Emagis
Emagis
HOME MATRICULE-SE POR QUE APROVAMOS MAIS? ENTENDA OS CURSOS RESULTADOS ÁREA RESTRITA
NEWSLETTER
CONTATO
Magistratura MAGISTRATURA
Magistratura MINISTÉRIO PÚBLICO
Magistratura DEFENSORIA PÚBLICA
Magistratura PROCURADORIA
Magistratura DELEGADO DE POLICIA
Programas de Estudos PROGRAMAS DE ESTUDO
Planos de Questões/Provas PLANOS DE QUESTÕES/PROVAS
Cursos Intensivos Simulados CURSOS INTENSIVOS SIMULADOS
Videoaulas VIDEOAULAS
Rodadas Pretéritas RODADAS PRETÉRITAS
Downloads DOWNLOADS
Facebook Intagran Youtube Twitter
Emagis
Bem-vindo(a)



INÍCIO (ÁREA RESTRITA) AVISOS MINHA CONTA ALTERAR DADOS CADASTRAIS RENOVAR/ADQUIRIR PLANO CERTIFICADOS INDIQUE UM AMIGO SAIR
FAÇA SEU LOGIN


ESQUECEU A SENHA?


Seu navegador não suporta este video. Por favor, atualize seu navegador.

Rodadas Pretéritas

  1. Home
  2. Rodadas Pretéritas
  3. Busca
  4. Entenda as rodadas pretéritas
Informações Adicionar

Discursivas 2022

Informações Adicionar

Discursivas TJ/SP 2023

Busque por suas rodadas

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 16.2022

Informações Adicionar

Objetivas AGU/PFN/PGF - Rodada 16.2022

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 16.2022

Informações Adicionar

Objetivas MPF - Rodada 16.2022

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 16.2022

Informações Adicionar

Defensoria Pública Estadual - Rodada 16.2022

Informações Adicionar

Objetivas - Rodada 16.2022

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 16.2022

Informações Adicionar

Objetivas DPF - Rodada 16.2022

Informações Adicionar

PGE/PGM - Rodada 16.2022

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 16.2022

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 15.2022

Informações Adicionar

Objetivas - Rodada 15.2022

Informações Adicionar

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 15.2022

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 15.2022

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 15.2022

Informações Adicionar

Objetivas MPF - Rodada 15.2022

Informações Adicionar

Sentença Estadual - Rodada 15.2022

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 15.2022

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 15.2022

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 16.2022

(EMAGIS) Sobre o chamado “Condomínio de Lotes”, e considerada a sua disciplina enxertada no Código Civil, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa correspondente.

I. Pode haver, em terrenos, partes designadas de lotes que são propriedade exclusiva e partes que são propriedade comum dos condôminos. A fração ideal de cada condômino poderá ser proporcional à área do solo de cada unidade autônoma, ao respectivo potencial construtivo ou a outros critérios indicados no ato de instituição.

II. Aplicam-se ao condomínio de lotes, no que couberem, as regras do Código Civil sobre o condomínio edilício, respeitada a legislação urbanística.

III. Para fins de incorporação imobiliária, a implantação de toda a infraestrutura do condomínio de lotes ficará a cargo dos condôminos.

 

(EMAGIS) O Código Civil regula as obrigações de dar e de fazer, cujo objeto pode também ser a entrega de documento ou coisa de interesse probatório do processo civil, daí a conexão da disciplina, neste particular, com a do CPC/2015.

A propósito, e tendo presente também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso a obrigação de fazer, consistente na entrega de documento ou coisa, deva ser cumprida no processo civil por terceiro estranho às partes da demanda, não pode ser aplicada astreintes, vez que o CPC/2015 restringe as astreintes como meio coercitivo aplicável às partes do processo.

II. Incorre na obrigação de indenizar perdas e danos o devedor que recusar a prestação a ele só imposta, ou só por ele exeqüível.

III. O STJ, na vigência do CPC/73, considerava incabível a fixação de astreintes na hipótese em que se pretendia da parte adversa a exibição de documento ou coisa, seja em ação cautelar autônoma de exibição (Súmula 372/STJ), caso em que somente era admissível a busca e apreensão do documento ou coisa, seja em caráter incidental contra parte (Tema 705/STJ), caso em que apenas era admissível a presunção de veracidade dos fatos que com o documento ou coisa se pretendia provar, jurisprudência que foi recentemente revista, à luz do CPC/2015, para admitir, com condições, as astreintes contra a parte adversa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente à adoção da criança, as assertivas que seguem têm relação com a denominada ‘adoção intuito personae’.

I. Trata-se de modalidade de adoção que não está prevista no ECA, não se confunde com a ‘adoção à brasileira’ e cuja validade é alvo de controvérsia doutrinária, tratando, em síntese, da hipótese em que os pais escolhem os adotantes de seu filho sem observância do cadastro de adoção e dos demais procedimentos legais.

II. A jurisprudência do STJ é tranquila no sentido de que, configurada a adoção ‘intuito personae’, é do melhor interesse do menor sua retirada imediata da família extensa assim concebida com seu subsequente acolhimento institucional em detrimento da tal irregular acolhimento familiar.

III. O ECA, sem regular a modalidade em questão, autoriza excepcionalmente o deferimento da adoção a candidato não cadastrado previamente, elencando as hipóteses autorizativas do acolhimento do pleito, quais sejam: a) quando se tratar de pedido unilateral; b) for formulada por parente com o qual a criança ou adolescente mantenha vínculos de afinidade e afetividade ou; c) for oriundo de pleito formulado por quem já detenha a tutela ou guarda legal de criança maior de 3 (três) anos ou adolescente, desde que o lapso de tempo de convivência comprove a fixação de laços de afinidade e afetividade, e não seja constatada a ocorrência de má-fé ou qualquer das situações previstas nos artigos 237 ou 238 da referida lei.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a sentença e a coisa julgada, julgue os itens expostos a seguir.

I. O pronunciamento judicial que não resolve o mérito não obsta a que a parte proponha de novo a ação. A petição inicial, todavia, não será despachada sem a prova do pagamento ou do depósito das custas e dos honorários de advogado.

II. Se o autor der causa, por 2 (duas) vezes, a sentença fundada em abandono da causa, não poderá propor nova ação contra o réu com o mesmo objeto, ficando-lhe ressalvada, entretanto, a possibilidade de alegar em defesa o seu direito.

III. O juiz poderá julgar liminarmente improcedente o pedido se verificar, desde logo, a ocorrência de decadência ou de prescrição. Neste caso, porém, a prescrição e a decadência não serão reconhecidas sem que antes seja dada às partes oportunidade de manifestar-se.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem, relativas à prova no processo civil, têm relação com a harmonização do dever de lealdade processual das partes com seu direito de não produzir provas contra si próprias.

I. O CPC/2015, embora preserve o direito de não produzir prova contra si própria, incumbe à parte o dever de comparecer em juízo, respondendo ao que lhe for interrogado.

II. A doutrina prevalecente no Fórum Permanente de Processualistas Civis (FPPC) compreende que o direito da parte de não produzir prova contra si própria no processo civil restringe-se a fatos que a possam comprometer na esfera penal.

III. A propositura de ação cautelar de exibição de documentos bancários (cópias e segunda via de documentos) é cabível como medida preparatória a fim de instruir a ação principal, bastando a demonstração da existência de relação jurídica entre as partes, a comprovação de prévio pedido à instituição financeira não atendido em prazo razoável, e o pagamento do custo do serviço conforme previsão contratual e normatização da autoridade monetária.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que a parte autora da demanda sofreu uma inscrição negativa pela instituição financeira ré, tendo então ajuizado pedido de exibição do contrato que deu origem a essa inscrição negativa. O juízo de origem indeferiu a inicial, extinguindo o processo sem resolução do mérito, sob o fundamento de inadequação da via eleita. O Tribunal de origem, reformando a sentença e enfrentando diretamente o mérito, julgou procedente o pedido de exibição, fixando astreintes no valor diário de R$ 1.000,00, limitada ao teto de R$ 10.000,00. Nas razões do recurso especial, a instituição financeira recorrente devolve ao STJ as questões do cabimento (ou não) de astreintes na exibição autônoma de documento.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso dirimida a questão à luz do CPC/1973, vale, ao menos em regra, a tese segundo a qual a presunção de veracidade contida no art. 359 do CPC/1973 não se aplica às ações cautelares de exibição de documentos.

II. Caso dirimida a questão à luz do CPC/1973, vale, ao menos em regra, a tese segundo a qual descabe multa cominatória na exibição, incidental ou autônoma, de documento relativo a direito disponível.

III. Caso dirimida a questão à luz do CPC/2015, tem-se por aplicável a multa, tratando-se, todavia, dentre outros requisitos, de medida coercitiva subsidiária, cabível apenas se frustrada a tentativa de busca e apreensão ou outra medida coercitiva.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Regina ingressou com ação judicial em face da montadora de automóveis (primeira ré) e da revendedora (segunda ré), alegando que sofreu prejuízo na compra de um veículo. A consumidora narra que, em outubro de 2020, adquiriu o veículo anunciado na mídia como sendo o lançamento do modelo na versão ano 2021, o que foi confirmado pelo vendedor que a atendeu na concessionária. No mês seguinte, a montadora lançou novamente aquele modelo denominando versão ano 2021, entretanto, contando com mais acessórios, o que impactou na desvalorização do carro de Regina.

Diante dessa situação, é CORRETO afirmar que:

 

(EMAGIS) A respeito da aplicação de medidas socioeducativas ao adolescente infrator, assinale a alternativa INCORRETA:

 

(EMAGIS) Na formulação de políticas públicas de redução da criminalidade, por vezes rivalizam posicionamentos políticos opostos. Por um lado, há parlamentares que sustentam a necessidade de endurecimento da legislação criminal, seja recrudescendo as penas, seja suprimindo margem para que o Judiciário trate como insignificantes penais condutas despidas de grande lesividade, que, sob esta ótica, devem também ser punidas à guisa de não encorajarem comportamentos ainda mais censuráveis. Por outro lado, há parlamentares que enxergam que a redução da criminalidade somente pode ser atingida mediante maiores investimentos em políticas sociais e econômicas, que promovam integração ao mercado de trabalho e à sociedade de segmentos marginalizados.

A propósito, e procurando enquadrar a discussão em questão no âmbito teórico da Criminologia, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as Escolas Penais, a teoria da norma penal e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I. Conhecida como “Escola Francesa de Lyon”, “Escola Criminal Sociológica”, “Escola Antropossocial” ou, ainda, “Escola do Meio”, a Escola francesa constituiu uma grande oposição aos pilares de sustentação da Escola positiva. Rechaçando a ideia lombrosiana de transmissão de características hereditárias, congênitas, que pudessem conduzir à criminalidade, os defensores da Escola francesa enalteciam a influência do meio social na propensão prática dos delitos. Dentre os seus representantes, destaca-se a figura de Lacassagne, Martin e Locard.

II. Lei Penal em Branco em Sentido Estrito, Própria ou Heterogênea é aquela em que o complemento do preceito primário deve estar contido em lei editada pela mesma instância legislativa que criou a lei penal em branco, ou seja, também deve estar presente em lei federal.

III. As principais teorias pertinentes à definição exata do local em que se considera praticado o crime são: (i) Teoria da atividade: o crime é praticado onde realizada a conduta; (ii) Teoria do resultado: o crime é praticado onde ocorreu o resultado; (iii) Teoria pura da ubiquidade, mista ou unitária: considera praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado. É esta última a teoria adotada pelo Código Penal em matéria de lugar do crime (locus comissi delicti).

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Sobre a teoria da imputação objetiva, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação ao Decreto-Lei 3.688/41 e às Leis 11.343/06, 10.826/03 e 9.503/97, julgue os itens abaixo.

I. De acordo com a jurisprudência do STJ, não houve descriminalização com o advento do art. 28 da Lei 11.343/2006, mas, sim, mera despenalização, de sorte que a prática de tal crime pode ser considerada para fins de reincidência, caso praticado novo crime e atendidos os demais requisitos legais necessários à configuração dessa agravante.

II. Segundo recente entendimento do STJ, a apreensão de ínfima quantidade de munição desacompanhada da arma de fogo acarreta a atipicidade da conduta.

III. Quando não reconhecida a autonomia de desígnios, o crime de lesão corporal culposa na direção de veículo automotor absorve o delito de direção sem habilitação, funcionando este como causa de aumento de pena.

Há erro:

 

(EMAGIS) Quanto ao Decreto-Lei 3.688/41, à Lei 9.613/98, à Lei 8.137/90 e à Lei 7.716/89, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o inquérito policial e com a ação penal.

I. O inquérito policial é procedimento administrativo de caráter inquisitório, informativo e preparatório, cuja finalidade é fornecer ao Ministério Público elementos de cognição para a eventual propositura de ação penal, de modo que eventual irregularidade que nele se manifeste não contamina de nulidade a ação penal.

II. Na ação penal pública, tem-se a incidência do princípio da divisibilidade, sendo facultado ao Órgão acusatório, nos limites da razoabilidade, a apresentação dos fatos delitivos da melhor forma que entender cabível, de forma que eventual oferecimento de duas denúncias em relação aos fatos investigados em um mesmo inquérito, por si só, não afasta eventual conexão probatória ou instrumental concretamente constatada.

III. Segundo o CPP, não se poderá opor suspeição às autoridades policiais nos atos do inquérito, nem elas poderão declarar-se suspeitas, já que inaplicáveis os motivos legais concernentes a esta modalidade de parcialidade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) A prisão domiciliar prevista no Código de Processo Penal

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) O princípio da individualização da pena

 

(EMAGIS) Em relação ao controle de constitucionalidade:

I. À vista do modelo dúplice de controle de constitucionalidade por nós adotado, a admissibilidade da ação direta de inconstitucionalidade não está condicionada à inviabilidade do controle difuso.

II. A ação direta de inconstitucionalidade supõe, sempre e necessariamente, que a legislação, sobre cuja constitucionalidade se questiona, seja posterior à Constituição.

III. A declaração final de inconstitucionalidade, quando proferida em sede de fiscalização normativa abstrata, importa - considerado o efeito repristinatório que lhe é inerente - em restauração das normas estatais anteriormente revogadas pelo diploma normativo objeto do juízo de inconstitucionalidade, eis que o ato inconstitucional, por juridicamente inválido, não se reveste de qualquer carga de eficácia derrogatória.

IV. O ajuizamento da ação direta de inconstitucionalidade não está sujeito a observância de qualquer prazo de natureza prescricional ou de caráter decadencial.

Pode-se afirmar que:

 

(EMAGIS) Repercutiu na mídia anos atrás ocorrência na qual repórter fotográfico foi ferido em cobertura jornalística durante manifestação realizada na Avenida Paulista, em São Paulo, por movimento grevista. O ferimento foi produzido no olho esquerdo, do qual resultou descolamento de retina e sequela incapacitante, parcial e permanente, para exercer funções que necessitem de referência de visão normal. Apurou-se ter resultado de disparo de projétil de borracha efetuado por policial militar do Estado. Em ação de responsabilidade civil contra o Estado de São Paulo, este alegou que a intervenção policial foi justificada, ante a ilícita obstrução da via pública pelos manifestantes, que resistiram à desocupação da via, inclusive de modo agressivo, tendo os policiais militares feito uso da força pública, de bombas de efeito moral e de disparos de projéteis de borracha necessários para recompor a ordem pública. Acrescentou que a posição da vítima em meio ao tumulto, entre os manifestantes e os policiais, optando por sua permanência no local de conflito, para fotografar, em situação de risco, configurou perigo assumido por si mesma, a excluir a responsabilidade do ente público.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) O estudo do artigo 5º da Constituição Federal e do Título em que inserido permite concluir:


 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) A garantia, aos litigantes, em processos judicial ou administrativo, e aos acusados em geral, do direito ao contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ele inerentes, leva ao reconhecimento:

 

(EMAGIS) Sobre nacionalidade, direitos políticos e partidos políticos, marque a alternativa incorreta.


 

(EMAGIS) Dentre outros objetivos, também com o propósito de disciplinar o contencioso sobre patentes foi formalizado o Acordo sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual relacionados ao Comércio (o chamado Acordo TRIPS), negociado ao final da Rodada Uruguai de Negociações Comerciais Multilaterais do GATT.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. O Acordo TRIPS formalizou o compromisso das Nações partícipes de elaboração de leis e regulamentos internos voltados a garantir a patenteabilidade de qualquer invenção (de produto ou de processo), ressalvadas exceções, em todos os setores tecnológicos, desde que atendidos os requisitos da novidade, atividade inventiva e aplicação industrial.

II. Para o STJ, aplica-se a extensão do prazo de validade de patente concedida sob a égide da Lei 5.772/71 - cujo prazo de proteção era 15 anos – em decorrência da superveniência do Acordo TRIPS, o qual adotou o prazo de 20 anos.

III. A entrada em vigor do Acordo TRIPS no Brasil, consoante entende o STJ, ocorreu apenas em 1º.1.2000, cinco anos após a publicação do Decreto Presidencial 1.355, de 30 de dezembro de 1994.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a recuperação judicial e a falência, avalie as assertivas que seguem.

I. Com a alteração produzida pela Lei 14.112/2020 na Lei 11.101/2005, mesmo as ações em que se demandam quantias ilíquidas tornam-se suspensas pela decretação da falência ou o deferimento do processamento da recuperação judicial.

II. A recuperação judicial do devedor principal, ao menos em regra, não impede o prosseguimento das execuções nem induz suspensão ou extinção de ações ajuizadas contra terceiros devedores solidários ou coobrigados em geral, por garantia cambial, real ou fidejussória, pois não se lhes aplicam a suspensão prevista nos arts. 6º, caput, e 52, inciso III, ou a novação a que se refere o art. 59, caput, por força do que dispõe o art. 49, § 1º, todos da Lei n. 11.101/2005.

III. A novação resultante da concessão da recuperação judicial após aprovado o plano em assembleia é sui generis, e as execuções individuais, referentes ao crédito anterior à novação, ajuizadas contra a própria devedora devem ser extintas, e não apenas suspensas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as taxas como modalidades de tributo, considerado o magistério da doutrina tributarista e também a jurisprudência do STF, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente às sanções políticas em matéria tributária e aos impostos estaduais e municipais, julgue os itens abaixo.

I. É inconstitucional vincular o despacho aduaneiro ao recolhimento de diferença tributária apurada mediante arbitramento da autoridade fiscal.

II. Prescinde de lei complementar a instituição do imposto sobre transmissão causa mortis e doação de bens imóveis – e respectivos direitos -, móveis, títulos e créditos no contexto nacional. Já nas hipóteses em que há um elemento relevante de conexão com o exterior, a Constituição exige lei complementar para se estabelecerem os elementos de conexão e fixar a qual unidade federada caberá o imposto. Nesse compasso, é vedado aos estados e ao Distrito Federal instituir o ITCMD nas hipóteses referidas no art. 155, § 1º, III, da Constituição Federal sem a intervenção da lei complementar exigida pelo referido dispositivo constitucional.

III. É inconstitucional a incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) sobre o licenciamento ou cessão do direito de uso de programas de computador.

IV. O ICMS não incide sobre o serviço de habilitação de telefone celular, mas incide no serviço dos provedores de acesso à Internet, por configurar serviço de telecomunicação.

V. A imunidade em relação ao ITBI, prevista no inciso I do § 2º do art. 156 da Constituição Federal, não alcança o valor dos bens que exceder o limite do capital social a ser integralizado.

Estão corretos os itens

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o regime de substituição tributária progressiva ou para frente, devendo ser marcada a INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do denominado dano ambiental interino, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto aos atos administrativos e ao processo administrativo, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) No que atine aos bens públicos e à intervenção do Estado na propriedade, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado, tendo presente o magistério da doutrina e também a disciplina constitucional, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente à Administração Pública, à hierarquia, à delegação e à avocação, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Em recente julgamento de ação direta de inconstitucionalidade (ADI 6.482) contra a Lei Geral de Antenas (Lei 13.116/2015) e direito de passagem nela regulado para instalação de infraestrutura e redes de telecomunicações (artigo 12), o Supremo Tribunal Federal referenciou a contemporânea advertência doutrinária segundo a qual “o fenômeno Over-The-Top (OTT) passa a demandar a remodelagem de políticas de incentivo ao investimento em infraestrutura de redes de alta velocidade, as quais se mostram essenciais não apenas para a viabilidade desses modelos de negócios, mas para a garantia dos incentivos à inovação no âmbito do setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)”. (FERNANDES, Victor Oliveira. Regulação de Serviços de Internet: desafios da regulação de aplicações Over-The-Top (OTT), Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2018, p. 36).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne à Seguridade Social, sua organização, princípios e custeio, assinale a alternativa correta.

 

(PM/SP – VUNESP – 2022) Assinale a alternativa correta e nos termos da Convenção Americana de Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica 1969).

 

(EMAGIS) Em relação à cooperação internacional, à luz da disciplina do CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Na ausência de tratado, a cooperação jurídica internacional poderá realizar-se com base em reciprocidade, independentemente de sua manifestação pela via diplomática.

II. Para que se admita a homologação de sentença estrangeira perante a Justiça brasileira, é necessária a existência de reciprocidade para com as sentenças brasileiras, manifestada mediante tratando ou convenção internacional ou, então, pela via diplomática.

III. A Procuradoria-Geral da República exercerá as funções de autoridade central na ausência de designação específica.

Há erro:

 

Objetivas AGU/PFN/PGF - Rodada 16.2022

(EMAGIS) Quanto aos atos administrativos e ao processo administrativo, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) No que atine aos bens públicos e à intervenção do Estado na propriedade, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado, tendo presente o magistério da doutrina e também a disciplina constitucional, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente à Administração Pública, à hierarquia, à delegação e à avocação, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Em relação ao controle de constitucionalidade:

I. À vista do modelo dúplice de controle de constitucionalidade por nós adotado, a admissibilidade da ação direta de inconstitucionalidade não está condicionada à inviabilidade do controle difuso.

II. A ação direta de inconstitucionalidade supõe, sempre e necessariamente, que a legislação, sobre cuja constitucionalidade se questiona, seja posterior à Constituição.

III. A declaração final de inconstitucionalidade, quando proferida em sede de fiscalização normativa abstrata, importa - considerado o efeito repristinatório que lhe é inerente - em restauração das normas estatais anteriormente revogadas pelo diploma normativo objeto do juízo de inconstitucionalidade, eis que o ato inconstitucional, por juridicamente inválido, não se reveste de qualquer carga de eficácia derrogatória.

IV. O ajuizamento da ação direta de inconstitucionalidade não está sujeito a observância de qualquer prazo de natureza prescricional ou de caráter decadencial.

Pode-se afirmar que:

 

(EMAGIS) Repercutiu na mídia anos atrás ocorrência na qual repórter fotográfico foi ferido em cobertura jornalística durante manifestação realizada na Avenida Paulista, em São Paulo, por movimento grevista. O ferimento foi produzido no olho esquerdo, do qual resultou descolamento de retina e sequela incapacitante, parcial e permanente, para exercer funções que necessitem de referência de visão normal. Apurou-se ter resultado de disparo de projétil de borracha efetuado por policial militar do Estado. Em ação de responsabilidade civil contra o Estado de São Paulo, este alegou que a intervenção policial foi justificada, ante a ilícita obstrução da via pública pelos manifestantes, que resistiram à desocupação da via, inclusive de modo agressivo, tendo os policiais militares feito uso da força pública, de bombas de efeito moral e de disparos de projéteis de borracha necessários para recompor a ordem pública. Acrescentou que a posição da vítima em meio ao tumulto, entre os manifestantes e os policiais, optando por sua permanência no local de conflito, para fotografar, em situação de risco, configurou perigo assumido por si mesma, a excluir a responsabilidade do ente público.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) O estudo do artigo 5º da Constituição Federal e do Título em que inserido permite concluir:


 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) A garantia, aos litigantes, em processos judicial ou administrativo, e aos acusados em geral, do direito ao contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ele inerentes, leva ao reconhecimento:

 

(EMAGIS) No que concerne à Seguridade Social, sua organização, princípios e custeio, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre o chamado “Condomínio de Lotes”, e considerada a sua disciplina enxertada no Código Civil, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa correspondente.

I. Pode haver, em terrenos, partes designadas de lotes que são propriedade exclusiva e partes que são propriedade comum dos condôminos. A fração ideal de cada condômino poderá ser proporcional à área do solo de cada unidade autônoma, ao respectivo potencial construtivo ou a outros critérios indicados no ato de instituição.

II. Aplicam-se ao condomínio de lotes, no que couberem, as regras do Código Civil sobre o condomínio edilício, respeitada a legislação urbanística.

III. Para fins de incorporação imobiliária, a implantação de toda a infraestrutura do condomínio de lotes ficará a cargo dos condôminos.

 

(EMAGIS) O Código Civil regula as obrigações de dar e de fazer, cujo objeto pode também ser a entrega de documento ou coisa de interesse probatório do processo civil, daí a conexão da disciplina, neste particular, com a do CPC/2015.

A propósito, e tendo presente também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso a obrigação de fazer, consistente na entrega de documento ou coisa, deva ser cumprida no processo civil por terceiro estranho às partes da demanda, não pode ser aplicada astreintes, vez que o CPC/2015 restringe as astreintes como meio coercitivo aplicável às partes do processo.

II. Incorre na obrigação de indenizar perdas e danos o devedor que recusar a prestação a ele só imposta, ou só por ele exeqüível.

III. O STJ, na vigência do CPC/73, considerava incabível a fixação de astreintes na hipótese em que se pretendia da parte adversa a exibição de documento ou coisa, seja em ação cautelar autônoma de exibição (Súmula 372/STJ), caso em que somente era admissível a busca e apreensão do documento ou coisa, seja em caráter incidental contra parte (Tema 705/STJ), caso em que apenas era admissível a presunção de veracidade dos fatos que com o documento ou coisa se pretendia provar, jurisprudência que foi recentemente revista, à luz do CPC/2015, para admitir, com condições, as astreintes contra a parte adversa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a sentença e a coisa julgada, julgue os itens expostos a seguir.

I. O pronunciamento judicial que não resolve o mérito não obsta a que a parte proponha de novo a ação. A petição inicial, todavia, não será despachada sem a prova do pagamento ou do depósito das custas e dos honorários de advogado.

II. Se o autor der causa, por 2 (duas) vezes, a sentença fundada em abandono da causa, não poderá propor nova ação contra o réu com o mesmo objeto, ficando-lhe ressalvada, entretanto, a possibilidade de alegar em defesa o seu direito.

III. O juiz poderá julgar liminarmente improcedente o pedido se verificar, desde logo, a ocorrência de decadência ou de prescrição. Neste caso, porém, a prescrição e a decadência não serão reconhecidas sem que antes seja dada às partes oportunidade de manifestar-se.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem, relativas à prova no processo civil, têm relação com a harmonização do dever de lealdade processual das partes com seu direito de não produzir provas contra si próprias.

I. O CPC/2015, embora preserve o direito de não produzir prova contra si própria, incumbe à parte o dever de comparecer em juízo, respondendo ao que lhe for interrogado.

II. A doutrina prevalecente no Fórum Permanente de Processualistas Civis (FPPC) compreende que o direito da parte de não produzir prova contra si própria no processo civil restringe-se a fatos que a possam comprometer na esfera penal.

III. A propositura de ação cautelar de exibição de documentos bancários (cópias e segunda via de documentos) é cabível como medida preparatória a fim de instruir a ação principal, bastando a demonstração da existência de relação jurídica entre as partes, a comprovação de prévio pedido à instituição financeira não atendido em prazo razoável, e o pagamento do custo do serviço conforme previsão contratual e normatização da autoridade monetária.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que a parte autora da demanda sofreu uma inscrição negativa pela instituição financeira ré, tendo então ajuizado pedido de exibição do contrato que deu origem a essa inscrição negativa. O juízo de origem indeferiu a inicial, extinguindo o processo sem resolução do mérito, sob o fundamento de inadequação da via eleita. O Tribunal de origem, reformando a sentença e enfrentando diretamente o mérito, julgou procedente o pedido de exibição, fixando astreintes no valor diário de R$ 1.000,00, limitada ao teto de R$ 10.000,00. Nas razões do recurso especial, a instituição financeira recorrente devolve ao STJ as questões do cabimento (ou não) de astreintes na exibição autônoma de documento.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso dirimida a questão à luz do CPC/1973, vale, ao menos em regra, a tese segundo a qual a presunção de veracidade contida no art. 359 do CPC/1973 não se aplica às ações cautelares de exibição de documentos.

II. Caso dirimida a questão à luz do CPC/1973, vale, ao menos em regra, a tese segundo a qual descabe multa cominatória na exibição, incidental ou autônoma, de documento relativo a direito disponível.

III. Caso dirimida a questão à luz do CPC/2015, tem-se por aplicável a multa, tratando-se, todavia, dentre outros requisitos, de medida coercitiva subsidiária, cabível apenas se frustrada a tentativa de busca e apreensão ou outra medida coercitiva.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Regina ingressou com ação judicial em face da montadora de automóveis (primeira ré) e da revendedora (segunda ré), alegando que sofreu prejuízo na compra de um veículo. A consumidora narra que, em outubro de 2020, adquiriu o veículo anunciado na mídia como sendo o lançamento do modelo na versão ano 2021, o que foi confirmado pelo vendedor que a atendeu na concessionária. No mês seguinte, a montadora lançou novamente aquele modelo denominando versão ano 2021, entretanto, contando com mais acessórios, o que impactou na desvalorização do carro de Regina.

Diante dessa situação, é CORRETO afirmar que:

 

(EMAGIS) Em recente julgamento de ação direta de inconstitucionalidade (ADI 6.482) contra a Lei Geral de Antenas (Lei 13.116/2015) e direito de passagem nela regulado para instalação de infraestrutura e redes de telecomunicações (artigo 12), o Supremo Tribunal Federal referenciou a contemporânea advertência doutrinária segundo a qual “o fenômeno Over-The-Top (OTT) passa a demandar a remodelagem de políticas de incentivo ao investimento em infraestrutura de redes de alta velocidade, as quais se mostram essenciais não apenas para a viabilidade desses modelos de negócios, mas para a garantia dos incentivos à inovação no âmbito do setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)”. (FERNANDES, Victor Oliveira. Regulação de Serviços de Internet: desafios da regulação de aplicações Over-The-Top (OTT), Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2018, p. 36).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Dentre outros objetivos, também com o propósito de disciplinar o contencioso sobre patentes foi formalizado o Acordo sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual relacionados ao Comércio (o chamado Acordo TRIPS), negociado ao final da Rodada Uruguai de Negociações Comerciais Multilaterais do GATT.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. O Acordo TRIPS formalizou o compromisso das Nações partícipes de elaboração de leis e regulamentos internos voltados a garantir a patenteabilidade de qualquer invenção (de produto ou de processo), ressalvadas exceções, em todos os setores tecnológicos, desde que atendidos os requisitos da novidade, atividade inventiva e aplicação industrial.

II. Para o STJ, aplica-se a extensão do prazo de validade de patente concedida sob a égide da Lei 5.772/71 - cujo prazo de proteção era 15 anos – em decorrência da superveniência do Acordo TRIPS, o qual adotou o prazo de 20 anos.

III. A entrada em vigor do Acordo TRIPS no Brasil, consoante entende o STJ, ocorreu apenas em 1º.1.2000, cinco anos após a publicação do Decreto Presidencial 1.355, de 30 de dezembro de 1994.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a recuperação judicial e a falência, avalie as assertivas que seguem.

I. Com a alteração produzida pela Lei 14.112/2020 na Lei 11.101/2005, mesmo as ações em que se demandam quantias ilíquidas tornam-se suspensas pela decretação da falência ou o deferimento do processamento da recuperação judicial.

II. A recuperação judicial do devedor principal, ao menos em regra, não impede o prosseguimento das execuções nem induz suspensão ou extinção de ações ajuizadas contra terceiros devedores solidários ou coobrigados em geral, por garantia cambial, real ou fidejussória, pois não se lhes aplicam a suspensão prevista nos arts. 6º, caput, e 52, inciso III, ou a novação a que se refere o art. 59, caput, por força do que dispõe o art. 49, § 1º, todos da Lei n. 11.101/2005.

III. A novação resultante da concessão da recuperação judicial após aprovado o plano em assembleia é sui generis, e as execuções individuais, referentes ao crédito anterior à novação, ajuizadas contra a própria devedora devem ser extintas, e não apenas suspensas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as taxas como modalidades de tributo, considerado o magistério da doutrina tributarista e também a jurisprudência do STF, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o regime de substituição tributária progressiva ou para frente, devendo ser marcada a INCORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que aumentou o teto das custas judiciais para R$ 10.989,00, com incidência de alíquota 1% sobre o valor da causa para a apuração do montante devido, prevendo também a concessão dos benefícios da justiça gratuita e de isenção do pagamento de custas judiciais.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal a respeito de da receita pública em questão e outras correlatas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do denominado dano ambiental interino, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação à cooperação internacional, à luz da disciplina do CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Na ausência de tratado, a cooperação jurídica internacional poderá realizar-se com base em reciprocidade, independentemente de sua manifestação pela via diplomática.

II. Para que se admita a homologação de sentença estrangeira perante a Justiça brasileira, é necessária a existência de reciprocidade para com as sentenças brasileiras, manifestada mediante tratando ou convenção internacional ou, então, pela via diplomática.

III. A Procuradoria-Geral da República exercerá as funções de autoridade central na ausência de designação específica.

Há erro:

 

(PGE/MS – PROCURADOR DO ESTADO – CESPE/CEBRASPE – 2021) À luz da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), assinale a opção correta, no tocante a doenças e acidentes do trabalho, teletrabalho e férias trabalhistas.

 

(PGE/CE – PROCURADOR DO ESTADO – CESPE/CEBRASPE – 2021) Assinale a opção correta a respeito do mandado de segurança no processo do trabalho.

 

(EMAGIS) Sobre as Escolas Penais, a teoria da norma penal e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I. Conhecida como “Escola Francesa de Lyon”, “Escola Criminal Sociológica”, “Escola Antropossocial” ou, ainda, “Escola do Meio”, a Escola francesa constituiu uma grande oposição aos pilares de sustentação da Escola positiva. Rechaçando a ideia lombrosiana de transmissão de características hereditárias, congênitas, que pudessem conduzir à criminalidade, os defensores da Escola francesa enalteciam a influência do meio social na propensão prática dos delitos. Dentre os seus representantes, destaca-se a figura de Lacassagne, Martin e Locard.

II. Lei Penal em Branco em Sentido Estrito, Própria ou Heterogênea é aquela em que o complemento do preceito primário deve estar contido em lei editada pela mesma instância legislativa que criou a lei penal em branco, ou seja, também deve estar presente em lei federal.

III. As principais teorias pertinentes à definição exata do local em que se considera praticado o crime são: (i) Teoria da atividade: o crime é praticado onde realizada a conduta; (ii) Teoria do resultado: o crime é praticado onde ocorreu o resultado; (iii) Teoria pura da ubiquidade, mista ou unitária: considera praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado. É esta última a teoria adotada pelo Código Penal em matéria de lugar do crime (locus comissi delicti).

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Sobre a teoria da imputação objetiva, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto ao Decreto-Lei 3.688/41, à Lei 9.613/98, à Lei 8.137/90 e à Lei 7.716/89, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o inquérito policial e com a ação penal.

I. O inquérito policial é procedimento administrativo de caráter inquisitório, informativo e preparatório, cuja finalidade é fornecer ao Ministério Público elementos de cognição para a eventual propositura de ação penal, de modo que eventual irregularidade que nele se manifeste não contamina de nulidade a ação penal.

II. Na ação penal pública, tem-se a incidência do princípio da divisibilidade, sendo facultado ao Órgão acusatório, nos limites da razoabilidade, a apresentação dos fatos delitivos da melhor forma que entender cabível, de forma que eventual oferecimento de duas denúncias em relação aos fatos investigados em um mesmo inquérito, por si só, não afasta eventual conexão probatória ou instrumental concretamente constatada.

III. Segundo o CPP, não se poderá opor suspeição às autoridades policiais nos atos do inquérito, nem elas poderão declarar-se suspeitas, já que inaplicáveis os motivos legais concernentes a esta modalidade de parcialidade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) A prisão domiciliar prevista no Código de Processo Penal

 

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 16.2022

(EMAGIS) Sobre o chamado “Condomínio de Lotes”, e considerada a sua disciplina enxertada no Código Civil, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa correspondente.

I. Pode haver, em terrenos, partes designadas de lotes que são propriedade exclusiva e partes que são propriedade comum dos condôminos. A fração ideal de cada condômino poderá ser proporcional à área do solo de cada unidade autônoma, ao respectivo potencial construtivo ou a outros critérios indicados no ato de instituição.

II. Aplicam-se ao condomínio de lotes, no que couberem, as regras do Código Civil sobre o condomínio edilício, respeitada a legislação urbanística.

III. Para fins de incorporação imobiliária, a implantação de toda a infraestrutura do condomínio de lotes ficará a cargo dos condôminos.

 

(EMAGIS) O Código Civil regula as obrigações de dar e de fazer, cujo objeto pode também ser a entrega de documento ou coisa de interesse probatório do processo civil, daí a conexão da disciplina, neste particular, com a do CPC/2015.

A propósito, e tendo presente também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso a obrigação de fazer, consistente na entrega de documento ou coisa, deva ser cumprida no processo civil por terceiro estranho às partes da demanda, não pode ser aplicada astreintes, vez que o CPC/2015 restringe as astreintes como meio coercitivo aplicável às partes do processo.

II. Incorre na obrigação de indenizar perdas e danos o devedor que recusar a prestação a ele só imposta, ou só por ele exeqüível.

III. O STJ, na vigência do CPC/73, considerava incabível a fixação de astreintes na hipótese em que se pretendia da parte adversa a exibição de documento ou coisa, seja em ação cautelar autônoma de exibição (Súmula 372/STJ), caso em que somente era admissível a busca e apreensão do documento ou coisa, seja em caráter incidental contra parte (Tema 705/STJ), caso em que apenas era admissível a presunção de veracidade dos fatos que com o documento ou coisa se pretendia provar, jurisprudência que foi recentemente revista, à luz do CPC/2015, para admitir, com condições, as astreintes contra a parte adversa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente à adoção da criança, as assertivas que seguem têm relação com a denominada ‘adoção intuito personae’.

I. Trata-se de modalidade de adoção que não está prevista no ECA, não se confunde com a ‘adoção à brasileira’ e cuja validade é alvo de controvérsia doutrinária, tratando, em síntese, da hipótese em que os pais escolhem os adotantes de seu filho sem observância do cadastro de adoção e dos demais procedimentos legais.

II. A jurisprudência do STJ é tranquila no sentido de que, configurada a adoção ‘intuito personae’, é do melhor interesse do menor sua retirada imediata da família extensa assim concebida com seu subsequente acolhimento institucional em detrimento da tal irregular acolhimento familiar.

III. O ECA, sem regular a modalidade em questão, autoriza excepcionalmente o deferimento da adoção a candidato não cadastrado previamente, elencando as hipóteses autorizativas do acolhimento do pleito, quais sejam: a) quando se tratar de pedido unilateral; b) for formulada por parente com o qual a criança ou adolescente mantenha vínculos de afinidade e afetividade ou; c) for oriundo de pleito formulado por quem já detenha a tutela ou guarda legal de criança maior de 3 (três) anos ou adolescente, desde que o lapso de tempo de convivência comprove a fixação de laços de afinidade e afetividade, e não seja constatada a ocorrência de má-fé ou qualquer das situações previstas nos artigos 237 ou 238 da referida lei.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a sentença e a coisa julgada, julgue os itens expostos a seguir.

I. O pronunciamento judicial que não resolve o mérito não obsta a que a parte proponha de novo a ação. A petição inicial, todavia, não será despachada sem a prova do pagamento ou do depósito das custas e dos honorários de advogado.

II. Se o autor der causa, por 2 (duas) vezes, a sentença fundada em abandono da causa, não poderá propor nova ação contra o réu com o mesmo objeto, ficando-lhe ressalvada, entretanto, a possibilidade de alegar em defesa o seu direito.

III. O juiz poderá julgar liminarmente improcedente o pedido se verificar, desde logo, a ocorrência de decadência ou de prescrição. Neste caso, porém, a prescrição e a decadência não serão reconhecidas sem que antes seja dada às partes oportunidade de manifestar-se.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem, relativas à prova no processo civil, têm relação com a harmonização do dever de lealdade processual das partes com seu direito de não produzir provas contra si próprias.

I. O CPC/2015, embora preserve o direito de não produzir prova contra si própria, incumbe à parte o dever de comparecer em juízo, respondendo ao que lhe for interrogado.

II. A doutrina prevalecente no Fórum Permanente de Processualistas Civis (FPPC) compreende que o direito da parte de não produzir prova contra si própria no processo civil restringe-se a fatos que a possam comprometer na esfera penal.

III. A propositura de ação cautelar de exibição de documentos bancários (cópias e segunda via de documentos) é cabível como medida preparatória a fim de instruir a ação principal, bastando a demonstração da existência de relação jurídica entre as partes, a comprovação de prévio pedido à instituição financeira não atendido em prazo razoável, e o pagamento do custo do serviço conforme previsão contratual e normatização da autoridade monetária.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que a parte autora da demanda sofreu uma inscrição negativa pela instituição financeira ré, tendo então ajuizado pedido de exibição do contrato que deu origem a essa inscrição negativa. O juízo de origem indeferiu a inicial, extinguindo o processo sem resolução do mérito, sob o fundamento de inadequação da via eleita. O Tribunal de origem, reformando a sentença e enfrentando diretamente o mérito, julgou procedente o pedido de exibição, fixando astreintes no valor diário de R$ 1.000,00, limitada ao teto de R$ 10.000,00. Nas razões do recurso especial, a instituição financeira recorrente devolve ao STJ as questões do cabimento (ou não) de astreintes na exibição autônoma de documento.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso dirimida a questão à luz do CPC/1973, vale, ao menos em regra, a tese segundo a qual a presunção de veracidade contida no art. 359 do CPC/1973 não se aplica às ações cautelares de exibição de documentos.

II. Caso dirimida a questão à luz do CPC/1973, vale, ao menos em regra, a tese segundo a qual descabe multa cominatória na exibição, incidental ou autônoma, de documento relativo a direito disponível.

III. Caso dirimida a questão à luz do CPC/2015, tem-se por aplicável a multa, tratando-se, todavia, dentre outros requisitos, de medida coercitiva subsidiária, cabível apenas se frustrada a tentativa de busca e apreensão ou outra medida coercitiva.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA em relação à tutela coletiva dos direitos:

 

(EMAGIS) Regina ingressou com ação judicial em face da montadora de automóveis (primeira ré) e da revendedora (segunda ré), alegando que sofreu prejuízo na compra de um veículo. A consumidora narra que, em outubro de 2020, adquiriu o veículo anunciado na mídia como sendo o lançamento do modelo na versão ano 2021, o que foi confirmado pelo vendedor que a atendeu na concessionária. No mês seguinte, a montadora lançou novamente aquele modelo denominando versão ano 2021, entretanto, contando com mais acessórios, o que impactou na desvalorização do carro de Regina.

Diante dessa situação, é CORRETO afirmar que:

 

(EMAGIS) A respeito da aplicação de medidas socioeducativas ao adolescente infrator, assinale a alternativa INCORRETA:

 

(EMAGIS) Na formulação de políticas públicas de redução da criminalidade, por vezes rivalizam posicionamentos políticos opostos. Por um lado, há parlamentares que sustentam a necessidade de endurecimento da legislação criminal, seja recrudescendo as penas, seja suprimindo margem para que o Judiciário trate como insignificantes penais condutas despidas de grande lesividade, que, sob esta ótica, devem também ser punidas à guisa de não encorajarem comportamentos ainda mais censuráveis. Por outro lado, há parlamentares que enxergam que a redução da criminalidade somente pode ser atingida mediante maiores investimentos em políticas sociais e econômicas, que promovam integração ao mercado de trabalho e à sociedade de segmentos marginalizados.

A propósito, e procurando enquadrar a discussão em questão no âmbito teórico da Criminologia, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as Escolas Penais, a teoria da norma penal e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I. Conhecida como “Escola Francesa de Lyon”, “Escola Criminal Sociológica”, “Escola Antropossocial” ou, ainda, “Escola do Meio”, a Escola francesa constituiu uma grande oposição aos pilares de sustentação da Escola positiva. Rechaçando a ideia lombrosiana de transmissão de características hereditárias, congênitas, que pudessem conduzir à criminalidade, os defensores da Escola francesa enalteciam a influência do meio social na propensão prática dos delitos. Dentre os seus representantes, destaca-se a figura de Lacassagne, Martin e Locard.

II. Lei Penal em Branco em Sentido Estrito, Própria ou Heterogênea é aquela em que o complemento do preceito primário deve estar contido em lei editada pela mesma instância legislativa que criou a lei penal em branco, ou seja, também deve estar presente em lei federal.

III. As principais teorias pertinentes à definição exata do local em que se considera praticado o crime são: (i) Teoria da atividade: o crime é praticado onde realizada a conduta; (ii) Teoria do resultado: o crime é praticado onde ocorreu o resultado; (iii) Teoria pura da ubiquidade, mista ou unitária: considera praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado. É esta última a teoria adotada pelo Código Penal em matéria de lugar do crime (locus comissi delicti).

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Sobre a teoria da imputação objetiva, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação ao Decreto-Lei 3.688/41 e às Leis 11.343/06, 10.826/03 e 9.503/97, julgue os itens abaixo.

I. De acordo com a jurisprudência do STJ, não houve descriminalização com o advento do art. 28 da Lei 11.343/2006, mas, sim, mera despenalização, de sorte que a prática de tal crime pode ser considerada para fins de reincidência, caso praticado novo crime e atendidos os demais requisitos legais necessários à configuração dessa agravante.

II. Segundo recente entendimento do STJ, a apreensão de ínfima quantidade de munição desacompanhada da arma de fogo acarreta a atipicidade da conduta.

III. Quando não reconhecida a autonomia de desígnios, o crime de lesão corporal culposa na direção de veículo automotor absorve o delito de direção sem habilitação, funcionando este como causa de aumento de pena.

Há erro:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o inquérito policial e com a ação penal.

I. O inquérito policial é procedimento administrativo de caráter inquisitório, informativo e preparatório, cuja finalidade é fornecer ao Ministério Público elementos de cognição para a eventual propositura de ação penal, de modo que eventual irregularidade que nele se manifeste não contamina de nulidade a ação penal.

II. Na ação penal pública, tem-se a incidência do princípio da divisibilidade, sendo facultado ao Órgão acusatório, nos limites da razoabilidade, a apresentação dos fatos delitivos da melhor forma que entender cabível, de forma que eventual oferecimento de duas denúncias em relação aos fatos investigados em um mesmo inquérito, por si só, não afasta eventual conexão probatória ou instrumental concretamente constatada.

III. Segundo o CPP, não se poderá opor suspeição às autoridades policiais nos atos do inquérito, nem elas poderão declarar-se suspeitas, já que inaplicáveis os motivos legais concernentes a esta modalidade de parcialidade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) A prisão domiciliar prevista no Código de Processo Penal

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) O princípio da individualização da pena

 

(EMAGIS) Em relação ao controle de constitucionalidade:

I. À vista do modelo dúplice de controle de constitucionalidade por nós adotado, a admissibilidade da ação direta de inconstitucionalidade não está condicionada à inviabilidade do controle difuso.

II. A ação direta de inconstitucionalidade supõe, sempre e necessariamente, que a legislação, sobre cuja constitucionalidade se questiona, seja posterior à Constituição.

III. A declaração final de inconstitucionalidade, quando proferida em sede de fiscalização normativa abstrata, importa - considerado o efeito repristinatório que lhe é inerente - em restauração das normas estatais anteriormente revogadas pelo diploma normativo objeto do juízo de inconstitucionalidade, eis que o ato inconstitucional, por juridicamente inválido, não se reveste de qualquer carga de eficácia derrogatória.

IV. O ajuizamento da ação direta de inconstitucionalidade não está sujeito a observância de qualquer prazo de natureza prescricional ou de caráter decadencial.

Pode-se afirmar que:

 

(EMAGIS) Repercutiu na mídia anos atrás ocorrência na qual repórter fotográfico foi ferido em cobertura jornalística durante manifestação realizada na Avenida Paulista, em São Paulo, por movimento grevista. O ferimento foi produzido no olho esquerdo, do qual resultou descolamento de retina e sequela incapacitante, parcial e permanente, para exercer funções que necessitem de referência de visão normal. Apurou-se ter resultado de disparo de projétil de borracha efetuado por policial militar do Estado. Em ação de responsabilidade civil contra o Estado de São Paulo, este alegou que a intervenção policial foi justificada, ante a ilícita obstrução da via pública pelos manifestantes, que resistiram à desocupação da via, inclusive de modo agressivo, tendo os policiais militares feito uso da força pública, de bombas de efeito moral e de disparos de projéteis de borracha necessários para recompor a ordem pública. Acrescentou que a posição da vítima em meio ao tumulto, entre os manifestantes e os policiais, optando por sua permanência no local de conflito, para fotografar, em situação de risco, configurou perigo assumido por si mesma, a excluir a responsabilidade do ente público.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) O estudo do artigo 5º da Constituição Federal e do Título em que inserido permite concluir:


 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) A garantia, aos litigantes, em processos judicial ou administrativo, e aos acusados em geral, do direito ao contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ele inerentes, leva ao reconhecimento:

 

(EMAGIS) Sobre nacionalidade, direitos políticos e partidos políticos, marque a alternativa incorreta.


 

(EMAGIS) Dentre outros objetivos, também com o propósito de disciplinar o contencioso sobre patentes foi formalizado o Acordo sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual relacionados ao Comércio (o chamado Acordo TRIPS), negociado ao final da Rodada Uruguai de Negociações Comerciais Multilaterais do GATT.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. O Acordo TRIPS formalizou o compromisso das Nações partícipes de elaboração de leis e regulamentos internos voltados a garantir a patenteabilidade de qualquer invenção (de produto ou de processo), ressalvadas exceções, em todos os setores tecnológicos, desde que atendidos os requisitos da novidade, atividade inventiva e aplicação industrial.

II. Para o STJ, aplica-se a extensão do prazo de validade de patente concedida sob a égide da Lei 5.772/71 - cujo prazo de proteção era 15 anos – em decorrência da superveniência do Acordo TRIPS, o qual adotou o prazo de 20 anos.

III. A entrada em vigor do Acordo TRIPS no Brasil, consoante entende o STJ, ocorreu apenas em 1º.1.2000, cinco anos após a publicação do Decreto Presidencial 1.355, de 30 de dezembro de 1994.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a recuperação judicial e a falência, avalie as assertivas que seguem.

I. Com a alteração produzida pela Lei 14.112/2020 na Lei 11.101/2005, mesmo as ações em que se demandam quantias ilíquidas tornam-se suspensas pela decretação da falência ou o deferimento do processamento da recuperação judicial.

II. A recuperação judicial do devedor principal, ao menos em regra, não impede o prosseguimento das execuções nem induz suspensão ou extinção de ações ajuizadas contra terceiros devedores solidários ou coobrigados em geral, por garantia cambial, real ou fidejussória, pois não se lhes aplicam a suspensão prevista nos arts. 6º, caput, e 52, inciso III, ou a novação a que se refere o art. 59, caput, por força do que dispõe o art. 49, § 1º, todos da Lei n. 11.101/2005.

III. A novação resultante da concessão da recuperação judicial após aprovado o plano em assembleia é sui generis, e as execuções individuais, referentes ao crédito anterior à novação, ajuizadas contra a própria devedora devem ser extintas, e não apenas suspensas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as taxas como modalidades de tributo, considerado o magistério da doutrina tributarista e também a jurisprudência do STF, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente às sanções políticas em matéria tributária e aos impostos estaduais e municipais, julgue os itens abaixo.

I. É inconstitucional vincular o despacho aduaneiro ao recolhimento de diferença tributária apurada mediante arbitramento da autoridade fiscal.

II. Prescinde de lei complementar a instituição do imposto sobre transmissão causa mortis e doação de bens imóveis – e respectivos direitos -, móveis, títulos e créditos no contexto nacional. Já nas hipóteses em que há um elemento relevante de conexão com o exterior, a Constituição exige lei complementar para se estabelecerem os elementos de conexão e fixar a qual unidade federada caberá o imposto. Nesse compasso, é vedado aos estados e ao Distrito Federal instituir o ITCMD nas hipóteses referidas no art. 155, § 1º, III, da Constituição Federal sem a intervenção da lei complementar exigida pelo referido dispositivo constitucional.

III. É inconstitucional a incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) sobre o licenciamento ou cessão do direito de uso de programas de computador.

IV. O ICMS não incide sobre o serviço de habilitação de telefone celular, mas incide no serviço dos provedores de acesso à Internet, por configurar serviço de telecomunicação.

V. A imunidade em relação ao ITBI, prevista no inciso I do § 2º do art. 156 da Constituição Federal, não alcança o valor dos bens que exceder o limite do capital social a ser integralizado.

Estão corretos os itens

 

(EMAGIS) A respeito do denominado dano ambiental interino, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto aos atos administrativos e ao processo administrativo, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) No que atine aos bens públicos e à intervenção do Estado na propriedade, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado, tendo presente o magistério da doutrina e também a disciplina constitucional, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente à Administração Pública, à hierarquia, à delegação e à avocação, marque a alternativa correta.

 

Objetivas MPF - Rodada 16.2022

(EMAGIS) Em relação ao controle de constitucionalidade:

I. À vista do modelo dúplice de controle de constitucionalidade por nós adotado, a admissibilidade da ação direta de inconstitucionalidade não está condicionada à inviabilidade do controle difuso.

II. A ação direta de inconstitucionalidade supõe, sempre e necessariamente, que a legislação, sobre cuja constitucionalidade se questiona, seja posterior à Constituição.

III. A declaração final de inconstitucionalidade, quando proferida em sede de fiscalização normativa abstrata, importa - considerado o efeito repristinatório que lhe é inerente - em restauração das normas estatais anteriormente revogadas pelo diploma normativo objeto do juízo de inconstitucionalidade, eis que o ato inconstitucional, por juridicamente inválido, não se reveste de qualquer carga de eficácia derrogatória.

IV. O ajuizamento da ação direta de inconstitucionalidade não está sujeito a observância de qualquer prazo de natureza prescricional ou de caráter decadencial.

Pode-se afirmar que:

 

(EMAGIS) Repercutiu na mídia anos atrás ocorrência na qual repórter fotográfico foi ferido em cobertura jornalística durante manifestação realizada na Avenida Paulista, em São Paulo, por movimento grevista. O ferimento foi produzido no olho esquerdo, do qual resultou descolamento de retina e sequela incapacitante, parcial e permanente, para exercer funções que necessitem de referência de visão normal. Apurou-se ter resultado de disparo de projétil de borracha efetuado por policial militar do Estado. Em ação de responsabilidade civil contra o Estado de São Paulo, este alegou que a intervenção policial foi justificada, ante a ilícita obstrução da via pública pelos manifestantes, que resistiram à desocupação da via, inclusive de modo agressivo, tendo os policiais militares feito uso da força pública, de bombas de efeito moral e de disparos de projéteis de borracha necessários para recompor a ordem pública. Acrescentou que a posição da vítima em meio ao tumulto, entre os manifestantes e os policiais, optando por sua permanência no local de conflito, para fotografar, em situação de risco, configurou perigo assumido por si mesma, a excluir a responsabilidade do ente público.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) O estudo do artigo 5º da Constituição Federal e do Título em que inserido permite concluir:


 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) A garantia, aos litigantes, em processos judicial ou administrativo, e aos acusados em geral, do direito ao contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ele inerentes, leva ao reconhecimento:

 

(PM/SP – VUNESP – 2022) Assinale a alternativa correta e nos termos da Convenção Americana de Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica 1969).

 

(EMAGIS) Sobre nacionalidade, direitos políticos e partidos políticos, marque a alternativa incorreta.


 

(EMAGIS) Quanto aos atos administrativos e ao processo administrativo, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) No que atine aos bens públicos e à intervenção do Estado na propriedade, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado, tendo presente o magistério da doutrina e também a disciplina constitucional, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente à Administração Pública, à hierarquia, à delegação e à avocação, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito do denominado dano ambiental interino, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as taxas como modalidades de tributo, considerado o magistério da doutrina tributarista e também a jurisprudência do STF, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o regime de substituição tributária progressiva ou para frente, devendo ser marcada a INCORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que aumentou o teto das custas judiciais para R$ 10.989,00, com incidência de alíquota 1% sobre o valor da causa para a apuração do montante devido, prevendo também a concessão dos benefícios da justiça gratuita e de isenção do pagamento de custas judiciais.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal a respeito de da receita pública em questão e outras correlatas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação à cooperação internacional, à luz da disciplina do CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Na ausência de tratado, a cooperação jurídica internacional poderá realizar-se com base em reciprocidade, independentemente de sua manifestação pela via diplomática.

II. Para que se admita a homologação de sentença estrangeira perante a Justiça brasileira, é necessária a existência de reciprocidade para com as sentenças brasileiras, manifestada mediante tratando ou convenção internacional ou, então, pela via diplomática.

III. A Procuradoria-Geral da República exercerá as funções de autoridade central na ausência de designação específica.

Há erro:

 

(EMAGIS) Em recente julgamento de ação direta de inconstitucionalidade (ADI 6.482) contra a Lei Geral de Antenas (Lei 13.116/2015) e direito de passagem nela regulado para instalação de infraestrutura e redes de telecomunicações (artigo 12), o Supremo Tribunal Federal referenciou a contemporânea advertência doutrinária segundo a qual “o fenômeno Over-The-Top (OTT) passa a demandar a remodelagem de políticas de incentivo ao investimento em infraestrutura de redes de alta velocidade, as quais se mostram essenciais não apenas para a viabilidade desses modelos de negócios, mas para a garantia dos incentivos à inovação no âmbito do setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)”. (FERNANDES, Victor Oliveira. Regulação de Serviços de Internet: desafios da regulação de aplicações Over-The-Top (OTT), Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2018, p. 36).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Regina ingressou com ação judicial em face da montadora de automóveis (primeira ré) e da revendedora (segunda ré), alegando que sofreu prejuízo na compra de um veículo. A consumidora narra que, em outubro de 2020, adquiriu o veículo anunciado na mídia como sendo o lançamento do modelo na versão ano 2021, o que foi confirmado pelo vendedor que a atendeu na concessionária. No mês seguinte, a montadora lançou novamente aquele modelo denominando versão ano 2021, entretanto, contando com mais acessórios, o que impactou na desvalorização do carro de Regina.

Diante dessa situação, é CORRETO afirmar que:

 

(EMAGIS) Sobre o chamado “Condomínio de Lotes”, e considerada a sua disciplina enxertada no Código Civil, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa correspondente.

I. Pode haver, em terrenos, partes designadas de lotes que são propriedade exclusiva e partes que são propriedade comum dos condôminos. A fração ideal de cada condômino poderá ser proporcional à área do solo de cada unidade autônoma, ao respectivo potencial construtivo ou a outros critérios indicados no ato de instituição.

II. Aplicam-se ao condomínio de lotes, no que couberem, as regras do Código Civil sobre o condomínio edilício, respeitada a legislação urbanística.

III. Para fins de incorporação imobiliária, a implantação de toda a infraestrutura do condomínio de lotes ficará a cargo dos condôminos.

 

(EMAGIS) O Código Civil regula as obrigações de dar e de fazer, cujo objeto pode também ser a entrega de documento ou coisa de interesse probatório do processo civil, daí a conexão da disciplina, neste particular, com a do CPC/2015.

A propósito, e tendo presente também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso a obrigação de fazer, consistente na entrega de documento ou coisa, deva ser cumprida no processo civil por terceiro estranho às partes da demanda, não pode ser aplicada astreintes, vez que o CPC/2015 restringe as astreintes como meio coercitivo aplicável às partes do processo.

II. Incorre na obrigação de indenizar perdas e danos o devedor que recusar a prestação a ele só imposta, ou só por ele exeqüível.

III. O STJ, na vigência do CPC/73, considerava incabível a fixação de astreintes na hipótese em que se pretendia da parte adversa a exibição de documento ou coisa, seja em ação cautelar autônoma de exibição (Súmula 372/STJ), caso em que somente era admissível a busca e apreensão do documento ou coisa, seja em caráter incidental contra parte (Tema 705/STJ), caso em que apenas era admissível a presunção de veracidade dos fatos que com o documento ou coisa se pretendia provar, jurisprudência que foi recentemente revista, à luz do CPC/2015, para admitir, com condições, as astreintes contra a parte adversa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a sentença e a coisa julgada, julgue os itens expostos a seguir.

I. O pronunciamento judicial que não resolve o mérito não obsta a que a parte proponha de novo a ação. A petição inicial, todavia, não será despachada sem a prova do pagamento ou do depósito das custas e dos honorários de advogado.

II. Se o autor der causa, por 2 (duas) vezes, a sentença fundada em abandono da causa, não poderá propor nova ação contra o réu com o mesmo objeto, ficando-lhe ressalvada, entretanto, a possibilidade de alegar em defesa o seu direito.

III. O juiz poderá julgar liminarmente improcedente o pedido se verificar, desde logo, a ocorrência de decadência ou de prescrição. Neste caso, porém, a prescrição e a decadência não serão reconhecidas sem que antes seja dada às partes oportunidade de manifestar-se.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem, relativas à prova no processo civil, têm relação com a harmonização do dever de lealdade processual das partes com seu direito de não produzir provas contra si próprias.

I. O CPC/2015, embora preserve o direito de não produzir prova contra si própria, incumbe à parte o dever de comparecer em juízo, respondendo ao que lhe for interrogado.

II. A doutrina prevalecente no Fórum Permanente de Processualistas Civis (FPPC) compreende que o direito da parte de não produzir prova contra si própria no processo civil restringe-se a fatos que a possam comprometer na esfera penal.

III. A propositura de ação cautelar de exibição de documentos bancários (cópias e segunda via de documentos) é cabível como medida preparatória a fim de instruir a ação principal, bastando a demonstração da existência de relação jurídica entre as partes, a comprovação de prévio pedido à instituição financeira não atendido em prazo razoável, e o pagamento do custo do serviço conforme previsão contratual e normatização da autoridade monetária.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que a parte autora da demanda sofreu uma inscrição negativa pela instituição financeira ré, tendo então ajuizado pedido de exibição do contrato que deu origem a essa inscrição negativa. O juízo de origem indeferiu a inicial, extinguindo o processo sem resolução do mérito, sob o fundamento de inadequação da via eleita. O Tribunal de origem, reformando a sentença e enfrentando diretamente o mérito, julgou procedente o pedido de exibição, fixando astreintes no valor diário de R$ 1.000,00, limitada ao teto de R$ 10.000,00. Nas razões do recurso especial, a instituição financeira recorrente devolve ao STJ as questões do cabimento (ou não) de astreintes na exibição autônoma de documento.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso dirimida a questão à luz do CPC/1973, vale, ao menos em regra, a tese segundo a qual a presunção de veracidade contida no art. 359 do CPC/1973 não se aplica às ações cautelares de exibição de documentos.

II. Caso dirimida a questão à luz do CPC/1973, vale, ao menos em regra, a tese segundo a qual descabe multa cominatória na exibição, incidental ou autônoma, de documento relativo a direito disponível.

III. Caso dirimida a questão à luz do CPC/2015, tem-se por aplicável a multa, tratando-se, todavia, dentre outros requisitos, de medida coercitiva subsidiária, cabível apenas se frustrada a tentativa de busca e apreensão ou outra medida coercitiva.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Na formulação de políticas públicas de redução da criminalidade, por vezes rivalizam posicionamentos políticos opostos. Por um lado, há parlamentares que sustentam a necessidade de endurecimento da legislação criminal, seja recrudescendo as penas, seja suprimindo margem para que o Judiciário trate como insignificantes penais condutas despidas de grande lesividade, que, sob esta ótica, devem também ser punidas à guisa de não encorajarem comportamentos ainda mais censuráveis. Por outro lado, há parlamentares que enxergam que a redução da criminalidade somente pode ser atingida mediante maiores investimentos em políticas sociais e econômicas, que promovam integração ao mercado de trabalho e à sociedade de segmentos marginalizados.

A propósito, e procurando enquadrar a discussão em questão no âmbito teórico da Criminologia, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as Escolas Penais, a teoria da norma penal e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I. Conhecida como “Escola Francesa de Lyon”, “Escola Criminal Sociológica”, “Escola Antropossocial” ou, ainda, “Escola do Meio”, a Escola francesa constituiu uma grande oposição aos pilares de sustentação da Escola positiva. Rechaçando a ideia lombrosiana de transmissão de características hereditárias, congênitas, que pudessem conduzir à criminalidade, os defensores da Escola francesa enalteciam a influência do meio social na propensão prática dos delitos. Dentre os seus representantes, destaca-se a figura de Lacassagne, Martin e Locard.

II. Lei Penal em Branco em Sentido Estrito, Própria ou Heterogênea é aquela em que o complemento do preceito primário deve estar contido em lei editada pela mesma instância legislativa que criou a lei penal em branco, ou seja, também deve estar presente em lei federal.

III. As principais teorias pertinentes à definição exata do local em que se considera praticado o crime são: (i) Teoria da atividade: o crime é praticado onde realizada a conduta; (ii) Teoria do resultado: o crime é praticado onde ocorreu o resultado; (iii) Teoria pura da ubiquidade, mista ou unitária: considera praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado. É esta última a teoria adotada pelo Código Penal em matéria de lugar do crime (locus comissi delicti).

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Sobre a teoria da imputação objetiva, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto ao Decreto-Lei 3.688/41, à Lei 9.613/98, à Lei 8.137/90 e à Lei 7.716/89, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Com relação ao Decreto-Lei 3.688/41 e às Leis 11.343/06, 10.826/03 e 9.503/97, julgue os itens abaixo.

I. De acordo com a jurisprudência do STJ, não houve descriminalização com o advento do art. 28 da Lei 11.343/2006, mas, sim, mera despenalização, de sorte que a prática de tal crime pode ser considerada para fins de reincidência, caso praticado novo crime e atendidos os demais requisitos legais necessários à configuração dessa agravante.

II. Segundo recente entendimento do STJ, a apreensão de ínfima quantidade de munição desacompanhada da arma de fogo acarreta a atipicidade da conduta.

III. Quando não reconhecida a autonomia de desígnios, o crime de lesão corporal culposa na direção de veículo automotor absorve o delito de direção sem habilitação, funcionando este como causa de aumento de pena.

Há erro:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o inquérito policial e com a ação penal.

I. O inquérito policial é procedimento administrativo de caráter inquisitório, informativo e preparatório, cuja finalidade é fornecer ao Ministério Público elementos de cognição para a eventual propositura de ação penal, de modo que eventual irregularidade que nele se manifeste não contamina de nulidade a ação penal.

II. Na ação penal pública, tem-se a incidência do princípio da divisibilidade, sendo facultado ao Órgão acusatório, nos limites da razoabilidade, a apresentação dos fatos delitivos da melhor forma que entender cabível, de forma que eventual oferecimento de duas denúncias em relação aos fatos investigados em um mesmo inquérito, por si só, não afasta eventual conexão probatória ou instrumental concretamente constatada.

III. Segundo o CPP, não se poderá opor suspeição às autoridades policiais nos atos do inquérito, nem elas poderão declarar-se suspeitas, já que inaplicáveis os motivos legais concernentes a esta modalidade de parcialidade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) A prisão domiciliar prevista no Código de Processo Penal

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) O princípio da individualização da pena

 

Sentença Federal - Rodada 16.2022

Marcos Barnabé propôs ação pelo procedimento comum, com pedido de tutela de urgência, contra a UNIÃO, objetivando a anulação do ato que lhe eliminou do concurso para ingresso na carreira de Delegado da Polícia Federal por ter sido considerado “inapto” no Exame Psicotécnico do mencionado certame, requerendo, ainda, fosse a ré condenada a lhe nomear para o referido cargo, uma vez obtida aprovação nas fases subsequentes do concurso (cuja participação era objeto da tutela de urgência pleiteada), bem como a lhe pagar os valores correspondentes a todos os vencimentos que deveria ter percebido entre a data da posse de sua turma do Curso de Formação e a data em que efetivamente venha a assumir o cargo, tendo em vista o interregno de tempo durante o qual tramitou o processo judicial.

Alega, em síntese, que: a) a exigência de teste psicotécnico em concurso público é ilegal, pois, em que pese ter sido prevista tal fase no edital de abertura do certame, inexiste lei autorizando tal prática pela Administração Pública, a qual, como se sabe, está jungida ao princípio da legalidade; b) para além dessa mácula, a realização do tal tipo de exame não pode ser aceita, pois, dado o caráter essencialmente subjetivo da avaliação realizada pelo examinador, acaba por ferir os princípios da isonomia e da impessoalidade, ambos também sujeitantes do comportamento administrativo; c) quando da divulgação do resultado do aludido teste, recebeu como resposta apenas um seco e solitário “inapto”, sem maiores explicações; d) interposto recurso contra a tal decisão, este foi rejeitado sob a justificativa de que “o recorrente não trouxe argumentos capazes de desfazer a conclusão a que chegou o ato que o eliminou do concurso” (essas afirmações do autor foram provadas documentalmente).

À vista desses fatos, reforçou o promovente sua alegação de nulidade do ato administrativo vergastado.

Por fim, no tocante ao pagamento dos vencimentos atrasados, alegou que não pode ser financeiramente prejudicado em razão da prática de um ato ilegal por parte da Administração Pública, de modo que faz jus ao recebimento de todos os valores que teria percebido se não tivesse havido sua injusta e irregular eliminação do certame.

Com a inicial, além de outros documentos, foi juntado o Edital de Abertura do concurso em questão, no qual consta os seguintes itens, atinentes ao Exame Psicotécnico:

“(...) 10.3 A avaliação psicológica, de caráter unicamente eliminatório, consistirá na aplicação e na avaliação de baterias de testes e instrumentos psicológicos científicos, que permitam identificar a compatibilidade de aspectos psicológicos do candidato com as atribuições do cargo, visando verificar, entre outros: a) capacidade de concentração e atenção; b) tipos de raciocínio; c) controle emocional (emotividade, segurança, estabilidade emocional, extroversão, vulnerabilidade, entre outros); d) relacionamento interpessoal (confiança, altruísmo, ponderação, assertividade, complacência, entre outros); e) capacidade de memória; f) características de personalidade (senso de dever, autodisciplina, ordem, dinamismo, persistência, entre outros). 10.3.1 A avaliação psicológica avaliará também as características de personalidade restritivas ou impeditivas ao desempenho das atribuições inerentes ao cargo como, por exemplo, agressividade inadequada, impulsividade inadequada, rigidez de conduta, ansiedade exacerbada, sensibilidade exacerbada e picos patológicos. 10.4 Na avaliação psicológica, o candidato será considerado ‘apto’ ou ‘inapto’ conforme estabelecido no Anexo IV deste edital. O candidato considerado ‘inapto’ na avaliação psicológica será eliminado do concurso e não terá classificação alguma (...)”.

Foi concedida antecipação dos efeitos da tutela para permitir que o autor participasse, em igualdade de condições com os demais candidatos, do Curso de Formação, última etapa do concurso, a ser realizado na Academia Nacional de Polícia.

(OBS.: A tutela de urgência foi devidamente cumprida e o autor concluiu o Curso de Formação com êxito, deixando, contudo, de tomar posse juntamente com seus colegas de Turma porque ainda tramitava sua ação judicial).

Regularmente citada, a UNIÃO apresentou contestação, na qual suscitou, como matéria preliminar, a necessidade de serem citados, na condição de litisconsortes passivos necessários, todos os candidatos inscritos no certame que estão concorrendo para o cargo de Delegado da Polícia Federal ou, ao menos, aqueles que já participaram e foram aprovados no Curso de Formação, uma vez que a eventual procedência da ação poderá atingir suas esferas jurídicas.

Passando ao mérito, defendeu a ré a higidez do ato administrativo impugnado, alegando, em suma, i) ser legal a exigência de teste psicotécnico em provas de concurso público e, notadamente, em concursos que visam o preenchimento de cargos de policial, haja vista as peculiaridades das funções exercidas por estes, a quem compete manter a segurança pública, lidando com criminosos e manejando armas de fogo; ii) ter sido o exame psicotécnico expressamente previsto no edital do concurso – que, como se sabe, é a lei do certame – como fase eliminatória, tendo o edital ainda detalhado como haveria de ser realizado o teste, o qual foi pautado em critérios científicos que garantiram a objetividade da avaliação realizada; iii) ter sido respeitado o devido processo legal, já que ao autor foi dada, inclusive, oportunidade para recorrer da decisão que o considerou “inapto”, em observância aos princípios do contraditório e da ampla defesa.

Prosseguindo em sua peça contestatória, argumentou ainda a demandada que, caso entenda o magistrado deva ser anulado o ato que excluiu o autor, o que ela admite “apenas por amor ao debate”, nesse caso deve o demandante ser submetido a novo teste psicotécnico, observados os parâmetros estabelecidos no edital, sob pena de ofensa ao princípio da isonomia, já que todos os candidatos se submeteram ao referido exame.

Por fim, asseverou a UNIÃO que, mesmo que seja acolhido o pedido do autor para que se proceda à sua nomeação, após a realização de novo exame, é incabível o pagamento dos vencimentos atrasados desde a data da posse de seus colegas de turma do Curso de Formação, porque, no período, o autor não trabalhou, de modo que tal pagamento representaria enriquecimento sem causa, o que é vedado por nosso ordenamento jurídico.

Intimado para se manifestar sobre o teor da contestação, disse o autor que não havia se falar em litisconsórcio passivo necessário entre ele e quaisquer dos outros candidatos. Aduziu também ser desnecessária a feitura de novo Exame Psicotécnico, uma vez anulado o anterior, já que tal teste é ilícito e, portanto, nulo em sua essência. De toda forma, caso entendesse o magistrado pela imprescindibilidade da realização de novo exame, solicitou que, feito este e sendo considerado apto para o desempenho do cargo, fosse determinada subsequentemente sua nomeação, como decorrência lógica dos pedidos deduzidos na inicial, já que, por força da tutela de urgência concedida, já frequentara o Curso de Formação na Academia Nacional de Polícia, última etapa do concurso, tendo lá obtido aprovação. Por fim, reiterou o pedido para que a ré fosse também condenada no pagamento dos vencimentos atrasados devidos em função da nomeação tardia.

Como todos os fatos afirmados pelas partes estavam provados nos autos, foram estes conclusos para sentença.

Elabore, na condição de juiz (íza) federal substituto (a), a sentença adequada ao caso, enfrentando todas as questões materiais e processuais pertinentes, sem acrescentar qualquer fato novo. Não é necessária a confecção de relatório.

 

Defensoria Pública Estadual - Rodada 16.2022

Nesta rodada, o aluno deverá confeccionar a peça prática exigida no concurso da Defensoria Pública do Estado de Sergipe, aplicada em abril de 2022 pela banca Cebraspe.

Fizemos algumas adaptações que serão explicadas nos comentários da rodada.

Boa prática!

Sebastião foi preso em flagrante, na madrugada de 20/1/2022, às 3h40 min, pela Polícia Militar de Sergipe, na cidade de Aracaju, sob a alegação de que estaria portando arma de fogo de uso permitido, sem ter a autorização necessária para tal.

Segundo consta no auto de prisão em flagrante, Sebastião estava andando pela Avenida Brasil, quando uma viatura policial se aproximou dele, momento em que os policiais militares verificaram que Sebastião teria jogado algo no chão e fizeram a abordagem. Na busca pessoal, nada foi encontrado. Todavia, a aproximadamente 10 metros do local, foi localizada uma pistola carregada com um projétil, o que levou os policiais militares a efetuarem a prisão de Sebastião.

Durante o interrogatório, Sebastião alegou que não estava armado e que realmente jogara algo no chão, mas era, segundo ele, uma ponta de cigarro. Alegou, ainda, que estava sendo perseguido pelo grupo que efetuara a sua prisão, já que tivera sido preso pelos mesmos policiais havia menos de 1 mês, também pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, tendo-lhe sido concedida a liberdade provisória sem estabelecimento de nenhuma medida cautelar. Além disso, relatou ter sofrido algumas agressões nas costas, sem, contudo, ter ido ao Instituto Médico Legal (IML) para realizar o exame de corpo de delito.

A audiência de custódia foi realizada em 23/1/2022, às 10 horas, e, como Sebastião não tinha condições econômicas de contratar um advogado, foi-lhe nomeado um defensor público para proceder à sua defesa. Durante a audiência, o Ministério Público postulou pela aplicação de medidas cautelares diversas da prisão, especificamente a de recolhimento domiciliar noturno, a de comparecimento periódico em juízo e a proibição de ausentar-se da comarca de Aracaju. O juiz, todavia, entendeu necessária a prisão preventiva de Sebastião por ele ter sido preso pelo mesmo delito havia menos de um mês, o que demonstraria o risco à garantia da ordem pública. Com relação às agressões, não houve, durante a audiência, a possibilidade de se comprovarem as lesões mencionadas por Sebastião.

Tendo como base a situação hipotética apresentada, redija, na condição de defensor público, a petição de habeas corpus, a fim de permitir eventual defesa de direito de Sebastião. Ao redigir a petição, aborde toda a matéria de direito pertinente ao caso, fundamente sua explanação na legislação cabível e no entendimento jurisprudencial consolidado pelos tribunais, dispense o relatório e não crie fatos novos.

 

Objetivas - Rodada 16.2022

(EMAGIS) Em relação ao controle de constitucionalidade:

I. À vista do modelo dúplice de controle de constitucionalidade por nós adotado, a admissibilidade da ação direta de inconstitucionalidade não está condicionada à inviabilidade do controle difuso.

II. A ação direta de inconstitucionalidade supõe, sempre e necessariamente, que a legislação, sobre cuja constitucionalidade se questiona, seja posterior à Constituição.

III. A declaração final de inconstitucionalidade, quando proferida em sede de fiscalização normativa abstrata, importa - considerado o efeito repristinatório que lhe é inerente - em restauração das normas estatais anteriormente revogadas pelo diploma normativo objeto do juízo de inconstitucionalidade, eis que o ato inconstitucional, por juridicamente inválido, não se reveste de qualquer carga de eficácia derrogatória.

IV. O ajuizamento da ação direta de inconstitucionalidade não está sujeito a observância de qualquer prazo de natureza prescricional ou de caráter decadencial.

Pode-se afirmar que:

 

(EMAGIS) Repercutiu na mídia anos atrás ocorrência na qual repórter fotográfico foi ferido em cobertura jornalística durante manifestação realizada na Avenida Paulista, em São Paulo, por movimento grevista. O ferimento foi produzido no olho esquerdo, do qual resultou descolamento de retina e sequela incapacitante, parcial e permanente, para exercer funções que necessitem de referência de visão normal. Apurou-se ter resultado de disparo de projétil de borracha efetuado por policial militar do Estado. Em ação de responsabilidade civil contra o Estado de São Paulo, este alegou que a intervenção policial foi justificada, ante a ilícita obstrução da via pública pelos manifestantes, que resistiram à desocupação da via, inclusive de modo agressivo, tendo os policiais militares feito uso da força pública, de bombas de efeito moral e de disparos de projéteis de borracha necessários para recompor a ordem pública. Acrescentou que a posição da vítima em meio ao tumulto, entre os manifestantes e os policiais, optando por sua permanência no local de conflito, para fotografar, em situação de risco, configurou perigo assumido por si mesma, a excluir a responsabilidade do ente público.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) O estudo do artigo 5º da Constituição Federal e do Título em que inserido permite concluir:


 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) A garantia, aos litigantes, em processos judicial ou administrativo, e aos acusados em geral, do direito ao contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ele inerentes, leva ao reconhecimento:

 

(EMAGIS) Quanto aos atos administrativos e ao processo administrativo, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) No que atine aos bens públicos e à intervenção do Estado na propriedade, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado, tendo presente o magistério da doutrina e também a disciplina constitucional, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente à Administração Pública, à hierarquia, à delegação e à avocação, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre o chamado “Condomínio de Lotes”, e considerada a sua disciplina enxertada no Código Civil, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa correspondente.

I. Pode haver, em terrenos, partes designadas de lotes que são propriedade exclusiva e partes que são propriedade comum dos condôminos. A fração ideal de cada condômino poderá ser proporcional à área do solo de cada unidade autônoma, ao respectivo potencial construtivo ou a outros critérios indicados no ato de instituição.

II. Aplicam-se ao condomínio de lotes, no que couberem, as regras do Código Civil sobre o condomínio edilício, respeitada a legislação urbanística.

III. Para fins de incorporação imobiliária, a implantação de toda a infraestrutura do condomínio de lotes ficará a cargo dos condôminos.

 

(EMAGIS) O Código Civil regula as obrigações de dar e de fazer, cujo objeto pode também ser a entrega de documento ou coisa de interesse probatório do processo civil, daí a conexão da disciplina, neste particular, com a do CPC/2015.

A propósito, e tendo presente também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso a obrigação de fazer, consistente na entrega de documento ou coisa, deva ser cumprida no processo civil por terceiro estranho às partes da demanda, não pode ser aplicada astreintes, vez que o CPC/2015 restringe as astreintes como meio coercitivo aplicável às partes do processo.

II. Incorre na obrigação de indenizar perdas e danos o devedor que recusar a prestação a ele só imposta, ou só por ele exeqüível.

III. O STJ, na vigência do CPC/73, considerava incabível a fixação de astreintes na hipótese em que se pretendia da parte adversa a exibição de documento ou coisa, seja em ação cautelar autônoma de exibição (Súmula 372/STJ), caso em que somente era admissível a busca e apreensão do documento ou coisa, seja em caráter incidental contra parte (Tema 705/STJ), caso em que apenas era admissível a presunção de veracidade dos fatos que com o documento ou coisa se pretendia provar, jurisprudência que foi recentemente revista, à luz do CPC/2015, para admitir, com condições, as astreintes contra a parte adversa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente à adoção da criança, as assertivas que seguem têm relação com a denominada ‘adoção intuito personae’.

I. Trata-se de modalidade de adoção que não está prevista no ECA, não se confunde com a ‘adoção à brasileira’ e cuja validade é alvo de controvérsia doutrinária, tratando, em síntese, da hipótese em que os pais escolhem os adotantes de seu filho sem observância do cadastro de adoção e dos demais procedimentos legais.

II. A jurisprudência do STJ é tranquila no sentido de que, configurada a adoção ‘intuito personae’, é do melhor interesse do menor sua retirada imediata da família extensa assim concebida com seu subsequente acolhimento institucional em detrimento da tal irregular acolhimento familiar.

III. O ECA, sem regular a modalidade em questão, autoriza excepcionalmente o deferimento da adoção a candidato não cadastrado previamente, elencando as hipóteses autorizativas do acolhimento do pleito, quais sejam: a) quando se tratar de pedido unilateral; b) for formulada por parente com o qual a criança ou adolescente mantenha vínculos de afinidade e afetividade ou; c) for oriundo de pleito formulado por quem já detenha a tutela ou guarda legal de criança maior de 3 (três) anos ou adolescente, desde que o lapso de tempo de convivência comprove a fixação de laços de afinidade e afetividade, e não seja constatada a ocorrência de má-fé ou qualquer das situações previstas nos artigos 237 ou 238 da referida lei.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Dentre outros objetivos, também com o propósito de disciplinar o contencioso sobre patentes foi formalizado o Acordo sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual relacionados ao Comércio (o chamado Acordo TRIPS), negociado ao final da Rodada Uruguai de Negociações Comerciais Multilaterais do GATT.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. O Acordo TRIPS formalizou o compromisso das Nações partícipes de elaboração de leis e regulamentos internos voltados a garantir a patenteabilidade de qualquer invenção (de produto ou de processo), ressalvadas exceções, em todos os setores tecnológicos, desde que atendidos os requisitos da novidade, atividade inventiva e aplicação industrial.

II. Para o STJ, aplica-se a extensão do prazo de validade de patente concedida sob a égide da Lei 5.772/71 - cujo prazo de proteção era 15 anos – em decorrência da superveniência do Acordo TRIPS, o qual adotou o prazo de 20 anos.

III. A entrada em vigor do Acordo TRIPS no Brasil, consoante entende o STJ, ocorreu apenas em 1º.1.2000, cinco anos após a publicação do Decreto Presidencial 1.355, de 30 de dezembro de 1994.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a recuperação judicial e a falência, avalie as assertivas que seguem.

I. Com a alteração produzida pela Lei 14.112/2020 na Lei 11.101/2005, mesmo as ações em que se demandam quantias ilíquidas tornam-se suspensas pela decretação da falência ou o deferimento do processamento da recuperação judicial.

II. A recuperação judicial do devedor principal, ao menos em regra, não impede o prosseguimento das execuções nem induz suspensão ou extinção de ações ajuizadas contra terceiros devedores solidários ou coobrigados em geral, por garantia cambial, real ou fidejussória, pois não se lhes aplicam a suspensão prevista nos arts. 6º, caput, e 52, inciso III, ou a novação a que se refere o art. 59, caput, por força do que dispõe o art. 49, § 1º, todos da Lei n. 11.101/2005.

III. A novação resultante da concessão da recuperação judicial após aprovado o plano em assembleia é sui generis, e as execuções individuais, referentes ao crédito anterior à novação, ajuizadas contra a própria devedora devem ser extintas, e não apenas suspensas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a sentença e a coisa julgada, julgue os itens expostos a seguir.

I. O pronunciamento judicial que não resolve o mérito não obsta a que a parte proponha de novo a ação. A petição inicial, todavia, não será despachada sem a prova do pagamento ou do depósito das custas e dos honorários de advogado.

II. Se o autor der causa, por 2 (duas) vezes, a sentença fundada em abandono da causa, não poderá propor nova ação contra o réu com o mesmo objeto, ficando-lhe ressalvada, entretanto, a possibilidade de alegar em defesa o seu direito.

III. O juiz poderá julgar liminarmente improcedente o pedido se verificar, desde logo, a ocorrência de decadência ou de prescrição. Neste caso, porém, a prescrição e a decadência não serão reconhecidas sem que antes seja dada às partes oportunidade de manifestar-se.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem, relativas à prova no processo civil, têm relação com a harmonização do dever de lealdade processual das partes com seu direito de não produzir provas contra si próprias.

I. O CPC/2015, embora preserve o direito de não produzir prova contra si própria, incumbe à parte o dever de comparecer em juízo, respondendo ao que lhe for interrogado.

II. A doutrina prevalecente no Fórum Permanente de Processualistas Civis (FPPC) compreende que o direito da parte de não produzir prova contra si própria no processo civil restringe-se a fatos que a possam comprometer na esfera penal.

III. A propositura de ação cautelar de exibição de documentos bancários (cópias e segunda via de documentos) é cabível como medida preparatória a fim de instruir a ação principal, bastando a demonstração da existência de relação jurídica entre as partes, a comprovação de prévio pedido à instituição financeira não atendido em prazo razoável, e o pagamento do custo do serviço conforme previsão contratual e normatização da autoridade monetária.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que a parte autora da demanda sofreu uma inscrição negativa pela instituição financeira ré, tendo então ajuizado pedido de exibição do contrato que deu origem a essa inscrição negativa. O juízo de origem indeferiu a inicial, extinguindo o processo sem resolução do mérito, sob o fundamento de inadequação da via eleita. O Tribunal de origem, reformando a sentença e enfrentando diretamente o mérito, julgou procedente o pedido de exibição, fixando astreintes no valor diário de R$ 1.000,00, limitada ao teto de R$ 10.000,00. Nas razões do recurso especial, a instituição financeira recorrente devolve ao STJ as questões do cabimento (ou não) de astreintes na exibição autônoma de documento.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso dirimida a questão à luz do CPC/1973, vale, ao menos em regra, a tese segundo a qual a presunção de veracidade contida no art. 359 do CPC/1973 não se aplica às ações cautelares de exibição de documentos.

II. Caso dirimida a questão à luz do CPC/1973, vale, ao menos em regra, a tese segundo a qual descabe multa cominatória na exibição, incidental ou autônoma, de documento relativo a direito disponível.

III. Caso dirimida a questão à luz do CPC/2015, tem-se por aplicável a multa, tratando-se, todavia, dentre outros requisitos, de medida coercitiva subsidiária, cabível apenas se frustrada a tentativa de busca e apreensão ou outra medida coercitiva.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA em relação à tutela coletiva dos direitos:

 

(EMAGIS) Na formulação de políticas públicas de redução da criminalidade, por vezes rivalizam posicionamentos políticos opostos. Por um lado, há parlamentares que sustentam a necessidade de endurecimento da legislação criminal, seja recrudescendo as penas, seja suprimindo margem para que o Judiciário trate como insignificantes penais condutas despidas de grande lesividade, que, sob esta ótica, devem também ser punidas à guisa de não encorajarem comportamentos ainda mais censuráveis. Por outro lado, há parlamentares que enxergam que a redução da criminalidade somente pode ser atingida mediante maiores investimentos em políticas sociais e econômicas, que promovam integração ao mercado de trabalho e à sociedade de segmentos marginalizados.

A propósito, e procurando enquadrar a discussão em questão no âmbito teórico da Criminologia, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as Escolas Penais, a teoria da norma penal e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I. Conhecida como “Escola Francesa de Lyon”, “Escola Criminal Sociológica”, “Escola Antropossocial” ou, ainda, “Escola do Meio”, a Escola francesa constituiu uma grande oposição aos pilares de sustentação da Escola positiva. Rechaçando a ideia lombrosiana de transmissão de características hereditárias, congênitas, que pudessem conduzir à criminalidade, os defensores da Escola francesa enalteciam a influência do meio social na propensão prática dos delitos. Dentre os seus representantes, destaca-se a figura de Lacassagne, Martin e Locard.

II. Lei Penal em Branco em Sentido Estrito, Própria ou Heterogênea é aquela em que o complemento do preceito primário deve estar contido em lei editada pela mesma instância legislativa que criou a lei penal em branco, ou seja, também deve estar presente em lei federal.

III. As principais teorias pertinentes à definição exata do local em que se considera praticado o crime são: (i) Teoria da atividade: o crime é praticado onde realizada a conduta; (ii) Teoria do resultado: o crime é praticado onde ocorreu o resultado; (iii) Teoria pura da ubiquidade, mista ou unitária: considera praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado. É esta última a teoria adotada pelo Código Penal em matéria de lugar do crime (locus comissi delicti).

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Sobre a teoria da imputação objetiva, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação ao Decreto-Lei 3.688/41 e às Leis 11.343/06, 10.826/03 e 9.503/97, julgue os itens abaixo.

I. De acordo com a jurisprudência do STJ, não houve descriminalização com o advento do art. 28 da Lei 11.343/2006, mas, sim, mera despenalização, de sorte que a prática de tal crime pode ser considerada para fins de reincidência, caso praticado novo crime e atendidos os demais requisitos legais necessários à configuração dessa agravante.

II. Segundo recente entendimento do STJ, a apreensão de ínfima quantidade de munição desacompanhada da arma de fogo acarreta a atipicidade da conduta.

III. Quando não reconhecida a autonomia de desígnios, o crime de lesão corporal culposa na direção de veículo automotor absorve o delito de direção sem habilitação, funcionando este como causa de aumento de pena.

Há erro:

 

(EMAGIS) Quanto ao Decreto-Lei 3.688/41, à Lei 9.613/98, à Lei 8.137/90 e à Lei 7.716/89, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o inquérito policial e com a ação penal.

I. O inquérito policial é procedimento administrativo de caráter inquisitório, informativo e preparatório, cuja finalidade é fornecer ao Ministério Público elementos de cognição para a eventual propositura de ação penal, de modo que eventual irregularidade que nele se manifeste não contamina de nulidade a ação penal.

II. Na ação penal pública, tem-se a incidência do princípio da divisibilidade, sendo facultado ao Órgão acusatório, nos limites da razoabilidade, a apresentação dos fatos delitivos da melhor forma que entender cabível, de forma que eventual oferecimento de duas denúncias em relação aos fatos investigados em um mesmo inquérito, por si só, não afasta eventual conexão probatória ou instrumental concretamente constatada.

III. Segundo o CPP, não se poderá opor suspeição às autoridades policiais nos atos do inquérito, nem elas poderão declarar-se suspeitas, já que inaplicáveis os motivos legais concernentes a esta modalidade de parcialidade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) A prisão domiciliar prevista no Código de Processo Penal

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) O princípio da individualização da pena

 

(EMAGIS) Sobre as taxas como modalidades de tributo, considerado o magistério da doutrina tributarista e também a jurisprudência do STF, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente às sanções políticas em matéria tributária e aos impostos estaduais e municipais, julgue os itens abaixo.

I. É inconstitucional vincular o despacho aduaneiro ao recolhimento de diferença tributária apurada mediante arbitramento da autoridade fiscal.

II. Prescinde de lei complementar a instituição do imposto sobre transmissão causa mortis e doação de bens imóveis – e respectivos direitos -, móveis, títulos e créditos no contexto nacional. Já nas hipóteses em que há um elemento relevante de conexão com o exterior, a Constituição exige lei complementar para se estabelecerem os elementos de conexão e fixar a qual unidade federada caberá o imposto. Nesse compasso, é vedado aos estados e ao Distrito Federal instituir o ITCMD nas hipóteses referidas no art. 155, § 1º, III, da Constituição Federal sem a intervenção da lei complementar exigida pelo referido dispositivo constitucional.

III. É inconstitucional a incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) sobre o licenciamento ou cessão do direito de uso de programas de computador.

IV. O ICMS não incide sobre o serviço de habilitação de telefone celular, mas incide no serviço dos provedores de acesso à Internet, por configurar serviço de telecomunicação.

V. A imunidade em relação ao ITBI, prevista no inciso I do § 2º do art. 156 da Constituição Federal, não alcança o valor dos bens que exceder o limite do capital social a ser integralizado.

Estão corretos os itens

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o regime de substituição tributária progressiva ou para frente, devendo ser marcada a INCORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que aumentou o teto das custas judiciais para R$ 10.989,00, com incidência de alíquota 1% sobre o valor da causa para a apuração do montante devido, prevendo também a concessão dos benefícios da justiça gratuita e de isenção do pagamento de custas judiciais.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal a respeito de da receita pública em questão e outras correlatas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do denominado dano ambiental interino, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em recente julgamento de ação direta de inconstitucionalidade (ADI 6.482) contra a Lei Geral de Antenas (Lei 13.116/2015) e direito de passagem nela regulado para instalação de infraestrutura e redes de telecomunicações (artigo 12), o Supremo Tribunal Federal referenciou a contemporânea advertência doutrinária segundo a qual “o fenômeno Over-The-Top (OTT) passa a demandar a remodelagem de políticas de incentivo ao investimento em infraestrutura de redes de alta velocidade, as quais se mostram essenciais não apenas para a viabilidade desses modelos de negócios, mas para a garantia dos incentivos à inovação no âmbito do setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)”. (FERNANDES, Victor Oliveira. Regulação de Serviços de Internet: desafios da regulação de aplicações Over-The-Top (OTT), Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2018, p. 36).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Regina ingressou com ação judicial em face da montadora de automóveis (primeira ré) e da revendedora (segunda ré), alegando que sofreu prejuízo na compra de um veículo. A consumidora narra que, em outubro de 2020, adquiriu o veículo anunciado na mídia como sendo o lançamento do modelo na versão ano 2021, o que foi confirmado pelo vendedor que a atendeu na concessionária. No mês seguinte, a montadora lançou novamente aquele modelo denominando versão ano 2021, entretanto, contando com mais acessórios, o que impactou na desvalorização do carro de Regina.

Diante dessa situação, é CORRETO afirmar que:

 

(EMAGIS) A respeito da aplicação de medidas socioeducativas ao adolescente infrator, assinale a alternativa INCORRETA:

 

(PM/SP – VUNESP – 2022) Assinale a alternativa correta e nos termos da Convenção Americana de Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica 1969).

 

(EMAGIS) Em relação à cooperação internacional, à luz da disciplina do CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Na ausência de tratado, a cooperação jurídica internacional poderá realizar-se com base em reciprocidade, independentemente de sua manifestação pela via diplomática.

II. Para que se admita a homologação de sentença estrangeira perante a Justiça brasileira, é necessária a existência de reciprocidade para com as sentenças brasileiras, manifestada mediante tratando ou convenção internacional ou, então, pela via diplomática.

III. A Procuradoria-Geral da República exercerá as funções de autoridade central na ausência de designação específica.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre nacionalidade, direitos políticos e partidos políticos, marque a alternativa incorreta.


 

(EMAGIS) No que concerne à Seguridade Social, sua organização, princípios e custeio, assinale a alternativa correta.

 

(PGE/MS – PROCURADOR DO ESTADO – CESPE/CEBRASPE – 2021) À luz da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), assinale a opção correta, no tocante a doenças e acidentes do trabalho, teletrabalho e férias trabalhistas.

 

(PGE/CE – PROCURADOR DO ESTADO – CESPE/CEBRASPE – 2021) Assinale a opção correta a respeito do mandado de segurança no processo do trabalho.

 

(MP/SC – PROMOTOR – ADAPTADA – 2020 ) Considerando o regime jurídico do Ministério Público, assinale a alternativa correta:

 

(DPE/PA – CEBRASPE – 2022) Uma pessoa física necessitada solicitou à DP o patrocínio da instituição para o ajuizamento de uma ação penal privada subsidiária da pública.

Nessa situação hipotética, se entender inexistir hipótese de atuação institucional, o DP responsável pelo atendimento à referida pessoa deverá

 

Objetivas Delegado - Rodada 16.2022

(EMAGIS) Na formulação de políticas públicas de redução da criminalidade, por vezes rivalizam posicionamentos políticos opostos. Por um lado, há parlamentares que sustentam a necessidade de endurecimento da legislação criminal, seja recrudescendo as penas, seja suprimindo margem para que o Judiciário trate como insignificantes penais condutas despidas de grande lesividade, que, sob esta ótica, devem também ser punidas à guisa de não encorajarem comportamentos ainda mais censuráveis. Por outro lado, há parlamentares que enxergam que a redução da criminalidade somente pode ser atingida mediante maiores investimentos em políticas sociais e econômicas, que promovam integração ao mercado de trabalho e à sociedade de segmentos marginalizados.

A propósito, e procurando enquadrar a discussão em questão no âmbito teórico da Criminologia, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as Escolas Penais, a teoria da norma penal e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I. Conhecida como “Escola Francesa de Lyon”, “Escola Criminal Sociológica”, “Escola Antropossocial” ou, ainda, “Escola do Meio”, a Escola francesa constituiu uma grande oposição aos pilares de sustentação da Escola positiva. Rechaçando a ideia lombrosiana de transmissão de características hereditárias, congênitas, que pudessem conduzir à criminalidade, os defensores da Escola francesa enalteciam a influência do meio social na propensão prática dos delitos. Dentre os seus representantes, destaca-se a figura de Lacassagne, Martin e Locard.

II. Lei Penal em Branco em Sentido Estrito, Própria ou Heterogênea é aquela em que o complemento do preceito primário deve estar contido em lei editada pela mesma instância legislativa que criou a lei penal em branco, ou seja, também deve estar presente em lei federal.

III. As principais teorias pertinentes à definição exata do local em que se considera praticado o crime são: (i) Teoria da atividade: o crime é praticado onde realizada a conduta; (ii) Teoria do resultado: o crime é praticado onde ocorreu o resultado; (iii) Teoria pura da ubiquidade, mista ou unitária: considera praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado. É esta última a teoria adotada pelo Código Penal em matéria de lugar do crime (locus comissi delicti).

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Sobre a teoria da imputação objetiva, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação ao Decreto-Lei 3.688/41 e às Leis 11.343/06, 10.826/03 e 9.503/97, julgue os itens abaixo.

I. De acordo com a jurisprudência do STJ, não houve descriminalização com o advento do art. 28 da Lei 11.343/2006, mas, sim, mera despenalização, de sorte que a prática de tal crime pode ser considerada para fins de reincidência, caso praticado novo crime e atendidos os demais requisitos legais necessários à configuração dessa agravante.

II. Segundo recente entendimento do STJ, a apreensão de ínfima quantidade de munição desacompanhada da arma de fogo acarreta a atipicidade da conduta.

III. Quando não reconhecida a autonomia de desígnios, o crime de lesão corporal culposa na direção de veículo automotor absorve o delito de direção sem habilitação, funcionando este como causa de aumento de pena.

Há erro:

 

(EMAGIS) Quanto ao Decreto-Lei 3.688/41, à Lei 9.613/98, à Lei 8.137/90 e à Lei 7.716/89, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o inquérito policial e com a ação penal.

I. O inquérito policial é procedimento administrativo de caráter inquisitório, informativo e preparatório, cuja finalidade é fornecer ao Ministério Público elementos de cognição para a eventual propositura de ação penal, de modo que eventual irregularidade que nele se manifeste não contamina de nulidade a ação penal.

II. Na ação penal pública, tem-se a incidência do princípio da divisibilidade, sendo facultado ao Órgão acusatório, nos limites da razoabilidade, a apresentação dos fatos delitivos da melhor forma que entender cabível, de forma que eventual oferecimento de duas denúncias em relação aos fatos investigados em um mesmo inquérito, por si só, não afasta eventual conexão probatória ou instrumental concretamente constatada.

III. Segundo o CPP, não se poderá opor suspeição às autoridades policiais nos atos do inquérito, nem elas poderão declarar-se suspeitas, já que inaplicáveis os motivos legais concernentes a esta modalidade de parcialidade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) A prisão domiciliar prevista no Código de Processo Penal

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) O princípio da individualização da pena

 

(EMAGIS) Em relação ao controle de constitucionalidade:

I. À vista do modelo dúplice de controle de constitucionalidade por nós adotado, a admissibilidade da ação direta de inconstitucionalidade não está condicionada à inviabilidade do controle difuso.

II. A ação direta de inconstitucionalidade supõe, sempre e necessariamente, que a legislação, sobre cuja constitucionalidade se questiona, seja posterior à Constituição.

III. A declaração final de inconstitucionalidade, quando proferida em sede de fiscalização normativa abstrata, importa - considerado o efeito repristinatório que lhe é inerente - em restauração das normas estatais anteriormente revogadas pelo diploma normativo objeto do juízo de inconstitucionalidade, eis que o ato inconstitucional, por juridicamente inválido, não se reveste de qualquer carga de eficácia derrogatória.

IV. O ajuizamento da ação direta de inconstitucionalidade não está sujeito a observância de qualquer prazo de natureza prescricional ou de caráter decadencial.

Pode-se afirmar que:

 

(EMAGIS) Repercutiu na mídia anos atrás ocorrência na qual repórter fotográfico foi ferido em cobertura jornalística durante manifestação realizada na Avenida Paulista, em São Paulo, por movimento grevista. O ferimento foi produzido no olho esquerdo, do qual resultou descolamento de retina e sequela incapacitante, parcial e permanente, para exercer funções que necessitem de referência de visão normal. Apurou-se ter resultado de disparo de projétil de borracha efetuado por policial militar do Estado. Em ação de responsabilidade civil contra o Estado de São Paulo, este alegou que a intervenção policial foi justificada, ante a ilícita obstrução da via pública pelos manifestantes, que resistiram à desocupação da via, inclusive de modo agressivo, tendo os policiais militares feito uso da força pública, de bombas de efeito moral e de disparos de projéteis de borracha necessários para recompor a ordem pública. Acrescentou que a posição da vítima em meio ao tumulto, entre os manifestantes e os policiais, optando por sua permanência no local de conflito, para fotografar, em situação de risco, configurou perigo assumido por si mesma, a excluir a responsabilidade do ente público.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) O estudo do artigo 5º da Constituição Federal e do Título em que inserido permite concluir:


 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) A garantia, aos litigantes, em processos judicial ou administrativo, e aos acusados em geral, do direito ao contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ele inerentes, leva ao reconhecimento:

 

(EMAGIS) Quanto aos atos administrativos e ao processo administrativo, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) No que atine aos bens públicos e à intervenção do Estado na propriedade, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado, tendo presente o magistério da doutrina e também a disciplina constitucional, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente à Administração Pública, à hierarquia, à delegação e à avocação, marque a alternativa correta.

 

(PM/SP – VUNESP – 2022) Assinale a alternativa correta e nos termos da Convenção Americana de Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica 1969).

 

(EMAGIS) Sobre as taxas como modalidades de tributo, considerado o magistério da doutrina tributarista e também a jurisprudência do STF, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente às sanções políticas em matéria tributária e aos impostos estaduais e municipais, julgue os itens abaixo.

I. É inconstitucional vincular o despacho aduaneiro ao recolhimento de diferença tributária apurada mediante arbitramento da autoridade fiscal.

II. Prescinde de lei complementar a instituição do imposto sobre transmissão causa mortis e doação de bens imóveis – e respectivos direitos -, móveis, títulos e créditos no contexto nacional. Já nas hipóteses em que há um elemento relevante de conexão com o exterior, a Constituição exige lei complementar para se estabelecerem os elementos de conexão e fixar a qual unidade federada caberá o imposto. Nesse compasso, é vedado aos estados e ao Distrito Federal instituir o ITCMD nas hipóteses referidas no art. 155, § 1º, III, da Constituição Federal sem a intervenção da lei complementar exigida pelo referido dispositivo constitucional.

III. É inconstitucional a incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) sobre o licenciamento ou cessão do direito de uso de programas de computador.

IV. O ICMS não incide sobre o serviço de habilitação de telefone celular, mas incide no serviço dos provedores de acesso à Internet, por configurar serviço de telecomunicação.

V. A imunidade em relação ao ITBI, prevista no inciso I do § 2º do art. 156 da Constituição Federal, não alcança o valor dos bens que exceder o limite do capital social a ser integralizado.

Estão corretos os itens

 

(EMAGIS) A respeito do denominado dano ambiental interino, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas DPF - Rodada 16.2022

(EMAGIS) Na formulação de políticas públicas de redução da criminalidade, por vezes rivalizam posicionamentos políticos opostos. Por um lado, há parlamentares que sustentam a necessidade de endurecimento da legislação criminal, seja recrudescendo as penas, seja suprimindo margem para que o Judiciário trate como insignificantes penais condutas despidas de grande lesividade, que, sob esta ótica, devem também ser punidas à guisa de não encorajarem comportamentos ainda mais censuráveis. Por outro lado, há parlamentares que enxergam que a redução da criminalidade somente pode ser atingida mediante maiores investimentos em políticas sociais e econômicas, que promovam integração ao mercado de trabalho e à sociedade de segmentos marginalizados.

A propósito, e procurando enquadrar a discussão em questão no âmbito teórico da Criminologia, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as Escolas Penais, a teoria da norma penal e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I. Conhecida como “Escola Francesa de Lyon”, “Escola Criminal Sociológica”, “Escola Antropossocial” ou, ainda, “Escola do Meio”, a Escola francesa constituiu uma grande oposição aos pilares de sustentação da Escola positiva. Rechaçando a ideia lombrosiana de transmissão de características hereditárias, congênitas, que pudessem conduzir à criminalidade, os defensores da Escola francesa enalteciam a influência do meio social na propensão prática dos delitos. Dentre os seus representantes, destaca-se a figura de Lacassagne, Martin e Locard.

II. Lei Penal em Branco em Sentido Estrito, Própria ou Heterogênea é aquela em que o complemento do preceito primário deve estar contido em lei editada pela mesma instância legislativa que criou a lei penal em branco, ou seja, também deve estar presente em lei federal.

III. As principais teorias pertinentes à definição exata do local em que se considera praticado o crime são: (i) Teoria da atividade: o crime é praticado onde realizada a conduta; (ii) Teoria do resultado: o crime é praticado onde ocorreu o resultado; (iii) Teoria pura da ubiquidade, mista ou unitária: considera praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado. É esta última a teoria adotada pelo Código Penal em matéria de lugar do crime (locus comissi delicti).

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Sobre a teoria da imputação objetiva, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação ao Decreto-Lei 3.688/41 e às Leis 11.343/06, 10.826/03 e 9.503/97, julgue os itens abaixo.

I. De acordo com a jurisprudência do STJ, não houve descriminalização com o advento do art. 28 da Lei 11.343/2006, mas, sim, mera despenalização, de sorte que a prática de tal crime pode ser considerada para fins de reincidência, caso praticado novo crime e atendidos os demais requisitos legais necessários à configuração dessa agravante.

II. Segundo recente entendimento do STJ, a apreensão de ínfima quantidade de munição desacompanhada da arma de fogo acarreta a atipicidade da conduta.

III. Quando não reconhecida a autonomia de desígnios, o crime de lesão corporal culposa na direção de veículo automotor absorve o delito de direção sem habilitação, funcionando este como causa de aumento de pena.

Há erro:

 

(EMAGIS) Quanto ao Decreto-Lei 3.688/41, à Lei 9.613/98, à Lei 8.137/90 e à Lei 7.716/89, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o inquérito policial e com a ação penal.

I. O inquérito policial é procedimento administrativo de caráter inquisitório, informativo e preparatório, cuja finalidade é fornecer ao Ministério Público elementos de cognição para a eventual propositura de ação penal, de modo que eventual irregularidade que nele se manifeste não contamina de nulidade a ação penal.

II. Na ação penal pública, tem-se a incidência do princípio da divisibilidade, sendo facultado ao Órgão acusatório, nos limites da razoabilidade, a apresentação dos fatos delitivos da melhor forma que entender cabível, de forma que eventual oferecimento de duas denúncias em relação aos fatos investigados em um mesmo inquérito, por si só, não afasta eventual conexão probatória ou instrumental concretamente constatada.

III. Segundo o CPP, não se poderá opor suspeição às autoridades policiais nos atos do inquérito, nem elas poderão declarar-se suspeitas, já que inaplicáveis os motivos legais concernentes a esta modalidade de parcialidade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) A prisão domiciliar prevista no Código de Processo Penal

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) O princípio da individualização da pena

 

(EMAGIS) Em relação ao controle de constitucionalidade:

I. À vista do modelo dúplice de controle de constitucionalidade por nós adotado, a admissibilidade da ação direta de inconstitucionalidade não está condicionada à inviabilidade do controle difuso.

II. A ação direta de inconstitucionalidade supõe, sempre e necessariamente, que a legislação, sobre cuja constitucionalidade se questiona, seja posterior à Constituição.

III. A declaração final de inconstitucionalidade, quando proferida em sede de fiscalização normativa abstrata, importa - considerado o efeito repristinatório que lhe é inerente - em restauração das normas estatais anteriormente revogadas pelo diploma normativo objeto do juízo de inconstitucionalidade, eis que o ato inconstitucional, por juridicamente inválido, não se reveste de qualquer carga de eficácia derrogatória.

IV. O ajuizamento da ação direta de inconstitucionalidade não está sujeito a observância de qualquer prazo de natureza prescricional ou de caráter decadencial.

Pode-se afirmar que:

 

(EMAGIS) Repercutiu na mídia anos atrás ocorrência na qual repórter fotográfico foi ferido em cobertura jornalística durante manifestação realizada na Avenida Paulista, em São Paulo, por movimento grevista. O ferimento foi produzido no olho esquerdo, do qual resultou descolamento de retina e sequela incapacitante, parcial e permanente, para exercer funções que necessitem de referência de visão normal. Apurou-se ter resultado de disparo de projétil de borracha efetuado por policial militar do Estado. Em ação de responsabilidade civil contra o Estado de São Paulo, este alegou que a intervenção policial foi justificada, ante a ilícita obstrução da via pública pelos manifestantes, que resistiram à desocupação da via, inclusive de modo agressivo, tendo os policiais militares feito uso da força pública, de bombas de efeito moral e de disparos de projéteis de borracha necessários para recompor a ordem pública. Acrescentou que a posição da vítima em meio ao tumulto, entre os manifestantes e os policiais, optando por sua permanência no local de conflito, para fotografar, em situação de risco, configurou perigo assumido por si mesma, a excluir a responsabilidade do ente público.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) O estudo do artigo 5º da Constituição Federal e do Título em que inserido permite concluir:


 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) A garantia, aos litigantes, em processos judicial ou administrativo, e aos acusados em geral, do direito ao contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ele inerentes, leva ao reconhecimento:

 

(EMAGIS) Quanto aos atos administrativos e ao processo administrativo, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) No que atine aos bens públicos e à intervenção do Estado na propriedade, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado, tendo presente o magistério da doutrina e também a disciplina constitucional, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente à Administração Pública, à hierarquia, à delegação e à avocação, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre o chamado “Condomínio de Lotes”, e considerada a sua disciplina enxertada no Código Civil, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa correspondente.

I. Pode haver, em terrenos, partes designadas de lotes que são propriedade exclusiva e partes que são propriedade comum dos condôminos. A fração ideal de cada condômino poderá ser proporcional à área do solo de cada unidade autônoma, ao respectivo potencial construtivo ou a outros critérios indicados no ato de instituição.

II. Aplicam-se ao condomínio de lotes, no que couberem, as regras do Código Civil sobre o condomínio edilício, respeitada a legislação urbanística.

III. Para fins de incorporação imobiliária, a implantação de toda a infraestrutura do condomínio de lotes ficará a cargo dos condôminos.

 

(EMAGIS) O Código Civil regula as obrigações de dar e de fazer, cujo objeto pode também ser a entrega de documento ou coisa de interesse probatório do processo civil, daí a conexão da disciplina, neste particular, com a do CPC/2015.

A propósito, e tendo presente também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso a obrigação de fazer, consistente na entrega de documento ou coisa, deva ser cumprida no processo civil por terceiro estranho às partes da demanda, não pode ser aplicada astreintes, vez que o CPC/2015 restringe as astreintes como meio coercitivo aplicável às partes do processo.

II. Incorre na obrigação de indenizar perdas e danos o devedor que recusar a prestação a ele só imposta, ou só por ele exeqüível.

III. O STJ, na vigência do CPC/73, considerava incabível a fixação de astreintes na hipótese em que se pretendia da parte adversa a exibição de documento ou coisa, seja em ação cautelar autônoma de exibição (Súmula 372/STJ), caso em que somente era admissível a busca e apreensão do documento ou coisa, seja em caráter incidental contra parte (Tema 705/STJ), caso em que apenas era admissível a presunção de veracidade dos fatos que com o documento ou coisa se pretendia provar, jurisprudência que foi recentemente revista, à luz do CPC/2015, para admitir, com condições, as astreintes contra a parte adversa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Dentre outros objetivos, também com o propósito de disciplinar o contencioso sobre patentes foi formalizado o Acordo sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual relacionados ao Comércio (o chamado Acordo TRIPS), negociado ao final da Rodada Uruguai de Negociações Comerciais Multilaterais do GATT.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. O Acordo TRIPS formalizou o compromisso das Nações partícipes de elaboração de leis e regulamentos internos voltados a garantir a patenteabilidade de qualquer invenção (de produto ou de processo), ressalvadas exceções, em todos os setores tecnológicos, desde que atendidos os requisitos da novidade, atividade inventiva e aplicação industrial.

II. Para o STJ, aplica-se a extensão do prazo de validade de patente concedida sob a égide da Lei 5.772/71 - cujo prazo de proteção era 15 anos – em decorrência da superveniência do Acordo TRIPS, o qual adotou o prazo de 20 anos.

III. A entrada em vigor do Acordo TRIPS no Brasil, consoante entende o STJ, ocorreu apenas em 1º.1.2000, cinco anos após a publicação do Decreto Presidencial 1.355, de 30 de dezembro de 1994.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a recuperação judicial e a falência, avalie as assertivas que seguem.

I. Com a alteração produzida pela Lei 14.112/2020 na Lei 11.101/2005, mesmo as ações em que se demandam quantias ilíquidas tornam-se suspensas pela decretação da falência ou o deferimento do processamento da recuperação judicial.

II. A recuperação judicial do devedor principal, ao menos em regra, não impede o prosseguimento das execuções nem induz suspensão ou extinção de ações ajuizadas contra terceiros devedores solidários ou coobrigados em geral, por garantia cambial, real ou fidejussória, pois não se lhes aplicam a suspensão prevista nos arts. 6º, caput, e 52, inciso III, ou a novação a que se refere o art. 59, caput, por força do que dispõe o art. 49, § 1º, todos da Lei n. 11.101/2005.

III. A novação resultante da concessão da recuperação judicial após aprovado o plano em assembleia é sui generis, e as execuções individuais, referentes ao crédito anterior à novação, ajuizadas contra a própria devedora devem ser extintas, e não apenas suspensas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a sentença e a coisa julgada, julgue os itens expostos a seguir.

I. O pronunciamento judicial que não resolve o mérito não obsta a que a parte proponha de novo a ação. A petição inicial, todavia, não será despachada sem a prova do pagamento ou do depósito das custas e dos honorários de advogado.

II. Se o autor der causa, por 2 (duas) vezes, a sentença fundada em abandono da causa, não poderá propor nova ação contra o réu com o mesmo objeto, ficando-lhe ressalvada, entretanto, a possibilidade de alegar em defesa o seu direito.

III. O juiz poderá julgar liminarmente improcedente o pedido se verificar, desde logo, a ocorrência de decadência ou de prescrição. Neste caso, porém, a prescrição e a decadência não serão reconhecidas sem que antes seja dada às partes oportunidade de manifestar-se.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem, relativas à prova no processo civil, têm relação com a harmonização do dever de lealdade processual das partes com seu direito de não produzir provas contra si próprias.

I. O CPC/2015, embora preserve o direito de não produzir prova contra si própria, incumbe à parte o dever de comparecer em juízo, respondendo ao que lhe for interrogado.

II. A doutrina prevalecente no Fórum Permanente de Processualistas Civis (FPPC) compreende que o direito da parte de não produzir prova contra si própria no processo civil restringe-se a fatos que a possam comprometer na esfera penal.

III. A propositura de ação cautelar de exibição de documentos bancários (cópias e segunda via de documentos) é cabível como medida preparatória a fim de instruir a ação principal, bastando a demonstração da existência de relação jurídica entre as partes, a comprovação de prévio pedido à instituição financeira não atendido em prazo razoável, e o pagamento do custo do serviço conforme previsão contratual e normatização da autoridade monetária.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que a parte autora da demanda sofreu uma inscrição negativa pela instituição financeira ré, tendo então ajuizado pedido de exibição do contrato que deu origem a essa inscrição negativa. O juízo de origem indeferiu a inicial, extinguindo o processo sem resolução do mérito, sob o fundamento de inadequação da via eleita. O Tribunal de origem, reformando a sentença e enfrentando diretamente o mérito, julgou procedente o pedido de exibição, fixando astreintes no valor diário de R$ 1.000,00, limitada ao teto de R$ 10.000,00. Nas razões do recurso especial, a instituição financeira recorrente devolve ao STJ as questões do cabimento (ou não) de astreintes na exibição autônoma de documento.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso dirimida a questão à luz do CPC/1973, vale, ao menos em regra, a tese segundo a qual a presunção de veracidade contida no art. 359 do CPC/1973 não se aplica às ações cautelares de exibição de documentos.

II. Caso dirimida a questão à luz do CPC/1973, vale, ao menos em regra, a tese segundo a qual descabe multa cominatória na exibição, incidental ou autônoma, de documento relativo a direito disponível.

III. Caso dirimida a questão à luz do CPC/2015, tem-se por aplicável a multa, tratando-se, todavia, dentre outros requisitos, de medida coercitiva subsidiária, cabível apenas se frustrada a tentativa de busca e apreensão ou outra medida coercitiva.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação à cooperação internacional, à luz da disciplina do CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Na ausência de tratado, a cooperação jurídica internacional poderá realizar-se com base em reciprocidade, independentemente de sua manifestação pela via diplomática.

II. Para que se admita a homologação de sentença estrangeira perante a Justiça brasileira, é necessária a existência de reciprocidade para com as sentenças brasileiras, manifestada mediante tratando ou convenção internacional ou, então, pela via diplomática.

III. A Procuradoria-Geral da República exercerá as funções de autoridade central na ausência de designação específica.

Há erro:

 

(PM/SP – VUNESP – 2022) Assinale a alternativa correta e nos termos da Convenção Americana de Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica 1969).

 

(EMAGIS) No que concerne à Seguridade Social, sua organização, princípios e custeio, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que aumentou o teto das custas judiciais para R$ 10.989,00, com incidência de alíquota 1% sobre o valor da causa para a apuração do montante devido, prevendo também a concessão dos benefícios da justiça gratuita e de isenção do pagamento de custas judiciais.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal a respeito de da receita pública em questão e outras correlatas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as taxas como modalidades de tributo, considerado o magistério da doutrina tributarista e também a jurisprudência do STF, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o regime de substituição tributária progressiva ou para frente, devendo ser marcada a INCORRETA.

 

PGE/PGM - Rodada 16.2022

Situação hipotética:

Em março de 2021, Geraldo Mendes ajuizou ação em que pede a reintegração de posse de imóvel em face de Zezito Moura, tendo a audiência de instrução do caso sido iniciada em dezembro de 2021.

Tal processo tramita na 5ª Vara da Comarca da Capital. O imóvel é avaliado em 2 milhões de reais.

Durante a tramitação da demanda, em março de 2022, o juiz oficia à Procuradoria-Geral do Estado ALFA para fins de verificação de tributos sobre o imóvel.

Ao tomar ciência do caso, a PGE verifica que a titularidade dominial pertence ao Estado ALFA, porém não tendo posse sobre o imóvel. A titularidade do imóvel pertencente ao Estado ALFA restou comprovada com documentos.

Na qualidade de Procurador do Estado ALFA, redija a peça processual mais adequada a resguardar os interesses do Estado. A síntese fática está dispensada.

 

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 16.2022

(EMAGIS) Em relação ao controle de constitucionalidade:

I. À vista do modelo dúplice de controle de constitucionalidade por nós adotado, a admissibilidade da ação direta de inconstitucionalidade não está condicionada à inviabilidade do controle difuso.

II. A ação direta de inconstitucionalidade supõe, sempre e necessariamente, que a legislação, sobre cuja constitucionalidade se questiona, seja posterior à Constituição.

III. A declaração final de inconstitucionalidade, quando proferida em sede de fiscalização normativa abstrata, importa - considerado o efeito repristinatório que lhe é inerente - em restauração das normas estatais anteriormente revogadas pelo diploma normativo objeto do juízo de inconstitucionalidade, eis que o ato inconstitucional, por juridicamente inválido, não se reveste de qualquer carga de eficácia derrogatória.

IV. O ajuizamento da ação direta de inconstitucionalidade não está sujeito a observância de qualquer prazo de natureza prescricional ou de caráter decadencial.

Pode-se afirmar que:

 

(EMAGIS) Repercutiu na mídia anos atrás ocorrência na qual repórter fotográfico foi ferido em cobertura jornalística durante manifestação realizada na Avenida Paulista, em São Paulo, por movimento grevista. O ferimento foi produzido no olho esquerdo, do qual resultou descolamento de retina e sequela incapacitante, parcial e permanente, para exercer funções que necessitem de referência de visão normal. Apurou-se ter resultado de disparo de projétil de borracha efetuado por policial militar do Estado. Em ação de responsabilidade civil contra o Estado de São Paulo, este alegou que a intervenção policial foi justificada, ante a ilícita obstrução da via pública pelos manifestantes, que resistiram à desocupação da via, inclusive de modo agressivo, tendo os policiais militares feito uso da força pública, de bombas de efeito moral e de disparos de projéteis de borracha necessários para recompor a ordem pública. Acrescentou que a posição da vítima em meio ao tumulto, entre os manifestantes e os policiais, optando por sua permanência no local de conflito, para fotografar, em situação de risco, configurou perigo assumido por si mesma, a excluir a responsabilidade do ente público.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) O estudo do artigo 5º da Constituição Federal e do Título em que inserido permite concluir:


 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) A garantia, aos litigantes, em processos judicial ou administrativo, e aos acusados em geral, do direito ao contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ele inerentes, leva ao reconhecimento:

 

(EMAGIS) No que concerne à Seguridade Social, sua organização, princípios e custeio, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Na formulação de políticas públicas de redução da criminalidade, por vezes rivalizam posicionamentos políticos opostos. Por um lado, há parlamentares que sustentam a necessidade de endurecimento da legislação criminal, seja recrudescendo as penas, seja suprimindo margem para que o Judiciário trate como insignificantes penais condutas despidas de grande lesividade, que, sob esta ótica, devem também ser punidas à guisa de não encorajarem comportamentos ainda mais censuráveis. Por outro lado, há parlamentares que enxergam que a redução da criminalidade somente pode ser atingida mediante maiores investimentos em políticas sociais e econômicas, que promovam integração ao mercado de trabalho e à sociedade de segmentos marginalizados.

A propósito, e procurando enquadrar a discussão em questão no âmbito teórico da Criminologia, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as Escolas Penais, a teoria da norma penal e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I. Conhecida como “Escola Francesa de Lyon”, “Escola Criminal Sociológica”, “Escola Antropossocial” ou, ainda, “Escola do Meio”, a Escola francesa constituiu uma grande oposição aos pilares de sustentação da Escola positiva. Rechaçando a ideia lombrosiana de transmissão de características hereditárias, congênitas, que pudessem conduzir à criminalidade, os defensores da Escola francesa enalteciam a influência do meio social na propensão prática dos delitos. Dentre os seus representantes, destaca-se a figura de Lacassagne, Martin e Locard.

II. Lei Penal em Branco em Sentido Estrito, Própria ou Heterogênea é aquela em que o complemento do preceito primário deve estar contido em lei editada pela mesma instância legislativa que criou a lei penal em branco, ou seja, também deve estar presente em lei federal.

III. As principais teorias pertinentes à definição exata do local em que se considera praticado o crime são: (i) Teoria da atividade: o crime é praticado onde realizada a conduta; (ii) Teoria do resultado: o crime é praticado onde ocorreu o resultado; (iii) Teoria pura da ubiquidade, mista ou unitária: considera praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado. É esta última a teoria adotada pelo Código Penal em matéria de lugar do crime (locus comissi delicti).

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Sobre a teoria da imputação objetiva, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto ao Decreto-Lei 3.688/41, à Lei 9.613/98, à Lei 8.137/90 e à Lei 7.716/89, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o inquérito policial e com a ação penal.

I. O inquérito policial é procedimento administrativo de caráter inquisitório, informativo e preparatório, cuja finalidade é fornecer ao Ministério Público elementos de cognição para a eventual propositura de ação penal, de modo que eventual irregularidade que nele se manifeste não contamina de nulidade a ação penal.

II. Na ação penal pública, tem-se a incidência do princípio da divisibilidade, sendo facultado ao Órgão acusatório, nos limites da razoabilidade, a apresentação dos fatos delitivos da melhor forma que entender cabível, de forma que eventual oferecimento de duas denúncias em relação aos fatos investigados em um mesmo inquérito, por si só, não afasta eventual conexão probatória ou instrumental concretamente constatada.

III. Segundo o CPP, não se poderá opor suspeição às autoridades policiais nos atos do inquérito, nem elas poderão declarar-se suspeitas, já que inaplicáveis os motivos legais concernentes a esta modalidade de parcialidade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) A prisão domiciliar prevista no Código de Processo Penal

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) O princípio da individualização da pena

 

(EMAGIS) Regina ingressou com ação judicial em face da montadora de automóveis (primeira ré) e da revendedora (segunda ré), alegando que sofreu prejuízo na compra de um veículo. A consumidora narra que, em outubro de 2020, adquiriu o veículo anunciado na mídia como sendo o lançamento do modelo na versão ano 2021, o que foi confirmado pelo vendedor que a atendeu na concessionária. No mês seguinte, a montadora lançou novamente aquele modelo denominando versão ano 2021, entretanto, contando com mais acessórios, o que impactou na desvalorização do carro de Regina.

Diante dessa situação, é CORRETO afirmar que:

 

(EMAGIS) Em recente julgamento de ação direta de inconstitucionalidade (ADI 6.482) contra a Lei Geral de Antenas (Lei 13.116/2015) e direito de passagem nela regulado para instalação de infraestrutura e redes de telecomunicações (artigo 12), o Supremo Tribunal Federal referenciou a contemporânea advertência doutrinária segundo a qual “o fenômeno Over-The-Top (OTT) passa a demandar a remodelagem de políticas de incentivo ao investimento em infraestrutura de redes de alta velocidade, as quais se mostram essenciais não apenas para a viabilidade desses modelos de negócios, mas para a garantia dos incentivos à inovação no âmbito do setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)”. (FERNANDES, Victor Oliveira. Regulação de Serviços de Internet: desafios da regulação de aplicações Over-The-Top (OTT), Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2018, p. 36).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o chamado “Condomínio de Lotes”, e considerada a sua disciplina enxertada no Código Civil, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa correspondente.

I. Pode haver, em terrenos, partes designadas de lotes que são propriedade exclusiva e partes que são propriedade comum dos condôminos. A fração ideal de cada condômino poderá ser proporcional à área do solo de cada unidade autônoma, ao respectivo potencial construtivo ou a outros critérios indicados no ato de instituição.

II. Aplicam-se ao condomínio de lotes, no que couberem, as regras do Código Civil sobre o condomínio edilício, respeitada a legislação urbanística.

III. Para fins de incorporação imobiliária, a implantação de toda a infraestrutura do condomínio de lotes ficará a cargo dos condôminos.

 

(EMAGIS) O Código Civil regula as obrigações de dar e de fazer, cujo objeto pode também ser a entrega de documento ou coisa de interesse probatório do processo civil, daí a conexão da disciplina, neste particular, com a do CPC/2015.

A propósito, e tendo presente também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso a obrigação de fazer, consistente na entrega de documento ou coisa, deva ser cumprida no processo civil por terceiro estranho às partes da demanda, não pode ser aplicada astreintes, vez que o CPC/2015 restringe as astreintes como meio coercitivo aplicável às partes do processo.

II. Incorre na obrigação de indenizar perdas e danos o devedor que recusar a prestação a ele só imposta, ou só por ele exeqüível.

III. O STJ, na vigência do CPC/73, considerava incabível a fixação de astreintes na hipótese em que se pretendia da parte adversa a exibição de documento ou coisa, seja em ação cautelar autônoma de exibição (Súmula 372/STJ), caso em que somente era admissível a busca e apreensão do documento ou coisa, seja em caráter incidental contra parte (Tema 705/STJ), caso em que apenas era admissível a presunção de veracidade dos fatos que com o documento ou coisa se pretendia provar, jurisprudência que foi recentemente revista, à luz do CPC/2015, para admitir, com condições, as astreintes contra a parte adversa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a sentença e a coisa julgada, julgue os itens expostos a seguir.

I. O pronunciamento judicial que não resolve o mérito não obsta a que a parte proponha de novo a ação. A petição inicial, todavia, não será despachada sem a prova do pagamento ou do depósito das custas e dos honorários de advogado.

II. Se o autor der causa, por 2 (duas) vezes, a sentença fundada em abandono da causa, não poderá propor nova ação contra o réu com o mesmo objeto, ficando-lhe ressalvada, entretanto, a possibilidade de alegar em defesa o seu direito.

III. O juiz poderá julgar liminarmente improcedente o pedido se verificar, desde logo, a ocorrência de decadência ou de prescrição. Neste caso, porém, a prescrição e a decadência não serão reconhecidas sem que antes seja dada às partes oportunidade de manifestar-se.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem, relativas à prova no processo civil, têm relação com a harmonização do dever de lealdade processual das partes com seu direito de não produzir provas contra si próprias.

I. O CPC/2015, embora preserve o direito de não produzir prova contra si própria, incumbe à parte o dever de comparecer em juízo, respondendo ao que lhe for interrogado.

II. A doutrina prevalecente no Fórum Permanente de Processualistas Civis (FPPC) compreende que o direito da parte de não produzir prova contra si própria no processo civil restringe-se a fatos que a possam comprometer na esfera penal.

III. A propositura de ação cautelar de exibição de documentos bancários (cópias e segunda via de documentos) é cabível como medida preparatória a fim de instruir a ação principal, bastando a demonstração da existência de relação jurídica entre as partes, a comprovação de prévio pedido à instituição financeira não atendido em prazo razoável, e o pagamento do custo do serviço conforme previsão contratual e normatização da autoridade monetária.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que a parte autora da demanda sofreu uma inscrição negativa pela instituição financeira ré, tendo então ajuizado pedido de exibição do contrato que deu origem a essa inscrição negativa. O juízo de origem indeferiu a inicial, extinguindo o processo sem resolução do mérito, sob o fundamento de inadequação da via eleita. O Tribunal de origem, reformando a sentença e enfrentando diretamente o mérito, julgou procedente o pedido de exibição, fixando astreintes no valor diário de R$ 1.000,00, limitada ao teto de R$ 10.000,00. Nas razões do recurso especial, a instituição financeira recorrente devolve ao STJ as questões do cabimento (ou não) de astreintes na exibição autônoma de documento.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso dirimida a questão à luz do CPC/1973, vale, ao menos em regra, a tese segundo a qual a presunção de veracidade contida no art. 359 do CPC/1973 não se aplica às ações cautelares de exibição de documentos.

II. Caso dirimida a questão à luz do CPC/1973, vale, ao menos em regra, a tese segundo a qual descabe multa cominatória na exibição, incidental ou autônoma, de documento relativo a direito disponível.

III. Caso dirimida a questão à luz do CPC/2015, tem-se por aplicável a multa, tratando-se, todavia, dentre outros requisitos, de medida coercitiva subsidiária, cabível apenas se frustrada a tentativa de busca e apreensão ou outra medida coercitiva.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Dentre outros objetivos, também com o propósito de disciplinar o contencioso sobre patentes foi formalizado o Acordo sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual relacionados ao Comércio (o chamado Acordo TRIPS), negociado ao final da Rodada Uruguai de Negociações Comerciais Multilaterais do GATT.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. O Acordo TRIPS formalizou o compromisso das Nações partícipes de elaboração de leis e regulamentos internos voltados a garantir a patenteabilidade de qualquer invenção (de produto ou de processo), ressalvadas exceções, em todos os setores tecnológicos, desde que atendidos os requisitos da novidade, atividade inventiva e aplicação industrial.

II. Para o STJ, aplica-se a extensão do prazo de validade de patente concedida sob a égide da Lei 5.772/71 - cujo prazo de proteção era 15 anos – em decorrência da superveniência do Acordo TRIPS, o qual adotou o prazo de 20 anos.

III. A entrada em vigor do Acordo TRIPS no Brasil, consoante entende o STJ, ocorreu apenas em 1º.1.2000, cinco anos após a publicação do Decreto Presidencial 1.355, de 30 de dezembro de 1994.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a recuperação judicial e a falência, avalie as assertivas que seguem.

I. Com a alteração produzida pela Lei 14.112/2020 na Lei 11.101/2005, mesmo as ações em que se demandam quantias ilíquidas tornam-se suspensas pela decretação da falência ou o deferimento do processamento da recuperação judicial.

II. A recuperação judicial do devedor principal, ao menos em regra, não impede o prosseguimento das execuções nem induz suspensão ou extinção de ações ajuizadas contra terceiros devedores solidários ou coobrigados em geral, por garantia cambial, real ou fidejussória, pois não se lhes aplicam a suspensão prevista nos arts. 6º, caput, e 52, inciso III, ou a novação a que se refere o art. 59, caput, por força do que dispõe o art. 49, § 1º, todos da Lei n. 11.101/2005.

III. A novação resultante da concessão da recuperação judicial após aprovado o plano em assembleia é sui generis, e as execuções individuais, referentes ao crédito anterior à novação, ajuizadas contra a própria devedora devem ser extintas, e não apenas suspensas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as taxas como modalidades de tributo, considerado o magistério da doutrina tributarista e também a jurisprudência do STF, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o regime de substituição tributária progressiva ou para frente, devendo ser marcada a INCORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que aumentou o teto das custas judiciais para R$ 10.989,00, com incidência de alíquota 1% sobre o valor da causa para a apuração do montante devido, prevendo também a concessão dos benefícios da justiça gratuita e de isenção do pagamento de custas judiciais.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal a respeito de da receita pública em questão e outras correlatas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto aos atos administrativos e ao processo administrativo, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) No que atine aos bens públicos e à intervenção do Estado na propriedade, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado, tendo presente o magistério da doutrina e também a disciplina constitucional, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente à Administração Pública, à hierarquia, à delegação e à avocação, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito do denominado dano ambiental interino, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação à cooperação internacional, à luz da disciplina do CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Na ausência de tratado, a cooperação jurídica internacional poderá realizar-se com base em reciprocidade, independentemente de sua manifestação pela via diplomática.

II. Para que se admita a homologação de sentença estrangeira perante a Justiça brasileira, é necessária a existência de reciprocidade para com as sentenças brasileiras, manifestada mediante tratando ou convenção internacional ou, então, pela via diplomática.

III. A Procuradoria-Geral da República exercerá as funções de autoridade central na ausência de designação específica.

Há erro:

 

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 15.2022

(EMAGIS) No que concerne aos direitos de personalidade, julgue os itens abaixo.

I. Os direitos da personalidade, regulados de maneira não-exaustiva pelo Código Civil, são expressões da cláusula geral de tutela da pessoa humana. Em caso de colisão entre eles, como nenhum pode sobrelevar os demais, deve-se aplicar a técnica da ponderação.

II. A proteção que o Código Civil defere ao nascituro não alcança o natimorto no que concerne aos direitos de personalidade.

III. Consoante o entendimento doutrinário majoritário, consagrado em enunciado das Jornadas de Direito Civil do Conselho da Justiça Federal, os direitos da personalidade são direitos inerentes e essenciais à pessoa humana, decorrentes de sua dignidade, não sendo as pessoas jurídicas titulares de tais direitos.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Sobre a arras, tendo presente a disciplina do Código Civil, o magistério da doutrina civilista e a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Apresentam natureza real – haja vista que exigem, para seu aperfeiçoamento, a efetiva entrega da coisa por uma das partes à outra – e têm por finalidades precípuas as seguintes: (i) firmar a presunção de acordo final, tornando obrigatório o ajuste (caráter confirmatório); (ii) servir de princípio de pagamento (se forem do mesmo gênero da obrigação principal); e (iii) prefixar o montante das perdas e danos devidos pelo descumprimento do contrato ou pelo exercício do direito de arrependimento, se expressamente estipulado pelas partes (caráter indenizatório).

II. Segundo o artigo 418 do Código Civil, se Maria recebeu o cavalo em arras e se arrepende, Maria devolve o cavalo mais o seu valor em dinheiro; se Maria recebeu R$ 1.000,00 em arras e se arrepende, Maria devolve os R$ 1.000,00 – mais consectários – em dobro.

III. O fato de no contrato ser previsto o direito ao arrependimento não obsta qualquer das partes a, desfeito o negócio por arrependimento da parte adversa, desde que comprove prejuízo suplementar, cumular com a retenção ou restituição da arras pedido de indenização por tais demonstrados prejuízos.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre o poder familiar ou autoridade parental, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os recursos, considerada a aplicação do CPC, aquilate as assertivas colocadas a seguir.

I. A tempestividade de recurso é aferida pelo registro no protocolo da Secretaria do órgão jurisdicional competente, e não pela data da entrega na agência do correio.

II. Mesmo em sede de Juizados Especiais, o recorrente que não comprovar, no ato de interposição do recurso, o recolhimento do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, será intimado, na pessoa de seu advogado, para realizar o recolhimento em dobro, sob pena de deserção.

III. Diversamente do que acontecia sob a égide do CPC/1973, o CPC/2015 estatui que o órgão a quo não fará juízo de admissibilidade da apelação.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) No que concerne ao processo civil, avalie as proposições postas a seguir.

I. Segundo expressa previsão legal, o juiz, de ofício ou a requerimento da parte, pode determinar a inclusão do nome do executado em cadastros de inadimplentes.

II. A inclusão do nome do executado em cadastros de inadimplentes poderá se dar na execução definitiva de título judicial ou extrajudicial.

III. É título executivo extrajudicial o crédito referente às contribuições ordinárias ou extraordinárias de condomínio edilício, previstas na respectiva convenção ou aprovadas em assembleia geral, desde que documentalmente comprovadas. Para esse efeito, interpreta-se a expressão condomínio edilício de forma a compreender tanto os condomínios verticais, quanto os horizontais de lotes.

Há erro:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da relação entre a ação coletiva e a ação individual, da litispendência e da prescrição.

I. A existência de ação coletiva não impede o ajuizamento de ação individual, por aquela não induzir litispendência.

II. Para que o autor da ação individual se beneficie dos efeitos da coisa julgada formada na ação coletiva que abrange também seu direito, deve requerer a suspensão de sua ação individual no prazo de trinta dias, a contar da ciência nos autos do ajuizamento da ação coletiva.

III. Na ação de conhecimento individual, proposta com o objetivo de adequar a renda mensal do benefício previdenciário aos tetos fixados pelas Emendas Constitucionais 20/98 e 41/2003 e cujo pedido coincide com aquele anteriormente formulado em ação civil pública, a interrupção da prescrição quinquenal, para recebimento das parcelas vencidas, ocorre na data de ajuizamento da lide individual, salvo se requerida a sua suspensão, na forma do art. 104 da Lei 8.078/90.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA em relação à tutela coletiva dos direitos:

 

(EMAGIS) No que diz respeito à incidência das excludentes da responsabilidade civil pelo fato do produto e ao ônus da prova nas relações de consumo, a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça:


 

(MP/TO – PROMOTOR – 2022) Com relação ao direito da criança e do adolescente à vida e à saúde, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Relativamente às explicações sobre a causa da criminalidade, há estudiosos que sustentam que, desde problemas sociais, psicológicos, de saúde pública e até criminais estão relacionados com a distribuição da população por áreas da cidade caracterizadas pelos altos índices de criminalidade, áreas que incrementam tal tendência à criminalidade. Já sobre os modelos de execução penal, há estudiosos que defendem o aprofundamento em nosso modelo do sistema progressivo da execução das penas privativas de liberdade, forma de melhor reintegrar o apenado à sociedade na medida em que progride aos regimes menos severos, inserindo-se nessa compreensão a defesa da aplicação das penas restritivas de direito, em detrimento das privativas de liberdade, para crimes despidos de violência ou grave ameaça à pessoa.

Sobre o enquadramento de tais posturas retóricas nos modelos teóricos da Criminologia, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a introdução ao Direito Penal, a Política Criminal e a Criminologia, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a ilicitude penal, devendo ser avaliadas em consonância com o magistério da doutrina penalista, com a jurisprudência do STF e também com a disciplina do Código Penal.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as Leis 8.072/90 e 12.850/13, marque a alternativa correta.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) O Ministério Público, nos termos da Constituição Federal (art. 129, I), possui atribuição constitucional privativa para o exercício da ação penal pública, possuindo também, como consequência, a iniciativa de classificar a conduta até então apurada e descrita na ação penal. Dispõe, ainda, a legislação vigente, que somente o Ministério Público poderá determinar o arquivamento do inquérito policial ou oferecer proposta de suspensão do processo. Tanto num caso como noutro, os interessados – vítima ou investigado – devem ser ouvidos, excluindo de qualquer participação, em consagração ao sistema acusatório, o Poder Judiciário, uma vez que a decisão final, em havendo discordância quanto à manifestação ministerial, caberá sempre ao Procurador Geral de Justiça. Nesse cenário jurídico, recusando-se o d. Promotor de Justiça a oferecer a proposta de suspensão do processo, por decisão fundamentada, e oferecendo de forma simultânea a denúncia, qual o procedimento a ser adotado pelo magistrado?

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Em julgamento realizado pelo Tribunal do Júri, é correto afirmar que

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) O Art. 112 da Lei de Execução Penal exige, para a concessão da progressão de regime, o preenchimento dos requisitos de natureza objetiva e subjetiva. Constituem tais requisitos:

 

(EMAGIS) Quanto às ações constitucionais:

I. A impetração de mandado de segurança coletivo por entidade de classe em favor dos associados independe da autorização destes. Por outro lado, entidade de classe não tem legitimação para o mandado de segurança quando a pretensão veiculada interesse apenas a uma parte da respectiva categoria.

II. Não é condição para o cabimento da ação popular a demonstração de prejuízo material aos cofres públicos, dado que a Constituição estabelece que qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular e impugnar, ainda que separadamente, ato lesivo ao patrimônio material, moral, cultural ou histórico do Estado ou de entidade de que ele participe.

III. Compete originariamente ao Supremo Tribunal Federal o julgamento de habeas corpus contra decisão de turma recursal de juizados especiais criminais.

IV. Não cabe habeas corpus contra decisão condenatória a pena de multa, ou relativo a processo em curso por infração penal a que a pena pecuniária seja a única cominada.

V. O habeas data é a garantia constitucional adequada para a obtenção, pelo próprio contribuinte, dos dados concernentes ao pagamento de tributos constantes de sistemas informatizados de apoio à arrecadação dos órgãos da administração fazendária dos entes estatais.

Pode-se afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere dispositivo de Constituição Estadual com o seguinte teor: “A divulgação feita por autoridade de ato, programa, obra ou serviço públicos de sua iniciativa, incluídos os decorrentes de emendas à lei orçamentária anual, não caracteriza promoção pessoal, quando atenda os critérios previstos em norma interna de cada poder.”

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que o MPF ajuizou ação civil pública, com pedido de antecipação dos efeitos da tutela, em face da União Federal e do Município Brasileiro, com o objetivo de assegurar a aplicação do percentual mínimo previsto pelo art. 77 do ADCT em ações de saúde. Narra o MPF que o Município Brasileiro, nos exercícios financeiros de 2009 e 2010, não aplicou os recursos vinculados às ações e serviços públicos de saúde no destino previsto na Carta Magna. Informa que o total da diferença apurada que deixou de ser aplicada no setor de saúde da municipalidade, nesses dois anos, foi de R$ 5.000.000,00. Com base nisso e no art. 160, §1º, II, da CF, defende que a União, por meio do Ministério da Fazenda e da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), deve reter os recursos atribuídos ao Município Brasileiro pelos artigos 158 e 159 da CF/1988, a fim de que ele cumpra a obrigação constitucional de aplicação mínima de recursos na saúde.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere ação direta de inconstitucionalidade na qual associação nacional de delegados de polícia se insurja contra o estabelecimento, no âmbito dos Estados-membros, de teto remuneratório no âmbito do Poder Executivo, a abranger o subsídio dos respectivos delegados da polícia civil, correspondente ao subsídio do Governador do Estado, articulando, em síntese, que a prática é lesiva ao princípio da isonomia, na medida em que os delegados da polícia federal, a despeito de exercerem as mesmas funções de polícia judiciária, submetem-se ao teto remuneratório correspondente aos subsídios de ministros do Supremo Tribunal Federal.

A propósito da situação em questão e também do tema nela debatido, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as inelegibilidades, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sabe-se que os títulos de crédito funcionam em regra como títulos executivos extrajudiciais. A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Ao menos em regra, no que concerne aos títulos de crédito passíveis de circulação por endosso, rejeita-se a execução guarnecida de cópias reprográficas de cambiais, não cabendo, por exemplo, a apresentação de cópia de cheque.

II. As Cédulas de Produto Rural (CPR), reguladas pela Lei 8.929/94, são títulos cambiais que não possuem o atributo da circularidade, vez que não passíveis de endosso em preto ou completo.

III. É inaplicável o Código de Defesa do Consumidor ao negócio jurídico estabelecido entre cooperativa e cooperado, quando se tratar de ato cooperativo típico, motivo pelo qual a CPR emitida para capitalizar uma cooperativa agrícola, tratando-se de ato cooperativo típico, não se submete também ao CDC.

Estão corretas as seguintes assertivas:
 

 

(EMAGIS) Sobre a recuperação judicial e também a recuperação extrajudicial do empresário em crise, tendo presente a disciplina da Lei 11.101/2005 e o magistério consagrado na doutrina, avalie as assertivas que seguem.

I. A doutrina, no que concerne à recuperação extrajudicial, admite apenas a modalidade conhecida como meramente homologatória, de homologação facultativa, unânime ou de adesão total, vez que vedada a modalidade conhecida como impositiva, de homologação obrigatória, forçada ou por classes, já que nosso sistema veda, ao menos no que concerne à modalidade extrajudicial, a sujeição ao plano de credores que com ele não anuíram.

II. Havendo impugnações de credores ao plano de recuperação extrajudicial, caberá ao juiz decidir, podendo rejeitá-las e, ainda que com tais oposições, homologar o plano.

III. Enquanto a impugnação ao plano de recuperação extrajudicial é apreciada e decidida pelo juiz ao qual distribuído o pedido de homologação, a objeção ao plano de recuperação judicial deve ser objeto de deliberação pela assembleia de credores, ainda que tais objeções sejam apresentadas ao juízo da recuperação judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto aos impostos municipais, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A propósito dos efeitos da recuperação judicial sobre as execuções fiscais que tramitam contra o empresário em recuperação, tendo presente as recentes alterações legislativas introduzidas na Lei 11.101/2005, o magistério da doutrina e também a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do parcelamento do solo urbano, especialmente seu fracionamento imobiliário feito pelos conhecidos loteamentos, devendo ser avaliadas em consonância com a Lei 6.766/1979 (Lei de Parcelamento do Solo Urbano) e com a jurisprudência do STJ.

I. Para o STJ, as taxas de manutenção cobradas por associação de moradores equiparam-se a despesas condominiais, gerando dívida com natureza propter rem.

II. Segundo o STJ, a previsão da taxa de manutenção no contrato-padrão que acompanha o projeto de loteamento registrado no Cartório de Registro de Imóveis não vincula os adquirentes futuros ao pagamento de taxas incidentes posteriormente às respectivas aquisições dos imóveis.

III. Segundo o STJ, a previsão da taxa de manutenção no contrato-padrão que acompanha o projeto de loteamento registrado no Cartório de Registro de Imóveis vincula os adquirentes futuros ao pagamento das taxas vencidas antes da aquisição da respectiva unidade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o processo administrativo, licitações e contratos administrativos, assinale a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre a improbidade administrativa, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre o fomento público, a responsabilidade fiscal, o terceiro setor e a solução alternativa de conflitos com o poder público, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre os bens públicos, marque a alternativa CORRETA.


 

Objetivas - Rodada 15.2022

(EMAGIS) Quanto às ações constitucionais:

I. A impetração de mandado de segurança coletivo por entidade de classe em favor dos associados independe da autorização destes. Por outro lado, entidade de classe não tem legitimação para o mandado de segurança quando a pretensão veiculada interesse apenas a uma parte da respectiva categoria.

II. Não é condição para o cabimento da ação popular a demonstração de prejuízo material aos cofres públicos, dado que a Constituição estabelece que qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular e impugnar, ainda que separadamente, ato lesivo ao patrimônio material, moral, cultural ou histórico do Estado ou de entidade de que ele participe.

III. Compete originariamente ao Supremo Tribunal Federal o julgamento de habeas corpus contra decisão de turma recursal de juizados especiais criminais.

IV. Não cabe habeas corpus contra decisão condenatória a pena de multa, ou relativo a processo em curso por infração penal a que a pena pecuniária seja a única cominada.

V. O habeas data é a garantia constitucional adequada para a obtenção, pelo próprio contribuinte, dos dados concernentes ao pagamento de tributos constantes de sistemas informatizados de apoio à arrecadação dos órgãos da administração fazendária dos entes estatais.

Pode-se afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere dispositivo de Constituição Estadual com o seguinte teor: “A divulgação feita por autoridade de ato, programa, obra ou serviço públicos de sua iniciativa, incluídos os decorrentes de emendas à lei orçamentária anual, não caracteriza promoção pessoal, quando atenda os critérios previstos em norma interna de cada poder.”

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que o MPF ajuizou ação civil pública, com pedido de antecipação dos efeitos da tutela, em face da União Federal e do Município Brasileiro, com o objetivo de assegurar a aplicação do percentual mínimo previsto pelo art. 77 do ADCT em ações de saúde. Narra o MPF que o Município Brasileiro, nos exercícios financeiros de 2009 e 2010, não aplicou os recursos vinculados às ações e serviços públicos de saúde no destino previsto na Carta Magna. Informa que o total da diferença apurada que deixou de ser aplicada no setor de saúde da municipalidade, nesses dois anos, foi de R$ 5.000.000,00. Com base nisso e no art. 160, §1º, II, da CF, defende que a União, por meio do Ministério da Fazenda e da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), deve reter os recursos atribuídos ao Município Brasileiro pelos artigos 158 e 159 da CF/1988, a fim de que ele cumpra a obrigação constitucional de aplicação mínima de recursos na saúde.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere ação direta de inconstitucionalidade na qual associação nacional de delegados de polícia se insurja contra o estabelecimento, no âmbito dos Estados-membros, de teto remuneratório no âmbito do Poder Executivo, a abranger o subsídio dos respectivos delegados da polícia civil, correspondente ao subsídio do Governador do Estado, articulando, em síntese, que a prática é lesiva ao princípio da isonomia, na medida em que os delegados da polícia federal, a despeito de exercerem as mesmas funções de polícia judiciária, submetem-se ao teto remuneratório correspondente aos subsídios de ministros do Supremo Tribunal Federal.

A propósito da situação em questão e também do tema nela debatido, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o processo administrativo, licitações e contratos administrativos, assinale a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre a improbidade administrativa, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre o fomento público, a responsabilidade fiscal, o terceiro setor e a solução alternativa de conflitos com o poder público, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre os bens públicos, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) No que concerne aos direitos de personalidade, julgue os itens abaixo.

I. Os direitos da personalidade, regulados de maneira não-exaustiva pelo Código Civil, são expressões da cláusula geral de tutela da pessoa humana. Em caso de colisão entre eles, como nenhum pode sobrelevar os demais, deve-se aplicar a técnica da ponderação.

II. A proteção que o Código Civil defere ao nascituro não alcança o natimorto no que concerne aos direitos de personalidade.

III. Consoante o entendimento doutrinário majoritário, consagrado em enunciado das Jornadas de Direito Civil do Conselho da Justiça Federal, os direitos da personalidade são direitos inerentes e essenciais à pessoa humana, decorrentes de sua dignidade, não sendo as pessoas jurídicas titulares de tais direitos.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Sobre a arras, tendo presente a disciplina do Código Civil, o magistério da doutrina civilista e a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Apresentam natureza real – haja vista que exigem, para seu aperfeiçoamento, a efetiva entrega da coisa por uma das partes à outra – e têm por finalidades precípuas as seguintes: (i) firmar a presunção de acordo final, tornando obrigatório o ajuste (caráter confirmatório); (ii) servir de princípio de pagamento (se forem do mesmo gênero da obrigação principal); e (iii) prefixar o montante das perdas e danos devidos pelo descumprimento do contrato ou pelo exercício do direito de arrependimento, se expressamente estipulado pelas partes (caráter indenizatório).

II. Segundo o artigo 418 do Código Civil, se Maria recebeu o cavalo em arras e se arrepende, Maria devolve o cavalo mais o seu valor em dinheiro; se Maria recebeu R$ 1.000,00 em arras e se arrepende, Maria devolve os R$ 1.000,00 – mais consectários – em dobro.

III. O fato de no contrato ser previsto o direito ao arrependimento não obsta qualquer das partes a, desfeito o negócio por arrependimento da parte adversa, desde que comprove prejuízo suplementar, cumular com a retenção ou restituição da arras pedido de indenização por tais demonstrados prejuízos.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre o poder familiar ou autoridade parental, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sabe-se que os títulos de crédito funcionam em regra como títulos executivos extrajudiciais. A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Ao menos em regra, no que concerne aos títulos de crédito passíveis de circulação por endosso, rejeita-se a execução guarnecida de cópias reprográficas de cambiais, não cabendo, por exemplo, a apresentação de cópia de cheque.

II. As Cédulas de Produto Rural (CPR), reguladas pela Lei 8.929/94, são títulos cambiais que não possuem o atributo da circularidade, vez que não passíveis de endosso em preto ou completo.

III. É inaplicável o Código de Defesa do Consumidor ao negócio jurídico estabelecido entre cooperativa e cooperado, quando se tratar de ato cooperativo típico, motivo pelo qual a CPR emitida para capitalizar uma cooperativa agrícola, tratando-se de ato cooperativo típico, não se submete também ao CDC.

Estão corretas as seguintes assertivas:
 

 

(EMAGIS) Sobre a recuperação judicial e também a recuperação extrajudicial do empresário em crise, tendo presente a disciplina da Lei 11.101/2005 e o magistério consagrado na doutrina, avalie as assertivas que seguem.

I. A doutrina, no que concerne à recuperação extrajudicial, admite apenas a modalidade conhecida como meramente homologatória, de homologação facultativa, unânime ou de adesão total, vez que vedada a modalidade conhecida como impositiva, de homologação obrigatória, forçada ou por classes, já que nosso sistema veda, ao menos no que concerne à modalidade extrajudicial, a sujeição ao plano de credores que com ele não anuíram.

II. Havendo impugnações de credores ao plano de recuperação extrajudicial, caberá ao juiz decidir, podendo rejeitá-las e, ainda que com tais oposições, homologar o plano.

III. Enquanto a impugnação ao plano de recuperação extrajudicial é apreciada e decidida pelo juiz ao qual distribuído o pedido de homologação, a objeção ao plano de recuperação judicial deve ser objeto de deliberação pela assembleia de credores, ainda que tais objeções sejam apresentadas ao juízo da recuperação judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os recursos, considerada a aplicação do CPC, aquilate as assertivas colocadas a seguir.

I. A tempestividade de recurso é aferida pelo registro no protocolo da Secretaria do órgão jurisdicional competente, e não pela data da entrega na agência do correio.

II. Mesmo em sede de Juizados Especiais, o recorrente que não comprovar, no ato de interposição do recurso, o recolhimento do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, será intimado, na pessoa de seu advogado, para realizar o recolhimento em dobro, sob pena de deserção.

III. Diversamente do que acontecia sob a égide do CPC/1973, o CPC/2015 estatui que o órgão a quo não fará juízo de admissibilidade da apelação.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) No que concerne ao processo civil, avalie as proposições postas a seguir.

I. Segundo expressa previsão legal, o juiz, de ofício ou a requerimento da parte, pode determinar a inclusão do nome do executado em cadastros de inadimplentes.

II. A inclusão do nome do executado em cadastros de inadimplentes poderá se dar na execução definitiva de título judicial ou extrajudicial.

III. É título executivo extrajudicial o crédito referente às contribuições ordinárias ou extraordinárias de condomínio edilício, previstas na respectiva convenção ou aprovadas em assembleia geral, desde que documentalmente comprovadas. Para esse efeito, interpreta-se a expressão condomínio edilício de forma a compreender tanto os condomínios verticais, quanto os horizontais de lotes.

Há erro:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da relação entre a ação coletiva e a ação individual, da litispendência e da prescrição.

I. A existência de ação coletiva não impede o ajuizamento de ação individual, por aquela não induzir litispendência.

II. Para que o autor da ação individual se beneficie dos efeitos da coisa julgada formada na ação coletiva que abrange também seu direito, deve requerer a suspensão de sua ação individual no prazo de trinta dias, a contar da ciência nos autos do ajuizamento da ação coletiva.

III. Na ação de conhecimento individual, proposta com o objetivo de adequar a renda mensal do benefício previdenciário aos tetos fixados pelas Emendas Constitucionais 20/98 e 41/2003 e cujo pedido coincide com aquele anteriormente formulado em ação civil pública, a interrupção da prescrição quinquenal, para recebimento das parcelas vencidas, ocorre na data de ajuizamento da lide individual, salvo se requerida a sua suspensão, na forma do art. 104 da Lei 8.078/90.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA em relação à tutela coletiva dos direitos:

 

(EMAGIS) Relativamente às explicações sobre a causa da criminalidade, há estudiosos que sustentam que, desde problemas sociais, psicológicos, de saúde pública e até criminais estão relacionados com a distribuição da população por áreas da cidade caracterizadas pelos altos índices de criminalidade, áreas que incrementam tal tendência à criminalidade. Já sobre os modelos de execução penal, há estudiosos que defendem o aprofundamento em nosso modelo do sistema progressivo da execução das penas privativas de liberdade, forma de melhor reintegrar o apenado à sociedade na medida em que progride aos regimes menos severos, inserindo-se nessa compreensão a defesa da aplicação das penas restritivas de direito, em detrimento das privativas de liberdade, para crimes despidos de violência ou grave ameaça à pessoa.

Sobre o enquadramento de tais posturas retóricas nos modelos teóricos da Criminologia, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a introdução ao Direito Penal, a Política Criminal e a Criminologia, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a ilicitude penal, devendo ser avaliadas em consonância com o magistério da doutrina penalista, com a jurisprudência do STF e também com a disciplina do Código Penal.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as Leis 8.072/90 e 12.850/13, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a aplicação da pena e a extinção da punibilidade, marque a alternativa incorreta.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) O Ministério Público, nos termos da Constituição Federal (art. 129, I), possui atribuição constitucional privativa para o exercício da ação penal pública, possuindo também, como consequência, a iniciativa de classificar a conduta até então apurada e descrita na ação penal. Dispõe, ainda, a legislação vigente, que somente o Ministério Público poderá determinar o arquivamento do inquérito policial ou oferecer proposta de suspensão do processo. Tanto num caso como noutro, os interessados – vítima ou investigado – devem ser ouvidos, excluindo de qualquer participação, em consagração ao sistema acusatório, o Poder Judiciário, uma vez que a decisão final, em havendo discordância quanto à manifestação ministerial, caberá sempre ao Procurador Geral de Justiça. Nesse cenário jurídico, recusando-se o d. Promotor de Justiça a oferecer a proposta de suspensão do processo, por decisão fundamentada, e oferecendo de forma simultânea a denúncia, qual o procedimento a ser adotado pelo magistrado?

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Em julgamento realizado pelo Tribunal do Júri, é correto afirmar que

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) O Art. 112 da Lei de Execução Penal exige, para a concessão da progressão de regime, o preenchimento dos requisitos de natureza objetiva e subjetiva. Constituem tais requisitos:

 

(EMAGIS) Quanto aos impostos municipais, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A propósito dos efeitos da recuperação judicial sobre as execuções fiscais que tramitam contra o empresário em recuperação, tendo presente as recentes alterações legislativas introduzidas na Lei 11.101/2005, o magistério da doutrina e também a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a isenção de IRPF de que gozam os portadores de moléstias graves (Lei 7.713/1987, artigo 6º, XIV) relativamente a seus proventos de aposentadoria, avalie as assertivas que seguem.

I. Para o STJ, continua a inexistir previsão legal que autorize a extensão da isenção supra aos proventos de complementação de aposentadoria recebidos em decorrência de contribuição a entidade de previdência privada.

II. Para o STJ, o inciso XIV do art. 6º da Lei n. 7.713/1989 aplica-se, desde sua redação originária, aos recolhimentos ou resgates envolvendo entidades de previdência privada pelos portadores das doenças em questão, desinfluente a publicação do Decreto n. 3.000/1999.

III. Para o STJ, se incidir também sobre os benefícios de previdência privada a isenção referente aos portadores de moléstia grave, abrangerá ela apenas o recebimento dos valores aplicados nos planos de previdência privada de forma parcelada no tempo, não isentando os resgates das mesmas importâncias com recebimento dos valores aplicados de uma só vez.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a obrigação constitucional de os entes federados aplicarem o mínimo de recursos em serviços de saúde, sobre as sanções decorrentes do descumprimento da obrigação e também sobre as hipóteses de retenção pela União das transferências constitucionais obrigatórias de recursos aos demais entes federados, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do parcelamento do solo urbano, especialmente seu fracionamento imobiliário feito pelos conhecidos loteamentos, devendo ser avaliadas em consonância com a Lei 6.766/1979 (Lei de Parcelamento do Solo Urbano) e com a jurisprudência do STJ.

I. Para o STJ, as taxas de manutenção cobradas por associação de moradores equiparam-se a despesas condominiais, gerando dívida com natureza propter rem.

II. Segundo o STJ, a previsão da taxa de manutenção no contrato-padrão que acompanha o projeto de loteamento registrado no Cartório de Registro de Imóveis não vincula os adquirentes futuros ao pagamento de taxas incidentes posteriormente às respectivas aquisições dos imóveis.

III. Segundo o STJ, a previsão da taxa de manutenção no contrato-padrão que acompanha o projeto de loteamento registrado no Cartório de Registro de Imóveis vincula os adquirentes futuros ao pagamento das taxas vencidas antes da aquisição da respectiva unidade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No contexto de desencontros entre os entes federados no estabelecimento de condicionamentos jurídicos para a instalação da infraestrutura de telecomunicações, foi elaborada pelo Congresso Nacional a Lei 13.116/2015, conhecida como Lei Geral de Antenas, visando também a uniformizar o marco regulatório deste assunto.

As assertivas que seguem têm conexão com esse tema, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) No que diz respeito à incidência das excludentes da responsabilidade civil pelo fato do produto e ao ônus da prova nas relações de consumo, a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça:


 

(MP/TO – PROMOTOR – 2022) Com relação ao direito da criança e do adolescente à vida e à saúde, assinale a opção correta.

 

(DPE/MS – FGV – 2022) João e Maria foram casados por cinco anos e tiveram um filho, André, hoje com 4 anos de idade. Por ocasião do divórcio consensual, foi homologado acordo judicial que previa a guarda compartilhada do filho entre os genitores. Um ano depois, Maria casou-se com Joana e passaram a residir juntas no mesmo imóvel, tendo André excelente relacionamento com ambas. Alegando que a orientação sexual de Maria poderia expor seu filho à discriminação e lhe causar confusão psicológica, João ajuizou ação de modificação de cláusula, a fim de obter de forma exclusiva a guarda de André.

Após receber a citação, Maria buscou atendimento na Defensoria Pública, que apresentou contestação pugnando pela improcedência do pedido, com base no precedente da Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) consistente no caso:

 

(EMAGIS) Sobre o Tribunal Penal Internacional (TPI), avalie as assertivas que seguem.

I. Assim como os recentes tribunais internacionais de caráter não permanente – um, para julgar as atrocidades praticadas na antiga Iugoslávia; e o outro, para julgar aquelas cometidas em Ruanda – foi o Tribunal Penal Internacional criado por meio de Resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), e não por meio de tratados internacionais.

II. As fontes do TPI são, em primeiro lugar, o Estatuto de Roma, depois, os princípios presentes nos tratados de Direito Internacional aplicáveis à espécie e, por fim, os princípios gerais dos Estados-Parte, quando compatíveis com a lei internacional.

III. A atuação do TPI é complementar, supletiva, diferentemente daquela dos Tribunais ad hoc, isto é, somente será chamado a funcionar quando a justiça repressiva interna não funcionar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as inelegibilidades, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto aos beneficiários, aos benefícios e ao custeio do Regime Geral de Previdência Social, considere as seguintes assertivas:

I. Desde o advento da Lei 9.876/1999, são cinco as classes de segurados obrigatórios: o segurado empregado, o segurado empregado doméstico, o segurado contribuinte individual, o segurado trabalhador avulso e o segurado especial.

II. Se o falecimento do instituidor se deu após a modificação legislativa promovida pela Lei 9.528/1997 na Lei 8.213/1991, ao menor sob guarda não é assegurado o benefício de pensão por morte.

III. O direito à aposentadoria especial pressupõe a efetiva exposição do trabalhador a agente nocivo à sua saúde, de modo que, se o EPI for realmente capaz de neutralizar a nocividade não haverá respaldo constitucional à aposentadoria especial; no entanto, na hipótese de exposição do trabalhador a ruído acima dos limites legais de tolerância, a declaração do empregador, no âmbito do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), no sentido da eficácia do Equipamento de Proteção Individual – EPI, não descaracteriza o tempo de serviço especial para aposentadoria.

IV. A contribuição social a cargo do empregador incide sobre ganhos habituais do empregado, quer anteriores ou posteriores à Emenda Constitucional nº 20/1998.

Estão CORRETOS somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o trabalho em regime de tempo parcial, analise as proposições abaixo e responsa.

I. Em regra, é inválido o pagamento de salário inferior ao salário-mínimo legal, ainda que o trabalho se dê em regime de tempo parcial.

II. Considera-se trabalho em regime de tempo parcial aquele cuja duração não exceda a trinta horas semanais, sem a possibilidade de horas suplementares semanais, ou, ainda, aquele cuja duração não exceda a vinte e seis horas semanais, com a possibilidade de acréscimo de até seis horas suplementares semanais.

III. As horas suplementares à duração do trabalho semanal normal serão pagas com o acréscimo de 100% (cem por cento) sobre o salário-hora normal.

IV. Na hipótese de o contrato de trabalho em regime de tempo parcial ser estabelecido em número inferior a vinte e seis horas semanais, as horas suplementares a este quantitativo serão consideradas horas extras, estando limitadas a seis horas suplementares semanais.

V. Não é permitido ao empregado contratado sob regime de tempo parcial converter um terço do período de férias a que tiver direito em abono pecuniário.

São corretas as alternativas:

 

(Procurador do Município de Florianópolis/SC – FEPESE – 2022) De acordo com o processo do trabalho, assinale a alternativa que indica corretamente o meio processual adequado para impugnar a concessão ou o indeferimento de tutela provisória antes da sentença.

 

(MP/TO – PROMOTOR – 2022) Os membros do Ministério Público dos estados e os procuradores do Ministério Público junto aos tribunais de contas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta sobra a atuação da Defensoria Pública como “custos vulnerabilis”:

 

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 15.2022

(EMAGIS) No que concerne aos direitos de personalidade, julgue os itens abaixo.

I. Os direitos da personalidade, regulados de maneira não-exaustiva pelo Código Civil, são expressões da cláusula geral de tutela da pessoa humana. Em caso de colisão entre eles, como nenhum pode sobrelevar os demais, deve-se aplicar a técnica da ponderação.

II. A proteção que o Código Civil defere ao nascituro não alcança o natimorto no que concerne aos direitos de personalidade.

III. Consoante o entendimento doutrinário majoritário, consagrado em enunciado das Jornadas de Direito Civil do Conselho da Justiça Federal, os direitos da personalidade são direitos inerentes e essenciais à pessoa humana, decorrentes de sua dignidade, não sendo as pessoas jurídicas titulares de tais direitos.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Sobre a arras, tendo presente a disciplina do Código Civil, o magistério da doutrina civilista e a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Apresentam natureza real – haja vista que exigem, para seu aperfeiçoamento, a efetiva entrega da coisa por uma das partes à outra – e têm por finalidades precípuas as seguintes: (i) firmar a presunção de acordo final, tornando obrigatório o ajuste (caráter confirmatório); (ii) servir de princípio de pagamento (se forem do mesmo gênero da obrigação principal); e (iii) prefixar o montante das perdas e danos devidos pelo descumprimento do contrato ou pelo exercício do direito de arrependimento, se expressamente estipulado pelas partes (caráter indenizatório).

II. Segundo o artigo 418 do Código Civil, se Maria recebeu o cavalo em arras e se arrepende, Maria devolve o cavalo mais o seu valor em dinheiro; se Maria recebeu R$ 1.000,00 em arras e se arrepende, Maria devolve os R$ 1.000,00 – mais consectários – em dobro.

III. O fato de no contrato ser previsto o direito ao arrependimento não obsta qualquer das partes a, desfeito o negócio por arrependimento da parte adversa, desde que comprove prejuízo suplementar, cumular com a retenção ou restituição da arras pedido de indenização por tais demonstrados prejuízos.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre o poder familiar ou autoridade parental, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os recursos, considerada a aplicação do CPC, aquilate as assertivas colocadas a seguir.

I. A tempestividade de recurso é aferida pelo registro no protocolo da Secretaria do órgão jurisdicional competente, e não pela data da entrega na agência do correio.

II. Mesmo em sede de Juizados Especiais, o recorrente que não comprovar, no ato de interposição do recurso, o recolhimento do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, será intimado, na pessoa de seu advogado, para realizar o recolhimento em dobro, sob pena de deserção.

III. Diversamente do que acontecia sob a égide do CPC/1973, o CPC/2015 estatui que o órgão a quo não fará juízo de admissibilidade da apelação.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) No que concerne ao processo civil, avalie as proposições postas a seguir.

I. Segundo expressa previsão legal, o juiz, de ofício ou a requerimento da parte, pode determinar a inclusão do nome do executado em cadastros de inadimplentes.

II. A inclusão do nome do executado em cadastros de inadimplentes poderá se dar na execução definitiva de título judicial ou extrajudicial.

III. É título executivo extrajudicial o crédito referente às contribuições ordinárias ou extraordinárias de condomínio edilício, previstas na respectiva convenção ou aprovadas em assembleia geral, desde que documentalmente comprovadas. Para esse efeito, interpreta-se a expressão condomínio edilício de forma a compreender tanto os condomínios verticais, quanto os horizontais de lotes.

Há erro:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da relação entre a ação coletiva e a ação individual, da litispendência e da prescrição.

I. A existência de ação coletiva não impede o ajuizamento de ação individual, por aquela não induzir litispendência.

II. Para que o autor da ação individual se beneficie dos efeitos da coisa julgada formada na ação coletiva que abrange também seu direito, deve requerer a suspensão de sua ação individual no prazo de trinta dias, a contar da ciência nos autos do ajuizamento da ação coletiva.

III. Na ação de conhecimento individual, proposta com o objetivo de adequar a renda mensal do benefício previdenciário aos tetos fixados pelas Emendas Constitucionais 20/98 e 41/2003 e cujo pedido coincide com aquele anteriormente formulado em ação civil pública, a interrupção da prescrição quinquenal, para recebimento das parcelas vencidas, ocorre na data de ajuizamento da lide individual, salvo se requerida a sua suspensão, na forma do art. 104 da Lei 8.078/90.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA em relação à tutela coletiva dos direitos:

 

(EMAGIS) No que diz respeito à incidência das excludentes da responsabilidade civil pelo fato do produto e ao ônus da prova nas relações de consumo, a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça:


 

(MP/TO – PROMOTOR – 2022) Com relação ao direito da criança e do adolescente à vida e à saúde, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Relativamente às explicações sobre a causa da criminalidade, há estudiosos que sustentam que, desde problemas sociais, psicológicos, de saúde pública e até criminais estão relacionados com a distribuição da população por áreas da cidade caracterizadas pelos altos índices de criminalidade, áreas que incrementam tal tendência à criminalidade. Já sobre os modelos de execução penal, há estudiosos que defendem o aprofundamento em nosso modelo do sistema progressivo da execução das penas privativas de liberdade, forma de melhor reintegrar o apenado à sociedade na medida em que progride aos regimes menos severos, inserindo-se nessa compreensão a defesa da aplicação das penas restritivas de direito, em detrimento das privativas de liberdade, para crimes despidos de violência ou grave ameaça à pessoa.

Sobre o enquadramento de tais posturas retóricas nos modelos teóricos da Criminologia, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a introdução ao Direito Penal, a Política Criminal e a Criminologia, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a ilicitude penal, devendo ser avaliadas em consonância com o magistério da doutrina penalista, com a jurisprudência do STF e também com a disciplina do Código Penal.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as Leis 8.072/90 e 12.850/13, marque a alternativa correta.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) O Ministério Público, nos termos da Constituição Federal (art. 129, I), possui atribuição constitucional privativa para o exercício da ação penal pública, possuindo também, como consequência, a iniciativa de classificar a conduta até então apurada e descrita na ação penal. Dispõe, ainda, a legislação vigente, que somente o Ministério Público poderá determinar o arquivamento do inquérito policial ou oferecer proposta de suspensão do processo. Tanto num caso como noutro, os interessados – vítima ou investigado – devem ser ouvidos, excluindo de qualquer participação, em consagração ao sistema acusatório, o Poder Judiciário, uma vez que a decisão final, em havendo discordância quanto à manifestação ministerial, caberá sempre ao Procurador Geral de Justiça. Nesse cenário jurídico, recusando-se o d. Promotor de Justiça a oferecer a proposta de suspensão do processo, por decisão fundamentada, e oferecendo de forma simultânea a denúncia, qual o procedimento a ser adotado pelo magistrado?

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Em julgamento realizado pelo Tribunal do Júri, é correto afirmar que

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) O Art. 112 da Lei de Execução Penal exige, para a concessão da progressão de regime, o preenchimento dos requisitos de natureza objetiva e subjetiva. Constituem tais requisitos:

 

(EMAGIS) Quanto às ações constitucionais:

I. A impetração de mandado de segurança coletivo por entidade de classe em favor dos associados independe da autorização destes. Por outro lado, entidade de classe não tem legitimação para o mandado de segurança quando a pretensão veiculada interesse apenas a uma parte da respectiva categoria.

II. Não é condição para o cabimento da ação popular a demonstração de prejuízo material aos cofres públicos, dado que a Constituição estabelece que qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular e impugnar, ainda que separadamente, ato lesivo ao patrimônio material, moral, cultural ou histórico do Estado ou de entidade de que ele participe.

III. Compete originariamente ao Supremo Tribunal Federal o julgamento de habeas corpus contra decisão de turma recursal de juizados especiais criminais.

IV. Não cabe habeas corpus contra decisão condenatória a pena de multa, ou relativo a processo em curso por infração penal a que a pena pecuniária seja a única cominada.

V. O habeas data é a garantia constitucional adequada para a obtenção, pelo próprio contribuinte, dos dados concernentes ao pagamento de tributos constantes de sistemas informatizados de apoio à arrecadação dos órgãos da administração fazendária dos entes estatais.

Pode-se afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere dispositivo de Constituição Estadual com o seguinte teor: “A divulgação feita por autoridade de ato, programa, obra ou serviço públicos de sua iniciativa, incluídos os decorrentes de emendas à lei orçamentária anual, não caracteriza promoção pessoal, quando atenda os critérios previstos em norma interna de cada poder.”

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que o MPF ajuizou ação civil pública, com pedido de antecipação dos efeitos da tutela, em face da União Federal e do Município Brasileiro, com o objetivo de assegurar a aplicação do percentual mínimo previsto pelo art. 77 do ADCT em ações de saúde. Narra o MPF que o Município Brasileiro, nos exercícios financeiros de 2009 e 2010, não aplicou os recursos vinculados às ações e serviços públicos de saúde no destino previsto na Carta Magna. Informa que o total da diferença apurada que deixou de ser aplicada no setor de saúde da municipalidade, nesses dois anos, foi de R$ 5.000.000,00. Com base nisso e no art. 160, §1º, II, da CF, defende que a União, por meio do Ministério da Fazenda e da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), deve reter os recursos atribuídos ao Município Brasileiro pelos artigos 158 e 159 da CF/1988, a fim de que ele cumpra a obrigação constitucional de aplicação mínima de recursos na saúde.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere ação direta de inconstitucionalidade na qual associação nacional de delegados de polícia se insurja contra o estabelecimento, no âmbito dos Estados-membros, de teto remuneratório no âmbito do Poder Executivo, a abranger o subsídio dos respectivos delegados da polícia civil, correspondente ao subsídio do Governador do Estado, articulando, em síntese, que a prática é lesiva ao princípio da isonomia, na medida em que os delegados da polícia federal, a despeito de exercerem as mesmas funções de polícia judiciária, submetem-se ao teto remuneratório correspondente aos subsídios de ministros do Supremo Tribunal Federal.

A propósito da situação em questão e também do tema nela debatido, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/MS – FGV – 2022) João e Maria foram casados por cinco anos e tiveram um filho, André, hoje com 4 anos de idade. Por ocasião do divórcio consensual, foi homologado acordo judicial que previa a guarda compartilhada do filho entre os genitores. Um ano depois, Maria casou-se com Joana e passaram a residir juntas no mesmo imóvel, tendo André excelente relacionamento com ambas. Alegando que a orientação sexual de Maria poderia expor seu filho à discriminação e lhe causar confusão psicológica, João ajuizou ação de modificação de cláusula, a fim de obter de forma exclusiva a guarda de André.

Após receber a citação, Maria buscou atendimento na Defensoria Pública, que apresentou contestação pugnando pela improcedência do pedido, com base no precedente da Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) consistente no caso:

 

(EMAGIS) Sobre o processo administrativo, licitações e contratos administrativos, assinale a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre a improbidade administrativa, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre o fomento público, a responsabilidade fiscal, o terceiro setor e a solução alternativa de conflitos com o poder público, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre os bens públicos, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre as inelegibilidades, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sabe-se que os títulos de crédito funcionam em regra como títulos executivos extrajudiciais. A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Ao menos em regra, no que concerne aos títulos de crédito passíveis de circulação por endosso, rejeita-se a execução guarnecida de cópias reprográficas de cambiais, não cabendo, por exemplo, a apresentação de cópia de cheque.

II. As Cédulas de Produto Rural (CPR), reguladas pela Lei 8.929/94, são títulos cambiais que não possuem o atributo da circularidade, vez que não passíveis de endosso em preto ou completo.

III. É inaplicável o Código de Defesa do Consumidor ao negócio jurídico estabelecido entre cooperativa e cooperado, quando se tratar de ato cooperativo típico, motivo pelo qual a CPR emitida para capitalizar uma cooperativa agrícola, tratando-se de ato cooperativo típico, não se submete também ao CDC.

Estão corretas as seguintes assertivas:
 

 

(EMAGIS) Sobre a recuperação judicial e também a recuperação extrajudicial do empresário em crise, tendo presente a disciplina da Lei 11.101/2005 e o magistério consagrado na doutrina, avalie as assertivas que seguem.

I. A doutrina, no que concerne à recuperação extrajudicial, admite apenas a modalidade conhecida como meramente homologatória, de homologação facultativa, unânime ou de adesão total, vez que vedada a modalidade conhecida como impositiva, de homologação obrigatória, forçada ou por classes, já que nosso sistema veda, ao menos no que concerne à modalidade extrajudicial, a sujeição ao plano de credores que com ele não anuíram.

II. Havendo impugnações de credores ao plano de recuperação extrajudicial, caberá ao juiz decidir, podendo rejeitá-las e, ainda que com tais oposições, homologar o plano.

III. Enquanto a impugnação ao plano de recuperação extrajudicial é apreciada e decidida pelo juiz ao qual distribuído o pedido de homologação, a objeção ao plano de recuperação judicial deve ser objeto de deliberação pela assembleia de credores, ainda que tais objeções sejam apresentadas ao juízo da recuperação judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto aos impostos municipais, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A propósito dos efeitos da recuperação judicial sobre as execuções fiscais que tramitam contra o empresário em recuperação, tendo presente as recentes alterações legislativas introduzidas na Lei 11.101/2005, o magistério da doutrina e também a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do parcelamento do solo urbano, especialmente seu fracionamento imobiliário feito pelos conhecidos loteamentos, devendo ser avaliadas em consonância com a Lei 6.766/1979 (Lei de Parcelamento do Solo Urbano) e com a jurisprudência do STJ.

I. Para o STJ, as taxas de manutenção cobradas por associação de moradores equiparam-se a despesas condominiais, gerando dívida com natureza propter rem.

II. Segundo o STJ, a previsão da taxa de manutenção no contrato-padrão que acompanha o projeto de loteamento registrado no Cartório de Registro de Imóveis não vincula os adquirentes futuros ao pagamento de taxas incidentes posteriormente às respectivas aquisições dos imóveis.

III. Segundo o STJ, a previsão da taxa de manutenção no contrato-padrão que acompanha o projeto de loteamento registrado no Cartório de Registro de Imóveis vincula os adquirentes futuros ao pagamento das taxas vencidas antes da aquisição da respectiva unidade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MP/TO – PROMOTOR – 2022) Os membros do Ministério Público dos estados e os procuradores do Ministério Público junto aos tribunais de contas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta sobra a atuação da Defensoria Pública como “custos vulnerabilis”:

 

Sentença Federal - Rodada 15.2022

Segue o exercício da Rodada 15.2022. Considere como data do ato judicial o dia 08/04/2022 e a sede do juízo a cidade de Belo Horizonte/MG.

Trata-se de ação penal proposta pelo MPF em face de LEONARDO MORAES, qualificado nos autos, sendo imputado o crime do art. 304 c/c art. 299, ambos do CP. Narra a denúncia:

“No dia 27/09/2021, às 22h30min, na BR 262, km 362, Juatuba/MG, o réu, que conduzia o veículo GM/COBALT (ano modelo 2013), apresentou aos agentes policiais rodoviários federais, em abordagem decorrente de atividade de fiscalização, Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), relativo ao ano de 2021, materialmente falso.

A materialidade e a autoria delitivas restaram devidamente comprovadas pelo Auto de Prisão em Flagrante, Auto de Apresentação e Apreensão, Laudo de Perícia Criminal Federal e depoimentos de testemunhas. Com efeito, seguem trechos do Laudo de Perícia Criminal acerca do CRLV apresentado pelo denunciado aos agentes policiais:

“(...) Tendo em vista os resultados dos exames, de acordo com a técnica e as evidências expostas na seção anterior, os Peritos constataram que o documento apresenta adulteração na chancela correspondente à assinatura da autoridade expedidora, que aparece na porção inferior do anverso do documento. Também adulterado o campo do proprietário do veículo, constando a empresa INFORMÁTICA TRANSPORTES LTDA, tendo como sócio-diretor ARNALDO PARDAL. Foi certificada a presença de vestígios tais como remoção de tinta do suporte e levantamento de fibras do papel, os quais demonstram a ocorrência de rasuras, evidenciando que houve remoção da chancela e dados originalmente impressos no documento, sobre a qual a chancela e proprietário espúrios foram impressos por meio de impressora do tipo jato de tinta, tratando-se, portanto, de um CRLV FALSIFICADO (falsificação).
(...) Os Peritos esclarecem que o CRLV FALSIFICADO se apresenta em condições visuais similares às de documentos autênticos correspondentes, havendo a necessidade de usar instrumentos de ampliação para identificar a rasura (...)”.

Ademais, no caso, os Policiais Rodoviários Federais abordaram o denunciado em procedimento de rotina e solicitaram a identificação, tendo este apresentado o documento falso. Em consulta na base de registro de dados dos Sistemas do INFOSEG foi constatada a falsidade desse documento, pois o número de registro do CRLV era inexistente, conforme declarações dos policiais em sede de investigação.

Vale registrar que, quando da abordagem policial, o acusado estava com sua filha de tenra idade no veículo, o que ocasionou o encaminhamento da bebê de apenas 09 (nove) meses ao Conselho Tutelar da cidade.

Em seu interrogatório policial, devidamente acompanhado de advogado, LEONARDO disse que: “(...) não tinha conhecimento de que CRLV do veículo GM/COBALT era falsificado, pois estaria com o carro apenas para a realização de um teste, para decidir depois se realizaria ou não a sua compra (...)”.

Juntado aos autos do Inquérito Policial informação encaminhada por EDMILSON SILVA, representante legal da empresa INFORMÁTICA TRANSPORTES LTDA, indicando que ARNALDO PARDAL não é sócio-diretor da referida empresa, cuja razão social também consta no documento falsificado. Posteriormente ouvido perante a autoridade policial, o representante legal da empresa (EDMILSON) ratificou as informações, inclusive apresentando contrato social da empresa. Constatou-se, ainda, conforme pesquisas no INFOSEG, que ARNALDO PARDAL morreu há 10 (dez) anos (fls. __).

Oportuno consignar que, em audiência de custódia, o MPF requereu a prisão preventiva, sendo esta decretada pelo juízo”.

A denúncia, que veio acompanhada do todos os procedimentos/documentos citados, foi recebida em 23/01/2022. Após resposta à acusação, apresentada por advogados constituídos, o juízo proferiu decisão de não absolvição sumária.

Em petição de fls. ___, requereu o réu a substituição da prisão preventiva pela prisão domiciliar. Em decisão de fls. ___, de 10/02/2022, o juízo deferiu o pedido de substituição da prisão preventiva pela domiciliar, na medida em que demonstrada a situação de saúde por motivo de doença e a incapacidade de fornecimento de tratamento médico adequado no estabelecimento prisional. Para a certificação do cumprimento da prisão domiciliar, o juízo determinou a monitoração eletrônica (tornozeleira eletrônica), o que foi devidamente cumprido (certidão de fls. __).

Em audiência, estando o réu regularmente acompanhado dos seus advogados constituídos, foram ouvidos os Policiais Rodoviários que efetuaram a prisão em flagrante, bem assim realizado o interrogatório de LEONARDO.

Os PRFs novamente circunstanciaram os fatos, tal como narrado pelo MPF na denúncia. Informaram que o réu de fato apresentou documento verificado como falso.

Igualmente, o réu ratificou o que dito em sede policial. Encerrada a audiência, sem qualquer requerimento das partes.

Juntada aos autos folha de antecedentes criminais de LEONARDO. Há várias anotações, mormente as relativas aos fatos tipificados no artigo 171 do Código Penal, em razão dos quais foi condenado por duas vezes, gerando, conforme certificado, duas reincidências. Além destes dois registros, o réu possui mais três ações penais e cinco inquéritos policiais onde figura como indiciado.

Quanto às duas condenações que ensejaram as reincidências certificadas supra, o juízo de execução penal competente já foi comunicado da prisão do réu, sendo iniciada a execução de tais penas e deferido o cumprimento destas também em prisão domiciliar com monitoração eletrônica, considerando a situação de saúde do réu.

Em alegações finais, o MPF requer a condenação do réu nos termos da denúncia. Pede, ainda, a manutenção da prisão domiciliar nestes autos, com a necessária monitoração eletrônica que possibilite o juízo verificar o cumprimento da medida.

A defesa, por sua vez, requer: preliminarmente, a nulidade das provas testemunhais por afronta ao dispositivo previsto no art. 210, do CPP. Quanto ao ponto, argumenta que uma testemunha de acusação teria acompanhado a parte final da oitiva da outra. Também suscita nulidade da decisão de não absolvição sumária, sob a tese de que não foram enfrentados de forma detida todas as teses defensivas. No mérito, pugna pela absolvição, alegando que não tinha conhecimento da falsidade do documento apresentado aos agentes policiais. Por fim, requer a fixação da pena-base no mínimo legal, regime inicial de cumprimento aberto e a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos. Quanto ao pedido do MPF de manutenção da prisão domiciliar, aduziu apenas a desnecessidade de tornozeleira eletrônica.

 

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 15.2022

(EMAGIS) Sobre o processo administrativo, licitações e contratos administrativos, assinale a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre a improbidade administrativa, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre o fomento público, a responsabilidade fiscal, o terceiro setor e a solução alternativa de conflitos com o poder público, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre os bens públicos, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Quanto às ações constitucionais:

I. A impetração de mandado de segurança coletivo por entidade de classe em favor dos associados independe da autorização destes. Por outro lado, entidade de classe não tem legitimação para o mandado de segurança quando a pretensão veiculada interesse apenas a uma parte da respectiva categoria.

II. Não é condição para o cabimento da ação popular a demonstração de prejuízo material aos cofres públicos, dado que a Constituição estabelece que qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular e impugnar, ainda que separadamente, ato lesivo ao patrimônio material, moral, cultural ou histórico do Estado ou de entidade de que ele participe.

III. Compete originariamente ao Supremo Tribunal Federal o julgamento de habeas corpus contra decisão de turma recursal de juizados especiais criminais.

IV. Não cabe habeas corpus contra decisão condenatória a pena de multa, ou relativo a processo em curso por infração penal a que a pena pecuniária seja a única cominada.

V. O habeas data é a garantia constitucional adequada para a obtenção, pelo próprio contribuinte, dos dados concernentes ao pagamento de tributos constantes de sistemas informatizados de apoio à arrecadação dos órgãos da administração fazendária dos entes estatais.

Pode-se afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere dispositivo de Constituição Estadual com o seguinte teor: “A divulgação feita por autoridade de ato, programa, obra ou serviço públicos de sua iniciativa, incluídos os decorrentes de emendas à lei orçamentária anual, não caracteriza promoção pessoal, quando atenda os critérios previstos em norma interna de cada poder.”

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que o MPF ajuizou ação civil pública, com pedido de antecipação dos efeitos da tutela, em face da União Federal e do Município Brasileiro, com o objetivo de assegurar a aplicação do percentual mínimo previsto pelo art. 77 do ADCT em ações de saúde. Narra o MPF que o Município Brasileiro, nos exercícios financeiros de 2009 e 2010, não aplicou os recursos vinculados às ações e serviços públicos de saúde no destino previsto na Carta Magna. Informa que o total da diferença apurada que deixou de ser aplicada no setor de saúde da municipalidade, nesses dois anos, foi de R$ 5.000.000,00. Com base nisso e no art. 160, §1º, II, da CF, defende que a União, por meio do Ministério da Fazenda e da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), deve reter os recursos atribuídos ao Município Brasileiro pelos artigos 158 e 159 da CF/1988, a fim de que ele cumpra a obrigação constitucional de aplicação mínima de recursos na saúde.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere ação direta de inconstitucionalidade na qual associação nacional de delegados de polícia se insurja contra o estabelecimento, no âmbito dos Estados-membros, de teto remuneratório no âmbito do Poder Executivo, a abranger o subsídio dos respectivos delegados da polícia civil, correspondente ao subsídio do Governador do Estado, articulando, em síntese, que a prática é lesiva ao princípio da isonomia, na medida em que os delegados da polícia federal, a despeito de exercerem as mesmas funções de polícia judiciária, submetem-se ao teto remuneratório correspondente aos subsídios de ministros do Supremo Tribunal Federal.

A propósito da situação em questão e também do tema nela debatido, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os recursos, considerada a aplicação do CPC, aquilate as assertivas colocadas a seguir.

I. A tempestividade de recurso é aferida pelo registro no protocolo da Secretaria do órgão jurisdicional competente, e não pela data da entrega na agência do correio.

II. Mesmo em sede de Juizados Especiais, o recorrente que não comprovar, no ato de interposição do recurso, o recolhimento do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, será intimado, na pessoa de seu advogado, para realizar o recolhimento em dobro, sob pena de deserção.

III. Diversamente do que acontecia sob a égide do CPC/1973, o CPC/2015 estatui que o órgão a quo não fará juízo de admissibilidade da apelação.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) No que concerne ao processo civil, avalie as proposições postas a seguir.

I. Segundo expressa previsão legal, o juiz, de ofício ou a requerimento da parte, pode determinar a inclusão do nome do executado em cadastros de inadimplentes.

II. A inclusão do nome do executado em cadastros de inadimplentes poderá se dar na execução definitiva de título judicial ou extrajudicial.

III. É título executivo extrajudicial o crédito referente às contribuições ordinárias ou extraordinárias de condomínio edilício, previstas na respectiva convenção ou aprovadas em assembleia geral, desde que documentalmente comprovadas. Para esse efeito, interpreta-se a expressão condomínio edilício de forma a compreender tanto os condomínios verticais, quanto os horizontais de lotes.

Há erro:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da relação entre a ação coletiva e a ação individual, da litispendência e da prescrição.

I. A existência de ação coletiva não impede o ajuizamento de ação individual, por aquela não induzir litispendência.

II. Para que o autor da ação individual se beneficie dos efeitos da coisa julgada formada na ação coletiva que abrange também seu direito, deve requerer a suspensão de sua ação individual no prazo de trinta dias, a contar da ciência nos autos do ajuizamento da ação coletiva.

III. Na ação de conhecimento individual, proposta com o objetivo de adequar a renda mensal do benefício previdenciário aos tetos fixados pelas Emendas Constitucionais 20/98 e 41/2003 e cujo pedido coincide com aquele anteriormente formulado em ação civil pública, a interrupção da prescrição quinquenal, para recebimento das parcelas vencidas, ocorre na data de ajuizamento da lide individual, salvo se requerida a sua suspensão, na forma do art. 104 da Lei 8.078/90.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que concerne aos direitos de personalidade, julgue os itens abaixo.

I. Os direitos da personalidade, regulados de maneira não-exaustiva pelo Código Civil, são expressões da cláusula geral de tutela da pessoa humana. Em caso de colisão entre eles, como nenhum pode sobrelevar os demais, deve-se aplicar a técnica da ponderação.

II. A proteção que o Código Civil defere ao nascituro não alcança o natimorto no que concerne aos direitos de personalidade.

III. Consoante o entendimento doutrinário majoritário, consagrado em enunciado das Jornadas de Direito Civil do Conselho da Justiça Federal, os direitos da personalidade são direitos inerentes e essenciais à pessoa humana, decorrentes de sua dignidade, não sendo as pessoas jurídicas titulares de tais direitos.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Sobre a arras, tendo presente a disciplina do Código Civil, o magistério da doutrina civilista e a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Apresentam natureza real – haja vista que exigem, para seu aperfeiçoamento, a efetiva entrega da coisa por uma das partes à outra – e têm por finalidades precípuas as seguintes: (i) firmar a presunção de acordo final, tornando obrigatório o ajuste (caráter confirmatório); (ii) servir de princípio de pagamento (se forem do mesmo gênero da obrigação principal); e (iii) prefixar o montante das perdas e danos devidos pelo descumprimento do contrato ou pelo exercício do direito de arrependimento, se expressamente estipulado pelas partes (caráter indenizatório).

II. Segundo o artigo 418 do Código Civil, se Maria recebeu o cavalo em arras e se arrepende, Maria devolve o cavalo mais o seu valor em dinheiro; se Maria recebeu R$ 1.000,00 em arras e se arrepende, Maria devolve os R$ 1.000,00 – mais consectários – em dobro.

III. O fato de no contrato ser previsto o direito ao arrependimento não obsta qualquer das partes a, desfeito o negócio por arrependimento da parte adversa, desde que comprove prejuízo suplementar, cumular com a retenção ou restituição da arras pedido de indenização por tais demonstrados prejuízos.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre o poder familiar ou autoridade parental, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sabe-se que os títulos de crédito funcionam em regra como títulos executivos extrajudiciais. A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Ao menos em regra, no que concerne aos títulos de crédito passíveis de circulação por endosso, rejeita-se a execução guarnecida de cópias reprográficas de cambiais, não cabendo, por exemplo, a apresentação de cópia de cheque.

II. As Cédulas de Produto Rural (CPR), reguladas pela Lei 8.929/94, são títulos cambiais que não possuem o atributo da circularidade, vez que não passíveis de endosso em preto ou completo.

III. É inaplicável o Código de Defesa do Consumidor ao negócio jurídico estabelecido entre cooperativa e cooperado, quando se tratar de ato cooperativo típico, motivo pelo qual a CPR emitida para capitalizar uma cooperativa agrícola, tratando-se de ato cooperativo típico, não se submete também ao CDC.

Estão corretas as seguintes assertivas:
 

 

(EMAGIS) Sobre a recuperação judicial e também a recuperação extrajudicial do empresário em crise, tendo presente a disciplina da Lei 11.101/2005 e o magistério consagrado na doutrina, avalie as assertivas que seguem.

I. A doutrina, no que concerne à recuperação extrajudicial, admite apenas a modalidade conhecida como meramente homologatória, de homologação facultativa, unânime ou de adesão total, vez que vedada a modalidade conhecida como impositiva, de homologação obrigatória, forçada ou por classes, já que nosso sistema veda, ao menos no que concerne à modalidade extrajudicial, a sujeição ao plano de credores que com ele não anuíram.

II. Havendo impugnações de credores ao plano de recuperação extrajudicial, caberá ao juiz decidir, podendo rejeitá-las e, ainda que com tais oposições, homologar o plano.

III. Enquanto a impugnação ao plano de recuperação extrajudicial é apreciada e decidida pelo juiz ao qual distribuído o pedido de homologação, a objeção ao plano de recuperação judicial deve ser objeto de deliberação pela assembleia de credores, ainda que tais objeções sejam apresentadas ao juízo da recuperação judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto aos impostos municipais, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A propósito dos efeitos da recuperação judicial sobre as execuções fiscais que tramitam contra o empresário em recuperação, tendo presente as recentes alterações legislativas introduzidas na Lei 11.101/2005, o magistério da doutrina e também a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a obrigação constitucional de os entes federados aplicarem o mínimo de recursos em serviços de saúde, sobre as sanções decorrentes do descumprimento da obrigação e também sobre as hipóteses de retenção pela União das transferências constitucionais obrigatórias de recursos aos demais entes federados, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o trabalho em regime de tempo parcial, analise as proposições abaixo e responsa.

I. Em regra, é inválido o pagamento de salário inferior ao salário-mínimo legal, ainda que o trabalho se dê em regime de tempo parcial.

II. Considera-se trabalho em regime de tempo parcial aquele cuja duração não exceda a trinta horas semanais, sem a possibilidade de horas suplementares semanais, ou, ainda, aquele cuja duração não exceda a vinte e seis horas semanais, com a possibilidade de acréscimo de até seis horas suplementares semanais.

III. As horas suplementares à duração do trabalho semanal normal serão pagas com o acréscimo de 100% (cem por cento) sobre o salário-hora normal.

IV. Na hipótese de o contrato de trabalho em regime de tempo parcial ser estabelecido em número inferior a vinte e seis horas semanais, as horas suplementares a este quantitativo serão consideradas horas extras, estando limitadas a seis horas suplementares semanais.

V. Não é permitido ao empregado contratado sob regime de tempo parcial converter um terço do período de férias a que tiver direito em abono pecuniário.

São corretas as alternativas:

 

(Procurador do Município de Florianópolis/SC – FEPESE – 2022) De acordo com o processo do trabalho, assinale a alternativa que indica corretamente o meio processual adequado para impugnar a concessão ou o indeferimento de tutela provisória antes da sentença.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do parcelamento do solo urbano, especialmente seu fracionamento imobiliário feito pelos conhecidos loteamentos, devendo ser avaliadas em consonância com a Lei 6.766/1979 (Lei de Parcelamento do Solo Urbano) e com a jurisprudência do STJ.

I. Para o STJ, as taxas de manutenção cobradas por associação de moradores equiparam-se a despesas condominiais, gerando dívida com natureza propter rem.

II. Segundo o STJ, a previsão da taxa de manutenção no contrato-padrão que acompanha o projeto de loteamento registrado no Cartório de Registro de Imóveis não vincula os adquirentes futuros ao pagamento de taxas incidentes posteriormente às respectivas aquisições dos imóveis.

III. Segundo o STJ, a previsão da taxa de manutenção no contrato-padrão que acompanha o projeto de loteamento registrado no Cartório de Registro de Imóveis vincula os adquirentes futuros ao pagamento das taxas vencidas antes da aquisição da respectiva unidade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta sobra a atuação da Defensoria Pública como “custos vulnerabilis”:

 

(DPE/MS – FGV – 2022) João e Maria foram casados por cinco anos e tiveram um filho, André, hoje com 4 anos de idade. Por ocasião do divórcio consensual, foi homologado acordo judicial que previa a guarda compartilhada do filho entre os genitores. Um ano depois, Maria casou-se com Joana e passaram a residir juntas no mesmo imóvel, tendo André excelente relacionamento com ambas. Alegando que a orientação sexual de Maria poderia expor seu filho à discriminação e lhe causar confusão psicológica, João ajuizou ação de modificação de cláusula, a fim de obter de forma exclusiva a guarda de André.

Após receber a citação, Maria buscou atendimento na Defensoria Pública, que apresentou contestação pugnando pela improcedência do pedido, com base no precedente da Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) consistente no caso:

 

(EMAGIS) Relativamente às explicações sobre a causa da criminalidade, há estudiosos que sustentam que, desde problemas sociais, psicológicos, de saúde pública e até criminais estão relacionados com a distribuição da população por áreas da cidade caracterizadas pelos altos índices de criminalidade, áreas que incrementam tal tendência à criminalidade. Já sobre os modelos de execução penal, há estudiosos que defendem o aprofundamento em nosso modelo do sistema progressivo da execução das penas privativas de liberdade, forma de melhor reintegrar o apenado à sociedade na medida em que progride aos regimes menos severos, inserindo-se nessa compreensão a defesa da aplicação das penas restritivas de direito, em detrimento das privativas de liberdade, para crimes despidos de violência ou grave ameaça à pessoa.

Sobre o enquadramento de tais posturas retóricas nos modelos teóricos da Criminologia, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a introdução ao Direito Penal, a Política Criminal e a Criminologia, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a ilicitude penal, devendo ser avaliadas em consonância com o magistério da doutrina penalista, com a jurisprudência do STF e também com a disciplina do Código Penal.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as Leis 8.072/90 e 12.850/13, marque a alternativa correta.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) O Ministério Público, nos termos da Constituição Federal (art. 129, I), possui atribuição constitucional privativa para o exercício da ação penal pública, possuindo também, como consequência, a iniciativa de classificar a conduta até então apurada e descrita na ação penal. Dispõe, ainda, a legislação vigente, que somente o Ministério Público poderá determinar o arquivamento do inquérito policial ou oferecer proposta de suspensão do processo. Tanto num caso como noutro, os interessados – vítima ou investigado – devem ser ouvidos, excluindo de qualquer participação, em consagração ao sistema acusatório, o Poder Judiciário, uma vez que a decisão final, em havendo discordância quanto à manifestação ministerial, caberá sempre ao Procurador Geral de Justiça. Nesse cenário jurídico, recusando-se o d. Promotor de Justiça a oferecer a proposta de suspensão do processo, por decisão fundamentada, e oferecendo de forma simultânea a denúncia, qual o procedimento a ser adotado pelo magistrado?

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Em julgamento realizado pelo Tribunal do Júri, é correto afirmar que

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) O Art. 112 da Lei de Execução Penal exige, para a concessão da progressão de regime, o preenchimento dos requisitos de natureza objetiva e subjetiva. Constituem tais requisitos:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA em relação à tutela coletiva dos direitos:

 

(MP/TO – PROMOTOR – 2022) Com relação ao direito da criança e do adolescente à vida e à saúde, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) No que diz respeito à incidência das excludentes da responsabilidade civil pelo fato do produto e ao ônus da prova nas relações de consumo, a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça:


 

Objetivas MPF - Rodada 15.2022

(EMAGIS) Quanto às ações constitucionais:

I. A impetração de mandado de segurança coletivo por entidade de classe em favor dos associados independe da autorização destes. Por outro lado, entidade de classe não tem legitimação para o mandado de segurança quando a pretensão veiculada interesse apenas a uma parte da respectiva categoria.

II. Não é condição para o cabimento da ação popular a demonstração de prejuízo material aos cofres públicos, dado que a Constituição estabelece que qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular e impugnar, ainda que separadamente, ato lesivo ao patrimônio material, moral, cultural ou histórico do Estado ou de entidade de que ele participe.

III. Compete originariamente ao Supremo Tribunal Federal o julgamento de habeas corpus contra decisão de turma recursal de juizados especiais criminais.

IV. Não cabe habeas corpus contra decisão condenatória a pena de multa, ou relativo a processo em curso por infração penal a que a pena pecuniária seja a única cominada.

V. O habeas data é a garantia constitucional adequada para a obtenção, pelo próprio contribuinte, dos dados concernentes ao pagamento de tributos constantes de sistemas informatizados de apoio à arrecadação dos órgãos da administração fazendária dos entes estatais.

Pode-se afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere dispositivo de Constituição Estadual com o seguinte teor: “A divulgação feita por autoridade de ato, programa, obra ou serviço públicos de sua iniciativa, incluídos os decorrentes de emendas à lei orçamentária anual, não caracteriza promoção pessoal, quando atenda os critérios previstos em norma interna de cada poder.”

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que o MPF ajuizou ação civil pública, com pedido de antecipação dos efeitos da tutela, em face da União Federal e do Município Brasileiro, com o objetivo de assegurar a aplicação do percentual mínimo previsto pelo art. 77 do ADCT em ações de saúde. Narra o MPF que o Município Brasileiro, nos exercícios financeiros de 2009 e 2010, não aplicou os recursos vinculados às ações e serviços públicos de saúde no destino previsto na Carta Magna. Informa que o total da diferença apurada que deixou de ser aplicada no setor de saúde da municipalidade, nesses dois anos, foi de R$ 5.000.000,00. Com base nisso e no art. 160, §1º, II, da CF, defende que a União, por meio do Ministério da Fazenda e da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), deve reter os recursos atribuídos ao Município Brasileiro pelos artigos 158 e 159 da CF/1988, a fim de que ele cumpra a obrigação constitucional de aplicação mínima de recursos na saúde.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere ação direta de inconstitucionalidade na qual associação nacional de delegados de polícia se insurja contra o estabelecimento, no âmbito dos Estados-membros, de teto remuneratório no âmbito do Poder Executivo, a abranger o subsídio dos respectivos delegados da polícia civil, correspondente ao subsídio do Governador do Estado, articulando, em síntese, que a prática é lesiva ao princípio da isonomia, na medida em que os delegados da polícia federal, a despeito de exercerem as mesmas funções de polícia judiciária, submetem-se ao teto remuneratório correspondente aos subsídios de ministros do Supremo Tribunal Federal.

A propósito da situação em questão e também do tema nela debatido, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/MS – FGV – 2022) João e Maria foram casados por cinco anos e tiveram um filho, André, hoje com 4 anos de idade. Por ocasião do divórcio consensual, foi homologado acordo judicial que previa a guarda compartilhada do filho entre os genitores. Um ano depois, Maria casou-se com Joana e passaram a residir juntas no mesmo imóvel, tendo André excelente relacionamento com ambas. Alegando que a orientação sexual de Maria poderia expor seu filho à discriminação e lhe causar confusão psicológica, João ajuizou ação de modificação de cláusula, a fim de obter de forma exclusiva a guarda de André.

Após receber a citação, Maria buscou atendimento na Defensoria Pública, que apresentou contestação pugnando pela improcedência do pedido, com base no precedente da Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) consistente no caso:

 

(EMAGIS) Sobre as inelegibilidades, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre o processo administrativo, licitações e contratos administrativos, assinale a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre a improbidade administrativa, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre o fomento público, a responsabilidade fiscal, o terceiro setor e a solução alternativa de conflitos com o poder público, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre os bens públicos, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do parcelamento do solo urbano, especialmente seu fracionamento imobiliário feito pelos conhecidos loteamentos, devendo ser avaliadas em consonância com a Lei 6.766/1979 (Lei de Parcelamento do Solo Urbano) e com a jurisprudência do STJ.

I. Para o STJ, as taxas de manutenção cobradas por associação de moradores equiparam-se a despesas condominiais, gerando dívida com natureza propter rem.

II. Segundo o STJ, a previsão da taxa de manutenção no contrato-padrão que acompanha o projeto de loteamento registrado no Cartório de Registro de Imóveis não vincula os adquirentes futuros ao pagamento de taxas incidentes posteriormente às respectivas aquisições dos imóveis.

III. Segundo o STJ, a previsão da taxa de manutenção no contrato-padrão que acompanha o projeto de loteamento registrado no Cartório de Registro de Imóveis vincula os adquirentes futuros ao pagamento das taxas vencidas antes da aquisição da respectiva unidade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto aos impostos municipais, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a isenção de IRPF de que gozam os portadores de moléstias graves (Lei 7.713/1987, artigo 6º, XIV) relativamente a seus proventos de aposentadoria, avalie as assertivas que seguem.

I. Para o STJ, continua a inexistir previsão legal que autorize a extensão da isenção supra aos proventos de complementação de aposentadoria recebidos em decorrência de contribuição a entidade de previdência privada.

II. Para o STJ, o inciso XIV do art. 6º da Lei n. 7.713/1989 aplica-se, desde sua redação originária, aos recolhimentos ou resgates envolvendo entidades de previdência privada pelos portadores das doenças em questão, desinfluente a publicação do Decreto n. 3.000/1999.

III. Para o STJ, se incidir também sobre os benefícios de previdência privada a isenção referente aos portadores de moléstia grave, abrangerá ela apenas o recebimento dos valores aplicados nos planos de previdência privada de forma parcelada no tempo, não isentando os resgates das mesmas importâncias com recebimento dos valores aplicados de uma só vez.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a obrigação constitucional de os entes federados aplicarem o mínimo de recursos em serviços de saúde, sobre as sanções decorrentes do descumprimento da obrigação e também sobre as hipóteses de retenção pela União das transferências constitucionais obrigatórias de recursos aos demais entes federados, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o Tribunal Penal Internacional (TPI), avalie as assertivas que seguem.

I. Assim como os recentes tribunais internacionais de caráter não permanente – um, para julgar as atrocidades praticadas na antiga Iugoslávia; e o outro, para julgar aquelas cometidas em Ruanda – foi o Tribunal Penal Internacional criado por meio de Resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), e não por meio de tratados internacionais.

II. As fontes do TPI são, em primeiro lugar, o Estatuto de Roma, depois, os princípios presentes nos tratados de Direito Internacional aplicáveis à espécie e, por fim, os princípios gerais dos Estados-Parte, quando compatíveis com a lei internacional.

III. A atuação do TPI é complementar, supletiva, diferentemente daquela dos Tribunais ad hoc, isto é, somente será chamado a funcionar quando a justiça repressiva interna não funcionar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No contexto de desencontros entre os entes federados no estabelecimento de condicionamentos jurídicos para a instalação da infraestrutura de telecomunicações, foi elaborada pelo Congresso Nacional a Lei 13.116/2015, conhecida como Lei Geral de Antenas, visando também a uniformizar o marco regulatório deste assunto.

As assertivas que seguem têm conexão com esse tema, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) No que diz respeito à incidência das excludentes da responsabilidade civil pelo fato do produto e ao ônus da prova nas relações de consumo, a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça:


 

(EMAGIS) No que concerne aos direitos de personalidade, julgue os itens abaixo.

I. Os direitos da personalidade, regulados de maneira não-exaustiva pelo Código Civil, são expressões da cláusula geral de tutela da pessoa humana. Em caso de colisão entre eles, como nenhum pode sobrelevar os demais, deve-se aplicar a técnica da ponderação.

II. A proteção que o Código Civil defere ao nascituro não alcança o natimorto no que concerne aos direitos de personalidade.

III. Consoante o entendimento doutrinário majoritário, consagrado em enunciado das Jornadas de Direito Civil do Conselho da Justiça Federal, os direitos da personalidade são direitos inerentes e essenciais à pessoa humana, decorrentes de sua dignidade, não sendo as pessoas jurídicas titulares de tais direitos.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Sobre a arras, tendo presente a disciplina do Código Civil, o magistério da doutrina civilista e a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Apresentam natureza real – haja vista que exigem, para seu aperfeiçoamento, a efetiva entrega da coisa por uma das partes à outra – e têm por finalidades precípuas as seguintes: (i) firmar a presunção de acordo final, tornando obrigatório o ajuste (caráter confirmatório); (ii) servir de princípio de pagamento (se forem do mesmo gênero da obrigação principal); e (iii) prefixar o montante das perdas e danos devidos pelo descumprimento do contrato ou pelo exercício do direito de arrependimento, se expressamente estipulado pelas partes (caráter indenizatório).

II. Segundo o artigo 418 do Código Civil, se Maria recebeu o cavalo em arras e se arrepende, Maria devolve o cavalo mais o seu valor em dinheiro; se Maria recebeu R$ 1.000,00 em arras e se arrepende, Maria devolve os R$ 1.000,00 – mais consectários – em dobro.

III. O fato de no contrato ser previsto o direito ao arrependimento não obsta qualquer das partes a, desfeito o negócio por arrependimento da parte adversa, desde que comprove prejuízo suplementar, cumular com a retenção ou restituição da arras pedido de indenização por tais demonstrados prejuízos.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre os recursos, considerada a aplicação do CPC, aquilate as assertivas colocadas a seguir.

I. A tempestividade de recurso é aferida pelo registro no protocolo da Secretaria do órgão jurisdicional competente, e não pela data da entrega na agência do correio.

II. Mesmo em sede de Juizados Especiais, o recorrente que não comprovar, no ato de interposição do recurso, o recolhimento do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, será intimado, na pessoa de seu advogado, para realizar o recolhimento em dobro, sob pena de deserção.

III. Diversamente do que acontecia sob a égide do CPC/1973, o CPC/2015 estatui que o órgão a quo não fará juízo de admissibilidade da apelação.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) No que concerne ao processo civil, avalie as proposições postas a seguir.

I. Segundo expressa previsão legal, o juiz, de ofício ou a requerimento da parte, pode determinar a inclusão do nome do executado em cadastros de inadimplentes.

II. A inclusão do nome do executado em cadastros de inadimplentes poderá se dar na execução definitiva de título judicial ou extrajudicial.

III. É título executivo extrajudicial o crédito referente às contribuições ordinárias ou extraordinárias de condomínio edilício, previstas na respectiva convenção ou aprovadas em assembleia geral, desde que documentalmente comprovadas. Para esse efeito, interpreta-se a expressão condomínio edilício de forma a compreender tanto os condomínios verticais, quanto os horizontais de lotes.

Há erro:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da relação entre a ação coletiva e a ação individual, da litispendência e da prescrição.

I. A existência de ação coletiva não impede o ajuizamento de ação individual, por aquela não induzir litispendência.

II. Para que o autor da ação individual se beneficie dos efeitos da coisa julgada formada na ação coletiva que abrange também seu direito, deve requerer a suspensão de sua ação individual no prazo de trinta dias, a contar da ciência nos autos do ajuizamento da ação coletiva.

III. Na ação de conhecimento individual, proposta com o objetivo de adequar a renda mensal do benefício previdenciário aos tetos fixados pelas Emendas Constitucionais 20/98 e 41/2003 e cujo pedido coincide com aquele anteriormente formulado em ação civil pública, a interrupção da prescrição quinquenal, para recebimento das parcelas vencidas, ocorre na data de ajuizamento da lide individual, salvo se requerida a sua suspensão, na forma do art. 104 da Lei 8.078/90.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente às explicações sobre a causa da criminalidade, há estudiosos que sustentam que, desde problemas sociais, psicológicos, de saúde pública e até criminais estão relacionados com a distribuição da população por áreas da cidade caracterizadas pelos altos índices de criminalidade, áreas que incrementam tal tendência à criminalidade. Já sobre os modelos de execução penal, há estudiosos que defendem o aprofundamento em nosso modelo do sistema progressivo da execução das penas privativas de liberdade, forma de melhor reintegrar o apenado à sociedade na medida em que progride aos regimes menos severos, inserindo-se nessa compreensão a defesa da aplicação das penas restritivas de direito, em detrimento das privativas de liberdade, para crimes despidos de violência ou grave ameaça à pessoa.

Sobre o enquadramento de tais posturas retóricas nos modelos teóricos da Criminologia, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a introdução ao Direito Penal, a Política Criminal e a Criminologia, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a ilicitude penal, devendo ser avaliadas em consonância com o magistério da doutrina penalista, com a jurisprudência do STF e também com a disciplina do Código Penal.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a aplicação da pena e a extinção da punibilidade, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre as Leis 8.072/90 e 12.850/13, marque a alternativa correta.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) O Ministério Público, nos termos da Constituição Federal (art. 129, I), possui atribuição constitucional privativa para o exercício da ação penal pública, possuindo também, como consequência, a iniciativa de classificar a conduta até então apurada e descrita na ação penal. Dispõe, ainda, a legislação vigente, que somente o Ministério Público poderá determinar o arquivamento do inquérito policial ou oferecer proposta de suspensão do processo. Tanto num caso como noutro, os interessados – vítima ou investigado – devem ser ouvidos, excluindo de qualquer participação, em consagração ao sistema acusatório, o Poder Judiciário, uma vez que a decisão final, em havendo discordância quanto à manifestação ministerial, caberá sempre ao Procurador Geral de Justiça. Nesse cenário jurídico, recusando-se o d. Promotor de Justiça a oferecer a proposta de suspensão do processo, por decisão fundamentada, e oferecendo de forma simultânea a denúncia, qual o procedimento a ser adotado pelo magistrado?

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Em julgamento realizado pelo Tribunal do Júri, é correto afirmar que

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) O Art. 112 da Lei de Execução Penal exige, para a concessão da progressão de regime, o preenchimento dos requisitos de natureza objetiva e subjetiva. Constituem tais requisitos:

 

Sentença Estadual - Rodada 15.2022

Paula ingressou com ação redibitória c/c perdas e danos em face de Garageiro.

Alega, em síntese, que: a) firmou com o requerido, em 13/10/21, um contrato de permuta de veículos, com pagamento de diferença de valor, de modo que a autora entregou seu veículo, qual seja, um Audi A4, ano/modelo 2018/2018, pela quantia de R$ 140.000,00; por outro lado, o demandado entregou um veículo Ford Fusion, ano/modelo 2020/2020, que correspondia ao montante de R$ 115.000,00. Na ocasião, o réu devolveu a quantia de R$ 25.000,00, a título de diferença dos valores dos veículos; b) o requerido se comprometeu a entregar o veículo Ford Fusion em perfeitas condições de uso, sendo este proprietário da revenda de veículos Engana Fácil; c) contudo, o referido automóvel não suportou uma simples viagem de Goiânia/GO até a cidade de São Paulo/SP no dia 13/12/21, vindo o bem a apresentar, inicialmente, vazamento de água e óleo, tendo que ser guinchado antes de chegar ao seu destino, ficando em um posto de gasolina no município de Uberlândia/MG, onde constatou-se a existência de vazamento pelo cárter e um possível problema com a bomba d’água; d) ao procurar o demandado na revendedora Engana Fácil, na data de 05/01/22, este ironizou a situação, afirmando que o problema foi ocasionado pelo mau uso, que tudo seria evitado pelo simples ato de completar o óleo do motor do veículo, portanto, não teria qualquer tipo de responsabilidade; e) não se tratava de algo simples, conforme documentação comprobatória anexa, tendo o veículo apresentado defeitos ocultos durante a referida viagem, os quais são, conforme notas fiscais em anexo: vazamento de óleo; vazamento da bomba d’água; problema elétrico; problema na direção hidráulica; f) diante desses problemas apresentados no veículo, teve que custear os consertos acima mencionados, tendo que substituir diversas peças, somando o valor de R$ 10.000,00; g) além disso, teve gasto de R$ 500,00 com o guincho que transportou o veículo de volta para Goiânia/GO.

Por fim, requereu a condenação do réu ao pagamento do montante de R$ 10.500,00, referentes aos gastos com o conserto do veículo e do guincho, bem como o valor de R$ 20.000,00 a título de danos morais, uma vez que ficou impossibilitada de acompanhar o nascimento de sua neta em São Paulo/SP.

Juntou aos autos notas fiscais com os gastos com o conserto do veículo; recibo emitido pelo prestador de serviços de guincho; certidão de nascimento da neta em São Paulo/SP no dia 14/12/21.

Distribuído o feito para a 1ª Vara Cível da Comarca de Goiânia/GO, designou-se audiência de conciliação, oportunidade em que as partes não entraram em acordo.

Citado, o réu apresentou contestação, em que pugna pela improcedência dos pedidos, uma vez que possui recibo assinado pelas partes de que o negócio “foi sem garantia”. Portanto, houve a assunção dos riscos por ambas as partes, sendo costume a realização desse tipo de avença entre as partes. De mais a mais, a autora não levou o veículo para inspeção de um mecânico de confiança para análise do estado geral do bem, certificando-se da inexistência de vícios. Ou seja, agiu a demandante sem a diligência que se espera.

Juntou contrato entabulado entre as partes onde consta a assinatura de ambas, de duas testemunhas e a cláusula de que a permuta dos veículos seria “sem garantia”, cada um se responsabilizando por eventuais despesas de conserto dos veículos.

Em impugnação à contestação, a autora repisou os termos da inicial.

As partes requereram o julgamento antecipado da lide.

Elabore, na condição de juiz(íza) de direito substituto (a), a sentença adequada ao caso, enfrentando todas as questões materiais e processuais pertinentes, sem acrescentar qualquer fato novo. Não é necessária a confecção de relatório.

 

Objetivas Delegado - Rodada 15.2022

(EMAGIS) Relativamente às explicações sobre a causa da criminalidade, há estudiosos que sustentam que, desde problemas sociais, psicológicos, de saúde pública e até criminais estão relacionados com a distribuição da população por áreas da cidade caracterizadas pelos altos índices de criminalidade, áreas que incrementam tal tendência à criminalidade. Já sobre os modelos de execução penal, há estudiosos que defendem o aprofundamento em nosso modelo do sistema progressivo da execução das penas privativas de liberdade, forma de melhor reintegrar o apenado à sociedade na medida em que progride aos regimes menos severos, inserindo-se nessa compreensão a defesa da aplicação das penas restritivas de direito, em detrimento das privativas de liberdade, para crimes despidos de violência ou grave ameaça à pessoa.

Sobre o enquadramento de tais posturas retóricas nos modelos teóricos da Criminologia, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a introdução ao Direito Penal, a Política Criminal e a Criminologia, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a ilicitude penal, devendo ser avaliadas em consonância com o magistério da doutrina penalista, com a jurisprudência do STF e também com a disciplina do Código Penal.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as Leis 8.072/90 e 12.850/13, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a aplicação da pena e a extinção da punibilidade, marque a alternativa incorreta.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) O Ministério Público, nos termos da Constituição Federal (art. 129, I), possui atribuição constitucional privativa para o exercício da ação penal pública, possuindo também, como consequência, a iniciativa de classificar a conduta até então apurada e descrita na ação penal. Dispõe, ainda, a legislação vigente, que somente o Ministério Público poderá determinar o arquivamento do inquérito policial ou oferecer proposta de suspensão do processo. Tanto num caso como noutro, os interessados – vítima ou investigado – devem ser ouvidos, excluindo de qualquer participação, em consagração ao sistema acusatório, o Poder Judiciário, uma vez que a decisão final, em havendo discordância quanto à manifestação ministerial, caberá sempre ao Procurador Geral de Justiça. Nesse cenário jurídico, recusando-se o d. Promotor de Justiça a oferecer a proposta de suspensão do processo, por decisão fundamentada, e oferecendo de forma simultânea a denúncia, qual o procedimento a ser adotado pelo magistrado?

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Em julgamento realizado pelo Tribunal do Júri, é correto afirmar que

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) O Art. 112 da Lei de Execução Penal exige, para a concessão da progressão de regime, o preenchimento dos requisitos de natureza objetiva e subjetiva. Constituem tais requisitos:

 

(EMAGIS) Quanto às ações constitucionais:

I. A impetração de mandado de segurança coletivo por entidade de classe em favor dos associados independe da autorização destes. Por outro lado, entidade de classe não tem legitimação para o mandado de segurança quando a pretensão veiculada interesse apenas a uma parte da respectiva categoria.

II. Não é condição para o cabimento da ação popular a demonstração de prejuízo material aos cofres públicos, dado que a Constituição estabelece que qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular e impugnar, ainda que separadamente, ato lesivo ao patrimônio material, moral, cultural ou histórico do Estado ou de entidade de que ele participe.

III. Compete originariamente ao Supremo Tribunal Federal o julgamento de habeas corpus contra decisão de turma recursal de juizados especiais criminais.

IV. Não cabe habeas corpus contra decisão condenatória a pena de multa, ou relativo a processo em curso por infração penal a que a pena pecuniária seja a única cominada.

V. O habeas data é a garantia constitucional adequada para a obtenção, pelo próprio contribuinte, dos dados concernentes ao pagamento de tributos constantes de sistemas informatizados de apoio à arrecadação dos órgãos da administração fazendária dos entes estatais.

Pode-se afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere dispositivo de Constituição Estadual com o seguinte teor: “A divulgação feita por autoridade de ato, programa, obra ou serviço públicos de sua iniciativa, incluídos os decorrentes de emendas à lei orçamentária anual, não caracteriza promoção pessoal, quando atenda os critérios previstos em norma interna de cada poder.”

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que o MPF ajuizou ação civil pública, com pedido de antecipação dos efeitos da tutela, em face da União Federal e do Município Brasileiro, com o objetivo de assegurar a aplicação do percentual mínimo previsto pelo art. 77 do ADCT em ações de saúde. Narra o MPF que o Município Brasileiro, nos exercícios financeiros de 2009 e 2010, não aplicou os recursos vinculados às ações e serviços públicos de saúde no destino previsto na Carta Magna. Informa que o total da diferença apurada que deixou de ser aplicada no setor de saúde da municipalidade, nesses dois anos, foi de R$ 5.000.000,00. Com base nisso e no art. 160, §1º, II, da CF, defende que a União, por meio do Ministério da Fazenda e da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), deve reter os recursos atribuídos ao Município Brasileiro pelos artigos 158 e 159 da CF/1988, a fim de que ele cumpra a obrigação constitucional de aplicação mínima de recursos na saúde.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere ação direta de inconstitucionalidade na qual associação nacional de delegados de polícia se insurja contra o estabelecimento, no âmbito dos Estados-membros, de teto remuneratório no âmbito do Poder Executivo, a abranger o subsídio dos respectivos delegados da polícia civil, correspondente ao subsídio do Governador do Estado, articulando, em síntese, que a prática é lesiva ao princípio da isonomia, na medida em que os delegados da polícia federal, a despeito de exercerem as mesmas funções de polícia judiciária, submetem-se ao teto remuneratório correspondente aos subsídios de ministros do Supremo Tribunal Federal.

A propósito da situação em questão e também do tema nela debatido, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o processo administrativo, licitações e contratos administrativos, assinale a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre a improbidade administrativa, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre o fomento público, a responsabilidade fiscal, o terceiro setor e a solução alternativa de conflitos com o poder público, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre os bens públicos, marque a alternativa CORRETA.


 

(DPE/MS – FGV – 2022) João e Maria foram casados por cinco anos e tiveram um filho, André, hoje com 4 anos de idade. Por ocasião do divórcio consensual, foi homologado acordo judicial que previa a guarda compartilhada do filho entre os genitores. Um ano depois, Maria casou-se com Joana e passaram a residir juntas no mesmo imóvel, tendo André excelente relacionamento com ambas. Alegando que a orientação sexual de Maria poderia expor seu filho à discriminação e lhe causar confusão psicológica, João ajuizou ação de modificação de cláusula, a fim de obter de forma exclusiva a guarda de André.

Após receber a citação, Maria buscou atendimento na Defensoria Pública, que apresentou contestação pugnando pela improcedência do pedido, com base no precedente da Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) consistente no caso:

 

(EMAGIS) Quanto aos impostos municipais, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A propósito dos efeitos da recuperação judicial sobre as execuções fiscais que tramitam contra o empresário em recuperação, tendo presente as recentes alterações legislativas introduzidas na Lei 11.101/2005, o magistério da doutrina e também a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do parcelamento do solo urbano, especialmente seu fracionamento imobiliário feito pelos conhecidos loteamentos, devendo ser avaliadas em consonância com a Lei 6.766/1979 (Lei de Parcelamento do Solo Urbano) e com a jurisprudência do STJ.

I. Para o STJ, as taxas de manutenção cobradas por associação de moradores equiparam-se a despesas condominiais, gerando dívida com natureza propter rem.

II. Segundo o STJ, a previsão da taxa de manutenção no contrato-padrão que acompanha o projeto de loteamento registrado no Cartório de Registro de Imóveis não vincula os adquirentes futuros ao pagamento de taxas incidentes posteriormente às respectivas aquisições dos imóveis.

III. Segundo o STJ, a previsão da taxa de manutenção no contrato-padrão que acompanha o projeto de loteamento registrado no Cartório de Registro de Imóveis vincula os adquirentes futuros ao pagamento das taxas vencidas antes da aquisição da respectiva unidade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 15.2022

(EMAGIS) No que concerne aos direitos de personalidade, julgue os itens abaixo.

I. Os direitos da personalidade, regulados de maneira não-exaustiva pelo Código Civil, são expressões da cláusula geral de tutela da pessoa humana. Em caso de colisão entre eles, como nenhum pode sobrelevar os demais, deve-se aplicar a técnica da ponderação.

II. A proteção que o Código Civil defere ao nascituro não alcança o natimorto no que concerne aos direitos de personalidade.

III. Consoante o entendimento doutrinário majoritário, consagrado em enunciado das Jornadas de Direito Civil do Conselho da Justiça Federal, os direitos da personalidade são direitos inerentes e essenciais à pessoa humana, decorrentes de sua dignidade, não sendo as pessoas jurídicas titulares de tais direitos.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Sobre a arras, tendo presente a disciplina do Código Civil, o magistério da doutrina civilista e a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Apresentam natureza real – haja vista que exigem, para seu aperfeiçoamento, a efetiva entrega da coisa por uma das partes à outra – e têm por finalidades precípuas as seguintes: (i) firmar a presunção de acordo final, tornando obrigatório o ajuste (caráter confirmatório); (ii) servir de princípio de pagamento (se forem do mesmo gênero da obrigação principal); e (iii) prefixar o montante das perdas e danos devidos pelo descumprimento do contrato ou pelo exercício do direito de arrependimento, se expressamente estipulado pelas partes (caráter indenizatório).

II. Segundo o artigo 418 do Código Civil, se Maria recebeu o cavalo em arras e se arrepende, Maria devolve o cavalo mais o seu valor em dinheiro; se Maria recebeu R$ 1.000,00 em arras e se arrepende, Maria devolve os R$ 1.000,00 – mais consectários – em dobro.

III. O fato de no contrato ser previsto o direito ao arrependimento não obsta qualquer das partes a, desfeito o negócio por arrependimento da parte adversa, desde que comprove prejuízo suplementar, cumular com a retenção ou restituição da arras pedido de indenização por tais demonstrados prejuízos.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre o poder familiar ou autoridade parental, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os recursos, considerada a aplicação do CPC, aquilate as assertivas colocadas a seguir.

I. A tempestividade de recurso é aferida pelo registro no protocolo da Secretaria do órgão jurisdicional competente, e não pela data da entrega na agência do correio.

II. Mesmo em sede de Juizados Especiais, o recorrente que não comprovar, no ato de interposição do recurso, o recolhimento do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, será intimado, na pessoa de seu advogado, para realizar o recolhimento em dobro, sob pena de deserção.

III. Diversamente do que acontecia sob a égide do CPC/1973, o CPC/2015 estatui que o órgão a quo não fará juízo de admissibilidade da apelação.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) No que concerne ao processo civil, avalie as proposições postas a seguir.

I. Segundo expressa previsão legal, o juiz, de ofício ou a requerimento da parte, pode determinar a inclusão do nome do executado em cadastros de inadimplentes.

II. A inclusão do nome do executado em cadastros de inadimplentes poderá se dar na execução definitiva de título judicial ou extrajudicial.

III. É título executivo extrajudicial o crédito referente às contribuições ordinárias ou extraordinárias de condomínio edilício, previstas na respectiva convenção ou aprovadas em assembleia geral, desde que documentalmente comprovadas. Para esse efeito, interpreta-se a expressão condomínio edilício de forma a compreender tanto os condomínios verticais, quanto os horizontais de lotes.

Há erro:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da relação entre a ação coletiva e a ação individual, da litispendência e da prescrição.

I. A existência de ação coletiva não impede o ajuizamento de ação individual, por aquela não induzir litispendência.

II. Para que o autor da ação individual se beneficie dos efeitos da coisa julgada formada na ação coletiva que abrange também seu direito, deve requerer a suspensão de sua ação individual no prazo de trinta dias, a contar da ciência nos autos do ajuizamento da ação coletiva.

III. Na ação de conhecimento individual, proposta com o objetivo de adequar a renda mensal do benefício previdenciário aos tetos fixados pelas Emendas Constitucionais 20/98 e 41/2003 e cujo pedido coincide com aquele anteriormente formulado em ação civil pública, a interrupção da prescrição quinquenal, para recebimento das parcelas vencidas, ocorre na data de ajuizamento da lide individual, salvo se requerida a sua suspensão, na forma do art. 104 da Lei 8.078/90.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que diz respeito à incidência das excludentes da responsabilidade civil pelo fato do produto e ao ônus da prova nas relações de consumo, a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça:


 

(MP/TO – PROMOTOR – 2022) Com relação ao direito da criança e do adolescente à vida e à saúde, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Relativamente às explicações sobre a causa da criminalidade, há estudiosos que sustentam que, desde problemas sociais, psicológicos, de saúde pública e até criminais estão relacionados com a distribuição da população por áreas da cidade caracterizadas pelos altos índices de criminalidade, áreas que incrementam tal tendência à criminalidade. Já sobre os modelos de execução penal, há estudiosos que defendem o aprofundamento em nosso modelo do sistema progressivo da execução das penas privativas de liberdade, forma de melhor reintegrar o apenado à sociedade na medida em que progride aos regimes menos severos, inserindo-se nessa compreensão a defesa da aplicação das penas restritivas de direito, em detrimento das privativas de liberdade, para crimes despidos de violência ou grave ameaça à pessoa.

Sobre o enquadramento de tais posturas retóricas nos modelos teóricos da Criminologia, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a introdução ao Direito Penal, a Política Criminal e a Criminologia, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a ilicitude penal, devendo ser avaliadas em consonância com o magistério da doutrina penalista, com a jurisprudência do STF e também com a disciplina do Código Penal.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as Leis 8.072/90 e 12.850/13, marque a alternativa correta.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) O Ministério Público, nos termos da Constituição Federal (art. 129, I), possui atribuição constitucional privativa para o exercício da ação penal pública, possuindo também, como consequência, a iniciativa de classificar a conduta até então apurada e descrita na ação penal. Dispõe, ainda, a legislação vigente, que somente o Ministério Público poderá determinar o arquivamento do inquérito policial ou oferecer proposta de suspensão do processo. Tanto num caso como noutro, os interessados – vítima ou investigado – devem ser ouvidos, excluindo de qualquer participação, em consagração ao sistema acusatório, o Poder Judiciário, uma vez que a decisão final, em havendo discordância quanto à manifestação ministerial, caberá sempre ao Procurador Geral de Justiça. Nesse cenário jurídico, recusando-se o d. Promotor de Justiça a oferecer a proposta de suspensão do processo, por decisão fundamentada, e oferecendo de forma simultânea a denúncia, qual o procedimento a ser adotado pelo magistrado?

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Em julgamento realizado pelo Tribunal do Júri, é correto afirmar que

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) O Art. 112 da Lei de Execução Penal exige, para a concessão da progressão de regime, o preenchimento dos requisitos de natureza objetiva e subjetiva. Constituem tais requisitos:

 

(EMAGIS) Quanto às ações constitucionais:

I. A impetração de mandado de segurança coletivo por entidade de classe em favor dos associados independe da autorização destes. Por outro lado, entidade de classe não tem legitimação para o mandado de segurança quando a pretensão veiculada interesse apenas a uma parte da respectiva categoria.

II. Não é condição para o cabimento da ação popular a demonstração de prejuízo material aos cofres públicos, dado que a Constituição estabelece que qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular e impugnar, ainda que separadamente, ato lesivo ao patrimônio material, moral, cultural ou histórico do Estado ou de entidade de que ele participe.

III. Compete originariamente ao Supremo Tribunal Federal o julgamento de habeas corpus contra decisão de turma recursal de juizados especiais criminais.

IV. Não cabe habeas corpus contra decisão condenatória a pena de multa, ou relativo a processo em curso por infração penal a que a pena pecuniária seja a única cominada.

V. O habeas data é a garantia constitucional adequada para a obtenção, pelo próprio contribuinte, dos dados concernentes ao pagamento de tributos constantes de sistemas informatizados de apoio à arrecadação dos órgãos da administração fazendária dos entes estatais.

Pode-se afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere dispositivo de Constituição Estadual com o seguinte teor: “A divulgação feita por autoridade de ato, programa, obra ou serviço públicos de sua iniciativa, incluídos os decorrentes de emendas à lei orçamentária anual, não caracteriza promoção pessoal, quando atenda os critérios previstos em norma interna de cada poder.”

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que o MPF ajuizou ação civil pública, com pedido de antecipação dos efeitos da tutela, em face da União Federal e do Município Brasileiro, com o objetivo de assegurar a aplicação do percentual mínimo previsto pelo art. 77 do ADCT em ações de saúde. Narra o MPF que o Município Brasileiro, nos exercícios financeiros de 2009 e 2010, não aplicou os recursos vinculados às ações e serviços públicos de saúde no destino previsto na Carta Magna. Informa que o total da diferença apurada que deixou de ser aplicada no setor de saúde da municipalidade, nesses dois anos, foi de R$ 5.000.000,00. Com base nisso e no art. 160, §1º, II, da CF, defende que a União, por meio do Ministério da Fazenda e da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), deve reter os recursos atribuídos ao Município Brasileiro pelos artigos 158 e 159 da CF/1988, a fim de que ele cumpra a obrigação constitucional de aplicação mínima de recursos na saúde.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere ação direta de inconstitucionalidade na qual associação nacional de delegados de polícia se insurja contra o estabelecimento, no âmbito dos Estados-membros, de teto remuneratório no âmbito do Poder Executivo, a abranger o subsídio dos respectivos delegados da polícia civil, correspondente ao subsídio do Governador do Estado, articulando, em síntese, que a prática é lesiva ao princípio da isonomia, na medida em que os delegados da polícia federal, a despeito de exercerem as mesmas funções de polícia judiciária, submetem-se ao teto remuneratório correspondente aos subsídios de ministros do Supremo Tribunal Federal.

A propósito da situação em questão e também do tema nela debatido, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as inelegibilidades, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sabe-se que os títulos de crédito funcionam em regra como títulos executivos extrajudiciais. A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Ao menos em regra, no que concerne aos títulos de crédito passíveis de circulação por endosso, rejeita-se a execução guarnecida de cópias reprográficas de cambiais, não cabendo, por exemplo, a apresentação de cópia de cheque.

II. As Cédulas de Produto Rural (CPR), reguladas pela Lei 8.929/94, são títulos cambiais que não possuem o atributo da circularidade, vez que não passíveis de endosso em preto ou completo.

III. É inaplicável o Código de Defesa do Consumidor ao negócio jurídico estabelecido entre cooperativa e cooperado, quando se tratar de ato cooperativo típico, motivo pelo qual a CPR emitida para capitalizar uma cooperativa agrícola, tratando-se de ato cooperativo típico, não se submete também ao CDC.

Estão corretas as seguintes assertivas:
 

 

(EMAGIS) Sobre a recuperação judicial e também a recuperação extrajudicial do empresário em crise, tendo presente a disciplina da Lei 11.101/2005 e o magistério consagrado na doutrina, avalie as assertivas que seguem.

I. A doutrina, no que concerne à recuperação extrajudicial, admite apenas a modalidade conhecida como meramente homologatória, de homologação facultativa, unânime ou de adesão total, vez que vedada a modalidade conhecida como impositiva, de homologação obrigatória, forçada ou por classes, já que nosso sistema veda, ao menos no que concerne à modalidade extrajudicial, a sujeição ao plano de credores que com ele não anuíram.

II. Havendo impugnações de credores ao plano de recuperação extrajudicial, caberá ao juiz decidir, podendo rejeitá-las e, ainda que com tais oposições, homologar o plano.

III. Enquanto a impugnação ao plano de recuperação extrajudicial é apreciada e decidida pelo juiz ao qual distribuído o pedido de homologação, a objeção ao plano de recuperação judicial deve ser objeto de deliberação pela assembleia de credores, ainda que tais objeções sejam apresentadas ao juízo da recuperação judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto aos impostos municipais, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A propósito dos efeitos da recuperação judicial sobre as execuções fiscais que tramitam contra o empresário em recuperação, tendo presente as recentes alterações legislativas introduzidas na Lei 11.101/2005, o magistério da doutrina e também a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do parcelamento do solo urbano, especialmente seu fracionamento imobiliário feito pelos conhecidos loteamentos, devendo ser avaliadas em consonância com a Lei 6.766/1979 (Lei de Parcelamento do Solo Urbano) e com a jurisprudência do STJ.

I. Para o STJ, as taxas de manutenção cobradas por associação de moradores equiparam-se a despesas condominiais, gerando dívida com natureza propter rem.

II. Segundo o STJ, a previsão da taxa de manutenção no contrato-padrão que acompanha o projeto de loteamento registrado no Cartório de Registro de Imóveis não vincula os adquirentes futuros ao pagamento de taxas incidentes posteriormente às respectivas aquisições dos imóveis.

III. Segundo o STJ, a previsão da taxa de manutenção no contrato-padrão que acompanha o projeto de loteamento registrado no Cartório de Registro de Imóveis vincula os adquirentes futuros ao pagamento das taxas vencidas antes da aquisição da respectiva unidade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o processo administrativo, licitações e contratos administrativos, assinale a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre a improbidade administrativa, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre o fomento público, a responsabilidade fiscal, o terceiro setor e a solução alternativa de conflitos com o poder público, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre os bens públicos, marque a alternativa CORRETA.


 

(MP/TO – PROMOTOR – 2022) Os membros do Ministério Público dos estados e os procuradores do Ministério Público junto aos tribunais de contas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA em relação à tutela coletiva dos direitos:

 

(DPE/MS – FGV – 2022) João e Maria foram casados por cinco anos e tiveram um filho, André, hoje com 4 anos de idade. Por ocasião do divórcio consensual, foi homologado acordo judicial que previa a guarda compartilhada do filho entre os genitores. Um ano depois, Maria casou-se com Joana e passaram a residir juntas no mesmo imóvel, tendo André excelente relacionamento com ambas. Alegando que a orientação sexual de Maria poderia expor seu filho à discriminação e lhe causar confusão psicológica, João ajuizou ação de modificação de cláusula, a fim de obter de forma exclusiva a guarda de André.

Após receber a citação, Maria buscou atendimento na Defensoria Pública, que apresentou contestação pugnando pela improcedência do pedido, com base no precedente da Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) consistente no caso:

 

  9667 item(ns)
Primeiro Anterior  181   182   183   184   185  Proximo Ultimo

Cesta de Rodadas Pretéritas

Adicione à cesta os planos das Rodadas Pretéritas que você deseja adquirir.

    Valor Total: R$ ...

    • 1

    Copyright © 2010-2025 - Emagis - Todos os direitos reservados - CNPJ: 12.626.846/0001-10
    O Emagis é uma instituição privada, não possuindo qualquer vinculação a órgãos públicos. ILION.com.br