Emagis
Emagis
HOME MATRICULE-SE POR QUE APROVAMOS MAIS? ENTENDA OS CURSOS RESULTADOS ÁREA RESTRITA
NEWSLETTER
CONTATO
Magistratura MAGISTRATURA
Magistratura MINISTÉRIO PÚBLICO
Magistratura DEFENSORIA PÚBLICA
Magistratura PROCURADORIA
Magistratura DELEGADO DE POLICIA
Programas de Estudos PROGRAMAS DE ESTUDO
Planos de Questões/Provas PLANOS DE QUESTÕES/PROVAS
Cursos Intensivos Simulados CURSOS INTENSIVOS SIMULADOS
Videoaulas VIDEOAULAS
Rodadas Pretéritas RODADAS PRETÉRITAS
Downloads DOWNLOADS
Facebook Intagran Youtube Twitter
Emagis
Bem-vindo(a)



INÍCIO (ÁREA RESTRITA) AVISOS MINHA CONTA ALTERAR DADOS CADASTRAIS RENOVAR/ADQUIRIR PLANO CERTIFICADOS INDIQUE UM AMIGO SAIR
FAÇA SEU LOGIN


ESQUECEU A SENHA?


Seu navegador não suporta este video. Por favor, atualize seu navegador.

Rodadas Pretéritas

  1. Home
  2. Rodadas Pretéritas
  3. Busca
  4. Entenda as rodadas pretéritas
Informações Adicionar

Discursivas 2022

Informações Adicionar

Discursivas TJ/SP 2023

Busque por suas rodadas

Informações Adicionar

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 06.2022

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 06.2022

Informações Adicionar

Objetivas - Rodada 06.2022

Informações Adicionar

Delegado de Polícia - Rodada 06.2022

Informações Adicionar

Sentença Estadual - Rodada 06.2022

Informações Adicionar

Defensoria Pública Estadual - Rodada 06.2022

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM - Rodada 06.2022

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 06.2022

Informações Adicionar

Objetivas DPF - Rodada 06.2022

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 06.2022

Informações Adicionar

Objetivas MP Estadual - Rodada 06.2022

Informações Adicionar

Objetivas DP Estadual - Rodada 06.2022

Informações Adicionar

Objetivas MPF - Rodada 06.2022

Informações Adicionar

Objetivas AGU/PFN/PGF - Rodada 06.2022

Informações Adicionar

PGE/PGM - Rodada 06.2022

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 06.2022

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 06.2022

Informações Adicionar

Ministério Público Estadual - Rodada 06.2022

Informações Adicionar

Defensoria Pública Estadual - Rodada 05.2022

Informações Adicionar

Ministério Público Estadual - Rodada 05.2022

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 06.2022

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Marcela e Renata contraíram obrigação indivisível cujo cumprimento se tornou impossível por culpa exclusiva da primeira. Nesse caso, de acordo com o Código Civil, resolve-se a obrigação em perdas e danos, pelas quais

 

(EMAGIS) Sobre o direito das coisas, julgue os itens abaixo.

I. Considera-se possuidor, para todos os efeitos legais, também a coletividade desprovida de personalidade jurídica.

II. A posse das coisas móveis pode ser transmitida pelo constituto possessório, assim como a posse das coisas imóveis.

III. É inadmissível ação de reintegração de posse contra terceiro possuidor de boa-fé, contra quem cabe tão somente a propositura de demanda de natureza real.

Estão corretos somente os itens:

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) Amália se casou com Bruno, em 2016, sob o regime de comunhão parcial de bens. Antes do casamento civil, Bruno já possuía uma casa. Na constância do casamento, Amália recebeu a doação de um carro e celebrou contrato de previdência complementar aberta na modalidade VGBL, enquanto Bruno herdou uma fazenda e teve valores depositados a título de FGTS. Diante disso, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Relativamente aos recursos, sob o pálio do CPC e da mais abalizada visão doutrinária, aquilate as proposições postas a seguir.

I. É irrecorrível o pronunciamento judicial que postergar a análise do pedido de tutela provisória para momento posterior à formação de um contraditório mínimo.

II. É dever do relator, e não faculdade, conceder o prazo ao recorrente para sanar o vício ou complementar a documentação exigível, antes de inadmitir qualquer recurso, exceto os excepcionais.

III. A Súmula n. 115 do STJ (“Na instância especial é inexistente recurso interposto por advogado sem procuração nos autos”) fica superada, porquanto incompatível com as novas regras do CPC/2015.

Há erro somente nos itens:

 

(EMAGIS) Sobre o incidente de resolução de demandas repetitivas, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Considere que segurado do INSS, tendo seu benefício de auxílio-doença indeferido na esfera administrativa pela autarquia previdenciária, pretenda ajuizar ação para inverter a conclusão administrativa. Tenha presente que resida ele em Município no qual inexiste Vara Federal, mas existe Vara da Justiça Estadual. Tenha certo também que se trate de Município integrado, segundo a organização da Justiça Estadual, a Comarca na qual existe Vara da Justiça Federal, esta, com efeito, sediada em Município outro também integrado na mesma Comarca.

A propósito da competência para processar e julgar a ação previdenciária em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que atine à defesa coletiva dos direitos em juízo, assinale a alternativa CORRETA

 

(EMAGIS) De acordo com o Código de Defesa do Consumidor e a jurisprudência consolidada, assinale a alternativa CORRETA.

 

(DPE/MT – ADAPTADA – 2016) Sobre a evolução histórica do direito da criança e do adolescente, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da influência do ‘labelling approach’ no pensamento jurídico brasileiro.

I. O sistema progressivo de execução da pena rechaça a ideia do ‘labelling’.

II. As penas substitutivas constituem política desinstitucionalizadora e acolhem as ideia gerais do ‘labelling’.

III. Os dispositivos da Lei de Execução Penal que definem os direitos do preso, especialmente de contato com o mundo externo, acolhem as ideias do labelling.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/RJ – Juiz – VUNESP – 2019) João ministra veneno a Maria, em dose apta a causar-lhe a morte, pois ela iria informar à autoridade policial que João havia mantido relação sexual incestuosa e consentida com a filha dele, de 16 anos. Antes que o resultado se efetive, João socorre Maria, levando-a a um pronto- -socorro. Lá, o médico de plantão deixa de atender Maria, sob a única razão de estar almoçando. Maria, que seria salva caso o médico interviesse, morre.

Diante desse cenário, que admite múltiplas qualificações jurídicas, assinale a alternativa que melhor se adeque à espécie.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da aplicação do princípio da proporcionalidade como critério limitador da constitucionalidade das leis penais incriminadoras, tratando também do concurso de agentes. Marque a assertiva CORRETA.

 

(TJ/MS - Juiz – FCC – 2020) Quanto aos crimes contra a honra, correto afirmar que

 

(EMAGIS) Sobre o Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) e também sobre a Suspensão Condicional do Processo Penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, havendo fundadas suspeitas da prática de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro relacionados com a função pública por parlamentar estadual com prerrogativa de foro no respectivo Tribunal de Justiça, pretenda o Ministério Público formalizar procedimento interno de investigação criminal ou a Polícia Civil instaurar inquérito policial. De forma similar, considere outra situação que envolva a mesma suspeita criminosa, também com nexo funcional, em face de prefeito municipal, também com prerrogativa de foro no respectivo Tribunal de Justiça.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A Lei n. 13.964/2019, intitulada Pacote Anticrime, promoveu profundas alterações no marco normativo referente aos lapsos exigidos para o alcance da progressão a regime menos gravoso, tendo sido expressamente revogadas as disposições do art. 2º, § 2º, da Lei n. 8.072/1990 e estabelecidos patamares calcados não apenas na natureza do delito, mas também no caráter da reincidência, seja ela genérica ou específica.

A propósito, tendo presente compreensão assentada recentemente tanto pelo Supremo Tribunal Federal quanto pelo Superior Tribunal de Justiça sobre o tema, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o controle de constitucionalidade, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Considerando a jurisprudência do STF em torno do controle de constitucionalidade, julgue os itens abaixo.

I. A cláusula de reserva de plenário não é aplicável às Turmas Recursais dos Juizados Especiais.

II. Não é admissível a modulação dos efeitos da decisão de recepção de lei ou ato normativo editado antes da nova Constituição.

III. O STF reconhece o cabimento de ADPF contra ato normativo revogado ou com a sua eficácia exaurida.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as Forças Armadas e o Serviço Militar Obrigatório, tendo presente o texto constitucional e a jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. Cabe à lei definir os termos em que o serviço militar é obrigatório, dele sendo isentos, em tempo de paz, por força de norma constitucional, as mulheres e os eclesiásticos, sem prejuízo de a lei poder atribuir-lhes outros encargos.

II. Os estudantes de Medicina, Farmácia, Odontologia ou Veterinária dispensados do Serviço Militar Obrigatório por excesso de contingente têm direito adquirido a não receberem nova convocação para prestação do serviço militar obrigatório, inaplicável norma legal que admitida nova convocação após a conclusão do curso, convocação que somente se admite daqueles que obtiveram anteriormente o mero adiamento de incorporação, não a dispensa propriamente dira .

III. Às Forças Armadas compete, na forma da lei, atribuir serviço alternativo aos que, em tempo de paz, após alistados, alegarem imperativo de consciência, entendendo-se como tal o decorrente de crença religiosa e de convicção filosófica, e mesmo de convicção política, para se eximirem de atividades de caráter essencialmente militar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da compatibilidade entre o Poder Normativo conferido às agências reguladores, e os ditames constitucionais, em especial o Princípio da Legalidade.

I. A doutrina, ainda que haja segmento minoritário que entenda em sentido inverso, reconhece a constitucionalidade das determinações normativas de tais entidades quando referentes aspectos estritamente técnicos.

II. Para o STF, a função normativa das agências reguladoras, tais como a ANVISA, confunde-se com a função regulamentadora da Administração, encontrando suporte no artigo 84, IV, da CF/1988, não se concebendo tais regulamentos como derivados do poder geral de polícia da Administração, poder este que não admite componente normativo tão amplo.

III. Aplicando a doutrina norte-americana da deferência administrativa (Chevron U.S.A. v. Natural Res. Def. Council), o STF considerou constitucional normativo da ANVISA que, dentre outras providências, proíbe a fabricação, importação e comercialização, no país, de produtos fumígenos derivados do tabaco que contenham as substâncias ou compostos que define como aditivos, isto é, compostos e substâncias que aumentam a sua atratividade e a capacidade de causar dependência química.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/RR – FCC – 2021) A definição e o conceito do crime contra a humanidade estão detalhadamente previstos

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do Direito Administrativo e o poder de polícia, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) No que concerne ao processo administrativo e ao processo administrativo disciplinar, assinale a alternativa correta, ao lume da Lei 9.784/99 e do magistério jurisprudencial.

 

(EMAGIS) Considere que Estado-membro pretenda cobrar, de empresa privada concessionária do serviço de fornecimento de energia elétrica, retribuição pecuniária por estar esta fazendo uso privativo de bem público estadual, qual seja, faixa marginal de rodovias estaduais, para fixação de seus postes e lançamento de cabos necessários à prestação do serviço concedido.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.     

I. O Código Civil admite que o uso comum dos bens públicos pode ser gratuito ou retribuído, conforme for estabelecido legalmente pela entidade a cuja administração pertencerem.

II. Para o STJ, a cobrança em questão não tem natureza de taxa, mas, sim, de preço público, ainda assim sendo descabida.

III. Para o STF, caso a cobrança esteja amparada em lei formal estadual, será constitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as parcerias público-privadas, aquilate os itens expostos a seguir, tendo por base a Lei 11.079/04.

I. Concessão administrativa é a concessão de serviços públicos ou de obras públicas de que trata a Lei 8.987/95, quando envolver, adicionalmente à tarifa cobrada dos usuários, contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado.

II. É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada cujo período de prestação do serviço seja inferior a 10 (dez) anos.

III. Na contratação de parceria público-privada serão observadas, dentre outras, as diretrizes de repartição objetiva de riscos entre as partes e de indelegabilidade das funções de regulação, jurisdicional, do exercício do poder de polícia e de outras atividades exclusivas do Estado.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Com relação à Lei 9.504/97, julgue os itens abaixo:

I. Os candidatos estão obrigados à inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ.

II. O partido ou candidato que receber recursos provenientes de fontes vedadas ou de origem não identificada deverá proceder à devolução dos valores recebidos ou, não sendo possível a identificação da fonte, doá-los para entidades beneficentes de assistência social.

III. Algumas despesas de natureza pessoal do candidato não são consideradas gastos eleitorais nem se sujeitam a prestação de contas. Entre elas, incluem-se os gastos com combustível e manutenção de veículo automotor usado pelo candidato na campanha, assim como os gastos com remuneração, alimentação e hospedagem do condutor desse veículo.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a classificação dos créditos na falência, avalie as assertivas que seguem.

I. A Lei 14.112/2020, alterando a Lei 11.101/2005, passa a admitir que, por exemplo, caso o crédito trabalhista seja cedido a terceiro, conserva sua ordem originária na classificação dos créditos.

II. A Lei 14.112/2020 mantém como extraconcursais tanto as obrigações resultantes de atos jurídicos válidos praticados durante a recuperação judicial, nos termos do art. 67 da Lei 11.101/2005, ou após a decretação da falência, quanto os tributos relativos a fatos geradores ocorridos após a decretação da falência, respeitada a ordem estabelecida no art. 83 da Lei 11.101/2005.

III. Segundo recente decisão do STF, é constitucional a qualificação como créditos extraconcursais a serem pagos com precedência sobre os demais tanto das obrigações resultantes de atos jurídicos válidos praticados durante a recuperação judicial ou após a decretação da falência, quanto dos tributos relativos a fatos geradores ocorridos após a decretação da falência, já que tais regras são voltadas à tentativa de preservação da empresa e também realizam a justiça social da tributação, trazendo discrímen justificado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da execução extrajudicial hipotecária disciplinada no Decreto-lei 70/1966, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Dentre as assertivas a seguir, assinale aquela que NÃO está de acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.

 

(EMAGIS) Sobre o ICMS, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, em fiscalização de rotina, depare-se a autoridade administrativa ambiental com animais em situação de maus-tratos, pretendendo, como determina o artigo 25, caput, da Lei 9.605/1996 (“Art. 25. Verificada a infração, serão apreendidos seus produtos e instrumentos, lavrando-se os respectivos autos.”), efetuar a apreensão dos produtos e instrumentos da infração, bem como dar-lhes a respectiva destinação legal.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A alteração introduzida pela Lei 13.052/2014 tornou expresso que, quanto aos animais, a prioridade é sua libertação no respectivo habitat, sendo subsidiária sua entrega a jardins zoológicos, fundações ou entidades assemelhadas, para guarda.

II. Caso, como instrumento ou produto da infração, haja também madeiras, não mais se aplica a obrigação de que sejam levadas a leilão, podendo tais madeiras ser avaliadas e doadas a instituições científicas, hospitalares, penais e outras com fins beneficentes.

III. Para o STF, é compatível com a Constituição interpretação do artigo 25 da Lei 9.605/1998 que autorize o abate dos animais em questão, desde que devidamente regulamentada a prática e seus requisitos em ato normativo infralegal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Segundo as teses de repercussão geral de jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, a respeito das atribuições do Ministério Público, assinale a alternativa incorreta:

 

(DPE/PI – CEBRASPE – 2022) Acerca das prerrogativas e dos deveres dos membros da Defensoria Pública estadual, julgue os itens a seguir, com base na Lei Complementar n.º 80/1994.

I. É prerrogativa do defensor público comunicar-se, pessoal e reservadamente, com seus assistidos, ainda quando estes se acharem presos ou detidos, mesmo incomunicáveis, tendo livre ingresso em estabelecimentos policiais, prisionais e de internação coletiva, mediante prévio agendamento.

II. O defensor público não pode ser preso, senão por ordem judicial escrita, salvo em flagrante de crime inafiançável, caso em que a autoridade fará imediata comunicação ao defensor público-geral.

III. É prerrogativa do defensor público ser recolhido à prisão especial ou à sala especial de Estado-maior, com direito a privacidade, e, após sentença condenatória transitada em julgado, ser recolhido em dependência separada, no estabelecimento em que tiver de ser cumprida a pena.

IV. É vedado ao defensor público exercer atividade político-partidária enquanto atuar junto à justiça eleitoral.

V. Defensor público não pode exercer o comércio ou participar de sociedade comercial, em nenhuma hipótese.

Estão certos apenas os itens

 

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 06.2022

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Marcela e Renata contraíram obrigação indivisível cujo cumprimento se tornou impossível por culpa exclusiva da primeira. Nesse caso, de acordo com o Código Civil, resolve-se a obrigação em perdas e danos, pelas quais

 

(EMAGIS) Sobre o direito das coisas, julgue os itens abaixo.

I. Considera-se possuidor, para todos os efeitos legais, também a coletividade desprovida de personalidade jurídica.

II. A posse das coisas móveis pode ser transmitida pelo constituto possessório, assim como a posse das coisas imóveis.

III. É inadmissível ação de reintegração de posse contra terceiro possuidor de boa-fé, contra quem cabe tão somente a propositura de demanda de natureza real.

Estão corretos somente os itens:

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) Amália se casou com Bruno, em 2016, sob o regime de comunhão parcial de bens. Antes do casamento civil, Bruno já possuía uma casa. Na constância do casamento, Amália recebeu a doação de um carro e celebrou contrato de previdência complementar aberta na modalidade VGBL, enquanto Bruno herdou uma fazenda e teve valores depositados a título de FGTS. Diante disso, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Relativamente aos recursos, sob o pálio do CPC e da mais abalizada visão doutrinária, aquilate as proposições postas a seguir.

I. É irrecorrível o pronunciamento judicial que postergar a análise do pedido de tutela provisória para momento posterior à formação de um contraditório mínimo.

II. É dever do relator, e não faculdade, conceder o prazo ao recorrente para sanar o vício ou complementar a documentação exigível, antes de inadmitir qualquer recurso, exceto os excepcionais.

III. A Súmula n. 115 do STJ (“Na instância especial é inexistente recurso interposto por advogado sem procuração nos autos”) fica superada, porquanto incompatível com as novas regras do CPC/2015.

Há erro somente nos itens:

 

(EMAGIS) Sobre o incidente de resolução de demandas repetitivas, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Considere que segurado do INSS, tendo seu benefício de auxílio-doença indeferido na esfera administrativa pela autarquia previdenciária, pretenda ajuizar ação para inverter a conclusão administrativa. Tenha presente que resida ele em Município no qual inexiste Vara Federal, mas existe Vara da Justiça Estadual. Tenha certo também que se trate de Município integrado, segundo a organização da Justiça Estadual, a Comarca na qual existe Vara da Justiça Federal, esta, com efeito, sediada em Município outro também integrado na mesma Comarca.

A propósito da competência para processar e julgar a ação previdenciária em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) De acordo com o Código de Defesa do Consumidor e a jurisprudência consolidada, assinale a alternativa CORRETA.

 

(DPE/MT – ADAPTADA – 2016) Sobre a evolução histórica do direito da criança e do adolescente, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da influência do ‘labelling approach’ no pensamento jurídico brasileiro.

I. O sistema progressivo de execução da pena rechaça a ideia do ‘labelling’.

II. As penas substitutivas constituem política desinstitucionalizadora e acolhem as ideia gerais do ‘labelling’.

III. Os dispositivos da Lei de Execução Penal que definem os direitos do preso, especialmente de contato com o mundo externo, acolhem as ideias do labelling.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/RJ – Juiz – VUNESP – 2019) João ministra veneno a Maria, em dose apta a causar-lhe a morte, pois ela iria informar à autoridade policial que João havia mantido relação sexual incestuosa e consentida com a filha dele, de 16 anos. Antes que o resultado se efetive, João socorre Maria, levando-a a um pronto- -socorro. Lá, o médico de plantão deixa de atender Maria, sob a única razão de estar almoçando. Maria, que seria salva caso o médico interviesse, morre.

Diante desse cenário, que admite múltiplas qualificações jurídicas, assinale a alternativa que melhor se adeque à espécie.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da aplicação do princípio da proporcionalidade como critério limitador da constitucionalidade das leis penais incriminadoras, tratando também do concurso de agentes. Marque a assertiva CORRETA.

 

(TJ/MS - Juiz – FCC – 2020) Quanto aos crimes contra a honra, correto afirmar que

 

(EMAGIS) Sobre o Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) e também sobre a Suspensão Condicional do Processo Penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, havendo fundadas suspeitas da prática de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro relacionados com a função pública por parlamentar estadual com prerrogativa de foro no respectivo Tribunal de Justiça, pretenda o Ministério Público formalizar procedimento interno de investigação criminal ou a Polícia Civil instaurar inquérito policial. De forma similar, considere outra situação que envolva a mesma suspeita criminosa, também com nexo funcional, em face de prefeito municipal, também com prerrogativa de foro no respectivo Tribunal de Justiça.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A Lei n. 13.964/2019, intitulada Pacote Anticrime, promoveu profundas alterações no marco normativo referente aos lapsos exigidos para o alcance da progressão a regime menos gravoso, tendo sido expressamente revogadas as disposições do art. 2º, § 2º, da Lei n. 8.072/1990 e estabelecidos patamares calcados não apenas na natureza do delito, mas também no caráter da reincidência, seja ela genérica ou específica.

A propósito, tendo presente compreensão assentada recentemente tanto pelo Supremo Tribunal Federal quanto pelo Superior Tribunal de Justiça sobre o tema, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o controle de constitucionalidade, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Considerando a jurisprudência do STF em torno do controle de constitucionalidade, julgue os itens abaixo.

I. A cláusula de reserva de plenário não é aplicável às Turmas Recursais dos Juizados Especiais.

II. Não é admissível a modulação dos efeitos da decisão de recepção de lei ou ato normativo editado antes da nova Constituição.

III. O STF reconhece o cabimento de ADPF contra ato normativo revogado ou com a sua eficácia exaurida.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as Forças Armadas e o Serviço Militar Obrigatório, tendo presente o texto constitucional e a jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. Cabe à lei definir os termos em que o serviço militar é obrigatório, dele sendo isentos, em tempo de paz, por força de norma constitucional, as mulheres e os eclesiásticos, sem prejuízo de a lei poder atribuir-lhes outros encargos.

II. Os estudantes de Medicina, Farmácia, Odontologia ou Veterinária dispensados do Serviço Militar Obrigatório por excesso de contingente têm direito adquirido a não receberem nova convocação para prestação do serviço militar obrigatório, inaplicável norma legal que admitida nova convocação após a conclusão do curso, convocação que somente se admite daqueles que obtiveram anteriormente o mero adiamento de incorporação, não a dispensa propriamente dira .

III. Às Forças Armadas compete, na forma da lei, atribuir serviço alternativo aos que, em tempo de paz, após alistados, alegarem imperativo de consciência, entendendo-se como tal o decorrente de crença religiosa e de convicção filosófica, e mesmo de convicção política, para se eximirem de atividades de caráter essencialmente militar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da compatibilidade entre o Poder Normativo conferido às agências reguladores, e os ditames constitucionais, em especial o Princípio da Legalidade.

I. A doutrina, ainda que haja segmento minoritário que entenda em sentido inverso, reconhece a constitucionalidade das determinações normativas de tais entidades quando referentes aspectos estritamente técnicos.

II. Para o STF, a função normativa das agências reguladoras, tais como a ANVISA, confunde-se com a função regulamentadora da Administração, encontrando suporte no artigo 84, IV, da CF/1988, não se concebendo tais regulamentos como derivados do poder geral de polícia da Administração, poder este que não admite componente normativo tão amplo.

III. Aplicando a doutrina norte-americana da deferência administrativa (Chevron U.S.A. v. Natural Res. Def. Council), o STF considerou constitucional normativo da ANVISA que, dentre outras providências, proíbe a fabricação, importação e comercialização, no país, de produtos fumígenos derivados do tabaco que contenham as substâncias ou compostos que define como aditivos, isto é, compostos e substâncias que aumentam a sua atratividade e a capacidade de causar dependência química.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação à Lei 9.504/97, julgue os itens abaixo:

I. Os candidatos estão obrigados à inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ.

II. O partido ou candidato que receber recursos provenientes de fontes vedadas ou de origem não identificada deverá proceder à devolução dos valores recebidos ou, não sendo possível a identificação da fonte, doá-los para entidades beneficentes de assistência social.

III. Algumas despesas de natureza pessoal do candidato não são consideradas gastos eleitorais nem se sujeitam a prestação de contas. Entre elas, incluem-se os gastos com combustível e manutenção de veículo automotor usado pelo candidato na campanha, assim como os gastos com remuneração, alimentação e hospedagem do condutor desse veículo.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a classificação dos créditos na falência, avalie as assertivas que seguem.

I. A Lei 14.112/2020, alterando a Lei 11.101/2005, passa a admitir que, por exemplo, caso o crédito trabalhista seja cedido a terceiro, conserva sua ordem originária na classificação dos créditos.

II. A Lei 14.112/2020 mantém como extraconcursais tanto as obrigações resultantes de atos jurídicos válidos praticados durante a recuperação judicial, nos termos do art. 67 da Lei 11.101/2005, ou após a decretação da falência, quanto os tributos relativos a fatos geradores ocorridos após a decretação da falência, respeitada a ordem estabelecida no art. 83 da Lei 11.101/2005.

III. Segundo recente decisão do STF, é constitucional a qualificação como créditos extraconcursais a serem pagos com precedência sobre os demais tanto das obrigações resultantes de atos jurídicos válidos praticados durante a recuperação judicial ou após a decretação da falência, quanto dos tributos relativos a fatos geradores ocorridos após a decretação da falência, já que tais regras são voltadas à tentativa de preservação da empresa e também realizam a justiça social da tributação, trazendo discrímen justificado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da execução extrajudicial hipotecária disciplinada no Decreto-lei 70/1966, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Dentre as assertivas a seguir, assinale aquela que NÃO está de acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.

 

(EMAGIS) Sobre o ICMS, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, em fiscalização de rotina, depare-se a autoridade administrativa ambiental com animais em situação de maus-tratos, pretendendo, como determina o artigo 25, caput, da Lei 9.605/1996 (“Art. 25. Verificada a infração, serão apreendidos seus produtos e instrumentos, lavrando-se os respectivos autos.”), efetuar a apreensão dos produtos e instrumentos da infração, bem como dar-lhes a respectiva destinação legal.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A alteração introduzida pela Lei 13.052/2014 tornou expresso que, quanto aos animais, a prioridade é sua libertação no respectivo habitat, sendo subsidiária sua entrega a jardins zoológicos, fundações ou entidades assemelhadas, para guarda.

II. Caso, como instrumento ou produto da infração, haja também madeiras, não mais se aplica a obrigação de que sejam levadas a leilão, podendo tais madeiras ser avaliadas e doadas a instituições científicas, hospitalares, penais e outras com fins beneficentes.

III. Para o STF, é compatível com a Constituição interpretação do artigo 25 da Lei 9.605/1998 que autorize o abate dos animais em questão, desde que devidamente regulamentada a prática e seus requisitos em ato normativo infralegal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do Direito Administrativo e o poder de polícia, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) No que concerne ao processo administrativo e ao processo administrativo disciplinar, assinale a alternativa correta, ao lume da Lei 9.784/99 e do magistério jurisprudencial.

 

(EMAGIS) Considere que Estado-membro pretenda cobrar, de empresa privada concessionária do serviço de fornecimento de energia elétrica, retribuição pecuniária por estar esta fazendo uso privativo de bem público estadual, qual seja, faixa marginal de rodovias estaduais, para fixação de seus postes e lançamento de cabos necessários à prestação do serviço concedido.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.     

I. O Código Civil admite que o uso comum dos bens públicos pode ser gratuito ou retribuído, conforme for estabelecido legalmente pela entidade a cuja administração pertencerem.

II. Para o STJ, a cobrança em questão não tem natureza de taxa, mas, sim, de preço público, ainda assim sendo descabida.

III. Para o STF, caso a cobrança esteja amparada em lei formal estadual, será constitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as parcerias público-privadas, aquilate os itens expostos a seguir, tendo por base a Lei 11.079/04.

I. Concessão administrativa é a concessão de serviços públicos ou de obras públicas de que trata a Lei 8.987/95, quando envolver, adicionalmente à tarifa cobrada dos usuários, contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado.

II. É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada cujo período de prestação do serviço seja inferior a 10 (dez) anos.

III. Na contratação de parceria público-privada serão observadas, dentre outras, as diretrizes de repartição objetiva de riscos entre as partes e de indelegabilidade das funções de regulação, jurisdicional, do exercício do poder de polícia e de outras atividades exclusivas do Estado.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Segundo as teses de repercussão geral de jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, a respeito das atribuições do Ministério Público, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) No que atine à defesa coletiva dos direitos em juízo, assinale a alternativa CORRETA

 

(DPE/RR – FCC – 2021) A definição e o conceito do crime contra a humanidade estão detalhadamente previstos

 

Objetivas - Rodada 06.2022

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o controle de constitucionalidade, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Considerando a jurisprudência do STF em torno do controle de constitucionalidade, julgue os itens abaixo.

I. A cláusula de reserva de plenário não é aplicável às Turmas Recursais dos Juizados Especiais.

II. Não é admissível a modulação dos efeitos da decisão de recepção de lei ou ato normativo editado antes da nova Constituição.

III. O STF reconhece o cabimento de ADPF contra ato normativo revogado ou com a sua eficácia exaurida.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as Forças Armadas e o Serviço Militar Obrigatório, tendo presente o texto constitucional e a jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. Cabe à lei definir os termos em que o serviço militar é obrigatório, dele sendo isentos, em tempo de paz, por força de norma constitucional, as mulheres e os eclesiásticos, sem prejuízo de a lei poder atribuir-lhes outros encargos.

II. Os estudantes de Medicina, Farmácia, Odontologia ou Veterinária dispensados do Serviço Militar Obrigatório por excesso de contingente têm direito adquirido a não receberem nova convocação para prestação do serviço militar obrigatório, inaplicável norma legal que admitida nova convocação após a conclusão do curso, convocação que somente se admite daqueles que obtiveram anteriormente o mero adiamento de incorporação, não a dispensa propriamente dira .

III. Às Forças Armadas compete, na forma da lei, atribuir serviço alternativo aos que, em tempo de paz, após alistados, alegarem imperativo de consciência, entendendo-se como tal o decorrente de crença religiosa e de convicção filosófica, e mesmo de convicção política, para se eximirem de atividades de caráter essencialmente militar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da compatibilidade entre o Poder Normativo conferido às agências reguladores, e os ditames constitucionais, em especial o Princípio da Legalidade.

I. A doutrina, ainda que haja segmento minoritário que entenda em sentido inverso, reconhece a constitucionalidade das determinações normativas de tais entidades quando referentes aspectos estritamente técnicos.

II. Para o STF, a função normativa das agências reguladoras, tais como a ANVISA, confunde-se com a função regulamentadora da Administração, encontrando suporte no artigo 84, IV, da CF/1988, não se concebendo tais regulamentos como derivados do poder geral de polícia da Administração, poder este que não admite componente normativo tão amplo.

III. Aplicando a doutrina norte-americana da deferência administrativa (Chevron U.S.A. v. Natural Res. Def. Council), o STF considerou constitucional normativo da ANVISA que, dentre outras providências, proíbe a fabricação, importação e comercialização, no país, de produtos fumígenos derivados do tabaco que contenham as substâncias ou compostos que define como aditivos, isto é, compostos e substâncias que aumentam a sua atratividade e a capacidade de causar dependência química.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do Direito Administrativo e o poder de polícia, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) No que concerne ao processo administrativo e ao processo administrativo disciplinar, assinale a alternativa correta, ao lume da Lei 9.784/99 e do magistério jurisprudencial.

 

(EMAGIS) Considere que Estado-membro pretenda cobrar, de empresa privada concessionária do serviço de fornecimento de energia elétrica, retribuição pecuniária por estar esta fazendo uso privativo de bem público estadual, qual seja, faixa marginal de rodovias estaduais, para fixação de seus postes e lançamento de cabos necessários à prestação do serviço concedido.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.     

I. O Código Civil admite que o uso comum dos bens públicos pode ser gratuito ou retribuído, conforme for estabelecido legalmente pela entidade a cuja administração pertencerem.

II. Para o STJ, a cobrança em questão não tem natureza de taxa, mas, sim, de preço público, ainda assim sendo descabida.

III. Para o STF, caso a cobrança esteja amparada em lei formal estadual, será constitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as parcerias público-privadas, aquilate os itens expostos a seguir, tendo por base a Lei 11.079/04.

I. Concessão administrativa é a concessão de serviços públicos ou de obras públicas de que trata a Lei 8.987/95, quando envolver, adicionalmente à tarifa cobrada dos usuários, contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado.

II. É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada cujo período de prestação do serviço seja inferior a 10 (dez) anos.

III. Na contratação de parceria público-privada serão observadas, dentre outras, as diretrizes de repartição objetiva de riscos entre as partes e de indelegabilidade das funções de regulação, jurisdicional, do exercício do poder de polícia e de outras atividades exclusivas do Estado.

Estão incorretos somente os itens:

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Marcela e Renata contraíram obrigação indivisível cujo cumprimento se tornou impossível por culpa exclusiva da primeira. Nesse caso, de acordo com o Código Civil, resolve-se a obrigação em perdas e danos, pelas quais

 

(EMAGIS) Sobre o direito das coisas, julgue os itens abaixo.

I. Considera-se possuidor, para todos os efeitos legais, também a coletividade desprovida de personalidade jurídica.

II. A posse das coisas móveis pode ser transmitida pelo constituto possessório, assim como a posse das coisas imóveis.

III. É inadmissível ação de reintegração de posse contra terceiro possuidor de boa-fé, contra quem cabe tão somente a propositura de demanda de natureza real.

Estão corretos somente os itens:

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) Amália se casou com Bruno, em 2016, sob o regime de comunhão parcial de bens. Antes do casamento civil, Bruno já possuía uma casa. Na constância do casamento, Amália recebeu a doação de um carro e celebrou contrato de previdência complementar aberta na modalidade VGBL, enquanto Bruno herdou uma fazenda e teve valores depositados a título de FGTS. Diante disso, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Sobre a classificação dos créditos na falência, avalie as assertivas que seguem.

I. A Lei 14.112/2020, alterando a Lei 11.101/2005, passa a admitir que, por exemplo, caso o crédito trabalhista seja cedido a terceiro, conserva sua ordem originária na classificação dos créditos.

II. A Lei 14.112/2020 mantém como extraconcursais tanto as obrigações resultantes de atos jurídicos válidos praticados durante a recuperação judicial, nos termos do art. 67 da Lei 11.101/2005, ou após a decretação da falência, quanto os tributos relativos a fatos geradores ocorridos após a decretação da falência, respeitada a ordem estabelecida no art. 83 da Lei 11.101/2005.

III. Segundo recente decisão do STF, é constitucional a qualificação como créditos extraconcursais a serem pagos com precedência sobre os demais tanto das obrigações resultantes de atos jurídicos válidos praticados durante a recuperação judicial ou após a decretação da falência, quanto dos tributos relativos a fatos geradores ocorridos após a decretação da falência, já que tais regras são voltadas à tentativa de preservação da empresa e também realizam a justiça social da tributação, trazendo discrímen justificado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da execução extrajudicial hipotecária disciplinada no Decreto-lei 70/1966, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente aos recursos, sob o pálio do CPC e da mais abalizada visão doutrinária, aquilate as proposições postas a seguir.

I. É irrecorrível o pronunciamento judicial que postergar a análise do pedido de tutela provisória para momento posterior à formação de um contraditório mínimo.

II. É dever do relator, e não faculdade, conceder o prazo ao recorrente para sanar o vício ou complementar a documentação exigível, antes de inadmitir qualquer recurso, exceto os excepcionais.

III. A Súmula n. 115 do STJ (“Na instância especial é inexistente recurso interposto por advogado sem procuração nos autos”) fica superada, porquanto incompatível com as novas regras do CPC/2015.

Há erro somente nos itens:

 

(EMAGIS) Sobre o incidente de resolução de demandas repetitivas, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Considere que segurado do INSS, tendo seu benefício de auxílio-doença indeferido na esfera administrativa pela autarquia previdenciária, pretenda ajuizar ação para inverter a conclusão administrativa. Tenha presente que resida ele em Município no qual inexiste Vara Federal, mas existe Vara da Justiça Estadual. Tenha certo também que se trate de Município integrado, segundo a organização da Justiça Estadual, a Comarca na qual existe Vara da Justiça Federal, esta, com efeito, sediada em Município outro também integrado na mesma Comarca.

A propósito da competência para processar e julgar a ação previdenciária em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que atine à defesa coletiva dos direitos em juízo, assinale a alternativa CORRETA

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da influência do ‘labelling approach’ no pensamento jurídico brasileiro.

I. O sistema progressivo de execução da pena rechaça a ideia do ‘labelling’.

II. As penas substitutivas constituem política desinstitucionalizadora e acolhem as ideia gerais do ‘labelling’.

III. Os dispositivos da Lei de Execução Penal que definem os direitos do preso, especialmente de contato com o mundo externo, acolhem as ideias do labelling.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/RJ – Juiz – VUNESP – 2019) João ministra veneno a Maria, em dose apta a causar-lhe a morte, pois ela iria informar à autoridade policial que João havia mantido relação sexual incestuosa e consentida com a filha dele, de 16 anos. Antes que o resultado se efetive, João socorre Maria, levando-a a um pronto- -socorro. Lá, o médico de plantão deixa de atender Maria, sob a única razão de estar almoçando. Maria, que seria salva caso o médico interviesse, morre.

Diante desse cenário, que admite múltiplas qualificações jurídicas, assinale a alternativa que melhor se adeque à espécie.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da aplicação do princípio da proporcionalidade como critério limitador da constitucionalidade das leis penais incriminadoras, tratando também do concurso de agentes. Marque a assertiva CORRETA.

 

(TJ/MS - Juiz – FCC – 2020) Quanto aos crimes contra a honra, correto afirmar que

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre o Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) e também sobre a Suspensão Condicional do Processo Penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, havendo fundadas suspeitas da prática de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro relacionados com a função pública por parlamentar estadual com prerrogativa de foro no respectivo Tribunal de Justiça, pretenda o Ministério Público formalizar procedimento interno de investigação criminal ou a Polícia Civil instaurar inquérito policial. De forma similar, considere outra situação que envolva a mesma suspeita criminosa, também com nexo funcional, em face de prefeito municipal, também com prerrogativa de foro no respectivo Tribunal de Justiça.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A Lei n. 13.964/2019, intitulada Pacote Anticrime, promoveu profundas alterações no marco normativo referente aos lapsos exigidos para o alcance da progressão a regime menos gravoso, tendo sido expressamente revogadas as disposições do art. 2º, § 2º, da Lei n. 8.072/1990 e estabelecidos patamares calcados não apenas na natureza do delito, mas também no caráter da reincidência, seja ela genérica ou específica.

A propósito, tendo presente compreensão assentada recentemente tanto pelo Supremo Tribunal Federal quanto pelo Superior Tribunal de Justiça sobre o tema, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Dentre as assertivas a seguir, assinale aquela que NÃO está de acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.

 

(EMAGIS) Sobre o ICMS, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente à progressividade de alíquotas tributárias em consonância com o aumento da base de cálculo, a doutrina distingue a progressividade simples da progressividade graduada. A propósito, e também sobre a aplicação dessa sistemática a tributos federais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as discussões doutrinárias referentes ao orçamento como lei formal e também com o denominado orçamento impositivo. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, em fiscalização de rotina, depare-se a autoridade administrativa ambiental com animais em situação de maus-tratos, pretendendo, como determina o artigo 25, caput, da Lei 9.605/1996 (“Art. 25. Verificada a infração, serão apreendidos seus produtos e instrumentos, lavrando-se os respectivos autos.”), efetuar a apreensão dos produtos e instrumentos da infração, bem como dar-lhes a respectiva destinação legal.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A alteração introduzida pela Lei 13.052/2014 tornou expresso que, quanto aos animais, a prioridade é sua libertação no respectivo habitat, sendo subsidiária sua entrega a jardins zoológicos, fundações ou entidades assemelhadas, para guarda.

II. Caso, como instrumento ou produto da infração, haja também madeiras, não mais se aplica a obrigação de que sejam levadas a leilão, podendo tais madeiras ser avaliadas e doadas a instituições científicas, hospitalares, penais e outras com fins beneficentes.

III. Para o STF, é compatível com a Constituição interpretação do artigo 25 da Lei 9.605/1998 que autorize o abate dos animais em questão, desde que devidamente regulamentada a prática e seus requisitos em ato normativo infralegal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A doutrina contemporânea desenvolve a ideia de que o modelo atualmente vigente de Estado Regulador apresenta algumas notas distintivas claras em relação ao clássico modelo do Estado Providência. A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Caracteriza-se o Estado Regulador pela transferência para a iniciativa privada de atividades anteriormente desenvolvidas pelo Estado Providência, em geral as dotadas de forte racionalidade econômica.

II. Característica marcante da concepção regulatória de Estado reside na inversão da relevância do instrumento interventivo na ordem econômica: o Estado Providência preconizou o exercício direto pelo Estado de funções econômicas e o Estado Regulador privilegia a competência regulatória, permanecendo no domínio econômico, mas não mais como exercente direto de atividades.

III. Característica notável da atuação regulatória do Estado é que o modelo de regulação, para além desse escopo limitado de corrigir distorções de mercado, admite a possibilidade de intervenção destinada a propiciar a realização de certos valores de natureza política ou social, o que se torna evidente caso a regulação seja da prestação de serviços públicos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) De acordo com o Código de Defesa do Consumidor e a jurisprudência consolidada, assinale a alternativa CORRETA.

 

(DPE/MT – ADAPTADA – 2016) Sobre a evolução histórica do direito da criança e do adolescente, assinale a alternativa correta.

 

(DPE/RR – FCC – 2021) A definição e o conceito do crime contra a humanidade estão detalhadamente previstos

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam, no âmbito do Direito Internacional Público, da imunidade à jurisdição e à execução dos Estados soberanos relativamente ao aparato jurisdicional interno de seus congêneres, devendo ser avaliadas também em consonância com recentes orientações do Supremo Tribunal Federal. Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação à Lei 9.504/97, julgue os itens abaixo:

I. Os candidatos estão obrigados à inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ.

II. O partido ou candidato que receber recursos provenientes de fontes vedadas ou de origem não identificada deverá proceder à devolução dos valores recebidos ou, não sendo possível a identificação da fonte, doá-los para entidades beneficentes de assistência social.

III. Algumas despesas de natureza pessoal do candidato não são consideradas gastos eleitorais nem se sujeitam a prestação de contas. Entre elas, incluem-se os gastos com combustível e manutenção de veículo automotor usado pelo candidato na campanha, assim como os gastos com remuneração, alimentação e hospedagem do condutor desse veículo.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre os princípios da Seguridade Social, a interpretação, aplicação, integração e eficácia das suas normas, bem como acerca do direito intertemporal, direito adquirido e expectativa de direito em matéria previdenciária, assinale a alternativa correta.

 

(Procurador do Estado/SC – FEPESE – 2018) Analise as afirmativas abaixo a respeito da remuneração, conforme preconizado pela legislação trabalhista.

1. Com o advento da chamada “reforma trabalhista”, passaram a integrar o salário apenas a importância fixa estipulada, as gratificações de função e as comissões pagas pelo empregador.

2. O pagamento dos salários ao empregado deve ser efetuado em dia útil e no local do trabalho, dentro do horário do serviço ou imediatamente após o encerramento deste, exceto quando efetuado por meio de depósito bancário.

3. Com as alterações legais promovidas pela “reforma trabalhista”, consagrou-se que, sendo idêntica a função exercida, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, numa mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, etnia, nacionalidade ou idade.

4. Quando o pagamento houver sido estipulado por mês, deverá ser efetuado, o mais tardar, até o quinto dia útil do mês subsequente ao vencido.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas:

 

(Procurador do Estado do Amapá – FCC – 2018) A empresa “R” Móveis foi notificada para comparecer a audiência em reclamação trabalhista movida por seu ex-empregado Thor. Em relação ao preposto que irá representar a reclamada:

 

(EMAGIS) Segundo as teses de repercussão geral de jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, a respeito das atribuições do Ministério Público, assinale a alternativa incorreta:

 

(DPE/PI – CEBRASPE – 2022) Acerca das prerrogativas e dos deveres dos membros da Defensoria Pública estadual, julgue os itens a seguir, com base na Lei Complementar n.º 80/1994.

I. É prerrogativa do defensor público comunicar-se, pessoal e reservadamente, com seus assistidos, ainda quando estes se acharem presos ou detidos, mesmo incomunicáveis, tendo livre ingresso em estabelecimentos policiais, prisionais e de internação coletiva, mediante prévio agendamento.

II. O defensor público não pode ser preso, senão por ordem judicial escrita, salvo em flagrante de crime inafiançável, caso em que a autoridade fará imediata comunicação ao defensor público-geral.

III. É prerrogativa do defensor público ser recolhido à prisão especial ou à sala especial de Estado-maior, com direito a privacidade, e, após sentença condenatória transitada em julgado, ser recolhido em dependência separada, no estabelecimento em que tiver de ser cumprida a pena.

IV. É vedado ao defensor público exercer atividade político-partidária enquanto atuar junto à justiça eleitoral.

V. Defensor público não pode exercer o comércio ou participar de sociedade comercial, em nenhuma hipótese.

Estão certos apenas os itens

 

Delegado de Polícia - Rodada 06.2022

A autoridade policial titular do 12º Distrito Policial de São Luís/MA instaurou inquérito policial para investigar uma quadrilha especializada na prática de tráfico de drogas, roubo circunstanciado pelo emprego de arma de fogo, extorsão mediante sequestro, além de outras infrações penais, composta por integrantes da facção criminosa autodenominada “Irmandade”.

No dia 14 de julho de 2021 foi preso Thiago Mobral, um dos integrantes do grupo, porque transportava 3 kg de pasta base de cocaína. Em seu interrogatório, ele confessou a prática criminosa, bem como narrou o “modus operandi” da organização criminosa.

Segundo Thiago, o líder da organização é Militão Fidalgo, condenado a 150 anos de prisão em regime fechado por tráfico de drogas, homicídio qualificado, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, roubo circunstanciado pelo emprego de arma de fogo e organização criminosa. Fidalgo está cumprindo pena na Penitenciária Pedrinhas, em São Luís/MA, e continua, de dentro do estabelecimento penal, dando ordens para os demais integrantes do grupo, o que faz por intermédio de seu advogado, Gilbués Castelo.

Na entrevista reservada, o causídico recebe os comandos do líder para repassá-los para os subalternos que estão do lado de fora da penitenciária. O advogado aproveita que fica sozinho com Militão na única sala existente no estabelecimento prisional reservada para os advogados atenderem a seus clientes e ali recebe as ordens do líder da “Irmandade”. Conhecedores das ordens, os membros da “Irmandade” colocam em prática uma série de crimes.

Ademais, no bojo do supracitado inquérito, foi ouvida a testemunha Maria Aparecida, ex-estagiária do escritório de Gilbués Castelo, a qual confirmou que o advogado recebe ordens de Fidalgo para transmiti-las aos demais integrantes do grupo criminoso. Inclusive, apresentou alguns bilhetes escritos a mão pelo causídico que seriam endereçados a membros da organização e que continham orientações de Militão.

Foram realizados exames grafotécnicos usando como padrão os autógrafos constantes do 1º Cartório de Registro de Notas de São Luís/MA e o perito concluiu que, de fato, os bilhetes foram escritos por Gilbués. Por fim, a ex-estagiária disse que não adiantaria promover busca e apreensão no escritório ou na casa do advogado, pois ele tomava o cuidado de não deixar nenhuma prova de sua ligação com os crimes.

Em decorrência de autorização judicial expedida pelo juiz da 9ª Vara Criminal da Comarca de São Luís/MA, houve interceptação dos telefones do escritório de Castelo e de seu celular pessoal, entretanto nada de relevante foi descoberto. De igual modo, sucedeu legítimo afastamento do sigilo telemáticos dos e-mails pessoal e profissional do causídico, mas nada foi achado.

Esgotados os meios de investigação possíveis, o delegado responsável pelas investigações requisitou cópia do livro de visitas da Penitenciária de Pedrinhas e verificou que o causídico visitava seu cliente religiosamente uma vez por mês, sempre às segundas-feiras, às 10h. Analisando os registros, concluiu que a próxima visita ocorrerá no dia 2 de agosto de 2021, às 10h.

Você é o delegado de Polícia Civil presidente do inquérito policial. Nessa condição, e com base apenas nas informações acima expostas e naquelas que podem ser inferidas do enunciado, redija, fundamentadamente, a medida de polícia judiciária adequada à constituição da justa causa para oferecimento da ação penal.

Boa prática!

 

Sentença Estadual - Rodada 06.2022

O Ministério Público do Estado do Paraná ofereceu denúncia em desfavor de ANTÔNIO SIQUEIRA e PAULO NORONHA, pela prática dos seguintes fatos criminosos a seguir narrados.

Consta na denúncia que no dia 02 de dezembro de 2020, aproximadamente às 18:00hs, ANTÔNIO SIQUEIRA e PAULO NORONHA se dirigiram até uma agência bancária do Banco Santander, localizada no Município de Curitiba, e lá subtraíram R$ 200.000,00 (duzentos mil reais), mediante violência e grave ameaça, com o emprego de arma de fogo.

Toda a preparação da conduta criminosa foi acompanhada de perto em razão de escutas telefônicas autorizadas pela Justiça Federal, devido a uma representação da Polícia Federal que investigava a autoria de um roubo realizado semanas antes a uma agência da Caixa Econômica Federal, no mesmo município.

No dia das condutas delituosas, os policiais federais, juntamente com policiais militares, diante das informações repassadas, seja em razão das diligências realizadas, seja em razão da interceptação, surpreenderam os agentes no exato momento em que saíam da agência bancária do Banco Santander, com duas mochilas, cada uma com R$ 100.000,00 (cem mil reais).

Percebendo a chegada dos policiais, ANTÔNIO SIQUEIRA e PAULO NORONHA empreenderam fuga em um veículo Mercedes Benz, com placa adulterada, porém diante do nervosismo, deixaram cair uma das mochilas e as duas pistolas calibre.40, com numeração raspada, utilizadas na empreitada criminosa.

A agência bancária possuía aprimorado sistema de vigilância por monitoração eletrônica com câmeras de alta tecnologia, de forma que toda a ação dos agentes foi devidamente gravada, sendo perfeitamente possível identificar cada um dos acusados através das imagens.

As imagens, integrantes do inquérito policial e juntadas aos autos do processo, evidenciam a subtração dos valores, mediante a empunhadura de arma de fogo por parte dos acusados. Toda a ação durou menos de 5 minutos e foi facilitada em razão de a abordagem ocorrer no exato momento da abertura programada do cofre. Os requeridos ingressaram no estabelecimento por estar portando trajes da empresa Brasão Vigilância, tendo o vigilante da agência, sem qualquer intenção delituosa, permitido a entrada dos réus, mesmo que armados.

As imagens comprovam que, após ingressarem na agência, os réus dominaram os dois vigilantes da instituição bancária. Enquanto ANTÔNIO SIQUEIRA mantinha os agentes sob a mira de uma das armas de fogo, PAULO NORONHA se ocupava de pôr o dinheiro na mochila.

As interceptações dão conta, ainda, de que as armas irregulares já estavam no poder dos réus há 02 meses e que eles as utilizariam para diversos fins, inclusive, para o roubo.

Com a fuga dos réus, a autoridade policial postulou a decretação de prisão preventiva, tendo o juiz federal, ao verificar que a ação delituosa, desde seu início, estava relacionada a uma instituição financeira privada, remetido o feito à Justiça Estadual, juntamente com os autos da interceptação telefônica.

Apreciado o pedido em 12 de dezembro de 2020, o magistrado estadual decretou a prisão preventiva dos dois réus, ao fundamento de garantia da ordem púbica e aplicação da lei penal. A prisão dos réus ocorreu 10 dias depois. Na ocasião, PAULO NORONHA, no ato da prisão, apresentou documento de identidade falso aos policiais civis, com o fim de se furtar da ordem de prisão.

Realizada a audiência de custódia, a prisão preventiva dos réus foi mantida.

Diante disso, o Ministério Público Estadual ofereceu denúncia e postulou a condenação dos réus na íntegra da imputação.

A denúncia foi recebida em 28 de dezembro de 2020, acompanhada dos autos do inquérito policial que embasou a acusação, bem como dos autos da interceptação telefônica.

Os acusados ANTÔNIO SIQUEIRA e PAULO NORONHA apresentaram, conjuntamente, resposta à acusação, sustentando não terem praticado qualquer crime e que, nas imagens, não é possível identificar, de maneira clara, os réus. Afirmaram, por fim, que nunca possuíram qualquer arma de fogo. Postularam, por fim, pela prerrogativa de esclarecer os fatos ao longo da instrução processual.

A Resposta à acusação rejeitada e designada audiência de instrução e julgamento.

Iniciada a instrução processual, foram ouvidas testemunhas de acusação. Primeiramente, os vigilantes do Banco, que confirmaram todo o alegado na inicial acusatória. Da mesma forma, foi ouvido o gerente, que reafirmou os termos da denúncia. Sem testemunha por parte da defesa.

Em interrogatório, os requeridos negaram a prática de qualquer conduta criminosa e alegaram que não há uma única comprovação inequívoca dos fatos imputados.

Em fase de diligência, não houve requerimento das partes.

Juntado aos autos o exame pericial que atesta a potencialidade lesiva das armas apreendidas, bem como a falsidade material da carteira de identidade utilizada por PAULO NORONHA no momento de sua prisão.

Juntado também exame pericial no veículo Mercedes Benz, tendo a perícia constatado a adulteração da sequência alfanumérica das placas identificadoras de veículo automotor, mediante sobreposição de fita isolante.

Em alegações finais, o MPE reiterou os termos da denúncia e pediu, diante da comprovação da tipicidade, ilicitude e culpabilidade, a condenação de todos os acusados por todos os delitos narrados, requerendo que a sentença determine mantenha a prisão preventiva dos acusados.

A defesa pugnou pela absolvição dos réus, sustentando inicialmente: a) a ilicitude da prova decorrente de interceptação telefônica, pois deferida por juiz incompetente; b) a nulidade de todo o processo, pois amparado, na origem, exclusivamente na interceptação telefônica, deferida por um juiz incompetente. No mérito, defende: a) a impossibilidade de punição pelo art. 307 do CP, pois a conduta é decorrente do direito constitucional de autodefesa; b) subsidiariamente, a impossibilidade de punição pelo delito do Estatuto do Desarmamento, pois foi meio para a prática de outro delito; c) a impossibilidade de condenação pelo Código de Trânsito Brasileiro, por se tratar de crime meio para a prática de outro delito.

Com base no relato acima apresentado e considerando que os dois réus são primários, profira na qualidade de juiz de direito substituto do Tribunal de Justiça do Paraná, a sentença judicial adequada ao caso, devidamente embasada na legislação, na doutrina e (ou) na jurisprudência. Analise toda a matéria de direito processual e material pertinente ao julgamento, fundamentando suas explanações. Dispense o relatório e não crie fatos novos.

É O RELATÓRIO. DECIDO.

 

Defensoria Pública Estadual - Rodada 06.2022

Em ação penal perante a 3ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Belo Horizonte/MG, a defesa de Caetano Bonfim requereu, em resposta à acusação, a absolvição sumária do réu ao fundamento de manifesta prova de excludente da ilicitude.

Segundo a denúncia, no dia 25 de agosto de 2021, na Praça da Bandeira, bairro Carnaúbas, em Belo Horizonte/MG, Caetano teria se excedido na legítima defesa ao reagir a um assalto perpetrado por Mário Pereira, tomar a faca do assaltante e desferir duas facadas no peito de Mário. Por essa razão, foi denunciado pela prática de homicídio simples, infração penal capitulada no art. 121, “caput”, do Código Penal.

Ocorre que imagens de circuito de TV apreendidas pela autoridade policial davam conta de que Mário continuava a agredir Caetano mesmo depois de este ter tomado a faca. Mário Pereira foi para cima de Caetano Bonfim com a intenção de recuperar a faca, travou luta corporal com o acusado e o desfecho do caso foi a morte de Mário tal qual narrada acima.

O juiz sumariante indeferiu o pedido de absolvição sumária e ratificou o recebimento da denúncia ao fundamento de que, no Júri, a absolvição sumária somente ocorre ao final da fase “iudicium accusationis”. Portanto, o processo deveria ser instruído.

Contra essa decisão, a Defensoria Pública impetrou “habeas corpus”. Ocorre que, por maioria de votos, a 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais indeferiu a ordem pelo mesmo fundamento utilizado pelo juiz de primeira instância.

A Defensoria Pública foi intimada do acórdão no dia 14 de outubro de 2021 (quinta-feira). Você é a Defensora Pública que atua perante o Tribunal de Justiça intimada do acórdão. Nessa condição e considerando a jurisprudência dos tribunais superiores, redija a medida processual que melhor atenda aos interesses de Caetano Bonfim.

Não crie fatos novos e date a medida processual no último dia do prazo. Também não lance mão de citação doutrinária, jurisprudência e texto literal de súmula. Use apenas a lei sem comentários (“lei seca”).

Boa prática!

 

Objetivas PGE/PGM - Rodada 06.2022

(EMAGIS) Sobre os princípios do Direito Administrativo e o poder de polícia, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) No que concerne ao processo administrativo e ao processo administrativo disciplinar, assinale a alternativa correta, ao lume da Lei 9.784/99 e do magistério jurisprudencial.

 

(EMAGIS) Considere que Estado-membro pretenda cobrar, de empresa privada concessionária do serviço de fornecimento de energia elétrica, retribuição pecuniária por estar esta fazendo uso privativo de bem público estadual, qual seja, faixa marginal de rodovias estaduais, para fixação de seus postes e lançamento de cabos necessários à prestação do serviço concedido.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.     

I. O Código Civil admite que o uso comum dos bens públicos pode ser gratuito ou retribuído, conforme for estabelecido legalmente pela entidade a cuja administração pertencerem.

II. Para o STJ, a cobrança em questão não tem natureza de taxa, mas, sim, de preço público, ainda assim sendo descabida.

III. Para o STF, caso a cobrança esteja amparada em lei formal estadual, será constitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as parcerias público-privadas, aquilate os itens expostos a seguir, tendo por base a Lei 11.079/04.

I. Concessão administrativa é a concessão de serviços públicos ou de obras públicas de que trata a Lei 8.987/95, quando envolver, adicionalmente à tarifa cobrada dos usuários, contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado.

II. É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada cujo período de prestação do serviço seja inferior a 10 (dez) anos.

III. Na contratação de parceria público-privada serão observadas, dentre outras, as diretrizes de repartição objetiva de riscos entre as partes e de indelegabilidade das funções de regulação, jurisdicional, do exercício do poder de polícia e de outras atividades exclusivas do Estado.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o controle de constitucionalidade, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Considerando a jurisprudência do STF em torno do controle de constitucionalidade, julgue os itens abaixo.

I. A cláusula de reserva de plenário não é aplicável às Turmas Recursais dos Juizados Especiais.

II. Não é admissível a modulação dos efeitos da decisão de recepção de lei ou ato normativo editado antes da nova Constituição.

III. O STF reconhece o cabimento de ADPF contra ato normativo revogado ou com a sua eficácia exaurida.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as Forças Armadas e o Serviço Militar Obrigatório, tendo presente o texto constitucional e a jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. Cabe à lei definir os termos em que o serviço militar é obrigatório, dele sendo isentos, em tempo de paz, por força de norma constitucional, as mulheres e os eclesiásticos, sem prejuízo de a lei poder atribuir-lhes outros encargos.

II. Os estudantes de Medicina, Farmácia, Odontologia ou Veterinária dispensados do Serviço Militar Obrigatório por excesso de contingente têm direito adquirido a não receberem nova convocação para prestação do serviço militar obrigatório, inaplicável norma legal que admitida nova convocação após a conclusão do curso, convocação que somente se admite daqueles que obtiveram anteriormente o mero adiamento de incorporação, não a dispensa propriamente dira .

III. Às Forças Armadas compete, na forma da lei, atribuir serviço alternativo aos que, em tempo de paz, após alistados, alegarem imperativo de consciência, entendendo-se como tal o decorrente de crença religiosa e de convicção filosófica, e mesmo de convicção política, para se eximirem de atividades de caráter essencialmente militar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da compatibilidade entre o Poder Normativo conferido às agências reguladores, e os ditames constitucionais, em especial o Princípio da Legalidade.

I. A doutrina, ainda que haja segmento minoritário que entenda em sentido inverso, reconhece a constitucionalidade das determinações normativas de tais entidades quando referentes aspectos estritamente técnicos.

II. Para o STF, a função normativa das agências reguladoras, tais como a ANVISA, confunde-se com a função regulamentadora da Administração, encontrando suporte no artigo 84, IV, da CF/1988, não se concebendo tais regulamentos como derivados do poder geral de polícia da Administração, poder este que não admite componente normativo tão amplo.

III. Aplicando a doutrina norte-americana da deferência administrativa (Chevron U.S.A. v. Natural Res. Def. Council), o STF considerou constitucional normativo da ANVISA que, dentre outras providências, proíbe a fabricação, importação e comercialização, no país, de produtos fumígenos derivados do tabaco que contenham as substâncias ou compostos que define como aditivos, isto é, compostos e substâncias que aumentam a sua atratividade e a capacidade de causar dependência química.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente aos recursos, sob o pálio do CPC e da mais abalizada visão doutrinária, aquilate as proposições postas a seguir.

I. É irrecorrível o pronunciamento judicial que postergar a análise do pedido de tutela provisória para momento posterior à formação de um contraditório mínimo.

II. É dever do relator, e não faculdade, conceder o prazo ao recorrente para sanar o vício ou complementar a documentação exigível, antes de inadmitir qualquer recurso, exceto os excepcionais.

III. A Súmula n. 115 do STJ (“Na instância especial é inexistente recurso interposto por advogado sem procuração nos autos”) fica superada, porquanto incompatível com as novas regras do CPC/2015.

Há erro somente nos itens:

 

(EMAGIS) Sobre o incidente de resolução de demandas repetitivas, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Considere que segurado do INSS, tendo seu benefício de auxílio-doença indeferido na esfera administrativa pela autarquia previdenciária, pretenda ajuizar ação para inverter a conclusão administrativa. Tenha presente que resida ele em Município no qual inexiste Vara Federal, mas existe Vara da Justiça Estadual. Tenha certo também que se trate de Município integrado, segundo a organização da Justiça Estadual, a Comarca na qual existe Vara da Justiça Federal, esta, com efeito, sediada em Município outro também integrado na mesma Comarca.

A propósito da competência para processar e julgar a ação previdenciária em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Marcela e Renata contraíram obrigação indivisível cujo cumprimento se tornou impossível por culpa exclusiva da primeira. Nesse caso, de acordo com o Código Civil, resolve-se a obrigação em perdas e danos, pelas quais

 

(EMAGIS) Sobre o direito das coisas, julgue os itens abaixo.

I. Considera-se possuidor, para todos os efeitos legais, também a coletividade desprovida de personalidade jurídica.

II. A posse das coisas móveis pode ser transmitida pelo constituto possessório, assim como a posse das coisas imóveis.

III. É inadmissível ação de reintegração de posse contra terceiro possuidor de boa-fé, contra quem cabe tão somente a propositura de demanda de natureza real.

Estão corretos somente os itens:

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) Amália se casou com Bruno, em 2016, sob o regime de comunhão parcial de bens. Antes do casamento civil, Bruno já possuía uma casa. Na constância do casamento, Amália recebeu a doação de um carro e celebrou contrato de previdência complementar aberta na modalidade VGBL, enquanto Bruno herdou uma fazenda e teve valores depositados a título de FGTS. Diante disso, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Sobre a classificação dos créditos na falência, avalie as assertivas que seguem.

I. A Lei 14.112/2020, alterando a Lei 11.101/2005, passa a admitir que, por exemplo, caso o crédito trabalhista seja cedido a terceiro, conserva sua ordem originária na classificação dos créditos.

II. A Lei 14.112/2020 mantém como extraconcursais tanto as obrigações resultantes de atos jurídicos válidos praticados durante a recuperação judicial, nos termos do art. 67 da Lei 11.101/2005, ou após a decretação da falência, quanto os tributos relativos a fatos geradores ocorridos após a decretação da falência, respeitada a ordem estabelecida no art. 83 da Lei 11.101/2005.

III. Segundo recente decisão do STF, é constitucional a qualificação como créditos extraconcursais a serem pagos com precedência sobre os demais tanto das obrigações resultantes de atos jurídicos válidos praticados durante a recuperação judicial ou após a decretação da falência, quanto dos tributos relativos a fatos geradores ocorridos após a decretação da falência, já que tais regras são voltadas à tentativa de preservação da empresa e também realizam a justiça social da tributação, trazendo discrímen justificado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da execução extrajudicial hipotecária disciplinada no Decreto-lei 70/1966, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Dentre as assertivas a seguir, assinale aquela que NÃO está de acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.

 

(EMAGIS) Sobre o ICMS, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as discussões doutrinárias referentes ao orçamento como lei formal e também com o denominado orçamento impositivo. Marque a alternativa CORRETA.

 

(Procurador do Estado/SC – FEPESE – 2018) Analise as afirmativas abaixo a respeito da remuneração, conforme preconizado pela legislação trabalhista.

1. Com o advento da chamada “reforma trabalhista”, passaram a integrar o salário apenas a importância fixa estipulada, as gratificações de função e as comissões pagas pelo empregador.

2. O pagamento dos salários ao empregado deve ser efetuado em dia útil e no local do trabalho, dentro do horário do serviço ou imediatamente após o encerramento deste, exceto quando efetuado por meio de depósito bancário.

3. Com as alterações legais promovidas pela “reforma trabalhista”, consagrou-se que, sendo idêntica a função exercida, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, numa mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, etnia, nacionalidade ou idade.

4. Quando o pagamento houver sido estipulado por mês, deverá ser efetuado, o mais tardar, até o quinto dia útil do mês subsequente ao vencido.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas:

 

(Procurador do Estado do Amapá – FCC – 2018) A empresa “R” Móveis foi notificada para comparecer a audiência em reclamação trabalhista movida por seu ex-empregado Thor. Em relação ao preposto que irá representar a reclamada:

 

(EMAGIS) Considere que, em fiscalização de rotina, depare-se a autoridade administrativa ambiental com animais em situação de maus-tratos, pretendendo, como determina o artigo 25, caput, da Lei 9.605/1996 (“Art. 25. Verificada a infração, serão apreendidos seus produtos e instrumentos, lavrando-se os respectivos autos.”), efetuar a apreensão dos produtos e instrumentos da infração, bem como dar-lhes a respectiva destinação legal.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A alteração introduzida pela Lei 13.052/2014 tornou expresso que, quanto aos animais, a prioridade é sua libertação no respectivo habitat, sendo subsidiária sua entrega a jardins zoológicos, fundações ou entidades assemelhadas, para guarda.

II. Caso, como instrumento ou produto da infração, haja também madeiras, não mais se aplica a obrigação de que sejam levadas a leilão, podendo tais madeiras ser avaliadas e doadas a instituições científicas, hospitalares, penais e outras com fins beneficentes.

III. Para o STF, é compatível com a Constituição interpretação do artigo 25 da Lei 9.605/1998 que autorize o abate dos animais em questão, desde que devidamente regulamentada a prática e seus requisitos em ato normativo infralegal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/RJ – Juiz – VUNESP – 2019) João ministra veneno a Maria, em dose apta a causar-lhe a morte, pois ela iria informar à autoridade policial que João havia mantido relação sexual incestuosa e consentida com a filha dele, de 16 anos. Antes que o resultado se efetive, João socorre Maria, levando-a a um pronto- -socorro. Lá, o médico de plantão deixa de atender Maria, sob a única razão de estar almoçando. Maria, que seria salva caso o médico interviesse, morre.

Diante desse cenário, que admite múltiplas qualificações jurídicas, assinale a alternativa que melhor se adeque à espécie.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da aplicação do princípio da proporcionalidade como critério limitador da constitucionalidade das leis penais incriminadoras, tratando também do concurso de agentes. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) e também sobre a Suspensão Condicional do Processo Penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, havendo fundadas suspeitas da prática de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro relacionados com a função pública por parlamentar estadual com prerrogativa de foro no respectivo Tribunal de Justiça, pretenda o Ministério Público formalizar procedimento interno de investigação criminal ou a Polícia Civil instaurar inquérito policial. De forma similar, considere outra situação que envolva a mesma suspeita criminosa, também com nexo funcional, em face de prefeito municipal, também com prerrogativa de foro no respectivo Tribunal de Justiça.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 06.2022

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o controle de constitucionalidade, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Considerando a jurisprudência do STF em torno do controle de constitucionalidade, julgue os itens abaixo.

I. A cláusula de reserva de plenário não é aplicável às Turmas Recursais dos Juizados Especiais.

II. Não é admissível a modulação dos efeitos da decisão de recepção de lei ou ato normativo editado antes da nova Constituição.

III. O STF reconhece o cabimento de ADPF contra ato normativo revogado ou com a sua eficácia exaurida.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as Forças Armadas e o Serviço Militar Obrigatório, tendo presente o texto constitucional e a jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. Cabe à lei definir os termos em que o serviço militar é obrigatório, dele sendo isentos, em tempo de paz, por força de norma constitucional, as mulheres e os eclesiásticos, sem prejuízo de a lei poder atribuir-lhes outros encargos.

II. Os estudantes de Medicina, Farmácia, Odontologia ou Veterinária dispensados do Serviço Militar Obrigatório por excesso de contingente têm direito adquirido a não receberem nova convocação para prestação do serviço militar obrigatório, inaplicável norma legal que admitida nova convocação após a conclusão do curso, convocação que somente se admite daqueles que obtiveram anteriormente o mero adiamento de incorporação, não a dispensa propriamente dira .

III. Às Forças Armadas compete, na forma da lei, atribuir serviço alternativo aos que, em tempo de paz, após alistados, alegarem imperativo de consciência, entendendo-se como tal o decorrente de crença religiosa e de convicção filosófica, e mesmo de convicção política, para se eximirem de atividades de caráter essencialmente militar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da compatibilidade entre o Poder Normativo conferido às agências reguladores, e os ditames constitucionais, em especial o Princípio da Legalidade.

I. A doutrina, ainda que haja segmento minoritário que entenda em sentido inverso, reconhece a constitucionalidade das determinações normativas de tais entidades quando referentes aspectos estritamente técnicos.

II. Para o STF, a função normativa das agências reguladoras, tais como a ANVISA, confunde-se com a função regulamentadora da Administração, encontrando suporte no artigo 84, IV, da CF/1988, não se concebendo tais regulamentos como derivados do poder geral de polícia da Administração, poder este que não admite componente normativo tão amplo.

III. Aplicando a doutrina norte-americana da deferência administrativa (Chevron U.S.A. v. Natural Res. Def. Council), o STF considerou constitucional normativo da ANVISA que, dentre outras providências, proíbe a fabricação, importação e comercialização, no país, de produtos fumígenos derivados do tabaco que contenham as substâncias ou compostos que define como aditivos, isto é, compostos e substâncias que aumentam a sua atratividade e a capacidade de causar dependência química.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os princípios da Seguridade Social, a interpretação, aplicação, integração e eficácia das suas normas, bem como acerca do direito intertemporal, direito adquirido e expectativa de direito em matéria previdenciária, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da influência do ‘labelling approach’ no pensamento jurídico brasileiro.

I. O sistema progressivo de execução da pena rechaça a ideia do ‘labelling’.

II. As penas substitutivas constituem política desinstitucionalizadora e acolhem as ideia gerais do ‘labelling’.

III. Os dispositivos da Lei de Execução Penal que definem os direitos do preso, especialmente de contato com o mundo externo, acolhem as ideias do labelling.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/RJ – Juiz – VUNESP – 2019) João ministra veneno a Maria, em dose apta a causar-lhe a morte, pois ela iria informar à autoridade policial que João havia mantido relação sexual incestuosa e consentida com a filha dele, de 16 anos. Antes que o resultado se efetive, João socorre Maria, levando-a a um pronto- -socorro. Lá, o médico de plantão deixa de atender Maria, sob a única razão de estar almoçando. Maria, que seria salva caso o médico interviesse, morre.

Diante desse cenário, que admite múltiplas qualificações jurídicas, assinale a alternativa que melhor se adeque à espécie.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da aplicação do princípio da proporcionalidade como critério limitador da constitucionalidade das leis penais incriminadoras, tratando também do concurso de agentes. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre o Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) e também sobre a Suspensão Condicional do Processo Penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, havendo fundadas suspeitas da prática de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro relacionados com a função pública por parlamentar estadual com prerrogativa de foro no respectivo Tribunal de Justiça, pretenda o Ministério Público formalizar procedimento interno de investigação criminal ou a Polícia Civil instaurar inquérito policial. De forma similar, considere outra situação que envolva a mesma suspeita criminosa, também com nexo funcional, em face de prefeito municipal, também com prerrogativa de foro no respectivo Tribunal de Justiça.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A Lei n. 13.964/2019, intitulada Pacote Anticrime, promoveu profundas alterações no marco normativo referente aos lapsos exigidos para o alcance da progressão a regime menos gravoso, tendo sido expressamente revogadas as disposições do art. 2º, § 2º, da Lei n. 8.072/1990 e estabelecidos patamares calcados não apenas na natureza do delito, mas também no caráter da reincidência, seja ela genérica ou específica.

A propósito, tendo presente compreensão assentada recentemente tanto pelo Supremo Tribunal Federal quanto pelo Superior Tribunal de Justiça sobre o tema, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) De acordo com o Código de Defesa do Consumidor e a jurisprudência consolidada, assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A doutrina contemporânea desenvolve a ideia de que o modelo atualmente vigente de Estado Regulador apresenta algumas notas distintivas claras em relação ao clássico modelo do Estado Providência. A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Caracteriza-se o Estado Regulador pela transferência para a iniciativa privada de atividades anteriormente desenvolvidas pelo Estado Providência, em geral as dotadas de forte racionalidade econômica.

II. Característica marcante da concepção regulatória de Estado reside na inversão da relevância do instrumento interventivo na ordem econômica: o Estado Providência preconizou o exercício direto pelo Estado de funções econômicas e o Estado Regulador privilegia a competência regulatória, permanecendo no domínio econômico, mas não mais como exercente direto de atividades.

III. Característica notável da atuação regulatória do Estado é que o modelo de regulação, para além desse escopo limitado de corrigir distorções de mercado, admite a possibilidade de intervenção destinada a propiciar a realização de certos valores de natureza política ou social, o que se torna evidente caso a regulação seja da prestação de serviços públicos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Marcela e Renata contraíram obrigação indivisível cujo cumprimento se tornou impossível por culpa exclusiva da primeira. Nesse caso, de acordo com o Código Civil, resolve-se a obrigação em perdas e danos, pelas quais

 

(EMAGIS) Sobre o direito das coisas, julgue os itens abaixo.

I. Considera-se possuidor, para todos os efeitos legais, também a coletividade desprovida de personalidade jurídica.

II. A posse das coisas móveis pode ser transmitida pelo constituto possessório, assim como a posse das coisas imóveis.

III. É inadmissível ação de reintegração de posse contra terceiro possuidor de boa-fé, contra quem cabe tão somente a propositura de demanda de natureza real.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Relativamente aos recursos, sob o pálio do CPC e da mais abalizada visão doutrinária, aquilate as proposições postas a seguir.

I. É irrecorrível o pronunciamento judicial que postergar a análise do pedido de tutela provisória para momento posterior à formação de um contraditório mínimo.

II. É dever do relator, e não faculdade, conceder o prazo ao recorrente para sanar o vício ou complementar a documentação exigível, antes de inadmitir qualquer recurso, exceto os excepcionais.

III. A Súmula n. 115 do STJ (“Na instância especial é inexistente recurso interposto por advogado sem procuração nos autos”) fica superada, porquanto incompatível com as novas regras do CPC/2015.

Há erro somente nos itens:

 

(EMAGIS) Sobre o incidente de resolução de demandas repetitivas, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Considere que segurado do INSS, tendo seu benefício de auxílio-doença indeferido na esfera administrativa pela autarquia previdenciária, pretenda ajuizar ação para inverter a conclusão administrativa. Tenha presente que resida ele em Município no qual inexiste Vara Federal, mas existe Vara da Justiça Estadual. Tenha certo também que se trate de Município integrado, segundo a organização da Justiça Estadual, a Comarca na qual existe Vara da Justiça Federal, esta, com efeito, sediada em Município outro também integrado na mesma Comarca.

A propósito da competência para processar e julgar a ação previdenciária em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a classificação dos créditos na falência, avalie as assertivas que seguem.

I. A Lei 14.112/2020, alterando a Lei 11.101/2005, passa a admitir que, por exemplo, caso o crédito trabalhista seja cedido a terceiro, conserva sua ordem originária na classificação dos créditos.

II. A Lei 14.112/2020 mantém como extraconcursais tanto as obrigações resultantes de atos jurídicos válidos praticados durante a recuperação judicial, nos termos do art. 67 da Lei 11.101/2005, ou após a decretação da falência, quanto os tributos relativos a fatos geradores ocorridos após a decretação da falência, respeitada a ordem estabelecida no art. 83 da Lei 11.101/2005.

III. Segundo recente decisão do STF, é constitucional a qualificação como créditos extraconcursais a serem pagos com precedência sobre os demais tanto das obrigações resultantes de atos jurídicos válidos praticados durante a recuperação judicial ou após a decretação da falência, quanto dos tributos relativos a fatos geradores ocorridos após a decretação da falência, já que tais regras são voltadas à tentativa de preservação da empresa e também realizam a justiça social da tributação, trazendo discrímen justificado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da execução extrajudicial hipotecária disciplinada no Decreto-lei 70/1966, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Dentre as assertivas a seguir, assinale aquela que NÃO está de acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.

 

(EMAGIS) Relativamente à progressividade de alíquotas tributárias em consonância com o aumento da base de cálculo, a doutrina distingue a progressividade simples da progressividade graduada. A propósito, e também sobre a aplicação dessa sistemática a tributos federais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as discussões doutrinárias referentes ao orçamento como lei formal e também com o denominado orçamento impositivo. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do Direito Administrativo e o poder de polícia, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) No que concerne ao processo administrativo e ao processo administrativo disciplinar, assinale a alternativa correta, ao lume da Lei 9.784/99 e do magistério jurisprudencial.

 

(EMAGIS) Considere que Estado-membro pretenda cobrar, de empresa privada concessionária do serviço de fornecimento de energia elétrica, retribuição pecuniária por estar esta fazendo uso privativo de bem público estadual, qual seja, faixa marginal de rodovias estaduais, para fixação de seus postes e lançamento de cabos necessários à prestação do serviço concedido.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.     

I. O Código Civil admite que o uso comum dos bens públicos pode ser gratuito ou retribuído, conforme for estabelecido legalmente pela entidade a cuja administração pertencerem.

II. Para o STJ, a cobrança em questão não tem natureza de taxa, mas, sim, de preço público, ainda assim sendo descabida.

III. Para o STF, caso a cobrança esteja amparada em lei formal estadual, será constitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as parcerias público-privadas, aquilate os itens expostos a seguir, tendo por base a Lei 11.079/04.

I. Concessão administrativa é a concessão de serviços públicos ou de obras públicas de que trata a Lei 8.987/95, quando envolver, adicionalmente à tarifa cobrada dos usuários, contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado.

II. É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada cujo período de prestação do serviço seja inferior a 10 (dez) anos.

III. Na contratação de parceria público-privada serão observadas, dentre outras, as diretrizes de repartição objetiva de riscos entre as partes e de indelegabilidade das funções de regulação, jurisdicional, do exercício do poder de polícia e de outras atividades exclusivas do Estado.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere que, em fiscalização de rotina, depare-se a autoridade administrativa ambiental com animais em situação de maus-tratos, pretendendo, como determina o artigo 25, caput, da Lei 9.605/1996 (“Art. 25. Verificada a infração, serão apreendidos seus produtos e instrumentos, lavrando-se os respectivos autos.”), efetuar a apreensão dos produtos e instrumentos da infração, bem como dar-lhes a respectiva destinação legal.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A alteração introduzida pela Lei 13.052/2014 tornou expresso que, quanto aos animais, a prioridade é sua libertação no respectivo habitat, sendo subsidiária sua entrega a jardins zoológicos, fundações ou entidades assemelhadas, para guarda.

II. Caso, como instrumento ou produto da infração, haja também madeiras, não mais se aplica a obrigação de que sejam levadas a leilão, podendo tais madeiras ser avaliadas e doadas a instituições científicas, hospitalares, penais e outras com fins beneficentes.

III. Para o STF, é compatível com a Constituição interpretação do artigo 25 da Lei 9.605/1998 que autorize o abate dos animais em questão, desde que devidamente regulamentada a prática e seus requisitos em ato normativo infralegal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam, no âmbito do Direito Internacional Público, da imunidade à jurisdição e à execução dos Estados soberanos relativamente ao aparato jurisdicional interno de seus congêneres, devendo ser avaliadas também em consonância com recentes orientações do Supremo Tribunal Federal. Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

Objetivas DPF - Rodada 06.2022

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da influência do ‘labelling approach’ no pensamento jurídico brasileiro.

I. O sistema progressivo de execução da pena rechaça a ideia do ‘labelling’.

II. As penas substitutivas constituem política desinstitucionalizadora e acolhem as ideia gerais do ‘labelling’.

III. Os dispositivos da Lei de Execução Penal que definem os direitos do preso, especialmente de contato com o mundo externo, acolhem as ideias do labelling.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/RJ – Juiz – VUNESP – 2019) João ministra veneno a Maria, em dose apta a causar-lhe a morte, pois ela iria informar à autoridade policial que João havia mantido relação sexual incestuosa e consentida com a filha dele, de 16 anos. Antes que o resultado se efetive, João socorre Maria, levando-a a um pronto- -socorro. Lá, o médico de plantão deixa de atender Maria, sob a única razão de estar almoçando. Maria, que seria salva caso o médico interviesse, morre.

Diante desse cenário, que admite múltiplas qualificações jurídicas, assinale a alternativa que melhor se adeque à espécie.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da aplicação do princípio da proporcionalidade como critério limitador da constitucionalidade das leis penais incriminadoras, tratando também do concurso de agentes. Marque a assertiva CORRETA.

 

(TJ/MS - Juiz – FCC – 2020) Quanto aos crimes contra a honra, correto afirmar que

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre o Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) e também sobre a Suspensão Condicional do Processo Penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, havendo fundadas suspeitas da prática de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro relacionados com a função pública por parlamentar estadual com prerrogativa de foro no respectivo Tribunal de Justiça, pretenda o Ministério Público formalizar procedimento interno de investigação criminal ou a Polícia Civil instaurar inquérito policial. De forma similar, considere outra situação que envolva a mesma suspeita criminosa, também com nexo funcional, em face de prefeito municipal, também com prerrogativa de foro no respectivo Tribunal de Justiça.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A Lei n. 13.964/2019, intitulada Pacote Anticrime, promoveu profundas alterações no marco normativo referente aos lapsos exigidos para o alcance da progressão a regime menos gravoso, tendo sido expressamente revogadas as disposições do art. 2º, § 2º, da Lei n. 8.072/1990 e estabelecidos patamares calcados não apenas na natureza do delito, mas também no caráter da reincidência, seja ela genérica ou específica.

A propósito, tendo presente compreensão assentada recentemente tanto pelo Supremo Tribunal Federal quanto pelo Superior Tribunal de Justiça sobre o tema, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o controle de constitucionalidade, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Considerando a jurisprudência do STF em torno do controle de constitucionalidade, julgue os itens abaixo.

I. A cláusula de reserva de plenário não é aplicável às Turmas Recursais dos Juizados Especiais.

II. Não é admissível a modulação dos efeitos da decisão de recepção de lei ou ato normativo editado antes da nova Constituição.

III. O STF reconhece o cabimento de ADPF contra ato normativo revogado ou com a sua eficácia exaurida.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as Forças Armadas e o Serviço Militar Obrigatório, tendo presente o texto constitucional e a jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. Cabe à lei definir os termos em que o serviço militar é obrigatório, dele sendo isentos, em tempo de paz, por força de norma constitucional, as mulheres e os eclesiásticos, sem prejuízo de a lei poder atribuir-lhes outros encargos.

II. Os estudantes de Medicina, Farmácia, Odontologia ou Veterinária dispensados do Serviço Militar Obrigatório por excesso de contingente têm direito adquirido a não receberem nova convocação para prestação do serviço militar obrigatório, inaplicável norma legal que admitida nova convocação após a conclusão do curso, convocação que somente se admite daqueles que obtiveram anteriormente o mero adiamento de incorporação, não a dispensa propriamente dira .

III. Às Forças Armadas compete, na forma da lei, atribuir serviço alternativo aos que, em tempo de paz, após alistados, alegarem imperativo de consciência, entendendo-se como tal o decorrente de crença religiosa e de convicção filosófica, e mesmo de convicção política, para se eximirem de atividades de caráter essencialmente militar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da compatibilidade entre o Poder Normativo conferido às agências reguladores, e os ditames constitucionais, em especial o Princípio da Legalidade.

I. A doutrina, ainda que haja segmento minoritário que entenda em sentido inverso, reconhece a constitucionalidade das determinações normativas de tais entidades quando referentes aspectos estritamente técnicos.

II. Para o STF, a função normativa das agências reguladoras, tais como a ANVISA, confunde-se com a função regulamentadora da Administração, encontrando suporte no artigo 84, IV, da CF/1988, não se concebendo tais regulamentos como derivados do poder geral de polícia da Administração, poder este que não admite componente normativo tão amplo.

III. Aplicando a doutrina norte-americana da deferência administrativa (Chevron U.S.A. v. Natural Res. Def. Council), o STF considerou constitucional normativo da ANVISA que, dentre outras providências, proíbe a fabricação, importação e comercialização, no país, de produtos fumígenos derivados do tabaco que contenham as substâncias ou compostos que define como aditivos, isto é, compostos e substâncias que aumentam a sua atratividade e a capacidade de causar dependência química.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do Direito Administrativo e o poder de polícia, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) No que concerne ao processo administrativo e ao processo administrativo disciplinar, assinale a alternativa correta, ao lume da Lei 9.784/99 e do magistério jurisprudencial.

 

(EMAGIS) Considere que Estado-membro pretenda cobrar, de empresa privada concessionária do serviço de fornecimento de energia elétrica, retribuição pecuniária por estar esta fazendo uso privativo de bem público estadual, qual seja, faixa marginal de rodovias estaduais, para fixação de seus postes e lançamento de cabos necessários à prestação do serviço concedido.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.     

I. O Código Civil admite que o uso comum dos bens públicos pode ser gratuito ou retribuído, conforme for estabelecido legalmente pela entidade a cuja administração pertencerem.

II. Para o STJ, a cobrança em questão não tem natureza de taxa, mas, sim, de preço público, ainda assim sendo descabida.

III. Para o STF, caso a cobrança esteja amparada em lei formal estadual, será constitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as parcerias público-privadas, aquilate os itens expostos a seguir, tendo por base a Lei 11.079/04.

I. Concessão administrativa é a concessão de serviços públicos ou de obras públicas de que trata a Lei 8.987/95, quando envolver, adicionalmente à tarifa cobrada dos usuários, contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado.

II. É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada cujo período de prestação do serviço seja inferior a 10 (dez) anos.

III. Na contratação de parceria público-privada serão observadas, dentre outras, as diretrizes de repartição objetiva de riscos entre as partes e de indelegabilidade das funções de regulação, jurisdicional, do exercício do poder de polícia e de outras atividades exclusivas do Estado.

Estão incorretos somente os itens:

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Marcela e Renata contraíram obrigação indivisível cujo cumprimento se tornou impossível por culpa exclusiva da primeira. Nesse caso, de acordo com o Código Civil, resolve-se a obrigação em perdas e danos, pelas quais

 

(EMAGIS) Sobre o direito das coisas, julgue os itens abaixo.

I. Considera-se possuidor, para todos os efeitos legais, também a coletividade desprovida de personalidade jurídica.

II. A posse das coisas móveis pode ser transmitida pelo constituto possessório, assim como a posse das coisas imóveis.

III. É inadmissível ação de reintegração de posse contra terceiro possuidor de boa-fé, contra quem cabe tão somente a propositura de demanda de natureza real.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a classificação dos créditos na falência, avalie as assertivas que seguem.

I. A Lei 14.112/2020, alterando a Lei 11.101/2005, passa a admitir que, por exemplo, caso o crédito trabalhista seja cedido a terceiro, conserva sua ordem originária na classificação dos créditos.

II. A Lei 14.112/2020 mantém como extraconcursais tanto as obrigações resultantes de atos jurídicos válidos praticados durante a recuperação judicial, nos termos do art. 67 da Lei 11.101/2005, ou após a decretação da falência, quanto os tributos relativos a fatos geradores ocorridos após a decretação da falência, respeitada a ordem estabelecida no art. 83 da Lei 11.101/2005.

III. Segundo recente decisão do STF, é constitucional a qualificação como créditos extraconcursais a serem pagos com precedência sobre os demais tanto das obrigações resultantes de atos jurídicos válidos praticados durante a recuperação judicial ou após a decretação da falência, quanto dos tributos relativos a fatos geradores ocorridos após a decretação da falência, já que tais regras são voltadas à tentativa de preservação da empresa e também realizam a justiça social da tributação, trazendo discrímen justificado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da execução extrajudicial hipotecária disciplinada no Decreto-lei 70/1966, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente aos recursos, sob o pálio do CPC e da mais abalizada visão doutrinária, aquilate as proposições postas a seguir.

I. É irrecorrível o pronunciamento judicial que postergar a análise do pedido de tutela provisória para momento posterior à formação de um contraditório mínimo.

II. É dever do relator, e não faculdade, conceder o prazo ao recorrente para sanar o vício ou complementar a documentação exigível, antes de inadmitir qualquer recurso, exceto os excepcionais.

III. A Súmula n. 115 do STJ (“Na instância especial é inexistente recurso interposto por advogado sem procuração nos autos”) fica superada, porquanto incompatível com as novas regras do CPC/2015.

Há erro somente nos itens:

 

(EMAGIS) Sobre o incidente de resolução de demandas repetitivas, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Considere que segurado do INSS, tendo seu benefício de auxílio-doença indeferido na esfera administrativa pela autarquia previdenciária, pretenda ajuizar ação para inverter a conclusão administrativa. Tenha presente que resida ele em Município no qual inexiste Vara Federal, mas existe Vara da Justiça Estadual. Tenha certo também que se trate de Município integrado, segundo a organização da Justiça Estadual, a Comarca na qual existe Vara da Justiça Federal, esta, com efeito, sediada em Município outro também integrado na mesma Comarca.

A propósito da competência para processar e julgar a ação previdenciária em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam, no âmbito do Direito Internacional Público, da imunidade à jurisdição e à execução dos Estados soberanos relativamente ao aparato jurisdicional interno de seus congêneres, devendo ser avaliadas também em consonância com recentes orientações do Supremo Tribunal Federal. Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(DPE/RR – FCC – 2021) A definição e o conceito do crime contra a humanidade estão detalhadamente previstos

 

(EMAGIS) Sobre os princípios da Seguridade Social, a interpretação, aplicação, integração e eficácia das suas normas, bem como acerca do direito intertemporal, direito adquirido e expectativa de direito em matéria previdenciária, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as discussões doutrinárias referentes ao orçamento como lei formal e também com o denominado orçamento impositivo. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Dentre as assertivas a seguir, assinale aquela que NÃO está de acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.

 

(EMAGIS) Relativamente à progressividade de alíquotas tributárias em consonância com o aumento da base de cálculo, a doutrina distingue a progressividade simples da progressividade graduada. A propósito, e também sobre a aplicação dessa sistemática a tributos federais, marque a alternativa CORRETA.

 

Sentença Federal - Rodada 06.2022

A União (Fazenda Nacional) ajuizou em desfavor de Trambiques Ilimitados Ltda. as execuções fiscais n. WWW, n. XXX, n. YYY e n. ZZZ, reunidas na forma do art. 28 da Lei 6.830/80.

Tentada a citação via carta postal, restou devolvida a respectiva correspondência, por não haver ninguém no local. Determinada a citação por oficial de Justiça, certificou-se que no endereço da executada há um imóvel abandonado, sem qualquer tipo de atividade empresarial.

Deferido o redirecionamento da cobrança, determinou-se, por conseguinte, a citação de João Sumido, sócio-administrador da empresa. Não tendo sido localizado em nenhum dos endereços obtidos por meio de consultas à Receita Federal, ao Tribunal Regional Eleitoral, ao CNIS e outros bancos de dados disponíveis, procedeu-se à citação por edital. Tendo permanecido revel o executado, nomeou-se a Defensoria Pública da União para promover a sua defesa, tendo oposto embargos às execuções fiscais.

Preliminarmente, a DPU alegou a ilegitimidade passiva ad causam de João Sumido, uma vez que o simples inadimplemento tributário não autoriza o redirecionamento da execução fiscal, sendo necessária a prática de ato com infração à lei, ao contrato social ou ao estatuto social, nos termos do art. 135, III, do CTN. Argumentou, também, que João somente ingressou no quadro societário da pessoa jurídica em 1º/04/2017, posteriormente à ocorrência dos fatos geradores dos créditos tributários que lhe são cobrados, o que se soma para afastar qualquer possibilidade de lhe ser exigida a dívida. Ainda a título prefacial, aduziu que as CDA’s que embasam as petições iniciais das execuções fiscais não vieram acompanhadas de demonstrativo do débito atualizado até a data de propositura da ação, conforme exigido pelo art. 798, I, ‘b’, do CPC, sendo evidente, por isso, o prejuízo concreto ao exercício do direito ao contraditório e à ampla defesa.

Em relação à execução fiscal n. WWW, ajuizada em 28/09/2018, a DPU asseverou, com base em elementos do respectivo processo administrativo fiscal, que o contribuinte apresentou DCTF's pertinentes aos fatos geradores do IRPJ ocorridos nas competências 02/2009 a 10/2009, tendo efetuado o pagamento integral do valor declarado. Não obstante, a Receita Federal do Brasil, em procedimento fiscalizatório e por meio de auto de infração notificado ao contribuinte em 29/12/2014, efetuou o lançamento de valores suplementares referentes àquelas competências, quando, no entanto, já havia ocorrido a decadência do respectivo crédito tributário, o que revela ser inexistente a dívida cobrada.

No que concerne à execução fiscal n. XXX, ajuizada em 15/06/2019, ponderou que houve a extinção do crédito tributário mercê da prescrição. Nesse compasso, narrou que o processo administrativo respectivo indica que o débito diz respeito a valores declarados pela pessoa jurídica em GFIP e que não foram pagos, de modo que, remontando a dívidas tributárias alusivas às competências 05/2014 e 06/2014, cujo vencimento se dera em 20/06/2014 e 20/07/2014, respectivamente, a prescrição se operou uma vez que o despacho que ordenou a citação da executada foi prolatado somente em 30/07/2019, quando já transcorrido o lustro prescricional.

Relativamente à execução fiscal n. YYY, ajuizada em 07/07/2019, esgrimiu ser inconcebível prosseguir com a execução uma vez que está relacionada a contribuições sociais de seguridade social descontadas dos empregados da pessoa jurídica e não repassadas à Previdência Social, revelando o processo administrativo que foram aplicadas alíquotas de 11% sobre o valor total do salário de contribuição dos segurados, sem que cada alíquota prevista na Lei 8.212/91 fosse calculada, tão somente, sobre a parcela do valor compreendida entre o limite inferior e o superior, de sorte a fazer incidir tantas alíquotas quantas fossem as parcelas de valor para, ao final, serem somados todos os valores parciais, obtendo-se o montante do tributo a pagar. Apontou, nesse diapasão, que já é pacífico o magistério jurisprudencial no sentido da impossibilidade de aplicação linear de tal alíquota sobre a totalidade da base de cálculo, o que, para além de descumprir o previsto na legislação pertinente, ainda contraria o princípio constitucional da vedação ao confisco.

Por fim, no que concerne à execução fiscal n. ZZZ, ajuizada em 22/08/2019, referente a dívida tributária de contribuição previdenciária sobre a receita bruta (CPRB), defendeu que o processo administrativo confirma ter sido incluído na base de cálculo o valor correspondente ao ISS, o que retira a liquidez e a certeza da CDA, na medida em que é cediço que o STF pacificou o entendimento de que o ICMS não pode ser incluído na base de cálculo do PIS e da COFINS, devendo ser aplicado o mesmo raciocínio ao caso, posto presentes idênticas razões.

Determinada a intimação da União para apresentação de impugnação, esta asseverou, em preliminar, que a DPU não tem legitimidade para a oposição de embargos à execução fiscal, uma vez que não há qualquer comprovação em torno da insuficiência de recursos por parte de João Sumido. Também a título prefacial, chamou a atenção para a ausência de garantia do juízo, o que configura condição de procedibilidade dos embargos de devedor e, por isso, enseja a extinção do feito sem resolução do mérito. No mérito, e considerando o princípio da eventualidade, aduziu, em síntese, que: (i) quanto à execução fiscal n. WWW, é evidente que não houve a decadência, uma vez que fora observado o prazo disposto no art. 173, I, do CTN; (ii) no que atine à execução fiscal n. XXX, não houve a prescrição uma vez que primeiro devem ser contados os 5 anos para a homologação da declaração apresentada pelo contribuinte, na forma do art. 150, § 4º, do CTN, iniciando somente depois dessa constituição definitiva do crédito tributário o prazo de prescrição, nos exatos termos do art. 174 do mesmo Códex; (iii) sobre a execução fiscal n. YYY, apontou que a forma de aplicação das alíquotas se revela compatível com a legislação e a Constituição; (iv) quanto à execução fiscal n. ZZZ, disse que o STF modulou os efeitos da decisão referente à inclusão do ICMS na base de cálculo do PIS e da COFINS, o que também deve ser considerado em relação à inclusão do ISS na base de cálculo da CPRB.

Instada a apresentar réplica, a DPU alegou, quanto à preliminar de ausência de garantia do juízo, que a União simplesmente ignora a inovação trazida com o art. 914 do CPC/2015 — que veio à baila precisamente para prestigiar as garantias constitucionais do contraditório e da ampla defesa —, sendo direito do executado, independentemente de penhora, opor-se à execução por meio de embargos. No mais, ratificou os termos da peça vestibular.

Não requerida a produção de novas provas pelas partes, os autos vieram conclusos para sentença.

Prolate-a, considerando o enunciado acima como relatório e tendo como verdadeiros todos os fatos e datas articulados pelas partes.

 

Objetivas MP Estadual - Rodada 06.2022

(EMAGIS) Segundo as teses de repercussão geral de jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, a respeito das atribuições do Ministério Público, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da influência do ‘labelling approach’ no pensamento jurídico brasileiro.

I. O sistema progressivo de execução da pena rechaça a ideia do ‘labelling’.

II. As penas substitutivas constituem política desinstitucionalizadora e acolhem as ideia gerais do ‘labelling’.

III. Os dispositivos da Lei de Execução Penal que definem os direitos do preso, especialmente de contato com o mundo externo, acolhem as ideias do labelling.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/RJ – Juiz – VUNESP – 2019) João ministra veneno a Maria, em dose apta a causar-lhe a morte, pois ela iria informar à autoridade policial que João havia mantido relação sexual incestuosa e consentida com a filha dele, de 16 anos. Antes que o resultado se efetive, João socorre Maria, levando-a a um pronto- -socorro. Lá, o médico de plantão deixa de atender Maria, sob a única razão de estar almoçando. Maria, que seria salva caso o médico interviesse, morre.

Diante desse cenário, que admite múltiplas qualificações jurídicas, assinale a alternativa que melhor se adeque à espécie.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da aplicação do princípio da proporcionalidade como critério limitador da constitucionalidade das leis penais incriminadoras, tratando também do concurso de agentes. Marque a assertiva CORRETA.

 

(TJ/MS - Juiz – FCC – 2020) Quanto aos crimes contra a honra, correto afirmar que

 

(EMAGIS) Sobre o Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) e também sobre a Suspensão Condicional do Processo Penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, havendo fundadas suspeitas da prática de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro relacionados com a função pública por parlamentar estadual com prerrogativa de foro no respectivo Tribunal de Justiça, pretenda o Ministério Público formalizar procedimento interno de investigação criminal ou a Polícia Civil instaurar inquérito policial. De forma similar, considere outra situação que envolva a mesma suspeita criminosa, também com nexo funcional, em face de prefeito municipal, também com prerrogativa de foro no respectivo Tribunal de Justiça.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A Lei n. 13.964/2019, intitulada Pacote Anticrime, promoveu profundas alterações no marco normativo referente aos lapsos exigidos para o alcance da progressão a regime menos gravoso, tendo sido expressamente revogadas as disposições do art. 2º, § 2º, da Lei n. 8.072/1990 e estabelecidos patamares calcados não apenas na natureza do delito, mas também no caráter da reincidência, seja ela genérica ou específica.

A propósito, tendo presente compreensão assentada recentemente tanto pelo Supremo Tribunal Federal quanto pelo Superior Tribunal de Justiça sobre o tema, marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Marcela e Renata contraíram obrigação indivisível cujo cumprimento se tornou impossível por culpa exclusiva da primeira. Nesse caso, de acordo com o Código Civil, resolve-se a obrigação em perdas e danos, pelas quais

 

(EMAGIS) Sobre o direito das coisas, julgue os itens abaixo.

I. Considera-se possuidor, para todos os efeitos legais, também a coletividade desprovida de personalidade jurídica.

II. A posse das coisas móveis pode ser transmitida pelo constituto possessório, assim como a posse das coisas imóveis.

III. É inadmissível ação de reintegração de posse contra terceiro possuidor de boa-fé, contra quem cabe tão somente a propositura de demanda de natureza real.

Estão corretos somente os itens:

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) Amália se casou com Bruno, em 2016, sob o regime de comunhão parcial de bens. Antes do casamento civil, Bruno já possuía uma casa. Na constância do casamento, Amália recebeu a doação de um carro e celebrou contrato de previdência complementar aberta na modalidade VGBL, enquanto Bruno herdou uma fazenda e teve valores depositados a título de FGTS. Diante disso, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Relativamente aos recursos, sob o pálio do CPC e da mais abalizada visão doutrinária, aquilate as proposições postas a seguir.

I. É irrecorrível o pronunciamento judicial que postergar a análise do pedido de tutela provisória para momento posterior à formação de um contraditório mínimo.

II. É dever do relator, e não faculdade, conceder o prazo ao recorrente para sanar o vício ou complementar a documentação exigível, antes de inadmitir qualquer recurso, exceto os excepcionais.

III. A Súmula n. 115 do STJ (“Na instância especial é inexistente recurso interposto por advogado sem procuração nos autos”) fica superada, porquanto incompatível com as novas regras do CPC/2015.

Há erro somente nos itens:

 

(EMAGIS) Sobre o incidente de resolução de demandas repetitivas, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Considere que segurado do INSS, tendo seu benefício de auxílio-doença indeferido na esfera administrativa pela autarquia previdenciária, pretenda ajuizar ação para inverter a conclusão administrativa. Tenha presente que resida ele em Município no qual inexiste Vara Federal, mas existe Vara da Justiça Estadual. Tenha certo também que se trate de Município integrado, segundo a organização da Justiça Estadual, a Comarca na qual existe Vara da Justiça Federal, esta, com efeito, sediada em Município outro também integrado na mesma Comarca.

A propósito da competência para processar e julgar a ação previdenciária em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que atine à defesa coletiva dos direitos em juízo, assinale a alternativa CORRETA

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o controle de constitucionalidade, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Considerando a jurisprudência do STF em torno do controle de constitucionalidade, julgue os itens abaixo.

I. A cláusula de reserva de plenário não é aplicável às Turmas Recursais dos Juizados Especiais.

II. Não é admissível a modulação dos efeitos da decisão de recepção de lei ou ato normativo editado antes da nova Constituição.

III. O STF reconhece o cabimento de ADPF contra ato normativo revogado ou com a sua eficácia exaurida.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as Forças Armadas e o Serviço Militar Obrigatório, tendo presente o texto constitucional e a jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. Cabe à lei definir os termos em que o serviço militar é obrigatório, dele sendo isentos, em tempo de paz, por força de norma constitucional, as mulheres e os eclesiásticos, sem prejuízo de a lei poder atribuir-lhes outros encargos.

II. Os estudantes de Medicina, Farmácia, Odontologia ou Veterinária dispensados do Serviço Militar Obrigatório por excesso de contingente têm direito adquirido a não receberem nova convocação para prestação do serviço militar obrigatório, inaplicável norma legal que admitida nova convocação após a conclusão do curso, convocação que somente se admite daqueles que obtiveram anteriormente o mero adiamento de incorporação, não a dispensa propriamente dira .

III. Às Forças Armadas compete, na forma da lei, atribuir serviço alternativo aos que, em tempo de paz, após alistados, alegarem imperativo de consciência, entendendo-se como tal o decorrente de crença religiosa e de convicção filosófica, e mesmo de convicção política, para se eximirem de atividades de caráter essencialmente militar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da compatibilidade entre o Poder Normativo conferido às agências reguladores, e os ditames constitucionais, em especial o Princípio da Legalidade.

I. A doutrina, ainda que haja segmento minoritário que entenda em sentido inverso, reconhece a constitucionalidade das determinações normativas de tais entidades quando referentes aspectos estritamente técnicos.

II. Para o STF, a função normativa das agências reguladoras, tais como a ANVISA, confunde-se com a função regulamentadora da Administração, encontrando suporte no artigo 84, IV, da CF/1988, não se concebendo tais regulamentos como derivados do poder geral de polícia da Administração, poder este que não admite componente normativo tão amplo.

III. Aplicando a doutrina norte-americana da deferência administrativa (Chevron U.S.A. v. Natural Res. Def. Council), o STF considerou constitucional normativo da ANVISA que, dentre outras providências, proíbe a fabricação, importação e comercialização, no país, de produtos fumígenos derivados do tabaco que contenham as substâncias ou compostos que define como aditivos, isto é, compostos e substâncias que aumentam a sua atratividade e a capacidade de causar dependência química.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/RR – FCC – 2021) A definição e o conceito do crime contra a humanidade estão detalhadamente previstos

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do Direito Administrativo e o poder de polícia, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) No que concerne ao processo administrativo e ao processo administrativo disciplinar, assinale a alternativa correta, ao lume da Lei 9.784/99 e do magistério jurisprudencial.

 

(EMAGIS) Considere que Estado-membro pretenda cobrar, de empresa privada concessionária do serviço de fornecimento de energia elétrica, retribuição pecuniária por estar esta fazendo uso privativo de bem público estadual, qual seja, faixa marginal de rodovias estaduais, para fixação de seus postes e lançamento de cabos necessários à prestação do serviço concedido.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.     

I. O Código Civil admite que o uso comum dos bens públicos pode ser gratuito ou retribuído, conforme for estabelecido legalmente pela entidade a cuja administração pertencerem.

II. Para o STJ, a cobrança em questão não tem natureza de taxa, mas, sim, de preço público, ainda assim sendo descabida.

III. Para o STF, caso a cobrança esteja amparada em lei formal estadual, será constitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as parcerias público-privadas, aquilate os itens expostos a seguir, tendo por base a Lei 11.079/04.

I. Concessão administrativa é a concessão de serviços públicos ou de obras públicas de que trata a Lei 8.987/95, quando envolver, adicionalmente à tarifa cobrada dos usuários, contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado.

II. É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada cujo período de prestação do serviço seja inferior a 10 (dez) anos.

III. Na contratação de parceria público-privada serão observadas, dentre outras, as diretrizes de repartição objetiva de riscos entre as partes e de indelegabilidade das funções de regulação, jurisdicional, do exercício do poder de polícia e de outras atividades exclusivas do Estado.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere que, em fiscalização de rotina, depare-se a autoridade administrativa ambiental com animais em situação de maus-tratos, pretendendo, como determina o artigo 25, caput, da Lei 9.605/1996 (“Art. 25. Verificada a infração, serão apreendidos seus produtos e instrumentos, lavrando-se os respectivos autos.”), efetuar a apreensão dos produtos e instrumentos da infração, bem como dar-lhes a respectiva destinação legal.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A alteração introduzida pela Lei 13.052/2014 tornou expresso que, quanto aos animais, a prioridade é sua libertação no respectivo habitat, sendo subsidiária sua entrega a jardins zoológicos, fundações ou entidades assemelhadas, para guarda.

II. Caso, como instrumento ou produto da infração, haja também madeiras, não mais se aplica a obrigação de que sejam levadas a leilão, podendo tais madeiras ser avaliadas e doadas a instituições científicas, hospitalares, penais e outras com fins beneficentes.

III. Para o STF, é compatível com a Constituição interpretação do artigo 25 da Lei 9.605/1998 que autorize o abate dos animais em questão, desde que devidamente regulamentada a prática e seus requisitos em ato normativo infralegal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Dentre as assertivas a seguir, assinale aquela que NÃO está de acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.

 

(EMAGIS) Sobre o ICMS, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a classificação dos créditos na falência, avalie as assertivas que seguem.

I. A Lei 14.112/2020, alterando a Lei 11.101/2005, passa a admitir que, por exemplo, caso o crédito trabalhista seja cedido a terceiro, conserva sua ordem originária na classificação dos créditos.

II. A Lei 14.112/2020 mantém como extraconcursais tanto as obrigações resultantes de atos jurídicos válidos praticados durante a recuperação judicial, nos termos do art. 67 da Lei 11.101/2005, ou após a decretação da falência, quanto os tributos relativos a fatos geradores ocorridos após a decretação da falência, respeitada a ordem estabelecida no art. 83 da Lei 11.101/2005.

III. Segundo recente decisão do STF, é constitucional a qualificação como créditos extraconcursais a serem pagos com precedência sobre os demais tanto das obrigações resultantes de atos jurídicos válidos praticados durante a recuperação judicial ou após a decretação da falência, quanto dos tributos relativos a fatos geradores ocorridos após a decretação da falência, já que tais regras são voltadas à tentativa de preservação da empresa e também realizam a justiça social da tributação, trazendo discrímen justificado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da execução extrajudicial hipotecária disciplinada no Decreto-lei 70/1966, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação à Lei 9.504/97, julgue os itens abaixo:

I. Os candidatos estão obrigados à inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ.

II. O partido ou candidato que receber recursos provenientes de fontes vedadas ou de origem não identificada deverá proceder à devolução dos valores recebidos ou, não sendo possível a identificação da fonte, doá-los para entidades beneficentes de assistência social.

III. Algumas despesas de natureza pessoal do candidato não são consideradas gastos eleitorais nem se sujeitam a prestação de contas. Entre elas, incluem-se os gastos com combustível e manutenção de veículo automotor usado pelo candidato na campanha, assim como os gastos com remuneração, alimentação e hospedagem do condutor desse veículo.

Estão corretos somente os itens:

 

(DPE/MT – ADAPTADA – 2016) Sobre a evolução histórica do direito da criança e do adolescente, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) De acordo com o Código de Defesa do Consumidor e a jurisprudência consolidada, assinale a alternativa CORRETA.

 

Objetivas DP Estadual - Rodada 06.2022

(DPE/PI – CEBRASPE – 2022) Acerca das prerrogativas e dos deveres dos membros da Defensoria Pública estadual, julgue os itens a seguir, com base na Lei Complementar n.º 80/1994.

I. É prerrogativa do defensor público comunicar-se, pessoal e reservadamente, com seus assistidos, ainda quando estes se acharem presos ou detidos, mesmo incomunicáveis, tendo livre ingresso em estabelecimentos policiais, prisionais e de internação coletiva, mediante prévio agendamento.

II. O defensor público não pode ser preso, senão por ordem judicial escrita, salvo em flagrante de crime inafiançável, caso em que a autoridade fará imediata comunicação ao defensor público-geral.

III. É prerrogativa do defensor público ser recolhido à prisão especial ou à sala especial de Estado-maior, com direito a privacidade, e, após sentença condenatória transitada em julgado, ser recolhido em dependência separada, no estabelecimento em que tiver de ser cumprida a pena.

IV. É vedado ao defensor público exercer atividade político-partidária enquanto atuar junto à justiça eleitoral.

V. Defensor público não pode exercer o comércio ou participar de sociedade comercial, em nenhuma hipótese.

Estão certos apenas os itens

 

(DPE/RR – FCC – 2021) A definição e o conceito do crime contra a humanidade estão detalhadamente previstos

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da influência do ‘labelling approach’ no pensamento jurídico brasileiro.

I. O sistema progressivo de execução da pena rechaça a ideia do ‘labelling’.

II. As penas substitutivas constituem política desinstitucionalizadora e acolhem as ideia gerais do ‘labelling’.

III. Os dispositivos da Lei de Execução Penal que definem os direitos do preso, especialmente de contato com o mundo externo, acolhem as ideias do labelling.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/RJ – Juiz – VUNESP – 2019) João ministra veneno a Maria, em dose apta a causar-lhe a morte, pois ela iria informar à autoridade policial que João havia mantido relação sexual incestuosa e consentida com a filha dele, de 16 anos. Antes que o resultado se efetive, João socorre Maria, levando-a a um pronto- -socorro. Lá, o médico de plantão deixa de atender Maria, sob a única razão de estar almoçando. Maria, que seria salva caso o médico interviesse, morre.

Diante desse cenário, que admite múltiplas qualificações jurídicas, assinale a alternativa que melhor se adeque à espécie.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da aplicação do princípio da proporcionalidade como critério limitador da constitucionalidade das leis penais incriminadoras, tratando também do concurso de agentes. Marque a assertiva CORRETA.

 

(TJ/MS - Juiz – FCC – 2020) Quanto aos crimes contra a honra, correto afirmar que

 

(EMAGIS) Sobre o Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) e também sobre a Suspensão Condicional do Processo Penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, havendo fundadas suspeitas da prática de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro relacionados com a função pública por parlamentar estadual com prerrogativa de foro no respectivo Tribunal de Justiça, pretenda o Ministério Público formalizar procedimento interno de investigação criminal ou a Polícia Civil instaurar inquérito policial. De forma similar, considere outra situação que envolva a mesma suspeita criminosa, também com nexo funcional, em face de prefeito municipal, também com prerrogativa de foro no respectivo Tribunal de Justiça.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A Lei n. 13.964/2019, intitulada Pacote Anticrime, promoveu profundas alterações no marco normativo referente aos lapsos exigidos para o alcance da progressão a regime menos gravoso, tendo sido expressamente revogadas as disposições do art. 2º, § 2º, da Lei n. 8.072/1990 e estabelecidos patamares calcados não apenas na natureza do delito, mas também no caráter da reincidência, seja ela genérica ou específica.

A propósito, tendo presente compreensão assentada recentemente tanto pelo Supremo Tribunal Federal quanto pelo Superior Tribunal de Justiça sobre o tema, marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Marcela e Renata contraíram obrigação indivisível cujo cumprimento se tornou impossível por culpa exclusiva da primeira. Nesse caso, de acordo com o Código Civil, resolve-se a obrigação em perdas e danos, pelas quais

 

(EMAGIS) Sobre o direito das coisas, julgue os itens abaixo.

I. Considera-se possuidor, para todos os efeitos legais, também a coletividade desprovida de personalidade jurídica.

II. A posse das coisas móveis pode ser transmitida pelo constituto possessório, assim como a posse das coisas imóveis.

III. É inadmissível ação de reintegração de posse contra terceiro possuidor de boa-fé, contra quem cabe tão somente a propositura de demanda de natureza real.

Estão corretos somente os itens:

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) Amália se casou com Bruno, em 2016, sob o regime de comunhão parcial de bens. Antes do casamento civil, Bruno já possuía uma casa. Na constância do casamento, Amália recebeu a doação de um carro e celebrou contrato de previdência complementar aberta na modalidade VGBL, enquanto Bruno herdou uma fazenda e teve valores depositados a título de FGTS. Diante disso, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Relativamente aos recursos, sob o pálio do CPC e da mais abalizada visão doutrinária, aquilate as proposições postas a seguir.

I. É irrecorrível o pronunciamento judicial que postergar a análise do pedido de tutela provisória para momento posterior à formação de um contraditório mínimo.

II. É dever do relator, e não faculdade, conceder o prazo ao recorrente para sanar o vício ou complementar a documentação exigível, antes de inadmitir qualquer recurso, exceto os excepcionais.

III. A Súmula n. 115 do STJ (“Na instância especial é inexistente recurso interposto por advogado sem procuração nos autos”) fica superada, porquanto incompatível com as novas regras do CPC/2015.

Há erro somente nos itens:

 

(EMAGIS) Sobre o incidente de resolução de demandas repetitivas, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Considere que segurado do INSS, tendo seu benefício de auxílio-doença indeferido na esfera administrativa pela autarquia previdenciária, pretenda ajuizar ação para inverter a conclusão administrativa. Tenha presente que resida ele em Município no qual inexiste Vara Federal, mas existe Vara da Justiça Estadual. Tenha certo também que se trate de Município integrado, segundo a organização da Justiça Estadual, a Comarca na qual existe Vara da Justiça Federal, esta, com efeito, sediada em Município outro também integrado na mesma Comarca.

A propósito da competência para processar e julgar a ação previdenciária em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que atine à defesa coletiva dos direitos em juízo, assinale a alternativa CORRETA

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o controle de constitucionalidade, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Considerando a jurisprudência do STF em torno do controle de constitucionalidade, julgue os itens abaixo.

I. A cláusula de reserva de plenário não é aplicável às Turmas Recursais dos Juizados Especiais.

II. Não é admissível a modulação dos efeitos da decisão de recepção de lei ou ato normativo editado antes da nova Constituição.

III. O STF reconhece o cabimento de ADPF contra ato normativo revogado ou com a sua eficácia exaurida.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as Forças Armadas e o Serviço Militar Obrigatório, tendo presente o texto constitucional e a jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. Cabe à lei definir os termos em que o serviço militar é obrigatório, dele sendo isentos, em tempo de paz, por força de norma constitucional, as mulheres e os eclesiásticos, sem prejuízo de a lei poder atribuir-lhes outros encargos.

II. Os estudantes de Medicina, Farmácia, Odontologia ou Veterinária dispensados do Serviço Militar Obrigatório por excesso de contingente têm direito adquirido a não receberem nova convocação para prestação do serviço militar obrigatório, inaplicável norma legal que admitida nova convocação após a conclusão do curso, convocação que somente se admite daqueles que obtiveram anteriormente o mero adiamento de incorporação, não a dispensa propriamente dira .

III. Às Forças Armadas compete, na forma da lei, atribuir serviço alternativo aos que, em tempo de paz, após alistados, alegarem imperativo de consciência, entendendo-se como tal o decorrente de crença religiosa e de convicção filosófica, e mesmo de convicção política, para se eximirem de atividades de caráter essencialmente militar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da compatibilidade entre o Poder Normativo conferido às agências reguladores, e os ditames constitucionais, em especial o Princípio da Legalidade.

I. A doutrina, ainda que haja segmento minoritário que entenda em sentido inverso, reconhece a constitucionalidade das determinações normativas de tais entidades quando referentes aspectos estritamente técnicos.

II. Para o STF, a função normativa das agências reguladoras, tais como a ANVISA, confunde-se com a função regulamentadora da Administração, encontrando suporte no artigo 84, IV, da CF/1988, não se concebendo tais regulamentos como derivados do poder geral de polícia da Administração, poder este que não admite componente normativo tão amplo.

III. Aplicando a doutrina norte-americana da deferência administrativa (Chevron U.S.A. v. Natural Res. Def. Council), o STF considerou constitucional normativo da ANVISA que, dentre outras providências, proíbe a fabricação, importação e comercialização, no país, de produtos fumígenos derivados do tabaco que contenham as substâncias ou compostos que define como aditivos, isto é, compostos e substâncias que aumentam a sua atratividade e a capacidade de causar dependência química.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do Direito Administrativo e o poder de polícia, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) No que concerne ao processo administrativo e ao processo administrativo disciplinar, assinale a alternativa correta, ao lume da Lei 9.784/99 e do magistério jurisprudencial.

 

(EMAGIS) Considere que Estado-membro pretenda cobrar, de empresa privada concessionária do serviço de fornecimento de energia elétrica, retribuição pecuniária por estar esta fazendo uso privativo de bem público estadual, qual seja, faixa marginal de rodovias estaduais, para fixação de seus postes e lançamento de cabos necessários à prestação do serviço concedido.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.     

I. O Código Civil admite que o uso comum dos bens públicos pode ser gratuito ou retribuído, conforme for estabelecido legalmente pela entidade a cuja administração pertencerem.

II. Para o STJ, a cobrança em questão não tem natureza de taxa, mas, sim, de preço público, ainda assim sendo descabida.

III. Para o STF, caso a cobrança esteja amparada em lei formal estadual, será constitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as parcerias público-privadas, aquilate os itens expostos a seguir, tendo por base a Lei 11.079/04.

I. Concessão administrativa é a concessão de serviços públicos ou de obras públicas de que trata a Lei 8.987/95, quando envolver, adicionalmente à tarifa cobrada dos usuários, contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado.

II. É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada cujo período de prestação do serviço seja inferior a 10 (dez) anos.

III. Na contratação de parceria público-privada serão observadas, dentre outras, as diretrizes de repartição objetiva de riscos entre as partes e de indelegabilidade das funções de regulação, jurisdicional, do exercício do poder de polícia e de outras atividades exclusivas do Estado.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere que, em fiscalização de rotina, depare-se a autoridade administrativa ambiental com animais em situação de maus-tratos, pretendendo, como determina o artigo 25, caput, da Lei 9.605/1996 (“Art. 25. Verificada a infração, serão apreendidos seus produtos e instrumentos, lavrando-se os respectivos autos.”), efetuar a apreensão dos produtos e instrumentos da infração, bem como dar-lhes a respectiva destinação legal.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A alteração introduzida pela Lei 13.052/2014 tornou expresso que, quanto aos animais, a prioridade é sua libertação no respectivo habitat, sendo subsidiária sua entrega a jardins zoológicos, fundações ou entidades assemelhadas, para guarda.

II. Caso, como instrumento ou produto da infração, haja também madeiras, não mais se aplica a obrigação de que sejam levadas a leilão, podendo tais madeiras ser avaliadas e doadas a instituições científicas, hospitalares, penais e outras com fins beneficentes.

III. Para o STF, é compatível com a Constituição interpretação do artigo 25 da Lei 9.605/1998 que autorize o abate dos animais em questão, desde que devidamente regulamentada a prática e seus requisitos em ato normativo infralegal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Dentre as assertivas a seguir, assinale aquela que NÃO está de acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.

 

(EMAGIS) Sobre o ICMS, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a classificação dos créditos na falência, avalie as assertivas que seguem.

I. A Lei 14.112/2020, alterando a Lei 11.101/2005, passa a admitir que, por exemplo, caso o crédito trabalhista seja cedido a terceiro, conserva sua ordem originária na classificação dos créditos.

II. A Lei 14.112/2020 mantém como extraconcursais tanto as obrigações resultantes de atos jurídicos válidos praticados durante a recuperação judicial, nos termos do art. 67 da Lei 11.101/2005, ou após a decretação da falência, quanto os tributos relativos a fatos geradores ocorridos após a decretação da falência, respeitada a ordem estabelecida no art. 83 da Lei 11.101/2005.

III. Segundo recente decisão do STF, é constitucional a qualificação como créditos extraconcursais a serem pagos com precedência sobre os demais tanto das obrigações resultantes de atos jurídicos válidos praticados durante a recuperação judicial ou após a decretação da falência, quanto dos tributos relativos a fatos geradores ocorridos após a decretação da falência, já que tais regras são voltadas à tentativa de preservação da empresa e também realizam a justiça social da tributação, trazendo discrímen justificado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da execução extrajudicial hipotecária disciplinada no Decreto-lei 70/1966, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/MT – ADAPTADA – 2016) Sobre a evolução histórica do direito da criança e do adolescente, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) De acordo com o Código de Defesa do Consumidor e a jurisprudência consolidada, assinale a alternativa CORRETA.

 

Objetivas MPF - Rodada 06.2022

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o controle de constitucionalidade, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Considerando a jurisprudência do STF em torno do controle de constitucionalidade, julgue os itens abaixo.

I. A cláusula de reserva de plenário não é aplicável às Turmas Recursais dos Juizados Especiais.

II. Não é admissível a modulação dos efeitos da decisão de recepção de lei ou ato normativo editado antes da nova Constituição.

III. O STF reconhece o cabimento de ADPF contra ato normativo revogado ou com a sua eficácia exaurida.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as Forças Armadas e o Serviço Militar Obrigatório, tendo presente o texto constitucional e a jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. Cabe à lei definir os termos em que o serviço militar é obrigatório, dele sendo isentos, em tempo de paz, por força de norma constitucional, as mulheres e os eclesiásticos, sem prejuízo de a lei poder atribuir-lhes outros encargos.

II. Os estudantes de Medicina, Farmácia, Odontologia ou Veterinária dispensados do Serviço Militar Obrigatório por excesso de contingente têm direito adquirido a não receberem nova convocação para prestação do serviço militar obrigatório, inaplicável norma legal que admitida nova convocação após a conclusão do curso, convocação que somente se admite daqueles que obtiveram anteriormente o mero adiamento de incorporação, não a dispensa propriamente dira .

III. Às Forças Armadas compete, na forma da lei, atribuir serviço alternativo aos que, em tempo de paz, após alistados, alegarem imperativo de consciência, entendendo-se como tal o decorrente de crença religiosa e de convicção filosófica, e mesmo de convicção política, para se eximirem de atividades de caráter essencialmente militar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da compatibilidade entre o Poder Normativo conferido às agências reguladores, e os ditames constitucionais, em especial o Princípio da Legalidade.

I. A doutrina, ainda que haja segmento minoritário que entenda em sentido inverso, reconhece a constitucionalidade das determinações normativas de tais entidades quando referentes aspectos estritamente técnicos.

II. Para o STF, a função normativa das agências reguladoras, tais como a ANVISA, confunde-se com a função regulamentadora da Administração, encontrando suporte no artigo 84, IV, da CF/1988, não se concebendo tais regulamentos como derivados do poder geral de polícia da Administração, poder este que não admite componente normativo tão amplo.

III. Aplicando a doutrina norte-americana da deferência administrativa (Chevron U.S.A. v. Natural Res. Def. Council), o STF considerou constitucional normativo da ANVISA que, dentre outras providências, proíbe a fabricação, importação e comercialização, no país, de produtos fumígenos derivados do tabaco que contenham as substâncias ou compostos que define como aditivos, isto é, compostos e substâncias que aumentam a sua atratividade e a capacidade de causar dependência química.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/RR – FCC – 2021) A definição e o conceito do crime contra a humanidade estão detalhadamente previstos

 

(EMAGIS) Com relação à Lei 9.504/97, julgue os itens abaixo:

I. Os candidatos estão obrigados à inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ.

II. O partido ou candidato que receber recursos provenientes de fontes vedadas ou de origem não identificada deverá proceder à devolução dos valores recebidos ou, não sendo possível a identificação da fonte, doá-los para entidades beneficentes de assistência social.

III. Algumas despesas de natureza pessoal do candidato não são consideradas gastos eleitorais nem se sujeitam a prestação de contas. Entre elas, incluem-se os gastos com combustível e manutenção de veículo automotor usado pelo candidato na campanha, assim como os gastos com remuneração, alimentação e hospedagem do condutor desse veículo.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do Direito Administrativo e o poder de polícia, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) No que concerne ao processo administrativo e ao processo administrativo disciplinar, assinale a alternativa correta, ao lume da Lei 9.784/99 e do magistério jurisprudencial.

 

(EMAGIS) Considere que Estado-membro pretenda cobrar, de empresa privada concessionária do serviço de fornecimento de energia elétrica, retribuição pecuniária por estar esta fazendo uso privativo de bem público estadual, qual seja, faixa marginal de rodovias estaduais, para fixação de seus postes e lançamento de cabos necessários à prestação do serviço concedido.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.     

I. O Código Civil admite que o uso comum dos bens públicos pode ser gratuito ou retribuído, conforme for estabelecido legalmente pela entidade a cuja administração pertencerem.

II. Para o STJ, a cobrança em questão não tem natureza de taxa, mas, sim, de preço público, ainda assim sendo descabida.

III. Para o STF, caso a cobrança esteja amparada em lei formal estadual, será constitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as parcerias público-privadas, aquilate os itens expostos a seguir, tendo por base a Lei 11.079/04.

I. Concessão administrativa é a concessão de serviços públicos ou de obras públicas de que trata a Lei 8.987/95, quando envolver, adicionalmente à tarifa cobrada dos usuários, contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado.

II. É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada cujo período de prestação do serviço seja inferior a 10 (dez) anos.

III. Na contratação de parceria público-privada serão observadas, dentre outras, as diretrizes de repartição objetiva de riscos entre as partes e de indelegabilidade das funções de regulação, jurisdicional, do exercício do poder de polícia e de outras atividades exclusivas do Estado.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere que, em fiscalização de rotina, depare-se a autoridade administrativa ambiental com animais em situação de maus-tratos, pretendendo, como determina o artigo 25, caput, da Lei 9.605/1996 (“Art. 25. Verificada a infração, serão apreendidos seus produtos e instrumentos, lavrando-se os respectivos autos.”), efetuar a apreensão dos produtos e instrumentos da infração, bem como dar-lhes a respectiva destinação legal.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A alteração introduzida pela Lei 13.052/2014 tornou expresso que, quanto aos animais, a prioridade é sua libertação no respectivo habitat, sendo subsidiária sua entrega a jardins zoológicos, fundações ou entidades assemelhadas, para guarda.

II. Caso, como instrumento ou produto da infração, haja também madeiras, não mais se aplica a obrigação de que sejam levadas a leilão, podendo tais madeiras ser avaliadas e doadas a instituições científicas, hospitalares, penais e outras com fins beneficentes.

III. Para o STF, é compatível com a Constituição interpretação do artigo 25 da Lei 9.605/1998 que autorize o abate dos animais em questão, desde que devidamente regulamentada a prática e seus requisitos em ato normativo infralegal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Dentre as assertivas a seguir, assinale aquela que NÃO está de acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.

 

(EMAGIS) Relativamente à progressividade de alíquotas tributárias em consonância com o aumento da base de cálculo, a doutrina distingue a progressividade simples da progressividade graduada. A propósito, e também sobre a aplicação dessa sistemática a tributos federais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as discussões doutrinárias referentes ao orçamento como lei formal e também com o denominado orçamento impositivo. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam, no âmbito do Direito Internacional Público, da imunidade à jurisdição e à execução dos Estados soberanos relativamente ao aparato jurisdicional interno de seus congêneres, devendo ser avaliadas também em consonância com recentes orientações do Supremo Tribunal Federal. Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) A doutrina contemporânea desenvolve a ideia de que o modelo atualmente vigente de Estado Regulador apresenta algumas notas distintivas claras em relação ao clássico modelo do Estado Providência. A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Caracteriza-se o Estado Regulador pela transferência para a iniciativa privada de atividades anteriormente desenvolvidas pelo Estado Providência, em geral as dotadas de forte racionalidade econômica.

II. Característica marcante da concepção regulatória de Estado reside na inversão da relevância do instrumento interventivo na ordem econômica: o Estado Providência preconizou o exercício direto pelo Estado de funções econômicas e o Estado Regulador privilegia a competência regulatória, permanecendo no domínio econômico, mas não mais como exercente direto de atividades.

III. Característica notável da atuação regulatória do Estado é que o modelo de regulação, para além desse escopo limitado de corrigir distorções de mercado, admite a possibilidade de intervenção destinada a propiciar a realização de certos valores de natureza política ou social, o que se torna evidente caso a regulação seja da prestação de serviços públicos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) De acordo com o Código de Defesa do Consumidor e a jurisprudência consolidada, assinale a alternativa CORRETA.

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Marcela e Renata contraíram obrigação indivisível cujo cumprimento se tornou impossível por culpa exclusiva da primeira. Nesse caso, de acordo com o Código Civil, resolve-se a obrigação em perdas e danos, pelas quais

 

(EMAGIS) Sobre o direito das coisas, julgue os itens abaixo.

I. Considera-se possuidor, para todos os efeitos legais, também a coletividade desprovida de personalidade jurídica.

II. A posse das coisas móveis pode ser transmitida pelo constituto possessório, assim como a posse das coisas imóveis.

III. É inadmissível ação de reintegração de posse contra terceiro possuidor de boa-fé, contra quem cabe tão somente a propositura de demanda de natureza real.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Relativamente aos recursos, sob o pálio do CPC e da mais abalizada visão doutrinária, aquilate as proposições postas a seguir.

I. É irrecorrível o pronunciamento judicial que postergar a análise do pedido de tutela provisória para momento posterior à formação de um contraditório mínimo.

II. É dever do relator, e não faculdade, conceder o prazo ao recorrente para sanar o vício ou complementar a documentação exigível, antes de inadmitir qualquer recurso, exceto os excepcionais.

III. A Súmula n. 115 do STJ (“Na instância especial é inexistente recurso interposto por advogado sem procuração nos autos”) fica superada, porquanto incompatível com as novas regras do CPC/2015.

Há erro somente nos itens:

 

(EMAGIS) Sobre o incidente de resolução de demandas repetitivas, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Considere que segurado do INSS, tendo seu benefício de auxílio-doença indeferido na esfera administrativa pela autarquia previdenciária, pretenda ajuizar ação para inverter a conclusão administrativa. Tenha presente que resida ele em Município no qual inexiste Vara Federal, mas existe Vara da Justiça Estadual. Tenha certo também que se trate de Município integrado, segundo a organização da Justiça Estadual, a Comarca na qual existe Vara da Justiça Federal, esta, com efeito, sediada em Município outro também integrado na mesma Comarca.

A propósito da competência para processar e julgar a ação previdenciária em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da influência do ‘labelling approach’ no pensamento jurídico brasileiro.

I. O sistema progressivo de execução da pena rechaça a ideia do ‘labelling’.

II. As penas substitutivas constituem política desinstitucionalizadora e acolhem as ideia gerais do ‘labelling’.

III. Os dispositivos da Lei de Execução Penal que definem os direitos do preso, especialmente de contato com o mundo externo, acolhem as ideias do labelling.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/RJ – Juiz – VUNESP – 2019) João ministra veneno a Maria, em dose apta a causar-lhe a morte, pois ela iria informar à autoridade policial que João havia mantido relação sexual incestuosa e consentida com a filha dele, de 16 anos. Antes que o resultado se efetive, João socorre Maria, levando-a a um pronto- -socorro. Lá, o médico de plantão deixa de atender Maria, sob a única razão de estar almoçando. Maria, que seria salva caso o médico interviesse, morre.

Diante desse cenário, que admite múltiplas qualificações jurídicas, assinale a alternativa que melhor se adeque à espécie.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da aplicação do princípio da proporcionalidade como critério limitador da constitucionalidade das leis penais incriminadoras, tratando também do concurso de agentes. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta:

 

(TJ/MS - Juiz – FCC – 2020) Quanto aos crimes contra a honra, correto afirmar que

 

(EMAGIS) Sobre o Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) e também sobre a Suspensão Condicional do Processo Penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, havendo fundadas suspeitas da prática de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro relacionados com a função pública por parlamentar estadual com prerrogativa de foro no respectivo Tribunal de Justiça, pretenda o Ministério Público formalizar procedimento interno de investigação criminal ou a Polícia Civil instaurar inquérito policial. De forma similar, considere outra situação que envolva a mesma suspeita criminosa, também com nexo funcional, em face de prefeito municipal, também com prerrogativa de foro no respectivo Tribunal de Justiça.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A Lei n. 13.964/2019, intitulada Pacote Anticrime, promoveu profundas alterações no marco normativo referente aos lapsos exigidos para o alcance da progressão a regime menos gravoso, tendo sido expressamente revogadas as disposições do art. 2º, § 2º, da Lei n. 8.072/1990 e estabelecidos patamares calcados não apenas na natureza do delito, mas também no caráter da reincidência, seja ela genérica ou específica.

A propósito, tendo presente compreensão assentada recentemente tanto pelo Supremo Tribunal Federal quanto pelo Superior Tribunal de Justiça sobre o tema, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas AGU/PFN/PGF - Rodada 06.2022

(EMAGIS) Sobre os princípios do Direito Administrativo e o poder de polícia, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) No que concerne ao processo administrativo e ao processo administrativo disciplinar, assinale a alternativa correta, ao lume da Lei 9.784/99 e do magistério jurisprudencial.

 

(EMAGIS) Considere que Estado-membro pretenda cobrar, de empresa privada concessionária do serviço de fornecimento de energia elétrica, retribuição pecuniária por estar esta fazendo uso privativo de bem público estadual, qual seja, faixa marginal de rodovias estaduais, para fixação de seus postes e lançamento de cabos necessários à prestação do serviço concedido.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.     

I. O Código Civil admite que o uso comum dos bens públicos pode ser gratuito ou retribuído, conforme for estabelecido legalmente pela entidade a cuja administração pertencerem.

II. Para o STJ, a cobrança em questão não tem natureza de taxa, mas, sim, de preço público, ainda assim sendo descabida.

III. Para o STF, caso a cobrança esteja amparada em lei formal estadual, será constitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as parcerias público-privadas, aquilate os itens expostos a seguir, tendo por base a Lei 11.079/04.

I. Concessão administrativa é a concessão de serviços públicos ou de obras públicas de que trata a Lei 8.987/95, quando envolver, adicionalmente à tarifa cobrada dos usuários, contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado.

II. É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada cujo período de prestação do serviço seja inferior a 10 (dez) anos.

III. Na contratação de parceria público-privada serão observadas, dentre outras, as diretrizes de repartição objetiva de riscos entre as partes e de indelegabilidade das funções de regulação, jurisdicional, do exercício do poder de polícia e de outras atividades exclusivas do Estado.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o controle de constitucionalidade, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Considerando a jurisprudência do STF em torno do controle de constitucionalidade, julgue os itens abaixo.

I. A cláusula de reserva de plenário não é aplicável às Turmas Recursais dos Juizados Especiais.

II. Não é admissível a modulação dos efeitos da decisão de recepção de lei ou ato normativo editado antes da nova Constituição.

III. O STF reconhece o cabimento de ADPF contra ato normativo revogado ou com a sua eficácia exaurida.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as Forças Armadas e o Serviço Militar Obrigatório, tendo presente o texto constitucional e a jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. Cabe à lei definir os termos em que o serviço militar é obrigatório, dele sendo isentos, em tempo de paz, por força de norma constitucional, as mulheres e os eclesiásticos, sem prejuízo de a lei poder atribuir-lhes outros encargos.

II. Os estudantes de Medicina, Farmácia, Odontologia ou Veterinária dispensados do Serviço Militar Obrigatório por excesso de contingente têm direito adquirido a não receberem nova convocação para prestação do serviço militar obrigatório, inaplicável norma legal que admitida nova convocação após a conclusão do curso, convocação que somente se admite daqueles que obtiveram anteriormente o mero adiamento de incorporação, não a dispensa propriamente dira .

III. Às Forças Armadas compete, na forma da lei, atribuir serviço alternativo aos que, em tempo de paz, após alistados, alegarem imperativo de consciência, entendendo-se como tal o decorrente de crença religiosa e de convicção filosófica, e mesmo de convicção política, para se eximirem de atividades de caráter essencialmente militar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da compatibilidade entre o Poder Normativo conferido às agências reguladores, e os ditames constitucionais, em especial o Princípio da Legalidade.

I. A doutrina, ainda que haja segmento minoritário que entenda em sentido inverso, reconhece a constitucionalidade das determinações normativas de tais entidades quando referentes aspectos estritamente técnicos.

II. Para o STF, a função normativa das agências reguladoras, tais como a ANVISA, confunde-se com a função regulamentadora da Administração, encontrando suporte no artigo 84, IV, da CF/1988, não se concebendo tais regulamentos como derivados do poder geral de polícia da Administração, poder este que não admite componente normativo tão amplo.

III. Aplicando a doutrina norte-americana da deferência administrativa (Chevron U.S.A. v. Natural Res. Def. Council), o STF considerou constitucional normativo da ANVISA que, dentre outras providências, proíbe a fabricação, importação e comercialização, no país, de produtos fumígenos derivados do tabaco que contenham as substâncias ou compostos que define como aditivos, isto é, compostos e substâncias que aumentam a sua atratividade e a capacidade de causar dependência química.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os princípios da Seguridade Social, a interpretação, aplicação, integração e eficácia das suas normas, bem como acerca do direito intertemporal, direito adquirido e expectativa de direito em matéria previdenciária, assinale a alternativa correta.

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Marcela e Renata contraíram obrigação indivisível cujo cumprimento se tornou impossível por culpa exclusiva da primeira. Nesse caso, de acordo com o Código Civil, resolve-se a obrigação em perdas e danos, pelas quais

 

(EMAGIS) Sobre o direito das coisas, julgue os itens abaixo.

I. Considera-se possuidor, para todos os efeitos legais, também a coletividade desprovida de personalidade jurídica.

II. A posse das coisas móveis pode ser transmitida pelo constituto possessório, assim como a posse das coisas imóveis.

III. É inadmissível ação de reintegração de posse contra terceiro possuidor de boa-fé, contra quem cabe tão somente a propositura de demanda de natureza real.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Relativamente aos recursos, sob o pálio do CPC e da mais abalizada visão doutrinária, aquilate as proposições postas a seguir.

I. É irrecorrível o pronunciamento judicial que postergar a análise do pedido de tutela provisória para momento posterior à formação de um contraditório mínimo.

II. É dever do relator, e não faculdade, conceder o prazo ao recorrente para sanar o vício ou complementar a documentação exigível, antes de inadmitir qualquer recurso, exceto os excepcionais.

III. A Súmula n. 115 do STJ (“Na instância especial é inexistente recurso interposto por advogado sem procuração nos autos”) fica superada, porquanto incompatível com as novas regras do CPC/2015.

Há erro somente nos itens:

 

(EMAGIS) Sobre o incidente de resolução de demandas repetitivas, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Considere que segurado do INSS, tendo seu benefício de auxílio-doença indeferido na esfera administrativa pela autarquia previdenciária, pretenda ajuizar ação para inverter a conclusão administrativa. Tenha presente que resida ele em Município no qual inexiste Vara Federal, mas existe Vara da Justiça Estadual. Tenha certo também que se trate de Município integrado, segundo a organização da Justiça Estadual, a Comarca na qual existe Vara da Justiça Federal, esta, com efeito, sediada em Município outro também integrado na mesma Comarca.

A propósito da competência para processar e julgar a ação previdenciária em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) De acordo com o Código de Defesa do Consumidor e a jurisprudência consolidada, assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A doutrina contemporânea desenvolve a ideia de que o modelo atualmente vigente de Estado Regulador apresenta algumas notas distintivas claras em relação ao clássico modelo do Estado Providência. A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Caracteriza-se o Estado Regulador pela transferência para a iniciativa privada de atividades anteriormente desenvolvidas pelo Estado Providência, em geral as dotadas de forte racionalidade econômica.

II. Característica marcante da concepção regulatória de Estado reside na inversão da relevância do instrumento interventivo na ordem econômica: o Estado Providência preconizou o exercício direto pelo Estado de funções econômicas e o Estado Regulador privilegia a competência regulatória, permanecendo no domínio econômico, mas não mais como exercente direto de atividades.

III. Característica notável da atuação regulatória do Estado é que o modelo de regulação, para além desse escopo limitado de corrigir distorções de mercado, admite a possibilidade de intervenção destinada a propiciar a realização de certos valores de natureza política ou social, o que se torna evidente caso a regulação seja da prestação de serviços públicos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a classificação dos créditos na falência, avalie as assertivas que seguem.

I. A Lei 14.112/2020, alterando a Lei 11.101/2005, passa a admitir que, por exemplo, caso o crédito trabalhista seja cedido a terceiro, conserva sua ordem originária na classificação dos créditos.

II. A Lei 14.112/2020 mantém como extraconcursais tanto as obrigações resultantes de atos jurídicos válidos praticados durante a recuperação judicial, nos termos do art. 67 da Lei 11.101/2005, ou após a decretação da falência, quanto os tributos relativos a fatos geradores ocorridos após a decretação da falência, respeitada a ordem estabelecida no art. 83 da Lei 11.101/2005.

III. Segundo recente decisão do STF, é constitucional a qualificação como créditos extraconcursais a serem pagos com precedência sobre os demais tanto das obrigações resultantes de atos jurídicos válidos praticados durante a recuperação judicial ou após a decretação da falência, quanto dos tributos relativos a fatos geradores ocorridos após a decretação da falência, já que tais regras são voltadas à tentativa de preservação da empresa e também realizam a justiça social da tributação, trazendo discrímen justificado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da execução extrajudicial hipotecária disciplinada no Decreto-lei 70/1966, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Dentre as assertivas a seguir, assinale aquela que NÃO está de acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.

 

(EMAGIS) Relativamente à progressividade de alíquotas tributárias em consonância com o aumento da base de cálculo, a doutrina distingue a progressividade simples da progressividade graduada. A propósito, e também sobre a aplicação dessa sistemática a tributos federais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as discussões doutrinárias referentes ao orçamento como lei formal e também com o denominado orçamento impositivo. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, em fiscalização de rotina, depare-se a autoridade administrativa ambiental com animais em situação de maus-tratos, pretendendo, como determina o artigo 25, caput, da Lei 9.605/1996 (“Art. 25. Verificada a infração, serão apreendidos seus produtos e instrumentos, lavrando-se os respectivos autos.”), efetuar a apreensão dos produtos e instrumentos da infração, bem como dar-lhes a respectiva destinação legal.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A alteração introduzida pela Lei 13.052/2014 tornou expresso que, quanto aos animais, a prioridade é sua libertação no respectivo habitat, sendo subsidiária sua entrega a jardins zoológicos, fundações ou entidades assemelhadas, para guarda.

II. Caso, como instrumento ou produto da infração, haja também madeiras, não mais se aplica a obrigação de que sejam levadas a leilão, podendo tais madeiras ser avaliadas e doadas a instituições científicas, hospitalares, penais e outras com fins beneficentes.

III. Para o STF, é compatível com a Constituição interpretação do artigo 25 da Lei 9.605/1998 que autorize o abate dos animais em questão, desde que devidamente regulamentada a prática e seus requisitos em ato normativo infralegal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam, no âmbito do Direito Internacional Público, da imunidade à jurisdição e à execução dos Estados soberanos relativamente ao aparato jurisdicional interno de seus congêneres, devendo ser avaliadas também em consonância com recentes orientações do Supremo Tribunal Federal. Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(Procurador do Estado/SC – FEPESE – 2018) Analise as afirmativas abaixo a respeito da remuneração, conforme preconizado pela legislação trabalhista.

1. Com o advento da chamada “reforma trabalhista”, passaram a integrar o salário apenas a importância fixa estipulada, as gratificações de função e as comissões pagas pelo empregador.

2. O pagamento dos salários ao empregado deve ser efetuado em dia útil e no local do trabalho, dentro do horário do serviço ou imediatamente após o encerramento deste, exceto quando efetuado por meio de depósito bancário.

3. Com as alterações legais promovidas pela “reforma trabalhista”, consagrou-se que, sendo idêntica a função exercida, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, numa mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, etnia, nacionalidade ou idade.

4. Quando o pagamento houver sido estipulado por mês, deverá ser efetuado, o mais tardar, até o quinto dia útil do mês subsequente ao vencido.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas:

 

(Procurador do Estado do Amapá – FCC – 2018) A empresa “R” Móveis foi notificada para comparecer a audiência em reclamação trabalhista movida por seu ex-empregado Thor. Em relação ao preposto que irá representar a reclamada:

 

(TJ/RJ – Juiz – VUNESP – 2019) João ministra veneno a Maria, em dose apta a causar-lhe a morte, pois ela iria informar à autoridade policial que João havia mantido relação sexual incestuosa e consentida com a filha dele, de 16 anos. Antes que o resultado se efetive, João socorre Maria, levando-a a um pronto- -socorro. Lá, o médico de plantão deixa de atender Maria, sob a única razão de estar almoçando. Maria, que seria salva caso o médico interviesse, morre.

Diante desse cenário, que admite múltiplas qualificações jurídicas, assinale a alternativa que melhor se adeque à espécie.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da aplicação do princípio da proporcionalidade como critério limitador da constitucionalidade das leis penais incriminadoras, tratando também do concurso de agentes. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre o Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) e também sobre a Suspensão Condicional do Processo Penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, havendo fundadas suspeitas da prática de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro relacionados com a função pública por parlamentar estadual com prerrogativa de foro no respectivo Tribunal de Justiça, pretenda o Ministério Público formalizar procedimento interno de investigação criminal ou a Polícia Civil instaurar inquérito policial. De forma similar, considere outra situação que envolva a mesma suspeita criminosa, também com nexo funcional, em face de prefeito municipal, também com prerrogativa de foro no respectivo Tribunal de Justiça.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

PGE/PGM - Rodada 06.2022

Maria Alves foi aprovada em concurso público para o cargo de contador do quadro da Secretaria de Assistência Social do ESTADO BETA. O edital do concurso previu 2 (duas vagas) para o cargo e Maria Alves ficou classificada em 1° lugar no concurso, tendo este sido homologado.

Já próximo do final da validade do concurso, o ESTADO BETA, após amplos estudos e a efetivação de uma complexa reforma administrativa em contexto de grave crise econômico-fiscal, verificou a desnecessidade do cargo e extinguiu, via edição de ato normativo, o cargo de contador da Secretaria de Assistência Social.

Ressalta-se que o Estado passa por uma grave crise fiscal atestada pelo Tribunal de Contas Estadual em auditorias e em análises contínuas feitas pela Corte de Contas que, recentemente, verificou que o Ente está bem acima do limite de gastos com pessoal previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Inconformada com a situação, no primeiro dia após a expiração da validade do concurso, Maria Alves impetrou Mandado de Segurança em face do suposto ato ilegal praticado pelo Secretário, requerendo a sua nomeação imediata e pleiteando como pedido subsidiário o pagamento de indenização em virtude da extinção do cargo para o qual concorreu e foi aprovada.

Houve a prestação de informação pela autoridade coatora e o ingresso no feito do ESTADO BETA. Ademais, fora concedida a segurança pelo Juízo da 5ª Vara da Fazenda Pública da Capital do Estado, no sentido de determinar a imediata nomeação da autora sob a seguinte fundamentação: “A impetrante possui direito líquido e certo à nomeação, já que foi aprovada dentro do número de vagas do edital”.

Frisa-se que a Constituição Estadual do Estado Beta prevê que o Tribunal de Justiça possui competência originária para processar e julgar os atos de Secretário de Estado e do Governador.

Como Procurador(a) do Estado Beta, elabore a peça processual adequada para o caso, em defesa do Estado BETA, considerando a legislação, a doutrina e a jurisprudência pertinentes.

 

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 06.2022

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Marcela e Renata contraíram obrigação indivisível cujo cumprimento se tornou impossível por culpa exclusiva da primeira. Nesse caso, de acordo com o Código Civil, resolve-se a obrigação em perdas e danos, pelas quais

 

(EMAGIS) Sobre o direito das coisas, julgue os itens abaixo.

I. Considera-se possuidor, para todos os efeitos legais, também a coletividade desprovida de personalidade jurídica.

II. A posse das coisas móveis pode ser transmitida pelo constituto possessório, assim como a posse das coisas imóveis.

III. É inadmissível ação de reintegração de posse contra terceiro possuidor de boa-fé, contra quem cabe tão somente a propositura de demanda de natureza real.

Estão corretos somente os itens:

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) Amália se casou com Bruno, em 2016, sob o regime de comunhão parcial de bens. Antes do casamento civil, Bruno já possuía uma casa. Na constância do casamento, Amália recebeu a doação de um carro e celebrou contrato de previdência complementar aberta na modalidade VGBL, enquanto Bruno herdou uma fazenda e teve valores depositados a título de FGTS. Diante disso, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Relativamente aos recursos, sob o pálio do CPC e da mais abalizada visão doutrinária, aquilate as proposições postas a seguir.

I. É irrecorrível o pronunciamento judicial que postergar a análise do pedido de tutela provisória para momento posterior à formação de um contraditório mínimo.

II. É dever do relator, e não faculdade, conceder o prazo ao recorrente para sanar o vício ou complementar a documentação exigível, antes de inadmitir qualquer recurso, exceto os excepcionais.

III. A Súmula n. 115 do STJ (“Na instância especial é inexistente recurso interposto por advogado sem procuração nos autos”) fica superada, porquanto incompatível com as novas regras do CPC/2015.

Há erro somente nos itens:

 

(EMAGIS) Sobre o incidente de resolução de demandas repetitivas, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Considere que segurado do INSS, tendo seu benefício de auxílio-doença indeferido na esfera administrativa pela autarquia previdenciária, pretenda ajuizar ação para inverter a conclusão administrativa. Tenha presente que resida ele em Município no qual inexiste Vara Federal, mas existe Vara da Justiça Estadual. Tenha certo também que se trate de Município integrado, segundo a organização da Justiça Estadual, a Comarca na qual existe Vara da Justiça Federal, esta, com efeito, sediada em Município outro também integrado na mesma Comarca.

A propósito da competência para processar e julgar a ação previdenciária em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) De acordo com o Código de Defesa do Consumidor e a jurisprudência consolidada, assinale a alternativa CORRETA.

 

(DPE/MT – ADAPTADA – 2016) Sobre a evolução histórica do direito da criança e do adolescente, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da influência do ‘labelling approach’ no pensamento jurídico brasileiro.

I. O sistema progressivo de execução da pena rechaça a ideia do ‘labelling’.

II. As penas substitutivas constituem política desinstitucionalizadora e acolhem as ideia gerais do ‘labelling’.

III. Os dispositivos da Lei de Execução Penal que definem os direitos do preso, especialmente de contato com o mundo externo, acolhem as ideias do labelling.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/RJ – Juiz – VUNESP – 2019) João ministra veneno a Maria, em dose apta a causar-lhe a morte, pois ela iria informar à autoridade policial que João havia mantido relação sexual incestuosa e consentida com a filha dele, de 16 anos. Antes que o resultado se efetive, João socorre Maria, levando-a a um pronto- -socorro. Lá, o médico de plantão deixa de atender Maria, sob a única razão de estar almoçando. Maria, que seria salva caso o médico interviesse, morre.

Diante desse cenário, que admite múltiplas qualificações jurídicas, assinale a alternativa que melhor se adeque à espécie.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da aplicação do princípio da proporcionalidade como critério limitador da constitucionalidade das leis penais incriminadoras, tratando também do concurso de agentes. Marque a assertiva CORRETA.

 

(TJ/MS - Juiz – FCC – 2020) Quanto aos crimes contra a honra, correto afirmar que

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre o Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) e também sobre a Suspensão Condicional do Processo Penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, havendo fundadas suspeitas da prática de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro relacionados com a função pública por parlamentar estadual com prerrogativa de foro no respectivo Tribunal de Justiça, pretenda o Ministério Público formalizar procedimento interno de investigação criminal ou a Polícia Civil instaurar inquérito policial. De forma similar, considere outra situação que envolva a mesma suspeita criminosa, também com nexo funcional, em face de prefeito municipal, também com prerrogativa de foro no respectivo Tribunal de Justiça.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A Lei n. 13.964/2019, intitulada Pacote Anticrime, promoveu profundas alterações no marco normativo referente aos lapsos exigidos para o alcance da progressão a regime menos gravoso, tendo sido expressamente revogadas as disposições do art. 2º, § 2º, da Lei n. 8.072/1990 e estabelecidos patamares calcados não apenas na natureza do delito, mas também no caráter da reincidência, seja ela genérica ou específica.

A propósito, tendo presente compreensão assentada recentemente tanto pelo Supremo Tribunal Federal quanto pelo Superior Tribunal de Justiça sobre o tema, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o controle de constitucionalidade, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Considerando a jurisprudência do STF em torno do controle de constitucionalidade, julgue os itens abaixo.

I. A cláusula de reserva de plenário não é aplicável às Turmas Recursais dos Juizados Especiais.

II. Não é admissível a modulação dos efeitos da decisão de recepção de lei ou ato normativo editado antes da nova Constituição.

III. O STF reconhece o cabimento de ADPF contra ato normativo revogado ou com a sua eficácia exaurida.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as Forças Armadas e o Serviço Militar Obrigatório, tendo presente o texto constitucional e a jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. Cabe à lei definir os termos em que o serviço militar é obrigatório, dele sendo isentos, em tempo de paz, por força de norma constitucional, as mulheres e os eclesiásticos, sem prejuízo de a lei poder atribuir-lhes outros encargos.

II. Os estudantes de Medicina, Farmácia, Odontologia ou Veterinária dispensados do Serviço Militar Obrigatório por excesso de contingente têm direito adquirido a não receberem nova convocação para prestação do serviço militar obrigatório, inaplicável norma legal que admitida nova convocação após a conclusão do curso, convocação que somente se admite daqueles que obtiveram anteriormente o mero adiamento de incorporação, não a dispensa propriamente dira .

III. Às Forças Armadas compete, na forma da lei, atribuir serviço alternativo aos que, em tempo de paz, após alistados, alegarem imperativo de consciência, entendendo-se como tal o decorrente de crença religiosa e de convicção filosófica, e mesmo de convicção política, para se eximirem de atividades de caráter essencialmente militar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da compatibilidade entre o Poder Normativo conferido às agências reguladores, e os ditames constitucionais, em especial o Princípio da Legalidade.

I. A doutrina, ainda que haja segmento minoritário que entenda em sentido inverso, reconhece a constitucionalidade das determinações normativas de tais entidades quando referentes aspectos estritamente técnicos.

II. Para o STF, a função normativa das agências reguladoras, tais como a ANVISA, confunde-se com a função regulamentadora da Administração, encontrando suporte no artigo 84, IV, da CF/1988, não se concebendo tais regulamentos como derivados do poder geral de polícia da Administração, poder este que não admite componente normativo tão amplo.

III. Aplicando a doutrina norte-americana da deferência administrativa (Chevron U.S.A. v. Natural Res. Def. Council), o STF considerou constitucional normativo da ANVISA que, dentre outras providências, proíbe a fabricação, importação e comercialização, no país, de produtos fumígenos derivados do tabaco que contenham as substâncias ou compostos que define como aditivos, isto é, compostos e substâncias que aumentam a sua atratividade e a capacidade de causar dependência química.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação à Lei 9.504/97, julgue os itens abaixo:

I. Os candidatos estão obrigados à inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ.

II. O partido ou candidato que receber recursos provenientes de fontes vedadas ou de origem não identificada deverá proceder à devolução dos valores recebidos ou, não sendo possível a identificação da fonte, doá-los para entidades beneficentes de assistência social.

III. Algumas despesas de natureza pessoal do candidato não são consideradas gastos eleitorais nem se sujeitam a prestação de contas. Entre elas, incluem-se os gastos com combustível e manutenção de veículo automotor usado pelo candidato na campanha, assim como os gastos com remuneração, alimentação e hospedagem do condutor desse veículo.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a classificação dos créditos na falência, avalie as assertivas que seguem.

I. A Lei 14.112/2020, alterando a Lei 11.101/2005, passa a admitir que, por exemplo, caso o crédito trabalhista seja cedido a terceiro, conserva sua ordem originária na classificação dos créditos.

II. A Lei 14.112/2020 mantém como extraconcursais tanto as obrigações resultantes de atos jurídicos válidos praticados durante a recuperação judicial, nos termos do art. 67 da Lei 11.101/2005, ou após a decretação da falência, quanto os tributos relativos a fatos geradores ocorridos após a decretação da falência, respeitada a ordem estabelecida no art. 83 da Lei 11.101/2005.

III. Segundo recente decisão do STF, é constitucional a qualificação como créditos extraconcursais a serem pagos com precedência sobre os demais tanto das obrigações resultantes de atos jurídicos válidos praticados durante a recuperação judicial ou após a decretação da falência, quanto dos tributos relativos a fatos geradores ocorridos após a decretação da falência, já que tais regras são voltadas à tentativa de preservação da empresa e também realizam a justiça social da tributação, trazendo discrímen justificado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da execução extrajudicial hipotecária disciplinada no Decreto-lei 70/1966, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Dentre as assertivas a seguir, assinale aquela que NÃO está de acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.

 

(EMAGIS) Sobre o ICMS, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente à progressividade de alíquotas tributárias em consonância com o aumento da base de cálculo, a doutrina distingue a progressividade simples da progressividade graduada. A propósito, e também sobre a aplicação dessa sistemática a tributos federais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, em fiscalização de rotina, depare-se a autoridade administrativa ambiental com animais em situação de maus-tratos, pretendendo, como determina o artigo 25, caput, da Lei 9.605/1996 (“Art. 25. Verificada a infração, serão apreendidos seus produtos e instrumentos, lavrando-se os respectivos autos.”), efetuar a apreensão dos produtos e instrumentos da infração, bem como dar-lhes a respectiva destinação legal.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A alteração introduzida pela Lei 13.052/2014 tornou expresso que, quanto aos animais, a prioridade é sua libertação no respectivo habitat, sendo subsidiária sua entrega a jardins zoológicos, fundações ou entidades assemelhadas, para guarda.

II. Caso, como instrumento ou produto da infração, haja também madeiras, não mais se aplica a obrigação de que sejam levadas a leilão, podendo tais madeiras ser avaliadas e doadas a instituições científicas, hospitalares, penais e outras com fins beneficentes.

III. Para o STF, é compatível com a Constituição interpretação do artigo 25 da Lei 9.605/1998 que autorize o abate dos animais em questão, desde que devidamente regulamentada a prática e seus requisitos em ato normativo infralegal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do Direito Administrativo e o poder de polícia, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) No que concerne ao processo administrativo e ao processo administrativo disciplinar, assinale a alternativa correta, ao lume da Lei 9.784/99 e do magistério jurisprudencial.

 

(EMAGIS) Considere que Estado-membro pretenda cobrar, de empresa privada concessionária do serviço de fornecimento de energia elétrica, retribuição pecuniária por estar esta fazendo uso privativo de bem público estadual, qual seja, faixa marginal de rodovias estaduais, para fixação de seus postes e lançamento de cabos necessários à prestação do serviço concedido.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.     

I. O Código Civil admite que o uso comum dos bens públicos pode ser gratuito ou retribuído, conforme for estabelecido legalmente pela entidade a cuja administração pertencerem.

II. Para o STJ, a cobrança em questão não tem natureza de taxa, mas, sim, de preço público, ainda assim sendo descabida.

III. Para o STF, caso a cobrança esteja amparada em lei formal estadual, será constitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as parcerias público-privadas, aquilate os itens expostos a seguir, tendo por base a Lei 11.079/04.

I. Concessão administrativa é a concessão de serviços públicos ou de obras públicas de que trata a Lei 8.987/95, quando envolver, adicionalmente à tarifa cobrada dos usuários, contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado.

II. É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada cujo período de prestação do serviço seja inferior a 10 (dez) anos.

III. Na contratação de parceria público-privada serão observadas, dentre outras, as diretrizes de repartição objetiva de riscos entre as partes e de indelegabilidade das funções de regulação, jurisdicional, do exercício do poder de polícia e de outras atividades exclusivas do Estado.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A doutrina contemporânea desenvolve a ideia de que o modelo atualmente vigente de Estado Regulador apresenta algumas notas distintivas claras em relação ao clássico modelo do Estado Providência. A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Caracteriza-se o Estado Regulador pela transferência para a iniciativa privada de atividades anteriormente desenvolvidas pelo Estado Providência, em geral as dotadas de forte racionalidade econômica.

II. Característica marcante da concepção regulatória de Estado reside na inversão da relevância do instrumento interventivo na ordem econômica: o Estado Providência preconizou o exercício direto pelo Estado de funções econômicas e o Estado Regulador privilegia a competência regulatória, permanecendo no domínio econômico, mas não mais como exercente direto de atividades.

III. Característica notável da atuação regulatória do Estado é que o modelo de regulação, para além desse escopo limitado de corrigir distorções de mercado, admite a possibilidade de intervenção destinada a propiciar a realização de certos valores de natureza política ou social, o que se torna evidente caso a regulação seja da prestação de serviços públicos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os princípios da Seguridade Social, a interpretação, aplicação, integração e eficácia das suas normas, bem como acerca do direito intertemporal, direito adquirido e expectativa de direito em matéria previdenciária, assinale a alternativa correta.

 

(DPE/RR – FCC – 2021) A definição e o conceito do crime contra a humanidade estão detalhadamente previstos

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam, no âmbito do Direito Internacional Público, da imunidade à jurisdição e à execução dos Estados soberanos relativamente ao aparato jurisdicional interno de seus congêneres, devendo ser avaliadas também em consonância com recentes orientações do Supremo Tribunal Federal. Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

Objetivas Delegado - Rodada 06.2022

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da influência do ‘labelling approach’ no pensamento jurídico brasileiro.

I. O sistema progressivo de execução da pena rechaça a ideia do ‘labelling’.

II. As penas substitutivas constituem política desinstitucionalizadora e acolhem as ideia gerais do ‘labelling’.

III. Os dispositivos da Lei de Execução Penal que definem os direitos do preso, especialmente de contato com o mundo externo, acolhem as ideias do labelling.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/RJ – Juiz – VUNESP – 2019) João ministra veneno a Maria, em dose apta a causar-lhe a morte, pois ela iria informar à autoridade policial que João havia mantido relação sexual incestuosa e consentida com a filha dele, de 16 anos. Antes que o resultado se efetive, João socorre Maria, levando-a a um pronto- -socorro. Lá, o médico de plantão deixa de atender Maria, sob a única razão de estar almoçando. Maria, que seria salva caso o médico interviesse, morre.

Diante desse cenário, que admite múltiplas qualificações jurídicas, assinale a alternativa que melhor se adeque à espécie.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da aplicação do princípio da proporcionalidade como critério limitador da constitucionalidade das leis penais incriminadoras, tratando também do concurso de agentes. Marque a assertiva CORRETA.

 

(TJ/MS - Juiz – FCC – 2020) Quanto aos crimes contra a honra, correto afirmar que

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre o Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) e também sobre a Suspensão Condicional do Processo Penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, havendo fundadas suspeitas da prática de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro relacionados com a função pública por parlamentar estadual com prerrogativa de foro no respectivo Tribunal de Justiça, pretenda o Ministério Público formalizar procedimento interno de investigação criminal ou a Polícia Civil instaurar inquérito policial. De forma similar, considere outra situação que envolva a mesma suspeita criminosa, também com nexo funcional, em face de prefeito municipal, também com prerrogativa de foro no respectivo Tribunal de Justiça.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A Lei n. 13.964/2019, intitulada Pacote Anticrime, promoveu profundas alterações no marco normativo referente aos lapsos exigidos para o alcance da progressão a regime menos gravoso, tendo sido expressamente revogadas as disposições do art. 2º, § 2º, da Lei n. 8.072/1990 e estabelecidos patamares calcados não apenas na natureza do delito, mas também no caráter da reincidência, seja ela genérica ou específica.

A propósito, tendo presente compreensão assentada recentemente tanto pelo Supremo Tribunal Federal quanto pelo Superior Tribunal de Justiça sobre o tema, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o controle de constitucionalidade, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Considerando a jurisprudência do STF em torno do controle de constitucionalidade, julgue os itens abaixo.

I. A cláusula de reserva de plenário não é aplicável às Turmas Recursais dos Juizados Especiais.

II. Não é admissível a modulação dos efeitos da decisão de recepção de lei ou ato normativo editado antes da nova Constituição.

III. O STF reconhece o cabimento de ADPF contra ato normativo revogado ou com a sua eficácia exaurida.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as Forças Armadas e o Serviço Militar Obrigatório, tendo presente o texto constitucional e a jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. Cabe à lei definir os termos em que o serviço militar é obrigatório, dele sendo isentos, em tempo de paz, por força de norma constitucional, as mulheres e os eclesiásticos, sem prejuízo de a lei poder atribuir-lhes outros encargos.

II. Os estudantes de Medicina, Farmácia, Odontologia ou Veterinária dispensados do Serviço Militar Obrigatório por excesso de contingente têm direito adquirido a não receberem nova convocação para prestação do serviço militar obrigatório, inaplicável norma legal que admitida nova convocação após a conclusão do curso, convocação que somente se admite daqueles que obtiveram anteriormente o mero adiamento de incorporação, não a dispensa propriamente dira .

III. Às Forças Armadas compete, na forma da lei, atribuir serviço alternativo aos que, em tempo de paz, após alistados, alegarem imperativo de consciência, entendendo-se como tal o decorrente de crença religiosa e de convicção filosófica, e mesmo de convicção política, para se eximirem de atividades de caráter essencialmente militar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da compatibilidade entre o Poder Normativo conferido às agências reguladores, e os ditames constitucionais, em especial o Princípio da Legalidade.

I. A doutrina, ainda que haja segmento minoritário que entenda em sentido inverso, reconhece a constitucionalidade das determinações normativas de tais entidades quando referentes aspectos estritamente técnicos.

II. Para o STF, a função normativa das agências reguladoras, tais como a ANVISA, confunde-se com a função regulamentadora da Administração, encontrando suporte no artigo 84, IV, da CF/1988, não se concebendo tais regulamentos como derivados do poder geral de polícia da Administração, poder este que não admite componente normativo tão amplo.

III. Aplicando a doutrina norte-americana da deferência administrativa (Chevron U.S.A. v. Natural Res. Def. Council), o STF considerou constitucional normativo da ANVISA que, dentre outras providências, proíbe a fabricação, importação e comercialização, no país, de produtos fumígenos derivados do tabaco que contenham as substâncias ou compostos que define como aditivos, isto é, compostos e substâncias que aumentam a sua atratividade e a capacidade de causar dependência química.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do Direito Administrativo e o poder de polícia, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) No que concerne ao processo administrativo e ao processo administrativo disciplinar, assinale a alternativa correta, ao lume da Lei 9.784/99 e do magistério jurisprudencial.

 

(EMAGIS) Considere que Estado-membro pretenda cobrar, de empresa privada concessionária do serviço de fornecimento de energia elétrica, retribuição pecuniária por estar esta fazendo uso privativo de bem público estadual, qual seja, faixa marginal de rodovias estaduais, para fixação de seus postes e lançamento de cabos necessários à prestação do serviço concedido.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.     

I. O Código Civil admite que o uso comum dos bens públicos pode ser gratuito ou retribuído, conforme for estabelecido legalmente pela entidade a cuja administração pertencerem.

II. Para o STJ, a cobrança em questão não tem natureza de taxa, mas, sim, de preço público, ainda assim sendo descabida.

III. Para o STF, caso a cobrança esteja amparada em lei formal estadual, será constitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as parcerias público-privadas, aquilate os itens expostos a seguir, tendo por base a Lei 11.079/04.

I. Concessão administrativa é a concessão de serviços públicos ou de obras públicas de que trata a Lei 8.987/95, quando envolver, adicionalmente à tarifa cobrada dos usuários, contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado.

II. É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada cujo período de prestação do serviço seja inferior a 10 (dez) anos.

III. Na contratação de parceria público-privada serão observadas, dentre outras, as diretrizes de repartição objetiva de riscos entre as partes e de indelegabilidade das funções de regulação, jurisdicional, do exercício do poder de polícia e de outras atividades exclusivas do Estado.

Estão incorretos somente os itens:

 

(DPE/RR – FCC – 2021) A definição e o conceito do crime contra a humanidade estão detalhadamente previstos

 

(EMAGIS) Dentre as assertivas a seguir, assinale aquela que NÃO está de acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.

 

(EMAGIS) Sobre o ICMS, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, em fiscalização de rotina, depare-se a autoridade administrativa ambiental com animais em situação de maus-tratos, pretendendo, como determina o artigo 25, caput, da Lei 9.605/1996 (“Art. 25. Verificada a infração, serão apreendidos seus produtos e instrumentos, lavrando-se os respectivos autos.”), efetuar a apreensão dos produtos e instrumentos da infração, bem como dar-lhes a respectiva destinação legal.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A alteração introduzida pela Lei 13.052/2014 tornou expresso que, quanto aos animais, a prioridade é sua libertação no respectivo habitat, sendo subsidiária sua entrega a jardins zoológicos, fundações ou entidades assemelhadas, para guarda.

II. Caso, como instrumento ou produto da infração, haja também madeiras, não mais se aplica a obrigação de que sejam levadas a leilão, podendo tais madeiras ser avaliadas e doadas a instituições científicas, hospitalares, penais e outras com fins beneficentes.

III. Para o STF, é compatível com a Constituição interpretação do artigo 25 da Lei 9.605/1998 que autorize o abate dos animais em questão, desde que devidamente regulamentada a prática e seus requisitos em ato normativo infralegal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

Ministério Público Estadual - Rodada 06.2022

Em 6 de setembro de 2018, Hercílio, brasileiro, maior e capaz, nascido em 10 de abril de 1997, pedreiro, residente na Rua Amanajés, nº 40, Setor Solar Livre, Lagarto/SE, procurou a Polícia Civil para noticiar que teria sido ameaçado por Zé Mané, brasileiro, casado, maior e capaz, nascido em 15 de janeiro de 2000, residente e domiciliado na Avenida Goytacaz, qd. 60, lt. 30, Setor Botafogo, Lagarto/SE. O Delegado de Polícia que fez o atendimento do caso decidiu lavrar um Termo Circunstanciado de Ocorrência – TCO, colhendo a narrativa de Hercílio, que por sua vez apontou duas testemunhas para o fato: Alzimar e Neolédio.

Segundo o TCO, em 11 de março de 2018, em uma partida de futebol amador, Hercílio e Zé Mané, jogando em times adversários, se envolveram em uma jogada mais dura, na qual o primeiro fez falta no segundo. Irritado, Zé Mané disse que “depois do jogo ia resolver o problema na bala”. Hercílio, assustado em razão do histórico delitivo de Zé Mané, que seria um matador de aluguel conhecido na região, pediu para sair do jogo e fugiu para a fazenda de um parente, com receio de que a ameaça se concretizasse.

O TCO foi remetido ao Juizado Especial Criminal de Lagarto/SE, que designou audiência preliminar para o dia 17 de abril de 2019. No referido ato processual, compareceram Hercílio, Zé Mané e seus respectivos advogados, além do representante do MP. Instado pelo juízo, Zé Mané concordou em pagar R$ 1.000,00 (hum mil reais) para Hercílio, a título de reparação de danos morais e materiais. Hercílio anuiu com a promessa de pagamento.

A seguir, o MP – a despeito de certidão cartorária apontando que Zé Mané respondia a três ações penais na Comarca de Caxias/MA pela suposta prática do crime do art. 121 do Código Penal – ofereceu transação penal ao autor do fato, consistente em prestação de serviços à comunidade, por um mês, em uma instituição de acolhimento de animais abandonados. A defesa técnica e Zé Mané concordaram com a proposta.

O juízo homologou a transação penal, ordenando que o início da prestação de serviços à comunidade se iniciasse no máximo em quarenta dias. Remeteu ofício à instituição que receberia Zé Mané para os serviços.

Os autos vieram ao MP, seguidas vezes, com a informação de que Zé Mané não havia iniciado a prestação de serviços à comunidade, conforme certidão. Finalmente, seis meses depois da audiência preliminar, o MP ofereceu denúncia contra Zé Mané, com observância dos requisitos do art. 41 do Código de Processo Penal, imputando-lhe a prática do crime do art. 147 do Código Penal. Em cota, o MP justificou que não ofereceria a suspensão condicional do processo, por não vislumbrar adequação do benefício à personalidade do agente, “dado à prática de crimes reiterados”.

O feito seguiu o devido processo legal, com estrita observância da ritualística prevista na Lei nº 9.099/95. Durante a instrução, a vítima Hercílio foi ouvida e confirmou a narrativa do TCO. Afirmou também que o réu jamais pagou o valor de R$ 1.000,00, acordado em audiência. As testemunhas arroladas pela acusação – Alzimar e Neolédio – disseram que não ser recordavam do fato e que não temiam o réu, apesar de reconhecer que ele tinha fama de “matador de aluguel”. A única testemunha arrolada pela defesa – Solange – disse que nada sabia dos fatos. Por sua vez, o réu teve oportunidade de ser interrogado, mas preferiu fazer uso do direito ao silêncio.

O juízo decidiu abrir vista ao MP, para oferta de alegações finais escritas, “em razão da complexidade fática do caso”. Formule a peça cabível, sem necessidade de relatório.

 

Defensoria Pública Estadual - Rodada 05.2022

Em 2017, Henrique e Maria contraíram matrimônio, sob o regime de comunhão parcial de bens, e passaram a residir em um apartamento de 150m2, na cidade de Teresina-PI. O casal, em agosto de 2018, teve sua primeira e única filha (Luzia). Com o passar dos anos, a relação se tornou muito conflituosa e problemática, por conta das constantes práticas de violência doméstica por parte de Henrique contra sua companheira. Com muito medo e buscando fugir de tal violência, Maria se viu obrigada a deixar sua residência e, desde agosto de 2019, passou a morar com seus pais, ficando proibida pelo marido de ver e ter qualquer contato com a filha. Henrique e Luzia permanecem, até então, morando no imóvel que servia como lar do casal. Este foi adquirido por Maria, em 2014, financiado em 60 prestações, quando ainda namorava Henrique. Tais prestações, antes e depois do casamento, sempre foram pagas exclusivamente por Maria. Nessa última semana, Maria foi citada para responder à ação de divórcio proposta por Henrique, em tramitação da 15ª Vara de Família de Teresina-PI. Em sua inicial, o autor pede o divórcio, a guarda unilateral da filha, além de alimentos em favor da mesma a serem pagos por Maria. Em relação ao bem imóvel, Henrique pede a usucapião e, na forma de pedidos subsidiários, que seja o mesmo partilhado, reconhecendo seu direito à metade do imóvel ou mesmo que seja reconhecido seu direito a alguma parte do bem, considerando as parcelas remanescentes e que foram pagas durante o casamento.

Maria buscou a assistência da Defensoria, confirmando toda a situação acima narrada. Disse, ainda, que desde sua separação com Henrique, tem tido dificuldades para exercer sua atividade de diarista, por conta das ameaças sofridas e dos traumas decorrentes da violência doméstica sofrida. Contou que vive atualmente sendo sustentada por seus genitores e que não aceita a guarda unilateral da filha em favor de Henrique e nem os pleitos relacionados ao imóvel.

Na condição de Defensor(a) Público(a) procurado(a) por Maria, redija a peça processual mais adequada e pertinente para o caso.

 

Ministério Público Estadual - Rodada 05.2022

A delegacia de polícia de Candeias/BA instaurou inquérito policial em virtude da morte violenta de Fernando dos Passos. O auto de exame cadavérico aponta como causa mortis hemorragia, provocada por três golpes de instrumento pérfuro-cortante na região do pescoço.

A investigação apurou que Fernando era notório usuário de drogas da cidade, e relatos dão conta que possui dívida decorrente do vício para com um traficante não identificado, cuja alcunha é “Pé de pano”. A mando desse traficante, o menor CARLOS FREDERICO, também conhecido como “sapinho”, foi cobrar a dívida de Fernando dos Passos e, diante da resposta de não dispor do numerário no momento, matou a vítima a golpes de faca.

A polícia militar apreendeu o menor imediatamente após o fato e verificou que CARLOS FREDERICO, na ocasião da apreensão, mantinha em sua carteira um total de quinhentos reais em cédulas falsas.

Enquanto era lavrado o auto de apreensão, o menor, valendo-se da fragilidade da instalação, logrou evadir-se do local, sendo ignorado seu paradeiro.

Recebidos os autos da investigação, que conta com o já mencionado AEC, laudo pericial que reconhece a inautenticidade das cédulas, mas ressalva que a falsidade das cédulas não é grosseira, e termo de oitiva dos dois PMs responsáveis pela apreensão do menor. Há certidão de antecedentes de atos infracionais de CARLOS FREDERICO, com registro de duas apreensões por tráfico de drogas e uma por roubo, sendo que nesta última há trânsito em julgado determinando internação, nunca cumprida.

Formule a(s) peça(s) que entender cabível(is), atendo-se aos dados fornecidos pelo enunciado.

 

  9082 item(ns)
Primeiro Anterior  162   163   164   165   166  Proximo Ultimo

Cesta de Rodadas Pretéritas

Adicione à cesta os planos das Rodadas Pretéritas que você deseja adquirir.

    Valor Total: R$ ...

    • 1

    Copyright © 2010-2025 - Emagis - Todos os direitos reservados - CNPJ: 12.626.846/0001-10
    O Emagis é uma instituição privada, não possuindo qualquer vinculação a órgãos públicos. ILION.com.br