Emagis
Emagis
HOME MATRICULE-SE POR QUE APROVAMOS MAIS? ENTENDA OS CURSOS RESULTADOS ÁREA RESTRITA
NEWSLETTER
CONTATO
Magistratura MAGISTRATURA
Magistratura MINISTÉRIO PÚBLICO
Magistratura DEFENSORIA PÚBLICA
Magistratura PROCURADORIA
Magistratura DELEGADO DE POLICIA
Programas de Estudos PROGRAMAS DE ESTUDO
Planos de Questões/Provas PLANOS DE QUESTÕES/PROVAS
Cursos Intensivos Simulados CURSOS INTENSIVOS SIMULADOS
Videoaulas VIDEOAULAS
Rodadas Pretéritas RODADAS PRETÉRITAS
Downloads DOWNLOADS
Facebook Intagran Youtube Twitter
Emagis
Bem-vindo(a)



INÍCIO (ÁREA RESTRITA) AVISOS MINHA CONTA ALTERAR DADOS CADASTRAIS RENOVAR/ADQUIRIR PLANO CERTIFICADOS INDIQUE UM AMIGO SAIR
FAÇA SEU LOGIN


ESQUECEU A SENHA?


Seu navegador não suporta este video. Por favor, atualize seu navegador.

Rodadas Pretéritas

  1. Home
  2. Rodadas Pretéritas
  3. Busca
  4. Entenda as rodadas pretéritas
Informações Adicionar

Discursivas 2022

Informações Adicionar

Discursivas TJ/SP 2023

Busque por suas rodadas

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 10.2022

Informações Adicionar

Objetivas MP Estadual - Rodada 10.2022

Informações Adicionar

Objetivas - Rodada 10.2022

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 10.2022

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 10.2022

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM - Rodada 10.2022

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 10.2022

Informações Adicionar

Sentença Estadual - Rodada 10.2022

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 10.2022 - Questão 1

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 10.2022 - Questão 2

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 10.2022 - Questão 3

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 10.2022 - Questão 4

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 10.2022 - Questão 5

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 10.2022

Informações Adicionar

Objetivas DP Estadual - Rodada 10.2022

Informações Adicionar

PGE/PGM - Rodada 10.2022

Informações Adicionar

Ministério Público Estadual - Rodada 10.2022

Informações Adicionar

Defensoria Pública Estadual - Rodada 10.2022

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 09.2022

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 09.2022

Informações Adicionar

Objetivas AGU/PFN/PGF - Rodada 09.2022

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 09.2022

Informações Adicionar

Objetivas MPF - Rodada 09.2022

Informações Adicionar

Objetivas - Rodada 09.2022

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 10.2022

(EMAGIS) No que concerne à organização funcional da Administração e aos temas que lhe são correlatos, assinale a alternativa incorreta.


 

(EMAGIS) Quanto aos atos administrativos e ao processo administrativo, é correto dizer que


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam dos serviços públicos e também das agências reguladoras, devendo ser marcada a INCORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação aos consórcios públicos, é correto afirmar que


 

(EMAGIS) Relativamente ao poder constituinte, aquilate as seguintes assertivas.

I. Como o grande teórico da ideia de Poder Constituinte, costuma-se apontar Jean-Jacques Rousseau, por meio da obra denominada “O contrato social”.

II. O poder constituinte derivado reformador tem natureza jurídica, ao contrário do poder constituinte originário, que é um poder de fato, um poder político, ou, segundo alguns, uma força ou energia social.

III. O poder constituinte difuso pode ser caracterizado como um poder de fato e que serve de fundamento para os mecanismos de atuação da mutação constitucional.

Há erro:

 

(EMAGIS) Considere que a Associação Brasileira da Indústria de Cereais, Perfumes e Vidros pretenda ajuizar ação direta de inconstitucionalidade contra determinada lei estadual tida como lesiva aos direitos de seus integrantes.
Tendo presente a disciplina da Constituição Federal, o magistério da doutrina e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre a questão da legitimidade ativa para a ação direta de inconstitucionalidade, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que, de iniciativa parlamentar, dentre outras disposições (i) vede às empresas seguradoras, para o caso de veículos sinistrados, impor aos consumidores beneficiários os estabelecimentos reparadores ou prestadores de serviços de reparação, credenciados e/ou referenciados, como condição para o processamento da reparação do dano; (ii) obrigue as seguradoras a emitir e entregar aos consumidores beneficiários um Certificado de Garantia dos serviços prestados e da relação de peças substituídas, indicando os respectivos valores; (iii) obrigue as seguradoras a realizar seu cadastramento junto ao Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN, no período compreendido entre 3 e 6 meses, contados da publicação da lei.
Tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a garantia constitucional de inviolabilidade de domicílio (CF, artigo 5º, XI).

I. Nenhum agente público pode ingressar no recinto de consultório odontológico, reservado ao exercício da atividade profissional de cirurgião-dentista, sem o consentimento deste, exceto nas situações taxativamente previstas na Constituição.

II. O consentimento do morador é dispensado para o ingresso em sua casa, durante o dia ou a noite, em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro; já para o cumprimento de mandado judicial, o consentimento é dispensado apenas durante o dia.

III. Para o STF, é compatível com a garantia lei que confira à autoridade administrativa, no exercício do poder de polícia, o poder de busca compulsória em residência, sendo incompatível apenas se conferir também o poder de apreensão.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que toca à tutela cautelar no CPC, julgue os itens abaixo.

I. A petição inicial da ação que visa à prestação de tutela cautelar em caráter antecedente indicará a lide e seu fundamento, a exposição sumária do direito que se objetiva assegurar e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo. O réu será citado para, no prazo de 5 (cinco) dias, contestar o pedido e indicar as provas que pretende produzir. Não sendo contestado o pedido, os fatos alegados pelo autor presumir-se-ão aceitos pelo réu como ocorridos, caso em que o juiz decidirá dentro de 5 (cinco) dias. Contestado o pedido no prazo legal, observar-se-á o procedimento comum.

II. Efetivada a tutela cautelar, o pedido principal terá de ser formulado pelo autor no prazo de 30 (trinta) dias, caso em que será apresentado em autos apensos, não dependendo do adiantamento de novas custas processuais. O pedido principal pode ser formulado conjuntamente com o pedido de tutela cautelar, no entanto. Demais disso, a causa de pedir poderá ser aditada no momento de formulação do pedido principal.

III. Cessa a eficácia da tutela concedida em caráter antecedente, se o autor não deduzir o pedido principal no prazo legal, não for efetivada dentro de 30 (trinta) dias ou o juiz julgar improcedente o pedido principal formulado pelo autor ou extinguir o processo sem resolução de mérito. Se por qualquer motivo cessar a eficácia da tutela cautelar, é vedado à parte renovar o pedido, salvo sob novo fundamento. Sem embargo, o indeferimento da tutela cautelar não obsta a que a parte formule o pedido principal, nem influi no julgamento desse, salvo se o motivo do indeferimento for o reconhecimento de decadência ou de prescrição.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) No que concerne ao processo de execução, aquilate as proposições a seguir expostas.

I. No cumprimento definitivo da sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa, o prazo de 15 (quinze) dias, para pagamento voluntário, deve ser contado em dias úteis.

II. A intimação para o pagamento voluntário, no cumprimento definitivo da sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa, deve contemplar, expressamente, o prazo sucessivo para impugnar o cumprimento de sentença.

III. Conta-se em dobro o prazo para impugnação ao cumprimento de sentença nos casos em que o devedor é assistido pela Defensoria Pública.

Estão corretos somente os itens:

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Reinaldo ajuizou ação monitória contra o Estado de Goiás, fundada em prova escrita sem eficácia de título executivo, pretendendo haver o pagamento de dívida pecuniária. Citado, o réu deixou de opor embargos à ação monitória no prazo legal. Nesse caso, o juiz deverá


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a hermenêutica e aplicação do direito.

I. Tradicional é o magistério doutrinário de Carlos Maximiliano, que, na interpretação dos textos legais, condena a ‘exumação’ do pensamento do legislador.

II. A teoria da vontade, ‘mens legislatoris’, sustenta que o conteúdo da lei não depende do que pretendeu seu autor.

III. A corrente hermenêutica subjetivista preconiza dever a interpretação ser centrada na vontade do legislador e a corrente hermenêutica objetivista sustenta que a interpretação deve ser focada na vontade da lei.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Em relação à desconsideração da personalidade jurídica, considerada a disciplina trazida no art. 50 do Código Civil, julgue os itens abaixo.

I. A aplicação da teoria da desconsideração não prescinde da demonstração de insolvência da pessoa jurídica.

II. O encerramento irregular das atividades da pessoa jurídica caracteriza abuso da personalidade jurídica.

III. É cabível a desconsideração da personalidade jurídica denominada “inversa” para alcançar bens de sócio que se valeu da pessoa jurídica para ocultar ou desviar bens pessoais, com prejuízo a terceiros.

Há erro:


 

(EMAGIS) A Lei nº 8.242/1991 criou o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – Conanda. Recentemente, o Decreto Federal n. 9.579/2019, pretendendo alterar aspectos da regulamentação anterior do Conanda, estabeleceu, dentre outras regras: (i) a escolha dos membros do conselho será por processo seletivo regulamentado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos, em substituição à anterior escolha por eleição em assembleia específica; (ii) estabelecimento da reuniões por videoconferência dos integrantes do Conanda que não residam no DF, com decorrente revogação do anterior sistema de custeio público do deslocamento de tais conselheiros, inclusive os representantes da sociedade civil; (iii) reuniões ordinárias do Conanda em frequência trimestral, superando a anterior sistemática de reuniões mensais.

Sabe-se que o Supremo Tribunal Federal analisou recentemente a constitucionalidade das alterações normativas em questão, dentre outras.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere sociedade empresarial que, no desenvolvimento de suas atividades, assume diversas obrigações, as quais são comumente fixadas em moeda estrangeira (principalmente em dólares norte americanos), a exemplo de importações de insumos, máquinas, equipamentos e financiamentos necessários à sua atividade operacional. Tenha presente que, por outro lado, a maior parte de suas operações comerciais se dá no mercado interno brasileiro e, consequentemente, a maioria de suas receitas são expressas em reais, existindo, portanto, o risco de descompasso entre algumas de suas obrigações, expressas em moeda estrangeira, e suas receitas, expressas em moeda nacional, em decorrência das constantes variações cambiais. Dessa forma, caso haja uma acentuada desvalorização cambial, a capacidade de saldar suas dívidas poderia ficar seriamente comprometida, na medida em que precisaria de uma maior quantidade de Reais para saldar suas dívidas em moeda estrangeira.

A propósito da situação narrada e analisando-a em consonância com os contratos de Direito Empresarial aptos a adequar o risco empresarial em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do comércio interestadual.

I. É dado ao Estado-membro dispor em lei sobre a obrigatoriedade de informações nas embalagens dos produtos alimentícios comercializados em seu território, seja por não se conter a matéria na competência legislativa privativa da União para legislar sobre Direito Empresarial, seja porque a matéria se contém na competência legislativa concorrente da União, Estados e Distrito Federal em matéria de direito do consumidor.

II. É firme a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal no sentido da inconstitucionalidade das leis estaduais que constituam entraves ao ingresso, por atos de comércio, de produtos nos estados da Federação ou sua saída deles, isso caso provenham esses produtos do exterior ou a ele se destine, não alcançando a inconstitucionalidade restrições legais limitadas ao comércio interno, entre estados.

III. É privativa da União a competência para legislar sobre Direito Empresarial e sobre Comércio Internacional, sendo concorrente com os Estados e Distrito Federal a competência para legislar sobre Comércio Interestadual.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as imunidades, a legislação tributária e temas correlatos, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que estabeleça como fato gerador do ICMS a “operação de circulação de petróleo desde os poços de sua extração para a empresa concessionária”, explicitando que este fato gerador ocorre “imediatamente após a extração do petróleo e quando a mercadoria passar pelos Pontos de Medição da Produção.”.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e também a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF considera inconstitucionais leis como a em questão porque a operação eleita não retrata a existência de ato ou de negócio jurídico que transfira a titularidade de uma mercadoria, vez que o concessionário ou o contratado autorizado a extrair o petróleo adquire, de modo originário, a propriedade do petróleo extraído, não podendo o ICMS incidir sobre operação em que não há transferência de propriedade, tal a que ocorre quando sai o petróleo do poço para o local em que armazenado pela empresa.

II. Para o STF, ainda que o petróleo extraído do poço pela concessionária pertença à União, é inconstitucional a norma em questão porque não pode incidir ICMS sobre operação em que a União vende o bem à concessionária, já que a hipótese é de imunidade recíproca.

III. Caso a empresa concessionária venda o petróleo armazenado após a extração para contribuinte do ICMS situado em outro Estados, pagará também, em regra, ICMS na saída do produto de seu estabelecimento.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do concurso de preferências entre os entes federados na cobrança dos respectivos créditos fiscais, devendo ser avaliadas em consonância com a atual orientação do Supremo Tribunal Federal.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(Ministério Público do Trabalho – Procurador do Trabalho – 2017) Analise as assertivas abaixo expostas:

I. As Convenções da Organização Internacional do Trabalho ratificadas pelo Brasil são fontes formais heterônomas do Direito do Trabalho. Mesmo quando não ratificadas internamente, podem se enquadrar como fontes materiais do Direito do Trabalho.

II. O critério hierárquico de normas jurídicas no Direito do Trabalho brasileiro é informado, de maneira geral, pelo princípio da norma mais favorável, harmonizado pela teoria do conglobamento.

III. Na qualidade de fonte normativa autônoma do Direito do Trabalho, a sentença normativa somente pode ser prolatada, pelos Tribunais do Trabalho, em processos de dissídio coletivo de natureza econômica em que tenha havido comum acordo entre as partes relativamente ao ajuizamento da respectiva ação coletiva.

IV. A doutrina jurídica e a equidade, por força da especificidade do Direito do Trabalho, consubstanciam fonte formal desse campo jurídico, submetendo-se, naturalmente, ao princípio justrabalhista da norma mais favorável.

Assinale a alternativa CORRETA:

 

(Procurador do Município de São Gonçalo do Amarante/CE – CETREDE – 2019). Sobre a audiência de julgamento no processo do trabalho, marque a opção CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual com o seguinte conteúdo: (i) proíbe, no âmbito do Estado-membro, a utilização de animais para desenvolvimento, experimento e teste de produtos cosméticos, higiene pessoal, perfumes, limpeza e seus componentes; (ii) proíbe, no âmbito do Estado-membro, a comercialização dos produtos cosméticos, higiene pessoal, perfumes, limpeza, quando derivados da realização de testes em animais; (iii) obriga que, nas embalagens de todos os produtos cosméticos, de higiene pessoal, perfumes e de limpeza comercializados no âmbito do Estado-menbro, haja a seguinte informação aos consumidores: "De acordo com a Lei Estadual no XXX/20XX, não foram realizados testes em animais para a elaboração deste produto."

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/MS – FGV – 2022) Otávio, defensor público no Estado do Mato Grosso do Sul, no desempenho de suas atribuições cíveis, é intimado para dizer a respeito da proposta de acordo lançada nos autos do processo em que atua a Defensoria Pública. Sem conseguir contato com a parte assistida, apõe sua manifestação nos seguintes termos: “Ciente da proposta de acordo. Sem oposição. Pelo prosseguimento”.

Diante da situação narrada, é correto afirmar que:


 

(DPE/PI – CEBRASPE – 2022) Considerando a Convenção de Belém do Pará (Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher), que estabeleceu as bases para a formalização da Lei Maria da Penha, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação, no âmbito da Criminologia, com o ‘Labelling Aproach’.

I. Trata-se de movimento criminológico que se insere na denominada teoria do conflito, rechaçando o paradigma etiológico-determinista.

II. Dizem-se acolhidas as ideias do labelling pelo artigo 5º, LVIII, da CF, que expressa que o civilmente identificado não será submetido a identificação criminal.

III. Trata-se de movimento criminológico que conduz os estudos da criminologia para a investigação das agências de controle social e seu papel de definir a reprodução do poder.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a teoria do crime e temas correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(MP/GO – Promotor de Justiça – FGV – 2022) No que concerne à fixação da pena-base, é certo que o julgador deve, ao individualizar a pena, examinar com acuidade os elementos que dizem respeito ao fato delituoso e aspectos inerentes ao agente, obedecidos e sopesados todos os critérios legais para aplicar, de forma justa e fundamentada, a reprimenda que seja, proporcionalmente, necessária e suficiente para a reprovação do crime, sobrepujando as elementares comuns do próprio tipo legal.

No Art. 59 do Código Penal, o legislador elencou oito circunstâncias judiciais para individualização da pena na primeira fase da dosimetria.

Ao considerar desfavoráveis as circunstâncias judiciais, deve o julgador declinar, motivadamente, as suas razões, que devem corresponder objetivamente às características próprias do vetor desabonado. Nesse particular, as condenações definitivas, por fato anterior ao delito, transitadas em julgado no curso da ação penal, somente podem ser valoradas, na primeira fase da dosimetria, a título de:

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a pessoa, marque a alternativa incorreta.

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) A Polícia Civil de Goiás instaurou inquérito policial em desfavor de Alberto para apurar a prática do crime de falsificação de produtos medicinais. Ainda durante a fase persecutória, o advogado de Alberto procurou o Ministério Público Estadual e firmou, com o Promotor de Justiça competente, acordo de delação premiada. Alberto, em troca de benefícios previsto na Lei no 12.850/2013, delatou Mário, Roberto e Roberval, como supostos integrantes da organização criminosa de que fazia parte, detalhando o papel de cada um. Ato contínuo, Alberto, Mário, Roberto e Roberval foram denunciados como incursos no artigo 2o da Lei no 12.850/2013 c.c. art. 273 do Código Penal. Finda a instrução criminal, o Juiz competente, diante da complexidade do caso, concedeu às partes o prazo de 05 (cinco) dias, sucessivamente, para a apresentação de memoriais, a iniciar pelo Ministério Público e prazo em comum para as defesas dos réus. Ao assim decidir, o juiz

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2021) Constata-se a aplicação, por analogia, das normas de processo civil ao Código de Processo Penal não só de forma subsidiária, mas também de forma expressa. Como exemplo de aplicação da forma expressa, afirma- -se como correta

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA em relação às ações coletivas ajuizadas para defesa de interesses individuais homogêneos:


 

(EMAGIS) A respeito do sistema recursal do Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Em conformidade com o que disciplina o Código de Defesa do Consumidor sobre os interesses ou direitos individuais homogêneos, assinale a alternativa CORRETA.

 

Objetivas MP Estadual - Rodada 10.2022

(EMAGIS) Considerando o que dispõe a Lei nº 8.625/93 (Lei Orgânica Nacional do Ministério Publico – LONMP) a respeito das Promotorias de Justiça, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação, no âmbito da Criminologia, com o ‘Labelling Aproach’.

I. Trata-se de movimento criminológico que se insere na denominada teoria do conflito, rechaçando o paradigma etiológico-determinista.

II. Dizem-se acolhidas as ideias do labelling pelo artigo 5º, LVIII, da CF, que expressa que o civilmente identificado não será submetido a identificação criminal.

III. Trata-se de movimento criminológico que conduz os estudos da criminologia para a investigação das agências de controle social e seu papel de definir a reprodução do poder.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a teoria do crime e temas correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(MP/GO – Promotor de Justiça – FGV – 2022) No que concerne à fixação da pena-base, é certo que o julgador deve, ao individualizar a pena, examinar com acuidade os elementos que dizem respeito ao fato delituoso e aspectos inerentes ao agente, obedecidos e sopesados todos os critérios legais para aplicar, de forma justa e fundamentada, a reprimenda que seja, proporcionalmente, necessária e suficiente para a reprovação do crime, sobrepujando as elementares comuns do próprio tipo legal.

No Art. 59 do Código Penal, o legislador elencou oito circunstâncias judiciais para individualização da pena na primeira fase da dosimetria.

Ao considerar desfavoráveis as circunstâncias judiciais, deve o julgador declinar, motivadamente, as suas razões, que devem corresponder objetivamente às características próprias do vetor desabonado. Nesse particular, as condenações definitivas, por fato anterior ao delito, transitadas em julgado no curso da ação penal, somente podem ser valoradas, na primeira fase da dosimetria, a título de:

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a pessoa, marque a alternativa incorreta.

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) A Polícia Civil de Goiás instaurou inquérito policial em desfavor de Alberto para apurar a prática do crime de falsificação de produtos medicinais. Ainda durante a fase persecutória, o advogado de Alberto procurou o Ministério Público Estadual e firmou, com o Promotor de Justiça competente, acordo de delação premiada. Alberto, em troca de benefícios previsto na Lei no 12.850/2013, delatou Mário, Roberto e Roberval, como supostos integrantes da organização criminosa de que fazia parte, detalhando o papel de cada um. Ato contínuo, Alberto, Mário, Roberto e Roberval foram denunciados como incursos no artigo 2o da Lei no 12.850/2013 c.c. art. 273 do Código Penal. Finda a instrução criminal, o Juiz competente, diante da complexidade do caso, concedeu às partes o prazo de 05 (cinco) dias, sucessivamente, para a apresentação de memoriais, a iniciar pelo Ministério Público e prazo em comum para as defesas dos réus. Ao assim decidir, o juiz

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2021) Constata-se a aplicação, por analogia, das normas de processo civil ao Código de Processo Penal não só de forma subsidiária, mas também de forma expressa. Como exemplo de aplicação da forma expressa, afirma- -se como correta

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a hermenêutica e aplicação do direito.

I. Tradicional é o magistério doutrinário de Carlos Maximiliano, que, na interpretação dos textos legais, condena a ‘exumação’ do pensamento do legislador.

II. A teoria da vontade, ‘mens legislatoris’, sustenta que o conteúdo da lei não depende do que pretendeu seu autor.

III. A corrente hermenêutica subjetivista preconiza dever a interpretação ser centrada na vontade do legislador e a corrente hermenêutica objetivista sustenta que a interpretação deve ser focada na vontade da lei.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Em relação à desconsideração da personalidade jurídica, considerada a disciplina trazida no art. 50 do Código Civil, julgue os itens abaixo.

I. A aplicação da teoria da desconsideração não prescinde da demonstração de insolvência da pessoa jurídica.

II. O encerramento irregular das atividades da pessoa jurídica caracteriza abuso da personalidade jurídica.

III. É cabível a desconsideração da personalidade jurídica denominada “inversa” para alcançar bens de sócio que se valeu da pessoa jurídica para ocultar ou desviar bens pessoais, com prejuízo a terceiros.

Há erro:


 

(EMAGIS) A Lei nº 8.242/1991 criou o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – Conanda. Recentemente, o Decreto Federal n. 9.579/2019, pretendendo alterar aspectos da regulamentação anterior do Conanda, estabeleceu, dentre outras regras: (i) a escolha dos membros do conselho será por processo seletivo regulamentado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos, em substituição à anterior escolha por eleição em assembleia específica; (ii) estabelecimento da reuniões por videoconferência dos integrantes do Conanda que não residam no DF, com decorrente revogação do anterior sistema de custeio público do deslocamento de tais conselheiros, inclusive os representantes da sociedade civil; (iii) reuniões ordinárias do Conanda em frequência trimestral, superando a anterior sistemática de reuniões mensais.

Sabe-se que o Supremo Tribunal Federal analisou recentemente a constitucionalidade das alterações normativas em questão, dentre outras.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) No que toca à tutela cautelar no CPC, julgue os itens abaixo.

I. A petição inicial da ação que visa à prestação de tutela cautelar em caráter antecedente indicará a lide e seu fundamento, a exposição sumária do direito que se objetiva assegurar e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo. O réu será citado para, no prazo de 5 (cinco) dias, contestar o pedido e indicar as provas que pretende produzir. Não sendo contestado o pedido, os fatos alegados pelo autor presumir-se-ão aceitos pelo réu como ocorridos, caso em que o juiz decidirá dentro de 5 (cinco) dias. Contestado o pedido no prazo legal, observar-se-á o procedimento comum.

II. Efetivada a tutela cautelar, o pedido principal terá de ser formulado pelo autor no prazo de 30 (trinta) dias, caso em que será apresentado em autos apensos, não dependendo do adiantamento de novas custas processuais. O pedido principal pode ser formulado conjuntamente com o pedido de tutela cautelar, no entanto. Demais disso, a causa de pedir poderá ser aditada no momento de formulação do pedido principal.

III. Cessa a eficácia da tutela concedida em caráter antecedente, se o autor não deduzir o pedido principal no prazo legal, não for efetivada dentro de 30 (trinta) dias ou o juiz julgar improcedente o pedido principal formulado pelo autor ou extinguir o processo sem resolução de mérito. Se por qualquer motivo cessar a eficácia da tutela cautelar, é vedado à parte renovar o pedido, salvo sob novo fundamento. Sem embargo, o indeferimento da tutela cautelar não obsta a que a parte formule o pedido principal, nem influi no julgamento desse, salvo se o motivo do indeferimento for o reconhecimento de decadência ou de prescrição.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) No que concerne ao processo de execução, aquilate as proposições a seguir expostas.

I. No cumprimento definitivo da sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa, o prazo de 15 (quinze) dias, para pagamento voluntário, deve ser contado em dias úteis.

II. A intimação para o pagamento voluntário, no cumprimento definitivo da sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa, deve contemplar, expressamente, o prazo sucessivo para impugnar o cumprimento de sentença.

III. Conta-se em dobro o prazo para impugnação ao cumprimento de sentença nos casos em que o devedor é assistido pela Defensoria Pública.

Estão corretos somente os itens:

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Reinaldo ajuizou ação monitória contra o Estado de Goiás, fundada em prova escrita sem eficácia de título executivo, pretendendo haver o pagamento de dívida pecuniária. Citado, o réu deixou de opor embargos à ação monitória no prazo legal. Nesse caso, o juiz deverá


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA em relação às ações coletivas ajuizadas para defesa de interesses individuais homogêneos:


 

(EMAGIS) Relativamente ao poder constituinte, aquilate as seguintes assertivas.

I. Como o grande teórico da ideia de Poder Constituinte, costuma-se apontar Jean-Jacques Rousseau, por meio da obra denominada “O contrato social”.

II. O poder constituinte derivado reformador tem natureza jurídica, ao contrário do poder constituinte originário, que é um poder de fato, um poder político, ou, segundo alguns, uma força ou energia social.

III. O poder constituinte difuso pode ser caracterizado como um poder de fato e que serve de fundamento para os mecanismos de atuação da mutação constitucional.

Há erro:

 

(EMAGIS) Considere que a Associação Brasileira da Indústria de Cereais, Perfumes e Vidros pretenda ajuizar ação direta de inconstitucionalidade contra determinada lei estadual tida como lesiva aos direitos de seus integrantes.
Tendo presente a disciplina da Constituição Federal, o magistério da doutrina e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre a questão da legitimidade ativa para a ação direta de inconstitucionalidade, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que, de iniciativa parlamentar, dentre outras disposições (i) vede às empresas seguradoras, para o caso de veículos sinistrados, impor aos consumidores beneficiários os estabelecimentos reparadores ou prestadores de serviços de reparação, credenciados e/ou referenciados, como condição para o processamento da reparação do dano; (ii) obrigue as seguradoras a emitir e entregar aos consumidores beneficiários um Certificado de Garantia dos serviços prestados e da relação de peças substituídas, indicando os respectivos valores; (iii) obrigue as seguradoras a realizar seu cadastramento junto ao Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN, no período compreendido entre 3 e 6 meses, contados da publicação da lei.
Tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a garantia constitucional de inviolabilidade de domicílio (CF, artigo 5º, XI).

I. Nenhum agente público pode ingressar no recinto de consultório odontológico, reservado ao exercício da atividade profissional de cirurgião-dentista, sem o consentimento deste, exceto nas situações taxativamente previstas na Constituição.

II. O consentimento do morador é dispensado para o ingresso em sua casa, durante o dia ou a noite, em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro; já para o cumprimento de mandado judicial, o consentimento é dispensado apenas durante o dia.

III. Para o STF, é compatível com a garantia lei que confira à autoridade administrativa, no exercício do poder de polícia, o poder de busca compulsória em residência, sendo incompatível apenas se conferir também o poder de apreensão.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/PI – CEBRASPE – 2022) Considerando a Convenção de Belém do Pará (Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher), que estabeleceu as bases para a formalização da Lei Maria da Penha, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) No que concerne à organização funcional da Administração e aos temas que lhe são correlatos, assinale a alternativa incorreta.


 

(EMAGIS) Quanto aos atos administrativos e ao processo administrativo, é correto dizer que


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam dos serviços públicos e também das agências reguladoras, devendo ser marcada a INCORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação aos consórcios públicos, é correto afirmar que


 

(EMAGIS) Considere lei estadual com o seguinte conteúdo: (i) proíbe, no âmbito do Estado-membro, a utilização de animais para desenvolvimento, experimento e teste de produtos cosméticos, higiene pessoal, perfumes, limpeza e seus componentes; (ii) proíbe, no âmbito do Estado-membro, a comercialização dos produtos cosméticos, higiene pessoal, perfumes, limpeza, quando derivados da realização de testes em animais; (iii) obriga que, nas embalagens de todos os produtos cosméticos, de higiene pessoal, perfumes e de limpeza comercializados no âmbito do Estado-menbro, haja a seguinte informação aos consumidores: "De acordo com a Lei Estadual no XXX/20XX, não foram realizados testes em animais para a elaboração deste produto."

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as imunidades, a legislação tributária e temas correlatos, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que estabeleça como fato gerador do ICMS a “operação de circulação de petróleo desde os poços de sua extração para a empresa concessionária”, explicitando que este fato gerador ocorre “imediatamente após a extração do petróleo e quando a mercadoria passar pelos Pontos de Medição da Produção.”.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e também a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF considera inconstitucionais leis como a em questão porque a operação eleita não retrata a existência de ato ou de negócio jurídico que transfira a titularidade de uma mercadoria, vez que o concessionário ou o contratado autorizado a extrair o petróleo adquire, de modo originário, a propriedade do petróleo extraído, não podendo o ICMS incidir sobre operação em que não há transferência de propriedade, tal a que ocorre quando sai o petróleo do poço para o local em que armazenado pela empresa.

II. Para o STF, ainda que o petróleo extraído do poço pela concessionária pertença à União, é inconstitucional a norma em questão porque não pode incidir ICMS sobre operação em que a União vende o bem à concessionária, já que a hipótese é de imunidade recíproca.

III. Caso a empresa concessionária venda o petróleo armazenado após a extração para contribuinte do ICMS situado em outro Estados, pagará também, em regra, ICMS na saída do produto de seu estabelecimento.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere sociedade empresarial que, no desenvolvimento de suas atividades, assume diversas obrigações, as quais são comumente fixadas em moeda estrangeira (principalmente em dólares norte americanos), a exemplo de importações de insumos, máquinas, equipamentos e financiamentos necessários à sua atividade operacional. Tenha presente que, por outro lado, a maior parte de suas operações comerciais se dá no mercado interno brasileiro e, consequentemente, a maioria de suas receitas são expressas em reais, existindo, portanto, o risco de descompasso entre algumas de suas obrigações, expressas em moeda estrangeira, e suas receitas, expressas em moeda nacional, em decorrência das constantes variações cambiais. Dessa forma, caso haja uma acentuada desvalorização cambial, a capacidade de saldar suas dívidas poderia ficar seriamente comprometida, na medida em que precisaria de uma maior quantidade de Reais para saldar suas dívidas em moeda estrangeira.

A propósito da situação narrada e analisando-a em consonância com os contratos de Direito Empresarial aptos a adequar o risco empresarial em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do comércio interestadual.

I. É dado ao Estado-membro dispor em lei sobre a obrigatoriedade de informações nas embalagens dos produtos alimentícios comercializados em seu território, seja por não se conter a matéria na competência legislativa privativa da União para legislar sobre Direito Empresarial, seja porque a matéria se contém na competência legislativa concorrente da União, Estados e Distrito Federal em matéria de direito do consumidor.

II. É firme a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal no sentido da inconstitucionalidade das leis estaduais que constituam entraves ao ingresso, por atos de comércio, de produtos nos estados da Federação ou sua saída deles, isso caso provenham esses produtos do exterior ou a ele se destine, não alcançando a inconstitucionalidade restrições legais limitadas ao comércio interno, entre estados.

III. É privativa da União a competência para legislar sobre Direito Empresarial e sobre Comércio Internacional, sendo concorrente com os Estados e Distrito Federal a competência para legislar sobre Comércio Interestadual.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Julgue as afirmações feitas abaixo, com base na Lei das Eleições (Lei 9.504/97).

I. É vedado o registro de candidatura avulsa, ainda que o requerente tenha filiação partidária.

II. A Justiça Eleitoral indeferirá todo pedido de variação de nome coincidente com nome de candidato a eleição majoritária, salvo para candidato que esteja exercendo mandato eletivo ou o tenha exercido nos últimos quatro anos, ou que, nesse mesmo prazo, tenha concorrido em eleição com o nome coincidente.

III. Não há previsão legal para que o partido ou coligação substitua candidato que renunciar à sua candidatura após o termo final do prazo do registro.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito do sistema recursal do Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Em conformidade com o que disciplina o Código de Defesa do Consumidor sobre os interesses ou direitos individuais homogêneos, assinale a alternativa CORRETA.

 

Objetivas - Rodada 10.2022

(EMAGIS) Relativamente ao poder constituinte, aquilate as seguintes assertivas.

I. Como o grande teórico da ideia de Poder Constituinte, costuma-se apontar Jean-Jacques Rousseau, por meio da obra denominada “O contrato social”.

II. O poder constituinte derivado reformador tem natureza jurídica, ao contrário do poder constituinte originário, que é um poder de fato, um poder político, ou, segundo alguns, uma força ou energia social.

III. O poder constituinte difuso pode ser caracterizado como um poder de fato e que serve de fundamento para os mecanismos de atuação da mutação constitucional.

Há erro:

 

(EMAGIS) Considere que a Associação Brasileira da Indústria de Cereais, Perfumes e Vidros pretenda ajuizar ação direta de inconstitucionalidade contra determinada lei estadual tida como lesiva aos direitos de seus integrantes.
Tendo presente a disciplina da Constituição Federal, o magistério da doutrina e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre a questão da legitimidade ativa para a ação direta de inconstitucionalidade, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que, de iniciativa parlamentar, dentre outras disposições (i) vede às empresas seguradoras, para o caso de veículos sinistrados, impor aos consumidores beneficiários os estabelecimentos reparadores ou prestadores de serviços de reparação, credenciados e/ou referenciados, como condição para o processamento da reparação do dano; (ii) obrigue as seguradoras a emitir e entregar aos consumidores beneficiários um Certificado de Garantia dos serviços prestados e da relação de peças substituídas, indicando os respectivos valores; (iii) obrigue as seguradoras a realizar seu cadastramento junto ao Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN, no período compreendido entre 3 e 6 meses, contados da publicação da lei.
Tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a garantia constitucional de inviolabilidade de domicílio (CF, artigo 5º, XI).

I. Nenhum agente público pode ingressar no recinto de consultório odontológico, reservado ao exercício da atividade profissional de cirurgião-dentista, sem o consentimento deste, exceto nas situações taxativamente previstas na Constituição.

II. O consentimento do morador é dispensado para o ingresso em sua casa, durante o dia ou a noite, em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro; já para o cumprimento de mandado judicial, o consentimento é dispensado apenas durante o dia.

III. Para o STF, é compatível com a garantia lei que confira à autoridade administrativa, no exercício do poder de polícia, o poder de busca compulsória em residência, sendo incompatível apenas se conferir também o poder de apreensão.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que concerne à organização funcional da Administração e aos temas que lhe são correlatos, assinale a alternativa incorreta.


 

(EMAGIS) Quanto aos atos administrativos e ao processo administrativo, é correto dizer que


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam dos serviços públicos e também das agências reguladoras, devendo ser marcada a INCORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação aos consórcios públicos, é correto afirmar que


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a hermenêutica e aplicação do direito.

I. Tradicional é o magistério doutrinário de Carlos Maximiliano, que, na interpretação dos textos legais, condena a ‘exumação’ do pensamento do legislador.

II. A teoria da vontade, ‘mens legislatoris’, sustenta que o conteúdo da lei não depende do que pretendeu seu autor.

III. A corrente hermenêutica subjetivista preconiza dever a interpretação ser centrada na vontade do legislador e a corrente hermenêutica objetivista sustenta que a interpretação deve ser focada na vontade da lei.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Em relação à desconsideração da personalidade jurídica, considerada a disciplina trazida no art. 50 do Código Civil, julgue os itens abaixo.

I. A aplicação da teoria da desconsideração não prescinde da demonstração de insolvência da pessoa jurídica.

II. O encerramento irregular das atividades da pessoa jurídica caracteriza abuso da personalidade jurídica.

III. É cabível a desconsideração da personalidade jurídica denominada “inversa” para alcançar bens de sócio que se valeu da pessoa jurídica para ocultar ou desviar bens pessoais, com prejuízo a terceiros.

Há erro:


 

(EMAGIS) A Lei nº 8.242/1991 criou o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – Conanda. Recentemente, o Decreto Federal n. 9.579/2019, pretendendo alterar aspectos da regulamentação anterior do Conanda, estabeleceu, dentre outras regras: (i) a escolha dos membros do conselho será por processo seletivo regulamentado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos, em substituição à anterior escolha por eleição em assembleia específica; (ii) estabelecimento da reuniões por videoconferência dos integrantes do Conanda que não residam no DF, com decorrente revogação do anterior sistema de custeio público do deslocamento de tais conselheiros, inclusive os representantes da sociedade civil; (iii) reuniões ordinárias do Conanda em frequência trimestral, superando a anterior sistemática de reuniões mensais.

Sabe-se que o Supremo Tribunal Federal analisou recentemente a constitucionalidade das alterações normativas em questão, dentre outras.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere sociedade empresarial que, no desenvolvimento de suas atividades, assume diversas obrigações, as quais são comumente fixadas em moeda estrangeira (principalmente em dólares norte americanos), a exemplo de importações de insumos, máquinas, equipamentos e financiamentos necessários à sua atividade operacional. Tenha presente que, por outro lado, a maior parte de suas operações comerciais se dá no mercado interno brasileiro e, consequentemente, a maioria de suas receitas são expressas em reais, existindo, portanto, o risco de descompasso entre algumas de suas obrigações, expressas em moeda estrangeira, e suas receitas, expressas em moeda nacional, em decorrência das constantes variações cambiais. Dessa forma, caso haja uma acentuada desvalorização cambial, a capacidade de saldar suas dívidas poderia ficar seriamente comprometida, na medida em que precisaria de uma maior quantidade de Reais para saldar suas dívidas em moeda estrangeira.

A propósito da situação narrada e analisando-a em consonância com os contratos de Direito Empresarial aptos a adequar o risco empresarial em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do comércio interestadual.

I. É dado ao Estado-membro dispor em lei sobre a obrigatoriedade de informações nas embalagens dos produtos alimentícios comercializados em seu território, seja por não se conter a matéria na competência legislativa privativa da União para legislar sobre Direito Empresarial, seja porque a matéria se contém na competência legislativa concorrente da União, Estados e Distrito Federal em matéria de direito do consumidor.

II. É firme a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal no sentido da inconstitucionalidade das leis estaduais que constituam entraves ao ingresso, por atos de comércio, de produtos nos estados da Federação ou sua saída deles, isso caso provenham esses produtos do exterior ou a ele se destine, não alcançando a inconstitucionalidade restrições legais limitadas ao comércio interno, entre estados.

III. É privativa da União a competência para legislar sobre Direito Empresarial e sobre Comércio Internacional, sendo concorrente com os Estados e Distrito Federal a competência para legislar sobre Comércio Interestadual.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que toca à tutela cautelar no CPC, julgue os itens abaixo.

I. A petição inicial da ação que visa à prestação de tutela cautelar em caráter antecedente indicará a lide e seu fundamento, a exposição sumária do direito que se objetiva assegurar e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo. O réu será citado para, no prazo de 5 (cinco) dias, contestar o pedido e indicar as provas que pretende produzir. Não sendo contestado o pedido, os fatos alegados pelo autor presumir-se-ão aceitos pelo réu como ocorridos, caso em que o juiz decidirá dentro de 5 (cinco) dias. Contestado o pedido no prazo legal, observar-se-á o procedimento comum.

II. Efetivada a tutela cautelar, o pedido principal terá de ser formulado pelo autor no prazo de 30 (trinta) dias, caso em que será apresentado em autos apensos, não dependendo do adiantamento de novas custas processuais. O pedido principal pode ser formulado conjuntamente com o pedido de tutela cautelar, no entanto. Demais disso, a causa de pedir poderá ser aditada no momento de formulação do pedido principal.

III. Cessa a eficácia da tutela concedida em caráter antecedente, se o autor não deduzir o pedido principal no prazo legal, não for efetivada dentro de 30 (trinta) dias ou o juiz julgar improcedente o pedido principal formulado pelo autor ou extinguir o processo sem resolução de mérito. Se por qualquer motivo cessar a eficácia da tutela cautelar, é vedado à parte renovar o pedido, salvo sob novo fundamento. Sem embargo, o indeferimento da tutela cautelar não obsta a que a parte formule o pedido principal, nem influi no julgamento desse, salvo se o motivo do indeferimento for o reconhecimento de decadência ou de prescrição.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) No que concerne ao processo de execução, aquilate as proposições a seguir expostas.

I. No cumprimento definitivo da sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa, o prazo de 15 (quinze) dias, para pagamento voluntário, deve ser contado em dias úteis.

II. A intimação para o pagamento voluntário, no cumprimento definitivo da sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa, deve contemplar, expressamente, o prazo sucessivo para impugnar o cumprimento de sentença.

III. Conta-se em dobro o prazo para impugnação ao cumprimento de sentença nos casos em que o devedor é assistido pela Defensoria Pública.

Estão corretos somente os itens:

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Reinaldo ajuizou ação monitória contra o Estado de Goiás, fundada em prova escrita sem eficácia de título executivo, pretendendo haver o pagamento de dívida pecuniária. Citado, o réu deixou de opor embargos à ação monitória no prazo legal. Nesse caso, o juiz deverá


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA em relação às ações coletivas ajuizadas para defesa de interesses individuais homogêneos:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação, no âmbito da Criminologia, com o ‘Labelling Aproach’.

I. Trata-se de movimento criminológico que se insere na denominada teoria do conflito, rechaçando o paradigma etiológico-determinista.

II. Dizem-se acolhidas as ideias do labelling pelo artigo 5º, LVIII, da CF, que expressa que o civilmente identificado não será submetido a identificação criminal.

III. Trata-se de movimento criminológico que conduz os estudos da criminologia para a investigação das agências de controle social e seu papel de definir a reprodução do poder.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a teoria do crime e temas correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(MP/GO – Promotor de Justiça – FGV – 2022) No que concerne à fixação da pena-base, é certo que o julgador deve, ao individualizar a pena, examinar com acuidade os elementos que dizem respeito ao fato delituoso e aspectos inerentes ao agente, obedecidos e sopesados todos os critérios legais para aplicar, de forma justa e fundamentada, a reprimenda que seja, proporcionalmente, necessária e suficiente para a reprovação do crime, sobrepujando as elementares comuns do próprio tipo legal.

No Art. 59 do Código Penal, o legislador elencou oito circunstâncias judiciais para individualização da pena na primeira fase da dosimetria.

Ao considerar desfavoráveis as circunstâncias judiciais, deve o julgador declinar, motivadamente, as suas razões, que devem corresponder objetivamente às características próprias do vetor desabonado. Nesse particular, as condenações definitivas, por fato anterior ao delito, transitadas em julgado no curso da ação penal, somente podem ser valoradas, na primeira fase da dosimetria, a título de:

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a pessoa, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) A Polícia Civil de Goiás instaurou inquérito policial em desfavor de Alberto para apurar a prática do crime de falsificação de produtos medicinais. Ainda durante a fase persecutória, o advogado de Alberto procurou o Ministério Público Estadual e firmou, com o Promotor de Justiça competente, acordo de delação premiada. Alberto, em troca de benefícios previsto na Lei no 12.850/2013, delatou Mário, Roberto e Roberval, como supostos integrantes da organização criminosa de que fazia parte, detalhando o papel de cada um. Ato contínuo, Alberto, Mário, Roberto e Roberval foram denunciados como incursos no artigo 2o da Lei no 12.850/2013 c.c. art. 273 do Código Penal. Finda a instrução criminal, o Juiz competente, diante da complexidade do caso, concedeu às partes o prazo de 05 (cinco) dias, sucessivamente, para a apresentação de memoriais, a iniciar pelo Ministério Público e prazo em comum para as defesas dos réus. Ao assim decidir, o juiz

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2021) Constata-se a aplicação, por analogia, das normas de processo civil ao Código de Processo Penal não só de forma subsidiária, mas também de forma expressa. Como exemplo de aplicação da forma expressa, afirma- -se como correta

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(PC/MG – FUMARC – 2021) Um médico legista, ao chegar à sala de necropsia, deparou-se com três cadáveres cuja causa da morte foi asfixia. Durante o exame necroscópico, foi identificado no primeiro corpo, sulco único, com profundidade variável e direção oblíqua ao eixo do pescoço; no segundo, os sulcos são duplos, de profundidade constante e transversais ao eixo do pescoço; no terceiro, em vez de sulcos, havia equimoses e escoriações nos dois lados do pescoço. A causa da morte mais provável em cada um deles é, respectivamente:


 

(EMAGIS) Sobre as imunidades, a legislação tributária e temas correlatos, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que estabeleça como fato gerador do ICMS a “operação de circulação de petróleo desde os poços de sua extração para a empresa concessionária”, explicitando que este fato gerador ocorre “imediatamente após a extração do petróleo e quando a mercadoria passar pelos Pontos de Medição da Produção.”.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e também a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF considera inconstitucionais leis como a em questão porque a operação eleita não retrata a existência de ato ou de negócio jurídico que transfira a titularidade de uma mercadoria, vez que o concessionário ou o contratado autorizado a extrair o petróleo adquire, de modo originário, a propriedade do petróleo extraído, não podendo o ICMS incidir sobre operação em que não há transferência de propriedade, tal a que ocorre quando sai o petróleo do poço para o local em que armazenado pela empresa.

II. Para o STF, ainda que o petróleo extraído do poço pela concessionária pertença à União, é inconstitucional a norma em questão porque não pode incidir ICMS sobre operação em que a União vende o bem à concessionária, já que a hipótese é de imunidade recíproca.

III. Caso a empresa concessionária venda o petróleo armazenado após a extração para contribuinte do ICMS situado em outro Estados, pagará também, em regra, ICMS na saída do produto de seu estabelecimento.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da disciplina constitucional do IPI, IR, CSLL e benefícios fiscais em geral, além da jurisprudência correlata. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do concurso de preferências entre os entes federados na cobrança dos respectivos créditos fiscais, devendo ser avaliadas em consonância com a atual orientação do Supremo Tribunal Federal.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual com o seguinte conteúdo: (i) proíbe, no âmbito do Estado-membro, a utilização de animais para desenvolvimento, experimento e teste de produtos cosméticos, higiene pessoal, perfumes, limpeza e seus componentes; (ii) proíbe, no âmbito do Estado-membro, a comercialização dos produtos cosméticos, higiene pessoal, perfumes, limpeza, quando derivados da realização de testes em animais; (iii) obriga que, nas embalagens de todos os produtos cosméticos, de higiene pessoal, perfumes e de limpeza comercializados no âmbito do Estado-menbro, haja a seguinte informação aos consumidores: "De acordo com a Lei Estadual no XXX/20XX, não foram realizados testes em animais para a elaboração deste produto."

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o poder de polícia das agências reguladoras, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a Lei 10.871/2004 (que dispõe sobre a criação de carreiras e organização de cargos efetivos das autarquias especiais, denominadas Agências Reguladoras), no exercício das atribuições de natureza fiscal ou decorrentes do poder de polícia, são asseguradas aos agentes públicos competentes ali mencionados as prerrogativas de promover a interdição de estabelecimentos, instalações ou equipamentos, assim como a apreensão de bens ou produtos.

II. Para o STF, dispositivo legal que confira a servidores das agências em questão o poder de apreensão de bens ou produtos ilícitos, ainda que não envolvido o pedido de busca, é flagrantemente inconstitucional, seja pela reserva constitucional de jurisdição imposta na matéria, seja pela violação da garantia de inviolabilidade de domicílio.

III. O STF declarou inconstitucional o artigo 19, XV, da Lei 9.472/1997 (Lei Geral de Telecomunicações), que confere à ANATEL o poder de realizar busca e apreensão de bens no âmbito de sua competência.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em conformidade com o que disciplina o Código de Defesa do Consumidor sobre os interesses ou direitos individuais homogêneos, assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do sistema recursal do Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa correta:

 

(DPE/PI – CEBRASPE – 2022) Considerando a Convenção de Belém do Pará (Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher), que estabeleceu as bases para a formalização da Lei Maria da Penha, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Sobre a extradição, avalie as assertivas que seguem.

I. A Lei de Migração prevê a execução diferida da medida compulsória de retirada do estrangeiro, quando em curso processo penal ou cumprimento de pena do Extraditando perante o Brasil.

II. O STF tem aplicado a Lei 13.964/2019 (‘Pacote Anticrime’), no ponto em que majorou o tempo de cumprimento máximo das penas privativas de liberdade para 40 anos via alteração no artigo 75 do Código Penal, a pedidos de extradição referentes a crimes anteriores a tal inovação legislativa, desde que a decisão do STF que autoriza a extradição seja posterior à inovação legislativa, dando-lhe neste particular a natureza de norma processual.

III. Negada a extradição em fase judicial, não se admitirá novo pedido baseado no mesmo fato.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Julgue as afirmações feitas abaixo, com base na Lei das Eleições (Lei 9.504/97).

I. É vedado o registro de candidatura avulsa, ainda que o requerente tenha filiação partidária.

II. A Justiça Eleitoral indeferirá todo pedido de variação de nome coincidente com nome de candidato a eleição majoritária, salvo para candidato que esteja exercendo mandato eletivo ou o tenha exercido nos últimos quatro anos, ou que, nesse mesmo prazo, tenha concorrido em eleição com o nome coincidente.

III. Não há previsão legal para que o partido ou coligação substitua candidato que renunciar à sua candidatura após o termo final do prazo do registro.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Com relação ao financiamento da Seguridade Social, julgue os itens abaixo.

I. Segundo a jurisprudência do STF, a Emenda Constitucional 8/1977 suprimiu a natureza tributária das contribuições sociais, situação que subsistiu até o advento da Constituição de 1988.

II. A contribuição social a cargo do empregador incide sobre ganhos habituais do empregado, quer anteriores ou posteriores à Emenda Constitucional 20/1998.

III. De acordo com o firme posicionamento do STJ, estão sujeitas à incidência de contribuição previdenciária as parcelas pagas pelo empregador a título de horas extras e seu respectivo adicional, bem como os valores pagos a título de adicional noturno e de periculosidade.

Estão corretos somente os itens:

 

(Ministério Público do Trabalho – Procurador do Trabalho – 2017) Analise as assertivas abaixo expostas:

I. As Convenções da Organização Internacional do Trabalho ratificadas pelo Brasil são fontes formais heterônomas do Direito do Trabalho. Mesmo quando não ratificadas internamente, podem se enquadrar como fontes materiais do Direito do Trabalho.

II. O critério hierárquico de normas jurídicas no Direito do Trabalho brasileiro é informado, de maneira geral, pelo princípio da norma mais favorável, harmonizado pela teoria do conglobamento.

III. Na qualidade de fonte normativa autônoma do Direito do Trabalho, a sentença normativa somente pode ser prolatada, pelos Tribunais do Trabalho, em processos de dissídio coletivo de natureza econômica em que tenha havido comum acordo entre as partes relativamente ao ajuizamento da respectiva ação coletiva.

IV. A doutrina jurídica e a equidade, por força da especificidade do Direito do Trabalho, consubstanciam fonte formal desse campo jurídico, submetendo-se, naturalmente, ao princípio justrabalhista da norma mais favorável.

Assinale a alternativa CORRETA:

 

(Procurador do Município de São Gonçalo do Amarante/CE – CETREDE – 2019). Sobre a audiência de julgamento no processo do trabalho, marque a opção CORRETA.

 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe a Lei nº 8.625/93 (Lei Orgânica Nacional do Ministério Publico – LONMP) a respeito das Promotorias de Justiça, assinale a alternativa correta:

 

(DPE/MS – FGV – 2022) Otávio, defensor público no Estado do Mato Grosso do Sul, no desempenho de suas atribuições cíveis, é intimado para dizer a respeito da proposta de acordo lançada nos autos do processo em que atua a Defensoria Pública. Sem conseguir contato com a parte assistida, apõe sua manifestação nos seguintes termos: “Ciente da proposta de acordo. Sem oposição. Pelo prosseguimento”.

Diante da situação narrada, é correto afirmar que:


 

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 10.2022

(EMAGIS) Relativamente ao poder constituinte, aquilate as seguintes assertivas.

I. Como o grande teórico da ideia de Poder Constituinte, costuma-se apontar Jean-Jacques Rousseau, por meio da obra denominada “O contrato social”.

II. O poder constituinte derivado reformador tem natureza jurídica, ao contrário do poder constituinte originário, que é um poder de fato, um poder político, ou, segundo alguns, uma força ou energia social.

III. O poder constituinte difuso pode ser caracterizado como um poder de fato e que serve de fundamento para os mecanismos de atuação da mutação constitucional.

Há erro:

 

(EMAGIS) Considere que a Associação Brasileira da Indústria de Cereais, Perfumes e Vidros pretenda ajuizar ação direta de inconstitucionalidade contra determinada lei estadual tida como lesiva aos direitos de seus integrantes.
Tendo presente a disciplina da Constituição Federal, o magistério da doutrina e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre a questão da legitimidade ativa para a ação direta de inconstitucionalidade, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que, de iniciativa parlamentar, dentre outras disposições (i) vede às empresas seguradoras, para o caso de veículos sinistrados, impor aos consumidores beneficiários os estabelecimentos reparadores ou prestadores de serviços de reparação, credenciados e/ou referenciados, como condição para o processamento da reparação do dano; (ii) obrigue as seguradoras a emitir e entregar aos consumidores beneficiários um Certificado de Garantia dos serviços prestados e da relação de peças substituídas, indicando os respectivos valores; (iii) obrigue as seguradoras a realizar seu cadastramento junto ao Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN, no período compreendido entre 3 e 6 meses, contados da publicação da lei.
Tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a garantia constitucional de inviolabilidade de domicílio (CF, artigo 5º, XI).

I. Nenhum agente público pode ingressar no recinto de consultório odontológico, reservado ao exercício da atividade profissional de cirurgião-dentista, sem o consentimento deste, exceto nas situações taxativamente previstas na Constituição.

II. O consentimento do morador é dispensado para o ingresso em sua casa, durante o dia ou a noite, em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro; já para o cumprimento de mandado judicial, o consentimento é dispensado apenas durante o dia.

III. Para o STF, é compatível com a garantia lei que confira à autoridade administrativa, no exercício do poder de polícia, o poder de busca compulsória em residência, sendo incompatível apenas se conferir também o poder de apreensão.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação ao financiamento da Seguridade Social, julgue os itens abaixo.

I. Segundo a jurisprudência do STF, a Emenda Constitucional 8/1977 suprimiu a natureza tributária das contribuições sociais, situação que subsistiu até o advento da Constituição de 1988.

II. A contribuição social a cargo do empregador incide sobre ganhos habituais do empregado, quer anteriores ou posteriores à Emenda Constitucional 20/1998.

III. De acordo com o firme posicionamento do STJ, estão sujeitas à incidência de contribuição previdenciária as parcelas pagas pelo empregador a título de horas extras e seu respectivo adicional, bem como os valores pagos a título de adicional noturno e de periculosidade.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação, no âmbito da Criminologia, com o ‘Labelling Aproach’.

I. Trata-se de movimento criminológico que se insere na denominada teoria do conflito, rechaçando o paradigma etiológico-determinista.

II. Dizem-se acolhidas as ideias do labelling pelo artigo 5º, LVIII, da CF, que expressa que o civilmente identificado não será submetido a identificação criminal.

III. Trata-se de movimento criminológico que conduz os estudos da criminologia para a investigação das agências de controle social e seu papel de definir a reprodução do poder.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a teoria do crime e temas correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(MP/GO – Promotor de Justiça – FGV – 2022) No que concerne à fixação da pena-base, é certo que o julgador deve, ao individualizar a pena, examinar com acuidade os elementos que dizem respeito ao fato delituoso e aspectos inerentes ao agente, obedecidos e sopesados todos os critérios legais para aplicar, de forma justa e fundamentada, a reprimenda que seja, proporcionalmente, necessária e suficiente para a reprovação do crime, sobrepujando as elementares comuns do próprio tipo legal.

No Art. 59 do Código Penal, o legislador elencou oito circunstâncias judiciais para individualização da pena na primeira fase da dosimetria.

Ao considerar desfavoráveis as circunstâncias judiciais, deve o julgador declinar, motivadamente, as suas razões, que devem corresponder objetivamente às características próprias do vetor desabonado. Nesse particular, as condenações definitivas, por fato anterior ao delito, transitadas em julgado no curso da ação penal, somente podem ser valoradas, na primeira fase da dosimetria, a título de:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) A Polícia Civil de Goiás instaurou inquérito policial em desfavor de Alberto para apurar a prática do crime de falsificação de produtos medicinais. Ainda durante a fase persecutória, o advogado de Alberto procurou o Ministério Público Estadual e firmou, com o Promotor de Justiça competente, acordo de delação premiada. Alberto, em troca de benefícios previsto na Lei no 12.850/2013, delatou Mário, Roberto e Roberval, como supostos integrantes da organização criminosa de que fazia parte, detalhando o papel de cada um. Ato contínuo, Alberto, Mário, Roberto e Roberval foram denunciados como incursos no artigo 2o da Lei no 12.850/2013 c.c. art. 273 do Código Penal. Finda a instrução criminal, o Juiz competente, diante da complexidade do caso, concedeu às partes o prazo de 05 (cinco) dias, sucessivamente, para a apresentação de memoriais, a iniciar pelo Ministério Público e prazo em comum para as defesas dos réus. Ao assim decidir, o juiz

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2021) Constata-se a aplicação, por analogia, das normas de processo civil ao Código de Processo Penal não só de forma subsidiária, mas também de forma expressa. Como exemplo de aplicação da forma expressa, afirma- -se como correta

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em conformidade com o que disciplina o Código de Defesa do Consumidor sobre os interesses ou direitos individuais homogêneos, assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o poder de polícia das agências reguladoras, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a Lei 10.871/2004 (que dispõe sobre a criação de carreiras e organização de cargos efetivos das autarquias especiais, denominadas Agências Reguladoras), no exercício das atribuições de natureza fiscal ou decorrentes do poder de polícia, são asseguradas aos agentes públicos competentes ali mencionados as prerrogativas de promover a interdição de estabelecimentos, instalações ou equipamentos, assim como a apreensão de bens ou produtos.

II. Para o STF, dispositivo legal que confira a servidores das agências em questão o poder de apreensão de bens ou produtos ilícitos, ainda que não envolvido o pedido de busca, é flagrantemente inconstitucional, seja pela reserva constitucional de jurisdição imposta na matéria, seja pela violação da garantia de inviolabilidade de domicílio.

III. O STF declarou inconstitucional o artigo 19, XV, da Lei 9.472/1997 (Lei Geral de Telecomunicações), que confere à ANATEL o poder de realizar busca e apreensão de bens no âmbito de sua competência.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a hermenêutica e aplicação do direito.

I. Tradicional é o magistério doutrinário de Carlos Maximiliano, que, na interpretação dos textos legais, condena a ‘exumação’ do pensamento do legislador.

II. A teoria da vontade, ‘mens legislatoris’, sustenta que o conteúdo da lei não depende do que pretendeu seu autor.

III. A corrente hermenêutica subjetivista preconiza dever a interpretação ser centrada na vontade do legislador e a corrente hermenêutica objetivista sustenta que a interpretação deve ser focada na vontade da lei.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Em relação à desconsideração da personalidade jurídica, considerada a disciplina trazida no art. 50 do Código Civil, julgue os itens abaixo.

I. A aplicação da teoria da desconsideração não prescinde da demonstração de insolvência da pessoa jurídica.

II. O encerramento irregular das atividades da pessoa jurídica caracteriza abuso da personalidade jurídica.

III. É cabível a desconsideração da personalidade jurídica denominada “inversa” para alcançar bens de sócio que se valeu da pessoa jurídica para ocultar ou desviar bens pessoais, com prejuízo a terceiros.

Há erro:


 

(EMAGIS) No que toca à tutela cautelar no CPC, julgue os itens abaixo.

I. A petição inicial da ação que visa à prestação de tutela cautelar em caráter antecedente indicará a lide e seu fundamento, a exposição sumária do direito que se objetiva assegurar e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo. O réu será citado para, no prazo de 5 (cinco) dias, contestar o pedido e indicar as provas que pretende produzir. Não sendo contestado o pedido, os fatos alegados pelo autor presumir-se-ão aceitos pelo réu como ocorridos, caso em que o juiz decidirá dentro de 5 (cinco) dias. Contestado o pedido no prazo legal, observar-se-á o procedimento comum.

II. Efetivada a tutela cautelar, o pedido principal terá de ser formulado pelo autor no prazo de 30 (trinta) dias, caso em que será apresentado em autos apensos, não dependendo do adiantamento de novas custas processuais. O pedido principal pode ser formulado conjuntamente com o pedido de tutela cautelar, no entanto. Demais disso, a causa de pedir poderá ser aditada no momento de formulação do pedido principal.

III. Cessa a eficácia da tutela concedida em caráter antecedente, se o autor não deduzir o pedido principal no prazo legal, não for efetivada dentro de 30 (trinta) dias ou o juiz julgar improcedente o pedido principal formulado pelo autor ou extinguir o processo sem resolução de mérito. Se por qualquer motivo cessar a eficácia da tutela cautelar, é vedado à parte renovar o pedido, salvo sob novo fundamento. Sem embargo, o indeferimento da tutela cautelar não obsta a que a parte formule o pedido principal, nem influi no julgamento desse, salvo se o motivo do indeferimento for o reconhecimento de decadência ou de prescrição.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) No que concerne ao processo de execução, aquilate as proposições a seguir expostas.

I. No cumprimento definitivo da sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa, o prazo de 15 (quinze) dias, para pagamento voluntário, deve ser contado em dias úteis.

II. A intimação para o pagamento voluntário, no cumprimento definitivo da sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa, deve contemplar, expressamente, o prazo sucessivo para impugnar o cumprimento de sentença.

III. Conta-se em dobro o prazo para impugnação ao cumprimento de sentença nos casos em que o devedor é assistido pela Defensoria Pública.

Estão corretos somente os itens:

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Reinaldo ajuizou ação monitória contra o Estado de Goiás, fundada em prova escrita sem eficácia de título executivo, pretendendo haver o pagamento de dívida pecuniária. Citado, o réu deixou de opor embargos à ação monitória no prazo legal. Nesse caso, o juiz deverá


 

(EMAGIS) Considere sociedade empresarial que, no desenvolvimento de suas atividades, assume diversas obrigações, as quais são comumente fixadas em moeda estrangeira (principalmente em dólares norte americanos), a exemplo de importações de insumos, máquinas, equipamentos e financiamentos necessários à sua atividade operacional. Tenha presente que, por outro lado, a maior parte de suas operações comerciais se dá no mercado interno brasileiro e, consequentemente, a maioria de suas receitas são expressas em reais, existindo, portanto, o risco de descompasso entre algumas de suas obrigações, expressas em moeda estrangeira, e suas receitas, expressas em moeda nacional, em decorrência das constantes variações cambiais. Dessa forma, caso haja uma acentuada desvalorização cambial, a capacidade de saldar suas dívidas poderia ficar seriamente comprometida, na medida em que precisaria de uma maior quantidade de Reais para saldar suas dívidas em moeda estrangeira.

A propósito da situação narrada e analisando-a em consonância com os contratos de Direito Empresarial aptos a adequar o risco empresarial em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do comércio interestadual.

I. É dado ao Estado-membro dispor em lei sobre a obrigatoriedade de informações nas embalagens dos produtos alimentícios comercializados em seu território, seja por não se conter a matéria na competência legislativa privativa da União para legislar sobre Direito Empresarial, seja porque a matéria se contém na competência legislativa concorrente da União, Estados e Distrito Federal em matéria de direito do consumidor.

II. É firme a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal no sentido da inconstitucionalidade das leis estaduais que constituam entraves ao ingresso, por atos de comércio, de produtos nos estados da Federação ou sua saída deles, isso caso provenham esses produtos do exterior ou a ele se destine, não alcançando a inconstitucionalidade restrições legais limitadas ao comércio interno, entre estados.

III. É privativa da União a competência para legislar sobre Direito Empresarial e sobre Comércio Internacional, sendo concorrente com os Estados e Distrito Federal a competência para legislar sobre Comércio Interestadual.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as imunidades, a legislação tributária e temas correlatos, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da disciplina constitucional do IPI, IR, CSLL e benefícios fiscais em geral, além da jurisprudência correlata. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do concurso de preferências entre os entes federados na cobrança dos respectivos créditos fiscais, devendo ser avaliadas em consonância com a atual orientação do Supremo Tribunal Federal.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne à organização funcional da Administração e aos temas que lhe são correlatos, assinale a alternativa incorreta.


 

(EMAGIS) Quanto aos atos administrativos e ao processo administrativo, é correto dizer que


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam dos serviços públicos e também das agências reguladoras, devendo ser marcada a INCORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação aos consórcios públicos, é correto afirmar que


 

(EMAGIS) Considere lei estadual com o seguinte conteúdo: (i) proíbe, no âmbito do Estado-membro, a utilização de animais para desenvolvimento, experimento e teste de produtos cosméticos, higiene pessoal, perfumes, limpeza e seus componentes; (ii) proíbe, no âmbito do Estado-membro, a comercialização dos produtos cosméticos, higiene pessoal, perfumes, limpeza, quando derivados da realização de testes em animais; (iii) obriga que, nas embalagens de todos os produtos cosméticos, de higiene pessoal, perfumes e de limpeza comercializados no âmbito do Estado-menbro, haja a seguinte informação aos consumidores: "De acordo com a Lei Estadual no XXX/20XX, não foram realizados testes em animais para a elaboração deste produto."

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a extradição, avalie as assertivas que seguem.

I. A Lei de Migração prevê a execução diferida da medida compulsória de retirada do estrangeiro, quando em curso processo penal ou cumprimento de pena do Extraditando perante o Brasil.

II. O STF tem aplicado a Lei 13.964/2019 (‘Pacote Anticrime’), no ponto em que majorou o tempo de cumprimento máximo das penas privativas de liberdade para 40 anos via alteração no artigo 75 do Código Penal, a pedidos de extradição referentes a crimes anteriores a tal inovação legislativa, desde que a decisão do STF que autoriza a extradição seja posterior à inovação legislativa, dando-lhe neste particular a natureza de norma processual.

III. Negada a extradição em fase judicial, não se admitirá novo pedido baseado no mesmo fato.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

Sentença Federal - Rodada 10.2022

Paulo Medonho, após regular aprovação em concurso público, exercia, desde 15/03/2012, o cargo de médico junto ao quadro de servidores da Universidade Federal de Rio Grande (FURG), tendo sido lotado no Hospital Universitário “Dr. Miguel Riet Correa Jr.”.

Certo dia, em atendimento realizado em seu consultório particular e fora do horário pertinente à sua jornada diária como servidor público, Paulo, sentindo-se atraído por determinada paciente, praticou com ela conjunção carnal, mediante violência. O fato ocorreu em 12/11/2015.

Tendo sido decretada a sua prisão preventiva por ordem da Justiça Estadual, Paulo restou suspenso de suas funções por ato da FURG editado em 28/11/2015, enquanto tramitaram o inquérito policial e a respectiva ação penal, no bojo da qual acabou sendo definitivamente condenado a uma pena de 6 anos e 6 meses de reclusão, em regime inicial semiaberto.

Em 02/12/2020, instaurou-se processo administrativo disciplinar contra Paulo no âmbito daquela universidade federal, tendo-lhe sido aplicada penalidade de demissão em decisão administrativa publicada em 06/09/2021 (segunda-feira).

Em 07/01/2022 (sexta-feira), Paulo impetrou, então, mandado de segurança contra o ato do Reitor da Universidade Federal de Rio Grande (FURG) que lhe aplicou a sobredita sanção disciplinar.

Alegou que houve a prescrição da ação disciplinar, uma vez que a Administração tomou conhecimento do fato quando da prisão preventiva que levou ao afastamento das suas funções, ao passo que a instauração do processo administrativo disciplinar somente veio a ocorrer em 02/12/2020. Sustentou, outrossim, a ocorrência de nulidades no processo administrativo disciplinar, apontando que: (a) a portaria de instauração do PAD não descreveu com precisão qual seria a infração disciplinar que teria sido praticada, o que inviabilizou o exercício do contraditório e da ampla defesa; (b) não houve a formalização de termo de compromisso por parte dos membros da comissão processante; (c) um dos membros da comissão processante encontrava-se em estágio probatório quando da publicação da portaria de instauração do processo administrativo disciplinar, além de ser ocupante de cargo público de nível médio; (d) outro dos membros da comissão processante é integrante da Advocacia-Geral da União, muito embora os integrantes da comissão devessem ser do quadro de servidores da FURG; (e) conquanto a portaria de instauração tenha feito alusão à hipótese prevista no art. 132, V, da Lei 8.112/90, acabou sendo indiciado e condenado com base no art. 132, IV e XIII, c/c art. 117, IX, ambos da Lei 8.112/90; (f) houve a utilização de depoimentos tomados no bojo da ação penal, sem renovação da prova no curso do processo administrativo disciplinar; (g) conquanto o processo administrativo disciplinar tenha sido instaurado em 02/12/2020, somente em 06/09/2021 lhe foi aplicada a pena de demissão, quando já escoado o prazo legal para a conclusão do processo; (h) o Reitor da FURG não tem competência para a aplicação da penalidade de demissão, haja vista que o decreto presidencial que delegara a competência para a imposição dessa sanção disciplinar ao Ministro da Educação veda a subdelegação; (i) o crime de estupro ocorreu no seu consultório particular, no âmbito do seu mister privado como médico e não, portanto, no efetivo exercício da função pública, o que impede a imposição de sanção disciplinar mercê do fato ocorrido, sendo que já se encontra cumprindo pena em regime aberto e está, portanto, perfeitamente habilitado para o exercício das atribuições legais de seu cargo público.

Postulou, por conseguinte, a concessão da segurança para que seja decretada a nulidade do processo administrativo disciplinar e determinada sua reintegração no cargo público, com o ressarcimento de todas as vantagens.

Indeferida a liminar, a autoridade coatora prestou informações em que asseverou, dentre outros pontos, (i) que ocorrera a decadência, (ii) que a instauração de sindicância em 09/10/2020 afasta a alegada prescrição e (iii) que o membro da comissão processante que se encontrava em estágio probatório adquiriu a estabilidade no serviço público em 10/12/2020.

Em parecer, o Ministério Público Federal disse que não haveria interesse público primário que justificasse a sua intervenção.

Conclusos os autos para sentença, prolate-a, considerando como comprovados documentalmente todos os fatos apontados. Dispensado o relatório.

 

Objetivas PGE/PGM - Rodada 10.2022

(EMAGIS) No que concerne à organização funcional da Administração e aos temas que lhe são correlatos, assinale a alternativa incorreta.


 

(EMAGIS) Quanto aos atos administrativos e ao processo administrativo, é correto dizer que


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam dos serviços públicos e também das agências reguladoras, devendo ser marcada a INCORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação aos consórcios públicos, é correto afirmar que


 

(EMAGIS) Relativamente ao poder constituinte, aquilate as seguintes assertivas.

I. Como o grande teórico da ideia de Poder Constituinte, costuma-se apontar Jean-Jacques Rousseau, por meio da obra denominada “O contrato social”.

II. O poder constituinte derivado reformador tem natureza jurídica, ao contrário do poder constituinte originário, que é um poder de fato, um poder político, ou, segundo alguns, uma força ou energia social.

III. O poder constituinte difuso pode ser caracterizado como um poder de fato e que serve de fundamento para os mecanismos de atuação da mutação constitucional.

Há erro:

 

(EMAGIS) Considere que a Associação Brasileira da Indústria de Cereais, Perfumes e Vidros pretenda ajuizar ação direta de inconstitucionalidade contra determinada lei estadual tida como lesiva aos direitos de seus integrantes.
Tendo presente a disciplina da Constituição Federal, o magistério da doutrina e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre a questão da legitimidade ativa para a ação direta de inconstitucionalidade, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que, de iniciativa parlamentar, dentre outras disposições (i) vede às empresas seguradoras, para o caso de veículos sinistrados, impor aos consumidores beneficiários os estabelecimentos reparadores ou prestadores de serviços de reparação, credenciados e/ou referenciados, como condição para o processamento da reparação do dano; (ii) obrigue as seguradoras a emitir e entregar aos consumidores beneficiários um Certificado de Garantia dos serviços prestados e da relação de peças substituídas, indicando os respectivos valores; (iii) obrigue as seguradoras a realizar seu cadastramento junto ao Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN, no período compreendido entre 3 e 6 meses, contados da publicação da lei.
Tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a garantia constitucional de inviolabilidade de domicílio (CF, artigo 5º, XI).

I. Nenhum agente público pode ingressar no recinto de consultório odontológico, reservado ao exercício da atividade profissional de cirurgião-dentista, sem o consentimento deste, exceto nas situações taxativamente previstas na Constituição.

II. O consentimento do morador é dispensado para o ingresso em sua casa, durante o dia ou a noite, em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro; já para o cumprimento de mandado judicial, o consentimento é dispensado apenas durante o dia.

III. Para o STF, é compatível com a garantia lei que confira à autoridade administrativa, no exercício do poder de polícia, o poder de busca compulsória em residência, sendo incompatível apenas se conferir também o poder de apreensão.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que toca à tutela cautelar no CPC, julgue os itens abaixo.

I. A petição inicial da ação que visa à prestação de tutela cautelar em caráter antecedente indicará a lide e seu fundamento, a exposição sumária do direito que se objetiva assegurar e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo. O réu será citado para, no prazo de 5 (cinco) dias, contestar o pedido e indicar as provas que pretende produzir. Não sendo contestado o pedido, os fatos alegados pelo autor presumir-se-ão aceitos pelo réu como ocorridos, caso em que o juiz decidirá dentro de 5 (cinco) dias. Contestado o pedido no prazo legal, observar-se-á o procedimento comum.

II. Efetivada a tutela cautelar, o pedido principal terá de ser formulado pelo autor no prazo de 30 (trinta) dias, caso em que será apresentado em autos apensos, não dependendo do adiantamento de novas custas processuais. O pedido principal pode ser formulado conjuntamente com o pedido de tutela cautelar, no entanto. Demais disso, a causa de pedir poderá ser aditada no momento de formulação do pedido principal.

III. Cessa a eficácia da tutela concedida em caráter antecedente, se o autor não deduzir o pedido principal no prazo legal, não for efetivada dentro de 30 (trinta) dias ou o juiz julgar improcedente o pedido principal formulado pelo autor ou extinguir o processo sem resolução de mérito. Se por qualquer motivo cessar a eficácia da tutela cautelar, é vedado à parte renovar o pedido, salvo sob novo fundamento. Sem embargo, o indeferimento da tutela cautelar não obsta a que a parte formule o pedido principal, nem influi no julgamento desse, salvo se o motivo do indeferimento for o reconhecimento de decadência ou de prescrição.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) No que concerne ao processo de execução, aquilate as proposições a seguir expostas.

I. No cumprimento definitivo da sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa, o prazo de 15 (quinze) dias, para pagamento voluntário, deve ser contado em dias úteis.

II. A intimação para o pagamento voluntário, no cumprimento definitivo da sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa, deve contemplar, expressamente, o prazo sucessivo para impugnar o cumprimento de sentença.

III. Conta-se em dobro o prazo para impugnação ao cumprimento de sentença nos casos em que o devedor é assistido pela Defensoria Pública.

Estão corretos somente os itens:

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Reinaldo ajuizou ação monitória contra o Estado de Goiás, fundada em prova escrita sem eficácia de título executivo, pretendendo haver o pagamento de dívida pecuniária. Citado, o réu deixou de opor embargos à ação monitória no prazo legal. Nesse caso, o juiz deverá


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a hermenêutica e aplicação do direito.

I. Tradicional é o magistério doutrinário de Carlos Maximiliano, que, na interpretação dos textos legais, condena a ‘exumação’ do pensamento do legislador.

II. A teoria da vontade, ‘mens legislatoris’, sustenta que o conteúdo da lei não depende do que pretendeu seu autor.

III. A corrente hermenêutica subjetivista preconiza dever a interpretação ser centrada na vontade do legislador e a corrente hermenêutica objetivista sustenta que a interpretação deve ser focada na vontade da lei.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Em relação à desconsideração da personalidade jurídica, considerada a disciplina trazida no art. 50 do Código Civil, julgue os itens abaixo.

I. A aplicação da teoria da desconsideração não prescinde da demonstração de insolvência da pessoa jurídica.

II. O encerramento irregular das atividades da pessoa jurídica caracteriza abuso da personalidade jurídica.

III. É cabível a desconsideração da personalidade jurídica denominada “inversa” para alcançar bens de sócio que se valeu da pessoa jurídica para ocultar ou desviar bens pessoais, com prejuízo a terceiros.

Há erro:


 

(EMAGIS) A Lei nº 8.242/1991 criou o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – Conanda. Recentemente, o Decreto Federal n. 9.579/2019, pretendendo alterar aspectos da regulamentação anterior do Conanda, estabeleceu, dentre outras regras: (i) a escolha dos membros do conselho será por processo seletivo regulamentado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos, em substituição à anterior escolha por eleição em assembleia específica; (ii) estabelecimento da reuniões por videoconferência dos integrantes do Conanda que não residam no DF, com decorrente revogação do anterior sistema de custeio público do deslocamento de tais conselheiros, inclusive os representantes da sociedade civil; (iii) reuniões ordinárias do Conanda em frequência trimestral, superando a anterior sistemática de reuniões mensais.

Sabe-se que o Supremo Tribunal Federal analisou recentemente a constitucionalidade das alterações normativas em questão, dentre outras.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere sociedade empresarial que, no desenvolvimento de suas atividades, assume diversas obrigações, as quais são comumente fixadas em moeda estrangeira (principalmente em dólares norte americanos), a exemplo de importações de insumos, máquinas, equipamentos e financiamentos necessários à sua atividade operacional. Tenha presente que, por outro lado, a maior parte de suas operações comerciais se dá no mercado interno brasileiro e, consequentemente, a maioria de suas receitas são expressas em reais, existindo, portanto, o risco de descompasso entre algumas de suas obrigações, expressas em moeda estrangeira, e suas receitas, expressas em moeda nacional, em decorrência das constantes variações cambiais. Dessa forma, caso haja uma acentuada desvalorização cambial, a capacidade de saldar suas dívidas poderia ficar seriamente comprometida, na medida em que precisaria de uma maior quantidade de Reais para saldar suas dívidas em moeda estrangeira.

A propósito da situação narrada e analisando-a em consonância com os contratos de Direito Empresarial aptos a adequar o risco empresarial em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do comércio interestadual.

I. É dado ao Estado-membro dispor em lei sobre a obrigatoriedade de informações nas embalagens dos produtos alimentícios comercializados em seu território, seja por não se conter a matéria na competência legislativa privativa da União para legislar sobre Direito Empresarial, seja porque a matéria se contém na competência legislativa concorrente da União, Estados e Distrito Federal em matéria de direito do consumidor.

II. É firme a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal no sentido da inconstitucionalidade das leis estaduais que constituam entraves ao ingresso, por atos de comércio, de produtos nos estados da Federação ou sua saída deles, isso caso provenham esses produtos do exterior ou a ele se destine, não alcançando a inconstitucionalidade restrições legais limitadas ao comércio interno, entre estados.

III. É privativa da União a competência para legislar sobre Direito Empresarial e sobre Comércio Internacional, sendo concorrente com os Estados e Distrito Federal a competência para legislar sobre Comércio Interestadual.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as imunidades, a legislação tributária e temas correlatos, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que estabeleça como fato gerador do ICMS a “operação de circulação de petróleo desde os poços de sua extração para a empresa concessionária”, explicitando que este fato gerador ocorre “imediatamente após a extração do petróleo e quando a mercadoria passar pelos Pontos de Medição da Produção.”.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e também a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF considera inconstitucionais leis como a em questão porque a operação eleita não retrata a existência de ato ou de negócio jurídico que transfira a titularidade de uma mercadoria, vez que o concessionário ou o contratado autorizado a extrair o petróleo adquire, de modo originário, a propriedade do petróleo extraído, não podendo o ICMS incidir sobre operação em que não há transferência de propriedade, tal a que ocorre quando sai o petróleo do poço para o local em que armazenado pela empresa.

II. Para o STF, ainda que o petróleo extraído do poço pela concessionária pertença à União, é inconstitucional a norma em questão porque não pode incidir ICMS sobre operação em que a União vende o bem à concessionária, já que a hipótese é de imunidade recíproca.

III. Caso a empresa concessionária venda o petróleo armazenado após a extração para contribuinte do ICMS situado em outro Estados, pagará também, em regra, ICMS na saída do produto de seu estabelecimento.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do concurso de preferências entre os entes federados na cobrança dos respectivos créditos fiscais, devendo ser avaliadas em consonância com a atual orientação do Supremo Tribunal Federal.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(Ministério Público do Trabalho – Procurador do Trabalho – 2017) Analise as assertivas abaixo expostas:

I. As Convenções da Organização Internacional do Trabalho ratificadas pelo Brasil são fontes formais heterônomas do Direito do Trabalho. Mesmo quando não ratificadas internamente, podem se enquadrar como fontes materiais do Direito do Trabalho.

II. O critério hierárquico de normas jurídicas no Direito do Trabalho brasileiro é informado, de maneira geral, pelo princípio da norma mais favorável, harmonizado pela teoria do conglobamento.

III. Na qualidade de fonte normativa autônoma do Direito do Trabalho, a sentença normativa somente pode ser prolatada, pelos Tribunais do Trabalho, em processos de dissídio coletivo de natureza econômica em que tenha havido comum acordo entre as partes relativamente ao ajuizamento da respectiva ação coletiva.

IV. A doutrina jurídica e a equidade, por força da especificidade do Direito do Trabalho, consubstanciam fonte formal desse campo jurídico, submetendo-se, naturalmente, ao princípio justrabalhista da norma mais favorável.

Assinale a alternativa CORRETA:

 

(Procurador do Município de São Gonçalo do Amarante/CE – CETREDE – 2019). Sobre a audiência de julgamento no processo do trabalho, marque a opção CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual com o seguinte conteúdo: (i) proíbe, no âmbito do Estado-membro, a utilização de animais para desenvolvimento, experimento e teste de produtos cosméticos, higiene pessoal, perfumes, limpeza e seus componentes; (ii) proíbe, no âmbito do Estado-membro, a comercialização dos produtos cosméticos, higiene pessoal, perfumes, limpeza, quando derivados da realização de testes em animais; (iii) obriga que, nas embalagens de todos os produtos cosméticos, de higiene pessoal, perfumes e de limpeza comercializados no âmbito do Estado-menbro, haja a seguinte informação aos consumidores: "De acordo com a Lei Estadual no XXX/20XX, não foram realizados testes em animais para a elaboração deste produto."

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a teoria do crime e temas correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(MP/GO – Promotor de Justiça – FGV – 2022) No que concerne à fixação da pena-base, é certo que o julgador deve, ao individualizar a pena, examinar com acuidade os elementos que dizem respeito ao fato delituoso e aspectos inerentes ao agente, obedecidos e sopesados todos os critérios legais para aplicar, de forma justa e fundamentada, a reprimenda que seja, proporcionalmente, necessária e suficiente para a reprovação do crime, sobrepujando as elementares comuns do próprio tipo legal.

No Art. 59 do Código Penal, o legislador elencou oito circunstâncias judiciais para individualização da pena na primeira fase da dosimetria.

Ao considerar desfavoráveis as circunstâncias judiciais, deve o julgador declinar, motivadamente, as suas razões, que devem corresponder objetivamente às características próprias do vetor desabonado. Nesse particular, as condenações definitivas, por fato anterior ao delito, transitadas em julgado no curso da ação penal, somente podem ser valoradas, na primeira fase da dosimetria, a título de:

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) A Polícia Civil de Goiás instaurou inquérito policial em desfavor de Alberto para apurar a prática do crime de falsificação de produtos medicinais. Ainda durante a fase persecutória, o advogado de Alberto procurou o Ministério Público Estadual e firmou, com o Promotor de Justiça competente, acordo de delação premiada. Alberto, em troca de benefícios previsto na Lei no 12.850/2013, delatou Mário, Roberto e Roberval, como supostos integrantes da organização criminosa de que fazia parte, detalhando o papel de cada um. Ato contínuo, Alberto, Mário, Roberto e Roberval foram denunciados como incursos no artigo 2o da Lei no 12.850/2013 c.c. art. 273 do Código Penal. Finda a instrução criminal, o Juiz competente, diante da complexidade do caso, concedeu às partes o prazo de 05 (cinco) dias, sucessivamente, para a apresentação de memoriais, a iniciar pelo Ministério Público e prazo em comum para as defesas dos réus. Ao assim decidir, o juiz

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2021) Constata-se a aplicação, por analogia, das normas de processo civil ao Código de Processo Penal não só de forma subsidiária, mas também de forma expressa. Como exemplo de aplicação da forma expressa, afirma- -se como correta

 

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 10.2022

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a hermenêutica e aplicação do direito.

I. Tradicional é o magistério doutrinário de Carlos Maximiliano, que, na interpretação dos textos legais, condena a ‘exumação’ do pensamento do legislador.

II. A teoria da vontade, ‘mens legislatoris’, sustenta que o conteúdo da lei não depende do que pretendeu seu autor.

III. A corrente hermenêutica subjetivista preconiza dever a interpretação ser centrada na vontade do legislador e a corrente hermenêutica objetivista sustenta que a interpretação deve ser focada na vontade da lei.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Em relação à desconsideração da personalidade jurídica, considerada a disciplina trazida no art. 50 do Código Civil, julgue os itens abaixo.

I. A aplicação da teoria da desconsideração não prescinde da demonstração de insolvência da pessoa jurídica.

II. O encerramento irregular das atividades da pessoa jurídica caracteriza abuso da personalidade jurídica.

III. É cabível a desconsideração da personalidade jurídica denominada “inversa” para alcançar bens de sócio que se valeu da pessoa jurídica para ocultar ou desviar bens pessoais, com prejuízo a terceiros.

Há erro:


 

(EMAGIS) A Lei nº 8.242/1991 criou o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – Conanda. Recentemente, o Decreto Federal n. 9.579/2019, pretendendo alterar aspectos da regulamentação anterior do Conanda, estabeleceu, dentre outras regras: (i) a escolha dos membros do conselho será por processo seletivo regulamentado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos, em substituição à anterior escolha por eleição em assembleia específica; (ii) estabelecimento da reuniões por videoconferência dos integrantes do Conanda que não residam no DF, com decorrente revogação do anterior sistema de custeio público do deslocamento de tais conselheiros, inclusive os representantes da sociedade civil; (iii) reuniões ordinárias do Conanda em frequência trimestral, superando a anterior sistemática de reuniões mensais.

Sabe-se que o Supremo Tribunal Federal analisou recentemente a constitucionalidade das alterações normativas em questão, dentre outras.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) No que toca à tutela cautelar no CPC, julgue os itens abaixo.

I. A petição inicial da ação que visa à prestação de tutela cautelar em caráter antecedente indicará a lide e seu fundamento, a exposição sumária do direito que se objetiva assegurar e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo. O réu será citado para, no prazo de 5 (cinco) dias, contestar o pedido e indicar as provas que pretende produzir. Não sendo contestado o pedido, os fatos alegados pelo autor presumir-se-ão aceitos pelo réu como ocorridos, caso em que o juiz decidirá dentro de 5 (cinco) dias. Contestado o pedido no prazo legal, observar-se-á o procedimento comum.

II. Efetivada a tutela cautelar, o pedido principal terá de ser formulado pelo autor no prazo de 30 (trinta) dias, caso em que será apresentado em autos apensos, não dependendo do adiantamento de novas custas processuais. O pedido principal pode ser formulado conjuntamente com o pedido de tutela cautelar, no entanto. Demais disso, a causa de pedir poderá ser aditada no momento de formulação do pedido principal.

III. Cessa a eficácia da tutela concedida em caráter antecedente, se o autor não deduzir o pedido principal no prazo legal, não for efetivada dentro de 30 (trinta) dias ou o juiz julgar improcedente o pedido principal formulado pelo autor ou extinguir o processo sem resolução de mérito. Se por qualquer motivo cessar a eficácia da tutela cautelar, é vedado à parte renovar o pedido, salvo sob novo fundamento. Sem embargo, o indeferimento da tutela cautelar não obsta a que a parte formule o pedido principal, nem influi no julgamento desse, salvo se o motivo do indeferimento for o reconhecimento de decadência ou de prescrição.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) No que concerne ao processo de execução, aquilate as proposições a seguir expostas.

I. No cumprimento definitivo da sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa, o prazo de 15 (quinze) dias, para pagamento voluntário, deve ser contado em dias úteis.

II. A intimação para o pagamento voluntário, no cumprimento definitivo da sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa, deve contemplar, expressamente, o prazo sucessivo para impugnar o cumprimento de sentença.

III. Conta-se em dobro o prazo para impugnação ao cumprimento de sentença nos casos em que o devedor é assistido pela Defensoria Pública.

Estão corretos somente os itens:

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Reinaldo ajuizou ação monitória contra o Estado de Goiás, fundada em prova escrita sem eficácia de título executivo, pretendendo haver o pagamento de dívida pecuniária. Citado, o réu deixou de opor embargos à ação monitória no prazo legal. Nesse caso, o juiz deverá


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA em relação às ações coletivas ajuizadas para defesa de interesses individuais homogêneos:


 

(EMAGIS) Em conformidade com o que disciplina o Código de Defesa do Consumidor sobre os interesses ou direitos individuais homogêneos, assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do sistema recursal do Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação, no âmbito da Criminologia, com o ‘Labelling Aproach’.

I. Trata-se de movimento criminológico que se insere na denominada teoria do conflito, rechaçando o paradigma etiológico-determinista.

II. Dizem-se acolhidas as ideias do labelling pelo artigo 5º, LVIII, da CF, que expressa que o civilmente identificado não será submetido a identificação criminal.

III. Trata-se de movimento criminológico que conduz os estudos da criminologia para a investigação das agências de controle social e seu papel de definir a reprodução do poder.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a teoria do crime e temas correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(MP/GO – Promotor de Justiça – FGV – 2022) No que concerne à fixação da pena-base, é certo que o julgador deve, ao individualizar a pena, examinar com acuidade os elementos que dizem respeito ao fato delituoso e aspectos inerentes ao agente, obedecidos e sopesados todos os critérios legais para aplicar, de forma justa e fundamentada, a reprimenda que seja, proporcionalmente, necessária e suficiente para a reprovação do crime, sobrepujando as elementares comuns do próprio tipo legal.

No Art. 59 do Código Penal, o legislador elencou oito circunstâncias judiciais para individualização da pena na primeira fase da dosimetria.

Ao considerar desfavoráveis as circunstâncias judiciais, deve o julgador declinar, motivadamente, as suas razões, que devem corresponder objetivamente às características próprias do vetor desabonado. Nesse particular, as condenações definitivas, por fato anterior ao delito, transitadas em julgado no curso da ação penal, somente podem ser valoradas, na primeira fase da dosimetria, a título de:

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a pessoa, marque a alternativa incorreta.

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) A Polícia Civil de Goiás instaurou inquérito policial em desfavor de Alberto para apurar a prática do crime de falsificação de produtos medicinais. Ainda durante a fase persecutória, o advogado de Alberto procurou o Ministério Público Estadual e firmou, com o Promotor de Justiça competente, acordo de delação premiada. Alberto, em troca de benefícios previsto na Lei no 12.850/2013, delatou Mário, Roberto e Roberval, como supostos integrantes da organização criminosa de que fazia parte, detalhando o papel de cada um. Ato contínuo, Alberto, Mário, Roberto e Roberval foram denunciados como incursos no artigo 2o da Lei no 12.850/2013 c.c. art. 273 do Código Penal. Finda a instrução criminal, o Juiz competente, diante da complexidade do caso, concedeu às partes o prazo de 05 (cinco) dias, sucessivamente, para a apresentação de memoriais, a iniciar pelo Ministério Público e prazo em comum para as defesas dos réus. Ao assim decidir, o juiz

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2021) Constata-se a aplicação, por analogia, das normas de processo civil ao Código de Processo Penal não só de forma subsidiária, mas também de forma expressa. Como exemplo de aplicação da forma expressa, afirma- -se como correta

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente ao poder constituinte, aquilate as seguintes assertivas.

I. Como o grande teórico da ideia de Poder Constituinte, costuma-se apontar Jean-Jacques Rousseau, por meio da obra denominada “O contrato social”.

II. O poder constituinte derivado reformador tem natureza jurídica, ao contrário do poder constituinte originário, que é um poder de fato, um poder político, ou, segundo alguns, uma força ou energia social.

III. O poder constituinte difuso pode ser caracterizado como um poder de fato e que serve de fundamento para os mecanismos de atuação da mutação constitucional.

Há erro:

 

(EMAGIS) Considere que a Associação Brasileira da Indústria de Cereais, Perfumes e Vidros pretenda ajuizar ação direta de inconstitucionalidade contra determinada lei estadual tida como lesiva aos direitos de seus integrantes.
Tendo presente a disciplina da Constituição Federal, o magistério da doutrina e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre a questão da legitimidade ativa para a ação direta de inconstitucionalidade, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que, de iniciativa parlamentar, dentre outras disposições (i) vede às empresas seguradoras, para o caso de veículos sinistrados, impor aos consumidores beneficiários os estabelecimentos reparadores ou prestadores de serviços de reparação, credenciados e/ou referenciados, como condição para o processamento da reparação do dano; (ii) obrigue as seguradoras a emitir e entregar aos consumidores beneficiários um Certificado de Garantia dos serviços prestados e da relação de peças substituídas, indicando os respectivos valores; (iii) obrigue as seguradoras a realizar seu cadastramento junto ao Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN, no período compreendido entre 3 e 6 meses, contados da publicação da lei.
Tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a garantia constitucional de inviolabilidade de domicílio (CF, artigo 5º, XI).

I. Nenhum agente público pode ingressar no recinto de consultório odontológico, reservado ao exercício da atividade profissional de cirurgião-dentista, sem o consentimento deste, exceto nas situações taxativamente previstas na Constituição.

II. O consentimento do morador é dispensado para o ingresso em sua casa, durante o dia ou a noite, em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro; já para o cumprimento de mandado judicial, o consentimento é dispensado apenas durante o dia.

III. Para o STF, é compatível com a garantia lei que confira à autoridade administrativa, no exercício do poder de polícia, o poder de busca compulsória em residência, sendo incompatível apenas se conferir também o poder de apreensão.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Julgue as afirmações feitas abaixo, com base na Lei das Eleições (Lei 9.504/97).

I. É vedado o registro de candidatura avulsa, ainda que o requerente tenha filiação partidária.

II. A Justiça Eleitoral indeferirá todo pedido de variação de nome coincidente com nome de candidato a eleição majoritária, salvo para candidato que esteja exercendo mandato eletivo ou o tenha exercido nos últimos quatro anos, ou que, nesse mesmo prazo, tenha concorrido em eleição com o nome coincidente.

III. Não há previsão legal para que o partido ou coligação substitua candidato que renunciar à sua candidatura após o termo final do prazo do registro.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere sociedade empresarial que, no desenvolvimento de suas atividades, assume diversas obrigações, as quais são comumente fixadas em moeda estrangeira (principalmente em dólares norte americanos), a exemplo de importações de insumos, máquinas, equipamentos e financiamentos necessários à sua atividade operacional. Tenha presente que, por outro lado, a maior parte de suas operações comerciais se dá no mercado interno brasileiro e, consequentemente, a maioria de suas receitas são expressas em reais, existindo, portanto, o risco de descompasso entre algumas de suas obrigações, expressas em moeda estrangeira, e suas receitas, expressas em moeda nacional, em decorrência das constantes variações cambiais. Dessa forma, caso haja uma acentuada desvalorização cambial, a capacidade de saldar suas dívidas poderia ficar seriamente comprometida, na medida em que precisaria de uma maior quantidade de Reais para saldar suas dívidas em moeda estrangeira.

A propósito da situação narrada e analisando-a em consonância com os contratos de Direito Empresarial aptos a adequar o risco empresarial em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do comércio interestadual.

I. É dado ao Estado-membro dispor em lei sobre a obrigatoriedade de informações nas embalagens dos produtos alimentícios comercializados em seu território, seja por não se conter a matéria na competência legislativa privativa da União para legislar sobre Direito Empresarial, seja porque a matéria se contém na competência legislativa concorrente da União, Estados e Distrito Federal em matéria de direito do consumidor.

II. É firme a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal no sentido da inconstitucionalidade das leis estaduais que constituam entraves ao ingresso, por atos de comércio, de produtos nos estados da Federação ou sua saída deles, isso caso provenham esses produtos do exterior ou a ele se destine, não alcançando a inconstitucionalidade restrições legais limitadas ao comércio interno, entre estados.

III. É privativa da União a competência para legislar sobre Direito Empresarial e sobre Comércio Internacional, sendo concorrente com os Estados e Distrito Federal a competência para legislar sobre Comércio Interestadual.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as imunidades, a legislação tributária e temas correlatos, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que estabeleça como fato gerador do ICMS a “operação de circulação de petróleo desde os poços de sua extração para a empresa concessionária”, explicitando que este fato gerador ocorre “imediatamente após a extração do petróleo e quando a mercadoria passar pelos Pontos de Medição da Produção.”.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e também a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF considera inconstitucionais leis como a em questão porque a operação eleita não retrata a existência de ato ou de negócio jurídico que transfira a titularidade de uma mercadoria, vez que o concessionário ou o contratado autorizado a extrair o petróleo adquire, de modo originário, a propriedade do petróleo extraído, não podendo o ICMS incidir sobre operação em que não há transferência de propriedade, tal a que ocorre quando sai o petróleo do poço para o local em que armazenado pela empresa.

II. Para o STF, ainda que o petróleo extraído do poço pela concessionária pertença à União, é inconstitucional a norma em questão porque não pode incidir ICMS sobre operação em que a União vende o bem à concessionária, já que a hipótese é de imunidade recíproca.

III. Caso a empresa concessionária venda o petróleo armazenado após a extração para contribuinte do ICMS situado em outro Estados, pagará também, em regra, ICMS na saída do produto de seu estabelecimento.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere lei estadual com o seguinte conteúdo: (i) proíbe, no âmbito do Estado-membro, a utilização de animais para desenvolvimento, experimento e teste de produtos cosméticos, higiene pessoal, perfumes, limpeza e seus componentes; (ii) proíbe, no âmbito do Estado-membro, a comercialização dos produtos cosméticos, higiene pessoal, perfumes, limpeza, quando derivados da realização de testes em animais; (iii) obriga que, nas embalagens de todos os produtos cosméticos, de higiene pessoal, perfumes e de limpeza comercializados no âmbito do Estado-menbro, haja a seguinte informação aos consumidores: "De acordo com a Lei Estadual no XXX/20XX, não foram realizados testes em animais para a elaboração deste produto."

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne à organização funcional da Administração e aos temas que lhe são correlatos, assinale a alternativa incorreta.


 

(EMAGIS) Quanto aos atos administrativos e ao processo administrativo, é correto dizer que


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam dos serviços públicos e também das agências reguladoras, devendo ser marcada a INCORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação aos consórcios públicos, é correto afirmar que


 

Sentença Estadual - Rodada 10.2022

Em dezembro de 2020, os amigos Bruno Geovani, vulgo “Bruninho” e Jackson dos Santos, vulgo “dos Santos” planejaram um assalto à agência do Banco ITAU S/A na cidade de Jaboatão dos Guararapes – PE.

No dia anterior a empreitada criminosa, os agentes subtraíram um veículo Chevrolet Prisma, pertencente à vítima Paulo Miranda, que se encontrava no pátio do Shopping RioMar, na cidade do Recife, com o fim de facilitar a fuga no assalto. Na ocasião, Bruninho e dos Santos arrombaram o vidro do automóvel que foi acionado mediante a chamada “ligação direta”.

Assim, em 23 dezembro de 2020, por volta das 23hs, mais precisamente na Avenida Estrada da Batalha, no bairro Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes – PE, os amigos Bruno Geovani e Jackson dos Santos, agindo com consciência e em comum resolução para o fato, entraram na agência bancária e, utilizando um maçarico, arrombaram três dos seis caixas eletrônicos pertencentes à instituição financeira. A ação foi percebida pelo vigilante Ramirez, que acionou as autoridades policiais, e pelo comerciante Salinas, que estava parado na calçada do outro lado da rua, em frente ao Banco. Rapidamente os agentes recolheram o dinheiro que estava nos caixas e, a fim de assegurar a impunidade do crime, mediante grave ameaça exercida com o emprego de arma de fogo, obrigaram Maria das Graças, idosa de 89 anos de idade e cardiopata, que passava no local, acompanhá-los na fuga. Policiais militares perseguiram o veículo Prisma dos dois amigos até a cidade de Recife – PE, onde Maria das Graças, ainda em poder dos agentes, faleceu de ataque cardíaco resultante do abalo provocado pela grave ameaça sofrida.

Bruno e Jackson foram presos em flagrante e dentro do veículo os policiais encontraram, além da arma utilizada no delito, a quantia de R$ 47.500,00, proveniente da subtração dos caixas eletrônicos. A autoridade policial de Recife - PE lavrou auto de prisão em flagrante e requereu a decretação a prisão preventiva dos agentes. No dia seguinte, ambos foram conduzidos à audiência de custódia, ocasião em que o juízo da 1ª Vara Criminal da capital pernambucana, atendendo à representação da autoridade policial, decretou a prisão preventiva dos indiciados, uma vez que estavam presentes os requisitos previstos no art. 312 do Código de Processo Penal (CPP).

Bruno Geovani, nascido no dia 5/1/1987, em cumprimento do segundo mandato de vereador em Recife – PE, fora condenado definitivamente a quatro anos de reclusão pela prática do delito de corrupção ativa, não tendo, à época da apuração dos fatos, iniciado o cumprimento da pena; confessou que subtraíram o veículo Prisma em Recife; que foram apenas sacar dinheiro na agência; que quando chegaram à agência foram surpreendidos pela chegada da polícia, razão pela qual saíram em disparada; que Maria das Graças pedia ajuda para fugir; que não queria a morte da idosa e não assumiu o respectivo risco.

Jackson dos Santos, nascido em 5/1/2000, vendedor ambulante em Recife - PE, afirmou conhecer Bruno desde a última campanha eleitoral, durante a qual trabalhara distribuindo panfletos do vereador nas ruas; alegou que aceitara o convite de Bruno para furtar o veículo; que não sabe dizer nada sobre a subtração na agência; que não sabia explicar como Maria das Graças falecera; que nunca fora condenado pela prática de nenhum delito; que não queria a morte da idosa e não assumia o respectivo risco.

A autoridade policial determinou a realização de perícia na arma de fogo, regularmente portada por Bruno, tendo os peritos concluído que a arma era inapta a realizar disparos. Realizou-se, ainda, exame de corpo de delito na agência bancária em questão. Juntou-se aos autos o atestado de óbito de Maria das Graças, com a informação de que ela falecera de ataque cardíaco potencializado por estado de tensão e medo. Realizou-se também perícia no veículo furtado. Foi constatada a rotura na borracha de vedação do vidro direito do automóvel, próximo à trava de segurança, realizada por instrumento de haste afilada, provocando pequeno travamento no vidro, conforme atestado em laudo de exame de veículo. A perícia foi conclusiva em afirmar que tal procedimento permitiu aos agentes ingressar no automóvel e efetuar ligação direta, ocorrendo a subtração. Sem mais diligências, a autoridade policial relatou o inquérito e encaminhou à justiça comum estadual de Recife – PE. Distribuídos à 1ª Vara Criminal, abriu-se vista ao representante do Ministério Público que ofereceu denúncia contra Bruno e Jackson pela prática dos seguintes delitos previstos no Código Penal (CP), todos em concurso material (CP, art. 69): furto: art. 155 §4º, I e III; latrocínio: art. 157, §3º, II e sequestro: art. 148, §1º.

A denúncia foi recebida em 5/02/2021. O Promotor de Justiça solicitou a realização de exame papiloscópico nas notas apreendidas, tendo sido encontradas impressões digitais de Bruno e Jackson em várias notas. O laudo foi redigido por um perito criminal oficial e um agente auxiliar de perícia, integrantes do núcleo de criminalística da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Pernambuco.

O Parquet solicitou a oitiva de Ramirez; a defesa de Tito. Colheram-se, por carta precatória, nessa ordem, o testemunho de Tito, que não soube informar nada além da correria de várias pessoas. Ramirez, por sua vez, confirmou os fatos narrados, mas não soube precisar se foram os dois agentes que invadiram a agência do Banco Itaú/SA em Jaboatão dos Guararapes e provocaram os danos eram os mencionados na denúncia. Foram ouvidos, ainda, o delegado que presidiu o inquérito policial e os policiais militares que efetuaram as prisões dos réus, que ratificaram as provas produzidas na fase inquisitorial. As imagens das câmeras de segurança da agência também foram requisitadas pela autoridade judicial e, apesar de não refletirem nitidamente a face dos réus, mostravam que a ação fora praticada por duas pessoas com características semelhantes à dos acusados.

Ouviu-se ainda Paulo Miranda que informou que teve seu veículo furtado no Shopping RioMar; que ao chegar no estacionamento verificou que seu carro não estava no local. Que acionou os seguranças do shopping; que no dia seguinte teve informações no noticiário que seu veículo teria sido utilizado em um assalto.

Fora juntado imagens das câmeras do shopping comprovando que Bruno e Jackson permaneceram ao lado do veículo por cerca de 2 minutos. De acordo com as imagens, os agentes entraram no carro e após cerca de um minuto deixaram o shopping.

Interrogado em juízo, Bruno manteve a versão que preferira nos autos do inquérito policial. Jackson, além de confessar a subtração do veículo, afirmou que escolheram a cidade de Jaboatão dos Guararapes – PE pela sua localização, o que facilitaria a fuga; que Maria das Graças fora levada pelos agentes para servir de “escudo humano”, pois sabiam que policiais militares estavam a caminho; que não queria a morte de Maria nem assumia o respectivo risco, mas admitiu que foram imprudentes ao obrigar uma idosa a acompanhá-los, mesmo diante de tantas outras pessoas mais jovens que passavam no local.

Por não vislumbrar a presença dos requisitos presentes no art. 312 do CPP, a autoridade judicial determinou, em setembro de 2021, a soltura dos réus, a fim de que continuassem a responder ao processo em liberdade (CPP, art. 316). No momento processual adequado, abriu-se vista às partes para a apresentação de alegações finais. O membro do MP reforçou suas acusações e pugnou pela condenação dos réus nos moldes da denúncia.

A defesa dos réus, patrocinada pela Defensoria Pública, requereu, preliminarmente, nos termos do art. 78, II “a” do CPP, a decretação da nulidade processual, ab ovo, sob o fundamento de que a competência para o julgamento da causa seria o juízo criminal de Jaboatão dos Guararapes – PE, em razão de o delito, em tese, mais grave ter sido cometido naquela comarca. Com fundamento no art. 109, VI, da Constituição Federal, alegou, ainda, que a competência para o julgamento da causa seria da Justiça Federal, sob o argumento de que, de acordo com os fatos narrados na denúncia, teria havido delito contra o sistema financeiro e a ordem econômico-financeira. Protestou contra a indevida inversão na ordem de oitivas, pois a testemunha de acusação fora ouvida por último. Alegou a nulidade da perícia papiloscópica, sob o argumento de que o laudo fora redigido por apenas um perito oficial. Requereu, ainda, a desclassificação das condutas delitivas, o reconhecimento de atenuantes, do princípio da consunção, do concurso formal, da continuidade delitiva e de causas de diminuição de pena.

Os autos foram conclusos para sentença em 18/10/2021, quando Bruno já exercia o terceiro mandato na câmara municipal de vereadores de Recife – PE e já havia cumprido a pena a que fora condenado por corrupção ativa.

Com base no relato acima apresentado e considerando que os dois réus são primários, profira na qualidade de juiz de direito substituto do Tribunal de Justiça de Pernambuco, a sentença judicial adequada ao caso, devidamente embasada na legislação, na doutrina e (ou) na jurisprudência. Analise toda a matéria de direito processual e material pertinente ao julgamento, fundamentando suas explanações. Dispense o relatório e não crie fatos novos.

É O RELATÓRIO. DECIDO.

 

Discursivas - Rodada 10.2022 - Questão 1

Considerando a jurisprudência do STJ e do STF, a decisão do juiz na ação civil pública fica restrita apenas à comarca ou à seção (ou subseção) judiciária do juiz prolator? (Máximo 15 linhas).

Discursivas - Rodada 10.2022 - Questão 1

O direito ao esquecimento é tema de inegável importância e atualidade em razão da internet. Sob a perspectiva da jurisprudência do STF, indaga-se: (i) O que é direito ao esquecimento? (ii) O direito ao esquecimento é compatível com a Constituição Federal? (Máximo 15 linhas).

Discursivas - Rodada 10.2022 - Questão 2

Jorge Justíssimo, desembargador de certo Tribunal Regional do Trabalho, solicitou e efetivamente recebeu valores de certo escritório de advocacia para que favorecesse determinada empresa em milionária discussão trabalhista.

Tendo recebido os valores em espécie, em uma mala que lhe foi entregue no subsolo do Tribunal, Jorge efetuou o depósito de valores em contas bancárias dos seguintes familiares:

a) R$ 100.000,00 na conta de Jorge Justíssimo II, seu filho, nascido em 1º/04/1999, advogado regularmente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil;

b) R$ 100.000,00 na conta de Georgia Justíssima, sua filha, nascida em 18/09/2005, estudante;

c) R$ 100.000,00 na conta de George Justíssimo, seu filho, nascido em 08/02/2013, estudante;

d) R$ 100.000,00 na conta de Beldade Mórbida Justíssima, sua esposa, nascida em 29/10/1989, do lar;

e) R$ 100.000,00 na conta de José Coitado, seu primo, nascido em 12/08/1972, empresário.

Nesse contexto, diante da situação fática apresentada e sem criar fatos novos, responda: Jorge poderia ser responsabilizado pelo crime de lavagem de dinheiro (art. 1º, caput, da Lei 9.613/98)?

Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

Discursivas - Rodada 10.2022 - Questão 3

Na ADPF 54, que cuidou do aborto de feto anencefálico, o STF proferiu decisão caracterizada como “manipuladora de efeito aditivo”. Discorra a respeito dessa espécie de decisão, abordando, ainda, as chamadas sentenças “aditivas” e “substitutivas”. Máximo, 15 linhas.

Discursivas - Rodada 10.2022 - Questão 4

No ano de 2018, durante um protesto de professores na cidade de Brasília, um repórter fotográfico foi atingido no olho esquerdo por bala de borracha disparada pela Polícia Militar do DF, o que lhe causou a perda de 90% da visão. A vítima ajuizou ação de indenização por danos morais e materiais contra o DF. O pedido foi julgado improcedente pelas instâncias ordinárias. O TJ/DFT reconheceu que o ferimento foi causado pela bala de borracha disparada pelo policial militar. No entanto, entendeu que não ficou demonstrado abuso ou excesso na conduta policial. Para o TJ/DF a vítima assumiu o risco ao permanecer fotografando o conflito instaurado em manifestação pública. Logo, o acidente teria sido causado por culpa exclusiva do repórter. A vítima interpôs recurso extraordinário ao STF. Responda, justificadamente: o repórter tem direito de ser indenizado? [até 10 linhas].

Discursivas - Rodada 10.2022

Considerando a jurisprudência do STJ e do STF, a decisão do juiz na ação civil pública fica restrita apenas à comarca ou à seção (ou subseção) judiciária do juiz prolator? (Máximo 15 linhas).

 

O direito ao esquecimento é tema de inegável importância e atualidade em razão da internet. Sob a perspectiva da jurisprudência do STF, indaga-se: (i) O que é direito ao esquecimento? (ii) O direito ao esquecimento é compatível com a Constituição Federal? (Máximo 15 linhas).

 

Jorge Justíssimo, desembargador de certo Tribunal Regional do Trabalho, solicitou e efetivamente recebeu valores de certo escritório de advocacia para que favorecesse determinada empresa em milionária discussão trabalhista.

Tendo recebido os valores em espécie, em uma mala que lhe foi entregue no subsolo do Tribunal, Jorge efetuou o depósito de valores em contas bancárias dos seguintes familiares:

a) R$ 100.000,00 na conta de Jorge Justíssimo II, seu filho, nascido em 1º/04/1999, advogado regularmente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil;

b) R$ 100.000,00 na conta de Georgia Justíssima, sua filha, nascida em 18/09/2005, estudante;

c) R$ 100.000,00 na conta de George Justíssimo, seu filho, nascido em 08/02/2013, estudante;

d) R$ 100.000,00 na conta de Beldade Mórbida Justíssima, sua esposa, nascida em 29/10/1989, do lar;

e) R$ 100.000,00 na conta de José Coitado, seu primo, nascido em 12/08/1972, empresário.

Nesse contexto, diante da situação fática apresentada e sem criar fatos novos, responda: Jorge poderia ser responsabilizado pelo crime de lavagem de dinheiro (art. 1º, caput, da Lei 9.613/98)?

Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

 

Na ADPF 54, que cuidou do aborto de feto anencefálico, o STF proferiu decisão caracterizada como “manipuladora de efeito aditivo”. Discorra a respeito dessa espécie de decisão, abordando, ainda, as chamadas sentenças “aditivas” e “substitutivas”. Máximo, 15 linhas.

 

No ano de 2018, durante um protesto de professores na cidade de Brasília, um repórter fotográfico foi atingido no olho esquerdo por bala de borracha disparada pela Polícia Militar do DF, o que lhe causou a perda de 90% da visão. A vítima ajuizou ação de indenização por danos morais e materiais contra o DF. O pedido foi julgado improcedente pelas instâncias ordinárias. O TJ/DFT reconheceu que o ferimento foi causado pela bala de borracha disparada pelo policial militar. No entanto, entendeu que não ficou demonstrado abuso ou excesso na conduta policial. Para o TJ/DF a vítima assumiu o risco ao permanecer fotografando o conflito instaurado em manifestação pública. Logo, o acidente teria sido causado por culpa exclusiva do repórter. A vítima interpôs recurso extraordinário ao STF. Responda, justificadamente: o repórter tem direito de ser indenizado? [até 10 linhas].

 

Objetivas Delegado - Rodada 10.2022

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação, no âmbito da Criminologia, com o ‘Labelling Aproach’.

I. Trata-se de movimento criminológico que se insere na denominada teoria do conflito, rechaçando o paradigma etiológico-determinista.

II. Dizem-se acolhidas as ideias do labelling pelo artigo 5º, LVIII, da CF, que expressa que o civilmente identificado não será submetido a identificação criminal.

III. Trata-se de movimento criminológico que conduz os estudos da criminologia para a investigação das agências de controle social e seu papel de definir a reprodução do poder.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a teoria do crime e temas correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(MP/GO – Promotor de Justiça – FGV – 2022) No que concerne à fixação da pena-base, é certo que o julgador deve, ao individualizar a pena, examinar com acuidade os elementos que dizem respeito ao fato delituoso e aspectos inerentes ao agente, obedecidos e sopesados todos os critérios legais para aplicar, de forma justa e fundamentada, a reprimenda que seja, proporcionalmente, necessária e suficiente para a reprovação do crime, sobrepujando as elementares comuns do próprio tipo legal.

No Art. 59 do Código Penal, o legislador elencou oito circunstâncias judiciais para individualização da pena na primeira fase da dosimetria.

Ao considerar desfavoráveis as circunstâncias judiciais, deve o julgador declinar, motivadamente, as suas razões, que devem corresponder objetivamente às características próprias do vetor desabonado. Nesse particular, as condenações definitivas, por fato anterior ao delito, transitadas em julgado no curso da ação penal, somente podem ser valoradas, na primeira fase da dosimetria, a título de:

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a pessoa, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) A Polícia Civil de Goiás instaurou inquérito policial em desfavor de Alberto para apurar a prática do crime de falsificação de produtos medicinais. Ainda durante a fase persecutória, o advogado de Alberto procurou o Ministério Público Estadual e firmou, com o Promotor de Justiça competente, acordo de delação premiada. Alberto, em troca de benefícios previsto na Lei no 12.850/2013, delatou Mário, Roberto e Roberval, como supostos integrantes da organização criminosa de que fazia parte, detalhando o papel de cada um. Ato contínuo, Alberto, Mário, Roberto e Roberval foram denunciados como incursos no artigo 2o da Lei no 12.850/2013 c.c. art. 273 do Código Penal. Finda a instrução criminal, o Juiz competente, diante da complexidade do caso, concedeu às partes o prazo de 05 (cinco) dias, sucessivamente, para a apresentação de memoriais, a iniciar pelo Ministério Público e prazo em comum para as defesas dos réus. Ao assim decidir, o juiz

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2021) Constata-se a aplicação, por analogia, das normas de processo civil ao Código de Processo Penal não só de forma subsidiária, mas também de forma expressa. Como exemplo de aplicação da forma expressa, afirma- -se como correta

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(PC/MG – FUMARC – 2021) Um médico legista, ao chegar à sala de necropsia, deparou-se com três cadáveres cuja causa da morte foi asfixia. Durante o exame necroscópico, foi identificado no primeiro corpo, sulco único, com profundidade variável e direção oblíqua ao eixo do pescoço; no segundo, os sulcos são duplos, de profundidade constante e transversais ao eixo do pescoço; no terceiro, em vez de sulcos, havia equimoses e escoriações nos dois lados do pescoço. A causa da morte mais provável em cada um deles é, respectivamente:


 

(EMAGIS) Relativamente ao poder constituinte, aquilate as seguintes assertivas.

I. Como o grande teórico da ideia de Poder Constituinte, costuma-se apontar Jean-Jacques Rousseau, por meio da obra denominada “O contrato social”.

II. O poder constituinte derivado reformador tem natureza jurídica, ao contrário do poder constituinte originário, que é um poder de fato, um poder político, ou, segundo alguns, uma força ou energia social.

III. O poder constituinte difuso pode ser caracterizado como um poder de fato e que serve de fundamento para os mecanismos de atuação da mutação constitucional.

Há erro:

 

(EMAGIS) Considere que a Associação Brasileira da Indústria de Cereais, Perfumes e Vidros pretenda ajuizar ação direta de inconstitucionalidade contra determinada lei estadual tida como lesiva aos direitos de seus integrantes.
Tendo presente a disciplina da Constituição Federal, o magistério da doutrina e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre a questão da legitimidade ativa para a ação direta de inconstitucionalidade, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que, de iniciativa parlamentar, dentre outras disposições (i) vede às empresas seguradoras, para o caso de veículos sinistrados, impor aos consumidores beneficiários os estabelecimentos reparadores ou prestadores de serviços de reparação, credenciados e/ou referenciados, como condição para o processamento da reparação do dano; (ii) obrigue as seguradoras a emitir e entregar aos consumidores beneficiários um Certificado de Garantia dos serviços prestados e da relação de peças substituídas, indicando os respectivos valores; (iii) obrigue as seguradoras a realizar seu cadastramento junto ao Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN, no período compreendido entre 3 e 6 meses, contados da publicação da lei.
Tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a garantia constitucional de inviolabilidade de domicílio (CF, artigo 5º, XI).

I. Nenhum agente público pode ingressar no recinto de consultório odontológico, reservado ao exercício da atividade profissional de cirurgião-dentista, sem o consentimento deste, exceto nas situações taxativamente previstas na Constituição.

II. O consentimento do morador é dispensado para o ingresso em sua casa, durante o dia ou a noite, em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro; já para o cumprimento de mandado judicial, o consentimento é dispensado apenas durante o dia.

III. Para o STF, é compatível com a garantia lei que confira à autoridade administrativa, no exercício do poder de polícia, o poder de busca compulsória em residência, sendo incompatível apenas se conferir também o poder de apreensão.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que concerne à organização funcional da Administração e aos temas que lhe são correlatos, assinale a alternativa incorreta.


 

(EMAGIS) Quanto aos atos administrativos e ao processo administrativo, é correto dizer que


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam dos serviços públicos e também das agências reguladoras, devendo ser marcada a INCORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação aos consórcios públicos, é correto afirmar que


 

(DPE/PI – CEBRASPE – 2022) Considerando a Convenção de Belém do Pará (Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher), que estabeleceu as bases para a formalização da Lei Maria da Penha, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Sobre as imunidades, a legislação tributária e temas correlatos, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que estabeleça como fato gerador do ICMS a “operação de circulação de petróleo desde os poços de sua extração para a empresa concessionária”, explicitando que este fato gerador ocorre “imediatamente após a extração do petróleo e quando a mercadoria passar pelos Pontos de Medição da Produção.”.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e também a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF considera inconstitucionais leis como a em questão porque a operação eleita não retrata a existência de ato ou de negócio jurídico que transfira a titularidade de uma mercadoria, vez que o concessionário ou o contratado autorizado a extrair o petróleo adquire, de modo originário, a propriedade do petróleo extraído, não podendo o ICMS incidir sobre operação em que não há transferência de propriedade, tal a que ocorre quando sai o petróleo do poço para o local em que armazenado pela empresa.

II. Para o STF, ainda que o petróleo extraído do poço pela concessionária pertença à União, é inconstitucional a norma em questão porque não pode incidir ICMS sobre operação em que a União vende o bem à concessionária, já que a hipótese é de imunidade recíproca.

III. Caso a empresa concessionária venda o petróleo armazenado após a extração para contribuinte do ICMS situado em outro Estados, pagará também, em regra, ICMS na saída do produto de seu estabelecimento.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere lei estadual com o seguinte conteúdo: (i) proíbe, no âmbito do Estado-membro, a utilização de animais para desenvolvimento, experimento e teste de produtos cosméticos, higiene pessoal, perfumes, limpeza e seus componentes; (ii) proíbe, no âmbito do Estado-membro, a comercialização dos produtos cosméticos, higiene pessoal, perfumes, limpeza, quando derivados da realização de testes em animais; (iii) obriga que, nas embalagens de todos os produtos cosméticos, de higiene pessoal, perfumes e de limpeza comercializados no âmbito do Estado-menbro, haja a seguinte informação aos consumidores: "De acordo com a Lei Estadual no XXX/20XX, não foram realizados testes em animais para a elaboração deste produto."

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas DP Estadual - Rodada 10.2022

(DPE/MS – FGV – 2022) Otávio, defensor público no Estado do Mato Grosso do Sul, no desempenho de suas atribuições cíveis, é intimado para dizer a respeito da proposta de acordo lançada nos autos do processo em que atua a Defensoria Pública. Sem conseguir contato com a parte assistida, apõe sua manifestação nos seguintes termos: “Ciente da proposta de acordo. Sem oposição. Pelo prosseguimento”.

Diante da situação narrada, é correto afirmar que:


 

(DPE/PI – CEBRASPE – 2022) Considerando a Convenção de Belém do Pará (Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher), que estabeleceu as bases para a formalização da Lei Maria da Penha, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação, no âmbito da Criminologia, com o ‘Labelling Aproach’.

I. Trata-se de movimento criminológico que se insere na denominada teoria do conflito, rechaçando o paradigma etiológico-determinista.

II. Dizem-se acolhidas as ideias do labelling pelo artigo 5º, LVIII, da CF, que expressa que o civilmente identificado não será submetido a identificação criminal.

III. Trata-se de movimento criminológico que conduz os estudos da criminologia para a investigação das agências de controle social e seu papel de definir a reprodução do poder.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a teoria do crime e temas correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(MP/GO – Promotor de Justiça – FGV – 2022) No que concerne à fixação da pena-base, é certo que o julgador deve, ao individualizar a pena, examinar com acuidade os elementos que dizem respeito ao fato delituoso e aspectos inerentes ao agente, obedecidos e sopesados todos os critérios legais para aplicar, de forma justa e fundamentada, a reprimenda que seja, proporcionalmente, necessária e suficiente para a reprovação do crime, sobrepujando as elementares comuns do próprio tipo legal.

No Art. 59 do Código Penal, o legislador elencou oito circunstâncias judiciais para individualização da pena na primeira fase da dosimetria.

Ao considerar desfavoráveis as circunstâncias judiciais, deve o julgador declinar, motivadamente, as suas razões, que devem corresponder objetivamente às características próprias do vetor desabonado. Nesse particular, as condenações definitivas, por fato anterior ao delito, transitadas em julgado no curso da ação penal, somente podem ser valoradas, na primeira fase da dosimetria, a título de:

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a pessoa, marque a alternativa incorreta.

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) A Polícia Civil de Goiás instaurou inquérito policial em desfavor de Alberto para apurar a prática do crime de falsificação de produtos medicinais. Ainda durante a fase persecutória, o advogado de Alberto procurou o Ministério Público Estadual e firmou, com o Promotor de Justiça competente, acordo de delação premiada. Alberto, em troca de benefícios previsto na Lei no 12.850/2013, delatou Mário, Roberto e Roberval, como supostos integrantes da organização criminosa de que fazia parte, detalhando o papel de cada um. Ato contínuo, Alberto, Mário, Roberto e Roberval foram denunciados como incursos no artigo 2o da Lei no 12.850/2013 c.c. art. 273 do Código Penal. Finda a instrução criminal, o Juiz competente, diante da complexidade do caso, concedeu às partes o prazo de 05 (cinco) dias, sucessivamente, para a apresentação de memoriais, a iniciar pelo Ministério Público e prazo em comum para as defesas dos réus. Ao assim decidir, o juiz

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2021) Constata-se a aplicação, por analogia, das normas de processo civil ao Código de Processo Penal não só de forma subsidiária, mas também de forma expressa. Como exemplo de aplicação da forma expressa, afirma- -se como correta

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a hermenêutica e aplicação do direito.

I. Tradicional é o magistério doutrinário de Carlos Maximiliano, que, na interpretação dos textos legais, condena a ‘exumação’ do pensamento do legislador.

II. A teoria da vontade, ‘mens legislatoris’, sustenta que o conteúdo da lei não depende do que pretendeu seu autor.

III. A corrente hermenêutica subjetivista preconiza dever a interpretação ser centrada na vontade do legislador e a corrente hermenêutica objetivista sustenta que a interpretação deve ser focada na vontade da lei.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Em relação à desconsideração da personalidade jurídica, considerada a disciplina trazida no art. 50 do Código Civil, julgue os itens abaixo.

I. A aplicação da teoria da desconsideração não prescinde da demonstração de insolvência da pessoa jurídica.

II. O encerramento irregular das atividades da pessoa jurídica caracteriza abuso da personalidade jurídica.

III. É cabível a desconsideração da personalidade jurídica denominada “inversa” para alcançar bens de sócio que se valeu da pessoa jurídica para ocultar ou desviar bens pessoais, com prejuízo a terceiros.

Há erro:


 

(EMAGIS) A Lei nº 8.242/1991 criou o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – Conanda. Recentemente, o Decreto Federal n. 9.579/2019, pretendendo alterar aspectos da regulamentação anterior do Conanda, estabeleceu, dentre outras regras: (i) a escolha dos membros do conselho será por processo seletivo regulamentado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos, em substituição à anterior escolha por eleição em assembleia específica; (ii) estabelecimento da reuniões por videoconferência dos integrantes do Conanda que não residam no DF, com decorrente revogação do anterior sistema de custeio público do deslocamento de tais conselheiros, inclusive os representantes da sociedade civil; (iii) reuniões ordinárias do Conanda em frequência trimestral, superando a anterior sistemática de reuniões mensais.

Sabe-se que o Supremo Tribunal Federal analisou recentemente a constitucionalidade das alterações normativas em questão, dentre outras.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) No que toca à tutela cautelar no CPC, julgue os itens abaixo.

I. A petição inicial da ação que visa à prestação de tutela cautelar em caráter antecedente indicará a lide e seu fundamento, a exposição sumária do direito que se objetiva assegurar e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo. O réu será citado para, no prazo de 5 (cinco) dias, contestar o pedido e indicar as provas que pretende produzir. Não sendo contestado o pedido, os fatos alegados pelo autor presumir-se-ão aceitos pelo réu como ocorridos, caso em que o juiz decidirá dentro de 5 (cinco) dias. Contestado o pedido no prazo legal, observar-se-á o procedimento comum.

II. Efetivada a tutela cautelar, o pedido principal terá de ser formulado pelo autor no prazo de 30 (trinta) dias, caso em que será apresentado em autos apensos, não dependendo do adiantamento de novas custas processuais. O pedido principal pode ser formulado conjuntamente com o pedido de tutela cautelar, no entanto. Demais disso, a causa de pedir poderá ser aditada no momento de formulação do pedido principal.

III. Cessa a eficácia da tutela concedida em caráter antecedente, se o autor não deduzir o pedido principal no prazo legal, não for efetivada dentro de 30 (trinta) dias ou o juiz julgar improcedente o pedido principal formulado pelo autor ou extinguir o processo sem resolução de mérito. Se por qualquer motivo cessar a eficácia da tutela cautelar, é vedado à parte renovar o pedido, salvo sob novo fundamento. Sem embargo, o indeferimento da tutela cautelar não obsta a que a parte formule o pedido principal, nem influi no julgamento desse, salvo se o motivo do indeferimento for o reconhecimento de decadência ou de prescrição.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) No que concerne ao processo de execução, aquilate as proposições a seguir expostas.

I. No cumprimento definitivo da sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa, o prazo de 15 (quinze) dias, para pagamento voluntário, deve ser contado em dias úteis.

II. A intimação para o pagamento voluntário, no cumprimento definitivo da sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa, deve contemplar, expressamente, o prazo sucessivo para impugnar o cumprimento de sentença.

III. Conta-se em dobro o prazo para impugnação ao cumprimento de sentença nos casos em que o devedor é assistido pela Defensoria Pública.

Estão corretos somente os itens:

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Reinaldo ajuizou ação monitória contra o Estado de Goiás, fundada em prova escrita sem eficácia de título executivo, pretendendo haver o pagamento de dívida pecuniária. Citado, o réu deixou de opor embargos à ação monitória no prazo legal. Nesse caso, o juiz deverá


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA em relação às ações coletivas ajuizadas para defesa de interesses individuais homogêneos:


 

(EMAGIS) Relativamente ao poder constituinte, aquilate as seguintes assertivas.

I. Como o grande teórico da ideia de Poder Constituinte, costuma-se apontar Jean-Jacques Rousseau, por meio da obra denominada “O contrato social”.

II. O poder constituinte derivado reformador tem natureza jurídica, ao contrário do poder constituinte originário, que é um poder de fato, um poder político, ou, segundo alguns, uma força ou energia social.

III. O poder constituinte difuso pode ser caracterizado como um poder de fato e que serve de fundamento para os mecanismos de atuação da mutação constitucional.

Há erro:

 

(EMAGIS) Considere que a Associação Brasileira da Indústria de Cereais, Perfumes e Vidros pretenda ajuizar ação direta de inconstitucionalidade contra determinada lei estadual tida como lesiva aos direitos de seus integrantes.
Tendo presente a disciplina da Constituição Federal, o magistério da doutrina e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre a questão da legitimidade ativa para a ação direta de inconstitucionalidade, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que, de iniciativa parlamentar, dentre outras disposições (i) vede às empresas seguradoras, para o caso de veículos sinistrados, impor aos consumidores beneficiários os estabelecimentos reparadores ou prestadores de serviços de reparação, credenciados e/ou referenciados, como condição para o processamento da reparação do dano; (ii) obrigue as seguradoras a emitir e entregar aos consumidores beneficiários um Certificado de Garantia dos serviços prestados e da relação de peças substituídas, indicando os respectivos valores; (iii) obrigue as seguradoras a realizar seu cadastramento junto ao Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN, no período compreendido entre 3 e 6 meses, contados da publicação da lei.
Tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a garantia constitucional de inviolabilidade de domicílio (CF, artigo 5º, XI).

I. Nenhum agente público pode ingressar no recinto de consultório odontológico, reservado ao exercício da atividade profissional de cirurgião-dentista, sem o consentimento deste, exceto nas situações taxativamente previstas na Constituição.

II. O consentimento do morador é dispensado para o ingresso em sua casa, durante o dia ou a noite, em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro; já para o cumprimento de mandado judicial, o consentimento é dispensado apenas durante o dia.

III. Para o STF, é compatível com a garantia lei que confira à autoridade administrativa, no exercício do poder de polícia, o poder de busca compulsória em residência, sendo incompatível apenas se conferir também o poder de apreensão.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que concerne à organização funcional da Administração e aos temas que lhe são correlatos, assinale a alternativa incorreta.


 

(EMAGIS) Quanto aos atos administrativos e ao processo administrativo, é correto dizer que


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam dos serviços públicos e também das agências reguladoras, devendo ser marcada a INCORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação aos consórcios públicos, é correto afirmar que


 

(EMAGIS) Considere lei estadual com o seguinte conteúdo: (i) proíbe, no âmbito do Estado-membro, a utilização de animais para desenvolvimento, experimento e teste de produtos cosméticos, higiene pessoal, perfumes, limpeza e seus componentes; (ii) proíbe, no âmbito do Estado-membro, a comercialização dos produtos cosméticos, higiene pessoal, perfumes, limpeza, quando derivados da realização de testes em animais; (iii) obriga que, nas embalagens de todos os produtos cosméticos, de higiene pessoal, perfumes e de limpeza comercializados no âmbito do Estado-menbro, haja a seguinte informação aos consumidores: "De acordo com a Lei Estadual no XXX/20XX, não foram realizados testes em animais para a elaboração deste produto."

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as imunidades, a legislação tributária e temas correlatos, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que estabeleça como fato gerador do ICMS a “operação de circulação de petróleo desde os poços de sua extração para a empresa concessionária”, explicitando que este fato gerador ocorre “imediatamente após a extração do petróleo e quando a mercadoria passar pelos Pontos de Medição da Produção.”.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e também a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF considera inconstitucionais leis como a em questão porque a operação eleita não retrata a existência de ato ou de negócio jurídico que transfira a titularidade de uma mercadoria, vez que o concessionário ou o contratado autorizado a extrair o petróleo adquire, de modo originário, a propriedade do petróleo extraído, não podendo o ICMS incidir sobre operação em que não há transferência de propriedade, tal a que ocorre quando sai o petróleo do poço para o local em que armazenado pela empresa.

II. Para o STF, ainda que o petróleo extraído do poço pela concessionária pertença à União, é inconstitucional a norma em questão porque não pode incidir ICMS sobre operação em que a União vende o bem à concessionária, já que a hipótese é de imunidade recíproca.

III. Caso a empresa concessionária venda o petróleo armazenado após a extração para contribuinte do ICMS situado em outro Estados, pagará também, em regra, ICMS na saída do produto de seu estabelecimento.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere sociedade empresarial que, no desenvolvimento de suas atividades, assume diversas obrigações, as quais são comumente fixadas em moeda estrangeira (principalmente em dólares norte americanos), a exemplo de importações de insumos, máquinas, equipamentos e financiamentos necessários à sua atividade operacional. Tenha presente que, por outro lado, a maior parte de suas operações comerciais se dá no mercado interno brasileiro e, consequentemente, a maioria de suas receitas são expressas em reais, existindo, portanto, o risco de descompasso entre algumas de suas obrigações, expressas em moeda estrangeira, e suas receitas, expressas em moeda nacional, em decorrência das constantes variações cambiais. Dessa forma, caso haja uma acentuada desvalorização cambial, a capacidade de saldar suas dívidas poderia ficar seriamente comprometida, na medida em que precisaria de uma maior quantidade de Reais para saldar suas dívidas em moeda estrangeira.

A propósito da situação narrada e analisando-a em consonância com os contratos de Direito Empresarial aptos a adequar o risco empresarial em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do comércio interestadual.

I. É dado ao Estado-membro dispor em lei sobre a obrigatoriedade de informações nas embalagens dos produtos alimentícios comercializados em seu território, seja por não se conter a matéria na competência legislativa privativa da União para legislar sobre Direito Empresarial, seja porque a matéria se contém na competência legislativa concorrente da União, Estados e Distrito Federal em matéria de direito do consumidor.

II. É firme a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal no sentido da inconstitucionalidade das leis estaduais que constituam entraves ao ingresso, por atos de comércio, de produtos nos estados da Federação ou sua saída deles, isso caso provenham esses produtos do exterior ou a ele se destine, não alcançando a inconstitucionalidade restrições legais limitadas ao comércio interno, entre estados.

III. É privativa da União a competência para legislar sobre Direito Empresarial e sobre Comércio Internacional, sendo concorrente com os Estados e Distrito Federal a competência para legislar sobre Comércio Interestadual.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do sistema recursal do Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Em conformidade com o que disciplina o Código de Defesa do Consumidor sobre os interesses ou direitos individuais homogêneos, assinale a alternativa CORRETA.

 

PGE/PGM - Rodada 10.2022

Situação hipotética

OMEGA LTDA é uma é empresa que fabrica toalhas de papel, sabões e loções para limpeza das mãos, géis higienizadores, sabonetes líquidos e etc., comercializando esses produtos com supermercados, cooperativas de consumo e outros estabelecimentos varejistas.

O ESTADO BETA, através da Secretaria de Fazenda, lavrou auto de infração contra a empresa OMEGA, considerando que foram excluídos da base de cálculo do ICMS os valores correspondentes às vendas de mercadorias com descontos condicionais.

OMEGA LTDA fora notificada, em 01/01/2015, com carta registrada com aviso de recepção no domicílio tributário eleito pelo contribuinte.

Frisa-se que a normatização estadual sobre intimações em processo administrativo fiscais (PAF) reproduz a normatização federal sobre o tema.

Irresignada, a empresa OMEGA apresentou impugnação e todos os recursos cabíveis. No entanto, o auto de infração foi mantido em todas as instâncias administrativas.

Nesse contexto, a empresa OMEGA ajuizou ação anulatória de lançamento fiscal em 02/03/2022, com o objetivo de desconstituir o auto de infração lavrado, com base na seguinte argumentação: a intimação no PAF é nula, porquanto não foi pessoal; houve o transcurso do prazo de 5 (cinco) anos, contados da impugnação até a decisão administrativa final, sendo caso de prescrição intercorrente; os valores correspondentes às vendas de mercadorias com descontos sob condição não devem estar incluídos na base de cálculo do ICMS.

Ademais, requereu a empresa a suspensão da ação de execução fiscal, ajuizada antes da propositura da ação anulatória. O ESTADO BETA foi devidamente citado sobre a ação anulatória.

Considerando que você é o Procurador do Estado BETA que recebe o processo, elabore a peça processual adequada, considerando a legislação, a doutrina e a jurisprudência. Dispensa-se a feitura da síntese fática.

 

Ministério Público Estadual - Rodada 10.2022

O Ministério Público do Estado de São Paulo ajuizou ação civil pública contra Etelvino Sputnik, imputando-lhe a prática de atos violadores do dever geral de conservação do meio ambiente.

Segundo a inicial, o requerido atua no ramo de confinamento de gado e por conta de sua atividade lançava poluentes no Rio Rússia, em Sorocaba-SP. Diz o autor que a conduta lesiva ao meio ambiente iniciou-se tão logo o requerido tornou-se proprietário da Fazenda Chão Paulista, em março de 2016 e se estendeu até outubro de 2021, quando – acatando recomendação do MP – o requerido instalou um filtro de poluentes que cessou o lançamento dos dejetos químicos no leito do rio.

Em razão disso, o MP postulou a condenação do requerido em indenizar os danos ambientais causados durante o período assinalado na inicial, nos valores especificados. Requereu também a inversão do ônus da prova, em apreço ao princípio ambiental da precaução.

A ação veio instruída com inquérito civil, com inúmeros elementos informativos colhidos entre março de 2016 a outubro de 2021, com comprovação cabal de que o requerido lançava o produto químico “oximetolato de burônio” no Rio Rússia. A perícia acostada no inquérito civil apontou a ocorrência de poluição (Perícia nº 0123/2019), mas asseverou que não era possível calcular o valor dos danos ambientais causados, por dificuldades metodológicas.

O requerido foi citado. Realizou-se audiência de conciliação, sem sucesso. Ofereceu-se contestação e réplica, sempre tempestivas. Na fase de especificação de provas, o MP postulou a produção de prova pericial, para quantificação completa dos danos ambientais. O requerido bateu-se na desnecessidade de produção probatória, haja vista que os elementos informativos do inquérito civil não amparavam a pretensão ministerial. Também formulou requerimento eventual para ser ouvido pessoalmente pelo juízo.

O juízo indeferiu a produção de provas de ambas as partes e julgou procedente o pedido, condenando o requerido na obrigação de indenizar, nos exatos valores indicados na petição inicial. Em sua fundamentação, aludiu à inversão do ônus da prova.

O requerido apresentou apelação tempestiva, argumentando que não houve comprovação dos danos ambientais, dada a debilidade dos elementos informativos do inquérito civil, especialmente a Perícia nº 0123/2019 e que, ademais, a sentença é nula por evidente cerceamento de defesa.

Formule a peça processual cabível, sem relatório e com as cautelas necessárias para que a tutela do meio ambiente seja integralmente atendida. Não deverão ser requeridas providências fora dos autos.

 

Defensoria Pública Estadual - Rodada 10.2022

Nesta rodada, o aluno deverá confeccionar a peça prática exigida no concurso da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, aplicada em fevereiro de 2022 pela banca Cebraspe.

Boa prática!

Em 24/5/2016, Pedro, com 19 anos de idade, subtraiu violentamente o veículo de uma vítima e foi flagrado dirigindo o automóvel de forma perigosa, sem dispor de carteira nacional de habilitação (CNH), gerando perigo de dano concreto a pedestres. Ele estava sob a influência de álcool, por ter ingerido certa quantidade de cerveja instantes antes de subtrair o veículo. Nessa data, ele foi conduzido à delegacia de polícia e recebeu a liberdade provisória. Em 2/7/2017, ele foi denunciado por roubo duplamente majorado, embriaguez ao volante (art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro) e direção perigosa sem CNH (art. 309 do Código de Trânsito Brasileiro). As majorantes denunciadas foram concurso de agentes e restrição da liberdade da vítima, respectivamente previstas nos incisos II e V do § 2º do art. 157 do Código Penal. A denúncia foi recebida em 15/7/2017. Em 18/9/2017, após inúmeras tentativas infrutíferas para localização de Pedro, que mudou de endereço sem informar ao juízo, foi formalizada a sua citação editalícia. Em 30/10/2017, suspendeu-se o processo e foram esclarecidas, no mesmo despacho, as consequências legais de tal providência. Em 25/7/2018, por causa da não localização do acusado, foi decretada sua prisão preventiva, que ocorreu em 8/8/2018, mesmo dia em que Pedro acabou citado pessoalmente. Em audiência, o denunciado confessou o roubo, mas negou ter restringido a liberdade da vítima. Também admitiu que havia ingerido bebida alcoólica, mas asseverou que estava em condições de dirigir e alegou que não havia provocado nenhum acidente, muito embora a integridade física de vários pedestres, como restou provado na instrução, foi colocada em efetivo risco. Em 20/11/2020, foi prolatada a sentença condenatória e Pedro, réu primário, foi condenado à pena de 7 meses de detenção pelo delito de embriaguez ao volante, à pena de 7 meses de detenção pelo crime de direção perigosa, bem como à pena de 9 anos de reclusão pelo crime de roubo, nos termos propostos na denúncia. Com base no total da pena (1 ano e 2 meses de detenção pelos crimes de trânsito e 9 anos de reclusão pelo crime de roubo), foi fixado o regime fechado para o início do cumprimento da sanção. No momento da aplicação da pena, houve aumento da pena-base para todos os delitos, pela existência de dois inquéritos em curso e de uma ação penal em andamento na fase de coleta de provas. Ainda, após fixada a pena-base, tendo o juiz apenas citado a existência das majorantes, a pena para o delito de roubo foi majorada na metade. Por fim, o juiz, mesmo após ter usado a confissão como fundamento para a condenação em relação a todos os crimes, deixou de reconhecer a atenuante respectiva para os delitos de roubo e de direção perigosa, pois a confissão não teria sido formalizada na íntegra, já que o denunciado não havia admitido ter restringido a liberdade da vítima nem ter exposto terceiros a riscos concretos pela direção perigosa sem CNH. A decisão transitou em julgado para o Ministério Público, que não demonstrou interesse em recorrer. Os autos foram remetidos à Defensoria Pública, para ciência da sentença.

Considerando a situação hipotética acima, elabore, na condição de defensor público, as razões de apelação em favor de Pedro, visando a alteração da sentença prolatada. Ao elaborar a peça, aborde toda a matéria de direito material e processual pertinente ao caso, fundamente sua explanação e não crie fatos novos.

 

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 09.2022

(EMAGIS) Quanto ao Direito das Obrigações, analise as proposições postas a seguir e indique a alternativa apropriada.

I – O dano moral, assim compreendido todo dano extrapatrimonial, não se caracteriza quando há mero aborrecimento inerente a prejuízo material.

II - A inutilidade da prestação que autoriza a sua recusa, em caso de mora do devedor, deverá ser aferida à luz da boa-fé subjetiva e do interesse do credor.

III – Conquanto o Código Civil preveja expressamente que se contam os juros de mora desde a citação inicial, essa regra aplica-se somente à responsabilidade contratual, e não aos juros moratórios na responsabilidade extracontratual.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam das perdas e danos decorrentes do inadimplemento das obrigações, devendo ser analisadas em consonância com a disciplina do Código Civil e com o magistério da doutrina civilista.

I – As perdas e danos podem ser de dano emergente e lucros cessantes. Dano emergente é o dano efetivo sofrido pela vítima, é a diminuição de seu patrimônio. Já os lucros cessantes compreende a frustração da expectativa de lucro. É a perda de um ganho esperado.

II – O lucro cessante pode decorrer não só da paralisação da atividade lucrativa ou produtiva da vítima, como, por exemplo, a cessação de rendimentos que alguém já vinha obtendo da sua profissão, como, também, da frustração daquilo que era razoavelmente esperado.

III – Provado que os juros da mora não cobrem o prejuízo, e não havendo pena convencional, pode o juiz conceder ao credor indenização suplementar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que, anos após o nascimento de Pedro, seu pretenso filho, Paulo, realizando exame de DNA, descubra não ser pai biológico. Tenha presente também que, quando do nascimento, Paulo duvidasse da filiação, mas, ainda assim, após meses de meditação, registrara Pedro como filho. De posse do resultado do exame e também descontente com a opção sexual adotada pelo filho, Paulo ingressa com ação negatória da paternidade, visando anular aludido registro civil de filiação.

I – Adotada a jurisprudência do STJ, é bastante à procedência do pedido desconstitutivo a superveniente prova de ausência de filiação biológica de Pedro relativamente a Paulo.

II – Para o STJ, no caso narrado, ausente, por um lado, prova de que Paulo registrou Pedro por erro, isto é, comprovado que, ainda que tivesse dúvidas, optou voluntariamente por registrar, e, por outro lado, comprovada a existência de vínculo socioafetivo, deve o pleito desconstitutivo, ainda que provada a ausência de filiação biológica, ser julgado improcedente.

III – No caso em questão, ainda que a mãe de Pedro confesse no processo adultério, declinando expressamente a identidade de seu pai biológico, não haverá automática exclusão da paternidade de Paulo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com base na Lei da Mediação (Lei 13.140/15), marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto à disciplina legal dos procuradores, no novo CPC, avalie as proposições abaixo.

I - O advogado não será admitido a postular em juízo sem procuração, salvo para evitar preclusão, decadência ou prescrição, ou para praticar ato considerado urgente. Nestes casos, o advogado deverá, independentemente de caução, exibir a procuração no prazo de 15 (quinze) dias, prorrogável por igual período por despacho do juiz.

II - A procuração geral para o foro, outorgada por instrumento público ou particular assinado pela parte, habilita o advogado a praticar todos os atos do processo, exceto receber citação, confessar, reconhecer a procedência do pedido, transigir, desistir, renunciar ao direito sobre o qual se funda a ação, receber, dar quitação, firmar compromisso e assinar declaração de hipossuficiência econômica, que devem constar de cláusula específica.

III - Salvo disposição expressa em sentido contrário constante do próprio instrumento, a procuração outorgada na fase de conhecimento é ineficaz para a fase de cumprimento de sentença.

Há engano:

 

(EMAGIS) Sobre os embargos de terceiro, avalie as assertivas que seguem.

I – Na petição inicial, o embargante pode cumular, com o pedido desconstitutivo da constrição, o pedido de indenização por danos morais.

II – Caso o pedido seja acolhido para desconstituir a constrição judicial, os honorários advocatícios serão arbitrados com base no princípio da causalidade, responsabilizando-se o atual proprietário (embargante), se este não atualizou os dados cadastrais. Os encargos de sucumbência serão suportados pela parte embargada, porém, na hipótese em que esta, depois de tomar ciência da transmissão do bem, apresentar ou insistir na impugnação ou recurso para manter a penhora sobre o bem cujo domínio foi transferido para terceiro.

III – Os embargos podem ser de terceiro proprietário, inclusive fiduciário, ou possuidor. Considera-se terceiro, para ajuizamento dos embargos, o adquirente de bens cuja constrição decorreu de decisão que declara a ineficácia da alienação realizada em fraude à execução; quem sofre constrição judicial de seus bens por força de desconsideração da personalidade jurídica, de cujo incidente não fez parte.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A consumidora Samantha propôs incidente de desconsideração de personalidade jurídica em face de determinada loja de bijuterias construída na forma de sociedade limitada. Narra a autora que, na fase de cumprimento de sentença que condenou a empresa a pagar indenização à consumidora, não logrou êxito em localizar bens para satisfazer a execução, embora diversas tenham sido as tentativas para tanto. Samantha alega ainda que, na fase cognitiva, a fornecedora foi declarada revel e sequer compareceu às audiências designadas pelo Juízo.

A respeito disso, é CORRETO afirmar que o pedido deve ser julgado:

 

(MP/DFT – ADAPTADA – 2019) Acerca do processamento e julgamento das ações de proteção dos direitos da criança e do adolescente, segundo a legislação específica, indique a assertiva correta:


 

(EMAGIS) No âmbito da Criminologia, as assertivas que seguem tratam da Teoria Crítica.

I – É também denominada teoria radical, expressando o pensamento vigente na “Escola de Frankfurt”.

II – Trata-se de movimento teórico que se enquadra na Criminologia do consenso, rechaçando o pensamento marxista e sustentando derivar o crime do livre-arbítrio do agente, concebendo também o Direito Penal como ciência talhada para solução de tais desvios de comportamento.

III – Tem como uma das grandes contribuições teóricas a ideia de que o fundamento mais geral do ato desviado deve ser investigado junto às bases estruturais econômicas e sociais, que caracterizam a sociedade na qual vive o autor do delito.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a aplicação da lei penal no tempo e também sobre o princípio da fragmentariedade do Direito Penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação à culpabilidade, ao concurso de pessoas e ao erro no Direito Penal, é incorreto afirmar que:


 

(EMAGIS) Em relação às Leis 8.072/90, 9.613/98, 8.137/90 e 4.737/65, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.

I – Os crimes de estupro e de estupro de vulnerável são considerados crimes hediondos, seja na sua forma simples ou qualificada, assim como os crimes de extorsão qualificada pela restrição da liberdade da vítima e de extorsão mediante sequestro, este na forma simples ou qualificada.

II - O processo e julgamento dos crimes previstos na Lei 9.613/98 (Lavagem de Capitais) independem do processo e julgamento das infrações penais antecedentes, ainda que praticados em outro país. Além disso, são, em regra, da competência da Justiça Estadual.

III - Não se tipifica crime material contra a ordem tributária, previsto no art. 1º, incisos I a V, da Lei 8.137/1990, antes do lançamento definitivo do tributo.

IV – É crime, sujeito a pena de reclusão, divulgar, na propaganda eleitoral ou durante período de campanha eleitoral, fatos que sabe inverídicos em relação a partidos ou a candidatos e capazes de exercer influência perante o eleitorado.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as Leis 12.850/13, 9.613/98, 9.605/98 e 8.137/90, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da prisão em flagrante, dos juizados especiais criminais e dos crimes permanentes. Marque a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere que apelação criminal interposta pelo Ministério Público Estadual perante o Tribunal de Justiça seja desprovida, considerando o Parquet que o acórdão do Tribunal de Justiça contraria a jurisprudência tanto do Superior Tribunal de Justiça quanto do Supremo Tribunal Federal, pretendo, com efeito, interpor Recurso Especial e Recurso Extraordinário.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) De acordo com as inovações legislativas recentemente introduzidas na Lei de Execução Penal (LEP – Lei 7.210/1984) a respeito da identificação do perfil genético dos apenados e também observando a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a chamada “criação judicial do Direito”, julgue os itens abaixo.

I – Na sentença interpretativa de aceitação, diante de duas possíveis interpretações que determinado ato normativo possa ter, a Corte Constitucional adota aquela que se conforma à Constituição, repudiando qualquer outra que contrarie o texto constitucional.

II – As decisões manipuladoras (ou manipulativas) são originárias da doutrina e jurisprudência italianas, podendo ser caracterizadas como sentenças em que a Corte Constitucional não se limita a declarar a inconstitucionalidade das normas que lhe são submetidas, mas, agindo como legislador positivo, modifica diretamente o ordenamento jurídico, adicionando-lhe ou substituindo-lhe normas, a pretexto ou com o propósito de adequá-lo à Constituição.

III – Pela sentença aditiva (ou manipulativa de efeito aditivo), a Corte Constitucional declara inconstitucional certo dispositivo legal não pelo que expressa, mas pelo que omite, alargando o texto da lei ou seu âmbito de incidência.

Estão corretos somente os itens:

 

(MP/GO – Promotor de Justiça – FGV – 2022) Maria e Joana, ativistas de direitos humanos, travaram intenso debate a respeito da forma de coexistência dos direitos fundamentais e destes com certas medidas de interesse coletivo. Maria defende que, de acordo com a teoria interna, os pontos de tensão entre direitos devem ser superados no processo de interpretação, estando lastreada na dicotomia entre direito e restrição, que direciona a atuação do intérprete. Joana, por sua vez, entende que a teoria externa está lastreada na concepção de limite imanente, a qual direciona a resolução dos conflitos entre direitos fundamentais, sendo comum o uso da técnica da ponderação de interesses.

À luz dessa narrativa, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) No que concerne ao controle de constitucionalidade, analise as seguintes proposições.

I – Ao lume da teoria da transcendência dos motivos determinantes, os “obiter dictum” não operariam efeito vinculante, algo que seria reservado apenas à “ratio decidendi” do julgado.

II – Pela teoria da inconstitucionalidade por “arrastamento” ou “atração”, também chamada de “inconstitucionalidade por reverberação normativa”, se em determinado processo de controle concentrado de constitucionalidade for julgada inconstitucional a norma principal, outra norma dependente daquela que foi declarada inconstitucional — tendo em vista a relação de instrumentalidade que entre elas existe — também estará eivada pelo vício de inconstitucionalidade “consequente”, ou por “arrastamento” ou “atração”.

III – A teoria da inconstitucionalidade por “arrastamento” é exceção à regra de que o juiz deve ater-se aos limites da lide fixados na exordial.

Estão corretos somente os itens

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da aplicação da garantia constitucional da presunção de inocência na seleção de pessoal pela Administração Pública via concurso público.

I – Para o STF, sem previsão constitucionalmente adequada e instituída por lei, não é legítima a cláusula de edital de concurso público que restrinja a participação de candidato pelo simples fato de responder a inquérito ou ação penal.

II – Para o STJ, a investigação social para admissão de candidato a cargos sensíveis, como o de delegado policial, não se restringe a aferição de existência ou não de condenações penais transitadas em julgado, abrangendo, também, a conduta moral e social do candidato, a fim de verificar a sua adequação ao cargo almejado, que requer retidão e probidade.

III – Para o STJ, o relato, na fase de sindicância da vida pregressa no concurso público, pelo próprio candidato a cargo de carreira da Polícia Militar, de que foi usuário de drogas há mais de sete anos justifica sua eliminação do certame, posta a sensibilidade do cargo a que se refere a seleção e a inadequação ao perfil exigido pela carreira correlata de candidato que tenha tido envolvimento com drogas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei das Eleições (Lei 9.504/97), julgue os itens abaixo.

I – Poderá participar das eleições o partido que, até seis meses antes do pleito, tenha registrado seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral, conforme o disposto em lei, e tenha, até a data da convenção, órgão de direção constituído na circunscrição, de acordo com o respectivo estatuto

II – É facultado aos partidos políticos, dentro da mesma circunscrição, celebrar coligações para eleição majoritária.

III – Consoante a jurisprudência firmada pelo TSE, a denominação da coligação não poderá incluir ou fazer referência a nome ou número de candidato, mas não poderá conter pedido de voto para partido político.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a recuperação judicial, avalie as assertivas que seguem.

I – A habilitação do crédito é providência que cabe ao credor, mas a este não se impõe. Caso decida aguardar o término da recuperação para prosseguir na busca individual de seu crédito, é direito que lhe assegura a lei.

II – Ao credor de quantia líquida que opte ou mesmo não consiga atender o prazo para habilitação do seu crédito, cabe escolher pelo normal prosseguimento de sua execução individual no juízo competente durante o trâmite da recuperação judicial ou suspender sua execução individual até o término da recuperação, para só então prosseguir no aludido processo executivo.

III – Ainda que o credor não promova a habilitação retardatária de seu crédito no processo de recuperação judicial ou mesmo a retificação do Quadro Geral de Credores, descabe ao juiz no qual tramita a execução de seu crédito a extinção do processo de execução, tendo em vista a possibilidade de prosseguimento desta após encerrada a recuperação judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o contrato de franquia, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto à obrigação tributária, ao crédito tributário e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I - A execução fiscal pode ser redirecionada em desfavor da empresa sucessora para cobrança de crédito tributário relativo a fato gerador ocorrido posteriormente à incorporação empresarial e ainda lançado em nome da sucedida, sem a necessidade de modificação da Certidão de Dívida Ativa, quando verificado que esse negócio jurídico não foi informado oportunamente ao fisco.

II - A Fazenda Pública pode substituir a certidão de dívida ativa (CDA) até a prolação da sentença de embargos, quando se tratar de correção de erro material ou modificação do sujeito passivo da execução.

III - A apresentação de Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais - DCTF, de Guia de Informação e Apuração do ICMS - GIA, ou de outra declaração dessa natureza, prevista em lei, é modo de constituição do crédito tributário, dispensando, para isso, qualquer outra providência por parte do Fisco.

IV - O depósito somente suspende a exigibilidade do crédito tributário se for integral e em dinheiro.

Há erro:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do crédito presumido de ICMS, devendo ser marcada a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da CSLL e do IRPJ, bem como das respectivas incidências sobre juros de mora.

I – Os juros incidentes na devolução dos depósitos judiciais possuem natureza moratória, escapando à tributação pelo IRPJ e pela CSLL.

II – Quanto aos juros incidentes na repetição do indébito tributário, uma vez que se trata de juros moratórios, encontram-se fora da base de cálculo do IRPJ e da CSLL, não compondo o lucro operacional da empresa.

III – A CSLL, além das contribuições previdenciárias, segundo a EC 103/2019, a despeito de poder ter alíquotas diferenciadas em razão da atividade econômica, da utilização intensiva de mão de obra, do porte da empresa ou da condição estrutural do mercado de trabalho, não mais pode ser objeto de adoção de bases de cálculo diferenciada.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/PA – Juiz de Direito Substituto  – Cebraspe – 2019) Associação civil de defesa do meio ambiente fundada em 2015 propôs uma ação civil pública contra determinada indústria de produção de vinagre que causara grave degradação ambiental. Na ação, solicita-se a condenação da obrigação de fazer, materializada na limpeza do rio, cumulada com a de reparar os danos causados ao rio, em razão da morte de duas toneladas de peixes.

Nessa situação hipotética, segundo a jurisprudência do STJ, a associação civil de defesa do meio ambiente

 

(EMAGIS) Com relação às atividades administrativas e à intervenção do Estado na ordem econômica, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto aos bens públicos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Com relação à intervenção do Estado na propriedade, marque a alternativa correta.

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Recentemente, o Supremo Tribunal Federal enfrentou um dos temas mais controversos no âmbito do Direito Administrativo, tendo fixado algumas balizas sobre a delegação do poder de polícia, fixando tese de Repercussão Geral a respeito, em Recurso Extraordinário ajuizado pela Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A − BHTRANS (Tema 532 − RE 633782, Relator: Luiz Fux, Tribunal Pleno, julgado em 26/10/2020). Por meio deste precedente, o STF consolidou o entendimento no sentido de que a competência administrativa relativa ao poder de polícia é

 

(EMAGIS) Considere que seja a instituição financeira comunicada pela autoridade policial do depósito criminoso de quantia em conta de correntista, depósito decorrente de fraude eletrônica bancária. Tenha presente que tal comunicação policial se faça momentos após o depósito e que haja suspeitas de que os meliantes estejam prestes a sacar a quantia indevidamente ali depositada.

A propósito, tendo presente a regulação da atividade econômica das instituições financeiras pelo Banco Central, outras atribuições constitucionais deste e também a jurisprudência, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a prescrição e a decadência em matéria previdenciária, considerada a Lei 8.213/91, julgue os itens expostos a seguir.

I. O prazo de prescrição é interrompido pela formulação de requerimento administrativo.

II. O prazo de decadência do direito ou da ação do segurado ou beneficiário para a revisão do ato de concessão, indeferimento, cancelamento ou cessação de benefício e do ato de deferimento, indeferimento ou não concessão de revisão de benefício é de 10 (dez) anos, contado do dia primeiro do mês subsequente ao do recebimento da primeira prestação ou da data em que a prestação deveria ter sido paga com o valor revisto, ou, então, do dia em que o segurado tomar conhecimento da decisão de indeferimento, cancelamento ou cessação do seu pedido de benefício ou da decisão de deferimento ou indeferimento de revisão de benefício, no âmbito administrativo.

III. O termo inicial do prazo decadencial para o direito de revisão do benefício originário, com reflexos no benefício derivado, corresponde à data da concessão do benefício originário.

Estão incorretos somente os itens:

 

(DPE/MS – FGV – 2022) Atualmente está em julgamento, no âmbito do Supremo Tribunal Federal, sob a sistemática de repercussão geral, o Recurso Extraordinário RE 1017365 RG / SC, conforme a seguinte ementa: “CONSTITUCIONAL. ADMINISTRATIVO. POSSE INDÍGENA. TERRA OCUPADA TRADICIONALMENTE POR COMUNIDADE INDÍGENA. POSSIBILIDADES HERMENÊUTICAS DO ARTIGO 231 DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA. TUTELA CONSTITUCIONAL DO DIREITO FUNDAMENTAL INDÍGENA ÀS TERRAS DE OCUPAÇÃO TRADICIONAL. 1. É dotada de repercussão geral a questão constitucional referente à definição do estatuto jurídico-constitucional das relações de posse das áreas de tradicional ocupação indígena à luz das regras dispostas no artigo 231 do texto constitucional. 2. Repercussão geral da questão constitucional reconhecida”.

O tema ora em análise pela Suprema Corte brasileira se relaciona ao caso que tramitou na Corte IDH chamado Povo Indígena:

 

(EMAGIS) No caso do Instituto Penal Plácido de Sá Carvalho no Rio de Janeiro (IPPSC), após inúmeras Inspeções, a Corte IDH editou a Resolução de 22/11/2018, que, ao reconhecer referido instituto inadequado para a execução de penas, especialmente em razão de os presos se acharem em situação degradante e desumana, determinou, no item n. 4, que se computasse "em dobro cada dia de privação de liberdade cumprido no IPPSC, para todas as pessoas ali alojadas, que não sejam acusadas de crimes contra a vida ou a integridade física, ou de crimes sexuais, ou não tenham sido por eles condenadas, nos termos dos considerandos 115 a 130 da presente resolução”.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 09.2022

(EMAGIS) Quanto ao Direito das Obrigações, analise as proposições postas a seguir e indique a alternativa apropriada.

I – O dano moral, assim compreendido todo dano extrapatrimonial, não se caracteriza quando há mero aborrecimento inerente a prejuízo material.

II - A inutilidade da prestação que autoriza a sua recusa, em caso de mora do devedor, deverá ser aferida à luz da boa-fé subjetiva e do interesse do credor.

III – Conquanto o Código Civil preveja expressamente que se contam os juros de mora desde a citação inicial, essa regra aplica-se somente à responsabilidade contratual, e não aos juros moratórios na responsabilidade extracontratual.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam das perdas e danos decorrentes do inadimplemento das obrigações, devendo ser analisadas em consonância com a disciplina do Código Civil e com o magistério da doutrina civilista.

I – As perdas e danos podem ser de dano emergente e lucros cessantes. Dano emergente é o dano efetivo sofrido pela vítima, é a diminuição de seu patrimônio. Já os lucros cessantes compreende a frustração da expectativa de lucro. É a perda de um ganho esperado.

II – O lucro cessante pode decorrer não só da paralisação da atividade lucrativa ou produtiva da vítima, como, por exemplo, a cessação de rendimentos que alguém já vinha obtendo da sua profissão, como, também, da frustração daquilo que era razoavelmente esperado.

III – Provado que os juros da mora não cobrem o prejuízo, e não havendo pena convencional, pode o juiz conceder ao credor indenização suplementar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que, anos após o nascimento de Pedro, seu pretenso filho, Paulo, realizando exame de DNA, descubra não ser pai biológico. Tenha presente também que, quando do nascimento, Paulo duvidasse da filiação, mas, ainda assim, após meses de meditação, registrara Pedro como filho. De posse do resultado do exame e também descontente com a opção sexual adotada pelo filho, Paulo ingressa com ação negatória da paternidade, visando anular aludido registro civil de filiação.

I – Adotada a jurisprudência do STJ, é bastante à procedência do pedido desconstitutivo a superveniente prova de ausência de filiação biológica de Pedro relativamente a Paulo.

II – Para o STJ, no caso narrado, ausente, por um lado, prova de que Paulo registrou Pedro por erro, isto é, comprovado que, ainda que tivesse dúvidas, optou voluntariamente por registrar, e, por outro lado, comprovada a existência de vínculo socioafetivo, deve o pleito desconstitutivo, ainda que provada a ausência de filiação biológica, ser julgado improcedente.

III – No caso em questão, ainda que a mãe de Pedro confesse no processo adultério, declinando expressamente a identidade de seu pai biológico, não haverá automática exclusão da paternidade de Paulo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com base na Lei da Mediação (Lei 13.140/15), marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto à disciplina legal dos procuradores, no novo CPC, avalie as proposições abaixo.

I - O advogado não será admitido a postular em juízo sem procuração, salvo para evitar preclusão, decadência ou prescrição, ou para praticar ato considerado urgente. Nestes casos, o advogado deverá, independentemente de caução, exibir a procuração no prazo de 15 (quinze) dias, prorrogável por igual período por despacho do juiz.

II - A procuração geral para o foro, outorgada por instrumento público ou particular assinado pela parte, habilita o advogado a praticar todos os atos do processo, exceto receber citação, confessar, reconhecer a procedência do pedido, transigir, desistir, renunciar ao direito sobre o qual se funda a ação, receber, dar quitação, firmar compromisso e assinar declaração de hipossuficiência econômica, que devem constar de cláusula específica.

III - Salvo disposição expressa em sentido contrário constante do próprio instrumento, a procuração outorgada na fase de conhecimento é ineficaz para a fase de cumprimento de sentença.

Há engano:

 

(EMAGIS) Sobre os embargos de terceiro, avalie as assertivas que seguem.

I – Na petição inicial, o embargante pode cumular, com o pedido desconstitutivo da constrição, o pedido de indenização por danos morais.

II – Caso o pedido seja acolhido para desconstituir a constrição judicial, os honorários advocatícios serão arbitrados com base no princípio da causalidade, responsabilizando-se o atual proprietário (embargante), se este não atualizou os dados cadastrais. Os encargos de sucumbência serão suportados pela parte embargada, porém, na hipótese em que esta, depois de tomar ciência da transmissão do bem, apresentar ou insistir na impugnação ou recurso para manter a penhora sobre o bem cujo domínio foi transferido para terceiro.

III – Os embargos podem ser de terceiro proprietário, inclusive fiduciário, ou possuidor. Considera-se terceiro, para ajuizamento dos embargos, o adquirente de bens cuja constrição decorreu de decisão que declara a ineficácia da alienação realizada em fraude à execução; quem sofre constrição judicial de seus bens por força de desconsideração da personalidade jurídica, de cujo incidente não fez parte.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A consumidora Samantha propôs incidente de desconsideração de personalidade jurídica em face de determinada loja de bijuterias construída na forma de sociedade limitada. Narra a autora que, na fase de cumprimento de sentença que condenou a empresa a pagar indenização à consumidora, não logrou êxito em localizar bens para satisfazer a execução, embora diversas tenham sido as tentativas para tanto. Samantha alega ainda que, na fase cognitiva, a fornecedora foi declarada revel e sequer compareceu às audiências designadas pelo Juízo.

A respeito disso, é CORRETO afirmar que o pedido deve ser julgado:

 

(MP/DFT – ADAPTADA – 2019) Acerca do processamento e julgamento das ações de proteção dos direitos da criança e do adolescente, segundo a legislação específica, indique a assertiva correta:


 

(EMAGIS) No âmbito da Criminologia, as assertivas que seguem tratam da Teoria Crítica.

I – É também denominada teoria radical, expressando o pensamento vigente na “Escola de Frankfurt”.

II – Trata-se de movimento teórico que se enquadra na Criminologia do consenso, rechaçando o pensamento marxista e sustentando derivar o crime do livre-arbítrio do agente, concebendo também o Direito Penal como ciência talhada para solução de tais desvios de comportamento.

III – Tem como uma das grandes contribuições teóricas a ideia de que o fundamento mais geral do ato desviado deve ser investigado junto às bases estruturais econômicas e sociais, que caracterizam a sociedade na qual vive o autor do delito.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a aplicação da lei penal no tempo e também sobre o princípio da fragmentariedade do Direito Penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação à culpabilidade, ao concurso de pessoas e ao erro no Direito Penal, é incorreto afirmar que:


 

(EMAGIS) Em relação às Leis 8.072/90, 9.613/98, 8.137/90 e 4.737/65, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.

I – Os crimes de estupro e de estupro de vulnerável são considerados crimes hediondos, seja na sua forma simples ou qualificada, assim como os crimes de extorsão qualificada pela restrição da liberdade da vítima e de extorsão mediante sequestro, este na forma simples ou qualificada.

II - O processo e julgamento dos crimes previstos na Lei 9.613/98 (Lavagem de Capitais) independem do processo e julgamento das infrações penais antecedentes, ainda que praticados em outro país. Além disso, são, em regra, da competência da Justiça Estadual.

III - Não se tipifica crime material contra a ordem tributária, previsto no art. 1º, incisos I a V, da Lei 8.137/1990, antes do lançamento definitivo do tributo.

IV – É crime, sujeito a pena de reclusão, divulgar, na propaganda eleitoral ou durante período de campanha eleitoral, fatos que sabe inverídicos em relação a partidos ou a candidatos e capazes de exercer influência perante o eleitorado.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da prisão em flagrante, dos juizados especiais criminais e dos crimes permanentes. Marque a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere que apelação criminal interposta pelo Ministério Público Estadual perante o Tribunal de Justiça seja desprovida, considerando o Parquet que o acórdão do Tribunal de Justiça contraria a jurisprudência tanto do Superior Tribunal de Justiça quanto do Supremo Tribunal Federal, pretendo, com efeito, interpor Recurso Especial e Recurso Extraordinário.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) De acordo com as inovações legislativas recentemente introduzidas na Lei de Execução Penal (LEP – Lei 7.210/1984) a respeito da identificação do perfil genético dos apenados e também observando a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a chamada “criação judicial do Direito”, julgue os itens abaixo.

I – Na sentença interpretativa de aceitação, diante de duas possíveis interpretações que determinado ato normativo possa ter, a Corte Constitucional adota aquela que se conforma à Constituição, repudiando qualquer outra que contrarie o texto constitucional.

II – As decisões manipuladoras (ou manipulativas) são originárias da doutrina e jurisprudência italianas, podendo ser caracterizadas como sentenças em que a Corte Constitucional não se limita a declarar a inconstitucionalidade das normas que lhe são submetidas, mas, agindo como legislador positivo, modifica diretamente o ordenamento jurídico, adicionando-lhe ou substituindo-lhe normas, a pretexto ou com o propósito de adequá-lo à Constituição.

III – Pela sentença aditiva (ou manipulativa de efeito aditivo), a Corte Constitucional declara inconstitucional certo dispositivo legal não pelo que expressa, mas pelo que omite, alargando o texto da lei ou seu âmbito de incidência.

Estão corretos somente os itens:

 

(MP/GO – Promotor de Justiça – FGV – 2022) Maria e Joana, ativistas de direitos humanos, travaram intenso debate a respeito da forma de coexistência dos direitos fundamentais e destes com certas medidas de interesse coletivo. Maria defende que, de acordo com a teoria interna, os pontos de tensão entre direitos devem ser superados no processo de interpretação, estando lastreada na dicotomia entre direito e restrição, que direciona a atuação do intérprete. Joana, por sua vez, entende que a teoria externa está lastreada na concepção de limite imanente, a qual direciona a resolução dos conflitos entre direitos fundamentais, sendo comum o uso da técnica da ponderação de interesses.

À luz dessa narrativa, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) No que concerne ao controle de constitucionalidade, analise as seguintes proposições.

I – Ao lume da teoria da transcendência dos motivos determinantes, os “obiter dictum” não operariam efeito vinculante, algo que seria reservado apenas à “ratio decidendi” do julgado.

II – Pela teoria da inconstitucionalidade por “arrastamento” ou “atração”, também chamada de “inconstitucionalidade por reverberação normativa”, se em determinado processo de controle concentrado de constitucionalidade for julgada inconstitucional a norma principal, outra norma dependente daquela que foi declarada inconstitucional — tendo em vista a relação de instrumentalidade que entre elas existe — também estará eivada pelo vício de inconstitucionalidade “consequente”, ou por “arrastamento” ou “atração”.

III – A teoria da inconstitucionalidade por “arrastamento” é exceção à regra de que o juiz deve ater-se aos limites da lide fixados na exordial.

Estão corretos somente os itens

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da aplicação da garantia constitucional da presunção de inocência na seleção de pessoal pela Administração Pública via concurso público.

I – Para o STF, sem previsão constitucionalmente adequada e instituída por lei, não é legítima a cláusula de edital de concurso público que restrinja a participação de candidato pelo simples fato de responder a inquérito ou ação penal.

II – Para o STJ, a investigação social para admissão de candidato a cargos sensíveis, como o de delegado policial, não se restringe a aferição de existência ou não de condenações penais transitadas em julgado, abrangendo, também, a conduta moral e social do candidato, a fim de verificar a sua adequação ao cargo almejado, que requer retidão e probidade.

III – Para o STJ, o relato, na fase de sindicância da vida pregressa no concurso público, pelo próprio candidato a cargo de carreira da Polícia Militar, de que foi usuário de drogas há mais de sete anos justifica sua eliminação do certame, posta a sensibilidade do cargo a que se refere a seleção e a inadequação ao perfil exigido pela carreira correlata de candidato que tenha tido envolvimento com drogas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei das Eleições (Lei 9.504/97), julgue os itens abaixo.

I – Poderá participar das eleições o partido que, até seis meses antes do pleito, tenha registrado seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral, conforme o disposto em lei, e tenha, até a data da convenção, órgão de direção constituído na circunscrição, de acordo com o respectivo estatuto

II – É facultado aos partidos políticos, dentro da mesma circunscrição, celebrar coligações para eleição majoritária.

III – Consoante a jurisprudência firmada pelo TSE, a denominação da coligação não poderá incluir ou fazer referência a nome ou número de candidato, mas não poderá conter pedido de voto para partido político.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a recuperação judicial, avalie as assertivas que seguem.

I – A habilitação do crédito é providência que cabe ao credor, mas a este não se impõe. Caso decida aguardar o término da recuperação para prosseguir na busca individual de seu crédito, é direito que lhe assegura a lei.

II – Ao credor de quantia líquida que opte ou mesmo não consiga atender o prazo para habilitação do seu crédito, cabe escolher pelo normal prosseguimento de sua execução individual no juízo competente durante o trâmite da recuperação judicial ou suspender sua execução individual até o término da recuperação, para só então prosseguir no aludido processo executivo.

III – Ainda que o credor não promova a habilitação retardatária de seu crédito no processo de recuperação judicial ou mesmo a retificação do Quadro Geral de Credores, descabe ao juiz no qual tramita a execução de seu crédito a extinção do processo de execução, tendo em vista a possibilidade de prosseguimento desta após encerrada a recuperação judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o contrato de franquia, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto à obrigação tributária, ao crédito tributário e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I - A execução fiscal pode ser redirecionada em desfavor da empresa sucessora para cobrança de crédito tributário relativo a fato gerador ocorrido posteriormente à incorporação empresarial e ainda lançado em nome da sucedida, sem a necessidade de modificação da Certidão de Dívida Ativa, quando verificado que esse negócio jurídico não foi informado oportunamente ao fisco.

II - A Fazenda Pública pode substituir a certidão de dívida ativa (CDA) até a prolação da sentença de embargos, quando se tratar de correção de erro material ou modificação do sujeito passivo da execução.

III - A apresentação de Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais - DCTF, de Guia de Informação e Apuração do ICMS - GIA, ou de outra declaração dessa natureza, prevista em lei, é modo de constituição do crédito tributário, dispensando, para isso, qualquer outra providência por parte do Fisco.

IV - O depósito somente suspende a exigibilidade do crédito tributário se for integral e em dinheiro.

Há erro:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do crédito presumido de ICMS, devendo ser marcada a alternativa CORRETA.

 

(TJ/PA – Juiz de Direito Substituto  – Cebraspe – 2019) Associação civil de defesa do meio ambiente fundada em 2015 propôs uma ação civil pública contra determinada indústria de produção de vinagre que causara grave degradação ambiental. Na ação, solicita-se a condenação da obrigação de fazer, materializada na limpeza do rio, cumulada com a de reparar os danos causados ao rio, em razão da morte de duas toneladas de peixes.

Nessa situação hipotética, segundo a jurisprudência do STJ, a associação civil de defesa do meio ambiente

 

(EMAGIS) Com relação às atividades administrativas e à intervenção do Estado na ordem econômica, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto aos bens públicos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Com relação à intervenção do Estado na propriedade, marque a alternativa correta.

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Recentemente, o Supremo Tribunal Federal enfrentou um dos temas mais controversos no âmbito do Direito Administrativo, tendo fixado algumas balizas sobre a delegação do poder de polícia, fixando tese de Repercussão Geral a respeito, em Recurso Extraordinário ajuizado pela Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A − BHTRANS (Tema 532 − RE 633782, Relator: Luiz Fux, Tribunal Pleno, julgado em 26/10/2020). Por meio deste precedente, o STF consolidou o entendimento no sentido de que a competência administrativa relativa ao poder de polícia é

 

(MP/GO – ADAPTADA – 2022) A 7ª Promotoria da Comarca de Luziânia (GO) recebeu notícia anônima de que a pessoa jurídica Corumbá Park teria instalado um empreendimento do setor de turismo e lazer em área de preservação permanente (APP) do lago Corumbá, afetando a vegetação da região. Nessa situação, caso o promotor de justiça em exercício no órgão:

 

(EMAGIS) Em conformidade com a jurisprudência consolidada do STJ, assinale a opção CORRETA acerca da tutela coletiva dos direitos em juízo.

 

(DPE/MS – FGV – 2022) Atualmente está em julgamento, no âmbito do Supremo Tribunal Federal, sob a sistemática de repercussão geral, o Recurso Extraordinário RE 1017365 RG / SC, conforme a seguinte ementa: “CONSTITUCIONAL. ADMINISTRATIVO. POSSE INDÍGENA. TERRA OCUPADA TRADICIONALMENTE POR COMUNIDADE INDÍGENA. POSSIBILIDADES HERMENÊUTICAS DO ARTIGO 231 DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA. TUTELA CONSTITUCIONAL DO DIREITO FUNDAMENTAL INDÍGENA ÀS TERRAS DE OCUPAÇÃO TRADICIONAL. 1. É dotada de repercussão geral a questão constitucional referente à definição do estatuto jurídico-constitucional das relações de posse das áreas de tradicional ocupação indígena à luz das regras dispostas no artigo 231 do texto constitucional. 2. Repercussão geral da questão constitucional reconhecida”.

O tema ora em análise pela Suprema Corte brasileira se relaciona ao caso que tramitou na Corte IDH chamado Povo Indígena:

 

Objetivas AGU/PFN/PGF - Rodada 09.2022

(EMAGIS) Com relação às atividades administrativas e à intervenção do Estado na ordem econômica, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto aos bens públicos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Com relação à intervenção do Estado na propriedade, marque a alternativa correta.

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Recentemente, o Supremo Tribunal Federal enfrentou um dos temas mais controversos no âmbito do Direito Administrativo, tendo fixado algumas balizas sobre a delegação do poder de polícia, fixando tese de Repercussão Geral a respeito, em Recurso Extraordinário ajuizado pela Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A − BHTRANS (Tema 532 − RE 633782, Relator: Luiz Fux, Tribunal Pleno, julgado em 26/10/2020). Por meio deste precedente, o STF consolidou o entendimento no sentido de que a competência administrativa relativa ao poder de polícia é

 

(EMAGIS) Sobre a chamada “criação judicial do Direito”, julgue os itens abaixo.

I – Na sentença interpretativa de aceitação, diante de duas possíveis interpretações que determinado ato normativo possa ter, a Corte Constitucional adota aquela que se conforma à Constituição, repudiando qualquer outra que contrarie o texto constitucional.

II – As decisões manipuladoras (ou manipulativas) são originárias da doutrina e jurisprudência italianas, podendo ser caracterizadas como sentenças em que a Corte Constitucional não se limita a declarar a inconstitucionalidade das normas que lhe são submetidas, mas, agindo como legislador positivo, modifica diretamente o ordenamento jurídico, adicionando-lhe ou substituindo-lhe normas, a pretexto ou com o propósito de adequá-lo à Constituição.

III – Pela sentença aditiva (ou manipulativa de efeito aditivo), a Corte Constitucional declara inconstitucional certo dispositivo legal não pelo que expressa, mas pelo que omite, alargando o texto da lei ou seu âmbito de incidência.

Estão corretos somente os itens:

 

(MP/GO – Promotor de Justiça – FGV – 2022) Maria e Joana, ativistas de direitos humanos, travaram intenso debate a respeito da forma de coexistência dos direitos fundamentais e destes com certas medidas de interesse coletivo. Maria defende que, de acordo com a teoria interna, os pontos de tensão entre direitos devem ser superados no processo de interpretação, estando lastreada na dicotomia entre direito e restrição, que direciona a atuação do intérprete. Joana, por sua vez, entende que a teoria externa está lastreada na concepção de limite imanente, a qual direciona a resolução dos conflitos entre direitos fundamentais, sendo comum o uso da técnica da ponderação de interesses.

À luz dessa narrativa, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) No que concerne ao controle de constitucionalidade, analise as seguintes proposições.

I – Ao lume da teoria da transcendência dos motivos determinantes, os “obiter dictum” não operariam efeito vinculante, algo que seria reservado apenas à “ratio decidendi” do julgado.

II – Pela teoria da inconstitucionalidade por “arrastamento” ou “atração”, também chamada de “inconstitucionalidade por reverberação normativa”, se em determinado processo de controle concentrado de constitucionalidade for julgada inconstitucional a norma principal, outra norma dependente daquela que foi declarada inconstitucional — tendo em vista a relação de instrumentalidade que entre elas existe — também estará eivada pelo vício de inconstitucionalidade “consequente”, ou por “arrastamento” ou “atração”.

III – A teoria da inconstitucionalidade por “arrastamento” é exceção à regra de que o juiz deve ater-se aos limites da lide fixados na exordial.

Estão corretos somente os itens

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da aplicação da garantia constitucional da presunção de inocência na seleção de pessoal pela Administração Pública via concurso público.

I – Para o STF, sem previsão constitucionalmente adequada e instituída por lei, não é legítima a cláusula de edital de concurso público que restrinja a participação de candidato pelo simples fato de responder a inquérito ou ação penal.

II – Para o STJ, a investigação social para admissão de candidato a cargos sensíveis, como o de delegado policial, não se restringe a aferição de existência ou não de condenações penais transitadas em julgado, abrangendo, também, a conduta moral e social do candidato, a fim de verificar a sua adequação ao cargo almejado, que requer retidão e probidade.

III – Para o STJ, o relato, na fase de sindicância da vida pregressa no concurso público, pelo próprio candidato a cargo de carreira da Polícia Militar, de que foi usuário de drogas há mais de sete anos justifica sua eliminação do certame, posta a sensibilidade do cargo a que se refere a seleção e a inadequação ao perfil exigido pela carreira correlata de candidato que tenha tido envolvimento com drogas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a prescrição e a decadência em matéria previdenciária, considerada a Lei 8.213/91, julgue os itens expostos a seguir.

I. O prazo de prescrição é interrompido pela formulação de requerimento administrativo.

II. O prazo de decadência do direito ou da ação do segurado ou beneficiário para a revisão do ato de concessão, indeferimento, cancelamento ou cessação de benefício e do ato de deferimento, indeferimento ou não concessão de revisão de benefício é de 10 (dez) anos, contado do dia primeiro do mês subsequente ao do recebimento da primeira prestação ou da data em que a prestação deveria ter sido paga com o valor revisto, ou, então, do dia em que o segurado tomar conhecimento da decisão de indeferimento, cancelamento ou cessação do seu pedido de benefício ou da decisão de deferimento ou indeferimento de revisão de benefício, no âmbito administrativo.

III. O termo inicial do prazo decadencial para o direito de revisão do benefício originário, com reflexos no benefício derivado, corresponde à data da concessão do benefício originário.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Quanto ao Direito das Obrigações, analise as proposições postas a seguir e indique a alternativa apropriada.

I – O dano moral, assim compreendido todo dano extrapatrimonial, não se caracteriza quando há mero aborrecimento inerente a prejuízo material.

II - A inutilidade da prestação que autoriza a sua recusa, em caso de mora do devedor, deverá ser aferida à luz da boa-fé subjetiva e do interesse do credor.

III – Conquanto o Código Civil preveja expressamente que se contam os juros de mora desde a citação inicial, essa regra aplica-se somente à responsabilidade contratual, e não aos juros moratórios na responsabilidade extracontratual.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam das perdas e danos decorrentes do inadimplemento das obrigações, devendo ser analisadas em consonância com a disciplina do Código Civil e com o magistério da doutrina civilista.

I – As perdas e danos podem ser de dano emergente e lucros cessantes. Dano emergente é o dano efetivo sofrido pela vítima, é a diminuição de seu patrimônio. Já os lucros cessantes compreende a frustração da expectativa de lucro. É a perda de um ganho esperado.

II – O lucro cessante pode decorrer não só da paralisação da atividade lucrativa ou produtiva da vítima, como, por exemplo, a cessação de rendimentos que alguém já vinha obtendo da sua profissão, como, também, da frustração daquilo que era razoavelmente esperado.

III – Provado que os juros da mora não cobrem o prejuízo, e não havendo pena convencional, pode o juiz conceder ao credor indenização suplementar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com base na Lei da Mediação (Lei 13.140/15), marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto à disciplina legal dos procuradores, no novo CPC, avalie as proposições abaixo.

I - O advogado não será admitido a postular em juízo sem procuração, salvo para evitar preclusão, decadência ou prescrição, ou para praticar ato considerado urgente. Nestes casos, o advogado deverá, independentemente de caução, exibir a procuração no prazo de 15 (quinze) dias, prorrogável por igual período por despacho do juiz.

II - A procuração geral para o foro, outorgada por instrumento público ou particular assinado pela parte, habilita o advogado a praticar todos os atos do processo, exceto receber citação, confessar, reconhecer a procedência do pedido, transigir, desistir, renunciar ao direito sobre o qual se funda a ação, receber, dar quitação, firmar compromisso e assinar declaração de hipossuficiência econômica, que devem constar de cláusula específica.

III - Salvo disposição expressa em sentido contrário constante do próprio instrumento, a procuração outorgada na fase de conhecimento é ineficaz para a fase de cumprimento de sentença.

Há engano:

 

(EMAGIS) Sobre os embargos de terceiro, avalie as assertivas que seguem.

I – Na petição inicial, o embargante pode cumular, com o pedido desconstitutivo da constrição, o pedido de indenização por danos morais.

II – Caso o pedido seja acolhido para desconstituir a constrição judicial, os honorários advocatícios serão arbitrados com base no princípio da causalidade, responsabilizando-se o atual proprietário (embargante), se este não atualizou os dados cadastrais. Os encargos de sucumbência serão suportados pela parte embargada, porém, na hipótese em que esta, depois de tomar ciência da transmissão do bem, apresentar ou insistir na impugnação ou recurso para manter a penhora sobre o bem cujo domínio foi transferido para terceiro.

III – Os embargos podem ser de terceiro proprietário, inclusive fiduciário, ou possuidor. Considera-se terceiro, para ajuizamento dos embargos, o adquirente de bens cuja constrição decorreu de decisão que declara a ineficácia da alienação realizada em fraude à execução; quem sofre constrição judicial de seus bens por força de desconsideração da personalidade jurídica, de cujo incidente não fez parte.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A consumidora Samantha propôs incidente de desconsideração de personalidade jurídica em face de determinada loja de bijuterias construída na forma de sociedade limitada. Narra a autora que, na fase de cumprimento de sentença que condenou a empresa a pagar indenização à consumidora, não logrou êxito em localizar bens para satisfazer a execução, embora diversas tenham sido as tentativas para tanto. Samantha alega ainda que, na fase cognitiva, a fornecedora foi declarada revel e sequer compareceu às audiências designadas pelo Juízo.

A respeito disso, é CORRETO afirmar que o pedido deve ser julgado:

 

(EMAGIS) Considere que seja a instituição financeira comunicada pela autoridade policial do depósito criminoso de quantia em conta de correntista, depósito decorrente de fraude eletrônica bancária. Tenha presente que tal comunicação policial se faça momentos após o depósito e que haja suspeitas de que os meliantes estejam prestes a sacar a quantia indevidamente ali depositada.

A propósito, tendo presente a regulação da atividade econômica das instituições financeiras pelo Banco Central, outras atribuições constitucionais deste e também a jurisprudência, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a recuperação judicial, avalie as assertivas que seguem.

I – A habilitação do crédito é providência que cabe ao credor, mas a este não se impõe. Caso decida aguardar o término da recuperação para prosseguir na busca individual de seu crédito, é direito que lhe assegura a lei.

II – Ao credor de quantia líquida que opte ou mesmo não consiga atender o prazo para habilitação do seu crédito, cabe escolher pelo normal prosseguimento de sua execução individual no juízo competente durante o trâmite da recuperação judicial ou suspender sua execução individual até o término da recuperação, para só então prosseguir no aludido processo executivo.

III – Ainda que o credor não promova a habilitação retardatária de seu crédito no processo de recuperação judicial ou mesmo a retificação do Quadro Geral de Credores, descabe ao juiz no qual tramita a execução de seu crédito a extinção do processo de execução, tendo em vista a possibilidade de prosseguimento desta após encerrada a recuperação judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o contrato de franquia, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto à obrigação tributária, ao crédito tributário e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I - A execução fiscal pode ser redirecionada em desfavor da empresa sucessora para cobrança de crédito tributário relativo a fato gerador ocorrido posteriormente à incorporação empresarial e ainda lançado em nome da sucedida, sem a necessidade de modificação da Certidão de Dívida Ativa, quando verificado que esse negócio jurídico não foi informado oportunamente ao fisco.

II - A Fazenda Pública pode substituir a certidão de dívida ativa (CDA) até a prolação da sentença de embargos, quando se tratar de correção de erro material ou modificação do sujeito passivo da execução.

III - A apresentação de Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais - DCTF, de Guia de Informação e Apuração do ICMS - GIA, ou de outra declaração dessa natureza, prevista em lei, é modo de constituição do crédito tributário, dispensando, para isso, qualquer outra providência por parte do Fisco.

IV - O depósito somente suspende a exigibilidade do crédito tributário se for integral e em dinheiro.

Há erro:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da CSLL e do IRPJ, bem como das respectivas incidências sobre juros de mora.

I – Os juros incidentes na devolução dos depósitos judiciais possuem natureza moratória, escapando à tributação pelo IRPJ e pela CSLL.

II – Quanto aos juros incidentes na repetição do indébito tributário, uma vez que se trata de juros moratórios, encontram-se fora da base de cálculo do IRPJ e da CSLL, não compondo o lucro operacional da empresa.

III – A CSLL, além das contribuições previdenciárias, segundo a EC 103/2019, a despeito de poder ter alíquotas diferenciadas em razão da atividade econômica, da utilização intensiva de mão de obra, do porte da empresa ou da condição estrutural do mercado de trabalho, não mais pode ser objeto de adoção de bases de cálculo diferenciada.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Considere que o Governador do Estado pretenda firmar convênio com município para transferência de recursos destinados a reforma de unidades básicas de saúde, valendo-se de dotação consignada na Lei Orçamentária do exercício, originária de emenda impositiva apresentada por determinado parlamentar prevendo referida destinação. Em tal circunstância, pode-se concluir

 

(TJ/PA – Juiz de Direito Substituto  – Cebraspe – 2019) Associação civil de defesa do meio ambiente fundada em 2015 propôs uma ação civil pública contra determinada indústria de produção de vinagre que causara grave degradação ambiental. Na ação, solicita-se a condenação da obrigação de fazer, materializada na limpeza do rio, cumulada com a de reparar os danos causados ao rio, em razão da morte de duas toneladas de peixes.

Nessa situação hipotética, segundo a jurisprudência do STJ, a associação civil de defesa do meio ambiente

 

(EMAGIS) No caso do Instituto Penal Plácido de Sá Carvalho no Rio de Janeiro (IPPSC), após inúmeras Inspeções, a Corte IDH editou a Resolução de 22/11/2018, que, ao reconhecer referido instituto inadequado para a execução de penas, especialmente em razão de os presos se acharem em situação degradante e desumana, determinou, no item n. 4, que se computasse "em dobro cada dia de privação de liberdade cumprido no IPPSC, para todas as pessoas ali alojadas, que não sejam acusadas de crimes contra a vida ou a integridade física, ou de crimes sexuais, ou não tenham sido por eles condenadas, nos termos dos considerandos 115 a 130 da presente resolução”.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(Procurador do Estado do Mato Grosso do Sul – 2016) Assinale a opção correta no que diz respeito aos princípios e fontes do direito do trabalho:

 

(FCC – Juiz do Trabalho Substituto – 2017) Sobre a sentença nos dissídios individuais trabalhistas, em conformidade com a legislação vigente e com a jurisprudência dominante do Tribunal Superior do Trabalho, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Sobre a aplicação da lei penal no tempo e também sobre o princípio da fragmentariedade do Direito Penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação à culpabilidade, ao concurso de pessoas e ao erro no Direito Penal, é incorreto afirmar que:


 

(EMAGIS) Sobre as Leis 12.850/13, 9.613/98, 9.605/98 e 8.137/90, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da prisão em flagrante, dos juizados especiais criminais e dos crimes permanentes. Marque a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere que apelação criminal interposta pelo Ministério Público Estadual perante o Tribunal de Justiça seja desprovida, considerando o Parquet que o acórdão do Tribunal de Justiça contraria a jurisprudência tanto do Superior Tribunal de Justiça quanto do Supremo Tribunal Federal, pretendo, com efeito, interpor Recurso Especial e Recurso Extraordinário.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 09.2022

(EMAGIS) Com relação às atividades administrativas e à intervenção do Estado na ordem econômica, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto aos bens públicos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Com relação à intervenção do Estado na propriedade, marque a alternativa correta.

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Recentemente, o Supremo Tribunal Federal enfrentou um dos temas mais controversos no âmbito do Direito Administrativo, tendo fixado algumas balizas sobre a delegação do poder de polícia, fixando tese de Repercussão Geral a respeito, em Recurso Extraordinário ajuizado pela Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A − BHTRANS (Tema 532 − RE 633782, Relator: Luiz Fux, Tribunal Pleno, julgado em 26/10/2020). Por meio deste precedente, o STF consolidou o entendimento no sentido de que a competência administrativa relativa ao poder de polícia é

 

(EMAGIS) Sobre a chamada “criação judicial do Direito”, julgue os itens abaixo.

I – Na sentença interpretativa de aceitação, diante de duas possíveis interpretações que determinado ato normativo possa ter, a Corte Constitucional adota aquela que se conforma à Constituição, repudiando qualquer outra que contrarie o texto constitucional.

II – As decisões manipuladoras (ou manipulativas) são originárias da doutrina e jurisprudência italianas, podendo ser caracterizadas como sentenças em que a Corte Constitucional não se limita a declarar a inconstitucionalidade das normas que lhe são submetidas, mas, agindo como legislador positivo, modifica diretamente o ordenamento jurídico, adicionando-lhe ou substituindo-lhe normas, a pretexto ou com o propósito de adequá-lo à Constituição.

III – Pela sentença aditiva (ou manipulativa de efeito aditivo), a Corte Constitucional declara inconstitucional certo dispositivo legal não pelo que expressa, mas pelo que omite, alargando o texto da lei ou seu âmbito de incidência.

Estão corretos somente os itens:

 

(MP/GO – Promotor de Justiça – FGV – 2022) Maria e Joana, ativistas de direitos humanos, travaram intenso debate a respeito da forma de coexistência dos direitos fundamentais e destes com certas medidas de interesse coletivo. Maria defende que, de acordo com a teoria interna, os pontos de tensão entre direitos devem ser superados no processo de interpretação, estando lastreada na dicotomia entre direito e restrição, que direciona a atuação do intérprete. Joana, por sua vez, entende que a teoria externa está lastreada na concepção de limite imanente, a qual direciona a resolução dos conflitos entre direitos fundamentais, sendo comum o uso da técnica da ponderação de interesses.

À luz dessa narrativa, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) No que concerne ao controle de constitucionalidade, analise as seguintes proposições.

I – Ao lume da teoria da transcendência dos motivos determinantes, os “obiter dictum” não operariam efeito vinculante, algo que seria reservado apenas à “ratio decidendi” do julgado.

II – Pela teoria da inconstitucionalidade por “arrastamento” ou “atração”, também chamada de “inconstitucionalidade por reverberação normativa”, se em determinado processo de controle concentrado de constitucionalidade for julgada inconstitucional a norma principal, outra norma dependente daquela que foi declarada inconstitucional — tendo em vista a relação de instrumentalidade que entre elas existe — também estará eivada pelo vício de inconstitucionalidade “consequente”, ou por “arrastamento” ou “atração”.

III – A teoria da inconstitucionalidade por “arrastamento” é exceção à regra de que o juiz deve ater-se aos limites da lide fixados na exordial.

Estão corretos somente os itens

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da aplicação da garantia constitucional da presunção de inocência na seleção de pessoal pela Administração Pública via concurso público.

I – Para o STF, sem previsão constitucionalmente adequada e instituída por lei, não é legítima a cláusula de edital de concurso público que restrinja a participação de candidato pelo simples fato de responder a inquérito ou ação penal.

II – Para o STJ, a investigação social para admissão de candidato a cargos sensíveis, como o de delegado policial, não se restringe a aferição de existência ou não de condenações penais transitadas em julgado, abrangendo, também, a conduta moral e social do candidato, a fim de verificar a sua adequação ao cargo almejado, que requer retidão e probidade.

III – Para o STJ, o relato, na fase de sindicância da vida pregressa no concurso público, pelo próprio candidato a cargo de carreira da Polícia Militar, de que foi usuário de drogas há mais de sete anos justifica sua eliminação do certame, posta a sensibilidade do cargo a que se refere a seleção e a inadequação ao perfil exigido pela carreira correlata de candidato que tenha tido envolvimento com drogas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com base na Lei da Mediação (Lei 13.140/15), marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto à disciplina legal dos procuradores, no novo CPC, avalie as proposições abaixo.

I - O advogado não será admitido a postular em juízo sem procuração, salvo para evitar preclusão, decadência ou prescrição, ou para praticar ato considerado urgente. Nestes casos, o advogado deverá, independentemente de caução, exibir a procuração no prazo de 15 (quinze) dias, prorrogável por igual período por despacho do juiz.

II - A procuração geral para o foro, outorgada por instrumento público ou particular assinado pela parte, habilita o advogado a praticar todos os atos do processo, exceto receber citação, confessar, reconhecer a procedência do pedido, transigir, desistir, renunciar ao direito sobre o qual se funda a ação, receber, dar quitação, firmar compromisso e assinar declaração de hipossuficiência econômica, que devem constar de cláusula específica.

III - Salvo disposição expressa em sentido contrário constante do próprio instrumento, a procuração outorgada na fase de conhecimento é ineficaz para a fase de cumprimento de sentença.

Há engano:

 

(EMAGIS) Sobre os embargos de terceiro, avalie as assertivas que seguem.

I – Na petição inicial, o embargante pode cumular, com o pedido desconstitutivo da constrição, o pedido de indenização por danos morais.

II – Caso o pedido seja acolhido para desconstituir a constrição judicial, os honorários advocatícios serão arbitrados com base no princípio da causalidade, responsabilizando-se o atual proprietário (embargante), se este não atualizou os dados cadastrais. Os encargos de sucumbência serão suportados pela parte embargada, porém, na hipótese em que esta, depois de tomar ciência da transmissão do bem, apresentar ou insistir na impugnação ou recurso para manter a penhora sobre o bem cujo domínio foi transferido para terceiro.

III – Os embargos podem ser de terceiro proprietário, inclusive fiduciário, ou possuidor. Considera-se terceiro, para ajuizamento dos embargos, o adquirente de bens cuja constrição decorreu de decisão que declara a ineficácia da alienação realizada em fraude à execução; quem sofre constrição judicial de seus bens por força de desconsideração da personalidade jurídica, de cujo incidente não fez parte.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto ao Direito das Obrigações, analise as proposições postas a seguir e indique a alternativa apropriada.

I – O dano moral, assim compreendido todo dano extrapatrimonial, não se caracteriza quando há mero aborrecimento inerente a prejuízo material.

II - A inutilidade da prestação que autoriza a sua recusa, em caso de mora do devedor, deverá ser aferida à luz da boa-fé subjetiva e do interesse do credor.

III – Conquanto o Código Civil preveja expressamente que se contam os juros de mora desde a citação inicial, essa regra aplica-se somente à responsabilidade contratual, e não aos juros moratórios na responsabilidade extracontratual.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam das perdas e danos decorrentes do inadimplemento das obrigações, devendo ser analisadas em consonância com a disciplina do Código Civil e com o magistério da doutrina civilista.

I – As perdas e danos podem ser de dano emergente e lucros cessantes. Dano emergente é o dano efetivo sofrido pela vítima, é a diminuição de seu patrimônio. Já os lucros cessantes compreende a frustração da expectativa de lucro. É a perda de um ganho esperado.

II – O lucro cessante pode decorrer não só da paralisação da atividade lucrativa ou produtiva da vítima, como, por exemplo, a cessação de rendimentos que alguém já vinha obtendo da sua profissão, como, também, da frustração daquilo que era razoavelmente esperado.

III – Provado que os juros da mora não cobrem o prejuízo, e não havendo pena convencional, pode o juiz conceder ao credor indenização suplementar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que, anos após o nascimento de Pedro, seu pretenso filho, Paulo, realizando exame de DNA, descubra não ser pai biológico. Tenha presente também que, quando do nascimento, Paulo duvidasse da filiação, mas, ainda assim, após meses de meditação, registrara Pedro como filho. De posse do resultado do exame e também descontente com a opção sexual adotada pelo filho, Paulo ingressa com ação negatória da paternidade, visando anular aludido registro civil de filiação.

I – Adotada a jurisprudência do STJ, é bastante à procedência do pedido desconstitutivo a superveniente prova de ausência de filiação biológica de Pedro relativamente a Paulo.

II – Para o STJ, no caso narrado, ausente, por um lado, prova de que Paulo registrou Pedro por erro, isto é, comprovado que, ainda que tivesse dúvidas, optou voluntariamente por registrar, e, por outro lado, comprovada a existência de vínculo socioafetivo, deve o pleito desconstitutivo, ainda que provada a ausência de filiação biológica, ser julgado improcedente.

III – No caso em questão, ainda que a mãe de Pedro confesse no processo adultério, declinando expressamente a identidade de seu pai biológico, não haverá automática exclusão da paternidade de Paulo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a recuperação judicial, avalie as assertivas que seguem.

I – A habilitação do crédito é providência que cabe ao credor, mas a este não se impõe. Caso decida aguardar o término da recuperação para prosseguir na busca individual de seu crédito, é direito que lhe assegura a lei.

II – Ao credor de quantia líquida que opte ou mesmo não consiga atender o prazo para habilitação do seu crédito, cabe escolher pelo normal prosseguimento de sua execução individual no juízo competente durante o trâmite da recuperação judicial ou suspender sua execução individual até o término da recuperação, para só então prosseguir no aludido processo executivo.

III – Ainda que o credor não promova a habilitação retardatária de seu crédito no processo de recuperação judicial ou mesmo a retificação do Quadro Geral de Credores, descabe ao juiz no qual tramita a execução de seu crédito a extinção do processo de execução, tendo em vista a possibilidade de prosseguimento desta após encerrada a recuperação judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o contrato de franquia, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto à obrigação tributária, ao crédito tributário e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I - A execução fiscal pode ser redirecionada em desfavor da empresa sucessora para cobrança de crédito tributário relativo a fato gerador ocorrido posteriormente à incorporação empresarial e ainda lançado em nome da sucedida, sem a necessidade de modificação da Certidão de Dívida Ativa, quando verificado que esse negócio jurídico não foi informado oportunamente ao fisco.

II - A Fazenda Pública pode substituir a certidão de dívida ativa (CDA) até a prolação da sentença de embargos, quando se tratar de correção de erro material ou modificação do sujeito passivo da execução.

III - A apresentação de Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais - DCTF, de Guia de Informação e Apuração do ICMS - GIA, ou de outra declaração dessa natureza, prevista em lei, é modo de constituição do crédito tributário, dispensando, para isso, qualquer outra providência por parte do Fisco.

IV - O depósito somente suspende a exigibilidade do crédito tributário se for integral e em dinheiro.

Há erro:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do crédito presumido de ICMS, devendo ser marcada a alternativa CORRETA.

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Considere que o Governador do Estado pretenda firmar convênio com município para transferência de recursos destinados a reforma de unidades básicas de saúde, valendo-se de dotação consignada na Lei Orçamentária do exercício, originária de emenda impositiva apresentada por determinado parlamentar prevendo referida destinação. Em tal circunstância, pode-se concluir

 

(Procurador do Estado do Mato Grosso do Sul – 2016) Assinale a opção correta no que diz respeito aos princípios e fontes do direito do trabalho:

 

(FCC – Juiz do Trabalho Substituto – 2017) Sobre a sentença nos dissídios individuais trabalhistas, em conformidade com a legislação vigente e com a jurisprudência dominante do Tribunal Superior do Trabalho, é correto afirmar:

 

(TJ/PA – Juiz de Direito Substituto  – Cebraspe – 2019) Associação civil de defesa do meio ambiente fundada em 2015 propôs uma ação civil pública contra determinada indústria de produção de vinagre que causara grave degradação ambiental. Na ação, solicita-se a condenação da obrigação de fazer, materializada na limpeza do rio, cumulada com a de reparar os danos causados ao rio, em razão da morte de duas toneladas de peixes.

Nessa situação hipotética, segundo a jurisprudência do STJ, a associação civil de defesa do meio ambiente

 

(DPE/PI – CEBRASPE – 2022) De acordo com a Lei Complementar n.º 80/1994, as funções institucionais da Defensoria Pública incluem

I. convocar audiências públicas para discutir matérias relacionadas às suas funções institucionais.

II. executar e receber as verbas sucumbenciais decorrentes de sua atuação, exceto quando devidas pelo ente público ao qual pertença, direcionando-as a fundos geridos pela Defensoria Pública e destinados, exclusivamente, ao aparelhamento da Defensoria Pública e à capacitação profissional de seus membros e servidores.

III. acompanhar inquérito policial, inclusive com a comunicação imediata da prisão em flagrante pela autoridade policial, quando o preso não constituir advogado.

IV. prestar orientação jurídica e exercer a defesa apenas dos reconhecidos como necessitados financeiramente, em todos os graus.

V. promover a difusão e a conscientização dos direitos humanos, da cidadania e do ordenamento jurídico.

Estão certos apenas os itens

 

(DPE/MS – FGV – 2022) Atualmente está em julgamento, no âmbito do Supremo Tribunal Federal, sob a sistemática de repercussão geral, o Recurso Extraordinário RE 1017365 RG / SC, conforme a seguinte ementa: “CONSTITUCIONAL. ADMINISTRATIVO. POSSE INDÍGENA. TERRA OCUPADA TRADICIONALMENTE POR COMUNIDADE INDÍGENA. POSSIBILIDADES HERMENÊUTICAS DO ARTIGO 231 DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA. TUTELA CONSTITUCIONAL DO DIREITO FUNDAMENTAL INDÍGENA ÀS TERRAS DE OCUPAÇÃO TRADICIONAL. 1. É dotada de repercussão geral a questão constitucional referente à definição do estatuto jurídico-constitucional das relações de posse das áreas de tradicional ocupação indígena à luz das regras dispostas no artigo 231 do texto constitucional. 2. Repercussão geral da questão constitucional reconhecida”.

O tema ora em análise pela Suprema Corte brasileira se relaciona ao caso que tramitou na Corte IDH chamado Povo Indígena:

 

(EMAGIS) No âmbito da Criminologia, as assertivas que seguem tratam da Teoria Crítica.

I – É também denominada teoria radical, expressando o pensamento vigente na “Escola de Frankfurt”.

II – Trata-se de movimento teórico que se enquadra na Criminologia do consenso, rechaçando o pensamento marxista e sustentando derivar o crime do livre-arbítrio do agente, concebendo também o Direito Penal como ciência talhada para solução de tais desvios de comportamento.

III – Tem como uma das grandes contribuições teóricas a ideia de que o fundamento mais geral do ato desviado deve ser investigado junto às bases estruturais econômicas e sociais, que caracterizam a sociedade na qual vive o autor do delito.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a aplicação da lei penal no tempo e também sobre o princípio da fragmentariedade do Direito Penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação à culpabilidade, ao concurso de pessoas e ao erro no Direito Penal, é incorreto afirmar que:


 

(EMAGIS) Em relação às Leis 8.072/90, 9.613/98, 8.137/90 e 4.737/65, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.

I – Os crimes de estupro e de estupro de vulnerável são considerados crimes hediondos, seja na sua forma simples ou qualificada, assim como os crimes de extorsão qualificada pela restrição da liberdade da vítima e de extorsão mediante sequestro, este na forma simples ou qualificada.

II - O processo e julgamento dos crimes previstos na Lei 9.613/98 (Lavagem de Capitais) independem do processo e julgamento das infrações penais antecedentes, ainda que praticados em outro país. Além disso, são, em regra, da competência da Justiça Estadual.

III - Não se tipifica crime material contra a ordem tributária, previsto no art. 1º, incisos I a V, da Lei 8.137/1990, antes do lançamento definitivo do tributo.

IV – É crime, sujeito a pena de reclusão, divulgar, na propaganda eleitoral ou durante período de campanha eleitoral, fatos que sabe inverídicos em relação a partidos ou a candidatos e capazes de exercer influência perante o eleitorado.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da prisão em flagrante, dos juizados especiais criminais e dos crimes permanentes. Marque a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere que apelação criminal interposta pelo Ministério Público Estadual perante o Tribunal de Justiça seja desprovida, considerando o Parquet que o acórdão do Tribunal de Justiça contraria a jurisprudência tanto do Superior Tribunal de Justiça quanto do Supremo Tribunal Federal, pretendo, com efeito, interpor Recurso Especial e Recurso Extraordinário.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) De acordo com as inovações legislativas recentemente introduzidas na Lei de Execução Penal (LEP – Lei 7.210/1984) a respeito da identificação do perfil genético dos apenados e também observando a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em conformidade com a jurisprudência consolidada do STJ, assinale a opção CORRETA acerca da tutela coletiva dos direitos em juízo.

 

(MP/DFT – ADAPTADA – 2019) Acerca do processamento e julgamento das ações de proteção dos direitos da criança e do adolescente, segundo a legislação específica, indique a assertiva correta:


 

(EMAGIS) A consumidora Samantha propôs incidente de desconsideração de personalidade jurídica em face de determinada loja de bijuterias construída na forma de sociedade limitada. Narra a autora que, na fase de cumprimento de sentença que condenou a empresa a pagar indenização à consumidora, não logrou êxito em localizar bens para satisfazer a execução, embora diversas tenham sido as tentativas para tanto. Samantha alega ainda que, na fase cognitiva, a fornecedora foi declarada revel e sequer compareceu às audiências designadas pelo Juízo.

A respeito disso, é CORRETO afirmar que o pedido deve ser julgado:

 

Objetivas MPF - Rodada 09.2022

(EMAGIS) Sobre a chamada “criação judicial do Direito”, julgue os itens abaixo.

I – Na sentença interpretativa de aceitação, diante de duas possíveis interpretações que determinado ato normativo possa ter, a Corte Constitucional adota aquela que se conforma à Constituição, repudiando qualquer outra que contrarie o texto constitucional.

II – As decisões manipuladoras (ou manipulativas) são originárias da doutrina e jurisprudência italianas, podendo ser caracterizadas como sentenças em que a Corte Constitucional não se limita a declarar a inconstitucionalidade das normas que lhe são submetidas, mas, agindo como legislador positivo, modifica diretamente o ordenamento jurídico, adicionando-lhe ou substituindo-lhe normas, a pretexto ou com o propósito de adequá-lo à Constituição.

III – Pela sentença aditiva (ou manipulativa de efeito aditivo), a Corte Constitucional declara inconstitucional certo dispositivo legal não pelo que expressa, mas pelo que omite, alargando o texto da lei ou seu âmbito de incidência.

Estão corretos somente os itens:

 

(MP/GO – Promotor de Justiça – FGV – 2022) Maria e Joana, ativistas de direitos humanos, travaram intenso debate a respeito da forma de coexistência dos direitos fundamentais e destes com certas medidas de interesse coletivo. Maria defende que, de acordo com a teoria interna, os pontos de tensão entre direitos devem ser superados no processo de interpretação, estando lastreada na dicotomia entre direito e restrição, que direciona a atuação do intérprete. Joana, por sua vez, entende que a teoria externa está lastreada na concepção de limite imanente, a qual direciona a resolução dos conflitos entre direitos fundamentais, sendo comum o uso da técnica da ponderação de interesses.

À luz dessa narrativa, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) No que concerne ao controle de constitucionalidade, analise as seguintes proposições.

I – Ao lume da teoria da transcendência dos motivos determinantes, os “obiter dictum” não operariam efeito vinculante, algo que seria reservado apenas à “ratio decidendi” do julgado.

II – Pela teoria da inconstitucionalidade por “arrastamento” ou “atração”, também chamada de “inconstitucionalidade por reverberação normativa”, se em determinado processo de controle concentrado de constitucionalidade for julgada inconstitucional a norma principal, outra norma dependente daquela que foi declarada inconstitucional — tendo em vista a relação de instrumentalidade que entre elas existe — também estará eivada pelo vício de inconstitucionalidade “consequente”, ou por “arrastamento” ou “atração”.

III – A teoria da inconstitucionalidade por “arrastamento” é exceção à regra de que o juiz deve ater-se aos limites da lide fixados na exordial.

Estão corretos somente os itens

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da aplicação da garantia constitucional da presunção de inocência na seleção de pessoal pela Administração Pública via concurso público.

I – Para o STF, sem previsão constitucionalmente adequada e instituída por lei, não é legítima a cláusula de edital de concurso público que restrinja a participação de candidato pelo simples fato de responder a inquérito ou ação penal.

II – Para o STJ, a investigação social para admissão de candidato a cargos sensíveis, como o de delegado policial, não se restringe a aferição de existência ou não de condenações penais transitadas em julgado, abrangendo, também, a conduta moral e social do candidato, a fim de verificar a sua adequação ao cargo almejado, que requer retidão e probidade.

III – Para o STJ, o relato, na fase de sindicância da vida pregressa no concurso público, pelo próprio candidato a cargo de carreira da Polícia Militar, de que foi usuário de drogas há mais de sete anos justifica sua eliminação do certame, posta a sensibilidade do cargo a que se refere a seleção e a inadequação ao perfil exigido pela carreira correlata de candidato que tenha tido envolvimento com drogas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/MS – FGV – 2022) Atualmente está em julgamento, no âmbito do Supremo Tribunal Federal, sob a sistemática de repercussão geral, o Recurso Extraordinário RE 1017365 RG / SC, conforme a seguinte ementa: “CONSTITUCIONAL. ADMINISTRATIVO. POSSE INDÍGENA. TERRA OCUPADA TRADICIONALMENTE POR COMUNIDADE INDÍGENA. POSSIBILIDADES HERMENÊUTICAS DO ARTIGO 231 DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA. TUTELA CONSTITUCIONAL DO DIREITO FUNDAMENTAL INDÍGENA ÀS TERRAS DE OCUPAÇÃO TRADICIONAL. 1. É dotada de repercussão geral a questão constitucional referente à definição do estatuto jurídico-constitucional das relações de posse das áreas de tradicional ocupação indígena à luz das regras dispostas no artigo 231 do texto constitucional. 2. Repercussão geral da questão constitucional reconhecida”.

O tema ora em análise pela Suprema Corte brasileira se relaciona ao caso que tramitou na Corte IDH chamado Povo Indígena:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei das Eleições (Lei 9.504/97), julgue os itens abaixo.

I – Poderá participar das eleições o partido que, até seis meses antes do pleito, tenha registrado seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral, conforme o disposto em lei, e tenha, até a data da convenção, órgão de direção constituído na circunscrição, de acordo com o respectivo estatuto

II – É facultado aos partidos políticos, dentro da mesma circunscrição, celebrar coligações para eleição majoritária.

III – Consoante a jurisprudência firmada pelo TSE, a denominação da coligação não poderá incluir ou fazer referência a nome ou número de candidato, mas não poderá conter pedido de voto para partido político.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Com relação às atividades administrativas e à intervenção do Estado na ordem econômica, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto aos bens públicos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Com relação à intervenção do Estado na propriedade, marque a alternativa correta.

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Recentemente, o Supremo Tribunal Federal enfrentou um dos temas mais controversos no âmbito do Direito Administrativo, tendo fixado algumas balizas sobre a delegação do poder de polícia, fixando tese de Repercussão Geral a respeito, em Recurso Extraordinário ajuizado pela Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A − BHTRANS (Tema 532 − RE 633782, Relator: Luiz Fux, Tribunal Pleno, julgado em 26/10/2020). Por meio deste precedente, o STF consolidou o entendimento no sentido de que a competência administrativa relativa ao poder de polícia é

 

(TJ/PA – Juiz de Direito Substituto  – Cebraspe – 2019) Associação civil de defesa do meio ambiente fundada em 2015 propôs uma ação civil pública contra determinada indústria de produção de vinagre que causara grave degradação ambiental. Na ação, solicita-se a condenação da obrigação de fazer, materializada na limpeza do rio, cumulada com a de reparar os danos causados ao rio, em razão da morte de duas toneladas de peixes.

Nessa situação hipotética, segundo a jurisprudência do STJ, a associação civil de defesa do meio ambiente

 

(EMAGIS) Quanto à obrigação tributária, ao crédito tributário e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I - A execução fiscal pode ser redirecionada em desfavor da empresa sucessora para cobrança de crédito tributário relativo a fato gerador ocorrido posteriormente à incorporação empresarial e ainda lançado em nome da sucedida, sem a necessidade de modificação da Certidão de Dívida Ativa, quando verificado que esse negócio jurídico não foi informado oportunamente ao fisco.

II - A Fazenda Pública pode substituir a certidão de dívida ativa (CDA) até a prolação da sentença de embargos, quando se tratar de correção de erro material ou modificação do sujeito passivo da execução.

III - A apresentação de Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais - DCTF, de Guia de Informação e Apuração do ICMS - GIA, ou de outra declaração dessa natureza, prevista em lei, é modo de constituição do crédito tributário, dispensando, para isso, qualquer outra providência por parte do Fisco.

IV - O depósito somente suspende a exigibilidade do crédito tributário se for integral e em dinheiro.

Há erro:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da CSLL e do IRPJ, bem como das respectivas incidências sobre juros de mora.

I – Os juros incidentes na devolução dos depósitos judiciais possuem natureza moratória, escapando à tributação pelo IRPJ e pela CSLL.

II – Quanto aos juros incidentes na repetição do indébito tributário, uma vez que se trata de juros moratórios, encontram-se fora da base de cálculo do IRPJ e da CSLL, não compondo o lucro operacional da empresa.

III – A CSLL, além das contribuições previdenciárias, segundo a EC 103/2019, a despeito de poder ter alíquotas diferenciadas em razão da atividade econômica, da utilização intensiva de mão de obra, do porte da empresa ou da condição estrutural do mercado de trabalho, não mais pode ser objeto de adoção de bases de cálculo diferenciada.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Considere que o Governador do Estado pretenda firmar convênio com município para transferência de recursos destinados a reforma de unidades básicas de saúde, valendo-se de dotação consignada na Lei Orçamentária do exercício, originária de emenda impositiva apresentada por determinado parlamentar prevendo referida destinação. Em tal circunstância, pode-se concluir

 

(EMAGIS) No caso do Instituto Penal Plácido de Sá Carvalho no Rio de Janeiro (IPPSC), após inúmeras Inspeções, a Corte IDH editou a Resolução de 22/11/2018, que, ao reconhecer referido instituto inadequado para a execução de penas, especialmente em razão de os presos se acharem em situação degradante e desumana, determinou, no item n. 4, que se computasse "em dobro cada dia de privação de liberdade cumprido no IPPSC, para todas as pessoas ali alojadas, que não sejam acusadas de crimes contra a vida ou a integridade física, ou de crimes sexuais, ou não tenham sido por eles condenadas, nos termos dos considerandos 115 a 130 da presente resolução”.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que seja a instituição financeira comunicada pela autoridade policial do depósito criminoso de quantia em conta de correntista, depósito decorrente de fraude eletrônica bancária. Tenha presente que tal comunicação policial se faça momentos após o depósito e que haja suspeitas de que os meliantes estejam prestes a sacar a quantia indevidamente ali depositada.

A propósito, tendo presente a regulação da atividade econômica das instituições financeiras pelo Banco Central, outras atribuições constitucionais deste e também a jurisprudência, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A consumidora Samantha propôs incidente de desconsideração de personalidade jurídica em face de determinada loja de bijuterias construída na forma de sociedade limitada. Narra a autora que, na fase de cumprimento de sentença que condenou a empresa a pagar indenização à consumidora, não logrou êxito em localizar bens para satisfazer a execução, embora diversas tenham sido as tentativas para tanto. Samantha alega ainda que, na fase cognitiva, a fornecedora foi declarada revel e sequer compareceu às audiências designadas pelo Juízo.

A respeito disso, é CORRETO afirmar que o pedido deve ser julgado:

 

(EMAGIS) Quanto ao Direito das Obrigações, analise as proposições postas a seguir e indique a alternativa apropriada.

I – O dano moral, assim compreendido todo dano extrapatrimonial, não se caracteriza quando há mero aborrecimento inerente a prejuízo material.

II - A inutilidade da prestação que autoriza a sua recusa, em caso de mora do devedor, deverá ser aferida à luz da boa-fé subjetiva e do interesse do credor.

III – Conquanto o Código Civil preveja expressamente que se contam os juros de mora desde a citação inicial, essa regra aplica-se somente à responsabilidade contratual, e não aos juros moratórios na responsabilidade extracontratual.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam das perdas e danos decorrentes do inadimplemento das obrigações, devendo ser analisadas em consonância com a disciplina do Código Civil e com o magistério da doutrina civilista.

I – As perdas e danos podem ser de dano emergente e lucros cessantes. Dano emergente é o dano efetivo sofrido pela vítima, é a diminuição de seu patrimônio. Já os lucros cessantes compreende a frustração da expectativa de lucro. É a perda de um ganho esperado.

II – O lucro cessante pode decorrer não só da paralisação da atividade lucrativa ou produtiva da vítima, como, por exemplo, a cessação de rendimentos que alguém já vinha obtendo da sua profissão, como, também, da frustração daquilo que era razoavelmente esperado.

III – Provado que os juros da mora não cobrem o prejuízo, e não havendo pena convencional, pode o juiz conceder ao credor indenização suplementar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com base na Lei da Mediação (Lei 13.140/15), marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto à disciplina legal dos procuradores, no novo CPC, avalie as proposições abaixo.

I - O advogado não será admitido a postular em juízo sem procuração, salvo para evitar preclusão, decadência ou prescrição, ou para praticar ato considerado urgente. Nestes casos, o advogado deverá, independentemente de caução, exibir a procuração no prazo de 15 (quinze) dias, prorrogável por igual período por despacho do juiz.

II - A procuração geral para o foro, outorgada por instrumento público ou particular assinado pela parte, habilita o advogado a praticar todos os atos do processo, exceto receber citação, confessar, reconhecer a procedência do pedido, transigir, desistir, renunciar ao direito sobre o qual se funda a ação, receber, dar quitação, firmar compromisso e assinar declaração de hipossuficiência econômica, que devem constar de cláusula específica.

III - Salvo disposição expressa em sentido contrário constante do próprio instrumento, a procuração outorgada na fase de conhecimento é ineficaz para a fase de cumprimento de sentença.

Há engano:

 

(EMAGIS) Sobre os embargos de terceiro, avalie as assertivas que seguem.

I – Na petição inicial, o embargante pode cumular, com o pedido desconstitutivo da constrição, o pedido de indenização por danos morais.

II – Caso o pedido seja acolhido para desconstituir a constrição judicial, os honorários advocatícios serão arbitrados com base no princípio da causalidade, responsabilizando-se o atual proprietário (embargante), se este não atualizou os dados cadastrais. Os encargos de sucumbência serão suportados pela parte embargada, porém, na hipótese em que esta, depois de tomar ciência da transmissão do bem, apresentar ou insistir na impugnação ou recurso para manter a penhora sobre o bem cujo domínio foi transferido para terceiro.

III – Os embargos podem ser de terceiro proprietário, inclusive fiduciário, ou possuidor. Considera-se terceiro, para ajuizamento dos embargos, o adquirente de bens cuja constrição decorreu de decisão que declara a ineficácia da alienação realizada em fraude à execução; quem sofre constrição judicial de seus bens por força de desconsideração da personalidade jurídica, de cujo incidente não fez parte.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No âmbito da Criminologia, as assertivas que seguem tratam da Teoria Crítica.

I – É também denominada teoria radical, expressando o pensamento vigente na “Escola de Frankfurt”.

II – Trata-se de movimento teórico que se enquadra na Criminologia do consenso, rechaçando o pensamento marxista e sustentando derivar o crime do livre-arbítrio do agente, concebendo também o Direito Penal como ciência talhada para solução de tais desvios de comportamento.

III – Tem como uma das grandes contribuições teóricas a ideia de que o fundamento mais geral do ato desviado deve ser investigado junto às bases estruturais econômicas e sociais, que caracterizam a sociedade na qual vive o autor do delito.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a aplicação da lei penal no tempo e também sobre o princípio da fragmentariedade do Direito Penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação à culpabilidade, ao concurso de pessoas e ao erro no Direito Penal, é incorreto afirmar que:


 

(EMAGIS) Sobre as Leis 12.850/13, 9.613/98, 9.605/98 e 8.137/90, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Em relação às Leis 8.072/90, 9.613/98, 8.137/90 e 4.737/65, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.

I – Os crimes de estupro e de estupro de vulnerável são considerados crimes hediondos, seja na sua forma simples ou qualificada, assim como os crimes de extorsão qualificada pela restrição da liberdade da vítima e de extorsão mediante sequestro, este na forma simples ou qualificada.

II - O processo e julgamento dos crimes previstos na Lei 9.613/98 (Lavagem de Capitais) independem do processo e julgamento das infrações penais antecedentes, ainda que praticados em outro país. Além disso, são, em regra, da competência da Justiça Estadual.

III - Não se tipifica crime material contra a ordem tributária, previsto no art. 1º, incisos I a V, da Lei 8.137/1990, antes do lançamento definitivo do tributo.

IV – É crime, sujeito a pena de reclusão, divulgar, na propaganda eleitoral ou durante período de campanha eleitoral, fatos que sabe inverídicos em relação a partidos ou a candidatos e capazes de exercer influência perante o eleitorado.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da prisão em flagrante, dos juizados especiais criminais e dos crimes permanentes. Marque a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere que apelação criminal interposta pelo Ministério Público Estadual perante o Tribunal de Justiça seja desprovida, considerando o Parquet que o acórdão do Tribunal de Justiça contraria a jurisprudência tanto do Superior Tribunal de Justiça quanto do Supremo Tribunal Federal, pretendo, com efeito, interpor Recurso Especial e Recurso Extraordinário.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) De acordo com as inovações legislativas recentemente introduzidas na Lei de Execução Penal (LEP – Lei 7.210/1984) a respeito da identificação do perfil genético dos apenados e também observando a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas - Rodada 09.2022

(EMAGIS) Sobre a chamada “criação judicial do Direito”, julgue os itens abaixo.

I – Na sentença interpretativa de aceitação, diante de duas possíveis interpretações que determinado ato normativo possa ter, a Corte Constitucional adota aquela que se conforma à Constituição, repudiando qualquer outra que contrarie o texto constitucional.

II – As decisões manipuladoras (ou manipulativas) são originárias da doutrina e jurisprudência italianas, podendo ser caracterizadas como sentenças em que a Corte Constitucional não se limita a declarar a inconstitucionalidade das normas que lhe são submetidas, mas, agindo como legislador positivo, modifica diretamente o ordenamento jurídico, adicionando-lhe ou substituindo-lhe normas, a pretexto ou com o propósito de adequá-lo à Constituição.

III – Pela sentença aditiva (ou manipulativa de efeito aditivo), a Corte Constitucional declara inconstitucional certo dispositivo legal não pelo que expressa, mas pelo que omite, alargando o texto da lei ou seu âmbito de incidência.

Estão corretos somente os itens:

 

(MP/GO – Promotor de Justiça – FGV – 2022) Maria e Joana, ativistas de direitos humanos, travaram intenso debate a respeito da forma de coexistência dos direitos fundamentais e destes com certas medidas de interesse coletivo. Maria defende que, de acordo com a teoria interna, os pontos de tensão entre direitos devem ser superados no processo de interpretação, estando lastreada na dicotomia entre direito e restrição, que direciona a atuação do intérprete. Joana, por sua vez, entende que a teoria externa está lastreada na concepção de limite imanente, a qual direciona a resolução dos conflitos entre direitos fundamentais, sendo comum o uso da técnica da ponderação de interesses.

À luz dessa narrativa, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) No que concerne ao controle de constitucionalidade, analise as seguintes proposições.

I – Ao lume da teoria da transcendência dos motivos determinantes, os “obiter dictum” não operariam efeito vinculante, algo que seria reservado apenas à “ratio decidendi” do julgado.

II – Pela teoria da inconstitucionalidade por “arrastamento” ou “atração”, também chamada de “inconstitucionalidade por reverberação normativa”, se em determinado processo de controle concentrado de constitucionalidade for julgada inconstitucional a norma principal, outra norma dependente daquela que foi declarada inconstitucional — tendo em vista a relação de instrumentalidade que entre elas existe — também estará eivada pelo vício de inconstitucionalidade “consequente”, ou por “arrastamento” ou “atração”.

III – A teoria da inconstitucionalidade por “arrastamento” é exceção à regra de que o juiz deve ater-se aos limites da lide fixados na exordial.

Estão corretos somente os itens

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da aplicação da garantia constitucional da presunção de inocência na seleção de pessoal pela Administração Pública via concurso público.

I – Para o STF, sem previsão constitucionalmente adequada e instituída por lei, não é legítima a cláusula de edital de concurso público que restrinja a participação de candidato pelo simples fato de responder a inquérito ou ação penal.

II – Para o STJ, a investigação social para admissão de candidato a cargos sensíveis, como o de delegado policial, não se restringe a aferição de existência ou não de condenações penais transitadas em julgado, abrangendo, também, a conduta moral e social do candidato, a fim de verificar a sua adequação ao cargo almejado, que requer retidão e probidade.

III – Para o STJ, o relato, na fase de sindicância da vida pregressa no concurso público, pelo próprio candidato a cargo de carreira da Polícia Militar, de que foi usuário de drogas há mais de sete anos justifica sua eliminação do certame, posta a sensibilidade do cargo a que se refere a seleção e a inadequação ao perfil exigido pela carreira correlata de candidato que tenha tido envolvimento com drogas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação às atividades administrativas e à intervenção do Estado na ordem econômica, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto aos bens públicos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Com relação à intervenção do Estado na propriedade, marque a alternativa correta.

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Recentemente, o Supremo Tribunal Federal enfrentou um dos temas mais controversos no âmbito do Direito Administrativo, tendo fixado algumas balizas sobre a delegação do poder de polícia, fixando tese de Repercussão Geral a respeito, em Recurso Extraordinário ajuizado pela Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A − BHTRANS (Tema 532 − RE 633782, Relator: Luiz Fux, Tribunal Pleno, julgado em 26/10/2020). Por meio deste precedente, o STF consolidou o entendimento no sentido de que a competência administrativa relativa ao poder de polícia é

 

(EMAGIS) Quanto ao Direito das Obrigações, analise as proposições postas a seguir e indique a alternativa apropriada.

I – O dano moral, assim compreendido todo dano extrapatrimonial, não se caracteriza quando há mero aborrecimento inerente a prejuízo material.

II - A inutilidade da prestação que autoriza a sua recusa, em caso de mora do devedor, deverá ser aferida à luz da boa-fé subjetiva e do interesse do credor.

III – Conquanto o Código Civil preveja expressamente que se contam os juros de mora desde a citação inicial, essa regra aplica-se somente à responsabilidade contratual, e não aos juros moratórios na responsabilidade extracontratual.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam das perdas e danos decorrentes do inadimplemento das obrigações, devendo ser analisadas em consonância com a disciplina do Código Civil e com o magistério da doutrina civilista.

I – As perdas e danos podem ser de dano emergente e lucros cessantes. Dano emergente é o dano efetivo sofrido pela vítima, é a diminuição de seu patrimônio. Já os lucros cessantes compreende a frustração da expectativa de lucro. É a perda de um ganho esperado.

II – O lucro cessante pode decorrer não só da paralisação da atividade lucrativa ou produtiva da vítima, como, por exemplo, a cessação de rendimentos que alguém já vinha obtendo da sua profissão, como, também, da frustração daquilo que era razoavelmente esperado.

III – Provado que os juros da mora não cobrem o prejuízo, e não havendo pena convencional, pode o juiz conceder ao credor indenização suplementar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que, anos após o nascimento de Pedro, seu pretenso filho, Paulo, realizando exame de DNA, descubra não ser pai biológico. Tenha presente também que, quando do nascimento, Paulo duvidasse da filiação, mas, ainda assim, após meses de meditação, registrara Pedro como filho. De posse do resultado do exame e também descontente com a opção sexual adotada pelo filho, Paulo ingressa com ação negatória da paternidade, visando anular aludido registro civil de filiação.

I – Adotada a jurisprudência do STJ, é bastante à procedência do pedido desconstitutivo a superveniente prova de ausência de filiação biológica de Pedro relativamente a Paulo.

II – Para o STJ, no caso narrado, ausente, por um lado, prova de que Paulo registrou Pedro por erro, isto é, comprovado que, ainda que tivesse dúvidas, optou voluntariamente por registrar, e, por outro lado, comprovada a existência de vínculo socioafetivo, deve o pleito desconstitutivo, ainda que provada a ausência de filiação biológica, ser julgado improcedente.

III – No caso em questão, ainda que a mãe de Pedro confesse no processo adultério, declinando expressamente a identidade de seu pai biológico, não haverá automática exclusão da paternidade de Paulo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a recuperação judicial, avalie as assertivas que seguem.

I – A habilitação do crédito é providência que cabe ao credor, mas a este não se impõe. Caso decida aguardar o término da recuperação para prosseguir na busca individual de seu crédito, é direito que lhe assegura a lei.

II – Ao credor de quantia líquida que opte ou mesmo não consiga atender o prazo para habilitação do seu crédito, cabe escolher pelo normal prosseguimento de sua execução individual no juízo competente durante o trâmite da recuperação judicial ou suspender sua execução individual até o término da recuperação, para só então prosseguir no aludido processo executivo.

III – Ainda que o credor não promova a habilitação retardatária de seu crédito no processo de recuperação judicial ou mesmo a retificação do Quadro Geral de Credores, descabe ao juiz no qual tramita a execução de seu crédito a extinção do processo de execução, tendo em vista a possibilidade de prosseguimento desta após encerrada a recuperação judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o contrato de franquia, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com base na Lei da Mediação (Lei 13.140/15), marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto à disciplina legal dos procuradores, no novo CPC, avalie as proposições abaixo.

I - O advogado não será admitido a postular em juízo sem procuração, salvo para evitar preclusão, decadência ou prescrição, ou para praticar ato considerado urgente. Nestes casos, o advogado deverá, independentemente de caução, exibir a procuração no prazo de 15 (quinze) dias, prorrogável por igual período por despacho do juiz.

II - A procuração geral para o foro, outorgada por instrumento público ou particular assinado pela parte, habilita o advogado a praticar todos os atos do processo, exceto receber citação, confessar, reconhecer a procedência do pedido, transigir, desistir, renunciar ao direito sobre o qual se funda a ação, receber, dar quitação, firmar compromisso e assinar declaração de hipossuficiência econômica, que devem constar de cláusula específica.

III - Salvo disposição expressa em sentido contrário constante do próprio instrumento, a procuração outorgada na fase de conhecimento é ineficaz para a fase de cumprimento de sentença.

Há engano:

 

(EMAGIS) Sobre os embargos de terceiro, avalie as assertivas que seguem.

I – Na petição inicial, o embargante pode cumular, com o pedido desconstitutivo da constrição, o pedido de indenização por danos morais.

II – Caso o pedido seja acolhido para desconstituir a constrição judicial, os honorários advocatícios serão arbitrados com base no princípio da causalidade, responsabilizando-se o atual proprietário (embargante), se este não atualizou os dados cadastrais. Os encargos de sucumbência serão suportados pela parte embargada, porém, na hipótese em que esta, depois de tomar ciência da transmissão do bem, apresentar ou insistir na impugnação ou recurso para manter a penhora sobre o bem cujo domínio foi transferido para terceiro.

III – Os embargos podem ser de terceiro proprietário, inclusive fiduciário, ou possuidor. Considera-se terceiro, para ajuizamento dos embargos, o adquirente de bens cuja constrição decorreu de decisão que declara a ineficácia da alienação realizada em fraude à execução; quem sofre constrição judicial de seus bens por força de desconsideração da personalidade jurídica, de cujo incidente não fez parte.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em conformidade com a jurisprudência consolidada do STJ, assinale a opção CORRETA acerca da tutela coletiva dos direitos em juízo.

 

(EMAGIS) No âmbito da Criminologia, as assertivas que seguem tratam da Teoria Crítica.

I – É também denominada teoria radical, expressando o pensamento vigente na “Escola de Frankfurt”.

II – Trata-se de movimento teórico que se enquadra na Criminologia do consenso, rechaçando o pensamento marxista e sustentando derivar o crime do livre-arbítrio do agente, concebendo também o Direito Penal como ciência talhada para solução de tais desvios de comportamento.

III – Tem como uma das grandes contribuições teóricas a ideia de que o fundamento mais geral do ato desviado deve ser investigado junto às bases estruturais econômicas e sociais, que caracterizam a sociedade na qual vive o autor do delito.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a aplicação da lei penal no tempo e também sobre o princípio da fragmentariedade do Direito Penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação à culpabilidade, ao concurso de pessoas e ao erro no Direito Penal, é incorreto afirmar que:


 

(EMAGIS) Em relação às Leis 8.072/90, 9.613/98, 8.137/90 e 4.737/65, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.

I – Os crimes de estupro e de estupro de vulnerável são considerados crimes hediondos, seja na sua forma simples ou qualificada, assim como os crimes de extorsão qualificada pela restrição da liberdade da vítima e de extorsão mediante sequestro, este na forma simples ou qualificada.

II - O processo e julgamento dos crimes previstos na Lei 9.613/98 (Lavagem de Capitais) independem do processo e julgamento das infrações penais antecedentes, ainda que praticados em outro país. Além disso, são, em regra, da competência da Justiça Estadual.

III - Não se tipifica crime material contra a ordem tributária, previsto no art. 1º, incisos I a V, da Lei 8.137/1990, antes do lançamento definitivo do tributo.

IV – É crime, sujeito a pena de reclusão, divulgar, na propaganda eleitoral ou durante período de campanha eleitoral, fatos que sabe inverídicos em relação a partidos ou a candidatos e capazes de exercer influência perante o eleitorado.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as Leis 12.850/13, 9.613/98, 9.605/98 e 8.137/90, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da prisão em flagrante, dos juizados especiais criminais e dos crimes permanentes. Marque a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere que apelação criminal interposta pelo Ministério Público Estadual perante o Tribunal de Justiça seja desprovida, considerando o Parquet que o acórdão do Tribunal de Justiça contraria a jurisprudência tanto do Superior Tribunal de Justiça quanto do Supremo Tribunal Federal, pretendo, com efeito, interpor Recurso Especial e Recurso Extraordinário.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) De acordo com as inovações legislativas recentemente introduzidas na Lei de Execução Penal (LEP – Lei 7.210/1984) a respeito da identificação do perfil genético dos apenados e também observando a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto à obrigação tributária, ao crédito tributário e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I - A execução fiscal pode ser redirecionada em desfavor da empresa sucessora para cobrança de crédito tributário relativo a fato gerador ocorrido posteriormente à incorporação empresarial e ainda lançado em nome da sucedida, sem a necessidade de modificação da Certidão de Dívida Ativa, quando verificado que esse negócio jurídico não foi informado oportunamente ao fisco.

II - A Fazenda Pública pode substituir a certidão de dívida ativa (CDA) até a prolação da sentença de embargos, quando se tratar de correção de erro material ou modificação do sujeito passivo da execução.

III - A apresentação de Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais - DCTF, de Guia de Informação e Apuração do ICMS - GIA, ou de outra declaração dessa natureza, prevista em lei, é modo de constituição do crédito tributário, dispensando, para isso, qualquer outra providência por parte do Fisco.

IV - O depósito somente suspende a exigibilidade do crédito tributário se for integral e em dinheiro.

Há erro:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do crédito presumido de ICMS, devendo ser marcada a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da CSLL e do IRPJ, bem como das respectivas incidências sobre juros de mora.

I – Os juros incidentes na devolução dos depósitos judiciais possuem natureza moratória, escapando à tributação pelo IRPJ e pela CSLL.

II – Quanto aos juros incidentes na repetição do indébito tributário, uma vez que se trata de juros moratórios, encontram-se fora da base de cálculo do IRPJ e da CSLL, não compondo o lucro operacional da empresa.

III – A CSLL, além das contribuições previdenciárias, segundo a EC 103/2019, a despeito de poder ter alíquotas diferenciadas em razão da atividade econômica, da utilização intensiva de mão de obra, do porte da empresa ou da condição estrutural do mercado de trabalho, não mais pode ser objeto de adoção de bases de cálculo diferenciada.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Considere que o Governador do Estado pretenda firmar convênio com município para transferência de recursos destinados a reforma de unidades básicas de saúde, valendo-se de dotação consignada na Lei Orçamentária do exercício, originária de emenda impositiva apresentada por determinado parlamentar prevendo referida destinação. Em tal circunstância, pode-se concluir

 

(TJ/PA – Juiz de Direito Substituto  – Cebraspe – 2019) Associação civil de defesa do meio ambiente fundada em 2015 propôs uma ação civil pública contra determinada indústria de produção de vinagre que causara grave degradação ambiental. Na ação, solicita-se a condenação da obrigação de fazer, materializada na limpeza do rio, cumulada com a de reparar os danos causados ao rio, em razão da morte de duas toneladas de peixes.

Nessa situação hipotética, segundo a jurisprudência do STJ, a associação civil de defesa do meio ambiente

 

(EMAGIS) Considere que seja a instituição financeira comunicada pela autoridade policial do depósito criminoso de quantia em conta de correntista, depósito decorrente de fraude eletrônica bancária. Tenha presente que tal comunicação policial se faça momentos após o depósito e que haja suspeitas de que os meliantes estejam prestes a sacar a quantia indevidamente ali depositada.

A propósito, tendo presente a regulação da atividade econômica das instituições financeiras pelo Banco Central, outras atribuições constitucionais deste e também a jurisprudência, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A consumidora Samantha propôs incidente de desconsideração de personalidade jurídica em face de determinada loja de bijuterias construída na forma de sociedade limitada. Narra a autora que, na fase de cumprimento de sentença que condenou a empresa a pagar indenização à consumidora, não logrou êxito em localizar bens para satisfazer a execução, embora diversas tenham sido as tentativas para tanto. Samantha alega ainda que, na fase cognitiva, a fornecedora foi declarada revel e sequer compareceu às audiências designadas pelo Juízo.

A respeito disso, é CORRETO afirmar que o pedido deve ser julgado:

 

(MP/DFT – ADAPTADA – 2019) Acerca do processamento e julgamento das ações de proteção dos direitos da criança e do adolescente, segundo a legislação específica, indique a assertiva correta:


 

(DPE/MS – FGV – 2022) Atualmente está em julgamento, no âmbito do Supremo Tribunal Federal, sob a sistemática de repercussão geral, o Recurso Extraordinário RE 1017365 RG / SC, conforme a seguinte ementa: “CONSTITUCIONAL. ADMINISTRATIVO. POSSE INDÍGENA. TERRA OCUPADA TRADICIONALMENTE POR COMUNIDADE INDÍGENA. POSSIBILIDADES HERMENÊUTICAS DO ARTIGO 231 DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA. TUTELA CONSTITUCIONAL DO DIREITO FUNDAMENTAL INDÍGENA ÀS TERRAS DE OCUPAÇÃO TRADICIONAL. 1. É dotada de repercussão geral a questão constitucional referente à definição do estatuto jurídico-constitucional das relações de posse das áreas de tradicional ocupação indígena à luz das regras dispostas no artigo 231 do texto constitucional. 2. Repercussão geral da questão constitucional reconhecida”.

O tema ora em análise pela Suprema Corte brasileira se relaciona ao caso que tramitou na Corte IDH chamado Povo Indígena:

 

(EMAGIS) No caso do Instituto Penal Plácido de Sá Carvalho no Rio de Janeiro (IPPSC), após inúmeras Inspeções, a Corte IDH editou a Resolução de 22/11/2018, que, ao reconhecer referido instituto inadequado para a execução de penas, especialmente em razão de os presos se acharem em situação degradante e desumana, determinou, no item n. 4, que se computasse "em dobro cada dia de privação de liberdade cumprido no IPPSC, para todas as pessoas ali alojadas, que não sejam acusadas de crimes contra a vida ou a integridade física, ou de crimes sexuais, ou não tenham sido por eles condenadas, nos termos dos considerandos 115 a 130 da presente resolução”.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei das Eleições (Lei 9.504/97), julgue os itens abaixo.

I – Poderá participar das eleições o partido que, até seis meses antes do pleito, tenha registrado seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral, conforme o disposto em lei, e tenha, até a data da convenção, órgão de direção constituído na circunscrição, de acordo com o respectivo estatuto

II – É facultado aos partidos políticos, dentro da mesma circunscrição, celebrar coligações para eleição majoritária.

III – Consoante a jurisprudência firmada pelo TSE, a denominação da coligação não poderá incluir ou fazer referência a nome ou número de candidato, mas não poderá conter pedido de voto para partido político.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a prescrição e a decadência em matéria previdenciária, considerada a Lei 8.213/91, julgue os itens expostos a seguir.

I. O prazo de prescrição é interrompido pela formulação de requerimento administrativo.

II. O prazo de decadência do direito ou da ação do segurado ou beneficiário para a revisão do ato de concessão, indeferimento, cancelamento ou cessação de benefício e do ato de deferimento, indeferimento ou não concessão de revisão de benefício é de 10 (dez) anos, contado do dia primeiro do mês subsequente ao do recebimento da primeira prestação ou da data em que a prestação deveria ter sido paga com o valor revisto, ou, então, do dia em que o segurado tomar conhecimento da decisão de indeferimento, cancelamento ou cessação do seu pedido de benefício ou da decisão de deferimento ou indeferimento de revisão de benefício, no âmbito administrativo.

III. O termo inicial do prazo decadencial para o direito de revisão do benefício originário, com reflexos no benefício derivado, corresponde à data da concessão do benefício originário.

Estão incorretos somente os itens:

 

(Procurador do Estado do Mato Grosso do Sul – 2016) Assinale a opção correta no que diz respeito aos princípios e fontes do direito do trabalho:

 

(FCC – Juiz do Trabalho Substituto – 2017) Sobre a sentença nos dissídios individuais trabalhistas, em conformidade com a legislação vigente e com a jurisprudência dominante do Tribunal Superior do Trabalho, é correto afirmar:

 

(MP/GO – ADAPTADA – 2022) A 7ª Promotoria da Comarca de Luziânia (GO) recebeu notícia anônima de que a pessoa jurídica Corumbá Park teria instalado um empreendimento do setor de turismo e lazer em área de preservação permanente (APP) do lago Corumbá, afetando a vegetação da região. Nessa situação, caso o promotor de justiça em exercício no órgão:

 

(DPE/PI – CEBRASPE – 2022) De acordo com a Lei Complementar n.º 80/1994, as funções institucionais da Defensoria Pública incluem

I. convocar audiências públicas para discutir matérias relacionadas às suas funções institucionais.

II. executar e receber as verbas sucumbenciais decorrentes de sua atuação, exceto quando devidas pelo ente público ao qual pertença, direcionando-as a fundos geridos pela Defensoria Pública e destinados, exclusivamente, ao aparelhamento da Defensoria Pública e à capacitação profissional de seus membros e servidores.

III. acompanhar inquérito policial, inclusive com a comunicação imediata da prisão em flagrante pela autoridade policial, quando o preso não constituir advogado.

IV. prestar orientação jurídica e exercer a defesa apenas dos reconhecidos como necessitados financeiramente, em todos os graus.

V. promover a difusão e a conscientização dos direitos humanos, da cidadania e do ordenamento jurídico.

Estão certos apenas os itens

 

  9082 item(ns)
Primeiro Anterior  158   159   160   161   162  Proximo Ultimo

Cesta de Rodadas Pretéritas

Adicione à cesta os planos das Rodadas Pretéritas que você deseja adquirir.

    Valor Total: R$ ...

    • 1

    Copyright © 2010-2025 - Emagis - Todos os direitos reservados - CNPJ: 12.626.846/0001-10
    O Emagis é uma instituição privada, não possuindo qualquer vinculação a órgãos públicos. ILION.com.br