Emagis
Emagis
HOME MATRICULE-SE POR QUE APROVAMOS MAIS? ENTENDA OS CURSOS RESULTADOS ÁREA RESTRITA
NEWSLETTER
CONTATO
Magistratura MAGISTRATURA
Magistratura MINISTÉRIO PÚBLICO
Magistratura DEFENSORIA PÚBLICA
Magistratura PROCURADORIA
Magistratura DELEGADO DE POLICIA
Programas de Estudos PROGRAMAS DE ESTUDO
Planos de Questões/Provas PLANOS DE QUESTÕES/PROVAS
Cursos Intensivos Simulados CURSOS INTENSIVOS SIMULADOS
Videoaulas VIDEOAULAS
Rodadas Pretéritas RODADAS PRETÉRITAS
Downloads DOWNLOADS
Facebook Intagran Youtube Twitter
Emagis
Bem-vindo(a)



INÍCIO (ÁREA RESTRITA) AVISOS MINHA CONTA ALTERAR DADOS CADASTRAIS RENOVAR/ADQUIRIR PLANO CERTIFICADOS INDIQUE UM AMIGO SAIR
FAÇA SEU LOGIN


ESQUECEU A SENHA?


Seu navegador não suporta este video. Por favor, atualize seu navegador.

Rodadas Pretéritas

  1. Home
  2. Rodadas Pretéritas
  3. Busca
  4. Entenda as rodadas pretéritas
Informações Adicionar

Discursivas 2022

Informações Adicionar

Discursivas TJ/SP 2023

Busque por suas rodadas

Informações Adicionar

Sentença Estadual - Rodada 46.2021

Informações Adicionar

Ministério Público Estadual - Rodada 46.2021

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 46.2021

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 46.2021

Informações Adicionar

Sentença Estadual - Rodada 45.2021

Informações Adicionar

Objetivas MP Estadual - Rodada 45.2021

Informações Adicionar

Ministério Público Estadual - Rodada 45.2021

Informações Adicionar

Objetivas DP Estadual - Rodada 45.2021

Informações Adicionar

PGE/PGM - Rodada 45.2021

Informações Adicionar

Objetivas DPF - Rodada 45.2021

Informações Adicionar

Defensoria Pública Estadual - Rodada 45.2021

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM - Rodada 45.2021

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 45.2021 - Questão 1

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 45.2021 - Questão 2

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 45.2021 - Questão 3

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 45.2021 - Questão 4

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 45.2021 - Questão 5

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 45.2021

Informações Adicionar

Objetivas MPF - Rodada 45.2021

Informações Adicionar

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 45.2021

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 45.2021

Informações Adicionar

Delegado de Polícia - Rodada 45.2021

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 45.2021

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 45.2021

Sentença Estadual - Rodada 46.2021

O Ministério Público do Paraná, por intermédio de seu representante, então em atuação perante este Juízo, ofereceu denúncia contra BRUNA MARIA, PEDRO XAVIER e ALEX FERREIRA, qualificados nos autos, incursando a primeira nas sanções art. 244-B do ECA e art. 157, §2º, inciso II, e §3º, II do CP; o segundo nas sanções do art. 244-B do ECA e art. 157, §2º, inciso II, e §3º, do CP; e o terceiro nas sanções art. 180, do CP.

Segundo narra a exordial em 21/10/2020, por volta das 15:00 horas, os dois primeiros denunciados, juntamente com o menor infrator VICTOR SILVA, em unidade de vontades e desígnios, previamente acertados para a prática delituosa, mataram a vítima MARIANA NUNES para, em ato contínuo, subtraírem do interior de sua residência, localizada na Rua das Flores, nº 1285, apto. 8104, Bairro Água Verde, nesta Capital, aparelhos eletrônicos, roupas, joias, etc., vendendo parte dos mesmos para o terceiro denunciado, conforme consta a seguir.

Na data supramencionada, por volta das 08:00 horas, os dois primeiros denunciados, já acertados e conscientes do ilícito que praticariam, dirigiram-se à residência da mãe da primeira denunciada, onde "contrataram" o menor VICTOR SILVA para participar da empreitada criminosa mediante promessa de dar-lhe em pagamento um aparelho celular.

Assim, após acordados, dirigiram-se os três para a residência da vítima, onde a primeira denunciada prestava serviços como empregada doméstica. Ao chegarem ao referido local, a primeira denunciada tocou o interfone e todos entraram no prédio. BRUNA entrou na residência da vítima e os demais comparsas permaneceram na escada do prédio aguardando por um sinal daquela. Passado algum tempo, a primeira denunciada abriu a porta da residência da vítima, e os demais agentes ali adentraram direto para a varanda do apartamento, esperando o momento ideal para praticarem o delito.

Foram, entretanto, surpreendidos pela vítima, momento em que a primeira denunciada a agarrou pelas costas e, tampando sua boca, pediu para que ficasse calada, alegando que havia muitos ladrões na casa e que, se gritasse, iriam matá-la. O menor infrator então amarrou as mãos da vítima e passou a interrogá-la a respeito de onde estariam guardados dinheiro e objetos de valor, momento em que a primeira denunciada, estando atrás da vítima, fez sinal para que o menor tapasse a boca desta para evitar gritos.

Astutamente, visando evitar que algum vizinho suspeitasse de qualquer barulho causado no interior do apartamento, resolveu por ligar o aparelho de som. Daí por diante os agentes fizeram com que MARIANA NUNES escrevesse em papel o que lhe era perguntado.

Durante todo este tempo, o segundo denunciado revirou por inteiro o apartamento da vítima, recolhendo os objetos que lhes interessavam, acomodando-os em uma bolsa de viagem. A vítima somente teria notado que sua empregada estava em conluio com os assaltantes quando ela apareceu com duas bolsas cheias de objetos a serem levados, passando assim a ficar mais nervosa e tensa. Após recolherem tudo que lhes interessava, não obstante insistentes pedidos da vítima para que lhe poupassem a vida, levaram-na a um quarto onde lhe ceifaram a vida mediante esganadura – amarraram-lhe no pescoço um cinto.

Em seguida, evadiram todos tranquilamente do local, levando a res furtiva abaixo descrita: 01 (um) aparelho de televisão marca SONY 60 polegadas, com controle remoto; 01 (um) Vídeo Game PS4 marca SONY; 01 (um) relógio da marca Champion com pulseira dourada; 01 (um) aparelho celular marca Apple, modelo XS Max; várias peças de roupas e bijuterias. O menor infrator, após a execução do ilícito, ficou encarregado de vender o produto do crime, tendo vendido a televisão e o Vídeo Game para ALEX PEREIRA (terceiro denunciado), pela ínfima quantia de R$ 240,00 (duzentos e quarenta reais), muito embora valham R$ 4.000,00 (quatro mil reais). Ao notar que as investigações estavam chegando próximo à verdade, a primeira denunciada resolveu por incinerar as roupas e sapatos subtraídos da vítima (f. 02/05).

Ainda na fase administrativa inquisitorial decretou-se a prisão temporária e, logo em seguida, a prisão preventiva dos acusados.

Remetidos os autos do inquérito policial a este Juízo e oferecida denúncia, foi a mesma recebida em 29/10/2020.

Enquanto os acusados ALEX PEREIRA e BRUNA MARIA foram regularmente citados e interrogados (f. 126/128 e 130/134), o acusado PEDRO XAVIER não foi encontrado, razão pela qual determinou-se o desmembramento do feito com relação a tal acusado (f. 129).

Os acusados apresentaram defesa prévia, com posterior despacho de manutenção do recebimento da denúncia.

Cópias dos interrogatórios do menor VICTOR SILVA tanto na DEPOL, quanto no Juizado da Infância e da Juventude, confessando a prática do delito, com detalhes de participação dos autores e venda dos objetos ao terceiro denunciado, conforme narrado na denúncia, foram encaminhadas a este Juízo e acostadas às f. 163/168.

Laudo de levantamento do local às f. 169/259, laudos papiloscópicos às f. 262/266, 267/274, 303/304 e 308/309 e Relatório de Necropsia de f. 96/98. Em uma primeira vistoria no local, encontraram os peritos o corpo da vítima, que havia morrido há mais de 48 horas, além de vários bilhetes com a sua caligrafia e os seguintes dizeres: "Eu não vou gritar, solta minha boca. Eu não tenho muito. Eu ia ao banco tirar" - "Socorro...".

O policial ASTUTO SHALIM, responsável pela diligência, ouvido em Juízo às f. 162, afirmou: "(...) que BRUNA foi a primeira suspeita uma vez que encontraram um bilhete escrito "Socorro BRUNA"; (...) que a princípio BRUNA negou, mas depois que BRUNA informou sobre o nome do companheiro dela, o qual foi investigado, constatando que ele já tinha envolvimento na prática de assalto, inclusive está de condicional, salvo engano, e somado ao fato que BRUNA não teria como praticar o crime sozinha, ela acabou por confessar a prática do delito, juntamente com o companheiro PEDRO; (...)"

Ouvidos em juízo, BRUNA MARIA e ALEX PEREIRA utilizaram-se do direito constitucional de permanecer em silêncio.

Em sede de alegações finais, o Ministério Público pugna pela condenação dos acusados, nos termos da denúncia, eis que provadas a autoria e a materialidade delitiva, bem como as agravantes e causas de aumento de pena invocadas (f. 282/297).

Já a Defesa da acusada BRUNA MARIA pleiteia a absolvição, ao argumento de não haver prova da participação desta na prática delitiva. Com relação ao delito de corrupção de menores, aduz que "não se corrompe quem já é corrompido". Alternativamente, pretende a desclassificação para o delito de roubo qualificado pelo concurso de pessoas (f. 313/314).

A Defesa do acusado ALEX SILVA segue na mesma esteira, pleiteando a absolvição, dada a fragilidade da prova da autoria (f. 316/321).

Conclusos os autos, converteu-se o julgamento em diligência, para a juntada de certidão do Juizado da Infância e da Juventude, relativa a eventuais procedimentos constantes em nome do inimputável VICTOR SILVA, com diversos registros de atos infracionais anteriores.

Após, retornaram-me os autos conclusos.

Relatados, decido.

Com base no relato acima apresentado, profira, na qualidade de juiz de direito substituto do Tribunal de Justiça do Paraná, a sentença judicial adequada ao caso, devidamente embasada na legislação, na doutrina e (ou) na jurisprudência. Analise toda a matéria de direito processual e material pertinente ao julgamento, fundamentando suas explanações. Dispense o relatório e não crie fatos novos.

 

Ministério Público Estadual - Rodada 46.2021

A Prefeitura de Novo Hamburgo/RS, após autorização em lei municipal, instituiu o Programa Futuro Em Nossas Mãos, prevendo trezentas vagas para que pessoas de doze a catorze anos possam estagiar em órgãos públicos municipais, mediante contrapartida financeira, custada pelo erário municipal. Segundo a referida lei municipal, a habilitação a uma das vagas exige que a pessoa esteja regularmente matriculada em estabelecimento de ensino formal e apresente cartão de vacinação em dia. Atendidos tais critérios, a escolha dos beneficiários seria realizada por sorteio público, caso o número de interessados ultrapasse o número de vagas. Publicou-se o Edital nº 01/2021, para a seleção dos primeiros beneficiários do Programa, assinado pelo prefeito Globomir Néscio.

O vereador Clênio Roberto ajuizou ação popular, por advogado regularmente constituído, contra o prefeito Globomir Néscio e o Município. Na inicial, argumentou que o Edital nº 01/2021 é ato lesivo ao patrimônio público imaterial, por violação ao princípio do concurso público. Pediu a declaração incidental de inconstitucionalidade da lei municipal e consequente declaração de nulidade do Edital nº 01/2021.

Ao tomar conhecimento da ação, a Defensoria Pública Estadual, invocando sua tarefa constitucional de promoção dos direitos humanos, nos termos do art. 134, caput, da Carta Magna, solicitou inclusão no polo ativo, asseverando que o Edital nº 01/2021 é constitucional, embora devesse ter incluído cotas, de percentual não inferior a 10%, para pessoas com deficiência e para a população negra, consoante dispõe as Leis nº 13.146/2015 e 11.288/2010, respectivamente.

O juízo deferiu a solicitação da Defensoria Pública, incluindo-a no polo ativo, e determinou a citação dos requeridos, oportunizando-lhes o prazo legal para contestação, que encerrou-se em branco. Em continuidade, o juízo decretou a revelia dos requeridos, mas deixou de aplicar os seus efeitos materiais, em razão da presunção de legitimidade e veracidade dos atos estatais. Instou as partes para produzirem provas e os autores se manifestaram pelo julgamento antecipado, argumentando que a questão é meramente de direito. Os requeridos, mais uma vez, quedaram-se silentes.

Em seguida, antes da sentença, abriu oportunidade para o Ministério Público se manifestar. Formule a peça cabível, dispensado o relatório. Considere que a fase conciliatória é desnecessária.

 

Objetivas Delegado - Rodada 46.2021

(TJ/PA – Juiz de Direito Substituto – CEBRASPE – 2019) Considerável parcela de doutrinadores compreende a política criminal como o conjunto de princípios e atividades que tem por fim reagir contra o fenômeno delitivo, através do sistema penal, determinando os meios mais adequados para o controle da criminalidade.

A partir dessa afirmação, julgue os itens a seguir.

I. Os movimentos sociais conhecidos por Tolerância Zero, Nova Defesa Social e Despenalização das Contravenções são considerados instrumentos de endurecimento do Estado no combate ao crescimento da criminalidade.

II. Os defensores do movimento Lei e Ordem reconhecem que o agravamento das penas é medida necessária para combater a violência, embora acreditem que não faça justiça às vítimas.

III. O movimento Tolerância Zero parte da ideia de que o Estado não deve negligenciar fatos criminosos, por mais insignificantes que sejam, já que esses fatos contêm em si uma fonte de irradiação da criminalidade.

Assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Em relação aos elementos do crime e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I. Sistema de vigilância realizado por monitoramento eletrônico ou por existência de segurança no interior de estabelecimento comercial, por si só, não torna impossível a configuração do crime de furto.

II. Em relação à natureza jurídica do estado de necessidade, o Código Penal adota a teoria diferenciadora.

III. A tese da legítima defesa da honra é admissível em julgamento plenário pelo Tribunal do Júri, atendidos certos limites definidos pela jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

Estão corretos apenas os itens:

 

(DPU – Defensor Público da União – CESPE – 2017) Tendo como referência as disposições da Lei de Drogas (Lei n.º 11.343/2006) e a jurisprudência pertinente, julgue os itens subsecutivos.

I. Situação hipotética: Com o intuito de vender maconha em bairro nobre da cidade onde mora, Mário utilizou o transporte público para transportar 3 kg dessa droga. Antes de chegar ao destino, Mário foi abordado por policiais militares, que o prenderam em flagrante. Assertiva: Nessa situação, Mário responderá por tentativa de tráfico, já que não chegou a comercializar a droga.

II. Segundo o entendimento do STJ, em eventual condenação, o juiz sentenciante não poderá aplicar ao réu a causa de aumento de pena relativa ao tráfico de entorpecentes em transporte público, se o acusado tiver feito uso desse transporte apenas para conduzir, de forma oculta, droga para comercialização em outro ambiente, diverso do transporte público.

III. Situação hipotética: José, ao comercializar cocaína em espaço público, foi preso em flagrante. Apesar de ele ser primário, o juiz sentenciante não aplicou a causa de diminuição de pena referente ao denominado tráfico privilegiado, sob o argumento de que o réu se dedicava a atividades criminosas, conforme evidenciado por inquéritos e ações penais em curso nos quais José figurava como indiciado ou réu. Assertiva: Nessa situação, de acordo com a jurisprudência do STJ, o juiz feriu o princípio constitucional da presunção de inocência.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/PR – Juiz Substituto – FGV – 2021) Sobre o crime de invasão de dispositivo informático (Art. 154-A, inserido no Código Penal por meio da Lei nº 12.737/2012), a doutrina aponta a existência de alguns problemas que envolvem a incriminação, pois há exigências legais que deixam de fora certas condutas lesivas. Quanto à conduta criminosa, é correto afirmar que:

 

(TJ/GO – Juiz Substituto – FCC – 2021) Em relação ao acordo de colaboração premiada, a Lei de Organização Criminosa, Lei n° 12.850, de 02 de agosto de 2013, estabelece:

 

(EMAGIS) Considere norma da Constituição do Estado que amplia o rol de autoridades com direito à prerrogativa de foro criminal perante o Tribunal de Justiça, incluindo nele o chefe da casa civil, chefe da casa militar, comandante-geral da polícia militar, comandante-geral do corpo de bombeiros militar e delegado-geral da polícia civil.

Tendo presente a compreensão do STF e também os dispositivos da Constituição Federal, avalie as assertivas que seguem.

I. Prevaleceu, neste caso, a compreensão do STF segundo a qual é possível extrair do artigo 125 da Constituição Federal a faculdade atribuída aos estados-membros de fixarem o elenco de autoridades que devem ser processadas originalmente nos respectivos tribunais de justiça. As hipóteses de foro por prerrogativa de função já previstas na Carta Federal, com efeito, não são taxativas, de modo que o constituinte estadual está legitimado a fixar outras hipóteses.

II. Prevaleceu, neste caso, a compreensão do STF segundo a qual a jurisprudência da Corte impõe o dever de observância pelos estados-membros, ao definir novas hipóteses de prerrogativa de foro para julgamento criminal originário pelo respectivo Tribunal de Justiça, do modelo adotado na Carta Magna (princípio da simetria), sob pena de invalidade da prerrogativa de foro.

III. Declarou-se constitucional a prerrogativa de foro para o chefe da casa civil, chefe da casa militar, comandante-geral da polícia militar e comandante-geral do corpo de bombeiros militar, declarando-se inconstitucional a prerrogativa de foro para o delegado-geral da polícia civil.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sabe-se que a Lei 12.736/2012, alterando o Código de Processo Penal (artigo 387, §2º), impôs ao juiz, na prolação de sentença condenatória, considerar a detração do período de prisão cautelar para fixar o regime prisional inicial de cumprimento da pena.

A propósito, tendo presente também a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com base no Código Civil e interpretação de seus preceitos, julgue as proposições abaixo.

I. Os sociogestores e os administradores das empresas são responsáveis solidária e ilimitadamente pelos atos ilícitos praticados, de má gestão ou contrários ao previsto no contrato social ou estatuto.

II. Em relação à sociedade simples, não podem ser administradores, além das pessoas impedidas por lei especial, os condenados a pena que vede, ainda que temporariamente, o acesso a cargos públicos; ou por crime falimentar, de prevaricação, peita ou suborno, concussão, peculato; ou contra a economia popular, contra o sistema financeiro nacional, contra as normas de defesa da concorrência, contra as relações de consumo, a fé pública ou a propriedade, enquanto perdurarem os efeitos da condenação. Nesse contexto, as expressões “peita ou suborno” devem ser entendidas como corrupção, ativa ou passiva.

III. Na sociedade limitada, o administrador só pode ser pessoa natural.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) O artigo 5º, XXVI, da Constituição Federal, assegura a impenhorabilidade da pequena propriedade rural trabalhada pela família.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) No que se refere à organização político-administrativa prevista na Constituição Federal, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Considere norma da Constituição do Estado que amplia o rol de autoridades com direito à prerrogativa de foro criminal perante o Tribunal de Justiça, incluindo nele os procuradores de estado, os procuradores da Assembleia Legislativa, os defensores públicos e os delegados de polícia.

Tendo presente a compreensão do STF e também os dispositivos da Constituição Federal, avalie as assertivas que seguem.

I. Prevaleceu, neste caso, a compreensão do STF segundo a qual a Constituição Estadual não pode estender as hipóteses de foro por prerrogativa de função para além daquelas previstas na Constituição Federal.

II. Prevaleceu, neste caso, a compreensão do STF segundo a qual, em caráter excepcional, o texto constitucional estabelece o chamado foro por prerrogativa de função com diferenciações em nível federal, estadual e municipal, de modo que a atribuição dos Estados para definir a competência dos respectivos Tribunais de Justiça (CF, artigo 125, §1º) não abrange a criação discricionária de foro por prerrogativa de função.

III. Declarou-se constitucional a prerrogativa de foro para os procuradores de estado, os procuradores da Assembleia Legislativa e os defensores públicos, declarando-se inconstitucional a prerrogativa de foro para os delegados de polícia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MPE/AP – Promotor de Justiça – CESPE – 2021) Acerca da relação dos entes federativos com os seus servidores e com as demais organizações que compõem a máquina pública, assinale a opção correta.

 

(DPE/RR – Defensor Público – FCC – 2021) Antônio teve decretadas em seu desfavor interceptações telefônicas pela autoridade judicial competente para investigação de fato certo, tipificado como crime apenado com reclusão. No curso dessa diligência, foram descobertas outras infrações penais, revelando outros autores e partícipes. Sobre esse caso concreto, os Tribunais Superiores entendem que a prova emprestada

 

(EMAGIS) Em relação à acumulação remunerada de cargos públicos, avalie as seguintes proposições e aponte a alternativa apropriada.

I. Segundo o STF, é vedada a cumulação tríplice de vencimentos e/ou proventos, salvo se a investidura nos cargos públicos tenha ocorrido anteriormente à EC 20/1998.

II. Em casos de acumulação remunerada de cargos públicos, o somatório das remunerações não poderá ser superior ao teto constitucional, correspondente ao subsídio dos Ministros do Supremo Tribunal Federal.

III. De acordo com o STJ, a acumulação de cargos públicos de profissionais da área de saúde sujeita-se ao limite de 60 horas semanais, em respeito, dentre outros, ao princípio da eficiência.

 

(EMAGIS) Sobre o mandado de segurança, julgue os itens abaixo.

I. Não cabe mandado de segurança contra os atos de gestão comercial praticados pelos administradores de empresas públicas, de sociedade de economia mista e de concessionárias de serviço público.

II. Os atos do presidente do tribunal que disponham sobre processamento e pagamento de precatório têm caráter jurisdicional e, em regra, não podem ser combatidos pela via mandamental.

III. A superveniência do trânsito em julgado da decisão judicial questionada pelo mandado de segurança torna-o prejudicado.

 

(EMAGIS) A respeito da incidência de correção monetária e juros de mora sobre o valor de obrigação pecuniária judicialmente imposta à Fazenda Pública e que será satisfeita por precatório ou RPV, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere norma da Constituição do Estado que preveja o julgamento pelo respectivo tribunal de justiça das ações que possam resultar na suspensão ou na perda dos direitos políticos e/ou na perda da função pública ou do mandato eletivo sempre que o réu for autoridade que, por previsão da Constituição estadual, deva ser julgada naquela Corte de Justiça por crime comum.

Tendo presente a compreensão do STF e também os dispositivos da Constituição Federal, avalie as assertivas que seguem.

I. É conforme a Constituição Federal interpretação do dispositivo em questão de modo a nele contemplar as ações de improbidade administrativa.

II. É conforme a Constituição Federal interpretação do dispositivo em questão de modo a nele contemplar as ações cíveis que não sejam de improbidade administrativa.

III. O dispositivo em questão, a rigor, não cria novas hipóteses de foro por prerrogativa de função, já que se limita a afetar ao julgamento originário do TJ autoridades cujo foro constitucional ali já se encontrava estabelecido.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe a Lei nº 12.594/2012, que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), e a repartição de competências entre os entes federativos, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) A respeito da empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do Poder Normativo da Administração Pública e também da ‘Declaração de Direitos de Liberdade Econômica’ (Lei 13.874/2019).

I. Para a doutrina, tanto o regulamento autorizado ‘intra legem’ quanto as autorizações legislativas puras ou incondicionadas são incompatíveis com a Constituição Federal.

II. A Declaração de Direitos de Liberdade Econômica (lei 13.874/2019) acolhe expressamente o princípio a intervenção subsidiária e excepcional do Estado sobre o exercício de atividades econômicas.

III. Por alteração legislativa introduzida pela recente Lei 14.195/2021, a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica passa a impor à Administração Pública e demais entidades sujeitas à Declaração, na aplicação da ordenação pública sobre atividades econômicas privadas, observar o ‘critério de dupla visita’ para lavratura de autos de infração decorrentes do exercício de atividade considerada de baixo ou médio risco.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Acerca de recente alteração nas regras eleitorais promovida pelo parlamento brasileiro, é correto afirmar:


 

(DPE/RR – FCC – 2021) A Convenção sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Mulher estabelece normas gerais de proteção dos direitos das mulheres, sendo, dentre outras, normas que

 

(EMAGIS) O Código de Defesa do Consumidor estabelece um rol de cláusulas contratuais reputadas objetivamente como abusivas, sendo CERTO que:

 

(EMAGIS) A respeito do princípio constitucional da legalidade tributária, tendo presente o magistério da doutrina e o regramento da Constituição Federal, avalie as assertivas que seguem.

I. Sustenta-se em doutrina que, quanto maior for a coatividade de certo tributo, maior deve ser a atuação do legislador em seu disciplinamento, de forma a ser necessária maior intervenção do legislador na regulação dos impostos do que na dos tributos retributivos (taxas e contribuições especiais, por exemplo).

II. Para o STF, a observância do princípio da legalidade tributária suporta flexibilização com o modelo da tipicidade cerrada em grau uniforme para as espécies tributárias em geral, isto é, rechaça-se a tese de que o grau de flexibilização atem-se à espécie tributária e às nuances de cada caso concreto.

III. Há previsão constitucional expressa de flexibilização do modelo de tipicidade cerrada em determinados impostos com caráter extrafiscal, como II, IE, IPI e IOF, relativamente aos quais admite-se a alteração de alíquotas por atos infralegais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as garantias do crédito tributário, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a propriedade rural e sua função social, marque a alternativa INCORRETA.

 

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 46.2021

(EMAGIS) Com base no Código Civil e interpretação de seus preceitos, julgue as proposições abaixo.

I. Os sociogestores e os administradores das empresas são responsáveis solidária e ilimitadamente pelos atos ilícitos praticados, de má gestão ou contrários ao previsto no contrato social ou estatuto.

II. Em relação à sociedade simples, não podem ser administradores, além das pessoas impedidas por lei especial, os condenados a pena que vede, ainda que temporariamente, o acesso a cargos públicos; ou por crime falimentar, de prevaricação, peita ou suborno, concussão, peculato; ou contra a economia popular, contra o sistema financeiro nacional, contra as normas de defesa da concorrência, contra as relações de consumo, a fé pública ou a propriedade, enquanto perdurarem os efeitos da condenação. Nesse contexto, as expressões “peita ou suborno” devem ser entendidas como corrupção, ativa ou passiva.

III. Na sociedade limitada, o administrador só pode ser pessoa natural.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) O artigo 5º, XXVI, da Constituição Federal, assegura a impenhorabilidade da pequena propriedade rural trabalhada pela família.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do casamento, da união estável e do concubinato, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os honorários advocatícios no processo civil, julgue os itens abaixo.

I. O Código de Processo Civil de 2015 aboliu a fixação de honorários advocatícios com base na apreciação equitativa do magistrado.

II. São devidos honorários advocatícios na reconvenção, no cumprimento de sentença, provisório ou definitivo, na execução, resistida ou não, e nos recursos interpostos, cumulativamente.

III. É cabível a fixação de honorários recursais, prevista no Código de Processo Civil de 2015, mesmo quando não apresentadas contrarrazões ou contraminuta pelo advogado.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Em relação às ações possessórias, julgue os itens abaixo.

I. No caso de ação possessória em que figure no polo passivo grande número de pessoas, serão feitas a citação pessoal dos ocupantes que forem encontrados no local e a citação por edital dos demais, determinando-se, ainda, a intimação do Ministério Público e, se envolver pessoas em situação de hipossuficiência econômica, da Defensoria Pública. Para fim dessa citação pessoal, o oficial de justiça procurará os ocupantes no local por duas vezes, em dias consecutivos ou não, citando-se por edital os que não forem encontrados.

II. É lícito ao autor cumular ao pedido possessório o de condenação em perdas e danos e o de indenização dos frutos.

III. Se o réu provar, em qualquer tempo, que o autor provisoriamente mantido ou reintegrado na posse carece de idoneidade financeira para, no caso de sucumbência, responder por perdas e danos, o juiz designar-lhe-á o prazo de 10 (dez) dias para requerer caução, real ou fidejussória, sob pena de ser depositada a coisa litigiosa, ressalvada a impossibilidade da parte economicamente hipossuficiente.

 

(EMAGIS) A respeito do cumprimento de sentença condenatória ao pagamento de quantia certa contra a Fazenda Pública a ser satisfeita por este mediante requisição de pequeno valor (RPV), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Código de Defesa do Consumidor estabelece um rol de cláusulas contratuais reputadas objetivamente como abusivas, sendo CERTO que:

 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe a Lei nº 12.594/2012, que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), e a repartição de competências entre os entes federativos, assinale a alternativa correta:

 

(TJ/PA – Juiz de Direito Substituto – CEBRASPE – 2019) Considerável parcela de doutrinadores compreende a política criminal como o conjunto de princípios e atividades que tem por fim reagir contra o fenômeno delitivo, através do sistema penal, determinando os meios mais adequados para o controle da criminalidade.

A partir dessa afirmação, julgue os itens a seguir.

I. Os movimentos sociais conhecidos por Tolerância Zero, Nova Defesa Social e Despenalização das Contravenções são considerados instrumentos de endurecimento do Estado no combate ao crescimento da criminalidade.

II. Os defensores do movimento Lei e Ordem reconhecem que o agravamento das penas é medida necessária para combater a violência, embora acreditem que não faça justiça às vítimas.

III. O movimento Tolerância Zero parte da ideia de que o Estado não deve negligenciar fatos criminosos, por mais insignificantes que sejam, já que esses fatos contêm em si uma fonte de irradiação da criminalidade.

Assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Em relação aos elementos do crime e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I. Sistema de vigilância realizado por monitoramento eletrônico ou por existência de segurança no interior de estabelecimento comercial, por si só, não torna impossível a configuração do crime de furto.

II. Em relação à natureza jurídica do estado de necessidade, o Código Penal adota a teoria diferenciadora.

III. A tese da legítima defesa da honra é admissível em julgamento plenário pelo Tribunal do Júri, atendidos certos limites definidos pela jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

Estão corretos apenas os itens:

 

(DPU – Defensor Público da União – CESPE – 2017) Tendo como referência as disposições da Lei de Drogas (Lei n.º 11.343/2006) e a jurisprudência pertinente, julgue os itens subsecutivos.

I. Situação hipotética: Com o intuito de vender maconha em bairro nobre da cidade onde mora, Mário utilizou o transporte público para transportar 3 kg dessa droga. Antes de chegar ao destino, Mário foi abordado por policiais militares, que o prenderam em flagrante. Assertiva: Nessa situação, Mário responderá por tentativa de tráfico, já que não chegou a comercializar a droga.

II. Segundo o entendimento do STJ, em eventual condenação, o juiz sentenciante não poderá aplicar ao réu a causa de aumento de pena relativa ao tráfico de entorpecentes em transporte público, se o acusado tiver feito uso desse transporte apenas para conduzir, de forma oculta, droga para comercialização em outro ambiente, diverso do transporte público.

III. Situação hipotética: José, ao comercializar cocaína em espaço público, foi preso em flagrante. Apesar de ele ser primário, o juiz sentenciante não aplicou a causa de diminuição de pena referente ao denominado tráfico privilegiado, sob o argumento de que o réu se dedicava a atividades criminosas, conforme evidenciado por inquéritos e ações penais em curso nos quais José figurava como indiciado ou réu. Assertiva: Nessa situação, de acordo com a jurisprudência do STJ, o juiz feriu o princípio constitucional da presunção de inocência.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/PR – Juiz Substituto – FGV – 2021) Sobre o crime de invasão de dispositivo informático (Art. 154-A, inserido no Código Penal por meio da Lei nº 12.737/2012), a doutrina aponta a existência de alguns problemas que envolvem a incriminação, pois há exigências legais que deixam de fora certas condutas lesivas. Quanto à conduta criminosa, é correto afirmar que:

 

(TJ/GO – Juiz Substituto – FCC – 2021) Em relação ao acordo de colaboração premiada, a Lei de Organização Criminosa, Lei n° 12.850, de 02 de agosto de 2013, estabelece:

 

(EMAGIS) Considere norma da Constituição do Estado que amplia o rol de autoridades com direito à prerrogativa de foro criminal perante o Tribunal de Justiça, incluindo nele o chefe da casa civil, chefe da casa militar, comandante-geral da polícia militar, comandante-geral do corpo de bombeiros militar e delegado-geral da polícia civil.

Tendo presente a compreensão do STF e também os dispositivos da Constituição Federal, avalie as assertivas que seguem.

I. Prevaleceu, neste caso, a compreensão do STF segundo a qual é possível extrair do artigo 125 da Constituição Federal a faculdade atribuída aos estados-membros de fixarem o elenco de autoridades que devem ser processadas originalmente nos respectivos tribunais de justiça. As hipóteses de foro por prerrogativa de função já previstas na Carta Federal, com efeito, não são taxativas, de modo que o constituinte estadual está legitimado a fixar outras hipóteses.

II. Prevaleceu, neste caso, a compreensão do STF segundo a qual a jurisprudência da Corte impõe o dever de observância pelos estados-membros, ao definir novas hipóteses de prerrogativa de foro para julgamento criminal originário pelo respectivo Tribunal de Justiça, do modelo adotado na Carta Magna (princípio da simetria), sob pena de invalidade da prerrogativa de foro.

III. Declarou-se constitucional a prerrogativa de foro para o chefe da casa civil, chefe da casa militar, comandante-geral da polícia militar e comandante-geral do corpo de bombeiros militar, declarando-se inconstitucional a prerrogativa de foro para o delegado-geral da polícia civil.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sabe-se que a Lei 12.736/2012, alterando o Código de Processo Penal (artigo 387, §2º), impôs ao juiz, na prolação de sentença condenatória, considerar a detração do período de prisão cautelar para fixar o regime prisional inicial de cumprimento da pena.

A propósito, tendo presente também a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) No que se refere à organização político-administrativa prevista na Constituição Federal, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Considere norma da Constituição do Estado que amplia o rol de autoridades com direito à prerrogativa de foro criminal perante o Tribunal de Justiça, incluindo nele os procuradores de estado, os procuradores da Assembleia Legislativa, os defensores públicos e os delegados de polícia.

Tendo presente a compreensão do STF e também os dispositivos da Constituição Federal, avalie as assertivas que seguem.

I. Prevaleceu, neste caso, a compreensão do STF segundo a qual a Constituição Estadual não pode estender as hipóteses de foro por prerrogativa de função para além daquelas previstas na Constituição Federal.

II. Prevaleceu, neste caso, a compreensão do STF segundo a qual, em caráter excepcional, o texto constitucional estabelece o chamado foro por prerrogativa de função com diferenciações em nível federal, estadual e municipal, de modo que a atribuição dos Estados para definir a competência dos respectivos Tribunais de Justiça (CF, artigo 125, §1º) não abrange a criação discricionária de foro por prerrogativa de função.

III. Declarou-se constitucional a prerrogativa de foro para os procuradores de estado, os procuradores da Assembleia Legislativa e os defensores públicos, declarando-se inconstitucional a prerrogativa de foro para os delegados de polícia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MPE/AP – Promotor de Justiça – CESPE – 2021) Acerca da relação dos entes federativos com os seus servidores e com as demais organizações que compõem a máquina pública, assinale a opção correta.

 

(DPE/RR – Defensor Público – FCC – 2021) Antônio teve decretadas em seu desfavor interceptações telefônicas pela autoridade judicial competente para investigação de fato certo, tipificado como crime apenado com reclusão. No curso dessa diligência, foram descobertas outras infrações penais, revelando outros autores e partícipes. Sobre esse caso concreto, os Tribunais Superiores entendem que a prova emprestada

 

(EMAGIS) Acerca de recente alteração nas regras eleitorais promovida pelo parlamento brasileiro, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) A respeito da empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do Poder Normativo da Administração Pública e também da ‘Declaração de Direitos de Liberdade Econômica’ (Lei 13.874/2019).

I. Para a doutrina, tanto o regulamento autorizado ‘intra legem’ quanto as autorizações legislativas puras ou incondicionadas são incompatíveis com a Constituição Federal.

II. A Declaração de Direitos de Liberdade Econômica (lei 13.874/2019) acolhe expressamente o princípio a intervenção subsidiária e excepcional do Estado sobre o exercício de atividades econômicas.

III. Por alteração legislativa introduzida pela recente Lei 14.195/2021, a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica passa a impor à Administração Pública e demais entidades sujeitas à Declaração, na aplicação da ordenação pública sobre atividades econômicas privadas, observar o ‘critério de dupla visita’ para lavratura de autos de infração decorrentes do exercício de atividade considerada de baixo ou médio risco.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do princípio constitucional da legalidade tributária, tendo presente o magistério da doutrina e o regramento da Constituição Federal, avalie as assertivas que seguem.

I. Sustenta-se em doutrina que, quanto maior for a coatividade de certo tributo, maior deve ser a atuação do legislador em seu disciplinamento, de forma a ser necessária maior intervenção do legislador na regulação dos impostos do que na dos tributos retributivos (taxas e contribuições especiais, por exemplo).

II. Para o STF, a observância do princípio da legalidade tributária suporta flexibilização com o modelo da tipicidade cerrada em grau uniforme para as espécies tributárias em geral, isto é, rechaça-se a tese de que o grau de flexibilização atem-se à espécie tributária e às nuances de cada caso concreto.

III. Há previsão constitucional expressa de flexibilização do modelo de tipicidade cerrada em determinados impostos com caráter extrafiscal, como II, IE, IPI e IOF, relativamente aos quais admite-se a alteração de alíquotas por atos infralegais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as garantias do crédito tributário, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a propriedade rural e sua função social, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação à acumulação remunerada de cargos públicos, avalie as seguintes proposições e aponte a alternativa apropriada.

I. Segundo o STF, é vedada a cumulação tríplice de vencimentos e/ou proventos, salvo se a investidura nos cargos públicos tenha ocorrido anteriormente à EC 20/1998.

II. Em casos de acumulação remunerada de cargos públicos, o somatório das remunerações não poderá ser superior ao teto constitucional, correspondente ao subsídio dos Ministros do Supremo Tribunal Federal.

III. De acordo com o STJ, a acumulação de cargos públicos de profissionais da área de saúde sujeita-se ao limite de 60 horas semanais, em respeito, dentre outros, ao princípio da eficiência.

 

(EMAGIS) Sobre o mandado de segurança, julgue os itens abaixo.

I. Não cabe mandado de segurança contra os atos de gestão comercial praticados pelos administradores de empresas públicas, de sociedade de economia mista e de concessionárias de serviço público.

II. Os atos do presidente do tribunal que disponham sobre processamento e pagamento de precatório têm caráter jurisdicional e, em regra, não podem ser combatidos pela via mandamental.

III. A superveniência do trânsito em julgado da decisão judicial questionada pelo mandado de segurança torna-o prejudicado.

 

(EMAGIS) A respeito da incidência de correção monetária e juros de mora sobre o valor de obrigação pecuniária judicialmente imposta à Fazenda Pública e que será satisfeita por precatório ou RPV, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere norma da Constituição do Estado que preveja o julgamento pelo respectivo tribunal de justiça das ações que possam resultar na suspensão ou na perda dos direitos políticos e/ou na perda da função pública ou do mandato eletivo sempre que o réu for autoridade que, por previsão da Constituição estadual, deva ser julgada naquela Corte de Justiça por crime comum.

Tendo presente a compreensão do STF e também os dispositivos da Constituição Federal, avalie as assertivas que seguem.

I. É conforme a Constituição Federal interpretação do dispositivo em questão de modo a nele contemplar as ações de improbidade administrativa.

II. É conforme a Constituição Federal interpretação do dispositivo em questão de modo a nele contemplar as ações cíveis que não sejam de improbidade administrativa.

III. O dispositivo em questão, a rigor, não cria novas hipóteses de foro por prerrogativa de função, já que se limita a afetar ao julgamento originário do TJ autoridades cujo foro constitucional ali já se encontrava estabelecido.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do regime jurídico do Ministério Público de Contas, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Em determinada ação que visava proteger direitos coletivos, foi proferida sentença de improcedência, que, em regra, apresenta efeitos ultra partes. Nesse caso, os efeitos da coisa julgada não impedem a propositura de ações individuais.

É CORRETO afirmar que caracteriza a situação precedente o princípio processual:

 

(DPE/RR – FCC – 2021) A Convenção sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Mulher estabelece normas gerais de proteção dos direitos das mulheres, sendo, dentre outras, normas que

 

Sentença Estadual - Rodada 45.2021

Em 22/01/2020, MARIANO (30 anos), GLÁUCIA (09 anos) e LAURA (18 anos) ajuizaram Ação de Indenização por Danos Materiais e Morais em face do Estado X, relatando em sua petição inicial a seguinte narrativa fática: a) JÚLIO, pai de Mariano, Gláucia e Laura, foi diagnosticado com câncer na bexiga, em 04/02/2019, tendo buscado a rede hospitalar estadual para tratamento da doença; b) o médico oncologista que o atendeu, Dr. Vitor, receitou os medicamentos cisplatina e gemcibatina, a serem ministrados em sessões cíclicas de quimioterapia; c) Durante o 1º ciclo, realizado no mês de março/2019, o Estado X forneceu a medicação, contudo, no período de realização do 2º ciclo, abril/2019, o Estado X alegou não dispor de estoque da medicação, postergando o início do 2º ciclo para o mês de dezembro/2019; d) inconformado com a postura estatal, Júlio procurou a Defensoria Pública, que impetrou Mandado de Segurança com pedido de liminar para o fim de obrigar a autoridade coatora (Secretário estadual de Saúde) a fornecer a medicação necessária ao tratamento quimioterápico da patologia que acometia Júlio; e) em 20/04/2019, o juízo concedeu a medida liminar requerida determinando o fornecimento da medicação no prazo de 72 (setenta e duas) horas; f) intimada, em 21/04/2019, a autoridade coatora encaminhou o mandado de intimação à Procuradoria Geral do Estado para manifestação. Em 05/06/2019, a Procuradoria Geral do Estado emitiu parecer favorável ao cumprimento da decisão judicial, orientando a autoridade coatora a cumprir a decisão proferida. A autoridade coatora permaneceu inerte; g) em 18/11/2019, Júlio foi internado em estado grave, tendo falecido em decorrência do câncer de bexiga; h) O juízo reconheceu a perda superveniente do objeto do mandamus pelo falecimento do impetrante.

Com base em referida narrativa fática, os autores sustentam que a conduta omissiva estatal acarretou a perda da chance de tratamento e cura de seu genitor, que faleceu, precocemente, aos 52 (cinquenta e dois) anos, pela interrupção do tratamento, ensejando danos materiais e morais em seus familiares, pleiteando a condenação do Estado X ao pagamento de indenização por danos materiais, na forma de pensão mensal a cada um dos autores, e de indenização por danos morais no montante de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais). Pleitearam a concessão dos benefícios da justiça gratuita. A parte autora arrolou o médico Vítor como testemunha e colacionou aos autos o prontuário médico do falecido. Juntaram autos cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS do falecido, demonstrando que ele era empregado à época do óbito e auferia renda mensal de R$ 6.000,00 (seis mil reais).

Citado, o Estado X ofereceu contestação, na qual sustenta a inexistência do dever de indenizar porque o fornecimento dos fármacos indicados é de responsabilidade da União e sua dispensação ao paciente se deu em caráter de mera liberalidade, razão pela qual a suspensão do fornecimento da medicação foi medida necessária para evitar graves prejuízos ao orçamento público, pleiteando a aplicação da teoria da reserva do possível. Além disso, destaca que não restaram preenchidos os requisitos necessários para imputar ao Estado a responsabilidade civil pela morte, não sendo demonstrado dolo ou culpa da Administração Pública. Alegou, também, que o falecimento decorreu de força maior.

O Estado réu alegou, ainda, que não há certeza de êxito no tratamento de saúde solicitado por Júlio à época. Asseverou, ademais, não ter restado comprovado o dano material, inexistindo elementos que atestem que os autores dependiam economicamente do falecido. Ainda, alegou que Mariano, filho mais velho de Júlio, não morava com o pai, o que afastaria a indenização por dano moral àquele e que Gláucia, por ser muito nova, também não sofreu danos morais com o óbito de seu genitor. Subsidiariamente, requereu que o montante indenizatório fosse fixado em patamar inferior ao pleiteado.

O réu não indicou provas a produzir.

Intimada, a parte autora não ofereceu qualquer manifestação relativa ao alegado na contestação.

Intimado, o membro do Parquet não apresentou manifestação.

Em decisão de saneamento, o juiz deferiu a produção de prova testemunhal pleiteada pela parte autora. A decisão estabilizou-se.

Na audiência de instrução, foi ouvida a testemunha arrolada pela parte autora, a qual confirmou que o tratamento prescrito ao de cujus era essencial para manutenção de sua vida, tendo o condão de alcançar, eventualmente, a cura, apesar de destacar não ser possível afirmar que o Sr. Júlio teria obtido o restabelecimento de sua saúde, caso recebesse o tratamento de saúde devido, ressaltando que dependeria da reação do paciente ao tratamento empregado. Questionado em relação ao estágio da doença no momento do diagnóstico, afirmou que se encontrava em estágio inicial e sem metástase. A testemunha respondeu, ainda, que, estatisticamente, o paciente tinha um percentual de aproximadamente 70% (setenta por cento) de chance de cura.

A parte autora fez alegações finais remissivas à inicial.

A parte ré reafirmou os argumentos aduzidos na peça contestatória.

Os autos vieram conclusos para sentença.

É o relatório. Decido.

Elabore, na condição de juiz (íza) de direito substituto (a) a sentença adequada ao caso, enfrentando todas as questões processuais e materiais pertinentes, sem acrescentar qualquer fato novo. Não é necessária a confecção de relatório.

 

Objetivas MP Estadual - Rodada 45.2021

(EMAGIS) De acordo com Resolução CNMP nº 179/2017, que disciplina, no âmbito do Ministério Público, a tomada do compromisso de ajustamento de conduta, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Em relação aos princípios constitucionais penais, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o lugar do crime, com o crime de homicídio e também com a competência territorial no processo penal, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o crime de tráfico de drogas (Lei 11.343/2006, artigo 33), marque a alternativa CORRETA.

 

(MPE/AP – Promotor de Justiça – CESPE -2021) Segundo o entendimento do STJ, a realização de saques indevidos na conta-corrente de uma pessoa sem o seu consentimento, por meio da clonagem do cartão e da senha, caracteriza

 

(MPE/AP – Promotor de Justiça – CESPE – 2021) Acerca da competência derivada da prerrogativa de função, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Considere ter sido encaminhada ao Ministério Público Federal no Paraná uma Representação Fiscal Para Fins Penais em face da empresa AB Bicicletas Eireli, com sede na cidade de Jundiaí/SP. Conforme procedimento administrativo, durante operação de repressão ao contrabando e descaminho, servidores da Receita Federal do Brasil, de ofício, em procedimento de fiscalização aduaneira na área urbana de Curitiba/PR, autuaram a MV Bicicletas Eireli porque, na abordagem da transportadora J ADLOG, encontraram mercadorias de origem estrangeira, de responsabilidade da empresa autuada, desprovidas de documentação comprobatória de regular introdução no país.

A propósito, tendo presente recente orientação estabelecida pela 3ª Seção do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da regressão de regime na execução penal, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da procuração ‘in rem suam’, avalie as assertivas que seguem.

I. Trata-se da procuração em causa própria, instituto engendrado pelo Direito Romano.

II. Tem como uma de suas finalidades contornar a impossibilidade legal de cessão de créditos, conferindo ao mandatário o direito de obter para si o crédito a ser cobrado em nome do mandante.

III. Embora prevista no Código Civil de 1916, não tem previsão legal no Código Civil de 2002.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere situação na qual o vendedor do imóvel, João, constitui o próprio comprador, José, como seu procurador para representá-lo em cartório por ocasião da lavratura da escritura definitiva de compra e venda. O comprador José, no ato da compra e venda, representa a si e ao vendedor João, dispensando este da conclusão do negócio e transferência imobiliária.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A espécie de mandato em questão é prevista no Código Civil de 2002, sendo, portanto, lícita e típica.

II. A revogação do mandato em questão é livre em favor do mandante e opera efeitos imediatos, sendo que, além disso, extingue-se o mandato pela morte de qualquer das partes.

III. Apenas a procuração em questão não transfere a propriedade de João para José, sendo imprescindível, tratando-se de imóvel, o registro da escritura pública na matrícula imobiliária.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do dever dos pais de prestar alimentos aos filhos, tendo presente a disciplina do Código Civil, a jurisprudência do STJ e o magistério da doutrina civilista, avalie as assertivas que seguem.

I. Atingida a maioridade pelo filho, a cessação da obrigação de prestar alimentos anteriormente formalizada é ‘pleno jure’, exceto se, antes de atingir a maioridade, o filho, seu assistente ou representante requererem a prorrogação.

II. É vedada a prestação de alimentos ‘in natura’.

III. A hospedagem é utilidade não passível de ser compreendida no objeto da prestação alimentícia dos pais ao filho.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os prazos no processo civil, analise as seguintes proposições.

I. Segundo o CPC, quando a lei ou o juiz não determinar prazo, as intimações somente obrigarão a comparecimento após decorridas 48 (quarenta e oito) horas.

II. De acordo com o CPC, suspende-se o curso do prazo processual nos dias compreendidos entre 20 de dezembro e 06 de janeiro, inclusive.

III. Os prazos processuais, na execução fiscal, são contados em dias úteis.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as despesas e os honorários advocatícios no regime do CPC/15, aquilate os itens expostos a seguir.

I. Se um litigante sucumbir em parte mínima do pedido, serão proporcionalmente distribuídas entre autor e réu as despesas e os honorários.

II. Se o réu reconhecer a procedência do pedido e, simultaneamente, cumprir integralmente a prestação reconhecida, estará dispensado do pagamento de honorários.

III. Inexiste reciprocidade das obrigações ou de bilateralidade de créditos, o que implica a impossibilidade de se compensarem os honorários fixados em embargos à execução com aqueles fixados na própria ação de execução.

 

(EMAGIS) Sobre a distribuição e o registro da petição inicial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA em relação à defesa dos direitos e difusos coletivos em juízo, considerando o entendimento consolidado pela jurisprudência:

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE - 2018) Em relação ao poder constituinte, é correto afirmar:

 

(PGR – Procurador da República – 2017) Dentre os enunciados abaixo, estão corretos:

I. O STF entendeu que a vedação constitucional à discriminação entre filhos não alcançava inventários pendentes, de pessoas falecidas antes da promulgação da CF/88, tendo em vista o princípio de que a sucessão deve ser regida pelas normas vigentes à época do óbito.

II. Para o STF, a vigência e a eficácia de uma nova Constituição implicam a supressão da existência, a perda da validade e a cessação da eficácia da anterior Constituição por ela revogada, não se cogitando indagar da recepção de preceitos constantes da Carta Política anterior.

III. Considerando que determinadas alterações impostas pela nova ordem constitucional demandam tempo para a sua implementação, o STF já consentiu com a manutenção provisória de normas anteriores à Constituição de 1988 e com ela incompatíveis.

IV. O STF não admite a figura da repristinação constitucional tácita, o que significa dizer que, se uma norma é editada de forma contrária à Constituição, a superveniência de emenda constitucional com ela compatível não lhe convalida o vício de origem.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da competência jurisdicional, devendo ser avaliadas em consonância com a jurisprudência dos tribunais superiores e também com os dispositivos da Constituição Federal.

I. Para o STF, em jurisprudência sumulada, compete à Justiça do Trabalho julgar as ações que tenham como causa de pedir o descumprimento de normas trabalhistas relativas à segurança, higiene e saúde dos trabalhadores.

II. Com a EC 45/2004, transferiu-se para a Justiça Federal a competência para as ações relativas às penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho.

III. Para o STJ, é da Justiça do Trabalho a competência para julgar ação civil pública, com pedido de não concessão pela União de Selo de Responsabilidade Social à empresa ao fundamento da falta do cumprimento de normas que regem as condições de trabalho.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) José de Tal, empregado da empresa I. Lícita, teve a sua foto divulgada em campanha publicitária do estabelecimento, oportunidade em que foi enaltecida a competência profissional do mencionado trabalhador. Ao tentar se informar sobre a campanha através do computador da empresa, José foi impedido pelo seu chefe ao fundamento de que o sistema eletrônico da unidade empresarial somente poderia ser utilizado para fim exclusivamente relacionado à prestação de trabalho. Além disso, o chefe de José, na presença de colegas de trabalho, o xingou de “mau caráter”.

Examine as assertivas seguintes EXCLUSIVAMENTE de acordo com o enunciado:

I. A campanha publicitária foi ofensiva ao direito à imagem do trabalhador.

II. O direito à imagem do trabalhador e a honra subjetiva foram ofendidos quando o chefe o xingou de mau caráter.

III. A liberdade de informação, sob o aspecto do direito de informar, foi objeto de transgressão em virtude do comportamento do chefe do trabalhador.

IV. O direito à autodeterminação informática do trabalhador foi violado.

Assinale a alternativa CORRETA:

 

(DPE/RR – FCC – 2021) O Tribunal Penal Internacional

 

(EMAGIS) No que atine aos atos administrativos, julgue os itens abaixo.

I. Em se cuidando de atos administrativos, a revogação do ato revogador (“revogação da revogação”) acarreta efeitos repristinatórios.

II. A contraposição ou derrubada é a extinção do ato administrativo em razão de sua incompatibilidade material com ato administrativo posterior.

III. Assim como ocorre na caducidade e na cassação, a anulação pressupõe ilegalidade.

 

(EMAGIS) Relativamente ao processo administrativo, considerados os ditames da Lei 9.784/99, analise as proposições expostas a seguir.

I. São legitimados como interessados no processo administrativo aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser adotada, bem como as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses difusos.

II. Pode ser arguida a suspeição de autoridade ou servidor que esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro.

III. O indeferimento de alegação de suspeição poderá ser objeto de recurso, com efeito suspensivo.

Estão incorretos somente os itens:

 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Com relação ao regime jurídico dos bens públicos, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Relativamente aos bens públicos e aos bens integrantes do acervo patrimonial das empresas estatais, julgue os itens abaixo.

I. Os bens públicos de uso comum do povo e os de uso especial são inalienáveis, enquanto conservarem a sua qualificação.

II. Estendem-se à atribuição de ônus real a bens integrantes do acervo patrimonial de empresas públicas e de sociedades de economia mista as normas da Lei 13.303/16 aplicáveis à sua alienação, inclusive em relação às hipóteses de dispensa e de inexigibilidade de licitação.

III. De acordo com o STJ, o tráfego de veículos com excesso de peso gera responsabilidade civil em razão dos danos materiais às vias públicas e do dano moral coletivo consistente no agravamento dos riscos à saúde e à segurança de todos, sendo viável, como medida coercitiva, a aplicação de multa civil (astreinte), ainda que já imputada multa administrativa.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil por dano ambiental, avalie as assertivas que seguem.

I. É objetiva e regida pela teoria do risco integral.

II. Admite como excludente a ausência de nexo de causalidade.

III. As empresas adquirentes da carga transportada pelo navio Vicunã no momento de sua explosão, no Porto de Paranaguá/PR, não respondem pela reparação dos danos alegadamente suportados por pescadores da região atingida.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) De acordo com a Lei Complementar n.º 105/2001, as instituições financeiras devem conservar o sigilo de suas operações, sendo uma violação desse dever

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Acerca do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS), é correto afirmar:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o contrato de seguro, especialmente seguro de vida por acidente em meio de transporte.

I. A ausência de habilitação para dirigir funciona, por si só, como agravamento intencional do risco pelo segurado, a afastar a obrigação da seguradora de indenizar o sinistro.

II. A embriaguez, em sendo causa determinante do sinistro, agrava intencionalmente o risco contratado, não se restringindo aos casos em que o próprio segurado se encontra alcoolizado, devendo abranger, também, os condutores principais (familiares, empregados e prepostos) que estejam na direção do veículo.

III. É ônus da seguradora a prova da alcoolemia do condutor do veículo, que, uma vez demonstrada, ensejará a presunção relativa de que o risco da sinistralidade foi agravado Tal suposição será afastada, tornando devida a indenização securitária, caso o segurado demonstre que o infortúnio ocorreria independentemente do estado de embriaguez.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o ‘Plano de Recuperação Judicial para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte’, tendo presente a disciplina da Lei 11.101/2005, inclusive com as recentes alterações produzidas pela Lei 14.112/2020 e pela LC 147/2014, além do magistério da doutrina, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Acerca do instituto “federação de partidos políticos”, é incorreto afirmar:

 

(EMAGIS) A respeito do instituto do apadrinhamento no ECA, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor e o entendimento consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça, assinale a opção CORRETA:

 

Ministério Público Estadual - Rodada 45.2021

O município de Alegrete/RS ajuizou, em maio de 2020, demanda de improbidade administrativa em desfavor de RONALDO GONÇALVES, EMERSON MARIANO, FERRO FORTE ENGENHARIA LTDA e SEBASTIÃO RIOS, administrador desta empresa.

Narra a inicial que o primeiro réu, eleito prefeito municipal em 2016, determinou ao segundo réu, então secretário de educação do município, que realizasse licitação para construção de uma escola, mas que a vencedora do certame deveria ser a FERRO FORTE ENGENHARIA LTDA, de propriedade de seu cunhado. O procedimento licitatório foi realizado em forma de simulacro, tendo o aludido ente empresarial se sagrado vencedor, firmado o contrato em junho de 2017. Iniciada a execução das obras, a empresa recebeu a totalidade dos recursos previstos no contrato, mas executou apenas 20% do empreendimento, tendo abandonado o canteiro de obras.

Aponta a exordial violação aos arts. 10, I, e 11 da lei 8.429/92.

O juiz determinou a notificação dos demandados, bem como do Ministério Público, que manifestou adesão ao pólo ativo da lide.

A diligência foi frustrada em relação ao segundo réu, tendo o oficial de justiça certificado sua morte, juntando aos autos certidão de óbito fornecida pela família do falecido.

O primeiro réu ofertou defesa na qual imputou à empresa a culpa pelo descumprimento do objeto contratual.

SEBASTIÃO arguiu sua ilegitimidade passiva, nos termos do art. 3º, §1º, da lei 8.429/92, eis que atuou dentro dos limites do seu mandato de gestor da FERRO FORTE LTDA; esta, por sua vez, atribuiu a inexecução do contrato à alta dos preços do aço longo, que rompeu o equilíbrio econômico do contrato.

Conclusos os autos ao julgador, este proferiu, em 27 de outubro passado decisão, nos seguintes termos: a) excluiu o município de Alegrete do pólo ativo, por ilegitimidade ativa superveniente; b) extinguiu o feito sem resolução de mérito em relação ao segundo réu pois, dado caráter personalíssimo das penalidades da Lei de Improbidade, falecido seu autor, desapareceria a utilidade da tutela jurisdicional, e, por conseguinte, o interesse processual, c) reconheceu a ilegitimidade passiva de SEBASTIÃO, eis que não foi imputado, sequer em tese, benefício pessoal.

Recebeu a inicial em relação aos demais réus, determinando sua citação.

Os autos vem ao MP com vista no dia 05.11. Elabore a manifestação que entender pertinente, datando-a com o último dia do prazo processual (para facilitar a contagem, podem ser desconsiderados os feriados).

 

Objetivas DP Estadual - Rodada 45.2021

(DPE/RR – FCC – 2021) Considerando o disposto expressamente no artigo 4°-A da Lei Complementar n° 80/1994, trata-se de direito dos assistidos da Defensoria Pública

 

(DPE/RR – FCC – 2021) O Tribunal Penal Internacional

 

(EMAGIS) Em relação aos princípios constitucionais penais, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o lugar do crime, com o crime de homicídio e também com a competência territorial no processo penal, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o crime de tráfico de drogas (Lei 11.343/2006, artigo 33), marque a alternativa CORRETA.

 

(MPE/AP – Promotor de Justiça – CESPE -2021) Segundo o entendimento do STJ, a realização de saques indevidos na conta-corrente de uma pessoa sem o seu consentimento, por meio da clonagem do cartão e da senha, caracteriza

 

(MPE/AP – Promotor de Justiça – CESPE – 2021) Acerca da competência derivada da prerrogativa de função, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Considere ter sido encaminhada ao Ministério Público Federal no Paraná uma Representação Fiscal Para Fins Penais em face da empresa AB Bicicletas Eireli, com sede na cidade de Jundiaí/SP. Conforme procedimento administrativo, durante operação de repressão ao contrabando e descaminho, servidores da Receita Federal do Brasil, de ofício, em procedimento de fiscalização aduaneira na área urbana de Curitiba/PR, autuaram a MV Bicicletas Eireli porque, na abordagem da transportadora J ADLOG, encontraram mercadorias de origem estrangeira, de responsabilidade da empresa autuada, desprovidas de documentação comprobatória de regular introdução no país.

A propósito, tendo presente recente orientação estabelecida pela 3ª Seção do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da regressão de regime na execução penal, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da procuração ‘in rem suam’, avalie as assertivas que seguem.

I. Trata-se da procuração em causa própria, instituto engendrado pelo Direito Romano.

II. Tem como uma de suas finalidades contornar a impossibilidade legal de cessão de créditos, conferindo ao mandatário o direito de obter para si o crédito a ser cobrado em nome do mandante.

III. Embora prevista no Código Civil de 1916, não tem previsão legal no Código Civil de 2002.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere situação na qual o vendedor do imóvel, João, constitui o próprio comprador, José, como seu procurador para representá-lo em cartório por ocasião da lavratura da escritura definitiva de compra e venda. O comprador José, no ato da compra e venda, representa a si e ao vendedor João, dispensando este da conclusão do negócio e transferência imobiliária.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A espécie de mandato em questão é prevista no Código Civil de 2002, sendo, portanto, lícita e típica.

II. A revogação do mandato em questão é livre em favor do mandante e opera efeitos imediatos, sendo que, além disso, extingue-se o mandato pela morte de qualquer das partes.

III. Apenas a procuração em questão não transfere a propriedade de João para José, sendo imprescindível, tratando-se de imóvel, o registro da escritura pública na matrícula imobiliária.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do dever dos pais de prestar alimentos aos filhos, tendo presente a disciplina do Código Civil, a jurisprudência do STJ e o magistério da doutrina civilista, avalie as assertivas que seguem.

I. Atingida a maioridade pelo filho, a cessação da obrigação de prestar alimentos anteriormente formalizada é ‘pleno jure’, exceto se, antes de atingir a maioridade, o filho, seu assistente ou representante requererem a prorrogação.

II. É vedada a prestação de alimentos ‘in natura’.

III. A hospedagem é utilidade não passível de ser compreendida no objeto da prestação alimentícia dos pais ao filho.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os prazos no processo civil, analise as seguintes proposições.

I. Segundo o CPC, quando a lei ou o juiz não determinar prazo, as intimações somente obrigarão a comparecimento após decorridas 48 (quarenta e oito) horas.

II. De acordo com o CPC, suspende-se o curso do prazo processual nos dias compreendidos entre 20 de dezembro e 06 de janeiro, inclusive.

III. Os prazos processuais, na execução fiscal, são contados em dias úteis.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as despesas e os honorários advocatícios no regime do CPC/15, aquilate os itens expostos a seguir.

I. Se um litigante sucumbir em parte mínima do pedido, serão proporcionalmente distribuídas entre autor e réu as despesas e os honorários.

II. Se o réu reconhecer a procedência do pedido e, simultaneamente, cumprir integralmente a prestação reconhecida, estará dispensado do pagamento de honorários.

III. Inexiste reciprocidade das obrigações ou de bilateralidade de créditos, o que implica a impossibilidade de se compensarem os honorários fixados em embargos à execução com aqueles fixados na própria ação de execução.

 

(EMAGIS) Sobre a distribuição e o registro da petição inicial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA em relação à defesa dos direitos e difusos coletivos em juízo, considerando o entendimento consolidado pela jurisprudência:

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE - 2018) Em relação ao poder constituinte, é correto afirmar:

 

(PGR – Procurador da República – 2017) Dentre os enunciados abaixo, estão corretos:

I. O STF entendeu que a vedação constitucional à discriminação entre filhos não alcançava inventários pendentes, de pessoas falecidas antes da promulgação da CF/88, tendo em vista o princípio de que a sucessão deve ser regida pelas normas vigentes à época do óbito.

II. Para o STF, a vigência e a eficácia de uma nova Constituição implicam a supressão da existência, a perda da validade e a cessação da eficácia da anterior Constituição por ela revogada, não se cogitando indagar da recepção de preceitos constantes da Carta Política anterior.

III. Considerando que determinadas alterações impostas pela nova ordem constitucional demandam tempo para a sua implementação, o STF já consentiu com a manutenção provisória de normas anteriores à Constituição de 1988 e com ela incompatíveis.

IV. O STF não admite a figura da repristinação constitucional tácita, o que significa dizer que, se uma norma é editada de forma contrária à Constituição, a superveniência de emenda constitucional com ela compatível não lhe convalida o vício de origem.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da competência jurisdicional, devendo ser avaliadas em consonância com a jurisprudência dos tribunais superiores e também com os dispositivos da Constituição Federal.

I. Para o STF, em jurisprudência sumulada, compete à Justiça do Trabalho julgar as ações que tenham como causa de pedir o descumprimento de normas trabalhistas relativas à segurança, higiene e saúde dos trabalhadores.

II. Com a EC 45/2004, transferiu-se para a Justiça Federal a competência para as ações relativas às penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho.

III. Para o STJ, é da Justiça do Trabalho a competência para julgar ação civil pública, com pedido de não concessão pela União de Selo de Responsabilidade Social à empresa ao fundamento da falta do cumprimento de normas que regem as condições de trabalho.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) José de Tal, empregado da empresa I. Lícita, teve a sua foto divulgada em campanha publicitária do estabelecimento, oportunidade em que foi enaltecida a competência profissional do mencionado trabalhador. Ao tentar se informar sobre a campanha através do computador da empresa, José foi impedido pelo seu chefe ao fundamento de que o sistema eletrônico da unidade empresarial somente poderia ser utilizado para fim exclusivamente relacionado à prestação de trabalho. Além disso, o chefe de José, na presença de colegas de trabalho, o xingou de “mau caráter”.

Examine as assertivas seguintes EXCLUSIVAMENTE de acordo com o enunciado:

I. A campanha publicitária foi ofensiva ao direito à imagem do trabalhador.

II. O direito à imagem do trabalhador e a honra subjetiva foram ofendidos quando o chefe o xingou de mau caráter.

III. A liberdade de informação, sob o aspecto do direito de informar, foi objeto de transgressão em virtude do comportamento do chefe do trabalhador.

IV. O direito à autodeterminação informática do trabalhador foi violado.

Assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) No que atine aos atos administrativos, julgue os itens abaixo.

I. Em se cuidando de atos administrativos, a revogação do ato revogador (“revogação da revogação”) acarreta efeitos repristinatórios.

II. A contraposição ou derrubada é a extinção do ato administrativo em razão de sua incompatibilidade material com ato administrativo posterior.

III. Assim como ocorre na caducidade e na cassação, a anulação pressupõe ilegalidade.

 

(EMAGIS) Relativamente ao processo administrativo, considerados os ditames da Lei 9.784/99, analise as proposições expostas a seguir.

I. São legitimados como interessados no processo administrativo aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser adotada, bem como as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses difusos.

II. Pode ser arguida a suspeição de autoridade ou servidor que esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro.

III. O indeferimento de alegação de suspeição poderá ser objeto de recurso, com efeito suspensivo.

Estão incorretos somente os itens:

 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Com relação ao regime jurídico dos bens públicos, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Relativamente aos bens públicos e aos bens integrantes do acervo patrimonial das empresas estatais, julgue os itens abaixo.

I. Os bens públicos de uso comum do povo e os de uso especial são inalienáveis, enquanto conservarem a sua qualificação.

II. Estendem-se à atribuição de ônus real a bens integrantes do acervo patrimonial de empresas públicas e de sociedades de economia mista as normas da Lei 13.303/16 aplicáveis à sua alienação, inclusive em relação às hipóteses de dispensa e de inexigibilidade de licitação.

III. De acordo com o STJ, o tráfego de veículos com excesso de peso gera responsabilidade civil em razão dos danos materiais às vias públicas e do dano moral coletivo consistente no agravamento dos riscos à saúde e à segurança de todos, sendo viável, como medida coercitiva, a aplicação de multa civil (astreinte), ainda que já imputada multa administrativa.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil por dano ambiental, avalie as assertivas que seguem.

I. É objetiva e regida pela teoria do risco integral.

II. Admite como excludente a ausência de nexo de causalidade.

III. As empresas adquirentes da carga transportada pelo navio Vicunã no momento de sua explosão, no Porto de Paranaguá/PR, não respondem pela reparação dos danos alegadamente suportados por pescadores da região atingida.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) De acordo com a Lei Complementar n.º 105/2001, as instituições financeiras devem conservar o sigilo de suas operações, sendo uma violação desse dever

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Acerca do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS), é correto afirmar:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o contrato de seguro, especialmente seguro de vida por acidente em meio de transporte.

I. A ausência de habilitação para dirigir funciona, por si só, como agravamento intencional do risco pelo segurado, a afastar a obrigação da seguradora de indenizar o sinistro.

II. A embriaguez, em sendo causa determinante do sinistro, agrava intencionalmente o risco contratado, não se restringindo aos casos em que o próprio segurado se encontra alcoolizado, devendo abranger, também, os condutores principais (familiares, empregados e prepostos) que estejam na direção do veículo.

III. É ônus da seguradora a prova da alcoolemia do condutor do veículo, que, uma vez demonstrada, ensejará a presunção relativa de que o risco da sinistralidade foi agravado Tal suposição será afastada, tornando devida a indenização securitária, caso o segurado demonstre que o infortúnio ocorreria independentemente do estado de embriaguez.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o ‘Plano de Recuperação Judicial para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte’, tendo presente a disciplina da Lei 11.101/2005, inclusive com as recentes alterações produzidas pela Lei 14.112/2020 e pela LC 147/2014, além do magistério da doutrina, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do instituto do apadrinhamento no ECA, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor e o entendimento consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça, assinale a opção CORRETA:

 

PGE/PGM - Rodada 45.2021

Ana Maria e João Antônio propuseram ação de indenização por danos morais e materiais contra o Município Arco-Íris, relatando que houve explosão de um comércio vizinho dos seus respectivos imóveis, o que lhes acarretou sérios prejuízos. Instruíram a petição inicial com laudo pericial que concluiu que a explosão teve início com incêndio no interior do estabelecimento, imputado exclusivamente aos proprietários do imóvel em que o comércio funcionava clandestinamente, sem licença para funcionamento de estabelecimento dedicado à venda de fogos e sem prévia autorização da autoridade policial exigida pela legislação de regência. Alegaram que teria havido falha da Administração Municipal na fiscalização da atividade de risco desempenhada pelo estabelecimento destinado a comércio de fogos de artifício, dada a proximidade do imóvel de áreas residenciais, pois o Município deveria ter vistoriado o local.

Recebida a inicial, o magistrado determinou a citação do Município, que foi devidamente efetivada.

Como Procurador do Município, apresente a peça processual adequada, com a fundamentação jurídica pertinente.

 

Objetivas DPF - Rodada 45.2021

(EMAGIS) Em relação aos princípios constitucionais penais, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o lugar do crime, com o crime de homicídio e também com a competência territorial no processo penal, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o crime de tráfico de drogas (Lei 11.343/2006, artigo 33), marque a alternativa CORRETA.

 

(MPE/AP – Promotor de Justiça – CESPE -2021) Segundo o entendimento do STJ, a realização de saques indevidos na conta-corrente de uma pessoa sem o seu consentimento, por meio da clonagem do cartão e da senha, caracteriza

 

(EMAGIS) Considere ter sido instaurado pela Polícia Federal em Sinop/MT inquérito policial para apurar a suposta prática de crime de tráfico internacional de drogas, tipificado no art. 33 c/c os arts. 40, inciso I, e 70, todos da Lei nº. 11.343/2006, uma vez que, no Centro Internacional dos Correios em Curitiba/PR, foram apreendidos objetos postais que continham, respectivamente, 148,47, 30 e 75 g de ecstasy. Apurou-se no procedimento investigatório tratar-se de importação de droga, visto que os objetos postais foram remetidos da Holanda e tinham como destinatários pessoas residentes no município de Sinop/MT, de acordo com o recibo dos Correios.

A propósito, tendo presente recente orientação estabelecida pela 3ª Seção do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPE/AP – Promotor de Justiça – CESPE – 2021) Acerca da competência derivada da prerrogativa de função, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Considere ter sido encaminhada ao Ministério Público Federal no Paraná uma Representação Fiscal Para Fins Penais em face da empresa AB Bicicletas Eireli, com sede na cidade de Jundiaí/SP. Conforme procedimento administrativo, durante operação de repressão ao contrabando e descaminho, servidores da Receita Federal do Brasil, de ofício, em procedimento de fiscalização aduaneira na área urbana de Curitiba/PR, autuaram a MV Bicicletas Eireli porque, na abordagem da transportadora J ADLOG, encontraram mercadorias de origem estrangeira, de responsabilidade da empresa autuada, desprovidas de documentação comprobatória de regular introdução no país.

A propósito, tendo presente recente orientação estabelecida pela 3ª Seção do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da regressão de regime na execução penal, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE - 2018) Em relação ao poder constituinte, é correto afirmar:

 

(PGR – Procurador da República – 2017) Dentre os enunciados abaixo, estão corretos:

I. O STF entendeu que a vedação constitucional à discriminação entre filhos não alcançava inventários pendentes, de pessoas falecidas antes da promulgação da CF/88, tendo em vista o princípio de que a sucessão deve ser regida pelas normas vigentes à época do óbito.

II. Para o STF, a vigência e a eficácia de uma nova Constituição implicam a supressão da existência, a perda da validade e a cessação da eficácia da anterior Constituição por ela revogada, não se cogitando indagar da recepção de preceitos constantes da Carta Política anterior.

III. Considerando que determinadas alterações impostas pela nova ordem constitucional demandam tempo para a sua implementação, o STF já consentiu com a manutenção provisória de normas anteriores à Constituição de 1988 e com ela incompatíveis.

IV. O STF não admite a figura da repristinação constitucional tácita, o que significa dizer que, se uma norma é editada de forma contrária à Constituição, a superveniência de emenda constitucional com ela compatível não lhe convalida o vício de origem.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da competência jurisdicional, devendo ser avaliadas em consonância com a jurisprudência dos tribunais superiores e também com os dispositivos da Constituição Federal.

I. Para o STF, em jurisprudência sumulada, compete à Justiça do Trabalho julgar as ações que tenham como causa de pedir o descumprimento de normas trabalhistas relativas à segurança, higiene e saúde dos trabalhadores.

II. Com a EC 45/2004, transferiu-se para a Justiça Federal a competência para as ações relativas às penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho.

III. Para o STJ, é da Justiça do Trabalho a competência para julgar ação civil pública, com pedido de não concessão pela União de Selo de Responsabilidade Social à empresa ao fundamento da falta do cumprimento de normas que regem as condições de trabalho.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) José de Tal, empregado da empresa I. Lícita, teve a sua foto divulgada em campanha publicitária do estabelecimento, oportunidade em que foi enaltecida a competência profissional do mencionado trabalhador. Ao tentar se informar sobre a campanha através do computador da empresa, José foi impedido pelo seu chefe ao fundamento de que o sistema eletrônico da unidade empresarial somente poderia ser utilizado para fim exclusivamente relacionado à prestação de trabalho. Além disso, o chefe de José, na presença de colegas de trabalho, o xingou de “mau caráter”.

Examine as assertivas seguintes EXCLUSIVAMENTE de acordo com o enunciado:

I. A campanha publicitária foi ofensiva ao direito à imagem do trabalhador.

II. O direito à imagem do trabalhador e a honra subjetiva foram ofendidos quando o chefe o xingou de mau caráter.

III. A liberdade de informação, sob o aspecto do direito de informar, foi objeto de transgressão em virtude do comportamento do chefe do trabalhador.

IV. O direito à autodeterminação informática do trabalhador foi violado.

Assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) No que atine aos atos administrativos, julgue os itens abaixo.

I. Em se cuidando de atos administrativos, a revogação do ato revogador (“revogação da revogação”) acarreta efeitos repristinatórios.

II. A contraposição ou derrubada é a extinção do ato administrativo em razão de sua incompatibilidade material com ato administrativo posterior.

III. Assim como ocorre na caducidade e na cassação, a anulação pressupõe ilegalidade.

 

(EMAGIS) Relativamente ao processo administrativo, considerados os ditames da Lei 9.784/99, analise as proposições expostas a seguir.

I. São legitimados como interessados no processo administrativo aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser adotada, bem como as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses difusos.

II. Pode ser arguida a suspeição de autoridade ou servidor que esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro.

III. O indeferimento de alegação de suspeição poderá ser objeto de recurso, com efeito suspensivo.

Estão incorretos somente os itens:

 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Com relação ao regime jurídico dos bens públicos, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Relativamente aos bens públicos e aos bens integrantes do acervo patrimonial das empresas estatais, julgue os itens abaixo.

I. Os bens públicos de uso comum do povo e os de uso especial são inalienáveis, enquanto conservarem a sua qualificação.

II. Estendem-se à atribuição de ônus real a bens integrantes do acervo patrimonial de empresas públicas e de sociedades de economia mista as normas da Lei 13.303/16 aplicáveis à sua alienação, inclusive em relação às hipóteses de dispensa e de inexigibilidade de licitação.

III. De acordo com o STJ, o tráfego de veículos com excesso de peso gera responsabilidade civil em razão dos danos materiais às vias públicas e do dano moral coletivo consistente no agravamento dos riscos à saúde e à segurança de todos, sendo viável, como medida coercitiva, a aplicação de multa civil (astreinte), ainda que já imputada multa administrativa.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito da procuração ‘in rem suam’, avalie as assertivas que seguem.

I. Trata-se da procuração em causa própria, instituto engendrado pelo Direito Romano.

II. Tem como uma de suas finalidades contornar a impossibilidade legal de cessão de créditos, conferindo ao mandatário o direito de obter para si o crédito a ser cobrado em nome do mandante.

III. Embora prevista no Código Civil de 1916, não tem previsão legal no Código Civil de 2002.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere situação na qual o vendedor do imóvel, João, constitui o próprio comprador, José, como seu procurador para representá-lo em cartório por ocasião da lavratura da escritura definitiva de compra e venda. O comprador José, no ato da compra e venda, representa a si e ao vendedor João, dispensando este da conclusão do negócio e transferência imobiliária.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A espécie de mandato em questão é prevista no Código Civil de 2002, sendo, portanto, lícita e típica.

II. A revogação do mandato em questão é livre em favor do mandante e opera efeitos imediatos, sendo que, além disso, extingue-se o mandato pela morte de qualquer das partes.

III. Apenas a procuração em questão não transfere a propriedade de João para José, sendo imprescindível, tratando-se de imóvel, o registro da escritura pública na matrícula imobiliária.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o contrato de seguro, especialmente seguro de vida por acidente em meio de transporte.

I. A ausência de habilitação para dirigir funciona, por si só, como agravamento intencional do risco pelo segurado, a afastar a obrigação da seguradora de indenizar o sinistro.

II. A embriaguez, em sendo causa determinante do sinistro, agrava intencionalmente o risco contratado, não se restringindo aos casos em que o próprio segurado se encontra alcoolizado, devendo abranger, também, os condutores principais (familiares, empregados e prepostos) que estejam na direção do veículo.

III. É ônus da seguradora a prova da alcoolemia do condutor do veículo, que, uma vez demonstrada, ensejará a presunção relativa de que o risco da sinistralidade foi agravado Tal suposição será afastada, tornando devida a indenização securitária, caso o segurado demonstre que o infortúnio ocorreria independentemente do estado de embriaguez.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o ‘Plano de Recuperação Judicial para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte’, tendo presente a disciplina da Lei 11.101/2005, inclusive com as recentes alterações produzidas pela Lei 14.112/2020 e pela LC 147/2014, além do magistério da doutrina, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os prazos no processo civil, analise as seguintes proposições.

I. Segundo o CPC, quando a lei ou o juiz não determinar prazo, as intimações somente obrigarão a comparecimento após decorridas 48 (quarenta e oito) horas.

II. De acordo com o CPC, suspende-se o curso do prazo processual nos dias compreendidos entre 20 de dezembro e 06 de janeiro, inclusive.

III. Os prazos processuais, na execução fiscal, são contados em dias úteis.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as despesas e os honorários advocatícios no regime do CPC/15, aquilate os itens expostos a seguir.

I. Se um litigante sucumbir em parte mínima do pedido, serão proporcionalmente distribuídas entre autor e réu as despesas e os honorários.

II. Se o réu reconhecer a procedência do pedido e, simultaneamente, cumprir integralmente a prestação reconhecida, estará dispensado do pagamento de honorários.

III. Inexiste reciprocidade das obrigações ou de bilateralidade de créditos, o que implica a impossibilidade de se compensarem os honorários fixados em embargos à execução com aqueles fixados na própria ação de execução.

 

(EMAGIS) Sobre a distribuição e o registro da petição inicial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a liberdade de expressão na Convenção Americana de Direitos Humanos (CADH) e também na doutrina e jurisprudência, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/RR – FCC – 2021) O Tribunal Penal Internacional

 

(EMAGIS) Sobre o Regime Geral de Previdência Social (RGPS), julgue, com base na Lei 8.213/91, os itens a seguir apresentados.

I. Joana sofreu acidente que lhe rendeu sequela redutora da capacidade laborativa para o seu labor habitual. Passou, então, a receber o benefício de auxílio-acidente, concedido administrativamente pelo INSS. Nesse caso, Joana, enquanto estiver em gozo desse benefício previdenciário, manterá a sua qualidade de segurada.

II. As provas de união estável e de dependência econômica exigem início de prova material contemporânea dos fatos, produzido em período não superior a 24 (vinte e quatro) meses anterior à data do óbito ou do recolhimento à prisão do segurado, não admitida a prova exclusivamente testemunhal, exceto na ocorrência de motivo de força maior ou caso fortuito, conforme disposto no regulamento.

III. Será excluído definitivamente da condição de dependente quem tiver sido condenado criminalmente por sentença com trânsito em julgado, como autor, coautor ou partícipe de homicídio doloso, ou de tentativa desse crime, cometido contra a pessoa do segurado, ressalvados os absolutamente incapazes e os inimputáveis.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sabe-se que o produto da arrecadação de determinadas contribuições parafiscais é destinado a entidades qualificadas como Serviços Sociais Autônomos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) De acordo com a Lei Complementar n.º 105/2001, as instituições financeiras devem conservar o sigilo de suas operações, sendo uma violação desse dever

 

(EMAGIS) A respeito do imposto de renda, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o princípio constitucional da generalidade, disposto para o IR, a incidência não depende de nome da verba, dentre outros fatores.

II. Para o STJ, caso a lei estadual expressamente defina como indenizatória a verba paga ao servidor como contraprestação ao trabalho prestado em regime de plantão, a hipótese será de não incidência do IRPF.

III. Incide IRPF sobre o adicional de 1/3 sobre férias gozadas, sobre o adicional noturno e sobre horas-extras, dentre outras verbas trabalhistas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

Defensoria Pública Estadual - Rodada 45.2021

JOSÉ tem, atualmente, 23 anos de idade. Quando este contava ainda com 07 anos, seu pai (RAIMUNDO) veio a falecer. Completados 13 anos do referido falecimento, MARIA, genitora de José, resolveu contar a verdade sobre a paternidade do filho. Explicou a JOSÉ que, antes de se casar com RAIMUNDO, manteve relacionamento amoroso com seu verdadeiro pai biológico (ELIARDO). Confidenciou que ELIARDO nunca assumiu a paternidade, abandonando MARIA e o filho. Por último, MARIA explicou que, quando se casou com RAMUNDO, JOSÉ tinha apenas 02 anos de idade e que o mesmo resolveu registrá-lo e assumi-lo como filho. Diante disso, JOSÉ ingressou com ação de investigação de paternidade em face de ELIARDO, buscando o reconhecimento de paternidade em relação ao demandado, com respectiva modificação do registro de nascimento, fazendo dele constar o pai biológico, com exclusão do pai registral ali antes referido. Após tramitação do processo, não obstante à realização de exame de DNA, cujo laudo atestou, segundo a probabilidade de 99,99%, a paternidade biológica do demandado, o pedido do autor foi julgado improcedente, sob o fundamento central de que a posse do estado de filho, por considerável período, a revelar, por si, a caracterização de paternidade afetiva, prevalece sobre a paternidade biológica, tendo a decisão transitada em julgado. Determinado a confirmar sua origem biológica, JOSÉ buscou a assistência da Defensoria Pública do Estado do Piauí, pois a primeira ação tramitou em Teresina-PI, além de todas as partes terem residência e domicílio no mesmo local.

Como Defensor(a) Público(a) responsável pelo caso, adote a medida judicial mais adequada e apta a satisfazer os interesses do assistido. Organize sua peça na forma de tópicos e tente elaborar a petição utilizando apenas a legislação, sem a consulta de livros ou de jurisprudência.

 

Objetivas PGE/PGM - Rodada 45.2021

(EMAGIS) No que atine aos atos administrativos, julgue os itens abaixo.

I. Em se cuidando de atos administrativos, a revogação do ato revogador (“revogação da revogação”) acarreta efeitos repristinatórios.

II. A contraposição ou derrubada é a extinção do ato administrativo em razão de sua incompatibilidade material com ato administrativo posterior.

III. Assim como ocorre na caducidade e na cassação, a anulação pressupõe ilegalidade.

 

(EMAGIS) Relativamente ao processo administrativo, considerados os ditames da Lei 9.784/99, analise as proposições expostas a seguir.

I. São legitimados como interessados no processo administrativo aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser adotada, bem como as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses difusos.

II. Pode ser arguida a suspeição de autoridade ou servidor que esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro.

III. O indeferimento de alegação de suspeição poderá ser objeto de recurso, com efeito suspensivo.

Estão incorretos somente os itens:

 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Com relação ao regime jurídico dos bens públicos, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Relativamente aos bens públicos e aos bens integrantes do acervo patrimonial das empresas estatais, julgue os itens abaixo.

I. Os bens públicos de uso comum do povo e os de uso especial são inalienáveis, enquanto conservarem a sua qualificação.

II. Estendem-se à atribuição de ônus real a bens integrantes do acervo patrimonial de empresas públicas e de sociedades de economia mista as normas da Lei 13.303/16 aplicáveis à sua alienação, inclusive em relação às hipóteses de dispensa e de inexigibilidade de licitação.

III. De acordo com o STJ, o tráfego de veículos com excesso de peso gera responsabilidade civil em razão dos danos materiais às vias públicas e do dano moral coletivo consistente no agravamento dos riscos à saúde e à segurança de todos, sendo viável, como medida coercitiva, a aplicação de multa civil (astreinte), ainda que já imputada multa administrativa.

Estão corretos somente os itens:

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE - 2018) Em relação ao poder constituinte, é correto afirmar:

 

(PGR – Procurador da República – 2017) Dentre os enunciados abaixo, estão corretos:

I. O STF entendeu que a vedação constitucional à discriminação entre filhos não alcançava inventários pendentes, de pessoas falecidas antes da promulgação da CF/88, tendo em vista o princípio de que a sucessão deve ser regida pelas normas vigentes à época do óbito.

II. Para o STF, a vigência e a eficácia de uma nova Constituição implicam a supressão da existência, a perda da validade e a cessação da eficácia da anterior Constituição por ela revogada, não se cogitando indagar da recepção de preceitos constantes da Carta Política anterior.

III. Considerando que determinadas alterações impostas pela nova ordem constitucional demandam tempo para a sua implementação, o STF já consentiu com a manutenção provisória de normas anteriores à Constituição de 1988 e com ela incompatíveis.

IV. O STF não admite a figura da repristinação constitucional tácita, o que significa dizer que, se uma norma é editada de forma contrária à Constituição, a superveniência de emenda constitucional com ela compatível não lhe convalida o vício de origem.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da competência jurisdicional, devendo ser avaliadas em consonância com a jurisprudência dos tribunais superiores e também com os dispositivos da Constituição Federal.

I. Para o STF, em jurisprudência sumulada, compete à Justiça do Trabalho julgar as ações que tenham como causa de pedir o descumprimento de normas trabalhistas relativas à segurança, higiene e saúde dos trabalhadores.

II. Com a EC 45/2004, transferiu-se para a Justiça Federal a competência para as ações relativas às penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho.

III. Para o STJ, é da Justiça do Trabalho a competência para julgar ação civil pública, com pedido de não concessão pela União de Selo de Responsabilidade Social à empresa ao fundamento da falta do cumprimento de normas que regem as condições de trabalho.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) José de Tal, empregado da empresa I. Lícita, teve a sua foto divulgada em campanha publicitária do estabelecimento, oportunidade em que foi enaltecida a competência profissional do mencionado trabalhador. Ao tentar se informar sobre a campanha através do computador da empresa, José foi impedido pelo seu chefe ao fundamento de que o sistema eletrônico da unidade empresarial somente poderia ser utilizado para fim exclusivamente relacionado à prestação de trabalho. Além disso, o chefe de José, na presença de colegas de trabalho, o xingou de “mau caráter”.

Examine as assertivas seguintes EXCLUSIVAMENTE de acordo com o enunciado:

I. A campanha publicitária foi ofensiva ao direito à imagem do trabalhador.

II. O direito à imagem do trabalhador e a honra subjetiva foram ofendidos quando o chefe o xingou de mau caráter.

III. A liberdade de informação, sob o aspecto do direito de informar, foi objeto de transgressão em virtude do comportamento do chefe do trabalhador.

IV. O direito à autodeterminação informática do trabalhador foi violado.

Assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) Sobre os prazos no processo civil, analise as seguintes proposições.

I. Segundo o CPC, quando a lei ou o juiz não determinar prazo, as intimações somente obrigarão a comparecimento após decorridas 48 (quarenta e oito) horas.

II. De acordo com o CPC, suspende-se o curso do prazo processual nos dias compreendidos entre 20 de dezembro e 06 de janeiro, inclusive.

III. Os prazos processuais, na execução fiscal, são contados em dias úteis.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as despesas e os honorários advocatícios no regime do CPC/15, aquilate os itens expostos a seguir.

I. Se um litigante sucumbir em parte mínima do pedido, serão proporcionalmente distribuídas entre autor e réu as despesas e os honorários.

II. Se o réu reconhecer a procedência do pedido e, simultaneamente, cumprir integralmente a prestação reconhecida, estará dispensado do pagamento de honorários.

III. Inexiste reciprocidade das obrigações ou de bilateralidade de créditos, o que implica a impossibilidade de se compensarem os honorários fixados em embargos à execução com aqueles fixados na própria ação de execução.

 

(EMAGIS) Sobre a distribuição e o registro da petição inicial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da procuração ‘in rem suam’, avalie as assertivas que seguem.

I. Trata-se da procuração em causa própria, instituto engendrado pelo Direito Romano.

II. Tem como uma de suas finalidades contornar a impossibilidade legal de cessão de créditos, conferindo ao mandatário o direito de obter para si o crédito a ser cobrado em nome do mandante.

III. Embora prevista no Código Civil de 1916, não tem previsão legal no Código Civil de 2002.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere situação na qual o vendedor do imóvel, João, constitui o próprio comprador, José, como seu procurador para representá-lo em cartório por ocasião da lavratura da escritura definitiva de compra e venda. O comprador José, no ato da compra e venda, representa a si e ao vendedor João, dispensando este da conclusão do negócio e transferência imobiliária.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A espécie de mandato em questão é prevista no Código Civil de 2002, sendo, portanto, lícita e típica.

II. A revogação do mandato em questão é livre em favor do mandante e opera efeitos imediatos, sendo que, além disso, extingue-se o mandato pela morte de qualquer das partes.

III. Apenas a procuração em questão não transfere a propriedade de João para José, sendo imprescindível, tratando-se de imóvel, o registro da escritura pública na matrícula imobiliária.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do dever dos pais de prestar alimentos aos filhos, tendo presente a disciplina do Código Civil, a jurisprudência do STJ e o magistério da doutrina civilista, avalie as assertivas que seguem.

I. Atingida a maioridade pelo filho, a cessação da obrigação de prestar alimentos anteriormente formalizada é ‘pleno jure’, exceto se, antes de atingir a maioridade, o filho, seu assistente ou representante requererem a prorrogação.

II. É vedada a prestação de alimentos ‘in natura’.

III. A hospedagem é utilidade não passível de ser compreendida no objeto da prestação alimentícia dos pais ao filho.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o contrato de seguro, especialmente seguro de vida por acidente em meio de transporte.

I. A ausência de habilitação para dirigir funciona, por si só, como agravamento intencional do risco pelo segurado, a afastar a obrigação da seguradora de indenizar o sinistro.

II. A embriaguez, em sendo causa determinante do sinistro, agrava intencionalmente o risco contratado, não se restringindo aos casos em que o próprio segurado se encontra alcoolizado, devendo abranger, também, os condutores principais (familiares, empregados e prepostos) que estejam na direção do veículo.

III. É ônus da seguradora a prova da alcoolemia do condutor do veículo, que, uma vez demonstrada, ensejará a presunção relativa de que o risco da sinistralidade foi agravado Tal suposição será afastada, tornando devida a indenização securitária, caso o segurado demonstre que o infortúnio ocorreria independentemente do estado de embriaguez.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o ‘Plano de Recuperação Judicial para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte’, tendo presente a disciplina da Lei 11.101/2005, inclusive com as recentes alterações produzidas pela Lei 14.112/2020 e pela LC 147/2014, além do magistério da doutrina, marque a alternativa CORRETA.

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) De acordo com a Lei Complementar n.º 105/2001, as instituições financeiras devem conservar o sigilo de suas operações, sendo uma violação desse dever

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Acerca do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS), é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Sabe-se que o produto da arrecadação de determinadas contribuições parafiscais é destinado a entidades qualificadas como Serviços Sociais Autônomos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(Procurador do Estado/AP – FCC – 2018) A prescrição ocorre em razão da inércia do titular do direito não exercido e do decurso do tempo. No campo do Direito do Trabalho, nos termos da legislação vigente e entendimento sumulado do Tribunal Superior do Trabalho,

 

(MGS – Advogado – IBFC – 2019) O procedimento sumaríssimo no processo de trabalho possui diversas peculiaridades quando comparado ao procedimento ordinário. Considerando o disposto na legislação em pauta, sobre o procedimento sumaríssimo, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):

( ) Ficam submetidos ao procedimento sumaríssimo os dissídios individuais cujo valor não exceda a quarenta vezes o salário mínimo vigente na data do ajuizamento da reclamação.
( ) Nas reclamações enquadradas no procedimento sumaríssimo, o pedido deverá ser certo ou determinado e indicará o valor correspondente e não se fará citação por edital, incumbindo ao autor a correta indicação do nome e endereço do reclamado.
( ) Serão decididos, de plano, todos os incidentes e exceções que possam interferir no prosseguimento da audiência e do processo. As demais questões serão decididas na sentença.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil por dano ambiental, avalie as assertivas que seguem.

I. É objetiva e regida pela teoria do risco integral.

II. Admite como excludente a ausência de nexo de causalidade.

III. As empresas adquirentes da carga transportada pelo navio Vicunã no momento de sua explosão, no Porto de Paranaguá/PR, não respondem pela reparação dos danos alegadamente suportados por pescadores da região atingida.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o lugar do crime, com o crime de homicídio e também com a competência territorial no processo penal, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o crime de tráfico de drogas (Lei 11.343/2006, artigo 33), marque a alternativa CORRETA.

 

(MPE/AP – Promotor de Justiça – CESPE – 2021) Acerca da competência derivada da prerrogativa de função, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Considere ter sido encaminhada ao Ministério Público Federal no Paraná uma Representação Fiscal Para Fins Penais em face da empresa AB Bicicletas Eireli, com sede na cidade de Jundiaí/SP. Conforme procedimento administrativo, durante operação de repressão ao contrabando e descaminho, servidores da Receita Federal do Brasil, de ofício, em procedimento de fiscalização aduaneira na área urbana de Curitiba/PR, autuaram a MV Bicicletas Eireli porque, na abordagem da transportadora J ADLOG, encontraram mercadorias de origem estrangeira, de responsabilidade da empresa autuada, desprovidas de documentação comprobatória de regular introdução no país.

A propósito, tendo presente recente orientação estabelecida pela 3ª Seção do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

Discursivas - Rodada 45.2021 - Questão 1

A inconstitucionalidade superveniente é admitida no direito constitucional brasileiro? Explique. (Máximo 15 linhas).

Discursivas - Rodada 45.2021 - Questão 2

A ex-prefeita do Município de BEM DISTANTE foi condenada em ação civil pública pela prática de ato de improbidade administrativa decorrente da aquisição de um caminhão de carga pela Prefeitura, que estava alienado fiduciariamente à X-Data Ltda. e, além disso, penhorado pelo Banco BDO S/A, impossibilitando o registro da propriedade em nome do município. Comprovou-se nos autos que a ex-prefeita, apesar de não pretender o ato danoso, agiu com negligência na autorização do pagamento do caminhão antes da transferência do veículo, o que acarretou prejuízo ao erário, pois o bem não pôde transferido ao patrimônio municipal em virtude das constrições existentes. Considerando as alterações promovidas pela Lei 14.230/2021, a ex-prefeita poderia, à luz do ordenamento jurídico em vigor, ser condenada por improbidade administrativa ante a violação do dever de zelo pela coisa pública, em razão de não tomar as cautelas devidas para verificar a existência de ônus sobre o veículo impeditivos da transferência? Responda em, no máximo, 15 linhas.

Discursivas - Rodada 45.2021 - Questão 3

Jack Lack Track foi condenado, em primeira instância, à pena de 6 anos de reclusão pela prática do crime de corrupção passiva (CP, art. 317, § 1º).

Na primeira fase da dosimetria, o magistrado exasperou a pena-base por considerar negativas três circunstâncias judiciais, particularmente os antecedentes do acusado, as consequências do crime e a reprovabilidade da sua conduta, esta por considerar que Jack era servidor público e, como tal, dele se esperava uma conduta irrepreensível, com observância aos princípios que regem a administração pública.

Interposto recurso de apelação no qual se alegava ter sido indevida essa exasperação da pena-base, o Tribunal reconheceu que, de fato, não se pode considerar a condição de funcionário público para justificar o aumento da pena-base no crime de corrupção passiva, uma vez que esse aspecto já foi considerado pelo legislador na cominação da pena privativa de liberdade aplicável ao delito (bis in idem). Nada obstante, reconheceu que o aumento implementado na pena-base - 2 ano e 6 meses - estava adequado diante da presença das outras duas circunstâncias judiciais negativas.

Em recurso especial, a defesa de Jack alegou que houve reformatio in pejus, uma vez que, se o Tribunal, em recurso exclusivo da defesa, afastou a presença de uma das três circunstâncias judiciais consideradas negativas na sentença, deveria, necessariamente, ter diminuído a pena aplicada ao réu. Por sua vez, o Ministério Público, em contrarrazões, sustentou que não houve reformatio in pejus, porquanto o amplo efeito devolutivo da apelação autoriza o Tribunal de segunda instância, quando instado a se manifestar sobre a dosimetria da pena, a realizar nova ponderação dos fatos e das circunstâncias em que se deu a conduta criminosa, mesmo em se tratando de recurso exclusivamente defensivo, desde que não seja agravada a situação do réu, como ocorreu na espécie, em que a pena não foi aumentada.

Nesse caso, indaga-se: a quem assiste razão? À defesa ou à acusação? Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

Discursivas - Rodada 45.2021 - Questão 4

A empresa Tô no Preju Ltda. ajuizou ação declaratória de inexistência de relação jurídico-tributária em que realizou o depósito integral e em dinheiro do tributo em liça, devidamente acrescido de correção monetária e juros de mora. Informou que deixou de efetuar o depósito do valor correspondente à multa moratória porquanto configurada a denúncia espontânea (CTN, art. 138), uma vez que efetuado o depósito antes do início de qualquer procedimento administrativo ou medida de fiscalização, relacionados com a infração.

O Fisco, em contestação, alegou que não é possível cogitar em denúncia espontânea no caso e que, mesmo que tivesse havido, não excluiria a incidência de multa de natureza moratória, mas somente de multas de caráter punitivo, de sorte que o depósito não teria sido integral e, consequentemente, não estaria suspensa a exigibilidade do crédito tributário.

Nesse cenário, indaga-se:

a) houve denúncia espontânea na espécie?

b) a denúncia espontânea pode afastar a incidência de multa de natureza moratória?

Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

Discursivas - Rodada 45.2021 - Questão 5

Em ação civil pública, é possível a substituição da associação autora por outra associação caso a primeira venha a ser dissolvida? E, questiona-se, quando uma associação ajuíza ação coletiva ela atua como representante processual ou como substituta processual? Explique justificadamente em até 12 linhas.

Discursivas - Rodada 45.2021

A inconstitucionalidade superveniente é admitida no direito constitucional brasileiro? Explique. (Máximo 15 linhas).

 

A ex-prefeita do Município de BEM DISTANTE foi condenada em ação civil pública pela prática de ato de improbidade administrativa decorrente da aquisição de um caminhão de carga pela Prefeitura, que estava alienado fiduciariamente à X-Data Ltda. e, além disso, penhorado pelo Banco BDO S/A, impossibilitando o registro da propriedade em nome do município. Comprovou-se nos autos que a ex-prefeita, apesar de não pretender o ato danoso, agiu com negligência na autorização do pagamento do caminhão antes da transferência do veículo, o que acarretou prejuízo ao erário, pois o bem não pôde transferido ao patrimônio municipal em virtude das constrições existentes. Considerando as alterações promovidas pela Lei 14.230/2021, a ex-prefeita poderia, à luz do ordenamento jurídico em vigor, ser condenada por improbidade administrativa ante a violação do dever de zelo pela coisa pública, em razão de não tomar as cautelas devidas para verificar a existência de ônus sobre o veículo impeditivos da transferência? Responda em, no máximo, 15 linhas.

 

Jack Lack Track foi condenado, em primeira instância, à pena de 6 anos de reclusão pela prática do crime de corrupção passiva (CP, art. 317, § 1º).

Na primeira fase da dosimetria, o magistrado exasperou a pena-base por considerar negativas três circunstâncias judiciais, particularmente os antecedentes do acusado, as consequências do crime e a reprovabilidade da sua conduta, esta por considerar que Jack era servidor público e, como tal, dele se esperava uma conduta irrepreensível, com observância aos princípios que regem a administração pública.

Interposto recurso de apelação no qual se alegava ter sido indevida essa exasperação da pena-base, o Tribunal reconheceu que, de fato, não se pode considerar a condição de funcionário público para justificar o aumento da pena-base no crime de corrupção passiva, uma vez que esse aspecto já foi considerado pelo legislador na cominação da pena privativa de liberdade aplicável ao delito (bis in idem). Nada obstante, reconheceu que o aumento implementado na pena-base - 2 ano e 6 meses - estava adequado diante da presença das outras duas circunstâncias judiciais negativas.

Em recurso especial, a defesa de Jack alegou que houve reformatio in pejus, uma vez que, se o Tribunal, em recurso exclusivo da defesa, afastou a presença de uma das três circunstâncias judiciais consideradas negativas na sentença, deveria, necessariamente, ter diminuído a pena aplicada ao réu. Por sua vez, o Ministério Público, em contrarrazões, sustentou que não houve reformatio in pejus, porquanto o amplo efeito devolutivo da apelação autoriza o Tribunal de segunda instância, quando instado a se manifestar sobre a dosimetria da pena, a realizar nova ponderação dos fatos e das circunstâncias em que se deu a conduta criminosa, mesmo em se tratando de recurso exclusivamente defensivo, desde que não seja agravada a situação do réu, como ocorreu na espécie, em que a pena não foi aumentada.

Nesse caso, indaga-se: a quem assiste razão? À defesa ou à acusação? Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

 

A empresa Tô no Preju Ltda. ajuizou ação declaratória de inexistência de relação jurídico-tributária em que realizou o depósito integral e em dinheiro do tributo em liça, devidamente acrescido de correção monetária e juros de mora. Informou que deixou de efetuar o depósito do valor correspondente à multa moratória porquanto configurada a denúncia espontânea (CTN, art. 138), uma vez que efetuado o depósito antes do início de qualquer procedimento administrativo ou medida de fiscalização, relacionados com a infração.

O Fisco, em contestação, alegou que não é possível cogitar em denúncia espontânea no caso e que, mesmo que tivesse havido, não excluiria a incidência de multa de natureza moratória, mas somente de multas de caráter punitivo, de sorte que o depósito não teria sido integral e, consequentemente, não estaria suspensa a exigibilidade do crédito tributário.

Nesse cenário, indaga-se:

a) houve denúncia espontânea na espécie?

b) a denúncia espontânea pode afastar a incidência de multa de natureza moratória?

Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

 

Em ação civil pública, é possível a substituição da associação autora por outra associação caso a primeira venha a ser dissolvida? E, questiona-se, quando uma associação ajuíza ação coletiva ela atua como representante processual ou como substituta processual? Explique justificadamente em até 12 linhas.

 

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 45.2021

(EMAGIS) A respeito da procuração ‘in rem suam’, avalie as assertivas que seguem.

I. Trata-se da procuração em causa própria, instituto engendrado pelo Direito Romano.

II. Tem como uma de suas finalidades contornar a impossibilidade legal de cessão de créditos, conferindo ao mandatário o direito de obter para si o crédito a ser cobrado em nome do mandante.

III. Embora prevista no Código Civil de 1916, não tem previsão legal no Código Civil de 2002.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere situação na qual o vendedor do imóvel, João, constitui o próprio comprador, José, como seu procurador para representá-lo em cartório por ocasião da lavratura da escritura definitiva de compra e venda. O comprador José, no ato da compra e venda, representa a si e ao vendedor João, dispensando este da conclusão do negócio e transferência imobiliária.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A espécie de mandato em questão é prevista no Código Civil de 2002, sendo, portanto, lícita e típica.

II. A revogação do mandato em questão é livre em favor do mandante e opera efeitos imediatos, sendo que, além disso, extingue-se o mandato pela morte de qualquer das partes.

III. Apenas a procuração em questão não transfere a propriedade de João para José, sendo imprescindível, tratando-se de imóvel, o registro da escritura pública na matrícula imobiliária.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do dever dos pais de prestar alimentos aos filhos, tendo presente a disciplina do Código Civil, a jurisprudência do STJ e o magistério da doutrina civilista, avalie as assertivas que seguem.

I. Atingida a maioridade pelo filho, a cessação da obrigação de prestar alimentos anteriormente formalizada é ‘pleno jure’, exceto se, antes de atingir a maioridade, o filho, seu assistente ou representante requererem a prorrogação.

II. É vedada a prestação de alimentos ‘in natura’.

III. A hospedagem é utilidade não passível de ser compreendida no objeto da prestação alimentícia dos pais ao filho.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os prazos no processo civil, analise as seguintes proposições.

I. Segundo o CPC, quando a lei ou o juiz não determinar prazo, as intimações somente obrigarão a comparecimento após decorridas 48 (quarenta e oito) horas.

II. De acordo com o CPC, suspende-se o curso do prazo processual nos dias compreendidos entre 20 de dezembro e 06 de janeiro, inclusive.

III. Os prazos processuais, na execução fiscal, são contados em dias úteis.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as despesas e os honorários advocatícios no regime do CPC/15, aquilate os itens expostos a seguir.

I. Se um litigante sucumbir em parte mínima do pedido, serão proporcionalmente distribuídas entre autor e réu as despesas e os honorários.

II. Se o réu reconhecer a procedência do pedido e, simultaneamente, cumprir integralmente a prestação reconhecida, estará dispensado do pagamento de honorários.

III. Inexiste reciprocidade das obrigações ou de bilateralidade de créditos, o que implica a impossibilidade de se compensarem os honorários fixados em embargos à execução com aqueles fixados na própria ação de execução.

 

(EMAGIS) Sobre a distribuição e o registro da petição inicial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor e o entendimento consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) A respeito do instituto do apadrinhamento no ECA, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Em relação aos princípios constitucionais penais, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o lugar do crime, com o crime de homicídio e também com a competência territorial no processo penal, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o crime de tráfico de drogas (Lei 11.343/2006, artigo 33), marque a alternativa CORRETA.

 

(MPE/AP – Promotor de Justiça – CESPE -2021) Segundo o entendimento do STJ, a realização de saques indevidos na conta-corrente de uma pessoa sem o seu consentimento, por meio da clonagem do cartão e da senha, caracteriza

 

(MPE/AP – Promotor de Justiça – CESPE – 2021) Acerca da competência derivada da prerrogativa de função, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Considere ter sido encaminhada ao Ministério Público Federal no Paraná uma Representação Fiscal Para Fins Penais em face da empresa AB Bicicletas Eireli, com sede na cidade de Jundiaí/SP. Conforme procedimento administrativo, durante operação de repressão ao contrabando e descaminho, servidores da Receita Federal do Brasil, de ofício, em procedimento de fiscalização aduaneira na área urbana de Curitiba/PR, autuaram a MV Bicicletas Eireli porque, na abordagem da transportadora J ADLOG, encontraram mercadorias de origem estrangeira, de responsabilidade da empresa autuada, desprovidas de documentação comprobatória de regular introdução no país.

A propósito, tendo presente recente orientação estabelecida pela 3ª Seção do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da regressão de regime na execução penal, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE - 2018) Em relação ao poder constituinte, é correto afirmar:

 

(PGR – Procurador da República – 2017) Dentre os enunciados abaixo, estão corretos:

I. O STF entendeu que a vedação constitucional à discriminação entre filhos não alcançava inventários pendentes, de pessoas falecidas antes da promulgação da CF/88, tendo em vista o princípio de que a sucessão deve ser regida pelas normas vigentes à época do óbito.

II. Para o STF, a vigência e a eficácia de uma nova Constituição implicam a supressão da existência, a perda da validade e a cessação da eficácia da anterior Constituição por ela revogada, não se cogitando indagar da recepção de preceitos constantes da Carta Política anterior.

III. Considerando que determinadas alterações impostas pela nova ordem constitucional demandam tempo para a sua implementação, o STF já consentiu com a manutenção provisória de normas anteriores à Constituição de 1988 e com ela incompatíveis.

IV. O STF não admite a figura da repristinação constitucional tácita, o que significa dizer que, se uma norma é editada de forma contrária à Constituição, a superveniência de emenda constitucional com ela compatível não lhe convalida o vício de origem.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da competência jurisdicional, devendo ser avaliadas em consonância com a jurisprudência dos tribunais superiores e também com os dispositivos da Constituição Federal.

I. Para o STF, em jurisprudência sumulada, compete à Justiça do Trabalho julgar as ações que tenham como causa de pedir o descumprimento de normas trabalhistas relativas à segurança, higiene e saúde dos trabalhadores.

II. Com a EC 45/2004, transferiu-se para a Justiça Federal a competência para as ações relativas às penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho.

III. Para o STJ, é da Justiça do Trabalho a competência para julgar ação civil pública, com pedido de não concessão pela União de Selo de Responsabilidade Social à empresa ao fundamento da falta do cumprimento de normas que regem as condições de trabalho.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) José de Tal, empregado da empresa I. Lícita, teve a sua foto divulgada em campanha publicitária do estabelecimento, oportunidade em que foi enaltecida a competência profissional do mencionado trabalhador. Ao tentar se informar sobre a campanha através do computador da empresa, José foi impedido pelo seu chefe ao fundamento de que o sistema eletrônico da unidade empresarial somente poderia ser utilizado para fim exclusivamente relacionado à prestação de trabalho. Além disso, o chefe de José, na presença de colegas de trabalho, o xingou de “mau caráter”.

Examine as assertivas seguintes EXCLUSIVAMENTE de acordo com o enunciado:

I. A campanha publicitária foi ofensiva ao direito à imagem do trabalhador.

II. O direito à imagem do trabalhador e a honra subjetiva foram ofendidos quando o chefe o xingou de mau caráter.

III. A liberdade de informação, sob o aspecto do direito de informar, foi objeto de transgressão em virtude do comportamento do chefe do trabalhador.

IV. O direito à autodeterminação informática do trabalhador foi violado.

Assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) Acerca do instituto “federação de partidos políticos”, é incorreto afirmar:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o contrato de seguro, especialmente seguro de vida por acidente em meio de transporte.

I. A ausência de habilitação para dirigir funciona, por si só, como agravamento intencional do risco pelo segurado, a afastar a obrigação da seguradora de indenizar o sinistro.

II. A embriaguez, em sendo causa determinante do sinistro, agrava intencionalmente o risco contratado, não se restringindo aos casos em que o próprio segurado se encontra alcoolizado, devendo abranger, também, os condutores principais (familiares, empregados e prepostos) que estejam na direção do veículo.

III. É ônus da seguradora a prova da alcoolemia do condutor do veículo, que, uma vez demonstrada, ensejará a presunção relativa de que o risco da sinistralidade foi agravado Tal suposição será afastada, tornando devida a indenização securitária, caso o segurado demonstre que o infortúnio ocorreria independentemente do estado de embriaguez.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o ‘Plano de Recuperação Judicial para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte’, tendo presente a disciplina da Lei 11.101/2005, inclusive com as recentes alterações produzidas pela Lei 14.112/2020 e pela LC 147/2014, além do magistério da doutrina, marque a alternativa CORRETA.

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) De acordo com a Lei Complementar n.º 105/2001, as instituições financeiras devem conservar o sigilo de suas operações, sendo uma violação desse dever

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Acerca do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS), é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil por dano ambiental, avalie as assertivas que seguem.

I. É objetiva e regida pela teoria do risco integral.

II. Admite como excludente a ausência de nexo de causalidade.

III. As empresas adquirentes da carga transportada pelo navio Vicunã no momento de sua explosão, no Porto de Paranaguá/PR, não respondem pela reparação dos danos alegadamente suportados por pescadores da região atingida.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que atine aos atos administrativos, julgue os itens abaixo.

I. Em se cuidando de atos administrativos, a revogação do ato revogador (“revogação da revogação”) acarreta efeitos repristinatórios.

II. A contraposição ou derrubada é a extinção do ato administrativo em razão de sua incompatibilidade material com ato administrativo posterior.

III. Assim como ocorre na caducidade e na cassação, a anulação pressupõe ilegalidade.

 

(EMAGIS) Relativamente ao processo administrativo, considerados os ditames da Lei 9.784/99, analise as proposições expostas a seguir.

I. São legitimados como interessados no processo administrativo aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser adotada, bem como as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses difusos.

II. Pode ser arguida a suspeição de autoridade ou servidor que esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro.

III. O indeferimento de alegação de suspeição poderá ser objeto de recurso, com efeito suspensivo.

Estão incorretos somente os itens:

 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Com relação ao regime jurídico dos bens públicos, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Relativamente aos bens públicos e aos bens integrantes do acervo patrimonial das empresas estatais, julgue os itens abaixo.

I. Os bens públicos de uso comum do povo e os de uso especial são inalienáveis, enquanto conservarem a sua qualificação.

II. Estendem-se à atribuição de ônus real a bens integrantes do acervo patrimonial de empresas públicas e de sociedades de economia mista as normas da Lei 13.303/16 aplicáveis à sua alienação, inclusive em relação às hipóteses de dispensa e de inexigibilidade de licitação.

III. De acordo com o STJ, o tráfego de veículos com excesso de peso gera responsabilidade civil em razão dos danos materiais às vias públicas e do dano moral coletivo consistente no agravamento dos riscos à saúde e à segurança de todos, sendo viável, como medida coercitiva, a aplicação de multa civil (astreinte), ainda que já imputada multa administrativa.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) De acordo com Resolução CNMP nº 179/2017, que disciplina, no âmbito do Ministério Público, a tomada do compromisso de ajustamento de conduta, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA em relação à defesa dos direitos e difusos coletivos em juízo, considerando o entendimento consolidado pela jurisprudência:

 

(DPE/RR – FCC – 2021) O Tribunal Penal Internacional

 

Objetivas MPF - Rodada 45.2021

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE - 2018) Em relação ao poder constituinte, é correto afirmar:

 

(PGR – Procurador da República – 2017) Dentre os enunciados abaixo, estão corretos:

I. O STF entendeu que a vedação constitucional à discriminação entre filhos não alcançava inventários pendentes, de pessoas falecidas antes da promulgação da CF/88, tendo em vista o princípio de que a sucessão deve ser regida pelas normas vigentes à época do óbito.

II. Para o STF, a vigência e a eficácia de uma nova Constituição implicam a supressão da existência, a perda da validade e a cessação da eficácia da anterior Constituição por ela revogada, não se cogitando indagar da recepção de preceitos constantes da Carta Política anterior.

III. Considerando que determinadas alterações impostas pela nova ordem constitucional demandam tempo para a sua implementação, o STF já consentiu com a manutenção provisória de normas anteriores à Constituição de 1988 e com ela incompatíveis.

IV. O STF não admite a figura da repristinação constitucional tácita, o que significa dizer que, se uma norma é editada de forma contrária à Constituição, a superveniência de emenda constitucional com ela compatível não lhe convalida o vício de origem.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da competência jurisdicional, devendo ser avaliadas em consonância com a jurisprudência dos tribunais superiores e também com os dispositivos da Constituição Federal.

I. Para o STF, em jurisprudência sumulada, compete à Justiça do Trabalho julgar as ações que tenham como causa de pedir o descumprimento de normas trabalhistas relativas à segurança, higiene e saúde dos trabalhadores.

II. Com a EC 45/2004, transferiu-se para a Justiça Federal a competência para as ações relativas às penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho.

III. Para o STJ, é da Justiça do Trabalho a competência para julgar ação civil pública, com pedido de não concessão pela União de Selo de Responsabilidade Social à empresa ao fundamento da falta do cumprimento de normas que regem as condições de trabalho.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) José de Tal, empregado da empresa I. Lícita, teve a sua foto divulgada em campanha publicitária do estabelecimento, oportunidade em que foi enaltecida a competência profissional do mencionado trabalhador. Ao tentar se informar sobre a campanha através do computador da empresa, José foi impedido pelo seu chefe ao fundamento de que o sistema eletrônico da unidade empresarial somente poderia ser utilizado para fim exclusivamente relacionado à prestação de trabalho. Além disso, o chefe de José, na presença de colegas de trabalho, o xingou de “mau caráter”.

Examine as assertivas seguintes EXCLUSIVAMENTE de acordo com o enunciado:

I. A campanha publicitária foi ofensiva ao direito à imagem do trabalhador.

II. O direito à imagem do trabalhador e a honra subjetiva foram ofendidos quando o chefe o xingou de mau caráter.

III. A liberdade de informação, sob o aspecto do direito de informar, foi objeto de transgressão em virtude do comportamento do chefe do trabalhador.

IV. O direito à autodeterminação informática do trabalhador foi violado.

Assinale a alternativa CORRETA:

 

(DPE/RR – FCC – 2021) O Tribunal Penal Internacional

 

(EMAGIS) Acerca do instituto “federação de partidos políticos”, é incorreto afirmar:

 

(EMAGIS) No que atine aos atos administrativos, julgue os itens abaixo.

I. Em se cuidando de atos administrativos, a revogação do ato revogador (“revogação da revogação”) acarreta efeitos repristinatórios.

II. A contraposição ou derrubada é a extinção do ato administrativo em razão de sua incompatibilidade material com ato administrativo posterior.

III. Assim como ocorre na caducidade e na cassação, a anulação pressupõe ilegalidade.

 

(EMAGIS) Relativamente ao processo administrativo, considerados os ditames da Lei 9.784/99, analise as proposições expostas a seguir.

I. São legitimados como interessados no processo administrativo aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser adotada, bem como as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses difusos.

II. Pode ser arguida a suspeição de autoridade ou servidor que esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro.

III. O indeferimento de alegação de suspeição poderá ser objeto de recurso, com efeito suspensivo.

Estão incorretos somente os itens:

 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Com relação ao regime jurídico dos bens públicos, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Relativamente aos bens públicos e aos bens integrantes do acervo patrimonial das empresas estatais, julgue os itens abaixo.

I. Os bens públicos de uso comum do povo e os de uso especial são inalienáveis, enquanto conservarem a sua qualificação.

II. Estendem-se à atribuição de ônus real a bens integrantes do acervo patrimonial de empresas públicas e de sociedades de economia mista as normas da Lei 13.303/16 aplicáveis à sua alienação, inclusive em relação às hipóteses de dispensa e de inexigibilidade de licitação.

III. De acordo com o STJ, o tráfego de veículos com excesso de peso gera responsabilidade civil em razão dos danos materiais às vias públicas e do dano moral coletivo consistente no agravamento dos riscos à saúde e à segurança de todos, sendo viável, como medida coercitiva, a aplicação de multa civil (astreinte), ainda que já imputada multa administrativa.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil por dano ambiental, avalie as assertivas que seguem.

I. É objetiva e regida pela teoria do risco integral.

II. Admite como excludente a ausência de nexo de causalidade.

III. As empresas adquirentes da carga transportada pelo navio Vicunã no momento de sua explosão, no Porto de Paranaguá/PR, não respondem pela reparação dos danos alegadamente suportados por pescadores da região atingida.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) De acordo com a Lei Complementar n.º 105/2001, as instituições financeiras devem conservar o sigilo de suas operações, sendo uma violação desse dever

 

(EMAGIS) A respeito do imposto de renda, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o princípio constitucional da generalidade, disposto para o IR, a incidência não depende de nome da verba, dentre outros fatores.

II. Para o STJ, caso a lei estadual expressamente defina como indenizatória a verba paga ao servidor como contraprestação ao trabalho prestado em regime de plantão, a hipótese será de não incidência do IRPF.

III. Incide IRPF sobre o adicional de 1/3 sobre férias gozadas, sobre o adicional noturno e sobre horas-extras, dentre outras verbas trabalhistas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sabe-se que o produto da arrecadação de determinadas contribuições parafiscais é destinado a entidades qualificadas como Serviços Sociais Autônomos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a liberdade de expressão na Convenção Americana de Direitos Humanos (CADH) e também na doutrina e jurisprudência, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI – Lei 9.514/1997), especialmente da obrigação do devedor inadimplente de pagar ao credor fiduciário, ou a quem vier a sucedê-lo, taxa de ocupação do imóvel, por mês ou fração de indevida ocupação do bem.

Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor e o entendimento consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) A respeito da procuração ‘in rem suam’, avalie as assertivas que seguem.

I. Trata-se da procuração em causa própria, instituto engendrado pelo Direito Romano.

II. Tem como uma de suas finalidades contornar a impossibilidade legal de cessão de créditos, conferindo ao mandatário o direito de obter para si o crédito a ser cobrado em nome do mandante.

III. Embora prevista no Código Civil de 1916, não tem previsão legal no Código Civil de 2002.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere situação na qual o vendedor do imóvel, João, constitui o próprio comprador, José, como seu procurador para representá-lo em cartório por ocasião da lavratura da escritura definitiva de compra e venda. O comprador José, no ato da compra e venda, representa a si e ao vendedor João, dispensando este da conclusão do negócio e transferência imobiliária.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A espécie de mandato em questão é prevista no Código Civil de 2002, sendo, portanto, lícita e típica.

II. A revogação do mandato em questão é livre em favor do mandante e opera efeitos imediatos, sendo que, além disso, extingue-se o mandato pela morte de qualquer das partes.

III. Apenas a procuração em questão não transfere a propriedade de João para José, sendo imprescindível, tratando-se de imóvel, o registro da escritura pública na matrícula imobiliária.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os prazos no processo civil, analise as seguintes proposições.

I. Segundo o CPC, quando a lei ou o juiz não determinar prazo, as intimações somente obrigarão a comparecimento após decorridas 48 (quarenta e oito) horas.

II. De acordo com o CPC, suspende-se o curso do prazo processual nos dias compreendidos entre 20 de dezembro e 06 de janeiro, inclusive.

III. Os prazos processuais, na execução fiscal, são contados em dias úteis.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as despesas e os honorários advocatícios no regime do CPC/15, aquilate os itens expostos a seguir.

I. Se um litigante sucumbir em parte mínima do pedido, serão proporcionalmente distribuídas entre autor e réu as despesas e os honorários.

II. Se o réu reconhecer a procedência do pedido e, simultaneamente, cumprir integralmente a prestação reconhecida, estará dispensado do pagamento de honorários.

III. Inexiste reciprocidade das obrigações ou de bilateralidade de créditos, o que implica a impossibilidade de se compensarem os honorários fixados em embargos à execução com aqueles fixados na própria ação de execução.

 

(EMAGIS) Sobre a distribuição e o registro da petição inicial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação aos princípios constitucionais penais, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o lugar do crime, com o crime de homicídio e também com a competência territorial no processo penal, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o crime de tráfico de drogas (Lei 11.343/2006, artigo 33), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere ter sido instaurado pela Polícia Federal em Sinop/MT inquérito policial para apurar a suposta prática de crime de tráfico internacional de drogas, tipificado no art. 33 c/c os arts. 40, inciso I, e 70, todos da Lei nº. 11.343/2006, uma vez que, no Centro Internacional dos Correios em Curitiba/PR, foram apreendidos objetos postais que continham, respectivamente, 148,47, 30 e 75 g de ecstasy. Apurou-se no procedimento investigatório tratar-se de importação de droga, visto que os objetos postais foram remetidos da Holanda e tinham como destinatários pessoas residentes no município de Sinop/MT, de acordo com o recibo dos Correios.

A propósito, tendo presente recente orientação estabelecida pela 3ª Seção do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPE/AP – Promotor de Justiça – CESPE -2021) Segundo o entendimento do STJ, a realização de saques indevidos na conta-corrente de uma pessoa sem o seu consentimento, por meio da clonagem do cartão e da senha, caracteriza

 

(MPE/AP – Promotor de Justiça – CESPE – 2021) Acerca da competência derivada da prerrogativa de função, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Considere ter sido encaminhada ao Ministério Público Federal no Paraná uma Representação Fiscal Para Fins Penais em face da empresa AB Bicicletas Eireli, com sede na cidade de Jundiaí/SP. Conforme procedimento administrativo, durante operação de repressão ao contrabando e descaminho, servidores da Receita Federal do Brasil, de ofício, em procedimento de fiscalização aduaneira na área urbana de Curitiba/PR, autuaram a MV Bicicletas Eireli porque, na abordagem da transportadora J ADLOG, encontraram mercadorias de origem estrangeira, de responsabilidade da empresa autuada, desprovidas de documentação comprobatória de regular introdução no país.

A propósito, tendo presente recente orientação estabelecida pela 3ª Seção do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da regressão de regime na execução penal, devendo ser marcada a CORRETA.

 

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 45.2021

(EMAGIS) A respeito da procuração ‘in rem suam’, avalie as assertivas que seguem.

I. Trata-se da procuração em causa própria, instituto engendrado pelo Direito Romano.

II. Tem como uma de suas finalidades contornar a impossibilidade legal de cessão de créditos, conferindo ao mandatário o direito de obter para si o crédito a ser cobrado em nome do mandante.

III. Embora prevista no Código Civil de 1916, não tem previsão legal no Código Civil de 2002.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere situação na qual o vendedor do imóvel, João, constitui o próprio comprador, José, como seu procurador para representá-lo em cartório por ocasião da lavratura da escritura definitiva de compra e venda. O comprador José, no ato da compra e venda, representa a si e ao vendedor João, dispensando este da conclusão do negócio e transferência imobiliária.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A espécie de mandato em questão é prevista no Código Civil de 2002, sendo, portanto, lícita e típica.

II. A revogação do mandato em questão é livre em favor do mandante e opera efeitos imediatos, sendo que, além disso, extingue-se o mandato pela morte de qualquer das partes.

III. Apenas a procuração em questão não transfere a propriedade de João para José, sendo imprescindível, tratando-se de imóvel, o registro da escritura pública na matrícula imobiliária.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do dever dos pais de prestar alimentos aos filhos, tendo presente a disciplina do Código Civil, a jurisprudência do STJ e o magistério da doutrina civilista, avalie as assertivas que seguem.

I. Atingida a maioridade pelo filho, a cessação da obrigação de prestar alimentos anteriormente formalizada é ‘pleno jure’, exceto se, antes de atingir a maioridade, o filho, seu assistente ou representante requererem a prorrogação.

II. É vedada a prestação de alimentos ‘in natura’.

III. A hospedagem é utilidade não passível de ser compreendida no objeto da prestação alimentícia dos pais ao filho.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os prazos no processo civil, analise as seguintes proposições.

I. Segundo o CPC, quando a lei ou o juiz não determinar prazo, as intimações somente obrigarão a comparecimento após decorridas 48 (quarenta e oito) horas.

II. De acordo com o CPC, suspende-se o curso do prazo processual nos dias compreendidos entre 20 de dezembro e 06 de janeiro, inclusive.

III. Os prazos processuais, na execução fiscal, são contados em dias úteis.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as despesas e os honorários advocatícios no regime do CPC/15, aquilate os itens expostos a seguir.

I. Se um litigante sucumbir em parte mínima do pedido, serão proporcionalmente distribuídas entre autor e réu as despesas e os honorários.

II. Se o réu reconhecer a procedência do pedido e, simultaneamente, cumprir integralmente a prestação reconhecida, estará dispensado do pagamento de honorários.

III. Inexiste reciprocidade das obrigações ou de bilateralidade de créditos, o que implica a impossibilidade de se compensarem os honorários fixados em embargos à execução com aqueles fixados na própria ação de execução.

 

(EMAGIS) Sobre a distribuição e o registro da petição inicial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA em relação à defesa dos direitos e difusos coletivos em juízo, considerando o entendimento consolidado pela jurisprudência:

 

(EMAGIS) Em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor e o entendimento consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) A respeito do instituto do apadrinhamento no ECA, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Em relação aos princípios constitucionais penais, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o lugar do crime, com o crime de homicídio e também com a competência territorial no processo penal, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o crime de tráfico de drogas (Lei 11.343/2006, artigo 33), marque a alternativa CORRETA.

 

(MPE/AP – Promotor de Justiça – CESPE -2021) Segundo o entendimento do STJ, a realização de saques indevidos na conta-corrente de uma pessoa sem o seu consentimento, por meio da clonagem do cartão e da senha, caracteriza

 

(MPE/AP – Promotor de Justiça – CESPE – 2021) Acerca da competência derivada da prerrogativa de função, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Considere ter sido encaminhada ao Ministério Público Federal no Paraná uma Representação Fiscal Para Fins Penais em face da empresa AB Bicicletas Eireli, com sede na cidade de Jundiaí/SP. Conforme procedimento administrativo, durante operação de repressão ao contrabando e descaminho, servidores da Receita Federal do Brasil, de ofício, em procedimento de fiscalização aduaneira na área urbana de Curitiba/PR, autuaram a MV Bicicletas Eireli porque, na abordagem da transportadora J ADLOG, encontraram mercadorias de origem estrangeira, de responsabilidade da empresa autuada, desprovidas de documentação comprobatória de regular introdução no país.

A propósito, tendo presente recente orientação estabelecida pela 3ª Seção do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da regressão de regime na execução penal, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE - 2018) Em relação ao poder constituinte, é correto afirmar:

 

(PGR – Procurador da República – 2017) Dentre os enunciados abaixo, estão corretos:

I. O STF entendeu que a vedação constitucional à discriminação entre filhos não alcançava inventários pendentes, de pessoas falecidas antes da promulgação da CF/88, tendo em vista o princípio de que a sucessão deve ser regida pelas normas vigentes à época do óbito.

II. Para o STF, a vigência e a eficácia de uma nova Constituição implicam a supressão da existência, a perda da validade e a cessação da eficácia da anterior Constituição por ela revogada, não se cogitando indagar da recepção de preceitos constantes da Carta Política anterior.

III. Considerando que determinadas alterações impostas pela nova ordem constitucional demandam tempo para a sua implementação, o STF já consentiu com a manutenção provisória de normas anteriores à Constituição de 1988 e com ela incompatíveis.

IV. O STF não admite a figura da repristinação constitucional tácita, o que significa dizer que, se uma norma é editada de forma contrária à Constituição, a superveniência de emenda constitucional com ela compatível não lhe convalida o vício de origem.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da competência jurisdicional, devendo ser avaliadas em consonância com a jurisprudência dos tribunais superiores e também com os dispositivos da Constituição Federal.

I. Para o STF, em jurisprudência sumulada, compete à Justiça do Trabalho julgar as ações que tenham como causa de pedir o descumprimento de normas trabalhistas relativas à segurança, higiene e saúde dos trabalhadores.

II. Com a EC 45/2004, transferiu-se para a Justiça Federal a competência para as ações relativas às penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho.

III. Para o STJ, é da Justiça do Trabalho a competência para julgar ação civil pública, com pedido de não concessão pela União de Selo de Responsabilidade Social à empresa ao fundamento da falta do cumprimento de normas que regem as condições de trabalho.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) José de Tal, empregado da empresa I. Lícita, teve a sua foto divulgada em campanha publicitária do estabelecimento, oportunidade em que foi enaltecida a competência profissional do mencionado trabalhador. Ao tentar se informar sobre a campanha através do computador da empresa, José foi impedido pelo seu chefe ao fundamento de que o sistema eletrônico da unidade empresarial somente poderia ser utilizado para fim exclusivamente relacionado à prestação de trabalho. Além disso, o chefe de José, na presença de colegas de trabalho, o xingou de “mau caráter”.

Examine as assertivas seguintes EXCLUSIVAMENTE de acordo com o enunciado:

I. A campanha publicitária foi ofensiva ao direito à imagem do trabalhador.

II. O direito à imagem do trabalhador e a honra subjetiva foram ofendidos quando o chefe o xingou de mau caráter.

III. A liberdade de informação, sob o aspecto do direito de informar, foi objeto de transgressão em virtude do comportamento do chefe do trabalhador.

IV. O direito à autodeterminação informática do trabalhador foi violado.

Assinale a alternativa CORRETA:

 

(DPE/RR – FCC – 2021) O Tribunal Penal Internacional

 

(EMAGIS) No que atine aos atos administrativos, julgue os itens abaixo.

I. Em se cuidando de atos administrativos, a revogação do ato revogador (“revogação da revogação”) acarreta efeitos repristinatórios.

II. A contraposição ou derrubada é a extinção do ato administrativo em razão de sua incompatibilidade material com ato administrativo posterior.

III. Assim como ocorre na caducidade e na cassação, a anulação pressupõe ilegalidade.

 

(EMAGIS) Relativamente ao processo administrativo, considerados os ditames da Lei 9.784/99, analise as proposições expostas a seguir.

I. São legitimados como interessados no processo administrativo aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser adotada, bem como as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses difusos.

II. Pode ser arguida a suspeição de autoridade ou servidor que esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro.

III. O indeferimento de alegação de suspeição poderá ser objeto de recurso, com efeito suspensivo.

Estão incorretos somente os itens:

 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Com relação ao regime jurídico dos bens públicos, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Relativamente aos bens públicos e aos bens integrantes do acervo patrimonial das empresas estatais, julgue os itens abaixo.

I. Os bens públicos de uso comum do povo e os de uso especial são inalienáveis, enquanto conservarem a sua qualificação.

II. Estendem-se à atribuição de ônus real a bens integrantes do acervo patrimonial de empresas públicas e de sociedades de economia mista as normas da Lei 13.303/16 aplicáveis à sua alienação, inclusive em relação às hipóteses de dispensa e de inexigibilidade de licitação.

III. De acordo com o STJ, o tráfego de veículos com excesso de peso gera responsabilidade civil em razão dos danos materiais às vias públicas e do dano moral coletivo consistente no agravamento dos riscos à saúde e à segurança de todos, sendo viável, como medida coercitiva, a aplicação de multa civil (astreinte), ainda que já imputada multa administrativa.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Acerca do instituto “federação de partidos políticos”, é incorreto afirmar:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o contrato de seguro, especialmente seguro de vida por acidente em meio de transporte.

I. A ausência de habilitação para dirigir funciona, por si só, como agravamento intencional do risco pelo segurado, a afastar a obrigação da seguradora de indenizar o sinistro.

II. A embriaguez, em sendo causa determinante do sinistro, agrava intencionalmente o risco contratado, não se restringindo aos casos em que o próprio segurado se encontra alcoolizado, devendo abranger, também, os condutores principais (familiares, empregados e prepostos) que estejam na direção do veículo.

III. É ônus da seguradora a prova da alcoolemia do condutor do veículo, que, uma vez demonstrada, ensejará a presunção relativa de que o risco da sinistralidade foi agravado Tal suposição será afastada, tornando devida a indenização securitária, caso o segurado demonstre que o infortúnio ocorreria independentemente do estado de embriaguez.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o ‘Plano de Recuperação Judicial para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte’, tendo presente a disciplina da Lei 11.101/2005, inclusive com as recentes alterações produzidas pela Lei 14.112/2020 e pela LC 147/2014, além do magistério da doutrina, marque a alternativa CORRETA.

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) De acordo com a Lei Complementar n.º 105/2001, as instituições financeiras devem conservar o sigilo de suas operações, sendo uma violação desse dever

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Acerca do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS), é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil por dano ambiental, avalie as assertivas que seguem.

I. É objetiva e regida pela teoria do risco integral.

II. Admite como excludente a ausência de nexo de causalidade.

III. As empresas adquirentes da carga transportada pelo navio Vicunã no momento de sua explosão, no Porto de Paranaguá/PR, não respondem pela reparação dos danos alegadamente suportados por pescadores da região atingida.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) De acordo com Resolução CNMP nº 179/2017, que disciplina, no âmbito do Ministério Público, a tomada do compromisso de ajustamento de conduta, assinale a alternativa incorreta:

 

(DPE/RR – FCC – 2021) Considerando o disposto expressamente no artigo 4°-A da Lei Complementar n° 80/1994, trata-se de direito dos assistidos da Defensoria Pública

 

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 45.2021

(EMAGIS) No que atine aos atos administrativos, julgue os itens abaixo.

I. Em se cuidando de atos administrativos, a revogação do ato revogador (“revogação da revogação”) acarreta efeitos repristinatórios.

II. A contraposição ou derrubada é a extinção do ato administrativo em razão de sua incompatibilidade material com ato administrativo posterior.

III. Assim como ocorre na caducidade e na cassação, a anulação pressupõe ilegalidade.

 

(EMAGIS) Relativamente ao processo administrativo, considerados os ditames da Lei 9.784/99, analise as proposições expostas a seguir.

I. São legitimados como interessados no processo administrativo aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser adotada, bem como as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses difusos.

II. Pode ser arguida a suspeição de autoridade ou servidor que esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro.

III. O indeferimento de alegação de suspeição poderá ser objeto de recurso, com efeito suspensivo.

Estão incorretos somente os itens:

 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Com relação ao regime jurídico dos bens públicos, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Relativamente aos bens públicos e aos bens integrantes do acervo patrimonial das empresas estatais, julgue os itens abaixo.

I. Os bens públicos de uso comum do povo e os de uso especial são inalienáveis, enquanto conservarem a sua qualificação.

II. Estendem-se à atribuição de ônus real a bens integrantes do acervo patrimonial de empresas públicas e de sociedades de economia mista as normas da Lei 13.303/16 aplicáveis à sua alienação, inclusive em relação às hipóteses de dispensa e de inexigibilidade de licitação.

III. De acordo com o STJ, o tráfego de veículos com excesso de peso gera responsabilidade civil em razão dos danos materiais às vias públicas e do dano moral coletivo consistente no agravamento dos riscos à saúde e à segurança de todos, sendo viável, como medida coercitiva, a aplicação de multa civil (astreinte), ainda que já imputada multa administrativa.

Estão corretos somente os itens:

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE - 2018) Em relação ao poder constituinte, é correto afirmar:

 

(PGR – Procurador da República – 2017) Dentre os enunciados abaixo, estão corretos:

I. O STF entendeu que a vedação constitucional à discriminação entre filhos não alcançava inventários pendentes, de pessoas falecidas antes da promulgação da CF/88, tendo em vista o princípio de que a sucessão deve ser regida pelas normas vigentes à época do óbito.

II. Para o STF, a vigência e a eficácia de uma nova Constituição implicam a supressão da existência, a perda da validade e a cessação da eficácia da anterior Constituição por ela revogada, não se cogitando indagar da recepção de preceitos constantes da Carta Política anterior.

III. Considerando que determinadas alterações impostas pela nova ordem constitucional demandam tempo para a sua implementação, o STF já consentiu com a manutenção provisória de normas anteriores à Constituição de 1988 e com ela incompatíveis.

IV. O STF não admite a figura da repristinação constitucional tácita, o que significa dizer que, se uma norma é editada de forma contrária à Constituição, a superveniência de emenda constitucional com ela compatível não lhe convalida o vício de origem.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da competência jurisdicional, devendo ser avaliadas em consonância com a jurisprudência dos tribunais superiores e também com os dispositivos da Constituição Federal.

I. Para o STF, em jurisprudência sumulada, compete à Justiça do Trabalho julgar as ações que tenham como causa de pedir o descumprimento de normas trabalhistas relativas à segurança, higiene e saúde dos trabalhadores.

II. Com a EC 45/2004, transferiu-se para a Justiça Federal a competência para as ações relativas às penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho.

III. Para o STJ, é da Justiça do Trabalho a competência para julgar ação civil pública, com pedido de não concessão pela União de Selo de Responsabilidade Social à empresa ao fundamento da falta do cumprimento de normas que regem as condições de trabalho.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) José de Tal, empregado da empresa I. Lícita, teve a sua foto divulgada em campanha publicitária do estabelecimento, oportunidade em que foi enaltecida a competência profissional do mencionado trabalhador. Ao tentar se informar sobre a campanha através do computador da empresa, José foi impedido pelo seu chefe ao fundamento de que o sistema eletrônico da unidade empresarial somente poderia ser utilizado para fim exclusivamente relacionado à prestação de trabalho. Além disso, o chefe de José, na presença de colegas de trabalho, o xingou de “mau caráter”.

Examine as assertivas seguintes EXCLUSIVAMENTE de acordo com o enunciado:

I. A campanha publicitária foi ofensiva ao direito à imagem do trabalhador.

II. O direito à imagem do trabalhador e a honra subjetiva foram ofendidos quando o chefe o xingou de mau caráter.

III. A liberdade de informação, sob o aspecto do direito de informar, foi objeto de transgressão em virtude do comportamento do chefe do trabalhador.

IV. O direito à autodeterminação informática do trabalhador foi violado.

Assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) Sobre os prazos no processo civil, analise as seguintes proposições.

I. Segundo o CPC, quando a lei ou o juiz não determinar prazo, as intimações somente obrigarão a comparecimento após decorridas 48 (quarenta e oito) horas.

II. De acordo com o CPC, suspende-se o curso do prazo processual nos dias compreendidos entre 20 de dezembro e 06 de janeiro, inclusive.

III. Os prazos processuais, na execução fiscal, são contados em dias úteis.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as despesas e os honorários advocatícios no regime do CPC/15, aquilate os itens expostos a seguir.

I. Se um litigante sucumbir em parte mínima do pedido, serão proporcionalmente distribuídas entre autor e réu as despesas e os honorários.

II. Se o réu reconhecer a procedência do pedido e, simultaneamente, cumprir integralmente a prestação reconhecida, estará dispensado do pagamento de honorários.

III. Inexiste reciprocidade das obrigações ou de bilateralidade de créditos, o que implica a impossibilidade de se compensarem os honorários fixados em embargos à execução com aqueles fixados na própria ação de execução.

 

(EMAGIS) Sobre a distribuição e o registro da petição inicial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da procuração ‘in rem suam’, avalie as assertivas que seguem.

I. Trata-se da procuração em causa própria, instituto engendrado pelo Direito Romano.

II. Tem como uma de suas finalidades contornar a impossibilidade legal de cessão de créditos, conferindo ao mandatário o direito de obter para si o crédito a ser cobrado em nome do mandante.

III. Embora prevista no Código Civil de 1916, não tem previsão legal no Código Civil de 2002.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere situação na qual o vendedor do imóvel, João, constitui o próprio comprador, José, como seu procurador para representá-lo em cartório por ocasião da lavratura da escritura definitiva de compra e venda. O comprador José, no ato da compra e venda, representa a si e ao vendedor João, dispensando este da conclusão do negócio e transferência imobiliária.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A espécie de mandato em questão é prevista no Código Civil de 2002, sendo, portanto, lícita e típica.

II. A revogação do mandato em questão é livre em favor do mandante e opera efeitos imediatos, sendo que, além disso, extingue-se o mandato pela morte de qualquer das partes.

III. Apenas a procuração em questão não transfere a propriedade de João para José, sendo imprescindível, tratando-se de imóvel, o registro da escritura pública na matrícula imobiliária.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do dever dos pais de prestar alimentos aos filhos, tendo presente a disciplina do Código Civil, a jurisprudência do STJ e o magistério da doutrina civilista, avalie as assertivas que seguem.

I. Atingida a maioridade pelo filho, a cessação da obrigação de prestar alimentos anteriormente formalizada é ‘pleno jure’, exceto se, antes de atingir a maioridade, o filho, seu assistente ou representante requererem a prorrogação.

II. É vedada a prestação de alimentos ‘in natura’.

III. A hospedagem é utilidade não passível de ser compreendida no objeto da prestação alimentícia dos pais ao filho.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o contrato de seguro, especialmente seguro de vida por acidente em meio de transporte.

I. A ausência de habilitação para dirigir funciona, por si só, como agravamento intencional do risco pelo segurado, a afastar a obrigação da seguradora de indenizar o sinistro.

II. A embriaguez, em sendo causa determinante do sinistro, agrava intencionalmente o risco contratado, não se restringindo aos casos em que o próprio segurado se encontra alcoolizado, devendo abranger, também, os condutores principais (familiares, empregados e prepostos) que estejam na direção do veículo.

III. É ônus da seguradora a prova da alcoolemia do condutor do veículo, que, uma vez demonstrada, ensejará a presunção relativa de que o risco da sinistralidade foi agravado Tal suposição será afastada, tornando devida a indenização securitária, caso o segurado demonstre que o infortúnio ocorreria independentemente do estado de embriaguez.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o ‘Plano de Recuperação Judicial para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte’, tendo presente a disciplina da Lei 11.101/2005, inclusive com as recentes alterações produzidas pela Lei 14.112/2020 e pela LC 147/2014, além do magistério da doutrina, marque a alternativa CORRETA.

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) De acordo com a Lei Complementar n.º 105/2001, as instituições financeiras devem conservar o sigilo de suas operações, sendo uma violação desse dever

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Acerca do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS), é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Sabe-se que o produto da arrecadação de determinadas contribuições parafiscais é destinado a entidades qualificadas como Serviços Sociais Autônomos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(Procurador do Estado/AP – FCC – 2018) A prescrição ocorre em razão da inércia do titular do direito não exercido e do decurso do tempo. No campo do Direito do Trabalho, nos termos da legislação vigente e entendimento sumulado do Tribunal Superior do Trabalho,

 

(MGS – Advogado – IBFC – 2019) O procedimento sumaríssimo no processo de trabalho possui diversas peculiaridades quando comparado ao procedimento ordinário. Considerando o disposto na legislação em pauta, sobre o procedimento sumaríssimo, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):

( ) Ficam submetidos ao procedimento sumaríssimo os dissídios individuais cujo valor não exceda a quarenta vezes o salário mínimo vigente na data do ajuizamento da reclamação.
( ) Nas reclamações enquadradas no procedimento sumaríssimo, o pedido deverá ser certo ou determinado e indicará o valor correspondente e não se fará citação por edital, incumbindo ao autor a correta indicação do nome e endereço do reclamado.
( ) Serão decididos, de plano, todos os incidentes e exceções que possam interferir no prosseguimento da audiência e do processo. As demais questões serão decididas na sentença.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil por dano ambiental, avalie as assertivas que seguem.

I. É objetiva e regida pela teoria do risco integral.

II. Admite como excludente a ausência de nexo de causalidade.

III. As empresas adquirentes da carga transportada pelo navio Vicunã no momento de sua explosão, no Porto de Paranaguá/PR, não respondem pela reparação dos danos alegadamente suportados por pescadores da região atingida.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/RR – FCC – 2021) Considerando o disposto expressamente no artigo 4°-A da Lei Complementar n° 80/1994, trata-se de direito dos assistidos da Defensoria Pública

 

(DPE/RR – FCC – 2021) O Tribunal Penal Internacional

 

(EMAGIS) Em relação aos princípios constitucionais penais, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o lugar do crime, com o crime de homicídio e também com a competência territorial no processo penal, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o crime de tráfico de drogas (Lei 11.343/2006, artigo 33), marque a alternativa CORRETA.

 

(MPE/AP – Promotor de Justiça – CESPE -2021) Segundo o entendimento do STJ, a realização de saques indevidos na conta-corrente de uma pessoa sem o seu consentimento, por meio da clonagem do cartão e da senha, caracteriza

 

(MPE/AP – Promotor de Justiça – CESPE – 2021) Acerca da competência derivada da prerrogativa de função, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Considere ter sido encaminhada ao Ministério Público Federal no Paraná uma Representação Fiscal Para Fins Penais em face da empresa AB Bicicletas Eireli, com sede na cidade de Jundiaí/SP. Conforme procedimento administrativo, durante operação de repressão ao contrabando e descaminho, servidores da Receita Federal do Brasil, de ofício, em procedimento de fiscalização aduaneira na área urbana de Curitiba/PR, autuaram a MV Bicicletas Eireli porque, na abordagem da transportadora J ADLOG, encontraram mercadorias de origem estrangeira, de responsabilidade da empresa autuada, desprovidas de documentação comprobatória de regular introdução no país.

A propósito, tendo presente recente orientação estabelecida pela 3ª Seção do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da regressão de regime na execução penal, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA em relação à defesa dos direitos e difusos coletivos em juízo, considerando o entendimento consolidado pela jurisprudência:

 

(EMAGIS) A respeito do instituto do apadrinhamento no ECA, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor e o entendimento consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça, assinale a opção CORRETA:

 

Delegado de Polícia - Rodada 45.2021

No dia 5 de junho de 2021, compareceu ao 2º Distrito Policial de Diadema/SP, o Sr. João da Silva para noticiar que, ao sair de casa para o trabalho, por volta das 5h, encontrou um corpo às margens da rodovia estadual SP-176.

Afirmou o noticiante que reside nas proximidades de onde o corpo foi encontrado e que, de longe, viu quatro pessoas pararem um automóvel marca/modelo Toyota Corolla, de cor preta, de placa ABC 1234, e “desovarem” o corpo no matagal, às margens da citada rodovia, na altura do km 15.

Ainda, asseverou que não conseguiu ver o rosto de ninguém, pois o local estava escuro, mas que a rodovia conta com câmeras instaladas ao longo dela.

A ocorrência foi registrada sob o número 5432/2021. A autoridade policial compareceu até o local e constatou a veracidade das informações, tomando o cuidado para isolar a área.

Diante dos fatos narrados, na qualidade de delegado de Polícia Civil responsável por adotar as providências legais para formalizar o início da investigação, você deverá elaborar o procedimento policial necessário à apuração do fato.

Boa prática!

 

Objetivas Delegado - Rodada 45.2021

(EMAGIS) Em relação aos princípios constitucionais penais, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o lugar do crime, com o crime de homicídio e também com a competência territorial no processo penal, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o crime de tráfico de drogas (Lei 11.343/2006, artigo 33), marque a alternativa CORRETA.

 

(MPE/AP – Promotor de Justiça – CESPE -2021) Segundo o entendimento do STJ, a realização de saques indevidos na conta-corrente de uma pessoa sem o seu consentimento, por meio da clonagem do cartão e da senha, caracteriza

 

(MPE/AP – Promotor de Justiça – CESPE – 2021) Acerca da competência derivada da prerrogativa de função, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Considere ter sido encaminhada ao Ministério Público Federal no Paraná uma Representação Fiscal Para Fins Penais em face da empresa AB Bicicletas Eireli, com sede na cidade de Jundiaí/SP. Conforme procedimento administrativo, durante operação de repressão ao contrabando e descaminho, servidores da Receita Federal do Brasil, de ofício, em procedimento de fiscalização aduaneira na área urbana de Curitiba/PR, autuaram a MV Bicicletas Eireli porque, na abordagem da transportadora J ADLOG, encontraram mercadorias de origem estrangeira, de responsabilidade da empresa autuada, desprovidas de documentação comprobatória de regular introdução no país.

A propósito, tendo presente recente orientação estabelecida pela 3ª Seção do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da regressão de regime na execução penal, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da procuração ‘in rem suam’, avalie as assertivas que seguem.

I. Trata-se da procuração em causa própria, instituto engendrado pelo Direito Romano.

II. Tem como uma de suas finalidades contornar a impossibilidade legal de cessão de créditos, conferindo ao mandatário o direito de obter para si o crédito a ser cobrado em nome do mandante.

III. Embora prevista no Código Civil de 1916, não tem previsão legal no Código Civil de 2002.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere situação na qual o vendedor do imóvel, João, constitui o próprio comprador, José, como seu procurador para representá-lo em cartório por ocasião da lavratura da escritura definitiva de compra e venda. O comprador José, no ato da compra e venda, representa a si e ao vendedor João, dispensando este da conclusão do negócio e transferência imobiliária.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A espécie de mandato em questão é prevista no Código Civil de 2002, sendo, portanto, lícita e típica.

II. A revogação do mandato em questão é livre em favor do mandante e opera efeitos imediatos, sendo que, além disso, extingue-se o mandato pela morte de qualquer das partes.

III. Apenas a procuração em questão não transfere a propriedade de João para José, sendo imprescindível, tratando-se de imóvel, o registro da escritura pública na matrícula imobiliária.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE - 2018) Em relação ao poder constituinte, é correto afirmar:

 

(PGR – Procurador da República – 2017) Dentre os enunciados abaixo, estão corretos:

I. O STF entendeu que a vedação constitucional à discriminação entre filhos não alcançava inventários pendentes, de pessoas falecidas antes da promulgação da CF/88, tendo em vista o princípio de que a sucessão deve ser regida pelas normas vigentes à época do óbito.

II. Para o STF, a vigência e a eficácia de uma nova Constituição implicam a supressão da existência, a perda da validade e a cessação da eficácia da anterior Constituição por ela revogada, não se cogitando indagar da recepção de preceitos constantes da Carta Política anterior.

III. Considerando que determinadas alterações impostas pela nova ordem constitucional demandam tempo para a sua implementação, o STF já consentiu com a manutenção provisória de normas anteriores à Constituição de 1988 e com ela incompatíveis.

IV. O STF não admite a figura da repristinação constitucional tácita, o que significa dizer que, se uma norma é editada de forma contrária à Constituição, a superveniência de emenda constitucional com ela compatível não lhe convalida o vício de origem.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da competência jurisdicional, devendo ser avaliadas em consonância com a jurisprudência dos tribunais superiores e também com os dispositivos da Constituição Federal.

I. Para o STF, em jurisprudência sumulada, compete à Justiça do Trabalho julgar as ações que tenham como causa de pedir o descumprimento de normas trabalhistas relativas à segurança, higiene e saúde dos trabalhadores.

II. Com a EC 45/2004, transferiu-se para a Justiça Federal a competência para as ações relativas às penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho.

III. Para o STJ, é da Justiça do Trabalho a competência para julgar ação civil pública, com pedido de não concessão pela União de Selo de Responsabilidade Social à empresa ao fundamento da falta do cumprimento de normas que regem as condições de trabalho.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) José de Tal, empregado da empresa I. Lícita, teve a sua foto divulgada em campanha publicitária do estabelecimento, oportunidade em que foi enaltecida a competência profissional do mencionado trabalhador. Ao tentar se informar sobre a campanha através do computador da empresa, José foi impedido pelo seu chefe ao fundamento de que o sistema eletrônico da unidade empresarial somente poderia ser utilizado para fim exclusivamente relacionado à prestação de trabalho. Além disso, o chefe de José, na presença de colegas de trabalho, o xingou de “mau caráter”.

Examine as assertivas seguintes EXCLUSIVAMENTE de acordo com o enunciado:

I. A campanha publicitária foi ofensiva ao direito à imagem do trabalhador.

II. O direito à imagem do trabalhador e a honra subjetiva foram ofendidos quando o chefe o xingou de mau caráter.

III. A liberdade de informação, sob o aspecto do direito de informar, foi objeto de transgressão em virtude do comportamento do chefe do trabalhador.

IV. O direito à autodeterminação informática do trabalhador foi violado.

Assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) No que atine aos atos administrativos, julgue os itens abaixo.

I. Em se cuidando de atos administrativos, a revogação do ato revogador (“revogação da revogação”) acarreta efeitos repristinatórios.

II. A contraposição ou derrubada é a extinção do ato administrativo em razão de sua incompatibilidade material com ato administrativo posterior.

III. Assim como ocorre na caducidade e na cassação, a anulação pressupõe ilegalidade.

 

(EMAGIS) Relativamente ao processo administrativo, considerados os ditames da Lei 9.784/99, analise as proposições expostas a seguir.

I. São legitimados como interessados no processo administrativo aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser adotada, bem como as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses difusos.

II. Pode ser arguida a suspeição de autoridade ou servidor que esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro.

III. O indeferimento de alegação de suspeição poderá ser objeto de recurso, com efeito suspensivo.

Estão incorretos somente os itens:

 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Com relação ao regime jurídico dos bens públicos, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Relativamente aos bens públicos e aos bens integrantes do acervo patrimonial das empresas estatais, julgue os itens abaixo.

I. Os bens públicos de uso comum do povo e os de uso especial são inalienáveis, enquanto conservarem a sua qualificação.

II. Estendem-se à atribuição de ônus real a bens integrantes do acervo patrimonial de empresas públicas e de sociedades de economia mista as normas da Lei 13.303/16 aplicáveis à sua alienação, inclusive em relação às hipóteses de dispensa e de inexigibilidade de licitação.

III. De acordo com o STJ, o tráfego de veículos com excesso de peso gera responsabilidade civil em razão dos danos materiais às vias públicas e do dano moral coletivo consistente no agravamento dos riscos à saúde e à segurança de todos, sendo viável, como medida coercitiva, a aplicação de multa civil (astreinte), ainda que já imputada multa administrativa.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito do instituto do apadrinhamento no ECA, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o contrato de seguro, especialmente seguro de vida por acidente em meio de transporte.

I. A ausência de habilitação para dirigir funciona, por si só, como agravamento intencional do risco pelo segurado, a afastar a obrigação da seguradora de indenizar o sinistro.

II. A embriaguez, em sendo causa determinante do sinistro, agrava intencionalmente o risco contratado, não se restringindo aos casos em que o próprio segurado se encontra alcoolizado, devendo abranger, também, os condutores principais (familiares, empregados e prepostos) que estejam na direção do veículo.

III. É ônus da seguradora a prova da alcoolemia do condutor do veículo, que, uma vez demonstrada, ensejará a presunção relativa de que o risco da sinistralidade foi agravado Tal suposição será afastada, tornando devida a indenização securitária, caso o segurado demonstre que o infortúnio ocorreria independentemente do estado de embriaguez.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o ‘Plano de Recuperação Judicial para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte’, tendo presente a disciplina da Lei 11.101/2005, inclusive com as recentes alterações produzidas pela Lei 14.112/2020 e pela LC 147/2014, além do magistério da doutrina, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Acerca do instituto “federação de partidos políticos”, é incorreto afirmar:

 

(DPE/RR – FCC – 2021) O Tribunal Penal Internacional

 

(EMAGIS) Em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor e o entendimento consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça, assinale a opção CORRETA:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) De acordo com a Lei Complementar n.º 105/2001, as instituições financeiras devem conservar o sigilo de suas operações, sendo uma violação desse dever

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Acerca do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS), é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil por dano ambiental, avalie as assertivas que seguem.

I. É objetiva e regida pela teoria do risco integral.

II. Admite como excludente a ausência de nexo de causalidade.

III. As empresas adquirentes da carga transportada pelo navio Vicunã no momento de sua explosão, no Porto de Paranaguá/PR, não respondem pela reparação dos danos alegadamente suportados por pescadores da região atingida.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

Sentença Federal - Rodada 45.2021

Considere o enunciado abaixo como Relatório da sentença. Fundamente a peça com base nos elementos disponibilizados na questão, evitando consulta à jurisprudência e doutrina. Pode constar ao final da peça o local e data (Bragança Paulista/SP, 13/02/2020). Bom exercício!

Trata-se de ação penal movida pelo Ministério Público Federal em face de LUÍS FIGUEIREDO, CPF nº 111.111.111-XX, e KAÍQUE PINTO, CPF nº 222.222.222-YY, imputando ao primeiro as ações tipificadas no artigo 157, § 3º (três vezes), artigo 251, todos do Código Penal, artigo 16 da Lei nº 10.826/2003 e art. 2º, § 2º, da Lei nº 12.850/2013, todos em concurso material, e ao segundo, ações previstas no artigo 157, § 3º (três vezes), artigo 251 (três vezes), todos do Código Penal, e art. 2º, § 2º, da Lei nº 12.850/2012, em concurso material. Narra-se na denúncia:

“(...) No dia 19.12.2018, aproximadamente às 03h30min, os acusados, junto com outros indivíduos ainda não identificados, previamente ajustados e com unidade de desígnios, com cognição e liberdade volitiva, subtraíram coisa alheia móvel para si, consubstanciada no valor de R$ 2.286.594,52, referente a numerário e joias guardadas na agência bancária da Caixa Econômica Federal e outros valores do cofre do BB (ainda não quantificados), mediante o emprego de explosivos, bem assim explodiram parede da agência do Santander, todas localizadas na cidade de Atibaia - SP, havendo violência contra pessoa, resultando em morte de policial militar, a fim de assegurar a detenção da coisa.

Antes da ação criminosa, os acusados e os demais indivíduos não identificados, possivelmente mais de quinze pessoas, reuniram-se em uma chácara, localizada na cidade Piracaia - SP, visando efetuar os preparativos para a empreitada. Os integrantes receberam tarefas diversas, sendo que aos acusados coube efetuar o bloqueio da Rodovia Fernão Dias, bem como monitorar a movimentação de viaturas policiais pela via, durante a execução do crime.

O acusado Luís foi levado à rodovia por um indivíduo conhecido como "3M", tendo recebido três pneus de carro, gasolina, "miguelitos" e um telefone celular para se comunicar com os demais.

Na rodovia, no Bairro Três Pistas, os acusados atearam fogo aos pneus, a fim de obstruir o tráfego de veículos. Na mesma ocasião, os acusados abordaram um caminhão da empresa Transportes LTDA, que passava pelo local conduzido pelo motorista CLÁUDIO, com o intuito de atravessá-lo na pista, a fim de impedir totalmente a passagem de veículos. Contudo, os acusados foram surpreendidos por um policial militar de folga, o qual julgou que praticavam um roubo, pois portavam armas de fogo e as apontavam para o motorista do caminhão.

Os denunciados efetuaram disparos contra o policial, que rechaçou. Segundo o policial, os acusados empreenderam fuga, sendo que Luís sofreu uma queda, tendo sido ajudado por Kaíque a se levantar. Ato contínuo, se dirigiram a um veículo GM Onix, que estava no acostamento da via, ocupado pelo motorista e um outro indivíduo, e fugiram da ação policial. Luís, no momento em que sofreu a queda, deixou cair na pista sua carteira com documentos pessoais.

Paralelamente a esses fatos, os demais indivíduos não identificados dirigiram-se ao centro de Atibaia, dividindo-se em dois grupos. Em um veículo Fiat Palio, cor branca, três criminosos permaneceram em frente à Base da 3ª Cia. do 34º Batalhão da Polícia Militar, a fim de evitar a saída dos policiais para atendimento da ocorrência. Uma viatura, ocupada pelos policiais militares Márcio e Nilson, deixou referido batalhão, ocasião em que foram alvejados por diversos tiros de fuzil provenientes dos ocupantes do veículo Palio.

O policial militar Nilson morreu em decorrência de um tiro recebido na cabeça (laudo às fls. __).

O segundo grupo de assaltantes se dirigiu às agências bancárias, acessando o interior da CEF e do BB, destruindo portas de vidro. No interior dos imóveis, com o emprego de explosivos, destruíram grades e cofres, tendo acesso ao interior destes. Na agência do banco Santander foram detonados explosivos junto a uma parede, pelo lado externo, a fim de se acessar a área dos caixas eletrônicos, mas a explosão não foi capaz de destruir a parede, sendo que não foram subtraídos valores da referida instituição.

Uma viatura da Polícia Militar de Mairiporã, com quatro policiais, dirigiu-se ao centro de Atibaia em apoio às forças locais, mas o carro foi alvejado por disparos efetuados pelos criminosos, tendo ficado feridos três daqueles.

LUÍS foi localizado na tarde do dia 19/12/2018 na cidade de Itatiba junto com KAÍQUE, bem como com Diogo Silva e Adriane Santos, todos no interior de um veículo Fiat Marea de propriedade de Diogo. Neste momento, LUÍS confessou aos policiais a participação no crime. Regularmente autorizada, busca feita na residência de LUÍS resultou no encontro de 3 carregadores municiados, contendo 72 munições intactas para calibre 5,56x45, e 4 rádios comunicadores.

Quanto a KAÍQUE, a vítima Jefferson, que trocou tiros com os criminosos na Rodovia Fernão Dias, informou que este seria semelhante a um dos assaltantes com quem trocou tiros. Já em relação a LUÍS foi categórico.

Diligências realizadas próximo à chácara onde o bando se reuniu resultaram no encontro de explosivos (barras de emulsão) às margens da via de acesso ao imóvel. Em outras diligências, foram apreendidos coletes balísticos, munições, carregadores, roupas camufladas, toucas "ninja", "enforca gato" e rádios transmissores. Todos os materiais/bens foram apreendidos e periciados (fls. __)

II - DETALHAMENTO FÁTICO DE CADA CRIME:

II.1. - Dos três crimes de Latrocínio consumados (art. 157, § 3º, Código Penal):

Os denunciados LUÍS e KAÍQUE, junto a outros indivíduos ainda não identificados, previamente ajustados e com unidade de desígnios, ao praticar as condutas criminosas contra as vítimas Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco Santander, concorreram para a prática de três crimes de latrocínio, em decorrência da morte do PM Nilson, consumados.

A materialidade do delito está comprovada: pelo auto de prisão em flagrante (fls. __); pelo relatório de ocorrência da Caixa Econômica Federal (fls. __), que indica a subtração de dinheiro no montante de R$ 11.148,52 (onze mil cento e quarenta e oito reais e cinquenta e dois centavos) e de joias no valor de R$ 2.275.446,00 (dois milhões, duzentos e setenta e cinco mil, quatrocentos e quarenta e seis reais), na madrugada do dia 19.12.2018; pelo laudo pericial (fls. __), que examinou as agências do Banco do Brasil e do Banco Santander e constatou a explosão da sala do cofre e respectiva porta e danos na parte externa do imóvel, produzidos por explosivos; e pelo laudo pericial (fls. __) que analisou as imagens das câmeras de segurança da agência da CEF subtraída, cujos registros mostram a ação de um grupo armado de 8 (oito) indivíduos invadindo o imóvel, explodindo o cofre e efetuando diversos disparos de armas de fogo contra a porta de entrada.

No tocante ao resultado morte da ação criminosa, o laudo de exame necroscópico (fls. __) informa que o policial militar Nilson foi vítima de ferimentos produzidos por arma de fogo em 19/12/2018, às 3h30, atingido no crânio por projétil de grosso calibre com óbito imediato.

A autoria, por sua vez, está devidamente demonstrada pelas declarações prestadas pelas testemunhas perante a autoridade policial e corroborada pela confissão do réu em seu interrogatório em sede policial (estava acompanhado de advogado constituído). Disse que foi contratado por uma pessoa de alcunha “3M” para participar do assalto aos bancos e que sua função seria a de bloquear a rodovia com a utilização de artefatos de metal destinados a danificar pneus veiculares, vulgarmente conhecidos como "miguelitos", bem assim avisar do possível aparecimento de guarnições da PM. Confessou, também, que o grupo, em torno de quinze pessoas, antes se reuniu em um sítio na cidade Piracaia – SP, ocasião na qual a “estratégia” dos assaltos foi novamente repassada a todos, inclusive a divisão de tarefas e dos armamentos/explosivos e demais artefatos para os crimes. Informa que KAÍQUE não estava consigo no dia do bloqueio contratado e que se encontrou com este apenas no dia seguinte. Confirmou a posse das armas apreendidas em sua casa, bem assim que tais não tinham sido utilizadas no evento do dia 19/12/2018.

II. 2. – Do crime de Porte ilegal de arma de fogo de uso restrito (art. 16 da Lei 10.826/2003):

Na casa do denunciado LUÍS foram encontrados 03 (três) carregadores municiados, contendo 72 (setenta e duas) munições intactas para calibre 5,56x45 (fls. __). A busca foi devidamente autorizada (fls. __). A materialidade delitiva está devidamente comprovada pelo auto de exibição e apreensão e pelo laudo pericial de balística (fls. __), que atestam a apreensão, em poder do acusado, das munições acima citadas, classificadas como de uso restrito, tendo sido consideradas aptas para uso. A autoria, por sua vez, está demonstrada pela certeza visual do crime, proporcionada pela prisão em flagrante do acusado, bem assim sua confissão em sede policial.

II.3. - Dos três crimes de Explosão (art. 251, Código Penal):

Os denunciados LUÍS e KAÍQUE concorreram para a prática do crime de explosão por três vezes, previsto no art. 251 do Código Penal, contra as vítimas Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco Santander. Verifica-se que a conduta de usar artefato explosivo é causa de aumento de pena prevista no § 2º-A, II, do art. 157 do Código Penal. Porém, como na empreitada criminosa ocorreu o evento morte, decorrente da violência praticada para o roubo, não incide essa causa de aumento na hipótese do § 3º do mesmo artigo. Assim, a conduta de usar artefato explosivo, para não ficar impune, deve ser tipificada no art. 251, Código Penal. Ressalte-se, ainda, que os crimes foram cometidos com o intuito de obter vantagem pecuniária, o que justifica a aplicação de causa de aumento pertinente.

Os laudos citados no item II.1 demonstram a materialidade delitiva de tais crimes.

II. 5. - Do crime de organização criminosa (arts. 1º e 2º da Lei 12.850/2013):

Restou demonstrado que os denunciados LUÍS e KAÍQUE concorreram para a prática do crime de Organização Criminosa. Constatou-se que havia a participação de pelo menos 15 integrantes na empreitada criminosa. Havia entre os integrantes uma estrutura e organização de tarefas, cabendo aos denunciados impedir que a Polícia Militar conseguisse apoio, bloqueando as vias de acesso ao Município de Atibaia. O material apreendido - coletes balísticos, munições, carregadores, roupas camufladas, toucas "ninja", "enforca gato" e rádios transmissores, tudo conforme os autos de exibição e apreensão às fls. __ - demonstra o grau de "profissionalismo" dos agentes. Além disso, o fato de residirem outras cidades denota que ação foi planejada com antecedência. Conclui-se que os denunciados e os demais agentes que participaram da empreitada criminosa estavam associados de modo organizado para praticar vários crimes de roubo.

Por fim, informa-se que o denunciado LUÍS teve sua prisão em flagrante convertida em preventiva em audiência de custódia. Já KAÍQUE está em liberdade”.

A denúncia foi recebida. Os réus foram citados e apresentaram respostas à acusação. Foi recusada a absolvição sumária. Na fase instrutória, foram ouvidas as vítimas e as testemunhas arroladas pelo Ministério Público Federal e pela defesa de KAÍQUE.

O policial militar JEFERSON, que trocou tiros com os assaltantes na rodovia, novamente reconheceu LUÍS como um dos autores. Já em relação a KAÍQUE, disse que “lembra um pouco do outro indivíduo, mas não teria certeza”. Disse que avistou LUÍS ameaçando o motorista CLÁUDIO e por isso intercedeu, trocando tiros com o réu. Confirma que localizou, após a fuga dos assaltantes, a carteira de LUÍS na rodovia.

Também foi ouvido o motorista CLÁUDIO, caminhoneiro que foi abordado na rodovia Fernão Dias no dia dos assaltos. Disse que dois bandidos lhe renderam na rodovia com o uso de fuzis e que logo na sequência houve um tiroteio entre estes e o policial JEFERSON. Um dos assaltantes, que estava mais próximo do caminhão, era LUÍS, tendo este ordenado ao depoente (apontando uma arma) para manobrar o caminhão e bloquear a pista no trecho de Atibaia.

A testemunha PM João, chefe da guarnição que prendeu LUÍS, informou que este confessou a sua participação nos roubos tão logo abordado. Já KAÍQUE e CLÁUDIO negaram qualquer envolvimento, apesar de o primeiro aparentar estar nervoso com a situação. Acrescenta que após busca na residência de LUÍS, devidamente autorizada, foi dada voz de prisão a este, sendo tal convertida em prisão preventiva em audiência de custódia realizada no mesmo dia.

A testemunha de defesa DIOGO DA SILVA confirma que, juntamente com sua namorada, deu carona para KAÍQUE e para LUÍS, isso na tarde do dia 19/12/2018 e a pedido do primeiro (que conhece mais). Afirma não ter conhecimento de que KAÍQUE tenha algum apelido ou seja conhecido como “3M”.

Em seu interrogatório, KAÍQUE disse que não participou da empreitada criminosa. Informa que quando LUÍS foi preso estava apenas pegando uma carona com Diogo da Silva, conhecido de ambos. Acrescentou que não possui apelido e que não é chamado de “3M”. Disse que ficou nervoso pois nunca teria passado por uma situação do tipo.

Por sua vez, LUÍS disse que foi contrato por uma pessoa de alcunha “3M” apenas para realizar um bloqueio para uma manifestação que seria realizada na rodovia. Afirma que não sabia que tomava parte num assalto a banco. Informa que no dia e horário combinados, na madrugada do dia 19/12/2018, foi com “3M” (não sabe o nome) para a rodovia realizar o bloqueio para a manifestação. Informa que KAÍQUE não estava na ocasião e que somente se encontrou com este no dia seguinte. Confirma a carona que recebeu de DIOGO DA SILVA. Exerceu seu direito ao silêncio quanto às demais perguntas.

As partes não requereram diligências complementares. Antecedentes juntados. Não há registros em face de KAÍQUE. Já LUÍS possui sete inquéritos policiais onde foi indiciado pela prática de crimes diversos e recentes, a maioria de roubo.

O MPF, em seus memorais, requereu a condenação dos acusados nos termos em que denunciados. Reiterou o pedido de manutenção da prisão preventiva de LUÍS, que vem sendo regularmente renovada pelo juízo.

A Defesa de Luís Figueiredo, em seus memoriais, alegou, em síntese, o seguinte: 1) preliminarmente, que o reconhecimento fotográfico realizado pelo policial JEFERSON em sede policial é nulo, devido ao descumprimento da regra do artigo 226 do Código de Processo Penal; 2) no mérito, o acusado não praticou as ações que lhe são imputadas, 3) o reconhecimento do acusado pelo policial JEFERSON não é seguro; 4) que foi contratado apenas para bloquear a rodovia, acreditando que se tratava de bloqueio para uma manifestação; 5) não quis a morte da vítima e desconhecia o intento dos demais agentes, razão pela qual não haveria latrocínio. Alternativamente, o latrocínio foi tentado; 6) quanto à imputação dos crimes de explosão, argumenta que na verdade houve crimes de dano qualificado, isso por ter sido praticado durante a madrugada, não havendo, portanto, o necessário o perigo a vida ou a integridade física de outrem; 7) sobre a imputação do porte ilegal de arma ou munições, argumenta que os policiais que fizeram a busca em sua residência teriam "plantado" no local os carregadores e munições; 8) não ocorreu o crime de organização criminosa, considerando a inexistência de provas suficientes para tanto; 10) na hipótese de condenação, que as circunstâncias judiciais são favoráveis ao acusado; 11) a aplicação da causa de diminuição de pena relacionada à participação de menor importância (CP, art. 29, § 1º); 12) a concessão da liberdade provisória.

A Defesa de KAÍQUE PINTO, em suas alegações, deduziu o seguinte: 1) o acusado não praticou as ações que lhe são imputadas; 2) inexiste prova de autoria, pelo acusado, dessas ações; 3) não há conexão entre os crimes de homicídio e roubo, além do que este foi tentado, o que descaracteriza o latrocínio consumado; 4) as ações imputadas não configuram crimes de organização criminosa e de explosão; 5) em relação aos crimes patrimoniais, incide a continuidade delitiva e não o concurso material.

 

  9686 item(ns)
Primeiro Anterior  203   204   205   206   207  Proximo Ultimo

Cesta de Rodadas Pretéritas

Adicione à cesta os planos das Rodadas Pretéritas que você deseja adquirir.

    Valor Total: R$ ...

    • 1

    Copyright © 2010-2025 - Emagis - Todos os direitos reservados - CNPJ: 12.626.846/0001-10
    O Emagis é uma instituição privada, não possuindo qualquer vinculação a órgãos públicos. ILION.com.br