Emagis
Emagis
HOME MATRICULE-SE POR QUE APROVAMOS MAIS? ENTENDA OS CURSOS RESULTADOS ÁREA RESTRITA
NEWSLETTER
CONTATO
Magistratura MAGISTRATURA
Magistratura MINISTÉRIO PÚBLICO
Magistratura DEFENSORIA PÚBLICA
Magistratura PROCURADORIA
Magistratura DELEGADO DE POLICIA
Programas de Estudos PROGRAMAS DE ESTUDO
Planos de Questões/Provas PLANOS DE QUESTÕES/PROVAS
Cursos Intensivos Simulados CURSOS INTENSIVOS SIMULADOS
Videoaulas VIDEOAULAS
Rodadas Pretéritas RODADAS PRETÉRITAS
Downloads DOWNLOADS
Facebook Intagran Youtube Twitter
Emagis
Bem-vindo(a)



INÍCIO (ÁREA RESTRITA) AVISOS MINHA CONTA ALTERAR DADOS CADASTRAIS RENOVAR/ADQUIRIR PLANO CERTIFICADOS INDIQUE UM AMIGO SAIR
FAÇA SEU LOGIN


ESQUECEU A SENHA?


Seu navegador não suporta este video. Por favor, atualize seu navegador.

Rodadas Pretéritas

  1. Home
  2. Rodadas Pretéritas
  3. Busca
  4. Entenda as rodadas pretéritas
Informações Adicionar

Discursivas 2022

Informações Adicionar

Discursivas TJ/SP 2023

Busque por suas rodadas

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 24.2022

Informações Adicionar

Objetivas DP Estadual - Rodada 24.2022

Informações Adicionar

Ministério Público Estadual - Rodada 24.2022

Informações Adicionar

PGE/PGM - Rodada 24.2022

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 24.2022 - Questão 1

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 24.2022 - Questão 2

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 24.2022 - Questão 3

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 24.2022 - Questão 4

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 24.2022 - Questão 5

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 24.2022

Informações Adicionar

Objetivas AGU/PFN/PGF - Rodada 24.2022

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM - Rodada 24.2022

Informações Adicionar

Objetivas - Rodada 24.2022

Informações Adicionar

Objetivas MPF - Rodada 24.2022

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 24.2022

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 24.2022

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 23.2022

Informações Adicionar

Objetivas MP Estadual - Rodada 23.2022

Informações Adicionar

Objetivas MPF - Rodada 23.2022

Informações Adicionar

Ministério Público Estadual - Rodada 23.2022

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM - Rodada 23.2022

Informações Adicionar

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 23.2022

Informações Adicionar

Delegado de Polícia - Rodada 23.2022

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 23.2022

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 24.2022

(EMAGIS) Sobre a liberdade de expressão e também sobre o direito de reunião, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere dispositivo de Constituição Estadual que, derivado de emenda à respectiva Constituição e visando a definir de forma ampla a incidência do teto remuneratório constitucional no respectivo âmbito territorial, imponha o teto remuneratório estadual único (subsídio mensal, em espécie, dos Desembargadores do Tribunal de Justiça) aos empregados de empresas públicas e sociedades de economia mista não dependentes do erário estadual.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a Justiça do Trabalho e sua competência, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, avalie as assertivas que seguem.

I. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar ações relativas às verbas trabalhistas referentes ao período em que o servidor mantinha vínculo celetista com a Administração, antes da transposição para o regime estatutário.

II. É da competência da Justiça do Trabalho processar e julgar demandas visando a obter prestações de natureza trabalhista, ajuizadas contra órgãos da Administração Pública por servidores que ingressaram em seus quadros, sem concurso público, antes do advento da CF/88, sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

III. Os Tribunais Regionais do Trabalho compõem-se de, no mínimo, sete juízes, recrutados, quando possível, na respectiva região, e nomeados pelo Presidente da República dentre brasileiros com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A Constituição Federal reserva ao chefe do Poder Executivo a iniciativa de leis que tratem do regime jurídico de servidores desse Poder ou que modifiquem a competência e o funcionamento de órgãos administrativos.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. Não se enquadra em tal dispositivo, podendo ser iniciada por parlamentar, lei estadual que afaste punição administrativa a servidores públicos estaduais que interromperam suas atividades, paralisando a prestação de serviços públicos.

II. A reserva em questão também se aplica se a matéria legal for referente a servidores militares.

III. É formalmente inconstitucional lei de iniciativa parlamentar que concede anistia a infrações administrativas praticadas por servidores civis e militares de órgãos de segurança pública em decorrência de participação em movimentos reivindicatórios.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o Direito Previdenciário, julgue os itens abaixo e marque a alternativa correta.

I. O segurado do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) tem direito adquirido a benefício calculado de modo mais vantajoso, sob a vigência da mesma lei, consideradas todas as datas em que o direito poderia ter sido exercido, desde quando preenchidos os requisitos para a jubilação.

II. A sentença trabalhista, por se tratar de decisão judicial, pode ser considerada como início de prova material para a concessão do benefício previdenciário, bem como para revisão da renda mensal inicial, ainda que a autarquia previdenciária não tenha integrado a contenda trabalhista.

III. Pedro Segurado era empregado em uma empresa no ramo da construção civil. Esteve em gozo de auxílio-doença por 12 (doze) meses, em razão de ter fraturado a perna em uma partida de futebol com os amigos. Tendo sido desligado da empresa, e não vertendo mais nenhuma contribuição previdenciária após a cessação do auxílio-doença, deu entrada, junto ao INSS, com pedido de aposentadoria por tempo de contribuição, considerado o longo interregno em que trabalhara como empregado durante a sua vida. Nessa hipótese, o período em que Pedro esteve em gozo de auxílio-doença poderá ser computado como tempo de contribuição, mas não poderá sê-lo para fins de carência do benefício pleiteado.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) No âmbito da Criminologia, as assertivas que seguem tratam da teoria interacionista ou da reação social.

I. Trata-se de nomenclatura emprestada por parte da doutrina à teoria do labelling approach, sendo esta radicada nos Estados Unidos no início dos anos 60.

II. Trata-se de teoria que centra a explicação sobre a chamada ‘delinquência secundária’, isto é, a delinquência que resulta do processo causal desencadeado pela estigmatização.

III. Howard Becker, em seu livro ‘Outsiders’, aprofunda a questão das condutas desviadas, compreendendo ‘conduta desviante’ como qualidade intrínseca do ato que a pessoa cometa e, portanto, não passível de constituição pela sociedade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação ao crime de furto, julgue os itens abaixo.

I. Consuma-se o crime de furto com a posse de fato da res furtiva, ainda que por breve espaço de tempo e seguida de perseguição ao agente, sendo prescindível a posse mansa e pacífica ou desvigiada.

II. Segundo o STJ, a causa de aumento prevista no § 1° do art. 155 do Código Penal (prática do crime de furto no período noturno) não incide no crime de furto na sua forma qualificada (§ 4°).

III. De acordo com o STJ, não há incidência da majorante prevista no art. 155, § 1º, do Código Penal na hipótese de furto praticado durante o repouso noturno em estabelecimento comercial vazio.

Há erro:


 

(EMAGIS) Considere que tenha ficado provada, por meio de interceptação telefônica, a intenção de dois agentes em concurso de roubar, estando demonstrado, também, que eles arrebentaram o portão lateral, o cadeado de outro portão, além de terem tentado abrir a porta da casa da vítima, quando avistaram policiais e saíram correndo.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Problema árduo da tentativa é a determinação da diferença entre os atos executivos e os atos preparatórios, preconizando o critério objetivo-individual, sugerido por Welzel, que a tentativa começa com a atividade do autor que, segundo o seu plano concretamente delitivo, se aproxima da realização, de modo que o tipo deve ser percebido por intermédio da ação realizada, para que se identifique concretamente a presença de uma tentativa.

II. O STJ, em situação similar, considerou ausência de tentativa de roubo a Agência dos Correios em situação na qual duas pessoas foram presas, armadas, em frente ao local, confessando que tinham a pretensão de cometer o crime e de ter observado o ponto por alguns dias, sabendo do horário dos malotes oriundos de uma instituição financeira.

III. Para o STJ, a situação em questão, à luz da teoria objetivo-formal, configura apenas ato preparatório, não sendo punível como tentativa de roubo circunstanciado, vez que a teoria objetivo-formal exige o início da realização do núcleo da norma penal incriminadora.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre a Parte Especial do Código Penal, marque a alternativa correta.


 

(TJ/GO – Juiz de Direito Substituto – FCC – 2021) No tocante às garantias constitucionais aplicáveis ao processo penal,

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) Ao realizar o juízo de admissibilidade de uma imputação envolvendo pluralidade de sujeitos, o juiz de direito recebeu a denúncia em relação a sete réus, rejeitou a imputação em relação a dois e absolveu um sumariamente. Na sequência, determinou dia e hora para a realização da audiência de instrução, debates e julgamento, determinando que o Ministério Público fosse cientificado do conjunto de decisões.

Considerando a questão concreta delineada no texto, caso o Ministério Público deseje impugnar o juízo negativo de admissibilidade da imputação, deverá se valer de:

 

(TJ/GO – Juiz de Direito Substituto – FCC – 2021) No tocante às faltas graves na execução penal, a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça considera:

 

(EMAGIS) No tocante à defesa do consumidor em juízo,

 

(EMAGIS) Sobre a ordem constitucional econômica assinale a alterativa correta:


 

(EMAGIS) No que concerne aos condomínios edilícios, considerada a disciplina do Código Civil, julgue os itens abaixo.

I. A convenção que constitui o condomínio edilício deve ser subscrita pelos titulares de, no mínimo, três quintos das frações ideais e torna-se, desde logo, obrigatória para os titulares de direito sobre as unidades, ou para quantos sobre elas tenham posse ou detenção. Para ser oponível contra terceiros, a convenção do condomínio deverá ser registrada no Cartório de Registro de Imóveis.

II. O condômino, ou possuidor, que não cumpre reiteradamente com os seus deveres perante o condomínio poderá, por deliberação de três quartos dos condôminos restantes, ser constrangido a pagar multa correspondente até ao quíntuplo do valor atribuído à contribuição para as despesas condominiais, conforme a gravidade das faltas e a reiteração, independentemente das perdas e danos que se apurem.

III. O condômino que não pagar a sua contribuição ficará sujeito aos juros moratórios convencionados ou, não sendo previstos, os de um por cento ao mês e multa de até dois por cento sobre o débito.

Há erro:

 

(EMAGIS) Considere ação monitória ajuizada por Banco Brasileiro S.A. com base em cédula de crédito bancário (CCB), tendo como réu a devedora principal, Maria. Esta, em embargos monitórios, sustenta, em apertada síntese, que incide na hipótese o prazo de prescrição trienal de que trata a Lei Uniforme de Genebra, combinada com o artigo 44 da Lei nº 10.931/2004, isto é, que não incide o Código Civil para regular a prescrição da pretensão no caso. Na hipótese em apreço, a cédula de crédito que instrui a ação monitória venceu em 26.10.2016. Desse modo, na data em que proposta a ação, 26.09.2021, já havia decorrido o prazo de 3 anos sustentado pela devedora.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo, pertinentes ao incidente de desconsideração da personalidade jurídica.

I. O incidente de desconsideração é cabível em todas as fases do processo de conhecimento, no cumprimento de sentença e na execução fundada em título executivo extrajudicial.

II. Dispensa-se a instauração do incidente se a desconsideração da personalidade jurídica for requerida na petição inicial, hipótese em que será citado o sócio ou a pessoa jurídica.

III. Instaurado o incidente, o sócio ou a pessoa jurídica será citado para manifestar-se e requerer as provas cabíveis no prazo de 15 (quinze) dias. Concluída a instrução, se necessária, o incidente será resolvido por decisão interlocutória; se a decisão for proferida pelo relator, cabe agravo interno.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) No que se refere à disciplina do CPC em torno da reclamação, avalie as seguintes proposições.

I. A inadmissibilidade ou o julgamento do recurso interposto contra a decisão proferida pelo órgão reclamado torna prejudicada a reclamação.

II. Qualquer interessado poderá impugnar o pedido do reclamante.

III. Julgando procedente a reclamação, o tribunal cassará a decisão exorbitante de seu julgado ou determinará medida adequada à solução da controvérsia. O presidente do tribunal determinará o imediato cumprimento da decisão, lavrando-se o acórdão posteriormente.

Há erro:

 

(EMAGIS) Considere mandado de segurança no qual ex-empregado dos Correios aponte como coator ato do presidente desta empresa estatal que o demitiu com fundamento no fato de ter se aposentado por tempo de contribuição por ser vinculado ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Aponta, em síntese, a insubsistência do fundamento determinante do ato impugnado e também a possibilidade de cumulação dos proventos de aposentadoria com o salário decorrente do emprego público, daí pedir seja determinada judicialmente sua reintegração ao emprego que ocupava.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Como a relação que unia o impetrante e a empresa estatal era de emprego, a competência para a ação mandamental em questão é da Justiça do Trabalho.

II. Se a aposentadoria do autor for anterior à EC 103/2019, a ordem deve ser concedida; se posterior, denegada.

III. Como a estatal atua na ordem econômica, seu regime jurídico deve ser equiparado ao das empresas privadas, motivo pelo qual desnecessária a motivação pelo presidente dos Correios do ato de demissão, desde que pagas as verbas rescisórias devidas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da contestação do réu na ação de busca e apreensão de automóvel, considerada a disciplina do Decreto-lei 911/1969 e a jurisprudência do STJ.

I. A análise da contestação deve, em regra, em respeito ao contraditório, ser feita antes da execução da liminar.

II. Cabe na contestação a alegação das objeções de ausência de inadimplemento ou de ausência de comprovação da mora antes da execução da liminar.

III. A contestação do devedor merece ser admitida initio litis, mas com limitação às matérias cognoscíveis de ofício e que não demandem dilação probatória, fazendo-se analogia com a exceção de pré-executividade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que o banco Caixa Econômica Estadual S/A tenha crédito decorrente de contrato particular de consolidação, confissão, renegociação de dívida e outras obrigações em face da sociedade empresária Link Ltda, esta em processo de recuperação judicial. Tenha presente ainda que o crédito do banco esteja lastreado em garantia relativa à alienação fiduciária de imóvel de terceiro, regularmente formalizada, de modo que não afetou bem do patrimônio da devedora. Em incidente de impugnação à relação de credores, a Caixa Econômica defende a tese de que os créditos precitados ostentam natureza extraconcursal.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade tributária, julgue os itens abaixo.

I. O inadimplemento da obrigação tributária pela sociedade acarreta a responsabilidade solidária do sócio-gerente.

II. Presume-se dissolvida irregularmente a empresa que deixar de funcionar no seu domicílio fiscal, sem comunicação aos órgãos competentes, legitimando o redirecionamento da execução fiscal para o sócio-gerente.

III. O redirecionamento da execução fiscal, quando fundado na dissolução irregular da pessoa jurídica executada ou na presunção de sua ocorrência, pode ser autorizado contra o sócio ou o terceiro não sócio, com poderes de administração na data em que configurada ou presumida a dissolução irregular, ainda que não tenha exercido poderes de gerência quando ocorrido o fato gerador do tributo não adimplido, conforme art. 135, III, do CTN.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do IPI e do princípio da essencialidade a ele aplicável, devendo ser marcada a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as receitas públicas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as licitações e os contratos administrativos, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Em relação ao processo administrativo disciplinar e ao regime de previdência dos servidores públicos, assinale a alternativa incorreta.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de aspectos processuais da ação de improbidade administrativa e da ação civil pública, especialmente quando envolvam pedidos de ressarcimento de dano ao erário. Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere ação ajuizada por servidora pública do Município X, sendo regida por Estatuto próprio (Lei 1234/2000), e Plano de Carreira (Lei 5678/2000), que estabelece expressamente em seu artigo 41, III, que a vacância do cargo público ocorrerá pela aposentadoria. Ocorrida a aposentadoria da servidora, a procuradoria municipal entendeu ter ocorrido a “ruptura do vínculo jurídico existente entre a servidora pública e a Administração Municipal, de modo que a readmissão do inativo somente pode ocorrer após aprovação em novo concurso público e nas hipóteses em que se admite a percepção simultânea de proventos de aposentadoria com a remuneração de cargo público”. Desse modo, a servidora ajuíza a ação, afirmando e comprovando que no Município não há RPPS, de modo que sua aposentadoria se deu pelo RGPS, este o fundamento principal pelo qual requer em juízo sua reintegração ao cargo e decorrente declaração da nulidade do ato administrativo municipal que declarara a vacância deste.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o licenciamento ambiental, avalie as assertivas que seguem.

I. É inconstitucional lei complementar estadual que discipline a denominada ‘licença ambiental única’, dispensando a obtenção de licenças prévias, de instalação e de operação estabelecidas pelo CONAMA.

II. É constitucional lei estadual que dispensa atividades agrossivilpastoris do prévio licenciamento ambiental, eis que idôneo o critério do segmento econômico da atividade para mensurar o potencial de dano ao meio ambiente.

III. É formalmente inconstitucional lei estadual que institui dispensa e licenciamento simplificado ambiental para atividades de lavra a céu aberto.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam dos limites da jurisdição nacional e também da cooperação jurídica internacional, devendo ser avaliadas em consonância com o CPC/2015. Marque a assertiva CORRETA.


 

Objetivas DP Estadual - Rodada 24.2022

(DPE/CE – FCC – 2022) Artigo publicado no sítio eletrônico da Defensoria Pública do Estado do Ceará, em 25 de janeiro de 2019, aponta que com técnicas de mediação e conciliação, 80% das partes que procuraram a Defensoria Pública chegaram a um acordo. A busca pela solução extrajudicial de conflitos na Defensoria Pública é

 

(DPE/CE – FCC – 2022) A Convenção Interamericana contra o Racismo e Discriminação Racial e outras formas correlatas de Intolerância estabelece que


 

(EMAGIS) No âmbito da Criminologia, as assertivas que seguem tratam da teoria interacionista ou da reação social.

I. Trata-se de nomenclatura emprestada por parte da doutrina à teoria do labelling approach, sendo esta radicada nos Estados Unidos no início dos anos 60.

II. Trata-se de teoria que centra a explicação sobre a chamada ‘delinquência secundária’, isto é, a delinquência que resulta do processo causal desencadeado pela estigmatização.

III. Howard Becker, em seu livro ‘Outsiders’, aprofunda a questão das condutas desviadas, compreendendo ‘conduta desviante’ como qualidade intrínseca do ato que a pessoa cometa e, portanto, não passível de constituição pela sociedade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação ao crime de furto, julgue os itens abaixo.

I. Consuma-se o crime de furto com a posse de fato da res furtiva, ainda que por breve espaço de tempo e seguida de perseguição ao agente, sendo prescindível a posse mansa e pacífica ou desvigiada.

II. Segundo o STJ, a causa de aumento prevista no § 1° do art. 155 do Código Penal (prática do crime de furto no período noturno) não incide no crime de furto na sua forma qualificada (§ 4°).

III. De acordo com o STJ, não há incidência da majorante prevista no art. 155, § 1º, do Código Penal na hipótese de furto praticado durante o repouso noturno em estabelecimento comercial vazio.

Há erro:


 

(EMAGIS) Considere que tenha ficado provada, por meio de interceptação telefônica, a intenção de dois agentes em concurso de roubar, estando demonstrado, também, que eles arrebentaram o portão lateral, o cadeado de outro portão, além de terem tentado abrir a porta da casa da vítima, quando avistaram policiais e saíram correndo.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Problema árduo da tentativa é a determinação da diferença entre os atos executivos e os atos preparatórios, preconizando o critério objetivo-individual, sugerido por Welzel, que a tentativa começa com a atividade do autor que, segundo o seu plano concretamente delitivo, se aproxima da realização, de modo que o tipo deve ser percebido por intermédio da ação realizada, para que se identifique concretamente a presença de uma tentativa.

II. O STJ, em situação similar, considerou ausência de tentativa de roubo a Agência dos Correios em situação na qual duas pessoas foram presas, armadas, em frente ao local, confessando que tinham a pretensão de cometer o crime e de ter observado o ponto por alguns dias, sabendo do horário dos malotes oriundos de uma instituição financeira.

III. Para o STJ, a situação em questão, à luz da teoria objetivo-formal, configura apenas ato preparatório, não sendo punível como tentativa de roubo circunstanciado, vez que a teoria objetivo-formal exige o início da realização do núcleo da norma penal incriminadora.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre a sanção penal e sua aplicação, assinale a alternativa correta.

 

(TJ/GO – Juiz de Direito Substituto – FCC – 2021) No tocante às garantias constitucionais aplicáveis ao processo penal,

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) Ao realizar o juízo de admissibilidade de uma imputação envolvendo pluralidade de sujeitos, o juiz de direito recebeu a denúncia em relação a sete réus, rejeitou a imputação em relação a dois e absolveu um sumariamente. Na sequência, determinou dia e hora para a realização da audiência de instrução, debates e julgamento, determinando que o Ministério Público fosse cientificado do conjunto de decisões.

Considerando a questão concreta delineada no texto, caso o Ministério Público deseje impugnar o juízo negativo de admissibilidade da imputação, deverá se valer de:

 

(TJ/GO – Juiz de Direito Substituto – FCC – 2021) No tocante às faltas graves na execução penal, a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça considera:

 

(EMAGIS) No que concerne aos condomínios edilícios, considerada a disciplina do Código Civil, julgue os itens abaixo.

I. A convenção que constitui o condomínio edilício deve ser subscrita pelos titulares de, no mínimo, três quintos das frações ideais e torna-se, desde logo, obrigatória para os titulares de direito sobre as unidades, ou para quantos sobre elas tenham posse ou detenção. Para ser oponível contra terceiros, a convenção do condomínio deverá ser registrada no Cartório de Registro de Imóveis.

II. O condômino, ou possuidor, que não cumpre reiteradamente com os seus deveres perante o condomínio poderá, por deliberação de três quartos dos condôminos restantes, ser constrangido a pagar multa correspondente até ao quíntuplo do valor atribuído à contribuição para as despesas condominiais, conforme a gravidade das faltas e a reiteração, independentemente das perdas e danos que se apurem.

III. O condômino que não pagar a sua contribuição ficará sujeito aos juros moratórios convencionados ou, não sendo previstos, os de um por cento ao mês e multa de até dois por cento sobre o débito.

Há erro:

 

(EMAGIS) Considere ação monitória ajuizada por Banco Brasileiro S.A. com base em cédula de crédito bancário (CCB), tendo como réu a devedora principal, Maria. Esta, em embargos monitórios, sustenta, em apertada síntese, que incide na hipótese o prazo de prescrição trienal de que trata a Lei Uniforme de Genebra, combinada com o artigo 44 da Lei nº 10.931/2004, isto é, que não incide o Código Civil para regular a prescrição da pretensão no caso. Na hipótese em apreço, a cédula de crédito que instrui a ação monitória venceu em 26.10.2016. Desse modo, na data em que proposta a ação, 26.09.2021, já havia decorrido o prazo de 3 anos sustentado pela devedora.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) Alcebíades veio a falecer em 2015, aos 70 anos de idade, depois de três anos separado de fato de sua esposa Gertrudes, com quem se casara em 2005. Logo depois da separação, Alcebíades assumiu publicamente relacionamento com Renata, e assim permaneceram de forma contínua e duradoura até sua morte. Um dos filhos de Alcebíades, chamado Gabriel, morrera um ano antes dele, deixando duas filhas, Maria e Sofia, que contavam com 10 e 12 anos de idade, respectivamente, quando da morte do avô. Alcebíades deixou ainda dois filhos vivos, Pedro e Paulo, que desaprovavam o novo relacionamento do pai. Alcebíades cortara relações com Pedro há um ano, pois o filho chegou a chamar Renata de interesseira em um jantar com toda a família. Paulo, por sua vez, renunciou à herança assim que soube da morte do pai. Considerando que Alcebíades não deixou testamento, é correto afirmar sobre sua sucessão que:


 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo, pertinentes ao incidente de desconsideração da personalidade jurídica.

I. O incidente de desconsideração é cabível em todas as fases do processo de conhecimento, no cumprimento de sentença e na execução fundada em título executivo extrajudicial.

II. Dispensa-se a instauração do incidente se a desconsideração da personalidade jurídica for requerida na petição inicial, hipótese em que será citado o sócio ou a pessoa jurídica.

III. Instaurado o incidente, o sócio ou a pessoa jurídica será citado para manifestar-se e requerer as provas cabíveis no prazo de 15 (quinze) dias. Concluída a instrução, se necessária, o incidente será resolvido por decisão interlocutória; se a decisão for proferida pelo relator, cabe agravo interno.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) No que se refere à disciplina do CPC em torno da reclamação, avalie as seguintes proposições.

I. A inadmissibilidade ou o julgamento do recurso interposto contra a decisão proferida pelo órgão reclamado torna prejudicada a reclamação.

II. Qualquer interessado poderá impugnar o pedido do reclamante.

III. Julgando procedente a reclamação, o tribunal cassará a decisão exorbitante de seu julgado ou determinará medida adequada à solução da controvérsia. O presidente do tribunal determinará o imediato cumprimento da decisão, lavrando-se o acórdão posteriormente.

Há erro:

 

(EMAGIS) Considere mandado de segurança no qual ex-empregado dos Correios aponte como coator ato do presidente desta empresa estatal que o demitiu com fundamento no fato de ter se aposentado por tempo de contribuição por ser vinculado ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Aponta, em síntese, a insubsistência do fundamento determinante do ato impugnado e também a possibilidade de cumulação dos proventos de aposentadoria com o salário decorrente do emprego público, daí pedir seja determinada judicialmente sua reintegração ao emprego que ocupava.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Como a relação que unia o impetrante e a empresa estatal era de emprego, a competência para a ação mandamental em questão é da Justiça do Trabalho.

II. Se a aposentadoria do autor for anterior à EC 103/2019, a ordem deve ser concedida; se posterior, denegada.

III. Como a estatal atua na ordem econômica, seu regime jurídico deve ser equiparado ao das empresas privadas, motivo pelo qual desnecessária a motivação pelo presidente dos Correios do ato de demissão, desde que pagas as verbas rescisórias devidas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a evolução histórica do processo coletivo e o modelo de tutela jurisdicional das class actions, é CORRETO afirmar que:


 

(EMAGIS) Sobre a liberdade de expressão e também sobre o direito de reunião, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere dispositivo de Constituição Estadual que, derivado de emenda à respectiva Constituição e visando a definir de forma ampla a incidência do teto remuneratório constitucional no respectivo âmbito territorial, imponha o teto remuneratório estadual único (subsídio mensal, em espécie, dos Desembargadores do Tribunal de Justiça) aos empregados de empresas públicas e sociedades de economia mista não dependentes do erário estadual.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a Justiça do Trabalho e sua competência, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, avalie as assertivas que seguem.

I. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar ações relativas às verbas trabalhistas referentes ao período em que o servidor mantinha vínculo celetista com a Administração, antes da transposição para o regime estatutário.

II. É da competência da Justiça do Trabalho processar e julgar demandas visando a obter prestações de natureza trabalhista, ajuizadas contra órgãos da Administração Pública por servidores que ingressaram em seus quadros, sem concurso público, antes do advento da CF/88, sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

III. Os Tribunais Regionais do Trabalho compõem-se de, no mínimo, sete juízes, recrutados, quando possível, na respectiva região, e nomeados pelo Presidente da República dentre brasileiros com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A Constituição Federal reserva ao chefe do Poder Executivo a iniciativa de leis que tratem do regime jurídico de servidores desse Poder ou que modifiquem a competência e o funcionamento de órgãos administrativos.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. Não se enquadra em tal dispositivo, podendo ser iniciada por parlamentar, lei estadual que afaste punição administrativa a servidores públicos estaduais que interromperam suas atividades, paralisando a prestação de serviços públicos.

II. A reserva em questão também se aplica se a matéria legal for referente a servidores militares.

III. É formalmente inconstitucional lei de iniciativa parlamentar que concede anistia a infrações administrativas praticadas por servidores civis e militares de órgãos de segurança pública em decorrência de participação em movimentos reivindicatórios.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as licitações e os contratos administrativos, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Em relação ao processo administrativo disciplinar e ao regime de previdência dos servidores públicos, assinale a alternativa incorreta.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de aspectos processuais da ação de improbidade administrativa e da ação civil pública, especialmente quando envolvam pedidos de ressarcimento de dano ao erário. Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere ação ajuizada por servidora pública do Município X, sendo regida por Estatuto próprio (Lei 1234/2000), e Plano de Carreira (Lei 5678/2000), que estabelece expressamente em seu artigo 41, III, que a vacância do cargo público ocorrerá pela aposentadoria. Ocorrida a aposentadoria da servidora, a procuradoria municipal entendeu ter ocorrido a “ruptura do vínculo jurídico existente entre a servidora pública e a Administração Municipal, de modo que a readmissão do inativo somente pode ocorrer após aprovação em novo concurso público e nas hipóteses em que se admite a percepção simultânea de proventos de aposentadoria com a remuneração de cargo público”. Desse modo, a servidora ajuíza a ação, afirmando e comprovando que no Município não há RPPS, de modo que sua aposentadoria se deu pelo RGPS, este o fundamento principal pelo qual requer em juízo sua reintegração ao cargo e decorrente declaração da nulidade do ato administrativo municipal que declarara a vacância deste.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o licenciamento ambiental, avalie as assertivas que seguem.

I. É inconstitucional lei complementar estadual que discipline a denominada ‘licença ambiental única’, dispensando a obtenção de licenças prévias, de instalação e de operação estabelecidas pelo CONAMA.

II. É constitucional lei estadual que dispensa atividades agrossivilpastoris do prévio licenciamento ambiental, eis que idôneo o critério do segmento econômico da atividade para mensurar o potencial de dano ao meio ambiente.

III. É formalmente inconstitucional lei estadual que institui dispensa e licenciamento simplificado ambiental para atividades de lavra a céu aberto.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade tributária, julgue os itens abaixo.

I. O inadimplemento da obrigação tributária pela sociedade acarreta a responsabilidade solidária do sócio-gerente.

II. Presume-se dissolvida irregularmente a empresa que deixar de funcionar no seu domicílio fiscal, sem comunicação aos órgãos competentes, legitimando o redirecionamento da execução fiscal para o sócio-gerente.

III. O redirecionamento da execução fiscal, quando fundado na dissolução irregular da pessoa jurídica executada ou na presunção de sua ocorrência, pode ser autorizado contra o sócio ou o terceiro não sócio, com poderes de administração na data em que configurada ou presumida a dissolução irregular, ainda que não tenha exercido poderes de gerência quando ocorrido o fato gerador do tributo não adimplido, conforme art. 135, III, do CTN.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre os impostos de competência dos Estados-membros, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da contestação do réu na ação de busca e apreensão de automóvel, considerada a disciplina do Decreto-lei 911/1969 e a jurisprudência do STJ.

I. A análise da contestação deve, em regra, em respeito ao contraditório, ser feita antes da execução da liminar.

II. Cabe na contestação a alegação das objeções de ausência de inadimplemento ou de ausência de comprovação da mora antes da execução da liminar.

III. A contestação do devedor merece ser admitida initio litis, mas com limitação às matérias cognoscíveis de ofício e que não demandem dilação probatória, fazendo-se analogia com a exceção de pré-executividade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que o banco Caixa Econômica Estadual S/A tenha crédito decorrente de contrato particular de consolidação, confissão, renegociação de dívida e outras obrigações em face da sociedade empresária Link Ltda, esta em processo de recuperação judicial. Tenha presente ainda que o crédito do banco esteja lastreado em garantia relativa à alienação fiduciária de imóvel de terceiro, regularmente formalizada, de modo que não afetou bem do patrimônio da devedora. Em incidente de impugnação à relação de credores, a Caixa Econômica defende a tese de que os créditos precitados ostentam natureza extraconcursal.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considerando a Lei nº 14.344/2022, que dispõe sobre a violência doméstica e familiar contra a criança e o adolescente, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) No tocante à defesa do consumidor em juízo,

 

Ministério Público Estadual - Rodada 24.2022

Zildo Zoroastro, brasileiro, casado, incapaz, residente e domiciliado na Rua Popular, nº 735, Setor Nova Serra, Sorocaba-SP, representado por sua curadora Lenilda Zoroastro, e por meio de advogado regularmente constituído, ajuizou ação de indenização por danos morais contra as pessoas jurídicas Drogaria Holandesa S/A, domiciliada na Avenida Botafogo, nº 741, Setor Central, Sorocaba-SP, e Laboratório União S/A, residente e domiciliada no Distrito Agroindustrial SE-455, Lote 11, Quadra 12, Sorocaba-SP.

Segundo a inicial, distribuída à 6º Vara dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Sorocaba-SP, o autor é portador de alienação mental grave e em razão dessa condição, por prescrição médica, adquiriu no estabelecimento da primeira requerida o medicamento Iverquitinina 20mg, fabricado pela segunda requerida. Ao consumir o fármaco, diz a exordial, o autor passou a ter graves vômitos e sangramento nasal de grande monta. Em nova consulta ao médico – Dr. Fulano de Tal, CRM-SP xxxx – o profissional de saúde aventou que os vômitos possivelmente derivavam da Ivermequitinina 20mg, que poderia “estar vencida”.

Assim, conforme expõe a inicial, os vômitos e o sangramento nasal certamente foram causados por medicamento vencido, colocado à venda pelas requeridas, que devem ser condenadas solidariamente, por conta do direito do consumidor aplicável à espécie, ao pagamento de indenização por danos morais, no montante especificado.

Requereu oitiva de testemunhas e produção de prova pericial, notadamente perícia farmacoquímica, a fim de verificar se o medicamento Iverquitinina 20mg, Lote 12345-ABC, com data de fabricação no dia xxxx, é considerado próprio para o consumo humano. Juntou-se ainda nota fiscal e uma caixa fechada do medicamento, para futura perícia.

A inicial foi recebida, tendo sido designada audiência de conciliação. Todas as partes, advogados e prepostos compareceram ao ato e, não obstante as várias propostas das requeridas, não houve acordo. Em seguida, abriu-se prazo para defesa. A primeira requerida quedou-se inerte. A segunda requerida ofereceu reconvenção, argumentando que o autor foi responsável por “fake news”, pois em postagem na rede social Tik-Tok disse que o Laboratório União S/A é uma indústria “criminosa que só faz remédios vencidos”. Postulou indenização por danos morais, por afronta à reputação comercial do laboratório. Juntou ata notarial, lavrada pelo 14º Tabelionato de Notas de Sorocaba-SP, que comprovaria documentalmente que a postagem em questão partiu do perfil do autor na rede social Tik-Tok.

Por ato ordinatório, abriu-se oportunidade para contestação da parte autora-reconvinda. A peça defensiva foi protocolada intempestivamente e impugnou apenas a autenticidade da ata notarial, dizendo que se tratava de “documento forjado”. Também pediu julgamento antecipado da ação, pois a segunda requerida não teria oferecido contestação.

A segunda requerida-reconvinte atravessou petição, postulando julgamento antecipado da reconvenção, sob o argumento de que a peça defensiva da autora-reconvinda era intempestiva e, portanto, houve a revelia.

Em seguida, o juízo abriu vista ao Ministério Público. Formule a peça processual cabível. O relatório é o próprio enunciado da questão e, portanto, está dispensado.

 

PGE/PGM - Rodada 24.2022

ZE LEONCIO foi autuado pelo ESTADO PANTNAL por dívida de ICMS do período de 2019 a 2021 em que foi efetivada a declaração do imposto devido, mas não foi feito o pagamento antecipado, como determina a legislação vigente.

Após regular processo administrativo, foi o débito inscrito em dívida ativa. Vislumbrando o Estado que o crédito tributário inscrito em dívida ativa já supera em mais de 80% o patrimônio conhecido do contribuinte e tendo ciência, por meio de audiência pública de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) promovida pelo ICMBio que o contribuinte pretende constituir uma RPPN em metade de uma fazenda que representa sua única propriedade conhecida, além de residência particular, ingresse, na qualidade de Procurador do Estado PANTANAL, com a medida judicial cabível para preservar a satisfação do crédito, especialmente considerando os efeitos da criação de uma RPPN sobre bem imóvel que pode ser servir para garantir futura satisfação do crédito em execução fiscal. O resumo da demanda está dispensado.

 

Discursivas - Rodada 24.2022 - Questão 1

O acordo de não persecução cível é um negócio jurídico firmado entre o Ministério Público e o suposto autor do ato de improbidade administrativa segundo o qual este último se compromete a cumprir certas condições e, em troca, não será condenado por improbidade administrativa. Pergunta-se: A) é possível a realização desse acordo no ordenamento jurídico atual? B) cabe sua fixação em fase recursal? Responda em até 10 linhas, justificadamente.

Discursivas - Rodada 24.2022 - Questão 2

Maria do Socorro foi casada com João das Graças no regime da comunhão universal de bens. Durante o matrimônio, o casal adquiriu dois bens imóveis. As partes se divorciaram em 1983, mas não partilharam os bens do casal. Maria do Socorro se manteve na posse exclusiva dos referidos imóveis, sem oposição do réu, por mais de 23 anos, desde o divórcio, até ajuizar ação objetivando a usucapião extraordinária. Nesse contexto, Maria das Graças, como condômina dos bens comuns, que alugou a terceiros e recebeu exclusivamente os respectivos aluguéis, poderá usucapir os referidos bens? Resposta em, no máximo, 15 (quinze) linhas.

Discursivas - Rodada 24.2022 - Questão 3

A transferência de bens, direitos e obrigações de uma empresa à outra prescinde de comprovação formal para a caracterização de sucessão empresarial? Responda em, no máximo, 10 linhas.

Discursivas - Rodada 24.2022 - Questão 4

Jagunço Mulambo responde a duas ações penais que tramitam paralelamente, perante juízos diversos, uma pela prática do crime de roubo majorado e outra pelo cometimento do crime de furto qualificado.

Na primeira ação penal, Jagunço fora condenado à pena de reclusão de 5 anos e 4 meses em regime inicial fechado, a qual, transitada em julgado, ensejou o início da respectiva execução.

Sobreveio, então, condenação pelo crime de furto qualificado à pena de 3 anos e 6 meses de reclusão em regime inicial aberto, a qual foi substituída por duas penas restritivas de direito, consistentes em prestação de serviços à comunidade e em prestação pecuniária. A sentença, igualmente, transitou em julgado.

Nessa hipótese, identificada pelo juízo da execução penal a segunda condenação, o magistrado entendeu que não seria cabível a unificação das sanções. O Ministério Público, inconformado, interpôs agravo em que sustentou ser cabível a unificação, haja vista que, pelo somatório das penas e por haver pena privativa de liberdade não substituída, a substituição realizada na segunda ação penal não poderia subsistir, donde ser hipótese legal de conversão.

Considerado o contexto narrado, indaga-se: assiste razão ao juízo da execução penal ou ao parquet?

Responda, fundamentalmente, em até 15 (quinze) linhas.

Discursivas - Rodada 24.2022 - Questão 5

É constitucional lei estadual de iniciativa parlamentar que dispõe sobre concessão de anistia a servidores públicos? (Máximo 15 linhas).

Discursivas - Rodada 24.2022

O acordo de não persecução cível é um negócio jurídico firmado entre o Ministério Público e o suposto autor do ato de improbidade administrativa segundo o qual este último se compromete a cumprir certas condições e, em troca, não será condenado por improbidade administrativa. Pergunta-se: A) é possível a realização desse acordo no ordenamento jurídico atual? B) cabe sua fixação em fase recursal? Responda em até 10 linhas, justificadamente.

 

Maria do Socorro foi casada com João das Graças no regime da comunhão universal de bens. Durante o matrimônio, o casal adquiriu dois bens imóveis. As partes se divorciaram em 1983, mas não partilharam os bens do casal. Maria do Socorro se manteve na posse exclusiva dos referidos imóveis, sem oposição do réu, por mais de 23 anos, desde o divórcio, até ajuizar ação objetivando a usucapião extraordinária. Nesse contexto, Maria das Graças, como condômina dos bens comuns, que alugou a terceiros e recebeu exclusivamente os respectivos aluguéis, poderá usucapir os referidos bens? Resposta em, no máximo, 15 (quinze) linhas.

 

A transferência de bens, direitos e obrigações de uma empresa à outra prescinde de comprovação formal para a caracterização de sucessão empresarial? Responda em, no máximo, 10 linhas.

 

Jagunço Mulambo responde a duas ações penais que tramitam paralelamente, perante juízos diversos, uma pela prática do crime de roubo majorado e outra pelo cometimento do crime de furto qualificado.

Na primeira ação penal, Jagunço fora condenado à pena de reclusão de 5 anos e 4 meses em regime inicial fechado, a qual, transitada em julgado, ensejou o início da respectiva execução.

Sobreveio, então, condenação pelo crime de furto qualificado à pena de 3 anos e 6 meses de reclusão em regime inicial aberto, a qual foi substituída por duas penas restritivas de direito, consistentes em prestação de serviços à comunidade e em prestação pecuniária. A sentença, igualmente, transitou em julgado.

Nessa hipótese, identificada pelo juízo da execução penal a segunda condenação, o magistrado entendeu que não seria cabível a unificação das sanções. O Ministério Público, inconformado, interpôs agravo em que sustentou ser cabível a unificação, haja vista que, pelo somatório das penas e por haver pena privativa de liberdade não substituída, a substituição realizada na segunda ação penal não poderia subsistir, donde ser hipótese legal de conversão.

Considerado o contexto narrado, indaga-se: assiste razão ao juízo da execução penal ou ao parquet?

Responda, fundamentalmente, em até 15 (quinze) linhas.

 

É constitucional lei estadual de iniciativa parlamentar que dispõe sobre concessão de anistia a servidores públicos? (Máximo 15 linhas).

 

Sentença Federal - Rodada 24.2022

Trata-se de ação proposta pelo SEBRAE/TO contra a UNIÃO (FAZENDA NACIONAL), objetivando a declaração de imunidade, afastamento da exigência de apresentação de Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, bem como a inexistência de obrigação de recolher tributos, IR e IOF, sobre suas aplicações financeiras de renda fixa ou variável, e a repetição de indébito nos últimos 05 (cinco) anos.

Em breve síntese, a parte autora alega que:

a) se posiciona dentre as instituições de assistência social abrangidas pela imunidade tributária prevista na Constituição Federal;

b) sob o ponto de vista das exigências da legislação infraconstitucional, enquadra-se nos requisitos previstos no art. 14 do CTN;

c) tem natureza jurídica de entidade de assistência social e educacional, e equipara-se para fins e efeitos jurídicos ao SESI, SENAI, SESC e SENAC;

d) apesar da ré reconhecer a imunidade tributária que busca, condiciona a mesma aos requisitos da Lei n° 12.101/09.

Pugnou pela concessão de tutela de urgência para determinar que a parte requerida proceda à imediata suspensão da exigibilidade dos tributos (IR e IOF) sobre suas aplicações financeiras de renda fixa ou variável, com fulcro no artigo 151, V, do CTN, bem como seja obstado a inscrição do seu nome no CADIN, bem como a negativa de expedição de CND, até o julgamento de mérito da presente demanda.

Citada, a União (Fazenda Nacional) apresentou contestação. No mérito, sustentou, em suma:

a) que a viabilidade de uma nova espécie de imunidade, uma imunidade sem limites, com efeitos absolutos, prevista em lei ordinária e anterior à própria Constituição, violaria diretamente o sistema constitucional vigente, alicerçado que está nos Princípios da Isonomia, da Livre Concorrência, Razoabilidade e Proporcionalidade;

b) a norma que previa a referida imunidade/isenção não foi recepcionada pela ordem constitucional atual;

c) apesar do Supremo Tribunal Federal decidir que as pessoas jurídicas formadoras do Sistema “S” estariam equiparadas às entidades de assistência social, não há decisão no sentido de que essas aludidas entidades estariam dispensadas do implemento das condições legais.

Por sua vez, a parte autora manifestou-se acerca da contestação.

É o relatório. Decido.

Elabore, na condição de juiz federal substituto, a sentença adequada ao caso, enfrentando todas as questões processuais e materiais pertinentes, sem acrescentar qualquer fato novo. Não é necessária a confecção de relatório.

 

Objetivas AGU/PFN/PGF - Rodada 24.2022

(EMAGIS) Sobre as licitações e os contratos administrativos, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Em relação ao processo administrativo disciplinar e ao regime de previdência dos servidores públicos, assinale a alternativa incorreta.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de aspectos processuais da ação de improbidade administrativa e da ação civil pública, especialmente quando envolvam pedidos de ressarcimento de dano ao erário. Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere ação ajuizada por servidora pública do Município X, sendo regida por Estatuto próprio (Lei 1234/2000), e Plano de Carreira (Lei 5678/2000), que estabelece expressamente em seu artigo 41, III, que a vacância do cargo público ocorrerá pela aposentadoria. Ocorrida a aposentadoria da servidora, a procuradoria municipal entendeu ter ocorrido a “ruptura do vínculo jurídico existente entre a servidora pública e a Administração Municipal, de modo que a readmissão do inativo somente pode ocorrer após aprovação em novo concurso público e nas hipóteses em que se admite a percepção simultânea de proventos de aposentadoria com a remuneração de cargo público”. Desse modo, a servidora ajuíza a ação, afirmando e comprovando que no Município não há RPPS, de modo que sua aposentadoria se deu pelo RGPS, este o fundamento principal pelo qual requer em juízo sua reintegração ao cargo e decorrente declaração da nulidade do ato administrativo municipal que declarara a vacância deste.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a liberdade de expressão e também sobre o direito de reunião, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere dispositivo de Constituição Estadual que, derivado de emenda à respectiva Constituição e visando a definir de forma ampla a incidência do teto remuneratório constitucional no respectivo âmbito territorial, imponha o teto remuneratório estadual único (subsídio mensal, em espécie, dos Desembargadores do Tribunal de Justiça) aos empregados de empresas públicas e sociedades de economia mista não dependentes do erário estadual.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a Justiça do Trabalho e sua competência, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, avalie as assertivas que seguem.

I. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar ações relativas às verbas trabalhistas referentes ao período em que o servidor mantinha vínculo celetista com a Administração, antes da transposição para o regime estatutário.

II. É da competência da Justiça do Trabalho processar e julgar demandas visando a obter prestações de natureza trabalhista, ajuizadas contra órgãos da Administração Pública por servidores que ingressaram em seus quadros, sem concurso público, antes do advento da CF/88, sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

III. Os Tribunais Regionais do Trabalho compõem-se de, no mínimo, sete juízes, recrutados, quando possível, na respectiva região, e nomeados pelo Presidente da República dentre brasileiros com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A Constituição Federal reserva ao chefe do Poder Executivo a iniciativa de leis que tratem do regime jurídico de servidores desse Poder ou que modifiquem a competência e o funcionamento de órgãos administrativos.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. Não se enquadra em tal dispositivo, podendo ser iniciada por parlamentar, lei estadual que afaste punição administrativa a servidores públicos estaduais que interromperam suas atividades, paralisando a prestação de serviços públicos.

II. A reserva em questão também se aplica se a matéria legal for referente a servidores militares.

III. É formalmente inconstitucional lei de iniciativa parlamentar que concede anistia a infrações administrativas praticadas por servidores civis e militares de órgãos de segurança pública em decorrência de participação em movimentos reivindicatórios.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o Direito Previdenciário, julgue os itens abaixo e marque a alternativa correta.

I. O segurado do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) tem direito adquirido a benefício calculado de modo mais vantajoso, sob a vigência da mesma lei, consideradas todas as datas em que o direito poderia ter sido exercido, desde quando preenchidos os requisitos para a jubilação.

II. A sentença trabalhista, por se tratar de decisão judicial, pode ser considerada como início de prova material para a concessão do benefício previdenciário, bem como para revisão da renda mensal inicial, ainda que a autarquia previdenciária não tenha integrado a contenda trabalhista.

III. Pedro Segurado era empregado em uma empresa no ramo da construção civil. Esteve em gozo de auxílio-doença por 12 (doze) meses, em razão de ter fraturado a perna em uma partida de futebol com os amigos. Tendo sido desligado da empresa, e não vertendo mais nenhuma contribuição previdenciária após a cessação do auxílio-doença, deu entrada, junto ao INSS, com pedido de aposentadoria por tempo de contribuição, considerado o longo interregno em que trabalhara como empregado durante a sua vida. Nessa hipótese, o período em que Pedro esteve em gozo de auxílio-doença poderá ser computado como tempo de contribuição, mas não poderá sê-lo para fins de carência do benefício pleiteado.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) No que concerne aos condomínios edilícios, considerada a disciplina do Código Civil, julgue os itens abaixo.

I. A convenção que constitui o condomínio edilício deve ser subscrita pelos titulares de, no mínimo, três quintos das frações ideais e torna-se, desde logo, obrigatória para os titulares de direito sobre as unidades, ou para quantos sobre elas tenham posse ou detenção. Para ser oponível contra terceiros, a convenção do condomínio deverá ser registrada no Cartório de Registro de Imóveis.

II. O condômino, ou possuidor, que não cumpre reiteradamente com os seus deveres perante o condomínio poderá, por deliberação de três quartos dos condôminos restantes, ser constrangido a pagar multa correspondente até ao quíntuplo do valor atribuído à contribuição para as despesas condominiais, conforme a gravidade das faltas e a reiteração, independentemente das perdas e danos que se apurem.

III. O condômino que não pagar a sua contribuição ficará sujeito aos juros moratórios convencionados ou, não sendo previstos, os de um por cento ao mês e multa de até dois por cento sobre o débito.

Há erro:

 

(EMAGIS) Considere ação monitória ajuizada por Banco Brasileiro S.A. com base em cédula de crédito bancário (CCB), tendo como réu a devedora principal, Maria. Esta, em embargos monitórios, sustenta, em apertada síntese, que incide na hipótese o prazo de prescrição trienal de que trata a Lei Uniforme de Genebra, combinada com o artigo 44 da Lei nº 10.931/2004, isto é, que não incide o Código Civil para regular a prescrição da pretensão no caso. Na hipótese em apreço, a cédula de crédito que instrui a ação monitória venceu em 26.10.2016. Desse modo, na data em que proposta a ação, 26.09.2021, já havia decorrido o prazo de 3 anos sustentado pela devedora.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo, pertinentes ao incidente de desconsideração da personalidade jurídica.

I. O incidente de desconsideração é cabível em todas as fases do processo de conhecimento, no cumprimento de sentença e na execução fundada em título executivo extrajudicial.

II. Dispensa-se a instauração do incidente se a desconsideração da personalidade jurídica for requerida na petição inicial, hipótese em que será citado o sócio ou a pessoa jurídica.

III. Instaurado o incidente, o sócio ou a pessoa jurídica será citado para manifestar-se e requerer as provas cabíveis no prazo de 15 (quinze) dias. Concluída a instrução, se necessária, o incidente será resolvido por decisão interlocutória; se a decisão for proferida pelo relator, cabe agravo interno.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) No que se refere à disciplina do CPC em torno da reclamação, avalie as seguintes proposições.

I. A inadmissibilidade ou o julgamento do recurso interposto contra a decisão proferida pelo órgão reclamado torna prejudicada a reclamação.

II. Qualquer interessado poderá impugnar o pedido do reclamante.

III. Julgando procedente a reclamação, o tribunal cassará a decisão exorbitante de seu julgado ou determinará medida adequada à solução da controvérsia. O presidente do tribunal determinará o imediato cumprimento da decisão, lavrando-se o acórdão posteriormente.

Há erro:

 

(EMAGIS) Considere mandado de segurança no qual ex-empregado dos Correios aponte como coator ato do presidente desta empresa estatal que o demitiu com fundamento no fato de ter se aposentado por tempo de contribuição por ser vinculado ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Aponta, em síntese, a insubsistência do fundamento determinante do ato impugnado e também a possibilidade de cumulação dos proventos de aposentadoria com o salário decorrente do emprego público, daí pedir seja determinada judicialmente sua reintegração ao emprego que ocupava.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Como a relação que unia o impetrante e a empresa estatal era de emprego, a competência para a ação mandamental em questão é da Justiça do Trabalho.

II. Se a aposentadoria do autor for anterior à EC 103/2019, a ordem deve ser concedida; se posterior, denegada.

III. Como a estatal atua na ordem econômica, seu regime jurídico deve ser equiparado ao das empresas privadas, motivo pelo qual desnecessária a motivação pelo presidente dos Correios do ato de demissão, desde que pagas as verbas rescisórias devidas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No tocante à defesa do consumidor em juízo,

 

(EMAGIS) Sobre a ordem constitucional econômica assinale a alterativa correta:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da contestação do réu na ação de busca e apreensão de automóvel, considerada a disciplina do Decreto-lei 911/1969 e a jurisprudência do STJ.

I. A análise da contestação deve, em regra, em respeito ao contraditório, ser feita antes da execução da liminar.

II. Cabe na contestação a alegação das objeções de ausência de inadimplemento ou de ausência de comprovação da mora antes da execução da liminar.

III. A contestação do devedor merece ser admitida initio litis, mas com limitação às matérias cognoscíveis de ofício e que não demandem dilação probatória, fazendo-se analogia com a exceção de pré-executividade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que o banco Caixa Econômica Estadual S/A tenha crédito decorrente de contrato particular de consolidação, confissão, renegociação de dívida e outras obrigações em face da sociedade empresária Link Ltda, esta em processo de recuperação judicial. Tenha presente ainda que o crédito do banco esteja lastreado em garantia relativa à alienação fiduciária de imóvel de terceiro, regularmente formalizada, de modo que não afetou bem do patrimônio da devedora. Em incidente de impugnação à relação de credores, a Caixa Econômica defende a tese de que os créditos precitados ostentam natureza extraconcursal.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade tributária, julgue os itens abaixo.

I. O inadimplemento da obrigação tributária pela sociedade acarreta a responsabilidade solidária do sócio-gerente.

II. Presume-se dissolvida irregularmente a empresa que deixar de funcionar no seu domicílio fiscal, sem comunicação aos órgãos competentes, legitimando o redirecionamento da execução fiscal para o sócio-gerente.

III. O redirecionamento da execução fiscal, quando fundado na dissolução irregular da pessoa jurídica executada ou na presunção de sua ocorrência, pode ser autorizado contra o sócio ou o terceiro não sócio, com poderes de administração na data em que configurada ou presumida a dissolução irregular, ainda que não tenha exercido poderes de gerência quando ocorrido o fato gerador do tributo não adimplido, conforme art. 135, III, do CTN.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do IPI e do princípio da essencialidade a ele aplicável, devendo ser marcada a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as receitas públicas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o licenciamento ambiental, avalie as assertivas que seguem.

I. É inconstitucional lei complementar estadual que discipline a denominada ‘licença ambiental única’, dispensando a obtenção de licenças prévias, de instalação e de operação estabelecidas pelo CONAMA.

II. É constitucional lei estadual que dispensa atividades agrossivilpastoris do prévio licenciamento ambiental, eis que idôneo o critério do segmento econômico da atividade para mensurar o potencial de dano ao meio ambiente.

III. É formalmente inconstitucional lei estadual que institui dispensa e licenciamento simplificado ambiental para atividades de lavra a céu aberto.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam dos limites da jurisdição nacional e também da cooperação jurídica internacional, devendo ser avaliadas em consonância com o CPC/2015. Marque a assertiva CORRETA.


 

(Defensor Público do Estado do Ceará – FCC – 2022) Sobre o trabalho de crianças e adolescentes, é correto:


 

(Procurador do Município de Presidente Prudente/SP – VUNESP – 2022) Com relação à execução no processo do trabalho, assinale a alternativa que está de acordo com a CLT.


 

(EMAGIS) Em relação ao crime de furto, julgue os itens abaixo.

I. Consuma-se o crime de furto com a posse de fato da res furtiva, ainda que por breve espaço de tempo e seguida de perseguição ao agente, sendo prescindível a posse mansa e pacífica ou desvigiada.

II. Segundo o STJ, a causa de aumento prevista no § 1° do art. 155 do Código Penal (prática do crime de furto no período noturno) não incide no crime de furto na sua forma qualificada (§ 4°).

III. De acordo com o STJ, não há incidência da majorante prevista no art. 155, § 1º, do Código Penal na hipótese de furto praticado durante o repouso noturno em estabelecimento comercial vazio.

Há erro:


 

(EMAGIS) Considere que tenha ficado provada, por meio de interceptação telefônica, a intenção de dois agentes em concurso de roubar, estando demonstrado, também, que eles arrebentaram o portão lateral, o cadeado de outro portão, além de terem tentado abrir a porta da casa da vítima, quando avistaram policiais e saíram correndo.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Problema árduo da tentativa é a determinação da diferença entre os atos executivos e os atos preparatórios, preconizando o critério objetivo-individual, sugerido por Welzel, que a tentativa começa com a atividade do autor que, segundo o seu plano concretamente delitivo, se aproxima da realização, de modo que o tipo deve ser percebido por intermédio da ação realizada, para que se identifique concretamente a presença de uma tentativa.

II. O STJ, em situação similar, considerou ausência de tentativa de roubo a Agência dos Correios em situação na qual duas pessoas foram presas, armadas, em frente ao local, confessando que tinham a pretensão de cometer o crime e de ter observado o ponto por alguns dias, sabendo do horário dos malotes oriundos de uma instituição financeira.

III. Para o STJ, a situação em questão, à luz da teoria objetivo-formal, configura apenas ato preparatório, não sendo punível como tentativa de roubo circunstanciado, vez que a teoria objetivo-formal exige o início da realização do núcleo da norma penal incriminadora.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre a Parte Especial do Código Penal, marque a alternativa correta.


 

(TJ/GO – Juiz de Direito Substituto – FCC – 2021) No tocante às garantias constitucionais aplicáveis ao processo penal,

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) Ao realizar o juízo de admissibilidade de uma imputação envolvendo pluralidade de sujeitos, o juiz de direito recebeu a denúncia em relação a sete réus, rejeitou a imputação em relação a dois e absolveu um sumariamente. Na sequência, determinou dia e hora para a realização da audiência de instrução, debates e julgamento, determinando que o Ministério Público fosse cientificado do conjunto de decisões.

Considerando a questão concreta delineada no texto, caso o Ministério Público deseje impugnar o juízo negativo de admissibilidade da imputação, deverá se valer de:

 

Objetivas PGE/PGM - Rodada 24.2022

(EMAGIS) Sobre as licitações e os contratos administrativos, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Em relação ao processo administrativo disciplinar e ao regime de previdência dos servidores públicos, assinale a alternativa incorreta.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de aspectos processuais da ação de improbidade administrativa e da ação civil pública, especialmente quando envolvam pedidos de ressarcimento de dano ao erário. Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere ação ajuizada por servidora pública do Município X, sendo regida por Estatuto próprio (Lei 1234/2000), e Plano de Carreira (Lei 5678/2000), que estabelece expressamente em seu artigo 41, III, que a vacância do cargo público ocorrerá pela aposentadoria. Ocorrida a aposentadoria da servidora, a procuradoria municipal entendeu ter ocorrido a “ruptura do vínculo jurídico existente entre a servidora pública e a Administração Municipal, de modo que a readmissão do inativo somente pode ocorrer após aprovação em novo concurso público e nas hipóteses em que se admite a percepção simultânea de proventos de aposentadoria com a remuneração de cargo público”. Desse modo, a servidora ajuíza a ação, afirmando e comprovando que no Município não há RPPS, de modo que sua aposentadoria se deu pelo RGPS, este o fundamento principal pelo qual requer em juízo sua reintegração ao cargo e decorrente declaração da nulidade do ato administrativo municipal que declarara a vacância deste.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a liberdade de expressão e também sobre o direito de reunião, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere dispositivo de Constituição Estadual que, derivado de emenda à respectiva Constituição e visando a definir de forma ampla a incidência do teto remuneratório constitucional no respectivo âmbito territorial, imponha o teto remuneratório estadual único (subsídio mensal, em espécie, dos Desembargadores do Tribunal de Justiça) aos empregados de empresas públicas e sociedades de economia mista não dependentes do erário estadual.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a Justiça do Trabalho e sua competência, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, avalie as assertivas que seguem.

I. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar ações relativas às verbas trabalhistas referentes ao período em que o servidor mantinha vínculo celetista com a Administração, antes da transposição para o regime estatutário.

II. É da competência da Justiça do Trabalho processar e julgar demandas visando a obter prestações de natureza trabalhista, ajuizadas contra órgãos da Administração Pública por servidores que ingressaram em seus quadros, sem concurso público, antes do advento da CF/88, sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

III. Os Tribunais Regionais do Trabalho compõem-se de, no mínimo, sete juízes, recrutados, quando possível, na respectiva região, e nomeados pelo Presidente da República dentre brasileiros com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A Constituição Federal reserva ao chefe do Poder Executivo a iniciativa de leis que tratem do regime jurídico de servidores desse Poder ou que modifiquem a competência e o funcionamento de órgãos administrativos.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. Não se enquadra em tal dispositivo, podendo ser iniciada por parlamentar, lei estadual que afaste punição administrativa a servidores públicos estaduais que interromperam suas atividades, paralisando a prestação de serviços públicos.

II. A reserva em questão também se aplica se a matéria legal for referente a servidores militares.

III. É formalmente inconstitucional lei de iniciativa parlamentar que concede anistia a infrações administrativas praticadas por servidores civis e militares de órgãos de segurança pública em decorrência de participação em movimentos reivindicatórios.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo, pertinentes ao incidente de desconsideração da personalidade jurídica.

I. O incidente de desconsideração é cabível em todas as fases do processo de conhecimento, no cumprimento de sentença e na execução fundada em título executivo extrajudicial.

II. Dispensa-se a instauração do incidente se a desconsideração da personalidade jurídica for requerida na petição inicial, hipótese em que será citado o sócio ou a pessoa jurídica.

III. Instaurado o incidente, o sócio ou a pessoa jurídica será citado para manifestar-se e requerer as provas cabíveis no prazo de 15 (quinze) dias. Concluída a instrução, se necessária, o incidente será resolvido por decisão interlocutória; se a decisão for proferida pelo relator, cabe agravo interno.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) No que se refere à disciplina do CPC em torno da reclamação, avalie as seguintes proposições.

I. A inadmissibilidade ou o julgamento do recurso interposto contra a decisão proferida pelo órgão reclamado torna prejudicada a reclamação.

II. Qualquer interessado poderá impugnar o pedido do reclamante.

III. Julgando procedente a reclamação, o tribunal cassará a decisão exorbitante de seu julgado ou determinará medida adequada à solução da controvérsia. O presidente do tribunal determinará o imediato cumprimento da decisão, lavrando-se o acórdão posteriormente.

Há erro:

 

(EMAGIS) Considere mandado de segurança no qual ex-empregado dos Correios aponte como coator ato do presidente desta empresa estatal que o demitiu com fundamento no fato de ter se aposentado por tempo de contribuição por ser vinculado ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Aponta, em síntese, a insubsistência do fundamento determinante do ato impugnado e também a possibilidade de cumulação dos proventos de aposentadoria com o salário decorrente do emprego público, daí pedir seja determinada judicialmente sua reintegração ao emprego que ocupava.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Como a relação que unia o impetrante e a empresa estatal era de emprego, a competência para a ação mandamental em questão é da Justiça do Trabalho.

II. Se a aposentadoria do autor for anterior à EC 103/2019, a ordem deve ser concedida; se posterior, denegada.

III. Como a estatal atua na ordem econômica, seu regime jurídico deve ser equiparado ao das empresas privadas, motivo pelo qual desnecessária a motivação pelo presidente dos Correios do ato de demissão, desde que pagas as verbas rescisórias devidas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que concerne aos condomínios edilícios, considerada a disciplina do Código Civil, julgue os itens abaixo.

I. A convenção que constitui o condomínio edilício deve ser subscrita pelos titulares de, no mínimo, três quintos das frações ideais e torna-se, desde logo, obrigatória para os titulares de direito sobre as unidades, ou para quantos sobre elas tenham posse ou detenção. Para ser oponível contra terceiros, a convenção do condomínio deverá ser registrada no Cartório de Registro de Imóveis.

II. O condômino, ou possuidor, que não cumpre reiteradamente com os seus deveres perante o condomínio poderá, por deliberação de três quartos dos condôminos restantes, ser constrangido a pagar multa correspondente até ao quíntuplo do valor atribuído à contribuição para as despesas condominiais, conforme a gravidade das faltas e a reiteração, independentemente das perdas e danos que se apurem.

III. O condômino que não pagar a sua contribuição ficará sujeito aos juros moratórios convencionados ou, não sendo previstos, os de um por cento ao mês e multa de até dois por cento sobre o débito.

Há erro:

 

(EMAGIS) Considere ação monitória ajuizada por Banco Brasileiro S.A. com base em cédula de crédito bancário (CCB), tendo como réu a devedora principal, Maria. Esta, em embargos monitórios, sustenta, em apertada síntese, que incide na hipótese o prazo de prescrição trienal de que trata a Lei Uniforme de Genebra, combinada com o artigo 44 da Lei nº 10.931/2004, isto é, que não incide o Código Civil para regular a prescrição da pretensão no caso. Na hipótese em apreço, a cédula de crédito que instrui a ação monitória venceu em 26.10.2016. Desse modo, na data em que proposta a ação, 26.09.2021, já havia decorrido o prazo de 3 anos sustentado pela devedora.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) Alcebíades veio a falecer em 2015, aos 70 anos de idade, depois de três anos separado de fato de sua esposa Gertrudes, com quem se casara em 2005. Logo depois da separação, Alcebíades assumiu publicamente relacionamento com Renata, e assim permaneceram de forma contínua e duradoura até sua morte. Um dos filhos de Alcebíades, chamado Gabriel, morrera um ano antes dele, deixando duas filhas, Maria e Sofia, que contavam com 10 e 12 anos de idade, respectivamente, quando da morte do avô. Alcebíades deixou ainda dois filhos vivos, Pedro e Paulo, que desaprovavam o novo relacionamento do pai. Alcebíades cortara relações com Pedro há um ano, pois o filho chegou a chamar Renata de interesseira em um jantar com toda a família. Paulo, por sua vez, renunciou à herança assim que soube da morte do pai. Considerando que Alcebíades não deixou testamento, é correto afirmar sobre sua sucessão que:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da contestação do réu na ação de busca e apreensão de automóvel, considerada a disciplina do Decreto-lei 911/1969 e a jurisprudência do STJ.

I. A análise da contestação deve, em regra, em respeito ao contraditório, ser feita antes da execução da liminar.

II. Cabe na contestação a alegação das objeções de ausência de inadimplemento ou de ausência de comprovação da mora antes da execução da liminar.

III. A contestação do devedor merece ser admitida initio litis, mas com limitação às matérias cognoscíveis de ofício e que não demandem dilação probatória, fazendo-se analogia com a exceção de pré-executividade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que o banco Caixa Econômica Estadual S/A tenha crédito decorrente de contrato particular de consolidação, confissão, renegociação de dívida e outras obrigações em face da sociedade empresária Link Ltda, esta em processo de recuperação judicial. Tenha presente ainda que o crédito do banco esteja lastreado em garantia relativa à alienação fiduciária de imóvel de terceiro, regularmente formalizada, de modo que não afetou bem do patrimônio da devedora. Em incidente de impugnação à relação de credores, a Caixa Econômica defende a tese de que os créditos precitados ostentam natureza extraconcursal.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade tributária, julgue os itens abaixo.

I. O inadimplemento da obrigação tributária pela sociedade acarreta a responsabilidade solidária do sócio-gerente.

II. Presume-se dissolvida irregularmente a empresa que deixar de funcionar no seu domicílio fiscal, sem comunicação aos órgãos competentes, legitimando o redirecionamento da execução fiscal para o sócio-gerente.

III. O redirecionamento da execução fiscal, quando fundado na dissolução irregular da pessoa jurídica executada ou na presunção de sua ocorrência, pode ser autorizado contra o sócio ou o terceiro não sócio, com poderes de administração na data em que configurada ou presumida a dissolução irregular, ainda que não tenha exercido poderes de gerência quando ocorrido o fato gerador do tributo não adimplido, conforme art. 135, III, do CTN.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre os impostos de competência dos Estados-membros, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre as receitas públicas, marque a alternativa CORRETA.

 

(Defensor Público do Estado do Ceará – FCC – 2022) Sobre o trabalho de crianças e adolescentes, é correto:


 

(Procurador do Município de Presidente Prudente/SP – VUNESP – 2022) Com relação à execução no processo do trabalho, assinale a alternativa que está de acordo com a CLT.


 

(EMAGIS) Sobre o licenciamento ambiental, avalie as assertivas que seguem.

I. É inconstitucional lei complementar estadual que discipline a denominada ‘licença ambiental única’, dispensando a obtenção de licenças prévias, de instalação e de operação estabelecidas pelo CONAMA.

II. É constitucional lei estadual que dispensa atividades agrossivilpastoris do prévio licenciamento ambiental, eis que idôneo o critério do segmento econômico da atividade para mensurar o potencial de dano ao meio ambiente.

III. É formalmente inconstitucional lei estadual que institui dispensa e licenciamento simplificado ambiental para atividades de lavra a céu aberto.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Em relação ao crime de furto, julgue os itens abaixo.

I. Consuma-se o crime de furto com a posse de fato da res furtiva, ainda que por breve espaço de tempo e seguida de perseguição ao agente, sendo prescindível a posse mansa e pacífica ou desvigiada.

II. Segundo o STJ, a causa de aumento prevista no § 1° do art. 155 do Código Penal (prática do crime de furto no período noturno) não incide no crime de furto na sua forma qualificada (§ 4°).

III. De acordo com o STJ, não há incidência da majorante prevista no art. 155, § 1º, do Código Penal na hipótese de furto praticado durante o repouso noturno em estabelecimento comercial vazio.

Há erro:


 

(EMAGIS) Considere que tenha ficado provada, por meio de interceptação telefônica, a intenção de dois agentes em concurso de roubar, estando demonstrado, também, que eles arrebentaram o portão lateral, o cadeado de outro portão, além de terem tentado abrir a porta da casa da vítima, quando avistaram policiais e saíram correndo.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Problema árduo da tentativa é a determinação da diferença entre os atos executivos e os atos preparatórios, preconizando o critério objetivo-individual, sugerido por Welzel, que a tentativa começa com a atividade do autor que, segundo o seu plano concretamente delitivo, se aproxima da realização, de modo que o tipo deve ser percebido por intermédio da ação realizada, para que se identifique concretamente a presença de uma tentativa.

II. O STJ, em situação similar, considerou ausência de tentativa de roubo a Agência dos Correios em situação na qual duas pessoas foram presas, armadas, em frente ao local, confessando que tinham a pretensão de cometer o crime e de ter observado o ponto por alguns dias, sabendo do horário dos malotes oriundos de uma instituição financeira.

III. Para o STJ, a situação em questão, à luz da teoria objetivo-formal, configura apenas ato preparatório, não sendo punível como tentativa de roubo circunstanciado, vez que a teoria objetivo-formal exige o início da realização do núcleo da norma penal incriminadora.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(TJ/GO – Juiz de Direito Substituto – FCC – 2021) No tocante às garantias constitucionais aplicáveis ao processo penal,

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) Ao realizar o juízo de admissibilidade de uma imputação envolvendo pluralidade de sujeitos, o juiz de direito recebeu a denúncia em relação a sete réus, rejeitou a imputação em relação a dois e absolveu um sumariamente. Na sequência, determinou dia e hora para a realização da audiência de instrução, debates e julgamento, determinando que o Ministério Público fosse cientificado do conjunto de decisões.

Considerando a questão concreta delineada no texto, caso o Ministério Público deseje impugnar o juízo negativo de admissibilidade da imputação, deverá se valer de:

 

Objetivas - Rodada 24.2022

(EMAGIS) Sobre a liberdade de expressão e também sobre o direito de reunião, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere dispositivo de Constituição Estadual que, derivado de emenda à respectiva Constituição e visando a definir de forma ampla a incidência do teto remuneratório constitucional no respectivo âmbito territorial, imponha o teto remuneratório estadual único (subsídio mensal, em espécie, dos Desembargadores do Tribunal de Justiça) aos empregados de empresas públicas e sociedades de economia mista não dependentes do erário estadual.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a Justiça do Trabalho e sua competência, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, avalie as assertivas que seguem.

I. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar ações relativas às verbas trabalhistas referentes ao período em que o servidor mantinha vínculo celetista com a Administração, antes da transposição para o regime estatutário.

II. É da competência da Justiça do Trabalho processar e julgar demandas visando a obter prestações de natureza trabalhista, ajuizadas contra órgãos da Administração Pública por servidores que ingressaram em seus quadros, sem concurso público, antes do advento da CF/88, sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

III. Os Tribunais Regionais do Trabalho compõem-se de, no mínimo, sete juízes, recrutados, quando possível, na respectiva região, e nomeados pelo Presidente da República dentre brasileiros com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A Constituição Federal reserva ao chefe do Poder Executivo a iniciativa de leis que tratem do regime jurídico de servidores desse Poder ou que modifiquem a competência e o funcionamento de órgãos administrativos.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. Não se enquadra em tal dispositivo, podendo ser iniciada por parlamentar, lei estadual que afaste punição administrativa a servidores públicos estaduais que interromperam suas atividades, paralisando a prestação de serviços públicos.

II. A reserva em questão também se aplica se a matéria legal for referente a servidores militares.

III. É formalmente inconstitucional lei de iniciativa parlamentar que concede anistia a infrações administrativas praticadas por servidores civis e militares de órgãos de segurança pública em decorrência de participação em movimentos reivindicatórios.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as licitações e os contratos administrativos, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Em relação ao processo administrativo disciplinar e ao regime de previdência dos servidores públicos, assinale a alternativa incorreta.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de aspectos processuais da ação de improbidade administrativa e da ação civil pública, especialmente quando envolvam pedidos de ressarcimento de dano ao erário. Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere ação ajuizada por servidora pública do Município X, sendo regida por Estatuto próprio (Lei 1234/2000), e Plano de Carreira (Lei 5678/2000), que estabelece expressamente em seu artigo 41, III, que a vacância do cargo público ocorrerá pela aposentadoria. Ocorrida a aposentadoria da servidora, a procuradoria municipal entendeu ter ocorrido a “ruptura do vínculo jurídico existente entre a servidora pública e a Administração Municipal, de modo que a readmissão do inativo somente pode ocorrer após aprovação em novo concurso público e nas hipóteses em que se admite a percepção simultânea de proventos de aposentadoria com a remuneração de cargo público”. Desse modo, a servidora ajuíza a ação, afirmando e comprovando que no Município não há RPPS, de modo que sua aposentadoria se deu pelo RGPS, este o fundamento principal pelo qual requer em juízo sua reintegração ao cargo e decorrente declaração da nulidade do ato administrativo municipal que declarara a vacância deste.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne aos condomínios edilícios, considerada a disciplina do Código Civil, julgue os itens abaixo.

I. A convenção que constitui o condomínio edilício deve ser subscrita pelos titulares de, no mínimo, três quintos das frações ideais e torna-se, desde logo, obrigatória para os titulares de direito sobre as unidades, ou para quantos sobre elas tenham posse ou detenção. Para ser oponível contra terceiros, a convenção do condomínio deverá ser registrada no Cartório de Registro de Imóveis.

II. O condômino, ou possuidor, que não cumpre reiteradamente com os seus deveres perante o condomínio poderá, por deliberação de três quartos dos condôminos restantes, ser constrangido a pagar multa correspondente até ao quíntuplo do valor atribuído à contribuição para as despesas condominiais, conforme a gravidade das faltas e a reiteração, independentemente das perdas e danos que se apurem.

III. O condômino que não pagar a sua contribuição ficará sujeito aos juros moratórios convencionados ou, não sendo previstos, os de um por cento ao mês e multa de até dois por cento sobre o débito.

Há erro:

 

(EMAGIS) Considere ação monitória ajuizada por Banco Brasileiro S.A. com base em cédula de crédito bancário (CCB), tendo como réu a devedora principal, Maria. Esta, em embargos monitórios, sustenta, em apertada síntese, que incide na hipótese o prazo de prescrição trienal de que trata a Lei Uniforme de Genebra, combinada com o artigo 44 da Lei nº 10.931/2004, isto é, que não incide o Código Civil para regular a prescrição da pretensão no caso. Na hipótese em apreço, a cédula de crédito que instrui a ação monitória venceu em 26.10.2016. Desse modo, na data em que proposta a ação, 26.09.2021, já havia decorrido o prazo de 3 anos sustentado pela devedora.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) Alcebíades veio a falecer em 2015, aos 70 anos de idade, depois de três anos separado de fato de sua esposa Gertrudes, com quem se casara em 2005. Logo depois da separação, Alcebíades assumiu publicamente relacionamento com Renata, e assim permaneceram de forma contínua e duradoura até sua morte. Um dos filhos de Alcebíades, chamado Gabriel, morrera um ano antes dele, deixando duas filhas, Maria e Sofia, que contavam com 10 e 12 anos de idade, respectivamente, quando da morte do avô. Alcebíades deixou ainda dois filhos vivos, Pedro e Paulo, que desaprovavam o novo relacionamento do pai. Alcebíades cortara relações com Pedro há um ano, pois o filho chegou a chamar Renata de interesseira em um jantar com toda a família. Paulo, por sua vez, renunciou à herança assim que soube da morte do pai. Considerando que Alcebíades não deixou testamento, é correto afirmar sobre sua sucessão que:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da contestação do réu na ação de busca e apreensão de automóvel, considerada a disciplina do Decreto-lei 911/1969 e a jurisprudência do STJ.

I. A análise da contestação deve, em regra, em respeito ao contraditório, ser feita antes da execução da liminar.

II. Cabe na contestação a alegação das objeções de ausência de inadimplemento ou de ausência de comprovação da mora antes da execução da liminar.

III. A contestação do devedor merece ser admitida initio litis, mas com limitação às matérias cognoscíveis de ofício e que não demandem dilação probatória, fazendo-se analogia com a exceção de pré-executividade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que o banco Caixa Econômica Estadual S/A tenha crédito decorrente de contrato particular de consolidação, confissão, renegociação de dívida e outras obrigações em face da sociedade empresária Link Ltda, esta em processo de recuperação judicial. Tenha presente ainda que o crédito do banco esteja lastreado em garantia relativa à alienação fiduciária de imóvel de terceiro, regularmente formalizada, de modo que não afetou bem do patrimônio da devedora. Em incidente de impugnação à relação de credores, a Caixa Econômica defende a tese de que os créditos precitados ostentam natureza extraconcursal.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo, pertinentes ao incidente de desconsideração da personalidade jurídica.

I. O incidente de desconsideração é cabível em todas as fases do processo de conhecimento, no cumprimento de sentença e na execução fundada em título executivo extrajudicial.

II. Dispensa-se a instauração do incidente se a desconsideração da personalidade jurídica for requerida na petição inicial, hipótese em que será citado o sócio ou a pessoa jurídica.

III. Instaurado o incidente, o sócio ou a pessoa jurídica será citado para manifestar-se e requerer as provas cabíveis no prazo de 15 (quinze) dias. Concluída a instrução, se necessária, o incidente será resolvido por decisão interlocutória; se a decisão for proferida pelo relator, cabe agravo interno.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) No que se refere à disciplina do CPC em torno da reclamação, avalie as seguintes proposições.

I. A inadmissibilidade ou o julgamento do recurso interposto contra a decisão proferida pelo órgão reclamado torna prejudicada a reclamação.

II. Qualquer interessado poderá impugnar o pedido do reclamante.

III. Julgando procedente a reclamação, o tribunal cassará a decisão exorbitante de seu julgado ou determinará medida adequada à solução da controvérsia. O presidente do tribunal determinará o imediato cumprimento da decisão, lavrando-se o acórdão posteriormente.

Há erro:

 

(EMAGIS) Considere mandado de segurança no qual ex-empregado dos Correios aponte como coator ato do presidente desta empresa estatal que o demitiu com fundamento no fato de ter se aposentado por tempo de contribuição por ser vinculado ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Aponta, em síntese, a insubsistência do fundamento determinante do ato impugnado e também a possibilidade de cumulação dos proventos de aposentadoria com o salário decorrente do emprego público, daí pedir seja determinada judicialmente sua reintegração ao emprego que ocupava.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Como a relação que unia o impetrante e a empresa estatal era de emprego, a competência para a ação mandamental em questão é da Justiça do Trabalho.

II. Se a aposentadoria do autor for anterior à EC 103/2019, a ordem deve ser concedida; se posterior, denegada.

III. Como a estatal atua na ordem econômica, seu regime jurídico deve ser equiparado ao das empresas privadas, motivo pelo qual desnecessária a motivação pelo presidente dos Correios do ato de demissão, desde que pagas as verbas rescisórias devidas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a evolução histórica do processo coletivo e o modelo de tutela jurisdicional das class actions, é CORRETO afirmar que:


 

(EMAGIS) No âmbito da Criminologia, as assertivas que seguem tratam da teoria interacionista ou da reação social.

I. Trata-se de nomenclatura emprestada por parte da doutrina à teoria do labelling approach, sendo esta radicada nos Estados Unidos no início dos anos 60.

II. Trata-se de teoria que centra a explicação sobre a chamada ‘delinquência secundária’, isto é, a delinquência que resulta do processo causal desencadeado pela estigmatização.

III. Howard Becker, em seu livro ‘Outsiders’, aprofunda a questão das condutas desviadas, compreendendo ‘conduta desviante’ como qualidade intrínseca do ato que a pessoa cometa e, portanto, não passível de constituição pela sociedade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação ao crime de furto, julgue os itens abaixo.

I. Consuma-se o crime de furto com a posse de fato da res furtiva, ainda que por breve espaço de tempo e seguida de perseguição ao agente, sendo prescindível a posse mansa e pacífica ou desvigiada.

II. Segundo o STJ, a causa de aumento prevista no § 1° do art. 155 do Código Penal (prática do crime de furto no período noturno) não incide no crime de furto na sua forma qualificada (§ 4°).

III. De acordo com o STJ, não há incidência da majorante prevista no art. 155, § 1º, do Código Penal na hipótese de furto praticado durante o repouso noturno em estabelecimento comercial vazio.

Há erro:


 

(EMAGIS) Considere que tenha ficado provada, por meio de interceptação telefônica, a intenção de dois agentes em concurso de roubar, estando demonstrado, também, que eles arrebentaram o portão lateral, o cadeado de outro portão, além de terem tentado abrir a porta da casa da vítima, quando avistaram policiais e saíram correndo.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Problema árduo da tentativa é a determinação da diferença entre os atos executivos e os atos preparatórios, preconizando o critério objetivo-individual, sugerido por Welzel, que a tentativa começa com a atividade do autor que, segundo o seu plano concretamente delitivo, se aproxima da realização, de modo que o tipo deve ser percebido por intermédio da ação realizada, para que se identifique concretamente a presença de uma tentativa.

II. O STJ, em situação similar, considerou ausência de tentativa de roubo a Agência dos Correios em situação na qual duas pessoas foram presas, armadas, em frente ao local, confessando que tinham a pretensão de cometer o crime e de ter observado o ponto por alguns dias, sabendo do horário dos malotes oriundos de uma instituição financeira.

III. Para o STJ, a situação em questão, à luz da teoria objetivo-formal, configura apenas ato preparatório, não sendo punível como tentativa de roubo circunstanciado, vez que a teoria objetivo-formal exige o início da realização do núcleo da norma penal incriminadora.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre a sanção penal e sua aplicação, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a Parte Especial do Código Penal, marque a alternativa correta.


 

(TJ/GO – Juiz de Direito Substituto – FCC – 2021) No tocante às garantias constitucionais aplicáveis ao processo penal,

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) Ao realizar o juízo de admissibilidade de uma imputação envolvendo pluralidade de sujeitos, o juiz de direito recebeu a denúncia em relação a sete réus, rejeitou a imputação em relação a dois e absolveu um sumariamente. Na sequência, determinou dia e hora para a realização da audiência de instrução, debates e julgamento, determinando que o Ministério Público fosse cientificado do conjunto de decisões.

Considerando a questão concreta delineada no texto, caso o Ministério Público deseje impugnar o juízo negativo de admissibilidade da imputação, deverá se valer de:

 

(TJ/GO – Juiz de Direito Substituto – FCC – 2021) No tocante às faltas graves na execução penal, a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça considera:

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade tributária, julgue os itens abaixo.

I. O inadimplemento da obrigação tributária pela sociedade acarreta a responsabilidade solidária do sócio-gerente.

II. Presume-se dissolvida irregularmente a empresa que deixar de funcionar no seu domicílio fiscal, sem comunicação aos órgãos competentes, legitimando o redirecionamento da execução fiscal para o sócio-gerente.

III. O redirecionamento da execução fiscal, quando fundado na dissolução irregular da pessoa jurídica executada ou na presunção de sua ocorrência, pode ser autorizado contra o sócio ou o terceiro não sócio, com poderes de administração na data em que configurada ou presumida a dissolução irregular, ainda que não tenha exercido poderes de gerência quando ocorrido o fato gerador do tributo não adimplido, conforme art. 135, III, do CTN.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre os impostos de competência dos Estados-membros, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do IPI e do princípio da essencialidade a ele aplicável, devendo ser marcada a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as receitas públicas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o licenciamento ambiental, avalie as assertivas que seguem.

I. É inconstitucional lei complementar estadual que discipline a denominada ‘licença ambiental única’, dispensando a obtenção de licenças prévias, de instalação e de operação estabelecidas pelo CONAMA.

II. É constitucional lei estadual que dispensa atividades agrossivilpastoris do prévio licenciamento ambiental, eis que idôneo o critério do segmento econômico da atividade para mensurar o potencial de dano ao meio ambiente.

III. É formalmente inconstitucional lei estadual que institui dispensa e licenciamento simplificado ambiental para atividades de lavra a céu aberto.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre a ordem constitucional econômica assinale a alterativa correta:


 

(EMAGIS) No tocante à defesa do consumidor em juízo,

 

(EMAGIS) Considerando a Lei nº 14.344/2022, que dispõe sobre a violência doméstica e familiar contra a criança e o adolescente, assinale a alternativa incorreta:

 

(DPE/CE – FCC – 2022) A Convenção Interamericana contra o Racismo e Discriminação Racial e outras formas correlatas de Intolerância estabelece que


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam dos limites da jurisdição nacional e também da cooperação jurídica internacional, devendo ser avaliadas em consonância com o CPC/2015. Marque a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) Quanto ao direito de resposta, analise as proposições abaixo à luz do regime da Lei 9.504/97.

I. A partir da escolha de candidatos em convenção, é assegurado o direito de resposta a candidato, partido ou coligação atingidos, ainda que de forma indireta, por conceito, imagem ou afirmação caluniosa, difamatória, injuriosa ou sabidamente inverídica, difundidos por qualquer veículo de comunicação social.

II. O ofendido, ou seu representante legal, poderá pedir o exercício do direito de resposta à Justiça Eleitoral no prazo de vinte e quatro horas, quando se tratar do horário eleitoral gratuito, contado a partir da veiculação da ofensa.

III. O ofendido, ou seu representante legal, poderá pedir o exercício do direito de resposta à Justiça Eleitoral no prazo de vinte e quatro horas, quando se tratar de órgão da imprensa escrita, contado a partir da veiculação da ofensa.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o Direito Previdenciário, julgue os itens abaixo e marque a alternativa correta.

I. O segurado do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) tem direito adquirido a benefício calculado de modo mais vantajoso, sob a vigência da mesma lei, consideradas todas as datas em que o direito poderia ter sido exercido, desde quando preenchidos os requisitos para a jubilação.

II. A sentença trabalhista, por se tratar de decisão judicial, pode ser considerada como início de prova material para a concessão do benefício previdenciário, bem como para revisão da renda mensal inicial, ainda que a autarquia previdenciária não tenha integrado a contenda trabalhista.

III. Pedro Segurado era empregado em uma empresa no ramo da construção civil. Esteve em gozo de auxílio-doença por 12 (doze) meses, em razão de ter fraturado a perna em uma partida de futebol com os amigos. Tendo sido desligado da empresa, e não vertendo mais nenhuma contribuição previdenciária após a cessação do auxílio-doença, deu entrada, junto ao INSS, com pedido de aposentadoria por tempo de contribuição, considerado o longo interregno em que trabalhara como empregado durante a sua vida. Nessa hipótese, o período em que Pedro esteve em gozo de auxílio-doença poderá ser computado como tempo de contribuição, mas não poderá sê-lo para fins de carência do benefício pleiteado.

Estão corretos somente os itens:

 

(Defensor Público do Estado do Ceará – FCC – 2022) Sobre o trabalho de crianças e adolescentes, é correto:


 

(Procurador do Município de Presidente Prudente/SP – VUNESP – 2022) Com relação à execução no processo do trabalho, assinale a alternativa que está de acordo com a CLT.


 

(EMAGIS) O protocolo das promotorias de justiça de Laranjal do Jari-AP recebeu uma representação, subscrita por cidadão devidamente identificado, na qual se aponta suposta prática de irregularidade ambiental atribuída, em tese, a uma pessoa jurídica. A representação veio instruída com farta documentação e foi autuada como Notícia de Fato. Considerando o que dispõe a Resolução nº 174/2017, do Conselho Nacional do Ministério Público, assinale a alternativa incorreta:


 

(DPE/CE – FCC – 2022) Artigo publicado no sítio eletrônico da Defensoria Pública do Estado do Ceará, em 25 de janeiro de 2019, aponta que com técnicas de mediação e conciliação, 80% das partes que procuraram a Defensoria Pública chegaram a um acordo. A busca pela solução extrajudicial de conflitos na Defensoria Pública é

 

Objetivas MPF - Rodada 24.2022

(EMAGIS) Sobre a liberdade de expressão e também sobre o direito de reunião, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere dispositivo de Constituição Estadual que, derivado de emenda à respectiva Constituição e visando a definir de forma ampla a incidência do teto remuneratório constitucional no respectivo âmbito territorial, imponha o teto remuneratório estadual único (subsídio mensal, em espécie, dos Desembargadores do Tribunal de Justiça) aos empregados de empresas públicas e sociedades de economia mista não dependentes do erário estadual.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a Justiça do Trabalho e sua competência, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, avalie as assertivas que seguem.

I. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar ações relativas às verbas trabalhistas referentes ao período em que o servidor mantinha vínculo celetista com a Administração, antes da transposição para o regime estatutário.

II. É da competência da Justiça do Trabalho processar e julgar demandas visando a obter prestações de natureza trabalhista, ajuizadas contra órgãos da Administração Pública por servidores que ingressaram em seus quadros, sem concurso público, antes do advento da CF/88, sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

III. Os Tribunais Regionais do Trabalho compõem-se de, no mínimo, sete juízes, recrutados, quando possível, na respectiva região, e nomeados pelo Presidente da República dentre brasileiros com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A Constituição Federal reserva ao chefe do Poder Executivo a iniciativa de leis que tratem do regime jurídico de servidores desse Poder ou que modifiquem a competência e o funcionamento de órgãos administrativos.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. Não se enquadra em tal dispositivo, podendo ser iniciada por parlamentar, lei estadual que afaste punição administrativa a servidores públicos estaduais que interromperam suas atividades, paralisando a prestação de serviços públicos.

II. A reserva em questão também se aplica se a matéria legal for referente a servidores militares.

III. É formalmente inconstitucional lei de iniciativa parlamentar que concede anistia a infrações administrativas praticadas por servidores civis e militares de órgãos de segurança pública em decorrência de participação em movimentos reivindicatórios.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/CE – FCC – 2022) A Convenção Interamericana contra o Racismo e Discriminação Racial e outras formas correlatas de Intolerância estabelece que


 

(EMAGIS) Quanto ao direito de resposta, analise as proposições abaixo à luz do regime da Lei 9.504/97.

I. A partir da escolha de candidatos em convenção, é assegurado o direito de resposta a candidato, partido ou coligação atingidos, ainda que de forma indireta, por conceito, imagem ou afirmação caluniosa, difamatória, injuriosa ou sabidamente inverídica, difundidos por qualquer veículo de comunicação social.

II. O ofendido, ou seu representante legal, poderá pedir o exercício do direito de resposta à Justiça Eleitoral no prazo de vinte e quatro horas, quando se tratar do horário eleitoral gratuito, contado a partir da veiculação da ofensa.

III. O ofendido, ou seu representante legal, poderá pedir o exercício do direito de resposta à Justiça Eleitoral no prazo de vinte e quatro horas, quando se tratar de órgão da imprensa escrita, contado a partir da veiculação da ofensa.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as licitações e os contratos administrativos, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Em relação ao processo administrativo disciplinar e ao regime de previdência dos servidores públicos, assinale a alternativa incorreta.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de aspectos processuais da ação de improbidade administrativa e da ação civil pública, especialmente quando envolvam pedidos de ressarcimento de dano ao erário. Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere ação ajuizada por servidora pública do Município X, sendo regida por Estatuto próprio (Lei 1234/2000), e Plano de Carreira (Lei 5678/2000), que estabelece expressamente em seu artigo 41, III, que a vacância do cargo público ocorrerá pela aposentadoria. Ocorrida a aposentadoria da servidora, a procuradoria municipal entendeu ter ocorrido a “ruptura do vínculo jurídico existente entre a servidora pública e a Administração Municipal, de modo que a readmissão do inativo somente pode ocorrer após aprovação em novo concurso público e nas hipóteses em que se admite a percepção simultânea de proventos de aposentadoria com a remuneração de cargo público”. Desse modo, a servidora ajuíza a ação, afirmando e comprovando que no Município não há RPPS, de modo que sua aposentadoria se deu pelo RGPS, este o fundamento principal pelo qual requer em juízo sua reintegração ao cargo e decorrente declaração da nulidade do ato administrativo municipal que declarara a vacância deste.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o licenciamento ambiental, avalie as assertivas que seguem.

I. É inconstitucional lei complementar estadual que discipline a denominada ‘licença ambiental única’, dispensando a obtenção de licenças prévias, de instalação e de operação estabelecidas pelo CONAMA.

II. É constitucional lei estadual que dispensa atividades agrossivilpastoris do prévio licenciamento ambiental, eis que idôneo o critério do segmento econômico da atividade para mensurar o potencial de dano ao meio ambiente.

III. É formalmente inconstitucional lei estadual que institui dispensa e licenciamento simplificado ambiental para atividades de lavra a céu aberto.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade tributária, julgue os itens abaixo.

I. O inadimplemento da obrigação tributária pela sociedade acarreta a responsabilidade solidária do sócio-gerente.

II. Presume-se dissolvida irregularmente a empresa que deixar de funcionar no seu domicílio fiscal, sem comunicação aos órgãos competentes, legitimando o redirecionamento da execução fiscal para o sócio-gerente.

III. O redirecionamento da execução fiscal, quando fundado na dissolução irregular da pessoa jurídica executada ou na presunção de sua ocorrência, pode ser autorizado contra o sócio ou o terceiro não sócio, com poderes de administração na data em que configurada ou presumida a dissolução irregular, ainda que não tenha exercido poderes de gerência quando ocorrido o fato gerador do tributo não adimplido, conforme art. 135, III, do CTN.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do IPI e do princípio da essencialidade a ele aplicável, devendo ser marcada a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as receitas públicas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam dos limites da jurisdição nacional e também da cooperação jurídica internacional, devendo ser avaliadas em consonância com o CPC/2015. Marque a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a ordem constitucional econômica assinale a alterativa correta:


 

(EMAGIS) No tocante à defesa do consumidor em juízo,

 

(EMAGIS) No que concerne aos condomínios edilícios, considerada a disciplina do Código Civil, julgue os itens abaixo.

I. A convenção que constitui o condomínio edilício deve ser subscrita pelos titulares de, no mínimo, três quintos das frações ideais e torna-se, desde logo, obrigatória para os titulares de direito sobre as unidades, ou para quantos sobre elas tenham posse ou detenção. Para ser oponível contra terceiros, a convenção do condomínio deverá ser registrada no Cartório de Registro de Imóveis.

II. O condômino, ou possuidor, que não cumpre reiteradamente com os seus deveres perante o condomínio poderá, por deliberação de três quartos dos condôminos restantes, ser constrangido a pagar multa correspondente até ao quíntuplo do valor atribuído à contribuição para as despesas condominiais, conforme a gravidade das faltas e a reiteração, independentemente das perdas e danos que se apurem.

III. O condômino que não pagar a sua contribuição ficará sujeito aos juros moratórios convencionados ou, não sendo previstos, os de um por cento ao mês e multa de até dois por cento sobre o débito.

Há erro:

 

(EMAGIS) Considere ação monitória ajuizada por Banco Brasileiro S.A. com base em cédula de crédito bancário (CCB), tendo como réu a devedora principal, Maria. Esta, em embargos monitórios, sustenta, em apertada síntese, que incide na hipótese o prazo de prescrição trienal de que trata a Lei Uniforme de Genebra, combinada com o artigo 44 da Lei nº 10.931/2004, isto é, que não incide o Código Civil para regular a prescrição da pretensão no caso. Na hipótese em apreço, a cédula de crédito que instrui a ação monitória venceu em 26.10.2016. Desse modo, na data em que proposta a ação, 26.09.2021, já havia decorrido o prazo de 3 anos sustentado pela devedora.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo, pertinentes ao incidente de desconsideração da personalidade jurídica.

I. O incidente de desconsideração é cabível em todas as fases do processo de conhecimento, no cumprimento de sentença e na execução fundada em título executivo extrajudicial.

II. Dispensa-se a instauração do incidente se a desconsideração da personalidade jurídica for requerida na petição inicial, hipótese em que será citado o sócio ou a pessoa jurídica.

III. Instaurado o incidente, o sócio ou a pessoa jurídica será citado para manifestar-se e requerer as provas cabíveis no prazo de 15 (quinze) dias. Concluída a instrução, se necessária, o incidente será resolvido por decisão interlocutória; se a decisão for proferida pelo relator, cabe agravo interno.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) No que se refere à disciplina do CPC em torno da reclamação, avalie as seguintes proposições.

I. A inadmissibilidade ou o julgamento do recurso interposto contra a decisão proferida pelo órgão reclamado torna prejudicada a reclamação.

II. Qualquer interessado poderá impugnar o pedido do reclamante.

III. Julgando procedente a reclamação, o tribunal cassará a decisão exorbitante de seu julgado ou determinará medida adequada à solução da controvérsia. O presidente do tribunal determinará o imediato cumprimento da decisão, lavrando-se o acórdão posteriormente.

Há erro:

 

(EMAGIS) Considere mandado de segurança no qual ex-empregado dos Correios aponte como coator ato do presidente desta empresa estatal que o demitiu com fundamento no fato de ter se aposentado por tempo de contribuição por ser vinculado ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Aponta, em síntese, a insubsistência do fundamento determinante do ato impugnado e também a possibilidade de cumulação dos proventos de aposentadoria com o salário decorrente do emprego público, daí pedir seja determinada judicialmente sua reintegração ao emprego que ocupava.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Como a relação que unia o impetrante e a empresa estatal era de emprego, a competência para a ação mandamental em questão é da Justiça do Trabalho.

II. Se a aposentadoria do autor for anterior à EC 103/2019, a ordem deve ser concedida; se posterior, denegada.

III. Como a estatal atua na ordem econômica, seu regime jurídico deve ser equiparado ao das empresas privadas, motivo pelo qual desnecessária a motivação pelo presidente dos Correios do ato de demissão, desde que pagas as verbas rescisórias devidas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No âmbito da Criminologia, as assertivas que seguem tratam da teoria interacionista ou da reação social.

I. Trata-se de nomenclatura emprestada por parte da doutrina à teoria do labelling approach, sendo esta radicada nos Estados Unidos no início dos anos 60.

II. Trata-se de teoria que centra a explicação sobre a chamada ‘delinquência secundária’, isto é, a delinquência que resulta do processo causal desencadeado pela estigmatização.

III. Howard Becker, em seu livro ‘Outsiders’, aprofunda a questão das condutas desviadas, compreendendo ‘conduta desviante’ como qualidade intrínseca do ato que a pessoa cometa e, portanto, não passível de constituição pela sociedade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação ao crime de furto, julgue os itens abaixo.

I. Consuma-se o crime de furto com a posse de fato da res furtiva, ainda que por breve espaço de tempo e seguida de perseguição ao agente, sendo prescindível a posse mansa e pacífica ou desvigiada.

II. Segundo o STJ, a causa de aumento prevista no § 1° do art. 155 do Código Penal (prática do crime de furto no período noturno) não incide no crime de furto na sua forma qualificada (§ 4°).

III. De acordo com o STJ, não há incidência da majorante prevista no art. 155, § 1º, do Código Penal na hipótese de furto praticado durante o repouso noturno em estabelecimento comercial vazio.

Há erro:


 

(EMAGIS) Considere que tenha ficado provada, por meio de interceptação telefônica, a intenção de dois agentes em concurso de roubar, estando demonstrado, também, que eles arrebentaram o portão lateral, o cadeado de outro portão, além de terem tentado abrir a porta da casa da vítima, quando avistaram policiais e saíram correndo.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Problema árduo da tentativa é a determinação da diferença entre os atos executivos e os atos preparatórios, preconizando o critério objetivo-individual, sugerido por Welzel, que a tentativa começa com a atividade do autor que, segundo o seu plano concretamente delitivo, se aproxima da realização, de modo que o tipo deve ser percebido por intermédio da ação realizada, para que se identifique concretamente a presença de uma tentativa.

II. O STJ, em situação similar, considerou ausência de tentativa de roubo a Agência dos Correios em situação na qual duas pessoas foram presas, armadas, em frente ao local, confessando que tinham a pretensão de cometer o crime e de ter observado o ponto por alguns dias, sabendo do horário dos malotes oriundos de uma instituição financeira.

III. Para o STJ, a situação em questão, à luz da teoria objetivo-formal, configura apenas ato preparatório, não sendo punível como tentativa de roubo circunstanciado, vez que a teoria objetivo-formal exige o início da realização do núcleo da norma penal incriminadora.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre a Parte Especial do Código Penal, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre a sanção penal e sua aplicação, assinale a alternativa correta.

 

(TJ/GO – Juiz de Direito Substituto – FCC – 2021) No tocante às garantias constitucionais aplicáveis ao processo penal,

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) Ao realizar o juízo de admissibilidade de uma imputação envolvendo pluralidade de sujeitos, o juiz de direito recebeu a denúncia em relação a sete réus, rejeitou a imputação em relação a dois e absolveu um sumariamente. Na sequência, determinou dia e hora para a realização da audiência de instrução, debates e julgamento, determinando que o Ministério Público fosse cientificado do conjunto de decisões.

Considerando a questão concreta delineada no texto, caso o Ministério Público deseje impugnar o juízo negativo de admissibilidade da imputação, deverá se valer de:

 

(TJ/GO – Juiz de Direito Substituto – FCC – 2021) No tocante às faltas graves na execução penal, a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça considera:

 

Objetivas Delegado - Rodada 24.2022

(EMAGIS) No âmbito da Criminologia, as assertivas que seguem tratam da teoria interacionista ou da reação social.

I. Trata-se de nomenclatura emprestada por parte da doutrina à teoria do labelling approach, sendo esta radicada nos Estados Unidos no início dos anos 60.

II. Trata-se de teoria que centra a explicação sobre a chamada ‘delinquência secundária’, isto é, a delinquência que resulta do processo causal desencadeado pela estigmatização.

III. Howard Becker, em seu livro ‘Outsiders’, aprofunda a questão das condutas desviadas, compreendendo ‘conduta desviante’ como qualidade intrínseca do ato que a pessoa cometa e, portanto, não passível de constituição pela sociedade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação ao crime de furto, julgue os itens abaixo.

I. Consuma-se o crime de furto com a posse de fato da res furtiva, ainda que por breve espaço de tempo e seguida de perseguição ao agente, sendo prescindível a posse mansa e pacífica ou desvigiada.

II. Segundo o STJ, a causa de aumento prevista no § 1° do art. 155 do Código Penal (prática do crime de furto no período noturno) não incide no crime de furto na sua forma qualificada (§ 4°).

III. De acordo com o STJ, não há incidência da majorante prevista no art. 155, § 1º, do Código Penal na hipótese de furto praticado durante o repouso noturno em estabelecimento comercial vazio.

Há erro:


 

(EMAGIS) Considere que tenha ficado provada, por meio de interceptação telefônica, a intenção de dois agentes em concurso de roubar, estando demonstrado, também, que eles arrebentaram o portão lateral, o cadeado de outro portão, além de terem tentado abrir a porta da casa da vítima, quando avistaram policiais e saíram correndo.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Problema árduo da tentativa é a determinação da diferença entre os atos executivos e os atos preparatórios, preconizando o critério objetivo-individual, sugerido por Welzel, que a tentativa começa com a atividade do autor que, segundo o seu plano concretamente delitivo, se aproxima da realização, de modo que o tipo deve ser percebido por intermédio da ação realizada, para que se identifique concretamente a presença de uma tentativa.

II. O STJ, em situação similar, considerou ausência de tentativa de roubo a Agência dos Correios em situação na qual duas pessoas foram presas, armadas, em frente ao local, confessando que tinham a pretensão de cometer o crime e de ter observado o ponto por alguns dias, sabendo do horário dos malotes oriundos de uma instituição financeira.

III. Para o STJ, a situação em questão, à luz da teoria objetivo-formal, configura apenas ato preparatório, não sendo punível como tentativa de roubo circunstanciado, vez que a teoria objetivo-formal exige o início da realização do núcleo da norma penal incriminadora.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre a sanção penal e sua aplicação, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a Parte Especial do Código Penal, marque a alternativa correta.


 

(TJ/GO – Juiz de Direito Substituto – FCC – 2021) No tocante às garantias constitucionais aplicáveis ao processo penal,

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) Ao realizar o juízo de admissibilidade de uma imputação envolvendo pluralidade de sujeitos, o juiz de direito recebeu a denúncia em relação a sete réus, rejeitou a imputação em relação a dois e absolveu um sumariamente. Na sequência, determinou dia e hora para a realização da audiência de instrução, debates e julgamento, determinando que o Ministério Público fosse cientificado do conjunto de decisões.

Considerando a questão concreta delineada no texto, caso o Ministério Público deseje impugnar o juízo negativo de admissibilidade da imputação, deverá se valer de:

 

(TJ/GO – Juiz de Direito Substituto – FCC – 2021) No tocante às faltas graves na execução penal, a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça considera:

 

(EMAGIS) Sobre a liberdade de expressão e também sobre o direito de reunião, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere dispositivo de Constituição Estadual que, derivado de emenda à respectiva Constituição e visando a definir de forma ampla a incidência do teto remuneratório constitucional no respectivo âmbito territorial, imponha o teto remuneratório estadual único (subsídio mensal, em espécie, dos Desembargadores do Tribunal de Justiça) aos empregados de empresas públicas e sociedades de economia mista não dependentes do erário estadual.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a Justiça do Trabalho e sua competência, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, avalie as assertivas que seguem.

I. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar ações relativas às verbas trabalhistas referentes ao período em que o servidor mantinha vínculo celetista com a Administração, antes da transposição para o regime estatutário.

II. É da competência da Justiça do Trabalho processar e julgar demandas visando a obter prestações de natureza trabalhista, ajuizadas contra órgãos da Administração Pública por servidores que ingressaram em seus quadros, sem concurso público, antes do advento da CF/88, sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

III. Os Tribunais Regionais do Trabalho compõem-se de, no mínimo, sete juízes, recrutados, quando possível, na respectiva região, e nomeados pelo Presidente da República dentre brasileiros com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A Constituição Federal reserva ao chefe do Poder Executivo a iniciativa de leis que tratem do regime jurídico de servidores desse Poder ou que modifiquem a competência e o funcionamento de órgãos administrativos.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. Não se enquadra em tal dispositivo, podendo ser iniciada por parlamentar, lei estadual que afaste punição administrativa a servidores públicos estaduais que interromperam suas atividades, paralisando a prestação de serviços públicos.

II. A reserva em questão também se aplica se a matéria legal for referente a servidores militares.

III. É formalmente inconstitucional lei de iniciativa parlamentar que concede anistia a infrações administrativas praticadas por servidores civis e militares de órgãos de segurança pública em decorrência de participação em movimentos reivindicatórios.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as licitações e os contratos administrativos, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Em relação ao processo administrativo disciplinar e ao regime de previdência dos servidores públicos, assinale a alternativa incorreta.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de aspectos processuais da ação de improbidade administrativa e da ação civil pública, especialmente quando envolvam pedidos de ressarcimento de dano ao erário. Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere ação ajuizada por servidora pública do Município X, sendo regida por Estatuto próprio (Lei 1234/2000), e Plano de Carreira (Lei 5678/2000), que estabelece expressamente em seu artigo 41, III, que a vacância do cargo público ocorrerá pela aposentadoria. Ocorrida a aposentadoria da servidora, a procuradoria municipal entendeu ter ocorrido a “ruptura do vínculo jurídico existente entre a servidora pública e a Administração Municipal, de modo que a readmissão do inativo somente pode ocorrer após aprovação em novo concurso público e nas hipóteses em que se admite a percepção simultânea de proventos de aposentadoria com a remuneração de cargo público”. Desse modo, a servidora ajuíza a ação, afirmando e comprovando que no Município não há RPPS, de modo que sua aposentadoria se deu pelo RGPS, este o fundamento principal pelo qual requer em juízo sua reintegração ao cargo e decorrente declaração da nulidade do ato administrativo municipal que declarara a vacância deste.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/CE – FCC – 2022) A Convenção Interamericana contra o Racismo e Discriminação Racial e outras formas correlatas de Intolerância estabelece que


 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade tributária, julgue os itens abaixo.

I. O inadimplemento da obrigação tributária pela sociedade acarreta a responsabilidade solidária do sócio-gerente.

II. Presume-se dissolvida irregularmente a empresa que deixar de funcionar no seu domicílio fiscal, sem comunicação aos órgãos competentes, legitimando o redirecionamento da execução fiscal para o sócio-gerente.

III. O redirecionamento da execução fiscal, quando fundado na dissolução irregular da pessoa jurídica executada ou na presunção de sua ocorrência, pode ser autorizado contra o sócio ou o terceiro não sócio, com poderes de administração na data em que configurada ou presumida a dissolução irregular, ainda que não tenha exercido poderes de gerência quando ocorrido o fato gerador do tributo não adimplido, conforme art. 135, III, do CTN.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre os impostos de competência dos Estados-membros, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre o licenciamento ambiental, avalie as assertivas que seguem.

I. É inconstitucional lei complementar estadual que discipline a denominada ‘licença ambiental única’, dispensando a obtenção de licenças prévias, de instalação e de operação estabelecidas pelo CONAMA.

II. É constitucional lei estadual que dispensa atividades agrossivilpastoris do prévio licenciamento ambiental, eis que idôneo o critério do segmento econômico da atividade para mensurar o potencial de dano ao meio ambiente.

III. É formalmente inconstitucional lei estadual que institui dispensa e licenciamento simplificado ambiental para atividades de lavra a céu aberto.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 24.2022

(EMAGIS) No que concerne aos condomínios edilícios, considerada a disciplina do Código Civil, julgue os itens abaixo.

I. A convenção que constitui o condomínio edilício deve ser subscrita pelos titulares de, no mínimo, três quintos das frações ideais e torna-se, desde logo, obrigatória para os titulares de direito sobre as unidades, ou para quantos sobre elas tenham posse ou detenção. Para ser oponível contra terceiros, a convenção do condomínio deverá ser registrada no Cartório de Registro de Imóveis.

II. O condômino, ou possuidor, que não cumpre reiteradamente com os seus deveres perante o condomínio poderá, por deliberação de três quartos dos condôminos restantes, ser constrangido a pagar multa correspondente até ao quíntuplo do valor atribuído à contribuição para as despesas condominiais, conforme a gravidade das faltas e a reiteração, independentemente das perdas e danos que se apurem.

III. O condômino que não pagar a sua contribuição ficará sujeito aos juros moratórios convencionados ou, não sendo previstos, os de um por cento ao mês e multa de até dois por cento sobre o débito.

Há erro:

 

(EMAGIS) Considere ação monitória ajuizada por Banco Brasileiro S.A. com base em cédula de crédito bancário (CCB), tendo como réu a devedora principal, Maria. Esta, em embargos monitórios, sustenta, em apertada síntese, que incide na hipótese o prazo de prescrição trienal de que trata a Lei Uniforme de Genebra, combinada com o artigo 44 da Lei nº 10.931/2004, isto é, que não incide o Código Civil para regular a prescrição da pretensão no caso. Na hipótese em apreço, a cédula de crédito que instrui a ação monitória venceu em 26.10.2016. Desse modo, na data em que proposta a ação, 26.09.2021, já havia decorrido o prazo de 3 anos sustentado pela devedora.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) Alcebíades veio a falecer em 2015, aos 70 anos de idade, depois de três anos separado de fato de sua esposa Gertrudes, com quem se casara em 2005. Logo depois da separação, Alcebíades assumiu publicamente relacionamento com Renata, e assim permaneceram de forma contínua e duradoura até sua morte. Um dos filhos de Alcebíades, chamado Gabriel, morrera um ano antes dele, deixando duas filhas, Maria e Sofia, que contavam com 10 e 12 anos de idade, respectivamente, quando da morte do avô. Alcebíades deixou ainda dois filhos vivos, Pedro e Paulo, que desaprovavam o novo relacionamento do pai. Alcebíades cortara relações com Pedro há um ano, pois o filho chegou a chamar Renata de interesseira em um jantar com toda a família. Paulo, por sua vez, renunciou à herança assim que soube da morte do pai. Considerando que Alcebíades não deixou testamento, é correto afirmar sobre sua sucessão que:


 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo, pertinentes ao incidente de desconsideração da personalidade jurídica.

I. O incidente de desconsideração é cabível em todas as fases do processo de conhecimento, no cumprimento de sentença e na execução fundada em título executivo extrajudicial.

II. Dispensa-se a instauração do incidente se a desconsideração da personalidade jurídica for requerida na petição inicial, hipótese em que será citado o sócio ou a pessoa jurídica.

III. Instaurado o incidente, o sócio ou a pessoa jurídica será citado para manifestar-se e requerer as provas cabíveis no prazo de 15 (quinze) dias. Concluída a instrução, se necessária, o incidente será resolvido por decisão interlocutória; se a decisão for proferida pelo relator, cabe agravo interno.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) No que se refere à disciplina do CPC em torno da reclamação, avalie as seguintes proposições.

I. A inadmissibilidade ou o julgamento do recurso interposto contra a decisão proferida pelo órgão reclamado torna prejudicada a reclamação.

II. Qualquer interessado poderá impugnar o pedido do reclamante.

III. Julgando procedente a reclamação, o tribunal cassará a decisão exorbitante de seu julgado ou determinará medida adequada à solução da controvérsia. O presidente do tribunal determinará o imediato cumprimento da decisão, lavrando-se o acórdão posteriormente.

Há erro:

 

(EMAGIS) Considere mandado de segurança no qual ex-empregado dos Correios aponte como coator ato do presidente desta empresa estatal que o demitiu com fundamento no fato de ter se aposentado por tempo de contribuição por ser vinculado ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Aponta, em síntese, a insubsistência do fundamento determinante do ato impugnado e também a possibilidade de cumulação dos proventos de aposentadoria com o salário decorrente do emprego público, daí pedir seja determinada judicialmente sua reintegração ao emprego que ocupava.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Como a relação que unia o impetrante e a empresa estatal era de emprego, a competência para a ação mandamental em questão é da Justiça do Trabalho.

II. Se a aposentadoria do autor for anterior à EC 103/2019, a ordem deve ser concedida; se posterior, denegada.

III. Como a estatal atua na ordem econômica, seu regime jurídico deve ser equiparado ao das empresas privadas, motivo pelo qual desnecessária a motivação pelo presidente dos Correios do ato de demissão, desde que pagas as verbas rescisórias devidas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a evolução histórica do processo coletivo e o modelo de tutela jurisdicional das class actions, é CORRETO afirmar que:


 

(EMAGIS) No tocante à defesa do consumidor em juízo,

 

(EMAGIS) Considerando a Lei nº 14.344/2022, que dispõe sobre a violência doméstica e familiar contra a criança e o adolescente, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) No âmbito da Criminologia, as assertivas que seguem tratam da teoria interacionista ou da reação social.

I. Trata-se de nomenclatura emprestada por parte da doutrina à teoria do labelling approach, sendo esta radicada nos Estados Unidos no início dos anos 60.

II. Trata-se de teoria que centra a explicação sobre a chamada ‘delinquência secundária’, isto é, a delinquência que resulta do processo causal desencadeado pela estigmatização.

III. Howard Becker, em seu livro ‘Outsiders’, aprofunda a questão das condutas desviadas, compreendendo ‘conduta desviante’ como qualidade intrínseca do ato que a pessoa cometa e, portanto, não passível de constituição pela sociedade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação ao crime de furto, julgue os itens abaixo.

I. Consuma-se o crime de furto com a posse de fato da res furtiva, ainda que por breve espaço de tempo e seguida de perseguição ao agente, sendo prescindível a posse mansa e pacífica ou desvigiada.

II. Segundo o STJ, a causa de aumento prevista no § 1° do art. 155 do Código Penal (prática do crime de furto no período noturno) não incide no crime de furto na sua forma qualificada (§ 4°).

III. De acordo com o STJ, não há incidência da majorante prevista no art. 155, § 1º, do Código Penal na hipótese de furto praticado durante o repouso noturno em estabelecimento comercial vazio.

Há erro:


 

(EMAGIS) Considere que tenha ficado provada, por meio de interceptação telefônica, a intenção de dois agentes em concurso de roubar, estando demonstrado, também, que eles arrebentaram o portão lateral, o cadeado de outro portão, além de terem tentado abrir a porta da casa da vítima, quando avistaram policiais e saíram correndo.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Problema árduo da tentativa é a determinação da diferença entre os atos executivos e os atos preparatórios, preconizando o critério objetivo-individual, sugerido por Welzel, que a tentativa começa com a atividade do autor que, segundo o seu plano concretamente delitivo, se aproxima da realização, de modo que o tipo deve ser percebido por intermédio da ação realizada, para que se identifique concretamente a presença de uma tentativa.

II. O STJ, em situação similar, considerou ausência de tentativa de roubo a Agência dos Correios em situação na qual duas pessoas foram presas, armadas, em frente ao local, confessando que tinham a pretensão de cometer o crime e de ter observado o ponto por alguns dias, sabendo do horário dos malotes oriundos de uma instituição financeira.

III. Para o STJ, a situação em questão, à luz da teoria objetivo-formal, configura apenas ato preparatório, não sendo punível como tentativa de roubo circunstanciado, vez que a teoria objetivo-formal exige o início da realização do núcleo da norma penal incriminadora.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre a sanção penal e sua aplicação, assinale a alternativa correta.

 

(TJ/GO – Juiz de Direito Substituto – FCC – 2021) No tocante às garantias constitucionais aplicáveis ao processo penal,

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) Ao realizar o juízo de admissibilidade de uma imputação envolvendo pluralidade de sujeitos, o juiz de direito recebeu a denúncia em relação a sete réus, rejeitou a imputação em relação a dois e absolveu um sumariamente. Na sequência, determinou dia e hora para a realização da audiência de instrução, debates e julgamento, determinando que o Ministério Público fosse cientificado do conjunto de decisões.

Considerando a questão concreta delineada no texto, caso o Ministério Público deseje impugnar o juízo negativo de admissibilidade da imputação, deverá se valer de:

 

(TJ/GO – Juiz de Direito Substituto – FCC – 2021) No tocante às faltas graves na execução penal, a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça considera:

 

(EMAGIS) Sobre a liberdade de expressão e também sobre o direito de reunião, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere dispositivo de Constituição Estadual que, derivado de emenda à respectiva Constituição e visando a definir de forma ampla a incidência do teto remuneratório constitucional no respectivo âmbito territorial, imponha o teto remuneratório estadual único (subsídio mensal, em espécie, dos Desembargadores do Tribunal de Justiça) aos empregados de empresas públicas e sociedades de economia mista não dependentes do erário estadual.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a Justiça do Trabalho e sua competência, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, avalie as assertivas que seguem.

I. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar ações relativas às verbas trabalhistas referentes ao período em que o servidor mantinha vínculo celetista com a Administração, antes da transposição para o regime estatutário.

II. É da competência da Justiça do Trabalho processar e julgar demandas visando a obter prestações de natureza trabalhista, ajuizadas contra órgãos da Administração Pública por servidores que ingressaram em seus quadros, sem concurso público, antes do advento da CF/88, sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

III. Os Tribunais Regionais do Trabalho compõem-se de, no mínimo, sete juízes, recrutados, quando possível, na respectiva região, e nomeados pelo Presidente da República dentre brasileiros com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A Constituição Federal reserva ao chefe do Poder Executivo a iniciativa de leis que tratem do regime jurídico de servidores desse Poder ou que modifiquem a competência e o funcionamento de órgãos administrativos.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. Não se enquadra em tal dispositivo, podendo ser iniciada por parlamentar, lei estadual que afaste punição administrativa a servidores públicos estaduais que interromperam suas atividades, paralisando a prestação de serviços públicos.

II. A reserva em questão também se aplica se a matéria legal for referente a servidores militares.

III. É formalmente inconstitucional lei de iniciativa parlamentar que concede anistia a infrações administrativas praticadas por servidores civis e militares de órgãos de segurança pública em decorrência de participação em movimentos reivindicatórios.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto ao direito de resposta, analise as proposições abaixo à luz do regime da Lei 9.504/97.

I. A partir da escolha de candidatos em convenção, é assegurado o direito de resposta a candidato, partido ou coligação atingidos, ainda que de forma indireta, por conceito, imagem ou afirmação caluniosa, difamatória, injuriosa ou sabidamente inverídica, difundidos por qualquer veículo de comunicação social.

II. O ofendido, ou seu representante legal, poderá pedir o exercício do direito de resposta à Justiça Eleitoral no prazo de vinte e quatro horas, quando se tratar do horário eleitoral gratuito, contado a partir da veiculação da ofensa.

III. O ofendido, ou seu representante legal, poderá pedir o exercício do direito de resposta à Justiça Eleitoral no prazo de vinte e quatro horas, quando se tratar de órgão da imprensa escrita, contado a partir da veiculação da ofensa.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da contestação do réu na ação de busca e apreensão de automóvel, considerada a disciplina do Decreto-lei 911/1969 e a jurisprudência do STJ.

I. A análise da contestação deve, em regra, em respeito ao contraditório, ser feita antes da execução da liminar.

II. Cabe na contestação a alegação das objeções de ausência de inadimplemento ou de ausência de comprovação da mora antes da execução da liminar.

III. A contestação do devedor merece ser admitida initio litis, mas com limitação às matérias cognoscíveis de ofício e que não demandem dilação probatória, fazendo-se analogia com a exceção de pré-executividade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que o banco Caixa Econômica Estadual S/A tenha crédito decorrente de contrato particular de consolidação, confissão, renegociação de dívida e outras obrigações em face da sociedade empresária Link Ltda, esta em processo de recuperação judicial. Tenha presente ainda que o crédito do banco esteja lastreado em garantia relativa à alienação fiduciária de imóvel de terceiro, regularmente formalizada, de modo que não afetou bem do patrimônio da devedora. Em incidente de impugnação à relação de credores, a Caixa Econômica defende a tese de que os créditos precitados ostentam natureza extraconcursal.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade tributária, julgue os itens abaixo.

I. O inadimplemento da obrigação tributária pela sociedade acarreta a responsabilidade solidária do sócio-gerente.

II. Presume-se dissolvida irregularmente a empresa que deixar de funcionar no seu domicílio fiscal, sem comunicação aos órgãos competentes, legitimando o redirecionamento da execução fiscal para o sócio-gerente.

III. O redirecionamento da execução fiscal, quando fundado na dissolução irregular da pessoa jurídica executada ou na presunção de sua ocorrência, pode ser autorizado contra o sócio ou o terceiro não sócio, com poderes de administração na data em que configurada ou presumida a dissolução irregular, ainda que não tenha exercido poderes de gerência quando ocorrido o fato gerador do tributo não adimplido, conforme art. 135, III, do CTN.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre os impostos de competência dos Estados-membros, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre o licenciamento ambiental, avalie as assertivas que seguem.

I. É inconstitucional lei complementar estadual que discipline a denominada ‘licença ambiental única’, dispensando a obtenção de licenças prévias, de instalação e de operação estabelecidas pelo CONAMA.

II. É constitucional lei estadual que dispensa atividades agrossivilpastoris do prévio licenciamento ambiental, eis que idôneo o critério do segmento econômico da atividade para mensurar o potencial de dano ao meio ambiente.

III. É formalmente inconstitucional lei estadual que institui dispensa e licenciamento simplificado ambiental para atividades de lavra a céu aberto.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre as licitações e os contratos administrativos, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Em relação ao processo administrativo disciplinar e ao regime de previdência dos servidores públicos, assinale a alternativa incorreta.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de aspectos processuais da ação de improbidade administrativa e da ação civil pública, especialmente quando envolvam pedidos de ressarcimento de dano ao erário. Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere ação ajuizada por servidora pública do Município X, sendo regida por Estatuto próprio (Lei 1234/2000), e Plano de Carreira (Lei 5678/2000), que estabelece expressamente em seu artigo 41, III, que a vacância do cargo público ocorrerá pela aposentadoria. Ocorrida a aposentadoria da servidora, a procuradoria municipal entendeu ter ocorrido a “ruptura do vínculo jurídico existente entre a servidora pública e a Administração Municipal, de modo que a readmissão do inativo somente pode ocorrer após aprovação em novo concurso público e nas hipóteses em que se admite a percepção simultânea de proventos de aposentadoria com a remuneração de cargo público”. Desse modo, a servidora ajuíza a ação, afirmando e comprovando que no Município não há RPPS, de modo que sua aposentadoria se deu pelo RGPS, este o fundamento principal pelo qual requer em juízo sua reintegração ao cargo e decorrente declaração da nulidade do ato administrativo municipal que declarara a vacância deste.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 23.2022

(EMAGIS) Diz o art. 1.228, §§ 4º e 5º, do Código Civil:

"§ 4o O proprietário também pode ser privado da coisa se o imóvel reivindicado consistir em extensa área, na posse ininterrupta e de boa-fé, por mais de cinco anos, de considerável número de pessoas, e estas nela houverem realizado, em conjunto ou separadamente, obras e serviços considerados pelo juiz de interesse social e econômico relevante.
§ 5o No caso do parágrafo antecedente, o juiz fixará a justa indenização devida ao proprietário; pago o preço, valerá a sentença como título para o registro do imóvel em nome dos possuidores."

Sobre o tema, analise as proposições postas a seguir:

I. São aplicáveis as disposições constantes dos §§ 4º e 5º do art. 1.228 do Código Civil às ações reivindicatórias propostas pelo Poder Público.

II. O registro da sentença em ação reivindicatória, que opera a transferência da propriedade para o nome dos possuidores, com fundamento no interesse social (art. 1.228, § 5º), é condicionada ao pagamento da respectiva indenização, cujo prazo será fixado pelo juiz.

III. O conteúdo do art. 1.228, §§ 4º e 5º, pode ser objeto de ação autônoma, não se restringindo à defesa em pretensões reivindicatórias.

Há erro:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Assinale a alternativa incorreta sobre a extinção dos contratos.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da guarda da criança ou do adolescente.

I. Consoante expressou a Lei 12.010/2009, não se tratando de guarda preparatória à adoção, não afasta, em regra, o exercício do direito de visitas pelos pais, assim como o dever de prestar alimentos.

II. A partir da vigência da Lei 9.528/1997, que excluiu o menor sob guarda do rol de dependentes previdenciários no RGPS, descabe a concessão de pensão por morte ou auxílio reclusão ao menor sob guarda, já que se trata de lei posterior ao ECA e que revogou o §3º do artigo 33 deste, que dispunha em sentido contrário.

III. A EC 103/2019 não equipara expressamente, para fins de recebimento de pensão por morte previdenciária, o menor sob guarda ao filho, restringido tal equiparação exclusivamente ao enteado e o menor tutelado (desde que comprovada a dependência econômica), sendo que a compatibilidade de tal Emenda com as cláusulas pétreas constitucionais não foi ainda analisada pelo STF.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da gratuidade da justiça, devendo ser analisadas em consonância com a disciplina da legislação processual e também com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação ao cumprimento de sentença, considerada a disciplina do CPC, analise as seguintes proposições.

I. O cumprimento da sentença poderá ser promovido em face do fiador, do coobrigado ou do corresponsável, ainda que não tenham participado da fase de conhecimento.

II. A decisão homologatória de autocomposição extrajudicial de qualquer natureza, assim como a sentença arbitral, são títulos executivos judiciais.

III. A decisão interlocutória estrangeira, após a concessão do exequatur à carta rogatória pelo Superior Tribunal de Justiça, é título executivo judicial.

 

(EMAGIS) Sobre as ações possessórias, considerada a disciplina do CPC, julgue os itens abaixo.

I. No caso de ação possessória em que figure no polo passivo grande número de pessoas, serão feitas a citação pessoal dos ocupantes que forem encontrados no local e a citação por edital dos demais, determinando-se, ainda, a intimação do Ministério Público e, se envolver pessoas em situação de hipossuficiência econômica, da Defensoria Pública. Para fins dessa citação pessoal, o oficial de justiça procurará os ocupantes no local por uma vez, citando-se por edital os que não forem encontrados.

II. É lícito ao réu, na contestação, alegando que foi o ofendido em sua posse, demandar a proteção possessória e a indenização pelos prejuízos resultantes da turbação ou do esbulho cometido pelo autor.

III. Regem o procedimento de manutenção e de reintegração de posse as normas do rito especial previsto no CPC quando a ação for proposta em até um ano da turbação ou do esbulho afirmado na petição inicial. Passado esse prazo, será comum o procedimento, não perdendo, contudo, o caráter possessório.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) No tocante à defesa do consumidor em juízo,


 

(EMAGIS) No procedimento de apuração de ato infracional atribuído ao adolescente, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam, no âmbito da Criminologia, da Teoria da Anomia.

I. Insere-se dentre as teorias funcionalistas e tem como expoentes, dentre outros, Émile Durkheim e Herbert Spencer.

II. Sob determinada vertente, sustenta que a simples existência da criminalidade é normal e funcional, apresentando aspectos necessários à estabilidade e à mudança social, sendo anormal apenas o súbito incremento ou decréscimo das taxas de criminalidade.

III. No pensamento de Robert Merton, o cometimento do crime decorre da pressão da estrutura cultural e das contradições desta com a estrutura social.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do Direito Penal, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a sanção penal e a extinção da punibilidade, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Em relação aos crimes contra a Administração Pública e aos crimes contra o Estado Democrático de Direito, julgue os itens a seguir expostos.

I. A posse referida pelo art. 312, caput, do Código Penal deve ser entendida em sentido amplo, compreendendo a simples detenção, bem como a posse indireta (disponibilidade jurídica sem detenção material, ou poder de disposição exercível mediante ordens, requisições ou mandados).

II. O Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça firmaram compreensão no sentido de que a consumação do crime de descaminho independe da constituição definitiva do crédito tributário, haja vista se tratar de crime formal, diversamente dos crimes tributários listados na Súmula Vinculante n. 24 do Pretório Excelso.

III. O crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito classifica-se como crime de atentado ou de empreendimento.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito das nulidades e também das provas no processo penal, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre o Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), avalie as assertivas que seguem.

I. Em caso de recusa da proposta pelo MP, o juiz, tendo-a por cabível, deve devolver os autos ao Promotor com a ordem de formalização da proposta.

II. Em caso de recusa da proposta pelo MP, a defesa não tem legitimidade para requerer a remessa dos autos à instância revisora do Ministério Público.

III. Homologado judicialmente o acordo, o juiz devolverá os autos ao Ministério Público para que nos próprios autos inicie sua execução.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere a execução penal da pena imposta a João e também a execução penal da pena imposta a José, ambos condenados a 15 anos de reclusão por estupro com violência real, crime hediondo. João, para além da condenação que gerou a execução em curso, foi considerado tecnicamente reincidente em decorrência de anterior condenação por crime de furto. José, para além da condenação que gerou a execução em curso, foi considerado tecnicamente reincidente em decorrência de anterior condenação por homicídio qualificado.

A propósito da progressão de regime dos apenados em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a temática dos Direitos Fundamentais, devendo ser analisadas em consonância com a doutrina constitucionalista e com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Marque a assertiva INCORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação à história do controle de constitucionalidade no direito brasileiro, aquilate as proposições expostas a seguir.

I. O controle difuso de constitucionalidade foi consagrado a partir da Constituição de 1891.

II. A Constituição de 1937, no seu período de vigência, suprimiu o controle difuso de constitucionalidade.

III. Dentre as inovações implementadas pela Constituição de 1946, costuma-se apontar a instituição da chamada “cláusula de reserva de plenário”.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre o controle concentrado de constitucionalidade, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do regime constitucional da contribuição previdenciária dos servidores públicos para os respectivos regimes próprios de previdência.

I. Ainda que aprovada antes da EC 103/2019, não é confiscatória, segundo o STF, alíquota da contribuição em questão definida em legislação estadual no patamar de 13,25%.

II. Ainda que aprovada antes da EC 103/2019, não é insanável, segundo o STF, o vício de lei estadual que majora a alíquota da contribuição em questão para além de 11% sem prévio estudo atuarial que justifique a necessidade do incremento do aporte de receitas no RPPS, isso quando demonstrado o déficit atuarial por outros meios.

III. A EC 103/2019 admitiu expressamente a majoração da base de cálculo da contribuição dos inativos para corresponder ao valor excedente ao salário-mínimo, isso para quando houver déficit atuarial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as eleições, julgue, com base na Lei 9.504/1997, os itens versados a seguir.

I. Será considerado eleito o candidato a Presidente ou a Governador que obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos. Se nenhum candidato alcançar maioria absoluta na primeira votação, far-se-á nova eleição no último domingo de outubro, concorrendo os dois candidatos mais votados, e considerando-se eleito o que obtiver a maioria dos votos válidos. Se remanescer em segundo lugar mais de um candidato com a mesma votação, qualificar-se-á o mais idoso.

II. Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de candidato, convocar-se-á, dentre os remanescentes, o de maior votação. Se remanescer em segundo lugar mais de um candidato com a mesma votação, qualificar-se-á o mais idoso.

III. Será considerado eleito Prefeito o candidato que obtiver a maioria dos votos, não computados os em branco e os nulos. Nos Municípios com população inferior a trezentos mil eleitores, não haverá segundo turno.

Estão corretos somente os itens:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Sobre as sociedades limitadas, assinale a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Considere: (i) ação de falência ajuizada por empresa pública federal perante o Juízo Federal da Seção Judiciária, (ii) ação incidental de insolvência civil ajuizada pela União perante o Juízo Federal da Seção Judiciária e (iii) ingresso incidental do INSS como credor perante o Juízo de Direito da Comarca da Capital em concurso de credores sobre valor decorrente de arrematação naquele juízo de bem penhorado do devedor comum.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a tributação de operações de venda ou fornecimento de programa de computador (software), marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) No que tange à competência tributária e à obrigação tributária, julgue os itens abaixo.

I. Segundo o STF, há necessidade de lei complementar para a caracterização das imunidades tributárias, conquanto se admita que questões procedimentais sejam regradas mediante legislação ordinária.

II. Quando o contribuinte procede à retificação do valor declarado a menor (integralmente recolhido), elide a necessidade de o Fisco constituir o crédito tributário atinente à parte não declarada (e quitada à época da retificação), razão pela qual aplicável o benefício da denúncia espontânea.

III. A execução fiscal pode ser redirecionada em desfavor da empresa sucessora para cobrança de crédito tributário relativo a fato gerador ocorrido posteriormente à incorporação empresarial e ainda lançado em nome da sucedida, desde que seja providenciada a modificação da respectiva Certidão de Dívida Ativa.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere a existência de derramamento de óleo em alto mar, poluindo as águas que banham os Estados do Paraná e do Rio Grande do Sul, com elevada mortandade de peixes e comprovada intoxicação das águas. Tomando conhecimento, os Ministérios Públicos dos Estados do Paraná, do Rio Grande do Sul e do Distrito Federal ajuízam ações civis públicas para recomposição dos danos ambientais, o primeiro ajuizando ação na Comarca de Maringá/PR, o segundo na Comarca de Porto Alegre/RS e o terceiro em Brasília/DF. Tenha presente também que o primeiro juízo a conhecer das mencionadas ACPs tenha sido o juízo de Porto Alegre.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o conceito de Direito Administrativo, a formação histórica do Direito Administrativo brasileiro e a influência do Direito estrangeiro, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere servidor público federal estável e ocupante de cargo de provimento efetivo que, praticando infração disciplinar punível com demissão, antes da instauração de PAD formalize pedido de aposentadoria, vez que adquirira tal direito, vindo a ser regularmente aposentado.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A Lei 8.112/1991 admite seja cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punível com a demissão.

II. O STF considera inconstitucional a cassação da aposentadoria, como sanção disciplinar, em desfavor de servidor público que tenha cumprido os requisitos para a aposentadoria por tempo de contribuição e idade, sob pena de violação ao sistema contributivo eleito pela Constituição Federal.

III. Tanto a demissão quanto a cassação de aposentadoria ou disponibilidade são modalidades autônomas de penas disciplinares catalogadas na Lei 8.112/1991.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente aos princípios do Direito Administrativo e os atos administrativos, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre a Administração Pública Direta e Indireta, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito do regime jurídico do Corregedor-Geral do Ministério Público, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre a relação entre a ação coletiva e a ação individual, segundo a disciplina do Código de Defesa do Consumidor, o magistério doutrinário e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, é CORRETO afirmar que:

 

(DPE/PR - INSTITUTO AO CP – 2022) Considere os seguintes casos em que o Brasil foi condenado pela Corte interamericana de Direitos Humanos:

• Caso Favela Nova Brasília;

• Caso Empregados da Fábrica de Fogos de Santo Antônio de Jesus e Seus Familiares vs. Brasil;

• Caso Márcia Barbosa de Souza e Outros vs. Brasil;

• Caso Ximenes Lopes vs. Brasil.

O que tais condenações têm em comum?

 

Objetivas MP Estadual - Rodada 23.2022

(EMAGIS) A respeito do regime jurídico do Corregedor-Geral do Ministério Público, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam, no âmbito da Criminologia, da Teoria da Anomia.

I. Insere-se dentre as teorias funcionalistas e tem como expoentes, dentre outros, Émile Durkheim e Herbert Spencer.

II. Sob determinada vertente, sustenta que a simples existência da criminalidade é normal e funcional, apresentando aspectos necessários à estabilidade e à mudança social, sendo anormal apenas o súbito incremento ou decréscimo das taxas de criminalidade.

III. No pensamento de Robert Merton, o cometimento do crime decorre da pressão da estrutura cultural e das contradições desta com a estrutura social.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do Direito Penal, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a sanção penal e a extinção da punibilidade, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Em relação aos crimes contra a Administração Pública e aos crimes contra o Estado Democrático de Direito, julgue os itens a seguir expostos.

I. A posse referida pelo art. 312, caput, do Código Penal deve ser entendida em sentido amplo, compreendendo a simples detenção, bem como a posse indireta (disponibilidade jurídica sem detenção material, ou poder de disposição exercível mediante ordens, requisições ou mandados).

II. O Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça firmaram compreensão no sentido de que a consumação do crime de descaminho independe da constituição definitiva do crédito tributário, haja vista se tratar de crime formal, diversamente dos crimes tributários listados na Súmula Vinculante n. 24 do Pretório Excelso.

III. O crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito classifica-se como crime de atentado ou de empreendimento.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito das nulidades e também das provas no processo penal, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre o Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), avalie as assertivas que seguem.

I. Em caso de recusa da proposta pelo MP, o juiz, tendo-a por cabível, deve devolver os autos ao Promotor com a ordem de formalização da proposta.

II. Em caso de recusa da proposta pelo MP, a defesa não tem legitimidade para requerer a remessa dos autos à instância revisora do Ministério Público.

III. Homologado judicialmente o acordo, o juiz devolverá os autos ao Ministério Público para que nos próprios autos inicie sua execução.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere a execução penal da pena imposta a João e também a execução penal da pena imposta a José, ambos condenados a 15 anos de reclusão por estupro com violência real, crime hediondo. João, para além da condenação que gerou a execução em curso, foi considerado tecnicamente reincidente em decorrência de anterior condenação por crime de furto. José, para além da condenação que gerou a execução em curso, foi considerado tecnicamente reincidente em decorrência de anterior condenação por homicídio qualificado.

A propósito da progressão de regime dos apenados em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Diz o art. 1.228, §§ 4º e 5º, do Código Civil:

"§ 4o O proprietário também pode ser privado da coisa se o imóvel reivindicado consistir em extensa área, na posse ininterrupta e de boa-fé, por mais de cinco anos, de considerável número de pessoas, e estas nela houverem realizado, em conjunto ou separadamente, obras e serviços considerados pelo juiz de interesse social e econômico relevante.
§ 5o No caso do parágrafo antecedente, o juiz fixará a justa indenização devida ao proprietário; pago o preço, valerá a sentença como título para o registro do imóvel em nome dos possuidores."

Sobre o tema, analise as proposições postas a seguir:

I. São aplicáveis as disposições constantes dos §§ 4º e 5º do art. 1.228 do Código Civil às ações reivindicatórias propostas pelo Poder Público.

II. O registro da sentença em ação reivindicatória, que opera a transferência da propriedade para o nome dos possuidores, com fundamento no interesse social (art. 1.228, § 5º), é condicionada ao pagamento da respectiva indenização, cujo prazo será fixado pelo juiz.

III. O conteúdo do art. 1.228, §§ 4º e 5º, pode ser objeto de ação autônoma, não se restringindo à defesa em pretensões reivindicatórias.

Há erro:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Assinale a alternativa incorreta sobre a extinção dos contratos.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da guarda da criança ou do adolescente.

I. Consoante expressou a Lei 12.010/2009, não se tratando de guarda preparatória à adoção, não afasta, em regra, o exercício do direito de visitas pelos pais, assim como o dever de prestar alimentos.

II. A partir da vigência da Lei 9.528/1997, que excluiu o menor sob guarda do rol de dependentes previdenciários no RGPS, descabe a concessão de pensão por morte ou auxílio reclusão ao menor sob guarda, já que se trata de lei posterior ao ECA e que revogou o §3º do artigo 33 deste, que dispunha em sentido contrário.

III. A EC 103/2019 não equipara expressamente, para fins de recebimento de pensão por morte previdenciária, o menor sob guarda ao filho, restringido tal equiparação exclusivamente ao enteado e o menor tutelado (desde que comprovada a dependência econômica), sendo que a compatibilidade de tal Emenda com as cláusulas pétreas constitucionais não foi ainda analisada pelo STF.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da gratuidade da justiça, devendo ser analisadas em consonância com a disciplina da legislação processual e também com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação ao cumprimento de sentença, considerada a disciplina do CPC, analise as seguintes proposições.

I. O cumprimento da sentença poderá ser promovido em face do fiador, do coobrigado ou do corresponsável, ainda que não tenham participado da fase de conhecimento.

II. A decisão homologatória de autocomposição extrajudicial de qualquer natureza, assim como a sentença arbitral, são títulos executivos judiciais.

III. A decisão interlocutória estrangeira, após a concessão do exequatur à carta rogatória pelo Superior Tribunal de Justiça, é título executivo judicial.

 

(EMAGIS) Sobre as ações possessórias, considerada a disciplina do CPC, julgue os itens abaixo.

I. No caso de ação possessória em que figure no polo passivo grande número de pessoas, serão feitas a citação pessoal dos ocupantes que forem encontrados no local e a citação por edital dos demais, determinando-se, ainda, a intimação do Ministério Público e, se envolver pessoas em situação de hipossuficiência econômica, da Defensoria Pública. Para fins dessa citação pessoal, o oficial de justiça procurará os ocupantes no local por uma vez, citando-se por edital os que não forem encontrados.

II. É lícito ao réu, na contestação, alegando que foi o ofendido em sua posse, demandar a proteção possessória e a indenização pelos prejuízos resultantes da turbação ou do esbulho cometido pelo autor.

III. Regem o procedimento de manutenção e de reintegração de posse as normas do rito especial previsto no CPC quando a ação for proposta em até um ano da turbação ou do esbulho afirmado na petição inicial. Passado esse prazo, será comum o procedimento, não perdendo, contudo, o caráter possessório.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a relação entre a ação coletiva e a ação individual, segundo a disciplina do Código de Defesa do Consumidor, o magistério doutrinário e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, é CORRETO afirmar que:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a temática dos Direitos Fundamentais, devendo ser analisadas em consonância com a doutrina constitucionalista e com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Marque a assertiva INCORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação à história do controle de constitucionalidade no direito brasileiro, aquilate as proposições expostas a seguir.

I. O controle difuso de constitucionalidade foi consagrado a partir da Constituição de 1891.

II. A Constituição de 1937, no seu período de vigência, suprimiu o controle difuso de constitucionalidade.

III. Dentre as inovações implementadas pela Constituição de 1946, costuma-se apontar a instituição da chamada “cláusula de reserva de plenário”.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre o controle concentrado de constitucionalidade, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do regime constitucional da contribuição previdenciária dos servidores públicos para os respectivos regimes próprios de previdência.

I. Ainda que aprovada antes da EC 103/2019, não é confiscatória, segundo o STF, alíquota da contribuição em questão definida em legislação estadual no patamar de 13,25%.

II. Ainda que aprovada antes da EC 103/2019, não é insanável, segundo o STF, o vício de lei estadual que majora a alíquota da contribuição em questão para além de 11% sem prévio estudo atuarial que justifique a necessidade do incremento do aporte de receitas no RPPS, isso quando demonstrado o déficit atuarial por outros meios.

III. A EC 103/2019 admitiu expressamente a majoração da base de cálculo da contribuição dos inativos para corresponder ao valor excedente ao salário-mínimo, isso para quando houver déficit atuarial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/PR - INSTITUTO AO CP – 2022) Considere os seguintes casos em que o Brasil foi condenado pela Corte interamericana de Direitos Humanos:

• Caso Favela Nova Brasília;

• Caso Empregados da Fábrica de Fogos de Santo Antônio de Jesus e Seus Familiares vs. Brasil;

• Caso Márcia Barbosa de Souza e Outros vs. Brasil;

• Caso Ximenes Lopes vs. Brasil.

O que tais condenações têm em comum?

 

(EMAGIS) Sobre o conceito de Direito Administrativo, a formação histórica do Direito Administrativo brasileiro e a influência do Direito estrangeiro, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere servidor público federal estável e ocupante de cargo de provimento efetivo que, praticando infração disciplinar punível com demissão, antes da instauração de PAD formalize pedido de aposentadoria, vez que adquirira tal direito, vindo a ser regularmente aposentado.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A Lei 8.112/1991 admite seja cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punível com a demissão.

II. O STF considera inconstitucional a cassação da aposentadoria, como sanção disciplinar, em desfavor de servidor público que tenha cumprido os requisitos para a aposentadoria por tempo de contribuição e idade, sob pena de violação ao sistema contributivo eleito pela Constituição Federal.

III. Tanto a demissão quanto a cassação de aposentadoria ou disponibilidade são modalidades autônomas de penas disciplinares catalogadas na Lei 8.112/1991.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente aos princípios do Direito Administrativo e os atos administrativos, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre a Administração Pública Direta e Indireta, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere a existência de derramamento de óleo em alto mar, poluindo as águas que banham os Estados do Paraná e do Rio Grande do Sul, com elevada mortandade de peixes e comprovada intoxicação das águas. Tomando conhecimento, os Ministérios Públicos dos Estados do Paraná, do Rio Grande do Sul e do Distrito Federal ajuízam ações civis públicas para recomposição dos danos ambientais, o primeiro ajuizando ação na Comarca de Maringá/PR, o segundo na Comarca de Porto Alegre/RS e o terceiro em Brasília/DF. Tenha presente também que o primeiro juízo a conhecer das mencionadas ACPs tenha sido o juízo de Porto Alegre.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a tributação de operações de venda ou fornecimento de programa de computador (software), marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) No que tange à competência tributária e à obrigação tributária, julgue os itens abaixo.

I. Segundo o STF, há necessidade de lei complementar para a caracterização das imunidades tributárias, conquanto se admita que questões procedimentais sejam regradas mediante legislação ordinária.

II. Quando o contribuinte procede à retificação do valor declarado a menor (integralmente recolhido), elide a necessidade de o Fisco constituir o crédito tributário atinente à parte não declarada (e quitada à época da retificação), razão pela qual aplicável o benefício da denúncia espontânea.

III. A execução fiscal pode ser redirecionada em desfavor da empresa sucessora para cobrança de crédito tributário relativo a fato gerador ocorrido posteriormente à incorporação empresarial e ainda lançado em nome da sucedida, desde que seja providenciada a modificação da respectiva Certidão de Dívida Ativa.

Estão corretos somente os itens:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Sobre as sociedades limitadas, assinale a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Considere: (i) ação de falência ajuizada por empresa pública federal perante o Juízo Federal da Seção Judiciária, (ii) ação incidental de insolvência civil ajuizada pela União perante o Juízo Federal da Seção Judiciária e (iii) ingresso incidental do INSS como credor perante o Juízo de Direito da Comarca da Capital em concurso de credores sobre valor decorrente de arrematação naquele juízo de bem penhorado do devedor comum.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre as eleições, julgue, com base na Lei 9.504/1997, os itens versados a seguir.

I. Será considerado eleito o candidato a Presidente ou a Governador que obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos. Se nenhum candidato alcançar maioria absoluta na primeira votação, far-se-á nova eleição no último domingo de outubro, concorrendo os dois candidatos mais votados, e considerando-se eleito o que obtiver a maioria dos votos válidos. Se remanescer em segundo lugar mais de um candidato com a mesma votação, qualificar-se-á o mais idoso.

II. Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de candidato, convocar-se-á, dentre os remanescentes, o de maior votação. Se remanescer em segundo lugar mais de um candidato com a mesma votação, qualificar-se-á o mais idoso.

III. Será considerado eleito Prefeito o candidato que obtiver a maioria dos votos, não computados os em branco e os nulos. Nos Municípios com população inferior a trezentos mil eleitores, não haverá segundo turno.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) No procedimento de apuração de ato infracional atribuído ao adolescente, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) No tocante à defesa do consumidor em juízo,


 

Objetivas MPF - Rodada 23.2022

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a temática dos Direitos Fundamentais, devendo ser analisadas em consonância com a doutrina constitucionalista e com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Marque a assertiva INCORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação à história do controle de constitucionalidade no direito brasileiro, aquilate as proposições expostas a seguir.

I. O controle difuso de constitucionalidade foi consagrado a partir da Constituição de 1891.

II. A Constituição de 1937, no seu período de vigência, suprimiu o controle difuso de constitucionalidade.

III. Dentre as inovações implementadas pela Constituição de 1946, costuma-se apontar a instituição da chamada “cláusula de reserva de plenário”.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre o controle concentrado de constitucionalidade, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do regime constitucional da contribuição previdenciária dos servidores públicos para os respectivos regimes próprios de previdência.

I. Ainda que aprovada antes da EC 103/2019, não é confiscatória, segundo o STF, alíquota da contribuição em questão definida em legislação estadual no patamar de 13,25%.

II. Ainda que aprovada antes da EC 103/2019, não é insanável, segundo o STF, o vício de lei estadual que majora a alíquota da contribuição em questão para além de 11% sem prévio estudo atuarial que justifique a necessidade do incremento do aporte de receitas no RPPS, isso quando demonstrado o déficit atuarial por outros meios.

III. A EC 103/2019 admitiu expressamente a majoração da base de cálculo da contribuição dos inativos para corresponder ao valor excedente ao salário-mínimo, isso para quando houver déficit atuarial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/PR - INSTITUTO AO CP – 2022) Considere os seguintes casos em que o Brasil foi condenado pela Corte interamericana de Direitos Humanos:

• Caso Favela Nova Brasília;

• Caso Empregados da Fábrica de Fogos de Santo Antônio de Jesus e Seus Familiares vs. Brasil;

• Caso Márcia Barbosa de Souza e Outros vs. Brasil;

• Caso Ximenes Lopes vs. Brasil.

O que tais condenações têm em comum?

 

(EMAGIS) Sobre as eleições, julgue, com base na Lei 9.504/1997, os itens versados a seguir.

I. Será considerado eleito o candidato a Presidente ou a Governador que obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos. Se nenhum candidato alcançar maioria absoluta na primeira votação, far-se-á nova eleição no último domingo de outubro, concorrendo os dois candidatos mais votados, e considerando-se eleito o que obtiver a maioria dos votos válidos. Se remanescer em segundo lugar mais de um candidato com a mesma votação, qualificar-se-á o mais idoso.

II. Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de candidato, convocar-se-á, dentre os remanescentes, o de maior votação. Se remanescer em segundo lugar mais de um candidato com a mesma votação, qualificar-se-á o mais idoso.

III. Será considerado eleito Prefeito o candidato que obtiver a maioria dos votos, não computados os em branco e os nulos. Nos Municípios com população inferior a trezentos mil eleitores, não haverá segundo turno.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o conceito de Direito Administrativo, a formação histórica do Direito Administrativo brasileiro e a influência do Direito estrangeiro, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere servidor público federal estável e ocupante de cargo de provimento efetivo que, praticando infração disciplinar punível com demissão, antes da instauração de PAD formalize pedido de aposentadoria, vez que adquirira tal direito, vindo a ser regularmente aposentado.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A Lei 8.112/1991 admite seja cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punível com a demissão.

II. O STF considera inconstitucional a cassação da aposentadoria, como sanção disciplinar, em desfavor de servidor público que tenha cumprido os requisitos para a aposentadoria por tempo de contribuição e idade, sob pena de violação ao sistema contributivo eleito pela Constituição Federal.

III. Tanto a demissão quanto a cassação de aposentadoria ou disponibilidade são modalidades autônomas de penas disciplinares catalogadas na Lei 8.112/1991.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente aos princípios do Direito Administrativo e os atos administrativos, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre a Administração Pública Direta e Indireta, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere a existência de derramamento de óleo em alto mar, poluindo as águas que banham os Estados do Paraná e do Rio Grande do Sul, com elevada mortandade de peixes e comprovada intoxicação das águas. Tomando conhecimento, os Ministérios Públicos dos Estados do Paraná, do Rio Grande do Sul e do Distrito Federal ajuízam ações civis públicas para recomposição dos danos ambientais, o primeiro ajuizando ação na Comarca de Maringá/PR, o segundo na Comarca de Porto Alegre/RS e o terceiro em Brasília/DF. Tenha presente também que o primeiro juízo a conhecer das mencionadas ACPs tenha sido o juízo de Porto Alegre.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a tributação de operações de venda ou fornecimento de programa de computador (software), marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) “O Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária (RERCT), instituído pela Lei nº 13.254/2016, foi adotado em momento de grave crise econômica e fiscal, com finalidade essencialmente arrecadatória, mas também de regularização da situação fiscal dos contribuintes residentes no Brasil. O programa ofereceu incentivos à declaração voluntária de recursos, bens ou direitos de origem lícita, não declarados ou declarados com omissão ou incorreção em relação a dados essenciais, remetidos ou mantidos no exterior, ou repatriados de forma incorreta por residentes ou domiciliados no país.” (trecho do voto do Relator, Ministro Roberto Barroso, da recente ADI 5.729).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) O sistema normativo que rege o pagamento pela Fazenda Pública de suas dívidas declaradas em juízo é também enquadrado pela doutrina no âmbito do Direito Financeiro. Nesse contexto, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência – CDPD (Decreto Legislativo nº 186/2008), avalie as assertivas que seguem.

I. Compõe o chamado bloco de constitucionalidade, servindo como parâmetro para o controle de constitucionalidade.

II. Também com fundamento na CDPD, o STF deu interpretação a dispositivo da legislação do imposto de renda para expressar que, na apuração do imposto sobre a renda de pessoa física, a pessoa com deficiência que supere o limite etário e seja capacitada para o trabalho pode ser considerada como dependente quando a sua remuneração não exceder as deduções autorizadas por lei.

III. Impõe aos Estados Partes o dever de tomar todas as medidas apropriadas e efetivas para assegurar às pessoas com deficiência o igual direito de possuir ou herdar bens, afastando-as, contudo, de controlar as próprias finanças e de ter acesso a empréstimos bancários.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de regras constitucionais aplicáveis a empregados públicos que trabalhem em empresas estatais. Marque a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) No tocante à defesa do consumidor em juízo,


 

(EMAGIS) Diz o art. 1.228, §§ 4º e 5º, do Código Civil:

"§ 4o O proprietário também pode ser privado da coisa se o imóvel reivindicado consistir em extensa área, na posse ininterrupta e de boa-fé, por mais de cinco anos, de considerável número de pessoas, e estas nela houverem realizado, em conjunto ou separadamente, obras e serviços considerados pelo juiz de interesse social e econômico relevante.
§ 5o No caso do parágrafo antecedente, o juiz fixará a justa indenização devida ao proprietário; pago o preço, valerá a sentença como título para o registro do imóvel em nome dos possuidores."

Sobre o tema, analise as proposições postas a seguir:

I. São aplicáveis as disposições constantes dos §§ 4º e 5º do art. 1.228 do Código Civil às ações reivindicatórias propostas pelo Poder Público.

II. O registro da sentença em ação reivindicatória, que opera a transferência da propriedade para o nome dos possuidores, com fundamento no interesse social (art. 1.228, § 5º), é condicionada ao pagamento da respectiva indenização, cujo prazo será fixado pelo juiz.

III. O conteúdo do art. 1.228, §§ 4º e 5º, pode ser objeto de ação autônoma, não se restringindo à defesa em pretensões reivindicatórias.

Há erro:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Assinale a alternativa incorreta sobre a extinção dos contratos.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da gratuidade da justiça, devendo ser analisadas em consonância com a disciplina da legislação processual e também com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação ao cumprimento de sentença, considerada a disciplina do CPC, analise as seguintes proposições.

I. O cumprimento da sentença poderá ser promovido em face do fiador, do coobrigado ou do corresponsável, ainda que não tenham participado da fase de conhecimento.

II. A decisão homologatória de autocomposição extrajudicial de qualquer natureza, assim como a sentença arbitral, são títulos executivos judiciais.

III. A decisão interlocutória estrangeira, após a concessão do exequatur à carta rogatória pelo Superior Tribunal de Justiça, é título executivo judicial.

 

(EMAGIS) Sobre as ações possessórias, considerada a disciplina do CPC, julgue os itens abaixo.

I. No caso de ação possessória em que figure no polo passivo grande número de pessoas, serão feitas a citação pessoal dos ocupantes que forem encontrados no local e a citação por edital dos demais, determinando-se, ainda, a intimação do Ministério Público e, se envolver pessoas em situação de hipossuficiência econômica, da Defensoria Pública. Para fins dessa citação pessoal, o oficial de justiça procurará os ocupantes no local por uma vez, citando-se por edital os que não forem encontrados.

II. É lícito ao réu, na contestação, alegando que foi o ofendido em sua posse, demandar a proteção possessória e a indenização pelos prejuízos resultantes da turbação ou do esbulho cometido pelo autor.

III. Regem o procedimento de manutenção e de reintegração de posse as normas do rito especial previsto no CPC quando a ação for proposta em até um ano da turbação ou do esbulho afirmado na petição inicial. Passado esse prazo, será comum o procedimento, não perdendo, contudo, o caráter possessório.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam, no âmbito da Criminologia, da Teoria da Anomia.

I. Insere-se dentre as teorias funcionalistas e tem como expoentes, dentre outros, Émile Durkheim e Herbert Spencer.

II. Sob determinada vertente, sustenta que a simples existência da criminalidade é normal e funcional, apresentando aspectos necessários à estabilidade e à mudança social, sendo anormal apenas o súbito incremento ou decréscimo das taxas de criminalidade.

III. No pensamento de Robert Merton, o cometimento do crime decorre da pressão da estrutura cultural e das contradições desta com a estrutura social.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do Direito Penal, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a sanção penal e a extinção da punibilidade, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Quanto à introdução ao Direito Penal, à aplicação da lei penal e à contagem de prazos penais, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Em relação aos crimes contra a Administração Pública e aos crimes contra o Estado Democrático de Direito, julgue os itens a seguir expostos.

I. A posse referida pelo art. 312, caput, do Código Penal deve ser entendida em sentido amplo, compreendendo a simples detenção, bem como a posse indireta (disponibilidade jurídica sem detenção material, ou poder de disposição exercível mediante ordens, requisições ou mandados).

II. O Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça firmaram compreensão no sentido de que a consumação do crime de descaminho independe da constituição definitiva do crédito tributário, haja vista se tratar de crime formal, diversamente dos crimes tributários listados na Súmula Vinculante n. 24 do Pretório Excelso.

III. O crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito classifica-se como crime de atentado ou de empreendimento.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito das nulidades e também das provas no processo penal, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre o Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), avalie as assertivas que seguem.

I. Em caso de recusa da proposta pelo MP, o juiz, tendo-a por cabível, deve devolver os autos ao Promotor com a ordem de formalização da proposta.

II. Em caso de recusa da proposta pelo MP, a defesa não tem legitimidade para requerer a remessa dos autos à instância revisora do Ministério Público.

III. Homologado judicialmente o acordo, o juiz devolverá os autos ao Ministério Público para que nos próprios autos inicie sua execução.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere a execução penal da pena imposta a João e também a execução penal da pena imposta a José, ambos condenados a 15 anos de reclusão por estupro com violência real, crime hediondo. João, para além da condenação que gerou a execução em curso, foi considerado tecnicamente reincidente em decorrência de anterior condenação por crime de furto. José, para além da condenação que gerou a execução em curso, foi considerado tecnicamente reincidente em decorrência de anterior condenação por homicídio qualificado.

A propósito da progressão de regime dos apenados em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

Ministério Público Estadual - Rodada 23.2022

Esta rodada trabalharemos sobre uma questão extraída do 60º concurso para ingresso na carreira do Ministério Público de Goiás:

"PROVA SUBJETIVA DO GRUPO 3: DIREITO CONSTITUCIONAL, ADMINISTRATIVO, ELEITORAL E LEGISLAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Felisbino Gaudêncio, servidor público efetivo do Município de Cruz Alta/GO, foi eleito, no ano de 2016, vereador do referido Município. Diante da compatibilidade de horários, permaneceu no exercício do cargo efetivo durante a vereança, com percepção da remuneração e subsídio respectivos. Durante o exercício do mandato, Felisbino Gaudêncio deflagrou processo legislativo para a alteração da Lei Orgânica do Município de Cruz Alta/GO, a fim de nela incluir o artigo 35-A, para assegurar aos servidores efetivos que, na data da publicação da lei, estivessem no exercício de mandato eletivo municipal, as seguintes vantagens: a) progressão funcional para classe mais elevada da carreira, com os consequentes acréscimos pecuniários (artigo 35-A, inciso I); b) incorporação à remuneração de cargo efetivo de adicional equivalente a 100% (cem por cento) da referida remuneração (artigo 35-A, inciso II). A alteração legislativa foi aprovada pela Câmara de Vereadores com a inclusão, na Lei Orgânica do Município de Cruz Alta/GO, do referido dispositivo, conforme proposto pelo vereador Felisbino Gaudêncio. O Prefeito de Cruz Alta/GO sancionou a lei 171/2019. Na data da publicação da lei, somente preenchiam os requisitos legais o vereador Felisbino Gaudêncio, autor do projeto de lei que se converteu em lei, e a vereadora Aurora da Paz, também servidora efetiva, que em razão da compatibilidade de horários, também permaneceu no exercício do cargo efetivo, após a assunção do mandato, com percepção cumulativa da remuneração do cargo efetivo e subsídio. Publicada a lei, o Prefeito de Cruz Alta/GO editou o Decreto 312/2019, por meio do qual concedeu a progressão funcional e a incorporação do adicional, conforme novel previsão legislativa, aos vereadores Felisbino Gaudêncio e Aurora da Paz. A questão chegou ao conhecimento do Ministério Público. Como Promotor (a) de Justiça, elabore, no âmbito de suas atribuições, a peça adequada para a judicialização da questão e correção das ilegalidades noticiadas, na defesa do patrimônio público.

 

Objetivas PGE/PGM - Rodada 23.2022

(EMAGIS) Sobre o conceito de Direito Administrativo, a formação histórica do Direito Administrativo brasileiro e a influência do Direito estrangeiro, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere servidor público federal estável e ocupante de cargo de provimento efetivo que, praticando infração disciplinar punível com demissão, antes da instauração de PAD formalize pedido de aposentadoria, vez que adquirira tal direito, vindo a ser regularmente aposentado.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A Lei 8.112/1991 admite seja cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punível com a demissão.

II. O STF considera inconstitucional a cassação da aposentadoria, como sanção disciplinar, em desfavor de servidor público que tenha cumprido os requisitos para a aposentadoria por tempo de contribuição e idade, sob pena de violação ao sistema contributivo eleito pela Constituição Federal.

III. Tanto a demissão quanto a cassação de aposentadoria ou disponibilidade são modalidades autônomas de penas disciplinares catalogadas na Lei 8.112/1991.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente aos princípios do Direito Administrativo e os atos administrativos, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre a Administração Pública Direta e Indireta, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a temática dos Direitos Fundamentais, devendo ser analisadas em consonância com a doutrina constitucionalista e com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Marque a assertiva INCORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação à história do controle de constitucionalidade no direito brasileiro, aquilate as proposições expostas a seguir.

I. O controle difuso de constitucionalidade foi consagrado a partir da Constituição de 1891.

II. A Constituição de 1937, no seu período de vigência, suprimiu o controle difuso de constitucionalidade.

III. Dentre as inovações implementadas pela Constituição de 1946, costuma-se apontar a instituição da chamada “cláusula de reserva de plenário”.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre o controle concentrado de constitucionalidade, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do regime constitucional da contribuição previdenciária dos servidores públicos para os respectivos regimes próprios de previdência.

I. Ainda que aprovada antes da EC 103/2019, não é confiscatória, segundo o STF, alíquota da contribuição em questão definida em legislação estadual no patamar de 13,25%.

II. Ainda que aprovada antes da EC 103/2019, não é insanável, segundo o STF, o vício de lei estadual que majora a alíquota da contribuição em questão para além de 11% sem prévio estudo atuarial que justifique a necessidade do incremento do aporte de receitas no RPPS, isso quando demonstrado o déficit atuarial por outros meios.

III. A EC 103/2019 admitiu expressamente a majoração da base de cálculo da contribuição dos inativos para corresponder ao valor excedente ao salário-mínimo, isso para quando houver déficit atuarial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da gratuidade da justiça, devendo ser analisadas em consonância com a disciplina da legislação processual e também com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação ao cumprimento de sentença, considerada a disciplina do CPC, analise as seguintes proposições.

I. O cumprimento da sentença poderá ser promovido em face do fiador, do coobrigado ou do corresponsável, ainda que não tenham participado da fase de conhecimento.

II. A decisão homologatória de autocomposição extrajudicial de qualquer natureza, assim como a sentença arbitral, são títulos executivos judiciais.

III. A decisão interlocutória estrangeira, após a concessão do exequatur à carta rogatória pelo Superior Tribunal de Justiça, é título executivo judicial.

 

(EMAGIS) Sobre as ações possessórias, considerada a disciplina do CPC, julgue os itens abaixo.

I. No caso de ação possessória em que figure no polo passivo grande número de pessoas, serão feitas a citação pessoal dos ocupantes que forem encontrados no local e a citação por edital dos demais, determinando-se, ainda, a intimação do Ministério Público e, se envolver pessoas em situação de hipossuficiência econômica, da Defensoria Pública. Para fins dessa citação pessoal, o oficial de justiça procurará os ocupantes no local por uma vez, citando-se por edital os que não forem encontrados.

II. É lícito ao réu, na contestação, alegando que foi o ofendido em sua posse, demandar a proteção possessória e a indenização pelos prejuízos resultantes da turbação ou do esbulho cometido pelo autor.

III. Regem o procedimento de manutenção e de reintegração de posse as normas do rito especial previsto no CPC quando a ação for proposta em até um ano da turbação ou do esbulho afirmado na petição inicial. Passado esse prazo, será comum o procedimento, não perdendo, contudo, o caráter possessório.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Diz o art. 1.228, §§ 4º e 5º, do Código Civil:

"§ 4o O proprietário também pode ser privado da coisa se o imóvel reivindicado consistir em extensa área, na posse ininterrupta e de boa-fé, por mais de cinco anos, de considerável número de pessoas, e estas nela houverem realizado, em conjunto ou separadamente, obras e serviços considerados pelo juiz de interesse social e econômico relevante.
§ 5o No caso do parágrafo antecedente, o juiz fixará a justa indenização devida ao proprietário; pago o preço, valerá a sentença como título para o registro do imóvel em nome dos possuidores."

Sobre o tema, analise as proposições postas a seguir:

I. São aplicáveis as disposições constantes dos §§ 4º e 5º do art. 1.228 do Código Civil às ações reivindicatórias propostas pelo Poder Público.

II. O registro da sentença em ação reivindicatória, que opera a transferência da propriedade para o nome dos possuidores, com fundamento no interesse social (art. 1.228, § 5º), é condicionada ao pagamento da respectiva indenização, cujo prazo será fixado pelo juiz.

III. O conteúdo do art. 1.228, §§ 4º e 5º, pode ser objeto de ação autônoma, não se restringindo à defesa em pretensões reivindicatórias.

Há erro:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Assinale a alternativa incorreta sobre a extinção dos contratos.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da guarda da criança ou do adolescente.

I. Consoante expressou a Lei 12.010/2009, não se tratando de guarda preparatória à adoção, não afasta, em regra, o exercício do direito de visitas pelos pais, assim como o dever de prestar alimentos.

II. A partir da vigência da Lei 9.528/1997, que excluiu o menor sob guarda do rol de dependentes previdenciários no RGPS, descabe a concessão de pensão por morte ou auxílio reclusão ao menor sob guarda, já que se trata de lei posterior ao ECA e que revogou o §3º do artigo 33 deste, que dispunha em sentido contrário.

III. A EC 103/2019 não equipara expressamente, para fins de recebimento de pensão por morte previdenciária, o menor sob guarda ao filho, restringido tal equiparação exclusivamente ao enteado e o menor tutelado (desde que comprovada a dependência econômica), sendo que a compatibilidade de tal Emenda com as cláusulas pétreas constitucionais não foi ainda analisada pelo STF.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Sobre as sociedades limitadas, assinale a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Considere: (i) ação de falência ajuizada por empresa pública federal perante o Juízo Federal da Seção Judiciária, (ii) ação incidental de insolvência civil ajuizada pela União perante o Juízo Federal da Seção Judiciária e (iii) ingresso incidental do INSS como credor perante o Juízo de Direito da Comarca da Capital em concurso de credores sobre valor decorrente de arrematação naquele juízo de bem penhorado do devedor comum.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a tributação de operações de venda ou fornecimento de programa de computador (software), marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) No que tange à competência tributária e à obrigação tributária, julgue os itens abaixo.

I. Segundo o STF, há necessidade de lei complementar para a caracterização das imunidades tributárias, conquanto se admita que questões procedimentais sejam regradas mediante legislação ordinária.

II. Quando o contribuinte procede à retificação do valor declarado a menor (integralmente recolhido), elide a necessidade de o Fisco constituir o crédito tributário atinente à parte não declarada (e quitada à época da retificação), razão pela qual aplicável o benefício da denúncia espontânea.

III. A execução fiscal pode ser redirecionada em desfavor da empresa sucessora para cobrança de crédito tributário relativo a fato gerador ocorrido posteriormente à incorporação empresarial e ainda lançado em nome da sucedida, desde que seja providenciada a modificação da respectiva Certidão de Dívida Ativa.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) O sistema normativo que rege o pagamento pela Fazenda Pública de suas dívidas declaradas em juízo é também enquadrado pela doutrina no âmbito do Direito Financeiro. Nesse contexto, marque a alternativa CORRETA.


 

(PGE/CE – PROCURADOR DO ESTADO – CESPE/CEBRASPE – 2021) Os direitos do empregado sob contrato individual de trabalho temporário incluem

I. indenização de 40% sobre o FGTS;
II. estabilidade provisória no caso de gestante;
III. descanso semanal remunerado;
IV. remuneração equivalente à recebida pelos empregados da mesma categoria.

Estão certos apenas os itens

 

(PROCURADOR DO MUNICÍPIO DE SANTOS – VUNESP – 2021) As reclamações trabalhistas poderão ser


 

(EMAGIS) Considere a existência de derramamento de óleo em alto mar, poluindo as águas que banham os Estados do Paraná e do Rio Grande do Sul, com elevada mortandade de peixes e comprovada intoxicação das águas. Tomando conhecimento, os Ministérios Públicos dos Estados do Paraná, do Rio Grande do Sul e do Distrito Federal ajuízam ações civis públicas para recomposição dos danos ambientais, o primeiro ajuizando ação na Comarca de Maringá/PR, o segundo na Comarca de Porto Alegre/RS e o terceiro em Brasília/DF. Tenha presente também que o primeiro juízo a conhecer das mencionadas ACPs tenha sido o juízo de Porto Alegre.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do Direito Penal, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a sanção penal e a extinção da punibilidade, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) A respeito das nulidades e também das provas no processo penal, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre o Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), avalie as assertivas que seguem.

I. Em caso de recusa da proposta pelo MP, o juiz, tendo-a por cabível, deve devolver os autos ao Promotor com a ordem de formalização da proposta.

II. Em caso de recusa da proposta pelo MP, a defesa não tem legitimidade para requerer a remessa dos autos à instância revisora do Ministério Público.

III. Homologado judicialmente o acordo, o juiz devolverá os autos ao Ministério Público para que nos próprios autos inicie sua execução.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 23.2022

(EMAGIS) Diz o art. 1.228, §§ 4º e 5º, do Código Civil:

"§ 4o O proprietário também pode ser privado da coisa se o imóvel reivindicado consistir em extensa área, na posse ininterrupta e de boa-fé, por mais de cinco anos, de considerável número de pessoas, e estas nela houverem realizado, em conjunto ou separadamente, obras e serviços considerados pelo juiz de interesse social e econômico relevante.
§ 5o No caso do parágrafo antecedente, o juiz fixará a justa indenização devida ao proprietário; pago o preço, valerá a sentença como título para o registro do imóvel em nome dos possuidores."

Sobre o tema, analise as proposições postas a seguir:

I. São aplicáveis as disposições constantes dos §§ 4º e 5º do art. 1.228 do Código Civil às ações reivindicatórias propostas pelo Poder Público.

II. O registro da sentença em ação reivindicatória, que opera a transferência da propriedade para o nome dos possuidores, com fundamento no interesse social (art. 1.228, § 5º), é condicionada ao pagamento da respectiva indenização, cujo prazo será fixado pelo juiz.

III. O conteúdo do art. 1.228, §§ 4º e 5º, pode ser objeto de ação autônoma, não se restringindo à defesa em pretensões reivindicatórias.

Há erro:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Assinale a alternativa incorreta sobre a extinção dos contratos.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da guarda da criança ou do adolescente.

I. Consoante expressou a Lei 12.010/2009, não se tratando de guarda preparatória à adoção, não afasta, em regra, o exercício do direito de visitas pelos pais, assim como o dever de prestar alimentos.

II. A partir da vigência da Lei 9.528/1997, que excluiu o menor sob guarda do rol de dependentes previdenciários no RGPS, descabe a concessão de pensão por morte ou auxílio reclusão ao menor sob guarda, já que se trata de lei posterior ao ECA e que revogou o §3º do artigo 33 deste, que dispunha em sentido contrário.

III. A EC 103/2019 não equipara expressamente, para fins de recebimento de pensão por morte previdenciária, o menor sob guarda ao filho, restringido tal equiparação exclusivamente ao enteado e o menor tutelado (desde que comprovada a dependência econômica), sendo que a compatibilidade de tal Emenda com as cláusulas pétreas constitucionais não foi ainda analisada pelo STF.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da gratuidade da justiça, devendo ser analisadas em consonância com a disciplina da legislação processual e também com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação ao cumprimento de sentença, considerada a disciplina do CPC, analise as seguintes proposições.

I. O cumprimento da sentença poderá ser promovido em face do fiador, do coobrigado ou do corresponsável, ainda que não tenham participado da fase de conhecimento.

II. A decisão homologatória de autocomposição extrajudicial de qualquer natureza, assim como a sentença arbitral, são títulos executivos judiciais.

III. A decisão interlocutória estrangeira, após a concessão do exequatur à carta rogatória pelo Superior Tribunal de Justiça, é título executivo judicial.

 

(EMAGIS) Sobre as ações possessórias, considerada a disciplina do CPC, julgue os itens abaixo.

I. No caso de ação possessória em que figure no polo passivo grande número de pessoas, serão feitas a citação pessoal dos ocupantes que forem encontrados no local e a citação por edital dos demais, determinando-se, ainda, a intimação do Ministério Público e, se envolver pessoas em situação de hipossuficiência econômica, da Defensoria Pública. Para fins dessa citação pessoal, o oficial de justiça procurará os ocupantes no local por uma vez, citando-se por edital os que não forem encontrados.

II. É lícito ao réu, na contestação, alegando que foi o ofendido em sua posse, demandar a proteção possessória e a indenização pelos prejuízos resultantes da turbação ou do esbulho cometido pelo autor.

III. Regem o procedimento de manutenção e de reintegração de posse as normas do rito especial previsto no CPC quando a ação for proposta em até um ano da turbação ou do esbulho afirmado na petição inicial. Passado esse prazo, será comum o procedimento, não perdendo, contudo, o caráter possessório.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a relação entre a ação coletiva e a ação individual, segundo a disciplina do Código de Defesa do Consumidor, o magistério doutrinário e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, é CORRETO afirmar que:

 

(EMAGIS) No tocante à defesa do consumidor em juízo,


 

(EMAGIS) No procedimento de apuração de ato infracional atribuído ao adolescente, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam, no âmbito da Criminologia, da Teoria da Anomia.

I. Insere-se dentre as teorias funcionalistas e tem como expoentes, dentre outros, Émile Durkheim e Herbert Spencer.

II. Sob determinada vertente, sustenta que a simples existência da criminalidade é normal e funcional, apresentando aspectos necessários à estabilidade e à mudança social, sendo anormal apenas o súbito incremento ou decréscimo das taxas de criminalidade.

III. No pensamento de Robert Merton, o cometimento do crime decorre da pressão da estrutura cultural e das contradições desta com a estrutura social.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do Direito Penal, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a sanção penal e a extinção da punibilidade, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Em relação aos crimes contra a Administração Pública e aos crimes contra o Estado Democrático de Direito, julgue os itens a seguir expostos.

I. A posse referida pelo art. 312, caput, do Código Penal deve ser entendida em sentido amplo, compreendendo a simples detenção, bem como a posse indireta (disponibilidade jurídica sem detenção material, ou poder de disposição exercível mediante ordens, requisições ou mandados).

II. O Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça firmaram compreensão no sentido de que a consumação do crime de descaminho independe da constituição definitiva do crédito tributário, haja vista se tratar de crime formal, diversamente dos crimes tributários listados na Súmula Vinculante n. 24 do Pretório Excelso.

III. O crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito classifica-se como crime de atentado ou de empreendimento.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito das nulidades e também das provas no processo penal, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre o Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), avalie as assertivas que seguem.

I. Em caso de recusa da proposta pelo MP, o juiz, tendo-a por cabível, deve devolver os autos ao Promotor com a ordem de formalização da proposta.

II. Em caso de recusa da proposta pelo MP, a defesa não tem legitimidade para requerer a remessa dos autos à instância revisora do Ministério Público.

III. Homologado judicialmente o acordo, o juiz devolverá os autos ao Ministério Público para que nos próprios autos inicie sua execução.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere a execução penal da pena imposta a João e também a execução penal da pena imposta a José, ambos condenados a 15 anos de reclusão por estupro com violência real, crime hediondo. João, para além da condenação que gerou a execução em curso, foi considerado tecnicamente reincidente em decorrência de anterior condenação por crime de furto. José, para além da condenação que gerou a execução em curso, foi considerado tecnicamente reincidente em decorrência de anterior condenação por homicídio qualificado.

A propósito da progressão de regime dos apenados em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(PC/RJ – CEBRASPE – 2022) No dia 13/6/2021, no munícipio de Santo Antônio de Pádua – RJ, por ocasião dos festejos de seu padroeiro, houve uma explosão acidental de um artefato explosivo composto exclusivamente por pólvora, que havia sido acionado pela vítima numa região descampada, o que culminou no despedaçamento de parte do seu membro superior direito, bem como em queimaduras extremas diversas, conforme descrição no laudo da necropsia.

Nessa situação hipotética, com base nas lesões descritas pelo perito legista, a autoridade policial deverá afirmar que se trata dos efeitos do blast de nível

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a temática dos Direitos Fundamentais, devendo ser analisadas em consonância com a doutrina constitucionalista e com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Marque a assertiva INCORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação à história do controle de constitucionalidade no direito brasileiro, aquilate as proposições expostas a seguir.

I. O controle difuso de constitucionalidade foi consagrado a partir da Constituição de 1891.

II. A Constituição de 1937, no seu período de vigência, suprimiu o controle difuso de constitucionalidade.

III. Dentre as inovações implementadas pela Constituição de 1946, costuma-se apontar a instituição da chamada “cláusula de reserva de plenário”.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre o controle concentrado de constitucionalidade, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do regime constitucional da contribuição previdenciária dos servidores públicos para os respectivos regimes próprios de previdência.

I. Ainda que aprovada antes da EC 103/2019, não é confiscatória, segundo o STF, alíquota da contribuição em questão definida em legislação estadual no patamar de 13,25%.

II. Ainda que aprovada antes da EC 103/2019, não é insanável, segundo o STF, o vício de lei estadual que majora a alíquota da contribuição em questão para além de 11% sem prévio estudo atuarial que justifique a necessidade do incremento do aporte de receitas no RPPS, isso quando demonstrado o déficit atuarial por outros meios.

III. A EC 103/2019 admitiu expressamente a majoração da base de cálculo da contribuição dos inativos para corresponder ao valor excedente ao salário-mínimo, isso para quando houver déficit atuarial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/PR - INSTITUTO AO CP – 2022) Considere os seguintes casos em que o Brasil foi condenado pela Corte interamericana de Direitos Humanos:

• Caso Favela Nova Brasília;

• Caso Empregados da Fábrica de Fogos de Santo Antônio de Jesus e Seus Familiares vs. Brasil;

• Caso Márcia Barbosa de Souza e Outros vs. Brasil;

• Caso Ximenes Lopes vs. Brasil.

O que tais condenações têm em comum?

 

(EMAGIS) Sobre o conceito de Direito Administrativo, a formação histórica do Direito Administrativo brasileiro e a influência do Direito estrangeiro, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere servidor público federal estável e ocupante de cargo de provimento efetivo que, praticando infração disciplinar punível com demissão, antes da instauração de PAD formalize pedido de aposentadoria, vez que adquirira tal direito, vindo a ser regularmente aposentado.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A Lei 8.112/1991 admite seja cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punível com a demissão.

II. O STF considera inconstitucional a cassação da aposentadoria, como sanção disciplinar, em desfavor de servidor público que tenha cumprido os requisitos para a aposentadoria por tempo de contribuição e idade, sob pena de violação ao sistema contributivo eleito pela Constituição Federal.

III. Tanto a demissão quanto a cassação de aposentadoria ou disponibilidade são modalidades autônomas de penas disciplinares catalogadas na Lei 8.112/1991.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente aos princípios do Direito Administrativo e os atos administrativos, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre a Administração Pública Direta e Indireta, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre as eleições, julgue, com base na Lei 9.504/1997, os itens versados a seguir.

I. Será considerado eleito o candidato a Presidente ou a Governador que obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos. Se nenhum candidato alcançar maioria absoluta na primeira votação, far-se-á nova eleição no último domingo de outubro, concorrendo os dois candidatos mais votados, e considerando-se eleito o que obtiver a maioria dos votos válidos. Se remanescer em segundo lugar mais de um candidato com a mesma votação, qualificar-se-á o mais idoso.

II. Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de candidato, convocar-se-á, dentre os remanescentes, o de maior votação. Se remanescer em segundo lugar mais de um candidato com a mesma votação, qualificar-se-á o mais idoso.

III. Será considerado eleito Prefeito o candidato que obtiver a maioria dos votos, não computados os em branco e os nulos. Nos Municípios com população inferior a trezentos mil eleitores, não haverá segundo turno.

Estão corretos somente os itens:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Sobre as sociedades limitadas, assinale a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Considere: (i) ação de falência ajuizada por empresa pública federal perante o Juízo Federal da Seção Judiciária, (ii) ação incidental de insolvência civil ajuizada pela União perante o Juízo Federal da Seção Judiciária e (iii) ingresso incidental do INSS como credor perante o Juízo de Direito da Comarca da Capital em concurso de credores sobre valor decorrente de arrematação naquele juízo de bem penhorado do devedor comum.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a tributação de operações de venda ou fornecimento de programa de computador (software), marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) No que tange à competência tributária e à obrigação tributária, julgue os itens abaixo.

I. Segundo o STF, há necessidade de lei complementar para a caracterização das imunidades tributárias, conquanto se admita que questões procedimentais sejam regradas mediante legislação ordinária.

II. Quando o contribuinte procede à retificação do valor declarado a menor (integralmente recolhido), elide a necessidade de o Fisco constituir o crédito tributário atinente à parte não declarada (e quitada à época da retificação), razão pela qual aplicável o benefício da denúncia espontânea.

III. A execução fiscal pode ser redirecionada em desfavor da empresa sucessora para cobrança de crédito tributário relativo a fato gerador ocorrido posteriormente à incorporação empresarial e ainda lançado em nome da sucedida, desde que seja providenciada a modificação da respectiva Certidão de Dívida Ativa.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere a existência de derramamento de óleo em alto mar, poluindo as águas que banham os Estados do Paraná e do Rio Grande do Sul, com elevada mortandade de peixes e comprovada intoxicação das águas. Tomando conhecimento, os Ministérios Públicos dos Estados do Paraná, do Rio Grande do Sul e do Distrito Federal ajuízam ações civis públicas para recomposição dos danos ambientais, o primeiro ajuizando ação na Comarca de Maringá/PR, o segundo na Comarca de Porto Alegre/RS e o terceiro em Brasília/DF. Tenha presente também que o primeiro juízo a conhecer das mencionadas ACPs tenha sido o juízo de Porto Alegre.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do regime jurídico do Corregedor-Geral do Ministério Público, assinale a alternativa correta:

 

(DPE/PR – INSTITUTO AO CP – 2022) Analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. De acordo com o Supremo Tribunal Federal, é direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso amplo aos elementos de prova que, já documentados em procedimento investigatório realizado por órgão com competência de polícia judiciária,
digam respeito ao exercício do direito de defesa.

II. Conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal, nos termos do art. 134, § 2º,
da CF, não é dado ao chefe do Poder Executivo estadual, de forma unilateral, reduzir a proposta orçamentária da defensoria pública, ainda que essa não seja compatível com a LDO. Sendo certo, por outro lado, que a inserção da defensoria pública em capítulo destinado à proposta orçamentária do Poder Executivo, juntamente com as secretarias de Estado, não configura desrespeito à autonomia administrativa da instituição.

III. Nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, são princípios institucionais da Defensoria Pública: a unidade, a indivisibilidade, a vitaliciedade, a imparcialidade e a independência funcional, aplicando-se, também, no que couber, o disposto no art. 93 e no inciso II do art. 96 desta Constituição Federal.

IV. O Supremo Tribunal Federal já declarou que a Defensoria Pública tem legitimidade para a propositura de ação civil pública que vise promover a tutela judicial de direitos difusos e coletivos de que sejam titulares, em tese, pessoas necessitadas.


 

Delegado de Polícia - Rodada 23.2022

Ao chegar ao 23º Distrito Policial de Belo Horizonte para dar início a mais um dia de trabalho, a autoridade policial titular acessou o boletim de ocorrência registrado pelo Sr. José de Andrade dando conta de que seu estabelecimento comercial – uma distribuidora de bebidas com nome fantasia “JA Bebidas” – havia sido arrombado e de lá subtraídos 30 garrafas de uísque da marca Buchanans Deluxe.

O noticiante não soube informar a autoria do crime, mas asseverou que as imagens do circuito interno de TV captaram quatro homens usando pés de cabra para arrombar a porta principal do estabelecimento. Afirmou inclusive que um dos pés de cabra ficou no local da subtração – foi apresentado na Delegacia.

Ademais, levou à Delegacia de Polícia um papel no qual estava anotada a placa ABC-1234, de um corolla preto, asseverando que se tratava do carro usado pelos criminosos para transportar as bebidas e cuja imagem havia sido captada pelo circuito de TV.

Um dos arrombadores deixou cair do bolso da sua calça um celular iphone 11s pro max, o qual o noticiante tentou desbloquear, mas não conseguiu. José apresentou o aparelho na Delegacia.

Por fim, aduziu que ficou sabendo do fato pelo vizinho do estabelecimento de nome Carlos Eduardo, o qual ouviu pancadas na porta durante a madrugada do dia 23 de março de 2022 vindo do comércio de bebidas e imediatamente ligou para o dono. Acontece que, quando José de Andrade chegou ao local, o delito já havia sido consumado.

Diante dos fatos narrados, na qualidade de delegado de Polícia Civil responsável por adotar as providências legais para formalizar o início da investigação, você deverá elaborar o procedimento policial necessário à apuração do fato.

Boa prática!

 

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 23.2022

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a temática dos Direitos Fundamentais, devendo ser analisadas em consonância com a doutrina constitucionalista e com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Marque a assertiva INCORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação à história do controle de constitucionalidade no direito brasileiro, aquilate as proposições expostas a seguir.

I. O controle difuso de constitucionalidade foi consagrado a partir da Constituição de 1891.

II. A Constituição de 1937, no seu período de vigência, suprimiu o controle difuso de constitucionalidade.

III. Dentre as inovações implementadas pela Constituição de 1946, costuma-se apontar a instituição da chamada “cláusula de reserva de plenário”.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre o controle concentrado de constitucionalidade, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do regime constitucional da contribuição previdenciária dos servidores públicos para os respectivos regimes próprios de previdência.

I. Ainda que aprovada antes da EC 103/2019, não é confiscatória, segundo o STF, alíquota da contribuição em questão definida em legislação estadual no patamar de 13,25%.

II. Ainda que aprovada antes da EC 103/2019, não é insanável, segundo o STF, o vício de lei estadual que majora a alíquota da contribuição em questão para além de 11% sem prévio estudo atuarial que justifique a necessidade do incremento do aporte de receitas no RPPS, isso quando demonstrado o déficit atuarial por outros meios.

III. A EC 103/2019 admitiu expressamente a majoração da base de cálculo da contribuição dos inativos para corresponder ao valor excedente ao salário-mínimo, isso para quando houver déficit atuarial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a prescrição e a decadência em matéria previdenciária, julgue os itens abaixo, à luz da Lei 8.213/91.

I. É de dez anos o prazo de decadência de todo e qualquer direito ou ação do segurado ou beneficiário para a revisão do ato de concessão de benefício, a contar do dia primeiro do mês seguinte ao do recebimento da primeira prestação ou, quando for o caso, do dia em que tomar conhecimento da decisão indeferitória definitiva no âmbito administrativo.

II. Prescreve em dez anos, a contar da data em que deveriam ter sido pagas, toda e qualquer ação para haver prestações vencidas ou quaisquer restituições ou diferenças devidas pela Previdência Social, salvo o direito dos menores, incapazes e ausentes, na forma do Código Civil.

III. Segundo o STJ, incide o prazo decadencial decenal para reconhecimento do direito adquirido ao benefício previdenciário mais vantajoso.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam, no âmbito da Criminologia, da Teoria da Anomia.

I. Insere-se dentre as teorias funcionalistas e tem como expoentes, dentre outros, Émile Durkheim e Herbert Spencer.

II. Sob determinada vertente, sustenta que a simples existência da criminalidade é normal e funcional, apresentando aspectos necessários à estabilidade e à mudança social, sendo anormal apenas o súbito incremento ou decréscimo das taxas de criminalidade.

III. No pensamento de Robert Merton, o cometimento do crime decorre da pressão da estrutura cultural e das contradições desta com a estrutura social.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do Direito Penal, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a sanção penal e a extinção da punibilidade, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Quanto à introdução ao Direito Penal, à aplicação da lei penal e à contagem de prazos penais, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) A respeito das nulidades e também das provas no processo penal, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre o Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), avalie as assertivas que seguem.

I. Em caso de recusa da proposta pelo MP, o juiz, tendo-a por cabível, deve devolver os autos ao Promotor com a ordem de formalização da proposta.

II. Em caso de recusa da proposta pelo MP, a defesa não tem legitimidade para requerer a remessa dos autos à instância revisora do Ministério Público.

III. Homologado judicialmente o acordo, o juiz devolverá os autos ao Ministério Público para que nos próprios autos inicie sua execução.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere a execução penal da pena imposta a João e também a execução penal da pena imposta a José, ambos condenados a 15 anos de reclusão por estupro com violência real, crime hediondo. João, para além da condenação que gerou a execução em curso, foi considerado tecnicamente reincidente em decorrência de anterior condenação por crime de furto. José, para além da condenação que gerou a execução em curso, foi considerado tecnicamente reincidente em decorrência de anterior condenação por homicídio qualificado.

A propósito da progressão de regime dos apenados em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No tocante à defesa do consumidor em juízo,


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de regras constitucionais aplicáveis a empregados públicos que trabalhem em empresas estatais. Marque a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) Diz o art. 1.228, §§ 4º e 5º, do Código Civil:

"§ 4o O proprietário também pode ser privado da coisa se o imóvel reivindicado consistir em extensa área, na posse ininterrupta e de boa-fé, por mais de cinco anos, de considerável número de pessoas, e estas nela houverem realizado, em conjunto ou separadamente, obras e serviços considerados pelo juiz de interesse social e econômico relevante.
§ 5o No caso do parágrafo antecedente, o juiz fixará a justa indenização devida ao proprietário; pago o preço, valerá a sentença como título para o registro do imóvel em nome dos possuidores."

Sobre o tema, analise as proposições postas a seguir:

I. São aplicáveis as disposições constantes dos §§ 4º e 5º do art. 1.228 do Código Civil às ações reivindicatórias propostas pelo Poder Público.

II. O registro da sentença em ação reivindicatória, que opera a transferência da propriedade para o nome dos possuidores, com fundamento no interesse social (art. 1.228, § 5º), é condicionada ao pagamento da respectiva indenização, cujo prazo será fixado pelo juiz.

III. O conteúdo do art. 1.228, §§ 4º e 5º, pode ser objeto de ação autônoma, não se restringindo à defesa em pretensões reivindicatórias.

Há erro:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Assinale a alternativa incorreta sobre a extinção dos contratos.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da gratuidade da justiça, devendo ser analisadas em consonância com a disciplina da legislação processual e também com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação ao cumprimento de sentença, considerada a disciplina do CPC, analise as seguintes proposições.

I. O cumprimento da sentença poderá ser promovido em face do fiador, do coobrigado ou do corresponsável, ainda que não tenham participado da fase de conhecimento.

II. A decisão homologatória de autocomposição extrajudicial de qualquer natureza, assim como a sentença arbitral, são títulos executivos judiciais.

III. A decisão interlocutória estrangeira, após a concessão do exequatur à carta rogatória pelo Superior Tribunal de Justiça, é título executivo judicial.

 

(EMAGIS) Sobre as ações possessórias, considerada a disciplina do CPC, julgue os itens abaixo.

I. No caso de ação possessória em que figure no polo passivo grande número de pessoas, serão feitas a citação pessoal dos ocupantes que forem encontrados no local e a citação por edital dos demais, determinando-se, ainda, a intimação do Ministério Público e, se envolver pessoas em situação de hipossuficiência econômica, da Defensoria Pública. Para fins dessa citação pessoal, o oficial de justiça procurará os ocupantes no local por uma vez, citando-se por edital os que não forem encontrados.

II. É lícito ao réu, na contestação, alegando que foi o ofendido em sua posse, demandar a proteção possessória e a indenização pelos prejuízos resultantes da turbação ou do esbulho cometido pelo autor.

III. Regem o procedimento de manutenção e de reintegração de posse as normas do rito especial previsto no CPC quando a ação for proposta em até um ano da turbação ou do esbulho afirmado na petição inicial. Passado esse prazo, será comum o procedimento, não perdendo, contudo, o caráter possessório.

Estão corretos somente os itens:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Sobre as sociedades limitadas, assinale a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Considere: (i) ação de falência ajuizada por empresa pública federal perante o Juízo Federal da Seção Judiciária, (ii) ação incidental de insolvência civil ajuizada pela União perante o Juízo Federal da Seção Judiciária e (iii) ingresso incidental do INSS como credor perante o Juízo de Direito da Comarca da Capital em concurso de credores sobre valor decorrente de arrematação naquele juízo de bem penhorado do devedor comum.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a tributação de operações de venda ou fornecimento de programa de computador (software), marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) “O Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária (RERCT), instituído pela Lei nº 13.254/2016, foi adotado em momento de grave crise econômica e fiscal, com finalidade essencialmente arrecadatória, mas também de regularização da situação fiscal dos contribuintes residentes no Brasil. O programa ofereceu incentivos à declaração voluntária de recursos, bens ou direitos de origem lícita, não declarados ou declarados com omissão ou incorreção em relação a dados essenciais, remetidos ou mantidos no exterior, ou repatriados de forma incorreta por residentes ou domiciliados no país.” (trecho do voto do Relator, Ministro Roberto Barroso, da recente ADI 5.729).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) O sistema normativo que rege o pagamento pela Fazenda Pública de suas dívidas declaradas em juízo é também enquadrado pela doutrina no âmbito do Direito Financeiro. Nesse contexto, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre o conceito de Direito Administrativo, a formação histórica do Direito Administrativo brasileiro e a influência do Direito estrangeiro, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere servidor público federal estável e ocupante de cargo de provimento efetivo que, praticando infração disciplinar punível com demissão, antes da instauração de PAD formalize pedido de aposentadoria, vez que adquirira tal direito, vindo a ser regularmente aposentado.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A Lei 8.112/1991 admite seja cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punível com a demissão.

II. O STF considera inconstitucional a cassação da aposentadoria, como sanção disciplinar, em desfavor de servidor público que tenha cumprido os requisitos para a aposentadoria por tempo de contribuição e idade, sob pena de violação ao sistema contributivo eleito pela Constituição Federal.

III. Tanto a demissão quanto a cassação de aposentadoria ou disponibilidade são modalidades autônomas de penas disciplinares catalogadas na Lei 8.112/1991.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente aos princípios do Direito Administrativo e os atos administrativos, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre a Administração Pública Direta e Indireta, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere a existência de derramamento de óleo em alto mar, poluindo as águas que banham os Estados do Paraná e do Rio Grande do Sul, com elevada mortandade de peixes e comprovada intoxicação das águas. Tomando conhecimento, os Ministérios Públicos dos Estados do Paraná, do Rio Grande do Sul e do Distrito Federal ajuízam ações civis públicas para recomposição dos danos ambientais, o primeiro ajuizando ação na Comarca de Maringá/PR, o segundo na Comarca de Porto Alegre/RS e o terceiro em Brasília/DF. Tenha presente também que o primeiro juízo a conhecer das mencionadas ACPs tenha sido o juízo de Porto Alegre.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência – CDPD (Decreto Legislativo nº 186/2008), avalie as assertivas que seguem.

I. Compõe o chamado bloco de constitucionalidade, servindo como parâmetro para o controle de constitucionalidade.

II. Também com fundamento na CDPD, o STF deu interpretação a dispositivo da legislação do imposto de renda para expressar que, na apuração do imposto sobre a renda de pessoa física, a pessoa com deficiência que supere o limite etário e seja capacitada para o trabalho pode ser considerada como dependente quando a sua remuneração não exceder as deduções autorizadas por lei.

III. Impõe aos Estados Partes o dever de tomar todas as medidas apropriadas e efetivas para assegurar às pessoas com deficiência o igual direito de possuir ou herdar bens, afastando-as, contudo, de controlar as próprias finanças e de ter acesso a empréstimos bancários.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

  9336 item(ns)
Primeiro Anterior  156   157   158   159   160  Proximo Ultimo

Cesta de Rodadas Pretéritas

Adicione à cesta os planos das Rodadas Pretéritas que você deseja adquirir.

    Valor Total: R$ ...

    • 1

    Copyright © 2010-2025 - Emagis - Todos os direitos reservados - CNPJ: 12.626.846/0001-10
    O Emagis é uma instituição privada, não possuindo qualquer vinculação a órgãos públicos. ILION.com.br