com periodicidade semestral ou anual, recebe verbas do empregador que derivam dos lucros obtidos pela empresa, conforme previsto em convenção coletiva. No ano de 2023 não houve o recebimento de tais valores, porque a multinacional teve prejuízo contábil em seu balanço. Porém, no primeiro semestre de 2024, com lucro reportado, o empregador pagou alguns trocados a Wilmar, sob a referida rubrica.

Ocorre que Wilmar recentemente figurou no polo passivo de ação de investigação de paternidade (ação nº 2022.0123), na qual restou constatado que ele é pai biológico do menor Happy Hemp, nascido de uma relação eventual mantida com uma mulher de nacionalidade indiana, domiciliada em Lagoinha/SP. Referida ação tramitou na 8º Vara de Família da Comarca de Taubaté/SP e transitou em julgado em 06/03/2023, fixando certeza jurídica quanto à paternidade de Wilmar.

Tão logo a decisão em questão tornou-se irrecorrível, Wilmar Mendes passou a pagar alimentos em favor do menor, conforme se obrigou em escritura pública, subscrita por ele e pela mãe. Este documento autorizou seu empregador a descontar em contracheque as verbas acordadas, que tinham por base de cálculo o salário, horas-extras, férias e décimo terceiro salário, além da gratificação de chefia que ele recebia quando substituía seu chefe imediato, ocasionalmente.

Porém, após desentendimento entre as partes, a genitora de Happy Hemp formulou representação ao MP, argumentando que nem todas as verbas salariais recebidas por ele compunham a base de cálculo da pensão alimentícia, o que estaria prejudicaria o desenvolvimento psíquico-social da criança.

Diante disso, após instruir procedimento administrativo na forma do art. 8º, inciso II, da Resolução CNMP nº 174/2017, e embora tenha verificado que a pensão alimentícia parecia suficiente para as despesas do menor, deliberou a 1º Promotoria de Justiça de Lagoinha/SP em ajuizar ação de alimentos contra Wilmar Mendes, em substituição processual ao menor Happy Hemp, com base na Lei nº 5.478/68. A ação de alimentos veio instruída a certidão do trânsito em julgado da ação de investigação de paternidade, bem como prova cabal que as verbas eventuais recebidas pelo requerido, relativas ao lucro da multinacional empregadora, mencionadas no primeiro parágrafo deste enunciado, não eram repassadas ao menor.

No pedido, o MP requereu a condenação do réu na obrigação de incluir na base de cálculo pensão alimentícias as verbas mencionadas, à razão de 30% (trinta por cento), que já era a fração anteriormente acordada entre as partes na escritura pública. Requereu também alimentos provisórios, em montante coincidente com o pedido final.

A inicial foi recebida e o juízo deferiu os alimentos provisórios, tal como solicitado pelo MP. A citação do requerido foi regular. Audiência conciliatória, com presença do MP e das partes, restou infrutífera e só serviu para acirrar os ânimos. Em seguida, tempestivamente, o réu ofereceu contestação, sem negar o recebimento das verbas, mas arguindo a improcedência do pedido porque os valores realmente não incidem na base de cálculo da pensão alimentícia. Sustentou também que a inadequação do procedimento, uma vez que não mais persiste o rito da Lei nº 5.478/68 depois da vigência do CPC de 2015. Em peça apartada, que foi autuada em separado, ofereceu exceção de incompetência, arguindo que a lei determina a remessa dos autos ao juízo de família de Taubaté/SP, seja por conexão à ação de investigação de paternidade nº 2022.0123, seja porque lá é o domicílio do requerido.

Os autos, principais e apartados, vieram para manifestação do MP. Na condição de novo titular da 1º Promotoria de Justiça de Lagoinha/SP, formule-a em uma única peça, sem necessidade de relatório.

 

Objetivas - Rodada 30.2024

(EMAGIS) Marcelo, policial militar, durante o expediente, dirigiu-se ao setor de Protocolo Geral, deixando caixa, identificada pelo código Sedex, a ser remetida pelo serviço de envio de correspondência da Administração Pública. Servidores públicos responsáveis pela triagem, considerados o peso e o suposto conteúdo da embalagem, abriram-na e constataram a existência de 36 frascos com líquido transparente. Submetido o material a perícia, verificou-se tratar-se de ácido gama-hidroxibutírico e cetamina, substâncias de controle especial. O Juízo do Conselho Permanente da Justiça Militar da Comarca, no processo-crime nº 00001-02.2014.0.00.0000, condenou-o, em virtude da prática do delito previsto no artigo 290, § 1º (tráfico de drogas cometido por militar em serviço), do Código Penal Militar, a 3 anos de reclusão, no regime inicial de cumprimento aberto. Substituiu a pena por restritiva de direitos. Ante a inviolabilidade da correspondência, a defesa sustentou a ilicitude da prova. O Juízo concluiu pela impossibilidade de o sigilo de correspondência legitimar práticas ilegais. Ressaltou não estar em jogo a proteção da intimidade, tendo em vista não ser o caso de violação de comunicação escrita ou de conteúdo a veicular manifestação de pensamento. Concluiu que a caixa aberta, por qualificar-se como encomenda, não estava protegida pela inviolabilidade prevista no artigo 5º, inciso XII, da Constituição Federal.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Cuida-se de recurso extraordinário interposto com fulcro no artigo 102, inciso III, alínea a, da Constituição Federal, contra acórdão mediante o qual o Tribunal de Justiça do Estado, em sede de ação direta de inconstitucionalidade, considerou constitucional leis municipais que obrigam a implantação de ambulatório ou de serviço de pronto-socorro nas dependências de shoppings centers, com a presença de médico e ambulância. O recorrente alega, nas razões do recurso extraordinário, violação do art. 1º, incisos III e IV; do art. 22, inciso XXIII; do art. 30, incisos I e II; e os arts. 170; 174; 196 e 199 da Constituição Federal. Suscita, inicialmente, que o fundamento da dignidade da pessoa humana não afeta a distribuição de competências legislativas estabelecidas na Constituição Federal, nem implica transferir ao particular obrigações próprias do Poder Público. Destaca, ademais, que a permanência em um shopping center não causa risco ao frequentador. Aponta que não questiona o dever de prestação de primeiros socorros a clientes vitimados nas dependências de shoppings (o qual decorreria do princípio da solidariedade), mas a obrigação desarrazoada de prestar serviços médicos pré-hospitalares, em condições que somente se poderia exigir do Poder Público. Defende que as leis municipais padecem de inconstitucionalidade formal, por legislarem sobre matérias de competência privativa da União, no caso, sobre seguridade social, nos termos do art. 22, inciso XXIII, da Constituição Federal. Aduz que, nos termos do art. 1º, inciso IV, e dos arts. 170, 174 e 199 da Constituição Federal, é livre a iniciativa privada, inclusive no que toca à assistência à saúde, de modo que o Poder Público não pode exigir dos particulares, incluídos os empreendedores de shopping centers, que prestem serviços de assistência à saúde, os quais nem sequer se relacionam ao seu objeto social.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Cuida-se de mandado de segurança impetrado contra ato do Advogado-Geral da União. Narrou a impetrante que se aposentou de forma voluntária e com proventos integrais, em 15 de junho de 1990, nos termos do art. 40, inciso III, alínea a, da Constituição Federal, no cargo de assistente jurídico, nível S, classe “A”, do quadro de pessoal permanente do Ministério da Cultura. Expôs que, até o advento da Constituição Federal de 1988, a defesa da União Federal era exercida pela extinta Advocacia Consultiva da União e que, com a criação da Advocacia-Geral da União, tornou-se imperioso reacomodar nos quadros da AGU os assistentes jurídicos até então vinculados aos diversos órgãos e entidades da Administração Federal, de modo que o cargo de assistente jurídico passou a integrar a Advocacia-Geral da União, nos termos da Lei Complementar nº 73/93, art. 2º, § 5º. Relatou que a Lei nº 9.028/95 (oriunda da MP nº 485/94) adveio com o fim de estruturar a recém-criada AGU, determinando a transposição dos cargos efetivos de assistente jurídico, Classes A, B e C, de diversos setores da Administração Federal para a carreira de assistente jurídico da Advocacia-Geral da União, Categoria Especial, 1ª Categoria, 2ª Categoria, nos termos dos arts. 19 e 19-A. Discorreu, ainda, que o Advogado-Geral da União proferiu entendimento em favor da transposição e do apostilamento somente dos assistentes jurídicos que se encontravam em atividade na data de publicação da MP nº 485, de 29 de abril de 1994, posteriormente convertida na Lei nº 9.028/95. Diante desse cenário, a impetrante moveu a presente ação mandamental para garantir o direito de isonomia entre ativos e inativos, previsto no art. 40, § 8º, da Constituição Federal. Asseverou que, se os assistentes jurídicos em atividade se tornaram membros da Advocacia- Geral da União, não existe razão jurídica para que os colegas aposentados e pensionistas permaneçam fora da AGU, atrelados aos diversos órgãos da administração direta. Pediu a concessão da segurança, para determinar a transposição da carreira de assistente jurídico da administração federal direta para a carreira de assistente jurídico da Advocacia-Geral da União, com o consequente apostilamento da denominação de advogado da União no título de inatividade e transferência da respectiva folha de pagamento para a Advocacia-Geral da União

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com serviços públicos e atividades econômicas, além da atuação estatal correlata, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o concurso público para provimento de cargos na Administração Pública, avalie as assertivas que seguem.

I. O portador de surdez unilateral qualifica-se como pessoa com deficiência para o fim de disputar as vagas reservadas em concursos públicos.

II. A aplicação do percentual de reserva de vagas para candidatos com deficiência que resulta em número fracionário enseja o seu arredondamento para o inteiro imediatamente superior.

III. O portador de visão monocular tem direito de concorrer, em concurso público, às vagas reservadas aos deficientes.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a administração pública indireta, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente aos poderes administrativos e aos serviços públicos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Trata-se de sentença condenatória transitada em julgado contra a Fazenda Pública que determina expressamente a incidência de juros de mora em 1% ao mês, tratando-se de condenação ao pagamento de quantia certa sem natureza tributária. Na fase de cumprimento da sentença, a Fazenda Pública devedora sustenta que, ainda que se trate de sentença transitada em julgado e tal trânsito em julgado tenha ocorrido antes da vigência da Lei 11.960/2009, são aplicáveis os juros moratórios previstos na Lei n. 11.960/2009.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil na disciplina do Código Civil e na jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. O empregador ou comitente é civilmente responsável por seus empregados, serviçais e prepostos, no exercício do trabalho que lhes competir, ou em razão dele.

II. O vínculo permanente e vitalício entre a Igreja Católica e seu sacerdote é apto a ensejar a responsabilidade objetiva da instituição religiosa por desvio moral de conduta de seu representante, desde que comprovada a responsabilidade subjetiva do padre por fato criminoso vinculado ao prestígio social angariado em razão do desempenho da função.

III. O direito à indenização por danos morais transmite-se com o falecimento do titular, possuindo os herdeiros da vítima legitimidade ativa para ajuizar ou prosseguir a ação indenizatória.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as formas de garantias admitidas no ordenamento jurídico, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre o regime de comunhão parcial de bens no casamento e a repercussão neste regime dos planos de previdência privada, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da proteção das marcas pela Lei de Propriedade Industrial e pela jurisprudência do STJ, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do contrato de representação comercial, avalie as assertivas que seguem.

I. A comissão contratada nos casos de representação comercial deverá incidir sobre o valor total das mercadorias, sem os descontos de impostos e encargos financeiros.

II. É nulo o contrato verbal de representação comercial.

III. A ausência do registro no órgão de classe não impede o representante comercial de receber pelos serviços prestados, nos termos do contrato, mas afasta a incidência do regramento previsto na Lei n.º 4.886/65.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Considere as seguintes situações e marque a alternativa correta, em vista da competência do foro onde ajuizadas as ações.

I. A empresa Lucro Alto S/A, sediada em Anápolis/GO, ingressou com ação anulatória contra o Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, distribuindo-a perante a Justiça Federal da Subseção Judiciária daquele município.

II. Maria, domiciliada em Porto Velho/RO, ajuizou ação indenizatória contra o Estado do Paraná, por fato ocorrido em Curitiba/PR. A demanda foi ajuizada perante a Comarca da capital rondoniense.

III. João impetrou mandado de segurança contra ato do Gerente Executivo do INSS em Araguaína/TO que, ao argumento de perda da qualidade de segurado, indeferira requerimento administrativo de concessão do benefício de auxílio por incapacidade temporária fruto de acidente de trabalho. O writ foi distribuído na Justiça Federal da Subseção Judiciária daquele município.

 

(EMAGIS) A respeito dos precatórios, avalie as assertivas que seguem.

I. Os honorários advocatícios incluídos na condenação ou destacados do montante principal devido ao credor consubstanciam verba de natureza alimentar cuja satisfação ocorrerá com a expedição de precatório ou requisição de pequeno valor, observada ordem especial restrita aos créditos dessa natureza.

II. O art. 100, § 1º, da Constituição Federal, não encerra um rol taxativo das verbas consideradas de natureza alimentar, mas, ao invés, tão somente exemplificativo, de sorte que a definição da natureza jurídica de determinada verba deverá ser buscada a partir da possibilidade de sua subsunção a uma das categorias elencadas no referido dispositivo constitucional.

III. Cabe recurso extraordinário contra decisão proferida no processamento de precatórios.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa que contém a afirmação CORRETA em relação à ação coletiva.

 

(EMAGIS) No âmbito da Criminologia, avalie as assertivas que seguem e marque a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as causas de exclusão da ilicitude penal, também com suas repercussões processuais, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a teoria do crime, assinale a alternativa apropriada.

 

(EMAGIS) Sobre o processo e julgamento pelo Tribunal do Júri, avalie as assertivas que seguem.

I. O julgamento não será adiado se a testemunha deixar de comparecer, salvo se uma das partes tiver requerido a sua intimação por mandado no momento próprio, declarando tratar-se de testemunha imprescindível e indicando a sua localização.

II. Há ofensa ao princípio do contraditório e, por conseguinte, prejuízo ao parquet, quando este se viu impedido do direito de tomar o depoimento de testemunha considerada imprescindível ao deslinde do feito, tendo sido cientificado da sua não localização somente em plenário, momento em que requereu adiamento do julgamento e prazo para diligenciar o endereço atualizado, o que lhe foi negado.

III. Quando o recurso de apelação é interposto contra a sentença proferida pelo Tribunal do Júri, sob o fundamento de contrariedade às provas dos autos, o colegiado responsável pelo exame do recurso fica adstrito à apreciação da existência ou não de suporte probatório para a decisão tomada pelos jurados integrantes do Conselho de Sentença, somente se admitindo a cassação do veredicto em caso de completa dissociação entre as conclusões dos jurados e os elementos probatórios.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente aos crimes contra as telecomunicações, os crimes em licitações e contratos administrativos, os crimes de racismo e os crimes contra o estado democrático de direito, julgue os itens expostos a seguir e marque a alternativa correta.

I. A diferença entre a conduta tipificada no art. 70 do antigo Código Brasileiro de Telecomunicações (Lei 4.117/62) e a do art. 183 da nova Lei de Telecomunicações (Lei 9.472/97) está na habitualidade da conduta: quando a atividade clandestina de telecomunicações é desenvolvida de modo habitual, a conduta tipifica o disposto no art. 183 da Lei 9.472/97, e não o art. 70 da Lei 4.117/62, que se restringe àquele que instala ou utiliza sem habitualidade a atividade ilícita em questão.

II. O crime de fraude à licitação é material, consumando-se com a obtenção de vantagem indevida.

III. Tanto o STJ quanto o STF entendem que mesmo antes da Lei 14.532/23 o crime de injúria racial era imprescritível.

IV. O crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito enquadra-se, doutrinariamente, como crime de atentado.

 

(EMAGIS) Sobre a ação penal pública condicionada à representação, avalie as assertivas que seguem.

I. A representação, nos crimes de ação penal pública condicionada, não exige maiores formalidades, sendo suficiente a demonstração inequívoca de que a vítima tem interesse na persecução penal. Dessa forma, não há necessidade da existência nos autos de peça processual com esse título, sendo suficiente que a vítima ou seu representante legal leve o fato ao conhecimento das autoridades.

II. Nas ações penais públicas condicionadas à representação da ofendida de que trata a Lei 11.340/2006, só será admitida a renúncia à representação perante o juiz, em audiência especialmente designada com tal finalidade, antes do recebimento da denúncia e ouvido o Ministério Público, não podendo tal audiência ser designada de ofício pelo juiz, já que sua realização somente é necessária caso haja manifestação do desejo da vítima de se retratar trazida aos autos antes do recebimento da denúncia.

III. O comparecimento da vítima perante a autoridade policial em observância ao mandado de intimação previamente expedido pela autoridade policial configura representação, nos crimes de ação penal pública condicionada, tornando desnecessário à autoridade colher a representação no termo de declaração.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que toca às medidas cautelares prisionais, assinale a correta:

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal das penas restritivas de direito, avalie as assertivas que seguem.

I. Iniciada a execução, é vedado ao juiz alterar a forma de cumprimento das penas de prestação de serviços à comunidade e de limitação de fim de semana.

II. O período em que o sentenciado deixou de comparecer em juízo por causa da pandemia da covid-19 pode ser considerado como tempo efetivamente cumprido de pena, já que ele não deu causa àquela situação.

III. A prática de crime ou contravenção penal contra a mulher com violência ou grave ameaça no ambiente doméstico não é óbice automático à substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação às diversas espécies tributárias, julgue os itens abaixo.

I. É inconstitucional a aplicação dos recursos arrecadados por meio de contribuição para o custeio da iluminação pública na expansão e aprimoramento da rede, uma vez que se trata de tributo vinculado, cuja receita deve ser destinada ao custeio das despesas de execução e manutenção do serviço de iluminação pública.

II. A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimo compulsório no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, hipótese em que não precisará ser observada a anterioridade de exercício.

III. As empresas prestadoras de serviços estão sujeitas às contribuições ao Sesc e Senac, salvo se integradas noutro serviço social.

IV. Em se tratando de empresas de natureza urbana, é inconstitucional a cobrança da contribuição de intervenção no domínio econômico destinada ao INCRA.

São falsos os itens:

 

(EMAGIS) Em ação direta de inconstitucionalidade, discutiu-se no STF a exigibilidade ou não, ainda no exercício financeiro de 2022, do diferencial de alíquota do ICMS nas operações interestaduais envolvendo consumidor final não contribuinte do imposto, cuja disciplina foi instituída pela Lei Complementar 190/2022, aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro de 2021, mas sancionada e publicada dia 5 de janeiro de 2022.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A empresa ajuizou Ação Ordinária com o intuito de anular lançamentos de IPI sobre mercadorias (cigarros) que foram, após saídas de seu estabelecimento, furtadas, considerando injustiça onerar o contribuinte com tributação que não corresponde ao proveito decorrente da operação, proveito que comprovadamente, em razão do furto, não existiu, já que obstada a efetivação da comercialização. A União se defendeu sustentando que o roubo ou furto de mercadorias é risco inerente à atividade do contribuinte, de modo que, se roubados os produtos depois da saída (implementação do fato gerador do IPI), deve haver a tributação.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as leis orçamentárias, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) No âmbito do Direito Ambiental, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a ordem constitucional econômica assinale a alterativa correta:

 

(EMAGIS) O pleito deduzido em juízo por Carla trata de danos materiais e morais decorrentes de atraso em voo internacional. O requerimento constante da petição inicial é de seguinte teor: 1) A citação pelo correio da requerida para responder à presente ação, no prazo legal, sob pena de confissão; 2) A condenação da requerida ao pagamento de indenização por danos materiais, fixados em R$ 20.000,00 (vinte mil reais) acrescidos de juros e correção monetária; 3) A condenação da requerida ao pagamento de indenização por danos morais, fixados em pelo menos R$ 9.300,00 (nove mil e trezentos reais), de acordo com o critério do(a) ilustre magistrado(a), levando em conta a capacidade financeira da autora e ré, a extensão do dano e o caráter inibidor de novas práticas similares pela ré. 4) O direito à produção de todas as provas em direito admitidas, em especial a oitiva das testemunhas; passageiros do mesmo vôo, requerendo, desde já a sua intimação para comparecerem em juízo a fim de atestar os fatos ora narrados, entre outras.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Ministério Público ofereceu representação ao Juízo da Infância e Juventude, atribuindo a prática de ato infracional análogo ao crime de homicídio qualificado ao adolescente PSL, em razão da morte de um bombeiro militar. Considerando a situação concreta, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), assinale a incorreta:

 

(EMAGIS) Considere que, subtraída indevidamente pela mãe de seu país de residência habitual e por ela trazida a criança ao Brasil, veicule o pai, com fundamento na Convenção sobre os Aspectos Civis do Sequestro Internacional de Crianças (Convenção de Haia – Decreto n. 3.413/2000), pretensão de imediata repatriação da criança ao país em que se encontrava, também signatário da Convenção, local de residência habitual da criança, repita-se.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o tempo de serviço/contribuição para fins previdenciários, assinale a alternativa correta.

 

(Inspetor Tecnologista INPE – 2024 – FGV) Considerando a Lei da Terceirização (Lei n° 13.429/17), assinale a afirmativa correta.

 

(Analista legislativo – Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados – FGV – 2024) Murilo ajuizou reclamação contra seu ex-empregador em 2024, tendo a assistência de seu sindicato de classe. Depois que foi devidamente contestada e instruída, com oitiva das partes e de várias testemunhas, adveio a sentença que julgou improcedente o pedido. O juízo indeferiu o requerimento de gratuidade de justiça feito na petição inicial em razão do elevado salário que era recebido por Murilo. As custas foram fixadas em R$ 4.000,00, e os honorários sucumbenciais em favor dos advogados do reclamado, em R$ 10.000,00. Dessa sentença não houve interposição de recurso, transitando em julgado.

Considerando esses fatos e a previsão da CLT, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) Segundo a Resolução CNMP nº 23/2007, que trata do inquérito civil, assinale a alternativa correta:

 

(DPE/AP – FCC – 2022) A Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública foi prevista, nacionalmente, a partir da Lei Complementar no 132/2009, que alterou a Lei Complementar no 80/1994. Essa inovação normativa estabeleceu

 

(EMAGIS) Jon Elster publicou livro de leitura obrigatória sobre ciência política e direito constitucional. Em sua obra “Ulisses liberto: estudos sobre racionalidade, pré-compromisso e restrições, Elster faz importante analogia com a historiografia grega. Claro, aqui está uma questão revisada que combina a temática de "Ulysses and the Sirens" de Jon Elster com ciência política e controle de constitucionalidade. Relacionando esse conceito à ciência política, qual das seguintes alternativas melhor exemplifica uma medida institucional que um Estado pode adotar para garantir que os governantes futuros respeitem a Constituição, evitando a tentação de agir de forma inconstitucional?

 

(EMAGIS) Há uma discussão na ciência política nos Estados Unidos que é relevante para o caso brasileiro, conquanto o debate brasileiro ainda seja incipiente na matéria. Trata-se do tema do “Deep state”. De que modo o “deep state” interfere na estabilidade democrática? Marque a alternativa que melhor descreve essa discussão:

 

Discursivas - Rodada 30.2024 - Questão 1

Suponha que o Presidente da República tenha editado Medida Provisória que promoveu alteração na forma de cálculo de benefícios previdenciários.

Logo após a sua edição, partido político com representação no Congresso Nacional ingressou com ação direta de inconstitucionalidade, tendo o Supremo Tribunal Federal, cerca de um mês depois, concedido medida cautelar por vislumbrar possível violação a regras constitucionais que tratam da Previdência Social, suspendendo, pois, a aplicação da Medida Provisória.

No seguimento, o Congresso Nacional, ao examinar a Medida Provisória, entendeu que ela não atendia aos requisitos de relevância e urgência, vindo, pois, a rejeitá-la, o que restou formalizado em Ato Declaratório do Presidente do Senado Federal, sem a edição de decreto-legislativo.

Em vista da rejeição da Medida Provisória pelo Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal reconheceu a perda de objeto daquela ação direta de inconstitucionalidade, extinguindo-a sem resolução do mérito.

Diante desse cenário, a Autarquia encarregada da gestão dos benefícios previdenciários entendeu, administrativamente, que as relações jurídicas constituídas e decorrentes dos atos praticados durante a vigência da Medida Provisória conservar-se-iam por ela regidos, motivo pelo qual calculou os benefícios concedidos durante o período de vigência dessa Medida Provisória segundo os ditames desse ato normativo, a despeito de ter sido rejeitado pelo Congresso Nacional.

O Ministério Público Federal, no entanto, ingressou com ação civil pública contra essa Autarquia, argumentando que, uma vez constatada a inconstitucionalidade da Medida Provisória pelo Supremo Tribunal Federal, ainda que por meio de medida liminar em ADI que restou extinta sem resolução do mérito, as relações jurídicas surgidas durante o hiato que se estendeu desde a sua edição até a sua rejeição pelo Congresso Nacional não deveriam ser regidas pelas normas da Medida Provisória.

Aplicando os seus conhecimentos em Direito Constitucional, sem acrescentar fatos novos, responda: no caso apresentado, quem tem razão? O Ministério Público ou a Autarquia Previdenciária?

Fundamente a sua resposta em até 15 (quinze) linhas.

Discursivas - Rodada 30.2024 - Questão 2

No cumprimento de sentença contra a Fazenda Pública, em não havendo impugnação à pretensão executória, é correto afirmar que os honorários advocatícios:

(A) são devidos independentemente de o valor exequendo exigir a expedição de precatório judicial ou se enquadrar como obrigação de pequeno valor para fins de autorizar a expedição de Requisição de Pequeno Valor (RPV);
(B) não são devidos independentemente de o valor exequendo exigir a expedição de precatório judicial ou se enquadrar como obrigação de pequeno valor para fins de autorizar a expedição de Requisição de Pequeno Valor (RPV);
(C) não são devidos somente se o valor exequendo exigir a expedição de precatório judicial, mas são devidos caso o valor em execução se enquadrar como obrigação de pequeno valor e autorizar a expedição de Requisição de Pequeno Valor (RPV);
(D) não são devidos somente se o valor exequendo se enquadrar como obrigação de pequeno valor e autorizar a expedição de Requisição de Pequeno Valor (RPV), mas são devidos caso o valor em execução exigir a expedição de precatório judicial.

Redija texto dissertativo apontando a alternativa correta e fundamentando a sua resposta. Limite: 15 (quinze) linhas.

Discursivas - Rodada 30.2024 - Questão 3

A Súmula 623 do STJ enuncia que as obrigações ambientais possuem natureza propter rem, sendo possível exigi-las, à escolha do credor, do proprietário ou possuidor atual e/ou dos anteriores. Assim, é correto afirmar que o titular anterior do bem está obrigado a reparar, em qualquer hipótese, o dano ambiental causado supervenientemente à cessação de sua propriedade? Resposta em, no máximo, 15 linhas.

Discursivas - Rodada 30.2024 - Questão 4

Jurandir recebeu uma intimação do oficial de justiça informando que ele havia sido condenado, com trânsito em julgado, a uma pena de 5 anos de reclusão em razão de um roubo. Surpreso, já que não havia praticado crime algum, procurou a Defensoria Pública. O Defensor Público, após pesquisas, descobriu que o autor do roubo em questão teria sido Filomeno, primo de Jurandir, que era muito parecido com ele. Filomeno, no momento em que foi preso, apresentou o documento de Jurandir. Assim, para todos os efeitos, o nome e os dados de Jurandir constaram no processo criminal como sendo ele o autor do delito. Diante desse cenário, Jurandir, assistido pela Defensoria Pública, ingressou com revisão criminal, no Tribunal de Justiça, objetivando reformar a condenação criminal e absolver Jurandir das acusações. Na revisão criminal, Jurandir conseguiu comprovar cabalmente a situação acima descrita. A revisão criminal deve ser julgada procedente? Responda, justificadamente, em até 15 linhas.

Discursivas - Rodada 30.2024

Suponha que o Presidente da República tenha editado Medida Provisória que promoveu alteração na forma de cálculo de benefícios previdenciários.

Logo após a sua edição, partido político com representação no Congresso Nacional ingressou com ação direta de inconstitucionalidade, tendo o Supremo Tribunal Federal, cerca de um mês depois, concedido medida cautelar por vislumbrar possível violação a regras constitucionais que tratam da Previdência Social, suspendendo, pois, a aplicação da Medida Provisória.

No seguimento, o Congresso Nacional, ao examinar a Medida Provisória, entendeu que ela não atendia aos requisitos de relevância e urgência, vindo, pois, a rejeitá-la, o que restou formalizado em Ato Declaratório do Presidente do Senado Federal, sem a edição de decreto-legislativo.

Em vista da rejeição da Medida Provisória pelo Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal reconheceu a perda de objeto daquela ação direta de inconstitucionalidade, extinguindo-a sem resolução do mérito.

Diante desse cenário, a Autarquia encarregada da gestão dos benefícios previdenciários entendeu, administrativamente, que as relações jurídicas constituídas e decorrentes dos atos praticados durante a vigência da Medida Provisória conservar-se-iam por ela regidos, motivo pelo qual calculou os benefícios concedidos durante o período de vigência dessa Medida Provisória segundo os ditames desse ato normativo, a despeito de ter sido rejeitado pelo Congresso Nacional.

O Ministério Público Federal, no entanto, ingressou com ação civil pública contra essa Autarquia, argumentando que, uma vez constatada a inconstitucionalidade da Medida Provisória pelo Supremo Tribunal Federal, ainda que por meio de medida liminar em ADI que restou extinta sem resolução do mérito, as relações jurídicas surgidas durante o hiato que se estendeu desde a sua edição até a sua rejeição pelo Congresso Nacional não deveriam ser regidas pelas normas da Medida Provisória.

Aplicando os seus conhecimentos em Direito Constitucional, sem acrescentar fatos novos, responda: no caso apresentado, quem tem razão? O Ministério Público ou a Autarquia Previdenciária?

Fundamente a sua resposta em até 15 (quinze) linhas.

 

No cumprimento de sentença contra a Fazenda Pública, em não havendo impugnação à pretensão executória, é correto afirmar que os honorários advocatícios:

(A) são devidos independentemente de o valor exequendo exigir a expedição de precatório judicial ou se enquadrar como obrigação de pequeno valor para fins de autorizar a expedição de Requisição de Pequeno Valor (RPV);
(B) não são devidos independentemente de o valor exequendo exigir a expedição de precatório judicial ou se enquadrar como obrigação de pequeno valor para fins de autorizar a expedição de Requisição de Pequeno Valor (RPV);
(C) não são devidos somente se o valor exequendo exigir a expedição de precatório judicial, mas são devidos caso o valor em execução se enquadrar como obrigação de pequeno valor e autorizar a expedição de Requisição de Pequeno Valor (RPV);
(D) não são devidos somente se o valor exequendo se enquadrar como obrigação de pequeno valor e autorizar a expedição de Requisição de Pequeno Valor (RPV), mas são devidos caso o valor em execução exigir a expedição de precatório judicial.

Redija texto dissertativo apontando a alternativa correta e fundamentando a sua resposta. Limite: 15 (quinze) linhas.

 

A Súmula 623 do STJ enuncia que as obrigações ambientais possuem natureza propter rem, sendo possível exigi-las, à escolha do credor, do proprietário ou possuidor atual e/ou dos anteriores. Assim, é correto afirmar que o titular anterior do bem está obrigado a reparar, em qualquer hipótese, o dano ambiental causado supervenientemente à cessação de sua propriedade? Resposta em, no máximo, 15 linhas.

 

Jurandir recebeu uma intimação do oficial de justiça informando que ele havia sido condenado, com trânsito em julgado, a uma pena de 5 anos de reclusão em razão de um roubo. Surpreso, já que não havia praticado crime algum, procurou a Defensoria Pública. O Defensor Público, após pesquisas, descobriu que o autor do roubo em questão teria sido Filomeno, primo de Jurandir, que era muito parecido com ele. Filomeno, no momento em que foi preso, apresentou o documento de Jurandir. Assim, para todos os efeitos, o nome e os dados de Jurandir constaram no processo criminal como sendo ele o autor do delito. Diante desse cenário, Jurandir, assistido pela Defensoria Pública, ingressou com revisão criminal, no Tribunal de Justiça, objetivando reformar a condenação criminal e absolver Jurandir das acusações. Na revisão criminal, Jurandir conseguiu comprovar cabalmente a situação acima descrita. A revisão criminal deve ser julgada procedente? Responda, justificadamente, em até 15 linhas.

 

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 30.2024

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil na disciplina do Código Civil e na jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. O empregador ou comitente é civilmente responsável por seus empregados, serviçais e prepostos, no exercício do trabalho que lhes competir, ou em razão dele.

II. O vínculo permanente e vitalício entre a Igreja Católica e seu sacerdote é apto a ensejar a responsabilidade objetiva da instituição religiosa por desvio moral de conduta de seu representante, desde que comprovada a responsabilidade subjetiva do padre por fato criminoso vinculado ao prestígio social angariado em razão do desempenho da função.

III. O direito à indenização por danos morais transmite-se com o falecimento do titular, possuindo os herdeiros da vítima legitimidade ativa para ajuizar ou prosseguir a ação indenizatória.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as formas de garantias admitidas no ordenamento jurídico, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre o regime de comunhão parcial de bens no casamento e a repercussão neste regime dos planos de previdência privada, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Considere as seguintes situações e marque a alternativa correta, em vista da competência do foro onde ajuizadas as ações.

I. A empresa Lucro Alto S/A, sediada em Anápolis/GO, ingressou com ação anulatória contra o Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, distribuindo-a perante a Justiça Federal da Subseção Judiciária daquele município.

II. Maria, domiciliada em Porto Velho/RO, ajuizou ação indenizatória contra o Estado do Paraná, por fato ocorrido em Curitiba/PR. A demanda foi ajuizada perante a Comarca da capital rondoniense.

III. João impetrou mandado de segurança contra ato do Gerente Executivo do INSS em Araguaína/TO que, ao argumento de perda da qualidade de segurado, indeferira requerimento administrativo de concessão do benefício de auxílio por incapacidade temporária fruto de acidente de trabalho. O writ foi distribuído na Justiça Federal da Subseção Judiciária daquele município.

 

(EMAGIS) A respeito dos precatórios, avalie as assertivas que seguem.

I. Os honorários advocatícios incluídos na condenação ou destacados do montante principal devido ao credor consubstanciam verba de natureza alimentar cuja satisfação ocorrerá com a expedição de precatório ou requisição de pequeno valor, observada ordem especial restrita aos créditos dessa natureza.

II. O art. 100, § 1º, da Constituição Federal, não encerra um rol taxativo das verbas consideradas de natureza alimentar, mas, ao invés, tão somente exemplificativo, de sorte que a definição da natureza jurídica de determinada verba deverá ser buscada a partir da possibilidade de sua subsunção a uma das categorias elencadas no referido dispositivo constitucional.

III. Cabe recurso extraordinário contra decisão proferida no processamento de precatórios.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O pleito deduzido em juízo por Carla trata de danos materiais e morais decorrentes de atraso em voo internacional. O requerimento constante da petição inicial é de seguinte teor: 1) A citação pelo correio da requerida para responder à presente ação, no prazo legal, sob pena de confissão; 2) A condenação da requerida ao pagamento de indenização por danos materiais, fixados em R$ 20.000,00 (vinte mil reais) acrescidos de juros e correção monetária; 3) A condenação da requerida ao pagamento de indenização por danos morais, fixados em pelo menos R$ 9.300,00 (nove mil e trezentos reais), de acordo com o critério do(a) ilustre magistrado(a), levando em conta a capacidade financeira da autora e ré, a extensão do dano e o caráter inibidor de novas práticas similares pela ré. 4) O direito à produção de todas as provas em direito admitidas, em especial a oitiva das testemunhas; passageiros do mesmo vôo, requerendo, desde já a sua intimação para comparecerem em juízo a fim de atestar os fatos ora narrados, entre outras.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Ministério Público ofereceu representação ao Juízo da Infância e Juventude, atribuindo a prática de ato infracional análogo ao crime de homicídio qualificado ao adolescente PSL, em razão da morte de um bombeiro militar. Considerando a situação concreta, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) No âmbito da Criminologia, avalie as assertivas que seguem e marque a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as causas de exclusão da ilicitude penal, também com suas repercussões processuais, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a teoria do crime, assinale a alternativa apropriada.

 

(EMAGIS) Sobre o processo e julgamento pelo Tribunal do Júri, avalie as assertivas que seguem.

I. O julgamento não será adiado se a testemunha deixar de comparecer, salvo se uma das partes tiver requerido a sua intimação por mandado no momento próprio, declarando tratar-se de testemunha imprescindível e indicando a sua localização.

II. Há ofensa ao princípio do contraditório e, por conseguinte, prejuízo ao parquet, quando este se viu impedido do direito de tomar o depoimento de testemunha considerada imprescindível ao deslinde do feito, tendo sido cientificado da sua não localização somente em plenário, momento em que requereu adiamento do julgamento e prazo para diligenciar o endereço atualizado, o que lhe foi negado.

III. Quando o recurso de apelação é interposto contra a sentença proferida pelo Tribunal do Júri, sob o fundamento de contrariedade às provas dos autos, o colegiado responsável pelo exame do recurso fica adstrito à apreciação da existência ou não de suporte probatório para a decisão tomada pelos jurados integrantes do Conselho de Sentença, somente se admitindo a cassação do veredicto em caso de completa dissociação entre as conclusões dos jurados e os elementos probatórios.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a ação penal pública condicionada à representação, avalie as assertivas que seguem.

I. A representação, nos crimes de ação penal pública condicionada, não exige maiores formalidades, sendo suficiente a demonstração inequívoca de que a vítima tem interesse na persecução penal. Dessa forma, não há necessidade da existência nos autos de peça processual com esse título, sendo suficiente que a vítima ou seu representante legal leve o fato ao conhecimento das autoridades.

II. Nas ações penais públicas condicionadas à representação da ofendida de que trata a Lei 11.340/2006, só será admitida a renúncia à representação perante o juiz, em audiência especialmente designada com tal finalidade, antes do recebimento da denúncia e ouvido o Ministério Público, não podendo tal audiência ser designada de ofício pelo juiz, já que sua realização somente é necessária caso haja manifestação do desejo da vítima de se retratar trazida aos autos antes do recebimento da denúncia.

III. O comparecimento da vítima perante a autoridade policial em observância ao mandado de intimação previamente expedido pela autoridade policial configura representação, nos crimes de ação penal pública condicionada, tornando desnecessário à autoridade colher a representação no termo de declaração.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que toca às medidas cautelares prisionais, assinale a correta:

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal das penas restritivas de direito, avalie as assertivas que seguem.

I. Iniciada a execução, é vedado ao juiz alterar a forma de cumprimento das penas de prestação de serviços à comunidade e de limitação de fim de semana.

II. O período em que o sentenciado deixou de comparecer em juízo por causa da pandemia da covid-19 pode ser considerado como tempo efetivamente cumprido de pena, já que ele não deu causa àquela situação.

III. A prática de crime ou contravenção penal contra a mulher com violência ou grave ameaça no ambiente doméstico não é óbice automático à substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Marcelo, policial militar, durante o expediente, dirigiu-se ao setor de Protocolo Geral, deixando caixa, identificada pelo código Sedex, a ser remetida pelo serviço de envio de correspondência da Administração Pública. Servidores públicos responsáveis pela triagem, considerados o peso e o suposto conteúdo da embalagem, abriram-na e constataram a existência de 36 frascos com líquido transparente. Submetido o material a perícia, verificou-se tratar-se de ácido gama-hidroxibutírico e cetamina, substâncias de controle especial. O Juízo do Conselho Permanente da Justiça Militar da Comarca, no processo-crime nº 00001-02.2014.0.00.0000, condenou-o, em virtude da prática do delito previsto no artigo 290, § 1º (tráfico de drogas cometido por militar em serviço), do Código Penal Militar, a 3 anos de reclusão, no regime inicial de cumprimento aberto. Substituiu a pena por restritiva de direitos. Ante a inviolabilidade da correspondência, a defesa sustentou a ilicitude da prova. O Juízo concluiu pela impossibilidade de o sigilo de correspondência legitimar práticas ilegais. Ressaltou não estar em jogo a proteção da intimidade, tendo em vista não ser o caso de violação de comunicação escrita ou de conteúdo a veicular manifestação de pensamento. Concluiu que a caixa aberta, por qualificar-se como encomenda, não estava protegida pela inviolabilidade prevista no artigo 5º, inciso XII, da Constituição Federal.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Cuida-se de recurso extraordinário interposto com fulcro no artigo 102, inciso III, alínea a, da Constituição Federal, contra acórdão mediante o qual o Tribunal de Justiça do Estado, em sede de ação direta de inconstitucionalidade, considerou constitucional leis municipais que obrigam a implantação de ambulatório ou de serviço de pronto-socorro nas dependências de shoppings centers, com a presença de médico e ambulância. O recorrente alega, nas razões do recurso extraordinário, violação do art. 1º, incisos III e IV; do art. 22, inciso XXIII; do art. 30, incisos I e II; e os arts. 170; 174; 196 e 199 da Constituição Federal. Suscita, inicialmente, que o fundamento da dignidade da pessoa humana não afeta a distribuição de competências legislativas estabelecidas na Constituição Federal, nem implica transferir ao particular obrigações próprias do Poder Público. Destaca, ademais, que a permanência em um shopping center não causa risco ao frequentador. Aponta que não questiona o dever de prestação de primeiros socorros a clientes vitimados nas dependências de shoppings (o qual decorreria do princípio da solidariedade), mas a obrigação desarrazoada de prestar serviços médicos pré-hospitalares, em condições que somente se poderia exigir do Poder Público. Defende que as leis municipais padecem de inconstitucionalidade formal, por legislarem sobre matérias de competência privativa da União, no caso, sobre seguridade social, nos termos do art. 22, inciso XXIII, da Constituição Federal. Aduz que, nos termos do art. 1º, inciso IV, e dos arts. 170, 174 e 199 da Constituição Federal, é livre a iniciativa privada, inclusive no que toca à assistência à saúde, de modo que o Poder Público não pode exigir dos particulares, incluídos os empreendedores de shopping centers, que prestem serviços de assistência à saúde, os quais nem sequer se relacionam ao seu objeto social.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Cuida-se de mandado de segurança impetrado contra ato do Advogado-Geral da União. Narrou a impetrante que se aposentou de forma voluntária e com proventos integrais, em 15 de junho de 1990, nos termos do art. 40, inciso III, alínea a, da Constituição Federal, no cargo de assistente jurídico, nível S, classe “A”, do quadro de pessoal permanente do Ministério da Cultura. Expôs que, até o advento da Constituição Federal de 1988, a defesa da União Federal era exercida pela extinta Advocacia Consultiva da União e que, com a criação da Advocacia-Geral da União, tornou-se imperioso reacomodar nos quadros da AGU os assistentes jurídicos até então vinculados aos diversos órgãos e entidades da Administração Federal, de modo que o cargo de assistente jurídico passou a integrar a Advocacia-Geral da União, nos termos da Lei Complementar nº 73/93, art. 2º, § 5º. Relatou que a Lei nº 9.028/95 (oriunda da MP nº 485/94) adveio com o fim de estruturar a recém-criada AGU, determinando a transposição dos cargos efetivos de assistente jurídico, Classes A, B e C, de diversos setores da Administração Federal para a carreira de assistente jurídico da Advocacia-Geral da União, Categoria Especial, 1ª Categoria, 2ª Categoria, nos termos dos arts. 19 e 19-A. Discorreu, ainda, que o Advogado-Geral da União proferiu entendimento em favor da transposição e do apostilamento somente dos assistentes jurídicos que se encontravam em atividade na data de publicação da MP nº 485, de 29 de abril de 1994, posteriormente convertida na Lei nº 9.028/95. Diante desse cenário, a impetrante moveu a presente ação mandamental para garantir o direito de isonomia entre ativos e inativos, previsto no art. 40, § 8º, da Constituição Federal. Asseverou que, se os assistentes jurídicos em atividade se tornaram membros da Advocacia- Geral da União, não existe razão jurídica para que os colegas aposentados e pensionistas permaneçam fora da AGU, atrelados aos diversos órgãos da administração direta. Pediu a concessão da segurança, para determinar a transposição da carreira de assistente jurídico da administração federal direta para a carreira de assistente jurídico da Advocacia-Geral da União, com o consequente apostilamento da denominação de advogado da União no título de inatividade e transferência da respectiva folha de pagamento para a Advocacia-Geral da União

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com serviços públicos e atividades econômicas, além da atuação estatal correlata, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da proteção das marcas pela Lei de Propriedade Industrial e pela jurisprudência do STJ, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do contrato de representação comercial, avalie as assertivas que seguem.

I. A comissão contratada nos casos de representação comercial deverá incidir sobre o valor total das mercadorias, sem os descontos de impostos e encargos financeiros.

II. É nulo o contrato verbal de representação comercial.

III. A ausência do registro no órgão de classe não impede o representante comercial de receber pelos serviços prestados, nos termos do contrato, mas afasta a incidência do regramento previsto na Lei n.º 4.886/65.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação às diversas espécies tributárias, julgue os itens abaixo.

I. É inconstitucional a aplicação dos recursos arrecadados por meio de contribuição para o custeio da iluminação pública na expansão e aprimoramento da rede, uma vez que se trata de tributo vinculado, cuja receita deve ser destinada ao custeio das despesas de execução e manutenção do serviço de iluminação pública.

II. A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimo compulsório no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, hipótese em que não precisará ser observada a anterioridade de exercício.

III. As empresas prestadoras de serviços estão sujeitas às contribuições ao Sesc e Senac, salvo se integradas noutro serviço social.

IV. Em se tratando de empresas de natureza urbana, é inconstitucional a cobrança da contribuição de intervenção no domínio econômico destinada ao INCRA.

São falsos os itens:

 

(EMAGIS) Em ação direta de inconstitucionalidade, discutiu-se no STF a exigibilidade ou não, ainda no exercício financeiro de 2022, do diferencial de alíquota do ICMS nas operações interestaduais envolvendo consumidor final não contribuinte do imposto, cuja disciplina foi instituída pela Lei Complementar 190/2022, aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro de 2021, mas sancionada e publicada dia 5 de janeiro de 2022.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No âmbito do Direito Ambiental, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o concurso público para provimento de cargos na Administração Pública, avalie as assertivas que seguem.

I. O portador de surdez unilateral qualifica-se como pessoa com deficiência para o fim de disputar as vagas reservadas em concursos públicos.

II. A aplicação do percentual de reserva de vagas para candidatos com deficiência que resulta em número fracionário enseja o seu arredondamento para o inteiro imediatamente superior.

III. O portador de visão monocular tem direito de concorrer, em concurso público, às vagas reservadas aos deficientes.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a administração pública indireta, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente aos poderes administrativos e aos serviços públicos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Trata-se de sentença condenatória transitada em julgado contra a Fazenda Pública que determina expressamente a incidência de juros de mora em 1% ao mês, tratando-se de condenação ao pagamento de quantia certa sem natureza tributária. Na fase de cumprimento da sentença, a Fazenda Pública devedora sustenta que, ainda que se trate de sentença transitada em julgado e tal trânsito em julgado tenha ocorrido antes da vigência da Lei 11.960/2009, são aplicáveis os juros moratórios previstos na Lei n. 11.960/2009.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Segundo a Resolução CNMP nº 23/2007, que trata do inquérito civil, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa que contém a afirmação CORRETA em relação à ação coletiva.

 

(EMAGIS) Sobre a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), assinale a incorreta:

 

(EMAGIS) Jon Elster publicou livro de leitura obrigatória sobre ciência política e direito constitucional. Em sua obra “Ulisses liberto: estudos sobre racionalidade, pré-compromisso e restrições, Elster faz importante analogia com a historiografia grega. Claro, aqui está uma questão revisada que combina a temática de "Ulysses and the Sirens" de Jon Elster com ciência política e controle de constitucionalidade. Relacionando esse conceito à ciência política, qual das seguintes alternativas melhor exemplifica uma medida institucional que um Estado pode adotar para garantir que os governantes futuros respeitem a Constituição, evitando a tentação de agir de forma inconstitucional?

 

(EMAGIS) Há uma discussão na ciência política nos Estados Unidos que é relevante para o caso brasileiro, conquanto o debate brasileiro ainda seja incipiente na matéria. Trata-se do tema do “Deep state”. De que modo o “deep state” interfere na estabilidade democrática? Marque a alternativa que melhor descreve essa discussão:

 

Objetivas Delegado - Rodada 30.2024

(EMAGIS) No âmbito da Criminologia, avalie as assertivas que seguem e marque a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as causas de exclusão da ilicitude penal, também com suas repercussões processuais, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a teoria do crime, assinale a alternativa apropriada.

 

(EMAGIS) Sobre o processo e julgamento pelo Tribunal do Júri, avalie as assertivas que seguem.

I. O julgamento não será adiado se a testemunha deixar de comparecer, salvo se uma das partes tiver requerido a sua intimação por mandado no momento próprio, declarando tratar-se de testemunha imprescindível e indicando a sua localização.

II. Há ofensa ao princípio do contraditório e, por conseguinte, prejuízo ao parquet, quando este se viu impedido do direito de tomar o depoimento de testemunha considerada imprescindível ao deslinde do feito, tendo sido cientificado da sua não localização somente em plenário, momento em que requereu adiamento do julgamento e prazo para diligenciar o endereço atualizado, o que lhe foi negado.

III. Quando o recurso de apelação é interposto contra a sentença proferida pelo Tribunal do Júri, sob o fundamento de contrariedade às provas dos autos, o colegiado responsável pelo exame do recurso fica adstrito à apreciação da existência ou não de suporte probatório para a decisão tomada pelos jurados integrantes do Conselho de Sentença, somente se admitindo a cassação do veredicto em caso de completa dissociação entre as conclusões dos jurados e os elementos probatórios.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente aos crimes contra as telecomunicações, os crimes em licitações e contratos administrativos, os crimes de racismo e os crimes contra o estado democrático de direito, julgue os itens expostos a seguir e marque a alternativa correta.

I. A diferença entre a conduta tipificada no art. 70 do antigo Código Brasileiro de Telecomunicações (Lei 4.117/62) e a do art. 183 da nova Lei de Telecomunicações (Lei 9.472/97) está na habitualidade da conduta: quando a atividade clandestina de telecomunicações é desenvolvida de modo habitual, a conduta tipifica o disposto no art. 183 da Lei 9.472/97, e não o art. 70 da Lei 4.117/62, que se restringe àquele que instala ou utiliza sem habitualidade a atividade ilícita em questão.

II. O crime de fraude à licitação é material, consumando-se com a obtenção de vantagem indevida.

III. Tanto o STJ quanto o STF entendem que mesmo antes da Lei 14.532/23 o crime de injúria racial era imprescritível.

IV. O crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito enquadra-se, doutrinariamente, como crime de atentado.

 

(EMAGIS) Sobre a ação penal pública condicionada à representação, avalie as assertivas que seguem.

I. A representação, nos crimes de ação penal pública condicionada, não exige maiores formalidades, sendo suficiente a demonstração inequívoca de que a vítima tem interesse na persecução penal. Dessa forma, não há necessidade da existência nos autos de peça processual com esse título, sendo suficiente que a vítima ou seu representante legal leve o fato ao conhecimento das autoridades.

II. Nas ações penais públicas condicionadas à representação da ofendida de que trata a Lei 11.340/2006, só será admitida a renúncia à representação perante o juiz, em audiência especialmente designada com tal finalidade, antes do recebimento da denúncia e ouvido o Ministério Público, não podendo tal audiência ser designada de ofício pelo juiz, já que sua realização somente é necessária caso haja manifestação do desejo da vítima de se retratar trazida aos autos antes do recebimento da denúncia.

III. O comparecimento da vítima perante a autoridade policial em observância ao mandado de intimação previamente expedido pela autoridade policial configura representação, nos crimes de ação penal pública condicionada, tornando desnecessário à autoridade colher a representação no termo de declaração.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que toca às medidas cautelares prisionais, assinale a correta:

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal das penas restritivas de direito, avalie as assertivas que seguem.

I. Iniciada a execução, é vedado ao juiz alterar a forma de cumprimento das penas de prestação de serviços à comunidade e de limitação de fim de semana.

II. O período em que o sentenciado deixou de comparecer em juízo por causa da pandemia da covid-19 pode ser considerado como tempo efetivamente cumprido de pena, já que ele não deu causa àquela situação.

III. A prática de crime ou contravenção penal contra a mulher com violência ou grave ameaça no ambiente doméstico não é óbice automático à substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Marcelo, policial militar, durante o expediente, dirigiu-se ao setor de Protocolo Geral, deixando caixa, identificada pelo código Sedex, a ser remetida pelo serviço de envio de correspondência da Administração Pública. Servidores públicos responsáveis pela triagem, considerados o peso e o suposto conteúdo da embalagem, abriram-na e constataram a existência de 36 frascos com líquido transparente. Submetido o material a perícia, verificou-se tratar-se de ácido gama-hidroxibutírico e cetamina, substâncias de controle especial. O Juízo do Conselho Permanente da Justiça Militar da Comarca, no processo-crime nº 00001-02.2014.0.00.0000, condenou-o, em virtude da prática do delito previsto no artigo 290, § 1º (tráfico de drogas cometido por militar em serviço), do Código Penal Militar, a 3 anos de reclusão, no regime inicial de cumprimento aberto. Substituiu a pena por restritiva de direitos. Ante a inviolabilidade da correspondência, a defesa sustentou a ilicitude da prova. O Juízo concluiu pela impossibilidade de o sigilo de correspondência legitimar práticas ilegais. Ressaltou não estar em jogo a proteção da intimidade, tendo em vista não ser o caso de violação de comunicação escrita ou de conteúdo a veicular manifestação de pensamento. Concluiu que a caixa aberta, por qualificar-se como encomenda, não estava protegida pela inviolabilidade prevista no artigo 5º, inciso XII, da Constituição Federal.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Cuida-se de recurso extraordinário interposto com fulcro no artigo 102, inciso III, alínea a, da Constituição Federal, contra acórdão mediante o qual o Tribunal de Justiça do Estado, em sede de ação direta de inconstitucionalidade, considerou constitucional leis municipais que obrigam a implantação de ambulatório ou de serviço de pronto-socorro nas dependências de shoppings centers, com a presença de médico e ambulância. O recorrente alega, nas razões do recurso extraordinário, violação do art. 1º, incisos III e IV; do art. 22, inciso XXIII; do art. 30, incisos I e II; e os arts. 170; 174; 196 e 199 da Constituição Federal. Suscita, inicialmente, que o fundamento da dignidade da pessoa humana não afeta a distribuição de competências legislativas estabelecidas na Constituição Federal, nem implica transferir ao particular obrigações próprias do Poder Público. Destaca, ademais, que a permanência em um shopping center não causa risco ao frequentador. Aponta que não questiona o dever de prestação de primeiros socorros a clientes vitimados nas dependências de shoppings (o qual decorreria do princípio da solidariedade), mas a obrigação desarrazoada de prestar serviços médicos pré-hospitalares, em condições que somente se poderia exigir do Poder Público. Defende que as leis municipais padecem de inconstitucionalidade formal, por legislarem sobre matérias de competência privativa da União, no caso, sobre seguridade social, nos termos do art. 22, inciso XXIII, da Constituição Federal. Aduz que, nos termos do art. 1º, inciso IV, e dos arts. 170, 174 e 199 da Constituição Federal, é livre a iniciativa privada, inclusive no que toca à assistência à saúde, de modo que o Poder Público não pode exigir dos particulares, incluídos os empreendedores de shopping centers, que prestem serviços de assistência à saúde, os quais nem sequer se relacionam ao seu objeto social.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Cuida-se de mandado de segurança impetrado contra ato do Advogado-Geral da União. Narrou a impetrante que se aposentou de forma voluntária e com proventos integrais, em 15 de junho de 1990, nos termos do art. 40, inciso III, alínea a, da Constituição Federal, no cargo de assistente jurídico, nível S, classe “A”, do quadro de pessoal permanente do Ministério da Cultura. Expôs que, até o advento da Constituição Federal de 1988, a defesa da União Federal era exercida pela extinta Advocacia Consultiva da União e que, com a criação da Advocacia-Geral da União, tornou-se imperioso reacomodar nos quadros da AGU os assistentes jurídicos até então vinculados aos diversos órgãos e entidades da Administração Federal, de modo que o cargo de assistente jurídico passou a integrar a Advocacia-Geral da União, nos termos da Lei Complementar nº 73/93, art. 2º, § 5º. Relatou que a Lei nº 9.028/95 (oriunda da MP nº 485/94) adveio com o fim de estruturar a recém-criada AGU, determinando a transposição dos cargos efetivos de assistente jurídico, Classes A, B e C, de diversos setores da Administração Federal para a carreira de assistente jurídico da Advocacia-Geral da União, Categoria Especial, 1ª Categoria, 2ª Categoria, nos termos dos arts. 19 e 19-A. Discorreu, ainda, que o Advogado-Geral da União proferiu entendimento em favor da transposição e do apostilamento somente dos assistentes jurídicos que se encontravam em atividade na data de publicação da MP nº 485, de 29 de abril de 1994, posteriormente convertida na Lei nº 9.028/95. Diante desse cenário, a impetrante moveu a presente ação mandamental para garantir o direito de isonomia entre ativos e inativos, previsto no art. 40, § 8º, da Constituição Federal. Asseverou que, se os assistentes jurídicos em atividade se tornaram membros da Advocacia- Geral da União, não existe razão jurídica para que os colegas aposentados e pensionistas permaneçam fora da AGU, atrelados aos diversos órgãos da administração direta. Pediu a concessão da segurança, para determinar a transposição da carreira de assistente jurídico da administração federal direta para a carreira de assistente jurídico da Advocacia-Geral da União, com o consequente apostilamento da denominação de advogado da União no título de inatividade e transferência da respectiva folha de pagamento para a Advocacia-Geral da União

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com serviços públicos e atividades econômicas, além da atuação estatal correlata, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o concurso público para provimento de cargos na Administração Pública, avalie as assertivas que seguem.

I. O portador de surdez unilateral qualifica-se como pessoa com deficiência para o fim de disputar as vagas reservadas em concursos públicos.

II. A aplicação do percentual de reserva de vagas para candidatos com deficiência que resulta em número fracionário enseja o seu arredondamento para o inteiro imediatamente superior.

III. O portador de visão monocular tem direito de concorrer, em concurso público, às vagas reservadas aos deficientes.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a administração pública indireta, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente aos poderes administrativos e aos serviços públicos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Trata-se de sentença condenatória transitada em julgado contra a Fazenda Pública que determina expressamente a incidência de juros de mora em 1% ao mês, tratando-se de condenação ao pagamento de quantia certa sem natureza tributária. Na fase de cumprimento da sentença, a Fazenda Pública devedora sustenta que, ainda que se trate de sentença transitada em julgado e tal trânsito em julgado tenha ocorrido antes da vigência da Lei 11.960/2009, são aplicáveis os juros moratórios previstos na Lei n. 11.960/2009.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), assinale a incorreta:

 

(EMAGIS) Em relação às diversas espécies tributárias, julgue os itens abaixo.

I. É inconstitucional a aplicação dos recursos arrecadados por meio de contribuição para o custeio da iluminação pública na expansão e aprimoramento da rede, uma vez que se trata de tributo vinculado, cuja receita deve ser destinada ao custeio das despesas de execução e manutenção do serviço de iluminação pública.

II. A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimo compulsório no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, hipótese em que não precisará ser observada a anterioridade de exercício.

III. As empresas prestadoras de serviços estão sujeitas às contribuições ao Sesc e Senac, salvo se integradas noutro serviço social.

IV. Em se tratando de empresas de natureza urbana, é inconstitucional a cobrança da contribuição de intervenção no domínio econômico destinada ao INCRA.

São falsos os itens:

 

(EMAGIS) Em ação direta de inconstitucionalidade, discutiu-se no STF a exigibilidade ou não, ainda no exercício financeiro de 2022, do diferencial de alíquota do ICMS nas operações interestaduais envolvendo consumidor final não contribuinte do imposto, cuja disciplina foi instituída pela Lei Complementar 190/2022, aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro de 2021, mas sancionada e publicada dia 5 de janeiro de 2022.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No âmbito do Direito Ambiental, marque a alternativa CORRETA.

 

Sentença Federal - Rodada 30.2024

A União (Fazenda Nacional) ajuizou, em 1º/04/2024, duas execuções fiscais em desfavor da Distribuidora de Amor Ltda.

Na execução fiscal 1000001-35.2024.4.01.3500, cobra-lhe dívida tributária referente a IRPJ e CSLL. Nota-se, do respectivo processo administrativo fiscal, que a contribuinte declarou débito de R$ 5.000.000,00 referente à competência 01/2010, pagando-o no respectivo prazo de vencimento, mas houve auto de infração lavrado em 13/12/2015, notificado à contribuinte em 18/12/2015, apontando que o fato gerador referente àquela competência totalizaria R$ 10.000.000,00, constituindo crédito tributário no valor de R$ 5.000.000,00, além de multa e demais consectários legais. Após impugnação pela contribuinte, sobreveio, ao fim, decisão do CARF que manteve integralmente o crédito lançado, precluindo a via administrativa em 27/08/2019.

Na execução fiscal 1000002-87.2024.4.01.3500, exige-lhe débito fiscal relativo ao PIS e à COFINS, referente à competência 02/2019, com vencimento em 20/03/2019, o qual fora devidamente declarado pela contribuinte, no valor de R$ 5.000.000,00, mas deixou de ser pago.

Despacho de 19/04/2024 ordenou a citação via carta postal, mas retornou o AR com a anotação de “desconhecido”.

No seguimento, a exequente requereu o redirecionamento da cobrança frente a Paulo Paulada, sócio-administrador da Distribuidora de Amor Ltda., alegando a ocorrência de dissolução irregular.

Realizada a citação de Paulo Paulada, este, juntamente com a executada Distribuidora de Amor Ltda., apresentaram exceção de pré-executividade. Disseram ter havido a decadência do crédito tributário, relativamente à EF 1000001-35.2024.4.01.3500, uma vez que transcorridos mais de 5 anos após o fato gerador, bem como a prescrição, por ter transcorrido o prazo do art. 174 do CTN desde a constituição do crédito tributário via auto de infração (lançamento de ofício). No que tange à EF 1000002-87.2024.4.01.3500, esgrimiram ter ocorrido a prescrição porquanto o despacho que ordenou a citação somente se dera após o lustro prescricional; além disso, houve violação ao contraditório e à ampla defesa, já que a contribuinte não fora cientificada no processo administrativo quanto ao crédito tributário nele constituído, somente tomando conhecimento da dívida depois do ajuizamento da execução fiscal. Asseveraram não ter sido a pessoa jurídica citada na execução fiscal, mas apenas a pessoa física do seu sócio-administrador, impondo-se a realização do ato citatório, posto fundamental para a regularidade do feito. Quanto ao redirecionamento ao sócio-administrador, comprovaram que seu ingresso no quadro societário somente se deu em 1º/04/2023, de modo que não era encarregado pela administração da sociedade à época dos fatos geradores. Alegaram, ainda, que foi prematuro o redirecionamento da cobrança, estando a empresa em atividade.

Instada, a Fazenda Nacional sustentou ser incabível a defesa dos executados, por não veicular matérias atinentes às condições da ação, e, sim, matérias de mérito que somente podem ser agitadas em sede de embargos à execução fiscal, após a devida garantia do juízo. De todo modo, não houve, quanto à EF 1000001-35.2024.4.01.3500, a decadência do crédito tributário, porquanto, em se tratando de lançamento de ofício (auto de infração), o prazo decadencial deve observar o prazo disposto no art. 173, I, do CTN, ao mesmo tempo em que não houve o transcurso do prazo prescricional. Em relação à EF 1000002-87.2024.4.01.3500, não ocorrera a prescrição do crédito tributário porque necessária a conjugação dos prazos dispostos no art. 150, § 4º, e 174, caput, do CTN. Sobre o redirecionamento, alegou que restou configurada, com a devolução do AR, a dissolução irregular que dá ensejo à aplicação do art. 135, III, do CTN. Com aceno ao princípio da eventualidade, pugnou, na remota possibilidade de acolhida da pretensão dos executados, pela inaplicabilidade de ônus sucumbenciais, posto incabíveis na via eleita, ou, então, sua fixação de forma equitativa, à luz dos vetoriais inscritos no § 2º do art. 85 do CPC, haja vista a desproporção entre o valor do débito e o trabalho realizado pelo causídico dos executados.

Na condição de Juiz Federal Substituto, redija o ato judicial pertinente para a solução do caso, examinando todas as teses arguidas pelas partes.

 

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 30.2024

(EMAGIS) Sobre o concurso público para provimento de cargos na Administração Pública, avalie as assertivas que seguem.

I. O portador de surdez unilateral qualifica-se como pessoa com deficiência para o fim de disputar as vagas reservadas em concursos públicos.

II. A aplicação do percentual de reserva de vagas para candidatos com deficiência que resulta em número fracionário enseja o seu arredondamento para o inteiro imediatamente superior.

III. O portador de visão monocular tem direito de concorrer, em concurso público, às vagas reservadas aos deficientes.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a administração pública indireta, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente aos poderes administrativos e aos serviços públicos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Trata-se de sentença condenatória transitada em julgado contra a Fazenda Pública que determina expressamente a incidência de juros de mora em 1% ao mês, tratando-se de condenação ao pagamento de quantia certa sem natureza tributária. Na fase de cumprimento da sentença, a Fazenda Pública devedora sustenta que, ainda que se trate de sentença transitada em julgado e tal trânsito em julgado tenha ocorrido antes da vigência da Lei 11.960/2009, são aplicáveis os juros moratórios previstos na Lei n. 11.960/2009.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Marcelo, policial militar, durante o expediente, dirigiu-se ao setor de Protocolo Geral, deixando caixa, identificada pelo código Sedex, a ser remetida pelo serviço de envio de correspondência da Administração Pública. Servidores públicos responsáveis pela triagem, considerados o peso e o suposto conteúdo da embalagem, abriram-na e constataram a existência de 36 frascos com líquido transparente. Submetido o material a perícia, verificou-se tratar-se de ácido gama-hidroxibutírico e cetamina, substâncias de controle especial. O Juízo do Conselho Permanente da Justiça Militar da Comarca, no processo-crime nº 00001-02.2014.0.00.0000, condenou-o, em virtude da prática do delito previsto no artigo 290, § 1º (tráfico de drogas cometido por militar em serviço), do Código Penal Militar, a 3 anos de reclusão, no regime inicial de cumprimento aberto. Substituiu a pena por restritiva de direitos. Ante a inviolabilidade da correspondência, a defesa sustentou a ilicitude da prova. O Juízo concluiu pela impossibilidade de o sigilo de correspondência legitimar práticas ilegais. Ressaltou não estar em jogo a proteção da intimidade, tendo em vista não ser o caso de violação de comunicação escrita ou de conteúdo a veicular manifestação de pensamento. Concluiu que a caixa aberta, por qualificar-se como encomenda, não estava protegida pela inviolabilidade prevista no artigo 5º, inciso XII, da Constituição Federal.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Cuida-se de recurso extraordinário interposto com fulcro no artigo 102, inciso III, alínea a, da Constituição Federal, contra acórdão mediante o qual o Tribunal de Justiça do Estado, em sede de ação direta de inconstitucionalidade, considerou constitucional leis municipais que obrigam a implantação de ambulatório ou de serviço de pronto-socorro nas dependências de shoppings centers, com a presença de médico e ambulância. O recorrente alega, nas razões do recurso extraordinário, violação do art. 1º, incisos III e IV; do art. 22, inciso XXIII; do art. 30, incisos I e II; e os arts. 170; 174; 196 e 199 da Constituição Federal. Suscita, inicialmente, que o fundamento da dignidade da pessoa humana não afeta a distribuição de competências legislativas estabelecidas na Constituição Federal, nem implica transferir ao particular obrigações próprias do Poder Público. Destaca, ademais, que a permanência em um shopping center não causa risco ao frequentador. Aponta que não questiona o dever de prestação de primeiros socorros a clientes vitimados nas dependências de shoppings (o qual decorreria do princípio da solidariedade), mas a obrigação desarrazoada de prestar serviços médicos pré-hospitalares, em condições que somente se poderia exigir do Poder Público. Defende que as leis municipais padecem de inconstitucionalidade formal, por legislarem sobre matérias de competência privativa da União, no caso, sobre seguridade social, nos termos do art. 22, inciso XXIII, da Constituição Federal. Aduz que, nos termos do art. 1º, inciso IV, e dos arts. 170, 174 e 199 da Constituição Federal, é livre a iniciativa privada, inclusive no que toca à assistência à saúde, de modo que o Poder Público não pode exigir dos particulares, incluídos os empreendedores de shopping centers, que prestem serviços de assistência à saúde, os quais nem sequer se relacionam ao seu objeto social.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Cuida-se de mandado de segurança impetrado contra ato do Advogado-Geral da União. Narrou a impetrante que se aposentou de forma voluntária e com proventos integrais, em 15 de junho de 1990, nos termos do art. 40, inciso III, alínea a, da Constituição Federal, no cargo de assistente jurídico, nível S, classe “A”, do quadro de pessoal permanente do Ministério da Cultura. Expôs que, até o advento da Constituição Federal de 1988, a defesa da União Federal era exercida pela extinta Advocacia Consultiva da União e que, com a criação da Advocacia-Geral da União, tornou-se imperioso reacomodar nos quadros da AGU os assistentes jurídicos até então vinculados aos diversos órgãos e entidades da Administração Federal, de modo que o cargo de assistente jurídico passou a integrar a Advocacia-Geral da União, nos termos da Lei Complementar nº 73/93, art. 2º, § 5º. Relatou que a Lei nº 9.028/95 (oriunda da MP nº 485/94) adveio com o fim de estruturar a recém-criada AGU, determinando a transposição dos cargos efetivos de assistente jurídico, Classes A, B e C, de diversos setores da Administração Federal para a carreira de assistente jurídico da Advocacia-Geral da União, Categoria Especial, 1ª Categoria, 2ª Categoria, nos termos dos arts. 19 e 19-A. Discorreu, ainda, que o Advogado-Geral da União proferiu entendimento em favor da transposição e do apostilamento somente dos assistentes jurídicos que se encontravam em atividade na data de publicação da MP nº 485, de 29 de abril de 1994, posteriormente convertida na Lei nº 9.028/95. Diante desse cenário, a impetrante moveu a presente ação mandamental para garantir o direito de isonomia entre ativos e inativos, previsto no art. 40, § 8º, da Constituição Federal. Asseverou que, se os assistentes jurídicos em atividade se tornaram membros da Advocacia- Geral da União, não existe razão jurídica para que os colegas aposentados e pensionistas permaneçam fora da AGU, atrelados aos diversos órgãos da administração direta. Pediu a concessão da segurança, para determinar a transposição da carreira de assistente jurídico da administração federal direta para a carreira de assistente jurídico da Advocacia-Geral da União, com o consequente apostilamento da denominação de advogado da União no título de inatividade e transferência da respectiva folha de pagamento para a Advocacia-Geral da União

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com serviços públicos e atividades econômicas, além da atuação estatal correlata, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Considere as seguintes situações e marque a alternativa correta, em vista da competência do foro onde ajuizadas as ações.

I. A empresa Lucro Alto S/A, sediada em Anápolis/GO, ingressou com ação anulatória contra o Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, distribuindo-a perante a Justiça Federal da Subseção Judiciária daquele município.

II. Maria, domiciliada em Porto Velho/RO, ajuizou ação indenizatória contra o Estado do Paraná, por fato ocorrido em Curitiba/PR. A demanda foi ajuizada perante a Comarca da capital rondoniense.

III. João impetrou mandado de segurança contra ato do Gerente Executivo do INSS em Araguaína/TO que, ao argumento de perda da qualidade de segurado, indeferira requerimento administrativo de concessão do benefício de auxílio por incapacidade temporária fruto de acidente de trabalho. O writ foi distribuído na Justiça Federal da Subseção Judiciária daquele município.

 

(EMAGIS) A respeito dos precatórios, avalie as assertivas que seguem.

I. Os honorários advocatícios incluídos na condenação ou destacados do montante principal devido ao credor consubstanciam verba de natureza alimentar cuja satisfação ocorrerá com a expedição de precatório ou requisição de pequeno valor, observada ordem especial restrita aos créditos dessa natureza.

II. O art. 100, § 1º, da Constituição Federal, não encerra um rol taxativo das verbas consideradas de natureza alimentar, mas, ao invés, tão somente exemplificativo, de sorte que a definição da natureza jurídica de determinada verba deverá ser buscada a partir da possibilidade de sua subsunção a uma das categorias elencadas no referido dispositivo constitucional.

III. Cabe recurso extraordinário contra decisão proferida no processamento de precatórios.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil na disciplina do Código Civil e na jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. O empregador ou comitente é civilmente responsável por seus empregados, serviçais e prepostos, no exercício do trabalho que lhes competir, ou em razão dele.

II. O vínculo permanente e vitalício entre a Igreja Católica e seu sacerdote é apto a ensejar a responsabilidade objetiva da instituição religiosa por desvio moral de conduta de seu representante, desde que comprovada a responsabilidade subjetiva do padre por fato criminoso vinculado ao prestígio social angariado em razão do desempenho da função.

III. O direito à indenização por danos morais transmite-se com o falecimento do titular, possuindo os herdeiros da vítima legitimidade ativa para ajuizar ou prosseguir a ação indenizatória.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as formas de garantias admitidas no ordenamento jurídico, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre o regime de comunhão parcial de bens no casamento e a repercussão neste regime dos planos de previdência privada, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da proteção das marcas pela Lei de Propriedade Industrial e pela jurisprudência do STJ, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do contrato de representação comercial, avalie as assertivas que seguem.

I. A comissão contratada nos casos de representação comercial deverá incidir sobre o valor total das mercadorias, sem os descontos de impostos e encargos financeiros.

II. É nulo o contrato verbal de representação comercial.

III. A ausência do registro no órgão de classe não impede o representante comercial de receber pelos serviços prestados, nos termos do contrato, mas afasta a incidência do regramento previsto na Lei n.º 4.886/65.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação às diversas espécies tributárias, julgue os itens abaixo.

I. É inconstitucional a aplicação dos recursos arrecadados por meio de contribuição para o custeio da iluminação pública na expansão e aprimoramento da rede, uma vez que se trata de tributo vinculado, cuja receita deve ser destinada ao custeio das despesas de execução e manutenção do serviço de iluminação pública.

II. A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimo compulsório no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, hipótese em que não precisará ser observada a anterioridade de exercício.

III. As empresas prestadoras de serviços estão sujeitas às contribuições ao Sesc e Senac, salvo se integradas noutro serviço social.

IV. Em se tratando de empresas de natureza urbana, é inconstitucional a cobrança da contribuição de intervenção no domínio econômico destinada ao INCRA.

São falsos os itens:

 

(EMAGIS) Em ação direta de inconstitucionalidade, discutiu-se no STF a exigibilidade ou não, ainda no exercício financeiro de 2022, do diferencial de alíquota do ICMS nas operações interestaduais envolvendo consumidor final não contribuinte do imposto, cuja disciplina foi instituída pela Lei Complementar 190/2022, aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro de 2021, mas sancionada e publicada dia 5 de janeiro de 2022.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as leis orçamentárias, marque a alternativa INCORRETA.

 

(Inspetor Tecnologista INPE – 2024 – FGV) Considerando a Lei da Terceirização (Lei n° 13.429/17), assinale a afirmativa correta.

 

(Analista legislativo – Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados – FGV – 2024) Murilo ajuizou reclamação contra seu ex-empregador em 2024, tendo a assistência de seu sindicato de classe. Depois que foi devidamente contestada e instruída, com oitiva das partes e de várias testemunhas, adveio a sentença que julgou improcedente o pedido. O juízo indeferiu o requerimento de gratuidade de justiça feito na petição inicial em razão do elevado salário que era recebido por Murilo. As custas foram fixadas em R$ 4.000,00, e os honorários sucumbenciais em favor dos advogados do reclamado, em R$ 10.000,00. Dessa sentença não houve interposição de recurso, transitando em julgado.

Considerando esses fatos e a previsão da CLT, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) No âmbito do Direito Ambiental, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/AP – FCC – 2022) A Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública foi prevista, nacionalmente, a partir da Lei Complementar no 132/2009, que alterou a Lei Complementar no 80/1994. Essa inovação normativa estabeleceu

 

(EMAGIS) Sobre a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), assinale a incorreta:

 

(EMAGIS) No âmbito da Criminologia, avalie as assertivas que seguem e marque a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as causas de exclusão da ilicitude penal, também com suas repercussões processuais, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a teoria do crime, assinale a alternativa apropriada.

 

(EMAGIS) Sobre o processo e julgamento pelo Tribunal do Júri, avalie as assertivas que seguem.

I. O julgamento não será adiado se a testemunha deixar de comparecer, salvo se uma das partes tiver requerido a sua intimação por mandado no momento próprio, declarando tratar-se de testemunha imprescindível e indicando a sua localização.

II. Há ofensa ao princípio do contraditório e, por conseguinte, prejuízo ao parquet, quando este se viu impedido do direito de tomar o depoimento de testemunha considerada imprescindível ao deslinde do feito, tendo sido cientificado da sua não localização somente em plenário, momento em que requereu adiamento do julgamento e prazo para diligenciar o endereço atualizado, o que lhe foi negado.

III. Quando o recurso de apelação é interposto contra a sentença proferida pelo Tribunal do Júri, sob o fundamento de contrariedade às provas dos autos, o colegiado responsável pelo exame do recurso fica adstrito à apreciação da existência ou não de suporte probatório para a decisão tomada pelos jurados integrantes do Conselho de Sentença, somente se admitindo a cassação do veredicto em caso de completa dissociação entre as conclusões dos jurados e os elementos probatórios.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a ação penal pública condicionada à representação, avalie as assertivas que seguem.

I. A representação, nos crimes de ação penal pública condicionada, não exige maiores formalidades, sendo suficiente a demonstração inequívoca de que a vítima tem interesse na persecução penal. Dessa forma, não há necessidade da existência nos autos de peça processual com esse título, sendo suficiente que a vítima ou seu representante legal leve o fato ao conhecimento das autoridades.

II. Nas ações penais públicas condicionadas à representação da ofendida de que trata a Lei 11.340/2006, só será admitida a renúncia à representação perante o juiz, em audiência especialmente designada com tal finalidade, antes do recebimento da denúncia e ouvido o Ministério Público, não podendo tal audiência ser designada de ofício pelo juiz, já que sua realização somente é necessária caso haja manifestação do desejo da vítima de se retratar trazida aos autos antes do recebimento da denúncia.

III. O comparecimento da vítima perante a autoridade policial em observância ao mandado de intimação previamente expedido pela autoridade policial configura representação, nos crimes de ação penal pública condicionada, tornando desnecessário à autoridade colher a representação no termo de declaração.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que toca às medidas cautelares prisionais, assinale a correta:

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal das penas restritivas de direito, avalie as assertivas que seguem.

I. Iniciada a execução, é vedado ao juiz alterar a forma de cumprimento das penas de prestação de serviços à comunidade e de limitação de fim de semana.

II. O período em que o sentenciado deixou de comparecer em juízo por causa da pandemia da covid-19 pode ser considerado como tempo efetivamente cumprido de pena, já que ele não deu causa àquela situação.

III. A prática de crime ou contravenção penal contra a mulher com violência ou grave ameaça no ambiente doméstico não é óbice automático à substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa que contém a afirmação CORRETA em relação à ação coletiva.

 

(EMAGIS) O Ministério Público ofereceu representação ao Juízo da Infância e Juventude, atribuindo a prática de ato infracional análogo ao crime de homicídio qualificado ao adolescente PSL, em razão da morte de um bombeiro militar. Considerando a situação concreta, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) O pleito deduzido em juízo por Carla trata de danos materiais e morais decorrentes de atraso em voo internacional. O requerimento constante da petição inicial é de seguinte teor: 1) A citação pelo correio da requerida para responder à presente ação, no prazo legal, sob pena de confissão; 2) A condenação da requerida ao pagamento de indenização por danos materiais, fixados em R$ 20.000,00 (vinte mil reais) acrescidos de juros e correção monetária; 3) A condenação da requerida ao pagamento de indenização por danos morais, fixados em pelo menos R$ 9.300,00 (nove mil e trezentos reais), de acordo com o critério do(a) ilustre magistrado(a), levando em conta a capacidade financeira da autora e ré, a extensão do dano e o caráter inibidor de novas práticas similares pela ré. 4) O direito à produção de todas as provas em direito admitidas, em especial a oitiva das testemunhas; passageiros do mesmo vôo, requerendo, desde já a sua intimação para comparecerem em juízo a fim de atestar os fatos ora narrados, entre outras.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas AGU/PFN/PGF - Rodada 30.2024

(EMAGIS) Sobre o concurso público para provimento de cargos na Administração Pública, avalie as assertivas que seguem.

I. O portador de surdez unilateral qualifica-se como pessoa com deficiência para o fim de disputar as vagas reservadas em concursos públicos.

II. A aplicação do percentual de reserva de vagas para candidatos com deficiência que resulta em número fracionário enseja o seu arredondamento para o inteiro imediatamente superior.

III. O portador de visão monocular tem direito de concorrer, em concurso público, às vagas reservadas aos deficientes.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a administração pública indireta, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente aos poderes administrativos e aos serviços públicos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Trata-se de sentença condenatória transitada em julgado contra a Fazenda Pública que determina expressamente a incidência de juros de mora em 1% ao mês, tratando-se de condenação ao pagamento de quantia certa sem natureza tributária. Na fase de cumprimento da sentença, a Fazenda Pública devedora sustenta que, ainda que se trate de sentença transitada em julgado e tal trânsito em julgado tenha ocorrido antes da vigência da Lei 11.960/2009, são aplicáveis os juros moratórios previstos na Lei n. 11.960/2009.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Marcelo, policial militar, durante o expediente, dirigiu-se ao setor de Protocolo Geral, deixando caixa, identificada pelo código Sedex, a ser remetida pelo serviço de envio de correspondência da Administração Pública. Servidores públicos responsáveis pela triagem, considerados o peso e o suposto conteúdo da embalagem, abriram-na e constataram a existência de 36 frascos com líquido transparente. Submetido o material a perícia, verificou-se tratar-se de ácido gama-hidroxibutírico e cetamina, substâncias de controle especial. O Juízo do Conselho Permanente da Justiça Militar da Comarca, no processo-crime nº 00001-02.2014.0.00.0000, condenou-o, em virtude da prática do delito previsto no artigo 290, § 1º (tráfico de drogas cometido por militar em serviço), do Código Penal Militar, a 3 anos de reclusão, no regime inicial de cumprimento aberto. Substituiu a pena por restritiva de direitos. Ante a inviolabilidade da correspondência, a defesa sustentou a ilicitude da prova. O Juízo concluiu pela impossibilidade de o sigilo de correspondência legitimar práticas ilegais. Ressaltou não estar em jogo a proteção da intimidade, tendo em vista não ser o caso de violação de comunicação escrita ou de conteúdo a veicular manifestação de pensamento. Concluiu que a caixa aberta, por qualificar-se como encomenda, não estava protegida pela inviolabilidade prevista no artigo 5º, inciso XII, da Constituição Federal.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Cuida-se de recurso extraordinário interposto com fulcro no artigo 102, inciso III, alínea a, da Constituição Federal, contra acórdão mediante o qual o Tribunal de Justiça do Estado, em sede de ação direta de inconstitucionalidade, considerou constitucional leis municipais que obrigam a implantação de ambulatório ou de serviço de pronto-socorro nas dependências de shoppings centers, com a presença de médico e ambulância. O recorrente alega, nas razões do recurso extraordinário, violação do art. 1º, incisos III e IV; do art. 22, inciso XXIII; do art. 30, incisos I e II; e os arts. 170; 174; 196 e 199 da Constituição Federal. Suscita, inicialmente, que o fundamento da dignidade da pessoa humana não afeta a distribuição de competências legislativas estabelecidas na Constituição Federal, nem implica transferir ao particular obrigações próprias do Poder Público. Destaca, ademais, que a permanência em um shopping center não causa risco ao frequentador. Aponta que não questiona o dever de prestação de primeiros socorros a clientes vitimados nas dependências de shoppings (o qual decorreria do princípio da solidariedade), mas a obrigação desarrazoada de prestar serviços médicos pré-hospitalares, em condições que somente se poderia exigir do Poder Público. Defende que as leis municipais padecem de inconstitucionalidade formal, por legislarem sobre matérias de competência privativa da União, no caso, sobre seguridade social, nos termos do art. 22, inciso XXIII, da Constituição Federal. Aduz que, nos termos do art. 1º, inciso IV, e dos arts. 170, 174 e 199 da Constituição Federal, é livre a iniciativa privada, inclusive no que toca à assistência à saúde, de modo que o Poder Público não pode exigir dos particulares, incluídos os empreendedores de shopping centers, que prestem serviços de assistência à saúde, os quais nem sequer se relacionam ao seu objeto social.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Cuida-se de mandado de segurança impetrado contra ato do Advogado-Geral da União. Narrou a impetrante que se aposentou de forma voluntária e com proventos integrais, em 15 de junho de 1990, nos termos do art. 40, inciso III, alínea a, da Constituição Federal, no cargo de assistente jurídico, nível S, classe “A”, do quadro de pessoal permanente do Ministério da Cultura. Expôs que, até o advento da Constituição Federal de 1988, a defesa da União Federal era exercida pela extinta Advocacia Consultiva da União e que, com a criação da Advocacia-Geral da União, tornou-se imperioso reacomodar nos quadros da AGU os assistentes jurídicos até então vinculados aos diversos órgãos e entidades da Administração Federal, de modo que o cargo de assistente jurídico passou a integrar a Advocacia-Geral da União, nos termos da Lei Complementar nº 73/93, art. 2º, § 5º. Relatou que a Lei nº 9.028/95 (oriunda da MP nº 485/94) adveio com o fim de estruturar a recém-criada AGU, determinando a transposição dos cargos efetivos de assistente jurídico, Classes A, B e C, de diversos setores da Administração Federal para a carreira de assistente jurídico da Advocacia-Geral da União, Categoria Especial, 1ª Categoria, 2ª Categoria, nos termos dos arts. 19 e 19-A. Discorreu, ainda, que o Advogado-Geral da União proferiu entendimento em favor da transposição e do apostilamento somente dos assistentes jurídicos que se encontravam em atividade na data de publicação da MP nº 485, de 29 de abril de 1994, posteriormente convertida na Lei nº 9.028/95. Diante desse cenário, a impetrante moveu a presente ação mandamental para garantir o direito de isonomia entre ativos e inativos, previsto no art. 40, § 8º, da Constituição Federal. Asseverou que, se os assistentes jurídicos em atividade se tornaram membros da Advocacia- Geral da União, não existe razão jurídica para que os colegas aposentados e pensionistas permaneçam fora da AGU, atrelados aos diversos órgãos da administração direta. Pediu a concessão da segurança, para determinar a transposição da carreira de assistente jurídico da administração federal direta para a carreira de assistente jurídico da Advocacia-Geral da União, com o consequente apostilamento da denominação de advogado da União no título de inatividade e transferência da respectiva folha de pagamento para a Advocacia-Geral da União

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com serviços públicos e atividades econômicas, além da atuação estatal correlata, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o tempo de serviço/contribuição para fins previdenciários, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil na disciplina do Código Civil e na jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. O empregador ou comitente é civilmente responsável por seus empregados, serviçais e prepostos, no exercício do trabalho que lhes competir, ou em razão dele.

II. O vínculo permanente e vitalício entre a Igreja Católica e seu sacerdote é apto a ensejar a responsabilidade objetiva da instituição religiosa por desvio moral de conduta de seu representante, desde que comprovada a responsabilidade subjetiva do padre por fato criminoso vinculado ao prestígio social angariado em razão do desempenho da função.

III. O direito à indenização por danos morais transmite-se com o falecimento do titular, possuindo os herdeiros da vítima legitimidade ativa para ajuizar ou prosseguir a ação indenizatória.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as formas de garantias admitidas no ordenamento jurídico, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Considere as seguintes situações e marque a alternativa correta, em vista da competência do foro onde ajuizadas as ações.

I. A empresa Lucro Alto S/A, sediada em Anápolis/GO, ingressou com ação anulatória contra o Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, distribuindo-a perante a Justiça Federal da Subseção Judiciária daquele município.

II. Maria, domiciliada em Porto Velho/RO, ajuizou ação indenizatória contra o Estado do Paraná, por fato ocorrido em Curitiba/PR. A demanda foi ajuizada perante a Comarca da capital rondoniense.

III. João impetrou mandado de segurança contra ato do Gerente Executivo do INSS em Araguaína/TO que, ao argumento de perda da qualidade de segurado, indeferira requerimento administrativo de concessão do benefício de auxílio por incapacidade temporária fruto de acidente de trabalho. O writ foi distribuído na Justiça Federal da Subseção Judiciária daquele município.

 

(EMAGIS) A respeito dos precatórios, avalie as assertivas que seguem.

I. Os honorários advocatícios incluídos na condenação ou destacados do montante principal devido ao credor consubstanciam verba de natureza alimentar cuja satisfação ocorrerá com a expedição de precatório ou requisição de pequeno valor, observada ordem especial restrita aos créditos dessa natureza.

II. O art. 100, § 1º, da Constituição Federal, não encerra um rol taxativo das verbas consideradas de natureza alimentar, mas, ao invés, tão somente exemplificativo, de sorte que a definição da natureza jurídica de determinada verba deverá ser buscada a partir da possibilidade de sua subsunção a uma das categorias elencadas no referido dispositivo constitucional.

III. Cabe recurso extraordinário contra decisão proferida no processamento de precatórios.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O pleito deduzido em juízo por Carla trata de danos materiais e morais decorrentes de atraso em voo internacional. O requerimento constante da petição inicial é de seguinte teor: 1) A citação pelo correio da requerida para responder à presente ação, no prazo legal, sob pena de confissão; 2) A condenação da requerida ao pagamento de indenização por danos materiais, fixados em R$ 20.000,00 (vinte mil reais) acrescidos de juros e correção monetária; 3) A condenação da requerida ao pagamento de indenização por danos morais, fixados em pelo menos R$ 9.300,00 (nove mil e trezentos reais), de acordo com o critério do(a) ilustre magistrado(a), levando em conta a capacidade financeira da autora e ré, a extensão do dano e o caráter inibidor de novas práticas similares pela ré. 4) O direito à produção de todas as provas em direito admitidas, em especial a oitiva das testemunhas; passageiros do mesmo vôo, requerendo, desde já a sua intimação para comparecerem em juízo a fim de atestar os fatos ora narrados, entre outras.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a ordem constitucional econômica assinale a alterativa correta:

 

(EMAGIS) A respeito da proteção das marcas pela Lei de Propriedade Industrial e pela jurisprudência do STJ, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do contrato de representação comercial, avalie as assertivas que seguem.

I. A comissão contratada nos casos de representação comercial deverá incidir sobre o valor total das mercadorias, sem os descontos de impostos e encargos financeiros.

II. É nulo o contrato verbal de representação comercial.

III. A ausência do registro no órgão de classe não impede o representante comercial de receber pelos serviços prestados, nos termos do contrato, mas afasta a incidência do regramento previsto na Lei n.º 4.886/65.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação às diversas espécies tributárias, julgue os itens abaixo.

I. É inconstitucional a aplicação dos recursos arrecadados por meio de contribuição para o custeio da iluminação pública na expansão e aprimoramento da rede, uma vez que se trata de tributo vinculado, cuja receita deve ser destinada ao custeio das despesas de execução e manutenção do serviço de iluminação pública.

II. A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimo compulsório no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, hipótese em que não precisará ser observada a anterioridade de exercício.

III. As empresas prestadoras de serviços estão sujeitas às contribuições ao Sesc e Senac, salvo se integradas noutro serviço social.

IV. Em se tratando de empresas de natureza urbana, é inconstitucional a cobrança da contribuição de intervenção no domínio econômico destinada ao INCRA.

São falsos os itens:

 

(EMAGIS) A empresa ajuizou Ação Ordinária com o intuito de anular lançamentos de IPI sobre mercadorias (cigarros) que foram, após saídas de seu estabelecimento, furtadas, considerando injustiça onerar o contribuinte com tributação que não corresponde ao proveito decorrente da operação, proveito que comprovadamente, em razão do furto, não existiu, já que obstada a efetivação da comercialização. A União se defendeu sustentando que o roubo ou furto de mercadorias é risco inerente à atividade do contribuinte, de modo que, se roubados os produtos depois da saída (implementação do fato gerador do IPI), deve haver a tributação.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as leis orçamentárias, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) No âmbito do Direito Ambiental, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, subtraída indevidamente pela mãe de seu país de residência habitual e por ela trazida a criança ao Brasil, veicule o pai, com fundamento na Convenção sobre os Aspectos Civis do Sequestro Internacional de Crianças (Convenção de Haia – Decreto n. 3.413/2000), pretensão de imediata repatriação da criança ao país em que se encontrava, também signatário da Convenção, local de residência habitual da criança, repita-se.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(Inspetor Tecnologista INPE – 2024 – FGV) Considerando a Lei da Terceirização (Lei n° 13.429/17), assinale a afirmativa correta.

 

(Analista legislativo – Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados – FGV – 2024) Murilo ajuizou reclamação contra seu ex-empregador em 2024, tendo a assistência de seu sindicato de classe. Depois que foi devidamente contestada e instruída, com oitiva das partes e de várias testemunhas, adveio a sentença que julgou improcedente o pedido. O juízo indeferiu o requerimento de gratuidade de justiça feito na petição inicial em razão do elevado salário que era recebido por Murilo. As custas foram fixadas em R$ 4.000,00, e os honorários sucumbenciais em favor dos advogados do reclamado, em R$ 10.000,00. Dessa sentença não houve interposição de recurso, transitando em julgado.

Considerando esses fatos e a previsão da CLT, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) Sobre as causas de exclusão da ilicitude penal, também com suas repercussões processuais, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a teoria do crime, assinale a alternativa apropriada.

 

(EMAGIS) Relativamente aos crimes contra as telecomunicações, os crimes em licitações e contratos administrativos, os crimes de racismo e os crimes contra o estado democrático de direito, julgue os itens expostos a seguir e marque a alternativa correta.

I. A diferença entre a conduta tipificada no art. 70 do antigo Código Brasileiro de Telecomunicações (Lei 4.117/62) e a do art. 183 da nova Lei de Telecomunicações (Lei 9.472/97) está na habitualidade da conduta: quando a atividade clandestina de telecomunicações é desenvolvida de modo habitual, a conduta tipifica o disposto no art. 183 da Lei 9.472/97, e não o art. 70 da Lei 4.117/62, que se restringe àquele que instala ou utiliza sem habitualidade a atividade ilícita em questão.

II. O crime de fraude à licitação é material, consumando-se com a obtenção de vantagem indevida.

III. Tanto o STJ quanto o STF entendem que mesmo antes da Lei 14.532/23 o crime de injúria racial era imprescritível.

IV. O crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito enquadra-se, doutrinariamente, como crime de atentado.

 

(EMAGIS) Sobre a ação penal pública condicionada à representação, avalie as assertivas que seguem.

I. A representação, nos crimes de ação penal pública condicionada, não exige maiores formalidades, sendo suficiente a demonstração inequívoca de que a vítima tem interesse na persecução penal. Dessa forma, não há necessidade da existência nos autos de peça processual com esse título, sendo suficiente que a vítima ou seu representante legal leve o fato ao conhecimento das autoridades.

II. Nas ações penais públicas condicionadas à representação da ofendida de que trata a Lei 11.340/2006, só será admitida a renúncia à representação perante o juiz, em audiência especialmente designada com tal finalidade, antes do recebimento da denúncia e ouvido o Ministério Público, não podendo tal audiência ser designada de ofício pelo juiz, já que sua realização somente é necessária caso haja manifestação do desejo da vítima de se retratar trazida aos autos antes do recebimento da denúncia.

III. O comparecimento da vítima perante a autoridade policial em observância ao mandado de intimação previamente expedido pela autoridade policial configura representação, nos crimes de ação penal pública condicionada, tornando desnecessário à autoridade colher a representação no termo de declaração.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que toca às medidas cautelares prisionais, assinale a correta:

 

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 30.2024

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil na disciplina do Código Civil e na jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. O empregador ou comitente é civilmente responsável por seus empregados, serviçais e prepostos, no exercício do trabalho que lhes competir, ou em razão dele.

II. O vínculo permanente e vitalício entre a Igreja Católica e seu sacerdote é apto a ensejar a responsabilidade objetiva da instituição religiosa por desvio moral de conduta de seu representante, desde que comprovada a responsabilidade subjetiva do padre por fato criminoso vinculado ao prestígio social angariado em razão do desempenho da função.

III. O direito à indenização por danos morais transmite-se com o falecimento do titular, possuindo os herdeiros da vítima legitimidade ativa para ajuizar ou prosseguir a ação indenizatória.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as formas de garantias admitidas no ordenamento jurídico, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre o regime de comunhão parcial de bens no casamento e a repercussão neste regime dos planos de previdência privada, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Considere as seguintes situações e marque a alternativa correta, em vista da competência do foro onde ajuizadas as ações.

I. A empresa Lucro Alto S/A, sediada em Anápolis/GO, ingressou com ação anulatória contra o Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, distribuindo-a perante a Justiça Federal da Subseção Judiciária daquele município.

II. Maria, domiciliada em Porto Velho/RO, ajuizou ação indenizatória contra o Estado do Paraná, por fato ocorrido em Curitiba/PR. A demanda foi ajuizada perante a Comarca da capital rondoniense.

III. João impetrou mandado de segurança contra ato do Gerente Executivo do INSS em Araguaína/TO que, ao argumento de perda da qualidade de segurado, indeferira requerimento administrativo de concessão do benefício de auxílio por incapacidade temporária fruto de acidente de trabalho. O writ foi distribuído na Justiça Federal da Subseção Judiciária daquele município.

 

(EMAGIS) A respeito dos precatórios, avalie as assertivas que seguem.

I. Os honorários advocatícios incluídos na condenação ou destacados do montante principal devido ao credor consubstanciam verba de natureza alimentar cuja satisfação ocorrerá com a expedição de precatório ou requisição de pequeno valor, observada ordem especial restrita aos créditos dessa natureza.

II. O art. 100, § 1º, da Constituição Federal, não encerra um rol taxativo das verbas consideradas de natureza alimentar, mas, ao invés, tão somente exemplificativo, de sorte que a definição da natureza jurídica de determinada verba deverá ser buscada a partir da possibilidade de sua subsunção a uma das categorias elencadas no referido dispositivo constitucional.

III. Cabe recurso extraordinário contra decisão proferida no processamento de precatórios.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa que contém a afirmação CORRETA em relação à ação coletiva.

 

(EMAGIS) O pleito deduzido em juízo por Carla trata de danos materiais e morais decorrentes de atraso em voo internacional. O requerimento constante da petição inicial é de seguinte teor: 1) A citação pelo correio da requerida para responder à presente ação, no prazo legal, sob pena de confissão; 2) A condenação da requerida ao pagamento de indenização por danos materiais, fixados em R$ 20.000,00 (vinte mil reais) acrescidos de juros e correção monetária; 3) A condenação da requerida ao pagamento de indenização por danos morais, fixados em pelo menos R$ 9.300,00 (nove mil e trezentos reais), de acordo com o critério do(a) ilustre magistrado(a), levando em conta a capacidade financeira da autora e ré, a extensão do dano e o caráter inibidor de novas práticas similares pela ré. 4) O direito à produção de todas as provas em direito admitidas, em especial a oitiva das testemunhas; passageiros do mesmo vôo, requerendo, desde já a sua intimação para comparecerem em juízo a fim de atestar os fatos ora narrados, entre outras.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Ministério Público ofereceu representação ao Juízo da Infância e Juventude, atribuindo a prática de ato infracional análogo ao crime de homicídio qualificado ao adolescente PSL, em razão da morte de um bombeiro militar. Considerando a situação concreta, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) No âmbito da Criminologia, avalie as assertivas que seguem e marque a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as causas de exclusão da ilicitude penal, também com suas repercussões processuais, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a teoria do crime, assinale a alternativa apropriada.

 

(EMAGIS) Sobre o processo e julgamento pelo Tribunal do Júri, avalie as assertivas que seguem.

I. O julgamento não será adiado se a testemunha deixar de comparecer, salvo se uma das partes tiver requerido a sua intimação por mandado no momento próprio, declarando tratar-se de testemunha imprescindível e indicando a sua localização.

II. Há ofensa ao princípio do contraditório e, por conseguinte, prejuízo ao parquet, quando este se viu impedido do direito de tomar o depoimento de testemunha considerada imprescindível ao deslinde do feito, tendo sido cientificado da sua não localização somente em plenário, momento em que requereu adiamento do julgamento e prazo para diligenciar o endereço atualizado, o que lhe foi negado.

III. Quando o recurso de apelação é interposto contra a sentença proferida pelo Tribunal do Júri, sob o fundamento de contrariedade às provas dos autos, o colegiado responsável pelo exame do recurso fica adstrito à apreciação da existência ou não de suporte probatório para a decisão tomada pelos jurados integrantes do Conselho de Sentença, somente se admitindo a cassação do veredicto em caso de completa dissociação entre as conclusões dos jurados e os elementos probatórios.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a ação penal pública condicionada à representação, avalie as assertivas que seguem.

I. A representação, nos crimes de ação penal pública condicionada, não exige maiores formalidades, sendo suficiente a demonstração inequívoca de que a vítima tem interesse na persecução penal. Dessa forma, não há necessidade da existência nos autos de peça processual com esse título, sendo suficiente que a vítima ou seu representante legal leve o fato ao conhecimento das autoridades.

II. Nas ações penais públicas condicionadas à representação da ofendida de que trata a Lei 11.340/2006, só será admitida a renúncia à representação perante o juiz, em audiência especialmente designada com tal finalidade, antes do recebimento da denúncia e ouvido o Ministério Público, não podendo tal audiência ser designada de ofício pelo juiz, já que sua realização somente é necessária caso haja manifestação do desejo da vítima de se retratar trazida aos autos antes do recebimento da denúncia.

III. O comparecimento da vítima perante a autoridade policial em observância ao mandado de intimação previamente expedido pela autoridade policial configura representação, nos crimes de ação penal pública condicionada, tornando desnecessário à autoridade colher a representação no termo de declaração.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que toca às medidas cautelares prisionais, assinale a correta:

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal das penas restritivas de direito, avalie as assertivas que seguem.

I. Iniciada a execução, é vedado ao juiz alterar a forma de cumprimento das penas de prestação de serviços à comunidade e de limitação de fim de semana.

II. O período em que o sentenciado deixou de comparecer em juízo por causa da pandemia da covid-19 pode ser considerado como tempo efetivamente cumprido de pena, já que ele não deu causa àquela situação.

III. A prática de crime ou contravenção penal contra a mulher com violência ou grave ameaça no ambiente doméstico não é óbice automático à substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Marcelo, policial militar, durante o expediente, dirigiu-se ao setor de Protocolo Geral, deixando caixa, identificada pelo código Sedex, a ser remetida pelo serviço de envio de correspondência da Administração Pública. Servidores públicos responsáveis pela triagem, considerados o peso e o suposto conteúdo da embalagem, abriram-na e constataram a existência de 36 frascos com líquido transparente. Submetido o material a perícia, verificou-se tratar-se de ácido gama-hidroxibutírico e cetamina, substâncias de controle especial. O Juízo do Conselho Permanente da Justiça Militar da Comarca, no processo-crime nº 00001-02.2014.0.00.0000, condenou-o, em virtude da prática do delito previsto no artigo 290, § 1º (tráfico de drogas cometido por militar em serviço), do Código Penal Militar, a 3 anos de reclusão, no regime inicial de cumprimento aberto. Substituiu a pena por restritiva de direitos. Ante a inviolabilidade da correspondência, a defesa sustentou a ilicitude da prova. O Juízo concluiu pela impossibilidade de o sigilo de correspondência legitimar práticas ilegais. Ressaltou não estar em jogo a proteção da intimidade, tendo em vista não ser o caso de violação de comunicação escrita ou de conteúdo a veicular manifestação de pensamento. Concluiu que a caixa aberta, por qualificar-se como encomenda, não estava protegida pela inviolabilidade prevista no artigo 5º, inciso XII, da Constituição Federal.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Cuida-se de recurso extraordinário interposto com fulcro no artigo 102, inciso III, alínea a, da Constituição Federal, contra acórdão mediante o qual o Tribunal de Justiça do Estado, em sede de ação direta de inconstitucionalidade, considerou constitucional leis municipais que obrigam a implantação de ambulatório ou de serviço de pronto-socorro nas dependências de shoppings centers, com a presença de médico e ambulância. O recorrente alega, nas razões do recurso extraordinário, violação do art. 1º, incisos III e IV; do art. 22, inciso XXIII; do art. 30, incisos I e II; e os arts. 170; 174; 196 e 199 da Constituição Federal. Suscita, inicialmente, que o fundamento da dignidade da pessoa humana não afeta a distribuição de competências legislativas estabelecidas na Constituição Federal, nem implica transferir ao particular obrigações próprias do Poder Público. Destaca, ademais, que a permanência em um shopping center não causa risco ao frequentador. Aponta que não questiona o dever de prestação de primeiros socorros a clientes vitimados nas dependências de shoppings (o qual decorreria do princípio da solidariedade), mas a obrigação desarrazoada de prestar serviços médicos pré-hospitalares, em condições que somente se poderia exigir do Poder Público. Defende que as leis municipais padecem de inconstitucionalidade formal, por legislarem sobre matérias de competência privativa da União, no caso, sobre seguridade social, nos termos do art. 22, inciso XXIII, da Constituição Federal. Aduz que, nos termos do art. 1º, inciso IV, e dos arts. 170, 174 e 199 da Constituição Federal, é livre a iniciativa privada, inclusive no que toca à assistência à saúde, de modo que o Poder Público não pode exigir dos particulares, incluídos os empreendedores de shopping centers, que prestem serviços de assistência à saúde, os quais nem sequer se relacionam ao seu objeto social.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Cuida-se de mandado de segurança impetrado contra ato do Advogado-Geral da União. Narrou a impetrante que se aposentou de forma voluntária e com proventos integrais, em 15 de junho de 1990, nos termos do art. 40, inciso III, alínea a, da Constituição Federal, no cargo de assistente jurídico, nível S, classe “A”, do quadro de pessoal permanente do Ministério da Cultura. Expôs que, até o advento da Constituição Federal de 1988, a defesa da União Federal era exercida pela extinta Advocacia Consultiva da União e que, com a criação da Advocacia-Geral da União, tornou-se imperioso reacomodar nos quadros da AGU os assistentes jurídicos até então vinculados aos diversos órgãos e entidades da Administração Federal, de modo que o cargo de assistente jurídico passou a integrar a Advocacia-Geral da União, nos termos da Lei Complementar nº 73/93, art. 2º, § 5º. Relatou que a Lei nº 9.028/95 (oriunda da MP nº 485/94) adveio com o fim de estruturar a recém-criada AGU, determinando a transposição dos cargos efetivos de assistente jurídico, Classes A, B e C, de diversos setores da Administração Federal para a carreira de assistente jurídico da Advocacia-Geral da União, Categoria Especial, 1ª Categoria, 2ª Categoria, nos termos dos arts. 19 e 19-A. Discorreu, ainda, que o Advogado-Geral da União proferiu entendimento em favor da transposição e do apostilamento somente dos assistentes jurídicos que se encontravam em atividade na data de publicação da MP nº 485, de 29 de abril de 1994, posteriormente convertida na Lei nº 9.028/95. Diante desse cenário, a impetrante moveu a presente ação mandamental para garantir o direito de isonomia entre ativos e inativos, previsto no art. 40, § 8º, da Constituição Federal. Asseverou que, se os assistentes jurídicos em atividade se tornaram membros da Advocacia- Geral da União, não existe razão jurídica para que os colegas aposentados e pensionistas permaneçam fora da AGU, atrelados aos diversos órgãos da administração direta. Pediu a concessão da segurança, para determinar a transposição da carreira de assistente jurídico da administração federal direta para a carreira de assistente jurídico da Advocacia-Geral da União, com o consequente apostilamento da denominação de advogado da União no título de inatividade e transferência da respectiva folha de pagamento para a Advocacia-Geral da União

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com serviços públicos e atividades econômicas, além da atuação estatal correlata, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), assinale a incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre o concurso público para provimento de cargos na Administração Pública, avalie as assertivas que seguem.

I. O portador de surdez unilateral qualifica-se como pessoa com deficiência para o fim de disputar as vagas reservadas em concursos públicos.

II. A aplicação do percentual de reserva de vagas para candidatos com deficiência que resulta em número fracionário enseja o seu arredondamento para o inteiro imediatamente superior.

III. O portador de visão monocular tem direito de concorrer, em concurso público, às vagas reservadas aos deficientes.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a administração pública indireta, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente aos poderes administrativos e aos serviços públicos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Trata-se de sentença condenatória transitada em julgado contra a Fazenda Pública que determina expressamente a incidência de juros de mora em 1% ao mês, tratando-se de condenação ao pagamento de quantia certa sem natureza tributária. Na fase de cumprimento da sentença, a Fazenda Pública devedora sustenta que, ainda que se trate de sentença transitada em julgado e tal trânsito em julgado tenha ocorrido antes da vigência da Lei 11.960/2009, são aplicáveis os juros moratórios previstos na Lei n. 11.960/2009.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da proteção das marcas pela Lei de Propriedade Industrial e pela jurisprudência do STJ, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do contrato de representação comercial, avalie as assertivas que seguem.

I. A comissão contratada nos casos de representação comercial deverá incidir sobre o valor total das mercadorias, sem os descontos de impostos e encargos financeiros.

II. É nulo o contrato verbal de representação comercial.

III. A ausência do registro no órgão de classe não impede o representante comercial de receber pelos serviços prestados, nos termos do contrato, mas afasta a incidência do regramento previsto na Lei n.º 4.886/65.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação às diversas espécies tributárias, julgue os itens abaixo.

I. É inconstitucional a aplicação dos recursos arrecadados por meio de contribuição para o custeio da iluminação pública na expansão e aprimoramento da rede, uma vez que se trata de tributo vinculado, cuja receita deve ser destinada ao custeio das despesas de execução e manutenção do serviço de iluminação pública.

II. A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimo compulsório no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, hipótese em que não precisará ser observada a anterioridade de exercício.

III. As empresas prestadoras de serviços estão sujeitas às contribuições ao Sesc e Senac, salvo se integradas noutro serviço social.

IV. Em se tratando de empresas de natureza urbana, é inconstitucional a cobrança da contribuição de intervenção no domínio econômico destinada ao INCRA.

São falsos os itens:

 

(EMAGIS) Em ação direta de inconstitucionalidade, discutiu-se no STF a exigibilidade ou não, ainda no exercício financeiro de 2022, do diferencial de alíquota do ICMS nas operações interestaduais envolvendo consumidor final não contribuinte do imposto, cuja disciplina foi instituída pela Lei Complementar 190/2022, aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro de 2021, mas sancionada e publicada dia 5 de janeiro de 2022.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No âmbito do Direito Ambiental, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Jon Elster publicou livro de leitura obrigatória sobre ciência política e direito constitucional. Em sua obra “Ulisses liberto: estudos sobre racionalidade, pré-compromisso e restrições, Elster faz importante analogia com a historiografia grega. Claro, aqui está uma questão revisada que combina a temática de "Ulysses and the Sirens" de Jon Elster com ciência política e controle de constitucionalidade. Relacionando esse conceito à ciência política, qual das seguintes alternativas melhor exemplifica uma medida institucional que um Estado pode adotar para garantir que os governantes futuros respeitem a Constituição, evitando a tentação de agir de forma inconstitucional?

 

(EMAGIS) Há uma discussão na ciência política nos Estados Unidos que é relevante para o caso brasileiro, conquanto o debate brasileiro ainda seja incipiente na matéria. Trata-se do tema do “Deep state”. De que modo o “deep state” interfere na estabilidade democrática? Marque a alternativa que melhor descreve essa discussão:

 

(EMAGIS) Segundo a Resolução CNMP nº 23/2007, que trata do inquérito civil, assinale a alternativa correta:

 

(DPE/AP – FCC – 2022) A Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública foi prevista, nacionalmente, a partir da Lei Complementar no 132/2009, que alterou a Lei Complementar no 80/1994. Essa inovação normativa estabeleceu

 

Objetivas MPF - Rodada 30.2024

(EMAGIS) Marcelo, policial militar, durante o expediente, dirigiu-se ao setor de Protocolo Geral, deixando caixa, identificada pelo código Sedex, a ser remetida pelo serviço de envio de correspondência da Administração Pública. Servidores públicos responsáveis pela triagem, considerados o peso e o suposto conteúdo da embalagem, abriram-na e constataram a existência de 36 frascos com líquido transparente. Submetido o material a perícia, verificou-se tratar-se de ácido gama-hidroxibutírico e cetamina, substâncias de controle especial. O Juízo do Conselho Permanente da Justiça Militar da Comarca, no processo-crime nº 00001-02.2014.0.00.0000, condenou-o, em virtude da prática do delito previsto no artigo 290, § 1º (tráfico de drogas cometido por militar em serviço), do Código Penal Militar, a 3 anos de reclusão, no regime inicial de cumprimento aberto. Substituiu a pena por restritiva de direitos. Ante a inviolabilidade da correspondência, a defesa sustentou a ilicitude da prova. O Juízo concluiu pela impossibilidade de o sigilo de correspondência legitimar práticas ilegais. Ressaltou não estar em jogo a proteção da intimidade, tendo em vista não ser o caso de violação de comunicação escrita ou de conteúdo a veicular manifestação de pensamento. Concluiu que a caixa aberta, por qualificar-se como encomenda, não estava protegida pela inviolabilidade prevista no artigo 5º, inciso XII, da Constituição Federal.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Cuida-se de recurso extraordinário interposto com fulcro no artigo 102, inciso III, alínea a, da Constituição Federal, contra acórdão mediante o qual o Tribunal de Justiça do Estado, em sede de ação direta de inconstitucionalidade, considerou constitucional leis municipais que obrigam a implantação de ambulatório ou de serviço de pronto-socorro nas dependências de shoppings centers, com a presença de médico e ambulância. O recorrente alega, nas razões do recurso extraordinário, violação do art. 1º, incisos III e IV; do art. 22, inciso XXIII; do art. 30, incisos I e II; e os arts. 170; 174; 196 e 199 da Constituição Federal. Suscita, inicialmente, que o fundamento da dignidade da pessoa humana não afeta a distribuição de competências legislativas estabelecidas na Constituição Federal, nem implica transferir ao particular obrigações próprias do Poder Público. Destaca, ademais, que a permanência em um shopping center não causa risco ao frequentador. Aponta que não questiona o dever de prestação de primeiros socorros a clientes vitimados nas dependências de shoppings (o qual decorreria do princípio da solidariedade), mas a obrigação desarrazoada de prestar serviços médicos pré-hospitalares, em condições que somente se poderia exigir do Poder Público. Defende que as leis municipais padecem de inconstitucionalidade formal, por legislarem sobre matérias de competência privativa da União, no caso, sobre seguridade social, nos termos do art. 22, inciso XXIII, da Constituição Federal. Aduz que, nos termos do art. 1º, inciso IV, e dos arts. 170, 174 e 199 da Constituição Federal, é livre a iniciativa privada, inclusive no que toca à assistência à saúde, de modo que o Poder Público não pode exigir dos particulares, incluídos os empreendedores de shopping centers, que prestem serviços de assistência à saúde, os quais nem sequer se relacionam ao seu objeto social.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Cuida-se de mandado de segurança impetrado contra ato do Advogado-Geral da União. Narrou a impetrante que se aposentou de forma voluntária e com proventos integrais, em 15 de junho de 1990, nos termos do art. 40, inciso III, alínea a, da Constituição Federal, no cargo de assistente jurídico, nível S, classe “A”, do quadro de pessoal permanente do Ministério da Cultura. Expôs que, até o advento da Constituição Federal de 1988, a defesa da União Federal era exercida pela extinta Advocacia Consultiva da União e que, com a criação da Advocacia-Geral da União, tornou-se imperioso reacomodar nos quadros da AGU os assistentes jurídicos até então vinculados aos diversos órgãos e entidades da Administração Federal, de modo que o cargo de assistente jurídico passou a integrar a Advocacia-Geral da União, nos termos da Lei Complementar nº 73/93, art. 2º, § 5º. Relatou que a Lei nº 9.028/95 (oriunda da MP nº 485/94) adveio com o fim de estruturar a recém-criada AGU, determinando a transposição dos cargos efetivos de assistente jurídico, Classes A, B e C, de diversos setores da Administração Federal para a carreira de assistente jurídico da Advocacia-Geral da União, Categoria Especial, 1ª Categoria, 2ª Categoria, nos termos dos arts. 19 e 19-A. Discorreu, ainda, que o Advogado-Geral da União proferiu entendimento em favor da transposição e do apostilamento somente dos assistentes jurídicos que se encontravam em atividade na data de publicação da MP nº 485, de 29 de abril de 1994, posteriormente convertida na Lei nº 9.028/95. Diante desse cenário, a impetrante moveu a presente ação mandamental para garantir o direito de isonomia entre ativos e inativos, previsto no art. 40, § 8º, da Constituição Federal. Asseverou que, se os assistentes jurídicos em atividade se tornaram membros da Advocacia- Geral da União, não existe razão jurídica para que os colegas aposentados e pensionistas permaneçam fora da AGU, atrelados aos diversos órgãos da administração direta. Pediu a concessão da segurança, para determinar a transposição da carreira de assistente jurídico da administração federal direta para a carreira de assistente jurídico da Advocacia-Geral da União, com o consequente apostilamento da denominação de advogado da União no título de inatividade e transferência da respectiva folha de pagamento para a Advocacia-Geral da União

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com serviços públicos e atividades econômicas, além da atuação estatal correlata, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), assinale a incorreta:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o concurso público para provimento de cargos na Administração Pública, avalie as assertivas que seguem.

I. O portador de surdez unilateral qualifica-se como pessoa com deficiência para o fim de disputar as vagas reservadas em concursos públicos.

II. A aplicação do percentual de reserva de vagas para candidatos com deficiência que resulta em número fracionário enseja o seu arredondamento para o inteiro imediatamente superior.

III. O portador de visão monocular tem direito de concorrer, em concurso público, às vagas reservadas aos deficientes.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a administração pública indireta, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente aos poderes administrativos e aos serviços públicos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Trata-se de sentença condenatória transitada em julgado contra a Fazenda Pública que determina expressamente a incidência de juros de mora em 1% ao mês, tratando-se de condenação ao pagamento de quantia certa sem natureza tributária. Na fase de cumprimento da sentença, a Fazenda Pública devedora sustenta que, ainda que se trate de sentença transitada em julgado e tal trânsito em julgado tenha ocorrido antes da vigência da Lei 11.960/2009, são aplicáveis os juros moratórios previstos na Lei n. 11.960/2009.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No âmbito do Direito Ambiental, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação às diversas espécies tributárias, julgue os itens abaixo.

I. É inconstitucional a aplicação dos recursos arrecadados por meio de contribuição para o custeio da iluminação pública na expansão e aprimoramento da rede, uma vez que se trata de tributo vinculado, cuja receita deve ser destinada ao custeio das despesas de execução e manutenção do serviço de iluminação pública.

II. A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimo compulsório no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, hipótese em que não precisará ser observada a anterioridade de exercício.

III. As empresas prestadoras de serviços estão sujeitas às contribuições ao Sesc e Senac, salvo se integradas noutro serviço social.

IV. Em se tratando de empresas de natureza urbana, é inconstitucional a cobrança da contribuição de intervenção no domínio econômico destinada ao INCRA.

São falsos os itens:

 

(EMAGIS) A empresa ajuizou Ação Ordinária com o intuito de anular lançamentos de IPI sobre mercadorias (cigarros) que foram, após saídas de seu estabelecimento, furtadas, considerando injustiça onerar o contribuinte com tributação que não corresponde ao proveito decorrente da operação, proveito que comprovadamente, em razão do furto, não existiu, já que obstada a efetivação da comercialização. A União se defendeu sustentando que o roubo ou furto de mercadorias é risco inerente à atividade do contribuinte, de modo que, se roubados os produtos depois da saída (implementação do fato gerador do IPI), deve haver a tributação.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as leis orçamentárias, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, subtraída indevidamente pela mãe de seu país de residência habitual e por ela trazida a criança ao Brasil, veicule o pai, com fundamento na Convenção sobre os Aspectos Civis do Sequestro Internacional de Crianças (Convenção de Haia – Decreto n. 3.413/2000), pretensão de imediata repatriação da criança ao país em que se encontrava, também signatário da Convenção, local de residência habitual da criança, repita-se.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a ordem constitucional econômica assinale a alterativa correta:

 

(EMAGIS) O pleito deduzido em juízo por Carla trata de danos materiais e morais decorrentes de atraso em voo internacional. O requerimento constante da petição inicial é de seguinte teor: 1) A citação pelo correio da requerida para responder à presente ação, no prazo legal, sob pena de confissão; 2) A condenação da requerida ao pagamento de indenização por danos materiais, fixados em R$ 20.000,00 (vinte mil reais) acrescidos de juros e correção monetária; 3) A condenação da requerida ao pagamento de indenização por danos morais, fixados em pelo menos R$ 9.300,00 (nove mil e trezentos reais), de acordo com o critério do(a) ilustre magistrado(a), levando em conta a capacidade financeira da autora e ré, a extensão do dano e o caráter inibidor de novas práticas similares pela ré. 4) O direito à produção de todas as provas em direito admitidas, em especial a oitiva das testemunhas; passageiros do mesmo vôo, requerendo, desde já a sua intimação para comparecerem em juízo a fim de atestar os fatos ora narrados, entre outras.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil na disciplina do Código Civil e na jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. O empregador ou comitente é civilmente responsável por seus empregados, serviçais e prepostos, no exercício do trabalho que lhes competir, ou em razão dele.

II. O vínculo permanente e vitalício entre a Igreja Católica e seu sacerdote é apto a ensejar a responsabilidade objetiva da instituição religiosa por desvio moral de conduta de seu representante, desde que comprovada a responsabilidade subjetiva do padre por fato criminoso vinculado ao prestígio social angariado em razão do desempenho da função.

III. O direito à indenização por danos morais transmite-se com o falecimento do titular, possuindo os herdeiros da vítima legitimidade ativa para ajuizar ou prosseguir a ação indenizatória.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as formas de garantias admitidas no ordenamento jurídico, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Considere as seguintes situações e marque a alternativa correta, em vista da competência do foro onde ajuizadas as ações.

I. A empresa Lucro Alto S/A, sediada em Anápolis/GO, ingressou com ação anulatória contra o Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, distribuindo-a perante a Justiça Federal da Subseção Judiciária daquele município.

II. Maria, domiciliada em Porto Velho/RO, ajuizou ação indenizatória contra o Estado do Paraná, por fato ocorrido em Curitiba/PR. A demanda foi ajuizada perante a Comarca da capital rondoniense.

III. João impetrou mandado de segurança contra ato do Gerente Executivo do INSS em Araguaína/TO que, ao argumento de perda da qualidade de segurado, indeferira requerimento administrativo de concessão do benefício de auxílio por incapacidade temporária fruto de acidente de trabalho. O writ foi distribuído na Justiça Federal da Subseção Judiciária daquele município.

 

(EMAGIS) A respeito dos precatórios, avalie as assertivas que seguem.

I. Os honorários advocatícios incluídos na condenação ou destacados do montante principal devido ao credor consubstanciam verba de natureza alimentar cuja satisfação ocorrerá com a expedição de precatório ou requisição de pequeno valor, observada ordem especial restrita aos créditos dessa natureza.

II. O art. 100, § 1º, da Constituição Federal, não encerra um rol taxativo das verbas consideradas de natureza alimentar, mas, ao invés, tão somente exemplificativo, de sorte que a definição da natureza jurídica de determinada verba deverá ser buscada a partir da possibilidade de sua subsunção a uma das categorias elencadas no referido dispositivo constitucional.

III. Cabe recurso extraordinário contra decisão proferida no processamento de precatórios.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No âmbito da Criminologia, avalie as assertivas que seguem e marque a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as causas de exclusão da ilicitude penal, também com suas repercussões processuais, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a teoria do crime, assinale a alternativa apropriada.

 

(EMAGIS) Relativamente aos crimes contra as telecomunicações, os crimes em licitações e contratos administrativos, os crimes de racismo e os crimes contra o estado democrático de direito, julgue os itens expostos a seguir e marque a alternativa correta.

I. A diferença entre a conduta tipificada no art. 70 do antigo Código Brasileiro de Telecomunicações (Lei 4.117/62) e a do art. 183 da nova Lei de Telecomunicações (Lei 9.472/97) está na habitualidade da conduta: quando a atividade clandestina de telecomunicações é desenvolvida de modo habitual, a conduta tipifica o disposto no art. 183 da Lei 9.472/97, e não o art. 70 da Lei 4.117/62, que se restringe àquele que instala ou utiliza sem habitualidade a atividade ilícita em questão.

II. O crime de fraude à licitação é material, consumando-se com a obtenção de vantagem indevida.

III. Tanto o STJ quanto o STF entendem que mesmo antes da Lei 14.532/23 o crime de injúria racial era imprescritível.

IV. O crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito enquadra-se, doutrinariamente, como crime de atentado.

 

(EMAGIS) Sobre o processo e julgamento pelo Tribunal do Júri, avalie as assertivas que seguem.

I. O julgamento não será adiado se a testemunha deixar de comparecer, salvo se uma das partes tiver requerido a sua intimação por mandado no momento próprio, declarando tratar-se de testemunha imprescindível e indicando a sua localização.

II. Há ofensa ao princípio do contraditório e, por conseguinte, prejuízo ao parquet, quando este se viu impedido do direito de tomar o depoimento de testemunha considerada imprescindível ao deslinde do feito, tendo sido cientificado da sua não localização somente em plenário, momento em que requereu adiamento do julgamento e prazo para diligenciar o endereço atualizado, o que lhe foi negado.

III. Quando o recurso de apelação é interposto contra a sentença proferida pelo Tribunal do Júri, sob o fundamento de contrariedade às provas dos autos, o colegiado responsável pelo exame do recurso fica adstrito à apreciação da existência ou não de suporte probatório para a decisão tomada pelos jurados integrantes do Conselho de Sentença, somente se admitindo a cassação do veredicto em caso de completa dissociação entre as conclusões dos jurados e os elementos probatórios.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a ação penal pública condicionada à representação, avalie as assertivas que seguem.

I. A representação, nos crimes de ação penal pública condicionada, não exige maiores formalidades, sendo suficiente a demonstração inequívoca de que a vítima tem interesse na persecução penal. Dessa forma, não há necessidade da existência nos autos de peça processual com esse título, sendo suficiente que a vítima ou seu representante legal leve o fato ao conhecimento das autoridades.

II. Nas ações penais públicas condicionadas à representação da ofendida de que trata a Lei 11.340/2006, só será admitida a renúncia à representação perante o juiz, em audiência especialmente designada com tal finalidade, antes do recebimento da denúncia e ouvido o Ministério Público, não podendo tal audiência ser designada de ofício pelo juiz, já que sua realização somente é necessária caso haja manifestação do desejo da vítima de se retratar trazida aos autos antes do recebimento da denúncia.

III. O comparecimento da vítima perante a autoridade policial em observância ao mandado de intimação previamente expedido pela autoridade policial configura representação, nos crimes de ação penal pública condicionada, tornando desnecessário à autoridade colher a representação no termo de declaração.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que toca às medidas cautelares prisionais, assinale a correta:

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal das penas restritivas de direito, avalie as assertivas que seguem.

I. Iniciada a execução, é vedado ao juiz alterar a forma de cumprimento das penas de prestação de serviços à comunidade e de limitação de fim de semana.

II. O período em que o sentenciado deixou de comparecer em juízo por causa da pandemia da covid-19 pode ser considerado como tempo efetivamente cumprido de pena, já que ele não deu causa àquela situação.

III. A prática de crime ou contravenção penal contra a mulher com violência ou grave ameaça no ambiente doméstico não é óbice automático à substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

Sentença Estadual - Rodada 30.2024

Paulo Montalvão e Alessandro Busques, na condição de sócios-proprietários da Transportadora Shainey Ltda., em razão do crescimento dos negócios, decidiram transferir a sede da empresa para a cidade e comarca de Araruama – RJ.

No primeiro semestre de 2023, foi feita a mudança planejada; e, além de sediar a administração da empresa, o local passou a servir também como garagem, posto de abastecimento e oficina de reparos e manutenção da frota.

Assim, os funcionários da empresa trocavam óleo lubrificante e fluido de freio, limpavam e trocavam peças, utilizando-se para tanto de materiais como graxa, solventes, tintas, panos e estopas. Além disso, recuperavam e recondicionavam baterias dos veículos. Embora cientes da necessidade de tratar previamente os efluentes ou de destinarem um local de armazenamento para a sua periódica remoção e descarte adequado, Paulo e Alessandro preferiram cortar custos e, assim, optaram por instalar uma tubulação para coletar os resíduos na oficina e no pátio e despejá-los diretamente no córrego situado nos fundos do terreno da empresa.

Semanas mais tarde, emergiram peixes mortos não só da Lagoa de Araruama, onde eram escoados os resíduos, mas também do Rio Mataruna, que era ligado à referida lagoa. Assustados com o fato, moradores da região acionaram as autoridades locais, e, no mesmo dia, 30/6/2023, Frederico Fasano, fiscal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, dirigiu-se à empresa para investigar o ocorrido e constatou a irregularidade das instalações, notadamente o despejo direto e indiscriminado dos efluentes na Lagoa Araruama e no Rio Mataruna.

Alarmados com a presença do fiscal, Paulo e Alessandro ofereceram-lhe a quantia de R$ 20.000 em dinheiro para que não autuasse a empresa. A oferta foi rechaçada pelo servidor público que, imediatamente, chamou a polícia, sendo Paulo e Alessandro presos em flagrante.

Durante a investigação, a perícia de constatação de dano ambiental confirmou o lançamento diretamente no corpo hídrico dos efluentes poluidores oriundos da tubulação da Transportadora Shainey Ltda., e, na mesma perícia, foram feitos exames nos animais mortos e na água coletada da lagoa e do rio, exames esses que confirmaram a contaminação pelos efluentes, assim como o nexo causal entre a morte e a contaminação.

Constatou-se, ainda, a presença de chumbo originário das baterias recuperadas pela empresa, depositado no fundo da lagoa e do rio, em concentração acima da margem de segurança para a saúde humana, o que gerou a interdição, do acesso e consumo da água da lagoa e do rio por tempo indeterminado, uma vez que a presença do chumbo pode persistir por anos ou até décadas.

Nesse contexto, o Ministério Público ofereceu denúncia contra os réus, a qual foi recebida em 30/7/2023, tendo sido indeferido o pedido de prisão preventiva formulado pelo parquet em desfavor dos réus, os quais, em razão disso, obtiveram liberdade provisória e responderam ao processo em liberdade.

Nos autos, constavam as seguintes informações: a) Paulo, empresário, nascido em 10/3/1942, anteriormente condenado pela prática de sonegação de contribuição previdenciária — art. 337-A do Código Penal — em sentença que transitou em julgado em 15/8/2015 e foi extinta em 21/6/2018 pelo cumprimento de pena. Ele também havia sido condenado pela prática do crime previsto no art. 56, caput, da Lei n.º 9.605/1998, em sentença que transitou em julgado em 17/8/2009 e que foi extinta em 30/8/2012, também pelo cumprimento de pena. b) Alessandro, empresário, nascido em 20/4/1976, havia sido condenado pela prática de sonegação de contribuição previdenciária — art. 337-A do Código Penal — em sentença que transitou em julgado em 15/8/2008, e que foi extinta em 21/06/2011 pelo cumprimento de pena. Ele tinha sido condenado também pela prática do crime previsto no art. 54, caput, da Lei n.º 9.605/1998, em sentença que transitou em julgado em 17/8/2009 e que foi extinta em 30/08/2012 pelo cumprimento da pena.

As citações foram regulares e os dois réus apresentaram respostas à acusação. A instrução criminal ocorreu regularmente.

Interrogado, Alessandro confirmou, em juízo, as suas condenações anteriores. E ambos os réus confessaram os fatos.

As alegações finais foram feitas nos seguintes termos. O Ministério Público pugnou pela condenação da empresa e dos réus por todos os crimes em razão dos quais foram denunciados, uma vez comprovada a materialidade e autoria; e, em relação ao crime ambiental, postulou a majoração da pena, aduzindo ter havido degradação irreversível do bioma aquático local, sobretudo pela presença do chumbo; pediu a condenação dos réus à reparação do dano ambiental; postulou a decretação da prisão preventiva dos requeridos, para assegurar a aplicação da lei penal, ante a notícia de que eles estariam se desfazendo dos bens da empresa e se instalando em Ciudad del Este, no Paraguai. Juntou documentos comprobatórios da alienação dos bens da empresa.

A defesa de Paulo e Alessandro noticiou o recente falecimento de Paulo, em acidente de trânsito, juntando a correspondente certidão de óbito; pugnou pela absolvição de Alessandro, argumentando que quem efetivamente gerenciava a empresa era Paulo; invocou a aplicação do princípio da insignificância em relação ao crime ambiental, comparando o evento da Lagoa Araruama e do Rio Mataruna com o rompimento das barragens de Mariana e de Brumadinho, além da flagrante disparidade econômica da Transportadora Shainey Ltda. com as empresas responsáveis pelo desastre ecológico nessas duas cidades mineiras. Em seguida, defendeu a desclassificação do crime ambiental para a modalidade culposa; pediu a absolvição do crime de corrupção, ou a sua desclassificação para a modalidade tentada, sustentando a sua não consumação, uma vez que o servidor público prontamente havia repelido a oferta de dinheiro; rechaçou o pedido de prisão preventiva, aduzindo que os réus haviam vendido parte dos bens da empresa em razão da crise econômica e sempre colaboraram com a justiça”.

Considerando os fatos relatados anteriormente, redija sentença criminal dando solução ao caso. Analise toda a matéria de direito processual e material pertinente para o julgamento, classificando legalmente os delitos e fundamentando suas explanações. Dispense o relatório e não crie fatos novos.

 

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 30.2024

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil na disciplina do Código Civil e na jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. O empregador ou comitente é civilmente responsável por seus empregados, serviçais e prepostos, no exercício do trabalho que lhes competir, ou em razão dele.

II. O vínculo permanente e vitalício entre a Igreja Católica e seu sacerdote é apto a ensejar a responsabilidade objetiva da instituição religiosa por desvio moral de conduta de seu representante, desde que comprovada a responsabilidade subjetiva do padre por fato criminoso vinculado ao prestígio social angariado em razão do desempenho da função.

III. O direito à indenização por danos morais transmite-se com o falecimento do titular, possuindo os herdeiros da vítima legitimidade ativa para ajuizar ou prosseguir a ação indenizatória.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as formas de garantias admitidas no ordenamento jurídico, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre o regime de comunhão parcial de bens no casamento e a repercussão neste regime dos planos de previdência privada, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Considere as seguintes situações e marque a alternativa correta, em vista da competência do foro onde ajuizadas as ações.

I. A empresa Lucro Alto S/A, sediada em Anápolis/GO, ingressou com ação anulatória contra o Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, distribuindo-a perante a Justiça Federal da Subseção Judiciária daquele município.

II. Maria, domiciliada em Porto Velho/RO, ajuizou ação indenizatória contra o Estado do Paraná, por fato ocorrido em Curitiba/PR. A demanda foi ajuizada perante a Comarca da capital rondoniense.

III. João impetrou mandado de segurança contra ato do Gerente Executivo do INSS em Araguaína/TO que, ao argumento de perda da qualidade de segurado, indeferira requerimento administrativo de concessão do benefício de auxílio por incapacidade temporária fruto de acidente de trabalho. O writ foi distribuído na Justiça Federal da Subseção Judiciária daquele município.

 

(EMAGIS) A respeito dos precatórios, avalie as assertivas que seguem.

I. Os honorários advocatícios incluídos na condenação ou destacados do montante principal devido ao credor consubstanciam verba de natureza alimentar cuja satisfação ocorrerá com a expedição de precatório ou requisição de pequeno valor, observada ordem especial restrita aos créditos dessa natureza.

II. O art. 100, § 1º, da Constituição Federal, não encerra um rol taxativo das verbas consideradas de natureza alimentar, mas, ao invés, tão somente exemplificativo, de sorte que a definição da natureza jurídica de determinada verba deverá ser buscada a partir da possibilidade de sua subsunção a uma das categorias elencadas no referido dispositivo constitucional.

III. Cabe recurso extraordinário contra decisão proferida no processamento de precatórios.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O pleito deduzido em juízo por Carla trata de danos materiais e morais decorrentes de atraso em voo internacional. O requerimento constante da petição inicial é de seguinte teor: 1) A citação pelo correio da requerida para responder à presente ação, no prazo legal, sob pena de confissão; 2) A condenação da requerida ao pagamento de indenização por danos materiais, fixados em R$ 20.000,00 (vinte mil reais) acrescidos de juros e correção monetária; 3) A condenação da requerida ao pagamento de indenização por danos morais, fixados em pelo menos R$ 9.300,00 (nove mil e trezentos reais), de acordo com o critério do(a) ilustre magistrado(a), levando em conta a capacidade financeira da autora e ré, a extensão do dano e o caráter inibidor de novas práticas similares pela ré. 4) O direito à produção de todas as provas em direito admitidas, em especial a oitiva das testemunhas; passageiros do mesmo vôo, requerendo, desde já a sua intimação para comparecerem em juízo a fim de atestar os fatos ora narrados, entre outras.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Ministério Público ofereceu representação ao Juízo da Infância e Juventude, atribuindo a prática de ato infracional análogo ao crime de homicídio qualificado ao adolescente PSL, em razão da morte de um bombeiro militar. Considerando a situação concreta, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) No âmbito da Criminologia, avalie as assertivas que seguem e marque a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as causas de exclusão da ilicitude penal, também com suas repercussões processuais, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a teoria do crime, assinale a alternativa apropriada.

 

(EMAGIS) Sobre o processo e julgamento pelo Tribunal do Júri, avalie as assertivas que seguem.

I. O julgamento não será adiado se a testemunha deixar de comparecer, salvo se uma das partes tiver requerido a sua intimação por mandado no momento próprio, declarando tratar-se de testemunha imprescindível e indicando a sua localização.

II. Há ofensa ao princípio do contraditório e, por conseguinte, prejuízo ao parquet, quando este se viu impedido do direito de tomar o depoimento de testemunha considerada imprescindível ao deslinde do feito, tendo sido cientificado da sua não localização somente em plenário, momento em que requereu adiamento do julgamento e prazo para diligenciar o endereço atualizado, o que lhe foi negado.

III. Quando o recurso de apelação é interposto contra a sentença proferida pelo Tribunal do Júri, sob o fundamento de contrariedade às provas dos autos, o colegiado responsável pelo exame do recurso fica adstrito à apreciação da existência ou não de suporte probatório para a decisão tomada pelos jurados integrantes do Conselho de Sentença, somente se admitindo a cassação do veredicto em caso de completa dissociação entre as conclusões dos jurados e os elementos probatórios.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente aos crimes contra as telecomunicações, os crimes em licitações e contratos administrativos, os crimes de racismo e os crimes contra o estado democrático de direito, julgue os itens expostos a seguir e marque a alternativa correta.

I. A diferença entre a conduta tipificada no art. 70 do antigo Código Brasileiro de Telecomunicações (Lei 4.117/62) e a do art. 183 da nova Lei de Telecomunicações (Lei 9.472/97) está na habitualidade da conduta: quando a atividade clandestina de telecomunicações é desenvolvida de modo habitual, a conduta tipifica o disposto no art. 183 da Lei 9.472/97, e não o art. 70 da Lei 4.117/62, que se restringe àquele que instala ou utiliza sem habitualidade a atividade ilícita em questão.

II. O crime de fraude à licitação é material, consumando-se com a obtenção de vantagem indevida.

III. Tanto o STJ quanto o STF entendem que mesmo antes da Lei 14.532/23 o crime de injúria racial era imprescritível.

IV. O crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito enquadra-se, doutrinariamente, como crime de atentado.

 

(EMAGIS) Sobre a ação penal pública condicionada à representação, avalie as assertivas que seguem.

I. A representação, nos crimes de ação penal pública condicionada, não exige maiores formalidades, sendo suficiente a demonstração inequívoca de que a vítima tem interesse na persecução penal. Dessa forma, não há necessidade da existência nos autos de peça processual com esse título, sendo suficiente que a vítima ou seu representante legal leve o fato ao conhecimento das autoridades.

II. Nas ações penais públicas condicionadas à representação da ofendida de que trata a Lei 11.340/2006, só será admitida a renúncia à representação perante o juiz, em audiência especialmente designada com tal finalidade, antes do recebimento da denúncia e ouvido o Ministério Público, não podendo tal audiência ser designada de ofício pelo juiz, já que sua realização somente é necessária caso haja manifestação do desejo da vítima de se retratar trazida aos autos antes do recebimento da denúncia.

III. O comparecimento da vítima perante a autoridade policial em observância ao mandado de intimação previamente expedido pela autoridade policial configura representação, nos crimes de ação penal pública condicionada, tornando desnecessário à autoridade colher a representação no termo de declaração.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que toca às medidas cautelares prisionais, assinale a correta:

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal das penas restritivas de direito, avalie as assertivas que seguem.

I. Iniciada a execução, é vedado ao juiz alterar a forma de cumprimento das penas de prestação de serviços à comunidade e de limitação de fim de semana.

II. O período em que o sentenciado deixou de comparecer em juízo por causa da pandemia da covid-19 pode ser considerado como tempo efetivamente cumprido de pena, já que ele não deu causa àquela situação.

III. A prática de crime ou contravenção penal contra a mulher com violência ou grave ameaça no ambiente doméstico não é óbice automático à substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Marcelo, policial militar, durante o expediente, dirigiu-se ao setor de Protocolo Geral, deixando caixa, identificada pelo código Sedex, a ser remetida pelo serviço de envio de correspondência da Administração Pública. Servidores públicos responsáveis pela triagem, considerados o peso e o suposto conteúdo da embalagem, abriram-na e constataram a existência de 36 frascos com líquido transparente. Submetido o material a perícia, verificou-se tratar-se de ácido gama-hidroxibutírico e cetamina, substâncias de controle especial. O Juízo do Conselho Permanente da Justiça Militar da Comarca, no processo-crime nº 00001-02.2014.0.00.0000, condenou-o, em virtude da prática do delito previsto no artigo 290, § 1º (tráfico de drogas cometido por militar em serviço), do Código Penal Militar, a 3 anos de reclusão, no regime inicial de cumprimento aberto. Substituiu a pena por restritiva de direitos. Ante a inviolabilidade da correspondência, a defesa sustentou a ilicitude da prova. O Juízo concluiu pela impossibilidade de o sigilo de correspondência legitimar práticas ilegais. Ressaltou não estar em jogo a proteção da intimidade, tendo em vista não ser o caso de violação de comunicação escrita ou de conteúdo a veicular manifestação de pensamento. Concluiu que a caixa aberta, por qualificar-se como encomenda, não estava protegida pela inviolabilidade prevista no artigo 5º, inciso XII, da Constituição Federal.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Cuida-se de recurso extraordinário interposto com fulcro no artigo 102, inciso III, alínea a, da Constituição Federal, contra acórdão mediante o qual o Tribunal de Justiça do Estado, em sede de ação direta de inconstitucionalidade, considerou constitucional leis municipais que obrigam a implantação de ambulatório ou de serviço de pronto-socorro nas dependências de shoppings centers, com a presença de médico e ambulância. O recorrente alega, nas razões do recurso extraordinário, violação do art. 1º, incisos III e IV; do art. 22, inciso XXIII; do art. 30, incisos I e II; e os arts. 170; 174; 196 e 199 da Constituição Federal. Suscita, inicialmente, que o fundamento da dignidade da pessoa humana não afeta a distribuição de competências legislativas estabelecidas na Constituição Federal, nem implica transferir ao particular obrigações próprias do Poder Público. Destaca, ademais, que a permanência em um shopping center não causa risco ao frequentador. Aponta que não questiona o dever de prestação de primeiros socorros a clientes vitimados nas dependências de shoppings (o qual decorreria do princípio da solidariedade), mas a obrigação desarrazoada de prestar serviços médicos pré-hospitalares, em condições que somente se poderia exigir do Poder Público. Defende que as leis municipais padecem de inconstitucionalidade formal, por legislarem sobre matérias de competência privativa da União, no caso, sobre seguridade social, nos termos do art. 22, inciso XXIII, da Constituição Federal. Aduz que, nos termos do art. 1º, inciso IV, e dos arts. 170, 174 e 199 da Constituição Federal, é livre a iniciativa privada, inclusive no que toca à assistência à saúde, de modo que o Poder Público não pode exigir dos particulares, incluídos os empreendedores de shopping centers, que prestem serviços de assistência à saúde, os quais nem sequer se relacionam ao seu objeto social.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Cuida-se de mandado de segurança impetrado contra ato do Advogado-Geral da União. Narrou a impetrante que se aposentou de forma voluntária e com proventos integrais, em 15 de junho de 1990, nos termos do art. 40, inciso III, alínea a, da Constituição Federal, no cargo de assistente jurídico, nível S, classe “A”, do quadro de pessoal permanente do Ministério da Cultura. Expôs que, até o advento da Constituição Federal de 1988, a defesa da União Federal era exercida pela extinta Advocacia Consultiva da União e que, com a criação da Advocacia-Geral da União, tornou-se imperioso reacomodar nos quadros da AGU os assistentes jurídicos até então vinculados aos diversos órgãos e entidades da Administração Federal, de modo que o cargo de assistente jurídico passou a integrar a Advocacia-Geral da União, nos termos da Lei Complementar nº 73/93, art. 2º, § 5º. Relatou que a Lei nº 9.028/95 (oriunda da MP nº 485/94) adveio com o fim de estruturar a recém-criada AGU, determinando a transposição dos cargos efetivos de assistente jurídico, Classes A, B e C, de diversos setores da Administração Federal para a carreira de assistente jurídico da Advocacia-Geral da União, Categoria Especial, 1ª Categoria, 2ª Categoria, nos termos dos arts. 19 e 19-A. Discorreu, ainda, que o Advogado-Geral da União proferiu entendimento em favor da transposição e do apostilamento somente dos assistentes jurídicos que se encontravam em atividade na data de publicação da MP nº 485, de 29 de abril de 1994, posteriormente convertida na Lei nº 9.028/95. Diante desse cenário, a impetrante moveu a presente ação mandamental para garantir o direito de isonomia entre ativos e inativos, previsto no art. 40, § 8º, da Constituição Federal. Asseverou que, se os assistentes jurídicos em atividade se tornaram membros da Advocacia- Geral da União, não existe razão jurídica para que os colegas aposentados e pensionistas permaneçam fora da AGU, atrelados aos diversos órgãos da administração direta. Pediu a concessão da segurança, para determinar a transposição da carreira de assistente jurídico da administração federal direta para a carreira de assistente jurídico da Advocacia-Geral da União, com o consequente apostilamento da denominação de advogado da União no título de inatividade e transferência da respectiva folha de pagamento para a Advocacia-Geral da União

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com serviços públicos e atividades econômicas, além da atuação estatal correlata, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da proteção das marcas pela Lei de Propriedade Industrial e pela jurisprudência do STJ, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do contrato de representação comercial, avalie as assertivas que seguem.

I. A comissão contratada nos casos de representação comercial deverá incidir sobre o valor total das mercadorias, sem os descontos de impostos e encargos financeiros.

II. É nulo o contrato verbal de representação comercial.

III. A ausência do registro no órgão de classe não impede o representante comercial de receber pelos serviços prestados, nos termos do contrato, mas afasta a incidência do regramento previsto na Lei n.º 4.886/65.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação às diversas espécies tributárias, julgue os itens abaixo.

I. É inconstitucional a aplicação dos recursos arrecadados por meio de contribuição para o custeio da iluminação pública na expansão e aprimoramento da rede, uma vez que se trata de tributo vinculado, cuja receita deve ser destinada ao custeio das despesas de execução e manutenção do serviço de iluminação pública.

II. A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimo compulsório no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, hipótese em que não precisará ser observada a anterioridade de exercício.

III. As empresas prestadoras de serviços estão sujeitas às contribuições ao Sesc e Senac, salvo se integradas noutro serviço social.

IV. Em se tratando de empresas de natureza urbana, é inconstitucional a cobrança da contribuição de intervenção no domínio econômico destinada ao INCRA.

São falsos os itens:

 

(EMAGIS) Em ação direta de inconstitucionalidade, discutiu-se no STF a exigibilidade ou não, ainda no exercício financeiro de 2022, do diferencial de alíquota do ICMS nas operações interestaduais envolvendo consumidor final não contribuinte do imposto, cuja disciplina foi instituída pela Lei Complementar 190/2022, aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro de 2021, mas sancionada e publicada dia 5 de janeiro de 2022.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A empresa ajuizou Ação Ordinária com o intuito de anular lançamentos de IPI sobre mercadorias (cigarros) que foram, após saídas de seu estabelecimento, furtadas, considerando injustiça onerar o contribuinte com tributação que não corresponde ao proveito decorrente da operação, proveito que comprovadamente, em razão do furto, não existiu, já que obstada a efetivação da comercialização. A União se defendeu sustentando que o roubo ou furto de mercadorias é risco inerente à atividade do contribuinte, de modo que, se roubados os produtos depois da saída (implementação do fato gerador do IPI), deve haver a tributação.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No âmbito do Direito Ambiental, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o concurso público para provimento de cargos na Administração Pública, avalie as assertivas que seguem.

I. O portador de surdez unilateral qualifica-se como pessoa com deficiência para o fim de disputar as vagas reservadas em concursos públicos.

II. A aplicação do percentual de reserva de vagas para candidatos com deficiência que resulta em número fracionário enseja o seu arredondamento para o inteiro imediatamente superior.

III. O portador de visão monocular tem direito de concorrer, em concurso público, às vagas reservadas aos deficientes.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a administração pública indireta, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente aos poderes administrativos e aos serviços públicos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Trata-se de sentença condenatória transitada em julgado contra a Fazenda Pública que determina expressamente a incidência de juros de mora em 1% ao mês, tratando-se de condenação ao pagamento de quantia certa sem natureza tributária. Na fase de cumprimento da sentença, a Fazenda Pública devedora sustenta que, ainda que se trate de sentença transitada em julgado e tal trânsito em julgado tenha ocorrido antes da vigência da Lei 11.960/2009, são aplicáveis os juros moratórios previstos na Lei n. 11.960/2009.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a ordem constitucional econômica assinale a alterativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre o tempo de serviço/contribuição para fins previdenciários, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), assinale a incorreta:

 

(EMAGIS) Considere que, subtraída indevidamente pela mãe de seu país de residência habitual e por ela trazida a criança ao Brasil, veicule o pai, com fundamento na Convenção sobre os Aspectos Civis do Sequestro Internacional de Crianças (Convenção de Haia – Decreto n. 3.413/2000), pretensão de imediata repatriação da criança ao país em que se encontrava, também signatário da Convenção, local de residência habitual da criança, repita-se.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Jon Elster publicou livro de leitura obrigatória sobre ciência política e direito constitucional. Em sua obra “Ulisses liberto: estudos sobre racionalidade, pré-compromisso e restrições, Elster faz importante analogia com a historiografia grega. Claro, aqui está uma questão revisada que combina a temática de "Ulysses and the Sirens" de Jon Elster com ciência política e controle de constitucionalidade. Relacionando esse conceito à ciência política, qual das seguintes alternativas melhor exemplifica uma medida institucional que um Estado pode adotar para garantir que os governantes futuros respeitem a Constituição, evitando a tentação de agir de forma inconstitucional?

 

(EMAGIS) Há uma discussão na ciência política nos Estados Unidos que é relevante para o caso brasileiro, conquanto o debate brasileiro ainda seja incipiente na matéria. Trata-se do tema do “Deep state”. De que modo o “deep state” interfere na estabilidade democrática? Marque a alternativa que melhor descreve essa discussão:

 

Objetivas DP Estadual - Rodada 30.2024

(DPE/AP – FCC – 2022) A Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública foi prevista, nacionalmente, a partir da Lei Complementar no 132/2009, que alterou a Lei Complementar no 80/1994. Essa inovação normativa estabeleceu

 

(EMAGIS) Sobre a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), assinale a incorreta:

 

(EMAGIS) No âmbito da Criminologia, avalie as assertivas que seguem e marque a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as causas de exclusão da ilicitude penal, também com suas repercussões processuais, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a teoria do crime, assinale a alternativa apropriada.

 

(EMAGIS) Sobre o processo e julgamento pelo Tribunal do Júri, avalie as assertivas que seguem.

I. O julgamento não será adiado se a testemunha deixar de comparecer, salvo se uma das partes tiver requerido a sua intimação por mandado no momento próprio, declarando tratar-se de testemunha imprescindível e indicando a sua localização.

II. Há ofensa ao princípio do contraditório e, por conseguinte, prejuízo ao parquet, quando este se viu impedido do direito de tomar o depoimento de testemunha considerada imprescindível ao deslinde do feito, tendo sido cientificado da sua não localização somente em plenário, momento em que requereu adiamento do julgamento e prazo para diligenciar o endereço atualizado, o que lhe foi negado.

III. Quando o recurso de apelação é interposto contra a sentença proferida pelo Tribunal do Júri, sob o fundamento de contrariedade às provas dos autos, o colegiado responsável pelo exame do recurso fica adstrito à apreciação da existência ou não de suporte probatório para a decisão tomada pelos jurados integrantes do Conselho de Sentença, somente se admitindo a cassação do veredicto em caso de completa dissociação entre as conclusões dos jurados e os elementos probatórios.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a ação penal pública condicionada à representação, avalie as assertivas que seguem.

I. A representação, nos crimes de ação penal pública condicionada, não exige maiores formalidades, sendo suficiente a demonstração inequívoca de que a vítima tem interesse na persecução penal. Dessa forma, não há necessidade da existência nos autos de peça processual com esse título, sendo suficiente que a vítima ou seu representante legal leve o fato ao conhecimento das autoridades.

II. Nas ações penais públicas condicionadas à representação da ofendida de que trata a Lei 11.340/2006, só será admitida a renúncia à representação perante o juiz, em audiência especialmente designada com tal finalidade, antes do recebimento da denúncia e ouvido o Ministério Público, não podendo tal audiência ser designada de ofício pelo juiz, já que sua realização somente é necessária caso haja manifestação do desejo da vítima de se retratar trazida aos autos antes do recebimento da denúncia.

III. O comparecimento da vítima perante a autoridade policial em observância ao mandado de intimação previamente expedido pela autoridade policial configura representação, nos crimes de ação penal pública condicionada, tornando desnecessário à autoridade colher a representação no termo de declaração.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que toca às medidas cautelares prisionais, assinale a correta:

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal das penas restritivas de direito, avalie as assertivas que seguem.

I. Iniciada a execução, é vedado ao juiz alterar a forma de cumprimento das penas de prestação de serviços à comunidade e de limitação de fim de semana.

II. O período em que o sentenciado deixou de comparecer em juízo por causa da pandemia da covid-19 pode ser considerado como tempo efetivamente cumprido de pena, já que ele não deu causa àquela situação.

III. A prática de crime ou contravenção penal contra a mulher com violência ou grave ameaça no ambiente doméstico não é óbice automático à substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil na disciplina do Código Civil e na jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. O empregador ou comitente é civilmente responsável por seus empregados, serviçais e prepostos, no exercício do trabalho que lhes competir, ou em razão dele.

II. O vínculo permanente e vitalício entre a Igreja Católica e seu sacerdote é apto a ensejar a responsabilidade objetiva da instituição religiosa por desvio moral de conduta de seu representante, desde que comprovada a responsabilidade subjetiva do padre por fato criminoso vinculado ao prestígio social angariado em razão do desempenho da função.

III. O direito à indenização por danos morais transmite-se com o falecimento do titular, possuindo os herdeiros da vítima legitimidade ativa para ajuizar ou prosseguir a ação indenizatória.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as formas de garantias admitidas no ordenamento jurídico, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre o regime de comunhão parcial de bens no casamento e a repercussão neste regime dos planos de previdência privada, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Considere as seguintes situações e marque a alternativa correta, em vista da competência do foro onde ajuizadas as ações.

I. A empresa Lucro Alto S/A, sediada em Anápolis/GO, ingressou com ação anulatória contra o Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, distribuindo-a perante a Justiça Federal da Subseção Judiciária daquele município.

II. Maria, domiciliada em Porto Velho/RO, ajuizou ação indenizatória contra o Estado do Paraná, por fato ocorrido em Curitiba/PR. A demanda foi ajuizada perante a Comarca da capital rondoniense.

III. João impetrou mandado de segurança contra ato do Gerente Executivo do INSS em Araguaína/TO que, ao argumento de perda da qualidade de segurado, indeferira requerimento administrativo de concessão do benefício de auxílio por incapacidade temporária fruto de acidente de trabalho. O writ foi distribuído na Justiça Federal da Subseção Judiciária daquele município.

 

(EMAGIS) A respeito dos precatórios, avalie as assertivas que seguem.

I. Os honorários advocatícios incluídos na condenação ou destacados do montante principal devido ao credor consubstanciam verba de natureza alimentar cuja satisfação ocorrerá com a expedição de precatório ou requisição de pequeno valor, observada ordem especial restrita aos créditos dessa natureza.

II. O art. 100, § 1º, da Constituição Federal, não encerra um rol taxativo das verbas consideradas de natureza alimentar, mas, ao invés, tão somente exemplificativo, de sorte que a definição da natureza jurídica de determinada verba deverá ser buscada a partir da possibilidade de sua subsunção a uma das categorias elencadas no referido dispositivo constitucional.

III. Cabe recurso extraordinário contra decisão proferida no processamento de precatórios.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa que contém a afirmação CORRETA em relação à ação coletiva.

 

(EMAGIS) Marcelo, policial militar, durante o expediente, dirigiu-se ao setor de Protocolo Geral, deixando caixa, identificada pelo código Sedex, a ser remetida pelo serviço de envio de correspondência da Administração Pública. Servidores públicos responsáveis pela triagem, considerados o peso e o suposto conteúdo da embalagem, abriram-na e constataram a existência de 36 frascos com líquido transparente. Submetido o material a perícia, verificou-se tratar-se de ácido gama-hidroxibutírico e cetamina, substâncias de controle especial. O Juízo do Conselho Permanente da Justiça Militar da Comarca, no processo-crime nº 00001-02.2014.0.00.0000, condenou-o, em virtude da prática do delito previsto no artigo 290, § 1º (tráfico de drogas cometido por militar em serviço), do Código Penal Militar, a 3 anos de reclusão, no regime inicial de cumprimento aberto. Substituiu a pena por restritiva de direitos. Ante a inviolabilidade da correspondência, a defesa sustentou a ilicitude da prova. O Juízo concluiu pela impossibilidade de o sigilo de correspondência legitimar práticas ilegais. Ressaltou não estar em jogo a proteção da intimidade, tendo em vista não ser o caso de violação de comunicação escrita ou de conteúdo a veicular manifestação de pensamento. Concluiu que a caixa aberta, por qualificar-se como encomenda, não estava protegida pela inviolabilidade prevista no artigo 5º, inciso XII, da Constituição Federal.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Cuida-se de recurso extraordinário interposto com fulcro no artigo 102, inciso III, alínea a, da Constituição Federal, contra acórdão mediante o qual o Tribunal de Justiça do Estado, em sede de ação direta de inconstitucionalidade, considerou constitucional leis municipais que obrigam a implantação de ambulatório ou de serviço de pronto-socorro nas dependências de shoppings centers, com a presença de médico e ambulância. O recorrente alega, nas razões do recurso extraordinário, violação do art. 1º, incisos III e IV; do art. 22, inciso XXIII; do art. 30, incisos I e II; e os arts. 170; 174; 196 e 199 da Constituição Federal. Suscita, inicialmente, que o fundamento da dignidade da pessoa humana não afeta a distribuição de competências legislativas estabelecidas na Constituição Federal, nem implica transferir ao particular obrigações próprias do Poder Público. Destaca, ademais, que a permanência em um shopping center não causa risco ao frequentador. Aponta que não questiona o dever de prestação de primeiros socorros a clientes vitimados nas dependências de shoppings (o qual decorreria do princípio da solidariedade), mas a obrigação desarrazoada de prestar serviços médicos pré-hospitalares, em condições que somente se poderia exigir do Poder Público. Defende que as leis municipais padecem de inconstitucionalidade formal, por legislarem sobre matérias de competência privativa da União, no caso, sobre seguridade social, nos termos do art. 22, inciso XXIII, da Constituição Federal. Aduz que, nos termos do art. 1º, inciso IV, e dos arts. 170, 174 e 199 da Constituição Federal, é livre a iniciativa privada, inclusive no que toca à assistência à saúde, de modo que o Poder Público não pode exigir dos particulares, incluídos os empreendedores de shopping centers, que prestem serviços de assistência à saúde, os quais nem sequer se relacionam ao seu objeto social.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Cuida-se de mandado de segurança impetrado contra ato do Advogado-Geral da União. Narrou a impetrante que se aposentou de forma voluntária e com proventos integrais, em 15 de junho de 1990, nos termos do art. 40, inciso III, alínea a, da Constituição Federal, no cargo de assistente jurídico, nível S, classe “A”, do quadro de pessoal permanente do Ministério da Cultura. Expôs que, até o advento da Constituição Federal de 1988, a defesa da União Federal era exercida pela extinta Advocacia Consultiva da União e que, com a criação da Advocacia-Geral da União, tornou-se imperioso reacomodar nos quadros da AGU os assistentes jurídicos até então vinculados aos diversos órgãos e entidades da Administração Federal, de modo que o cargo de assistente jurídico passou a integrar a Advocacia-Geral da União, nos termos da Lei Complementar nº 73/93, art. 2º, § 5º. Relatou que a Lei nº 9.028/95 (oriunda da MP nº 485/94) adveio com o fim de estruturar a recém-criada AGU, determinando a transposição dos cargos efetivos de assistente jurídico, Classes A, B e C, de diversos setores da Administração Federal para a carreira de assistente jurídico da Advocacia-Geral da União, Categoria Especial, 1ª Categoria, 2ª Categoria, nos termos dos arts. 19 e 19-A. Discorreu, ainda, que o Advogado-Geral da União proferiu entendimento em favor da transposição e do apostilamento somente dos assistentes jurídicos que se encontravam em atividade na data de publicação da MP nº 485, de 29 de abril de 1994, posteriormente convertida na Lei nº 9.028/95. Diante desse cenário, a impetrante moveu a presente ação mandamental para garantir o direito de isonomia entre ativos e inativos, previsto no art. 40, § 8º, da Constituição Federal. Asseverou que, se os assistentes jurídicos em atividade se tornaram membros da Advocacia- Geral da União, não existe razão jurídica para que os colegas aposentados e pensionistas permaneçam fora da AGU, atrelados aos diversos órgãos da administração direta. Pediu a concessão da segurança, para determinar a transposição da carreira de assistente jurídico da administração federal direta para a carreira de assistente jurídico da Advocacia-Geral da União, com o consequente apostilamento da denominação de advogado da União no título de inatividade e transferência da respectiva folha de pagamento para a Advocacia-Geral da União

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com serviços públicos e atividades econômicas, além da atuação estatal correlata, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o concurso público para provimento de cargos na Administração Pública, avalie as assertivas que seguem.

I. O portador de surdez unilateral qualifica-se como pessoa com deficiência para o fim de disputar as vagas reservadas em concursos públicos.

II. A aplicação do percentual de reserva de vagas para candidatos com deficiência que resulta em número fracionário enseja o seu arredondamento para o inteiro imediatamente superior.

III. O portador de visão monocular tem direito de concorrer, em concurso público, às vagas reservadas aos deficientes.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a administração pública indireta, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente aos poderes administrativos e aos serviços públicos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Trata-se de sentença condenatória transitada em julgado contra a Fazenda Pública que determina expressamente a incidência de juros de mora em 1% ao mês, tratando-se de condenação ao pagamento de quantia certa sem natureza tributária. Na fase de cumprimento da sentença, a Fazenda Pública devedora sustenta que, ainda que se trate de sentença transitada em julgado e tal trânsito em julgado tenha ocorrido antes da vigência da Lei 11.960/2009, são aplicáveis os juros moratórios previstos na Lei n. 11.960/2009.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No âmbito do Direito Ambiental, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação às diversas espécies tributárias, julgue os itens abaixo.

I. É inconstitucional a aplicação dos recursos arrecadados por meio de contribuição para o custeio da iluminação pública na expansão e aprimoramento da rede, uma vez que se trata de tributo vinculado, cuja receita deve ser destinada ao custeio das despesas de execução e manutenção do serviço de iluminação pública.

II. A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimo compulsório no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, hipótese em que não precisará ser observada a anterioridade de exercício.

III. As empresas prestadoras de serviços estão sujeitas às contribuições ao Sesc e Senac, salvo se integradas noutro serviço social.

IV. Em se tratando de empresas de natureza urbana, é inconstitucional a cobrança da contribuição de intervenção no domínio econômico destinada ao INCRA.

São falsos os itens:

 

(EMAGIS) Em ação direta de inconstitucionalidade, discutiu-se no STF a exigibilidade ou não, ainda no exercício financeiro de 2022, do diferencial de alíquota do ICMS nas operações interestaduais envolvendo consumidor final não contribuinte do imposto, cuja disciplina foi instituída pela Lei Complementar 190/2022, aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro de 2021, mas sancionada e publicada dia 5 de janeiro de 2022.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da proteção das marcas pela Lei de Propriedade Industrial e pela jurisprudência do STJ, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do contrato de representação comercial, avalie as assertivas que seguem.

I. A comissão contratada nos casos de representação comercial deverá incidir sobre o valor total das mercadorias, sem os descontos de impostos e encargos financeiros.

II. É nulo o contrato verbal de representação comercial.

III. A ausência do registro no órgão de classe não impede o representante comercial de receber pelos serviços prestados, nos termos do contrato, mas afasta a incidência do regramento previsto na Lei n.º 4.886/65.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O Ministério Público ofereceu representação ao Juízo da Infância e Juventude, atribuindo a prática de ato infracional análogo ao crime de homicídio qualificado ao adolescente PSL, em razão da morte de um bombeiro militar. Considerando a situação concreta, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) O pleito deduzido em juízo por Carla trata de danos materiais e morais decorrentes de atraso em voo internacional. O requerimento constante da petição inicial é de seguinte teor: 1) A citação pelo correio da requerida para responder à presente ação, no prazo legal, sob pena de confissão; 2) A condenação da requerida ao pagamento de indenização por danos materiais, fixados em R$ 20.000,00 (vinte mil reais) acrescidos de juros e correção monetária; 3) A condenação da requerida ao pagamento de indenização por danos morais, fixados em pelo menos R$ 9.300,00 (nove mil e trezentos reais), de acordo com o critério do(a) ilustre magistrado(a), levando em conta a capacidade financeira da autora e ré, a extensão do dano e o caráter inibidor de novas práticas similares pela ré. 4) O direito à produção de todas as provas em direito admitidas, em especial a oitiva das testemunhas; passageiros do mesmo vôo, requerendo, desde já a sua intimação para comparecerem em juízo a fim de atestar os fatos ora narrados, entre outras.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas MP Estadual - Rodada 30.2024

(EMAGIS) Segundo a Resolução CNMP nº 23/2007, que trata do inquérito civil, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) No âmbito da Criminologia, avalie as assertivas que seguem e marque a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as causas de exclusão da ilicitude penal, também com suas repercussões processuais, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a teoria do crime, assinale a alternativa apropriada.

 

(EMAGIS) Sobre o processo e julgamento pelo Tribunal do Júri, avalie as assertivas que seguem.

I. O julgamento não será adiado se a testemunha deixar de comparecer, salvo se uma das partes tiver requerido a sua intimação por mandado no momento próprio, declarando tratar-se de testemunha imprescindível e indicando a sua localização.

II. Há ofensa ao princípio do contraditório e, por conseguinte, prejuízo ao parquet, quando este se viu impedido do direito de tomar o depoimento de testemunha considerada imprescindível ao deslinde do feito, tendo sido cientificado da sua não localização somente em plenário, momento em que requereu adiamento do julgamento e prazo para diligenciar o endereço atualizado, o que lhe foi negado.

III. Quando o recurso de apelação é interposto contra a sentença proferida pelo Tribunal do Júri, sob o fundamento de contrariedade às provas dos autos, o colegiado responsável pelo exame do recurso fica adstrito à apreciação da existência ou não de suporte probatório para a decisão tomada pelos jurados integrantes do Conselho de Sentença, somente se admitindo a cassação do veredicto em caso de completa dissociação entre as conclusões dos jurados e os elementos probatórios.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a ação penal pública condicionada à representação, avalie as assertivas que seguem.

I. A representação, nos crimes de ação penal pública condicionada, não exige maiores formalidades, sendo suficiente a demonstração inequívoca de que a vítima tem interesse na persecução penal. Dessa forma, não há necessidade da existência nos autos de peça processual com esse título, sendo suficiente que a vítima ou seu representante legal leve o fato ao conhecimento das autoridades.

II. Nas ações penais públicas condicionadas à representação da ofendida de que trata a Lei 11.340/2006, só será admitida a renúncia à representação perante o juiz, em audiência especialmente designada com tal finalidade, antes do recebimento da denúncia e ouvido o Ministério Público, não podendo tal audiência ser designada de ofício pelo juiz, já que sua realização somente é necessária caso haja manifestação do desejo da vítima de se retratar trazida aos autos antes do recebimento da denúncia.

III. O comparecimento da vítima perante a autoridade policial em observância ao mandado de intimação previamente expedido pela autoridade policial configura representação, nos crimes de ação penal pública condicionada, tornando desnecessário à autoridade colher a representação no termo de declaração.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que toca às medidas cautelares prisionais, assinale a correta:

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal das penas restritivas de direito, avalie as assertivas que seguem.

I. Iniciada a execução, é vedado ao juiz alterar a forma de cumprimento das penas de prestação de serviços à comunidade e de limitação de fim de semana.

II. O período em que o sentenciado deixou de comparecer em juízo por causa da pandemia da covid-19 pode ser considerado como tempo efetivamente cumprido de pena, já que ele não deu causa àquela situação.

III. A prática de crime ou contravenção penal contra a mulher com violência ou grave ameaça no ambiente doméstico não é óbice automático à substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil na disciplina do Código Civil e na jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. O empregador ou comitente é civilmente responsável por seus empregados, serviçais e prepostos, no exercício do trabalho que lhes competir, ou em razão dele.

II. O vínculo permanente e vitalício entre a Igreja Católica e seu sacerdote é apto a ensejar a responsabilidade objetiva da instituição religiosa por desvio moral de conduta de seu representante, desde que comprovada a responsabilidade subjetiva do padre por fato criminoso vinculado ao prestígio social angariado em razão do desempenho da função.

III. O direito à indenização por danos morais transmite-se com o falecimento do titular, possuindo os herdeiros da vítima legitimidade ativa para ajuizar ou prosseguir a ação indenizatória.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as formas de garantias admitidas no ordenamento jurídico, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre o regime de comunhão parcial de bens no casamento e a repercussão neste regime dos planos de previdência privada, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Considere as seguintes situações e marque a alternativa correta, em vista da competência do foro onde ajuizadas as ações.

I. A empresa Lucro Alto S/A, sediada em Anápolis/GO, ingressou com ação anulatória contra o Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, distribuindo-a perante a Justiça Federal da Subseção Judiciária daquele município.

II. Maria, domiciliada em Porto Velho/RO, ajuizou ação indenizatória contra o Estado do Paraná, por fato ocorrido em Curitiba/PR. A demanda foi ajuizada perante a Comarca da capital rondoniense.

III. João impetrou mandado de segurança contra ato do Gerente Executivo do INSS em Araguaína/TO que, ao argumento de perda da qualidade de segurado, indeferira requerimento administrativo de concessão do benefício de auxílio por incapacidade temporária fruto de acidente de trabalho. O writ foi distribuído na Justiça Federal da Subseção Judiciária daquele município.

 

(EMAGIS) A respeito dos precatórios, avalie as assertivas que seguem.

I. Os honorários advocatícios incluídos na condenação ou destacados do montante principal devido ao credor consubstanciam verba de natureza alimentar cuja satisfação ocorrerá com a expedição de precatório ou requisição de pequeno valor, observada ordem especial restrita aos créditos dessa natureza.

II. O art. 100, § 1º, da Constituição Federal, não encerra um rol taxativo das verbas consideradas de natureza alimentar, mas, ao invés, tão somente exemplificativo, de sorte que a definição da natureza jurídica de determinada verba deverá ser buscada a partir da possibilidade de sua subsunção a uma das categorias elencadas no referido dispositivo constitucional.

III. Cabe recurso extraordinário contra decisão proferida no processamento de precatórios.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa que contém a afirmação CORRETA em relação à ação coletiva.

 

(EMAGIS) Marcelo, policial militar, durante o expediente, dirigiu-se ao setor de Protocolo Geral, deixando caixa, identificada pelo código Sedex, a ser remetida pelo serviço de envio de correspondência da Administração Pública. Servidores públicos responsáveis pela triagem, considerados o peso e o suposto conteúdo da embalagem, abriram-na e constataram a existência de 36 frascos com líquido transparente. Submetido o material a perícia, verificou-se tratar-se de ácido gama-hidroxibutírico e cetamina, substâncias de controle especial. O Juízo do Conselho Permanente da Justiça Militar da Comarca, no processo-crime nº 00001-02.2014.0.00.0000, condenou-o, em virtude da prática do delito previsto no artigo 290, § 1º (tráfico de drogas cometido por militar em serviço), do Código Penal Militar, a 3 anos de reclusão, no regime inicial de cumprimento aberto. Substituiu a pena por restritiva de direitos. Ante a inviolabilidade da correspondência, a defesa sustentou a ilicitude da prova. O Juízo concluiu pela impossibilidade de o sigilo de correspondência legitimar práticas ilegais. Ressaltou não estar em jogo a proteção da intimidade, tendo em vista não ser o caso de violação de comunicação escrita ou de conteúdo a veicular manifestação de pensamento. Concluiu que a caixa aberta, por qualificar-se como encomenda, não estava protegida pela inviolabilidade prevista no artigo 5º, inciso XII, da Constituição Federal.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Cuida-se de recurso extraordinário interposto com fulcro no artigo 102, inciso III, alínea a, da Constituição Federal, contra acórdão mediante o qual o Tribunal de Justiça do Estado, em sede de ação direta de inconstitucionalidade, considerou constitucional leis municipais que obrigam a implantação de ambulatório ou de serviço de pronto-socorro nas dependências de shoppings centers, com a presença de médico e ambulância. O recorrente alega, nas razões do recurso extraordinário, violação do art. 1º, incisos III e IV; do art. 22, inciso XXIII; do art. 30, incisos I e II; e os arts. 170; 174; 196 e 199 da Constituição Federal. Suscita, inicialmente, que o fundamento da dignidade da pessoa humana não afeta a distribuição de competências legislativas estabelecidas na Constituição Federal, nem implica transferir ao particular obrigações próprias do Poder Público. Destaca, ademais, que a permanência em um shopping center não causa risco ao frequentador. Aponta que não questiona o dever de prestação de primeiros socorros a clientes vitimados nas dependências de shoppings (o qual decorreria do princípio da solidariedade), mas a obrigação desarrazoada de prestar serviços médicos pré-hospitalares, em condições que somente se poderia exigir do Poder Público. Defende que as leis municipais padecem de inconstitucionalidade formal, por legislarem sobre matérias de competência privativa da União, no caso, sobre seguridade social, nos termos do art. 22, inciso XXIII, da Constituição Federal. Aduz que, nos termos do art. 1º, inciso IV, e dos arts. 170, 174 e 199 da Constituição Federal, é livre a iniciativa privada, inclusive no que toca à assistência à saúde, de modo que o Poder Público não pode exigir dos particulares, incluídos os empreendedores de shopping centers, que prestem serviços de assistência à saúde, os quais nem sequer se relacionam ao seu objeto social.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Cuida-se de mandado de segurança impetrado contra ato do Advogado-Geral da União. Narrou a impetrante que se aposentou de forma voluntária e com proventos integrais, em 15 de junho de 1990, nos termos do art. 40, inciso III, alínea a, da Constituição Federal, no cargo de assistente jurídico, nível S, classe “A”, do quadro de pessoal permanente do Ministério da Cultura. Expôs que, até o advento da Constituição Federal de 1988, a defesa da União Federal era exercida pela extinta Advocacia Consultiva da União e que, com a criação da Advocacia-Geral da União, tornou-se imperioso reacomodar nos quadros da AGU os assistentes jurídicos até então vinculados aos diversos órgãos e entidades da Administração Federal, de modo que o cargo de assistente jurídico passou a integrar a Advocacia-Geral da União, nos termos da Lei Complementar nº 73/93, art. 2º, § 5º. Relatou que a Lei nº 9.028/95 (oriunda da MP nº 485/94) adveio com o fim de estruturar a recém-criada AGU, determinando a transposição dos cargos efetivos de assistente jurídico, Classes A, B e C, de diversos setores da Administração Federal para a carreira de assistente jurídico da Advocacia-Geral da União, Categoria Especial, 1ª Categoria, 2ª Categoria, nos termos dos arts. 19 e 19-A. Discorreu, ainda, que o Advogado-Geral da União proferiu entendimento em favor da transposição e do apostilamento somente dos assistentes jurídicos que se encontravam em atividade na data de publicação da MP nº 485, de 29 de abril de 1994, posteriormente convertida na Lei nº 9.028/95. Diante desse cenário, a impetrante moveu a presente ação mandamental para garantir o direito de isonomia entre ativos e inativos, previsto no art. 40, § 8º, da Constituição Federal. Asseverou que, se os assistentes jurídicos em atividade se tornaram membros da Advocacia- Geral da União, não existe razão jurídica para que os colegas aposentados e pensionistas permaneçam fora da AGU, atrelados aos diversos órgãos da administração direta. Pediu a concessão da segurança, para determinar a transposição da carreira de assistente jurídico da administração federal direta para a carreira de assistente jurídico da Advocacia-Geral da União, com o consequente apostilamento da denominação de advogado da União no título de inatividade e transferência da respectiva folha de pagamento para a Advocacia-Geral da União

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com serviços públicos e atividades econômicas, além da atuação estatal correlata, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), assinale a incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre o concurso público para provimento de cargos na Administração Pública, avalie as assertivas que seguem.

I. O portador de surdez unilateral qualifica-se como pessoa com deficiência para o fim de disputar as vagas reservadas em concursos públicos.

II. A aplicação do percentual de reserva de vagas para candidatos com deficiência que resulta em número fracionário enseja o seu arredondamento para o inteiro imediatamente superior.

III. O portador de visão monocular tem direito de concorrer, em concurso público, às vagas reservadas aos deficientes.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a administração pública indireta, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente aos poderes administrativos e aos serviços públicos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Trata-se de sentença condenatória transitada em julgado contra a Fazenda Pública que determina expressamente a incidência de juros de mora em 1% ao mês, tratando-se de condenação ao pagamento de quantia certa sem natureza tributária. Na fase de cumprimento da sentença, a Fazenda Pública devedora sustenta que, ainda que se trate de sentença transitada em julgado e tal trânsito em julgado tenha ocorrido antes da vigência da Lei 11.960/2009, são aplicáveis os juros moratórios previstos na Lei n. 11.960/2009.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No âmbito do Direito Ambiental, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação às diversas espécies tributárias, julgue os itens abaixo.

I. É inconstitucional a aplicação dos recursos arrecadados por meio de contribuição para o custeio da iluminação pública na expansão e aprimoramento da rede, uma vez que se trata de tributo vinculado, cuja receita deve ser destinada ao custeio das despesas de execução e manutenção do serviço de iluminação pública.

II. A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimo compulsório no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, hipótese em que não precisará ser observada a anterioridade de exercício.

III. As empresas prestadoras de serviços estão sujeitas às contribuições ao Sesc e Senac, salvo se integradas noutro serviço social.

IV. Em se tratando de empresas de natureza urbana, é inconstitucional a cobrança da contribuição de intervenção no domínio econômico destinada ao INCRA.

São falsos os itens:

 

(EMAGIS) Em ação direta de inconstitucionalidade, discutiu-se no STF a exigibilidade ou não, ainda no exercício financeiro de 2022, do diferencial de alíquota do ICMS nas operações interestaduais envolvendo consumidor final não contribuinte do imposto, cuja disciplina foi instituída pela Lei Complementar 190/2022, aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro de 2021, mas sancionada e publicada dia 5 de janeiro de 2022.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da proteção das marcas pela Lei de Propriedade Industrial e pela jurisprudência do STJ, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do contrato de representação comercial, avalie as assertivas que seguem.

I. A comissão contratada nos casos de representação comercial deverá incidir sobre o valor total das mercadorias, sem os descontos de impostos e encargos financeiros.

II. É nulo o contrato verbal de representação comercial.

III. A ausência do registro no órgão de classe não impede o representante comercial de receber pelos serviços prestados, nos termos do contrato, mas afasta a incidência do regramento previsto na Lei n.º 4.886/65.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) O Ministério Público ofereceu representação ao Juízo da Infância e Juventude, atribuindo a prática de ato infracional análogo ao crime de homicídio qualificado ao adolescente PSL, em razão da morte de um bombeiro militar. Considerando a situação concreta, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) O pleito deduzido em juízo por Carla trata de danos materiais e morais decorrentes de atraso em voo internacional. O requerimento constante da petição inicial é de seguinte teor: 1) A citação pelo correio da requerida para responder à presente ação, no prazo legal, sob pena de confissão; 2) A condenação da requerida ao pagamento de indenização por danos materiais, fixados em R$ 20.000,00 (vinte mil reais) acrescidos de juros e correção monetária; 3) A condenação da requerida ao pagamento de indenização por danos morais, fixados em pelo menos R$ 9.300,00 (nove mil e trezentos reais), de acordo com o critério do(a) ilustre magistrado(a), levando em conta a capacidade financeira da autora e ré, a extensão do dano e o caráter inibidor de novas práticas similares pela ré. 4) O direito à produção de todas as provas em direito admitidas, em especial a oitiva das testemunhas; passageiros do mesmo vôo, requerendo, desde já a sua intimação para comparecerem em juízo a fim de atestar os fatos ora narrados, entre outras.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas PGE/PGM - Rodada 30.2024

(EMAGIS) Sobre o concurso público para provimento de cargos na Administração Pública, avalie as assertivas que seguem.

I. O portador de surdez unilateral qualifica-se como pessoa com deficiência para o fim de disputar as vagas reservadas em concursos públicos.

II. A aplicação do percentual de reserva de vagas para candidatos com deficiência que resulta em número fracionário enseja o seu arredondamento para o inteiro imediatamente superior.

III. O portador de visão monocular tem direito de concorrer, em concurso público, às vagas reservadas aos deficientes.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a administração pública indireta, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente aos poderes administrativos e aos serviços públicos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Trata-se de sentença condenatória transitada em julgado contra a Fazenda Pública que determina expressamente a incidência de juros de mora em 1% ao mês, tratando-se de condenação ao pagamento de quantia certa sem natureza tributária. Na fase de cumprimento da sentença, a Fazenda Pública devedora sustenta que, ainda que se trate de sentença transitada em julgado e tal trânsito em julgado tenha ocorrido antes da vigência da Lei 11.960/2009, são aplicáveis os juros moratórios previstos na Lei n. 11.960/2009.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Marcelo, policial militar, durante o expediente, dirigiu-se ao setor de Protocolo Geral, deixando caixa, identificada pelo código Sedex, a ser remetida pelo serviço de envio de correspondência da Administração Pública. Servidores públicos responsáveis pela triagem, considerados o peso e o suposto conteúdo da embalagem, abriram-na e constataram a existência de 36 frascos com líquido transparente. Submetido o material a perícia, verificou-se tratar-se de ácido gama-hidroxibutírico e cetamina, substâncias de controle especial. O Juízo do Conselho Permanente da Justiça Militar da Comarca, no processo-crime nº 00001-02.2014.0.00.0000, condenou-o, em virtude da prática do delito previsto no artigo 290, § 1º (tráfico de drogas cometido por militar em serviço), do Código Penal Militar, a 3 anos de reclusão, no regime inicial de cumprimento aberto. Substituiu a pena por restritiva de direitos. Ante a inviolabilidade da correspondência, a defesa sustentou a ilicitude da prova. O Juízo concluiu pela impossibilidade de o sigilo de correspondência legitimar práticas ilegais. Ressaltou não estar em jogo a proteção da intimidade, tendo em vista não ser o caso de violação de comunicação escrita ou de conteúdo a veicular manifestação de pensamento. Concluiu que a caixa aberta, por qualificar-se como encomenda, não estava protegida pela inviolabilidade prevista no artigo 5º, inciso XII, da Constituição Federal.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Cuida-se de recurso extraordinário interposto com fulcro no artigo 102, inciso III, alínea a, da Constituição Federal, contra acórdão mediante o qual o Tribunal de Justiça do Estado, em sede de ação direta de inconstitucionalidade, considerou constitucional leis municipais que obrigam a implantação de ambulatório ou de serviço de pronto-socorro nas dependências de shoppings centers, com a presença de médico e ambulância. O recorrente alega, nas razões do recurso extraordinário, violação do art. 1º, incisos III e IV; do art. 22, inciso XXIII; do art. 30, incisos I e II; e os arts. 170; 174; 196 e 199 da Constituição Federal. Suscita, inicialmente, que o fundamento da dignidade da pessoa humana não afeta a distribuição de competências legislativas estabelecidas na Constituição Federal, nem implica transferir ao particular obrigações próprias do Poder Público. Destaca, ademais, que a permanência em um shopping center não causa risco ao frequentador. Aponta que não questiona o dever de prestação de primeiros socorros a clientes vitimados nas dependências de shoppings (o qual decorreria do princípio da solidariedade), mas a obrigação desarrazoada de prestar serviços médicos pré-hospitalares, em condições que somente se poderia exigir do Poder Público. Defende que as leis municipais padecem de inconstitucionalidade formal, por legislarem sobre matérias de competência privativa da União, no caso, sobre seguridade social, nos termos do art. 22, inciso XXIII, da Constituição Federal. Aduz que, nos termos do art. 1º, inciso IV, e dos arts. 170, 174 e 199 da Constituição Federal, é livre a iniciativa privada, inclusive no que toca à assistência à saúde, de modo que o Poder Público não pode exigir dos particulares, incluídos os empreendedores de shopping centers, que prestem serviços de assistência à saúde, os quais nem sequer se relacionam ao seu objeto social.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Cuida-se de mandado de segurança impetrado contra ato do Advogado-Geral da União. Narrou a impetrante que se aposentou de forma voluntária e com proventos integrais, em 15 de junho de 1990, nos termos do art. 40, inciso III, alínea a, da Constituição Federal, no cargo de assistente jurídico, nível S, classe “A”, do quadro de pessoal permanente do Ministério da Cultura. Expôs que, até o advento da Constituição Federal de 1988, a defesa da União Federal era exercida pela extinta Advocacia Consultiva da União e que, com a criação da Advocacia-Geral da União, tornou-se imperioso reacomodar nos quadros da AGU os assistentes jurídicos até então vinculados aos diversos órgãos e entidades da Administração Federal, de modo que o cargo de assistente jurídico passou a integrar a Advocacia-Geral da União, nos termos da Lei Complementar nº 73/93, art. 2º, § 5º. Relatou que a Lei nº 9.028/95 (oriunda da MP nº 485/94) adveio com o fim de estruturar a recém-criada AGU, determinando a transposição dos cargos efetivos de assistente jurídico, Classes A, B e C, de diversos setores da Administração Federal para a carreira de assistente jurídico da Advocacia-Geral da União, Categoria Especial, 1ª Categoria, 2ª Categoria, nos termos dos arts. 19 e 19-A. Discorreu, ainda, que o Advogado-Geral da União proferiu entendimento em favor da transposição e do apostilamento somente dos assistentes jurídicos que se encontravam em atividade na data de publicação da MP nº 485, de 29 de abril de 1994, posteriormente convertida na Lei nº 9.028/95. Diante desse cenário, a impetrante moveu a presente ação mandamental para garantir o direito de isonomia entre ativos e inativos, previsto no art. 40, § 8º, da Constituição Federal. Asseverou que, se os assistentes jurídicos em atividade se tornaram membros da Advocacia- Geral da União, não existe razão jurídica para que os colegas aposentados e pensionistas permaneçam fora da AGU, atrelados aos diversos órgãos da administração direta. Pediu a concessão da segurança, para determinar a transposição da carreira de assistente jurídico da administração federal direta para a carreira de assistente jurídico da Advocacia-Geral da União, com o consequente apostilamento da denominação de advogado da União no título de inatividade e transferência da respectiva folha de pagamento para a Advocacia-Geral da União

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com serviços públicos e atividades econômicas, além da atuação estatal correlata, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Considere as seguintes situações e marque a alternativa correta, em vista da competência do foro onde ajuizadas as ações.

I. A empresa Lucro Alto S/A, sediada em Anápolis/GO, ingressou com ação anulatória contra o Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, distribuindo-a perante a Justiça Federal da Subseção Judiciária daquele município.

II. Maria, domiciliada em Porto Velho/RO, ajuizou ação indenizatória contra o Estado do Paraná, por fato ocorrido em Curitiba/PR. A demanda foi ajuizada perante a Comarca da capital rondoniense.

III. João impetrou mandado de segurança contra ato do Gerente Executivo do INSS em Araguaína/TO que, ao argumento de perda da qualidade de segurado, indeferira requerimento administrativo de concessão do benefício de auxílio por incapacidade temporária fruto de acidente de trabalho. O writ foi distribuído na Justiça Federal da Subseção Judiciária daquele município.

 

(EMAGIS) A respeito dos precatórios, avalie as assertivas que seguem.

I. Os honorários advocatícios incluídos na condenação ou destacados do montante principal devido ao credor consubstanciam verba de natureza alimentar cuja satisfação ocorrerá com a expedição de precatório ou requisição de pequeno valor, observada ordem especial restrita aos créditos dessa natureza.

II. O art. 100, § 1º, da Constituição Federal, não encerra um rol taxativo das verbas consideradas de natureza alimentar, mas, ao invés, tão somente exemplificativo, de sorte que a definição da natureza jurídica de determinada verba deverá ser buscada a partir da possibilidade de sua subsunção a uma das categorias elencadas no referido dispositivo constitucional.

III. Cabe recurso extraordinário contra decisão proferida no processamento de precatórios.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil na disciplina do Código Civil e na jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. O empregador ou comitente é civilmente responsável por seus empregados, serviçais e prepostos, no exercício do trabalho que lhes competir, ou em razão dele.

II. O vínculo permanente e vitalício entre a Igreja Católica e seu sacerdote é apto a ensejar a responsabilidade objetiva da instituição religiosa por desvio moral de conduta de seu representante, desde que comprovada a responsabilidade subjetiva do padre por fato criminoso vinculado ao prestígio social angariado em razão do desempenho da função.

III. O direito à indenização por danos morais transmite-se com o falecimento do titular, possuindo os herdeiros da vítima legitimidade ativa para ajuizar ou prosseguir a ação indenizatória.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as formas de garantias admitidas no ordenamento jurídico, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre o regime de comunhão parcial de bens no casamento e a repercussão neste regime dos planos de previdência privada, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da proteção das marcas pela Lei de Propriedade Industrial e pela jurisprudência do STJ, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do contrato de representação comercial, avalie as assertivas que seguem.

I. A comissão contratada nos casos de representação comercial deverá incidir sobre o valor total das mercadorias, sem os descontos de impostos e encargos financeiros.

II. É nulo o contrato verbal de representação comercial.

III. A ausência do registro no órgão de classe não impede o representante comercial de receber pelos serviços prestados, nos termos do contrato, mas afasta a incidência do regramento previsto na Lei n.º 4.886/65.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação às diversas espécies tributárias, julgue os itens abaixo.

I. É inconstitucional a aplicação dos recursos arrecadados por meio de contribuição para o custeio da iluminação pública na expansão e aprimoramento da rede, uma vez que se trata de tributo vinculado, cuja receita deve ser destinada ao custeio das despesas de execução e manutenção do serviço de iluminação pública.

II. A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimo compulsório no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, hipótese em que não precisará ser observada a anterioridade de exercício.

III. As empresas prestadoras de serviços estão sujeitas às contribuições ao Sesc e Senac, salvo se integradas noutro serviço social.

IV. Em se tratando de empresas de natureza urbana, é inconstitucional a cobrança da contribuição de intervenção no domínio econômico destinada ao INCRA.

São falsos os itens:

 

(EMAGIS) Em ação direta de inconstitucionalidade, discutiu-se no STF a exigibilidade ou não, ainda no exercício financeiro de 2022, do diferencial de alíquota do ICMS nas operações interestaduais envolvendo consumidor final não contribuinte do imposto, cuja disciplina foi instituída pela Lei Complementar 190/2022, aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro de 2021, mas sancionada e publicada dia 5 de janeiro de 2022.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as leis orçamentárias, marque a alternativa INCORRETA.

 

(Inspetor Tecnologista INPE – 2024 – FGV) Considerando a Lei da Terceirização (Lei n° 13.429/17), assinale a afirmativa correta.

 

(Analista legislativo – Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados – FGV – 2024) Murilo ajuizou reclamação contra seu ex-empregador em 2024, tendo a assistência de seu sindicato de classe. Depois que foi devidamente contestada e instruída, com oitiva das partes e de várias testemunhas, adveio a sentença que julgou improcedente o pedido. O juízo indeferiu o requerimento de gratuidade de justiça feito na petição inicial em razão do elevado salário que era recebido por Murilo. As custas foram fixadas em R$ 4.000,00, e os honorários sucumbenciais em favor dos advogados do reclamado, em R$ 10.000,00. Dessa sentença não houve interposição de recurso, transitando em julgado.

Considerando esses fatos e a previsão da CLT, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) No âmbito do Direito Ambiental, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as causas de exclusão da ilicitude penal, também com suas repercussões processuais, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a teoria do crime, assinale a alternativa apropriada.

 

(EMAGIS) Sobre a ação penal pública condicionada à representação, avalie as assertivas que seguem.

I. A representação, nos crimes de ação penal pública condicionada, não exige maiores formalidades, sendo suficiente a demonstração inequívoca de que a vítima tem interesse na persecução penal. Dessa forma, não há necessidade da existência nos autos de peça processual com esse título, sendo suficiente que a vítima ou seu representante legal leve o fato ao conhecimento das autoridades.

II. Nas ações penais públicas condicionadas à representação da ofendida de que trata a Lei 11.340/2006, só será admitida a renúncia à representação perante o juiz, em audiência especialmente designada com tal finalidade, antes do recebimento da denúncia e ouvido o Ministério Público, não podendo tal audiência ser designada de ofício pelo juiz, já que sua realização somente é necessária caso haja manifestação do desejo da vítima de se retratar trazida aos autos antes do recebimento da denúncia.

III. O comparecimento da vítima perante a autoridade policial em observância ao mandado de intimação previamente expedido pela autoridade policial configura representação, nos crimes de ação penal pública condicionada, tornando desnecessário à autoridade colher a representação no termo de declaração.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que toca às medidas cautelares prisionais, assinale a correta:

 

Objetivas DPF - Rodada 30.2024

(EMAGIS) No âmbito da Criminologia, avalie as assertivas que seguem e marque a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as causas de exclusão da ilicitude penal, também com suas repercussões processuais, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a teoria do crime, assinale a alternativa apropriada.

 

(EMAGIS) Sobre o processo e julgamento pelo Tribunal do Júri, avalie as assertivas que seguem.

I. O julgamento não será adiado se a testemunha deixar de comparecer, salvo se uma das partes tiver requerido a sua intimação por mandado no momento próprio, declarando tratar-se de testemunha imprescindível e indicando a sua localização.

II. Há ofensa ao princípio do contraditório e, por conseguinte, prejuízo ao parquet, quando este se viu impedido do direito de tomar o depoimento de testemunha considerada imprescindível ao deslinde do feito, tendo sido cientificado da sua não localização somente em plenário, momento em que requereu adiamento do julgamento e prazo para diligenciar o endereço atualizado, o que lhe foi negado.

III. Quando o recurso de apelação é interposto contra a sentença proferida pelo Tribunal do Júri, sob o fundamento de contrariedade às provas dos autos, o colegiado responsável pelo exame do recurso fica adstrito à apreciação da existência ou não de suporte probatório para a decisão tomada pelos jurados integrantes do Conselho de Sentença, somente se admitindo a cassação do veredicto em caso de completa dissociação entre as conclusões dos jurados e os elementos probatórios.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente aos crimes contra as telecomunicações, os crimes em licitações e contratos administrativos, os crimes de racismo e os crimes contra o estado democrático de direito, julgue os itens expostos a seguir e marque a alternativa correta.

I. A diferença entre a conduta tipificada no art. 70 do antigo Código Brasileiro de Telecomunicações (Lei 4.117/62) e a do art. 183 da nova Lei de Telecomunicações (Lei 9.472/97) está na habitualidade da conduta: quando a atividade clandestina de telecomunicações é desenvolvida de modo habitual, a conduta tipifica o disposto no art. 183 da Lei 9.472/97, e não o art. 70 da Lei 4.117/62, que se restringe àquele que instala ou utiliza sem habitualidade a atividade ilícita em questão.

II. O crime de fraude à licitação é material, consumando-se com a obtenção de vantagem indevida.

III. Tanto o STJ quanto o STF entendem que mesmo antes da Lei 14.532/23 o crime de injúria racial era imprescritível.

IV. O crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito enquadra-se, doutrinariamente, como crime de atentado.

 

(EMAGIS) Sobre a ação penal pública condicionada à representação, avalie as assertivas que seguem.

I. A representação, nos crimes de ação penal pública condicionada, não exige maiores formalidades, sendo suficiente a demonstração inequívoca de que a vítima tem interesse na persecução penal. Dessa forma, não há necessidade da existência nos autos de peça processual com esse título, sendo suficiente que a vítima ou seu representante legal leve o fato ao conhecimento das autoridades.

II. Nas ações penais públicas condicionadas à representação da ofendida de que trata a Lei 11.340/2006, só será admitida a renúncia à representação perante o juiz, em audiência especialmente designada com tal finalidade, antes do recebimento da denúncia e ouvido o Ministério Público, não podendo tal audiência ser designada de ofício pelo juiz, já que sua realização somente é necessária caso haja manifestação do desejo da vítima de se retratar trazida aos autos antes do recebimento da denúncia.

III. O comparecimento da vítima perante a autoridade policial em observância ao mandado de intimação previamente expedido pela autoridade policial configura representação, nos crimes de ação penal pública condicionada, tornando desnecessário à autoridade colher a representação no termo de declaração.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que toca às medidas cautelares prisionais, assinale a correta:

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal das penas restritivas de direito, avalie as assertivas que seguem.

I. Iniciada a execução, é vedado ao juiz alterar a forma de cumprimento das penas de prestação de serviços à comunidade e de limitação de fim de semana.

II. O período em que o sentenciado deixou de comparecer em juízo por causa da pandemia da covid-19 pode ser considerado como tempo efetivamente cumprido de pena, já que ele não deu causa àquela situação.

III. A prática de crime ou contravenção penal contra a mulher com violência ou grave ameaça no ambiente doméstico não é óbice automático à substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Marcelo, policial militar, durante o expediente, dirigiu-se ao setor de Protocolo Geral, deixando caixa, identificada pelo código Sedex, a ser remetida pelo serviço de envio de correspondência da Administração Pública. Servidores públicos responsáveis pela triagem, considerados o peso e o suposto conteúdo da embalagem, abriram-na e constataram a existência de 36 frascos com líquido transparente. Submetido o material a perícia, verificou-se tratar-se de ácido gama-hidroxibutírico e cetamina, substâncias de controle especial. O Juízo do Conselho Permanente da Justiça Militar da Comarca, no processo-crime nº 00001-02.2014.0.00.0000, condenou-o, em virtude da prática do delito previsto no artigo 290, § 1º (tráfico de drogas cometido por militar em serviço), do Código Penal Militar, a 3 anos de reclusão, no regime inicial de cumprimento aberto. Substituiu a pena por restritiva de direitos. Ante a inviolabilidade da correspondência, a defesa sustentou a ilicitude da prova. O Juízo concluiu pela impossibilidade de o sigilo de correspondência legitimar práticas ilegais. Ressaltou não estar em jogo a proteção da intimidade, tendo em vista não ser o caso de violação de comunicação escrita ou de conteúdo a veicular manifestação de pensamento. Concluiu que a caixa aberta, por qualificar-se como encomenda, não estava protegida pela inviolabilidade prevista no artigo 5º, inciso XII, da Constituição Federal.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Cuida-se de recurso extraordinário interposto com fulcro no artigo 102, inciso III, alínea a, da Constituição Federal, contra acórdão mediante o qual o Tribunal de Justiça do Estado, em sede de ação direta de inconstitucionalidade, considerou constitucional leis municipais que obrigam a implantação de ambulatório ou de serviço de pronto-socorro nas dependências de shoppings centers, com a presença de médico e ambulância. O recorrente alega, nas razões do recurso extraordinário, violação do art. 1º, incisos III e IV; do art. 22, inciso XXIII; do art. 30, incisos I e II; e os arts. 170; 174; 196 e 199 da Constituição Federal. Suscita, inicialmente, que o fundamento da dignidade da pessoa humana não afeta a distribuição de competências legislativas estabelecidas na Constituição Federal, nem implica transferir ao particular obrigações próprias do Poder Público. Destaca, ademais, que a permanência em um shopping center não causa risco ao frequentador. Aponta que não questiona o dever de prestação de primeiros socorros a clientes vitimados nas dependências de shoppings (o qual decorreria do princípio da solidariedade), mas a obrigação desarrazoada de prestar serviços médicos pré-hospitalares, em condições que somente se poderia exigir do Poder Público. Defende que as leis municipais padecem de inconstitucionalidade formal, por legislarem sobre matérias de competência privativa da União, no caso, sobre seguridade social, nos termos do art. 22, inciso XXIII, da Constituição Federal. Aduz que, nos termos do art. 1º, inciso IV, e dos arts. 170, 174 e 199 da Constituição Federal, é livre a iniciativa privada, inclusive no que toca à assistência à saúde, de modo que o Poder Público não pode exigir dos particulares, incluídos os empreendedores de shopping centers, que prestem serviços de assistência à saúde, os quais nem sequer se relacionam ao seu objeto social.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Cuida-se de mandado de segurança impetrado contra ato do Advogado-Geral da União. Narrou a impetrante que se aposentou de forma voluntária e com proventos integrais, em 15 de junho de 1990, nos termos do art. 40, inciso III, alínea a, da Constituição Federal, no cargo de assistente jurídico, nível S, classe “A”, do quadro de pessoal permanente do Ministério da Cultura. Expôs que, até o advento da Constituição Federal de 1988, a defesa da União Federal era exercida pela extinta Advocacia Consultiva da União e que, com a criação da Advocacia-Geral da União, tornou-se imperioso reacomodar nos quadros da AGU os assistentes jurídicos até então vinculados aos diversos órgãos e entidades da Administração Federal, de modo que o cargo de assistente jurídico passou a integrar a Advocacia-Geral da União, nos termos da Lei Complementar nº 73/93, art. 2º, § 5º. Relatou que a Lei nº 9.028/95 (oriunda da MP nº 485/94) adveio com o fim de estruturar a recém-criada AGU, determinando a transposição dos cargos efetivos de assistente jurídico, Classes A, B e C, de diversos setores da Administração Federal para a carreira de assistente jurídico da Advocacia-Geral da União, Categoria Especial, 1ª Categoria, 2ª Categoria, nos termos dos arts. 19 e 19-A. Discorreu, ainda, que o Advogado-Geral da União proferiu entendimento em favor da transposição e do apostilamento somente dos assistentes jurídicos que se encontravam em atividade na data de publicação da MP nº 485, de 29 de abril de 1994, posteriormente convertida na Lei nº 9.028/95. Diante desse cenário, a impetrante moveu a presente ação mandamental para garantir o direito de isonomia entre ativos e inativos, previsto no art. 40, § 8º, da Constituição Federal. Asseverou que, se os assistentes jurídicos em atividade se tornaram membros da Advocacia- Geral da União, não existe razão jurídica para que os colegas aposentados e pensionistas permaneçam fora da AGU, atrelados aos diversos órgãos da administração direta. Pediu a concessão da segurança, para determinar a transposição da carreira de assistente jurídico da administração federal direta para a carreira de assistente jurídico da Advocacia-Geral da União, com o consequente apostilamento da denominação de advogado da União no título de inatividade e transferência da respectiva folha de pagamento para a Advocacia-Geral da União

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com serviços públicos e atividades econômicas, além da atuação estatal correlata, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o concurso público para provimento de cargos na Administração Pública, avalie as assertivas que seguem.

I. O portador de surdez unilateral qualifica-se como pessoa com deficiência para o fim de disputar as vagas reservadas em concursos públicos.

II. A aplicação do percentual de reserva de vagas para candidatos com deficiência que resulta em número fracionário enseja o seu arredondamento para o inteiro imediatamente superior.

III. O portador de visão monocular tem direito de concorrer, em concurso público, às vagas reservadas aos deficientes.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a administração pública indireta, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente aos poderes administrativos e aos serviços públicos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Trata-se de sentença condenatória transitada em julgado contra a Fazenda Pública que determina expressamente a incidência de juros de mora em 1% ao mês, tratando-se de condenação ao pagamento de quantia certa sem natureza tributária. Na fase de cumprimento da sentença, a Fazenda Pública devedora sustenta que, ainda que se trate de sentença transitada em julgado e tal trânsito em julgado tenha ocorrido antes da vigência da Lei 11.960/2009, são aplicáveis os juros moratórios previstos na Lei n. 11.960/2009.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil na disciplina do Código Civil e na jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. O empregador ou comitente é civilmente responsável por seus empregados, serviçais e prepostos, no exercício do trabalho que lhes competir, ou em razão dele.

II. O vínculo permanente e vitalício entre a Igreja Católica e seu sacerdote é apto a ensejar a responsabilidade objetiva da instituição religiosa por desvio moral de conduta de seu representante, desde que comprovada a responsabilidade subjetiva do padre por fato criminoso vinculado ao prestígio social angariado em razão do desempenho da função.

III. O direito à indenização por danos morais transmite-se com o falecimento do titular, possuindo os herdeiros da vítima legitimidade ativa para ajuizar ou prosseguir a ação indenizatória.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as formas de garantias admitidas no ordenamento jurídico, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) A respeito da proteção das marcas pela Lei de Propriedade Industrial e pela jurisprudência do STJ, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do contrato de representação comercial, avalie as assertivas que seguem.

I. A comissão contratada nos casos de representação comercial deverá incidir sobre o valor total das mercadorias, sem os descontos de impostos e encargos financeiros.

II. É nulo o contrato verbal de representação comercial.

III. A ausência do registro no órgão de classe não impede o representante comercial de receber pelos serviços prestados, nos termos do contrato, mas afasta a incidência do regramento previsto na Lei n.º 4.886/65.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Considere as seguintes situações e marque a alternativa correta, em vista da competência do foro onde ajuizadas as ações.

I. A empresa Lucro Alto S/A, sediada em Anápolis/GO, ingressou com ação anulatória contra o Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, distribuindo-a perante a Justiça Federal da Subseção Judiciária daquele município.

II. Maria, domiciliada em Porto Velho/RO, ajuizou ação indenizatória contra o Estado do Paraná, por fato ocorrido em Curitiba/PR. A demanda foi ajuizada perante a Comarca da capital rondoniense.

III. João impetrou mandado de segurança contra ato do Gerente Executivo do INSS em Araguaína/TO que, ao argumento de perda da qualidade de segurado, indeferira requerimento administrativo de concessão do benefício de auxílio por incapacidade temporária fruto de acidente de trabalho. O writ foi distribuído na Justiça Federal da Subseção Judiciária daquele município.

 

(EMAGIS) A respeito dos precatórios, avalie as assertivas que seguem.

I. Os honorários advocatícios incluídos na condenação ou destacados do montante principal devido ao credor consubstanciam verba de natureza alimentar cuja satisfação ocorrerá com a expedição de precatório ou requisição de pequeno valor, observada ordem especial restrita aos créditos dessa natureza.

II. O art. 100, § 1º, da Constituição Federal, não encerra um rol taxativo das verbas consideradas de natureza alimentar, mas, ao invés, tão somente exemplificativo, de sorte que a definição da natureza jurídica de determinada verba deverá ser buscada a partir da possibilidade de sua subsunção a uma das categorias elencadas no referido dispositivo constitucional.

III. Cabe recurso extraordinário contra decisão proferida no processamento de precatórios.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que, subtraída indevidamente pela mãe de seu país de residência habitual e por ela trazida a criança ao Brasil, veicule o pai, com fundamento na Convenção sobre os Aspectos Civis do Sequestro Internacional de Crianças (Convenção de Haia – Decreto n. 3.413/2000), pretensão de imediata repatriação da criança ao país em que se encontrava, também signatário da Convenção, local de residência habitual da criança, repita-se.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), assinale a incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre o tempo de serviço/contribuição para fins previdenciários, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre as leis orçamentárias, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação às diversas espécies tributárias, julgue os itens abaixo.

I. É inconstitucional a aplicação dos recursos arrecadados por meio de contribuição para o custeio da iluminação pública na expansão e aprimoramento da rede, uma vez que se trata de tributo vinculado, cuja receita deve ser destinada ao custeio das despesas de execução e manutenção do serviço de iluminação pública.

II. A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimo compulsório no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, hipótese em que não precisará ser observada a anterioridade de exercício.

III. As empresas prestadoras de serviços estão sujeitas às contribuições ao Sesc e Senac, salvo se integradas noutro serviço social.

IV. Em se tratando de empresas de natureza urbana, é inconstitucional a cobrança da contribuição de intervenção no domínio econômico destinada ao INCRA.

São falsos os itens:

 

(EMAGIS) A empresa ajuizou Ação Ordinária com o intuito de anular lançamentos de IPI sobre mercadorias (cigarros) que foram, após saídas de seu estabelecimento, furtadas, considerando injustiça onerar o contribuinte com tributação que não corresponde ao proveito decorrente da operação, proveito que comprovadamente, em razão do furto, não existiu, já que obstada a efetivação da comercialização. A União se defendeu sustentando que o roubo ou furto de mercadorias é risco inerente à atividade do contribuinte, de modo que, se roubados os produtos depois da saída (implementação do fato gerador do IPI), deve haver a tributação.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

Sentença Estadual - Rodada 29.2024

“Não ergas um edifício alto sem fortes alicerces; se o fizeres, viverás com medo” (provérbio persa)

Caros(as) amigos(as) do Emagis! O caso desta semana foi inspirado na prova de Sentença Cível do VIII Concurso para Juiz Federal Substituto do TRF da 2ª Região, tendo sofrido, no entanto, diversos acréscimos e adaptações para um melhor aproveitamento de temas de direito material e de direito processual. Bons estudos! Prof. Gabriel Brum.

O Estado Beta, seis anos após desapropriar, com o objetivo de construir penitenciária, bem imóvel pertencente a Fulvia Leontina, aliena, onerosamente, em janeiro de 2020, o bem a Julius Asdrubalino, mediante contratação direta (art. 76, I, ‘d’, da Lei 14.133/21).

Ao ter ciência de tal fato, Fulvia ajuizou ação em março de 2023, em face do Estado Beta, indicando como litisconsorte passivo o adquirente do imóvel. Aduz que a retrocessão é direito de natureza real, ao mesmo tempo em que sequer lhe foi assegurado direito de preferência. Formula, na petição inicial, pedidos sucessivos de reintegração do bem ao seu patrimônio, mediante devolução do preço recebido por ocasião da desapropriação, ou a condenação solidária dos réus ao pagamento de perdas e danos por ela sofridos. Regularmente citados, os réus contestam.

O Estado Beta alega, preliminarmente, que houve ação de desapropriação cuja sentença já transitara em julgado, inclusive com a quitação do precatório expedido em favor da parte autora, o que impede qualquer rediscussão a respeito e impõe o acionamento do art. 485, V, do CPC. Aponta, também, a ausência de requisito indispensável para o regular exercício do direito de ação, por impossibilidade jurídica do pedido, diante da disciplina legal da desapropriação em nosso ordenamento jurídico atual, que não acata a retrocessão, e, caso superada a questão, aponta a incidência da prescrição quinquenal. Assevera, ainda, ausência de interesse processual, pois sequer fora procurado pela autora para resolver a situação, não tendo havido qualquer espécie de requerimento administrativo a respeito. No mérito, postula a improcedência do pedido, pois o pagamento da indenização prévia, justa e em dinheiro pela qual o bem foi desapropriado acarretou a extinção do direito de propriedade de que era titular a autora, recompondo, de forma definitiva, o seu patrimônio, conforme preceitua a Constituição Federal, não encontrando a sua pretensão amparo legal. Sustenta que a retrocessão é direito de natureza pessoal, consoante assentado pela doutrina majoritária e jurisprudência tanto do STJ quanto do STF, o que restou confirmado pelas recentes alterações promovidas pela Lei 14.620/23, as quais se mostram aplicáveis ao caso. Afirma não haver qualquer base para o pedido de indenização por perdas e danos, já que houve regular procedimento administrativo no qual reconhecida a dispensa de licitação com vistas à alienação do imóvel a Julius Asdrubalino, na forma do art. 76, I, ‘d’, da Lei 14.133/21.

Julius, de sua vez, ofertou contestação em que aponta, preliminarmente, sua ilegitimidade passiva ‘ad causam’ em razão da ausência de qualquer relação jurídica de direito material que o vincule à parte autora e, no mérito, a improcedência do pedido, por razões semelhantes àquelas indicadas na contestação do Estado Beta. No seguimento, ainda no prazo de contestação, apresentou, em nova petição, reconvenção em desfavor de Fulvia e de seu filho Marcus Aurelius, argumentando que, no dia 1º/04/2023, ambos estiveram no seu imóvel e tentaram esbulhá-lo em sua posse, o que o levou a empreender desforço imediato em briga corporal com Marcus Aurelius da qual lhe restou cicatriz em sua testa, devido a uma agressão sofrida. Pugna pelo pagamento de indenização por danos morais e estéticos, em valor não inferior a R$ 50.000,00 para cada espécie de dano. Juntou documentos médicos e fotografias que confirmam a existência de cicatriz de 3,5 cm na sua testa.

Citada, a autora-reconvinda e seu filho Marcus Aurelius apresentaram contestação conjunta em que, preambularmente, defenderam ser incabível a ampliação subjetiva da lide por via de reconvenção, o que a torna inadmissível no caso em apreço. Além disso, não há conexão entre a ação originária e a ação reconvencional. No mérito, defenderam que a agressão praticada por Marcus Aurelius em desfavor do réu-reconvinte se fez em legítima defesa, o que afasta qualquer ilicitude em sua conduta. Questionam, igualmente, a existência de danos morais e estéticos, os quais, de todo modo, não podem ser cumulados.

Em audiência de instrução e julgamento, foram ouvidas testemunhas que confirmaram a agressão perpetrada por Marcus Aurelius no rosto de Julius Asdrubalino, fato que ficou conhecido na região em que vive. Além disso, disseram que Fulvia e Marcus tentaram ingressar à força no imóvel de Julius, o qual reagiu moderadamente a fim de impedir a entrada deles, momento em que foi abruptamente atingido por um forte soco desferido por Marcus, causando-lhe, de imediata, grande corte com considerável perda de sangue. Assustados, Fulvia e Marcus se retiraram sem prestar nenhum socorro à vítima.

Após alegações finais sob a forma de memoriais, os autos vieram conclusos para sentença. Prolate-a, dispensado o relatório.

 

Ministério Público Estadual - Rodada 29.2024

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais, pela promotoria de justiça de Divinópolis, ajuizou demanda de improbidade administrativa em desfavor de LUIS RAMOS, SÉRGIO MACHADO e RAFAEL TAVARES, todos servidores municipais, em 20 de outubro de 2021.




Narra a exordial que RAFAEL, servidor da companhia municipal de limpeza urbana, pleiteou administrativamente a concessão de aposentadoria por invalidez em decorrência de acidente de trabalho, que impossibilitou ao requerente carregar peso, o que o incapacita a exercer a função de gari, sua atividade laborativa há dez anos.




Decorrência de acordo prévio entre os demandados, o médico-perito do município LUIS burlou o sistema de agendamento aleatório de perícias, tendo designado o exame de RAFAEL para um dia em que era o único médico-perito em atendimento. No dia designado, RAFAEL apresentou-se para o exame, tendo LUIS atestado sua incapacidade laborativa. O exame foi revisado pelo médico-perito municipal SÉRGIO, também adredemente combinado, que referendou a decisão de LUIS. Em decorrência dos laudos médicos, RAFAEL foi aposentado por incapacidade pelo Instituto Previdenciário do município de Divinópolis.




Uma auditoria feita no sistema de exames do aludido instituto, levantou suspeita quanto ao caso de RAFAEL, que foi convocado para nova avaliação, na qual junta médica oficial atestou a inexistência da incapacidade laborativa do servidor. A descoberta ensejou a cassação da aposentadoria do servidor, a instauração de procedimento disciplinar em desfavor dos três servidores, que culminou com aplicação de penalidade a todos e extração de cópias ao MP, o que ensejou o ajuizamento da ação de improbidade administrativa.




Determinada a notificação dos demandados, protraiu-se essa fase procedimental por mais de dois anos, ante a dificuldade de identificar o paradeiro de RAFAEL. Quando finalmente foram todos os ocupantes do polo passivo notificados, em meados de 2023, ofertaram eles defesa preliminar, todos patrocinados pelo mesmo advogado, negando a ocorrência de ilícito e juntando cópia de sentença judicial de demanda promovida por RAFAEL em desfavor do município de Divinópolis, na qual se reconhece a incapacidade laborativa do servidor e determina o restabelecimento da aposentadoria que havia sido cassada.




Com base nesta documentação, o magistrado proferiu sentença rejeitando a demanda, afirmando inexistir ato de improbidade, pois reconhecida judicialmente a incapacidade laborativa do servidor, pelo que o benefício pago era devido.




Os autos vêm com vista ao MP. Adote a providência que entenda pertinente.

 

Sentença Federal - Rodada 29.2024

Prezado(a) aluno(a),

Com base no enunciado abaixo, que serve de relatório, prepare sua resposta dando adequada solução jurídica ao caso. Bom exercício e força nos estudos!

Trata-se de denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal contra ERINALDO, já qualificado nos autos, pela prática do crime capitulado no artigo 34, caput e inciso II, da Lei nº 9.605/98, por cinco vezes, bem como no artigo 69 do mesmo diploma legal, por duas vezes. Principais pontos da denúncia:

“Em cinco cruzeiros de pesca, desenvolvidos entre os dias 05 de outubro de 2021 e 26 de janeiro de 2022, na altura do Município “X”, o denunciado ERINALDO, na qualidade de proprietário e mestre da embarcação "Y", pescou em local proibido, porquanto situado no interior da Área de Exclusão de Pesca de 1 MN (uma milha náutica) da costa do Rio Grande do Sul, e com o uso de petrecho proibido (cerco) para a modalidade para a qual permissionada (Emalhe Costeiro Diversificado), havendo, em dois dos cruzeiros em questão, obstado a ação fiscalizadora do Poder Público no trato de questões ambientais ao interromper as transmissões dos sinais de rastreamento remoto da embarcação (PREPS).

FATO 1:
 
No cruzeiro de pesca realizado no dia 05 de outubro de 2021, na altura da localidade de Bojuru – Barra Falsa, Município “X”, o réu pescou em lugar proibido, efetuando lance de pesca com deslocamento similar ao da modalidade de pesca de cerco, com indicativo de uso de rede de emalhe anilhado, no interior de Área de Exclusão de Pesca de 1 MN, em distância de costa de 0,73 MN, tendo interrompido a emissão de sinais de rastreamento por satélite durante 5 (cinco) horas contínuas em meio à atividade, consoante Relatório de Fiscalização nº ___ (ID___, pg. ___) e Relatório de Fiscalização NUFIS-RS/DITEC-RS/SUPES-RS (ID ___, pg. ___), do qual extraídas as imagens abaixo reproduzidas: (...)

FATO 02:

Durante cruzeiro de pesca realizado entre os dias 04 e 05 de novembro de 2021, na altura da localidade de Lagoa do Estreito, Município “X”, o réu pescou em lugar proibido, efetuando dois lances de pesca no interior de Área de Exclusão de Pesca de 1 MN, sendo um deles com uso de rede de emalhe anilhado dentro da área proibida, e outro com rede de emalhe de fundo convencional, em distância de costa entre 0,55 e 0,64 MN, conforme Relatório de Fiscalização NUFIS-RS/DITEC-RS/SUPES-RS (ID ___, pg. ___) e imagens geradas pelo software Google Earth a seguir reproduzidas: (...)

FATO 03:

Durante cruzeiro de pesca realizado entre os dias 07 e 08 de novembro de 2021, na altura da localidade de Bojuru – Barra Falsa, Município de “X”, o réu efetuou dois lances de pesca com deslocamento na modalidade de pesca de cerco (emalhe anilhado), proibida para a modalidade de emalhe costeiro diversificado, sendo um dos lances dentro da área proibida, em distância de costa entre 0,44 e 0,65, conforme Relatório de Fiscalização NUFIS-RS/DITEC-RS/SUPES-RS (ID ___, pg. ___), do qual extraídas as imagens abaixo reproduzidas: (...)

FATO 04:

Durante cruzeiro de pesca realizado no período de 15 a 17 de janeiro de 2022, na altura da localidade de Bojuru – Barra Falsa, Município “X”, o réu pescou em lugar proibido, efetuando lance de pesca no interior de Área de Exclusão de Pesca de 1 MN, mediante uso de rede de emalhe convencional de fundo, em distância de costa entre 0,56 e 0,75, além de dois lances de pesca com deslocamento condizente com a modalidade de pesca de cerco (emalhe anilhado) nas proximidades com a área proibida, conforme Relatório de Fiscalização NUFIS-RS/DITEC-RS/SUPES-RS (ID ___, pg. ___), do qual extraídas as imagens abaixo reproduzidas: (...)

FATO 05:

No cruzeiro de pesca realizado no período de 24 a 25 de janeiro de 2022, na altura da localidade de Lagoa do Estreito, Município “X”, o réu também pescou em lugar proibido (Área de Exclusão de Pesca de 1 MN), havendo então efetuado dois lances de pesca de rede de cerco, com uso de rede de emalhe anilhado, um deles dentro da área proibida, e, um terceiro lance, mediante emprego de rede de emalhe convencional de fundo, em distância de costa entre 0,45 e 0,65 MN, consoante Relatório de Fiscalização NUFIS-RS/DITEC-RS/SUPES-RS (ID ___, pg. ___), do qual extraídas as imagens abaixo reproduzidas: (...)

FATOS 06 e 07:

De acordo com o Relatório de Fiscalização nº ___ (ID ___, pg. ___) e Tabela de Histórico de Posições encartada no ID ___, em meio à atividade pesqueira descrita no tópico atinente ao FATO 01, o réu interrompeu a emissão de sinais de rastreamento por satélite por 5 (cinco) horas contínuas.

Nos termos do Relatório de Fiscalização nº ___ (ID ___, pg. ___) e Tabela de Histórico de Posições encartada no ID ___, após a atividade pesqueira descrita no tópico atinente ao FATO 05, o réu novamente interrompeu de modo deliberado a emissão de sinais de rastreamento satelital na entrada do Porto de Rio Grande, por 16 horas e 37 minutos contínuas, para a ocultação da localidade da descarga.

Assim agindo, em relação aos fatos “6” e “7”, o denunciado obstou em duas oportunidades a ação fiscalizadora do Poder Público no trato de questões ambientais, ao impedir o integral monitoramento de suas atividades, dada a ausência de transmissão do sinal do PREPS pela embarcação. A obrigação de manter o rastreamento está prevista na Lei nº 11.959/09, que foi regulamentada pela Instrução Normativa Interministerial SEAP/MMA/CM nº 2, de 04.09.2006. Esta, em seu art. 1º, §3º, estabeleceu a obrigatoriedade de participação no PREPS de todas as embarcações pesqueiras com Arqueação Bruta (AB) igual ou superior a 50 ou com comprimento total igual ou superior a 15 metros, que é o caso dos autos.

Já quanto aos fatos de “1” a “5”, vale enfatizar, em cinco cruzeiros de pesca distintos, realizados nos dias 05.10.2021, 04/05.11.2021, 07/08.11.2021, 15/17.01.2022 e 24/25.01.2022, o denunciado, na qualidade de mestre da embarcação “Y”, integrante da frota de emalhe costeiro diversificado, pescou em local proibido, qual seja, a menos de 1MN da costa do Rio Grande do Sul, e mediante a utilização de petrecho não permitido (rede de cerco). A proibição decorre do disposto no art. 6º da Instrução Normativa Interministerial MPA/MMA nº 12/2012, norma que define ser proibida a pesca de emalhe por embarcações motorizadas até a distância de 1 (uma) milha náutica a partir da linha de costa, do Estado do Espírito Santo ao Estado do Rio Grande do Sul, e, no que tange à rede de emalhe anilhado, do previsto no art. 2º, inciso III, do mesmo ato.

Vale destacar que a fiscalização por meio do Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite (PREPS) encontra respaldo no que dispõe a Instrução Normativa Interministerial SEAP/MMA/CM nº 02/2006, que instituiu aquele programa para fins de monitoramento, gestão e controle das operações da frota pesqueira permissionada, constituindo-se em importante instrumento para o acompanhamento remoto das embarcações de pesca por parte dos órgãos ambientais. Além disso, a Lei n° 11.959/09, diploma que regula a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e da Pesca, autoriza a utilização de qualquer dispositivo ou procedimento que possibilite o monitoramento à distância e permita o acompanhamento, em tempo real, da posição geográfica e da profundidade do local de pesca da embarcação.

De acordo com o artigo 2°, § 3°, da Instrução Normativa Conjunta MPA/MMA nº 12, de 22 de agosto de 2012, combinada com o artigo 2°, § 3°, da Instrução Normativa Conjunta MPA/MMA nº 04, de 16 de outubro de 2013, é obrigatória a participação no PREPS de todas as embarcações pesqueiras que atuem na pesca de anchova (Pomatomus saltatrix), corvina (Micropogonias furnieri), pescada (Cynoscion guatucupa), castanha (Umbrina canosai), abrótea (Urophycis brasiliensis) e fauna acompanhante, praticada com o emprego de redes de emalhe no litoral do Estado do Rio Grande do Sul, que possuam permissão para pesca na modalidade de emalhe costeiro diversificado com utilização de redes de emalhe costeiro de fundo e redes de emalhe costeiro de superfície, como é o caso dos autos.

O referido monitoramento é feito através do rastreamento por satélite, viabilizado através do credenciamento de empresas prestadoras do referido serviço de rastreamento, sendo uma das empresas homologadas para a prestação do serviço a “Rastreamento Ltda”. A empresa “Controle Ltda”, por sua vez, conforme se extrai do seu próprio site, "oferece ao mercado assistência técnica especializada em serviços logísticos em geral". Esta empresa tem o papel de prestar suporte técnico à empresa homologada “Rastreamento”, atendendo à exigência da própria norma regulamentadora do Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite - PREPS.

Os fatos que são objeto da presente acusação foram constatados por meio das coordenadas geográficas obtidas diretamente do sítio da empresa “Rastreamento”, empresa cadastrada junto ao Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações por Satélite (INI SEAP/PR - MMA - MB n.02/2006), compatíveis com os dados do Sistema Nacional de Informações da Pesca e Aquicultura/PREPS, conforme teor do Relatório de Fiscalização IBAMA nº ___ (ID ___, pg. ___).”

A inicial veio acompanhada de todos os elementos de prova citados. O órgão acusatório explicitou as razões pelas quais deixou de apresentar proposta de acordo de não persecução penal e de suspensão condicional do processo ao denunciado, tendo a defesa técnica sido cientificada a respeito.

A denúncia foi recebida. Regularmente processado o feito, sobreveio audiência de instrução onde ouvida uma testemunha de acusação e interrogado o réu.

​Em seu depoimento, a testemunha Eduardo, servidor do IBAMA, disse ser grande a lesividade ambiental da pesca a menos de 1MN da costa, pois se trata de faixa que serve como corredor de migração e local de reprodução de alguns espécimes. Também especificou os critérios utilizados pela fiscalização para concluir, com base nos dados do PREPS, no sentido da realização da pesca. A testemunha referiu que toda modalidade de pesca tem uma espécie de "assinatura" de deslocamento e que a fiscalização ambiental utiliza a conjugação dos dados de velocidade e do rastro de movimentação da embarcação para concluir se e onde ocorreu atividade pesqueira. Aduziu que, em se tratando de pesca de emalhe, como no caso, a Instrução Normativa nº 04/2013, do MMA/MPA prevê que a velocidade abaixo de 5 nós, conjugada com a forma de deslocamento da embarcação, demonstra a atividade de pesca. Confirmou que os relatórios e dados produzidos são no sentido da realização de pesca em local proibido.

Em seu interrogatório, o réu ERINALDO, em suma, negou que a pesca ocorreu a menos de 1MN da costa do Rio Grande do Sul. Confirmou que era o mestre da embarcação “Y”. Disse que tem vários anos de atividade e pleno conhecimento acerca dos locais onde a peca é proibida.

O MPF, em suas alegações finais, reitera os termos da inicial e pede a condenação do réu.

Já a defesa de ERINALDO apresentou as seguintes razões finais: a) preliminarmente, nulidade da prova decorrente do PREPS, porque a empresa responsável pelo rastreamento terceirizou os serviços para empresa não homologada pelo MAPA e sem o conhecimento do contratante, não se podendo reconhecer a confiabilidade dos dados fornecidos por essa segunda empresa. Assim, a prova que consubstancia a acusação contra o réu é imprestável, porque está em desacordo ao previsto na INI que regra Programa de Rastreamento de Embarcações, pois produzida por empresa não habilitada. Reforça que a posição da embarcação deriva de relatórios da "Controle Ltda"; b) quanto ao mérito, o quadro probatório é frágil, porque a única prova constante nos autos é a análise do sistema PREPS e o depoimento da testemunha também é baseado na análise de tal sistema, não tendo ocorrido qualquer situação de flagrância contra o apelante. Reforçou que o sistema de rastreamento das embarcações apresenta instabilidades e que o réu não pode ser responsabilizado criminalmente por tal fato. Considerando a existência de dúvida a respeito da prática de conduta criminosa, requereu a absolvição com base no princípio in dubio pro reo; c) subsidiariamente, postulou a fixação da pena no mínimo legal e a substituição da PPL por penas restritivas de direito; d) por fim, requereu a concessão da gratuidade de justiça.

 

  10176 item(ns)
Primeiro Anterior  83   84   85   86   87  Proximo Ultimo

Cesta de Rodadas Pretéritas

Adicione à cesta os planos das Rodadas Pretéritas que você deseja adquirir.

    Valor Total: R$ ...

    • 1

    Copyright © 2010-2026 - Emagis - Todos os direitos reservados - CNPJ: 12.626.846/0001-10
    O Emagis é uma instituição privada, não possuindo qualquer vinculação a órgãos públicos. ILION.com.br