Emagis
Emagis
HOME MATRICULE-SE POR QUE APROVAMOS MAIS? ENTENDA OS CURSOS RESULTADOS ÁREA RESTRITA
NEWSLETTER
CONTATO
Magistratura MAGISTRATURA
Magistratura MINISTÉRIO PÚBLICO
Magistratura DEFENSORIA PÚBLICA
Magistratura PROCURADORIA
Magistratura DELEGADO DE POLICIA
Programas de Estudos PROGRAMAS DE ESTUDO
Planos de Questões/Provas PLANOS DE QUESTÕES/PROVAS
Cursos Intensivos Simulados CURSOS INTENSIVOS SIMULADOS
Videoaulas VIDEOAULAS
Rodadas Pretéritas RODADAS PRETÉRITAS
Downloads DOWNLOADS
Facebook Intagran Youtube Twitter
Emagis
Bem-vindo(a)



INÍCIO (ÁREA RESTRITA) AVISOS MINHA CONTA ALTERAR DADOS CADASTRAIS RENOVAR/ADQUIRIR PLANO CERTIFICADOS INDIQUE UM AMIGO SAIR
FAÇA SEU LOGIN


ESQUECEU A SENHA?


Seu navegador não suporta este video. Por favor, atualize seu navegador.

Rodadas Pretéritas

  1. Home
  2. Rodadas Pretéritas
  3. Busca
  4. Entenda as rodadas pretéritas
Informações Adicionar

Discursivas 2022

Informações Adicionar

Discursivas TJ/SP 2023

Busque por suas rodadas

Informações Adicionar

Delegado de Polícia - Rodada 39.2021

Informações Adicionar

PGE/PGM - Rodada 39.2021

Informações Adicionar

Objetivas MP Estadual - Rodada 39.2021

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 39.2021

Informações Adicionar

Objetivas - Rodada 39.2021

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 39.2021

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 39.2021

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 39.2021

Informações Adicionar

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 39.2021

Informações Adicionar

Objetivas DPF - Rodada 39.2021

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM - Rodada 39.2021

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 39.2021

Informações Adicionar

Sentença Estadual - Rodada 39.2021

Informações Adicionar

Objetivas DP Estadual - Rodada 39.2021

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 39.2021 - Questão 1

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 39.2021 - Questão 2

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 39.2021 - Questão 3

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 39.2021 - Questão 4

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 39.2021 - Questão 5

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 39.2021

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 38.2021 - Questão 1

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 38.2021 - Questão 2

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 38.2021 - Questão 3

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 38.2021 - Questão 4

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 38.2021 - Questão 5

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 38.2021

Informações Adicionar

Defensoria Pública Estadual - Rodada 38.2021

Informações Adicionar

PGE/PGM - Rodada 38.2021

Delegado de Polícia - Rodada 39.2021

Fábio Alencar, dono da farmácia “Drogaria Alencar”, compareceu ao 45º Distrito Policial de São Paulo/SP para noticiar a prática de roubo no seu estabelecimento. Segundo a “notitia criminis”, no dia 13 de abril de 2021, dois indivíduos adentraram na farmácia exibindo armas de fogo e, mediante grave ameaça contra Teresa e Fernanda, funcionárias do estabelecimento, subtraíram do caixa a quantia de R$ 1.600,00 (mil e seiscentos reais).

Fábio levou para a Delegacia a mídia do circuito interno de TV contendo as imagens dos assaltantes. Ao assisti-las, logo os investigadores identificaram “Carlinhos Roubador” e “José do Roubo” como sendo as pessoas que assaltaram a farmácia.

Mediante portaria, a autoridade policial instaurou o inquérito policial n. 123/2021 para investigar os fatos e determinou a juntada da mídia e exame pericial nela. Ainda, no bojo do procedimento administrativo, foram inquiridos Fábio Alencar, Teresa e Fernanda.

Fábio disse que não estava presente no momento da ação criminosa, mas suas funcionárias – Teresa e Fernanda – ligaram para ele e informaram sobre o roubo. Disse ainda que, assim que soube do crime, procurou a Delegacia para noticiá-lo.

Teresa afirmou que estava trabalhando na farmácia quando, por volta das 13h do dia 13/4/2021, chegaram dois rapazes, cada um portando uma arma de fogo, e anunciaram o assalto. Eles se dirigiram ao caixa e de lá subtraíram a quantia de R$ 1.600,00. Depois trancaram-na e a outra funcionária – Fernanda – no banheiro e fugiram.

Por sua vez, Fernanda prestou depoimento no mesmo sentido de Teresa.

A autoridade policial promoveu reconhecimento por fotografia, solicitando que as testemunhas descrevessem fisicamente os assaltantes e depois exibindo várias fotografias dos suspeitos acompanhadas de outras fotos de pessoas com semelhanças físicas. As duas apontaram, sem sombra de dúvidas, “Carlinhos Roubador” e “José do Roubo” como sendo os criminosos que assaltaram a farmácia. Foi lavrado termo de reconhecimento, o qual foi assinado pelas reconhecedoras, pela autoridade policial e por duas testemunhas.

Também foi ouvido Caio César, cliente da farmácia e pessoa responsável por liberar as funcionárias trancadas no banheiro. Asseverou que chegou depois do fato e que apenas ajudou Teresa e Fernanda a saírem do banheiro, ouvindo delas toda a versão acerca do ocorrido.

A autoridade policial promoveu indiciamento indireto de “Carlinhos Roubador” e “José do Roubo”.

Procurados em suas residências um dia depois do fato, os indiciados não foram encontrados. Os respectivos familiares informaram que eles não voltaram para casa desde o dia anterior e averbaram que não tinham notícias do paradeiro deles.

O delegado determinou a juntada das Folhas de Antecedentes Criminais dos indiciados. Nelas constavam anotações de que “Carlinhos Roubador” já era investigado por dois outros roubos circunstanciados pelo emprego de arma de fogo, ao passo que “João do Roubo” era investigado por roubo circunstanciado pelo emprego de arma de fogo e pelo concurso de pessoas.

O laudo pericial da mídia já havia sido juntado aos autos e todas as diligências já haviam sido cumpridas, razão pela qual os autos do inquérito policial estavam conclusos à autoridade policial.

Você é a Delegada de Polícia Civil presidente do inquérito policial. Nessa condição, e com base apenas nas informações acima expostas e naquelas que podem ser inferidas do enunciado, redija a medida de polícia judiciária adequada e, caso vislumbre a necessidade de representar por alguma cautelar, faça-o fundamentadamente.

Boa prática!

 

PGE/PGM - Rodada 39.2021

João do Grão impetrou mandado de segurança contra o Município MAR GRANDE, pleiteando a nomeação para o cargo de enfermeiro, para o qual prestou concurso com previsão de cadastro de reserva. Alegou que houve preterição na sua nomeação pela Administração Pública, ante a contratação, de forma temporária e precária, de pessoas para o desempenho de funções do cargo de enfermeiro, em decorrência da pandemia causada pelo coronavírus.

O Tribunal de Justiça do Estado denegou a segurança, por inexistência de direito líquido e certo do impetrante à nomeação. Consignou que a contratação temporária questionada teve origem em demanda judicial, no caso uma ação civil pública, ajuizada com o escopo da necessidade temporária gerada pelo advento da pandemia.

Contra o acórdão prolatado, o impetrante interpôs recurso ordinário, com fundamento no art. 105, inciso II, alínea "b", da Constituição da República.

O município foi intimado, na instância a quo, para manifestação. Proponha a peça processual adequada, apresentando os fundamentos jurídicos pertinentes.

 

Objetivas MP Estadual - Rodada 39.2021

(EMAGIS) Sobre a Corregedoria-Geral do Ministério Público, assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da prescrição da pretensão punitiva e da pretensão executória penais, devendo ser marcada a INCORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a imprescritibilidade penal e também sobre os crimes hediondos, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Segundo estabeleceu o Supremo Tribunal Federal em recente julgado sob repercussão geral (RE 600.581, Tribunal Pleno, Edson Fachin, DJe 23/02/2021), “O art. 366 do Código de Processo Penal, ao não limitar o prazo de suspensão da prescrição no caso de inatividade processual oriunda de citação por edital, introduz hipótese de imprescritibilidade incompatível com a Constituição Federal.”

A propósito da solução concedida pelo STF à questão do estabelecimento do limite temporal máximo de suspensão da prescrição, já que o critério para definição deste limite é alvo de divergência doutrinária, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) No que concerne à lei de drogas, correto afirmar:


 

(DPE/BA – Defensor Público – FCC – 2021) Roberto foi preso em flagrante dia 13 de maio de 2021, por supostamente ter cometido o crime de roubo simples (art. 157, caput). Levado à audiência de custódia ainda no mesmo dia, o juiz responsável proferiu a seguinte decisão: “tendo em vista a primariedade do acusado, concedo liberdade provisória mediante o comparecimento mensal em juízo e o arbitramento de fiança no valor de meio salário mínimo, podendo ser recolhida em até 24 horas após sua soltura. Ainda, tendo em vista o poder geral de cautela, fixo a proibição do acusado acessar a internet das 20h às 06h, haja vista o intenso conteúdo violento presente nos sites, a despertar seu desejo em praticar novos delitos”. Ao assim decidir, o juiz agiu


 

(EMAGIS) Considere que, ao cabo de investigação sigilosa contra a família Mercenário, seja, a requerimento do Ministério Público, deferida judicialmente a diligência de busca e apreensão nos endereços dos integrantes de tal família. Cumprida a diligência e apreendidos diversos objetos de interesse para a investigação (computadores, celulares, cadernos, manuscritos, pendrives, mídias, etc.), o membro do Ministério Público elabora relatório do resultado de tal diligência, disponibilizando ao juízo os objetos nos quais embasou o relatório e oferecendo denúncia na qual aponta como base empírica para a acusação o relatório e os objetos nos quais o baseou.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere situação hipotética na qual o réu em processo penal seja citado por edital, sobrevindo, nos termos do artigo 366 do Código de Processo Penal, suspensão do processo e do prazo de prescrição da pretensão punitiva. Esgotado o prazo máximo de suspensão da prescrição da pretensão punitiva e ainda não localizado o réu, o juiz dá prosseguimento ao processo, nomeando defensor dativo em favor do réu.

Prossegue o processo, vindo o réu, ainda sem ser localizado, mas defendido por defensor dativo nomeado, a ser condenado por sentença transitada em julgado.

As assertivas que seguem tratam da execução penal do título judicial condenatório assim formado, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre os bens indivisíveis, avalie as assertivas que seguem.

I. A contrário senso, são indivisíveis os bens cujo fracionamento altere sua substância, diminua seu valor ou gere prejuízo do uso a que se destinam.

II. O CPC/2015 estendeu a autorização legal de alienação judicial de bem indivisível penhorado na execução contra apenas um dos proprietários, vez que, diferentemente do CPC/1973, que apenas a autorizava em hipótese de bem indivisível de pessoas casadas, agora a admite em qualquer hipótese de indivisibilidade.

III. Em caso de alienação judicial de bem indivisível penhorado em processo de execução ajuizada contra apenas um dos proprietários, os coproprietários têm preferência na arrematação.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da interrupção da prescrição na disciplina do Código Civil e também na jurisprudência do STJ.

I. Segundo o Código Civil, a prescrição interrompida recomeça a correr da data do ato que a interrompeu, ou do último ato do processo para a interromper.

II. Segundo o STJ, a citação válida no processo de conhecimento interrompe a prescrição, que passa a correr imediatamente após dito ato citatório, agora, porém, a título de prescrição intercorrente.

III. Tratando-se de cédula comercial com garantia de alienação fiduciária de veículo, a citação na ação de busca e apreensão deste é suficiente para interromper a prescrição também da pretensão de execução por quantia certa do crédito formalizado na cédula.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que, em processo de execução por quantia certa regido pelo CPC/2015 contra pessoa casada, seja penhorado imóvel do executado, sobre o qual tem meação seu cônjuge, este terceiro relativamente à execução.

A propósito dos meios judiciais pelo qual o cônjuge, dito terceiro na execução, defenda sua meação, avalie as assertivas que seguem.

I. A meação somente será observada na execução caso o cônjuge que dela não é parte assim requeira na via dos embargos de terceiro.

II. A intimação do cônjuge que não é parte na execução para ciência da penhora passa a ser dispensada, desde que devidamente intimado o consorte que dela é parte.

III. Rechaça-se a doutrina da proteção ex-lege da meação do terceiro pelo CPC/2015, vez que tanto o direito de preferência deste na arrematação judicial do bem quanto a sub-rogação de sua cota no valor da arrematação dependem de expresso requerimento.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre a penhora no processo de execução por quantia certa, tendo presente a disciplina do CPC/2015, o magistério da doutrina processual civil e a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Compreende a doutrina a penhora como um ato de afetação porque sua imediata consequência, de ordem prática e jurídica, é sujeitar os bens por ela alcançados aos fins da execução, colocando-os à disposição do órgão judicial para, à custa e mediante sacrifício desses bens, realizar o objetivo da execução, que é a função pública de dar satisfação ao credor.

II. Considerar-se-á feita a penhora mediante a apreensão e o depósito dos bens, lavrando-se um só auto se as diligências forem concluídas no mesmo dia e, tratando-se de mais de uma penhora, serão lavrados autos individuais.

III. Tratando-se de imóvel indivisível de executado casado cujo cônjuge, titular da meação sobre o bem, seja terceiro relativamente à execução, como, ainda assim, o imóvel pode ser alienado por inteiro, a penhora há de incidir sobre a integralidade do bem, não apenas sobre a cota de que titular o cônjuge executado.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a sentença arbitral.

I. Caso a parte considere nula a sentença arbitral, cabe-lhe apresentar recurso no próprio procedimento arbitral.

II. Havendo vício na sentença arbitral, é vedado às partes pretenderem sua anulação em ação judicial, posto que as discussões sobre a validade de tal sentença têm como via adequada o procedimento arbitral.

III. A sentença arbitral é título executivo e, executada esta, pode o devedor apresentar impugnação ao cumprimento de sentença sem se sujeitar as defesas a serem apresentadas nesta impugnação ao prazo decadencial disposto na Lei 9.307/1996.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Quanto ao incidente de desconsideração de personalidade jurídica, aquilate as proposições a seguir expostas e assinale, na sequência, a alternativa apropriada.

I. O incidente de desconsideração é cabível em todas as fases do processo de conhecimento, no cumprimento de sentença e na execução fundada em título executivo extrajudicial. Se a desconsideração da personalidade jurídica for requerida na petição inicial, dispensa-se a instauração do incidente, hipótese em que será citado o sócio ou a pessoa jurídica.

II. Instaurado o incidente, o sócio ou a pessoa jurídica será citado para manifestar-se e requerer as provas cabíveis no prazo de 15 (quinze) dias. Concluída a instrução, se necessária, o incidente será resolvido por decisão interlocutória.

III. Não há norma expressa no CPC relativamente ao procedimento a ser aplicado à hipótese de desconsideração inversa da personalidade jurídica, embora a doutrina majoritária apregoe ser o caso de aplicar o procedimento legal do incidente de desconsideração da personalidade jurídica, por analogia.

Há erro:


 

(EMAGIS) A respeito da defesa dos direitos coletivos em juízo, assinale a opção CORRETA:


 

(MPE/AP – Promotor de Justiça – CESPE – 2021) Com base na distinção entre brasileiros natos e brasileiros naturalizados sob o prisma constitucional, é correto afirmar que a CF prevê que brasileiro naturalizado


 

(EMAGIS) A propósito das garantias constitucionais do ato jurídico perfeito e do direito adquirido, tradicional é a construção doutrinária de Pontes de Miranda das categorias do ‘direito expectativo’ e do ‘direito expectado’. As assertivas que seguem têm relação com o tema, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(DPE/BA – Defensor Público – FCC – 2021) A ação de descumprimento de preceito fundamental


 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) De acordo com o texto constitucional vigente, os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:

1. avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União.

2. comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.

3. exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União.

4. apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


 

(DPE/BA – FCC – 2021) De acordo com as Regras de Mandela, as inspeções em presídios devem


 

(EMAGIS) No que tange à Lei Anticorrupção (Lei 12.846/13), aquilate as assertivas expostas a seguir.

I. As pessoas jurídicas serão responsabilizadas objetivamente, nos âmbitos administrativo e civil, pelos atos lesivos previstos na Lei 12.846/13, praticados em seu interesse ou benefício, exclusivo ou não.

II. As sociedades controladoras, controladas, coligadas ou, no âmbito do respectivo contrato, as consorciadas serão solidariamente responsáveis pela prática dos atos previstos na Lei 12.846/13, restringindo-se tal responsabilidade à obrigação de pagamento de multa e reparação integral do dano causado.

III. A Lei 12.846/13 aplica-se aos atos lesivos praticados por pessoa jurídica brasileira contra a administração pública estrangeira, ainda que cometidos no exterior.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o tombamento, julgue os itens abaixo.

I. Segundo o STJ, o instituto do tombamento provisório é fase procedimental precedente do tombamento definitivo.

II. As coisas tombadas não poderão, em caso nenhum, ser destruídas, demolidas ou mutiladas, nem ser reparadas, pintadas ou restauradas, sem prévia autorização do órgão público competente, sob pena de multa de 50% do dano causado.

III. O proprietário da coisa tombada, que não dispuser de recursos para proceder às obras de conservação e reparação que a mesma requerer, levará ao conhecimento do órgão público competente a necessidade das mencionadas obras, sob pena de multa correspondente ao dobro da importância em que for avaliado o dano sofrido.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) No que diz respeito aos agentes públicos, julgue as seguintes assertivas.

I. Reconhecido o desvio de função, o servidor faz jus às diferenças salariais decorrentes e ao reenquadramento funcional no cargo cujas funções foram efetivamente desempenhadas.

II. São imprescritíveis as ações de reintegração em cargo público quando o afastamento se deu em razão de atos de exceção praticados durante o regime militar.

III. A acumulação de cargos públicos de profissionais da área de saúde não se sujeita ao limite de 60 horas semanais.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da pretensão estatal de ressarcimento ao erário e da prescrição correlata, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do direito de todos a um meio ambiente sadio e da responsabilidade civil pelo dano ambiental, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas têm relação com a execução fiscal e também com a disciplina do processo de execução por quantia certa no CPC e na jurisprudência do STJ.

I. A desistência da execução fiscal após o oferecimento dos embargos exime o exequente dos encargos da sucumbência.

II. Na disciplina do CPC/2015, a desistência da execução pode não gerar a automática extinção dos embargos à execução caso nestes o executado tenha veiculado questões de direito material, já que se assim for a extinção dependerá da concordância do embargante.

III. Para o STJ, embora a desistência da execução acarrete ao exeqüente o pagamento de honorários de sucumbência, tal obrigação resta afastada se a desistência se deu antes mesmo da citação do executado e constituição de advogado.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Considere que a empresa Exporta Muito, com o desígnio de exportar suas laranjas e suco engarrafado para adquirente situado em país estrangeiro, contrate frete fracionado para transportar a carga até o porto, tratando-se de transporte composto por fases intermediárias percorridas dentro do território nacional. Tenha presente também que a empresa Exporta Muito inclua no preço a ser pago pelo adquirente estrangeiro também o preço integral do transporte das laranjas e do suco.

A propósito da incidência do ICMS sobre as operações em questão, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a teoria da diluição das marcas.

I. Segundo a doutrina, a teoria da diluição, elaborada no direito norte-americano, corresponde ao conceito de condutas parasitárias construído no direito europeu com o intuito de responsabilizar práticas que busquem se beneficiar, indevidamente, do prestígio associado a marcas conhecidas.

II. A Lei 9.279/1996 confere ao titular da marca o direito de zelar pela sua integridade material ou reputação.

III. Para o STJ, a diluição da marca, quer ocorra unicamente em âmbito nacional, quer ocorra unicamente em âmbito internacional, faz cessar para seu titular o direito à exclusividade de seu uso.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem também guardam relação com o registro de marcas na disciplina da Lei 9.279/1996 (Lei de Propriedade Industrial – LPI).

I. A LPI acolhe o princípio da territorialidade do registro marcário.

II. A LPI, no que concerne aos requisitos do registro de marca nova, veda a confusão com marca alheia já registrada, mas não trata expressamente da vedação à associação com marca alheia já registrada.

III. A doutrina considera que a associação com marca alheia é conceito mais amplo do que a confusão com marca alheia.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(PJC/MT – Delegado de Polícia Substituto – CESPE – 2017) Desde quinze dias antes de uma eleição municipal, salvo em caso de flagrante delito, nenhuma autoridade poderá prender ou deter:


 

(EMAGIS) A respeito do Conselho Tutelar, assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Nos termos do Código de Defesa do Consumidor:


 

Sentença Federal - Rodada 39.2021

Segue o enunciado da Rodada. Considere a questão como Relatório da sentença, bem assim que o juízo processante está sediado em Salvador/BA. Bom treino!

Trata-se de denúncia apresentada pelo MPF em face de Leandro (fls. __) imputando-lhe a prática do crime previsto no art. 155, caput, do Código Penal. Narra a denúncia:

“Em 09/09/2019, o passageiro José teve seu aparelho “iPad” subtraído no voo da empresa aérea GOL, partindo de Salvador/BA e com destino a Guarulhos/SP. O ofendido comunicou o desaparecimento do seu aparelho eletrônico à equipe da companhia aérea que, por sua vez, solicitou a presença da Polícia Federal quando da abertura das portas do avião. Após o pouso da aeronave em Guarulhos, os policiais federais iniciaram o procedimento de busca e localizaram o aparelho “iPad”, reconhecido pela vítima, na mochila do acusado.

A materialidade e autoria do delito estão comprovadas pela documentação juntada ao Inquérito, notadamente pelo auto de prisão em flagrante (fls. __), pela certidão de devolução do aparelho “iPad” ao seu proprietário (fl. __), assim como pelos depoimentos, em sede policial, das testemunhas que acompanharam o procedimento de abertura da mochila de Leandro e localizaram no seu interior o aparelho eletrônico então subtraído, não tendo, na oportunidade, o acusado negado sua autoria na subtração (fls. __).

Ainda quanto à materialidade, consta laudo produzido pela Polícia Federal que avaliou o bem subtraído em R$1.000,00 (fls. __).

A vítima José declarou que não presenciou a ação delitiva. Informou que próximo da aeronave decolar sentiu falta do seu aparelho “iPad”, que se encontrava na cadeira ao seu lado, e que, diante disso, perguntou ao passageiro sentado ao seu lado se ele havia visto o “iPad”, ao que recebeu como resposta que não. Declarou que chamou a comissária de voo e comunicou o ocorrido, tendo então sido instruído para aguardar, tendo em vista que o avião já se encontrava pronto para a decolagem. Que logo que a aeronave decolou e estabilizou, os comissários vieram até a poltrona 17-A do depoente, e foram informados do desaparecimento do aparelho, ao que a comissária Wanda solicitou ao depoente e ao passageiro sentado ao seu lado que se levantassem, tendo feito uma vistoria geral nas três poltronas, nada encontrando.

Acrescentou que, diante da sua insistência e certeza, a comissária Wanda informou ao comandante, que entendeu por bem avisar a torre de controle para acionar a Polícia Federal. Quando do pouso, os policiais federais entraram na aeronave, foram até próximo ao assento do depoente e fizeram uma busca nas bagagens dos passageiros. Que, segundo soube o depoente, dois dos passageiros foram trazidos à frente da aeronave, tendo sido feita a revista pessoal em um deles, nada encontrando, e o outro teve sua mochila revistada. Que ao abrirem a mochila deste passageiro, encontraram o seu aparelho “iPad”. Que, para sua surpresa, se tratava do mesmo passageiro que se sentava ao seu lado na cabine, poltrona 17-C, e o mesmo que o depoente já havia perguntado se ele havia visto seu aparelho, tendo obtido resposta negativa.

Portanto, da análise do conjunto probatório, restou comprovado que LEANDRO praticou o delito descrito na denúncia. LEANDRO foi abordado por policiais federais, revistado e preso em flagrante, na posse do bem subtraído, não restando qualquer dúvida de que foi o autor da subtração.

Informa-se, ainda, que na data da prisão em flagrante o réu foi posto em liberdade em audiência de custódia.”

A denúncia foi recebida no mês de novembro de 2019. O réu apresentou defesa às fls.__. Seguiu-se decisão de não absolvição sumária.

A vítima JOSÉ fora ouvida. Confirmou integralmente o seu depoimento em sede policial, conforme narrado na denúncia. Disse, ainda, que após fotos e registros feitos pela Polícia Federal no aeroporto, recebeu seu “iPad” de volta.

A comissária de bordo Wanda, arrolada como testemunha de acusação, declarou que estava de serviço, quando foi comunicada que o passageiro sentado na poltrona 17-A (a vítima, José) estava exaltado dizendo que seu “iPad” havia desaparecido. Que depois da decolagem, foi até o passageiro se inteirar do assunto, tendo-lhe sido relatado que o aparelho “iPad” foi deixado na poltrona 17-B, que estava vazia, e o mesmo desapareceu. Após o passageiro certificar que havia trazido a aparelho a bordo, procedeu a uma busca nos bolsões das poltronas e no chão, e perguntou ao passageiro que estava sentado na poltrona 17-C (o réu, Leandro) se ele não havia visto o “iPad” e ele afirmou que não. Frustradas as tentativas de localização do aparelho e diante das negativas de outros passageiros de o terem visto, bem como da certeza de que o aparelho sumiu a bordo, a depoente declarou ter comunicado o fato ao comandante, que contatou a companhia aérea para acionar a Polícia Federal. Após o pouso do avião no aeroporto de Guarulhos/SP, os agentes federais embarcaram no avião e, após a revista da mochila do passageiro Leandro, foi encontrado o “iPad” do passageiro José Ricardo.

Em seu interrogatório judicial, o réu novamente confessou os fatos.

Folha de antecedentes do réu atualizada (fls. __). Consta suspensão condicional do processo em outra ação penal (realizada no ano de 2016).

Em alegações finais, o MPF reiterou o pedido de condenação do réu.

A defesa, por sua vez, aduziu: a) preliminar de incompetência, pois o fato ocorreu quando a aeronave sequer havia decolado; b) nulidade da instrução processual, ante o esquecimento por parte do juízo de não cientificar o réu de que teria o direito de permanecer em silêncio às perguntas; c) no mérito, atipicidade material da conduta, ante o princípio da fragmentariedade da sanção penal. Discorreu que a conduta do réu não ensejou maior periculosidade ou reprovabilidade; d) quanto à qualificação jurídica do fato, defende que o crime foi apenas tentado, pois em nenhum momento a posse do bem foi mansa e pacífica; e) em caso de condenação, que a pena fosse fixada no mínimo legal, o reconhecimento da confissão e conversão em restritivas de direito.

 

Objetivas - Rodada 39.2021

(MPE/AP – Promotor de Justiça – CESPE – 2021) Com base na distinção entre brasileiros natos e brasileiros naturalizados sob o prisma constitucional, é correto afirmar que a CF prevê que brasileiro naturalizado


 

(EMAGIS) A propósito das garantias constitucionais do ato jurídico perfeito e do direito adquirido, tradicional é a construção doutrinária de Pontes de Miranda das categorias do ‘direito expectativo’ e do ‘direito expectado’. As assertivas que seguem têm relação com o tema, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(DPE/BA – Defensor Público – FCC – 2021) A ação de descumprimento de preceito fundamental


 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) De acordo com o texto constitucional vigente, os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:

1. avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União.

2. comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.

3. exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União.

4. apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


 

(EMAGIS) No que tange à Lei Anticorrupção (Lei 12.846/13), aquilate as assertivas expostas a seguir.

I. As pessoas jurídicas serão responsabilizadas objetivamente, nos âmbitos administrativo e civil, pelos atos lesivos previstos na Lei 12.846/13, praticados em seu interesse ou benefício, exclusivo ou não.

II. As sociedades controladoras, controladas, coligadas ou, no âmbito do respectivo contrato, as consorciadas serão solidariamente responsáveis pela prática dos atos previstos na Lei 12.846/13, restringindo-se tal responsabilidade à obrigação de pagamento de multa e reparação integral do dano causado.

III. A Lei 12.846/13 aplica-se aos atos lesivos praticados por pessoa jurídica brasileira contra a administração pública estrangeira, ainda que cometidos no exterior.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o tombamento, julgue os itens abaixo.

I. Segundo o STJ, o instituto do tombamento provisório é fase procedimental precedente do tombamento definitivo.

II. As coisas tombadas não poderão, em caso nenhum, ser destruídas, demolidas ou mutiladas, nem ser reparadas, pintadas ou restauradas, sem prévia autorização do órgão público competente, sob pena de multa de 50% do dano causado.

III. O proprietário da coisa tombada, que não dispuser de recursos para proceder às obras de conservação e reparação que a mesma requerer, levará ao conhecimento do órgão público competente a necessidade das mencionadas obras, sob pena de multa correspondente ao dobro da importância em que for avaliado o dano sofrido.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) No que diz respeito aos agentes públicos, julgue as seguintes assertivas.

I. Reconhecido o desvio de função, o servidor faz jus às diferenças salariais decorrentes e ao reenquadramento funcional no cargo cujas funções foram efetivamente desempenhadas.

II. São imprescritíveis as ações de reintegração em cargo público quando o afastamento se deu em razão de atos de exceção praticados durante o regime militar.

III. A acumulação de cargos públicos de profissionais da área de saúde não se sujeita ao limite de 60 horas semanais.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da pretensão estatal de ressarcimento ao erário e da prescrição correlata, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre os bens indivisíveis, avalie as assertivas que seguem.

I. A contrário senso, são indivisíveis os bens cujo fracionamento altere sua substância, diminua seu valor ou gere prejuízo do uso a que se destinam.

II. O CPC/2015 estendeu a autorização legal de alienação judicial de bem indivisível penhorado na execução contra apenas um dos proprietários, vez que, diferentemente do CPC/1973, que apenas a autorizava em hipótese de bem indivisível de pessoas casadas, agora a admite em qualquer hipótese de indivisibilidade.

III. Em caso de alienação judicial de bem indivisível penhorado em processo de execução ajuizada contra apenas um dos proprietários, os coproprietários têm preferência na arrematação.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da interrupção da prescrição na disciplina do Código Civil e também na jurisprudência do STJ.

I. Segundo o Código Civil, a prescrição interrompida recomeça a correr da data do ato que a interrompeu, ou do último ato do processo para a interromper.

II. Segundo o STJ, a citação válida no processo de conhecimento interrompe a prescrição, que passa a correr imediatamente após dito ato citatório, agora, porém, a título de prescrição intercorrente.

III. Tratando-se de cédula comercial com garantia de alienação fiduciária de veículo, a citação na ação de busca e apreensão deste é suficiente para interromper a prescrição também da pretensão de execução por quantia certa do crédito formalizado na cédula.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que, em processo de execução por quantia certa regido pelo CPC/2015 contra pessoa casada, seja penhorado imóvel do executado, sobre o qual tem meação seu cônjuge, este terceiro relativamente à execução.

A propósito dos meios judiciais pelo qual o cônjuge, dito terceiro na execução, defenda sua meação, avalie as assertivas que seguem.

I. A meação somente será observada na execução caso o cônjuge que dela não é parte assim requeira na via dos embargos de terceiro.

II. A intimação do cônjuge que não é parte na execução para ciência da penhora passa a ser dispensada, desde que devidamente intimado o consorte que dela é parte.

III. Rechaça-se a doutrina da proteção ex-lege da meação do terceiro pelo CPC/2015, vez que tanto o direito de preferência deste na arrematação judicial do bem quanto a sub-rogação de sua cota no valor da arrematação dependem de expresso requerimento.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a teoria da diluição das marcas.

I. Segundo a doutrina, a teoria da diluição, elaborada no direito norte-americano, corresponde ao conceito de condutas parasitárias construído no direito europeu com o intuito de responsabilizar práticas que busquem se beneficiar, indevidamente, do prestígio associado a marcas conhecidas.

II. A Lei 9.279/1996 confere ao titular da marca o direito de zelar pela sua integridade material ou reputação.

III. Para o STJ, a diluição da marca, quer ocorra unicamente em âmbito nacional, quer ocorra unicamente em âmbito internacional, faz cessar para seu titular o direito à exclusividade de seu uso.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem também guardam relação com o registro de marcas na disciplina da Lei 9.279/1996 (Lei de Propriedade Industrial – LPI).

I. A LPI acolhe o princípio da territorialidade do registro marcário.

II. A LPI, no que concerne aos requisitos do registro de marca nova, veda a confusão com marca alheia já registrada, mas não trata expressamente da vedação à associação com marca alheia já registrada.

III. A doutrina considera que a associação com marca alheia é conceito mais amplo do que a confusão com marca alheia.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a sentença arbitral.

I. Caso a parte considere nula a sentença arbitral, cabe-lhe apresentar recurso no próprio procedimento arbitral.

II. Havendo vício na sentença arbitral, é vedado às partes pretenderem sua anulação em ação judicial, posto que as discussões sobre a validade de tal sentença têm como via adequada o procedimento arbitral.

III. A sentença arbitral é título executivo e, executada esta, pode o devedor apresentar impugnação ao cumprimento de sentença sem se sujeitar as defesas a serem apresentadas nesta impugnação ao prazo decadencial disposto na Lei 9.307/1996.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Quanto ao incidente de desconsideração de personalidade jurídica, aquilate as proposições a seguir expostas e assinale, na sequência, a alternativa apropriada.

I. O incidente de desconsideração é cabível em todas as fases do processo de conhecimento, no cumprimento de sentença e na execução fundada em título executivo extrajudicial. Se a desconsideração da personalidade jurídica for requerida na petição inicial, dispensa-se a instauração do incidente, hipótese em que será citado o sócio ou a pessoa jurídica.

II. Instaurado o incidente, o sócio ou a pessoa jurídica será citado para manifestar-se e requerer as provas cabíveis no prazo de 15 (quinze) dias. Concluída a instrução, se necessária, o incidente será resolvido por decisão interlocutória.

III. Não há norma expressa no CPC relativamente ao procedimento a ser aplicado à hipótese de desconsideração inversa da personalidade jurídica, embora a doutrina majoritária apregoe ser o caso de aplicar o procedimento legal do incidente de desconsideração da personalidade jurídica, por analogia.

Há erro:


 

(EMAGIS) Sobre a penhora no processo de execução por quantia certa, tendo presente a disciplina do CPC/2015, o magistério da doutrina processual civil e a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Compreende a doutrina a penhora como um ato de afetação porque sua imediata consequência, de ordem prática e jurídica, é sujeitar os bens por ela alcançados aos fins da execução, colocando-os à disposição do órgão judicial para, à custa e mediante sacrifício desses bens, realizar o objetivo da execução, que é a função pública de dar satisfação ao credor.

II. Considerar-se-á feita a penhora mediante a apreensão e o depósito dos bens, lavrando-se um só auto se as diligências forem concluídas no mesmo dia e, tratando-se de mais de uma penhora, serão lavrados autos individuais.

III. Tratando-se de imóvel indivisível de executado casado cujo cônjuge, titular da meação sobre o bem, seja terceiro relativamente à execução, como, ainda assim, o imóvel pode ser alienado por inteiro, a penhora há de incidir sobre a integralidade do bem, não apenas sobre a cota de que titular o cônjuge executado.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito da defesa dos direitos coletivos em juízo, assinale a opção CORRETA:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da prescrição da pretensão punitiva e da pretensão executória penais, devendo ser marcada a INCORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a imprescritibilidade penal e também sobre os crimes hediondos, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Segundo estabeleceu o Supremo Tribunal Federal em recente julgado sob repercussão geral (RE 600.581, Tribunal Pleno, Edson Fachin, DJe 23/02/2021), “O art. 366 do Código de Processo Penal, ao não limitar o prazo de suspensão da prescrição no caso de inatividade processual oriunda de citação por edital, introduz hipótese de imprescritibilidade incompatível com a Constituição Federal.”

A propósito da solução concedida pelo STF à questão do estabelecimento do limite temporal máximo de suspensão da prescrição, já que o critério para definição deste limite é alvo de divergência doutrinária, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) No que concerne à lei de drogas, correto afirmar:


 

(EMAGIS) Tratando-se de crimes contra o sistema financeiro nacional, contra a economia popular e contra a economia e as relações de consumo, assinale a alternativa correta.


 

(DPE/BA – Defensor Público – FCC – 2021) Roberto foi preso em flagrante dia 13 de maio de 2021, por supostamente ter cometido o crime de roubo simples (art. 157, caput). Levado à audiência de custódia ainda no mesmo dia, o juiz responsável proferiu a seguinte decisão: “tendo em vista a primariedade do acusado, concedo liberdade provisória mediante o comparecimento mensal em juízo e o arbitramento de fiança no valor de meio salário mínimo, podendo ser recolhida em até 24 horas após sua soltura. Ainda, tendo em vista o poder geral de cautela, fixo a proibição do acusado acessar a internet das 20h às 06h, haja vista o intenso conteúdo violento presente nos sites, a despertar seu desejo em praticar novos delitos”. Ao assim decidir, o juiz agiu


 

(EMAGIS) Considere que, ao cabo de investigação sigilosa contra a família Mercenário, seja, a requerimento do Ministério Público, deferida judicialmente a diligência de busca e apreensão nos endereços dos integrantes de tal família. Cumprida a diligência e apreendidos diversos objetos de interesse para a investigação (computadores, celulares, cadernos, manuscritos, pendrives, mídias, etc.), o membro do Ministério Público elabora relatório do resultado de tal diligência, disponibilizando ao juízo os objetos nos quais embasou o relatório e oferecendo denúncia na qual aponta como base empírica para a acusação o relatório e os objetos nos quais o baseou.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere situação hipotética na qual o réu em processo penal seja citado por edital, sobrevindo, nos termos do artigo 366 do Código de Processo Penal, suspensão do processo e do prazo de prescrição da pretensão punitiva. Esgotado o prazo máximo de suspensão da prescrição da pretensão punitiva e ainda não localizado o réu, o juiz dá prosseguimento ao processo, nomeando defensor dativo em favor do réu.

Prossegue o processo, vindo o réu, ainda sem ser localizado, mas defendido por defensor dativo nomeado, a ser condenado por sentença transitada em julgado.

As assertivas que seguem tratam da execução penal do título judicial condenatório assim formado, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas têm relação com a execução fiscal e também com a disciplina do processo de execução por quantia certa no CPC e na jurisprudência do STJ.

I. A desistência da execução fiscal após o oferecimento dos embargos exime o exequente dos encargos da sucumbência.

II. Na disciplina do CPC/2015, a desistência da execução pode não gerar a automática extinção dos embargos à execução caso nestes o executado tenha veiculado questões de direito material, já que se assim for a extinção dependerá da concordância do embargante.

III. Para o STJ, embora a desistência da execução acarrete ao exeqüente o pagamento de honorários de sucumbência, tal obrigação resta afastada se a desistência se deu antes mesmo da citação do executado e constituição de advogado.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Considere que a empresa Exporta Muito, com o desígnio de exportar suas laranjas e suco engarrafado para adquirente situado em país estrangeiro, contrate frete fracionado para transportar a carga até o porto, tratando-se de transporte composto por fases intermediárias percorridas dentro do território nacional. Tenha presente também que a empresa Exporta Muito inclua no preço a ser pago pelo adquirente estrangeiro também o preço integral do transporte das laranjas e do suco.

A propósito da incidência do ICMS sobre as operações em questão, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) O conceito constitucional de faturamento continua relevante para definição da base de cálculo da COFINS eis que os contribuintes sujeitos ao regime cumulativo de apuração da contribuição podem se sujeitar à tributação com base na legislação anterior à EC 20/1998, a despeito de os contribuintes sujeitos ao regime cumulativo sujeitarem-se à tributação da receita bruta com base em legislação posterior à EC 20/1998.

Tendo presente a afirmação supra, avalie as assertivas que seguem, que tratam da jurisprudência do STJ e do STF sobre o conceito constitucional de faturamento, devendo ser marcada a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) Considere que, em processo de tomada de contas, o Tribunal de Contas da União (TCU) realize o julgamento de determinadas contas, em relação às quais reuniu previamente os elementos objeto da fiscalização. Ao final, apura a ocorrência de irregularidade de que resultou dano ao erário, proferindo o acórdão em que se imputa o débito ao responsável, para fins de se obter o respectivo ressarcimento.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do direito de todos a um meio ambiente sadio e da responsabilidade civil pelo dano ambiental, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a concepção doutrinária da indenização como meio de restabelecer o equilíbrio econômico, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(EMAGIS) Nos termos do Código de Defesa do Consumidor:


 

(EMAGIS) A respeito do Conselho Tutelar, assinale a alternativa incorreta:


 

(DPE/BA – FCC – 2021) De acordo com as Regras de Mandela, as inspeções em presídios devem


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da homologação no Brasil de sentença estrangeira e também de sentença arbitral estrangeira, devendo ser marcada a INCORRETA.


 

(PJC/MT – Delegado de Polícia Substituto – CESPE – 2017) Desde quinze dias antes de uma eleição municipal, salvo em caso de flagrante delito, nenhuma autoridade poderá prender ou deter:


 

(EMAGIS) Quanto aos regimes próprios de previdência social (RPPS), julgue os itens abaixo, à luz das Leis 9.717/98 e 10.884/04.

I. A contribuição da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, aos regimes próprios de previdência social a que estejam vinculados seus servidores não poderá ser inferior ao valor da contribuição do servidor ativo, nem superior ao dobro desta contribuição.

II. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios são responsáveis pela cobertura de eventuais insuficiências financeiras do respectivo regime próprio, decorrentes do pagamento de benefícios previdenciários.

III. Os proventos de aposentadoria e as pensões, no âmbito dos regimes próprios das três esferas da Federação, serão reajustados na mesma data e índice em que se der o reajuste dos benefícios do regime geral de previdência social, ressalvados os beneficiados pela garantia de paridade de revisão de proventos de aposentadoria e pensões.

Estão corretos apenas os itens:


 

(EMAGIS) Sobre a temática dos princípios no Direito do Trabalho, leia os itens abaixo e assinale a resposta correta:

I. o princípio protetivo ou da proteção é o princípio basilar do Direito do Trabalho; Dele decorrem vários outros, a exemplo do princípio da norma mais favorável, in dubio pro misero e inalterabilidade contratual lesiva;

II. segundo o princípio da primazia da realidade sobre a forma, devem prevalecer os fatos reais sobre as formas. Assim, em determinado caso concreto, a observação do que ocorreu no dia a dia do contrato de trabalho pode prevalecer sobre os registros lançados no instrumento contratual firmado pelas partes;

III. segundo o princípio da condição mais benéfica, previsto no art. 468 da CLT, não é possível que a legislação seja alterada para retirar um direito trabalhista já consagrado em lei anterior;

IV. nos termos da CLT, a determinação do empregador para que o respectivo empregado reverta ao cargo efetivo, anteriormente ocupado, deixando o exercício de função de confiança, não se configura com alteração unilateral, não ofendendo, pois, o princípio da inalterabilidade contratual lesiva;

V. segundo o TST, a reclassificação ou a descaracterização da insalubridade, por ato da autoridade competente, repercute na satisfação do respectivo adicional, sem ofensa a direito adquirido ou ao princípio da irredutibilidade salarial.


 

(EMAGIS) Leia os itens a seguir e responda:

I. assim como no processo civil, no processo do trabalho em regra o ônus da prova incumbe à parte autora, quanto ao fato constitutivo de seu direito, e à parte ré, quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor;

II. a CLT não tem previsão específica acerca da distribuição dinâmica do ônus da prova, sendo necessário que o aplicador do direito recorra ao CPC, aplicando-o de forma subsidiária no caso concreto, como permitido pelo art. 769 da CLT;

III. segundo entendimento consolidado do TST, os cartões de ponto que demonstram horários de entrada e saída uniformes são inválidos como meio de prova, invertendo-se o ônus da prova, relativo às horas extras, que passa a ser do empregador, prevalecendo a jornada da inicial se dele não se desincumbir;

IV. dispõe a CLT que o juiz poderá alterar a ordem de produção dos meios de prova, adequando-os às necessidades do conflito de modo a conferir maior efetividade à tutela do direito;

V. segundo jurisprudência sumulada do TST, presume-se discriminatória a despedida de empregado portador do vírus HIV ou de outra doença grave que suscite estigma ou preconceito. Inválido o ato, o empregado tem direito à reintegração no emprego.


 

(EMAGIS) Sobre a Corregedoria-Geral do Ministério Público, assinale a alternativa incorreta:


 

(DPE/GO – FCC – 2021) A Defensoria Pública do Estado poderá atuar, segundo a Lei Orgânica Nacional das Defensorias Públicas, por meio de seus núcleos especializados, dando prioridade


 

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 39.2021

(EMAGIS) Sobre os bens indivisíveis, avalie as assertivas que seguem.

I. A contrário senso, são indivisíveis os bens cujo fracionamento altere sua substância, diminua seu valor ou gere prejuízo do uso a que se destinam.

II. O CPC/2015 estendeu a autorização legal de alienação judicial de bem indivisível penhorado na execução contra apenas um dos proprietários, vez que, diferentemente do CPC/1973, que apenas a autorizava em hipótese de bem indivisível de pessoas casadas, agora a admite em qualquer hipótese de indivisibilidade.

III. Em caso de alienação judicial de bem indivisível penhorado em processo de execução ajuizada contra apenas um dos proprietários, os coproprietários têm preferência na arrematação.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da interrupção da prescrição na disciplina do Código Civil e também na jurisprudência do STJ.

I. Segundo o Código Civil, a prescrição interrompida recomeça a correr da data do ato que a interrompeu, ou do último ato do processo para a interromper.

II. Segundo o STJ, a citação válida no processo de conhecimento interrompe a prescrição, que passa a correr imediatamente após dito ato citatório, agora, porém, a título de prescrição intercorrente.

III. Tratando-se de cédula comercial com garantia de alienação fiduciária de veículo, a citação na ação de busca e apreensão deste é suficiente para interromper a prescrição também da pretensão de execução por quantia certa do crédito formalizado na cédula.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que, em processo de execução por quantia certa regido pelo CPC/2015 contra pessoa casada, seja penhorado imóvel do executado, sobre o qual tem meação seu cônjuge, este terceiro relativamente à execução.

A propósito dos meios judiciais pelo qual o cônjuge, dito terceiro na execução, defenda sua meação, avalie as assertivas que seguem.

I. A meação somente será observada na execução caso o cônjuge que dela não é parte assim requeira na via dos embargos de terceiro.

II. A intimação do cônjuge que não é parte na execução para ciência da penhora passa a ser dispensada, desde que devidamente intimado o consorte que dela é parte.

III. Rechaça-se a doutrina da proteção ex-lege da meação do terceiro pelo CPC/2015, vez que tanto o direito de preferência deste na arrematação judicial do bem quanto a sub-rogação de sua cota no valor da arrematação dependem de expresso requerimento.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a sentença arbitral.

I. Caso a parte considere nula a sentença arbitral, cabe-lhe apresentar recurso no próprio procedimento arbitral.

II. Havendo vício na sentença arbitral, é vedado às partes pretenderem sua anulação em ação judicial, posto que as discussões sobre a validade de tal sentença têm como via adequada o procedimento arbitral.

III. A sentença arbitral é título executivo e, executada esta, pode o devedor apresentar impugnação ao cumprimento de sentença sem se sujeitar as defesas a serem apresentadas nesta impugnação ao prazo decadencial disposto na Lei 9.307/1996.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Quanto ao incidente de desconsideração de personalidade jurídica, aquilate as proposições a seguir expostas e assinale, na sequência, a alternativa apropriada.

I. O incidente de desconsideração é cabível em todas as fases do processo de conhecimento, no cumprimento de sentença e na execução fundada em título executivo extrajudicial. Se a desconsideração da personalidade jurídica for requerida na petição inicial, dispensa-se a instauração do incidente, hipótese em que será citado o sócio ou a pessoa jurídica.

II. Instaurado o incidente, o sócio ou a pessoa jurídica será citado para manifestar-se e requerer as provas cabíveis no prazo de 15 (quinze) dias. Concluída a instrução, se necessária, o incidente será resolvido por decisão interlocutória.

III. Não há norma expressa no CPC relativamente ao procedimento a ser aplicado à hipótese de desconsideração inversa da personalidade jurídica, embora a doutrina majoritária apregoe ser o caso de aplicar o procedimento legal do incidente de desconsideração da personalidade jurídica, por analogia.

Há erro:


 

(EMAGIS) Sobre a penhora no processo de execução por quantia certa, tendo presente a disciplina do CPC/2015, o magistério da doutrina processual civil e a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Compreende a doutrina a penhora como um ato de afetação porque sua imediata consequência, de ordem prática e jurídica, é sujeitar os bens por ela alcançados aos fins da execução, colocando-os à disposição do órgão judicial para, à custa e mediante sacrifício desses bens, realizar o objetivo da execução, que é a função pública de dar satisfação ao credor.

II. Considerar-se-á feita a penhora mediante a apreensão e o depósito dos bens, lavrando-se um só auto se as diligências forem concluídas no mesmo dia e, tratando-se de mais de uma penhora, serão lavrados autos individuais.

III. Tratando-se de imóvel indivisível de executado casado cujo cônjuge, titular da meação sobre o bem, seja terceiro relativamente à execução, como, ainda assim, o imóvel pode ser alienado por inteiro, a penhora há de incidir sobre a integralidade do bem, não apenas sobre a cota de que titular o cônjuge executado.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Nos termos do Código de Defesa do Consumidor:


 

(EMAGIS) A respeito do Conselho Tutelar, assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da prescrição da pretensão punitiva e da pretensão executória penais, devendo ser marcada a INCORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a imprescritibilidade penal e também sobre os crimes hediondos, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Segundo estabeleceu o Supremo Tribunal Federal em recente julgado sob repercussão geral (RE 600.581, Tribunal Pleno, Edson Fachin, DJe 23/02/2021), “O art. 366 do Código de Processo Penal, ao não limitar o prazo de suspensão da prescrição no caso de inatividade processual oriunda de citação por edital, introduz hipótese de imprescritibilidade incompatível com a Constituição Federal.”

A propósito da solução concedida pelo STF à questão do estabelecimento do limite temporal máximo de suspensão da prescrição, já que o critério para definição deste limite é alvo de divergência doutrinária, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) No que concerne à lei de drogas, correto afirmar:


 

(DPE/BA – Defensor Público – FCC – 2021) Roberto foi preso em flagrante dia 13 de maio de 2021, por supostamente ter cometido o crime de roubo simples (art. 157, caput). Levado à audiência de custódia ainda no mesmo dia, o juiz responsável proferiu a seguinte decisão: “tendo em vista a primariedade do acusado, concedo liberdade provisória mediante o comparecimento mensal em juízo e o arbitramento de fiança no valor de meio salário mínimo, podendo ser recolhida em até 24 horas após sua soltura. Ainda, tendo em vista o poder geral de cautela, fixo a proibição do acusado acessar a internet das 20h às 06h, haja vista o intenso conteúdo violento presente nos sites, a despertar seu desejo em praticar novos delitos”. Ao assim decidir, o juiz agiu


 

(EMAGIS) Considere que, ao cabo de investigação sigilosa contra a família Mercenário, seja, a requerimento do Ministério Público, deferida judicialmente a diligência de busca e apreensão nos endereços dos integrantes de tal família. Cumprida a diligência e apreendidos diversos objetos de interesse para a investigação (computadores, celulares, cadernos, manuscritos, pendrives, mídias, etc.), o membro do Ministério Público elabora relatório do resultado de tal diligência, disponibilizando ao juízo os objetos nos quais embasou o relatório e oferecendo denúncia na qual aponta como base empírica para a acusação o relatório e os objetos nos quais o baseou.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere situação hipotética na qual o réu em processo penal seja citado por edital, sobrevindo, nos termos do artigo 366 do Código de Processo Penal, suspensão do processo e do prazo de prescrição da pretensão punitiva. Esgotado o prazo máximo de suspensão da prescrição da pretensão punitiva e ainda não localizado o réu, o juiz dá prosseguimento ao processo, nomeando defensor dativo em favor do réu.

Prossegue o processo, vindo o réu, ainda sem ser localizado, mas defendido por defensor dativo nomeado, a ser condenado por sentença transitada em julgado.

As assertivas que seguem tratam da execução penal do título judicial condenatório assim formado, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(MPE/AP – Promotor de Justiça – CESPE – 2021) Com base na distinção entre brasileiros natos e brasileiros naturalizados sob o prisma constitucional, é correto afirmar que a CF prevê que brasileiro naturalizado


 

(EMAGIS) A propósito das garantias constitucionais do ato jurídico perfeito e do direito adquirido, tradicional é a construção doutrinária de Pontes de Miranda das categorias do ‘direito expectativo’ e do ‘direito expectado’. As assertivas que seguem têm relação com o tema, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(DPE/BA – Defensor Público – FCC – 2021) A ação de descumprimento de preceito fundamental


 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) De acordo com o texto constitucional vigente, os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:

1. avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União.

2. comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.

3. exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União.

4. apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


 

(PJC/MT – Delegado de Polícia Substituto – CESPE – 2017) Desde quinze dias antes de uma eleição municipal, salvo em caso de flagrante delito, nenhuma autoridade poderá prender ou deter:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a teoria da diluição das marcas.

I. Segundo a doutrina, a teoria da diluição, elaborada no direito norte-americano, corresponde ao conceito de condutas parasitárias construído no direito europeu com o intuito de responsabilizar práticas que busquem se beneficiar, indevidamente, do prestígio associado a marcas conhecidas.

II. A Lei 9.279/1996 confere ao titular da marca o direito de zelar pela sua integridade material ou reputação.

III. Para o STJ, a diluição da marca, quer ocorra unicamente em âmbito nacional, quer ocorra unicamente em âmbito internacional, faz cessar para seu titular o direito à exclusividade de seu uso.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem também guardam relação com o registro de marcas na disciplina da Lei 9.279/1996 (Lei de Propriedade Industrial – LPI).

I. A LPI acolhe o princípio da territorialidade do registro marcário.

II. A LPI, no que concerne aos requisitos do registro de marca nova, veda a confusão com marca alheia já registrada, mas não trata expressamente da vedação à associação com marca alheia já registrada.

III. A doutrina considera que a associação com marca alheia é conceito mais amplo do que a confusão com marca alheia.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas têm relação com a execução fiscal e também com a disciplina do processo de execução por quantia certa no CPC e na jurisprudência do STJ.

I. A desistência da execução fiscal após o oferecimento dos embargos exime o exequente dos encargos da sucumbência.

II. Na disciplina do CPC/2015, a desistência da execução pode não gerar a automática extinção dos embargos à execução caso nestes o executado tenha veiculado questões de direito material, já que se assim for a extinção dependerá da concordância do embargante.

III. Para o STJ, embora a desistência da execução acarrete ao exeqüente o pagamento de honorários de sucumbência, tal obrigação resta afastada se a desistência se deu antes mesmo da citação do executado e constituição de advogado.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Considere que a empresa Exporta Muito, com o desígnio de exportar suas laranjas e suco engarrafado para adquirente situado em país estrangeiro, contrate frete fracionado para transportar a carga até o porto, tratando-se de transporte composto por fases intermediárias percorridas dentro do território nacional. Tenha presente também que a empresa Exporta Muito inclua no preço a ser pago pelo adquirente estrangeiro também o preço integral do transporte das laranjas e do suco.

A propósito da incidência do ICMS sobre as operações em questão, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do direito de todos a um meio ambiente sadio e da responsabilidade civil pelo dano ambiental, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange à Lei Anticorrupção (Lei 12.846/13), aquilate as assertivas expostas a seguir.

I. As pessoas jurídicas serão responsabilizadas objetivamente, nos âmbitos administrativo e civil, pelos atos lesivos previstos na Lei 12.846/13, praticados em seu interesse ou benefício, exclusivo ou não.

II. As sociedades controladoras, controladas, coligadas ou, no âmbito do respectivo contrato, as consorciadas serão solidariamente responsáveis pela prática dos atos previstos na Lei 12.846/13, restringindo-se tal responsabilidade à obrigação de pagamento de multa e reparação integral do dano causado.

III. A Lei 12.846/13 aplica-se aos atos lesivos praticados por pessoa jurídica brasileira contra a administração pública estrangeira, ainda que cometidos no exterior.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o tombamento, julgue os itens abaixo.

I. Segundo o STJ, o instituto do tombamento provisório é fase procedimental precedente do tombamento definitivo.

II. As coisas tombadas não poderão, em caso nenhum, ser destruídas, demolidas ou mutiladas, nem ser reparadas, pintadas ou restauradas, sem prévia autorização do órgão público competente, sob pena de multa de 50% do dano causado.

III. O proprietário da coisa tombada, que não dispuser de recursos para proceder às obras de conservação e reparação que a mesma requerer, levará ao conhecimento do órgão público competente a necessidade das mencionadas obras, sob pena de multa correspondente ao dobro da importância em que for avaliado o dano sofrido.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) No que diz respeito aos agentes públicos, julgue as seguintes assertivas.

I. Reconhecido o desvio de função, o servidor faz jus às diferenças salariais decorrentes e ao reenquadramento funcional no cargo cujas funções foram efetivamente desempenhadas.

II. São imprescritíveis as ações de reintegração em cargo público quando o afastamento se deu em razão de atos de exceção praticados durante o regime militar.

III. A acumulação de cargos públicos de profissionais da área de saúde não se sujeita ao limite de 60 horas semanais.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da pretensão estatal de ressarcimento ao erário e da prescrição correlata, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a Corregedoria-Geral do Ministério Público, assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) A respeito da defesa dos direitos coletivos em juízo, assinale a opção CORRETA:


 

(DPE/BA – FCC – 2021) De acordo com as Regras de Mandela, as inspeções em presídios devem


 

Objetivas Delegado - Rodada 39.2021

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da prescrição da pretensão punitiva e da pretensão executória penais, devendo ser marcada a INCORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a imprescritibilidade penal e também sobre os crimes hediondos, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Segundo estabeleceu o Supremo Tribunal Federal em recente julgado sob repercussão geral (RE 600.581, Tribunal Pleno, Edson Fachin, DJe 23/02/2021), “O art. 366 do Código de Processo Penal, ao não limitar o prazo de suspensão da prescrição no caso de inatividade processual oriunda de citação por edital, introduz hipótese de imprescritibilidade incompatível com a Constituição Federal.”

A propósito da solução concedida pelo STF à questão do estabelecimento do limite temporal máximo de suspensão da prescrição, já que o critério para definição deste limite é alvo de divergência doutrinária, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) No que concerne à lei de drogas, correto afirmar:


 

(DPE/BA – Defensor Público – FCC – 2021) Roberto foi preso em flagrante dia 13 de maio de 2021, por supostamente ter cometido o crime de roubo simples (art. 157, caput). Levado à audiência de custódia ainda no mesmo dia, o juiz responsável proferiu a seguinte decisão: “tendo em vista a primariedade do acusado, concedo liberdade provisória mediante o comparecimento mensal em juízo e o arbitramento de fiança no valor de meio salário mínimo, podendo ser recolhida em até 24 horas após sua soltura. Ainda, tendo em vista o poder geral de cautela, fixo a proibição do acusado acessar a internet das 20h às 06h, haja vista o intenso conteúdo violento presente nos sites, a despertar seu desejo em praticar novos delitos”. Ao assim decidir, o juiz agiu


 

(EMAGIS) Considere que, ao cabo de investigação sigilosa contra a família Mercenário, seja, a requerimento do Ministério Público, deferida judicialmente a diligência de busca e apreensão nos endereços dos integrantes de tal família. Cumprida a diligência e apreendidos diversos objetos de interesse para a investigação (computadores, celulares, cadernos, manuscritos, pendrives, mídias, etc.), o membro do Ministério Público elabora relatório do resultado de tal diligência, disponibilizando ao juízo os objetos nos quais embasou o relatório e oferecendo denúncia na qual aponta como base empírica para a acusação o relatório e os objetos nos quais o baseou.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere situação hipotética na qual o réu em processo penal seja citado por edital, sobrevindo, nos termos do artigo 366 do Código de Processo Penal, suspensão do processo e do prazo de prescrição da pretensão punitiva. Esgotado o prazo máximo de suspensão da prescrição da pretensão punitiva e ainda não localizado o réu, o juiz dá prosseguimento ao processo, nomeando defensor dativo em favor do réu.

Prossegue o processo, vindo o réu, ainda sem ser localizado, mas defendido por defensor dativo nomeado, a ser condenado por sentença transitada em julgado.

As assertivas que seguem tratam da execução penal do título judicial condenatório assim formado, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre os bens indivisíveis, avalie as assertivas que seguem.

I. A contrário senso, são indivisíveis os bens cujo fracionamento altere sua substância, diminua seu valor ou gere prejuízo do uso a que se destinam.

II. O CPC/2015 estendeu a autorização legal de alienação judicial de bem indivisível penhorado na execução contra apenas um dos proprietários, vez que, diferentemente do CPC/1973, que apenas a autorizava em hipótese de bem indivisível de pessoas casadas, agora a admite em qualquer hipótese de indivisibilidade.

III. Em caso de alienação judicial de bem indivisível penhorado em processo de execução ajuizada contra apenas um dos proprietários, os coproprietários têm preferência na arrematação.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da interrupção da prescrição na disciplina do Código Civil e também na jurisprudência do STJ.

I. Segundo o Código Civil, a prescrição interrompida recomeça a correr da data do ato que a interrompeu, ou do último ato do processo para a interromper.

II. Segundo o STJ, a citação válida no processo de conhecimento interrompe a prescrição, que passa a correr imediatamente após dito ato citatório, agora, porém, a título de prescrição intercorrente.

III. Tratando-se de cédula comercial com garantia de alienação fiduciária de veículo, a citação na ação de busca e apreensão deste é suficiente para interromper a prescrição também da pretensão de execução por quantia certa do crédito formalizado na cédula.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MPE/AP – Promotor de Justiça – CESPE – 2021) Com base na distinção entre brasileiros natos e brasileiros naturalizados sob o prisma constitucional, é correto afirmar que a CF prevê que brasileiro naturalizado


 

(EMAGIS) A propósito das garantias constitucionais do ato jurídico perfeito e do direito adquirido, tradicional é a construção doutrinária de Pontes de Miranda das categorias do ‘direito expectativo’ e do ‘direito expectado’. As assertivas que seguem têm relação com o tema, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(DPE/BA – Defensor Público – FCC – 2021) A ação de descumprimento de preceito fundamental


 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) De acordo com o texto constitucional vigente, os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:

1. avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União.

2. comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.

3. exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União.

4. apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


 

(EMAGIS) No que tange à Lei Anticorrupção (Lei 12.846/13), aquilate as assertivas expostas a seguir.

I. As pessoas jurídicas serão responsabilizadas objetivamente, nos âmbitos administrativo e civil, pelos atos lesivos previstos na Lei 12.846/13, praticados em seu interesse ou benefício, exclusivo ou não.

II. As sociedades controladoras, controladas, coligadas ou, no âmbito do respectivo contrato, as consorciadas serão solidariamente responsáveis pela prática dos atos previstos na Lei 12.846/13, restringindo-se tal responsabilidade à obrigação de pagamento de multa e reparação integral do dano causado.

III. A Lei 12.846/13 aplica-se aos atos lesivos praticados por pessoa jurídica brasileira contra a administração pública estrangeira, ainda que cometidos no exterior.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o tombamento, julgue os itens abaixo.

I. Segundo o STJ, o instituto do tombamento provisório é fase procedimental precedente do tombamento definitivo.

II. As coisas tombadas não poderão, em caso nenhum, ser destruídas, demolidas ou mutiladas, nem ser reparadas, pintadas ou restauradas, sem prévia autorização do órgão público competente, sob pena de multa de 50% do dano causado.

III. O proprietário da coisa tombada, que não dispuser de recursos para proceder às obras de conservação e reparação que a mesma requerer, levará ao conhecimento do órgão público competente a necessidade das mencionadas obras, sob pena de multa correspondente ao dobro da importância em que for avaliado o dano sofrido.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) No que diz respeito aos agentes públicos, julgue as seguintes assertivas.

I. Reconhecido o desvio de função, o servidor faz jus às diferenças salariais decorrentes e ao reenquadramento funcional no cargo cujas funções foram efetivamente desempenhadas.

II. São imprescritíveis as ações de reintegração em cargo público quando o afastamento se deu em razão de atos de exceção praticados durante o regime militar.

III. A acumulação de cargos públicos de profissionais da área de saúde não se sujeita ao limite de 60 horas semanais.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da pretensão estatal de ressarcimento ao erário e da prescrição correlata, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito do Conselho Tutelar, assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a teoria da diluição das marcas.

I. Segundo a doutrina, a teoria da diluição, elaborada no direito norte-americano, corresponde ao conceito de condutas parasitárias construído no direito europeu com o intuito de responsabilizar práticas que busquem se beneficiar, indevidamente, do prestígio associado a marcas conhecidas.

II. A Lei 9.279/1996 confere ao titular da marca o direito de zelar pela sua integridade material ou reputação.

III. Para o STJ, a diluição da marca, quer ocorra unicamente em âmbito nacional, quer ocorra unicamente em âmbito internacional, faz cessar para seu titular o direito à exclusividade de seu uso.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem também guardam relação com o registro de marcas na disciplina da Lei 9.279/1996 (Lei de Propriedade Industrial – LPI).

I. A LPI acolhe o princípio da territorialidade do registro marcário.

II. A LPI, no que concerne aos requisitos do registro de marca nova, veda a confusão com marca alheia já registrada, mas não trata expressamente da vedação à associação com marca alheia já registrada.

III. A doutrina considera que a associação com marca alheia é conceito mais amplo do que a confusão com marca alheia.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(PJC/MT – Delegado de Polícia Substituto – CESPE – 2017) Desde quinze dias antes de uma eleição municipal, salvo em caso de flagrante delito, nenhuma autoridade poderá prender ou deter:


 

(DPE/BA – FCC – 2021) De acordo com as Regras de Mandela, as inspeções em presídios devem


 

(EMAGIS) Nos termos do Código de Defesa do Consumidor:


 

(EMAGIS) As assertivas têm relação com a execução fiscal e também com a disciplina do processo de execução por quantia certa no CPC e na jurisprudência do STJ.

I. A desistência da execução fiscal após o oferecimento dos embargos exime o exequente dos encargos da sucumbência.

II. Na disciplina do CPC/2015, a desistência da execução pode não gerar a automática extinção dos embargos à execução caso nestes o executado tenha veiculado questões de direito material, já que se assim for a extinção dependerá da concordância do embargante.

III. Para o STJ, embora a desistência da execução acarrete ao exeqüente o pagamento de honorários de sucumbência, tal obrigação resta afastada se a desistência se deu antes mesmo da citação do executado e constituição de advogado.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Considere que a empresa Exporta Muito, com o desígnio de exportar suas laranjas e suco engarrafado para adquirente situado em país estrangeiro, contrate frete fracionado para transportar a carga até o porto, tratando-se de transporte composto por fases intermediárias percorridas dentro do território nacional. Tenha presente também que a empresa Exporta Muito inclua no preço a ser pago pelo adquirente estrangeiro também o preço integral do transporte das laranjas e do suco.

A propósito da incidência do ICMS sobre as operações em questão, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do direito de todos a um meio ambiente sadio e da responsabilidade civil pelo dano ambiental, devendo ser marcada a CORRETA.

 

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 39.2021

(EMAGIS) No que tange à Lei Anticorrupção (Lei 12.846/13), aquilate as assertivas expostas a seguir.

I. As pessoas jurídicas serão responsabilizadas objetivamente, nos âmbitos administrativo e civil, pelos atos lesivos previstos na Lei 12.846/13, praticados em seu interesse ou benefício, exclusivo ou não.

II. As sociedades controladoras, controladas, coligadas ou, no âmbito do respectivo contrato, as consorciadas serão solidariamente responsáveis pela prática dos atos previstos na Lei 12.846/13, restringindo-se tal responsabilidade à obrigação de pagamento de multa e reparação integral do dano causado.

III. A Lei 12.846/13 aplica-se aos atos lesivos praticados por pessoa jurídica brasileira contra a administração pública estrangeira, ainda que cometidos no exterior.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o tombamento, julgue os itens abaixo.

I. Segundo o STJ, o instituto do tombamento provisório é fase procedimental precedente do tombamento definitivo.

II. As coisas tombadas não poderão, em caso nenhum, ser destruídas, demolidas ou mutiladas, nem ser reparadas, pintadas ou restauradas, sem prévia autorização do órgão público competente, sob pena de multa de 50% do dano causado.

III. O proprietário da coisa tombada, que não dispuser de recursos para proceder às obras de conservação e reparação que a mesma requerer, levará ao conhecimento do órgão público competente a necessidade das mencionadas obras, sob pena de multa correspondente ao dobro da importância em que for avaliado o dano sofrido.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) No que diz respeito aos agentes públicos, julgue as seguintes assertivas.

I. Reconhecido o desvio de função, o servidor faz jus às diferenças salariais decorrentes e ao reenquadramento funcional no cargo cujas funções foram efetivamente desempenhadas.

II. São imprescritíveis as ações de reintegração em cargo público quando o afastamento se deu em razão de atos de exceção praticados durante o regime militar.

III. A acumulação de cargos públicos de profissionais da área de saúde não se sujeita ao limite de 60 horas semanais.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da pretensão estatal de ressarcimento ao erário e da prescrição correlata, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(MPE/AP – Promotor de Justiça – CESPE – 2021) Com base na distinção entre brasileiros natos e brasileiros naturalizados sob o prisma constitucional, é correto afirmar que a CF prevê que brasileiro naturalizado


 

(EMAGIS) A propósito das garantias constitucionais do ato jurídico perfeito e do direito adquirido, tradicional é a construção doutrinária de Pontes de Miranda das categorias do ‘direito expectativo’ e do ‘direito expectado’. As assertivas que seguem têm relação com o tema, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(DPE/BA – Defensor Público – FCC – 2021) A ação de descumprimento de preceito fundamental


 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) De acordo com o texto constitucional vigente, os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:

1. avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União.

2. comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.

3. exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União.

4. apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a sentença arbitral.

I. Caso a parte considere nula a sentença arbitral, cabe-lhe apresentar recurso no próprio procedimento arbitral.

II. Havendo vício na sentença arbitral, é vedado às partes pretenderem sua anulação em ação judicial, posto que as discussões sobre a validade de tal sentença têm como via adequada o procedimento arbitral.

III. A sentença arbitral é título executivo e, executada esta, pode o devedor apresentar impugnação ao cumprimento de sentença sem se sujeitar as defesas a serem apresentadas nesta impugnação ao prazo decadencial disposto na Lei 9.307/1996.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Quanto ao incidente de desconsideração de personalidade jurídica, aquilate as proposições a seguir expostas e assinale, na sequência, a alternativa apropriada.

I. O incidente de desconsideração é cabível em todas as fases do processo de conhecimento, no cumprimento de sentença e na execução fundada em título executivo extrajudicial. Se a desconsideração da personalidade jurídica for requerida na petição inicial, dispensa-se a instauração do incidente, hipótese em que será citado o sócio ou a pessoa jurídica.

II. Instaurado o incidente, o sócio ou a pessoa jurídica será citado para manifestar-se e requerer as provas cabíveis no prazo de 15 (quinze) dias. Concluída a instrução, se necessária, o incidente será resolvido por decisão interlocutória.

III. Não há norma expressa no CPC relativamente ao procedimento a ser aplicado à hipótese de desconsideração inversa da personalidade jurídica, embora a doutrina majoritária apregoe ser o caso de aplicar o procedimento legal do incidente de desconsideração da personalidade jurídica, por analogia.

Há erro:


 

(EMAGIS) Sobre a penhora no processo de execução por quantia certa, tendo presente a disciplina do CPC/2015, o magistério da doutrina processual civil e a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Compreende a doutrina a penhora como um ato de afetação porque sua imediata consequência, de ordem prática e jurídica, é sujeitar os bens por ela alcançados aos fins da execução, colocando-os à disposição do órgão judicial para, à custa e mediante sacrifício desses bens, realizar o objetivo da execução, que é a função pública de dar satisfação ao credor.

II. Considerar-se-á feita a penhora mediante a apreensão e o depósito dos bens, lavrando-se um só auto se as diligências forem concluídas no mesmo dia e, tratando-se de mais de uma penhora, serão lavrados autos individuais.

III. Tratando-se de imóvel indivisível de executado casado cujo cônjuge, titular da meação sobre o bem, seja terceiro relativamente à execução, como, ainda assim, o imóvel pode ser alienado por inteiro, a penhora há de incidir sobre a integralidade do bem, não apenas sobre a cota de que titular o cônjuge executado.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre os bens indivisíveis, avalie as assertivas que seguem.

I. A contrário senso, são indivisíveis os bens cujo fracionamento altere sua substância, diminua seu valor ou gere prejuízo do uso a que se destinam.

II. O CPC/2015 estendeu a autorização legal de alienação judicial de bem indivisível penhorado na execução contra apenas um dos proprietários, vez que, diferentemente do CPC/1973, que apenas a autorizava em hipótese de bem indivisível de pessoas casadas, agora a admite em qualquer hipótese de indivisibilidade.

III. Em caso de alienação judicial de bem indivisível penhorado em processo de execução ajuizada contra apenas um dos proprietários, os coproprietários têm preferência na arrematação.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da interrupção da prescrição na disciplina do Código Civil e também na jurisprudência do STJ.

I. Segundo o Código Civil, a prescrição interrompida recomeça a correr da data do ato que a interrompeu, ou do último ato do processo para a interromper.

II. Segundo o STJ, a citação válida no processo de conhecimento interrompe a prescrição, que passa a correr imediatamente após dito ato citatório, agora, porém, a título de prescrição intercorrente.

III. Tratando-se de cédula comercial com garantia de alienação fiduciária de veículo, a citação na ação de busca e apreensão deste é suficiente para interromper a prescrição também da pretensão de execução por quantia certa do crédito formalizado na cédula.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que, em processo de execução por quantia certa regido pelo CPC/2015 contra pessoa casada, seja penhorado imóvel do executado, sobre o qual tem meação seu cônjuge, este terceiro relativamente à execução.

A propósito dos meios judiciais pelo qual o cônjuge, dito terceiro na execução, defenda sua meação, avalie as assertivas que seguem.

I. A meação somente será observada na execução caso o cônjuge que dela não é parte assim requeira na via dos embargos de terceiro.

II. A intimação do cônjuge que não é parte na execução para ciência da penhora passa a ser dispensada, desde que devidamente intimado o consorte que dela é parte.

III. Rechaça-se a doutrina da proteção ex-lege da meação do terceiro pelo CPC/2015, vez que tanto o direito de preferência deste na arrematação judicial do bem quanto a sub-rogação de sua cota no valor da arrematação dependem de expresso requerimento.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a teoria da diluição das marcas.

I. Segundo a doutrina, a teoria da diluição, elaborada no direito norte-americano, corresponde ao conceito de condutas parasitárias construído no direito europeu com o intuito de responsabilizar práticas que busquem se beneficiar, indevidamente, do prestígio associado a marcas conhecidas.

II. A Lei 9.279/1996 confere ao titular da marca o direito de zelar pela sua integridade material ou reputação.

III. Para o STJ, a diluição da marca, quer ocorra unicamente em âmbito nacional, quer ocorra unicamente em âmbito internacional, faz cessar para seu titular o direito à exclusividade de seu uso.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem também guardam relação com o registro de marcas na disciplina da Lei 9.279/1996 (Lei de Propriedade Industrial – LPI).

I. A LPI acolhe o princípio da territorialidade do registro marcário.

II. A LPI, no que concerne aos requisitos do registro de marca nova, veda a confusão com marca alheia já registrada, mas não trata expressamente da vedação à associação com marca alheia já registrada.

III. A doutrina considera que a associação com marca alheia é conceito mais amplo do que a confusão com marca alheia.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas têm relação com a execução fiscal e também com a disciplina do processo de execução por quantia certa no CPC e na jurisprudência do STJ.

I. A desistência da execução fiscal após o oferecimento dos embargos exime o exequente dos encargos da sucumbência.

II. Na disciplina do CPC/2015, a desistência da execução pode não gerar a automática extinção dos embargos à execução caso nestes o executado tenha veiculado questões de direito material, já que se assim for a extinção dependerá da concordância do embargante.

III. Para o STJ, embora a desistência da execução acarrete ao exeqüente o pagamento de honorários de sucumbência, tal obrigação resta afastada se a desistência se deu antes mesmo da citação do executado e constituição de advogado.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Considere que a empresa Exporta Muito, com o desígnio de exportar suas laranjas e suco engarrafado para adquirente situado em país estrangeiro, contrate frete fracionado para transportar a carga até o porto, tratando-se de transporte composto por fases intermediárias percorridas dentro do território nacional. Tenha presente também que a empresa Exporta Muito inclua no preço a ser pago pelo adquirente estrangeiro também o preço integral do transporte das laranjas e do suco.

A propósito da incidência do ICMS sobre as operações em questão, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere que, em processo de tomada de contas, o Tribunal de Contas da União (TCU) realize o julgamento de determinadas contas, em relação às quais reuniu previamente os elementos objeto da fiscalização. Ao final, apura a ocorrência de irregularidade de que resultou dano ao erário, proferindo o acórdão em que se imputa o débito ao responsável, para fins de se obter o respectivo ressarcimento.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a temática dos princípios no Direito do Trabalho, leia os itens abaixo e assinale a resposta correta:

I. o princípio protetivo ou da proteção é o princípio basilar do Direito do Trabalho; Dele decorrem vários outros, a exemplo do princípio da norma mais favorável, in dubio pro misero e inalterabilidade contratual lesiva;

II. segundo o princípio da primazia da realidade sobre a forma, devem prevalecer os fatos reais sobre as formas. Assim, em determinado caso concreto, a observação do que ocorreu no dia a dia do contrato de trabalho pode prevalecer sobre os registros lançados no instrumento contratual firmado pelas partes;

III. segundo o princípio da condição mais benéfica, previsto no art. 468 da CLT, não é possível que a legislação seja alterada para retirar um direito trabalhista já consagrado em lei anterior;

IV. nos termos da CLT, a determinação do empregador para que o respectivo empregado reverta ao cargo efetivo, anteriormente ocupado, deixando o exercício de função de confiança, não se configura com alteração unilateral, não ofendendo, pois, o princípio da inalterabilidade contratual lesiva;

V. segundo o TST, a reclassificação ou a descaracterização da insalubridade, por ato da autoridade competente, repercute na satisfação do respectivo adicional, sem ofensa a direito adquirido ou ao princípio da irredutibilidade salarial.


 

(EMAGIS) Leia os itens a seguir e responda:

I. assim como no processo civil, no processo do trabalho em regra o ônus da prova incumbe à parte autora, quanto ao fato constitutivo de seu direito, e à parte ré, quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor;

II. a CLT não tem previsão específica acerca da distribuição dinâmica do ônus da prova, sendo necessário que o aplicador do direito recorra ao CPC, aplicando-o de forma subsidiária no caso concreto, como permitido pelo art. 769 da CLT;

III. segundo entendimento consolidado do TST, os cartões de ponto que demonstram horários de entrada e saída uniformes são inválidos como meio de prova, invertendo-se o ônus da prova, relativo às horas extras, que passa a ser do empregador, prevalecendo a jornada da inicial se dele não se desincumbir;

IV. dispõe a CLT que o juiz poderá alterar a ordem de produção dos meios de prova, adequando-os às necessidades do conflito de modo a conferir maior efetividade à tutela do direito;

V. segundo jurisprudência sumulada do TST, presume-se discriminatória a despedida de empregado portador do vírus HIV ou de outra doença grave que suscite estigma ou preconceito. Inválido o ato, o empregado tem direito à reintegração no emprego.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do direito de todos a um meio ambiente sadio e da responsabilidade civil pelo dano ambiental, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(DPE/GO – FCC – 2021) A Defensoria Pública do Estado poderá atuar, segundo a Lei Orgânica Nacional das Defensorias Públicas, por meio de seus núcleos especializados, dando prioridade


 

(DPE/BA – FCC – 2021) De acordo com as Regras de Mandela, as inspeções em presídios devem


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da prescrição da pretensão punitiva e da pretensão executória penais, devendo ser marcada a INCORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a imprescritibilidade penal e também sobre os crimes hediondos, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Segundo estabeleceu o Supremo Tribunal Federal em recente julgado sob repercussão geral (RE 600.581, Tribunal Pleno, Edson Fachin, DJe 23/02/2021), “O art. 366 do Código de Processo Penal, ao não limitar o prazo de suspensão da prescrição no caso de inatividade processual oriunda de citação por edital, introduz hipótese de imprescritibilidade incompatível com a Constituição Federal.”

A propósito da solução concedida pelo STF à questão do estabelecimento do limite temporal máximo de suspensão da prescrição, já que o critério para definição deste limite é alvo de divergência doutrinária, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) No que concerne à lei de drogas, correto afirmar:


 

(DPE/BA – Defensor Público – FCC – 2021) Roberto foi preso em flagrante dia 13 de maio de 2021, por supostamente ter cometido o crime de roubo simples (art. 157, caput). Levado à audiência de custódia ainda no mesmo dia, o juiz responsável proferiu a seguinte decisão: “tendo em vista a primariedade do acusado, concedo liberdade provisória mediante o comparecimento mensal em juízo e o arbitramento de fiança no valor de meio salário mínimo, podendo ser recolhida em até 24 horas após sua soltura. Ainda, tendo em vista o poder geral de cautela, fixo a proibição do acusado acessar a internet das 20h às 06h, haja vista o intenso conteúdo violento presente nos sites, a despertar seu desejo em praticar novos delitos”. Ao assim decidir, o juiz agiu


 

(EMAGIS) Considere que, ao cabo de investigação sigilosa contra a família Mercenário, seja, a requerimento do Ministério Público, deferida judicialmente a diligência de busca e apreensão nos endereços dos integrantes de tal família. Cumprida a diligência e apreendidos diversos objetos de interesse para a investigação (computadores, celulares, cadernos, manuscritos, pendrives, mídias, etc.), o membro do Ministério Público elabora relatório do resultado de tal diligência, disponibilizando ao juízo os objetos nos quais embasou o relatório e oferecendo denúncia na qual aponta como base empírica para a acusação o relatório e os objetos nos quais o baseou.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere situação hipotética na qual o réu em processo penal seja citado por edital, sobrevindo, nos termos do artigo 366 do Código de Processo Penal, suspensão do processo e do prazo de prescrição da pretensão punitiva. Esgotado o prazo máximo de suspensão da prescrição da pretensão punitiva e ainda não localizado o réu, o juiz dá prosseguimento ao processo, nomeando defensor dativo em favor do réu.

Prossegue o processo, vindo o réu, ainda sem ser localizado, mas defendido por defensor dativo nomeado, a ser condenado por sentença transitada em julgado.

As assertivas que seguem tratam da execução penal do título judicial condenatório assim formado, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da defesa dos direitos coletivos em juízo, assinale a opção CORRETA:


 

(EMAGIS) A respeito do Conselho Tutelar, assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Nos termos do Código de Defesa do Consumidor:


 

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 39.2021

(EMAGIS) Sobre os bens indivisíveis, avalie as assertivas que seguem.

I. A contrário senso, são indivisíveis os bens cujo fracionamento altere sua substância, diminua seu valor ou gere prejuízo do uso a que se destinam.

II. O CPC/2015 estendeu a autorização legal de alienação judicial de bem indivisível penhorado na execução contra apenas um dos proprietários, vez que, diferentemente do CPC/1973, que apenas a autorizava em hipótese de bem indivisível de pessoas casadas, agora a admite em qualquer hipótese de indivisibilidade.

III. Em caso de alienação judicial de bem indivisível penhorado em processo de execução ajuizada contra apenas um dos proprietários, os coproprietários têm preferência na arrematação.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da interrupção da prescrição na disciplina do Código Civil e também na jurisprudência do STJ.

I. Segundo o Código Civil, a prescrição interrompida recomeça a correr da data do ato que a interrompeu, ou do último ato do processo para a interromper.

II. Segundo o STJ, a citação válida no processo de conhecimento interrompe a prescrição, que passa a correr imediatamente após dito ato citatório, agora, porém, a título de prescrição intercorrente.

III. Tratando-se de cédula comercial com garantia de alienação fiduciária de veículo, a citação na ação de busca e apreensão deste é suficiente para interromper a prescrição também da pretensão de execução por quantia certa do crédito formalizado na cédula.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que, em processo de execução por quantia certa regido pelo CPC/2015 contra pessoa casada, seja penhorado imóvel do executado, sobre o qual tem meação seu cônjuge, este terceiro relativamente à execução.

A propósito dos meios judiciais pelo qual o cônjuge, dito terceiro na execução, defenda sua meação, avalie as assertivas que seguem.

I. A meação somente será observada na execução caso o cônjuge que dela não é parte assim requeira na via dos embargos de terceiro.

II. A intimação do cônjuge que não é parte na execução para ciência da penhora passa a ser dispensada, desde que devidamente intimado o consorte que dela é parte.

III. Rechaça-se a doutrina da proteção ex-lege da meação do terceiro pelo CPC/2015, vez que tanto o direito de preferência deste na arrematação judicial do bem quanto a sub-rogação de sua cota no valor da arrematação dependem de expresso requerimento.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a sentença arbitral.

I. Caso a parte considere nula a sentença arbitral, cabe-lhe apresentar recurso no próprio procedimento arbitral.

II. Havendo vício na sentença arbitral, é vedado às partes pretenderem sua anulação em ação judicial, posto que as discussões sobre a validade de tal sentença têm como via adequada o procedimento arbitral.

III. A sentença arbitral é título executivo e, executada esta, pode o devedor apresentar impugnação ao cumprimento de sentença sem se sujeitar as defesas a serem apresentadas nesta impugnação ao prazo decadencial disposto na Lei 9.307/1996.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Quanto ao incidente de desconsideração de personalidade jurídica, aquilate as proposições a seguir expostas e assinale, na sequência, a alternativa apropriada.

I. O incidente de desconsideração é cabível em todas as fases do processo de conhecimento, no cumprimento de sentença e na execução fundada em título executivo extrajudicial. Se a desconsideração da personalidade jurídica for requerida na petição inicial, dispensa-se a instauração do incidente, hipótese em que será citado o sócio ou a pessoa jurídica.

II. Instaurado o incidente, o sócio ou a pessoa jurídica será citado para manifestar-se e requerer as provas cabíveis no prazo de 15 (quinze) dias. Concluída a instrução, se necessária, o incidente será resolvido por decisão interlocutória.

III. Não há norma expressa no CPC relativamente ao procedimento a ser aplicado à hipótese de desconsideração inversa da personalidade jurídica, embora a doutrina majoritária apregoe ser o caso de aplicar o procedimento legal do incidente de desconsideração da personalidade jurídica, por analogia.

Há erro:


 

(EMAGIS) Sobre a penhora no processo de execução por quantia certa, tendo presente a disciplina do CPC/2015, o magistério da doutrina processual civil e a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Compreende a doutrina a penhora como um ato de afetação porque sua imediata consequência, de ordem prática e jurídica, é sujeitar os bens por ela alcançados aos fins da execução, colocando-os à disposição do órgão judicial para, à custa e mediante sacrifício desses bens, realizar o objetivo da execução, que é a função pública de dar satisfação ao credor.

II. Considerar-se-á feita a penhora mediante a apreensão e o depósito dos bens, lavrando-se um só auto se as diligências forem concluídas no mesmo dia e, tratando-se de mais de uma penhora, serão lavrados autos individuais.

III. Tratando-se de imóvel indivisível de executado casado cujo cônjuge, titular da meação sobre o bem, seja terceiro relativamente à execução, como, ainda assim, o imóvel pode ser alienado por inteiro, a penhora há de incidir sobre a integralidade do bem, não apenas sobre a cota de que titular o cônjuge executado.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito da defesa dos direitos coletivos em juízo, assinale a opção CORRETA:


 

(EMAGIS) Nos termos do Código de Defesa do Consumidor:


 

(EMAGIS) A respeito do Conselho Tutelar, assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da prescrição da pretensão punitiva e da pretensão executória penais, devendo ser marcada a INCORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a imprescritibilidade penal e também sobre os crimes hediondos, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Segundo estabeleceu o Supremo Tribunal Federal em recente julgado sob repercussão geral (RE 600.581, Tribunal Pleno, Edson Fachin, DJe 23/02/2021), “O art. 366 do Código de Processo Penal, ao não limitar o prazo de suspensão da prescrição no caso de inatividade processual oriunda de citação por edital, introduz hipótese de imprescritibilidade incompatível com a Constituição Federal.”

A propósito da solução concedida pelo STF à questão do estabelecimento do limite temporal máximo de suspensão da prescrição, já que o critério para definição deste limite é alvo de divergência doutrinária, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) No que concerne à lei de drogas, correto afirmar:


 

(DPE/BA – Defensor Público – FCC – 2021) Roberto foi preso em flagrante dia 13 de maio de 2021, por supostamente ter cometido o crime de roubo simples (art. 157, caput). Levado à audiência de custódia ainda no mesmo dia, o juiz responsável proferiu a seguinte decisão: “tendo em vista a primariedade do acusado, concedo liberdade provisória mediante o comparecimento mensal em juízo e o arbitramento de fiança no valor de meio salário mínimo, podendo ser recolhida em até 24 horas após sua soltura. Ainda, tendo em vista o poder geral de cautela, fixo a proibição do acusado acessar a internet das 20h às 06h, haja vista o intenso conteúdo violento presente nos sites, a despertar seu desejo em praticar novos delitos”. Ao assim decidir, o juiz agiu


 

(EMAGIS) Considere que, ao cabo de investigação sigilosa contra a família Mercenário, seja, a requerimento do Ministério Público, deferida judicialmente a diligência de busca e apreensão nos endereços dos integrantes de tal família. Cumprida a diligência e apreendidos diversos objetos de interesse para a investigação (computadores, celulares, cadernos, manuscritos, pendrives, mídias, etc.), o membro do Ministério Público elabora relatório do resultado de tal diligência, disponibilizando ao juízo os objetos nos quais embasou o relatório e oferecendo denúncia na qual aponta como base empírica para a acusação o relatório e os objetos nos quais o baseou.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere situação hipotética na qual o réu em processo penal seja citado por edital, sobrevindo, nos termos do artigo 366 do Código de Processo Penal, suspensão do processo e do prazo de prescrição da pretensão punitiva. Esgotado o prazo máximo de suspensão da prescrição da pretensão punitiva e ainda não localizado o réu, o juiz dá prosseguimento ao processo, nomeando defensor dativo em favor do réu.

Prossegue o processo, vindo o réu, ainda sem ser localizado, mas defendido por defensor dativo nomeado, a ser condenado por sentença transitada em julgado.

As assertivas que seguem tratam da execução penal do título judicial condenatório assim formado, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(MPE/AP – Promotor de Justiça – CESPE – 2021) Com base na distinção entre brasileiros natos e brasileiros naturalizados sob o prisma constitucional, é correto afirmar que a CF prevê que brasileiro naturalizado


 

(EMAGIS) A propósito das garantias constitucionais do ato jurídico perfeito e do direito adquirido, tradicional é a construção doutrinária de Pontes de Miranda das categorias do ‘direito expectativo’ e do ‘direito expectado’. As assertivas que seguem têm relação com o tema, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(DPE/BA – Defensor Público – FCC – 2021) A ação de descumprimento de preceito fundamental


 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) De acordo com o texto constitucional vigente, os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:

1. avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União.

2. comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.

3. exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União.

4. apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


 

(DPE/BA – FCC – 2021) De acordo com as Regras de Mandela, as inspeções em presídios devem


 

(EMAGIS) No que tange à Lei Anticorrupção (Lei 12.846/13), aquilate as assertivas expostas a seguir.

I. As pessoas jurídicas serão responsabilizadas objetivamente, nos âmbitos administrativo e civil, pelos atos lesivos previstos na Lei 12.846/13, praticados em seu interesse ou benefício, exclusivo ou não.

II. As sociedades controladoras, controladas, coligadas ou, no âmbito do respectivo contrato, as consorciadas serão solidariamente responsáveis pela prática dos atos previstos na Lei 12.846/13, restringindo-se tal responsabilidade à obrigação de pagamento de multa e reparação integral do dano causado.

III. A Lei 12.846/13 aplica-se aos atos lesivos praticados por pessoa jurídica brasileira contra a administração pública estrangeira, ainda que cometidos no exterior.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o tombamento, julgue os itens abaixo.

I. Segundo o STJ, o instituto do tombamento provisório é fase procedimental precedente do tombamento definitivo.

II. As coisas tombadas não poderão, em caso nenhum, ser destruídas, demolidas ou mutiladas, nem ser reparadas, pintadas ou restauradas, sem prévia autorização do órgão público competente, sob pena de multa de 50% do dano causado.

III. O proprietário da coisa tombada, que não dispuser de recursos para proceder às obras de conservação e reparação que a mesma requerer, levará ao conhecimento do órgão público competente a necessidade das mencionadas obras, sob pena de multa correspondente ao dobro da importância em que for avaliado o dano sofrido.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) No que diz respeito aos agentes públicos, julgue as seguintes assertivas.

I. Reconhecido o desvio de função, o servidor faz jus às diferenças salariais decorrentes e ao reenquadramento funcional no cargo cujas funções foram efetivamente desempenhadas.

II. São imprescritíveis as ações de reintegração em cargo público quando o afastamento se deu em razão de atos de exceção praticados durante o regime militar.

III. A acumulação de cargos públicos de profissionais da área de saúde não se sujeita ao limite de 60 horas semanais.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da pretensão estatal de ressarcimento ao erário e da prescrição correlata, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(PJC/MT – Delegado de Polícia Substituto – CESPE – 2017) Desde quinze dias antes de uma eleição municipal, salvo em caso de flagrante delito, nenhuma autoridade poderá prender ou deter:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a teoria da diluição das marcas.

I. Segundo a doutrina, a teoria da diluição, elaborada no direito norte-americano, corresponde ao conceito de condutas parasitárias construído no direito europeu com o intuito de responsabilizar práticas que busquem se beneficiar, indevidamente, do prestígio associado a marcas conhecidas.

II. A Lei 9.279/1996 confere ao titular da marca o direito de zelar pela sua integridade material ou reputação.

III. Para o STJ, a diluição da marca, quer ocorra unicamente em âmbito nacional, quer ocorra unicamente em âmbito internacional, faz cessar para seu titular o direito à exclusividade de seu uso.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem também guardam relação com o registro de marcas na disciplina da Lei 9.279/1996 (Lei de Propriedade Industrial – LPI).

I. A LPI acolhe o princípio da territorialidade do registro marcário.

II. A LPI, no que concerne aos requisitos do registro de marca nova, veda a confusão com marca alheia já registrada, mas não trata expressamente da vedação à associação com marca alheia já registrada.

III. A doutrina considera que a associação com marca alheia é conceito mais amplo do que a confusão com marca alheia.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas têm relação com a execução fiscal e também com a disciplina do processo de execução por quantia certa no CPC e na jurisprudência do STJ.

I. A desistência da execução fiscal após o oferecimento dos embargos exime o exequente dos encargos da sucumbência.

II. Na disciplina do CPC/2015, a desistência da execução pode não gerar a automática extinção dos embargos à execução caso nestes o executado tenha veiculado questões de direito material, já que se assim for a extinção dependerá da concordância do embargante.

III. Para o STJ, embora a desistência da execução acarrete ao exeqüente o pagamento de honorários de sucumbência, tal obrigação resta afastada se a desistência se deu antes mesmo da citação do executado e constituição de advogado.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Considere que a empresa Exporta Muito, com o desígnio de exportar suas laranjas e suco engarrafado para adquirente situado em país estrangeiro, contrate frete fracionado para transportar a carga até o porto, tratando-se de transporte composto por fases intermediárias percorridas dentro do território nacional. Tenha presente também que a empresa Exporta Muito inclua no preço a ser pago pelo adquirente estrangeiro também o preço integral do transporte das laranjas e do suco.

A propósito da incidência do ICMS sobre as operações em questão, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do direito de todos a um meio ambiente sadio e da responsabilidade civil pelo dano ambiental, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a Corregedoria-Geral do Ministério Público, assinale a alternativa incorreta:


 

(DPE/GO – FCC – 2021) A Defensoria Pública do Estado poderá atuar, segundo a Lei Orgânica Nacional das Defensorias Públicas, por meio de seus núcleos especializados, dando prioridade


 

Objetivas DPF - Rodada 39.2021

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da prescrição da pretensão punitiva e da pretensão executória penais, devendo ser marcada a INCORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a imprescritibilidade penal e também sobre os crimes hediondos, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Segundo estabeleceu o Supremo Tribunal Federal em recente julgado sob repercussão geral (RE 600.581, Tribunal Pleno, Edson Fachin, DJe 23/02/2021), “O art. 366 do Código de Processo Penal, ao não limitar o prazo de suspensão da prescrição no caso de inatividade processual oriunda de citação por edital, introduz hipótese de imprescritibilidade incompatível com a Constituição Federal.”

A propósito da solução concedida pelo STF à questão do estabelecimento do limite temporal máximo de suspensão da prescrição, já que o critério para definição deste limite é alvo de divergência doutrinária, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) No que concerne à lei de drogas, correto afirmar:


 

(EMAGIS) Tratando-se de crimes contra o sistema financeiro nacional, contra a economia popular e contra a economia e as relações de consumo, assinale a alternativa correta.


 

(DPE/BA – Defensor Público – FCC – 2021) Roberto foi preso em flagrante dia 13 de maio de 2021, por supostamente ter cometido o crime de roubo simples (art. 157, caput). Levado à audiência de custódia ainda no mesmo dia, o juiz responsável proferiu a seguinte decisão: “tendo em vista a primariedade do acusado, concedo liberdade provisória mediante o comparecimento mensal em juízo e o arbitramento de fiança no valor de meio salário mínimo, podendo ser recolhida em até 24 horas após sua soltura. Ainda, tendo em vista o poder geral de cautela, fixo a proibição do acusado acessar a internet das 20h às 06h, haja vista o intenso conteúdo violento presente nos sites, a despertar seu desejo em praticar novos delitos”. Ao assim decidir, o juiz agiu


 

(EMAGIS) Considere que, ao cabo de investigação sigilosa contra a família Mercenário, seja, a requerimento do Ministério Público, deferida judicialmente a diligência de busca e apreensão nos endereços dos integrantes de tal família. Cumprida a diligência e apreendidos diversos objetos de interesse para a investigação (computadores, celulares, cadernos, manuscritos, pendrives, mídias, etc.), o membro do Ministério Público elabora relatório do resultado de tal diligência, disponibilizando ao juízo os objetos nos quais embasou o relatório e oferecendo denúncia na qual aponta como base empírica para a acusação o relatório e os objetos nos quais o baseou.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere situação hipotética na qual o réu em processo penal seja citado por edital, sobrevindo, nos termos do artigo 366 do Código de Processo Penal, suspensão do processo e do prazo de prescrição da pretensão punitiva. Esgotado o prazo máximo de suspensão da prescrição da pretensão punitiva e ainda não localizado o réu, o juiz dá prosseguimento ao processo, nomeando defensor dativo em favor do réu.

Prossegue o processo, vindo o réu, ainda sem ser localizado, mas defendido por defensor dativo nomeado, a ser condenado por sentença transitada em julgado.

As assertivas que seguem tratam da execução penal do título judicial condenatório assim formado, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(MPE/AP – Promotor de Justiça – CESPE – 2021) Com base na distinção entre brasileiros natos e brasileiros naturalizados sob o prisma constitucional, é correto afirmar que a CF prevê que brasileiro naturalizado


 

(EMAGIS) A propósito das garantias constitucionais do ato jurídico perfeito e do direito adquirido, tradicional é a construção doutrinária de Pontes de Miranda das categorias do ‘direito expectativo’ e do ‘direito expectado’. As assertivas que seguem têm relação com o tema, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(DPE/BA – Defensor Público – FCC – 2021) A ação de descumprimento de preceito fundamental


 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) De acordo com o texto constitucional vigente, os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:

1. avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União.

2. comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.

3. exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União.

4. apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


 

(EMAGIS) No que tange à Lei Anticorrupção (Lei 12.846/13), aquilate as assertivas expostas a seguir.

I. As pessoas jurídicas serão responsabilizadas objetivamente, nos âmbitos administrativo e civil, pelos atos lesivos previstos na Lei 12.846/13, praticados em seu interesse ou benefício, exclusivo ou não.

II. As sociedades controladoras, controladas, coligadas ou, no âmbito do respectivo contrato, as consorciadas serão solidariamente responsáveis pela prática dos atos previstos na Lei 12.846/13, restringindo-se tal responsabilidade à obrigação de pagamento de multa e reparação integral do dano causado.

III. A Lei 12.846/13 aplica-se aos atos lesivos praticados por pessoa jurídica brasileira contra a administração pública estrangeira, ainda que cometidos no exterior.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o tombamento, julgue os itens abaixo.

I. Segundo o STJ, o instituto do tombamento provisório é fase procedimental precedente do tombamento definitivo.

II. As coisas tombadas não poderão, em caso nenhum, ser destruídas, demolidas ou mutiladas, nem ser reparadas, pintadas ou restauradas, sem prévia autorização do órgão público competente, sob pena de multa de 50% do dano causado.

III. O proprietário da coisa tombada, que não dispuser de recursos para proceder às obras de conservação e reparação que a mesma requerer, levará ao conhecimento do órgão público competente a necessidade das mencionadas obras, sob pena de multa correspondente ao dobro da importância em que for avaliado o dano sofrido.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) No que diz respeito aos agentes públicos, julgue as seguintes assertivas.

I. Reconhecido o desvio de função, o servidor faz jus às diferenças salariais decorrentes e ao reenquadramento funcional no cargo cujas funções foram efetivamente desempenhadas.

II. São imprescritíveis as ações de reintegração em cargo público quando o afastamento se deu em razão de atos de exceção praticados durante o regime militar.

III. A acumulação de cargos públicos de profissionais da área de saúde não se sujeita ao limite de 60 horas semanais.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da pretensão estatal de ressarcimento ao erário e da prescrição correlata, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre os bens indivisíveis, avalie as assertivas que seguem.

I. A contrário senso, são indivisíveis os bens cujo fracionamento altere sua substância, diminua seu valor ou gere prejuízo do uso a que se destinam.

II. O CPC/2015 estendeu a autorização legal de alienação judicial de bem indivisível penhorado na execução contra apenas um dos proprietários, vez que, diferentemente do CPC/1973, que apenas a autorizava em hipótese de bem indivisível de pessoas casadas, agora a admite em qualquer hipótese de indivisibilidade.

III. Em caso de alienação judicial de bem indivisível penhorado em processo de execução ajuizada contra apenas um dos proprietários, os coproprietários têm preferência na arrematação.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da interrupção da prescrição na disciplina do Código Civil e também na jurisprudência do STJ.

I. Segundo o Código Civil, a prescrição interrompida recomeça a correr da data do ato que a interrompeu, ou do último ato do processo para a interromper.

II. Segundo o STJ, a citação válida no processo de conhecimento interrompe a prescrição, que passa a correr imediatamente após dito ato citatório, agora, porém, a título de prescrição intercorrente.

III. Tratando-se de cédula comercial com garantia de alienação fiduciária de veículo, a citação na ação de busca e apreensão deste é suficiente para interromper a prescrição também da pretensão de execução por quantia certa do crédito formalizado na cédula.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a teoria da diluição das marcas.

I. Segundo a doutrina, a teoria da diluição, elaborada no direito norte-americano, corresponde ao conceito de condutas parasitárias construído no direito europeu com o intuito de responsabilizar práticas que busquem se beneficiar, indevidamente, do prestígio associado a marcas conhecidas.

II. A Lei 9.279/1996 confere ao titular da marca o direito de zelar pela sua integridade material ou reputação.

III. Para o STJ, a diluição da marca, quer ocorra unicamente em âmbito nacional, quer ocorra unicamente em âmbito internacional, faz cessar para seu titular o direito à exclusividade de seu uso.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem também guardam relação com o registro de marcas na disciplina da Lei 9.279/1996 (Lei de Propriedade Industrial – LPI).

I. A LPI acolhe o princípio da territorialidade do registro marcário.

II. A LPI, no que concerne aos requisitos do registro de marca nova, veda a confusão com marca alheia já registrada, mas não trata expressamente da vedação à associação com marca alheia já registrada.

III. A doutrina considera que a associação com marca alheia é conceito mais amplo do que a confusão com marca alheia.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a sentença arbitral.

I. Caso a parte considere nula a sentença arbitral, cabe-lhe apresentar recurso no próprio procedimento arbitral.

II. Havendo vício na sentença arbitral, é vedado às partes pretenderem sua anulação em ação judicial, posto que as discussões sobre a validade de tal sentença têm como via adequada o procedimento arbitral.

III. A sentença arbitral é título executivo e, executada esta, pode o devedor apresentar impugnação ao cumprimento de sentença sem se sujeitar as defesas a serem apresentadas nesta impugnação ao prazo decadencial disposto na Lei 9.307/1996.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Quanto ao incidente de desconsideração de personalidade jurídica, aquilate as proposições a seguir expostas e assinale, na sequência, a alternativa apropriada.

I. O incidente de desconsideração é cabível em todas as fases do processo de conhecimento, no cumprimento de sentença e na execução fundada em título executivo extrajudicial. Se a desconsideração da personalidade jurídica for requerida na petição inicial, dispensa-se a instauração do incidente, hipótese em que será citado o sócio ou a pessoa jurídica.

II. Instaurado o incidente, o sócio ou a pessoa jurídica será citado para manifestar-se e requerer as provas cabíveis no prazo de 15 (quinze) dias. Concluída a instrução, se necessária, o incidente será resolvido por decisão interlocutória.

III. Não há norma expressa no CPC relativamente ao procedimento a ser aplicado à hipótese de desconsideração inversa da personalidade jurídica, embora a doutrina majoritária apregoe ser o caso de aplicar o procedimento legal do incidente de desconsideração da personalidade jurídica, por analogia.

Há erro:


 

(EMAGIS) Sobre a penhora no processo de execução por quantia certa, tendo presente a disciplina do CPC/2015, o magistério da doutrina processual civil e a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Compreende a doutrina a penhora como um ato de afetação porque sua imediata consequência, de ordem prática e jurídica, é sujeitar os bens por ela alcançados aos fins da execução, colocando-os à disposição do órgão judicial para, à custa e mediante sacrifício desses bens, realizar o objetivo da execução, que é a função pública de dar satisfação ao credor.

II. Considerar-se-á feita a penhora mediante a apreensão e o depósito dos bens, lavrando-se um só auto se as diligências forem concluídas no mesmo dia e, tratando-se de mais de uma penhora, serão lavrados autos individuais.

III. Tratando-se de imóvel indivisível de executado casado cujo cônjuge, titular da meação sobre o bem, seja terceiro relativamente à execução, como, ainda assim, o imóvel pode ser alienado por inteiro, a penhora há de incidir sobre a integralidade do bem, não apenas sobre a cota de que titular o cônjuge executado.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da homologação no Brasil de sentença estrangeira e também de sentença arbitral estrangeira, devendo ser marcada a INCORRETA.


 

(DPE/BA – FCC – 2021) De acordo com as Regras de Mandela, as inspeções em presídios devem


 

(EMAGIS) Quanto aos regimes próprios de previdência social (RPPS), julgue os itens abaixo, à luz das Leis 9.717/98 e 10.884/04.

I. A contribuição da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, aos regimes próprios de previdência social a que estejam vinculados seus servidores não poderá ser inferior ao valor da contribuição do servidor ativo, nem superior ao dobro desta contribuição.

II. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios são responsáveis pela cobertura de eventuais insuficiências financeiras do respectivo regime próprio, decorrentes do pagamento de benefícios previdenciários.

III. Os proventos de aposentadoria e as pensões, no âmbito dos regimes próprios das três esferas da Federação, serão reajustados na mesma data e índice em que se der o reajuste dos benefícios do regime geral de previdência social, ressalvados os beneficiados pela garantia de paridade de revisão de proventos de aposentadoria e pensões.

Estão corretos apenas os itens:


 

(EMAGIS) Considere que, em processo de tomada de contas, o Tribunal de Contas da União (TCU) realize o julgamento de determinadas contas, em relação às quais reuniu previamente os elementos objeto da fiscalização. Ao final, apura a ocorrência de irregularidade de que resultou dano ao erário, proferindo o acórdão em que se imputa o débito ao responsável, para fins de se obter o respectivo ressarcimento.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas têm relação com a execução fiscal e também com a disciplina do processo de execução por quantia certa no CPC e na jurisprudência do STJ.

I. A desistência da execução fiscal após o oferecimento dos embargos exime o exequente dos encargos da sucumbência.

II. Na disciplina do CPC/2015, a desistência da execução pode não gerar a automática extinção dos embargos à execução caso nestes o executado tenha veiculado questões de direito material, já que se assim for a extinção dependerá da concordância do embargante.

III. Para o STJ, embora a desistência da execução acarrete ao exeqüente o pagamento de honorários de sucumbência, tal obrigação resta afastada se a desistência se deu antes mesmo da citação do executado e constituição de advogado.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) O conceito constitucional de faturamento continua relevante para definição da base de cálculo da COFINS eis que os contribuintes sujeitos ao regime cumulativo de apuração da contribuição podem se sujeitar à tributação com base na legislação anterior à EC 20/1998, a despeito de os contribuintes sujeitos ao regime cumulativo sujeitarem-se à tributação da receita bruta com base em legislação posterior à EC 20/1998.

Tendo presente a afirmação supra, avalie as assertivas que seguem, que tratam da jurisprudência do STJ e do STF sobre o conceito constitucional de faturamento, devendo ser marcada a alternativa INCORRETA.


 

Objetivas PGE/PGM - Rodada 39.2021

(EMAGIS) No que tange à Lei Anticorrupção (Lei 12.846/13), aquilate as assertivas expostas a seguir.

I. As pessoas jurídicas serão responsabilizadas objetivamente, nos âmbitos administrativo e civil, pelos atos lesivos previstos na Lei 12.846/13, praticados em seu interesse ou benefício, exclusivo ou não.

II. As sociedades controladoras, controladas, coligadas ou, no âmbito do respectivo contrato, as consorciadas serão solidariamente responsáveis pela prática dos atos previstos na Lei 12.846/13, restringindo-se tal responsabilidade à obrigação de pagamento de multa e reparação integral do dano causado.

III. A Lei 12.846/13 aplica-se aos atos lesivos praticados por pessoa jurídica brasileira contra a administração pública estrangeira, ainda que cometidos no exterior.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o tombamento, julgue os itens abaixo.

I. Segundo o STJ, o instituto do tombamento provisório é fase procedimental precedente do tombamento definitivo.

II. As coisas tombadas não poderão, em caso nenhum, ser destruídas, demolidas ou mutiladas, nem ser reparadas, pintadas ou restauradas, sem prévia autorização do órgão público competente, sob pena de multa de 50% do dano causado.

III. O proprietário da coisa tombada, que não dispuser de recursos para proceder às obras de conservação e reparação que a mesma requerer, levará ao conhecimento do órgão público competente a necessidade das mencionadas obras, sob pena de multa correspondente ao dobro da importância em que for avaliado o dano sofrido.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) No que diz respeito aos agentes públicos, julgue as seguintes assertivas.

I. Reconhecido o desvio de função, o servidor faz jus às diferenças salariais decorrentes e ao reenquadramento funcional no cargo cujas funções foram efetivamente desempenhadas.

II. São imprescritíveis as ações de reintegração em cargo público quando o afastamento se deu em razão de atos de exceção praticados durante o regime militar.

III. A acumulação de cargos públicos de profissionais da área de saúde não se sujeita ao limite de 60 horas semanais.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da pretensão estatal de ressarcimento ao erário e da prescrição correlata, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(MPE/AP – Promotor de Justiça – CESPE – 2021) Com base na distinção entre brasileiros natos e brasileiros naturalizados sob o prisma constitucional, é correto afirmar que a CF prevê que brasileiro naturalizado


 

(EMAGIS) A propósito das garantias constitucionais do ato jurídico perfeito e do direito adquirido, tradicional é a construção doutrinária de Pontes de Miranda das categorias do ‘direito expectativo’ e do ‘direito expectado’. As assertivas que seguem têm relação com o tema, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(DPE/BA – Defensor Público – FCC – 2021) A ação de descumprimento de preceito fundamental


 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) De acordo com o texto constitucional vigente, os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:

1. avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União.

2. comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.

3. exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União.

4. apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a sentença arbitral.

I. Caso a parte considere nula a sentença arbitral, cabe-lhe apresentar recurso no próprio procedimento arbitral.

II. Havendo vício na sentença arbitral, é vedado às partes pretenderem sua anulação em ação judicial, posto que as discussões sobre a validade de tal sentença têm como via adequada o procedimento arbitral.

III. A sentença arbitral é título executivo e, executada esta, pode o devedor apresentar impugnação ao cumprimento de sentença sem se sujeitar as defesas a serem apresentadas nesta impugnação ao prazo decadencial disposto na Lei 9.307/1996.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Quanto ao incidente de desconsideração de personalidade jurídica, aquilate as proposições a seguir expostas e assinale, na sequência, a alternativa apropriada.

I. O incidente de desconsideração é cabível em todas as fases do processo de conhecimento, no cumprimento de sentença e na execução fundada em título executivo extrajudicial. Se a desconsideração da personalidade jurídica for requerida na petição inicial, dispensa-se a instauração do incidente, hipótese em que será citado o sócio ou a pessoa jurídica.

II. Instaurado o incidente, o sócio ou a pessoa jurídica será citado para manifestar-se e requerer as provas cabíveis no prazo de 15 (quinze) dias. Concluída a instrução, se necessária, o incidente será resolvido por decisão interlocutória.

III. Não há norma expressa no CPC relativamente ao procedimento a ser aplicado à hipótese de desconsideração inversa da personalidade jurídica, embora a doutrina majoritária apregoe ser o caso de aplicar o procedimento legal do incidente de desconsideração da personalidade jurídica, por analogia.

Há erro:


 

(EMAGIS) Sobre a penhora no processo de execução por quantia certa, tendo presente a disciplina do CPC/2015, o magistério da doutrina processual civil e a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Compreende a doutrina a penhora como um ato de afetação porque sua imediata consequência, de ordem prática e jurídica, é sujeitar os bens por ela alcançados aos fins da execução, colocando-os à disposição do órgão judicial para, à custa e mediante sacrifício desses bens, realizar o objetivo da execução, que é a função pública de dar satisfação ao credor.

II. Considerar-se-á feita a penhora mediante a apreensão e o depósito dos bens, lavrando-se um só auto se as diligências forem concluídas no mesmo dia e, tratando-se de mais de uma penhora, serão lavrados autos individuais.

III. Tratando-se de imóvel indivisível de executado casado cujo cônjuge, titular da meação sobre o bem, seja terceiro relativamente à execução, como, ainda assim, o imóvel pode ser alienado por inteiro, a penhora há de incidir sobre a integralidade do bem, não apenas sobre a cota de que titular o cônjuge executado.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre os bens indivisíveis, avalie as assertivas que seguem.

I. A contrário senso, são indivisíveis os bens cujo fracionamento altere sua substância, diminua seu valor ou gere prejuízo do uso a que se destinam.

II. O CPC/2015 estendeu a autorização legal de alienação judicial de bem indivisível penhorado na execução contra apenas um dos proprietários, vez que, diferentemente do CPC/1973, que apenas a autorizava em hipótese de bem indivisível de pessoas casadas, agora a admite em qualquer hipótese de indivisibilidade.

III. Em caso de alienação judicial de bem indivisível penhorado em processo de execução ajuizada contra apenas um dos proprietários, os coproprietários têm preferência na arrematação.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da interrupção da prescrição na disciplina do Código Civil e também na jurisprudência do STJ.

I. Segundo o Código Civil, a prescrição interrompida recomeça a correr da data do ato que a interrompeu, ou do último ato do processo para a interromper.

II. Segundo o STJ, a citação válida no processo de conhecimento interrompe a prescrição, que passa a correr imediatamente após dito ato citatório, agora, porém, a título de prescrição intercorrente.

III. Tratando-se de cédula comercial com garantia de alienação fiduciária de veículo, a citação na ação de busca e apreensão deste é suficiente para interromper a prescrição também da pretensão de execução por quantia certa do crédito formalizado na cédula.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que, em processo de execução por quantia certa regido pelo CPC/2015 contra pessoa casada, seja penhorado imóvel do executado, sobre o qual tem meação seu cônjuge, este terceiro relativamente à execução.

A propósito dos meios judiciais pelo qual o cônjuge, dito terceiro na execução, defenda sua meação, avalie as assertivas que seguem.

I. A meação somente será observada na execução caso o cônjuge que dela não é parte assim requeira na via dos embargos de terceiro.

II. A intimação do cônjuge que não é parte na execução para ciência da penhora passa a ser dispensada, desde que devidamente intimado o consorte que dela é parte.

III. Rechaça-se a doutrina da proteção ex-lege da meação do terceiro pelo CPC/2015, vez que tanto o direito de preferência deste na arrematação judicial do bem quanto a sub-rogação de sua cota no valor da arrematação dependem de expresso requerimento.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a teoria da diluição das marcas.

I. Segundo a doutrina, a teoria da diluição, elaborada no direito norte-americano, corresponde ao conceito de condutas parasitárias construído no direito europeu com o intuito de responsabilizar práticas que busquem se beneficiar, indevidamente, do prestígio associado a marcas conhecidas.

II. A Lei 9.279/1996 confere ao titular da marca o direito de zelar pela sua integridade material ou reputação.

III. Para o STJ, a diluição da marca, quer ocorra unicamente em âmbito nacional, quer ocorra unicamente em âmbito internacional, faz cessar para seu titular o direito à exclusividade de seu uso.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem também guardam relação com o registro de marcas na disciplina da Lei 9.279/1996 (Lei de Propriedade Industrial – LPI).

I. A LPI acolhe o princípio da territorialidade do registro marcário.

II. A LPI, no que concerne aos requisitos do registro de marca nova, veda a confusão com marca alheia já registrada, mas não trata expressamente da vedação à associação com marca alheia já registrada.

III. A doutrina considera que a associação com marca alheia é conceito mais amplo do que a confusão com marca alheia.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas têm relação com a execução fiscal e também com a disciplina do processo de execução por quantia certa no CPC e na jurisprudência do STJ.

I. A desistência da execução fiscal após o oferecimento dos embargos exime o exequente dos encargos da sucumbência.

II. Na disciplina do CPC/2015, a desistência da execução pode não gerar a automática extinção dos embargos à execução caso nestes o executado tenha veiculado questões de direito material, já que se assim for a extinção dependerá da concordância do embargante.

III. Para o STJ, embora a desistência da execução acarrete ao exeqüente o pagamento de honorários de sucumbência, tal obrigação resta afastada se a desistência se deu antes mesmo da citação do executado e constituição de advogado.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Considere que a empresa Exporta Muito, com o desígnio de exportar suas laranjas e suco engarrafado para adquirente situado em país estrangeiro, contrate frete fracionado para transportar a carga até o porto, tratando-se de transporte composto por fases intermediárias percorridas dentro do território nacional. Tenha presente também que a empresa Exporta Muito inclua no preço a ser pago pelo adquirente estrangeiro também o preço integral do transporte das laranjas e do suco.

A propósito da incidência do ICMS sobre as operações em questão, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere que, em processo de tomada de contas, o Tribunal de Contas da União (TCU) realize o julgamento de determinadas contas, em relação às quais reuniu previamente os elementos objeto da fiscalização. Ao final, apura a ocorrência de irregularidade de que resultou dano ao erário, proferindo o acórdão em que se imputa o débito ao responsável, para fins de se obter o respectivo ressarcimento.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a temática dos princípios no Direito do Trabalho, leia os itens abaixo e assinale a resposta correta:

I. o princípio protetivo ou da proteção é o princípio basilar do Direito do Trabalho; Dele decorrem vários outros, a exemplo do princípio da norma mais favorável, in dubio pro misero e inalterabilidade contratual lesiva;

II. segundo o princípio da primazia da realidade sobre a forma, devem prevalecer os fatos reais sobre as formas. Assim, em determinado caso concreto, a observação do que ocorreu no dia a dia do contrato de trabalho pode prevalecer sobre os registros lançados no instrumento contratual firmado pelas partes;

III. segundo o princípio da condição mais benéfica, previsto no art. 468 da CLT, não é possível que a legislação seja alterada para retirar um direito trabalhista já consagrado em lei anterior;

IV. nos termos da CLT, a determinação do empregador para que o respectivo empregado reverta ao cargo efetivo, anteriormente ocupado, deixando o exercício de função de confiança, não se configura com alteração unilateral, não ofendendo, pois, o princípio da inalterabilidade contratual lesiva;

V. segundo o TST, a reclassificação ou a descaracterização da insalubridade, por ato da autoridade competente, repercute na satisfação do respectivo adicional, sem ofensa a direito adquirido ou ao princípio da irredutibilidade salarial.


 

(EMAGIS) Leia os itens a seguir e responda:

I. assim como no processo civil, no processo do trabalho em regra o ônus da prova incumbe à parte autora, quanto ao fato constitutivo de seu direito, e à parte ré, quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor;

II. a CLT não tem previsão específica acerca da distribuição dinâmica do ônus da prova, sendo necessário que o aplicador do direito recorra ao CPC, aplicando-o de forma subsidiária no caso concreto, como permitido pelo art. 769 da CLT;

III. segundo entendimento consolidado do TST, os cartões de ponto que demonstram horários de entrada e saída uniformes são inválidos como meio de prova, invertendo-se o ônus da prova, relativo às horas extras, que passa a ser do empregador, prevalecendo a jornada da inicial se dele não se desincumbir;

IV. dispõe a CLT que o juiz poderá alterar a ordem de produção dos meios de prova, adequando-os às necessidades do conflito de modo a conferir maior efetividade à tutela do direito;

V. segundo jurisprudência sumulada do TST, presume-se discriminatória a despedida de empregado portador do vírus HIV ou de outra doença grave que suscite estigma ou preconceito. Inválido o ato, o empregado tem direito à reintegração no emprego.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do direito de todos a um meio ambiente sadio e da responsabilidade civil pelo dano ambiental, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a imprescritibilidade penal e também sobre os crimes hediondos, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Segundo estabeleceu o Supremo Tribunal Federal em recente julgado sob repercussão geral (RE 600.581, Tribunal Pleno, Edson Fachin, DJe 23/02/2021), “O art. 366 do Código de Processo Penal, ao não limitar o prazo de suspensão da prescrição no caso de inatividade processual oriunda de citação por edital, introduz hipótese de imprescritibilidade incompatível com a Constituição Federal.”

A propósito da solução concedida pelo STF à questão do estabelecimento do limite temporal máximo de suspensão da prescrição, já que o critério para definição deste limite é alvo de divergência doutrinária, marque a alternativa CORRETA.


 

(DPE/BA – Defensor Público – FCC – 2021) Roberto foi preso em flagrante dia 13 de maio de 2021, por supostamente ter cometido o crime de roubo simples (art. 157, caput). Levado à audiência de custódia ainda no mesmo dia, o juiz responsável proferiu a seguinte decisão: “tendo em vista a primariedade do acusado, concedo liberdade provisória mediante o comparecimento mensal em juízo e o arbitramento de fiança no valor de meio salário mínimo, podendo ser recolhida em até 24 horas após sua soltura. Ainda, tendo em vista o poder geral de cautela, fixo a proibição do acusado acessar a internet das 20h às 06h, haja vista o intenso conteúdo violento presente nos sites, a despertar seu desejo em praticar novos delitos”. Ao assim decidir, o juiz agiu


 

(EMAGIS) Considere que, ao cabo de investigação sigilosa contra a família Mercenário, seja, a requerimento do Ministério Público, deferida judicialmente a diligência de busca e apreensão nos endereços dos integrantes de tal família. Cumprida a diligência e apreendidos diversos objetos de interesse para a investigação (computadores, celulares, cadernos, manuscritos, pendrives, mídias, etc.), o membro do Ministério Público elabora relatório do resultado de tal diligência, disponibilizando ao juízo os objetos nos quais embasou o relatório e oferecendo denúncia na qual aponta como base empírica para a acusação o relatório e os objetos nos quais o baseou.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 39.2021

(MPE/AP – Promotor de Justiça – CESPE – 2021) Com base na distinção entre brasileiros natos e brasileiros naturalizados sob o prisma constitucional, é correto afirmar que a CF prevê que brasileiro naturalizado


 

(EMAGIS) A propósito das garantias constitucionais do ato jurídico perfeito e do direito adquirido, tradicional é a construção doutrinária de Pontes de Miranda das categorias do ‘direito expectativo’ e do ‘direito expectado’. As assertivas que seguem têm relação com o tema, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(DPE/BA – Defensor Público – FCC – 2021) A ação de descumprimento de preceito fundamental


 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) De acordo com o texto constitucional vigente, os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:

1. avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União.

2. comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.

3. exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União.

4. apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


 

(EMAGIS) Quanto aos regimes próprios de previdência social (RPPS), julgue os itens abaixo, à luz das Leis 9.717/98 e 10.884/04.

I. A contribuição da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, aos regimes próprios de previdência social a que estejam vinculados seus servidores não poderá ser inferior ao valor da contribuição do servidor ativo, nem superior ao dobro desta contribuição.

II. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios são responsáveis pela cobertura de eventuais insuficiências financeiras do respectivo regime próprio, decorrentes do pagamento de benefícios previdenciários.

III. Os proventos de aposentadoria e as pensões, no âmbito dos regimes próprios das três esferas da Federação, serão reajustados na mesma data e índice em que se der o reajuste dos benefícios do regime geral de previdência social, ressalvados os beneficiados pela garantia de paridade de revisão de proventos de aposentadoria e pensões.

Estão corretos apenas os itens:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da prescrição da pretensão punitiva e da pretensão executória penais, devendo ser marcada a INCORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a imprescritibilidade penal e também sobre os crimes hediondos, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Segundo estabeleceu o Supremo Tribunal Federal em recente julgado sob repercussão geral (RE 600.581, Tribunal Pleno, Edson Fachin, DJe 23/02/2021), “O art. 366 do Código de Processo Penal, ao não limitar o prazo de suspensão da prescrição no caso de inatividade processual oriunda de citação por edital, introduz hipótese de imprescritibilidade incompatível com a Constituição Federal.”

A propósito da solução concedida pelo STF à questão do estabelecimento do limite temporal máximo de suspensão da prescrição, já que o critério para definição deste limite é alvo de divergência doutrinária, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Tratando-se de crimes contra o sistema financeiro nacional, contra a economia popular e contra a economia e as relações de consumo, assinale a alternativa correta.


 

(DPE/BA – Defensor Público – FCC – 2021) Roberto foi preso em flagrante dia 13 de maio de 2021, por supostamente ter cometido o crime de roubo simples (art. 157, caput). Levado à audiência de custódia ainda no mesmo dia, o juiz responsável proferiu a seguinte decisão: “tendo em vista a primariedade do acusado, concedo liberdade provisória mediante o comparecimento mensal em juízo e o arbitramento de fiança no valor de meio salário mínimo, podendo ser recolhida em até 24 horas após sua soltura. Ainda, tendo em vista o poder geral de cautela, fixo a proibição do acusado acessar a internet das 20h às 06h, haja vista o intenso conteúdo violento presente nos sites, a despertar seu desejo em praticar novos delitos”. Ao assim decidir, o juiz agiu


 

(EMAGIS) Considere que, ao cabo de investigação sigilosa contra a família Mercenário, seja, a requerimento do Ministério Público, deferida judicialmente a diligência de busca e apreensão nos endereços dos integrantes de tal família. Cumprida a diligência e apreendidos diversos objetos de interesse para a investigação (computadores, celulares, cadernos, manuscritos, pendrives, mídias, etc.), o membro do Ministério Público elabora relatório do resultado de tal diligência, disponibilizando ao juízo os objetos nos quais embasou o relatório e oferecendo denúncia na qual aponta como base empírica para a acusação o relatório e os objetos nos quais o baseou.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere situação hipotética na qual o réu em processo penal seja citado por edital, sobrevindo, nos termos do artigo 366 do Código de Processo Penal, suspensão do processo e do prazo de prescrição da pretensão punitiva. Esgotado o prazo máximo de suspensão da prescrição da pretensão punitiva e ainda não localizado o réu, o juiz dá prosseguimento ao processo, nomeando defensor dativo em favor do réu.

Prossegue o processo, vindo o réu, ainda sem ser localizado, mas defendido por defensor dativo nomeado, a ser condenado por sentença transitada em julgado.

As assertivas que seguem tratam da execução penal do título judicial condenatório assim formado, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(EMAGIS) Nos termos do Código de Defesa do Consumidor:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a concepção doutrinária da indenização como meio de restabelecer o equilíbrio econômico, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre os bens indivisíveis, avalie as assertivas que seguem.

I. A contrário senso, são indivisíveis os bens cujo fracionamento altere sua substância, diminua seu valor ou gere prejuízo do uso a que se destinam.

II. O CPC/2015 estendeu a autorização legal de alienação judicial de bem indivisível penhorado na execução contra apenas um dos proprietários, vez que, diferentemente do CPC/1973, que apenas a autorizava em hipótese de bem indivisível de pessoas casadas, agora a admite em qualquer hipótese de indivisibilidade.

III. Em caso de alienação judicial de bem indivisível penhorado em processo de execução ajuizada contra apenas um dos proprietários, os coproprietários têm preferência na arrematação.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da interrupção da prescrição na disciplina do Código Civil e também na jurisprudência do STJ.

I. Segundo o Código Civil, a prescrição interrompida recomeça a correr da data do ato que a interrompeu, ou do último ato do processo para a interromper.

II. Segundo o STJ, a citação válida no processo de conhecimento interrompe a prescrição, que passa a correr imediatamente após dito ato citatório, agora, porém, a título de prescrição intercorrente.

III. Tratando-se de cédula comercial com garantia de alienação fiduciária de veículo, a citação na ação de busca e apreensão deste é suficiente para interromper a prescrição também da pretensão de execução por quantia certa do crédito formalizado na cédula.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a sentença arbitral.

I. Caso a parte considere nula a sentença arbitral, cabe-lhe apresentar recurso no próprio procedimento arbitral.

II. Havendo vício na sentença arbitral, é vedado às partes pretenderem sua anulação em ação judicial, posto que as discussões sobre a validade de tal sentença têm como via adequada o procedimento arbitral.

III. A sentença arbitral é título executivo e, executada esta, pode o devedor apresentar impugnação ao cumprimento de sentença sem se sujeitar as defesas a serem apresentadas nesta impugnação ao prazo decadencial disposto na Lei 9.307/1996.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Quanto ao incidente de desconsideração de personalidade jurídica, aquilate as proposições a seguir expostas e assinale, na sequência, a alternativa apropriada.

I. O incidente de desconsideração é cabível em todas as fases do processo de conhecimento, no cumprimento de sentença e na execução fundada em título executivo extrajudicial. Se a desconsideração da personalidade jurídica for requerida na petição inicial, dispensa-se a instauração do incidente, hipótese em que será citado o sócio ou a pessoa jurídica.

II. Instaurado o incidente, o sócio ou a pessoa jurídica será citado para manifestar-se e requerer as provas cabíveis no prazo de 15 (quinze) dias. Concluída a instrução, se necessária, o incidente será resolvido por decisão interlocutória.

III. Não há norma expressa no CPC relativamente ao procedimento a ser aplicado à hipótese de desconsideração inversa da personalidade jurídica, embora a doutrina majoritária apregoe ser o caso de aplicar o procedimento legal do incidente de desconsideração da personalidade jurídica, por analogia.

Há erro:


 

(EMAGIS) Sobre a penhora no processo de execução por quantia certa, tendo presente a disciplina do CPC/2015, o magistério da doutrina processual civil e a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Compreende a doutrina a penhora como um ato de afetação porque sua imediata consequência, de ordem prática e jurídica, é sujeitar os bens por ela alcançados aos fins da execução, colocando-os à disposição do órgão judicial para, à custa e mediante sacrifício desses bens, realizar o objetivo da execução, que é a função pública de dar satisfação ao credor.

II. Considerar-se-á feita a penhora mediante a apreensão e o depósito dos bens, lavrando-se um só auto se as diligências forem concluídas no mesmo dia e, tratando-se de mais de uma penhora, serão lavrados autos individuais.

III. Tratando-se de imóvel indivisível de executado casado cujo cônjuge, titular da meação sobre o bem, seja terceiro relativamente à execução, como, ainda assim, o imóvel pode ser alienado por inteiro, a penhora há de incidir sobre a integralidade do bem, não apenas sobre a cota de que titular o cônjuge executado.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a teoria da diluição das marcas.

I. Segundo a doutrina, a teoria da diluição, elaborada no direito norte-americano, corresponde ao conceito de condutas parasitárias construído no direito europeu com o intuito de responsabilizar práticas que busquem se beneficiar, indevidamente, do prestígio associado a marcas conhecidas.

II. A Lei 9.279/1996 confere ao titular da marca o direito de zelar pela sua integridade material ou reputação.

III. Para o STJ, a diluição da marca, quer ocorra unicamente em âmbito nacional, quer ocorra unicamente em âmbito internacional, faz cessar para seu titular o direito à exclusividade de seu uso.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem também guardam relação com o registro de marcas na disciplina da Lei 9.279/1996 (Lei de Propriedade Industrial – LPI).

I. A LPI acolhe o princípio da territorialidade do registro marcário.

II. A LPI, no que concerne aos requisitos do registro de marca nova, veda a confusão com marca alheia já registrada, mas não trata expressamente da vedação à associação com marca alheia já registrada.

III. A doutrina considera que a associação com marca alheia é conceito mais amplo do que a confusão com marca alheia.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas têm relação com a execução fiscal e também com a disciplina do processo de execução por quantia certa no CPC e na jurisprudência do STJ.

I. A desistência da execução fiscal após o oferecimento dos embargos exime o exequente dos encargos da sucumbência.

II. Na disciplina do CPC/2015, a desistência da execução pode não gerar a automática extinção dos embargos à execução caso nestes o executado tenha veiculado questões de direito material, já que se assim for a extinção dependerá da concordância do embargante.

III. Para o STJ, embora a desistência da execução acarrete ao exeqüente o pagamento de honorários de sucumbência, tal obrigação resta afastada se a desistência se deu antes mesmo da citação do executado e constituição de advogado.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) O conceito constitucional de faturamento continua relevante para definição da base de cálculo da COFINS eis que os contribuintes sujeitos ao regime cumulativo de apuração da contribuição podem se sujeitar à tributação com base na legislação anterior à EC 20/1998, a despeito de os contribuintes sujeitos ao regime cumulativo sujeitarem-se à tributação da receita bruta com base em legislação posterior à EC 20/1998.

Tendo presente a afirmação supra, avalie as assertivas que seguem, que tratam da jurisprudência do STJ e do STF sobre o conceito constitucional de faturamento, devendo ser marcada a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) Considere que, em processo de tomada de contas, o Tribunal de Contas da União (TCU) realize o julgamento de determinadas contas, em relação às quais reuniu previamente os elementos objeto da fiscalização. Ao final, apura a ocorrência de irregularidade de que resultou dano ao erário, proferindo o acórdão em que se imputa o débito ao responsável, para fins de se obter o respectivo ressarcimento.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) No que tange à Lei Anticorrupção (Lei 12.846/13), aquilate as assertivas expostas a seguir.

I. As pessoas jurídicas serão responsabilizadas objetivamente, nos âmbitos administrativo e civil, pelos atos lesivos previstos na Lei 12.846/13, praticados em seu interesse ou benefício, exclusivo ou não.

II. As sociedades controladoras, controladas, coligadas ou, no âmbito do respectivo contrato, as consorciadas serão solidariamente responsáveis pela prática dos atos previstos na Lei 12.846/13, restringindo-se tal responsabilidade à obrigação de pagamento de multa e reparação integral do dano causado.

III. A Lei 12.846/13 aplica-se aos atos lesivos praticados por pessoa jurídica brasileira contra a administração pública estrangeira, ainda que cometidos no exterior.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o tombamento, julgue os itens abaixo.

I. Segundo o STJ, o instituto do tombamento provisório é fase procedimental precedente do tombamento definitivo.

II. As coisas tombadas não poderão, em caso nenhum, ser destruídas, demolidas ou mutiladas, nem ser reparadas, pintadas ou restauradas, sem prévia autorização do órgão público competente, sob pena de multa de 50% do dano causado.

III. O proprietário da coisa tombada, que não dispuser de recursos para proceder às obras de conservação e reparação que a mesma requerer, levará ao conhecimento do órgão público competente a necessidade das mencionadas obras, sob pena de multa correspondente ao dobro da importância em que for avaliado o dano sofrido.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) No que diz respeito aos agentes públicos, julgue as seguintes assertivas.

I. Reconhecido o desvio de função, o servidor faz jus às diferenças salariais decorrentes e ao reenquadramento funcional no cargo cujas funções foram efetivamente desempenhadas.

II. São imprescritíveis as ações de reintegração em cargo público quando o afastamento se deu em razão de atos de exceção praticados durante o regime militar.

III. A acumulação de cargos públicos de profissionais da área de saúde não se sujeita ao limite de 60 horas semanais.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da pretensão estatal de ressarcimento ao erário e da prescrição correlata, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do direito de todos a um meio ambiente sadio e da responsabilidade civil pelo dano ambiental, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da homologação no Brasil de sentença estrangeira e também de sentença arbitral estrangeira, devendo ser marcada a INCORRETA.


 

Sentença Estadual - Rodada 39.2021

Trata-se de Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público em face de Botecão Ltda., ambos qualificados na petição inicial.

Na exordial, o Ministério Público alega, em síntese, que: a) o estabelecimento comercial Botecão Ltda. tem funcionamento das 22h00min às 05h00min, na Rua W, número 22, Município Z, estado S, estando localizado em bairro essencialmente residencial, com programação musical ao vivo diariamente, a qual inicia-se aproximadamente às 22h00min, encerrando-se por volta de 03h00min, momento a partir do qual o estabelecimento conta com DJ que dá prosseguimento ao fundo musical até às 5h00min; b) referida prática tem causado incômodos à população que reside nas proximidades do estabelecimento comercial, tendo em vista o elevado som e a frequência ininterrupta da programação musical que é realizada todos os dias da semana; c) no curso do Inquérito Civil Público, a requerida foi convidada a comparecer à sede do Ministério Público para prestar esclarecimentos e analisar proposta de celebração de Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, tendo respondido, via ofício, que não tinha interesse na celebração de qualquer acordo.

O Ministério Público pleiteou a concessão de tutela de urgência para fins de determinar a imediata suspensão das atividades da requerida, até que aquela promova sistema de isolamento acústico. Por fim, pleiteou a confirmação da liminar, condenando a requerida na obrigação de não fazer, consistente em abster-se da realização de eventos que importem na emissão de ruídos em níveis superiores ao permitido e na obrigação de fazer consistente na realização de obras de isolamento acústico, de modo a assegurar que a emissão de ruídos advindos de suas atividades permaneça dentro dos limites permitidos pelas normas de controle.

Ademais, pleiteou a condenação da requerida ao pagamento de danos morais coletivos em montante a ser fixado pelo juízo.

O Ministério Público sustentou sua petição inicial nos elementos colhidos no Inquérito Civil nº 12/2021, dentre eles termos de declarações subscritos por moradores da região, que versam acerca dos danos sofridos pelo som emitido pelo estabelecimento, e, ainda, por laudo técnico que apurou, em dias e horários distintos de funcionamento, que a emissão de ruídos pelo estabelecimento era superior ao montante permitido. Referida perícia técnica foi realizada pelo Instituto de Criminalística da Secretaria Estadual de Segurança Pública, tendo sido observadas as normas da ABNT e acompanhadas por preposto do estabelecimento comercial.

O magistrado deixou para apreciar o pleito antecipatório após a formação do contraditório.

Citada, a parte ré ofereceu contestação, na qual suscitou: a) preliminar de ilegitimidade ativa, tendo em vista que os interesses em questão são individuais homogêneos e disponíveis; b) a existência de litisconsórcio necessário com o ente público que concedeu a licença de instalação e funcionamento; c) impossibilidade jurídico do pedido, sendo vedado em sede de ação civil pública a cumulação de pedido de condenação em obrigação de não fazer e de condenação em dinheiro; d) preliminar de inépcia da inicial, por ausência de indicação do montante devido a título de danos morais coletivos. No mérito, sustentou que o funcionamento do estabelecimento é assegurado por licença concedida pelo Município, logo, não há que se reconhecer qualquer ilicitude em seu funcionamento. E, por fim, sustentou não restar comprovado o dano moral coletivo.

Intimado para oferecer réplica, o Ministério Público pleiteou o julgamento antecipado do mérito.

Intimada, a parte ré pleiteou, também, o julgamento antecipado do mérito.

Os autos vieram conclusos para sentença.

Com base no caso descrito, elabore, na condição de juiz de direito substituto, a sentença adequada ao caso, enfrentando todas as questões processuais e materiais pertinentes, sem acrescentar qualquer fato novo. Não é necessária a confecção de relatório.

 

Objetivas DP Estadual - Rodada 39.2021

(DPE/GO – FCC – 2021) A Defensoria Pública do Estado poderá atuar, segundo a Lei Orgânica Nacional das Defensorias Públicas, por meio de seus núcleos especializados, dando prioridade


 

(DPE/BA – FCC – 2021) De acordo com as Regras de Mandela, as inspeções em presídios devem


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da prescrição da pretensão punitiva e da pretensão executória penais, devendo ser marcada a INCORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a imprescritibilidade penal e também sobre os crimes hediondos, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Segundo estabeleceu o Supremo Tribunal Federal em recente julgado sob repercussão geral (RE 600.581, Tribunal Pleno, Edson Fachin, DJe 23/02/2021), “O art. 366 do Código de Processo Penal, ao não limitar o prazo de suspensão da prescrição no caso de inatividade processual oriunda de citação por edital, introduz hipótese de imprescritibilidade incompatível com a Constituição Federal.”

A propósito da solução concedida pelo STF à questão do estabelecimento do limite temporal máximo de suspensão da prescrição, já que o critério para definição deste limite é alvo de divergência doutrinária, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) No que concerne à lei de drogas, correto afirmar:


 

(DPE/BA – Defensor Público – FCC – 2021) Roberto foi preso em flagrante dia 13 de maio de 2021, por supostamente ter cometido o crime de roubo simples (art. 157, caput). Levado à audiência de custódia ainda no mesmo dia, o juiz responsável proferiu a seguinte decisão: “tendo em vista a primariedade do acusado, concedo liberdade provisória mediante o comparecimento mensal em juízo e o arbitramento de fiança no valor de meio salário mínimo, podendo ser recolhida em até 24 horas após sua soltura. Ainda, tendo em vista o poder geral de cautela, fixo a proibição do acusado acessar a internet das 20h às 06h, haja vista o intenso conteúdo violento presente nos sites, a despertar seu desejo em praticar novos delitos”. Ao assim decidir, o juiz agiu


 

(EMAGIS) Considere que, ao cabo de investigação sigilosa contra a família Mercenário, seja, a requerimento do Ministério Público, deferida judicialmente a diligência de busca e apreensão nos endereços dos integrantes de tal família. Cumprida a diligência e apreendidos diversos objetos de interesse para a investigação (computadores, celulares, cadernos, manuscritos, pendrives, mídias, etc.), o membro do Ministério Público elabora relatório do resultado de tal diligência, disponibilizando ao juízo os objetos nos quais embasou o relatório e oferecendo denúncia na qual aponta como base empírica para a acusação o relatório e os objetos nos quais o baseou.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere situação hipotética na qual o réu em processo penal seja citado por edital, sobrevindo, nos termos do artigo 366 do Código de Processo Penal, suspensão do processo e do prazo de prescrição da pretensão punitiva. Esgotado o prazo máximo de suspensão da prescrição da pretensão punitiva e ainda não localizado o réu, o juiz dá prosseguimento ao processo, nomeando defensor dativo em favor do réu.

Prossegue o processo, vindo o réu, ainda sem ser localizado, mas defendido por defensor dativo nomeado, a ser condenado por sentença transitada em julgado.

As assertivas que seguem tratam da execução penal do título judicial condenatório assim formado, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre os bens indivisíveis, avalie as assertivas que seguem.

I. A contrário senso, são indivisíveis os bens cujo fracionamento altere sua substância, diminua seu valor ou gere prejuízo do uso a que se destinam.

II. O CPC/2015 estendeu a autorização legal de alienação judicial de bem indivisível penhorado na execução contra apenas um dos proprietários, vez que, diferentemente do CPC/1973, que apenas a autorizava em hipótese de bem indivisível de pessoas casadas, agora a admite em qualquer hipótese de indivisibilidade.

III. Em caso de alienação judicial de bem indivisível penhorado em processo de execução ajuizada contra apenas um dos proprietários, os coproprietários têm preferência na arrematação.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da interrupção da prescrição na disciplina do Código Civil e também na jurisprudência do STJ.

I. Segundo o Código Civil, a prescrição interrompida recomeça a correr da data do ato que a interrompeu, ou do último ato do processo para a interromper.

II. Segundo o STJ, a citação válida no processo de conhecimento interrompe a prescrição, que passa a correr imediatamente após dito ato citatório, agora, porém, a título de prescrição intercorrente.

III. Tratando-se de cédula comercial com garantia de alienação fiduciária de veículo, a citação na ação de busca e apreensão deste é suficiente para interromper a prescrição também da pretensão de execução por quantia certa do crédito formalizado na cédula.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que, em processo de execução por quantia certa regido pelo CPC/2015 contra pessoa casada, seja penhorado imóvel do executado, sobre o qual tem meação seu cônjuge, este terceiro relativamente à execução.

A propósito dos meios judiciais pelo qual o cônjuge, dito terceiro na execução, defenda sua meação, avalie as assertivas que seguem.

I. A meação somente será observada na execução caso o cônjuge que dela não é parte assim requeira na via dos embargos de terceiro.

II. A intimação do cônjuge que não é parte na execução para ciência da penhora passa a ser dispensada, desde que devidamente intimado o consorte que dela é parte.

III. Rechaça-se a doutrina da proteção ex-lege da meação do terceiro pelo CPC/2015, vez que tanto o direito de preferência deste na arrematação judicial do bem quanto a sub-rogação de sua cota no valor da arrematação dependem de expresso requerimento.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a sentença arbitral.

I. Caso a parte considere nula a sentença arbitral, cabe-lhe apresentar recurso no próprio procedimento arbitral.

II. Havendo vício na sentença arbitral, é vedado às partes pretenderem sua anulação em ação judicial, posto que as discussões sobre a validade de tal sentença têm como via adequada o procedimento arbitral.

III. A sentença arbitral é título executivo e, executada esta, pode o devedor apresentar impugnação ao cumprimento de sentença sem se sujeitar as defesas a serem apresentadas nesta impugnação ao prazo decadencial disposto na Lei 9.307/1996.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Quanto ao incidente de desconsideração de personalidade jurídica, aquilate as proposições a seguir expostas e assinale, na sequência, a alternativa apropriada.

I. O incidente de desconsideração é cabível em todas as fases do processo de conhecimento, no cumprimento de sentença e na execução fundada em título executivo extrajudicial. Se a desconsideração da personalidade jurídica for requerida na petição inicial, dispensa-se a instauração do incidente, hipótese em que será citado o sócio ou a pessoa jurídica.

II. Instaurado o incidente, o sócio ou a pessoa jurídica será citado para manifestar-se e requerer as provas cabíveis no prazo de 15 (quinze) dias. Concluída a instrução, se necessária, o incidente será resolvido por decisão interlocutória.

III. Não há norma expressa no CPC relativamente ao procedimento a ser aplicado à hipótese de desconsideração inversa da personalidade jurídica, embora a doutrina majoritária apregoe ser o caso de aplicar o procedimento legal do incidente de desconsideração da personalidade jurídica, por analogia.

Há erro:


 

(EMAGIS) Sobre a penhora no processo de execução por quantia certa, tendo presente a disciplina do CPC/2015, o magistério da doutrina processual civil e a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Compreende a doutrina a penhora como um ato de afetação porque sua imediata consequência, de ordem prática e jurídica, é sujeitar os bens por ela alcançados aos fins da execução, colocando-os à disposição do órgão judicial para, à custa e mediante sacrifício desses bens, realizar o objetivo da execução, que é a função pública de dar satisfação ao credor.

II. Considerar-se-á feita a penhora mediante a apreensão e o depósito dos bens, lavrando-se um só auto se as diligências forem concluídas no mesmo dia e, tratando-se de mais de uma penhora, serão lavrados autos individuais.

III. Tratando-se de imóvel indivisível de executado casado cujo cônjuge, titular da meação sobre o bem, seja terceiro relativamente à execução, como, ainda assim, o imóvel pode ser alienado por inteiro, a penhora há de incidir sobre a integralidade do bem, não apenas sobre a cota de que titular o cônjuge executado.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito da defesa dos direitos coletivos em juízo, assinale a opção CORRETA:


 

(MPE/AP – Promotor de Justiça – CESPE – 2021) Com base na distinção entre brasileiros natos e brasileiros naturalizados sob o prisma constitucional, é correto afirmar que a CF prevê que brasileiro naturalizado


 

(EMAGIS) A propósito das garantias constitucionais do ato jurídico perfeito e do direito adquirido, tradicional é a construção doutrinária de Pontes de Miranda das categorias do ‘direito expectativo’ e do ‘direito expectado’. As assertivas que seguem têm relação com o tema, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(DPE/BA – Defensor Público – FCC – 2021) A ação de descumprimento de preceito fundamental


 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) De acordo com o texto constitucional vigente, os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:

1. avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União.

2. comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.

3. exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União.

4. apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


 

(EMAGIS) No que tange à Lei Anticorrupção (Lei 12.846/13), aquilate as assertivas expostas a seguir.

I. As pessoas jurídicas serão responsabilizadas objetivamente, nos âmbitos administrativo e civil, pelos atos lesivos previstos na Lei 12.846/13, praticados em seu interesse ou benefício, exclusivo ou não.

II. As sociedades controladoras, controladas, coligadas ou, no âmbito do respectivo contrato, as consorciadas serão solidariamente responsáveis pela prática dos atos previstos na Lei 12.846/13, restringindo-se tal responsabilidade à obrigação de pagamento de multa e reparação integral do dano causado.

III. A Lei 12.846/13 aplica-se aos atos lesivos praticados por pessoa jurídica brasileira contra a administração pública estrangeira, ainda que cometidos no exterior.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o tombamento, julgue os itens abaixo.

I. Segundo o STJ, o instituto do tombamento provisório é fase procedimental precedente do tombamento definitivo.

II. As coisas tombadas não poderão, em caso nenhum, ser destruídas, demolidas ou mutiladas, nem ser reparadas, pintadas ou restauradas, sem prévia autorização do órgão público competente, sob pena de multa de 50% do dano causado.

III. O proprietário da coisa tombada, que não dispuser de recursos para proceder às obras de conservação e reparação que a mesma requerer, levará ao conhecimento do órgão público competente a necessidade das mencionadas obras, sob pena de multa correspondente ao dobro da importância em que for avaliado o dano sofrido.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) No que diz respeito aos agentes públicos, julgue as seguintes assertivas.

I. Reconhecido o desvio de função, o servidor faz jus às diferenças salariais decorrentes e ao reenquadramento funcional no cargo cujas funções foram efetivamente desempenhadas.

II. São imprescritíveis as ações de reintegração em cargo público quando o afastamento se deu em razão de atos de exceção praticados durante o regime militar.

III. A acumulação de cargos públicos de profissionais da área de saúde não se sujeita ao limite de 60 horas semanais.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da pretensão estatal de ressarcimento ao erário e da prescrição correlata, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do direito de todos a um meio ambiente sadio e da responsabilidade civil pelo dano ambiental, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas têm relação com a execução fiscal e também com a disciplina do processo de execução por quantia certa no CPC e na jurisprudência do STJ.

I. A desistência da execução fiscal após o oferecimento dos embargos exime o exequente dos encargos da sucumbência.

II. Na disciplina do CPC/2015, a desistência da execução pode não gerar a automática extinção dos embargos à execução caso nestes o executado tenha veiculado questões de direito material, já que se assim for a extinção dependerá da concordância do embargante.

III. Para o STJ, embora a desistência da execução acarrete ao exeqüente o pagamento de honorários de sucumbência, tal obrigação resta afastada se a desistência se deu antes mesmo da citação do executado e constituição de advogado.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Considere que a empresa Exporta Muito, com o desígnio de exportar suas laranjas e suco engarrafado para adquirente situado em país estrangeiro, contrate frete fracionado para transportar a carga até o porto, tratando-se de transporte composto por fases intermediárias percorridas dentro do território nacional. Tenha presente também que a empresa Exporta Muito inclua no preço a ser pago pelo adquirente estrangeiro também o preço integral do transporte das laranjas e do suco.

A propósito da incidência do ICMS sobre as operações em questão, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a teoria da diluição das marcas.

I. Segundo a doutrina, a teoria da diluição, elaborada no direito norte-americano, corresponde ao conceito de condutas parasitárias construído no direito europeu com o intuito de responsabilizar práticas que busquem se beneficiar, indevidamente, do prestígio associado a marcas conhecidas.

II. A Lei 9.279/1996 confere ao titular da marca o direito de zelar pela sua integridade material ou reputação.

III. Para o STJ, a diluição da marca, quer ocorra unicamente em âmbito nacional, quer ocorra unicamente em âmbito internacional, faz cessar para seu titular o direito à exclusividade de seu uso.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem também guardam relação com o registro de marcas na disciplina da Lei 9.279/1996 (Lei de Propriedade Industrial – LPI).

I. A LPI acolhe o princípio da territorialidade do registro marcário.

II. A LPI, no que concerne aos requisitos do registro de marca nova, veda a confusão com marca alheia já registrada, mas não trata expressamente da vedação à associação com marca alheia já registrada.

III. A doutrina considera que a associação com marca alheia é conceito mais amplo do que a confusão com marca alheia.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito do Conselho Tutelar, assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Nos termos do Código de Defesa do Consumidor:


 

Discursivas - Rodada 39.2021 - Questão 1

É possível se falar em coisa julgada material contra transação homologada em juízo pactuada entre a associação e entidade previdenciária para liquidação de sentença coletiva? Explique. (Máximo 15 linhas).

Discursivas - Rodada 39.2021 - Questão 2

No rol de competências originárias do STF, está a de julgar as ações contra o CNJ e o CNMP. Pergunta-se:

A. Quais espécies de ações estão abarcadas pela norma constitucional?

B. O STF tem competência para atuar em casos de deliberação negativa do CNJ e do CNMP?

Discursivas - Rodada 39.2021 - Questão 3

João e Pedro combinaram de roubar um carro utilizando arma de fogo. Eles abordaram, então, Ricardo e Maria quando o casal entrava no veículo que estava estacionado. Os assaltantes levaram as vítimas para um barraco no morro. Pedro ficou responsável por vigiar o casal no cativeiro enquanto João realizaria outros crimes utilizando o carro subtraído. Depois de João ter saído, Ricardo e Maria tentaram fugir e Pedro atirou nas vítimas, que acabaram morrendo. João pretendia responder apenas por roubo majorado alegando que não participou nem queria a morte das vítimas, devendo, portanto, ser aplicado o art. 29, § 2º do Código Penal. A defesa de João tem razão? Explique fundamentadamente.

Discursivas - Rodada 39.2021 - Questão 4

Segundo o artigo 192 da CF/1988, reformulado após a EC 40/2003, o sistema financeiro nacional, estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do País e a servir aos interesses da coletividade, em todas as partes que o compõem, abrangendo as cooperativas de crédito, será regulado por leis complementares que disporão, inclusive, sobre a participação do capital estrangeiro nas instituições que o integram. Aponte os quatro princípios gerais de Direito Financeiro, explicando-os em sua extensão de significado. (Até 12 linhas).

Discursivas - Rodada 39.2021 - Questão 5

“João cumpria pena em regime fechado no sistema penitenciário do Estado Alfa e conseguiu fugir, em verdadeira fuga cinematográfica feita com helicóptero blindado, que o resgatou quando tomava banho de sol. Seis meses após sua fuga, João se associou a outros criminosos e entrou na casa de Antônio, cometendo crime de latrocínio e ceifando a vida de sua nova vítima. Os filhos de Antônio buscaram a Defensoria Pública e ajuizaram ação indenizatória em face do Estado Alfa, com base em sua responsabilidade civil objetiva, pleiteando reparação por danos morais decorrentes da morte de seu pai. Alegam os autores que ocorreu omissão do Estado Alfa por não prover medidas eficazes de segurança carcerária.” (TJ/PR-juiz-2021-FGV)

Considerando a situação apresentada, responda:

a) há responsabilidade civil do Estado Alfa pelos danos suportados pelos autores?

b) qual é a teoria aplicável em relação ao nexo de causalidade na responsabilização civil estatal?

Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

Discursivas - Rodada 39.2021

É possível se falar em coisa julgada material contra transação homologada em juízo pactuada entre a associação e entidade previdenciária para liquidação de sentença coletiva? Explique. (Máximo 15 linhas).

 

No rol de competências originárias do STF, está a de julgar as ações contra o CNJ e o CNMP. Pergunta-se:

A. Quais espécies de ações estão abarcadas pela norma constitucional?

B. O STF tem competência para atuar em casos de deliberação negativa do CNJ e do CNMP?

 

João e Pedro combinaram de roubar um carro utilizando arma de fogo. Eles abordaram, então, Ricardo e Maria quando o casal entrava no veículo que estava estacionado. Os assaltantes levaram as vítimas para um barraco no morro. Pedro ficou responsável por vigiar o casal no cativeiro enquanto João realizaria outros crimes utilizando o carro subtraído. Depois de João ter saído, Ricardo e Maria tentaram fugir e Pedro atirou nas vítimas, que acabaram morrendo. João pretendia responder apenas por roubo majorado alegando que não participou nem queria a morte das vítimas, devendo, portanto, ser aplicado o art. 29, § 2º do Código Penal. A defesa de João tem razão? Explique fundamentadamente.

 

Segundo o artigo 192 da CF/1988, reformulado após a EC 40/2003, o sistema financeiro nacional, estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do País e a servir aos interesses da coletividade, em todas as partes que o compõem, abrangendo as cooperativas de crédito, será regulado por leis complementares que disporão, inclusive, sobre a participação do capital estrangeiro nas instituições que o integram. Aponte os quatro princípios gerais de Direito Financeiro, explicando-os em sua extensão de significado. (Até 12 linhas).

 

“João cumpria pena em regime fechado no sistema penitenciário do Estado Alfa e conseguiu fugir, em verdadeira fuga cinematográfica feita com helicóptero blindado, que o resgatou quando tomava banho de sol. Seis meses após sua fuga, João se associou a outros criminosos e entrou na casa de Antônio, cometendo crime de latrocínio e ceifando a vida de sua nova vítima. Os filhos de Antônio buscaram a Defensoria Pública e ajuizaram ação indenizatória em face do Estado Alfa, com base em sua responsabilidade civil objetiva, pleiteando reparação por danos morais decorrentes da morte de seu pai. Alegam os autores que ocorreu omissão do Estado Alfa por não prover medidas eficazes de segurança carcerária.” (TJ/PR-juiz-2021-FGV)

Considerando a situação apresentada, responda:

a) há responsabilidade civil do Estado Alfa pelos danos suportados pelos autores?

b) qual é a teoria aplicável em relação ao nexo de causalidade na responsabilização civil estatal?

Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

 

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 39.2021

(EMAGIS) Sobre os bens indivisíveis, avalie as assertivas que seguem.

I. A contrário senso, são indivisíveis os bens cujo fracionamento altere sua substância, diminua seu valor ou gere prejuízo do uso a que se destinam.

II. O CPC/2015 estendeu a autorização legal de alienação judicial de bem indivisível penhorado na execução contra apenas um dos proprietários, vez que, diferentemente do CPC/1973, que apenas a autorizava em hipótese de bem indivisível de pessoas casadas, agora a admite em qualquer hipótese de indivisibilidade.

III. Em caso de alienação judicial de bem indivisível penhorado em processo de execução ajuizada contra apenas um dos proprietários, os coproprietários têm preferência na arrematação.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da interrupção da prescrição na disciplina do Código Civil e também na jurisprudência do STJ.

I. Segundo o Código Civil, a prescrição interrompida recomeça a correr da data do ato que a interrompeu, ou do último ato do processo para a interromper.

II. Segundo o STJ, a citação válida no processo de conhecimento interrompe a prescrição, que passa a correr imediatamente após dito ato citatório, agora, porém, a título de prescrição intercorrente.

III. Tratando-se de cédula comercial com garantia de alienação fiduciária de veículo, a citação na ação de busca e apreensão deste é suficiente para interromper a prescrição também da pretensão de execução por quantia certa do crédito formalizado na cédula.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que, em processo de execução por quantia certa regido pelo CPC/2015 contra pessoa casada, seja penhorado imóvel do executado, sobre o qual tem meação seu cônjuge, este terceiro relativamente à execução.

A propósito dos meios judiciais pelo qual o cônjuge, dito terceiro na execução, defenda sua meação, avalie as assertivas que seguem.

I. A meação somente será observada na execução caso o cônjuge que dela não é parte assim requeira na via dos embargos de terceiro.

II. A intimação do cônjuge que não é parte na execução para ciência da penhora passa a ser dispensada, desde que devidamente intimado o consorte que dela é parte.

III. Rechaça-se a doutrina da proteção ex-lege da meação do terceiro pelo CPC/2015, vez que tanto o direito de preferência deste na arrematação judicial do bem quanto a sub-rogação de sua cota no valor da arrematação dependem de expresso requerimento.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a sentença arbitral.

I. Caso a parte considere nula a sentença arbitral, cabe-lhe apresentar recurso no próprio procedimento arbitral.

II. Havendo vício na sentença arbitral, é vedado às partes pretenderem sua anulação em ação judicial, posto que as discussões sobre a validade de tal sentença têm como via adequada o procedimento arbitral.

III. A sentença arbitral é título executivo e, executada esta, pode o devedor apresentar impugnação ao cumprimento de sentença sem se sujeitar as defesas a serem apresentadas nesta impugnação ao prazo decadencial disposto na Lei 9.307/1996.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Quanto ao incidente de desconsideração de personalidade jurídica, aquilate as proposições a seguir expostas e assinale, na sequência, a alternativa apropriada.

I. O incidente de desconsideração é cabível em todas as fases do processo de conhecimento, no cumprimento de sentença e na execução fundada em título executivo extrajudicial. Se a desconsideração da personalidade jurídica for requerida na petição inicial, dispensa-se a instauração do incidente, hipótese em que será citado o sócio ou a pessoa jurídica.

II. Instaurado o incidente, o sócio ou a pessoa jurídica será citado para manifestar-se e requerer as provas cabíveis no prazo de 15 (quinze) dias. Concluída a instrução, se necessária, o incidente será resolvido por decisão interlocutória.

III. Não há norma expressa no CPC relativamente ao procedimento a ser aplicado à hipótese de desconsideração inversa da personalidade jurídica, embora a doutrina majoritária apregoe ser o caso de aplicar o procedimento legal do incidente de desconsideração da personalidade jurídica, por analogia.

Há erro:


 

(EMAGIS) Sobre a penhora no processo de execução por quantia certa, tendo presente a disciplina do CPC/2015, o magistério da doutrina processual civil e a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Compreende a doutrina a penhora como um ato de afetação porque sua imediata consequência, de ordem prática e jurídica, é sujeitar os bens por ela alcançados aos fins da execução, colocando-os à disposição do órgão judicial para, à custa e mediante sacrifício desses bens, realizar o objetivo da execução, que é a função pública de dar satisfação ao credor.

II. Considerar-se-á feita a penhora mediante a apreensão e o depósito dos bens, lavrando-se um só auto se as diligências forem concluídas no mesmo dia e, tratando-se de mais de uma penhora, serão lavrados autos individuais.

III. Tratando-se de imóvel indivisível de executado casado cujo cônjuge, titular da meação sobre o bem, seja terceiro relativamente à execução, como, ainda assim, o imóvel pode ser alienado por inteiro, a penhora há de incidir sobre a integralidade do bem, não apenas sobre a cota de que titular o cônjuge executado.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito da defesa dos direitos coletivos em juízo, assinale a opção CORRETA:


 

(EMAGIS) Nos termos do Código de Defesa do Consumidor:


 

(EMAGIS) A respeito do Conselho Tutelar, assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da prescrição da pretensão punitiva e da pretensão executória penais, devendo ser marcada a INCORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a imprescritibilidade penal e também sobre os crimes hediondos, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Segundo estabeleceu o Supremo Tribunal Federal em recente julgado sob repercussão geral (RE 600.581, Tribunal Pleno, Edson Fachin, DJe 23/02/2021), “O art. 366 do Código de Processo Penal, ao não limitar o prazo de suspensão da prescrição no caso de inatividade processual oriunda de citação por edital, introduz hipótese de imprescritibilidade incompatível com a Constituição Federal.”

A propósito da solução concedida pelo STF à questão do estabelecimento do limite temporal máximo de suspensão da prescrição, já que o critério para definição deste limite é alvo de divergência doutrinária, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) No que concerne à lei de drogas, correto afirmar:


 

(DPE/BA – Defensor Público – FCC – 2021) Roberto foi preso em flagrante dia 13 de maio de 2021, por supostamente ter cometido o crime de roubo simples (art. 157, caput). Levado à audiência de custódia ainda no mesmo dia, o juiz responsável proferiu a seguinte decisão: “tendo em vista a primariedade do acusado, concedo liberdade provisória mediante o comparecimento mensal em juízo e o arbitramento de fiança no valor de meio salário mínimo, podendo ser recolhida em até 24 horas após sua soltura. Ainda, tendo em vista o poder geral de cautela, fixo a proibição do acusado acessar a internet das 20h às 06h, haja vista o intenso conteúdo violento presente nos sites, a despertar seu desejo em praticar novos delitos”. Ao assim decidir, o juiz agiu


 

(EMAGIS) Considere que, ao cabo de investigação sigilosa contra a família Mercenário, seja, a requerimento do Ministério Público, deferida judicialmente a diligência de busca e apreensão nos endereços dos integrantes de tal família. Cumprida a diligência e apreendidos diversos objetos de interesse para a investigação (computadores, celulares, cadernos, manuscritos, pendrives, mídias, etc.), o membro do Ministério Público elabora relatório do resultado de tal diligência, disponibilizando ao juízo os objetos nos quais embasou o relatório e oferecendo denúncia na qual aponta como base empírica para a acusação o relatório e os objetos nos quais o baseou.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere situação hipotética na qual o réu em processo penal seja citado por edital, sobrevindo, nos termos do artigo 366 do Código de Processo Penal, suspensão do processo e do prazo de prescrição da pretensão punitiva. Esgotado o prazo máximo de suspensão da prescrição da pretensão punitiva e ainda não localizado o réu, o juiz dá prosseguimento ao processo, nomeando defensor dativo em favor do réu.

Prossegue o processo, vindo o réu, ainda sem ser localizado, mas defendido por defensor dativo nomeado, a ser condenado por sentença transitada em julgado.

As assertivas que seguem tratam da execução penal do título judicial condenatório assim formado, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(MPE/AP – Promotor de Justiça – CESPE – 2021) Com base na distinção entre brasileiros natos e brasileiros naturalizados sob o prisma constitucional, é correto afirmar que a CF prevê que brasileiro naturalizado


 

(EMAGIS) A propósito das garantias constitucionais do ato jurídico perfeito e do direito adquirido, tradicional é a construção doutrinária de Pontes de Miranda das categorias do ‘direito expectativo’ e do ‘direito expectado’. As assertivas que seguem têm relação com o tema, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(DPE/BA – Defensor Público – FCC – 2021) A ação de descumprimento de preceito fundamental


 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) De acordo com o texto constitucional vigente, os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:

1. avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União.

2. comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.

3. exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União.

4. apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


 

(PJC/MT – Delegado de Polícia Substituto – CESPE – 2017) Desde quinze dias antes de uma eleição municipal, salvo em caso de flagrante delito, nenhuma autoridade poderá prender ou deter:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a teoria da diluição das marcas.

I. Segundo a doutrina, a teoria da diluição, elaborada no direito norte-americano, corresponde ao conceito de condutas parasitárias construído no direito europeu com o intuito de responsabilizar práticas que busquem se beneficiar, indevidamente, do prestígio associado a marcas conhecidas.

II. A Lei 9.279/1996 confere ao titular da marca o direito de zelar pela sua integridade material ou reputação.

III. Para o STJ, a diluição da marca, quer ocorra unicamente em âmbito nacional, quer ocorra unicamente em âmbito internacional, faz cessar para seu titular o direito à exclusividade de seu uso.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem também guardam relação com o registro de marcas na disciplina da Lei 9.279/1996 (Lei de Propriedade Industrial – LPI).

I. A LPI acolhe o princípio da territorialidade do registro marcário.

II. A LPI, no que concerne aos requisitos do registro de marca nova, veda a confusão com marca alheia já registrada, mas não trata expressamente da vedação à associação com marca alheia já registrada.

III. A doutrina considera que a associação com marca alheia é conceito mais amplo do que a confusão com marca alheia.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas têm relação com a execução fiscal e também com a disciplina do processo de execução por quantia certa no CPC e na jurisprudência do STJ.

I. A desistência da execução fiscal após o oferecimento dos embargos exime o exequente dos encargos da sucumbência.

II. Na disciplina do CPC/2015, a desistência da execução pode não gerar a automática extinção dos embargos à execução caso nestes o executado tenha veiculado questões de direito material, já que se assim for a extinção dependerá da concordância do embargante.

III. Para o STJ, embora a desistência da execução acarrete ao exeqüente o pagamento de honorários de sucumbência, tal obrigação resta afastada se a desistência se deu antes mesmo da citação do executado e constituição de advogado.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Considere que a empresa Exporta Muito, com o desígnio de exportar suas laranjas e suco engarrafado para adquirente situado em país estrangeiro, contrate frete fracionado para transportar a carga até o porto, tratando-se de transporte composto por fases intermediárias percorridas dentro do território nacional. Tenha presente também que a empresa Exporta Muito inclua no preço a ser pago pelo adquirente estrangeiro também o preço integral do transporte das laranjas e do suco.

A propósito da incidência do ICMS sobre as operações em questão, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do direito de todos a um meio ambiente sadio e da responsabilidade civil pelo dano ambiental, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange à Lei Anticorrupção (Lei 12.846/13), aquilate as assertivas expostas a seguir.

I. As pessoas jurídicas serão responsabilizadas objetivamente, nos âmbitos administrativo e civil, pelos atos lesivos previstos na Lei 12.846/13, praticados em seu interesse ou benefício, exclusivo ou não.

II. As sociedades controladoras, controladas, coligadas ou, no âmbito do respectivo contrato, as consorciadas serão solidariamente responsáveis pela prática dos atos previstos na Lei 12.846/13, restringindo-se tal responsabilidade à obrigação de pagamento de multa e reparação integral do dano causado.

III. A Lei 12.846/13 aplica-se aos atos lesivos praticados por pessoa jurídica brasileira contra a administração pública estrangeira, ainda que cometidos no exterior.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o tombamento, julgue os itens abaixo.

I. Segundo o STJ, o instituto do tombamento provisório é fase procedimental precedente do tombamento definitivo.

II. As coisas tombadas não poderão, em caso nenhum, ser destruídas, demolidas ou mutiladas, nem ser reparadas, pintadas ou restauradas, sem prévia autorização do órgão público competente, sob pena de multa de 50% do dano causado.

III. O proprietário da coisa tombada, que não dispuser de recursos para proceder às obras de conservação e reparação que a mesma requerer, levará ao conhecimento do órgão público competente a necessidade das mencionadas obras, sob pena de multa correspondente ao dobro da importância em que for avaliado o dano sofrido.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) No que diz respeito aos agentes públicos, julgue as seguintes assertivas.

I. Reconhecido o desvio de função, o servidor faz jus às diferenças salariais decorrentes e ao reenquadramento funcional no cargo cujas funções foram efetivamente desempenhadas.

II. São imprescritíveis as ações de reintegração em cargo público quando o afastamento se deu em razão de atos de exceção praticados durante o regime militar.

III. A acumulação de cargos públicos de profissionais da área de saúde não se sujeita ao limite de 60 horas semanais.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da pretensão estatal de ressarcimento ao erário e da prescrição correlata, devendo ser marcada a CORRETA.


 

Discursivas - Rodada 38.2021 - Questão 1

Em um Estado da Federação, foi editada a Lei Estadual nº 20333/2020, que proibiu os planos de saúde de recusarem atendimento às pessoas suspeitas de COVID-19 mesmo que ainda se esteja dentro do período de carência contratual. Diante desse fato normativo incontroverso, esclareça se a legislação estadual é constitucional, consoante alegado pelo Estado, que agiu sob o argumento de que a questão tinha a ver com competência legislativa concorrente pelo aspecto consumerista, ao seu ver, central. (Até 15 linhas).

Discursivas - Rodada 38.2021 - Questão 2

A inversão do ônus da prova prevista no art. 6º, VIII, do Código de Defesa do Consumidor é regra de julgamento? Discorra sobre o tema. (Máximo 15 linhas).

Discursivas - Rodada 38.2021 - Questão 3

O direito administrativo sancionador é dotado de tipicidade aberta, pois contém conceitos jurídicos indeterminados. Sobre o tema, pergunta-se:

A. Há discricionariedade no âmbito do poder disciplinar?

B. Qual a extensão do controle, pelo Poder Judiciário, do ato administrativo que impõe sanção a servidor público por infração disciplinar?

Resposta em, no máximo, 15 linhas.

Discursivas - Rodada 38.2021 - Questão 4

Joselita Nonotion, promotora de justiça integrante do Ministério Público do Estado do Ceará, deslocou-se até pequeno município do interior de Sergipe para se encontrar com Lulu Desespero, após tê-la contactado por meio de certo grupo existente na rede social “Facebook”. Lá chegando, efetivou o pagamento de R$ 50.000,00 a Lulu, a qual lhe entregou a sua filha Joaninha Fofurice, recém-nascida.

Considerando que o fato não tem relação com o exercício do cargo ocupado por Joselita, a competência para processar e julgar a ação penal contra ela movida será:

a) da primeira instância da Justiça Estadual de Sergipe;

b) da primeira instância da Justiça Estadual do Ceará;

c) da primeira instância da Justiça Federal de Sergipe;

d) da primeira instância da Justiça Federal do Ceará;

e) do Tribunal de Justiça de Sergipe;

f) do Tribunal de Justiça do Ceará;

g) do Tribunal Regional Federal da 5ª Região;

h) nenhuma das alternativas anteriores.

Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

Discursivas - Rodada 38.2021 - Questão 5

Com fundamento no art. 461 da CLT, Maria Celeste, empregada pública de autarquia previdenciária do Município BEM LONGE, pleiteou, perante a Justiça do Trabalho, o direito à equiparação salarial. Pergunta-se: é possível que o Poder Judiciário conceda equiparação salarial entre empregados públicos de autarquia? Qual seria a resposta se Maria Celeste fosse empregada de uma sociedade de economia mista? Responda em, no máximo, 15 linhas.

Discursivas - Rodada 38.2021

Em um Estado da Federação, foi editada a Lei Estadual nº 20333/2020, que proibiu os planos de saúde de recusarem atendimento às pessoas suspeitas de COVID-19 mesmo que ainda se esteja dentro do período de carência contratual. Diante desse fato normativo incontroverso, esclareça se a legislação estadual é constitucional, consoante alegado pelo Estado, que agiu sob o argumento de que a questão tinha a ver com competência legislativa concorrente pelo aspecto consumerista, ao seu ver, central. (Até 15 linhas).

 

A inversão do ônus da prova prevista no art. 6º, VIII, do Código de Defesa do Consumidor é regra de julgamento? Discorra sobre o tema. (Máximo 15 linhas).

 

O direito administrativo sancionador é dotado de tipicidade aberta, pois contém conceitos jurídicos indeterminados. Sobre o tema, pergunta-se:

A. Há discricionariedade no âmbito do poder disciplinar?

B. Qual a extensão do controle, pelo Poder Judiciário, do ato administrativo que impõe sanção a servidor público por infração disciplinar?

Resposta em, no máximo, 15 linhas.

 

Joselita Nonotion, promotora de justiça integrante do Ministério Público do Estado do Ceará, deslocou-se até pequeno município do interior de Sergipe para se encontrar com Lulu Desespero, após tê-la contactado por meio de certo grupo existente na rede social “Facebook”. Lá chegando, efetivou o pagamento de R$ 50.000,00 a Lulu, a qual lhe entregou a sua filha Joaninha Fofurice, recém-nascida.

Considerando que o fato não tem relação com o exercício do cargo ocupado por Joselita, a competência para processar e julgar a ação penal contra ela movida será:

a) da primeira instância da Justiça Estadual de Sergipe;

b) da primeira instância da Justiça Estadual do Ceará;

c) da primeira instância da Justiça Federal de Sergipe;

d) da primeira instância da Justiça Federal do Ceará;

e) do Tribunal de Justiça de Sergipe;

f) do Tribunal de Justiça do Ceará;

g) do Tribunal Regional Federal da 5ª Região;

h) nenhuma das alternativas anteriores.

Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

 

Com fundamento no art. 461 da CLT, Maria Celeste, empregada pública de autarquia previdenciária do Município BEM LONGE, pleiteou, perante a Justiça do Trabalho, o direito à equiparação salarial. Pergunta-se: é possível que o Poder Judiciário conceda equiparação salarial entre empregados públicos de autarquia? Qual seria a resposta se Maria Celeste fosse empregada de uma sociedade de economia mista? Responda em, no máximo, 15 linhas.

 

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 38.2021

(TJ/AC – Juiz de Direito – VUNESP – 2019) Assinale a alternativa correta a respeito do constitucionalismo.


 

(TJ/SP – Juiz substituto – VUNESP – 2018) A Carta Constitucional de 1967, o Ato Institucional n° 5/1968 e a Emenda Constitucional n° 1/1969 representaram um período de anormalidade institucional que se prolongou até a Constituição de 1988. Sobre eles, pode-se afirmar que


 

(TST – Juiz do Trabalho – FCC – 2017) A Constituição de 1988 define diversos procedimentos legislativos, semelhantes em alguns aspectos, diferentes em outros. Em relação a pessoas, instituições e poderes envolvidos nesses procedimentos legislativos, ela estabelece que


 

(TJ/RJ – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2018) Narciso, 19 anos de idade, que está em pleno gozo dos seus direitos políticos, pretende candidatar-se ao mandato de Vereador em seu Município nas próximas eleições, que ocorrerão em outubro de 2020. Poliana, que é sua cunhada, ocupava o cargo de Presidente da Câmara de Vereadores, no mesmo Município, mas, atualmente, veio a assumir o cargo de Prefeito em razão da perda de mandato dos seus ocupantes anteriores.
Segundo o disposto na Constituição Federal, nessa situação hipotética, é correto afirmar que Narciso


 

(EMAGIS) Sobre a pensão por morte no Regime Geral de Previdência Social (RGPS), julgue os itens abaixo.

I. Perde o direito à pensão por morte o cônjuge, o companheiro ou a companheira se comprovada, a qualquer tempo, simulação ou fraude no casamento ou na união estável, ou a formalização desses com o fim exclusivo de constituir benefício previdenciário, apuradas em processo judicial ou administrativo no qual será assegurado o direito ao contraditório e à ampla defesa.

II. A concessão da pensão por morte não será protelada pela falta de habilitação de outro possível dependente, e qualquer inscrição ou habilitação posterior que importe em exclusão ou inclusão de dependente só produzirá efeito a contar da data da inscrição ou habilitação.

III. Na hipótese de o segurado falecido estar, na data de seu falecimento, obrigado por determinação judicial a pagar alimentos temporários a ex-cônjuge, ex-companheiro ou ex-companheira, a pensão por morte será devida pelo prazo remanescente na data do óbito, caso não incida outra hipótese de cancelamento anterior do benefício.

Estão corretos apenas os itens:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com princípios aplicáveis ao Direito Penal e à Execução Penal, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(EMAGIS) O artigo 368 do Código de Processo Penal, também tendo relação com a cooperação jurídica internacional em matéria penal, dispõe: “Art. 368. Estando o acusado no estrangeiro, em lugar sabido, será citado mediante carta rogatória, suspendendo-se o curso do prazo de prescrição até o seu cumprimento.”

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Há divergência doutrinária sobre a interpretação do dispositivo, determinado segmento sustentando que a prescrição ficará suspensa até que a carta seja juntada aos autos e outro segmento doutrinário sustentando que a fluência do prazo prescricional continua não na data em que os autos da carta rogatória derem entrada no cartório, mas sim naquela em que se der o efetivo cumprimento no juízo rogado.

II. Relativamente aos prazos, dispõe jurisprudência sumulada pelo STF que no processo penal contam-se os da data da intimação, e não da juntada aos autos do mandado ou da carta precatória ou de ordem.

III. Segundo decisão recente do STJ, ainda que não exaurida a discussão na Corte, o termo final da suspensão do prazo prescricional em questão é a data de efetivação da citação do acusado no estrangeiro, ainda que haja demora entre esta data e a da juntada da missiva nos autos do processo judicial em trâmite no Brasil.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(MPE/AP – Promotor de Justiça – CESPE – 2021) Paulo é médico concursado da rede pública de saúde e, no desempenho desse cargo público, costuma registrar o ponto e, em seguida, se retirar do hospital, deixando de cumprir sua carga horária de trabalho.
Nessa situação hipotética, de acordo com o entendimento do STJ, Paulo pratica


 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Assinale a resposta certa:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a sentença e o habeas corpus no processo penal, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(MPE/AP – Promotor de Justiça – CESPE – 2021) Com relação ao procedimento aplicável aos crimes de responsabilidade praticados por funcionários públicos contra a administração pública, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Sobre as faltas disciplinares e os crimes cometidos pelo sentenciado durante a execução penal, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Mariana adquiriu numa loja uma geladeira nova, para utilizar em sua residência. Apenas dois dias depois da compra, o produto apresentou vício, deixando de refrigerar. Mariana então pleiteou a imediata restituição do preço, o que foi negado pelo fornecedor sob o fundamento de que o produto poderia ser consertado. Nesse caso, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, assiste razão


 

(EMAGIS) O protesto contra alienação de bens é medida judicial que pode inibir a circulação econômica do bem diante das ressalvas do protestante em relação ao negócio.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a cobrança de direitos autorais decorrentes de sonorização ambiental em estabelecimentos hoteleiros e suas dependências, inclusive à luz da recente Lei 14.002/2020.

Marque a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) Ainda sobre a cobrança de direitos autorais decorrentes de sonorização ambiental em estabelecimentos hoteleiros e suas dependências, marque a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta, relativamente ao regime jurídico do conflito de competência no CPC.


 

(EMAGIS) Em relação ao amicus curiae e sua disciplina no Código de Processo Civil, julgue os itens abaixo.

I. O juiz ou o relator, considerando a relevância da matéria, a especificidade do tema objeto da demanda ou a repercussão social da controvérsia, poderá, por decisão irrecorrível, de ofício ou a requerimento das partes ou de quem pretenda manifestar-se, solicitar ou admitir a participação de pessoa natural ou jurídica, órgão ou entidade especializada, com representatividade adequada, no prazo de 15 (quinze) dias de sua intimação.

II. O amicus curiae não pode recorrer da decisão que julgar o incidente de resolução de demandas repetitivas.

III. Quando houver pluralidade de pedidos de admissão de amicus curiae, o relator deve observar, como critério para definição daqueles que serão admitidos, o equilíbrio na representatividade dos diversos interesses jurídicos contrapostos no litígio.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Sobre o cumprimento de sentença condenatória ao pagamento de quantia certa, avalie as assertivas que seguem.

I. A apresentação de impugnação ao cumprimento de sentença pelo devedor impede, em regra, a prática dos atos executivos, inclusive os de expropriação.

II. A apresentação de memória de cálculo é ônus do credor, de modo que é vedado ao juiz, de ofício, remeter os autos à contadoria judicial ao fundamento de dúvida acerca do correto valor da execução.

III. É peremptória a impossibilidade de conhecer impugnação apresentada pela Fazenda Pública executada com fundamento em excesso de execução quando desacompanhada de memória de cálculos.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Quanto ao direito de empresa, avalie as proposições postas a seguir.

I. O exercício das atividades de natureza exclusivamente intelectual não está excluído do conceito de empresa.

II. Os profissionais liberais não são considerados empresários, salvo se a organização dos fatores de produção for mais importante que a atividade pessoal desenvolvida.

III. A inscrição do empresário na Junta Comercial não é requisito para a sua caracterização, admitindo-se o exercício da empresa sem tal providência.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) A respeito das sociedades simples e das sociedades empresariais, avalie as assertivas que seguem.

I. O exercício das atividades de natureza exclusivamente intelectual está excluído do conceito de empresa.

II. A doutrina admite o acerto da afirmação segundo a qual uma mesma atividade econômica pode ser desenvolvida de modo empresarial ou sem empresarialidade.

III. O concurso de auxiliares ou colaboradores no exercício da atividade intelectual de natureza científica impõe se tenha como empresarial tal atuar.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(MPF – Procurador da República – 2017) Em relação ao lançamento por homologação efetivado mediante declaração e confissão de tributos, é INCORRETO afirmar que:


 

(EMAGIS) Sobre o regime não cumulativo e também sobre o regime monofásico de tributação pelas contribuições COFINS e PIS, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre o Tribunal de Contas e o Ministério Público de Contas, avalie as assertivas que seguem.

I. São ilícitas as provas decorrentes da troca de informações entre Ministério Público Federal e Ministério Público de Contas, uma vez que este último tem atuação exclusivamente extrajudicial e confinada à intimidade estrutural da respectiva Corte de Contas.

II. Aos membros do Ministério Público junto aos Tribunais de Contas aplicam-se as disposições pertinentes a direitos, vedações e forma de investidura aplicáveis aos membros do Ministério Público.

III. É assegurado ao membro do Ministério Público junto aos Tribunais de Contas a prerrogativa de requerer informações diretamente aos jurisdicionados do respectivo Tribunal, sem subordinação ao Presidente da Corte.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Com relação à improbidade administrativa, aquilate as seguintes assertivas.

I. A única exceção ao duplo regime sancionatório em matéria de improbidade se refere aos atos praticados pelo Presidente da República.

II. O ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da Administração Pública (art. 11 da Lei 8.429/92) não requer a demonstração de dano ao erário ou de enriquecimento ilícito, mas exige a demonstração de dolo, o qual, contudo, não necessita ser específico, sendo suficiente o dolo genérico.

III. Segundo o entendimento majoritário do STJ, atentados à vida e à liberdade individual de particulares, praticados por agentes públicos armados - incluindo tortura, prisão ilegal e "justiciamento" -, afora repercussões nas esferas penal, civil e disciplinar, podem configurar improbidade administrativa, ainda que não haja enriquecimento ilícito do agente ou prejuízo ao erário.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) No que tange aos agentes públicos, avalie as proposições expostas a seguir.

I. A criação de cargos em comissão somente se justifica para o exercício de funções de direção, chefia e assessoramento, não se prestando ao desempenho de atividades burocráticas, técnicas ou operacionais.

II. A nomeação tardia de candidatos aprovados em concurso público, por meio de ato judicial, à qual atribuída eficácia retroativa, não gera direito às promoções ou progressões funcionais que alcançariam houvesse ocorrido, a tempo e modo, a nomeação.

III. Em caso de extinção da punibilidade de determinada infração funcional pela prescrição, tal fato deverá constar dos assentamentos individuais do servidor.

Há erro:


 

(EMAGIS) Em relação às licitações promovidas por empresas estatais, analise, com base na Lei 13.303/16, as seguintes proposições.

I. A homologação do resultado não implica a constituição de direito relativo à celebração do contrato em favor do licitante vencedor.

II. Quem dispuser de competência para homologação do resultado poderá revogar a licitação por razões de interesse público decorrentes de fato superveniente que constitua óbice manifesto e incontornável, ou anulá-la por ilegalidade, de ofício ou por provocação de terceiros, salvo quando for viável a convalidação do ato ou do procedimento viciado.

III. Depois de iniciada a fase de apresentação de lances ou propostas, a revogação ou a anulação da licitação somente será efetivada depois de se conceder aos licitantes que manifestem interesse em contestar o respectivo ato em prazo apto a lhes assegurar o exercício do direito ao contraditório e à ampla defesa.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Considere Mandado de Segurança impetrado por Procurador do Ministério Público de Contas do Estado contra ato do presidente do Tribunal de Contas do Estado, dos conselheiros e do auditor substituto de conselheiro que determinou a extinção e arquivamento de representação promovida pelo precitado Procurador impetrante para apurar irregularidades na fase interna e externa de procedimento licitatório relativo a contrato da nova sede administrativa do citado tribunal.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A jurisprudência pacificamente reconhece a legitimidade até mesmo para determinados órgãos públicos, entes despersonalizados e agentes políticos dotados de prerrogativas próprias para impetração de writ em defesa de sua atuação funcional e atribuições institucionais.

II. O entendimento de que o Ministério Público Especial tem sua atuação restrita ao âmbito do Tribunal de Contas exclui a possibilidade de tal Parquet especial atuar fora de tais cortes.

III. O STJ reconhece a legitimidade ativa do Procurador para o mandado de segurança em questão.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) As terras devolutas indispensáveis à preservação do meio ambiente são consideradas bens

 

(EMAGIS) Sobre as relações consulares e diplomáticas, marque a alternativa correta:


 

Defensoria Pública Estadual - Rodada 38.2021

José Bento foi processado pelo Ministério Público do Estado do Maranhão pelo crime de furto simples perpetrando contra seu pai, João Bento, um senhor de 65 anos de idade. O membro do Parquet não ofertou nenhum instituto despenalizador, porque não preenchidos os requisitos legais.

Segundo a denúncia, José Bento, no dia 5 de março de 2020, subtraiu um colar de ouro no valor aproximado de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) pertencente ao pai e o usou para trocar por drogas.

O juízo da 2ª Vara Criminal da Comarca de São Luís/MA recebeu a inicial acusatória e determinou a citação do réu, que apresentou resposta à acusação por intermédio de advogado constituído.

Alegando que, na verdade, o colar pertencia a José Bento, uma vez que fruto de herança da parte dos bens que cabia apenas à sua falecida mãe, porquanto proveniente dos bens particulares dela, casada com João Bento no regime de separação de bens, a defesa requereu a suspensão da ação criminal enquanto resolvida a questão em ação cível já em andamento.

O juiz indeferiu o requerimento e, depois da instrução e julgamento, condenou José Bento, decidindo incidentalmente que o bem pertencia à vítima. A pena aplicada foi de reclusão de 2 (dois) anos e 15 dias-multa, cada um no valor de 1/30 do salário-mínimo vigente ao tempo do delito, em regime inicial aberto. O magistrado substituiu a pena privativa de liberdade por duas penas restritivas de direitos de prestação de serviços à comunidade.

Houve apelação, mas o recurso foi desprovido pelo Tribunal de Justiça maranhense, pelo que a sentença penal transitou em julgado em 29 de novembro de 2020.

No dia 15 de abril de 2021, o juízo cível competente resolve, em definitivo, a propriedade do colar, decidindo que, de fato, pertence a José Bento.

Ao ser intimado para comparecer à audiência admonitória para fixar as bases da prestação de serviço à comunidade, o condenado procurou a Defensoria Pública solicitando assistência jurídica, haja vista não mais dispor de condições financeiras para constituir advogado.

Você é o defensor público que prestará assistência jurídica a José Bento. Nessa condição e com base apenas nas informações acima expostas e naquelas que podem ser inferidas do enunciado, redija a peça processual cabível diferente de “habeas corpus” e dos embargos de declaração que atenda aos interesses do assistido.

Explane todas as teses defensivas pertinentes sem lançar mão de citação direta de doutrina, de jurisprudência, tampouco de texto literal de súmulas. Use apenas a lei sem comentários.

Boa prática!

 

PGE/PGM - Rodada 38.2021

Situação hipotética:

João, Maria e José, servidores públicos do ESTADO ALFA, desde 1989, vinculados à Secretaria de Saúde do Estado, ingressam com Mandado de Segurança com o objetivo de combater ato tidos por ilegal, praticado pelo Diretor-Geral do Setor de Pessoal do Estado ALFA, que determinou a incidência do teto remuneratório previsto no artigo 37, inciso XI, da Constituição Federal, com a redação que lhe foi dada pela Emenda Constitucional 41/2003, sobre as suas remunerações brutas, incluídas nesses valores as vantagens pessoais que haviam incorporados a seus rendimentos, como gratificações previstas em Lei.

Para tal, alegaram que a aplicação do teto sobre as vantagens pessoais incorporadas violaria o direito adquirido dos servidores à preservação de seus patrimônios jurídicos.

Ademais, alegaram que a incidência do teto constitucional, para ocorrer, deveria considerar a remuneração líquida dos servidores, após a incidência dos descontos do imposto de renda e da contribuição previdenciária, e não a remuneração bruta, sob pena de violação à irredutibilidade de vencimentos.

No juízo de primeiro grau, foi concedida a segurança, situação mantida pelo Tribunal de Justiça respectivo após a interposição de apelação pelo Estado ALFA.

Desta maneira, considerando que houve o devido prequestionamento do dispositivo constitucional incidente na hipótese, elabore na condição de Procurador do Estado, o recurso cabível para reformar o acórdão proferido pela Corte Estadual.

 

  9356 item(ns)
Primeiro Anterior  193   194   195   196   197  Proximo Ultimo

Cesta de Rodadas Pretéritas

Adicione à cesta os planos das Rodadas Pretéritas que você deseja adquirir.

    Valor Total: R$ ...

    • 1

    Copyright © 2010-2025 - Emagis - Todos os direitos reservados - CNPJ: 12.626.846/0001-10
    O Emagis é uma instituição privada, não possuindo qualquer vinculação a órgãos públicos. ILION.com.br