Emagis
Emagis
HOME MATRICULE-SE POR QUE APROVAMOS MAIS? ENTENDA OS CURSOS RESULTADOS ÁREA RESTRITA
NEWSLETTER
CONTATO
Magistratura MAGISTRATURA
Magistratura MINISTÉRIO PÚBLICO
Magistratura DEFENSORIA PÚBLICA
Magistratura PROCURADORIA
Magistratura DELEGADO DE POLICIA
Programas de Estudos PROGRAMAS DE ESTUDO
Planos de Questões/Provas PLANOS DE QUESTÕES/PROVAS
Cursos Intensivos Simulados CURSOS INTENSIVOS SIMULADOS
Videoaulas VIDEOAULAS
Rodadas Pretéritas RODADAS PRETÉRITAS
Downloads DOWNLOADS
Facebook Intagran Youtube Twitter
Emagis
Bem-vindo(a)



INÍCIO (ÁREA RESTRITA) AVISOS MINHA CONTA ALTERAR DADOS CADASTRAIS RENOVAR/ADQUIRIR PLANO CERTIFICADOS INDIQUE UM AMIGO SAIR
FAÇA SEU LOGIN


ESQUECEU A SENHA?


Seu navegador não suporta este video. Por favor, atualize seu navegador.

Rodadas Pretéritas

  1. Home
  2. Rodadas Pretéritas
  3. Busca
  4. Entenda as rodadas pretéritas
Informações Adicionar

Discursivas 2022

Informações Adicionar

Discursivas TJ/SP 2023

Busque por suas rodadas

Informações Adicionar

Objetivas Juiz Federal - Simulado 1 (aula de 29/10/2020)

Informações Adicionar

Defensoria Pública Estadual - Rodada 44.2020

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 44.2020

Informações Adicionar

Objetivas DPF - Rodada 44.2020

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM - Rodada 44.2020

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 44.2020

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 44.2020

Informações Adicionar

Objetivas - Rodada 44.2020

Informações Adicionar

Objetivas DP Estadual - Rodada 44.2020

Informações Adicionar

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 44.2020

Informações Adicionar

Objetivas MP Estadual - Rodada 44.2020

Informações Adicionar

Objetivas MPF - Rodada 44.2020

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 44.2020

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 44.2020

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 44.2020

Informações Adicionar

Delegado de Polícia - Rodada 44.2020

Informações Adicionar

PGE/PGM - Rodada 44.2020

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 44.2020 - Questão 1

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 44.2020 - Questão 2

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 44.2020 - Questão 3

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 44.2020 - Questão 4

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 44.2020 - Questão 5

Informações Adicionar

Ministério Público Estadual - Rodada 44.2020

Informações Adicionar

Sentença Estadual - Rodada 44.2020

Objetivas Juiz Federal - Simulado 1 (aula de 29/10/2020)

(EMAGIS) A respeito da competência, dos recursos e do processo de execução, marque o que estiver correto:


 

(TJ/PA – COM ADAPTAÇÕES – CESPE – 2019) No direito pátrio, as hipóteses de desconsideração da personalidade jurídica abarcam duas teses majoritariamente aceitas pela doutrina e pela jurisprudência dominantes. Elas se diferenciam precipuamente quanto aos requisitos para que um órgão jurisdicional possa desconsiderar a personalidade jurídica de uma sociedade personificada, de modo a atingir o patrimônio dos seus sócios para o pagamento de uma obrigação inadimplida: a primeira considera necessário que tenha ocorrido abuso de personalidade jurídica, caracterizado por desvio de finalidade ou confusão patrimonial; a segunda teoria considera que, para a desconsideração da personalidade, basta a apresentação de mera prova de insolvência da pessoa jurídica para o pagamento de suas obrigações, independentemente da existência de desvio de finalidade ou de confusão patrimonial.

Considerando o entendimento doutrinário majoritário e a jurisprudência dominante do STJ, julgue os itens que se seguem e assinale a opção que contempla a totalidade de itens corretos.

I. A primeira descrição evidencia a teoria menor da desconsideração, verificada no direito civil.

II. A segunda descrição evidencia a teoria menor da desconsideração, verificada no direito ambiental.

III. A segunda pode ser dividida em teoria objetiva e teoria subjetiva da desconsideração da personalidade jurídica.

IV. Na teoria maior da desconsideração, a definição de desvio de finalidade e de confusão patrimonial decorre de interpretação autêntica.

V. O reconhecimento da desconsideração da personalidade jurídica leva à declaração da inexistência do ato negocial por ela alcançado.


 

(EMAGIS) Com base na mais recente jurisprudência dos Tribunais Superiores acerca do Direito Previdenciário, marque a alternativa incorreta.


 

(EMAGIS) Assinale a opção correta:


 

(EMAGIS) Sobre o Direito Internacional Público e suas origens, assinale a alternativa correta:


 

(TRF3 – Juiz Federal – 2018) Indique a afirmação CORRETA:

 

(EMAGIS) Em relação à aplicação da lei, sua interpretação e às regras gerais da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro – LINDB, julgue os itens seguintes e assinale a opção que contempla a totalidade de itens corretos.

I. O art. 21 da LINDB apresenta a seguinte disposição: "A decisão que, nas esferas administrativa, controladora ou judicial, decretar a invalidação de ato, contrato, ajuste, processo ou norma administrativa deverá indicar de modo expresso suas consequências jurídicas e administrativas". Referido preceito legal é exemplo de aplicação da Teoria da Força Normativa dos Fatos.

II. As disposições da LINDB têm sua aplicação limitada aos atos normativos infraconstitucionais, não alcançando os atos emanados do Poder Constituinte Derivado Reformador.

III. Em regra, as normas constitucionais, no que se refere à classificação das normas quanto à intensidade da sanção, são classificadas como normas mais que perfeita.

IV. É vedada a impetração de mandado de segurança que tenha como causa de pedir exclusiva a edição de lei pelo parlamento.

V. Há retroatividade inautêntica quando a norma jurídica atribui efeitos futuros a situações ou relações jurídicas já existentes.


 

(EMAGIS) Em relação aos Conselhos de Fiscalização Profissional, analise os itens a seguir.

I. Sujeitam-se à exigência constitucional de concurso público (CRFB, art. 37, II), mas não se sujeitam à exigência constitucional de regime jurídico único (CRFB, art. 39).

II. Sujeitam-se ao regime das licitações e contratos administrativos e à fiscalização pelo Tribunal de Contas da União, mas não se sujeitam às regras da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000) e da Lei 4.320/1964.

III. Sujeitam-se à necessidade de lei formal para a criação de cargos e funções, bem como para a fixação das respectivas remunerações, mas não se sujeitam ao regime constitucional de precatórios.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Assinale a opção correta:


 

(EMAGIS) No Direito Internacional Privado – DIPr, é correto afirmar que:


 

Defensoria Pública Estadual - Rodada 44.2020

No dia 13 de março de 2020, Romualdo foi preso em flagrante delito pela Polícia Militar de São Paulo pela prática do crime tipificado no art. 306 do Código de Trânsito (embriaguez ao volante).

Romualdo conduzia em zigue-zague sua moto pela Avenida Paulista, em São Paulo/SP, o que chamou a atenção de policiais militares que faziam o patrulhamento no local. Efetuada a abordagem, os agentes notaram a embriaguez, ocasião em que solicitaram que Romualdo fizesse o teste de alcoolemia, sendo aceito voluntariamente por ele. O bafômetro apontou concentração de 0,9 miligrama de álcool por litro de ar alveolar.

Conduzido à Delegacia de Polícia com circunscrição no local do crime, foi lavrado auto de prisão em flagrante. Romualdo foi liberado mediante o pagamento de fiança no valor de R$ 1.045,00 (mil e quarenta e cinco reais).

Recebido o auto de prisão em flagrante, o Promotor de Justiça natural intimou Romualdo para audiência de acordo de não persecução penal. Na ocasião, Romualdo, que estava acompanhado de Defensor Público, confessou formal e circunstanciadamente a prática criminosa e voluntariamente aceitou a proposta de pagamento de prestação pecuniária à entidade Alcoólicos Anônimos Grupo Consolação.

Designada audiência de homologação do acordo de não persecução penal pelo juiz natural, comparecerem Romualdo, o Defensor Público e o Promotor de Justiça. Sucede que o magistrado não homologou o acordo ao fundamento de que Romualdo era reincidente.

Ao examinar a folha de antecedentes criminais de Romualdo, o juiz verificou que ele havia sido condenado em definitivo pelo crime de estelionato. Constava ainda a informação de que a pena privativa de liberdade havia sido extinta por cumprimento no dia 11 de fevereiro de 2015, e que a pena de multa já havia sido paga no prazo legal.

Os autos foram encaminhados à Defensoria para intimação da decisão de não homologação do acordo de não persecução penal no dia 7 de maio de 2020 (quinta-feira). Você é o(a) Defensor(a) Público(a) intimado(a). Nessa condição, redija a medida processual diferente do “habeas corpus” e dos embargos de declaração que melhor atenda aos interesses de Romualdo.

Não crie fatos novos e date a medida processual no último dia do prazo de interposição. Também não lance mão de citação direta de doutrina, de jurisprudência e de texto literal de súmula.

Boa prática!

 

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 44.2020

(DPE/AM – Defensor Público – FCC – 2018) Fátima Aparecida, brasileira, viaja a Las Vegas, a passeio. Vai a um cassino, no qual perde no jogo valor em dólares equivalente a R$ 20.000,00. Volta ao Brasil sem pagar a dívida e é acionada judicialmente. Considerada a legalidade da cobrança no país estrangeiro, aplica-se a lei

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado e também sua sujeição à disciplina do Código Civil, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito dos alimentos na disciplina do Código Civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) O advogado José de Oliveira ajuíza ação sem procuração outorgada pelo autor, alegando urgência na tutela postulada, reintegratória na posse de imóvel. Essa conduta é

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem dizem respeito ao Processo Civil.

I. Segundo a doutrina, ocorre ‘cisão funcional da competência’ quando órgão fracionário de tribunal cria incidente de inconstitucionalidade a ser julgado pelo Plenário ou o Órgão Especial, já que a este cabe pronunciar-se acerca da constitucionalidade ou inconstitucionalidade e àquele depois, à vista do que houver assentado o plenário, decidir a espécie.

II. Não se aplica a majoração de honorários em decorrência do desprovimento de apelação (CPC, artigo 85, §11) quando, a despeito de julgado o recurso na vigência do CPC/2015, a sentença recorrida tenha sido publicada na vigência do CPC/1973.

III. Não cabe condenação em honorários advocatícios em mandado de segurança.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto ao incidente de declaração de inconstitucionalidade, sob a égide do CPC/2015, têm-se a julgamento as proposições abaixo, as quais apontam para uma das alternativas ofertadas.

I. Arguida, em controle difuso, a inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo do poder público, o relator, após ouvir o Ministério Público e as partes, submeterá a questão à turma ou à câmara à qual competir o conhecimento do processo. Se a arguição for rejeitada, prosseguirá o julgamento; ser for acolhida, a questão será submetida ao plenário do tribunal ou ao seu órgão especial, onde houver. Sem embargo, os órgãos fracionários dos tribunais não submeterão ao plenário ou ao órgão especial a arguição de inconstitucionalidade quando já houver pronunciamento destes ou do plenário do Supremo Tribunal Federal sobre a questão.

II. As pessoas jurídicas de direito público responsáveis pela edição do ato questionado poderão manifestar-se no incidente de inconstitucionalidade se assim o requererem até a data de início do julgamento do incidente.

III. A parte legitimada à propositura de ação direta de inconstitucionalidade poderá manifestar-se, por escrito, sobre a questão constitucional objeto de apreciação, sendo-lhe assegurado o direito de apresentar memoriais ou de requerer a juntada de documentos. Outrossim, considerando a relevância da matéria e a representatividade dos postulantes, o relator poderá admitir, por despacho irrecorrível, a manifestação de outros órgãos ou entidades.

Há erro:

 

(EMAGIS) Considerando o entendimento do STJ acerca dos bancos de dados e cadastro de consumidores, assinale a opção CORRETA.

 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe expressamente o ECA a respeito da internação, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Avalie as seguintes sentenças relacionadas às Escolas do Direito Penal e à Criminologia para, em seguida, indicar aquela que está equivocada.

 

(TJ/MT – Juiz Substituto – VUNESP – 2018) Sobre o tema reincidência, no Direito Penal, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A propósito do crime de estelionato (CP, artigo 171), especialmente as inovações trazidas pelo ‘Pacote Anticrime’ (Lei 13.964/2019), marque a alternativa INCORRETA.

 

(DPE/AM – Defensor Público – FCC – 2018) De acordo com a Lei Antimanicomial (Lei no 10.216/2001),

 

(EMAGIS) Sobre o crime de contrabando, marque a alternativa CORRETA.



 

(TJ/SC – Juiz de Direito – CESPE – 2019) De acordo com a legislação vigente acerca de recursos em geral no processo penal, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) A respeito das astreintes e sua aplicação ao processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a prisão domiciliar na execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Analise as afirmativas a seguir.

I. São inconstitucionais as leis que obrigam os supermercados ou similares à prestação de serviços de acondicionamento ou embalagem das compras, por violação ao princípio da livre iniciativa.

II. A segurança pública, presentes a prevenção e o combate a incêndios, faz-se, no campo da atividade precípua, pela unidade da Federação, e, porque serviço essencial, tem como a viabilizá-la a arrecadação de impostos, cabendo ao Município a criação de taxa para tal fim.

III. A execução provisória de obrigação de fazer em face da Fazenda Pública não atrai o regime constitucional dos precatórios.
Com base no entendimento de repercussão geral do STF em matéria tributária, econômica e financeira, está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta sobre direitos e garantias fundamentais, de acordo com o entendimento do Supremo Tribunal Federal:

 

(EMAGIS) No que se refere à Lei 13.300/16, marque a alternativa correta.

 

(DPE/MA – Defensor Público – FCC – 2018) Segundo o texto da Constituição Federal,

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa em sintonia com a jurisprudência vigorante do Tribunal Superior Eleitoral:

 

(EMAGIS) A respeito dos deveres impostos ao falido em decorrência da decretação da falência, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o sistema de cartão de crédito, tendo presente também o magistério da doutrina clássica a propósito dos ‘contratos mercantis’, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a taxa cobrada pelo Estado em razão do exercício do poder de polícia (CTN, artigo 78), avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, a jurisprudência do STF evoluiu do ponto em que exigia o efetivo exercício do poder de polícia para o ponto em que admite o potencial exercício de tal poder pelo Estado como fundamento válido para a cobrança da taxa.

II. Segundo a jurisprudência atual do STF, o fato de existir um órgão estruturado e em efetivo funcionamento viabiliza, em tese, a exigência da taxa daqueles que possam vir a ser fiscalizados, tornando-se desnecessário que o cidadão-contribuinte tenha sofrido, concretamente, a fiscalização.

III. No que diz respeito às taxas cobradas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), é inconstitucional sua variação em função do patrimônio líquido da empresa, já que patrimônio é base de cálculo de impostos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito dos tributos sujeitos a lançamento por homologação, avalie as assertivas que seguem.

I. Entregue a declaração pelo contribuinte, e relativamente aos valores nela declarados, o prazo de decadência para constituição do crédito tributário somente é interrompido quando o contribuinte é notificado pelo Fisco da homologação da declaração.

II. Entregue a declaração pelo contribuinte, e relativamente aos valores nela declarados, caso não ocorra o pagamento, pode o Fisco, sem necessidade de prévio lançamento, inscrever o crédito em dívida ativa.

III. Segundo o STJ, a apresentação pelo contribuinte de DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Federais) ou GIA (Guia de Informação e Apuração do ICMS) é modo de constituição do crédito tributário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito dos programas de parcelamento tributário no âmbito federal, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o STJ, o processo administrativo de exclusão do contribuinte do programa de parcelamento é regido pela Lei 9.784/1999.

II. Segundo o STJ, operada a exclusão do contribuinte do REFIS, deve ele ser cientificado pessoalmente, sendo nula sua notificação por mera publicação no Diário Oficial e na internet.

III. No PAES, tratando-se de contribuinte inativo, sem faturamento mensal, tem ele direito ao pagamento da parcela mensal mínima, qual seja, R$ 100,00.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o princípio da vedação do retrocesso ambiental, marque a alternativa INCORRETA.

 

(MPE/SP – Promotor de Justiça Substituto – 2019) Com relação aos serviços públicos, assinale a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto aos contratos administrativos, analise as seguintes proposições e marque a alternativa apropriada.

I. É constitucional lei estadual que determina que todos os contratos celebrados entre o Governo do Estado e empresas particulares dependerão de registro prévio junto ao Tribunal de Contas estadual, por consubstanciar medida que contribui para o controle da Administração Pública e não significar necessidade de prévia autorização para a celebração de contratos, em se tratando de mero registro para fins de controle.

II. Na hipótese de alteração unilateral por parte da Administração contratante, as cláusulas econômico-financeiras do contrato deverão ser revistas para que se mantenha o equilíbrio contratual.

III. A variação do valor contratual para fazer face ao reajuste de preços previsto no próprio contrato, as atualizações, compensações ou penalizações financeiras decorrentes das condições de pagamento nele previstas, bem como o empenho de dotações orçamentárias suplementares até o limite do seu valor corrigido, não caracterizam alteração do mesmo, podendo ser registrados por simples apostila, dispensando a celebração de aditamento.

 

(EMAGIS) Com relação às parcerias público-privadas (PPP) a que se refere a Lei nº 11.079/2004, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a remuneração de agentes públicos por subsídio e também sobre o teto remuneratório constitucional, avalie as assertivas que seguem.

I. No subsídio, é vedado, segundo a Constituição Federal, o acréscimo de verba de representação.

II. Embora a EC 41/2003, ao estabelecer o teto remuneratório, tenha tido aplicação imediata, não impôs redução remuneratória aos Ministros aposentados do STF que, quando de sua promulgação, recebiam regularmente adicional de 20% sobre os proventos.

III. Como não há direito adquirido contrário à Constituição Federal e sendo o adicional de 20% pago a desembargadores incompatível com o regime constitucional de remuneração por subsídio, a supressão do adicional deve operar efeitos imediatos, ainda que importe decesso remuneratório.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sabe-se que “a liberdade de iniciativa (ar. 1º, IV, e 170, caput, da Lei Maior) não impede a imposição, pelo Estado, de condições e limites para a exploração de atividades privadas” (STF, ADI 4874, Rel. Min. ROSA WEBER, Tribunal Pleno, DJe de 1/2/2019).

A propósito e tendo presente também a atuação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na supervisão, disciplina e fiscalização do mercado brasileiro de valores mobiliários e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) na regulamentação de produtos que envolvam risco à saúde, avalie as assertivas que seguem.

I. Na apreciação da constitucionalidade da interpretação empreendida pelo ente administrativo acerca do diploma definidor das suas próprias competências de regulação e fiscalização, o STF tem adotado a doutrina da deferência administrativa.

II. Por lesiva à garantia constitucional do livre exercício da profissão regulamentada, é inconstitucional norma da CVM que veda, ao auditor independente, a prestação de consultoria às mesmas empresas em que estejam realizando auditoria.

III. Ato Normativo da ANVISA que defina normas e padrões técnicos sobre limites máximos de alcatrão, nicotina e monóxido de carbono nos cigarros e restrinja o uso dos denominados aditivos nos produtos fumígenos derivados do tabaco é conforme com os lindes constitucionais e legais das suas prerrogativas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os Juizados Especiais Federais, julgue os itens abaixo.

I. Maria ingressou com demanda contra o INSS, direcionando expressamente a sua petição inicial ao Juízo Federal de Vara de Juizado Especial Federal situada em seu domicílio. Nesse caso, sabendo-se que a lei prevê ser da competência dos Juizados Especiais Federais o processamento e julgamento das causas cujo valor seja de até 60 (sessenta) salários mínimos, tem-se, no caso, renúncia tácita de valores que superem esse limite, considerados eventuais atrasados devidos até a data do ajuizamento da ação.

II. Não cabe incidente de uniformização que verse sobre matéria processual.

III. Assim como se dá em relação ao recurso especial e ao recurso extraordinário, não se conhece de incidente de uniformização que implique reexame de matéria de fato.

Estão corretos somente os itens:

 

(SEGEP/MA – FCC – 2016) No âmbito da Teoria Geral do Direito Internacional dos Direitos Humanos:

 

(EMAGIS) Considere que, para produção de prova em processo penal ou inquérito policial em trâmite no Brasil, seja necessário o cumprimento de ordem judicial – de fornecimento de dados ou interceptação de comunicações telemáticas – por empresa que opera em território brasileiro, mas tem controladora norte-americana (tais como Google, Gmail, Microsoft, e outras).

A propósito das questões de Direito Internacional Privado envolvidas no cumprimento de tais ordens judiciais, e tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas DPF - Rodada 44.2020

(EMAGIS) Avalie as seguintes sentenças relacionadas às Escolas do Direito Penal e à Criminologia para, em seguida, indicar aquela que está equivocada.

 

(TJ/MT – Juiz Substituto – VUNESP – 2018) Sobre o tema reincidência, no Direito Penal, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A propósito do crime de estelionato (CP, artigo 171), especialmente as inovações trazidas pelo ‘Pacote Anticrime’ (Lei 13.964/2019), marque a alternativa INCORRETA.

 

(DPE/AM – Defensor Público – FCC – 2018) De acordo com a Lei Antimanicomial (Lei no 10.216/2001),

 

(EMAGIS) Sobre o crime de contrabando, marque a alternativa CORRETA.



 

(TJ/SC – Juiz de Direito – CESPE – 2019) De acordo com a legislação vigente acerca de recursos em geral no processo penal, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) A respeito das astreintes e sua aplicação ao processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a prisão domiciliar na execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Analise as afirmativas a seguir.

I. São inconstitucionais as leis que obrigam os supermercados ou similares à prestação de serviços de acondicionamento ou embalagem das compras, por violação ao princípio da livre iniciativa.

II. A segurança pública, presentes a prevenção e o combate a incêndios, faz-se, no campo da atividade precípua, pela unidade da Federação, e, porque serviço essencial, tem como a viabilizá-la a arrecadação de impostos, cabendo ao Município a criação de taxa para tal fim.

III. A execução provisória de obrigação de fazer em face da Fazenda Pública não atrai o regime constitucional dos precatórios.
Com base no entendimento de repercussão geral do STF em matéria tributária, econômica e financeira, está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta sobre direitos e garantias fundamentais, de acordo com o entendimento do Supremo Tribunal Federal:

 

(EMAGIS) No que se refere à Lei 13.300/16, marque a alternativa correta.

 

(DPE/MA – Defensor Público – FCC – 2018) Segundo o texto da Constituição Federal,

 

(MPE/SP – Promotor de Justiça Substituto – 2019) Com relação aos serviços públicos, assinale a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto aos contratos administrativos, analise as seguintes proposições e marque a alternativa apropriada.

I. É constitucional lei estadual que determina que todos os contratos celebrados entre o Governo do Estado e empresas particulares dependerão de registro prévio junto ao Tribunal de Contas estadual, por consubstanciar medida que contribui para o controle da Administração Pública e não significar necessidade de prévia autorização para a celebração de contratos, em se tratando de mero registro para fins de controle.

II. Na hipótese de alteração unilateral por parte da Administração contratante, as cláusulas econômico-financeiras do contrato deverão ser revistas para que se mantenha o equilíbrio contratual.

III. A variação do valor contratual para fazer face ao reajuste de preços previsto no próprio contrato, as atualizações, compensações ou penalizações financeiras decorrentes das condições de pagamento nele previstas, bem como o empenho de dotações orçamentárias suplementares até o limite do seu valor corrigido, não caracterizam alteração do mesmo, podendo ser registrados por simples apostila, dispensando a celebração de aditamento.

 

(EMAGIS) Com relação às parcerias público-privadas (PPP) a que se refere a Lei nº 11.079/2004, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a remuneração de agentes públicos por subsídio e também sobre o teto remuneratório constitucional, avalie as assertivas que seguem.

I. No subsídio, é vedado, segundo a Constituição Federal, o acréscimo de verba de representação.

II. Embora a EC 41/2003, ao estabelecer o teto remuneratório, tenha tido aplicação imediata, não impôs redução remuneratória aos Ministros aposentados do STF que, quando de sua promulgação, recebiam regularmente adicional de 20% sobre os proventos.

III. Como não há direito adquirido contrário à Constituição Federal e sendo o adicional de 20% pago a desembargadores incompatível com o regime constitucional de remuneração por subsídio, a supressão do adicional deve operar efeitos imediatos, ainda que importe decesso remuneratório.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/AM – Defensor Público – FCC – 2018) Fátima Aparecida, brasileira, viaja a Las Vegas, a passeio. Vai a um cassino, no qual perde no jogo valor em dólares equivalente a R$ 20.000,00. Volta ao Brasil sem pagar a dívida e é acionada judicialmente. Considerada a legalidade da cobrança no país estrangeiro, aplica-se a lei

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado e também sua sujeição à disciplina do Código Civil, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito dos deveres impostos ao falido em decorrência da decretação da falência, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o sistema de cartão de crédito, tendo presente também o magistério da doutrina clássica a propósito dos ‘contratos mercantis’, marque a alternativa INCORRETA.

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) O advogado José de Oliveira ajuíza ação sem procuração outorgada pelo autor, alegando urgência na tutela postulada, reintegratória na posse de imóvel. Essa conduta é

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem dizem respeito ao Processo Civil.

I. Segundo a doutrina, ocorre ‘cisão funcional da competência’ quando órgão fracionário de tribunal cria incidente de inconstitucionalidade a ser julgado pelo Plenário ou o Órgão Especial, já que a este cabe pronunciar-se acerca da constitucionalidade ou inconstitucionalidade e àquele depois, à vista do que houver assentado o plenário, decidir a espécie.

II. Não se aplica a majoração de honorários em decorrência do desprovimento de apelação (CPC, artigo 85, §11) quando, a despeito de julgado o recurso na vigência do CPC/2015, a sentença recorrida tenha sido publicada na vigência do CPC/1973.

III. Não cabe condenação em honorários advocatícios em mandado de segurança.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto ao incidente de declaração de inconstitucionalidade, sob a égide do CPC/2015, têm-se a julgamento as proposições abaixo, as quais apontam para uma das alternativas ofertadas.

I. Arguida, em controle difuso, a inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo do poder público, o relator, após ouvir o Ministério Público e as partes, submeterá a questão à turma ou à câmara à qual competir o conhecimento do processo. Se a arguição for rejeitada, prosseguirá o julgamento; ser for acolhida, a questão será submetida ao plenário do tribunal ou ao seu órgão especial, onde houver. Sem embargo, os órgãos fracionários dos tribunais não submeterão ao plenário ou ao órgão especial a arguição de inconstitucionalidade quando já houver pronunciamento destes ou do plenário do Supremo Tribunal Federal sobre a questão.

II. As pessoas jurídicas de direito público responsáveis pela edição do ato questionado poderão manifestar-se no incidente de inconstitucionalidade se assim o requererem até a data de início do julgamento do incidente.

III. A parte legitimada à propositura de ação direta de inconstitucionalidade poderá manifestar-se, por escrito, sobre a questão constitucional objeto de apreciação, sendo-lhe assegurado o direito de apresentar memoriais ou de requerer a juntada de documentos. Outrossim, considerando a relevância da matéria e a representatividade dos postulantes, o relator poderá admitir, por despacho irrecorrível, a manifestação de outros órgãos ou entidades.

Há erro:

 

(EMAGIS) Considere que, para produção de prova em processo penal ou inquérito policial em trâmite no Brasil, seja necessário o cumprimento de ordem judicial – de fornecimento de dados ou interceptação de comunicações telemáticas – por empresa que opera em território brasileiro, mas tem controladora norte-americana (tais como Google, Gmail, Microsoft, e outras).

A propósito das questões de Direito Internacional Privado envolvidas no cumprimento de tais ordens judiciais, e tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(SEGEP/MA – FCC – 2016) No âmbito da Teoria Geral do Direito Internacional dos Direitos Humanos:

 

(EMAGIS) Sobre os Juizados Especiais Federais, julgue os itens abaixo.

I. Maria ingressou com demanda contra o INSS, direcionando expressamente a sua petição inicial ao Juízo Federal de Vara de Juizado Especial Federal situada em seu domicílio. Nesse caso, sabendo-se que a lei prevê ser da competência dos Juizados Especiais Federais o processamento e julgamento das causas cujo valor seja de até 60 (sessenta) salários mínimos, tem-se, no caso, renúncia tácita de valores que superem esse limite, considerados eventuais atrasados devidos até a data do ajuizamento da ação.

II. Não cabe incidente de uniformização que verse sobre matéria processual.

III. Assim como se dá em relação ao recurso especial e ao recurso extraordinário, não se conhece de incidente de uniformização que implique reexame de matéria de fato.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito do controle financeiro a cargo dos tribunais de contas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a taxa cobrada pelo Estado em razão do exercício do poder de polícia (CTN, artigo 78), avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, a jurisprudência do STF evoluiu do ponto em que exigia o efetivo exercício do poder de polícia para o ponto em que admite o potencial exercício de tal poder pelo Estado como fundamento válido para a cobrança da taxa.

II. Segundo a jurisprudência atual do STF, o fato de existir um órgão estruturado e em efetivo funcionamento viabiliza, em tese, a exigência da taxa daqueles que possam vir a ser fiscalizados, tornando-se desnecessário que o cidadão-contribuinte tenha sofrido, concretamente, a fiscalização.

III. No que diz respeito às taxas cobradas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), é inconstitucional sua variação em função do patrimônio líquido da empresa, já que patrimônio é base de cálculo de impostos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito dos programas de parcelamento tributário no âmbito federal, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o STJ, o processo administrativo de exclusão do contribuinte do programa de parcelamento é regido pela Lei 9.784/1999.

II. Segundo o STJ, operada a exclusão do contribuinte do REFIS, deve ele ser cientificado pessoalmente, sendo nula sua notificação por mera publicação no Diário Oficial e na internet.

III. No PAES, tratando-se de contribuinte inativo, sem faturamento mensal, tem ele direito ao pagamento da parcela mensal mínima, qual seja, R$ 100,00.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

Objetivas PGE/PGM - Rodada 44.2020

(MPE/SP – Promotor de Justiça Substituto – 2019) Com relação aos serviços públicos, assinale a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto aos contratos administrativos, analise as seguintes proposições e marque a alternativa apropriada.

I. É constitucional lei estadual que determina que todos os contratos celebrados entre o Governo do Estado e empresas particulares dependerão de registro prévio junto ao Tribunal de Contas estadual, por consubstanciar medida que contribui para o controle da Administração Pública e não significar necessidade de prévia autorização para a celebração de contratos, em se tratando de mero registro para fins de controle.

II. Na hipótese de alteração unilateral por parte da Administração contratante, as cláusulas econômico-financeiras do contrato deverão ser revistas para que se mantenha o equilíbrio contratual.

III. A variação do valor contratual para fazer face ao reajuste de preços previsto no próprio contrato, as atualizações, compensações ou penalizações financeiras decorrentes das condições de pagamento nele previstas, bem como o empenho de dotações orçamentárias suplementares até o limite do seu valor corrigido, não caracterizam alteração do mesmo, podendo ser registrados por simples apostila, dispensando a celebração de aditamento.

 

(EMAGIS) Com relação às parcerias público-privadas (PPP) a que se refere a Lei nº 11.079/2004, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a remuneração de agentes públicos por subsídio e também sobre o teto remuneratório constitucional, avalie as assertivas que seguem.

I. No subsídio, é vedado, segundo a Constituição Federal, o acréscimo de verba de representação.

II. Embora a EC 41/2003, ao estabelecer o teto remuneratório, tenha tido aplicação imediata, não impôs redução remuneratória aos Ministros aposentados do STF que, quando de sua promulgação, recebiam regularmente adicional de 20% sobre os proventos.

III. Como não há direito adquirido contrário à Constituição Federal e sendo o adicional de 20% pago a desembargadores incompatível com o regime constitucional de remuneração por subsídio, a supressão do adicional deve operar efeitos imediatos, ainda que importe decesso remuneratório.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Analise as afirmativas a seguir.

I. São inconstitucionais as leis que obrigam os supermercados ou similares à prestação de serviços de acondicionamento ou embalagem das compras, por violação ao princípio da livre iniciativa.

II. A segurança pública, presentes a prevenção e o combate a incêndios, faz-se, no campo da atividade precípua, pela unidade da Federação, e, porque serviço essencial, tem como a viabilizá-la a arrecadação de impostos, cabendo ao Município a criação de taxa para tal fim.

III. A execução provisória de obrigação de fazer em face da Fazenda Pública não atrai o regime constitucional dos precatórios.
Com base no entendimento de repercussão geral do STF em matéria tributária, econômica e financeira, está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta sobre direitos e garantias fundamentais, de acordo com o entendimento do Supremo Tribunal Federal:

 

(EMAGIS) No que se refere à Lei 13.300/16, marque a alternativa correta.

 

(DPE/MA – Defensor Público – FCC – 2018) Segundo o texto da Constituição Federal,

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) O advogado José de Oliveira ajuíza ação sem procuração outorgada pelo autor, alegando urgência na tutela postulada, reintegratória na posse de imóvel. Essa conduta é

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem dizem respeito ao Processo Civil.

I. Segundo a doutrina, ocorre ‘cisão funcional da competência’ quando órgão fracionário de tribunal cria incidente de inconstitucionalidade a ser julgado pelo Plenário ou o Órgão Especial, já que a este cabe pronunciar-se acerca da constitucionalidade ou inconstitucionalidade e àquele depois, à vista do que houver assentado o plenário, decidir a espécie.

II. Não se aplica a majoração de honorários em decorrência do desprovimento de apelação (CPC, artigo 85, §11) quando, a despeito de julgado o recurso na vigência do CPC/2015, a sentença recorrida tenha sido publicada na vigência do CPC/1973.

III. Não cabe condenação em honorários advocatícios em mandado de segurança.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto ao incidente de declaração de inconstitucionalidade, sob a égide do CPC/2015, têm-se a julgamento as proposições abaixo, as quais apontam para uma das alternativas ofertadas.

I. Arguida, em controle difuso, a inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo do poder público, o relator, após ouvir o Ministério Público e as partes, submeterá a questão à turma ou à câmara à qual competir o conhecimento do processo. Se a arguição for rejeitada, prosseguirá o julgamento; ser for acolhida, a questão será submetida ao plenário do tribunal ou ao seu órgão especial, onde houver. Sem embargo, os órgãos fracionários dos tribunais não submeterão ao plenário ou ao órgão especial a arguição de inconstitucionalidade quando já houver pronunciamento destes ou do plenário do Supremo Tribunal Federal sobre a questão.

II. As pessoas jurídicas de direito público responsáveis pela edição do ato questionado poderão manifestar-se no incidente de inconstitucionalidade se assim o requererem até a data de início do julgamento do incidente.

III. A parte legitimada à propositura de ação direta de inconstitucionalidade poderá manifestar-se, por escrito, sobre a questão constitucional objeto de apreciação, sendo-lhe assegurado o direito de apresentar memoriais ou de requerer a juntada de documentos. Outrossim, considerando a relevância da matéria e a representatividade dos postulantes, o relator poderá admitir, por despacho irrecorrível, a manifestação de outros órgãos ou entidades.

Há erro:

 

(DPE/AM – Defensor Público – FCC – 2018) Fátima Aparecida, brasileira, viaja a Las Vegas, a passeio. Vai a um cassino, no qual perde no jogo valor em dólares equivalente a R$ 20.000,00. Volta ao Brasil sem pagar a dívida e é acionada judicialmente. Considerada a legalidade da cobrança no país estrangeiro, aplica-se a lei

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado e também sua sujeição à disciplina do Código Civil, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito dos alimentos na disciplina do Código Civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito dos deveres impostos ao falido em decorrência da decretação da falência, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o sistema de cartão de crédito, tendo presente também o magistério da doutrina clássica a propósito dos ‘contratos mercantis’, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a taxa cobrada pelo Estado em razão do exercício do poder de polícia (CTN, artigo 78), avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, a jurisprudência do STF evoluiu do ponto em que exigia o efetivo exercício do poder de polícia para o ponto em que admite o potencial exercício de tal poder pelo Estado como fundamento válido para a cobrança da taxa.

II. Segundo a jurisprudência atual do STF, o fato de existir um órgão estruturado e em efetivo funcionamento viabiliza, em tese, a exigência da taxa daqueles que possam vir a ser fiscalizados, tornando-se desnecessário que o cidadão-contribuinte tenha sofrido, concretamente, a fiscalização.

III. No que diz respeito às taxas cobradas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), é inconstitucional sua variação em função do patrimônio líquido da empresa, já que patrimônio é base de cálculo de impostos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito dos tributos sujeitos a lançamento por homologação, avalie as assertivas que seguem.

I. Entregue a declaração pelo contribuinte, e relativamente aos valores nela declarados, o prazo de decadência para constituição do crédito tributário somente é interrompido quando o contribuinte é notificado pelo Fisco da homologação da declaração.

II. Entregue a declaração pelo contribuinte, e relativamente aos valores nela declarados, caso não ocorra o pagamento, pode o Fisco, sem necessidade de prévio lançamento, inscrever o crédito em dívida ativa.

III. Segundo o STJ, a apresentação pelo contribuinte de DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Federais) ou GIA (Guia de Informação e Apuração do ICMS) é modo de constituição do crédito tributário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do controle financeiro a cargo dos tribunais de contas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Analise os itens I a V e assinale a alternativa correta, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e jurisprudência consolidada do Tribunal Superior do Trabalho (TST):

I. Segundo a CLT, o pedido de demissão ou recibo de quitação de rescisão do contrato de trabalho firmado por empregado com mais de um ano de serviço só será válido quando feito com a assistência do respectivo sindicato ou perante a autoridade do Ministério do Trabalho e Previdência Social ou da Justiça do Trabalho.

II. Nos termos da CLT, é lícito ao menor firmar recibo pelo pagamento dos salários. Tratando-se, porém, de rescisão do contrato de trabalho, é vedado ao menor de dezoito anos dar, sem assistência dos seus responsáveis legais, quitação ao empregador pelo recebimento da indenização que lhe for devida.

III. A entrega ao empregado de documentos que comprovem a comunicação da extinção contratual aos órgãos competentes bem como o pagamento dos valores constantes do instrumento de rescisão ou recibo de quitação deverão ser efetuados até dez dias contados a partir do término do contrato, consoante disposição expressa da CLT.

IV. A Lei 13.467/17 acrescentou dispositivo à CLT, facultando a empregados e empregadores, na vigência ou não do contrato de emprego, firmar o termo de quitação anual de obrigações trabalhistas, perante o sindicato dos empregados da categoria. O termo em questão discriminará as obrigações de dar e fazer cumpridas mensalmente e dele constará a quitação anual dada pelo empregado, com eficácia liberatória das parcelas nele especificadas.

V. Segundo entendimento consolidado do TST, aplica-se a regra prevista no "caput" do art. 132 do Código Civil de 2002 à contagem do prazo do aviso prévio, excluindo-se o dia do começo e incluindo o do vencimento.

 

(EMAGIS) Analise os itens a seguir e responda:

I. Segundo jurisprudência consolidada do TST, o acordo celebrado - homologado judicialmente - em que o empregado dá plena e ampla quitação, sem qualquer ressalva, alcança não só o objeto da inicial, como também todas as demais parcelas referentes ao extinto contrato de trabalho, violando a coisa julgada, a propositura de nova reclamação trabalhista.

II. Entende o TST que a homologação de acordo constitui faculdade do juiz, inexistindo direito líquido e certo tutelável pela via do mandado de segurança.

III. Dispõe a CLT que, no caso de conciliação, o termo que for lavrado valerá como decisão irrecorrível, salvo para a Previdência Social quanto às contribuições que lhe forem devidas.

IV. A CLT tem previsão expressa acerca do processo de jurisdição voluntária para homologação de acordo extrajudicial, o qual terá início por petição conjunta, sendo obrigatória a representação das partes por advogado, possibilitada a representação das partes por advogado comum.

V. A petição de homologação de acordo extrajudicial suspende o prazo prescricional da ação quanto aos direitos nela especificados, nos termos da CLT

 

(EMAGIS) Sobre o princípio da vedação do retrocesso ambiental, marque a alternativa INCORRETA.

 

(TJ/MT – Juiz Substituto – VUNESP – 2018) Sobre o tema reincidência, no Direito Penal, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A propósito do crime de estelionato (CP, artigo 171), especialmente as inovações trazidas pelo ‘Pacote Anticrime’ (Lei 13.964/2019), marque a alternativa INCORRETA.

 

(TJ/SC – Juiz de Direito – CESPE – 2019) De acordo com a legislação vigente acerca de recursos em geral no processo penal, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) A respeito das astreintes e sua aplicação ao processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 44.2020

(DPE/AM – Defensor Público – FCC – 2018) Fátima Aparecida, brasileira, viaja a Las Vegas, a passeio. Vai a um cassino, no qual perde no jogo valor em dólares equivalente a R$ 20.000,00. Volta ao Brasil sem pagar a dívida e é acionada judicialmente. Considerada a legalidade da cobrança no país estrangeiro, aplica-se a lei

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado e também sua sujeição à disciplina do Código Civil, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito dos alimentos na disciplina do Código Civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) O advogado José de Oliveira ajuíza ação sem procuração outorgada pelo autor, alegando urgência na tutela postulada, reintegratória na posse de imóvel. Essa conduta é

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem dizem respeito ao Processo Civil.

I. Segundo a doutrina, ocorre ‘cisão funcional da competência’ quando órgão fracionário de tribunal cria incidente de inconstitucionalidade a ser julgado pelo Plenário ou o Órgão Especial, já que a este cabe pronunciar-se acerca da constitucionalidade ou inconstitucionalidade e àquele depois, à vista do que houver assentado o plenário, decidir a espécie.

II. Não se aplica a majoração de honorários em decorrência do desprovimento de apelação (CPC, artigo 85, §11) quando, a despeito de julgado o recurso na vigência do CPC/2015, a sentença recorrida tenha sido publicada na vigência do CPC/1973.

III. Não cabe condenação em honorários advocatícios em mandado de segurança.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto ao incidente de declaração de inconstitucionalidade, sob a égide do CPC/2015, têm-se a julgamento as proposições abaixo, as quais apontam para uma das alternativas ofertadas.

I. Arguida, em controle difuso, a inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo do poder público, o relator, após ouvir o Ministério Público e as partes, submeterá a questão à turma ou à câmara à qual competir o conhecimento do processo. Se a arguição for rejeitada, prosseguirá o julgamento; ser for acolhida, a questão será submetida ao plenário do tribunal ou ao seu órgão especial, onde houver. Sem embargo, os órgãos fracionários dos tribunais não submeterão ao plenário ou ao órgão especial a arguição de inconstitucionalidade quando já houver pronunciamento destes ou do plenário do Supremo Tribunal Federal sobre a questão.

II. As pessoas jurídicas de direito público responsáveis pela edição do ato questionado poderão manifestar-se no incidente de inconstitucionalidade se assim o requererem até a data de início do julgamento do incidente.

III. A parte legitimada à propositura de ação direta de inconstitucionalidade poderá manifestar-se, por escrito, sobre a questão constitucional objeto de apreciação, sendo-lhe assegurado o direito de apresentar memoriais ou de requerer a juntada de documentos. Outrossim, considerando a relevância da matéria e a representatividade dos postulantes, o relator poderá admitir, por despacho irrecorrível, a manifestação de outros órgãos ou entidades.

Há erro:

 

(EMAGIS) Considerando o entendimento do STJ acerca dos bancos de dados e cadastro de consumidores, assinale a opção CORRETA.

 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe expressamente o ECA a respeito da internação, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Avalie as seguintes sentenças relacionadas às Escolas do Direito Penal e à Criminologia para, em seguida, indicar aquela que está equivocada.

 

(TJ/MT – Juiz Substituto – VUNESP – 2018) Sobre o tema reincidência, no Direito Penal, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A propósito do crime de estelionato (CP, artigo 171), especialmente as inovações trazidas pelo ‘Pacote Anticrime’ (Lei 13.964/2019), marque a alternativa INCORRETA.

 

(DPE/AM – Defensor Público – FCC – 2018) De acordo com a Lei Antimanicomial (Lei no 10.216/2001),

 

(TJ/SC – Juiz de Direito – CESPE – 2019) De acordo com a legislação vigente acerca de recursos em geral no processo penal, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) A respeito das astreintes e sua aplicação ao processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a prisão domiciliar na execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Analise as afirmativas a seguir.

I. São inconstitucionais as leis que obrigam os supermercados ou similares à prestação de serviços de acondicionamento ou embalagem das compras, por violação ao princípio da livre iniciativa.

II. A segurança pública, presentes a prevenção e o combate a incêndios, faz-se, no campo da atividade precípua, pela unidade da Federação, e, porque serviço essencial, tem como a viabilizá-la a arrecadação de impostos, cabendo ao Município a criação de taxa para tal fim.

III. A execução provisória de obrigação de fazer em face da Fazenda Pública não atrai o regime constitucional dos precatórios.
Com base no entendimento de repercussão geral do STF em matéria tributária, econômica e financeira, está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta sobre direitos e garantias fundamentais, de acordo com o entendimento do Supremo Tribunal Federal:

 

(EMAGIS) No que se refere à Lei 13.300/16, marque a alternativa correta.

 

(DPE/MA – Defensor Público – FCC – 2018) Segundo o texto da Constituição Federal,

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa em sintonia com a jurisprudência vigorante do Tribunal Superior Eleitoral:

 

(EMAGIS) A respeito dos deveres impostos ao falido em decorrência da decretação da falência, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o sistema de cartão de crédito, tendo presente também o magistério da doutrina clássica a propósito dos ‘contratos mercantis’, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a taxa cobrada pelo Estado em razão do exercício do poder de polícia (CTN, artigo 78), avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, a jurisprudência do STF evoluiu do ponto em que exigia o efetivo exercício do poder de polícia para o ponto em que admite o potencial exercício de tal poder pelo Estado como fundamento válido para a cobrança da taxa.

II. Segundo a jurisprudência atual do STF, o fato de existir um órgão estruturado e em efetivo funcionamento viabiliza, em tese, a exigência da taxa daqueles que possam vir a ser fiscalizados, tornando-se desnecessário que o cidadão-contribuinte tenha sofrido, concretamente, a fiscalização.

III. No que diz respeito às taxas cobradas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), é inconstitucional sua variação em função do patrimônio líquido da empresa, já que patrimônio é base de cálculo de impostos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito dos tributos sujeitos a lançamento por homologação, avalie as assertivas que seguem.

I. Entregue a declaração pelo contribuinte, e relativamente aos valores nela declarados, o prazo de decadência para constituição do crédito tributário somente é interrompido quando o contribuinte é notificado pelo Fisco da homologação da declaração.

II. Entregue a declaração pelo contribuinte, e relativamente aos valores nela declarados, caso não ocorra o pagamento, pode o Fisco, sem necessidade de prévio lançamento, inscrever o crédito em dívida ativa.

III. Segundo o STJ, a apresentação pelo contribuinte de DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Federais) ou GIA (Guia de Informação e Apuração do ICMS) é modo de constituição do crédito tributário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o princípio da vedação do retrocesso ambiental, marque a alternativa INCORRETA.

 

(MPE/SP – Promotor de Justiça Substituto – 2019) Com relação aos serviços públicos, assinale a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto aos contratos administrativos, analise as seguintes proposições e marque a alternativa apropriada.

I. É constitucional lei estadual que determina que todos os contratos celebrados entre o Governo do Estado e empresas particulares dependerão de registro prévio junto ao Tribunal de Contas estadual, por consubstanciar medida que contribui para o controle da Administração Pública e não significar necessidade de prévia autorização para a celebração de contratos, em se tratando de mero registro para fins de controle.

II. Na hipótese de alteração unilateral por parte da Administração contratante, as cláusulas econômico-financeiras do contrato deverão ser revistas para que se mantenha o equilíbrio contratual.

III. A variação do valor contratual para fazer face ao reajuste de preços previsto no próprio contrato, as atualizações, compensações ou penalizações financeiras decorrentes das condições de pagamento nele previstas, bem como o empenho de dotações orçamentárias suplementares até o limite do seu valor corrigido, não caracterizam alteração do mesmo, podendo ser registrados por simples apostila, dispensando a celebração de aditamento.

 

(EMAGIS) Com relação às parcerias público-privadas (PPP) a que se refere a Lei nº 11.079/2004, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a remuneração de agentes públicos por subsídio e também sobre o teto remuneratório constitucional, avalie as assertivas que seguem.

I. No subsídio, é vedado, segundo a Constituição Federal, o acréscimo de verba de representação.

II. Embora a EC 41/2003, ao estabelecer o teto remuneratório, tenha tido aplicação imediata, não impôs redução remuneratória aos Ministros aposentados do STF que, quando de sua promulgação, recebiam regularmente adicional de 20% sobre os proventos.

III. Como não há direito adquirido contrário à Constituição Federal e sendo o adicional de 20% pago a desembargadores incompatível com o regime constitucional de remuneração por subsídio, a supressão do adicional deve operar efeitos imediatos, ainda que importe decesso remuneratório.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considerando a Resolução CNMP nº 174/2017, que disciplina, no âmbito do Ministério Público, a instauração e a tramitação da Notícia de Fato e do Procedimento Administrativo, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Os legitimados meta-individuais constantes do Código de Defesa do Consumidor poderão propor, em nome próprio e no interesse das vítimas ou seus sucessores, ação civil coletiva de responsabilidade pelos danos individualmente sofridos em decorrência da colocação, comercialização e circulação de produtos ou serviços no varejo, observando-se que:

 

(SEGEP/MA – FCC – 2016) No âmbito da Teoria Geral do Direito Internacional dos Direitos Humanos:

 

Objetivas Delegado - Rodada 44.2020

(EMAGIS) Avalie as seguintes sentenças relacionadas às Escolas do Direito Penal e à Criminologia para, em seguida, indicar aquela que está equivocada.

 

(TJ/MT – Juiz Substituto – VUNESP – 2018) Sobre o tema reincidência, no Direito Penal, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A propósito do crime de estelionato (CP, artigo 171), especialmente as inovações trazidas pelo ‘Pacote Anticrime’ (Lei 13.964/2019), marque a alternativa INCORRETA.

 

(DPE/AM – Defensor Público – FCC – 2018) De acordo com a Lei Antimanicomial (Lei no 10.216/2001),

 

(TJ/SC – Juiz de Direito – CESPE – 2019) De acordo com a legislação vigente acerca de recursos em geral no processo penal, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) A respeito das astreintes e sua aplicação ao processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a prisão domiciliar na execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/AM – Defensor Público – FCC – 2018) Fátima Aparecida, brasileira, viaja a Las Vegas, a passeio. Vai a um cassino, no qual perde no jogo valor em dólares equivalente a R$ 20.000,00. Volta ao Brasil sem pagar a dívida e é acionada judicialmente. Considerada a legalidade da cobrança no país estrangeiro, aplica-se a lei

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado e também sua sujeição à disciplina do Código Civil, marque a alternativa INCORRETA.

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Analise as afirmativas a seguir.

I. São inconstitucionais as leis que obrigam os supermercados ou similares à prestação de serviços de acondicionamento ou embalagem das compras, por violação ao princípio da livre iniciativa.

II. A segurança pública, presentes a prevenção e o combate a incêndios, faz-se, no campo da atividade precípua, pela unidade da Federação, e, porque serviço essencial, tem como a viabilizá-la a arrecadação de impostos, cabendo ao Município a criação de taxa para tal fim.

III. A execução provisória de obrigação de fazer em face da Fazenda Pública não atrai o regime constitucional dos precatórios.
Com base no entendimento de repercussão geral do STF em matéria tributária, econômica e financeira, está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta sobre direitos e garantias fundamentais, de acordo com o entendimento do Supremo Tribunal Federal:

 

(EMAGIS) No que se refere à Lei 13.300/16, marque a alternativa correta.

 

(DPE/MA – Defensor Público – FCC – 2018) Segundo o texto da Constituição Federal,

 

(MPE/SP – Promotor de Justiça Substituto – 2019) Com relação aos serviços públicos, assinale a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto aos contratos administrativos, analise as seguintes proposições e marque a alternativa apropriada.

I. É constitucional lei estadual que determina que todos os contratos celebrados entre o Governo do Estado e empresas particulares dependerão de registro prévio junto ao Tribunal de Contas estadual, por consubstanciar medida que contribui para o controle da Administração Pública e não significar necessidade de prévia autorização para a celebração de contratos, em se tratando de mero registro para fins de controle.

II. Na hipótese de alteração unilateral por parte da Administração contratante, as cláusulas econômico-financeiras do contrato deverão ser revistas para que se mantenha o equilíbrio contratual.

III. A variação do valor contratual para fazer face ao reajuste de preços previsto no próprio contrato, as atualizações, compensações ou penalizações financeiras decorrentes das condições de pagamento nele previstas, bem como o empenho de dotações orçamentárias suplementares até o limite do seu valor corrigido, não caracterizam alteração do mesmo, podendo ser registrados por simples apostila, dispensando a celebração de aditamento.

 

(EMAGIS) Com relação às parcerias público-privadas (PPP) a que se refere a Lei nº 11.079/2004, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a remuneração de agentes públicos por subsídio e também sobre o teto remuneratório constitucional, avalie as assertivas que seguem.

I. No subsídio, é vedado, segundo a Constituição Federal, o acréscimo de verba de representação.

II. Embora a EC 41/2003, ao estabelecer o teto remuneratório, tenha tido aplicação imediata, não impôs redução remuneratória aos Ministros aposentados do STF que, quando de sua promulgação, recebiam regularmente adicional de 20% sobre os proventos.

III. Como não há direito adquirido contrário à Constituição Federal e sendo o adicional de 20% pago a desembargadores incompatível com o regime constitucional de remuneração por subsídio, a supressão do adicional deve operar efeitos imediatos, ainda que importe decesso remuneratório.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe expressamente o ECA a respeito da internação, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) A respeito dos deveres impostos ao falido em decorrência da decretação da falência, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o sistema de cartão de crédito, tendo presente também o magistério da doutrina clássica a propósito dos ‘contratos mercantis’, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa em sintonia com a jurisprudência vigorante do Tribunal Superior Eleitoral:

 

(SEGEP/MA – FCC – 2016) No âmbito da Teoria Geral do Direito Internacional dos Direitos Humanos:

 

(EMAGIS) Considerando o entendimento do STJ acerca dos bancos de dados e cadastro de consumidores, assinale a opção CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a taxa cobrada pelo Estado em razão do exercício do poder de polícia (CTN, artigo 78), avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, a jurisprudência do STF evoluiu do ponto em que exigia o efetivo exercício do poder de polícia para o ponto em que admite o potencial exercício de tal poder pelo Estado como fundamento válido para a cobrança da taxa.

II. Segundo a jurisprudência atual do STF, o fato de existir um órgão estruturado e em efetivo funcionamento viabiliza, em tese, a exigência da taxa daqueles que possam vir a ser fiscalizados, tornando-se desnecessário que o cidadão-contribuinte tenha sofrido, concretamente, a fiscalização.

III. No que diz respeito às taxas cobradas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), é inconstitucional sua variação em função do patrimônio líquido da empresa, já que patrimônio é base de cálculo de impostos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito dos tributos sujeitos a lançamento por homologação, avalie as assertivas que seguem.

I. Entregue a declaração pelo contribuinte, e relativamente aos valores nela declarados, o prazo de decadência para constituição do crédito tributário somente é interrompido quando o contribuinte é notificado pelo Fisco da homologação da declaração.

II. Entregue a declaração pelo contribuinte, e relativamente aos valores nela declarados, caso não ocorra o pagamento, pode o Fisco, sem necessidade de prévio lançamento, inscrever o crédito em dívida ativa.

III. Segundo o STJ, a apresentação pelo contribuinte de DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Federais) ou GIA (Guia de Informação e Apuração do ICMS) é modo de constituição do crédito tributário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o princípio da vedação do retrocesso ambiental, marque a alternativa INCORRETA.

 

Objetivas - Rodada 44.2020

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Analise as afirmativas a seguir.

I. São inconstitucionais as leis que obrigam os supermercados ou similares à prestação de serviços de acondicionamento ou embalagem das compras, por violação ao princípio da livre iniciativa.

II. A segurança pública, presentes a prevenção e o combate a incêndios, faz-se, no campo da atividade precípua, pela unidade da Federação, e, porque serviço essencial, tem como a viabilizá-la a arrecadação de impostos, cabendo ao Município a criação de taxa para tal fim.

III. A execução provisória de obrigação de fazer em face da Fazenda Pública não atrai o regime constitucional dos precatórios.
Com base no entendimento de repercussão geral do STF em matéria tributária, econômica e financeira, está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta sobre direitos e garantias fundamentais, de acordo com o entendimento do Supremo Tribunal Federal:

 

(EMAGIS) No que se refere à Lei 13.300/16, marque a alternativa correta.

 

(DPE/MA – Defensor Público – FCC – 2018) Segundo o texto da Constituição Federal,

 

(MPE/SP – Promotor de Justiça Substituto – 2019) Com relação aos serviços públicos, assinale a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto aos contratos administrativos, analise as seguintes proposições e marque a alternativa apropriada.

I. É constitucional lei estadual que determina que todos os contratos celebrados entre o Governo do Estado e empresas particulares dependerão de registro prévio junto ao Tribunal de Contas estadual, por consubstanciar medida que contribui para o controle da Administração Pública e não significar necessidade de prévia autorização para a celebração de contratos, em se tratando de mero registro para fins de controle.

II. Na hipótese de alteração unilateral por parte da Administração contratante, as cláusulas econômico-financeiras do contrato deverão ser revistas para que se mantenha o equilíbrio contratual.

III. A variação do valor contratual para fazer face ao reajuste de preços previsto no próprio contrato, as atualizações, compensações ou penalizações financeiras decorrentes das condições de pagamento nele previstas, bem como o empenho de dotações orçamentárias suplementares até o limite do seu valor corrigido, não caracterizam alteração do mesmo, podendo ser registrados por simples apostila, dispensando a celebração de aditamento.

 

(EMAGIS) Com relação às parcerias público-privadas (PPP) a que se refere a Lei nº 11.079/2004, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a remuneração de agentes públicos por subsídio e também sobre o teto remuneratório constitucional, avalie as assertivas que seguem.

I. No subsídio, é vedado, segundo a Constituição Federal, o acréscimo de verba de representação.

II. Embora a EC 41/2003, ao estabelecer o teto remuneratório, tenha tido aplicação imediata, não impôs redução remuneratória aos Ministros aposentados do STF que, quando de sua promulgação, recebiam regularmente adicional de 20% sobre os proventos.

III. Como não há direito adquirido contrário à Constituição Federal e sendo o adicional de 20% pago a desembargadores incompatível com o regime constitucional de remuneração por subsídio, a supressão do adicional deve operar efeitos imediatos, ainda que importe decesso remuneratório.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/AM – Defensor Público – FCC – 2018) Fátima Aparecida, brasileira, viaja a Las Vegas, a passeio. Vai a um cassino, no qual perde no jogo valor em dólares equivalente a R$ 20.000,00. Volta ao Brasil sem pagar a dívida e é acionada judicialmente. Considerada a legalidade da cobrança no país estrangeiro, aplica-se a lei

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado e também sua sujeição à disciplina do Código Civil, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito dos alimentos na disciplina do Código Civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito dos deveres impostos ao falido em decorrência da decretação da falência, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o sistema de cartão de crédito, tendo presente também o magistério da doutrina clássica a propósito dos ‘contratos mercantis’, marque a alternativa INCORRETA.

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) O advogado José de Oliveira ajuíza ação sem procuração outorgada pelo autor, alegando urgência na tutela postulada, reintegratória na posse de imóvel. Essa conduta é

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem dizem respeito ao Processo Civil.

I. Segundo a doutrina, ocorre ‘cisão funcional da competência’ quando órgão fracionário de tribunal cria incidente de inconstitucionalidade a ser julgado pelo Plenário ou o Órgão Especial, já que a este cabe pronunciar-se acerca da constitucionalidade ou inconstitucionalidade e àquele depois, à vista do que houver assentado o plenário, decidir a espécie.

II. Não se aplica a majoração de honorários em decorrência do desprovimento de apelação (CPC, artigo 85, §11) quando, a despeito de julgado o recurso na vigência do CPC/2015, a sentença recorrida tenha sido publicada na vigência do CPC/1973.

III. Não cabe condenação em honorários advocatícios em mandado de segurança.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto ao incidente de declaração de inconstitucionalidade, sob a égide do CPC/2015, têm-se a julgamento as proposições abaixo, as quais apontam para uma das alternativas ofertadas.

I. Arguida, em controle difuso, a inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo do poder público, o relator, após ouvir o Ministério Público e as partes, submeterá a questão à turma ou à câmara à qual competir o conhecimento do processo. Se a arguição for rejeitada, prosseguirá o julgamento; ser for acolhida, a questão será submetida ao plenário do tribunal ou ao seu órgão especial, onde houver. Sem embargo, os órgãos fracionários dos tribunais não submeterão ao plenário ou ao órgão especial a arguição de inconstitucionalidade quando já houver pronunciamento destes ou do plenário do Supremo Tribunal Federal sobre a questão.

II. As pessoas jurídicas de direito público responsáveis pela edição do ato questionado poderão manifestar-se no incidente de inconstitucionalidade se assim o requererem até a data de início do julgamento do incidente.

III. A parte legitimada à propositura de ação direta de inconstitucionalidade poderá manifestar-se, por escrito, sobre a questão constitucional objeto de apreciação, sendo-lhe assegurado o direito de apresentar memoriais ou de requerer a juntada de documentos. Outrossim, considerando a relevância da matéria e a representatividade dos postulantes, o relator poderá admitir, por despacho irrecorrível, a manifestação de outros órgãos ou entidades.

Há erro:

 

(EMAGIS) Os legitimados meta-individuais constantes do Código de Defesa do Consumidor poderão propor, em nome próprio e no interesse das vítimas ou seus sucessores, ação civil coletiva de responsabilidade pelos danos individualmente sofridos em decorrência da colocação, comercialização e circulação de produtos ou serviços no varejo, observando-se que:

 

(EMAGIS) Avalie as seguintes sentenças relacionadas às Escolas do Direito Penal e à Criminologia para, em seguida, indicar aquela que está equivocada.

 

(TJ/MT – Juiz Substituto – VUNESP – 2018) Sobre o tema reincidência, no Direito Penal, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A propósito do crime de estelionato (CP, artigo 171), especialmente as inovações trazidas pelo ‘Pacote Anticrime’ (Lei 13.964/2019), marque a alternativa INCORRETA.

 

(DPE/AM – Defensor Público – FCC – 2018) De acordo com a Lei Antimanicomial (Lei no 10.216/2001),

 

(EMAGIS) Sobre o crime de contrabando, marque a alternativa CORRETA.



 

(TJ/SC – Juiz de Direito – CESPE – 2019) De acordo com a legislação vigente acerca de recursos em geral no processo penal, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) A respeito das astreintes e sua aplicação ao processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a prisão domiciliar na execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a taxa cobrada pelo Estado em razão do exercício do poder de polícia (CTN, artigo 78), avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, a jurisprudência do STF evoluiu do ponto em que exigia o efetivo exercício do poder de polícia para o ponto em que admite o potencial exercício de tal poder pelo Estado como fundamento válido para a cobrança da taxa.

II. Segundo a jurisprudência atual do STF, o fato de existir um órgão estruturado e em efetivo funcionamento viabiliza, em tese, a exigência da taxa daqueles que possam vir a ser fiscalizados, tornando-se desnecessário que o cidadão-contribuinte tenha sofrido, concretamente, a fiscalização.

III. No que diz respeito às taxas cobradas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), é inconstitucional sua variação em função do patrimônio líquido da empresa, já que patrimônio é base de cálculo de impostos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito dos tributos sujeitos a lançamento por homologação, avalie as assertivas que seguem.

I. Entregue a declaração pelo contribuinte, e relativamente aos valores nela declarados, o prazo de decadência para constituição do crédito tributário somente é interrompido quando o contribuinte é notificado pelo Fisco da homologação da declaração.

II. Entregue a declaração pelo contribuinte, e relativamente aos valores nela declarados, caso não ocorra o pagamento, pode o Fisco, sem necessidade de prévio lançamento, inscrever o crédito em dívida ativa.

III. Segundo o STJ, a apresentação pelo contribuinte de DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Federais) ou GIA (Guia de Informação e Apuração do ICMS) é modo de constituição do crédito tributário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito dos programas de parcelamento tributário no âmbito federal, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o STJ, o processo administrativo de exclusão do contribuinte do programa de parcelamento é regido pela Lei 9.784/1999.

II. Segundo o STJ, operada a exclusão do contribuinte do REFIS, deve ele ser cientificado pessoalmente, sendo nula sua notificação por mera publicação no Diário Oficial e na internet.

III. No PAES, tratando-se de contribuinte inativo, sem faturamento mensal, tem ele direito ao pagamento da parcela mensal mínima, qual seja, R$ 100,00.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do controle financeiro a cargo dos tribunais de contas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o princípio da vedação do retrocesso ambiental, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sabe-se que “a liberdade de iniciativa (ar. 1º, IV, e 170, caput, da Lei Maior) não impede a imposição, pelo Estado, de condições e limites para a exploração de atividades privadas” (STF, ADI 4874, Rel. Min. ROSA WEBER, Tribunal Pleno, DJe de 1/2/2019).

A propósito e tendo presente também a atuação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na supervisão, disciplina e fiscalização do mercado brasileiro de valores mobiliários e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) na regulamentação de produtos que envolvam risco à saúde, avalie as assertivas que seguem.

I. Na apreciação da constitucionalidade da interpretação empreendida pelo ente administrativo acerca do diploma definidor das suas próprias competências de regulação e fiscalização, o STF tem adotado a doutrina da deferência administrativa.

II. Por lesiva à garantia constitucional do livre exercício da profissão regulamentada, é inconstitucional norma da CVM que veda, ao auditor independente, a prestação de consultoria às mesmas empresas em que estejam realizando auditoria.

III. Ato Normativo da ANVISA que defina normas e padrões técnicos sobre limites máximos de alcatrão, nicotina e monóxido de carbono nos cigarros e restrinja o uso dos denominados aditivos nos produtos fumígenos derivados do tabaco é conforme com os lindes constitucionais e legais das suas prerrogativas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considerando o entendimento do STJ acerca dos bancos de dados e cadastro de consumidores, assinale a opção CORRETA.

 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe expressamente o ECA a respeito da internação, assinale a alternativa incorreta:

 

(SEGEP/MA – FCC – 2016) No âmbito da Teoria Geral do Direito Internacional dos Direitos Humanos:

 

(EMAGIS) Considere que, para produção de prova em processo penal ou inquérito policial em trâmite no Brasil, seja necessário o cumprimento de ordem judicial – de fornecimento de dados ou interceptação de comunicações telemáticas – por empresa que opera em território brasileiro, mas tem controladora norte-americana (tais como Google, Gmail, Microsoft, e outras).

A propósito das questões de Direito Internacional Privado envolvidas no cumprimento de tais ordens judiciais, e tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa em sintonia com a jurisprudência vigorante do Tribunal Superior Eleitoral:

 

(EMAGIS) Sobre os Juizados Especiais Federais, julgue os itens abaixo.

I. Maria ingressou com demanda contra o INSS, direcionando expressamente a sua petição inicial ao Juízo Federal de Vara de Juizado Especial Federal situada em seu domicílio. Nesse caso, sabendo-se que a lei prevê ser da competência dos Juizados Especiais Federais o processamento e julgamento das causas cujo valor seja de até 60 (sessenta) salários mínimos, tem-se, no caso, renúncia tácita de valores que superem esse limite, considerados eventuais atrasados devidos até a data do ajuizamento da ação.

II. Não cabe incidente de uniformização que verse sobre matéria processual.

III. Assim como se dá em relação ao recurso especial e ao recurso extraordinário, não se conhece de incidente de uniformização que implique reexame de matéria de fato.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Analise os itens I a V e assinale a alternativa correta, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e jurisprudência consolidada do Tribunal Superior do Trabalho (TST):

I. Segundo a CLT, o pedido de demissão ou recibo de quitação de rescisão do contrato de trabalho firmado por empregado com mais de um ano de serviço só será válido quando feito com a assistência do respectivo sindicato ou perante a autoridade do Ministério do Trabalho e Previdência Social ou da Justiça do Trabalho.

II. Nos termos da CLT, é lícito ao menor firmar recibo pelo pagamento dos salários. Tratando-se, porém, de rescisão do contrato de trabalho, é vedado ao menor de dezoito anos dar, sem assistência dos seus responsáveis legais, quitação ao empregador pelo recebimento da indenização que lhe for devida.

III. A entrega ao empregado de documentos que comprovem a comunicação da extinção contratual aos órgãos competentes bem como o pagamento dos valores constantes do instrumento de rescisão ou recibo de quitação deverão ser efetuados até dez dias contados a partir do término do contrato, consoante disposição expressa da CLT.

IV. A Lei 13.467/17 acrescentou dispositivo à CLT, facultando a empregados e empregadores, na vigência ou não do contrato de emprego, firmar o termo de quitação anual de obrigações trabalhistas, perante o sindicato dos empregados da categoria. O termo em questão discriminará as obrigações de dar e fazer cumpridas mensalmente e dele constará a quitação anual dada pelo empregado, com eficácia liberatória das parcelas nele especificadas.

V. Segundo entendimento consolidado do TST, aplica-se a regra prevista no "caput" do art. 132 do Código Civil de 2002 à contagem do prazo do aviso prévio, excluindo-se o dia do começo e incluindo o do vencimento.

 

(EMAGIS) Analise os itens a seguir e responda:

I. Segundo jurisprudência consolidada do TST, o acordo celebrado - homologado judicialmente - em que o empregado dá plena e ampla quitação, sem qualquer ressalva, alcança não só o objeto da inicial, como também todas as demais parcelas referentes ao extinto contrato de trabalho, violando a coisa julgada, a propositura de nova reclamação trabalhista.

II. Entende o TST que a homologação de acordo constitui faculdade do juiz, inexistindo direito líquido e certo tutelável pela via do mandado de segurança.

III. Dispõe a CLT que, no caso de conciliação, o termo que for lavrado valerá como decisão irrecorrível, salvo para a Previdência Social quanto às contribuições que lhe forem devidas.

IV. A CLT tem previsão expressa acerca do processo de jurisdição voluntária para homologação de acordo extrajudicial, o qual terá início por petição conjunta, sendo obrigatória a representação das partes por advogado, possibilitada a representação das partes por advogado comum.

V. A petição de homologação de acordo extrajudicial suspende o prazo prescricional da ação quanto aos direitos nela especificados, nos termos da CLT

 

(EMAGIS) Considerando a Resolução CNMP nº 174/2017, que disciplina, no âmbito do Ministério Público, a instauração e a tramitação da Notícia de Fato e do Procedimento Administrativo, assinale a alternativa incorreta:

 

(DPE/ES – 2013) No que se refere à assistência jurídica, hipossuficiência e justiça gratuita, assinale a opção correta.

 

Objetivas DP Estadual - Rodada 44.2020

(DPE/ES – 2013) No que se refere à assistência jurídica, hipossuficiência e justiça gratuita, assinale a opção correta.

 

(SEGEP/MA – FCC – 2016) No âmbito da Teoria Geral do Direito Internacional dos Direitos Humanos:

 

(EMAGIS) Avalie as seguintes sentenças relacionadas às Escolas do Direito Penal e à Criminologia para, em seguida, indicar aquela que está equivocada.

 

(TJ/MT – Juiz Substituto – VUNESP – 2018) Sobre o tema reincidência, no Direito Penal, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A propósito do crime de estelionato (CP, artigo 171), especialmente as inovações trazidas pelo ‘Pacote Anticrime’ (Lei 13.964/2019), marque a alternativa INCORRETA.

 

(DPE/AM – Defensor Público – FCC – 2018) De acordo com a Lei Antimanicomial (Lei no 10.216/2001),

 

(TJ/SC – Juiz de Direito – CESPE – 2019) De acordo com a legislação vigente acerca de recursos em geral no processo penal, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) A respeito das astreintes e sua aplicação ao processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a prisão domiciliar na execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/AM – Defensor Público – FCC – 2018) Fátima Aparecida, brasileira, viaja a Las Vegas, a passeio. Vai a um cassino, no qual perde no jogo valor em dólares equivalente a R$ 20.000,00. Volta ao Brasil sem pagar a dívida e é acionada judicialmente. Considerada a legalidade da cobrança no país estrangeiro, aplica-se a lei

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado e também sua sujeição à disciplina do Código Civil, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito dos alimentos na disciplina do Código Civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) O advogado José de Oliveira ajuíza ação sem procuração outorgada pelo autor, alegando urgência na tutela postulada, reintegratória na posse de imóvel. Essa conduta é

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem dizem respeito ao Processo Civil.

I. Segundo a doutrina, ocorre ‘cisão funcional da competência’ quando órgão fracionário de tribunal cria incidente de inconstitucionalidade a ser julgado pelo Plenário ou o Órgão Especial, já que a este cabe pronunciar-se acerca da constitucionalidade ou inconstitucionalidade e àquele depois, à vista do que houver assentado o plenário, decidir a espécie.

II. Não se aplica a majoração de honorários em decorrência do desprovimento de apelação (CPC, artigo 85, §11) quando, a despeito de julgado o recurso na vigência do CPC/2015, a sentença recorrida tenha sido publicada na vigência do CPC/1973.

III. Não cabe condenação em honorários advocatícios em mandado de segurança.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto ao incidente de declaração de inconstitucionalidade, sob a égide do CPC/2015, têm-se a julgamento as proposições abaixo, as quais apontam para uma das alternativas ofertadas.

I. Arguida, em controle difuso, a inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo do poder público, o relator, após ouvir o Ministério Público e as partes, submeterá a questão à turma ou à câmara à qual competir o conhecimento do processo. Se a arguição for rejeitada, prosseguirá o julgamento; ser for acolhida, a questão será submetida ao plenário do tribunal ou ao seu órgão especial, onde houver. Sem embargo, os órgãos fracionários dos tribunais não submeterão ao plenário ou ao órgão especial a arguição de inconstitucionalidade quando já houver pronunciamento destes ou do plenário do Supremo Tribunal Federal sobre a questão.

II. As pessoas jurídicas de direito público responsáveis pela edição do ato questionado poderão manifestar-se no incidente de inconstitucionalidade se assim o requererem até a data de início do julgamento do incidente.

III. A parte legitimada à propositura de ação direta de inconstitucionalidade poderá manifestar-se, por escrito, sobre a questão constitucional objeto de apreciação, sendo-lhe assegurado o direito de apresentar memoriais ou de requerer a juntada de documentos. Outrossim, considerando a relevância da matéria e a representatividade dos postulantes, o relator poderá admitir, por despacho irrecorrível, a manifestação de outros órgãos ou entidades.

Há erro:

 

(EMAGIS) Os legitimados meta-individuais constantes do Código de Defesa do Consumidor poderão propor, em nome próprio e no interesse das vítimas ou seus sucessores, ação civil coletiva de responsabilidade pelos danos individualmente sofridos em decorrência da colocação, comercialização e circulação de produtos ou serviços no varejo, observando-se que:

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Analise as afirmativas a seguir.

I. São inconstitucionais as leis que obrigam os supermercados ou similares à prestação de serviços de acondicionamento ou embalagem das compras, por violação ao princípio da livre iniciativa.

II. A segurança pública, presentes a prevenção e o combate a incêndios, faz-se, no campo da atividade precípua, pela unidade da Federação, e, porque serviço essencial, tem como a viabilizá-la a arrecadação de impostos, cabendo ao Município a criação de taxa para tal fim.

III. A execução provisória de obrigação de fazer em face da Fazenda Pública não atrai o regime constitucional dos precatórios.
Com base no entendimento de repercussão geral do STF em matéria tributária, econômica e financeira, está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta sobre direitos e garantias fundamentais, de acordo com o entendimento do Supremo Tribunal Federal:

 

(EMAGIS) No que se refere à Lei 13.300/16, marque a alternativa correta.

 

(DPE/MA – Defensor Público – FCC – 2018) Segundo o texto da Constituição Federal,

 

(MPE/SP – Promotor de Justiça Substituto – 2019) Com relação aos serviços públicos, assinale a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto aos contratos administrativos, analise as seguintes proposições e marque a alternativa apropriada.

I. É constitucional lei estadual que determina que todos os contratos celebrados entre o Governo do Estado e empresas particulares dependerão de registro prévio junto ao Tribunal de Contas estadual, por consubstanciar medida que contribui para o controle da Administração Pública e não significar necessidade de prévia autorização para a celebração de contratos, em se tratando de mero registro para fins de controle.

II. Na hipótese de alteração unilateral por parte da Administração contratante, as cláusulas econômico-financeiras do contrato deverão ser revistas para que se mantenha o equilíbrio contratual.

III. A variação do valor contratual para fazer face ao reajuste de preços previsto no próprio contrato, as atualizações, compensações ou penalizações financeiras decorrentes das condições de pagamento nele previstas, bem como o empenho de dotações orçamentárias suplementares até o limite do seu valor corrigido, não caracterizam alteração do mesmo, podendo ser registrados por simples apostila, dispensando a celebração de aditamento.

 

(EMAGIS) Com relação às parcerias público-privadas (PPP) a que se refere a Lei nº 11.079/2004, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a remuneração de agentes públicos por subsídio e também sobre o teto remuneratório constitucional, avalie as assertivas que seguem.

I. No subsídio, é vedado, segundo a Constituição Federal, o acréscimo de verba de representação.

II. Embora a EC 41/2003, ao estabelecer o teto remuneratório, tenha tido aplicação imediata, não impôs redução remuneratória aos Ministros aposentados do STF que, quando de sua promulgação, recebiam regularmente adicional de 20% sobre os proventos.

III. Como não há direito adquirido contrário à Constituição Federal e sendo o adicional de 20% pago a desembargadores incompatível com o regime constitucional de remuneração por subsídio, a supressão do adicional deve operar efeitos imediatos, ainda que importe decesso remuneratório.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o princípio da vedação do retrocesso ambiental, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a taxa cobrada pelo Estado em razão do exercício do poder de polícia (CTN, artigo 78), avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, a jurisprudência do STF evoluiu do ponto em que exigia o efetivo exercício do poder de polícia para o ponto em que admite o potencial exercício de tal poder pelo Estado como fundamento válido para a cobrança da taxa.

II. Segundo a jurisprudência atual do STF, o fato de existir um órgão estruturado e em efetivo funcionamento viabiliza, em tese, a exigência da taxa daqueles que possam vir a ser fiscalizados, tornando-se desnecessário que o cidadão-contribuinte tenha sofrido, concretamente, a fiscalização.

III. No que diz respeito às taxas cobradas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), é inconstitucional sua variação em função do patrimônio líquido da empresa, já que patrimônio é base de cálculo de impostos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito dos tributos sujeitos a lançamento por homologação, avalie as assertivas que seguem.

I. Entregue a declaração pelo contribuinte, e relativamente aos valores nela declarados, o prazo de decadência para constituição do crédito tributário somente é interrompido quando o contribuinte é notificado pelo Fisco da homologação da declaração.

II. Entregue a declaração pelo contribuinte, e relativamente aos valores nela declarados, caso não ocorra o pagamento, pode o Fisco, sem necessidade de prévio lançamento, inscrever o crédito em dívida ativa.

III. Segundo o STJ, a apresentação pelo contribuinte de DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Federais) ou GIA (Guia de Informação e Apuração do ICMS) é modo de constituição do crédito tributário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito dos deveres impostos ao falido em decorrência da decretação da falência, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o sistema de cartão de crédito, tendo presente também o magistério da doutrina clássica a propósito dos ‘contratos mercantis’, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe expressamente o ECA a respeito da internação, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Considerando o entendimento do STJ acerca dos bancos de dados e cadastro de consumidores, assinale a opção CORRETA.

 

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 44.2020

(DPE/AM – Defensor Público – FCC – 2018) Fátima Aparecida, brasileira, viaja a Las Vegas, a passeio. Vai a um cassino, no qual perde no jogo valor em dólares equivalente a R$ 20.000,00. Volta ao Brasil sem pagar a dívida e é acionada judicialmente. Considerada a legalidade da cobrança no país estrangeiro, aplica-se a lei

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado e também sua sujeição à disciplina do Código Civil, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito dos alimentos na disciplina do Código Civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) O advogado José de Oliveira ajuíza ação sem procuração outorgada pelo autor, alegando urgência na tutela postulada, reintegratória na posse de imóvel. Essa conduta é

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem dizem respeito ao Processo Civil.

I. Segundo a doutrina, ocorre ‘cisão funcional da competência’ quando órgão fracionário de tribunal cria incidente de inconstitucionalidade a ser julgado pelo Plenário ou o Órgão Especial, já que a este cabe pronunciar-se acerca da constitucionalidade ou inconstitucionalidade e àquele depois, à vista do que houver assentado o plenário, decidir a espécie.

II. Não se aplica a majoração de honorários em decorrência do desprovimento de apelação (CPC, artigo 85, §11) quando, a despeito de julgado o recurso na vigência do CPC/2015, a sentença recorrida tenha sido publicada na vigência do CPC/1973.

III. Não cabe condenação em honorários advocatícios em mandado de segurança.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto ao incidente de declaração de inconstitucionalidade, sob a égide do CPC/2015, têm-se a julgamento as proposições abaixo, as quais apontam para uma das alternativas ofertadas.

I. Arguida, em controle difuso, a inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo do poder público, o relator, após ouvir o Ministério Público e as partes, submeterá a questão à turma ou à câmara à qual competir o conhecimento do processo. Se a arguição for rejeitada, prosseguirá o julgamento; ser for acolhida, a questão será submetida ao plenário do tribunal ou ao seu órgão especial, onde houver. Sem embargo, os órgãos fracionários dos tribunais não submeterão ao plenário ou ao órgão especial a arguição de inconstitucionalidade quando já houver pronunciamento destes ou do plenário do Supremo Tribunal Federal sobre a questão.

II. As pessoas jurídicas de direito público responsáveis pela edição do ato questionado poderão manifestar-se no incidente de inconstitucionalidade se assim o requererem até a data de início do julgamento do incidente.

III. A parte legitimada à propositura de ação direta de inconstitucionalidade poderá manifestar-se, por escrito, sobre a questão constitucional objeto de apreciação, sendo-lhe assegurado o direito de apresentar memoriais ou de requerer a juntada de documentos. Outrossim, considerando a relevância da matéria e a representatividade dos postulantes, o relator poderá admitir, por despacho irrecorrível, a manifestação de outros órgãos ou entidades.

Há erro:

 

(EMAGIS) Os legitimados meta-individuais constantes do Código de Defesa do Consumidor poderão propor, em nome próprio e no interesse das vítimas ou seus sucessores, ação civil coletiva de responsabilidade pelos danos individualmente sofridos em decorrência da colocação, comercialização e circulação de produtos ou serviços no varejo, observando-se que:

 

(EMAGIS) Considerando o entendimento do STJ acerca dos bancos de dados e cadastro de consumidores, assinale a opção CORRETA.

 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe expressamente o ECA a respeito da internação, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Avalie as seguintes sentenças relacionadas às Escolas do Direito Penal e à Criminologia para, em seguida, indicar aquela que está equivocada.

 

(TJ/MT – Juiz Substituto – VUNESP – 2018) Sobre o tema reincidência, no Direito Penal, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A propósito do crime de estelionato (CP, artigo 171), especialmente as inovações trazidas pelo ‘Pacote Anticrime’ (Lei 13.964/2019), marque a alternativa INCORRETA.

 

(DPE/AM – Defensor Público – FCC – 2018) De acordo com a Lei Antimanicomial (Lei no 10.216/2001),

 

(TJ/SC – Juiz de Direito – CESPE – 2019) De acordo com a legislação vigente acerca de recursos em geral no processo penal, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) A respeito das astreintes e sua aplicação ao processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a prisão domiciliar na execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Analise as afirmativas a seguir.

I. São inconstitucionais as leis que obrigam os supermercados ou similares à prestação de serviços de acondicionamento ou embalagem das compras, por violação ao princípio da livre iniciativa.

II. A segurança pública, presentes a prevenção e o combate a incêndios, faz-se, no campo da atividade precípua, pela unidade da Federação, e, porque serviço essencial, tem como a viabilizá-la a arrecadação de impostos, cabendo ao Município a criação de taxa para tal fim.

III. A execução provisória de obrigação de fazer em face da Fazenda Pública não atrai o regime constitucional dos precatórios.
Com base no entendimento de repercussão geral do STF em matéria tributária, econômica e financeira, está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta sobre direitos e garantias fundamentais, de acordo com o entendimento do Supremo Tribunal Federal:

 

(EMAGIS) No que se refere à Lei 13.300/16, marque a alternativa correta.

 

(DPE/MA – Defensor Público – FCC – 2018) Segundo o texto da Constituição Federal,

 

(SEGEP/MA – FCC – 2016) No âmbito da Teoria Geral do Direito Internacional dos Direitos Humanos:

 

(MPE/SP – Promotor de Justiça Substituto – 2019) Com relação aos serviços públicos, assinale a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto aos contratos administrativos, analise as seguintes proposições e marque a alternativa apropriada.

I. É constitucional lei estadual que determina que todos os contratos celebrados entre o Governo do Estado e empresas particulares dependerão de registro prévio junto ao Tribunal de Contas estadual, por consubstanciar medida que contribui para o controle da Administração Pública e não significar necessidade de prévia autorização para a celebração de contratos, em se tratando de mero registro para fins de controle.

II. Na hipótese de alteração unilateral por parte da Administração contratante, as cláusulas econômico-financeiras do contrato deverão ser revistas para que se mantenha o equilíbrio contratual.

III. A variação do valor contratual para fazer face ao reajuste de preços previsto no próprio contrato, as atualizações, compensações ou penalizações financeiras decorrentes das condições de pagamento nele previstas, bem como o empenho de dotações orçamentárias suplementares até o limite do seu valor corrigido, não caracterizam alteração do mesmo, podendo ser registrados por simples apostila, dispensando a celebração de aditamento.

 

(EMAGIS) Com relação às parcerias público-privadas (PPP) a que se refere a Lei nº 11.079/2004, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a remuneração de agentes públicos por subsídio e também sobre o teto remuneratório constitucional, avalie as assertivas que seguem.

I. No subsídio, é vedado, segundo a Constituição Federal, o acréscimo de verba de representação.

II. Embora a EC 41/2003, ao estabelecer o teto remuneratório, tenha tido aplicação imediata, não impôs redução remuneratória aos Ministros aposentados do STF que, quando de sua promulgação, recebiam regularmente adicional de 20% sobre os proventos.

III. Como não há direito adquirido contrário à Constituição Federal e sendo o adicional de 20% pago a desembargadores incompatível com o regime constitucional de remuneração por subsídio, a supressão do adicional deve operar efeitos imediatos, ainda que importe decesso remuneratório.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa em sintonia com a jurisprudência vigorante do Tribunal Superior Eleitoral:

 

(EMAGIS) A respeito dos deveres impostos ao falido em decorrência da decretação da falência, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o sistema de cartão de crédito, tendo presente também o magistério da doutrina clássica a propósito dos ‘contratos mercantis’, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a taxa cobrada pelo Estado em razão do exercício do poder de polícia (CTN, artigo 78), avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, a jurisprudência do STF evoluiu do ponto em que exigia o efetivo exercício do poder de polícia para o ponto em que admite o potencial exercício de tal poder pelo Estado como fundamento válido para a cobrança da taxa.

II. Segundo a jurisprudência atual do STF, o fato de existir um órgão estruturado e em efetivo funcionamento viabiliza, em tese, a exigência da taxa daqueles que possam vir a ser fiscalizados, tornando-se desnecessário que o cidadão-contribuinte tenha sofrido, concretamente, a fiscalização.

III. No que diz respeito às taxas cobradas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), é inconstitucional sua variação em função do patrimônio líquido da empresa, já que patrimônio é base de cálculo de impostos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito dos tributos sujeitos a lançamento por homologação, avalie as assertivas que seguem.

I. Entregue a declaração pelo contribuinte, e relativamente aos valores nela declarados, o prazo de decadência para constituição do crédito tributário somente é interrompido quando o contribuinte é notificado pelo Fisco da homologação da declaração.

II. Entregue a declaração pelo contribuinte, e relativamente aos valores nela declarados, caso não ocorra o pagamento, pode o Fisco, sem necessidade de prévio lançamento, inscrever o crédito em dívida ativa.

III. Segundo o STJ, a apresentação pelo contribuinte de DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Federais) ou GIA (Guia de Informação e Apuração do ICMS) é modo de constituição do crédito tributário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o princípio da vedação do retrocesso ambiental, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Considerando a Resolução CNMP nº 174/2017, que disciplina, no âmbito do Ministério Público, a instauração e a tramitação da Notícia de Fato e do Procedimento Administrativo, assinale a alternativa incorreta:

 

(DPE/ES – 2013) No que se refere à assistência jurídica, hipossuficiência e justiça gratuita, assinale a opção correta.

 

Objetivas MP Estadual - Rodada 44.2020

(EMAGIS) Considerando a Resolução CNMP nº 174/2017, que disciplina, no âmbito do Ministério Público, a instauração e a tramitação da Notícia de Fato e do Procedimento Administrativo, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Avalie as seguintes sentenças relacionadas às Escolas do Direito Penal e à Criminologia para, em seguida, indicar aquela que está equivocada.

 

(TJ/MT – Juiz Substituto – VUNESP – 2018) Sobre o tema reincidência, no Direito Penal, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A propósito do crime de estelionato (CP, artigo 171), especialmente as inovações trazidas pelo ‘Pacote Anticrime’ (Lei 13.964/2019), marque a alternativa INCORRETA.

 

(DPE/AM – Defensor Público – FCC – 2018) De acordo com a Lei Antimanicomial (Lei no 10.216/2001),

 

(TJ/SC – Juiz de Direito – CESPE – 2019) De acordo com a legislação vigente acerca de recursos em geral no processo penal, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) A respeito das astreintes e sua aplicação ao processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a prisão domiciliar na execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/AM – Defensor Público – FCC – 2018) Fátima Aparecida, brasileira, viaja a Las Vegas, a passeio. Vai a um cassino, no qual perde no jogo valor em dólares equivalente a R$ 20.000,00. Volta ao Brasil sem pagar a dívida e é acionada judicialmente. Considerada a legalidade da cobrança no país estrangeiro, aplica-se a lei

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado e também sua sujeição à disciplina do Código Civil, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito dos alimentos na disciplina do Código Civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) O advogado José de Oliveira ajuíza ação sem procuração outorgada pelo autor, alegando urgência na tutela postulada, reintegratória na posse de imóvel. Essa conduta é

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem dizem respeito ao Processo Civil.

I. Segundo a doutrina, ocorre ‘cisão funcional da competência’ quando órgão fracionário de tribunal cria incidente de inconstitucionalidade a ser julgado pelo Plenário ou o Órgão Especial, já que a este cabe pronunciar-se acerca da constitucionalidade ou inconstitucionalidade e àquele depois, à vista do que houver assentado o plenário, decidir a espécie.

II. Não se aplica a majoração de honorários em decorrência do desprovimento de apelação (CPC, artigo 85, §11) quando, a despeito de julgado o recurso na vigência do CPC/2015, a sentença recorrida tenha sido publicada na vigência do CPC/1973.

III. Não cabe condenação em honorários advocatícios em mandado de segurança.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto ao incidente de declaração de inconstitucionalidade, sob a égide do CPC/2015, têm-se a julgamento as proposições abaixo, as quais apontam para uma das alternativas ofertadas.

I. Arguida, em controle difuso, a inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo do poder público, o relator, após ouvir o Ministério Público e as partes, submeterá a questão à turma ou à câmara à qual competir o conhecimento do processo. Se a arguição for rejeitada, prosseguirá o julgamento; ser for acolhida, a questão será submetida ao plenário do tribunal ou ao seu órgão especial, onde houver. Sem embargo, os órgãos fracionários dos tribunais não submeterão ao plenário ou ao órgão especial a arguição de inconstitucionalidade quando já houver pronunciamento destes ou do plenário do Supremo Tribunal Federal sobre a questão.

II. As pessoas jurídicas de direito público responsáveis pela edição do ato questionado poderão manifestar-se no incidente de inconstitucionalidade se assim o requererem até a data de início do julgamento do incidente.

III. A parte legitimada à propositura de ação direta de inconstitucionalidade poderá manifestar-se, por escrito, sobre a questão constitucional objeto de apreciação, sendo-lhe assegurado o direito de apresentar memoriais ou de requerer a juntada de documentos. Outrossim, considerando a relevância da matéria e a representatividade dos postulantes, o relator poderá admitir, por despacho irrecorrível, a manifestação de outros órgãos ou entidades.

Há erro:

 

(EMAGIS) Os legitimados meta-individuais constantes do Código de Defesa do Consumidor poderão propor, em nome próprio e no interesse das vítimas ou seus sucessores, ação civil coletiva de responsabilidade pelos danos individualmente sofridos em decorrência da colocação, comercialização e circulação de produtos ou serviços no varejo, observando-se que:

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Analise as afirmativas a seguir.

I. São inconstitucionais as leis que obrigam os supermercados ou similares à prestação de serviços de acondicionamento ou embalagem das compras, por violação ao princípio da livre iniciativa.

II. A segurança pública, presentes a prevenção e o combate a incêndios, faz-se, no campo da atividade precípua, pela unidade da Federação, e, porque serviço essencial, tem como a viabilizá-la a arrecadação de impostos, cabendo ao Município a criação de taxa para tal fim.

III. A execução provisória de obrigação de fazer em face da Fazenda Pública não atrai o regime constitucional dos precatórios.
Com base no entendimento de repercussão geral do STF em matéria tributária, econômica e financeira, está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta sobre direitos e garantias fundamentais, de acordo com o entendimento do Supremo Tribunal Federal:

 

(EMAGIS) No que se refere à Lei 13.300/16, marque a alternativa correta.

 

(DPE/MA – Defensor Público – FCC – 2018) Segundo o texto da Constituição Federal,

 

(SEGEP/MA – FCC – 2016) No âmbito da Teoria Geral do Direito Internacional dos Direitos Humanos:

 

(MPE/SP – Promotor de Justiça Substituto – 2019) Com relação aos serviços públicos, assinale a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto aos contratos administrativos, analise as seguintes proposições e marque a alternativa apropriada.

I. É constitucional lei estadual que determina que todos os contratos celebrados entre o Governo do Estado e empresas particulares dependerão de registro prévio junto ao Tribunal de Contas estadual, por consubstanciar medida que contribui para o controle da Administração Pública e não significar necessidade de prévia autorização para a celebração de contratos, em se tratando de mero registro para fins de controle.

II. Na hipótese de alteração unilateral por parte da Administração contratante, as cláusulas econômico-financeiras do contrato deverão ser revistas para que se mantenha o equilíbrio contratual.

III. A variação do valor contratual para fazer face ao reajuste de preços previsto no próprio contrato, as atualizações, compensações ou penalizações financeiras decorrentes das condições de pagamento nele previstas, bem como o empenho de dotações orçamentárias suplementares até o limite do seu valor corrigido, não caracterizam alteração do mesmo, podendo ser registrados por simples apostila, dispensando a celebração de aditamento.

 

(EMAGIS) Com relação às parcerias público-privadas (PPP) a que se refere a Lei nº 11.079/2004, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a remuneração de agentes públicos por subsídio e também sobre o teto remuneratório constitucional, avalie as assertivas que seguem.

I. No subsídio, é vedado, segundo a Constituição Federal, o acréscimo de verba de representação.

II. Embora a EC 41/2003, ao estabelecer o teto remuneratório, tenha tido aplicação imediata, não impôs redução remuneratória aos Ministros aposentados do STF que, quando de sua promulgação, recebiam regularmente adicional de 20% sobre os proventos.

III. Como não há direito adquirido contrário à Constituição Federal e sendo o adicional de 20% pago a desembargadores incompatível com o regime constitucional de remuneração por subsídio, a supressão do adicional deve operar efeitos imediatos, ainda que importe decesso remuneratório.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o princípio da vedação do retrocesso ambiental, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a taxa cobrada pelo Estado em razão do exercício do poder de polícia (CTN, artigo 78), avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, a jurisprudência do STF evoluiu do ponto em que exigia o efetivo exercício do poder de polícia para o ponto em que admite o potencial exercício de tal poder pelo Estado como fundamento válido para a cobrança da taxa.

II. Segundo a jurisprudência atual do STF, o fato de existir um órgão estruturado e em efetivo funcionamento viabiliza, em tese, a exigência da taxa daqueles que possam vir a ser fiscalizados, tornando-se desnecessário que o cidadão-contribuinte tenha sofrido, concretamente, a fiscalização.

III. No que diz respeito às taxas cobradas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), é inconstitucional sua variação em função do patrimônio líquido da empresa, já que patrimônio é base de cálculo de impostos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito dos tributos sujeitos a lançamento por homologação, avalie as assertivas que seguem.

I. Entregue a declaração pelo contribuinte, e relativamente aos valores nela declarados, o prazo de decadência para constituição do crédito tributário somente é interrompido quando o contribuinte é notificado pelo Fisco da homologação da declaração.

II. Entregue a declaração pelo contribuinte, e relativamente aos valores nela declarados, caso não ocorra o pagamento, pode o Fisco, sem necessidade de prévio lançamento, inscrever o crédito em dívida ativa.

III. Segundo o STJ, a apresentação pelo contribuinte de DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Federais) ou GIA (Guia de Informação e Apuração do ICMS) é modo de constituição do crédito tributário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito dos deveres impostos ao falido em decorrência da decretação da falência, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o sistema de cartão de crédito, tendo presente também o magistério da doutrina clássica a propósito dos ‘contratos mercantis’, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa em sintonia com a jurisprudência vigorante do Tribunal Superior Eleitoral:

 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe expressamente o ECA a respeito da internação, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Considerando o entendimento do STJ acerca dos bancos de dados e cadastro de consumidores, assinale a opção CORRETA.

 

Objetivas MPF - Rodada 44.2020

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Analise as afirmativas a seguir.

I. São inconstitucionais as leis que obrigam os supermercados ou similares à prestação de serviços de acondicionamento ou embalagem das compras, por violação ao princípio da livre iniciativa.

II. A segurança pública, presentes a prevenção e o combate a incêndios, faz-se, no campo da atividade precípua, pela unidade da Federação, e, porque serviço essencial, tem como a viabilizá-la a arrecadação de impostos, cabendo ao Município a criação de taxa para tal fim.

III. A execução provisória de obrigação de fazer em face da Fazenda Pública não atrai o regime constitucional dos precatórios.
Com base no entendimento de repercussão geral do STF em matéria tributária, econômica e financeira, está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta sobre direitos e garantias fundamentais, de acordo com o entendimento do Supremo Tribunal Federal:

 

(EMAGIS) No que se refere à Lei 13.300/16, marque a alternativa correta.

 

(DPE/MA – Defensor Público – FCC – 2018) Segundo o texto da Constituição Federal,

 

(SEGEP/MA – FCC – 2016) No âmbito da Teoria Geral do Direito Internacional dos Direitos Humanos:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa em sintonia com a jurisprudência vigorante do Tribunal Superior Eleitoral:

 

(MPE/SP – Promotor de Justiça Substituto – 2019) Com relação aos serviços públicos, assinale a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto aos contratos administrativos, analise as seguintes proposições e marque a alternativa apropriada.

I. É constitucional lei estadual que determina que todos os contratos celebrados entre o Governo do Estado e empresas particulares dependerão de registro prévio junto ao Tribunal de Contas estadual, por consubstanciar medida que contribui para o controle da Administração Pública e não significar necessidade de prévia autorização para a celebração de contratos, em se tratando de mero registro para fins de controle.

II. Na hipótese de alteração unilateral por parte da Administração contratante, as cláusulas econômico-financeiras do contrato deverão ser revistas para que se mantenha o equilíbrio contratual.

III. A variação do valor contratual para fazer face ao reajuste de preços previsto no próprio contrato, as atualizações, compensações ou penalizações financeiras decorrentes das condições de pagamento nele previstas, bem como o empenho de dotações orçamentárias suplementares até o limite do seu valor corrigido, não caracterizam alteração do mesmo, podendo ser registrados por simples apostila, dispensando a celebração de aditamento.

 

(EMAGIS) Com relação às parcerias público-privadas (PPP) a que se refere a Lei nº 11.079/2004, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a remuneração de agentes públicos por subsídio e também sobre o teto remuneratório constitucional, avalie as assertivas que seguem.

I. No subsídio, é vedado, segundo a Constituição Federal, o acréscimo de verba de representação.

II. Embora a EC 41/2003, ao estabelecer o teto remuneratório, tenha tido aplicação imediata, não impôs redução remuneratória aos Ministros aposentados do STF que, quando de sua promulgação, recebiam regularmente adicional de 20% sobre os proventos.

III. Como não há direito adquirido contrário à Constituição Federal e sendo o adicional de 20% pago a desembargadores incompatível com o regime constitucional de remuneração por subsídio, a supressão do adicional deve operar efeitos imediatos, ainda que importe decesso remuneratório.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o princípio da vedação do retrocesso ambiental, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a taxa cobrada pelo Estado em razão do exercício do poder de polícia (CTN, artigo 78), avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, a jurisprudência do STF evoluiu do ponto em que exigia o efetivo exercício do poder de polícia para o ponto em que admite o potencial exercício de tal poder pelo Estado como fundamento válido para a cobrança da taxa.

II. Segundo a jurisprudência atual do STF, o fato de existir um órgão estruturado e em efetivo funcionamento viabiliza, em tese, a exigência da taxa daqueles que possam vir a ser fiscalizados, tornando-se desnecessário que o cidadão-contribuinte tenha sofrido, concretamente, a fiscalização.

III. No que diz respeito às taxas cobradas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), é inconstitucional sua variação em função do patrimônio líquido da empresa, já que patrimônio é base de cálculo de impostos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito dos programas de parcelamento tributário no âmbito federal, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o STJ, o processo administrativo de exclusão do contribuinte do programa de parcelamento é regido pela Lei 9.784/1999.

II. Segundo o STJ, operada a exclusão do contribuinte do REFIS, deve ele ser cientificado pessoalmente, sendo nula sua notificação por mera publicação no Diário Oficial e na internet.

III. No PAES, tratando-se de contribuinte inativo, sem faturamento mensal, tem ele direito ao pagamento da parcela mensal mínima, qual seja, R$ 100,00.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do controle financeiro a cargo dos tribunais de contas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, para produção de prova em processo penal ou inquérito policial em trâmite no Brasil, seja necessário o cumprimento de ordem judicial – de fornecimento de dados ou interceptação de comunicações telemáticas – por empresa que opera em território brasileiro, mas tem controladora norte-americana (tais como Google, Gmail, Microsoft, e outras).

A propósito das questões de Direito Internacional Privado envolvidas no cumprimento de tais ordens judiciais, e tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sabe-se que “a liberdade de iniciativa (ar. 1º, IV, e 170, caput, da Lei Maior) não impede a imposição, pelo Estado, de condições e limites para a exploração de atividades privadas” (STF, ADI 4874, Rel. Min. ROSA WEBER, Tribunal Pleno, DJe de 1/2/2019).

A propósito e tendo presente também a atuação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na supervisão, disciplina e fiscalização do mercado brasileiro de valores mobiliários e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) na regulamentação de produtos que envolvam risco à saúde, avalie as assertivas que seguem.

I. Na apreciação da constitucionalidade da interpretação empreendida pelo ente administrativo acerca do diploma definidor das suas próprias competências de regulação e fiscalização, o STF tem adotado a doutrina da deferência administrativa.

II. Por lesiva à garantia constitucional do livre exercício da profissão regulamentada, é inconstitucional norma da CVM que veda, ao auditor independente, a prestação de consultoria às mesmas empresas em que estejam realizando auditoria.

III. Ato Normativo da ANVISA que defina normas e padrões técnicos sobre limites máximos de alcatrão, nicotina e monóxido de carbono nos cigarros e restrinja o uso dos denominados aditivos nos produtos fumígenos derivados do tabaco é conforme com os lindes constitucionais e legais das suas prerrogativas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considerando o entendimento do STJ acerca dos bancos de dados e cadastro de consumidores, assinale a opção CORRETA.

 

(DPE/AM – Defensor Público – FCC – 2018) Fátima Aparecida, brasileira, viaja a Las Vegas, a passeio. Vai a um cassino, no qual perde no jogo valor em dólares equivalente a R$ 20.000,00. Volta ao Brasil sem pagar a dívida e é acionada judicialmente. Considerada a legalidade da cobrança no país estrangeiro, aplica-se a lei

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado e também sua sujeição à disciplina do Código Civil, marque a alternativa INCORRETA.

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) O advogado José de Oliveira ajuíza ação sem procuração outorgada pelo autor, alegando urgência na tutela postulada, reintegratória na posse de imóvel. Essa conduta é

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem dizem respeito ao Processo Civil.

I. Segundo a doutrina, ocorre ‘cisão funcional da competência’ quando órgão fracionário de tribunal cria incidente de inconstitucionalidade a ser julgado pelo Plenário ou o Órgão Especial, já que a este cabe pronunciar-se acerca da constitucionalidade ou inconstitucionalidade e àquele depois, à vista do que houver assentado o plenário, decidir a espécie.

II. Não se aplica a majoração de honorários em decorrência do desprovimento de apelação (CPC, artigo 85, §11) quando, a despeito de julgado o recurso na vigência do CPC/2015, a sentença recorrida tenha sido publicada na vigência do CPC/1973.

III. Não cabe condenação em honorários advocatícios em mandado de segurança.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto ao incidente de declaração de inconstitucionalidade, sob a égide do CPC/2015, têm-se a julgamento as proposições abaixo, as quais apontam para uma das alternativas ofertadas.

I. Arguida, em controle difuso, a inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo do poder público, o relator, após ouvir o Ministério Público e as partes, submeterá a questão à turma ou à câmara à qual competir o conhecimento do processo. Se a arguição for rejeitada, prosseguirá o julgamento; ser for acolhida, a questão será submetida ao plenário do tribunal ou ao seu órgão especial, onde houver. Sem embargo, os órgãos fracionários dos tribunais não submeterão ao plenário ou ao órgão especial a arguição de inconstitucionalidade quando já houver pronunciamento destes ou do plenário do Supremo Tribunal Federal sobre a questão.

II. As pessoas jurídicas de direito público responsáveis pela edição do ato questionado poderão manifestar-se no incidente de inconstitucionalidade se assim o requererem até a data de início do julgamento do incidente.

III. A parte legitimada à propositura de ação direta de inconstitucionalidade poderá manifestar-se, por escrito, sobre a questão constitucional objeto de apreciação, sendo-lhe assegurado o direito de apresentar memoriais ou de requerer a juntada de documentos. Outrossim, considerando a relevância da matéria e a representatividade dos postulantes, o relator poderá admitir, por despacho irrecorrível, a manifestação de outros órgãos ou entidades.

Há erro:

 

(EMAGIS) Avalie as seguintes sentenças relacionadas às Escolas do Direito Penal e à Criminologia para, em seguida, indicar aquela que está equivocada.

 

(TJ/MT – Juiz Substituto – VUNESP – 2018) Sobre o tema reincidência, no Direito Penal, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A propósito do crime de estelionato (CP, artigo 171), especialmente as inovações trazidas pelo ‘Pacote Anticrime’ (Lei 13.964/2019), marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o crime de contrabando, marque a alternativa CORRETA.



 

(DPE/AM – Defensor Público – FCC – 2018) De acordo com a Lei Antimanicomial (Lei no 10.216/2001),

 

(TJ/SC – Juiz de Direito – CESPE – 2019) De acordo com a legislação vigente acerca de recursos em geral no processo penal, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) A respeito das astreintes e sua aplicação ao processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a prisão domiciliar na execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 44.2020

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Analise as afirmativas a seguir.

I. São inconstitucionais as leis que obrigam os supermercados ou similares à prestação de serviços de acondicionamento ou embalagem das compras, por violação ao princípio da livre iniciativa.

II. A segurança pública, presentes a prevenção e o combate a incêndios, faz-se, no campo da atividade precípua, pela unidade da Federação, e, porque serviço essencial, tem como a viabilizá-la a arrecadação de impostos, cabendo ao Município a criação de taxa para tal fim.

III. A execução provisória de obrigação de fazer em face da Fazenda Pública não atrai o regime constitucional dos precatórios.
Com base no entendimento de repercussão geral do STF em matéria tributária, econômica e financeira, está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta sobre direitos e garantias fundamentais, de acordo com o entendimento do Supremo Tribunal Federal:

 

(EMAGIS) No que se refere à Lei 13.300/16, marque a alternativa correta.

 

(DPE/MA – Defensor Público – FCC – 2018) Segundo o texto da Constituição Federal,

 

(EMAGIS) Sobre os Juizados Especiais Federais, julgue os itens abaixo.

I. Maria ingressou com demanda contra o INSS, direcionando expressamente a sua petição inicial ao Juízo Federal de Vara de Juizado Especial Federal situada em seu domicílio. Nesse caso, sabendo-se que a lei prevê ser da competência dos Juizados Especiais Federais o processamento e julgamento das causas cujo valor seja de até 60 (sessenta) salários mínimos, tem-se, no caso, renúncia tácita de valores que superem esse limite, considerados eventuais atrasados devidos até a data do ajuizamento da ação.

II. Não cabe incidente de uniformização que verse sobre matéria processual.

III. Assim como se dá em relação ao recurso especial e ao recurso extraordinário, não se conhece de incidente de uniformização que implique reexame de matéria de fato.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Avalie as seguintes sentenças relacionadas às Escolas do Direito Penal e à Criminologia para, em seguida, indicar aquela que está equivocada.

 

(TJ/MT – Juiz Substituto – VUNESP – 2018) Sobre o tema reincidência, no Direito Penal, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A propósito do crime de estelionato (CP, artigo 171), especialmente as inovações trazidas pelo ‘Pacote Anticrime’ (Lei 13.964/2019), marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o crime de contrabando, marque a alternativa CORRETA.



 

(TJ/SC – Juiz de Direito – CESPE – 2019) De acordo com a legislação vigente acerca de recursos em geral no processo penal, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) A respeito das astreintes e sua aplicação ao processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a prisão domiciliar na execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considerando o entendimento do STJ acerca dos bancos de dados e cadastro de consumidores, assinale a opção CORRETA.

 

(EMAGIS) Sabe-se que “a liberdade de iniciativa (ar. 1º, IV, e 170, caput, da Lei Maior) não impede a imposição, pelo Estado, de condições e limites para a exploração de atividades privadas” (STF, ADI 4874, Rel. Min. ROSA WEBER, Tribunal Pleno, DJe de 1/2/2019).

A propósito e tendo presente também a atuação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na supervisão, disciplina e fiscalização do mercado brasileiro de valores mobiliários e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) na regulamentação de produtos que envolvam risco à saúde, avalie as assertivas que seguem.

I. Na apreciação da constitucionalidade da interpretação empreendida pelo ente administrativo acerca do diploma definidor das suas próprias competências de regulação e fiscalização, o STF tem adotado a doutrina da deferência administrativa.

II. Por lesiva à garantia constitucional do livre exercício da profissão regulamentada, é inconstitucional norma da CVM que veda, ao auditor independente, a prestação de consultoria às mesmas empresas em que estejam realizando auditoria.

III. Ato Normativo da ANVISA que defina normas e padrões técnicos sobre limites máximos de alcatrão, nicotina e monóxido de carbono nos cigarros e restrinja o uso dos denominados aditivos nos produtos fumígenos derivados do tabaco é conforme com os lindes constitucionais e legais das suas prerrogativas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/AM – Defensor Público – FCC – 2018) Fátima Aparecida, brasileira, viaja a Las Vegas, a passeio. Vai a um cassino, no qual perde no jogo valor em dólares equivalente a R$ 20.000,00. Volta ao Brasil sem pagar a dívida e é acionada judicialmente. Considerada a legalidade da cobrança no país estrangeiro, aplica-se a lei

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado e também sua sujeição à disciplina do Código Civil, marque a alternativa INCORRETA.

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) O advogado José de Oliveira ajuíza ação sem procuração outorgada pelo autor, alegando urgência na tutela postulada, reintegratória na posse de imóvel. Essa conduta é

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem dizem respeito ao Processo Civil.

I. Segundo a doutrina, ocorre ‘cisão funcional da competência’ quando órgão fracionário de tribunal cria incidente de inconstitucionalidade a ser julgado pelo Plenário ou o Órgão Especial, já que a este cabe pronunciar-se acerca da constitucionalidade ou inconstitucionalidade e àquele depois, à vista do que houver assentado o plenário, decidir a espécie.

II. Não se aplica a majoração de honorários em decorrência do desprovimento de apelação (CPC, artigo 85, §11) quando, a despeito de julgado o recurso na vigência do CPC/2015, a sentença recorrida tenha sido publicada na vigência do CPC/1973.

III. Não cabe condenação em honorários advocatícios em mandado de segurança.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto ao incidente de declaração de inconstitucionalidade, sob a égide do CPC/2015, têm-se a julgamento as proposições abaixo, as quais apontam para uma das alternativas ofertadas.

I. Arguida, em controle difuso, a inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo do poder público, o relator, após ouvir o Ministério Público e as partes, submeterá a questão à turma ou à câmara à qual competir o conhecimento do processo. Se a arguição for rejeitada, prosseguirá o julgamento; ser for acolhida, a questão será submetida ao plenário do tribunal ou ao seu órgão especial, onde houver. Sem embargo, os órgãos fracionários dos tribunais não submeterão ao plenário ou ao órgão especial a arguição de inconstitucionalidade quando já houver pronunciamento destes ou do plenário do Supremo Tribunal Federal sobre a questão.

II. As pessoas jurídicas de direito público responsáveis pela edição do ato questionado poderão manifestar-se no incidente de inconstitucionalidade se assim o requererem até a data de início do julgamento do incidente.

III. A parte legitimada à propositura de ação direta de inconstitucionalidade poderá manifestar-se, por escrito, sobre a questão constitucional objeto de apreciação, sendo-lhe assegurado o direito de apresentar memoriais ou de requerer a juntada de documentos. Outrossim, considerando a relevância da matéria e a representatividade dos postulantes, o relator poderá admitir, por despacho irrecorrível, a manifestação de outros órgãos ou entidades.

Há erro:

 

(EMAGIS) A respeito dos deveres impostos ao falido em decorrência da decretação da falência, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o sistema de cartão de crédito, tendo presente também o magistério da doutrina clássica a propósito dos ‘contratos mercantis’, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a taxa cobrada pelo Estado em razão do exercício do poder de polícia (CTN, artigo 78), avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, a jurisprudência do STF evoluiu do ponto em que exigia o efetivo exercício do poder de polícia para o ponto em que admite o potencial exercício de tal poder pelo Estado como fundamento válido para a cobrança da taxa.

II. Segundo a jurisprudência atual do STF, o fato de existir um órgão estruturado e em efetivo funcionamento viabiliza, em tese, a exigência da taxa daqueles que possam vir a ser fiscalizados, tornando-se desnecessário que o cidadão-contribuinte tenha sofrido, concretamente, a fiscalização.

III. No que diz respeito às taxas cobradas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), é inconstitucional sua variação em função do patrimônio líquido da empresa, já que patrimônio é base de cálculo de impostos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito dos programas de parcelamento tributário no âmbito federal, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o STJ, o processo administrativo de exclusão do contribuinte do programa de parcelamento é regido pela Lei 9.784/1999.

II. Segundo o STJ, operada a exclusão do contribuinte do REFIS, deve ele ser cientificado pessoalmente, sendo nula sua notificação por mera publicação no Diário Oficial e na internet.

III. No PAES, tratando-se de contribuinte inativo, sem faturamento mensal, tem ele direito ao pagamento da parcela mensal mínima, qual seja, R$ 100,00.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do controle financeiro a cargo dos tribunais de contas, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPE/SP – Promotor de Justiça Substituto – 2019) Com relação aos serviços públicos, assinale a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto aos contratos administrativos, analise as seguintes proposições e marque a alternativa apropriada.

I. É constitucional lei estadual que determina que todos os contratos celebrados entre o Governo do Estado e empresas particulares dependerão de registro prévio junto ao Tribunal de Contas estadual, por consubstanciar medida que contribui para o controle da Administração Pública e não significar necessidade de prévia autorização para a celebração de contratos, em se tratando de mero registro para fins de controle.

II. Na hipótese de alteração unilateral por parte da Administração contratante, as cláusulas econômico-financeiras do contrato deverão ser revistas para que se mantenha o equilíbrio contratual.

III. A variação do valor contratual para fazer face ao reajuste de preços previsto no próprio contrato, as atualizações, compensações ou penalizações financeiras decorrentes das condições de pagamento nele previstas, bem como o empenho de dotações orçamentárias suplementares até o limite do seu valor corrigido, não caracterizam alteração do mesmo, podendo ser registrados por simples apostila, dispensando a celebração de aditamento.

 

(EMAGIS) Com relação às parcerias público-privadas (PPP) a que se refere a Lei nº 11.079/2004, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a remuneração de agentes públicos por subsídio e também sobre o teto remuneratório constitucional, avalie as assertivas que seguem.

I. No subsídio, é vedado, segundo a Constituição Federal, o acréscimo de verba de representação.

II. Embora a EC 41/2003, ao estabelecer o teto remuneratório, tenha tido aplicação imediata, não impôs redução remuneratória aos Ministros aposentados do STF que, quando de sua promulgação, recebiam regularmente adicional de 20% sobre os proventos.

III. Como não há direito adquirido contrário à Constituição Federal e sendo o adicional de 20% pago a desembargadores incompatível com o regime constitucional de remuneração por subsídio, a supressão do adicional deve operar efeitos imediatos, ainda que importe decesso remuneratório.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o princípio da vedação do retrocesso ambiental, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, para produção de prova em processo penal ou inquérito policial em trâmite no Brasil, seja necessário o cumprimento de ordem judicial – de fornecimento de dados ou interceptação de comunicações telemáticas – por empresa que opera em território brasileiro, mas tem controladora norte-americana (tais como Google, Gmail, Microsoft, e outras).

A propósito das questões de Direito Internacional Privado envolvidas no cumprimento de tais ordens judiciais, e tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 44.2020

(MPE/SP – Promotor de Justiça Substituto – 2019) Com relação aos serviços públicos, assinale a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto aos contratos administrativos, analise as seguintes proposições e marque a alternativa apropriada.

I. É constitucional lei estadual que determina que todos os contratos celebrados entre o Governo do Estado e empresas particulares dependerão de registro prévio junto ao Tribunal de Contas estadual, por consubstanciar medida que contribui para o controle da Administração Pública e não significar necessidade de prévia autorização para a celebração de contratos, em se tratando de mero registro para fins de controle.

II. Na hipótese de alteração unilateral por parte da Administração contratante, as cláusulas econômico-financeiras do contrato deverão ser revistas para que se mantenha o equilíbrio contratual.

III. A variação do valor contratual para fazer face ao reajuste de preços previsto no próprio contrato, as atualizações, compensações ou penalizações financeiras decorrentes das condições de pagamento nele previstas, bem como o empenho de dotações orçamentárias suplementares até o limite do seu valor corrigido, não caracterizam alteração do mesmo, podendo ser registrados por simples apostila, dispensando a celebração de aditamento.

 

(EMAGIS) Com relação às parcerias público-privadas (PPP) a que se refere a Lei nº 11.079/2004, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a remuneração de agentes públicos por subsídio e também sobre o teto remuneratório constitucional, avalie as assertivas que seguem.

I. No subsídio, é vedado, segundo a Constituição Federal, o acréscimo de verba de representação.

II. Embora a EC 41/2003, ao estabelecer o teto remuneratório, tenha tido aplicação imediata, não impôs redução remuneratória aos Ministros aposentados do STF que, quando de sua promulgação, recebiam regularmente adicional de 20% sobre os proventos.

III. Como não há direito adquirido contrário à Constituição Federal e sendo o adicional de 20% pago a desembargadores incompatível com o regime constitucional de remuneração por subsídio, a supressão do adicional deve operar efeitos imediatos, ainda que importe decesso remuneratório.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Analise as afirmativas a seguir.

I. São inconstitucionais as leis que obrigam os supermercados ou similares à prestação de serviços de acondicionamento ou embalagem das compras, por violação ao princípio da livre iniciativa.

II. A segurança pública, presentes a prevenção e o combate a incêndios, faz-se, no campo da atividade precípua, pela unidade da Federação, e, porque serviço essencial, tem como a viabilizá-la a arrecadação de impostos, cabendo ao Município a criação de taxa para tal fim.

III. A execução provisória de obrigação de fazer em face da Fazenda Pública não atrai o regime constitucional dos precatórios.
Com base no entendimento de repercussão geral do STF em matéria tributária, econômica e financeira, está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta sobre direitos e garantias fundamentais, de acordo com o entendimento do Supremo Tribunal Federal:

 

(EMAGIS) No que se refere à Lei 13.300/16, marque a alternativa correta.

 

(DPE/MA – Defensor Público – FCC – 2018) Segundo o texto da Constituição Federal,

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) O advogado José de Oliveira ajuíza ação sem procuração outorgada pelo autor, alegando urgência na tutela postulada, reintegratória na posse de imóvel. Essa conduta é

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem dizem respeito ao Processo Civil.

I. Segundo a doutrina, ocorre ‘cisão funcional da competência’ quando órgão fracionário de tribunal cria incidente de inconstitucionalidade a ser julgado pelo Plenário ou o Órgão Especial, já que a este cabe pronunciar-se acerca da constitucionalidade ou inconstitucionalidade e àquele depois, à vista do que houver assentado o plenário, decidir a espécie.

II. Não se aplica a majoração de honorários em decorrência do desprovimento de apelação (CPC, artigo 85, §11) quando, a despeito de julgado o recurso na vigência do CPC/2015, a sentença recorrida tenha sido publicada na vigência do CPC/1973.

III. Não cabe condenação em honorários advocatícios em mandado de segurança.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto ao incidente de declaração de inconstitucionalidade, sob a égide do CPC/2015, têm-se a julgamento as proposições abaixo, as quais apontam para uma das alternativas ofertadas.

I. Arguida, em controle difuso, a inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo do poder público, o relator, após ouvir o Ministério Público e as partes, submeterá a questão à turma ou à câmara à qual competir o conhecimento do processo. Se a arguição for rejeitada, prosseguirá o julgamento; ser for acolhida, a questão será submetida ao plenário do tribunal ou ao seu órgão especial, onde houver. Sem embargo, os órgãos fracionários dos tribunais não submeterão ao plenário ou ao órgão especial a arguição de inconstitucionalidade quando já houver pronunciamento destes ou do plenário do Supremo Tribunal Federal sobre a questão.

II. As pessoas jurídicas de direito público responsáveis pela edição do ato questionado poderão manifestar-se no incidente de inconstitucionalidade se assim o requererem até a data de início do julgamento do incidente.

III. A parte legitimada à propositura de ação direta de inconstitucionalidade poderá manifestar-se, por escrito, sobre a questão constitucional objeto de apreciação, sendo-lhe assegurado o direito de apresentar memoriais ou de requerer a juntada de documentos. Outrossim, considerando a relevância da matéria e a representatividade dos postulantes, o relator poderá admitir, por despacho irrecorrível, a manifestação de outros órgãos ou entidades.

Há erro:

 

(DPE/AM – Defensor Público – FCC – 2018) Fátima Aparecida, brasileira, viaja a Las Vegas, a passeio. Vai a um cassino, no qual perde no jogo valor em dólares equivalente a R$ 20.000,00. Volta ao Brasil sem pagar a dívida e é acionada judicialmente. Considerada a legalidade da cobrança no país estrangeiro, aplica-se a lei

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado e também sua sujeição à disciplina do Código Civil, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito dos alimentos na disciplina do Código Civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito dos deveres impostos ao falido em decorrência da decretação da falência, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o sistema de cartão de crédito, tendo presente também o magistério da doutrina clássica a propósito dos ‘contratos mercantis’, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a taxa cobrada pelo Estado em razão do exercício do poder de polícia (CTN, artigo 78), avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, a jurisprudência do STF evoluiu do ponto em que exigia o efetivo exercício do poder de polícia para o ponto em que admite o potencial exercício de tal poder pelo Estado como fundamento válido para a cobrança da taxa.

II. Segundo a jurisprudência atual do STF, o fato de existir um órgão estruturado e em efetivo funcionamento viabiliza, em tese, a exigência da taxa daqueles que possam vir a ser fiscalizados, tornando-se desnecessário que o cidadão-contribuinte tenha sofrido, concretamente, a fiscalização.

III. No que diz respeito às taxas cobradas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), é inconstitucional sua variação em função do patrimônio líquido da empresa, já que patrimônio é base de cálculo de impostos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito dos tributos sujeitos a lançamento por homologação, avalie as assertivas que seguem.

I. Entregue a declaração pelo contribuinte, e relativamente aos valores nela declarados, o prazo de decadência para constituição do crédito tributário somente é interrompido quando o contribuinte é notificado pelo Fisco da homologação da declaração.

II. Entregue a declaração pelo contribuinte, e relativamente aos valores nela declarados, caso não ocorra o pagamento, pode o Fisco, sem necessidade de prévio lançamento, inscrever o crédito em dívida ativa.

III. Segundo o STJ, a apresentação pelo contribuinte de DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Federais) ou GIA (Guia de Informação e Apuração do ICMS) é modo de constituição do crédito tributário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do controle financeiro a cargo dos tribunais de contas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Analise os itens I a V e assinale a alternativa correta, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e jurisprudência consolidada do Tribunal Superior do Trabalho (TST):

I. Segundo a CLT, o pedido de demissão ou recibo de quitação de rescisão do contrato de trabalho firmado por empregado com mais de um ano de serviço só será válido quando feito com a assistência do respectivo sindicato ou perante a autoridade do Ministério do Trabalho e Previdência Social ou da Justiça do Trabalho.

II. Nos termos da CLT, é lícito ao menor firmar recibo pelo pagamento dos salários. Tratando-se, porém, de rescisão do contrato de trabalho, é vedado ao menor de dezoito anos dar, sem assistência dos seus responsáveis legais, quitação ao empregador pelo recebimento da indenização que lhe for devida.

III. A entrega ao empregado de documentos que comprovem a comunicação da extinção contratual aos órgãos competentes bem como o pagamento dos valores constantes do instrumento de rescisão ou recibo de quitação deverão ser efetuados até dez dias contados a partir do término do contrato, consoante disposição expressa da CLT.

IV. A Lei 13.467/17 acrescentou dispositivo à CLT, facultando a empregados e empregadores, na vigência ou não do contrato de emprego, firmar o termo de quitação anual de obrigações trabalhistas, perante o sindicato dos empregados da categoria. O termo em questão discriminará as obrigações de dar e fazer cumpridas mensalmente e dele constará a quitação anual dada pelo empregado, com eficácia liberatória das parcelas nele especificadas.

V. Segundo entendimento consolidado do TST, aplica-se a regra prevista no "caput" do art. 132 do Código Civil de 2002 à contagem do prazo do aviso prévio, excluindo-se o dia do começo e incluindo o do vencimento.

 

(EMAGIS) Analise os itens a seguir e responda:

I. Segundo jurisprudência consolidada do TST, o acordo celebrado - homologado judicialmente - em que o empregado dá plena e ampla quitação, sem qualquer ressalva, alcança não só o objeto da inicial, como também todas as demais parcelas referentes ao extinto contrato de trabalho, violando a coisa julgada, a propositura de nova reclamação trabalhista.

II. Entende o TST que a homologação de acordo constitui faculdade do juiz, inexistindo direito líquido e certo tutelável pela via do mandado de segurança.

III. Dispõe a CLT que, no caso de conciliação, o termo que for lavrado valerá como decisão irrecorrível, salvo para a Previdência Social quanto às contribuições que lhe forem devidas.

IV. A CLT tem previsão expressa acerca do processo de jurisdição voluntária para homologação de acordo extrajudicial, o qual terá início por petição conjunta, sendo obrigatória a representação das partes por advogado, possibilitada a representação das partes por advogado comum.

V. A petição de homologação de acordo extrajudicial suspende o prazo prescricional da ação quanto aos direitos nela especificados, nos termos da CLT

 

(EMAGIS) Sobre o princípio da vedação do retrocesso ambiental, marque a alternativa INCORRETA.

 

(DPE/ES – 2013) No que se refere à assistência jurídica, hipossuficiência e justiça gratuita, assinale a opção correta.

 

(SEGEP/MA – FCC – 2016) No âmbito da Teoria Geral do Direito Internacional dos Direitos Humanos:

 

(EMAGIS) Avalie as seguintes sentenças relacionadas às Escolas do Direito Penal e à Criminologia para, em seguida, indicar aquela que está equivocada.

 

(TJ/MT – Juiz Substituto – VUNESP – 2018) Sobre o tema reincidência, no Direito Penal, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A propósito do crime de estelionato (CP, artigo 171), especialmente as inovações trazidas pelo ‘Pacote Anticrime’ (Lei 13.964/2019), marque a alternativa INCORRETA.

 

(DPE/AM – Defensor Público – FCC – 2018) De acordo com a Lei Antimanicomial (Lei no 10.216/2001),

 

(TJ/SC – Juiz de Direito – CESPE – 2019) De acordo com a legislação vigente acerca de recursos em geral no processo penal, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) A respeito das astreintes e sua aplicação ao processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a prisão domiciliar na execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Os legitimados meta-individuais constantes do Código de Defesa do Consumidor poderão propor, em nome próprio e no interesse das vítimas ou seus sucessores, ação civil coletiva de responsabilidade pelos danos individualmente sofridos em decorrência da colocação, comercialização e circulação de produtos ou serviços no varejo, observando-se que:

 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe expressamente o ECA a respeito da internação, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Considerando o entendimento do STJ acerca dos bancos de dados e cadastro de consumidores, assinale a opção CORRETA.

 

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 44.2020

(DPE/AM – Defensor Público – FCC – 2018) Fátima Aparecida, brasileira, viaja a Las Vegas, a passeio. Vai a um cassino, no qual perde no jogo valor em dólares equivalente a R$ 20.000,00. Volta ao Brasil sem pagar a dívida e é acionada judicialmente. Considerada a legalidade da cobrança no país estrangeiro, aplica-se a lei

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado e também sua sujeição à disciplina do Código Civil, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito dos alimentos na disciplina do Código Civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) O advogado José de Oliveira ajuíza ação sem procuração outorgada pelo autor, alegando urgência na tutela postulada, reintegratória na posse de imóvel. Essa conduta é

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem dizem respeito ao Processo Civil.

I. Segundo a doutrina, ocorre ‘cisão funcional da competência’ quando órgão fracionário de tribunal cria incidente de inconstitucionalidade a ser julgado pelo Plenário ou o Órgão Especial, já que a este cabe pronunciar-se acerca da constitucionalidade ou inconstitucionalidade e àquele depois, à vista do que houver assentado o plenário, decidir a espécie.

II. Não se aplica a majoração de honorários em decorrência do desprovimento de apelação (CPC, artigo 85, §11) quando, a despeito de julgado o recurso na vigência do CPC/2015, a sentença recorrida tenha sido publicada na vigência do CPC/1973.

III. Não cabe condenação em honorários advocatícios em mandado de segurança.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto ao incidente de declaração de inconstitucionalidade, sob a égide do CPC/2015, têm-se a julgamento as proposições abaixo, as quais apontam para uma das alternativas ofertadas.

I. Arguida, em controle difuso, a inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo do poder público, o relator, após ouvir o Ministério Público e as partes, submeterá a questão à turma ou à câmara à qual competir o conhecimento do processo. Se a arguição for rejeitada, prosseguirá o julgamento; ser for acolhida, a questão será submetida ao plenário do tribunal ou ao seu órgão especial, onde houver. Sem embargo, os órgãos fracionários dos tribunais não submeterão ao plenário ou ao órgão especial a arguição de inconstitucionalidade quando já houver pronunciamento destes ou do plenário do Supremo Tribunal Federal sobre a questão.

II. As pessoas jurídicas de direito público responsáveis pela edição do ato questionado poderão manifestar-se no incidente de inconstitucionalidade se assim o requererem até a data de início do julgamento do incidente.

III. A parte legitimada à propositura de ação direta de inconstitucionalidade poderá manifestar-se, por escrito, sobre a questão constitucional objeto de apreciação, sendo-lhe assegurado o direito de apresentar memoriais ou de requerer a juntada de documentos. Outrossim, considerando a relevância da matéria e a representatividade dos postulantes, o relator poderá admitir, por despacho irrecorrível, a manifestação de outros órgãos ou entidades.

Há erro:

 

(EMAGIS) Os legitimados meta-individuais constantes do Código de Defesa do Consumidor poderão propor, em nome próprio e no interesse das vítimas ou seus sucessores, ação civil coletiva de responsabilidade pelos danos individualmente sofridos em decorrência da colocação, comercialização e circulação de produtos ou serviços no varejo, observando-se que:

 

(EMAGIS) Considerando o entendimento do STJ acerca dos bancos de dados e cadastro de consumidores, assinale a opção CORRETA.

 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe expressamente o ECA a respeito da internação, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Avalie as seguintes sentenças relacionadas às Escolas do Direito Penal e à Criminologia para, em seguida, indicar aquela que está equivocada.

 

(TJ/MT – Juiz Substituto – VUNESP – 2018) Sobre o tema reincidência, no Direito Penal, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A propósito do crime de estelionato (CP, artigo 171), especialmente as inovações trazidas pelo ‘Pacote Anticrime’ (Lei 13.964/2019), marque a alternativa INCORRETA.

 

(DPE/AM – Defensor Público – FCC – 2018) De acordo com a Lei Antimanicomial (Lei no 10.216/2001),

 

(TJ/SC – Juiz de Direito – CESPE – 2019) De acordo com a legislação vigente acerca de recursos em geral no processo penal, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) A respeito das astreintes e sua aplicação ao processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a prisão domiciliar na execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Analise as afirmativas a seguir.

I. São inconstitucionais as leis que obrigam os supermercados ou similares à prestação de serviços de acondicionamento ou embalagem das compras, por violação ao princípio da livre iniciativa.

II. A segurança pública, presentes a prevenção e o combate a incêndios, faz-se, no campo da atividade precípua, pela unidade da Federação, e, porque serviço essencial, tem como a viabilizá-la a arrecadação de impostos, cabendo ao Município a criação de taxa para tal fim.

III. A execução provisória de obrigação de fazer em face da Fazenda Pública não atrai o regime constitucional dos precatórios.
Com base no entendimento de repercussão geral do STF em matéria tributária, econômica e financeira, está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta sobre direitos e garantias fundamentais, de acordo com o entendimento do Supremo Tribunal Federal:

 

(EMAGIS) No que se refere à Lei 13.300/16, marque a alternativa correta.

 

(DPE/MA – Defensor Público – FCC – 2018) Segundo o texto da Constituição Federal,

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa em sintonia com a jurisprudência vigorante do Tribunal Superior Eleitoral:

 

(EMAGIS) A respeito dos deveres impostos ao falido em decorrência da decretação da falência, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o sistema de cartão de crédito, tendo presente também o magistério da doutrina clássica a propósito dos ‘contratos mercantis’, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a taxa cobrada pelo Estado em razão do exercício do poder de polícia (CTN, artigo 78), avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, a jurisprudência do STF evoluiu do ponto em que exigia o efetivo exercício do poder de polícia para o ponto em que admite o potencial exercício de tal poder pelo Estado como fundamento válido para a cobrança da taxa.

II. Segundo a jurisprudência atual do STF, o fato de existir um órgão estruturado e em efetivo funcionamento viabiliza, em tese, a exigência da taxa daqueles que possam vir a ser fiscalizados, tornando-se desnecessário que o cidadão-contribuinte tenha sofrido, concretamente, a fiscalização.

III. No que diz respeito às taxas cobradas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), é inconstitucional sua variação em função do patrimônio líquido da empresa, já que patrimônio é base de cálculo de impostos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito dos tributos sujeitos a lançamento por homologação, avalie as assertivas que seguem.

I. Entregue a declaração pelo contribuinte, e relativamente aos valores nela declarados, o prazo de decadência para constituição do crédito tributário somente é interrompido quando o contribuinte é notificado pelo Fisco da homologação da declaração.

II. Entregue a declaração pelo contribuinte, e relativamente aos valores nela declarados, caso não ocorra o pagamento, pode o Fisco, sem necessidade de prévio lançamento, inscrever o crédito em dívida ativa.

III. Segundo o STJ, a apresentação pelo contribuinte de DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Federais) ou GIA (Guia de Informação e Apuração do ICMS) é modo de constituição do crédito tributário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o princípio da vedação do retrocesso ambiental, marque a alternativa INCORRETA.

 

(MPE/SP – Promotor de Justiça Substituto – 2019) Com relação aos serviços públicos, assinale a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto aos contratos administrativos, analise as seguintes proposições e marque a alternativa apropriada.

I. É constitucional lei estadual que determina que todos os contratos celebrados entre o Governo do Estado e empresas particulares dependerão de registro prévio junto ao Tribunal de Contas estadual, por consubstanciar medida que contribui para o controle da Administração Pública e não significar necessidade de prévia autorização para a celebração de contratos, em se tratando de mero registro para fins de controle.

II. Na hipótese de alteração unilateral por parte da Administração contratante, as cláusulas econômico-financeiras do contrato deverão ser revistas para que se mantenha o equilíbrio contratual.

III. A variação do valor contratual para fazer face ao reajuste de preços previsto no próprio contrato, as atualizações, compensações ou penalizações financeiras decorrentes das condições de pagamento nele previstas, bem como o empenho de dotações orçamentárias suplementares até o limite do seu valor corrigido, não caracterizam alteração do mesmo, podendo ser registrados por simples apostila, dispensando a celebração de aditamento.

 

(EMAGIS) Com relação às parcerias público-privadas (PPP) a que se refere a Lei nº 11.079/2004, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a remuneração de agentes públicos por subsídio e também sobre o teto remuneratório constitucional, avalie as assertivas que seguem.

I. No subsídio, é vedado, segundo a Constituição Federal, o acréscimo de verba de representação.

II. Embora a EC 41/2003, ao estabelecer o teto remuneratório, tenha tido aplicação imediata, não impôs redução remuneratória aos Ministros aposentados do STF que, quando de sua promulgação, recebiam regularmente adicional de 20% sobre os proventos.

III. Como não há direito adquirido contrário à Constituição Federal e sendo o adicional de 20% pago a desembargadores incompatível com o regime constitucional de remuneração por subsídio, a supressão do adicional deve operar efeitos imediatos, ainda que importe decesso remuneratório.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

Delegado de Polícia - Rodada 44.2020

Conforme verificado nas câmeras de segurança do prédio da Secretaria da Fazenda do Estado, constatou-se que a prestadora de serviço HELLEN, durante o período matutino, teria subtraído, para si e com abuso de confiança, coisa alheia consistente em um aparelho celular Samsung Galaxy (no valor de R$3.500,00), IMEI xxxxx, de propriedade pública e tombado para uso de servidores da referida Secretaria, valendo-se da facilidade que lhe proporcionava o exercício da função (serviço de limpeza). Documentado o fato três dias após o ocorrido, justamente com a visualização das filmagens, o chefe do setor, auditor fiscal ANTÔNIO, conversou com HELLEN, que confessou os fatos, devolvendo o celular posteriormente (sete dias).

Em razão deste acontecido, providenciou-se a comunicação à empresa prestadora de serviços, com a qual era vinculada HELLEN, tendo sido procedida a sua demissão com justa causa.

Também foi oficiado à Polícia Civil para comunicação do ocorrido e apuração de possível crime contra a administração pública. Em referido documento, foram circunstanciados os fatos, conforme detalhado acima, informando-se, ainda, que HELLEN teria aproveitado momento em que estava sozinha na sala de atendimento, quando então subtraiu o aparelho para si, do interior da gaveta de uma das mesas. Foi possível verificar, pelas filmagens, que HELLEN retira o aparelho da caixa em que estava depositado, devolvendo a mesma na gaveta, mas sem o celular (esconde este no bolso de sua calça). Apesar do ofício fazer referência ao encaminhamento de cópia das filmagens, dos documentos atinentes à aquisição do smartphone, termo de devolução, bem assim da comunicação de dispensa, por lapso, a Secretaria da Fazenda não providenciou a remessa destes junto com o ofício.

A Corregedoria de Polícia analisou preliminarmente o expediente e determinou o encaminhamento a uma das autoridades policiais competentes para dar o processamento.

Diante do caso supra, na condição de Delegado(a) de Polícia que recebeu a comunicação despachada pela Corregedoria, providencie a confecção da peça pertinente. Bom exercício!

 

PGE/PGM - Rodada 44.2020

Suponha as seguintes hipóteses que ocorreram no Estado G:

Caso 1:

Constituiçaõ Estadual: “São direitos dos servidores públicos, entre outros: (...) adicionais por tempo de serviço, na forma que a lei estabelecer”.

Estatuto dos Servidores Públicos:” O servidor municipal, ao completar 10 anos de efetivo exerício, incorporará automaticamente dez por cento de adicional aos seus vencimentos e quando perfizer 20 anos, adicionará mais dez por cento; assim, a totalidade de acréscimo é de vinte por cento. As presentes incorporações acompanharão os vencimentos em todas as suas alterações.

Diante de uma crise fiscal que assola o Estado G, o Governador do Estado respectivo enviou projeto de emenda à Constituição Estadual e projeto para alterar o Estatuto dos Servidores com o objetivo de extinguir o referido adicional. Os projetos previam, ademais, o congelamento nominal dos valores dos adicionais de tempo de serviço para o servidores que já recebiam tal verba.

Nesse contexto, a emenda à Constituição Estadual foi promulgada em 02/02/2014. A alteração no Estatuto dos Servidores também foi publicada na mesma data.

Iranildo Júnior, servidor público do Estado G, possuía 13 anos de efetivo exercício na data da alteração legal e possuía vencimento de R$ 4.000,00. Desta maneira, teve o seu adicional de 10% congelado no valor de R$ 400,00.

Em 03/05/2020, mais de 5(cinco) após a alteração, já com vencimento de R% 5.500,00, o servidor ingressou com requerimento administrativo no setor de pessoal do seu órgão solicitando a incorporação de 10% do adicional de tempo de serviço com base na redação originária do Estatuto dos Servidores. Alegou: que completou os requisitos legais para tal; a alteração legislativa fere o seu direito adquirido.

Caso 2:

João Silva, servidor temporário contratado para atuar na área da saúde em período de pandemia, em 2020, por um período de 3 (três) meses, entra, após o fim do contrato, com requerimento no setor de pessoal solicitando o direito ao 13° terceiro e as férias remuneradas proporcionais, acrescidadas do terço constitucional, ainda que a Lei específica que trata do tema e o contrato sejam omissos quanto a isso, alegando serem direitos constitucionais.

A fim de ter uma segurança jurídica na resolução dos casos, que possuem efeito multiplicador, a Diretora do Setor de Pessoal do Estado G envia os processos adminsitrativos para a Procuradoria Geral do Estado solicitando parecer jurídico sobre as duas situações. Você, na condição do Procurador do Estado G, deve responder a consulta com base na legislação, na doutrina e na jurisprudência pertinente.

 

Discursivas - Rodada 44.2020 - Questão 1

Os Juizados Especiais Cíveis e Criminais são regidos pela Lei nº 9.099/1995. De acordo com seu art. 2º, o processo nos Juizados deve se orientar pelos seguintes critérios da oralidade, da simplicidade, da informalidade, da economia processual e da celeridade. A lei também impõe que sempre que possível deve-se buscar a conciliação ou a transação no procedimento dos Juizados, à luz do artigo 21. Portanto, a tentativa de conciliação é uma fase obrigatória. Sabe-se que a sessão de conciliação pode ser feita sem a presença do juiz togado. A conciliação pode ser feita de forma não presencial? É possível fazer conciliação não presencial nos Juizados Especiais Federais e nos Juizados da Fazenda Pública? [Responda em até 10 linhas, justificadamente].

Discursivas - Rodada 44.2020 - Questão 2

Diferencie resgate de reversão no âmbito das concessões de serviço público, indicando seus principais traços. Máximo de 15 linhas.

Discursivas - Rodada 44.2020 - Questão 3

Considerando o entendimento do Supremo Tribunal Federal, explique se incide juros de mora no período compreendido entre a data de expedição do precatório ou da requisição de pequeno valor (RPV) e o efetivo pagamento.

Discursivas - Rodada 44.2020 - Questão 3

Considerando as inovações do Pacote Anticrime na Lei n. 9.296/1996, explique se é necessário autorização judicial para gravação ambiental realizada por um dos interlocutores sem conhecimento do outro.

Discursivas - Rodada 44.2020 - Questão 4

O Estado pode ser obrigado a fornecer medicamentos experimentais, sem registro na ANVISA? Resposta em até 15 linhas.

Discursivas - Rodada 44.2020

Os Juizados Especiais Cíveis e Criminais são regidos pela Lei nº 9.099/1995. De acordo com seu art. 2º, o processo nos Juizados deve se orientar pelos seguintes critérios da oralidade, da simplicidade, da informalidade, da economia processual e da celeridade. A lei também impõe que sempre que possível deve-se buscar a conciliação ou a transação no procedimento dos Juizados, à luz do artigo 21. Portanto, a tentativa de conciliação é uma fase obrigatória. Sabe-se que a sessão de conciliação pode ser feita sem a presença do juiz togado. A conciliação pode ser feita de forma não presencial? É possível fazer conciliação não presencial nos Juizados Especiais Federais e nos Juizados da Fazenda Pública? [Responda em até 10 linhas, justificadamente].

 

Diferencie resgate de reversão no âmbito das concessões de serviço público, indicando seus principais traços. Máximo de 15 linhas.

 

Considerando o entendimento do Supremo Tribunal Federal, explique se incide juros de mora no período compreendido entre a data de expedição do precatório ou da requisição de pequeno valor (RPV) e o efetivo pagamento.

 

Considerando as inovações do Pacote Anticrime na Lei n. 9.296/1996, explique se é necessário autorização judicial para gravação ambiental realizada por um dos interlocutores sem conhecimento do outro.

 

O Estado pode ser obrigado a fornecer medicamentos experimentais, sem registro na ANVISA? Resposta em até 15 linhas.

 

Ministério Público Estadual - Rodada 44.2020

Em 5 de agosto de 2020, o MP formulou representação imputando ao adolescente ASTROMAR NICODEMOS a prática de ato infracional análogo ao crime do art. 121, § 2º, IV, do Código Penal, ocorrido em 11 de abril de 2017.

Ao receber a representação, o juízo da 2º Vara da Infância e Juventude de Ilhéus-BA deferiu requerimento do MP e decretou a internação provisória do adolescente, com fundamento no art. 122, inciso I, do ECA.

Realizou-se audiência de apresentação do adolescente, em que, ao final, o juízo decidiu manter a internação provisória.

Ato contínuo, a Defensoria Pública juntou pedido de extinção do feito sem resolução do mérito, argumentando que ASTROMAR NICODEMOS cumpriu três anos de internação por sentença definitiva do juízo da 1º Vara da Infância e Juventude de Murici-AL, em razão de ato infracional análogo ao crime do art. 157, § 3º do CP, ocorrido em 13 de maio de 2017 e agora está sob medida de liberdade assistida, por decisão do juízo da execução. A alegação da Defensoria Pública está confirmada por certidão cartorária.

Na condição de promotor(a) de justiça, formule a manifestação cabível. O relatório está dispensado.

 

Sentença Estadual - Rodada 44.2020

O Ministério Público ofereceu denúncia em face de Zequinha e Juquinha, devidamente qualificados nos autos, imputando-lhes condutas previstas na Lei de Drogas (Lei 11.343/06).

Narra de denúncia que, em 28/05/2020, os denunciados, com unidade de desígnios e vontade livre e consciente, associaram-se para a prática do tráfico de drogas. De acordo com a peça acusatória, na data acima mencionada, os dois mencionados indivíduos transportaram 500 kg (quinhentos quilogramas) da substância entorpecente popularmente conhecida como maconha, em um balão de ar quente, do Estado Y para o Estado X.

Ao pousarem no Estado X, os dois denunciados foram surpreendidos por equipes da Polícia Federal, que, após receberem denúncia anônima, conseguiram localizar os dois denunciados no exato momento em que desciam do balão.

Após a prisão em flagrante, os denunciados foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal local, onde foram realizados os procedimentos pertinentes.

Na audiência de custódia, os dois réus tiveram suas prisões em flagrante convertidas em preventiva porque os dois foram flagrados anteriormente, em 03 (três) ocasiões distintas, pela prática do crime de fruto (art. 155, caput, do CP). Assim, para garantir a ordem pública, evitando que os denunciados continuassem a cometer delitos, foi decretada sua prisão preventiva.

Ao receber os autos, o Ministério Público ofereceu, em 31/07/2020, denúncia contra os dois denunciados, imputando-lhes os delitos previstos nos arts. 33, caput, e 35, c./c. art. 40, V, todos da Lei n.º 11.343/2006.

O juiz, rejeitando a defesa preliminar, recebeu a denúncia, determinou a citação dos réus e a realização de audiência de instrução, debates e julgamento. Aos autos foram juntados o laudo de constatação definitivo da droga apreendida, com resultado positivo para maconha, e a certidão de antecedentes dos réus, informando que os dois respondem a 03 (três) ações penais pela suposta prática do crime de furto simples, que, no entanto, ainda não possuem sentença condenatória.

No dia da audiência, presentes os réus, seus defensores e o Ministério Público, foram ouvidas as duas testemunhas de acusação arroladas na denúncia, ou seja, os dois policiais federais que efetuaram a prisão do réu. Ambos confirmaram os fatos narrados na denúncia. Não foram arroladas testemunhas de defesa. Os réus fizeram uso de seu direito constitucional de permanecer calados.

Em debates orais, o Ministério Público pediu a condenação do réu nos exatos termos da denúncia por entender provadas a materialidade e a autoria do crime a ele imputado.

A defesa dos réus, por sua vez, inicialmente alegou que a competência para julgamento da presente ação penal é da Justiça Federal, pois o crime foi cometido a bordo de uma aeronave (balão de ar quente). No mérito, pugnaram por sua absolvição por insuficiência de provas, argumentando que a única prova colhida foi o depoimento dos policiais federais que efetuaram a prisão, o que seria insuficiente para comprovar o crime, pois eles têm interesse em sua condenação. Por fim, a defesa pediu a incidência da causa de diminuição de pena prevista no art. 33, § 4.º, da Lei n.º 11.343/2006.

Encerrada a instrução, o juiz determinou a vinda dos autos à conclusão para a edição de sentença.

Com base no relato apresentado, profira, na qualidade de juiz de direito substituto, a sentença judicial adequada ao caso. Dispense o relatório e não crie fatos novos.

 

  9667 item(ns)
Primeiro Anterior  256   257   258   259   260  Proximo Ultimo

Cesta de Rodadas Pretéritas

Adicione à cesta os planos das Rodadas Pretéritas que você deseja adquirir.

    Valor Total: R$ ...

    • 1

    Copyright © 2010-2025 - Emagis - Todos os direitos reservados - CNPJ: 12.626.846/0001-10
    O Emagis é uma instituição privada, não possuindo qualquer vinculação a órgãos públicos. ILION.com.br