Emagis
Emagis
HOME MATRICULE-SE POR QUE APROVAMOS MAIS? ENTENDA OS CURSOS RESULTADOS ÁREA RESTRITA
NEWSLETTER
CONTATO
Magistratura MAGISTRATURA
Magistratura MINISTÉRIO PÚBLICO
Magistratura DEFENSORIA PÚBLICA
Magistratura PROCURADORIA
Magistratura DELEGADO DE POLICIA
Programas de Estudos PROGRAMAS DE ESTUDO
Planos de Questões/Provas PLANOS DE QUESTÕES/PROVAS
Cursos Intensivos Simulados CURSOS INTENSIVOS SIMULADOS
Videoaulas VIDEOAULAS
Rodadas Pretéritas RODADAS PRETÉRITAS
Downloads DOWNLOADS
Facebook Intagran Youtube Twitter
Emagis
Bem-vindo(a)



INÍCIO (ÁREA RESTRITA) AVISOS MINHA CONTA ALTERAR DADOS CADASTRAIS RENOVAR/ADQUIRIR PLANO CERTIFICADOS INDIQUE UM AMIGO SAIR
FAÇA SEU LOGIN


ESQUECEU A SENHA?


Seu navegador não suporta este video. Por favor, atualize seu navegador.

Rodadas Pretéritas

  1. Home
  2. Rodadas Pretéritas
  3. Busca
  4. Entenda as rodadas pretéritas
Informações Adicionar

Discursivas 2022

Informações Adicionar

Discursivas TJ/SP 2023

Busque por suas rodadas

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 08.2022

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 08.2022

Informações Adicionar

PGE/PGM - Rodada 08.2022

Informações Adicionar

Objetivas - Rodada 08.2022

Informações Adicionar

Objetivas AGU/PFN/PGF - Rodada 08.2022

Informações Adicionar

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 08.2022

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 08.2022

Informações Adicionar

Objetivas DP Estadual - Rodada 08.2022

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM - Rodada 08.2022

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 08.2022

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 08.2022

Informações Adicionar

Objetivas MPF - Rodada 08.2022

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 08.2022 - Questão 1

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 08.2022 - Questão 2

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 08.2022 - Questão 3

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 08.2022 - Questão 4

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 08.2022 - Questão 5

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 08.2022

Informações Adicionar

Objetivas DPF - Rodada 08.2022

Informações Adicionar

Sentença Estadual - Rodada 08.2022

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 07.2022

Informações Adicionar

Objetivas - Rodada 07.2022

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 07.2022 - Questão 1

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 07.2022 - Questão 2

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 07.2022 - Questão 3

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 07.2022 - Questão 4

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 07.2022 - Questão 5

Informações Adicionar

Delegado de Polícia - Rodada 07.2022

Objetivas Delegado - Rodada 08.2022

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de manifestações teóricas da criminologia moderna, especialmente nos anos setenta do século passado.

I. O pensamento do programa de tolerância zero é metaforicamente exposto com a teoria das janelas quebradas.

II. O programa de tolerância zero e a teoria das janelas quebradas têm em comum a concepção de que a polícia, em sua repressão ao crime e aos criminosos, deveria ser condescendente com os ‘peixes pequenos’ e concentrar sua ação nos ‘tubarões’.

III. O Movimento da Lei e Ordem, preconizando a maximização da intervenção punitiva, pregava que a violência só poderia ser controlada através de leis severas, que imponham longas penas privativas de liberdade, quando não a morte, tendo repercutido no Brasil através, por exemplo, da Lei dos Crimes Hediondos e do Regime Disciplinar Diferenciado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a evolução histórica do Direito Penal, as escolas penais e temas correlatos, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre a lei penal e sua aplicação, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Lei penal em branco em sentido amplo, também chamada de imprópria ou homogênea,
é aquela em que o complemento do preceito primário deve estar contido em lei editada pela mesma instância legislativa que criou a lei penal em branco.

II. Foi apresentada queixa-crime em 20/09/2021 (segunda-feira) pela prática do crime de injúria contra certo particular. Contudo, o querelante tomou conhecimento da suposta ofensa e da sua autoria em 20/03/2021 (sábado). Nesse caso, o prazo decadencial de 6 meses se esgotou em 19/09/2021, razão pela qual houve a extinção da punibilidade.

III. Aeronave brasileira, de natureza privada, encontrava-se sobrevoando o espaço aéreo correspondente ao alto-mar quando, em razão de um desentendimento, um dos passageiros, brasileiro naturalizado, agrediu certo tripulante com socos e pontapés, causando-lhe lesões corporais. Nesse caso, sendo a vítima de nacionalidade francesa, é correto afirmar que se estará diante de hipótese de extraterritorialidade condicionada da lei penal brasileira, com base no princípio da personalidade ativa.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre os crimes de responsabilidade e também sobre a imunidade processual e material de vereadores, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Com base na jurisprudência dos Tribunais Superiores acerca do Direito Penal, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Luísa foi acusada da prática do crime de furto. Antes do recebimento da denúncia, havia feito acordo com a vítima e efetuado o pagamento do principal, conquanto o pagamento dos juros e correção monetária somente tenha ocorrido após o recebimento da denúncia. Nesse caso, à luz do entendimento firmado pelo STF, não pode ser reconhecida a incidência do arrependimento posterior.

II. Pedro, em sentença condenatória, foi considerado reincidente com base em informação processual extraída do sítio eletrônico de determinado tribunal. Nesse caso, de acordo com o posicionamento do STF, é possível o reconhecimento da reincidência, mesmo que o trânsito em julgado da condenação anterior não tenha sido demonstrado por meio de certidão cartorária ou outro documento equivalente.

III. João foi condenado pelo cometimento de determinado crime cuja pena foi extinta no dia 1º/04/2015. Está, atualmente, sendo processado pela suposta prática de crime que teria ocorrido em 1º/04/2020. Nessa hipótese, caso venha a ser novamente condenado, João não poderá ser enquadrado como reincidente, embora a condenação pretérita possa ser utilizada para exasperar a pena-base a título de mau antecedente.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do inquérito policial, dos prazos de sua tramitação e do oferecimento de denúncia pelo Ministério Público, devendo ser avaliadas em consonância com a disciplina do Código de Processo Penal e do Código Penal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da hipótese em que há conexão entre crime eleitoral e crime outro, não inserido na competência da Justiça Eleitoral. A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/GO – Juiz de Direito Substituto – FCC – 2021) No que se refere às penas restritivas de direitos,

 

(EMAGIS) Sobre a nacionalidade, julgue os itens abaixo.

I. A nacionalidade primária é imposta, de maneira unilateral, pelo Estado, no momento do nascimento, independentemente da vontade do indivíduo.

II. A nacionalidade secundária é aquela que se adquire por vontade própria, depois do nascimento, normalmente pela naturalização, que poderá ser requerida tanto pelos estrangeiros como pelos heimatlos (apátridas).

III. O filho de pai ou de mãe brasileiro nascido no exterior e que não tenha sido registrado em repartição consular poderá, a qualquer tempo, promover ação de opção de nacionalidade, de competência da Justiça Federal.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Em controle concentrado de constitucionalidade, o Supremo Tribunal Federal declarou a inconstitucionalidade da utilização da TR como indexador de correção monetária das dívidas passivas da Fazenda Pública. Tenha presente também a realidade da tramitação, no momento em que prolatada a decisão pelo Supremo, de milhares de processos subjetivos no Judiciário brasileiro em que tal indexador vinha sendo regularmente aplicado para correção das dívidas fazendárias.

Nesse contexto, as assertivas que seguem tratam da eficácia da decisão de inconstitucionalidade do STF em controle abstrato e sua repercussão sobre processos subjetivos em trâmite que tratem da questão jurídica, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Uma das inovações trazidas pela EC 113/2021 foi a expressa estipulação do índice de atualização a ser aplicado “nas discussões e nas condenações que envolvam a Fazenda Pública” (artigo 3º), isto é, para as dívidas passivas fazendárias.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os conflitos entre os entes federados e também com a competência jurisdicional do Supremo Tribunal Federal para originariamente processar e julgar as ações que a eles se refiram.

A propósito, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios da Administração Pública, os órgãos públicos e as entidades da Administração Indireta, pode-se afirmar que

 

(EMAGIS) Quanto à Administração Direta e Indireta e às atividades da Administração Pública, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre os poderes administrativos e os temas que lhes são correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Relativamente às ações de improbidade administrativa, especialmente sobre a competência territorial, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/PA – CEBRASPE – 2022) A respeito da legitimidade para acionamento do sistema internacional de direitos humanos, assinale a opção correta.

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Em tributo sujeito à homologação, a empresa Ecológica Engenharia Ltda. declara ao Fisco tributos no valor de R$ 5.000,00. Todavia, por problemas financeiros, não efetua o pagamento do valor na data do vencimento. Passados 2 anos do vencimento, o Fisco inscreve o valor em dívida ativa. Após 6 anos do vencimento, Ecológica Engenharia Ltda. confessa o débito, aproveitando vantagem tributária outorgada pela legislação, com abatimento do valor devido em 50%, e inicia o processo de parcelamento em 10 parcelas mensais. A empresa paga 6 parcelas corretamente e deixa de pagar as demais. O Fisco, assim, rescinde o parcelamento e inicia a ação de execução fiscal, pelo valor remanescente, considerando o abatimento outorgado pela legislação do parcelamento.

Nesse contexto, nos termos do Código Tributário Nacional e da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, o Fisco está

 

(EMAGIS) Com relação aos impostos estaduais e municipais, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual que proíba a caça ‘sob qualquer pretexto’ em todo o Estado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 08.2022

(EMAGIS) No que tange ao Direito das Coisas, avalie as seguintes proposições.

I. Deve ser reconhecida personalidade jurídica ao condomínio edilício.

II. O quórum para alteração do regimento interno do condomínio edilício pode ser livremente fixado na convenção.

III. Não se admite, no condomínio edilício, a utilização exclusiva de área comum.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre a mora e sua purgação, avalie as assertivas que seguem.

I. A purgação da mora por parte do devedor, segundo o Código Civil, depende da oferta por este da prestação mais a importância dos prejuízos decorrentes do dia da oferta.

II. Nos financiamentos imobiliários vinculados ao SFH, é expressamente vedada a purgação da mora pelo devedor após a consolidação da propriedade em favor do credor.

III. Nos financiamentos imobiliários vinculados ao SFI, a despeito de omissa a Lei 9.514/1997 antes da alteração produzida pela Lei 13.465/2017, o STJ admite, consolidada a propriedade em favor do credor fiduciário a antes da vigência da Lei 13.465/2017, a purgação da mora pelo devedor após tal consolidação e antes da assinatura do auto de arrematação.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No âmbito do Direito Civil:

I. O homem e a mulher com dezesseis anos podem casar, exigindo-se autorização de ambos os pais, ou de seus representantes legais, enquanto não atingida a maioridade civil, autorização que, uma vez prestada, segundo a alteração introduzida pela Lei 13.146/2015 no Código Civil, é irrevogável.

II. Segundo a doutrina, se existir um direito potestativo (que coloca a outra parte em estado de sujeição) que não seja passível de violação e houver um prazo para seu exercício, este é decadencial.

III. Para a doutrina, a purgação da mora se identifica com o cumprimento da obrigação propriamente dito, isto é, pressupõe a quitação integral das parcelas vencidas e vincendas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação à arbitragem, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) No que tange à impugnação recursal contra decisão que nega seguimento a recurso especial ou a recurso extraordinário no Tribunal de origem, julgue os itens abaixo.

I. Cabe agravo, no prazo de 15 (quinze) dias, contra decisão do presidente ou do vice-presidente do tribunal recorrido que inadmitir recurso extraordinário ou recurso especial, salvo quando fundada na aplicação de entendimento firmado em regime de repercussão geral ou em julgamento de recursos repetitivos.

II. A petição de agravo será dirigida ao presidente ou ao vice-presidente do tribunal de origem e independe do pagamento de custas e despesas postais, aplicando-se a ela o regime de repercussão geral e de recursos repetitivos, inclusive quanto à possibilidade de sobrestamento e do juízo de retratação. Esse agravo poderá ser julgado, conforme o caso, conjuntamente com o recurso especial ou extraordinário, assegurada, neste caso, sustentação oral, observando-se, ainda, o disposto no regimento interno do tribunal respectivo.

III. Inova o CPC/2015, diante do CPC1973, ao dispor que, na hipótese de interposição conjunta de recursos extraordinário e especial, o agravante poderá interpor um único agravo para impugnar ambos os recursos não admitidos.

Há erro:

 

(EMAGIS) A respeito da execução por quantia certa, avalie as assertivas que seguem.

I. É possível a inclusão do nome do executado no Serasajud em processo de execução fiscal, a despeito de prevista a medida apenas no CPC.

II. Enquanto não esgotadas as buscas de bens do executado no processo de execução, não pode seu nome ser inscrito pelo juízo no Serasajud.

III. A existência de título executivo extrajudicial não impede a parte de optar pelo processo de conhecimento, a fim de obter título executivo judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que diz respeito à relação jurídica de consumo, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) Sobre a aplicação de medidas socioeducativas no direito da criança e do adolescente, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de manifestações teóricas da criminologia moderna, especialmente nos anos setenta do século passado.

I. O pensamento do programa de tolerância zero é metaforicamente exposto com a teoria das janelas quebradas.

II. O programa de tolerância zero e a teoria das janelas quebradas têm em comum a concepção de que a polícia, em sua repressão ao crime e aos criminosos, deveria ser condescendente com os ‘peixes pequenos’ e concentrar sua ação nos ‘tubarões’.

III. O Movimento da Lei e Ordem, preconizando a maximização da intervenção punitiva, pregava que a violência só poderia ser controlada através de leis severas, que imponham longas penas privativas de liberdade, quando não a morte, tendo repercutido no Brasil através, por exemplo, da Lei dos Crimes Hediondos e do Regime Disciplinar Diferenciado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a evolução histórica do Direito Penal, as escolas penais e temas correlatos, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre a lei penal e sua aplicação, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Lei penal em branco em sentido amplo, também chamada de imprópria ou homogênea,
é aquela em que o complemento do preceito primário deve estar contido em lei editada pela mesma instância legislativa que criou a lei penal em branco.

II. Foi apresentada queixa-crime em 20/09/2021 (segunda-feira) pela prática do crime de injúria contra certo particular. Contudo, o querelante tomou conhecimento da suposta ofensa e da sua autoria em 20/03/2021 (sábado). Nesse caso, o prazo decadencial de 6 meses se esgotou em 19/09/2021, razão pela qual houve a extinção da punibilidade.

III. Aeronave brasileira, de natureza privada, encontrava-se sobrevoando o espaço aéreo correspondente ao alto-mar quando, em razão de um desentendimento, um dos passageiros, brasileiro naturalizado, agrediu certo tripulante com socos e pontapés, causando-lhe lesões corporais. Nesse caso, sendo a vítima de nacionalidade francesa, é correto afirmar que se estará diante de hipótese de extraterritorialidade condicionada da lei penal brasileira, com base no princípio da personalidade ativa.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre os crimes de responsabilidade e também sobre a imunidade processual e material de vereadores, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do inquérito policial, dos prazos de sua tramitação e do oferecimento de denúncia pelo Ministério Público, devendo ser avaliadas em consonância com a disciplina do Código de Processo Penal e do Código Penal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da hipótese em que há conexão entre crime eleitoral e crime outro, não inserido na competência da Justiça Eleitoral. A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/GO – Juiz de Direito Substituto – FCC – 2021) No que se refere às penas restritivas de direitos,

 

(EMAGIS) Sobre a nacionalidade, julgue os itens abaixo.

I. A nacionalidade primária é imposta, de maneira unilateral, pelo Estado, no momento do nascimento, independentemente da vontade do indivíduo.

II. A nacionalidade secundária é aquela que se adquire por vontade própria, depois do nascimento, normalmente pela naturalização, que poderá ser requerida tanto pelos estrangeiros como pelos heimatlos (apátridas).

III. O filho de pai ou de mãe brasileiro nascido no exterior e que não tenha sido registrado em repartição consular poderá, a qualquer tempo, promover ação de opção de nacionalidade, de competência da Justiça Federal.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Em controle concentrado de constitucionalidade, o Supremo Tribunal Federal declarou a inconstitucionalidade da utilização da TR como indexador de correção monetária das dívidas passivas da Fazenda Pública. Tenha presente também a realidade da tramitação, no momento em que prolatada a decisão pelo Supremo, de milhares de processos subjetivos no Judiciário brasileiro em que tal indexador vinha sendo regularmente aplicado para correção das dívidas fazendárias.

Nesse contexto, as assertivas que seguem tratam da eficácia da decisão de inconstitucionalidade do STF em controle abstrato e sua repercussão sobre processos subjetivos em trâmite que tratem da questão jurídica, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Uma das inovações trazidas pela EC 113/2021 foi a expressa estipulação do índice de atualização a ser aplicado “nas discussões e nas condenações que envolvam a Fazenda Pública” (artigo 3º), isto é, para as dívidas passivas fazendárias.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os conflitos entre os entes federados e também com a competência jurisdicional do Supremo Tribunal Federal para originariamente processar e julgar as ações que a eles se refiram.

A propósito, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) No que toca à Lei das Eleições (Lei 9.504/97), avalie as proposições a seguir e aponte a alternativa apropriada.

I. O Tribunal Superior Eleitoral, ao conduzir o processamento dos títulos eleitorais, determinará de ofício a revisão ou correição das Zonas Eleitorais sempre que o total de transferências de eleitores ocorridas no ano em curso seja vinte por cento superior ao do ano anterior.

II. Os feitos eleitorais, no período entre o registro das candidaturas até cinco dias após a realização do segundo turno das eleições, terão prioridade para a participação do Ministério Público e dos Juízes de todas as Justiças e instâncias, ressalvados os processos de habeas corpus e mandado de segurança. É defeso às autoridades mencionadas deixar de cumprir qualquer prazo dessa Lei, em razão do exercício das funções regulares; eventual descumprimento constitui crime de responsabilidade e será objeto de anotação funcional para efeito de promoção na carreira.

III. Nos Tribunais Eleitorais, os advogados dos candidatos ou dos partidos e coligações serão intimados para os feitos que não versem sobre a cassação do registro ou do diploma de que trata essa Lei por meio da publicação de edital eletrônico publicado na página do respectivo Tribunal na internet, iniciando-se a contagem do prazo no dia seguinte ao da divulgação.

 

(EMAGIS) Considere que Premido, por dificuldades financeiras, tenha deixado de pagar as prestações de seu imóvel financiado sob o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), o que, após regular tramitação administrativa no âmbito da instituição financeira credora, Caixa Provedora Nacional, inclusive com ensejo das devidas oportunidades de purgação da mora, tenha levado à consolidação da propriedade em favor do aludido banco. Após a consolidação da propriedade, Premido ajuíza ação judicial postulando liminar que o autorize a purgar a mora, posta a iminência da regular realização do segundo leilão público do bem pela Caixa Provedora Nacional.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso a consolidação da propriedade se tenha dado antes da vigência da Lei 13.465/2017, pode ser acolhida a tese da Caixa Provedora Nacional de que, retornado o imóvel a seu patrimônio, extinguiu-se o contrato de financiamento, de modo que descabida a purgação da mora.

II. Caso a consolidação da propriedade se tenha dado após a vigência da Lei 13.465/2017, a 3ª Turma do STJ vem entendendo pela impossibilidade de purgação, podendo, no máximo, Premido, exercer direito de preferência de aquisição do imóvel nos termos regrados por tal inovação legislativa.

III. Segundo a Lei 13.465/2017, após a averbação da consolidação da propriedade fiduciária no patrimônio do credor fiduciário e até a data da realização do segundo leilão, é assegurado a Premido o direito de preferência para adquirir o imóvel por preço correspondente ao valor da dívida, somado aos encargos, despesas e valores explicitados na lei.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com títulos de crédito de suporte escritural ou eletrônico.

I. A Lei 13.986/2020 passou a permitir que a Cédula de Crédito Bancário seja emitida sob a forma escritural, situação na qual a entidade responsável pelo sistema eletrônico de escrituração expedirá, mediante solicitação de seu titular, certidão de inteiro teor do título, a qual corresponderá a título executivo extrajudicial.

II. Tratando-se, todavia, de título de crédito em forma cartular, mas juntado por cópia com força de original ao processo eletrônico, tal como regra do artigo 425 do CPC, o juiz poderá determinar o depósito do original em cartório ou secretaria.

III. Para o STJ, a obrigatoriedade de juntada do original do título de crédito aos autos da execução é de ser imposta especialmente se o suporte no qual ele está inserido no momento de propositura da demanda executiva seja eletrônico ou escritural, já que insuficiente o fato de todos os dados relativos ao título constarem do sistema eletrônico de escrituração.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Em tributo sujeito à homologação, a empresa Ecológica Engenharia Ltda. declara ao Fisco tributos no valor de R$ 5.000,00. Todavia, por problemas financeiros, não efetua o pagamento do valor na data do vencimento. Passados 2 anos do vencimento, o Fisco inscreve o valor em dívida ativa. Após 6 anos do vencimento, Ecológica Engenharia Ltda. confessa o débito, aproveitando vantagem tributária outorgada pela legislação, com abatimento do valor devido em 50%, e inicia o processo de parcelamento em 10 parcelas mensais. A empresa paga 6 parcelas corretamente e deixa de pagar as demais. O Fisco, assim, rescinde o parcelamento e inicia a ação de execução fiscal, pelo valor remanescente, considerando o abatimento outorgado pela legislação do parcelamento.

Nesse contexto, nos termos do Código Tributário Nacional e da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, o Fisco está

 

(EMAGIS) Com relação aos impostos estaduais e municipais, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual que proíba a caça ‘sob qualquer pretexto’ em todo o Estado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios da Administração Pública, os órgãos públicos e as entidades da Administração Indireta, pode-se afirmar que

 

(EMAGIS) Quanto à Administração Direta e Indireta e às atividades da Administração Pública, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre os poderes administrativos e os temas que lhes são correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Relativamente às ações de improbidade administrativa, especialmente sobre a competência territorial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Segundo a Lei Orgânica Nacional do Ministério Público (Lei nº 8.625/93), quanto à carreira do Ministério Público, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Acerca do mandado de segurança relativamente à tutela de interesses individuais, difusos e coletivos, assinale a opção CORRETA.

 

(DPE/PA – CEBRASPE – 2022) A respeito da legitimidade para acionamento do sistema internacional de direitos humanos, assinale a opção correta.

 

PGE/PGM - Rodada 08.2022

Situação hipotética:

A Associação Z, constituída há 9 (nove) meses, cujo objetivo é a defesa e proteção do meio ambiente, mostrou-se inconformada com a negativa do Hospital Estadual Amor aos Idosos, gerido pelo ESTADO ALFA, de oferecer tratamento laboratorial adequado aos idosos que procuram tais serviços.

As informações apuradas pela Associação dão conta que havia poucos profissionais de saúde capacitados para atender os idosos no local, além de ausência de medicamentos em quantitativo suficiente para atender toda a demanda.

Desta maneira, considerando que muitos idosos necessitam de atendimento no local, alguns, inclusive, correndo risco de morte, referida Associação Z requer, em ofício, providências imediatas ao Secretário de Saúde do Estado ALFA no sentido de que haja a regularização do serviço público de saúde no Hospital Estadual Amor aos Idosos.

Em resposta, o Secretário de Saúde reconheceu que a situação no Hospital é precária, havendo necessidade de mais profissionais e da disponibilização de mais medicamentos, ressaltando, no entanto, que o serviço vem sendo prestado da melhor maneira que é possível no momento.

Nesse contexto, informou que a comunidade precisa esperar a disponibilização de repasses de recursos públicos federais, porquanto a receita prevista no orçamento estadual não fora integralmente realizada. Assim, justificou a negativa de atendimento laboratorial aos idosos.

Ademais, frisou o Secretário com a juntada de documentos: houve uma elevação dos gastos na área da saúde com a criação de 2 (duas) áreas especializadas em atendimento a pacientes do COVID-19, o que demandou a feitura de obras em hospitais, a compra de equipamentos, além da contratação de servidores temporários da área da saúde. Informou que esses centros especializados continuam atendendo considerando que ainda não ocorreu o fim da pandemia do COVID-19. Por fim, ressaltou que tão logo se tenham mais recursos públicos disponíveis, a situação seria devidamente melhorada no Hospital Estadual Amor aos Idosos.

Mesmo com a resposta em ofício, a Associação Z decidiu ajuizar uma ação popular, com pedido liminar, no juizado especial em face do ESTADO ALFA, alegando o direito à vida e saúde dos idosos, bem com a necessidade de respeito ao princípio da dignidade da pessoa humana.

Sustentou também que esses direitos vêm sendo preteridos para o funcionamento de centros de atendimentos especializados em atendimento ao COVID-19 que deveriam ser custeados pela União Federal, e não pelo Estado ALFA.

Requereu, assim, o bloqueio e sequestro de verbas públicas do ESTADO ALFA para serem destinadas exclusivamente Hospital Estadual Amor aos Idosos.

Considerando o caso posto, como Procurador do ESTADO ALFA, elabore a peça processual adequada.

 

Objetivas - Rodada 08.2022

(EMAGIS) Sobre a nacionalidade, julgue os itens abaixo.

I. A nacionalidade primária é imposta, de maneira unilateral, pelo Estado, no momento do nascimento, independentemente da vontade do indivíduo.

II. A nacionalidade secundária é aquela que se adquire por vontade própria, depois do nascimento, normalmente pela naturalização, que poderá ser requerida tanto pelos estrangeiros como pelos heimatlos (apátridas).

III. O filho de pai ou de mãe brasileiro nascido no exterior e que não tenha sido registrado em repartição consular poderá, a qualquer tempo, promover ação de opção de nacionalidade, de competência da Justiça Federal.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Em controle concentrado de constitucionalidade, o Supremo Tribunal Federal declarou a inconstitucionalidade da utilização da TR como indexador de correção monetária das dívidas passivas da Fazenda Pública. Tenha presente também a realidade da tramitação, no momento em que prolatada a decisão pelo Supremo, de milhares de processos subjetivos no Judiciário brasileiro em que tal indexador vinha sendo regularmente aplicado para correção das dívidas fazendárias.

Nesse contexto, as assertivas que seguem tratam da eficácia da decisão de inconstitucionalidade do STF em controle abstrato e sua repercussão sobre processos subjetivos em trâmite que tratem da questão jurídica, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Uma das inovações trazidas pela EC 113/2021 foi a expressa estipulação do índice de atualização a ser aplicado “nas discussões e nas condenações que envolvam a Fazenda Pública” (artigo 3º), isto é, para as dívidas passivas fazendárias.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os conflitos entre os entes federados e também com a competência jurisdicional do Supremo Tribunal Federal para originariamente processar e julgar as ações que a eles se refiram.

A propósito, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios da Administração Pública, os órgãos públicos e as entidades da Administração Indireta, pode-se afirmar que

 

(EMAGIS) Quanto à Administração Direta e Indireta e às atividades da Administração Pública, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre os poderes administrativos e os temas que lhes são correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Relativamente às ações de improbidade administrativa, especialmente sobre a competência territorial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange ao Direito das Coisas, avalie as seguintes proposições.

I. Deve ser reconhecida personalidade jurídica ao condomínio edilício.

II. O quórum para alteração do regimento interno do condomínio edilício pode ser livremente fixado na convenção.

III. Não se admite, no condomínio edilício, a utilização exclusiva de área comum.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre a mora e sua purgação, avalie as assertivas que seguem.

I. A purgação da mora por parte do devedor, segundo o Código Civil, depende da oferta por este da prestação mais a importância dos prejuízos decorrentes do dia da oferta.

II. Nos financiamentos imobiliários vinculados ao SFH, é expressamente vedada a purgação da mora pelo devedor após a consolidação da propriedade em favor do credor.

III. Nos financiamentos imobiliários vinculados ao SFI, a despeito de omissa a Lei 9.514/1997 antes da alteração produzida pela Lei 13.465/2017, o STJ admite, consolidada a propriedade em favor do credor fiduciário a antes da vigência da Lei 13.465/2017, a purgação da mora pelo devedor após tal consolidação e antes da assinatura do auto de arrematação.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No âmbito do Direito Civil:

I. O homem e a mulher com dezesseis anos podem casar, exigindo-se autorização de ambos os pais, ou de seus representantes legais, enquanto não atingida a maioridade civil, autorização que, uma vez prestada, segundo a alteração introduzida pela Lei 13.146/2015 no Código Civil, é irrevogável.

II. Segundo a doutrina, se existir um direito potestativo (que coloca a outra parte em estado de sujeição) que não seja passível de violação e houver um prazo para seu exercício, este é decadencial.

III. Para a doutrina, a purgação da mora se identifica com o cumprimento da obrigação propriamente dito, isto é, pressupõe a quitação integral das parcelas vencidas e vincendas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que Premido, por dificuldades financeiras, tenha deixado de pagar as prestações de seu imóvel financiado sob o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), o que, após regular tramitação administrativa no âmbito da instituição financeira credora, Caixa Provedora Nacional, inclusive com ensejo das devidas oportunidades de purgação da mora, tenha levado à consolidação da propriedade em favor do aludido banco. Após a consolidação da propriedade, Premido ajuíza ação judicial postulando liminar que o autorize a purgar a mora, posta a iminência da regular realização do segundo leilão público do bem pela Caixa Provedora Nacional.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso a consolidação da propriedade se tenha dado antes da vigência da Lei 13.465/2017, pode ser acolhida a tese da Caixa Provedora Nacional de que, retornado o imóvel a seu patrimônio, extinguiu-se o contrato de financiamento, de modo que descabida a purgação da mora.

II. Caso a consolidação da propriedade se tenha dado após a vigência da Lei 13.465/2017, a 3ª Turma do STJ vem entendendo pela impossibilidade de purgação, podendo, no máximo, Premido, exercer direito de preferência de aquisição do imóvel nos termos regrados por tal inovação legislativa.

III. Segundo a Lei 13.465/2017, após a averbação da consolidação da propriedade fiduciária no patrimônio do credor fiduciário e até a data da realização do segundo leilão, é assegurado a Premido o direito de preferência para adquirir o imóvel por preço correspondente ao valor da dívida, somado aos encargos, despesas e valores explicitados na lei.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com títulos de crédito de suporte escritural ou eletrônico.

I. A Lei 13.986/2020 passou a permitir que a Cédula de Crédito Bancário seja emitida sob a forma escritural, situação na qual a entidade responsável pelo sistema eletrônico de escrituração expedirá, mediante solicitação de seu titular, certidão de inteiro teor do título, a qual corresponderá a título executivo extrajudicial.

II. Tratando-se, todavia, de título de crédito em forma cartular, mas juntado por cópia com força de original ao processo eletrônico, tal como regra do artigo 425 do CPC, o juiz poderá determinar o depósito do original em cartório ou secretaria.

III. Para o STJ, a obrigatoriedade de juntada do original do título de crédito aos autos da execução é de ser imposta especialmente se o suporte no qual ele está inserido no momento de propositura da demanda executiva seja eletrônico ou escritural, já que insuficiente o fato de todos os dados relativos ao título constarem do sistema eletrônico de escrituração.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação à arbitragem, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) No que tange à impugnação recursal contra decisão que nega seguimento a recurso especial ou a recurso extraordinário no Tribunal de origem, julgue os itens abaixo.

I. Cabe agravo, no prazo de 15 (quinze) dias, contra decisão do presidente ou do vice-presidente do tribunal recorrido que inadmitir recurso extraordinário ou recurso especial, salvo quando fundada na aplicação de entendimento firmado em regime de repercussão geral ou em julgamento de recursos repetitivos.

II. A petição de agravo será dirigida ao presidente ou ao vice-presidente do tribunal de origem e independe do pagamento de custas e despesas postais, aplicando-se a ela o regime de repercussão geral e de recursos repetitivos, inclusive quanto à possibilidade de sobrestamento e do juízo de retratação. Esse agravo poderá ser julgado, conforme o caso, conjuntamente com o recurso especial ou extraordinário, assegurada, neste caso, sustentação oral, observando-se, ainda, o disposto no regimento interno do tribunal respectivo.

III. Inova o CPC/2015, diante do CPC1973, ao dispor que, na hipótese de interposição conjunta de recursos extraordinário e especial, o agravante poderá interpor um único agravo para impugnar ambos os recursos não admitidos.

Há erro:

 

(EMAGIS) A respeito da execução por quantia certa, avalie as assertivas que seguem.

I. É possível a inclusão do nome do executado no Serasajud em processo de execução fiscal, a despeito de prevista a medida apenas no CPC.

II. Enquanto não esgotadas as buscas de bens do executado no processo de execução, não pode seu nome ser inscrito pelo juízo no Serasajud.

III. A existência de título executivo extrajudicial não impede a parte de optar pelo processo de conhecimento, a fim de obter título executivo judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Acerca do mandado de segurança relativamente à tutela de interesses individuais, difusos e coletivos, assinale a opção CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de manifestações teóricas da criminologia moderna, especialmente nos anos setenta do século passado.

I. O pensamento do programa de tolerância zero é metaforicamente exposto com a teoria das janelas quebradas.

II. O programa de tolerância zero e a teoria das janelas quebradas têm em comum a concepção de que a polícia, em sua repressão ao crime e aos criminosos, deveria ser condescendente com os ‘peixes pequenos’ e concentrar sua ação nos ‘tubarões’.

III. O Movimento da Lei e Ordem, preconizando a maximização da intervenção punitiva, pregava que a violência só poderia ser controlada através de leis severas, que imponham longas penas privativas de liberdade, quando não a morte, tendo repercutido no Brasil através, por exemplo, da Lei dos Crimes Hediondos e do Regime Disciplinar Diferenciado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a evolução histórica do Direito Penal, as escolas penais e temas correlatos, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre a lei penal e sua aplicação, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Lei penal em branco em sentido amplo, também chamada de imprópria ou homogênea,
é aquela em que o complemento do preceito primário deve estar contido em lei editada pela mesma instância legislativa que criou a lei penal em branco.

II. Foi apresentada queixa-crime em 20/09/2021 (segunda-feira) pela prática do crime de injúria contra certo particular. Contudo, o querelante tomou conhecimento da suposta ofensa e da sua autoria em 20/03/2021 (sábado). Nesse caso, o prazo decadencial de 6 meses se esgotou em 19/09/2021, razão pela qual houve a extinção da punibilidade.

III. Aeronave brasileira, de natureza privada, encontrava-se sobrevoando o espaço aéreo correspondente ao alto-mar quando, em razão de um desentendimento, um dos passageiros, brasileiro naturalizado, agrediu certo tripulante com socos e pontapés, causando-lhe lesões corporais. Nesse caso, sendo a vítima de nacionalidade francesa, é correto afirmar que se estará diante de hipótese de extraterritorialidade condicionada da lei penal brasileira, com base no princípio da personalidade ativa.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre os crimes de responsabilidade e também sobre a imunidade processual e material de vereadores, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Com base na jurisprudência dos Tribunais Superiores acerca do Direito Penal, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Luísa foi acusada da prática do crime de furto. Antes do recebimento da denúncia, havia feito acordo com a vítima e efetuado o pagamento do principal, conquanto o pagamento dos juros e correção monetária somente tenha ocorrido após o recebimento da denúncia. Nesse caso, à luz do entendimento firmado pelo STF, não pode ser reconhecida a incidência do arrependimento posterior.

II. Pedro, em sentença condenatória, foi considerado reincidente com base em informação processual extraída do sítio eletrônico de determinado tribunal. Nesse caso, de acordo com o posicionamento do STF, é possível o reconhecimento da reincidência, mesmo que o trânsito em julgado da condenação anterior não tenha sido demonstrado por meio de certidão cartorária ou outro documento equivalente.

III. João foi condenado pelo cometimento de determinado crime cuja pena foi extinta no dia 1º/04/2015. Está, atualmente, sendo processado pela suposta prática de crime que teria ocorrido em 1º/04/2020. Nessa hipótese, caso venha a ser novamente condenado, João não poderá ser enquadrado como reincidente, embora a condenação pretérita possa ser utilizada para exasperar a pena-base a título de mau antecedente.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do inquérito policial, dos prazos de sua tramitação e do oferecimento de denúncia pelo Ministério Público, devendo ser avaliadas em consonância com a disciplina do Código de Processo Penal e do Código Penal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da hipótese em que há conexão entre crime eleitoral e crime outro, não inserido na competência da Justiça Eleitoral. A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/GO – Juiz de Direito Substituto – FCC – 2021) No que se refere às penas restritivas de direitos,

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Em tributo sujeito à homologação, a empresa Ecológica Engenharia Ltda. declara ao Fisco tributos no valor de R$ 5.000,00. Todavia, por problemas financeiros, não efetua o pagamento do valor na data do vencimento. Passados 2 anos do vencimento, o Fisco inscreve o valor em dívida ativa. Após 6 anos do vencimento, Ecológica Engenharia Ltda. confessa o débito, aproveitando vantagem tributária outorgada pela legislação, com abatimento do valor devido em 50%, e inicia o processo de parcelamento em 10 parcelas mensais. A empresa paga 6 parcelas corretamente e deixa de pagar as demais. O Fisco, assim, rescinde o parcelamento e inicia a ação de execução fiscal, pelo valor remanescente, considerando o abatimento outorgado pela legislação do parcelamento.

Nesse contexto, nos termos do Código Tributário Nacional e da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, o Fisco está

 

(EMAGIS) Com relação aos impostos estaduais e municipais, marque a alternativa correta.

 

(TJ/PA – Juiz de Direito Substituto – CEBRASPE – 2019) Segundo a assentada jurisprudência do STJ, quando um cidadão brasileiro importa diretamente um veículo automotor, a incidência de imposto sobre produtos industrializados (IPI) é

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação tanto com regras constitucionais orçamentárias quanto com regras constitucionais referentes a remuneração de agentes públicos, devendo ser analisadas também em consonância com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual que proíba a caça ‘sob qualquer pretexto’ em todo o Estado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Banco Central do Brasil (BCB) pode autorizar a criação e manutenção, por entidade, de sistema informático que registre as informações que identifiquem os títulos de crédito eletrônicos ou escriturais.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Um título de crédito cartular digitalizado torna-se eletrônico, devendo ser registrado no sistema informático em questão.

II. Quando se verifica o inadimplemento de um título eletrônico e é necessário promover sua cobrança judicial, o sistema informático em que ele está registrado emite um relatório (chamado na lei, às vezes, de certidão), hipótese em que o título eletrônico se transforma em título cartular.

III. Tratando-se de execução de título extrajudicial em processo judicial eletrônico, o título de crédito objeto de cobrança estará entre os elementos de instrução da petição inicial: sendo título de crédito de suporte cartular, a digitalização da cártula instruirá a execução forçada; sendo título de crédito de suporte eletrônico, o advogado irá digitalizar o relatório fornecido em papel pela entidade responsável pelo sistema de registro dos títulos eletrônicos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que diz respeito à relação jurídica de consumo, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) Sobre a aplicação de medidas socioeducativas no direito da criança e do adolescente, assinale a alternativa incorreta:

 

(DPE/PA – CEBRASPE – 2022) A respeito da legitimidade para acionamento do sistema internacional de direitos humanos, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) A doutrina destaca que a Corte Internacional de Justiça (CIJ), em 3 de fevereiro de 2012, firmou definitivamente o seu posicionamento sobre as imunidades de um Estado à jurisdição de outro, no julgamento do caso das Imunidades Jurisdicionais do Estado (Alemanha Vs. Itália; Grécia interveniente).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) No que toca à Lei das Eleições (Lei 9.504/97), avalie as proposições a seguir e aponte a alternativa apropriada.

I. O Tribunal Superior Eleitoral, ao conduzir o processamento dos títulos eleitorais, determinará de ofício a revisão ou correição das Zonas Eleitorais sempre que o total de transferências de eleitores ocorridas no ano em curso seja vinte por cento superior ao do ano anterior.

II. Os feitos eleitorais, no período entre o registro das candidaturas até cinco dias após a realização do segundo turno das eleições, terão prioridade para a participação do Ministério Público e dos Juízes de todas as Justiças e instâncias, ressalvados os processos de habeas corpus e mandado de segurança. É defeso às autoridades mencionadas deixar de cumprir qualquer prazo dessa Lei, em razão do exercício das funções regulares; eventual descumprimento constitui crime de responsabilidade e será objeto de anotação funcional para efeito de promoção na carreira.

III. Nos Tribunais Eleitorais, os advogados dos candidatos ou dos partidos e coligações serão intimados para os feitos que não versem sobre a cassação do registro ou do diploma de que trata essa Lei por meio da publicação de edital eletrônico publicado na página do respectivo Tribunal na internet, iniciando-se a contagem do prazo no dia seguinte ao da divulgação.

 

(EMAGIS) Em relação aos beneficiários do Regime Geral de Previdência Social (RGPS, Lei 8.213/91), julgue os itens expostos a seguir.

I. Existem, atualmente, 5 (cinco) classes de segurados obrigatórios; antes da Lei 9.876/99, contudo, existiam 7 (sete) classes de segurados obrigatórios.

II. É segurado obrigatório do RGPS, na condição de segurado empregado, o brasileiro civil que trabalha no exterior para organismo oficial internacional do qual o Brasil é membro efetivo, ainda que lá domiciliado e contratado, salvo quando coberto por regime próprio de previdência social.

III. Existem, atualmente, 3 (três) classes de dependentes; antes da Lei 9.032/95, contudo, existiam 4 (quatro) classes de dependentes.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Quanto ao instituto do aviso prévio, assinale a alternativa INCORRETA.

 

(Procurador do Município de Várzea Grande/MT – UFMT – 2018) Quanto ao processo de homologação de acordo extrajudicial decorrente de relações de trabalho, NÃO é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Segundo a Lei Orgânica Nacional do Ministério Público (Lei nº 8.625/93), quanto à carreira do Ministério Público, é correto afirmar:

 

(DPE/PA – CEBRASPE – 2022) A atuação da DP como curadora especial não é evento raro nem sem importância. A previsão legal encontra-se no art. 72, do CPC. Quanto à curadoria especial, é correto afirmar que


 

Objetivas AGU/PFN/PGF - Rodada 08.2022

(EMAGIS) Sobre os princípios da Administração Pública, os órgãos públicos e as entidades da Administração Indireta, pode-se afirmar que

 

(EMAGIS) Quanto à Administração Direta e Indireta e às atividades da Administração Pública, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre os poderes administrativos e os temas que lhes são correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Relativamente às ações de improbidade administrativa, especialmente sobre a competência territorial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a nacionalidade, julgue os itens abaixo.

I. A nacionalidade primária é imposta, de maneira unilateral, pelo Estado, no momento do nascimento, independentemente da vontade do indivíduo.

II. A nacionalidade secundária é aquela que se adquire por vontade própria, depois do nascimento, normalmente pela naturalização, que poderá ser requerida tanto pelos estrangeiros como pelos heimatlos (apátridas).

III. O filho de pai ou de mãe brasileiro nascido no exterior e que não tenha sido registrado em repartição consular poderá, a qualquer tempo, promover ação de opção de nacionalidade, de competência da Justiça Federal.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Em controle concentrado de constitucionalidade, o Supremo Tribunal Federal declarou a inconstitucionalidade da utilização da TR como indexador de correção monetária das dívidas passivas da Fazenda Pública. Tenha presente também a realidade da tramitação, no momento em que prolatada a decisão pelo Supremo, de milhares de processos subjetivos no Judiciário brasileiro em que tal indexador vinha sendo regularmente aplicado para correção das dívidas fazendárias.

Nesse contexto, as assertivas que seguem tratam da eficácia da decisão de inconstitucionalidade do STF em controle abstrato e sua repercussão sobre processos subjetivos em trâmite que tratem da questão jurídica, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Uma das inovações trazidas pela EC 113/2021 foi a expressa estipulação do índice de atualização a ser aplicado “nas discussões e nas condenações que envolvam a Fazenda Pública” (artigo 3º), isto é, para as dívidas passivas fazendárias.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os conflitos entre os entes federados e também com a competência jurisdicional do Supremo Tribunal Federal para originariamente processar e julgar as ações que a eles se refiram.

A propósito, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação aos beneficiários do Regime Geral de Previdência Social (RGPS, Lei 8.213/91), julgue os itens expostos a seguir.

I. Existem, atualmente, 5 (cinco) classes de segurados obrigatórios; antes da Lei 9.876/99, contudo, existiam 7 (sete) classes de segurados obrigatórios.

II. É segurado obrigatório do RGPS, na condição de segurado empregado, o brasileiro civil que trabalha no exterior para organismo oficial internacional do qual o Brasil é membro efetivo, ainda que lá domiciliado e contratado, salvo quando coberto por regime próprio de previdência social.

III. Existem, atualmente, 3 (três) classes de dependentes; antes da Lei 9.032/95, contudo, existiam 4 (quatro) classes de dependentes.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) No que tange ao Direito das Coisas, avalie as seguintes proposições.

I. Deve ser reconhecida personalidade jurídica ao condomínio edilício.

II. O quórum para alteração do regimento interno do condomínio edilício pode ser livremente fixado na convenção.

III. Não se admite, no condomínio edilício, a utilização exclusiva de área comum.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre a mora e sua purgação, avalie as assertivas que seguem.

I. A purgação da mora por parte do devedor, segundo o Código Civil, depende da oferta por este da prestação mais a importância dos prejuízos decorrentes do dia da oferta.

II. Nos financiamentos imobiliários vinculados ao SFH, é expressamente vedada a purgação da mora pelo devedor após a consolidação da propriedade em favor do credor.

III. Nos financiamentos imobiliários vinculados ao SFI, a despeito de omissa a Lei 9.514/1997 antes da alteração produzida pela Lei 13.465/2017, o STJ admite, consolidada a propriedade em favor do credor fiduciário a antes da vigência da Lei 13.465/2017, a purgação da mora pelo devedor após tal consolidação e antes da assinatura do auto de arrematação.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação à arbitragem, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) No que tange à impugnação recursal contra decisão que nega seguimento a recurso especial ou a recurso extraordinário no Tribunal de origem, julgue os itens abaixo.

I. Cabe agravo, no prazo de 15 (quinze) dias, contra decisão do presidente ou do vice-presidente do tribunal recorrido que inadmitir recurso extraordinário ou recurso especial, salvo quando fundada na aplicação de entendimento firmado em regime de repercussão geral ou em julgamento de recursos repetitivos.

II. A petição de agravo será dirigida ao presidente ou ao vice-presidente do tribunal de origem e independe do pagamento de custas e despesas postais, aplicando-se a ela o regime de repercussão geral e de recursos repetitivos, inclusive quanto à possibilidade de sobrestamento e do juízo de retratação. Esse agravo poderá ser julgado, conforme o caso, conjuntamente com o recurso especial ou extraordinário, assegurada, neste caso, sustentação oral, observando-se, ainda, o disposto no regimento interno do tribunal respectivo.

III. Inova o CPC/2015, diante do CPC1973, ao dispor que, na hipótese de interposição conjunta de recursos extraordinário e especial, o agravante poderá interpor um único agravo para impugnar ambos os recursos não admitidos.

Há erro:

 

(EMAGIS) A respeito da execução por quantia certa, avalie as assertivas que seguem.

I. É possível a inclusão do nome do executado no Serasajud em processo de execução fiscal, a despeito de prevista a medida apenas no CPC.

II. Enquanto não esgotadas as buscas de bens do executado no processo de execução, não pode seu nome ser inscrito pelo juízo no Serasajud.

III. A existência de título executivo extrajudicial não impede a parte de optar pelo processo de conhecimento, a fim de obter título executivo judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que diz respeito à relação jurídica de consumo, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) O Banco Central do Brasil (BCB) pode autorizar a criação e manutenção, por entidade, de sistema informático que registre as informações que identifiquem os títulos de crédito eletrônicos ou escriturais.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Um título de crédito cartular digitalizado torna-se eletrônico, devendo ser registrado no sistema informático em questão.

II. Quando se verifica o inadimplemento de um título eletrônico e é necessário promover sua cobrança judicial, o sistema informático em que ele está registrado emite um relatório (chamado na lei, às vezes, de certidão), hipótese em que o título eletrônico se transforma em título cartular.

III. Tratando-se de execução de título extrajudicial em processo judicial eletrônico, o título de crédito objeto de cobrança estará entre os elementos de instrução da petição inicial: sendo título de crédito de suporte cartular, a digitalização da cártula instruirá a execução forçada; sendo título de crédito de suporte eletrônico, o advogado irá digitalizar o relatório fornecido em papel pela entidade responsável pelo sistema de registro dos títulos eletrônicos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que Premido, por dificuldades financeiras, tenha deixado de pagar as prestações de seu imóvel financiado sob o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), o que, após regular tramitação administrativa no âmbito da instituição financeira credora, Caixa Provedora Nacional, inclusive com ensejo das devidas oportunidades de purgação da mora, tenha levado à consolidação da propriedade em favor do aludido banco. Após a consolidação da propriedade, Premido ajuíza ação judicial postulando liminar que o autorize a purgar a mora, posta a iminência da regular realização do segundo leilão público do bem pela Caixa Provedora Nacional.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso a consolidação da propriedade se tenha dado antes da vigência da Lei 13.465/2017, pode ser acolhida a tese da Caixa Provedora Nacional de que, retornado o imóvel a seu patrimônio, extinguiu-se o contrato de financiamento, de modo que descabida a purgação da mora.

II. Caso a consolidação da propriedade se tenha dado após a vigência da Lei 13.465/2017, a 3ª Turma do STJ vem entendendo pela impossibilidade de purgação, podendo, no máximo, Premido, exercer direito de preferência de aquisição do imóvel nos termos regrados por tal inovação legislativa.

III. Segundo a Lei 13.465/2017, após a averbação da consolidação da propriedade fiduciária no patrimônio do credor fiduciário e até a data da realização do segundo leilão, é assegurado a Premido o direito de preferência para adquirir o imóvel por preço correspondente ao valor da dívida, somado aos encargos, despesas e valores explicitados na lei.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com títulos de crédito de suporte escritural ou eletrônico.

I. A Lei 13.986/2020 passou a permitir que a Cédula de Crédito Bancário seja emitida sob a forma escritural, situação na qual a entidade responsável pelo sistema eletrônico de escrituração expedirá, mediante solicitação de seu titular, certidão de inteiro teor do título, a qual corresponderá a título executivo extrajudicial.

II. Tratando-se, todavia, de título de crédito em forma cartular, mas juntado por cópia com força de original ao processo eletrônico, tal como regra do artigo 425 do CPC, o juiz poderá determinar o depósito do original em cartório ou secretaria.

III. Para o STJ, a obrigatoriedade de juntada do original do título de crédito aos autos da execução é de ser imposta especialmente se o suporte no qual ele está inserido no momento de propositura da demanda executiva seja eletrônico ou escritural, já que insuficiente o fato de todos os dados relativos ao título constarem do sistema eletrônico de escrituração.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Em tributo sujeito à homologação, a empresa Ecológica Engenharia Ltda. declara ao Fisco tributos no valor de R$ 5.000,00. Todavia, por problemas financeiros, não efetua o pagamento do valor na data do vencimento. Passados 2 anos do vencimento, o Fisco inscreve o valor em dívida ativa. Após 6 anos do vencimento, Ecológica Engenharia Ltda. confessa o débito, aproveitando vantagem tributária outorgada pela legislação, com abatimento do valor devido em 50%, e inicia o processo de parcelamento em 10 parcelas mensais. A empresa paga 6 parcelas corretamente e deixa de pagar as demais. O Fisco, assim, rescinde o parcelamento e inicia a ação de execução fiscal, pelo valor remanescente, considerando o abatimento outorgado pela legislação do parcelamento.

Nesse contexto, nos termos do Código Tributário Nacional e da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, o Fisco está

 

(TJ/PA – Juiz de Direito Substituto – CEBRASPE – 2019) Segundo a assentada jurisprudência do STJ, quando um cidadão brasileiro importa diretamente um veículo automotor, a incidência de imposto sobre produtos industrializados (IPI) é

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação tanto com regras constitucionais orçamentárias quanto com regras constitucionais referentes a remuneração de agentes públicos, devendo ser analisadas também em consonância com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual que proíba a caça ‘sob qualquer pretexto’ em todo o Estado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A doutrina destaca que a Corte Internacional de Justiça (CIJ), em 3 de fevereiro de 2012, firmou definitivamente o seu posicionamento sobre as imunidades de um Estado à jurisdição de outro, no julgamento do caso das Imunidades Jurisdicionais do Estado (Alemanha Vs. Itália; Grécia interveniente).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Quanto ao instituto do aviso prévio, assinale a alternativa INCORRETA.

 

(Procurador do Município de Várzea Grande/MT – UFMT – 2018) Quanto ao processo de homologação de acordo extrajudicial decorrente de relações de trabalho, NÃO é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Sobre a evolução histórica do Direito Penal, as escolas penais e temas correlatos, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre a lei penal e sua aplicação, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Lei penal em branco em sentido amplo, também chamada de imprópria ou homogênea,
é aquela em que o complemento do preceito primário deve estar contido em lei editada pela mesma instância legislativa que criou a lei penal em branco.

II. Foi apresentada queixa-crime em 20/09/2021 (segunda-feira) pela prática do crime de injúria contra certo particular. Contudo, o querelante tomou conhecimento da suposta ofensa e da sua autoria em 20/03/2021 (sábado). Nesse caso, o prazo decadencial de 6 meses se esgotou em 19/09/2021, razão pela qual houve a extinção da punibilidade.

III. Aeronave brasileira, de natureza privada, encontrava-se sobrevoando o espaço aéreo correspondente ao alto-mar quando, em razão de um desentendimento, um dos passageiros, brasileiro naturalizado, agrediu certo tripulante com socos e pontapés, causando-lhe lesões corporais. Nesse caso, sendo a vítima de nacionalidade francesa, é correto afirmar que se estará diante de hipótese de extraterritorialidade condicionada da lei penal brasileira, com base no princípio da personalidade ativa.

Há erro:

 

(EMAGIS) Com base na jurisprudência dos Tribunais Superiores acerca do Direito Penal, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Luísa foi acusada da prática do crime de furto. Antes do recebimento da denúncia, havia feito acordo com a vítima e efetuado o pagamento do principal, conquanto o pagamento dos juros e correção monetária somente tenha ocorrido após o recebimento da denúncia. Nesse caso, à luz do entendimento firmado pelo STF, não pode ser reconhecida a incidência do arrependimento posterior.

II. Pedro, em sentença condenatória, foi considerado reincidente com base em informação processual extraída do sítio eletrônico de determinado tribunal. Nesse caso, de acordo com o posicionamento do STF, é possível o reconhecimento da reincidência, mesmo que o trânsito em julgado da condenação anterior não tenha sido demonstrado por meio de certidão cartorária ou outro documento equivalente.

III. João foi condenado pelo cometimento de determinado crime cuja pena foi extinta no dia 1º/04/2015. Está, atualmente, sendo processado pela suposta prática de crime que teria ocorrido em 1º/04/2020. Nessa hipótese, caso venha a ser novamente condenado, João não poderá ser enquadrado como reincidente, embora a condenação pretérita possa ser utilizada para exasperar a pena-base a título de mau antecedente.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do inquérito policial, dos prazos de sua tramitação e do oferecimento de denúncia pelo Ministério Público, devendo ser avaliadas em consonância com a disciplina do Código de Processo Penal e do Código Penal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da hipótese em que há conexão entre crime eleitoral e crime outro, não inserido na competência da Justiça Eleitoral. A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 08.2022

(EMAGIS) No que tange ao Direito das Coisas, avalie as seguintes proposições.

I. Deve ser reconhecida personalidade jurídica ao condomínio edilício.

II. O quórum para alteração do regimento interno do condomínio edilício pode ser livremente fixado na convenção.

III. Não se admite, no condomínio edilício, a utilização exclusiva de área comum.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre a mora e sua purgação, avalie as assertivas que seguem.

I. A purgação da mora por parte do devedor, segundo o Código Civil, depende da oferta por este da prestação mais a importância dos prejuízos decorrentes do dia da oferta.

II. Nos financiamentos imobiliários vinculados ao SFH, é expressamente vedada a purgação da mora pelo devedor após a consolidação da propriedade em favor do credor.

III. Nos financiamentos imobiliários vinculados ao SFI, a despeito de omissa a Lei 9.514/1997 antes da alteração produzida pela Lei 13.465/2017, o STJ admite, consolidada a propriedade em favor do credor fiduciário a antes da vigência da Lei 13.465/2017, a purgação da mora pelo devedor após tal consolidação e antes da assinatura do auto de arrematação.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No âmbito do Direito Civil:

I. O homem e a mulher com dezesseis anos podem casar, exigindo-se autorização de ambos os pais, ou de seus representantes legais, enquanto não atingida a maioridade civil, autorização que, uma vez prestada, segundo a alteração introduzida pela Lei 13.146/2015 no Código Civil, é irrevogável.

II. Segundo a doutrina, se existir um direito potestativo (que coloca a outra parte em estado de sujeição) que não seja passível de violação e houver um prazo para seu exercício, este é decadencial.

III. Para a doutrina, a purgação da mora se identifica com o cumprimento da obrigação propriamente dito, isto é, pressupõe a quitação integral das parcelas vencidas e vincendas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação à arbitragem, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) No que tange à impugnação recursal contra decisão que nega seguimento a recurso especial ou a recurso extraordinário no Tribunal de origem, julgue os itens abaixo.

I. Cabe agravo, no prazo de 15 (quinze) dias, contra decisão do presidente ou do vice-presidente do tribunal recorrido que inadmitir recurso extraordinário ou recurso especial, salvo quando fundada na aplicação de entendimento firmado em regime de repercussão geral ou em julgamento de recursos repetitivos.

II. A petição de agravo será dirigida ao presidente ou ao vice-presidente do tribunal de origem e independe do pagamento de custas e despesas postais, aplicando-se a ela o regime de repercussão geral e de recursos repetitivos, inclusive quanto à possibilidade de sobrestamento e do juízo de retratação. Esse agravo poderá ser julgado, conforme o caso, conjuntamente com o recurso especial ou extraordinário, assegurada, neste caso, sustentação oral, observando-se, ainda, o disposto no regimento interno do tribunal respectivo.

III. Inova o CPC/2015, diante do CPC1973, ao dispor que, na hipótese de interposição conjunta de recursos extraordinário e especial, o agravante poderá interpor um único agravo para impugnar ambos os recursos não admitidos.

Há erro:

 

(EMAGIS) A respeito da execução por quantia certa, avalie as assertivas que seguem.

I. É possível a inclusão do nome do executado no Serasajud em processo de execução fiscal, a despeito de prevista a medida apenas no CPC.

II. Enquanto não esgotadas as buscas de bens do executado no processo de execução, não pode seu nome ser inscrito pelo juízo no Serasajud.

III. A existência de título executivo extrajudicial não impede a parte de optar pelo processo de conhecimento, a fim de obter título executivo judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Acerca do mandado de segurança relativamente à tutela de interesses individuais, difusos e coletivos, assinale a opção CORRETA.

 

(EMAGIS) No que diz respeito à relação jurídica de consumo, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) Sobre a aplicação de medidas socioeducativas no direito da criança e do adolescente, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de manifestações teóricas da criminologia moderna, especialmente nos anos setenta do século passado.

I. O pensamento do programa de tolerância zero é metaforicamente exposto com a teoria das janelas quebradas.

II. O programa de tolerância zero e a teoria das janelas quebradas têm em comum a concepção de que a polícia, em sua repressão ao crime e aos criminosos, deveria ser condescendente com os ‘peixes pequenos’ e concentrar sua ação nos ‘tubarões’.

III. O Movimento da Lei e Ordem, preconizando a maximização da intervenção punitiva, pregava que a violência só poderia ser controlada através de leis severas, que imponham longas penas privativas de liberdade, quando não a morte, tendo repercutido no Brasil através, por exemplo, da Lei dos Crimes Hediondos e do Regime Disciplinar Diferenciado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a evolução histórica do Direito Penal, as escolas penais e temas correlatos, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre a lei penal e sua aplicação, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Lei penal em branco em sentido amplo, também chamada de imprópria ou homogênea,
é aquela em que o complemento do preceito primário deve estar contido em lei editada pela mesma instância legislativa que criou a lei penal em branco.

II. Foi apresentada queixa-crime em 20/09/2021 (segunda-feira) pela prática do crime de injúria contra certo particular. Contudo, o querelante tomou conhecimento da suposta ofensa e da sua autoria em 20/03/2021 (sábado). Nesse caso, o prazo decadencial de 6 meses se esgotou em 19/09/2021, razão pela qual houve a extinção da punibilidade.

III. Aeronave brasileira, de natureza privada, encontrava-se sobrevoando o espaço aéreo correspondente ao alto-mar quando, em razão de um desentendimento, um dos passageiros, brasileiro naturalizado, agrediu certo tripulante com socos e pontapés, causando-lhe lesões corporais. Nesse caso, sendo a vítima de nacionalidade francesa, é correto afirmar que se estará diante de hipótese de extraterritorialidade condicionada da lei penal brasileira, com base no princípio da personalidade ativa.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre os crimes de responsabilidade e também sobre a imunidade processual e material de vereadores, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do inquérito policial, dos prazos de sua tramitação e do oferecimento de denúncia pelo Ministério Público, devendo ser avaliadas em consonância com a disciplina do Código de Processo Penal e do Código Penal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da hipótese em que há conexão entre crime eleitoral e crime outro, não inserido na competência da Justiça Eleitoral. A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/GO – Juiz de Direito Substituto – FCC – 2021) No que se refere às penas restritivas de direitos,

 

(EMAGIS) Sobre a nacionalidade, julgue os itens abaixo.

I. A nacionalidade primária é imposta, de maneira unilateral, pelo Estado, no momento do nascimento, independentemente da vontade do indivíduo.

II. A nacionalidade secundária é aquela que se adquire por vontade própria, depois do nascimento, normalmente pela naturalização, que poderá ser requerida tanto pelos estrangeiros como pelos heimatlos (apátridas).

III. O filho de pai ou de mãe brasileiro nascido no exterior e que não tenha sido registrado em repartição consular poderá, a qualquer tempo, promover ação de opção de nacionalidade, de competência da Justiça Federal.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Em controle concentrado de constitucionalidade, o Supremo Tribunal Federal declarou a inconstitucionalidade da utilização da TR como indexador de correção monetária das dívidas passivas da Fazenda Pública. Tenha presente também a realidade da tramitação, no momento em que prolatada a decisão pelo Supremo, de milhares de processos subjetivos no Judiciário brasileiro em que tal indexador vinha sendo regularmente aplicado para correção das dívidas fazendárias.

Nesse contexto, as assertivas que seguem tratam da eficácia da decisão de inconstitucionalidade do STF em controle abstrato e sua repercussão sobre processos subjetivos em trâmite que tratem da questão jurídica, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Uma das inovações trazidas pela EC 113/2021 foi a expressa estipulação do índice de atualização a ser aplicado “nas discussões e nas condenações que envolvam a Fazenda Pública” (artigo 3º), isto é, para as dívidas passivas fazendárias.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os conflitos entre os entes federados e também com a competência jurisdicional do Supremo Tribunal Federal para originariamente processar e julgar as ações que a eles se refiram.

A propósito, marque a assertiva CORRETA.

 

(DPE/PA – CEBRASPE – 2022) A respeito da legitimidade para acionamento do sistema internacional de direitos humanos, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios da Administração Pública, os órgãos públicos e as entidades da Administração Indireta, pode-se afirmar que

 

(EMAGIS) Quanto à Administração Direta e Indireta e às atividades da Administração Pública, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre os poderes administrativos e os temas que lhes são correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Relativamente às ações de improbidade administrativa, especialmente sobre a competência territorial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que toca à Lei das Eleições (Lei 9.504/97), avalie as proposições a seguir e aponte a alternativa apropriada.

I. O Tribunal Superior Eleitoral, ao conduzir o processamento dos títulos eleitorais, determinará de ofício a revisão ou correição das Zonas Eleitorais sempre que o total de transferências de eleitores ocorridas no ano em curso seja vinte por cento superior ao do ano anterior.

II. Os feitos eleitorais, no período entre o registro das candidaturas até cinco dias após a realização do segundo turno das eleições, terão prioridade para a participação do Ministério Público e dos Juízes de todas as Justiças e instâncias, ressalvados os processos de habeas corpus e mandado de segurança. É defeso às autoridades mencionadas deixar de cumprir qualquer prazo dessa Lei, em razão do exercício das funções regulares; eventual descumprimento constitui crime de responsabilidade e será objeto de anotação funcional para efeito de promoção na carreira.

III. Nos Tribunais Eleitorais, os advogados dos candidatos ou dos partidos e coligações serão intimados para os feitos que não versem sobre a cassação do registro ou do diploma de que trata essa Lei por meio da publicação de edital eletrônico publicado na página do respectivo Tribunal na internet, iniciando-se a contagem do prazo no dia seguinte ao da divulgação.

 

(EMAGIS) Considere que Premido, por dificuldades financeiras, tenha deixado de pagar as prestações de seu imóvel financiado sob o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), o que, após regular tramitação administrativa no âmbito da instituição financeira credora, Caixa Provedora Nacional, inclusive com ensejo das devidas oportunidades de purgação da mora, tenha levado à consolidação da propriedade em favor do aludido banco. Após a consolidação da propriedade, Premido ajuíza ação judicial postulando liminar que o autorize a purgar a mora, posta a iminência da regular realização do segundo leilão público do bem pela Caixa Provedora Nacional.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso a consolidação da propriedade se tenha dado antes da vigência da Lei 13.465/2017, pode ser acolhida a tese da Caixa Provedora Nacional de que, retornado o imóvel a seu patrimônio, extinguiu-se o contrato de financiamento, de modo que descabida a purgação da mora.

II. Caso a consolidação da propriedade se tenha dado após a vigência da Lei 13.465/2017, a 3ª Turma do STJ vem entendendo pela impossibilidade de purgação, podendo, no máximo, Premido, exercer direito de preferência de aquisição do imóvel nos termos regrados por tal inovação legislativa.

III. Segundo a Lei 13.465/2017, após a averbação da consolidação da propriedade fiduciária no patrimônio do credor fiduciário e até a data da realização do segundo leilão, é assegurado a Premido o direito de preferência para adquirir o imóvel por preço correspondente ao valor da dívida, somado aos encargos, despesas e valores explicitados na lei.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com títulos de crédito de suporte escritural ou eletrônico.

I. A Lei 13.986/2020 passou a permitir que a Cédula de Crédito Bancário seja emitida sob a forma escritural, situação na qual a entidade responsável pelo sistema eletrônico de escrituração expedirá, mediante solicitação de seu titular, certidão de inteiro teor do título, a qual corresponderá a título executivo extrajudicial.

II. Tratando-se, todavia, de título de crédito em forma cartular, mas juntado por cópia com força de original ao processo eletrônico, tal como regra do artigo 425 do CPC, o juiz poderá determinar o depósito do original em cartório ou secretaria.

III. Para o STJ, a obrigatoriedade de juntada do original do título de crédito aos autos da execução é de ser imposta especialmente se o suporte no qual ele está inserido no momento de propositura da demanda executiva seja eletrônico ou escritural, já que insuficiente o fato de todos os dados relativos ao título constarem do sistema eletrônico de escrituração.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Em tributo sujeito à homologação, a empresa Ecológica Engenharia Ltda. declara ao Fisco tributos no valor de R$ 5.000,00. Todavia, por problemas financeiros, não efetua o pagamento do valor na data do vencimento. Passados 2 anos do vencimento, o Fisco inscreve o valor em dívida ativa. Após 6 anos do vencimento, Ecológica Engenharia Ltda. confessa o débito, aproveitando vantagem tributária outorgada pela legislação, com abatimento do valor devido em 50%, e inicia o processo de parcelamento em 10 parcelas mensais. A empresa paga 6 parcelas corretamente e deixa de pagar as demais. O Fisco, assim, rescinde o parcelamento e inicia a ação de execução fiscal, pelo valor remanescente, considerando o abatimento outorgado pela legislação do parcelamento.

Nesse contexto, nos termos do Código Tributário Nacional e da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, o Fisco está

 

(EMAGIS) Com relação aos impostos estaduais e municipais, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual que proíba a caça ‘sob qualquer pretexto’ em todo o Estado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Segundo a Lei Orgânica Nacional do Ministério Público (Lei nº 8.625/93), quanto à carreira do Ministério Público, é correto afirmar:

 

(DPE/PA – CEBRASPE – 2022) A atuação da DP como curadora especial não é evento raro nem sem importância. A previsão legal encontra-se no art. 72, do CPC. Quanto à curadoria especial, é correto afirmar que


 

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 08.2022

(EMAGIS) No que tange ao Direito das Coisas, avalie as seguintes proposições.

I. Deve ser reconhecida personalidade jurídica ao condomínio edilício.

II. O quórum para alteração do regimento interno do condomínio edilício pode ser livremente fixado na convenção.

III. Não se admite, no condomínio edilício, a utilização exclusiva de área comum.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre a mora e sua purgação, avalie as assertivas que seguem.

I. A purgação da mora por parte do devedor, segundo o Código Civil, depende da oferta por este da prestação mais a importância dos prejuízos decorrentes do dia da oferta.

II. Nos financiamentos imobiliários vinculados ao SFH, é expressamente vedada a purgação da mora pelo devedor após a consolidação da propriedade em favor do credor.

III. Nos financiamentos imobiliários vinculados ao SFI, a despeito de omissa a Lei 9.514/1997 antes da alteração produzida pela Lei 13.465/2017, o STJ admite, consolidada a propriedade em favor do credor fiduciário a antes da vigência da Lei 13.465/2017, a purgação da mora pelo devedor após tal consolidação e antes da assinatura do auto de arrematação.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No âmbito do Direito Civil:

I. O homem e a mulher com dezesseis anos podem casar, exigindo-se autorização de ambos os pais, ou de seus representantes legais, enquanto não atingida a maioridade civil, autorização que, uma vez prestada, segundo a alteração introduzida pela Lei 13.146/2015 no Código Civil, é irrevogável.

II. Segundo a doutrina, se existir um direito potestativo (que coloca a outra parte em estado de sujeição) que não seja passível de violação e houver um prazo para seu exercício, este é decadencial.

III. Para a doutrina, a purgação da mora se identifica com o cumprimento da obrigação propriamente dito, isto é, pressupõe a quitação integral das parcelas vencidas e vincendas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação à arbitragem, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) No que tange à impugnação recursal contra decisão que nega seguimento a recurso especial ou a recurso extraordinário no Tribunal de origem, julgue os itens abaixo.

I. Cabe agravo, no prazo de 15 (quinze) dias, contra decisão do presidente ou do vice-presidente do tribunal recorrido que inadmitir recurso extraordinário ou recurso especial, salvo quando fundada na aplicação de entendimento firmado em regime de repercussão geral ou em julgamento de recursos repetitivos.

II. A petição de agravo será dirigida ao presidente ou ao vice-presidente do tribunal de origem e independe do pagamento de custas e despesas postais, aplicando-se a ela o regime de repercussão geral e de recursos repetitivos, inclusive quanto à possibilidade de sobrestamento e do juízo de retratação. Esse agravo poderá ser julgado, conforme o caso, conjuntamente com o recurso especial ou extraordinário, assegurada, neste caso, sustentação oral, observando-se, ainda, o disposto no regimento interno do tribunal respectivo.

III. Inova o CPC/2015, diante do CPC1973, ao dispor que, na hipótese de interposição conjunta de recursos extraordinário e especial, o agravante poderá interpor um único agravo para impugnar ambos os recursos não admitidos.

Há erro:

 

(EMAGIS) A respeito da execução por quantia certa, avalie as assertivas que seguem.

I. É possível a inclusão do nome do executado no Serasajud em processo de execução fiscal, a despeito de prevista a medida apenas no CPC.

II. Enquanto não esgotadas as buscas de bens do executado no processo de execução, não pode seu nome ser inscrito pelo juízo no Serasajud.

III. A existência de título executivo extrajudicial não impede a parte de optar pelo processo de conhecimento, a fim de obter título executivo judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que diz respeito à relação jurídica de consumo, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) Sobre a aplicação de medidas socioeducativas no direito da criança e do adolescente, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de manifestações teóricas da criminologia moderna, especialmente nos anos setenta do século passado.

I. O pensamento do programa de tolerância zero é metaforicamente exposto com a teoria das janelas quebradas.

II. O programa de tolerância zero e a teoria das janelas quebradas têm em comum a concepção de que a polícia, em sua repressão ao crime e aos criminosos, deveria ser condescendente com os ‘peixes pequenos’ e concentrar sua ação nos ‘tubarões’.

III. O Movimento da Lei e Ordem, preconizando a maximização da intervenção punitiva, pregava que a violência só poderia ser controlada através de leis severas, que imponham longas penas privativas de liberdade, quando não a morte, tendo repercutido no Brasil através, por exemplo, da Lei dos Crimes Hediondos e do Regime Disciplinar Diferenciado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a evolução histórica do Direito Penal, as escolas penais e temas correlatos, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre a lei penal e sua aplicação, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Lei penal em branco em sentido amplo, também chamada de imprópria ou homogênea,
é aquela em que o complemento do preceito primário deve estar contido em lei editada pela mesma instância legislativa que criou a lei penal em branco.

II. Foi apresentada queixa-crime em 20/09/2021 (segunda-feira) pela prática do crime de injúria contra certo particular. Contudo, o querelante tomou conhecimento da suposta ofensa e da sua autoria em 20/03/2021 (sábado). Nesse caso, o prazo decadencial de 6 meses se esgotou em 19/09/2021, razão pela qual houve a extinção da punibilidade.

III. Aeronave brasileira, de natureza privada, encontrava-se sobrevoando o espaço aéreo correspondente ao alto-mar quando, em razão de um desentendimento, um dos passageiros, brasileiro naturalizado, agrediu certo tripulante com socos e pontapés, causando-lhe lesões corporais. Nesse caso, sendo a vítima de nacionalidade francesa, é correto afirmar que se estará diante de hipótese de extraterritorialidade condicionada da lei penal brasileira, com base no princípio da personalidade ativa.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre os crimes de responsabilidade e também sobre a imunidade processual e material de vereadores, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Com base na jurisprudência dos Tribunais Superiores acerca do Direito Penal, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Luísa foi acusada da prática do crime de furto. Antes do recebimento da denúncia, havia feito acordo com a vítima e efetuado o pagamento do principal, conquanto o pagamento dos juros e correção monetária somente tenha ocorrido após o recebimento da denúncia. Nesse caso, à luz do entendimento firmado pelo STF, não pode ser reconhecida a incidência do arrependimento posterior.

II. Pedro, em sentença condenatória, foi considerado reincidente com base em informação processual extraída do sítio eletrônico de determinado tribunal. Nesse caso, de acordo com o posicionamento do STF, é possível o reconhecimento da reincidência, mesmo que o trânsito em julgado da condenação anterior não tenha sido demonstrado por meio de certidão cartorária ou outro documento equivalente.

III. João foi condenado pelo cometimento de determinado crime cuja pena foi extinta no dia 1º/04/2015. Está, atualmente, sendo processado pela suposta prática de crime que teria ocorrido em 1º/04/2020. Nessa hipótese, caso venha a ser novamente condenado, João não poderá ser enquadrado como reincidente, embora a condenação pretérita possa ser utilizada para exasperar a pena-base a título de mau antecedente.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do inquérito policial, dos prazos de sua tramitação e do oferecimento de denúncia pelo Ministério Público, devendo ser avaliadas em consonância com a disciplina do Código de Processo Penal e do Código Penal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da hipótese em que há conexão entre crime eleitoral e crime outro, não inserido na competência da Justiça Eleitoral. A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/GO – Juiz de Direito Substituto – FCC – 2021) No que se refere às penas restritivas de direitos,

 

(EMAGIS) Sobre a nacionalidade, julgue os itens abaixo.

I. A nacionalidade primária é imposta, de maneira unilateral, pelo Estado, no momento do nascimento, independentemente da vontade do indivíduo.

II. A nacionalidade secundária é aquela que se adquire por vontade própria, depois do nascimento, normalmente pela naturalização, que poderá ser requerida tanto pelos estrangeiros como pelos heimatlos (apátridas).

III. O filho de pai ou de mãe brasileiro nascido no exterior e que não tenha sido registrado em repartição consular poderá, a qualquer tempo, promover ação de opção de nacionalidade, de competência da Justiça Federal.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Em controle concentrado de constitucionalidade, o Supremo Tribunal Federal declarou a inconstitucionalidade da utilização da TR como indexador de correção monetária das dívidas passivas da Fazenda Pública. Tenha presente também a realidade da tramitação, no momento em que prolatada a decisão pelo Supremo, de milhares de processos subjetivos no Judiciário brasileiro em que tal indexador vinha sendo regularmente aplicado para correção das dívidas fazendárias.

Nesse contexto, as assertivas que seguem tratam da eficácia da decisão de inconstitucionalidade do STF em controle abstrato e sua repercussão sobre processos subjetivos em trâmite que tratem da questão jurídica, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Uma das inovações trazidas pela EC 113/2021 foi a expressa estipulação do índice de atualização a ser aplicado “nas discussões e nas condenações que envolvam a Fazenda Pública” (artigo 3º), isto é, para as dívidas passivas fazendárias.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os conflitos entre os entes federados e também com a competência jurisdicional do Supremo Tribunal Federal para originariamente processar e julgar as ações que a eles se refiram.

A propósito, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) No que toca à Lei das Eleições (Lei 9.504/97), avalie as proposições a seguir e aponte a alternativa apropriada.

I. O Tribunal Superior Eleitoral, ao conduzir o processamento dos títulos eleitorais, determinará de ofício a revisão ou correição das Zonas Eleitorais sempre que o total de transferências de eleitores ocorridas no ano em curso seja vinte por cento superior ao do ano anterior.

II. Os feitos eleitorais, no período entre o registro das candidaturas até cinco dias após a realização do segundo turno das eleições, terão prioridade para a participação do Ministério Público e dos Juízes de todas as Justiças e instâncias, ressalvados os processos de habeas corpus e mandado de segurança. É defeso às autoridades mencionadas deixar de cumprir qualquer prazo dessa Lei, em razão do exercício das funções regulares; eventual descumprimento constitui crime de responsabilidade e será objeto de anotação funcional para efeito de promoção na carreira.

III. Nos Tribunais Eleitorais, os advogados dos candidatos ou dos partidos e coligações serão intimados para os feitos que não versem sobre a cassação do registro ou do diploma de que trata essa Lei por meio da publicação de edital eletrônico publicado na página do respectivo Tribunal na internet, iniciando-se a contagem do prazo no dia seguinte ao da divulgação.

 

(EMAGIS) Considere que Premido, por dificuldades financeiras, tenha deixado de pagar as prestações de seu imóvel financiado sob o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), o que, após regular tramitação administrativa no âmbito da instituição financeira credora, Caixa Provedora Nacional, inclusive com ensejo das devidas oportunidades de purgação da mora, tenha levado à consolidação da propriedade em favor do aludido banco. Após a consolidação da propriedade, Premido ajuíza ação judicial postulando liminar que o autorize a purgar a mora, posta a iminência da regular realização do segundo leilão público do bem pela Caixa Provedora Nacional.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso a consolidação da propriedade se tenha dado antes da vigência da Lei 13.465/2017, pode ser acolhida a tese da Caixa Provedora Nacional de que, retornado o imóvel a seu patrimônio, extinguiu-se o contrato de financiamento, de modo que descabida a purgação da mora.

II. Caso a consolidação da propriedade se tenha dado após a vigência da Lei 13.465/2017, a 3ª Turma do STJ vem entendendo pela impossibilidade de purgação, podendo, no máximo, Premido, exercer direito de preferência de aquisição do imóvel nos termos regrados por tal inovação legislativa.

III. Segundo a Lei 13.465/2017, após a averbação da consolidação da propriedade fiduciária no patrimônio do credor fiduciário e até a data da realização do segundo leilão, é assegurado a Premido o direito de preferência para adquirir o imóvel por preço correspondente ao valor da dívida, somado aos encargos, despesas e valores explicitados na lei.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com títulos de crédito de suporte escritural ou eletrônico.

I. A Lei 13.986/2020 passou a permitir que a Cédula de Crédito Bancário seja emitida sob a forma escritural, situação na qual a entidade responsável pelo sistema eletrônico de escrituração expedirá, mediante solicitação de seu titular, certidão de inteiro teor do título, a qual corresponderá a título executivo extrajudicial.

II. Tratando-se, todavia, de título de crédito em forma cartular, mas juntado por cópia com força de original ao processo eletrônico, tal como regra do artigo 425 do CPC, o juiz poderá determinar o depósito do original em cartório ou secretaria.

III. Para o STJ, a obrigatoriedade de juntada do original do título de crédito aos autos da execução é de ser imposta especialmente se o suporte no qual ele está inserido no momento de propositura da demanda executiva seja eletrônico ou escritural, já que insuficiente o fato de todos os dados relativos ao título constarem do sistema eletrônico de escrituração.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Em tributo sujeito à homologação, a empresa Ecológica Engenharia Ltda. declara ao Fisco tributos no valor de R$ 5.000,00. Todavia, por problemas financeiros, não efetua o pagamento do valor na data do vencimento. Passados 2 anos do vencimento, o Fisco inscreve o valor em dívida ativa. Após 6 anos do vencimento, Ecológica Engenharia Ltda. confessa o débito, aproveitando vantagem tributária outorgada pela legislação, com abatimento do valor devido em 50%, e inicia o processo de parcelamento em 10 parcelas mensais. A empresa paga 6 parcelas corretamente e deixa de pagar as demais. O Fisco, assim, rescinde o parcelamento e inicia a ação de execução fiscal, pelo valor remanescente, considerando o abatimento outorgado pela legislação do parcelamento.

Nesse contexto, nos termos do Código Tributário Nacional e da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, o Fisco está

 

(EMAGIS) Com relação aos impostos estaduais e municipais, marque a alternativa correta.

 

(TJ/PA – Juiz de Direito Substituto – CEBRASPE – 2019) Segundo a assentada jurisprudência do STJ, quando um cidadão brasileiro importa diretamente um veículo automotor, a incidência de imposto sobre produtos industrializados (IPI) é

 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual que proíba a caça ‘sob qualquer pretexto’ em todo o Estado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios da Administração Pública, os órgãos públicos e as entidades da Administração Indireta, pode-se afirmar que

 

(EMAGIS) Quanto à Administração Direta e Indireta e às atividades da Administração Pública, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre os poderes administrativos e os temas que lhes são correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Relativamente às ações de improbidade administrativa, especialmente sobre a competência territorial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Banco Central do Brasil (BCB) pode autorizar a criação e manutenção, por entidade, de sistema informático que registre as informações que identifiquem os títulos de crédito eletrônicos ou escriturais.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Um título de crédito cartular digitalizado torna-se eletrônico, devendo ser registrado no sistema informático em questão.

II. Quando se verifica o inadimplemento de um título eletrônico e é necessário promover sua cobrança judicial, o sistema informático em que ele está registrado emite um relatório (chamado na lei, às vezes, de certidão), hipótese em que o título eletrônico se transforma em título cartular.

III. Tratando-se de execução de título extrajudicial em processo judicial eletrônico, o título de crédito objeto de cobrança estará entre os elementos de instrução da petição inicial: sendo título de crédito de suporte cartular, a digitalização da cártula instruirá a execução forçada; sendo título de crédito de suporte eletrônico, o advogado irá digitalizar o relatório fornecido em papel pela entidade responsável pelo sistema de registro dos títulos eletrônicos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação aos beneficiários do Regime Geral de Previdência Social (RGPS, Lei 8.213/91), julgue os itens expostos a seguir.

I. Existem, atualmente, 5 (cinco) classes de segurados obrigatórios; antes da Lei 9.876/99, contudo, existiam 7 (sete) classes de segurados obrigatórios.

II. É segurado obrigatório do RGPS, na condição de segurado empregado, o brasileiro civil que trabalha no exterior para organismo oficial internacional do qual o Brasil é membro efetivo, ainda que lá domiciliado e contratado, salvo quando coberto por regime próprio de previdência social.

III. Existem, atualmente, 3 (três) classes de dependentes; antes da Lei 9.032/95, contudo, existiam 4 (quatro) classes de dependentes.

Estão corretos somente os itens:

 

(DPE/PA – CEBRASPE – 2022) A respeito da legitimidade para acionamento do sistema internacional de direitos humanos, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) A doutrina destaca que a Corte Internacional de Justiça (CIJ), em 3 de fevereiro de 2012, firmou definitivamente o seu posicionamento sobre as imunidades de um Estado à jurisdição de outro, no julgamento do caso das Imunidades Jurisdicionais do Estado (Alemanha Vs. Itália; Grécia interveniente).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

Objetivas DP Estadual - Rodada 08.2022

(DPE/PA – CEBRASPE – 2022) A atuação da DP como curadora especial não é evento raro nem sem importância. A previsão legal encontra-se no art. 72, do CPC. Quanto à curadoria especial, é correto afirmar que


 

(DPE/PA – CEBRASPE – 2022) A respeito da legitimidade para acionamento do sistema internacional de direitos humanos, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de manifestações teóricas da criminologia moderna, especialmente nos anos setenta do século passado.

I. O pensamento do programa de tolerância zero é metaforicamente exposto com a teoria das janelas quebradas.

II. O programa de tolerância zero e a teoria das janelas quebradas têm em comum a concepção de que a polícia, em sua repressão ao crime e aos criminosos, deveria ser condescendente com os ‘peixes pequenos’ e concentrar sua ação nos ‘tubarões’.

III. O Movimento da Lei e Ordem, preconizando a maximização da intervenção punitiva, pregava que a violência só poderia ser controlada através de leis severas, que imponham longas penas privativas de liberdade, quando não a morte, tendo repercutido no Brasil através, por exemplo, da Lei dos Crimes Hediondos e do Regime Disciplinar Diferenciado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a evolução histórica do Direito Penal, as escolas penais e temas correlatos, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre a lei penal e sua aplicação, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Lei penal em branco em sentido amplo, também chamada de imprópria ou homogênea,
é aquela em que o complemento do preceito primário deve estar contido em lei editada pela mesma instância legislativa que criou a lei penal em branco.

II. Foi apresentada queixa-crime em 20/09/2021 (segunda-feira) pela prática do crime de injúria contra certo particular. Contudo, o querelante tomou conhecimento da suposta ofensa e da sua autoria em 20/03/2021 (sábado). Nesse caso, o prazo decadencial de 6 meses se esgotou em 19/09/2021, razão pela qual houve a extinção da punibilidade.

III. Aeronave brasileira, de natureza privada, encontrava-se sobrevoando o espaço aéreo correspondente ao alto-mar quando, em razão de um desentendimento, um dos passageiros, brasileiro naturalizado, agrediu certo tripulante com socos e pontapés, causando-lhe lesões corporais. Nesse caso, sendo a vítima de nacionalidade francesa, é correto afirmar que se estará diante de hipótese de extraterritorialidade condicionada da lei penal brasileira, com base no princípio da personalidade ativa.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre os crimes de responsabilidade e também sobre a imunidade processual e material de vereadores, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do inquérito policial, dos prazos de sua tramitação e do oferecimento de denúncia pelo Ministério Público, devendo ser avaliadas em consonância com a disciplina do Código de Processo Penal e do Código Penal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da hipótese em que há conexão entre crime eleitoral e crime outro, não inserido na competência da Justiça Eleitoral. A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/GO – Juiz de Direito Substituto – FCC – 2021) No que se refere às penas restritivas de direitos,

 

(EMAGIS) No que tange ao Direito das Coisas, avalie as seguintes proposições.

I. Deve ser reconhecida personalidade jurídica ao condomínio edilício.

II. O quórum para alteração do regimento interno do condomínio edilício pode ser livremente fixado na convenção.

III. Não se admite, no condomínio edilício, a utilização exclusiva de área comum.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre a mora e sua purgação, avalie as assertivas que seguem.

I. A purgação da mora por parte do devedor, segundo o Código Civil, depende da oferta por este da prestação mais a importância dos prejuízos decorrentes do dia da oferta.

II. Nos financiamentos imobiliários vinculados ao SFH, é expressamente vedada a purgação da mora pelo devedor após a consolidação da propriedade em favor do credor.

III. Nos financiamentos imobiliários vinculados ao SFI, a despeito de omissa a Lei 9.514/1997 antes da alteração produzida pela Lei 13.465/2017, o STJ admite, consolidada a propriedade em favor do credor fiduciário a antes da vigência da Lei 13.465/2017, a purgação da mora pelo devedor após tal consolidação e antes da assinatura do auto de arrematação.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No âmbito do Direito Civil:

I. O homem e a mulher com dezesseis anos podem casar, exigindo-se autorização de ambos os pais, ou de seus representantes legais, enquanto não atingida a maioridade civil, autorização que, uma vez prestada, segundo a alteração introduzida pela Lei 13.146/2015 no Código Civil, é irrevogável.

II. Segundo a doutrina, se existir um direito potestativo (que coloca a outra parte em estado de sujeição) que não seja passível de violação e houver um prazo para seu exercício, este é decadencial.

III. Para a doutrina, a purgação da mora se identifica com o cumprimento da obrigação propriamente dito, isto é, pressupõe a quitação integral das parcelas vencidas e vincendas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação à arbitragem, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) No que tange à impugnação recursal contra decisão que nega seguimento a recurso especial ou a recurso extraordinário no Tribunal de origem, julgue os itens abaixo.

I. Cabe agravo, no prazo de 15 (quinze) dias, contra decisão do presidente ou do vice-presidente do tribunal recorrido que inadmitir recurso extraordinário ou recurso especial, salvo quando fundada na aplicação de entendimento firmado em regime de repercussão geral ou em julgamento de recursos repetitivos.

II. A petição de agravo será dirigida ao presidente ou ao vice-presidente do tribunal de origem e independe do pagamento de custas e despesas postais, aplicando-se a ela o regime de repercussão geral e de recursos repetitivos, inclusive quanto à possibilidade de sobrestamento e do juízo de retratação. Esse agravo poderá ser julgado, conforme o caso, conjuntamente com o recurso especial ou extraordinário, assegurada, neste caso, sustentação oral, observando-se, ainda, o disposto no regimento interno do tribunal respectivo.

III. Inova o CPC/2015, diante do CPC1973, ao dispor que, na hipótese de interposição conjunta de recursos extraordinário e especial, o agravante poderá interpor um único agravo para impugnar ambos os recursos não admitidos.

Há erro:

 

(EMAGIS) A respeito da execução por quantia certa, avalie as assertivas que seguem.

I. É possível a inclusão do nome do executado no Serasajud em processo de execução fiscal, a despeito de prevista a medida apenas no CPC.

II. Enquanto não esgotadas as buscas de bens do executado no processo de execução, não pode seu nome ser inscrito pelo juízo no Serasajud.

III. A existência de título executivo extrajudicial não impede a parte de optar pelo processo de conhecimento, a fim de obter título executivo judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Acerca do mandado de segurança relativamente à tutela de interesses individuais, difusos e coletivos, assinale a opção CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a nacionalidade, julgue os itens abaixo.

I. A nacionalidade primária é imposta, de maneira unilateral, pelo Estado, no momento do nascimento, independentemente da vontade do indivíduo.

II. A nacionalidade secundária é aquela que se adquire por vontade própria, depois do nascimento, normalmente pela naturalização, que poderá ser requerida tanto pelos estrangeiros como pelos heimatlos (apátridas).

III. O filho de pai ou de mãe brasileiro nascido no exterior e que não tenha sido registrado em repartição consular poderá, a qualquer tempo, promover ação de opção de nacionalidade, de competência da Justiça Federal.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Em controle concentrado de constitucionalidade, o Supremo Tribunal Federal declarou a inconstitucionalidade da utilização da TR como indexador de correção monetária das dívidas passivas da Fazenda Pública. Tenha presente também a realidade da tramitação, no momento em que prolatada a decisão pelo Supremo, de milhares de processos subjetivos no Judiciário brasileiro em que tal indexador vinha sendo regularmente aplicado para correção das dívidas fazendárias.

Nesse contexto, as assertivas que seguem tratam da eficácia da decisão de inconstitucionalidade do STF em controle abstrato e sua repercussão sobre processos subjetivos em trâmite que tratem da questão jurídica, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Uma das inovações trazidas pela EC 113/2021 foi a expressa estipulação do índice de atualização a ser aplicado “nas discussões e nas condenações que envolvam a Fazenda Pública” (artigo 3º), isto é, para as dívidas passivas fazendárias.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os conflitos entre os entes federados e também com a competência jurisdicional do Supremo Tribunal Federal para originariamente processar e julgar as ações que a eles se refiram.

A propósito, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios da Administração Pública, os órgãos públicos e as entidades da Administração Indireta, pode-se afirmar que

 

(EMAGIS) Quanto à Administração Direta e Indireta e às atividades da Administração Pública, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre os poderes administrativos e os temas que lhes são correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Relativamente às ações de improbidade administrativa, especialmente sobre a competência territorial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual que proíba a caça ‘sob qualquer pretexto’ em todo o Estado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Em tributo sujeito à homologação, a empresa Ecológica Engenharia Ltda. declara ao Fisco tributos no valor de R$ 5.000,00. Todavia, por problemas financeiros, não efetua o pagamento do valor na data do vencimento. Passados 2 anos do vencimento, o Fisco inscreve o valor em dívida ativa. Após 6 anos do vencimento, Ecológica Engenharia Ltda. confessa o débito, aproveitando vantagem tributária outorgada pela legislação, com abatimento do valor devido em 50%, e inicia o processo de parcelamento em 10 parcelas mensais. A empresa paga 6 parcelas corretamente e deixa de pagar as demais. O Fisco, assim, rescinde o parcelamento e inicia a ação de execução fiscal, pelo valor remanescente, considerando o abatimento outorgado pela legislação do parcelamento.

Nesse contexto, nos termos do Código Tributário Nacional e da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, o Fisco está

 

(EMAGIS) Com relação aos impostos estaduais e municipais, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere que Premido, por dificuldades financeiras, tenha deixado de pagar as prestações de seu imóvel financiado sob o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), o que, após regular tramitação administrativa no âmbito da instituição financeira credora, Caixa Provedora Nacional, inclusive com ensejo das devidas oportunidades de purgação da mora, tenha levado à consolidação da propriedade em favor do aludido banco. Após a consolidação da propriedade, Premido ajuíza ação judicial postulando liminar que o autorize a purgar a mora, posta a iminência da regular realização do segundo leilão público do bem pela Caixa Provedora Nacional.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso a consolidação da propriedade se tenha dado antes da vigência da Lei 13.465/2017, pode ser acolhida a tese da Caixa Provedora Nacional de que, retornado o imóvel a seu patrimônio, extinguiu-se o contrato de financiamento, de modo que descabida a purgação da mora.

II. Caso a consolidação da propriedade se tenha dado após a vigência da Lei 13.465/2017, a 3ª Turma do STJ vem entendendo pela impossibilidade de purgação, podendo, no máximo, Premido, exercer direito de preferência de aquisição do imóvel nos termos regrados por tal inovação legislativa.

III. Segundo a Lei 13.465/2017, após a averbação da consolidação da propriedade fiduciária no patrimônio do credor fiduciário e até a data da realização do segundo leilão, é assegurado a Premido o direito de preferência para adquirir o imóvel por preço correspondente ao valor da dívida, somado aos encargos, despesas e valores explicitados na lei.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com títulos de crédito de suporte escritural ou eletrônico.

I. A Lei 13.986/2020 passou a permitir que a Cédula de Crédito Bancário seja emitida sob a forma escritural, situação na qual a entidade responsável pelo sistema eletrônico de escrituração expedirá, mediante solicitação de seu titular, certidão de inteiro teor do título, a qual corresponderá a título executivo extrajudicial.

II. Tratando-se, todavia, de título de crédito em forma cartular, mas juntado por cópia com força de original ao processo eletrônico, tal como regra do artigo 425 do CPC, o juiz poderá determinar o depósito do original em cartório ou secretaria.

III. Para o STJ, a obrigatoriedade de juntada do original do título de crédito aos autos da execução é de ser imposta especialmente se o suporte no qual ele está inserido no momento de propositura da demanda executiva seja eletrônico ou escritural, já que insuficiente o fato de todos os dados relativos ao título constarem do sistema eletrônico de escrituração.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a aplicação de medidas socioeducativas no direito da criança e do adolescente, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) No que diz respeito à relação jurídica de consumo, assinale a opção CORRETA:

 

Objetivas PGE/PGM - Rodada 08.2022

(EMAGIS) Sobre os princípios da Administração Pública, os órgãos públicos e as entidades da Administração Indireta, pode-se afirmar que

 

(EMAGIS) Quanto à Administração Direta e Indireta e às atividades da Administração Pública, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre os poderes administrativos e os temas que lhes são correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Relativamente às ações de improbidade administrativa, especialmente sobre a competência territorial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a nacionalidade, julgue os itens abaixo.

I. A nacionalidade primária é imposta, de maneira unilateral, pelo Estado, no momento do nascimento, independentemente da vontade do indivíduo.

II. A nacionalidade secundária é aquela que se adquire por vontade própria, depois do nascimento, normalmente pela naturalização, que poderá ser requerida tanto pelos estrangeiros como pelos heimatlos (apátridas).

III. O filho de pai ou de mãe brasileiro nascido no exterior e que não tenha sido registrado em repartição consular poderá, a qualquer tempo, promover ação de opção de nacionalidade, de competência da Justiça Federal.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Em controle concentrado de constitucionalidade, o Supremo Tribunal Federal declarou a inconstitucionalidade da utilização da TR como indexador de correção monetária das dívidas passivas da Fazenda Pública. Tenha presente também a realidade da tramitação, no momento em que prolatada a decisão pelo Supremo, de milhares de processos subjetivos no Judiciário brasileiro em que tal indexador vinha sendo regularmente aplicado para correção das dívidas fazendárias.

Nesse contexto, as assertivas que seguem tratam da eficácia da decisão de inconstitucionalidade do STF em controle abstrato e sua repercussão sobre processos subjetivos em trâmite que tratem da questão jurídica, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Uma das inovações trazidas pela EC 113/2021 foi a expressa estipulação do índice de atualização a ser aplicado “nas discussões e nas condenações que envolvam a Fazenda Pública” (artigo 3º), isto é, para as dívidas passivas fazendárias.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os conflitos entre os entes federados e também com a competência jurisdicional do Supremo Tribunal Federal para originariamente processar e julgar as ações que a eles se refiram.

A propósito, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação à arbitragem, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) No que tange à impugnação recursal contra decisão que nega seguimento a recurso especial ou a recurso extraordinário no Tribunal de origem, julgue os itens abaixo.

I. Cabe agravo, no prazo de 15 (quinze) dias, contra decisão do presidente ou do vice-presidente do tribunal recorrido que inadmitir recurso extraordinário ou recurso especial, salvo quando fundada na aplicação de entendimento firmado em regime de repercussão geral ou em julgamento de recursos repetitivos.

II. A petição de agravo será dirigida ao presidente ou ao vice-presidente do tribunal de origem e independe do pagamento de custas e despesas postais, aplicando-se a ela o regime de repercussão geral e de recursos repetitivos, inclusive quanto à possibilidade de sobrestamento e do juízo de retratação. Esse agravo poderá ser julgado, conforme o caso, conjuntamente com o recurso especial ou extraordinário, assegurada, neste caso, sustentação oral, observando-se, ainda, o disposto no regimento interno do tribunal respectivo.

III. Inova o CPC/2015, diante do CPC1973, ao dispor que, na hipótese de interposição conjunta de recursos extraordinário e especial, o agravante poderá interpor um único agravo para impugnar ambos os recursos não admitidos.

Há erro:

 

(EMAGIS) A respeito da execução por quantia certa, avalie as assertivas que seguem.

I. É possível a inclusão do nome do executado no Serasajud em processo de execução fiscal, a despeito de prevista a medida apenas no CPC.

II. Enquanto não esgotadas as buscas de bens do executado no processo de execução, não pode seu nome ser inscrito pelo juízo no Serasajud.

III. A existência de título executivo extrajudicial não impede a parte de optar pelo processo de conhecimento, a fim de obter título executivo judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que tange ao Direito das Coisas, avalie as seguintes proposições.

I. Deve ser reconhecida personalidade jurídica ao condomínio edilício.

II. O quórum para alteração do regimento interno do condomínio edilício pode ser livremente fixado na convenção.

III. Não se admite, no condomínio edilício, a utilização exclusiva de área comum.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre a mora e sua purgação, avalie as assertivas que seguem.

I. A purgação da mora por parte do devedor, segundo o Código Civil, depende da oferta por este da prestação mais a importância dos prejuízos decorrentes do dia da oferta.

II. Nos financiamentos imobiliários vinculados ao SFH, é expressamente vedada a purgação da mora pelo devedor após a consolidação da propriedade em favor do credor.

III. Nos financiamentos imobiliários vinculados ao SFI, a despeito de omissa a Lei 9.514/1997 antes da alteração produzida pela Lei 13.465/2017, o STJ admite, consolidada a propriedade em favor do credor fiduciário a antes da vigência da Lei 13.465/2017, a purgação da mora pelo devedor após tal consolidação e antes da assinatura do auto de arrematação.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No âmbito do Direito Civil:

I. O homem e a mulher com dezesseis anos podem casar, exigindo-se autorização de ambos os pais, ou de seus representantes legais, enquanto não atingida a maioridade civil, autorização que, uma vez prestada, segundo a alteração introduzida pela Lei 13.146/2015 no Código Civil, é irrevogável.

II. Segundo a doutrina, se existir um direito potestativo (que coloca a outra parte em estado de sujeição) que não seja passível de violação e houver um prazo para seu exercício, este é decadencial.

III. Para a doutrina, a purgação da mora se identifica com o cumprimento da obrigação propriamente dito, isto é, pressupõe a quitação integral das parcelas vencidas e vincendas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que Premido, por dificuldades financeiras, tenha deixado de pagar as prestações de seu imóvel financiado sob o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), o que, após regular tramitação administrativa no âmbito da instituição financeira credora, Caixa Provedora Nacional, inclusive com ensejo das devidas oportunidades de purgação da mora, tenha levado à consolidação da propriedade em favor do aludido banco. Após a consolidação da propriedade, Premido ajuíza ação judicial postulando liminar que o autorize a purgar a mora, posta a iminência da regular realização do segundo leilão público do bem pela Caixa Provedora Nacional.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso a consolidação da propriedade se tenha dado antes da vigência da Lei 13.465/2017, pode ser acolhida a tese da Caixa Provedora Nacional de que, retornado o imóvel a seu patrimônio, extinguiu-se o contrato de financiamento, de modo que descabida a purgação da mora.

II. Caso a consolidação da propriedade se tenha dado após a vigência da Lei 13.465/2017, a 3ª Turma do STJ vem entendendo pela impossibilidade de purgação, podendo, no máximo, Premido, exercer direito de preferência de aquisição do imóvel nos termos regrados por tal inovação legislativa.

III. Segundo a Lei 13.465/2017, após a averbação da consolidação da propriedade fiduciária no patrimônio do credor fiduciário e até a data da realização do segundo leilão, é assegurado a Premido o direito de preferência para adquirir o imóvel por preço correspondente ao valor da dívida, somado aos encargos, despesas e valores explicitados na lei.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com títulos de crédito de suporte escritural ou eletrônico.

I. A Lei 13.986/2020 passou a permitir que a Cédula de Crédito Bancário seja emitida sob a forma escritural, situação na qual a entidade responsável pelo sistema eletrônico de escrituração expedirá, mediante solicitação de seu titular, certidão de inteiro teor do título, a qual corresponderá a título executivo extrajudicial.

II. Tratando-se, todavia, de título de crédito em forma cartular, mas juntado por cópia com força de original ao processo eletrônico, tal como regra do artigo 425 do CPC, o juiz poderá determinar o depósito do original em cartório ou secretaria.

III. Para o STJ, a obrigatoriedade de juntada do original do título de crédito aos autos da execução é de ser imposta especialmente se o suporte no qual ele está inserido no momento de propositura da demanda executiva seja eletrônico ou escritural, já que insuficiente o fato de todos os dados relativos ao título constarem do sistema eletrônico de escrituração.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Em tributo sujeito à homologação, a empresa Ecológica Engenharia Ltda. declara ao Fisco tributos no valor de R$ 5.000,00. Todavia, por problemas financeiros, não efetua o pagamento do valor na data do vencimento. Passados 2 anos do vencimento, o Fisco inscreve o valor em dívida ativa. Após 6 anos do vencimento, Ecológica Engenharia Ltda. confessa o débito, aproveitando vantagem tributária outorgada pela legislação, com abatimento do valor devido em 50%, e inicia o processo de parcelamento em 10 parcelas mensais. A empresa paga 6 parcelas corretamente e deixa de pagar as demais. O Fisco, assim, rescinde o parcelamento e inicia a ação de execução fiscal, pelo valor remanescente, considerando o abatimento outorgado pela legislação do parcelamento.

Nesse contexto, nos termos do Código Tributário Nacional e da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, o Fisco está

 

(EMAGIS) Com relação aos impostos estaduais e municipais, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação tanto com regras constitucionais orçamentárias quanto com regras constitucionais referentes a remuneração de agentes públicos, devendo ser analisadas também em consonância com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto ao instituto do aviso prévio, assinale a alternativa INCORRETA.

 

(Procurador do Município de Várzea Grande/MT – UFMT – 2018) Quanto ao processo de homologação de acordo extrajudicial decorrente de relações de trabalho, NÃO é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual que proíba a caça ‘sob qualquer pretexto’ em todo o Estado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a evolução histórica do Direito Penal, as escolas penais e temas correlatos, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre a lei penal e sua aplicação, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Lei penal em branco em sentido amplo, também chamada de imprópria ou homogênea,
é aquela em que o complemento do preceito primário deve estar contido em lei editada pela mesma instância legislativa que criou a lei penal em branco.

II. Foi apresentada queixa-crime em 20/09/2021 (segunda-feira) pela prática do crime de injúria contra certo particular. Contudo, o querelante tomou conhecimento da suposta ofensa e da sua autoria em 20/03/2021 (sábado). Nesse caso, o prazo decadencial de 6 meses se esgotou em 19/09/2021, razão pela qual houve a extinção da punibilidade.

III. Aeronave brasileira, de natureza privada, encontrava-se sobrevoando o espaço aéreo correspondente ao alto-mar quando, em razão de um desentendimento, um dos passageiros, brasileiro naturalizado, agrediu certo tripulante com socos e pontapés, causando-lhe lesões corporais. Nesse caso, sendo a vítima de nacionalidade francesa, é correto afirmar que se estará diante de hipótese de extraterritorialidade condicionada da lei penal brasileira, com base no princípio da personalidade ativa.

Há erro:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do inquérito policial, dos prazos de sua tramitação e do oferecimento de denúncia pelo Ministério Público, devendo ser avaliadas em consonância com a disciplina do Código de Processo Penal e do Código Penal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da hipótese em que há conexão entre crime eleitoral e crime outro, não inserido na competência da Justiça Eleitoral. A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 08.2022

(EMAGIS) No que tange ao Direito das Coisas, avalie as seguintes proposições.

I. Deve ser reconhecida personalidade jurídica ao condomínio edilício.

II. O quórum para alteração do regimento interno do condomínio edilício pode ser livremente fixado na convenção.

III. Não se admite, no condomínio edilício, a utilização exclusiva de área comum.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre a mora e sua purgação, avalie as assertivas que seguem.

I. A purgação da mora por parte do devedor, segundo o Código Civil, depende da oferta por este da prestação mais a importância dos prejuízos decorrentes do dia da oferta.

II. Nos financiamentos imobiliários vinculados ao SFH, é expressamente vedada a purgação da mora pelo devedor após a consolidação da propriedade em favor do credor.

III. Nos financiamentos imobiliários vinculados ao SFI, a despeito de omissa a Lei 9.514/1997 antes da alteração produzida pela Lei 13.465/2017, o STJ admite, consolidada a propriedade em favor do credor fiduciário a antes da vigência da Lei 13.465/2017, a purgação da mora pelo devedor após tal consolidação e antes da assinatura do auto de arrematação.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No âmbito do Direito Civil:

I. O homem e a mulher com dezesseis anos podem casar, exigindo-se autorização de ambos os pais, ou de seus representantes legais, enquanto não atingida a maioridade civil, autorização que, uma vez prestada, segundo a alteração introduzida pela Lei 13.146/2015 no Código Civil, é irrevogável.

II. Segundo a doutrina, se existir um direito potestativo (que coloca a outra parte em estado de sujeição) que não seja passível de violação e houver um prazo para seu exercício, este é decadencial.

III. Para a doutrina, a purgação da mora se identifica com o cumprimento da obrigação propriamente dito, isto é, pressupõe a quitação integral das parcelas vencidas e vincendas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação à arbitragem, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) No que tange à impugnação recursal contra decisão que nega seguimento a recurso especial ou a recurso extraordinário no Tribunal de origem, julgue os itens abaixo.

I. Cabe agravo, no prazo de 15 (quinze) dias, contra decisão do presidente ou do vice-presidente do tribunal recorrido que inadmitir recurso extraordinário ou recurso especial, salvo quando fundada na aplicação de entendimento firmado em regime de repercussão geral ou em julgamento de recursos repetitivos.

II. A petição de agravo será dirigida ao presidente ou ao vice-presidente do tribunal de origem e independe do pagamento de custas e despesas postais, aplicando-se a ela o regime de repercussão geral e de recursos repetitivos, inclusive quanto à possibilidade de sobrestamento e do juízo de retratação. Esse agravo poderá ser julgado, conforme o caso, conjuntamente com o recurso especial ou extraordinário, assegurada, neste caso, sustentação oral, observando-se, ainda, o disposto no regimento interno do tribunal respectivo.

III. Inova o CPC/2015, diante do CPC1973, ao dispor que, na hipótese de interposição conjunta de recursos extraordinário e especial, o agravante poderá interpor um único agravo para impugnar ambos os recursos não admitidos.

Há erro:

 

(EMAGIS) A respeito da execução por quantia certa, avalie as assertivas que seguem.

I. É possível a inclusão do nome do executado no Serasajud em processo de execução fiscal, a despeito de prevista a medida apenas no CPC.

II. Enquanto não esgotadas as buscas de bens do executado no processo de execução, não pode seu nome ser inscrito pelo juízo no Serasajud.

III. A existência de título executivo extrajudicial não impede a parte de optar pelo processo de conhecimento, a fim de obter título executivo judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Acerca do mandado de segurança relativamente à tutela de interesses individuais, difusos e coletivos, assinale a opção CORRETA.

 

(EMAGIS) No que diz respeito à relação jurídica de consumo, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) Sobre a aplicação de medidas socioeducativas no direito da criança e do adolescente, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de manifestações teóricas da criminologia moderna, especialmente nos anos setenta do século passado.

I. O pensamento do programa de tolerância zero é metaforicamente exposto com a teoria das janelas quebradas.

II. O programa de tolerância zero e a teoria das janelas quebradas têm em comum a concepção de que a polícia, em sua repressão ao crime e aos criminosos, deveria ser condescendente com os ‘peixes pequenos’ e concentrar sua ação nos ‘tubarões’.

III. O Movimento da Lei e Ordem, preconizando a maximização da intervenção punitiva, pregava que a violência só poderia ser controlada através de leis severas, que imponham longas penas privativas de liberdade, quando não a morte, tendo repercutido no Brasil através, por exemplo, da Lei dos Crimes Hediondos e do Regime Disciplinar Diferenciado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a evolução histórica do Direito Penal, as escolas penais e temas correlatos, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre a lei penal e sua aplicação, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Lei penal em branco em sentido amplo, também chamada de imprópria ou homogênea,
é aquela em que o complemento do preceito primário deve estar contido em lei editada pela mesma instância legislativa que criou a lei penal em branco.

II. Foi apresentada queixa-crime em 20/09/2021 (segunda-feira) pela prática do crime de injúria contra certo particular. Contudo, o querelante tomou conhecimento da suposta ofensa e da sua autoria em 20/03/2021 (sábado). Nesse caso, o prazo decadencial de 6 meses se esgotou em 19/09/2021, razão pela qual houve a extinção da punibilidade.

III. Aeronave brasileira, de natureza privada, encontrava-se sobrevoando o espaço aéreo correspondente ao alto-mar quando, em razão de um desentendimento, um dos passageiros, brasileiro naturalizado, agrediu certo tripulante com socos e pontapés, causando-lhe lesões corporais. Nesse caso, sendo a vítima de nacionalidade francesa, é correto afirmar que se estará diante de hipótese de extraterritorialidade condicionada da lei penal brasileira, com base no princípio da personalidade ativa.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre os crimes de responsabilidade e também sobre a imunidade processual e material de vereadores, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do inquérito policial, dos prazos de sua tramitação e do oferecimento de denúncia pelo Ministério Público, devendo ser avaliadas em consonância com a disciplina do Código de Processo Penal e do Código Penal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da hipótese em que há conexão entre crime eleitoral e crime outro, não inserido na competência da Justiça Eleitoral. A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/GO – Juiz de Direito Substituto – FCC – 2021) No que se refere às penas restritivas de direitos,

 

(EMAGIS) Sobre a nacionalidade, julgue os itens abaixo.

I. A nacionalidade primária é imposta, de maneira unilateral, pelo Estado, no momento do nascimento, independentemente da vontade do indivíduo.

II. A nacionalidade secundária é aquela que se adquire por vontade própria, depois do nascimento, normalmente pela naturalização, que poderá ser requerida tanto pelos estrangeiros como pelos heimatlos (apátridas).

III. O filho de pai ou de mãe brasileiro nascido no exterior e que não tenha sido registrado em repartição consular poderá, a qualquer tempo, promover ação de opção de nacionalidade, de competência da Justiça Federal.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Em controle concentrado de constitucionalidade, o Supremo Tribunal Federal declarou a inconstitucionalidade da utilização da TR como indexador de correção monetária das dívidas passivas da Fazenda Pública. Tenha presente também a realidade da tramitação, no momento em que prolatada a decisão pelo Supremo, de milhares de processos subjetivos no Judiciário brasileiro em que tal indexador vinha sendo regularmente aplicado para correção das dívidas fazendárias.

Nesse contexto, as assertivas que seguem tratam da eficácia da decisão de inconstitucionalidade do STF em controle abstrato e sua repercussão sobre processos subjetivos em trâmite que tratem da questão jurídica, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Uma das inovações trazidas pela EC 113/2021 foi a expressa estipulação do índice de atualização a ser aplicado “nas discussões e nas condenações que envolvam a Fazenda Pública” (artigo 3º), isto é, para as dívidas passivas fazendárias.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os conflitos entre os entes federados e também com a competência jurisdicional do Supremo Tribunal Federal para originariamente processar e julgar as ações que a eles se refiram.

A propósito, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) No que toca à Lei das Eleições (Lei 9.504/97), avalie as proposições a seguir e aponte a alternativa apropriada.

I. O Tribunal Superior Eleitoral, ao conduzir o processamento dos títulos eleitorais, determinará de ofício a revisão ou correição das Zonas Eleitorais sempre que o total de transferências de eleitores ocorridas no ano em curso seja vinte por cento superior ao do ano anterior.

II. Os feitos eleitorais, no período entre o registro das candidaturas até cinco dias após a realização do segundo turno das eleições, terão prioridade para a participação do Ministério Público e dos Juízes de todas as Justiças e instâncias, ressalvados os processos de habeas corpus e mandado de segurança. É defeso às autoridades mencionadas deixar de cumprir qualquer prazo dessa Lei, em razão do exercício das funções regulares; eventual descumprimento constitui crime de responsabilidade e será objeto de anotação funcional para efeito de promoção na carreira.

III. Nos Tribunais Eleitorais, os advogados dos candidatos ou dos partidos e coligações serão intimados para os feitos que não versem sobre a cassação do registro ou do diploma de que trata essa Lei por meio da publicação de edital eletrônico publicado na página do respectivo Tribunal na internet, iniciando-se a contagem do prazo no dia seguinte ao da divulgação.

 

(EMAGIS) Considere que Premido, por dificuldades financeiras, tenha deixado de pagar as prestações de seu imóvel financiado sob o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), o que, após regular tramitação administrativa no âmbito da instituição financeira credora, Caixa Provedora Nacional, inclusive com ensejo das devidas oportunidades de purgação da mora, tenha levado à consolidação da propriedade em favor do aludido banco. Após a consolidação da propriedade, Premido ajuíza ação judicial postulando liminar que o autorize a purgar a mora, posta a iminência da regular realização do segundo leilão público do bem pela Caixa Provedora Nacional.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso a consolidação da propriedade se tenha dado antes da vigência da Lei 13.465/2017, pode ser acolhida a tese da Caixa Provedora Nacional de que, retornado o imóvel a seu patrimônio, extinguiu-se o contrato de financiamento, de modo que descabida a purgação da mora.

II. Caso a consolidação da propriedade se tenha dado após a vigência da Lei 13.465/2017, a 3ª Turma do STJ vem entendendo pela impossibilidade de purgação, podendo, no máximo, Premido, exercer direito de preferência de aquisição do imóvel nos termos regrados por tal inovação legislativa.

III. Segundo a Lei 13.465/2017, após a averbação da consolidação da propriedade fiduciária no patrimônio do credor fiduciário e até a data da realização do segundo leilão, é assegurado a Premido o direito de preferência para adquirir o imóvel por preço correspondente ao valor da dívida, somado aos encargos, despesas e valores explicitados na lei.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com títulos de crédito de suporte escritural ou eletrônico.

I. A Lei 13.986/2020 passou a permitir que a Cédula de Crédito Bancário seja emitida sob a forma escritural, situação na qual a entidade responsável pelo sistema eletrônico de escrituração expedirá, mediante solicitação de seu titular, certidão de inteiro teor do título, a qual corresponderá a título executivo extrajudicial.

II. Tratando-se, todavia, de título de crédito em forma cartular, mas juntado por cópia com força de original ao processo eletrônico, tal como regra do artigo 425 do CPC, o juiz poderá determinar o depósito do original em cartório ou secretaria.

III. Para o STJ, a obrigatoriedade de juntada do original do título de crédito aos autos da execução é de ser imposta especialmente se o suporte no qual ele está inserido no momento de propositura da demanda executiva seja eletrônico ou escritural, já que insuficiente o fato de todos os dados relativos ao título constarem do sistema eletrônico de escrituração.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Em tributo sujeito à homologação, a empresa Ecológica Engenharia Ltda. declara ao Fisco tributos no valor de R$ 5.000,00. Todavia, por problemas financeiros, não efetua o pagamento do valor na data do vencimento. Passados 2 anos do vencimento, o Fisco inscreve o valor em dívida ativa. Após 6 anos do vencimento, Ecológica Engenharia Ltda. confessa o débito, aproveitando vantagem tributária outorgada pela legislação, com abatimento do valor devido em 50%, e inicia o processo de parcelamento em 10 parcelas mensais. A empresa paga 6 parcelas corretamente e deixa de pagar as demais. O Fisco, assim, rescinde o parcelamento e inicia a ação de execução fiscal, pelo valor remanescente, considerando o abatimento outorgado pela legislação do parcelamento.

Nesse contexto, nos termos do Código Tributário Nacional e da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, o Fisco está

 

(EMAGIS) Com relação aos impostos estaduais e municipais, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual que proíba a caça ‘sob qualquer pretexto’ em todo o Estado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios da Administração Pública, os órgãos públicos e as entidades da Administração Indireta, pode-se afirmar que

 

(EMAGIS) Quanto à Administração Direta e Indireta e às atividades da Administração Pública, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre os poderes administrativos e os temas que lhes são correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Relativamente às ações de improbidade administrativa, especialmente sobre a competência territorial, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 08.2022

(EMAGIS) Sobre os princípios da Administração Pública, os órgãos públicos e as entidades da Administração Indireta, pode-se afirmar que

 

(EMAGIS) Quanto à Administração Direta e Indireta e às atividades da Administração Pública, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre os poderes administrativos e os temas que lhes são correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Relativamente às ações de improbidade administrativa, especialmente sobre a competência territorial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a nacionalidade, julgue os itens abaixo.

I. A nacionalidade primária é imposta, de maneira unilateral, pelo Estado, no momento do nascimento, independentemente da vontade do indivíduo.

II. A nacionalidade secundária é aquela que se adquire por vontade própria, depois do nascimento, normalmente pela naturalização, que poderá ser requerida tanto pelos estrangeiros como pelos heimatlos (apátridas).

III. O filho de pai ou de mãe brasileiro nascido no exterior e que não tenha sido registrado em repartição consular poderá, a qualquer tempo, promover ação de opção de nacionalidade, de competência da Justiça Federal.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Em controle concentrado de constitucionalidade, o Supremo Tribunal Federal declarou a inconstitucionalidade da utilização da TR como indexador de correção monetária das dívidas passivas da Fazenda Pública. Tenha presente também a realidade da tramitação, no momento em que prolatada a decisão pelo Supremo, de milhares de processos subjetivos no Judiciário brasileiro em que tal indexador vinha sendo regularmente aplicado para correção das dívidas fazendárias.

Nesse contexto, as assertivas que seguem tratam da eficácia da decisão de inconstitucionalidade do STF em controle abstrato e sua repercussão sobre processos subjetivos em trâmite que tratem da questão jurídica, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Uma das inovações trazidas pela EC 113/2021 foi a expressa estipulação do índice de atualização a ser aplicado “nas discussões e nas condenações que envolvam a Fazenda Pública” (artigo 3º), isto é, para as dívidas passivas fazendárias.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os conflitos entre os entes federados e também com a competência jurisdicional do Supremo Tribunal Federal para originariamente processar e julgar as ações que a eles se refiram.

A propósito, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação à arbitragem, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) No que tange à impugnação recursal contra decisão que nega seguimento a recurso especial ou a recurso extraordinário no Tribunal de origem, julgue os itens abaixo.

I. Cabe agravo, no prazo de 15 (quinze) dias, contra decisão do presidente ou do vice-presidente do tribunal recorrido que inadmitir recurso extraordinário ou recurso especial, salvo quando fundada na aplicação de entendimento firmado em regime de repercussão geral ou em julgamento de recursos repetitivos.

II. A petição de agravo será dirigida ao presidente ou ao vice-presidente do tribunal de origem e independe do pagamento de custas e despesas postais, aplicando-se a ela o regime de repercussão geral e de recursos repetitivos, inclusive quanto à possibilidade de sobrestamento e do juízo de retratação. Esse agravo poderá ser julgado, conforme o caso, conjuntamente com o recurso especial ou extraordinário, assegurada, neste caso, sustentação oral, observando-se, ainda, o disposto no regimento interno do tribunal respectivo.

III. Inova o CPC/2015, diante do CPC1973, ao dispor que, na hipótese de interposição conjunta de recursos extraordinário e especial, o agravante poderá interpor um único agravo para impugnar ambos os recursos não admitidos.

Há erro:

 

(EMAGIS) A respeito da execução por quantia certa, avalie as assertivas que seguem.

I. É possível a inclusão do nome do executado no Serasajud em processo de execução fiscal, a despeito de prevista a medida apenas no CPC.

II. Enquanto não esgotadas as buscas de bens do executado no processo de execução, não pode seu nome ser inscrito pelo juízo no Serasajud.

III. A existência de título executivo extrajudicial não impede a parte de optar pelo processo de conhecimento, a fim de obter título executivo judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que tange ao Direito das Coisas, avalie as seguintes proposições.

I. Deve ser reconhecida personalidade jurídica ao condomínio edilício.

II. O quórum para alteração do regimento interno do condomínio edilício pode ser livremente fixado na convenção.

III. Não se admite, no condomínio edilício, a utilização exclusiva de área comum.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre a mora e sua purgação, avalie as assertivas que seguem.

I. A purgação da mora por parte do devedor, segundo o Código Civil, depende da oferta por este da prestação mais a importância dos prejuízos decorrentes do dia da oferta.

II. Nos financiamentos imobiliários vinculados ao SFH, é expressamente vedada a purgação da mora pelo devedor após a consolidação da propriedade em favor do credor.

III. Nos financiamentos imobiliários vinculados ao SFI, a despeito de omissa a Lei 9.514/1997 antes da alteração produzida pela Lei 13.465/2017, o STJ admite, consolidada a propriedade em favor do credor fiduciário a antes da vigência da Lei 13.465/2017, a purgação da mora pelo devedor após tal consolidação e antes da assinatura do auto de arrematação.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No âmbito do Direito Civil:

I. O homem e a mulher com dezesseis anos podem casar, exigindo-se autorização de ambos os pais, ou de seus representantes legais, enquanto não atingida a maioridade civil, autorização que, uma vez prestada, segundo a alteração introduzida pela Lei 13.146/2015 no Código Civil, é irrevogável.

II. Segundo a doutrina, se existir um direito potestativo (que coloca a outra parte em estado de sujeição) que não seja passível de violação e houver um prazo para seu exercício, este é decadencial.

III. Para a doutrina, a purgação da mora se identifica com o cumprimento da obrigação propriamente dito, isto é, pressupõe a quitação integral das parcelas vencidas e vincendas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que Premido, por dificuldades financeiras, tenha deixado de pagar as prestações de seu imóvel financiado sob o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), o que, após regular tramitação administrativa no âmbito da instituição financeira credora, Caixa Provedora Nacional, inclusive com ensejo das devidas oportunidades de purgação da mora, tenha levado à consolidação da propriedade em favor do aludido banco. Após a consolidação da propriedade, Premido ajuíza ação judicial postulando liminar que o autorize a purgar a mora, posta a iminência da regular realização do segundo leilão público do bem pela Caixa Provedora Nacional.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso a consolidação da propriedade se tenha dado antes da vigência da Lei 13.465/2017, pode ser acolhida a tese da Caixa Provedora Nacional de que, retornado o imóvel a seu patrimônio, extinguiu-se o contrato de financiamento, de modo que descabida a purgação da mora.

II. Caso a consolidação da propriedade se tenha dado após a vigência da Lei 13.465/2017, a 3ª Turma do STJ vem entendendo pela impossibilidade de purgação, podendo, no máximo, Premido, exercer direito de preferência de aquisição do imóvel nos termos regrados por tal inovação legislativa.

III. Segundo a Lei 13.465/2017, após a averbação da consolidação da propriedade fiduciária no patrimônio do credor fiduciário e até a data da realização do segundo leilão, é assegurado a Premido o direito de preferência para adquirir o imóvel por preço correspondente ao valor da dívida, somado aos encargos, despesas e valores explicitados na lei.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com títulos de crédito de suporte escritural ou eletrônico.

I. A Lei 13.986/2020 passou a permitir que a Cédula de Crédito Bancário seja emitida sob a forma escritural, situação na qual a entidade responsável pelo sistema eletrônico de escrituração expedirá, mediante solicitação de seu titular, certidão de inteiro teor do título, a qual corresponderá a título executivo extrajudicial.

II. Tratando-se, todavia, de título de crédito em forma cartular, mas juntado por cópia com força de original ao processo eletrônico, tal como regra do artigo 425 do CPC, o juiz poderá determinar o depósito do original em cartório ou secretaria.

III. Para o STJ, a obrigatoriedade de juntada do original do título de crédito aos autos da execução é de ser imposta especialmente se o suporte no qual ele está inserido no momento de propositura da demanda executiva seja eletrônico ou escritural, já que insuficiente o fato de todos os dados relativos ao título constarem do sistema eletrônico de escrituração.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Em tributo sujeito à homologação, a empresa Ecológica Engenharia Ltda. declara ao Fisco tributos no valor de R$ 5.000,00. Todavia, por problemas financeiros, não efetua o pagamento do valor na data do vencimento. Passados 2 anos do vencimento, o Fisco inscreve o valor em dívida ativa. Após 6 anos do vencimento, Ecológica Engenharia Ltda. confessa o débito, aproveitando vantagem tributária outorgada pela legislação, com abatimento do valor devido em 50%, e inicia o processo de parcelamento em 10 parcelas mensais. A empresa paga 6 parcelas corretamente e deixa de pagar as demais. O Fisco, assim, rescinde o parcelamento e inicia a ação de execução fiscal, pelo valor remanescente, considerando o abatimento outorgado pela legislação do parcelamento.

Nesse contexto, nos termos do Código Tributário Nacional e da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, o Fisco está

 

(EMAGIS) Com relação aos impostos estaduais e municipais, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação tanto com regras constitucionais orçamentárias quanto com regras constitucionais referentes a remuneração de agentes públicos, devendo ser analisadas também em consonância com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto ao instituto do aviso prévio, assinale a alternativa INCORRETA.

 

(Procurador do Município de Várzea Grande/MT – UFMT – 2018) Quanto ao processo de homologação de acordo extrajudicial decorrente de relações de trabalho, NÃO é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual que proíba a caça ‘sob qualquer pretexto’ em todo o Estado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/PA – CEBRASPE – 2022) A atuação da DP como curadora especial não é evento raro nem sem importância. A previsão legal encontra-se no art. 72, do CPC. Quanto à curadoria especial, é correto afirmar que


 

(DPE/PA – CEBRASPE – 2022) A respeito da legitimidade para acionamento do sistema internacional de direitos humanos, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de manifestações teóricas da criminologia moderna, especialmente nos anos setenta do século passado.

I. O pensamento do programa de tolerância zero é metaforicamente exposto com a teoria das janelas quebradas.

II. O programa de tolerância zero e a teoria das janelas quebradas têm em comum a concepção de que a polícia, em sua repressão ao crime e aos criminosos, deveria ser condescendente com os ‘peixes pequenos’ e concentrar sua ação nos ‘tubarões’.

III. O Movimento da Lei e Ordem, preconizando a maximização da intervenção punitiva, pregava que a violência só poderia ser controlada através de leis severas, que imponham longas penas privativas de liberdade, quando não a morte, tendo repercutido no Brasil através, por exemplo, da Lei dos Crimes Hediondos e do Regime Disciplinar Diferenciado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a evolução histórica do Direito Penal, as escolas penais e temas correlatos, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre a lei penal e sua aplicação, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Lei penal em branco em sentido amplo, também chamada de imprópria ou homogênea,
é aquela em que o complemento do preceito primário deve estar contido em lei editada pela mesma instância legislativa que criou a lei penal em branco.

II. Foi apresentada queixa-crime em 20/09/2021 (segunda-feira) pela prática do crime de injúria contra certo particular. Contudo, o querelante tomou conhecimento da suposta ofensa e da sua autoria em 20/03/2021 (sábado). Nesse caso, o prazo decadencial de 6 meses se esgotou em 19/09/2021, razão pela qual houve a extinção da punibilidade.

III. Aeronave brasileira, de natureza privada, encontrava-se sobrevoando o espaço aéreo correspondente ao alto-mar quando, em razão de um desentendimento, um dos passageiros, brasileiro naturalizado, agrediu certo tripulante com socos e pontapés, causando-lhe lesões corporais. Nesse caso, sendo a vítima de nacionalidade francesa, é correto afirmar que se estará diante de hipótese de extraterritorialidade condicionada da lei penal brasileira, com base no princípio da personalidade ativa.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre os crimes de responsabilidade e também sobre a imunidade processual e material de vereadores, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do inquérito policial, dos prazos de sua tramitação e do oferecimento de denúncia pelo Ministério Público, devendo ser avaliadas em consonância com a disciplina do Código de Processo Penal e do Código Penal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da hipótese em que há conexão entre crime eleitoral e crime outro, não inserido na competência da Justiça Eleitoral. A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/GO – Juiz de Direito Substituto – FCC – 2021) No que se refere às penas restritivas de direitos,

 

(EMAGIS) Acerca do mandado de segurança relativamente à tutela de interesses individuais, difusos e coletivos, assinale a opção CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a aplicação de medidas socioeducativas no direito da criança e do adolescente, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) No que diz respeito à relação jurídica de consumo, assinale a opção CORRETA:

 

Objetivas MPF - Rodada 08.2022

(EMAGIS) Sobre a nacionalidade, julgue os itens abaixo.

I. A nacionalidade primária é imposta, de maneira unilateral, pelo Estado, no momento do nascimento, independentemente da vontade do indivíduo.

II. A nacionalidade secundária é aquela que se adquire por vontade própria, depois do nascimento, normalmente pela naturalização, que poderá ser requerida tanto pelos estrangeiros como pelos heimatlos (apátridas).

III. O filho de pai ou de mãe brasileiro nascido no exterior e que não tenha sido registrado em repartição consular poderá, a qualquer tempo, promover ação de opção de nacionalidade, de competência da Justiça Federal.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Em controle concentrado de constitucionalidade, o Supremo Tribunal Federal declarou a inconstitucionalidade da utilização da TR como indexador de correção monetária das dívidas passivas da Fazenda Pública. Tenha presente também a realidade da tramitação, no momento em que prolatada a decisão pelo Supremo, de milhares de processos subjetivos no Judiciário brasileiro em que tal indexador vinha sendo regularmente aplicado para correção das dívidas fazendárias.

Nesse contexto, as assertivas que seguem tratam da eficácia da decisão de inconstitucionalidade do STF em controle abstrato e sua repercussão sobre processos subjetivos em trâmite que tratem da questão jurídica, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Uma das inovações trazidas pela EC 113/2021 foi a expressa estipulação do índice de atualização a ser aplicado “nas discussões e nas condenações que envolvam a Fazenda Pública” (artigo 3º), isto é, para as dívidas passivas fazendárias.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os conflitos entre os entes federados e também com a competência jurisdicional do Supremo Tribunal Federal para originariamente processar e julgar as ações que a eles se refiram.

A propósito, marque a assertiva CORRETA.

 

(DPE/PA – CEBRASPE – 2022) A respeito da legitimidade para acionamento do sistema internacional de direitos humanos, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) No que toca à Lei das Eleições (Lei 9.504/97), avalie as proposições a seguir e aponte a alternativa apropriada.

I. O Tribunal Superior Eleitoral, ao conduzir o processamento dos títulos eleitorais, determinará de ofício a revisão ou correição das Zonas Eleitorais sempre que o total de transferências de eleitores ocorridas no ano em curso seja vinte por cento superior ao do ano anterior.

II. Os feitos eleitorais, no período entre o registro das candidaturas até cinco dias após a realização do segundo turno das eleições, terão prioridade para a participação do Ministério Público e dos Juízes de todas as Justiças e instâncias, ressalvados os processos de habeas corpus e mandado de segurança. É defeso às autoridades mencionadas deixar de cumprir qualquer prazo dessa Lei, em razão do exercício das funções regulares; eventual descumprimento constitui crime de responsabilidade e será objeto de anotação funcional para efeito de promoção na carreira.

III. Nos Tribunais Eleitorais, os advogados dos candidatos ou dos partidos e coligações serão intimados para os feitos que não versem sobre a cassação do registro ou do diploma de que trata essa Lei por meio da publicação de edital eletrônico publicado na página do respectivo Tribunal na internet, iniciando-se a contagem do prazo no dia seguinte ao da divulgação.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios da Administração Pública, os órgãos públicos e as entidades da Administração Indireta, pode-se afirmar que

 

(EMAGIS) Quanto à Administração Direta e Indireta e às atividades da Administração Pública, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre os poderes administrativos e os temas que lhes são correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Relativamente às ações de improbidade administrativa, especialmente sobre a competência territorial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual que proíba a caça ‘sob qualquer pretexto’ em todo o Estado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Em tributo sujeito à homologação, a empresa Ecológica Engenharia Ltda. declara ao Fisco tributos no valor de R$ 5.000,00. Todavia, por problemas financeiros, não efetua o pagamento do valor na data do vencimento. Passados 2 anos do vencimento, o Fisco inscreve o valor em dívida ativa. Após 6 anos do vencimento, Ecológica Engenharia Ltda. confessa o débito, aproveitando vantagem tributária outorgada pela legislação, com abatimento do valor devido em 50%, e inicia o processo de parcelamento em 10 parcelas mensais. A empresa paga 6 parcelas corretamente e deixa de pagar as demais. O Fisco, assim, rescinde o parcelamento e inicia a ação de execução fiscal, pelo valor remanescente, considerando o abatimento outorgado pela legislação do parcelamento.

Nesse contexto, nos termos do Código Tributário Nacional e da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, o Fisco está

 

(TJ/PA – Juiz de Direito Substituto – CEBRASPE – 2019) Segundo a assentada jurisprudência do STJ, quando um cidadão brasileiro importa diretamente um veículo automotor, a incidência de imposto sobre produtos industrializados (IPI) é

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação tanto com regras constitucionais orçamentárias quanto com regras constitucionais referentes a remuneração de agentes públicos, devendo ser analisadas também em consonância com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) A doutrina destaca que a Corte Internacional de Justiça (CIJ), em 3 de fevereiro de 2012, firmou definitivamente o seu posicionamento sobre as imunidades de um Estado à jurisdição de outro, no julgamento do caso das Imunidades Jurisdicionais do Estado (Alemanha Vs. Itália; Grécia interveniente).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) O Banco Central do Brasil (BCB) pode autorizar a criação e manutenção, por entidade, de sistema informático que registre as informações que identifiquem os títulos de crédito eletrônicos ou escriturais.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Um título de crédito cartular digitalizado torna-se eletrônico, devendo ser registrado no sistema informático em questão.

II. Quando se verifica o inadimplemento de um título eletrônico e é necessário promover sua cobrança judicial, o sistema informático em que ele está registrado emite um relatório (chamado na lei, às vezes, de certidão), hipótese em que o título eletrônico se transforma em título cartular.

III. Tratando-se de execução de título extrajudicial em processo judicial eletrônico, o título de crédito objeto de cobrança estará entre os elementos de instrução da petição inicial: sendo título de crédito de suporte cartular, a digitalização da cártula instruirá a execução forçada; sendo título de crédito de suporte eletrônico, o advogado irá digitalizar o relatório fornecido em papel pela entidade responsável pelo sistema de registro dos títulos eletrônicos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que diz respeito à relação jurídica de consumo, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) No que tange ao Direito das Coisas, avalie as seguintes proposições.

I. Deve ser reconhecida personalidade jurídica ao condomínio edilício.

II. O quórum para alteração do regimento interno do condomínio edilício pode ser livremente fixado na convenção.

III. Não se admite, no condomínio edilício, a utilização exclusiva de área comum.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre a mora e sua purgação, avalie as assertivas que seguem.

I. A purgação da mora por parte do devedor, segundo o Código Civil, depende da oferta por este da prestação mais a importância dos prejuízos decorrentes do dia da oferta.

II. Nos financiamentos imobiliários vinculados ao SFH, é expressamente vedada a purgação da mora pelo devedor após a consolidação da propriedade em favor do credor.

III. Nos financiamentos imobiliários vinculados ao SFI, a despeito de omissa a Lei 9.514/1997 antes da alteração produzida pela Lei 13.465/2017, o STJ admite, consolidada a propriedade em favor do credor fiduciário a antes da vigência da Lei 13.465/2017, a purgação da mora pelo devedor após tal consolidação e antes da assinatura do auto de arrematação.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação à arbitragem, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) No que tange à impugnação recursal contra decisão que nega seguimento a recurso especial ou a recurso extraordinário no Tribunal de origem, julgue os itens abaixo.

I. Cabe agravo, no prazo de 15 (quinze) dias, contra decisão do presidente ou do vice-presidente do tribunal recorrido que inadmitir recurso extraordinário ou recurso especial, salvo quando fundada na aplicação de entendimento firmado em regime de repercussão geral ou em julgamento de recursos repetitivos.

II. A petição de agravo será dirigida ao presidente ou ao vice-presidente do tribunal de origem e independe do pagamento de custas e despesas postais, aplicando-se a ela o regime de repercussão geral e de recursos repetitivos, inclusive quanto à possibilidade de sobrestamento e do juízo de retratação. Esse agravo poderá ser julgado, conforme o caso, conjuntamente com o recurso especial ou extraordinário, assegurada, neste caso, sustentação oral, observando-se, ainda, o disposto no regimento interno do tribunal respectivo.

III. Inova o CPC/2015, diante do CPC1973, ao dispor que, na hipótese de interposição conjunta de recursos extraordinário e especial, o agravante poderá interpor um único agravo para impugnar ambos os recursos não admitidos.

Há erro:

 

(EMAGIS) A respeito da execução por quantia certa, avalie as assertivas que seguem.

I. É possível a inclusão do nome do executado no Serasajud em processo de execução fiscal, a despeito de prevista a medida apenas no CPC.

II. Enquanto não esgotadas as buscas de bens do executado no processo de execução, não pode seu nome ser inscrito pelo juízo no Serasajud.

III. A existência de título executivo extrajudicial não impede a parte de optar pelo processo de conhecimento, a fim de obter título executivo judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de manifestações teóricas da criminologia moderna, especialmente nos anos setenta do século passado.

I. O pensamento do programa de tolerância zero é metaforicamente exposto com a teoria das janelas quebradas.

II. O programa de tolerância zero e a teoria das janelas quebradas têm em comum a concepção de que a polícia, em sua repressão ao crime e aos criminosos, deveria ser condescendente com os ‘peixes pequenos’ e concentrar sua ação nos ‘tubarões’.

III. O Movimento da Lei e Ordem, preconizando a maximização da intervenção punitiva, pregava que a violência só poderia ser controlada através de leis severas, que imponham longas penas privativas de liberdade, quando não a morte, tendo repercutido no Brasil através, por exemplo, da Lei dos Crimes Hediondos e do Regime Disciplinar Diferenciado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a evolução histórica do Direito Penal, as escolas penais e temas correlatos, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre a lei penal e sua aplicação, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Lei penal em branco em sentido amplo, também chamada de imprópria ou homogênea,
é aquela em que o complemento do preceito primário deve estar contido em lei editada pela mesma instância legislativa que criou a lei penal em branco.

II. Foi apresentada queixa-crime em 20/09/2021 (segunda-feira) pela prática do crime de injúria contra certo particular. Contudo, o querelante tomou conhecimento da suposta ofensa e da sua autoria em 20/03/2021 (sábado). Nesse caso, o prazo decadencial de 6 meses se esgotou em 19/09/2021, razão pela qual houve a extinção da punibilidade.

III. Aeronave brasileira, de natureza privada, encontrava-se sobrevoando o espaço aéreo correspondente ao alto-mar quando, em razão de um desentendimento, um dos passageiros, brasileiro naturalizado, agrediu certo tripulante com socos e pontapés, causando-lhe lesões corporais. Nesse caso, sendo a vítima de nacionalidade francesa, é correto afirmar que se estará diante de hipótese de extraterritorialidade condicionada da lei penal brasileira, com base no princípio da personalidade ativa.

Há erro:

 

(EMAGIS) Com base na jurisprudência dos Tribunais Superiores acerca do Direito Penal, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Luísa foi acusada da prática do crime de furto. Antes do recebimento da denúncia, havia feito acordo com a vítima e efetuado o pagamento do principal, conquanto o pagamento dos juros e correção monetária somente tenha ocorrido após o recebimento da denúncia. Nesse caso, à luz do entendimento firmado pelo STF, não pode ser reconhecida a incidência do arrependimento posterior.

II. Pedro, em sentença condenatória, foi considerado reincidente com base em informação processual extraída do sítio eletrônico de determinado tribunal. Nesse caso, de acordo com o posicionamento do STF, é possível o reconhecimento da reincidência, mesmo que o trânsito em julgado da condenação anterior não tenha sido demonstrado por meio de certidão cartorária ou outro documento equivalente.

III. João foi condenado pelo cometimento de determinado crime cuja pena foi extinta no dia 1º/04/2015. Está, atualmente, sendo processado pela suposta prática de crime que teria ocorrido em 1º/04/2020. Nessa hipótese, caso venha a ser novamente condenado, João não poderá ser enquadrado como reincidente, embora a condenação pretérita possa ser utilizada para exasperar a pena-base a título de mau antecedente.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre os crimes de responsabilidade e também sobre a imunidade processual e material de vereadores, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do inquérito policial, dos prazos de sua tramitação e do oferecimento de denúncia pelo Ministério Público, devendo ser avaliadas em consonância com a disciplina do Código de Processo Penal e do Código Penal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da hipótese em que há conexão entre crime eleitoral e crime outro, não inserido na competência da Justiça Eleitoral. A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/GO – Juiz de Direito Substituto – FCC – 2021) No que se refere às penas restritivas de direitos,

 

Discursivas - Rodada 08.2022 - Questão 1

Discorra sobre a (in)constitucionalidade da revogação de normas operacionais fixadoras de parâmetros mensuráveis necessários ao cumprimento da legislação ambiental sem que ela seja substituída ou atualizada por outra que também garanta proteção. (Máximo 15 linhas).

Discursivas - Rodada 08.2022 - Questão 2

Pedro Tinoco e Juca Tibúrcio, amigos de longa data, resolveram formar uma sociedade empresarial e pensaram em registrá-la com o nome “Tinoco e Tibúrcio Ltda”. Porém, temem a vinculação do negócio apenas a eles, o que poderia prejudicar a intenção de expandi-lo para admitir a entrada de outros sócios. Decidiram usar apenas o CNPJ da empresa, sem atribuir-lhe firma ou denominação. Há respaldo jurídico para a decisão dos futuros sócios? Reposta em, no máximo, 10 linhas.

Discursivas - Rodada 08.2022 - Questão 3

Sobre o controle da administração pública, a quem compete o controle externo dos Municípios? Há respaldo constitucional para a criação de Tribunais de Contas dos Municípios? Responda em, no máximo, 15 linhas.

Discursivas - Rodada 08.2022 - Questão 4

Jagunço Mulambo, inconformado com o término do relacionamento com Juanita, foi, no dia 31/03/2021, às 21h, até o McDonalds, onde ela trabalha como atendente, e, falando em alto tom e visivelmente descontrolado, começou a implorar pelo retorno do namoro, de forma insistente, na frente de dezenas de clientes e todos os seus colegas de trabalho, causando visível constrangimento a Juanita, perturbando-lhe em sua esfera de liberdade e privacidade.

Sentindo-se ameaçada psicologicamente com o ocorrido, e temendo que o fato voltasse a ocorrer, Juanita procurou a polícia e registrou ocorrência, levando o Ministério Público, após as investigações de praxe, a propor ação penal contra Jagunço Mulambo, pela prática da contravenção penal prevista no art. 65 do Decreto-Lei 3.688/41.

Após regular tramitação do feito, a defesa de Jagunço, em suas alegações finais, sustentou, dentre outros pontos, a ocorrência de abolitio criminis, postulando, por conseguinte, a extinção da punibilidade.

Diante dessa situação, indaga-se: a alegação deduzida pela defesa merece ser acolhida?

Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

Discursivas - Rodada 08.2022 - Questão 5

Em setembro de 2015, o STF proferiu decisão liminar na qual reconheceu que o sistema penitenciário brasileiro vive um “Estado de Coisas Inconstitucional”, com uma violação generalizada de direitos fundamentais dos presos. Durante a tramitação desta ADPF, inúmeras entidades foram admitidas na qualidade de amicus curiae. Uma delas, cujo ingresso no processo foi deferido em 9 de março de 2017, peticionou, em 16/03/2020 --- na condição de amicus curiae nos autos dessa ADPF 347 --- argumentando que o país sofre com os efeitos da pandemia do COVID-19 e que existe uma vulnerabilidade da população prisional, tendo em vista as péssimas condições em que ficam presos, aliado à falta de mecanismos de contenção da disseminação da enfermidade. Em razão disso, pediu que o STF determine aos juízes e magistrados que adotem uma série de medidas para proteger a população carcerária dessa doença, analisando a possibilidade de concessão de liberdade condicional, regime domiciliar, progressão de pena e outros benefícios aos presos, especialmente para aqueles que estão no grupo de risco. Entidade que funciona como amicus curiae no processo tem legitimidade para pleitear medida cautelar? Responda justificadamente em até 10 linhas.

Discursivas - Rodada 08.2022

Discorra sobre a (in)constitucionalidade da revogação de normas operacionais fixadoras de parâmetros mensuráveis necessários ao cumprimento da legislação ambiental sem que ela seja substituída ou atualizada por outra que também garanta proteção. (Máximo 15 linhas).

 

Pedro Tinoco e Juca Tibúrcio, amigos de longa data, resolveram formar uma sociedade empresarial e pensaram em registrá-la com o nome “Tinoco e Tibúrcio Ltda”. Porém, temem a vinculação do negócio apenas a eles, o que poderia prejudicar a intenção de expandi-lo para admitir a entrada de outros sócios. Decidiram usar apenas o CNPJ da empresa, sem atribuir-lhe firma ou denominação. Há respaldo jurídico para a decisão dos futuros sócios? Reposta em, no máximo, 10 linhas.

 

Sobre o controle da administração pública, a quem compete o controle externo dos Municípios? Há respaldo constitucional para a criação de Tribunais de Contas dos Municípios? Responda em, no máximo, 15 linhas.

 

Jagunço Mulambo, inconformado com o término do relacionamento com Juanita, foi, no dia 31/03/2021, às 21h, até o McDonalds, onde ela trabalha como atendente, e, falando em alto tom e visivelmente descontrolado, começou a implorar pelo retorno do namoro, de forma insistente, na frente de dezenas de clientes e todos os seus colegas de trabalho, causando visível constrangimento a Juanita, perturbando-lhe em sua esfera de liberdade e privacidade.

Sentindo-se ameaçada psicologicamente com o ocorrido, e temendo que o fato voltasse a ocorrer, Juanita procurou a polícia e registrou ocorrência, levando o Ministério Público, após as investigações de praxe, a propor ação penal contra Jagunço Mulambo, pela prática da contravenção penal prevista no art. 65 do Decreto-Lei 3.688/41.

Após regular tramitação do feito, a defesa de Jagunço, em suas alegações finais, sustentou, dentre outros pontos, a ocorrência de abolitio criminis, postulando, por conseguinte, a extinção da punibilidade.

Diante dessa situação, indaga-se: a alegação deduzida pela defesa merece ser acolhida?

Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

 

Em setembro de 2015, o STF proferiu decisão liminar na qual reconheceu que o sistema penitenciário brasileiro vive um “Estado de Coisas Inconstitucional”, com uma violação generalizada de direitos fundamentais dos presos. Durante a tramitação desta ADPF, inúmeras entidades foram admitidas na qualidade de amicus curiae. Uma delas, cujo ingresso no processo foi deferido em 9 de março de 2017, peticionou, em 16/03/2020 --- na condição de amicus curiae nos autos dessa ADPF 347 --- argumentando que o país sofre com os efeitos da pandemia do COVID-19 e que existe uma vulnerabilidade da população prisional, tendo em vista as péssimas condições em que ficam presos, aliado à falta de mecanismos de contenção da disseminação da enfermidade. Em razão disso, pediu que o STF determine aos juízes e magistrados que adotem uma série de medidas para proteger a população carcerária dessa doença, analisando a possibilidade de concessão de liberdade condicional, regime domiciliar, progressão de pena e outros benefícios aos presos, especialmente para aqueles que estão no grupo de risco. Entidade que funciona como amicus curiae no processo tem legitimidade para pleitear medida cautelar? Responda justificadamente em até 10 linhas.

 

Sentença Federal - Rodada 08.2022

RUMO MALHA SUL S.A ingressou com ação de reintegração de posse em face de Pablo Picasso.

Alega, em síntese, que: a) a empresa de segurança patrimonial à serviço da Rumo Malha Sul, identificou que o réu invadiu, sem qualquer autorização, a denominada faixa de domínio localizada no km ferroviário 16, Almirante Tamandaré/PR, que no local é variável de 15 metros a 50 metros totais; b) sobredita empresa de segurança patrimonial fotografou e identificou que o réu ocupa irregularmente a faixa de domínio da Rumo Malha Sul; c) a conduta do réu se constitui em perigo real, capaz de incorrer em um desastre ferroviário; d) quando identificada a invasão pela empresa de segurança, o réu foi devidamente notificado e informado de que ocupa irregularmente bem público, sob gestão privada e que a permanência deles naquele espaço, além de ilegal, ainda traz risco à operação ferroviária; e) o réu, ainda assim, não manifestou interesse em desocupar voluntariamente a faixa de domínio e insiste em permanecer na referida área de segurança ferroviária, a revelar prática de esbulho possessório; f) a faixa de domínio ferroviário, por se tratar de bem público da União, não está sujeita a posse velha ou posse nova, uma vez que não suscetível à prescrição aquisitiva; g) a faixa de domínio é uma extensão de segurança, reservada para proteger os cidadãos que trafeguem, transitem, ou cruzem as ferrovias, além de prover a segurança das edificações, bem como para possibilitar eventual obra de ampliação, ou manutenção da malha ferroviária.

Intimados a se manifestar sobre o interesse em ingressar no feito, a ANTT e o DNIT se manifestaram. A ANTT requereu sua exclusão do feito, o DNIT manifestou interesse em ingressar como assistente simples da parte autora, o que foi deferido.

Realizada audiência de conciliação, em 08/02/2021, as partes não chegaram a um acordo.

O réu, assistido pela Defensoria Pública da União, apresentou sua contestação, alegando, preliminarmente, carência de ação, por inexistência de posse da autora, aduzindo que: a) a parte autora não demonstrou a posse sobre o imóvel no qual o contestante construiu casa para residir com sua família; b) a autora não comprova, de maneira satisfatória, a ocorrência de esbulho possessório; c) a autora não comprovou o fato constitutivo de seu direito, não existindo, nos autos, prova do esbulho alegado, de forma que não se pode considerar procedente a pretensão aventada; d) a parte ré possui proteção possessória ainda que a autora permaneça com a posse indireta; e) verifica-se que a presente pretensão de reaver, se acaso constatado, o terreno onde fora construído o imóvel ocupado pelo contestante deve ser solucionado com base na discussão sobre o domínio, e não na posse, matéria que é insuscetível de ser discutida no bojo das ações possessórias; f) a remoção do réu somente poderia ser efetivada com o pagamento de indenização pelas construções realizadas, o que, de qualquer forma, atenderia à função social da propriedade e da posse, bem como à boa-fé objetiva; g) a função social da propriedade urbana deve ser observada para a garantia da proteção possessória, pois seu cumprimento é necessário à realização da política constitucional de desenvolvimento urbano; h) o réu estava de boa-fé quando se instalou no local, ignorando o fato de o local ser faixa de domínio ou área non aedificandi; i) para a devida apuração de invasão ou não de faixa de domínio se faz necessária a realização de perícia.

A autora apresentou réplica, não requereu a produção de outras provas.

O réu requereu a produção de prova pericial, que foi deferida.

A autora apresentou quesitos. O réu não apresentou quesitos.

O perito apresentou seu laudo. No laudo, o perito afirma que: a) a construção do réu invade 14 metros da faixa de domínio; b) a construção está excessivamente próxima à ferrovia, apenas 13,86 metros entre a construção e o eixo central da linha férrea. As partes não se manifestaram sobre o laudo pericial, apesar de devidamente intimadas.

Os autos vieram conclusos para sentença.

É o relatório. Decido.

Elabore, na condição de juiz (íza) federal substituto (a), a sentença adequada ao caso, enfrentando todas as questões processuais e materiais pertinentes. Não é necessária a confecção de relatório.

 

Objetivas DPF - Rodada 08.2022

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de manifestações teóricas da criminologia moderna, especialmente nos anos setenta do século passado.

I. O pensamento do programa de tolerância zero é metaforicamente exposto com a teoria das janelas quebradas.

II. O programa de tolerância zero e a teoria das janelas quebradas têm em comum a concepção de que a polícia, em sua repressão ao crime e aos criminosos, deveria ser condescendente com os ‘peixes pequenos’ e concentrar sua ação nos ‘tubarões’.

III. O Movimento da Lei e Ordem, preconizando a maximização da intervenção punitiva, pregava que a violência só poderia ser controlada através de leis severas, que imponham longas penas privativas de liberdade, quando não a morte, tendo repercutido no Brasil através, por exemplo, da Lei dos Crimes Hediondos e do Regime Disciplinar Diferenciado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a evolução histórica do Direito Penal, as escolas penais e temas correlatos, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre a lei penal e sua aplicação, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Lei penal em branco em sentido amplo, também chamada de imprópria ou homogênea,
é aquela em que o complemento do preceito primário deve estar contido em lei editada pela mesma instância legislativa que criou a lei penal em branco.

II. Foi apresentada queixa-crime em 20/09/2021 (segunda-feira) pela prática do crime de injúria contra certo particular. Contudo, o querelante tomou conhecimento da suposta ofensa e da sua autoria em 20/03/2021 (sábado). Nesse caso, o prazo decadencial de 6 meses se esgotou em 19/09/2021, razão pela qual houve a extinção da punibilidade.

III. Aeronave brasileira, de natureza privada, encontrava-se sobrevoando o espaço aéreo correspondente ao alto-mar quando, em razão de um desentendimento, um dos passageiros, brasileiro naturalizado, agrediu certo tripulante com socos e pontapés, causando-lhe lesões corporais. Nesse caso, sendo a vítima de nacionalidade francesa, é correto afirmar que se estará diante de hipótese de extraterritorialidade condicionada da lei penal brasileira, com base no princípio da personalidade ativa.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre os crimes de responsabilidade e também sobre a imunidade processual e material de vereadores, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Com base na jurisprudência dos Tribunais Superiores acerca do Direito Penal, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Luísa foi acusada da prática do crime de furto. Antes do recebimento da denúncia, havia feito acordo com a vítima e efetuado o pagamento do principal, conquanto o pagamento dos juros e correção monetária somente tenha ocorrido após o recebimento da denúncia. Nesse caso, à luz do entendimento firmado pelo STF, não pode ser reconhecida a incidência do arrependimento posterior.

II. Pedro, em sentença condenatória, foi considerado reincidente com base em informação processual extraída do sítio eletrônico de determinado tribunal. Nesse caso, de acordo com o posicionamento do STF, é possível o reconhecimento da reincidência, mesmo que o trânsito em julgado da condenação anterior não tenha sido demonstrado por meio de certidão cartorária ou outro documento equivalente.

III. João foi condenado pelo cometimento de determinado crime cuja pena foi extinta no dia 1º/04/2015. Está, atualmente, sendo processado pela suposta prática de crime que teria ocorrido em 1º/04/2020. Nessa hipótese, caso venha a ser novamente condenado, João não poderá ser enquadrado como reincidente, embora a condenação pretérita possa ser utilizada para exasperar a pena-base a título de mau antecedente.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do inquérito policial, dos prazos de sua tramitação e do oferecimento de denúncia pelo Ministério Público, devendo ser avaliadas em consonância com a disciplina do Código de Processo Penal e do Código Penal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da hipótese em que há conexão entre crime eleitoral e crime outro, não inserido na competência da Justiça Eleitoral. A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/GO – Juiz de Direito Substituto – FCC – 2021) No que se refere às penas restritivas de direitos,

 

(EMAGIS) Sobre a nacionalidade, julgue os itens abaixo.

I. A nacionalidade primária é imposta, de maneira unilateral, pelo Estado, no momento do nascimento, independentemente da vontade do indivíduo.

II. A nacionalidade secundária é aquela que se adquire por vontade própria, depois do nascimento, normalmente pela naturalização, que poderá ser requerida tanto pelos estrangeiros como pelos heimatlos (apátridas).

III. O filho de pai ou de mãe brasileiro nascido no exterior e que não tenha sido registrado em repartição consular poderá, a qualquer tempo, promover ação de opção de nacionalidade, de competência da Justiça Federal.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Em controle concentrado de constitucionalidade, o Supremo Tribunal Federal declarou a inconstitucionalidade da utilização da TR como indexador de correção monetária das dívidas passivas da Fazenda Pública. Tenha presente também a realidade da tramitação, no momento em que prolatada a decisão pelo Supremo, de milhares de processos subjetivos no Judiciário brasileiro em que tal indexador vinha sendo regularmente aplicado para correção das dívidas fazendárias.

Nesse contexto, as assertivas que seguem tratam da eficácia da decisão de inconstitucionalidade do STF em controle abstrato e sua repercussão sobre processos subjetivos em trâmite que tratem da questão jurídica, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Uma das inovações trazidas pela EC 113/2021 foi a expressa estipulação do índice de atualização a ser aplicado “nas discussões e nas condenações que envolvam a Fazenda Pública” (artigo 3º), isto é, para as dívidas passivas fazendárias.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os conflitos entre os entes federados e também com a competência jurisdicional do Supremo Tribunal Federal para originariamente processar e julgar as ações que a eles se refiram.

A propósito, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios da Administração Pública, os órgãos públicos e as entidades da Administração Indireta, pode-se afirmar que

 

(EMAGIS) Quanto à Administração Direta e Indireta e às atividades da Administração Pública, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre os poderes administrativos e os temas que lhes são correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Relativamente às ações de improbidade administrativa, especialmente sobre a competência territorial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange ao Direito das Coisas, avalie as seguintes proposições.

I. Deve ser reconhecida personalidade jurídica ao condomínio edilício.

II. O quórum para alteração do regimento interno do condomínio edilício pode ser livremente fixado na convenção.

III. Não se admite, no condomínio edilício, a utilização exclusiva de área comum.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre a mora e sua purgação, avalie as assertivas que seguem.

I. A purgação da mora por parte do devedor, segundo o Código Civil, depende da oferta por este da prestação mais a importância dos prejuízos decorrentes do dia da oferta.

II. Nos financiamentos imobiliários vinculados ao SFH, é expressamente vedada a purgação da mora pelo devedor após a consolidação da propriedade em favor do credor.

III. Nos financiamentos imobiliários vinculados ao SFI, a despeito de omissa a Lei 9.514/1997 antes da alteração produzida pela Lei 13.465/2017, o STJ admite, consolidada a propriedade em favor do credor fiduciário a antes da vigência da Lei 13.465/2017, a purgação da mora pelo devedor após tal consolidação e antes da assinatura do auto de arrematação.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que Premido, por dificuldades financeiras, tenha deixado de pagar as prestações de seu imóvel financiado sob o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), o que, após regular tramitação administrativa no âmbito da instituição financeira credora, Caixa Provedora Nacional, inclusive com ensejo das devidas oportunidades de purgação da mora, tenha levado à consolidação da propriedade em favor do aludido banco. Após a consolidação da propriedade, Premido ajuíza ação judicial postulando liminar que o autorize a purgar a mora, posta a iminência da regular realização do segundo leilão público do bem pela Caixa Provedora Nacional.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso a consolidação da propriedade se tenha dado antes da vigência da Lei 13.465/2017, pode ser acolhida a tese da Caixa Provedora Nacional de que, retornado o imóvel a seu patrimônio, extinguiu-se o contrato de financiamento, de modo que descabida a purgação da mora.

II. Caso a consolidação da propriedade se tenha dado após a vigência da Lei 13.465/2017, a 3ª Turma do STJ vem entendendo pela impossibilidade de purgação, podendo, no máximo, Premido, exercer direito de preferência de aquisição do imóvel nos termos regrados por tal inovação legislativa.

III. Segundo a Lei 13.465/2017, após a averbação da consolidação da propriedade fiduciária no patrimônio do credor fiduciário e até a data da realização do segundo leilão, é assegurado a Premido o direito de preferência para adquirir o imóvel por preço correspondente ao valor da dívida, somado aos encargos, despesas e valores explicitados na lei.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com títulos de crédito de suporte escritural ou eletrônico.

I. A Lei 13.986/2020 passou a permitir que a Cédula de Crédito Bancário seja emitida sob a forma escritural, situação na qual a entidade responsável pelo sistema eletrônico de escrituração expedirá, mediante solicitação de seu titular, certidão de inteiro teor do título, a qual corresponderá a título executivo extrajudicial.

II. Tratando-se, todavia, de título de crédito em forma cartular, mas juntado por cópia com força de original ao processo eletrônico, tal como regra do artigo 425 do CPC, o juiz poderá determinar o depósito do original em cartório ou secretaria.

III. Para o STJ, a obrigatoriedade de juntada do original do título de crédito aos autos da execução é de ser imposta especialmente se o suporte no qual ele está inserido no momento de propositura da demanda executiva seja eletrônico ou escritural, já que insuficiente o fato de todos os dados relativos ao título constarem do sistema eletrônico de escrituração.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação à arbitragem, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) No que tange à impugnação recursal contra decisão que nega seguimento a recurso especial ou a recurso extraordinário no Tribunal de origem, julgue os itens abaixo.

I. Cabe agravo, no prazo de 15 (quinze) dias, contra decisão do presidente ou do vice-presidente do tribunal recorrido que inadmitir recurso extraordinário ou recurso especial, salvo quando fundada na aplicação de entendimento firmado em regime de repercussão geral ou em julgamento de recursos repetitivos.

II. A petição de agravo será dirigida ao presidente ou ao vice-presidente do tribunal de origem e independe do pagamento de custas e despesas postais, aplicando-se a ela o regime de repercussão geral e de recursos repetitivos, inclusive quanto à possibilidade de sobrestamento e do juízo de retratação. Esse agravo poderá ser julgado, conforme o caso, conjuntamente com o recurso especial ou extraordinário, assegurada, neste caso, sustentação oral, observando-se, ainda, o disposto no regimento interno do tribunal respectivo.

III. Inova o CPC/2015, diante do CPC1973, ao dispor que, na hipótese de interposição conjunta de recursos extraordinário e especial, o agravante poderá interpor um único agravo para impugnar ambos os recursos não admitidos.

Há erro:

 

(EMAGIS) A respeito da execução por quantia certa, avalie as assertivas que seguem.

I. É possível a inclusão do nome do executado no Serasajud em processo de execução fiscal, a despeito de prevista a medida apenas no CPC.

II. Enquanto não esgotadas as buscas de bens do executado no processo de execução, não pode seu nome ser inscrito pelo juízo no Serasajud.

III. A existência de título executivo extrajudicial não impede a parte de optar pelo processo de conhecimento, a fim de obter título executivo judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A doutrina destaca que a Corte Internacional de Justiça (CIJ), em 3 de fevereiro de 2012, firmou definitivamente o seu posicionamento sobre as imunidades de um Estado à jurisdição de outro, no julgamento do caso das Imunidades Jurisdicionais do Estado (Alemanha Vs. Itália; Grécia interveniente).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(DPE/PA – CEBRASPE – 2022) A respeito da legitimidade para acionamento do sistema internacional de direitos humanos, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Em relação aos beneficiários do Regime Geral de Previdência Social (RGPS, Lei 8.213/91), julgue os itens expostos a seguir.

I. Existem, atualmente, 5 (cinco) classes de segurados obrigatórios; antes da Lei 9.876/99, contudo, existiam 7 (sete) classes de segurados obrigatórios.

II. É segurado obrigatório do RGPS, na condição de segurado empregado, o brasileiro civil que trabalha no exterior para organismo oficial internacional do qual o Brasil é membro efetivo, ainda que lá domiciliado e contratado, salvo quando coberto por regime próprio de previdência social.

III. Existem, atualmente, 3 (três) classes de dependentes; antes da Lei 9.032/95, contudo, existiam 4 (quatro) classes de dependentes.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação tanto com regras constitucionais orçamentárias quanto com regras constitucionais referentes a remuneração de agentes públicos, devendo ser analisadas também em consonância com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

Marque a assertiva CORRETA.

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Em tributo sujeito à homologação, a empresa Ecológica Engenharia Ltda. declara ao Fisco tributos no valor de R$ 5.000,00. Todavia, por problemas financeiros, não efetua o pagamento do valor na data do vencimento. Passados 2 anos do vencimento, o Fisco inscreve o valor em dívida ativa. Após 6 anos do vencimento, Ecológica Engenharia Ltda. confessa o débito, aproveitando vantagem tributária outorgada pela legislação, com abatimento do valor devido em 50%, e inicia o processo de parcelamento em 10 parcelas mensais. A empresa paga 6 parcelas corretamente e deixa de pagar as demais. O Fisco, assim, rescinde o parcelamento e inicia a ação de execução fiscal, pelo valor remanescente, considerando o abatimento outorgado pela legislação do parcelamento.

Nesse contexto, nos termos do Código Tributário Nacional e da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, o Fisco está

 

(TJ/PA – Juiz de Direito Substituto – CEBRASPE – 2019) Segundo a assentada jurisprudência do STJ, quando um cidadão brasileiro importa diretamente um veículo automotor, a incidência de imposto sobre produtos industrializados (IPI) é

 

Sentença Estadual - Rodada 08.2022

O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul ofereceu denúncia em desfavor de BENITO CARVALHO, LUCIVANDO RIBEIRO E LUCIVALDO RIBEIRO, pela prática dos seguintes fatos criminosos a seguir narrados.

Em 26/8/2020, BENITO CARVALHO, LUCIVANDO RIBEIRO e LUCIVALDO RIBEIRO, todos maiores, capazes, agindo conjuntamente, mediante prévio acordo de vontades, juntamente com outras quatro pessoas não identificadas, dirigiram-se, por volta de duas horas da madrugada, ao Banco do Brasil na cidade de Bom Retiro do Sul – RS, e arrombaram, com explosivos, diversos caixas eletrônicos, tendo arrecadado, ao todo, a quantia de 97 mil reais.

Uma hora mais tarde, na mesma madrugada, dirigiram-se à cidade de Cruzeiro do Sul – RS, onde executaram idêntica infração penal, nos mesmos moldes da anterior, em caixas eletrônicos do Banco Itaú, tendo arrecadado, ao todo, com a empreitada delituosa, a quantia de R$ 101 mil reais.

A grande quantidade de explosivos utilizada para destruir o invólucro de aço dos caixas eletrônicos do banco Itaú causou o desmoronamento da parede lateral da instituição bancária, cujos escombros atingiram a residência vizinha, o que acarretou significativos danos ao imóvel, avaliados em R$ 30 mil, e a morte da proprietária, Maria, de sessenta e oito anos de idade.

O barulho chamou atenção dos vizinhos que logo acionaram a polícia militar. Os agentes evadiram-se do local no sentido de retorno a Bom Retiro do Sul – RS. Os policiais militares seguiram os acusados sem que estes percebessem.

Após a parada do automóvel em uma casa abandonada, foram presos BENITO CARVALHO e os irmãos LUCIVANDO RIBEIRO e LUCIVALDO RIBEIRO. Os demais integrantes do grupo lograram êxito na fuga em outro veículo. Em revista ao automóvel, foi encontrado pelos policiais 500g de explosivos (dinamite), 2 armas de uso restrito (fuzis calibre 7.62) e a quantia de R$ 31 mil; na residência, foram encontradas ferramentas utilizadas para arrombamento de terminais de autoatendimento, uma touca do tipo balaclava, 2kg de banana de dinamite e um aparato engenhoso para lavar o dinheiro manchado de tinta vermelha a fim de recolocá-lo em circulação.

Em seguida, os três meliantes foram apresentados à autoridade policial de Bom Retiro do Sul, local onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante, no mesmo dia, tendo encerrado o procedimento às onze horas da manhã, após o cumprimento de todas as formalidades legais. Em seguida, ordenou a apreensão das armas, do veículo, do dinheiro encontrado em poder dos indiciados e dos explosivos e demais instrumentos, e a realização de perícia nos explosivos e no armamento apreendido, e encaminhou os presos à central de flagrantes do município. A autoridade policial comunicou a prisão ao juízo de Bom Retiro do Sul, ao órgão do Ministério Público (MP) com atuação naquela comarca e às famílias dos presos, estas, por indicação destes.

Realizada audiência de custódia, o juízo homologou a prisão em flagrante dos autuados e converteu a prisão em flagrante em prisão preventiva a pedido do representante do Ministério Público Estadual. As investigações prosseguiram com o intuito de encontrar os demais agentes. Ouvido sem sede policial, os autuados negaram os fatos.

Apurou-se, durante o inquérito policial, que agentes foram também responsáveis por diversos arrombamentos a agências bancárias de pelo menos três cidades vizinhas e em datas próximas, com o mesmo modus operandi. Verificou-se, também, a existência de mandados de prisão em aberto contra os acusados diante dos fatos acima apresentados.

Em 31/08/2020, o MP ofereceu denúncia requerendo a condenação dos acusados nos tipos penais apresentados na exordial. No mesmo dia, o juiz recebeu a denúncia e determinou que os acusados apresentassem resposta à acusação.

Designada audiência de instrução e julgamento, foi colhido o depoimento do popular e vizinho da agência FRANCISCO DA CONCEIÇÃO, o qual relatou com riqueza de detalhes, como se deu a ação criminosa, ratificando o reconhecendo dos acusados, em sede policial, como autores das condutas em destaque. Foram ouvidos ainda três outros populares que moram na região dos delitos, os quais confirmaram os fatos narrados na denúncia. Foram ouvidas, também, três testemunhas indicadas pela defesa, que apenas atestaram como boas as condutas dos réus, alegando nada saber a respeito dos fatos delituosos.

No interrogatório, os réus BENITO CARVALHO e LUCIVALDO RIBEIRO negaram a participação nos fatos delituosos e declararam que os objetos encontrados no carro pertenciam aos outros agentes que não foram encontrados. LUCIVANDO RIBEIRO, por outro lado, confessou a prática do delito e participação dos demais agentes, informando, ainda, que BENITO CARVALHO possuía a função de liderança mais proeminente na organização criminosa. Tal fato foi posteriormente confirmado - por prova emprestada dos demais processos que já transcorriam nas outras comarcas vizinhas, onde os acusados estavam foragidos – mediante o contraditório e ampla defesa.

Os laudos técnicos de fls. 237/248 concluem que a tinta vermelha presente nas cédulas apreendidas apresenta aspectos de coloração compatíveis com as cédulas apreendidas no local do crime, padronizada em dispositivo de segurança de caixas eletrônicos, utilizadas para a comparação por incidência de luzes com variados comprimentos de onda. Fora juntado também, fls. 251/260, laudo conclusivo acerca dos prejuízos sofridos pelas instituições bancárias, no valor de R$ 300 mil e laudos definitivos atestando a potencialidade lesiva das armas e explosivos.

Em alegações finais, o MP requereu a condenação dos acusados nos termos da denúncia; a defesa de todos os réus, por sua vez, requereu, em preliminar, a nulidade absoluta do juízo em razão de o fato mais grave imputado aos réus ter sido praticado na cidade de Cruzeiro do Sul – RS, bem como o de ser a Justiça Federal competente para conhecer, processar e julgar todos os fatos, conforme disposição do CPP e da CF, em razão de ser a primeira instituição bancária sociedade de economia mista. No mérito, alegou ausência de lastro probatório para a condenação dos réus, aduzindo a impossibilidade jurídica do crime qualificado por concurso de pessoas cumulado com o delito de associação criminosa, ao argumento de que as qualificadoras daquele constituem os elementos constitutivos deste. Requereu a inaplicabilidade da causa de aumento de pena de repouso noturno. Alegou, ainda, a impossibilidade da presença da agravante por uso de explosivo, cumulado com os crimes de porte de arma de fogo e explosivos, e o bis in idem com o aumento de pena pelo emprego de arma no crime de associação criminosa, em caso de reconhecimento desse último. Por fim, pediu o afastamento de eventual causa de aumento de pena, sob a alegação de que os réus desconheciam a potência dos explosivos e o fato de a vítima ser pessoa idosa. Na mesma ocasião, apresentou, juntamente com a sobredita peça processual, atestado de óbito referente aos irmãos LUCIVANDO RIBEIRO e LUCIVALDO RIBEIRO que foram mortos a unidade penitenciária em que estavam recolhidos, em razão de briga de gangues, requerendo a aplicação dos efeitos processuais correspondentes. Em seguida, o MP manifestou-se sobre a morte dos acusados.

Com base no relato acima apresentado e considerando que os dois réus são primários, profira na qualidade de juiz de direito substituto do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, a sentença judicial adequada ao caso, devidamente embasada na legislação, na doutrina e (ou) na jurisprudência. Analise toda a matéria de direito processual e material pertinente ao julgamento, fundamentando suas explanações. Dispense o relatório e não crie fatos novos.

É O RELATÓRIO. DECIDO.

 

Objetivas Delegado - Rodada 07.2022

(EMAGIS) No âmbito da Criminologia, as seguintes assertivas tratam da Escola de Chicago.

I. Trata-se de corrente sociológica de pensamento centrada na Universidade de Chicago e também designada teoria da ecologia criminal ou teoria da desorganização social.

II. Sob o aspecto metodológico, a Escola de Chicago servia-se dos ‘social surveys’, inquéritos sociais, através dos quais se fazia interrogatório direto junto a um universo determinado de pessoas, obtendo-se parâmetros sociais para embasar mais profundas análises sociais.

III. A Escola de Chicago rechaça a tese de que as áreas de delinquência obedeçam a uma ‘gradient tendency’, eis que centra sua análise do fenômeno criminoso através da análise biológica e psicológica do delinquente, nele enxergando traços genéticos que o direcionam ao mundo do crime, independentemente do local da cidade em que resida .

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) A causa de diminuição do Art. 16 do Código Penal, referente ao arrependimento posterior, somente tem aplicação se houver:


 

(EMAGIS) Sobre o requisito da ‘idoneidade do meio fraudulento’ empregado para iludir a vítima no crime de estelionato (CP, artigo 171) e eventual configuração de crime impossível (CP, artigo 17) em decorrência da inaptidão de tal meio, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra o patrimônio, contra a dignidade sexual e contra a paz pública, julgue os itens abaixo.

I. Maria, de 66 anos de idade, foi vítima do crime de estelionato, cometido em 15/08/2021. Nesse caso, é correto afirmar que a ação penal será pública condicionada à representação da ofendida.

II. Em se tratando de vítima menor de 14 anos de idade, o STJ não admite a desclassificação do crime de estupro de vulnerável para o crime de importunação sexual, uma vez que este tipo penal (importunação sexual) envolve crime que é praticado sem violência ou grave ameaça, e, ao contrário, o tipo penal correspondente ao estupro de vulnerável inclui a presunção absoluta de violência ou grave ameaça, considerada a idade da vítima.

III. Jagunço, caminhoneiro, mediante pagamento, praticou ato libidinoso com Sofrenilda, menor de 18 (dezoito) e maior de 14 (catorze) anos em situação de prostituição. Nesse contexto, se não houver a figura do intermediador, é correto afirmar que Jagunço, à luz do entendimento firmado pelo STJ, não cometeu o crime de favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável (art. 218-B do Código Penal).

IV. Os instrumentos utilizados para a prática de crimes por organizações criminosas e milícias deverão ser declarados perdidos em favor da União ou do Estado, dependendo da Justiça onde tramita a ação penal, ainda que não ponham em perigo a segurança das pessoas, a moral ou a ordem pública, nem ofereçam sério risco de ser utilizados para o cometimento de novos crimes.

Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a pena e sua aplicação, julgue os itens abaixo.

I. O tempo de cumprimento das penas privativas de liberdade não pode ser superior a 40 (quarenta) anos.

II. Segundo o STJ, a valoração de majorantes sobejantes na primeira ou na segunda fase da dosimetria da pena independe de a causa de aumento trazer patamar fixo ou variável.

III. Consoante o STJ, não se pode considerar como tempo de pena efetivamente cumprido, para fins de detração penal, o tempo submetido à medida cautelar de recolhimento noturno, aos finais de semana e dias não úteis, supervisionados por monitoramento eletrônico.

Há erro:

 

(EMAGIS) Considere que a defesa de João, denunciado pelo Ministério Público, compreenda estar ele sendo alvo de denúncia inepta, eis que genérica e não portadora de devida individualização de sua conduta, acusado que foi apenas por sua condição de proprietário do estabelecimento comercial onde cometidos crimes contra a dignidade sexual. Tenha presente que a defesa de João constate também carecer a ação penal de justa causa, eis que, nas peças informativas e no inquérito policial, inexistem provas orais ou documentais que vinculem João aos crimes sexuais cometidos por terceiros em seu bar. Não logrando convencer o juiz, recebida a denúncia, a defesa impetra habeas corpus veiculando tais alegações para apreciação do Tribunal de Justiça, prosseguindo, de outro lado, normalmente a ação penal em primeira instância.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Ainda que o habeas corpus, por congestionamento da pauta do Tribunal, somente venha a ser conhecido quando já condenado João em primeira instância, o vício de carência de justa causa pode ser pronunciado pelo Tribunal, hipótese em que de tal pronunciamento derivará a anulação da sentença condenatória.

II. Ainda que o habeas corpus, por congestionamento da pauta do Tribunal, somente venha a ser conhecido quando já condenado João em primeira instância, o vício de inépcia pode ser pronunciado pelo Tribunal, hipótese em que de tal pronunciamento derivará a anulação da sentença condenatória.

III. Durante a audiência de instrução e julgamento em primeira instância, tratando-se de crime contra a dignidade sexual, segundo a Lei 14.245/2021, as partes e sujeitos processuais não ficam restritos, em suas manifestações, às circunstâncias ou elementos relacionados aos fatos objeto de apuração nos autos, considerada a necessidade de maior amplitude do esclarecimento fático.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a prisão preventiva e também sobre as medidas cautelares pessoais diversas da prisão, marque a alternativa CORRETA.

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) Em relação à contagem de tempo para remição da pena, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) No que tange ao controle de constitucionalidade, analise as seguintes assertivas.

I. Em matéria de controle de constitucionalidade, Kelsen é tido como um dos maiores expoentes da teoria da nulidade das normais inconstitucionais.

II. No modelo austríaco, a decisão de inconstitucionalidade tem eficácia declaratória, sendo a lei inconstitucional tida por natimorta.

III. No tocante ao sistema brasileiro de controle de constitucionalidade, a Constituição Imperial de 1824 não estabeleceu nenhum sistema de controle, consagrando o dogma da soberania do Parlamento.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a atribuição do Senado Federal de “suspender a execução, no todo ou em parte, de lei declarada inconstitucional por decisão definitiva do Supremo tribunal Federal” (CF, artigo 52, X).

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere ação indenizatória movida com o objetivo de obter reparação pecuniária por supostos danos morais, materiais e à imagem decorrentes da exibição, por parte de programa de televisão com ampla audiência nacional, de episódio sobre o assassinato de irmã do autor da ação, assinado ocorrido em tempo, no ano 1958. Tenha presente que tal programa tenha explorado os desdobramentos do caso, as respectivas investigações policiais e sua apreciação levada a cabo pelo Poder Judiciário.

A propósito, e tendo presente o magistério doutrinário e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, além do regramento da Constituição Federal, na temática Direitos Fundamentais e Comunicação Social, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a Defensoria Pública e seu regime constitucional, avalie as assertivas que seguem.

I. O Defensor Público submete-se tanto ao regime próprio da Defensoria Pública quanto ao Estatuto da OAB.

II. Desde que prevista em lei, é constitucional a exigência de inscrição do Defensor Público nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil.

III. Assim como os advogados públicos, podem os Defensores Públicos, se a permissão estiver prevista em lei, exercer a advocacia fora das atribuições institucionais, sendo vedado que advoguem contra a Fazenda Pública que os remunera.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação aos princípios do Direito Administrativo, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a Administração Pública, descentralização e desconcentração administrativa, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) No que tange aos atos administrativos, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre a ação de improbidade administrativa, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/AM – FCC – 2021) O Primeiro e Segundo Protocolos Facultativos ao Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos tratam, respectivamente,

 

(EMAGIS) Sobre as limitações constitucionais ao poder de tributar, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Considere que a sociedade limitada Paga Bem, atuante no ramo de distribuição de bebidas, integrada pelos sócios Retirante, Permanente e Indiferente, todos com poderes de gerência, tenha, por crise financeira decorrente da pandemia pela Covid-19, fechado suas portas e deixado definitivamente de operar sem o pagamento de débitos de ICMS que contra si regularmente inscritos em dívida ativa se encontravam. Tenha presente também que, quando da extinção, Retirante, embora estivesse na sociedade na época em que gerado o débito de ICMS, não mais integrava seu quadro societário, tendo se desligado meses antes em decorrência de desavenças com Permanente, que permanecera na sociedade Pague Bem até quando esta deixou de operar, não tendo, contudo, procedido a regular processo de liquidação ou formalizado a baixa nos órgãos fazendários. No curso da execução fiscal contra Paga Bem, única devedora inscrita na Certidão de Dívida Ativa, pelos débitos em questão, o Procurador do Estado, deparando-se com a ausência de bens penhoráveis em propriedade de Paga Bem, pretende redirecionar a execução contra Retirante e Permanente, sócios de reconhecida capacidade econômica.

A propósito, e tendo presente jurisprudência recentemente assentada pelo Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que o caminhão de José Fazendeiro seja apreendido por transportar madeira despida da documentação ambiental (DOF) necessária, mantendo-se apreendida também a madeira. Tenha presente que tal madeira tenha sido adquirida irregularmente por José Fazendeiro de fornecedor clandestino no Estado do Pará, isso porque pretendia ele empregá-la tanto na construção de nova obra residencial em sua fazenda quanto na ampliação de seu curral.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A literalidade da Lei 9.605/1998 admite que a autoridade administrativa apreenda a madeira, produto da infração, mas não o caminhão, que nada tem de ilícito sob o ponto de vista ambiental.

II. Para o STJ, não só é juridicamente possível a apreensão também do caminhão, como a apreensão deste independe de ser específica, exclusiva ou habitual sua utilização no cometimento de infração ambiental.

III. Dentre as destinações administrativas possíveis ao caminhão, caso apreendido, a Lei 9.605/1998 autoriza seja vendido.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

Objetivas - Rodada 07.2022

(EMAGIS) No que tange ao controle de constitucionalidade, analise as seguintes assertivas.

I. Em matéria de controle de constitucionalidade, Kelsen é tido como um dos maiores expoentes da teoria da nulidade das normais inconstitucionais.

II. No modelo austríaco, a decisão de inconstitucionalidade tem eficácia declaratória, sendo a lei inconstitucional tida por natimorta.

III. No tocante ao sistema brasileiro de controle de constitucionalidade, a Constituição Imperial de 1824 não estabeleceu nenhum sistema de controle, consagrando o dogma da soberania do Parlamento.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a atribuição do Senado Federal de “suspender a execução, no todo ou em parte, de lei declarada inconstitucional por decisão definitiva do Supremo tribunal Federal” (CF, artigo 52, X).

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere ação indenizatória movida com o objetivo de obter reparação pecuniária por supostos danos morais, materiais e à imagem decorrentes da exibição, por parte de programa de televisão com ampla audiência nacional, de episódio sobre o assassinato de irmã do autor da ação, assinado ocorrido em tempo, no ano 1958. Tenha presente que tal programa tenha explorado os desdobramentos do caso, as respectivas investigações policiais e sua apreciação levada a cabo pelo Poder Judiciário.

A propósito, e tendo presente o magistério doutrinário e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, além do regramento da Constituição Federal, na temática Direitos Fundamentais e Comunicação Social, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a Defensoria Pública e seu regime constitucional, avalie as assertivas que seguem.

I. O Defensor Público submete-se tanto ao regime próprio da Defensoria Pública quanto ao Estatuto da OAB.

II. Desde que prevista em lei, é constitucional a exigência de inscrição do Defensor Público nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil.

III. Assim como os advogados públicos, podem os Defensores Públicos, se a permissão estiver prevista em lei, exercer a advocacia fora das atribuições institucionais, sendo vedado que advoguem contra a Fazenda Pública que os remunera.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação aos princípios do Direito Administrativo, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a Administração Pública, descentralização e desconcentração administrativa, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) No que tange aos atos administrativos, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre a ação de improbidade administrativa, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam a repristinação da lei, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente à Parte Geral do Direito Civil, julgue os itens abaixo.

I. A proteção que o Código defere ao nascituro não alcança o natimorto.

II. Obrigam a pessoa jurídica os atos dos administradores, exercidos nos limites de seus poderes definidos no ato constitutivo, sem prejuízo da aplicação da teoria da aparência.

III. Em caso de erro ou ignorância, como defeito do negócio jurídico, é irrelevante ser ou não escusável o erro, porque o Código adota o princípio da confiança.

Estão corretos somente os itens:

 

(TJ/PA – Juiz de Direito Substituto – CEBRASPE – 2019) Daniel, casado sob o regime de comunhão parcial de bens e pai de uma filha, manteve um relacionamento extraconjugal até falecer. No período desse relacionamento, deu de presente de aniversário à concubina um automóvel que havia adquirido antes do casamento. No dia do enterro de Daniel, a concubina compareceu ao velório e deu à esposa e à filha de Daniel conhecimento da relação extraconjugal que manteve com ele e da doação realizada.

Acerca dessa situação hipotética, assinale a opção correta, conforme o Código Civil.

 

(EMAGIS) A respeito da alienação fiduciária de veículo, tendo presente a disciplina do Decreto-lei 911/1969, além da jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. O atraso, por parte de instituição financeira, na baixa de gravame de alienação fiduciária no registro de veículo não caracteriza, por si só, dano moral in re ipsa.

II. Deferida a liminar em ação de busca e apreensão, a apreensão do veículo, uma vez efetivada, será imediatamente comunicada ao juízo, que intimará a instituição financeira para retirá-lo do local depositado no prazo máximo de 48 horas, mantendo, por outro lado, o devedor o direito de conservar consigo os documentos de propriedade e trânsito do veículo.

III. Para a constituição em mora do devedor em contrato de financiamento do veículo com alienação fiduciária, a notificação extrajudicial realizada e entregue em seu endereço, por via postal e com aviso de recebimento, é válida quando realizada por Cartório de Títulos e Documentos de outra Comarca, mesmo que não seja aquele do domicílio do devedor.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a Cédula de Crédito Bancário (CCB), avalie as assertivas que seguem.

I. Regulada pela Lei 10.931/04, é título cambial que possui o atributo da circularidade, por endosso em preto.

II. Impõe o STJ que, em regra, seja juntado o original da cédula no processo executivo que aparelha, a fim de evitar que, dada a sua eventual circulação, seja o devedor demandado em duplicidade.

III. A Lei 13.986/2020 vedou a emissão de Cédula de Crédito Bancário sob a forma escritural quando consista esta forma em lançamento em sistema eletrônico de escrituração.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os processos nos tribunais e os meios de impugnação das decisões judiciais no âmbito do processo civil, julgue os itens abaixo.

I. É cabível a instauração do incidente de resolução de demandas repetitivas quando houver
efetiva repetição de processos que contenham controvérsia sobre a mesma questão unicamente de direito ou quando houver risco de ofensa à isonomia e à segurança jurídica.

II. Caberá reclamação da parte interessada ou do Ministério Público para garantir a observância de acórdão proferido em julgamento de incidente de resolução de demandas repetitivas ou de incidente de assunção de competência.

III. Quando o Supremo Tribunal Federal considerar como reflexa a ofensa à Constituição afirmada no recurso extraordinário, deverá, antes de remetê-lo ao Superior Tribunal de Justiça para julgamento como recurso especial, conceder prazo de quinze dias para que as partes complementem suas razões e contrarrazões de recurso.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o processo de execução, julgue os itens abaixo e marque a alternativa apropriada.

I. O comparecimento espontâneo da parte constitui termo inicial do prazo para pagamento voluntário, sendo necessária, contudo, intimação com vistas ao início do prazo para impugnação ao cumprimento de sentença.

II. Tanto na execução de título extrajudicial quanto na de título judicial é cabível a citação postal.

III. As prestações vincendas até o efetivo cumprimento da obrigação somente se incluem na execução de título executivo extrajudicial mediante expressa decisão judicial a respeito.

 

(EMAGIS) Sobre a ação civil pública, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA em relação à tutela coletiva dos direitos:

 

(EMAGIS) No âmbito da Criminologia, as seguintes assertivas tratam da Escola de Chicago.

I. Trata-se de corrente sociológica de pensamento centrada na Universidade de Chicago e também designada teoria da ecologia criminal ou teoria da desorganização social.

II. Sob o aspecto metodológico, a Escola de Chicago servia-se dos ‘social surveys’, inquéritos sociais, através dos quais se fazia interrogatório direto junto a um universo determinado de pessoas, obtendo-se parâmetros sociais para embasar mais profundas análises sociais.

III. A Escola de Chicago rechaça a tese de que as áreas de delinquência obedeçam a uma ‘gradient tendency’, eis que centra sua análise do fenômeno criminoso através da análise biológica e psicológica do delinquente, nele enxergando traços genéticos que o direcionam ao mundo do crime, independentemente do local da cidade em que resida .

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) A causa de diminuição do Art. 16 do Código Penal, referente ao arrependimento posterior, somente tem aplicação se houver:


 

(EMAGIS) Sobre o requisito da ‘idoneidade do meio fraudulento’ empregado para iludir a vítima no crime de estelionato (CP, artigo 171) e eventual configuração de crime impossível (CP, artigo 17) em decorrência da inaptidão de tal meio, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra o patrimônio, contra a dignidade sexual e contra a paz pública, julgue os itens abaixo.

I. Maria, de 66 anos de idade, foi vítima do crime de estelionato, cometido em 15/08/2021. Nesse caso, é correto afirmar que a ação penal será pública condicionada à representação da ofendida.

II. Em se tratando de vítima menor de 14 anos de idade, o STJ não admite a desclassificação do crime de estupro de vulnerável para o crime de importunação sexual, uma vez que este tipo penal (importunação sexual) envolve crime que é praticado sem violência ou grave ameaça, e, ao contrário, o tipo penal correspondente ao estupro de vulnerável inclui a presunção absoluta de violência ou grave ameaça, considerada a idade da vítima.

III. Jagunço, caminhoneiro, mediante pagamento, praticou ato libidinoso com Sofrenilda, menor de 18 (dezoito) e maior de 14 (catorze) anos em situação de prostituição. Nesse contexto, se não houver a figura do intermediador, é correto afirmar que Jagunço, à luz do entendimento firmado pelo STJ, não cometeu o crime de favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável (art. 218-B do Código Penal).

IV. Os instrumentos utilizados para a prática de crimes por organizações criminosas e milícias deverão ser declarados perdidos em favor da União ou do Estado, dependendo da Justiça onde tramita a ação penal, ainda que não ponham em perigo a segurança das pessoas, a moral ou a ordem pública, nem ofereçam sério risco de ser utilizados para o cometimento de novos crimes.

Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a pena e sua aplicação, julgue os itens abaixo.

I. O tempo de cumprimento das penas privativas de liberdade não pode ser superior a 40 (quarenta) anos.

II. Segundo o STJ, a valoração de majorantes sobejantes na primeira ou na segunda fase da dosimetria da pena independe de a causa de aumento trazer patamar fixo ou variável.

III. Consoante o STJ, não se pode considerar como tempo de pena efetivamente cumprido, para fins de detração penal, o tempo submetido à medida cautelar de recolhimento noturno, aos finais de semana e dias não úteis, supervisionados por monitoramento eletrônico.

Há erro:

 

(EMAGIS) Considere que a defesa de João, denunciado pelo Ministério Público, compreenda estar ele sendo alvo de denúncia inepta, eis que genérica e não portadora de devida individualização de sua conduta, acusado que foi apenas por sua condição de proprietário do estabelecimento comercial onde cometidos crimes contra a dignidade sexual. Tenha presente que a defesa de João constate também carecer a ação penal de justa causa, eis que, nas peças informativas e no inquérito policial, inexistem provas orais ou documentais que vinculem João aos crimes sexuais cometidos por terceiros em seu bar. Não logrando convencer o juiz, recebida a denúncia, a defesa impetra habeas corpus veiculando tais alegações para apreciação do Tribunal de Justiça, prosseguindo, de outro lado, normalmente a ação penal em primeira instância.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Ainda que o habeas corpus, por congestionamento da pauta do Tribunal, somente venha a ser conhecido quando já condenado João em primeira instância, o vício de carência de justa causa pode ser pronunciado pelo Tribunal, hipótese em que de tal pronunciamento derivará a anulação da sentença condenatória.

II. Ainda que o habeas corpus, por congestionamento da pauta do Tribunal, somente venha a ser conhecido quando já condenado João em primeira instância, o vício de inépcia pode ser pronunciado pelo Tribunal, hipótese em que de tal pronunciamento derivará a anulação da sentença condenatória.

III. Durante a audiência de instrução e julgamento em primeira instância, tratando-se de crime contra a dignidade sexual, segundo a Lei 14.245/2021, as partes e sujeitos processuais não ficam restritos, em suas manifestações, às circunstâncias ou elementos relacionados aos fatos objeto de apuração nos autos, considerada a necessidade de maior amplitude do esclarecimento fático.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a prisão preventiva e também sobre as medidas cautelares pessoais diversas da prisão, marque a alternativa CORRETA.

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) Em relação à contagem de tempo para remição da pena, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Sobre as limitações constitucionais ao poder de tributar, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Considere que a sociedade limitada Paga Bem, atuante no ramo de distribuição de bebidas, integrada pelos sócios Retirante, Permanente e Indiferente, todos com poderes de gerência, tenha, por crise financeira decorrente da pandemia pela Covid-19, fechado suas portas e deixado definitivamente de operar sem o pagamento de débitos de ICMS que contra si regularmente inscritos em dívida ativa se encontravam. Tenha presente também que, quando da extinção, Retirante, embora estivesse na sociedade na época em que gerado o débito de ICMS, não mais integrava seu quadro societário, tendo se desligado meses antes em decorrência de desavenças com Permanente, que permanecera na sociedade Pague Bem até quando esta deixou de operar, não tendo, contudo, procedido a regular processo de liquidação ou formalizado a baixa nos órgãos fazendários. No curso da execução fiscal contra Paga Bem, única devedora inscrita na Certidão de Dívida Ativa, pelos débitos em questão, o Procurador do Estado, deparando-se com a ausência de bens penhoráveis em propriedade de Paga Bem, pretende redirecionar a execução contra Retirante e Permanente, sócios de reconhecida capacidade econômica.

A propósito, e tendo presente jurisprudência recentemente assentada pelo Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, ajuizada execução fiscal contra a sociedade Deve Muito, e havendo nos autos da execução fiscal o reconhecimento da qualidade de corresponsáveis de seus sócios, João Afortunado e José Rico, sobrevenha a decretação da falência da pessoa jurídica, pretendendo a Procuradoria da Fazenda Nacional habilitar seu crédito no juízo falimentar.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O professor Fernando Facury Scaff, Titular de Direito Financeiro na Universidade de São Paulo, acolhe a denominação doutrinária de ‘cláusula pétrea orçamentária’ para, dentre outras, a rubrica orçamentária referente ao mínimo constitucional de recursos impostos para aplicação na área da saúde (Orçamento Republicano e Liberdade Igual, 2018, página 327).

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A vinculação mínima de recursos em questão é imposta pela Constituição Federal à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios.

II. Segundo recente julgado do STJ, o Estado-membro que desrespeita o mínimo constitucional que deve ser aplicado na saúde, realocando recurso em programa diverso, deve devolvê-lo à sua área de origem em sua totalidade, obrigação que pode ser imposta pelo Judiciário em Ação Civil Pública.

III. Segundo o ‘Novo Regime Fiscal’ inaugurado pela EC 95/2016, nos exercícios posteriores a 2017, os valores mínimos a serem aplicados corresponderão aos valores calculados para as aplicações mínimas do exercício imediatamente anterior, corrigidos na forma ali estabelecida.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que o caminhão de José Fazendeiro seja apreendido por transportar madeira despida da documentação ambiental (DOF) necessária, mantendo-se apreendida também a madeira. Tenha presente que tal madeira tenha sido adquirida irregularmente por José Fazendeiro de fornecedor clandestino no Estado do Pará, isso porque pretendia ele empregá-la tanto na construção de nova obra residencial em sua fazenda quanto na ampliação de seu curral.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A literalidade da Lei 9.605/1998 admite que a autoridade administrativa apreenda a madeira, produto da infração, mas não o caminhão, que nada tem de ilícito sob o ponto de vista ambiental.

II. Para o STJ, não só é juridicamente possível a apreensão também do caminhão, como a apreensão deste independe de ser específica, exclusiva ou habitual sua utilização no cometimento de infração ambiental.

III. Dentre as destinações administrativas possíveis ao caminhão, caso apreendido, a Lei 9.605/1998 autoriza seja vendido.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da regulação de atividades econômicas e também do serviço público de educação, devendo ser marcada a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação aos direitos básicos do consumidor, assinale a assertiva INCORRETA:

 

(EMAGIS) A respeito da autorização para viajar, segundo o ECA, assinale a alternativa incorreta:

 

(DPE/AM – FCC – 2021) O Primeiro e Segundo Protocolos Facultativos ao Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos tratam, respectivamente,

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) A anistia política, relativa ao período compreendido entre 02 de setembro de 1961 e 15 de agosto de 1979, foi reconhecida

 

(EMAGIS) Sobre a propaganda eleitoral em geral, julgue, com apoio na Lei 9.504/97, os itens a seguir revelados.

I. Nos bens cujo uso dependa de cessão ou permissão do poder público, ou que a ele pertençam, e nos bens de uso comum, inclusive postes de iluminação pública, sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e outros equipamentos urbanos, é vedada a veiculação de propaganda de qualquer natureza, inclusive pichação, inscrição a tinta e exposição de placas, estandartes, faixas, cavaletes, bonecos e assemelhados. A veiculação de propaganda em desacordo com essa vedação sujeita o responsável, após a notificação e comprovação, à restauração do bem e, caso não cumprida no prazo, a multa no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) a R$ 8.000,00 (oito mil reais).

II. Não é permitida a veiculação de material de propaganda eleitoral em bens públicos ou particulares, exceto de bandeiras ao longo de vias públicas, desde que móveis e que não dificultem o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos, e de adesivo plástico em automóveis, caminhões, bicicletas, motocicletas e janelas residenciais, desde que não exceda a 0,5 m² (meio metro quadrado).

III. É vedada a colocação de mesas para distribuição de material de campanha ao longo das vias públicas.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) Com relação à Reforma da Previdência (EC 103/2019), julgue os itens abaixo.

I. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e, dentre outras, da contribuição social do trabalhador e dos demais segurados da previdência social, podendo ser adotadas alíquotas progressivas de acordo com o valor do salário de contribuição, não incidindo contribuição sobre aposentadoria e pensão concedidas pelo Regime Geral de Previdência Social.

II. Lei ordinária poderá disciplinar a cobertura de benefícios não programados, inclusive os decorrentes de acidente do trabalho, a ser atendida concorrentemente pelo Regime Geral de Previdência Social e pelo setor privado.

III. Lei ordinária estabelecerá vedações, regras e condições para a acumulação de benefícios previdenciários.

Estão corretos somente os itens:

 

(Procurador do Município de Várzea Grande/MT – UFMT – 2018) Quanto à garantia provisória de emprego decorrente de acidente de trabalho, assinale a afirmativa correta.

 

(Procurador do Município de Várzea Grande/MT – UFMT – 2018) No tocante às normas processuais do trabalho, que regulam o rito ordinário na fase de conhecimento dos dissídios individuais, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

 

(EMAGIS) Considerando as competências previstas na Lei nº 8.625/93 para o Conselho Superior do Ministério Público e para o Colégio de Procuradores de Justiça, assinale a alternativa incorreta:

 

(DPE/AM – FCC – 2021) Um motorista de aplicativo, dono do próprio veículo, sofre um acidente e o passageiro acaba ferido. Após ser ouvido na delegacia de polícia, o motorista é surpreendido com um mandado de citação em um processo no qual é denunciado pelo crime de lesão corporal. Ele não contrata advogado e a Defensoria Pública


 

Discursivas - Rodada 07.2022 - Questão 1

Sob a perspectiva da jurisprudência do STJ, o Ministério Público possui legitimidade para promover a execução coletiva de indenizações fixadas em sentenças de liquidação?

Discursivas - Rodada 07.2022 - Questão 2

Conceitue cadeia de custódia e apresente, mediante contextualização, qual a consequência decorrente de sua quebra (break in the chain of custody)? Explique fundamentadamente (até 15 linhas).

Discursivas - Rodada 07.2022 - Questão 3

A respeito da intervenção do Estado no domínio econômico, responda: A) Qual ente federativo detém competência para legislar sobre horário bancário para atendimento ao público?; B) A competência abarca a de legislar sobre tempo de espera na fila de banco?; C) E para fixar o horário de funcionamento de estabelecimento comercial? Resposta em, no máximo, 15 linhas.

Discursivas - Rodada 07.2022 - Questão 4

A empresa Bagunça Tudo Ltda. apresentou declaração ao Município de Gravataí/RS referente ao ISS correspondente a fato gerador ocorrido em 15/01/2017. Em 16/01/2022, o Município de Porto Alegre/RS, entendendo que o ISS relativo ao fato gerador em tela deveria ter sido recolhido aos cofres da capital gaúcha, notificou à contribuinte o lançamento do respectivo tributo. Nesse caso, com base unicamente nas informações prestadas, era possível identificar a ocorrência de alguma causa de extinção do crédito tributário lançado pelo Município de Porto Alegre/RS? Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

Discursivas - Rodada 07.2022 - Questão 5

Admite-se que a Constituição Estadual preveja a aplicação do teto remuneratório aos empregados públicos integrantes do quadro funcional das empresas estatais daquele Estado-membro? Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

Discursivas - Rodada 07.2022

Sob a perspectiva da jurisprudência do STJ, o Ministério Público possui legitimidade para promover a execução coletiva de indenizações fixadas em sentenças de liquidação?

 

Conceitue cadeia de custódia e apresente, mediante contextualização, qual a consequência decorrente de sua quebra (break in the chain of custody)? Explique fundamentadamente (até 15 linhas).

 

A respeito da intervenção do Estado no domínio econômico, responda: A) Qual ente federativo detém competência para legislar sobre horário bancário para atendimento ao público?; B) A competência abarca a de legislar sobre tempo de espera na fila de banco?; C) E para fixar o horário de funcionamento de estabelecimento comercial? Resposta em, no máximo, 15 linhas.

 

A empresa Bagunça Tudo Ltda. apresentou declaração ao Município de Gravataí/RS referente ao ISS correspondente a fato gerador ocorrido em 15/01/2017. Em 16/01/2022, o Município de Porto Alegre/RS, entendendo que o ISS relativo ao fato gerador em tela deveria ter sido recolhido aos cofres da capital gaúcha, notificou à contribuinte o lançamento do respectivo tributo. Nesse caso, com base unicamente nas informações prestadas, era possível identificar a ocorrência de alguma causa de extinção do crédito tributário lançado pelo Município de Porto Alegre/RS? Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

 

Admite-se que a Constituição Estadual preveja a aplicação do teto remuneratório aos empregados públicos integrantes do quadro funcional das empresas estatais daquele Estado-membro? Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

 

Delegado de Polícia - Rodada 07.2022

O Delegado de Polícia titular do 25º Distrito Policial de São Paulo instaurou inquérito policial para investigar supostos crimes perpetrados pelo policial rodoviário estadual Afonso Pena Júnior.

Várias vítimas se dirigiram ao referido Distrito Policial para registrarem boletim de ocorrência no sentido de que o policial solicitava dinheiro para deixar de autuar infração de trânsito que constatava no exercício de suas funções.

Mário Bonfim noticiou que no dia 12 de novembro de 2021 estava trafegando com sua moto pela rodovia estadual SP-14 quando foi parado pelo policial Afonso Pena Júnior, o qual solicitou R$ 100,00 para deixar de lavrar contra ele auto de infração por trafegar sem capacete.

Helena Carmem noticiou que no dia 21 de novembro de 2021 foi parada pelo mesmo policial quando trafegava no seu carro, ocasião na qual ele solicitou R$ 100,00 para deixar de autuá-la por infração de trânsito consistente em trafegar em carro com sinaleira sem funcionamento.

Ramon Castro noticiou que, no dia 24 de novembro de 2021, Afonso Pena Júnior solicitou a quantia de R$ 100,00 para não autuar infração de trânsito consistente em dirigir sem usar o cinto de segurança.

Caio Amorim noticiou que, no dia 30 de novembro de 2021, o policial solicitou R$ 100,00 para deixar de lavrar auto de infração de trânsito porque Caio pilota sua moto com o farol queimado.

Ramon Castro e Caio Amorim apresentaram ao delegado a gravação da conversa entre cada um e Afonso Pena Júnior. A autoridade policial requisitou exame pericial. O perito oficial constatou a autenticidade da gravação, bem como que a voz de um dos interlocutores realmente era do policial investigado. Ademais, da degravação da conversa era possível extrair claramente a solicitação do policial de dinheiro para deixar de multar os motoristas.

Juntado o laudo pericial aos autos do inquérito policial, o escrivão de polícia fez conclusão à autoridade policial. Antes de a autoridade policial despachar, outra vítima – Maria de Sousa - chegou ao Distrito Policial, no dia 2 de dezembro de 2021, para registrar boletim de ocorrência contra Afonso Pena Júnior, o qual solicitara R$ 100,00 para deixar de autuá-la por estar dirigindo com calçado sem suporte atrás dos calcanhares. O B.O. foi juntado aos autos do procedimento investigatório.

Diante dos fatos narrados, na condição de Delegado de Polícia presidente do feito, elabore representação com o(s) pleito(s) cautelar(es) adequado(s) para o prosseguimento da investigação.

Boa prática!

 

  9082 item(ns)
Primeiro Anterior  160   161   162   163   164  Proximo Ultimo

Cesta de Rodadas Pretéritas

Adicione à cesta os planos das Rodadas Pretéritas que você deseja adquirir.

    Valor Total: R$ ...

    • 1

    Copyright © 2010-2025 - Emagis - Todos os direitos reservados - CNPJ: 12.626.846/0001-10
    O Emagis é uma instituição privada, não possuindo qualquer vinculação a órgãos públicos. ILION.com.br