Emagis
Emagis
HOME MATRICULE-SE POR QUE APROVAMOS MAIS? ENTENDA OS CURSOS RESULTADOS ÁREA RESTRITA
NEWSLETTER
CONTATO
Magistratura MAGISTRATURA
Magistratura MINISTÉRIO PÚBLICO
Magistratura DEFENSORIA PÚBLICA
Magistratura PROCURADORIA
Magistratura DELEGADO DE POLICIA
Programas de Estudos PROGRAMAS DE ESTUDO
Planos de Questões/Provas PLANOS DE QUESTÕES/PROVAS
Cursos Intensivos Simulados CURSOS INTENSIVOS SIMULADOS
Videoaulas VIDEOAULAS
Rodadas Pretéritas RODADAS PRETÉRITAS
Downloads DOWNLOADS
Facebook Intagran Youtube Twitter
Emagis
Bem-vindo(a)



INÍCIO (ÁREA RESTRITA) AVISOS MINHA CONTA ALTERAR DADOS CADASTRAIS RENOVAR/ADQUIRIR PLANO CERTIFICADOS INDIQUE UM AMIGO SAIR
FAÇA SEU LOGIN


ESQUECEU A SENHA?


Seu navegador não suporta este video. Por favor, atualize seu navegador.

Rodadas Pretéritas

  1. Home
  2. Rodadas Pretéritas
  3. Busca
  4. Entenda as rodadas pretéritas
Informações Adicionar

Discursivas 2022

Informações Adicionar

Discursivas TJ/SP 2023

Busque por suas rodadas

Informações Adicionar

Sentença Estadual - Rodada 34.2024

Informações Adicionar

Objetivas MP Estadual - Rodada 34.2024

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 34.2024

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 34.2024

Informações Adicionar

Ministério Público Estadual - Rodada 34.2024

Informações Adicionar

ENAM 2024.2 - Rodada 1

Informações Adicionar

Objetivas MP Estadual - Rodada 33.2024

Informações Adicionar

Sentença Estadual - Rodada 33.2024

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 33.2024

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 33.2024

Informações Adicionar

PGE/PGM - Rodada 33.2024

Informações Adicionar

Ministério Público Estadual - Rodada 33.2024

Informações Adicionar

Objetivas - Rodada 33.2024

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 33.2024 - Questão 1

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 33.2024 - Questão 2

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 33.2024 - Questão 3

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 33.2024 - Questão 4

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 33.2024 - Questão 5

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 33.2024

Informações Adicionar

Objetivas MPF - Rodada 33.2024

Informações Adicionar

Objetivas AGU/PFN/PGF - Rodada 33.2024

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 33.2024

Informações Adicionar

Objetivas DPF - Rodada 33.2024

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM - Rodada 33.2024

Sentença Estadual - Rodada 34.2024

Trata-se de ação penal pública oferecida pelo Ministério Público do Estado de São Paulo em que se imputa aos acusados as penas dos delitos do art. 157, § 3º, II c/c art. 69, por duas vezes, e art. 12, caput, da Lei nº 10.826/03.

Consoante narrativa da denúncia, com fundamento no Inquérito Policial nº 1077/2023 os denunciados Alexandre, Bruno e Carlos, em 10/12/2023, às 19:00h, na Rua dos Pinheiros, centro da Cidade de São Paulo, de forma livre e consciente, com comunhão de desígnios, tentaram subtrair um veículo Chevrolet Onix, cor azul, de placa ASD1B67, de propriedade de Daniel, de 85 anos de idade.

Relata a inicial acusatória que, com a finalidade de subtrair o veículo, os réus proferiram 04 disparos de arma de fogo contra o proprietário e sua esposa, Ercília (80 anos de idade), sendo dois por Alexandre e dois por Bruno.

Conforme destacado na exordial acusatória, a ação deu início por meio do acusado Carlos o qual relatou aos companheiros que a residência do casal estaria vazia pois, de acordo com informações colhidas por ele, o referido casal estaria em viagem de férias para a Europa.

Consta na inicial que a intenção de Carlos era apenas furtar o veículo e revendê-lo para uma pessoa de apelido “Fofão”, responsável pela compra e desmanche de veículos roubados.

No dia da abordagem, sem que Carlos tivesse conhecimento, Alexandre e Bruno portavam, cada um, um revólver calibre.38 e uma pistola.380, respectivamente.

Relata a inicial que, quando os réus ingressaram na residência das vítimas, foram surpreendidos com a presença do casal, que não tinha viajado em virtude do cancelamento das passagens pela companhia aérea. Durante a abordagem, os acusados, utilizando de grave ameaça pelo emprego de arma de fogo, exigiram que Daniel entregasse a chave do veículo. Quando a vítima foi pegar a chave no bolso, os acusados imaginaram que Daniel iria sacar uma arma, ocasião em que efetuaram quatro disparos, sendo que dois contra a pessoa de Daniel e dois contra Ercília.

Daniel, que não estava armado, faleceu imediatamente no local e Ercília fora transportada, ainda com vida, para o hospital mais próximo. Entretanto, não resistiu e veio a óbito minutos depois.

Logo após os disparos, os acusados deixaram rapidamente o local, sem levar o veículo. As armas foram abandonadas no local do crime, tendo ocorrido a devida apreensão.

Toda a ação, além de presenciada por Gerusa, doméstica que trabalhava no domicílio do casal, foi filmada pelo sistema de vigilância interna da residência das vítimas e com qualidade de imagem que permite identificar, com exatidão, os três réus na ação e toda a empreitada delituosa. As imagens integram o inquérito policial que acompanha a ação penal.

De acordo com a prova pericial juntada aos autos, cada um dos acusados (Alexandre e Bruno) efetuou um disparo em cada vítima. Foi constatado, também, que um único disparo não teria aptidão para levar a vítima Daniel à óbito, tendo, pois, este falecido em razão dos dois disparos que recebeu, em conjunto.

Quanto à vítima Ercília, conforme laudo pericial, não faleceu em razão dos disparos, os quais atingiram região não vital, mas de um ataque cardíaco, pois sofria de cardiopatia, doença não conhecida pelos agentes.

Em prova emprestada decorrente de interceptação telefônica deferida em processo em trâmite na Justiça Federal e que investigava delitos reiterados de dano ao patrimônio da União, ficou comprovado que os réus, durante duas semanas, tramaram toda a ação delituosa. As escutas comprovam, ainda, que os réus já portavam as armas há mais de um ano, servido os artefatos como instrumento da prática de outros delitos.

Por ordem do juízo competente, a requerimento da autoridade policial, os réus, até então foragidos, foram presos preventivamente em 15/12/2023, estando reclusos até o presente momento.

Com os presos, foram encontrados dois celulares, tendo os agentes policiais, de imediato, colhido as informações constantes dos aparelhos, com coleta de relevantes dados que retratavam diálogos em que os detidos combinavam a prática do crime e retratavam o longo histórico de porte das armas apreendidas. Além disso, em conversa informal e sem qualquer coação, os réus confessaram os fatos delituosos aos agentes policiais condutores dos presos preventivos.

As duas armas utilizadas foram apreendidas, havendo laudo que atestou a potencialidade lesiva dos instrumentos e a correlação com os ferimentos nas vítimas.

A denúncia foi recebida 20/12/2023, tendo o magistrado, nos termos do art. 406 do CPP, ordenado a citação dos acusados para responder à acusação, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias.

Resposta à acusação apresentada, com os réus postulando absolvição sumária, sustentando a inexistência de autoria, pois os atos teriam sido praticados por terceiros.

Decisão denegatória da absolvição sumária proferida.

Em audiência de instrução e julgamento, foram ouvidas três testemunhas de acusação, dois policiais e a doméstica Gerusa. Os agentes policiais que prestaram depoimento foram os responsáveis pela realização das primeiras abordagens na data do fato e que, curiosamente, também foram responsáveis pela prisão preventiva dos réus. Afirmaram ter, logo após a conduta delituosa, identificado os réus pelas imagens do circuito interno. Gerusa afirmou ter visto a entrada dos acusados na residência; informou que conseguiu identificar todos os réus, embora não tenha visto a empreitada criminosa, pois teve que se esconder temendo que os acusados a matassem. Sem testemunhas de defesa. Interrogados os réus, estes sustentaram a inocência nos exatos termos da defesa inicial.

Em alegações finais, o Ministério Público reiterou integralmente o pedido condenatório contido na denúncia, alegando que a autoria e materialidade delitiva restaram cabalmente comprovadas nos autos.

A Defesa, em manifestação final, alegou a nulidade da prova emprestada, muito embora tenha ocorrido autorização pelo Juízo Federal acerca do compartilhamento de provas e tenha sido oportunizado o contraditório e a ampla defesa nos presentes autos. Aponta, também, nulidade na confissão. Da mesma forma, destaca que houve acesso inconstitucional aos dados constantes do aparelho telefônico. No mérito, postulou a absolvição por ausência de autoria. Requereu a desclassificação do delito para o tipo do art. 157, § 1º, do Código Penal. Subsidiariamente, Carlos requereu que fosse reconhecida sua participação no ato como de menor importância. Por fim, também em caráter subsidiário, especificamente quanto à subtração, a defesa requereu o reconhecimento de crime único, já que a pretensão dos réus se voltou para um único patrimônio.

Antes do processo ser concluso para sentença, consta informações nos autos de que o acusado Alexandre faleceu de infarto, conforme certidão de óbito anexada. Os autos foram encaminhados para o Ministério Público para manifestação.

Com base no relatório acima e considerando que todos os réus eram maiores à época dos fatos, elabore a sentença criminal adequada ao caso, sendo dispensado o relatório. Com base no relato acima apresentado, profira, na qualidade de juiz de direito substituto do Tribunal de Justiça de São Paulo, a sentença judicial adequada ao caso, devidamente embasada na legislação, na doutrina e (ou) na jurisprudência. Analise toda a matéria de direito processual e material pertinente ao julgamento, fundamentando suas explanações. Dispense o relatório e não crie fatos novos.

 

Objetivas MP Estadual - Rodada 34.2024

(MP/BA – CEBRASPE – 2023) No que tange ao inquérito civil, assinale a opção correta com base na Resolução n.º 23/2007 do CNMP, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre a aplicação da lei penal e temas correlatos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre o concurso de pessoas e o concurso de crimes, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a pessoa e contra o patrimônio, julgue os itens abaixo e marque a alternativa adequada.

I. É qualificado o homicídio praticado contra menor de 14 (quatorze) anos, aumentando-se, nesse caso, a pena em 1/3 (um terço) até a metade, se a vítima é pessoa com deficiência ou com doença que implique o aumento de sua vulnerabilidade, ou em 2/3 (dois terços), se o autor é ascendente, padrasto ou madrasta, tio, irmão, cônjuge, companheiro, tutor, curador, preceptor ou empregador da vítima ou por qualquer outro título tiver autoridade sobre ela.

II. A contratação de serviços espirituais para provocar a morte de autoridades configura crime de ameaça.

III. Mário, de forma intencional, quebrou a vidraça da fachada de uma agência da Caixa Econômica Federal, em fato ocorrido no dia 1º/04/2017. Nesse caso, é correto afirmar que Mário cometeu o crime de dano qualificado.

IV. A receptação, em sua forma qualificada, demanda especial qualidade do sujeito ativo, que deve ser comerciante ou industrial.

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a pessoa, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Caetano transportou drogas até as imediações de estabelecimento prisional para comercializá-las com os parentes dos presos que compareciam ao presídio para as visitas. Um agente policial disfarçado se passou por usuário e solicitou que Caetano vendesse o entorpecente. Quando o vendedor retirou a droga de dentro do veículo, o policial se identificou e deu voz de prisão a Caetano. Considerando essa situação hipotética, assinale a correta:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) A Lei 12.965/2014 (‘Marco Civil da Internet’) dispõe sobre a guarda dos registros de conexão e dos registros de acesso a aplicações de internet pelos provedores dos respectivos serviços e os prazos de duração de tais custódias de dados.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No caso, tratando-se de contrato de alienação fiduciária de imóvel regido pela Lei 9.514/1997, para ciência do leilão do imóvel, após expedição de cinco cartas com aviso de recebimento para fins de intimação do devedor fiduciante no endereço indicado no contrato, todas foram devolvidas com a indicação de que "mudou-se".

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considerando a interpretação do Código Civil segundo a jurisprudência do STJ, assinale a opção incorreta:

 

(EMAGIS) Na hipótese, o Juízo de julgou extinto o processo, sem resolução do mérito. Em decorrência da extinção do feito, condenou o autor ao pagamento de honorários advocatícios sucumbenciais arbitrados em 10% sobre o valor da causa aos réus, três litisconsortes passivos representados por escritórios de advocacia distintos, sendo o valor da causa de R$15.000.000,00 (quinze milhões de reais). Os réus apresentam embargos de declaração requerendo seja esclarecido na sentença que, sendo os litisconsortes vencedores representados por escritórios de advocacia distintos, o pagamento de 10% sobre o valor da causa deve ser feito individualmente em favor de cada um dos litisconsortes e de seus patronos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as provas na disciplina do CPC/2015 e na jurisprudência do STJ, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Avalie as seguintes proposições e marque a alternativa apropriada.

I. Não se deve admitir o ajuizamento de mais de uma ação de improbidade administrativa pelo mesmo fato, competindo ao Conselho Nacional do Ministério Público dirimir conflitos de atribuições entre membros de Ministérios Públicos distintos.

II. Em regra, a análise do pedido de indisponibilidade de bens em ação de improbidade administrativa pressupõe, antes, a concessão de prazo de 5 (cinco) dias para que o réu possa se manifestar a respeito. No entanto, a indisponibilidade de bens poderá ser decretada sem a oitiva prévia do réu sempre que o contraditório prévio puder comprovadamente frustrar a efetividade da medida ou houver outras circunstâncias que recomendem a proteção liminar, não podendo a urgência, porém, ser presumida.

III. É possível a inclusão do valor de eventual multa civil na medida de indisponibilidade de bens decretada em ação de improbidade administrativa, inclusive nas demandas ajuizadas com esteio na prática de conduta prevista no art. 11 da Lei n. 8.429/1992, tipificador da ofensa aos princípios nucleares administrativos.

IV. A ordem de indisponibilidade de bens deverá priorizar veículos de via terrestre, bens imóveis, bens móveis em geral, semoventes, navios e aeronaves, ações e quotas de sociedades simples e empresárias, pedras e metais preciosos e, apenas na inexistência desses, o bloqueio de contas bancárias, de forma a garantir a subsistência do acusado e a manutenção da atividade empresária ao longo do processo.

 

(EMAGIS) A Petróleo Regulado Ltda, após obter licença ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Santa Catarina, construiu um posto de gasolina, e para tanto, promoveu o corte de 2 hectares de vegetação, o que foi devidamente autorizado na licença concedida (autorização de desmate). Tempos depois, o Ministério Público de Santa Catarina ajuizou ação de indenização contra a empresa alegando que o corte das árvores foi indevido porque realizado em vegetação integrante da Mata Atlântica, área ambiental protegida. A empresa apresentou contestação alegando que agiu amparado pela licença ambiental que acreditava ser legítima e que, portanto, foi vítima de erro da administração pública, que deve ser considerada exclusiva responsável pela reparação do dano. Diante dessa narrativa, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Com relação ao constitucionalismo e temas correlatos, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da repartição constitucional de competências legislativas entre os entes federados.

I. O STF declarou constitucional, ante a competência concorrente dos Estados para legislar sobre direito do consumidor, norma estadual na qual previsto cadastro de usuários contrários ao recebimento de oferta de produto ou serviço, bem como vedada a realização de cobrança e venda via telefone, fora do horário comercial, em dias úteis ou não.

II. Invade a esfera de competência da União, para legislar sobre normas gerais, lei estadual que assegura ao consumidor o direito de obter informações sobre produtos e serviços, como, por exemplo, lei que imponha a fornecedor a obrigação de informar em tempo real a interrupção em seus serviços.

III. É constitucional lei estadual que estabeleça a gratuidade no canal telefônico, caso disponibilizado no âmbito do Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC, por empresas de televisão por assinatura e estabelecimentos comerciais de venda no atacado e no varejo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No julgamento da ADI 230 (Tribunal Pleno, Carmen Lúcia, DJe de 30/10/2014), o STF expressou: “É inconstitucional a requisição por defensores públicos a autoridade pública, a seus agentes e a entidade particular de certidões, exames, perícias, vistorias, diligências, processos, documentos, informações, esclarecimentos e providências, necessários ao exercício de suas atribuições: exacerbação das prerrogativas asseguradas aos demais advogados. Inconstitucionalidade do art. 178, inc. IV, alínea a, da Constituição fluminense.”

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A EC 80/2014, dentre outras alterações, expressou a atribuição de atuação também extrajudicial da Defensoria Pública, seu mister de promoção dos direitos humanos e também de defesa dos direitos individuais e coletivos.

II. Após a vigência da EC 80/2014, o STF reiterou a orientação em questão, considerando inconstitucional a prerrogativa de requisição documental conferida em lei aos defensores públicos, eis que se trata de privilégio não concedido aos advogados em geral.

III. O STF considerou constitucional a EC 74/2013 no ponto em que conferiu às Defensorias Pública da União e do Distrito Federal a autonomia funcional e administrativa, além da iniciativa de sua proposta orçamentária, atribuições que já haviam sido concedidas às Defensorias Públicas dos Estados pela EC 45/2004.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A Constituição do Estado Beta prevê a convocação de suplente de deputado estadual licenciado para tratar, sem remuneração, de interesse particular, por prazo superior a sessenta dias. Sobre a matéria, de acordo com Constituição Federal e a jurisprudência do STF, é correto afirmar que:

 

(MPF – Procurador da República – 2022) Assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre os princípios regentes do Direito Administrativo, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Paulo, procurador do Estado, reuniu todos os requisitos legais para a progressão funcional na carreira. Nessa situação,

 

(EMAGIS) Marque a alternativa correta, relativamente à intervenção do Estado na propriedade.

 

(EMAGIS) Relativamente ao poder de polícia, às agências reguladoras e o controle da Administração Pública, assinale a alternativa incorreta.

 

(MPF – Procurador da República – 2022) Analise atentamente as seguintes assertivas.

I. O plantio de culturas temporárias e sazonais de vazante de ciclo curto nas várzeas – faixa de terra cultivável junto às margens e que fica exposta no período de menor volume de água dos rios ou lagos – é admitido nos assentamentos e projetos de reforma agrária, nas terras indígenas desde que já demarcadas e nas demais áreas com titulação definitiva de povos e comunidades tradicionais que façam uso coletivo do seu território, contanto que não implique supressão de novas áreas de vegetação nativa, não sejam utilizados produtos agrotóxicos, seja conservada a qualidade da água e do solo e seja protegida a fauna silvestre.

II. Os manguezais são área de preservação permanente, por isso, mesmo quando a sua função ecológica esteja comprometida, não podem sofrer supressão de vegetação nativa para a execução de obras habitacionais e de urbanização ainda que inseridas em projetos de regularização fundiária de interesse social em áreas urbanas consolidadas ocupadas por população de baixa renda.

III. Há possibilidade de cômputo das áreas de preservação permanente (zonas específicas nas quais se exige a manutenção da vegetação) para o cálculo do percentual da reserva legal de imóvel (fração de vegetação nativa a ser mantido no imóvel), até mesmo porque o Código Florestal levou em consideração a salvaguarda da segurança jurídica e do desenvolvimento nacional ao estabelecer uma espécie de “marco zero na gestão ambiental do país”, sendo, consectariamente, constitucional a fixação da data de 22 de julho de 2008 como marco para a incidência das regras de intervenção em área de preservação permanente ou de reserva legal.

Sobre essas afirmativas é verdadeiro que:

 

(EMAGIS) No que diz respeito à obrigação tributária e à responsabilidade tributária, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Maria, por meio de escritura pública, vendeu certo imóvel a João, o qual a está levando a registro junto ao Cartório de Registro de Imóveis respectivo. Sobre a matéria, é incorreto afirmar que:

 

(EMAGIS) Frustradas todas as tentativas de localização de bens para a satisfação do débito, a exequente requereu a penhora das quotas sociais das empresas pertencentes ao executado, constrições contra as quais se insurge o executado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em embargos à execução de duplicata, previamente protestada por indicação, o embargante se insurge contra este título, alegando que somente poderia ter sido lavrado na hipótese legal, isto é, se o sacado tivesse retido a duplicata enviada para aceite. Diz não ser este o caso dos autos, em que não houve a remessa para si de duplicata para o aceite. Conclui, pois, ausente prova de que ele, embargante e executado, recusou o aceite ou de que reteve a duplicata sem expressão de aceite ou devolução. Assim, conclui que a execução não foi instruída com o título extrajudicial válido, sendo descabida, no caso, a instrução com duplicata protestada por indicação, vez que não previamente aceita.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Aquilate as seguintes proposições e indique a alternativa adequada:

I. A escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações deverão ser feitas no período de 20 de julho a 5 de agosto do ano em que se realizarem as eleições, lavrando-se a respectiva ata em livro aberto, rubricado pela Justiça Eleitoral, publicada em vinte e quatro horas em qualquer meio de comunicação.

II. A “candidatura nata”, prevista no art. 8º, § 1º, da Lei n. 9.504/1997, é incompatível com a Constituição Federal, tanto por violar a isonomia entre os postulantes a cargos eletivos quanto por atingir o âmago da autonomia partidária.

III. Para concorrer às eleições, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição pelo prazo de seis meses e estar com a filiação deferida pelo partido no mesmo prazo. Havendo fusão ou incorporação de partidos após esse prazo, será considerada, para efeito de filiação partidária, a data de filiação do candidato ao partido de origem.

IV. Aos partidos políticos que não tenham utilizado os recursos destinados aos programas de promoção e difusão da participação política das mulheres ou cujos valores destinados a essa finalidade não tenham sido reconhecidos pela Justiça Eleitoral é assegurada a utilização desses valores nas eleições subsequentes, vedada a condenação pela Justiça Eleitoral nos processos de prestação de contas de exercícios financeiros anteriores que ainda não tenham transitado em julgado até a data de promulgação da Emenda Constitucional n. 117/2022.

 

(DPE/AC – CEBRASPE – 2024) A respeito da internação do adolescente, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Sobre o direito do consumidor, assinale qual prática comercial é permitida pelo ordenamento jurídico:

 

Objetivas Delegado - Rodada 34.2024

(EMAGIS) Sobre a aplicação da lei penal e temas correlatos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre o concurso de pessoas e o concurso de crimes, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a pessoa e contra o patrimônio, julgue os itens abaixo e marque a alternativa adequada.

I. É qualificado o homicídio praticado contra menor de 14 (quatorze) anos, aumentando-se, nesse caso, a pena em 1/3 (um terço) até a metade, se a vítima é pessoa com deficiência ou com doença que implique o aumento de sua vulnerabilidade, ou em 2/3 (dois terços), se o autor é ascendente, padrasto ou madrasta, tio, irmão, cônjuge, companheiro, tutor, curador, preceptor ou empregador da vítima ou por qualquer outro título tiver autoridade sobre ela.

II. A contratação de serviços espirituais para provocar a morte de autoridades configura crime de ameaça.

III. Mário, de forma intencional, quebrou a vidraça da fachada de uma agência da Caixa Econômica Federal, em fato ocorrido no dia 1º/04/2017. Nesse caso, é correto afirmar que Mário cometeu o crime de dano qualificado.

IV. A receptação, em sua forma qualificada, demanda especial qualidade do sujeito ativo, que deve ser comerciante ou industrial.

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a pessoa, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Em relação aos crimes contra a fé pública e contra a Administração Pública, julgue os itens abaixo:

I. Comete o crime de adulteração de sinal identificador de veículo o funcionário público que contribui para o licenciamento ou registro do veículo remarcado ou adulterado, fornecendo indevidamente material ou informação oficial.

II. Em se tratando de acusação pela prática do crime de corrupção passiva, o fato de o réu ter praticado o delito enquanto ocupava o cargo de desembargador é suficiente para a incidência da causa de aumento de pena prevista no art. 327, § 2º, do Código Penal.

III. É inconstitucional condicionar a progressão de regime de cumprimento da pena de condenado por crime contra a administração pública à reparação do dano que causou ou à devolução do produto do ilícito praticado.

IV. As condutas de submeter-se à vacinação contra Covid-19 em local diverso do agendado ou com aplicação de imunizante diverso do reservado ou, ainda, de submeter-se à vacinação sem a realização de agendamento não configuram qualquer ilícito penal.

V. Tanto o STF quanto o STJ firmaram compreensão no sentido de que a consumação do crime de descaminho independe da constituição definitiva do crédito tributário, haja vista se tratar de crime formal, diversamente dos crimes tributários listados na Súmula Vinculante n. 24.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Caetano transportou drogas até as imediações de estabelecimento prisional para comercializá-las com os parentes dos presos que compareciam ao presídio para as visitas. Um agente policial disfarçado se passou por usuário e solicitou que Caetano vendesse o entorpecente. Quando o vendedor retirou a droga de dentro do veículo, o policial se identificou e deu voz de prisão a Caetano. Considerando essa situação hipotética, assinale a correta:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Com relação ao constitucionalismo e temas correlatos, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da repartição constitucional de competências legislativas entre os entes federados.

I. O STF declarou constitucional, ante a competência concorrente dos Estados para legislar sobre direito do consumidor, norma estadual na qual previsto cadastro de usuários contrários ao recebimento de oferta de produto ou serviço, bem como vedada a realização de cobrança e venda via telefone, fora do horário comercial, em dias úteis ou não.

II. Invade a esfera de competência da União, para legislar sobre normas gerais, lei estadual que assegura ao consumidor o direito de obter informações sobre produtos e serviços, como, por exemplo, lei que imponha a fornecedor a obrigação de informar em tempo real a interrupção em seus serviços.

III. É constitucional lei estadual que estabeleça a gratuidade no canal telefônico, caso disponibilizado no âmbito do Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC, por empresas de televisão por assinatura e estabelecimentos comerciais de venda no atacado e no varejo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No julgamento da ADI 230 (Tribunal Pleno, Carmen Lúcia, DJe de 30/10/2014), o STF expressou: “É inconstitucional a requisição por defensores públicos a autoridade pública, a seus agentes e a entidade particular de certidões, exames, perícias, vistorias, diligências, processos, documentos, informações, esclarecimentos e providências, necessários ao exercício de suas atribuições: exacerbação das prerrogativas asseguradas aos demais advogados. Inconstitucionalidade do art. 178, inc. IV, alínea a, da Constituição fluminense.”

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A EC 80/2014, dentre outras alterações, expressou a atribuição de atuação também extrajudicial da Defensoria Pública, seu mister de promoção dos direitos humanos e também de defesa dos direitos individuais e coletivos.

II. Após a vigência da EC 80/2014, o STF reiterou a orientação em questão, considerando inconstitucional a prerrogativa de requisição documental conferida em lei aos defensores públicos, eis que se trata de privilégio não concedido aos advogados em geral.

III. O STF considerou constitucional a EC 74/2013 no ponto em que conferiu às Defensorias Pública da União e do Distrito Federal a autonomia funcional e administrativa, além da iniciativa de sua proposta orçamentária, atribuições que já haviam sido concedidas às Defensorias Públicas dos Estados pela EC 45/2004.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A Constituição do Estado Beta prevê a convocação de suplente de deputado estadual licenciado para tratar, sem remuneração, de interesse particular, por prazo superior a sessenta dias. Sobre a matéria, de acordo com Constituição Federal e a jurisprudência do STF, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Sobre os princípios regentes do Direito Administrativo, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Paulo, procurador do Estado, reuniu todos os requisitos legais para a progressão funcional na carreira. Nessa situação,

 

(EMAGIS) Marque a alternativa correta, relativamente à intervenção do Estado na propriedade.

 

(EMAGIS) Relativamente ao poder de polícia, às agências reguladoras e o controle da Administração Pública, assinale a alternativa incorreta.

 

(MPF – Procurador da República – 2022) Assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) No que diz respeito à obrigação tributária e à responsabilidade tributária, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Maria, por meio de escritura pública, vendeu certo imóvel a João, o qual a está levando a registro junto ao Cartório de Registro de Imóveis respectivo. Sobre a matéria, é incorreto afirmar que:

 

(MPF – Procurador da República – 2022) Analise atentamente as seguintes assertivas.

I. O plantio de culturas temporárias e sazonais de vazante de ciclo curto nas várzeas – faixa de terra cultivável junto às margens e que fica exposta no período de menor volume de água dos rios ou lagos – é admitido nos assentamentos e projetos de reforma agrária, nas terras indígenas desde que já demarcadas e nas demais áreas com titulação definitiva de povos e comunidades tradicionais que façam uso coletivo do seu território, contanto que não implique supressão de novas áreas de vegetação nativa, não sejam utilizados produtos agrotóxicos, seja conservada a qualidade da água e do solo e seja protegida a fauna silvestre.

II. Os manguezais são área de preservação permanente, por isso, mesmo quando a sua função ecológica esteja comprometida, não podem sofrer supressão de vegetação nativa para a execução de obras habitacionais e de urbanização ainda que inseridas em projetos de regularização fundiária de interesse social em áreas urbanas consolidadas ocupadas por população de baixa renda.

III. Há possibilidade de cômputo das áreas de preservação permanente (zonas específicas nas quais se exige a manutenção da vegetação) para o cálculo do percentual da reserva legal de imóvel (fração de vegetação nativa a ser mantido no imóvel), até mesmo porque o Código Florestal levou em consideração a salvaguarda da segurança jurídica e do desenvolvimento nacional ao estabelecer uma espécie de “marco zero na gestão ambiental do país”, sendo, consectariamente, constitucional a fixação da data de 22 de julho de 2008 como marco para a incidência das regras de intervenção em área de preservação permanente ou de reserva legal.

Sobre essas afirmativas é verdadeiro que:

 

Sentença Federal - Rodada 34.2024

“ ‘A mim mesmo, com a admiração que me devo'. - Foi o que escreveu na primeira página de um livro. E o mesmo poderiam estampar muitos outros coitados, na última página de sua vida. - Que pena se tu e eu vivêssemos ou terminássemos assim! - Vamos fazer um exame sério” (São Josemaria Escrivá de Balaguer, Sulco, n. 719).

Caros(as) amigos(as) do Emagis! Nesta semana, resolveremos o caso abaixo, de nossa autoria. Bons estudos! Prof. Gabriel Brum.

Dionísio Arrecadante, auditor fiscal da Receita Federal lotado na Delegacia da RFB situada em Porto Alegre/RS, ajuizou ação popular em desfavor da União (Fazenda Nacional) e da empresa Lucro Forte S/A. O feito foi distribuído para a 1ª Vara Federal Tributária de Porto Alegre/RS?.

Narrou, na petição inicial, que a empresa Lucro Forte S/A foi autuada pela Receita Federal do Brasil em São Paulo/SP, o que gerou crédito tributário no valor de R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais). Apresentada impugnação pela contribuinte, o lançamento foi mantido pela respectiva Delegaria de Julgamento (DRJ). Inconformada, a contribuinte interpôs recurso voluntário, o qual foi provido pelo CARF para desconstituir o crédito tributário.

Aduziu que o acórdão administrativo, prolatado em sessão do CARF do dia 30/08/2023, é nulo porque fruto de empate na votação dos Conselheiros, sem que tenha sido colhido o voto de qualidade do Presidente da Câmara de Julgamento, representante da Fazenda Nacional. Defende, também, existir ingente lesão ao patrimônio público com a decisão do CARF, na medida em que o acórdão administrativo reconheceu que o ICMS não compõe a base de cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), quando apurados na sistemática do lucro presumido, o que é ilegal. Pugna seja reconhecida a lesividade do ato administrativo questionado, decretando-se, por conseguinte, a sua anulação e, com isso, mantendo hígido o crédito tributário lançado.

Citada, a União deixou de contestar o feito e postulou fosse incluída no polo ativo da lide, por concordar com a tese do autor. O pleito foi deferido.

Por sua vez, a ré Lucro Forte S/A alegou, preliminarmente, que não é dado à União figurar no polo ativo da lide, o qual é reservado a cidadãos, nos termos do art. 5º, LXXIII, da CF. Suscitou, noutro vértice, a incompetência do Juízo, na medida em que o lançamento tributário ocorreu em São Paulo/SP, onde também é sediada, ao passo que o CARF situa-se em Brasília/DF. Disse, ainda, que o autor tem domicílio em Canoas/RS, anexando conta de luz em seu nome, em que consta o endereço naquela cidade. Asseverou, também, que falta legitimidade ao autor, dado que, apesar de ter título de eleitoral, atua como auditor fiscal da RFB e está se utilizando da ação popular para defender o seu interesse individual em que a sanha arrecadatória do Fisco seja a mais ampla possível, e não, propriamente, o interesse público. Ainda à guisa de prefacial, esgrimiu a inadequação da via eleita, já que não se pode utilizar a ação popular para anular decisão do CARF, sob pena de completo desvirtuamento da vocação constitucional desse importante meio de exercício da cidadania. A par disso, existe coisa julgada administrativa com o acórdão do CARF, o que confirma não ser cabível o ajuizamento de ação judicial para combatê-lo, pois, do contrário, a existência desse órgão colegiado seria totalmente inútil. No mérito, defendeu que não há qualquer ilegalidade na decisão invectivada, uma vez que o empate na votação conduz ao acolhimento do recurso voluntário do contribuinte, não havendo que se cogitar em voto de qualidade na espécie. Outrossim, inexistem dúvidas de que o ICMS não compõe a base de cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), quando apurados na sistemática do lucro presumido, devendo ser observada a mesma lógica que levou o STF a reconhecer que o ICMS não integra a base de cálculo do PIS e da COFINS, ou seja, o ICMS não se incorpora ao patrimônio do contribuinte, sendo um mero ingresso de caixa, e, por isso, não pode ser considerado como receita, faturamento ou lucro.

Em réplica, o autor ratificou os termos da petição inicial e, embora confirmando que o comprovante de endereço juntado pela ré é, de fato, verdadeiro, disse que isso não interfere na competência do juízo porto-alegrense. A União, de seu turno, confirmou os mesmos termos de sua anterior manifestação.

Instadas, as partes indicaram não ser necessária a produção de novas provas.

Os autos, então, vieram conclusos para sentença. Prolate-a, tendo como verdadeiros os fatos alegados, e dispensando o relatório. ?

 

Ministério Público Estadual - Rodada 34.2024

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) ajuizou ação civil pública contra a SANEPI S/A (Saneamento Básico do Piauí S/A), sociedade de economia mista detentora da concessão pública dos serviços de fornecimento de água tratada e saneamento básico.

Segundo o MPPI, e conforme apurado no inquérito civil 2023-01234, no período compreendido entre agosto e novembro de 2023, após fortes chuvas havidas na capital piauiense, o fornecimento de água tratada oscilou significativamente nas regiões norte, nordeste e central da cidade. De acordo com o autor da ação, e segundo Laudo Técnico nº 010/2023, elaborado pela equipe da Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado do Piauí (UEPI), a oscilação no fornecimento de água tratada naquele período deu-se em razão de danos estruturais significativos na rede de distribuição, causados pelas fortes chuvas. O autor da ação alega que, não obstante o índice pluviométrico naquele período tenha sido bastante anormal (nunca havia chovido tanto em Teresina), a requerida demorou mais do que o razoável para realizar os reparos, o que causou danos materiais e morais aos usuários do serviço público, residentes nas citadas regiões norte, nordeste e central da capital.

Com base no cenário descrito, o MPPI pede a condenação da concessionária na obrigação de pagar indenização por danos materiais e morais aos usuários dos serviços públicos que foram afetados pela falta ou oscilação do fornecimento de água tratada, no período temporal em questão, de forma genérica. Requereu, ademais, a oitiva de testemunhas, mormente de servidores públicos da Agência de Regulação dos Serviços Públicos, que atuaram na época dos fatos.

Em exame da exordial, o juízo competente vislumbrou supostos equívocos e determinou a intimação do autor para correção/complementação, na forma do art. 321 do CPC. O MPPI, por seu turno, diante do despacho judicial, insistiu na regularidade da peça inicial.

Em nova análise, após manifestação do autor da ação, deliberou o juízo pelo julgamento liminar de improcedência, argumentando que o pedido não foi formulado de forma certa e determinada, como manda o CPC e, além disso, o Laudo Técnico que instrui a exordial é peremptório ao afirmar que a rede de distribuição de água tratada foi danificada por fortes chuvas, não previsíveis ao menos no volume em que ocorreram, de modo que resta afastada de plano a culpa da requerida.

Autos com vistas ao MP. Formule a medida cabível. Relatório dispensado. Não é o caso de embargos declaratórios.

 

ENAM 2024.2 - Rodada 1

(EMAGIS) “A Constituição de 1988 atribuiu ao Legislativo função fiscalizadora do Executivo mediante, entre outros mecanismos, a convocação de autoridades para prestarem informações presencialmente ou por escrito.” (STF, ADI 6.653, Pleno, DJe 22/01/2024).
A propósito, avalie as assertivas que seguem.
I – Estão sujeitos à aludida convocação os Ministros de Estado e quaisquer titulares de órgãos diretamente subordinados à Presidência da República, não cabendo aludida convocação do Presidente do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços.
II – O desatendimento da convocação em questão pode configurar crime de responsabilidade, não cabendo aludida configuração criminosa para o desatendimento de prestação de informações escritas pedidas pelas Mesas da Câmara ou do Senado.
III – Desde que no texto da Constituição Estadual, pode o Estado-membro ampliar o rol de autoridades submetidas à requisição, pelo Legislativo, de informações por escrito, sobre pena de crime, contemplando, por exemplo, “autoridades públicas estaduais de
qualquer nível”.
Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade proposta em face do art. 11 da Lei 13.254/2016, que excluiu a aplicação do Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária (RERCT) em relação aos detentores de cargos eletivos e aos ocupantes de funções públicas de direção, bem como seus parentes até o segundo grau. A Lei 13.254/2016 instituiu em nosso ordenamento jurídico o Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária (RERCT) que consubstancia, a teor de seu art. 1º, programa de regularização de recursos, bens e direitos de natureza lícita, não declarados ou declarados incorretamente, remetidos ou mantidos no exterior, ou repatriados por residentes ou domiciliados no País. Se, de um lado, a adesão ao RERCT impõe o pagamento de imposto de renda sobre os ativos objeto de regularização, nos termos do art. 6º, caput, à alíquota de 15% (quinze por cento) e a incidência de multa de 100% (cem por cento) sobre o valor devido à título de tal imposto (art. 8º, caput), acarreta, de outro lado, a extinção da punibilidade de diversos crimes (art. 5º, § 1º) e, também, a extinção de todas as obrigações de natureza cambial ou financeira, principais ou acessórias, inclusive as meramente formais, que pudessem ser exigíveis em relação aos bens e direitos declarados (art. 5º, § 2º).
A propósito, avalie as assertivas que seguem.
I – Inexiste ofensa ao princípio da igualdade em matéria tributária ao vedar-se adesão de agentes públicos com funções de direção e eletivas ao RERCT, com previsão de anistia tributária e penal, como é o caso do art. 11 da Lei 13.254, de 13 de janeiro de 2016.
II – O princípio da isonomia, refletido no sistema constitucional tributário (art. 5º c/c art. 150, II, CRFB/88), não se resume ao tratamento igualitário em toda e qualquer situação jurídica, mas, também, na implementação de medidas com o escopo de minorar os fatores discriminatórios existentes, impondo, por vezes, tratamento desigual em circunstâncias específicas.
III – Em outro caso que envolvia a aplicação do princípio da isonomia em matéria tributária, o STF entendeu que não viola o princípio da isonomia e o livre acesso à jurisdição a restrição de ingresso no parcelamento de dívida relativa à Contribuição para
Financiamento da Seguridade Social – COFINS, instituída pela Portaria nº 655/93, dos contribuintes que questionaram o tributo em juízo com depósito judicial dos débitos tributários.
Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Foi ajuizada ação direta de inconstitucionalidade contra lei estadual que versa sobre a obrigatoriedade do fornecimento de Certificado de Composição Química de cada produto pelas refinarias e distribuidoras de combustíveis. Eis o teor do ato questionado: “Artigo 1º – Ficam obrigadas as refinarias e distribuidoras, em todo o Estado, a fornecer Certificado de Composição Química de cada produto, quando da entrega dos combustíveis: álcool, gasolina “C” comum, gasolina aditivada, gasolina “premium” e diesel. Artigo 2º – O Certificado de Composição Química de cada produto deverá ficar em cada posto revendedor de combustível para ser apresentado à fiscalização, quando solicitado.”
A propósito, avalie as assertivas que seguem.
I – A lei questionada é inconstitucional por dispor acerca de aspecto atinente à atribuição da União para legislar sobre energia (CF, art. 22, IV).
II – A exigência de emissão do Certificado interfere nas atividades alusivas à produção e distribuição dos combustíveis, interferindo também nas relações jurídico-contratuais mantidas pela União relativamente ao tema, por isso inconstitucional.
III – Embora se trate de preceitos voltados a garantir a proteção do consumidor, particularmente quanto ao direito de obter informações sobre a natureza, origem e qualidade de produto, além de implementar medidas direcionadas a cuidar da saúde pública, proteger o meio ambiente e combater a poluição (art. 23, II e VI), a lei estadual em questão invade a competência legislativa da União.
Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a teoria da Constituição e temas correlatos, julgue os itens abaixo.
I - Na concepção política de Carl Schmitt, a Constituição é a decisão política fundamental, ou seja, a decisão concreta de conjunto sobre o modo e forma de existência da unidade política. Nesse sentido, não se confunde com as leis constitucionais, já que a Constituição só se refere à decisão política fundamental (estrutura e órgãos do Estado, direitos individuais, vida democrática etc.), ao passo que as leis constitucionais são os demais dispositivos inscritos no texto do documento constitucional, que não contenham matéria de decisão política fundamental.
II – Os princípios constitucionais estabelecidos são normas que regulam a organização da União, mas cuja aplicação, nos termos da Constituição, deve ser também observada pelos Estados-membros, por simetria.
III – Mutação constitucional é o ato ou efeito modificativo da Constituição sem revisões formais do texto das disposições constitucionais. Trata-se do fenômeno a partir do qual as normas constitucionais se modificam sem revisões ou emendas textuais.
IV – Poder de revisão é a competência deferida ordinariamente ao constituinte derivado para alterar os textos constitucionais, desde que observados determinados limites. É exercido por meio de emendas constitucionais.
Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) “A criminalidade organizada é, hoje, um dos maiores problemas do mundo moderno. Apesar de não se tratar de fenômeno recente, o crescimento das organizações criminosas representa uma grave ameaça à sociedade, especialmente pelo grau de lesividade dos crimes por ela praticados e pela influência negativa que exercem dentro do próprio Estado. Dentro desse contexto de criminalidade organizada, a implementação de instrumentos processuais penais modernos, com mecanismos de ação controlada, punições mais severas e isolamento de lideranças criminosas são medidas necessárias para que o Estado equilibre forças com as referidas organizações criminosas, sob pena de tornar inócua grande parte das investigações criminais, principalmente no que tange à obtenção de provas. Daí a superveniência da Lei n. 12.850, de 02 de agosto de 2013, que define organização criminosa e dispõe sobre a investigação criminal, os meios de obtenção da prova, infrações penais correlatas e o procedimento criminal.” (STF, ADI 5.567, DJe 24/01/2024).
A propósito, avalie as assertivas que seguem.
I – Compreensível o termo "renúncia" ao direito ao silêncio não como forma de esgotamento da garantia do direito ao silêncio, que é irrenunciável e inalienável, mas sim como forma de "livre exercício do direito ao silêncio e da não autoincriminação pelos colaboradores, em relação aos fatos ilícitos que constituem o objeto dos negócios jurídicos", sendo a colaboração premiada plenamente compatível com o princípio do "nemo tenetur se detegere" (direito de não produzir prova contra si mesmo).
II – É em razão da gravidade da participação de policiais em organização criminosa que o legislador exigiu o acompanhamento da investigação por membro do Ministério Público, que não só poderá acompanhar as investigações, como também poderá requisitar as diligências que entender necessárias, sendo que a possibilidade de designação de membro do Ministério Público para acompanhar as investigações que envolvem policiais na prática de crimes previstos na Lei n. 12.850/13 em nada viola a competência da própria Corregedoria de Polícia.
III – Relativamente à previsão normativa da perda do cargo, função, emprego ou mandato eletivo e da interdição para o exercício de função ou cargo público, pelo prazo de 8 anos subsequentes ao cumprimento da pena, basta que o sujeito ativo de um dos crimes previstos na Lei n. 12.850/13 seja funcionário público e que tenha havido o trânsito em julgado da sentença penal condenatória para que incida a hipótese especial como efeito automático da pena, independentemente da quantidade da pena imposta ao agente ou de pedido expresso do Ministério Público, previsão considerada constitucional pelo STF.  
Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) “O princípio da unicidade veda a criação de órgão de assessoria jurídica na Administração Direta e Indireta diverso da Procuradoria do Estado para exercer parte das atividades que são privativas dos procuradores, ainda que haja previsão de vinculação à Procuradoria-Geral do Estado.” (STF, ADI 6.500, Pleno, DJe 08/05/2023).
A propósito, avalie as assertivas que seguem.
I – É vedado aos Estados manter consultorias jurídicas separadas de suas Procuradorias-Gerais ou Advocacias-Gerais, nas hipóteses em que, na data da promulgação da CF/1988, tenham órgãos distintos para as respectivas funções.
II – É inconstitucional a criação de Procuradorias Autárquicas no âmbito dos Estados e do Distrito Federal, em razão da violação à unicidade orgânica da advocacia pública estadual.
III – As atribuições dos procuradores do Estado, no entanto, não alcançam as empresas públicas e sociedades de economia mista.
Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a participação pessoas do sexo feminino como candidatas em concursos para cargos da polícia militar, avalie as assertivas que seguem.  
I – É vedada a interpretação que legitime a imposição de qualquer limitação à participação de candidatas do sexo feminino nos certames da área de segurança pública estadual.
II – Lei estadual que reserve para as mulheres 10% das vagas em concurso para a polícia militar deve ser interpretada no sentido de não excluir a concorrência das mulheres para as 90% das vagas remanescentes, sem prejuízo das aludidas vagas exclusivas.
III – Nada obsta que se crie a Companhia de Polícia Feminina com o objetivo de incentivar o ingresso das mulheres na corporação, ou que as militares sejam destinadas ao policiamento ostensivo em locais ou áreas julgadas convenientes pelo Comando Geral da Corporação, desde que essa alocação não se faça de forma a discriminá-las sem um critério razoável.
Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os órgãos administrativos com atuação na segurança pública e o provimento dos respectivos cargos, marque a alternativa CORRETA.  

 

(EMAGIS) Arguição de descumprimento de preceito fundamental proposta com o objetivo de reparar lesão decorrente da omissão estatal a preceito fundamental previsto nos artigos 6º, 205 e 208, incisos I e II, da Constituição Federal, resultante da inércia do Poder Público em relação ao acesso à educação aos dependentes em idade escolar dos servidores da Carreira de Diplomata. A arguente afirma a existência de lesão a preceito fundamental (direito à educação) decorrente de ato omissivo do Poder Público, ao argumento de que os Diplomatas, em razão das características relacionadas à movimentação e à lotação previstas na Lei n. 11.440 (Lei do Serviço Exterior), de 29 de dezembro de 2006, passam longos períodos no exterior, com sucessivas mudanças entre postos diplomáticos, sem qualquer assistência, ainda que indireta, de natureza educacional pela União aos seus dependentes. Acrescenta que, em razão das particularidades relacionadas à movimentação e à lotação da Carreira, as famílias dos Diplomatas devem constantemente se adaptar a diferentes culturas e hábitos, de modo que as crianças e os adolescentes (dependentes), por ainda estarem em processo de desenvolvimento das suas capacidades intelectuais, psicológicas e sociais, são os mais afetados. Observa que, em relação ao conteúdo escolar, cada país adota uma metodologia própria. Acrescenta que essas circunstâncias tornam inviável a adaptação educacional dos dependentes de Diplomatas aos diferentes países percorridos, o que resulta em graves e reiteradas rupturas do processo de aprendizado e desenvolvimento intelectual. Alega que as denominadas ‘escolas internacionais’, que mantêm um padrão linguístico e metodológico de ensino vocacionado à transnacionalidade, apresentam-se como a principal alternativa para dirimir as dificuldades acima expostas. Observa, contudo, que apesar de se apresentarem como solução viável, o custo de tais instituições de ensino é substancialmente superior ao das escolas tradicionais. Conclui que a inexistência da necessária prestação da assistência escolar de forma indireta, viabilizada por diversos países e organizações internacionais, mediante pagamento de verba compensatória para auxílio no custeio com a educação dos dependentes em idade escolar de servidores da Carreira de Diplomata, configura manifesta violação a preceito fundamental (direito à educação). Pede seja julgado procedente o pedido para reconhecer a violação a preceito fundamental (direito à educação previsto nos artigos 6º, 205 e 208, I e II, da CF) decorrente da omissão estatal em relação ao amplo acesso à educação aos dependentes em idade escolar dos Diplomatas e, por consequência, determinar à União que operacionalize a implementação efetiva de assistência indireta (pecuniária) aos servidores da Carreira, conferindo efetiva aplicação ao preceito fundamental invocado.
A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual segundo a qual “O Defensor Público-Geral do Estado, para todos os efeitos, e, especialmente os protocolares e os de correspondência, tem as mesmas prerrogativas, tratamento e a mesma remuneração devida aos Secretários de Estado.”. Exatamente em decorrência de aludida equiparação do Defensor Público-Geral do Estado com os Secretários de Estado, aludida lei estabelece ser de livre nomeação e exoneração do Governador do Estado tanto o Defensor Público-Geral do Estado quanto do Subdefensor Público-Geral, este o substituto automático daquele, relativamente a ambas nomeações estabelecendo o requisito de serem  advogados, com reconhecido saber jurídico e idoneidade.
A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Ajuizou-se ação direta de inconstitucionalidade contra leis estaduais que criaram cadastros estaduais a serem mantidos pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, contendo nomes de pessoas suspeitas, indiciadas ou já condenadas por crimes contra a dignidade sexual praticados contra criança ou adolescente e de pessoas condenadas por crimes de violência contra a mulher. A disponibilização das informações constantes nos cadastros fica restrita aos órgãos públicos, a critério da Secretaria Estadual em seu sítio eletrônico, até que sobrevenha a condenação penal dos réus, no caso dos crimes contra crianças e adolescentes, ou o trânsito em julgado da sentença condenatória, na hipótese de violência de gênero, momento em que o acesso passa a ser aberto ao público geral. As teses de inconstitucionalidade apoiam-se, em síntese, nos seguintes argumentos: (i) usurpação da competência privativa da União para legislar sobre Direito Penal; (ii) vício de iniciativa reservada ao Chefe do Poder Executivo estadual; (iii) violação ao princípio da separação de poderes; e (iv) ofensa a direitos fundamentais do réu, dos seus familiares e das vítimas.
A propósito, avalie as assertivas que seguem.
I – A previsão de que o cadastro contenha o nome de pessoas que não foram condenadas viola o princípio da presunção de inocência.
II – Relativamente aos dados da vítima, cabe interpretação conforme à Constituição para delimitar que não será dada publicidade ao nome da vítima ou a dado cuja correlação seja capaz de reconhecer o nome da vítima.
III – A manutenção do nome do condenado nos cadastros em referência tem prazo final delimitado, qual seja, até o cumprimento e extinção da pena.
Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere dispositivo de lei estadual com o seguinte teor: “Art. 1.º O Gestor de Delegacias Interativas de Polícia (DIPs) do Interior, que compõe o quadro de funções gratificadas da Polícia Civil do Estado, será designado pelo Delegado-Geral de Polícia Civil, entre os integrantes da carreira policial, que possuam formação acadêmica de Bacharel em Direito, resguardadas as atribuições legais de cada cargo, cuja atuação será na circunscrição das Unidades Policiais do Interior do Estado, com as seguintes atribuições: I - gerenciar a unidade policial para a qual for designado, incluindo as áreas operacionais sob sua responsabilidade; II - assegurar padrões satisfatórios de desempenho em suas áreas de atuação; III - zelas pelas viaturas, bens e materiais sob sua guarda, garantindo adequada manutenção, conservação e funcionamento.”
A propósito da compatibilidade do dispositivo legal com a Constituição Federal, avalie as assertivas que seguem.
I – Sob a ótica formal, o dispositivo é constitucional, vez que a criação da função gratificada de Gestor de Delegacias Interativas de Polícia do Interior no Estado decorreu do exercício legítimo da competência concorrentes dos Estados-membros de legislar sobre organização das polícias civis, nos termos do art. 24, XVI e § 1º, da CF.
II – Sob a ótica material, o dispositivo é constitucional, vez que as atribuições a serem desempenhadas pelo Gestor de Delegacias Interativas de Polícia do Interior não são de competência constitucional exclusiva do cargo de Delegado de Polícia, sendo válida a assunção da função por outros integrantes da carreira policial, conforme artigo 144, § 4º, da CF.
III – Segundo a Constituição Federal, às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.
Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o federalismo no que concerne à repartição de receitas entre os entes federados.
I – Embora vedada a retenção ou qualquer restrição à entrega e ao emprego dos recursos atribuídos, por repartição constitucional de receitas tributárias, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, tal vedação não impede a União e os Estados de condicionarem a entrega de recursos ao pagamento de seus créditos, inclusive de suas autarquias.
II – Não viola a Constituição Federal a exigência do julgamento da tomada de contas especial para inscrição, em cadastro de inadimplentes, de ente subnacional que pretende receber recursos da União.
III – É requisito para a inscrição de ente subnacional em cadastro de inadimplentes o julgamento da tomada de contas especial ou de outro procedimento específico instituído por lei que permita a apuração dos danos ao erário federal e das respectivas responsabilidades, sendo dispensáveis tais procedimentos quando nenhum deles puder resultar em reversão da inadimplência, bastando, nestas hipóteses, a devida notificação do ente faltoso e o decurso do prazo nela previsto.
Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a interpretação constitucional e o controle de constitucionalidade, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Relativamente à atividade de confecção ou fabricação de papel-moeda e moeda metálica, a exclusividade que era afeta por lei à Casa da Moeda do Brasil foi mitigada pela Lei Federal n. 13.416/2017, que autorizou, para abastecimento do meio circulante nacional, a aquisição de moeda fora do país, por fornecedor estrangeiro.
A propósito da compatibilidade do dispositivo legal com a Constituição Federal, avalie as assertivas que seguem.
I – Segundo a Constituição Federal, a competência da União para emitir moeda será exercida exclusivamente pelo banco central.
II – Não é viável conferir interpretação restritiva aos dispositivos legais em questão para limitar a aquisição à hipótese de comprovada impossibilidade de fornecimento de cédulas e/ou moedas pela Casa da Moeda do Brasil, vez que viável, do ponto de vista constitucional, a edição de norma pelo legislador para disciplinar a logística de fabricação de moeda e há razoabilidade da política regulatória introduzida pela Lei Federal n. 13.416/2017.
III – A previsão de hipótese de dispensa de licitação para a aquisição de papel-moeda e moeda metálica, contida no artigo 2º, da Lei Federal n. 13.416/2017, ainda que pautada na caracterização de situação de emergência, viola o art. 175, da Constituição, tendo em vista que a norma impugnada não descreve critérios objetivos e razoáveis para justificar a contratação direta, como exige o artigo 37, XXI, do Texto Constitucional.
Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a prova no processo penal e sua conformidade com a Constituição Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da repercussão da idade nos concursos públicos e também nas progressões no serviço público, avalie as assertivas que seguem.
I – O estabelecimento de limite de idade para inscrição em concurso público apenas é legítimo quando justificado pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido.
II – É constitucional a previsão em lei estadual de idade mínima de 25 anos e máxima de 50 anos para ingresso na magistratura do Estado.
III – É constitucional norma de lei federal que estabelece critérios etários para a transferência de Ministro de Primeira Classe, Ministro de Segunda Classe e Conselheiro para o Quadro Especial da Carreira de Diplomata, na hipótese em que observada a existência de vaga, independentemente do tempo de serviço na respectiva classe.
Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a remuneração dos agentes públicos, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente aos serviços públicos e temas correlatos, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.
I - É constitucional dispositivo de lei federal que altera o regime de outorga da prestação regular de serviços de transporte terrestre coletivo de passageiros desvinculados da exploração de obras de infraestrutura, permitindo sua realização mediante mera autorização estatal, sem a necessidade de licitação prévia, desde que cumpridos requisitos específicos.
II - É cabível a cobrança promovida por concessionária de rodovia, em face de autarquia prestadora de serviços de saneamento básico, pelo uso da faixa de domínio da via pública concedida, desde que haja previsão no contrato de concessão como fonte alternativa de receita.
III - É inconstitucional a transferência da concessão de serviços públicos sem prévia realização de licitação.
IV - É constitucional lei municipal que, ao regulamentar apenas o seu interesse local, sem criar novas figuras ou institutos de licitação ou contratação, estabelece diretrizes gerais para a prorrogação e relicitação dos contratos de parceria entre o município e a iniciativa privada.
Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Quanto aos agentes públicos, é incorreto afirmar que:

 

(EMAGIS) Sobre as entidades de direito privado da Administração Indireta, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto à intervenção do Estado na propriedade e ao controle da Administração Pública, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Quanto às licitações e aos contratos administrativos, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado, os bens públicos, licitações e contratos administrativos, julgue, com base na Lei 14.133/21 e na jurisprudência dos Tribunais Superiores, os itens abaixo colacionados.
I – Caso certa empresa se julgue prejudicada por ato fiscalizatório praticado por agente da Receita Estadual a pretexto do exercício de suas atribuições legais, não poderá ajuizar ação indenizatória diretamente contra o servidor público, devendo dirigi-la ao ente público respectivo.
II - O registro do loteamento implica perda da posse e do domínio do espaço livre, com transferência irreversível para o Poder Público.
III - É prescritível a pretensão de ressarcimento ao erário decorrente da exploração irregular do patrimônio mineral da União.
IV - Os procedimentos licitatórios na modalidade leilão podem ser conduzidos por servidor público ou, alternativamente, ser cometidos a leiloeiro oficial, facultando-se à autoridade competente juízo discricionário entre o certame levado a efeito por agente integrante dos quadros da Administração ou por terceiro que atenda às prescrições normativas que regulamentam a profissão de leiloeiro.
V - No caso de contrato verbal e sem licitação, o ente público tem o dever de indenizar, desde que provada a existência da contratação, a efetiva prestação de serviços, ainda que por terceiros, e que tais serviços se reverteram em benefício da Administração.
Assinale a alternativa que contém a totalidade dos itens corretos:

 

(EMAGIS) Quantos aos cargos e funções públicas, bem como no que tange ao regime jurídico dos servidores públicos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto à improbidade administrativa, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre as Leis de Jim Crow, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Acerca da violência vicária contra a mulher, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Um tema importante da hermenêutica jurídica é o do Thayerismo. Sobre a aplicação desse método ou corrente hermenêutica no Brasil, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Uma apreensão permanente de magistrados(as) é como interpretar testemunhos, seja na área cível ou criminal. Conhecer o comportamento da testemunha é crucial portanto. Sobre o tema, analise as alternativas e aponte a correta sobre a Teoria do Traço Difuso (ou Traço Duplo). Essa teoria:

 

(EMAGIS) Na obra “O Corredor Estreito: Estado, Sociedades e o Destino da Liberdade”, Daron Acemoglu disserta longamente sobre os requisitos para que uma comunidade tenha equilíbrio entre um Estado que promova o progresso e uma sociedade que preserve as liberdades públicas. Para tanto, o autor apresenta uma alegoria, um conceito através do qual se pode atingir esse modelo realizável de comunidade livre e progressista. Marque a alternativa correta em relação a essa noção:

 

(EMAGIS) Sobre o “Burn On”, marque a alternativa correta:

 

(DPE-SP/FCC/2023) Considere a letra da canção a seguir:
“A viatura foi chegando devagar
E de repente, de repente resolveu me parar
Um dos caras saiu de lá de dentro
Já dizendo, ai compadre, cê perdeu
[...]
Rodeado de soldados
Como seu eu fosse o culpado
No fundo querendo estar
À margem do seu pesadelo
Estar acima do biotipo suspeito”
(YUKA, Marcelo. Tribunal de rua, 1999)

Na atuação cotidiana da Defensoria Pública, o problema abordado pela música aparece em diversos casos. A Corte Interamericana de Direitos Humanos, em 2020, julgou o caso Fernandez Prieto y Tumbeiro vs. Argentina, que consistiu em importante precedente internacional sobre o tema. Nesse caso julgado,

 

(ENAM/FGV/2024/REAPLICAÇÃO) O Art. 26 da Convenção Interamericana de Direitos Humanos dispõe sobre o desenvolvimento progressivo dos Direitos Econômicos, Sociais, Ambientais e Culturais (DESCA). Sobre esses direitos, assinale a afirmativa correta.

 

(FGV - 2024 - MPE-GO - Promotor de Justiça Substituto) O Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero do Conselho Nacional de Justiça está baseado no Protocolo para Juzgar con Perspectiva de Género, criado pelo Estado do México, após uma determinação da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Este protocolo é um instrumento adicional para promover a igualdade de gênero, alinhando-se ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 5) da Agenda 2030 da ONU. Segundo as disposições constantes no referido protocolo, assinale a afirmativa correta.

 

(FCC - 2022 - DPE-AP – Defensor Público) No âmbito da proteção internacional dos direitos humanos dos indígenas,

 

(EMAGIS) A propósito da hermenêutica dos tratados internacionais de direitos humanos, avalie as assertivas que seguem.
I – Rege-se pelo princípio hermenêutico básico consistente em atribuir primazia à norma que se revele mais favorável à pessoa humana, em ordem a dispensar-lhe a mais ampla proteção jurídica.
II – O critério da norma mais favorável impõe a adoção concreta tanto da norma prevista no tratado internacional quanto da que se acha positivada no próprio direito interno do Estado, a depender daquela que se revele mais favorável à pessoa humana.
III – A Convenção Americana de Direitos Humanos não limita o gozo e exercício de direito que possa ser reconhecido de acordo com as leis de qualquer dos Estados-Partes ou de acordo com outra convenção em que seja parte um dos referidos Estados, também não limitando o efeito que possam produzir a Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem e outros atos internacionais da mesma natureza.
Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(FGV - 2024 - Câmara dos Deputados - Analista Legislativo/Consultoria - Consultor Legislativo - Área XIX) Em 22 de novembro de 1999, Irene Ximenes Lopes Miranda apresentou, à Comissão Interamericana, petição contra o Brasil, em que denunciou fatos ocorridos em detrimento de seu irmão, o senhor Damião Ximenes Lopes. Em 30 de setembro de 2004, a Comissão decidiu submeter esse caso à Corte Interamericana de Direitos Humanos. O caso tratava de uma suposta vítima, o senhor Damião Ximenes Lopes, que foi internada em 1º de outubro de 1999 para receber tratamento psiquiátrico na Casa de Repouso Guararapes, um centro de atendimento psiquiátrico privado, que operava no âmbito do sistema público de saúde do Brasil, no Município de Sobral, Estado do Ceará. O senhor Damião Ximenes Lopes faleceu em 4 de outubro de 1999 na Casa de Repouso Guararapes, após três dias de internação. Sobre o procedimento perante a Corte e a sentença da Corte no caso Ximenes Lopes, analise as afirmativas a seguir.

I. Irene Ximenes Lopes Miranda poderia ter apresentado a petição diretamente na Corte Interamericana de Direitos Humanos. Tal fato teria acelerado o seu acesso à justiça, já que a Comissão levou quase cinco anos para submeter à Corte.

II. Foi o primeiro caso envolvendo pessoa com deficiência na Corte Interamericana de Direitos Humanos e foi responsável por mostrar que o Brasil pode ser condenado por ato de ente federado ou por ato do Poder Judiciário, não sendo aceitas alegações como “respeito ao federalismo” ou “respeito à separação de poderes”.

III. Sua sentença determinou que o Estado brasileiro elaborasse uma política antimanicomial.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem, no que concerne à aplicação da lei processual civil no tempo, têm relação com a denominada teoria do isolamento dos atos processuais.  
I – Tal teoria não é incompatível com a aplicação imediata do CPC/2015, vale dizer, inclusive aos processos em curso, tal como nele se explicita.
II – A "Teoria dos Atos Processuais Isolados" preconiza que cada ato deve ser considerado separadamente dos demais para o fim de se determinar qual a lei que o rege, sendo a aplicação do princípio ‘tempus regit actum’, de forma que a publicação e entrada em vigor de nova lei só atingem, em regra, os atos ainda por praticar.
III – A teoria em questão preceitua que a lei processual nova deve respeitar os atos processuais já realizados, bem como os seus efeitos, aplicando-se somente aos atos subsequentes que não tenham nexo imediato e inafastável com o ato praticado sob o regime da lei antiga ou com os seus efeitos.
Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação ao Incidente de Assunção de Competência (IAC) e ao Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR), analise as seguintes assertivas.
I – É admissível a assunção de competência quando o julgamento de recurso, de remessa necessária ou de processo de competência originária envolver relevante questão de direito, com grande repercussão social, sem repetição em múltiplos processos.
II – É cabível o incidente de resolução de demandas repetitivas mesmo quando um dos tribunais superiores, no âmbito de sua respectiva competência, já tiver afetado recurso para definição de tese sobre questão de direito material ou processual repetitiva.
III – É possível a conversão de Incidente de Assunção de Competência em Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas, se demonstrada a efetiva repetição de processos em que se discute a mesma questão de direito.
Estão corretos somente os itens:

 

(Emagis) Quanto à apelação, considerado o regime do CPC, aquilate as seguintes proposições.
I – As questões resolvidas na fase de conhecimento, se a decisão a seu respeito não comportar agravo de instrumento, não são cobertas pela preclusão e devem ser suscitadas em preliminar de apelação, eventualmente interposta contra a decisão final, ou nas contrarrazões.
II – Interposto o recurso de apelação e providenciada a intimação da parte adversa para a apresentação de contrarrazões, os autos serão remetidos ao tribunal pelo juiz em caso de juízo positivo de admissibilidade.
III – O recurso de apelação, em regra, não possui efeito suspensivo.
Há erro:

 

(EMAGIS) Com relação ao impedimento e à suspeição do juiz, ao lume do regime do CPC, analise as proposições expostas a seguir.
I – Os impedimentos taxativamente obstaculizam o exercício da jurisdição contenciosa ou voluntária, podendo ser arguidos no processo a qualquer tempo, com reflexos, inclusive, na coisa julgada, vez que, mesmo após o trânsito em julgado da sentença, pode a parte prejudicada rescindir a decisão.
II – Há impedimento do juiz, sendo-lhe vedado exercer suas funções no processo, quando nele estiver postulando, como defensor público, advogado ou membro do Ministério Público, seu cônjuge ou companheiro, ou qualquer parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive.
III – No impedimento há presunção absoluta de parcialidade do magistrado, enquanto na suspeição a presunção é relativa, admitindo-se prova em sentido contrário.
Estão corretos somente os itens:

 

(Emagis) Sobre os negócios processuais, considerada a disciplina trazida pelo CPC, julgue os itens abaixo.
I – Versando o processo sobre direitos que admitam autocomposição, é lícito às partes plenamente capazes estipular mudanças no procedimento para ajustá-lo às especificidades da causa e convencionar sobre os seus ônus, poderes, faculdades e deveres processuais, contanto que tal negócio processual seja celebrado previamente à instauração do processo.
II – De comum acordo, o juiz e as partes podem fixar calendário para a prática dos atos processuais, sem que tal calendário implique a dispensa da intimação das partes para a prática de atos processuais ou audiências nele previstos.
III – Os entes despersonalizados podem celebrar negócios jurídicos processuais.
Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a ação coletiva, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O órgão do Ministério Público dotado de atribuição intentou ação em que pleiteava a declaração de nulidade de um determinado casamento.
Apreciando a petição inicial, constatou o juiz que o órgão ministerial havia incluído no polo passivo da demanda apenas um dos cônjuges, tendo se omitido quanto ao outro.
É correto afirmar, nesse quadro, que:

 

(EMAGIS) Na hipótese em apreço, a parte impugnou, através de agravo de instrumento, a decisão extintiva do cumprimento de sentença por ela iniciado, não tendo o recurso merecido conhecimento, porquanto inadequado à impugnação desse ato judicial, mas, antes de findo o prazo recursal, interpôs apelação, da qual o Tribunal estadual conheceu e deu-lhe provimento.
A propósito, avalie as assertivas que seguem.
I – O acórdão do tribunal que deu provimento à apelação acarretou ofensa ao princípio da unirrecorribilidade, a implicar sua reforma, a fim de não se conhecer da apelação interposta pela parte recorrida.
II – Caso a decisão extintiva recorrida tenha se fundamentado em tese firmada em recurso repetitivo pelo STJ mesmo antes do trânsito em julgado da decisão deste repetitivo, nenhum vício haverá no ponto, vez que desnecessário aguardar aludido trânsito em julgado para aplicação da tese.
III – A apelação não tem, em regra, efeito suspensivo.
Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o chamado ‘recurso prematuro’.
I – Para o STJ, é inadmissível o recurso especial quando, após a interposição deste pela parte, há julgamento de embargos de declaração pelo tribunal recorrido relativamente à decisão objeto do recurso especial.
II – Para o STJ, caso, após a interposição de agravo interno, haja alteração da decisão recorrida em decorrência de embargos de declaração julgados pelo tribunal recorrido, deve o agravo interno, sob pena de inadmissibilidade, ser ratificado pelo recorrente.
III – Não é necessário ratificar o recurso especial interposto na pendência do julgamento dos embargos de declaração, quando inalterado o resultado anterior.
Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a possibilidade jurídica do pedido e sua natureza jurídica adotada pelo CPC/2015, avalie as assertivas que seguem.
I – Com a entrada em vigor do CPC/15, a possibilidade jurídica do pedido não é mais expressamente elencada como condição da ação, limitando-se, neste ponto, o código a dizer que o juiz não resolverá o mérito quando verificar ausência de legitimidade ou de interesse processual.
II – Na Exposição de Motivos do CPC/2015, foi acolhida a doutrina segundo a qual a possibilidade jurídica do pedido é condição da ação, não elemento do mérito do processo, podendo ser inserida na noção de interesse processual.  
III –  O STJ já adotou a compreensão segundo a qual a possibilidade jurídica do pedido compõe uma parcela do mérito em discussão no processo, suscetível de decomposição e que pode ser examinada em separado dos demais fragmentos que o compõem.
Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação à ação popular, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) Foi ajuizada ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal com o pedido de declaração de inconstitucionalidade do artigo 139,  IV, do CPC/2015, que, dentre os poderes do juiz no processo, inclui “determinar todas as medidas indutivas, coercitivas, mandamentais ou sub-rogatórias necessárias para assegurar o cumprimento de ordem judicial, inclusive nas ações que tenham por objeto prestação pecuniária”. Requereu-se que, caso não seja na íntegra considerado inconstitucional o dispositivo, ao menos medidas como apreensão de carteira nacional de habilitação e/ou suspensão do direito de dirigir, apreensão de passaporte, proibição de participação em concurso público e proibição de participação em licitação pública fossem declaradas inconstitucionais.
A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Na hipótese, tratando-se de seguro de vida, a seguradora, havido o sinistro, efetuou o pagamento da indenização securitária à mãe do falecido, isso porque, embora estipulado inicialmente o seguro em favor da esposa, o falecido, após a estipulação e tendo se divorciado, alterou para sua mãe a beneficiária da apólice. A ex-esposa, contudo, pleiteia em juízo seja a seguradora obrigada a efetuar-lhe o pagamento da indenização, dizendo-se legítima beneficiária já que havia restrição de alteração do beneficiário pelo segurado porque no acordo de divórcio ficara explícita aludida proibição de alteração da beneficiária da apólice. Demonstra a ex-esposa tratar-se de apólice coletiva assumida pela seguradora e que as informações acerca do grupo segurado, inclusive as restrições de alteração no rol de beneficiários, era de conhecimento da estipulante.
A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito dos contratos de mútuo com alienação fiduciária de imóvel, pelo Sistema Financeiro Imobiliário - SFI, conforme previsto na Lei n. 9.514/1997, e também sobre a execução extrajudicial hipotecária prevista no Decreto-lei n. 70/1966, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação de cobrança proposta por José contra Cosméticos S.A. e Flora Ltda. De acordo com a narrativa apresentada na petição inicial, houve contrato de cessão de quotas representativas de 75% (setenta e cinco por cento) do capital social da sociedade empresária denominada Medicina Ltda – que eram de propriedade do autor – em favor da segunda ré Flora Ltda. O autor afirma que, após a conclusão do plano de negócios, o valor da sociedade foi fixado em R$ 12.000.000,00 (doze milhões de reais), sendo R$ 9.000.000,00 (nove milhões de reais), portanto, o valor a ser pago a ele por 75% (setenta e cinco) das quotas sociais da referida empresa, tendo sido ajustado que o pagamento dessa quantia seria efetuado da seguinte maneira: a) R$ 7.500.000,00 (sete milhões e quinhentos mil reais) à vista e b) R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais) a ser pago no caso de cumprimento, em 3 (três) anos, do plano de negócios (cláusula earn-out - pagamento adicional condicionado a resultados futuros do negócio). Prossegue o autor ressaltando que as demandadas, ao desviarem parte substancial da operação e do acervo científico da Medicina Ltda para a Cosméticos S.A, dando execução ao que no mercado se denomina "política de transfer price", frustraram maliciosamente a execução e os resultados do business plan dentro do prazo contratual, negando a ele o direito de receber o valor adicional a que faria jus. Com o ajuizamento da presente demanda, busca, ainda, o pagamento da multa estabelecida no contrato, por quebra das declarações e/ou garantias.
A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os contratos na disciplina do Código Civil e do Código de Defesa do Consumidor, tendo presente também a jurisprudência do STJ, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sílvia ajuizou ação de reparação de danos morais e materiais em face de Eduardo com o pedido para condenar o réu ao pagamento de R$ 100.000,00 (cem mil reais) título de danos morais e 2/3 dos rendimentos mensais de seu falecido marido mensalmente até a data em que este viesse a completar 68 anos, sustentando a possibilidade de cumulação do pensionamento vitalício, em razão de ato ilícito (colisão de automóveis causada pelo réu), com o pensionamento previdenciário decorrente do exercício de cargo público por seu falecido marido à época do infortúnio.
A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os contratos bancários, avalie as assertivas que seguem.
I – O prazo prescricional da pretensão de revisão de cláusulas contratuais de empréstimo bancário é o trienal na vigência do Código Civil/2002.
II – A ação de prestação de contas não constitui meio idôneo para interromper a contagem do prazo prescricional da ação revisional de contrato bancário.
III – Nos contratos bancários posteriores ao início da vigência da Resolução-CMN n. 3.518/2007, em 30/4/2008, não pode ser cobrada a tarifa de cadastro no início do relacionamento entre o consumidor e a instituição financeira.
Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a cessão de crédito, tendo presente também a jurisprudência consolidada pelo STJ, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil na disciplina do Código Civil e na jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.
I – O empregador ou comitente é civilmente responsável por seus empregados, serviçais e prepostos, no exercício do trabalho que lhes competir, ou em razão dele.
II – O vínculo permanente e vitalício entre a Igreja Católica e seu sacerdote é apto a ensejar a responsabilidade objetiva da instituição religiosa por desvio moral de conduta de seu representante, desde que comprovada a responsabilidade subjetiva do padre por fato criminoso vinculado ao prestígio social angariado em razão do desempenho da função.
III – O direito à indenização por danos morais transmite-se com o falecimento do titular, possuindo os herdeiros da vítima legitimidade ativa para ajuizar ou prosseguir a ação indenizatória.
Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS)  Sobre as formas de garantias admitidas no ordenamento jurídico, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre a propriedade fiduciária, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação de extinção de condomínio contra o réu, afirmando terem as partes herdado um apartamento, porém, após concluído o inventário e averbados os formais de partilha, não teria havido concordância dos réus para com a venda do bem ou a sua locação, tampouco acerto quanto a eventuais valores a se aplicar em tais negócios, motivo pelo qual, imprescindível a extinção do condomínio com a determinação de venda. O réu contestou a demanda e apresentou reconvenção buscando
auferir a restituição de valores despendidos com a manutenção e conservação do bem. No tocante ao pleito reconvencional, o autor se defendeu alegando extinta a pretensão em virtude de prescrição trienal, dada a incidência do lapso trienal ao caso.
A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a ‘passagem forçada’, disciplinada como direito de vizinhança no Código Civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de execução individual ajuizada por credor de pessoa jurídica em recuperação judicial contra coobrigado no título executivo extrajudicial exequendo, no qual credor o autor, devedora a pessoa jurídica em recuperação judicial e coobrigado o réu na presente execução. Em exceção de pré-executividade, o réu demonstra que as cláusulas do plano de recuperação judicial aprovado e em regular curso no juízo universal relativamente à pessoa jurídica devedora estenderam a novação ali aprovada aos coobrigados e avalistas, motivo pelo qual pede a extinção da execução. Ouvido, o credor exequente demonstra que não estava presente na assembleia geral de credores processada perante o juízo universal, motivo pelo qual insiste que a presente execução individual deve ter regular prosseguimento.
A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Para o Tema Repetitivo n. 741, em que se discutia a questão referente aos critérios para conversão em perdas e danos da obrigação de pagar dividendos, isso no contexto de complementação de ações relativas a contrato de participação financeira para aquisição de linha telefônica, o Superior Tribunal de Justiça fixou a seguinte tese: “Os dividendos são devidos durante todo o período em que o consumidor integrou ou deveria ter integrado os quadros societários. No caso das ações convertidas em perdas e danos, é devido o pagamento de dividendos desde a data em que as ações deveriam ter sido subscritas, até a data do trânsito em julgado do processo de conhecimento, incidindo juros de mora e correção monetária segundo os critérios do item anterior.”
A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Acerca da teoria da empresa e do empresário, marque a opção correta.

 

(EMAGIS) A respeito do contrato de representação comercial, avalie as assertivas que seguem.
I – A comissão contratada nos casos de representação comercial deverá incidir sobre o valor total das mercadorias, sem os descontos de impostos e encargos financeiros.
II – É nulo o contrato verbal de representação comercial.
III – A ausência do registro no órgão de classe não impede o representante comercial de receber pelos serviços prestados, nos termos do contrato, mas afasta a incidência do regramento previsto na Lei n.º 4.886/65.
Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a falência, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No âmbito do Direito Empresarial, sobre a propriedade intelectual, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente aos crimes contra a honra e contra o patrimônio, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Trata-se de pedido de reabilitação criminal no qual o requerente, lembrando que a reabilitação é uma medida no âmbito da política criminal que pretende a restauração da dignidade pessoal de indivíduos condenados, bem como a facilitação de sua reintegração na comunidade, sustenta ter cumprido os requisitos dispostos no Código Penal, acrescentando que estabeleceu domicílio no país nesse período e demonstrou, ao longo do tempo, um comportamento público e privado que denota boa conduta. Ouvido, o Ministério Público se opôs ao pedido, acrescentando (e comprovando), dentre outros óbices, o envolvimento do autor em novo delito, durante o período depuratório, já que foi indiciado pelo suposto cometimento do delito previsto no art. 171, §3º, do Código Penal, pelo recebimento indevido do benefício de auxílio emergencial, o que redundou na pactuação de acordo de não persecução penal em relação a tais fatos.
A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação aos princípios do Direito Penal, à aplicação da lei penal e à teoria do crime, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Nos presentes autos, após denúncia recebida por crime de descaminho em que o valor total atualizado dos tributos sonegados é de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), o réu requer a aplicação do princípio da insignificância. Reconhece contra si haver 1 processo penal ainda em curso e 2 processos administrativos-fiscais, todos por condutas semelhantes ao fato que lhe é imputado.
A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a pena de multa, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da substituição da pena privativa de liberdade por pena(s) restritiva(s) de direitos na sentença penal condenatória, avalie as assertivas que seguem.
I – É vedada a substituição caso o crime doloso tenha sido cometido com violência ou grave ameaça à pessoa, ainda que de condenação a pena privativa de liberdade não superior a 4 anos se cuide.
II – É vedada a substituição caso o crime de roubo tenha sido cometido com utilização de simulacro de arma, vez que, ainda que não se trate de arma com potencial lesivo, configura o cometimento de grave ameaça pelo autor.
III – Na condenação igual ou inferior a um ano, a substituição pode ser feita por multa ou por uma pena restritiva de direitos; se superior a um ano, a pena privativa de liberdade pode ser substituída por uma pena restritiva de direitos e multa ou por duas restritivas de direitos.
Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a Lei 13.869/2019 (Lei de Abuso de Autoridade) e sua leitura jurisprudencial, devendo ser marcada a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o furto e sua eventual insignificância penal, avalie as assertivas que seguem.
I – A reiteração de condutas anteriores de tentativa de furto de bens de ínfimo valor para higiene pessoal ou alimentação constitui, por si só, motivo suficiente para vedar a incidência do princípio da insignificância na nova tentativa de crime com as mesmas características.
II – A reiteração criminosa inviabiliza a aplicação do princípio da insignificância, vedado às instâncias ordinárias considerarem nesses casos ser a medida socialmente recomendável.
III – A restituição imediata e integral do bem furtado constitui, por si só, motivo suficiente para a incidência do princípio da insignificância.
Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as causas de exclusão da ilicitude penal, também com suas repercussões processuais, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os efeitos da condenação e a extinção da punibilidade, julgue os itens abaixo.
I - É possível o confisco de todo e qualquer bem de valor econômico apreendido em decorrência do tráfico de drogas, sem a necessidade de se perquirir a habitualidade, reiteração do uso do bem para tal finalidade, a sua modificação para dificultar a descoberta do local do acondicionamento da droga ou qualquer outro requisito além daqueles previstos expressamente no art. 243, parágrafo único, da Constituição Federal.
II - Na hipótese de condenação por infrações às quais a lei comine pena máxima superior a 6 (seis) anos de reclusão, poderá ser decretada a perda, como produto ou proveito do crime, dos bens correspondentes à diferença entre o valor do patrimônio do condenado e aquele que seja compatível com o seu rendimento lícito.
III - O indulto extingue os efeitos penais primários e secundários da condenação.
Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a pessoa, julgue os itens abaixo.
I – Comete o crime de homicídio qualificado quem pratica o homicídio com emprego de arma de fogo de uso restrito ou proibido, sendo o delito, nesse caso, considerado como hediondo pela legislação penal brasileira.
II – No crime de induzimento, instigação ou auxílio a suicídio ou a automutilação, aplica-se em dobro a pena se o agente é líder ou coordenador de grupo ou de rede virtual.
III – Comete o crime de violência psicológica contra a mulher (CP, art. 147-B) quem causa dano emocional à mulher que a prejudique e perturbe seu pleno desenvolvimento ou que vise a degradar ou a controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, chantagem, ridicularização, limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que cause prejuízo à sua saúde psicológica e autodeterminação. Trata-se de crime material e de ação penal pública incondicionada.
Há erro:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com crimes cometidos por funcionário público e investigação criminal correlata.  
I – O recebimento dos valores referentes ao crime de corrupção passiva serve a um só tempo à configuração da corrupção e também à configuração do crime de lavagem de dinheiro, não sendo necessário, para este último, ato subsequente destinado à ocultação, dissimulação ou reintegração dos recursos.
II – Permanece atípica a conduta do Diretor de Penitenciária de descumprir seu dever de vedar ao preso o acesso a aparelho telefônico, de rádio ou similar, que permita a comunicação com outros presos ou com o ambiente externo.
III – As investigações contra autoridades com prerrogativa de foro no STF submetem-se ao prévio controle judicial, o que inclui a autorização judicial para as investigações, exigência que não se aplica para a instauração de investigações penais originárias que envolvam autoridades com prerrogativa de foro nos Tribunais de segundo grau.
Estão corretas as seguintes assertivas:

 

Objetivas MP Estadual - Rodada 33.2024

(EMAGIS) Considerando as regras de indicação dos membros do CNMP, escolha a alternativa certa:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com crimes cometidos por funcionário público e investigação criminal correlata.

I. O recebimento dos valores referentes ao crime de corrupção passiva serve a um só tempo à configuração da corrupção e também à configuração do crime de lavagem de dinheiro, não sendo necessário, para este último, ato subsequente destinado à ocultação, dissimulação ou reintegração dos recursos.

II. Permanece atípica a conduta do Diretor de Penitenciária de descumprir seu dever de vedar ao preso o acesso a aparelho telefônico, de rádio ou similar, que permita a comunicação com outros presos ou com o ambiente externo.

III. As investigações contra autoridades com prerrogativa de foro no STF submetem-se ao prévio controle judicial, o que inclui a autorização judicial para as investigações, exigência que não se aplica para a instauração de investigações penais originárias que envolvam autoridades com prerrogativa de foro nos Tribunais de segundo grau.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Trata-se de pedido de reabilitação criminal no qual o requerente, lembrando que a reabilitação é uma medida no âmbito da política criminal que pretende a restauração da dignidade pessoal de indivíduos condenados, bem como a facilitação de sua reintegração na comunidade, sustenta ter cumprido os requisitos dispostos no Código Penal, acrescentando que estabeleceu domicílio no país nesse período e demonstrou, ao longo do tempo, um comportamento público e privado que denota boa conduta. Ouvido, o Ministério Público se opôs ao pedido, acrescentando (e comprovando), dentre outros óbices, o envolvimento do autor em novo delito, durante o período depuratório, já que foi indiciado pelo suposto cometimento do delito previsto no art. 171, §3º, do Código Penal, pelo recebimento indevido do benefício de auxílio emergencial, o que redundou na pactuação de acordo de não persecução penal em relação a tais fatos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente aos crimes contra a honra e contra o patrimônio, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Em relação aos crimes contra o patrimônio, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Assinale a correta a respeito da competência:

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do direito processual penal, assinale a correta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da transferência e inclusão de presos em estabelecimentos prisionais penais federais de segurança máxima.

Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sílvia ajuizou ação de reparação de danos morais e materiais em face de Eduardo com o pedido para condenar o réu ao pagamento de R$ 100.000,00 (cem mil reais) título de danos morais e 2/3 dos rendimentos mensais de seu falecido marido mensalmente até a data em que este viesse a completar 68 anos, sustentando a possibilidade de cumulação do pensionamento vitalício, em razão de ato ilícito (colisão de automóveis causada pelo réu), com o pensionamento previdenciário decorrente do exercício de cargo público por seu falecido marido à época do infortúnio.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação revisional de contrato de mútuo proposto pelo Restaurante Serve Bem Ltda contra o Banco Fomenta S/A, na qual se discutem cláusulas e encargos bancários supostamente abusivos no contrato em curso entre as partes. Requer-se, dentre outras medidas, seja reduzida a cláusula penal para 2% e seja afastada a capitalização mensal de juros.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da separação judicial e do divórcio, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de agravo interno interposto no Superior Tribunal de Justiça contra decisão monocrática que não conheceu do agravo em recurso especial, com fundamento no art. 932, inciso III, do CPC/2015 e na Súmula n. 182/STJ. Inconformada, sustenta a parte agravante o equívoco do decisum agravado, ao argumento de que não houve apenas menção aos dispositivos legais, mas sim a particularização de cada um deles. Acrescenta que, embora não tenha infirmado nas razões do presente agravo interno especificamente todos os fundamentos da decisão que inadmitiu o recurso especial, revela-se suficiente ao conhecimento do corrente recurso a repetição das razões do recurso especial cujo conhecimento foi negado no agravo recorrido. Afirma estar presente a violação de lei federal no acórdão atacado pelo recurso especial, explicitando o dispositivo de lei federal violado e demonstrando que dele foi feita inteligência alegadamente equivocada pelo tribunal que lavrou o acórdão da apelação vergastado pelo recurso especial. Requer, assim, seja conhecido e provido o presente agravo interno para conhecer e prover o Recurso Especial interposto.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) De acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, caso seja julgada procedente ação civil pública proposta por associação para tutela de direitos individuais homogêneos de consumidores, com fundamento na Lei da Ação Civil Pública e no Código de Defesa do Consumidor, possuirão legitimidade para a liquidação e a execução da sentença:

 

(EMAGIS) A respeito da repartição constitucional de competência jurisdicional entre a Justiça Estadual e a Justiça Federal, tendo presente também a visão do STF, avalie as assertivas seguintes.

I. Compete à Justiça Estadual processar e julgar os crimes consistentes em disponibilizar ou adquirir material pornográfico envolvendo criança ou adolescente, mesmo que praticados por meio da rede mundial de computadores.

II. Compete à Justiça Federal processar e julgar o crime de violação de direito autoral de caráter transnacional.

III. Para que incida a competência da Justiça Federal nos denominados crimes transnacionais, com o afastamento da competência da Justiça Estadual, é necessário cumulativamente que (i) esteja o crime previsto em tratado ou convenção internacional e (ii) tenha sido iniciada a execução no País e o resultado tenha ou devesse ter ocorrido no estrangeiro, ou reciprocamente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da tutela ao meio ambiente pela Constituição Federal, tendo presente também a visão do STF, avalie as assertivas seguintes.

I. Para assegurar a efetividade do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, incumbe ao Poder Público manter regime fiscal favorecido para os biocombustíveis e para o hidrogênio de baixa emissão de carbono, na forma de lei complementar, a fim de assegurar-lhes tributação inferior à incidente sobre os combustíveis fósseis, capaz de garantir diferencial competitivo em relação a estes, especialmente em relação às contribuições e impostos especificados no texto constitucional.

II. Compete à Justiça Federal processar e julgar o crime ambiental de caráter transnacional que envolva animais silvestres, ameaçados de extinção e espécimes exóticas ou protegidas por Tratados e Convenções internacionais.

III. É inconstitucional lei municipal que proíbe a soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos produtores de estampidos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. É lícita a terceirização ou qualquer outra forma de divisão do trabalho entre pessoas jurídicas distintas, independentemente do objeto social das empresas envolvidas, mantida a responsabilidade subsidiária da empresa contratante.

II. Segundo o STF, a Lei Federal 13.352/2016 (‘Lei do Salão-Parceiro’) teve a pretensão de conferir, mediante instrumento formal de contratação, roupagem de autonomia ao trabalho subordinado, com exclusão dos direitos trabalhistas fundamentais incidentes da relação de emprego, motivo pelo qual foi declarada inconstitucional.

III. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social, a assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 anos de idade em creches e pré-escolas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os direitos políticos e as causas de inelegibilidade, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. A única interpretação do art. 11, § 10, da Lei nº 9.504/1997 c/c art. 175, § 3º, da Lei nº 4.737/65, que se mostra compatível com o texto constitucional, para fins de aplicação isonômica do regime de inelegibilidades, é aquela que não exclui do certame eleitoral os que tiverem o prazo da inelegibilidade cumprido ou exaurido até a data da diplomação.

II. Serão válidos os votos dados a candidatos inelegíveis desde que a inelegibilidade presente quando da votação não mais subsista quando da diplomação.

III. O encerramento do prazo de inelegibilidade antes do dia da eleição, mas após a formalização do pedido de registro da candidatura, não afasta a inelegibilidade, conforme compreensão do STF.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(Câmara dos Deputados – Analista Legislativo/Consultoria – Consultor Legislativo – Área XIX – FGV – 2024) Os Princípios de Yogyakarta foram elaborados por especialistas em direitos humanos em Yogyakarta, na Indonésia, e tratam da aplicação do direito internacional dos direitos humanos em relação à orientação sexual e identidade de gênero. De acordo com esses Princípios, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

(   ) Nenhuma pessoa deve ser submetida a pressões para esconder, reprimir ou negar sua orientação sexual ou identidade de gênero, salvo quando realizadas por seus próprios pais.

(   ) Nenhuma pessoa deve ser submetida a pressões para esconder, reprimir ou negar sua orientação sexual ou identidade de gênero, salvo quando realizadas por seus próprios pais.

(   ) Os Estados deverão revogar todas as formas de crimes que tenham como objetivo ou efeito a proibição da atividade sexual consensual entre pessoas do mesmo sexo que já atingiram a idade do consentimento e, até que esses dispositivos sejam revogados, nunca impor a pena de morte a pessoa condenada por esses crimes.

(   ) Os Princípios de Yogyakarta não mencionam crianças e adolescentes, já que existe um tratado específico para os menores de 18 anos.

As afirmativas são, respectivamente,

 

(EMAGIS) “(Cargos públicos) são as mais simples e indivisíveis unidades de competência a serem expressadas por um agente, previstas em número certo, com denominação própria, retribuídas por pessoas jurídicas de Direito Público e criadas por lei” (Celso Antônio Bandeira de Mello. Curso de Direito Administrativo. 34. ed. São Paulo: Malheiros, 2019, p. 263).

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Avalie as seguintes proposições e assinale a alternativa apropriada.

I. No âmbito da Administração Pública federal, as decisões administrativas que exijam a participação de 2 (dois) ou mais setores, órgãos ou entidades poderão ser tomadas mediante decisão coordenada, sempre que for justificável pela relevância da matéria e houver discordância que prejudique a celeridade do processo administrativo decisório.

II. A portaria de instauração do processo administrativo disciplinar prescinde da exposição detalhada dos fatos a serem apurados.

III. É constitucional a requisição, sem prévia autorização judicial, de dados bancários e fiscais considerados imprescindíveis pelo Corregedor Nacional de Justiça para apurar infração de sujeito determinado, desde que em processo regularmente instaurado mediante decisão fundamentada e baseada em indícios concretos da prática do ato.

IV. O oferecimento de denúncia criminal por autoridade que, em razão de suas atribuições legais, seja obrigada a fazê-lo não a inabilita, só por isso, a desempenhar suas funções como autoridade julgadora no processo administrativo.

 

(EMAGIS) Sobre a intervenção do Estado na propriedade, o controle da Administração e os bens públicos, julgue os itens abaixo.

I. A jurisprudência do STJ consolidou-se no sentido de que é possível a desistência da desapropriação, a qualquer tempo, mesmo após o trânsito em julgado, desde que ainda não tenha havido o pagamento integral do preço e o imóvel possa ser devolvido sem alteração substancial que impeça que seja utilizado como antes. Ademais, é ônus do expropriado provar a existência de fato impeditivo do direito de desistência da desapropriação.

II. O poder público deverá notificar o proprietário e apresentar-lhe oferta de indenização com vistas à desapropriação do bem. Essa notificação conterá o valor da oferta e informação de que o prazo para aceitar ou rejeitar a oferta é de 15 (quinze) dias e de que o silêncio será considerado rejeição.

III. Em atenção aos princípios da segurança jurídica e da confiança legítima, os Tribunais de Contas estão sujeitos ao prazo de cinco anos para o julgamento da legalidade do ato de concessão inicial de aposentadoria, reforma ou pensão, a contar da chegada do processo à respectiva Corte de Contas.

IV. A ocupação indevida de bem público configura mera detenção, de natureza precária, insuscetível de retenção ou indenização por acessões e benfeitorias, salvo se necessárias.

Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Em relação à Administração Pública e temas correlatos, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) A respeito da proteção constitucional do meio ambiente, assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto às limitações constitucionais ao poder de tributar, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Com relação aos impostos estaduais e municipais, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Para o Tema Repetitivo n. 741, em que se discutia a questão referente aos critérios para conversão em perdas e danos da obrigação de pagar dividendos, isso no contexto de complementação de ações relativas a contrato de participação financeira para aquisição de linha telefônica, o Superior Tribunal de Justiça fixou a seguinte tese: “Os dividendos são devidos durante todo o período em que o consumidor integrou ou deveria ter integrado os quadros societários. No caso das ações convertidas em perdas e danos, é devido o pagamento de dividendos desde a data em que as ações deveriam ter sido subscritas, até a data do trânsito em julgado do processo de conhecimento, incidindo juros de mora e correção monetária segundo os critérios do item anterior.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Credor, titular de cerca de 95% das obrigações passivas da devedora, votou recusando plano de recuperação judicial que impunha redução do equivalente a 90% de seu crédito em benefício da coletividade de credores e em detrimento de seus próprios interesses, tendo requerido aos devedores a elaboração de um novo Plano de Recuperação Judicial, a ser submetido à Assembleia Geral de Credores.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Para ser candidato, o cidadão deve atender a determinadas condições previstas na Constituição Federal. Além disso, não deve incidir em causas impeditivas que são previstas na Constituição ou em lei complementar. Trata-se, respectivamente, das condições de elegibilidade e das causas de inelegibilidade, que conformam o exercício da capacidade eleitoral passiva no Brasil.

Sobre o tema, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) A respeito do regime jurídico do Conselho Tutelar, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Joaquim adquiriu no supermercado “3X” um pacote de biscoitos da marca “jabel”. Quando abriu a mercadoria percebeu a existência de um objeto grande, duro e de cor escura entre os biscoitos. Possivelmente seria fungo ou inseto. A partir de tal fato, ajuizou ação civil de responsabilização contra a fabricante do produto. Essa ação deve ser julgada:

 

Sentença Estadual - Rodada 33.2024

"A vida seguirá o caminho iniciado, e não reverterá nem verificará seu curso; não fará barulho, não lembrará sua rapidez. Silenciosa ela irá deslizar; não se prolongará ao comando de um rei ou ao aplauso da população. Assim como foi iniciada no primeiro dia, ela será executada; em nenhum lugar vai virar de lado, em nenhum lugar vai atrasar. E qual será o resultado? Você ficou ocupado, a vida se passa; enquanto isso, a morte estará à mão, e para ela, por bem ou por mal, você deve encontrar tempo disponível?." (Sobre a Brevidade da Vida, Sêneca)

Olá, amigos(as) do Emagis! Nesta semana, resolveremos a primeira prova de sentença cível do Concurso Público de Provas e Títulos para Ingresso na Carreira da Magistratura do Estado de Minas Gerais (Edital nº 1/2021). Bom treino!

Prof. Gabriel Brum.

J. M. L, brasileira, maior, solteira, comerciária, CPF 200.200.200-00, residente na Praça Santo Antônio, 500, em Moinho dos Ventos, endereço eletrônico jml@zzz.br, e S. S. L., brasileiro, menor com 16 anos de idade, representado por sua mãe A.B.L., solteiro, estudante, CPF 440.440.440-44, residente na Praça Santo Antônio, 500, em Moinho dos Ventos, endereço eletrônico abl@zzz.br, aforaram ação anulatória de negócio jurídico, visando invalidar contrato de compra e venda de imóvel contra P. G. F, brasileiro, casado, corretor de imóveis, CPF 890.890.890.55, residente na Travessa Alegre, sem número, em Moinho dos Ventos, endereço eletrônico casabonita.pgf@xyz.com.

Os autores afirmaram que são filhos de A. X. L, falecido um mês antes da propositura desta ação. Afirmaram, ainda, que o pai deles era casado pelo regime da separação de bens com A. B. L., estava acometido por doença muito grave e não conseguiu ser atendido na rede pública de saúde. Necessitou fazer um tratamento bastante caro e, para obter recursos financeiros, procurou o réu para que este intermediasse a venda de uma casa e respectivo terreno onde morava com a esposa e os dois filhos, ora autores. Acrescentaram que era o único imóvel de propriedade do falecido, adquirido antes do casamento. Informaram, ainda, que o réu avaliou o imóvel em R$ 800.000,00.

Diante do agravamento da doença do pai dos autores, circunstância de pleno conhecimento do réu, este ofertou R$ 150.000,00 para ele mesmo fazer a aquisição. A. X. L., não tendo qualquer outra alternativa financeira para iniciar o tratamento, aceitou a oferta, assinou sozinho promessa de compra e venda do imóvel, recebeu a metade do preço ajustado, devendo o restante ser pago dentro de noventa dias. A transmissão da posse ocorreria em sessenta dias enquanto a escritura pública de compra e venda seria outorgada após o pagamento da segunda parcela do preço, porém, o promitente vendedor faleceu quarenta e dois dias depois da assinatura da promessa. Os autores asseveraram que o negócio jurídico é inválido, eis que anulável, diante da conduta do réu, que revela má-fé extrema e invocaram o Art. 157 do Código Civil de 2002. Temerosos quanto à possibilidade de o réu promover execução forçada para obter a posse do imóvel, pois eles não dispõem de outro local para morar, o que concretiza a hipótese do Art. 300 do Código de Processo Civil de 2015, requereram:

a) tutela provisória de urgência para suspender a exigibilidade da cláusula contratual relativa à transmissão da posse;
b) a citação do réu para, caso queira, contestar a ação no prazo legal e a intimação do mesmo quanto à concessão da tutela provisória de urgência;
c) a procedência da pretensão inicial, com o decreto de anulação da promessa de compra e venda, condenado o réu a devolver a importância recebida, acrescida de juros de mora e correção monetária;
d) gratuidade de justiça porque não dispõem de numerário nem para alimentação.
e) a condenação do réu no pagamento das custas e despesas processuais além dos honorários advocatícios;
f) a produção de todas as provas permitidas em direito, especialmente depoimento pessoal do réu, sob pena de confissão, oitiva de testemunhas e, se necessário, produção de perícia.

Atribuíram à causa o valor de R$ 150.000,00 e juntaram apenas uma via da promessa de compra e venda assinada pelas partes e duas testemunhas.

Foram deferidas a gratuidade de justiça e a tutela provisória de urgência.

Citado, o réu ofereceu, na mesma peça, contestação e reconvenção.

Na primeira parte da peça, impugnou o valor atribuído à causa porque o proveito econômico seria de apenas R$ 75.000,00 relativos à parte do preço ainda não paga. Acrescentou que sabia da premente necessidade do promissário comprador por dinheiro para fazer urgente tratamento de saúde, todavia, considerando as dificuldades do mercado imobiliário, a venda do imóvel pelo preço da avaliação demoraria pelo menos dez meses. Acrescentou ter feito a oferta de preço, R$ 150.000,00, por ser a única quantia de que dispunha na oportunidade e A. X. L. aceitou sem qualquer questionamento ou contraoferta. Afirmou entender que o contrato é perfeitamente válido, sendo inaplicável a norma jurídica legal invocada pela parte ativa. Não juntou documentos, requereu a produção de prova testemunhal e pleiteou a improcedência da pretensão inicial com a condenação dos autores no pagamento do ônus da sucumbência, inclusive honorários advocatícios.

Na segunda parte da peça, o réu deduziu pretensão para depositar o restante do preço porque pretende adimplir a obrigação e os autores recusaram o recebimento voluntário. Juntou o contrato, requereu autorização para efetuar o depósito da importância ofertada, a intimação dos autores para contestarem a reconvenção e atribuiu, à mesma, o valor de R$ 75.000,00. Requereu a produção de provas documental e testemunhal.

Intimados, os autores defenderam o valor atribuído à causa eis que corresponde ao do contrato. Contestaram a reconvenção. 

Deduziram preliminar de carência de ação porque a pretensão consignatória tem procedimento especial incompatível com o ordinário da ação. No mérito, admitiram a recusa em receber a segunda parcela do preço por ser conduta contrária à propositura da ação. Acrescentaram que, por ser inválido o contrato, não poderiam receber o valor ofertado sob pena de enriquecimento ilícito. Pleitearam o acolhimento da preliminar ou, no mérito, a improcedência da pretensão reconvencional e condenado o reconvinte no pagamento das custas processuais e honorários advocatícios. Não juntaram documentos, mas requereram a produção de provas.

Intimado para se manifestar sobre a preliminar, o réu asseverou que, em se tratando de reconvenção, o procedimento para a mesma pode ser o ordinário por não se confundir com ação de consignação em pagamento.

Intimadas, as partes informaram que não desejavam produzir outras provas além da documental e requereram o julgamento incontinente da lide.

O Promotor de Justiça, intimado, opinou pela procedência da ação e improcedência da reconvenção. Deixou de se manifestar quanto à impugnação ao valor da causa e à preliminar da reconvenção.

Os autos vieram conclusos para deliberação.

Com base exclusivamente nesses dados, elabore sentença com estrita observância do disposto no Art. 489, incisos II e III, do CPC de 2015 (o relatório é dispensado).?

 

Sentença Federal - Rodada 33.2024

"A vida seguirá o caminho iniciado, e não reverterá nem verificará seu curso; não fará barulho, não lembrará sua rapidez. Silenciosa ela irá deslizar; não se prolongará ao comando de um rei ou ao aplauso da população. Assim como foi iniciada no primeiro dia, ela será executada; em nenhum lugar vai virar de lado, em nenhum lugar vai atrasar. E qual será o resultado? Você ficou ocupado, a vida se passa; enquanto isso, a morte estará à mão, e para ela, por bem ou por mal, você deve encontrar tempo disponível?." (Sobre a Brevidade da Vida, Sêneca)

Olá, amigos(as) do Emagis! Nesta semana, resolveremos a prova de sentença penal do XIV Concurso Público para Juiz Federal Substituto do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (com adaptações). Bom treino!

Prof. Gabriel Brum.

ALEXANDER CHRISTIAN NDONGO-NDONGO e ORLAND JAMES NDENE-NDENE foram denunciados pelo Ministério Público Federal como incursos nas sanções do art. 22, parágrafo único, da Lei nº 7.492/86, c.c. art. 14, inciso II, do Código Penal, eis que, em 05 de março de 2024, por volta das 18:00 horas, no aeroporto internacional do Rio de Janeiro, os denunciados foram presos em flagrante ao tentarem embarcar no vôo TAP 1554, com destino a Lisboa, em Portugal, trazendo junto a seus corpos um total de U$S 228.371,00 (duzentos e vinte e oito mil, trezentos e setenta e um dólares), $ 870,00 (oitocentos e setenta) pesos mexicanos e $ 465 (quatrocentos e sessenta e cinco) pesos guatemaltecos.

A denúncia foi recebida em 28 de março de 2024, sendo-lhes deferida a liberdade provisória nesta data com a determinação que não se ausentassem do Brasil. Defesa Prévia dos acusados. Após regular processamento do feito, na audiência de instrução, foram inquiridas as testemunhas Luiz Carlos Cavalcante, João Marcos Santos, José Luiz de Souza Alves e Kenneth Ashu Agbor Ojong, que confirmaram os fatos narrados na denúncia. Houve elaboração do laudo de exame merceológico, além de apresentação do laudo de exame em moeda. Os denunciados foram interrogados.

Em seu interrogatório, o acusado ORLAND JAMES reconheceu que portava a moeda estrangeira encontrada em seu poder, alegando que a quantia lhe pertencia e era oriunda de venda de terras de sua propriedade localizadas no país africano Camarões. Justificou o fato de não haver declarado portar tal quantia por ignorância, e que portava o dinheiro junto ao seu corpo por recear ser roubado.

Da mesma forma, ao ser interrogado, o réu ALEXANDER CHRISTIAN também reconheceu que portava dinheiro estrangeiro, sendo que tal importância foi obtida por força da venda de imóveis na África, e que pretendia adquirir um imóvel em Portugal.

Alegações finais do MPF no sentido da condenação dos acusados devido à comprovação da materialidade e da autoria. Alegações finais da Defesa dos acusados, requerendo suas absolvições. Além de haver alegação de que os acusados são inocentes, a Defesa argumenta que o art. 22, parágrafo único, da Lei nº 7.492/86 não foi recepcionado pela Constituição Federal (art. 5º, XV). Ademais, não houve demonstração da origem ilícita do dinheiro apreendido e, por isso, a conduta é atípica. A Defesa também sustentou erro de proibição, eis que, na qualidade de estrangeiros, os réus não conheciam a legislação brasileira e a existência da proibição do comportamento adotado. E, mesmo que soubessem, não agiram com dolo, não sendo possível a apenação pelo crime referido com base na culpa.

É o relatório.

Na qualidade de juiz federal substituto, profira a respectiva sentença, sem necessidade de redigir o relatório, que corresponde ao enunciado da questão.?

 

Objetivas Delegado - Rodada 33.2024

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com crimes cometidos por funcionário público e investigação criminal correlata.

I. O recebimento dos valores referentes ao crime de corrupção passiva serve a um só tempo à configuração da corrupção e também à configuração do crime de lavagem de dinheiro, não sendo necessário, para este último, ato subsequente destinado à ocultação, dissimulação ou reintegração dos recursos.

II. Permanece atípica a conduta do Diretor de Penitenciária de descumprir seu dever de vedar ao preso o acesso a aparelho telefônico, de rádio ou similar, que permita a comunicação com outros presos ou com o ambiente externo.

III. As investigações contra autoridades com prerrogativa de foro no STF submetem-se ao prévio controle judicial, o que inclui a autorização judicial para as investigações, exigência que não se aplica para a instauração de investigações penais originárias que envolvam autoridades com prerrogativa de foro nos Tribunais de segundo grau.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Trata-se de pedido de reabilitação criminal no qual o requerente, lembrando que a reabilitação é uma medida no âmbito da política criminal que pretende a restauração da dignidade pessoal de indivíduos condenados, bem como a facilitação de sua reintegração na comunidade, sustenta ter cumprido os requisitos dispostos no Código Penal, acrescentando que estabeleceu domicílio no país nesse período e demonstrou, ao longo do tempo, um comportamento público e privado que denota boa conduta. Ouvido, o Ministério Público se opôs ao pedido, acrescentando (e comprovando), dentre outros óbices, o envolvimento do autor em novo delito, durante o período depuratório, já que foi indiciado pelo suposto cometimento do delito previsto no art. 171, §3º, do Código Penal, pelo recebimento indevido do benefício de auxílio emergencial, o que redundou na pactuação de acordo de não persecução penal em relação a tais fatos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente aos crimes contra a honra e contra o patrimônio, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Em relação aos crimes contra o patrimônio, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Em relação aos princípios do Direito Penal, à aplicação da lei penal e à teoria do crime, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Assinale a correta a respeito da competência:

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do direito processual penal, assinale a correta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da transferência e inclusão de presos em estabelecimentos prisionais penais federais de segurança máxima.

Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da repartição constitucional de competência jurisdicional entre a Justiça Estadual e a Justiça Federal, tendo presente também a visão do STF, avalie as assertivas seguintes.

I. Compete à Justiça Estadual processar e julgar os crimes consistentes em disponibilizar ou adquirir material pornográfico envolvendo criança ou adolescente, mesmo que praticados por meio da rede mundial de computadores.

II. Compete à Justiça Federal processar e julgar o crime de violação de direito autoral de caráter transnacional.

III. Para que incida a competência da Justiça Federal nos denominados crimes transnacionais, com o afastamento da competência da Justiça Estadual, é necessário cumulativamente que (i) esteja o crime previsto em tratado ou convenção internacional e (ii) tenha sido iniciada a execução no País e o resultado tenha ou devesse ter ocorrido no estrangeiro, ou reciprocamente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da tutela ao meio ambiente pela Constituição Federal, tendo presente também a visão do STF, avalie as assertivas seguintes.

I. Para assegurar a efetividade do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, incumbe ao Poder Público manter regime fiscal favorecido para os biocombustíveis e para o hidrogênio de baixa emissão de carbono, na forma de lei complementar, a fim de assegurar-lhes tributação inferior à incidente sobre os combustíveis fósseis, capaz de garantir diferencial competitivo em relação a estes, especialmente em relação às contribuições e impostos especificados no texto constitucional.

II. Compete à Justiça Federal processar e julgar o crime ambiental de caráter transnacional que envolva animais silvestres, ameaçados de extinção e espécimes exóticas ou protegidas por Tratados e Convenções internacionais.

III. É inconstitucional lei municipal que proíbe a soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos produtores de estampidos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. É lícita a terceirização ou qualquer outra forma de divisão do trabalho entre pessoas jurídicas distintas, independentemente do objeto social das empresas envolvidas, mantida a responsabilidade subsidiária da empresa contratante.

II. Segundo o STF, a Lei Federal 13.352/2016 (‘Lei do Salão-Parceiro’) teve a pretensão de conferir, mediante instrumento formal de contratação, roupagem de autonomia ao trabalho subordinado, com exclusão dos direitos trabalhistas fundamentais incidentes da relação de emprego, motivo pelo qual foi declarada inconstitucional.

III. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social, a assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 anos de idade em creches e pré-escolas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os direitos políticos e as causas de inelegibilidade, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. A única interpretação do art. 11, § 10, da Lei nº 9.504/1997 c/c art. 175, § 3º, da Lei nº 4.737/65, que se mostra compatível com o texto constitucional, para fins de aplicação isonômica do regime de inelegibilidades, é aquela que não exclui do certame eleitoral os que tiverem o prazo da inelegibilidade cumprido ou exaurido até a data da diplomação.

II. Serão válidos os votos dados a candidatos inelegíveis desde que a inelegibilidade presente quando da votação não mais subsista quando da diplomação.

III. O encerramento do prazo de inelegibilidade antes do dia da eleição, mas após a formalização do pedido de registro da candidatura, não afasta a inelegibilidade, conforme compreensão do STF.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) “(Cargos públicos) são as mais simples e indivisíveis unidades de competência a serem expressadas por um agente, previstas em número certo, com denominação própria, retribuídas por pessoas jurídicas de Direito Público e criadas por lei” (Celso Antônio Bandeira de Mello. Curso de Direito Administrativo. 34. ed. São Paulo: Malheiros, 2019, p. 263).

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Avalie as seguintes proposições e assinale a alternativa apropriada.

I. No âmbito da Administração Pública federal, as decisões administrativas que exijam a participação de 2 (dois) ou mais setores, órgãos ou entidades poderão ser tomadas mediante decisão coordenada, sempre que for justificável pela relevância da matéria e houver discordância que prejudique a celeridade do processo administrativo decisório.

II. A portaria de instauração do processo administrativo disciplinar prescinde da exposição detalhada dos fatos a serem apurados.

III. É constitucional a requisição, sem prévia autorização judicial, de dados bancários e fiscais considerados imprescindíveis pelo Corregedor Nacional de Justiça para apurar infração de sujeito determinado, desde que em processo regularmente instaurado mediante decisão fundamentada e baseada em indícios concretos da prática do ato.

IV. O oferecimento de denúncia criminal por autoridade que, em razão de suas atribuições legais, seja obrigada a fazê-lo não a inabilita, só por isso, a desempenhar suas funções como autoridade julgadora no processo administrativo.

 

(EMAGIS) Sobre a intervenção do Estado na propriedade, o controle da Administração e os bens públicos, julgue os itens abaixo.

I. A jurisprudência do STJ consolidou-se no sentido de que é possível a desistência da desapropriação, a qualquer tempo, mesmo após o trânsito em julgado, desde que ainda não tenha havido o pagamento integral do preço e o imóvel possa ser devolvido sem alteração substancial que impeça que seja utilizado como antes. Ademais, é ônus do expropriado provar a existência de fato impeditivo do direito de desistência da desapropriação.

II. O poder público deverá notificar o proprietário e apresentar-lhe oferta de indenização com vistas à desapropriação do bem. Essa notificação conterá o valor da oferta e informação de que o prazo para aceitar ou rejeitar a oferta é de 15 (quinze) dias e de que o silêncio será considerado rejeição.

III. Em atenção aos princípios da segurança jurídica e da confiança legítima, os Tribunais de Contas estão sujeitos ao prazo de cinco anos para o julgamento da legalidade do ato de concessão inicial de aposentadoria, reforma ou pensão, a contar da chegada do processo à respectiva Corte de Contas.

IV. A ocupação indevida de bem público configura mera detenção, de natureza precária, insuscetível de retenção ou indenização por acessões e benfeitorias, salvo se necessárias.

Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Em relação à Administração Pública e temas correlatos, marque a alternativa incorreta.

 

(Câmara dos Deputados – Analista Legislativo/Consultoria – Consultor Legislativo – Área XIX – FGV – 2024) Os Princípios de Yogyakarta foram elaborados por especialistas em direitos humanos em Yogyakarta, na Indonésia, e tratam da aplicação do direito internacional dos direitos humanos em relação à orientação sexual e identidade de gênero. De acordo com esses Princípios, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

(   ) Nenhuma pessoa deve ser submetida a pressões para esconder, reprimir ou negar sua orientação sexual ou identidade de gênero, salvo quando realizadas por seus próprios pais.

(   ) Nenhuma pessoa deve ser submetida a pressões para esconder, reprimir ou negar sua orientação sexual ou identidade de gênero, salvo quando realizadas por seus próprios pais.

(   ) Os Estados deverão revogar todas as formas de crimes que tenham como objetivo ou efeito a proibição da atividade sexual consensual entre pessoas do mesmo sexo que já atingiram a idade do consentimento e, até que esses dispositivos sejam revogados, nunca impor a pena de morte a pessoa condenada por esses crimes.

(   ) Os Princípios de Yogyakarta não mencionam crianças e adolescentes, já que existe um tratado específico para os menores de 18 anos.

As afirmativas são, respectivamente,

 

(EMAGIS) Quanto às limitações constitucionais ao poder de tributar, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Com relação aos impostos estaduais e municipais, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito da proteção constitucional do meio ambiente, assinale a alternativa CORRETA.

 

PGE/PGM - Rodada 33.2024

O Município X propôs execução fiscal em desfavor da empresa YZ LTDA por débitos de natureza tributária devidamente inscritos em dívida ativa. Citada, a executada deixou de pagar ou oferecer bens à penhora no prazo legal e passou a alienar os bens do seu patrimônio a terceiros sem fazer reserva para satisfação do débito.

A dívida tributária é de R$ 1.800.000,00 (um milhão e oitocentos mil reais) e o patrimônio conhecido do devedor no valor de R$ 4.000.000,00 (dois milhões de reais). O Município pretende, incidentalmente ao feito executivo, obter a indisponibilidade de bens da executada, inclusive dos gravados com cláusula de inalienabilidade ou impenhorabilidade, a fim de garantir que seja satisfeita a totalidade da obrigação tributária.  

Proponha a medida judicial cabível, apresentando os fundamentos jurídicos pertinentes. É dispensado o relatório dos fatos.

 

Ministério Público Estadual - Rodada 33.2024

MAURÍCIO CORREA é servidor da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (AGRODEFESA), trabalhando no setor de Inspeção de Produtos Animais. Em razão de sua função, laborou ele na fiscalização do abatedouro de animais JULICARNES LTDA, no município de Turvânia, ao longo dos anos de 2022 e 2023.

Tendo recebido notitia criminis que narrava recebimento de vantagem pecuniária indevida da JULICARNES por MAURICIO, para omitir-se na adequada fiscalização do abatedouro, a promotoria de justiça de Turvânia instaurou procedimento de investigação criminal, tendo, após a realização de diligências atestado que, de fato, MAURÍCIO era servidor público estadual com atribuição para fiscalizar o aludido estabelecimento.

Daí, postulou-se o afastamento de sigilo bancário de MAURICIO, o que foi acolhido pelo juízo, tendo sido verificadas no ano de 2022 doze transferências bancárias da conta de JULICARNES para MAURICIO, no valor de três mil reais cada. Com a descoberta, o MP/GO peticionou requerendo ao juízo o compartilhamento das provas obtidas com o órgão correicional respectivo, o que foi deferido.

Durante a instrução do PIC, a AGRODEFESA oficiou ao parquet comunicando que MAURÍCIO fora demitido do cargo como resultado do procedimento disciplinar instaurado a partir do compartilhamento das informações.

Com base nos elementos informativos do PIC o Ministério Público do Estado de Goiás ofereceu denúncia em desfavor de MAURICIO, por violação ao preceito primário do art. 317, §1º, do Código Penal.

Citado, o réu, por advogado constituído, arguiu, preliminarmente, nulidade do feito por inobservância do rito previsto no art. 513 e seguintes do Código de Processo Penal, requerendo, subsidiariamente, sua absolvição sumária, por ausência de justa causa.

O juiz rejeitou a absolvição sumária, designando audiência de instrução. Finda a instrução, os autos foram ao Ministério Público, que formulou alegações finais pleiteando a condenação do réu.

Intimado, o patrono do réu deixou correr in albis o prazo para as derradeiras alegações. O juiz, em atenção à ampla defesa, reiterou a intimação, não tendo sido ofertadas as alegações finais, pelo que o julgador determinou que se fizessem os autos conclusos para sentença.

O julgador proferiu sentença absolutória, apegando-se à constatação que a denúncia não esclarecia qual teria sido o ato de ofício praticado, ou que deixou de ser praticado, em razão do recebimento da vantagem, pelo que não havia prova de fato penalmente relevante a caracterizar o crime de corrupção.

Os autos vêm ao MP para ciência. Elabore a manifestação que entender cabível.

 

Objetivas - Rodada 33.2024

(EMAGIS) A respeito da repartição constitucional de competência jurisdicional entre a Justiça Estadual e a Justiça Federal, tendo presente também a visão do STF, avalie as assertivas seguintes.

I. Compete à Justiça Estadual processar e julgar os crimes consistentes em disponibilizar ou adquirir material pornográfico envolvendo criança ou adolescente, mesmo que praticados por meio da rede mundial de computadores.

II. Compete à Justiça Federal processar e julgar o crime de violação de direito autoral de caráter transnacional.

III. Para que incida a competência da Justiça Federal nos denominados crimes transnacionais, com o afastamento da competência da Justiça Estadual, é necessário cumulativamente que (i) esteja o crime previsto em tratado ou convenção internacional e (ii) tenha sido iniciada a execução no País e o resultado tenha ou devesse ter ocorrido no estrangeiro, ou reciprocamente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da tutela ao meio ambiente pela Constituição Federal, tendo presente também a visão do STF, avalie as assertivas seguintes.

I. Para assegurar a efetividade do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, incumbe ao Poder Público manter regime fiscal favorecido para os biocombustíveis e para o hidrogênio de baixa emissão de carbono, na forma de lei complementar, a fim de assegurar-lhes tributação inferior à incidente sobre os combustíveis fósseis, capaz de garantir diferencial competitivo em relação a estes, especialmente em relação às contribuições e impostos especificados no texto constitucional.

II. Compete à Justiça Federal processar e julgar o crime ambiental de caráter transnacional que envolva animais silvestres, ameaçados de extinção e espécimes exóticas ou protegidas por Tratados e Convenções internacionais.

III. É inconstitucional lei municipal que proíbe a soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos produtores de estampidos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. É lícita a terceirização ou qualquer outra forma de divisão do trabalho entre pessoas jurídicas distintas, independentemente do objeto social das empresas envolvidas, mantida a responsabilidade subsidiária da empresa contratante.

II. Segundo o STF, a Lei Federal 13.352/2016 (‘Lei do Salão-Parceiro’) teve a pretensão de conferir, mediante instrumento formal de contratação, roupagem de autonomia ao trabalho subordinado, com exclusão dos direitos trabalhistas fundamentais incidentes da relação de emprego, motivo pelo qual foi declarada inconstitucional.

III. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social, a assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 anos de idade em creches e pré-escolas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os direitos políticos e as causas de inelegibilidade, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. A única interpretação do art. 11, § 10, da Lei nº 9.504/1997 c/c art. 175, § 3º, da Lei nº 4.737/65, que se mostra compatível com o texto constitucional, para fins de aplicação isonômica do regime de inelegibilidades, é aquela que não exclui do certame eleitoral os que tiverem o prazo da inelegibilidade cumprido ou exaurido até a data da diplomação.

II. Serão válidos os votos dados a candidatos inelegíveis desde que a inelegibilidade presente quando da votação não mais subsista quando da diplomação.

III. O encerramento do prazo de inelegibilidade antes do dia da eleição, mas após a formalização do pedido de registro da candidatura, não afasta a inelegibilidade, conforme compreensão do STF.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) “(Cargos públicos) são as mais simples e indivisíveis unidades de competência a serem expressadas por um agente, previstas em número certo, com denominação própria, retribuídas por pessoas jurídicas de Direito Público e criadas por lei” (Celso Antônio Bandeira de Mello. Curso de Direito Administrativo. 34. ed. São Paulo: Malheiros, 2019, p. 263).

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Avalie as seguintes proposições e assinale a alternativa apropriada.

I. No âmbito da Administração Pública federal, as decisões administrativas que exijam a participação de 2 (dois) ou mais setores, órgãos ou entidades poderão ser tomadas mediante decisão coordenada, sempre que for justificável pela relevância da matéria e houver discordância que prejudique a celeridade do processo administrativo decisório.

II. A portaria de instauração do processo administrativo disciplinar prescinde da exposição detalhada dos fatos a serem apurados.

III. É constitucional a requisição, sem prévia autorização judicial, de dados bancários e fiscais considerados imprescindíveis pelo Corregedor Nacional de Justiça para apurar infração de sujeito determinado, desde que em processo regularmente instaurado mediante decisão fundamentada e baseada em indícios concretos da prática do ato.

IV. O oferecimento de denúncia criminal por autoridade que, em razão de suas atribuições legais, seja obrigada a fazê-lo não a inabilita, só por isso, a desempenhar suas funções como autoridade julgadora no processo administrativo.

 

(EMAGIS) Sobre a intervenção do Estado na propriedade, o controle da Administração e os bens públicos, julgue os itens abaixo.

I. A jurisprudência do STJ consolidou-se no sentido de que é possível a desistência da desapropriação, a qualquer tempo, mesmo após o trânsito em julgado, desde que ainda não tenha havido o pagamento integral do preço e o imóvel possa ser devolvido sem alteração substancial que impeça que seja utilizado como antes. Ademais, é ônus do expropriado provar a existência de fato impeditivo do direito de desistência da desapropriação.

II. O poder público deverá notificar o proprietário e apresentar-lhe oferta de indenização com vistas à desapropriação do bem. Essa notificação conterá o valor da oferta e informação de que o prazo para aceitar ou rejeitar a oferta é de 15 (quinze) dias e de que o silêncio será considerado rejeição.

III. Em atenção aos princípios da segurança jurídica e da confiança legítima, os Tribunais de Contas estão sujeitos ao prazo de cinco anos para o julgamento da legalidade do ato de concessão inicial de aposentadoria, reforma ou pensão, a contar da chegada do processo à respectiva Corte de Contas.

IV. A ocupação indevida de bem público configura mera detenção, de natureza precária, insuscetível de retenção ou indenização por acessões e benfeitorias, salvo se necessárias.

Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Em relação à Administração Pública e temas correlatos, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sílvia ajuizou ação de reparação de danos morais e materiais em face de Eduardo com o pedido para condenar o réu ao pagamento de R$ 100.000,00 (cem mil reais) título de danos morais e 2/3 dos rendimentos mensais de seu falecido marido mensalmente até a data em que este viesse a completar 68 anos, sustentando a possibilidade de cumulação do pensionamento vitalício, em razão de ato ilícito (colisão de automóveis causada pelo réu), com o pensionamento previdenciário decorrente do exercício de cargo público por seu falecido marido à época do infortúnio.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação revisional de contrato de mútuo proposto pelo Restaurante Serve Bem Ltda contra o Banco Fomenta S/A, na qual se discutem cláusulas e encargos bancários supostamente abusivos no contrato em curso entre as partes. Requer-se, dentre outras medidas, seja reduzida a cláusula penal para 2% e seja afastada a capitalização mensal de juros.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da separação judicial e do divórcio, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Para o Tema Repetitivo n. 741, em que se discutia a questão referente aos critérios para conversão em perdas e danos da obrigação de pagar dividendos, isso no contexto de complementação de ações relativas a contrato de participação financeira para aquisição de linha telefônica, o Superior Tribunal de Justiça fixou a seguinte tese: “Os dividendos são devidos durante todo o período em que o consumidor integrou ou deveria ter integrado os quadros societários. No caso das ações convertidas em perdas e danos, é devido o pagamento de dividendos desde a data em que as ações deveriam ter sido subscritas, até a data do trânsito em julgado do processo de conhecimento, incidindo juros de mora e correção monetária segundo os critérios do item anterior.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Credor, titular de cerca de 95% das obrigações passivas da devedora, votou recusando plano de recuperação judicial que impunha redução do equivalente a 90% de seu crédito em benefício da coletividade de credores e em detrimento de seus próprios interesses, tendo requerido aos devedores a elaboração de um novo Plano de Recuperação Judicial, a ser submetido à Assembleia Geral de Credores.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de agravo interno interposto no Superior Tribunal de Justiça contra decisão monocrática que não conheceu do agravo em recurso especial, com fundamento no art. 932, inciso III, do CPC/2015 e na Súmula n. 182/STJ. Inconformada, sustenta a parte agravante o equívoco do decisum agravado, ao argumento de que não houve apenas menção aos dispositivos legais, mas sim a particularização de cada um deles. Acrescenta que, embora não tenha infirmado nas razões do presente agravo interno especificamente todos os fundamentos da decisão que inadmitiu o recurso especial, revela-se suficiente ao conhecimento do corrente recurso a repetição das razões do recurso especial cujo conhecimento foi negado no agravo recorrido. Afirma estar presente a violação de lei federal no acórdão atacado pelo recurso especial, explicitando o dispositivo de lei federal violado e demonstrando que dele foi feita inteligência alegadamente equivocada pelo tribunal que lavrou o acórdão da apelação vergastado pelo recurso especial. Requer, assim, seja conhecido e provido o presente agravo interno para conhecer e prover o Recurso Especial interposto.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) De acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, caso seja julgada procedente ação civil pública proposta por associação para tutela de direitos individuais homogêneos de consumidores, com fundamento na Lei da Ação Civil Pública e no Código de Defesa do Consumidor, possuirão legitimidade para a liquidação e a execução da sentença:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com crimes cometidos por funcionário público e investigação criminal correlata.

I. O recebimento dos valores referentes ao crime de corrupção passiva serve a um só tempo à configuração da corrupção e também à configuração do crime de lavagem de dinheiro, não sendo necessário, para este último, ato subsequente destinado à ocultação, dissimulação ou reintegração dos recursos.

II. Permanece atípica a conduta do Diretor de Penitenciária de descumprir seu dever de vedar ao preso o acesso a aparelho telefônico, de rádio ou similar, que permita a comunicação com outros presos ou com o ambiente externo.

III. As investigações contra autoridades com prerrogativa de foro no STF submetem-se ao prévio controle judicial, o que inclui a autorização judicial para as investigações, exigência que não se aplica para a instauração de investigações penais originárias que envolvam autoridades com prerrogativa de foro nos Tribunais de segundo grau.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Trata-se de pedido de reabilitação criminal no qual o requerente, lembrando que a reabilitação é uma medida no âmbito da política criminal que pretende a restauração da dignidade pessoal de indivíduos condenados, bem como a facilitação de sua reintegração na comunidade, sustenta ter cumprido os requisitos dispostos no Código Penal, acrescentando que estabeleceu domicílio no país nesse período e demonstrou, ao longo do tempo, um comportamento público e privado que denota boa conduta. Ouvido, o Ministério Público se opôs ao pedido, acrescentando (e comprovando), dentre outros óbices, o envolvimento do autor em novo delito, durante o período depuratório, já que foi indiciado pelo suposto cometimento do delito previsto no art. 171, §3º, do Código Penal, pelo recebimento indevido do benefício de auxílio emergencial, o que redundou na pactuação de acordo de não persecução penal em relação a tais fatos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente aos crimes contra a honra e contra o patrimônio, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Em relação aos crimes contra o patrimônio, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Em relação aos princípios do Direito Penal, à aplicação da lei penal e à teoria do crime, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Assinale a correta a respeito da competência:

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do direito processual penal, assinale a correta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da transferência e inclusão de presos em estabelecimentos prisionais penais federais de segurança máxima.

Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto às limitações constitucionais ao poder de tributar, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Com relação aos impostos estaduais e municipais, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Relativamente às contribuições sociais, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito das normas estabelecidas na Lei de Responsabilidade Fiscal e em conformidade com a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) A respeito da proteção constitucional do meio ambiente, assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os acordos de leniência dispostos na lei antitruste julgue os itens a seguir:

I. O processo administrativo decorrente do acordo de leniência deve resultar na identificação dos demais envolvidos na infração e na obtenção de informações e documentos que comprovem a infração.

II. É viável o acordo de leniência mesmo se a autoridade administrativa já dispõe de prova sobre a ocorrência da infração investigada.

III. O acordo de leniência pode resultar em redução da pena e, também, em extinção da punibilidade da sanção administrativa a ser imposta à pessoa jurídica colaboradora.

IV. A pessoa jurídica que pretenda qualificar-se deve ser a primeira a fazê-lo com relação à infração noticiada ou sob investigação.

V. Nos crimes contra a ordem econômica, a celebração de acordo de leniência, nos termos desta Lei, determina a suspensão do curso do prazo prescricional e impede o oferecimento da denúncia com relação ao agente beneficiário da leniência.

São corretos:

 

(EMAGIS) Joaquim adquiriu no supermercado “3X” um pacote de biscoitos da marca “jabel”. Quando abriu a mercadoria percebeu a existência de um objeto grande, duro e de cor escura entre os biscoitos. Possivelmente seria fungo ou inseto. A partir de tal fato, ajuizou ação civil de responsabilização contra a fabricante do produto. Essa ação deve ser julgada:

 

(EMAGIS) A respeito do regime jurídico do Conselho Tutelar, assinale a alternativa correta:

 

(Câmara dos Deputados – Analista Legislativo/Consultoria – Consultor Legislativo – Área XIX – FGV – 2024) Os Princípios de Yogyakarta foram elaborados por especialistas em direitos humanos em Yogyakarta, na Indonésia, e tratam da aplicação do direito internacional dos direitos humanos em relação à orientação sexual e identidade de gênero. De acordo com esses Princípios, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

(   ) Nenhuma pessoa deve ser submetida a pressões para esconder, reprimir ou negar sua orientação sexual ou identidade de gênero, salvo quando realizadas por seus próprios pais.

(   ) Nenhuma pessoa deve ser submetida a pressões para esconder, reprimir ou negar sua orientação sexual ou identidade de gênero, salvo quando realizadas por seus próprios pais.

(   ) Os Estados deverão revogar todas as formas de crimes que tenham como objetivo ou efeito a proibição da atividade sexual consensual entre pessoas do mesmo sexo que já atingiram a idade do consentimento e, até que esses dispositivos sejam revogados, nunca impor a pena de morte a pessoa condenada por esses crimes.

(   ) Os Princípios de Yogyakarta não mencionam crianças e adolescentes, já que existe um tratado específico para os menores de 18 anos.

As afirmativas são, respectivamente,

 

(EMAGIS) Acerca das normas de Direito Internacional, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Para ser candidato, o cidadão deve atender a determinadas condições previstas na Constituição Federal. Além disso, não deve incidir em causas impeditivas que são previstas na Constituição ou em lei complementar. Trata-se, respectivamente, das condições de elegibilidade e das causas de inelegibilidade, que conformam o exercício da capacidade eleitoral passiva no Brasil.

Sobre o tema, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Relativamente às ações previdenciárias, julgue os itens abaixo.

I. João ajuizou ação pleiteando a concessão de aposentadoria rural por idade. O STJ, dando provimento a recurso especial do INSS, entendeu que não havia início de prova material válido nos autos. A decisão transitou em julgado e João ingressou, dentro do prazo decadencial bienal, com ação rescisória. Nesse contexto, é correto afirmar que ficha de cadastro de trabalhadores emitida em nome do trabalhador rural em data anterior ao ajuizamento da ação previdenciária transitada em julgado configura documento novo apto lastrear a ação rescisória e demonstrar o início de prova material necessário à concessão do benefício pugnado.

II. A reforma da decisão que antecipa os efeitos da tutela final obriga o autor da ação a devolver os valores dos benefícios previdenciários ou assistenciais recebidos, o que pode ser feito por meio de desconto em valor que não exceda 10% (dez por cento) da importância de eventual benefício que ainda lhe estiver sendo pago.

III. O segurado tem direito de opção pelo benefício mais vantajoso concedido administrativamente, no curso de ação judicial em que se reconheceu benefício menos vantajoso. Em cumprimento de sentença, o segurado possui o direito à manutenção do benefício previdenciário concedido administrativamente no curso da ação judicial e, concomitantemente, à execução das parcelas do benefício reconhecido na via judicial, limitadas à data de implantação daquele conferido na via administrativa.

IV. Os efeitos da Lei 13.876/2019 na modificação de competência para o processamento e julgamento dos processos que tramitam na Justiça Estadual no exercício da competência federal delegada insculpida no art. 109, § 3º, da Constituição Federal, após as alterações promovidas pela Emenda Constitucional n. 103/2019, aplicam-se aos feitos ajuizados após 1º de janeiro de 2020. As ações, em fase de conhecimento ou de execução, ajuizadas anteriormente a essa data, continuarão a ser processadas e julgadas no juízo estadual, nos termos em que previsto pelo § 3º do art. 109 da Constituição Federal e pelo inciso III do art. 15 da Lei 5.010/1965, em sua redação original.

V. O eventual pagamento de benefício previdenciário na via administrativa, seja ele total ou parcial, após a citação válida, deve ser considerado na base de cálculo para os honorários advocatícios fixados na ação de conhecimento.

Há engano:

 

(Procurador do Estado de SP – VUNESP – 2024) A delimitação jurídica dos princípios protetor e da irrenunciabilidade dos direitos trabalhistas sofreu grande alteração com a promulgação da Reforma Trabalhista de 2017, bem como pelas recentes decisões do Supremo Tribunal Federal. Sobre essa realidade, é possível afirmar com correção que

 

(Procurador do Estado de SP – VUNESP – 2024) Houve alteração significativa das incumbências da Justiça do Trabalho quando da promulgação da Emenda Constitucional no 45/2004, com a constitucionalização de diversas situações novas e de hipóteses de atuação antes presentes somente na legislação ordinária. Desde então, o Supremo Tribunal Federal tem analisado com profundidade esse rol de competências, com o estabelecimento de algumas exceções e limitações. Sobre esses precedentes, é possível afirmar com correção que:

 

(EMAGIS) Considerando as regras de indicação dos membros do CNMP, escolha a alternativa certa:

 

(DPE/PR – FUNDATEC – 2024) Com base na Lei Complementar Estadual nº 136/2011 do Estado do Paraná, são prerrogativas dos membros da Defensoria Pública do Estado do Paraná, EXCETO:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei da Empresa Limpa, também conhecida como Lei Anticorrupção, marque a alternativa correta acerca da natureza da responsabilidade e das sanções administrativas aplicáveis:

 

(EMAGIS) Sobre a condenação da República Federativa do Brasil no âmbito da Corte IDH no caso Herzog, marque a alternativa correta:

 

Discursivas - Rodada 33.2024 - Questão 1

A extradição ocorre quando o Estado entrega a outro país um indivíduo que cometeu um crime que é punido segundo as leis daquele país (e também do Brasil), a fim de que lá ele seja processado ou cumpra a pena por esse ilícito. O pedido de extradição é decidido pelo STF, conforme prevê o art. 102, I, “g”, da CF/88. Imagine que um chinês responde a processo penal na China por, supostamente, ter praticado, naquele país, o delito de “captação ilícita de depósitos junto ao público” durante os anos de 2008 e 2011 e que, diante da pena de morte aplicada a sua mãe pela mesma conduta, tenha fugido para o Brasil. No caso, a dupla tipicidade existe, ou seja, o fato delituoso pelo qual o cidadão chinês responde na China é previsto no Brasil como crime no art. 16 da Lei nº 7.492/1986. Diante do pedido de extradição feito pela República Popular da China, cabe o deferimento da extradição pelo STF? Responda justificadamente em até 15 linhas.

Discursivas - Rodada 33.2024 - Questão 2

O Ministério Público ingressou com Ação de Improbidade Administrativa contra Rodrigo, servidor público. Durante a fase de instrução processual, o Ministério Público requereu o depoimento pessoal de Rodrigo. O depoimento pessoal, previsto no art. 385 do CPC, deve ser requerido pela parte contrária - é meio de prova por meio do qual uma parte busca a confissão da outra. O juiz, contudo, indeferiu o requerimento do Ministério Público. Diante disso, o Promotor de Justiça interpôs agravo de instrumento impugnando a decisão interlocutória proferida pelo magistrado. Ocorre que o Tribunal de Justiça não conheceu o agravo de instrumento, sob o argumento de que a decisão recorrida não se enquadra no rol taxativo do art. 1.015 do CPC. Considerando a situação narrada, foi acertada da decisão do TJ? Responda, justificadamente, em até 15 linhas.

Discursivas - Rodada 33.2024 - Questão 3

É possível a delegação do poder de polícia para pessoas jurídicas de direito privado? Na resposta, aborde a teoria do ciclo de polícia e suas fases. Máximo 15 linhas.

Discursivas - Rodada 33.2024 - Questão 4

Jagunço Mulambo, Governador do Estado Beta, discursava em evento de inauguração de certa obra pública realizada pela Administração Estadual.

Havia notória animosidade entre Jagunço e Paulo Paulada, que era prefeito do Município Ômega, onde fora realizada a obra pública. Essa animosidade era fruto de antigas desavenças políticas.

No palanque da inauguração da obra, durante o seu discurso, Jagunço, de posse do microfone, virou-se para Paulo, que estava sentado no local, e disse que "o nosso Estado só não está melhor por causa de gente igual a esse mau-caráter ali, ó", apontando, com a mão, para Paulo.

Inconformado, Paulo Paulada ingressou com queixa-crime contra Jagunço Mulambo, imputando-lhe a prática de crimes contra a honra.

Tendo presente a situação narrada, responda:

a) de quem é a competência para processar e julgar Jagunço Mulambo?

b) houve crime contra a honra? Qual?

Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

Discursivas - Rodada 33.2024 - Questão 5

Admite-se que lei complementar estadual preveja que somente os procuradores de justiça são elegíveis para o cargo de Procurador-Geral de Justiça, afastando a possibilidade de que promotores de justiça sejam eleitos para a chefia do Ministério Público local?

Fundamente a sua resposta em até 15 (quinze) linhas.

Discursivas - Rodada 33.2024

A extradição ocorre quando o Estado entrega a outro país um indivíduo que cometeu um crime que é punido segundo as leis daquele país (e também do Brasil), a fim de que lá ele seja processado ou cumpra a pena por esse ilícito. O pedido de extradição é decidido pelo STF, conforme prevê o art. 102, I, “g”, da CF/88. Imagine que um chinês responde a processo penal na China por, supostamente, ter praticado, naquele país, o delito de “captação ilícita de depósitos junto ao público” durante os anos de 2008 e 2011 e que, diante da pena de morte aplicada a sua mãe pela mesma conduta, tenha fugido para o Brasil. No caso, a dupla tipicidade existe, ou seja, o fato delituoso pelo qual o cidadão chinês responde na China é previsto no Brasil como crime no art. 16 da Lei nº 7.492/1986. Diante do pedido de extradição feito pela República Popular da China, cabe o deferimento da extradição pelo STF? Responda justificadamente em até 15 linhas.

 

O Ministério Público ingressou com Ação de Improbidade Administrativa contra Rodrigo, servidor público. Durante a fase de instrução processual, o Ministério Público requereu o depoimento pessoal de Rodrigo. O depoimento pessoal, previsto no art. 385 do CPC, deve ser requerido pela parte contrária - é meio de prova por meio do qual uma parte busca a confissão da outra. O juiz, contudo, indeferiu o requerimento do Ministério Público. Diante disso, o Promotor de Justiça interpôs agravo de instrumento impugnando a decisão interlocutória proferida pelo magistrado. Ocorre que o Tribunal de Justiça não conheceu o agravo de instrumento, sob o argumento de que a decisão recorrida não se enquadra no rol taxativo do art. 1.015 do CPC. Considerando a situação narrada, foi acertada da decisão do TJ? Responda, justificadamente, em até 15 linhas.

 

É possível a delegação do poder de polícia para pessoas jurídicas de direito privado? Na resposta, aborde a teoria do ciclo de polícia e suas fases. Máximo 15 linhas.

 

Jagunço Mulambo, Governador do Estado Beta, discursava em evento de inauguração de certa obra pública realizada pela Administração Estadual.

Havia notória animosidade entre Jagunço e Paulo Paulada, que era prefeito do Município Ômega, onde fora realizada a obra pública. Essa animosidade era fruto de antigas desavenças políticas.

No palanque da inauguração da obra, durante o seu discurso, Jagunço, de posse do microfone, virou-se para Paulo, que estava sentado no local, e disse que "o nosso Estado só não está melhor por causa de gente igual a esse mau-caráter ali, ó", apontando, com a mão, para Paulo.

Inconformado, Paulo Paulada ingressou com queixa-crime contra Jagunço Mulambo, imputando-lhe a prática de crimes contra a honra.

Tendo presente a situação narrada, responda:

a) de quem é a competência para processar e julgar Jagunço Mulambo?

b) houve crime contra a honra? Qual?

Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

 

Admite-se que lei complementar estadual preveja que somente os procuradores de justiça são elegíveis para o cargo de Procurador-Geral de Justiça, afastando a possibilidade de que promotores de justiça sejam eleitos para a chefia do Ministério Público local?

Fundamente a sua resposta em até 15 (quinze) linhas.

 

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 33.2024

(EMAGIS) Sílvia ajuizou ação de reparação de danos morais e materiais em face de Eduardo com o pedido para condenar o réu ao pagamento de R$ 100.000,00 (cem mil reais) título de danos morais e 2/3 dos rendimentos mensais de seu falecido marido mensalmente até a data em que este viesse a completar 68 anos, sustentando a possibilidade de cumulação do pensionamento vitalício, em razão de ato ilícito (colisão de automóveis causada pelo réu), com o pensionamento previdenciário decorrente do exercício de cargo público por seu falecido marido à época do infortúnio.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação revisional de contrato de mútuo proposto pelo Restaurante Serve Bem Ltda contra o Banco Fomenta S/A, na qual se discutem cláusulas e encargos bancários supostamente abusivos no contrato em curso entre as partes. Requer-se, dentre outras medidas, seja reduzida a cláusula penal para 2% e seja afastada a capitalização mensal de juros.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da separação judicial e do divórcio, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de agravo interno interposto no Superior Tribunal de Justiça contra decisão monocrática que não conheceu do agravo em recurso especial, com fundamento no art. 932, inciso III, do CPC/2015 e na Súmula n. 182/STJ. Inconformada, sustenta a parte agravante o equívoco do decisum agravado, ao argumento de que não houve apenas menção aos dispositivos legais, mas sim a particularização de cada um deles. Acrescenta que, embora não tenha infirmado nas razões do presente agravo interno especificamente todos os fundamentos da decisão que inadmitiu o recurso especial, revela-se suficiente ao conhecimento do corrente recurso a repetição das razões do recurso especial cujo conhecimento foi negado no agravo recorrido. Afirma estar presente a violação de lei federal no acórdão atacado pelo recurso especial, explicitando o dispositivo de lei federal violado e demonstrando que dele foi feita inteligência alegadamente equivocada pelo tribunal que lavrou o acórdão da apelação vergastado pelo recurso especial. Requer, assim, seja conhecido e provido o presente agravo interno para conhecer e prover o Recurso Especial interposto.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) De acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, caso seja julgada procedente ação civil pública proposta por associação para tutela de direitos individuais homogêneos de consumidores, com fundamento na Lei da Ação Civil Pública e no Código de Defesa do Consumidor, possuirão legitimidade para a liquidação e a execução da sentença:

 

(EMAGIS) Joaquim adquiriu no supermercado “3X” um pacote de biscoitos da marca “jabel”. Quando abriu a mercadoria percebeu a existência de um objeto grande, duro e de cor escura entre os biscoitos. Possivelmente seria fungo ou inseto. A partir de tal fato, ajuizou ação civil de responsabilização contra a fabricante do produto. Essa ação deve ser julgada:

 

(EMAGIS) A respeito do regime jurídico do Conselho Tutelar, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com crimes cometidos por funcionário público e investigação criminal correlata.

I. O recebimento dos valores referentes ao crime de corrupção passiva serve a um só tempo à configuração da corrupção e também à configuração do crime de lavagem de dinheiro, não sendo necessário, para este último, ato subsequente destinado à ocultação, dissimulação ou reintegração dos recursos.

II. Permanece atípica a conduta do Diretor de Penitenciária de descumprir seu dever de vedar ao preso o acesso a aparelho telefônico, de rádio ou similar, que permita a comunicação com outros presos ou com o ambiente externo.

III. As investigações contra autoridades com prerrogativa de foro no STF submetem-se ao prévio controle judicial, o que inclui a autorização judicial para as investigações, exigência que não se aplica para a instauração de investigações penais originárias que envolvam autoridades com prerrogativa de foro nos Tribunais de segundo grau.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Trata-se de pedido de reabilitação criminal no qual o requerente, lembrando que a reabilitação é uma medida no âmbito da política criminal que pretende a restauração da dignidade pessoal de indivíduos condenados, bem como a facilitação de sua reintegração na comunidade, sustenta ter cumprido os requisitos dispostos no Código Penal, acrescentando que estabeleceu domicílio no país nesse período e demonstrou, ao longo do tempo, um comportamento público e privado que denota boa conduta. Ouvido, o Ministério Público se opôs ao pedido, acrescentando (e comprovando), dentre outros óbices, o envolvimento do autor em novo delito, durante o período depuratório, já que foi indiciado pelo suposto cometimento do delito previsto no art. 171, §3º, do Código Penal, pelo recebimento indevido do benefício de auxílio emergencial, o que redundou na pactuação de acordo de não persecução penal em relação a tais fatos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente aos crimes contra a honra e contra o patrimônio, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Em relação aos crimes contra o patrimônio, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Assinale a correta a respeito da competência:

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do direito processual penal, assinale a correta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da transferência e inclusão de presos em estabelecimentos prisionais penais federais de segurança máxima.

Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da repartição constitucional de competência jurisdicional entre a Justiça Estadual e a Justiça Federal, tendo presente também a visão do STF, avalie as assertivas seguintes.

I. Compete à Justiça Estadual processar e julgar os crimes consistentes em disponibilizar ou adquirir material pornográfico envolvendo criança ou adolescente, mesmo que praticados por meio da rede mundial de computadores.

II. Compete à Justiça Federal processar e julgar o crime de violação de direito autoral de caráter transnacional.

III. Para que incida a competência da Justiça Federal nos denominados crimes transnacionais, com o afastamento da competência da Justiça Estadual, é necessário cumulativamente que (i) esteja o crime previsto em tratado ou convenção internacional e (ii) tenha sido iniciada a execução no País e o resultado tenha ou devesse ter ocorrido no estrangeiro, ou reciprocamente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da tutela ao meio ambiente pela Constituição Federal, tendo presente também a visão do STF, avalie as assertivas seguintes.

I. Para assegurar a efetividade do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, incumbe ao Poder Público manter regime fiscal favorecido para os biocombustíveis e para o hidrogênio de baixa emissão de carbono, na forma de lei complementar, a fim de assegurar-lhes tributação inferior à incidente sobre os combustíveis fósseis, capaz de garantir diferencial competitivo em relação a estes, especialmente em relação às contribuições e impostos especificados no texto constitucional.

II. Compete à Justiça Federal processar e julgar o crime ambiental de caráter transnacional que envolva animais silvestres, ameaçados de extinção e espécimes exóticas ou protegidas por Tratados e Convenções internacionais.

III. É inconstitucional lei municipal que proíbe a soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos produtores de estampidos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. É lícita a terceirização ou qualquer outra forma de divisão do trabalho entre pessoas jurídicas distintas, independentemente do objeto social das empresas envolvidas, mantida a responsabilidade subsidiária da empresa contratante.

II. Segundo o STF, a Lei Federal 13.352/2016 (‘Lei do Salão-Parceiro’) teve a pretensão de conferir, mediante instrumento formal de contratação, roupagem de autonomia ao trabalho subordinado, com exclusão dos direitos trabalhistas fundamentais incidentes da relação de emprego, motivo pelo qual foi declarada inconstitucional.

III. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social, a assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 anos de idade em creches e pré-escolas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os direitos políticos e as causas de inelegibilidade, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. A única interpretação do art. 11, § 10, da Lei nº 9.504/1997 c/c art. 175, § 3º, da Lei nº 4.737/65, que se mostra compatível com o texto constitucional, para fins de aplicação isonômica do regime de inelegibilidades, é aquela que não exclui do certame eleitoral os que tiverem o prazo da inelegibilidade cumprido ou exaurido até a data da diplomação.

II. Serão válidos os votos dados a candidatos inelegíveis desde que a inelegibilidade presente quando da votação não mais subsista quando da diplomação.

III. O encerramento do prazo de inelegibilidade antes do dia da eleição, mas após a formalização do pedido de registro da candidatura, não afasta a inelegibilidade, conforme compreensão do STF.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Para ser candidato, o cidadão deve atender a determinadas condições previstas na Constituição Federal. Além disso, não deve incidir em causas impeditivas que são previstas na Constituição ou em lei complementar. Trata-se, respectivamente, das condições de elegibilidade e das causas de inelegibilidade, que conformam o exercício da capacidade eleitoral passiva no Brasil.

Sobre o tema, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Para o Tema Repetitivo n. 741, em que se discutia a questão referente aos critérios para conversão em perdas e danos da obrigação de pagar dividendos, isso no contexto de complementação de ações relativas a contrato de participação financeira para aquisição de linha telefônica, o Superior Tribunal de Justiça fixou a seguinte tese: “Os dividendos são devidos durante todo o período em que o consumidor integrou ou deveria ter integrado os quadros societários. No caso das ações convertidas em perdas e danos, é devido o pagamento de dividendos desde a data em que as ações deveriam ter sido subscritas, até a data do trânsito em julgado do processo de conhecimento, incidindo juros de mora e correção monetária segundo os critérios do item anterior.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Credor, titular de cerca de 95% das obrigações passivas da devedora, votou recusando plano de recuperação judicial que impunha redução do equivalente a 90% de seu crédito em benefício da coletividade de credores e em detrimento de seus próprios interesses, tendo requerido aos devedores a elaboração de um novo Plano de Recuperação Judicial, a ser submetido à Assembleia Geral de Credores.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto às limitações constitucionais ao poder de tributar, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Com relação aos impostos estaduais e municipais, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito da proteção constitucional do meio ambiente, assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) “(Cargos públicos) são as mais simples e indivisíveis unidades de competência a serem expressadas por um agente, previstas em número certo, com denominação própria, retribuídas por pessoas jurídicas de Direito Público e criadas por lei” (Celso Antônio Bandeira de Mello. Curso de Direito Administrativo. 34. ed. São Paulo: Malheiros, 2019, p. 263).

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Avalie as seguintes proposições e assinale a alternativa apropriada.

I. No âmbito da Administração Pública federal, as decisões administrativas que exijam a participação de 2 (dois) ou mais setores, órgãos ou entidades poderão ser tomadas mediante decisão coordenada, sempre que for justificável pela relevância da matéria e houver discordância que prejudique a celeridade do processo administrativo decisório.

II. A portaria de instauração do processo administrativo disciplinar prescinde da exposição detalhada dos fatos a serem apurados.

III. É constitucional a requisição, sem prévia autorização judicial, de dados bancários e fiscais considerados imprescindíveis pelo Corregedor Nacional de Justiça para apurar infração de sujeito determinado, desde que em processo regularmente instaurado mediante decisão fundamentada e baseada em indícios concretos da prática do ato.

IV. O oferecimento de denúncia criminal por autoridade que, em razão de suas atribuições legais, seja obrigada a fazê-lo não a inabilita, só por isso, a desempenhar suas funções como autoridade julgadora no processo administrativo.

 

(EMAGIS) Sobre a intervenção do Estado na propriedade, o controle da Administração e os bens públicos, julgue os itens abaixo.

I. A jurisprudência do STJ consolidou-se no sentido de que é possível a desistência da desapropriação, a qualquer tempo, mesmo após o trânsito em julgado, desde que ainda não tenha havido o pagamento integral do preço e o imóvel possa ser devolvido sem alteração substancial que impeça que seja utilizado como antes. Ademais, é ônus do expropriado provar a existência de fato impeditivo do direito de desistência da desapropriação.

II. O poder público deverá notificar o proprietário e apresentar-lhe oferta de indenização com vistas à desapropriação do bem. Essa notificação conterá o valor da oferta e informação de que o prazo para aceitar ou rejeitar a oferta é de 15 (quinze) dias e de que o silêncio será considerado rejeição.

III. Em atenção aos princípios da segurança jurídica e da confiança legítima, os Tribunais de Contas estão sujeitos ao prazo de cinco anos para o julgamento da legalidade do ato de concessão inicial de aposentadoria, reforma ou pensão, a contar da chegada do processo à respectiva Corte de Contas.

IV. A ocupação indevida de bem público configura mera detenção, de natureza precária, insuscetível de retenção ou indenização por acessões e benfeitorias, salvo se necessárias.

Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Em relação à Administração Pública e temas correlatos, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei da Empresa Limpa, também conhecida como Lei Anticorrupção, marque a alternativa correta acerca da natureza da responsabilidade e das sanções administrativas aplicáveis:

 

(EMAGIS) Sobre a condenação da República Federativa do Brasil no âmbito da Corte IDH no caso Herzog, marque a alternativa correta:

 

Objetivas MPF - Rodada 33.2024

(EMAGIS) A respeito da repartição constitucional de competência jurisdicional entre a Justiça Estadual e a Justiça Federal, tendo presente também a visão do STF, avalie as assertivas seguintes.

I. Compete à Justiça Estadual processar e julgar os crimes consistentes em disponibilizar ou adquirir material pornográfico envolvendo criança ou adolescente, mesmo que praticados por meio da rede mundial de computadores.

II. Compete à Justiça Federal processar e julgar o crime de violação de direito autoral de caráter transnacional.

III. Para que incida a competência da Justiça Federal nos denominados crimes transnacionais, com o afastamento da competência da Justiça Estadual, é necessário cumulativamente que (i) esteja o crime previsto em tratado ou convenção internacional e (ii) tenha sido iniciada a execução no País e o resultado tenha ou devesse ter ocorrido no estrangeiro, ou reciprocamente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da tutela ao meio ambiente pela Constituição Federal, tendo presente também a visão do STF, avalie as assertivas seguintes.

I. Para assegurar a efetividade do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, incumbe ao Poder Público manter regime fiscal favorecido para os biocombustíveis e para o hidrogênio de baixa emissão de carbono, na forma de lei complementar, a fim de assegurar-lhes tributação inferior à incidente sobre os combustíveis fósseis, capaz de garantir diferencial competitivo em relação a estes, especialmente em relação às contribuições e impostos especificados no texto constitucional.

II. Compete à Justiça Federal processar e julgar o crime ambiental de caráter transnacional que envolva animais silvestres, ameaçados de extinção e espécimes exóticas ou protegidas por Tratados e Convenções internacionais.

III. É inconstitucional lei municipal que proíbe a soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos produtores de estampidos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. É lícita a terceirização ou qualquer outra forma de divisão do trabalho entre pessoas jurídicas distintas, independentemente do objeto social das empresas envolvidas, mantida a responsabilidade subsidiária da empresa contratante.

II. Segundo o STF, a Lei Federal 13.352/2016 (‘Lei do Salão-Parceiro’) teve a pretensão de conferir, mediante instrumento formal de contratação, roupagem de autonomia ao trabalho subordinado, com exclusão dos direitos trabalhistas fundamentais incidentes da relação de emprego, motivo pelo qual foi declarada inconstitucional.

III. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social, a assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 anos de idade em creches e pré-escolas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os direitos políticos e as causas de inelegibilidade, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. A única interpretação do art. 11, § 10, da Lei nº 9.504/1997 c/c art. 175, § 3º, da Lei nº 4.737/65, que se mostra compatível com o texto constitucional, para fins de aplicação isonômica do regime de inelegibilidades, é aquela que não exclui do certame eleitoral os que tiverem o prazo da inelegibilidade cumprido ou exaurido até a data da diplomação.

II. Serão válidos os votos dados a candidatos inelegíveis desde que a inelegibilidade presente quando da votação não mais subsista quando da diplomação.

III. O encerramento do prazo de inelegibilidade antes do dia da eleição, mas após a formalização do pedido de registro da candidatura, não afasta a inelegibilidade, conforme compreensão do STF.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(Câmara dos Deputados – Analista Legislativo/Consultoria – Consultor Legislativo – Área XIX – FGV – 2024) Os Princípios de Yogyakarta foram elaborados por especialistas em direitos humanos em Yogyakarta, na Indonésia, e tratam da aplicação do direito internacional dos direitos humanos em relação à orientação sexual e identidade de gênero. De acordo com esses Princípios, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

(   ) Nenhuma pessoa deve ser submetida a pressões para esconder, reprimir ou negar sua orientação sexual ou identidade de gênero, salvo quando realizadas por seus próprios pais.

(   ) Nenhuma pessoa deve ser submetida a pressões para esconder, reprimir ou negar sua orientação sexual ou identidade de gênero, salvo quando realizadas por seus próprios pais.

(   ) Os Estados deverão revogar todas as formas de crimes que tenham como objetivo ou efeito a proibição da atividade sexual consensual entre pessoas do mesmo sexo que já atingiram a idade do consentimento e, até que esses dispositivos sejam revogados, nunca impor a pena de morte a pessoa condenada por esses crimes.

(   ) Os Princípios de Yogyakarta não mencionam crianças e adolescentes, já que existe um tratado específico para os menores de 18 anos.

As afirmativas são, respectivamente,

 

(EMAGIS) Para ser candidato, o cidadão deve atender a determinadas condições previstas na Constituição Federal. Além disso, não deve incidir em causas impeditivas que são previstas na Constituição ou em lei complementar. Trata-se, respectivamente, das condições de elegibilidade e das causas de inelegibilidade, que conformam o exercício da capacidade eleitoral passiva no Brasil.

Sobre o tema, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) “(Cargos públicos) são as mais simples e indivisíveis unidades de competência a serem expressadas por um agente, previstas em número certo, com denominação própria, retribuídas por pessoas jurídicas de Direito Público e criadas por lei” (Celso Antônio Bandeira de Mello. Curso de Direito Administrativo. 34. ed. São Paulo: Malheiros, 2019, p. 263).

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Avalie as seguintes proposições e assinale a alternativa apropriada.

I. No âmbito da Administração Pública federal, as decisões administrativas que exijam a participação de 2 (dois) ou mais setores, órgãos ou entidades poderão ser tomadas mediante decisão coordenada, sempre que for justificável pela relevância da matéria e houver discordância que prejudique a celeridade do processo administrativo decisório.

II. A portaria de instauração do processo administrativo disciplinar prescinde da exposição detalhada dos fatos a serem apurados.

III. É constitucional a requisição, sem prévia autorização judicial, de dados bancários e fiscais considerados imprescindíveis pelo Corregedor Nacional de Justiça para apurar infração de sujeito determinado, desde que em processo regularmente instaurado mediante decisão fundamentada e baseada em indícios concretos da prática do ato.

IV. O oferecimento de denúncia criminal por autoridade que, em razão de suas atribuições legais, seja obrigada a fazê-lo não a inabilita, só por isso, a desempenhar suas funções como autoridade julgadora no processo administrativo.

 

(EMAGIS) Sobre a intervenção do Estado na propriedade, o controle da Administração e os bens públicos, julgue os itens abaixo.

I. A jurisprudência do STJ consolidou-se no sentido de que é possível a desistência da desapropriação, a qualquer tempo, mesmo após o trânsito em julgado, desde que ainda não tenha havido o pagamento integral do preço e o imóvel possa ser devolvido sem alteração substancial que impeça que seja utilizado como antes. Ademais, é ônus do expropriado provar a existência de fato impeditivo do direito de desistência da desapropriação.

II. O poder público deverá notificar o proprietário e apresentar-lhe oferta de indenização com vistas à desapropriação do bem. Essa notificação conterá o valor da oferta e informação de que o prazo para aceitar ou rejeitar a oferta é de 15 (quinze) dias e de que o silêncio será considerado rejeição.

III. Em atenção aos princípios da segurança jurídica e da confiança legítima, os Tribunais de Contas estão sujeitos ao prazo de cinco anos para o julgamento da legalidade do ato de concessão inicial de aposentadoria, reforma ou pensão, a contar da chegada do processo à respectiva Corte de Contas.

IV. A ocupação indevida de bem público configura mera detenção, de natureza precária, insuscetível de retenção ou indenização por acessões e benfeitorias, salvo se necessárias.

Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Em relação à Administração Pública e temas correlatos, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) A respeito da proteção constitucional do meio ambiente, assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto às limitações constitucionais ao poder de tributar, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Relativamente às contribuições sociais, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito das normas estabelecidas na Lei de Responsabilidade Fiscal e em conformidade com a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Acerca das normas de Direito Internacional, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre os acordos de leniência dispostos na lei antitruste julgue os itens a seguir:

I. O processo administrativo decorrente do acordo de leniência deve resultar na identificação dos demais envolvidos na infração e na obtenção de informações e documentos que comprovem a infração.

II. É viável o acordo de leniência mesmo se a autoridade administrativa já dispõe de prova sobre a ocorrência da infração investigada.

III. O acordo de leniência pode resultar em redução da pena e, também, em extinção da punibilidade da sanção administrativa a ser imposta à pessoa jurídica colaboradora.

IV. A pessoa jurídica que pretenda qualificar-se deve ser a primeira a fazê-lo com relação à infração noticiada ou sob investigação.

V. Nos crimes contra a ordem econômica, a celebração de acordo de leniência, nos termos desta Lei, determina a suspensão do curso do prazo prescricional e impede o oferecimento da denúncia com relação ao agente beneficiário da leniência.

São corretos:

 

(EMAGIS) Joaquim adquiriu no supermercado “3X” um pacote de biscoitos da marca “jabel”. Quando abriu a mercadoria percebeu a existência de um objeto grande, duro e de cor escura entre os biscoitos. Possivelmente seria fungo ou inseto. A partir de tal fato, ajuizou ação civil de responsabilização contra a fabricante do produto. Essa ação deve ser julgada:

 

(EMAGIS) Sílvia ajuizou ação de reparação de danos morais e materiais em face de Eduardo com o pedido para condenar o réu ao pagamento de R$ 100.000,00 (cem mil reais) título de danos morais e 2/3 dos rendimentos mensais de seu falecido marido mensalmente até a data em que este viesse a completar 68 anos, sustentando a possibilidade de cumulação do pensionamento vitalício, em razão de ato ilícito (colisão de automóveis causada pelo réu), com o pensionamento previdenciário decorrente do exercício de cargo público por seu falecido marido à época do infortúnio.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação revisional de contrato de mútuo proposto pelo Restaurante Serve Bem Ltda contra o Banco Fomenta S/A, na qual se discutem cláusulas e encargos bancários supostamente abusivos no contrato em curso entre as partes. Requer-se, dentre outras medidas, seja reduzida a cláusula penal para 2% e seja afastada a capitalização mensal de juros.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de agravo interno interposto no Superior Tribunal de Justiça contra decisão monocrática que não conheceu do agravo em recurso especial, com fundamento no art. 932, inciso III, do CPC/2015 e na Súmula n. 182/STJ. Inconformada, sustenta a parte agravante o equívoco do decisum agravado, ao argumento de que não houve apenas menção aos dispositivos legais, mas sim a particularização de cada um deles. Acrescenta que, embora não tenha infirmado nas razões do presente agravo interno especificamente todos os fundamentos da decisão que inadmitiu o recurso especial, revela-se suficiente ao conhecimento do corrente recurso a repetição das razões do recurso especial cujo conhecimento foi negado no agravo recorrido. Afirma estar presente a violação de lei federal no acórdão atacado pelo recurso especial, explicitando o dispositivo de lei federal violado e demonstrando que dele foi feita inteligência alegadamente equivocada pelo tribunal que lavrou o acórdão da apelação vergastado pelo recurso especial. Requer, assim, seja conhecido e provido o presente agravo interno para conhecer e prover o Recurso Especial interposto.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com crimes cometidos por funcionário público e investigação criminal correlata.

I. O recebimento dos valores referentes ao crime de corrupção passiva serve a um só tempo à configuração da corrupção e também à configuração do crime de lavagem de dinheiro, não sendo necessário, para este último, ato subsequente destinado à ocultação, dissimulação ou reintegração dos recursos.

II. Permanece atípica a conduta do Diretor de Penitenciária de descumprir seu dever de vedar ao preso o acesso a aparelho telefônico, de rádio ou similar, que permita a comunicação com outros presos ou com o ambiente externo.

III. As investigações contra autoridades com prerrogativa de foro no STF submetem-se ao prévio controle judicial, o que inclui a autorização judicial para as investigações, exigência que não se aplica para a instauração de investigações penais originárias que envolvam autoridades com prerrogativa de foro nos Tribunais de segundo grau.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Trata-se de pedido de reabilitação criminal no qual o requerente, lembrando que a reabilitação é uma medida no âmbito da política criminal que pretende a restauração da dignidade pessoal de indivíduos condenados, bem como a facilitação de sua reintegração na comunidade, sustenta ter cumprido os requisitos dispostos no Código Penal, acrescentando que estabeleceu domicílio no país nesse período e demonstrou, ao longo do tempo, um comportamento público e privado que denota boa conduta. Ouvido, o Ministério Público se opôs ao pedido, acrescentando (e comprovando), dentre outros óbices, o envolvimento do autor em novo delito, durante o período depuratório, já que foi indiciado pelo suposto cometimento do delito previsto no art. 171, §3º, do Código Penal, pelo recebimento indevido do benefício de auxílio emergencial, o que redundou na pactuação de acordo de não persecução penal em relação a tais fatos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente aos crimes contra a honra e contra o patrimônio, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Em relação aos princípios do Direito Penal, à aplicação da lei penal e à teoria do crime, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Em relação aos crimes contra o patrimônio, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Assinale a correta a respeito da competência:

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do direito processual penal, assinale a correta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da transferência e inclusão de presos em estabelecimentos prisionais penais federais de segurança máxima.

Marque a assertiva CORRETA.

 

Objetivas AGU/PFN/PGF - Rodada 33.2024

(EMAGIS) “(Cargos públicos) são as mais simples e indivisíveis unidades de competência a serem expressadas por um agente, previstas em número certo, com denominação própria, retribuídas por pessoas jurídicas de Direito Público e criadas por lei” (Celso Antônio Bandeira de Mello. Curso de Direito Administrativo. 34. ed. São Paulo: Malheiros, 2019, p. 263).

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Avalie as seguintes proposições e assinale a alternativa apropriada.

I. No âmbito da Administração Pública federal, as decisões administrativas que exijam a participação de 2 (dois) ou mais setores, órgãos ou entidades poderão ser tomadas mediante decisão coordenada, sempre que for justificável pela relevância da matéria e houver discordância que prejudique a celeridade do processo administrativo decisório.

II. A portaria de instauração do processo administrativo disciplinar prescinde da exposição detalhada dos fatos a serem apurados.

III. É constitucional a requisição, sem prévia autorização judicial, de dados bancários e fiscais considerados imprescindíveis pelo Corregedor Nacional de Justiça para apurar infração de sujeito determinado, desde que em processo regularmente instaurado mediante decisão fundamentada e baseada em indícios concretos da prática do ato.

IV. O oferecimento de denúncia criminal por autoridade que, em razão de suas atribuições legais, seja obrigada a fazê-lo não a inabilita, só por isso, a desempenhar suas funções como autoridade julgadora no processo administrativo.

 

(EMAGIS) Sobre a intervenção do Estado na propriedade, o controle da Administração e os bens públicos, julgue os itens abaixo.

I. A jurisprudência do STJ consolidou-se no sentido de que é possível a desistência da desapropriação, a qualquer tempo, mesmo após o trânsito em julgado, desde que ainda não tenha havido o pagamento integral do preço e o imóvel possa ser devolvido sem alteração substancial que impeça que seja utilizado como antes. Ademais, é ônus do expropriado provar a existência de fato impeditivo do direito de desistência da desapropriação.

II. O poder público deverá notificar o proprietário e apresentar-lhe oferta de indenização com vistas à desapropriação do bem. Essa notificação conterá o valor da oferta e informação de que o prazo para aceitar ou rejeitar a oferta é de 15 (quinze) dias e de que o silêncio será considerado rejeição.

III. Em atenção aos princípios da segurança jurídica e da confiança legítima, os Tribunais de Contas estão sujeitos ao prazo de cinco anos para o julgamento da legalidade do ato de concessão inicial de aposentadoria, reforma ou pensão, a contar da chegada do processo à respectiva Corte de Contas.

IV. A ocupação indevida de bem público configura mera detenção, de natureza precária, insuscetível de retenção ou indenização por acessões e benfeitorias, salvo se necessárias.

Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Em relação à Administração Pública e temas correlatos, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) A respeito da repartição constitucional de competência jurisdicional entre a Justiça Estadual e a Justiça Federal, tendo presente também a visão do STF, avalie as assertivas seguintes.

I. Compete à Justiça Estadual processar e julgar os crimes consistentes em disponibilizar ou adquirir material pornográfico envolvendo criança ou adolescente, mesmo que praticados por meio da rede mundial de computadores.

II. Compete à Justiça Federal processar e julgar o crime de violação de direito autoral de caráter transnacional.

III. Para que incida a competência da Justiça Federal nos denominados crimes transnacionais, com o afastamento da competência da Justiça Estadual, é necessário cumulativamente que (i) esteja o crime previsto em tratado ou convenção internacional e (ii) tenha sido iniciada a execução no País e o resultado tenha ou devesse ter ocorrido no estrangeiro, ou reciprocamente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da tutela ao meio ambiente pela Constituição Federal, tendo presente também a visão do STF, avalie as assertivas seguintes.

I. Para assegurar a efetividade do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, incumbe ao Poder Público manter regime fiscal favorecido para os biocombustíveis e para o hidrogênio de baixa emissão de carbono, na forma de lei complementar, a fim de assegurar-lhes tributação inferior à incidente sobre os combustíveis fósseis, capaz de garantir diferencial competitivo em relação a estes, especialmente em relação às contribuições e impostos especificados no texto constitucional.

II. Compete à Justiça Federal processar e julgar o crime ambiental de caráter transnacional que envolva animais silvestres, ameaçados de extinção e espécimes exóticas ou protegidas por Tratados e Convenções internacionais.

III. É inconstitucional lei municipal que proíbe a soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos produtores de estampidos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. É lícita a terceirização ou qualquer outra forma de divisão do trabalho entre pessoas jurídicas distintas, independentemente do objeto social das empresas envolvidas, mantida a responsabilidade subsidiária da empresa contratante.

II. Segundo o STF, a Lei Federal 13.352/2016 (‘Lei do Salão-Parceiro’) teve a pretensão de conferir, mediante instrumento formal de contratação, roupagem de autonomia ao trabalho subordinado, com exclusão dos direitos trabalhistas fundamentais incidentes da relação de emprego, motivo pelo qual foi declarada inconstitucional.

III. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social, a assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 anos de idade em creches e pré-escolas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os direitos políticos e as causas de inelegibilidade, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. A única interpretação do art. 11, § 10, da Lei nº 9.504/1997 c/c art. 175, § 3º, da Lei nº 4.737/65, que se mostra compatível com o texto constitucional, para fins de aplicação isonômica do regime de inelegibilidades, é aquela que não exclui do certame eleitoral os que tiverem o prazo da inelegibilidade cumprido ou exaurido até a data da diplomação.

II. Serão válidos os votos dados a candidatos inelegíveis desde que a inelegibilidade presente quando da votação não mais subsista quando da diplomação.

III. O encerramento do prazo de inelegibilidade antes do dia da eleição, mas após a formalização do pedido de registro da candidatura, não afasta a inelegibilidade, conforme compreensão do STF.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente às ações previdenciárias, julgue os itens abaixo.

I. João ajuizou ação pleiteando a concessão de aposentadoria rural por idade. O STJ, dando provimento a recurso especial do INSS, entendeu que não havia início de prova material válido nos autos. A decisão transitou em julgado e João ingressou, dentro do prazo decadencial bienal, com ação rescisória. Nesse contexto, é correto afirmar que ficha de cadastro de trabalhadores emitida em nome do trabalhador rural em data anterior ao ajuizamento da ação previdenciária transitada em julgado configura documento novo apto lastrear a ação rescisória e demonstrar o início de prova material necessário à concessão do benefício pugnado.

II. A reforma da decisão que antecipa os efeitos da tutela final obriga o autor da ação a devolver os valores dos benefícios previdenciários ou assistenciais recebidos, o que pode ser feito por meio de desconto em valor que não exceda 10% (dez por cento) da importância de eventual benefício que ainda lhe estiver sendo pago.

III. O segurado tem direito de opção pelo benefício mais vantajoso concedido administrativamente, no curso de ação judicial em que se reconheceu benefício menos vantajoso. Em cumprimento de sentença, o segurado possui o direito à manutenção do benefício previdenciário concedido administrativamente no curso da ação judicial e, concomitantemente, à execução das parcelas do benefício reconhecido na via judicial, limitadas à data de implantação daquele conferido na via administrativa.

IV. Os efeitos da Lei 13.876/2019 na modificação de competência para o processamento e julgamento dos processos que tramitam na Justiça Estadual no exercício da competência federal delegada insculpida no art. 109, § 3º, da Constituição Federal, após as alterações promovidas pela Emenda Constitucional n. 103/2019, aplicam-se aos feitos ajuizados após 1º de janeiro de 2020. As ações, em fase de conhecimento ou de execução, ajuizadas anteriormente a essa data, continuarão a ser processadas e julgadas no juízo estadual, nos termos em que previsto pelo § 3º do art. 109 da Constituição Federal e pelo inciso III do art. 15 da Lei 5.010/1965, em sua redação original.

V. O eventual pagamento de benefício previdenciário na via administrativa, seja ele total ou parcial, após a citação válida, deve ser considerado na base de cálculo para os honorários advocatícios fixados na ação de conhecimento.

Há engano:

 

(EMAGIS) Sílvia ajuizou ação de reparação de danos morais e materiais em face de Eduardo com o pedido para condenar o réu ao pagamento de R$ 100.000,00 (cem mil reais) título de danos morais e 2/3 dos rendimentos mensais de seu falecido marido mensalmente até a data em que este viesse a completar 68 anos, sustentando a possibilidade de cumulação do pensionamento vitalício, em razão de ato ilícito (colisão de automóveis causada pelo réu), com o pensionamento previdenciário decorrente do exercício de cargo público por seu falecido marido à época do infortúnio.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação revisional de contrato de mútuo proposto pelo Restaurante Serve Bem Ltda contra o Banco Fomenta S/A, na qual se discutem cláusulas e encargos bancários supostamente abusivos no contrato em curso entre as partes. Requer-se, dentre outras medidas, seja reduzida a cláusula penal para 2% e seja afastada a capitalização mensal de juros.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de agravo interno interposto no Superior Tribunal de Justiça contra decisão monocrática que não conheceu do agravo em recurso especial, com fundamento no art. 932, inciso III, do CPC/2015 e na Súmula n. 182/STJ. Inconformada, sustenta a parte agravante o equívoco do decisum agravado, ao argumento de que não houve apenas menção aos dispositivos legais, mas sim a particularização de cada um deles. Acrescenta que, embora não tenha infirmado nas razões do presente agravo interno especificamente todos os fundamentos da decisão que inadmitiu o recurso especial, revela-se suficiente ao conhecimento do corrente recurso a repetição das razões do recurso especial cujo conhecimento foi negado no agravo recorrido. Afirma estar presente a violação de lei federal no acórdão atacado pelo recurso especial, explicitando o dispositivo de lei federal violado e demonstrando que dele foi feita inteligência alegadamente equivocada pelo tribunal que lavrou o acórdão da apelação vergastado pelo recurso especial. Requer, assim, seja conhecido e provido o presente agravo interno para conhecer e prover o Recurso Especial interposto.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Joaquim adquiriu no supermercado “3X” um pacote de biscoitos da marca “jabel”. Quando abriu a mercadoria percebeu a existência de um objeto grande, duro e de cor escura entre os biscoitos. Possivelmente seria fungo ou inseto. A partir de tal fato, ajuizou ação civil de responsabilização contra a fabricante do produto. Essa ação deve ser julgada:

 

(EMAGIS) Sobre os acordos de leniência dispostos na lei antitruste julgue os itens a seguir:

I. O processo administrativo decorrente do acordo de leniência deve resultar na identificação dos demais envolvidos na infração e na obtenção de informações e documentos que comprovem a infração.

II. É viável o acordo de leniência mesmo se a autoridade administrativa já dispõe de prova sobre a ocorrência da infração investigada.

III. O acordo de leniência pode resultar em redução da pena e, também, em extinção da punibilidade da sanção administrativa a ser imposta à pessoa jurídica colaboradora.

IV. A pessoa jurídica que pretenda qualificar-se deve ser a primeira a fazê-lo com relação à infração noticiada ou sob investigação.

V. Nos crimes contra a ordem econômica, a celebração de acordo de leniência, nos termos desta Lei, determina a suspensão do curso do prazo prescricional e impede o oferecimento da denúncia com relação ao agente beneficiário da leniência.

São corretos:

 

(EMAGIS) Para o Tema Repetitivo n. 741, em que se discutia a questão referente aos critérios para conversão em perdas e danos da obrigação de pagar dividendos, isso no contexto de complementação de ações relativas a contrato de participação financeira para aquisição de linha telefônica, o Superior Tribunal de Justiça fixou a seguinte tese: “Os dividendos são devidos durante todo o período em que o consumidor integrou ou deveria ter integrado os quadros societários. No caso das ações convertidas em perdas e danos, é devido o pagamento de dividendos desde a data em que as ações deveriam ter sido subscritas, até a data do trânsito em julgado do processo de conhecimento, incidindo juros de mora e correção monetária segundo os critérios do item anterior.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Credor, titular de cerca de 95% das obrigações passivas da devedora, votou recusando plano de recuperação judicial que impunha redução do equivalente a 90% de seu crédito em benefício da coletividade de credores e em detrimento de seus próprios interesses, tendo requerido aos devedores a elaboração de um novo Plano de Recuperação Judicial, a ser submetido à Assembleia Geral de Credores.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto às limitações constitucionais ao poder de tributar, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Relativamente às contribuições sociais, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito das normas estabelecidas na Lei de Responsabilidade Fiscal e em conformidade com a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) A respeito da proteção constitucional do meio ambiente, assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Acerca das normas de Direito Internacional, assinale a alternativa correta.

 

(Procurador do Estado de SP – VUNESP – 2024) A delimitação jurídica dos princípios protetor e da irrenunciabilidade dos direitos trabalhistas sofreu grande alteração com a promulgação da Reforma Trabalhista de 2017, bem como pelas recentes decisões do Supremo Tribunal Federal. Sobre essa realidade, é possível afirmar com correção que

 

(Procurador do Estado de SP – VUNESP – 2024) Houve alteração significativa das incumbências da Justiça do Trabalho quando da promulgação da Emenda Constitucional no 45/2004, com a constitucionalização de diversas situações novas e de hipóteses de atuação antes presentes somente na legislação ordinária. Desde então, o Supremo Tribunal Federal tem analisado com profundidade esse rol de competências, com o estabelecimento de algumas exceções e limitações. Sobre esses precedentes, é possível afirmar com correção que:

 

(EMAGIS) Trata-se de pedido de reabilitação criminal no qual o requerente, lembrando que a reabilitação é uma medida no âmbito da política criminal que pretende a restauração da dignidade pessoal de indivíduos condenados, bem como a facilitação de sua reintegração na comunidade, sustenta ter cumprido os requisitos dispostos no Código Penal, acrescentando que estabeleceu domicílio no país nesse período e demonstrou, ao longo do tempo, um comportamento público e privado que denota boa conduta. Ouvido, o Ministério Público se opôs ao pedido, acrescentando (e comprovando), dentre outros óbices, o envolvimento do autor em novo delito, durante o período depuratório, já que foi indiciado pelo suposto cometimento do delito previsto no art. 171, §3º, do Código Penal, pelo recebimento indevido do benefício de auxílio emergencial, o que redundou na pactuação de acordo de não persecução penal em relação a tais fatos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente aos crimes contra a honra e contra o patrimônio, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Em relação aos princípios do Direito Penal, à aplicação da lei penal e à teoria do crime, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Assinale a correta a respeito da competência:

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do direito processual penal, assinale a correta:

 

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 33.2024

(EMAGIS) “(Cargos públicos) são as mais simples e indivisíveis unidades de competência a serem expressadas por um agente, previstas em número certo, com denominação própria, retribuídas por pessoas jurídicas de Direito Público e criadas por lei” (Celso Antônio Bandeira de Mello. Curso de Direito Administrativo. 34. ed. São Paulo: Malheiros, 2019, p. 263).

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Avalie as seguintes proposições e assinale a alternativa apropriada.

I. No âmbito da Administração Pública federal, as decisões administrativas que exijam a participação de 2 (dois) ou mais setores, órgãos ou entidades poderão ser tomadas mediante decisão coordenada, sempre que for justificável pela relevância da matéria e houver discordância que prejudique a celeridade do processo administrativo decisório.

II. A portaria de instauração do processo administrativo disciplinar prescinde da exposição detalhada dos fatos a serem apurados.

III. É constitucional a requisição, sem prévia autorização judicial, de dados bancários e fiscais considerados imprescindíveis pelo Corregedor Nacional de Justiça para apurar infração de sujeito determinado, desde que em processo regularmente instaurado mediante decisão fundamentada e baseada em indícios concretos da prática do ato.

IV. O oferecimento de denúncia criminal por autoridade que, em razão de suas atribuições legais, seja obrigada a fazê-lo não a inabilita, só por isso, a desempenhar suas funções como autoridade julgadora no processo administrativo.

 

(EMAGIS) Sobre a intervenção do Estado na propriedade, o controle da Administração e os bens públicos, julgue os itens abaixo.

I. A jurisprudência do STJ consolidou-se no sentido de que é possível a desistência da desapropriação, a qualquer tempo, mesmo após o trânsito em julgado, desde que ainda não tenha havido o pagamento integral do preço e o imóvel possa ser devolvido sem alteração substancial que impeça que seja utilizado como antes. Ademais, é ônus do expropriado provar a existência de fato impeditivo do direito de desistência da desapropriação.

II. O poder público deverá notificar o proprietário e apresentar-lhe oferta de indenização com vistas à desapropriação do bem. Essa notificação conterá o valor da oferta e informação de que o prazo para aceitar ou rejeitar a oferta é de 15 (quinze) dias e de que o silêncio será considerado rejeição.

III. Em atenção aos princípios da segurança jurídica e da confiança legítima, os Tribunais de Contas estão sujeitos ao prazo de cinco anos para o julgamento da legalidade do ato de concessão inicial de aposentadoria, reforma ou pensão, a contar da chegada do processo à respectiva Corte de Contas.

IV. A ocupação indevida de bem público configura mera detenção, de natureza precária, insuscetível de retenção ou indenização por acessões e benfeitorias, salvo se necessárias.

Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Em relação à Administração Pública e temas correlatos, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) A respeito da repartição constitucional de competência jurisdicional entre a Justiça Estadual e a Justiça Federal, tendo presente também a visão do STF, avalie as assertivas seguintes.

I. Compete à Justiça Estadual processar e julgar os crimes consistentes em disponibilizar ou adquirir material pornográfico envolvendo criança ou adolescente, mesmo que praticados por meio da rede mundial de computadores.

II. Compete à Justiça Federal processar e julgar o crime de violação de direito autoral de caráter transnacional.

III. Para que incida a competência da Justiça Federal nos denominados crimes transnacionais, com o afastamento da competência da Justiça Estadual, é necessário cumulativamente que (i) esteja o crime previsto em tratado ou convenção internacional e (ii) tenha sido iniciada a execução no País e o resultado tenha ou devesse ter ocorrido no estrangeiro, ou reciprocamente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da tutela ao meio ambiente pela Constituição Federal, tendo presente também a visão do STF, avalie as assertivas seguintes.

I. Para assegurar a efetividade do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, incumbe ao Poder Público manter regime fiscal favorecido para os biocombustíveis e para o hidrogênio de baixa emissão de carbono, na forma de lei complementar, a fim de assegurar-lhes tributação inferior à incidente sobre os combustíveis fósseis, capaz de garantir diferencial competitivo em relação a estes, especialmente em relação às contribuições e impostos especificados no texto constitucional.

II. Compete à Justiça Federal processar e julgar o crime ambiental de caráter transnacional que envolva animais silvestres, ameaçados de extinção e espécimes exóticas ou protegidas por Tratados e Convenções internacionais.

III. É inconstitucional lei municipal que proíbe a soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos produtores de estampidos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. É lícita a terceirização ou qualquer outra forma de divisão do trabalho entre pessoas jurídicas distintas, independentemente do objeto social das empresas envolvidas, mantida a responsabilidade subsidiária da empresa contratante.

II. Segundo o STF, a Lei Federal 13.352/2016 (‘Lei do Salão-Parceiro’) teve a pretensão de conferir, mediante instrumento formal de contratação, roupagem de autonomia ao trabalho subordinado, com exclusão dos direitos trabalhistas fundamentais incidentes da relação de emprego, motivo pelo qual foi declarada inconstitucional.

III. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social, a assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 anos de idade em creches e pré-escolas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os direitos políticos e as causas de inelegibilidade, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. A única interpretação do art. 11, § 10, da Lei nº 9.504/1997 c/c art. 175, § 3º, da Lei nº 4.737/65, que se mostra compatível com o texto constitucional, para fins de aplicação isonômica do regime de inelegibilidades, é aquela que não exclui do certame eleitoral os que tiverem o prazo da inelegibilidade cumprido ou exaurido até a data da diplomação.

II. Serão válidos os votos dados a candidatos inelegíveis desde que a inelegibilidade presente quando da votação não mais subsista quando da diplomação.

III. O encerramento do prazo de inelegibilidade antes do dia da eleição, mas após a formalização do pedido de registro da candidatura, não afasta a inelegibilidade, conforme compreensão do STF.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Trata-se de agravo interno interposto no Superior Tribunal de Justiça contra decisão monocrática que não conheceu do agravo em recurso especial, com fundamento no art. 932, inciso III, do CPC/2015 e na Súmula n. 182/STJ. Inconformada, sustenta a parte agravante o equívoco do decisum agravado, ao argumento de que não houve apenas menção aos dispositivos legais, mas sim a particularização de cada um deles. Acrescenta que, embora não tenha infirmado nas razões do presente agravo interno especificamente todos os fundamentos da decisão que inadmitiu o recurso especial, revela-se suficiente ao conhecimento do corrente recurso a repetição das razões do recurso especial cujo conhecimento foi negado no agravo recorrido. Afirma estar presente a violação de lei federal no acórdão atacado pelo recurso especial, explicitando o dispositivo de lei federal violado e demonstrando que dele foi feita inteligência alegadamente equivocada pelo tribunal que lavrou o acórdão da apelação vergastado pelo recurso especial. Requer, assim, seja conhecido e provido o presente agravo interno para conhecer e prover o Recurso Especial interposto.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sílvia ajuizou ação de reparação de danos morais e materiais em face de Eduardo com o pedido para condenar o réu ao pagamento de R$ 100.000,00 (cem mil reais) título de danos morais e 2/3 dos rendimentos mensais de seu falecido marido mensalmente até a data em que este viesse a completar 68 anos, sustentando a possibilidade de cumulação do pensionamento vitalício, em razão de ato ilícito (colisão de automóveis causada pelo réu), com o pensionamento previdenciário decorrente do exercício de cargo público por seu falecido marido à época do infortúnio.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação revisional de contrato de mútuo proposto pelo Restaurante Serve Bem Ltda contra o Banco Fomenta S/A, na qual se discutem cláusulas e encargos bancários supostamente abusivos no contrato em curso entre as partes. Requer-se, dentre outras medidas, seja reduzida a cláusula penal para 2% e seja afastada a capitalização mensal de juros.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da separação judicial e do divórcio, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Para o Tema Repetitivo n. 741, em que se discutia a questão referente aos critérios para conversão em perdas e danos da obrigação de pagar dividendos, isso no contexto de complementação de ações relativas a contrato de participação financeira para aquisição de linha telefônica, o Superior Tribunal de Justiça fixou a seguinte tese: “Os dividendos são devidos durante todo o período em que o consumidor integrou ou deveria ter integrado os quadros societários. No caso das ações convertidas em perdas e danos, é devido o pagamento de dividendos desde a data em que as ações deveriam ter sido subscritas, até a data do trânsito em julgado do processo de conhecimento, incidindo juros de mora e correção monetária segundo os critérios do item anterior.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Credor, titular de cerca de 95% das obrigações passivas da devedora, votou recusando plano de recuperação judicial que impunha redução do equivalente a 90% de seu crédito em benefício da coletividade de credores e em detrimento de seus próprios interesses, tendo requerido aos devedores a elaboração de um novo Plano de Recuperação Judicial, a ser submetido à Assembleia Geral de Credores.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto às limitações constitucionais ao poder de tributar, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Com relação aos impostos estaduais e municipais, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito das normas estabelecidas na Lei de Responsabilidade Fiscal e em conformidade com a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa incorreta:

 

(Procurador do Estado de SP – VUNESP – 2024) A delimitação jurídica dos princípios protetor e da irrenunciabilidade dos direitos trabalhistas sofreu grande alteração com a promulgação da Reforma Trabalhista de 2017, bem como pelas recentes decisões do Supremo Tribunal Federal. Sobre essa realidade, é possível afirmar com correção que

 

(Procurador do Estado de SP – VUNESP – 2024) Houve alteração significativa das incumbências da Justiça do Trabalho quando da promulgação da Emenda Constitucional no 45/2004, com a constitucionalização de diversas situações novas e de hipóteses de atuação antes presentes somente na legislação ordinária. Desde então, o Supremo Tribunal Federal tem analisado com profundidade esse rol de competências, com o estabelecimento de algumas exceções e limitações. Sobre esses precedentes, é possível afirmar com correção que:

 

(EMAGIS) A respeito da proteção constitucional do meio ambiente, assinale a alternativa CORRETA.

 

(DPE/PR – FUNDATEC – 2024) Com base na Lei Complementar Estadual nº 136/2011 do Estado do Paraná, são prerrogativas dos membros da Defensoria Pública do Estado do Paraná, EXCETO:

 

(Câmara dos Deputados – Analista Legislativo/Consultoria – Consultor Legislativo – Área XIX – FGV – 2024) Os Princípios de Yogyakarta foram elaborados por especialistas em direitos humanos em Yogyakarta, na Indonésia, e tratam da aplicação do direito internacional dos direitos humanos em relação à orientação sexual e identidade de gênero. De acordo com esses Princípios, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

(   ) Nenhuma pessoa deve ser submetida a pressões para esconder, reprimir ou negar sua orientação sexual ou identidade de gênero, salvo quando realizadas por seus próprios pais.

(   ) Nenhuma pessoa deve ser submetida a pressões para esconder, reprimir ou negar sua orientação sexual ou identidade de gênero, salvo quando realizadas por seus próprios pais.

(   ) Os Estados deverão revogar todas as formas de crimes que tenham como objetivo ou efeito a proibição da atividade sexual consensual entre pessoas do mesmo sexo que já atingiram a idade do consentimento e, até que esses dispositivos sejam revogados, nunca impor a pena de morte a pessoa condenada por esses crimes.

(   ) Os Princípios de Yogyakarta não mencionam crianças e adolescentes, já que existe um tratado específico para os menores de 18 anos.

As afirmativas são, respectivamente,

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com crimes cometidos por funcionário público e investigação criminal correlata.

I. O recebimento dos valores referentes ao crime de corrupção passiva serve a um só tempo à configuração da corrupção e também à configuração do crime de lavagem de dinheiro, não sendo necessário, para este último, ato subsequente destinado à ocultação, dissimulação ou reintegração dos recursos.

II. Permanece atípica a conduta do Diretor de Penitenciária de descumprir seu dever de vedar ao preso o acesso a aparelho telefônico, de rádio ou similar, que permita a comunicação com outros presos ou com o ambiente externo.

III. As investigações contra autoridades com prerrogativa de foro no STF submetem-se ao prévio controle judicial, o que inclui a autorização judicial para as investigações, exigência que não se aplica para a instauração de investigações penais originárias que envolvam autoridades com prerrogativa de foro nos Tribunais de segundo grau.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Trata-se de pedido de reabilitação criminal no qual o requerente, lembrando que a reabilitação é uma medida no âmbito da política criminal que pretende a restauração da dignidade pessoal de indivíduos condenados, bem como a facilitação de sua reintegração na comunidade, sustenta ter cumprido os requisitos dispostos no Código Penal, acrescentando que estabeleceu domicílio no país nesse período e demonstrou, ao longo do tempo, um comportamento público e privado que denota boa conduta. Ouvido, o Ministério Público se opôs ao pedido, acrescentando (e comprovando), dentre outros óbices, o envolvimento do autor em novo delito, durante o período depuratório, já que foi indiciado pelo suposto cometimento do delito previsto no art. 171, §3º, do Código Penal, pelo recebimento indevido do benefício de auxílio emergencial, o que redundou na pactuação de acordo de não persecução penal em relação a tais fatos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente aos crimes contra a honra e contra o patrimônio, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Em relação aos crimes contra o patrimônio, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Assinale a correta a respeito da competência:

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do direito processual penal, assinale a correta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da transferência e inclusão de presos em estabelecimentos prisionais penais federais de segurança máxima.

Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) De acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, caso seja julgada procedente ação civil pública proposta por associação para tutela de direitos individuais homogêneos de consumidores, com fundamento na Lei da Ação Civil Pública e no Código de Defesa do Consumidor, possuirão legitimidade para a liquidação e a execução da sentença:

 

(EMAGIS) A respeito do regime jurídico do Conselho Tutelar, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Joaquim adquiriu no supermercado “3X” um pacote de biscoitos da marca “jabel”. Quando abriu a mercadoria percebeu a existência de um objeto grande, duro e de cor escura entre os biscoitos. Possivelmente seria fungo ou inseto. A partir de tal fato, ajuizou ação civil de responsabilização contra a fabricante do produto. Essa ação deve ser julgada:

 

Objetivas DPF - Rodada 33.2024

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com crimes cometidos por funcionário público e investigação criminal correlata.

I. O recebimento dos valores referentes ao crime de corrupção passiva serve a um só tempo à configuração da corrupção e também à configuração do crime de lavagem de dinheiro, não sendo necessário, para este último, ato subsequente destinado à ocultação, dissimulação ou reintegração dos recursos.

II. Permanece atípica a conduta do Diretor de Penitenciária de descumprir seu dever de vedar ao preso o acesso a aparelho telefônico, de rádio ou similar, que permita a comunicação com outros presos ou com o ambiente externo.

III. As investigações contra autoridades com prerrogativa de foro no STF submetem-se ao prévio controle judicial, o que inclui a autorização judicial para as investigações, exigência que não se aplica para a instauração de investigações penais originárias que envolvam autoridades com prerrogativa de foro nos Tribunais de segundo grau.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Trata-se de pedido de reabilitação criminal no qual o requerente, lembrando que a reabilitação é uma medida no âmbito da política criminal que pretende a restauração da dignidade pessoal de indivíduos condenados, bem como a facilitação de sua reintegração na comunidade, sustenta ter cumprido os requisitos dispostos no Código Penal, acrescentando que estabeleceu domicílio no país nesse período e demonstrou, ao longo do tempo, um comportamento público e privado que denota boa conduta. Ouvido, o Ministério Público se opôs ao pedido, acrescentando (e comprovando), dentre outros óbices, o envolvimento do autor em novo delito, durante o período depuratório, já que foi indiciado pelo suposto cometimento do delito previsto no art. 171, §3º, do Código Penal, pelo recebimento indevido do benefício de auxílio emergencial, o que redundou na pactuação de acordo de não persecução penal em relação a tais fatos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente aos crimes contra a honra e contra o patrimônio, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Em relação aos crimes contra o patrimônio, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Em relação aos princípios do Direito Penal, à aplicação da lei penal e à teoria do crime, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Assinale a correta a respeito da competência:

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do direito processual penal, assinale a correta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da transferência e inclusão de presos em estabelecimentos prisionais penais federais de segurança máxima.

Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da repartição constitucional de competência jurisdicional entre a Justiça Estadual e a Justiça Federal, tendo presente também a visão do STF, avalie as assertivas seguintes.

I. Compete à Justiça Estadual processar e julgar os crimes consistentes em disponibilizar ou adquirir material pornográfico envolvendo criança ou adolescente, mesmo que praticados por meio da rede mundial de computadores.

II. Compete à Justiça Federal processar e julgar o crime de violação de direito autoral de caráter transnacional.

III. Para que incida a competência da Justiça Federal nos denominados crimes transnacionais, com o afastamento da competência da Justiça Estadual, é necessário cumulativamente que (i) esteja o crime previsto em tratado ou convenção internacional e (ii) tenha sido iniciada a execução no País e o resultado tenha ou devesse ter ocorrido no estrangeiro, ou reciprocamente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da tutela ao meio ambiente pela Constituição Federal, tendo presente também a visão do STF, avalie as assertivas seguintes.

I. Para assegurar a efetividade do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, incumbe ao Poder Público manter regime fiscal favorecido para os biocombustíveis e para o hidrogênio de baixa emissão de carbono, na forma de lei complementar, a fim de assegurar-lhes tributação inferior à incidente sobre os combustíveis fósseis, capaz de garantir diferencial competitivo em relação a estes, especialmente em relação às contribuições e impostos especificados no texto constitucional.

II. Compete à Justiça Federal processar e julgar o crime ambiental de caráter transnacional que envolva animais silvestres, ameaçados de extinção e espécimes exóticas ou protegidas por Tratados e Convenções internacionais.

III. É inconstitucional lei municipal que proíbe a soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos produtores de estampidos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. É lícita a terceirização ou qualquer outra forma de divisão do trabalho entre pessoas jurídicas distintas, independentemente do objeto social das empresas envolvidas, mantida a responsabilidade subsidiária da empresa contratante.

II. Segundo o STF, a Lei Federal 13.352/2016 (‘Lei do Salão-Parceiro’) teve a pretensão de conferir, mediante instrumento formal de contratação, roupagem de autonomia ao trabalho subordinado, com exclusão dos direitos trabalhistas fundamentais incidentes da relação de emprego, motivo pelo qual foi declarada inconstitucional.

III. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social, a assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 anos de idade em creches e pré-escolas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os direitos políticos e as causas de inelegibilidade, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. A única interpretação do art. 11, § 10, da Lei nº 9.504/1997 c/c art. 175, § 3º, da Lei nº 4.737/65, que se mostra compatível com o texto constitucional, para fins de aplicação isonômica do regime de inelegibilidades, é aquela que não exclui do certame eleitoral os que tiverem o prazo da inelegibilidade cumprido ou exaurido até a data da diplomação.

II. Serão válidos os votos dados a candidatos inelegíveis desde que a inelegibilidade presente quando da votação não mais subsista quando da diplomação.

III. O encerramento do prazo de inelegibilidade antes do dia da eleição, mas após a formalização do pedido de registro da candidatura, não afasta a inelegibilidade, conforme compreensão do STF.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) “(Cargos públicos) são as mais simples e indivisíveis unidades de competência a serem expressadas por um agente, previstas em número certo, com denominação própria, retribuídas por pessoas jurídicas de Direito Público e criadas por lei” (Celso Antônio Bandeira de Mello. Curso de Direito Administrativo. 34. ed. São Paulo: Malheiros, 2019, p. 263).

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Avalie as seguintes proposições e assinale a alternativa apropriada.

I. No âmbito da Administração Pública federal, as decisões administrativas que exijam a participação de 2 (dois) ou mais setores, órgãos ou entidades poderão ser tomadas mediante decisão coordenada, sempre que for justificável pela relevância da matéria e houver discordância que prejudique a celeridade do processo administrativo decisório.

II. A portaria de instauração do processo administrativo disciplinar prescinde da exposição detalhada dos fatos a serem apurados.

III. É constitucional a requisição, sem prévia autorização judicial, de dados bancários e fiscais considerados imprescindíveis pelo Corregedor Nacional de Justiça para apurar infração de sujeito determinado, desde que em processo regularmente instaurado mediante decisão fundamentada e baseada em indícios concretos da prática do ato.

IV. O oferecimento de denúncia criminal por autoridade que, em razão de suas atribuições legais, seja obrigada a fazê-lo não a inabilita, só por isso, a desempenhar suas funções como autoridade julgadora no processo administrativo.

 

(EMAGIS) Sobre a intervenção do Estado na propriedade, o controle da Administração e os bens públicos, julgue os itens abaixo.

I. A jurisprudência do STJ consolidou-se no sentido de que é possível a desistência da desapropriação, a qualquer tempo, mesmo após o trânsito em julgado, desde que ainda não tenha havido o pagamento integral do preço e o imóvel possa ser devolvido sem alteração substancial que impeça que seja utilizado como antes. Ademais, é ônus do expropriado provar a existência de fato impeditivo do direito de desistência da desapropriação.

II. O poder público deverá notificar o proprietário e apresentar-lhe oferta de indenização com vistas à desapropriação do bem. Essa notificação conterá o valor da oferta e informação de que o prazo para aceitar ou rejeitar a oferta é de 15 (quinze) dias e de que o silêncio será considerado rejeição.

III. Em atenção aos princípios da segurança jurídica e da confiança legítima, os Tribunais de Contas estão sujeitos ao prazo de cinco anos para o julgamento da legalidade do ato de concessão inicial de aposentadoria, reforma ou pensão, a contar da chegada do processo à respectiva Corte de Contas.

IV. A ocupação indevida de bem público configura mera detenção, de natureza precária, insuscetível de retenção ou indenização por acessões e benfeitorias, salvo se necessárias.

Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Em relação à Administração Pública e temas correlatos, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sílvia ajuizou ação de reparação de danos morais e materiais em face de Eduardo com o pedido para condenar o réu ao pagamento de R$ 100.000,00 (cem mil reais) título de danos morais e 2/3 dos rendimentos mensais de seu falecido marido mensalmente até a data em que este viesse a completar 68 anos, sustentando a possibilidade de cumulação do pensionamento vitalício, em razão de ato ilícito (colisão de automóveis causada pelo réu), com o pensionamento previdenciário decorrente do exercício de cargo público por seu falecido marido à época do infortúnio.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação revisional de contrato de mútuo proposto pelo Restaurante Serve Bem Ltda contra o Banco Fomenta S/A, na qual se discutem cláusulas e encargos bancários supostamente abusivos no contrato em curso entre as partes. Requer-se, dentre outras medidas, seja reduzida a cláusula penal para 2% e seja afastada a capitalização mensal de juros.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Para o Tema Repetitivo n. 741, em que se discutia a questão referente aos critérios para conversão em perdas e danos da obrigação de pagar dividendos, isso no contexto de complementação de ações relativas a contrato de participação financeira para aquisição de linha telefônica, o Superior Tribunal de Justiça fixou a seguinte tese: “Os dividendos são devidos durante todo o período em que o consumidor integrou ou deveria ter integrado os quadros societários. No caso das ações convertidas em perdas e danos, é devido o pagamento de dividendos desde a data em que as ações deveriam ter sido subscritas, até a data do trânsito em julgado do processo de conhecimento, incidindo juros de mora e correção monetária segundo os critérios do item anterior.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Credor, titular de cerca de 95% das obrigações passivas da devedora, votou recusando plano de recuperação judicial que impunha redução do equivalente a 90% de seu crédito em benefício da coletividade de credores e em detrimento de seus próprios interesses, tendo requerido aos devedores a elaboração de um novo Plano de Recuperação Judicial, a ser submetido à Assembleia Geral de Credores.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de agravo interno interposto no Superior Tribunal de Justiça contra decisão monocrática que não conheceu do agravo em recurso especial, com fundamento no art. 932, inciso III, do CPC/2015 e na Súmula n. 182/STJ. Inconformada, sustenta a parte agravante o equívoco do decisum agravado, ao argumento de que não houve apenas menção aos dispositivos legais, mas sim a particularização de cada um deles. Acrescenta que, embora não tenha infirmado nas razões do presente agravo interno especificamente todos os fundamentos da decisão que inadmitiu o recurso especial, revela-se suficiente ao conhecimento do corrente recurso a repetição das razões do recurso especial cujo conhecimento foi negado no agravo recorrido. Afirma estar presente a violação de lei federal no acórdão atacado pelo recurso especial, explicitando o dispositivo de lei federal violado e demonstrando que dele foi feita inteligência alegadamente equivocada pelo tribunal que lavrou o acórdão da apelação vergastado pelo recurso especial. Requer, assim, seja conhecido e provido o presente agravo interno para conhecer e prover o Recurso Especial interposto.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Acerca das normas de Direito Internacional, assinale a alternativa correta.

 

(Câmara dos Deputados – Analista Legislativo/Consultoria – Consultor Legislativo – Área XIX – FGV – 2024) Os Princípios de Yogyakarta foram elaborados por especialistas em direitos humanos em Yogyakarta, na Indonésia, e tratam da aplicação do direito internacional dos direitos humanos em relação à orientação sexual e identidade de gênero. De acordo com esses Princípios, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

(   ) Nenhuma pessoa deve ser submetida a pressões para esconder, reprimir ou negar sua orientação sexual ou identidade de gênero, salvo quando realizadas por seus próprios pais.

(   ) Nenhuma pessoa deve ser submetida a pressões para esconder, reprimir ou negar sua orientação sexual ou identidade de gênero, salvo quando realizadas por seus próprios pais.

(   ) Os Estados deverão revogar todas as formas de crimes que tenham como objetivo ou efeito a proibição da atividade sexual consensual entre pessoas do mesmo sexo que já atingiram a idade do consentimento e, até que esses dispositivos sejam revogados, nunca impor a pena de morte a pessoa condenada por esses crimes.

(   ) Os Princípios de Yogyakarta não mencionam crianças e adolescentes, já que existe um tratado específico para os menores de 18 anos.

As afirmativas são, respectivamente,

 

(EMAGIS) Relativamente às ações previdenciárias, julgue os itens abaixo.

I. João ajuizou ação pleiteando a concessão de aposentadoria rural por idade. O STJ, dando provimento a recurso especial do INSS, entendeu que não havia início de prova material válido nos autos. A decisão transitou em julgado e João ingressou, dentro do prazo decadencial bienal, com ação rescisória. Nesse contexto, é correto afirmar que ficha de cadastro de trabalhadores emitida em nome do trabalhador rural em data anterior ao ajuizamento da ação previdenciária transitada em julgado configura documento novo apto lastrear a ação rescisória e demonstrar o início de prova material necessário à concessão do benefício pugnado.

II. A reforma da decisão que antecipa os efeitos da tutela final obriga o autor da ação a devolver os valores dos benefícios previdenciários ou assistenciais recebidos, o que pode ser feito por meio de desconto em valor que não exceda 10% (dez por cento) da importância de eventual benefício que ainda lhe estiver sendo pago.

III. O segurado tem direito de opção pelo benefício mais vantajoso concedido administrativamente, no curso de ação judicial em que se reconheceu benefício menos vantajoso. Em cumprimento de sentença, o segurado possui o direito à manutenção do benefício previdenciário concedido administrativamente no curso da ação judicial e, concomitantemente, à execução das parcelas do benefício reconhecido na via judicial, limitadas à data de implantação daquele conferido na via administrativa.

IV. Os efeitos da Lei 13.876/2019 na modificação de competência para o processamento e julgamento dos processos que tramitam na Justiça Estadual no exercício da competência federal delegada insculpida no art. 109, § 3º, da Constituição Federal, após as alterações promovidas pela Emenda Constitucional n. 103/2019, aplicam-se aos feitos ajuizados após 1º de janeiro de 2020. As ações, em fase de conhecimento ou de execução, ajuizadas anteriormente a essa data, continuarão a ser processadas e julgadas no juízo estadual, nos termos em que previsto pelo § 3º do art. 109 da Constituição Federal e pelo inciso III do art. 15 da Lei 5.010/1965, em sua redação original.

V. O eventual pagamento de benefício previdenciário na via administrativa, seja ele total ou parcial, após a citação válida, deve ser considerado na base de cálculo para os honorários advocatícios fixados na ação de conhecimento.

Há engano:

 

(EMAGIS) A respeito das normas estabelecidas na Lei de Responsabilidade Fiscal e em conformidade com a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Quanto às limitações constitucionais ao poder de tributar, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Relativamente às contribuições sociais, marque a alternativa correta.

 

Objetivas PGE/PGM - Rodada 33.2024

(EMAGIS) “(Cargos públicos) são as mais simples e indivisíveis unidades de competência a serem expressadas por um agente, previstas em número certo, com denominação própria, retribuídas por pessoas jurídicas de Direito Público e criadas por lei” (Celso Antônio Bandeira de Mello. Curso de Direito Administrativo. 34. ed. São Paulo: Malheiros, 2019, p. 263).

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Avalie as seguintes proposições e assinale a alternativa apropriada.

I. No âmbito da Administração Pública federal, as decisões administrativas que exijam a participação de 2 (dois) ou mais setores, órgãos ou entidades poderão ser tomadas mediante decisão coordenada, sempre que for justificável pela relevância da matéria e houver discordância que prejudique a celeridade do processo administrativo decisório.

II. A portaria de instauração do processo administrativo disciplinar prescinde da exposição detalhada dos fatos a serem apurados.

III. É constitucional a requisição, sem prévia autorização judicial, de dados bancários e fiscais considerados imprescindíveis pelo Corregedor Nacional de Justiça para apurar infração de sujeito determinado, desde que em processo regularmente instaurado mediante decisão fundamentada e baseada em indícios concretos da prática do ato.

IV. O oferecimento de denúncia criminal por autoridade que, em razão de suas atribuições legais, seja obrigada a fazê-lo não a inabilita, só por isso, a desempenhar suas funções como autoridade julgadora no processo administrativo.

 

(EMAGIS) Sobre a intervenção do Estado na propriedade, o controle da Administração e os bens públicos, julgue os itens abaixo.

I. A jurisprudência do STJ consolidou-se no sentido de que é possível a desistência da desapropriação, a qualquer tempo, mesmo após o trânsito em julgado, desde que ainda não tenha havido o pagamento integral do preço e o imóvel possa ser devolvido sem alteração substancial que impeça que seja utilizado como antes. Ademais, é ônus do expropriado provar a existência de fato impeditivo do direito de desistência da desapropriação.

II. O poder público deverá notificar o proprietário e apresentar-lhe oferta de indenização com vistas à desapropriação do bem. Essa notificação conterá o valor da oferta e informação de que o prazo para aceitar ou rejeitar a oferta é de 15 (quinze) dias e de que o silêncio será considerado rejeição.

III. Em atenção aos princípios da segurança jurídica e da confiança legítima, os Tribunais de Contas estão sujeitos ao prazo de cinco anos para o julgamento da legalidade do ato de concessão inicial de aposentadoria, reforma ou pensão, a contar da chegada do processo à respectiva Corte de Contas.

IV. A ocupação indevida de bem público configura mera detenção, de natureza precária, insuscetível de retenção ou indenização por acessões e benfeitorias, salvo se necessárias.

Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Em relação à Administração Pública e temas correlatos, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) A respeito da repartição constitucional de competência jurisdicional entre a Justiça Estadual e a Justiça Federal, tendo presente também a visão do STF, avalie as assertivas seguintes.

I. Compete à Justiça Estadual processar e julgar os crimes consistentes em disponibilizar ou adquirir material pornográfico envolvendo criança ou adolescente, mesmo que praticados por meio da rede mundial de computadores.

II. Compete à Justiça Federal processar e julgar o crime de violação de direito autoral de caráter transnacional.

III. Para que incida a competência da Justiça Federal nos denominados crimes transnacionais, com o afastamento da competência da Justiça Estadual, é necessário cumulativamente que (i) esteja o crime previsto em tratado ou convenção internacional e (ii) tenha sido iniciada a execução no País e o resultado tenha ou devesse ter ocorrido no estrangeiro, ou reciprocamente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da tutela ao meio ambiente pela Constituição Federal, tendo presente também a visão do STF, avalie as assertivas seguintes.

I. Para assegurar a efetividade do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, incumbe ao Poder Público manter regime fiscal favorecido para os biocombustíveis e para o hidrogênio de baixa emissão de carbono, na forma de lei complementar, a fim de assegurar-lhes tributação inferior à incidente sobre os combustíveis fósseis, capaz de garantir diferencial competitivo em relação a estes, especialmente em relação às contribuições e impostos especificados no texto constitucional.

II. Compete à Justiça Federal processar e julgar o crime ambiental de caráter transnacional que envolva animais silvestres, ameaçados de extinção e espécimes exóticas ou protegidas por Tratados e Convenções internacionais.

III. É inconstitucional lei municipal que proíbe a soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos produtores de estampidos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. É lícita a terceirização ou qualquer outra forma de divisão do trabalho entre pessoas jurídicas distintas, independentemente do objeto social das empresas envolvidas, mantida a responsabilidade subsidiária da empresa contratante.

II. Segundo o STF, a Lei Federal 13.352/2016 (‘Lei do Salão-Parceiro’) teve a pretensão de conferir, mediante instrumento formal de contratação, roupagem de autonomia ao trabalho subordinado, com exclusão dos direitos trabalhistas fundamentais incidentes da relação de emprego, motivo pelo qual foi declarada inconstitucional.

III. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social, a assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 anos de idade em creches e pré-escolas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os direitos políticos e as causas de inelegibilidade, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. A única interpretação do art. 11, § 10, da Lei nº 9.504/1997 c/c art. 175, § 3º, da Lei nº 4.737/65, que se mostra compatível com o texto constitucional, para fins de aplicação isonômica do regime de inelegibilidades, é aquela que não exclui do certame eleitoral os que tiverem o prazo da inelegibilidade cumprido ou exaurido até a data da diplomação.

II. Serão válidos os votos dados a candidatos inelegíveis desde que a inelegibilidade presente quando da votação não mais subsista quando da diplomação.

III. O encerramento do prazo de inelegibilidade antes do dia da eleição, mas após a formalização do pedido de registro da candidatura, não afasta a inelegibilidade, conforme compreensão do STF.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Trata-se de agravo interno interposto no Superior Tribunal de Justiça contra decisão monocrática que não conheceu do agravo em recurso especial, com fundamento no art. 932, inciso III, do CPC/2015 e na Súmula n. 182/STJ. Inconformada, sustenta a parte agravante o equívoco do decisum agravado, ao argumento de que não houve apenas menção aos dispositivos legais, mas sim a particularização de cada um deles. Acrescenta que, embora não tenha infirmado nas razões do presente agravo interno especificamente todos os fundamentos da decisão que inadmitiu o recurso especial, revela-se suficiente ao conhecimento do corrente recurso a repetição das razões do recurso especial cujo conhecimento foi negado no agravo recorrido. Afirma estar presente a violação de lei federal no acórdão atacado pelo recurso especial, explicitando o dispositivo de lei federal violado e demonstrando que dele foi feita inteligência alegadamente equivocada pelo tribunal que lavrou o acórdão da apelação vergastado pelo recurso especial. Requer, assim, seja conhecido e provido o presente agravo interno para conhecer e prover o Recurso Especial interposto.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sílvia ajuizou ação de reparação de danos morais e materiais em face de Eduardo com o pedido para condenar o réu ao pagamento de R$ 100.000,00 (cem mil reais) título de danos morais e 2/3 dos rendimentos mensais de seu falecido marido mensalmente até a data em que este viesse a completar 68 anos, sustentando a possibilidade de cumulação do pensionamento vitalício, em razão de ato ilícito (colisão de automóveis causada pelo réu), com o pensionamento previdenciário decorrente do exercício de cargo público por seu falecido marido à época do infortúnio.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação revisional de contrato de mútuo proposto pelo Restaurante Serve Bem Ltda contra o Banco Fomenta S/A, na qual se discutem cláusulas e encargos bancários supostamente abusivos no contrato em curso entre as partes. Requer-se, dentre outras medidas, seja reduzida a cláusula penal para 2% e seja afastada a capitalização mensal de juros.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da separação judicial e do divórcio, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Para o Tema Repetitivo n. 741, em que se discutia a questão referente aos critérios para conversão em perdas e danos da obrigação de pagar dividendos, isso no contexto de complementação de ações relativas a contrato de participação financeira para aquisição de linha telefônica, o Superior Tribunal de Justiça fixou a seguinte tese: “Os dividendos são devidos durante todo o período em que o consumidor integrou ou deveria ter integrado os quadros societários. No caso das ações convertidas em perdas e danos, é devido o pagamento de dividendos desde a data em que as ações deveriam ter sido subscritas, até a data do trânsito em julgado do processo de conhecimento, incidindo juros de mora e correção monetária segundo os critérios do item anterior.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Credor, titular de cerca de 95% das obrigações passivas da devedora, votou recusando plano de recuperação judicial que impunha redução do equivalente a 90% de seu crédito em benefício da coletividade de credores e em detrimento de seus próprios interesses, tendo requerido aos devedores a elaboração de um novo Plano de Recuperação Judicial, a ser submetido à Assembleia Geral de Credores.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto às limitações constitucionais ao poder de tributar, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Com relação aos impostos estaduais e municipais, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito das normas estabelecidas na Lei de Responsabilidade Fiscal e em conformidade com a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa incorreta:

 

(Procurador do Estado de SP – VUNESP – 2024) A delimitação jurídica dos princípios protetor e da irrenunciabilidade dos direitos trabalhistas sofreu grande alteração com a promulgação da Reforma Trabalhista de 2017, bem como pelas recentes decisões do Supremo Tribunal Federal. Sobre essa realidade, é possível afirmar com correção que

 

(Procurador do Estado de SP – VUNESP – 2024) Houve alteração significativa das incumbências da Justiça do Trabalho quando da promulgação da Emenda Constitucional no 45/2004, com a constitucionalização de diversas situações novas e de hipóteses de atuação antes presentes somente na legislação ordinária. Desde então, o Supremo Tribunal Federal tem analisado com profundidade esse rol de competências, com o estabelecimento de algumas exceções e limitações. Sobre esses precedentes, é possível afirmar com correção que:

 

(EMAGIS) A respeito da proteção constitucional do meio ambiente, assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de pedido de reabilitação criminal no qual o requerente, lembrando que a reabilitação é uma medida no âmbito da política criminal que pretende a restauração da dignidade pessoal de indivíduos condenados, bem como a facilitação de sua reintegração na comunidade, sustenta ter cumprido os requisitos dispostos no Código Penal, acrescentando que estabeleceu domicílio no país nesse período e demonstrou, ao longo do tempo, um comportamento público e privado que denota boa conduta. Ouvido, o Ministério Público se opôs ao pedido, acrescentando (e comprovando), dentre outros óbices, o envolvimento do autor em novo delito, durante o período depuratório, já que foi indiciado pelo suposto cometimento do delito previsto no art. 171, §3º, do Código Penal, pelo recebimento indevido do benefício de auxílio emergencial, o que redundou na pactuação de acordo de não persecução penal em relação a tais fatos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente aos crimes contra a honra e contra o patrimônio, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Assinale a correta a respeito da competência:

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do direito processual penal, assinale a correta:

 

  9062 item(ns)
Primeiro Anterior  24   25   26   27   28  Proximo Ultimo

Cesta de Rodadas Pretéritas

Adicione à cesta os planos das Rodadas Pretéritas que você deseja adquirir.

    Valor Total: R$ ...

    • 1

    Copyright © 2010-2025 - Emagis - Todos os direitos reservados - CNPJ: 12.626.846/0001-10
    O Emagis é uma instituição privada, não possuindo qualquer vinculação a órgãos públicos. ILION.com.br