Emagis
Emagis
HOME MATRICULE-SE POR QUE APROVAMOS MAIS? ENTENDA OS CURSOS RESULTADOS ÁREA RESTRITA
NEWSLETTER
CONTATO
Magistratura MAGISTRATURA
Magistratura MINISTÉRIO PÚBLICO
Magistratura DEFENSORIA PÚBLICA
Magistratura PROCURADORIA
Magistratura DELEGADO DE POLICIA
Programas de Estudos PROGRAMAS DE ESTUDO
Planos de Questões/Provas PLANOS DE QUESTÕES/PROVAS
Cursos Intensivos Simulados CURSOS INTENSIVOS SIMULADOS
Videoaulas VIDEOAULAS
Rodadas Pretéritas RODADAS PRETÉRITAS
Downloads DOWNLOADS
Facebook Intagran Youtube Twitter
Emagis
Bem-vindo(a)



INÍCIO (ÁREA RESTRITA) AVISOS MINHA CONTA ALTERAR DADOS CADASTRAIS RENOVAR/ADQUIRIR PLANO CERTIFICADOS INDIQUE UM AMIGO SAIR
FAÇA SEU LOGIN


ESQUECEU A SENHA?


Seu navegador não suporta este video. Por favor, atualize seu navegador.

Rodadas Pretéritas

  1. Home
  2. Rodadas Pretéritas
  3. Busca
  4. Entenda as rodadas pretéritas
Informações Adicionar

Discursivas 2022

Informações Adicionar

Discursivas TJ/SP 2023

Busque por suas rodadas

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 46.2024

Informações Adicionar

Ministério Público Estadual - Rodada 46.2024

Informações Adicionar

Sentença Estadual - Rodada 46.2024

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 46.2024

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 46.2024 - Questão 1

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 46.2024 - Questão 2

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 46.2024 - Questão 3

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 46.2024 - Questão 4

Informações Adicionar

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 46.2024

Informações Adicionar

Objetivas DP Estadual - Rodada 46.2024

Informações Adicionar

Defensoria Pública Estadual - Rodada 22.2024

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 46.2024

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 45.2024

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 45.2024 - Questão 1

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 45.2024 - Questão 2

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 45.2024 - Questão 3

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 45.2024 - Questão 4

Informações Adicionar

Objetivas AGU/PFN/PGF - Rodada 45.2024

Informações Adicionar

Sentença Estadual - Rodada 45.2024

Informações Adicionar

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 45.2024

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 45.2024

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 45.2024

Informações Adicionar

PGE/PGM - Rodada 45.2024

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM - Rodada 45.2024

Informações Adicionar

Objetivas MP Estadual - Rodada 45.2024

Informações Adicionar

Objetivas MPF - Rodada 45.2024

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 46.2024

(EMAGIS) “O direito ao nome, assim compreendido como o prenome e o patronímico, é um dos elementos estruturantes dos direitos da personalidade e da dignidade da pessoa humana, uma vez que diz respeito à própria identidade pessoal do indivíduo, não apenas em relação a si mesmo, mas também no ambiente familiar e perante a sociedade em que vive.” (STJ, REsp 2.116.518, 3ª Turma, Nancy Andrigui, DJe 08/08/2024).

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A alteração do prenome para contemplar o apelido público notório, independentemente de se tratar de situação constrangedora ou vexatória, é admitida pelo STJ, fundada nos direitos de autoidentificação e de identificação perante a coletividade.

II. O pseudônimo, ainda que adotado para atividades lícitas, não goza da proteção que se dá ao nome.

III. O nome da pessoa não pode ser empregado por outrem em publicações ou representações que a exponham ao desprezo público, ainda quando não haja intenção difamatória.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o pagamento indevido e o enriquecimento sem causa, avalie as assertivas que seguem.

I. É repetível o pagamento feito para solver dívida prescrita.

II. A repetição em dobro devida pelo fornecedor ao consumidor, em decorrência de cobrança indevida por aquele, apenas é cabível se o elemento volitivo do fornecedor quando da cobrança indevida tiver sido o dolo ou a culpa grave.

III. Na vigência dos contratos de plano ou de seguro de assistência à saúde, a pretensão condenatória decorrente da declaração de nulidade de cláusula de reajuste nele prevista prescreve em 5 anos na vigência do CC/2002, prazo aplicável à pretensão de ressarcimento por enriquecimento sem causa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do acolhimento, da guarda e da adoção da criança e do adolescente, tendo em conta o princípio do melhor interesse do menor, avalie as assertivas que seguem.

I. A jurisprudência do STJ é no sentido da primazia do acolhimento familiar em detrimento da colocação de menor em abrigo institucional, salvo quando houver evidente risco concreto à sua integridade física e psíquica, de modo a se preservar os laços afetivos eventualmente configurados com a família substituta.

II. A ordem cronológica de preferência das pessoas previamente cadastradas para adoção não tem um caráter absoluto, devendo ceder ao lema do melhor interesse da criança ou do adolescente, razão de ser de todo o sistema de defesa erigido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, que tem na doutrina da proteção integral sua pedra basilar.

III. Na hipótese de a criança ser entregue irregularmente a um casal com o qual não possuía nenhum vínculo de parentesco, deve liminarmente ser imposto seu acolhimento institucional, sob pena de incentivo por parte do Poder Judiciário à adoção irregular, isso independentemente de estar a criança recebendo segurança, afeto e cuidado de aludido casal e de inexistir indício de risco à integridade física ou psíquica do infante.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as nulidades na disciplina do CPC/2015 e na jurisprudência do STJ, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os institutos e conceitos ligados ao direito dos precedentes, notadamente na forma inaugurada com o CPC de 2015. Imaginem a seguinte situação hipotética: Em um julgamento recente, um tribunal de apelação evitou aplicar um precedente vinculante, argumentando que os fatos do caso eram substancialmente diferentes daqueles presentes na decisão anterior. Em outro julgamento, o tribunal invocou um princípio legal de uma decisão não obrigatória, mas altamente respeitada, oriunda de outro tribunal. Em relação a essas situações, qual das seguintes combinações de termos descreve corretamente as técnicas jurídicas aplicadas?

 

(EMAGIS) Sobre vícios da sentença, analise as assertivas a seguir expostas.

I. O limite da sentença é o pedido, com a sua fundamentação. É o que a doutrina denomina de princípio da adstrição, princípio da congruência ou da conformidade, que é desdobramento do princípio do dispositivo.

II. Sentença extra petita é aquela que não examina em toda a sua amplitude o pedido formulado na inicial (com a sua fundamentação) ou a defesa do réu.

III. Na sentença ultra petita, o defeito é caracterizado pelo fato de o juiz ter ido além do pedido do autor, dando mais do que fora pedido. Exemplo: se o autor pediu indenização por danos emergentes, não pode o juiz condenar o réu também em lucros cessantes.

Há erro:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) Sobre a desconsideração da personalidade jurídica, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Considere que, na abordagem criminológica de violento crime de homicídio cometido, Sérgio proponha (i) seja focada a análise na pessoa do criminoso e nas razões que o levaram a delinquir, afastando-se a prioridade da análise do crime em si; (ii) compreenda-se como vítima do crime não apenas a pessoa cuja vida foi ceifada, mas também todos os seus parentes enlutados; (iii) proponha reflexão científica sobre meios de defesa do corpo social contra comportamentos como o abordado, compreendendo, para tanto, imprescindível centrar-se a análise no criminoso.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A proposta (i) enquadra-se na denominada Microcriminologia, eis que esta busca conhecer a pessoa do criminoso e compreender os motivos que o levaram a delinquir, também com o escopo de promover sua ressocialização.

II. A proposta (ii) contém-se no conceito de vítima adotado pela Vitimologia, subsistema da Criminologia, vez que se trata mesmo de conceito mais amplo do que o adotado no Direito Penal.

III. A proposta (iii) enquadra-se na Escola Clássica, vez que o delito, que correspondia ao principal objeto de análise da Escola Positiva, cedeu espaço, com a Escola Clássica, para o estudo do criminoso, ressaltando-se a necessidade de defesa do corpo social contra a ação do delinquente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito das penas e da extinção da punibilidade, avalie as assertivas que seguem.

I. O inadimplemento da pena de multa, após cumprida a pena privativa de liberdade ou restritiva de direitos, não obsta a extinção da punibilidade, ante a alegada hipossuficiência do condenado, salvo se diversamente entender o juiz competente, em decisão suficientemente motivada, que indique concretamente a possibilidade de pagamento da sanção pecuniária.

II. É suspensa a execução da pena de multa, se sobrevém ao condenado doença mental.

III. É socialmente recomendável a aplicação de uma nova pena de multa, em caráter substitutivo, no caso de o preceito secundário do tipo penal possuir previsão de multa cumulada com a pena privativa de liberdade, evitando-se a incidência de duas medidas restritivas de direitos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o crime de estupro de vulnerável e também sobre os crimes sexuais cometidos contra a vítima em situação de vulnerabilidade temporária, avalie as assertivas que seguem.

I. O crime de estupro de vulnerável se configura com a conjunção carnal ou prática de ato libidinoso com menor de 14 anos, sendo irrelevante eventual consentimento da vítima para a prática do ato, sua experiência sexual anterior ou existência de relacionamento amoroso com o agente.

II. Nos crimes sexuais cometidos contra a vítima em situação de vulnerabilidade temporária, em que ela recupera suas capacidades físicas e mentais e o pleno discernimento para decidir acerca da persecução penal de seu ofensor, a ação penal é pública condicionada à representação se o fato houver sido praticado na vigência da redação conferida ao art. 225 do Código Penal pela Lei n. 12.015/2009.

III. Tratando-se de estupro de vulnerável, procede-se mediante ação penal pública incondicionada.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do Direito Penal, marque a alternativa correta.

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – Cebraspe – 2023) Assinale a opção que apresenta o princípio norteador do processo penal abordado, precipuamente, pelo brocardo audiatur et altera pars.

 

(EMAGIS) Sobre o Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), avalie as assertivas que seguem.

I. Embora o § 14 do art. 28-A do CPP disponha que o investigado, diante da recusa do Ministério Público em oferecer o acordo, possa requerer a remessa dos autos ao órgão superior, na forma do art. 28 do CPP, inexiste previsão normativa sobre o momento em que o investigado deva ser cientificado do não oferecimento de ANPP, não havendo obrigação de o Ministério Público expedir notificação prévia, ao oferecimento da denúncia, de que não o oferecerá.

II. Quando, embora tecnicamente primário, o investigado apresenta vários registros policiais e infracionais, bem como indicativos de possuir uma vida voltada para a criminalidade, tem-se fundamentação ministerial idônea para a negativa do benefício processual.

III. O descumprimento do acordo de não persecução penal pelo investigado não poderá ser utilizado pelo Ministério Público como justificativa para o eventual não oferecimento de suspensão condicional do processo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Cuida-se de Ação Direta de Inconstitucionalidade em que se questiona o artigo 32, § 15, da Lei 12.485/2011, alterado pelo art. 11 da Lei 14.173/2021, resultado da conversão da Medida Provisória 1018/2020, que determina o carregamento de canais de programação de distribuição obrigatória às distribuidoras de TV por assinatura. O autor alega a inconstitucionalidade formal por violação do devido processo legislativo. Afirma que, durante o processo de conversão em lei da MP 1.018/2020, houve a inserção de conteúdo não relacionado com a matéria tratada na MP objeto de conversão através de emenda parlamentar. Aduz, ainda, que a matéria relacionada a telecomunicações (art. 21, XI, da CF) não pode ser regulamentada através de MP, devido às vedações do art. 246 da CF. Requer a concessão de medida cautelar para a suspensão da eficácia do artigo impugnado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Foi levada à apreciação do Supremo Tribunal Federal a questão da constitucionalidade da política pública instituída pelo artigo 3º da Lei 12.871/2013, que condiciona a autorização para o funcionamento de curso de graduação em medicina à realização de chamamento público, tratando-se de política indutora de instalação de novos cursos de medicina de acordo com a necessidade social dos Municípios, com o objetivo de melhorar a distribuição dos serviços médicos no território nacional.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade ajuizada contra dispositivo de Constituição Estadual, com a redação conferida por Emenda Constitucional, que aumentou o percentual das emendas de execução obrigatória de 1% para 2% da receita corrente líquida realizada no exercício anterior no âmbito do projeto de lei orçamentária anual.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Dispositivo de lei estadual determina o recolhimento ao Fundo Estadual do Transporte – FET (voltado à manutenção das rodovias estaduais utilizadas para o escoamento da produção rural) de percentual incidente sobre o valor destacado no documento fiscal relativo a operações de saída de produtos de origem vegetal, mineral ou animal ocorridas em seu território, inclusive com destino à exportação ou equiparadas. Parágrafo de tal dispositivo permite a revisão dos produtos submetidos à exação por ato do Secretário de Estado da Fazenda.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considerada a jurisprudência do TSE, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Cuida-se de ação de rescisão contratual cumulada com indenização por perdas e danos e obrigação de não fazer ajuizada por Alimentos Brasil S/A contra Transporte e Comércio Ltda., em que alega ter havido infração às cláusulas do contrato de transporte de cargas e outras avenças. Em sua contestação, a ré Transporte e Comércio Ltda aduz que pretensão de ressarcimento dos valores decorrentes de cheques devolvidos por falta de fundos dos adquirentes dos produtos não deve prosperar, porquanto se trata de contrato de agência, sendo vedada a pactuação da cláusula del credere. Comprovou que a relação entre as partes é regida por contrato de agência e requereu a aplicação da disciplina prevista nos artigos 710 e seguintes do Código Civil.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Juízo da Vara de Falências e Recuperações Judiciais deferiu a recuperação judicial à sociedade empresária, ressalvando, contudo, (i) a cláusula 2, na parte em que prevê a realização de nova Assembleia Geral de Credores em caso de descumprimento do plano, e (ii) a cláusula 3, na parte em que suprime as garantias oferecidas pelos coobrigados.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as espécies tributárias e as imunidades, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere ação de inventário, processada sob o rito do arrolamento sumário, na qual foi proferida sentença homologatória do plano de partilha apresentado pelos herdeiros, sem determinação para que comprovassem o recolhimento prévio do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens e Direitos – ITCMD e de outros tributos eventualmente devidos pelo espólio. Apresenta o Distrito Federal recurso contra tal sentença, apontando que o disposto no artigo 659, § 2º, deve ser interpretado em consonância com o próprio artigo 664, § 5º, do CPC, que exige a quitação prévia dos tributos como condição para encerramento do arrolamento, não se mostrando lógico nem razoável que tal exigência se aplique ao arrolamento comum (que, em tese, envolve divergência entre os herdeiros e/ou interesse de incapazes), e seja dispensada justamente no arrolamento sumário, em que a partilha é amigável e as partes são maiores e capazes. Acrescenta que a sentença recorrida submete a Fazenda Pública credora com crédito privilegiado nos termos do art. 192 do CTN e art. 31 da LEF a tratamento mais gravoso que os concedidos a qualquer credor quirografário, os quais, nos termos do art. 663 do CPC, possuem direito de ao menos terem reservados bens suficientes para o pagamento de seus créditos, já que remeter a Fazenda Pública aos 'meios próprios' para a cobrança do imposto de transmissão e de outros tributos eventualmente devidos pelo espólio implica, na maioria das vezes, o ajuizamento de uma ou mais execuções fiscais, além da manutenção de tantas outras já ajuizadas. Abrevia-se, aparentemente, um processo de arrolamento para, do outro lado, abarrotar ainda mais as Varas de Execução Fiscal.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o tema da responsabilização ambiental, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) A respeito da ação de improbidade administrativa, avalie as assertivas que seguem.

I. A ordem de indisponibilidade de bens deverá priorizar veículos de via terrestre, bens imóveis, bens móveis em geral, semoventes, navios e aeronaves, ações e quotas de sociedades simples e empresárias, pedras e metais preciosos e, apenas na inexistência desses, o bloqueio de contas bancárias, de forma a garantir a subsistência do acusado e a manutenção da atividade empresária ao longo do processo.

II. A ordem de indisponibilidade de bens exige, além do fumus boni iuris, o periculum in mora, exigência que, embora introduzida pela Lei 14.230/2021, aplica-se aos processos anteriores e que estejam em curso.

III. Compete à autoridade administrativa aplicar a servidor público a pena de demissão em razão da prática de improbidade administrativa, independentemente de prévia condenação, por autoridade judiciária, à perda da função pública.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente aos princípios regentes do Direito Administrativo, julgue os itens abaixo e indique a alternativa apropriada:

I. A flexibilização, via decreto presidencial, dos critérios e requisitos para a aquisição de armas de fogo prejudica a fiscalização do Poder Público, além de violar a competência legislativa em sentido estrito para a normatização das hipóteses legais quanto à sua efetiva necessidade.

II. O pagamento de “salário-esposa” a trabalhadores urbanos e rurais, e a servidores públicos, viola regra expressa da Constituição de 1988 e os princípios republicano, da igualdade, da moralidade e da razoabilidade.

III. Ofende a ordem constitucional determinação judicial para que a União proceda aos cálculos e apresente os documentos relativos à execução nos processos em tramitação nos juizados especiais cíveis federais.

IV. É constitucional lei federal que determina o cancelamento automático de precatórios e RPV federais não resgatados em dois anos, desde que interpretada no sentido de que esse cancelamento não impede nova requisição do precatório ou da RPV, a pedido do credor respectivo.

 

(EMAGIS) Quanto à Administração Pública Direta e Indireta, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) No que concerne às entidades do terceiro setor, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a prerrogativa do Ministério Público para a promoção de audiências públicas e tendo em vista o que dispõe a Resolução CNMP n° 82/2012, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Diversas ações civis públicas foram ajuizadas em diferentes unidades da Federação, incluindo-se o Distrito Federal, buscando-se a reparação de determinado dano coletivo de abrangência nacional causado aos consumidores por instituição financeira de direito privado.
Com relação a essa situação hipotética, assinale a opção CORRETA, de acordo com a jurisprudência atual do STF:

 

(FGV – ENAM – 2024.2) Acerca do procedimento de incorporação dos tratados de Direitos Humanos na perspectiva da Constituição Federal de 1988, assinale a afirmativa correta.

 

(EMAGIS) No contexto do Protocolo de Gerenciamento de Crises Cibernéticas do Poder Judiciário, qual das alternativas a seguir descreve corretamente uma das atribuições do Comitê de Crises Cibernéticas durante a fase de execução de uma crise?

 

(EMAGIS) Qual das seguintes alternativas descreve corretamente uma das diretrizes de funcionamento do sistema e-NatJus, conforme a Resolução CNJ n. 479/2022?

 

Ministério Público Estadual - Rodada 46.2024

ABC, menor, representado por seus genitores e por meio de advogado regularmente constituído, ajuizou ação sob o rito comum ordinário contra a pessoa jurídica Dissabor Eventos S/A.

De acordo com a inicial, ABC adquiriu ingresso e foi ao Show da Xuxa no dia 10 de abril de 2024, no Estádio do Royal Madri, em Tefé-AM. Diz a peça vestibular que, durante o evento, houve uma briga generalizada entre integrantes de duas facções criminosas rivais, o que gerou a necessidade de intervenção dos seguranças contratados pela requerida. Afirma a exordial que um desses seguranças, Zilmar Mendes, confundiu-se durante a intervenção e agrediu fisicamente ABC, por meio de golpes de uma milenar arte marcial tailandesa. Conforme a inicial, esses golpes causaram lesões no pescoço de ABC. O autor pede a condenação da requerida na obrigação de indenizar os danos materiais decorrentes da conduta ilícita, consistentes no pagamento de tratamento fisioterápico necessário à plena recuperação do paciente, no montante indicado na inicial. Requereu ainda o julgamento antecipado do feito, haja vista os documentos acostados na peça de ingresso.

A inicial veio instruída com documentos pessoais de ABC e de seus genitores; procuração dada ao advogado; cópia de matérias jornalísticas a respeito da briga generalizada no Show da Xuxa; cópia do ingresso do referido Show; cópia de laudo médico, subscrito por médico especialista em Medicina Legal, atestando que ABC sofreu lesão “corto-contusa” no abdome, do lado esquerdo, provavelmente causada por soco ou chute de outrem; certidão narrativa do tabelionato de notas, no qual consta conversa por meio do aplicativo WhatsApp, no qual ABC diz ao seu amigo “Cleiton Cebola” que foi ao Show da Xuxa no dia 10 de abril de 2024.

A requerida foi regularmente citada. Houve audiência de conciliação, com presença das partes e seus advogados, além do MP, embora sem resolução do caso.

Depois, a requerida ofereceu contestação tempestiva, argumentando que não há dano e nem tem responsabilidade civil no caso, haja vista que a própria inicial indica um terceiro como suposto agressor. Postulou a denunciação à lide em relação a Zilmar Mendes.

Em outra peça, oferecida no mesmo ato, interpôs reconvenção, postulando provimento declaratório no sentido da inexistência de responsabilidade civil no caso concreto, com condenação de ABC pelos ônus da sucumbência, especialmente a fixação de honorários advocatícios, no importe de 20% do valor da causa. Requereu, em ambas as peças, o julgamento antecipado.

Juntou, em ambas as peças, estatuto social arquivado na Junta Comercial; procuração dada ao advogado; cópia do contrato firmado com vários seguranças para o evento “Show da Xuxa”, realizado em 10 de abril de 2024, dentre eles Zilmar Mendes; cópia de matéria jornalística, apontando que houve uma briga de facções criminosas no Show da Xuxa.

O juízo determinou a intimação da parte autora, para replicar a contestação e para se defender na reconvenção. O prazo transcorreu “in albis”.

Em seguida, o juízo proferiu despacho saneador, deferindo a denunciação da lide de Zilmar Mendes e determinando sua citação, para oferecer defesa.

Regularmente citado, Zilmar Mendes não compareceu aos autos.

Posteriormente, o juízo abriu vista às partes e ao MP para que postulassem eventual produção probatória. Seguiu-se adequadamente o rito do art. 179, I, do CPC. Não houve manifestação nos autos.

O juízo, então, despachou da seguinte forma: “Considerando o desinteresse das partes na produção de outras provas e verificando a hipótese do art. 356, II, do CPC, abra-se vista dos autos ao MP, para derradeira manifestação. Conclusos em seguida, para sentença”.

Formule a peça processual cabível. Não é o caso de recurso. Não é necessário relatório.

 

Sentença Estadual - Rodada 46.2024

Patrick, Tomás e Juscelino, em comum acordo, decidiram praticar crime de roubo conhecido como “saidinha de banco” na cidade de Taguatinga/DF. Patrick seria responsável por observar clientes que efetuassem saques significativos em agência para, por via do aplicativo Telegram, indicar a potencial vítima aos demais. Tomás e Juscelino seriam responsáveis por abordar as vítimas na rua mediante grave ameaça exercida com o emprego de arma de fogo, com o fim de subtrair a quantia sacada na agência. Também planejaram roubar uma motocicleta para usá-la na interceptação do ofendido e fuga do local.

Assim, em 24 de maio de 2021, por volta das 10hs, na Avenida Samdu, nas proximidades do Sesc Taguatinga, os três agentes abordaram Marcelo no momento em que assumia a direção de sua motocicleta Honda NXR Bros 160. Todos armados, exigiram a entrega do bem o que foi feito de imediato e sem resistência. Após, empreenderam fuga. Mais tarde, seguiram para agência bancária na mesma cidade satélite. Conforme combinado, Patrick nela ingressou e, na fila do caixa, observou Giovani sacar R$ 7.000,00.

De imediato, informou, por meio do aplicativo de mensagem Telegram, os comparsas sobre as suas características e vestimentas. Verificando que a vítima deixara a agência a pé, Tomás e Juscelino, a bordo da moto subtraída, aguardaram a vítima caminhar por cerca de quatro quarteirões para então abordá-la.

Chegando no local, os agentes sacaram as armas e anunciaram o assalto, exigindo o valor sacado no Banco. Giovani foi retirar o dinheiro que estava dentro de uma pochete na cintura, ocasião em que os agentes imaginaram que ele iria sacar uma arma e Tomás alvejou a vítima com dois disparos, que veio a falecer imediatamente no local.

Sávio, policial militar e amigo de Giovani, estava passando na viatura no local quando viu os disparos. Acionou os demais policiais via rádio e deu início a uma perseguição contra os agentes. Após percorrerem cerca de um quilômetro, Juscelino, que estava na garupa, efetuou dois disparos, sendo que um atingiu Sávio no peito, vindo este a colidir com o automóvel na parede. O policial não faleceu em razão do colete que estava usando no momento da perseguição.

Na sequência, policiais militares que por ali passavam com viatura saíram ao encalço dos agentes e conseguiram prendê-los nas imediações, com eles apreendendo o produto dos roubos e os revólveres empregados.

Conduzidos ao distrito, lavraram-se as prisões em flagrante de ambos, posteriormente convertidas em preventivas em audiência de custódia.

Instaurado inquérito, Tomás e Juscelino delataram o envolvimento de Patrick. Os dois primeiros foram reconhecidos por Marcelo e Sávio, este apontando Tomás como o autor do disparo fatal e Juscelino como autor do disparo contra sua pessoa. Perícia apurou a eficácia das armas apreendidas, bem como que de uma delas partiu o projétil encontrado no corpo de Giovani. Juntado exame necroscópico.

Localizado duas semanas depois, Patrick confessou ter concorrido para a subtração da motocicleta. Também admitiu haver passado para os comparsas as características de cliente do banco. Nada sabe sobre o que ocorreu em seguida. Márcio não hesitou em reconhecê-lo.

Por conta do apurado, representante do Ministério Público denunciou os acusados como incursos nas penas do art. 157, § 2º, II e §2º-A c/c art. 157, § 3º, última parte e art. 121, §2º, V c/c art. 14, II tendo este como vítima Sávio, tudo na forma do art. 69 do Código Penal, sem requerer a prisão preventiva de Patrick.

A denúncia foi recebida em 05 de junho de 2021. Os acusados foram citados e designada audiência de instrução e julgamento.

Em juízo, Marcelo tornou a reconhecer os três agentes. Sávio reiterou que presenciou quando Tomás efetuou o disparo que tirou a vida de seu amigo Giovani e confirmou que foi Juscelino o autor do disparo que lhe derrubou da moto atingindo o colete. Patrick, por sua vez, voltou a confessar que participou do roubo da motocicleta e que passou para os demais as características de Giovani, nada sabendo sobre o verificado depois.

Certidão noticia que Patrick nasceu em 15 de janeiro de 2003. Em17 de outubro de 2019 foi condenado por setença por ato infracional análogo ao crime de roubo majorado. Juscelino, nascido em 02 de fevereiro de 2005 e Tomás nascido em 03 de novembro de 2006, não possuem antecedentes criminais.

Nos debates, o Promotor de Justiça requer a condenação nos termos da denúncia, pois comprovada a materialidade das infrações e a concorrência de Patrick em todos os delitos atribuídos. Pede ainda a elevação das penas básicas dos três crimes e, no tocante aos roubos majorados, ante a duplicidade de causas de aumento, a imposição de fração superior ao mínimo, bem como a fixação do regime fechado e, por força da sentença, a decretação da prisão preventiva.

A defesa, de seu lado, postula a absolvição do latrocínio diante da reação da vítima Giovani; quanto ao roubo, presentes atenuantes; a fixação das penas nos mínimos legais; a desclassificação da tentativa de homicídio para o crime de lesão corporal simples e a participação de menor importância de Patrick no que toca ao crime que vitimou Giovani, estabelecido o regime semiaberto e facultado o apelo em liberdade.

Com base no relato acima apresentado, profira, na qualidade de juiz de direito substituto do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, a sentença judicial adequada ao caso, devidamente embasada na legislação, na doutrina e (ou) na jurisprudência. Analise toda a matéria de direito processual e material pertinente ao julgamento, fundamentando suas explanações. Dispense o relatório e não crie fatos novos.

 

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 46.2024

(EMAGIS) “O direito ao nome, assim compreendido como o prenome e o patronímico, é um dos elementos estruturantes dos direitos da personalidade e da dignidade da pessoa humana, uma vez que diz respeito à própria identidade pessoal do indivíduo, não apenas em relação a si mesmo, mas também no ambiente familiar e perante a sociedade em que vive.” (STJ, REsp 2.116.518, 3ª Turma, Nancy Andrigui, DJe 08/08/2024).

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A alteração do prenome para contemplar o apelido público notório, independentemente de se tratar de situação constrangedora ou vexatória, é admitida pelo STJ, fundada nos direitos de autoidentificação e de identificação perante a coletividade.

II. O pseudônimo, ainda que adotado para atividades lícitas, não goza da proteção que se dá ao nome.

III. O nome da pessoa não pode ser empregado por outrem em publicações ou representações que a exponham ao desprezo público, ainda quando não haja intenção difamatória.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o pagamento indevido e o enriquecimento sem causa, avalie as assertivas que seguem.

I. É repetível o pagamento feito para solver dívida prescrita.

II. A repetição em dobro devida pelo fornecedor ao consumidor, em decorrência de cobrança indevida por aquele, apenas é cabível se o elemento volitivo do fornecedor quando da cobrança indevida tiver sido o dolo ou a culpa grave.

III. Na vigência dos contratos de plano ou de seguro de assistência à saúde, a pretensão condenatória decorrente da declaração de nulidade de cláusula de reajuste nele prevista prescreve em 5 anos na vigência do CC/2002, prazo aplicável à pretensão de ressarcimento por enriquecimento sem causa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do acolhimento, da guarda e da adoção da criança e do adolescente, tendo em conta o princípio do melhor interesse do menor, avalie as assertivas que seguem.

I. A jurisprudência do STJ é no sentido da primazia do acolhimento familiar em detrimento da colocação de menor em abrigo institucional, salvo quando houver evidente risco concreto à sua integridade física e psíquica, de modo a se preservar os laços afetivos eventualmente configurados com a família substituta.

II. A ordem cronológica de preferência das pessoas previamente cadastradas para adoção não tem um caráter absoluto, devendo ceder ao lema do melhor interesse da criança ou do adolescente, razão de ser de todo o sistema de defesa erigido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, que tem na doutrina da proteção integral sua pedra basilar.

III. Na hipótese de a criança ser entregue irregularmente a um casal com o qual não possuía nenhum vínculo de parentesco, deve liminarmente ser imposto seu acolhimento institucional, sob pena de incentivo por parte do Poder Judiciário à adoção irregular, isso independentemente de estar a criança recebendo segurança, afeto e cuidado de aludido casal e de inexistir indício de risco à integridade física ou psíquica do infante.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as nulidades na disciplina do CPC/2015 e na jurisprudência do STJ, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os institutos e conceitos ligados ao direito dos precedentes, notadamente na forma inaugurada com o CPC de 2015. Imaginem a seguinte situação hipotética: Em um julgamento recente, um tribunal de apelação evitou aplicar um precedente vinculante, argumentando que os fatos do caso eram substancialmente diferentes daqueles presentes na decisão anterior. Em outro julgamento, o tribunal invocou um princípio legal de uma decisão não obrigatória, mas altamente respeitada, oriunda de outro tribunal. Em relação a essas situações, qual das seguintes combinações de termos descreve corretamente as técnicas jurídicas aplicadas?

 

(EMAGIS) Sobre vícios da sentença, analise as assertivas a seguir expostas.

I. O limite da sentença é o pedido, com a sua fundamentação. É o que a doutrina denomina de princípio da adstrição, princípio da congruência ou da conformidade, que é desdobramento do princípio do dispositivo.

II. Sentença extra petita é aquela que não examina em toda a sua amplitude o pedido formulado na inicial (com a sua fundamentação) ou a defesa do réu.

III. Na sentença ultra petita, o defeito é caracterizado pelo fato de o juiz ter ido além do pedido do autor, dando mais do que fora pedido. Exemplo: se o autor pediu indenização por danos emergentes, não pode o juiz condenar o réu também em lucros cessantes.

Há erro:

 

(EMAGIS) Diversas ações civis públicas foram ajuizadas em diferentes unidades da Federação, incluindo-se o Distrito Federal, buscando-se a reparação de determinado dano coletivo de abrangência nacional causado aos consumidores por instituição financeira de direito privado.
Com relação a essa situação hipotética, assinale a opção CORRETA, de acordo com a jurisprudência atual do STF:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) Sobre a desconsideração da personalidade jurídica, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Considere que, na abordagem criminológica de violento crime de homicídio cometido, Sérgio proponha (i) seja focada a análise na pessoa do criminoso e nas razões que o levaram a delinquir, afastando-se a prioridade da análise do crime em si; (ii) compreenda-se como vítima do crime não apenas a pessoa cuja vida foi ceifada, mas também todos os seus parentes enlutados; (iii) proponha reflexão científica sobre meios de defesa do corpo social contra comportamentos como o abordado, compreendendo, para tanto, imprescindível centrar-se a análise no criminoso.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A proposta (i) enquadra-se na denominada Microcriminologia, eis que esta busca conhecer a pessoa do criminoso e compreender os motivos que o levaram a delinquir, também com o escopo de promover sua ressocialização.

II. A proposta (ii) contém-se no conceito de vítima adotado pela Vitimologia, subsistema da Criminologia, vez que se trata mesmo de conceito mais amplo do que o adotado no Direito Penal.

III. A proposta (iii) enquadra-se na Escola Clássica, vez que o delito, que correspondia ao principal objeto de análise da Escola Positiva, cedeu espaço, com a Escola Clássica, para o estudo do criminoso, ressaltando-se a necessidade de defesa do corpo social contra a ação do delinquente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito das penas e da extinção da punibilidade, avalie as assertivas que seguem.

I. O inadimplemento da pena de multa, após cumprida a pena privativa de liberdade ou restritiva de direitos, não obsta a extinção da punibilidade, ante a alegada hipossuficiência do condenado, salvo se diversamente entender o juiz competente, em decisão suficientemente motivada, que indique concretamente a possibilidade de pagamento da sanção pecuniária.

II. É suspensa a execução da pena de multa, se sobrevém ao condenado doença mental.

III. É socialmente recomendável a aplicação de uma nova pena de multa, em caráter substitutivo, no caso de o preceito secundário do tipo penal possuir previsão de multa cumulada com a pena privativa de liberdade, evitando-se a incidência de duas medidas restritivas de direitos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o crime de estupro de vulnerável e também sobre os crimes sexuais cometidos contra a vítima em situação de vulnerabilidade temporária, avalie as assertivas que seguem.

I. O crime de estupro de vulnerável se configura com a conjunção carnal ou prática de ato libidinoso com menor de 14 anos, sendo irrelevante eventual consentimento da vítima para a prática do ato, sua experiência sexual anterior ou existência de relacionamento amoroso com o agente.

II. Nos crimes sexuais cometidos contra a vítima em situação de vulnerabilidade temporária, em que ela recupera suas capacidades físicas e mentais e o pleno discernimento para decidir acerca da persecução penal de seu ofensor, a ação penal é pública condicionada à representação se o fato houver sido praticado na vigência da redação conferida ao art. 225 do Código Penal pela Lei n. 12.015/2009.

III. Tratando-se de estupro de vulnerável, procede-se mediante ação penal pública incondicionada.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do Direito Penal, marque a alternativa correta.

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – Cebraspe – 2023) Assinale a opção que apresenta o princípio norteador do processo penal abordado, precipuamente, pelo brocardo audiatur et altera pars.

 

(EMAGIS) Sobre o Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), avalie as assertivas que seguem.

I. Embora o § 14 do art. 28-A do CPP disponha que o investigado, diante da recusa do Ministério Público em oferecer o acordo, possa requerer a remessa dos autos ao órgão superior, na forma do art. 28 do CPP, inexiste previsão normativa sobre o momento em que o investigado deva ser cientificado do não oferecimento de ANPP, não havendo obrigação de o Ministério Público expedir notificação prévia, ao oferecimento da denúncia, de que não o oferecerá.

II. Quando, embora tecnicamente primário, o investigado apresenta vários registros policiais e infracionais, bem como indicativos de possuir uma vida voltada para a criminalidade, tem-se fundamentação ministerial idônea para a negativa do benefício processual.

III. O descumprimento do acordo de não persecução penal pelo investigado não poderá ser utilizado pelo Ministério Público como justificativa para o eventual não oferecimento de suspensão condicional do processo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Cuida-se de Ação Direta de Inconstitucionalidade em que se questiona o artigo 32, § 15, da Lei 12.485/2011, alterado pelo art. 11 da Lei 14.173/2021, resultado da conversão da Medida Provisória 1018/2020, que determina o carregamento de canais de programação de distribuição obrigatória às distribuidoras de TV por assinatura. O autor alega a inconstitucionalidade formal por violação do devido processo legislativo. Afirma que, durante o processo de conversão em lei da MP 1.018/2020, houve a inserção de conteúdo não relacionado com a matéria tratada na MP objeto de conversão através de emenda parlamentar. Aduz, ainda, que a matéria relacionada a telecomunicações (art. 21, XI, da CF) não pode ser regulamentada através de MP, devido às vedações do art. 246 da CF. Requer a concessão de medida cautelar para a suspensão da eficácia do artigo impugnado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Foi levada à apreciação do Supremo Tribunal Federal a questão da constitucionalidade da política pública instituída pelo artigo 3º da Lei 12.871/2013, que condiciona a autorização para o funcionamento de curso de graduação em medicina à realização de chamamento público, tratando-se de política indutora de instalação de novos cursos de medicina de acordo com a necessidade social dos Municípios, com o objetivo de melhorar a distribuição dos serviços médicos no território nacional.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade ajuizada contra dispositivo de Constituição Estadual, com a redação conferida por Emenda Constitucional, que aumentou o percentual das emendas de execução obrigatória de 1% para 2% da receita corrente líquida realizada no exercício anterior no âmbito do projeto de lei orçamentária anual.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Dispositivo de lei estadual determina o recolhimento ao Fundo Estadual do Transporte – FET (voltado à manutenção das rodovias estaduais utilizadas para o escoamento da produção rural) de percentual incidente sobre o valor destacado no documento fiscal relativo a operações de saída de produtos de origem vegetal, mineral ou animal ocorridas em seu território, inclusive com destino à exportação ou equiparadas. Parágrafo de tal dispositivo permite a revisão dos produtos submetidos à exação por ato do Secretário de Estado da Fazenda.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considerada a jurisprudência do TSE, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Cuida-se de ação de rescisão contratual cumulada com indenização por perdas e danos e obrigação de não fazer ajuizada por Alimentos Brasil S/A contra Transporte e Comércio Ltda., em que alega ter havido infração às cláusulas do contrato de transporte de cargas e outras avenças. Em sua contestação, a ré Transporte e Comércio Ltda aduz que pretensão de ressarcimento dos valores decorrentes de cheques devolvidos por falta de fundos dos adquirentes dos produtos não deve prosperar, porquanto se trata de contrato de agência, sendo vedada a pactuação da cláusula del credere. Comprovou que a relação entre as partes é regida por contrato de agência e requereu a aplicação da disciplina prevista nos artigos 710 e seguintes do Código Civil.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Juízo da Vara de Falências e Recuperações Judiciais deferiu a recuperação judicial à sociedade empresária, ressalvando, contudo, (i) a cláusula 2, na parte em que prevê a realização de nova Assembleia Geral de Credores em caso de descumprimento do plano, e (ii) a cláusula 3, na parte em que suprime as garantias oferecidas pelos coobrigados.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as espécies tributárias e as imunidades, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere ação de inventário, processada sob o rito do arrolamento sumário, na qual foi proferida sentença homologatória do plano de partilha apresentado pelos herdeiros, sem determinação para que comprovassem o recolhimento prévio do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens e Direitos – ITCMD e de outros tributos eventualmente devidos pelo espólio. Apresenta o Distrito Federal recurso contra tal sentença, apontando que o disposto no artigo 659, § 2º, deve ser interpretado em consonância com o próprio artigo 664, § 5º, do CPC, que exige a quitação prévia dos tributos como condição para encerramento do arrolamento, não se mostrando lógico nem razoável que tal exigência se aplique ao arrolamento comum (que, em tese, envolve divergência entre os herdeiros e/ou interesse de incapazes), e seja dispensada justamente no arrolamento sumário, em que a partilha é amigável e as partes são maiores e capazes. Acrescenta que a sentença recorrida submete a Fazenda Pública credora com crédito privilegiado nos termos do art. 192 do CTN e art. 31 da LEF a tratamento mais gravoso que os concedidos a qualquer credor quirografário, os quais, nos termos do art. 663 do CPC, possuem direito de ao menos terem reservados bens suficientes para o pagamento de seus créditos, já que remeter a Fazenda Pública aos 'meios próprios' para a cobrança do imposto de transmissão e de outros tributos eventualmente devidos pelo espólio implica, na maioria das vezes, o ajuizamento de uma ou mais execuções fiscais, além da manutenção de tantas outras já ajuizadas. Abrevia-se, aparentemente, um processo de arrolamento para, do outro lado, abarrotar ainda mais as Varas de Execução Fiscal.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o tema da responsabilização ambiental, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) A respeito da ação de improbidade administrativa, avalie as assertivas que seguem.

I. A ordem de indisponibilidade de bens deverá priorizar veículos de via terrestre, bens imóveis, bens móveis em geral, semoventes, navios e aeronaves, ações e quotas de sociedades simples e empresárias, pedras e metais preciosos e, apenas na inexistência desses, o bloqueio de contas bancárias, de forma a garantir a subsistência do acusado e a manutenção da atividade empresária ao longo do processo.

II. A ordem de indisponibilidade de bens exige, além do fumus boni iuris, o periculum in mora, exigência que, embora introduzida pela Lei 14.230/2021, aplica-se aos processos anteriores e que estejam em curso.

III. Compete à autoridade administrativa aplicar a servidor público a pena de demissão em razão da prática de improbidade administrativa, independentemente de prévia condenação, por autoridade judiciária, à perda da função pública.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente aos princípios regentes do Direito Administrativo, julgue os itens abaixo e indique a alternativa apropriada:

I. A flexibilização, via decreto presidencial, dos critérios e requisitos para a aquisição de armas de fogo prejudica a fiscalização do Poder Público, além de violar a competência legislativa em sentido estrito para a normatização das hipóteses legais quanto à sua efetiva necessidade.

II. O pagamento de “salário-esposa” a trabalhadores urbanos e rurais, e a servidores públicos, viola regra expressa da Constituição de 1988 e os princípios republicano, da igualdade, da moralidade e da razoabilidade.

III. Ofende a ordem constitucional determinação judicial para que a União proceda aos cálculos e apresente os documentos relativos à execução nos processos em tramitação nos juizados especiais cíveis federais.

IV. É constitucional lei federal que determina o cancelamento automático de precatórios e RPV federais não resgatados em dois anos, desde que interpretada no sentido de que esse cancelamento não impede nova requisição do precatório ou da RPV, a pedido do credor respectivo.

 

(EMAGIS) Quanto à Administração Pública Direta e Indireta, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) No que concerne às entidades do terceiro setor, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) No contexto do Protocolo de Gerenciamento de Crises Cibernéticas do Poder Judiciário, qual das alternativas a seguir descreve corretamente uma das atribuições do Comitê de Crises Cibernéticas durante a fase de execução de uma crise?

 

(EMAGIS) Qual das seguintes alternativas descreve corretamente uma das diretrizes de funcionamento do sistema e-NatJus, conforme a Resolução CNJ n. 479/2022?

 

Discursivas - Rodada 46.2024 - Questão 1

Sobre a contratação direta de advogados pela Administração Pública por inexigibilidade de licitação, responda, em no máximo 15 linhas:

1.    Quais os fundamentos jurídicos que justificam a contratação pela Administração Pública?

2.    Quais critérios devem ser considerados pelo gestor público ao exercer sua discricionariedade na escolha do advogado a ser contratado?

3.    Se o ente público contratante contar com corpo jurídico formado por procuradores concursados, pode ocorrer a contratação de advogados privados? Se ocorrer, há presunção de prática de ato de improbidade administrativa pelo gestor?

Discursivas - Rodada 46.2024 - Questão 2

Sérgio Ramos, servidor do Conselho de Controle de Atividades Financeiras - Coaf, no desempenho de suas funções, elaborou Relatório de Inteligência Financeira - RIF como resultado de análise de operação financeira de Armando Baderna consistente no depósito em dinheiro de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) em conta poupança da Caixa Econômica Federal.

Por encontrar inconsistências que aparentemente configuravam possível prática de lavagem de dinheiro, Ramos enviou o RIF à Polícia Federal, sem autorização judicial. Com base nesse relatório, o delegado federal instaurou inquérito policial para investigar o fato.

Considerando essa situação hipotética, responda objetivamente às questões abaixo:

(a) é válido o encaminhamento direto - sem autorização judicial - de RIF à Polícia Federal pelo Coaf?

(b) o delegado tem legitimidade para requisitar Relatorias de Inteligência Financeira sem autorização judicial?

(c) a verificação da procedência das informações - VPI - é instrumento adequado para fundamentar a requisição de informações financeiras ao Coaf?

Discursivas - Rodada 46.2024 - Questão 3

O Estado do Paraná impetrou mandado de segurança junto ao Tribunal de Justiça do respectivo Estado, no bojo do qual houve a instauração de incidente de resolução de demanda repetitiva (IRDR). No julgamento do writ, houve a fixação de tese, na análise do IRDR, e a denegação da segurança pleiteada.

Inconformado, o impetrante interpôs recurso especial contra o acórdão.

No STJ, formaram-se 3 (três) correntes:
(a) é cabível a interposição de recurso especial, por se tratar de acórdão que não somente decidiu IRDR como também julgou o mérito da causa;
(b) não é cabível a interposição de recurso especial, mas a existência de regra específica do CPC, pertinente ao IRDR, justifica a existência de dúvida fundada que autoriza aplicação do princípio da fungibilidade recursal, de modo a recebê-lo como recurso ordinário;
(c) não é cabível a interposição de recurso especial, e descabe aplicar o princípio da fungibilidade recursal, impondo-se, pois, o seu não-conhecimento.

Qual das 3 (três) correntes merece prevalecer?

Fundamente a sua resposta em até 15 (quinze) linhas.?

Discursivas - Rodada 46.2024 - Questão 4

Joaquim Manuel, brasileiro, após longa e exitosa carreira jurídica em território nacional - na qual galgou inúmeros postos, inclusive, no ápice, como Ministro de tribunal superior -, jubilou-se pelo RPPS, com direito ao recebimento de aposentadoria integral, e passou a morar em Portugal no ano de 2022, onde permanece residente e domiciliado até os dias atuais.

Percebeu, então, que os proventos de seu benefício previdenciário vêm sendo tributados na fonte à alíquota de 25% (vinte e cinco por cento), a título de IRRF.

Inconformado, constituiu advogado e ingressou com ação judicial, perante a justiça brasileira, questionando a legitimidade dessa tributação.

No mérito, a pretensão do demandante merece guarida? Por quê?

Limite: 15 (quinze) linhas.?

Discursivas - Rodada 46.2024

Sobre a contratação direta de advogados pela Administração Pública por inexigibilidade de licitação, responda, em no máximo 15 linhas:

1.    Quais os fundamentos jurídicos que justificam a contratação pela Administração Pública?

2.    Quais critérios devem ser considerados pelo gestor público ao exercer sua discricionariedade na escolha do advogado a ser contratado?

3.    Se o ente público contratante contar com corpo jurídico formado por procuradores concursados, pode ocorrer a contratação de advogados privados? Se ocorrer, há presunção de prática de ato de improbidade administrativa pelo gestor?

 

Sérgio Ramos, servidor do Conselho de Controle de Atividades Financeiras - Coaf, no desempenho de suas funções, elaborou Relatório de Inteligência Financeira - RIF como resultado de análise de operação financeira de Armando Baderna consistente no depósito em dinheiro de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) em conta poupança da Caixa Econômica Federal.

Por encontrar inconsistências que aparentemente configuravam possível prática de lavagem de dinheiro, Ramos enviou o RIF à Polícia Federal, sem autorização judicial. Com base nesse relatório, o delegado federal instaurou inquérito policial para investigar o fato.

Considerando essa situação hipotética, responda objetivamente às questões abaixo:

(a) é válido o encaminhamento direto - sem autorização judicial - de RIF à Polícia Federal pelo Coaf?

(b) o delegado tem legitimidade para requisitar Relatorias de Inteligência Financeira sem autorização judicial?

(c) a verificação da procedência das informações - VPI - é instrumento adequado para fundamentar a requisição de informações financeiras ao Coaf?

 

O Estado do Paraná impetrou mandado de segurança junto ao Tribunal de Justiça do respectivo Estado, no bojo do qual houve a instauração de incidente de resolução de demanda repetitiva (IRDR). No julgamento do writ, houve a fixação de tese, na análise do IRDR, e a denegação da segurança pleiteada.

Inconformado, o impetrante interpôs recurso especial contra o acórdão.

No STJ, formaram-se 3 (três) correntes:
(a) é cabível a interposição de recurso especial, por se tratar de acórdão que não somente decidiu IRDR como também julgou o mérito da causa;
(b) não é cabível a interposição de recurso especial, mas a existência de regra específica do CPC, pertinente ao IRDR, justifica a existência de dúvida fundada que autoriza aplicação do princípio da fungibilidade recursal, de modo a recebê-lo como recurso ordinário;
(c) não é cabível a interposição de recurso especial, e descabe aplicar o princípio da fungibilidade recursal, impondo-se, pois, o seu não-conhecimento.

Qual das 3 (três) correntes merece prevalecer?

Fundamente a sua resposta em até 15 (quinze) linhas.?

 

Joaquim Manuel, brasileiro, após longa e exitosa carreira jurídica em território nacional - na qual galgou inúmeros postos, inclusive, no ápice, como Ministro de tribunal superior -, jubilou-se pelo RPPS, com direito ao recebimento de aposentadoria integral, e passou a morar em Portugal no ano de 2022, onde permanece residente e domiciliado até os dias atuais.

Percebeu, então, que os proventos de seu benefício previdenciário vêm sendo tributados na fonte à alíquota de 25% (vinte e cinco por cento), a título de IRRF.

Inconformado, constituiu advogado e ingressou com ação judicial, perante a justiça brasileira, questionando a legitimidade dessa tributação.

No mérito, a pretensão do demandante merece guarida? Por quê?

Limite: 15 (quinze) linhas.?

 

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 46.2024

(EMAGIS) “O direito ao nome, assim compreendido como o prenome e o patronímico, é um dos elementos estruturantes dos direitos da personalidade e da dignidade da pessoa humana, uma vez que diz respeito à própria identidade pessoal do indivíduo, não apenas em relação a si mesmo, mas também no ambiente familiar e perante a sociedade em que vive.” (STJ, REsp 2.116.518, 3ª Turma, Nancy Andrigui, DJe 08/08/2024).

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A alteração do prenome para contemplar o apelido público notório, independentemente de se tratar de situação constrangedora ou vexatória, é admitida pelo STJ, fundada nos direitos de autoidentificação e de identificação perante a coletividade.

II. O pseudônimo, ainda que adotado para atividades lícitas, não goza da proteção que se dá ao nome.

III. O nome da pessoa não pode ser empregado por outrem em publicações ou representações que a exponham ao desprezo público, ainda quando não haja intenção difamatória.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o pagamento indevido e o enriquecimento sem causa, avalie as assertivas que seguem.

I. É repetível o pagamento feito para solver dívida prescrita.

II. A repetição em dobro devida pelo fornecedor ao consumidor, em decorrência de cobrança indevida por aquele, apenas é cabível se o elemento volitivo do fornecedor quando da cobrança indevida tiver sido o dolo ou a culpa grave.

III. Na vigência dos contratos de plano ou de seguro de assistência à saúde, a pretensão condenatória decorrente da declaração de nulidade de cláusula de reajuste nele prevista prescreve em 5 anos na vigência do CC/2002, prazo aplicável à pretensão de ressarcimento por enriquecimento sem causa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do acolhimento, da guarda e da adoção da criança e do adolescente, tendo em conta o princípio do melhor interesse do menor, avalie as assertivas que seguem.

I. A jurisprudência do STJ é no sentido da primazia do acolhimento familiar em detrimento da colocação de menor em abrigo institucional, salvo quando houver evidente risco concreto à sua integridade física e psíquica, de modo a se preservar os laços afetivos eventualmente configurados com a família substituta.

II. A ordem cronológica de preferência das pessoas previamente cadastradas para adoção não tem um caráter absoluto, devendo ceder ao lema do melhor interesse da criança ou do adolescente, razão de ser de todo o sistema de defesa erigido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, que tem na doutrina da proteção integral sua pedra basilar.

III. Na hipótese de a criança ser entregue irregularmente a um casal com o qual não possuía nenhum vínculo de parentesco, deve liminarmente ser imposto seu acolhimento institucional, sob pena de incentivo por parte do Poder Judiciário à adoção irregular, isso independentemente de estar a criança recebendo segurança, afeto e cuidado de aludido casal e de inexistir indício de risco à integridade física ou psíquica do infante.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as nulidades na disciplina do CPC/2015 e na jurisprudência do STJ, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os institutos e conceitos ligados ao direito dos precedentes, notadamente na forma inaugurada com o CPC de 2015. Imaginem a seguinte situação hipotética: Em um julgamento recente, um tribunal de apelação evitou aplicar um precedente vinculante, argumentando que os fatos do caso eram substancialmente diferentes daqueles presentes na decisão anterior. Em outro julgamento, o tribunal invocou um princípio legal de uma decisão não obrigatória, mas altamente respeitada, oriunda de outro tribunal. Em relação a essas situações, qual das seguintes combinações de termos descreve corretamente as técnicas jurídicas aplicadas?

 

(EMAGIS) Sobre vícios da sentença, analise as assertivas a seguir expostas.

I. O limite da sentença é o pedido, com a sua fundamentação. É o que a doutrina denomina de princípio da adstrição, princípio da congruência ou da conformidade, que é desdobramento do princípio do dispositivo.

II. Sentença extra petita é aquela que não examina em toda a sua amplitude o pedido formulado na inicial (com a sua fundamentação) ou a defesa do réu.

III. Na sentença ultra petita, o defeito é caracterizado pelo fato de o juiz ter ido além do pedido do autor, dando mais do que fora pedido. Exemplo: se o autor pediu indenização por danos emergentes, não pode o juiz condenar o réu também em lucros cessantes.

Há erro:

 

(EMAGIS) Diversas ações civis públicas foram ajuizadas em diferentes unidades da Federação, incluindo-se o Distrito Federal, buscando-se a reparação de determinado dano coletivo de abrangência nacional causado aos consumidores por instituição financeira de direito privado.
Com relação a essa situação hipotética, assinale a opção CORRETA, de acordo com a jurisprudência atual do STF:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) Sobre a desconsideração da personalidade jurídica, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Considere que, na abordagem criminológica de violento crime de homicídio cometido, Sérgio proponha (i) seja focada a análise na pessoa do criminoso e nas razões que o levaram a delinquir, afastando-se a prioridade da análise do crime em si; (ii) compreenda-se como vítima do crime não apenas a pessoa cuja vida foi ceifada, mas também todos os seus parentes enlutados; (iii) proponha reflexão científica sobre meios de defesa do corpo social contra comportamentos como o abordado, compreendendo, para tanto, imprescindível centrar-se a análise no criminoso.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A proposta (i) enquadra-se na denominada Microcriminologia, eis que esta busca conhecer a pessoa do criminoso e compreender os motivos que o levaram a delinquir, também com o escopo de promover sua ressocialização.

II. A proposta (ii) contém-se no conceito de vítima adotado pela Vitimologia, subsistema da Criminologia, vez que se trata mesmo de conceito mais amplo do que o adotado no Direito Penal.

III. A proposta (iii) enquadra-se na Escola Clássica, vez que o delito, que correspondia ao principal objeto de análise da Escola Positiva, cedeu espaço, com a Escola Clássica, para o estudo do criminoso, ressaltando-se a necessidade de defesa do corpo social contra a ação do delinquente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito das penas e da extinção da punibilidade, avalie as assertivas que seguem.

I. O inadimplemento da pena de multa, após cumprida a pena privativa de liberdade ou restritiva de direitos, não obsta a extinção da punibilidade, ante a alegada hipossuficiência do condenado, salvo se diversamente entender o juiz competente, em decisão suficientemente motivada, que indique concretamente a possibilidade de pagamento da sanção pecuniária.

II. É suspensa a execução da pena de multa, se sobrevém ao condenado doença mental.

III. É socialmente recomendável a aplicação de uma nova pena de multa, em caráter substitutivo, no caso de o preceito secundário do tipo penal possuir previsão de multa cumulada com a pena privativa de liberdade, evitando-se a incidência de duas medidas restritivas de direitos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o crime de estupro de vulnerável e também sobre os crimes sexuais cometidos contra a vítima em situação de vulnerabilidade temporária, avalie as assertivas que seguem.

I. O crime de estupro de vulnerável se configura com a conjunção carnal ou prática de ato libidinoso com menor de 14 anos, sendo irrelevante eventual consentimento da vítima para a prática do ato, sua experiência sexual anterior ou existência de relacionamento amoroso com o agente.

II. Nos crimes sexuais cometidos contra a vítima em situação de vulnerabilidade temporária, em que ela recupera suas capacidades físicas e mentais e o pleno discernimento para decidir acerca da persecução penal de seu ofensor, a ação penal é pública condicionada à representação se o fato houver sido praticado na vigência da redação conferida ao art. 225 do Código Penal pela Lei n. 12.015/2009.

III. Tratando-se de estupro de vulnerável, procede-se mediante ação penal pública incondicionada.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do Direito Penal, marque a alternativa correta.

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – Cebraspe – 2023) Assinale a opção que apresenta o princípio norteador do processo penal abordado, precipuamente, pelo brocardo audiatur et altera pars.

 

(EMAGIS) Sobre o Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), avalie as assertivas que seguem.

I. Embora o § 14 do art. 28-A do CPP disponha que o investigado, diante da recusa do Ministério Público em oferecer o acordo, possa requerer a remessa dos autos ao órgão superior, na forma do art. 28 do CPP, inexiste previsão normativa sobre o momento em que o investigado deva ser cientificado do não oferecimento de ANPP, não havendo obrigação de o Ministério Público expedir notificação prévia, ao oferecimento da denúncia, de que não o oferecerá.

II. Quando, embora tecnicamente primário, o investigado apresenta vários registros policiais e infracionais, bem como indicativos de possuir uma vida voltada para a criminalidade, tem-se fundamentação ministerial idônea para a negativa do benefício processual.

III. O descumprimento do acordo de não persecução penal pelo investigado não poderá ser utilizado pelo Ministério Público como justificativa para o eventual não oferecimento de suspensão condicional do processo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Cuida-se de Ação Direta de Inconstitucionalidade em que se questiona o artigo 32, § 15, da Lei 12.485/2011, alterado pelo art. 11 da Lei 14.173/2021, resultado da conversão da Medida Provisória 1018/2020, que determina o carregamento de canais de programação de distribuição obrigatória às distribuidoras de TV por assinatura. O autor alega a inconstitucionalidade formal por violação do devido processo legislativo. Afirma que, durante o processo de conversão em lei da MP 1.018/2020, houve a inserção de conteúdo não relacionado com a matéria tratada na MP objeto de conversão através de emenda parlamentar. Aduz, ainda, que a matéria relacionada a telecomunicações (art. 21, XI, da CF) não pode ser regulamentada através de MP, devido às vedações do art. 246 da CF. Requer a concessão de medida cautelar para a suspensão da eficácia do artigo impugnado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Foi levada à apreciação do Supremo Tribunal Federal a questão da constitucionalidade da política pública instituída pelo artigo 3º da Lei 12.871/2013, que condiciona a autorização para o funcionamento de curso de graduação em medicina à realização de chamamento público, tratando-se de política indutora de instalação de novos cursos de medicina de acordo com a necessidade social dos Municípios, com o objetivo de melhorar a distribuição dos serviços médicos no território nacional.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade ajuizada contra dispositivo de Constituição Estadual, com a redação conferida por Emenda Constitucional, que aumentou o percentual das emendas de execução obrigatória de 1% para 2% da receita corrente líquida realizada no exercício anterior no âmbito do projeto de lei orçamentária anual.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Dispositivo de lei estadual determina o recolhimento ao Fundo Estadual do Transporte – FET (voltado à manutenção das rodovias estaduais utilizadas para o escoamento da produção rural) de percentual incidente sobre o valor destacado no documento fiscal relativo a operações de saída de produtos de origem vegetal, mineral ou animal ocorridas em seu território, inclusive com destino à exportação ou equiparadas. Parágrafo de tal dispositivo permite a revisão dos produtos submetidos à exação por ato do Secretário de Estado da Fazenda.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(FGV – ENAM – 2024.2) Acerca do procedimento de incorporação dos tratados de Direitos Humanos na perspectiva da Constituição Federal de 1988, assinale a afirmativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito da ação de improbidade administrativa, avalie as assertivas que seguem.

I. A ordem de indisponibilidade de bens deverá priorizar veículos de via terrestre, bens imóveis, bens móveis em geral, semoventes, navios e aeronaves, ações e quotas de sociedades simples e empresárias, pedras e metais preciosos e, apenas na inexistência desses, o bloqueio de contas bancárias, de forma a garantir a subsistência do acusado e a manutenção da atividade empresária ao longo do processo.

II. A ordem de indisponibilidade de bens exige, além do fumus boni iuris, o periculum in mora, exigência que, embora introduzida pela Lei 14.230/2021, aplica-se aos processos anteriores e que estejam em curso.

III. Compete à autoridade administrativa aplicar a servidor público a pena de demissão em razão da prática de improbidade administrativa, independentemente de prévia condenação, por autoridade judiciária, à perda da função pública.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente aos princípios regentes do Direito Administrativo, julgue os itens abaixo e indique a alternativa apropriada:

I. A flexibilização, via decreto presidencial, dos critérios e requisitos para a aquisição de armas de fogo prejudica a fiscalização do Poder Público, além de violar a competência legislativa em sentido estrito para a normatização das hipóteses legais quanto à sua efetiva necessidade.

II. O pagamento de “salário-esposa” a trabalhadores urbanos e rurais, e a servidores públicos, viola regra expressa da Constituição de 1988 e os princípios republicano, da igualdade, da moralidade e da razoabilidade.

III. Ofende a ordem constitucional determinação judicial para que a União proceda aos cálculos e apresente os documentos relativos à execução nos processos em tramitação nos juizados especiais cíveis federais.

IV. É constitucional lei federal que determina o cancelamento automático de precatórios e RPV federais não resgatados em dois anos, desde que interpretada no sentido de que esse cancelamento não impede nova requisição do precatório ou da RPV, a pedido do credor respectivo.

 

(EMAGIS) Quanto à Administração Pública Direta e Indireta, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) No que concerne às entidades do terceiro setor, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considerada a jurisprudência do TSE, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Cuida-se de ação de rescisão contratual cumulada com indenização por perdas e danos e obrigação de não fazer ajuizada por Alimentos Brasil S/A contra Transporte e Comércio Ltda., em que alega ter havido infração às cláusulas do contrato de transporte de cargas e outras avenças. Em sua contestação, a ré Transporte e Comércio Ltda aduz que pretensão de ressarcimento dos valores decorrentes de cheques devolvidos por falta de fundos dos adquirentes dos produtos não deve prosperar, porquanto se trata de contrato de agência, sendo vedada a pactuação da cláusula del credere. Comprovou que a relação entre as partes é regida por contrato de agência e requereu a aplicação da disciplina prevista nos artigos 710 e seguintes do Código Civil.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Juízo da Vara de Falências e Recuperações Judiciais deferiu a recuperação judicial à sociedade empresária, ressalvando, contudo, (i) a cláusula 2, na parte em que prevê a realização de nova Assembleia Geral de Credores em caso de descumprimento do plano, e (ii) a cláusula 3, na parte em que suprime as garantias oferecidas pelos coobrigados.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as espécies tributárias e as imunidades, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere ação de inventário, processada sob o rito do arrolamento sumário, na qual foi proferida sentença homologatória do plano de partilha apresentado pelos herdeiros, sem determinação para que comprovassem o recolhimento prévio do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens e Direitos – ITCMD e de outros tributos eventualmente devidos pelo espólio. Apresenta o Distrito Federal recurso contra tal sentença, apontando que o disposto no artigo 659, § 2º, deve ser interpretado em consonância com o próprio artigo 664, § 5º, do CPC, que exige a quitação prévia dos tributos como condição para encerramento do arrolamento, não se mostrando lógico nem razoável que tal exigência se aplique ao arrolamento comum (que, em tese, envolve divergência entre os herdeiros e/ou interesse de incapazes), e seja dispensada justamente no arrolamento sumário, em que a partilha é amigável e as partes são maiores e capazes. Acrescenta que a sentença recorrida submete a Fazenda Pública credora com crédito privilegiado nos termos do art. 192 do CTN e art. 31 da LEF a tratamento mais gravoso que os concedidos a qualquer credor quirografário, os quais, nos termos do art. 663 do CPC, possuem direito de ao menos terem reservados bens suficientes para o pagamento de seus créditos, já que remeter a Fazenda Pública aos 'meios próprios' para a cobrança do imposto de transmissão e de outros tributos eventualmente devidos pelo espólio implica, na maioria das vezes, o ajuizamento de uma ou mais execuções fiscais, além da manutenção de tantas outras já ajuizadas. Abrevia-se, aparentemente, um processo de arrolamento para, do outro lado, abarrotar ainda mais as Varas de Execução Fiscal.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o tema da responsabilização ambiental, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) No contexto do Protocolo de Gerenciamento de Crises Cibernéticas do Poder Judiciário, qual das alternativas a seguir descreve corretamente uma das atribuições do Comitê de Crises Cibernéticas durante a fase de execução de uma crise?

 

(EMAGIS) Qual das seguintes alternativas descreve corretamente uma das diretrizes de funcionamento do sistema e-NatJus, conforme a Resolução CNJ n. 479/2022?

 

(EMAGIS) Sobre a prerrogativa do Ministério Público para a promoção de audiências públicas e tendo em vista o que dispõe a Resolução CNMP n° 82/2012, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) De acordo com a Lei Complementar nº 80/94, que organiza a Defensoria Pública da União, do Distrito Federal e dos Territórios e prescreve normas gerais para sua organização nos Estados, e dá outras providências, quais são os princípios institucionais da Defensoria Pública?

 

Objetivas DP Estadual - Rodada 46.2024

(EMAGIS) De acordo com a Lei Complementar nº 80/94, que organiza a Defensoria Pública da União, do Distrito Federal e dos Territórios e prescreve normas gerais para sua organização nos Estados, e dá outras providências, quais são os princípios institucionais da Defensoria Pública?

 

(FGV – ENAM – 2024.2) Acerca do procedimento de incorporação dos tratados de Direitos Humanos na perspectiva da Constituição Federal de 1988, assinale a afirmativa correta.

 

(EMAGIS) Considere que, na abordagem criminológica de violento crime de homicídio cometido, Sérgio proponha (i) seja focada a análise na pessoa do criminoso e nas razões que o levaram a delinquir, afastando-se a prioridade da análise do crime em si; (ii) compreenda-se como vítima do crime não apenas a pessoa cuja vida foi ceifada, mas também todos os seus parentes enlutados; (iii) proponha reflexão científica sobre meios de defesa do corpo social contra comportamentos como o abordado, compreendendo, para tanto, imprescindível centrar-se a análise no criminoso.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A proposta (i) enquadra-se na denominada Microcriminologia, eis que esta busca conhecer a pessoa do criminoso e compreender os motivos que o levaram a delinquir, também com o escopo de promover sua ressocialização.

II. A proposta (ii) contém-se no conceito de vítima adotado pela Vitimologia, subsistema da Criminologia, vez que se trata mesmo de conceito mais amplo do que o adotado no Direito Penal.

III. A proposta (iii) enquadra-se na Escola Clássica, vez que o delito, que correspondia ao principal objeto de análise da Escola Positiva, cedeu espaço, com a Escola Clássica, para o estudo do criminoso, ressaltando-se a necessidade de defesa do corpo social contra a ação do delinquente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito das penas e da extinção da punibilidade, avalie as assertivas que seguem.

I. O inadimplemento da pena de multa, após cumprida a pena privativa de liberdade ou restritiva de direitos, não obsta a extinção da punibilidade, ante a alegada hipossuficiência do condenado, salvo se diversamente entender o juiz competente, em decisão suficientemente motivada, que indique concretamente a possibilidade de pagamento da sanção pecuniária.

II. É suspensa a execução da pena de multa, se sobrevém ao condenado doença mental.

III. É socialmente recomendável a aplicação de uma nova pena de multa, em caráter substitutivo, no caso de o preceito secundário do tipo penal possuir previsão de multa cumulada com a pena privativa de liberdade, evitando-se a incidência de duas medidas restritivas de direitos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o crime de estupro de vulnerável e também sobre os crimes sexuais cometidos contra a vítima em situação de vulnerabilidade temporária, avalie as assertivas que seguem.

I. O crime de estupro de vulnerável se configura com a conjunção carnal ou prática de ato libidinoso com menor de 14 anos, sendo irrelevante eventual consentimento da vítima para a prática do ato, sua experiência sexual anterior ou existência de relacionamento amoroso com o agente.

II. Nos crimes sexuais cometidos contra a vítima em situação de vulnerabilidade temporária, em que ela recupera suas capacidades físicas e mentais e o pleno discernimento para decidir acerca da persecução penal de seu ofensor, a ação penal é pública condicionada à representação se o fato houver sido praticado na vigência da redação conferida ao art. 225 do Código Penal pela Lei n. 12.015/2009.

III. Tratando-se de estupro de vulnerável, procede-se mediante ação penal pública incondicionada.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do Direito Penal, marque a alternativa correta.

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – Cebraspe – 2023) Assinale a opção que apresenta o princípio norteador do processo penal abordado, precipuamente, pelo brocardo audiatur et altera pars.

 

(EMAGIS) Sobre o Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), avalie as assertivas que seguem.

I. Embora o § 14 do art. 28-A do CPP disponha que o investigado, diante da recusa do Ministério Público em oferecer o acordo, possa requerer a remessa dos autos ao órgão superior, na forma do art. 28 do CPP, inexiste previsão normativa sobre o momento em que o investigado deva ser cientificado do não oferecimento de ANPP, não havendo obrigação de o Ministério Público expedir notificação prévia, ao oferecimento da denúncia, de que não o oferecerá.

II. Quando, embora tecnicamente primário, o investigado apresenta vários registros policiais e infracionais, bem como indicativos de possuir uma vida voltada para a criminalidade, tem-se fundamentação ministerial idônea para a negativa do benefício processual.

III. O descumprimento do acordo de não persecução penal pelo investigado não poderá ser utilizado pelo Ministério Público como justificativa para o eventual não oferecimento de suspensão condicional do processo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) “O direito ao nome, assim compreendido como o prenome e o patronímico, é um dos elementos estruturantes dos direitos da personalidade e da dignidade da pessoa humana, uma vez que diz respeito à própria identidade pessoal do indivíduo, não apenas em relação a si mesmo, mas também no ambiente familiar e perante a sociedade em que vive.” (STJ, REsp 2.116.518, 3ª Turma, Nancy Andrigui, DJe 08/08/2024).

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A alteração do prenome para contemplar o apelido público notório, independentemente de se tratar de situação constrangedora ou vexatória, é admitida pelo STJ, fundada nos direitos de autoidentificação e de identificação perante a coletividade.

II. O pseudônimo, ainda que adotado para atividades lícitas, não goza da proteção que se dá ao nome.

III. O nome da pessoa não pode ser empregado por outrem em publicações ou representações que a exponham ao desprezo público, ainda quando não haja intenção difamatória.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o pagamento indevido e o enriquecimento sem causa, avalie as assertivas que seguem.

I. É repetível o pagamento feito para solver dívida prescrita.

II. A repetição em dobro devida pelo fornecedor ao consumidor, em decorrência de cobrança indevida por aquele, apenas é cabível se o elemento volitivo do fornecedor quando da cobrança indevida tiver sido o dolo ou a culpa grave.

III. Na vigência dos contratos de plano ou de seguro de assistência à saúde, a pretensão condenatória decorrente da declaração de nulidade de cláusula de reajuste nele prevista prescreve em 5 anos na vigência do CC/2002, prazo aplicável à pretensão de ressarcimento por enriquecimento sem causa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do acolhimento, da guarda e da adoção da criança e do adolescente, tendo em conta o princípio do melhor interesse do menor, avalie as assertivas que seguem.

I. A jurisprudência do STJ é no sentido da primazia do acolhimento familiar em detrimento da colocação de menor em abrigo institucional, salvo quando houver evidente risco concreto à sua integridade física e psíquica, de modo a se preservar os laços afetivos eventualmente configurados com a família substituta.

II. A ordem cronológica de preferência das pessoas previamente cadastradas para adoção não tem um caráter absoluto, devendo ceder ao lema do melhor interesse da criança ou do adolescente, razão de ser de todo o sistema de defesa erigido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, que tem na doutrina da proteção integral sua pedra basilar.

III. Na hipótese de a criança ser entregue irregularmente a um casal com o qual não possuía nenhum vínculo de parentesco, deve liminarmente ser imposto seu acolhimento institucional, sob pena de incentivo por parte do Poder Judiciário à adoção irregular, isso independentemente de estar a criança recebendo segurança, afeto e cuidado de aludido casal e de inexistir indício de risco à integridade física ou psíquica do infante.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as nulidades na disciplina do CPC/2015 e na jurisprudência do STJ, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os institutos e conceitos ligados ao direito dos precedentes, notadamente na forma inaugurada com o CPC de 2015. Imaginem a seguinte situação hipotética: Em um julgamento recente, um tribunal de apelação evitou aplicar um precedente vinculante, argumentando que os fatos do caso eram substancialmente diferentes daqueles presentes na decisão anterior. Em outro julgamento, o tribunal invocou um princípio legal de uma decisão não obrigatória, mas altamente respeitada, oriunda de outro tribunal. Em relação a essas situações, qual das seguintes combinações de termos descreve corretamente as técnicas jurídicas aplicadas?

 

(EMAGIS) Sobre vícios da sentença, analise as assertivas a seguir expostas.

I. O limite da sentença é o pedido, com a sua fundamentação. É o que a doutrina denomina de princípio da adstrição, princípio da congruência ou da conformidade, que é desdobramento do princípio do dispositivo.

II. Sentença extra petita é aquela que não examina em toda a sua amplitude o pedido formulado na inicial (com a sua fundamentação) ou a defesa do réu.

III. Na sentença ultra petita, o defeito é caracterizado pelo fato de o juiz ter ido além do pedido do autor, dando mais do que fora pedido. Exemplo: se o autor pediu indenização por danos emergentes, não pode o juiz condenar o réu também em lucros cessantes.

Há erro:

 

(EMAGIS) Diversas ações civis públicas foram ajuizadas em diferentes unidades da Federação, incluindo-se o Distrito Federal, buscando-se a reparação de determinado dano coletivo de abrangência nacional causado aos consumidores por instituição financeira de direito privado.
Com relação a essa situação hipotética, assinale a opção CORRETA, de acordo com a jurisprudência atual do STF:

 

(EMAGIS) Cuida-se de Ação Direta de Inconstitucionalidade em que se questiona o artigo 32, § 15, da Lei 12.485/2011, alterado pelo art. 11 da Lei 14.173/2021, resultado da conversão da Medida Provisória 1018/2020, que determina o carregamento de canais de programação de distribuição obrigatória às distribuidoras de TV por assinatura. O autor alega a inconstitucionalidade formal por violação do devido processo legislativo. Afirma que, durante o processo de conversão em lei da MP 1.018/2020, houve a inserção de conteúdo não relacionado com a matéria tratada na MP objeto de conversão através de emenda parlamentar. Aduz, ainda, que a matéria relacionada a telecomunicações (art. 21, XI, da CF) não pode ser regulamentada através de MP, devido às vedações do art. 246 da CF. Requer a concessão de medida cautelar para a suspensão da eficácia do artigo impugnado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Foi levada à apreciação do Supremo Tribunal Federal a questão da constitucionalidade da política pública instituída pelo artigo 3º da Lei 12.871/2013, que condiciona a autorização para o funcionamento de curso de graduação em medicina à realização de chamamento público, tratando-se de política indutora de instalação de novos cursos de medicina de acordo com a necessidade social dos Municípios, com o objetivo de melhorar a distribuição dos serviços médicos no território nacional.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade ajuizada contra dispositivo de Constituição Estadual, com a redação conferida por Emenda Constitucional, que aumentou o percentual das emendas de execução obrigatória de 1% para 2% da receita corrente líquida realizada no exercício anterior no âmbito do projeto de lei orçamentária anual.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Dispositivo de lei estadual determina o recolhimento ao Fundo Estadual do Transporte – FET (voltado à manutenção das rodovias estaduais utilizadas para o escoamento da produção rural) de percentual incidente sobre o valor destacado no documento fiscal relativo a operações de saída de produtos de origem vegetal, mineral ou animal ocorridas em seu território, inclusive com destino à exportação ou equiparadas. Parágrafo de tal dispositivo permite a revisão dos produtos submetidos à exação por ato do Secretário de Estado da Fazenda.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da ação de improbidade administrativa, avalie as assertivas que seguem.

I. A ordem de indisponibilidade de bens deverá priorizar veículos de via terrestre, bens imóveis, bens móveis em geral, semoventes, navios e aeronaves, ações e quotas de sociedades simples e empresárias, pedras e metais preciosos e, apenas na inexistência desses, o bloqueio de contas bancárias, de forma a garantir a subsistência do acusado e a manutenção da atividade empresária ao longo do processo.

II. A ordem de indisponibilidade de bens exige, além do fumus boni iuris, o periculum in mora, exigência que, embora introduzida pela Lei 14.230/2021, aplica-se aos processos anteriores e que estejam em curso.

III. Compete à autoridade administrativa aplicar a servidor público a pena de demissão em razão da prática de improbidade administrativa, independentemente de prévia condenação, por autoridade judiciária, à perda da função pública.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente aos princípios regentes do Direito Administrativo, julgue os itens abaixo e indique a alternativa apropriada:

I. A flexibilização, via decreto presidencial, dos critérios e requisitos para a aquisição de armas de fogo prejudica a fiscalização do Poder Público, além de violar a competência legislativa em sentido estrito para a normatização das hipóteses legais quanto à sua efetiva necessidade.

II. O pagamento de “salário-esposa” a trabalhadores urbanos e rurais, e a servidores públicos, viola regra expressa da Constituição de 1988 e os princípios republicano, da igualdade, da moralidade e da razoabilidade.

III. Ofende a ordem constitucional determinação judicial para que a União proceda aos cálculos e apresente os documentos relativos à execução nos processos em tramitação nos juizados especiais cíveis federais.

IV. É constitucional lei federal que determina o cancelamento automático de precatórios e RPV federais não resgatados em dois anos, desde que interpretada no sentido de que esse cancelamento não impede nova requisição do precatório ou da RPV, a pedido do credor respectivo.

 

(EMAGIS) Quanto à Administração Pública Direta e Indireta, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) No que concerne às entidades do terceiro setor, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre o tema da responsabilização ambiental, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre as espécies tributárias e as imunidades, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere ação de inventário, processada sob o rito do arrolamento sumário, na qual foi proferida sentença homologatória do plano de partilha apresentado pelos herdeiros, sem determinação para que comprovassem o recolhimento prévio do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens e Direitos – ITCMD e de outros tributos eventualmente devidos pelo espólio. Apresenta o Distrito Federal recurso contra tal sentença, apontando que o disposto no artigo 659, § 2º, deve ser interpretado em consonância com o próprio artigo 664, § 5º, do CPC, que exige a quitação prévia dos tributos como condição para encerramento do arrolamento, não se mostrando lógico nem razoável que tal exigência se aplique ao arrolamento comum (que, em tese, envolve divergência entre os herdeiros e/ou interesse de incapazes), e seja dispensada justamente no arrolamento sumário, em que a partilha é amigável e as partes são maiores e capazes. Acrescenta que a sentença recorrida submete a Fazenda Pública credora com crédito privilegiado nos termos do art. 192 do CTN e art. 31 da LEF a tratamento mais gravoso que os concedidos a qualquer credor quirografário, os quais, nos termos do art. 663 do CPC, possuem direito de ao menos terem reservados bens suficientes para o pagamento de seus créditos, já que remeter a Fazenda Pública aos 'meios próprios' para a cobrança do imposto de transmissão e de outros tributos eventualmente devidos pelo espólio implica, na maioria das vezes, o ajuizamento de uma ou mais execuções fiscais, além da manutenção de tantas outras já ajuizadas. Abrevia-se, aparentemente, um processo de arrolamento para, do outro lado, abarrotar ainda mais as Varas de Execução Fiscal.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Cuida-se de ação de rescisão contratual cumulada com indenização por perdas e danos e obrigação de não fazer ajuizada por Alimentos Brasil S/A contra Transporte e Comércio Ltda., em que alega ter havido infração às cláusulas do contrato de transporte de cargas e outras avenças. Em sua contestação, a ré Transporte e Comércio Ltda aduz que pretensão de ressarcimento dos valores decorrentes de cheques devolvidos por falta de fundos dos adquirentes dos produtos não deve prosperar, porquanto se trata de contrato de agência, sendo vedada a pactuação da cláusula del credere. Comprovou que a relação entre as partes é regida por contrato de agência e requereu a aplicação da disciplina prevista nos artigos 710 e seguintes do Código Civil.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Juízo da Vara de Falências e Recuperações Judiciais deferiu a recuperação judicial à sociedade empresária, ressalvando, contudo, (i) a cláusula 2, na parte em que prevê a realização de nova Assembleia Geral de Credores em caso de descumprimento do plano, e (ii) a cláusula 3, na parte em que suprime as garantias oferecidas pelos coobrigados.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é correto afirmar:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) Sobre a desconsideração da personalidade jurídica, assinale a alternativa correta.

 

Defensoria Pública Estadual - Rodada 22.2024

João Honesto é um pequeno agricultor na cidade de Marcos Parente, interior do Piauí. 

Em janeiro de 2018, adquiriu um equipamento agrícola, no valor de R$ 5.000,00, junto ao Comercial Rural, pequena loja na cidade, de propriedade de Raimundo José. Na ocasião da venda, não fora firmado contrato entre credor e devedor, tendo João assinado apenas um recibo, dando conta do recebimento da mercadoria e declarando se comprometer ao pagamento do respectivo preço no prazo máximo de 30 dias. ??

Passados 15 dias, João teve seu equipamento furtado de sua propriedade rural, obrigando-o a acionar a empresa seguradora dias antes por ele contratada que promoveu a indenização do segurado no valor de R$ 3.500,00. Ao procurar a loja Comercial Rural, João comunicou o ocorrido e efetuou o pagamento de R$ 3.500,00, recebendo a quitação integral de sua dívida com a empresa. 

Ocorre que, recentemente, João foi citado em ação monitória proposta pela empresa Comercial Rural, demandando pagamento da dívida pela compra do equipamento, no valor de R$ 5.000,00, acrescido de juros e correção monetária.??

Na condição de defensor(a) público(a) de João, elabore a petição relativa à medida mais adequada para a defesa dos interesses de seu assistido.?

 

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 46.2024

(EMAGIS) A respeito da ação de improbidade administrativa, avalie as assertivas que seguem.

I. A ordem de indisponibilidade de bens deverá priorizar veículos de via terrestre, bens imóveis, bens móveis em geral, semoventes, navios e aeronaves, ações e quotas de sociedades simples e empresárias, pedras e metais preciosos e, apenas na inexistência desses, o bloqueio de contas bancárias, de forma a garantir a subsistência do acusado e a manutenção da atividade empresária ao longo do processo.

II. A ordem de indisponibilidade de bens exige, além do fumus boni iuris, o periculum in mora, exigência que, embora introduzida pela Lei 14.230/2021, aplica-se aos processos anteriores e que estejam em curso.

III. Compete à autoridade administrativa aplicar a servidor público a pena de demissão em razão da prática de improbidade administrativa, independentemente de prévia condenação, por autoridade judiciária, à perda da função pública.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente aos princípios regentes do Direito Administrativo, julgue os itens abaixo e indique a alternativa apropriada:

I. A flexibilização, via decreto presidencial, dos critérios e requisitos para a aquisição de armas de fogo prejudica a fiscalização do Poder Público, além de violar a competência legislativa em sentido estrito para a normatização das hipóteses legais quanto à sua efetiva necessidade.

II. O pagamento de “salário-esposa” a trabalhadores urbanos e rurais, e a servidores públicos, viola regra expressa da Constituição de 1988 e os princípios republicano, da igualdade, da moralidade e da razoabilidade.

III. Ofende a ordem constitucional determinação judicial para que a União proceda aos cálculos e apresente os documentos relativos à execução nos processos em tramitação nos juizados especiais cíveis federais.

IV. É constitucional lei federal que determina o cancelamento automático de precatórios e RPV federais não resgatados em dois anos, desde que interpretada no sentido de que esse cancelamento não impede nova requisição do precatório ou da RPV, a pedido do credor respectivo.

 

(EMAGIS) Quanto à Administração Pública Direta e Indireta, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) No que concerne às entidades do terceiro setor, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Cuida-se de Ação Direta de Inconstitucionalidade em que se questiona o artigo 32, § 15, da Lei 12.485/2011, alterado pelo art. 11 da Lei 14.173/2021, resultado da conversão da Medida Provisória 1018/2020, que determina o carregamento de canais de programação de distribuição obrigatória às distribuidoras de TV por assinatura. O autor alega a inconstitucionalidade formal por violação do devido processo legislativo. Afirma que, durante o processo de conversão em lei da MP 1.018/2020, houve a inserção de conteúdo não relacionado com a matéria tratada na MP objeto de conversão através de emenda parlamentar. Aduz, ainda, que a matéria relacionada a telecomunicações (art. 21, XI, da CF) não pode ser regulamentada através de MP, devido às vedações do art. 246 da CF. Requer a concessão de medida cautelar para a suspensão da eficácia do artigo impugnado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Foi levada à apreciação do Supremo Tribunal Federal a questão da constitucionalidade da política pública instituída pelo artigo 3º da Lei 12.871/2013, que condiciona a autorização para o funcionamento de curso de graduação em medicina à realização de chamamento público, tratando-se de política indutora de instalação de novos cursos de medicina de acordo com a necessidade social dos Municípios, com o objetivo de melhorar a distribuição dos serviços médicos no território nacional.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade ajuizada contra dispositivo de Constituição Estadual, com a redação conferida por Emenda Constitucional, que aumentou o percentual das emendas de execução obrigatória de 1% para 2% da receita corrente líquida realizada no exercício anterior no âmbito do projeto de lei orçamentária anual.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Dispositivo de lei estadual determina o recolhimento ao Fundo Estadual do Transporte – FET (voltado à manutenção das rodovias estaduais utilizadas para o escoamento da produção rural) de percentual incidente sobre o valor destacado no documento fiscal relativo a operações de saída de produtos de origem vegetal, mineral ou animal ocorridas em seu território, inclusive com destino à exportação ou equiparadas. Parágrafo de tal dispositivo permite a revisão dos produtos submetidos à exação por ato do Secretário de Estado da Fazenda.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as nulidades na disciplina do CPC/2015 e na jurisprudência do STJ, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os institutos e conceitos ligados ao direito dos precedentes, notadamente na forma inaugurada com o CPC de 2015. Imaginem a seguinte situação hipotética: Em um julgamento recente, um tribunal de apelação evitou aplicar um precedente vinculante, argumentando que os fatos do caso eram substancialmente diferentes daqueles presentes na decisão anterior. Em outro julgamento, o tribunal invocou um princípio legal de uma decisão não obrigatória, mas altamente respeitada, oriunda de outro tribunal. Em relação a essas situações, qual das seguintes combinações de termos descreve corretamente as técnicas jurídicas aplicadas?

 

(EMAGIS) Sobre vícios da sentença, analise as assertivas a seguir expostas.

I. O limite da sentença é o pedido, com a sua fundamentação. É o que a doutrina denomina de princípio da adstrição, princípio da congruência ou da conformidade, que é desdobramento do princípio do dispositivo.

II. Sentença extra petita é aquela que não examina em toda a sua amplitude o pedido formulado na inicial (com a sua fundamentação) ou a defesa do réu.

III. Na sentença ultra petita, o defeito é caracterizado pelo fato de o juiz ter ido além do pedido do autor, dando mais do que fora pedido. Exemplo: se o autor pediu indenização por danos emergentes, não pode o juiz condenar o réu também em lucros cessantes.

Há erro:

 

(EMAGIS) “O direito ao nome, assim compreendido como o prenome e o patronímico, é um dos elementos estruturantes dos direitos da personalidade e da dignidade da pessoa humana, uma vez que diz respeito à própria identidade pessoal do indivíduo, não apenas em relação a si mesmo, mas também no ambiente familiar e perante a sociedade em que vive.” (STJ, REsp 2.116.518, 3ª Turma, Nancy Andrigui, DJe 08/08/2024).

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A alteração do prenome para contemplar o apelido público notório, independentemente de se tratar de situação constrangedora ou vexatória, é admitida pelo STJ, fundada nos direitos de autoidentificação e de identificação perante a coletividade.

II. O pseudônimo, ainda que adotado para atividades lícitas, não goza da proteção que se dá ao nome.

III. O nome da pessoa não pode ser empregado por outrem em publicações ou representações que a exponham ao desprezo público, ainda quando não haja intenção difamatória.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o pagamento indevido e o enriquecimento sem causa, avalie as assertivas que seguem.

I. É repetível o pagamento feito para solver dívida prescrita.

II. A repetição em dobro devida pelo fornecedor ao consumidor, em decorrência de cobrança indevida por aquele, apenas é cabível se o elemento volitivo do fornecedor quando da cobrança indevida tiver sido o dolo ou a culpa grave.

III. Na vigência dos contratos de plano ou de seguro de assistência à saúde, a pretensão condenatória decorrente da declaração de nulidade de cláusula de reajuste nele prevista prescreve em 5 anos na vigência do CC/2002, prazo aplicável à pretensão de ressarcimento por enriquecimento sem causa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do acolhimento, da guarda e da adoção da criança e do adolescente, tendo em conta o princípio do melhor interesse do menor, avalie as assertivas que seguem.

I. A jurisprudência do STJ é no sentido da primazia do acolhimento familiar em detrimento da colocação de menor em abrigo institucional, salvo quando houver evidente risco concreto à sua integridade física e psíquica, de modo a se preservar os laços afetivos eventualmente configurados com a família substituta.

II. A ordem cronológica de preferência das pessoas previamente cadastradas para adoção não tem um caráter absoluto, devendo ceder ao lema do melhor interesse da criança ou do adolescente, razão de ser de todo o sistema de defesa erigido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, que tem na doutrina da proteção integral sua pedra basilar.

III. Na hipótese de a criança ser entregue irregularmente a um casal com o qual não possuía nenhum vínculo de parentesco, deve liminarmente ser imposto seu acolhimento institucional, sob pena de incentivo por parte do Poder Judiciário à adoção irregular, isso independentemente de estar a criança recebendo segurança, afeto e cuidado de aludido casal e de inexistir indício de risco à integridade física ou psíquica do infante.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Cuida-se de ação de rescisão contratual cumulada com indenização por perdas e danos e obrigação de não fazer ajuizada por Alimentos Brasil S/A contra Transporte e Comércio Ltda., em que alega ter havido infração às cláusulas do contrato de transporte de cargas e outras avenças. Em sua contestação, a ré Transporte e Comércio Ltda aduz que pretensão de ressarcimento dos valores decorrentes de cheques devolvidos por falta de fundos dos adquirentes dos produtos não deve prosperar, porquanto se trata de contrato de agência, sendo vedada a pactuação da cláusula del credere. Comprovou que a relação entre as partes é regida por contrato de agência e requereu a aplicação da disciplina prevista nos artigos 710 e seguintes do Código Civil.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Juízo da Vara de Falências e Recuperações Judiciais deferiu a recuperação judicial à sociedade empresária, ressalvando, contudo, (i) a cláusula 2, na parte em que prevê a realização de nova Assembleia Geral de Credores em caso de descumprimento do plano, e (ii) a cláusula 3, na parte em que suprime as garantias oferecidas pelos coobrigados.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as espécies tributárias e as imunidades, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere ação de inventário, processada sob o rito do arrolamento sumário, na qual foi proferida sentença homologatória do plano de partilha apresentado pelos herdeiros, sem determinação para que comprovassem o recolhimento prévio do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens e Direitos – ITCMD e de outros tributos eventualmente devidos pelo espólio. Apresenta o Distrito Federal recurso contra tal sentença, apontando que o disposto no artigo 659, § 2º, deve ser interpretado em consonância com o próprio artigo 664, § 5º, do CPC, que exige a quitação prévia dos tributos como condição para encerramento do arrolamento, não se mostrando lógico nem razoável que tal exigência se aplique ao arrolamento comum (que, em tese, envolve divergência entre os herdeiros e/ou interesse de incapazes), e seja dispensada justamente no arrolamento sumário, em que a partilha é amigável e as partes são maiores e capazes. Acrescenta que a sentença recorrida submete a Fazenda Pública credora com crédito privilegiado nos termos do art. 192 do CTN e art. 31 da LEF a tratamento mais gravoso que os concedidos a qualquer credor quirografário, os quais, nos termos do art. 663 do CPC, possuem direito de ao menos terem reservados bens suficientes para o pagamento de seus créditos, já que remeter a Fazenda Pública aos 'meios próprios' para a cobrança do imposto de transmissão e de outros tributos eventualmente devidos pelo espólio implica, na maioria das vezes, o ajuizamento de uma ou mais execuções fiscais, além da manutenção de tantas outras já ajuizadas. Abrevia-se, aparentemente, um processo de arrolamento para, do outro lado, abarrotar ainda mais as Varas de Execução Fiscal.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem, no âmbito do Direito Financeiro, têm relação com os royalties decorrentes da exploração de recursos naturais e também com fiscalização estatal de tais atividades de exploração de recursos naturais, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(Prefeitura de Areal/RJ – Procurador do Município – GUALIMP – 2020) Considerando as regras celetistas para a proteção do trabalho da mulher, ressalvadas as disposições legais destinadas a corrigir as distorções que afetam o acesso da mulher ao mercado de trabalho e certas especificidades estabelecidas nos acordos trabalhistas, são vedados todos os atos e ações abaixo especificados, estando INCORRETO o conteúdo da alternativa:

 

(Procurador do Estado Substituto/GO – FCC – 2021) Em relação ao instituto da prescrição aplicado ao Processo do Trabalho, conforme texto legal e entendimento sumulado do Tribunal Superior do Trabalho,

 

(EMAGIS) Sobre o tema da responsabilização ambiental, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) De acordo com a Lei Complementar nº 80/94, que organiza a Defensoria Pública da União, do Distrito Federal e dos Territórios e prescreve normas gerais para sua organização nos Estados, e dá outras providências, quais são os princípios institucionais da Defensoria Pública?

 

(FGV – ENAM – 2024.2) Acerca do procedimento de incorporação dos tratados de Direitos Humanos na perspectiva da Constituição Federal de 1988, assinale a afirmativa correta.

 

(EMAGIS) Considere que, na abordagem criminológica de violento crime de homicídio cometido, Sérgio proponha (i) seja focada a análise na pessoa do criminoso e nas razões que o levaram a delinquir, afastando-se a prioridade da análise do crime em si; (ii) compreenda-se como vítima do crime não apenas a pessoa cuja vida foi ceifada, mas também todos os seus parentes enlutados; (iii) proponha reflexão científica sobre meios de defesa do corpo social contra comportamentos como o abordado, compreendendo, para tanto, imprescindível centrar-se a análise no criminoso.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A proposta (i) enquadra-se na denominada Microcriminologia, eis que esta busca conhecer a pessoa do criminoso e compreender os motivos que o levaram a delinquir, também com o escopo de promover sua ressocialização.

II. A proposta (ii) contém-se no conceito de vítima adotado pela Vitimologia, subsistema da Criminologia, vez que se trata mesmo de conceito mais amplo do que o adotado no Direito Penal.

III. A proposta (iii) enquadra-se na Escola Clássica, vez que o delito, que correspondia ao principal objeto de análise da Escola Positiva, cedeu espaço, com a Escola Clássica, para o estudo do criminoso, ressaltando-se a necessidade de defesa do corpo social contra a ação do delinquente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito das penas e da extinção da punibilidade, avalie as assertivas que seguem.

I. O inadimplemento da pena de multa, após cumprida a pena privativa de liberdade ou restritiva de direitos, não obsta a extinção da punibilidade, ante a alegada hipossuficiência do condenado, salvo se diversamente entender o juiz competente, em decisão suficientemente motivada, que indique concretamente a possibilidade de pagamento da sanção pecuniária.

II. É suspensa a execução da pena de multa, se sobrevém ao condenado doença mental.

III. É socialmente recomendável a aplicação de uma nova pena de multa, em caráter substitutivo, no caso de o preceito secundário do tipo penal possuir previsão de multa cumulada com a pena privativa de liberdade, evitando-se a incidência de duas medidas restritivas de direitos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o crime de estupro de vulnerável e também sobre os crimes sexuais cometidos contra a vítima em situação de vulnerabilidade temporária, avalie as assertivas que seguem.

I. O crime de estupro de vulnerável se configura com a conjunção carnal ou prática de ato libidinoso com menor de 14 anos, sendo irrelevante eventual consentimento da vítima para a prática do ato, sua experiência sexual anterior ou existência de relacionamento amoroso com o agente.

II. Nos crimes sexuais cometidos contra a vítima em situação de vulnerabilidade temporária, em que ela recupera suas capacidades físicas e mentais e o pleno discernimento para decidir acerca da persecução penal de seu ofensor, a ação penal é pública condicionada à representação se o fato houver sido praticado na vigência da redação conferida ao art. 225 do Código Penal pela Lei n. 12.015/2009.

III. Tratando-se de estupro de vulnerável, procede-se mediante ação penal pública incondicionada.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do Direito Penal, marque a alternativa correta.

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – Cebraspe – 2023) Assinale a opção que apresenta o princípio norteador do processo penal abordado, precipuamente, pelo brocardo audiatur et altera pars.

 

(EMAGIS) Sobre o Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), avalie as assertivas que seguem.

I. Embora o § 14 do art. 28-A do CPP disponha que o investigado, diante da recusa do Ministério Público em oferecer o acordo, possa requerer a remessa dos autos ao órgão superior, na forma do art. 28 do CPP, inexiste previsão normativa sobre o momento em que o investigado deva ser cientificado do não oferecimento de ANPP, não havendo obrigação de o Ministério Público expedir notificação prévia, ao oferecimento da denúncia, de que não o oferecerá.

II. Quando, embora tecnicamente primário, o investigado apresenta vários registros policiais e infracionais, bem como indicativos de possuir uma vida voltada para a criminalidade, tem-se fundamentação ministerial idônea para a negativa do benefício processual.

III. O descumprimento do acordo de não persecução penal pelo investigado não poderá ser utilizado pelo Ministério Público como justificativa para o eventual não oferecimento de suspensão condicional do processo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Diversas ações civis públicas foram ajuizadas em diferentes unidades da Federação, incluindo-se o Distrito Federal, buscando-se a reparação de determinado dano coletivo de abrangência nacional causado aos consumidores por instituição financeira de direito privado.
Com relação a essa situação hipotética, assinale a opção CORRETA, de acordo com a jurisprudência atual do STF:

 

(EMAGIS) De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é correto afirmar:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) Sobre a desconsideração da personalidade jurídica, assinale a alternativa correta.

 

Sentença Federal - Rodada 45.2024

“Tudo pode ser tirado de uma pessoa, exceto uma coisa: a última das liberdades humanas – a escolha da atitude pessoal diante de um conjunto de circunstâncias – para decidir seu próprio caminho” (Victor Frankl)

Caros(as) amigos(as) do Emagis! Nesta semana, resolveremos a prova de Sentença Cível do XI Concurso para Juiz Federal Substituto do TRF da 1ª Região (adaptada). Bons estudos! Prof. Gabriel Brum.

O Ministério Público Federal ofereceu denúncia contra MÁRIO DA SILVA PEREIRA, CESARINA FERNANDES SILVA, WALTER FERNANDES DE LIMA, PAULO BRAGA DE MENEZES, JOSÉ DE RIBAMAR MATOS e FRANCISCO DE ASSIS CORREIA, qualificados nos autos de inquérito policial, pelas seguintes condutas:

I - MÁRIO DA SILVA PEREIRA, nos meses de abril a maio de 2021, na Garagem da Companhia Urbanizadora da Nova Capital - NOVACAP, aproximou-se de empregados da Empresa, propondo-Ihes uma forma de sacar o saldo das suas contas de FGTS, mediante pagamento de comissão de 20% (vinte por cento) do valor sacado, com o que vieram a concordar WALTER FERNANDES DE LIMA, PAULO BRAGA DE MENEZES, JOSÉ DE RIBAMAR MATOS e FRANCISCO DE ASSIS CORREIA.

MÁRIO, após receber dessas pessoas as Carteiras de Trabalho e dados pessoais, falsificou Termos de Rescisão de Contrato de Trabalho - TRCT, nos quais fez constar "demissão sem justa causa". Em seguida, entregou a cada um o falso termo de rescisão para que, depois de o assinar, fosse à Caixa Econômica Federal levantar o saldo de FGTS.

II - Os acusados WALTER FERNANDES DE LIMA e PAULO BRAGA DE MENEZES mostraram-se receosos de comparecer pessoalmente para efetuar o saque, por isso, MÁRIO providenciou procurações públicas a CESARINA FERNANDES SILVA, sua companheira (de Mário), conhecedora da situação, para que os representasse perante a CEF.

III - O acusado JOSÉ DE RIBAMAR MATOS, depois de assinar o falso TRCT, sacou da sua conta vinculada de FGTS a quantia de R$ 6.143,25 (seis mil, cento e quarenta e três reais e vinte e cinco centavos), pagando a MÁRIO, em dinheiro, os 20% combinados.

IV - O acusado FRANCISCO DE ASSIS CORREIA, igualmente depois de assinar o falso TRCT, sacou da sua conta vinculada de FGTS a quantia de R$ 12.205,30 (doze mil, duzentos e cinco reais e trinta centavos), pagando a MÁRIO, por meio de cheque da sua conta-corrente, os 20% combinados (cópia do cheque juntada aos autos do inquérito).

V - A acusada CESARINA FERNANDES DA SILVA, depois de colher as assinaturas de WALTER FERNANDES DE LIMA e PAULO BRAGA DE MENEZES nos respectivos TRCTs, dirigiu-se à CEF para levantar o saldo de FGTS do primeiro, WALTER FERNANDES DE LIMA. Os servidores da CEF, tendo em vista que o valor era elevado (R$ 16.500,00) e suspeitando da situação, consultaram a NOVACAP sobre a veracidade da rescisão do contrato de trabalho, obtendo a informação de que WALTER FERNANDES continuava empregado da Empresa. Por esse motivo, entregaram CESARINA à custódia dos guardas da agência até a chegada de policiais federais, que a prenderam em flagrante.

VI - Na casa de CESARINA, mediante busca domiciliar, foram apreendidos o falso TRCT e a procuração de PAULO BRAGA DE MENEZES e, mediante levantamento feito pela Caixa Econômica Federal, chegou-se aos outros dois casos (saques efetuados por JOSÉ DE RIBAMAR MATOS e FRANCISCO DE ASSIS CORREIA).

A conduta de MÁRIO DA SILVA PEREIRA foi tipificada nos artigos 298 e 171, caput e § 3°, combinados com os artigos 62, I, 70 a 71, do Código Penal; a de JOSÉ DE RIBAMAR MATOS e a de FRANCISCO DE ASSIS CORREIA, nos artigos 298 a 171, caput e § 3°, combinados com o art. 70 do Código Penal; a de WALTER FERNANDES DE LIMA, no art. 298 a 171, caput e § 3°, este combinado com o art. 14, II, do Código Penal; a de PAULO BRAGA DE MENEZES, no art. 298 do Código Penal; a de CESARINA FERNANDES SILVA, no art. 171, caput e § 3°, combinado com o art. 14, II, do Código Penal.

A denúncia foi recebida em 15.8.2022.

Formulários, documentos e carimbos apreendidos em diligências policiais foram submetidos a perícia, na fase do inquérito, restando provados em detalhes os fatos e respectiva autoria.

À exceção de MÁRIO DA SILVA PEREIRA, que, intimado pessoalmente, não compareceu ao interrogatório, os acusados confessaram a conduta relatada na denúncia.

As testemunhas arroladas pelo Ministério Público, servidores da Caixa Econômica Federal e policiais que efetuaram a prisão de CESARINA FERNANDES SILVA, relataram sem qualquer contradição os fatos e circunstâncias que presenciaram. As testemunhas arroladas pela defesa limitaram-se a atestar boa conduta social dos acusados.

Na fase de diligências (art. 499 do Código de Processo Penal), juntou-se certidão que revela estar o acusado MÁRIO DA SILVA PEREIRA a sua mulher CESARINA FERNANDES SILVA sendo processados, em razão de semelhante acusação, na Seção Judiciária de Goiás; também foram juntados documentos noticiando que os acusados WALTER FERNANDES DE LIMA, PAULO BRAGA DE MENEZES, JOSÉ DE RIBAMAR MATOS e FRANCISCO DE ASSIS CORREIA, em razão do fato, foram demitidos dos seus empregos na NOVACAP, por justa causa.

Tanto na defesa prévia quanto nas alegações finais, o advogado constituído por todos os acusados alegou:

a) impossibilidade de crime, por impropriedade do objeto, tendo em vista que o saldo de FGTS já é patrimônio do titular da conta;

b) inexistência de crime por parte de PAULO BRAGA DE MENEZES, vez que não iniciada a execução;

c) atipicidade das condutas, ante o princípio da insignificância, considerando-se, especialmente, que os acusados WALTER FERNANDES DE LIMA, PAULO BRAGA DE MENEZES, JOSÉ DE RIBAMAR MATOS e FRANCISCO DE ASSIS CORREIA já foram punidos com a demissão dos seus empregos na NOVACAP; no mínimo, que deve ser aplicado o disposto no art. 171, § 1°, do Código Penal;

d) dificuldades financeiras dos acusados, chegando às raias do estado de necessidade;

e) absorção do crime-meio pelo crime-fim, conforme Súmula do STJ;

f) incompetência da Justiça Federal, em razão da ausência de prejuízo direto para a Caixa Econômica Federal ou para a União e inaplicabilidade da causa especial de aumento de pena prevista no art. 171, § 3°, do Código Penal;

g) direito a suspensão do processo (art. 89 da Lei nº. 9.099/95), prescrição e, em última hipótese, impossibilidade de punição autônoma aos acusados MÁRIO DA SILVA PEREIRA a CESARINA FERNANDES SILVA, uma vez que suas condutas constituíam continuação daquelas que já são objeto de processo em outra jurisdição.

O Ministério Público Federal, nas razões finais, rebateu genericamente essas alegações, pedindo a condenação dos acusados, nos termos da denúncia.

O candidato, como Juiz Federal Substituto em Brasília/DF, deverá proferir sentença (motivação e dispositivo) na ação penal antes relatada, discorrendo resumida a suficientemente, seja para acolher, seja para rejeitar, sobre as teses levantadas.

 

Discursivas - Rodada 45.2024 - Questão 1

No dia 11 de outubro de 2024, a Polícia Militar apresentou Armando Baderna na Delegacia de Polícia Civil de Valença do Piauí/PI em razão de sua captura em situação de flagrante delito, porque acabara de prometer “dar um tiro na cara” da sua ex-companheira, Maria Baderna, acaso a flagrasse com outro homem, sendo certo que Maria havia se separado de Armando há duas semanas e presenciou a promessa do mal grave.
 
15 (quinze) minutos depois da apresentação de Armando Baderna, chega à mesma Delegacia de Polícia outra guarnição da Polícia Militar para apresentar o capturado em situação de flagrante Joaquim Confusão, porque, depois de uma discussão oriunda de acidente de trânsito com apenas danos materiais, no qual Fátima Jubilosa, pessoa não conhecida por ele, havia colidido com o carro de Joaquim, este proferiu as seguintes palavras: "Só podia ser mulher mesmo. Todas são barbeiras. Ou você paga agora o conserto do meu carro ou eu darei um tiro na sua cara".

Considerando essas duas situações hipotéticas sem conexão, quais deverão ser as providências adotadas pela autoridade policial para formalizar a prisão de Armando Baderna e de Joaquim Confusão?

Discursivas - Rodada 45.2024 - Questão 2

Em execução de título extrajudicial, certo imóvel do executado foi levado a hasta pública, cujo edital, publicado em 1º/04/2024, previu expressamente (i) que o arrematante seria responsável pelo pagamento dos débitos de IPTU incidentes sobre o imóvel e (ii) que a participação no leilão representaria aquiescência tácita com essa condição.

A empresa Expert Negócios Imobiliários Ltda. participou da hasta pública e arrematou o imóvel, realizando o respectivo pagamento, inclusive dos débitos de IPTU.

No seguimento, em 02/05/2024, a empresa ingressou com ação judicial em desfavor do Município Alfa, a quem foram recolhidos os valores referentes àqueles débitos de IPTU. Alegou que se trataria de indébito tributário, pugnando, pois, pela devolução dos valores adimplidos.

Diante da situação narrada, indaga-se: sem acrescentar fatos novos, é possível afirmar que a pretensão da parte autora deve ser acolhida?

Fundamente a sua resposta em até 15 (quinze) linhas.  ?

Discursivas - Rodada 45.2024 - Questão 3

Eduardo e Mônica ingressaram com ação de usucapião extraordinária em desfavor da empresa Companhia Fonte da Vida S/A, sociedade de economia mista que atua na prestação de serviço público de fornecimento de água, em regime não concorrencial e sem intuito de lucro.

Sustentaram, em síntese, que há mais de 20 (vinte) anos estão na posse mansa e pacífica do imóvel, com 'animus domini'.

A ré, de seu turno, defendeu que, apesar de o imóvel não ter sido utilizado nos últimos anos, de nenhuma forma, para a prestação do serviço público, a fração do terreno ocupada pelos autores é estratégica para a futura expansão do sistema de abastecimento público de água naquela região, diante da proximidade de 11 (onze) captações de água e por ser área topografiamente favorável.

Nesse contexto, responda: tendo como verdadeiros os fatos alegados pelas partes, há margem para o acolhimento da pretensão dos autores?

Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.?

Discursivas - Rodada 45.2024 - Questão 4

Com base no entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre os direitos das pessoas transexuais e travestis, discorra sobre as seguintes questões:
 
    1.    Direitos Fundamentais: Explique como os direitos à dignidade da pessoa humana, à saúde e à igualdade, previstos na Constituição Federal de 1988 (arts. 1º, III, 3º, IV, 5º, caput, e 6º, caput), são aplicados no contexto do atendimento médico a pessoas transexuais e travestis pelo Ministério da Saúde.
 
    2.    Inclusão na Declaração de Nascido Vivo (DNV): Analise a importância da inclusão de termos que englobem a população transexual na Declaração de Nascido Vivo (DNV) de seus filhos e como essa medida contribui para a efetivação dos direitos dessas pessoas.

Discursivas - Rodada 45.2024

No dia 11 de outubro de 2024, a Polícia Militar apresentou Armando Baderna na Delegacia de Polícia Civil de Valença do Piauí/PI em razão de sua captura em situação de flagrante delito, porque acabara de prometer “dar um tiro na cara” da sua ex-companheira, Maria Baderna, acaso a flagrasse com outro homem, sendo certo que Maria havia se separado de Armando há duas semanas e presenciou a promessa do mal grave.
 
15 (quinze) minutos depois da apresentação de Armando Baderna, chega à mesma Delegacia de Polícia outra guarnição da Polícia Militar para apresentar o capturado em situação de flagrante Joaquim Confusão, porque, depois de uma discussão oriunda de acidente de trânsito com apenas danos materiais, no qual Fátima Jubilosa, pessoa não conhecida por ele, havia colidido com o carro de Joaquim, este proferiu as seguintes palavras: "Só podia ser mulher mesmo. Todas são barbeiras. Ou você paga agora o conserto do meu carro ou eu darei um tiro na sua cara".

Considerando essas duas situações hipotéticas sem conexão, quais deverão ser as providências adotadas pela autoridade policial para formalizar a prisão de Armando Baderna e de Joaquim Confusão?

 

Em execução de título extrajudicial, certo imóvel do executado foi levado a hasta pública, cujo edital, publicado em 1º/04/2024, previu expressamente (i) que o arrematante seria responsável pelo pagamento dos débitos de IPTU incidentes sobre o imóvel e (ii) que a participação no leilão representaria aquiescência tácita com essa condição.

A empresa Expert Negócios Imobiliários Ltda. participou da hasta pública e arrematou o imóvel, realizando o respectivo pagamento, inclusive dos débitos de IPTU.

No seguimento, em 02/05/2024, a empresa ingressou com ação judicial em desfavor do Município Alfa, a quem foram recolhidos os valores referentes àqueles débitos de IPTU. Alegou que se trataria de indébito tributário, pugnando, pois, pela devolução dos valores adimplidos.

Diante da situação narrada, indaga-se: sem acrescentar fatos novos, é possível afirmar que a pretensão da parte autora deve ser acolhida?

Fundamente a sua resposta em até 15 (quinze) linhas.  ?

 

Eduardo e Mônica ingressaram com ação de usucapião extraordinária em desfavor da empresa Companhia Fonte da Vida S/A, sociedade de economia mista que atua na prestação de serviço público de fornecimento de água, em regime não concorrencial e sem intuito de lucro.

Sustentaram, em síntese, que há mais de 20 (vinte) anos estão na posse mansa e pacífica do imóvel, com 'animus domini'.

A ré, de seu turno, defendeu que, apesar de o imóvel não ter sido utilizado nos últimos anos, de nenhuma forma, para a prestação do serviço público, a fração do terreno ocupada pelos autores é estratégica para a futura expansão do sistema de abastecimento público de água naquela região, diante da proximidade de 11 (onze) captações de água e por ser área topografiamente favorável.

Nesse contexto, responda: tendo como verdadeiros os fatos alegados pelas partes, há margem para o acolhimento da pretensão dos autores?

Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.?

 

Com base no entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre os direitos das pessoas transexuais e travestis, discorra sobre as seguintes questões:
 
    1.    Direitos Fundamentais: Explique como os direitos à dignidade da pessoa humana, à saúde e à igualdade, previstos na Constituição Federal de 1988 (arts. 1º, III, 3º, IV, 5º, caput, e 6º, caput), são aplicados no contexto do atendimento médico a pessoas transexuais e travestis pelo Ministério da Saúde.
 
    2.    Inclusão na Declaração de Nascido Vivo (DNV): Analise a importância da inclusão de termos que englobem a população transexual na Declaração de Nascido Vivo (DNV) de seus filhos e como essa medida contribui para a efetivação dos direitos dessas pessoas.

 

Objetivas AGU/PFN/PGF - Rodada 45.2024

(EMAGIS) Sobre o direito à nomeação dos candidatos em concurso público aprovados fora do número de vagas previstos no edital, avalie as assertivas que seguem.

I. O surgimento de novas vagas ou a abertura de novo concurso para o mesmo cargo, durante o prazo de validade do certame anterior, gera automaticamente o direito à nomeação dos candidatos aprovados fora das vagas previstas no edital.

II. As contratações temporárias efetuadas após o fim do prazo de validade do concurso implicam preterição e acarretam o direito à nomeação dos candidatos aprovados fora do número de vagas previstas no edital.

III. A ação judicial visando ao reconhecimento do direito à nomeação de candidato aprovado fora das vagas previstas no edital pode ter por causa de pedir preterição ocorrida tanto na vigência do certame quanto após a expiração de seu prazo de validade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Lei estadual trata da obrigatoriedade da (i) contratação de no mínimo 5% de empregados com mais quarenta anos de idade na administração direta e indireta do Estado, (ii) bem como do estabelecimento de cláusula que assegure o mínimo de 10% das vagas a pessoas com mais de quarenta anos nas licitações para contratação de serviços que incluam o fornecimento de mão- de- obra.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito das ações indenizatórias ajuizadas pela Fazenda Pública e aquelas contra ela ajuizadas, especificamente sobre o prazo prescricional aplicável, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Nos autos, a autora, que estava grávida na ocasião, procurou atendimento médico, devido a dores nas costas, e foi direcionada para o hospital réu. No local, a autora foi encaminhada à sala de parto e deu à luz sua filha, que foi encaminhada à UTI. No entanto, dias depois, a criança faleceu em razão de parada cardíaca, choque séptico, síndrome da angústia respiratória e prematuridade. A partir das provas produzidas nos autos, especialmente do laudo pericial, prova testemunhal e prontuário médico acostado, restou provado que houve erro médico, porque a médica responsável pelo atendimento da autora não realizou os exames necessários antes de realizar a cesariana, os quais teriam evitado a morte da criança. Nesse contexto, e tendo provado também a autora ser de baixa renda, requereu a condenação da ré ao pagamento de pensão.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o serviço público de telecomunicações, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Leis estaduais referentes ao quadro de pessoal de autarquias e fundações no âmbito estadual trazem previsão de cargos de advogado (procurador) para viabilizar a criação e a manutenção de órgãos de assessoramento jurídico, consultoria jurídica e representação judicial a servidores comissionados ou a servidores efetivos admitidos mediante concurso público específico distinto do de procurador de estado. Contra tais leis é ajuizada ação direta de inconstitucionalidade com alegação de violação do artigo 132 da Constituição Federal, bem como ao princípio da unicidade orgânica da advocacia pública estadual, além das regras constitucionais de estruturação da Administração Pública.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A Lei Federal 14.455/2022 autoriza o Poder Executivo federal a instituir a Loteria da Saúde e a Loteria do Turismo, com previsão de determinado percentual da arrecadação ser destinado ao Fundo Nacional de Saúde – FNS e à Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo – EMBRATUR (5% ou 3,37%, a depender da modalidade).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de arguição de descumprimento de preceito fundamental com pedido liminar proposta contra os Decretos Municipais que afastaram a exigibilidade do comprovante de vacina da Covid-19 para matrícula de crianças na rede municipal de ensino.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a sistemática recursal nos Juizados Especiais Federais, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) O autor adquiriu, em 10 de novembro de 2023, mediante "Compromisso Particular de Compra e Venda de Imóvel na Planta", as salas comerciais nº 03 e 04, Condomínio Comercial Ouro Verde. Após cumprir as suas obrigações contratuais com a vendedora, o autor descobriu que os referidos imóveis estão hipotecados em favor da CEF desde 10 de novembro de 2020. Demonstrando que é adquirente de boa-fé e cumpridor de suas obrigações contratuais integralmente junto à promitente vendedora, construtora do imóvel, entende não poder ser penalizado por débito contraído exclusivamente pela incorporadora junto à instituição financeira, requerendo seja desconstituído o gravame, sendo o imóvel e ele transferido livre e desembaraçado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se da fase de cumprimento de sentença condenatória ao pagamento de indenização prolatada contra pessoa jurídica – sociedade empresária – em ação na qual seus sócios não foram parte. Sobrevém decisão judicial que determina a constrição de bens de sócio de sociedade empresária sem declarar expressamente a desconsideração da personalidade jurídica. Pretende então a empresa, irresignada, recorrer de tal decisão.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da competência material no processo civil, especialmente a repartição entre a competência da Justiça do Trabalho e a competência da Justiça Comum, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a impenhorabilidade na disciplina do CPC e na visão do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. São impenhoráveis os frutos e os rendimentos dos bens inalienáveis.

II. Ainda que comprovada a finalidade de poupança e observado o limite de 40 salários-mínimos, é penhorável o numerário caso mantido em conta corrente.

III. É penhorável o único imóvel residencial do devedor caso esteja locado a terceiros, ainda que a renda obtida com a locação seja revertida para a subsistência ou a moradia da sua família.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os honorários advocatícios sucumbenciais na disciplina do CPC/2015 e na jurisprudência do STJ, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Francisca tomou dois comprimidos de um remédio para febre e, em razão disso, sofreu graves efeitos colaterais que resultou em queimaduras em 90% de sua pele e danos a várias partes do corpo, incluindo os olhos, causando cegueira. Ela ficou hospitalizada durante vários dias, passou por cirurgia plástica e o pai teve que vender a casa para custear o tratamento. Francisca ingressou com ação judicial contra o laboratório fabricante do medicamento buscando indenização por danos materiais e morais. Diante desta narrativa, e levando em conta a responsabilização consumerista na jurisprudência do STJ, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Erich Soares, dono do supermercado “Vendo Mais”, recebeu o telefonema de Pedro Santana, gerente do supermercado “Menor Preço”, localizado no mesmo bairro que o primeiro estabelecimento. O objetivo do contato era a realização de uma reunião com associação dos supermercados da cidade a fim de que todos os estabelecimentos daquele bairro vendessem a “cerveja beer” pelo mesmo preço e condições de pagamento. Sob a perspectiva do direito econômico, tal prática:

 

(EMAGIS) Sobre o contrato de ‘factoring’, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a compra e venda mercantil, as duplicatas e a venda em consignação, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange às execuções fiscais e à certidão de regularidade fiscal, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Relativamente aos impostos federais, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) A respeito das normas brasileiras de direito financeiro e em conformidade com a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre a tríplice responsabilização no âmbito do direito ambiental, julgue os itens a seguir:

I. A teoria do fato consumado se aplica às infrações ao meio ambiente.

II. Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, a responsabilidade penal das pessoas jurídicas é regida pela teoria da dupla imputação.

III. O processo administrativo para apuração de infração ambiental prevê prazo máximo de 15 (quinze) dias para o infrator oferecer defesa ou impugnação contra o auto de infração, contados da data da ciência da autuação.

IV. Prescreve em cinco anos, contados do término do processo administrativo, a pretensão da Administração Pública de promover a execução da multa por infração ambiental.

V. A responsabilidade civil da Administração Pública por danos ao meio ambiente, decorrente de sua omissão no dever de fiscalização, é de caráter solidário, mas de execução subsidiária.

A partir destes itens, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta no que toca ao asilo e ao refúgio:

 

(Prefeitura de Gaspar/SC – Procurador do Município – IESES) Existem diversas modalidades de contratos de trabalho no Brasil. De acordo com a legislação trabalhista brasileira temos:

I. O contrato de trabalho por prazo determinado é aquele que tem data para começar e terminar.

II. O contrato de trabalho por prazo indeterminado não tem data para terminar.

III. Contrato de experiência é uma modalidade de contrato por prazo determinado que tem como objetivo avaliar as habilidades do empregado em um período curto de tempo.

IV. Teletrabalho é uma modalidade de trabalho que permite ao empregado trabalhar remotamente, sem precisar estar fisicamente presente no local da empresa.

V. O intermitente é uma modalidade de contrato que permite ao empregador convocar o empregado para trabalhar em dias e horários alternados, conforme a necessidade da empresa sem vínculo empregatício.

Estão corretos os seguintes modelos de contrato de trabalho expressos nos itens:

 

(Prefeitura de Areal – RJ – Procurador do Município – GUALIMP – 2020) Nas nulidades no processo do trabalho, as mesmas deverão ser declaradas ex officio quando fundadas:

 

(EMAGIS) O réu é acusado de homicídio doloso porque, tendo ingerido bebida alcoólica antes de conduzir o veículo, trafegava a 150 km/h e desrespeitando os cruzamentos com vias preferenciais, vindo a colidir com veículo de terceiro e causar a morte de um dos ocupantes deste veículo. Sua defesa constituída, contudo, requer a desclassificação do crime imputado ao acusado para o delito de homicídio culposo, articulando com a evidência de que, embora tenha o réu voluntariamente ingerido bebida alcoólica e violado regras de trânsito, não tinha a intenção de matar um dos ocupantes do veículo atingido.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Conforme consta da ocorrência policial, a vítima chegou a sua casa, por volta das 19h45, e o acusado teria gritado várias vezes “giletão, viadão, a putinha e o giletão, sai do armário giletão”.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente à Lei de Drogas, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da conexão entre processos criminais e também da imunidade formal de determinados agentes públicos ao processo penal, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – Cebraspe – 2023) No que tange às nulidades no processo penal, é correto afirmar que a

 

Sentença Estadual - Rodada 45.2024

“Tudo pode ser tirado de uma pessoa, exceto uma coisa: a última das liberdades humanas – a escolha da atitude pessoal diante de um conjunto de circunstâncias – para decidir seu próprio caminho” (Victor Frankl)?

Caros(as) amigos(as) do Emagis! Nesta semana, resolveremos a prova de Sentença Cível do 190º Concurso de Provas e Títulos para ingresso na Magistratura do TJ/SP. Bons estudos! Prof. Gabriel Brum.

O autor Tício Marques, devidamente representado nos autos, ajuizou a presente ação de conhecimento com pedidos condenatórios (danos materiais e morais) em face do “Shopping Nova Cidade do Interior”. Aduziu, em síntese, que estacionou, no dia 10.10.2019, antes da pandemia do Covid-19, o seu veículo HB20, preto, 2018, placa XYZ-0001, no estacionamento do Shopping réu. Após fazer algumas compras em lojas especializadas, o autor teria sido surpreendido, ao retornar ao estacionamento, com o furto do seu veículo.

Imediatamente, procurou a administradora do Shopping, que lavrou o Termo de Ocorrência n. 200/2019. Afirmou ainda ter feito no mesmo dia Boletim de Ocorrência na Delegacia Seccional de São José do Rio Preto. Defendeu a responsabilidade objetiva do réu. Argumentou que “a empresa que fornece estacionamento aos veículos de seus clientes responde objetivamente pelos furtos, roubos e latrocínios ocorridos no seu interior, uma vez que, em troca dos benefícios financeiros indiretos decorrentes desse acréscimo de conforto aos consumidores, o estabelecimento assume o dever – implícito em qualquer relação contratual – de lealdade e segurança, como aplicação concreta do princípio da confiança”. Indicou precedentes do Superior Tribunal de Justiça. Caracterizada a responsabilidade do réu, pediu a sua condenação ao pagamento de danos materiais no valor de R$ 45.000,00 (valor do carro indicado na Tabela Fipe).

Pediu também a condenação do réu ao pagamento de indenização pelos danos morais no valor de R$ 10.000,00, justificando que usava o veículo para levar seus filhos menores para a escola particular que fica situada na Rua dos Agostinianos. Como não conseguiu comprar um outro veículo, foi obrigado a transferir os filhos para a Escola Estadual Darcy Federici Pacheco, na Rua Antônio Guerino de Lourenço, 1061, Vila Elmaz. Afirmou que as crianças tiveram muita dificuldade na adaptação e que, por isso, um dos filhos foi reprovado. Todos esses fatos geraram para o autor sofrimento e angústia. Requereu a incidência de correção monetária e juros (danos materiais e morais) e pediu ainda a condenação do réu ao pagamento das verbas de sucumbência e dos honorários advocatícios na forma do art. 85, § 2º, do CPC.

Com a inicial, o autor juntou (i) a procuração (fls. 15); (ii) o Termo de Ocorrência no 200/2019 (fls. 16); (iii) o Boletim de Ocorrência lavrado pelo Delegado da Delegacia Seccional de São José do Rio Preto (fls. 17/19); (iv) o documento de propriedade do veículo (fls. 20/21); (v) as notas fiscais das compras feitas no Shopping no dia do furto (fls. 22/30); (vi) o ticket de estacionamento que recebeu no dia dos fatos (fls. 31); (vii) a cópia da Tabela Fipe (fls. 32); (viii) a certidão de matrícula na escola da Rua dos Agostinianos (fls. 33); (ix) o pedido de transferência da escola particular para a escola estadual com a justificativa do furto do carro (fls. 34); (x) a comprovação da matrícula na Escola Estadual Darcy Federici Pacheco (fls. 35); (xi) a comprovação da reprovação do filho (fls. 36).

Ao fim e ao cabo, pediu (a) a concessão da tutela provisória liminarmente com base no art. 311, I, do Código de Processo Civil para impor ao réu a obrigação de pagar o valor do carro atualizado e (b) a concessão dos benefícios da assistência judiciária, considerando que o autor está desempregado desde a pandemia do Covid-19. Juntou, ainda, declaração de pobreza (fls. 36) e cópia reprográfica da carteira de trabalho com a comprovação do desemprego (fls. 37).

Após a distribuição, conclusos os autos, indeferiu-se a tutela provisória ao argumento de que a tutela de evidência prevista no art. 311, I, do Código de Processo Civil não pode ser concedida liminarmente. O juízo fundamentou também na inexistência de prova do abuso do direito de defesa ou do manifesto propósito protelatório da parte. No mais, presentes os requisitos do art. 98 do Código de Processo Civil, concedeu-se ao autor os benefícios da gratuidade da justiça (fls. 42/43). Antes da citação do réu, o autor aditou sua inicial (fls. 45). Informou que o carro furtado foi localizado, após a prisão do agente do furto. Como estava todo destruído, o carro foi vendido como sucata por R$ 5.000,00. Apresentou novo pedido já atualizado desde outubro de 2019 (fls. 32) para 10.03.2023 pela Tabela Prática de Atualizações do Tribunal de Justiça de São Paulo de R$ 52.069,56 (planilha de fls. 47/48), já descontado o valor recebido como sucata da empresa “Ferros Novos e Velhos Ltda.”, nova proprietária do carro (fls. 49).

O réu, citado regularmente em 11.04.2023, compareceu à audiência designada na forma do art. 334 do Código de Processo Civil (fls. 53). Não tendo havido acordo, contestou às fls. 55/65. Preliminarmente alegou:

a) ilegitimidade ativa em razão da venda do carro para a empresa “Ferros Novos e Velhos Ltda”;

b) ilegitimidade passiva porque o estacionamento era administrado pela empresa “PARE AQUI Ltda.”, conforme contrato juntado às fls. 68, sendo que a administração do Shopping não tinha qualquer ingerência no funcionamento do estabelecimento;

c) incompetência relativa do Juízo da Comarca de São José do Rio Preto, pois o autor ingressou com a ação no foro do seu domicílio (art. 100, I, do Código de Defesa do Consumidor). Entretanto, antes da citação do réu, o autor alterou seu domicílio para a Comarca de Catanduva. Logo, considerando que a estabilização da competência só ocorre com a citação válida (art. 240 do Código de Processo Civil), com fundamento no art. 337, II, do Código de Processo Civil, requereu o réu o reconhecimento da incompetência relativa e a remessa dos autos para uma das Varas Cíveis da Comarca de Catanduva;

d) inaplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor, já que o autor trabalhava como motorista de aplicativo. O autor não era “consumidor final”, como exige o Código de Defesa do Consumidor;

e) impossibilidade da inversão do ônus da prova, pois ausentes os requisitos do art. 6º, VIII, do Código de Defesa do Consumidor e do art. 373, § 1º, do Código de Processo Civil; f) impugnação à decisão que concedeu a gratuidade da justiça.

No mérito, outrossim, defendeu a prescrição da pretensão do autor (art. 487, II, do Código de Processo Civil), diante do decurso do prazo de três anos previsto no artigo 206, § 3º, V, do Código Civil. Caso superada a matéria preliminar, sem trazer um único documento, propugnou pela improcedência dos pedidos. Confirmou que elaborou o Termo de Ocorrência no 200/2019, mas advogou não existir na espécie prova cabal do furto. Impugnou a existência do dano moral e o valor pleiteado a esse título na inicial pelo autor. Defendeu que a correção monetária referente ao dano material deve ser aplicada a partir da data da avaliação constante da Tabela Fipe, mas no caso do dano moral somente a partir do arbitramento (Súmula 362 do Superior Tribunal de Justiça). Pugnou pela incidência de juros em caso de condenação da citação.

Requereu, em caso de condenação, que a verba honorária seja aplicada por apreciação equitativa do juiz, na forma do art. 85, § 8º, do Código de Processo Civil, diante do proveito econômico pretendido e da singela complexidade das teses deduzidas pelo autor. Diante de tudo isso, renovou a improcedência dos pedidos e pediu o julgamento antecipado do mérito (art. 355, I e II, do Código de Processo Civil), pois não tem prova alguma para produzir.

Todas as preliminares foram rebatidas pelo autor em réplica. Após reiterar os termos da inicial, o autor pediu também o julgamento antecipado do mérito (art. 355, I e II, do Código de Processo Civil). Renovou o pedido de tutela provisória para impor ao réu o pagamento do valor atualizado do carro. Deixou assentado, para tanto, que a sua petição inicial fora instruída com prova documental suficiente dos fatos constitutivos do seu direito e que, na contestação, o réu não trouxe prova capaz de gerar dúvida razoável.

O juízo, para evitar a alegação de surpresa, entendendo presentes os requisitos do art. 6º, VIII, do Código de Defesa do Consumidor, deixou claro acerca da inversão do ônus da prova. Mandou intimar o réu, ainda, para se manifestar sobre o pedido de tutela provisória feito na réplica.

As partes, cientes da decisão do juízo, reiteram o julgamento antecipado de mérito. Afirmaram, em uníssono, que não há outras provas para serem produzidas, pois a matéria de fato já está elucidada pelos documentos juntados aos autos. Reiteraram a aplicação do art. 355 do Código de Processo Civil. O réu, ainda, defendeu que, presentes os requisitos para o julgamento antecipado (cognição exauriente), não é possível a concessão da tutela provisória em sentença (cognição provisória).

Como juiz, considerando todos esses fatos e alegações, sem se identificar (coloque ao final apenas juiz substituto), prolate a sentença (dispensado o relatório).? Obs.: data da realização da prova: 25/06/2023.

 

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 45.2024

(EMAGIS) O autor adquiriu, em 10 de novembro de 2023, mediante "Compromisso Particular de Compra e Venda de Imóvel na Planta", as salas comerciais nº 03 e 04, Condomínio Comercial Ouro Verde. Após cumprir as suas obrigações contratuais com a vendedora, o autor descobriu que os referidos imóveis estão hipotecados em favor da CEF desde 10 de novembro de 2020. Demonstrando que é adquirente de boa-fé e cumpridor de suas obrigações contratuais integralmente junto à promitente vendedora, construtora do imóvel, entende não poder ser penalizado por débito contraído exclusivamente pela incorporadora junto à instituição financeira, requerendo seja desconstituído o gravame, sendo o imóvel e ele transferido livre e desembaraçado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se da fase de cumprimento de sentença condenatória ao pagamento de indenização prolatada contra pessoa jurídica – sociedade empresária – em ação na qual seus sócios não foram parte. Sobrevém decisão judicial que determina a constrição de bens de sócio de sociedade empresária sem declarar expressamente a desconsideração da personalidade jurídica. Pretende então a empresa, irresignada, recorrer de tal decisão.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da dissolução da sociedade conjugal e do vínculo conjugal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da competência material no processo civil, especialmente a repartição entre a competência da Justiça do Trabalho e a competência da Justiça Comum, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a impenhorabilidade na disciplina do CPC e na visão do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. São impenhoráveis os frutos e os rendimentos dos bens inalienáveis.

II. Ainda que comprovada a finalidade de poupança e observado o limite de 40 salários-mínimos, é penhorável o numerário caso mantido em conta corrente.

III. É penhorável o único imóvel residencial do devedor caso esteja locado a terceiros, ainda que a renda obtida com a locação seja revertida para a subsistência ou a moradia da sua família.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os honorários advocatícios sucumbenciais na disciplina do CPC/2015 e na jurisprudência do STJ, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Supremo Tribunal Federal decidiu que a revogação de normas operacionais fixadoras de parâmetros mensuráveis necessários ao cumprimento da legislação ambiental, sem sua substituição ou atualização, compromete a observância da Constituição Federal, da legislação vigente e de compromissos internacionais (STF. Plenário. ADPF 747/DF e STF. Plenário. ADPF 749/DF, Rel. Min. Rosa Weber, julgado em 13/12/2021 - Info 1041). Assinale o princípio de direito ambiental que fundamentou o ratio decidendi da Corte Suprema:

 

(EMAGIS) Francisca tomou dois comprimidos de um remédio para febre e, em razão disso, sofreu graves efeitos colaterais que resultou em queimaduras em 90% de sua pele e danos a várias partes do corpo, incluindo os olhos, causando cegueira. Ela ficou hospitalizada durante vários dias, passou por cirurgia plástica e o pai teve que vender a casa para custear o tratamento. Francisca ingressou com ação judicial contra o laboratório fabricante do medicamento buscando indenização por danos materiais e morais. Diante desta narrativa, e levando em conta a responsabilização consumerista na jurisprudência do STJ, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Pedro é acusado pelo crime de receptação, tendo, para assegurar o sucesso deste crime, também cometido o crime de uso de documento falso. Paulo, em processo diverso, teve reconhecido em seu benefício a aplicação do princípio da consunção entre os delitos de peculato e falsidade (considerando estes absorvidos pelos primeiros) por demonstrado que os documentos falsos serviram exclusivamente para conseguir executar os desvios de dinheiro.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O réu é acusado de homicídio doloso porque, tendo ingerido bebida alcoólica antes de conduzir o veículo, trafegava a 150 km/h e desrespeitando os cruzamentos com vias preferenciais, vindo a colidir com veículo de terceiro e causar a morte de um dos ocupantes deste veículo. Sua defesa constituída, contudo, requer a desclassificação do crime imputado ao acusado para o delito de homicídio culposo, articulando com a evidência de que, embora tenha o réu voluntariamente ingerido bebida alcoólica e violado regras de trânsito, não tinha a intenção de matar um dos ocupantes do veículo atingido.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Conforme consta da ocorrência policial, a vítima chegou a sua casa, por volta das 19h45, e o acusado teria gritado várias vezes “giletão, viadão, a putinha e o giletão, sai do armário giletão”.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto à sanção penal e temas correlatos, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da conexão entre processos criminais e também da imunidade formal de determinados agentes públicos ao processo penal, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – Cebraspe – 2023) No que tange às nulidades no processo penal, é correto afirmar que a

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a competência para a execução penal e para a execução do acordo de não persecução penal.

Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o serviço público de telecomunicações, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Leis estaduais referentes ao quadro de pessoal de autarquias e fundações no âmbito estadual trazem previsão de cargos de advogado (procurador) para viabilizar a criação e a manutenção de órgãos de assessoramento jurídico, consultoria jurídica e representação judicial a servidores comissionados ou a servidores efetivos admitidos mediante concurso público específico distinto do de procurador de estado. Contra tais leis é ajuizada ação direta de inconstitucionalidade com alegação de violação do artigo 132 da Constituição Federal, bem como ao princípio da unicidade orgânica da advocacia pública estadual, além das regras constitucionais de estruturação da Administração Pública.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A Lei Federal 14.455/2022 autoriza o Poder Executivo federal a instituir a Loteria da Saúde e a Loteria do Turismo, com previsão de determinado percentual da arrecadação ser destinado ao Fundo Nacional de Saúde – FNS e à Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo – EMBRATUR (5% ou 3,37%, a depender da modalidade).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de arguição de descumprimento de preceito fundamental com pedido liminar proposta contra os Decretos Municipais que afastaram a exigibilidade do comprovante de vacina da Covid-19 para matrícula de crianças na rede municipal de ensino.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SC – Juiz Substituto – FGV – 2024) Sobre o controle de convencionalidade e os direitos humanos na Constituição de 1988 e na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Sobre o direito à nomeação dos candidatos em concurso público aprovados fora do número de vagas previstos no edital, avalie as assertivas que seguem.

I. O surgimento de novas vagas ou a abertura de novo concurso para o mesmo cargo, durante o prazo de validade do certame anterior, gera automaticamente o direito à nomeação dos candidatos aprovados fora das vagas previstas no edital.

II. As contratações temporárias efetuadas após o fim do prazo de validade do concurso implicam preterição e acarretam o direito à nomeação dos candidatos aprovados fora do número de vagas previstas no edital.

III. A ação judicial visando ao reconhecimento do direito à nomeação de candidato aprovado fora das vagas previstas no edital pode ter por causa de pedir preterição ocorrida tanto na vigência do certame quanto após a expiração de seu prazo de validade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Lei estadual trata da obrigatoriedade da (i) contratação de no mínimo 5% de empregados com mais quarenta anos de idade na administração direta e indireta do Estado, (ii) bem como do estabelecimento de cláusula que assegure o mínimo de 10% das vagas a pessoas com mais de quarenta anos nas licitações para contratação de serviços que incluam o fornecimento de mão- de- obra.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito das ações indenizatórias ajuizadas pela Fazenda Pública e aquelas contra ela ajuizadas, especificamente sobre o prazo prescricional aplicável, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Nos autos, a autora, que estava grávida na ocasião, procurou atendimento médico, devido a dores nas costas, e foi direcionada para o hospital réu. No local, a autora foi encaminhada à sala de parto e deu à luz sua filha, que foi encaminhada à UTI. No entanto, dias depois, a criança faleceu em razão de parada cardíaca, choque séptico, síndrome da angústia respiratória e prematuridade. A partir das provas produzidas nos autos, especialmente do laudo pericial, prova testemunhal e prontuário médico acostado, restou provado que houve erro médico, porque a médica responsável pelo atendimento da autora não realizou os exames necessários antes de realizar a cesariana, os quais teriam evitado a morte da criança. Nesse contexto, e tendo provado também a autora ser de baixa renda, requereu a condenação da ré ao pagamento de pensão.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Julgue os itens expostos a seguir e marque a alternativa apropriada.

I. O domicílio eleitoral não se confunde, necessariamente, com o domicílio civil. Para fins de fixação do domicílio eleitoral no alistamento e na transferência, deverá ser comprovada a existência de vínculo residencial, afetivo, familiar, profissional, comunitário ou de outra natureza que justifique a escolha do município. Desse modo, admite-se o chamado “domicílio eleitoral afetivo”.

II. Os direitos políticos podem ser cassados em caso de condenação criminal transitada em julgado pela prática do crime de corrupção passiva (CP, art. 317).

III. Violar ou tentar violar o sigilo do voto configura crime eleitoral, sujeito a pena de detenção de 15 (quinze) dias a 2 (dois) anos.

IV. Segundo entendimento sumulado do TSE, a suspensão de direitos políticos decorrente de condenação criminal transitada em julgado cessa com o cumprimento ou a extinção da pena, independendo de reabilitação ou de prova de reparação dos danos.

 

(EMAGIS) Sobre o contrato de ‘factoring’, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a compra e venda mercantil, as duplicatas e a venda em consignação, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange às execuções fiscais e à certidão de regularidade fiscal, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) No que tange às limitações constitucionais ao poder de tributar e temas correlatos, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre a tríplice responsabilização no âmbito do direito ambiental, julgue os itens a seguir:

I. A teoria do fato consumado se aplica às infrações ao meio ambiente.

II. Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, a responsabilidade penal das pessoas jurídicas é regida pela teoria da dupla imputação.

III. O processo administrativo para apuração de infração ambiental prevê prazo máximo de 15 (quinze) dias para o infrator oferecer defesa ou impugnação contra o auto de infração, contados da data da ciência da autuação.

IV. Prescreve em cinco anos, contados do término do processo administrativo, a pretensão da Administração Pública de promover a execução da multa por infração ambiental.

V. A responsabilidade civil da Administração Pública por danos ao meio ambiente, decorrente de sua omissão no dever de fiscalização, é de caráter solidário, mas de execução subsidiária.

A partir destes itens, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) No Código de Ética da Magistratura, consta a seguinte disposição legal: “Art. 20. Cumpre ao magistrado velar para que os atos processuais se celebrem com a máxima pontualidade e para que os processos a seu cargo sejam solucionados em um prazo razoável, reprimindo toda e qualquer iniciativa dilatória ou atentatória à boa-fé processual”. Integrando um Código de Ética, a disposição apresenta pertinência com qual divisão da Filosofia do Direito?

 

(EMAGIS) Observe a seguinte ementa oriunda do STF:

“Ementa: AGRAVO INTERNO NA SUSPENSÃO DE LIMINAR. AÇÃO CIVIL PÚBLICA. DECISÃO QUE SUSPENDE A AUTORIZAÇÃO DE IMPORTAÇÃO DE CAMARÕES DA ARGENTINA. ALEGADO RISCO DE LESÃO À ORDEM ECONÔMICA. OCORRÊNCIA. DECISÃO ADMINISTRATIVA TECNICAMENTE FUNDAMENTADA. CAPACIDADE INSTITUCIONAL DOS ÓRGÃOS TÉCNICOS RESPONSÁVEIS. NECESSIDADE DE DEFERÊNCIA JUDICIAL. RISCO DE FRAGILIZAÇÃO INJUSTIFICADA DAS RELAÇÕES COMERCIAIS BILATERAIS E MULTILATERAIS. PRECEDENTE. SUSPENSÃO QUE SE JULGA PROCEDENTE. AGRAVO A QUE SE NEGA PROVIMENTO. 1. O incidente de contracautela é meio processual autônomo de impugnação de decisões judiciais, franqueado ao Ministério Público ou à pessoa jurídica de direito público interessada exclusivamente quando se verifique risco de grave lesão à ordem, à saúde, segurança e à economia públicas no cumprimento da decisão impugnada (art. 4º, caput, da Lei 8.437/1992; art. 15 da Lei 12.016/2009 e art. 297 do RISTF). 2. In casu, revelam-se presentes os requisitos para a concessão da suspensão no presente incidente, porquanto o embasamento técnico da decisão administrativa de autorização, somado à imposição de condicionantes aos importadores brasileiros, demonstram a plausibilidade da tese da União no sentido da inexistência de riscos ambientais na importação de camarões da espécie “pleoticus muelleri” da Argentina. 3. O Poder Judiciário deve atuar, em princípio, com deferência em relação às decisões técnicas formuladas por órgãos governamentais, máxime em razão da maior capacidade institucional para o equacionamento da discussão. 4. Agravo a que se nega provimento.
(SL 1425 AgR, Relator(a): LUIZ FUX (Presidente), Tribunal Pleno, julgado em 24-05-2021, PROCESSO ELETRÔNICO DJe-105 DIVULG 01-06-2021 PUBLIC 02-06-2021)”

Sobre o tema das capacidades institucionais, e sua relação com a teoria constitucional, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) A respeito do poder de agenda do Ministério Público, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa a única alternativa que não estabelece competência legal da Ouvidoria da Defensoria Pública:

 

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 45.2024

(EMAGIS) O autor adquiriu, em 10 de novembro de 2023, mediante "Compromisso Particular de Compra e Venda de Imóvel na Planta", as salas comerciais nº 03 e 04, Condomínio Comercial Ouro Verde. Após cumprir as suas obrigações contratuais com a vendedora, o autor descobriu que os referidos imóveis estão hipotecados em favor da CEF desde 10 de novembro de 2020. Demonstrando que é adquirente de boa-fé e cumpridor de suas obrigações contratuais integralmente junto à promitente vendedora, construtora do imóvel, entende não poder ser penalizado por débito contraído exclusivamente pela incorporadora junto à instituição financeira, requerendo seja desconstituído o gravame, sendo o imóvel e ele transferido livre e desembaraçado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se da fase de cumprimento de sentença condenatória ao pagamento de indenização prolatada contra pessoa jurídica – sociedade empresária – em ação na qual seus sócios não foram parte. Sobrevém decisão judicial que determina a constrição de bens de sócio de sociedade empresária sem declarar expressamente a desconsideração da personalidade jurídica. Pretende então a empresa, irresignada, recorrer de tal decisão.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da dissolução da sociedade conjugal e do vínculo conjugal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da competência material no processo civil, especialmente a repartição entre a competência da Justiça do Trabalho e a competência da Justiça Comum, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a impenhorabilidade na disciplina do CPC e na visão do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. São impenhoráveis os frutos e os rendimentos dos bens inalienáveis.

II. Ainda que comprovada a finalidade de poupança e observado o limite de 40 salários-mínimos, é penhorável o numerário caso mantido em conta corrente.

III. É penhorável o único imóvel residencial do devedor caso esteja locado a terceiros, ainda que a renda obtida com a locação seja revertida para a subsistência ou a moradia da sua família.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os honorários advocatícios sucumbenciais na disciplina do CPC/2015 e na jurisprudência do STJ, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Francisca tomou dois comprimidos de um remédio para febre e, em razão disso, sofreu graves efeitos colaterais que resultou em queimaduras em 90% de sua pele e danos a várias partes do corpo, incluindo os olhos, causando cegueira. Ela ficou hospitalizada durante vários dias, passou por cirurgia plástica e o pai teve que vender a casa para custear o tratamento. Francisca ingressou com ação judicial contra o laboratório fabricante do medicamento buscando indenização por danos materiais e morais. Diante desta narrativa, e levando em conta a responsabilização consumerista na jurisprudência do STJ, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Pedro é acusado pelo crime de receptação, tendo, para assegurar o sucesso deste crime, também cometido o crime de uso de documento falso. Paulo, em processo diverso, teve reconhecido em seu benefício a aplicação do princípio da consunção entre os delitos de peculato e falsidade (considerando estes absorvidos pelos primeiros) por demonstrado que os documentos falsos serviram exclusivamente para conseguir executar os desvios de dinheiro.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O réu é acusado de homicídio doloso porque, tendo ingerido bebida alcoólica antes de conduzir o veículo, trafegava a 150 km/h e desrespeitando os cruzamentos com vias preferenciais, vindo a colidir com veículo de terceiro e causar a morte de um dos ocupantes deste veículo. Sua defesa constituída, contudo, requer a desclassificação do crime imputado ao acusado para o delito de homicídio culposo, articulando com a evidência de que, embora tenha o réu voluntariamente ingerido bebida alcoólica e violado regras de trânsito, não tinha a intenção de matar um dos ocupantes do veículo atingido.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Conforme consta da ocorrência policial, a vítima chegou a sua casa, por volta das 19h45, e o acusado teria gritado várias vezes “giletão, viadão, a putinha e o giletão, sai do armário giletão”.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto à sanção penal e temas correlatos, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Relativamente à Lei de Drogas, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da conexão entre processos criminais e também da imunidade formal de determinados agentes públicos ao processo penal, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – Cebraspe – 2023) No que tange às nulidades no processo penal, é correto afirmar que a

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a competência para a execução penal e para a execução do acordo de não persecução penal.

Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o serviço público de telecomunicações, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Leis estaduais referentes ao quadro de pessoal de autarquias e fundações no âmbito estadual trazem previsão de cargos de advogado (procurador) para viabilizar a criação e a manutenção de órgãos de assessoramento jurídico, consultoria jurídica e representação judicial a servidores comissionados ou a servidores efetivos admitidos mediante concurso público específico distinto do de procurador de estado. Contra tais leis é ajuizada ação direta de inconstitucionalidade com alegação de violação do artigo 132 da Constituição Federal, bem como ao princípio da unicidade orgânica da advocacia pública estadual, além das regras constitucionais de estruturação da Administração Pública.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A Lei Federal 14.455/2022 autoriza o Poder Executivo federal a instituir a Loteria da Saúde e a Loteria do Turismo, com previsão de determinado percentual da arrecadação ser destinado ao Fundo Nacional de Saúde – FNS e à Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo – EMBRATUR (5% ou 3,37%, a depender da modalidade).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de arguição de descumprimento de preceito fundamental com pedido liminar proposta contra os Decretos Municipais que afastaram a exigibilidade do comprovante de vacina da Covid-19 para matrícula de crianças na rede municipal de ensino.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Julgue os itens expostos a seguir e marque a alternativa apropriada.

I. O domicílio eleitoral não se confunde, necessariamente, com o domicílio civil. Para fins de fixação do domicílio eleitoral no alistamento e na transferência, deverá ser comprovada a existência de vínculo residencial, afetivo, familiar, profissional, comunitário ou de outra natureza que justifique a escolha do município. Desse modo, admite-se o chamado “domicílio eleitoral afetivo”.

II. Os direitos políticos podem ser cassados em caso de condenação criminal transitada em julgado pela prática do crime de corrupção passiva (CP, art. 317).

III. Violar ou tentar violar o sigilo do voto configura crime eleitoral, sujeito a pena de detenção de 15 (quinze) dias a 2 (dois) anos.

IV. Segundo entendimento sumulado do TSE, a suspensão de direitos políticos decorrente de condenação criminal transitada em julgado cessa com o cumprimento ou a extinção da pena, independendo de reabilitação ou de prova de reparação dos danos.

 

(EMAGIS) Sobre o contrato de ‘factoring’, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a compra e venda mercantil, as duplicatas e a venda em consignação, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange às execuções fiscais e à certidão de regularidade fiscal, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) No que tange às limitações constitucionais ao poder de tributar e temas correlatos, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Relativamente aos impostos federais, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre a tríplice responsabilização no âmbito do direito ambiental, julgue os itens a seguir:

I. A teoria do fato consumado se aplica às infrações ao meio ambiente.

II. Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, a responsabilidade penal das pessoas jurídicas é regida pela teoria da dupla imputação.

III. O processo administrativo para apuração de infração ambiental prevê prazo máximo de 15 (quinze) dias para o infrator oferecer defesa ou impugnação contra o auto de infração, contados da data da ciência da autuação.

IV. Prescreve em cinco anos, contados do término do processo administrativo, a pretensão da Administração Pública de promover a execução da multa por infração ambiental.

V. A responsabilidade civil da Administração Pública por danos ao meio ambiente, decorrente de sua omissão no dever de fiscalização, é de caráter solidário, mas de execução subsidiária.

A partir destes itens, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre o direito à nomeação dos candidatos em concurso público aprovados fora do número de vagas previstos no edital, avalie as assertivas que seguem.

I. O surgimento de novas vagas ou a abertura de novo concurso para o mesmo cargo, durante o prazo de validade do certame anterior, gera automaticamente o direito à nomeação dos candidatos aprovados fora das vagas previstas no edital.

II. As contratações temporárias efetuadas após o fim do prazo de validade do concurso implicam preterição e acarretam o direito à nomeação dos candidatos aprovados fora do número de vagas previstas no edital.

III. A ação judicial visando ao reconhecimento do direito à nomeação de candidato aprovado fora das vagas previstas no edital pode ter por causa de pedir preterição ocorrida tanto na vigência do certame quanto após a expiração de seu prazo de validade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Lei estadual trata da obrigatoriedade da (i) contratação de no mínimo 5% de empregados com mais quarenta anos de idade na administração direta e indireta do Estado, (ii) bem como do estabelecimento de cláusula que assegure o mínimo de 10% das vagas a pessoas com mais de quarenta anos nas licitações para contratação de serviços que incluam o fornecimento de mão- de- obra.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito das ações indenizatórias ajuizadas pela Fazenda Pública e aquelas contra ela ajuizadas, especificamente sobre o prazo prescricional aplicável, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Nos autos, a autora, que estava grávida na ocasião, procurou atendimento médico, devido a dores nas costas, e foi direcionada para o hospital réu. No local, a autora foi encaminhada à sala de parto e deu à luz sua filha, que foi encaminhada à UTI. No entanto, dias depois, a criança faleceu em razão de parada cardíaca, choque séptico, síndrome da angústia respiratória e prematuridade. A partir das provas produzidas nos autos, especialmente do laudo pericial, prova testemunhal e prontuário médico acostado, restou provado que houve erro médico, porque a médica responsável pelo atendimento da autora não realizou os exames necessários antes de realizar a cesariana, os quais teriam evitado a morte da criança. Nesse contexto, e tendo provado também a autora ser de baixa renda, requereu a condenação da ré ao pagamento de pensão.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Erich Soares, dono do supermercado “Vendo Mais”, recebeu o telefonema de Pedro Santana, gerente do supermercado “Menor Preço”, localizado no mesmo bairro que o primeiro estabelecimento. O objetivo do contato era a realização de uma reunião com associação dos supermercados da cidade a fim de que todos os estabelecimentos daquele bairro vendessem a “cerveja beer” pelo mesmo preço e condições de pagamento. Sob a perspectiva do direito econômico, tal prática:

 

(EMAGIS) Sobre a sistemática recursal nos Juizados Especiais Federais, marque a alternativa correta.

 

(TJ/SC – Juiz Substituto – FGV – 2024) Sobre o controle de convencionalidade e os direitos humanos na Constituição de 1988 e na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta no que toca ao asilo e ao refúgio:

 

(EMAGIS) No Código de Ética da Magistratura, consta a seguinte disposição legal: “Art. 20. Cumpre ao magistrado velar para que os atos processuais se celebrem com a máxima pontualidade e para que os processos a seu cargo sejam solucionados em um prazo razoável, reprimindo toda e qualquer iniciativa dilatória ou atentatória à boa-fé processual”. Integrando um Código de Ética, a disposição apresenta pertinência com qual divisão da Filosofia do Direito?

 

(EMAGIS) Observe a seguinte ementa oriunda do STF:

“Ementa: AGRAVO INTERNO NA SUSPENSÃO DE LIMINAR. AÇÃO CIVIL PÚBLICA. DECISÃO QUE SUSPENDE A AUTORIZAÇÃO DE IMPORTAÇÃO DE CAMARÕES DA ARGENTINA. ALEGADO RISCO DE LESÃO À ORDEM ECONÔMICA. OCORRÊNCIA. DECISÃO ADMINISTRATIVA TECNICAMENTE FUNDAMENTADA. CAPACIDADE INSTITUCIONAL DOS ÓRGÃOS TÉCNICOS RESPONSÁVEIS. NECESSIDADE DE DEFERÊNCIA JUDICIAL. RISCO DE FRAGILIZAÇÃO INJUSTIFICADA DAS RELAÇÕES COMERCIAIS BILATERAIS E MULTILATERAIS. PRECEDENTE. SUSPENSÃO QUE SE JULGA PROCEDENTE. AGRAVO A QUE SE NEGA PROVIMENTO. 1. O incidente de contracautela é meio processual autônomo de impugnação de decisões judiciais, franqueado ao Ministério Público ou à pessoa jurídica de direito público interessada exclusivamente quando se verifique risco de grave lesão à ordem, à saúde, segurança e à economia públicas no cumprimento da decisão impugnada (art. 4º, caput, da Lei 8.437/1992; art. 15 da Lei 12.016/2009 e art. 297 do RISTF). 2. In casu, revelam-se presentes os requisitos para a concessão da suspensão no presente incidente, porquanto o embasamento técnico da decisão administrativa de autorização, somado à imposição de condicionantes aos importadores brasileiros, demonstram a plausibilidade da tese da União no sentido da inexistência de riscos ambientais na importação de camarões da espécie “pleoticus muelleri” da Argentina. 3. O Poder Judiciário deve atuar, em princípio, com deferência em relação às decisões técnicas formuladas por órgãos governamentais, máxime em razão da maior capacidade institucional para o equacionamento da discussão. 4. Agravo a que se nega provimento.
(SL 1425 AgR, Relator(a): LUIZ FUX (Presidente), Tribunal Pleno, julgado em 24-05-2021, PROCESSO ELETRÔNICO DJe-105 DIVULG 01-06-2021 PUBLIC 02-06-2021)”

Sobre o tema das capacidades institucionais, e sua relação com a teoria constitucional, marque a alternativa correta:

 

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 45.2024

(EMAGIS) Sobre o serviço público de telecomunicações, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Leis estaduais referentes ao quadro de pessoal de autarquias e fundações no âmbito estadual trazem previsão de cargos de advogado (procurador) para viabilizar a criação e a manutenção de órgãos de assessoramento jurídico, consultoria jurídica e representação judicial a servidores comissionados ou a servidores efetivos admitidos mediante concurso público específico distinto do de procurador de estado. Contra tais leis é ajuizada ação direta de inconstitucionalidade com alegação de violação do artigo 132 da Constituição Federal, bem como ao princípio da unicidade orgânica da advocacia pública estadual, além das regras constitucionais de estruturação da Administração Pública.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A Lei Federal 14.455/2022 autoriza o Poder Executivo federal a instituir a Loteria da Saúde e a Loteria do Turismo, com previsão de determinado percentual da arrecadação ser destinado ao Fundo Nacional de Saúde – FNS e à Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo – EMBRATUR (5% ou 3,37%, a depender da modalidade).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de arguição de descumprimento de preceito fundamental com pedido liminar proposta contra os Decretos Municipais que afastaram a exigibilidade do comprovante de vacina da Covid-19 para matrícula de crianças na rede municipal de ensino.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a sistemática recursal nos Juizados Especiais Federais, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Pedro é acusado pelo crime de receptação, tendo, para assegurar o sucesso deste crime, também cometido o crime de uso de documento falso. Paulo, em processo diverso, teve reconhecido em seu benefício a aplicação do princípio da consunção entre os delitos de peculato e falsidade (considerando estes absorvidos pelos primeiros) por demonstrado que os documentos falsos serviram exclusivamente para conseguir executar os desvios de dinheiro.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O réu é acusado de homicídio doloso porque, tendo ingerido bebida alcoólica antes de conduzir o veículo, trafegava a 150 km/h e desrespeitando os cruzamentos com vias preferenciais, vindo a colidir com veículo de terceiro e causar a morte de um dos ocupantes deste veículo. Sua defesa constituída, contudo, requer a desclassificação do crime imputado ao acusado para o delito de homicídio culposo, articulando com a evidência de que, embora tenha o réu voluntariamente ingerido bebida alcoólica e violado regras de trânsito, não tinha a intenção de matar um dos ocupantes do veículo atingido.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Conforme consta da ocorrência policial, a vítima chegou a sua casa, por volta das 19h45, e o acusado teria gritado várias vezes “giletão, viadão, a putinha e o giletão, sai do armário giletão”.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente à Lei de Drogas, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da conexão entre processos criminais e também da imunidade formal de determinados agentes públicos ao processo penal, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – Cebraspe – 2023) No que tange às nulidades no processo penal, é correto afirmar que a

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a competência para a execução penal e para a execução do acordo de não persecução penal.

Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Francisca tomou dois comprimidos de um remédio para febre e, em razão disso, sofreu graves efeitos colaterais que resultou em queimaduras em 90% de sua pele e danos a várias partes do corpo, incluindo os olhos, causando cegueira. Ela ficou hospitalizada durante vários dias, passou por cirurgia plástica e o pai teve que vender a casa para custear o tratamento. Francisca ingressou com ação judicial contra o laboratório fabricante do medicamento buscando indenização por danos materiais e morais. Diante desta narrativa, e levando em conta a responsabilização consumerista na jurisprudência do STJ, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Erich Soares, dono do supermercado “Vendo Mais”, recebeu o telefonema de Pedro Santana, gerente do supermercado “Menor Preço”, localizado no mesmo bairro que o primeiro estabelecimento. O objetivo do contato era a realização de uma reunião com associação dos supermercados da cidade a fim de que todos os estabelecimentos daquele bairro vendessem a “cerveja beer” pelo mesmo preço e condições de pagamento. Sob a perspectiva do direito econômico, tal prática:

 

(EMAGIS) O autor adquiriu, em 10 de novembro de 2023, mediante "Compromisso Particular de Compra e Venda de Imóvel na Planta", as salas comerciais nº 03 e 04, Condomínio Comercial Ouro Verde. Após cumprir as suas obrigações contratuais com a vendedora, o autor descobriu que os referidos imóveis estão hipotecados em favor da CEF desde 10 de novembro de 2020. Demonstrando que é adquirente de boa-fé e cumpridor de suas obrigações contratuais integralmente junto à promitente vendedora, construtora do imóvel, entende não poder ser penalizado por débito contraído exclusivamente pela incorporadora junto à instituição financeira, requerendo seja desconstituído o gravame, sendo o imóvel e ele transferido livre e desembaraçado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se da fase de cumprimento de sentença condenatória ao pagamento de indenização prolatada contra pessoa jurídica – sociedade empresária – em ação na qual seus sócios não foram parte. Sobrevém decisão judicial que determina a constrição de bens de sócio de sociedade empresária sem declarar expressamente a desconsideração da personalidade jurídica. Pretende então a empresa, irresignada, recorrer de tal decisão.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da competência material no processo civil, especialmente a repartição entre a competência da Justiça do Trabalho e a competência da Justiça Comum, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a impenhorabilidade na disciplina do CPC e na visão do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. São impenhoráveis os frutos e os rendimentos dos bens inalienáveis.

II. Ainda que comprovada a finalidade de poupança e observado o limite de 40 salários-mínimos, é penhorável o numerário caso mantido em conta corrente.

III. É penhorável o único imóvel residencial do devedor caso esteja locado a terceiros, ainda que a renda obtida com a locação seja revertida para a subsistência ou a moradia da sua família.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os honorários advocatícios sucumbenciais na disciplina do CPC/2015 e na jurisprudência do STJ, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o contrato de ‘factoring’, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a compra e venda mercantil, as duplicatas e a venda em consignação, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange às execuções fiscais e à certidão de regularidade fiscal, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Relativamente aos impostos federais, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) A respeito das normas brasileiras de direito financeiro e em conformidade com a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre o direito à nomeação dos candidatos em concurso público aprovados fora do número de vagas previstos no edital, avalie as assertivas que seguem.

I. O surgimento de novas vagas ou a abertura de novo concurso para o mesmo cargo, durante o prazo de validade do certame anterior, gera automaticamente o direito à nomeação dos candidatos aprovados fora das vagas previstas no edital.

II. As contratações temporárias efetuadas após o fim do prazo de validade do concurso implicam preterição e acarretam o direito à nomeação dos candidatos aprovados fora do número de vagas previstas no edital.

III. A ação judicial visando ao reconhecimento do direito à nomeação de candidato aprovado fora das vagas previstas no edital pode ter por causa de pedir preterição ocorrida tanto na vigência do certame quanto após a expiração de seu prazo de validade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Lei estadual trata da obrigatoriedade da (i) contratação de no mínimo 5% de empregados com mais quarenta anos de idade na administração direta e indireta do Estado, (ii) bem como do estabelecimento de cláusula que assegure o mínimo de 10% das vagas a pessoas com mais de quarenta anos nas licitações para contratação de serviços que incluam o fornecimento de mão- de- obra.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito das ações indenizatórias ajuizadas pela Fazenda Pública e aquelas contra ela ajuizadas, especificamente sobre o prazo prescricional aplicável, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Nos autos, a autora, que estava grávida na ocasião, procurou atendimento médico, devido a dores nas costas, e foi direcionada para o hospital réu. No local, a autora foi encaminhada à sala de parto e deu à luz sua filha, que foi encaminhada à UTI. No entanto, dias depois, a criança faleceu em razão de parada cardíaca, choque séptico, síndrome da angústia respiratória e prematuridade. A partir das provas produzidas nos autos, especialmente do laudo pericial, prova testemunhal e prontuário médico acostado, restou provado que houve erro médico, porque a médica responsável pelo atendimento da autora não realizou os exames necessários antes de realizar a cesariana, os quais teriam evitado a morte da criança. Nesse contexto, e tendo provado também a autora ser de baixa renda, requereu a condenação da ré ao pagamento de pensão.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a tríplice responsabilização no âmbito do direito ambiental, julgue os itens a seguir:

I. A teoria do fato consumado se aplica às infrações ao meio ambiente.

II. Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, a responsabilidade penal das pessoas jurídicas é regida pela teoria da dupla imputação.

III. O processo administrativo para apuração de infração ambiental prevê prazo máximo de 15 (quinze) dias para o infrator oferecer defesa ou impugnação contra o auto de infração, contados da data da ciência da autuação.

IV. Prescreve em cinco anos, contados do término do processo administrativo, a pretensão da Administração Pública de promover a execução da multa por infração ambiental.

V. A responsabilidade civil da Administração Pública por danos ao meio ambiente, decorrente de sua omissão no dever de fiscalização, é de caráter solidário, mas de execução subsidiária.

A partir destes itens, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta no que toca ao asilo e ao refúgio:

 

(EMAGIS) No Código de Ética da Magistratura, consta a seguinte disposição legal: “Art. 20. Cumpre ao magistrado velar para que os atos processuais se celebrem com a máxima pontualidade e para que os processos a seu cargo sejam solucionados em um prazo razoável, reprimindo toda e qualquer iniciativa dilatória ou atentatória à boa-fé processual”. Integrando um Código de Ética, a disposição apresenta pertinência com qual divisão da Filosofia do Direito?

 

(EMAGIS) Observe a seguinte ementa oriunda do STF:

“Ementa: AGRAVO INTERNO NA SUSPENSÃO DE LIMINAR. AÇÃO CIVIL PÚBLICA. DECISÃO QUE SUSPENDE A AUTORIZAÇÃO DE IMPORTAÇÃO DE CAMARÕES DA ARGENTINA. ALEGADO RISCO DE LESÃO À ORDEM ECONÔMICA. OCORRÊNCIA. DECISÃO ADMINISTRATIVA TECNICAMENTE FUNDAMENTADA. CAPACIDADE INSTITUCIONAL DOS ÓRGÃOS TÉCNICOS RESPONSÁVEIS. NECESSIDADE DE DEFERÊNCIA JUDICIAL. RISCO DE FRAGILIZAÇÃO INJUSTIFICADA DAS RELAÇÕES COMERCIAIS BILATERAIS E MULTILATERAIS. PRECEDENTE. SUSPENSÃO QUE SE JULGA PROCEDENTE. AGRAVO A QUE SE NEGA PROVIMENTO. 1. O incidente de contracautela é meio processual autônomo de impugnação de decisões judiciais, franqueado ao Ministério Público ou à pessoa jurídica de direito público interessada exclusivamente quando se verifique risco de grave lesão à ordem, à saúde, segurança e à economia públicas no cumprimento da decisão impugnada (art. 4º, caput, da Lei 8.437/1992; art. 15 da Lei 12.016/2009 e art. 297 do RISTF). 2. In casu, revelam-se presentes os requisitos para a concessão da suspensão no presente incidente, porquanto o embasamento técnico da decisão administrativa de autorização, somado à imposição de condicionantes aos importadores brasileiros, demonstram a plausibilidade da tese da União no sentido da inexistência de riscos ambientais na importação de camarões da espécie “pleoticus muelleri” da Argentina. 3. O Poder Judiciário deve atuar, em princípio, com deferência em relação às decisões técnicas formuladas por órgãos governamentais, máxime em razão da maior capacidade institucional para o equacionamento da discussão. 4. Agravo a que se nega provimento.
(SL 1425 AgR, Relator(a): LUIZ FUX (Presidente), Tribunal Pleno, julgado em 24-05-2021, PROCESSO ELETRÔNICO DJe-105 DIVULG 01-06-2021 PUBLIC 02-06-2021)”

Sobre o tema das capacidades institucionais, e sua relação com a teoria constitucional, marque a alternativa correta:

 

PGE/PGM - Rodada 45.2024

A XPTO LTDA propôs ação anulatória em face do ESTADO ALFA visando a anulação de multa de 100% do débito tributário, aplicada por sonegação fiscal. Na inicial, a autora apontou que, embora comprovado ato doloso, a multa não pode afrontar a vedação ao confisco e a razoabilidade e proporcionalidade.
 
Foi juntado aos autos o processo administrativo pelo qual se aplicou a sanção, revelando que a multa tributária foi graduada em razão da individualização da conduta da agente no caso concreto.
 
A Fazenda Pública foi citada em 23/10/2024.
 
Como Procurador, proponha a peça processual adequada, com os fundamentos jurídicos pertinentes.

 

Objetivas PGE/PGM - Rodada 45.2024

(EMAGIS) Sobre o direito à nomeação dos candidatos em concurso público aprovados fora do número de vagas previstos no edital, avalie as assertivas que seguem.

I. O surgimento de novas vagas ou a abertura de novo concurso para o mesmo cargo, durante o prazo de validade do certame anterior, gera automaticamente o direito à nomeação dos candidatos aprovados fora das vagas previstas no edital.

II. As contratações temporárias efetuadas após o fim do prazo de validade do concurso implicam preterição e acarretam o direito à nomeação dos candidatos aprovados fora do número de vagas previstas no edital.

III. A ação judicial visando ao reconhecimento do direito à nomeação de candidato aprovado fora das vagas previstas no edital pode ter por causa de pedir preterição ocorrida tanto na vigência do certame quanto após a expiração de seu prazo de validade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Lei estadual trata da obrigatoriedade da (i) contratação de no mínimo 5% de empregados com mais quarenta anos de idade na administração direta e indireta do Estado, (ii) bem como do estabelecimento de cláusula que assegure o mínimo de 10% das vagas a pessoas com mais de quarenta anos nas licitações para contratação de serviços que incluam o fornecimento de mão- de- obra.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito das ações indenizatórias ajuizadas pela Fazenda Pública e aquelas contra ela ajuizadas, especificamente sobre o prazo prescricional aplicável, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Nos autos, a autora, que estava grávida na ocasião, procurou atendimento médico, devido a dores nas costas, e foi direcionada para o hospital réu. No local, a autora foi encaminhada à sala de parto e deu à luz sua filha, que foi encaminhada à UTI. No entanto, dias depois, a criança faleceu em razão de parada cardíaca, choque séptico, síndrome da angústia respiratória e prematuridade. A partir das provas produzidas nos autos, especialmente do laudo pericial, prova testemunhal e prontuário médico acostado, restou provado que houve erro médico, porque a médica responsável pelo atendimento da autora não realizou os exames necessários antes de realizar a cesariana, os quais teriam evitado a morte da criança. Nesse contexto, e tendo provado também a autora ser de baixa renda, requereu a condenação da ré ao pagamento de pensão.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o serviço público de telecomunicações, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Leis estaduais referentes ao quadro de pessoal de autarquias e fundações no âmbito estadual trazem previsão de cargos de advogado (procurador) para viabilizar a criação e a manutenção de órgãos de assessoramento jurídico, consultoria jurídica e representação judicial a servidores comissionados ou a servidores efetivos admitidos mediante concurso público específico distinto do de procurador de estado. Contra tais leis é ajuizada ação direta de inconstitucionalidade com alegação de violação do artigo 132 da Constituição Federal, bem como ao princípio da unicidade orgânica da advocacia pública estadual, além das regras constitucionais de estruturação da Administração Pública.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A Lei Federal 14.455/2022 autoriza o Poder Executivo federal a instituir a Loteria da Saúde e a Loteria do Turismo, com previsão de determinado percentual da arrecadação ser destinado ao Fundo Nacional de Saúde – FNS e à Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo – EMBRATUR (5% ou 3,37%, a depender da modalidade).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de arguição de descumprimento de preceito fundamental com pedido liminar proposta contra os Decretos Municipais que afastaram a exigibilidade do comprovante de vacina da Covid-19 para matrícula de crianças na rede municipal de ensino.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da competência material no processo civil, especialmente a repartição entre a competência da Justiça do Trabalho e a competência da Justiça Comum, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a impenhorabilidade na disciplina do CPC e na visão do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. São impenhoráveis os frutos e os rendimentos dos bens inalienáveis.

II. Ainda que comprovada a finalidade de poupança e observado o limite de 40 salários-mínimos, é penhorável o numerário caso mantido em conta corrente.

III. É penhorável o único imóvel residencial do devedor caso esteja locado a terceiros, ainda que a renda obtida com a locação seja revertida para a subsistência ou a moradia da sua família.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os honorários advocatícios sucumbenciais na disciplina do CPC/2015 e na jurisprudência do STJ, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O autor adquiriu, em 10 de novembro de 2023, mediante "Compromisso Particular de Compra e Venda de Imóvel na Planta", as salas comerciais nº 03 e 04, Condomínio Comercial Ouro Verde. Após cumprir as suas obrigações contratuais com a vendedora, o autor descobriu que os referidos imóveis estão hipotecados em favor da CEF desde 10 de novembro de 2020. Demonstrando que é adquirente de boa-fé e cumpridor de suas obrigações contratuais integralmente junto à promitente vendedora, construtora do imóvel, entende não poder ser penalizado por débito contraído exclusivamente pela incorporadora junto à instituição financeira, requerendo seja desconstituído o gravame, sendo o imóvel e ele transferido livre e desembaraçado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se da fase de cumprimento de sentença condenatória ao pagamento de indenização prolatada contra pessoa jurídica – sociedade empresária – em ação na qual seus sócios não foram parte. Sobrevém decisão judicial que determina a constrição de bens de sócio de sociedade empresária sem declarar expressamente a desconsideração da personalidade jurídica. Pretende então a empresa, irresignada, recorrer de tal decisão.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da dissolução da sociedade conjugal e do vínculo conjugal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o contrato de ‘factoring’, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a compra e venda mercantil, as duplicatas e a venda em consignação, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange às execuções fiscais e à certidão de regularidade fiscal, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) No que tange às limitações constitucionais ao poder de tributar e temas correlatos, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) A respeito das normas brasileiras de direito financeiro e em conformidade com a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa incorreta:

 

(Prefeitura de Gaspar/SC – Procurador do Município – IESES) Existem diversas modalidades de contratos de trabalho no Brasil. De acordo com a legislação trabalhista brasileira temos:

I. O contrato de trabalho por prazo determinado é aquele que tem data para começar e terminar.

II. O contrato de trabalho por prazo indeterminado não tem data para terminar.

III. Contrato de experiência é uma modalidade de contrato por prazo determinado que tem como objetivo avaliar as habilidades do empregado em um período curto de tempo.

IV. Teletrabalho é uma modalidade de trabalho que permite ao empregado trabalhar remotamente, sem precisar estar fisicamente presente no local da empresa.

V. O intermitente é uma modalidade de contrato que permite ao empregador convocar o empregado para trabalhar em dias e horários alternados, conforme a necessidade da empresa sem vínculo empregatício.

Estão corretos os seguintes modelos de contrato de trabalho expressos nos itens:

 

(Prefeitura de Areal – RJ – Procurador do Município – GUALIMP – 2020) Nas nulidades no processo do trabalho, as mesmas deverão ser declaradas ex officio quando fundadas:

 

(EMAGIS) Sobre a tríplice responsabilização no âmbito do direito ambiental, julgue os itens a seguir:

I. A teoria do fato consumado se aplica às infrações ao meio ambiente.

II. Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, a responsabilidade penal das pessoas jurídicas é regida pela teoria da dupla imputação.

III. O processo administrativo para apuração de infração ambiental prevê prazo máximo de 15 (quinze) dias para o infrator oferecer defesa ou impugnação contra o auto de infração, contados da data da ciência da autuação.

IV. Prescreve em cinco anos, contados do término do processo administrativo, a pretensão da Administração Pública de promover a execução da multa por infração ambiental.

V. A responsabilidade civil da Administração Pública por danos ao meio ambiente, decorrente de sua omissão no dever de fiscalização, é de caráter solidário, mas de execução subsidiária.

A partir destes itens, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) O réu é acusado de homicídio doloso porque, tendo ingerido bebida alcoólica antes de conduzir o veículo, trafegava a 150 km/h e desrespeitando os cruzamentos com vias preferenciais, vindo a colidir com veículo de terceiro e causar a morte de um dos ocupantes deste veículo. Sua defesa constituída, contudo, requer a desclassificação do crime imputado ao acusado para o delito de homicídio culposo, articulando com a evidência de que, embora tenha o réu voluntariamente ingerido bebida alcoólica e violado regras de trânsito, não tinha a intenção de matar um dos ocupantes do veículo atingido.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Conforme consta da ocorrência policial, a vítima chegou a sua casa, por volta das 19h45, e o acusado teria gritado várias vezes “giletão, viadão, a putinha e o giletão, sai do armário giletão”.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da conexão entre processos criminais e também da imunidade formal de determinados agentes públicos ao processo penal, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – Cebraspe – 2023) No que tange às nulidades no processo penal, é correto afirmar que a

 

Objetivas MP Estadual - Rodada 45.2024

(EMAGIS) A respeito do poder de agenda do Ministério Público, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Pedro é acusado pelo crime de receptação, tendo, para assegurar o sucesso deste crime, também cometido o crime de uso de documento falso. Paulo, em processo diverso, teve reconhecido em seu benefício a aplicação do princípio da consunção entre os delitos de peculato e falsidade (considerando estes absorvidos pelos primeiros) por demonstrado que os documentos falsos serviram exclusivamente para conseguir executar os desvios de dinheiro.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O réu é acusado de homicídio doloso porque, tendo ingerido bebida alcoólica antes de conduzir o veículo, trafegava a 150 km/h e desrespeitando os cruzamentos com vias preferenciais, vindo a colidir com veículo de terceiro e causar a morte de um dos ocupantes deste veículo. Sua defesa constituída, contudo, requer a desclassificação do crime imputado ao acusado para o delito de homicídio culposo, articulando com a evidência de que, embora tenha o réu voluntariamente ingerido bebida alcoólica e violado regras de trânsito, não tinha a intenção de matar um dos ocupantes do veículo atingido.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Conforme consta da ocorrência policial, a vítima chegou a sua casa, por volta das 19h45, e o acusado teria gritado várias vezes “giletão, viadão, a putinha e o giletão, sai do armário giletão”.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto à sanção penal e temas correlatos, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da conexão entre processos criminais e também da imunidade formal de determinados agentes públicos ao processo penal, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – Cebraspe – 2023) No que tange às nulidades no processo penal, é correto afirmar que a

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a competência para a execução penal e para a execução do acordo de não persecução penal.

Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) O autor adquiriu, em 10 de novembro de 2023, mediante "Compromisso Particular de Compra e Venda de Imóvel na Planta", as salas comerciais nº 03 e 04, Condomínio Comercial Ouro Verde. Após cumprir as suas obrigações contratuais com a vendedora, o autor descobriu que os referidos imóveis estão hipotecados em favor da CEF desde 10 de novembro de 2020. Demonstrando que é adquirente de boa-fé e cumpridor de suas obrigações contratuais integralmente junto à promitente vendedora, construtora do imóvel, entende não poder ser penalizado por débito contraído exclusivamente pela incorporadora junto à instituição financeira, requerendo seja desconstituído o gravame, sendo o imóvel e ele transferido livre e desembaraçado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se da fase de cumprimento de sentença condenatória ao pagamento de indenização prolatada contra pessoa jurídica – sociedade empresária – em ação na qual seus sócios não foram parte. Sobrevém decisão judicial que determina a constrição de bens de sócio de sociedade empresária sem declarar expressamente a desconsideração da personalidade jurídica. Pretende então a empresa, irresignada, recorrer de tal decisão.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da dissolução da sociedade conjugal e do vínculo conjugal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da competência material no processo civil, especialmente a repartição entre a competência da Justiça do Trabalho e a competência da Justiça Comum, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a impenhorabilidade na disciplina do CPC e na visão do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. São impenhoráveis os frutos e os rendimentos dos bens inalienáveis.

II. Ainda que comprovada a finalidade de poupança e observado o limite de 40 salários-mínimos, é penhorável o numerário caso mantido em conta corrente.

III. É penhorável o único imóvel residencial do devedor caso esteja locado a terceiros, ainda que a renda obtida com a locação seja revertida para a subsistência ou a moradia da sua família.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os honorários advocatícios sucumbenciais na disciplina do CPC/2015 e na jurisprudência do STJ, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Supremo Tribunal Federal decidiu que a revogação de normas operacionais fixadoras de parâmetros mensuráveis necessários ao cumprimento da legislação ambiental, sem sua substituição ou atualização, compromete a observância da Constituição Federal, da legislação vigente e de compromissos internacionais (STF. Plenário. ADPF 747/DF e STF. Plenário. ADPF 749/DF, Rel. Min. Rosa Weber, julgado em 13/12/2021 - Info 1041). Assinale o princípio de direito ambiental que fundamentou o ratio decidendi da Corte Suprema:

 

(EMAGIS) Sobre o serviço público de telecomunicações, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Leis estaduais referentes ao quadro de pessoal de autarquias e fundações no âmbito estadual trazem previsão de cargos de advogado (procurador) para viabilizar a criação e a manutenção de órgãos de assessoramento jurídico, consultoria jurídica e representação judicial a servidores comissionados ou a servidores efetivos admitidos mediante concurso público específico distinto do de procurador de estado. Contra tais leis é ajuizada ação direta de inconstitucionalidade com alegação de violação do artigo 132 da Constituição Federal, bem como ao princípio da unicidade orgânica da advocacia pública estadual, além das regras constitucionais de estruturação da Administração Pública.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A Lei Federal 14.455/2022 autoriza o Poder Executivo federal a instituir a Loteria da Saúde e a Loteria do Turismo, com previsão de determinado percentual da arrecadação ser destinado ao Fundo Nacional de Saúde – FNS e à Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo – EMBRATUR (5% ou 3,37%, a depender da modalidade).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de arguição de descumprimento de preceito fundamental com pedido liminar proposta contra os Decretos Municipais que afastaram a exigibilidade do comprovante de vacina da Covid-19 para matrícula de crianças na rede municipal de ensino.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SC – Juiz Substituto – FGV – 2024) Sobre o controle de convencionalidade e os direitos humanos na Constituição de 1988 e na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Sobre o direito à nomeação dos candidatos em concurso público aprovados fora do número de vagas previstos no edital, avalie as assertivas que seguem.

I. O surgimento de novas vagas ou a abertura de novo concurso para o mesmo cargo, durante o prazo de validade do certame anterior, gera automaticamente o direito à nomeação dos candidatos aprovados fora das vagas previstas no edital.

II. As contratações temporárias efetuadas após o fim do prazo de validade do concurso implicam preterição e acarretam o direito à nomeação dos candidatos aprovados fora do número de vagas previstas no edital.

III. A ação judicial visando ao reconhecimento do direito à nomeação de candidato aprovado fora das vagas previstas no edital pode ter por causa de pedir preterição ocorrida tanto na vigência do certame quanto após a expiração de seu prazo de validade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Lei estadual trata da obrigatoriedade da (i) contratação de no mínimo 5% de empregados com mais quarenta anos de idade na administração direta e indireta do Estado, (ii) bem como do estabelecimento de cláusula que assegure o mínimo de 10% das vagas a pessoas com mais de quarenta anos nas licitações para contratação de serviços que incluam o fornecimento de mão- de- obra.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito das ações indenizatórias ajuizadas pela Fazenda Pública e aquelas contra ela ajuizadas, especificamente sobre o prazo prescricional aplicável, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Nos autos, a autora, que estava grávida na ocasião, procurou atendimento médico, devido a dores nas costas, e foi direcionada para o hospital réu. No local, a autora foi encaminhada à sala de parto e deu à luz sua filha, que foi encaminhada à UTI. No entanto, dias depois, a criança faleceu em razão de parada cardíaca, choque séptico, síndrome da angústia respiratória e prematuridade. A partir das provas produzidas nos autos, especialmente do laudo pericial, prova testemunhal e prontuário médico acostado, restou provado que houve erro médico, porque a médica responsável pelo atendimento da autora não realizou os exames necessários antes de realizar a cesariana, os quais teriam evitado a morte da criança. Nesse contexto, e tendo provado também a autora ser de baixa renda, requereu a condenação da ré ao pagamento de pensão.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a tríplice responsabilização no âmbito do direito ambiental, julgue os itens a seguir:

I. A teoria do fato consumado se aplica às infrações ao meio ambiente.

II. Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, a responsabilidade penal das pessoas jurídicas é regida pela teoria da dupla imputação.

III. O processo administrativo para apuração de infração ambiental prevê prazo máximo de 15 (quinze) dias para o infrator oferecer defesa ou impugnação contra o auto de infração, contados da data da ciência da autuação.

IV. Prescreve em cinco anos, contados do término do processo administrativo, a pretensão da Administração Pública de promover a execução da multa por infração ambiental.

V. A responsabilidade civil da Administração Pública por danos ao meio ambiente, decorrente de sua omissão no dever de fiscalização, é de caráter solidário, mas de execução subsidiária.

A partir destes itens, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) No que tange às execuções fiscais e à certidão de regularidade fiscal, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) No que tange às limitações constitucionais ao poder de tributar e temas correlatos, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre o contrato de ‘factoring’, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a compra e venda mercantil, as duplicatas e a venda em consignação, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Julgue os itens expostos a seguir e marque a alternativa apropriada.

I. O domicílio eleitoral não se confunde, necessariamente, com o domicílio civil. Para fins de fixação do domicílio eleitoral no alistamento e na transferência, deverá ser comprovada a existência de vínculo residencial, afetivo, familiar, profissional, comunitário ou de outra natureza que justifique a escolha do município. Desse modo, admite-se o chamado “domicílio eleitoral afetivo”.

II. Os direitos políticos podem ser cassados em caso de condenação criminal transitada em julgado pela prática do crime de corrupção passiva (CP, art. 317).

III. Violar ou tentar violar o sigilo do voto configura crime eleitoral, sujeito a pena de detenção de 15 (quinze) dias a 2 (dois) anos.

IV. Segundo entendimento sumulado do TSE, a suspensão de direitos políticos decorrente de condenação criminal transitada em julgado cessa com o cumprimento ou a extinção da pena, independendo de reabilitação ou de prova de reparação dos danos.

 

(EMAGIS) De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Francisca tomou dois comprimidos de um remédio para febre e, em razão disso, sofreu graves efeitos colaterais que resultou em queimaduras em 90% de sua pele e danos a várias partes do corpo, incluindo os olhos, causando cegueira. Ela ficou hospitalizada durante vários dias, passou por cirurgia plástica e o pai teve que vender a casa para custear o tratamento. Francisca ingressou com ação judicial contra o laboratório fabricante do medicamento buscando indenização por danos materiais e morais. Diante desta narrativa, e levando em conta a responsabilização consumerista na jurisprudência do STJ, assinale a alternativa incorreta:

 

Objetivas MPF - Rodada 45.2024

(EMAGIS) Sobre o serviço público de telecomunicações, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Leis estaduais referentes ao quadro de pessoal de autarquias e fundações no âmbito estadual trazem previsão de cargos de advogado (procurador) para viabilizar a criação e a manutenção de órgãos de assessoramento jurídico, consultoria jurídica e representação judicial a servidores comissionados ou a servidores efetivos admitidos mediante concurso público específico distinto do de procurador de estado. Contra tais leis é ajuizada ação direta de inconstitucionalidade com alegação de violação do artigo 132 da Constituição Federal, bem como ao princípio da unicidade orgânica da advocacia pública estadual, além das regras constitucionais de estruturação da Administração Pública.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A Lei Federal 14.455/2022 autoriza o Poder Executivo federal a instituir a Loteria da Saúde e a Loteria do Turismo, com previsão de determinado percentual da arrecadação ser destinado ao Fundo Nacional de Saúde – FNS e à Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo – EMBRATUR (5% ou 3,37%, a depender da modalidade).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de arguição de descumprimento de preceito fundamental com pedido liminar proposta contra os Decretos Municipais que afastaram a exigibilidade do comprovante de vacina da Covid-19 para matrícula de crianças na rede municipal de ensino.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SC – Juiz Substituto – FGV – 2024) Sobre o controle de convencionalidade e os direitos humanos na Constituição de 1988 e na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Julgue os itens expostos a seguir e marque a alternativa apropriada.

I. O domicílio eleitoral não se confunde, necessariamente, com o domicílio civil. Para fins de fixação do domicílio eleitoral no alistamento e na transferência, deverá ser comprovada a existência de vínculo residencial, afetivo, familiar, profissional, comunitário ou de outra natureza que justifique a escolha do município. Desse modo, admite-se o chamado “domicílio eleitoral afetivo”.

II. Os direitos políticos podem ser cassados em caso de condenação criminal transitada em julgado pela prática do crime de corrupção passiva (CP, art. 317).

III. Violar ou tentar violar o sigilo do voto configura crime eleitoral, sujeito a pena de detenção de 15 (quinze) dias a 2 (dois) anos.

IV. Segundo entendimento sumulado do TSE, a suspensão de direitos políticos decorrente de condenação criminal transitada em julgado cessa com o cumprimento ou a extinção da pena, independendo de reabilitação ou de prova de reparação dos danos.

 

(EMAGIS) Sobre o direito à nomeação dos candidatos em concurso público aprovados fora do número de vagas previstos no edital, avalie as assertivas que seguem.

I. O surgimento de novas vagas ou a abertura de novo concurso para o mesmo cargo, durante o prazo de validade do certame anterior, gera automaticamente o direito à nomeação dos candidatos aprovados fora das vagas previstas no edital.

II. As contratações temporárias efetuadas após o fim do prazo de validade do concurso implicam preterição e acarretam o direito à nomeação dos candidatos aprovados fora do número de vagas previstas no edital.

III. A ação judicial visando ao reconhecimento do direito à nomeação de candidato aprovado fora das vagas previstas no edital pode ter por causa de pedir preterição ocorrida tanto na vigência do certame quanto após a expiração de seu prazo de validade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Lei estadual trata da obrigatoriedade da (i) contratação de no mínimo 5% de empregados com mais quarenta anos de idade na administração direta e indireta do Estado, (ii) bem como do estabelecimento de cláusula que assegure o mínimo de 10% das vagas a pessoas com mais de quarenta anos nas licitações para contratação de serviços que incluam o fornecimento de mão- de- obra.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito das ações indenizatórias ajuizadas pela Fazenda Pública e aquelas contra ela ajuizadas, especificamente sobre o prazo prescricional aplicável, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Nos autos, a autora, que estava grávida na ocasião, procurou atendimento médico, devido a dores nas costas, e foi direcionada para o hospital réu. No local, a autora foi encaminhada à sala de parto e deu à luz sua filha, que foi encaminhada à UTI. No entanto, dias depois, a criança faleceu em razão de parada cardíaca, choque séptico, síndrome da angústia respiratória e prematuridade. A partir das provas produzidas nos autos, especialmente do laudo pericial, prova testemunhal e prontuário médico acostado, restou provado que houve erro médico, porque a médica responsável pelo atendimento da autora não realizou os exames necessários antes de realizar a cesariana, os quais teriam evitado a morte da criança. Nesse contexto, e tendo provado também a autora ser de baixa renda, requereu a condenação da ré ao pagamento de pensão.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a tríplice responsabilização no âmbito do direito ambiental, julgue os itens a seguir:

I. A teoria do fato consumado se aplica às infrações ao meio ambiente.

II. Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, a responsabilidade penal das pessoas jurídicas é regida pela teoria da dupla imputação.

III. O processo administrativo para apuração de infração ambiental prevê prazo máximo de 15 (quinze) dias para o infrator oferecer defesa ou impugnação contra o auto de infração, contados da data da ciência da autuação.

IV. Prescreve em cinco anos, contados do término do processo administrativo, a pretensão da Administração Pública de promover a execução da multa por infração ambiental.

V. A responsabilidade civil da Administração Pública por danos ao meio ambiente, decorrente de sua omissão no dever de fiscalização, é de caráter solidário, mas de execução subsidiária.

A partir destes itens, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) No que tange às execuções fiscais e à certidão de regularidade fiscal, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Relativamente aos impostos federais, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) A respeito das normas brasileiras de direito financeiro e em conformidade com a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta no que toca ao asilo e ao refúgio:

 

(EMAGIS) Erich Soares, dono do supermercado “Vendo Mais”, recebeu o telefonema de Pedro Santana, gerente do supermercado “Menor Preço”, localizado no mesmo bairro que o primeiro estabelecimento. O objetivo do contato era a realização de uma reunião com associação dos supermercados da cidade a fim de que todos os estabelecimentos daquele bairro vendessem a “cerveja beer” pelo mesmo preço e condições de pagamento. Sob a perspectiva do direito econômico, tal prática:

 

(EMAGIS) Francisca tomou dois comprimidos de um remédio para febre e, em razão disso, sofreu graves efeitos colaterais que resultou em queimaduras em 90% de sua pele e danos a várias partes do corpo, incluindo os olhos, causando cegueira. Ela ficou hospitalizada durante vários dias, passou por cirurgia plástica e o pai teve que vender a casa para custear o tratamento. Francisca ingressou com ação judicial contra o laboratório fabricante do medicamento buscando indenização por danos materiais e morais. Diante desta narrativa, e levando em conta a responsabilização consumerista na jurisprudência do STJ, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) O autor adquiriu, em 10 de novembro de 2023, mediante "Compromisso Particular de Compra e Venda de Imóvel na Planta", as salas comerciais nº 03 e 04, Condomínio Comercial Ouro Verde. Após cumprir as suas obrigações contratuais com a vendedora, o autor descobriu que os referidos imóveis estão hipotecados em favor da CEF desde 10 de novembro de 2020. Demonstrando que é adquirente de boa-fé e cumpridor de suas obrigações contratuais integralmente junto à promitente vendedora, construtora do imóvel, entende não poder ser penalizado por débito contraído exclusivamente pela incorporadora junto à instituição financeira, requerendo seja desconstituído o gravame, sendo o imóvel e ele transferido livre e desembaraçado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se da fase de cumprimento de sentença condenatória ao pagamento de indenização prolatada contra pessoa jurídica – sociedade empresária – em ação na qual seus sócios não foram parte. Sobrevém decisão judicial que determina a constrição de bens de sócio de sociedade empresária sem declarar expressamente a desconsideração da personalidade jurídica. Pretende então a empresa, irresignada, recorrer de tal decisão.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da competência material no processo civil, especialmente a repartição entre a competência da Justiça do Trabalho e a competência da Justiça Comum, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a impenhorabilidade na disciplina do CPC e na visão do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. São impenhoráveis os frutos e os rendimentos dos bens inalienáveis.

II. Ainda que comprovada a finalidade de poupança e observado o limite de 40 salários-mínimos, é penhorável o numerário caso mantido em conta corrente.

III. É penhorável o único imóvel residencial do devedor caso esteja locado a terceiros, ainda que a renda obtida com a locação seja revertida para a subsistência ou a moradia da sua família.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os honorários advocatícios sucumbenciais na disciplina do CPC/2015 e na jurisprudência do STJ, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Pedro é acusado pelo crime de receptação, tendo, para assegurar o sucesso deste crime, também cometido o crime de uso de documento falso. Paulo, em processo diverso, teve reconhecido em seu benefício a aplicação do princípio da consunção entre os delitos de peculato e falsidade (considerando estes absorvidos pelos primeiros) por demonstrado que os documentos falsos serviram exclusivamente para conseguir executar os desvios de dinheiro.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O réu é acusado de homicídio doloso porque, tendo ingerido bebida alcoólica antes de conduzir o veículo, trafegava a 150 km/h e desrespeitando os cruzamentos com vias preferenciais, vindo a colidir com veículo de terceiro e causar a morte de um dos ocupantes deste veículo. Sua defesa constituída, contudo, requer a desclassificação do crime imputado ao acusado para o delito de homicídio culposo, articulando com a evidência de que, embora tenha o réu voluntariamente ingerido bebida alcoólica e violado regras de trânsito, não tinha a intenção de matar um dos ocupantes do veículo atingido.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Conforme consta da ocorrência policial, a vítima chegou a sua casa, por volta das 19h45, e o acusado teria gritado várias vezes “giletão, viadão, a putinha e o giletão, sai do armário giletão”.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente à Lei de Drogas, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Quanto à sanção penal e temas correlatos, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da conexão entre processos criminais e também da imunidade formal de determinados agentes públicos ao processo penal, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – Cebraspe – 2023) No que tange às nulidades no processo penal, é correto afirmar que a

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a competência para a execução penal e para a execução do acordo de não persecução penal.

Marque a assertiva CORRETA.

 

  9356 item(ns)
Primeiro Anterior  25   26   27   28   29  Proximo Ultimo

Cesta de Rodadas Pretéritas

Adicione à cesta os planos das Rodadas Pretéritas que você deseja adquirir.

    Valor Total: R$ ...

    • 1

    Copyright © 2010-2025 - Emagis - Todos os direitos reservados - CNPJ: 12.626.846/0001-10
    O Emagis é uma instituição privada, não possuindo qualquer vinculação a órgãos públicos. ILION.com.br