Emagis
Emagis
HOME MATRICULE-SE POR QUE APROVAMOS MAIS? ENTENDA OS CURSOS RESULTADOS ÁREA RESTRITA
NEWSLETTER
CONTATO
Magistratura MAGISTRATURA
Magistratura MINISTÉRIO PÚBLICO
Magistratura DEFENSORIA PÚBLICA
Magistratura PROCURADORIA
Magistratura DELEGADO DE POLICIA
Programas de Estudos PROGRAMAS DE ESTUDO
Planos de Questões/Provas PLANOS DE QUESTÕES/PROVAS
Cursos Intensivos Simulados CURSOS INTENSIVOS SIMULADOS
Videoaulas VIDEOAULAS
Rodadas Pretéritas RODADAS PRETÉRITAS
Downloads DOWNLOADS
Facebook Intagran Youtube Twitter
Emagis
Bem-vindo(a)



INÍCIO (ÁREA RESTRITA) AVISOS MINHA CONTA ALTERAR DADOS CADASTRAIS RENOVAR/ADQUIRIR PLANO CERTIFICADOS INDIQUE UM AMIGO SAIR
FAÇA SEU LOGIN


ESQUECEU A SENHA?


Seu navegador não suporta este video. Por favor, atualize seu navegador.

Rodadas Pretéritas

  1. Home
  2. Rodadas Pretéritas
  3. Busca
  4. Entenda as rodadas pretéritas
Informações Adicionar

Discursivas 2022

Informações Adicionar

Discursivas TJ/SP 2023

Busque por suas rodadas

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 04.2022

Informações Adicionar

Ministério Público Estadual - Rodada 04.2022

Informações Adicionar

Objetivas - Rodada 04.2022

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 04.2022

Informações Adicionar

Sentença Estadual - Rodada 04.2022

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM - Rodada 04.2022

Informações Adicionar

Delegado de Polícia - Rodada 04.2022

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 04.2022 - Questão 1

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 04.2022 - Questão 2

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 04.2022 - Questão 3

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 04.2022 - Questão 4

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 04.2022 - Questão 5

Informações Adicionar

PGE/PGM - Rodada 04.2022

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 04.2022

Informações Adicionar

Objetivas MP Estadual - Rodada 04.2022

Informações Adicionar

Objetivas TJ/MG 2022 - Simulado TJ/MG 2022 - 2ª Rodada Objetivas

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 04.2022

Informações Adicionar

Objetivas DPF - Rodada 04.2022

Informações Adicionar

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 04.2022

Informações Adicionar

Defensoria Pública Estadual - Rodada 04.2022

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 04.2022

Informações Adicionar

Objetivas DP Estadual - Rodada 04.2022

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 04.2022

Informações Adicionar

Objetivas MPF - Rodada 04.2022

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 04.2022

(EMAGIS) Relativamente à Parte Geral do Código Civil, julgue os itens abaixo.

I. A proteção que o Código Civil defere ao nascituro alcança o natimorto no que concerne aos direitos da personalidade.

II. São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desses atos.

III. O exercício dos direitos da personalidade pode sofrer limitação voluntária, desde que não seja permanente nem geral.

Estão corretos somente os itens:

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) A Robustez Ltda. foi contratada pelo condomínio do edifício Rosas para prestar serviços de segurança e vigilância por um ano, em troca do pagamento mensal de R$ 10.000,00, a ser efetivado até o dia 05 de cada mês. Findo um ano, o contrato não foi renovado porque o condomínio ficou inadimplente das três últimas prestações, e agora a Robustez Ltda. pleiteia o pagamento do total devido. Sobre cada prestação atrasada, incidirão:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a evolução jurídica das formas de tratamento legislativo dispensado à criança e ao adolescente, com a doutrina da proteção integral e com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei 8.069/1990). Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a remessa necessária, considerados os regramentos do CPC, julgue os itens a seguir expostos.

I. Não se aplica a remessa necessária quando a condenação ou o proveito econômico obtido na causa for de valor certo e líquido inferior a 100 (cem) salários mínimos, relativamente aos Municípios e respectivas autarquias e fundações de direito público.

II. Não se aplica a remessa necessária quando a sentença estiver fundada em entendimento coincidente com orientação vinculante firmada no âmbito administrativo do próprio ente público, consolidada em manifestação, parecer ou súmula administrativa.

III. A sentença de rejeição dos embargos à execução opostos pela Fazenda Pública está, em regra, sujeita à remessa necessária.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a desistência da ação e também com a desistência do recurso, além de outros assuntos correlatos. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação à atuação do Ministério Público no processo civil, considerada a disciplina do CPC, julgue os itens abaixo.

I. O Ministério Público será intimado para, no prazo de 30 (trinta) dias, intervir como fiscal da ordem jurídica nas hipóteses previstas em lei ou na Constituição Federal.

II. Nos casos de intervenção como fiscal da ordem jurídica, o Ministério Público poderá produzir provas, requerer as medidas processuais pertinentes e recorrer.

III. Findo o prazo para manifestação do Ministério Público sem o oferecimento de parecer, o juiz requisitará os autos e encaminhará o processo para outro membro do parquet, sem prejuízo da adoção de outras medidas cabíveis, como a comunicação ao Conselho Nacional do Ministério Público.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Quanto à colocação da criança ou adolescente em família substituta, nos termos da Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) A propósito da temática afeta à Criminologia do Consenso e Criminologia do Conflito, tendo presente o magistério consagrado na doutrina, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto à teoria do crime e temas correlatos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da individualização da pena e dos efeitos da condenação penal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a pessoa e os crimes contra o patrimônio, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 8.072/90, a Lei 8.137/90, a Lei 9.613/98 e a Lei 14.133/21, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a ação penal privada subsidiária da pública.

I. Ultrapassado o prazo legal disposto no artigo 46 para o MP, recebidos os autos do inquérito, apresentar denúncia, promover o arquivamento ou requisitar novas diligências, pode, de plano, ser oferecida queixa no exercício de ação penal subsidiária da pública.

II. Caso, recebidos os autos do inquérito policial, embora ultrapassado o prazo legal para o MP denunciar, promover o arquivamento dos autos ou requisitar à polícia diligências, haja diligências apuratórias internas em curso na repartição ministerial, suprime-se o cabimento da ação penal privada subsidiária da pública.

III. Constatada a inércia ministerial e regularmente oferecida queixa no exercício da ação penal privada subsidiária da pública, ainda que sobrevenha denúncia ajuizada pelo MP, não ocorre a prejudicialidade da ação penal privada regularmente em curso.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o inquérito policial.

I. Tratando-se de crime abrangido pela competência originária do STF, a polícia judiciária não está autorizada a instaurar, de ofício, inquérito policial para apurar a conduta de parlamentares federais.

II. Embora tenha o STF a prerrogativa de fazer instaurar inquérito a ser tramitado na Corte quando em questão a apuração de graves crimes contra o próprio tribunal ou seus ministros, tal instauração depende de prévia requisição ministerial.

III. Para admissão da constitucionalidade da previsão regimental de instauração de inquérito pelo próprio STF e presidência deste por um de seus ministros, invocou-se também a teoria dos poderes implícitos, na medida em que o instrumento investigatório funciona como garantia institucional, na medida em que confere um mínimo de estabilidade e proteção à Corte contra graves ataques destinados a destruir os pilares de sustentação do Tribunal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) Segundo entendimento do Superior Tribunal de Justiça, tendo ocorrido a revogação do inciso I do §2º do Art. 157 do Código Penal, pela Lei nº 13.654/2018, o juiz da execução penal pode, como circunstância judicial desfavorável, valorar o emprego de arma na:

 

(EMAGIS) Sobre o neoconstitucionalismo, avalie as seguintes proposições.

I. Como marco histórico do neoconstitucionalismo, pode-se citar a Revolução Francesa de 1789, que deu grande impulso ao surgimento das constituições escritas.

II. O pós-positivismo, com a centralidade dos direitos fundamentais e a reaproximação entre Direito e Ética, é apontado como marco filosófico do neoconstitucionalismo.

III. Como marco teórico do neoconstitucionalismo, aponta-se o conjunto de mudanças que incluem a força normativa da Constituição, a expansão da jurisdição constitucional e o desenvolvimento de uma nova dogmática da interpretação constitucional.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o constitucionalismo e também com a autonomia dos Municípios, devendo ser apreciadas em consonância com o magistério doutrinário, com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e com o texto da Constituição Federal. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a liberdade de expressão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da Separação dos Poderes e das hipóteses constitucionais de iniciativa legislativa privativa, devendo ser avaliadas em consonância com a jurisprudência do STF.

I. É constitucional lei de iniciativa parlamentar que cria conselho de representantes da sociedade civil, integrante da estrutura do Poder Legislativo, com atribuição de acompanhar ações do Executivo.

II. É inconstitucional lei estadual de iniciativa parlamentar que dispõe sobre política pública a ser executada pela Secretaria de Estado da Saúde, com repercussão direta nas atribuições desse órgão, que passa a assumir a responsabilidade pela qualificação técnica de hospitais filantrópicos, e com previsão de repasse de recursos do Fundo Estadual de Saúde.

III. É inconstitucional lei de iniciativa parlamentar que cria conselho popular com atribuições de participar do planejamento municipal, fiscalizar a respectiva execução e os demais atos da administração municipal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação às eleições, julgue, com base na Lei 9.504/97, as seguintes assertivas:

I. Poderá participar das eleições o partido que, até seis meses antes do pleito, tenha registrado seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral, conforme o disposto em lei, e tenha, até a data da convenção, órgão de direção constituído na circunscrição, de acordo com o respectivo estatuto.

II. A denominação de coligação partidária não poderá coincidir, incluir ou fazer referência a nome ou número de candidato.

III. O partido político coligado somente possui legitimidade para atuar de forma isolada no processo eleitoral quando questionar a validade da própria coligação, durante o período compreendido entre a data da convenção e o termo final do prazo para a impugnação do registro de candidatos.

Estão corretos apenas os itens:

 

(TJ/PI – Juiz de Direito Substituto – CEBRASPE – 2019) Assinale a opção que indica a denominação dada ao elemento incorpóreo do estabelecimento empresarial pertencente ao empresário e que concerne à localização do imóvel onde é exercida a mercancia ou atividade industrial, que não se confunde com o imóvel propriamente dito e que muitas vezes assume papel preponderante para o sucesso da empresa, seja pela relação com os clientes, seja pela relação com os fornecedores, e que é protegido pela lei de locações.

 

(EMAGIS) A recente Lei 14.195/2021 é resultado da conversão da MP 1.040/2021, editada pelo atual Presidente da República com providências regulatórias diversas em matéria empresarial, civil, processual, trabalhista e administrativa, dentre outras, tudo especialmente com o propósito de desburocratizar o exercício das atividades econômicas e operacionalizar o princípio da liberdade de iniciativa econômica em nosso país.

A propósito de tais inovações, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as taxas, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) A propósito da incidência do ICMS sobre petróleo, lubrificantes e combustíveis deles derivados, avalie as assertivas que seguem.

I. São imunes ao ICMS as operações que destinem a outros Estados petróleo, inclusive lubrificantes, combustíveis líquidos e gasosos dele derivados, e energia elétrica.

II. Não são imunes ao ICMS as operações que destinem, a adquirente situado no mesmo Estado do vendedor, petróleo, inclusive lubrificantes, combustíveis líquidos e gasosos dele derivados, e energia elétrica.

III. Lei complementar federal pode definir os combustíveis e lubrificantes sobre os quais o ICMS incidirá uma única vez, qualquer que seja a sua finalidade, hipótese em que não se aplicará a imunidade das operações interestaduais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o parcelamento como causa de suspensão do crédito tributário, avalie as assertivas que seguem.

I. É nula a notificação do ato de exclusão do programa de recuperação fiscal do Refis pelo Diário Oficial ou pela Internet.

II. Tratando-se de exclusão do contribuinte do programa de parcelamento em decorrência de acolhimento pela autoridade administrativa competente de representação da autoridade fiscal indicativa das irregularidades cometidas pelo contribuinte, a notificação deste para defender-se não precisa necessariamente dar-se antes da apreciação da mencionada representação, bastando que, publicada a decisão de exclusão, seja-lhe concedido, sem efeito suspensivo, prazo para sobre ela se manifestar.

III. Salvo disposição de lei em contrário, o parcelamento do crédito tributário exclui a incidência de juros e multas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da proteção ao meio ambiente e também das terras devolutas. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente aos princípios da Administração Pública, aos atos administrativos e temas correlatos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a Administração Pública Direta e Indireta, julgue os itens abaixo.

I. Pela teoria do órgão, a pessoa jurídica de direito público manifesta a sua vontade por meio de órgãos públicos, de tal modo que quando os agentes que os compõem manifestam a sua vontade, é como se o próprio Estado o fizesse; substitui-se a ideia de representação pela de imputação. Enquanto a teoria da representação considera a existência da pessoa jurídica e do representante como dois entes autônomos, a teoria do órgão funde os dois elementos, para concluir que o órgão é parte integrante do Estado.

II. Para o STF, não há inconstitucionalidade em lei estadual que prevê a destituição, no curso do mandato, de dirigentes de Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos Delegados por decisão exclusiva da Assembleia Legislativa, haja vista a autonomia político-administrativa outorgada aos entes federados pela Constituição Federal.

III. A estabilidade especial (ou extraordinária) do art. 19 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) estende-se aos empregados das fundações públicas de direito privado.

IV. Os Conselhos Profissionais, enquanto autarquias corporativas criadas por lei com outorga para o exercício de atividade típica do Estado, tem maior grau de autonomia administrativa e financeira, constituindo espécie sui generis de pessoa jurídica de direito público não estatal, à qual não se aplica a obrigatoriedade do regime jurídico único preconizado pelo art. 39 da Constituição Federal. Por isso, é constitucional legislação que permite a contratação no âmbito dos Conselhos Profissionais sob o regime celetista.

Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Considere servidor municipal que ocupa cargo público de provimento efetivo e requer aposentadoria perante o INSS, já que o Município não possui regime próprio de previdência. Tenha presente que a legislação municipal dispõe que a aposentadoria é causa de vacância do cargo público, o que determina o afastamento do servidor dos quadros da Administração. O servidor, então, propõe ação judicial, postulando a reintegração ao cargo mesmo depois de aposentar-se, ao fundamento de que é cabível a percepção simultânea de vencimentos de cargo público com proventos de aposentadoria pagos pelo Regime Geral de Previdência Social.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação à ação popular, julgue, com base na Lei 4.717/65, os itens abaixo, assinalando, na sequência, a alternativa apropriada.

I. A prova da cidadania, para ingresso em juízo, será feita com o título eleitoral, ou com documento que a ele corresponda.

II. Somente em situações excepcionais se admite que pessoa jurídica proponha ação popular.

III. É facultado a qualquer cidadão habilitar-se como litisconsorte ou assistente do autor da ação popular.

 

(EMAGIS) À luz da jurisprudência do STJ, assinale a opção CORRETA, a respeito de práticas e cláusulas abusivas elencadas no Código de Defesa do Consumidor.

 

(EMAGIS) Sobre as alterações promovidas pela EC 103/2019, julgue os itens abaixo.

I. Compete privativamente à União legislar sobre normas gerais de organização, efetivos, material bélico, garantias, convocação, mobilização, inatividades e pensões das polícias militares e dos corpos de bombeiros militares.

II. A aposentadoria concedida com a utilização de tempo de contribuição decorrente de cargo, emprego ou função pública, inclusive do Regime Geral de Previdência Social, acarretará o rompimento do vínculo que gerou o referido tempo de contribuição.

III. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base, dentre outros objetivos, na diversidade da base de financiamento, identificando-se, em rubricas contábeis específicas para cada área, as receitas e as despesas vinculadas a ações de saúde, previdência e assistência social, preservado o caráter contributivo da previdência social.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as gerações dos direitos humanos e os diplomas internacionais de proteção dos direitos humanos, assinale a correta:

 

(EMAGIS) O artigo 54, caput, da Lei 13.445/2017 (Lei da Migração), assim define expulsão: “A expulsão consiste em medida administrativa de retirada compulsória de migrante ou visitante do território nacional, conjugada com o impedimento de reingresso por prazo determinado.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

Ministério Público Estadual - Rodada 04.2022

Edelmira Brasileira, maior e capaz, via advogado constituído, ajuizou ação cível contra Severino Uruguaio e Marilda Uruguaia, casados em comunhão parcial de bens, distribuída ao Juízo da Vara Única da Comarca de Itaperuna-RJ.

A inicial narra em resumo o seguinte 1) que a autora é mãe biológica da criança IFG, conforme consta da certidão de nascimento acostada no Doc 1; 2) que a autora não sabe quem é o genitor, por razões de foro íntimo; 3) que há cerca de cinco anos, a autora deixou sua filha com os requeridos, desesperada por não ter condições financeiras de criá-la; 4) que em seguida a autora mudou-se para o continente europeu, onde infelizmente se envolveu com prostituição e uso compulsivo de drogas; 5) que retornou há cerca de um ano, tendo se recuperado do vício em entorpecentes; 6) que visitou algumas vezes a filha na casa dos requeridos, mas estes não deixaram que ela levasse a criança embora; 7) que tem o direito de levar a criança, pois ela é sua filha biológica; 8) que sua atual condição financeira é muito boa, pois tornou-se profissional de marketing multinível e está ganhando cerca de dez salários-mínimos por mês.

A autora pede provimento liminar, para que o juízo determine a busca e apreensão da criança, no endereço especificado, para que IFG lhe seja entregue para retomada imediata do convívio “mãe-filha”. Pede, ao final, seja o pedido julgado procedente, para que lhe seja garantido o direito de coabitar com sua filha, em sua própria residência, em apreço ao poder familiar que a lei lhe garante. Protesta pela produção de provas testemunhais e assinala valor simbólico à causa.

O juízo postergou a análise do pedido liminar, argumentando a necessidade de prévio contraditório e de confecção de laudo técnico psicossocial. Os requeridos foram citados. Houve designação de audiência de conciliação, na qual o MP participou, mas não houve sequer possibilidade de diálogo entre as partes, dada a intensa animosidade entre eles.

Em contestação tempestiva, os requeridos afirmaram que são casados há mais de vinte anos, conforme certidão de casamento juntada. Que tem vida financeira estável, tendo em vista que ambos são servidores públicos do Estado do Rio de Janeiro, consoante documentos e contracheques juntados. Que não há falar em poder familiar da autora, que “abandonou” a criança quando era bebê. Disseram também que são verdadeiros os fatos noticiados na inicial, quanto ao “abandono” da criança e isso constitui confissão da autora, na forma do art. 389 do CPC. Pede indeferimento do pedido liminar e improcedência do pedido final. Protesta pela produção de provas testemunhais.

A equipe interprofissional confeccionou laudo técnico, com as seguintes constatações: 1) a criança reconhece no casal requerido as figuras de pai e mãe; 2) o casal requerido detém ótima condição financeira; 3) a criança está provida de boas condições de saúde, educação, lazer etc.; 4) a criança não sabe que a autora é sua mãe biológica e nos poucos encontros que tiveram, estabeleceram uma ótima relação.

As partes puderam se manifestar sobre o laudo e se limitaram a reiterar, sem inovação, seus fundamentos anteriores. A autora insistiu no pedido liminar, ao passo que os requeridos postularam o indeferimento.

Certidão juntada pelo cartório denota que não foram ajuizadas ações cíveis de qualquer espécie, envolvendo o nome das partes, nem foi requerida habilitação no cadastro de adoção.

Agora, o juízo, antes de decidir o pedido liminar, determinou vista ao MP, para manifestação. Formule-a. O relatório é dispensado. Não são necessários requerimentos para providências fora dos autos.

 

Objetivas - Rodada 04.2022

(EMAGIS) Sobre o neoconstitucionalismo, avalie as seguintes proposições.

I. Como marco histórico do neoconstitucionalismo, pode-se citar a Revolução Francesa de 1789, que deu grande impulso ao surgimento das constituições escritas.

II. O pós-positivismo, com a centralidade dos direitos fundamentais e a reaproximação entre Direito e Ética, é apontado como marco filosófico do neoconstitucionalismo.

III. Como marco teórico do neoconstitucionalismo, aponta-se o conjunto de mudanças que incluem a força normativa da Constituição, a expansão da jurisdição constitucional e o desenvolvimento de uma nova dogmática da interpretação constitucional.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o constitucionalismo e também com a autonomia dos Municípios, devendo ser apreciadas em consonância com o magistério doutrinário, com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e com o texto da Constituição Federal. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a liberdade de expressão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da Separação dos Poderes e das hipóteses constitucionais de iniciativa legislativa privativa, devendo ser avaliadas em consonância com a jurisprudência do STF.

I. É constitucional lei de iniciativa parlamentar que cria conselho de representantes da sociedade civil, integrante da estrutura do Poder Legislativo, com atribuição de acompanhar ações do Executivo.

II. É inconstitucional lei estadual de iniciativa parlamentar que dispõe sobre política pública a ser executada pela Secretaria de Estado da Saúde, com repercussão direta nas atribuições desse órgão, que passa a assumir a responsabilidade pela qualificação técnica de hospitais filantrópicos, e com previsão de repasse de recursos do Fundo Estadual de Saúde.

III. É inconstitucional lei de iniciativa parlamentar que cria conselho popular com atribuições de participar do planejamento municipal, fiscalizar a respectiva execução e os demais atos da administração municipal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente aos princípios da Administração Pública, aos atos administrativos e temas correlatos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a Administração Pública Direta e Indireta, julgue os itens abaixo.

I. Pela teoria do órgão, a pessoa jurídica de direito público manifesta a sua vontade por meio de órgãos públicos, de tal modo que quando os agentes que os compõem manifestam a sua vontade, é como se o próprio Estado o fizesse; substitui-se a ideia de representação pela de imputação. Enquanto a teoria da representação considera a existência da pessoa jurídica e do representante como dois entes autônomos, a teoria do órgão funde os dois elementos, para concluir que o órgão é parte integrante do Estado.

II. Para o STF, não há inconstitucionalidade em lei estadual que prevê a destituição, no curso do mandato, de dirigentes de Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos Delegados por decisão exclusiva da Assembleia Legislativa, haja vista a autonomia político-administrativa outorgada aos entes federados pela Constituição Federal.

III. A estabilidade especial (ou extraordinária) do art. 19 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) estende-se aos empregados das fundações públicas de direito privado.

IV. Os Conselhos Profissionais, enquanto autarquias corporativas criadas por lei com outorga para o exercício de atividade típica do Estado, tem maior grau de autonomia administrativa e financeira, constituindo espécie sui generis de pessoa jurídica de direito público não estatal, à qual não se aplica a obrigatoriedade do regime jurídico único preconizado pelo art. 39 da Constituição Federal. Por isso, é constitucional legislação que permite a contratação no âmbito dos Conselhos Profissionais sob o regime celetista.

Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Considere servidor municipal que ocupa cargo público de provimento efetivo e requer aposentadoria perante o INSS, já que o Município não possui regime próprio de previdência. Tenha presente que a legislação municipal dispõe que a aposentadoria é causa de vacância do cargo público, o que determina o afastamento do servidor dos quadros da Administração. O servidor, então, propõe ação judicial, postulando a reintegração ao cargo mesmo depois de aposentar-se, ao fundamento de que é cabível a percepção simultânea de vencimentos de cargo público com proventos de aposentadoria pagos pelo Regime Geral de Previdência Social.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação à ação popular, julgue, com base na Lei 4.717/65, os itens abaixo, assinalando, na sequência, a alternativa apropriada.

I. A prova da cidadania, para ingresso em juízo, será feita com o título eleitoral, ou com documento que a ele corresponda.

II. Somente em situações excepcionais se admite que pessoa jurídica proponha ação popular.

III. É facultado a qualquer cidadão habilitar-se como litisconsorte ou assistente do autor da ação popular.

 

(EMAGIS) Relativamente à Parte Geral do Código Civil, julgue os itens abaixo.

I. A proteção que o Código Civil defere ao nascituro alcança o natimorto no que concerne aos direitos da personalidade.

II. São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desses atos.

III. O exercício dos direitos da personalidade pode sofrer limitação voluntária, desde que não seja permanente nem geral.

Estão corretos somente os itens:

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) A Robustez Ltda. foi contratada pelo condomínio do edifício Rosas para prestar serviços de segurança e vigilância por um ano, em troca do pagamento mensal de R$ 10.000,00, a ser efetivado até o dia 05 de cada mês. Findo um ano, o contrato não foi renovado porque o condomínio ficou inadimplente das três últimas prestações, e agora a Robustez Ltda. pleiteia o pagamento do total devido. Sobre cada prestação atrasada, incidirão:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a evolução jurídica das formas de tratamento legislativo dispensado à criança e ao adolescente, com a doutrina da proteção integral e com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei 8.069/1990). Marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/PI – Juiz de Direito Substituto – CEBRASPE – 2019) Assinale a opção que indica a denominação dada ao elemento incorpóreo do estabelecimento empresarial pertencente ao empresário e que concerne à localização do imóvel onde é exercida a mercancia ou atividade industrial, que não se confunde com o imóvel propriamente dito e que muitas vezes assume papel preponderante para o sucesso da empresa, seja pela relação com os clientes, seja pela relação com os fornecedores, e que é protegido pela lei de locações.

 

(EMAGIS) A recente Lei 14.195/2021 é resultado da conversão da MP 1.040/2021, editada pelo atual Presidente da República com providências regulatórias diversas em matéria empresarial, civil, processual, trabalhista e administrativa, dentre outras, tudo especialmente com o propósito de desburocratizar o exercício das atividades econômicas e operacionalizar o princípio da liberdade de iniciativa econômica em nosso país.

A propósito de tais inovações, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a remessa necessária, considerados os regramentos do CPC, julgue os itens a seguir expostos.

I. Não se aplica a remessa necessária quando a condenação ou o proveito econômico obtido na causa for de valor certo e líquido inferior a 100 (cem) salários mínimos, relativamente aos Municípios e respectivas autarquias e fundações de direito público.

II. Não se aplica a remessa necessária quando a sentença estiver fundada em entendimento coincidente com orientação vinculante firmada no âmbito administrativo do próprio ente público, consolidada em manifestação, parecer ou súmula administrativa.

III. A sentença de rejeição dos embargos à execução opostos pela Fazenda Pública está, em regra, sujeita à remessa necessária.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a desistência da ação e também com a desistência do recurso, além de outros assuntos correlatos. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação à atuação do Ministério Público no processo civil, considerada a disciplina do CPC, julgue os itens abaixo.

I. O Ministério Público será intimado para, no prazo de 30 (trinta) dias, intervir como fiscal da ordem jurídica nas hipóteses previstas em lei ou na Constituição Federal.

II. Nos casos de intervenção como fiscal da ordem jurídica, o Ministério Público poderá produzir provas, requerer as medidas processuais pertinentes e recorrer.

III. Findo o prazo para manifestação do Ministério Público sem o oferecimento de parecer, o juiz requisitará os autos e encaminhará o processo para outro membro do parquet, sem prejuízo da adoção de outras medidas cabíveis, como a comunicação ao Conselho Nacional do Ministério Público.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Levando em conta a defesa coletiva dos direitos em juízo, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) A propósito da temática afeta à Criminologia do Consenso e Criminologia do Conflito, tendo presente o magistério consagrado na doutrina, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto à teoria do crime e temas correlatos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da individualização da pena e dos efeitos da condenação penal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a pessoa e os crimes contra o patrimônio, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 8.072/90, a Lei 8.137/90, a Lei 9.613/98 e a Lei 14.133/21, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a ação penal privada subsidiária da pública.

I. Ultrapassado o prazo legal disposto no artigo 46 para o MP, recebidos os autos do inquérito, apresentar denúncia, promover o arquivamento ou requisitar novas diligências, pode, de plano, ser oferecida queixa no exercício de ação penal subsidiária da pública.

II. Caso, recebidos os autos do inquérito policial, embora ultrapassado o prazo legal para o MP denunciar, promover o arquivamento dos autos ou requisitar à polícia diligências, haja diligências apuratórias internas em curso na repartição ministerial, suprime-se o cabimento da ação penal privada subsidiária da pública.

III. Constatada a inércia ministerial e regularmente oferecida queixa no exercício da ação penal privada subsidiária da pública, ainda que sobrevenha denúncia ajuizada pelo MP, não ocorre a prejudicialidade da ação penal privada regularmente em curso.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o inquérito policial.

I. Tratando-se de crime abrangido pela competência originária do STF, a polícia judiciária não está autorizada a instaurar, de ofício, inquérito policial para apurar a conduta de parlamentares federais.

II. Embora tenha o STF a prerrogativa de fazer instaurar inquérito a ser tramitado na Corte quando em questão a apuração de graves crimes contra o próprio tribunal ou seus ministros, tal instauração depende de prévia requisição ministerial.

III. Para admissão da constitucionalidade da previsão regimental de instauração de inquérito pelo próprio STF e presidência deste por um de seus ministros, invocou-se também a teoria dos poderes implícitos, na medida em que o instrumento investigatório funciona como garantia institucional, na medida em que confere um mínimo de estabilidade e proteção à Corte contra graves ataques destinados a destruir os pilares de sustentação do Tribunal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) Segundo entendimento do Superior Tribunal de Justiça, tendo ocorrido a revogação do inciso I do §2º do Art. 157 do Código Penal, pela Lei nº 13.654/2018, o juiz da execução penal pode, como circunstância judicial desfavorável, valorar o emprego de arma na:

 

(PC/GO – UEG – 2018) Tendo em vista a relevância da determinação da distância de um disparo com arma de fogo, bem como a necessidade de conhecimento acerca dos elementos do disparo na saída da arma, para a verificação de um tiro a curta distância (queima-roupa), quando observados os sinais na pele da vítima, também deverá ser levado em consideração o seguinte aspecto:

 

(EMAGIS) Sobre as taxas, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) A propósito da incidência do ICMS sobre petróleo, lubrificantes e combustíveis deles derivados, avalie as assertivas que seguem.

I. São imunes ao ICMS as operações que destinem a outros Estados petróleo, inclusive lubrificantes, combustíveis líquidos e gasosos dele derivados, e energia elétrica.

II. Não são imunes ao ICMS as operações que destinem, a adquirente situado no mesmo Estado do vendedor, petróleo, inclusive lubrificantes, combustíveis líquidos e gasosos dele derivados, e energia elétrica.

III. Lei complementar federal pode definir os combustíveis e lubrificantes sobre os quais o ICMS incidirá uma única vez, qualquer que seja a sua finalidade, hipótese em que não se aplicará a imunidade das operações interestaduais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o parcelamento como causa de suspensão do crédito tributário, avalie as assertivas que seguem.

I. É nula a notificação do ato de exclusão do programa de recuperação fiscal do Refis pelo Diário Oficial ou pela Internet.

II. Tratando-se de exclusão do contribuinte do programa de parcelamento em decorrência de acolhimento pela autoridade administrativa competente de representação da autoridade fiscal indicativa das irregularidades cometidas pelo contribuinte, a notificação deste para defender-se não precisa necessariamente dar-se antes da apreciação da mencionada representação, bastando que, publicada a decisão de exclusão, seja-lhe concedido, sem efeito suspensivo, prazo para sobre ela se manifestar.

III. Salvo disposição de lei em contrário, o parcelamento do crédito tributário exclui a incidência de juros e multas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os Tribunais de Contas, avalie as assertivas que seguem.

I. A CF/1988 admite, após sua vigência, a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais.

II. Os Tribunais de Contas dos Municípios existentes devem ter, tais como os Tribunais de Contas dos Estados, 7 conselheiros.

III. O subsídio dos conselheiros dos Tribunais de Contas dos Municípios deve ser estabelecidos em percentual do subsídio dos conselheiros do Tribunal de Contas do respectivo Estado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da proteção ao meio ambiente e também das terras devolutas. Marque a assertiva CORRETA.

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) Fernando é empresário com pessoa jurídica regularmente constituída como “Fernando Comércio EIRELI”. Todavia, em sua atividade como pessoa física, acabou por contrair inúmeras dívidas com diversos credores. Ciente de que seu patrimônio estava em risco, transferiu diversos bens de seu patrimônio particular para sua empresa, o que viria a inviabilizar eventual execução das dívidas. Aos credores, nessas circunstâncias,

 

(EMAGIS) À luz da jurisprudência do STJ, assinale a opção CORRETA, a respeito de práticas e cláusulas abusivas elencadas no Código de Defesa do Consumidor.

 

(EMAGIS) Quanto à colocação da criança ou adolescente em família substituta, nos termos da Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre as gerações dos direitos humanos e os diplomas internacionais de proteção dos direitos humanos, assinale a correta:

 

(EMAGIS) O artigo 54, caput, da Lei 13.445/2017 (Lei da Migração), assim define expulsão: “A expulsão consiste em medida administrativa de retirada compulsória de migrante ou visitante do território nacional, conjugada com o impedimento de reingresso por prazo determinado.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação às eleições, julgue, com base na Lei 9.504/97, as seguintes assertivas:

I. Poderá participar das eleições o partido que, até seis meses antes do pleito, tenha registrado seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral, conforme o disposto em lei, e tenha, até a data da convenção, órgão de direção constituído na circunscrição, de acordo com o respectivo estatuto.

II. A denominação de coligação partidária não poderá coincidir, incluir ou fazer referência a nome ou número de candidato.

III. O partido político coligado somente possui legitimidade para atuar de forma isolada no processo eleitoral quando questionar a validade da própria coligação, durante o período compreendido entre a data da convenção e o termo final do prazo para a impugnação do registro de candidatos.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as alterações promovidas pela EC 103/2019, julgue os itens abaixo.

I. Compete privativamente à União legislar sobre normas gerais de organização, efetivos, material bélico, garantias, convocação, mobilização, inatividades e pensões das polícias militares e dos corpos de bombeiros militares.

II. A aposentadoria concedida com a utilização de tempo de contribuição decorrente de cargo, emprego ou função pública, inclusive do Regime Geral de Previdência Social, acarretará o rompimento do vínculo que gerou o referido tempo de contribuição.

III. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base, dentre outros objetivos, na diversidade da base de financiamento, identificando-se, em rubricas contábeis específicas para cada área, as receitas e as despesas vinculadas a ações de saúde, previdência e assistência social, preservado o caráter contributivo da previdência social.

Estão corretos somente os itens:

 

(Procurador do Estado de SC – FEPESE – 2018) De acordo com legislação trabalhista, após cada período de 12 meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado terá direito a férias de 18 dias corridos quando:

 

(Procurador do Estado do Mato Grosso do Sul – 2017) Quanto aos recursos trabalhistas, assinale a alternativa correta

 

(EMAGIS) A respeito do regime jurídico do Procurador-Geral de Justiça, assinale a alternativa correta:

 

(DPE/AM – FCC – 2018) Segundo a Lei Complementar n° 80/1994, que prescreve normas gerais para a organização nos Estados, a Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Estado é órgão

 

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 04.2022

(EMAGIS) Relativamente à Parte Geral do Código Civil, julgue os itens abaixo.

I. A proteção que o Código Civil defere ao nascituro alcança o natimorto no que concerne aos direitos da personalidade.

II. São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desses atos.

III. O exercício dos direitos da personalidade pode sofrer limitação voluntária, desde que não seja permanente nem geral.

Estão corretos somente os itens:

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) A Robustez Ltda. foi contratada pelo condomínio do edifício Rosas para prestar serviços de segurança e vigilância por um ano, em troca do pagamento mensal de R$ 10.000,00, a ser efetivado até o dia 05 de cada mês. Findo um ano, o contrato não foi renovado porque o condomínio ficou inadimplente das três últimas prestações, e agora a Robustez Ltda. pleiteia o pagamento do total devido. Sobre cada prestação atrasada, incidirão:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a evolução jurídica das formas de tratamento legislativo dispensado à criança e ao adolescente, com a doutrina da proteção integral e com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei 8.069/1990). Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a remessa necessária, considerados os regramentos do CPC, julgue os itens a seguir expostos.

I. Não se aplica a remessa necessária quando a condenação ou o proveito econômico obtido na causa for de valor certo e líquido inferior a 100 (cem) salários mínimos, relativamente aos Municípios e respectivas autarquias e fundações de direito público.

II. Não se aplica a remessa necessária quando a sentença estiver fundada em entendimento coincidente com orientação vinculante firmada no âmbito administrativo do próprio ente público, consolidada em manifestação, parecer ou súmula administrativa.

III. A sentença de rejeição dos embargos à execução opostos pela Fazenda Pública está, em regra, sujeita à remessa necessária.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a desistência da ação e também com a desistência do recurso, além de outros assuntos correlatos. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação à atuação do Ministério Público no processo civil, considerada a disciplina do CPC, julgue os itens abaixo.

I. O Ministério Público será intimado para, no prazo de 30 (trinta) dias, intervir como fiscal da ordem jurídica nas hipóteses previstas em lei ou na Constituição Federal.

II. Nos casos de intervenção como fiscal da ordem jurídica, o Ministério Público poderá produzir provas, requerer as medidas processuais pertinentes e recorrer.

III. Findo o prazo para manifestação do Ministério Público sem o oferecimento de parecer, o juiz requisitará os autos e encaminhará o processo para outro membro do parquet, sem prejuízo da adoção de outras medidas cabíveis, como a comunicação ao Conselho Nacional do Ministério Público.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) À luz da jurisprudência do STJ, assinale a opção CORRETA, a respeito de práticas e cláusulas abusivas elencadas no Código de Defesa do Consumidor.

 

(EMAGIS) Quanto à colocação da criança ou adolescente em família substituta, nos termos da Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) A propósito da temática afeta à Criminologia do Consenso e Criminologia do Conflito, tendo presente o magistério consagrado na doutrina, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto à teoria do crime e temas correlatos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da individualização da pena e dos efeitos da condenação penal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a pessoa e os crimes contra o patrimônio, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a ação penal privada subsidiária da pública.

I. Ultrapassado o prazo legal disposto no artigo 46 para o MP, recebidos os autos do inquérito, apresentar denúncia, promover o arquivamento ou requisitar novas diligências, pode, de plano, ser oferecida queixa no exercício de ação penal subsidiária da pública.

II. Caso, recebidos os autos do inquérito policial, embora ultrapassado o prazo legal para o MP denunciar, promover o arquivamento dos autos ou requisitar à polícia diligências, haja diligências apuratórias internas em curso na repartição ministerial, suprime-se o cabimento da ação penal privada subsidiária da pública.

III. Constatada a inércia ministerial e regularmente oferecida queixa no exercício da ação penal privada subsidiária da pública, ainda que sobrevenha denúncia ajuizada pelo MP, não ocorre a prejudicialidade da ação penal privada regularmente em curso.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o inquérito policial.

I. Tratando-se de crime abrangido pela competência originária do STF, a polícia judiciária não está autorizada a instaurar, de ofício, inquérito policial para apurar a conduta de parlamentares federais.

II. Embora tenha o STF a prerrogativa de fazer instaurar inquérito a ser tramitado na Corte quando em questão a apuração de graves crimes contra o próprio tribunal ou seus ministros, tal instauração depende de prévia requisição ministerial.

III. Para admissão da constitucionalidade da previsão regimental de instauração de inquérito pelo próprio STF e presidência deste por um de seus ministros, invocou-se também a teoria dos poderes implícitos, na medida em que o instrumento investigatório funciona como garantia institucional, na medida em que confere um mínimo de estabilidade e proteção à Corte contra graves ataques destinados a destruir os pilares de sustentação do Tribunal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) Segundo entendimento do Superior Tribunal de Justiça, tendo ocorrido a revogação do inciso I do §2º do Art. 157 do Código Penal, pela Lei nº 13.654/2018, o juiz da execução penal pode, como circunstância judicial desfavorável, valorar o emprego de arma na:

 

(EMAGIS) Sobre o neoconstitucionalismo, avalie as seguintes proposições.

I. Como marco histórico do neoconstitucionalismo, pode-se citar a Revolução Francesa de 1789, que deu grande impulso ao surgimento das constituições escritas.

II. O pós-positivismo, com a centralidade dos direitos fundamentais e a reaproximação entre Direito e Ética, é apontado como marco filosófico do neoconstitucionalismo.

III. Como marco teórico do neoconstitucionalismo, aponta-se o conjunto de mudanças que incluem a força normativa da Constituição, a expansão da jurisdição constitucional e o desenvolvimento de uma nova dogmática da interpretação constitucional.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o constitucionalismo e também com a autonomia dos Municípios, devendo ser apreciadas em consonância com o magistério doutrinário, com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e com o texto da Constituição Federal. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a liberdade de expressão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da Separação dos Poderes e das hipóteses constitucionais de iniciativa legislativa privativa, devendo ser avaliadas em consonância com a jurisprudência do STF.

I. É constitucional lei de iniciativa parlamentar que cria conselho de representantes da sociedade civil, integrante da estrutura do Poder Legislativo, com atribuição de acompanhar ações do Executivo.

II. É inconstitucional lei estadual de iniciativa parlamentar que dispõe sobre política pública a ser executada pela Secretaria de Estado da Saúde, com repercussão direta nas atribuições desse órgão, que passa a assumir a responsabilidade pela qualificação técnica de hospitais filantrópicos, e com previsão de repasse de recursos do Fundo Estadual de Saúde.

III. É inconstitucional lei de iniciativa parlamentar que cria conselho popular com atribuições de participar do planejamento municipal, fiscalizar a respectiva execução e os demais atos da administração municipal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação às eleições, julgue, com base na Lei 9.504/97, as seguintes assertivas:

I. Poderá participar das eleições o partido que, até seis meses antes do pleito, tenha registrado seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral, conforme o disposto em lei, e tenha, até a data da convenção, órgão de direção constituído na circunscrição, de acordo com o respectivo estatuto.

II. A denominação de coligação partidária não poderá coincidir, incluir ou fazer referência a nome ou número de candidato.

III. O partido político coligado somente possui legitimidade para atuar de forma isolada no processo eleitoral quando questionar a validade da própria coligação, durante o período compreendido entre a data da convenção e o termo final do prazo para a impugnação do registro de candidatos.

Estão corretos apenas os itens:

 

(TJ/PI – Juiz de Direito Substituto – CEBRASPE – 2019) Assinale a opção que indica a denominação dada ao elemento incorpóreo do estabelecimento empresarial pertencente ao empresário e que concerne à localização do imóvel onde é exercida a mercancia ou atividade industrial, que não se confunde com o imóvel propriamente dito e que muitas vezes assume papel preponderante para o sucesso da empresa, seja pela relação com os clientes, seja pela relação com os fornecedores, e que é protegido pela lei de locações.

 

(EMAGIS) A recente Lei 14.195/2021 é resultado da conversão da MP 1.040/2021, editada pelo atual Presidente da República com providências regulatórias diversas em matéria empresarial, civil, processual, trabalhista e administrativa, dentre outras, tudo especialmente com o propósito de desburocratizar o exercício das atividades econômicas e operacionalizar o princípio da liberdade de iniciativa econômica em nosso país.

A propósito de tais inovações, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as taxas, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) A propósito da incidência do ICMS sobre petróleo, lubrificantes e combustíveis deles derivados, avalie as assertivas que seguem.

I. São imunes ao ICMS as operações que destinem a outros Estados petróleo, inclusive lubrificantes, combustíveis líquidos e gasosos dele derivados, e energia elétrica.

II. Não são imunes ao ICMS as operações que destinem, a adquirente situado no mesmo Estado do vendedor, petróleo, inclusive lubrificantes, combustíveis líquidos e gasosos dele derivados, e energia elétrica.

III. Lei complementar federal pode definir os combustíveis e lubrificantes sobre os quais o ICMS incidirá uma única vez, qualquer que seja a sua finalidade, hipótese em que não se aplicará a imunidade das operações interestaduais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da proteção ao meio ambiente e também das terras devolutas. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente aos princípios da Administração Pública, aos atos administrativos e temas correlatos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a Administração Pública Direta e Indireta, julgue os itens abaixo.

I. Pela teoria do órgão, a pessoa jurídica de direito público manifesta a sua vontade por meio de órgãos públicos, de tal modo que quando os agentes que os compõem manifestam a sua vontade, é como se o próprio Estado o fizesse; substitui-se a ideia de representação pela de imputação. Enquanto a teoria da representação considera a existência da pessoa jurídica e do representante como dois entes autônomos, a teoria do órgão funde os dois elementos, para concluir que o órgão é parte integrante do Estado.

II. Para o STF, não há inconstitucionalidade em lei estadual que prevê a destituição, no curso do mandato, de dirigentes de Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos Delegados por decisão exclusiva da Assembleia Legislativa, haja vista a autonomia político-administrativa outorgada aos entes federados pela Constituição Federal.

III. A estabilidade especial (ou extraordinária) do art. 19 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) estende-se aos empregados das fundações públicas de direito privado.

IV. Os Conselhos Profissionais, enquanto autarquias corporativas criadas por lei com outorga para o exercício de atividade típica do Estado, tem maior grau de autonomia administrativa e financeira, constituindo espécie sui generis de pessoa jurídica de direito público não estatal, à qual não se aplica a obrigatoriedade do regime jurídico único preconizado pelo art. 39 da Constituição Federal. Por isso, é constitucional legislação que permite a contratação no âmbito dos Conselhos Profissionais sob o regime celetista.

Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Considere servidor municipal que ocupa cargo público de provimento efetivo e requer aposentadoria perante o INSS, já que o Município não possui regime próprio de previdência. Tenha presente que a legislação municipal dispõe que a aposentadoria é causa de vacância do cargo público, o que determina o afastamento do servidor dos quadros da Administração. O servidor, então, propõe ação judicial, postulando a reintegração ao cargo mesmo depois de aposentar-se, ao fundamento de que é cabível a percepção simultânea de vencimentos de cargo público com proventos de aposentadoria pagos pelo Regime Geral de Previdência Social.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação à ação popular, julgue, com base na Lei 4.717/65, os itens abaixo, assinalando, na sequência, a alternativa apropriada.

I. A prova da cidadania, para ingresso em juízo, será feita com o título eleitoral, ou com documento que a ele corresponda.

II. Somente em situações excepcionais se admite que pessoa jurídica proponha ação popular.

III. É facultado a qualquer cidadão habilitar-se como litisconsorte ou assistente do autor da ação popular.

 

(EMAGIS) A respeito do regime jurídico do Procurador-Geral de Justiça, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Levando em conta a defesa coletiva dos direitos em juízo, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) Sobre as gerações dos direitos humanos e os diplomas internacionais de proteção dos direitos humanos, assinale a correta:

 

Sentença Estadual - Rodada 04.2022

O Ministério Público, com atribuições na comarca de Itanhomi/MG, ofereceu denúncia em desfavor de ARMANDO BENITO, nascido no dia 13.01.2000, brasileiro, solteiro, servente de pedreiro, natural de Dom Cavati/MG. Narra a peça acusatória que:

“No dia 19.12.2020, de acordo com as informações contidas no inquérito policial, por volta das 23 horas, o acusado se dirigiu até a rua Miraí, n.º 135, no município de Capitão Andrade/MG, pertencente à comarca de Itanhomi/MG, à procura do Sr. CÍCERO DAMASCENO, de quem tinha uma dívida a receber.
No local, foi recebido por HELENA MARANHÃO, de 18 (dezoito) anos, filha de CÍCERO. Quando percebeu que ela se encontrava sozinha, simulando estar portando uma arma de fogo, disse que ela é quem pagaria a dívida do pai, com o corpo.
Ato contínuo, determinou que a jovem se dirigisse ao quarto dos fundos, onde ordenou que ela se despisse e se deitasse sobre a cama, quando, então, praticou atos libidinosos diversos da conjunção carnal.
A vítima, ao perceber que o acusado já estava saindo, pulou a janela do quarto onde se encontrava e começou a gritar por socorro.
O vizinho de HELENA, de posse das características do réu, mencionadas pela vítima, acionou a polícia, repassando a esta as informações necessárias para a sua localização.
O acusado se assustou com a reação da vítima e resolveu subtrair uma motocicleta que se encontrava no alpendre da casa, com a chave na ignição, utilizando-a para evadir-se do local.
Quatro quarteirões à frente, o acusado colidiu com a motocicleta em um poste de propriedade privada, danificando-a, cujo conserto ficou em R$ 800,00 (oitocentos reais).
Com base nessas informações, denuncio o réu ARMANDO BENITO como incurso nas sanções dos artigos 215-A, 155 e 163, todos do Código Penal Brasileiro, postulando, ao final, a sua condenação”.

O acusado foi preso em flagrante, próximo ao local do acidente, cuja prisão foi ratificada pelo juiz, em audiência de custódia, que, ao fundamentá-la, entendeu estarem presentes os pressupostos para a prisão preventiva.

A vítima, perante a polícia, pediu as providências contra o acusado, quando então relatou que foi forçada a masturbá-lo.

Laudo pericial juntado à f. 27, onde se constatou a presença de esperma nos seios da vítima e que, pelo exame de DNA, confirmou ser do acusado.

Auto de apreensão e avaliação da motocicleta, f. 20.

Folha de Antecedentes Criminais (FAC) e Certidão de Antecedentes Criminais (CAC) às f. 22/24, onde se constata a condenação do acusado, por crime de furto, com trânsito em julgado em 14.02.2020.

Termo de restituição, f. 25.

O fato causou indignação e comoção na pequena cidade de Capitão Andrade/MG.

A denúncia recebida à f. 35, quando foi ordenada a citação do réu para responder por escrito à acusação, nos termos do artigo 396-A do Código de Processo Penal.

Regularmente citado e notificado, f. 36, o acusado ofertou resposta à acusação à f. 37/38, por meio de defensor constituído, em cuja defesa preliminar se limitou a pugnar pela sua inocência. Na oportunidade, arrolou 3 (três) testemunhas.

O juiz, ante a inexistência de elementos a darem suporte à absolvição sumária do acusado, determinou o prosseguimento do feito e designou dia e hora para a audiência de instrução e julgamento.

Foi requerida a liberdade provisória, que foi indeferida, sob o fundamento de que o acusado não preenche os requisitos para a concessão do benefício e em razão da presença de um dos pressupostos para a decretação de sua prisão preventiva.

A vítima, em juízo, f. 82, confirmou que “Armando chegou em sua casa no dia dos fatos, por volta das 23 horas, procurando pelo seu pai, que devia a ele uma certa quantia em dinheiro; que, ao perceber a ausência do seu pai, o acusado a determinou que fosse até o quarto do fundo, simulando estar portando uma arma de fogo; que não tinha certeza se o acusado estava armado; que a declarante se sentiu acuada e sem reação, sentindo-se ameaçada; que, chegando ao quarto, o acusado determinou à declarante que se despisse e deitasse na cama, pois ela é quem pagaria a dívida do pai com o corpo; que o acusado abaixou a calça e obrigou a declarante a masturba-lo, vindo a ejacular em seus seios; que só na delegacia tomou conhecimento de que o acusado, ao sair da sua casa, subtraiu a motocicleta do seu pai”.

JOSÉ PONCIANO, vizinho da vítima, em juízo, f. 84, relatou que “a vítima chegou até o muro da sua casa e, apavorada, pedia por socorro, dizendo que acabara de ser abusada por um indivíduo chamado Armando; que a vítima passou ao declarante as características do acusado; que de posse desses elementos o declarante acionou a polícia”.

O policial TEODORO, f. 85, confirmou em juízo que efetuou a prisão do acusado, próximo ao local onde ele bateu a motocicleta. Disse que o acusado confirmou que subtraíra a motocicleta, mas nada informou sobre o crime contra a dignidade sexual.

O pai da vítima, CÍCERO DAMASCENO, em juízo, f. 86, confirmou que “sua filha foi abusada por ARMANDO e que ele ainda subtraiu a sua motocicleta; que além de subtrair a motocicleta o acusado ainda colidiu com ela em um poste, danificando-a, cujo prejuízo suportado pelo declarante foi de R$ 800,00 (oitocentos reais)”. Essas são as únicas informações prestadas pelo pai da vítima.

Interrogado em juízo, f. 87/88, o acusado negou a prática do delito de importunação sexual. Alegou que subtraiu a motocicleta apenas para empreender fuga e que no caminho perdeu o controle e colidiu com um poste.

Durante a instrução, foram ouvidas a ofendida, 3 (três) testemunhas arroladas pela acusação, sendo 1 (uma) delas em comum com a defesa, e, ao final, interrogado o réu, dispensadas pelas partes 3 (três) outras testemunhas, sendo 1 (uma) da acusação e 2 (duas) da defesa.

O Ministério Público, em sede de alegações finais, pediu a condenação do réu pela prática dos delitos descritos na denúncia e tipificados nos artigos 155, 163 e 215-A, todos do Código Penal Brasileiro, sob a alegação de que ficaram cabalmente demonstradas a materialidade e a autoria dos fatos.

A defesa, no que se refere ao delito previsto no artigo 215-A do Código Penal Brasileiro, em preliminar, pediu a declaração da nulidade do feito, alegando que a perícia realizada em um “toco de cigarro”, para o exame de DNA, não fora autorizada pelo acusado. Requereu, ainda, que, acaso seja rejeitada a preliminar, fosse proferida uma sentença absolutória, ao fundamento de que a palavra da vítima, sem outros elementos de provas, não é suficiente para um decreto condenatório.

Quanto ao delito descrito no artigo 155 do CPB, a defesa pediu a absolvição do acusado, ao argumento de que ele subtraiu a motocicleta tão somente para evadir-se do local dos fatos e que depois a devolveria ao seu proprietário. Aduziu que esse fato constitui apenas furto de uso, inexistente no ordenamento jurídico pátrio.

No que se refere ao delito tipificado no artigo 163 do CPB, crime de dano, requereu a absolvição do réu sob a alegação de falta de condição de procedibilidade e, ainda, que não houve a intenção de danificar o veículo.

É O RELATÓRIO. DECIDO.

Com base no relato acima apresentado, profira, na qualidade de juiz de direito substituto do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a sentença judicial adequada ao caso, devidamente embasada na legislação, na doutrina e (ou) na jurisprudência. Analise toda a matéria de direito processual e material pertinente ao julgamento, fundamentando suas explanações. Dispense o relatório e não crie fatos novos.

 

Objetivas PGE/PGM - Rodada 04.2022

(EMAGIS) Relativamente aos princípios da Administração Pública, aos atos administrativos e temas correlatos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a Administração Pública Direta e Indireta, julgue os itens abaixo.

I. Pela teoria do órgão, a pessoa jurídica de direito público manifesta a sua vontade por meio de órgãos públicos, de tal modo que quando os agentes que os compõem manifestam a sua vontade, é como se o próprio Estado o fizesse; substitui-se a ideia de representação pela de imputação. Enquanto a teoria da representação considera a existência da pessoa jurídica e do representante como dois entes autônomos, a teoria do órgão funde os dois elementos, para concluir que o órgão é parte integrante do Estado.

II. Para o STF, não há inconstitucionalidade em lei estadual que prevê a destituição, no curso do mandato, de dirigentes de Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos Delegados por decisão exclusiva da Assembleia Legislativa, haja vista a autonomia político-administrativa outorgada aos entes federados pela Constituição Federal.

III. A estabilidade especial (ou extraordinária) do art. 19 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) estende-se aos empregados das fundações públicas de direito privado.

IV. Os Conselhos Profissionais, enquanto autarquias corporativas criadas por lei com outorga para o exercício de atividade típica do Estado, tem maior grau de autonomia administrativa e financeira, constituindo espécie sui generis de pessoa jurídica de direito público não estatal, à qual não se aplica a obrigatoriedade do regime jurídico único preconizado pelo art. 39 da Constituição Federal. Por isso, é constitucional legislação que permite a contratação no âmbito dos Conselhos Profissionais sob o regime celetista.

Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Considere servidor municipal que ocupa cargo público de provimento efetivo e requer aposentadoria perante o INSS, já que o Município não possui regime próprio de previdência. Tenha presente que a legislação municipal dispõe que a aposentadoria é causa de vacância do cargo público, o que determina o afastamento do servidor dos quadros da Administração. O servidor, então, propõe ação judicial, postulando a reintegração ao cargo mesmo depois de aposentar-se, ao fundamento de que é cabível a percepção simultânea de vencimentos de cargo público com proventos de aposentadoria pagos pelo Regime Geral de Previdência Social.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação à ação popular, julgue, com base na Lei 4.717/65, os itens abaixo, assinalando, na sequência, a alternativa apropriada.

I. A prova da cidadania, para ingresso em juízo, será feita com o título eleitoral, ou com documento que a ele corresponda.

II. Somente em situações excepcionais se admite que pessoa jurídica proponha ação popular.

III. É facultado a qualquer cidadão habilitar-se como litisconsorte ou assistente do autor da ação popular.

 

(EMAGIS) Sobre o neoconstitucionalismo, avalie as seguintes proposições.

I. Como marco histórico do neoconstitucionalismo, pode-se citar a Revolução Francesa de 1789, que deu grande impulso ao surgimento das constituições escritas.

II. O pós-positivismo, com a centralidade dos direitos fundamentais e a reaproximação entre Direito e Ética, é apontado como marco filosófico do neoconstitucionalismo.

III. Como marco teórico do neoconstitucionalismo, aponta-se o conjunto de mudanças que incluem a força normativa da Constituição, a expansão da jurisdição constitucional e o desenvolvimento de uma nova dogmática da interpretação constitucional.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o constitucionalismo e também com a autonomia dos Municípios, devendo ser apreciadas em consonância com o magistério doutrinário, com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e com o texto da Constituição Federal. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a liberdade de expressão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da Separação dos Poderes e das hipóteses constitucionais de iniciativa legislativa privativa, devendo ser avaliadas em consonância com a jurisprudência do STF.

I. É constitucional lei de iniciativa parlamentar que cria conselho de representantes da sociedade civil, integrante da estrutura do Poder Legislativo, com atribuição de acompanhar ações do Executivo.

II. É inconstitucional lei estadual de iniciativa parlamentar que dispõe sobre política pública a ser executada pela Secretaria de Estado da Saúde, com repercussão direta nas atribuições desse órgão, que passa a assumir a responsabilidade pela qualificação técnica de hospitais filantrópicos, e com previsão de repasse de recursos do Fundo Estadual de Saúde.

III. É inconstitucional lei de iniciativa parlamentar que cria conselho popular com atribuições de participar do planejamento municipal, fiscalizar a respectiva execução e os demais atos da administração municipal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a remessa necessária, considerados os regramentos do CPC, julgue os itens a seguir expostos.

I. Não se aplica a remessa necessária quando a condenação ou o proveito econômico obtido na causa for de valor certo e líquido inferior a 100 (cem) salários mínimos, relativamente aos Municípios e respectivas autarquias e fundações de direito público.

II. Não se aplica a remessa necessária quando a sentença estiver fundada em entendimento coincidente com orientação vinculante firmada no âmbito administrativo do próprio ente público, consolidada em manifestação, parecer ou súmula administrativa.

III. A sentença de rejeição dos embargos à execução opostos pela Fazenda Pública está, em regra, sujeita à remessa necessária.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a desistência da ação e também com a desistência do recurso, além de outros assuntos correlatos. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação à atuação do Ministério Público no processo civil, considerada a disciplina do CPC, julgue os itens abaixo.

I. O Ministério Público será intimado para, no prazo de 30 (trinta) dias, intervir como fiscal da ordem jurídica nas hipóteses previstas em lei ou na Constituição Federal.

II. Nos casos de intervenção como fiscal da ordem jurídica, o Ministério Público poderá produzir provas, requerer as medidas processuais pertinentes e recorrer.

III. Findo o prazo para manifestação do Ministério Público sem o oferecimento de parecer, o juiz requisitará os autos e encaminhará o processo para outro membro do parquet, sem prejuízo da adoção de outras medidas cabíveis, como a comunicação ao Conselho Nacional do Ministério Público.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Relativamente à Parte Geral do Código Civil, julgue os itens abaixo.

I. A proteção que o Código Civil defere ao nascituro alcança o natimorto no que concerne aos direitos da personalidade.

II. São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desses atos.

III. O exercício dos direitos da personalidade pode sofrer limitação voluntária, desde que não seja permanente nem geral.

Estão corretos somente os itens:

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) A Robustez Ltda. foi contratada pelo condomínio do edifício Rosas para prestar serviços de segurança e vigilância por um ano, em troca do pagamento mensal de R$ 10.000,00, a ser efetivado até o dia 05 de cada mês. Findo um ano, o contrato não foi renovado porque o condomínio ficou inadimplente das três últimas prestações, e agora a Robustez Ltda. pleiteia o pagamento do total devido. Sobre cada prestação atrasada, incidirão:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a evolução jurídica das formas de tratamento legislativo dispensado à criança e ao adolescente, com a doutrina da proteção integral e com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei 8.069/1990). Marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/PI – Juiz de Direito Substituto – CEBRASPE – 2019) Assinale a opção que indica a denominação dada ao elemento incorpóreo do estabelecimento empresarial pertencente ao empresário e que concerne à localização do imóvel onde é exercida a mercancia ou atividade industrial, que não se confunde com o imóvel propriamente dito e que muitas vezes assume papel preponderante para o sucesso da empresa, seja pela relação com os clientes, seja pela relação com os fornecedores, e que é protegido pela lei de locações.

 

(EMAGIS) A recente Lei 14.195/2021 é resultado da conversão da MP 1.040/2021, editada pelo atual Presidente da República com providências regulatórias diversas em matéria empresarial, civil, processual, trabalhista e administrativa, dentre outras, tudo especialmente com o propósito de desburocratizar o exercício das atividades econômicas e operacionalizar o princípio da liberdade de iniciativa econômica em nosso país.

A propósito de tais inovações, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as taxas, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) A propósito da incidência do ICMS sobre petróleo, lubrificantes e combustíveis deles derivados, avalie as assertivas que seguem.

I. São imunes ao ICMS as operações que destinem a outros Estados petróleo, inclusive lubrificantes, combustíveis líquidos e gasosos dele derivados, e energia elétrica.

II. Não são imunes ao ICMS as operações que destinem, a adquirente situado no mesmo Estado do vendedor, petróleo, inclusive lubrificantes, combustíveis líquidos e gasosos dele derivados, e energia elétrica.

III. Lei complementar federal pode definir os combustíveis e lubrificantes sobre os quais o ICMS incidirá uma única vez, qualquer que seja a sua finalidade, hipótese em que não se aplicará a imunidade das operações interestaduais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os Tribunais de Contas, avalie as assertivas que seguem.

I. A CF/1988 admite, após sua vigência, a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais.

II. Os Tribunais de Contas dos Municípios existentes devem ter, tais como os Tribunais de Contas dos Estados, 7 conselheiros.

III. O subsídio dos conselheiros dos Tribunais de Contas dos Municípios deve ser estabelecidos em percentual do subsídio dos conselheiros do Tribunal de Contas do respectivo Estado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(Procurador do Estado de SC – FEPESE – 2018) De acordo com legislação trabalhista, após cada período de 12 meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado terá direito a férias de 18 dias corridos quando:

 

(Procurador do Estado do Mato Grosso do Sul – 2017) Quanto aos recursos trabalhistas, assinale a alternativa correta

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da proteção ao meio ambiente e também das terras devolutas. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto à teoria do crime e temas correlatos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da individualização da pena e dos efeitos da condenação penal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a ação penal privada subsidiária da pública.

I. Ultrapassado o prazo legal disposto no artigo 46 para o MP, recebidos os autos do inquérito, apresentar denúncia, promover o arquivamento ou requisitar novas diligências, pode, de plano, ser oferecida queixa no exercício de ação penal subsidiária da pública.

II. Caso, recebidos os autos do inquérito policial, embora ultrapassado o prazo legal para o MP denunciar, promover o arquivamento dos autos ou requisitar à polícia diligências, haja diligências apuratórias internas em curso na repartição ministerial, suprime-se o cabimento da ação penal privada subsidiária da pública.

III. Constatada a inércia ministerial e regularmente oferecida queixa no exercício da ação penal privada subsidiária da pública, ainda que sobrevenha denúncia ajuizada pelo MP, não ocorre a prejudicialidade da ação penal privada regularmente em curso.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o inquérito policial.

I. Tratando-se de crime abrangido pela competência originária do STF, a polícia judiciária não está autorizada a instaurar, de ofício, inquérito policial para apurar a conduta de parlamentares federais.

II. Embora tenha o STF a prerrogativa de fazer instaurar inquérito a ser tramitado na Corte quando em questão a apuração de graves crimes contra o próprio tribunal ou seus ministros, tal instauração depende de prévia requisição ministerial.

III. Para admissão da constitucionalidade da previsão regimental de instauração de inquérito pelo próprio STF e presidência deste por um de seus ministros, invocou-se também a teoria dos poderes implícitos, na medida em que o instrumento investigatório funciona como garantia institucional, na medida em que confere um mínimo de estabilidade e proteção à Corte contra graves ataques destinados a destruir os pilares de sustentação do Tribunal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

Delegado de Polícia - Rodada 04.2022

A autoridade policial titular do 13º Distrito Policial do Rio de Janeiro recebeu “notitia criminis” inqualificada sobre a existência de tráfico de drogas na residência de “Mané da Maconha”, velho traficante conhecido da polícia. Segundo a notícia, há alguns dias “Mané” vendia drogas na sua própria casa, situada na Rua do Sol, 999, bairro Centro, Rio de Janeiro/RJ.

Segundo a notícia, os compradores chegam, chamam pelo nome do traficante, recebem a droga e logo depois vão embora. Por fim, o noticiante averbou que a droga era trazida por outras pessoas não identificadas, que entregavam para “Mané da Maconha” revendê-la na sua própria residência.

O delegado instaurou a verificação da procedência das informações e determinou aos agentes policiais que averiguassem a veracidade da notícia. Os investigadores realizaram campana e apresentaram relatório de missão à autoridade policial, aduzindo a presença suspeita de várias pessoas, que chegavam, adentravam na casa de “Mané da Maconha” e saíam rapidamente. Não foi abordado ninguém para não prejudicar as investigações, mas foi percebido que todos saíam da residência com um pacote na mão.

Verificada a plausibilidade da notícia, a autoridade policial instaurou o inquérito policial n. 12/2022. Como diligência, requisitou as imagens de circuito interno de TV de uma escola municipal situada ao lado da casa de “Mané”, por meio das quais foi possível visualizar a intensa movimentação de pessoas, que entravam da casa e, dentro de poucos minutos, saíam dali levando um pacote. A mídia contendo as imagens foi juntada aos autos do inquérito policial. “Mané” não aparecia nelas.

O escrivão fez conclusão dos autos de inquérito policial à autoridade policial. Você é o Delegado de Polícia presidente do procedimento investigativo. Nessa condição e com base apenas nas informações acima expostas e naquelas que podem ser inferidas do enunciado, redija a peça policial imprescindível para a continuidade das investigações.

Explane todas as circunstâncias fáticas e jurídicas pertinentes sem usar qualquer material de consulta, inclusive códigos ou legislação.

Boa prática!

 

Discursivas - Rodada 04.2022 - Questão 1

Em determinada cidade do interior do Estado de Minas Gerais, foi editada lei municipal prevendo o serviço de assistência jurídica gratuita. Desse modo, o Município oferece serviços jurídicos gratuitos à população de baixa renda. Questiona-se: Municípios podem instituir a prestação de assistência jurídica à população de baixa renda? Explique. (Máximo 15 linhas).

Discursivas - Rodada 04.2022 - Questão 2

Em parte da área do sítio de Aristeu Tapitanga, o Poder Público implementou Área de Preservação Permanente que culminou em limitações ao uso do imóvel. O proprietário alega que houve esvaziamento do valor econômico do bem, consubstanciando verdadeira desapropriação indireta. Caberá pedido de reparação decorrente da apontada limitação administrativa ao argumento de que houve desapropriação indireta, ainda que o proprietário continue a ser o titular do domínio? Responda em, no máximo, 15 linhas.

Discursivas - Rodada 04.2022 - Questão 3

O Município de LAGO AZUL foi intimado pelo Diário de Justiça eletrônico sobre a improcedência de agravo em recurso especial, decisão desfavorável ao ente público. Como o Município não realizou o cadastramento no Sistema de Intimação Eletrônico do Superior Tribunal de Justiça, a decisão transitou em julgado. A Procuradoria do Município cogita propor ação rescisória para desconstituir o julgado pela falta de intimação pessoal do Município, ao argumento de que o Diário de Justiça eletrônico não constitui meio hábil para intimar a Fazenda Pública. Pergunta-se: a situação revela ofensa de prerrogativa de intimação pessoal prevista no art. 183 do CPC que possa amparar a pretensão rescisória? Responda em, no máximo, 15 linhas.

Discursivas - Rodada 04.2022 - Questão 4

O que se entende por teoria da asserção? Esclareça, fundamentadamente, se a teoria da asserção é adotada pelo CPC/2015. [Explique em até 15 linhas].

Discursivas - Rodada 04.2022 - Questão 5

Jagunço Mulambo, em 22/01/2020, utilizando de arma de fogo, adentrou no veículo de Ana Maria, com o intuito de subtraí-lo. Conduziu-o, então, por aproximadamente 20 minutos e, embora tenha dito a Ana Maria que a mataria, acabou liberando-a em um bairro longínquo, levando o veículo até o receptador que se encarregou de desmanchá-lo para a venda das respectivas peças automotivas.

Tendo sido processado e julgado, Jagunço foi condenado a 5 anos e 4 meses de reclusão, em sentença transitada em julgado em 19/11/2021.

Encontrando-se foragido da justiça, Jagunço persistiu com sua atividade criminosa e, em 14/01/2022, junto a dois outros comparsas, empregou explosivos para subtrair o numerário que se encontrava em caixas eletrônicos localizados em certa agência bancária, fazendo-o em um sábado de madrugada, quando não se encontrava nenhum cliente ou segurança no local.

Considerando que Jagunço venha a ser condenado por esse segundo fato, qual o requisito objetivo que deverá cumprir para a progressão de regime?

Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

Discursivas - Rodada 04.2022

Em determinada cidade do interior do Estado de Minas Gerais, foi editada lei municipal prevendo o serviço de assistência jurídica gratuita. Desse modo, o Município oferece serviços jurídicos gratuitos à população de baixa renda. Questiona-se: Municípios podem instituir a prestação de assistência jurídica à população de baixa renda? Explique. (Máximo 15 linhas).

 

Em parte da área do sítio de Aristeu Tapitanga, o Poder Público implementou Área de Preservação Permanente que culminou em limitações ao uso do imóvel. O proprietário alega que houve esvaziamento do valor econômico do bem, consubstanciando verdadeira desapropriação indireta. Caberá pedido de reparação decorrente da apontada limitação administrativa ao argumento de que houve desapropriação indireta, ainda que o proprietário continue a ser o titular do domínio? Responda em, no máximo, 15 linhas.

 

O Município de LAGO AZUL foi intimado pelo Diário de Justiça eletrônico sobre a improcedência de agravo em recurso especial, decisão desfavorável ao ente público. Como o Município não realizou o cadastramento no Sistema de Intimação Eletrônico do Superior Tribunal de Justiça, a decisão transitou em julgado. A Procuradoria do Município cogita propor ação rescisória para desconstituir o julgado pela falta de intimação pessoal do Município, ao argumento de que o Diário de Justiça eletrônico não constitui meio hábil para intimar a Fazenda Pública. Pergunta-se: a situação revela ofensa de prerrogativa de intimação pessoal prevista no art. 183 do CPC que possa amparar a pretensão rescisória? Responda em, no máximo, 15 linhas.

 

O que se entende por teoria da asserção? Esclareça, fundamentadamente, se a teoria da asserção é adotada pelo CPC/2015. [Explique em até 15 linhas].

 

Jagunço Mulambo, em 22/01/2020, utilizando de arma de fogo, adentrou no veículo de Ana Maria, com o intuito de subtraí-lo. Conduziu-o, então, por aproximadamente 20 minutos e, embora tenha dito a Ana Maria que a mataria, acabou liberando-a em um bairro longínquo, levando o veículo até o receptador que se encarregou de desmanchá-lo para a venda das respectivas peças automotivas.

Tendo sido processado e julgado, Jagunço foi condenado a 5 anos e 4 meses de reclusão, em sentença transitada em julgado em 19/11/2021.

Encontrando-se foragido da justiça, Jagunço persistiu com sua atividade criminosa e, em 14/01/2022, junto a dois outros comparsas, empregou explosivos para subtrair o numerário que se encontrava em caixas eletrônicos localizados em certa agência bancária, fazendo-o em um sábado de madrugada, quando não se encontrava nenhum cliente ou segurança no local.

Considerando que Jagunço venha a ser condenado por esse segundo fato, qual o requisito objetivo que deverá cumprir para a progressão de regime?

Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

 

PGE/PGM - Rodada 04.2022

Situação hipotética:

Em reunião de início do planejamento anual da Secretaria de Fazenda do ESTADO ALFA foram verificadas as principais controvérsias a serem solucionadas para melhorar a eficiência na arrecadação dos cofres do Estado.

Nesse sentido, uma questão que vem gerando debates internos entre Assessores Técnicos é acerca da retenção na fonte a título de imposto de renda de valores a serem pagos às pessoas físicas ou jurídicas contratadas para a prestação de bens e serviços.

A celeuma é se os valores devem ser repassados à União ou podem ser recolhidos aos cofres do Estado BETA. Visando dar uma solução ao tema, o Secretário da Fazenda Estadual decide enviar o processo à Procuradoria-Geral do Estado para opinar sobre o assunto.

Você é o Procurador Setorial do ESTADO ALFA que recebe o processo administrativo. Responda à consulta em forma de parecer jurídico, com base na legislação, na doutrina e na jurisprudência pertinente. O relatório está dispensado.

 

Sentença Federal - Rodada 04.2022

Trata-se de ação proposta por PABLO ESCOBAR em desfavor da sociedade empresária Minha Vida Construtora e Incorporadora Ltda. e da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - CEF, objetivando a baixa da hipoteca existente no imóvel objeto da matrícula XXXXX do CRI de Campo Grande/MS, em razão da dívida contraída pela promitente vendedora junto à instituição financeira, bem como a outorga da escritura definitiva de compra e venda em seu favor.

Em breve síntese, alega que: (i) firmou contrato em 21/11/2019 para aquisição de uma unidade imobiliária denominada Apartamento 601, Torre 5 do Residencial Morada Nova, nesta capital, pelo valor de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais), cuja quitação já ocorreu, conforme Declaração de quitação e autorização para futura escrituração, emitida em 08/02/2021; (ii) ao tentar realizar a escrituração e posterior registro junto ao Cartório de Imóveis, soube da existência de gravame na Matrícula nº XXXXX, que tem por beneficiária a CEF; (iii) o referido gravame se trata de hipoteca, cuja averbação ocorreu em 21/01/2019.

Sustenta, basicamente, a incidência da Súmula nº 308 do STJ e a ineficácia da hipoteca celebrada entre a construtora e a instituição financeira perante o terceiro adquirente de boa-fé.

Requer, assim, que as rés sejam condenadas a outorgar a escritura definitiva do imóvel em questão, bem como baixar a hipoteca atualmente existente em sua matrícula.

Custas pagas.

A audiência de conciliação foi infrutífera.

Citada, a Caixa Econômica Federal apresentou contestação, defendendo, inicialmente, sua ilegitimidade passiva em relação ao pedido de outorga de escritura definitiva de compra e venda. No mérito, alega que a Súmula 308 do STJ é inaplicável ao caso porque a hipoteca foi registrada antes da celebração do contrato de compra e venda entre a parte a construtora. Pugna, ao final, pela improcedência dos pedidos.

A sociedade empresária Minha Vida Construtora e Incorporadora Ltda. apresentou contestação, sustentando, preliminarmente, sua ilegitimidade passiva, argumentando que já expediu declaração de quitação e autorização para escrituração do imóvel mencionado. No mérito, assevera que realmente contraiu empréstimo junto à Caixa Econômica Federal para a construção do Residencial Morada Nova e que ofereceu os apartamentos respectivos em garantia (hipoteca) do pagamento da dívida. Requer, ao final, que os pedidos sejam julgados improcedentes.

Réplica apresentada.

Os autos vieram conclusos para sentença.

É o relatório. Decido.

Elabore, na condição de juiz (íza) federal substituto (a), a sentença adequada ao caso, enfrentando todas as questões processuais e materiais pertinentes. Não é necessária a confecção de relatório.

 

Objetivas MP Estadual - Rodada 04.2022

(EMAGIS) A respeito do regime jurídico do Procurador-Geral de Justiça, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) A propósito da temática afeta à Criminologia do Consenso e Criminologia do Conflito, tendo presente o magistério consagrado na doutrina, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto à teoria do crime e temas correlatos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da individualização da pena e dos efeitos da condenação penal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a pessoa e os crimes contra o patrimônio, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a ação penal privada subsidiária da pública.

I. Ultrapassado o prazo legal disposto no artigo 46 para o MP, recebidos os autos do inquérito, apresentar denúncia, promover o arquivamento ou requisitar novas diligências, pode, de plano, ser oferecida queixa no exercício de ação penal subsidiária da pública.

II. Caso, recebidos os autos do inquérito policial, embora ultrapassado o prazo legal para o MP denunciar, promover o arquivamento dos autos ou requisitar à polícia diligências, haja diligências apuratórias internas em curso na repartição ministerial, suprime-se o cabimento da ação penal privada subsidiária da pública.

III. Constatada a inércia ministerial e regularmente oferecida queixa no exercício da ação penal privada subsidiária da pública, ainda que sobrevenha denúncia ajuizada pelo MP, não ocorre a prejudicialidade da ação penal privada regularmente em curso.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o inquérito policial.

I. Tratando-se de crime abrangido pela competência originária do STF, a polícia judiciária não está autorizada a instaurar, de ofício, inquérito policial para apurar a conduta de parlamentares federais.

II. Embora tenha o STF a prerrogativa de fazer instaurar inquérito a ser tramitado na Corte quando em questão a apuração de graves crimes contra o próprio tribunal ou seus ministros, tal instauração depende de prévia requisição ministerial.

III. Para admissão da constitucionalidade da previsão regimental de instauração de inquérito pelo próprio STF e presidência deste por um de seus ministros, invocou-se também a teoria dos poderes implícitos, na medida em que o instrumento investigatório funciona como garantia institucional, na medida em que confere um mínimo de estabilidade e proteção à Corte contra graves ataques destinados a destruir os pilares de sustentação do Tribunal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) Segundo entendimento do Superior Tribunal de Justiça, tendo ocorrido a revogação do inciso I do §2º do Art. 157 do Código Penal, pela Lei nº 13.654/2018, o juiz da execução penal pode, como circunstância judicial desfavorável, valorar o emprego de arma na:

 

(EMAGIS) Relativamente à Parte Geral do Código Civil, julgue os itens abaixo.

I. A proteção que o Código Civil defere ao nascituro alcança o natimorto no que concerne aos direitos da personalidade.

II. São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desses atos.

III. O exercício dos direitos da personalidade pode sofrer limitação voluntária, desde que não seja permanente nem geral.

Estão corretos somente os itens:

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) A Robustez Ltda. foi contratada pelo condomínio do edifício Rosas para prestar serviços de segurança e vigilância por um ano, em troca do pagamento mensal de R$ 10.000,00, a ser efetivado até o dia 05 de cada mês. Findo um ano, o contrato não foi renovado porque o condomínio ficou inadimplente das três últimas prestações, e agora a Robustez Ltda. pleiteia o pagamento do total devido. Sobre cada prestação atrasada, incidirão:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a evolução jurídica das formas de tratamento legislativo dispensado à criança e ao adolescente, com a doutrina da proteção integral e com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei 8.069/1990). Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a remessa necessária, considerados os regramentos do CPC, julgue os itens a seguir expostos.

I. Não se aplica a remessa necessária quando a condenação ou o proveito econômico obtido na causa for de valor certo e líquido inferior a 100 (cem) salários mínimos, relativamente aos Municípios e respectivas autarquias e fundações de direito público.

II. Não se aplica a remessa necessária quando a sentença estiver fundada em entendimento coincidente com orientação vinculante firmada no âmbito administrativo do próprio ente público, consolidada em manifestação, parecer ou súmula administrativa.

III. A sentença de rejeição dos embargos à execução opostos pela Fazenda Pública está, em regra, sujeita à remessa necessária.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a desistência da ação e também com a desistência do recurso, além de outros assuntos correlatos. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação à atuação do Ministério Público no processo civil, considerada a disciplina do CPC, julgue os itens abaixo.

I. O Ministério Público será intimado para, no prazo de 30 (trinta) dias, intervir como fiscal da ordem jurídica nas hipóteses previstas em lei ou na Constituição Federal.

II. Nos casos de intervenção como fiscal da ordem jurídica, o Ministério Público poderá produzir provas, requerer as medidas processuais pertinentes e recorrer.

III. Findo o prazo para manifestação do Ministério Público sem o oferecimento de parecer, o juiz requisitará os autos e encaminhará o processo para outro membro do parquet, sem prejuízo da adoção de outras medidas cabíveis, como a comunicação ao Conselho Nacional do Ministério Público.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Levando em conta a defesa coletiva dos direitos em juízo, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) Sobre o neoconstitucionalismo, avalie as seguintes proposições.

I. Como marco histórico do neoconstitucionalismo, pode-se citar a Revolução Francesa de 1789, que deu grande impulso ao surgimento das constituições escritas.

II. O pós-positivismo, com a centralidade dos direitos fundamentais e a reaproximação entre Direito e Ética, é apontado como marco filosófico do neoconstitucionalismo.

III. Como marco teórico do neoconstitucionalismo, aponta-se o conjunto de mudanças que incluem a força normativa da Constituição, a expansão da jurisdição constitucional e o desenvolvimento de uma nova dogmática da interpretação constitucional.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o constitucionalismo e também com a autonomia dos Municípios, devendo ser apreciadas em consonância com o magistério doutrinário, com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e com o texto da Constituição Federal. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a liberdade de expressão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da Separação dos Poderes e das hipóteses constitucionais de iniciativa legislativa privativa, devendo ser avaliadas em consonância com a jurisprudência do STF.

I. É constitucional lei de iniciativa parlamentar que cria conselho de representantes da sociedade civil, integrante da estrutura do Poder Legislativo, com atribuição de acompanhar ações do Executivo.

II. É inconstitucional lei estadual de iniciativa parlamentar que dispõe sobre política pública a ser executada pela Secretaria de Estado da Saúde, com repercussão direta nas atribuições desse órgão, que passa a assumir a responsabilidade pela qualificação técnica de hospitais filantrópicos, e com previsão de repasse de recursos do Fundo Estadual de Saúde.

III. É inconstitucional lei de iniciativa parlamentar que cria conselho popular com atribuições de participar do planejamento municipal, fiscalizar a respectiva execução e os demais atos da administração municipal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as gerações dos direitos humanos e os diplomas internacionais de proteção dos direitos humanos, assinale a correta:

 

(EMAGIS) Relativamente aos princípios da Administração Pública, aos atos administrativos e temas correlatos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a Administração Pública Direta e Indireta, julgue os itens abaixo.

I. Pela teoria do órgão, a pessoa jurídica de direito público manifesta a sua vontade por meio de órgãos públicos, de tal modo que quando os agentes que os compõem manifestam a sua vontade, é como se o próprio Estado o fizesse; substitui-se a ideia de representação pela de imputação. Enquanto a teoria da representação considera a existência da pessoa jurídica e do representante como dois entes autônomos, a teoria do órgão funde os dois elementos, para concluir que o órgão é parte integrante do Estado.

II. Para o STF, não há inconstitucionalidade em lei estadual que prevê a destituição, no curso do mandato, de dirigentes de Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos Delegados por decisão exclusiva da Assembleia Legislativa, haja vista a autonomia político-administrativa outorgada aos entes federados pela Constituição Federal.

III. A estabilidade especial (ou extraordinária) do art. 19 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) estende-se aos empregados das fundações públicas de direito privado.

IV. Os Conselhos Profissionais, enquanto autarquias corporativas criadas por lei com outorga para o exercício de atividade típica do Estado, tem maior grau de autonomia administrativa e financeira, constituindo espécie sui generis de pessoa jurídica de direito público não estatal, à qual não se aplica a obrigatoriedade do regime jurídico único preconizado pelo art. 39 da Constituição Federal. Por isso, é constitucional legislação que permite a contratação no âmbito dos Conselhos Profissionais sob o regime celetista.

Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Considere servidor municipal que ocupa cargo público de provimento efetivo e requer aposentadoria perante o INSS, já que o Município não possui regime próprio de previdência. Tenha presente que a legislação municipal dispõe que a aposentadoria é causa de vacância do cargo público, o que determina o afastamento do servidor dos quadros da Administração. O servidor, então, propõe ação judicial, postulando a reintegração ao cargo mesmo depois de aposentar-se, ao fundamento de que é cabível a percepção simultânea de vencimentos de cargo público com proventos de aposentadoria pagos pelo Regime Geral de Previdência Social.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação à ação popular, julgue, com base na Lei 4.717/65, os itens abaixo, assinalando, na sequência, a alternativa apropriada.

I. A prova da cidadania, para ingresso em juízo, será feita com o título eleitoral, ou com documento que a ele corresponda.

II. Somente em situações excepcionais se admite que pessoa jurídica proponha ação popular.

III. É facultado a qualquer cidadão habilitar-se como litisconsorte ou assistente do autor da ação popular.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da proteção ao meio ambiente e também das terras devolutas. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as taxas, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) A propósito da incidência do ICMS sobre petróleo, lubrificantes e combustíveis deles derivados, avalie as assertivas que seguem.

I. São imunes ao ICMS as operações que destinem a outros Estados petróleo, inclusive lubrificantes, combustíveis líquidos e gasosos dele derivados, e energia elétrica.

II. Não são imunes ao ICMS as operações que destinem, a adquirente situado no mesmo Estado do vendedor, petróleo, inclusive lubrificantes, combustíveis líquidos e gasosos dele derivados, e energia elétrica.

III. Lei complementar federal pode definir os combustíveis e lubrificantes sobre os quais o ICMS incidirá uma única vez, qualquer que seja a sua finalidade, hipótese em que não se aplicará a imunidade das operações interestaduais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/PI – Juiz de Direito Substituto – CEBRASPE – 2019) Assinale a opção que indica a denominação dada ao elemento incorpóreo do estabelecimento empresarial pertencente ao empresário e que concerne à localização do imóvel onde é exercida a mercancia ou atividade industrial, que não se confunde com o imóvel propriamente dito e que muitas vezes assume papel preponderante para o sucesso da empresa, seja pela relação com os clientes, seja pela relação com os fornecedores, e que é protegido pela lei de locações.

 

(EMAGIS) A recente Lei 14.195/2021 é resultado da conversão da MP 1.040/2021, editada pelo atual Presidente da República com providências regulatórias diversas em matéria empresarial, civil, processual, trabalhista e administrativa, dentre outras, tudo especialmente com o propósito de desburocratizar o exercício das atividades econômicas e operacionalizar o princípio da liberdade de iniciativa econômica em nosso país.

A propósito de tais inovações, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação às eleições, julgue, com base na Lei 9.504/97, as seguintes assertivas:

I. Poderá participar das eleições o partido que, até seis meses antes do pleito, tenha registrado seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral, conforme o disposto em lei, e tenha, até a data da convenção, órgão de direção constituído na circunscrição, de acordo com o respectivo estatuto.

II. A denominação de coligação partidária não poderá coincidir, incluir ou fazer referência a nome ou número de candidato.

III. O partido político coligado somente possui legitimidade para atuar de forma isolada no processo eleitoral quando questionar a validade da própria coligação, durante o período compreendido entre a data da convenção e o termo final do prazo para a impugnação do registro de candidatos.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) Quanto à colocação da criança ou adolescente em família substituta, nos termos da Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) À luz da jurisprudência do STJ, assinale a opção CORRETA, a respeito de práticas e cláusulas abusivas elencadas no Código de Defesa do Consumidor.

 

Objetivas TJ/MG 2022 - Simulado TJ/MG 2022 - 2ª Rodada Objetivas

(EMAGIS) Paulo e Jorge convivem em relação pública, contínua e duradoura com o objetivo de constituição de família. Considerando o instituto jurídico que caracteriza a relação afetiva do casal, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Considerando a interpretação do Código Civil segundo a jurisprudência do STJ, assinale a opção incorreta:

 

(EMAGIS) Arras ou sinal são o valor em dinheiro ou outro bem móvel que uma parte dá à outra para firmar o compromisso com a obrigação, demonstrando que irá cumprir o contrato, ou servir como indenização por perdas e danos em caso de exercício do direito de arrependimento. Já a cláusula penal é uma cláusula contratual ou um contrato acessório, pelo qual se estipula o valor que deverá ser pago em caso de inadimplemento culposo da obrigação. Acerca desses institutos, marque a correta:

 

(EMAGIS) Elba Diniz se casou com Ariovaldo Meira e adotou o sobrenome do marido, passando a se chamar Elba Diniz Meira. O casal teve um filho que recebeu o sobrenome apenas do pai, tendo sido registrado como Gofredo Meira. Considere a situação hipotética apresentada e marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS)  Assinale a alternativa incorreta sobre o direito de laje:

 

(EMAGIS) Ivone e Dionísio são casados no regime da separação obrigatória de bens. Na constância do casamento, Ivone recebeu uma casa em doação.  Considerando a situação hipotética apresentada, marque a alternativa correta à luz da legislação e do entendimento jurisprudencial sobre o tema:

 

(EMAGIS)  O legado é uma disposição sucessória pela qual alguém atribui coisa certa e determinada a outrem, a título singular. Sobre esse instituto, assinale a incorreta:

 

(EMAGIS)  Sobre o bem de família, assinale a correta:

 

(EMAGIS)  Jonas, pai de Rafa e Digo, é viúvo e quer vender um imóvel de sua propriedade. Rafa discorda da venda, diferentemente de Digo, que gosta do bem e tem interesse em adquiri-lo, mas não quer criar conflito com o irmão. Digo tem, então, a ideia de dar dinheiro a Tony, seu amigo, para que compre o imóvel. Avisa o pai, que transfere o bem a Tony, e este lhe dá o dinheiro recebido de Digo. Tempos depois, Tony transfere a propriedade a Digo. Rafa descobre tudo e que desfazer o negócio. Considerando a situação apresentada, assinale a correta:

 

(EMAGIS)  Sobre as formas de garantias admitidas no ordenamento jurídico, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) A respeito dos recursos cíveis, assinale o que estiver correto:

 

(EMAGIS) Analise as afirmações a respeito do incidente de arguição de inconstitucionalidade.
I. Arguida, em controle difuso, a inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo do poder público, o relator, após ouvir o Ministério Público e as partes, submeterá a questão à turma ou à câmara à qual competir o conhecimento do processo. Se a arguição for rejeitada, prosseguirá o julgamento; se for acolhida, a questão será submetida ao plenário do tribunal ou ao seu órgão especial, onde houver.
II. Os órgãos fracionários dos tribunais não submeterão ao plenário ou ao órgão especial a arguição de inconstitucionalidade quando já houver pronunciamento do plenário do Supremo Tribunal Federal sobre a questão.
III. As pessoas jurídicas de direito público responsáveis pela edição do ato questionado poderão manifestar-se no incidente de inconstitucionalidade se assim o requererem, observados os prazos e as condições previstos no regimento interno do tribunal. Da mesma forma, a parte legitimada à propositura de ação direta de inconstitucionalidade, perante o STF, poderá manifestar-se, por escrito, sobre a questão constitucional objeto de apreciação, no prazo previsto pelo regimento interno, sendo-lhe assegurado o direito de apresentar memoriais ou de requerer a juntada de documentos. Ainda, considerando a relevância da matéria e a representatividade dos postulantes, o relator poderá admitir, por despacho irrecorrível, a manifestação de outros órgãos ou entidades.
IV. Os órgãos fracionários dos tribunais de segundo grau não submeterão ao plenário ou ao órgão especial a arguição de inconstitucionalidade quando já houver pronunciamento do Superior Tribunal de Justiça sobre a questão.
Estão corretos:

 

(EMAGIS) Sobre o recurso especial e os embargos de declaração:
I. É inadmissível o recurso especial interposto antes da publicação do acórdão dos embargos de declaração, sem posterior ratificação.
II. Não é necessário ratificar o recurso especial interposto na pendência do julgamento dos embargos de declaração, quando inalterado o resultado anterior.
III. O ônus da ratificação do recurso interposto na pendência de embargos declaratórios apenas existe quando houver alteração na conclusão do julgamento anterior.
IV. Não é possível aplicar a fungibilidade entre o recurso especial e o recurso extraordinário, algo que caracterizaria erro grosseiro.
Estão corretas:

 

(EMAGIS) Analise as afirmações a respeito dos meios alternativos de solução de conflitos:
I. O reconhecimento pelo réu da procedência do pedido revela uma forma de autocomposição entre as partes no processo civil.
II. O Tribunal Marítimo exerce propriamente jurisdição, sendo órgão do Poder Judiciário integrando a Justiça Militar da União. As decisões deste tribunal submetem-se regularmente ao regime da coisa julgada e não podem ser revistas de maneira ordinária por outros ramos do poder judiciário.
III. Cláusula compromissória e compromisso arbitral são expressões sinônimas que designam indiferentemente a solução ou a prevenção de disputas judiciais decorrentes de determinadas relações jurídicas pelo comum acordo das partes de submeter a controvérsia futura ou atual a um árbitro.
IV. A mediação tem lugar preferencial quando as partes em conflito já possuem algum vínculo anterior; a conciliação tem lugar preferencial quando as partes em conflito não possuem vínculo anterior.  
Estão corretos:

 

(EMAGIS) Analise as afirmações em torno da tutela coletiva:
I. Os sindicatos possuem ampla legitimidade extraordinária para defender em juízo os direitos e interesses coletivos ou individuais dos integrantes da categoria que representam, inclusive nas liquidações e execuções de sentença, independentemente de autorização dos substituídos.
II. A previsão estatutária genérica é suficiente para legitimar a atuação, em Juízo, de associações na defesa de direitos dos filiados, sendo dispensável autorização expressa.
III. As balizas subjetivas do título judicial, formalizado em ação proposta por associação, são definidas pela representação no processo de conhecimento, limitada a execução aos associados apontados na inicial.
IV. O Ministério Público não possui legitimidade para ajuizar ação civil pública para a proteção de um único indivíduo.

 

(EMAGIS) A respeito da penhora, julgue as afirmações:
I. Ainda que o devedor nomeie bens à penhora, pode ser realizada a penhora em dinheiro via Bacenjud.
II. Os frutos e os rendimentos de bens inalienáveis não podem ser penhorados.
III. A impenhorabilidade que recai sobre os valores depositados na poupança também atinge os valores presentes em fundo de investimento.

IV. Os honorários advocatícios, por deterem natureza alimentar, autorizam o afastamento da impenhorabilidade que recai sobre os salários.
Estão corretas:

 

(EMAGIS) A respeito da revelia, marque o que estiver correto:

 

(EMAGIS) A respeito da disciplina da assistência judiciária, avalie as assertivas que seguem.
I. Vencido o beneficiário, as obrigações decorrentes de sua sucumbência ficarão sob condição suspensiva de exigibilidade e somente poderão ser executadas se, nos 5 anos subsequentes ao trânsito em julgado da decisão que as certificou, o credor demonstrar que deixou de existir a situação de insuficiência de recursos que justificou a concessão de gratuidade, extinguindo-se, passado esse prazo, as obrigações do beneficiário.
II. A concessão de gratuidade afasta a responsabilidade do beneficiário pelas despesas processuais e pelos honorários advocatícios decorrentes de sua sucumbência.
III. Contra a decisão que indeferir a gratuidade ou a que acolher pedido de sua revogação caberá agravo de instrumento, exceto quando a questão for resolvida na sentença, contra a qual caberá apelação.
IV. Não se admite presumir que as pessoas jurídicas sejam beneficiárias da assistência judiciária gratuita.
Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação aos embargos à execução, analise as afirmações a seguir:
I. O executado, independentemente de penhora, depósito ou caução, poderá se opor à execução por meio de embargos, os quais serão distribuídos por dependência, autuados em apartado e instruídos com cópias das peças processuais relevantes, que poderão ser declaradas autênticas pelo próprio advogado, sob sua responsabilidade pessoal.
II. Os embargos serão oferecidos no prazo de 15 (quinze) dias, sendo que, quando houver mais de um executado, o prazo para cada um deles embargar conta-se a partir da juntada do respectivo comprovante da citação, salvo no caso de cônjuges ou de companheiros, quando será contado a partir da juntada do último.
III. Na execução por carta, os embargos serão oferecidos no juízo deprecante ou no juízo deprecado, mas a competência para julgá-los é do juízo deprecante, salvo se versarem unicamente sobre vícios ou defeitos da penhora, da avaliação ou da alienação dos bens efetuadas no juízo deprecado.
IV. Os embargos à execução não possuem efeito suspensivo automático, mas é possível que o embargante o obtenha mediante requerimento e desde que a dívida esteja garantida e haja a demonstração dos requisitos de concessão da tutela provisória.
Estão corretos:

 

(EMAGIS) Sobre o princípio da inafastabilidade da jurisdição:
I. O direito de ação está umbilicalmente ligado ao direito material veiculado no processo de modo que uma vez que o autor seja sucumbente pode-se dizer que era carecedor do direito de ação.
II. Não é possível que a lei exija o esgotamento prévio da via administrativa antes de admitir que o jurisdicionado procure o poder judiciário.
III. As leis que limitam a concessão de medidas judiciais de urgência contra o poder público são abstratamente inconstitucionais, como vêm decidindo os tribunais superiores.
IV. A ação de habeas data não se sujeita à necessidade do prévio requerimento administrativo.
Estão corretos:

 

(EMAGIS) O direito do consumidor é ramo do direito que se serve de institutos do direito privado e público (civil, administrativo, tributário), mas impõe normas especiais cogentes e de interesse público que visam igualar uma relação jurídica originariamente desigual, a relação de consumo. Nesse sentido, assinale a alternativa correta sobre a incidência do Código de Defesa do Consumidor às seguintes relações jurídicas:

 

(EMAGIS) Joaquim é idoso, possui baixa instrução formal e passa por dificuldades financeiras. Por necessidade, ele celebrou contrato de mútuo com uma instituição financeira (empréstimo consignado em folha), que comprometia 15% da sua aposentadoria. Três anos depois, Joaquim foi surpreendido com um desconto de 30% da sua aposentadoria. Joaquim ajuizou uma ação contra o banco. O banco réu afirmou que o aumento ocorreu porque Joaquim celebrou um segundo contrato com a instituição. Para demonstrar isso, o banco juntou aos autos dois contratos supostamente assinados pelo consumidor, um mais antigo e outro firmado anos depois. Joaquim alegou que o segundo contrato não foi assinado por ele. Neste contexto fático, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a publicidade que ataca a comunidade LGBTQUIA+ é:

 

(EMAGIS) Em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor e o entendimento consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça, assinale a opção incorreta:

 

(EMAGIS) No que concerne à responsabilidade civil nas relações de consumo, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Assinale a assertiva correta a respeito do ato infracional e das medidas socioeducativas:

 

(EMAGIS) Assinale a correta:

 

(EMAGIS) Assinale a correta sobre a Justiça da Infância e Juventude:

 

(EMAGIS) Sobre o sistema recursal no ECA, assinale a correta:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta acerca das prescrições do ECA:

 

(EMAGIS) Sobre a evolução histórica do Direito Penal, as escolas penais e temas correlatos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a lei penal e temas correlatos, julgue os itens abaixo.
I – Mévio, de nacionalidade francesa, encetou discussão com Tício, de nacionalidade argentina, a bordo de uma aeronave privada (matriculada no Brasil), em voo comercial, por discordarem sobre assuntos relacionados ao mundo futebolístico. Inconformado com os argumentos de Tício, Mévio agrediu-lhe com um soco, causando-lhe lesão corporal. O fato ocorreu enquanto o avião sobrevoava o oceano Atlântico, em alto-mar. Nesse caso, é correto afirmar que será aplicável a lei penal brasileira, independentemente de Mévio ingressar no território nacional brasileiro.  
II - A lei penal mais grave aplica-se ao crime permanente, se a sua vigência é anterior à cessação da permanência. Não obstante, em matéria de crime continuado, a lei penal mais grave não se aplica aos crimes parcelares praticados anteriormente ao início de sua vigência.
III - O conflito aparente de normas penais incriminadoras tem lugar quando um mesmo fato admite, em tese, a subsunção de mais de um tipo penal a ele. Em nome da unidade do sistema jurídico e buscando evitar a ocorrência da dupla punição pelo mesmo evento (bis in idem), cumpre ao aplicador da norma se valer dos critérios interpretativos, afastando a incidência de múltiplas leis sobre um mesmo fato. Nesse contexto, para evitar o bis in idem e promover o correto enquadramento jurídico-penal do fato, a doutrina majoritária trabalha com quatro princípios: o princípio da especialidade, o princípio da hierarquia, o princípio da consunção e o princípio da alternatividade.
Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre a teoria do crime e temas correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Relativamente às sanções penais e temas afins, julgue os itens abaixo.
I – Para o STF, é inconstitucional a aplicação do preceito secundário do artigo 273 do Código Penal, com a redação dada pela Lei 9.677/1998 - reclusão de 10 a 15 anos - à hipótese prevista no seu parágrafo 1º-B, inciso I, que versa sobre a importação de medicamento sem registro no órgão de vigilância sanitária. Para esta situação específica, fica repristinado o preceito secundário do artigo 273, na redação originária - reclusão de um a três anos e multa.
II – Segundo jurisprudência pacífica do STJ, o tempo de duração da medida de segurança não deve ultrapassar o limite máximo da pena abstratamente cominada ao delito praticado.
III – Jagunço Mulambo já havia cumprido pena pelo crime de latrocínio, por fato praticado em 19/08/2005 e com extinção da punibilidade em 1º/04/2017. Em 31/12/2021, cometera o crime de lesão corporal seguida de morte contra Paulo Servidor, agente penitenciário integrante do sistema prisional. Nesse caso, em relação ao segundo delito, é correto afirmar que Jagunço terá que cumprir, com vistas à progressão de regime, 70% da pena (requisito objetivo), e lhe será vedado o livramento condicional.
Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a aplicação da pena e a extinção da punibilidade, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a pessoa, julgue os itens abaixo.
I – Comete o crime de homicídio qualificado quem pratica o homicídio com emprego de arma de fogo de uso restrito ou proibido, sendo o delito, nesse caso, considerado como hediondo pela legislação penal brasileira.
II – No crime de induzimento, instigação ou auxílio a suicídio ou a automutilação, aplica-se em dobro a pena se o agente é líder ou coordenador de grupo ou de rede virtual.
III – Comete o crime de violência psicológica contra a mulher (CP, art. 147-B) quem causa dano emocional à mulher que a prejudique e perturbe seu pleno desenvolvimento ou que vise a degradar ou a controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, chantagem, ridicularização, limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que cause prejuízo à sua saúde psicológica e autodeterminação. Trata-se de crime material e de ação penal pública incondicionada.
Há erro:

 

(EMAGIS) Quanto aos crimes contra o patrimônio, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a dignidade sexual, a paz pública e a administração pública, julgue os itens abaixo.
I – Segundo o STJ, com o advento da Lei n. 12.015/2009, os crimes de estupro e atentado violento ao pudor foram reunidos em um tipo criminal único de estupro, de maneira que é inviável reconhecer a incidência do instituto do concurso material de delitos quando as referidas condutas forem praticadas no mesmo contexto de tempo e lugar e contra idêntica vítima.
II – Pratica o crime de milícia privada (CP, art. 288-A) quem constitui, organiza, integra, mantém ou custeia organização paramilitar, milícia particular, grupo ou esquadrão com a finalidade de praticar qualquer dos crimes previstos no Código Penal. Trata-se de crime formal, de perigo abstrato e de concurso necessário ou plurissubjetivo, que exige, de quem for por ele condenado, o cumprimento de 50% da pena para que possa ter direito à progressão de regime.
III – Para o STJ, somente após o advento da Lei 9.983/2000, que alterou a redação do art. 327 do Código Penal, é possível a equiparação de médico de hospital particular conveniado ao Sistema Único de Saúde a funcionário público para fins penais.
Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as Leis 12.850/13, 9.613/98, 9.605/98 e 8.137/90, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Com relação ao Decreto-Lei 3.688/41 e às Leis 11.343/06, 10.826/03 e 9.503/97, julgue os itens abaixo.
I – De acordo com a jurisprudência do STJ, não houve descriminalização com o advento do art. 28 da Lei 11.343/2006, mas, sim, mera despenalização, de sorte que a prática de tal crime pode ser considerada para fins de reincidência, caso praticado novo crime e atendidos os demais requisitos legais necessários à configuração dessa agravante.
II – Segundo recente entendimento do STJ, a apreensão de ínfima quantidade de munição desacompanhada da arma de fogo acarreta a atipicidade da conduta.
III - Quando não reconhecida a autonomia de desígnios, o crime de lesão corporal culposa na direção de veículo automotor absorve o delito de direção sem habilitação, funcionando este como causa de aumento de pena.
Há erro:

 

(EMAGIS) Em sessão do Tribunal do Júri em que três réus são acusados de homicídio qualificado pelo emprego de recurso de dificultou a defesa do ofendido, apenas 15 jurados convocados compareceram à sessão de julgamento. Dentre os jurados, havia um casal que convive em união estável. O juiz presidente declarou a sessão instalada. Com base nesse caso hipotético e na jurisprudência dos tribunais superiores, assinale a correta:

 

(EMAGIS) Caetano transportou drogas até as imediações de estabelecimento prisional para comercializá-las com os parentes dos presos que compareciam ao presídio para as visitas. Um agente policial disfarçado se passou por usuário e solicitou que Caetano vendesse o entorpecente. Quando o vendedor retirou a droga de dentro do veículo, o policial se identificou e deu voz de prisão a Caetano. Considerando essa situação hipotética, assinale a correta:

 

(EMAGIS). Maria foi vítima de vias de fato por parte de seu companheiro Jorge no contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher. Ela procurou a delegacia especializada para noticiar o fato. Considerando essa situação hipotética, assinale a correta:

 

(EMAGIS) Marcelo, funcionário público do Departamento de Trânsito de Minas Gerais, foi denunciado pelo crime de peculato-apropriação. Considerando essa situação hipotética e a jurisprudência dos tribunais superiores, assinale a correta:

 

(EMAGIS) Sobre Juizados Especiais Criminais (JECrim), assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) João Victor foi capturado pela Polícia Militar e conduzido ao Juizado Especial Criminal para lavratura de termo circunstanciado de ocorrência (TCO) por parte do juiz natural, porque trazia consigo maconha para consumo próprio. Lavrado o TCO, foi liberado com a condição de comparecer ao Juizado Especial Criminal na data designada pelo juiz competente. Considerando essa situação hipotética, assinale a correta.

 

(EMAGIS) Sobre a jurisprudência dos tribunais superiores, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei n. 7.210/85 (Lei de Execução Penal-LEP), assinale a correta:

 

(EMAGIS) Assinale a correta sobre a execução penal:

 

(EMAGIS) Assinale a correta sobre a Lei n. 13.431/2017, que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência:

 

(EMAGIS) Sobre a laicidade estatal e também a liberdade religiosa, tendo presente o magistério da doutrina constitucionalista, o texto da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os princípios constitucionais, com a intervenção federal e com a intervenção estadual. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o Poder Legislativo e com crimes de responsabilidade.
I – A Câmara dos Deputados e o Senado Federal, ou qualquer de suas Comissões, poderão convocar Procurador-Geral da República, Ministro de Estado ou quaisquer titulares de órgãos diretamente subordinados à Presidência da República para prestarem, pessoalmente, informações sobre assunto previamente determinado, importando crime de responsabilidade a ausência sem justificação adequada.  
II – A definição dos crimes de responsabilidade e o estabelecimento das respectivas normas de processo e julgamento são da competência legislativa privativa da União.
III – É inconstitucional norma de Constituição Estadual que conceda à Assembleia Legislativa a prerrogativa de convocar o Procurador-Geral de Justiça para prestar, pessoalmente, informações sobre assunto previamente determinado, importando crime de responsabilidade a ausência sem justificação adequada.  
Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a repartição de competências legislativas entre os entes federados, observando o magistério da doutrina, a disciplina disposta no texto constitucional e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o Ministério Público, devendo ser marcada, em consonância com o texto constitucional e com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, a assertiva CORRETA.  

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da disciplina constitucional referente aos orçamentos, especialmente do denominado orçamento impositivo, devendo ser avaliadas em consonância com o texto da Constituição Federal, inclusive com suas recentes alterações, e também com a leitura jurisprudencial do Supremo Tribunal Federal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Na recente ‘CPI da Covid’, instaurada pelo Senado Federal, discussões jurídicas travaram-se sobre os limites dos poderes investigatórios da CPI e também sobre as prerrogativas funcionais do Presidente da República e dos Governadores dos Estados. A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o regime constitucional remuneratório dos deputados estaduais, avalie as assertivas que seguem.
I – O subsídio dos Deputados Estaduais será fixado por lei de iniciativa da Assembleia Legislativa, na razão de, no máximo, setenta e cinco por cento daquele estabelecido, em espécie, para os Deputados Federais, observadas as demais normas constitucionais correlatas.
II – É compatível com a Constituição da República norma que prevê o pagamento, ao início e ao fim de cada sessão legislativa, de ajuda de custo a Deputados Estaduais, visando a ressarcir custos de instalação na capital do Estado.
III – É constitucional a fixação do subsídio dos Deputados Estaduais em percentual do subsídio dos Deputados Federais, desde que limitado ao percentual máximo admitido pela Constituição Federal.
Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com dispositivos diversos da Constituição Federal e com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.
Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com dispositivos diversos da Constituição Federal e com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.
Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação aos direitos políticos, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) No que diz respeito às causas de inelegibilidade, julgue os itens abaixo.
I – São inelegíveis, para qualquer cargo, os que tenham contra sua pessoa representação julgada procedente pela Justiça Eleitoral, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado, em processo de apuração de abuso do poder econômico ou político, para a eleição na qual concorrem ou tenham sido diplomados, bem como para as que se realizarem nos 8 (oito) anos seguintes.
II - A Súmula Vinculante 18 do STF (“A dissolução da sociedade ou do vínculo conjugal, no curso do mandato, não afasta a inelegibilidade prevista no § 7º do artigo 14 da Constituição Federal”) aplica-se aos casos de extinção do vínculo conjugal pela morte de um dos cônjuges.
III – São inelegíveis, para qualquer cargo, os que forem excluídos do exercício da profissão, por decisão sancionatória do órgão profissional competente, em decorrência de infração ético-profissional, pelo prazo de 8 (oito) anos, salvo se o ato houver sido anulado ou suspenso pelo Poder Judiciário.
Há erro:

 

(EMAGIS) No que tange aos partidos políticos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Com relação ao registro de candidatos, julgue os itens abaixo.
I - Do número de vagas que lhes são reservadas, cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% (trinta por cento) e o máximo de 70% (setenta por cento) para candidaturas de cada sexo. Em todos os cálculos, será sempre desprezada a fração, se inferior a meio, e igualada a um, se igual ou superior.
II – No pedido de registro, caso entenda necessário, o Juiz abrirá prazo de 48 (quarenta e oito) horas para diligências.
III - Na hipótese de o partido ou coligação não requerer o registro de seus candidatos, estes poderão fazê-lo perante a Justiça Eleitoral, observado o prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas seguintes à publicação da lista dos candidatos pela Justiça Eleitoral.
Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o processo eleitoral, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Relativamente à prestação de contas, julgue os itens abaixo.
I – A Justiça Eleitoral verificará a regularidade das contas de campanha, decidindo pela não prestação, quando não apresentadas as contas após a notificação emitida pela Justiça Eleitoral, na qual constará a obrigação expressa de prestar as suas contas, no prazo de 72 (setenta e duas) horas.
II - Até 1 (um) ano após a diplomação, os candidatos ou partidos conservarão a documentação concernente a suas contas. No entanto, estando pendente de julgamento qualquer processo judicial relativo às contas, a documentação a elas concernente deverá ser conservada até a decisão final.
III - Da decisão que julgar as contas prestadas pelos candidatos caberá recurso ao órgão superior da Justiça Eleitoral, no prazo de 3 (três) dias, a contar da publicação no Diário Oficial.  
Há erro:

 

(EMAGIS) Quanto ao voto, à representação proporcional, à Justiça Eleitoral e ao Ministério Público Eleitoral, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Relativamente às ações judiciais eleitorais, julgue os itens abaixo.
I – Na ação de investigação judicial eleitoral (AIJE), não mais se exige, para o reconhecimento da prática abusiva, que fique comprovado que a conduta tenha efetivamente desequilibrado o pleito. Com efeito, para a configuração do ato abusivo, não será considerada a potencialidade de o fato alterar o resultado da eleição, mas apenas a gravidade das circunstâncias que o caracterizam.
II - O partido político é litisconsorte passivo necessário em ações que visem à cassação de diploma.
III - Nas ações que visem à cassação de registro, diploma ou mandato, há litisconsórcio passivo necessário entre o titular e o respectivo vice da chapa majoritária.
Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Ainda no que diz respeito às ações judiciais eleitorais, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Relativamente aos recursos eleitorais e temas correlatos, julgue os itens expostos a seguir.
I – Das decisões dos Tribunais Regionais Eleitorais somente caberá recurso quando: forem proferidas contra disposição expressa da Constituição Federal ou de lei; ocorrer divergência na interpretação de lei entre dois ou mais tribunais eleitorais; versarem sobre inelegibilidade ou expedição de diplomas nas eleições federais ou estaduais; denegarem habeas corpus, mandado de segurança, habeas data ou mandado de injunção.
II – Compete ao Tribunal Superior Eleitoral processar e julgar originariamente a ação rescisória, nos casos de inelegibilidade, desde que intentada dentro do prazo de 2 (dois) anos a contar do trânsito em julgado.
III - São irrecorríveis as decisões do Tribunal Superior Eleitoral, salvo as que contrariarem a Constituição Federal, as leis eleitorais e as denegatórias de "habeas-corpus" ou mandado de segurança.
Há engano:

 

(EMAGIS) Considera-se empresário:

 

(EMAGIS) Acerca do estabelecimento empresarial, assinale a INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre sociedades, marque a opção correta.

 

(EMAGIS) Com relação à sociedade limitada, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Acerca da propriedade industrial, assinale a opção INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre Marca, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Com relação aos contratos em geral, empresariais e bancários, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Sobre a disciplina dos títulos de crédito, assinale a opção INCORRETA.

 

(EMAGIS) Dos títulos de créditos abaixo, qual deles é causal?

 

(EMAGIS) Considerando que a recuperação judicial tem por objetivo viabilizar a superação da situação de crise econômico-financeira do devedor, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica, podem requerer recuperação judicial:

 

(EMAGIS) No que tange às taxas, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Quanto às limitações constitucionais ao poder de tributar, julgue os itens abaixo.
I - É inconstitucional a lei municipal que tenha estabelecido, antes da Emenda Constitucional 29/2000, alíquotas progressivas para o IPTU, salvo se destinada a assegurar o cumprimento da função social da propriedade urbana.
II – Quanto ao valor máximo das multas punitivas, o STF tem entendido que são confiscatórias aquelas que ultrapassam o percentual de 100% (cem por cento) do valor do tributo devido.
III - A sociedade de economia mista ocupante de bem imóvel de pessoa jurídica de direito público goza da imunidade tributária recíproca prevista no artigo 150, inciso VI, alínea “a”, da Constituição Federal.
Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as imunidades, a legislação tributária e temas correlatos, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Quanto à obrigação tributária, à responsabilidade tributária, ao crédito tributário e temas correlatos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto ao crédito tributário e temas afins, bem como quanto aos impostos estaduais e municipais, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Joaquim possuía uma fazenda no Estado de Minas Gerais e parte dela, estava em área de preservação permanente, haja vista a existência de um rio que cortava a propriedade. Em 2015, Joaquim fez um desmatamento em sua propriedade e parte das árvores derrubadas estavam na área de preservação permanente. Vale ressaltar que isso foi feito sem qualquer autorização das autoridades ambientais. Em 2016, Joaquim vendeu o imóvel a José Guilherme. Em 2017, foi constado o desmatamento ilegal, a partir de  uma vistoria feita pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Diante disso, o Ministério Público ajuizou ação civil pública pedindo que José Guilherme seja condenado a fazer a recomposição florestal. Diante dessa narrativa, a partir da dogmática sobre a responsabilização ambiental, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) A expressão “not in my backyard” (em português, “não no meu quintal ou pátio”), representada pela sigla NIMBY, tornou-se popular nas décadas de 1970 e 1980, justamente no período em que se fortaleciam tanto a consciência ecológica quanto as políticas ambientais, especialmente no sentido de conter a poluição industrial e a preocupação em relação à destinação dos resíduos tóxicos resultantes da atividade produtiva. Na perspectiva principiológica que rege o direito ambiental, a norma que dispõe que o sujeito de direito tem o dever jurídico de recuperar áreas por ele degradadas ou poluídas internalizando externalidades negativas é o seguinte:

 

(EMAGIS) Sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza - SNUC, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) No processo administrativo de licenciamento ambiental, a audiência pública é instrumento relevante, pois confere participação social na decisão que pode autorizar empreendimento potencialmente poluidor. Sobre as audiências públicas ambientais, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) A empresa “ação é mais” implementou um loteamento no Município de Belo Horizonte em plena desconformidade com a legislação que disciplina a regularização dos lotes urbanos, o que causou danos ambientais. Tais danos ocorreram também devido a omissão do município de exercer o seu poder de polícia ambiental. O Ministério Público de Minas Gerais ajuizou ação civil pública contra a empresa e o Município, em litisconsórcio passivo, pedindo que ambos fossem condenados a reparar os danos ao meio ambiente. A partir do caso concreto, a ação deve ser julgada

 

(EMAGIS) Em relação à Administração Pública e temas correlatos, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Quanto aos atos administrativos, julgue os itens a seguir expostos.
I – Motivação é a situação de fato e de direito que justifica a edição do ato administrativo.
II – João Servidor, ocupante de certo cargo em comissão, foi exonerado ad nutum sob o motivo de ter praticado assédio moral no exercício da função. Posteriormente, a Administração reconheceu a inexistência da prática do assédio; no entanto, fora mantida a exoneração do servidor, ao argumento de se tratar de ato administrativo discricionário. Nessa hipótese, o ato de exoneração é inválido, por aplicação da teoria dos motivos determinantes.
III – Caducidade é a extinção do ato administrativo pelo descumprimento das condições fixadas pela Administração.
Há erro:

 

(EMAGIS) No que tange à atividade regulatória, ao poder de polícia, às agências reguladoras e ao controle da Administração Pública, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Em relação às licitações, julgue, com base na Lei 14.133/21, os itens abaixo.
I - Diálogo competitivo é a modalidade de licitação para contratação de obras, serviços e compras em que a Administração Pública realiza diálogos com licitantes previamente selecionados mediante critérios objetivos, com o intuito de desenvolver uma ou mais alternativas capazes de atender às suas necessidades, devendo os licitantes apresentar proposta final após o encerramento dos diálogos.
II - Quando a contratação se referir a obras e serviços de grande vulto ou forem adotados os regimes de contratação integrada e semi-integrada, o edital obrigatoriamente contemplará matriz de alocação de riscos entre o contratante e o contratado.
III - A publicidade do edital de licitação será realizada mediante publicação no diário oficial do ente licitante e em jornal de grande circulação, sem prejuízo de outras formas de divulgação visando aumentar a publicidade do certame.
Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) No que concerne aos contratos administrativos e temas correlatos, assinale a alternativa incorreta, ao lume da Lei 14.133/21.

 

(EMAGIS) Sobre os agentes públicos e temas correlatos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre os bens públicos e as parcerias público-privadas, julgue os itens abaixo.
I – Segundo o STJ, os bens integrantes do acervo patrimonial de sociedades de economia mista sujeitos a uma destinação pública equiparam-se a bens públicos, sendo, portanto, insuscetíveis de serem adquiridos por meio de usucapião.
II - Enquanto na parceria público-privada (PPP) patrocinada o concessionário será remunerado por meio de tarifa e contraprestação pecuniária pelo parceiro público, na parceria público-privada (PPP) administrativa o concessionário será remunerado integralmente pelo Estado, não havendo previsão de cobrança de tarifa dos usuários. Ademais, nas parcerias público-privadas (PPP’s) patrocinadas há necessidade de lei autorizativa quando a Administração Pública for responsável por mais de 70% da remuneração do parceiro privado.
III - A contratação de parceria público-privada será precedida de licitação na modalidade concorrência ou diálogo competitivo.
Há erro:

 

(EMAGIS) No que diz respeito à concessão de serviços públicos e à intervenção do Estado na propriedade privada, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado, julgue os itens a seguir expostos.
I – Não se admitem as excludentes da responsabilidade estatal em caso de morte de detento, diante do dever constitucional de o Estado garantir a integridade dos presos.
II - Considerando que é dever do Estado, imposto pelo sistema normativo, manter em seus presídios os padrões mínimos de humanidade previstos no ordenamento jurídico, é de sua responsabilidade a obrigação de ressarcir os danos, inclusive morais, comprovadamente causados aos detentos em decorrência da falta ou insuficiência das condições legais de encarceramento.
III - A teor do disposto no art. 37, § 6º, da Constituição Federal, a ação por danos causados por agente público deve ser ajuizada contra o Estado ou a pessoa jurídica de direito privado prestadora de serviço público, sendo parte ilegítima para a ação o autor do ato, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.
Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Relativamente à improbidade administrativa e às prerrogativas processuais da Fazenda Pública, marque a alternativa correta.

 

Objetivas Delegado - Rodada 04.2022

(EMAGIS) A propósito da temática afeta à Criminologia do Consenso e Criminologia do Conflito, tendo presente o magistério consagrado na doutrina, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto à teoria do crime e temas correlatos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da individualização da pena e dos efeitos da condenação penal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a pessoa e os crimes contra o patrimônio, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a ação penal privada subsidiária da pública.

I. Ultrapassado o prazo legal disposto no artigo 46 para o MP, recebidos os autos do inquérito, apresentar denúncia, promover o arquivamento ou requisitar novas diligências, pode, de plano, ser oferecida queixa no exercício de ação penal subsidiária da pública.

II. Caso, recebidos os autos do inquérito policial, embora ultrapassado o prazo legal para o MP denunciar, promover o arquivamento dos autos ou requisitar à polícia diligências, haja diligências apuratórias internas em curso na repartição ministerial, suprime-se o cabimento da ação penal privada subsidiária da pública.

III. Constatada a inércia ministerial e regularmente oferecida queixa no exercício da ação penal privada subsidiária da pública, ainda que sobrevenha denúncia ajuizada pelo MP, não ocorre a prejudicialidade da ação penal privada regularmente em curso.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o inquérito policial.

I. Tratando-se de crime abrangido pela competência originária do STF, a polícia judiciária não está autorizada a instaurar, de ofício, inquérito policial para apurar a conduta de parlamentares federais.

II. Embora tenha o STF a prerrogativa de fazer instaurar inquérito a ser tramitado na Corte quando em questão a apuração de graves crimes contra o próprio tribunal ou seus ministros, tal instauração depende de prévia requisição ministerial.

III. Para admissão da constitucionalidade da previsão regimental de instauração de inquérito pelo próprio STF e presidência deste por um de seus ministros, invocou-se também a teoria dos poderes implícitos, na medida em que o instrumento investigatório funciona como garantia institucional, na medida em que confere um mínimo de estabilidade e proteção à Corte contra graves ataques destinados a destruir os pilares de sustentação do Tribunal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) Segundo entendimento do Superior Tribunal de Justiça, tendo ocorrido a revogação do inciso I do §2º do Art. 157 do Código Penal, pela Lei nº 13.654/2018, o juiz da execução penal pode, como circunstância judicial desfavorável, valorar o emprego de arma na:

 

(PC/GO – UEG – 2018) Tendo em vista a relevância da determinação da distância de um disparo com arma de fogo, bem como a necessidade de conhecimento acerca dos elementos do disparo na saída da arma, para a verificação de um tiro a curta distância (queima-roupa), quando observados os sinais na pele da vítima, também deverá ser levado em consideração o seguinte aspecto:

 

(EMAGIS) Relativamente à Parte Geral do Código Civil, julgue os itens abaixo.

I. A proteção que o Código Civil defere ao nascituro alcança o natimorto no que concerne aos direitos da personalidade.

II. São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desses atos.

III. O exercício dos direitos da personalidade pode sofrer limitação voluntária, desde que não seja permanente nem geral.

Estão corretos somente os itens:

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) A Robustez Ltda. foi contratada pelo condomínio do edifício Rosas para prestar serviços de segurança e vigilância por um ano, em troca do pagamento mensal de R$ 10.000,00, a ser efetivado até o dia 05 de cada mês. Findo um ano, o contrato não foi renovado porque o condomínio ficou inadimplente das três últimas prestações, e agora a Robustez Ltda. pleiteia o pagamento do total devido. Sobre cada prestação atrasada, incidirão:

 

(EMAGIS) Sobre o neoconstitucionalismo, avalie as seguintes proposições.

I. Como marco histórico do neoconstitucionalismo, pode-se citar a Revolução Francesa de 1789, que deu grande impulso ao surgimento das constituições escritas.

II. O pós-positivismo, com a centralidade dos direitos fundamentais e a reaproximação entre Direito e Ética, é apontado como marco filosófico do neoconstitucionalismo.

III. Como marco teórico do neoconstitucionalismo, aponta-se o conjunto de mudanças que incluem a força normativa da Constituição, a expansão da jurisdição constitucional e o desenvolvimento de uma nova dogmática da interpretação constitucional.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o constitucionalismo e também com a autonomia dos Municípios, devendo ser apreciadas em consonância com o magistério doutrinário, com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e com o texto da Constituição Federal. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a liberdade de expressão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da Separação dos Poderes e das hipóteses constitucionais de iniciativa legislativa privativa, devendo ser avaliadas em consonância com a jurisprudência do STF.

I. É constitucional lei de iniciativa parlamentar que cria conselho de representantes da sociedade civil, integrante da estrutura do Poder Legislativo, com atribuição de acompanhar ações do Executivo.

II. É inconstitucional lei estadual de iniciativa parlamentar que dispõe sobre política pública a ser executada pela Secretaria de Estado da Saúde, com repercussão direta nas atribuições desse órgão, que passa a assumir a responsabilidade pela qualificação técnica de hospitais filantrópicos, e com previsão de repasse de recursos do Fundo Estadual de Saúde.

III. É inconstitucional lei de iniciativa parlamentar que cria conselho popular com atribuições de participar do planejamento municipal, fiscalizar a respectiva execução e os demais atos da administração municipal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente aos princípios da Administração Pública, aos atos administrativos e temas correlatos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a Administração Pública Direta e Indireta, julgue os itens abaixo.

I. Pela teoria do órgão, a pessoa jurídica de direito público manifesta a sua vontade por meio de órgãos públicos, de tal modo que quando os agentes que os compõem manifestam a sua vontade, é como se o próprio Estado o fizesse; substitui-se a ideia de representação pela de imputação. Enquanto a teoria da representação considera a existência da pessoa jurídica e do representante como dois entes autônomos, a teoria do órgão funde os dois elementos, para concluir que o órgão é parte integrante do Estado.

II. Para o STF, não há inconstitucionalidade em lei estadual que prevê a destituição, no curso do mandato, de dirigentes de Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos Delegados por decisão exclusiva da Assembleia Legislativa, haja vista a autonomia político-administrativa outorgada aos entes federados pela Constituição Federal.

III. A estabilidade especial (ou extraordinária) do art. 19 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) estende-se aos empregados das fundações públicas de direito privado.

IV. Os Conselhos Profissionais, enquanto autarquias corporativas criadas por lei com outorga para o exercício de atividade típica do Estado, tem maior grau de autonomia administrativa e financeira, constituindo espécie sui generis de pessoa jurídica de direito público não estatal, à qual não se aplica a obrigatoriedade do regime jurídico único preconizado pelo art. 39 da Constituição Federal. Por isso, é constitucional legislação que permite a contratação no âmbito dos Conselhos Profissionais sob o regime celetista.

Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Considere servidor municipal que ocupa cargo público de provimento efetivo e requer aposentadoria perante o INSS, já que o Município não possui regime próprio de previdência. Tenha presente que a legislação municipal dispõe que a aposentadoria é causa de vacância do cargo público, o que determina o afastamento do servidor dos quadros da Administração. O servidor, então, propõe ação judicial, postulando a reintegração ao cargo mesmo depois de aposentar-se, ao fundamento de que é cabível a percepção simultânea de vencimentos de cargo público com proventos de aposentadoria pagos pelo Regime Geral de Previdência Social.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação à ação popular, julgue, com base na Lei 4.717/65, os itens abaixo, assinalando, na sequência, a alternativa apropriada.

I. A prova da cidadania, para ingresso em juízo, será feita com o título eleitoral, ou com documento que a ele corresponda.

II. Somente em situações excepcionais se admite que pessoa jurídica proponha ação popular.

III. É facultado a qualquer cidadão habilitar-se como litisconsorte ou assistente do autor da ação popular.

 

(EMAGIS) Quanto à colocação da criança ou adolescente em família substituta, nos termos da Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), assinale a alternativa correta:

 

(TJ/PI – Juiz de Direito Substituto – CEBRASPE – 2019) Assinale a opção que indica a denominação dada ao elemento incorpóreo do estabelecimento empresarial pertencente ao empresário e que concerne à localização do imóvel onde é exercida a mercancia ou atividade industrial, que não se confunde com o imóvel propriamente dito e que muitas vezes assume papel preponderante para o sucesso da empresa, seja pela relação com os clientes, seja pela relação com os fornecedores, e que é protegido pela lei de locações.

 

(EMAGIS) A recente Lei 14.195/2021 é resultado da conversão da MP 1.040/2021, editada pelo atual Presidente da República com providências regulatórias diversas em matéria empresarial, civil, processual, trabalhista e administrativa, dentre outras, tudo especialmente com o propósito de desburocratizar o exercício das atividades econômicas e operacionalizar o princípio da liberdade de iniciativa econômica em nosso país.

A propósito de tais inovações, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação às eleições, julgue, com base na Lei 9.504/97, as seguintes assertivas:

I. Poderá participar das eleições o partido que, até seis meses antes do pleito, tenha registrado seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral, conforme o disposto em lei, e tenha, até a data da convenção, órgão de direção constituído na circunscrição, de acordo com o respectivo estatuto.

II. A denominação de coligação partidária não poderá coincidir, incluir ou fazer referência a nome ou número de candidato.

III. O partido político coligado somente possui legitimidade para atuar de forma isolada no processo eleitoral quando questionar a validade da própria coligação, durante o período compreendido entre a data da convenção e o termo final do prazo para a impugnação do registro de candidatos.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as gerações dos direitos humanos e os diplomas internacionais de proteção dos direitos humanos, assinale a correta:

 

(EMAGIS) À luz da jurisprudência do STJ, assinale a opção CORRETA, a respeito de práticas e cláusulas abusivas elencadas no Código de Defesa do Consumidor.

 

(EMAGIS) Sobre as taxas, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) A propósito da incidência do ICMS sobre petróleo, lubrificantes e combustíveis deles derivados, avalie as assertivas que seguem.

I. São imunes ao ICMS as operações que destinem a outros Estados petróleo, inclusive lubrificantes, combustíveis líquidos e gasosos dele derivados, e energia elétrica.

II. Não são imunes ao ICMS as operações que destinem, a adquirente situado no mesmo Estado do vendedor, petróleo, inclusive lubrificantes, combustíveis líquidos e gasosos dele derivados, e energia elétrica.

III. Lei complementar federal pode definir os combustíveis e lubrificantes sobre os quais o ICMS incidirá uma única vez, qualquer que seja a sua finalidade, hipótese em que não se aplicará a imunidade das operações interestaduais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da proteção ao meio ambiente e também das terras devolutas. Marque a assertiva CORRETA.

 

Objetivas DPF - Rodada 04.2022

(EMAGIS) A propósito da temática afeta à Criminologia do Consenso e Criminologia do Conflito, tendo presente o magistério consagrado na doutrina, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto à teoria do crime e temas correlatos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da individualização da pena e dos efeitos da condenação penal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a pessoa e os crimes contra o patrimônio, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 8.072/90, a Lei 8.137/90, a Lei 9.613/98 e a Lei 14.133/21, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a ação penal privada subsidiária da pública.

I. Ultrapassado o prazo legal disposto no artigo 46 para o MP, recebidos os autos do inquérito, apresentar denúncia, promover o arquivamento ou requisitar novas diligências, pode, de plano, ser oferecida queixa no exercício de ação penal subsidiária da pública.

II. Caso, recebidos os autos do inquérito policial, embora ultrapassado o prazo legal para o MP denunciar, promover o arquivamento dos autos ou requisitar à polícia diligências, haja diligências apuratórias internas em curso na repartição ministerial, suprime-se o cabimento da ação penal privada subsidiária da pública.

III. Constatada a inércia ministerial e regularmente oferecida queixa no exercício da ação penal privada subsidiária da pública, ainda que sobrevenha denúncia ajuizada pelo MP, não ocorre a prejudicialidade da ação penal privada regularmente em curso.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o inquérito policial.

I. Tratando-se de crime abrangido pela competência originária do STF, a polícia judiciária não está autorizada a instaurar, de ofício, inquérito policial para apurar a conduta de parlamentares federais.

II. Embora tenha o STF a prerrogativa de fazer instaurar inquérito a ser tramitado na Corte quando em questão a apuração de graves crimes contra o próprio tribunal ou seus ministros, tal instauração depende de prévia requisição ministerial.

III. Para admissão da constitucionalidade da previsão regimental de instauração de inquérito pelo próprio STF e presidência deste por um de seus ministros, invocou-se também a teoria dos poderes implícitos, na medida em que o instrumento investigatório funciona como garantia institucional, na medida em que confere um mínimo de estabilidade e proteção à Corte contra graves ataques destinados a destruir os pilares de sustentação do Tribunal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) Segundo entendimento do Superior Tribunal de Justiça, tendo ocorrido a revogação do inciso I do §2º do Art. 157 do Código Penal, pela Lei nº 13.654/2018, o juiz da execução penal pode, como circunstância judicial desfavorável, valorar o emprego de arma na:

 

(EMAGIS) Sobre o neoconstitucionalismo, avalie as seguintes proposições.

I. Como marco histórico do neoconstitucionalismo, pode-se citar a Revolução Francesa de 1789, que deu grande impulso ao surgimento das constituições escritas.

II. O pós-positivismo, com a centralidade dos direitos fundamentais e a reaproximação entre Direito e Ética, é apontado como marco filosófico do neoconstitucionalismo.

III. Como marco teórico do neoconstitucionalismo, aponta-se o conjunto de mudanças que incluem a força normativa da Constituição, a expansão da jurisdição constitucional e o desenvolvimento de uma nova dogmática da interpretação constitucional.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o constitucionalismo e também com a autonomia dos Municípios, devendo ser apreciadas em consonância com o magistério doutrinário, com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e com o texto da Constituição Federal. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a liberdade de expressão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da Separação dos Poderes e das hipóteses constitucionais de iniciativa legislativa privativa, devendo ser avaliadas em consonância com a jurisprudência do STF.

I. É constitucional lei de iniciativa parlamentar que cria conselho de representantes da sociedade civil, integrante da estrutura do Poder Legislativo, com atribuição de acompanhar ações do Executivo.

II. É inconstitucional lei estadual de iniciativa parlamentar que dispõe sobre política pública a ser executada pela Secretaria de Estado da Saúde, com repercussão direta nas atribuições desse órgão, que passa a assumir a responsabilidade pela qualificação técnica de hospitais filantrópicos, e com previsão de repasse de recursos do Fundo Estadual de Saúde.

III. É inconstitucional lei de iniciativa parlamentar que cria conselho popular com atribuições de participar do planejamento municipal, fiscalizar a respectiva execução e os demais atos da administração municipal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente aos princípios da Administração Pública, aos atos administrativos e temas correlatos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a Administração Pública Direta e Indireta, julgue os itens abaixo.

I. Pela teoria do órgão, a pessoa jurídica de direito público manifesta a sua vontade por meio de órgãos públicos, de tal modo que quando os agentes que os compõem manifestam a sua vontade, é como se o próprio Estado o fizesse; substitui-se a ideia de representação pela de imputação. Enquanto a teoria da representação considera a existência da pessoa jurídica e do representante como dois entes autônomos, a teoria do órgão funde os dois elementos, para concluir que o órgão é parte integrante do Estado.

II. Para o STF, não há inconstitucionalidade em lei estadual que prevê a destituição, no curso do mandato, de dirigentes de Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos Delegados por decisão exclusiva da Assembleia Legislativa, haja vista a autonomia político-administrativa outorgada aos entes federados pela Constituição Federal.

III. A estabilidade especial (ou extraordinária) do art. 19 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) estende-se aos empregados das fundações públicas de direito privado.

IV. Os Conselhos Profissionais, enquanto autarquias corporativas criadas por lei com outorga para o exercício de atividade típica do Estado, tem maior grau de autonomia administrativa e financeira, constituindo espécie sui generis de pessoa jurídica de direito público não estatal, à qual não se aplica a obrigatoriedade do regime jurídico único preconizado pelo art. 39 da Constituição Federal. Por isso, é constitucional legislação que permite a contratação no âmbito dos Conselhos Profissionais sob o regime celetista.

Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Considere servidor municipal que ocupa cargo público de provimento efetivo e requer aposentadoria perante o INSS, já que o Município não possui regime próprio de previdência. Tenha presente que a legislação municipal dispõe que a aposentadoria é causa de vacância do cargo público, o que determina o afastamento do servidor dos quadros da Administração. O servidor, então, propõe ação judicial, postulando a reintegração ao cargo mesmo depois de aposentar-se, ao fundamento de que é cabível a percepção simultânea de vencimentos de cargo público com proventos de aposentadoria pagos pelo Regime Geral de Previdência Social.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação à ação popular, julgue, com base na Lei 4.717/65, os itens abaixo, assinalando, na sequência, a alternativa apropriada.

I. A prova da cidadania, para ingresso em juízo, será feita com o título eleitoral, ou com documento que a ele corresponda.

II. Somente em situações excepcionais se admite que pessoa jurídica proponha ação popular.

III. É facultado a qualquer cidadão habilitar-se como litisconsorte ou assistente do autor da ação popular.

 

(EMAGIS) Relativamente à Parte Geral do Código Civil, julgue os itens abaixo.

I. A proteção que o Código Civil defere ao nascituro alcança o natimorto no que concerne aos direitos da personalidade.

II. São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desses atos.

III. O exercício dos direitos da personalidade pode sofrer limitação voluntária, desde que não seja permanente nem geral.

Estão corretos somente os itens:

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) A Robustez Ltda. foi contratada pelo condomínio do edifício Rosas para prestar serviços de segurança e vigilância por um ano, em troca do pagamento mensal de R$ 10.000,00, a ser efetivado até o dia 05 de cada mês. Findo um ano, o contrato não foi renovado porque o condomínio ficou inadimplente das três últimas prestações, e agora a Robustez Ltda. pleiteia o pagamento do total devido. Sobre cada prestação atrasada, incidirão:

 

(TJ/PI – Juiz de Direito Substituto – CEBRASPE – 2019) Assinale a opção que indica a denominação dada ao elemento incorpóreo do estabelecimento empresarial pertencente ao empresário e que concerne à localização do imóvel onde é exercida a mercancia ou atividade industrial, que não se confunde com o imóvel propriamente dito e que muitas vezes assume papel preponderante para o sucesso da empresa, seja pela relação com os clientes, seja pela relação com os fornecedores, e que é protegido pela lei de locações.

 

(EMAGIS) A recente Lei 14.195/2021 é resultado da conversão da MP 1.040/2021, editada pelo atual Presidente da República com providências regulatórias diversas em matéria empresarial, civil, processual, trabalhista e administrativa, dentre outras, tudo especialmente com o propósito de desburocratizar o exercício das atividades econômicas e operacionalizar o princípio da liberdade de iniciativa econômica em nosso país.

A propósito de tais inovações, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a remessa necessária, considerados os regramentos do CPC, julgue os itens a seguir expostos.

I. Não se aplica a remessa necessária quando a condenação ou o proveito econômico obtido na causa for de valor certo e líquido inferior a 100 (cem) salários mínimos, relativamente aos Municípios e respectivas autarquias e fundações de direito público.

II. Não se aplica a remessa necessária quando a sentença estiver fundada em entendimento coincidente com orientação vinculante firmada no âmbito administrativo do próprio ente público, consolidada em manifestação, parecer ou súmula administrativa.

III. A sentença de rejeição dos embargos à execução opostos pela Fazenda Pública está, em regra, sujeita à remessa necessária.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a desistência da ação e também com a desistência do recurso, além de outros assuntos correlatos. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação à atuação do Ministério Público no processo civil, considerada a disciplina do CPC, julgue os itens abaixo.

I. O Ministério Público será intimado para, no prazo de 30 (trinta) dias, intervir como fiscal da ordem jurídica nas hipóteses previstas em lei ou na Constituição Federal.

II. Nos casos de intervenção como fiscal da ordem jurídica, o Ministério Público poderá produzir provas, requerer as medidas processuais pertinentes e recorrer.

III. Findo o prazo para manifestação do Ministério Público sem o oferecimento de parecer, o juiz requisitará os autos e encaminhará o processo para outro membro do parquet, sem prejuízo da adoção de outras medidas cabíveis, como a comunicação ao Conselho Nacional do Ministério Público.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) O artigo 54, caput, da Lei 13.445/2017 (Lei da Migração), assim define expulsão: “A expulsão consiste em medida administrativa de retirada compulsória de migrante ou visitante do território nacional, conjugada com o impedimento de reingresso por prazo determinado.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as gerações dos direitos humanos e os diplomas internacionais de proteção dos direitos humanos, assinale a correta:

 

(EMAGIS) Sobre as alterações promovidas pela EC 103/2019, julgue os itens abaixo.

I. Compete privativamente à União legislar sobre normas gerais de organização, efetivos, material bélico, garantias, convocação, mobilização, inatividades e pensões das polícias militares e dos corpos de bombeiros militares.

II. A aposentadoria concedida com a utilização de tempo de contribuição decorrente de cargo, emprego ou função pública, inclusive do Regime Geral de Previdência Social, acarretará o rompimento do vínculo que gerou o referido tempo de contribuição.

III. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base, dentre outros objetivos, na diversidade da base de financiamento, identificando-se, em rubricas contábeis específicas para cada área, as receitas e as despesas vinculadas a ações de saúde, previdência e assistência social, preservado o caráter contributivo da previdência social.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre os Tribunais de Contas, avalie as assertivas que seguem.

I. A CF/1988 admite, após sua vigência, a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais.

II. Os Tribunais de Contas dos Municípios existentes devem ter, tais como os Tribunais de Contas dos Estados, 7 conselheiros.

III. O subsídio dos conselheiros dos Tribunais de Contas dos Municípios deve ser estabelecidos em percentual do subsídio dos conselheiros do Tribunal de Contas do respectivo Estado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as taxas, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre o parcelamento como causa de suspensão do crédito tributário, avalie as assertivas que seguem.

I. É nula a notificação do ato de exclusão do programa de recuperação fiscal do Refis pelo Diário Oficial ou pela Internet.

II. Tratando-se de exclusão do contribuinte do programa de parcelamento em decorrência de acolhimento pela autoridade administrativa competente de representação da autoridade fiscal indicativa das irregularidades cometidas pelo contribuinte, a notificação deste para defender-se não precisa necessariamente dar-se antes da apreciação da mencionada representação, bastando que, publicada a decisão de exclusão, seja-lhe concedido, sem efeito suspensivo, prazo para sobre ela se manifestar.

III. Salvo disposição de lei em contrário, o parcelamento do crédito tributário exclui a incidência de juros e multas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 04.2022

(EMAGIS) Relativamente à Parte Geral do Código Civil, julgue os itens abaixo.

I. A proteção que o Código Civil defere ao nascituro alcança o natimorto no que concerne aos direitos da personalidade.

II. São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desses atos.

III. O exercício dos direitos da personalidade pode sofrer limitação voluntária, desde que não seja permanente nem geral.

Estão corretos somente os itens:

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) A Robustez Ltda. foi contratada pelo condomínio do edifício Rosas para prestar serviços de segurança e vigilância por um ano, em troca do pagamento mensal de R$ 10.000,00, a ser efetivado até o dia 05 de cada mês. Findo um ano, o contrato não foi renovado porque o condomínio ficou inadimplente das três últimas prestações, e agora a Robustez Ltda. pleiteia o pagamento do total devido. Sobre cada prestação atrasada, incidirão:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a evolução jurídica das formas de tratamento legislativo dispensado à criança e ao adolescente, com a doutrina da proteção integral e com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei 8.069/1990). Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a remessa necessária, considerados os regramentos do CPC, julgue os itens a seguir expostos.

I. Não se aplica a remessa necessária quando a condenação ou o proveito econômico obtido na causa for de valor certo e líquido inferior a 100 (cem) salários mínimos, relativamente aos Municípios e respectivas autarquias e fundações de direito público.

II. Não se aplica a remessa necessária quando a sentença estiver fundada em entendimento coincidente com orientação vinculante firmada no âmbito administrativo do próprio ente público, consolidada em manifestação, parecer ou súmula administrativa.

III. A sentença de rejeição dos embargos à execução opostos pela Fazenda Pública está, em regra, sujeita à remessa necessária.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a desistência da ação e também com a desistência do recurso, além de outros assuntos correlatos. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação à atuação do Ministério Público no processo civil, considerada a disciplina do CPC, julgue os itens abaixo.

I. O Ministério Público será intimado para, no prazo de 30 (trinta) dias, intervir como fiscal da ordem jurídica nas hipóteses previstas em lei ou na Constituição Federal.

II. Nos casos de intervenção como fiscal da ordem jurídica, o Ministério Público poderá produzir provas, requerer as medidas processuais pertinentes e recorrer.

III. Findo o prazo para manifestação do Ministério Público sem o oferecimento de parecer, o juiz requisitará os autos e encaminhará o processo para outro membro do parquet, sem prejuízo da adoção de outras medidas cabíveis, como a comunicação ao Conselho Nacional do Ministério Público.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Levando em conta a defesa coletiva dos direitos em juízo, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) À luz da jurisprudência do STJ, assinale a opção CORRETA, a respeito de práticas e cláusulas abusivas elencadas no Código de Defesa do Consumidor.

 

(EMAGIS) Quanto à colocação da criança ou adolescente em família substituta, nos termos da Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) A propósito da temática afeta à Criminologia do Consenso e Criminologia do Conflito, tendo presente o magistério consagrado na doutrina, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto à teoria do crime e temas correlatos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da individualização da pena e dos efeitos da condenação penal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a pessoa e os crimes contra o patrimônio, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a ação penal privada subsidiária da pública.

I. Ultrapassado o prazo legal disposto no artigo 46 para o MP, recebidos os autos do inquérito, apresentar denúncia, promover o arquivamento ou requisitar novas diligências, pode, de plano, ser oferecida queixa no exercício de ação penal subsidiária da pública.

II. Caso, recebidos os autos do inquérito policial, embora ultrapassado o prazo legal para o MP denunciar, promover o arquivamento dos autos ou requisitar à polícia diligências, haja diligências apuratórias internas em curso na repartição ministerial, suprime-se o cabimento da ação penal privada subsidiária da pública.

III. Constatada a inércia ministerial e regularmente oferecida queixa no exercício da ação penal privada subsidiária da pública, ainda que sobrevenha denúncia ajuizada pelo MP, não ocorre a prejudicialidade da ação penal privada regularmente em curso.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o inquérito policial.

I. Tratando-se de crime abrangido pela competência originária do STF, a polícia judiciária não está autorizada a instaurar, de ofício, inquérito policial para apurar a conduta de parlamentares federais.

II. Embora tenha o STF a prerrogativa de fazer instaurar inquérito a ser tramitado na Corte quando em questão a apuração de graves crimes contra o próprio tribunal ou seus ministros, tal instauração depende de prévia requisição ministerial.

III. Para admissão da constitucionalidade da previsão regimental de instauração de inquérito pelo próprio STF e presidência deste por um de seus ministros, invocou-se também a teoria dos poderes implícitos, na medida em que o instrumento investigatório funciona como garantia institucional, na medida em que confere um mínimo de estabilidade e proteção à Corte contra graves ataques destinados a destruir os pilares de sustentação do Tribunal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) Segundo entendimento do Superior Tribunal de Justiça, tendo ocorrido a revogação do inciso I do §2º do Art. 157 do Código Penal, pela Lei nº 13.654/2018, o juiz da execução penal pode, como circunstância judicial desfavorável, valorar o emprego de arma na:

 

(EMAGIS) Sobre o neoconstitucionalismo, avalie as seguintes proposições.

I. Como marco histórico do neoconstitucionalismo, pode-se citar a Revolução Francesa de 1789, que deu grande impulso ao surgimento das constituições escritas.

II. O pós-positivismo, com a centralidade dos direitos fundamentais e a reaproximação entre Direito e Ética, é apontado como marco filosófico do neoconstitucionalismo.

III. Como marco teórico do neoconstitucionalismo, aponta-se o conjunto de mudanças que incluem a força normativa da Constituição, a expansão da jurisdição constitucional e o desenvolvimento de uma nova dogmática da interpretação constitucional.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o constitucionalismo e também com a autonomia dos Municípios, devendo ser apreciadas em consonância com o magistério doutrinário, com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e com o texto da Constituição Federal. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a liberdade de expressão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da Separação dos Poderes e das hipóteses constitucionais de iniciativa legislativa privativa, devendo ser avaliadas em consonância com a jurisprudência do STF.

I. É constitucional lei de iniciativa parlamentar que cria conselho de representantes da sociedade civil, integrante da estrutura do Poder Legislativo, com atribuição de acompanhar ações do Executivo.

II. É inconstitucional lei estadual de iniciativa parlamentar que dispõe sobre política pública a ser executada pela Secretaria de Estado da Saúde, com repercussão direta nas atribuições desse órgão, que passa a assumir a responsabilidade pela qualificação técnica de hospitais filantrópicos, e com previsão de repasse de recursos do Fundo Estadual de Saúde.

III. É inconstitucional lei de iniciativa parlamentar que cria conselho popular com atribuições de participar do planejamento municipal, fiscalizar a respectiva execução e os demais atos da administração municipal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as gerações dos direitos humanos e os diplomas internacionais de proteção dos direitos humanos, assinale a correta:

 

(EMAGIS) Relativamente aos princípios da Administração Pública, aos atos administrativos e temas correlatos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a Administração Pública Direta e Indireta, julgue os itens abaixo.

I. Pela teoria do órgão, a pessoa jurídica de direito público manifesta a sua vontade por meio de órgãos públicos, de tal modo que quando os agentes que os compõem manifestam a sua vontade, é como se o próprio Estado o fizesse; substitui-se a ideia de representação pela de imputação. Enquanto a teoria da representação considera a existência da pessoa jurídica e do representante como dois entes autônomos, a teoria do órgão funde os dois elementos, para concluir que o órgão é parte integrante do Estado.

II. Para o STF, não há inconstitucionalidade em lei estadual que prevê a destituição, no curso do mandato, de dirigentes de Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos Delegados por decisão exclusiva da Assembleia Legislativa, haja vista a autonomia político-administrativa outorgada aos entes federados pela Constituição Federal.

III. A estabilidade especial (ou extraordinária) do art. 19 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) estende-se aos empregados das fundações públicas de direito privado.

IV. Os Conselhos Profissionais, enquanto autarquias corporativas criadas por lei com outorga para o exercício de atividade típica do Estado, tem maior grau de autonomia administrativa e financeira, constituindo espécie sui generis de pessoa jurídica de direito público não estatal, à qual não se aplica a obrigatoriedade do regime jurídico único preconizado pelo art. 39 da Constituição Federal. Por isso, é constitucional legislação que permite a contratação no âmbito dos Conselhos Profissionais sob o regime celetista.

Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Considere servidor municipal que ocupa cargo público de provimento efetivo e requer aposentadoria perante o INSS, já que o Município não possui regime próprio de previdência. Tenha presente que a legislação municipal dispõe que a aposentadoria é causa de vacância do cargo público, o que determina o afastamento do servidor dos quadros da Administração. O servidor, então, propõe ação judicial, postulando a reintegração ao cargo mesmo depois de aposentar-se, ao fundamento de que é cabível a percepção simultânea de vencimentos de cargo público com proventos de aposentadoria pagos pelo Regime Geral de Previdência Social.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação à ação popular, julgue, com base na Lei 4.717/65, os itens abaixo, assinalando, na sequência, a alternativa apropriada.

I. A prova da cidadania, para ingresso em juízo, será feita com o título eleitoral, ou com documento que a ele corresponda.

II. Somente em situações excepcionais se admite que pessoa jurídica proponha ação popular.

III. É facultado a qualquer cidadão habilitar-se como litisconsorte ou assistente do autor da ação popular.

 

(EMAGIS) Em relação às eleições, julgue, com base na Lei 9.504/97, as seguintes assertivas:

I. Poderá participar das eleições o partido que, até seis meses antes do pleito, tenha registrado seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral, conforme o disposto em lei, e tenha, até a data da convenção, órgão de direção constituído na circunscrição, de acordo com o respectivo estatuto.

II. A denominação de coligação partidária não poderá coincidir, incluir ou fazer referência a nome ou número de candidato.

III. O partido político coligado somente possui legitimidade para atuar de forma isolada no processo eleitoral quando questionar a validade da própria coligação, durante o período compreendido entre a data da convenção e o termo final do prazo para a impugnação do registro de candidatos.

Estão corretos apenas os itens:

 

(TJ/PI – Juiz de Direito Substituto – CEBRASPE – 2019) Assinale a opção que indica a denominação dada ao elemento incorpóreo do estabelecimento empresarial pertencente ao empresário e que concerne à localização do imóvel onde é exercida a mercancia ou atividade industrial, que não se confunde com o imóvel propriamente dito e que muitas vezes assume papel preponderante para o sucesso da empresa, seja pela relação com os clientes, seja pela relação com os fornecedores, e que é protegido pela lei de locações.

 

(EMAGIS) A recente Lei 14.195/2021 é resultado da conversão da MP 1.040/2021, editada pelo atual Presidente da República com providências regulatórias diversas em matéria empresarial, civil, processual, trabalhista e administrativa, dentre outras, tudo especialmente com o propósito de desburocratizar o exercício das atividades econômicas e operacionalizar o princípio da liberdade de iniciativa econômica em nosso país.

A propósito de tais inovações, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as taxas, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) A propósito da incidência do ICMS sobre petróleo, lubrificantes e combustíveis deles derivados, avalie as assertivas que seguem.

I. São imunes ao ICMS as operações que destinem a outros Estados petróleo, inclusive lubrificantes, combustíveis líquidos e gasosos dele derivados, e energia elétrica.

II. Não são imunes ao ICMS as operações que destinem, a adquirente situado no mesmo Estado do vendedor, petróleo, inclusive lubrificantes, combustíveis líquidos e gasosos dele derivados, e energia elétrica.

III. Lei complementar federal pode definir os combustíveis e lubrificantes sobre os quais o ICMS incidirá uma única vez, qualquer que seja a sua finalidade, hipótese em que não se aplicará a imunidade das operações interestaduais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da proteção ao meio ambiente e também das terras devolutas. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do regime jurídico do Procurador-Geral de Justiça, assinale a alternativa correta:

 

(DPE/AM – FCC – 2018) Segundo a Lei Complementar n° 80/1994, que prescreve normas gerais para a organização nos Estados, a Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Estado é órgão

 

Defensoria Pública Estadual - Rodada 04.2022

Marcos foi condenado a pena de 7 anos de reclusão, em regime semiaberto, e 650 dias-multa, por tráfico de drogas majorado pela interestadualidade da conduta, infração penal tipificada no art. 33, “caput” c/c art. art. 40, V, da Lei n. 11.343/2006, perpetrado no dia 12 de setembro de 2017. Transitada em julgado a sentença penal condenatória, ele começou a cumprir pena na Colônia Agrícola Major César, em Teresina/PI, no dia 14 de abril de 2018.

No dia 22 de maio de 2021, a Defensora Pública titular da Execução Penal prestou atendimento a Marcos na referida Colônia Agrícola. Reuniu a documentação pertinente, especialmente o atestado de boa conduta carcerária subscrito pelo diretor do estabelecimento penal, e, no mesmo dia, requereu progressão de regime.

Ouvido o Ministério Público, que opinou pelo indeferimento, o juiz da 1ª Vara de Execução Penal de Teresina/PI indeferiu o requerimento de progressão de regime ao fundamento de que Marcos era reincidente, pois havia sido condenado por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito com trânsito em julgado há menos de cinco anos da extinção da pena, pelo que deveria cumprir 60% (sessenta por cento) da pena para ter direito à progressão.

A Defensoria Pública foi intimada da decisão no dia 28 de maio de 2021 (sexta-feira). Você é a Defensora Pública intimada. Nessa condição, redija a medida processual diferente do “habeas corpus” e dos embargos de declaração que melhor atenda aos interesses de Maria. Não crie fatos inexistentes no enunciado e date a medida processual no último dia do prazo. Também não lance mão de citação direta de doutrina, de jurisprudência e de texto literal de súmula.

Boa prática!

 

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 04.2022

(EMAGIS) Relativamente aos princípios da Administração Pública, aos atos administrativos e temas correlatos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a Administração Pública Direta e Indireta, julgue os itens abaixo.

I. Pela teoria do órgão, a pessoa jurídica de direito público manifesta a sua vontade por meio de órgãos públicos, de tal modo que quando os agentes que os compõem manifestam a sua vontade, é como se o próprio Estado o fizesse; substitui-se a ideia de representação pela de imputação. Enquanto a teoria da representação considera a existência da pessoa jurídica e do representante como dois entes autônomos, a teoria do órgão funde os dois elementos, para concluir que o órgão é parte integrante do Estado.

II. Para o STF, não há inconstitucionalidade em lei estadual que prevê a destituição, no curso do mandato, de dirigentes de Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos Delegados por decisão exclusiva da Assembleia Legislativa, haja vista a autonomia político-administrativa outorgada aos entes federados pela Constituição Federal.

III. A estabilidade especial (ou extraordinária) do art. 19 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) estende-se aos empregados das fundações públicas de direito privado.

IV. Os Conselhos Profissionais, enquanto autarquias corporativas criadas por lei com outorga para o exercício de atividade típica do Estado, tem maior grau de autonomia administrativa e financeira, constituindo espécie sui generis de pessoa jurídica de direito público não estatal, à qual não se aplica a obrigatoriedade do regime jurídico único preconizado pelo art. 39 da Constituição Federal. Por isso, é constitucional legislação que permite a contratação no âmbito dos Conselhos Profissionais sob o regime celetista.

Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Considere servidor municipal que ocupa cargo público de provimento efetivo e requer aposentadoria perante o INSS, já que o Município não possui regime próprio de previdência. Tenha presente que a legislação municipal dispõe que a aposentadoria é causa de vacância do cargo público, o que determina o afastamento do servidor dos quadros da Administração. O servidor, então, propõe ação judicial, postulando a reintegração ao cargo mesmo depois de aposentar-se, ao fundamento de que é cabível a percepção simultânea de vencimentos de cargo público com proventos de aposentadoria pagos pelo Regime Geral de Previdência Social.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação à ação popular, julgue, com base na Lei 4.717/65, os itens abaixo, assinalando, na sequência, a alternativa apropriada.

I. A prova da cidadania, para ingresso em juízo, será feita com o título eleitoral, ou com documento que a ele corresponda.

II. Somente em situações excepcionais se admite que pessoa jurídica proponha ação popular.

III. É facultado a qualquer cidadão habilitar-se como litisconsorte ou assistente do autor da ação popular.

 

(EMAGIS) Sobre o neoconstitucionalismo, avalie as seguintes proposições.

I. Como marco histórico do neoconstitucionalismo, pode-se citar a Revolução Francesa de 1789, que deu grande impulso ao surgimento das constituições escritas.

II. O pós-positivismo, com a centralidade dos direitos fundamentais e a reaproximação entre Direito e Ética, é apontado como marco filosófico do neoconstitucionalismo.

III. Como marco teórico do neoconstitucionalismo, aponta-se o conjunto de mudanças que incluem a força normativa da Constituição, a expansão da jurisdição constitucional e o desenvolvimento de uma nova dogmática da interpretação constitucional.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o constitucionalismo e também com a autonomia dos Municípios, devendo ser apreciadas em consonância com o magistério doutrinário, com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e com o texto da Constituição Federal. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a liberdade de expressão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da Separação dos Poderes e das hipóteses constitucionais de iniciativa legislativa privativa, devendo ser avaliadas em consonância com a jurisprudência do STF.

I. É constitucional lei de iniciativa parlamentar que cria conselho de representantes da sociedade civil, integrante da estrutura do Poder Legislativo, com atribuição de acompanhar ações do Executivo.

II. É inconstitucional lei estadual de iniciativa parlamentar que dispõe sobre política pública a ser executada pela Secretaria de Estado da Saúde, com repercussão direta nas atribuições desse órgão, que passa a assumir a responsabilidade pela qualificação técnica de hospitais filantrópicos, e com previsão de repasse de recursos do Fundo Estadual de Saúde.

III. É inconstitucional lei de iniciativa parlamentar que cria conselho popular com atribuições de participar do planejamento municipal, fiscalizar a respectiva execução e os demais atos da administração municipal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a remessa necessária, considerados os regramentos do CPC, julgue os itens a seguir expostos.

I. Não se aplica a remessa necessária quando a condenação ou o proveito econômico obtido na causa for de valor certo e líquido inferior a 100 (cem) salários mínimos, relativamente aos Municípios e respectivas autarquias e fundações de direito público.

II. Não se aplica a remessa necessária quando a sentença estiver fundada em entendimento coincidente com orientação vinculante firmada no âmbito administrativo do próprio ente público, consolidada em manifestação, parecer ou súmula administrativa.

III. A sentença de rejeição dos embargos à execução opostos pela Fazenda Pública está, em regra, sujeita à remessa necessária.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a desistência da ação e também com a desistência do recurso, além de outros assuntos correlatos. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação à atuação do Ministério Público no processo civil, considerada a disciplina do CPC, julgue os itens abaixo.

I. O Ministério Público será intimado para, no prazo de 30 (trinta) dias, intervir como fiscal da ordem jurídica nas hipóteses previstas em lei ou na Constituição Federal.

II. Nos casos de intervenção como fiscal da ordem jurídica, o Ministério Público poderá produzir provas, requerer as medidas processuais pertinentes e recorrer.

III. Findo o prazo para manifestação do Ministério Público sem o oferecimento de parecer, o juiz requisitará os autos e encaminhará o processo para outro membro do parquet, sem prejuízo da adoção de outras medidas cabíveis, como a comunicação ao Conselho Nacional do Ministério Público.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Relativamente à Parte Geral do Código Civil, julgue os itens abaixo.

I. A proteção que o Código Civil defere ao nascituro alcança o natimorto no que concerne aos direitos da personalidade.

II. São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desses atos.

III. O exercício dos direitos da personalidade pode sofrer limitação voluntária, desde que não seja permanente nem geral.

Estão corretos somente os itens:

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) A Robustez Ltda. foi contratada pelo condomínio do edifício Rosas para prestar serviços de segurança e vigilância por um ano, em troca do pagamento mensal de R$ 10.000,00, a ser efetivado até o dia 05 de cada mês. Findo um ano, o contrato não foi renovado porque o condomínio ficou inadimplente das três últimas prestações, e agora a Robustez Ltda. pleiteia o pagamento do total devido. Sobre cada prestação atrasada, incidirão:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a evolução jurídica das formas de tratamento legislativo dispensado à criança e ao adolescente, com a doutrina da proteção integral e com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei 8.069/1990). Marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/PI – Juiz de Direito Substituto – CEBRASPE – 2019) Assinale a opção que indica a denominação dada ao elemento incorpóreo do estabelecimento empresarial pertencente ao empresário e que concerne à localização do imóvel onde é exercida a mercancia ou atividade industrial, que não se confunde com o imóvel propriamente dito e que muitas vezes assume papel preponderante para o sucesso da empresa, seja pela relação com os clientes, seja pela relação com os fornecedores, e que é protegido pela lei de locações.

 

(EMAGIS) A recente Lei 14.195/2021 é resultado da conversão da MP 1.040/2021, editada pelo atual Presidente da República com providências regulatórias diversas em matéria empresarial, civil, processual, trabalhista e administrativa, dentre outras, tudo especialmente com o propósito de desburocratizar o exercício das atividades econômicas e operacionalizar o princípio da liberdade de iniciativa econômica em nosso país.

A propósito de tais inovações, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as taxas, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) A propósito da incidência do ICMS sobre petróleo, lubrificantes e combustíveis deles derivados, avalie as assertivas que seguem.

I. São imunes ao ICMS as operações que destinem a outros Estados petróleo, inclusive lubrificantes, combustíveis líquidos e gasosos dele derivados, e energia elétrica.

II. Não são imunes ao ICMS as operações que destinem, a adquirente situado no mesmo Estado do vendedor, petróleo, inclusive lubrificantes, combustíveis líquidos e gasosos dele derivados, e energia elétrica.

III. Lei complementar federal pode definir os combustíveis e lubrificantes sobre os quais o ICMS incidirá uma única vez, qualquer que seja a sua finalidade, hipótese em que não se aplicará a imunidade das operações interestaduais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os Tribunais de Contas, avalie as assertivas que seguem.

I. A CF/1988 admite, após sua vigência, a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais.

II. Os Tribunais de Contas dos Municípios existentes devem ter, tais como os Tribunais de Contas dos Estados, 7 conselheiros.

III. O subsídio dos conselheiros dos Tribunais de Contas dos Municípios deve ser estabelecidos em percentual do subsídio dos conselheiros do Tribunal de Contas do respectivo Estado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(Procurador do Estado de SC – FEPESE – 2018) De acordo com legislação trabalhista, após cada período de 12 meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado terá direito a férias de 18 dias corridos quando:

 

(Procurador do Estado do Mato Grosso do Sul – 2017) Quanto aos recursos trabalhistas, assinale a alternativa correta

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da proteção ao meio ambiente e também das terras devolutas. Marque a assertiva CORRETA.

 

(DPE/AM – FCC – 2018) Segundo a Lei Complementar n° 80/1994, que prescreve normas gerais para a organização nos Estados, a Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Estado é órgão

 

(EMAGIS) Sobre as gerações dos direitos humanos e os diplomas internacionais de proteção dos direitos humanos, assinale a correta:

 

(EMAGIS) A propósito da temática afeta à Criminologia do Consenso e Criminologia do Conflito, tendo presente o magistério consagrado na doutrina, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto à teoria do crime e temas correlatos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da individualização da pena e dos efeitos da condenação penal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a pessoa e os crimes contra o patrimônio, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a ação penal privada subsidiária da pública.

I. Ultrapassado o prazo legal disposto no artigo 46 para o MP, recebidos os autos do inquérito, apresentar denúncia, promover o arquivamento ou requisitar novas diligências, pode, de plano, ser oferecida queixa no exercício de ação penal subsidiária da pública.

II. Caso, recebidos os autos do inquérito policial, embora ultrapassado o prazo legal para o MP denunciar, promover o arquivamento dos autos ou requisitar à polícia diligências, haja diligências apuratórias internas em curso na repartição ministerial, suprime-se o cabimento da ação penal privada subsidiária da pública.

III. Constatada a inércia ministerial e regularmente oferecida queixa no exercício da ação penal privada subsidiária da pública, ainda que sobrevenha denúncia ajuizada pelo MP, não ocorre a prejudicialidade da ação penal privada regularmente em curso.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o inquérito policial.

I. Tratando-se de crime abrangido pela competência originária do STF, a polícia judiciária não está autorizada a instaurar, de ofício, inquérito policial para apurar a conduta de parlamentares federais.

II. Embora tenha o STF a prerrogativa de fazer instaurar inquérito a ser tramitado na Corte quando em questão a apuração de graves crimes contra o próprio tribunal ou seus ministros, tal instauração depende de prévia requisição ministerial.

III. Para admissão da constitucionalidade da previsão regimental de instauração de inquérito pelo próprio STF e presidência deste por um de seus ministros, invocou-se também a teoria dos poderes implícitos, na medida em que o instrumento investigatório funciona como garantia institucional, na medida em que confere um mínimo de estabilidade e proteção à Corte contra graves ataques destinados a destruir os pilares de sustentação do Tribunal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) Segundo entendimento do Superior Tribunal de Justiça, tendo ocorrido a revogação do inciso I do §2º do Art. 157 do Código Penal, pela Lei nº 13.654/2018, o juiz da execução penal pode, como circunstância judicial desfavorável, valorar o emprego de arma na:

 

(EMAGIS) Levando em conta a defesa coletiva dos direitos em juízo, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) Quanto à colocação da criança ou adolescente em família substituta, nos termos da Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) À luz da jurisprudência do STJ, assinale a opção CORRETA, a respeito de práticas e cláusulas abusivas elencadas no Código de Defesa do Consumidor.

 

Objetivas DP Estadual - Rodada 04.2022

(DPE/AM – FCC – 2018) Segundo a Lei Complementar n° 80/1994, que prescreve normas gerais para a organização nos Estados, a Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Estado é órgão

 

(EMAGIS) Sobre as gerações dos direitos humanos e os diplomas internacionais de proteção dos direitos humanos, assinale a correta:

 

(EMAGIS) A propósito da temática afeta à Criminologia do Consenso e Criminologia do Conflito, tendo presente o magistério consagrado na doutrina, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto à teoria do crime e temas correlatos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da individualização da pena e dos efeitos da condenação penal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a pessoa e os crimes contra o patrimônio, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a ação penal privada subsidiária da pública.

I. Ultrapassado o prazo legal disposto no artigo 46 para o MP, recebidos os autos do inquérito, apresentar denúncia, promover o arquivamento ou requisitar novas diligências, pode, de plano, ser oferecida queixa no exercício de ação penal subsidiária da pública.

II. Caso, recebidos os autos do inquérito policial, embora ultrapassado o prazo legal para o MP denunciar, promover o arquivamento dos autos ou requisitar à polícia diligências, haja diligências apuratórias internas em curso na repartição ministerial, suprime-se o cabimento da ação penal privada subsidiária da pública.

III. Constatada a inércia ministerial e regularmente oferecida queixa no exercício da ação penal privada subsidiária da pública, ainda que sobrevenha denúncia ajuizada pelo MP, não ocorre a prejudicialidade da ação penal privada regularmente em curso.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o inquérito policial.

I. Tratando-se de crime abrangido pela competência originária do STF, a polícia judiciária não está autorizada a instaurar, de ofício, inquérito policial para apurar a conduta de parlamentares federais.

II. Embora tenha o STF a prerrogativa de fazer instaurar inquérito a ser tramitado na Corte quando em questão a apuração de graves crimes contra o próprio tribunal ou seus ministros, tal instauração depende de prévia requisição ministerial.

III. Para admissão da constitucionalidade da previsão regimental de instauração de inquérito pelo próprio STF e presidência deste por um de seus ministros, invocou-se também a teoria dos poderes implícitos, na medida em que o instrumento investigatório funciona como garantia institucional, na medida em que confere um mínimo de estabilidade e proteção à Corte contra graves ataques destinados a destruir os pilares de sustentação do Tribunal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) Segundo entendimento do Superior Tribunal de Justiça, tendo ocorrido a revogação do inciso I do §2º do Art. 157 do Código Penal, pela Lei nº 13.654/2018, o juiz da execução penal pode, como circunstância judicial desfavorável, valorar o emprego de arma na:

 

(EMAGIS) Relativamente à Parte Geral do Código Civil, julgue os itens abaixo.

I. A proteção que o Código Civil defere ao nascituro alcança o natimorto no que concerne aos direitos da personalidade.

II. São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desses atos.

III. O exercício dos direitos da personalidade pode sofrer limitação voluntária, desde que não seja permanente nem geral.

Estão corretos somente os itens:

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) A Robustez Ltda. foi contratada pelo condomínio do edifício Rosas para prestar serviços de segurança e vigilância por um ano, em troca do pagamento mensal de R$ 10.000,00, a ser efetivado até o dia 05 de cada mês. Findo um ano, o contrato não foi renovado porque o condomínio ficou inadimplente das três últimas prestações, e agora a Robustez Ltda. pleiteia o pagamento do total devido. Sobre cada prestação atrasada, incidirão:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a evolução jurídica das formas de tratamento legislativo dispensado à criança e ao adolescente, com a doutrina da proteção integral e com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei 8.069/1990). Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a remessa necessária, considerados os regramentos do CPC, julgue os itens a seguir expostos.

I. Não se aplica a remessa necessária quando a condenação ou o proveito econômico obtido na causa for de valor certo e líquido inferior a 100 (cem) salários mínimos, relativamente aos Municípios e respectivas autarquias e fundações de direito público.

II. Não se aplica a remessa necessária quando a sentença estiver fundada em entendimento coincidente com orientação vinculante firmada no âmbito administrativo do próprio ente público, consolidada em manifestação, parecer ou súmula administrativa.

III. A sentença de rejeição dos embargos à execução opostos pela Fazenda Pública está, em regra, sujeita à remessa necessária.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a desistência da ação e também com a desistência do recurso, além de outros assuntos correlatos. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação à atuação do Ministério Público no processo civil, considerada a disciplina do CPC, julgue os itens abaixo.

I. O Ministério Público será intimado para, no prazo de 30 (trinta) dias, intervir como fiscal da ordem jurídica nas hipóteses previstas em lei ou na Constituição Federal.

II. Nos casos de intervenção como fiscal da ordem jurídica, o Ministério Público poderá produzir provas, requerer as medidas processuais pertinentes e recorrer.

III. Findo o prazo para manifestação do Ministério Público sem o oferecimento de parecer, o juiz requisitará os autos e encaminhará o processo para outro membro do parquet, sem prejuízo da adoção de outras medidas cabíveis, como a comunicação ao Conselho Nacional do Ministério Público.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Levando em conta a defesa coletiva dos direitos em juízo, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) Sobre o neoconstitucionalismo, avalie as seguintes proposições.

I. Como marco histórico do neoconstitucionalismo, pode-se citar a Revolução Francesa de 1789, que deu grande impulso ao surgimento das constituições escritas.

II. O pós-positivismo, com a centralidade dos direitos fundamentais e a reaproximação entre Direito e Ética, é apontado como marco filosófico do neoconstitucionalismo.

III. Como marco teórico do neoconstitucionalismo, aponta-se o conjunto de mudanças que incluem a força normativa da Constituição, a expansão da jurisdição constitucional e o desenvolvimento de uma nova dogmática da interpretação constitucional.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o constitucionalismo e também com a autonomia dos Municípios, devendo ser apreciadas em consonância com o magistério doutrinário, com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e com o texto da Constituição Federal. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a liberdade de expressão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da Separação dos Poderes e das hipóteses constitucionais de iniciativa legislativa privativa, devendo ser avaliadas em consonância com a jurisprudência do STF.

I. É constitucional lei de iniciativa parlamentar que cria conselho de representantes da sociedade civil, integrante da estrutura do Poder Legislativo, com atribuição de acompanhar ações do Executivo.

II. É inconstitucional lei estadual de iniciativa parlamentar que dispõe sobre política pública a ser executada pela Secretaria de Estado da Saúde, com repercussão direta nas atribuições desse órgão, que passa a assumir a responsabilidade pela qualificação técnica de hospitais filantrópicos, e com previsão de repasse de recursos do Fundo Estadual de Saúde.

III. É inconstitucional lei de iniciativa parlamentar que cria conselho popular com atribuições de participar do planejamento municipal, fiscalizar a respectiva execução e os demais atos da administração municipal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente aos princípios da Administração Pública, aos atos administrativos e temas correlatos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a Administração Pública Direta e Indireta, julgue os itens abaixo.

I. Pela teoria do órgão, a pessoa jurídica de direito público manifesta a sua vontade por meio de órgãos públicos, de tal modo que quando os agentes que os compõem manifestam a sua vontade, é como se o próprio Estado o fizesse; substitui-se a ideia de representação pela de imputação. Enquanto a teoria da representação considera a existência da pessoa jurídica e do representante como dois entes autônomos, a teoria do órgão funde os dois elementos, para concluir que o órgão é parte integrante do Estado.

II. Para o STF, não há inconstitucionalidade em lei estadual que prevê a destituição, no curso do mandato, de dirigentes de Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos Delegados por decisão exclusiva da Assembleia Legislativa, haja vista a autonomia político-administrativa outorgada aos entes federados pela Constituição Federal.

III. A estabilidade especial (ou extraordinária) do art. 19 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) estende-se aos empregados das fundações públicas de direito privado.

IV. Os Conselhos Profissionais, enquanto autarquias corporativas criadas por lei com outorga para o exercício de atividade típica do Estado, tem maior grau de autonomia administrativa e financeira, constituindo espécie sui generis de pessoa jurídica de direito público não estatal, à qual não se aplica a obrigatoriedade do regime jurídico único preconizado pelo art. 39 da Constituição Federal. Por isso, é constitucional legislação que permite a contratação no âmbito dos Conselhos Profissionais sob o regime celetista.

Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Considere servidor municipal que ocupa cargo público de provimento efetivo e requer aposentadoria perante o INSS, já que o Município não possui regime próprio de previdência. Tenha presente que a legislação municipal dispõe que a aposentadoria é causa de vacância do cargo público, o que determina o afastamento do servidor dos quadros da Administração. O servidor, então, propõe ação judicial, postulando a reintegração ao cargo mesmo depois de aposentar-se, ao fundamento de que é cabível a percepção simultânea de vencimentos de cargo público com proventos de aposentadoria pagos pelo Regime Geral de Previdência Social.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação à ação popular, julgue, com base na Lei 4.717/65, os itens abaixo, assinalando, na sequência, a alternativa apropriada.

I. A prova da cidadania, para ingresso em juízo, será feita com o título eleitoral, ou com documento que a ele corresponda.

II. Somente em situações excepcionais se admite que pessoa jurídica proponha ação popular.

III. É facultado a qualquer cidadão habilitar-se como litisconsorte ou assistente do autor da ação popular.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da proteção ao meio ambiente e também das terras devolutas. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as taxas, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) A propósito da incidência do ICMS sobre petróleo, lubrificantes e combustíveis deles derivados, avalie as assertivas que seguem.

I. São imunes ao ICMS as operações que destinem a outros Estados petróleo, inclusive lubrificantes, combustíveis líquidos e gasosos dele derivados, e energia elétrica.

II. Não são imunes ao ICMS as operações que destinem, a adquirente situado no mesmo Estado do vendedor, petróleo, inclusive lubrificantes, combustíveis líquidos e gasosos dele derivados, e energia elétrica.

III. Lei complementar federal pode definir os combustíveis e lubrificantes sobre os quais o ICMS incidirá uma única vez, qualquer que seja a sua finalidade, hipótese em que não se aplicará a imunidade das operações interestaduais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/PI – Juiz de Direito Substituto – CEBRASPE – 2019) Assinale a opção que indica a denominação dada ao elemento incorpóreo do estabelecimento empresarial pertencente ao empresário e que concerne à localização do imóvel onde é exercida a mercancia ou atividade industrial, que não se confunde com o imóvel propriamente dito e que muitas vezes assume papel preponderante para o sucesso da empresa, seja pela relação com os clientes, seja pela relação com os fornecedores, e que é protegido pela lei de locações.

 

(EMAGIS) A recente Lei 14.195/2021 é resultado da conversão da MP 1.040/2021, editada pelo atual Presidente da República com providências regulatórias diversas em matéria empresarial, civil, processual, trabalhista e administrativa, dentre outras, tudo especialmente com o propósito de desburocratizar o exercício das atividades econômicas e operacionalizar o princípio da liberdade de iniciativa econômica em nosso país.

A propósito de tais inovações, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto à colocação da criança ou adolescente em família substituta, nos termos da Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) À luz da jurisprudência do STJ, assinale a opção CORRETA, a respeito de práticas e cláusulas abusivas elencadas no Código de Defesa do Consumidor.

 

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 04.2022

(EMAGIS) Sobre o neoconstitucionalismo, avalie as seguintes proposições.

I. Como marco histórico do neoconstitucionalismo, pode-se citar a Revolução Francesa de 1789, que deu grande impulso ao surgimento das constituições escritas.

II. O pós-positivismo, com a centralidade dos direitos fundamentais e a reaproximação entre Direito e Ética, é apontado como marco filosófico do neoconstitucionalismo.

III. Como marco teórico do neoconstitucionalismo, aponta-se o conjunto de mudanças que incluem a força normativa da Constituição, a expansão da jurisdição constitucional e o desenvolvimento de uma nova dogmática da interpretação constitucional.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o constitucionalismo e também com a autonomia dos Municípios, devendo ser apreciadas em consonância com o magistério doutrinário, com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e com o texto da Constituição Federal. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a liberdade de expressão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da Separação dos Poderes e das hipóteses constitucionais de iniciativa legislativa privativa, devendo ser avaliadas em consonância com a jurisprudência do STF.

I. É constitucional lei de iniciativa parlamentar que cria conselho de representantes da sociedade civil, integrante da estrutura do Poder Legislativo, com atribuição de acompanhar ações do Executivo.

II. É inconstitucional lei estadual de iniciativa parlamentar que dispõe sobre política pública a ser executada pela Secretaria de Estado da Saúde, com repercussão direta nas atribuições desse órgão, que passa a assumir a responsabilidade pela qualificação técnica de hospitais filantrópicos, e com previsão de repasse de recursos do Fundo Estadual de Saúde.

III. É inconstitucional lei de iniciativa parlamentar que cria conselho popular com atribuições de participar do planejamento municipal, fiscalizar a respectiva execução e os demais atos da administração municipal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as alterações promovidas pela EC 103/2019, julgue os itens abaixo.

I. Compete privativamente à União legislar sobre normas gerais de organização, efetivos, material bélico, garantias, convocação, mobilização, inatividades e pensões das polícias militares e dos corpos de bombeiros militares.

II. A aposentadoria concedida com a utilização de tempo de contribuição decorrente de cargo, emprego ou função pública, inclusive do Regime Geral de Previdência Social, acarretará o rompimento do vínculo que gerou o referido tempo de contribuição.

III. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base, dentre outros objetivos, na diversidade da base de financiamento, identificando-se, em rubricas contábeis específicas para cada área, as receitas e as despesas vinculadas a ações de saúde, previdência e assistência social, preservado o caráter contributivo da previdência social.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A propósito da temática afeta à Criminologia do Consenso e Criminologia do Conflito, tendo presente o magistério consagrado na doutrina, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto à teoria do crime e temas correlatos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da individualização da pena e dos efeitos da condenação penal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 8.072/90, a Lei 8.137/90, a Lei 9.613/98 e a Lei 14.133/21, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a ação penal privada subsidiária da pública.

I. Ultrapassado o prazo legal disposto no artigo 46 para o MP, recebidos os autos do inquérito, apresentar denúncia, promover o arquivamento ou requisitar novas diligências, pode, de plano, ser oferecida queixa no exercício de ação penal subsidiária da pública.

II. Caso, recebidos os autos do inquérito policial, embora ultrapassado o prazo legal para o MP denunciar, promover o arquivamento dos autos ou requisitar à polícia diligências, haja diligências apuratórias internas em curso na repartição ministerial, suprime-se o cabimento da ação penal privada subsidiária da pública.

III. Constatada a inércia ministerial e regularmente oferecida queixa no exercício da ação penal privada subsidiária da pública, ainda que sobrevenha denúncia ajuizada pelo MP, não ocorre a prejudicialidade da ação penal privada regularmente em curso.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o inquérito policial.

I. Tratando-se de crime abrangido pela competência originária do STF, a polícia judiciária não está autorizada a instaurar, de ofício, inquérito policial para apurar a conduta de parlamentares federais.

II. Embora tenha o STF a prerrogativa de fazer instaurar inquérito a ser tramitado na Corte quando em questão a apuração de graves crimes contra o próprio tribunal ou seus ministros, tal instauração depende de prévia requisição ministerial.

III. Para admissão da constitucionalidade da previsão regimental de instauração de inquérito pelo próprio STF e presidência deste por um de seus ministros, invocou-se também a teoria dos poderes implícitos, na medida em que o instrumento investigatório funciona como garantia institucional, na medida em que confere um mínimo de estabilidade e proteção à Corte contra graves ataques destinados a destruir os pilares de sustentação do Tribunal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) Segundo entendimento do Superior Tribunal de Justiça, tendo ocorrido a revogação do inciso I do §2º do Art. 157 do Código Penal, pela Lei nº 13.654/2018, o juiz da execução penal pode, como circunstância judicial desfavorável, valorar o emprego de arma na:

 

(EMAGIS) À luz da jurisprudência do STJ, assinale a opção CORRETA, a respeito de práticas e cláusulas abusivas elencadas no Código de Defesa do Consumidor.

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) Fernando é empresário com pessoa jurídica regularmente constituída como “Fernando Comércio EIRELI”. Todavia, em sua atividade como pessoa física, acabou por contrair inúmeras dívidas com diversos credores. Ciente de que seu patrimônio estava em risco, transferiu diversos bens de seu patrimônio particular para sua empresa, o que viria a inviabilizar eventual execução das dívidas. Aos credores, nessas circunstâncias,

 

(EMAGIS) Relativamente à Parte Geral do Código Civil, julgue os itens abaixo.

I. A proteção que o Código Civil defere ao nascituro alcança o natimorto no que concerne aos direitos da personalidade.

II. São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desses atos.

III. O exercício dos direitos da personalidade pode sofrer limitação voluntária, desde que não seja permanente nem geral.

Estão corretos somente os itens:

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) A Robustez Ltda. foi contratada pelo condomínio do edifício Rosas para prestar serviços de segurança e vigilância por um ano, em troca do pagamento mensal de R$ 10.000,00, a ser efetivado até o dia 05 de cada mês. Findo um ano, o contrato não foi renovado porque o condomínio ficou inadimplente das três últimas prestações, e agora a Robustez Ltda. pleiteia o pagamento do total devido. Sobre cada prestação atrasada, incidirão:

 

(EMAGIS) Sobre a remessa necessária, considerados os regramentos do CPC, julgue os itens a seguir expostos.

I. Não se aplica a remessa necessária quando a condenação ou o proveito econômico obtido na causa for de valor certo e líquido inferior a 100 (cem) salários mínimos, relativamente aos Municípios e respectivas autarquias e fundações de direito público.

II. Não se aplica a remessa necessária quando a sentença estiver fundada em entendimento coincidente com orientação vinculante firmada no âmbito administrativo do próprio ente público, consolidada em manifestação, parecer ou súmula administrativa.

III. A sentença de rejeição dos embargos à execução opostos pela Fazenda Pública está, em regra, sujeita à remessa necessária.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a desistência da ação e também com a desistência do recurso, além de outros assuntos correlatos. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação à atuação do Ministério Público no processo civil, considerada a disciplina do CPC, julgue os itens abaixo.

I. O Ministério Público será intimado para, no prazo de 30 (trinta) dias, intervir como fiscal da ordem jurídica nas hipóteses previstas em lei ou na Constituição Federal.

II. Nos casos de intervenção como fiscal da ordem jurídica, o Ministério Público poderá produzir provas, requerer as medidas processuais pertinentes e recorrer.

III. Findo o prazo para manifestação do Ministério Público sem o oferecimento de parecer, o juiz requisitará os autos e encaminhará o processo para outro membro do parquet, sem prejuízo da adoção de outras medidas cabíveis, como a comunicação ao Conselho Nacional do Ministério Público.

Estão corretos somente os itens:

 

(TJ/PI – Juiz de Direito Substituto – CEBRASPE – 2019) Assinale a opção que indica a denominação dada ao elemento incorpóreo do estabelecimento empresarial pertencente ao empresário e que concerne à localização do imóvel onde é exercida a mercancia ou atividade industrial, que não se confunde com o imóvel propriamente dito e que muitas vezes assume papel preponderante para o sucesso da empresa, seja pela relação com os clientes, seja pela relação com os fornecedores, e que é protegido pela lei de locações.

 

(EMAGIS) A recente Lei 14.195/2021 é resultado da conversão da MP 1.040/2021, editada pelo atual Presidente da República com providências regulatórias diversas em matéria empresarial, civil, processual, trabalhista e administrativa, dentre outras, tudo especialmente com o propósito de desburocratizar o exercício das atividades econômicas e operacionalizar o princípio da liberdade de iniciativa econômica em nosso país.

A propósito de tais inovações, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as taxas, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre o parcelamento como causa de suspensão do crédito tributário, avalie as assertivas que seguem.

I. É nula a notificação do ato de exclusão do programa de recuperação fiscal do Refis pelo Diário Oficial ou pela Internet.

II. Tratando-se de exclusão do contribuinte do programa de parcelamento em decorrência de acolhimento pela autoridade administrativa competente de representação da autoridade fiscal indicativa das irregularidades cometidas pelo contribuinte, a notificação deste para defender-se não precisa necessariamente dar-se antes da apreciação da mencionada representação, bastando que, publicada a decisão de exclusão, seja-lhe concedido, sem efeito suspensivo, prazo para sobre ela se manifestar.

III. Salvo disposição de lei em contrário, o parcelamento do crédito tributário exclui a incidência de juros e multas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os Tribunais de Contas, avalie as assertivas que seguem.

I. A CF/1988 admite, após sua vigência, a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais.

II. Os Tribunais de Contas dos Municípios existentes devem ter, tais como os Tribunais de Contas dos Estados, 7 conselheiros.

III. O subsídio dos conselheiros dos Tribunais de Contas dos Municípios deve ser estabelecidos em percentual do subsídio dos conselheiros do Tribunal de Contas do respectivo Estado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente aos princípios da Administração Pública, aos atos administrativos e temas correlatos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a Administração Pública Direta e Indireta, julgue os itens abaixo.

I. Pela teoria do órgão, a pessoa jurídica de direito público manifesta a sua vontade por meio de órgãos públicos, de tal modo que quando os agentes que os compõem manifestam a sua vontade, é como se o próprio Estado o fizesse; substitui-se a ideia de representação pela de imputação. Enquanto a teoria da representação considera a existência da pessoa jurídica e do representante como dois entes autônomos, a teoria do órgão funde os dois elementos, para concluir que o órgão é parte integrante do Estado.

II. Para o STF, não há inconstitucionalidade em lei estadual que prevê a destituição, no curso do mandato, de dirigentes de Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos Delegados por decisão exclusiva da Assembleia Legislativa, haja vista a autonomia político-administrativa outorgada aos entes federados pela Constituição Federal.

III. A estabilidade especial (ou extraordinária) do art. 19 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) estende-se aos empregados das fundações públicas de direito privado.

IV. Os Conselhos Profissionais, enquanto autarquias corporativas criadas por lei com outorga para o exercício de atividade típica do Estado, tem maior grau de autonomia administrativa e financeira, constituindo espécie sui generis de pessoa jurídica de direito público não estatal, à qual não se aplica a obrigatoriedade do regime jurídico único preconizado pelo art. 39 da Constituição Federal. Por isso, é constitucional legislação que permite a contratação no âmbito dos Conselhos Profissionais sob o regime celetista.

Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Considere servidor municipal que ocupa cargo público de provimento efetivo e requer aposentadoria perante o INSS, já que o Município não possui regime próprio de previdência. Tenha presente que a legislação municipal dispõe que a aposentadoria é causa de vacância do cargo público, o que determina o afastamento do servidor dos quadros da Administração. O servidor, então, propõe ação judicial, postulando a reintegração ao cargo mesmo depois de aposentar-se, ao fundamento de que é cabível a percepção simultânea de vencimentos de cargo público com proventos de aposentadoria pagos pelo Regime Geral de Previdência Social.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação à ação popular, julgue, com base na Lei 4.717/65, os itens abaixo, assinalando, na sequência, a alternativa apropriada.

I. A prova da cidadania, para ingresso em juízo, será feita com o título eleitoral, ou com documento que a ele corresponda.

II. Somente em situações excepcionais se admite que pessoa jurídica proponha ação popular.

III. É facultado a qualquer cidadão habilitar-se como litisconsorte ou assistente do autor da ação popular.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da proteção ao meio ambiente e também das terras devolutas. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) O artigo 54, caput, da Lei 13.445/2017 (Lei da Migração), assim define expulsão: “A expulsão consiste em medida administrativa de retirada compulsória de migrante ou visitante do território nacional, conjugada com o impedimento de reingresso por prazo determinado.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas MPF - Rodada 04.2022

(EMAGIS) Sobre o neoconstitucionalismo, avalie as seguintes proposições.

I. Como marco histórico do neoconstitucionalismo, pode-se citar a Revolução Francesa de 1789, que deu grande impulso ao surgimento das constituições escritas.

II. O pós-positivismo, com a centralidade dos direitos fundamentais e a reaproximação entre Direito e Ética, é apontado como marco filosófico do neoconstitucionalismo.

III. Como marco teórico do neoconstitucionalismo, aponta-se o conjunto de mudanças que incluem a força normativa da Constituição, a expansão da jurisdição constitucional e o desenvolvimento de uma nova dogmática da interpretação constitucional.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o constitucionalismo e também com a autonomia dos Municípios, devendo ser apreciadas em consonância com o magistério doutrinário, com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e com o texto da Constituição Federal. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a liberdade de expressão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da Separação dos Poderes e das hipóteses constitucionais de iniciativa legislativa privativa, devendo ser avaliadas em consonância com a jurisprudência do STF.

I. É constitucional lei de iniciativa parlamentar que cria conselho de representantes da sociedade civil, integrante da estrutura do Poder Legislativo, com atribuição de acompanhar ações do Executivo.

II. É inconstitucional lei estadual de iniciativa parlamentar que dispõe sobre política pública a ser executada pela Secretaria de Estado da Saúde, com repercussão direta nas atribuições desse órgão, que passa a assumir a responsabilidade pela qualificação técnica de hospitais filantrópicos, e com previsão de repasse de recursos do Fundo Estadual de Saúde.

III. É inconstitucional lei de iniciativa parlamentar que cria conselho popular com atribuições de participar do planejamento municipal, fiscalizar a respectiva execução e os demais atos da administração municipal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as gerações dos direitos humanos e os diplomas internacionais de proteção dos direitos humanos, assinale a correta:

 

(EMAGIS) Em relação às eleições, julgue, com base na Lei 9.504/97, as seguintes assertivas:

I. Poderá participar das eleições o partido que, até seis meses antes do pleito, tenha registrado seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral, conforme o disposto em lei, e tenha, até a data da convenção, órgão de direção constituído na circunscrição, de acordo com o respectivo estatuto.

II. A denominação de coligação partidária não poderá coincidir, incluir ou fazer referência a nome ou número de candidato.

III. O partido político coligado somente possui legitimidade para atuar de forma isolada no processo eleitoral quando questionar a validade da própria coligação, durante o período compreendido entre a data da convenção e o termo final do prazo para a impugnação do registro de candidatos.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) Relativamente aos princípios da Administração Pública, aos atos administrativos e temas correlatos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a Administração Pública Direta e Indireta, julgue os itens abaixo.

I. Pela teoria do órgão, a pessoa jurídica de direito público manifesta a sua vontade por meio de órgãos públicos, de tal modo que quando os agentes que os compõem manifestam a sua vontade, é como se o próprio Estado o fizesse; substitui-se a ideia de representação pela de imputação. Enquanto a teoria da representação considera a existência da pessoa jurídica e do representante como dois entes autônomos, a teoria do órgão funde os dois elementos, para concluir que o órgão é parte integrante do Estado.

II. Para o STF, não há inconstitucionalidade em lei estadual que prevê a destituição, no curso do mandato, de dirigentes de Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos Delegados por decisão exclusiva da Assembleia Legislativa, haja vista a autonomia político-administrativa outorgada aos entes federados pela Constituição Federal.

III. A estabilidade especial (ou extraordinária) do art. 19 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) estende-se aos empregados das fundações públicas de direito privado.

IV. Os Conselhos Profissionais, enquanto autarquias corporativas criadas por lei com outorga para o exercício de atividade típica do Estado, tem maior grau de autonomia administrativa e financeira, constituindo espécie sui generis de pessoa jurídica de direito público não estatal, à qual não se aplica a obrigatoriedade do regime jurídico único preconizado pelo art. 39 da Constituição Federal. Por isso, é constitucional legislação que permite a contratação no âmbito dos Conselhos Profissionais sob o regime celetista.

Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Considere servidor municipal que ocupa cargo público de provimento efetivo e requer aposentadoria perante o INSS, já que o Município não possui regime próprio de previdência. Tenha presente que a legislação municipal dispõe que a aposentadoria é causa de vacância do cargo público, o que determina o afastamento do servidor dos quadros da Administração. O servidor, então, propõe ação judicial, postulando a reintegração ao cargo mesmo depois de aposentar-se, ao fundamento de que é cabível a percepção simultânea de vencimentos de cargo público com proventos de aposentadoria pagos pelo Regime Geral de Previdência Social.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação à ação popular, julgue, com base na Lei 4.717/65, os itens abaixo, assinalando, na sequência, a alternativa apropriada.

I. A prova da cidadania, para ingresso em juízo, será feita com o título eleitoral, ou com documento que a ele corresponda.

II. Somente em situações excepcionais se admite que pessoa jurídica proponha ação popular.

III. É facultado a qualquer cidadão habilitar-se como litisconsorte ou assistente do autor da ação popular.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da proteção ao meio ambiente e também das terras devolutas. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as taxas, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre o parcelamento como causa de suspensão do crédito tributário, avalie as assertivas que seguem.

I. É nula a notificação do ato de exclusão do programa de recuperação fiscal do Refis pelo Diário Oficial ou pela Internet.

II. Tratando-se de exclusão do contribuinte do programa de parcelamento em decorrência de acolhimento pela autoridade administrativa competente de representação da autoridade fiscal indicativa das irregularidades cometidas pelo contribuinte, a notificação deste para defender-se não precisa necessariamente dar-se antes da apreciação da mencionada representação, bastando que, publicada a decisão de exclusão, seja-lhe concedido, sem efeito suspensivo, prazo para sobre ela se manifestar.

III. Salvo disposição de lei em contrário, o parcelamento do crédito tributário exclui a incidência de juros e multas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os Tribunais de Contas, avalie as assertivas que seguem.

I. A CF/1988 admite, após sua vigência, a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais.

II. Os Tribunais de Contas dos Municípios existentes devem ter, tais como os Tribunais de Contas dos Estados, 7 conselheiros.

III. O subsídio dos conselheiros dos Tribunais de Contas dos Municípios deve ser estabelecidos em percentual do subsídio dos conselheiros do Tribunal de Contas do respectivo Estado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O artigo 54, caput, da Lei 13.445/2017 (Lei da Migração), assim define expulsão: “A expulsão consiste em medida administrativa de retirada compulsória de migrante ou visitante do território nacional, conjugada com o impedimento de reingresso por prazo determinado.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) Fernando é empresário com pessoa jurídica regularmente constituída como “Fernando Comércio EIRELI”. Todavia, em sua atividade como pessoa física, acabou por contrair inúmeras dívidas com diversos credores. Ciente de que seu patrimônio estava em risco, transferiu diversos bens de seu patrimônio particular para sua empresa, o que viria a inviabilizar eventual execução das dívidas. Aos credores, nessas circunstâncias,

 

(EMAGIS) À luz da jurisprudência do STJ, assinale a opção CORRETA, a respeito de práticas e cláusulas abusivas elencadas no Código de Defesa do Consumidor.

 

(EMAGIS) Relativamente à Parte Geral do Código Civil, julgue os itens abaixo.

I. A proteção que o Código Civil defere ao nascituro alcança o natimorto no que concerne aos direitos da personalidade.

II. São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desses atos.

III. O exercício dos direitos da personalidade pode sofrer limitação voluntária, desde que não seja permanente nem geral.

Estão corretos somente os itens:

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) A Robustez Ltda. foi contratada pelo condomínio do edifício Rosas para prestar serviços de segurança e vigilância por um ano, em troca do pagamento mensal de R$ 10.000,00, a ser efetivado até o dia 05 de cada mês. Findo um ano, o contrato não foi renovado porque o condomínio ficou inadimplente das três últimas prestações, e agora a Robustez Ltda. pleiteia o pagamento do total devido. Sobre cada prestação atrasada, incidirão:

 

(EMAGIS) Sobre a remessa necessária, considerados os regramentos do CPC, julgue os itens a seguir expostos.

I. Não se aplica a remessa necessária quando a condenação ou o proveito econômico obtido na causa for de valor certo e líquido inferior a 100 (cem) salários mínimos, relativamente aos Municípios e respectivas autarquias e fundações de direito público.

II. Não se aplica a remessa necessária quando a sentença estiver fundada em entendimento coincidente com orientação vinculante firmada no âmbito administrativo do próprio ente público, consolidada em manifestação, parecer ou súmula administrativa.

III. A sentença de rejeição dos embargos à execução opostos pela Fazenda Pública está, em regra, sujeita à remessa necessária.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a desistência da ação e também com a desistência do recurso, além de outros assuntos correlatos. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação à atuação do Ministério Público no processo civil, considerada a disciplina do CPC, julgue os itens abaixo.

I. O Ministério Público será intimado para, no prazo de 30 (trinta) dias, intervir como fiscal da ordem jurídica nas hipóteses previstas em lei ou na Constituição Federal.

II. Nos casos de intervenção como fiscal da ordem jurídica, o Ministério Público poderá produzir provas, requerer as medidas processuais pertinentes e recorrer.

III. Findo o prazo para manifestação do Ministério Público sem o oferecimento de parecer, o juiz requisitará os autos e encaminhará o processo para outro membro do parquet, sem prejuízo da adoção de outras medidas cabíveis, como a comunicação ao Conselho Nacional do Ministério Público.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A propósito da temática afeta à Criminologia do Consenso e Criminologia do Conflito, tendo presente o magistério consagrado na doutrina, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto à teoria do crime e temas correlatos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da individualização da pena e dos efeitos da condenação penal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 8.072/90, a Lei 8.137/90, a Lei 9.613/98 e a Lei 14.133/21, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a pessoa e os crimes contra o patrimônio, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a ação penal privada subsidiária da pública.

I. Ultrapassado o prazo legal disposto no artigo 46 para o MP, recebidos os autos do inquérito, apresentar denúncia, promover o arquivamento ou requisitar novas diligências, pode, de plano, ser oferecida queixa no exercício de ação penal subsidiária da pública.

II. Caso, recebidos os autos do inquérito policial, embora ultrapassado o prazo legal para o MP denunciar, promover o arquivamento dos autos ou requisitar à polícia diligências, haja diligências apuratórias internas em curso na repartição ministerial, suprime-se o cabimento da ação penal privada subsidiária da pública.

III. Constatada a inércia ministerial e regularmente oferecida queixa no exercício da ação penal privada subsidiária da pública, ainda que sobrevenha denúncia ajuizada pelo MP, não ocorre a prejudicialidade da ação penal privada regularmente em curso.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o inquérito policial.

I. Tratando-se de crime abrangido pela competência originária do STF, a polícia judiciária não está autorizada a instaurar, de ofício, inquérito policial para apurar a conduta de parlamentares federais.

II. Embora tenha o STF a prerrogativa de fazer instaurar inquérito a ser tramitado na Corte quando em questão a apuração de graves crimes contra o próprio tribunal ou seus ministros, tal instauração depende de prévia requisição ministerial.

III. Para admissão da constitucionalidade da previsão regimental de instauração de inquérito pelo próprio STF e presidência deste por um de seus ministros, invocou-se também a teoria dos poderes implícitos, na medida em que o instrumento investigatório funciona como garantia institucional, na medida em que confere um mínimo de estabilidade e proteção à Corte contra graves ataques destinados a destruir os pilares de sustentação do Tribunal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) Segundo entendimento do Superior Tribunal de Justiça, tendo ocorrido a revogação do inciso I do §2º do Art. 157 do Código Penal, pela Lei nº 13.654/2018, o juiz da execução penal pode, como circunstância judicial desfavorável, valorar o emprego de arma na:

 

  9082 item(ns)
Primeiro Anterior  164   165   166   167   168  Proximo Ultimo

Cesta de Rodadas Pretéritas

Adicione à cesta os planos das Rodadas Pretéritas que você deseja adquirir.

    Valor Total: R$ ...

    • 1

    Copyright © 2010-2025 - Emagis - Todos os direitos reservados - CNPJ: 12.626.846/0001-10
    O Emagis é uma instituição privada, não possuindo qualquer vinculação a órgãos públicos. ILION.com.br