Emagis
Emagis
HOME MATRICULE-SE POR QUE APROVAMOS MAIS? ENTENDA OS CURSOS RESULTADOS ÁREA RESTRITA
NEWSLETTER
CONTATO
Magistratura MAGISTRATURA
Magistratura MINISTÉRIO PÚBLICO
Magistratura DEFENSORIA PÚBLICA
Magistratura PROCURADORIA
Magistratura DELEGADO DE POLICIA
Programas de Estudos PROGRAMAS DE ESTUDO
Planos de Questões/Provas PLANOS DE QUESTÕES/PROVAS
Cursos Intensivos Simulados CURSOS INTENSIVOS SIMULADOS
Videoaulas VIDEOAULAS
Rodadas Pretéritas RODADAS PRETÉRITAS
Downloads DOWNLOADS
Facebook Intagran Youtube Twitter
Emagis
Bem-vindo(a)



INÍCIO (ÁREA RESTRITA) AVISOS MINHA CONTA ALTERAR DADOS CADASTRAIS RENOVAR/ADQUIRIR PLANO CERTIFICADOS INDIQUE UM AMIGO SAIR
FAÇA SEU LOGIN


ESQUECEU A SENHA?


Seu navegador não suporta este video. Por favor, atualize seu navegador.

Rodadas Pretéritas

  1. Home
  2. Rodadas Pretéritas
  3. Busca
  4. Entenda as rodadas pretéritas
Informações Adicionar

Discursivas 2022

Informações Adicionar

Discursivas TJ/SP 2023

Busque por suas rodadas

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 33.2024

Informações Adicionar

Objetivas - Rodada 33.2024

Informações Adicionar

Objetivas DP Estadual - Rodada 33.2024

Informações Adicionar

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 33.2024

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM - Rodada 33.2024

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 32.2024

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 32.2024 - Questão 1

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 32.2024 - Questão 2

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 32.2024 - Questão 3

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 32.2024 - Questão 4

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 32.2024 - Questão 5

Informações Adicionar

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 32.2024

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 32.2024

Informações Adicionar

Objetivas AGU/PFN/PGF - Rodada 32.2024

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 32.2024

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 32.2024

Informações Adicionar

Sentença Estadual - Rodada 32.2024

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 32.2024

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 32.2024

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 32.2024

Informações Adicionar

Objetivas DPF - Rodada 32.2024

Informações Adicionar

Objetivas - Rodada 32.2024

Informações Adicionar

Objetivas MP Estadual - Rodada 32.2024

Informações Adicionar

Objetivas MPF - Rodada 32.2024

Objetivas Delegado - Rodada 33.2024

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com crimes cometidos por funcionário público e investigação criminal correlata.

I. O recebimento dos valores referentes ao crime de corrupção passiva serve a um só tempo à configuração da corrupção e também à configuração do crime de lavagem de dinheiro, não sendo necessário, para este último, ato subsequente destinado à ocultação, dissimulação ou reintegração dos recursos.

II. Permanece atípica a conduta do Diretor de Penitenciária de descumprir seu dever de vedar ao preso o acesso a aparelho telefônico, de rádio ou similar, que permita a comunicação com outros presos ou com o ambiente externo.

III. As investigações contra autoridades com prerrogativa de foro no STF submetem-se ao prévio controle judicial, o que inclui a autorização judicial para as investigações, exigência que não se aplica para a instauração de investigações penais originárias que envolvam autoridades com prerrogativa de foro nos Tribunais de segundo grau.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Trata-se de pedido de reabilitação criminal no qual o requerente, lembrando que a reabilitação é uma medida no âmbito da política criminal que pretende a restauração da dignidade pessoal de indivíduos condenados, bem como a facilitação de sua reintegração na comunidade, sustenta ter cumprido os requisitos dispostos no Código Penal, acrescentando que estabeleceu domicílio no país nesse período e demonstrou, ao longo do tempo, um comportamento público e privado que denota boa conduta. Ouvido, o Ministério Público se opôs ao pedido, acrescentando (e comprovando), dentre outros óbices, o envolvimento do autor em novo delito, durante o período depuratório, já que foi indiciado pelo suposto cometimento do delito previsto no art. 171, §3º, do Código Penal, pelo recebimento indevido do benefício de auxílio emergencial, o que redundou na pactuação de acordo de não persecução penal em relação a tais fatos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente aos crimes contra a honra e contra o patrimônio, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Em relação aos crimes contra o patrimônio, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Em relação aos princípios do Direito Penal, à aplicação da lei penal e à teoria do crime, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Assinale a correta a respeito da competência:

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do direito processual penal, assinale a correta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da transferência e inclusão de presos em estabelecimentos prisionais penais federais de segurança máxima.

Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da repartição constitucional de competência jurisdicional entre a Justiça Estadual e a Justiça Federal, tendo presente também a visão do STF, avalie as assertivas seguintes.

I. Compete à Justiça Estadual processar e julgar os crimes consistentes em disponibilizar ou adquirir material pornográfico envolvendo criança ou adolescente, mesmo que praticados por meio da rede mundial de computadores.

II. Compete à Justiça Federal processar e julgar o crime de violação de direito autoral de caráter transnacional.

III. Para que incida a competência da Justiça Federal nos denominados crimes transnacionais, com o afastamento da competência da Justiça Estadual, é necessário cumulativamente que (i) esteja o crime previsto em tratado ou convenção internacional e (ii) tenha sido iniciada a execução no País e o resultado tenha ou devesse ter ocorrido no estrangeiro, ou reciprocamente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da tutela ao meio ambiente pela Constituição Federal, tendo presente também a visão do STF, avalie as assertivas seguintes.

I. Para assegurar a efetividade do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, incumbe ao Poder Público manter regime fiscal favorecido para os biocombustíveis e para o hidrogênio de baixa emissão de carbono, na forma de lei complementar, a fim de assegurar-lhes tributação inferior à incidente sobre os combustíveis fósseis, capaz de garantir diferencial competitivo em relação a estes, especialmente em relação às contribuições e impostos especificados no texto constitucional.

II. Compete à Justiça Federal processar e julgar o crime ambiental de caráter transnacional que envolva animais silvestres, ameaçados de extinção e espécimes exóticas ou protegidas por Tratados e Convenções internacionais.

III. É inconstitucional lei municipal que proíbe a soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos produtores de estampidos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. É lícita a terceirização ou qualquer outra forma de divisão do trabalho entre pessoas jurídicas distintas, independentemente do objeto social das empresas envolvidas, mantida a responsabilidade subsidiária da empresa contratante.

II. Segundo o STF, a Lei Federal 13.352/2016 (‘Lei do Salão-Parceiro’) teve a pretensão de conferir, mediante instrumento formal de contratação, roupagem de autonomia ao trabalho subordinado, com exclusão dos direitos trabalhistas fundamentais incidentes da relação de emprego, motivo pelo qual foi declarada inconstitucional.

III. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social, a assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 anos de idade em creches e pré-escolas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os direitos políticos e as causas de inelegibilidade, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. A única interpretação do art. 11, § 10, da Lei nº 9.504/1997 c/c art. 175, § 3º, da Lei nº 4.737/65, que se mostra compatível com o texto constitucional, para fins de aplicação isonômica do regime de inelegibilidades, é aquela que não exclui do certame eleitoral os que tiverem o prazo da inelegibilidade cumprido ou exaurido até a data da diplomação.

II. Serão válidos os votos dados a candidatos inelegíveis desde que a inelegibilidade presente quando da votação não mais subsista quando da diplomação.

III. O encerramento do prazo de inelegibilidade antes do dia da eleição, mas após a formalização do pedido de registro da candidatura, não afasta a inelegibilidade, conforme compreensão do STF.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) “(Cargos públicos) são as mais simples e indivisíveis unidades de competência a serem expressadas por um agente, previstas em número certo, com denominação própria, retribuídas por pessoas jurídicas de Direito Público e criadas por lei” (Celso Antônio Bandeira de Mello. Curso de Direito Administrativo. 34. ed. São Paulo: Malheiros, 2019, p. 263).

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Avalie as seguintes proposições e assinale a alternativa apropriada.

I. No âmbito da Administração Pública federal, as decisões administrativas que exijam a participação de 2 (dois) ou mais setores, órgãos ou entidades poderão ser tomadas mediante decisão coordenada, sempre que for justificável pela relevância da matéria e houver discordância que prejudique a celeridade do processo administrativo decisório.

II. A portaria de instauração do processo administrativo disciplinar prescinde da exposição detalhada dos fatos a serem apurados.

III. É constitucional a requisição, sem prévia autorização judicial, de dados bancários e fiscais considerados imprescindíveis pelo Corregedor Nacional de Justiça para apurar infração de sujeito determinado, desde que em processo regularmente instaurado mediante decisão fundamentada e baseada em indícios concretos da prática do ato.

IV. O oferecimento de denúncia criminal por autoridade que, em razão de suas atribuições legais, seja obrigada a fazê-lo não a inabilita, só por isso, a desempenhar suas funções como autoridade julgadora no processo administrativo.

 

(EMAGIS) Sobre a intervenção do Estado na propriedade, o controle da Administração e os bens públicos, julgue os itens abaixo.

I. A jurisprudência do STJ consolidou-se no sentido de que é possível a desistência da desapropriação, a qualquer tempo, mesmo após o trânsito em julgado, desde que ainda não tenha havido o pagamento integral do preço e o imóvel possa ser devolvido sem alteração substancial que impeça que seja utilizado como antes. Ademais, é ônus do expropriado provar a existência de fato impeditivo do direito de desistência da desapropriação.

II. O poder público deverá notificar o proprietário e apresentar-lhe oferta de indenização com vistas à desapropriação do bem. Essa notificação conterá o valor da oferta e informação de que o prazo para aceitar ou rejeitar a oferta é de 15 (quinze) dias e de que o silêncio será considerado rejeição.

III. Em atenção aos princípios da segurança jurídica e da confiança legítima, os Tribunais de Contas estão sujeitos ao prazo de cinco anos para o julgamento da legalidade do ato de concessão inicial de aposentadoria, reforma ou pensão, a contar da chegada do processo à respectiva Corte de Contas.

IV. A ocupação indevida de bem público configura mera detenção, de natureza precária, insuscetível de retenção ou indenização por acessões e benfeitorias, salvo se necessárias.

Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Em relação à Administração Pública e temas correlatos, marque a alternativa incorreta.

 

(Câmara dos Deputados – Analista Legislativo/Consultoria – Consultor Legislativo – Área XIX – FGV – 2024) Os Princípios de Yogyakarta foram elaborados por especialistas em direitos humanos em Yogyakarta, na Indonésia, e tratam da aplicação do direito internacional dos direitos humanos em relação à orientação sexual e identidade de gênero. De acordo com esses Princípios, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

(   ) Nenhuma pessoa deve ser submetida a pressões para esconder, reprimir ou negar sua orientação sexual ou identidade de gênero, salvo quando realizadas por seus próprios pais.

(   ) Nenhuma pessoa deve ser submetida a pressões para esconder, reprimir ou negar sua orientação sexual ou identidade de gênero, salvo quando realizadas por seus próprios pais.

(   ) Os Estados deverão revogar todas as formas de crimes que tenham como objetivo ou efeito a proibição da atividade sexual consensual entre pessoas do mesmo sexo que já atingiram a idade do consentimento e, até que esses dispositivos sejam revogados, nunca impor a pena de morte a pessoa condenada por esses crimes.

(   ) Os Princípios de Yogyakarta não mencionam crianças e adolescentes, já que existe um tratado específico para os menores de 18 anos.

As afirmativas são, respectivamente,

 

(EMAGIS) Quanto às limitações constitucionais ao poder de tributar, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Com relação aos impostos estaduais e municipais, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito da proteção constitucional do meio ambiente, assinale a alternativa CORRETA.

 

Objetivas - Rodada 33.2024

(EMAGIS) A respeito da repartição constitucional de competência jurisdicional entre a Justiça Estadual e a Justiça Federal, tendo presente também a visão do STF, avalie as assertivas seguintes.

I. Compete à Justiça Estadual processar e julgar os crimes consistentes em disponibilizar ou adquirir material pornográfico envolvendo criança ou adolescente, mesmo que praticados por meio da rede mundial de computadores.

II. Compete à Justiça Federal processar e julgar o crime de violação de direito autoral de caráter transnacional.

III. Para que incida a competência da Justiça Federal nos denominados crimes transnacionais, com o afastamento da competência da Justiça Estadual, é necessário cumulativamente que (i) esteja o crime previsto em tratado ou convenção internacional e (ii) tenha sido iniciada a execução no País e o resultado tenha ou devesse ter ocorrido no estrangeiro, ou reciprocamente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da tutela ao meio ambiente pela Constituição Federal, tendo presente também a visão do STF, avalie as assertivas seguintes.

I. Para assegurar a efetividade do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, incumbe ao Poder Público manter regime fiscal favorecido para os biocombustíveis e para o hidrogênio de baixa emissão de carbono, na forma de lei complementar, a fim de assegurar-lhes tributação inferior à incidente sobre os combustíveis fósseis, capaz de garantir diferencial competitivo em relação a estes, especialmente em relação às contribuições e impostos especificados no texto constitucional.

II. Compete à Justiça Federal processar e julgar o crime ambiental de caráter transnacional que envolva animais silvestres, ameaçados de extinção e espécimes exóticas ou protegidas por Tratados e Convenções internacionais.

III. É inconstitucional lei municipal que proíbe a soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos produtores de estampidos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. É lícita a terceirização ou qualquer outra forma de divisão do trabalho entre pessoas jurídicas distintas, independentemente do objeto social das empresas envolvidas, mantida a responsabilidade subsidiária da empresa contratante.

II. Segundo o STF, a Lei Federal 13.352/2016 (‘Lei do Salão-Parceiro’) teve a pretensão de conferir, mediante instrumento formal de contratação, roupagem de autonomia ao trabalho subordinado, com exclusão dos direitos trabalhistas fundamentais incidentes da relação de emprego, motivo pelo qual foi declarada inconstitucional.

III. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social, a assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 anos de idade em creches e pré-escolas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os direitos políticos e as causas de inelegibilidade, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. A única interpretação do art. 11, § 10, da Lei nº 9.504/1997 c/c art. 175, § 3º, da Lei nº 4.737/65, que se mostra compatível com o texto constitucional, para fins de aplicação isonômica do regime de inelegibilidades, é aquela que não exclui do certame eleitoral os que tiverem o prazo da inelegibilidade cumprido ou exaurido até a data da diplomação.

II. Serão válidos os votos dados a candidatos inelegíveis desde que a inelegibilidade presente quando da votação não mais subsista quando da diplomação.

III. O encerramento do prazo de inelegibilidade antes do dia da eleição, mas após a formalização do pedido de registro da candidatura, não afasta a inelegibilidade, conforme compreensão do STF.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) “(Cargos públicos) são as mais simples e indivisíveis unidades de competência a serem expressadas por um agente, previstas em número certo, com denominação própria, retribuídas por pessoas jurídicas de Direito Público e criadas por lei” (Celso Antônio Bandeira de Mello. Curso de Direito Administrativo. 34. ed. São Paulo: Malheiros, 2019, p. 263).

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Avalie as seguintes proposições e assinale a alternativa apropriada.

I. No âmbito da Administração Pública federal, as decisões administrativas que exijam a participação de 2 (dois) ou mais setores, órgãos ou entidades poderão ser tomadas mediante decisão coordenada, sempre que for justificável pela relevância da matéria e houver discordância que prejudique a celeridade do processo administrativo decisório.

II. A portaria de instauração do processo administrativo disciplinar prescinde da exposição detalhada dos fatos a serem apurados.

III. É constitucional a requisição, sem prévia autorização judicial, de dados bancários e fiscais considerados imprescindíveis pelo Corregedor Nacional de Justiça para apurar infração de sujeito determinado, desde que em processo regularmente instaurado mediante decisão fundamentada e baseada em indícios concretos da prática do ato.

IV. O oferecimento de denúncia criminal por autoridade que, em razão de suas atribuições legais, seja obrigada a fazê-lo não a inabilita, só por isso, a desempenhar suas funções como autoridade julgadora no processo administrativo.

 

(EMAGIS) Sobre a intervenção do Estado na propriedade, o controle da Administração e os bens públicos, julgue os itens abaixo.

I. A jurisprudência do STJ consolidou-se no sentido de que é possível a desistência da desapropriação, a qualquer tempo, mesmo após o trânsito em julgado, desde que ainda não tenha havido o pagamento integral do preço e o imóvel possa ser devolvido sem alteração substancial que impeça que seja utilizado como antes. Ademais, é ônus do expropriado provar a existência de fato impeditivo do direito de desistência da desapropriação.

II. O poder público deverá notificar o proprietário e apresentar-lhe oferta de indenização com vistas à desapropriação do bem. Essa notificação conterá o valor da oferta e informação de que o prazo para aceitar ou rejeitar a oferta é de 15 (quinze) dias e de que o silêncio será considerado rejeição.

III. Em atenção aos princípios da segurança jurídica e da confiança legítima, os Tribunais de Contas estão sujeitos ao prazo de cinco anos para o julgamento da legalidade do ato de concessão inicial de aposentadoria, reforma ou pensão, a contar da chegada do processo à respectiva Corte de Contas.

IV. A ocupação indevida de bem público configura mera detenção, de natureza precária, insuscetível de retenção ou indenização por acessões e benfeitorias, salvo se necessárias.

Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Em relação à Administração Pública e temas correlatos, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sílvia ajuizou ação de reparação de danos morais e materiais em face de Eduardo com o pedido para condenar o réu ao pagamento de R$ 100.000,00 (cem mil reais) título de danos morais e 2/3 dos rendimentos mensais de seu falecido marido mensalmente até a data em que este viesse a completar 68 anos, sustentando a possibilidade de cumulação do pensionamento vitalício, em razão de ato ilícito (colisão de automóveis causada pelo réu), com o pensionamento previdenciário decorrente do exercício de cargo público por seu falecido marido à época do infortúnio.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação revisional de contrato de mútuo proposto pelo Restaurante Serve Bem Ltda contra o Banco Fomenta S/A, na qual se discutem cláusulas e encargos bancários supostamente abusivos no contrato em curso entre as partes. Requer-se, dentre outras medidas, seja reduzida a cláusula penal para 2% e seja afastada a capitalização mensal de juros.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da separação judicial e do divórcio, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Para o Tema Repetitivo n. 741, em que se discutia a questão referente aos critérios para conversão em perdas e danos da obrigação de pagar dividendos, isso no contexto de complementação de ações relativas a contrato de participação financeira para aquisição de linha telefônica, o Superior Tribunal de Justiça fixou a seguinte tese: “Os dividendos são devidos durante todo o período em que o consumidor integrou ou deveria ter integrado os quadros societários. No caso das ações convertidas em perdas e danos, é devido o pagamento de dividendos desde a data em que as ações deveriam ter sido subscritas, até a data do trânsito em julgado do processo de conhecimento, incidindo juros de mora e correção monetária segundo os critérios do item anterior.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Credor, titular de cerca de 95% das obrigações passivas da devedora, votou recusando plano de recuperação judicial que impunha redução do equivalente a 90% de seu crédito em benefício da coletividade de credores e em detrimento de seus próprios interesses, tendo requerido aos devedores a elaboração de um novo Plano de Recuperação Judicial, a ser submetido à Assembleia Geral de Credores.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de agravo interno interposto no Superior Tribunal de Justiça contra decisão monocrática que não conheceu do agravo em recurso especial, com fundamento no art. 932, inciso III, do CPC/2015 e na Súmula n. 182/STJ. Inconformada, sustenta a parte agravante o equívoco do decisum agravado, ao argumento de que não houve apenas menção aos dispositivos legais, mas sim a particularização de cada um deles. Acrescenta que, embora não tenha infirmado nas razões do presente agravo interno especificamente todos os fundamentos da decisão que inadmitiu o recurso especial, revela-se suficiente ao conhecimento do corrente recurso a repetição das razões do recurso especial cujo conhecimento foi negado no agravo recorrido. Afirma estar presente a violação de lei federal no acórdão atacado pelo recurso especial, explicitando o dispositivo de lei federal violado e demonstrando que dele foi feita inteligência alegadamente equivocada pelo tribunal que lavrou o acórdão da apelação vergastado pelo recurso especial. Requer, assim, seja conhecido e provido o presente agravo interno para conhecer e prover o Recurso Especial interposto.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) De acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, caso seja julgada procedente ação civil pública proposta por associação para tutela de direitos individuais homogêneos de consumidores, com fundamento na Lei da Ação Civil Pública e no Código de Defesa do Consumidor, possuirão legitimidade para a liquidação e a execução da sentença:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com crimes cometidos por funcionário público e investigação criminal correlata.

I. O recebimento dos valores referentes ao crime de corrupção passiva serve a um só tempo à configuração da corrupção e também à configuração do crime de lavagem de dinheiro, não sendo necessário, para este último, ato subsequente destinado à ocultação, dissimulação ou reintegração dos recursos.

II. Permanece atípica a conduta do Diretor de Penitenciária de descumprir seu dever de vedar ao preso o acesso a aparelho telefônico, de rádio ou similar, que permita a comunicação com outros presos ou com o ambiente externo.

III. As investigações contra autoridades com prerrogativa de foro no STF submetem-se ao prévio controle judicial, o que inclui a autorização judicial para as investigações, exigência que não se aplica para a instauração de investigações penais originárias que envolvam autoridades com prerrogativa de foro nos Tribunais de segundo grau.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Trata-se de pedido de reabilitação criminal no qual o requerente, lembrando que a reabilitação é uma medida no âmbito da política criminal que pretende a restauração da dignidade pessoal de indivíduos condenados, bem como a facilitação de sua reintegração na comunidade, sustenta ter cumprido os requisitos dispostos no Código Penal, acrescentando que estabeleceu domicílio no país nesse período e demonstrou, ao longo do tempo, um comportamento público e privado que denota boa conduta. Ouvido, o Ministério Público se opôs ao pedido, acrescentando (e comprovando), dentre outros óbices, o envolvimento do autor em novo delito, durante o período depuratório, já que foi indiciado pelo suposto cometimento do delito previsto no art. 171, §3º, do Código Penal, pelo recebimento indevido do benefício de auxílio emergencial, o que redundou na pactuação de acordo de não persecução penal em relação a tais fatos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente aos crimes contra a honra e contra o patrimônio, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Em relação aos crimes contra o patrimônio, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Em relação aos princípios do Direito Penal, à aplicação da lei penal e à teoria do crime, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Assinale a correta a respeito da competência:

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do direito processual penal, assinale a correta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da transferência e inclusão de presos em estabelecimentos prisionais penais federais de segurança máxima.

Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto às limitações constitucionais ao poder de tributar, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Com relação aos impostos estaduais e municipais, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Relativamente às contribuições sociais, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito das normas estabelecidas na Lei de Responsabilidade Fiscal e em conformidade com a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) A respeito da proteção constitucional do meio ambiente, assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os acordos de leniência dispostos na lei antitruste julgue os itens a seguir:

I. O processo administrativo decorrente do acordo de leniência deve resultar na identificação dos demais envolvidos na infração e na obtenção de informações e documentos que comprovem a infração.

II. É viável o acordo de leniência mesmo se a autoridade administrativa já dispõe de prova sobre a ocorrência da infração investigada.

III. O acordo de leniência pode resultar em redução da pena e, também, em extinção da punibilidade da sanção administrativa a ser imposta à pessoa jurídica colaboradora.

IV. A pessoa jurídica que pretenda qualificar-se deve ser a primeira a fazê-lo com relação à infração noticiada ou sob investigação.

V. Nos crimes contra a ordem econômica, a celebração de acordo de leniência, nos termos desta Lei, determina a suspensão do curso do prazo prescricional e impede o oferecimento da denúncia com relação ao agente beneficiário da leniência.

São corretos:

 

(EMAGIS) Joaquim adquiriu no supermercado “3X” um pacote de biscoitos da marca “jabel”. Quando abriu a mercadoria percebeu a existência de um objeto grande, duro e de cor escura entre os biscoitos. Possivelmente seria fungo ou inseto. A partir de tal fato, ajuizou ação civil de responsabilização contra a fabricante do produto. Essa ação deve ser julgada:

 

(EMAGIS) A respeito do regime jurídico do Conselho Tutelar, assinale a alternativa correta:

 

(Câmara dos Deputados – Analista Legislativo/Consultoria – Consultor Legislativo – Área XIX – FGV – 2024) Os Princípios de Yogyakarta foram elaborados por especialistas em direitos humanos em Yogyakarta, na Indonésia, e tratam da aplicação do direito internacional dos direitos humanos em relação à orientação sexual e identidade de gênero. De acordo com esses Princípios, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

(   ) Nenhuma pessoa deve ser submetida a pressões para esconder, reprimir ou negar sua orientação sexual ou identidade de gênero, salvo quando realizadas por seus próprios pais.

(   ) Nenhuma pessoa deve ser submetida a pressões para esconder, reprimir ou negar sua orientação sexual ou identidade de gênero, salvo quando realizadas por seus próprios pais.

(   ) Os Estados deverão revogar todas as formas de crimes que tenham como objetivo ou efeito a proibição da atividade sexual consensual entre pessoas do mesmo sexo que já atingiram a idade do consentimento e, até que esses dispositivos sejam revogados, nunca impor a pena de morte a pessoa condenada por esses crimes.

(   ) Os Princípios de Yogyakarta não mencionam crianças e adolescentes, já que existe um tratado específico para os menores de 18 anos.

As afirmativas são, respectivamente,

 

(EMAGIS) Acerca das normas de Direito Internacional, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Para ser candidato, o cidadão deve atender a determinadas condições previstas na Constituição Federal. Além disso, não deve incidir em causas impeditivas que são previstas na Constituição ou em lei complementar. Trata-se, respectivamente, das condições de elegibilidade e das causas de inelegibilidade, que conformam o exercício da capacidade eleitoral passiva no Brasil.

Sobre o tema, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Relativamente às ações previdenciárias, julgue os itens abaixo.

I. João ajuizou ação pleiteando a concessão de aposentadoria rural por idade. O STJ, dando provimento a recurso especial do INSS, entendeu que não havia início de prova material válido nos autos. A decisão transitou em julgado e João ingressou, dentro do prazo decadencial bienal, com ação rescisória. Nesse contexto, é correto afirmar que ficha de cadastro de trabalhadores emitida em nome do trabalhador rural em data anterior ao ajuizamento da ação previdenciária transitada em julgado configura documento novo apto lastrear a ação rescisória e demonstrar o início de prova material necessário à concessão do benefício pugnado.

II. A reforma da decisão que antecipa os efeitos da tutela final obriga o autor da ação a devolver os valores dos benefícios previdenciários ou assistenciais recebidos, o que pode ser feito por meio de desconto em valor que não exceda 10% (dez por cento) da importância de eventual benefício que ainda lhe estiver sendo pago.

III. O segurado tem direito de opção pelo benefício mais vantajoso concedido administrativamente, no curso de ação judicial em que se reconheceu benefício menos vantajoso. Em cumprimento de sentença, o segurado possui o direito à manutenção do benefício previdenciário concedido administrativamente no curso da ação judicial e, concomitantemente, à execução das parcelas do benefício reconhecido na via judicial, limitadas à data de implantação daquele conferido na via administrativa.

IV. Os efeitos da Lei 13.876/2019 na modificação de competência para o processamento e julgamento dos processos que tramitam na Justiça Estadual no exercício da competência federal delegada insculpida no art. 109, § 3º, da Constituição Federal, após as alterações promovidas pela Emenda Constitucional n. 103/2019, aplicam-se aos feitos ajuizados após 1º de janeiro de 2020. As ações, em fase de conhecimento ou de execução, ajuizadas anteriormente a essa data, continuarão a ser processadas e julgadas no juízo estadual, nos termos em que previsto pelo § 3º do art. 109 da Constituição Federal e pelo inciso III do art. 15 da Lei 5.010/1965, em sua redação original.

V. O eventual pagamento de benefício previdenciário na via administrativa, seja ele total ou parcial, após a citação válida, deve ser considerado na base de cálculo para os honorários advocatícios fixados na ação de conhecimento.

Há engano:

 

(Procurador do Estado de SP – VUNESP – 2024) A delimitação jurídica dos princípios protetor e da irrenunciabilidade dos direitos trabalhistas sofreu grande alteração com a promulgação da Reforma Trabalhista de 2017, bem como pelas recentes decisões do Supremo Tribunal Federal. Sobre essa realidade, é possível afirmar com correção que

 

(Procurador do Estado de SP – VUNESP – 2024) Houve alteração significativa das incumbências da Justiça do Trabalho quando da promulgação da Emenda Constitucional no 45/2004, com a constitucionalização de diversas situações novas e de hipóteses de atuação antes presentes somente na legislação ordinária. Desde então, o Supremo Tribunal Federal tem analisado com profundidade esse rol de competências, com o estabelecimento de algumas exceções e limitações. Sobre esses precedentes, é possível afirmar com correção que:

 

(EMAGIS) Considerando as regras de indicação dos membros do CNMP, escolha a alternativa certa:

 

(DPE/PR – FUNDATEC – 2024) Com base na Lei Complementar Estadual nº 136/2011 do Estado do Paraná, são prerrogativas dos membros da Defensoria Pública do Estado do Paraná, EXCETO:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei da Empresa Limpa, também conhecida como Lei Anticorrupção, marque a alternativa correta acerca da natureza da responsabilidade e das sanções administrativas aplicáveis:

 

(EMAGIS) Sobre a condenação da República Federativa do Brasil no âmbito da Corte IDH no caso Herzog, marque a alternativa correta:

 

Objetivas DP Estadual - Rodada 33.2024

(DPE/PR – FUNDATEC – 2024) Com base na Lei Complementar Estadual nº 136/2011 do Estado do Paraná, são prerrogativas dos membros da Defensoria Pública do Estado do Paraná, EXCETO:

 

(Câmara dos Deputados – Analista Legislativo/Consultoria – Consultor Legislativo – Área XIX – FGV – 2024) Os Princípios de Yogyakarta foram elaborados por especialistas em direitos humanos em Yogyakarta, na Indonésia, e tratam da aplicação do direito internacional dos direitos humanos em relação à orientação sexual e identidade de gênero. De acordo com esses Princípios, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

(   ) Nenhuma pessoa deve ser submetida a pressões para esconder, reprimir ou negar sua orientação sexual ou identidade de gênero, salvo quando realizadas por seus próprios pais.

(   ) Nenhuma pessoa deve ser submetida a pressões para esconder, reprimir ou negar sua orientação sexual ou identidade de gênero, salvo quando realizadas por seus próprios pais.

(   ) Os Estados deverão revogar todas as formas de crimes que tenham como objetivo ou efeito a proibição da atividade sexual consensual entre pessoas do mesmo sexo que já atingiram a idade do consentimento e, até que esses dispositivos sejam revogados, nunca impor a pena de morte a pessoa condenada por esses crimes.

(   ) Os Princípios de Yogyakarta não mencionam crianças e adolescentes, já que existe um tratado específico para os menores de 18 anos.

As afirmativas são, respectivamente,

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com crimes cometidos por funcionário público e investigação criminal correlata.

I. O recebimento dos valores referentes ao crime de corrupção passiva serve a um só tempo à configuração da corrupção e também à configuração do crime de lavagem de dinheiro, não sendo necessário, para este último, ato subsequente destinado à ocultação, dissimulação ou reintegração dos recursos.

II. Permanece atípica a conduta do Diretor de Penitenciária de descumprir seu dever de vedar ao preso o acesso a aparelho telefônico, de rádio ou similar, que permita a comunicação com outros presos ou com o ambiente externo.

III. As investigações contra autoridades com prerrogativa de foro no STF submetem-se ao prévio controle judicial, o que inclui a autorização judicial para as investigações, exigência que não se aplica para a instauração de investigações penais originárias que envolvam autoridades com prerrogativa de foro nos Tribunais de segundo grau.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Trata-se de pedido de reabilitação criminal no qual o requerente, lembrando que a reabilitação é uma medida no âmbito da política criminal que pretende a restauração da dignidade pessoal de indivíduos condenados, bem como a facilitação de sua reintegração na comunidade, sustenta ter cumprido os requisitos dispostos no Código Penal, acrescentando que estabeleceu domicílio no país nesse período e demonstrou, ao longo do tempo, um comportamento público e privado que denota boa conduta. Ouvido, o Ministério Público se opôs ao pedido, acrescentando (e comprovando), dentre outros óbices, o envolvimento do autor em novo delito, durante o período depuratório, já que foi indiciado pelo suposto cometimento do delito previsto no art. 171, §3º, do Código Penal, pelo recebimento indevido do benefício de auxílio emergencial, o que redundou na pactuação de acordo de não persecução penal em relação a tais fatos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente aos crimes contra a honra e contra o patrimônio, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Em relação aos crimes contra o patrimônio, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Assinale a correta a respeito da competência:

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do direito processual penal, assinale a correta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da transferência e inclusão de presos em estabelecimentos prisionais penais federais de segurança máxima.

Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sílvia ajuizou ação de reparação de danos morais e materiais em face de Eduardo com o pedido para condenar o réu ao pagamento de R$ 100.000,00 (cem mil reais) título de danos morais e 2/3 dos rendimentos mensais de seu falecido marido mensalmente até a data em que este viesse a completar 68 anos, sustentando a possibilidade de cumulação do pensionamento vitalício, em razão de ato ilícito (colisão de automóveis causada pelo réu), com o pensionamento previdenciário decorrente do exercício de cargo público por seu falecido marido à época do infortúnio.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação revisional de contrato de mútuo proposto pelo Restaurante Serve Bem Ltda contra o Banco Fomenta S/A, na qual se discutem cláusulas e encargos bancários supostamente abusivos no contrato em curso entre as partes. Requer-se, dentre outras medidas, seja reduzida a cláusula penal para 2% e seja afastada a capitalização mensal de juros.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da separação judicial e do divórcio, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de agravo interno interposto no Superior Tribunal de Justiça contra decisão monocrática que não conheceu do agravo em recurso especial, com fundamento no art. 932, inciso III, do CPC/2015 e na Súmula n. 182/STJ. Inconformada, sustenta a parte agravante o equívoco do decisum agravado, ao argumento de que não houve apenas menção aos dispositivos legais, mas sim a particularização de cada um deles. Acrescenta que, embora não tenha infirmado nas razões do presente agravo interno especificamente todos os fundamentos da decisão que inadmitiu o recurso especial, revela-se suficiente ao conhecimento do corrente recurso a repetição das razões do recurso especial cujo conhecimento foi negado no agravo recorrido. Afirma estar presente a violação de lei federal no acórdão atacado pelo recurso especial, explicitando o dispositivo de lei federal violado e demonstrando que dele foi feita inteligência alegadamente equivocada pelo tribunal que lavrou o acórdão da apelação vergastado pelo recurso especial. Requer, assim, seja conhecido e provido o presente agravo interno para conhecer e prover o Recurso Especial interposto.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) De acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, caso seja julgada procedente ação civil pública proposta por associação para tutela de direitos individuais homogêneos de consumidores, com fundamento na Lei da Ação Civil Pública e no Código de Defesa do Consumidor, possuirão legitimidade para a liquidação e a execução da sentença:

 

(EMAGIS) A respeito da repartição constitucional de competência jurisdicional entre a Justiça Estadual e a Justiça Federal, tendo presente também a visão do STF, avalie as assertivas seguintes.

I. Compete à Justiça Estadual processar e julgar os crimes consistentes em disponibilizar ou adquirir material pornográfico envolvendo criança ou adolescente, mesmo que praticados por meio da rede mundial de computadores.

II. Compete à Justiça Federal processar e julgar o crime de violação de direito autoral de caráter transnacional.

III. Para que incida a competência da Justiça Federal nos denominados crimes transnacionais, com o afastamento da competência da Justiça Estadual, é necessário cumulativamente que (i) esteja o crime previsto em tratado ou convenção internacional e (ii) tenha sido iniciada a execução no País e o resultado tenha ou devesse ter ocorrido no estrangeiro, ou reciprocamente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da tutela ao meio ambiente pela Constituição Federal, tendo presente também a visão do STF, avalie as assertivas seguintes.

I. Para assegurar a efetividade do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, incumbe ao Poder Público manter regime fiscal favorecido para os biocombustíveis e para o hidrogênio de baixa emissão de carbono, na forma de lei complementar, a fim de assegurar-lhes tributação inferior à incidente sobre os combustíveis fósseis, capaz de garantir diferencial competitivo em relação a estes, especialmente em relação às contribuições e impostos especificados no texto constitucional.

II. Compete à Justiça Federal processar e julgar o crime ambiental de caráter transnacional que envolva animais silvestres, ameaçados de extinção e espécimes exóticas ou protegidas por Tratados e Convenções internacionais.

III. É inconstitucional lei municipal que proíbe a soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos produtores de estampidos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. É lícita a terceirização ou qualquer outra forma de divisão do trabalho entre pessoas jurídicas distintas, independentemente do objeto social das empresas envolvidas, mantida a responsabilidade subsidiária da empresa contratante.

II. Segundo o STF, a Lei Federal 13.352/2016 (‘Lei do Salão-Parceiro’) teve a pretensão de conferir, mediante instrumento formal de contratação, roupagem de autonomia ao trabalho subordinado, com exclusão dos direitos trabalhistas fundamentais incidentes da relação de emprego, motivo pelo qual foi declarada inconstitucional.

III. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social, a assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 anos de idade em creches e pré-escolas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os direitos políticos e as causas de inelegibilidade, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. A única interpretação do art. 11, § 10, da Lei nº 9.504/1997 c/c art. 175, § 3º, da Lei nº 4.737/65, que se mostra compatível com o texto constitucional, para fins de aplicação isonômica do regime de inelegibilidades, é aquela que não exclui do certame eleitoral os que tiverem o prazo da inelegibilidade cumprido ou exaurido até a data da diplomação.

II. Serão válidos os votos dados a candidatos inelegíveis desde que a inelegibilidade presente quando da votação não mais subsista quando da diplomação.

III. O encerramento do prazo de inelegibilidade antes do dia da eleição, mas após a formalização do pedido de registro da candidatura, não afasta a inelegibilidade, conforme compreensão do STF.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) “(Cargos públicos) são as mais simples e indivisíveis unidades de competência a serem expressadas por um agente, previstas em número certo, com denominação própria, retribuídas por pessoas jurídicas de Direito Público e criadas por lei” (Celso Antônio Bandeira de Mello. Curso de Direito Administrativo. 34. ed. São Paulo: Malheiros, 2019, p. 263).

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Avalie as seguintes proposições e assinale a alternativa apropriada.

I. No âmbito da Administração Pública federal, as decisões administrativas que exijam a participação de 2 (dois) ou mais setores, órgãos ou entidades poderão ser tomadas mediante decisão coordenada, sempre que for justificável pela relevância da matéria e houver discordância que prejudique a celeridade do processo administrativo decisório.

II. A portaria de instauração do processo administrativo disciplinar prescinde da exposição detalhada dos fatos a serem apurados.

III. É constitucional a requisição, sem prévia autorização judicial, de dados bancários e fiscais considerados imprescindíveis pelo Corregedor Nacional de Justiça para apurar infração de sujeito determinado, desde que em processo regularmente instaurado mediante decisão fundamentada e baseada em indícios concretos da prática do ato.

IV. O oferecimento de denúncia criminal por autoridade que, em razão de suas atribuições legais, seja obrigada a fazê-lo não a inabilita, só por isso, a desempenhar suas funções como autoridade julgadora no processo administrativo.

 

(EMAGIS) Sobre a intervenção do Estado na propriedade, o controle da Administração e os bens públicos, julgue os itens abaixo.

I. A jurisprudência do STJ consolidou-se no sentido de que é possível a desistência da desapropriação, a qualquer tempo, mesmo após o trânsito em julgado, desde que ainda não tenha havido o pagamento integral do preço e o imóvel possa ser devolvido sem alteração substancial que impeça que seja utilizado como antes. Ademais, é ônus do expropriado provar a existência de fato impeditivo do direito de desistência da desapropriação.

II. O poder público deverá notificar o proprietário e apresentar-lhe oferta de indenização com vistas à desapropriação do bem. Essa notificação conterá o valor da oferta e informação de que o prazo para aceitar ou rejeitar a oferta é de 15 (quinze) dias e de que o silêncio será considerado rejeição.

III. Em atenção aos princípios da segurança jurídica e da confiança legítima, os Tribunais de Contas estão sujeitos ao prazo de cinco anos para o julgamento da legalidade do ato de concessão inicial de aposentadoria, reforma ou pensão, a contar da chegada do processo à respectiva Corte de Contas.

IV. A ocupação indevida de bem público configura mera detenção, de natureza precária, insuscetível de retenção ou indenização por acessões e benfeitorias, salvo se necessárias.

Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Em relação à Administração Pública e temas correlatos, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) A respeito da proteção constitucional do meio ambiente, assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto às limitações constitucionais ao poder de tributar, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Com relação aos impostos estaduais e municipais, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Para o Tema Repetitivo n. 741, em que se discutia a questão referente aos critérios para conversão em perdas e danos da obrigação de pagar dividendos, isso no contexto de complementação de ações relativas a contrato de participação financeira para aquisição de linha telefônica, o Superior Tribunal de Justiça fixou a seguinte tese: “Os dividendos são devidos durante todo o período em que o consumidor integrou ou deveria ter integrado os quadros societários. No caso das ações convertidas em perdas e danos, é devido o pagamento de dividendos desde a data em que as ações deveriam ter sido subscritas, até a data do trânsito em julgado do processo de conhecimento, incidindo juros de mora e correção monetária segundo os critérios do item anterior.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Credor, titular de cerca de 95% das obrigações passivas da devedora, votou recusando plano de recuperação judicial que impunha redução do equivalente a 90% de seu crédito em benefício da coletividade de credores e em detrimento de seus próprios interesses, tendo requerido aos devedores a elaboração de um novo Plano de Recuperação Judicial, a ser submetido à Assembleia Geral de Credores.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do regime jurídico do Conselho Tutelar, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Joaquim adquiriu no supermercado “3X” um pacote de biscoitos da marca “jabel”. Quando abriu a mercadoria percebeu a existência de um objeto grande, duro e de cor escura entre os biscoitos. Possivelmente seria fungo ou inseto. A partir de tal fato, ajuizou ação civil de responsabilização contra a fabricante do produto. Essa ação deve ser julgada:

 

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 33.2024

(EMAGIS) Sílvia ajuizou ação de reparação de danos morais e materiais em face de Eduardo com o pedido para condenar o réu ao pagamento de R$ 100.000,00 (cem mil reais) título de danos morais e 2/3 dos rendimentos mensais de seu falecido marido mensalmente até a data em que este viesse a completar 68 anos, sustentando a possibilidade de cumulação do pensionamento vitalício, em razão de ato ilícito (colisão de automóveis causada pelo réu), com o pensionamento previdenciário decorrente do exercício de cargo público por seu falecido marido à época do infortúnio.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação revisional de contrato de mútuo proposto pelo Restaurante Serve Bem Ltda contra o Banco Fomenta S/A, na qual se discutem cláusulas e encargos bancários supostamente abusivos no contrato em curso entre as partes. Requer-se, dentre outras medidas, seja reduzida a cláusula penal para 2% e seja afastada a capitalização mensal de juros.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da separação judicial e do divórcio, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de agravo interno interposto no Superior Tribunal de Justiça contra decisão monocrática que não conheceu do agravo em recurso especial, com fundamento no art. 932, inciso III, do CPC/2015 e na Súmula n. 182/STJ. Inconformada, sustenta a parte agravante o equívoco do decisum agravado, ao argumento de que não houve apenas menção aos dispositivos legais, mas sim a particularização de cada um deles. Acrescenta que, embora não tenha infirmado nas razões do presente agravo interno especificamente todos os fundamentos da decisão que inadmitiu o recurso especial, revela-se suficiente ao conhecimento do corrente recurso a repetição das razões do recurso especial cujo conhecimento foi negado no agravo recorrido. Afirma estar presente a violação de lei federal no acórdão atacado pelo recurso especial, explicitando o dispositivo de lei federal violado e demonstrando que dele foi feita inteligência alegadamente equivocada pelo tribunal que lavrou o acórdão da apelação vergastado pelo recurso especial. Requer, assim, seja conhecido e provido o presente agravo interno para conhecer e prover o Recurso Especial interposto.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) De acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, caso seja julgada procedente ação civil pública proposta por associação para tutela de direitos individuais homogêneos de consumidores, com fundamento na Lei da Ação Civil Pública e no Código de Defesa do Consumidor, possuirão legitimidade para a liquidação e a execução da sentença:

 

(EMAGIS) Joaquim adquiriu no supermercado “3X” um pacote de biscoitos da marca “jabel”. Quando abriu a mercadoria percebeu a existência de um objeto grande, duro e de cor escura entre os biscoitos. Possivelmente seria fungo ou inseto. A partir de tal fato, ajuizou ação civil de responsabilização contra a fabricante do produto. Essa ação deve ser julgada:

 

(EMAGIS) A respeito do regime jurídico do Conselho Tutelar, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com crimes cometidos por funcionário público e investigação criminal correlata.

I. O recebimento dos valores referentes ao crime de corrupção passiva serve a um só tempo à configuração da corrupção e também à configuração do crime de lavagem de dinheiro, não sendo necessário, para este último, ato subsequente destinado à ocultação, dissimulação ou reintegração dos recursos.

II. Permanece atípica a conduta do Diretor de Penitenciária de descumprir seu dever de vedar ao preso o acesso a aparelho telefônico, de rádio ou similar, que permita a comunicação com outros presos ou com o ambiente externo.

III. As investigações contra autoridades com prerrogativa de foro no STF submetem-se ao prévio controle judicial, o que inclui a autorização judicial para as investigações, exigência que não se aplica para a instauração de investigações penais originárias que envolvam autoridades com prerrogativa de foro nos Tribunais de segundo grau.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Trata-se de pedido de reabilitação criminal no qual o requerente, lembrando que a reabilitação é uma medida no âmbito da política criminal que pretende a restauração da dignidade pessoal de indivíduos condenados, bem como a facilitação de sua reintegração na comunidade, sustenta ter cumprido os requisitos dispostos no Código Penal, acrescentando que estabeleceu domicílio no país nesse período e demonstrou, ao longo do tempo, um comportamento público e privado que denota boa conduta. Ouvido, o Ministério Público se opôs ao pedido, acrescentando (e comprovando), dentre outros óbices, o envolvimento do autor em novo delito, durante o período depuratório, já que foi indiciado pelo suposto cometimento do delito previsto no art. 171, §3º, do Código Penal, pelo recebimento indevido do benefício de auxílio emergencial, o que redundou na pactuação de acordo de não persecução penal em relação a tais fatos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente aos crimes contra a honra e contra o patrimônio, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Em relação aos crimes contra o patrimônio, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Assinale a correta a respeito da competência:

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do direito processual penal, assinale a correta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da transferência e inclusão de presos em estabelecimentos prisionais penais federais de segurança máxima.

Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da repartição constitucional de competência jurisdicional entre a Justiça Estadual e a Justiça Federal, tendo presente também a visão do STF, avalie as assertivas seguintes.

I. Compete à Justiça Estadual processar e julgar os crimes consistentes em disponibilizar ou adquirir material pornográfico envolvendo criança ou adolescente, mesmo que praticados por meio da rede mundial de computadores.

II. Compete à Justiça Federal processar e julgar o crime de violação de direito autoral de caráter transnacional.

III. Para que incida a competência da Justiça Federal nos denominados crimes transnacionais, com o afastamento da competência da Justiça Estadual, é necessário cumulativamente que (i) esteja o crime previsto em tratado ou convenção internacional e (ii) tenha sido iniciada a execução no País e o resultado tenha ou devesse ter ocorrido no estrangeiro, ou reciprocamente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da tutela ao meio ambiente pela Constituição Federal, tendo presente também a visão do STF, avalie as assertivas seguintes.

I. Para assegurar a efetividade do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, incumbe ao Poder Público manter regime fiscal favorecido para os biocombustíveis e para o hidrogênio de baixa emissão de carbono, na forma de lei complementar, a fim de assegurar-lhes tributação inferior à incidente sobre os combustíveis fósseis, capaz de garantir diferencial competitivo em relação a estes, especialmente em relação às contribuições e impostos especificados no texto constitucional.

II. Compete à Justiça Federal processar e julgar o crime ambiental de caráter transnacional que envolva animais silvestres, ameaçados de extinção e espécimes exóticas ou protegidas por Tratados e Convenções internacionais.

III. É inconstitucional lei municipal que proíbe a soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos produtores de estampidos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. É lícita a terceirização ou qualquer outra forma de divisão do trabalho entre pessoas jurídicas distintas, independentemente do objeto social das empresas envolvidas, mantida a responsabilidade subsidiária da empresa contratante.

II. Segundo o STF, a Lei Federal 13.352/2016 (‘Lei do Salão-Parceiro’) teve a pretensão de conferir, mediante instrumento formal de contratação, roupagem de autonomia ao trabalho subordinado, com exclusão dos direitos trabalhistas fundamentais incidentes da relação de emprego, motivo pelo qual foi declarada inconstitucional.

III. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social, a assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 anos de idade em creches e pré-escolas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os direitos políticos e as causas de inelegibilidade, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. A única interpretação do art. 11, § 10, da Lei nº 9.504/1997 c/c art. 175, § 3º, da Lei nº 4.737/65, que se mostra compatível com o texto constitucional, para fins de aplicação isonômica do regime de inelegibilidades, é aquela que não exclui do certame eleitoral os que tiverem o prazo da inelegibilidade cumprido ou exaurido até a data da diplomação.

II. Serão válidos os votos dados a candidatos inelegíveis desde que a inelegibilidade presente quando da votação não mais subsista quando da diplomação.

III. O encerramento do prazo de inelegibilidade antes do dia da eleição, mas após a formalização do pedido de registro da candidatura, não afasta a inelegibilidade, conforme compreensão do STF.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(Câmara dos Deputados – Analista Legislativo/Consultoria – Consultor Legislativo – Área XIX – FGV – 2024) Os Princípios de Yogyakarta foram elaborados por especialistas em direitos humanos em Yogyakarta, na Indonésia, e tratam da aplicação do direito internacional dos direitos humanos em relação à orientação sexual e identidade de gênero. De acordo com esses Princípios, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

(   ) Nenhuma pessoa deve ser submetida a pressões para esconder, reprimir ou negar sua orientação sexual ou identidade de gênero, salvo quando realizadas por seus próprios pais.

(   ) Nenhuma pessoa deve ser submetida a pressões para esconder, reprimir ou negar sua orientação sexual ou identidade de gênero, salvo quando realizadas por seus próprios pais.

(   ) Os Estados deverão revogar todas as formas de crimes que tenham como objetivo ou efeito a proibição da atividade sexual consensual entre pessoas do mesmo sexo que já atingiram a idade do consentimento e, até que esses dispositivos sejam revogados, nunca impor a pena de morte a pessoa condenada por esses crimes.

(   ) Os Princípios de Yogyakarta não mencionam crianças e adolescentes, já que existe um tratado específico para os menores de 18 anos.

As afirmativas são, respectivamente,

 

(EMAGIS) “(Cargos públicos) são as mais simples e indivisíveis unidades de competência a serem expressadas por um agente, previstas em número certo, com denominação própria, retribuídas por pessoas jurídicas de Direito Público e criadas por lei” (Celso Antônio Bandeira de Mello. Curso de Direito Administrativo. 34. ed. São Paulo: Malheiros, 2019, p. 263).

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Avalie as seguintes proposições e assinale a alternativa apropriada.

I. No âmbito da Administração Pública federal, as decisões administrativas que exijam a participação de 2 (dois) ou mais setores, órgãos ou entidades poderão ser tomadas mediante decisão coordenada, sempre que for justificável pela relevância da matéria e houver discordância que prejudique a celeridade do processo administrativo decisório.

II. A portaria de instauração do processo administrativo disciplinar prescinde da exposição detalhada dos fatos a serem apurados.

III. É constitucional a requisição, sem prévia autorização judicial, de dados bancários e fiscais considerados imprescindíveis pelo Corregedor Nacional de Justiça para apurar infração de sujeito determinado, desde que em processo regularmente instaurado mediante decisão fundamentada e baseada em indícios concretos da prática do ato.

IV. O oferecimento de denúncia criminal por autoridade que, em razão de suas atribuições legais, seja obrigada a fazê-lo não a inabilita, só por isso, a desempenhar suas funções como autoridade julgadora no processo administrativo.

 

(EMAGIS) Sobre a intervenção do Estado na propriedade, o controle da Administração e os bens públicos, julgue os itens abaixo.

I. A jurisprudência do STJ consolidou-se no sentido de que é possível a desistência da desapropriação, a qualquer tempo, mesmo após o trânsito em julgado, desde que ainda não tenha havido o pagamento integral do preço e o imóvel possa ser devolvido sem alteração substancial que impeça que seja utilizado como antes. Ademais, é ônus do expropriado provar a existência de fato impeditivo do direito de desistência da desapropriação.

II. O poder público deverá notificar o proprietário e apresentar-lhe oferta de indenização com vistas à desapropriação do bem. Essa notificação conterá o valor da oferta e informação de que o prazo para aceitar ou rejeitar a oferta é de 15 (quinze) dias e de que o silêncio será considerado rejeição.

III. Em atenção aos princípios da segurança jurídica e da confiança legítima, os Tribunais de Contas estão sujeitos ao prazo de cinco anos para o julgamento da legalidade do ato de concessão inicial de aposentadoria, reforma ou pensão, a contar da chegada do processo à respectiva Corte de Contas.

IV. A ocupação indevida de bem público configura mera detenção, de natureza precária, insuscetível de retenção ou indenização por acessões e benfeitorias, salvo se necessárias.

Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Em relação à Administração Pública e temas correlatos, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Para ser candidato, o cidadão deve atender a determinadas condições previstas na Constituição Federal. Além disso, não deve incidir em causas impeditivas que são previstas na Constituição ou em lei complementar. Trata-se, respectivamente, das condições de elegibilidade e das causas de inelegibilidade, que conformam o exercício da capacidade eleitoral passiva no Brasil.

Sobre o tema, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Para o Tema Repetitivo n. 741, em que se discutia a questão referente aos critérios para conversão em perdas e danos da obrigação de pagar dividendos, isso no contexto de complementação de ações relativas a contrato de participação financeira para aquisição de linha telefônica, o Superior Tribunal de Justiça fixou a seguinte tese: “Os dividendos são devidos durante todo o período em que o consumidor integrou ou deveria ter integrado os quadros societários. No caso das ações convertidas em perdas e danos, é devido o pagamento de dividendos desde a data em que as ações deveriam ter sido subscritas, até a data do trânsito em julgado do processo de conhecimento, incidindo juros de mora e correção monetária segundo os critérios do item anterior.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Credor, titular de cerca de 95% das obrigações passivas da devedora, votou recusando plano de recuperação judicial que impunha redução do equivalente a 90% de seu crédito em benefício da coletividade de credores e em detrimento de seus próprios interesses, tendo requerido aos devedores a elaboração de um novo Plano de Recuperação Judicial, a ser submetido à Assembleia Geral de Credores.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto às limitações constitucionais ao poder de tributar, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Com relação aos impostos estaduais e municipais, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito da proteção constitucional do meio ambiente, assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei da Empresa Limpa, também conhecida como Lei Anticorrupção, marque a alternativa correta acerca da natureza da responsabilidade e das sanções administrativas aplicáveis:

 

(EMAGIS) Sobre a condenação da República Federativa do Brasil no âmbito da Corte IDH no caso Herzog, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Considerando as regras de indicação dos membros do CNMP, escolha a alternativa certa:

 

(DPE/PR – FUNDATEC – 2024) Com base na Lei Complementar Estadual nº 136/2011 do Estado do Paraná, são prerrogativas dos membros da Defensoria Pública do Estado do Paraná, EXCETO:

 

Objetivas PGE/PGM - Rodada 33.2024

(EMAGIS) “(Cargos públicos) são as mais simples e indivisíveis unidades de competência a serem expressadas por um agente, previstas em número certo, com denominação própria, retribuídas por pessoas jurídicas de Direito Público e criadas por lei” (Celso Antônio Bandeira de Mello. Curso de Direito Administrativo. 34. ed. São Paulo: Malheiros, 2019, p. 263).

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Avalie as seguintes proposições e assinale a alternativa apropriada.

I. No âmbito da Administração Pública federal, as decisões administrativas que exijam a participação de 2 (dois) ou mais setores, órgãos ou entidades poderão ser tomadas mediante decisão coordenada, sempre que for justificável pela relevância da matéria e houver discordância que prejudique a celeridade do processo administrativo decisório.

II. A portaria de instauração do processo administrativo disciplinar prescinde da exposição detalhada dos fatos a serem apurados.

III. É constitucional a requisição, sem prévia autorização judicial, de dados bancários e fiscais considerados imprescindíveis pelo Corregedor Nacional de Justiça para apurar infração de sujeito determinado, desde que em processo regularmente instaurado mediante decisão fundamentada e baseada em indícios concretos da prática do ato.

IV. O oferecimento de denúncia criminal por autoridade que, em razão de suas atribuições legais, seja obrigada a fazê-lo não a inabilita, só por isso, a desempenhar suas funções como autoridade julgadora no processo administrativo.

 

(EMAGIS) Sobre a intervenção do Estado na propriedade, o controle da Administração e os bens públicos, julgue os itens abaixo.

I. A jurisprudência do STJ consolidou-se no sentido de que é possível a desistência da desapropriação, a qualquer tempo, mesmo após o trânsito em julgado, desde que ainda não tenha havido o pagamento integral do preço e o imóvel possa ser devolvido sem alteração substancial que impeça que seja utilizado como antes. Ademais, é ônus do expropriado provar a existência de fato impeditivo do direito de desistência da desapropriação.

II. O poder público deverá notificar o proprietário e apresentar-lhe oferta de indenização com vistas à desapropriação do bem. Essa notificação conterá o valor da oferta e informação de que o prazo para aceitar ou rejeitar a oferta é de 15 (quinze) dias e de que o silêncio será considerado rejeição.

III. Em atenção aos princípios da segurança jurídica e da confiança legítima, os Tribunais de Contas estão sujeitos ao prazo de cinco anos para o julgamento da legalidade do ato de concessão inicial de aposentadoria, reforma ou pensão, a contar da chegada do processo à respectiva Corte de Contas.

IV. A ocupação indevida de bem público configura mera detenção, de natureza precária, insuscetível de retenção ou indenização por acessões e benfeitorias, salvo se necessárias.

Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Em relação à Administração Pública e temas correlatos, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) A respeito da repartição constitucional de competência jurisdicional entre a Justiça Estadual e a Justiça Federal, tendo presente também a visão do STF, avalie as assertivas seguintes.

I. Compete à Justiça Estadual processar e julgar os crimes consistentes em disponibilizar ou adquirir material pornográfico envolvendo criança ou adolescente, mesmo que praticados por meio da rede mundial de computadores.

II. Compete à Justiça Federal processar e julgar o crime de violação de direito autoral de caráter transnacional.

III. Para que incida a competência da Justiça Federal nos denominados crimes transnacionais, com o afastamento da competência da Justiça Estadual, é necessário cumulativamente que (i) esteja o crime previsto em tratado ou convenção internacional e (ii) tenha sido iniciada a execução no País e o resultado tenha ou devesse ter ocorrido no estrangeiro, ou reciprocamente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da tutela ao meio ambiente pela Constituição Federal, tendo presente também a visão do STF, avalie as assertivas seguintes.

I. Para assegurar a efetividade do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, incumbe ao Poder Público manter regime fiscal favorecido para os biocombustíveis e para o hidrogênio de baixa emissão de carbono, na forma de lei complementar, a fim de assegurar-lhes tributação inferior à incidente sobre os combustíveis fósseis, capaz de garantir diferencial competitivo em relação a estes, especialmente em relação às contribuições e impostos especificados no texto constitucional.

II. Compete à Justiça Federal processar e julgar o crime ambiental de caráter transnacional que envolva animais silvestres, ameaçados de extinção e espécimes exóticas ou protegidas por Tratados e Convenções internacionais.

III. É inconstitucional lei municipal que proíbe a soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos produtores de estampidos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. É lícita a terceirização ou qualquer outra forma de divisão do trabalho entre pessoas jurídicas distintas, independentemente do objeto social das empresas envolvidas, mantida a responsabilidade subsidiária da empresa contratante.

II. Segundo o STF, a Lei Federal 13.352/2016 (‘Lei do Salão-Parceiro’) teve a pretensão de conferir, mediante instrumento formal de contratação, roupagem de autonomia ao trabalho subordinado, com exclusão dos direitos trabalhistas fundamentais incidentes da relação de emprego, motivo pelo qual foi declarada inconstitucional.

III. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social, a assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 anos de idade em creches e pré-escolas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os direitos políticos e as causas de inelegibilidade, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. A única interpretação do art. 11, § 10, da Lei nº 9.504/1997 c/c art. 175, § 3º, da Lei nº 4.737/65, que se mostra compatível com o texto constitucional, para fins de aplicação isonômica do regime de inelegibilidades, é aquela que não exclui do certame eleitoral os que tiverem o prazo da inelegibilidade cumprido ou exaurido até a data da diplomação.

II. Serão válidos os votos dados a candidatos inelegíveis desde que a inelegibilidade presente quando da votação não mais subsista quando da diplomação.

III. O encerramento do prazo de inelegibilidade antes do dia da eleição, mas após a formalização do pedido de registro da candidatura, não afasta a inelegibilidade, conforme compreensão do STF.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Trata-se de agravo interno interposto no Superior Tribunal de Justiça contra decisão monocrática que não conheceu do agravo em recurso especial, com fundamento no art. 932, inciso III, do CPC/2015 e na Súmula n. 182/STJ. Inconformada, sustenta a parte agravante o equívoco do decisum agravado, ao argumento de que não houve apenas menção aos dispositivos legais, mas sim a particularização de cada um deles. Acrescenta que, embora não tenha infirmado nas razões do presente agravo interno especificamente todos os fundamentos da decisão que inadmitiu o recurso especial, revela-se suficiente ao conhecimento do corrente recurso a repetição das razões do recurso especial cujo conhecimento foi negado no agravo recorrido. Afirma estar presente a violação de lei federal no acórdão atacado pelo recurso especial, explicitando o dispositivo de lei federal violado e demonstrando que dele foi feita inteligência alegadamente equivocada pelo tribunal que lavrou o acórdão da apelação vergastado pelo recurso especial. Requer, assim, seja conhecido e provido o presente agravo interno para conhecer e prover o Recurso Especial interposto.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sílvia ajuizou ação de reparação de danos morais e materiais em face de Eduardo com o pedido para condenar o réu ao pagamento de R$ 100.000,00 (cem mil reais) título de danos morais e 2/3 dos rendimentos mensais de seu falecido marido mensalmente até a data em que este viesse a completar 68 anos, sustentando a possibilidade de cumulação do pensionamento vitalício, em razão de ato ilícito (colisão de automóveis causada pelo réu), com o pensionamento previdenciário decorrente do exercício de cargo público por seu falecido marido à época do infortúnio.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação revisional de contrato de mútuo proposto pelo Restaurante Serve Bem Ltda contra o Banco Fomenta S/A, na qual se discutem cláusulas e encargos bancários supostamente abusivos no contrato em curso entre as partes. Requer-se, dentre outras medidas, seja reduzida a cláusula penal para 2% e seja afastada a capitalização mensal de juros.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da separação judicial e do divórcio, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Para o Tema Repetitivo n. 741, em que se discutia a questão referente aos critérios para conversão em perdas e danos da obrigação de pagar dividendos, isso no contexto de complementação de ações relativas a contrato de participação financeira para aquisição de linha telefônica, o Superior Tribunal de Justiça fixou a seguinte tese: “Os dividendos são devidos durante todo o período em que o consumidor integrou ou deveria ter integrado os quadros societários. No caso das ações convertidas em perdas e danos, é devido o pagamento de dividendos desde a data em que as ações deveriam ter sido subscritas, até a data do trânsito em julgado do processo de conhecimento, incidindo juros de mora e correção monetária segundo os critérios do item anterior.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Credor, titular de cerca de 95% das obrigações passivas da devedora, votou recusando plano de recuperação judicial que impunha redução do equivalente a 90% de seu crédito em benefício da coletividade de credores e em detrimento de seus próprios interesses, tendo requerido aos devedores a elaboração de um novo Plano de Recuperação Judicial, a ser submetido à Assembleia Geral de Credores.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto às limitações constitucionais ao poder de tributar, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Com relação aos impostos estaduais e municipais, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito das normas estabelecidas na Lei de Responsabilidade Fiscal e em conformidade com a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa incorreta:

 

(Procurador do Estado de SP – VUNESP – 2024) A delimitação jurídica dos princípios protetor e da irrenunciabilidade dos direitos trabalhistas sofreu grande alteração com a promulgação da Reforma Trabalhista de 2017, bem como pelas recentes decisões do Supremo Tribunal Federal. Sobre essa realidade, é possível afirmar com correção que

 

(Procurador do Estado de SP – VUNESP – 2024) Houve alteração significativa das incumbências da Justiça do Trabalho quando da promulgação da Emenda Constitucional no 45/2004, com a constitucionalização de diversas situações novas e de hipóteses de atuação antes presentes somente na legislação ordinária. Desde então, o Supremo Tribunal Federal tem analisado com profundidade esse rol de competências, com o estabelecimento de algumas exceções e limitações. Sobre esses precedentes, é possível afirmar com correção que:

 

(EMAGIS) A respeito da proteção constitucional do meio ambiente, assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de pedido de reabilitação criminal no qual o requerente, lembrando que a reabilitação é uma medida no âmbito da política criminal que pretende a restauração da dignidade pessoal de indivíduos condenados, bem como a facilitação de sua reintegração na comunidade, sustenta ter cumprido os requisitos dispostos no Código Penal, acrescentando que estabeleceu domicílio no país nesse período e demonstrou, ao longo do tempo, um comportamento público e privado que denota boa conduta. Ouvido, o Ministério Público se opôs ao pedido, acrescentando (e comprovando), dentre outros óbices, o envolvimento do autor em novo delito, durante o período depuratório, já que foi indiciado pelo suposto cometimento do delito previsto no art. 171, §3º, do Código Penal, pelo recebimento indevido do benefício de auxílio emergencial, o que redundou na pactuação de acordo de não persecução penal em relação a tais fatos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente aos crimes contra a honra e contra o patrimônio, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Assinale a correta a respeito da competência:

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do direito processual penal, assinale a correta:

 

Sentença Federal - Rodada 32.2024

Caros(as) amigos(as) do Emagis! Nesta semana, resolveremos a prova de Sentença Cível do VII Concurso para Juiz Federal Substituto do TRF da 5ª Região (com adaptações). Bons estudos! Prof. Gabriel Brum.?

João Romão de Morais e Antônio Capela da Silva, servidores ocupantes de cargos de Agente Administrativo, ambos lotados no Departamento de Direito Privado da Universidade Federal de Sergipe (UFSE), tiveram contra si instaurado, mediante portaria firmada pela diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, procedimento administrativo disciplinar por suposta infração ao art. 117, I, da Lei 8.112/1990, em virtude de, nos dias 20 e 21 de março de 2021, terem faltado ao serviço para, juntamente com outros colegas de repartição, aderirem ao movimento grevista patrocinado pela entidade sindical de sua categoria, com vistas à obtenção de melhores salários, defasados pela ausência de reajuste nos últimos cinco anos.

Considerando que a ausência dos mencionados servidores ao serviço causara prejuízo ao interesse público, dadas as dificuldades durante a realização de concurso para professor titular de direito civil decorrentes da ausência do indispensável apoio de pessoal administrativo ao Departamento de Direito Privado, o reitor da aludida instituição federal de ensino superior, acolhendo as conclusões dos integrantes da comissão processante, aplicou àqueles servidores pena de suspensão de noventa dias.

Inconformados com a punição, os mencionados servidores impetraram, em 1º/2/2024, mandado de segurança perante a Seção Judiciária de Sergipe, apontando como autoridade coatora o reitor da Universidade Federal de Sergipe.

Com o propósito de respaldar sua pretensão, os impetrantes argumentaram, em síntese, o seguinte:
a) ocorreu a prescrição do direito da administração de aplicar a referida pena, porquanto, instaurado o procedimento administrativo disciplinar em 1º/4/2021 (data da publicação, no boletim o interno da UFSE, da respectiva portaria), a sua conclusão foi ultimada somente em 10/8/2023, com a imposição da pena de suspensão;
b) a nulidade do processo administrativo disciplinar, porquanto ultrapassado o respectivo prazo legal;
c) o ato impugnado violou o art. 37, VII, da Constituição Federal, o qual, por veicular direito fundamental, mesmo se tratando de norma que não é auto-aplicável, possui a qualidade, que a doutrina denomina como eficácia defensiva, de impedir que tanto o legislador quanto o administrador editem atos capazes de esvaziar o conteúdo do direito fundamental que consagra, como ocorreu na aplicação de pena disciplinar pela falta ao trabalho em razão de adesão a greve;
d) a aplicação de pena de suspensão no grau máximo, pela ausência ao serviço durante dois dias para aderir a movimento por reivindicação legítima, descumpriu a regra da proporcionalidade.

Em suas informações, o impetrado aduziu:
a) inocorrência da prescrição da ação disciplinar, uma vez que a instauração de processo disciplinar interrompe a prescrição até a decisão final, nos termos do art. 142, § 3º, da Lei 8.112/90;
b) incompetência da justiça federal, porque, versando a impetração matéria conexa ao direito de greve, o seu processo e julgamento é da justiça do trabalho;
c) ilegitimidade passiva, devido ao fato de o ato combatido haver sido praticado pela comissão processante, limitando-se o impetrado a acolher suas conclusões;
d) decadência do direito à impetração, dado que a edição do ato coator datava de 10/8/2023, tendo sido publicado no Boletim Interno da UFSE em 12/08/2023, de modo que já havia sido ultrapassado o período de 120 dias, previsto no art. 23 da Lei 12.016/09, não obstante o fato de os impetrantes somente terem sido cientificados pessoalmente da decisão em 20/10/2023;
e) inexistência de liquidez e certeza do direito, por serem as teses jurídicas invocadas pelos impetrantes minoritárias na doutrina e na jurisprudência;
f) o controle jurisdicional do processo administrativo disciplinar restringe-se ao exame da regularidade do procedimento e da legalidade do ato, à luz dos princípios do contraditório, da ampla defesa e do devido processo legal, não sendo possível incursão no mérito administrativo.

Os impetrantes atravessaram petição em que, afora rebaterem as teses da autoridade impetrada, sublinharam a inexistência de decadência devido à aplicação subsidiária do art. 219 do CPC.

Em seu parecer, o representante do Ministério Público Federal opinou, em preliminar, pela remessa dos autos à justiça do trabalho, e, no mérito, pugnou pela denegação da segurança.

Em face da situação hipotética descrita, elabore sentença em que analisadas todas as questões jurídicas suscitadas, com fundamentação e parte dispositiva, dispensados ementa e relatório.?

 

Discursivas - Rodada 32.2024 - Questão 1

Após a edição da Emenda Constitucional n. 66/2010, permite-se a dissolução do casamento pelo divórcio independentemente de condições e exigências de ordem temporal previstas na Constituição ou por ela autorizadas, passando a constituir direito potestativo dos cônjuges, cujo exercício decorre exclusivamente da manifestação de vontade de seu titular. É constitucional a decretação de divórcio mesmo que um dos cônjuges faleça após a propositura da ação e antes da sentença, conhecido como divórcio post mortem? Responda justificadamente em até 15 linhas.

Discursivas - Rodada 32.2024 - Questão 2

Disserte sobre o crime de ameaça (CP, art. 147), abordando, dentre outros pontos, se se trata de delito formal ou material e se o fato de as ameaças serem proferidas em um contexto de cólera ou ira entre o autor e a vítima tem o condão de afastar a tipicidade subjetiva. Limite: 15 (quinze) linhas.

Discursivas - Rodada 32.2024 - Questão 3

Pedrinho dos Anjos nasceu com 29 semanas de idade gestacional e permaneceu internado na UTI Neonatal, tempo em que precisou de tratamento intensivo com ventilação mecânica e antibioticoterapia, diante da gravidade de sua condição de saúde. 

Superadas as dificuldades iniciais, Pedrinho teve alta e permaneceu com desenvolvimento regular ao lado de sua família. 

Já com nove meses de vida, no entanto, precisou de atendimento médico de emergência, após apresentar febre intensa, tosse seca e vômitos. Seus pais, então, o levaram para o Hospital Municipal, onde ele recebeu, inicialmente, a classificação de risco muito urgente. Contudo, o infante não foi internado e apenas lhe foi prescrito medicamento sem efeito antibiótico ou anti-inflamatório. 

Em seguida, quando estava em casa, o bebê continuou a apresentar os mesmos sintomas e, novamente, precisou de atendimento médico de emergência. Retornando ao nosocômio, a equipe de profissionais diagnosticou o caso como pneumonia bacteriana, prescreveu tratamento com medicamento antibiótico e concedeu alta médica. 

Na residência da família, todavia, o bebê dormiu na madrugada do dia seguinte, mas não acordou novamente.

Os pais, inconformados, ingressaram com ação indenizatória contra o Município.

Discorra, em texto dissertativo, sobre a responsabilidade civil estatal diante do caso apresentado. 

Limite: 15 (quinze) linhas.

Discursivas - Rodada 32.2024 - Questão 4

Dora e Caio foram casados e adquiriram um apartamento durante o casamento. Após o divórcio do casal e partilha do bem em 50% para cada um, Caio continuou a residir no imóvel com João, filho do casal. 

Dora ajuizou ação contra Caio cobrando aluguel referente ao seu percentual na propriedade enquanto não for vendido o apartamento. Caio alegou que o filho do casal mora com ele e que o sustenta sozinho, não havendo direito da ex-mulher ao recebimento de aluguel. 

Qual parte será vencedora na ação, Dora ou Caio? Resposta em, no máximo, 15 linhas.

Discursivas - Rodada 32.2024 - Questão 5

Com base na Teoria Finalista, o CDC é aplicado para os empréstimos contraídos por empresa para capital de giro? Resposta em até 15 linhas.

Discursivas - Rodada 32.2024

Após a edição da Emenda Constitucional n. 66/2010, permite-se a dissolução do casamento pelo divórcio independentemente de condições e exigências de ordem temporal previstas na Constituição ou por ela autorizadas, passando a constituir direito potestativo dos cônjuges, cujo exercício decorre exclusivamente da manifestação de vontade de seu titular. É constitucional a decretação de divórcio mesmo que um dos cônjuges faleça após a propositura da ação e antes da sentença, conhecido como divórcio post mortem? Responda justificadamente em até 15 linhas.

 

Disserte sobre o crime de ameaça (CP, art. 147), abordando, dentre outros pontos, se se trata de delito formal ou material e se o fato de as ameaças serem proferidas em um contexto de cólera ou ira entre o autor e a vítima tem o condão de afastar a tipicidade subjetiva. Limite: 15 (quinze) linhas.

 

Pedrinho dos Anjos nasceu com 29 semanas de idade gestacional e permaneceu internado na UTI Neonatal, tempo em que precisou de tratamento intensivo com ventilação mecânica e antibioticoterapia, diante da gravidade de sua condição de saúde. 

Superadas as dificuldades iniciais, Pedrinho teve alta e permaneceu com desenvolvimento regular ao lado de sua família. 

Já com nove meses de vida, no entanto, precisou de atendimento médico de emergência, após apresentar febre intensa, tosse seca e vômitos. Seus pais, então, o levaram para o Hospital Municipal, onde ele recebeu, inicialmente, a classificação de risco muito urgente. Contudo, o infante não foi internado e apenas lhe foi prescrito medicamento sem efeito antibiótico ou anti-inflamatório. 

Em seguida, quando estava em casa, o bebê continuou a apresentar os mesmos sintomas e, novamente, precisou de atendimento médico de emergência. Retornando ao nosocômio, a equipe de profissionais diagnosticou o caso como pneumonia bacteriana, prescreveu tratamento com medicamento antibiótico e concedeu alta médica. 

Na residência da família, todavia, o bebê dormiu na madrugada do dia seguinte, mas não acordou novamente.

Os pais, inconformados, ingressaram com ação indenizatória contra o Município.

Discorra, em texto dissertativo, sobre a responsabilidade civil estatal diante do caso apresentado. 

Limite: 15 (quinze) linhas.

 

Dora e Caio foram casados e adquiriram um apartamento durante o casamento. Após o divórcio do casal e partilha do bem em 50% para cada um, Caio continuou a residir no imóvel com João, filho do casal. 

Dora ajuizou ação contra Caio cobrando aluguel referente ao seu percentual na propriedade enquanto não for vendido o apartamento. Caio alegou que o filho do casal mora com ele e que o sustenta sozinho, não havendo direito da ex-mulher ao recebimento de aluguel. 

Qual parte será vencedora na ação, Dora ou Caio? Resposta em, no máximo, 15 linhas.

 

Com base na Teoria Finalista, o CDC é aplicado para os empréstimos contraídos por empresa para capital de giro? Resposta em até 15 linhas.

 

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 32.2024

(EMAGIS) Considere que, tendo julgado procedente ação de repetição de indébito ajuizada pelo consumidor contra o fornecedor, prestador privado de serviços, vez que constatada indevida a cobrança por este de determinada parcela contida no preço dos serviços prestados em 01/2024, o juiz tenha julgado improcedente a pretensão de que tal restituição se desse em dobro pelo fornecedor porque a instrução não comprovou a má-fé deste na conduta de cobrar os valores tidos como indevidos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os contratos bancários, avalie as assertivas que seguem.

I. O prazo prescricional da pretensão de revisão de cláusulas contratuais de empréstimo bancário é o trienal na vigência do Código Civil/2002.

II. A ação de prestação de contas não constitui meio idôneo para interromper a contagem do prazo prescricional da ação revisional de contrato bancário.

III. Nos contratos bancários posteriores ao início da vigência da Resolução-CMN n. 3.518/2007, em 30/4/2008, não pode ser cobrada a tarifa de cadastro no início do relacionamento entre o consumidor e a instituição financeira.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Tem-se um acordo de alimentos homologado por sentença, no qual ficou estipulado que o ora executado pagaria, por mês, 30% do salário-mínimo aos alimentandos, bem como 50% das despesas de material escolar que se fizessem necessárias. A presente execução foi proposta, na qual os alimentandos postulavam prestações vencidas nos três meses anteriores, além das que se vencessem no curso do processo. O executado, vindo aos autos antes do cumprimento da ordem de prisão baixada pelo juízo da execução, ofereceu justificativa, no sentido de que percebe apenas um salário-mínimo por mês e que, mesmo assim, pagou todas a parcelas vencidas antes do ajuizamento da execução, deixando, contudo, de solver as parcelas vencidas durante o processo, razão pela qual o juízo decretou-lhe a prisão. Aduziu ser desproporcional a prisão, notadamente porque não há o caráter emergencial dos alimentos na espécie, lembrando ser pessoa de poucos recursos, trabalhador braçal, sem emprego fixo, vivendo de trabalhos autônomos, mas, mesmo diante de todas as suas dificuldades, nunca deixou de buscar saldar sua dívida. Os autos são conclusos para o juiz analisar a subsistência ou não da ordem de prisão.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em análise, Conflito de Competência suscitado pelo Juiz Federal, nos autos do Cumprimento de Sentença relativo à Ação de Concessão de Benefício Previdenciário de Auxílio Acidente ajuizada contra o INSS, requerendo o INSS, na fase de cumprimento de sentença, o ressarcimento dos honorários periciais antecipados na fase de conhecimento. O Juiz de Direito, ora suscitado, declinou da competência para julgamento do feito, por entender que "o credor desses honorários é o Instituto Nacional de Seguro Social — INSS, que é uma Autarquia Federal", portanto, "a presença de uma Autarquia Federal no polo ativo da Execução altera a competência para processar e julgar o feito para a Justiça Federal. O suscitante, por sua vez, defendeu que "ainda que o exequente seja autarquia federal — o que, em regra, atrairia a competência para a Justiça Federal —, a fase cognitiva do processo tramitou perante a Justiça Estadual, por força da exceção constante no art. 109, I da CF, dada a natureza acidentária da causa, motivo pelo qual, "considerando a sistemática do rito executivo civil e a noção de sincretismo processual, entendo que a competência estadual, para julgar demandas em que o INSS é parte, não se esgota na fase cognitiva do processo, devendo estender-se, também, para a fase de cumprimento de sentença.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Nos autos do processo de execução, o executado, em relação a seus valores constritos por bloqueio judicial via Sisbajud, requer seja considerado impenhorável o valor de R$ 15.088,97 depositado em conta-corrente, pois, segundo alega, tal garantia pode ser estendida a outras formas de reserva financeira além da poupança, considerando equiparáveis, para a situação, os contratos bancários de conta corrente, conta poupança, investimento em caderneta de poupança e aplicações financeiras especulativas.

A propósito da equiparação dos aludidos contratos bancários para a apreciação da situação em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre a evolução histórica do processo coletivo e o modelo de tutela jurisdicional das class actions, é CORRETO afirmar que:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta sobre a incidência do Código de Defesa do Consumidor às seguintes relações jurídicas:

 

(EMAGIS) De acordo com o ECA e a jurisprudência do STJ, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Nos presentes autos, após denúncia recebida por crime de descaminho em que o valor total atualizado dos tributos sonegados é de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), o réu requer a aplicação do princípio da insignificância. Reconhece contra si haver 1 processo penal ainda em curso e 2 processos administrativos-fiscais, todos por condutas semelhantes ao fato que lhe é imputado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a pena de multa, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de habeas corpus impetrado por Eduardo, que alega que os entorpecentes relacionados aos fatos a ele imputados não foram apreendidos nem periciados, o que é imprescindível para comprovar a materialidade do delito descrito no art. 33, caput, da Lei n. 11.343/2006. Destaca que outros meios de provas, como imagens e vídeos presentes nos autos da sentença condenatória, são insuficientes para demonstrar a materialidade do citado crime, conforme a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça. Sustenta que na sentença há trechos demonstradores da patente dúvida razoável na materialidade do delito imputado ao impetrante, pois, a todo momento, menciona-se que as imagens 'indicam' tratar-se de cocaína; que a construção de buracos nas cargas é um 'forte indicativo' do intuito de dissimular o embarque dos tabletes filmados; que os tabletes dos entorpecentes 'se assemelham' aos apreendidos outrora. Enfim, conclui, não há qualquer juízo robusto de certeza, segurança e solidez que permita a manutenção do édito condenatório prolatado contra o impetrante. Requer, assim, a concessão da ordem a fim de que seja absolvido dos crimes previstos nos artigos 33, caput, e 35, caput, da Lei n. 11.343/2006.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as sanções penais e sua execução, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) O Ministério Público ofereceu denúncia contra oito pessoas com base em investigações conduzidas pela Polícia no curso de Operação Policial destinada a investigar desvios de recursos públicos do Programa Nacional de Transporte Escolar e do Fundo Nacional da Saúde e que descortinou irregularidades na contratação da Cooperativa de Transportadores por determinado município de. As investigações indicaram a suspeita de favorecimento de representantes da citada cooperativa, ligada a integrantes do núcleo político de um deputado estadual, existindo uma vaga menção ao envolvimento deste durante as investigações policiais. Após o recebimento da denúncia, a defesa suscitou ilegalidades cometidas ainda na fase investigatória, tendo em vista a presença, dentre os investigados, de autoridades detentoras de foro por prerrogativa de função. Rejeitadas as teses defensivas e prosseguindo as investigações, sobrevieram indicativos concretos de envolvimento criminoso do parlamentar, vindo as investigações a ser cessadas para deliberação judicial.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do Júri, assinale a correta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam, no âmbito da execução penal, da assistência ao egresso, da execução da pena de multa e da execução da pena privativa de liberdade, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade contra o disposto em lei estadual no qual se “estabelece a obrigatoriedade das concessionárias dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário oferecerem opção de pagamento por cartão de débito e/ou crédito antes da suspensão dos serviços”, fixando que os agentes concessionários que efetuem as suspensões de fornecimento do serviço deverão portar obrigatoriamente a máquina do cartão. Alega-se contrariedade ao artigo 2º, inc. I do art. 30, inc. XXI do art. 37 e al. b do inc. II do § 1º do art. 61 da Constituição da República.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Nesta ação direta de inconstitucionalidade, suscita-se a inconstitucionalidade da transposição do cargo de Técnico do Tesouro Nacional para o de Técnico da Receita Federal, levada a termo pela Lei 10.593/2002 (e, antes disso, pela Medida Provisória 1.915/1999) e da subsequente transformação do cargo de Técnico da Receita Federal em cargo de Analista Tributário da Receita Federal do Brasil, promovida pela Lei 11.457/2007 no âmbito da carreira de Auditoria da Receita Federal.
Argumenta-se a ocorrência de ascensão em cargo público e consequente ofensa ao artigo 37, II, da Constituição. Demonstrou-se que a escolaridade exigida para ingresso no cargo de Técnico do Tesouro Nacional era o ensino médio e a exigida para ingresso no cargo de Técnico da Receita Federal é o ensino superior.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de Ação Direta de Inconstitucionalidade em face do art. 1º, IV e § 1º, da Lei Complementar 01/2022 do Estado-membro, que dispõe sobre porte de arma de fogo por Agentes Socioeducativos. Eis o teor do ato normativo impugnado: “Art. 1º Os Agentes Penitenciários e os Agentes Socioeducativos, ativos e inativos, gozarão das seguintes prerrogativas, sem prejuízo de outras estabelecidas em lei: (…) IV – porte de arma de fogo de uso permitido e de uso restrito aos Agentes Socioeducativos. § 1º Fica proibido o porte e o uso de armas de fogo nas dependências internas das unidades socioeducativas. (...)” O requerente aduz que o referido dispositivo padece de inconstitucionalidade formal, por afronta aos artigos 21, VI, e 22, I e XXI, da Constituição Federal, que reservam à União as atribuições de autorizar, fiscalizar e legislar sobre o uso de material bélico, direito penal e processual. Em específico, argumenta que a norma impugnada viabiliza, nos limites territoriais da unidade federativa, hipótese de isenção de figura penal típica (Lei 10.826/2003, arts. 12, 14 e 16). Segundo o autor, os ritos de outorga de licença e a relação geral de agentes públicos e privados detentores de porte de arma de fogo já foram previstos pela União, que exerceu sua competência legal quanto à matéria por ocasião da edição do Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Nesta ação direta de inconstitucionalidade, ajuizada contra o disposto no inciso II do artigo 16, § 2º do artigo 32, incisos II e IV do artigo 46 e § 6º do art. 48 do Anexo da Resolução n. 560, de 23.10.2017, do Conselho Federal de Enfermagem, o autor afirma que, “ao exigirem que os profissionais da enfermagem quitem suas anuidades junto ao Conselho Regional de Enfermagem para obterem, renovarem, manterem ativas e suspenderem suas inscrições e carteiras profissionais de identidade, bem como para que obtenham inscrição secundária, segunda via e renovação de carteira profissional de identidade – instrumentos considerados pela legislação de regência como imprescindíveis para o exercício das profissões –, as normas impugnadas nesta ação direta acabam por condicionar o desempenho das profissões de enfermagem ao pagamento de tributos, o que configura meio coercitivo indireto e sanção política em matéria tributária incompatíveis com a Carta da República.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(PC/SP – VUNESP – 2022) Nos termos do Estatuto de Roma, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os serviços públicos e sua conformação jurisprudencial.

I. Independentemente da controvérsia sobre serem ou não serviços notariais e de registro típicos serviços públicos em sentido estrito, a Constituição Federal estabelece que compete ao CNJ receber e conhecer das reclamações também contra serventias e órgãos prestadores de serviços notariais e de registro que atuem por delegação do poder público ou oficializados.

II. A taxa cobrada exclusivamente em razão dos serviços públicos de coleta, remoção e tratamento ou destinação de lixo ou resíduos provenientes de imóveis, não viola o artigo 145, II, da Constituição Federal.

III. O ressarcimento de serviços de saúde prestados por unidade privada em favor de paciente do Sistema Único de Saúde, em cumprimento de ordem judicial, deve utilizar como critério o mesmo que é adotado para o ressarcimento do Sistema Único de Saúde por serviços prestados a beneficiários de planos de saúde.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do procedimento licitatório e sua conformação jurisprudencial.

I. São inconstitucionais as leis dos Estados, Distrito Federal e Municípios que, no procedimento licitatório, antecipam a fase da apresentação das propostas à da habilitação dos licitantes.

II. É inconstitucional o ato normativo municipal que proíba a participação em licitação ou a contratação: (a) de agentes eletivos; (b) de ocupantes de cargo em comissão ou função de confiança; (c) de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, de qualquer destes; e (d) dos demais servidores públicos municipais.

III. São inconstitucionais os procedimentos licitatórios que exijam percentuais mínimos e máximos a serem observados pelas emissoras de rádio na produção e transmissão de programas culturais, artísticos e jornalísticos locais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os concursos públicos e sua conformação jurisprudencial, avalie as assertivas que seguem.

I. É constitucional lei estadual que faculte à Administração Pública fixar, conforme a necessidade da administração policial-militar, percentual de vagas para preenchimento exclusivo por candidatos homens nos concursos públicos para a corporação militar.

II. O limite de idade para a inscrição em concurso público só se legitima em face do art. 7º, XXX, da Constituição, quando possa ser justificado pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido.

III. O candidato estrangeiro tem direito líquido e certo à nomeação em concurso público para provimento de cargos de professor, técnico e cientista em universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais, nos termos do art. 207, § 1º, da Constituição Federal, salvo se a restrição da nacionalidade estiver expressa no edital do certame com o exclusivo objetivo de preservar o interesse público e desde que, sem prejuízo de controle judicial, devidamente justificada.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a remuneração dos servidores públicos segundo o regime constitucional de subsídio, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação ao Ministério Público Eleitoral, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) No curso da execução, ajuizada por Fundo de Investimento S/A em face de Comunicações e Participações Ltda, foram penhoradas 74% das ações representativas do capital social de JJ Participações Ltda., as quais são titularizadas pela executada. Foi determinada a intimação da sociedade JJ Participações S.A. para apresentação de balanço especial.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Acerca da teoria da empresa e do empresário, marque a opção correta.

 

(EMAGIS) Quanto às limitações constitucionais ao poder de tributar, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre a tributação de operações de venda ou fornecimento de programa de computador (software), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Ministério Público Federal ingressou com ação civil pública em desfavor de Joaquim Nunes na Subseção Judiciária Federal X para buscar a responsabilização civil ambiental, haja vista que o requerido promoveu exploração mineral (garimpo), sem licença ambiental, em terra indígena, causando o desmatamento de área correspondente a 25ha. Em despacho saneador, o Juízo Federal determinou a inversão do ônus da prova, dispondo ao requerido a obrigação de provar que o dano ambiental não ocorreu. Essa decisão está fundamentada em qual princípio de direito ambiental?

 

(EMAGIS) Sobre a utilização de NFTs em diferentes setores, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Qual das seguintes afirmativas sobre a ferramenta MetaHuman Creator e suas capacidades é a correta?

 

(EMAGIS) De acordo com a Resolução CNMP nº 221/2020, que trata da atuação do Ministério Público em audiências de custódia, assinale a alternativa errada:

 

(DPE/RO – CEBRASPE – 2022) Conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal, os defensores públicos estaduais

 

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 32.2024

(EMAGIS) Considere que, tendo julgado procedente ação de repetição de indébito ajuizada pelo consumidor contra o fornecedor, prestador privado de serviços, vez que constatada indevida a cobrança por este de determinada parcela contida no preço dos serviços prestados em 01/2024, o juiz tenha julgado improcedente a pretensão de que tal restituição se desse em dobro pelo fornecedor porque a instrução não comprovou a má-fé deste na conduta de cobrar os valores tidos como indevidos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os contratos bancários, avalie as assertivas que seguem.

I. O prazo prescricional da pretensão de revisão de cláusulas contratuais de empréstimo bancário é o trienal na vigência do Código Civil/2002.

II. A ação de prestação de contas não constitui meio idôneo para interromper a contagem do prazo prescricional da ação revisional de contrato bancário.

III. Nos contratos bancários posteriores ao início da vigência da Resolução-CMN n. 3.518/2007, em 30/4/2008, não pode ser cobrada a tarifa de cadastro no início do relacionamento entre o consumidor e a instituição financeira.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Tem-se um acordo de alimentos homologado por sentença, no qual ficou estipulado que o ora executado pagaria, por mês, 30% do salário-mínimo aos alimentandos, bem como 50% das despesas de material escolar que se fizessem necessárias. A presente execução foi proposta, na qual os alimentandos postulavam prestações vencidas nos três meses anteriores, além das que se vencessem no curso do processo. O executado, vindo aos autos antes do cumprimento da ordem de prisão baixada pelo juízo da execução, ofereceu justificativa, no sentido de que percebe apenas um salário-mínimo por mês e que, mesmo assim, pagou todas a parcelas vencidas antes do ajuizamento da execução, deixando, contudo, de solver as parcelas vencidas durante o processo, razão pela qual o juízo decretou-lhe a prisão. Aduziu ser desproporcional a prisão, notadamente porque não há o caráter emergencial dos alimentos na espécie, lembrando ser pessoa de poucos recursos, trabalhador braçal, sem emprego fixo, vivendo de trabalhos autônomos, mas, mesmo diante de todas as suas dificuldades, nunca deixou de buscar saldar sua dívida. Os autos são conclusos para o juiz analisar a subsistência ou não da ordem de prisão.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em análise, Conflito de Competência suscitado pelo Juiz Federal, nos autos do Cumprimento de Sentença relativo à Ação de Concessão de Benefício Previdenciário de Auxílio Acidente ajuizada contra o INSS, requerendo o INSS, na fase de cumprimento de sentença, o ressarcimento dos honorários periciais antecipados na fase de conhecimento. O Juiz de Direito, ora suscitado, declinou da competência para julgamento do feito, por entender que "o credor desses honorários é o Instituto Nacional de Seguro Social — INSS, que é uma Autarquia Federal", portanto, "a presença de uma Autarquia Federal no polo ativo da Execução altera a competência para processar e julgar o feito para a Justiça Federal. O suscitante, por sua vez, defendeu que "ainda que o exequente seja autarquia federal — o que, em regra, atrairia a competência para a Justiça Federal —, a fase cognitiva do processo tramitou perante a Justiça Estadual, por força da exceção constante no art. 109, I da CF, dada a natureza acidentária da causa, motivo pelo qual, "considerando a sistemática do rito executivo civil e a noção de sincretismo processual, entendo que a competência estadual, para julgar demandas em que o INSS é parte, não se esgota na fase cognitiva do processo, devendo estender-se, também, para a fase de cumprimento de sentença.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Nos autos do processo de execução, o executado, em relação a seus valores constritos por bloqueio judicial via Sisbajud, requer seja considerado impenhorável o valor de R$ 15.088,97 depositado em conta-corrente, pois, segundo alega, tal garantia pode ser estendida a outras formas de reserva financeira além da poupança, considerando equiparáveis, para a situação, os contratos bancários de conta corrente, conta poupança, investimento em caderneta de poupança e aplicações financeiras especulativas.

A propósito da equiparação dos aludidos contratos bancários para a apreciação da situação em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre a evolução histórica do processo coletivo e o modelo de tutela jurisdicional das class actions, é CORRETO afirmar que:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta sobre a incidência do Código de Defesa do Consumidor às seguintes relações jurídicas:

 

(EMAGIS) De acordo com o ECA e a jurisprudência do STJ, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Nos presentes autos, após denúncia recebida por crime de descaminho em que o valor total atualizado dos tributos sonegados é de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), o réu requer a aplicação do princípio da insignificância. Reconhece contra si haver 1 processo penal ainda em curso e 2 processos administrativos-fiscais, todos por condutas semelhantes ao fato que lhe é imputado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a pena de multa, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de habeas corpus impetrado por Eduardo, que alega que os entorpecentes relacionados aos fatos a ele imputados não foram apreendidos nem periciados, o que é imprescindível para comprovar a materialidade do delito descrito no art. 33, caput, da Lei n. 11.343/2006. Destaca que outros meios de provas, como imagens e vídeos presentes nos autos da sentença condenatória, são insuficientes para demonstrar a materialidade do citado crime, conforme a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça. Sustenta que na sentença há trechos demonstradores da patente dúvida razoável na materialidade do delito imputado ao impetrante, pois, a todo momento, menciona-se que as imagens 'indicam' tratar-se de cocaína; que a construção de buracos nas cargas é um 'forte indicativo' do intuito de dissimular o embarque dos tabletes filmados; que os tabletes dos entorpecentes 'se assemelham' aos apreendidos outrora. Enfim, conclui, não há qualquer juízo robusto de certeza, segurança e solidez que permita a manutenção do édito condenatório prolatado contra o impetrante. Requer, assim, a concessão da ordem a fim de que seja absolvido dos crimes previstos nos artigos 33, caput, e 35, caput, da Lei n. 11.343/2006.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as sanções penais e sua execução, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) O Ministério Público ofereceu denúncia contra oito pessoas com base em investigações conduzidas pela Polícia no curso de Operação Policial destinada a investigar desvios de recursos públicos do Programa Nacional de Transporte Escolar e do Fundo Nacional da Saúde e que descortinou irregularidades na contratação da Cooperativa de Transportadores por determinado município de. As investigações indicaram a suspeita de favorecimento de representantes da citada cooperativa, ligada a integrantes do núcleo político de um deputado estadual, existindo uma vaga menção ao envolvimento deste durante as investigações policiais. Após o recebimento da denúncia, a defesa suscitou ilegalidades cometidas ainda na fase investigatória, tendo em vista a presença, dentre os investigados, de autoridades detentoras de foro por prerrogativa de função. Rejeitadas as teses defensivas e prosseguindo as investigações, sobrevieram indicativos concretos de envolvimento criminoso do parlamentar, vindo as investigações a ser cessadas para deliberação judicial.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do Júri, assinale a correta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam, no âmbito da execução penal, da assistência ao egresso, da execução da pena de multa e da execução da pena privativa de liberdade, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade contra o disposto em lei estadual no qual se “estabelece a obrigatoriedade das concessionárias dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário oferecerem opção de pagamento por cartão de débito e/ou crédito antes da suspensão dos serviços”, fixando que os agentes concessionários que efetuem as suspensões de fornecimento do serviço deverão portar obrigatoriamente a máquina do cartão. Alega-se contrariedade ao artigo 2º, inc. I do art. 30, inc. XXI do art. 37 e al. b do inc. II do § 1º do art. 61 da Constituição da República.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Nesta ação direta de inconstitucionalidade, suscita-se a inconstitucionalidade da transposição do cargo de Técnico do Tesouro Nacional para o de Técnico da Receita Federal, levada a termo pela Lei 10.593/2002 (e, antes disso, pela Medida Provisória 1.915/1999) e da subsequente transformação do cargo de Técnico da Receita Federal em cargo de Analista Tributário da Receita Federal do Brasil, promovida pela Lei 11.457/2007 no âmbito da carreira de Auditoria da Receita Federal.
Argumenta-se a ocorrência de ascensão em cargo público e consequente ofensa ao artigo 37, II, da Constituição. Demonstrou-se que a escolaridade exigida para ingresso no cargo de Técnico do Tesouro Nacional era o ensino médio e a exigida para ingresso no cargo de Técnico da Receita Federal é o ensino superior.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de Ação Direta de Inconstitucionalidade em face do art. 1º, IV e § 1º, da Lei Complementar 01/2022 do Estado-membro, que dispõe sobre porte de arma de fogo por Agentes Socioeducativos. Eis o teor do ato normativo impugnado: “Art. 1º Os Agentes Penitenciários e os Agentes Socioeducativos, ativos e inativos, gozarão das seguintes prerrogativas, sem prejuízo de outras estabelecidas em lei: (…) IV – porte de arma de fogo de uso permitido e de uso restrito aos Agentes Socioeducativos. § 1º Fica proibido o porte e o uso de armas de fogo nas dependências internas das unidades socioeducativas. (...)” O requerente aduz que o referido dispositivo padece de inconstitucionalidade formal, por afronta aos artigos 21, VI, e 22, I e XXI, da Constituição Federal, que reservam à União as atribuições de autorizar, fiscalizar e legislar sobre o uso de material bélico, direito penal e processual. Em específico, argumenta que a norma impugnada viabiliza, nos limites territoriais da unidade federativa, hipótese de isenção de figura penal típica (Lei 10.826/2003, arts. 12, 14 e 16). Segundo o autor, os ritos de outorga de licença e a relação geral de agentes públicos e privados detentores de porte de arma de fogo já foram previstos pela União, que exerceu sua competência legal quanto à matéria por ocasião da edição do Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Nesta ação direta de inconstitucionalidade, ajuizada contra o disposto no inciso II do artigo 16, § 2º do artigo 32, incisos II e IV do artigo 46 e § 6º do art. 48 do Anexo da Resolução n. 560, de 23.10.2017, do Conselho Federal de Enfermagem, o autor afirma que, “ao exigirem que os profissionais da enfermagem quitem suas anuidades junto ao Conselho Regional de Enfermagem para obterem, renovarem, manterem ativas e suspenderem suas inscrições e carteiras profissionais de identidade, bem como para que obtenham inscrição secundária, segunda via e renovação de carteira profissional de identidade – instrumentos considerados pela legislação de regência como imprescindíveis para o exercício das profissões –, as normas impugnadas nesta ação direta acabam por condicionar o desempenho das profissões de enfermagem ao pagamento de tributos, o que configura meio coercitivo indireto e sanção política em matéria tributária incompatíveis com a Carta da República.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação ao Ministério Público Eleitoral, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) No curso da execução, ajuizada por Fundo de Investimento S/A em face de Comunicações e Participações Ltda, foram penhoradas 74% das ações representativas do capital social de JJ Participações Ltda., as quais são titularizadas pela executada. Foi determinada a intimação da sociedade JJ Participações S.A. para apresentação de balanço especial.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Acerca da teoria da empresa e do empresário, marque a opção correta.

 

(EMAGIS) Quanto às limitações constitucionais ao poder de tributar, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre a tributação de operações de venda ou fornecimento de programa de computador (software), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Ministério Público Federal ingressou com ação civil pública em desfavor de Joaquim Nunes na Subseção Judiciária Federal X para buscar a responsabilização civil ambiental, haja vista que o requerido promoveu exploração mineral (garimpo), sem licença ambiental, em terra indígena, causando o desmatamento de área correspondente a 25ha. Em despacho saneador, o Juízo Federal determinou a inversão do ônus da prova, dispondo ao requerido a obrigação de provar que o dano ambiental não ocorreu. Essa decisão está fundamentada em qual princípio de direito ambiental?

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os serviços públicos e sua conformação jurisprudencial.

I. Independentemente da controvérsia sobre serem ou não serviços notariais e de registro típicos serviços públicos em sentido estrito, a Constituição Federal estabelece que compete ao CNJ receber e conhecer das reclamações também contra serventias e órgãos prestadores de serviços notariais e de registro que atuem por delegação do poder público ou oficializados.

II. A taxa cobrada exclusivamente em razão dos serviços públicos de coleta, remoção e tratamento ou destinação de lixo ou resíduos provenientes de imóveis, não viola o artigo 145, II, da Constituição Federal.

III. O ressarcimento de serviços de saúde prestados por unidade privada em favor de paciente do Sistema Único de Saúde, em cumprimento de ordem judicial, deve utilizar como critério o mesmo que é adotado para o ressarcimento do Sistema Único de Saúde por serviços prestados a beneficiários de planos de saúde.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do procedimento licitatório e sua conformação jurisprudencial.

I. São inconstitucionais as leis dos Estados, Distrito Federal e Municípios que, no procedimento licitatório, antecipam a fase da apresentação das propostas à da habilitação dos licitantes.

II. É inconstitucional o ato normativo municipal que proíba a participação em licitação ou a contratação: (a) de agentes eletivos; (b) de ocupantes de cargo em comissão ou função de confiança; (c) de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, de qualquer destes; e (d) dos demais servidores públicos municipais.

III. São inconstitucionais os procedimentos licitatórios que exijam percentuais mínimos e máximos a serem observados pelas emissoras de rádio na produção e transmissão de programas culturais, artísticos e jornalísticos locais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os concursos públicos e sua conformação jurisprudencial, avalie as assertivas que seguem.

I. É constitucional lei estadual que faculte à Administração Pública fixar, conforme a necessidade da administração policial-militar, percentual de vagas para preenchimento exclusivo por candidatos homens nos concursos públicos para a corporação militar.

II. O limite de idade para a inscrição em concurso público só se legitima em face do art. 7º, XXX, da Constituição, quando possa ser justificado pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido.

III. O candidato estrangeiro tem direito líquido e certo à nomeação em concurso público para provimento de cargos de professor, técnico e cientista em universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais, nos termos do art. 207, § 1º, da Constituição Federal, salvo se a restrição da nacionalidade estiver expressa no edital do certame com o exclusivo objetivo de preservar o interesse público e desde que, sem prejuízo de controle judicial, devidamente justificada.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a remuneração dos servidores públicos segundo o regime constitucional de subsídio, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a utilização de NFTs em diferentes setores, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Qual das seguintes afirmativas sobre a ferramenta MetaHuman Creator e suas capacidades é a correta?

 

Objetivas AGU/PFN/PGF - Rodada 32.2024

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os serviços públicos e sua conformação jurisprudencial.

I. Independentemente da controvérsia sobre serem ou não serviços notariais e de registro típicos serviços públicos em sentido estrito, a Constituição Federal estabelece que compete ao CNJ receber e conhecer das reclamações também contra serventias e órgãos prestadores de serviços notariais e de registro que atuem por delegação do poder público ou oficializados.

II. A taxa cobrada exclusivamente em razão dos serviços públicos de coleta, remoção e tratamento ou destinação de lixo ou resíduos provenientes de imóveis, não viola o artigo 145, II, da Constituição Federal.

III. O ressarcimento de serviços de saúde prestados por unidade privada em favor de paciente do Sistema Único de Saúde, em cumprimento de ordem judicial, deve utilizar como critério o mesmo que é adotado para o ressarcimento do Sistema Único de Saúde por serviços prestados a beneficiários de planos de saúde.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do procedimento licitatório e sua conformação jurisprudencial.

I. São inconstitucionais as leis dos Estados, Distrito Federal e Municípios que, no procedimento licitatório, antecipam a fase da apresentação das propostas à da habilitação dos licitantes.

II. É inconstitucional o ato normativo municipal que proíba a participação em licitação ou a contratação: (a) de agentes eletivos; (b) de ocupantes de cargo em comissão ou função de confiança; (c) de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, de qualquer destes; e (d) dos demais servidores públicos municipais.

III. São inconstitucionais os procedimentos licitatórios que exijam percentuais mínimos e máximos a serem observados pelas emissoras de rádio na produção e transmissão de programas culturais, artísticos e jornalísticos locais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os concursos públicos e sua conformação jurisprudencial, avalie as assertivas que seguem.

I. É constitucional lei estadual que faculte à Administração Pública fixar, conforme a necessidade da administração policial-militar, percentual de vagas para preenchimento exclusivo por candidatos homens nos concursos públicos para a corporação militar.

II. O limite de idade para a inscrição em concurso público só se legitima em face do art. 7º, XXX, da Constituição, quando possa ser justificado pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido.

III. O candidato estrangeiro tem direito líquido e certo à nomeação em concurso público para provimento de cargos de professor, técnico e cientista em universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais, nos termos do art. 207, § 1º, da Constituição Federal, salvo se a restrição da nacionalidade estiver expressa no edital do certame com o exclusivo objetivo de preservar o interesse público e desde que, sem prejuízo de controle judicial, devidamente justificada.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a remuneração dos servidores públicos segundo o regime constitucional de subsídio, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade contra o disposto em lei estadual no qual se “estabelece a obrigatoriedade das concessionárias dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário oferecerem opção de pagamento por cartão de débito e/ou crédito antes da suspensão dos serviços”, fixando que os agentes concessionários que efetuem as suspensões de fornecimento do serviço deverão portar obrigatoriamente a máquina do cartão. Alega-se contrariedade ao artigo 2º, inc. I do art. 30, inc. XXI do art. 37 e al. b do inc. II do § 1º do art. 61 da Constituição da República.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Nesta ação direta de inconstitucionalidade, suscita-se a inconstitucionalidade da transposição do cargo de Técnico do Tesouro Nacional para o de Técnico da Receita Federal, levada a termo pela Lei 10.593/2002 (e, antes disso, pela Medida Provisória 1.915/1999) e da subsequente transformação do cargo de Técnico da Receita Federal em cargo de Analista Tributário da Receita Federal do Brasil, promovida pela Lei 11.457/2007 no âmbito da carreira de Auditoria da Receita Federal.
Argumenta-se a ocorrência de ascensão em cargo público e consequente ofensa ao artigo 37, II, da Constituição. Demonstrou-se que a escolaridade exigida para ingresso no cargo de Técnico do Tesouro Nacional era o ensino médio e a exigida para ingresso no cargo de Técnico da Receita Federal é o ensino superior.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de Ação Direta de Inconstitucionalidade em face do art. 1º, IV e § 1º, da Lei Complementar 01/2022 do Estado-membro, que dispõe sobre porte de arma de fogo por Agentes Socioeducativos. Eis o teor do ato normativo impugnado: “Art. 1º Os Agentes Penitenciários e os Agentes Socioeducativos, ativos e inativos, gozarão das seguintes prerrogativas, sem prejuízo de outras estabelecidas em lei: (…) IV – porte de arma de fogo de uso permitido e de uso restrito aos Agentes Socioeducativos. § 1º Fica proibido o porte e o uso de armas de fogo nas dependências internas das unidades socioeducativas. (...)” O requerente aduz que o referido dispositivo padece de inconstitucionalidade formal, por afronta aos artigos 21, VI, e 22, I e XXI, da Constituição Federal, que reservam à União as atribuições de autorizar, fiscalizar e legislar sobre o uso de material bélico, direito penal e processual. Em específico, argumenta que a norma impugnada viabiliza, nos limites territoriais da unidade federativa, hipótese de isenção de figura penal típica (Lei 10.826/2003, arts. 12, 14 e 16). Segundo o autor, os ritos de outorga de licença e a relação geral de agentes públicos e privados detentores de porte de arma de fogo já foram previstos pela União, que exerceu sua competência legal quanto à matéria por ocasião da edição do Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Nesta ação direta de inconstitucionalidade, ajuizada contra o disposto no inciso II do artigo 16, § 2º do artigo 32, incisos II e IV do artigo 46 e § 6º do art. 48 do Anexo da Resolução n. 560, de 23.10.2017, do Conselho Federal de Enfermagem, o autor afirma que, “ao exigirem que os profissionais da enfermagem quitem suas anuidades junto ao Conselho Regional de Enfermagem para obterem, renovarem, manterem ativas e suspenderem suas inscrições e carteiras profissionais de identidade, bem como para que obtenham inscrição secundária, segunda via e renovação de carteira profissional de identidade – instrumentos considerados pela legislação de regência como imprescindíveis para o exercício das profissões –, as normas impugnadas nesta ação direta acabam por condicionar o desempenho das profissões de enfermagem ao pagamento de tributos, o que configura meio coercitivo indireto e sanção política em matéria tributária incompatíveis com a Carta da República.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a seguridade social, seus princípios e financiamento, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere que, tendo julgado procedente ação de repetição de indébito ajuizada pelo consumidor contra o fornecedor, prestador privado de serviços, vez que constatada indevida a cobrança por este de determinada parcela contida no preço dos serviços prestados em 01/2024, o juiz tenha julgado improcedente a pretensão de que tal restituição se desse em dobro pelo fornecedor porque a instrução não comprovou a má-fé deste na conduta de cobrar os valores tidos como indevidos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os contratos bancários, avalie as assertivas que seguem.

I. O prazo prescricional da pretensão de revisão de cláusulas contratuais de empréstimo bancário é o trienal na vigência do Código Civil/2002.

II. A ação de prestação de contas não constitui meio idôneo para interromper a contagem do prazo prescricional da ação revisional de contrato bancário.

III. Nos contratos bancários posteriores ao início da vigência da Resolução-CMN n. 3.518/2007, em 30/4/2008, não pode ser cobrada a tarifa de cadastro no início do relacionamento entre o consumidor e a instituição financeira.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em análise, Conflito de Competência suscitado pelo Juiz Federal, nos autos do Cumprimento de Sentença relativo à Ação de Concessão de Benefício Previdenciário de Auxílio Acidente ajuizada contra o INSS, requerendo o INSS, na fase de cumprimento de sentença, o ressarcimento dos honorários periciais antecipados na fase de conhecimento. O Juiz de Direito, ora suscitado, declinou da competência para julgamento do feito, por entender que "o credor desses honorários é o Instituto Nacional de Seguro Social — INSS, que é uma Autarquia Federal", portanto, "a presença de uma Autarquia Federal no polo ativo da Execução altera a competência para processar e julgar o feito para a Justiça Federal. O suscitante, por sua vez, defendeu que "ainda que o exequente seja autarquia federal — o que, em regra, atrairia a competência para a Justiça Federal —, a fase cognitiva do processo tramitou perante a Justiça Estadual, por força da exceção constante no art. 109, I da CF, dada a natureza acidentária da causa, motivo pelo qual, "considerando a sistemática do rito executivo civil e a noção de sincretismo processual, entendo que a competência estadual, para julgar demandas em que o INSS é parte, não se esgota na fase cognitiva do processo, devendo estender-se, também, para a fase de cumprimento de sentença.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Nos autos do processo de execução, o executado, em relação a seus valores constritos por bloqueio judicial via Sisbajud, requer seja considerado impenhorável o valor de R$ 15.088,97 depositado em conta-corrente, pois, segundo alega, tal garantia pode ser estendida a outras formas de reserva financeira além da poupança, considerando equiparáveis, para a situação, os contratos bancários de conta corrente, conta poupança, investimento em caderneta de poupança e aplicações financeiras especulativas.

A propósito da equiparação dos aludidos contratos bancários para a apreciação da situação em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta sobre a incidência do Código de Defesa do Consumidor às seguintes relações jurídicas:

 

(EMAGIS) Sobre o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) No curso da execução, ajuizada por Fundo de Investimento S/A em face de Comunicações e Participações Ltda, foram penhoradas 74% das ações representativas do capital social de JJ Participações Ltda., as quais são titularizadas pela executada. Foi determinada a intimação da sociedade JJ Participações S.A. para apresentação de balanço especial.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Acerca da teoria da empresa e do empresário, marque a opção correta.

 

(EMAGIS) Quanto às limitações constitucionais ao poder de tributar, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre os impostos federais e as contribuições sociais de seguridade social, julgue os itens abaixo.

I. Incide, na importação de bens para uso próprio, o Imposto sobre Produtos Industrializados, sendo neutro o fato de tratar-se de consumidor final.

II. A imunidade assegurada pelo art. 150, VI, ‘c’, da Constituição da República aos partidos políticos, inclusive suas fundações, às entidades sindicais dos trabalhadores e às instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, que atendam aos requisitos da lei, alcança o IOF, inclusive o incidente sobre aplicações financeiras.

III. É devida a restituição da diferença das contribuições para o Programa de Integração Social – PIS e para o Financiamento da Seguridade Social – Cofins pagas a mais, no regime de substituição tributária, se a base de cálculo efetiva das operações for inferior à presumida.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito das normas estabelecidas na Lei de Responsabilidade Fiscal e em conformidade com a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) O Ministério Público Federal ingressou com ação civil pública em desfavor de Joaquim Nunes na Subseção Judiciária Federal X para buscar a responsabilização civil ambiental, haja vista que o requerido promoveu exploração mineral (garimpo), sem licença ambiental, em terra indígena, causando o desmatamento de área correspondente a 25ha. Em despacho saneador, o Juízo Federal determinou a inversão do ônus da prova, dispondo ao requerido a obrigação de provar que o dano ambiental não ocorreu. Essa decisão está fundamentada em qual princípio de direito ambiental?

 

(EMAGIS) Assinale a incorreta sobre a responsabilidade internacional por violação de norma de Direito Internacional:

 

(Procurador do Município de Guarulhos/SP – Avança SP – 2024) Assinale a alternativa correta sobre terceirização:

 

(Procurador do Município de Porto Alegre – FUNDATEC – 2022) Na forma adotada pela CLT (Art. 844), configura-se a revelia com a ausência do reclamado na audiência, mesmo que esteja presente o seu advogado, não sendo bastante o ânimo de se defender. A ausência do reclamado na audiência, além da revelia, implica também a confissão quanto à matéria de fato, porque a presença da parte é necessária para prestar depoimento pessoal, que é imperativo legal e não depende de requerimento da parte contrária como no processo civil. Com as alterações advindas da Reforma Trabalhista (Lei nº 13.467/ 2017), afastam-se os efeitos da revelia nas seguintes hipóteses, EXCETO:

 

(EMAGIS) Sobre a pena de multa, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de habeas corpus impetrado por Eduardo, que alega que os entorpecentes relacionados aos fatos a ele imputados não foram apreendidos nem periciados, o que é imprescindível para comprovar a materialidade do delito descrito no art. 33, caput, da Lei n. 11.343/2006. Destaca que outros meios de provas, como imagens e vídeos presentes nos autos da sentença condenatória, são insuficientes para demonstrar a materialidade do citado crime, conforme a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça. Sustenta que na sentença há trechos demonstradores da patente dúvida razoável na materialidade do delito imputado ao impetrante, pois, a todo momento, menciona-se que as imagens 'indicam' tratar-se de cocaína; que a construção de buracos nas cargas é um 'forte indicativo' do intuito de dissimular o embarque dos tabletes filmados; que os tabletes dos entorpecentes 'se assemelham' aos apreendidos outrora. Enfim, conclui, não há qualquer juízo robusto de certeza, segurança e solidez que permita a manutenção do édito condenatório prolatado contra o impetrante. Requer, assim, a concessão da ordem a fim de que seja absolvido dos crimes previstos nos artigos 33, caput, e 35, caput, da Lei n. 11.343/2006.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 8.072/90, a Lei 7.492/86 e a Lei 9.613/98, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) O Ministério Público ofereceu denúncia contra oito pessoas com base em investigações conduzidas pela Polícia no curso de Operação Policial destinada a investigar desvios de recursos públicos do Programa Nacional de Transporte Escolar e do Fundo Nacional da Saúde e que descortinou irregularidades na contratação da Cooperativa de Transportadores por determinado município de. As investigações indicaram a suspeita de favorecimento de representantes da citada cooperativa, ligada a integrantes do núcleo político de um deputado estadual, existindo uma vaga menção ao envolvimento deste durante as investigações policiais. Após o recebimento da denúncia, a defesa suscitou ilegalidades cometidas ainda na fase investigatória, tendo em vista a presença, dentre os investigados, de autoridades detentoras de foro por prerrogativa de função. Rejeitadas as teses defensivas e prosseguindo as investigações, sobrevieram indicativos concretos de envolvimento criminoso do parlamentar, vindo as investigações a ser cessadas para deliberação judicial.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do Júri, assinale a correta:

 

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 32.2024

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os serviços públicos e sua conformação jurisprudencial.

I. Independentemente da controvérsia sobre serem ou não serviços notariais e de registro típicos serviços públicos em sentido estrito, a Constituição Federal estabelece que compete ao CNJ receber e conhecer das reclamações também contra serventias e órgãos prestadores de serviços notariais e de registro que atuem por delegação do poder público ou oficializados.

II. A taxa cobrada exclusivamente em razão dos serviços públicos de coleta, remoção e tratamento ou destinação de lixo ou resíduos provenientes de imóveis, não viola o artigo 145, II, da Constituição Federal.

III. O ressarcimento de serviços de saúde prestados por unidade privada em favor de paciente do Sistema Único de Saúde, em cumprimento de ordem judicial, deve utilizar como critério o mesmo que é adotado para o ressarcimento do Sistema Único de Saúde por serviços prestados a beneficiários de planos de saúde.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do procedimento licitatório e sua conformação jurisprudencial.

I. São inconstitucionais as leis dos Estados, Distrito Federal e Municípios que, no procedimento licitatório, antecipam a fase da apresentação das propostas à da habilitação dos licitantes.

II. É inconstitucional o ato normativo municipal que proíba a participação em licitação ou a contratação: (a) de agentes eletivos; (b) de ocupantes de cargo em comissão ou função de confiança; (c) de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, de qualquer destes; e (d) dos demais servidores públicos municipais.

III. São inconstitucionais os procedimentos licitatórios que exijam percentuais mínimos e máximos a serem observados pelas emissoras de rádio na produção e transmissão de programas culturais, artísticos e jornalísticos locais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os concursos públicos e sua conformação jurisprudencial, avalie as assertivas que seguem.

I. É constitucional lei estadual que faculte à Administração Pública fixar, conforme a necessidade da administração policial-militar, percentual de vagas para preenchimento exclusivo por candidatos homens nos concursos públicos para a corporação militar.

II. O limite de idade para a inscrição em concurso público só se legitima em face do art. 7º, XXX, da Constituição, quando possa ser justificado pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido.

III. O candidato estrangeiro tem direito líquido e certo à nomeação em concurso público para provimento de cargos de professor, técnico e cientista em universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais, nos termos do art. 207, § 1º, da Constituição Federal, salvo se a restrição da nacionalidade estiver expressa no edital do certame com o exclusivo objetivo de preservar o interesse público e desde que, sem prejuízo de controle judicial, devidamente justificada.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a remuneração dos servidores públicos segundo o regime constitucional de subsídio, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade contra o disposto em lei estadual no qual se “estabelece a obrigatoriedade das concessionárias dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário oferecerem opção de pagamento por cartão de débito e/ou crédito antes da suspensão dos serviços”, fixando que os agentes concessionários que efetuem as suspensões de fornecimento do serviço deverão portar obrigatoriamente a máquina do cartão. Alega-se contrariedade ao artigo 2º, inc. I do art. 30, inc. XXI do art. 37 e al. b do inc. II do § 1º do art. 61 da Constituição da República.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Nesta ação direta de inconstitucionalidade, suscita-se a inconstitucionalidade da transposição do cargo de Técnico do Tesouro Nacional para o de Técnico da Receita Federal, levada a termo pela Lei 10.593/2002 (e, antes disso, pela Medida Provisória 1.915/1999) e da subsequente transformação do cargo de Técnico da Receita Federal em cargo de Analista Tributário da Receita Federal do Brasil, promovida pela Lei 11.457/2007 no âmbito da carreira de Auditoria da Receita Federal.
Argumenta-se a ocorrência de ascensão em cargo público e consequente ofensa ao artigo 37, II, da Constituição. Demonstrou-se que a escolaridade exigida para ingresso no cargo de Técnico do Tesouro Nacional era o ensino médio e a exigida para ingresso no cargo de Técnico da Receita Federal é o ensino superior.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de Ação Direta de Inconstitucionalidade em face do art. 1º, IV e § 1º, da Lei Complementar 01/2022 do Estado-membro, que dispõe sobre porte de arma de fogo por Agentes Socioeducativos. Eis o teor do ato normativo impugnado: “Art. 1º Os Agentes Penitenciários e os Agentes Socioeducativos, ativos e inativos, gozarão das seguintes prerrogativas, sem prejuízo de outras estabelecidas em lei: (…) IV – porte de arma de fogo de uso permitido e de uso restrito aos Agentes Socioeducativos. § 1º Fica proibido o porte e o uso de armas de fogo nas dependências internas das unidades socioeducativas. (...)” O requerente aduz que o referido dispositivo padece de inconstitucionalidade formal, por afronta aos artigos 21, VI, e 22, I e XXI, da Constituição Federal, que reservam à União as atribuições de autorizar, fiscalizar e legislar sobre o uso de material bélico, direito penal e processual. Em específico, argumenta que a norma impugnada viabiliza, nos limites territoriais da unidade federativa, hipótese de isenção de figura penal típica (Lei 10.826/2003, arts. 12, 14 e 16). Segundo o autor, os ritos de outorga de licença e a relação geral de agentes públicos e privados detentores de porte de arma de fogo já foram previstos pela União, que exerceu sua competência legal quanto à matéria por ocasião da edição do Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Nesta ação direta de inconstitucionalidade, ajuizada contra o disposto no inciso II do artigo 16, § 2º do artigo 32, incisos II e IV do artigo 46 e § 6º do art. 48 do Anexo da Resolução n. 560, de 23.10.2017, do Conselho Federal de Enfermagem, o autor afirma que, “ao exigirem que os profissionais da enfermagem quitem suas anuidades junto ao Conselho Regional de Enfermagem para obterem, renovarem, manterem ativas e suspenderem suas inscrições e carteiras profissionais de identidade, bem como para que obtenham inscrição secundária, segunda via e renovação de carteira profissional de identidade – instrumentos considerados pela legislação de regência como imprescindíveis para o exercício das profissões –, as normas impugnadas nesta ação direta acabam por condicionar o desempenho das profissões de enfermagem ao pagamento de tributos, o que configura meio coercitivo indireto e sanção política em matéria tributária incompatíveis com a Carta da República.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em análise, Conflito de Competência suscitado pelo Juiz Federal, nos autos do Cumprimento de Sentença relativo à Ação de Concessão de Benefício Previdenciário de Auxílio Acidente ajuizada contra o INSS, requerendo o INSS, na fase de cumprimento de sentença, o ressarcimento dos honorários periciais antecipados na fase de conhecimento. O Juiz de Direito, ora suscitado, declinou da competência para julgamento do feito, por entender que "o credor desses honorários é o Instituto Nacional de Seguro Social — INSS, que é uma Autarquia Federal", portanto, "a presença de uma Autarquia Federal no polo ativo da Execução altera a competência para processar e julgar o feito para a Justiça Federal. O suscitante, por sua vez, defendeu que "ainda que o exequente seja autarquia federal — o que, em regra, atrairia a competência para a Justiça Federal —, a fase cognitiva do processo tramitou perante a Justiça Estadual, por força da exceção constante no art. 109, I da CF, dada a natureza acidentária da causa, motivo pelo qual, "considerando a sistemática do rito executivo civil e a noção de sincretismo processual, entendo que a competência estadual, para julgar demandas em que o INSS é parte, não se esgota na fase cognitiva do processo, devendo estender-se, também, para a fase de cumprimento de sentença.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Nos autos do processo de execução, o executado, em relação a seus valores constritos por bloqueio judicial via Sisbajud, requer seja considerado impenhorável o valor de R$ 15.088,97 depositado em conta-corrente, pois, segundo alega, tal garantia pode ser estendida a outras formas de reserva financeira além da poupança, considerando equiparáveis, para a situação, os contratos bancários de conta corrente, conta poupança, investimento em caderneta de poupança e aplicações financeiras especulativas.

A propósito da equiparação dos aludidos contratos bancários para a apreciação da situação em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Considere que, tendo julgado procedente ação de repetição de indébito ajuizada pelo consumidor contra o fornecedor, prestador privado de serviços, vez que constatada indevida a cobrança por este de determinada parcela contida no preço dos serviços prestados em 01/2024, o juiz tenha julgado improcedente a pretensão de que tal restituição se desse em dobro pelo fornecedor porque a instrução não comprovou a má-fé deste na conduta de cobrar os valores tidos como indevidos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os contratos bancários, avalie as assertivas que seguem.

I. O prazo prescricional da pretensão de revisão de cláusulas contratuais de empréstimo bancário é o trienal na vigência do Código Civil/2002.

II. A ação de prestação de contas não constitui meio idôneo para interromper a contagem do prazo prescricional da ação revisional de contrato bancário.

III. Nos contratos bancários posteriores ao início da vigência da Resolução-CMN n. 3.518/2007, em 30/4/2008, não pode ser cobrada a tarifa de cadastro no início do relacionamento entre o consumidor e a instituição financeira.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Tem-se um acordo de alimentos homologado por sentença, no qual ficou estipulado que o ora executado pagaria, por mês, 30% do salário-mínimo aos alimentandos, bem como 50% das despesas de material escolar que se fizessem necessárias. A presente execução foi proposta, na qual os alimentandos postulavam prestações vencidas nos três meses anteriores, além das que se vencessem no curso do processo. O executado, vindo aos autos antes do cumprimento da ordem de prisão baixada pelo juízo da execução, ofereceu justificativa, no sentido de que percebe apenas um salário-mínimo por mês e que, mesmo assim, pagou todas a parcelas vencidas antes do ajuizamento da execução, deixando, contudo, de solver as parcelas vencidas durante o processo, razão pela qual o juízo decretou-lhe a prisão. Aduziu ser desproporcional a prisão, notadamente porque não há o caráter emergencial dos alimentos na espécie, lembrando ser pessoa de poucos recursos, trabalhador braçal, sem emprego fixo, vivendo de trabalhos autônomos, mas, mesmo diante de todas as suas dificuldades, nunca deixou de buscar saldar sua dívida. Os autos são conclusos para o juiz analisar a subsistência ou não da ordem de prisão.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No curso da execução, ajuizada por Fundo de Investimento S/A em face de Comunicações e Participações Ltda, foram penhoradas 74% das ações representativas do capital social de JJ Participações Ltda., as quais são titularizadas pela executada. Foi determinada a intimação da sociedade JJ Participações S.A. para apresentação de balanço especial.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Acerca da teoria da empresa e do empresário, marque a opção correta.

 

(EMAGIS) Quanto às limitações constitucionais ao poder de tributar, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre a tributação de operações de venda ou fornecimento de programa de computador (software), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das normas estabelecidas na Lei de Responsabilidade Fiscal e em conformidade com a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa incorreta:

 

(Procurador do Município de Guarulhos/SP – Avança SP – 2024) Assinale a alternativa correta sobre terceirização:

 

(Procurador do Município de Porto Alegre – FUNDATEC – 2022) Na forma adotada pela CLT (Art. 844), configura-se a revelia com a ausência do reclamado na audiência, mesmo que esteja presente o seu advogado, não sendo bastante o ânimo de se defender. A ausência do reclamado na audiência, além da revelia, implica também a confissão quanto à matéria de fato, porque a presença da parte é necessária para prestar depoimento pessoal, que é imperativo legal e não depende de requerimento da parte contrária como no processo civil. Com as alterações advindas da Reforma Trabalhista (Lei nº 13.467/ 2017), afastam-se os efeitos da revelia nas seguintes hipóteses, EXCETO:

 

(EMAGIS) O Ministério Público Federal ingressou com ação civil pública em desfavor de Joaquim Nunes na Subseção Judiciária Federal X para buscar a responsabilização civil ambiental, haja vista que o requerido promoveu exploração mineral (garimpo), sem licença ambiental, em terra indígena, causando o desmatamento de área correspondente a 25ha. Em despacho saneador, o Juízo Federal determinou a inversão do ônus da prova, dispondo ao requerido a obrigação de provar que o dano ambiental não ocorreu. Essa decisão está fundamentada em qual princípio de direito ambiental?

 

(DPE/RO – CEBRASPE – 2022) Conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal, os defensores públicos estaduais

 

(PC/SP – VUNESP – 2022) Nos termos do Estatuto de Roma, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) Nos presentes autos, após denúncia recebida por crime de descaminho em que o valor total atualizado dos tributos sonegados é de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), o réu requer a aplicação do princípio da insignificância. Reconhece contra si haver 1 processo penal ainda em curso e 2 processos administrativos-fiscais, todos por condutas semelhantes ao fato que lhe é imputado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a pena de multa, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de habeas corpus impetrado por Eduardo, que alega que os entorpecentes relacionados aos fatos a ele imputados não foram apreendidos nem periciados, o que é imprescindível para comprovar a materialidade do delito descrito no art. 33, caput, da Lei n. 11.343/2006. Destaca que outros meios de provas, como imagens e vídeos presentes nos autos da sentença condenatória, são insuficientes para demonstrar a materialidade do citado crime, conforme a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça. Sustenta que na sentença há trechos demonstradores da patente dúvida razoável na materialidade do delito imputado ao impetrante, pois, a todo momento, menciona-se que as imagens 'indicam' tratar-se de cocaína; que a construção de buracos nas cargas é um 'forte indicativo' do intuito de dissimular o embarque dos tabletes filmados; que os tabletes dos entorpecentes 'se assemelham' aos apreendidos outrora. Enfim, conclui, não há qualquer juízo robusto de certeza, segurança e solidez que permita a manutenção do édito condenatório prolatado contra o impetrante. Requer, assim, a concessão da ordem a fim de que seja absolvido dos crimes previstos nos artigos 33, caput, e 35, caput, da Lei n. 11.343/2006.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as sanções penais e sua execução, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) O Ministério Público ofereceu denúncia contra oito pessoas com base em investigações conduzidas pela Polícia no curso de Operação Policial destinada a investigar desvios de recursos públicos do Programa Nacional de Transporte Escolar e do Fundo Nacional da Saúde e que descortinou irregularidades na contratação da Cooperativa de Transportadores por determinado município de. As investigações indicaram a suspeita de favorecimento de representantes da citada cooperativa, ligada a integrantes do núcleo político de um deputado estadual, existindo uma vaga menção ao envolvimento deste durante as investigações policiais. Após o recebimento da denúncia, a defesa suscitou ilegalidades cometidas ainda na fase investigatória, tendo em vista a presença, dentre os investigados, de autoridades detentoras de foro por prerrogativa de função. Rejeitadas as teses defensivas e prosseguindo as investigações, sobrevieram indicativos concretos de envolvimento criminoso do parlamentar, vindo as investigações a ser cessadas para deliberação judicial.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do Júri, assinale a correta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam, no âmbito da execução penal, da assistência ao egresso, da execução da pena de multa e da execução da pena privativa de liberdade, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a evolução histórica do processo coletivo e o modelo de tutela jurisdicional das class actions, é CORRETO afirmar que:

 

(EMAGIS) De acordo com o ECA e a jurisprudência do STJ, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta sobre a incidência do Código de Defesa do Consumidor às seguintes relações jurídicas:

 

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 32.2024

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade contra o disposto em lei estadual no qual se “estabelece a obrigatoriedade das concessionárias dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário oferecerem opção de pagamento por cartão de débito e/ou crédito antes da suspensão dos serviços”, fixando que os agentes concessionários que efetuem as suspensões de fornecimento do serviço deverão portar obrigatoriamente a máquina do cartão. Alega-se contrariedade ao artigo 2º, inc. I do art. 30, inc. XXI do art. 37 e al. b do inc. II do § 1º do art. 61 da Constituição da República.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Nesta ação direta de inconstitucionalidade, suscita-se a inconstitucionalidade da transposição do cargo de Técnico do Tesouro Nacional para o de Técnico da Receita Federal, levada a termo pela Lei 10.593/2002 (e, antes disso, pela Medida Provisória 1.915/1999) e da subsequente transformação do cargo de Técnico da Receita Federal em cargo de Analista Tributário da Receita Federal do Brasil, promovida pela Lei 11.457/2007 no âmbito da carreira de Auditoria da Receita Federal.
Argumenta-se a ocorrência de ascensão em cargo público e consequente ofensa ao artigo 37, II, da Constituição. Demonstrou-se que a escolaridade exigida para ingresso no cargo de Técnico do Tesouro Nacional era o ensino médio e a exigida para ingresso no cargo de Técnico da Receita Federal é o ensino superior.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de Ação Direta de Inconstitucionalidade em face do art. 1º, IV e § 1º, da Lei Complementar 01/2022 do Estado-membro, que dispõe sobre porte de arma de fogo por Agentes Socioeducativos. Eis o teor do ato normativo impugnado: “Art. 1º Os Agentes Penitenciários e os Agentes Socioeducativos, ativos e inativos, gozarão das seguintes prerrogativas, sem prejuízo de outras estabelecidas em lei: (…) IV – porte de arma de fogo de uso permitido e de uso restrito aos Agentes Socioeducativos. § 1º Fica proibido o porte e o uso de armas de fogo nas dependências internas das unidades socioeducativas. (...)” O requerente aduz que o referido dispositivo padece de inconstitucionalidade formal, por afronta aos artigos 21, VI, e 22, I e XXI, da Constituição Federal, que reservam à União as atribuições de autorizar, fiscalizar e legislar sobre o uso de material bélico, direito penal e processual. Em específico, argumenta que a norma impugnada viabiliza, nos limites territoriais da unidade federativa, hipótese de isenção de figura penal típica (Lei 10.826/2003, arts. 12, 14 e 16). Segundo o autor, os ritos de outorga de licença e a relação geral de agentes públicos e privados detentores de porte de arma de fogo já foram previstos pela União, que exerceu sua competência legal quanto à matéria por ocasião da edição do Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Nesta ação direta de inconstitucionalidade, ajuizada contra o disposto no inciso II do artigo 16, § 2º do artigo 32, incisos II e IV do artigo 46 e § 6º do art. 48 do Anexo da Resolução n. 560, de 23.10.2017, do Conselho Federal de Enfermagem, o autor afirma que, “ao exigirem que os profissionais da enfermagem quitem suas anuidades junto ao Conselho Regional de Enfermagem para obterem, renovarem, manterem ativas e suspenderem suas inscrições e carteiras profissionais de identidade, bem como para que obtenham inscrição secundária, segunda via e renovação de carteira profissional de identidade – instrumentos considerados pela legislação de regência como imprescindíveis para o exercício das profissões –, as normas impugnadas nesta ação direta acabam por condicionar o desempenho das profissões de enfermagem ao pagamento de tributos, o que configura meio coercitivo indireto e sanção política em matéria tributária incompatíveis com a Carta da República.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a seguridade social, seus princípios e financiamento, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Nos presentes autos, após denúncia recebida por crime de descaminho em que o valor total atualizado dos tributos sonegados é de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), o réu requer a aplicação do princípio da insignificância. Reconhece contra si haver 1 processo penal ainda em curso e 2 processos administrativos-fiscais, todos por condutas semelhantes ao fato que lhe é imputado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a pena de multa, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de habeas corpus impetrado por Eduardo, que alega que os entorpecentes relacionados aos fatos a ele imputados não foram apreendidos nem periciados, o que é imprescindível para comprovar a materialidade do delito descrito no art. 33, caput, da Lei n. 11.343/2006. Destaca que outros meios de provas, como imagens e vídeos presentes nos autos da sentença condenatória, são insuficientes para demonstrar a materialidade do citado crime, conforme a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça. Sustenta que na sentença há trechos demonstradores da patente dúvida razoável na materialidade do delito imputado ao impetrante, pois, a todo momento, menciona-se que as imagens 'indicam' tratar-se de cocaína; que a construção de buracos nas cargas é um 'forte indicativo' do intuito de dissimular o embarque dos tabletes filmados; que os tabletes dos entorpecentes 'se assemelham' aos apreendidos outrora. Enfim, conclui, não há qualquer juízo robusto de certeza, segurança e solidez que permita a manutenção do édito condenatório prolatado contra o impetrante. Requer, assim, a concessão da ordem a fim de que seja absolvido dos crimes previstos nos artigos 33, caput, e 35, caput, da Lei n. 11.343/2006.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 8.072/90, a Lei 7.492/86 e a Lei 9.613/98, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) O Ministério Público ofereceu denúncia contra oito pessoas com base em investigações conduzidas pela Polícia no curso de Operação Policial destinada a investigar desvios de recursos públicos do Programa Nacional de Transporte Escolar e do Fundo Nacional da Saúde e que descortinou irregularidades na contratação da Cooperativa de Transportadores por determinado município de. As investigações indicaram a suspeita de favorecimento de representantes da citada cooperativa, ligada a integrantes do núcleo político de um deputado estadual, existindo uma vaga menção ao envolvimento deste durante as investigações policiais. Após o recebimento da denúncia, a defesa suscitou ilegalidades cometidas ainda na fase investigatória, tendo em vista a presença, dentre os investigados, de autoridades detentoras de foro por prerrogativa de função. Rejeitadas as teses defensivas e prosseguindo as investigações, sobrevieram indicativos concretos de envolvimento criminoso do parlamentar, vindo as investigações a ser cessadas para deliberação judicial.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do Júri, assinale a correta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam, no âmbito da execução penal, da assistência ao egresso, da execução da pena de multa e da execução da pena privativa de liberdade, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta sobre a incidência do Código de Defesa do Consumidor às seguintes relações jurídicas:

 

(EMAGIS) Sobre o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Considere que, tendo julgado procedente ação de repetição de indébito ajuizada pelo consumidor contra o fornecedor, prestador privado de serviços, vez que constatada indevida a cobrança por este de determinada parcela contida no preço dos serviços prestados em 01/2024, o juiz tenha julgado improcedente a pretensão de que tal restituição se desse em dobro pelo fornecedor porque a instrução não comprovou a má-fé deste na conduta de cobrar os valores tidos como indevidos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os contratos bancários, avalie as assertivas que seguem.

I. O prazo prescricional da pretensão de revisão de cláusulas contratuais de empréstimo bancário é o trienal na vigência do Código Civil/2002.

II. A ação de prestação de contas não constitui meio idôneo para interromper a contagem do prazo prescricional da ação revisional de contrato bancário.

III. Nos contratos bancários posteriores ao início da vigência da Resolução-CMN n. 3.518/2007, em 30/4/2008, não pode ser cobrada a tarifa de cadastro no início do relacionamento entre o consumidor e a instituição financeira.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em análise, Conflito de Competência suscitado pelo Juiz Federal, nos autos do Cumprimento de Sentença relativo à Ação de Concessão de Benefício Previdenciário de Auxílio Acidente ajuizada contra o INSS, requerendo o INSS, na fase de cumprimento de sentença, o ressarcimento dos honorários periciais antecipados na fase de conhecimento. O Juiz de Direito, ora suscitado, declinou da competência para julgamento do feito, por entender que "o credor desses honorários é o Instituto Nacional de Seguro Social — INSS, que é uma Autarquia Federal", portanto, "a presença de uma Autarquia Federal no polo ativo da Execução altera a competência para processar e julgar o feito para a Justiça Federal. O suscitante, por sua vez, defendeu que "ainda que o exequente seja autarquia federal — o que, em regra, atrairia a competência para a Justiça Federal —, a fase cognitiva do processo tramitou perante a Justiça Estadual, por força da exceção constante no art. 109, I da CF, dada a natureza acidentária da causa, motivo pelo qual, "considerando a sistemática do rito executivo civil e a noção de sincretismo processual, entendo que a competência estadual, para julgar demandas em que o INSS é parte, não se esgota na fase cognitiva do processo, devendo estender-se, também, para a fase de cumprimento de sentença.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Nos autos do processo de execução, o executado, em relação a seus valores constritos por bloqueio judicial via Sisbajud, requer seja considerado impenhorável o valor de R$ 15.088,97 depositado em conta-corrente, pois, segundo alega, tal garantia pode ser estendida a outras formas de reserva financeira além da poupança, considerando equiparáveis, para a situação, os contratos bancários de conta corrente, conta poupança, investimento em caderneta de poupança e aplicações financeiras especulativas.

A propósito da equiparação dos aludidos contratos bancários para a apreciação da situação em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) No curso da execução, ajuizada por Fundo de Investimento S/A em face de Comunicações e Participações Ltda, foram penhoradas 74% das ações representativas do capital social de JJ Participações Ltda., as quais são titularizadas pela executada. Foi determinada a intimação da sociedade JJ Participações S.A. para apresentação de balanço especial.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Acerca da teoria da empresa e do empresário, marque a opção correta.

 

(EMAGIS) Quanto às limitações constitucionais ao poder de tributar, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre os impostos federais e as contribuições sociais de seguridade social, julgue os itens abaixo.

I. Incide, na importação de bens para uso próprio, o Imposto sobre Produtos Industrializados, sendo neutro o fato de tratar-se de consumidor final.

II. A imunidade assegurada pelo art. 150, VI, ‘c’, da Constituição da República aos partidos políticos, inclusive suas fundações, às entidades sindicais dos trabalhadores e às instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, que atendam aos requisitos da lei, alcança o IOF, inclusive o incidente sobre aplicações financeiras.

III. É devida a restituição da diferença das contribuições para o Programa de Integração Social – PIS e para o Financiamento da Seguridade Social – Cofins pagas a mais, no regime de substituição tributária, se a base de cálculo efetiva das operações for inferior à presumida.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito das normas estabelecidas na Lei de Responsabilidade Fiscal e em conformidade com a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os serviços públicos e sua conformação jurisprudencial.

I. Independentemente da controvérsia sobre serem ou não serviços notariais e de registro típicos serviços públicos em sentido estrito, a Constituição Federal estabelece que compete ao CNJ receber e conhecer das reclamações também contra serventias e órgãos prestadores de serviços notariais e de registro que atuem por delegação do poder público ou oficializados.

II. A taxa cobrada exclusivamente em razão dos serviços públicos de coleta, remoção e tratamento ou destinação de lixo ou resíduos provenientes de imóveis, não viola o artigo 145, II, da Constituição Federal.

III. O ressarcimento de serviços de saúde prestados por unidade privada em favor de paciente do Sistema Único de Saúde, em cumprimento de ordem judicial, deve utilizar como critério o mesmo que é adotado para o ressarcimento do Sistema Único de Saúde por serviços prestados a beneficiários de planos de saúde.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do procedimento licitatório e sua conformação jurisprudencial.

I. São inconstitucionais as leis dos Estados, Distrito Federal e Municípios que, no procedimento licitatório, antecipam a fase da apresentação das propostas à da habilitação dos licitantes.

II. É inconstitucional o ato normativo municipal que proíba a participação em licitação ou a contratação: (a) de agentes eletivos; (b) de ocupantes de cargo em comissão ou função de confiança; (c) de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, de qualquer destes; e (d) dos demais servidores públicos municipais.

III. São inconstitucionais os procedimentos licitatórios que exijam percentuais mínimos e máximos a serem observados pelas emissoras de rádio na produção e transmissão de programas culturais, artísticos e jornalísticos locais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os concursos públicos e sua conformação jurisprudencial, avalie as assertivas que seguem.

I. É constitucional lei estadual que faculte à Administração Pública fixar, conforme a necessidade da administração policial-militar, percentual de vagas para preenchimento exclusivo por candidatos homens nos concursos públicos para a corporação militar.

II. O limite de idade para a inscrição em concurso público só se legitima em face do art. 7º, XXX, da Constituição, quando possa ser justificado pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido.

III. O candidato estrangeiro tem direito líquido e certo à nomeação em concurso público para provimento de cargos de professor, técnico e cientista em universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais, nos termos do art. 207, § 1º, da Constituição Federal, salvo se a restrição da nacionalidade estiver expressa no edital do certame com o exclusivo objetivo de preservar o interesse público e desde que, sem prejuízo de controle judicial, devidamente justificada.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a remuneração dos servidores públicos segundo o regime constitucional de subsídio, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Ministério Público Federal ingressou com ação civil pública em desfavor de Joaquim Nunes na Subseção Judiciária Federal X para buscar a responsabilização civil ambiental, haja vista que o requerido promoveu exploração mineral (garimpo), sem licença ambiental, em terra indígena, causando o desmatamento de área correspondente a 25ha. Em despacho saneador, o Juízo Federal determinou a inversão do ônus da prova, dispondo ao requerido a obrigação de provar que o dano ambiental não ocorreu. Essa decisão está fundamentada em qual princípio de direito ambiental?

 

(EMAGIS) Assinale a incorreta sobre a responsabilidade internacional por violação de norma de Direito Internacional:

 

(EMAGIS) Sobre a utilização de NFTs em diferentes setores, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Qual das seguintes afirmativas sobre a ferramenta MetaHuman Creator e suas capacidades é a correta?

 

Sentença Estadual - Rodada 32.2024

Trata-se de Ação Penal proposta pelo Ministério Público do Estado do Ceará em face de ERMANO CHAID, imputando àquele a prática de crime, cuja descrição fática encontra-se a seguir:

“O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ, por intermédio de seu representante legal, em exercício neste juízo, no uso de suas atribuições legais, com base no incluso inquérito policial, ofereceu denúncia contra ERMANO CHAID, 20 anos, qualificado nos autos, pela prática dos fatos delituosos devidamente descritos na peça vestibular acusatória, nos seguintes termos:

‘Apurou-se que a vítima ADRIANA SANTOS e o acusado mantiveram um relacionamento amoroso durante 5 (cinco) anos, não advindo dessa união o nascimento de nenhum filho.

Consta, no caderno investigatório, que no dia 16/05/2022, por volta das 19h, a vítima encontrava-se em sua residência, localizada na Rua das Flores, 1433, Fortaleza-CE, momento em que o acusado ali chegou, aparentemente sob efeito de substâncias alcoólicas, e iniciou-se uma discussão entre o casal.

A discussão teria seria motivada pelo desejo do acusado no sentido de que a vítima desligasse o aparelho de TV que estava assistindo, não tendo sido atendido em sua pretensão pela vítima. Então, o acusado desconectou os cabos que mantinham o aparelho de TV ligado, o que provocou o acirramento dos ânimos entre vítima e acusado.

A vítima teria, então, tentado reconectar os cabos, sendo surpreendida com um murro desferido pelo acusado, atingindo-a em sua nuca.

Nesse momento, com a força do golpe, a vítima caiu no chão, momento em que o acusado, bastante agressivo, desferiu-lhe chutes, atingindo-a em suas costas e face, provocando hematomas em suas costas e deformação do nariz.

Ato contínuo, a vítima conseguiu se levantar e sair correndo de casa, sendo perseguida pelo acusado no quintal que circundava a residência.

Em sequência, SOLANGE, vizinha do casal, ingressou no local e conseguiu socorrer a vítima ADRIANA. Em seguida, outros vizinhos chegaram ao local, momento em que o acusado se retirou do local, em fuga.

Acionada, a polícia militar realizou diligências, tendo localizado o acusado na residência de seu genitor, localizada próximo ao local do crime.

Conduzido pela Polícia Militar, o acusado, ao avistar ADRIANA e SOLANGE, ameaçou a vítima ADRIANA de morte, afirmando que a mataria, assim que saísse da custódia, bem como iria se vingar de SOLANGE, denunciando-a à Polícia, pois aquela teria praticado invasão de domicílio ao ingressar nos limites do seu imóvel, sem sua autorização.

Laudo de exame de corpo de delito comprovou que a vítima sofreu lesão corporal nas costas, consistentes em diversos hematomas, lesão na nuca, também consistente em hematoma, além de fraturas no nariz, deformando-o, provocando obstrução nasal.’

Em audiência de custódia, o Juiz homologou a prisão em flagrante, não a convertendo em prisão preventiva, impondo medidas cautelares diversas da prisão.

Recebida a denúncia em data de 19/11/2022, o denunciado foi citado e, por intermédio de Defensor Constituído, apresentou resposta escrita à acusação, sustentando, em suma: a) atipicidade da conduta, por ausência de dolo específico diante do estado de embriaguez; b) ausência de prova.

Foi designada audiência de instrução e julgamento às fls..

No decorrer da instrução processual em juízo, foram ouvidas ADRIANA e SOLANGE, as testemunhas arroladas pelo Ministério Público, TADEU e ARNALDO (vizinhos que chegaram ao local logo após SOLANGE) e realizado o interrogatório do réu (termo de audiência às fls.).

ADRIANA confirmou os fatos na forma descrita na denúncia, ressaltando que já havia sido submetida a procedimento cirúrgico reparador, razão pela qual, atualmente, não tem desvio de septo, conseguindo respirar normalmente. Ainda, a vítima informou que se reconciliou com o acusado, estando noiva daquele.

SOLANGE descreveu os fatos por ela presenciados nos exatos moldes constantes da denúncia, confirmando ter ouvido as ameaças proferidas por ERMANO.

ERMANO, após ser advertido de seu direito constitucional ao silêncio, e de lhe ser oportunizada a entrevista prévia e reservada com seu advogado, foi interrogado, ocasião em que confessou a prática delitiva, confirmando que namorou com a vítima por 5 (cinco) anos, e que no período chegaram a residir na mesma casa, mas sem caracterizar a intenção de formar família. ERMANO confirmou, ainda, as ameaças de morte e de que denunciaria SOLANGE por invasão de domicílio, destacando, contudo, que não concretizou as ameaças e que falou “de cabeça quente”.

Na fase do artigo 402 do Código de Processo Penal, nada foi requerido.

Em alegações finais, o Ministério Público, após analisar o conjunto probatório, entendeu estar devidamente demonstrada a materialidade e autoria dos delitos, bem como a responsabilidade criminal do denunciado, pugnando pela condenação nos termos descritos na denúncia.

Por seu turno, a defesa do denunciado, em alegações finais, sustentou, inicialmente, a inaplicabilidade da Lei Maria da Penha, tendo em vista a existência de mero relacionamento de namoro, sem o intuito de constituir família, à época dos fatos. E, ainda, a atipicidade dos crimes de ameaça, diante do estado de embriaguez do acusado. Subsidiariamente, pleiteou que a pena fosse fixada no mínimo legal e, ainda, que fosse reconhecido o direito de responder em liberdade. Por fim, em relação à fixação de valor mínimo a título de indenização, ressaltou que não decorre dos autos a comprovação de danos materiais sofridos pela vítima, o que afasta a possibilidade de fixação pelo juízo de qualquer montante. Ademais, a reconciliação do casal revela ser indevida a fixação de valor mínimo a título de indenização.

Certidão de antecedentes criminais de ERMANO revelou a existência de condenação pela prática de atos infracionais.

Vieram-me os autos conclusos.

Em síntese, é o relatório.

Passo a decidir.”

Com base no relatório acima, elabore a sentença criminal adequada ao caso, sendo dispensado o relatório.

 

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 32.2024

(EMAGIS) Considere que, tendo julgado procedente ação de repetição de indébito ajuizada pelo consumidor contra o fornecedor, prestador privado de serviços, vez que constatada indevida a cobrança por este de determinada parcela contida no preço dos serviços prestados em 01/2024, o juiz tenha julgado improcedente a pretensão de que tal restituição se desse em dobro pelo fornecedor porque a instrução não comprovou a má-fé deste na conduta de cobrar os valores tidos como indevidos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os contratos bancários, avalie as assertivas que seguem.

I. O prazo prescricional da pretensão de revisão de cláusulas contratuais de empréstimo bancário é o trienal na vigência do Código Civil/2002.

II. A ação de prestação de contas não constitui meio idôneo para interromper a contagem do prazo prescricional da ação revisional de contrato bancário.

III. Nos contratos bancários posteriores ao início da vigência da Resolução-CMN n. 3.518/2007, em 30/4/2008, não pode ser cobrada a tarifa de cadastro no início do relacionamento entre o consumidor e a instituição financeira.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Tem-se um acordo de alimentos homologado por sentença, no qual ficou estipulado que o ora executado pagaria, por mês, 30% do salário-mínimo aos alimentandos, bem como 50% das despesas de material escolar que se fizessem necessárias. A presente execução foi proposta, na qual os alimentandos postulavam prestações vencidas nos três meses anteriores, além das que se vencessem no curso do processo. O executado, vindo aos autos antes do cumprimento da ordem de prisão baixada pelo juízo da execução, ofereceu justificativa, no sentido de que percebe apenas um salário-mínimo por mês e que, mesmo assim, pagou todas a parcelas vencidas antes do ajuizamento da execução, deixando, contudo, de solver as parcelas vencidas durante o processo, razão pela qual o juízo decretou-lhe a prisão. Aduziu ser desproporcional a prisão, notadamente porque não há o caráter emergencial dos alimentos na espécie, lembrando ser pessoa de poucos recursos, trabalhador braçal, sem emprego fixo, vivendo de trabalhos autônomos, mas, mesmo diante de todas as suas dificuldades, nunca deixou de buscar saldar sua dívida. Os autos são conclusos para o juiz analisar a subsistência ou não da ordem de prisão.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em análise, Conflito de Competência suscitado pelo Juiz Federal, nos autos do Cumprimento de Sentença relativo à Ação de Concessão de Benefício Previdenciário de Auxílio Acidente ajuizada contra o INSS, requerendo o INSS, na fase de cumprimento de sentença, o ressarcimento dos honorários periciais antecipados na fase de conhecimento. O Juiz de Direito, ora suscitado, declinou da competência para julgamento do feito, por entender que "o credor desses honorários é o Instituto Nacional de Seguro Social — INSS, que é uma Autarquia Federal", portanto, "a presença de uma Autarquia Federal no polo ativo da Execução altera a competência para processar e julgar o feito para a Justiça Federal. O suscitante, por sua vez, defendeu que "ainda que o exequente seja autarquia federal — o que, em regra, atrairia a competência para a Justiça Federal —, a fase cognitiva do processo tramitou perante a Justiça Estadual, por força da exceção constante no art. 109, I da CF, dada a natureza acidentária da causa, motivo pelo qual, "considerando a sistemática do rito executivo civil e a noção de sincretismo processual, entendo que a competência estadual, para julgar demandas em que o INSS é parte, não se esgota na fase cognitiva do processo, devendo estender-se, também, para a fase de cumprimento de sentença.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Nos autos do processo de execução, o executado, em relação a seus valores constritos por bloqueio judicial via Sisbajud, requer seja considerado impenhorável o valor de R$ 15.088,97 depositado em conta-corrente, pois, segundo alega, tal garantia pode ser estendida a outras formas de reserva financeira além da poupança, considerando equiparáveis, para a situação, os contratos bancários de conta corrente, conta poupança, investimento em caderneta de poupança e aplicações financeiras especulativas.

A propósito da equiparação dos aludidos contratos bancários para a apreciação da situação em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta sobre a incidência do Código de Defesa do Consumidor às seguintes relações jurídicas:

 

(EMAGIS) De acordo com o ECA e a jurisprudência do STJ, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Nos presentes autos, após denúncia recebida por crime de descaminho em que o valor total atualizado dos tributos sonegados é de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), o réu requer a aplicação do princípio da insignificância. Reconhece contra si haver 1 processo penal ainda em curso e 2 processos administrativos-fiscais, todos por condutas semelhantes ao fato que lhe é imputado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a pena de multa, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de habeas corpus impetrado por Eduardo, que alega que os entorpecentes relacionados aos fatos a ele imputados não foram apreendidos nem periciados, o que é imprescindível para comprovar a materialidade do delito descrito no art. 33, caput, da Lei n. 11.343/2006. Destaca que outros meios de provas, como imagens e vídeos presentes nos autos da sentença condenatória, são insuficientes para demonstrar a materialidade do citado crime, conforme a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça. Sustenta que na sentença há trechos demonstradores da patente dúvida razoável na materialidade do delito imputado ao impetrante, pois, a todo momento, menciona-se que as imagens 'indicam' tratar-se de cocaína; que a construção de buracos nas cargas é um 'forte indicativo' do intuito de dissimular o embarque dos tabletes filmados; que os tabletes dos entorpecentes 'se assemelham' aos apreendidos outrora. Enfim, conclui, não há qualquer juízo robusto de certeza, segurança e solidez que permita a manutenção do édito condenatório prolatado contra o impetrante. Requer, assim, a concessão da ordem a fim de que seja absolvido dos crimes previstos nos artigos 33, caput, e 35, caput, da Lei n. 11.343/2006.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as sanções penais e sua execução, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 8.072/90, a Lei 7.492/86 e a Lei 9.613/98, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) O Ministério Público ofereceu denúncia contra oito pessoas com base em investigações conduzidas pela Polícia no curso de Operação Policial destinada a investigar desvios de recursos públicos do Programa Nacional de Transporte Escolar e do Fundo Nacional da Saúde e que descortinou irregularidades na contratação da Cooperativa de Transportadores por determinado município de. As investigações indicaram a suspeita de favorecimento de representantes da citada cooperativa, ligada a integrantes do núcleo político de um deputado estadual, existindo uma vaga menção ao envolvimento deste durante as investigações policiais. Após o recebimento da denúncia, a defesa suscitou ilegalidades cometidas ainda na fase investigatória, tendo em vista a presença, dentre os investigados, de autoridades detentoras de foro por prerrogativa de função. Rejeitadas as teses defensivas e prosseguindo as investigações, sobrevieram indicativos concretos de envolvimento criminoso do parlamentar, vindo as investigações a ser cessadas para deliberação judicial.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do Júri, assinale a correta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam, no âmbito da execução penal, da assistência ao egresso, da execução da pena de multa e da execução da pena privativa de liberdade, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade contra o disposto em lei estadual no qual se “estabelece a obrigatoriedade das concessionárias dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário oferecerem opção de pagamento por cartão de débito e/ou crédito antes da suspensão dos serviços”, fixando que os agentes concessionários que efetuem as suspensões de fornecimento do serviço deverão portar obrigatoriamente a máquina do cartão. Alega-se contrariedade ao artigo 2º, inc. I do art. 30, inc. XXI do art. 37 e al. b do inc. II do § 1º do art. 61 da Constituição da República.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Nesta ação direta de inconstitucionalidade, suscita-se a inconstitucionalidade da transposição do cargo de Técnico do Tesouro Nacional para o de Técnico da Receita Federal, levada a termo pela Lei 10.593/2002 (e, antes disso, pela Medida Provisória 1.915/1999) e da subsequente transformação do cargo de Técnico da Receita Federal em cargo de Analista Tributário da Receita Federal do Brasil, promovida pela Lei 11.457/2007 no âmbito da carreira de Auditoria da Receita Federal.
Argumenta-se a ocorrência de ascensão em cargo público e consequente ofensa ao artigo 37, II, da Constituição. Demonstrou-se que a escolaridade exigida para ingresso no cargo de Técnico do Tesouro Nacional era o ensino médio e a exigida para ingresso no cargo de Técnico da Receita Federal é o ensino superior.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de Ação Direta de Inconstitucionalidade em face do art. 1º, IV e § 1º, da Lei Complementar 01/2022 do Estado-membro, que dispõe sobre porte de arma de fogo por Agentes Socioeducativos. Eis o teor do ato normativo impugnado: “Art. 1º Os Agentes Penitenciários e os Agentes Socioeducativos, ativos e inativos, gozarão das seguintes prerrogativas, sem prejuízo de outras estabelecidas em lei: (…) IV – porte de arma de fogo de uso permitido e de uso restrito aos Agentes Socioeducativos. § 1º Fica proibido o porte e o uso de armas de fogo nas dependências internas das unidades socioeducativas. (...)” O requerente aduz que o referido dispositivo padece de inconstitucionalidade formal, por afronta aos artigos 21, VI, e 22, I e XXI, da Constituição Federal, que reservam à União as atribuições de autorizar, fiscalizar e legislar sobre o uso de material bélico, direito penal e processual. Em específico, argumenta que a norma impugnada viabiliza, nos limites territoriais da unidade federativa, hipótese de isenção de figura penal típica (Lei 10.826/2003, arts. 12, 14 e 16). Segundo o autor, os ritos de outorga de licença e a relação geral de agentes públicos e privados detentores de porte de arma de fogo já foram previstos pela União, que exerceu sua competência legal quanto à matéria por ocasião da edição do Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Nesta ação direta de inconstitucionalidade, ajuizada contra o disposto no inciso II do artigo 16, § 2º do artigo 32, incisos II e IV do artigo 46 e § 6º do art. 48 do Anexo da Resolução n. 560, de 23.10.2017, do Conselho Federal de Enfermagem, o autor afirma que, “ao exigirem que os profissionais da enfermagem quitem suas anuidades junto ao Conselho Regional de Enfermagem para obterem, renovarem, manterem ativas e suspenderem suas inscrições e carteiras profissionais de identidade, bem como para que obtenham inscrição secundária, segunda via e renovação de carteira profissional de identidade – instrumentos considerados pela legislação de regência como imprescindíveis para o exercício das profissões –, as normas impugnadas nesta ação direta acabam por condicionar o desempenho das profissões de enfermagem ao pagamento de tributos, o que configura meio coercitivo indireto e sanção política em matéria tributária incompatíveis com a Carta da República.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação ao Ministério Público Eleitoral, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) No curso da execução, ajuizada por Fundo de Investimento S/A em face de Comunicações e Participações Ltda, foram penhoradas 74% das ações representativas do capital social de JJ Participações Ltda., as quais são titularizadas pela executada. Foi determinada a intimação da sociedade JJ Participações S.A. para apresentação de balanço especial.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Acerca da teoria da empresa e do empresário, marque a opção correta.

 

(EMAGIS) Quanto às limitações constitucionais ao poder de tributar, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre a tributação de operações de venda ou fornecimento de programa de computador (software), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os impostos federais e as contribuições sociais de seguridade social, julgue os itens abaixo.

I. Incide, na importação de bens para uso próprio, o Imposto sobre Produtos Industrializados, sendo neutro o fato de tratar-se de consumidor final.

II. A imunidade assegurada pelo art. 150, VI, ‘c’, da Constituição da República aos partidos políticos, inclusive suas fundações, às entidades sindicais dos trabalhadores e às instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, que atendam aos requisitos da lei, alcança o IOF, inclusive o incidente sobre aplicações financeiras.

III. É devida a restituição da diferença das contribuições para o Programa de Integração Social – PIS e para o Financiamento da Seguridade Social – Cofins pagas a mais, no regime de substituição tributária, se a base de cálculo efetiva das operações for inferior à presumida.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) O Ministério Público Federal ingressou com ação civil pública em desfavor de Joaquim Nunes na Subseção Judiciária Federal X para buscar a responsabilização civil ambiental, haja vista que o requerido promoveu exploração mineral (garimpo), sem licença ambiental, em terra indígena, causando o desmatamento de área correspondente a 25ha. Em despacho saneador, o Juízo Federal determinou a inversão do ônus da prova, dispondo ao requerido a obrigação de provar que o dano ambiental não ocorreu. Essa decisão está fundamentada em qual princípio de direito ambiental?

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os serviços públicos e sua conformação jurisprudencial.

I. Independentemente da controvérsia sobre serem ou não serviços notariais e de registro típicos serviços públicos em sentido estrito, a Constituição Federal estabelece que compete ao CNJ receber e conhecer das reclamações também contra serventias e órgãos prestadores de serviços notariais e de registro que atuem por delegação do poder público ou oficializados.

II. A taxa cobrada exclusivamente em razão dos serviços públicos de coleta, remoção e tratamento ou destinação de lixo ou resíduos provenientes de imóveis, não viola o artigo 145, II, da Constituição Federal.

III. O ressarcimento de serviços de saúde prestados por unidade privada em favor de paciente do Sistema Único de Saúde, em cumprimento de ordem judicial, deve utilizar como critério o mesmo que é adotado para o ressarcimento do Sistema Único de Saúde por serviços prestados a beneficiários de planos de saúde.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do procedimento licitatório e sua conformação jurisprudencial.

I. São inconstitucionais as leis dos Estados, Distrito Federal e Municípios que, no procedimento licitatório, antecipam a fase da apresentação das propostas à da habilitação dos licitantes.

II. É inconstitucional o ato normativo municipal que proíba a participação em licitação ou a contratação: (a) de agentes eletivos; (b) de ocupantes de cargo em comissão ou função de confiança; (c) de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, de qualquer destes; e (d) dos demais servidores públicos municipais.

III. São inconstitucionais os procedimentos licitatórios que exijam percentuais mínimos e máximos a serem observados pelas emissoras de rádio na produção e transmissão de programas culturais, artísticos e jornalísticos locais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os concursos públicos e sua conformação jurisprudencial, avalie as assertivas que seguem.

I. É constitucional lei estadual que faculte à Administração Pública fixar, conforme a necessidade da administração policial-militar, percentual de vagas para preenchimento exclusivo por candidatos homens nos concursos públicos para a corporação militar.

II. O limite de idade para a inscrição em concurso público só se legitima em face do art. 7º, XXX, da Constituição, quando possa ser justificado pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido.

III. O candidato estrangeiro tem direito líquido e certo à nomeação em concurso público para provimento de cargos de professor, técnico e cientista em universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais, nos termos do art. 207, § 1º, da Constituição Federal, salvo se a restrição da nacionalidade estiver expressa no edital do certame com o exclusivo objetivo de preservar o interesse público e desde que, sem prejuízo de controle judicial, devidamente justificada.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a remuneração dos servidores públicos segundo o regime constitucional de subsídio, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre a seguridade social, seus princípios e financiamento, marque a alternativa correta.

 

(PC/SP – VUNESP – 2022) Nos termos do Estatuto de Roma, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) Assinale a incorreta sobre a responsabilidade internacional por violação de norma de Direito Internacional:

 

(EMAGIS) Sobre a utilização de NFTs em diferentes setores, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Qual das seguintes afirmativas sobre a ferramenta MetaHuman Creator e suas capacidades é a correta?

 

Objetivas Delegado - Rodada 32.2024

(EMAGIS) Nos presentes autos, após denúncia recebida por crime de descaminho em que o valor total atualizado dos tributos sonegados é de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), o réu requer a aplicação do princípio da insignificância. Reconhece contra si haver 1 processo penal ainda em curso e 2 processos administrativos-fiscais, todos por condutas semelhantes ao fato que lhe é imputado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a pena de multa, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de habeas corpus impetrado por Eduardo, que alega que os entorpecentes relacionados aos fatos a ele imputados não foram apreendidos nem periciados, o que é imprescindível para comprovar a materialidade do delito descrito no art. 33, caput, da Lei n. 11.343/2006. Destaca que outros meios de provas, como imagens e vídeos presentes nos autos da sentença condenatória, são insuficientes para demonstrar a materialidade do citado crime, conforme a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça. Sustenta que na sentença há trechos demonstradores da patente dúvida razoável na materialidade do delito imputado ao impetrante, pois, a todo momento, menciona-se que as imagens 'indicam' tratar-se de cocaína; que a construção de buracos nas cargas é um 'forte indicativo' do intuito de dissimular o embarque dos tabletes filmados; que os tabletes dos entorpecentes 'se assemelham' aos apreendidos outrora. Enfim, conclui, não há qualquer juízo robusto de certeza, segurança e solidez que permita a manutenção do édito condenatório prolatado contra o impetrante. Requer, assim, a concessão da ordem a fim de que seja absolvido dos crimes previstos nos artigos 33, caput, e 35, caput, da Lei n. 11.343/2006.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as sanções penais e sua execução, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 8.072/90, a Lei 7.492/86 e a Lei 9.613/98, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) O Ministério Público ofereceu denúncia contra oito pessoas com base em investigações conduzidas pela Polícia no curso de Operação Policial destinada a investigar desvios de recursos públicos do Programa Nacional de Transporte Escolar e do Fundo Nacional da Saúde e que descortinou irregularidades na contratação da Cooperativa de Transportadores por determinado município de. As investigações indicaram a suspeita de favorecimento de representantes da citada cooperativa, ligada a integrantes do núcleo político de um deputado estadual, existindo uma vaga menção ao envolvimento deste durante as investigações policiais. Após o recebimento da denúncia, a defesa suscitou ilegalidades cometidas ainda na fase investigatória, tendo em vista a presença, dentre os investigados, de autoridades detentoras de foro por prerrogativa de função. Rejeitadas as teses defensivas e prosseguindo as investigações, sobrevieram indicativos concretos de envolvimento criminoso do parlamentar, vindo as investigações a ser cessadas para deliberação judicial.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do Júri, assinale a correta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam, no âmbito da execução penal, da assistência ao egresso, da execução da pena de multa e da execução da pena privativa de liberdade, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade contra o disposto em lei estadual no qual se “estabelece a obrigatoriedade das concessionárias dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário oferecerem opção de pagamento por cartão de débito e/ou crédito antes da suspensão dos serviços”, fixando que os agentes concessionários que efetuem as suspensões de fornecimento do serviço deverão portar obrigatoriamente a máquina do cartão. Alega-se contrariedade ao artigo 2º, inc. I do art. 30, inc. XXI do art. 37 e al. b do inc. II do § 1º do art. 61 da Constituição da República.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Nesta ação direta de inconstitucionalidade, suscita-se a inconstitucionalidade da transposição do cargo de Técnico do Tesouro Nacional para o de Técnico da Receita Federal, levada a termo pela Lei 10.593/2002 (e, antes disso, pela Medida Provisória 1.915/1999) e da subsequente transformação do cargo de Técnico da Receita Federal em cargo de Analista Tributário da Receita Federal do Brasil, promovida pela Lei 11.457/2007 no âmbito da carreira de Auditoria da Receita Federal.
Argumenta-se a ocorrência de ascensão em cargo público e consequente ofensa ao artigo 37, II, da Constituição. Demonstrou-se que a escolaridade exigida para ingresso no cargo de Técnico do Tesouro Nacional era o ensino médio e a exigida para ingresso no cargo de Técnico da Receita Federal é o ensino superior.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de Ação Direta de Inconstitucionalidade em face do art. 1º, IV e § 1º, da Lei Complementar 01/2022 do Estado-membro, que dispõe sobre porte de arma de fogo por Agentes Socioeducativos. Eis o teor do ato normativo impugnado: “Art. 1º Os Agentes Penitenciários e os Agentes Socioeducativos, ativos e inativos, gozarão das seguintes prerrogativas, sem prejuízo de outras estabelecidas em lei: (…) IV – porte de arma de fogo de uso permitido e de uso restrito aos Agentes Socioeducativos. § 1º Fica proibido o porte e o uso de armas de fogo nas dependências internas das unidades socioeducativas. (...)” O requerente aduz que o referido dispositivo padece de inconstitucionalidade formal, por afronta aos artigos 21, VI, e 22, I e XXI, da Constituição Federal, que reservam à União as atribuições de autorizar, fiscalizar e legislar sobre o uso de material bélico, direito penal e processual. Em específico, argumenta que a norma impugnada viabiliza, nos limites territoriais da unidade federativa, hipótese de isenção de figura penal típica (Lei 10.826/2003, arts. 12, 14 e 16). Segundo o autor, os ritos de outorga de licença e a relação geral de agentes públicos e privados detentores de porte de arma de fogo já foram previstos pela União, que exerceu sua competência legal quanto à matéria por ocasião da edição do Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Nesta ação direta de inconstitucionalidade, ajuizada contra o disposto no inciso II do artigo 16, § 2º do artigo 32, incisos II e IV do artigo 46 e § 6º do art. 48 do Anexo da Resolução n. 560, de 23.10.2017, do Conselho Federal de Enfermagem, o autor afirma que, “ao exigirem que os profissionais da enfermagem quitem suas anuidades junto ao Conselho Regional de Enfermagem para obterem, renovarem, manterem ativas e suspenderem suas inscrições e carteiras profissionais de identidade, bem como para que obtenham inscrição secundária, segunda via e renovação de carteira profissional de identidade – instrumentos considerados pela legislação de regência como imprescindíveis para o exercício das profissões –, as normas impugnadas nesta ação direta acabam por condicionar o desempenho das profissões de enfermagem ao pagamento de tributos, o que configura meio coercitivo indireto e sanção política em matéria tributária incompatíveis com a Carta da República.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os serviços públicos e sua conformação jurisprudencial.

I. Independentemente da controvérsia sobre serem ou não serviços notariais e de registro típicos serviços públicos em sentido estrito, a Constituição Federal estabelece que compete ao CNJ receber e conhecer das reclamações também contra serventias e órgãos prestadores de serviços notariais e de registro que atuem por delegação do poder público ou oficializados.

II. A taxa cobrada exclusivamente em razão dos serviços públicos de coleta, remoção e tratamento ou destinação de lixo ou resíduos provenientes de imóveis, não viola o artigo 145, II, da Constituição Federal.

III. O ressarcimento de serviços de saúde prestados por unidade privada em favor de paciente do Sistema Único de Saúde, em cumprimento de ordem judicial, deve utilizar como critério o mesmo que é adotado para o ressarcimento do Sistema Único de Saúde por serviços prestados a beneficiários de planos de saúde.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do procedimento licitatório e sua conformação jurisprudencial.

I. São inconstitucionais as leis dos Estados, Distrito Federal e Municípios que, no procedimento licitatório, antecipam a fase da apresentação das propostas à da habilitação dos licitantes.

II. É inconstitucional o ato normativo municipal que proíba a participação em licitação ou a contratação: (a) de agentes eletivos; (b) de ocupantes de cargo em comissão ou função de confiança; (c) de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, de qualquer destes; e (d) dos demais servidores públicos municipais.

III. São inconstitucionais os procedimentos licitatórios que exijam percentuais mínimos e máximos a serem observados pelas emissoras de rádio na produção e transmissão de programas culturais, artísticos e jornalísticos locais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os concursos públicos e sua conformação jurisprudencial, avalie as assertivas que seguem.

I. É constitucional lei estadual que faculte à Administração Pública fixar, conforme a necessidade da administração policial-militar, percentual de vagas para preenchimento exclusivo por candidatos homens nos concursos públicos para a corporação militar.

II. O limite de idade para a inscrição em concurso público só se legitima em face do art. 7º, XXX, da Constituição, quando possa ser justificado pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido.

III. O candidato estrangeiro tem direito líquido e certo à nomeação em concurso público para provimento de cargos de professor, técnico e cientista em universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais, nos termos do art. 207, § 1º, da Constituição Federal, salvo se a restrição da nacionalidade estiver expressa no edital do certame com o exclusivo objetivo de preservar o interesse público e desde que, sem prejuízo de controle judicial, devidamente justificada.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a remuneração dos servidores públicos segundo o regime constitucional de subsídio, marque a alternativa CORRETA.

 

(PC/SP – VUNESP – 2022) Nos termos do Estatuto de Roma, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) Quanto às limitações constitucionais ao poder de tributar, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre a tributação de operações de venda ou fornecimento de programa de computador (software), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Ministério Público Federal ingressou com ação civil pública em desfavor de Joaquim Nunes na Subseção Judiciária Federal X para buscar a responsabilização civil ambiental, haja vista que o requerido promoveu exploração mineral (garimpo), sem licença ambiental, em terra indígena, causando o desmatamento de área correspondente a 25ha. Em despacho saneador, o Juízo Federal determinou a inversão do ônus da prova, dispondo ao requerido a obrigação de provar que o dano ambiental não ocorreu. Essa decisão está fundamentada em qual princípio de direito ambiental?

 

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 32.2024

(EMAGIS) Considere que, tendo julgado procedente ação de repetição de indébito ajuizada pelo consumidor contra o fornecedor, prestador privado de serviços, vez que constatada indevida a cobrança por este de determinada parcela contida no preço dos serviços prestados em 01/2024, o juiz tenha julgado improcedente a pretensão de que tal restituição se desse em dobro pelo fornecedor porque a instrução não comprovou a má-fé deste na conduta de cobrar os valores tidos como indevidos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os contratos bancários, avalie as assertivas que seguem.

I. O prazo prescricional da pretensão de revisão de cláusulas contratuais de empréstimo bancário é o trienal na vigência do Código Civil/2002.

II. A ação de prestação de contas não constitui meio idôneo para interromper a contagem do prazo prescricional da ação revisional de contrato bancário.

III. Nos contratos bancários posteriores ao início da vigência da Resolução-CMN n. 3.518/2007, em 30/4/2008, não pode ser cobrada a tarifa de cadastro no início do relacionamento entre o consumidor e a instituição financeira.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Tem-se um acordo de alimentos homologado por sentença, no qual ficou estipulado que o ora executado pagaria, por mês, 30% do salário-mínimo aos alimentandos, bem como 50% das despesas de material escolar que se fizessem necessárias. A presente execução foi proposta, na qual os alimentandos postulavam prestações vencidas nos três meses anteriores, além das que se vencessem no curso do processo. O executado, vindo aos autos antes do cumprimento da ordem de prisão baixada pelo juízo da execução, ofereceu justificativa, no sentido de que percebe apenas um salário-mínimo por mês e que, mesmo assim, pagou todas a parcelas vencidas antes do ajuizamento da execução, deixando, contudo, de solver as parcelas vencidas durante o processo, razão pela qual o juízo decretou-lhe a prisão. Aduziu ser desproporcional a prisão, notadamente porque não há o caráter emergencial dos alimentos na espécie, lembrando ser pessoa de poucos recursos, trabalhador braçal, sem emprego fixo, vivendo de trabalhos autônomos, mas, mesmo diante de todas as suas dificuldades, nunca deixou de buscar saldar sua dívida. Os autos são conclusos para o juiz analisar a subsistência ou não da ordem de prisão.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em análise, Conflito de Competência suscitado pelo Juiz Federal, nos autos do Cumprimento de Sentença relativo à Ação de Concessão de Benefício Previdenciário de Auxílio Acidente ajuizada contra o INSS, requerendo o INSS, na fase de cumprimento de sentença, o ressarcimento dos honorários periciais antecipados na fase de conhecimento. O Juiz de Direito, ora suscitado, declinou da competência para julgamento do feito, por entender que "o credor desses honorários é o Instituto Nacional de Seguro Social — INSS, que é uma Autarquia Federal", portanto, "a presença de uma Autarquia Federal no polo ativo da Execução altera a competência para processar e julgar o feito para a Justiça Federal. O suscitante, por sua vez, defendeu que "ainda que o exequente seja autarquia federal — o que, em regra, atrairia a competência para a Justiça Federal —, a fase cognitiva do processo tramitou perante a Justiça Estadual, por força da exceção constante no art. 109, I da CF, dada a natureza acidentária da causa, motivo pelo qual, "considerando a sistemática do rito executivo civil e a noção de sincretismo processual, entendo que a competência estadual, para julgar demandas em que o INSS é parte, não se esgota na fase cognitiva do processo, devendo estender-se, também, para a fase de cumprimento de sentença.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Nos autos do processo de execução, o executado, em relação a seus valores constritos por bloqueio judicial via Sisbajud, requer seja considerado impenhorável o valor de R$ 15.088,97 depositado em conta-corrente, pois, segundo alega, tal garantia pode ser estendida a outras formas de reserva financeira além da poupança, considerando equiparáveis, para a situação, os contratos bancários de conta corrente, conta poupança, investimento em caderneta de poupança e aplicações financeiras especulativas.

A propósito da equiparação dos aludidos contratos bancários para a apreciação da situação em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta sobre a incidência do Código de Defesa do Consumidor às seguintes relações jurídicas:

 

(EMAGIS) De acordo com o ECA e a jurisprudência do STJ, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Nos presentes autos, após denúncia recebida por crime de descaminho em que o valor total atualizado dos tributos sonegados é de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), o réu requer a aplicação do princípio da insignificância. Reconhece contra si haver 1 processo penal ainda em curso e 2 processos administrativos-fiscais, todos por condutas semelhantes ao fato que lhe é imputado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a pena de multa, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de habeas corpus impetrado por Eduardo, que alega que os entorpecentes relacionados aos fatos a ele imputados não foram apreendidos nem periciados, o que é imprescindível para comprovar a materialidade do delito descrito no art. 33, caput, da Lei n. 11.343/2006. Destaca que outros meios de provas, como imagens e vídeos presentes nos autos da sentença condenatória, são insuficientes para demonstrar a materialidade do citado crime, conforme a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça. Sustenta que na sentença há trechos demonstradores da patente dúvida razoável na materialidade do delito imputado ao impetrante, pois, a todo momento, menciona-se que as imagens 'indicam' tratar-se de cocaína; que a construção de buracos nas cargas é um 'forte indicativo' do intuito de dissimular o embarque dos tabletes filmados; que os tabletes dos entorpecentes 'se assemelham' aos apreendidos outrora. Enfim, conclui, não há qualquer juízo robusto de certeza, segurança e solidez que permita a manutenção do édito condenatório prolatado contra o impetrante. Requer, assim, a concessão da ordem a fim de que seja absolvido dos crimes previstos nos artigos 33, caput, e 35, caput, da Lei n. 11.343/2006.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as sanções penais e sua execução, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) O Ministério Público ofereceu denúncia contra oito pessoas com base em investigações conduzidas pela Polícia no curso de Operação Policial destinada a investigar desvios de recursos públicos do Programa Nacional de Transporte Escolar e do Fundo Nacional da Saúde e que descortinou irregularidades na contratação da Cooperativa de Transportadores por determinado município de. As investigações indicaram a suspeita de favorecimento de representantes da citada cooperativa, ligada a integrantes do núcleo político de um deputado estadual, existindo uma vaga menção ao envolvimento deste durante as investigações policiais. Após o recebimento da denúncia, a defesa suscitou ilegalidades cometidas ainda na fase investigatória, tendo em vista a presença, dentre os investigados, de autoridades detentoras de foro por prerrogativa de função. Rejeitadas as teses defensivas e prosseguindo as investigações, sobrevieram indicativos concretos de envolvimento criminoso do parlamentar, vindo as investigações a ser cessadas para deliberação judicial.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do Júri, assinale a correta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam, no âmbito da execução penal, da assistência ao egresso, da execução da pena de multa e da execução da pena privativa de liberdade, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade contra o disposto em lei estadual no qual se “estabelece a obrigatoriedade das concessionárias dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário oferecerem opção de pagamento por cartão de débito e/ou crédito antes da suspensão dos serviços”, fixando que os agentes concessionários que efetuem as suspensões de fornecimento do serviço deverão portar obrigatoriamente a máquina do cartão. Alega-se contrariedade ao artigo 2º, inc. I do art. 30, inc. XXI do art. 37 e al. b do inc. II do § 1º do art. 61 da Constituição da República.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Nesta ação direta de inconstitucionalidade, suscita-se a inconstitucionalidade da transposição do cargo de Técnico do Tesouro Nacional para o de Técnico da Receita Federal, levada a termo pela Lei 10.593/2002 (e, antes disso, pela Medida Provisória 1.915/1999) e da subsequente transformação do cargo de Técnico da Receita Federal em cargo de Analista Tributário da Receita Federal do Brasil, promovida pela Lei 11.457/2007 no âmbito da carreira de Auditoria da Receita Federal.
Argumenta-se a ocorrência de ascensão em cargo público e consequente ofensa ao artigo 37, II, da Constituição. Demonstrou-se que a escolaridade exigida para ingresso no cargo de Técnico do Tesouro Nacional era o ensino médio e a exigida para ingresso no cargo de Técnico da Receita Federal é o ensino superior.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de Ação Direta de Inconstitucionalidade em face do art. 1º, IV e § 1º, da Lei Complementar 01/2022 do Estado-membro, que dispõe sobre porte de arma de fogo por Agentes Socioeducativos. Eis o teor do ato normativo impugnado: “Art. 1º Os Agentes Penitenciários e os Agentes Socioeducativos, ativos e inativos, gozarão das seguintes prerrogativas, sem prejuízo de outras estabelecidas em lei: (…) IV – porte de arma de fogo de uso permitido e de uso restrito aos Agentes Socioeducativos. § 1º Fica proibido o porte e o uso de armas de fogo nas dependências internas das unidades socioeducativas. (...)” O requerente aduz que o referido dispositivo padece de inconstitucionalidade formal, por afronta aos artigos 21, VI, e 22, I e XXI, da Constituição Federal, que reservam à União as atribuições de autorizar, fiscalizar e legislar sobre o uso de material bélico, direito penal e processual. Em específico, argumenta que a norma impugnada viabiliza, nos limites territoriais da unidade federativa, hipótese de isenção de figura penal típica (Lei 10.826/2003, arts. 12, 14 e 16). Segundo o autor, os ritos de outorga de licença e a relação geral de agentes públicos e privados detentores de porte de arma de fogo já foram previstos pela União, que exerceu sua competência legal quanto à matéria por ocasião da edição do Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Nesta ação direta de inconstitucionalidade, ajuizada contra o disposto no inciso II do artigo 16, § 2º do artigo 32, incisos II e IV do artigo 46 e § 6º do art. 48 do Anexo da Resolução n. 560, de 23.10.2017, do Conselho Federal de Enfermagem, o autor afirma que, “ao exigirem que os profissionais da enfermagem quitem suas anuidades junto ao Conselho Regional de Enfermagem para obterem, renovarem, manterem ativas e suspenderem suas inscrições e carteiras profissionais de identidade, bem como para que obtenham inscrição secundária, segunda via e renovação de carteira profissional de identidade – instrumentos considerados pela legislação de regência como imprescindíveis para o exercício das profissões –, as normas impugnadas nesta ação direta acabam por condicionar o desempenho das profissões de enfermagem ao pagamento de tributos, o que configura meio coercitivo indireto e sanção política em matéria tributária incompatíveis com a Carta da República.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação ao Ministério Público Eleitoral, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) No curso da execução, ajuizada por Fundo de Investimento S/A em face de Comunicações e Participações Ltda, foram penhoradas 74% das ações representativas do capital social de JJ Participações Ltda., as quais são titularizadas pela executada. Foi determinada a intimação da sociedade JJ Participações S.A. para apresentação de balanço especial.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Acerca da teoria da empresa e do empresário, marque a opção correta.

 

(EMAGIS) Quanto às limitações constitucionais ao poder de tributar, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre a tributação de operações de venda ou fornecimento de programa de computador (software), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Ministério Público Federal ingressou com ação civil pública em desfavor de Joaquim Nunes na Subseção Judiciária Federal X para buscar a responsabilização civil ambiental, haja vista que o requerido promoveu exploração mineral (garimpo), sem licença ambiental, em terra indígena, causando o desmatamento de área correspondente a 25ha. Em despacho saneador, o Juízo Federal determinou a inversão do ônus da prova, dispondo ao requerido a obrigação de provar que o dano ambiental não ocorreu. Essa decisão está fundamentada em qual princípio de direito ambiental?

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os serviços públicos e sua conformação jurisprudencial.

I. Independentemente da controvérsia sobre serem ou não serviços notariais e de registro típicos serviços públicos em sentido estrito, a Constituição Federal estabelece que compete ao CNJ receber e conhecer das reclamações também contra serventias e órgãos prestadores de serviços notariais e de registro que atuem por delegação do poder público ou oficializados.

II. A taxa cobrada exclusivamente em razão dos serviços públicos de coleta, remoção e tratamento ou destinação de lixo ou resíduos provenientes de imóveis, não viola o artigo 145, II, da Constituição Federal.

III. O ressarcimento de serviços de saúde prestados por unidade privada em favor de paciente do Sistema Único de Saúde, em cumprimento de ordem judicial, deve utilizar como critério o mesmo que é adotado para o ressarcimento do Sistema Único de Saúde por serviços prestados a beneficiários de planos de saúde.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do procedimento licitatório e sua conformação jurisprudencial.

I. São inconstitucionais as leis dos Estados, Distrito Federal e Municípios que, no procedimento licitatório, antecipam a fase da apresentação das propostas à da habilitação dos licitantes.

II. É inconstitucional o ato normativo municipal que proíba a participação em licitação ou a contratação: (a) de agentes eletivos; (b) de ocupantes de cargo em comissão ou função de confiança; (c) de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, de qualquer destes; e (d) dos demais servidores públicos municipais.

III. São inconstitucionais os procedimentos licitatórios que exijam percentuais mínimos e máximos a serem observados pelas emissoras de rádio na produção e transmissão de programas culturais, artísticos e jornalísticos locais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os concursos públicos e sua conformação jurisprudencial, avalie as assertivas que seguem.

I. É constitucional lei estadual que faculte à Administração Pública fixar, conforme a necessidade da administração policial-militar, percentual de vagas para preenchimento exclusivo por candidatos homens nos concursos públicos para a corporação militar.

II. O limite de idade para a inscrição em concurso público só se legitima em face do art. 7º, XXX, da Constituição, quando possa ser justificado pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido.

III. O candidato estrangeiro tem direito líquido e certo à nomeação em concurso público para provimento de cargos de professor, técnico e cientista em universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais, nos termos do art. 207, § 1º, da Constituição Federal, salvo se a restrição da nacionalidade estiver expressa no edital do certame com o exclusivo objetivo de preservar o interesse público e desde que, sem prejuízo de controle judicial, devidamente justificada.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a remuneração dos servidores públicos segundo o regime constitucional de subsídio, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) De acordo com a Resolução CNMP nº 221/2020, que trata da atuação do Ministério Público em audiências de custódia, assinale a alternativa errada:

 

(EMAGIS) Sobre a evolução histórica do processo coletivo e o modelo de tutela jurisdicional das class actions, é CORRETO afirmar que:

 

(PC/SP – VUNESP – 2022) Nos termos do Estatuto de Roma, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) Sobre a utilização de NFTs em diferentes setores, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Qual das seguintes afirmativas sobre a ferramenta MetaHuman Creator e suas capacidades é a correta?

 

Objetivas DPF - Rodada 32.2024

(EMAGIS) Nos presentes autos, após denúncia recebida por crime de descaminho em que o valor total atualizado dos tributos sonegados é de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), o réu requer a aplicação do princípio da insignificância. Reconhece contra si haver 1 processo penal ainda em curso e 2 processos administrativos-fiscais, todos por condutas semelhantes ao fato que lhe é imputado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a pena de multa, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de habeas corpus impetrado por Eduardo, que alega que os entorpecentes relacionados aos fatos a ele imputados não foram apreendidos nem periciados, o que é imprescindível para comprovar a materialidade do delito descrito no art. 33, caput, da Lei n. 11.343/2006. Destaca que outros meios de provas, como imagens e vídeos presentes nos autos da sentença condenatória, são insuficientes para demonstrar a materialidade do citado crime, conforme a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça. Sustenta que na sentença há trechos demonstradores da patente dúvida razoável na materialidade do delito imputado ao impetrante, pois, a todo momento, menciona-se que as imagens 'indicam' tratar-se de cocaína; que a construção de buracos nas cargas é um 'forte indicativo' do intuito de dissimular o embarque dos tabletes filmados; que os tabletes dos entorpecentes 'se assemelham' aos apreendidos outrora. Enfim, conclui, não há qualquer juízo robusto de certeza, segurança e solidez que permita a manutenção do édito condenatório prolatado contra o impetrante. Requer, assim, a concessão da ordem a fim de que seja absolvido dos crimes previstos nos artigos 33, caput, e 35, caput, da Lei n. 11.343/2006.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as sanções penais e sua execução, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 8.072/90, a Lei 7.492/86 e a Lei 9.613/98, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) O Ministério Público ofereceu denúncia contra oito pessoas com base em investigações conduzidas pela Polícia no curso de Operação Policial destinada a investigar desvios de recursos públicos do Programa Nacional de Transporte Escolar e do Fundo Nacional da Saúde e que descortinou irregularidades na contratação da Cooperativa de Transportadores por determinado município de. As investigações indicaram a suspeita de favorecimento de representantes da citada cooperativa, ligada a integrantes do núcleo político de um deputado estadual, existindo uma vaga menção ao envolvimento deste durante as investigações policiais. Após o recebimento da denúncia, a defesa suscitou ilegalidades cometidas ainda na fase investigatória, tendo em vista a presença, dentre os investigados, de autoridades detentoras de foro por prerrogativa de função. Rejeitadas as teses defensivas e prosseguindo as investigações, sobrevieram indicativos concretos de envolvimento criminoso do parlamentar, vindo as investigações a ser cessadas para deliberação judicial.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do Júri, assinale a correta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam, no âmbito da execução penal, da assistência ao egresso, da execução da pena de multa e da execução da pena privativa de liberdade, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade contra o disposto em lei estadual no qual se “estabelece a obrigatoriedade das concessionárias dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário oferecerem opção de pagamento por cartão de débito e/ou crédito antes da suspensão dos serviços”, fixando que os agentes concessionários que efetuem as suspensões de fornecimento do serviço deverão portar obrigatoriamente a máquina do cartão. Alega-se contrariedade ao artigo 2º, inc. I do art. 30, inc. XXI do art. 37 e al. b do inc. II do § 1º do art. 61 da Constituição da República.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Nesta ação direta de inconstitucionalidade, suscita-se a inconstitucionalidade da transposição do cargo de Técnico do Tesouro Nacional para o de Técnico da Receita Federal, levada a termo pela Lei 10.593/2002 (e, antes disso, pela Medida Provisória 1.915/1999) e da subsequente transformação do cargo de Técnico da Receita Federal em cargo de Analista Tributário da Receita Federal do Brasil, promovida pela Lei 11.457/2007 no âmbito da carreira de Auditoria da Receita Federal.
Argumenta-se a ocorrência de ascensão em cargo público e consequente ofensa ao artigo 37, II, da Constituição. Demonstrou-se que a escolaridade exigida para ingresso no cargo de Técnico do Tesouro Nacional era o ensino médio e a exigida para ingresso no cargo de Técnico da Receita Federal é o ensino superior.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de Ação Direta de Inconstitucionalidade em face do art. 1º, IV e § 1º, da Lei Complementar 01/2022 do Estado-membro, que dispõe sobre porte de arma de fogo por Agentes Socioeducativos. Eis o teor do ato normativo impugnado: “Art. 1º Os Agentes Penitenciários e os Agentes Socioeducativos, ativos e inativos, gozarão das seguintes prerrogativas, sem prejuízo de outras estabelecidas em lei: (…) IV – porte de arma de fogo de uso permitido e de uso restrito aos Agentes Socioeducativos. § 1º Fica proibido o porte e o uso de armas de fogo nas dependências internas das unidades socioeducativas. (...)” O requerente aduz que o referido dispositivo padece de inconstitucionalidade formal, por afronta aos artigos 21, VI, e 22, I e XXI, da Constituição Federal, que reservam à União as atribuições de autorizar, fiscalizar e legislar sobre o uso de material bélico, direito penal e processual. Em específico, argumenta que a norma impugnada viabiliza, nos limites territoriais da unidade federativa, hipótese de isenção de figura penal típica (Lei 10.826/2003, arts. 12, 14 e 16). Segundo o autor, os ritos de outorga de licença e a relação geral de agentes públicos e privados detentores de porte de arma de fogo já foram previstos pela União, que exerceu sua competência legal quanto à matéria por ocasião da edição do Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Nesta ação direta de inconstitucionalidade, ajuizada contra o disposto no inciso II do artigo 16, § 2º do artigo 32, incisos II e IV do artigo 46 e § 6º do art. 48 do Anexo da Resolução n. 560, de 23.10.2017, do Conselho Federal de Enfermagem, o autor afirma que, “ao exigirem que os profissionais da enfermagem quitem suas anuidades junto ao Conselho Regional de Enfermagem para obterem, renovarem, manterem ativas e suspenderem suas inscrições e carteiras profissionais de identidade, bem como para que obtenham inscrição secundária, segunda via e renovação de carteira profissional de identidade – instrumentos considerados pela legislação de regência como imprescindíveis para o exercício das profissões –, as normas impugnadas nesta ação direta acabam por condicionar o desempenho das profissões de enfermagem ao pagamento de tributos, o que configura meio coercitivo indireto e sanção política em matéria tributária incompatíveis com a Carta da República.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os serviços públicos e sua conformação jurisprudencial.

I. Independentemente da controvérsia sobre serem ou não serviços notariais e de registro típicos serviços públicos em sentido estrito, a Constituição Federal estabelece que compete ao CNJ receber e conhecer das reclamações também contra serventias e órgãos prestadores de serviços notariais e de registro que atuem por delegação do poder público ou oficializados.

II. A taxa cobrada exclusivamente em razão dos serviços públicos de coleta, remoção e tratamento ou destinação de lixo ou resíduos provenientes de imóveis, não viola o artigo 145, II, da Constituição Federal.

III. O ressarcimento de serviços de saúde prestados por unidade privada em favor de paciente do Sistema Único de Saúde, em cumprimento de ordem judicial, deve utilizar como critério o mesmo que é adotado para o ressarcimento do Sistema Único de Saúde por serviços prestados a beneficiários de planos de saúde.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do procedimento licitatório e sua conformação jurisprudencial.

I. São inconstitucionais as leis dos Estados, Distrito Federal e Municípios que, no procedimento licitatório, antecipam a fase da apresentação das propostas à da habilitação dos licitantes.

II. É inconstitucional o ato normativo municipal que proíba a participação em licitação ou a contratação: (a) de agentes eletivos; (b) de ocupantes de cargo em comissão ou função de confiança; (c) de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, de qualquer destes; e (d) dos demais servidores públicos municipais.

III. São inconstitucionais os procedimentos licitatórios que exijam percentuais mínimos e máximos a serem observados pelas emissoras de rádio na produção e transmissão de programas culturais, artísticos e jornalísticos locais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os concursos públicos e sua conformação jurisprudencial, avalie as assertivas que seguem.

I. É constitucional lei estadual que faculte à Administração Pública fixar, conforme a necessidade da administração policial-militar, percentual de vagas para preenchimento exclusivo por candidatos homens nos concursos públicos para a corporação militar.

II. O limite de idade para a inscrição em concurso público só se legitima em face do art. 7º, XXX, da Constituição, quando possa ser justificado pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido.

III. O candidato estrangeiro tem direito líquido e certo à nomeação em concurso público para provimento de cargos de professor, técnico e cientista em universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais, nos termos do art. 207, § 1º, da Constituição Federal, salvo se a restrição da nacionalidade estiver expressa no edital do certame com o exclusivo objetivo de preservar o interesse público e desde que, sem prejuízo de controle judicial, devidamente justificada.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a remuneração dos servidores públicos segundo o regime constitucional de subsídio, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, tendo julgado procedente ação de repetição de indébito ajuizada pelo consumidor contra o fornecedor, prestador privado de serviços, vez que constatada indevida a cobrança por este de determinada parcela contida no preço dos serviços prestados em 01/2024, o juiz tenha julgado improcedente a pretensão de que tal restituição se desse em dobro pelo fornecedor porque a instrução não comprovou a má-fé deste na conduta de cobrar os valores tidos como indevidos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os contratos bancários, avalie as assertivas que seguem.

I. O prazo prescricional da pretensão de revisão de cláusulas contratuais de empréstimo bancário é o trienal na vigência do Código Civil/2002.

II. A ação de prestação de contas não constitui meio idôneo para interromper a contagem do prazo prescricional da ação revisional de contrato bancário.

III. Nos contratos bancários posteriores ao início da vigência da Resolução-CMN n. 3.518/2007, em 30/4/2008, não pode ser cobrada a tarifa de cadastro no início do relacionamento entre o consumidor e a instituição financeira.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No curso da execução, ajuizada por Fundo de Investimento S/A em face de Comunicações e Participações Ltda, foram penhoradas 74% das ações representativas do capital social de JJ Participações Ltda., as quais são titularizadas pela executada. Foi determinada a intimação da sociedade JJ Participações S.A. para apresentação de balanço especial.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Acerca da teoria da empresa e do empresário, marque a opção correta.

 

(EMAGIS) Em análise, Conflito de Competência suscitado pelo Juiz Federal, nos autos do Cumprimento de Sentença relativo à Ação de Concessão de Benefício Previdenciário de Auxílio Acidente ajuizada contra o INSS, requerendo o INSS, na fase de cumprimento de sentença, o ressarcimento dos honorários periciais antecipados na fase de conhecimento. O Juiz de Direito, ora suscitado, declinou da competência para julgamento do feito, por entender que "o credor desses honorários é o Instituto Nacional de Seguro Social — INSS, que é uma Autarquia Federal", portanto, "a presença de uma Autarquia Federal no polo ativo da Execução altera a competência para processar e julgar o feito para a Justiça Federal. O suscitante, por sua vez, defendeu que "ainda que o exequente seja autarquia federal — o que, em regra, atrairia a competência para a Justiça Federal —, a fase cognitiva do processo tramitou perante a Justiça Estadual, por força da exceção constante no art. 109, I da CF, dada a natureza acidentária da causa, motivo pelo qual, "considerando a sistemática do rito executivo civil e a noção de sincretismo processual, entendo que a competência estadual, para julgar demandas em que o INSS é parte, não se esgota na fase cognitiva do processo, devendo estender-se, também, para a fase de cumprimento de sentença.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Nos autos do processo de execução, o executado, em relação a seus valores constritos por bloqueio judicial via Sisbajud, requer seja considerado impenhorável o valor de R$ 15.088,97 depositado em conta-corrente, pois, segundo alega, tal garantia pode ser estendida a outras formas de reserva financeira além da poupança, considerando equiparáveis, para a situação, os contratos bancários de conta corrente, conta poupança, investimento em caderneta de poupança e aplicações financeiras especulativas.

A propósito da equiparação dos aludidos contratos bancários para a apreciação da situação em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Assinale a incorreta sobre a responsabilidade internacional por violação de norma de Direito Internacional:

 

(PC/SP – VUNESP – 2022) Nos termos do Estatuto de Roma, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) Sobre a seguridade social, seus princípios e financiamento, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito das normas estabelecidas na Lei de Responsabilidade Fiscal e em conformidade com a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Quanto às limitações constitucionais ao poder de tributar, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre os impostos federais e as contribuições sociais de seguridade social, julgue os itens abaixo.

I. Incide, na importação de bens para uso próprio, o Imposto sobre Produtos Industrializados, sendo neutro o fato de tratar-se de consumidor final.

II. A imunidade assegurada pelo art. 150, VI, ‘c’, da Constituição da República aos partidos políticos, inclusive suas fundações, às entidades sindicais dos trabalhadores e às instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, que atendam aos requisitos da lei, alcança o IOF, inclusive o incidente sobre aplicações financeiras.

III. É devida a restituição da diferença das contribuições para o Programa de Integração Social – PIS e para o Financiamento da Seguridade Social – Cofins pagas a mais, no regime de substituição tributária, se a base de cálculo efetiva das operações for inferior à presumida.

Estão corretos somente os itens:

 

Objetivas - Rodada 32.2024

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade contra o disposto em lei estadual no qual se “estabelece a obrigatoriedade das concessionárias dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário oferecerem opção de pagamento por cartão de débito e/ou crédito antes da suspensão dos serviços”, fixando que os agentes concessionários que efetuem as suspensões de fornecimento do serviço deverão portar obrigatoriamente a máquina do cartão. Alega-se contrariedade ao artigo 2º, inc. I do art. 30, inc. XXI do art. 37 e al. b do inc. II do § 1º do art. 61 da Constituição da República.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Nesta ação direta de inconstitucionalidade, suscita-se a inconstitucionalidade da transposição do cargo de Técnico do Tesouro Nacional para o de Técnico da Receita Federal, levada a termo pela Lei 10.593/2002 (e, antes disso, pela Medida Provisória 1.915/1999) e da subsequente transformação do cargo de Técnico da Receita Federal em cargo de Analista Tributário da Receita Federal do Brasil, promovida pela Lei 11.457/2007 no âmbito da carreira de Auditoria da Receita Federal.
Argumenta-se a ocorrência de ascensão em cargo público e consequente ofensa ao artigo 37, II, da Constituição. Demonstrou-se que a escolaridade exigida para ingresso no cargo de Técnico do Tesouro Nacional era o ensino médio e a exigida para ingresso no cargo de Técnico da Receita Federal é o ensino superior.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de Ação Direta de Inconstitucionalidade em face do art. 1º, IV e § 1º, da Lei Complementar 01/2022 do Estado-membro, que dispõe sobre porte de arma de fogo por Agentes Socioeducativos. Eis o teor do ato normativo impugnado: “Art. 1º Os Agentes Penitenciários e os Agentes Socioeducativos, ativos e inativos, gozarão das seguintes prerrogativas, sem prejuízo de outras estabelecidas em lei: (…) IV – porte de arma de fogo de uso permitido e de uso restrito aos Agentes Socioeducativos. § 1º Fica proibido o porte e o uso de armas de fogo nas dependências internas das unidades socioeducativas. (...)” O requerente aduz que o referido dispositivo padece de inconstitucionalidade formal, por afronta aos artigos 21, VI, e 22, I e XXI, da Constituição Federal, que reservam à União as atribuições de autorizar, fiscalizar e legislar sobre o uso de material bélico, direito penal e processual. Em específico, argumenta que a norma impugnada viabiliza, nos limites territoriais da unidade federativa, hipótese de isenção de figura penal típica (Lei 10.826/2003, arts. 12, 14 e 16). Segundo o autor, os ritos de outorga de licença e a relação geral de agentes públicos e privados detentores de porte de arma de fogo já foram previstos pela União, que exerceu sua competência legal quanto à matéria por ocasião da edição do Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Nesta ação direta de inconstitucionalidade, ajuizada contra o disposto no inciso II do artigo 16, § 2º do artigo 32, incisos II e IV do artigo 46 e § 6º do art. 48 do Anexo da Resolução n. 560, de 23.10.2017, do Conselho Federal de Enfermagem, o autor afirma que, “ao exigirem que os profissionais da enfermagem quitem suas anuidades junto ao Conselho Regional de Enfermagem para obterem, renovarem, manterem ativas e suspenderem suas inscrições e carteiras profissionais de identidade, bem como para que obtenham inscrição secundária, segunda via e renovação de carteira profissional de identidade – instrumentos considerados pela legislação de regência como imprescindíveis para o exercício das profissões –, as normas impugnadas nesta ação direta acabam por condicionar o desempenho das profissões de enfermagem ao pagamento de tributos, o que configura meio coercitivo indireto e sanção política em matéria tributária incompatíveis com a Carta da República.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os serviços públicos e sua conformação jurisprudencial.

I. Independentemente da controvérsia sobre serem ou não serviços notariais e de registro típicos serviços públicos em sentido estrito, a Constituição Federal estabelece que compete ao CNJ receber e conhecer das reclamações também contra serventias e órgãos prestadores de serviços notariais e de registro que atuem por delegação do poder público ou oficializados.

II. A taxa cobrada exclusivamente em razão dos serviços públicos de coleta, remoção e tratamento ou destinação de lixo ou resíduos provenientes de imóveis, não viola o artigo 145, II, da Constituição Federal.

III. O ressarcimento de serviços de saúde prestados por unidade privada em favor de paciente do Sistema Único de Saúde, em cumprimento de ordem judicial, deve utilizar como critério o mesmo que é adotado para o ressarcimento do Sistema Único de Saúde por serviços prestados a beneficiários de planos de saúde.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do procedimento licitatório e sua conformação jurisprudencial.

I. São inconstitucionais as leis dos Estados, Distrito Federal e Municípios que, no procedimento licitatório, antecipam a fase da apresentação das propostas à da habilitação dos licitantes.

II. É inconstitucional o ato normativo municipal que proíba a participação em licitação ou a contratação: (a) de agentes eletivos; (b) de ocupantes de cargo em comissão ou função de confiança; (c) de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, de qualquer destes; e (d) dos demais servidores públicos municipais.

III. São inconstitucionais os procedimentos licitatórios que exijam percentuais mínimos e máximos a serem observados pelas emissoras de rádio na produção e transmissão de programas culturais, artísticos e jornalísticos locais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os concursos públicos e sua conformação jurisprudencial, avalie as assertivas que seguem.

I. É constitucional lei estadual que faculte à Administração Pública fixar, conforme a necessidade da administração policial-militar, percentual de vagas para preenchimento exclusivo por candidatos homens nos concursos públicos para a corporação militar.

II. O limite de idade para a inscrição em concurso público só se legitima em face do art. 7º, XXX, da Constituição, quando possa ser justificado pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido.

III. O candidato estrangeiro tem direito líquido e certo à nomeação em concurso público para provimento de cargos de professor, técnico e cientista em universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais, nos termos do art. 207, § 1º, da Constituição Federal, salvo se a restrição da nacionalidade estiver expressa no edital do certame com o exclusivo objetivo de preservar o interesse público e desde que, sem prejuízo de controle judicial, devidamente justificada.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a remuneração dos servidores públicos segundo o regime constitucional de subsídio, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, tendo julgado procedente ação de repetição de indébito ajuizada pelo consumidor contra o fornecedor, prestador privado de serviços, vez que constatada indevida a cobrança por este de determinada parcela contida no preço dos serviços prestados em 01/2024, o juiz tenha julgado improcedente a pretensão de que tal restituição se desse em dobro pelo fornecedor porque a instrução não comprovou a má-fé deste na conduta de cobrar os valores tidos como indevidos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os contratos bancários, avalie as assertivas que seguem.

I. O prazo prescricional da pretensão de revisão de cláusulas contratuais de empréstimo bancário é o trienal na vigência do Código Civil/2002.

II. A ação de prestação de contas não constitui meio idôneo para interromper a contagem do prazo prescricional da ação revisional de contrato bancário.

III. Nos contratos bancários posteriores ao início da vigência da Resolução-CMN n. 3.518/2007, em 30/4/2008, não pode ser cobrada a tarifa de cadastro no início do relacionamento entre o consumidor e a instituição financeira.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Tem-se um acordo de alimentos homologado por sentença, no qual ficou estipulado que o ora executado pagaria, por mês, 30% do salário-mínimo aos alimentandos, bem como 50% das despesas de material escolar que se fizessem necessárias. A presente execução foi proposta, na qual os alimentandos postulavam prestações vencidas nos três meses anteriores, além das que se vencessem no curso do processo. O executado, vindo aos autos antes do cumprimento da ordem de prisão baixada pelo juízo da execução, ofereceu justificativa, no sentido de que percebe apenas um salário-mínimo por mês e que, mesmo assim, pagou todas a parcelas vencidas antes do ajuizamento da execução, deixando, contudo, de solver as parcelas vencidas durante o processo, razão pela qual o juízo decretou-lhe a prisão. Aduziu ser desproporcional a prisão, notadamente porque não há o caráter emergencial dos alimentos na espécie, lembrando ser pessoa de poucos recursos, trabalhador braçal, sem emprego fixo, vivendo de trabalhos autônomos, mas, mesmo diante de todas as suas dificuldades, nunca deixou de buscar saldar sua dívida. Os autos são conclusos para o juiz analisar a subsistência ou não da ordem de prisão.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No curso da execução, ajuizada por Fundo de Investimento S/A em face de Comunicações e Participações Ltda, foram penhoradas 74% das ações representativas do capital social de JJ Participações Ltda., as quais são titularizadas pela executada. Foi determinada a intimação da sociedade JJ Participações S.A. para apresentação de balanço especial.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Acerca da teoria da empresa e do empresário, marque a opção correta.

 

(EMAGIS) Em análise, Conflito de Competência suscitado pelo Juiz Federal, nos autos do Cumprimento de Sentença relativo à Ação de Concessão de Benefício Previdenciário de Auxílio Acidente ajuizada contra o INSS, requerendo o INSS, na fase de cumprimento de sentença, o ressarcimento dos honorários periciais antecipados na fase de conhecimento. O Juiz de Direito, ora suscitado, declinou da competência para julgamento do feito, por entender que "o credor desses honorários é o Instituto Nacional de Seguro Social — INSS, que é uma Autarquia Federal", portanto, "a presença de uma Autarquia Federal no polo ativo da Execução altera a competência para processar e julgar o feito para a Justiça Federal. O suscitante, por sua vez, defendeu que "ainda que o exequente seja autarquia federal — o que, em regra, atrairia a competência para a Justiça Federal —, a fase cognitiva do processo tramitou perante a Justiça Estadual, por força da exceção constante no art. 109, I da CF, dada a natureza acidentária da causa, motivo pelo qual, "considerando a sistemática do rito executivo civil e a noção de sincretismo processual, entendo que a competência estadual, para julgar demandas em que o INSS é parte, não se esgota na fase cognitiva do processo, devendo estender-se, também, para a fase de cumprimento de sentença.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Nos autos do processo de execução, o executado, em relação a seus valores constritos por bloqueio judicial via Sisbajud, requer seja considerado impenhorável o valor de R$ 15.088,97 depositado em conta-corrente, pois, segundo alega, tal garantia pode ser estendida a outras formas de reserva financeira além da poupança, considerando equiparáveis, para a situação, os contratos bancários de conta corrente, conta poupança, investimento em caderneta de poupança e aplicações financeiras especulativas.

A propósito da equiparação dos aludidos contratos bancários para a apreciação da situação em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre a evolução histórica do processo coletivo e o modelo de tutela jurisdicional das class actions, é CORRETO afirmar que:

 

(EMAGIS) Nos presentes autos, após denúncia recebida por crime de descaminho em que o valor total atualizado dos tributos sonegados é de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), o réu requer a aplicação do princípio da insignificância. Reconhece contra si haver 1 processo penal ainda em curso e 2 processos administrativos-fiscais, todos por condutas semelhantes ao fato que lhe é imputado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a pena de multa, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de habeas corpus impetrado por Eduardo, que alega que os entorpecentes relacionados aos fatos a ele imputados não foram apreendidos nem periciados, o que é imprescindível para comprovar a materialidade do delito descrito no art. 33, caput, da Lei n. 11.343/2006. Destaca que outros meios de provas, como imagens e vídeos presentes nos autos da sentença condenatória, são insuficientes para demonstrar a materialidade do citado crime, conforme a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça. Sustenta que na sentença há trechos demonstradores da patente dúvida razoável na materialidade do delito imputado ao impetrante, pois, a todo momento, menciona-se que as imagens 'indicam' tratar-se de cocaína; que a construção de buracos nas cargas é um 'forte indicativo' do intuito de dissimular o embarque dos tabletes filmados; que os tabletes dos entorpecentes 'se assemelham' aos apreendidos outrora. Enfim, conclui, não há qualquer juízo robusto de certeza, segurança e solidez que permita a manutenção do édito condenatório prolatado contra o impetrante. Requer, assim, a concessão da ordem a fim de que seja absolvido dos crimes previstos nos artigos 33, caput, e 35, caput, da Lei n. 11.343/2006.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as sanções penais e sua execução, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 8.072/90, a Lei 7.492/86 e a Lei 9.613/98, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) O Ministério Público ofereceu denúncia contra oito pessoas com base em investigações conduzidas pela Polícia no curso de Operação Policial destinada a investigar desvios de recursos públicos do Programa Nacional de Transporte Escolar e do Fundo Nacional da Saúde e que descortinou irregularidades na contratação da Cooperativa de Transportadores por determinado município de. As investigações indicaram a suspeita de favorecimento de representantes da citada cooperativa, ligada a integrantes do núcleo político de um deputado estadual, existindo uma vaga menção ao envolvimento deste durante as investigações policiais. Após o recebimento da denúncia, a defesa suscitou ilegalidades cometidas ainda na fase investigatória, tendo em vista a presença, dentre os investigados, de autoridades detentoras de foro por prerrogativa de função. Rejeitadas as teses defensivas e prosseguindo as investigações, sobrevieram indicativos concretos de envolvimento criminoso do parlamentar, vindo as investigações a ser cessadas para deliberação judicial.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do Júri, assinale a correta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam, no âmbito da execução penal, da assistência ao egresso, da execução da pena de multa e da execução da pena privativa de liberdade, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto às limitações constitucionais ao poder de tributar, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre a tributação de operações de venda ou fornecimento de programa de computador (software), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os impostos federais e as contribuições sociais de seguridade social, julgue os itens abaixo.

I. Incide, na importação de bens para uso próprio, o Imposto sobre Produtos Industrializados, sendo neutro o fato de tratar-se de consumidor final.

II. A imunidade assegurada pelo art. 150, VI, ‘c’, da Constituição da República aos partidos políticos, inclusive suas fundações, às entidades sindicais dos trabalhadores e às instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, que atendam aos requisitos da lei, alcança o IOF, inclusive o incidente sobre aplicações financeiras.

III. É devida a restituição da diferença das contribuições para o Programa de Integração Social – PIS e para o Financiamento da Seguridade Social – Cofins pagas a mais, no regime de substituição tributária, se a base de cálculo efetiva das operações for inferior à presumida.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito das normas estabelecidas na Lei de Responsabilidade Fiscal e em conformidade com a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) O Ministério Público Federal ingressou com ação civil pública em desfavor de Joaquim Nunes na Subseção Judiciária Federal X para buscar a responsabilização civil ambiental, haja vista que o requerido promoveu exploração mineral (garimpo), sem licença ambiental, em terra indígena, causando o desmatamento de área correspondente a 25ha. Em despacho saneador, o Juízo Federal determinou a inversão do ônus da prova, dispondo ao requerido a obrigação de provar que o dano ambiental não ocorreu. Essa decisão está fundamentada em qual princípio de direito ambiental?

 

(EMAGIS) Sobre o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta sobre a incidência do Código de Defesa do Consumidor às seguintes relações jurídicas:

 

(EMAGIS) De acordo com o ECA e a jurisprudência do STJ, assinale a alternativa incorreta:

 

(PC/SP – VUNESP – 2022) Nos termos do Estatuto de Roma, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) Assinale a incorreta sobre a responsabilidade internacional por violação de norma de Direito Internacional:

 

(EMAGIS) Em relação ao Ministério Público Eleitoral, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a seguridade social, seus princípios e financiamento, marque a alternativa correta.

 

(Procurador do Município de Guarulhos/SP – Avança SP – 2024) Assinale a alternativa correta sobre terceirização:

 

(Procurador do Município de Porto Alegre – FUNDATEC – 2022) Na forma adotada pela CLT (Art. 844), configura-se a revelia com a ausência do reclamado na audiência, mesmo que esteja presente o seu advogado, não sendo bastante o ânimo de se defender. A ausência do reclamado na audiência, além da revelia, implica também a confissão quanto à matéria de fato, porque a presença da parte é necessária para prestar depoimento pessoal, que é imperativo legal e não depende de requerimento da parte contrária como no processo civil. Com as alterações advindas da Reforma Trabalhista (Lei nº 13.467/ 2017), afastam-se os efeitos da revelia nas seguintes hipóteses, EXCETO:

 

(EMAGIS) De acordo com a Resolução CNMP nº 221/2020, que trata da atuação do Ministério Público em audiências de custódia, assinale a alternativa errada:

 

(DPE/RO – CEBRASPE – 2022) Conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal, os defensores públicos estaduais

 

(EMAGIS) Sobre a utilização de NFTs em diferentes setores, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Qual das seguintes afirmativas sobre a ferramenta MetaHuman Creator e suas capacidades é a correta?

 

Objetivas MP Estadual - Rodada 32.2024

(EMAGIS) De acordo com a Resolução CNMP nº 221/2020, que trata da atuação do Ministério Público em audiências de custódia, assinale a alternativa errada:

 

(EMAGIS) Nos presentes autos, após denúncia recebida por crime de descaminho em que o valor total atualizado dos tributos sonegados é de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), o réu requer a aplicação do princípio da insignificância. Reconhece contra si haver 1 processo penal ainda em curso e 2 processos administrativos-fiscais, todos por condutas semelhantes ao fato que lhe é imputado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a pena de multa, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de habeas corpus impetrado por Eduardo, que alega que os entorpecentes relacionados aos fatos a ele imputados não foram apreendidos nem periciados, o que é imprescindível para comprovar a materialidade do delito descrito no art. 33, caput, da Lei n. 11.343/2006. Destaca que outros meios de provas, como imagens e vídeos presentes nos autos da sentença condenatória, são insuficientes para demonstrar a materialidade do citado crime, conforme a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça. Sustenta que na sentença há trechos demonstradores da patente dúvida razoável na materialidade do delito imputado ao impetrante, pois, a todo momento, menciona-se que as imagens 'indicam' tratar-se de cocaína; que a construção de buracos nas cargas é um 'forte indicativo' do intuito de dissimular o embarque dos tabletes filmados; que os tabletes dos entorpecentes 'se assemelham' aos apreendidos outrora. Enfim, conclui, não há qualquer juízo robusto de certeza, segurança e solidez que permita a manutenção do édito condenatório prolatado contra o impetrante. Requer, assim, a concessão da ordem a fim de que seja absolvido dos crimes previstos nos artigos 33, caput, e 35, caput, da Lei n. 11.343/2006.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as sanções penais e sua execução, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) O Ministério Público ofereceu denúncia contra oito pessoas com base em investigações conduzidas pela Polícia no curso de Operação Policial destinada a investigar desvios de recursos públicos do Programa Nacional de Transporte Escolar e do Fundo Nacional da Saúde e que descortinou irregularidades na contratação da Cooperativa de Transportadores por determinado município de. As investigações indicaram a suspeita de favorecimento de representantes da citada cooperativa, ligada a integrantes do núcleo político de um deputado estadual, existindo uma vaga menção ao envolvimento deste durante as investigações policiais. Após o recebimento da denúncia, a defesa suscitou ilegalidades cometidas ainda na fase investigatória, tendo em vista a presença, dentre os investigados, de autoridades detentoras de foro por prerrogativa de função. Rejeitadas as teses defensivas e prosseguindo as investigações, sobrevieram indicativos concretos de envolvimento criminoso do parlamentar, vindo as investigações a ser cessadas para deliberação judicial.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do Júri, assinale a correta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam, no âmbito da execução penal, da assistência ao egresso, da execução da pena de multa e da execução da pena privativa de liberdade, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, tendo julgado procedente ação de repetição de indébito ajuizada pelo consumidor contra o fornecedor, prestador privado de serviços, vez que constatada indevida a cobrança por este de determinada parcela contida no preço dos serviços prestados em 01/2024, o juiz tenha julgado improcedente a pretensão de que tal restituição se desse em dobro pelo fornecedor porque a instrução não comprovou a má-fé deste na conduta de cobrar os valores tidos como indevidos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os contratos bancários, avalie as assertivas que seguem.

I. O prazo prescricional da pretensão de revisão de cláusulas contratuais de empréstimo bancário é o trienal na vigência do Código Civil/2002.

II. A ação de prestação de contas não constitui meio idôneo para interromper a contagem do prazo prescricional da ação revisional de contrato bancário.

III. Nos contratos bancários posteriores ao início da vigência da Resolução-CMN n. 3.518/2007, em 30/4/2008, não pode ser cobrada a tarifa de cadastro no início do relacionamento entre o consumidor e a instituição financeira.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Tem-se um acordo de alimentos homologado por sentença, no qual ficou estipulado que o ora executado pagaria, por mês, 30% do salário-mínimo aos alimentandos, bem como 50% das despesas de material escolar que se fizessem necessárias. A presente execução foi proposta, na qual os alimentandos postulavam prestações vencidas nos três meses anteriores, além das que se vencessem no curso do processo. O executado, vindo aos autos antes do cumprimento da ordem de prisão baixada pelo juízo da execução, ofereceu justificativa, no sentido de que percebe apenas um salário-mínimo por mês e que, mesmo assim, pagou todas a parcelas vencidas antes do ajuizamento da execução, deixando, contudo, de solver as parcelas vencidas durante o processo, razão pela qual o juízo decretou-lhe a prisão. Aduziu ser desproporcional a prisão, notadamente porque não há o caráter emergencial dos alimentos na espécie, lembrando ser pessoa de poucos recursos, trabalhador braçal, sem emprego fixo, vivendo de trabalhos autônomos, mas, mesmo diante de todas as suas dificuldades, nunca deixou de buscar saldar sua dívida. Os autos são conclusos para o juiz analisar a subsistência ou não da ordem de prisão.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em análise, Conflito de Competência suscitado pelo Juiz Federal, nos autos do Cumprimento de Sentença relativo à Ação de Concessão de Benefício Previdenciário de Auxílio Acidente ajuizada contra o INSS, requerendo o INSS, na fase de cumprimento de sentença, o ressarcimento dos honorários periciais antecipados na fase de conhecimento. O Juiz de Direito, ora suscitado, declinou da competência para julgamento do feito, por entender que "o credor desses honorários é o Instituto Nacional de Seguro Social — INSS, que é uma Autarquia Federal", portanto, "a presença de uma Autarquia Federal no polo ativo da Execução altera a competência para processar e julgar o feito para a Justiça Federal. O suscitante, por sua vez, defendeu que "ainda que o exequente seja autarquia federal — o que, em regra, atrairia a competência para a Justiça Federal —, a fase cognitiva do processo tramitou perante a Justiça Estadual, por força da exceção constante no art. 109, I da CF, dada a natureza acidentária da causa, motivo pelo qual, "considerando a sistemática do rito executivo civil e a noção de sincretismo processual, entendo que a competência estadual, para julgar demandas em que o INSS é parte, não se esgota na fase cognitiva do processo, devendo estender-se, também, para a fase de cumprimento de sentença.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Nos autos do processo de execução, o executado, em relação a seus valores constritos por bloqueio judicial via Sisbajud, requer seja considerado impenhorável o valor de R$ 15.088,97 depositado em conta-corrente, pois, segundo alega, tal garantia pode ser estendida a outras formas de reserva financeira além da poupança, considerando equiparáveis, para a situação, os contratos bancários de conta corrente, conta poupança, investimento em caderneta de poupança e aplicações financeiras especulativas.

A propósito da equiparação dos aludidos contratos bancários para a apreciação da situação em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre a evolução histórica do processo coletivo e o modelo de tutela jurisdicional das class actions, é CORRETO afirmar que:

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade contra o disposto em lei estadual no qual se “estabelece a obrigatoriedade das concessionárias dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário oferecerem opção de pagamento por cartão de débito e/ou crédito antes da suspensão dos serviços”, fixando que os agentes concessionários que efetuem as suspensões de fornecimento do serviço deverão portar obrigatoriamente a máquina do cartão. Alega-se contrariedade ao artigo 2º, inc. I do art. 30, inc. XXI do art. 37 e al. b do inc. II do § 1º do art. 61 da Constituição da República.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Nesta ação direta de inconstitucionalidade, suscita-se a inconstitucionalidade da transposição do cargo de Técnico do Tesouro Nacional para o de Técnico da Receita Federal, levada a termo pela Lei 10.593/2002 (e, antes disso, pela Medida Provisória 1.915/1999) e da subsequente transformação do cargo de Técnico da Receita Federal em cargo de Analista Tributário da Receita Federal do Brasil, promovida pela Lei 11.457/2007 no âmbito da carreira de Auditoria da Receita Federal.
Argumenta-se a ocorrência de ascensão em cargo público e consequente ofensa ao artigo 37, II, da Constituição. Demonstrou-se que a escolaridade exigida para ingresso no cargo de Técnico do Tesouro Nacional era o ensino médio e a exigida para ingresso no cargo de Técnico da Receita Federal é o ensino superior.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de Ação Direta de Inconstitucionalidade em face do art. 1º, IV e § 1º, da Lei Complementar 01/2022 do Estado-membro, que dispõe sobre porte de arma de fogo por Agentes Socioeducativos. Eis o teor do ato normativo impugnado: “Art. 1º Os Agentes Penitenciários e os Agentes Socioeducativos, ativos e inativos, gozarão das seguintes prerrogativas, sem prejuízo de outras estabelecidas em lei: (…) IV – porte de arma de fogo de uso permitido e de uso restrito aos Agentes Socioeducativos. § 1º Fica proibido o porte e o uso de armas de fogo nas dependências internas das unidades socioeducativas. (...)” O requerente aduz que o referido dispositivo padece de inconstitucionalidade formal, por afronta aos artigos 21, VI, e 22, I e XXI, da Constituição Federal, que reservam à União as atribuições de autorizar, fiscalizar e legislar sobre o uso de material bélico, direito penal e processual. Em específico, argumenta que a norma impugnada viabiliza, nos limites territoriais da unidade federativa, hipótese de isenção de figura penal típica (Lei 10.826/2003, arts. 12, 14 e 16). Segundo o autor, os ritos de outorga de licença e a relação geral de agentes públicos e privados detentores de porte de arma de fogo já foram previstos pela União, que exerceu sua competência legal quanto à matéria por ocasião da edição do Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Nesta ação direta de inconstitucionalidade, ajuizada contra o disposto no inciso II do artigo 16, § 2º do artigo 32, incisos II e IV do artigo 46 e § 6º do art. 48 do Anexo da Resolução n. 560, de 23.10.2017, do Conselho Federal de Enfermagem, o autor afirma que, “ao exigirem que os profissionais da enfermagem quitem suas anuidades junto ao Conselho Regional de Enfermagem para obterem, renovarem, manterem ativas e suspenderem suas inscrições e carteiras profissionais de identidade, bem como para que obtenham inscrição secundária, segunda via e renovação de carteira profissional de identidade – instrumentos considerados pela legislação de regência como imprescindíveis para o exercício das profissões –, as normas impugnadas nesta ação direta acabam por condicionar o desempenho das profissões de enfermagem ao pagamento de tributos, o que configura meio coercitivo indireto e sanção política em matéria tributária incompatíveis com a Carta da República.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(PC/SP – VUNESP – 2022) Nos termos do Estatuto de Roma, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os serviços públicos e sua conformação jurisprudencial.

I. Independentemente da controvérsia sobre serem ou não serviços notariais e de registro típicos serviços públicos em sentido estrito, a Constituição Federal estabelece que compete ao CNJ receber e conhecer das reclamações também contra serventias e órgãos prestadores de serviços notariais e de registro que atuem por delegação do poder público ou oficializados.

II. A taxa cobrada exclusivamente em razão dos serviços públicos de coleta, remoção e tratamento ou destinação de lixo ou resíduos provenientes de imóveis, não viola o artigo 145, II, da Constituição Federal.

III. O ressarcimento de serviços de saúde prestados por unidade privada em favor de paciente do Sistema Único de Saúde, em cumprimento de ordem judicial, deve utilizar como critério o mesmo que é adotado para o ressarcimento do Sistema Único de Saúde por serviços prestados a beneficiários de planos de saúde.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do procedimento licitatório e sua conformação jurisprudencial.

I. São inconstitucionais as leis dos Estados, Distrito Federal e Municípios que, no procedimento licitatório, antecipam a fase da apresentação das propostas à da habilitação dos licitantes.

II. É inconstitucional o ato normativo municipal que proíba a participação em licitação ou a contratação: (a) de agentes eletivos; (b) de ocupantes de cargo em comissão ou função de confiança; (c) de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, de qualquer destes; e (d) dos demais servidores públicos municipais.

III. São inconstitucionais os procedimentos licitatórios que exijam percentuais mínimos e máximos a serem observados pelas emissoras de rádio na produção e transmissão de programas culturais, artísticos e jornalísticos locais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os concursos públicos e sua conformação jurisprudencial, avalie as assertivas que seguem.

I. É constitucional lei estadual que faculte à Administração Pública fixar, conforme a necessidade da administração policial-militar, percentual de vagas para preenchimento exclusivo por candidatos homens nos concursos públicos para a corporação militar.

II. O limite de idade para a inscrição em concurso público só se legitima em face do art. 7º, XXX, da Constituição, quando possa ser justificado pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido.

III. O candidato estrangeiro tem direito líquido e certo à nomeação em concurso público para provimento de cargos de professor, técnico e cientista em universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais, nos termos do art. 207, § 1º, da Constituição Federal, salvo se a restrição da nacionalidade estiver expressa no edital do certame com o exclusivo objetivo de preservar o interesse público e desde que, sem prejuízo de controle judicial, devidamente justificada.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a remuneração dos servidores públicos segundo o regime constitucional de subsídio, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Ministério Público Federal ingressou com ação civil pública em desfavor de Joaquim Nunes na Subseção Judiciária Federal X para buscar a responsabilização civil ambiental, haja vista que o requerido promoveu exploração mineral (garimpo), sem licença ambiental, em terra indígena, causando o desmatamento de área correspondente a 25ha. Em despacho saneador, o Juízo Federal determinou a inversão do ônus da prova, dispondo ao requerido a obrigação de provar que o dano ambiental não ocorreu. Essa decisão está fundamentada em qual princípio de direito ambiental?

 

(EMAGIS) Quanto às limitações constitucionais ao poder de tributar, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre a tributação de operações de venda ou fornecimento de programa de computador (software), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No curso da execução, ajuizada por Fundo de Investimento S/A em face de Comunicações e Participações Ltda, foram penhoradas 74% das ações representativas do capital social de JJ Participações Ltda., as quais são titularizadas pela executada. Foi determinada a intimação da sociedade JJ Participações S.A. para apresentação de balanço especial.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Acerca da teoria da empresa e do empresário, marque a opção correta.

 

(EMAGIS) Em relação ao Ministério Público Eleitoral, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) De acordo com o ECA e a jurisprudência do STJ, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta sobre a incidência do Código de Defesa do Consumidor às seguintes relações jurídicas:

 

Objetivas MPF - Rodada 32.2024

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade contra o disposto em lei estadual no qual se “estabelece a obrigatoriedade das concessionárias dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário oferecerem opção de pagamento por cartão de débito e/ou crédito antes da suspensão dos serviços”, fixando que os agentes concessionários que efetuem as suspensões de fornecimento do serviço deverão portar obrigatoriamente a máquina do cartão. Alega-se contrariedade ao artigo 2º, inc. I do art. 30, inc. XXI do art. 37 e al. b do inc. II do § 1º do art. 61 da Constituição da República.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Nesta ação direta de inconstitucionalidade, suscita-se a inconstitucionalidade da transposição do cargo de Técnico do Tesouro Nacional para o de Técnico da Receita Federal, levada a termo pela Lei 10.593/2002 (e, antes disso, pela Medida Provisória 1.915/1999) e da subsequente transformação do cargo de Técnico da Receita Federal em cargo de Analista Tributário da Receita Federal do Brasil, promovida pela Lei 11.457/2007 no âmbito da carreira de Auditoria da Receita Federal.
Argumenta-se a ocorrência de ascensão em cargo público e consequente ofensa ao artigo 37, II, da Constituição. Demonstrou-se que a escolaridade exigida para ingresso no cargo de Técnico do Tesouro Nacional era o ensino médio e a exigida para ingresso no cargo de Técnico da Receita Federal é o ensino superior.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de Ação Direta de Inconstitucionalidade em face do art. 1º, IV e § 1º, da Lei Complementar 01/2022 do Estado-membro, que dispõe sobre porte de arma de fogo por Agentes Socioeducativos. Eis o teor do ato normativo impugnado: “Art. 1º Os Agentes Penitenciários e os Agentes Socioeducativos, ativos e inativos, gozarão das seguintes prerrogativas, sem prejuízo de outras estabelecidas em lei: (…) IV – porte de arma de fogo de uso permitido e de uso restrito aos Agentes Socioeducativos. § 1º Fica proibido o porte e o uso de armas de fogo nas dependências internas das unidades socioeducativas. (...)” O requerente aduz que o referido dispositivo padece de inconstitucionalidade formal, por afronta aos artigos 21, VI, e 22, I e XXI, da Constituição Federal, que reservam à União as atribuições de autorizar, fiscalizar e legislar sobre o uso de material bélico, direito penal e processual. Em específico, argumenta que a norma impugnada viabiliza, nos limites territoriais da unidade federativa, hipótese de isenção de figura penal típica (Lei 10.826/2003, arts. 12, 14 e 16). Segundo o autor, os ritos de outorga de licença e a relação geral de agentes públicos e privados detentores de porte de arma de fogo já foram previstos pela União, que exerceu sua competência legal quanto à matéria por ocasião da edição do Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Nesta ação direta de inconstitucionalidade, ajuizada contra o disposto no inciso II do artigo 16, § 2º do artigo 32, incisos II e IV do artigo 46 e § 6º do art. 48 do Anexo da Resolução n. 560, de 23.10.2017, do Conselho Federal de Enfermagem, o autor afirma que, “ao exigirem que os profissionais da enfermagem quitem suas anuidades junto ao Conselho Regional de Enfermagem para obterem, renovarem, manterem ativas e suspenderem suas inscrições e carteiras profissionais de identidade, bem como para que obtenham inscrição secundária, segunda via e renovação de carteira profissional de identidade – instrumentos considerados pela legislação de regência como imprescindíveis para o exercício das profissões –, as normas impugnadas nesta ação direta acabam por condicionar o desempenho das profissões de enfermagem ao pagamento de tributos, o que configura meio coercitivo indireto e sanção política em matéria tributária incompatíveis com a Carta da República.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(PC/SP – VUNESP – 2022) Nos termos do Estatuto de Roma, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) Em relação ao Ministério Público Eleitoral, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os serviços públicos e sua conformação jurisprudencial.

I. Independentemente da controvérsia sobre serem ou não serviços notariais e de registro típicos serviços públicos em sentido estrito, a Constituição Federal estabelece que compete ao CNJ receber e conhecer das reclamações também contra serventias e órgãos prestadores de serviços notariais e de registro que atuem por delegação do poder público ou oficializados.

II. A taxa cobrada exclusivamente em razão dos serviços públicos de coleta, remoção e tratamento ou destinação de lixo ou resíduos provenientes de imóveis, não viola o artigo 145, II, da Constituição Federal.

III. O ressarcimento de serviços de saúde prestados por unidade privada em favor de paciente do Sistema Único de Saúde, em cumprimento de ordem judicial, deve utilizar como critério o mesmo que é adotado para o ressarcimento do Sistema Único de Saúde por serviços prestados a beneficiários de planos de saúde.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do procedimento licitatório e sua conformação jurisprudencial.

I. São inconstitucionais as leis dos Estados, Distrito Federal e Municípios que, no procedimento licitatório, antecipam a fase da apresentação das propostas à da habilitação dos licitantes.

II. É inconstitucional o ato normativo municipal que proíba a participação em licitação ou a contratação: (a) de agentes eletivos; (b) de ocupantes de cargo em comissão ou função de confiança; (c) de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, de qualquer destes; e (d) dos demais servidores públicos municipais.

III. São inconstitucionais os procedimentos licitatórios que exijam percentuais mínimos e máximos a serem observados pelas emissoras de rádio na produção e transmissão de programas culturais, artísticos e jornalísticos locais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os concursos públicos e sua conformação jurisprudencial, avalie as assertivas que seguem.

I. É constitucional lei estadual que faculte à Administração Pública fixar, conforme a necessidade da administração policial-militar, percentual de vagas para preenchimento exclusivo por candidatos homens nos concursos públicos para a corporação militar.

II. O limite de idade para a inscrição em concurso público só se legitima em face do art. 7º, XXX, da Constituição, quando possa ser justificado pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido.

III. O candidato estrangeiro tem direito líquido e certo à nomeação em concurso público para provimento de cargos de professor, técnico e cientista em universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais, nos termos do art. 207, § 1º, da Constituição Federal, salvo se a restrição da nacionalidade estiver expressa no edital do certame com o exclusivo objetivo de preservar o interesse público e desde que, sem prejuízo de controle judicial, devidamente justificada.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a remuneração dos servidores públicos segundo o regime constitucional de subsídio, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Ministério Público Federal ingressou com ação civil pública em desfavor de Joaquim Nunes na Subseção Judiciária Federal X para buscar a responsabilização civil ambiental, haja vista que o requerido promoveu exploração mineral (garimpo), sem licença ambiental, em terra indígena, causando o desmatamento de área correspondente a 25ha. Em despacho saneador, o Juízo Federal determinou a inversão do ônus da prova, dispondo ao requerido a obrigação de provar que o dano ambiental não ocorreu. Essa decisão está fundamentada em qual princípio de direito ambiental?

 

(EMAGIS) Quanto às limitações constitucionais ao poder de tributar, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre os impostos federais e as contribuições sociais de seguridade social, julgue os itens abaixo.

I. Incide, na importação de bens para uso próprio, o Imposto sobre Produtos Industrializados, sendo neutro o fato de tratar-se de consumidor final.

II. A imunidade assegurada pelo art. 150, VI, ‘c’, da Constituição da República aos partidos políticos, inclusive suas fundações, às entidades sindicais dos trabalhadores e às instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, que atendam aos requisitos da lei, alcança o IOF, inclusive o incidente sobre aplicações financeiras.

III. É devida a restituição da diferença das contribuições para o Programa de Integração Social – PIS e para o Financiamento da Seguridade Social – Cofins pagas a mais, no regime de substituição tributária, se a base de cálculo efetiva das operações for inferior à presumida.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito das normas estabelecidas na Lei de Responsabilidade Fiscal e em conformidade com a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Assinale a incorreta sobre a responsabilidade internacional por violação de norma de Direito Internacional:

 

(EMAGIS) Sobre o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta sobre a incidência do Código de Defesa do Consumidor às seguintes relações jurídicas:

 

(EMAGIS) Considere que, tendo julgado procedente ação de repetição de indébito ajuizada pelo consumidor contra o fornecedor, prestador privado de serviços, vez que constatada indevida a cobrança por este de determinada parcela contida no preço dos serviços prestados em 01/2024, o juiz tenha julgado improcedente a pretensão de que tal restituição se desse em dobro pelo fornecedor porque a instrução não comprovou a má-fé deste na conduta de cobrar os valores tidos como indevidos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os contratos bancários, avalie as assertivas que seguem.

I. O prazo prescricional da pretensão de revisão de cláusulas contratuais de empréstimo bancário é o trienal na vigência do Código Civil/2002.

II. A ação de prestação de contas não constitui meio idôneo para interromper a contagem do prazo prescricional da ação revisional de contrato bancário.

III. Nos contratos bancários posteriores ao início da vigência da Resolução-CMN n. 3.518/2007, em 30/4/2008, não pode ser cobrada a tarifa de cadastro no início do relacionamento entre o consumidor e a instituição financeira.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em análise, Conflito de Competência suscitado pelo Juiz Federal, nos autos do Cumprimento de Sentença relativo à Ação de Concessão de Benefício Previdenciário de Auxílio Acidente ajuizada contra o INSS, requerendo o INSS, na fase de cumprimento de sentença, o ressarcimento dos honorários periciais antecipados na fase de conhecimento. O Juiz de Direito, ora suscitado, declinou da competência para julgamento do feito, por entender que "o credor desses honorários é o Instituto Nacional de Seguro Social — INSS, que é uma Autarquia Federal", portanto, "a presença de uma Autarquia Federal no polo ativo da Execução altera a competência para processar e julgar o feito para a Justiça Federal. O suscitante, por sua vez, defendeu que "ainda que o exequente seja autarquia federal — o que, em regra, atrairia a competência para a Justiça Federal —, a fase cognitiva do processo tramitou perante a Justiça Estadual, por força da exceção constante no art. 109, I da CF, dada a natureza acidentária da causa, motivo pelo qual, "considerando a sistemática do rito executivo civil e a noção de sincretismo processual, entendo que a competência estadual, para julgar demandas em que o INSS é parte, não se esgota na fase cognitiva do processo, devendo estender-se, também, para a fase de cumprimento de sentença.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Nos autos do processo de execução, o executado, em relação a seus valores constritos por bloqueio judicial via Sisbajud, requer seja considerado impenhorável o valor de R$ 15.088,97 depositado em conta-corrente, pois, segundo alega, tal garantia pode ser estendida a outras formas de reserva financeira além da poupança, considerando equiparáveis, para a situação, os contratos bancários de conta corrente, conta poupança, investimento em caderneta de poupança e aplicações financeiras especulativas.

A propósito da equiparação dos aludidos contratos bancários para a apreciação da situação em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Nos presentes autos, após denúncia recebida por crime de descaminho em que o valor total atualizado dos tributos sonegados é de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), o réu requer a aplicação do princípio da insignificância. Reconhece contra si haver 1 processo penal ainda em curso e 2 processos administrativos-fiscais, todos por condutas semelhantes ao fato que lhe é imputado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a pena de multa, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de habeas corpus impetrado por Eduardo, que alega que os entorpecentes relacionados aos fatos a ele imputados não foram apreendidos nem periciados, o que é imprescindível para comprovar a materialidade do delito descrito no art. 33, caput, da Lei n. 11.343/2006. Destaca que outros meios de provas, como imagens e vídeos presentes nos autos da sentença condenatória, são insuficientes para demonstrar a materialidade do citado crime, conforme a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça. Sustenta que na sentença há trechos demonstradores da patente dúvida razoável na materialidade do delito imputado ao impetrante, pois, a todo momento, menciona-se que as imagens 'indicam' tratar-se de cocaína; que a construção de buracos nas cargas é um 'forte indicativo' do intuito de dissimular o embarque dos tabletes filmados; que os tabletes dos entorpecentes 'se assemelham' aos apreendidos outrora. Enfim, conclui, não há qualquer juízo robusto de certeza, segurança e solidez que permita a manutenção do édito condenatório prolatado contra o impetrante. Requer, assim, a concessão da ordem a fim de que seja absolvido dos crimes previstos nos artigos 33, caput, e 35, caput, da Lei n. 11.343/2006.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 8.072/90, a Lei 7.492/86 e a Lei 9.613/98, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre as sanções penais e sua execução, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) O Ministério Público ofereceu denúncia contra oito pessoas com base em investigações conduzidas pela Polícia no curso de Operação Policial destinada a investigar desvios de recursos públicos do Programa Nacional de Transporte Escolar e do Fundo Nacional da Saúde e que descortinou irregularidades na contratação da Cooperativa de Transportadores por determinado município de. As investigações indicaram a suspeita de favorecimento de representantes da citada cooperativa, ligada a integrantes do núcleo político de um deputado estadual, existindo uma vaga menção ao envolvimento deste durante as investigações policiais. Após o recebimento da denúncia, a defesa suscitou ilegalidades cometidas ainda na fase investigatória, tendo em vista a presença, dentre os investigados, de autoridades detentoras de foro por prerrogativa de função. Rejeitadas as teses defensivas e prosseguindo as investigações, sobrevieram indicativos concretos de envolvimento criminoso do parlamentar, vindo as investigações a ser cessadas para deliberação judicial.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do Júri, assinale a correta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam, no âmbito da execução penal, da assistência ao egresso, da execução da pena de multa e da execução da pena privativa de liberdade, devendo ser marcada a CORRETA.

 

  9062 item(ns)
Primeiro Anterior  25   26   27   28   29  Proximo Ultimo

Cesta de Rodadas Pretéritas

Adicione à cesta os planos das Rodadas Pretéritas que você deseja adquirir.

    Valor Total: R$ ...

    • 1

    Copyright © 2010-2025 - Emagis - Todos os direitos reservados - CNPJ: 12.626.846/0001-10
    O Emagis é uma instituição privada, não possuindo qualquer vinculação a órgãos públicos. ILION.com.br