Emagis
Emagis
HOME MATRICULE-SE POR QUE APROVAMOS MAIS? ENTENDA OS CURSOS RESULTADOS ÁREA RESTRITA
NEWSLETTER
CONTATO
Magistratura MAGISTRATURA
Magistratura MINISTÉRIO PÚBLICO
Magistratura DEFENSORIA PÚBLICA
Magistratura PROCURADORIA
Magistratura DELEGADO DE POLICIA
Programas de Estudos PROGRAMAS DE ESTUDO
Planos de Questões/Provas PLANOS DE QUESTÕES/PROVAS
Cursos Intensivos Simulados CURSOS INTENSIVOS SIMULADOS
Videoaulas VIDEOAULAS
Rodadas Pretéritas RODADAS PRETÉRITAS
Downloads DOWNLOADS
Facebook Intagran Youtube Twitter
Emagis
Bem-vindo(a)



INÍCIO (ÁREA RESTRITA) AVISOS MINHA CONTA ALTERAR DADOS CADASTRAIS RENOVAR/ADQUIRIR PLANO CERTIFICADOS INDIQUE UM AMIGO SAIR
FAÇA SEU LOGIN


ESQUECEU A SENHA?


Seu navegador não suporta este video. Por favor, atualize seu navegador.

Rodadas Pretéritas

  1. Home
  2. Rodadas Pretéritas
  3. Busca
  4. Entenda as rodadas pretéritas
Informações Adicionar

Discursivas 2022

Informações Adicionar

Discursivas TJ/SP 2023

Busque por suas rodadas

Informações Adicionar

Objetivas - Rodada 11.2022

Informações Adicionar

Objetivas MP Estadual - Rodada 11.2022

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 11.2022

Informações Adicionar

Sentença Estadual - Rodada 11.2022

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 11.2022

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 11.2022

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 11.2022

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 11.2022

Informações Adicionar

Ministério Público Estadual - Rodada 11.2022

Informações Adicionar

Delegado de Polícia - Rodada 10.2022

Informações Adicionar

PGE/PGM - Rodada 10.2022

Informações Adicionar

Ministério Público Estadual - Rodada 10.2022

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 10.2022

Informações Adicionar

Objetivas DP Estadual - Rodada 10.2022

Informações Adicionar

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 10.2022

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 10.2022

Informações Adicionar

Objetivas - Rodada 10.2022

Informações Adicionar

Defensoria Pública Estadual - Rodada 10.2022

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM - Rodada 10.2022

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 10.2022

Objetivas - Rodada 11.2022

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do princípio da separação de poderes aplicado à contenção judicial na interferência em questões ‘interna corporis’ do Legislativo. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a classificação das Constituições quanto à correspondência com a realidade, julgue os itens abaixo.

I. Trata-se do chamado “critério ontológico”, propugnado por Karl Loewenstein.

II. As Constituições nominalistas contêm disposições de limitação e controle de dominação política, sem ressonância na sistemática de processo real de poder, e com insuficiente concretização constitucional.

III. As Constituições normativas são simples reflexos da realidade política, servindo como mero instrumento dos donos do poder e das elites políticas, sem limitação do seu conteúdo.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere Instrução Normativa de DETRAN de Estado-membro que disciplina a atuação dos despachantes de trânsito, estabelecendo condições, impondo requisitos, fixando impedimentos, delimitando atribuições e cominando penalidades aos integrantes dessa categoria profissional.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da liberdade de associação (CF, artigo 5º, inciso XX) e também da liberdade sindical (CF, artigo 8º, inciso V).

I. Viola os princípios constitucionais da liberdade de associação e da liberdade sindical, ambos em sua dimensão negativa, a norma legal que condiciona, ainda que indiretamente, o recebimento do benefício do seguro-desemprego à filiação do interessado a colônia de pescadores de sua região.

II. Viola o princípio constitucional da liberdade sindical norma que condiciona o exercício da profissão de carregador e transportador de bagagens à prévia filiação ao sindicato da categoria.

III. As disposições do dispositivo constitucional referente à liberdade sindical (CF, artigo 8º), embora se apliquem à organização de sindicatos rurais, não se aplicam às colônias de pescadores.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Quanto aos bens públicos e aos atos administrativos, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) "Registre-se, no entanto, que as expressões não admitem todo e qualquer significado que venha a ser atribuído pelo intérprete da norma. As expressões possuem significados linguísticos que limitam a atividade interpretativa. Dessa forma, é possível extrair determinadas certezas dos conceitos jurídicos indeterminados: zona de certeza positiva (hipóteses que se inserem no conceito) e zona de certeza negativa (situações que não são englobadas pelo conceito). Entre as “zonas de certezas”, encontra-se a denominada “zona de penumbra” (ou “zona de incerteza”) que compreende hipóteses que geram dúvidas no intérprete sobre a sua adequação ao conceito indeterminado." (OLIVEIRA, Rafael Rezende. Curso de Direito Administrativo, 6ª edição. Método, 03/2018, p. 309).

O excerto acima transcrito tem relação mais direta com o tema


 

(EMAGIS) Quanto às entidades do terceiro setor, marque a alternativa correta.

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) A propósito do regime constitucional do acesso aos cargos públicos, o Supremo Tribunal Federal tem afirmado seu entendimento dominante por meio de diversos precedentes qualificados, dentre os quais:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da anulação, invalidade e ineficácia de negócios jurídicos.

I. Caso o negócio jurídico seja praticado pelas partes do processo e homologados pelo juízo, eventual anulação deve ser perseguida na via da ação rescisória.

II. A fraude à execução constitui negócio jurídico inválido em relação ao exequente, motivo pelo qual para que o bem alienado em fraude seja penhorado para garantia de crédito do exequente é imprescindível a prévia anulação do negócio jurídico praticado em fraude à execução na via da ação anulatória.

III. A fraude contra credores constitui negócio jurídico anulável, com prazo decadencial geral para anulação de dois anos, eis que se trata de hipótese em que a lei dispõe que o ato é anulável sem estabelecer prazo para pleitear-se a anulação.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Os itens abaixo versam sobre os defeitos dos negócios jurídicos. Julgue-os e aponte a alternativa apropriada.

I. São anuláveis os negócios jurídicos, quando as declarações de vontade emanarem de erro substancial que poderia ser percebido por pessoa de diligência normal, em face das circunstâncias do negócio. Não admite expressamente a nossa legislação, no entanto, a anulação do negócio jurídico no chamado “erro de direito".

II. Para os fins do chamado “erro ou ignorância" é irrelevante ser ou não escusável o erro, porque o dispositivo adota o princípio da confiança.

III. Para configuração da lesão, não se exige o chamado dolo de aproveitamento.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Considere que José, pai de João e alimentante deste, suspeite que Maria, sua ex-esposa, mãe de João e detentora da guarda unilateral deste, não está utilizando a pensão em verdadeiro proveito de João.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo inovação introduzida pela Lei 13.058/2014 no Código Civil, a guarda unilateral obriga o pai ou a mãe que não a detenha a supervisionar os interesses dos filhos, e, para possibilitar tal supervisão, qualquer dos genitores sempre será parte legítima para solicitar informações e/ou prestação de contas, objetivas ou subjetivas, em assuntos ou situações que direta ou indiretamente afetem a saúde física e psicológica e a educação de seus filhos.

II. Na situação em questão, a jurisprudência do STJ, mesmo antes da vigência da Lei 13.058/2014, já pacificara compreensão de que José podia propor ação de prestação de contas em face de Maria.

III. Na situação em questão, a jurisprudência do STJ, com a vigência da Lei 13.058/2014, vem se firmando no sentido de que José pode propor ação de prestação de contas em face de Maria.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que o Banco Fomento tenha crédito formalizado em contrato com natureza de título executivo extrajudicial em face do Supermercado Vende Bem, crédito que decorreu de empréstimo de quantia certa para o capital de giro deste. Tenha presente, também, que no contrato haja cláusula compromissória arbitral.

A propósito, considerada a pretensão do Banco Fomento de cobrar seu crédito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere que o Restaurante Por Quilo, sociedade limitada, seja locatário de imóvel comercial, cujo locador é a Galeria Empreendimentos, também sociedade limitada, proprietária do imóvel. Tenha presente que, em decorrência da crise econômica, o Restaurante Por Quilo deixe de pagar os aluguéis e, meses depois, encerre suas atividades, abandonando o imóvel. Nesse quadro, a Galeria Empreendimentos propõe ação de despejo, a despeito de o contrato de locação formalizado entre as partes conter cláusula compromissória estabelecendo que a solução das demandas dele decorrentes ocorrerão na instância arbitral.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a possibilidade jurídica do pedido e sua natureza jurídica adotada pelo CPC/2015, avalie as assertivas que seguem.

I. Com a entrada em vigor do CPC/15, a possibilidade jurídica do pedido não é mais expressamente elencada como condição da ação, limitando-se, neste ponto, o código a dizer que o juiz não resolverá o mérito quando verificar ausência de legitimidade ou de interesse processual.

II. Na Exposição de Motivos do CPC/2015, foi acolhida a doutrina segundo a qual a possibilidade jurídica do pedido é condição da ação, não elemento do mérito do processo, podendo ser inserida na noção de interesse processual.

III. O STJ já adotou a compreensão segundo a qual a possibilidade jurídica do pedido compõe uma parcela do mérito em discussão no processo, suscetível de decomposição e que pode ser examinada em separado dos demais fragmentos que o compõem.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação ao incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR), julgue os itens abaixo.

I. É incabível o incidente de resolução de demandas repetitivas quando um dos tribunais superiores, no âmbito de sua respectiva competência, já tiver afetado recurso para definição de tese sobre questão de direito material ou processual repetitiva.

II. O pedido de instauração do incidente será dirigido ao presidente de tribunal pelo juiz ou relator, por ofício; pelas partes, por petição; pelo Ministério Público ou pela Defensoria Pública, por petição.

III. O amicus curiae não tem legitimidade para recorrer da decisão que julgar o incidente de resolução de demandas repetitivas.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Com relação à ação monitória, aquilate as proposições a seguir.

I. Não há expressa previsão legal em torno do cabimento de ação monitória voltada ao adimplemento de obrigação de fazer ou de não fazer.

II. Não se admite que se considere como prova escrita, para fins de propositura de ação monitória, prova oral documentada.

III. A apelação contra a sentença que julga improcedentes os embargos ao mandado monitório não é dotada de efeito suspensivo automático.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA em relação às ações coletivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam, no âmbito da Criminologia, da Teoria da Subcultura Delinquente.

I. Trata-se de teoria consagrada por Albert Cohen, que caracterizava a subcultura delinquente, dentre outros aspectos, por derivar o crime de uma justificativa racional à ótica do agente, isto é, pelo utilitarismo da ação.

II. Um dos fatores que caracterizam a subcultura delinquente é a ausência de malícia na conduta criminosa, que se explica como reação do agente a anterior comportamento hostil ou agressivo da vítima contra si, seus entes queridos ou seus bens.

III. A subcultura delinquente, consciente que é do desvalor de suas condutas criminosas, caracteriza-se pelo planejamento das atividades delituosas com objetivo de obter vantagens específicas, isso em ordem a logo cessar o comportamento conscientemente desviante.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a aplicação da lei penal no tempo. Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a teoria do crime, assinale a alternativa apropriada.


 

(EMAGIS) No que tange à Parte Especial do Código Penal, julgue os itens abaixo.

I. No crime de homicídio, a jurisprudência do STJ entende ser incompatível a qualificadora do motivo fútil com o dolo eventual.

II. Para o STJ, o fato de a vítima do crime de homicídio ter 15 (quinze) anos de idade não justifica, por si só, a exasperação da pena-base.

III. Comete o crime de perseguição (CP, art. 147-A) quem persegue alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade. Trata-se de infração penal de menor potencial ofensivo.

IV. Tanto o STF quanto o STJ adotam, relativamente à consumação do crime de furto, a teoria da apprehensio (ou amotio). Por isso, consuma-se o crime de furto com a posse de fato da ‘res furtiva’, ainda que por breve espaço de tempo e seguida de perseguição ao agente, sendo prescindível a posse mansa e pacífica ou desvigiada.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as sanções penais e sua execução, marque a alternativa correta.

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) Segundo orientação do Superior Tribunal de Justiça, o “poder geral de cautela”:


 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Surpreendido na posse e na guarda de substância entorpecente ilícita, José da Silva foi preso em flagrante delito, por incurso no artigo 33 da Lei de Drogas. Acolhendo representação do d. representante do Ministério Público, a prisão em flagrante foi convertida em prisão preventiva ao fundamento de que “o crime de tráfico de drogas é grave e vem causando temor à população obreira, em razão de estar relacionado ao aumento da violência e da criminalidade, estando, muitas vezes, ligado ao crime organizado. Além disso, é fonte de desestabilização das relações familiares e sociais, gerando, ainda, grande problema de ordem de saúde pública em razão do crescente número de dependentes químicos. O efeito destrutivo e desagregador do tráfico de drogas, este associado a um mundo de violência, desespero e morte para as suas vítimas e para as comunidades afetadas, justifica tratamento jurídico mais rigoroso em relação aos agentes envolvidos na sua prática.”

Diante desse quadro, é correto afirmar que


 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Sobre o instituto do livramento condicional, é correto afirmar que


 

(EMAGIS) Considere que a sociedade empresarial Desconcentrada Ltda esteja estruturada em matriz e filiais, situadas em cidades distintas entre si. Tenha presente que, relativamente a cobrança tributária de IPI decorrente de saída de produtos de uma de suas filiais, a Filial Vende Mais, constate o corpo jurídico de Desconcentrada Ltda ter havido cobrança e pagamentos indevidos, vez que hipótese de não incidência se tratava. Constata também aludido corpo jurídico que, contra a Filial Vende Menos, há execução fiscal em trâmite por dívida de contribuição previdenciária e nos autos correlatos, pelo Sisbajud, foi bloqueado valor na conta da Matriz da empresa Desconcentrada Ltda. Pretendem os advogados, com efeito, tomar as medidas judiciais cabíveis.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que, relativamente ao ICMS, estabelecendo um programa de incentivo aos setores pecuário, industrial de pescado, agroindustrial e industrial pela via de incentivo fiscal, institua, ao lado de diferimento no recolhimento do imposto, concessão de crédito presumido, redução de base de cálculo, isenção e suspensão do imposto.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Sob a ótica formal, para a constitucionalidade do programa de incentivo fiscal em questão, basta tenha sido aprovado por ‘lei específica’, tal como exige o §6º do artigo 150 da CF para benefícios fiscais em geral.

II. É inconstitucional lei complementar federal que estipule condições para que os benefícios fiscais em questão sejam concedidos, isso sob pena de disfarçada isenção heterônoma.

III. O Estado em questão não tem competência para, de forma unilateral, conceder os benefícios fiscais em questão, que, se não conformes a deliberação coletiva dos Estados e do Distrito Federal, além da observância da disciplina constante na lei complementar federal, serão inconstitucionais, ainda que aprovados em lei estadual específica.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sabe-se que a Medida Provisória nº 1.788, de 29 de dezembro de 1998, publicada no dia seguinte, convertida na Lei nº 9.779, de 19 de janeiro de 1999, instituiu a incidência do Imposto de Renda Retido na Fonte sobre os lucros obtidos nas operações de hedge, retirando-se a isenção conferida pela Lei nº 8.981/95.

A propósito, tendo presente a disciplina do imposto de renda e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que, de iniciativa parlamentar, crie determinada obrigação a ser prestada por órgão da Administração Pública, obrigação correlata à prestação dos serviços de sua atribuição, e que, por força da obrigação criada, haja incremento na despesa a ser suportada pelo orçamento do Poder Executivo.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual segundo a qual “É vedado o depósito de lixo atômico não produzido no Estado e a instalação de usinas nucleares no território estadual.”

As assertivas que seguem tratam da norma em questão e da disciplina constitucional das atividades nucleares em território nacional, devendo ser avaliadas também em consonância com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e com o magistério da doutrina. Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a educação como serviço público e também como atividade econômica sujeita a regulamentação estatal, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a Constituição Federal, a educação infantil deve ser prestada pelo Estado em creche e pré-escola para crianças até os 6 anos de idade.

II. Para o STF, é inconstitucional norma da Lei 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB) que estabelece o início do ensino fundamental para as crianças aos seis anos de idade, vez que a idade de corte para início imposta pelo texto da Constituição Federal é 5 anos de idade.

III. Para o STF, lei estadual que estabeleça idade de corte para o ingresso da criança no ensino fundamental apenas é constitucional se tal idade for inferior à estabelecida na LDB.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Osmar ingressou com ação judicial em face da fabricante do telefone celular, alegando que houve problemas ainda no período de vigência da garantia legal. No momento da contestação, a parte ré apresentou o laudo realizado pela assistência técnica autorizada da fabricante, indicando que o problema apresentado no aparelho celular se relaciona ao mau uso, documento esse acompanhado por fotografia que demonstra marcas compatíveis com choque físico no bem, ao passo que Osmar requereu a inversão do ônus da prova.

A respeito de tal situação, é CORRETO afirmar que:


 

(EMAGIS) Segundo a Lei nº 12.594/2012, que instituiu o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), assinale a alternativa correta:


 

(DPE/PI – CEBRASPE – 2022) Com relação ao sistema interamericano de proteção dos direitos humanos e a instrumentos normativos internacionais, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Sobre a extradição, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Analise as proposições abaixo:

I. O Tribunal Superior Eleitoral elegerá seu Presidente e o Vice-Presidente dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal, e o Corregedor Eleitoral dentre os Ministros do Superior Tribunal de Justiça.

II. Cabe à lei ordinária federal dispor sobre a organização e competência dos tribunais, dos juízes de direito e das juntas eleitorais.

III. São irrecorríveis as decisões do Tribunal Superior Eleitoral, salvo as que contrariarem a Constituição Federal e as denegatórias de habeas corpus ou mandado de segurança.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Sobre os princípios constitucionais da Seguridade Social, a Assistência Social e os regimes de previdência social existentes, considere:

I. Nenhum benefício ou serviço da seguridade social – ou seja, consideradas a previdência social, a assistência social e a saúde – poderá ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total.

II. Joaquina, de 27 (vinte e sete) anos de idade, é portadora de impedimento de longo prazo, de natureza mental, que obstrui sua plena e efetiva participação na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas, impedindo-lhe de prover ao próprio sustento. Vive com seus pais, sob o mesmo teto, com renda familiar per capita inferior a ¼ (um quarto) do salário mínimo. Neste caso, independentemente de Joaquina ter realizado qualquer recolhimento de contribuição à seguridade social, ou mesmo seus pais, terá direito ao recebimento de um salário mínimo mensal, sob a forma de benefício próprio à Assistência Social.

III. O regime de capitalização é adotado no Regime Geral de Previdência Social (RGPS), ao passo que o regime de repartição simples é característico dos planos de previdência privada.

IV. Após regular aprovação em concurso público, Pedro foi investido em cargo público de provimento efetivo, junto a pequeno Município do sertão nordestino. Neste caso, diante das informações fornecidas, é correto afirmar que Pedro está excluído do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

Estão CORRETOS somente os itens:


 

(Procurador do Município de Presidente Prudente/SP – VUNESP – 2016) Os adicionais de insalubridade ou periculosidade

 

(Procurador do Estado do Mato Grosso do Sul – 2016) Em relação ao processo do trabalho, assinale a alternativa correta:


 

(MP/TO – 2022) À luz das regras processuais que regulam a atuação do Ministério Público, assinale a opção correta.


 

(DPE/MS – FGV – 2022) Laura, moradora da comunidade do Mosquito, procura a Defensoria Pública para informar que está sendo constantemente molestada por seu vizinho, Fábio, com violações à “Lei do Silêncio” e às regras de boa convivência. Entretanto, o que mais está a incomodar Laura, segundo narra, foi o fato de Fábio ter pintado, na parede de seu próprio imóvel, bem diante da porta de saída para a rua de Laura, um emblema religioso contrário à religião professada por ela.

Diante desse cenário e dos papéis institucionais da Defensoria Pública e ciente do pleito de Laura para que Fábio apague aquela pintura, segundo a legislação de regência, é correto afirmar que:

 

Objetivas MP Estadual - Rodada 11.2022

(MP/TO – 2022) À luz das regras processuais que regulam a atuação do Ministério Público, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam, no âmbito da Criminologia, da Teoria da Subcultura Delinquente.

I. Trata-se de teoria consagrada por Albert Cohen, que caracterizava a subcultura delinquente, dentre outros aspectos, por derivar o crime de uma justificativa racional à ótica do agente, isto é, pelo utilitarismo da ação.

II. Um dos fatores que caracterizam a subcultura delinquente é a ausência de malícia na conduta criminosa, que se explica como reação do agente a anterior comportamento hostil ou agressivo da vítima contra si, seus entes queridos ou seus bens.

III. A subcultura delinquente, consciente que é do desvalor de suas condutas criminosas, caracteriza-se pelo planejamento das atividades delituosas com objetivo de obter vantagens específicas, isso em ordem a logo cessar o comportamento conscientemente desviante.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a aplicação da lei penal no tempo. Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a teoria do crime, assinale a alternativa apropriada.


 

(EMAGIS) No que tange à Parte Especial do Código Penal, julgue os itens abaixo.

I. No crime de homicídio, a jurisprudência do STJ entende ser incompatível a qualificadora do motivo fútil com o dolo eventual.

II. Para o STJ, o fato de a vítima do crime de homicídio ter 15 (quinze) anos de idade não justifica, por si só, a exasperação da pena-base.

III. Comete o crime de perseguição (CP, art. 147-A) quem persegue alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade. Trata-se de infração penal de menor potencial ofensivo.

IV. Tanto o STF quanto o STJ adotam, relativamente à consumação do crime de furto, a teoria da apprehensio (ou amotio). Por isso, consuma-se o crime de furto com a posse de fato da ‘res furtiva’, ainda que por breve espaço de tempo e seguida de perseguição ao agente, sendo prescindível a posse mansa e pacífica ou desvigiada.

Estão corretos somente os itens:

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) Segundo orientação do Superior Tribunal de Justiça, o “poder geral de cautela”:


 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Surpreendido na posse e na guarda de substância entorpecente ilícita, José da Silva foi preso em flagrante delito, por incurso no artigo 33 da Lei de Drogas. Acolhendo representação do d. representante do Ministério Público, a prisão em flagrante foi convertida em prisão preventiva ao fundamento de que “o crime de tráfico de drogas é grave e vem causando temor à população obreira, em razão de estar relacionado ao aumento da violência e da criminalidade, estando, muitas vezes, ligado ao crime organizado. Além disso, é fonte de desestabilização das relações familiares e sociais, gerando, ainda, grande problema de ordem de saúde pública em razão do crescente número de dependentes químicos. O efeito destrutivo e desagregador do tráfico de drogas, este associado a um mundo de violência, desespero e morte para as suas vítimas e para as comunidades afetadas, justifica tratamento jurídico mais rigoroso em relação aos agentes envolvidos na sua prática.”

Diante desse quadro, é correto afirmar que


 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Sobre o instituto do livramento condicional, é correto afirmar que


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da anulação, invalidade e ineficácia de negócios jurídicos.

I. Caso o negócio jurídico seja praticado pelas partes do processo e homologados pelo juízo, eventual anulação deve ser perseguida na via da ação rescisória.

II. A fraude à execução constitui negócio jurídico inválido em relação ao exequente, motivo pelo qual para que o bem alienado em fraude seja penhorado para garantia de crédito do exequente é imprescindível a prévia anulação do negócio jurídico praticado em fraude à execução na via da ação anulatória.

III. A fraude contra credores constitui negócio jurídico anulável, com prazo decadencial geral para anulação de dois anos, eis que se trata de hipótese em que a lei dispõe que o ato é anulável sem estabelecer prazo para pleitear-se a anulação.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Os itens abaixo versam sobre os defeitos dos negócios jurídicos. Julgue-os e aponte a alternativa apropriada.

I. São anuláveis os negócios jurídicos, quando as declarações de vontade emanarem de erro substancial que poderia ser percebido por pessoa de diligência normal, em face das circunstâncias do negócio. Não admite expressamente a nossa legislação, no entanto, a anulação do negócio jurídico no chamado “erro de direito".

II. Para os fins do chamado “erro ou ignorância" é irrelevante ser ou não escusável o erro, porque o dispositivo adota o princípio da confiança.

III. Para configuração da lesão, não se exige o chamado dolo de aproveitamento.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Considere que José, pai de João e alimentante deste, suspeite que Maria, sua ex-esposa, mãe de João e detentora da guarda unilateral deste, não está utilizando a pensão em verdadeiro proveito de João.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo inovação introduzida pela Lei 13.058/2014 no Código Civil, a guarda unilateral obriga o pai ou a mãe que não a detenha a supervisionar os interesses dos filhos, e, para possibilitar tal supervisão, qualquer dos genitores sempre será parte legítima para solicitar informações e/ou prestação de contas, objetivas ou subjetivas, em assuntos ou situações que direta ou indiretamente afetem a saúde física e psicológica e a educação de seus filhos.

II. Na situação em questão, a jurisprudência do STJ, mesmo antes da vigência da Lei 13.058/2014, já pacificara compreensão de que José podia propor ação de prestação de contas em face de Maria.

III. Na situação em questão, a jurisprudência do STJ, com a vigência da Lei 13.058/2014, vem se firmando no sentido de que José pode propor ação de prestação de contas em face de Maria.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a possibilidade jurídica do pedido e sua natureza jurídica adotada pelo CPC/2015, avalie as assertivas que seguem.

I. Com a entrada em vigor do CPC/15, a possibilidade jurídica do pedido não é mais expressamente elencada como condição da ação, limitando-se, neste ponto, o código a dizer que o juiz não resolverá o mérito quando verificar ausência de legitimidade ou de interesse processual.

II. Na Exposição de Motivos do CPC/2015, foi acolhida a doutrina segundo a qual a possibilidade jurídica do pedido é condição da ação, não elemento do mérito do processo, podendo ser inserida na noção de interesse processual.

III. O STJ já adotou a compreensão segundo a qual a possibilidade jurídica do pedido compõe uma parcela do mérito em discussão no processo, suscetível de decomposição e que pode ser examinada em separado dos demais fragmentos que o compõem.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação ao incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR), julgue os itens abaixo.

I. É incabível o incidente de resolução de demandas repetitivas quando um dos tribunais superiores, no âmbito de sua respectiva competência, já tiver afetado recurso para definição de tese sobre questão de direito material ou processual repetitiva.

II. O pedido de instauração do incidente será dirigido ao presidente de tribunal pelo juiz ou relator, por ofício; pelas partes, por petição; pelo Ministério Público ou pela Defensoria Pública, por petição.

III. O amicus curiae não tem legitimidade para recorrer da decisão que julgar o incidente de resolução de demandas repetitivas.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Com relação à ação monitória, aquilate as proposições a seguir.

I. Não há expressa previsão legal em torno do cabimento de ação monitória voltada ao adimplemento de obrigação de fazer ou de não fazer.

II. Não se admite que se considere como prova escrita, para fins de propositura de ação monitória, prova oral documentada.

III. A apelação contra a sentença que julga improcedentes os embargos ao mandado monitório não é dotada de efeito suspensivo automático.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA em relação às ações coletivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do princípio da separação de poderes aplicado à contenção judicial na interferência em questões ‘interna corporis’ do Legislativo. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a classificação das Constituições quanto à correspondência com a realidade, julgue os itens abaixo.

I. Trata-se do chamado “critério ontológico”, propugnado por Karl Loewenstein.

II. As Constituições nominalistas contêm disposições de limitação e controle de dominação política, sem ressonância na sistemática de processo real de poder, e com insuficiente concretização constitucional.

III. As Constituições normativas são simples reflexos da realidade política, servindo como mero instrumento dos donos do poder e das elites políticas, sem limitação do seu conteúdo.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere Instrução Normativa de DETRAN de Estado-membro que disciplina a atuação dos despachantes de trânsito, estabelecendo condições, impondo requisitos, fixando impedimentos, delimitando atribuições e cominando penalidades aos integrantes dessa categoria profissional.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da liberdade de associação (CF, artigo 5º, inciso XX) e também da liberdade sindical (CF, artigo 8º, inciso V).

I. Viola os princípios constitucionais da liberdade de associação e da liberdade sindical, ambos em sua dimensão negativa, a norma legal que condiciona, ainda que indiretamente, o recebimento do benefício do seguro-desemprego à filiação do interessado a colônia de pescadores de sua região.

II. Viola o princípio constitucional da liberdade sindical norma que condiciona o exercício da profissão de carregador e transportador de bagagens à prévia filiação ao sindicato da categoria.

III. As disposições do dispositivo constitucional referente à liberdade sindical (CF, artigo 8º), embora se apliquem à organização de sindicatos rurais, não se aplicam às colônias de pescadores.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(DPE/PI – CEBRASPE – 2022) Com relação ao sistema interamericano de proteção dos direitos humanos e a instrumentos normativos internacionais, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Quanto aos bens públicos e aos atos administrativos, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) "Registre-se, no entanto, que as expressões não admitem todo e qualquer significado que venha a ser atribuído pelo intérprete da norma. As expressões possuem significados linguísticos que limitam a atividade interpretativa. Dessa forma, é possível extrair determinadas certezas dos conceitos jurídicos indeterminados: zona de certeza positiva (hipóteses que se inserem no conceito) e zona de certeza negativa (situações que não são englobadas pelo conceito). Entre as “zonas de certezas”, encontra-se a denominada “zona de penumbra” (ou “zona de incerteza”) que compreende hipóteses que geram dúvidas no intérprete sobre a sua adequação ao conceito indeterminado." (OLIVEIRA, Rafael Rezende. Curso de Direito Administrativo, 6ª edição. Método, 03/2018, p. 309).

O excerto acima transcrito tem relação mais direta com o tema


 

(EMAGIS) Quanto às entidades do terceiro setor, marque a alternativa correta.

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) A propósito do regime constitucional do acesso aos cargos públicos, o Supremo Tribunal Federal tem afirmado seu entendimento dominante por meio de diversos precedentes qualificados, dentre os quais:

 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual segundo a qual “É vedado o depósito de lixo atômico não produzido no Estado e a instalação de usinas nucleares no território estadual.”

As assertivas que seguem tratam da norma em questão e da disciplina constitucional das atividades nucleares em território nacional, devendo ser avaliadas também em consonância com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e com o magistério da doutrina. Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere que a sociedade empresarial Desconcentrada Ltda esteja estruturada em matriz e filiais, situadas em cidades distintas entre si. Tenha presente que, relativamente a cobrança tributária de IPI decorrente de saída de produtos de uma de suas filiais, a Filial Vende Mais, constate o corpo jurídico de Desconcentrada Ltda ter havido cobrança e pagamentos indevidos, vez que hipótese de não incidência se tratava. Constata também aludido corpo jurídico que, contra a Filial Vende Menos, há execução fiscal em trâmite por dívida de contribuição previdenciária e nos autos correlatos, pelo Sisbajud, foi bloqueado valor na conta da Matriz da empresa Desconcentrada Ltda. Pretendem os advogados, com efeito, tomar as medidas judiciais cabíveis.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que, relativamente ao ICMS, estabelecendo um programa de incentivo aos setores pecuário, industrial de pescado, agroindustrial e industrial pela via de incentivo fiscal, institua, ao lado de diferimento no recolhimento do imposto, concessão de crédito presumido, redução de base de cálculo, isenção e suspensão do imposto.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Sob a ótica formal, para a constitucionalidade do programa de incentivo fiscal em questão, basta tenha sido aprovado por ‘lei específica’, tal como exige o §6º do artigo 150 da CF para benefícios fiscais em geral.

II. É inconstitucional lei complementar federal que estipule condições para que os benefícios fiscais em questão sejam concedidos, isso sob pena de disfarçada isenção heterônoma.

III. O Estado em questão não tem competência para, de forma unilateral, conceder os benefícios fiscais em questão, que, se não conformes a deliberação coletiva dos Estados e do Distrito Federal, além da observância da disciplina constante na lei complementar federal, serão inconstitucionais, ainda que aprovados em lei estadual específica.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Considere que o Banco Fomento tenha crédito formalizado em contrato com natureza de título executivo extrajudicial em face do Supermercado Vende Bem, crédito que decorreu de empréstimo de quantia certa para o capital de giro deste. Tenha presente, também, que no contrato haja cláusula compromissória arbitral.

A propósito, considerada a pretensão do Banco Fomento de cobrar seu crédito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere que o Restaurante Por Quilo, sociedade limitada, seja locatário de imóvel comercial, cujo locador é a Galeria Empreendimentos, também sociedade limitada, proprietária do imóvel. Tenha presente que, em decorrência da crise econômica, o Restaurante Por Quilo deixe de pagar os aluguéis e, meses depois, encerre suas atividades, abandonando o imóvel. Nesse quadro, a Galeria Empreendimentos propõe ação de despejo, a despeito de o contrato de locação formalizado entre as partes conter cláusula compromissória estabelecendo que a solução das demandas dele decorrentes ocorrerão na instância arbitral.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Analise as proposições abaixo:

I. O Tribunal Superior Eleitoral elegerá seu Presidente e o Vice-Presidente dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal, e o Corregedor Eleitoral dentre os Ministros do Superior Tribunal de Justiça.

II. Cabe à lei ordinária federal dispor sobre a organização e competência dos tribunais, dos juízes de direito e das juntas eleitorais.

III. São irrecorríveis as decisões do Tribunal Superior Eleitoral, salvo as que contrariarem a Constituição Federal e as denegatórias de habeas corpus ou mandado de segurança.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Segundo a Lei nº 12.594/2012, que instituiu o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) Osmar ingressou com ação judicial em face da fabricante do telefone celular, alegando que houve problemas ainda no período de vigência da garantia legal. No momento da contestação, a parte ré apresentou o laudo realizado pela assistência técnica autorizada da fabricante, indicando que o problema apresentado no aparelho celular se relaciona ao mau uso, documento esse acompanhado por fotografia que demonstra marcas compatíveis com choque físico no bem, ao passo que Osmar requereu a inversão do ônus da prova.

A respeito de tal situação, é CORRETO afirmar que:


 

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 11.2022

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do princípio da separação de poderes aplicado à contenção judicial na interferência em questões ‘interna corporis’ do Legislativo. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a classificação das Constituições quanto à correspondência com a realidade, julgue os itens abaixo.

I. Trata-se do chamado “critério ontológico”, propugnado por Karl Loewenstein.

II. As Constituições nominalistas contêm disposições de limitação e controle de dominação política, sem ressonância na sistemática de processo real de poder, e com insuficiente concretização constitucional.

III. As Constituições normativas são simples reflexos da realidade política, servindo como mero instrumento dos donos do poder e das elites políticas, sem limitação do seu conteúdo.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere Instrução Normativa de DETRAN de Estado-membro que disciplina a atuação dos despachantes de trânsito, estabelecendo condições, impondo requisitos, fixando impedimentos, delimitando atribuições e cominando penalidades aos integrantes dessa categoria profissional.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da liberdade de associação (CF, artigo 5º, inciso XX) e também da liberdade sindical (CF, artigo 8º, inciso V).

I. Viola os princípios constitucionais da liberdade de associação e da liberdade sindical, ambos em sua dimensão negativa, a norma legal que condiciona, ainda que indiretamente, o recebimento do benefício do seguro-desemprego à filiação do interessado a colônia de pescadores de sua região.

II. Viola o princípio constitucional da liberdade sindical norma que condiciona o exercício da profissão de carregador e transportador de bagagens à prévia filiação ao sindicato da categoria.

III. As disposições do dispositivo constitucional referente à liberdade sindical (CF, artigo 8º), embora se apliquem à organização de sindicatos rurais, não se aplicam às colônias de pescadores.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre os princípios constitucionais da Seguridade Social, a Assistência Social e os regimes de previdência social existentes, considere:

I. Nenhum benefício ou serviço da seguridade social – ou seja, consideradas a previdência social, a assistência social e a saúde – poderá ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total.

II. Joaquina, de 27 (vinte e sete) anos de idade, é portadora de impedimento de longo prazo, de natureza mental, que obstrui sua plena e efetiva participação na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas, impedindo-lhe de prover ao próprio sustento. Vive com seus pais, sob o mesmo teto, com renda familiar per capita inferior a ¼ (um quarto) do salário mínimo. Neste caso, independentemente de Joaquina ter realizado qualquer recolhimento de contribuição à seguridade social, ou mesmo seus pais, terá direito ao recebimento de um salário mínimo mensal, sob a forma de benefício próprio à Assistência Social.

III. O regime de capitalização é adotado no Regime Geral de Previdência Social (RGPS), ao passo que o regime de repartição simples é característico dos planos de previdência privada.

IV. Após regular aprovação em concurso público, Pedro foi investido em cargo público de provimento efetivo, junto a pequeno Município do sertão nordestino. Neste caso, diante das informações fornecidas, é correto afirmar que Pedro está excluído do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

Estão CORRETOS somente os itens:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam, no âmbito da Criminologia, da Teoria da Subcultura Delinquente.

I. Trata-se de teoria consagrada por Albert Cohen, que caracterizava a subcultura delinquente, dentre outros aspectos, por derivar o crime de uma justificativa racional à ótica do agente, isto é, pelo utilitarismo da ação.

II. Um dos fatores que caracterizam a subcultura delinquente é a ausência de malícia na conduta criminosa, que se explica como reação do agente a anterior comportamento hostil ou agressivo da vítima contra si, seus entes queridos ou seus bens.

III. A subcultura delinquente, consciente que é do desvalor de suas condutas criminosas, caracteriza-se pelo planejamento das atividades delituosas com objetivo de obter vantagens específicas, isso em ordem a logo cessar o comportamento conscientemente desviante.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a aplicação da lei penal no tempo. Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a teoria do crime, assinale a alternativa apropriada.


 

(EMAGIS) Sobre as sanções penais e sua execução, marque a alternativa correta.

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) Segundo orientação do Superior Tribunal de Justiça, o “poder geral de cautela”:


 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Surpreendido na posse e na guarda de substância entorpecente ilícita, José da Silva foi preso em flagrante delito, por incurso no artigo 33 da Lei de Drogas. Acolhendo representação do d. representante do Ministério Público, a prisão em flagrante foi convertida em prisão preventiva ao fundamento de que “o crime de tráfico de drogas é grave e vem causando temor à população obreira, em razão de estar relacionado ao aumento da violência e da criminalidade, estando, muitas vezes, ligado ao crime organizado. Além disso, é fonte de desestabilização das relações familiares e sociais, gerando, ainda, grande problema de ordem de saúde pública em razão do crescente número de dependentes químicos. O efeito destrutivo e desagregador do tráfico de drogas, este associado a um mundo de violência, desespero e morte para as suas vítimas e para as comunidades afetadas, justifica tratamento jurídico mais rigoroso em relação aos agentes envolvidos na sua prática.”

Diante desse quadro, é correto afirmar que


 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Sobre o instituto do livramento condicional, é correto afirmar que


 

(EMAGIS) Osmar ingressou com ação judicial em face da fabricante do telefone celular, alegando que houve problemas ainda no período de vigência da garantia legal. No momento da contestação, a parte ré apresentou o laudo realizado pela assistência técnica autorizada da fabricante, indicando que o problema apresentado no aparelho celular se relaciona ao mau uso, documento esse acompanhado por fotografia que demonstra marcas compatíveis com choque físico no bem, ao passo que Osmar requereu a inversão do ônus da prova.

A respeito de tal situação, é CORRETO afirmar que:


 

(EMAGIS) Sobre a educação como serviço público e também como atividade econômica sujeita a regulamentação estatal, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a Constituição Federal, a educação infantil deve ser prestada pelo Estado em creche e pré-escola para crianças até os 6 anos de idade.

II. Para o STF, é inconstitucional norma da Lei 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB) que estabelece o início do ensino fundamental para as crianças aos seis anos de idade, vez que a idade de corte para início imposta pelo texto da Constituição Federal é 5 anos de idade.

III. Para o STF, lei estadual que estabeleça idade de corte para o ingresso da criança no ensino fundamental apenas é constitucional se tal idade for inferior à estabelecida na LDB.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da anulação, invalidade e ineficácia de negócios jurídicos.

I. Caso o negócio jurídico seja praticado pelas partes do processo e homologados pelo juízo, eventual anulação deve ser perseguida na via da ação rescisória.

II. A fraude à execução constitui negócio jurídico inválido em relação ao exequente, motivo pelo qual para que o bem alienado em fraude seja penhorado para garantia de crédito do exequente é imprescindível a prévia anulação do negócio jurídico praticado em fraude à execução na via da ação anulatória.

III. A fraude contra credores constitui negócio jurídico anulável, com prazo decadencial geral para anulação de dois anos, eis que se trata de hipótese em que a lei dispõe que o ato é anulável sem estabelecer prazo para pleitear-se a anulação.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Os itens abaixo versam sobre os defeitos dos negócios jurídicos. Julgue-os e aponte a alternativa apropriada.

I. São anuláveis os negócios jurídicos, quando as declarações de vontade emanarem de erro substancial que poderia ser percebido por pessoa de diligência normal, em face das circunstâncias do negócio. Não admite expressamente a nossa legislação, no entanto, a anulação do negócio jurídico no chamado “erro de direito".

II. Para os fins do chamado “erro ou ignorância" é irrelevante ser ou não escusável o erro, porque o dispositivo adota o princípio da confiança.

III. Para configuração da lesão, não se exige o chamado dolo de aproveitamento.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Sobre a possibilidade jurídica do pedido e sua natureza jurídica adotada pelo CPC/2015, avalie as assertivas que seguem.

I. Com a entrada em vigor do CPC/15, a possibilidade jurídica do pedido não é mais expressamente elencada como condição da ação, limitando-se, neste ponto, o código a dizer que o juiz não resolverá o mérito quando verificar ausência de legitimidade ou de interesse processual.

II. Na Exposição de Motivos do CPC/2015, foi acolhida a doutrina segundo a qual a possibilidade jurídica do pedido é condição da ação, não elemento do mérito do processo, podendo ser inserida na noção de interesse processual.

III. O STJ já adotou a compreensão segundo a qual a possibilidade jurídica do pedido compõe uma parcela do mérito em discussão no processo, suscetível de decomposição e que pode ser examinada em separado dos demais fragmentos que o compõem.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação ao incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR), julgue os itens abaixo.

I. É incabível o incidente de resolução de demandas repetitivas quando um dos tribunais superiores, no âmbito de sua respectiva competência, já tiver afetado recurso para definição de tese sobre questão de direito material ou processual repetitiva.

II. O pedido de instauração do incidente será dirigido ao presidente de tribunal pelo juiz ou relator, por ofício; pelas partes, por petição; pelo Ministério Público ou pela Defensoria Pública, por petição.

III. O amicus curiae não tem legitimidade para recorrer da decisão que julgar o incidente de resolução de demandas repetitivas.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Com relação à ação monitória, aquilate as proposições a seguir.

I. Não há expressa previsão legal em torno do cabimento de ação monitória voltada ao adimplemento de obrigação de fazer ou de não fazer.

II. Não se admite que se considere como prova escrita, para fins de propositura de ação monitória, prova oral documentada.

III. A apelação contra a sentença que julga improcedentes os embargos ao mandado monitório não é dotada de efeito suspensivo automático.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere que o Banco Fomento tenha crédito formalizado em contrato com natureza de título executivo extrajudicial em face do Supermercado Vende Bem, crédito que decorreu de empréstimo de quantia certa para o capital de giro deste. Tenha presente, também, que no contrato haja cláusula compromissória arbitral.

A propósito, considerada a pretensão do Banco Fomento de cobrar seu crédito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere que o Restaurante Por Quilo, sociedade limitada, seja locatário de imóvel comercial, cujo locador é a Galeria Empreendimentos, também sociedade limitada, proprietária do imóvel. Tenha presente que, em decorrência da crise econômica, o Restaurante Por Quilo deixe de pagar os aluguéis e, meses depois, encerre suas atividades, abandonando o imóvel. Nesse quadro, a Galeria Empreendimentos propõe ação de despejo, a despeito de o contrato de locação formalizado entre as partes conter cláusula compromissória estabelecendo que a solução das demandas dele decorrentes ocorrerão na instância arbitral.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere que a sociedade empresarial Desconcentrada Ltda esteja estruturada em matriz e filiais, situadas em cidades distintas entre si. Tenha presente que, relativamente a cobrança tributária de IPI decorrente de saída de produtos de uma de suas filiais, a Filial Vende Mais, constate o corpo jurídico de Desconcentrada Ltda ter havido cobrança e pagamentos indevidos, vez que hipótese de não incidência se tratava. Constata também aludido corpo jurídico que, contra a Filial Vende Menos, há execução fiscal em trâmite por dívida de contribuição previdenciária e nos autos correlatos, pelo Sisbajud, foi bloqueado valor na conta da Matriz da empresa Desconcentrada Ltda. Pretendem os advogados, com efeito, tomar as medidas judiciais cabíveis.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sabe-se que a Medida Provisória nº 1.788, de 29 de dezembro de 1998, publicada no dia seguinte, convertida na Lei nº 9.779, de 19 de janeiro de 1999, instituiu a incidência do Imposto de Renda Retido na Fonte sobre os lucros obtidos nas operações de hedge, retirando-se a isenção conferida pela Lei nº 8.981/95.

A propósito, tendo presente a disciplina do imposto de renda e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que, de iniciativa parlamentar, crie determinada obrigação a ser prestada por órgão da Administração Pública, obrigação correlata à prestação dos serviços de sua atribuição, e que, por força da obrigação criada, haja incremento na despesa a ser suportada pelo orçamento do Poder Executivo.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto aos bens públicos e aos atos administrativos, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) "Registre-se, no entanto, que as expressões não admitem todo e qualquer significado que venha a ser atribuído pelo intérprete da norma. As expressões possuem significados linguísticos que limitam a atividade interpretativa. Dessa forma, é possível extrair determinadas certezas dos conceitos jurídicos indeterminados: zona de certeza positiva (hipóteses que se inserem no conceito) e zona de certeza negativa (situações que não são englobadas pelo conceito). Entre as “zonas de certezas”, encontra-se a denominada “zona de penumbra” (ou “zona de incerteza”) que compreende hipóteses que geram dúvidas no intérprete sobre a sua adequação ao conceito indeterminado." (OLIVEIRA, Rafael Rezende. Curso de Direito Administrativo, 6ª edição. Método, 03/2018, p. 309).

O excerto acima transcrito tem relação mais direta com o tema


 

(EMAGIS) Quanto às entidades do terceiro setor, marque a alternativa correta.

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) A propósito do regime constitucional do acesso aos cargos públicos, o Supremo Tribunal Federal tem afirmado seu entendimento dominante por meio de diversos precedentes qualificados, dentre os quais:

 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual segundo a qual “É vedado o depósito de lixo atômico não produzido no Estado e a instalação de usinas nucleares no território estadual.”

As assertivas que seguem tratam da norma em questão e da disciplina constitucional das atividades nucleares em território nacional, devendo ser avaliadas também em consonância com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e com o magistério da doutrina. Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a extradição, marque a alternativa CORRETA.


 

Sentença Estadual - Rodada 11.2022

Marta Rocha ingressou com ação pelo procedimento comum em face de Unisaúde Serviços Médicos e Hospitalares S/A.

Alega, em síntese, que: a) que foi diagnosticada com doença degenerativa em 20/08/2019; b) após consultas com médicos credenciados do Plano de Saúde Unisaúde Serviços Médicos e Hospitalares S/A, a autora, em 21/10/2019, recebeu a notícia de que o tratamento existente era, apenas, paliativo, mas existia tratamento experimental sendo realizado nos Estados Unidos, no qual se empregava medicação cuja indicação, em regra, destinava-se ao tratamento de diabetes, mas estudos indicavam apresentar resultados positivos no tratamento da doença que a acometia, com remissão completa da doença; c) com base em tais estudos, o médico receitou à autora a utilização da referida medicação, de elevado custo, a ser custeada pela sociedade empresária Unisaúde Serviços Médicos e Hospitalares S/A, plano de saúde contratado por Marta Rocha; d) solicitou o fornecimento do medicamento receitado pelo médico à Unisaúde Serviços Médicos e Hospitalares S/A em 31/10/2019, recebendo resposta negativa oficialmente em 16/11/2019, sob o argumento de que a consumidora não estava acometida de diabetes, não sendo, pois, a ela recomendável o emprego da medicação indicada pelo médico; e) inicialmente, adquiriu a medicação, ingressando em período de remissão da doença, atestado em 15/01/2022. Contudo, o médico que acompanha seu tratamento receitou a utilização do medicamento por mais 2 (dois) anos após a remissão, para fins de assegurar que o tratamento não irá regredir.

Com base na narrativa supra, a parte autora propôs, em 01/02/2022, ação de obrigação de fazer, pleiteando o fornecimento da medicação prescrita pelo médico credenciado à ré.

A parte autora colacionou aos autos documentação hábil a comprovar as alegações.

O juízo recebeu a inicial e designou audiência de conciliação.

Em audiência de conciliação, não foi obtido acordo entre as partes.

Unisaúde Serviços Médicos e Hospitalares S/A apresentou contestação tempestiva, na qual suscitou a preliminar de ausência de interesse processual, argumentando que, após a negativa, a autora adquiriu a medicação e obteve remissão da doença. No mérito, a requerida sustentou que a medicação pleiteada é indicada para o tratamento de diabetes, não sendo direcionada a consumidores que sejam acometidos da doença que atingiu Marta Rocha, razão pela qual não está o plano de saúde obrigado a fornecer a medicação. A ré sustentou, ainda, que não sendo indicada pela ANVISA para tratamento da doença degenerativa que acomete a autora, o uso do medicamento para tal finalidade é não autorizado.

A parte ré colacionou documentos atinentes à comprovação da regularidade de representação processual.

Intimada para oferecer réplica, a parte autora rebateu as alegações da requerida, pleiteando a concessão de tutela antecipada de urgência.

Intimadas para indicarem as provas que ainda pretendiam produzir, as partes nada requereram.

Os autos vieram conclusos.

Elabore, na condição de juiz de direito substituto, a sentença adequada ao caso, enfrentando todas as questões processuais e materiais pertinentes. Não é necessária a confecção de relatório.

 

Sentença Federal - Rodada 11.2022

Considere o enunciado abaixo como Relatório da sentença. Bom exercício e força nos estudos!

Trata-se de ação penal proposta pelo MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL - MPF contra MAXELL LIMA, devidamente qualificado, cuja denúncia imputa-lhe as condutas tipificadas no artigo art. 168-A (apropriação indébita previdenciária) no mês de 12/2018, e no art. 337-A, c/c o art. 71, todos do Código Penal (sonegação previdenciária em continuidade delitiva mês a mês no período de 11/2018 a 12/2018 – dois exercícios financeiros), penas que devem ser no final fixadas de acordo com a regra do art. 70, do CP (concurso formal). Consta da inicial:

“O acusado, na condição de “proprietário” e sócio-administrador da pessoa jurídica TRANSPORTES LTDA, com vontade livre e consciente, em 12/2018, efetuou os descontos das contribuições devidas à Seguridade Social dos segurados empregados, e, posteriormente, deixou de efetuar o devido recolhimento de tais valores, no prazo legal estabelecido, como é de sua responsabilidade. Esta conduta configura o crime do art. 168-A do CP.

O denunciado, no período de 11/2018 a 12/2018, também deixou de declarar nas Guias de Recolhimentos do Fundo de Garantia e Informações à Previdência Social (GFIP) valores que são base de cálculo para contribuição previdenciária e valores que são base de cálculo para financiamento das contribuições sociais de interesse de categorias profissionais ou econômicas, notadamente aquelas destinadas ao financiamento das outras entidades e fundos (terceiros): FNDE, INCRA, SENAT, SEST e SEBRAE. Esta conduta, por sua vez, implica cometimento do crime do art. 337-A por duas vezes em continuidade (competências de novembro e dezembro de 2018).

Consta do Inquérito informação de que os créditos tributários foram apurados pela Receita e estão condensados nos lançamentos 51.000-0 e 51.020-6. O valor de cada um dos lançamentos tributários foi de R$24.000,00, totalizando R$ 48.000,00 de dano causado. Também há informação de que os valores já estão em cobrança pela Procuradoria da Fazenda Nacional (fl. __), restando comprovada a constituição dos aludidos créditos.

MAXELL confessou na esfera policial ser o gestor da TRANSPORTES LTDA, tendo dito que deixou de realizar o regular repasse das contribuições descontadas e de informar valores atinentes à base de cálculo de contribuições em razão de dificuldades financeiras da empresa. Tais fatos foram ratificados por LUCRÉCIO BARROS, então contador da citada empresa, que confirmou ser MAXELL responsável pela administração da empresa, e que era este quem fornecia os dados do negócio e com quem tratava das questões contábeis.

LUCRÉCIO inclusive falou perante a autoridade policial: “(...) que alertou MAXELL acerca da necessidade do recolhimento das contribuições, e, tanto antes como durante a fiscalização já havia dito que as contribuições deveriam ser declaradas e pagas, mas ele teria optado por não recolher em razão de alegadas dificuldades por que passara o empreendimento (...)”. A testemunha disse, ainda, que contribuiu com o procedimento fiscal de apuração.

O auditor fiscal JOSÉ NOVAES confirmou no seu depoimento policial a apuração fiscal.

Os fatos foram devidamente apurados em regular procedimento da Receita e Inquérito Policial”.

A denúncia foi recebida em 10/2019.

Após a oferta de resposta à acusação, por não ser caso de absolvição sumária, foi ratificada a denúncia e designada audiência de instrução e julgamento.

Realizada audiência de instrução, foram ouvidas as testemunhas, mas não se realizou o interrogatório do réu, que preferiu exercer o direito ao silêncio.

O auditor fiscal JOSÉ NOVAES, testemunha de acusação, novamente ratificou seu depoimento na esfera policial. Em suma, confirmou a regularidade dos atos de fiscalização que culminaram com os lançamentos tributários.

A testemunha comum LUCRÉCIO BARROS, então contador da TRANSPORTES LTDA confirmou que a administração cabia ao réu, e que era este quem fornecia os dados do negócio e com quem tratava das questões contábeis, sendo o responsável pela administração do empreendimento.

Quanto aos antecedentes, consta informação nos autos de que o réu foi beneficiário no mês de 06/2017 de suspensão condicional do processo (art. 89 da Lei n.º 9.099/95) em ação penal atinente à crime de estelionato.

Alegações finais do MPF, na qual se pediu a condenação do réu nas penas do art. 337-A, I, do Código Penal, por duas vezes na forma do art. 71 do Código Penal, bem como do art. 168-A, § 1º, I, do Código Penal, todos na forma do art. 69 do Código Penal.

De sua vez, em suas alegações finais, MAXELL aduziu: a) em sede preliminar: a.1) pede a suspensão da marcha processual, pois pretende oferecer bens à penhora na execução fiscal movida. Argumenta, no ponto, que a futura garantia da execução fiscal teria a mesma consequência do parcelamento do débito; a.2) excludente de culpabilidade em razão das dificuldades financeiras da empresa que ensejaram a ausência dos recolhimentos/informações; a.3) também em tópico preliminar, pediu a aplicação do princípio da insignificância, devendo ser levado em consideração o montante em separado de cada valor apurado; b) no mérito: ausência de comprovação da materialidade delitiva em razão da não comprovação da constituição definitiva do crédito tributário; ausência de dolo; c) em caso de condenação, fixação das penas no mínimo e aplicação apenas da continuidade delitiva entre os delitos imputados, considerando entendimento de que em situações do tipo é de se aplicar tão somente o art. 71 do CP.

 

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 11.2022

(EMAGIS) Quanto aos bens públicos e aos atos administrativos, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Quanto às entidades do terceiro setor, marque a alternativa correta.

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) A propósito do regime constitucional do acesso aos cargos públicos, o Supremo Tribunal Federal tem afirmado seu entendimento dominante por meio de diversos precedentes qualificados, dentre os quais:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do princípio da separação de poderes aplicado à contenção judicial na interferência em questões ‘interna corporis’ do Legislativo. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a classificação das Constituições quanto à correspondência com a realidade, julgue os itens abaixo.

I. Trata-se do chamado “critério ontológico”, propugnado por Karl Loewenstein.

II. As Constituições nominalistas contêm disposições de limitação e controle de dominação política, sem ressonância na sistemática de processo real de poder, e com insuficiente concretização constitucional.

III. As Constituições normativas são simples reflexos da realidade política, servindo como mero instrumento dos donos do poder e das elites políticas, sem limitação do seu conteúdo.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere Instrução Normativa de DETRAN de Estado-membro que disciplina a atuação dos despachantes de trânsito, estabelecendo condições, impondo requisitos, fixando impedimentos, delimitando atribuições e cominando penalidades aos integrantes dessa categoria profissional.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da liberdade de associação (CF, artigo 5º, inciso XX) e também da liberdade sindical (CF, artigo 8º, inciso V).

I. Viola os princípios constitucionais da liberdade de associação e da liberdade sindical, ambos em sua dimensão negativa, a norma legal que condiciona, ainda que indiretamente, o recebimento do benefício do seguro-desemprego à filiação do interessado a colônia de pescadores de sua região.

II. Viola o princípio constitucional da liberdade sindical norma que condiciona o exercício da profissão de carregador e transportador de bagagens à prévia filiação ao sindicato da categoria.

III. As disposições do dispositivo constitucional referente à liberdade sindical (CF, artigo 8º), embora se apliquem à organização de sindicatos rurais, não se aplicam às colônias de pescadores.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre a possibilidade jurídica do pedido e sua natureza jurídica adotada pelo CPC/2015, avalie as assertivas que seguem.

I. Com a entrada em vigor do CPC/15, a possibilidade jurídica do pedido não é mais expressamente elencada como condição da ação, limitando-se, neste ponto, o código a dizer que o juiz não resolverá o mérito quando verificar ausência de legitimidade ou de interesse processual.

II. Na Exposição de Motivos do CPC/2015, foi acolhida a doutrina segundo a qual a possibilidade jurídica do pedido é condição da ação, não elemento do mérito do processo, podendo ser inserida na noção de interesse processual.

III. O STJ já adotou a compreensão segundo a qual a possibilidade jurídica do pedido compõe uma parcela do mérito em discussão no processo, suscetível de decomposição e que pode ser examinada em separado dos demais fragmentos que o compõem.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação ao incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR), julgue os itens abaixo.

I. É incabível o incidente de resolução de demandas repetitivas quando um dos tribunais superiores, no âmbito de sua respectiva competência, já tiver afetado recurso para definição de tese sobre questão de direito material ou processual repetitiva.

II. O pedido de instauração do incidente será dirigido ao presidente de tribunal pelo juiz ou relator, por ofício; pelas partes, por petição; pelo Ministério Público ou pela Defensoria Pública, por petição.

III. O amicus curiae não tem legitimidade para recorrer da decisão que julgar o incidente de resolução de demandas repetitivas.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Com relação à ação monitória, aquilate as proposições a seguir.

I. Não há expressa previsão legal em torno do cabimento de ação monitória voltada ao adimplemento de obrigação de fazer ou de não fazer.

II. Não se admite que se considere como prova escrita, para fins de propositura de ação monitória, prova oral documentada.

III. A apelação contra a sentença que julga improcedentes os embargos ao mandado monitório não é dotada de efeito suspensivo automático.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da anulação, invalidade e ineficácia de negócios jurídicos.

I. Caso o negócio jurídico seja praticado pelas partes do processo e homologados pelo juízo, eventual anulação deve ser perseguida na via da ação rescisória.

II. A fraude à execução constitui negócio jurídico inválido em relação ao exequente, motivo pelo qual para que o bem alienado em fraude seja penhorado para garantia de crédito do exequente é imprescindível a prévia anulação do negócio jurídico praticado em fraude à execução na via da ação anulatória.

III. A fraude contra credores constitui negócio jurídico anulável, com prazo decadencial geral para anulação de dois anos, eis que se trata de hipótese em que a lei dispõe que o ato é anulável sem estabelecer prazo para pleitear-se a anulação.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Os itens abaixo versam sobre os defeitos dos negócios jurídicos. Julgue-os e aponte a alternativa apropriada.

I. São anuláveis os negócios jurídicos, quando as declarações de vontade emanarem de erro substancial que poderia ser percebido por pessoa de diligência normal, em face das circunstâncias do negócio. Não admite expressamente a nossa legislação, no entanto, a anulação do negócio jurídico no chamado “erro de direito".

II. Para os fins do chamado “erro ou ignorância" é irrelevante ser ou não escusável o erro, porque o dispositivo adota o princípio da confiança.

III. Para configuração da lesão, não se exige o chamado dolo de aproveitamento.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Considere que José, pai de João e alimentante deste, suspeite que Maria, sua ex-esposa, mãe de João e detentora da guarda unilateral deste, não está utilizando a pensão em verdadeiro proveito de João.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo inovação introduzida pela Lei 13.058/2014 no Código Civil, a guarda unilateral obriga o pai ou a mãe que não a detenha a supervisionar os interesses dos filhos, e, para possibilitar tal supervisão, qualquer dos genitores sempre será parte legítima para solicitar informações e/ou prestação de contas, objetivas ou subjetivas, em assuntos ou situações que direta ou indiretamente afetem a saúde física e psicológica e a educação de seus filhos.

II. Na situação em questão, a jurisprudência do STJ, mesmo antes da vigência da Lei 13.058/2014, já pacificara compreensão de que José podia propor ação de prestação de contas em face de Maria.

III. Na situação em questão, a jurisprudência do STJ, com a vigência da Lei 13.058/2014, vem se firmando no sentido de que José pode propor ação de prestação de contas em face de Maria.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que o Banco Fomento tenha crédito formalizado em contrato com natureza de título executivo extrajudicial em face do Supermercado Vende Bem, crédito que decorreu de empréstimo de quantia certa para o capital de giro deste. Tenha presente, também, que no contrato haja cláusula compromissória arbitral.

A propósito, considerada a pretensão do Banco Fomento de cobrar seu crédito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere que o Restaurante Por Quilo, sociedade limitada, seja locatário de imóvel comercial, cujo locador é a Galeria Empreendimentos, também sociedade limitada, proprietária do imóvel. Tenha presente que, em decorrência da crise econômica, o Restaurante Por Quilo deixe de pagar os aluguéis e, meses depois, encerre suas atividades, abandonando o imóvel. Nesse quadro, a Galeria Empreendimentos propõe ação de despejo, a despeito de o contrato de locação formalizado entre as partes conter cláusula compromissória estabelecendo que a solução das demandas dele decorrentes ocorrerão na instância arbitral.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere que a sociedade empresarial Desconcentrada Ltda esteja estruturada em matriz e filiais, situadas em cidades distintas entre si. Tenha presente que, relativamente a cobrança tributária de IPI decorrente de saída de produtos de uma de suas filiais, a Filial Vende Mais, constate o corpo jurídico de Desconcentrada Ltda ter havido cobrança e pagamentos indevidos, vez que hipótese de não incidência se tratava. Constata também aludido corpo jurídico que, contra a Filial Vende Menos, há execução fiscal em trâmite por dívida de contribuição previdenciária e nos autos correlatos, pelo Sisbajud, foi bloqueado valor na conta da Matriz da empresa Desconcentrada Ltda. Pretendem os advogados, com efeito, tomar as medidas judiciais cabíveis.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que, relativamente ao ICMS, estabelecendo um programa de incentivo aos setores pecuário, industrial de pescado, agroindustrial e industrial pela via de incentivo fiscal, institua, ao lado de diferimento no recolhimento do imposto, concessão de crédito presumido, redução de base de cálculo, isenção e suspensão do imposto.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Sob a ótica formal, para a constitucionalidade do programa de incentivo fiscal em questão, basta tenha sido aprovado por ‘lei específica’, tal como exige o §6º do artigo 150 da CF para benefícios fiscais em geral.

II. É inconstitucional lei complementar federal que estipule condições para que os benefícios fiscais em questão sejam concedidos, isso sob pena de disfarçada isenção heterônoma.

III. O Estado em questão não tem competência para, de forma unilateral, conceder os benefícios fiscais em questão, que, se não conformes a deliberação coletiva dos Estados e do Distrito Federal, além da observância da disciplina constante na lei complementar federal, serão inconstitucionais, ainda que aprovados em lei estadual específica.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Considere lei estadual que, de iniciativa parlamentar, crie determinada obrigação a ser prestada por órgão da Administração Pública, obrigação correlata à prestação dos serviços de sua atribuição, e que, por força da obrigação criada, haja incremento na despesa a ser suportada pelo orçamento do Poder Executivo.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(Procurador do Município de Presidente Prudente/SP – VUNESP – 2016) Os adicionais de insalubridade ou periculosidade

 

(Procurador do Estado do Mato Grosso do Sul – 2016) Em relação ao processo do trabalho, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual segundo a qual “É vedado o depósito de lixo atômico não produzido no Estado e a instalação de usinas nucleares no território estadual.”

As assertivas que seguem tratam da norma em questão e da disciplina constitucional das atividades nucleares em território nacional, devendo ser avaliadas também em consonância com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e com o magistério da doutrina. Marque a alternativa CORRETA.


 

(DPE/MS – FGV – 2022) Laura, moradora da comunidade do Mosquito, procura a Defensoria Pública para informar que está sendo constantemente molestada por seu vizinho, Fábio, com violações à “Lei do Silêncio” e às regras de boa convivência. Entretanto, o que mais está a incomodar Laura, segundo narra, foi o fato de Fábio ter pintado, na parede de seu próprio imóvel, bem diante da porta de saída para a rua de Laura, um emblema religioso contrário à religião professada por ela.

Diante desse cenário e dos papéis institucionais da Defensoria Pública e ciente do pleito de Laura para que Fábio apague aquela pintura, segundo a legislação de regência, é correto afirmar que:

 

(DPE/PI – CEBRASPE – 2022) Com relação ao sistema interamericano de proteção dos direitos humanos e a instrumentos normativos internacionais, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam, no âmbito da Criminologia, da Teoria da Subcultura Delinquente.

I. Trata-se de teoria consagrada por Albert Cohen, que caracterizava a subcultura delinquente, dentre outros aspectos, por derivar o crime de uma justificativa racional à ótica do agente, isto é, pelo utilitarismo da ação.

II. Um dos fatores que caracterizam a subcultura delinquente é a ausência de malícia na conduta criminosa, que se explica como reação do agente a anterior comportamento hostil ou agressivo da vítima contra si, seus entes queridos ou seus bens.

III. A subcultura delinquente, consciente que é do desvalor de suas condutas criminosas, caracteriza-se pelo planejamento das atividades delituosas com objetivo de obter vantagens específicas, isso em ordem a logo cessar o comportamento conscientemente desviante.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a aplicação da lei penal no tempo. Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a teoria do crime, assinale a alternativa apropriada.


 

(EMAGIS) No que tange à Parte Especial do Código Penal, julgue os itens abaixo.

I. No crime de homicídio, a jurisprudência do STJ entende ser incompatível a qualificadora do motivo fútil com o dolo eventual.

II. Para o STJ, o fato de a vítima do crime de homicídio ter 15 (quinze) anos de idade não justifica, por si só, a exasperação da pena-base.

III. Comete o crime de perseguição (CP, art. 147-A) quem persegue alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade. Trata-se de infração penal de menor potencial ofensivo.

IV. Tanto o STF quanto o STJ adotam, relativamente à consumação do crime de furto, a teoria da apprehensio (ou amotio). Por isso, consuma-se o crime de furto com a posse de fato da ‘res furtiva’, ainda que por breve espaço de tempo e seguida de perseguição ao agente, sendo prescindível a posse mansa e pacífica ou desvigiada.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) "Registre-se, no entanto, que as expressões não admitem todo e qualquer significado que venha a ser atribuído pelo intérprete da norma. As expressões possuem significados linguísticos que limitam a atividade interpretativa. Dessa forma, é possível extrair determinadas certezas dos conceitos jurídicos indeterminados: zona de certeza positiva (hipóteses que se inserem no conceito) e zona de certeza negativa (situações que não são englobadas pelo conceito). Entre as “zonas de certezas”, encontra-se a denominada “zona de penumbra” (ou “zona de incerteza”) que compreende hipóteses que geram dúvidas no intérprete sobre a sua adequação ao conceito indeterminado." (OLIVEIRA, Rafael Rezende. Curso de Direito Administrativo, 6ª edição. Método, 03/2018, p. 309).

O excerto acima transcrito tem relação mais direta com o tema


 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Surpreendido na posse e na guarda de substância entorpecente ilícita, José da Silva foi preso em flagrante delito, por incurso no artigo 33 da Lei de Drogas. Acolhendo representação do d. representante do Ministério Público, a prisão em flagrante foi convertida em prisão preventiva ao fundamento de que “o crime de tráfico de drogas é grave e vem causando temor à população obreira, em razão de estar relacionado ao aumento da violência e da criminalidade, estando, muitas vezes, ligado ao crime organizado. Além disso, é fonte de desestabilização das relações familiares e sociais, gerando, ainda, grande problema de ordem de saúde pública em razão do crescente número de dependentes químicos. O efeito destrutivo e desagregador do tráfico de drogas, este associado a um mundo de violência, desespero e morte para as suas vítimas e para as comunidades afetadas, justifica tratamento jurídico mais rigoroso em relação aos agentes envolvidos na sua prática.”

Diante desse quadro, é correto afirmar que


 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Sobre o instituto do livramento condicional, é correto afirmar que


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA em relação às ações coletivas:

 

(EMAGIS) Segundo a Lei nº 12.594/2012, que instituiu o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) Osmar ingressou com ação judicial em face da fabricante do telefone celular, alegando que houve problemas ainda no período de vigência da garantia legal. No momento da contestação, a parte ré apresentou o laudo realizado pela assistência técnica autorizada da fabricante, indicando que o problema apresentado no aparelho celular se relaciona ao mau uso, documento esse acompanhado por fotografia que demonstra marcas compatíveis com choque físico no bem, ao passo que Osmar requereu a inversão do ônus da prova.

A respeito de tal situação, é CORRETO afirmar que:


 

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 11.2022

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da anulação, invalidade e ineficácia de negócios jurídicos.

I. Caso o negócio jurídico seja praticado pelas partes do processo e homologados pelo juízo, eventual anulação deve ser perseguida na via da ação rescisória.

II. A fraude à execução constitui negócio jurídico inválido em relação ao exequente, motivo pelo qual para que o bem alienado em fraude seja penhorado para garantia de crédito do exequente é imprescindível a prévia anulação do negócio jurídico praticado em fraude à execução na via da ação anulatória.

III. A fraude contra credores constitui negócio jurídico anulável, com prazo decadencial geral para anulação de dois anos, eis que se trata de hipótese em que a lei dispõe que o ato é anulável sem estabelecer prazo para pleitear-se a anulação.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Os itens abaixo versam sobre os defeitos dos negócios jurídicos. Julgue-os e aponte a alternativa apropriada.

I. São anuláveis os negócios jurídicos, quando as declarações de vontade emanarem de erro substancial que poderia ser percebido por pessoa de diligência normal, em face das circunstâncias do negócio. Não admite expressamente a nossa legislação, no entanto, a anulação do negócio jurídico no chamado “erro de direito".

II. Para os fins do chamado “erro ou ignorância" é irrelevante ser ou não escusável o erro, porque o dispositivo adota o princípio da confiança.

III. Para configuração da lesão, não se exige o chamado dolo de aproveitamento.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Considere que José, pai de João e alimentante deste, suspeite que Maria, sua ex-esposa, mãe de João e detentora da guarda unilateral deste, não está utilizando a pensão em verdadeiro proveito de João.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo inovação introduzida pela Lei 13.058/2014 no Código Civil, a guarda unilateral obriga o pai ou a mãe que não a detenha a supervisionar os interesses dos filhos, e, para possibilitar tal supervisão, qualquer dos genitores sempre será parte legítima para solicitar informações e/ou prestação de contas, objetivas ou subjetivas, em assuntos ou situações que direta ou indiretamente afetem a saúde física e psicológica e a educação de seus filhos.

II. Na situação em questão, a jurisprudência do STJ, mesmo antes da vigência da Lei 13.058/2014, já pacificara compreensão de que José podia propor ação de prestação de contas em face de Maria.

III. Na situação em questão, a jurisprudência do STJ, com a vigência da Lei 13.058/2014, vem se firmando no sentido de que José pode propor ação de prestação de contas em face de Maria.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a possibilidade jurídica do pedido e sua natureza jurídica adotada pelo CPC/2015, avalie as assertivas que seguem.

I. Com a entrada em vigor do CPC/15, a possibilidade jurídica do pedido não é mais expressamente elencada como condição da ação, limitando-se, neste ponto, o código a dizer que o juiz não resolverá o mérito quando verificar ausência de legitimidade ou de interesse processual.

II. Na Exposição de Motivos do CPC/2015, foi acolhida a doutrina segundo a qual a possibilidade jurídica do pedido é condição da ação, não elemento do mérito do processo, podendo ser inserida na noção de interesse processual.

III. O STJ já adotou a compreensão segundo a qual a possibilidade jurídica do pedido compõe uma parcela do mérito em discussão no processo, suscetível de decomposição e que pode ser examinada em separado dos demais fragmentos que o compõem.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação ao incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR), julgue os itens abaixo.

I. É incabível o incidente de resolução de demandas repetitivas quando um dos tribunais superiores, no âmbito de sua respectiva competência, já tiver afetado recurso para definição de tese sobre questão de direito material ou processual repetitiva.

II. O pedido de instauração do incidente será dirigido ao presidente de tribunal pelo juiz ou relator, por ofício; pelas partes, por petição; pelo Ministério Público ou pela Defensoria Pública, por petição.

III. O amicus curiae não tem legitimidade para recorrer da decisão que julgar o incidente de resolução de demandas repetitivas.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Com relação à ação monitória, aquilate as proposições a seguir.

I. Não há expressa previsão legal em torno do cabimento de ação monitória voltada ao adimplemento de obrigação de fazer ou de não fazer.

II. Não se admite que se considere como prova escrita, para fins de propositura de ação monitória, prova oral documentada.

III. A apelação contra a sentença que julga improcedentes os embargos ao mandado monitório não é dotada de efeito suspensivo automático.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA em relação às ações coletivas:

 

(EMAGIS) Osmar ingressou com ação judicial em face da fabricante do telefone celular, alegando que houve problemas ainda no período de vigência da garantia legal. No momento da contestação, a parte ré apresentou o laudo realizado pela assistência técnica autorizada da fabricante, indicando que o problema apresentado no aparelho celular se relaciona ao mau uso, documento esse acompanhado por fotografia que demonstra marcas compatíveis com choque físico no bem, ao passo que Osmar requereu a inversão do ônus da prova.

A respeito de tal situação, é CORRETO afirmar que:


 

(EMAGIS) Segundo a Lei nº 12.594/2012, que instituiu o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam, no âmbito da Criminologia, da Teoria da Subcultura Delinquente.

I. Trata-se de teoria consagrada por Albert Cohen, que caracterizava a subcultura delinquente, dentre outros aspectos, por derivar o crime de uma justificativa racional à ótica do agente, isto é, pelo utilitarismo da ação.

II. Um dos fatores que caracterizam a subcultura delinquente é a ausência de malícia na conduta criminosa, que se explica como reação do agente a anterior comportamento hostil ou agressivo da vítima contra si, seus entes queridos ou seus bens.

III. A subcultura delinquente, consciente que é do desvalor de suas condutas criminosas, caracteriza-se pelo planejamento das atividades delituosas com objetivo de obter vantagens específicas, isso em ordem a logo cessar o comportamento conscientemente desviante.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a aplicação da lei penal no tempo. Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a teoria do crime, assinale a alternativa apropriada.


 

(EMAGIS) No que tange à Parte Especial do Código Penal, julgue os itens abaixo.

I. No crime de homicídio, a jurisprudência do STJ entende ser incompatível a qualificadora do motivo fútil com o dolo eventual.

II. Para o STJ, o fato de a vítima do crime de homicídio ter 15 (quinze) anos de idade não justifica, por si só, a exasperação da pena-base.

III. Comete o crime de perseguição (CP, art. 147-A) quem persegue alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade. Trata-se de infração penal de menor potencial ofensivo.

IV. Tanto o STF quanto o STJ adotam, relativamente à consumação do crime de furto, a teoria da apprehensio (ou amotio). Por isso, consuma-se o crime de furto com a posse de fato da ‘res furtiva’, ainda que por breve espaço de tempo e seguida de perseguição ao agente, sendo prescindível a posse mansa e pacífica ou desvigiada.

Estão corretos somente os itens:

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) Segundo orientação do Superior Tribunal de Justiça, o “poder geral de cautela”:


 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Surpreendido na posse e na guarda de substância entorpecente ilícita, José da Silva foi preso em flagrante delito, por incurso no artigo 33 da Lei de Drogas. Acolhendo representação do d. representante do Ministério Público, a prisão em flagrante foi convertida em prisão preventiva ao fundamento de que “o crime de tráfico de drogas é grave e vem causando temor à população obreira, em razão de estar relacionado ao aumento da violência e da criminalidade, estando, muitas vezes, ligado ao crime organizado. Além disso, é fonte de desestabilização das relações familiares e sociais, gerando, ainda, grande problema de ordem de saúde pública em razão do crescente número de dependentes químicos. O efeito destrutivo e desagregador do tráfico de drogas, este associado a um mundo de violência, desespero e morte para as suas vítimas e para as comunidades afetadas, justifica tratamento jurídico mais rigoroso em relação aos agentes envolvidos na sua prática.”

Diante desse quadro, é correto afirmar que


 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Sobre o instituto do livramento condicional, é correto afirmar que


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do princípio da separação de poderes aplicado à contenção judicial na interferência em questões ‘interna corporis’ do Legislativo. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a classificação das Constituições quanto à correspondência com a realidade, julgue os itens abaixo.

I. Trata-se do chamado “critério ontológico”, propugnado por Karl Loewenstein.

II. As Constituições nominalistas contêm disposições de limitação e controle de dominação política, sem ressonância na sistemática de processo real de poder, e com insuficiente concretização constitucional.

III. As Constituições normativas são simples reflexos da realidade política, servindo como mero instrumento dos donos do poder e das elites políticas, sem limitação do seu conteúdo.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere Instrução Normativa de DETRAN de Estado-membro que disciplina a atuação dos despachantes de trânsito, estabelecendo condições, impondo requisitos, fixando impedimentos, delimitando atribuições e cominando penalidades aos integrantes dessa categoria profissional.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da liberdade de associação (CF, artigo 5º, inciso XX) e também da liberdade sindical (CF, artigo 8º, inciso V).

I. Viola os princípios constitucionais da liberdade de associação e da liberdade sindical, ambos em sua dimensão negativa, a norma legal que condiciona, ainda que indiretamente, o recebimento do benefício do seguro-desemprego à filiação do interessado a colônia de pescadores de sua região.

II. Viola o princípio constitucional da liberdade sindical norma que condiciona o exercício da profissão de carregador e transportador de bagagens à prévia filiação ao sindicato da categoria.

III. As disposições do dispositivo constitucional referente à liberdade sindical (CF, artigo 8º), embora se apliquem à organização de sindicatos rurais, não se aplicam às colônias de pescadores.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Analise as proposições abaixo:

I. O Tribunal Superior Eleitoral elegerá seu Presidente e o Vice-Presidente dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal, e o Corregedor Eleitoral dentre os Ministros do Superior Tribunal de Justiça.

II. Cabe à lei ordinária federal dispor sobre a organização e competência dos tribunais, dos juízes de direito e das juntas eleitorais.

III. São irrecorríveis as decisões do Tribunal Superior Eleitoral, salvo as que contrariarem a Constituição Federal e as denegatórias de habeas corpus ou mandado de segurança.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Considere que o Banco Fomento tenha crédito formalizado em contrato com natureza de título executivo extrajudicial em face do Supermercado Vende Bem, crédito que decorreu de empréstimo de quantia certa para o capital de giro deste. Tenha presente, também, que no contrato haja cláusula compromissória arbitral.

A propósito, considerada a pretensão do Banco Fomento de cobrar seu crédito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere que o Restaurante Por Quilo, sociedade limitada, seja locatário de imóvel comercial, cujo locador é a Galeria Empreendimentos, também sociedade limitada, proprietária do imóvel. Tenha presente que, em decorrência da crise econômica, o Restaurante Por Quilo deixe de pagar os aluguéis e, meses depois, encerre suas atividades, abandonando o imóvel. Nesse quadro, a Galeria Empreendimentos propõe ação de despejo, a despeito de o contrato de locação formalizado entre as partes conter cláusula compromissória estabelecendo que a solução das demandas dele decorrentes ocorrerão na instância arbitral.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere que a sociedade empresarial Desconcentrada Ltda esteja estruturada em matriz e filiais, situadas em cidades distintas entre si. Tenha presente que, relativamente a cobrança tributária de IPI decorrente de saída de produtos de uma de suas filiais, a Filial Vende Mais, constate o corpo jurídico de Desconcentrada Ltda ter havido cobrança e pagamentos indevidos, vez que hipótese de não incidência se tratava. Constata também aludido corpo jurídico que, contra a Filial Vende Menos, há execução fiscal em trâmite por dívida de contribuição previdenciária e nos autos correlatos, pelo Sisbajud, foi bloqueado valor na conta da Matriz da empresa Desconcentrada Ltda. Pretendem os advogados, com efeito, tomar as medidas judiciais cabíveis.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que, relativamente ao ICMS, estabelecendo um programa de incentivo aos setores pecuário, industrial de pescado, agroindustrial e industrial pela via de incentivo fiscal, institua, ao lado de diferimento no recolhimento do imposto, concessão de crédito presumido, redução de base de cálculo, isenção e suspensão do imposto.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Sob a ótica formal, para a constitucionalidade do programa de incentivo fiscal em questão, basta tenha sido aprovado por ‘lei específica’, tal como exige o §6º do artigo 150 da CF para benefícios fiscais em geral.

II. É inconstitucional lei complementar federal que estipule condições para que os benefícios fiscais em questão sejam concedidos, isso sob pena de disfarçada isenção heterônoma.

III. O Estado em questão não tem competência para, de forma unilateral, conceder os benefícios fiscais em questão, que, se não conformes a deliberação coletiva dos Estados e do Distrito Federal, além da observância da disciplina constante na lei complementar federal, serão inconstitucionais, ainda que aprovados em lei estadual específica.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual segundo a qual “É vedado o depósito de lixo atômico não produzido no Estado e a instalação de usinas nucleares no território estadual.”

As assertivas que seguem tratam da norma em questão e da disciplina constitucional das atividades nucleares em território nacional, devendo ser avaliadas também em consonância com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e com o magistério da doutrina. Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Quanto aos bens públicos e aos atos administrativos, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) "Registre-se, no entanto, que as expressões não admitem todo e qualquer significado que venha a ser atribuído pelo intérprete da norma. As expressões possuem significados linguísticos que limitam a atividade interpretativa. Dessa forma, é possível extrair determinadas certezas dos conceitos jurídicos indeterminados: zona de certeza positiva (hipóteses que se inserem no conceito) e zona de certeza negativa (situações que não são englobadas pelo conceito). Entre as “zonas de certezas”, encontra-se a denominada “zona de penumbra” (ou “zona de incerteza”) que compreende hipóteses que geram dúvidas no intérprete sobre a sua adequação ao conceito indeterminado." (OLIVEIRA, Rafael Rezende. Curso de Direito Administrativo, 6ª edição. Método, 03/2018, p. 309).

O excerto acima transcrito tem relação mais direta com o tema


 

(EMAGIS) Quanto às entidades do terceiro setor, marque a alternativa correta.

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) A propósito do regime constitucional do acesso aos cargos públicos, o Supremo Tribunal Federal tem afirmado seu entendimento dominante por meio de diversos precedentes qualificados, dentre os quais:

 

Objetivas Delegado - Rodada 11.2022

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam, no âmbito da Criminologia, da Teoria da Subcultura Delinquente.

I. Trata-se de teoria consagrada por Albert Cohen, que caracterizava a subcultura delinquente, dentre outros aspectos, por derivar o crime de uma justificativa racional à ótica do agente, isto é, pelo utilitarismo da ação.

II. Um dos fatores que caracterizam a subcultura delinquente é a ausência de malícia na conduta criminosa, que se explica como reação do agente a anterior comportamento hostil ou agressivo da vítima contra si, seus entes queridos ou seus bens.

III. A subcultura delinquente, consciente que é do desvalor de suas condutas criminosas, caracteriza-se pelo planejamento das atividades delituosas com objetivo de obter vantagens específicas, isso em ordem a logo cessar o comportamento conscientemente desviante.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a aplicação da lei penal no tempo. Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a teoria do crime, assinale a alternativa apropriada.


 

(EMAGIS) No que tange à Parte Especial do Código Penal, julgue os itens abaixo.

I. No crime de homicídio, a jurisprudência do STJ entende ser incompatível a qualificadora do motivo fútil com o dolo eventual.

II. Para o STJ, o fato de a vítima do crime de homicídio ter 15 (quinze) anos de idade não justifica, por si só, a exasperação da pena-base.

III. Comete o crime de perseguição (CP, art. 147-A) quem persegue alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade. Trata-se de infração penal de menor potencial ofensivo.

IV. Tanto o STF quanto o STJ adotam, relativamente à consumação do crime de furto, a teoria da apprehensio (ou amotio). Por isso, consuma-se o crime de furto com a posse de fato da ‘res furtiva’, ainda que por breve espaço de tempo e seguida de perseguição ao agente, sendo prescindível a posse mansa e pacífica ou desvigiada.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as sanções penais e sua execução, marque a alternativa correta.

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) Segundo orientação do Superior Tribunal de Justiça, o “poder geral de cautela”:


 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Surpreendido na posse e na guarda de substância entorpecente ilícita, José da Silva foi preso em flagrante delito, por incurso no artigo 33 da Lei de Drogas. Acolhendo representação do d. representante do Ministério Público, a prisão em flagrante foi convertida em prisão preventiva ao fundamento de que “o crime de tráfico de drogas é grave e vem causando temor à população obreira, em razão de estar relacionado ao aumento da violência e da criminalidade, estando, muitas vezes, ligado ao crime organizado. Além disso, é fonte de desestabilização das relações familiares e sociais, gerando, ainda, grande problema de ordem de saúde pública em razão do crescente número de dependentes químicos. O efeito destrutivo e desagregador do tráfico de drogas, este associado a um mundo de violência, desespero e morte para as suas vítimas e para as comunidades afetadas, justifica tratamento jurídico mais rigoroso em relação aos agentes envolvidos na sua prática.”

Diante desse quadro, é correto afirmar que


 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Sobre o instituto do livramento condicional, é correto afirmar que


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do princípio da separação de poderes aplicado à contenção judicial na interferência em questões ‘interna corporis’ do Legislativo. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a classificação das Constituições quanto à correspondência com a realidade, julgue os itens abaixo.

I. Trata-se do chamado “critério ontológico”, propugnado por Karl Loewenstein.

II. As Constituições nominalistas contêm disposições de limitação e controle de dominação política, sem ressonância na sistemática de processo real de poder, e com insuficiente concretização constitucional.

III. As Constituições normativas são simples reflexos da realidade política, servindo como mero instrumento dos donos do poder e das elites políticas, sem limitação do seu conteúdo.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere Instrução Normativa de DETRAN de Estado-membro que disciplina a atuação dos despachantes de trânsito, estabelecendo condições, impondo requisitos, fixando impedimentos, delimitando atribuições e cominando penalidades aos integrantes dessa categoria profissional.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da liberdade de associação (CF, artigo 5º, inciso XX) e também da liberdade sindical (CF, artigo 8º, inciso V).

I. Viola os princípios constitucionais da liberdade de associação e da liberdade sindical, ambos em sua dimensão negativa, a norma legal que condiciona, ainda que indiretamente, o recebimento do benefício do seguro-desemprego à filiação do interessado a colônia de pescadores de sua região.

II. Viola o princípio constitucional da liberdade sindical norma que condiciona o exercício da profissão de carregador e transportador de bagagens à prévia filiação ao sindicato da categoria.

III. As disposições do dispositivo constitucional referente à liberdade sindical (CF, artigo 8º), embora se apliquem à organização de sindicatos rurais, não se aplicam às colônias de pescadores.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Quanto aos bens públicos e aos atos administrativos, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) "Registre-se, no entanto, que as expressões não admitem todo e qualquer significado que venha a ser atribuído pelo intérprete da norma. As expressões possuem significados linguísticos que limitam a atividade interpretativa. Dessa forma, é possível extrair determinadas certezas dos conceitos jurídicos indeterminados: zona de certeza positiva (hipóteses que se inserem no conceito) e zona de certeza negativa (situações que não são englobadas pelo conceito). Entre as “zonas de certezas”, encontra-se a denominada “zona de penumbra” (ou “zona de incerteza”) que compreende hipóteses que geram dúvidas no intérprete sobre a sua adequação ao conceito indeterminado." (OLIVEIRA, Rafael Rezende. Curso de Direito Administrativo, 6ª edição. Método, 03/2018, p. 309).

O excerto acima transcrito tem relação mais direta com o tema


 

(EMAGIS) Quanto às entidades do terceiro setor, marque a alternativa correta.

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) A propósito do regime constitucional do acesso aos cargos públicos, o Supremo Tribunal Federal tem afirmado seu entendimento dominante por meio de diversos precedentes qualificados, dentre os quais:

 

(DPE/PI – CEBRASPE – 2022) Com relação ao sistema interamericano de proteção dos direitos humanos e a instrumentos normativos internacionais, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Considere que a sociedade empresarial Desconcentrada Ltda esteja estruturada em matriz e filiais, situadas em cidades distintas entre si. Tenha presente que, relativamente a cobrança tributária de IPI decorrente de saída de produtos de uma de suas filiais, a Filial Vende Mais, constate o corpo jurídico de Desconcentrada Ltda ter havido cobrança e pagamentos indevidos, vez que hipótese de não incidência se tratava. Constata também aludido corpo jurídico que, contra a Filial Vende Menos, há execução fiscal em trâmite por dívida de contribuição previdenciária e nos autos correlatos, pelo Sisbajud, foi bloqueado valor na conta da Matriz da empresa Desconcentrada Ltda. Pretendem os advogados, com efeito, tomar as medidas judiciais cabíveis.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que, relativamente ao ICMS, estabelecendo um programa de incentivo aos setores pecuário, industrial de pescado, agroindustrial e industrial pela via de incentivo fiscal, institua, ao lado de diferimento no recolhimento do imposto, concessão de crédito presumido, redução de base de cálculo, isenção e suspensão do imposto.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Sob a ótica formal, para a constitucionalidade do programa de incentivo fiscal em questão, basta tenha sido aprovado por ‘lei específica’, tal como exige o §6º do artigo 150 da CF para benefícios fiscais em geral.

II. É inconstitucional lei complementar federal que estipule condições para que os benefícios fiscais em questão sejam concedidos, isso sob pena de disfarçada isenção heterônoma.

III. O Estado em questão não tem competência para, de forma unilateral, conceder os benefícios fiscais em questão, que, se não conformes a deliberação coletiva dos Estados e do Distrito Federal, além da observância da disciplina constante na lei complementar federal, serão inconstitucionais, ainda que aprovados em lei estadual específica.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual segundo a qual “É vedado o depósito de lixo atômico não produzido no Estado e a instalação de usinas nucleares no território estadual.”

As assertivas que seguem tratam da norma em questão e da disciplina constitucional das atividades nucleares em território nacional, devendo ser avaliadas também em consonância com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e com o magistério da doutrina. Marque a alternativa CORRETA.


 

Ministério Público Estadual - Rodada 11.2022

A fundação “Infância Feliz” foi instituída na década de 70 na cidade de Apucarana/PR, por Felisberto Magalhães, um próspero fazendeiro da localidade. A fundação possui estatutariamente a finalidade de prestar acesso à educação e atividades esportivas às crianças carentes do município.

A entidade privada tem prestado relevantes serviços de cunho social à comunidade, tendo atendido mais de duas centenas de crianças ao longo destas quatro décadas. No final da década de 90, duas crianças, em especial, foram motivo de orgulho para a entidade -e visibilidade internacional- Mariah, então com 10 anos foi para Londres participar da Olimpíada Internacional de matemática, e Robson, então com 12 anos, foi para Tóquio disputar a copa do mundo de Judô.

Desde a sua instituição, a fundação vem sendo gerida por membros da família Magalhães. Contudo, no início da pandemia, Olga Magalhães, então presidente da entidade, completou 80 anos e se reconheceu sem condições físicas para permanecer à frente da gestão. Nenhum outro membro da família aquiesceu em assumir o seu lugar. Por esta razão, foi promovida uma alteração estatutária permitindo a contratação de serviço de gestão profissional para a fundação.

Em fevereiro de 2021, após serem seguidas todas as diretrizes estatutárias, a gestão da fundação realizou processo seletivo do qual resultou a contratação de NEGÓCIO JUSTO LTDA, uma empresa de gestão profissional terceirizada, representada por seu sócio-diretor PAULO CURSINO, que assumiu o cargo de presidente.

Constatou-se, desde então, franca decadência da fundação. Foi cortada a maioria dos serviços prestados gratuitamente para as crianças carentes. As refeições, que eram de reconhecida excelência, teve queda de qualidade expressiva após passarem a ser fornecidas por uma microempresa de PAULO CURSINO, que se localiza em uma cidade vizinha. Além disso, a entidade ainda não prestou contas ao Ministério Público quanto ao emprego dos recursos de 2021, como vinha fazendo regularmente. Ademais, há fundadas suspeitas de que a arrecadação da fundação, mantida com a doação de pessoas de todo o Brasil, está sendo desviada para enriquecer PAULO CURSINO.

Cidadãos ofereceram representação à Promotoria de Justiça de Apucarana, ensejando a instauração de inquérito civil que investiga essa situação. Com autorização judicial, obteve-se o afastamento do sigilo fiscal de PAULO CURSINO, mostrando que a renda mensal declarada à Receita Federal é de R$ 2.500,00 mensais. Contudo, depois que assumiu a administração da fundação, PAULO CURSINO comprou, em seu próprio nome, um apartamento de 300 metros quadrados, avaliado em R$ 2 milhões e um veículo da marca Audi, cujo valor de mercado é de R$ 200 mil. Os documentos que comprovam essas transações instruem o inquérito civil.

Formule a peça cível que entender pertinente, tendo em vista o interesse institucional e patrimonial da “Fundação Infância Feliz”.

 

Delegado de Polícia - Rodada 10.2022

No dia 1 de agosto de 2021, Tício e Mévio, previamente combinados, adentram no supermercado “Menor Preço”, situado na Rua do Chá, 1234, Centro, em Palmas/TO, ambos armados com revólver calibre.38, no intuito de subtraírem o dinheiro do caixa.

Aproximam-se do caixa, e encontram João, funcionário do supermercado. Anunciam o assalto e exigem todo o dinheiro existente ali. Quando João se move para pegar o dinheiro, Mévio, imaginando que o funcionário pegaria uma arma, desfere nele dois tiros, atingindo-lhe o tórax e causando morte instantânea.

Os roubadores fogem sem levar nada. Sobem na moto que estava estacionada em frente do supermercado e tomam rumo ignorado. Imediatamente, populares avisam à Polícia Militar, que sai em perseguição dos infratores. Poucos minutos depois, Tício e Mévio são capturados, de posse das armas empregadas no crime e da motocicleta usada na fuga.

Os policiais dão voz de prisão aos assaltantes, arrecadam as armas e a motocicleta. Ato contínuo, conduzem os roubadores para a Delegacia de Polícia, ocasião em que a autoridade policial com atribuição para o caso lavrou a peça para formalização da prisão.

Considerando a situação narrada, apresente, na qualidade de autoridade policial responsável pelo flagrante, a medida cabível para conclusão do procedimento, expondo as teses de direito material e processual necessárias para solucionar a situação exposta.

Boa prática!

 

PGE/PGM - Rodada 10.2022

Situação hipotética

OMEGA LTDA é uma é empresa que fabrica toalhas de papel, sabões e loções para limpeza das mãos, géis higienizadores, sabonetes líquidos e etc., comercializando esses produtos com supermercados, cooperativas de consumo e outros estabelecimentos varejistas.

O ESTADO BETA, através da Secretaria de Fazenda, lavrou auto de infração contra a empresa OMEGA, considerando que foram excluídos da base de cálculo do ICMS os valores correspondentes às vendas de mercadorias com descontos condicionais.

OMEGA LTDA fora notificada, em 01/01/2015, com carta registrada com aviso de recepção no domicílio tributário eleito pelo contribuinte.

Frisa-se que a normatização estadual sobre intimações em processo administrativo fiscais (PAF) reproduz a normatização federal sobre o tema.

Irresignada, a empresa OMEGA apresentou impugnação e todos os recursos cabíveis. No entanto, o auto de infração foi mantido em todas as instâncias administrativas.

Nesse contexto, a empresa OMEGA ajuizou ação anulatória de lançamento fiscal em 02/03/2022, com o objetivo de desconstituir o auto de infração lavrado, com base na seguinte argumentação: a intimação no PAF é nula, porquanto não foi pessoal; houve o transcurso do prazo de 5 (cinco) anos, contados da impugnação até a decisão administrativa final, sendo caso de prescrição intercorrente; os valores correspondentes às vendas de mercadorias com descontos sob condição não devem estar incluídos na base de cálculo do ICMS.

Ademais, requereu a empresa a suspensão da ação de execução fiscal, ajuizada antes da propositura da ação anulatória. O ESTADO BETA foi devidamente citado sobre a ação anulatória.

Considerando que você é o Procurador do Estado BETA que recebe o processo, elabore a peça processual adequada, considerando a legislação, a doutrina e a jurisprudência. Dispensa-se a feitura da síntese fática.

 

Ministério Público Estadual - Rodada 10.2022

O Ministério Público do Estado de São Paulo ajuizou ação civil pública contra Etelvino Sputnik, imputando-lhe a prática de atos violadores do dever geral de conservação do meio ambiente.

Segundo a inicial, o requerido atua no ramo de confinamento de gado e por conta de sua atividade lançava poluentes no Rio Rússia, em Sorocaba-SP. Diz o autor que a conduta lesiva ao meio ambiente iniciou-se tão logo o requerido tornou-se proprietário da Fazenda Chão Paulista, em março de 2016 e se estendeu até outubro de 2021, quando – acatando recomendação do MP – o requerido instalou um filtro de poluentes que cessou o lançamento dos dejetos químicos no leito do rio.

Em razão disso, o MP postulou a condenação do requerido em indenizar os danos ambientais causados durante o período assinalado na inicial, nos valores especificados. Requereu também a inversão do ônus da prova, em apreço ao princípio ambiental da precaução.

A ação veio instruída com inquérito civil, com inúmeros elementos informativos colhidos entre março de 2016 a outubro de 2021, com comprovação cabal de que o requerido lançava o produto químico “oximetolato de burônio” no Rio Rússia. A perícia acostada no inquérito civil apontou a ocorrência de poluição (Perícia nº 0123/2019), mas asseverou que não era possível calcular o valor dos danos ambientais causados, por dificuldades metodológicas.

O requerido foi citado. Realizou-se audiência de conciliação, sem sucesso. Ofereceu-se contestação e réplica, sempre tempestivas. Na fase de especificação de provas, o MP postulou a produção de prova pericial, para quantificação completa dos danos ambientais. O requerido bateu-se na desnecessidade de produção probatória, haja vista que os elementos informativos do inquérito civil não amparavam a pretensão ministerial. Também formulou requerimento eventual para ser ouvido pessoalmente pelo juízo.

O juízo indeferiu a produção de provas de ambas as partes e julgou procedente o pedido, condenando o requerido na obrigação de indenizar, nos exatos valores indicados na petição inicial. Em sua fundamentação, aludiu à inversão do ônus da prova.

O requerido apresentou apelação tempestiva, argumentando que não houve comprovação dos danos ambientais, dada a debilidade dos elementos informativos do inquérito civil, especialmente a Perícia nº 0123/2019 e que, ademais, a sentença é nula por evidente cerceamento de defesa.

Formule a peça processual cabível, sem relatório e com as cautelas necessárias para que a tutela do meio ambiente seja integralmente atendida. Não deverão ser requeridas providências fora dos autos.

 

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 10.2022

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a hermenêutica e aplicação do direito.

I. Tradicional é o magistério doutrinário de Carlos Maximiliano, que, na interpretação dos textos legais, condena a ‘exumação’ do pensamento do legislador.

II. A teoria da vontade, ‘mens legislatoris’, sustenta que o conteúdo da lei não depende do que pretendeu seu autor.

III. A corrente hermenêutica subjetivista preconiza dever a interpretação ser centrada na vontade do legislador e a corrente hermenêutica objetivista sustenta que a interpretação deve ser focada na vontade da lei.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Em relação à desconsideração da personalidade jurídica, considerada a disciplina trazida no art. 50 do Código Civil, julgue os itens abaixo.

I. A aplicação da teoria da desconsideração não prescinde da demonstração de insolvência da pessoa jurídica.

II. O encerramento irregular das atividades da pessoa jurídica caracteriza abuso da personalidade jurídica.

III. É cabível a desconsideração da personalidade jurídica denominada “inversa” para alcançar bens de sócio que se valeu da pessoa jurídica para ocultar ou desviar bens pessoais, com prejuízo a terceiros.

Há erro:


 

(EMAGIS) A Lei nº 8.242/1991 criou o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – Conanda. Recentemente, o Decreto Federal n. 9.579/2019, pretendendo alterar aspectos da regulamentação anterior do Conanda, estabeleceu, dentre outras regras: (i) a escolha dos membros do conselho será por processo seletivo regulamentado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos, em substituição à anterior escolha por eleição em assembleia específica; (ii) estabelecimento da reuniões por videoconferência dos integrantes do Conanda que não residam no DF, com decorrente revogação do anterior sistema de custeio público do deslocamento de tais conselheiros, inclusive os representantes da sociedade civil; (iii) reuniões ordinárias do Conanda em frequência trimestral, superando a anterior sistemática de reuniões mensais.

Sabe-se que o Supremo Tribunal Federal analisou recentemente a constitucionalidade das alterações normativas em questão, dentre outras.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) No que toca à tutela cautelar no CPC, julgue os itens abaixo.

I. A petição inicial da ação que visa à prestação de tutela cautelar em caráter antecedente indicará a lide e seu fundamento, a exposição sumária do direito que se objetiva assegurar e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo. O réu será citado para, no prazo de 5 (cinco) dias, contestar o pedido e indicar as provas que pretende produzir. Não sendo contestado o pedido, os fatos alegados pelo autor presumir-se-ão aceitos pelo réu como ocorridos, caso em que o juiz decidirá dentro de 5 (cinco) dias. Contestado o pedido no prazo legal, observar-se-á o procedimento comum.

II. Efetivada a tutela cautelar, o pedido principal terá de ser formulado pelo autor no prazo de 30 (trinta) dias, caso em que será apresentado em autos apensos, não dependendo do adiantamento de novas custas processuais. O pedido principal pode ser formulado conjuntamente com o pedido de tutela cautelar, no entanto. Demais disso, a causa de pedir poderá ser aditada no momento de formulação do pedido principal.

III. Cessa a eficácia da tutela concedida em caráter antecedente, se o autor não deduzir o pedido principal no prazo legal, não for efetivada dentro de 30 (trinta) dias ou o juiz julgar improcedente o pedido principal formulado pelo autor ou extinguir o processo sem resolução de mérito. Se por qualquer motivo cessar a eficácia da tutela cautelar, é vedado à parte renovar o pedido, salvo sob novo fundamento. Sem embargo, o indeferimento da tutela cautelar não obsta a que a parte formule o pedido principal, nem influi no julgamento desse, salvo se o motivo do indeferimento for o reconhecimento de decadência ou de prescrição.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) No que concerne ao processo de execução, aquilate as proposições a seguir expostas.

I. No cumprimento definitivo da sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa, o prazo de 15 (quinze) dias, para pagamento voluntário, deve ser contado em dias úteis.

II. A intimação para o pagamento voluntário, no cumprimento definitivo da sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa, deve contemplar, expressamente, o prazo sucessivo para impugnar o cumprimento de sentença.

III. Conta-se em dobro o prazo para impugnação ao cumprimento de sentença nos casos em que o devedor é assistido pela Defensoria Pública.

Estão corretos somente os itens:

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Reinaldo ajuizou ação monitória contra o Estado de Goiás, fundada em prova escrita sem eficácia de título executivo, pretendendo haver o pagamento de dívida pecuniária. Citado, o réu deixou de opor embargos à ação monitória no prazo legal. Nesse caso, o juiz deverá


 

(EMAGIS) Em conformidade com o que disciplina o Código de Defesa do Consumidor sobre os interesses ou direitos individuais homogêneos, assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do sistema recursal do Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação, no âmbito da Criminologia, com o ‘Labelling Aproach’.

I. Trata-se de movimento criminológico que se insere na denominada teoria do conflito, rechaçando o paradigma etiológico-determinista.

II. Dizem-se acolhidas as ideias do labelling pelo artigo 5º, LVIII, da CF, que expressa que o civilmente identificado não será submetido a identificação criminal.

III. Trata-se de movimento criminológico que conduz os estudos da criminologia para a investigação das agências de controle social e seu papel de definir a reprodução do poder.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a teoria do crime e temas correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(MP/GO – Promotor de Justiça – FGV – 2022) No que concerne à fixação da pena-base, é certo que o julgador deve, ao individualizar a pena, examinar com acuidade os elementos que dizem respeito ao fato delituoso e aspectos inerentes ao agente, obedecidos e sopesados todos os critérios legais para aplicar, de forma justa e fundamentada, a reprimenda que seja, proporcionalmente, necessária e suficiente para a reprovação do crime, sobrepujando as elementares comuns do próprio tipo legal.

No Art. 59 do Código Penal, o legislador elencou oito circunstâncias judiciais para individualização da pena na primeira fase da dosimetria.

Ao considerar desfavoráveis as circunstâncias judiciais, deve o julgador declinar, motivadamente, as suas razões, que devem corresponder objetivamente às características próprias do vetor desabonado. Nesse particular, as condenações definitivas, por fato anterior ao delito, transitadas em julgado no curso da ação penal, somente podem ser valoradas, na primeira fase da dosimetria, a título de:

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a pessoa, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) A Polícia Civil de Goiás instaurou inquérito policial em desfavor de Alberto para apurar a prática do crime de falsificação de produtos medicinais. Ainda durante a fase persecutória, o advogado de Alberto procurou o Ministério Público Estadual e firmou, com o Promotor de Justiça competente, acordo de delação premiada. Alberto, em troca de benefícios previsto na Lei no 12.850/2013, delatou Mário, Roberto e Roberval, como supostos integrantes da organização criminosa de que fazia parte, detalhando o papel de cada um. Ato contínuo, Alberto, Mário, Roberto e Roberval foram denunciados como incursos no artigo 2o da Lei no 12.850/2013 c.c. art. 273 do Código Penal. Finda a instrução criminal, o Juiz competente, diante da complexidade do caso, concedeu às partes o prazo de 05 (cinco) dias, sucessivamente, para a apresentação de memoriais, a iniciar pelo Ministério Público e prazo em comum para as defesas dos réus. Ao assim decidir, o juiz

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2021) Constata-se a aplicação, por analogia, das normas de processo civil ao Código de Processo Penal não só de forma subsidiária, mas também de forma expressa. Como exemplo de aplicação da forma expressa, afirma- -se como correta

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente ao poder constituinte, aquilate as seguintes assertivas.

I. Como o grande teórico da ideia de Poder Constituinte, costuma-se apontar Jean-Jacques Rousseau, por meio da obra denominada “O contrato social”.

II. O poder constituinte derivado reformador tem natureza jurídica, ao contrário do poder constituinte originário, que é um poder de fato, um poder político, ou, segundo alguns, uma força ou energia social.

III. O poder constituinte difuso pode ser caracterizado como um poder de fato e que serve de fundamento para os mecanismos de atuação da mutação constitucional.

Há erro:

 

(EMAGIS) Considere que a Associação Brasileira da Indústria de Cereais, Perfumes e Vidros pretenda ajuizar ação direta de inconstitucionalidade contra determinada lei estadual tida como lesiva aos direitos de seus integrantes.
Tendo presente a disciplina da Constituição Federal, o magistério da doutrina e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre a questão da legitimidade ativa para a ação direta de inconstitucionalidade, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que, de iniciativa parlamentar, dentre outras disposições (i) vede às empresas seguradoras, para o caso de veículos sinistrados, impor aos consumidores beneficiários os estabelecimentos reparadores ou prestadores de serviços de reparação, credenciados e/ou referenciados, como condição para o processamento da reparação do dano; (ii) obrigue as seguradoras a emitir e entregar aos consumidores beneficiários um Certificado de Garantia dos serviços prestados e da relação de peças substituídas, indicando os respectivos valores; (iii) obrigue as seguradoras a realizar seu cadastramento junto ao Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN, no período compreendido entre 3 e 6 meses, contados da publicação da lei.
Tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a garantia constitucional de inviolabilidade de domicílio (CF, artigo 5º, XI).

I. Nenhum agente público pode ingressar no recinto de consultório odontológico, reservado ao exercício da atividade profissional de cirurgião-dentista, sem o consentimento deste, exceto nas situações taxativamente previstas na Constituição.

II. O consentimento do morador é dispensado para o ingresso em sua casa, durante o dia ou a noite, em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro; já para o cumprimento de mandado judicial, o consentimento é dispensado apenas durante o dia.

III. Para o STF, é compatível com a garantia lei que confira à autoridade administrativa, no exercício do poder de polícia, o poder de busca compulsória em residência, sendo incompatível apenas se conferir também o poder de apreensão.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Julgue as afirmações feitas abaixo, com base na Lei das Eleições (Lei 9.504/97).

I. É vedado o registro de candidatura avulsa, ainda que o requerente tenha filiação partidária.

II. A Justiça Eleitoral indeferirá todo pedido de variação de nome coincidente com nome de candidato a eleição majoritária, salvo para candidato que esteja exercendo mandato eletivo ou o tenha exercido nos últimos quatro anos, ou que, nesse mesmo prazo, tenha concorrido em eleição com o nome coincidente.

III. Não há previsão legal para que o partido ou coligação substitua candidato que renunciar à sua candidatura após o termo final do prazo do registro.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere sociedade empresarial que, no desenvolvimento de suas atividades, assume diversas obrigações, as quais são comumente fixadas em moeda estrangeira (principalmente em dólares norte americanos), a exemplo de importações de insumos, máquinas, equipamentos e financiamentos necessários à sua atividade operacional. Tenha presente que, por outro lado, a maior parte de suas operações comerciais se dá no mercado interno brasileiro e, consequentemente, a maioria de suas receitas são expressas em reais, existindo, portanto, o risco de descompasso entre algumas de suas obrigações, expressas em moeda estrangeira, e suas receitas, expressas em moeda nacional, em decorrência das constantes variações cambiais. Dessa forma, caso haja uma acentuada desvalorização cambial, a capacidade de saldar suas dívidas poderia ficar seriamente comprometida, na medida em que precisaria de uma maior quantidade de Reais para saldar suas dívidas em moeda estrangeira.

A propósito da situação narrada e analisando-a em consonância com os contratos de Direito Empresarial aptos a adequar o risco empresarial em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do comércio interestadual.

I. É dado ao Estado-membro dispor em lei sobre a obrigatoriedade de informações nas embalagens dos produtos alimentícios comercializados em seu território, seja por não se conter a matéria na competência legislativa privativa da União para legislar sobre Direito Empresarial, seja porque a matéria se contém na competência legislativa concorrente da União, Estados e Distrito Federal em matéria de direito do consumidor.

II. É firme a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal no sentido da inconstitucionalidade das leis estaduais que constituam entraves ao ingresso, por atos de comércio, de produtos nos estados da Federação ou sua saída deles, isso caso provenham esses produtos do exterior ou a ele se destine, não alcançando a inconstitucionalidade restrições legais limitadas ao comércio interno, entre estados.

III. É privativa da União a competência para legislar sobre Direito Empresarial e sobre Comércio Internacional, sendo concorrente com os Estados e Distrito Federal a competência para legislar sobre Comércio Interestadual.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as imunidades, a legislação tributária e temas correlatos, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que estabeleça como fato gerador do ICMS a “operação de circulação de petróleo desde os poços de sua extração para a empresa concessionária”, explicitando que este fato gerador ocorre “imediatamente após a extração do petróleo e quando a mercadoria passar pelos Pontos de Medição da Produção.”.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e também a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF considera inconstitucionais leis como a em questão porque a operação eleita não retrata a existência de ato ou de negócio jurídico que transfira a titularidade de uma mercadoria, vez que o concessionário ou o contratado autorizado a extrair o petróleo adquire, de modo originário, a propriedade do petróleo extraído, não podendo o ICMS incidir sobre operação em que não há transferência de propriedade, tal a que ocorre quando sai o petróleo do poço para o local em que armazenado pela empresa.

II. Para o STF, ainda que o petróleo extraído do poço pela concessionária pertença à União, é inconstitucional a norma em questão porque não pode incidir ICMS sobre operação em que a União vende o bem à concessionária, já que a hipótese é de imunidade recíproca.

III. Caso a empresa concessionária venda o petróleo armazenado após a extração para contribuinte do ICMS situado em outro Estados, pagará também, em regra, ICMS na saída do produto de seu estabelecimento.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da disciplina constitucional do IPI, IR, CSLL e benefícios fiscais em geral, além da jurisprudência correlata. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual com o seguinte conteúdo: (i) proíbe, no âmbito do Estado-membro, a utilização de animais para desenvolvimento, experimento e teste de produtos cosméticos, higiene pessoal, perfumes, limpeza e seus componentes; (ii) proíbe, no âmbito do Estado-membro, a comercialização dos produtos cosméticos, higiene pessoal, perfumes, limpeza, quando derivados da realização de testes em animais; (iii) obriga que, nas embalagens de todos os produtos cosméticos, de higiene pessoal, perfumes e de limpeza comercializados no âmbito do Estado-menbro, haja a seguinte informação aos consumidores: "De acordo com a Lei Estadual no XXX/20XX, não foram realizados testes em animais para a elaboração deste produto."

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne à organização funcional da Administração e aos temas que lhe são correlatos, assinale a alternativa incorreta.


 

(EMAGIS) Quanto aos atos administrativos e ao processo administrativo, é correto dizer que


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam dos serviços públicos e também das agências reguladoras, devendo ser marcada a INCORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação aos consórcios públicos, é correto afirmar que


 

(EMAGIS) Sobre o poder de polícia das agências reguladoras, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a Lei 10.871/2004 (que dispõe sobre a criação de carreiras e organização de cargos efetivos das autarquias especiais, denominadas Agências Reguladoras), no exercício das atribuições de natureza fiscal ou decorrentes do poder de polícia, são asseguradas aos agentes públicos competentes ali mencionados as prerrogativas de promover a interdição de estabelecimentos, instalações ou equipamentos, assim como a apreensão de bens ou produtos.

II. Para o STF, dispositivo legal que confira a servidores das agências em questão o poder de apreensão de bens ou produtos ilícitos, ainda que não envolvido o pedido de busca, é flagrantemente inconstitucional, seja pela reserva constitucional de jurisdição imposta na matéria, seja pela violação da garantia de inviolabilidade de domicílio.

III. O STF declarou inconstitucional o artigo 19, XV, da Lei 9.472/1997 (Lei Geral de Telecomunicações), que confere à ANATEL o poder de realizar busca e apreensão de bens no âmbito de sua competência.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação ao financiamento da Seguridade Social, julgue os itens abaixo.

I. Segundo a jurisprudência do STF, a Emenda Constitucional 8/1977 suprimiu a natureza tributária das contribuições sociais, situação que subsistiu até o advento da Constituição de 1988.

II. A contribuição social a cargo do empregador incide sobre ganhos habituais do empregado, quer anteriores ou posteriores à Emenda Constitucional 20/1998.

III. De acordo com o firme posicionamento do STJ, estão sujeitas à incidência de contribuição previdenciária as parcelas pagas pelo empregador a título de horas extras e seu respectivo adicional, bem como os valores pagos a título de adicional noturno e de periculosidade.

Estão corretos somente os itens:

 

(DPE/PI – CEBRASPE – 2022) Considerando a Convenção de Belém do Pará (Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher), que estabeleceu as bases para a formalização da Lei Maria da Penha, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Sobre a extradição, avalie as assertivas que seguem.

I. A Lei de Migração prevê a execução diferida da medida compulsória de retirada do estrangeiro, quando em curso processo penal ou cumprimento de pena do Extraditando perante o Brasil.

II. O STF tem aplicado a Lei 13.964/2019 (‘Pacote Anticrime’), no ponto em que majorou o tempo de cumprimento máximo das penas privativas de liberdade para 40 anos via alteração no artigo 75 do Código Penal, a pedidos de extradição referentes a crimes anteriores a tal inovação legislativa, desde que a decisão do STF que autoriza a extradição seja posterior à inovação legislativa, dando-lhe neste particular a natureza de norma processual.

III. Negada a extradição em fase judicial, não se admitirá novo pedido baseado no mesmo fato.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

Objetivas DP Estadual - Rodada 10.2022

(DPE/MS – FGV – 2022) Otávio, defensor público no Estado do Mato Grosso do Sul, no desempenho de suas atribuições cíveis, é intimado para dizer a respeito da proposta de acordo lançada nos autos do processo em que atua a Defensoria Pública. Sem conseguir contato com a parte assistida, apõe sua manifestação nos seguintes termos: “Ciente da proposta de acordo. Sem oposição. Pelo prosseguimento”.

Diante da situação narrada, é correto afirmar que:


 

(DPE/PI – CEBRASPE – 2022) Considerando a Convenção de Belém do Pará (Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher), que estabeleceu as bases para a formalização da Lei Maria da Penha, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação, no âmbito da Criminologia, com o ‘Labelling Aproach’.

I. Trata-se de movimento criminológico que se insere na denominada teoria do conflito, rechaçando o paradigma etiológico-determinista.

II. Dizem-se acolhidas as ideias do labelling pelo artigo 5º, LVIII, da CF, que expressa que o civilmente identificado não será submetido a identificação criminal.

III. Trata-se de movimento criminológico que conduz os estudos da criminologia para a investigação das agências de controle social e seu papel de definir a reprodução do poder.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a teoria do crime e temas correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(MP/GO – Promotor de Justiça – FGV – 2022) No que concerne à fixação da pena-base, é certo que o julgador deve, ao individualizar a pena, examinar com acuidade os elementos que dizem respeito ao fato delituoso e aspectos inerentes ao agente, obedecidos e sopesados todos os critérios legais para aplicar, de forma justa e fundamentada, a reprimenda que seja, proporcionalmente, necessária e suficiente para a reprovação do crime, sobrepujando as elementares comuns do próprio tipo legal.

No Art. 59 do Código Penal, o legislador elencou oito circunstâncias judiciais para individualização da pena na primeira fase da dosimetria.

Ao considerar desfavoráveis as circunstâncias judiciais, deve o julgador declinar, motivadamente, as suas razões, que devem corresponder objetivamente às características próprias do vetor desabonado. Nesse particular, as condenações definitivas, por fato anterior ao delito, transitadas em julgado no curso da ação penal, somente podem ser valoradas, na primeira fase da dosimetria, a título de:

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a pessoa, marque a alternativa incorreta.

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) A Polícia Civil de Goiás instaurou inquérito policial em desfavor de Alberto para apurar a prática do crime de falsificação de produtos medicinais. Ainda durante a fase persecutória, o advogado de Alberto procurou o Ministério Público Estadual e firmou, com o Promotor de Justiça competente, acordo de delação premiada. Alberto, em troca de benefícios previsto na Lei no 12.850/2013, delatou Mário, Roberto e Roberval, como supostos integrantes da organização criminosa de que fazia parte, detalhando o papel de cada um. Ato contínuo, Alberto, Mário, Roberto e Roberval foram denunciados como incursos no artigo 2o da Lei no 12.850/2013 c.c. art. 273 do Código Penal. Finda a instrução criminal, o Juiz competente, diante da complexidade do caso, concedeu às partes o prazo de 05 (cinco) dias, sucessivamente, para a apresentação de memoriais, a iniciar pelo Ministério Público e prazo em comum para as defesas dos réus. Ao assim decidir, o juiz

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2021) Constata-se a aplicação, por analogia, das normas de processo civil ao Código de Processo Penal não só de forma subsidiária, mas também de forma expressa. Como exemplo de aplicação da forma expressa, afirma- -se como correta

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a hermenêutica e aplicação do direito.

I. Tradicional é o magistério doutrinário de Carlos Maximiliano, que, na interpretação dos textos legais, condena a ‘exumação’ do pensamento do legislador.

II. A teoria da vontade, ‘mens legislatoris’, sustenta que o conteúdo da lei não depende do que pretendeu seu autor.

III. A corrente hermenêutica subjetivista preconiza dever a interpretação ser centrada na vontade do legislador e a corrente hermenêutica objetivista sustenta que a interpretação deve ser focada na vontade da lei.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Em relação à desconsideração da personalidade jurídica, considerada a disciplina trazida no art. 50 do Código Civil, julgue os itens abaixo.

I. A aplicação da teoria da desconsideração não prescinde da demonstração de insolvência da pessoa jurídica.

II. O encerramento irregular das atividades da pessoa jurídica caracteriza abuso da personalidade jurídica.

III. É cabível a desconsideração da personalidade jurídica denominada “inversa” para alcançar bens de sócio que se valeu da pessoa jurídica para ocultar ou desviar bens pessoais, com prejuízo a terceiros.

Há erro:


 

(EMAGIS) A Lei nº 8.242/1991 criou o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – Conanda. Recentemente, o Decreto Federal n. 9.579/2019, pretendendo alterar aspectos da regulamentação anterior do Conanda, estabeleceu, dentre outras regras: (i) a escolha dos membros do conselho será por processo seletivo regulamentado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos, em substituição à anterior escolha por eleição em assembleia específica; (ii) estabelecimento da reuniões por videoconferência dos integrantes do Conanda que não residam no DF, com decorrente revogação do anterior sistema de custeio público do deslocamento de tais conselheiros, inclusive os representantes da sociedade civil; (iii) reuniões ordinárias do Conanda em frequência trimestral, superando a anterior sistemática de reuniões mensais.

Sabe-se que o Supremo Tribunal Federal analisou recentemente a constitucionalidade das alterações normativas em questão, dentre outras.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) No que toca à tutela cautelar no CPC, julgue os itens abaixo.

I. A petição inicial da ação que visa à prestação de tutela cautelar em caráter antecedente indicará a lide e seu fundamento, a exposição sumária do direito que se objetiva assegurar e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo. O réu será citado para, no prazo de 5 (cinco) dias, contestar o pedido e indicar as provas que pretende produzir. Não sendo contestado o pedido, os fatos alegados pelo autor presumir-se-ão aceitos pelo réu como ocorridos, caso em que o juiz decidirá dentro de 5 (cinco) dias. Contestado o pedido no prazo legal, observar-se-á o procedimento comum.

II. Efetivada a tutela cautelar, o pedido principal terá de ser formulado pelo autor no prazo de 30 (trinta) dias, caso em que será apresentado em autos apensos, não dependendo do adiantamento de novas custas processuais. O pedido principal pode ser formulado conjuntamente com o pedido de tutela cautelar, no entanto. Demais disso, a causa de pedir poderá ser aditada no momento de formulação do pedido principal.

III. Cessa a eficácia da tutela concedida em caráter antecedente, se o autor não deduzir o pedido principal no prazo legal, não for efetivada dentro de 30 (trinta) dias ou o juiz julgar improcedente o pedido principal formulado pelo autor ou extinguir o processo sem resolução de mérito. Se por qualquer motivo cessar a eficácia da tutela cautelar, é vedado à parte renovar o pedido, salvo sob novo fundamento. Sem embargo, o indeferimento da tutela cautelar não obsta a que a parte formule o pedido principal, nem influi no julgamento desse, salvo se o motivo do indeferimento for o reconhecimento de decadência ou de prescrição.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) No que concerne ao processo de execução, aquilate as proposições a seguir expostas.

I. No cumprimento definitivo da sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa, o prazo de 15 (quinze) dias, para pagamento voluntário, deve ser contado em dias úteis.

II. A intimação para o pagamento voluntário, no cumprimento definitivo da sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa, deve contemplar, expressamente, o prazo sucessivo para impugnar o cumprimento de sentença.

III. Conta-se em dobro o prazo para impugnação ao cumprimento de sentença nos casos em que o devedor é assistido pela Defensoria Pública.

Estão corretos somente os itens:

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Reinaldo ajuizou ação monitória contra o Estado de Goiás, fundada em prova escrita sem eficácia de título executivo, pretendendo haver o pagamento de dívida pecuniária. Citado, o réu deixou de opor embargos à ação monitória no prazo legal. Nesse caso, o juiz deverá


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA em relação às ações coletivas ajuizadas para defesa de interesses individuais homogêneos:


 

(EMAGIS) Relativamente ao poder constituinte, aquilate as seguintes assertivas.

I. Como o grande teórico da ideia de Poder Constituinte, costuma-se apontar Jean-Jacques Rousseau, por meio da obra denominada “O contrato social”.

II. O poder constituinte derivado reformador tem natureza jurídica, ao contrário do poder constituinte originário, que é um poder de fato, um poder político, ou, segundo alguns, uma força ou energia social.

III. O poder constituinte difuso pode ser caracterizado como um poder de fato e que serve de fundamento para os mecanismos de atuação da mutação constitucional.

Há erro:

 

(EMAGIS) Considere que a Associação Brasileira da Indústria de Cereais, Perfumes e Vidros pretenda ajuizar ação direta de inconstitucionalidade contra determinada lei estadual tida como lesiva aos direitos de seus integrantes.
Tendo presente a disciplina da Constituição Federal, o magistério da doutrina e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre a questão da legitimidade ativa para a ação direta de inconstitucionalidade, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que, de iniciativa parlamentar, dentre outras disposições (i) vede às empresas seguradoras, para o caso de veículos sinistrados, impor aos consumidores beneficiários os estabelecimentos reparadores ou prestadores de serviços de reparação, credenciados e/ou referenciados, como condição para o processamento da reparação do dano; (ii) obrigue as seguradoras a emitir e entregar aos consumidores beneficiários um Certificado de Garantia dos serviços prestados e da relação de peças substituídas, indicando os respectivos valores; (iii) obrigue as seguradoras a realizar seu cadastramento junto ao Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN, no período compreendido entre 3 e 6 meses, contados da publicação da lei.
Tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a garantia constitucional de inviolabilidade de domicílio (CF, artigo 5º, XI).

I. Nenhum agente público pode ingressar no recinto de consultório odontológico, reservado ao exercício da atividade profissional de cirurgião-dentista, sem o consentimento deste, exceto nas situações taxativamente previstas na Constituição.

II. O consentimento do morador é dispensado para o ingresso em sua casa, durante o dia ou a noite, em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro; já para o cumprimento de mandado judicial, o consentimento é dispensado apenas durante o dia.

III. Para o STF, é compatível com a garantia lei que confira à autoridade administrativa, no exercício do poder de polícia, o poder de busca compulsória em residência, sendo incompatível apenas se conferir também o poder de apreensão.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que concerne à organização funcional da Administração e aos temas que lhe são correlatos, assinale a alternativa incorreta.


 

(EMAGIS) Quanto aos atos administrativos e ao processo administrativo, é correto dizer que


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam dos serviços públicos e também das agências reguladoras, devendo ser marcada a INCORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação aos consórcios públicos, é correto afirmar que


 

(EMAGIS) Considere lei estadual com o seguinte conteúdo: (i) proíbe, no âmbito do Estado-membro, a utilização de animais para desenvolvimento, experimento e teste de produtos cosméticos, higiene pessoal, perfumes, limpeza e seus componentes; (ii) proíbe, no âmbito do Estado-membro, a comercialização dos produtos cosméticos, higiene pessoal, perfumes, limpeza, quando derivados da realização de testes em animais; (iii) obriga que, nas embalagens de todos os produtos cosméticos, de higiene pessoal, perfumes e de limpeza comercializados no âmbito do Estado-menbro, haja a seguinte informação aos consumidores: "De acordo com a Lei Estadual no XXX/20XX, não foram realizados testes em animais para a elaboração deste produto."

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as imunidades, a legislação tributária e temas correlatos, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que estabeleça como fato gerador do ICMS a “operação de circulação de petróleo desde os poços de sua extração para a empresa concessionária”, explicitando que este fato gerador ocorre “imediatamente após a extração do petróleo e quando a mercadoria passar pelos Pontos de Medição da Produção.”.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e também a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF considera inconstitucionais leis como a em questão porque a operação eleita não retrata a existência de ato ou de negócio jurídico que transfira a titularidade de uma mercadoria, vez que o concessionário ou o contratado autorizado a extrair o petróleo adquire, de modo originário, a propriedade do petróleo extraído, não podendo o ICMS incidir sobre operação em que não há transferência de propriedade, tal a que ocorre quando sai o petróleo do poço para o local em que armazenado pela empresa.

II. Para o STF, ainda que o petróleo extraído do poço pela concessionária pertença à União, é inconstitucional a norma em questão porque não pode incidir ICMS sobre operação em que a União vende o bem à concessionária, já que a hipótese é de imunidade recíproca.

III. Caso a empresa concessionária venda o petróleo armazenado após a extração para contribuinte do ICMS situado em outro Estados, pagará também, em regra, ICMS na saída do produto de seu estabelecimento.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere sociedade empresarial que, no desenvolvimento de suas atividades, assume diversas obrigações, as quais são comumente fixadas em moeda estrangeira (principalmente em dólares norte americanos), a exemplo de importações de insumos, máquinas, equipamentos e financiamentos necessários à sua atividade operacional. Tenha presente que, por outro lado, a maior parte de suas operações comerciais se dá no mercado interno brasileiro e, consequentemente, a maioria de suas receitas são expressas em reais, existindo, portanto, o risco de descompasso entre algumas de suas obrigações, expressas em moeda estrangeira, e suas receitas, expressas em moeda nacional, em decorrência das constantes variações cambiais. Dessa forma, caso haja uma acentuada desvalorização cambial, a capacidade de saldar suas dívidas poderia ficar seriamente comprometida, na medida em que precisaria de uma maior quantidade de Reais para saldar suas dívidas em moeda estrangeira.

A propósito da situação narrada e analisando-a em consonância com os contratos de Direito Empresarial aptos a adequar o risco empresarial em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do comércio interestadual.

I. É dado ao Estado-membro dispor em lei sobre a obrigatoriedade de informações nas embalagens dos produtos alimentícios comercializados em seu território, seja por não se conter a matéria na competência legislativa privativa da União para legislar sobre Direito Empresarial, seja porque a matéria se contém na competência legislativa concorrente da União, Estados e Distrito Federal em matéria de direito do consumidor.

II. É firme a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal no sentido da inconstitucionalidade das leis estaduais que constituam entraves ao ingresso, por atos de comércio, de produtos nos estados da Federação ou sua saída deles, isso caso provenham esses produtos do exterior ou a ele se destine, não alcançando a inconstitucionalidade restrições legais limitadas ao comércio interno, entre estados.

III. É privativa da União a competência para legislar sobre Direito Empresarial e sobre Comércio Internacional, sendo concorrente com os Estados e Distrito Federal a competência para legislar sobre Comércio Interestadual.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do sistema recursal do Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Em conformidade com o que disciplina o Código de Defesa do Consumidor sobre os interesses ou direitos individuais homogêneos, assinale a alternativa CORRETA.

 

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 10.2022

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a hermenêutica e aplicação do direito.

I. Tradicional é o magistério doutrinário de Carlos Maximiliano, que, na interpretação dos textos legais, condena a ‘exumação’ do pensamento do legislador.

II. A teoria da vontade, ‘mens legislatoris’, sustenta que o conteúdo da lei não depende do que pretendeu seu autor.

III. A corrente hermenêutica subjetivista preconiza dever a interpretação ser centrada na vontade do legislador e a corrente hermenêutica objetivista sustenta que a interpretação deve ser focada na vontade da lei.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Em relação à desconsideração da personalidade jurídica, considerada a disciplina trazida no art. 50 do Código Civil, julgue os itens abaixo.

I. A aplicação da teoria da desconsideração não prescinde da demonstração de insolvência da pessoa jurídica.

II. O encerramento irregular das atividades da pessoa jurídica caracteriza abuso da personalidade jurídica.

III. É cabível a desconsideração da personalidade jurídica denominada “inversa” para alcançar bens de sócio que se valeu da pessoa jurídica para ocultar ou desviar bens pessoais, com prejuízo a terceiros.

Há erro:


 

(EMAGIS) A Lei nº 8.242/1991 criou o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – Conanda. Recentemente, o Decreto Federal n. 9.579/2019, pretendendo alterar aspectos da regulamentação anterior do Conanda, estabeleceu, dentre outras regras: (i) a escolha dos membros do conselho será por processo seletivo regulamentado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos, em substituição à anterior escolha por eleição em assembleia específica; (ii) estabelecimento da reuniões por videoconferência dos integrantes do Conanda que não residam no DF, com decorrente revogação do anterior sistema de custeio público do deslocamento de tais conselheiros, inclusive os representantes da sociedade civil; (iii) reuniões ordinárias do Conanda em frequência trimestral, superando a anterior sistemática de reuniões mensais.

Sabe-se que o Supremo Tribunal Federal analisou recentemente a constitucionalidade das alterações normativas em questão, dentre outras.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) No que toca à tutela cautelar no CPC, julgue os itens abaixo.

I. A petição inicial da ação que visa à prestação de tutela cautelar em caráter antecedente indicará a lide e seu fundamento, a exposição sumária do direito que se objetiva assegurar e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo. O réu será citado para, no prazo de 5 (cinco) dias, contestar o pedido e indicar as provas que pretende produzir. Não sendo contestado o pedido, os fatos alegados pelo autor presumir-se-ão aceitos pelo réu como ocorridos, caso em que o juiz decidirá dentro de 5 (cinco) dias. Contestado o pedido no prazo legal, observar-se-á o procedimento comum.

II. Efetivada a tutela cautelar, o pedido principal terá de ser formulado pelo autor no prazo de 30 (trinta) dias, caso em que será apresentado em autos apensos, não dependendo do adiantamento de novas custas processuais. O pedido principal pode ser formulado conjuntamente com o pedido de tutela cautelar, no entanto. Demais disso, a causa de pedir poderá ser aditada no momento de formulação do pedido principal.

III. Cessa a eficácia da tutela concedida em caráter antecedente, se o autor não deduzir o pedido principal no prazo legal, não for efetivada dentro de 30 (trinta) dias ou o juiz julgar improcedente o pedido principal formulado pelo autor ou extinguir o processo sem resolução de mérito. Se por qualquer motivo cessar a eficácia da tutela cautelar, é vedado à parte renovar o pedido, salvo sob novo fundamento. Sem embargo, o indeferimento da tutela cautelar não obsta a que a parte formule o pedido principal, nem influi no julgamento desse, salvo se o motivo do indeferimento for o reconhecimento de decadência ou de prescrição.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) No que concerne ao processo de execução, aquilate as proposições a seguir expostas.

I. No cumprimento definitivo da sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa, o prazo de 15 (quinze) dias, para pagamento voluntário, deve ser contado em dias úteis.

II. A intimação para o pagamento voluntário, no cumprimento definitivo da sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa, deve contemplar, expressamente, o prazo sucessivo para impugnar o cumprimento de sentença.

III. Conta-se em dobro o prazo para impugnação ao cumprimento de sentença nos casos em que o devedor é assistido pela Defensoria Pública.

Estão corretos somente os itens:

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Reinaldo ajuizou ação monitória contra o Estado de Goiás, fundada em prova escrita sem eficácia de título executivo, pretendendo haver o pagamento de dívida pecuniária. Citado, o réu deixou de opor embargos à ação monitória no prazo legal. Nesse caso, o juiz deverá


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA em relação às ações coletivas ajuizadas para defesa de interesses individuais homogêneos:


 

(EMAGIS) Em conformidade com o que disciplina o Código de Defesa do Consumidor sobre os interesses ou direitos individuais homogêneos, assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do sistema recursal do Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação, no âmbito da Criminologia, com o ‘Labelling Aproach’.

I. Trata-se de movimento criminológico que se insere na denominada teoria do conflito, rechaçando o paradigma etiológico-determinista.

II. Dizem-se acolhidas as ideias do labelling pelo artigo 5º, LVIII, da CF, que expressa que o civilmente identificado não será submetido a identificação criminal.

III. Trata-se de movimento criminológico que conduz os estudos da criminologia para a investigação das agências de controle social e seu papel de definir a reprodução do poder.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a teoria do crime e temas correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(MP/GO – Promotor de Justiça – FGV – 2022) No que concerne à fixação da pena-base, é certo que o julgador deve, ao individualizar a pena, examinar com acuidade os elementos que dizem respeito ao fato delituoso e aspectos inerentes ao agente, obedecidos e sopesados todos os critérios legais para aplicar, de forma justa e fundamentada, a reprimenda que seja, proporcionalmente, necessária e suficiente para a reprovação do crime, sobrepujando as elementares comuns do próprio tipo legal.

No Art. 59 do Código Penal, o legislador elencou oito circunstâncias judiciais para individualização da pena na primeira fase da dosimetria.

Ao considerar desfavoráveis as circunstâncias judiciais, deve o julgador declinar, motivadamente, as suas razões, que devem corresponder objetivamente às características próprias do vetor desabonado. Nesse particular, as condenações definitivas, por fato anterior ao delito, transitadas em julgado no curso da ação penal, somente podem ser valoradas, na primeira fase da dosimetria, a título de:

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a pessoa, marque a alternativa incorreta.

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) A Polícia Civil de Goiás instaurou inquérito policial em desfavor de Alberto para apurar a prática do crime de falsificação de produtos medicinais. Ainda durante a fase persecutória, o advogado de Alberto procurou o Ministério Público Estadual e firmou, com o Promotor de Justiça competente, acordo de delação premiada. Alberto, em troca de benefícios previsto na Lei no 12.850/2013, delatou Mário, Roberto e Roberval, como supostos integrantes da organização criminosa de que fazia parte, detalhando o papel de cada um. Ato contínuo, Alberto, Mário, Roberto e Roberval foram denunciados como incursos no artigo 2o da Lei no 12.850/2013 c.c. art. 273 do Código Penal. Finda a instrução criminal, o Juiz competente, diante da complexidade do caso, concedeu às partes o prazo de 05 (cinco) dias, sucessivamente, para a apresentação de memoriais, a iniciar pelo Ministério Público e prazo em comum para as defesas dos réus. Ao assim decidir, o juiz

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2021) Constata-se a aplicação, por analogia, das normas de processo civil ao Código de Processo Penal não só de forma subsidiária, mas também de forma expressa. Como exemplo de aplicação da forma expressa, afirma- -se como correta

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(PC/MG – FUMARC – 2021) Um médico legista, ao chegar à sala de necropsia, deparou-se com três cadáveres cuja causa da morte foi asfixia. Durante o exame necroscópico, foi identificado no primeiro corpo, sulco único, com profundidade variável e direção oblíqua ao eixo do pescoço; no segundo, os sulcos são duplos, de profundidade constante e transversais ao eixo do pescoço; no terceiro, em vez de sulcos, havia equimoses e escoriações nos dois lados do pescoço. A causa da morte mais provável em cada um deles é, respectivamente:


 

(EMAGIS) Relativamente ao poder constituinte, aquilate as seguintes assertivas.

I. Como o grande teórico da ideia de Poder Constituinte, costuma-se apontar Jean-Jacques Rousseau, por meio da obra denominada “O contrato social”.

II. O poder constituinte derivado reformador tem natureza jurídica, ao contrário do poder constituinte originário, que é um poder de fato, um poder político, ou, segundo alguns, uma força ou energia social.

III. O poder constituinte difuso pode ser caracterizado como um poder de fato e que serve de fundamento para os mecanismos de atuação da mutação constitucional.

Há erro:

 

(EMAGIS) Considere que a Associação Brasileira da Indústria de Cereais, Perfumes e Vidros pretenda ajuizar ação direta de inconstitucionalidade contra determinada lei estadual tida como lesiva aos direitos de seus integrantes.
Tendo presente a disciplina da Constituição Federal, o magistério da doutrina e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre a questão da legitimidade ativa para a ação direta de inconstitucionalidade, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que, de iniciativa parlamentar, dentre outras disposições (i) vede às empresas seguradoras, para o caso de veículos sinistrados, impor aos consumidores beneficiários os estabelecimentos reparadores ou prestadores de serviços de reparação, credenciados e/ou referenciados, como condição para o processamento da reparação do dano; (ii) obrigue as seguradoras a emitir e entregar aos consumidores beneficiários um Certificado de Garantia dos serviços prestados e da relação de peças substituídas, indicando os respectivos valores; (iii) obrigue as seguradoras a realizar seu cadastramento junto ao Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN, no período compreendido entre 3 e 6 meses, contados da publicação da lei.
Tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a garantia constitucional de inviolabilidade de domicílio (CF, artigo 5º, XI).

I. Nenhum agente público pode ingressar no recinto de consultório odontológico, reservado ao exercício da atividade profissional de cirurgião-dentista, sem o consentimento deste, exceto nas situações taxativamente previstas na Constituição.

II. O consentimento do morador é dispensado para o ingresso em sua casa, durante o dia ou a noite, em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro; já para o cumprimento de mandado judicial, o consentimento é dispensado apenas durante o dia.

III. Para o STF, é compatível com a garantia lei que confira à autoridade administrativa, no exercício do poder de polícia, o poder de busca compulsória em residência, sendo incompatível apenas se conferir também o poder de apreensão.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/PI – CEBRASPE – 2022) Considerando a Convenção de Belém do Pará (Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher), que estabeleceu as bases para a formalização da Lei Maria da Penha, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) No que concerne à organização funcional da Administração e aos temas que lhe são correlatos, assinale a alternativa incorreta.


 

(EMAGIS) Quanto aos atos administrativos e ao processo administrativo, é correto dizer que


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam dos serviços públicos e também das agências reguladoras, devendo ser marcada a INCORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação aos consórcios públicos, é correto afirmar que


 

(EMAGIS) Julgue as afirmações feitas abaixo, com base na Lei das Eleições (Lei 9.504/97).

I. É vedado o registro de candidatura avulsa, ainda que o requerente tenha filiação partidária.

II. A Justiça Eleitoral indeferirá todo pedido de variação de nome coincidente com nome de candidato a eleição majoritária, salvo para candidato que esteja exercendo mandato eletivo ou o tenha exercido nos últimos quatro anos, ou que, nesse mesmo prazo, tenha concorrido em eleição com o nome coincidente.

III. Não há previsão legal para que o partido ou coligação substitua candidato que renunciar à sua candidatura após o termo final do prazo do registro.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere sociedade empresarial que, no desenvolvimento de suas atividades, assume diversas obrigações, as quais são comumente fixadas em moeda estrangeira (principalmente em dólares norte americanos), a exemplo de importações de insumos, máquinas, equipamentos e financiamentos necessários à sua atividade operacional. Tenha presente que, por outro lado, a maior parte de suas operações comerciais se dá no mercado interno brasileiro e, consequentemente, a maioria de suas receitas são expressas em reais, existindo, portanto, o risco de descompasso entre algumas de suas obrigações, expressas em moeda estrangeira, e suas receitas, expressas em moeda nacional, em decorrência das constantes variações cambiais. Dessa forma, caso haja uma acentuada desvalorização cambial, a capacidade de saldar suas dívidas poderia ficar seriamente comprometida, na medida em que precisaria de uma maior quantidade de Reais para saldar suas dívidas em moeda estrangeira.

A propósito da situação narrada e analisando-a em consonância com os contratos de Direito Empresarial aptos a adequar o risco empresarial em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do comércio interestadual.

I. É dado ao Estado-membro dispor em lei sobre a obrigatoriedade de informações nas embalagens dos produtos alimentícios comercializados em seu território, seja por não se conter a matéria na competência legislativa privativa da União para legislar sobre Direito Empresarial, seja porque a matéria se contém na competência legislativa concorrente da União, Estados e Distrito Federal em matéria de direito do consumidor.

II. É firme a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal no sentido da inconstitucionalidade das leis estaduais que constituam entraves ao ingresso, por atos de comércio, de produtos nos estados da Federação ou sua saída deles, isso caso provenham esses produtos do exterior ou a ele se destine, não alcançando a inconstitucionalidade restrições legais limitadas ao comércio interno, entre estados.

III. É privativa da União a competência para legislar sobre Direito Empresarial e sobre Comércio Internacional, sendo concorrente com os Estados e Distrito Federal a competência para legislar sobre Comércio Interestadual.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as imunidades, a legislação tributária e temas correlatos, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que estabeleça como fato gerador do ICMS a “operação de circulação de petróleo desde os poços de sua extração para a empresa concessionária”, explicitando que este fato gerador ocorre “imediatamente após a extração do petróleo e quando a mercadoria passar pelos Pontos de Medição da Produção.”.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e também a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF considera inconstitucionais leis como a em questão porque a operação eleita não retrata a existência de ato ou de negócio jurídico que transfira a titularidade de uma mercadoria, vez que o concessionário ou o contratado autorizado a extrair o petróleo adquire, de modo originário, a propriedade do petróleo extraído, não podendo o ICMS incidir sobre operação em que não há transferência de propriedade, tal a que ocorre quando sai o petróleo do poço para o local em que armazenado pela empresa.

II. Para o STF, ainda que o petróleo extraído do poço pela concessionária pertença à União, é inconstitucional a norma em questão porque não pode incidir ICMS sobre operação em que a União vende o bem à concessionária, já que a hipótese é de imunidade recíproca.

III. Caso a empresa concessionária venda o petróleo armazenado após a extração para contribuinte do ICMS situado em outro Estados, pagará também, em regra, ICMS na saída do produto de seu estabelecimento.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere lei estadual com o seguinte conteúdo: (i) proíbe, no âmbito do Estado-membro, a utilização de animais para desenvolvimento, experimento e teste de produtos cosméticos, higiene pessoal, perfumes, limpeza e seus componentes; (ii) proíbe, no âmbito do Estado-membro, a comercialização dos produtos cosméticos, higiene pessoal, perfumes, limpeza, quando derivados da realização de testes em animais; (iii) obriga que, nas embalagens de todos os produtos cosméticos, de higiene pessoal, perfumes e de limpeza comercializados no âmbito do Estado-menbro, haja a seguinte informação aos consumidores: "De acordo com a Lei Estadual no XXX/20XX, não foram realizados testes em animais para a elaboração deste produto."

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe a Lei nº 8.625/93 (Lei Orgânica Nacional do Ministério Publico – LONMP) a respeito das Promotorias de Justiça, assinale a alternativa correta:

 

(DPE/MS – FGV – 2022) Otávio, defensor público no Estado do Mato Grosso do Sul, no desempenho de suas atribuições cíveis, é intimado para dizer a respeito da proposta de acordo lançada nos autos do processo em que atua a Defensoria Pública. Sem conseguir contato com a parte assistida, apõe sua manifestação nos seguintes termos: “Ciente da proposta de acordo. Sem oposição. Pelo prosseguimento”.

Diante da situação narrada, é correto afirmar que:


 

Sentença Federal - Rodada 10.2022

Paulo Medonho, após regular aprovação em concurso público, exercia, desde 15/03/2012, o cargo de médico junto ao quadro de servidores da Universidade Federal de Rio Grande (FURG), tendo sido lotado no Hospital Universitário “Dr. Miguel Riet Correa Jr.”.

Certo dia, em atendimento realizado em seu consultório particular e fora do horário pertinente à sua jornada diária como servidor público, Paulo, sentindo-se atraído por determinada paciente, praticou com ela conjunção carnal, mediante violência. O fato ocorreu em 12/11/2015.

Tendo sido decretada a sua prisão preventiva por ordem da Justiça Estadual, Paulo restou suspenso de suas funções por ato da FURG editado em 28/11/2015, enquanto tramitaram o inquérito policial e a respectiva ação penal, no bojo da qual acabou sendo definitivamente condenado a uma pena de 6 anos e 6 meses de reclusão, em regime inicial semiaberto.

Em 02/12/2020, instaurou-se processo administrativo disciplinar contra Paulo no âmbito daquela universidade federal, tendo-lhe sido aplicada penalidade de demissão em decisão administrativa publicada em 06/09/2021 (segunda-feira).

Em 07/01/2022 (sexta-feira), Paulo impetrou, então, mandado de segurança contra o ato do Reitor da Universidade Federal de Rio Grande (FURG) que lhe aplicou a sobredita sanção disciplinar.

Alegou que houve a prescrição da ação disciplinar, uma vez que a Administração tomou conhecimento do fato quando da prisão preventiva que levou ao afastamento das suas funções, ao passo que a instauração do processo administrativo disciplinar somente veio a ocorrer em 02/12/2020. Sustentou, outrossim, a ocorrência de nulidades no processo administrativo disciplinar, apontando que: (a) a portaria de instauração do PAD não descreveu com precisão qual seria a infração disciplinar que teria sido praticada, o que inviabilizou o exercício do contraditório e da ampla defesa; (b) não houve a formalização de termo de compromisso por parte dos membros da comissão processante; (c) um dos membros da comissão processante encontrava-se em estágio probatório quando da publicação da portaria de instauração do processo administrativo disciplinar, além de ser ocupante de cargo público de nível médio; (d) outro dos membros da comissão processante é integrante da Advocacia-Geral da União, muito embora os integrantes da comissão devessem ser do quadro de servidores da FURG; (e) conquanto a portaria de instauração tenha feito alusão à hipótese prevista no art. 132, V, da Lei 8.112/90, acabou sendo indiciado e condenado com base no art. 132, IV e XIII, c/c art. 117, IX, ambos da Lei 8.112/90; (f) houve a utilização de depoimentos tomados no bojo da ação penal, sem renovação da prova no curso do processo administrativo disciplinar; (g) conquanto o processo administrativo disciplinar tenha sido instaurado em 02/12/2020, somente em 06/09/2021 lhe foi aplicada a pena de demissão, quando já escoado o prazo legal para a conclusão do processo; (h) o Reitor da FURG não tem competência para a aplicação da penalidade de demissão, haja vista que o decreto presidencial que delegara a competência para a imposição dessa sanção disciplinar ao Ministro da Educação veda a subdelegação; (i) o crime de estupro ocorreu no seu consultório particular, no âmbito do seu mister privado como médico e não, portanto, no efetivo exercício da função pública, o que impede a imposição de sanção disciplinar mercê do fato ocorrido, sendo que já se encontra cumprindo pena em regime aberto e está, portanto, perfeitamente habilitado para o exercício das atribuições legais de seu cargo público.

Postulou, por conseguinte, a concessão da segurança para que seja decretada a nulidade do processo administrativo disciplinar e determinada sua reintegração no cargo público, com o ressarcimento de todas as vantagens.

Indeferida a liminar, a autoridade coatora prestou informações em que asseverou, dentre outros pontos, (i) que ocorrera a decadência, (ii) que a instauração de sindicância em 09/10/2020 afasta a alegada prescrição e (iii) que o membro da comissão processante que se encontrava em estágio probatório adquiriu a estabilidade no serviço público em 10/12/2020.

Em parecer, o Ministério Público Federal disse que não haveria interesse público primário que justificasse a sua intervenção.

Conclusos os autos para sentença, prolate-a, considerando como comprovados documentalmente todos os fatos apontados. Dispensado o relatório.

 

Objetivas - Rodada 10.2022

(EMAGIS) Relativamente ao poder constituinte, aquilate as seguintes assertivas.

I. Como o grande teórico da ideia de Poder Constituinte, costuma-se apontar Jean-Jacques Rousseau, por meio da obra denominada “O contrato social”.

II. O poder constituinte derivado reformador tem natureza jurídica, ao contrário do poder constituinte originário, que é um poder de fato, um poder político, ou, segundo alguns, uma força ou energia social.

III. O poder constituinte difuso pode ser caracterizado como um poder de fato e que serve de fundamento para os mecanismos de atuação da mutação constitucional.

Há erro:

 

(EMAGIS) Considere que a Associação Brasileira da Indústria de Cereais, Perfumes e Vidros pretenda ajuizar ação direta de inconstitucionalidade contra determinada lei estadual tida como lesiva aos direitos de seus integrantes.
Tendo presente a disciplina da Constituição Federal, o magistério da doutrina e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre a questão da legitimidade ativa para a ação direta de inconstitucionalidade, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que, de iniciativa parlamentar, dentre outras disposições (i) vede às empresas seguradoras, para o caso de veículos sinistrados, impor aos consumidores beneficiários os estabelecimentos reparadores ou prestadores de serviços de reparação, credenciados e/ou referenciados, como condição para o processamento da reparação do dano; (ii) obrigue as seguradoras a emitir e entregar aos consumidores beneficiários um Certificado de Garantia dos serviços prestados e da relação de peças substituídas, indicando os respectivos valores; (iii) obrigue as seguradoras a realizar seu cadastramento junto ao Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN, no período compreendido entre 3 e 6 meses, contados da publicação da lei.
Tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a garantia constitucional de inviolabilidade de domicílio (CF, artigo 5º, XI).

I. Nenhum agente público pode ingressar no recinto de consultório odontológico, reservado ao exercício da atividade profissional de cirurgião-dentista, sem o consentimento deste, exceto nas situações taxativamente previstas na Constituição.

II. O consentimento do morador é dispensado para o ingresso em sua casa, durante o dia ou a noite, em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro; já para o cumprimento de mandado judicial, o consentimento é dispensado apenas durante o dia.

III. Para o STF, é compatível com a garantia lei que confira à autoridade administrativa, no exercício do poder de polícia, o poder de busca compulsória em residência, sendo incompatível apenas se conferir também o poder de apreensão.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que concerne à organização funcional da Administração e aos temas que lhe são correlatos, assinale a alternativa incorreta.


 

(EMAGIS) Quanto aos atos administrativos e ao processo administrativo, é correto dizer que


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam dos serviços públicos e também das agências reguladoras, devendo ser marcada a INCORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação aos consórcios públicos, é correto afirmar que


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a hermenêutica e aplicação do direito.

I. Tradicional é o magistério doutrinário de Carlos Maximiliano, que, na interpretação dos textos legais, condena a ‘exumação’ do pensamento do legislador.

II. A teoria da vontade, ‘mens legislatoris’, sustenta que o conteúdo da lei não depende do que pretendeu seu autor.

III. A corrente hermenêutica subjetivista preconiza dever a interpretação ser centrada na vontade do legislador e a corrente hermenêutica objetivista sustenta que a interpretação deve ser focada na vontade da lei.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Em relação à desconsideração da personalidade jurídica, considerada a disciplina trazida no art. 50 do Código Civil, julgue os itens abaixo.

I. A aplicação da teoria da desconsideração não prescinde da demonstração de insolvência da pessoa jurídica.

II. O encerramento irregular das atividades da pessoa jurídica caracteriza abuso da personalidade jurídica.

III. É cabível a desconsideração da personalidade jurídica denominada “inversa” para alcançar bens de sócio que se valeu da pessoa jurídica para ocultar ou desviar bens pessoais, com prejuízo a terceiros.

Há erro:


 

(EMAGIS) A Lei nº 8.242/1991 criou o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – Conanda. Recentemente, o Decreto Federal n. 9.579/2019, pretendendo alterar aspectos da regulamentação anterior do Conanda, estabeleceu, dentre outras regras: (i) a escolha dos membros do conselho será por processo seletivo regulamentado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos, em substituição à anterior escolha por eleição em assembleia específica; (ii) estabelecimento da reuniões por videoconferência dos integrantes do Conanda que não residam no DF, com decorrente revogação do anterior sistema de custeio público do deslocamento de tais conselheiros, inclusive os representantes da sociedade civil; (iii) reuniões ordinárias do Conanda em frequência trimestral, superando a anterior sistemática de reuniões mensais.

Sabe-se que o Supremo Tribunal Federal analisou recentemente a constitucionalidade das alterações normativas em questão, dentre outras.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere sociedade empresarial que, no desenvolvimento de suas atividades, assume diversas obrigações, as quais são comumente fixadas em moeda estrangeira (principalmente em dólares norte americanos), a exemplo de importações de insumos, máquinas, equipamentos e financiamentos necessários à sua atividade operacional. Tenha presente que, por outro lado, a maior parte de suas operações comerciais se dá no mercado interno brasileiro e, consequentemente, a maioria de suas receitas são expressas em reais, existindo, portanto, o risco de descompasso entre algumas de suas obrigações, expressas em moeda estrangeira, e suas receitas, expressas em moeda nacional, em decorrência das constantes variações cambiais. Dessa forma, caso haja uma acentuada desvalorização cambial, a capacidade de saldar suas dívidas poderia ficar seriamente comprometida, na medida em que precisaria de uma maior quantidade de Reais para saldar suas dívidas em moeda estrangeira.

A propósito da situação narrada e analisando-a em consonância com os contratos de Direito Empresarial aptos a adequar o risco empresarial em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do comércio interestadual.

I. É dado ao Estado-membro dispor em lei sobre a obrigatoriedade de informações nas embalagens dos produtos alimentícios comercializados em seu território, seja por não se conter a matéria na competência legislativa privativa da União para legislar sobre Direito Empresarial, seja porque a matéria se contém na competência legislativa concorrente da União, Estados e Distrito Federal em matéria de direito do consumidor.

II. É firme a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal no sentido da inconstitucionalidade das leis estaduais que constituam entraves ao ingresso, por atos de comércio, de produtos nos estados da Federação ou sua saída deles, isso caso provenham esses produtos do exterior ou a ele se destine, não alcançando a inconstitucionalidade restrições legais limitadas ao comércio interno, entre estados.

III. É privativa da União a competência para legislar sobre Direito Empresarial e sobre Comércio Internacional, sendo concorrente com os Estados e Distrito Federal a competência para legislar sobre Comércio Interestadual.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que toca à tutela cautelar no CPC, julgue os itens abaixo.

I. A petição inicial da ação que visa à prestação de tutela cautelar em caráter antecedente indicará a lide e seu fundamento, a exposição sumária do direito que se objetiva assegurar e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo. O réu será citado para, no prazo de 5 (cinco) dias, contestar o pedido e indicar as provas que pretende produzir. Não sendo contestado o pedido, os fatos alegados pelo autor presumir-se-ão aceitos pelo réu como ocorridos, caso em que o juiz decidirá dentro de 5 (cinco) dias. Contestado o pedido no prazo legal, observar-se-á o procedimento comum.

II. Efetivada a tutela cautelar, o pedido principal terá de ser formulado pelo autor no prazo de 30 (trinta) dias, caso em que será apresentado em autos apensos, não dependendo do adiantamento de novas custas processuais. O pedido principal pode ser formulado conjuntamente com o pedido de tutela cautelar, no entanto. Demais disso, a causa de pedir poderá ser aditada no momento de formulação do pedido principal.

III. Cessa a eficácia da tutela concedida em caráter antecedente, se o autor não deduzir o pedido principal no prazo legal, não for efetivada dentro de 30 (trinta) dias ou o juiz julgar improcedente o pedido principal formulado pelo autor ou extinguir o processo sem resolução de mérito. Se por qualquer motivo cessar a eficácia da tutela cautelar, é vedado à parte renovar o pedido, salvo sob novo fundamento. Sem embargo, o indeferimento da tutela cautelar não obsta a que a parte formule o pedido principal, nem influi no julgamento desse, salvo se o motivo do indeferimento for o reconhecimento de decadência ou de prescrição.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) No que concerne ao processo de execução, aquilate as proposições a seguir expostas.

I. No cumprimento definitivo da sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa, o prazo de 15 (quinze) dias, para pagamento voluntário, deve ser contado em dias úteis.

II. A intimação para o pagamento voluntário, no cumprimento definitivo da sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa, deve contemplar, expressamente, o prazo sucessivo para impugnar o cumprimento de sentença.

III. Conta-se em dobro o prazo para impugnação ao cumprimento de sentença nos casos em que o devedor é assistido pela Defensoria Pública.

Estão corretos somente os itens:

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Reinaldo ajuizou ação monitória contra o Estado de Goiás, fundada em prova escrita sem eficácia de título executivo, pretendendo haver o pagamento de dívida pecuniária. Citado, o réu deixou de opor embargos à ação monitória no prazo legal. Nesse caso, o juiz deverá


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA em relação às ações coletivas ajuizadas para defesa de interesses individuais homogêneos:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação, no âmbito da Criminologia, com o ‘Labelling Aproach’.

I. Trata-se de movimento criminológico que se insere na denominada teoria do conflito, rechaçando o paradigma etiológico-determinista.

II. Dizem-se acolhidas as ideias do labelling pelo artigo 5º, LVIII, da CF, que expressa que o civilmente identificado não será submetido a identificação criminal.

III. Trata-se de movimento criminológico que conduz os estudos da criminologia para a investigação das agências de controle social e seu papel de definir a reprodução do poder.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a teoria do crime e temas correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(MP/GO – Promotor de Justiça – FGV – 2022) No que concerne à fixação da pena-base, é certo que o julgador deve, ao individualizar a pena, examinar com acuidade os elementos que dizem respeito ao fato delituoso e aspectos inerentes ao agente, obedecidos e sopesados todos os critérios legais para aplicar, de forma justa e fundamentada, a reprimenda que seja, proporcionalmente, necessária e suficiente para a reprovação do crime, sobrepujando as elementares comuns do próprio tipo legal.

No Art. 59 do Código Penal, o legislador elencou oito circunstâncias judiciais para individualização da pena na primeira fase da dosimetria.

Ao considerar desfavoráveis as circunstâncias judiciais, deve o julgador declinar, motivadamente, as suas razões, que devem corresponder objetivamente às características próprias do vetor desabonado. Nesse particular, as condenações definitivas, por fato anterior ao delito, transitadas em julgado no curso da ação penal, somente podem ser valoradas, na primeira fase da dosimetria, a título de:

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a pessoa, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) A Polícia Civil de Goiás instaurou inquérito policial em desfavor de Alberto para apurar a prática do crime de falsificação de produtos medicinais. Ainda durante a fase persecutória, o advogado de Alberto procurou o Ministério Público Estadual e firmou, com o Promotor de Justiça competente, acordo de delação premiada. Alberto, em troca de benefícios previsto na Lei no 12.850/2013, delatou Mário, Roberto e Roberval, como supostos integrantes da organização criminosa de que fazia parte, detalhando o papel de cada um. Ato contínuo, Alberto, Mário, Roberto e Roberval foram denunciados como incursos no artigo 2o da Lei no 12.850/2013 c.c. art. 273 do Código Penal. Finda a instrução criminal, o Juiz competente, diante da complexidade do caso, concedeu às partes o prazo de 05 (cinco) dias, sucessivamente, para a apresentação de memoriais, a iniciar pelo Ministério Público e prazo em comum para as defesas dos réus. Ao assim decidir, o juiz

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2021) Constata-se a aplicação, por analogia, das normas de processo civil ao Código de Processo Penal não só de forma subsidiária, mas também de forma expressa. Como exemplo de aplicação da forma expressa, afirma- -se como correta

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(PC/MG – FUMARC – 2021) Um médico legista, ao chegar à sala de necropsia, deparou-se com três cadáveres cuja causa da morte foi asfixia. Durante o exame necroscópico, foi identificado no primeiro corpo, sulco único, com profundidade variável e direção oblíqua ao eixo do pescoço; no segundo, os sulcos são duplos, de profundidade constante e transversais ao eixo do pescoço; no terceiro, em vez de sulcos, havia equimoses e escoriações nos dois lados do pescoço. A causa da morte mais provável em cada um deles é, respectivamente:


 

(EMAGIS) Sobre as imunidades, a legislação tributária e temas correlatos, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que estabeleça como fato gerador do ICMS a “operação de circulação de petróleo desde os poços de sua extração para a empresa concessionária”, explicitando que este fato gerador ocorre “imediatamente após a extração do petróleo e quando a mercadoria passar pelos Pontos de Medição da Produção.”.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e também a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF considera inconstitucionais leis como a em questão porque a operação eleita não retrata a existência de ato ou de negócio jurídico que transfira a titularidade de uma mercadoria, vez que o concessionário ou o contratado autorizado a extrair o petróleo adquire, de modo originário, a propriedade do petróleo extraído, não podendo o ICMS incidir sobre operação em que não há transferência de propriedade, tal a que ocorre quando sai o petróleo do poço para o local em que armazenado pela empresa.

II. Para o STF, ainda que o petróleo extraído do poço pela concessionária pertença à União, é inconstitucional a norma em questão porque não pode incidir ICMS sobre operação em que a União vende o bem à concessionária, já que a hipótese é de imunidade recíproca.

III. Caso a empresa concessionária venda o petróleo armazenado após a extração para contribuinte do ICMS situado em outro Estados, pagará também, em regra, ICMS na saída do produto de seu estabelecimento.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da disciplina constitucional do IPI, IR, CSLL e benefícios fiscais em geral, além da jurisprudência correlata. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do concurso de preferências entre os entes federados na cobrança dos respectivos créditos fiscais, devendo ser avaliadas em consonância com a atual orientação do Supremo Tribunal Federal.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual com o seguinte conteúdo: (i) proíbe, no âmbito do Estado-membro, a utilização de animais para desenvolvimento, experimento e teste de produtos cosméticos, higiene pessoal, perfumes, limpeza e seus componentes; (ii) proíbe, no âmbito do Estado-membro, a comercialização dos produtos cosméticos, higiene pessoal, perfumes, limpeza, quando derivados da realização de testes em animais; (iii) obriga que, nas embalagens de todos os produtos cosméticos, de higiene pessoal, perfumes e de limpeza comercializados no âmbito do Estado-menbro, haja a seguinte informação aos consumidores: "De acordo com a Lei Estadual no XXX/20XX, não foram realizados testes em animais para a elaboração deste produto."

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o poder de polícia das agências reguladoras, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a Lei 10.871/2004 (que dispõe sobre a criação de carreiras e organização de cargos efetivos das autarquias especiais, denominadas Agências Reguladoras), no exercício das atribuições de natureza fiscal ou decorrentes do poder de polícia, são asseguradas aos agentes públicos competentes ali mencionados as prerrogativas de promover a interdição de estabelecimentos, instalações ou equipamentos, assim como a apreensão de bens ou produtos.

II. Para o STF, dispositivo legal que confira a servidores das agências em questão o poder de apreensão de bens ou produtos ilícitos, ainda que não envolvido o pedido de busca, é flagrantemente inconstitucional, seja pela reserva constitucional de jurisdição imposta na matéria, seja pela violação da garantia de inviolabilidade de domicílio.

III. O STF declarou inconstitucional o artigo 19, XV, da Lei 9.472/1997 (Lei Geral de Telecomunicações), que confere à ANATEL o poder de realizar busca e apreensão de bens no âmbito de sua competência.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em conformidade com o que disciplina o Código de Defesa do Consumidor sobre os interesses ou direitos individuais homogêneos, assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do sistema recursal do Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa correta:

 

(DPE/PI – CEBRASPE – 2022) Considerando a Convenção de Belém do Pará (Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher), que estabeleceu as bases para a formalização da Lei Maria da Penha, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Sobre a extradição, avalie as assertivas que seguem.

I. A Lei de Migração prevê a execução diferida da medida compulsória de retirada do estrangeiro, quando em curso processo penal ou cumprimento de pena do Extraditando perante o Brasil.

II. O STF tem aplicado a Lei 13.964/2019 (‘Pacote Anticrime’), no ponto em que majorou o tempo de cumprimento máximo das penas privativas de liberdade para 40 anos via alteração no artigo 75 do Código Penal, a pedidos de extradição referentes a crimes anteriores a tal inovação legislativa, desde que a decisão do STF que autoriza a extradição seja posterior à inovação legislativa, dando-lhe neste particular a natureza de norma processual.

III. Negada a extradição em fase judicial, não se admitirá novo pedido baseado no mesmo fato.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Julgue as afirmações feitas abaixo, com base na Lei das Eleições (Lei 9.504/97).

I. É vedado o registro de candidatura avulsa, ainda que o requerente tenha filiação partidária.

II. A Justiça Eleitoral indeferirá todo pedido de variação de nome coincidente com nome de candidato a eleição majoritária, salvo para candidato que esteja exercendo mandato eletivo ou o tenha exercido nos últimos quatro anos, ou que, nesse mesmo prazo, tenha concorrido em eleição com o nome coincidente.

III. Não há previsão legal para que o partido ou coligação substitua candidato que renunciar à sua candidatura após o termo final do prazo do registro.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Com relação ao financiamento da Seguridade Social, julgue os itens abaixo.

I. Segundo a jurisprudência do STF, a Emenda Constitucional 8/1977 suprimiu a natureza tributária das contribuições sociais, situação que subsistiu até o advento da Constituição de 1988.

II. A contribuição social a cargo do empregador incide sobre ganhos habituais do empregado, quer anteriores ou posteriores à Emenda Constitucional 20/1998.

III. De acordo com o firme posicionamento do STJ, estão sujeitas à incidência de contribuição previdenciária as parcelas pagas pelo empregador a título de horas extras e seu respectivo adicional, bem como os valores pagos a título de adicional noturno e de periculosidade.

Estão corretos somente os itens:

 

(Ministério Público do Trabalho – Procurador do Trabalho – 2017) Analise as assertivas abaixo expostas:

I. As Convenções da Organização Internacional do Trabalho ratificadas pelo Brasil são fontes formais heterônomas do Direito do Trabalho. Mesmo quando não ratificadas internamente, podem se enquadrar como fontes materiais do Direito do Trabalho.

II. O critério hierárquico de normas jurídicas no Direito do Trabalho brasileiro é informado, de maneira geral, pelo princípio da norma mais favorável, harmonizado pela teoria do conglobamento.

III. Na qualidade de fonte normativa autônoma do Direito do Trabalho, a sentença normativa somente pode ser prolatada, pelos Tribunais do Trabalho, em processos de dissídio coletivo de natureza econômica em que tenha havido comum acordo entre as partes relativamente ao ajuizamento da respectiva ação coletiva.

IV. A doutrina jurídica e a equidade, por força da especificidade do Direito do Trabalho, consubstanciam fonte formal desse campo jurídico, submetendo-se, naturalmente, ao princípio justrabalhista da norma mais favorável.

Assinale a alternativa CORRETA:

 

(Procurador do Município de São Gonçalo do Amarante/CE – CETREDE – 2019). Sobre a audiência de julgamento no processo do trabalho, marque a opção CORRETA.

 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe a Lei nº 8.625/93 (Lei Orgânica Nacional do Ministério Publico – LONMP) a respeito das Promotorias de Justiça, assinale a alternativa correta:

 

(DPE/MS – FGV – 2022) Otávio, defensor público no Estado do Mato Grosso do Sul, no desempenho de suas atribuições cíveis, é intimado para dizer a respeito da proposta de acordo lançada nos autos do processo em que atua a Defensoria Pública. Sem conseguir contato com a parte assistida, apõe sua manifestação nos seguintes termos: “Ciente da proposta de acordo. Sem oposição. Pelo prosseguimento”.

Diante da situação narrada, é correto afirmar que:


 

Defensoria Pública Estadual - Rodada 10.2022

Nesta rodada, o aluno deverá confeccionar a peça prática exigida no concurso da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, aplicada em fevereiro de 2022 pela banca Cebraspe.

Boa prática!

Em 24/5/2016, Pedro, com 19 anos de idade, subtraiu violentamente o veículo de uma vítima e foi flagrado dirigindo o automóvel de forma perigosa, sem dispor de carteira nacional de habilitação (CNH), gerando perigo de dano concreto a pedestres. Ele estava sob a influência de álcool, por ter ingerido certa quantidade de cerveja instantes antes de subtrair o veículo. Nessa data, ele foi conduzido à delegacia de polícia e recebeu a liberdade provisória. Em 2/7/2017, ele foi denunciado por roubo duplamente majorado, embriaguez ao volante (art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro) e direção perigosa sem CNH (art. 309 do Código de Trânsito Brasileiro). As majorantes denunciadas foram concurso de agentes e restrição da liberdade da vítima, respectivamente previstas nos incisos II e V do § 2º do art. 157 do Código Penal. A denúncia foi recebida em 15/7/2017. Em 18/9/2017, após inúmeras tentativas infrutíferas para localização de Pedro, que mudou de endereço sem informar ao juízo, foi formalizada a sua citação editalícia. Em 30/10/2017, suspendeu-se o processo e foram esclarecidas, no mesmo despacho, as consequências legais de tal providência. Em 25/7/2018, por causa da não localização do acusado, foi decretada sua prisão preventiva, que ocorreu em 8/8/2018, mesmo dia em que Pedro acabou citado pessoalmente. Em audiência, o denunciado confessou o roubo, mas negou ter restringido a liberdade da vítima. Também admitiu que havia ingerido bebida alcoólica, mas asseverou que estava em condições de dirigir e alegou que não havia provocado nenhum acidente, muito embora a integridade física de vários pedestres, como restou provado na instrução, foi colocada em efetivo risco. Em 20/11/2020, foi prolatada a sentença condenatória e Pedro, réu primário, foi condenado à pena de 7 meses de detenção pelo delito de embriaguez ao volante, à pena de 7 meses de detenção pelo crime de direção perigosa, bem como à pena de 9 anos de reclusão pelo crime de roubo, nos termos propostos na denúncia. Com base no total da pena (1 ano e 2 meses de detenção pelos crimes de trânsito e 9 anos de reclusão pelo crime de roubo), foi fixado o regime fechado para o início do cumprimento da sanção. No momento da aplicação da pena, houve aumento da pena-base para todos os delitos, pela existência de dois inquéritos em curso e de uma ação penal em andamento na fase de coleta de provas. Ainda, após fixada a pena-base, tendo o juiz apenas citado a existência das majorantes, a pena para o delito de roubo foi majorada na metade. Por fim, o juiz, mesmo após ter usado a confissão como fundamento para a condenação em relação a todos os crimes, deixou de reconhecer a atenuante respectiva para os delitos de roubo e de direção perigosa, pois a confissão não teria sido formalizada na íntegra, já que o denunciado não havia admitido ter restringido a liberdade da vítima nem ter exposto terceiros a riscos concretos pela direção perigosa sem CNH. A decisão transitou em julgado para o Ministério Público, que não demonstrou interesse em recorrer. Os autos foram remetidos à Defensoria Pública, para ciência da sentença.

Considerando a situação hipotética acima, elabore, na condição de defensor público, as razões de apelação em favor de Pedro, visando a alteração da sentença prolatada. Ao elaborar a peça, aborde toda a matéria de direito material e processual pertinente ao caso, fundamente sua explanação e não crie fatos novos.

 

Objetivas PGE/PGM - Rodada 10.2022

(EMAGIS) No que concerne à organização funcional da Administração e aos temas que lhe são correlatos, assinale a alternativa incorreta.


 

(EMAGIS) Quanto aos atos administrativos e ao processo administrativo, é correto dizer que


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam dos serviços públicos e também das agências reguladoras, devendo ser marcada a INCORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação aos consórcios públicos, é correto afirmar que


 

(EMAGIS) Relativamente ao poder constituinte, aquilate as seguintes assertivas.

I. Como o grande teórico da ideia de Poder Constituinte, costuma-se apontar Jean-Jacques Rousseau, por meio da obra denominada “O contrato social”.

II. O poder constituinte derivado reformador tem natureza jurídica, ao contrário do poder constituinte originário, que é um poder de fato, um poder político, ou, segundo alguns, uma força ou energia social.

III. O poder constituinte difuso pode ser caracterizado como um poder de fato e que serve de fundamento para os mecanismos de atuação da mutação constitucional.

Há erro:

 

(EMAGIS) Considere que a Associação Brasileira da Indústria de Cereais, Perfumes e Vidros pretenda ajuizar ação direta de inconstitucionalidade contra determinada lei estadual tida como lesiva aos direitos de seus integrantes.
Tendo presente a disciplina da Constituição Federal, o magistério da doutrina e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre a questão da legitimidade ativa para a ação direta de inconstitucionalidade, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que, de iniciativa parlamentar, dentre outras disposições (i) vede às empresas seguradoras, para o caso de veículos sinistrados, impor aos consumidores beneficiários os estabelecimentos reparadores ou prestadores de serviços de reparação, credenciados e/ou referenciados, como condição para o processamento da reparação do dano; (ii) obrigue as seguradoras a emitir e entregar aos consumidores beneficiários um Certificado de Garantia dos serviços prestados e da relação de peças substituídas, indicando os respectivos valores; (iii) obrigue as seguradoras a realizar seu cadastramento junto ao Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN, no período compreendido entre 3 e 6 meses, contados da publicação da lei.
Tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a garantia constitucional de inviolabilidade de domicílio (CF, artigo 5º, XI).

I. Nenhum agente público pode ingressar no recinto de consultório odontológico, reservado ao exercício da atividade profissional de cirurgião-dentista, sem o consentimento deste, exceto nas situações taxativamente previstas na Constituição.

II. O consentimento do morador é dispensado para o ingresso em sua casa, durante o dia ou a noite, em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro; já para o cumprimento de mandado judicial, o consentimento é dispensado apenas durante o dia.

III. Para o STF, é compatível com a garantia lei que confira à autoridade administrativa, no exercício do poder de polícia, o poder de busca compulsória em residência, sendo incompatível apenas se conferir também o poder de apreensão.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que toca à tutela cautelar no CPC, julgue os itens abaixo.

I. A petição inicial da ação que visa à prestação de tutela cautelar em caráter antecedente indicará a lide e seu fundamento, a exposição sumária do direito que se objetiva assegurar e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo. O réu será citado para, no prazo de 5 (cinco) dias, contestar o pedido e indicar as provas que pretende produzir. Não sendo contestado o pedido, os fatos alegados pelo autor presumir-se-ão aceitos pelo réu como ocorridos, caso em que o juiz decidirá dentro de 5 (cinco) dias. Contestado o pedido no prazo legal, observar-se-á o procedimento comum.

II. Efetivada a tutela cautelar, o pedido principal terá de ser formulado pelo autor no prazo de 30 (trinta) dias, caso em que será apresentado em autos apensos, não dependendo do adiantamento de novas custas processuais. O pedido principal pode ser formulado conjuntamente com o pedido de tutela cautelar, no entanto. Demais disso, a causa de pedir poderá ser aditada no momento de formulação do pedido principal.

III. Cessa a eficácia da tutela concedida em caráter antecedente, se o autor não deduzir o pedido principal no prazo legal, não for efetivada dentro de 30 (trinta) dias ou o juiz julgar improcedente o pedido principal formulado pelo autor ou extinguir o processo sem resolução de mérito. Se por qualquer motivo cessar a eficácia da tutela cautelar, é vedado à parte renovar o pedido, salvo sob novo fundamento. Sem embargo, o indeferimento da tutela cautelar não obsta a que a parte formule o pedido principal, nem influi no julgamento desse, salvo se o motivo do indeferimento for o reconhecimento de decadência ou de prescrição.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) No que concerne ao processo de execução, aquilate as proposições a seguir expostas.

I. No cumprimento definitivo da sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa, o prazo de 15 (quinze) dias, para pagamento voluntário, deve ser contado em dias úteis.

II. A intimação para o pagamento voluntário, no cumprimento definitivo da sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa, deve contemplar, expressamente, o prazo sucessivo para impugnar o cumprimento de sentença.

III. Conta-se em dobro o prazo para impugnação ao cumprimento de sentença nos casos em que o devedor é assistido pela Defensoria Pública.

Estão corretos somente os itens:

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Reinaldo ajuizou ação monitória contra o Estado de Goiás, fundada em prova escrita sem eficácia de título executivo, pretendendo haver o pagamento de dívida pecuniária. Citado, o réu deixou de opor embargos à ação monitória no prazo legal. Nesse caso, o juiz deverá


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a hermenêutica e aplicação do direito.

I. Tradicional é o magistério doutrinário de Carlos Maximiliano, que, na interpretação dos textos legais, condena a ‘exumação’ do pensamento do legislador.

II. A teoria da vontade, ‘mens legislatoris’, sustenta que o conteúdo da lei não depende do que pretendeu seu autor.

III. A corrente hermenêutica subjetivista preconiza dever a interpretação ser centrada na vontade do legislador e a corrente hermenêutica objetivista sustenta que a interpretação deve ser focada na vontade da lei.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Em relação à desconsideração da personalidade jurídica, considerada a disciplina trazida no art. 50 do Código Civil, julgue os itens abaixo.

I. A aplicação da teoria da desconsideração não prescinde da demonstração de insolvência da pessoa jurídica.

II. O encerramento irregular das atividades da pessoa jurídica caracteriza abuso da personalidade jurídica.

III. É cabível a desconsideração da personalidade jurídica denominada “inversa” para alcançar bens de sócio que se valeu da pessoa jurídica para ocultar ou desviar bens pessoais, com prejuízo a terceiros.

Há erro:


 

(EMAGIS) A Lei nº 8.242/1991 criou o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – Conanda. Recentemente, o Decreto Federal n. 9.579/2019, pretendendo alterar aspectos da regulamentação anterior do Conanda, estabeleceu, dentre outras regras: (i) a escolha dos membros do conselho será por processo seletivo regulamentado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos, em substituição à anterior escolha por eleição em assembleia específica; (ii) estabelecimento da reuniões por videoconferência dos integrantes do Conanda que não residam no DF, com decorrente revogação do anterior sistema de custeio público do deslocamento de tais conselheiros, inclusive os representantes da sociedade civil; (iii) reuniões ordinárias do Conanda em frequência trimestral, superando a anterior sistemática de reuniões mensais.

Sabe-se que o Supremo Tribunal Federal analisou recentemente a constitucionalidade das alterações normativas em questão, dentre outras.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere sociedade empresarial que, no desenvolvimento de suas atividades, assume diversas obrigações, as quais são comumente fixadas em moeda estrangeira (principalmente em dólares norte americanos), a exemplo de importações de insumos, máquinas, equipamentos e financiamentos necessários à sua atividade operacional. Tenha presente que, por outro lado, a maior parte de suas operações comerciais se dá no mercado interno brasileiro e, consequentemente, a maioria de suas receitas são expressas em reais, existindo, portanto, o risco de descompasso entre algumas de suas obrigações, expressas em moeda estrangeira, e suas receitas, expressas em moeda nacional, em decorrência das constantes variações cambiais. Dessa forma, caso haja uma acentuada desvalorização cambial, a capacidade de saldar suas dívidas poderia ficar seriamente comprometida, na medida em que precisaria de uma maior quantidade de Reais para saldar suas dívidas em moeda estrangeira.

A propósito da situação narrada e analisando-a em consonância com os contratos de Direito Empresarial aptos a adequar o risco empresarial em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do comércio interestadual.

I. É dado ao Estado-membro dispor em lei sobre a obrigatoriedade de informações nas embalagens dos produtos alimentícios comercializados em seu território, seja por não se conter a matéria na competência legislativa privativa da União para legislar sobre Direito Empresarial, seja porque a matéria se contém na competência legislativa concorrente da União, Estados e Distrito Federal em matéria de direito do consumidor.

II. É firme a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal no sentido da inconstitucionalidade das leis estaduais que constituam entraves ao ingresso, por atos de comércio, de produtos nos estados da Federação ou sua saída deles, isso caso provenham esses produtos do exterior ou a ele se destine, não alcançando a inconstitucionalidade restrições legais limitadas ao comércio interno, entre estados.

III. É privativa da União a competência para legislar sobre Direito Empresarial e sobre Comércio Internacional, sendo concorrente com os Estados e Distrito Federal a competência para legislar sobre Comércio Interestadual.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as imunidades, a legislação tributária e temas correlatos, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que estabeleça como fato gerador do ICMS a “operação de circulação de petróleo desde os poços de sua extração para a empresa concessionária”, explicitando que este fato gerador ocorre “imediatamente após a extração do petróleo e quando a mercadoria passar pelos Pontos de Medição da Produção.”.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e também a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF considera inconstitucionais leis como a em questão porque a operação eleita não retrata a existência de ato ou de negócio jurídico que transfira a titularidade de uma mercadoria, vez que o concessionário ou o contratado autorizado a extrair o petróleo adquire, de modo originário, a propriedade do petróleo extraído, não podendo o ICMS incidir sobre operação em que não há transferência de propriedade, tal a que ocorre quando sai o petróleo do poço para o local em que armazenado pela empresa.

II. Para o STF, ainda que o petróleo extraído do poço pela concessionária pertença à União, é inconstitucional a norma em questão porque não pode incidir ICMS sobre operação em que a União vende o bem à concessionária, já que a hipótese é de imunidade recíproca.

III. Caso a empresa concessionária venda o petróleo armazenado após a extração para contribuinte do ICMS situado em outro Estados, pagará também, em regra, ICMS na saída do produto de seu estabelecimento.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do concurso de preferências entre os entes federados na cobrança dos respectivos créditos fiscais, devendo ser avaliadas em consonância com a atual orientação do Supremo Tribunal Federal.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(Ministério Público do Trabalho – Procurador do Trabalho – 2017) Analise as assertivas abaixo expostas:

I. As Convenções da Organização Internacional do Trabalho ratificadas pelo Brasil são fontes formais heterônomas do Direito do Trabalho. Mesmo quando não ratificadas internamente, podem se enquadrar como fontes materiais do Direito do Trabalho.

II. O critério hierárquico de normas jurídicas no Direito do Trabalho brasileiro é informado, de maneira geral, pelo princípio da norma mais favorável, harmonizado pela teoria do conglobamento.

III. Na qualidade de fonte normativa autônoma do Direito do Trabalho, a sentença normativa somente pode ser prolatada, pelos Tribunais do Trabalho, em processos de dissídio coletivo de natureza econômica em que tenha havido comum acordo entre as partes relativamente ao ajuizamento da respectiva ação coletiva.

IV. A doutrina jurídica e a equidade, por força da especificidade do Direito do Trabalho, consubstanciam fonte formal desse campo jurídico, submetendo-se, naturalmente, ao princípio justrabalhista da norma mais favorável.

Assinale a alternativa CORRETA:

 

(Procurador do Município de São Gonçalo do Amarante/CE – CETREDE – 2019). Sobre a audiência de julgamento no processo do trabalho, marque a opção CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual com o seguinte conteúdo: (i) proíbe, no âmbito do Estado-membro, a utilização de animais para desenvolvimento, experimento e teste de produtos cosméticos, higiene pessoal, perfumes, limpeza e seus componentes; (ii) proíbe, no âmbito do Estado-membro, a comercialização dos produtos cosméticos, higiene pessoal, perfumes, limpeza, quando derivados da realização de testes em animais; (iii) obriga que, nas embalagens de todos os produtos cosméticos, de higiene pessoal, perfumes e de limpeza comercializados no âmbito do Estado-menbro, haja a seguinte informação aos consumidores: "De acordo com a Lei Estadual no XXX/20XX, não foram realizados testes em animais para a elaboração deste produto."

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a teoria do crime e temas correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(MP/GO – Promotor de Justiça – FGV – 2022) No que concerne à fixação da pena-base, é certo que o julgador deve, ao individualizar a pena, examinar com acuidade os elementos que dizem respeito ao fato delituoso e aspectos inerentes ao agente, obedecidos e sopesados todos os critérios legais para aplicar, de forma justa e fundamentada, a reprimenda que seja, proporcionalmente, necessária e suficiente para a reprovação do crime, sobrepujando as elementares comuns do próprio tipo legal.

No Art. 59 do Código Penal, o legislador elencou oito circunstâncias judiciais para individualização da pena na primeira fase da dosimetria.

Ao considerar desfavoráveis as circunstâncias judiciais, deve o julgador declinar, motivadamente, as suas razões, que devem corresponder objetivamente às características próprias do vetor desabonado. Nesse particular, as condenações definitivas, por fato anterior ao delito, transitadas em julgado no curso da ação penal, somente podem ser valoradas, na primeira fase da dosimetria, a título de:

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) A Polícia Civil de Goiás instaurou inquérito policial em desfavor de Alberto para apurar a prática do crime de falsificação de produtos medicinais. Ainda durante a fase persecutória, o advogado de Alberto procurou o Ministério Público Estadual e firmou, com o Promotor de Justiça competente, acordo de delação premiada. Alberto, em troca de benefícios previsto na Lei no 12.850/2013, delatou Mário, Roberto e Roberval, como supostos integrantes da organização criminosa de que fazia parte, detalhando o papel de cada um. Ato contínuo, Alberto, Mário, Roberto e Roberval foram denunciados como incursos no artigo 2o da Lei no 12.850/2013 c.c. art. 273 do Código Penal. Finda a instrução criminal, o Juiz competente, diante da complexidade do caso, concedeu às partes o prazo de 05 (cinco) dias, sucessivamente, para a apresentação de memoriais, a iniciar pelo Ministério Público e prazo em comum para as defesas dos réus. Ao assim decidir, o juiz

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2021) Constata-se a aplicação, por analogia, das normas de processo civil ao Código de Processo Penal não só de forma subsidiária, mas também de forma expressa. Como exemplo de aplicação da forma expressa, afirma- -se como correta

 

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 10.2022

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a hermenêutica e aplicação do direito.

I. Tradicional é o magistério doutrinário de Carlos Maximiliano, que, na interpretação dos textos legais, condena a ‘exumação’ do pensamento do legislador.

II. A teoria da vontade, ‘mens legislatoris’, sustenta que o conteúdo da lei não depende do que pretendeu seu autor.

III. A corrente hermenêutica subjetivista preconiza dever a interpretação ser centrada na vontade do legislador e a corrente hermenêutica objetivista sustenta que a interpretação deve ser focada na vontade da lei.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Em relação à desconsideração da personalidade jurídica, considerada a disciplina trazida no art. 50 do Código Civil, julgue os itens abaixo.

I. A aplicação da teoria da desconsideração não prescinde da demonstração de insolvência da pessoa jurídica.

II. O encerramento irregular das atividades da pessoa jurídica caracteriza abuso da personalidade jurídica.

III. É cabível a desconsideração da personalidade jurídica denominada “inversa” para alcançar bens de sócio que se valeu da pessoa jurídica para ocultar ou desviar bens pessoais, com prejuízo a terceiros.

Há erro:


 

(EMAGIS) A Lei nº 8.242/1991 criou o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – Conanda. Recentemente, o Decreto Federal n. 9.579/2019, pretendendo alterar aspectos da regulamentação anterior do Conanda, estabeleceu, dentre outras regras: (i) a escolha dos membros do conselho será por processo seletivo regulamentado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos, em substituição à anterior escolha por eleição em assembleia específica; (ii) estabelecimento da reuniões por videoconferência dos integrantes do Conanda que não residam no DF, com decorrente revogação do anterior sistema de custeio público do deslocamento de tais conselheiros, inclusive os representantes da sociedade civil; (iii) reuniões ordinárias do Conanda em frequência trimestral, superando a anterior sistemática de reuniões mensais.

Sabe-se que o Supremo Tribunal Federal analisou recentemente a constitucionalidade das alterações normativas em questão, dentre outras.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) No que toca à tutela cautelar no CPC, julgue os itens abaixo.

I. A petição inicial da ação que visa à prestação de tutela cautelar em caráter antecedente indicará a lide e seu fundamento, a exposição sumária do direito que se objetiva assegurar e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo. O réu será citado para, no prazo de 5 (cinco) dias, contestar o pedido e indicar as provas que pretende produzir. Não sendo contestado o pedido, os fatos alegados pelo autor presumir-se-ão aceitos pelo réu como ocorridos, caso em que o juiz decidirá dentro de 5 (cinco) dias. Contestado o pedido no prazo legal, observar-se-á o procedimento comum.

II. Efetivada a tutela cautelar, o pedido principal terá de ser formulado pelo autor no prazo de 30 (trinta) dias, caso em que será apresentado em autos apensos, não dependendo do adiantamento de novas custas processuais. O pedido principal pode ser formulado conjuntamente com o pedido de tutela cautelar, no entanto. Demais disso, a causa de pedir poderá ser aditada no momento de formulação do pedido principal.

III. Cessa a eficácia da tutela concedida em caráter antecedente, se o autor não deduzir o pedido principal no prazo legal, não for efetivada dentro de 30 (trinta) dias ou o juiz julgar improcedente o pedido principal formulado pelo autor ou extinguir o processo sem resolução de mérito. Se por qualquer motivo cessar a eficácia da tutela cautelar, é vedado à parte renovar o pedido, salvo sob novo fundamento. Sem embargo, o indeferimento da tutela cautelar não obsta a que a parte formule o pedido principal, nem influi no julgamento desse, salvo se o motivo do indeferimento for o reconhecimento de decadência ou de prescrição.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) No que concerne ao processo de execução, aquilate as proposições a seguir expostas.

I. No cumprimento definitivo da sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa, o prazo de 15 (quinze) dias, para pagamento voluntário, deve ser contado em dias úteis.

II. A intimação para o pagamento voluntário, no cumprimento definitivo da sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa, deve contemplar, expressamente, o prazo sucessivo para impugnar o cumprimento de sentença.

III. Conta-se em dobro o prazo para impugnação ao cumprimento de sentença nos casos em que o devedor é assistido pela Defensoria Pública.

Estão corretos somente os itens:

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Reinaldo ajuizou ação monitória contra o Estado de Goiás, fundada em prova escrita sem eficácia de título executivo, pretendendo haver o pagamento de dívida pecuniária. Citado, o réu deixou de opor embargos à ação monitória no prazo legal. Nesse caso, o juiz deverá


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA em relação às ações coletivas ajuizadas para defesa de interesses individuais homogêneos:


 

(EMAGIS) Em conformidade com o que disciplina o Código de Defesa do Consumidor sobre os interesses ou direitos individuais homogêneos, assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do sistema recursal do Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação, no âmbito da Criminologia, com o ‘Labelling Aproach’.

I. Trata-se de movimento criminológico que se insere na denominada teoria do conflito, rechaçando o paradigma etiológico-determinista.

II. Dizem-se acolhidas as ideias do labelling pelo artigo 5º, LVIII, da CF, que expressa que o civilmente identificado não será submetido a identificação criminal.

III. Trata-se de movimento criminológico que conduz os estudos da criminologia para a investigação das agências de controle social e seu papel de definir a reprodução do poder.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a teoria do crime e temas correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(MP/GO – Promotor de Justiça – FGV – 2022) No que concerne à fixação da pena-base, é certo que o julgador deve, ao individualizar a pena, examinar com acuidade os elementos que dizem respeito ao fato delituoso e aspectos inerentes ao agente, obedecidos e sopesados todos os critérios legais para aplicar, de forma justa e fundamentada, a reprimenda que seja, proporcionalmente, necessária e suficiente para a reprovação do crime, sobrepujando as elementares comuns do próprio tipo legal.

No Art. 59 do Código Penal, o legislador elencou oito circunstâncias judiciais para individualização da pena na primeira fase da dosimetria.

Ao considerar desfavoráveis as circunstâncias judiciais, deve o julgador declinar, motivadamente, as suas razões, que devem corresponder objetivamente às características próprias do vetor desabonado. Nesse particular, as condenações definitivas, por fato anterior ao delito, transitadas em julgado no curso da ação penal, somente podem ser valoradas, na primeira fase da dosimetria, a título de:

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a pessoa, marque a alternativa incorreta.

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) A Polícia Civil de Goiás instaurou inquérito policial em desfavor de Alberto para apurar a prática do crime de falsificação de produtos medicinais. Ainda durante a fase persecutória, o advogado de Alberto procurou o Ministério Público Estadual e firmou, com o Promotor de Justiça competente, acordo de delação premiada. Alberto, em troca de benefícios previsto na Lei no 12.850/2013, delatou Mário, Roberto e Roberval, como supostos integrantes da organização criminosa de que fazia parte, detalhando o papel de cada um. Ato contínuo, Alberto, Mário, Roberto e Roberval foram denunciados como incursos no artigo 2o da Lei no 12.850/2013 c.c. art. 273 do Código Penal. Finda a instrução criminal, o Juiz competente, diante da complexidade do caso, concedeu às partes o prazo de 05 (cinco) dias, sucessivamente, para a apresentação de memoriais, a iniciar pelo Ministério Público e prazo em comum para as defesas dos réus. Ao assim decidir, o juiz

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2021) Constata-se a aplicação, por analogia, das normas de processo civil ao Código de Processo Penal não só de forma subsidiária, mas também de forma expressa. Como exemplo de aplicação da forma expressa, afirma- -se como correta

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente ao poder constituinte, aquilate as seguintes assertivas.

I. Como o grande teórico da ideia de Poder Constituinte, costuma-se apontar Jean-Jacques Rousseau, por meio da obra denominada “O contrato social”.

II. O poder constituinte derivado reformador tem natureza jurídica, ao contrário do poder constituinte originário, que é um poder de fato, um poder político, ou, segundo alguns, uma força ou energia social.

III. O poder constituinte difuso pode ser caracterizado como um poder de fato e que serve de fundamento para os mecanismos de atuação da mutação constitucional.

Há erro:

 

(EMAGIS) Considere que a Associação Brasileira da Indústria de Cereais, Perfumes e Vidros pretenda ajuizar ação direta de inconstitucionalidade contra determinada lei estadual tida como lesiva aos direitos de seus integrantes.
Tendo presente a disciplina da Constituição Federal, o magistério da doutrina e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre a questão da legitimidade ativa para a ação direta de inconstitucionalidade, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que, de iniciativa parlamentar, dentre outras disposições (i) vede às empresas seguradoras, para o caso de veículos sinistrados, impor aos consumidores beneficiários os estabelecimentos reparadores ou prestadores de serviços de reparação, credenciados e/ou referenciados, como condição para o processamento da reparação do dano; (ii) obrigue as seguradoras a emitir e entregar aos consumidores beneficiários um Certificado de Garantia dos serviços prestados e da relação de peças substituídas, indicando os respectivos valores; (iii) obrigue as seguradoras a realizar seu cadastramento junto ao Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN, no período compreendido entre 3 e 6 meses, contados da publicação da lei.
Tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a garantia constitucional de inviolabilidade de domicílio (CF, artigo 5º, XI).

I. Nenhum agente público pode ingressar no recinto de consultório odontológico, reservado ao exercício da atividade profissional de cirurgião-dentista, sem o consentimento deste, exceto nas situações taxativamente previstas na Constituição.

II. O consentimento do morador é dispensado para o ingresso em sua casa, durante o dia ou a noite, em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro; já para o cumprimento de mandado judicial, o consentimento é dispensado apenas durante o dia.

III. Para o STF, é compatível com a garantia lei que confira à autoridade administrativa, no exercício do poder de polícia, o poder de busca compulsória em residência, sendo incompatível apenas se conferir também o poder de apreensão.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Julgue as afirmações feitas abaixo, com base na Lei das Eleições (Lei 9.504/97).

I. É vedado o registro de candidatura avulsa, ainda que o requerente tenha filiação partidária.

II. A Justiça Eleitoral indeferirá todo pedido de variação de nome coincidente com nome de candidato a eleição majoritária, salvo para candidato que esteja exercendo mandato eletivo ou o tenha exercido nos últimos quatro anos, ou que, nesse mesmo prazo, tenha concorrido em eleição com o nome coincidente.

III. Não há previsão legal para que o partido ou coligação substitua candidato que renunciar à sua candidatura após o termo final do prazo do registro.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere sociedade empresarial que, no desenvolvimento de suas atividades, assume diversas obrigações, as quais são comumente fixadas em moeda estrangeira (principalmente em dólares norte americanos), a exemplo de importações de insumos, máquinas, equipamentos e financiamentos necessários à sua atividade operacional. Tenha presente que, por outro lado, a maior parte de suas operações comerciais se dá no mercado interno brasileiro e, consequentemente, a maioria de suas receitas são expressas em reais, existindo, portanto, o risco de descompasso entre algumas de suas obrigações, expressas em moeda estrangeira, e suas receitas, expressas em moeda nacional, em decorrência das constantes variações cambiais. Dessa forma, caso haja uma acentuada desvalorização cambial, a capacidade de saldar suas dívidas poderia ficar seriamente comprometida, na medida em que precisaria de uma maior quantidade de Reais para saldar suas dívidas em moeda estrangeira.

A propósito da situação narrada e analisando-a em consonância com os contratos de Direito Empresarial aptos a adequar o risco empresarial em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do comércio interestadual.

I. É dado ao Estado-membro dispor em lei sobre a obrigatoriedade de informações nas embalagens dos produtos alimentícios comercializados em seu território, seja por não se conter a matéria na competência legislativa privativa da União para legislar sobre Direito Empresarial, seja porque a matéria se contém na competência legislativa concorrente da União, Estados e Distrito Federal em matéria de direito do consumidor.

II. É firme a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal no sentido da inconstitucionalidade das leis estaduais que constituam entraves ao ingresso, por atos de comércio, de produtos nos estados da Federação ou sua saída deles, isso caso provenham esses produtos do exterior ou a ele se destine, não alcançando a inconstitucionalidade restrições legais limitadas ao comércio interno, entre estados.

III. É privativa da União a competência para legislar sobre Direito Empresarial e sobre Comércio Internacional, sendo concorrente com os Estados e Distrito Federal a competência para legislar sobre Comércio Interestadual.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as imunidades, a legislação tributária e temas correlatos, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que estabeleça como fato gerador do ICMS a “operação de circulação de petróleo desde os poços de sua extração para a empresa concessionária”, explicitando que este fato gerador ocorre “imediatamente após a extração do petróleo e quando a mercadoria passar pelos Pontos de Medição da Produção.”.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e também a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF considera inconstitucionais leis como a em questão porque a operação eleita não retrata a existência de ato ou de negócio jurídico que transfira a titularidade de uma mercadoria, vez que o concessionário ou o contratado autorizado a extrair o petróleo adquire, de modo originário, a propriedade do petróleo extraído, não podendo o ICMS incidir sobre operação em que não há transferência de propriedade, tal a que ocorre quando sai o petróleo do poço para o local em que armazenado pela empresa.

II. Para o STF, ainda que o petróleo extraído do poço pela concessionária pertença à União, é inconstitucional a norma em questão porque não pode incidir ICMS sobre operação em que a União vende o bem à concessionária, já que a hipótese é de imunidade recíproca.

III. Caso a empresa concessionária venda o petróleo armazenado após a extração para contribuinte do ICMS situado em outro Estados, pagará também, em regra, ICMS na saída do produto de seu estabelecimento.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere lei estadual com o seguinte conteúdo: (i) proíbe, no âmbito do Estado-membro, a utilização de animais para desenvolvimento, experimento e teste de produtos cosméticos, higiene pessoal, perfumes, limpeza e seus componentes; (ii) proíbe, no âmbito do Estado-membro, a comercialização dos produtos cosméticos, higiene pessoal, perfumes, limpeza, quando derivados da realização de testes em animais; (iii) obriga que, nas embalagens de todos os produtos cosméticos, de higiene pessoal, perfumes e de limpeza comercializados no âmbito do Estado-menbro, haja a seguinte informação aos consumidores: "De acordo com a Lei Estadual no XXX/20XX, não foram realizados testes em animais para a elaboração deste produto."

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne à organização funcional da Administração e aos temas que lhe são correlatos, assinale a alternativa incorreta.


 

(EMAGIS) Quanto aos atos administrativos e ao processo administrativo, é correto dizer que


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam dos serviços públicos e também das agências reguladoras, devendo ser marcada a INCORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação aos consórcios públicos, é correto afirmar que


 

  9198 item(ns)
Primeiro Anterior  163   164   165   166   167  Proximo Ultimo

Cesta de Rodadas Pretéritas

Adicione à cesta os planos das Rodadas Pretéritas que você deseja adquirir.

    Valor Total: R$ ...

    • 1

    Copyright © 2010-2025 - Emagis - Todos os direitos reservados - CNPJ: 12.626.846/0001-10
    O Emagis é uma instituição privada, não possuindo qualquer vinculação a órgãos públicos. ILION.com.br