Emagis
Emagis
HOME MATRICULE-SE POR QUE APROVAMOS MAIS? ENTENDA OS CURSOS RESULTADOS ÁREA RESTRITA
NEWSLETTER
CONTATO
Magistratura MAGISTRATURA
Magistratura MINISTÉRIO PÚBLICO
Magistratura DEFENSORIA PÚBLICA
Magistratura PROCURADORIA
Magistratura DELEGADO DE POLICIA
Programas de Estudos PROGRAMAS DE ESTUDO
Planos de Questões/Provas PLANOS DE QUESTÕES/PROVAS
Cursos Intensivos Simulados CURSOS INTENSIVOS SIMULADOS
Videoaulas VIDEOAULAS
Rodadas Pretéritas RODADAS PRETÉRITAS
Downloads DOWNLOADS
Facebook Intagran Youtube Twitter
Emagis
Bem-vindo(a)



INÍCIO (ÁREA RESTRITA) AVISOS MINHA CONTA ALTERAR DADOS CADASTRAIS RENOVAR/ADQUIRIR PLANO CERTIFICADOS INDIQUE UM AMIGO SAIR
FAÇA SEU LOGIN


ESQUECEU A SENHA?


Seu navegador não suporta este video. Por favor, atualize seu navegador.

Rodadas Pretéritas

  1. Home
  2. Rodadas Pretéritas
  3. Busca
  4. Entenda as rodadas pretéritas
Informações Adicionar

Discursivas 2022

Informações Adicionar

Discursivas TJ/SP 2023

Busque por suas rodadas

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 14.2022

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 14.2022 - Questão 1

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 14.2022 - Questão 2

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 14.2022 - Questão 3

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 14.2022 - Questão 4

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 14.2022 - Questão 5

Informações Adicionar

Objetivas AGU/PFN/PGF - Rodada 14.2022

Informações Adicionar

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 14.2022

Informações Adicionar

Ministério Público Estadual - Rodada 14.2022

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 14.2022

Informações Adicionar

Objetivas MPF - Rodada 14.2022

Informações Adicionar

Objetivas MP Estadual - Rodada 14.2022

Informações Adicionar

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 13.2022

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 13.2022

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM - Rodada 13.2022

Informações Adicionar

Objetivas MPF - Rodada 13.2022

Informações Adicionar

Objetivas DPF - Rodada 13.2022

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 13.2022

Informações Adicionar

Ministério Público Estadual - Rodada 13.2022

Informações Adicionar

Sentença Estadual - Rodada 13.2022

Informações Adicionar

Objetivas - Rodada 13.2022

Informações Adicionar

Objetivas MP Estadual - Rodada 13.2022

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 13.2022

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 13.2022

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 14.2022

(EMAGIS) Quanto aos vícios ou defeitos dos negócios jurídicos, julgue os itens expostos a seguir.

I. O ajuizamento da ação pauliana pelo credor com garantia real depende do prévio reconhecimento judicial da insuficiência da garantia.

II. Toda simulação, inclusive a inocente, é invalidante.

III. Na simulação relativa, o negócio simulado e o dissimulado são nulos.

Está(ão) correto(s) apenas o(s) item(ns):

 

(EMAGIS) Sobre a posse e sua tutela, avalie as assertivas que seguem.

I. Para Jhering, a proteção possessória é a proteção da propriedade em sua aparência imediata, tese criticada porque o direito admite que o possuidor faça prevalecer sua posse até mesmo contra o proprietário.

II. Para Savigny, a tutela jurídica da posse é instrumento de preservação da paz social e de coibição da justiça privada ou justiça pelas próprias mãos, protegida que é como situação de fato.

III. Com a vigência do CPC/2015, foi revogada norma do CC/2002, que, na pendência de ação possessória, vedava, tanto ao autor quanto ao réu, propor ação de reconhecimento do domínio, exceto se a pretensão fosse deduzida em face de terceira pessoa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sabe-se que, durante a pandemia pelo Covid-19, houve mudança legislativa e judicial nos meios de execução judicial do crédito de alimentos decorrente de Direito de Família. Avalie a propósito as assertivas que seguem.

I. Dispôs a Lei 14.010/2010 que até 30 de outubro de 2020 a prisão civil por dívida alimentícia prevista no CPC/2015 deveria ser cumprida exclusivamente sob a modalidade domiciliar, sem prejuízo da exigibilidade das respectivas obrigações.

II. Ainda que haja óbice humanitário à prisão civil do devedor de alimentos sob o regime fechado, o STJ tem facultando ao credor indicar, no juízo da execução de alimentos, se pretende que a prisão civil seja cumprida no regime domiciliar ou se pretende diferir o seu cumprimento, sem prejuízo da adoção de outras medidas indutivas, coercitivas, mandamentais ou sub-rogatórias.

III. Presente a impossibilidade de prisão do devedor de alimentos em decorrência da pandemia, o STJ tem admitido excepcionalmente a penhora de seus bens sem necessidade de o credor efetuar a conversão do rito da prisão para o da constrição patrimonial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Marque a alternativa correta, relativamente ao incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR).

 

(EMAGIS) No que concerne aos embargos de terceiro, segundo o regime do CPC, avalie as assertivas abaixo.

I. Quem, não sendo parte no processo, sofrer constrição ou ameaça de constrição sobre bens que possua ou sobre os quais tenha direito incompatível com o ato constritivo, poderá requerer seu desfazimento ou sua inibição por meio de embargos de terceiro, que podem ser de terceiro proprietário, inclusive fiduciário, ou possuidor.

II. Os embargos podem ser opostos a qualquer tempo no processo de conhecimento enquanto não transitada em julgado a sentença e, no cumprimento de sentença ou no processo de execução, até 5 (cinco) dias depois da adjudicação, da alienação por iniciativa particular ou da arrematação, mas sempre antes da assinatura da respectiva carta.

III. A citação do embargado deverá ser pessoal, sem prejuízo de outras modalidades de citação caso frustrada essa forma de cientificação real.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as ações possessórias, avalie as assertivas que seguem.

I. Apesar do que pode sugerir seu nome, a ação de imissão na posse tem natureza petitória, na medida em que o pedido de posse tem como causa de pedir a propriedade ou outro direito real.

II. A doutrina é pacífica em considerar inconstitucional a norma processual que veda às partes durante o trâmite da ação possessória reivindicar a coisa com fundamento no domínio.

III. Trata-se de ações dúplices, isto é, é lícito ao réu, na contestação, alegando que foi o ofendido em sua posse, demandar a proteção possessória e a indenização pelos prejuízos resultantes da turbação ou do esbulho cometido pelo autor.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa INCORRETA sobre abusividade de cláusulas contratuais, conforme entendimento dominante e atual do Superior Tribunal de Justiça.

 

(DPE/RS – ADAPTADA – 2022) Em atendimento a certa unidade de cumprimento de medida socioeducativa de internação, o defensor público ouviu Caio, de dezoito anos de idade, que informou que gostaria de casar-se com sua companheira, de dezenove anos de idade, com quem mantém união estável, o que havia sido vedado pela direção da unidade, sob o fundamento de que o casamento somente seria possível após a extinção da medida ou de sua progressão para o meio aberto. Além disso, Caio questionou acerca da possibilidade de receber visita íntima de sua companheira. Ao analisar o processo de execução da medida socioeducativa imposta a Caio, o defensor público percebeu que o jovem estava cumprindo internação-sanção havia 60 dias, em razão do reiterado e injustificado descumprimento da medida de liberdade assistida a ele imposta em sede de remissão extintiva. Com relação a essa situação hipotética, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Considere seminário sobre criminologia no qual haja dois expositores. Felipe, estudioso do fenômeno criminoso cometido pelos pobres, especialmente dos crimes de furto, centra sua explicação na compreensão de que a coesão e a ordem na sociedade são fundadas na força e na coerção, na dominação por alguns e sujeição de outros. Jair, estudioso dos ‘crimes do colarinho branco’, especialmente dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, procura evidenciar a forma diferenciada com a qual a justiça penal trata estes criminosos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a lei penal e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I. Mévio, de nacionalidade francesa, encetou discussão com Tício, de nacionalidade argentina, a bordo de uma aeronave privada (matriculada no Brasil), em voo comercial, por discordarem sobre assuntos relacionados ao mundo futebolístico. Inconformado com os argumentos de Tício, Mévio agrediu-lhe com um soco, causando-lhe lesão corporal. O fato ocorreu enquanto o avião sobrevoava o oceano Atlântico, em alto-mar. Nesse caso, é correto afirmar que será aplicável a lei penal brasileira, independentemente de Mévio ingressar no território nacional brasileiro.

II. A lei penal mais grave aplica-se ao crime permanente, se a sua vigência é anterior à cessação da permanência. Não obstante, em matéria de crime continuado, a lei penal mais grave não se aplica aos crimes parcelares praticados anteriormente ao início de sua vigência.

III. O conflito aparente de normas penais incriminadoras tem lugar quando um mesmo fato admite, em tese, a subsunção de mais de um tipo penal a ele. Em nome da unidade do sistema jurídico e buscando evitar a ocorrência da dupla punição pelo mesmo evento (bis in idem), cumpre ao aplicador da norma se valer dos critérios interpretativos, afastando a incidência de múltiplas leis sobre um mesmo fato. Nesse contexto, para evitar o bis in idem e promover o correto enquadramento jurídico-penal do fato, a doutrina majoritária trabalha com quatro princípios: o princípio da especialidade, o princípio da hierarquia, o princípio da consunção e o princípio da alternatividade.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre os antecedentes e a reincidência a serem apreciados quando da dosimetria da pena na sentença penal condenatória, avalie as assertivas que seguem.

I. Não se aplica ao reconhecimento dos maus antecedentes o prazo quinquenal de prescrição da reincidência, previsto no art. 64, I, do Código Penal, de modo que, ainda que coberta pelo período depurador, a condenação anterior transitada em julgado pode ser utilizada na primeira fase da dosimetria para majorar a pena.

II. O conceito de maus antecedentes é mais amplo do que o de reincidência, abrangendo aquele, por exemplo, ao contrário desta, condenações que, decorrentes de fatos anteriores ao delito em julgamento, somente tenham atingido o trânsito em julgado no curso da ação penal em que serão valoradas.

III. Condenações criminais transitadas em julgado, não consideradas para caracterizar a reincidência, somente podem ser valoradas, na primeira fase da dosimetria, a título de antecedentes criminais, não se admitindo sua utilização para desabonar a personalidade ou a conduta social do agente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta, relativamente à Parte Especial do Código Penal:

 

(EMAGIS) Considere que, após meses de interceptação telefônica regularmente processada, o Juízo Criminal, atendendo representação do Ministério Público, autoriza deflagração de operação policial de combate ao tráfico de armas, deferindo diligência de busca e apreensão em face de vários investigados, dentre os quais vulgo Cabelo. Tenha presente que a decisão judicial especifique dois endereços de Cabelo nos quais a diligência poderá ser executada e identifique, dentre os materiais passíveis de apreensão pela Polícia, armas, dinheiro, aparato de montagem de armamento, computadores, celulares “e demais objetos que tenham relação com o delito”. Durante a execução dos mandados, os Policiais constatam (i) que as armas que procuravam estão guardadas em endereço de casa de praia de Cabelo, não constante da decisão judicial ou do mandado e (ii) que há manuscritos em cadernos e agendas aparentemente relacionados ao tráfico, não constando a apreensão de tais manuscritos expressamente da decisão judicial ou do mandado.

A propósito, tendo presente a jurisprudência dos tribunais superiores e também a disciplina do Código de Processo Penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto  – FGV – 2020) Em virtude de desavença familiar no interior de uma residência, um marido agrediu, mediante socos e chutes, sua esposa, na presença de familiares (pais, irmãos, filhos e primos) que lá se encontravam para a comemoração de um aniversário. Ao elaborar a denúncia, o promotor de justiça arrolou, além da vítima, as demais pessoas presentes como testemunhas.

O magistrado, ao deliberar sobre a designação de audiência de instrução e julgamento, deverá:

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal e a superveniência de lei que altere regras da condenação ou da execução, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os direitos individuais e coletivos e os direitos sociais, avalie as proposições postas a seguir.

I. É constitucional a distinção de regimes sucessórios entre cônjuges e companheiros prevista no art. 1.790 do CC/2002.

II. O STF, em sede de ação direta de inconstitucionalidade, reconheceu que a união de pessoas do mesmo sexo deve ser reconhecida como entidade familiar apta a merecer proteção estatal.

III. A entrada forçada em domicílio sem mandado judicial só é lícita, mesmo em período noturno, quando amparada em fundadas razões, devidamente justificadas a posteriori, que indiquem que dentro da casa ocorre situação de flagrante delito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade, e de nulidade dos atos praticados.

IV. Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por dois quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.

V. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, bem como a assistência aos desamparados.

Está correto apenas o contido em:

 

(EMAGIS) Considere que, no processo legislativo de apreciação de determinada Medida Provisória pelo Congresso Nacional, haja a emissão do parecer, que estava a cargo de Comissão Mista, individualmente por Relator nomeado por indigitada Comissão, parecer que vem a ser apresentado diretamente ao Plenário da Casa Legislativa que apreciaria a MP. Vindo tal Medida Provisória a ser aprovada e convertida em lei, contra ela é ajuizada Ação Direta de Inconstitucionalidade, na qual o fundamento principal é o vício decorrente de o parecer não ter sido elaborado e discutido em colegiado pela Comissão Mista competente antes do envio da matéria ao Plenário da Casa Legislativa para votação.

Considerando a situação posta e analisando-a em consonância com o texto da Constituição Federal, o magistério da doutrina constitucionalista e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do Poder Judiciário, considerando sua disciplina na Constituição Federal e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da disciplina constitucional da remuneração dos agentes públicos, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação aos partidos políticos, julgue, com base na Lei 9.096/95, os itens expostos a seguir.

I. O requerimento do registro de partido político, com vistas à sua constituição, deve ser dirigido ao Tribunal Superior Eleitoral.

II. O partido com registro no Tribunal Superior Eleitoral pode credenciar, respectivamente, delegados perante o Juiz Eleitoral, delegados perante o Tribunal Regional Eleitoral e delegados perante o Tribunal Superior Eleitoral. Os delegados credenciados pelo órgão de direção nacional representam o partido perante quaisquer Tribunais ou Juízes Eleitorais; os credenciados pelos órgãos estaduais, somente perante o Tribunal Regional Eleitoral e os Juízes Eleitorais do respectivo Estado, do Distrito Federal ou Território Federal; e os credenciados pelo órgão municipal, perante o Juiz Eleitoral da respectiva jurisdição.

III. A responsabilidade, inclusive civil e trabalhista, cabe exclusivamente ao órgão partidário municipal, estadual ou nacional que tiver dado causa ao não cumprimento da obrigação, à violação de direito, a dano a outrem ou a qualquer ato ilícito, excluída a solidariedade de outros órgãos de direção partidária. O órgão nacional do partido político, quando responsável, somente poderá ser demandado judicialmente na circunscrição especial judiciária da sua sede, inclusive nas ações de natureza cível ou trabalhista.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que, de iniciativa parlamentar, obrigue o Governador do Estado a garantir a participação de servidores e ex-servidores aposentados na composição da direção de Companhia Estadual de Energia Elétrica, sociedade de economia mista estadual, o que deve fazer no exercício dos direitos oriundos da condição de acionista majoritário do Estado-membro.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o estabelecimento empresarial e também sobre o local e horário de exercício da atividade empresarial, tendo presente a disciplina do Código Civil, inclusive com as recentes alterações introduzidas pela MP 1.085/2021, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, em execução fiscal para a cobrança de crédito no importe de R$ 100.000,00 contra a sociedade empresária ABC Ltda, seja inicialmente penhorada a quantia de R$ 30.000,00 em suas contas bancárias via Sisbajud, penhora da qual regularmente intimada para o ensejo de apresentação de embargos à execução. Tendo, porém, prosseguido a execução fiscal, vem a ser penhorado veículo por ela posteriormente adquirido, avaliado no montante de R$ 70.000,00, penhora da qual também regularmente intimada.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os impostos estaduais, marque a alternativa correta.

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2020) A Cota de Reserva Ambiental (CRA) foi introduzida pela Lei nº 12.651/2012 com o objetivo de substituir o modelo de legislação ambiental de regulação sancionatória estrita (command-and-control) por um sistema baseado em soluções de mercado (market-based). A CRA pode ser transferida e utilizada para compensar a área de Reserva Legal existente em outro imóvel de extensão inferior à exigida por lei.

Sobre a CRA e a compensação da Reserva Legal, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB), assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre o ato administrativo, avalie as assertivas que seguem.

I. A doutrina administrativa majoritária, tratando-se de vício do ato administrativo quanto ao objeto, admite tanto a ratificação quanto a convalidação.

II. Costuma-se considerar que são passíveis de convalidação os atos que possuam vícios de competência ou forma, vícios tidos por sanáveis, inclusive por ratificação do ato pela autoridade competente.

III. Embora presente alguma divergência doutrinária sobre o enquadramento da conversão do ato administrativo como espécie do gênero convalidação, há segmento doutrinário que afirmam ser instituto diverso, sustentando que a conversão implica a substituição de um ato por outro.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que tange ao controle da Administração Pública, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) No que concerne à responsabilidade civil do Estado, assinale a alternativa incorreta.

 

(MP/GO – PROMOTOR – 2022) Ao promotor de justiça André lotado em Promotoria da Infância e Juventude da capital do Estado Beta, após processo administrativo disciplinar (PAD) que tramitou perante o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), foi aplicada sanção disciplinar em razão de ter incorrido em faltas injustificadas no órgão de execução de que é titular, prejudicando o andamento de procedimentos que por lá tramitam. Inconformado com a punição, o promotor de justiça André ajuizou ação ordinária em face da União e do Estado Beta, perante uma Vara Federal da capital do Estado Beta, pretendendo a declaração de nulidade da sanção disciplinar aplicada pelo CNMP, por ofensa ao contraditório e à ampla defesa durante o PAD. Consoante atual jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre o tema, a competência para processar e julgar a ação manejada pelo promotor é do(a):

 

(EMAGIS) No que se refere a responsabilidade por vício do serviço, legitimidade ativa para a propositura de ações coletivas, cláusulas abusivas, prescrição e decadência, assinale a opção CORRETA, com base no CDC e na jurisprudência do STJ.

 

(DPE/PI – CEBRASPE – 2022) Considerando o sistema global de proteção dos direitos humanos e os instrumentos normativos internacionais, assinale a opção correta.

 

Discursivas - Rodada 14.2022 - Questão 1

A GWX Produtos de Petróleo S/A contratou uma empresa (Ferrovia Cargo) para transportar, por meio de vagões-tanque, sessenta mil litros de óleo diesel. Ocorre que, durante o transporte, um dos vagões descarrilhou derramando óleo na Baía de Guanabara e na Área de Proteção Ambiental de Guapimirim, no Estado do Rio. O órgão de proteção ambiental lavrou um auto de infração impondo à Ipiranga (dona da carga) uma multa (penalidade administrativa) em virtude da infração ambiental. A GWX Produtos de Petróleo S/A ingressou com ação judicial questionando a multa aplicada sob o argumento de que não foi ela a causadora direta do acidente, tendo este sido ocasionado pela transportadora do produto. Alegou que o proprietário da carga transportada é considerado “terceiro”, por não ser o efetivo causador do dano ambiental, e que a sua responsabilidade pela infração administrativa é de natureza subjetiva, ou seja, depende da demonstração de que agiu com dolo ou culpa, o que não foi demonstrado pelo órgão ambiental. Os argumentos da empresa autuada são acolhidos pela jurisprudência do STJ? A responsabilidade administrativa ambiental tem caráter objetivo ou subjetivo? Responda, fundamentadamente, em até 10 linhas.

Discursivas - Rodada 14.2022 - Questão 2

Discorra sobre os Princípios de Bangalore. (Máximo 15 linhas).

Discursivas - Rodada 14.2022 - Questão 2

O que se entende por aviso prévio para os fins do direito de reunião previsto no art. 5º, XVI, da CF/88? (Máximo 15 linhas).

Discursivas - Rodada 14.2022 - Questão 3

Nos autos de ação de desapropriação, o juiz competente determinou a imissão provisória do Estado GAMA na posse do bem objeto da desapropriação, a fim de viabilizar a construção de uma barragem para atender as necessidades hídricas do Município BETA. A medida foi deferida sem a citação dos réus, proprietários dos imóveis, sem avaliação prévia, perícia judicial ou pagamento integral da indenização. Considerando a situação hipotética proposta, responda:

A. A imissão provisória da posse poderá ocorrer sem o depósito do valor do bem, na hipótese comprovada de urgência e interesse público?

B. O depósito judicial de valor apurado unilateralmente pelo corpo técnico do ente público, sendo inferior ao valor arbitrado por perito judicial e ao valor cadastral do imóvel, viabiliza a imissão provisória na posse?

Discursivas - Rodada 14.2022 - Questão 4

Revisão periódica da necessidade de manutenção da prisão preventiva: disserte sobre o tema em até 15 (quinze) linhas.

Discursivas - Rodada 14.2022

A GWX Produtos de Petróleo S/A contratou uma empresa (Ferrovia Cargo) para transportar, por meio de vagões-tanque, sessenta mil litros de óleo diesel. Ocorre que, durante o transporte, um dos vagões descarrilhou derramando óleo na Baía de Guanabara e na Área de Proteção Ambiental de Guapimirim, no Estado do Rio. O órgão de proteção ambiental lavrou um auto de infração impondo à Ipiranga (dona da carga) uma multa (penalidade administrativa) em virtude da infração ambiental. A GWX Produtos de Petróleo S/A ingressou com ação judicial questionando a multa aplicada sob o argumento de que não foi ela a causadora direta do acidente, tendo este sido ocasionado pela transportadora do produto. Alegou que o proprietário da carga transportada é considerado “terceiro”, por não ser o efetivo causador do dano ambiental, e que a sua responsabilidade pela infração administrativa é de natureza subjetiva, ou seja, depende da demonstração de que agiu com dolo ou culpa, o que não foi demonstrado pelo órgão ambiental. Os argumentos da empresa autuada são acolhidos pela jurisprudência do STJ? A responsabilidade administrativa ambiental tem caráter objetivo ou subjetivo? Responda, fundamentadamente, em até 10 linhas.

 

Discorra sobre os Princípios de Bangalore. (Máximo 15 linhas).

 

O que se entende por aviso prévio para os fins do direito de reunião previsto no art. 5º, XVI, da CF/88? (Máximo 15 linhas).

 

Nos autos de ação de desapropriação, o juiz competente determinou a imissão provisória do Estado GAMA na posse do bem objeto da desapropriação, a fim de viabilizar a construção de uma barragem para atender as necessidades hídricas do Município BETA. A medida foi deferida sem a citação dos réus, proprietários dos imóveis, sem avaliação prévia, perícia judicial ou pagamento integral da indenização. Considerando a situação hipotética proposta, responda:

A. A imissão provisória da posse poderá ocorrer sem o depósito do valor do bem, na hipótese comprovada de urgência e interesse público?

B. O depósito judicial de valor apurado unilateralmente pelo corpo técnico do ente público, sendo inferior ao valor arbitrado por perito judicial e ao valor cadastral do imóvel, viabiliza a imissão provisória na posse?

 

Revisão periódica da necessidade de manutenção da prisão preventiva: disserte sobre o tema em até 15 (quinze) linhas.

 

Objetivas AGU/PFN/PGF - Rodada 14.2022

(EMAGIS) Sobre a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB), assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre o ato administrativo, avalie as assertivas que seguem.

I. A doutrina administrativa majoritária, tratando-se de vício do ato administrativo quanto ao objeto, admite tanto a ratificação quanto a convalidação.

II. Costuma-se considerar que são passíveis de convalidação os atos que possuam vícios de competência ou forma, vícios tidos por sanáveis, inclusive por ratificação do ato pela autoridade competente.

III. Embora presente alguma divergência doutrinária sobre o enquadramento da conversão do ato administrativo como espécie do gênero convalidação, há segmento doutrinário que afirmam ser instituto diverso, sustentando que a conversão implica a substituição de um ato por outro.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que tange ao controle da Administração Pública, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) No que concerne à responsabilidade civil do Estado, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre os direitos individuais e coletivos e os direitos sociais, avalie as proposições postas a seguir.

I. É constitucional a distinção de regimes sucessórios entre cônjuges e companheiros prevista no art. 1.790 do CC/2002.

II. O STF, em sede de ação direta de inconstitucionalidade, reconheceu que a união de pessoas do mesmo sexo deve ser reconhecida como entidade familiar apta a merecer proteção estatal.

III. A entrada forçada em domicílio sem mandado judicial só é lícita, mesmo em período noturno, quando amparada em fundadas razões, devidamente justificadas a posteriori, que indiquem que dentro da casa ocorre situação de flagrante delito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade, e de nulidade dos atos praticados.

IV. Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por dois quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.

V. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, bem como a assistência aos desamparados.

Está correto apenas o contido em:

 

(EMAGIS) Considere que, no processo legislativo de apreciação de determinada Medida Provisória pelo Congresso Nacional, haja a emissão do parecer, que estava a cargo de Comissão Mista, individualmente por Relator nomeado por indigitada Comissão, parecer que vem a ser apresentado diretamente ao Plenário da Casa Legislativa que apreciaria a MP. Vindo tal Medida Provisória a ser aprovada e convertida em lei, contra ela é ajuizada Ação Direta de Inconstitucionalidade, na qual o fundamento principal é o vício decorrente de o parecer não ter sido elaborado e discutido em colegiado pela Comissão Mista competente antes do envio da matéria ao Plenário da Casa Legislativa para votação.

Considerando a situação posta e analisando-a em consonância com o texto da Constituição Federal, o magistério da doutrina constitucionalista e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do Poder Judiciário, considerando sua disciplina na Constituição Federal e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da disciplina constitucional da remuneração dos agentes públicos, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o Regime Geral de Previdência Social e a Seguridade Social do Servidor Público, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Quanto aos vícios ou defeitos dos negócios jurídicos, julgue os itens expostos a seguir.

I. O ajuizamento da ação pauliana pelo credor com garantia real depende do prévio reconhecimento judicial da insuficiência da garantia.

II. Toda simulação, inclusive a inocente, é invalidante.

III. Na simulação relativa, o negócio simulado e o dissimulado são nulos.

Está(ão) correto(s) apenas o(s) item(ns):

 

(EMAGIS) Sobre a posse e sua tutela, avalie as assertivas que seguem.

I. Para Jhering, a proteção possessória é a proteção da propriedade em sua aparência imediata, tese criticada porque o direito admite que o possuidor faça prevalecer sua posse até mesmo contra o proprietário.

II. Para Savigny, a tutela jurídica da posse é instrumento de preservação da paz social e de coibição da justiça privada ou justiça pelas próprias mãos, protegida que é como situação de fato.

III. Com a vigência do CPC/2015, foi revogada norma do CC/2002, que, na pendência de ação possessória, vedava, tanto ao autor quanto ao réu, propor ação de reconhecimento do domínio, exceto se a pretensão fosse deduzida em face de terceira pessoa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Marque a alternativa correta, relativamente ao incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR).

 

(EMAGIS) No que concerne aos embargos de terceiro, segundo o regime do CPC, avalie as assertivas abaixo.

I. Quem, não sendo parte no processo, sofrer constrição ou ameaça de constrição sobre bens que possua ou sobre os quais tenha direito incompatível com o ato constritivo, poderá requerer seu desfazimento ou sua inibição por meio de embargos de terceiro, que podem ser de terceiro proprietário, inclusive fiduciário, ou possuidor.

II. Os embargos podem ser opostos a qualquer tempo no processo de conhecimento enquanto não transitada em julgado a sentença e, no cumprimento de sentença ou no processo de execução, até 5 (cinco) dias depois da adjudicação, da alienação por iniciativa particular ou da arrematação, mas sempre antes da assinatura da respectiva carta.

III. A citação do embargado deverá ser pessoal, sem prejuízo de outras modalidades de citação caso frustrada essa forma de cientificação real.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as ações possessórias, avalie as assertivas que seguem.

I. Apesar do que pode sugerir seu nome, a ação de imissão na posse tem natureza petitória, na medida em que o pedido de posse tem como causa de pedir a propriedade ou outro direito real.

II. A doutrina é pacífica em considerar inconstitucional a norma processual que veda às partes durante o trâmite da ação possessória reivindicar a coisa com fundamento no domínio.

III. Trata-se de ações dúplices, isto é, é lícito ao réu, na contestação, alegando que foi o ofendido em sua posse, demandar a proteção possessória e a indenização pelos prejuízos resultantes da turbação ou do esbulho cometido pelo autor.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa INCORRETA sobre abusividade de cláusulas contratuais, conforme entendimento dominante e atual do Superior Tribunal de Justiça.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do Poder Regulamentar da Administração Pública, devendo ser marcada a INCORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que, de iniciativa parlamentar, obrigue o Governador do Estado a garantir a participação de servidores e ex-servidores aposentados na composição da direção de Companhia Estadual de Energia Elétrica, sociedade de economia mista estadual, o que deve fazer no exercício dos direitos oriundos da condição de acionista majoritário do Estado-membro.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o estabelecimento empresarial e também sobre o local e horário de exercício da atividade empresarial, tendo presente a disciplina do Código Civil, inclusive com as recentes alterações introduzidas pela MP 1.085/2021, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, em execução fiscal para a cobrança de crédito no importe de R$ 100.000,00 contra a sociedade empresária ABC Ltda, seja inicialmente penhorada a quantia de R$ 30.000,00 em suas contas bancárias via Sisbajud, penhora da qual regularmente intimada para o ensejo de apresentação de embargos à execução. Tendo, porém, prosseguido a execução fiscal, vem a ser penhorado veículo por ela posteriormente adquirido, avaliado no montante de R$ 70.000,00, penhora da qual também regularmente intimada.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de teses estabelecidas em julgamento de recursos repetitivos pelo STJ com elevada repercussão na esfera tributária federal.

I. O STJ considerou ilegal dispositivo de decreto federal que autoriza a Administração Tributária Federal a, antes de efetuar a restituição ou ressarcimento de crédito que o contribuinte consigo tenha, efetuar a compensação de ofício, sempre que verificar que o titular do direito à restituição ou ao ressarcimento tem débito vencido relativo a qualquer tributo ou contribuição sob sua administração.

II. O STJ considerou ilegal dispositivo de decreto federal que autoriza a Administração Tributária Federal a, antes de efetuar a restituição ou ressarcimento de crédito que o contribuinte consigo tenha, efetuar a compensação de ofício, sempre que verificar que o titular do direito à restituição ou ao ressarcimento tem débito vencido e com exigibilidade suspensa relativo a qualquer tributo ou contribuição sob sua administração.

III. Para o STJ, é ilegal a disciplina de creditamento prevista nas Instruções Normativas da SRF ns. 247/2002 e 404/2004, porquanto compromete a eficácia do sistema de não-cumulatividade da contribuição ao PIS e da COFINS, tal como definido nas Leis 10.637/2002 e 10.833/2003, vez que o conceito de insumo deve ser aferido à luz dos critérios de essencialidade ou relevância, ou seja, considerando-se a imprescindibilidade ou a importância de terminado item - bem ou serviço - para o desenvolvimento da atividade econômica desempenhada pelo Contribuinte.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a cobrança dos créditos fiscais, avalie as assertivas que seguem.

I. O STJ, na execução fiscal, considera equivalentes para fins de garantia do juízo o dinheiro, a fiança bancária e o seguro de garantia, de modo que, feita a penhora em dinheiro, tem o executado direito subjetivo de substitui-la por fiança bancária ou seguro garantia, desde que comprovada a idoneidade destes.

II. Tratando-se de Certidão de Dívida Ativa Municipal, seu protesto está condicionado à previsão em lei da respectiva municipalidade.

III. Tratando-se de penhora de bem distinto de dinheiro na execução fiscal, a Lei 13.043/2014 alterou a redação da Lei 6.830/1980 para restringir o direito do executado de substituição do bem às hipóteses em que oferte dinheiro, vedada a substituição por fiança bancária ou seguro garantia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2020) A Cota de Reserva Ambiental (CRA) foi introduzida pela Lei nº 12.651/2012 com o objetivo de substituir o modelo de legislação ambiental de regulação sancionatória estrita (command-and-control) por um sistema baseado em soluções de mercado (market-based). A CRA pode ser transferida e utilizada para compensar a área de Reserva Legal existente em outro imóvel de extensão inferior à exigida por lei.

Sobre a CRA e a compensação da Reserva Legal, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Sobre a cooperação jurídica internacional em matéria processual civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(Procurador do Município de Presidente Prudente/SP – VUNESP – 2022) Assinale a alternativa que trata corretamente sobre o regime de sobreaviso e prontidão, nos termos da CLT.

 

(Procurador do Município de Presidente Prudente/SP – VUNESP – 2022) Em relação ao requisito de transcendência que deve ser identificado no Recurso de Revista, nos termos da CLT, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Sobre a lei penal e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I. Mévio, de nacionalidade francesa, encetou discussão com Tício, de nacionalidade argentina, a bordo de uma aeronave privada (matriculada no Brasil), em voo comercial, por discordarem sobre assuntos relacionados ao mundo futebolístico. Inconformado com os argumentos de Tício, Mévio agrediu-lhe com um soco, causando-lhe lesão corporal. O fato ocorreu enquanto o avião sobrevoava o oceano Atlântico, em alto-mar. Nesse caso, é correto afirmar que será aplicável a lei penal brasileira, independentemente de Mévio ingressar no território nacional brasileiro.

II. A lei penal mais grave aplica-se ao crime permanente, se a sua vigência é anterior à cessação da permanência. Não obstante, em matéria de crime continuado, a lei penal mais grave não se aplica aos crimes parcelares praticados anteriormente ao início de sua vigência.

III. O conflito aparente de normas penais incriminadoras tem lugar quando um mesmo fato admite, em tese, a subsunção de mais de um tipo penal a ele. Em nome da unidade do sistema jurídico e buscando evitar a ocorrência da dupla punição pelo mesmo evento (bis in idem), cumpre ao aplicador da norma se valer dos critérios interpretativos, afastando a incidência de múltiplas leis sobre um mesmo fato. Nesse contexto, para evitar o bis in idem e promover o correto enquadramento jurídico-penal do fato, a doutrina majoritária trabalha com quatro princípios: o princípio da especialidade, o princípio da hierarquia, o princípio da consunção e o princípio da alternatividade.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre os antecedentes e a reincidência a serem apreciados quando da dosimetria da pena na sentença penal condenatória, avalie as assertivas que seguem.

I. Não se aplica ao reconhecimento dos maus antecedentes o prazo quinquenal de prescrição da reincidência, previsto no art. 64, I, do Código Penal, de modo que, ainda que coberta pelo período depurador, a condenação anterior transitada em julgado pode ser utilizada na primeira fase da dosimetria para majorar a pena.

II. O conceito de maus antecedentes é mais amplo do que o de reincidência, abrangendo aquele, por exemplo, ao contrário desta, condenações que, decorrentes de fatos anteriores ao delito em julgamento, somente tenham atingido o trânsito em julgado no curso da ação penal em que serão valoradas.

III. Condenações criminais transitadas em julgado, não consideradas para caracterizar a reincidência, somente podem ser valoradas, na primeira fase da dosimetria, a título de antecedentes criminais, não se admitindo sua utilização para desabonar a personalidade ou a conduta social do agente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 7.716/89, a Lei 8.072/90, a Lei 8.137/90 e a Lei 9.605/98, julgue os itens abaixo.

I. Segundo o STF, embora haja mora do Congresso Nacional em criminalizar as condutas homofóbicas e transfóbicas, não é possível enquadrá-las nos crimes da Lei 7.716/89, sob pena de analogia ‘in malam partem’.

II. A extorsão qualificada pela restrição da liberdade da vítima, ocorrência de lesão corporal ou morte é considerada crime hediondo.

III. Caso o juiz, considerado o ganho ilícito e a situação econômica do réu, verifique a insuficiência ou excessiva onerosidade das penas pecuniárias previstas Lei 8.137/90, poderá diminuí-las até a décima parte ou elevá-las ao décuplo.

IV. O STJ, na linha do entendimento externado pelo STF, passou a entender que, nos crimes ambientais pelos quais denunciada pessoa jurídica, não é indispensável a aplicação da teoria da dupla imputação ou imputação simultânea, podendo subsistir a ação penal proposta contra a pessoa jurídica, mesmo se não houver pessoa física acusada pela prática do ilícito penal.

Há erro:

 

(EMAGIS) Considere que, após meses de interceptação telefônica regularmente processada, o Juízo Criminal, atendendo representação do Ministério Público, autoriza deflagração de operação policial de combate ao tráfico de armas, deferindo diligência de busca e apreensão em face de vários investigados, dentre os quais vulgo Cabelo. Tenha presente que a decisão judicial especifique dois endereços de Cabelo nos quais a diligência poderá ser executada e identifique, dentre os materiais passíveis de apreensão pela Polícia, armas, dinheiro, aparato de montagem de armamento, computadores, celulares “e demais objetos que tenham relação com o delito”. Durante a execução dos mandados, os Policiais constatam (i) que as armas que procuravam estão guardadas em endereço de casa de praia de Cabelo, não constante da decisão judicial ou do mandado e (ii) que há manuscritos em cadernos e agendas aparentemente relacionados ao tráfico, não constando a apreensão de tais manuscritos expressamente da decisão judicial ou do mandado.

A propósito, tendo presente a jurisprudência dos tribunais superiores e também a disciplina do Código de Processo Penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto  – FGV – 2020) Em virtude de desavença familiar no interior de uma residência, um marido agrediu, mediante socos e chutes, sua esposa, na presença de familiares (pais, irmãos, filhos e primos) que lá se encontravam para a comemoração de um aniversário. Ao elaborar a denúncia, o promotor de justiça arrolou, além da vítima, as demais pessoas presentes como testemunhas.

O magistrado, ao deliberar sobre a designação de audiência de instrução e julgamento, deverá:

 

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 14.2022

(EMAGIS) Quanto aos vícios ou defeitos dos negócios jurídicos, julgue os itens expostos a seguir.

I. O ajuizamento da ação pauliana pelo credor com garantia real depende do prévio reconhecimento judicial da insuficiência da garantia.

II. Toda simulação, inclusive a inocente, é invalidante.

III. Na simulação relativa, o negócio simulado e o dissimulado são nulos.

Está(ão) correto(s) apenas o(s) item(ns):

 

(EMAGIS) Sobre a posse e sua tutela, avalie as assertivas que seguem.

I. Para Jhering, a proteção possessória é a proteção da propriedade em sua aparência imediata, tese criticada porque o direito admite que o possuidor faça prevalecer sua posse até mesmo contra o proprietário.

II. Para Savigny, a tutela jurídica da posse é instrumento de preservação da paz social e de coibição da justiça privada ou justiça pelas próprias mãos, protegida que é como situação de fato.

III. Com a vigência do CPC/2015, foi revogada norma do CC/2002, que, na pendência de ação possessória, vedava, tanto ao autor quanto ao réu, propor ação de reconhecimento do domínio, exceto se a pretensão fosse deduzida em face de terceira pessoa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sabe-se que, durante a pandemia pelo Covid-19, houve mudança legislativa e judicial nos meios de execução judicial do crédito de alimentos decorrente de Direito de Família. Avalie a propósito as assertivas que seguem.

I. Dispôs a Lei 14.010/2010 que até 30 de outubro de 2020 a prisão civil por dívida alimentícia prevista no CPC/2015 deveria ser cumprida exclusivamente sob a modalidade domiciliar, sem prejuízo da exigibilidade das respectivas obrigações.

II. Ainda que haja óbice humanitário à prisão civil do devedor de alimentos sob o regime fechado, o STJ tem facultando ao credor indicar, no juízo da execução de alimentos, se pretende que a prisão civil seja cumprida no regime domiciliar ou se pretende diferir o seu cumprimento, sem prejuízo da adoção de outras medidas indutivas, coercitivas, mandamentais ou sub-rogatórias.

III. Presente a impossibilidade de prisão do devedor de alimentos em decorrência da pandemia, o STJ tem admitido excepcionalmente a penhora de seus bens sem necessidade de o credor efetuar a conversão do rito da prisão para o da constrição patrimonial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Marque a alternativa correta, relativamente ao incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR).

 

(EMAGIS) No que concerne aos embargos de terceiro, segundo o regime do CPC, avalie as assertivas abaixo.

I. Quem, não sendo parte no processo, sofrer constrição ou ameaça de constrição sobre bens que possua ou sobre os quais tenha direito incompatível com o ato constritivo, poderá requerer seu desfazimento ou sua inibição por meio de embargos de terceiro, que podem ser de terceiro proprietário, inclusive fiduciário, ou possuidor.

II. Os embargos podem ser opostos a qualquer tempo no processo de conhecimento enquanto não transitada em julgado a sentença e, no cumprimento de sentença ou no processo de execução, até 5 (cinco) dias depois da adjudicação, da alienação por iniciativa particular ou da arrematação, mas sempre antes da assinatura da respectiva carta.

III. A citação do embargado deverá ser pessoal, sem prejuízo de outras modalidades de citação caso frustrada essa forma de cientificação real.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as ações possessórias, avalie as assertivas que seguem.

I. Apesar do que pode sugerir seu nome, a ação de imissão na posse tem natureza petitória, na medida em que o pedido de posse tem como causa de pedir a propriedade ou outro direito real.

II. A doutrina é pacífica em considerar inconstitucional a norma processual que veda às partes durante o trâmite da ação possessória reivindicar a coisa com fundamento no domínio.

III. Trata-se de ações dúplices, isto é, é lícito ao réu, na contestação, alegando que foi o ofendido em sua posse, demandar a proteção possessória e a indenização pelos prejuízos resultantes da turbação ou do esbulho cometido pelo autor.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que se refere a responsabilidade por vício do serviço, legitimidade ativa para a propositura de ações coletivas, cláusulas abusivas, prescrição e decadência, assinale a opção CORRETA, com base no CDC e na jurisprudência do STJ.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa INCORRETA sobre abusividade de cláusulas contratuais, conforme entendimento dominante e atual do Superior Tribunal de Justiça.

 

(DPE/RS – ADAPTADA – 2022) Em atendimento a certa unidade de cumprimento de medida socioeducativa de internação, o defensor público ouviu Caio, de dezoito anos de idade, que informou que gostaria de casar-se com sua companheira, de dezenove anos de idade, com quem mantém união estável, o que havia sido vedado pela direção da unidade, sob o fundamento de que o casamento somente seria possível após a extinção da medida ou de sua progressão para o meio aberto. Além disso, Caio questionou acerca da possibilidade de receber visita íntima de sua companheira. Ao analisar o processo de execução da medida socioeducativa imposta a Caio, o defensor público percebeu que o jovem estava cumprindo internação-sanção havia 60 dias, em razão do reiterado e injustificado descumprimento da medida de liberdade assistida a ele imposta em sede de remissão extintiva. Com relação a essa situação hipotética, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Considere seminário sobre criminologia no qual haja dois expositores. Felipe, estudioso do fenômeno criminoso cometido pelos pobres, especialmente dos crimes de furto, centra sua explicação na compreensão de que a coesão e a ordem na sociedade são fundadas na força e na coerção, na dominação por alguns e sujeição de outros. Jair, estudioso dos ‘crimes do colarinho branco’, especialmente dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, procura evidenciar a forma diferenciada com a qual a justiça penal trata estes criminosos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a lei penal e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I. Mévio, de nacionalidade francesa, encetou discussão com Tício, de nacionalidade argentina, a bordo de uma aeronave privada (matriculada no Brasil), em voo comercial, por discordarem sobre assuntos relacionados ao mundo futebolístico. Inconformado com os argumentos de Tício, Mévio agrediu-lhe com um soco, causando-lhe lesão corporal. O fato ocorreu enquanto o avião sobrevoava o oceano Atlântico, em alto-mar. Nesse caso, é correto afirmar que será aplicável a lei penal brasileira, independentemente de Mévio ingressar no território nacional brasileiro.

II. A lei penal mais grave aplica-se ao crime permanente, se a sua vigência é anterior à cessação da permanência. Não obstante, em matéria de crime continuado, a lei penal mais grave não se aplica aos crimes parcelares praticados anteriormente ao início de sua vigência.

III. O conflito aparente de normas penais incriminadoras tem lugar quando um mesmo fato admite, em tese, a subsunção de mais de um tipo penal a ele. Em nome da unidade do sistema jurídico e buscando evitar a ocorrência da dupla punição pelo mesmo evento (bis in idem), cumpre ao aplicador da norma se valer dos critérios interpretativos, afastando a incidência de múltiplas leis sobre um mesmo fato. Nesse contexto, para evitar o bis in idem e promover o correto enquadramento jurídico-penal do fato, a doutrina majoritária trabalha com quatro princípios: o princípio da especialidade, o princípio da hierarquia, o princípio da consunção e o princípio da alternatividade.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre os antecedentes e a reincidência a serem apreciados quando da dosimetria da pena na sentença penal condenatória, avalie as assertivas que seguem.

I. Não se aplica ao reconhecimento dos maus antecedentes o prazo quinquenal de prescrição da reincidência, previsto no art. 64, I, do Código Penal, de modo que, ainda que coberta pelo período depurador, a condenação anterior transitada em julgado pode ser utilizada na primeira fase da dosimetria para majorar a pena.

II. O conceito de maus antecedentes é mais amplo do que o de reincidência, abrangendo aquele, por exemplo, ao contrário desta, condenações que, decorrentes de fatos anteriores ao delito em julgamento, somente tenham atingido o trânsito em julgado no curso da ação penal em que serão valoradas.

III. Condenações criminais transitadas em julgado, não consideradas para caracterizar a reincidência, somente podem ser valoradas, na primeira fase da dosimetria, a título de antecedentes criminais, não se admitindo sua utilização para desabonar a personalidade ou a conduta social do agente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta, relativamente à Parte Especial do Código Penal:

 

(EMAGIS) Considere que, após meses de interceptação telefônica regularmente processada, o Juízo Criminal, atendendo representação do Ministério Público, autoriza deflagração de operação policial de combate ao tráfico de armas, deferindo diligência de busca e apreensão em face de vários investigados, dentre os quais vulgo Cabelo. Tenha presente que a decisão judicial especifique dois endereços de Cabelo nos quais a diligência poderá ser executada e identifique, dentre os materiais passíveis de apreensão pela Polícia, armas, dinheiro, aparato de montagem de armamento, computadores, celulares “e demais objetos que tenham relação com o delito”. Durante a execução dos mandados, os Policiais constatam (i) que as armas que procuravam estão guardadas em endereço de casa de praia de Cabelo, não constante da decisão judicial ou do mandado e (ii) que há manuscritos em cadernos e agendas aparentemente relacionados ao tráfico, não constando a apreensão de tais manuscritos expressamente da decisão judicial ou do mandado.

A propósito, tendo presente a jurisprudência dos tribunais superiores e também a disciplina do Código de Processo Penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto  – FGV – 2020) Em virtude de desavença familiar no interior de uma residência, um marido agrediu, mediante socos e chutes, sua esposa, na presença de familiares (pais, irmãos, filhos e primos) que lá se encontravam para a comemoração de um aniversário. Ao elaborar a denúncia, o promotor de justiça arrolou, além da vítima, as demais pessoas presentes como testemunhas.

O magistrado, ao deliberar sobre a designação de audiência de instrução e julgamento, deverá:

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal e a superveniência de lei que altere regras da condenação ou da execução, marque a alternativa CORRETA.

 

(PC/MG – Delegado – FUMARC - 2021) Diversos fatores podem interferir na evolução da putrefação cadavérica, EXCETO:

 

(EMAGIS) Sobre os direitos individuais e coletivos e os direitos sociais, avalie as proposições postas a seguir.

I. É constitucional a distinção de regimes sucessórios entre cônjuges e companheiros prevista no art. 1.790 do CC/2002.

II. O STF, em sede de ação direta de inconstitucionalidade, reconheceu que a união de pessoas do mesmo sexo deve ser reconhecida como entidade familiar apta a merecer proteção estatal.

III. A entrada forçada em domicílio sem mandado judicial só é lícita, mesmo em período noturno, quando amparada em fundadas razões, devidamente justificadas a posteriori, que indiquem que dentro da casa ocorre situação de flagrante delito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade, e de nulidade dos atos praticados.

IV. Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por dois quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.

V. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, bem como a assistência aos desamparados.

Está correto apenas o contido em:

 

(EMAGIS) Considere que, no processo legislativo de apreciação de determinada Medida Provisória pelo Congresso Nacional, haja a emissão do parecer, que estava a cargo de Comissão Mista, individualmente por Relator nomeado por indigitada Comissão, parecer que vem a ser apresentado diretamente ao Plenário da Casa Legislativa que apreciaria a MP. Vindo tal Medida Provisória a ser aprovada e convertida em lei, contra ela é ajuizada Ação Direta de Inconstitucionalidade, na qual o fundamento principal é o vício decorrente de o parecer não ter sido elaborado e discutido em colegiado pela Comissão Mista competente antes do envio da matéria ao Plenário da Casa Legislativa para votação.

Considerando a situação posta e analisando-a em consonância com o texto da Constituição Federal, o magistério da doutrina constitucionalista e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do Poder Judiciário, considerando sua disciplina na Constituição Federal e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da disciplina constitucional da remuneração dos agentes públicos, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(DPE/PI – CEBRASPE – 2022) Considerando o sistema global de proteção dos direitos humanos e os instrumentos normativos internacionais, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB), assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre o ato administrativo, avalie as assertivas que seguem.

I. A doutrina administrativa majoritária, tratando-se de vício do ato administrativo quanto ao objeto, admite tanto a ratificação quanto a convalidação.

II. Costuma-se considerar que são passíveis de convalidação os atos que possuam vícios de competência ou forma, vícios tidos por sanáveis, inclusive por ratificação do ato pela autoridade competente.

III. Embora presente alguma divergência doutrinária sobre o enquadramento da conversão do ato administrativo como espécie do gênero convalidação, há segmento doutrinário que afirmam ser instituto diverso, sustentando que a conversão implica a substituição de um ato por outro.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que tange ao controle da Administração Pública, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) No que concerne à responsabilidade civil do Estado, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Em relação aos partidos políticos, julgue, com base na Lei 9.096/95, os itens expostos a seguir.

I. O requerimento do registro de partido político, com vistas à sua constituição, deve ser dirigido ao Tribunal Superior Eleitoral.

II. O partido com registro no Tribunal Superior Eleitoral pode credenciar, respectivamente, delegados perante o Juiz Eleitoral, delegados perante o Tribunal Regional Eleitoral e delegados perante o Tribunal Superior Eleitoral. Os delegados credenciados pelo órgão de direção nacional representam o partido perante quaisquer Tribunais ou Juízes Eleitorais; os credenciados pelos órgãos estaduais, somente perante o Tribunal Regional Eleitoral e os Juízes Eleitorais do respectivo Estado, do Distrito Federal ou Território Federal; e os credenciados pelo órgão municipal, perante o Juiz Eleitoral da respectiva jurisdição.

III. A responsabilidade, inclusive civil e trabalhista, cabe exclusivamente ao órgão partidário municipal, estadual ou nacional que tiver dado causa ao não cumprimento da obrigação, à violação de direito, a dano a outrem ou a qualquer ato ilícito, excluída a solidariedade de outros órgãos de direção partidária. O órgão nacional do partido político, quando responsável, somente poderá ser demandado judicialmente na circunscrição especial judiciária da sua sede, inclusive nas ações de natureza cível ou trabalhista.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que, de iniciativa parlamentar, obrigue o Governador do Estado a garantir a participação de servidores e ex-servidores aposentados na composição da direção de Companhia Estadual de Energia Elétrica, sociedade de economia mista estadual, o que deve fazer no exercício dos direitos oriundos da condição de acionista majoritário do Estado-membro.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o estabelecimento empresarial e também sobre o local e horário de exercício da atividade empresarial, tendo presente a disciplina do Código Civil, inclusive com as recentes alterações introduzidas pela MP 1.085/2021, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, em execução fiscal para a cobrança de crédito no importe de R$ 100.000,00 contra a sociedade empresária ABC Ltda, seja inicialmente penhorada a quantia de R$ 30.000,00 em suas contas bancárias via Sisbajud, penhora da qual regularmente intimada para o ensejo de apresentação de embargos à execução. Tendo, porém, prosseguido a execução fiscal, vem a ser penhorado veículo por ela posteriormente adquirido, avaliado no montante de R$ 70.000,00, penhora da qual também regularmente intimada.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os impostos estaduais, marque a alternativa correta.

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2020) A Cota de Reserva Ambiental (CRA) foi introduzida pela Lei nº 12.651/2012 com o objetivo de substituir o modelo de legislação ambiental de regulação sancionatória estrita (command-and-control) por um sistema baseado em soluções de mercado (market-based). A CRA pode ser transferida e utilizada para compensar a área de Reserva Legal existente em outro imóvel de extensão inferior à exigida por lei.

Sobre a CRA e a compensação da Reserva Legal, é correto afirmar que:

 

(MP/GO – PROMOTOR – 2022) Ao promotor de justiça André lotado em Promotoria da Infância e Juventude da capital do Estado Beta, após processo administrativo disciplinar (PAD) que tramitou perante o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), foi aplicada sanção disciplinar em razão de ter incorrido em faltas injustificadas no órgão de execução de que é titular, prejudicando o andamento de procedimentos que por lá tramitam. Inconformado com a punição, o promotor de justiça André ajuizou ação ordinária em face da União e do Estado Beta, perante uma Vara Federal da capital do Estado Beta, pretendendo a declaração de nulidade da sanção disciplinar aplicada pelo CNMP, por ofensa ao contraditório e à ampla defesa durante o PAD. Consoante atual jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre o tema, a competência para processar e julgar a ação manejada pelo promotor é do(a):

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta quanto à aplicação da LC 80/94:

 

Ministério Público Estadual - Rodada 14.2022

O Ministério Público do Estado do Amapá denunciou Amêndrio Zuca, maior e capaz, como incurso nas penas do artigo 339 do Código Penal, narrando que em 6 de fevereiro de 2017, nas dependências da Delegacia de Polícia Civil de Laranjal do Jari-AP, localizada na Rua José Sarneley, nº 2213, Setor Emboabas, por volta das 14 horas, o denunciado deu causa à instauração de inquérito policial contra alguém, imputando-lhe crime de que o sabia inocente.

Segundo a exordial, no dia, local e horário especificados acima, Amêndrio foi ouvido como testemunha de um IPL que tratava de um possível caso de lesão corporal vinculado à Lei Maria da Penha, que envolvia a sua vizinha, Donzela Natal, e o marido dela, Nalmiro Natal. Ao longo do depoimento, e sem ser perguntado, Amêndrio declarou ao Delegado de Polícia que era “chefe” do tráfico de drogas na região, estando associados de forma estável e permanente a traficantes do município lindeiro de Mazagão-AP, para distribuir cocaína na região norte do Amapá. Asseverou que tinha provas cabais de suas afirmativas no seu telefone celular, que espontaneamente entregou ao Delegado para ser periciado.

Por causa desse depoimento, o Delegado de Polícia instaurou o IPL nº 20/2017 para apurar a possível ocorrência de crime do art. 35 da Lei nº 11.343/2006. Após árduas diligências investigatórias, inclusive perícia no telefone celular de Amêndrio, com a devida autorização judicial, concluiu a autoridade policial que tudo não passava de engodo, não havendo delito algum. Conforme apurado, a alegação do investigado de que seria comandante de uma associação de traficantes era mera tentativa de impressionar a vizinha Donzela Natal, para se dizer poderoso e rico, eis que ele era apaixonado por ela.

A denúncia foi recebida em 11 de março de 2021. Regularmente citado, o réu ofereceu resposta à acusação. A absolvição sumária, requerida pela defesa, foi indeferida. Na fase de instrução, restaram cabalmente comprovadas as alegações fáticas da acusação. Em interrogatório, o réu confessou o delito, sem fazer ressalvas. Encerrada a fase probatória, a Secretaria do Juízo, a pedido da acusação, fez juntar certidão com registro de que o réu ostentava condenação criminal transitada em julgado pelo delito de estelionato, cuja extinção da pena se deu em 2001, além de figurar em dois inquéritos policiais, em trâmite na Comarca de Macapá-AP, por suposta prática de furto. Oferecidas as razões finais pelas partes, o feito foi sentenciado, tendo o juízo condenado o réu nas penas do art. 339 do Código Penal.

Na primeira fase da dosimetria, o juízo exasperou a pena-base, valorando negativamente três circunstâncias judiciais: a culpabilidade, ante a gravidade da conduta, eis que o delito afrontou a Administração da Justiça; as consequências do delito, pois foi instaurada investigação policial para apurar fato inexistente e os antecedentes, que foram considerados ruins, dada a existência de IPL´s que investigam o réu por suposta prática de crimes de furto. Com isso, a pena-base foi fixada em três anos e seis meses.

Na segunda fase da dosimetria, o juízo aumentou a pena em seis meses, em razão da reincidência. Em seguida, mais seis meses foram acrescidos à sanção, porque o juízo entendeu que os motivos do crime eram fúteis. Não havendo majorantes ou minorantes, a pena definitiva foi arbitrada em quatro anos e seis meses.

Diante da pena aplicada, o juízo determinou que o cumprimento da pena se iniciasse no regime semiaberto, explicando que, pelo mesmo motivo, não haveria substituição da pena privativa de liberdade por pena restritiva de direito. Além disso, disse o juízo, a reincidência impediria qualquer benefício ao réu, seja quanto ao regime de cumprimento, seja quanto à substituição da pena.

Os demais aspectos da sentença condenatória, inclusive a aplicação da pena de multa, não são relevantes para o caso.

Considerando que o promotor de justiça titular está de férias e você está respondendo pelo ofício na condição de promotor(a) de justiça substituto, confeccione a peça processual cabível, sem necessidade de relatório, com foco na adequada aplicação da lei penal. Considere igualmente que não se trata de situação que exija embargos de declaração.

 

Objetivas Delegado - Rodada 14.2022

(EMAGIS) Considere seminário sobre criminologia no qual haja dois expositores. Felipe, estudioso do fenômeno criminoso cometido pelos pobres, especialmente dos crimes de furto, centra sua explicação na compreensão de que a coesão e a ordem na sociedade são fundadas na força e na coerção, na dominação por alguns e sujeição de outros. Jair, estudioso dos ‘crimes do colarinho branco’, especialmente dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, procura evidenciar a forma diferenciada com a qual a justiça penal trata estes criminosos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a lei penal e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I. Mévio, de nacionalidade francesa, encetou discussão com Tício, de nacionalidade argentina, a bordo de uma aeronave privada (matriculada no Brasil), em voo comercial, por discordarem sobre assuntos relacionados ao mundo futebolístico. Inconformado com os argumentos de Tício, Mévio agrediu-lhe com um soco, causando-lhe lesão corporal. O fato ocorreu enquanto o avião sobrevoava o oceano Atlântico, em alto-mar. Nesse caso, é correto afirmar que será aplicável a lei penal brasileira, independentemente de Mévio ingressar no território nacional brasileiro.

II. A lei penal mais grave aplica-se ao crime permanente, se a sua vigência é anterior à cessação da permanência. Não obstante, em matéria de crime continuado, a lei penal mais grave não se aplica aos crimes parcelares praticados anteriormente ao início de sua vigência.

III. O conflito aparente de normas penais incriminadoras tem lugar quando um mesmo fato admite, em tese, a subsunção de mais de um tipo penal a ele. Em nome da unidade do sistema jurídico e buscando evitar a ocorrência da dupla punição pelo mesmo evento (bis in idem), cumpre ao aplicador da norma se valer dos critérios interpretativos, afastando a incidência de múltiplas leis sobre um mesmo fato. Nesse contexto, para evitar o bis in idem e promover o correto enquadramento jurídico-penal do fato, a doutrina majoritária trabalha com quatro princípios: o princípio da especialidade, o princípio da hierarquia, o princípio da consunção e o princípio da alternatividade.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre os antecedentes e a reincidência a serem apreciados quando da dosimetria da pena na sentença penal condenatória, avalie as assertivas que seguem.

I. Não se aplica ao reconhecimento dos maus antecedentes o prazo quinquenal de prescrição da reincidência, previsto no art. 64, I, do Código Penal, de modo que, ainda que coberta pelo período depurador, a condenação anterior transitada em julgado pode ser utilizada na primeira fase da dosimetria para majorar a pena.

II. O conceito de maus antecedentes é mais amplo do que o de reincidência, abrangendo aquele, por exemplo, ao contrário desta, condenações que, decorrentes de fatos anteriores ao delito em julgamento, somente tenham atingido o trânsito em julgado no curso da ação penal em que serão valoradas.

III. Condenações criminais transitadas em julgado, não consideradas para caracterizar a reincidência, somente podem ser valoradas, na primeira fase da dosimetria, a título de antecedentes criminais, não se admitindo sua utilização para desabonar a personalidade ou a conduta social do agente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta, relativamente à Parte Especial do Código Penal:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 7.716/89, a Lei 8.072/90, a Lei 8.137/90 e a Lei 9.605/98, julgue os itens abaixo.

I. Segundo o STF, embora haja mora do Congresso Nacional em criminalizar as condutas homofóbicas e transfóbicas, não é possível enquadrá-las nos crimes da Lei 7.716/89, sob pena de analogia ‘in malam partem’.

II. A extorsão qualificada pela restrição da liberdade da vítima, ocorrência de lesão corporal ou morte é considerada crime hediondo.

III. Caso o juiz, considerado o ganho ilícito e a situação econômica do réu, verifique a insuficiência ou excessiva onerosidade das penas pecuniárias previstas Lei 8.137/90, poderá diminuí-las até a décima parte ou elevá-las ao décuplo.

IV. O STJ, na linha do entendimento externado pelo STF, passou a entender que, nos crimes ambientais pelos quais denunciada pessoa jurídica, não é indispensável a aplicação da teoria da dupla imputação ou imputação simultânea, podendo subsistir a ação penal proposta contra a pessoa jurídica, mesmo se não houver pessoa física acusada pela prática do ilícito penal.

Há erro:

 

(EMAGIS) Considere que, após meses de interceptação telefônica regularmente processada, o Juízo Criminal, atendendo representação do Ministério Público, autoriza deflagração de operação policial de combate ao tráfico de armas, deferindo diligência de busca e apreensão em face de vários investigados, dentre os quais vulgo Cabelo. Tenha presente que a decisão judicial especifique dois endereços de Cabelo nos quais a diligência poderá ser executada e identifique, dentre os materiais passíveis de apreensão pela Polícia, armas, dinheiro, aparato de montagem de armamento, computadores, celulares “e demais objetos que tenham relação com o delito”. Durante a execução dos mandados, os Policiais constatam (i) que as armas que procuravam estão guardadas em endereço de casa de praia de Cabelo, não constante da decisão judicial ou do mandado e (ii) que há manuscritos em cadernos e agendas aparentemente relacionados ao tráfico, não constando a apreensão de tais manuscritos expressamente da decisão judicial ou do mandado.

A propósito, tendo presente a jurisprudência dos tribunais superiores e também a disciplina do Código de Processo Penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto  – FGV – 2020) Em virtude de desavença familiar no interior de uma residência, um marido agrediu, mediante socos e chutes, sua esposa, na presença de familiares (pais, irmãos, filhos e primos) que lá se encontravam para a comemoração de um aniversário. Ao elaborar a denúncia, o promotor de justiça arrolou, além da vítima, as demais pessoas presentes como testemunhas.

O magistrado, ao deliberar sobre a designação de audiência de instrução e julgamento, deverá:

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal e a superveniência de lei que altere regras da condenação ou da execução, marque a alternativa CORRETA.

 

(PC/MG – Delegado – FUMARC - 2021) Diversos fatores podem interferir na evolução da putrefação cadavérica, EXCETO:

 

(EMAGIS) Sobre os direitos individuais e coletivos e os direitos sociais, avalie as proposições postas a seguir.

I. É constitucional a distinção de regimes sucessórios entre cônjuges e companheiros prevista no art. 1.790 do CC/2002.

II. O STF, em sede de ação direta de inconstitucionalidade, reconheceu que a união de pessoas do mesmo sexo deve ser reconhecida como entidade familiar apta a merecer proteção estatal.

III. A entrada forçada em domicílio sem mandado judicial só é lícita, mesmo em período noturno, quando amparada em fundadas razões, devidamente justificadas a posteriori, que indiquem que dentro da casa ocorre situação de flagrante delito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade, e de nulidade dos atos praticados.

IV. Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por dois quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.

V. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, bem como a assistência aos desamparados.

Está correto apenas o contido em:

 

(EMAGIS) Considere que, no processo legislativo de apreciação de determinada Medida Provisória pelo Congresso Nacional, haja a emissão do parecer, que estava a cargo de Comissão Mista, individualmente por Relator nomeado por indigitada Comissão, parecer que vem a ser apresentado diretamente ao Plenário da Casa Legislativa que apreciaria a MP. Vindo tal Medida Provisória a ser aprovada e convertida em lei, contra ela é ajuizada Ação Direta de Inconstitucionalidade, na qual o fundamento principal é o vício decorrente de o parecer não ter sido elaborado e discutido em colegiado pela Comissão Mista competente antes do envio da matéria ao Plenário da Casa Legislativa para votação.

Considerando a situação posta e analisando-a em consonância com o texto da Constituição Federal, o magistério da doutrina constitucionalista e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do Poder Judiciário, considerando sua disciplina na Constituição Federal e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da disciplina constitucional da remuneração dos agentes públicos, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB), assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre o ato administrativo, avalie as assertivas que seguem.

I. A doutrina administrativa majoritária, tratando-se de vício do ato administrativo quanto ao objeto, admite tanto a ratificação quanto a convalidação.

II. Costuma-se considerar que são passíveis de convalidação os atos que possuam vícios de competência ou forma, vícios tidos por sanáveis, inclusive por ratificação do ato pela autoridade competente.

III. Embora presente alguma divergência doutrinária sobre o enquadramento da conversão do ato administrativo como espécie do gênero convalidação, há segmento doutrinário que afirmam ser instituto diverso, sustentando que a conversão implica a substituição de um ato por outro.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que tange ao controle da Administração Pública, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) No que concerne à responsabilidade civil do Estado, assinale a alternativa incorreta.

 

(DPE/PI – CEBRASPE – 2022) Considerando o sistema global de proteção dos direitos humanos e os instrumentos normativos internacionais, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Considere que, em execução fiscal para a cobrança de crédito no importe de R$ 100.000,00 contra a sociedade empresária ABC Ltda, seja inicialmente penhorada a quantia de R$ 30.000,00 em suas contas bancárias via Sisbajud, penhora da qual regularmente intimada para o ensejo de apresentação de embargos à execução. Tendo, porém, prosseguido a execução fiscal, vem a ser penhorado veículo por ela posteriormente adquirido, avaliado no montante de R$ 70.000,00, penhora da qual também regularmente intimada.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os impostos estaduais, marque a alternativa correta.

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2020) A Cota de Reserva Ambiental (CRA) foi introduzida pela Lei nº 12.651/2012 com o objetivo de substituir o modelo de legislação ambiental de regulação sancionatória estrita (command-and-control) por um sistema baseado em soluções de mercado (market-based). A CRA pode ser transferida e utilizada para compensar a área de Reserva Legal existente em outro imóvel de extensão inferior à exigida por lei.

Sobre a CRA e a compensação da Reserva Legal, é correto afirmar que:

 

Objetivas MPF - Rodada 14.2022

(EMAGIS) Sobre os direitos individuais e coletivos e os direitos sociais, avalie as proposições postas a seguir.

I. É constitucional a distinção de regimes sucessórios entre cônjuges e companheiros prevista no art. 1.790 do CC/2002.

II. O STF, em sede de ação direta de inconstitucionalidade, reconheceu que a união de pessoas do mesmo sexo deve ser reconhecida como entidade familiar apta a merecer proteção estatal.

III. A entrada forçada em domicílio sem mandado judicial só é lícita, mesmo em período noturno, quando amparada em fundadas razões, devidamente justificadas a posteriori, que indiquem que dentro da casa ocorre situação de flagrante delito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade, e de nulidade dos atos praticados.

IV. Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por dois quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.

V. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, bem como a assistência aos desamparados.

Está correto apenas o contido em:

 

(EMAGIS) Considere que, no processo legislativo de apreciação de determinada Medida Provisória pelo Congresso Nacional, haja a emissão do parecer, que estava a cargo de Comissão Mista, individualmente por Relator nomeado por indigitada Comissão, parecer que vem a ser apresentado diretamente ao Plenário da Casa Legislativa que apreciaria a MP. Vindo tal Medida Provisória a ser aprovada e convertida em lei, contra ela é ajuizada Ação Direta de Inconstitucionalidade, na qual o fundamento principal é o vício decorrente de o parecer não ter sido elaborado e discutido em colegiado pela Comissão Mista competente antes do envio da matéria ao Plenário da Casa Legislativa para votação.

Considerando a situação posta e analisando-a em consonância com o texto da Constituição Federal, o magistério da doutrina constitucionalista e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do Poder Judiciário, considerando sua disciplina na Constituição Federal e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da disciplina constitucional da remuneração dos agentes públicos, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(DPE/PI – CEBRASPE – 2022) Considerando o sistema global de proteção dos direitos humanos e os instrumentos normativos internacionais, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Em relação aos partidos políticos, julgue, com base na Lei 9.096/95, os itens expostos a seguir.

I. O requerimento do registro de partido político, com vistas à sua constituição, deve ser dirigido ao Tribunal Superior Eleitoral.

II. O partido com registro no Tribunal Superior Eleitoral pode credenciar, respectivamente, delegados perante o Juiz Eleitoral, delegados perante o Tribunal Regional Eleitoral e delegados perante o Tribunal Superior Eleitoral. Os delegados credenciados pelo órgão de direção nacional representam o partido perante quaisquer Tribunais ou Juízes Eleitorais; os credenciados pelos órgãos estaduais, somente perante o Tribunal Regional Eleitoral e os Juízes Eleitorais do respectivo Estado, do Distrito Federal ou Território Federal; e os credenciados pelo órgão municipal, perante o Juiz Eleitoral da respectiva jurisdição.

III. A responsabilidade, inclusive civil e trabalhista, cabe exclusivamente ao órgão partidário municipal, estadual ou nacional que tiver dado causa ao não cumprimento da obrigação, à violação de direito, a dano a outrem ou a qualquer ato ilícito, excluída a solidariedade de outros órgãos de direção partidária. O órgão nacional do partido político, quando responsável, somente poderá ser demandado judicialmente na circunscrição especial judiciária da sua sede, inclusive nas ações de natureza cível ou trabalhista.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB), assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre o ato administrativo, avalie as assertivas que seguem.

I. A doutrina administrativa majoritária, tratando-se de vício do ato administrativo quanto ao objeto, admite tanto a ratificação quanto a convalidação.

II. Costuma-se considerar que são passíveis de convalidação os atos que possuam vícios de competência ou forma, vícios tidos por sanáveis, inclusive por ratificação do ato pela autoridade competente.

III. Embora presente alguma divergência doutrinária sobre o enquadramento da conversão do ato administrativo como espécie do gênero convalidação, há segmento doutrinário que afirmam ser instituto diverso, sustentando que a conversão implica a substituição de um ato por outro.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que tange ao controle da Administração Pública, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) No que concerne à responsabilidade civil do Estado, assinale a alternativa incorreta.

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2020) A Cota de Reserva Ambiental (CRA) foi introduzida pela Lei nº 12.651/2012 com o objetivo de substituir o modelo de legislação ambiental de regulação sancionatória estrita (command-and-control) por um sistema baseado em soluções de mercado (market-based). A CRA pode ser transferida e utilizada para compensar a área de Reserva Legal existente em outro imóvel de extensão inferior à exigida por lei.

Sobre a CRA e a compensação da Reserva Legal, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere que, em execução fiscal para a cobrança de crédito no importe de R$ 100.000,00 contra a sociedade empresária ABC Ltda, seja inicialmente penhorada a quantia de R$ 30.000,00 em suas contas bancárias via Sisbajud, penhora da qual regularmente intimada para o ensejo de apresentação de embargos à execução. Tendo, porém, prosseguido a execução fiscal, vem a ser penhorado veículo por ela posteriormente adquirido, avaliado no montante de R$ 70.000,00, penhora da qual também regularmente intimada.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de teses estabelecidas em julgamento de recursos repetitivos pelo STJ com elevada repercussão na esfera tributária federal.

I. O STJ considerou ilegal dispositivo de decreto federal que autoriza a Administração Tributária Federal a, antes de efetuar a restituição ou ressarcimento de crédito que o contribuinte consigo tenha, efetuar a compensação de ofício, sempre que verificar que o titular do direito à restituição ou ao ressarcimento tem débito vencido relativo a qualquer tributo ou contribuição sob sua administração.

II. O STJ considerou ilegal dispositivo de decreto federal que autoriza a Administração Tributária Federal a, antes de efetuar a restituição ou ressarcimento de crédito que o contribuinte consigo tenha, efetuar a compensação de ofício, sempre que verificar que o titular do direito à restituição ou ao ressarcimento tem débito vencido e com exigibilidade suspensa relativo a qualquer tributo ou contribuição sob sua administração.

III. Para o STJ, é ilegal a disciplina de creditamento prevista nas Instruções Normativas da SRF ns. 247/2002 e 404/2004, porquanto compromete a eficácia do sistema de não-cumulatividade da contribuição ao PIS e da COFINS, tal como definido nas Leis 10.637/2002 e 10.833/2003, vez que o conceito de insumo deve ser aferido à luz dos critérios de essencialidade ou relevância, ou seja, considerando-se a imprescindibilidade ou a importância de terminado item - bem ou serviço - para o desenvolvimento da atividade econômica desempenhada pelo Contribuinte.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a cobrança dos créditos fiscais, avalie as assertivas que seguem.

I. O STJ, na execução fiscal, considera equivalentes para fins de garantia do juízo o dinheiro, a fiança bancária e o seguro de garantia, de modo que, feita a penhora em dinheiro, tem o executado direito subjetivo de substitui-la por fiança bancária ou seguro garantia, desde que comprovada a idoneidade destes.

II. Tratando-se de Certidão de Dívida Ativa Municipal, seu protesto está condicionado à previsão em lei da respectiva municipalidade.

III. Tratando-se de penhora de bem distinto de dinheiro na execução fiscal, a Lei 13.043/2014 alterou a redação da Lei 6.830/1980 para restringir o direito do executado de substituição do bem às hipóteses em que oferte dinheiro, vedada a substituição por fiança bancária ou seguro garantia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a cooperação jurídica internacional em matéria processual civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do Poder Regulamentar da Administração Pública, devendo ser marcada a INCORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa INCORRETA sobre abusividade de cláusulas contratuais, conforme entendimento dominante e atual do Superior Tribunal de Justiça.

 

(EMAGIS) Quanto aos vícios ou defeitos dos negócios jurídicos, julgue os itens expostos a seguir.

I. O ajuizamento da ação pauliana pelo credor com garantia real depende do prévio reconhecimento judicial da insuficiência da garantia.

II. Toda simulação, inclusive a inocente, é invalidante.

III. Na simulação relativa, o negócio simulado e o dissimulado são nulos.

Está(ão) correto(s) apenas o(s) item(ns):

 

(EMAGIS) Sobre a posse e sua tutela, avalie as assertivas que seguem.

I. Para Jhering, a proteção possessória é a proteção da propriedade em sua aparência imediata, tese criticada porque o direito admite que o possuidor faça prevalecer sua posse até mesmo contra o proprietário.

II. Para Savigny, a tutela jurídica da posse é instrumento de preservação da paz social e de coibição da justiça privada ou justiça pelas próprias mãos, protegida que é como situação de fato.

III. Com a vigência do CPC/2015, foi revogada norma do CC/2002, que, na pendência de ação possessória, vedava, tanto ao autor quanto ao réu, propor ação de reconhecimento do domínio, exceto se a pretensão fosse deduzida em face de terceira pessoa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Marque a alternativa correta, relativamente ao incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR).

 

(EMAGIS) No que concerne aos embargos de terceiro, segundo o regime do CPC, avalie as assertivas abaixo.

I. Quem, não sendo parte no processo, sofrer constrição ou ameaça de constrição sobre bens que possua ou sobre os quais tenha direito incompatível com o ato constritivo, poderá requerer seu desfazimento ou sua inibição por meio de embargos de terceiro, que podem ser de terceiro proprietário, inclusive fiduciário, ou possuidor.

II. Os embargos podem ser opostos a qualquer tempo no processo de conhecimento enquanto não transitada em julgado a sentença e, no cumprimento de sentença ou no processo de execução, até 5 (cinco) dias depois da adjudicação, da alienação por iniciativa particular ou da arrematação, mas sempre antes da assinatura da respectiva carta.

III. A citação do embargado deverá ser pessoal, sem prejuízo de outras modalidades de citação caso frustrada essa forma de cientificação real.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as ações possessórias, avalie as assertivas que seguem.

I. Apesar do que pode sugerir seu nome, a ação de imissão na posse tem natureza petitória, na medida em que o pedido de posse tem como causa de pedir a propriedade ou outro direito real.

II. A doutrina é pacífica em considerar inconstitucional a norma processual que veda às partes durante o trâmite da ação possessória reivindicar a coisa com fundamento no domínio.

III. Trata-se de ações dúplices, isto é, é lícito ao réu, na contestação, alegando que foi o ofendido em sua posse, demandar a proteção possessória e a indenização pelos prejuízos resultantes da turbação ou do esbulho cometido pelo autor.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere seminário sobre criminologia no qual haja dois expositores. Felipe, estudioso do fenômeno criminoso cometido pelos pobres, especialmente dos crimes de furto, centra sua explicação na compreensão de que a coesão e a ordem na sociedade são fundadas na força e na coerção, na dominação por alguns e sujeição de outros. Jair, estudioso dos ‘crimes do colarinho branco’, especialmente dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, procura evidenciar a forma diferenciada com a qual a justiça penal trata estes criminosos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a lei penal e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I. Mévio, de nacionalidade francesa, encetou discussão com Tício, de nacionalidade argentina, a bordo de uma aeronave privada (matriculada no Brasil), em voo comercial, por discordarem sobre assuntos relacionados ao mundo futebolístico. Inconformado com os argumentos de Tício, Mévio agrediu-lhe com um soco, causando-lhe lesão corporal. O fato ocorreu enquanto o avião sobrevoava o oceano Atlântico, em alto-mar. Nesse caso, é correto afirmar que será aplicável a lei penal brasileira, independentemente de Mévio ingressar no território nacional brasileiro.

II. A lei penal mais grave aplica-se ao crime permanente, se a sua vigência é anterior à cessação da permanência. Não obstante, em matéria de crime continuado, a lei penal mais grave não se aplica aos crimes parcelares praticados anteriormente ao início de sua vigência.

III. O conflito aparente de normas penais incriminadoras tem lugar quando um mesmo fato admite, em tese, a subsunção de mais de um tipo penal a ele. Em nome da unidade do sistema jurídico e buscando evitar a ocorrência da dupla punição pelo mesmo evento (bis in idem), cumpre ao aplicador da norma se valer dos critérios interpretativos, afastando a incidência de múltiplas leis sobre um mesmo fato. Nesse contexto, para evitar o bis in idem e promover o correto enquadramento jurídico-penal do fato, a doutrina majoritária trabalha com quatro princípios: o princípio da especialidade, o princípio da hierarquia, o princípio da consunção e o princípio da alternatividade.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre os antecedentes e a reincidência a serem apreciados quando da dosimetria da pena na sentença penal condenatória, avalie as assertivas que seguem.

I. Não se aplica ao reconhecimento dos maus antecedentes o prazo quinquenal de prescrição da reincidência, previsto no art. 64, I, do Código Penal, de modo que, ainda que coberta pelo período depurador, a condenação anterior transitada em julgado pode ser utilizada na primeira fase da dosimetria para majorar a pena.

II. O conceito de maus antecedentes é mais amplo do que o de reincidência, abrangendo aquele, por exemplo, ao contrário desta, condenações que, decorrentes de fatos anteriores ao delito em julgamento, somente tenham atingido o trânsito em julgado no curso da ação penal em que serão valoradas.

III. Condenações criminais transitadas em julgado, não consideradas para caracterizar a reincidência, somente podem ser valoradas, na primeira fase da dosimetria, a título de antecedentes criminais, não se admitindo sua utilização para desabonar a personalidade ou a conduta social do agente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 7.716/89, a Lei 8.072/90, a Lei 8.137/90 e a Lei 9.605/98, julgue os itens abaixo.

I. Segundo o STF, embora haja mora do Congresso Nacional em criminalizar as condutas homofóbicas e transfóbicas, não é possível enquadrá-las nos crimes da Lei 7.716/89, sob pena de analogia ‘in malam partem’.

II. A extorsão qualificada pela restrição da liberdade da vítima, ocorrência de lesão corporal ou morte é considerada crime hediondo.

III. Caso o juiz, considerado o ganho ilícito e a situação econômica do réu, verifique a insuficiência ou excessiva onerosidade das penas pecuniárias previstas Lei 8.137/90, poderá diminuí-las até a décima parte ou elevá-las ao décuplo.

IV. O STJ, na linha do entendimento externado pelo STF, passou a entender que, nos crimes ambientais pelos quais denunciada pessoa jurídica, não é indispensável a aplicação da teoria da dupla imputação ou imputação simultânea, podendo subsistir a ação penal proposta contra a pessoa jurídica, mesmo se não houver pessoa física acusada pela prática do ilícito penal.

Há erro:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta, relativamente à Parte Especial do Código Penal:

 

(EMAGIS) Considere que, após meses de interceptação telefônica regularmente processada, o Juízo Criminal, atendendo representação do Ministério Público, autoriza deflagração de operação policial de combate ao tráfico de armas, deferindo diligência de busca e apreensão em face de vários investigados, dentre os quais vulgo Cabelo. Tenha presente que a decisão judicial especifique dois endereços de Cabelo nos quais a diligência poderá ser executada e identifique, dentre os materiais passíveis de apreensão pela Polícia, armas, dinheiro, aparato de montagem de armamento, computadores, celulares “e demais objetos que tenham relação com o delito”. Durante a execução dos mandados, os Policiais constatam (i) que as armas que procuravam estão guardadas em endereço de casa de praia de Cabelo, não constante da decisão judicial ou do mandado e (ii) que há manuscritos em cadernos e agendas aparentemente relacionados ao tráfico, não constando a apreensão de tais manuscritos expressamente da decisão judicial ou do mandado.

A propósito, tendo presente a jurisprudência dos tribunais superiores e também a disciplina do Código de Processo Penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto  – FGV – 2020) Em virtude de desavença familiar no interior de uma residência, um marido agrediu, mediante socos e chutes, sua esposa, na presença de familiares (pais, irmãos, filhos e primos) que lá se encontravam para a comemoração de um aniversário. Ao elaborar a denúncia, o promotor de justiça arrolou, além da vítima, as demais pessoas presentes como testemunhas.

O magistrado, ao deliberar sobre a designação de audiência de instrução e julgamento, deverá:

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal e a superveniência de lei que altere regras da condenação ou da execução, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas MP Estadual - Rodada 14.2022

(MP/GO – PROMOTOR – 2022) Ao promotor de justiça André lotado em Promotoria da Infância e Juventude da capital do Estado Beta, após processo administrativo disciplinar (PAD) que tramitou perante o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), foi aplicada sanção disciplinar em razão de ter incorrido em faltas injustificadas no órgão de execução de que é titular, prejudicando o andamento de procedimentos que por lá tramitam. Inconformado com a punição, o promotor de justiça André ajuizou ação ordinária em face da União e do Estado Beta, perante uma Vara Federal da capital do Estado Beta, pretendendo a declaração de nulidade da sanção disciplinar aplicada pelo CNMP, por ofensa ao contraditório e à ampla defesa durante o PAD. Consoante atual jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre o tema, a competência para processar e julgar a ação manejada pelo promotor é do(a):

 

(EMAGIS) Considere seminário sobre criminologia no qual haja dois expositores. Felipe, estudioso do fenômeno criminoso cometido pelos pobres, especialmente dos crimes de furto, centra sua explicação na compreensão de que a coesão e a ordem na sociedade são fundadas na força e na coerção, na dominação por alguns e sujeição de outros. Jair, estudioso dos ‘crimes do colarinho branco’, especialmente dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, procura evidenciar a forma diferenciada com a qual a justiça penal trata estes criminosos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a lei penal e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I. Mévio, de nacionalidade francesa, encetou discussão com Tício, de nacionalidade argentina, a bordo de uma aeronave privada (matriculada no Brasil), em voo comercial, por discordarem sobre assuntos relacionados ao mundo futebolístico. Inconformado com os argumentos de Tício, Mévio agrediu-lhe com um soco, causando-lhe lesão corporal. O fato ocorreu enquanto o avião sobrevoava o oceano Atlântico, em alto-mar. Nesse caso, é correto afirmar que será aplicável a lei penal brasileira, independentemente de Mévio ingressar no território nacional brasileiro.

II. A lei penal mais grave aplica-se ao crime permanente, se a sua vigência é anterior à cessação da permanência. Não obstante, em matéria de crime continuado, a lei penal mais grave não se aplica aos crimes parcelares praticados anteriormente ao início de sua vigência.

III. O conflito aparente de normas penais incriminadoras tem lugar quando um mesmo fato admite, em tese, a subsunção de mais de um tipo penal a ele. Em nome da unidade do sistema jurídico e buscando evitar a ocorrência da dupla punição pelo mesmo evento (bis in idem), cumpre ao aplicador da norma se valer dos critérios interpretativos, afastando a incidência de múltiplas leis sobre um mesmo fato. Nesse contexto, para evitar o bis in idem e promover o correto enquadramento jurídico-penal do fato, a doutrina majoritária trabalha com quatro princípios: o princípio da especialidade, o princípio da hierarquia, o princípio da consunção e o princípio da alternatividade.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre os antecedentes e a reincidência a serem apreciados quando da dosimetria da pena na sentença penal condenatória, avalie as assertivas que seguem.

I. Não se aplica ao reconhecimento dos maus antecedentes o prazo quinquenal de prescrição da reincidência, previsto no art. 64, I, do Código Penal, de modo que, ainda que coberta pelo período depurador, a condenação anterior transitada em julgado pode ser utilizada na primeira fase da dosimetria para majorar a pena.

II. O conceito de maus antecedentes é mais amplo do que o de reincidência, abrangendo aquele, por exemplo, ao contrário desta, condenações que, decorrentes de fatos anteriores ao delito em julgamento, somente tenham atingido o trânsito em julgado no curso da ação penal em que serão valoradas.

III. Condenações criminais transitadas em julgado, não consideradas para caracterizar a reincidência, somente podem ser valoradas, na primeira fase da dosimetria, a título de antecedentes criminais, não se admitindo sua utilização para desabonar a personalidade ou a conduta social do agente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta, relativamente à Parte Especial do Código Penal:

 

(EMAGIS) Considere que, após meses de interceptação telefônica regularmente processada, o Juízo Criminal, atendendo representação do Ministério Público, autoriza deflagração de operação policial de combate ao tráfico de armas, deferindo diligência de busca e apreensão em face de vários investigados, dentre os quais vulgo Cabelo. Tenha presente que a decisão judicial especifique dois endereços de Cabelo nos quais a diligência poderá ser executada e identifique, dentre os materiais passíveis de apreensão pela Polícia, armas, dinheiro, aparato de montagem de armamento, computadores, celulares “e demais objetos que tenham relação com o delito”. Durante a execução dos mandados, os Policiais constatam (i) que as armas que procuravam estão guardadas em endereço de casa de praia de Cabelo, não constante da decisão judicial ou do mandado e (ii) que há manuscritos em cadernos e agendas aparentemente relacionados ao tráfico, não constando a apreensão de tais manuscritos expressamente da decisão judicial ou do mandado.

A propósito, tendo presente a jurisprudência dos tribunais superiores e também a disciplina do Código de Processo Penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto  – FGV – 2020) Em virtude de desavença familiar no interior de uma residência, um marido agrediu, mediante socos e chutes, sua esposa, na presença de familiares (pais, irmãos, filhos e primos) que lá se encontravam para a comemoração de um aniversário. Ao elaborar a denúncia, o promotor de justiça arrolou, além da vítima, as demais pessoas presentes como testemunhas.

O magistrado, ao deliberar sobre a designação de audiência de instrução e julgamento, deverá:

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal e a superveniência de lei que altere regras da condenação ou da execução, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto aos vícios ou defeitos dos negócios jurídicos, julgue os itens expostos a seguir.

I. O ajuizamento da ação pauliana pelo credor com garantia real depende do prévio reconhecimento judicial da insuficiência da garantia.

II. Toda simulação, inclusive a inocente, é invalidante.

III. Na simulação relativa, o negócio simulado e o dissimulado são nulos.

Está(ão) correto(s) apenas o(s) item(ns):

 

(EMAGIS) Sobre a posse e sua tutela, avalie as assertivas que seguem.

I. Para Jhering, a proteção possessória é a proteção da propriedade em sua aparência imediata, tese criticada porque o direito admite que o possuidor faça prevalecer sua posse até mesmo contra o proprietário.

II. Para Savigny, a tutela jurídica da posse é instrumento de preservação da paz social e de coibição da justiça privada ou justiça pelas próprias mãos, protegida que é como situação de fato.

III. Com a vigência do CPC/2015, foi revogada norma do CC/2002, que, na pendência de ação possessória, vedava, tanto ao autor quanto ao réu, propor ação de reconhecimento do domínio, exceto se a pretensão fosse deduzida em face de terceira pessoa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sabe-se que, durante a pandemia pelo Covid-19, houve mudança legislativa e judicial nos meios de execução judicial do crédito de alimentos decorrente de Direito de Família. Avalie a propósito as assertivas que seguem.

I. Dispôs a Lei 14.010/2010 que até 30 de outubro de 2020 a prisão civil por dívida alimentícia prevista no CPC/2015 deveria ser cumprida exclusivamente sob a modalidade domiciliar, sem prejuízo da exigibilidade das respectivas obrigações.

II. Ainda que haja óbice humanitário à prisão civil do devedor de alimentos sob o regime fechado, o STJ tem facultando ao credor indicar, no juízo da execução de alimentos, se pretende que a prisão civil seja cumprida no regime domiciliar ou se pretende diferir o seu cumprimento, sem prejuízo da adoção de outras medidas indutivas, coercitivas, mandamentais ou sub-rogatórias.

III. Presente a impossibilidade de prisão do devedor de alimentos em decorrência da pandemia, o STJ tem admitido excepcionalmente a penhora de seus bens sem necessidade de o credor efetuar a conversão do rito da prisão para o da constrição patrimonial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Marque a alternativa correta, relativamente ao incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR).

 

(EMAGIS) No que concerne aos embargos de terceiro, segundo o regime do CPC, avalie as assertivas abaixo.

I. Quem, não sendo parte no processo, sofrer constrição ou ameaça de constrição sobre bens que possua ou sobre os quais tenha direito incompatível com o ato constritivo, poderá requerer seu desfazimento ou sua inibição por meio de embargos de terceiro, que podem ser de terceiro proprietário, inclusive fiduciário, ou possuidor.

II. Os embargos podem ser opostos a qualquer tempo no processo de conhecimento enquanto não transitada em julgado a sentença e, no cumprimento de sentença ou no processo de execução, até 5 (cinco) dias depois da adjudicação, da alienação por iniciativa particular ou da arrematação, mas sempre antes da assinatura da respectiva carta.

III. A citação do embargado deverá ser pessoal, sem prejuízo de outras modalidades de citação caso frustrada essa forma de cientificação real.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as ações possessórias, avalie as assertivas que seguem.

I. Apesar do que pode sugerir seu nome, a ação de imissão na posse tem natureza petitória, na medida em que o pedido de posse tem como causa de pedir a propriedade ou outro direito real.

II. A doutrina é pacífica em considerar inconstitucional a norma processual que veda às partes durante o trâmite da ação possessória reivindicar a coisa com fundamento no domínio.

III. Trata-se de ações dúplices, isto é, é lícito ao réu, na contestação, alegando que foi o ofendido em sua posse, demandar a proteção possessória e a indenização pelos prejuízos resultantes da turbação ou do esbulho cometido pelo autor.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que se refere a responsabilidade por vício do serviço, legitimidade ativa para a propositura de ações coletivas, cláusulas abusivas, prescrição e decadência, assinale a opção CORRETA, com base no CDC e na jurisprudência do STJ.

 

(EMAGIS) Sobre os direitos individuais e coletivos e os direitos sociais, avalie as proposições postas a seguir.

I. É constitucional a distinção de regimes sucessórios entre cônjuges e companheiros prevista no art. 1.790 do CC/2002.

II. O STF, em sede de ação direta de inconstitucionalidade, reconheceu que a união de pessoas do mesmo sexo deve ser reconhecida como entidade familiar apta a merecer proteção estatal.

III. A entrada forçada em domicílio sem mandado judicial só é lícita, mesmo em período noturno, quando amparada em fundadas razões, devidamente justificadas a posteriori, que indiquem que dentro da casa ocorre situação de flagrante delito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade, e de nulidade dos atos praticados.

IV. Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por dois quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.

V. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, bem como a assistência aos desamparados.

Está correto apenas o contido em:

 

(EMAGIS) Considere que, no processo legislativo de apreciação de determinada Medida Provisória pelo Congresso Nacional, haja a emissão do parecer, que estava a cargo de Comissão Mista, individualmente por Relator nomeado por indigitada Comissão, parecer que vem a ser apresentado diretamente ao Plenário da Casa Legislativa que apreciaria a MP. Vindo tal Medida Provisória a ser aprovada e convertida em lei, contra ela é ajuizada Ação Direta de Inconstitucionalidade, na qual o fundamento principal é o vício decorrente de o parecer não ter sido elaborado e discutido em colegiado pela Comissão Mista competente antes do envio da matéria ao Plenário da Casa Legislativa para votação.

Considerando a situação posta e analisando-a em consonância com o texto da Constituição Federal, o magistério da doutrina constitucionalista e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do Poder Judiciário, considerando sua disciplina na Constituição Federal e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da disciplina constitucional da remuneração dos agentes públicos, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(DPE/PI – CEBRASPE – 2022) Considerando o sistema global de proteção dos direitos humanos e os instrumentos normativos internacionais, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB), assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre o ato administrativo, avalie as assertivas que seguem.

I. A doutrina administrativa majoritária, tratando-se de vício do ato administrativo quanto ao objeto, admite tanto a ratificação quanto a convalidação.

II. Costuma-se considerar que são passíveis de convalidação os atos que possuam vícios de competência ou forma, vícios tidos por sanáveis, inclusive por ratificação do ato pela autoridade competente.

III. Embora presente alguma divergência doutrinária sobre o enquadramento da conversão do ato administrativo como espécie do gênero convalidação, há segmento doutrinário que afirmam ser instituto diverso, sustentando que a conversão implica a substituição de um ato por outro.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que tange ao controle da Administração Pública, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) No que concerne à responsabilidade civil do Estado, assinale a alternativa incorreta.

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2020) A Cota de Reserva Ambiental (CRA) foi introduzida pela Lei nº 12.651/2012 com o objetivo de substituir o modelo de legislação ambiental de regulação sancionatória estrita (command-and-control) por um sistema baseado em soluções de mercado (market-based). A CRA pode ser transferida e utilizada para compensar a área de Reserva Legal existente em outro imóvel de extensão inferior à exigida por lei.

Sobre a CRA e a compensação da Reserva Legal, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere que, em execução fiscal para a cobrança de crédito no importe de R$ 100.000,00 contra a sociedade empresária ABC Ltda, seja inicialmente penhorada a quantia de R$ 30.000,00 em suas contas bancárias via Sisbajud, penhora da qual regularmente intimada para o ensejo de apresentação de embargos à execução. Tendo, porém, prosseguido a execução fiscal, vem a ser penhorado veículo por ela posteriormente adquirido, avaliado no montante de R$ 70.000,00, penhora da qual também regularmente intimada.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os impostos estaduais, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que, de iniciativa parlamentar, obrigue o Governador do Estado a garantir a participação de servidores e ex-servidores aposentados na composição da direção de Companhia Estadual de Energia Elétrica, sociedade de economia mista estadual, o que deve fazer no exercício dos direitos oriundos da condição de acionista majoritário do Estado-membro.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o estabelecimento empresarial e também sobre o local e horário de exercício da atividade empresarial, tendo presente a disciplina do Código Civil, inclusive com as recentes alterações introduzidas pela MP 1.085/2021, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação aos partidos políticos, julgue, com base na Lei 9.096/95, os itens expostos a seguir.

I. O requerimento do registro de partido político, com vistas à sua constituição, deve ser dirigido ao Tribunal Superior Eleitoral.

II. O partido com registro no Tribunal Superior Eleitoral pode credenciar, respectivamente, delegados perante o Juiz Eleitoral, delegados perante o Tribunal Regional Eleitoral e delegados perante o Tribunal Superior Eleitoral. Os delegados credenciados pelo órgão de direção nacional representam o partido perante quaisquer Tribunais ou Juízes Eleitorais; os credenciados pelos órgãos estaduais, somente perante o Tribunal Regional Eleitoral e os Juízes Eleitorais do respectivo Estado, do Distrito Federal ou Território Federal; e os credenciados pelo órgão municipal, perante o Juiz Eleitoral da respectiva jurisdição.

III. A responsabilidade, inclusive civil e trabalhista, cabe exclusivamente ao órgão partidário municipal, estadual ou nacional que tiver dado causa ao não cumprimento da obrigação, à violação de direito, a dano a outrem ou a qualquer ato ilícito, excluída a solidariedade de outros órgãos de direção partidária. O órgão nacional do partido político, quando responsável, somente poderá ser demandado judicialmente na circunscrição especial judiciária da sua sede, inclusive nas ações de natureza cível ou trabalhista.

Estão corretos somente os itens:

 

(DPE/RS – ADAPTADA – 2022) Em atendimento a certa unidade de cumprimento de medida socioeducativa de internação, o defensor público ouviu Caio, de dezoito anos de idade, que informou que gostaria de casar-se com sua companheira, de dezenove anos de idade, com quem mantém união estável, o que havia sido vedado pela direção da unidade, sob o fundamento de que o casamento somente seria possível após a extinção da medida ou de sua progressão para o meio aberto. Além disso, Caio questionou acerca da possibilidade de receber visita íntima de sua companheira. Ao analisar o processo de execução da medida socioeducativa imposta a Caio, o defensor público percebeu que o jovem estava cumprindo internação-sanção havia 60 dias, em razão do reiterado e injustificado descumprimento da medida de liberdade assistida a ele imposta em sede de remissão extintiva. Com relação a essa situação hipotética, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa INCORRETA sobre abusividade de cláusulas contratuais, conforme entendimento dominante e atual do Superior Tribunal de Justiça.

 

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 13.2022

(EMAGIS) No que concerne ao Direito das Coisas, avalie as seguintes proposições.

I. Aquele que possuir, como sua, área urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados, por cinco anos ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural. Para esse efeito, entende-se por "área urbana" o imóvel edificado ou não, inclusive unidades autônomas vinculadas a condomínios edilícios.

II. Adquire a propriedade do imóvel aquele que, contínua e incontestadamente, com justo título e boa-fé, o possuir por dez anos. Por outro lado, aquele que possuir coisa móvel como sua, contínua e incontestadamente durante três anos, com justo título e boa-fé, adquirir-lhe-á a propriedade. Para tais situações, a expressão “justo título” abrange todo e qualquer ato jurídico hábil, em tese, a transferir a propriedade, independentemente de registro.

III. Transfere-se entre vivos a propriedade mediante o registro do título translativo no Registro de Imóveis. Para essa finalidade, não pode ser considerada “título translativo” a promessa de compra e venda, mesmo que quitada.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do registro como meio de aquisição da propriedade imóvel, devendo ser avaliadas em consonância com a disciplina do Código Civil e com o magistério da doutrina civilista.

I. No Brasil, assim como no sistema germânico, foi adotado o princípio da fé pública do registro, isto é, sua validade incondicionada (iure et de iure) como indicação do titular da propriedade.

II. O registro da propriedade em cumprimento de sentença que reconhece sua aquisição por usucapião tem caráter constitutivo.

III. O cônjuge cujo nome não consta do registro também como proprietário do imóvel, mas apenas seu consorte, não pode, por força da presunção que emana do registro, também ser concebido como dono.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) “A” vivia em união estável com “B” pelo regime da separação obrigatória de bens e veio a falecer no ano de 2020, sem deixar testamento ou descendentes. Deixou “A”, porém, o pai, dois avós paternos e dois avós maternos vivos (a mãe era pré-morta). Assinale a alternativa correta, no que se refere à partilha dos bens da herança, segundo entendimento dominante e atual do Superior Tribunal de Justiça.

 

(EMAGIS) Analise as assertivas abaixo, concernentes ao CPC/2015.

I. O art. 10, parte final, do CPC ("O juiz não pode decidir, em grau algum de jurisdição, com base em fundamento a respeito do qual não se tenha dado às partes oportunidade de se manifestar, ainda que se trate de matéria sobre a qual deva decidir de ofício") aplica-se na declaração de incompetência absoluta.

II. Não é possível majorar os honorários advocatícios na hipótese de interposição de recurso no mesmo grau de jurisdição.

III. Não é cabível ação rescisória contra decisão estabilizada na forma do art. 304 do
CPC ("A tutela antecipada, concedida nos termos do art. 303, torna-se estável se da decisão que a conceder não for interposto o respectivo recurso").

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Em relação ao instituto da gratuidade da justiça, ao lume do CPC, têm-se a julgamento as proposições abaixo, que direcionam para uma das alternativas reveladas.

I. A gratuidade da justiça compreende, dentre outros, as taxas ou as custas judiciais, os honorários do advogado e do perito e a remuneração do intérprete ou do tradutor nomeado para apresentação de versão em português de documento redigido em língua estrangeira, bem como os depósitos previstos em lei para interposição de recurso, para propositura de ação e para a prática de outros atos processuais inerentes ao exercício da ampla defesa e do contraditório.

II. Vencido o beneficiário, as obrigações decorrentes de sua sucumbência ficarão sob condição suspensiva de exigibilidade e somente poderão ser executadas se, nos 5 (cinco) anos subsequentes ao trânsito em julgado da decisão que as certificou, o credor demonstrar que deixou de existir a situação de insuficiência de recursos que justificou a concessão de gratuidade, extinguindo-se, passado esse prazo, tais obrigações do beneficiário.

III. A gratuidade poderá ser concedida em relação a algum ou a todos os atos processuais, ou consistir na redução percentual de despesas processuais que o beneficiário tiver de adiantar no curso do procedimento. Conforme o caso, o juiz poderá conceder direito ao parcelamento de despesas processuais que o beneficiário tiver de adiantar no curso do procedimento.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o cumprimento da obrigação de pagar quantia certa e também o cumprimento da obrigação de fazer, tendo presente a disciplina do CPC/2015, o magistério da doutrina e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação à ação popular, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) No que tange ao superendividamento, é CORRETO afirmar que:

 

(MP/SC – PROMOTOR – ADAPTADA – 2020) Quanto às infrações administrativas praticadas contra criança e adolescente, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Considere que, debatendo as razões pelas quais durante as guerras crimes sexuais, especialmente estupro, são praticados por soldados do Estado invasor contra mulheres do Estado invadido, especialmente quando consiga aquele Estado render e dominar este último, discutam Marcela e Fiona, ambas ativistas de direitos humanos e que defendem a tese de igualdade entre os gêneros. Marcela centra sua explicação na compreensão de que os soldados que assim agem têm predisposição biológica ao cometimento de crimes sexuais, encontrando no mencionado ambiente campo propício para exercer tal predisposição. Fiona nega a tal predisposição dos soldados criminosos, censurando-os por aproveitarem a contingente fragilidade dos meios de controle social para exercerem de forma livre e desmedida sua liberdade sexual, tratando-se de ilustrativa situação em que a autodeterminação do agente não é limitada pelo aparato estatal.

A propósito da contextualização dessa discussão na conformação teórica das Escolas Penais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do elemento subjetivo do tipo penal e também da interpretação da lei penal, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente às sanções penais e temas afins, julgue os itens abaixo.

I. Para o STF, é inconstitucional a aplicação do preceito secundário do artigo 273 do Código Penal, com a redação dada pela Lei 9.677/1998 - reclusão de 10 a 15 anos - à hipótese prevista no seu parágrafo 1º-B, inciso I, que versa sobre a importação de medicamento sem registro no órgão de vigilância sanitária. Para esta situação específica, fica repristinado o preceito secundário do artigo 273, na redação originária - reclusão de um a três anos e multa.

II. Segundo jurisprudência pacífica do STJ, o tempo de duração da medida de segurança não deve ultrapassar o limite máximo da pena abstratamente cominada ao delito praticado.

III. Jagunço Mulambo já havia cumprido pena pelo crime de latrocínio, por fato praticado em 19/08/2005 e com extinção da punibilidade em 1º/04/2017. Em 31/12/2021, cometera o crime de lesão corporal seguida de morte contra Paulo Servidor, agente penitenciário integrante do sistema prisional. Nesse caso, em relação ao segundo delito, é correto afirmar que Jagunço terá que cumprir, com vistas à progressão de regime, 70% da pena (requisito objetivo), e lhe será vedado o livramento condicional.

Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Quanto aos crimes contra a dignidade sexual, a fé pública e a Administração Pública, julgue os itens abaixo.

I. É firme o entendimento do STJ no sentido da impossibilidade de desclassificação da figura do estupro de vulnerável para o crime de importunação sexual, uma vez que este tipo penal é praticado sem violência ou grave ameaça, e, ao contrário, o tipo penal de estupro de vulnerável inclui a presunção absoluta de violência ou grave ameaça, por se tratar de menor de 14 anos de idade.

II. O princípio constitucional da autodefesa alcança aquele que atribui falsa identidade perante autoridade policial com o intento de ocultar maus antecedentes, sendo, portanto, atípica a conduta praticada pelo agente.

III. A pena de multa cominada aos crimes em licitações e contratos administrativos seguirá a metodologia de cálculo prevista no Código Penal e não poderá ser inferior a 2% (dois por cento) do valor do contrato licitado ou celebrado com contratação direta.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) Considere que contra Fábio Dantes, enquanto empresário, seja recebida denúncia por crime de corrupção ativa pelo juízo de primeira instância competente. Citado para apresentar resposta à acusação, Fábio, sem prejuízo de articular toda sua defesa processual e de mérito, inclusive com pedidos de reconsideração do recebimento da denúncia e também de absolvição sumária, informe ao juízo que, após o recebimento da denúncia, foi empossado Deputado Federal, estando atualmente em pleno exercício do mandato, requerendo, com efeito, a remessa dos autos para o Supremo Tribunal Federal.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) Sobre as provas no processo penal:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) A respeito do tráfico ilícito de drogas na sua forma privilegiada (artigo 33, parágrafo 4o , da Lei no 11.343/06), é correto afirmar que

 

(EMAGIS) No que concerne ao poder constituinte, à interpretação constitucional e à eficácia das normas constitucionais, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Considere as duas seguintes ocorrências, recentes na histórica política brasileira: (i) denúncia criminal (crime comum) recebida contra o Presidente da Câmara dos Deputados; (ii) denúncia criminal (crime comum) recebida contra Governador do Estado, cumulada com decisão judicial impondo seu afastamento cautelar do cargo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da repartição constitucional de competências legislativas e administrativas entre os entes federados, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios constitucionais da segurança jurídica e da proteção à confiança, avalie as assertivas que seguem.

I. Em doutrina, considera-se o princípio da proteção de confiança como um subprincípio ou como uma dimensão específica da segurança jurídica.

II. Enquanto a segurança jurídica está conexionada com elementos objetivos da ordem jurídica, a proteção da confiança se prende mais com as componentes subjetivas da segurança, designadamente a calculabilidade e previsibilidade dos indivíduos em relação aos efeitos jurídicos dos atos dos poderes públicos.

III. Segundo a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, consideram-se adquiridos os direitos que o seu titular, ou alguém por ele, possa exercer, não sendo adquiridos os direitos cujo começo do exercício esteja sujeito a condição pré-estabelecida.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/PA – CEBRASPE – 2022) Acerca de aspectos diversos relacionados ao crime de tortura e à prevenção e combate a esse crime no Brasil, assinale a opção correta. Nesse sentido, considere que a expressão “Protocolo Facultativo”, sempre que empregada, se refere ao Protocolo Facultativo à Convenção da ONU Contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes.

 

(EMAGIS) Sobre o regime jurídico administrativo e os princípios da Administração Pública, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Em relação aos serviços públicos e às parcerias público-privadas, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere que, regulando o processo administrativo em âmbito estadual, Lei Estadual fixe o prazo decadencial de 10 anos para a Administração Pública anular por ilegalidade atos administrativos de que tenham decorrido efeitos favoráveis ao administrado. Tenha presente a anulação, com força em tal prazo decadencial, pela autoridade administrativa de ato administrativo que acolhera pedido do servidor público e lhe concedera determinada vantagem remuneratória, anulação processada 7 anos após a prática do mencionado ato administrativo. Admita, por fim, que o servidor beneficiário ingresse em juízo pretendendo desconstituir o ato administrativo que anulou o ato concessório anterior ao fundamento de que lesiva a anulação ao princípio da segurança jurídica e à garantia da isonomia, vez que ultimada mais de 5 anos após praticado o ato anulado, máxime porque de boa-fé o servidor autor diante da vantagem que lhe fora concedida.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado e a improbidade administrativa, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 9.504/97, vêm a julgamento os itens postos abaixo. Analise-os e indique a alternativa correspondente.

I. A Lei das Eleições não tipifica ilícitos penais, embora o Código Eleitoral o faça.

II. A propaganda eleitoral somente é permitida após o dia 5 de julho do ano da eleição.

III. Na propaganda dos candidatos a cargo majoritário deverão constar, também, os nomes dos candidatos a vice ou a suplentes de senador, de modo claro e legível, em tamanho não inferior a 30% (trinta por cento) do nome do titular.

 

(EMAGIS) Sobre a recuperação judicial, especialmente os créditos a ela sujeitos, avalie as assertivas que seguem.

I. Para o fim de submissão aos efeitos da recuperação judicial, considera-se que a existência do crédito é determinada pela data em que ocorreu o seu fato gerador.

II. Duas são as condições para submissão do crédito à recuperação judicial, existência anterior ao pedido de recuperação judicial e situação de vencido neste momento.

III. Segundo a Lei 14.112/2020, não se enquadrará nos créditos sujeitos à recuperação judicial aquele existente na data do pedido e relativo à dívida constituída nos 3 últimos anos anteriores ao pedido de recuperação judicial, que tenha sido contraída com a finalidade de aquisição de propriedades rurais, bem como as respectivas garantias.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o contrato de seguro, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as isenções tributárias, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo jurisprudência sumulada pelo STF, isenções tributárias concedidas sob condição onerosa não podem ser livremente suprimidas.

II. Segundo o Código Tributário Nacional, a isenção, ainda que concedida por prazo certo e em função de determinadas condições, pode ser revogada ou modificada por lei, a qualquer tempo.

III. Para a doutrina tributarista, as vantagens da isenção transitória condicional incorporam-se ao patrimônio de seu destinatário (quem cumpriu a condição), que passa a ter o direito adquirido de continuar desfrutando do benefício, até a expiração do prazo fixado na lei isentiva, isso também por força do inciso XXXVI, do art. 5º, da CF (“a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada.”).

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da não cumulatividade do ICMS, especialmente da manutenção ou não dos créditos escriturais pelo contribuinte quando a operação subsequente seja beneficiada com alguma hipótese de desoneração fiscal.

I. A isenção, em regra, não acarreta a anulação do crédito relativo às operações anteriores.

II. A não incidência apenas autoriza a manutenção do crédito relativo às operações anteriores se tal manutenção for prevista em lei.

III. A redução da base de cálculo acarreta, em regra, a anulação proporcional de crédito relativo às operações anteriores, salvo disposição em lei estadual em sentido contrário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do meio ambiente urbano, considerando, inclusive, o que dispõe o artigo 182 da Constituição Federal, isto é, que “a política de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Público municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes.”

I. A Lei nº 10.257/2001, conhecida como Estatuto da Cidade, admitiu a denominada usucapião coletiva de núcleos urbanos informais.

II. É cabível a aquisição de imóveis particulares por usucapião, ainda que pendente o processo de regularização urbanística.

III. O STJ acolheu a doutrina segundo a qual a ocupação irregular de áreas urbanas não é óbice à declaração de propriedade decorrente da usucapião, compreensão segundo a qual a usucapião não gera a ocupação irregular do solo, mas apenas é o primeiro passo para futura reurbanização.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MP/CE – PROMOTOR – 2020) Compete aos centros de apoio operacional:

 

(DPE/TO – CEBRASPE – 2021) Nos termos da Lei Complementar Federal n.º 80/1994 e da Lei Complementar Estadual n.º 55/2009, constitui direito dos assistidos da Defensoria Pública:

 

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 13.2022

(EMAGIS) No que concerne ao Direito das Coisas, avalie as seguintes proposições.

I. Aquele que possuir, como sua, área urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados, por cinco anos ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural. Para esse efeito, entende-se por "área urbana" o imóvel edificado ou não, inclusive unidades autônomas vinculadas a condomínios edilícios.

II. Adquire a propriedade do imóvel aquele que, contínua e incontestadamente, com justo título e boa-fé, o possuir por dez anos. Por outro lado, aquele que possuir coisa móvel como sua, contínua e incontestadamente durante três anos, com justo título e boa-fé, adquirir-lhe-á a propriedade. Para tais situações, a expressão “justo título” abrange todo e qualquer ato jurídico hábil, em tese, a transferir a propriedade, independentemente de registro.

III. Transfere-se entre vivos a propriedade mediante o registro do título translativo no Registro de Imóveis. Para essa finalidade, não pode ser considerada “título translativo” a promessa de compra e venda, mesmo que quitada.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do registro como meio de aquisição da propriedade imóvel, devendo ser avaliadas em consonância com a disciplina do Código Civil e com o magistério da doutrina civilista.

I. No Brasil, assim como no sistema germânico, foi adotado o princípio da fé pública do registro, isto é, sua validade incondicionada (iure et de iure) como indicação do titular da propriedade.

II. O registro da propriedade em cumprimento de sentença que reconhece sua aquisição por usucapião tem caráter constitutivo.

III. O cônjuge cujo nome não consta do registro também como proprietário do imóvel, mas apenas seu consorte, não pode, por força da presunção que emana do registro, também ser concebido como dono.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) “A” vivia em união estável com “B” pelo regime da separação obrigatória de bens e veio a falecer no ano de 2020, sem deixar testamento ou descendentes. Deixou “A”, porém, o pai, dois avós paternos e dois avós maternos vivos (a mãe era pré-morta). Assinale a alternativa correta, no que se refere à partilha dos bens da herança, segundo entendimento dominante e atual do Superior Tribunal de Justiça.

 

(EMAGIS) Analise as assertivas abaixo, concernentes ao CPC/2015.

I. O art. 10, parte final, do CPC ("O juiz não pode decidir, em grau algum de jurisdição, com base em fundamento a respeito do qual não se tenha dado às partes oportunidade de se manifestar, ainda que se trate de matéria sobre a qual deva decidir de ofício") aplica-se na declaração de incompetência absoluta.

II. Não é possível majorar os honorários advocatícios na hipótese de interposição de recurso no mesmo grau de jurisdição.

III. Não é cabível ação rescisória contra decisão estabilizada na forma do art. 304 do
CPC ("A tutela antecipada, concedida nos termos do art. 303, torna-se estável se da decisão que a conceder não for interposto o respectivo recurso").

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Em relação ao instituto da gratuidade da justiça, ao lume do CPC, têm-se a julgamento as proposições abaixo, que direcionam para uma das alternativas reveladas.

I. A gratuidade da justiça compreende, dentre outros, as taxas ou as custas judiciais, os honorários do advogado e do perito e a remuneração do intérprete ou do tradutor nomeado para apresentação de versão em português de documento redigido em língua estrangeira, bem como os depósitos previstos em lei para interposição de recurso, para propositura de ação e para a prática de outros atos processuais inerentes ao exercício da ampla defesa e do contraditório.

II. Vencido o beneficiário, as obrigações decorrentes de sua sucumbência ficarão sob condição suspensiva de exigibilidade e somente poderão ser executadas se, nos 5 (cinco) anos subsequentes ao trânsito em julgado da decisão que as certificou, o credor demonstrar que deixou de existir a situação de insuficiência de recursos que justificou a concessão de gratuidade, extinguindo-se, passado esse prazo, tais obrigações do beneficiário.

III. A gratuidade poderá ser concedida em relação a algum ou a todos os atos processuais, ou consistir na redução percentual de despesas processuais que o beneficiário tiver de adiantar no curso do procedimento. Conforme o caso, o juiz poderá conceder direito ao parcelamento de despesas processuais que o beneficiário tiver de adiantar no curso do procedimento.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o cumprimento da obrigação de pagar quantia certa e também o cumprimento da obrigação de fazer, tendo presente a disciplina do CPC/2015, o magistério da doutrina e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange ao superendividamento, é CORRETO afirmar que:

 

(MP/SC – PROMOTOR – ADAPTADA – 2020) Quanto às infrações administrativas praticadas contra criança e adolescente, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Considere que, debatendo as razões pelas quais durante as guerras crimes sexuais, especialmente estupro, são praticados por soldados do Estado invasor contra mulheres do Estado invadido, especialmente quando consiga aquele Estado render e dominar este último, discutam Marcela e Fiona, ambas ativistas de direitos humanos e que defendem a tese de igualdade entre os gêneros. Marcela centra sua explicação na compreensão de que os soldados que assim agem têm predisposição biológica ao cometimento de crimes sexuais, encontrando no mencionado ambiente campo propício para exercer tal predisposição. Fiona nega a tal predisposição dos soldados criminosos, censurando-os por aproveitarem a contingente fragilidade dos meios de controle social para exercerem de forma livre e desmedida sua liberdade sexual, tratando-se de ilustrativa situação em que a autodeterminação do agente não é limitada pelo aparato estatal.

A propósito da contextualização dessa discussão na conformação teórica das Escolas Penais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do elemento subjetivo do tipo penal e também da interpretação da lei penal, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente às sanções penais e temas afins, julgue os itens abaixo.

I. Para o STF, é inconstitucional a aplicação do preceito secundário do artigo 273 do Código Penal, com a redação dada pela Lei 9.677/1998 - reclusão de 10 a 15 anos - à hipótese prevista no seu parágrafo 1º-B, inciso I, que versa sobre a importação de medicamento sem registro no órgão de vigilância sanitária. Para esta situação específica, fica repristinado o preceito secundário do artigo 273, na redação originária - reclusão de um a três anos e multa.

II. Segundo jurisprudência pacífica do STJ, o tempo de duração da medida de segurança não deve ultrapassar o limite máximo da pena abstratamente cominada ao delito praticado.

III. Jagunço Mulambo já havia cumprido pena pelo crime de latrocínio, por fato praticado em 19/08/2005 e com extinção da punibilidade em 1º/04/2017. Em 31/12/2021, cometera o crime de lesão corporal seguida de morte contra Paulo Servidor, agente penitenciário integrante do sistema prisional. Nesse caso, em relação ao segundo delito, é correto afirmar que Jagunço terá que cumprir, com vistas à progressão de regime, 70% da pena (requisito objetivo), e lhe será vedado o livramento condicional.

Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Quanto aos crimes contra a dignidade sexual, a fé pública e a Administração Pública, julgue os itens abaixo.

I. É firme o entendimento do STJ no sentido da impossibilidade de desclassificação da figura do estupro de vulnerável para o crime de importunação sexual, uma vez que este tipo penal é praticado sem violência ou grave ameaça, e, ao contrário, o tipo penal de estupro de vulnerável inclui a presunção absoluta de violência ou grave ameaça, por se tratar de menor de 14 anos de idade.

II. O princípio constitucional da autodefesa alcança aquele que atribui falsa identidade perante autoridade policial com o intento de ocultar maus antecedentes, sendo, portanto, atípica a conduta praticada pelo agente.

III. A pena de multa cominada aos crimes em licitações e contratos administrativos seguirá a metodologia de cálculo prevista no Código Penal e não poderá ser inferior a 2% (dois por cento) do valor do contrato licitado ou celebrado com contratação direta.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) Considere que contra Fábio Dantes, enquanto empresário, seja recebida denúncia por crime de corrupção ativa pelo juízo de primeira instância competente. Citado para apresentar resposta à acusação, Fábio, sem prejuízo de articular toda sua defesa processual e de mérito, inclusive com pedidos de reconsideração do recebimento da denúncia e também de absolvição sumária, informe ao juízo que, após o recebimento da denúncia, foi empossado Deputado Federal, estando atualmente em pleno exercício do mandato, requerendo, com efeito, a remessa dos autos para o Supremo Tribunal Federal.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) Sobre as provas no processo penal:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) A respeito do tráfico ilícito de drogas na sua forma privilegiada (artigo 33, parágrafo 4o , da Lei no 11.343/06), é correto afirmar que

 

(EMAGIS) No que concerne ao poder constituinte, à interpretação constitucional e à eficácia das normas constitucionais, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Considere as duas seguintes ocorrências, recentes na histórica política brasileira: (i) denúncia criminal (crime comum) recebida contra o Presidente da Câmara dos Deputados; (ii) denúncia criminal (crime comum) recebida contra Governador do Estado, cumulada com decisão judicial impondo seu afastamento cautelar do cargo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da repartição constitucional de competências legislativas e administrativas entre os entes federados, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios constitucionais da segurança jurídica e da proteção à confiança, avalie as assertivas que seguem.

I. Em doutrina, considera-se o princípio da proteção de confiança como um subprincípio ou como uma dimensão específica da segurança jurídica.

II. Enquanto a segurança jurídica está conexionada com elementos objetivos da ordem jurídica, a proteção da confiança se prende mais com as componentes subjetivas da segurança, designadamente a calculabilidade e previsibilidade dos indivíduos em relação aos efeitos jurídicos dos atos dos poderes públicos.

III. Segundo a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, consideram-se adquiridos os direitos que o seu titular, ou alguém por ele, possa exercer, não sendo adquiridos os direitos cujo começo do exercício esteja sujeito a condição pré-estabelecida.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 9.504/97, vêm a julgamento os itens postos abaixo. Analise-os e indique a alternativa correspondente.

I. A Lei das Eleições não tipifica ilícitos penais, embora o Código Eleitoral o faça.

II. A propaganda eleitoral somente é permitida após o dia 5 de julho do ano da eleição.

III. Na propaganda dos candidatos a cargo majoritário deverão constar, também, os nomes dos candidatos a vice ou a suplentes de senador, de modo claro e legível, em tamanho não inferior a 30% (trinta por cento) do nome do titular.

 

(EMAGIS) Sobre a recuperação judicial, especialmente os créditos a ela sujeitos, avalie as assertivas que seguem.

I. Para o fim de submissão aos efeitos da recuperação judicial, considera-se que a existência do crédito é determinada pela data em que ocorreu o seu fato gerador.

II. Duas são as condições para submissão do crédito à recuperação judicial, existência anterior ao pedido de recuperação judicial e situação de vencido neste momento.

III. Segundo a Lei 14.112/2020, não se enquadrará nos créditos sujeitos à recuperação judicial aquele existente na data do pedido e relativo à dívida constituída nos 3 últimos anos anteriores ao pedido de recuperação judicial, que tenha sido contraída com a finalidade de aquisição de propriedades rurais, bem como as respectivas garantias.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o contrato de seguro, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as isenções tributárias, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo jurisprudência sumulada pelo STF, isenções tributárias concedidas sob condição onerosa não podem ser livremente suprimidas.

II. Segundo o Código Tributário Nacional, a isenção, ainda que concedida por prazo certo e em função de determinadas condições, pode ser revogada ou modificada por lei, a qualquer tempo.

III. Para a doutrina tributarista, as vantagens da isenção transitória condicional incorporam-se ao patrimônio de seu destinatário (quem cumpriu a condição), que passa a ter o direito adquirido de continuar desfrutando do benefício, até a expiração do prazo fixado na lei isentiva, isso também por força do inciso XXXVI, do art. 5º, da CF (“a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada.”).

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da não cumulatividade do ICMS, especialmente da manutenção ou não dos créditos escriturais pelo contribuinte quando a operação subsequente seja beneficiada com alguma hipótese de desoneração fiscal.

I. A isenção, em regra, não acarreta a anulação do crédito relativo às operações anteriores.

II. A não incidência apenas autoriza a manutenção do crédito relativo às operações anteriores se tal manutenção for prevista em lei.

III. A redução da base de cálculo acarreta, em regra, a anulação proporcional de crédito relativo às operações anteriores, salvo disposição em lei estadual em sentido contrário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do meio ambiente urbano, considerando, inclusive, o que dispõe o artigo 182 da Constituição Federal, isto é, que “a política de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Público municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes.”

I. A Lei nº 10.257/2001, conhecida como Estatuto da Cidade, admitiu a denominada usucapião coletiva de núcleos urbanos informais.

II. É cabível a aquisição de imóveis particulares por usucapião, ainda que pendente o processo de regularização urbanística.

III. O STJ acolheu a doutrina segundo a qual a ocupação irregular de áreas urbanas não é óbice à declaração de propriedade decorrente da usucapião, compreensão segundo a qual a usucapião não gera a ocupação irregular do solo, mas apenas é o primeiro passo para futura reurbanização.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o regime jurídico administrativo e os princípios da Administração Pública, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Em relação aos serviços públicos e às parcerias público-privadas, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere que, regulando o processo administrativo em âmbito estadual, Lei Estadual fixe o prazo decadencial de 10 anos para a Administração Pública anular por ilegalidade atos administrativos de que tenham decorrido efeitos favoráveis ao administrado. Tenha presente a anulação, com força em tal prazo decadencial, pela autoridade administrativa de ato administrativo que acolhera pedido do servidor público e lhe concedera determinada vantagem remuneratória, anulação processada 7 anos após a prática do mencionado ato administrativo. Admita, por fim, que o servidor beneficiário ingresse em juízo pretendendo desconstituir o ato administrativo que anulou o ato concessório anterior ao fundamento de que lesiva a anulação ao princípio da segurança jurídica e à garantia da isonomia, vez que ultimada mais de 5 anos após praticado o ato anulado, máxime porque de boa-fé o servidor autor diante da vantagem que lhe fora concedida.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado e a improbidade administrativa, marque a alternativa correta.

 

(MP/CE – PROMOTOR – 2020) Compete aos centros de apoio operacional:

 

(EMAGIS) Em relação à ação popular, assinale a opção CORRETA:

 

(DPE/PA – CEBRASPE – 2022) Acerca de aspectos diversos relacionados ao crime de tortura e à prevenção e combate a esse crime no Brasil, assinale a opção correta. Nesse sentido, considere que a expressão “Protocolo Facultativo”, sempre que empregada, se refere ao Protocolo Facultativo à Convenção da ONU Contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes.

 

Objetivas PGE/PGM - Rodada 13.2022

(EMAGIS) Sobre o regime jurídico administrativo e os princípios da Administração Pública, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Em relação aos serviços públicos e às parcerias público-privadas, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere que, regulando o processo administrativo em âmbito estadual, Lei Estadual fixe o prazo decadencial de 10 anos para a Administração Pública anular por ilegalidade atos administrativos de que tenham decorrido efeitos favoráveis ao administrado. Tenha presente a anulação, com força em tal prazo decadencial, pela autoridade administrativa de ato administrativo que acolhera pedido do servidor público e lhe concedera determinada vantagem remuneratória, anulação processada 7 anos após a prática do mencionado ato administrativo. Admita, por fim, que o servidor beneficiário ingresse em juízo pretendendo desconstituir o ato administrativo que anulou o ato concessório anterior ao fundamento de que lesiva a anulação ao princípio da segurança jurídica e à garantia da isonomia, vez que ultimada mais de 5 anos após praticado o ato anulado, máxime porque de boa-fé o servidor autor diante da vantagem que lhe fora concedida.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado e a improbidade administrativa, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) No que concerne ao poder constituinte, à interpretação constitucional e à eficácia das normas constitucionais, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Considere as duas seguintes ocorrências, recentes na histórica política brasileira: (i) denúncia criminal (crime comum) recebida contra o Presidente da Câmara dos Deputados; (ii) denúncia criminal (crime comum) recebida contra Governador do Estado, cumulada com decisão judicial impondo seu afastamento cautelar do cargo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da repartição constitucional de competências legislativas e administrativas entre os entes federados, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios constitucionais da segurança jurídica e da proteção à confiança, avalie as assertivas que seguem.

I. Em doutrina, considera-se o princípio da proteção de confiança como um subprincípio ou como uma dimensão específica da segurança jurídica.

II. Enquanto a segurança jurídica está conexionada com elementos objetivos da ordem jurídica, a proteção da confiança se prende mais com as componentes subjetivas da segurança, designadamente a calculabilidade e previsibilidade dos indivíduos em relação aos efeitos jurídicos dos atos dos poderes públicos.

III. Segundo a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, consideram-se adquiridos os direitos que o seu titular, ou alguém por ele, possa exercer, não sendo adquiridos os direitos cujo começo do exercício esteja sujeito a condição pré-estabelecida.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Analise as assertivas abaixo, concernentes ao CPC/2015.

I. O art. 10, parte final, do CPC ("O juiz não pode decidir, em grau algum de jurisdição, com base em fundamento a respeito do qual não se tenha dado às partes oportunidade de se manifestar, ainda que se trate de matéria sobre a qual deva decidir de ofício") aplica-se na declaração de incompetência absoluta.

II. Não é possível majorar os honorários advocatícios na hipótese de interposição de recurso no mesmo grau de jurisdição.

III. Não é cabível ação rescisória contra decisão estabilizada na forma do art. 304 do
CPC ("A tutela antecipada, concedida nos termos do art. 303, torna-se estável se da decisão que a conceder não for interposto o respectivo recurso").

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Em relação ao instituto da gratuidade da justiça, ao lume do CPC, têm-se a julgamento as proposições abaixo, que direcionam para uma das alternativas reveladas.

I. A gratuidade da justiça compreende, dentre outros, as taxas ou as custas judiciais, os honorários do advogado e do perito e a remuneração do intérprete ou do tradutor nomeado para apresentação de versão em português de documento redigido em língua estrangeira, bem como os depósitos previstos em lei para interposição de recurso, para propositura de ação e para a prática de outros atos processuais inerentes ao exercício da ampla defesa e do contraditório.

II. Vencido o beneficiário, as obrigações decorrentes de sua sucumbência ficarão sob condição suspensiva de exigibilidade e somente poderão ser executadas se, nos 5 (cinco) anos subsequentes ao trânsito em julgado da decisão que as certificou, o credor demonstrar que deixou de existir a situação de insuficiência de recursos que justificou a concessão de gratuidade, extinguindo-se, passado esse prazo, tais obrigações do beneficiário.

III. A gratuidade poderá ser concedida em relação a algum ou a todos os atos processuais, ou consistir na redução percentual de despesas processuais que o beneficiário tiver de adiantar no curso do procedimento. Conforme o caso, o juiz poderá conceder direito ao parcelamento de despesas processuais que o beneficiário tiver de adiantar no curso do procedimento.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o cumprimento da obrigação de pagar quantia certa e também o cumprimento da obrigação de fazer, tendo presente a disciplina do CPC/2015, o magistério da doutrina e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne ao Direito das Coisas, avalie as seguintes proposições.

I. Aquele que possuir, como sua, área urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados, por cinco anos ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural. Para esse efeito, entende-se por "área urbana" o imóvel edificado ou não, inclusive unidades autônomas vinculadas a condomínios edilícios.

II. Adquire a propriedade do imóvel aquele que, contínua e incontestadamente, com justo título e boa-fé, o possuir por dez anos. Por outro lado, aquele que possuir coisa móvel como sua, contínua e incontestadamente durante três anos, com justo título e boa-fé, adquirir-lhe-á a propriedade. Para tais situações, a expressão “justo título” abrange todo e qualquer ato jurídico hábil, em tese, a transferir a propriedade, independentemente de registro.

III. Transfere-se entre vivos a propriedade mediante o registro do título translativo no Registro de Imóveis. Para essa finalidade, não pode ser considerada “título translativo” a promessa de compra e venda, mesmo que quitada.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do registro como meio de aquisição da propriedade imóvel, devendo ser avaliadas em consonância com a disciplina do Código Civil e com o magistério da doutrina civilista.

I. No Brasil, assim como no sistema germânico, foi adotado o princípio da fé pública do registro, isto é, sua validade incondicionada (iure et de iure) como indicação do titular da propriedade.

II. O registro da propriedade em cumprimento de sentença que reconhece sua aquisição por usucapião tem caráter constitutivo.

III. O cônjuge cujo nome não consta do registro também como proprietário do imóvel, mas apenas seu consorte, não pode, por força da presunção que emana do registro, também ser concebido como dono.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) “A” vivia em união estável com “B” pelo regime da separação obrigatória de bens e veio a falecer no ano de 2020, sem deixar testamento ou descendentes. Deixou “A”, porém, o pai, dois avós paternos e dois avós maternos vivos (a mãe era pré-morta). Assinale a alternativa correta, no que se refere à partilha dos bens da herança, segundo entendimento dominante e atual do Superior Tribunal de Justiça.

 

(EMAGIS) Sobre a recuperação judicial, especialmente os créditos a ela sujeitos, avalie as assertivas que seguem.

I. Para o fim de submissão aos efeitos da recuperação judicial, considera-se que a existência do crédito é determinada pela data em que ocorreu o seu fato gerador.

II. Duas são as condições para submissão do crédito à recuperação judicial, existência anterior ao pedido de recuperação judicial e situação de vencido neste momento.

III. Segundo a Lei 14.112/2020, não se enquadrará nos créditos sujeitos à recuperação judicial aquele existente na data do pedido e relativo à dívida constituída nos 3 últimos anos anteriores ao pedido de recuperação judicial, que tenha sido contraída com a finalidade de aquisição de propriedades rurais, bem como as respectivas garantias.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o contrato de seguro, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as isenções tributárias, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo jurisprudência sumulada pelo STF, isenções tributárias concedidas sob condição onerosa não podem ser livremente suprimidas.

II. Segundo o Código Tributário Nacional, a isenção, ainda que concedida por prazo certo e em função de determinadas condições, pode ser revogada ou modificada por lei, a qualquer tempo.

III. Para a doutrina tributarista, as vantagens da isenção transitória condicional incorporam-se ao patrimônio de seu destinatário (quem cumpriu a condição), que passa a ter o direito adquirido de continuar desfrutando do benefício, até a expiração do prazo fixado na lei isentiva, isso também por força do inciso XXXVI, do art. 5º, da CF (“a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada.”).

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da não cumulatividade do ICMS, especialmente da manutenção ou não dos créditos escriturais pelo contribuinte quando a operação subsequente seja beneficiada com alguma hipótese de desoneração fiscal.

I. A isenção, em regra, não acarreta a anulação do crédito relativo às operações anteriores.

II. A não incidência apenas autoriza a manutenção do crédito relativo às operações anteriores se tal manutenção for prevista em lei.

III. A redução da base de cálculo acarreta, em regra, a anulação proporcional de crédito relativo às operações anteriores, salvo disposição em lei estadual em sentido contrário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a autonomia financeira dos Municípios e o controle financeiro externo de suas atividades a cargo do Poder Legislativo e do Tribunal de Contas. Marque a alternativa CORRETA.

 

(Procurador do Município de Presidente Prudente/SP – VUNESP – 2022) Sobre as formas de extinção do contrato de trabalho, é correto afirmar:

 

(Procurador do Município de Florianópolis/SC – FEPESE – 2022) De acordo com o processo do trabalho, assinale a alternativa que indica corretamente as hipóteses em que os empregados e os empregadores poderão reclamar pessoalmente perante a Justiça do Trabalho e acompanhar as suas reclamações até o final.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do meio ambiente urbano, considerando, inclusive, o que dispõe o artigo 182 da Constituição Federal, isto é, que “a política de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Público municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes.”

I. A Lei nº 10.257/2001, conhecida como Estatuto da Cidade, admitiu a denominada usucapião coletiva de núcleos urbanos informais.

II. É cabível a aquisição de imóveis particulares por usucapião, ainda que pendente o processo de regularização urbanística.

III. O STJ acolheu a doutrina segundo a qual a ocupação irregular de áreas urbanas não é óbice à declaração de propriedade decorrente da usucapião, compreensão segundo a qual a usucapião não gera a ocupação irregular do solo, mas apenas é o primeiro passo para futura reurbanização.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do elemento subjetivo do tipo penal e também da interpretação da lei penal, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente às sanções penais e temas afins, julgue os itens abaixo.

I. Para o STF, é inconstitucional a aplicação do preceito secundário do artigo 273 do Código Penal, com a redação dada pela Lei 9.677/1998 - reclusão de 10 a 15 anos - à hipótese prevista no seu parágrafo 1º-B, inciso I, que versa sobre a importação de medicamento sem registro no órgão de vigilância sanitária. Para esta situação específica, fica repristinado o preceito secundário do artigo 273, na redação originária - reclusão de um a três anos e multa.

II. Segundo jurisprudência pacífica do STJ, o tempo de duração da medida de segurança não deve ultrapassar o limite máximo da pena abstratamente cominada ao delito praticado.

III. Jagunço Mulambo já havia cumprido pena pelo crime de latrocínio, por fato praticado em 19/08/2005 e com extinção da punibilidade em 1º/04/2017. Em 31/12/2021, cometera o crime de lesão corporal seguida de morte contra Paulo Servidor, agente penitenciário integrante do sistema prisional. Nesse caso, em relação ao segundo delito, é correto afirmar que Jagunço terá que cumprir, com vistas à progressão de regime, 70% da pena (requisito objetivo), e lhe será vedado o livramento condicional.

Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Considere que contra Fábio Dantes, enquanto empresário, seja recebida denúncia por crime de corrupção ativa pelo juízo de primeira instância competente. Citado para apresentar resposta à acusação, Fábio, sem prejuízo de articular toda sua defesa processual e de mérito, inclusive com pedidos de reconsideração do recebimento da denúncia e também de absolvição sumária, informe ao juízo que, após o recebimento da denúncia, foi empossado Deputado Federal, estando atualmente em pleno exercício do mandato, requerendo, com efeito, a remessa dos autos para o Supremo Tribunal Federal.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) Sobre as provas no processo penal:

 

Objetivas MPF - Rodada 13.2022

(EMAGIS) No que concerne ao poder constituinte, à interpretação constitucional e à eficácia das normas constitucionais, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Considere as duas seguintes ocorrências, recentes na histórica política brasileira: (i) denúncia criminal (crime comum) recebida contra o Presidente da Câmara dos Deputados; (ii) denúncia criminal (crime comum) recebida contra Governador do Estado, cumulada com decisão judicial impondo seu afastamento cautelar do cargo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da repartição constitucional de competências legislativas e administrativas entre os entes federados, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios constitucionais da segurança jurídica e da proteção à confiança, avalie as assertivas que seguem.

I. Em doutrina, considera-se o princípio da proteção de confiança como um subprincípio ou como uma dimensão específica da segurança jurídica.

II. Enquanto a segurança jurídica está conexionada com elementos objetivos da ordem jurídica, a proteção da confiança se prende mais com as componentes subjetivas da segurança, designadamente a calculabilidade e previsibilidade dos indivíduos em relação aos efeitos jurídicos dos atos dos poderes públicos.

III. Segundo a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, consideram-se adquiridos os direitos que o seu titular, ou alguém por ele, possa exercer, não sendo adquiridos os direitos cujo começo do exercício esteja sujeito a condição pré-estabelecida.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/PA – CEBRASPE – 2022) Acerca de aspectos diversos relacionados ao crime de tortura e à prevenção e combate a esse crime no Brasil, assinale a opção correta. Nesse sentido, considere que a expressão “Protocolo Facultativo”, sempre que empregada, se refere ao Protocolo Facultativo à Convenção da ONU Contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 9.504/97, vêm a julgamento os itens postos abaixo. Analise-os e indique a alternativa correspondente.

I. A Lei das Eleições não tipifica ilícitos penais, embora o Código Eleitoral o faça.

II. A propaganda eleitoral somente é permitida após o dia 5 de julho do ano da eleição.

III. Na propaganda dos candidatos a cargo majoritário deverão constar, também, os nomes dos candidatos a vice ou a suplentes de senador, de modo claro e legível, em tamanho não inferior a 30% (trinta por cento) do nome do titular.

 

(EMAGIS) Sobre o regime jurídico administrativo e os princípios da Administração Pública, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Em relação aos serviços públicos e às parcerias público-privadas, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere que, regulando o processo administrativo em âmbito estadual, Lei Estadual fixe o prazo decadencial de 10 anos para a Administração Pública anular por ilegalidade atos administrativos de que tenham decorrido efeitos favoráveis ao administrado. Tenha presente a anulação, com força em tal prazo decadencial, pela autoridade administrativa de ato administrativo que acolhera pedido do servidor público e lhe concedera determinada vantagem remuneratória, anulação processada 7 anos após a prática do mencionado ato administrativo. Admita, por fim, que o servidor beneficiário ingresse em juízo pretendendo desconstituir o ato administrativo que anulou o ato concessório anterior ao fundamento de que lesiva a anulação ao princípio da segurança jurídica e à garantia da isonomia, vez que ultimada mais de 5 anos após praticado o ato anulado, máxime porque de boa-fé o servidor autor diante da vantagem que lhe fora concedida.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado e a improbidade administrativa, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do meio ambiente urbano, considerando, inclusive, o que dispõe o artigo 182 da Constituição Federal, isto é, que “a política de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Público municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes.”

I. A Lei nº 10.257/2001, conhecida como Estatuto da Cidade, admitiu a denominada usucapião coletiva de núcleos urbanos informais.

II. É cabível a aquisição de imóveis particulares por usucapião, ainda que pendente o processo de regularização urbanística.

III. O STJ acolheu a doutrina segundo a qual a ocupação irregular de áreas urbanas não é óbice à declaração de propriedade decorrente da usucapião, compreensão segundo a qual a usucapião não gera a ocupação irregular do solo, mas apenas é o primeiro passo para futura reurbanização.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as isenções tributárias, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo jurisprudência sumulada pelo STF, isenções tributárias concedidas sob condição onerosa não podem ser livremente suprimidas.

II. Segundo o Código Tributário Nacional, a isenção, ainda que concedida por prazo certo e em função de determinadas condições, pode ser revogada ou modificada por lei, a qualquer tempo.

III. Para a doutrina tributarista, as vantagens da isenção transitória condicional incorporam-se ao patrimônio de seu destinatário (quem cumpriu a condição), que passa a ter o direito adquirido de continuar desfrutando do benefício, até a expiração do prazo fixado na lei isentiva, isso também por força do inciso XXXVI, do art. 5º, da CF (“a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada.”).

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com base no Código Tributário Nacional e no magistério jurisprudencial, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a autonomia financeira dos Municípios e o controle financeiro externo de suas atividades a cargo do Poder Legislativo e do Tribunal de Contas. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das relações entre o direito internacional, o direito comunitário e o direito nacional brasileiro, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que inclui os fornecedores de serviços privados de educação no rol de entidades sujeitas à obrigação de conceder, a seus clientes preexistentes, os mesmos benefícios e promoções oferecidos a novos consumidores.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange ao superendividamento, é CORRETO afirmar que:

 

(EMAGIS) No que concerne ao Direito das Coisas, avalie as seguintes proposições.

I. Aquele que possuir, como sua, área urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados, por cinco anos ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural. Para esse efeito, entende-se por "área urbana" o imóvel edificado ou não, inclusive unidades autônomas vinculadas a condomínios edilícios.

II. Adquire a propriedade do imóvel aquele que, contínua e incontestadamente, com justo título e boa-fé, o possuir por dez anos. Por outro lado, aquele que possuir coisa móvel como sua, contínua e incontestadamente durante três anos, com justo título e boa-fé, adquirir-lhe-á a propriedade. Para tais situações, a expressão “justo título” abrange todo e qualquer ato jurídico hábil, em tese, a transferir a propriedade, independentemente de registro.

III. Transfere-se entre vivos a propriedade mediante o registro do título translativo no Registro de Imóveis. Para essa finalidade, não pode ser considerada “título translativo” a promessa de compra e venda, mesmo que quitada.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do registro como meio de aquisição da propriedade imóvel, devendo ser avaliadas em consonância com a disciplina do Código Civil e com o magistério da doutrina civilista.

I. No Brasil, assim como no sistema germânico, foi adotado o princípio da fé pública do registro, isto é, sua validade incondicionada (iure et de iure) como indicação do titular da propriedade.

II. O registro da propriedade em cumprimento de sentença que reconhece sua aquisição por usucapião tem caráter constitutivo.

III. O cônjuge cujo nome não consta do registro também como proprietário do imóvel, mas apenas seu consorte, não pode, por força da presunção que emana do registro, também ser concebido como dono.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Analise as assertivas abaixo, concernentes ao CPC/2015.

I. O art. 10, parte final, do CPC ("O juiz não pode decidir, em grau algum de jurisdição, com base em fundamento a respeito do qual não se tenha dado às partes oportunidade de se manifestar, ainda que se trate de matéria sobre a qual deva decidir de ofício") aplica-se na declaração de incompetência absoluta.

II. Não é possível majorar os honorários advocatícios na hipótese de interposição de recurso no mesmo grau de jurisdição.

III. Não é cabível ação rescisória contra decisão estabilizada na forma do art. 304 do
CPC ("A tutela antecipada, concedida nos termos do art. 303, torna-se estável se da decisão que a conceder não for interposto o respectivo recurso").

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Em relação ao instituto da gratuidade da justiça, ao lume do CPC, têm-se a julgamento as proposições abaixo, que direcionam para uma das alternativas reveladas.

I. A gratuidade da justiça compreende, dentre outros, as taxas ou as custas judiciais, os honorários do advogado e do perito e a remuneração do intérprete ou do tradutor nomeado para apresentação de versão em português de documento redigido em língua estrangeira, bem como os depósitos previstos em lei para interposição de recurso, para propositura de ação e para a prática de outros atos processuais inerentes ao exercício da ampla defesa e do contraditório.

II. Vencido o beneficiário, as obrigações decorrentes de sua sucumbência ficarão sob condição suspensiva de exigibilidade e somente poderão ser executadas se, nos 5 (cinco) anos subsequentes ao trânsito em julgado da decisão que as certificou, o credor demonstrar que deixou de existir a situação de insuficiência de recursos que justificou a concessão de gratuidade, extinguindo-se, passado esse prazo, tais obrigações do beneficiário.

III. A gratuidade poderá ser concedida em relação a algum ou a todos os atos processuais, ou consistir na redução percentual de despesas processuais que o beneficiário tiver de adiantar no curso do procedimento. Conforme o caso, o juiz poderá conceder direito ao parcelamento de despesas processuais que o beneficiário tiver de adiantar no curso do procedimento.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o cumprimento da obrigação de pagar quantia certa e também o cumprimento da obrigação de fazer, tendo presente a disciplina do CPC/2015, o magistério da doutrina e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, debatendo as razões pelas quais durante as guerras crimes sexuais, especialmente estupro, são praticados por soldados do Estado invasor contra mulheres do Estado invadido, especialmente quando consiga aquele Estado render e dominar este último, discutam Marcela e Fiona, ambas ativistas de direitos humanos e que defendem a tese de igualdade entre os gêneros. Marcela centra sua explicação na compreensão de que os soldados que assim agem têm predisposição biológica ao cometimento de crimes sexuais, encontrando no mencionado ambiente campo propício para exercer tal predisposição. Fiona nega a tal predisposição dos soldados criminosos, censurando-os por aproveitarem a contingente fragilidade dos meios de controle social para exercerem de forma livre e desmedida sua liberdade sexual, tratando-se de ilustrativa situação em que a autodeterminação do agente não é limitada pelo aparato estatal.

A propósito da contextualização dessa discussão na conformação teórica das Escolas Penais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do elemento subjetivo do tipo penal e também da interpretação da lei penal, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente às sanções penais e temas afins, julgue os itens abaixo.

I. Para o STF, é inconstitucional a aplicação do preceito secundário do artigo 273 do Código Penal, com a redação dada pela Lei 9.677/1998 - reclusão de 10 a 15 anos - à hipótese prevista no seu parágrafo 1º-B, inciso I, que versa sobre a importação de medicamento sem registro no órgão de vigilância sanitária. Para esta situação específica, fica repristinado o preceito secundário do artigo 273, na redação originária - reclusão de um a três anos e multa.

II. Segundo jurisprudência pacífica do STJ, o tempo de duração da medida de segurança não deve ultrapassar o limite máximo da pena abstratamente cominada ao delito praticado.

III. Jagunço Mulambo já havia cumprido pena pelo crime de latrocínio, por fato praticado em 19/08/2005 e com extinção da punibilidade em 1º/04/2017. Em 31/12/2021, cometera o crime de lesão corporal seguida de morte contra Paulo Servidor, agente penitenciário integrante do sistema prisional. Nesse caso, em relação ao segundo delito, é correto afirmar que Jagunço terá que cumprir, com vistas à progressão de regime, 70% da pena (requisito objetivo), e lhe será vedado o livramento condicional.

Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 11.340/06, a Lei 11.343/06, a Lei 9.613/98 e a Lei 12.850/13, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto aos crimes contra a dignidade sexual, a fé pública e a Administração Pública, julgue os itens abaixo.

I. É firme o entendimento do STJ no sentido da impossibilidade de desclassificação da figura do estupro de vulnerável para o crime de importunação sexual, uma vez que este tipo penal é praticado sem violência ou grave ameaça, e, ao contrário, o tipo penal de estupro de vulnerável inclui a presunção absoluta de violência ou grave ameaça, por se tratar de menor de 14 anos de idade.

II. O princípio constitucional da autodefesa alcança aquele que atribui falsa identidade perante autoridade policial com o intento de ocultar maus antecedentes, sendo, portanto, atípica a conduta praticada pelo agente.

III. A pena de multa cominada aos crimes em licitações e contratos administrativos seguirá a metodologia de cálculo prevista no Código Penal e não poderá ser inferior a 2% (dois por cento) do valor do contrato licitado ou celebrado com contratação direta.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) Considere que contra Fábio Dantes, enquanto empresário, seja recebida denúncia por crime de corrupção ativa pelo juízo de primeira instância competente. Citado para apresentar resposta à acusação, Fábio, sem prejuízo de articular toda sua defesa processual e de mérito, inclusive com pedidos de reconsideração do recebimento da denúncia e também de absolvição sumária, informe ao juízo que, após o recebimento da denúncia, foi empossado Deputado Federal, estando atualmente em pleno exercício do mandato, requerendo, com efeito, a remessa dos autos para o Supremo Tribunal Federal.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) Sobre as provas no processo penal:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) A respeito do tráfico ilícito de drogas na sua forma privilegiada (artigo 33, parágrafo 4o , da Lei no 11.343/06), é correto afirmar que

 

Objetivas DPF - Rodada 13.2022

(EMAGIS) Considere que, debatendo as razões pelas quais durante as guerras crimes sexuais, especialmente estupro, são praticados por soldados do Estado invasor contra mulheres do Estado invadido, especialmente quando consiga aquele Estado render e dominar este último, discutam Marcela e Fiona, ambas ativistas de direitos humanos e que defendem a tese de igualdade entre os gêneros. Marcela centra sua explicação na compreensão de que os soldados que assim agem têm predisposição biológica ao cometimento de crimes sexuais, encontrando no mencionado ambiente campo propício para exercer tal predisposição. Fiona nega a tal predisposição dos soldados criminosos, censurando-os por aproveitarem a contingente fragilidade dos meios de controle social para exercerem de forma livre e desmedida sua liberdade sexual, tratando-se de ilustrativa situação em que a autodeterminação do agente não é limitada pelo aparato estatal.

A propósito da contextualização dessa discussão na conformação teórica das Escolas Penais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do elemento subjetivo do tipo penal e também da interpretação da lei penal, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente às sanções penais e temas afins, julgue os itens abaixo.

I. Para o STF, é inconstitucional a aplicação do preceito secundário do artigo 273 do Código Penal, com a redação dada pela Lei 9.677/1998 - reclusão de 10 a 15 anos - à hipótese prevista no seu parágrafo 1º-B, inciso I, que versa sobre a importação de medicamento sem registro no órgão de vigilância sanitária. Para esta situação específica, fica repristinado o preceito secundário do artigo 273, na redação originária - reclusão de um a três anos e multa.

II. Segundo jurisprudência pacífica do STJ, o tempo de duração da medida de segurança não deve ultrapassar o limite máximo da pena abstratamente cominada ao delito praticado.

III. Jagunço Mulambo já havia cumprido pena pelo crime de latrocínio, por fato praticado em 19/08/2005 e com extinção da punibilidade em 1º/04/2017. Em 31/12/2021, cometera o crime de lesão corporal seguida de morte contra Paulo Servidor, agente penitenciário integrante do sistema prisional. Nesse caso, em relação ao segundo delito, é correto afirmar que Jagunço terá que cumprir, com vistas à progressão de regime, 70% da pena (requisito objetivo), e lhe será vedado o livramento condicional.

Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Quanto aos crimes contra a dignidade sexual, a fé pública e a Administração Pública, julgue os itens abaixo.

I. É firme o entendimento do STJ no sentido da impossibilidade de desclassificação da figura do estupro de vulnerável para o crime de importunação sexual, uma vez que este tipo penal é praticado sem violência ou grave ameaça, e, ao contrário, o tipo penal de estupro de vulnerável inclui a presunção absoluta de violência ou grave ameaça, por se tratar de menor de 14 anos de idade.

II. O princípio constitucional da autodefesa alcança aquele que atribui falsa identidade perante autoridade policial com o intento de ocultar maus antecedentes, sendo, portanto, atípica a conduta praticada pelo agente.

III. A pena de multa cominada aos crimes em licitações e contratos administrativos seguirá a metodologia de cálculo prevista no Código Penal e não poderá ser inferior a 2% (dois por cento) do valor do contrato licitado ou celebrado com contratação direta.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 11.340/06, a Lei 11.343/06, a Lei 9.613/98 e a Lei 12.850/13, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere que contra Fábio Dantes, enquanto empresário, seja recebida denúncia por crime de corrupção ativa pelo juízo de primeira instância competente. Citado para apresentar resposta à acusação, Fábio, sem prejuízo de articular toda sua defesa processual e de mérito, inclusive com pedidos de reconsideração do recebimento da denúncia e também de absolvição sumária, informe ao juízo que, após o recebimento da denúncia, foi empossado Deputado Federal, estando atualmente em pleno exercício do mandato, requerendo, com efeito, a remessa dos autos para o Supremo Tribunal Federal.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) Sobre as provas no processo penal:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) A respeito do tráfico ilícito de drogas na sua forma privilegiada (artigo 33, parágrafo 4o , da Lei no 11.343/06), é correto afirmar que

 

(EMAGIS) No que concerne ao poder constituinte, à interpretação constitucional e à eficácia das normas constitucionais, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Considere as duas seguintes ocorrências, recentes na histórica política brasileira: (i) denúncia criminal (crime comum) recebida contra o Presidente da Câmara dos Deputados; (ii) denúncia criminal (crime comum) recebida contra Governador do Estado, cumulada com decisão judicial impondo seu afastamento cautelar do cargo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da repartição constitucional de competências legislativas e administrativas entre os entes federados, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios constitucionais da segurança jurídica e da proteção à confiança, avalie as assertivas que seguem.

I. Em doutrina, considera-se o princípio da proteção de confiança como um subprincípio ou como uma dimensão específica da segurança jurídica.

II. Enquanto a segurança jurídica está conexionada com elementos objetivos da ordem jurídica, a proteção da confiança se prende mais com as componentes subjetivas da segurança, designadamente a calculabilidade e previsibilidade dos indivíduos em relação aos efeitos jurídicos dos atos dos poderes públicos.

III. Segundo a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, consideram-se adquiridos os direitos que o seu titular, ou alguém por ele, possa exercer, não sendo adquiridos os direitos cujo começo do exercício esteja sujeito a condição pré-estabelecida.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o regime jurídico administrativo e os princípios da Administração Pública, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Em relação aos serviços públicos e às parcerias público-privadas, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere que, regulando o processo administrativo em âmbito estadual, Lei Estadual fixe o prazo decadencial de 10 anos para a Administração Pública anular por ilegalidade atos administrativos de que tenham decorrido efeitos favoráveis ao administrado. Tenha presente a anulação, com força em tal prazo decadencial, pela autoridade administrativa de ato administrativo que acolhera pedido do servidor público e lhe concedera determinada vantagem remuneratória, anulação processada 7 anos após a prática do mencionado ato administrativo. Admita, por fim, que o servidor beneficiário ingresse em juízo pretendendo desconstituir o ato administrativo que anulou o ato concessório anterior ao fundamento de que lesiva a anulação ao princípio da segurança jurídica e à garantia da isonomia, vez que ultimada mais de 5 anos após praticado o ato anulado, máxime porque de boa-fé o servidor autor diante da vantagem que lhe fora concedida.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado e a improbidade administrativa, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) No que concerne ao Direito das Coisas, avalie as seguintes proposições.

I. Aquele que possuir, como sua, área urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados, por cinco anos ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural. Para esse efeito, entende-se por "área urbana" o imóvel edificado ou não, inclusive unidades autônomas vinculadas a condomínios edilícios.

II. Adquire a propriedade do imóvel aquele que, contínua e incontestadamente, com justo título e boa-fé, o possuir por dez anos. Por outro lado, aquele que possuir coisa móvel como sua, contínua e incontestadamente durante três anos, com justo título e boa-fé, adquirir-lhe-á a propriedade. Para tais situações, a expressão “justo título” abrange todo e qualquer ato jurídico hábil, em tese, a transferir a propriedade, independentemente de registro.

III. Transfere-se entre vivos a propriedade mediante o registro do título translativo no Registro de Imóveis. Para essa finalidade, não pode ser considerada “título translativo” a promessa de compra e venda, mesmo que quitada.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do registro como meio de aquisição da propriedade imóvel, devendo ser avaliadas em consonância com a disciplina do Código Civil e com o magistério da doutrina civilista.

I. No Brasil, assim como no sistema germânico, foi adotado o princípio da fé pública do registro, isto é, sua validade incondicionada (iure et de iure) como indicação do titular da propriedade.

II. O registro da propriedade em cumprimento de sentença que reconhece sua aquisição por usucapião tem caráter constitutivo.

III. O cônjuge cujo nome não consta do registro também como proprietário do imóvel, mas apenas seu consorte, não pode, por força da presunção que emana do registro, também ser concebido como dono.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a recuperação judicial, especialmente os créditos a ela sujeitos, avalie as assertivas que seguem.

I. Para o fim de submissão aos efeitos da recuperação judicial, considera-se que a existência do crédito é determinada pela data em que ocorreu o seu fato gerador.

II. Duas são as condições para submissão do crédito à recuperação judicial, existência anterior ao pedido de recuperação judicial e situação de vencido neste momento.

III. Segundo a Lei 14.112/2020, não se enquadrará nos créditos sujeitos à recuperação judicial aquele existente na data do pedido e relativo à dívida constituída nos 3 últimos anos anteriores ao pedido de recuperação judicial, que tenha sido contraída com a finalidade de aquisição de propriedades rurais, bem como as respectivas garantias.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o contrato de seguro, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Analise as assertivas abaixo, concernentes ao CPC/2015.

I. O art. 10, parte final, do CPC ("O juiz não pode decidir, em grau algum de jurisdição, com base em fundamento a respeito do qual não se tenha dado às partes oportunidade de se manifestar, ainda que se trate de matéria sobre a qual deva decidir de ofício") aplica-se na declaração de incompetência absoluta.

II. Não é possível majorar os honorários advocatícios na hipótese de interposição de recurso no mesmo grau de jurisdição.

III. Não é cabível ação rescisória contra decisão estabilizada na forma do art. 304 do
CPC ("A tutela antecipada, concedida nos termos do art. 303, torna-se estável se da decisão que a conceder não for interposto o respectivo recurso").

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Em relação ao instituto da gratuidade da justiça, ao lume do CPC, têm-se a julgamento as proposições abaixo, que direcionam para uma das alternativas reveladas.

I. A gratuidade da justiça compreende, dentre outros, as taxas ou as custas judiciais, os honorários do advogado e do perito e a remuneração do intérprete ou do tradutor nomeado para apresentação de versão em português de documento redigido em língua estrangeira, bem como os depósitos previstos em lei para interposição de recurso, para propositura de ação e para a prática de outros atos processuais inerentes ao exercício da ampla defesa e do contraditório.

II. Vencido o beneficiário, as obrigações decorrentes de sua sucumbência ficarão sob condição suspensiva de exigibilidade e somente poderão ser executadas se, nos 5 (cinco) anos subsequentes ao trânsito em julgado da decisão que as certificou, o credor demonstrar que deixou de existir a situação de insuficiência de recursos que justificou a concessão de gratuidade, extinguindo-se, passado esse prazo, tais obrigações do beneficiário.

III. A gratuidade poderá ser concedida em relação a algum ou a todos os atos processuais, ou consistir na redução percentual de despesas processuais que o beneficiário tiver de adiantar no curso do procedimento. Conforme o caso, o juiz poderá conceder direito ao parcelamento de despesas processuais que o beneficiário tiver de adiantar no curso do procedimento.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o cumprimento da obrigação de pagar quantia certa e também o cumprimento da obrigação de fazer, tendo presente a disciplina do CPC/2015, o magistério da doutrina e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das relações entre o direito internacional, o direito comunitário e o direito nacional brasileiro, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/PA – CEBRASPE – 2022) Acerca de aspectos diversos relacionados ao crime de tortura e à prevenção e combate a esse crime no Brasil, assinale a opção correta. Nesse sentido, considere que a expressão “Protocolo Facultativo”, sempre que empregada, se refere ao Protocolo Facultativo à Convenção da ONU Contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta, relativamente ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a autonomia financeira dos Municípios e o controle financeiro externo de suas atividades a cargo do Poder Legislativo e do Tribunal de Contas. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as isenções tributárias, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo jurisprudência sumulada pelo STF, isenções tributárias concedidas sob condição onerosa não podem ser livremente suprimidas.

II. Segundo o Código Tributário Nacional, a isenção, ainda que concedida por prazo certo e em função de determinadas condições, pode ser revogada ou modificada por lei, a qualquer tempo.

III. Para a doutrina tributarista, as vantagens da isenção transitória condicional incorporam-se ao patrimônio de seu destinatário (quem cumpriu a condição), que passa a ter o direito adquirido de continuar desfrutando do benefício, até a expiração do prazo fixado na lei isentiva, isso também por força do inciso XXXVI, do art. 5º, da CF (“a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada.”).

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com base no Código Tributário Nacional e no magistério jurisprudencial, marque a alternativa incorreta.

 

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 13.2022

(EMAGIS) No que concerne ao Direito das Coisas, avalie as seguintes proposições.

I. Aquele que possuir, como sua, área urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados, por cinco anos ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural. Para esse efeito, entende-se por "área urbana" o imóvel edificado ou não, inclusive unidades autônomas vinculadas a condomínios edilícios.

II. Adquire a propriedade do imóvel aquele que, contínua e incontestadamente, com justo título e boa-fé, o possuir por dez anos. Por outro lado, aquele que possuir coisa móvel como sua, contínua e incontestadamente durante três anos, com justo título e boa-fé, adquirir-lhe-á a propriedade. Para tais situações, a expressão “justo título” abrange todo e qualquer ato jurídico hábil, em tese, a transferir a propriedade, independentemente de registro.

III. Transfere-se entre vivos a propriedade mediante o registro do título translativo no Registro de Imóveis. Para essa finalidade, não pode ser considerada “título translativo” a promessa de compra e venda, mesmo que quitada.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do registro como meio de aquisição da propriedade imóvel, devendo ser avaliadas em consonância com a disciplina do Código Civil e com o magistério da doutrina civilista.

I. No Brasil, assim como no sistema germânico, foi adotado o princípio da fé pública do registro, isto é, sua validade incondicionada (iure et de iure) como indicação do titular da propriedade.

II. O registro da propriedade em cumprimento de sentença que reconhece sua aquisição por usucapião tem caráter constitutivo.

III. O cônjuge cujo nome não consta do registro também como proprietário do imóvel, mas apenas seu consorte, não pode, por força da presunção que emana do registro, também ser concebido como dono.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) “A” vivia em união estável com “B” pelo regime da separação obrigatória de bens e veio a falecer no ano de 2020, sem deixar testamento ou descendentes. Deixou “A”, porém, o pai, dois avós paternos e dois avós maternos vivos (a mãe era pré-morta). Assinale a alternativa correta, no que se refere à partilha dos bens da herança, segundo entendimento dominante e atual do Superior Tribunal de Justiça.

 

(EMAGIS) Analise as assertivas abaixo, concernentes ao CPC/2015.

I. O art. 10, parte final, do CPC ("O juiz não pode decidir, em grau algum de jurisdição, com base em fundamento a respeito do qual não se tenha dado às partes oportunidade de se manifestar, ainda que se trate de matéria sobre a qual deva decidir de ofício") aplica-se na declaração de incompetência absoluta.

II. Não é possível majorar os honorários advocatícios na hipótese de interposição de recurso no mesmo grau de jurisdição.

III. Não é cabível ação rescisória contra decisão estabilizada na forma do art. 304 do
CPC ("A tutela antecipada, concedida nos termos do art. 303, torna-se estável se da decisão que a conceder não for interposto o respectivo recurso").

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Em relação ao instituto da gratuidade da justiça, ao lume do CPC, têm-se a julgamento as proposições abaixo, que direcionam para uma das alternativas reveladas.

I. A gratuidade da justiça compreende, dentre outros, as taxas ou as custas judiciais, os honorários do advogado e do perito e a remuneração do intérprete ou do tradutor nomeado para apresentação de versão em português de documento redigido em língua estrangeira, bem como os depósitos previstos em lei para interposição de recurso, para propositura de ação e para a prática de outros atos processuais inerentes ao exercício da ampla defesa e do contraditório.

II. Vencido o beneficiário, as obrigações decorrentes de sua sucumbência ficarão sob condição suspensiva de exigibilidade e somente poderão ser executadas se, nos 5 (cinco) anos subsequentes ao trânsito em julgado da decisão que as certificou, o credor demonstrar que deixou de existir a situação de insuficiência de recursos que justificou a concessão de gratuidade, extinguindo-se, passado esse prazo, tais obrigações do beneficiário.

III. A gratuidade poderá ser concedida em relação a algum ou a todos os atos processuais, ou consistir na redução percentual de despesas processuais que o beneficiário tiver de adiantar no curso do procedimento. Conforme o caso, o juiz poderá conceder direito ao parcelamento de despesas processuais que o beneficiário tiver de adiantar no curso do procedimento.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o cumprimento da obrigação de pagar quantia certa e também o cumprimento da obrigação de fazer, tendo presente a disciplina do CPC/2015, o magistério da doutrina e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange ao superendividamento, é CORRETO afirmar que:

 

(MP/SC – PROMOTOR – ADAPTADA – 2020) Quanto às infrações administrativas praticadas contra criança e adolescente, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Considere que, debatendo as razões pelas quais durante as guerras crimes sexuais, especialmente estupro, são praticados por soldados do Estado invasor contra mulheres do Estado invadido, especialmente quando consiga aquele Estado render e dominar este último, discutam Marcela e Fiona, ambas ativistas de direitos humanos e que defendem a tese de igualdade entre os gêneros. Marcela centra sua explicação na compreensão de que os soldados que assim agem têm predisposição biológica ao cometimento de crimes sexuais, encontrando no mencionado ambiente campo propício para exercer tal predisposição. Fiona nega a tal predisposição dos soldados criminosos, censurando-os por aproveitarem a contingente fragilidade dos meios de controle social para exercerem de forma livre e desmedida sua liberdade sexual, tratando-se de ilustrativa situação em que a autodeterminação do agente não é limitada pelo aparato estatal.

A propósito da contextualização dessa discussão na conformação teórica das Escolas Penais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do elemento subjetivo do tipo penal e também da interpretação da lei penal, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente às sanções penais e temas afins, julgue os itens abaixo.

I. Para o STF, é inconstitucional a aplicação do preceito secundário do artigo 273 do Código Penal, com a redação dada pela Lei 9.677/1998 - reclusão de 10 a 15 anos - à hipótese prevista no seu parágrafo 1º-B, inciso I, que versa sobre a importação de medicamento sem registro no órgão de vigilância sanitária. Para esta situação específica, fica repristinado o preceito secundário do artigo 273, na redação originária - reclusão de um a três anos e multa.

II. Segundo jurisprudência pacífica do STJ, o tempo de duração da medida de segurança não deve ultrapassar o limite máximo da pena abstratamente cominada ao delito praticado.

III. Jagunço Mulambo já havia cumprido pena pelo crime de latrocínio, por fato praticado em 19/08/2005 e com extinção da punibilidade em 1º/04/2017. Em 31/12/2021, cometera o crime de lesão corporal seguida de morte contra Paulo Servidor, agente penitenciário integrante do sistema prisional. Nesse caso, em relação ao segundo delito, é correto afirmar que Jagunço terá que cumprir, com vistas à progressão de regime, 70% da pena (requisito objetivo), e lhe será vedado o livramento condicional.

Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Quanto aos crimes contra a dignidade sexual, a fé pública e a Administração Pública, julgue os itens abaixo.

I. É firme o entendimento do STJ no sentido da impossibilidade de desclassificação da figura do estupro de vulnerável para o crime de importunação sexual, uma vez que este tipo penal é praticado sem violência ou grave ameaça, e, ao contrário, o tipo penal de estupro de vulnerável inclui a presunção absoluta de violência ou grave ameaça, por se tratar de menor de 14 anos de idade.

II. O princípio constitucional da autodefesa alcança aquele que atribui falsa identidade perante autoridade policial com o intento de ocultar maus antecedentes, sendo, portanto, atípica a conduta praticada pelo agente.

III. A pena de multa cominada aos crimes em licitações e contratos administrativos seguirá a metodologia de cálculo prevista no Código Penal e não poderá ser inferior a 2% (dois por cento) do valor do contrato licitado ou celebrado com contratação direta.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 11.340/06, a Lei 11.343/06, a Lei 9.613/98 e a Lei 12.850/13, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere que contra Fábio Dantes, enquanto empresário, seja recebida denúncia por crime de corrupção ativa pelo juízo de primeira instância competente. Citado para apresentar resposta à acusação, Fábio, sem prejuízo de articular toda sua defesa processual e de mérito, inclusive com pedidos de reconsideração do recebimento da denúncia e também de absolvição sumária, informe ao juízo que, após o recebimento da denúncia, foi empossado Deputado Federal, estando atualmente em pleno exercício do mandato, requerendo, com efeito, a remessa dos autos para o Supremo Tribunal Federal.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) Sobre as provas no processo penal:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) A respeito do tráfico ilícito de drogas na sua forma privilegiada (artigo 33, parágrafo 4o , da Lei no 11.343/06), é correto afirmar que

 

(EMAGIS) No que concerne ao poder constituinte, à interpretação constitucional e à eficácia das normas constitucionais, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Considere as duas seguintes ocorrências, recentes na histórica política brasileira: (i) denúncia criminal (crime comum) recebida contra o Presidente da Câmara dos Deputados; (ii) denúncia criminal (crime comum) recebida contra Governador do Estado, cumulada com decisão judicial impondo seu afastamento cautelar do cargo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da repartição constitucional de competências legislativas e administrativas entre os entes federados, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios constitucionais da segurança jurídica e da proteção à confiança, avalie as assertivas que seguem.

I. Em doutrina, considera-se o princípio da proteção de confiança como um subprincípio ou como uma dimensão específica da segurança jurídica.

II. Enquanto a segurança jurídica está conexionada com elementos objetivos da ordem jurídica, a proteção da confiança se prende mais com as componentes subjetivas da segurança, designadamente a calculabilidade e previsibilidade dos indivíduos em relação aos efeitos jurídicos dos atos dos poderes públicos.

III. Segundo a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, consideram-se adquiridos os direitos que o seu titular, ou alguém por ele, possa exercer, não sendo adquiridos os direitos cujo começo do exercício esteja sujeito a condição pré-estabelecida.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 9.504/97, vêm a julgamento os itens postos abaixo. Analise-os e indique a alternativa correspondente.

I. A Lei das Eleições não tipifica ilícitos penais, embora o Código Eleitoral o faça.

II. A propaganda eleitoral somente é permitida após o dia 5 de julho do ano da eleição.

III. Na propaganda dos candidatos a cargo majoritário deverão constar, também, os nomes dos candidatos a vice ou a suplentes de senador, de modo claro e legível, em tamanho não inferior a 30% (trinta por cento) do nome do titular.

 

(EMAGIS) Sobre a recuperação judicial, especialmente os créditos a ela sujeitos, avalie as assertivas que seguem.

I. Para o fim de submissão aos efeitos da recuperação judicial, considera-se que a existência do crédito é determinada pela data em que ocorreu o seu fato gerador.

II. Duas são as condições para submissão do crédito à recuperação judicial, existência anterior ao pedido de recuperação judicial e situação de vencido neste momento.

III. Segundo a Lei 14.112/2020, não se enquadrará nos créditos sujeitos à recuperação judicial aquele existente na data do pedido e relativo à dívida constituída nos 3 últimos anos anteriores ao pedido de recuperação judicial, que tenha sido contraída com a finalidade de aquisição de propriedades rurais, bem como as respectivas garantias.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o contrato de seguro, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as isenções tributárias, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo jurisprudência sumulada pelo STF, isenções tributárias concedidas sob condição onerosa não podem ser livremente suprimidas.

II. Segundo o Código Tributário Nacional, a isenção, ainda que concedida por prazo certo e em função de determinadas condições, pode ser revogada ou modificada por lei, a qualquer tempo.

III. Para a doutrina tributarista, as vantagens da isenção transitória condicional incorporam-se ao patrimônio de seu destinatário (quem cumpriu a condição), que passa a ter o direito adquirido de continuar desfrutando do benefício, até a expiração do prazo fixado na lei isentiva, isso também por força do inciso XXXVI, do art. 5º, da CF (“a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada.”).

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da não cumulatividade do ICMS, especialmente da manutenção ou não dos créditos escriturais pelo contribuinte quando a operação subsequente seja beneficiada com alguma hipótese de desoneração fiscal.

I. A isenção, em regra, não acarreta a anulação do crédito relativo às operações anteriores.

II. A não incidência apenas autoriza a manutenção do crédito relativo às operações anteriores se tal manutenção for prevista em lei.

III. A redução da base de cálculo acarreta, em regra, a anulação proporcional de crédito relativo às operações anteriores, salvo disposição em lei estadual em sentido contrário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com base no Código Tributário Nacional e no magistério jurisprudencial, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do meio ambiente urbano, considerando, inclusive, o que dispõe o artigo 182 da Constituição Federal, isto é, que “a política de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Público municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes.”

I. A Lei nº 10.257/2001, conhecida como Estatuto da Cidade, admitiu a denominada usucapião coletiva de núcleos urbanos informais.

II. É cabível a aquisição de imóveis particulares por usucapião, ainda que pendente o processo de regularização urbanística.

III. O STJ acolheu a doutrina segundo a qual a ocupação irregular de áreas urbanas não é óbice à declaração de propriedade decorrente da usucapião, compreensão segundo a qual a usucapião não gera a ocupação irregular do solo, mas apenas é o primeiro passo para futura reurbanização.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o regime jurídico administrativo e os princípios da Administração Pública, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Em relação aos serviços públicos e às parcerias público-privadas, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere que, regulando o processo administrativo em âmbito estadual, Lei Estadual fixe o prazo decadencial de 10 anos para a Administração Pública anular por ilegalidade atos administrativos de que tenham decorrido efeitos favoráveis ao administrado. Tenha presente a anulação, com força em tal prazo decadencial, pela autoridade administrativa de ato administrativo que acolhera pedido do servidor público e lhe concedera determinada vantagem remuneratória, anulação processada 7 anos após a prática do mencionado ato administrativo. Admita, por fim, que o servidor beneficiário ingresse em juízo pretendendo desconstituir o ato administrativo que anulou o ato concessório anterior ao fundamento de que lesiva a anulação ao princípio da segurança jurídica e à garantia da isonomia, vez que ultimada mais de 5 anos após praticado o ato anulado, máxime porque de boa-fé o servidor autor diante da vantagem que lhe fora concedida.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado e a improbidade administrativa, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que inclui os fornecedores de serviços privados de educação no rol de entidades sujeitas à obrigação de conceder, a seus clientes preexistentes, os mesmos benefícios e promoções oferecidos a novos consumidores.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta, relativamente ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

 

(DPE/PA – CEBRASPE – 2022) Acerca de aspectos diversos relacionados ao crime de tortura e à prevenção e combate a esse crime no Brasil, assinale a opção correta. Nesse sentido, considere que a expressão “Protocolo Facultativo”, sempre que empregada, se refere ao Protocolo Facultativo à Convenção da ONU Contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes.

 

(EMAGIS) A respeito das relações entre o direito internacional, o direito comunitário e o direito nacional brasileiro, marque a alternativa CORRETA.

 

Ministério Público Estadual - Rodada 13.2022

O Ministério Público Eleitoral ajuizou representação em desfavor de MAURO RUBENS, candidato ao poder executivo municipal de Poconé/MT, e TITO AMARAL, seu vice, por captação de sufrágio. Narra a exordial que um cabo eleitoral, agindo a mando do então candidato à reeleição, procurou dez eleitores, garantindo-lhes cargos comissionados na municipalidade caso votassem em MAURO.

Um dos eleitores procurados registrou a conversa em seu telefone celular, sem o conhecimento do cabo eleitoral, e entregou o material ao MPE. Após regular tramitação e instrução do feito, o fato injurídico restou reconhecido na sentença que condenou os demandados.

Irresignados, os sucumbentes recorrem alegando: a) preliminar de ausência de interesse processual, vez que não se sagraram vencedores no pleito eleitoral; b) ilicitude da prova, vez que o registro da conversação se deu sem o conhecimento do interlocutor ou autorização judicial; c) o fato teria sido inócuo, vez que a alegada vantagem prometida não foi entregue aos eleitores; d) violação ao princípio da proporcionalidade, pois o voto de dez eleitores seria incapaz de influir no resultado das eleições.

Os autos são recebidos na promotoria eleitoral em 25.03.2022. Elabore a peça adequada, datando-as no último dia possível para seu oferecimento.

 

Sentença Estadual - Rodada 13.2022

Pedro Tibério e Marta Tibérito propuseram ação de indenização por danos materiais e morais em face de Nacional Linhas Aéreas S.A.

Alegam, em síntese, que: a) em 10.06.2021, viajaram de Macapá/AP para São Paulo/SP para comprarem, na capital paulista, o enxoval do bebê que a segunda autora estava gestando; b) no retorno da viagem, em 14.06.2021, após desembarcarem na cidade de Macapá/AP, perceberam que suas malas foram violadas e que todos os bens lá adquiridos foram furtados, o que lhes causou um prejuízo de aproximadamente R$ 30.000,00 (trinta mil reais), além de muita frustração, decepção e angústia. Por fim, asseveram que a empresa aérea se recusou a reparar integralmente os danos sofridos.

Pugnaram, assim, pela condenação da companhia aérea ao pagamento de indenização pelos danos materiais no valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais), bem como pelo pagamento de indenização pelos danos morais também no montante de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) para cada autor.

Juntaram aos autos a nota fiscal das compras das mercadorias subtraídas efetuadas na cidade de São Paulo/SP no total de R$ 30.000,00 (trinta mil reais).

O feito foi distribuído à 1ª Vara Cível da Comarca de Macapá, local onde residem os autores.

Foi realizada audiência de conciliação, mas não houve conciliação.

Em sua peça de defesa, a companhia área asseverou que os valores cobrados são excessivos e que as notas fiscais juntadas não comprovam que os bens lá descritos foram efetivamente adquiridos pelos autores porque não estão em nome deles. Além disso, o valor da indenização, ser for o caso, deve ser aquele previsto na Convenção de Varsóvia. No tocante aos danos morais, afirmou que a perda dos objetos caracteriza mero dissabor. Por fim, requereu que houvesse o chamamento ao processo da empresa de turismo Boa Viagem Ltda., asseverando que existiria responsabilidade solidária entre elas, já que foi a referida empresa quem comercializou as passagens aéreas.

O MM. Juiz deferiu o pedido de chamamento ao processo.

Citada, a empresa de turismo Boa Viagem Ltda. contestou, afirmando que não possui qualquer responsabilidade no caso porque tão somente vendeu as passagens aéreas aos autores.

Em impugnação às contestações, aos autores repisaram os termos da inicial.

As partes requereram o julgamento antecipado da lide.

Elabore, na condição de juiz (íza) de direito substituto (a), a sentença adequada ao caso, enfrentando todas as questões materiais e processuais pertinentes, sem acrescentar qualquer fato novo. Não é necessária a confecção de relatório.

 

Objetivas - Rodada 13.2022

(EMAGIS) No que concerne ao poder constituinte, à interpretação constitucional e à eficácia das normas constitucionais, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Considere as duas seguintes ocorrências, recentes na histórica política brasileira: (i) denúncia criminal (crime comum) recebida contra o Presidente da Câmara dos Deputados; (ii) denúncia criminal (crime comum) recebida contra Governador do Estado, cumulada com decisão judicial impondo seu afastamento cautelar do cargo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da repartição constitucional de competências legislativas e administrativas entre os entes federados, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios constitucionais da segurança jurídica e da proteção à confiança, avalie as assertivas que seguem.

I. Em doutrina, considera-se o princípio da proteção de confiança como um subprincípio ou como uma dimensão específica da segurança jurídica.

II. Enquanto a segurança jurídica está conexionada com elementos objetivos da ordem jurídica, a proteção da confiança se prende mais com as componentes subjetivas da segurança, designadamente a calculabilidade e previsibilidade dos indivíduos em relação aos efeitos jurídicos dos atos dos poderes públicos.

III. Segundo a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, consideram-se adquiridos os direitos que o seu titular, ou alguém por ele, possa exercer, não sendo adquiridos os direitos cujo começo do exercício esteja sujeito a condição pré-estabelecida.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o regime jurídico administrativo e os princípios da Administração Pública, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Em relação aos serviços públicos e às parcerias público-privadas, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere que, regulando o processo administrativo em âmbito estadual, Lei Estadual fixe o prazo decadencial de 10 anos para a Administração Pública anular por ilegalidade atos administrativos de que tenham decorrido efeitos favoráveis ao administrado. Tenha presente a anulação, com força em tal prazo decadencial, pela autoridade administrativa de ato administrativo que acolhera pedido do servidor público e lhe concedera determinada vantagem remuneratória, anulação processada 7 anos após a prática do mencionado ato administrativo. Admita, por fim, que o servidor beneficiário ingresse em juízo pretendendo desconstituir o ato administrativo que anulou o ato concessório anterior ao fundamento de que lesiva a anulação ao princípio da segurança jurídica e à garantia da isonomia, vez que ultimada mais de 5 anos após praticado o ato anulado, máxime porque de boa-fé o servidor autor diante da vantagem que lhe fora concedida.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado e a improbidade administrativa, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) No que concerne ao Direito das Coisas, avalie as seguintes proposições.

I. Aquele que possuir, como sua, área urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados, por cinco anos ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural. Para esse efeito, entende-se por "área urbana" o imóvel edificado ou não, inclusive unidades autônomas vinculadas a condomínios edilícios.

II. Adquire a propriedade do imóvel aquele que, contínua e incontestadamente, com justo título e boa-fé, o possuir por dez anos. Por outro lado, aquele que possuir coisa móvel como sua, contínua e incontestadamente durante três anos, com justo título e boa-fé, adquirir-lhe-á a propriedade. Para tais situações, a expressão “justo título” abrange todo e qualquer ato jurídico hábil, em tese, a transferir a propriedade, independentemente de registro.

III. Transfere-se entre vivos a propriedade mediante o registro do título translativo no Registro de Imóveis. Para essa finalidade, não pode ser considerada “título translativo” a promessa de compra e venda, mesmo que quitada.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do registro como meio de aquisição da propriedade imóvel, devendo ser avaliadas em consonância com a disciplina do Código Civil e com o magistério da doutrina civilista.

I. No Brasil, assim como no sistema germânico, foi adotado o princípio da fé pública do registro, isto é, sua validade incondicionada (iure et de iure) como indicação do titular da propriedade.

II. O registro da propriedade em cumprimento de sentença que reconhece sua aquisição por usucapião tem caráter constitutivo.

III. O cônjuge cujo nome não consta do registro também como proprietário do imóvel, mas apenas seu consorte, não pode, por força da presunção que emana do registro, também ser concebido como dono.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) “A” vivia em união estável com “B” pelo regime da separação obrigatória de bens e veio a falecer no ano de 2020, sem deixar testamento ou descendentes. Deixou “A”, porém, o pai, dois avós paternos e dois avós maternos vivos (a mãe era pré-morta). Assinale a alternativa correta, no que se refere à partilha dos bens da herança, segundo entendimento dominante e atual do Superior Tribunal de Justiça.

 

(EMAGIS) Sobre a recuperação judicial, especialmente os créditos a ela sujeitos, avalie as assertivas que seguem.

I. Para o fim de submissão aos efeitos da recuperação judicial, considera-se que a existência do crédito é determinada pela data em que ocorreu o seu fato gerador.

II. Duas são as condições para submissão do crédito à recuperação judicial, existência anterior ao pedido de recuperação judicial e situação de vencido neste momento.

III. Segundo a Lei 14.112/2020, não se enquadrará nos créditos sujeitos à recuperação judicial aquele existente na data do pedido e relativo à dívida constituída nos 3 últimos anos anteriores ao pedido de recuperação judicial, que tenha sido contraída com a finalidade de aquisição de propriedades rurais, bem como as respectivas garantias.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o contrato de seguro, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Analise as assertivas abaixo, concernentes ao CPC/2015.

I. O art. 10, parte final, do CPC ("O juiz não pode decidir, em grau algum de jurisdição, com base em fundamento a respeito do qual não se tenha dado às partes oportunidade de se manifestar, ainda que se trate de matéria sobre a qual deva decidir de ofício") aplica-se na declaração de incompetência absoluta.

II. Não é possível majorar os honorários advocatícios na hipótese de interposição de recurso no mesmo grau de jurisdição.

III. Não é cabível ação rescisória contra decisão estabilizada na forma do art. 304 do
CPC ("A tutela antecipada, concedida nos termos do art. 303, torna-se estável se da decisão que a conceder não for interposto o respectivo recurso").

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Em relação ao instituto da gratuidade da justiça, ao lume do CPC, têm-se a julgamento as proposições abaixo, que direcionam para uma das alternativas reveladas.

I. A gratuidade da justiça compreende, dentre outros, as taxas ou as custas judiciais, os honorários do advogado e do perito e a remuneração do intérprete ou do tradutor nomeado para apresentação de versão em português de documento redigido em língua estrangeira, bem como os depósitos previstos em lei para interposição de recurso, para propositura de ação e para a prática de outros atos processuais inerentes ao exercício da ampla defesa e do contraditório.

II. Vencido o beneficiário, as obrigações decorrentes de sua sucumbência ficarão sob condição suspensiva de exigibilidade e somente poderão ser executadas se, nos 5 (cinco) anos subsequentes ao trânsito em julgado da decisão que as certificou, o credor demonstrar que deixou de existir a situação de insuficiência de recursos que justificou a concessão de gratuidade, extinguindo-se, passado esse prazo, tais obrigações do beneficiário.

III. A gratuidade poderá ser concedida em relação a algum ou a todos os atos processuais, ou consistir na redução percentual de despesas processuais que o beneficiário tiver de adiantar no curso do procedimento. Conforme o caso, o juiz poderá conceder direito ao parcelamento de despesas processuais que o beneficiário tiver de adiantar no curso do procedimento.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o cumprimento da obrigação de pagar quantia certa e também o cumprimento da obrigação de fazer, tendo presente a disciplina do CPC/2015, o magistério da doutrina e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação à ação popular, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) Considere que, debatendo as razões pelas quais durante as guerras crimes sexuais, especialmente estupro, são praticados por soldados do Estado invasor contra mulheres do Estado invadido, especialmente quando consiga aquele Estado render e dominar este último, discutam Marcela e Fiona, ambas ativistas de direitos humanos e que defendem a tese de igualdade entre os gêneros. Marcela centra sua explicação na compreensão de que os soldados que assim agem têm predisposição biológica ao cometimento de crimes sexuais, encontrando no mencionado ambiente campo propício para exercer tal predisposição. Fiona nega a tal predisposição dos soldados criminosos, censurando-os por aproveitarem a contingente fragilidade dos meios de controle social para exercerem de forma livre e desmedida sua liberdade sexual, tratando-se de ilustrativa situação em que a autodeterminação do agente não é limitada pelo aparato estatal.

A propósito da contextualização dessa discussão na conformação teórica das Escolas Penais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do elemento subjetivo do tipo penal e também da interpretação da lei penal, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente às sanções penais e temas afins, julgue os itens abaixo.

I. Para o STF, é inconstitucional a aplicação do preceito secundário do artigo 273 do Código Penal, com a redação dada pela Lei 9.677/1998 - reclusão de 10 a 15 anos - à hipótese prevista no seu parágrafo 1º-B, inciso I, que versa sobre a importação de medicamento sem registro no órgão de vigilância sanitária. Para esta situação específica, fica repristinado o preceito secundário do artigo 273, na redação originária - reclusão de um a três anos e multa.

II. Segundo jurisprudência pacífica do STJ, o tempo de duração da medida de segurança não deve ultrapassar o limite máximo da pena abstratamente cominada ao delito praticado.

III. Jagunço Mulambo já havia cumprido pena pelo crime de latrocínio, por fato praticado em 19/08/2005 e com extinção da punibilidade em 1º/04/2017. Em 31/12/2021, cometera o crime de lesão corporal seguida de morte contra Paulo Servidor, agente penitenciário integrante do sistema prisional. Nesse caso, em relação ao segundo delito, é correto afirmar que Jagunço terá que cumprir, com vistas à progressão de regime, 70% da pena (requisito objetivo), e lhe será vedado o livramento condicional.

Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Quanto aos crimes contra a dignidade sexual, a fé pública e a Administração Pública, julgue os itens abaixo.

I. É firme o entendimento do STJ no sentido da impossibilidade de desclassificação da figura do estupro de vulnerável para o crime de importunação sexual, uma vez que este tipo penal é praticado sem violência ou grave ameaça, e, ao contrário, o tipo penal de estupro de vulnerável inclui a presunção absoluta de violência ou grave ameaça, por se tratar de menor de 14 anos de idade.

II. O princípio constitucional da autodefesa alcança aquele que atribui falsa identidade perante autoridade policial com o intento de ocultar maus antecedentes, sendo, portanto, atípica a conduta praticada pelo agente.

III. A pena de multa cominada aos crimes em licitações e contratos administrativos seguirá a metodologia de cálculo prevista no Código Penal e não poderá ser inferior a 2% (dois por cento) do valor do contrato licitado ou celebrado com contratação direta.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 11.340/06, a Lei 11.343/06, a Lei 9.613/98 e a Lei 12.850/13, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere que contra Fábio Dantes, enquanto empresário, seja recebida denúncia por crime de corrupção ativa pelo juízo de primeira instância competente. Citado para apresentar resposta à acusação, Fábio, sem prejuízo de articular toda sua defesa processual e de mérito, inclusive com pedidos de reconsideração do recebimento da denúncia e também de absolvição sumária, informe ao juízo que, após o recebimento da denúncia, foi empossado Deputado Federal, estando atualmente em pleno exercício do mandato, requerendo, com efeito, a remessa dos autos para o Supremo Tribunal Federal.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) Sobre as provas no processo penal:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) A respeito do tráfico ilícito de drogas na sua forma privilegiada (artigo 33, parágrafo 4o , da Lei no 11.343/06), é correto afirmar que

 

(EMAGIS) Sobre as isenções tributárias, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo jurisprudência sumulada pelo STF, isenções tributárias concedidas sob condição onerosa não podem ser livremente suprimidas.

II. Segundo o Código Tributário Nacional, a isenção, ainda que concedida por prazo certo e em função de determinadas condições, pode ser revogada ou modificada por lei, a qualquer tempo.

III. Para a doutrina tributarista, as vantagens da isenção transitória condicional incorporam-se ao patrimônio de seu destinatário (quem cumpriu a condição), que passa a ter o direito adquirido de continuar desfrutando do benefício, até a expiração do prazo fixado na lei isentiva, isso também por força do inciso XXXVI, do art. 5º, da CF (“a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada.”).

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da não cumulatividade do ICMS, especialmente da manutenção ou não dos créditos escriturais pelo contribuinte quando a operação subsequente seja beneficiada com alguma hipótese de desoneração fiscal.

I. A isenção, em regra, não acarreta a anulação do crédito relativo às operações anteriores.

II. A não incidência apenas autoriza a manutenção do crédito relativo às operações anteriores se tal manutenção for prevista em lei.

III. A redução da base de cálculo acarreta, em regra, a anulação proporcional de crédito relativo às operações anteriores, salvo disposição em lei estadual em sentido contrário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com base no Código Tributário Nacional e no magistério jurisprudencial, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a autonomia financeira dos Municípios e o controle financeiro externo de suas atividades a cargo do Poder Legislativo e do Tribunal de Contas. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do meio ambiente urbano, considerando, inclusive, o que dispõe o artigo 182 da Constituição Federal, isto é, que “a política de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Público municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes.”

I. A Lei nº 10.257/2001, conhecida como Estatuto da Cidade, admitiu a denominada usucapião coletiva de núcleos urbanos informais.

II. É cabível a aquisição de imóveis particulares por usucapião, ainda que pendente o processo de regularização urbanística.

III. O STJ acolheu a doutrina segundo a qual a ocupação irregular de áreas urbanas não é óbice à declaração de propriedade decorrente da usucapião, compreensão segundo a qual a usucapião não gera a ocupação irregular do solo, mas apenas é o primeiro passo para futura reurbanização.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que inclui os fornecedores de serviços privados de educação no rol de entidades sujeitas à obrigação de conceder, a seus clientes preexistentes, os mesmos benefícios e promoções oferecidos a novos consumidores.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange ao superendividamento, é CORRETO afirmar que:

 

(MP/SC – PROMOTOR – ADAPTADA – 2020) Quanto às infrações administrativas praticadas contra criança e adolescente, assinale a alternativa correta:

 

(DPE/PA – CEBRASPE – 2022) Acerca de aspectos diversos relacionados ao crime de tortura e à prevenção e combate a esse crime no Brasil, assinale a opção correta. Nesse sentido, considere que a expressão “Protocolo Facultativo”, sempre que empregada, se refere ao Protocolo Facultativo à Convenção da ONU Contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes.

 

(EMAGIS) A respeito das relações entre o direito internacional, o direito comunitário e o direito nacional brasileiro, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 9.504/97, vêm a julgamento os itens postos abaixo. Analise-os e indique a alternativa correspondente.

I. A Lei das Eleições não tipifica ilícitos penais, embora o Código Eleitoral o faça.

II. A propaganda eleitoral somente é permitida após o dia 5 de julho do ano da eleição.

III. Na propaganda dos candidatos a cargo majoritário deverão constar, também, os nomes dos candidatos a vice ou a suplentes de senador, de modo claro e legível, em tamanho não inferior a 30% (trinta por cento) do nome do titular.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta, relativamente ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

 

(Procurador do Município de Presidente Prudente/SP – VUNESP – 2022) Sobre as formas de extinção do contrato de trabalho, é correto afirmar:

 

(Procurador do Município de Florianópolis/SC – FEPESE – 2022) De acordo com o processo do trabalho, assinale a alternativa que indica corretamente as hipóteses em que os empregados e os empregadores poderão reclamar pessoalmente perante a Justiça do Trabalho e acompanhar as suas reclamações até o final.

 

(MP/CE – PROMOTOR – 2020) Compete aos centros de apoio operacional:

 

(DPE/TO – CEBRASPE – 2021) Nos termos da Lei Complementar Federal n.º 80/1994 e da Lei Complementar Estadual n.º 55/2009, constitui direito dos assistidos da Defensoria Pública:

 

Objetivas MP Estadual - Rodada 13.2022

(MP/CE – PROMOTOR – 2020) Compete aos centros de apoio operacional:

 

(EMAGIS) Considere que, debatendo as razões pelas quais durante as guerras crimes sexuais, especialmente estupro, são praticados por soldados do Estado invasor contra mulheres do Estado invadido, especialmente quando consiga aquele Estado render e dominar este último, discutam Marcela e Fiona, ambas ativistas de direitos humanos e que defendem a tese de igualdade entre os gêneros. Marcela centra sua explicação na compreensão de que os soldados que assim agem têm predisposição biológica ao cometimento de crimes sexuais, encontrando no mencionado ambiente campo propício para exercer tal predisposição. Fiona nega a tal predisposição dos soldados criminosos, censurando-os por aproveitarem a contingente fragilidade dos meios de controle social para exercerem de forma livre e desmedida sua liberdade sexual, tratando-se de ilustrativa situação em que a autodeterminação do agente não é limitada pelo aparato estatal.

A propósito da contextualização dessa discussão na conformação teórica das Escolas Penais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do elemento subjetivo do tipo penal e também da interpretação da lei penal, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente às sanções penais e temas afins, julgue os itens abaixo.

I. Para o STF, é inconstitucional a aplicação do preceito secundário do artigo 273 do Código Penal, com a redação dada pela Lei 9.677/1998 - reclusão de 10 a 15 anos - à hipótese prevista no seu parágrafo 1º-B, inciso I, que versa sobre a importação de medicamento sem registro no órgão de vigilância sanitária. Para esta situação específica, fica repristinado o preceito secundário do artigo 273, na redação originária - reclusão de um a três anos e multa.

II. Segundo jurisprudência pacífica do STJ, o tempo de duração da medida de segurança não deve ultrapassar o limite máximo da pena abstratamente cominada ao delito praticado.

III. Jagunço Mulambo já havia cumprido pena pelo crime de latrocínio, por fato praticado em 19/08/2005 e com extinção da punibilidade em 1º/04/2017. Em 31/12/2021, cometera o crime de lesão corporal seguida de morte contra Paulo Servidor, agente penitenciário integrante do sistema prisional. Nesse caso, em relação ao segundo delito, é correto afirmar que Jagunço terá que cumprir, com vistas à progressão de regime, 70% da pena (requisito objetivo), e lhe será vedado o livramento condicional.

Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Quanto aos crimes contra a dignidade sexual, a fé pública e a Administração Pública, julgue os itens abaixo.

I. É firme o entendimento do STJ no sentido da impossibilidade de desclassificação da figura do estupro de vulnerável para o crime de importunação sexual, uma vez que este tipo penal é praticado sem violência ou grave ameaça, e, ao contrário, o tipo penal de estupro de vulnerável inclui a presunção absoluta de violência ou grave ameaça, por se tratar de menor de 14 anos de idade.

II. O princípio constitucional da autodefesa alcança aquele que atribui falsa identidade perante autoridade policial com o intento de ocultar maus antecedentes, sendo, portanto, atípica a conduta praticada pelo agente.

III. A pena de multa cominada aos crimes em licitações e contratos administrativos seguirá a metodologia de cálculo prevista no Código Penal e não poderá ser inferior a 2% (dois por cento) do valor do contrato licitado ou celebrado com contratação direta.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) Considere que contra Fábio Dantes, enquanto empresário, seja recebida denúncia por crime de corrupção ativa pelo juízo de primeira instância competente. Citado para apresentar resposta à acusação, Fábio, sem prejuízo de articular toda sua defesa processual e de mérito, inclusive com pedidos de reconsideração do recebimento da denúncia e também de absolvição sumária, informe ao juízo que, após o recebimento da denúncia, foi empossado Deputado Federal, estando atualmente em pleno exercício do mandato, requerendo, com efeito, a remessa dos autos para o Supremo Tribunal Federal.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) Sobre as provas no processo penal:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) A respeito do tráfico ilícito de drogas na sua forma privilegiada (artigo 33, parágrafo 4o , da Lei no 11.343/06), é correto afirmar que

 

(EMAGIS) No que concerne ao Direito das Coisas, avalie as seguintes proposições.

I. Aquele que possuir, como sua, área urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados, por cinco anos ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural. Para esse efeito, entende-se por "área urbana" o imóvel edificado ou não, inclusive unidades autônomas vinculadas a condomínios edilícios.

II. Adquire a propriedade do imóvel aquele que, contínua e incontestadamente, com justo título e boa-fé, o possuir por dez anos. Por outro lado, aquele que possuir coisa móvel como sua, contínua e incontestadamente durante três anos, com justo título e boa-fé, adquirir-lhe-á a propriedade. Para tais situações, a expressão “justo título” abrange todo e qualquer ato jurídico hábil, em tese, a transferir a propriedade, independentemente de registro.

III. Transfere-se entre vivos a propriedade mediante o registro do título translativo no Registro de Imóveis. Para essa finalidade, não pode ser considerada “título translativo” a promessa de compra e venda, mesmo que quitada.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do registro como meio de aquisição da propriedade imóvel, devendo ser avaliadas em consonância com a disciplina do Código Civil e com o magistério da doutrina civilista.

I. No Brasil, assim como no sistema germânico, foi adotado o princípio da fé pública do registro, isto é, sua validade incondicionada (iure et de iure) como indicação do titular da propriedade.

II. O registro da propriedade em cumprimento de sentença que reconhece sua aquisição por usucapião tem caráter constitutivo.

III. O cônjuge cujo nome não consta do registro também como proprietário do imóvel, mas apenas seu consorte, não pode, por força da presunção que emana do registro, também ser concebido como dono.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) “A” vivia em união estável com “B” pelo regime da separação obrigatória de bens e veio a falecer no ano de 2020, sem deixar testamento ou descendentes. Deixou “A”, porém, o pai, dois avós paternos e dois avós maternos vivos (a mãe era pré-morta). Assinale a alternativa correta, no que se refere à partilha dos bens da herança, segundo entendimento dominante e atual do Superior Tribunal de Justiça.

 

(EMAGIS) Analise as assertivas abaixo, concernentes ao CPC/2015.

I. O art. 10, parte final, do CPC ("O juiz não pode decidir, em grau algum de jurisdição, com base em fundamento a respeito do qual não se tenha dado às partes oportunidade de se manifestar, ainda que se trate de matéria sobre a qual deva decidir de ofício") aplica-se na declaração de incompetência absoluta.

II. Não é possível majorar os honorários advocatícios na hipótese de interposição de recurso no mesmo grau de jurisdição.

III. Não é cabível ação rescisória contra decisão estabilizada na forma do art. 304 do
CPC ("A tutela antecipada, concedida nos termos do art. 303, torna-se estável se da decisão que a conceder não for interposto o respectivo recurso").

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Em relação ao instituto da gratuidade da justiça, ao lume do CPC, têm-se a julgamento as proposições abaixo, que direcionam para uma das alternativas reveladas.

I. A gratuidade da justiça compreende, dentre outros, as taxas ou as custas judiciais, os honorários do advogado e do perito e a remuneração do intérprete ou do tradutor nomeado para apresentação de versão em português de documento redigido em língua estrangeira, bem como os depósitos previstos em lei para interposição de recurso, para propositura de ação e para a prática de outros atos processuais inerentes ao exercício da ampla defesa e do contraditório.

II. Vencido o beneficiário, as obrigações decorrentes de sua sucumbência ficarão sob condição suspensiva de exigibilidade e somente poderão ser executadas se, nos 5 (cinco) anos subsequentes ao trânsito em julgado da decisão que as certificou, o credor demonstrar que deixou de existir a situação de insuficiência de recursos que justificou a concessão de gratuidade, extinguindo-se, passado esse prazo, tais obrigações do beneficiário.

III. A gratuidade poderá ser concedida em relação a algum ou a todos os atos processuais, ou consistir na redução percentual de despesas processuais que o beneficiário tiver de adiantar no curso do procedimento. Conforme o caso, o juiz poderá conceder direito ao parcelamento de despesas processuais que o beneficiário tiver de adiantar no curso do procedimento.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o cumprimento da obrigação de pagar quantia certa e também o cumprimento da obrigação de fazer, tendo presente a disciplina do CPC/2015, o magistério da doutrina e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação à ação popular, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) No que concerne ao poder constituinte, à interpretação constitucional e à eficácia das normas constitucionais, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Considere as duas seguintes ocorrências, recentes na histórica política brasileira: (i) denúncia criminal (crime comum) recebida contra o Presidente da Câmara dos Deputados; (ii) denúncia criminal (crime comum) recebida contra Governador do Estado, cumulada com decisão judicial impondo seu afastamento cautelar do cargo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da repartição constitucional de competências legislativas e administrativas entre os entes federados, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios constitucionais da segurança jurídica e da proteção à confiança, avalie as assertivas que seguem.

I. Em doutrina, considera-se o princípio da proteção de confiança como um subprincípio ou como uma dimensão específica da segurança jurídica.

II. Enquanto a segurança jurídica está conexionada com elementos objetivos da ordem jurídica, a proteção da confiança se prende mais com as componentes subjetivas da segurança, designadamente a calculabilidade e previsibilidade dos indivíduos em relação aos efeitos jurídicos dos atos dos poderes públicos.

III. Segundo a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, consideram-se adquiridos os direitos que o seu titular, ou alguém por ele, possa exercer, não sendo adquiridos os direitos cujo começo do exercício esteja sujeito a condição pré-estabelecida.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/PA – CEBRASPE – 2022) Acerca de aspectos diversos relacionados ao crime de tortura e à prevenção e combate a esse crime no Brasil, assinale a opção correta. Nesse sentido, considere que a expressão “Protocolo Facultativo”, sempre que empregada, se refere ao Protocolo Facultativo à Convenção da ONU Contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes.

 

(EMAGIS) Sobre o regime jurídico administrativo e os princípios da Administração Pública, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Em relação aos serviços públicos e às parcerias público-privadas, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere que, regulando o processo administrativo em âmbito estadual, Lei Estadual fixe o prazo decadencial de 10 anos para a Administração Pública anular por ilegalidade atos administrativos de que tenham decorrido efeitos favoráveis ao administrado. Tenha presente a anulação, com força em tal prazo decadencial, pela autoridade administrativa de ato administrativo que acolhera pedido do servidor público e lhe concedera determinada vantagem remuneratória, anulação processada 7 anos após a prática do mencionado ato administrativo. Admita, por fim, que o servidor beneficiário ingresse em juízo pretendendo desconstituir o ato administrativo que anulou o ato concessório anterior ao fundamento de que lesiva a anulação ao princípio da segurança jurídica e à garantia da isonomia, vez que ultimada mais de 5 anos após praticado o ato anulado, máxime porque de boa-fé o servidor autor diante da vantagem que lhe fora concedida.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado e a improbidade administrativa, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do meio ambiente urbano, considerando, inclusive, o que dispõe o artigo 182 da Constituição Federal, isto é, que “a política de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Público municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes.”

I. A Lei nº 10.257/2001, conhecida como Estatuto da Cidade, admitiu a denominada usucapião coletiva de núcleos urbanos informais.

II. É cabível a aquisição de imóveis particulares por usucapião, ainda que pendente o processo de regularização urbanística.

III. O STJ acolheu a doutrina segundo a qual a ocupação irregular de áreas urbanas não é óbice à declaração de propriedade decorrente da usucapião, compreensão segundo a qual a usucapião não gera a ocupação irregular do solo, mas apenas é o primeiro passo para futura reurbanização.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as isenções tributárias, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo jurisprudência sumulada pelo STF, isenções tributárias concedidas sob condição onerosa não podem ser livremente suprimidas.

II. Segundo o Código Tributário Nacional, a isenção, ainda que concedida por prazo certo e em função de determinadas condições, pode ser revogada ou modificada por lei, a qualquer tempo.

III. Para a doutrina tributarista, as vantagens da isenção transitória condicional incorporam-se ao patrimônio de seu destinatário (quem cumpriu a condição), que passa a ter o direito adquirido de continuar desfrutando do benefício, até a expiração do prazo fixado na lei isentiva, isso também por força do inciso XXXVI, do art. 5º, da CF (“a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada.”).

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da não cumulatividade do ICMS, especialmente da manutenção ou não dos créditos escriturais pelo contribuinte quando a operação subsequente seja beneficiada com alguma hipótese de desoneração fiscal.

I. A isenção, em regra, não acarreta a anulação do crédito relativo às operações anteriores.

II. A não incidência apenas autoriza a manutenção do crédito relativo às operações anteriores se tal manutenção for prevista em lei.

III. A redução da base de cálculo acarreta, em regra, a anulação proporcional de crédito relativo às operações anteriores, salvo disposição em lei estadual em sentido contrário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a recuperação judicial, especialmente os créditos a ela sujeitos, avalie as assertivas que seguem.

I. Para o fim de submissão aos efeitos da recuperação judicial, considera-se que a existência do crédito é determinada pela data em que ocorreu o seu fato gerador.

II. Duas são as condições para submissão do crédito à recuperação judicial, existência anterior ao pedido de recuperação judicial e situação de vencido neste momento.

III. Segundo a Lei 14.112/2020, não se enquadrará nos créditos sujeitos à recuperação judicial aquele existente na data do pedido e relativo à dívida constituída nos 3 últimos anos anteriores ao pedido de recuperação judicial, que tenha sido contraída com a finalidade de aquisição de propriedades rurais, bem como as respectivas garantias.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o contrato de seguro, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 9.504/97, vêm a julgamento os itens postos abaixo. Analise-os e indique a alternativa correspondente.

I. A Lei das Eleições não tipifica ilícitos penais, embora o Código Eleitoral o faça.

II. A propaganda eleitoral somente é permitida após o dia 5 de julho do ano da eleição.

III. Na propaganda dos candidatos a cargo majoritário deverão constar, também, os nomes dos candidatos a vice ou a suplentes de senador, de modo claro e legível, em tamanho não inferior a 30% (trinta por cento) do nome do titular.

 

(MP/SC – PROMOTOR – ADAPTADA – 2020) Quanto às infrações administrativas praticadas contra criança e adolescente, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) No que tange ao superendividamento, é CORRETO afirmar que:

 

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 13.2022

(EMAGIS) No que concerne ao poder constituinte, à interpretação constitucional e à eficácia das normas constitucionais, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Considere as duas seguintes ocorrências, recentes na histórica política brasileira: (i) denúncia criminal (crime comum) recebida contra o Presidente da Câmara dos Deputados; (ii) denúncia criminal (crime comum) recebida contra Governador do Estado, cumulada com decisão judicial impondo seu afastamento cautelar do cargo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da repartição constitucional de competências legislativas e administrativas entre os entes federados, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios constitucionais da segurança jurídica e da proteção à confiança, avalie as assertivas que seguem.

I. Em doutrina, considera-se o princípio da proteção de confiança como um subprincípio ou como uma dimensão específica da segurança jurídica.

II. Enquanto a segurança jurídica está conexionada com elementos objetivos da ordem jurídica, a proteção da confiança se prende mais com as componentes subjetivas da segurança, designadamente a calculabilidade e previsibilidade dos indivíduos em relação aos efeitos jurídicos dos atos dos poderes públicos.

III. Segundo a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, consideram-se adquiridos os direitos que o seu titular, ou alguém por ele, possa exercer, não sendo adquiridos os direitos cujo começo do exercício esteja sujeito a condição pré-estabelecida.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta, relativamente ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

 

(EMAGIS) Considere que, debatendo as razões pelas quais durante as guerras crimes sexuais, especialmente estupro, são praticados por soldados do Estado invasor contra mulheres do Estado invadido, especialmente quando consiga aquele Estado render e dominar este último, discutam Marcela e Fiona, ambas ativistas de direitos humanos e que defendem a tese de igualdade entre os gêneros. Marcela centra sua explicação na compreensão de que os soldados que assim agem têm predisposição biológica ao cometimento de crimes sexuais, encontrando no mencionado ambiente campo propício para exercer tal predisposição. Fiona nega a tal predisposição dos soldados criminosos, censurando-os por aproveitarem a contingente fragilidade dos meios de controle social para exercerem de forma livre e desmedida sua liberdade sexual, tratando-se de ilustrativa situação em que a autodeterminação do agente não é limitada pelo aparato estatal.

A propósito da contextualização dessa discussão na conformação teórica das Escolas Penais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do elemento subjetivo do tipo penal e também da interpretação da lei penal, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente às sanções penais e temas afins, julgue os itens abaixo.

I. Para o STF, é inconstitucional a aplicação do preceito secundário do artigo 273 do Código Penal, com a redação dada pela Lei 9.677/1998 - reclusão de 10 a 15 anos - à hipótese prevista no seu parágrafo 1º-B, inciso I, que versa sobre a importação de medicamento sem registro no órgão de vigilância sanitária. Para esta situação específica, fica repristinado o preceito secundário do artigo 273, na redação originária - reclusão de um a três anos e multa.

II. Segundo jurisprudência pacífica do STJ, o tempo de duração da medida de segurança não deve ultrapassar o limite máximo da pena abstratamente cominada ao delito praticado.

III. Jagunço Mulambo já havia cumprido pena pelo crime de latrocínio, por fato praticado em 19/08/2005 e com extinção da punibilidade em 1º/04/2017. Em 31/12/2021, cometera o crime de lesão corporal seguida de morte contra Paulo Servidor, agente penitenciário integrante do sistema prisional. Nesse caso, em relação ao segundo delito, é correto afirmar que Jagunço terá que cumprir, com vistas à progressão de regime, 70% da pena (requisito objetivo), e lhe será vedado o livramento condicional.

Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 11.340/06, a Lei 11.343/06, a Lei 9.613/98 e a Lei 12.850/13, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere que contra Fábio Dantes, enquanto empresário, seja recebida denúncia por crime de corrupção ativa pelo juízo de primeira instância competente. Citado para apresentar resposta à acusação, Fábio, sem prejuízo de articular toda sua defesa processual e de mérito, inclusive com pedidos de reconsideração do recebimento da denúncia e também de absolvição sumária, informe ao juízo que, após o recebimento da denúncia, foi empossado Deputado Federal, estando atualmente em pleno exercício do mandato, requerendo, com efeito, a remessa dos autos para o Supremo Tribunal Federal.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) Sobre as provas no processo penal:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) A respeito do tráfico ilícito de drogas na sua forma privilegiada (artigo 33, parágrafo 4o , da Lei no 11.343/06), é correto afirmar que

 

(EMAGIS) No que tange ao superendividamento, é CORRETO afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que inclui os fornecedores de serviços privados de educação no rol de entidades sujeitas à obrigação de conceder, a seus clientes preexistentes, os mesmos benefícios e promoções oferecidos a novos consumidores.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne ao Direito das Coisas, avalie as seguintes proposições.

I. Aquele que possuir, como sua, área urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados, por cinco anos ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural. Para esse efeito, entende-se por "área urbana" o imóvel edificado ou não, inclusive unidades autônomas vinculadas a condomínios edilícios.

II. Adquire a propriedade do imóvel aquele que, contínua e incontestadamente, com justo título e boa-fé, o possuir por dez anos. Por outro lado, aquele que possuir coisa móvel como sua, contínua e incontestadamente durante três anos, com justo título e boa-fé, adquirir-lhe-á a propriedade. Para tais situações, a expressão “justo título” abrange todo e qualquer ato jurídico hábil, em tese, a transferir a propriedade, independentemente de registro.

III. Transfere-se entre vivos a propriedade mediante o registro do título translativo no Registro de Imóveis. Para essa finalidade, não pode ser considerada “título translativo” a promessa de compra e venda, mesmo que quitada.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do registro como meio de aquisição da propriedade imóvel, devendo ser avaliadas em consonância com a disciplina do Código Civil e com o magistério da doutrina civilista.

I. No Brasil, assim como no sistema germânico, foi adotado o princípio da fé pública do registro, isto é, sua validade incondicionada (iure et de iure) como indicação do titular da propriedade.

II. O registro da propriedade em cumprimento de sentença que reconhece sua aquisição por usucapião tem caráter constitutivo.

III. O cônjuge cujo nome não consta do registro também como proprietário do imóvel, mas apenas seu consorte, não pode, por força da presunção que emana do registro, também ser concebido como dono.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Analise as assertivas abaixo, concernentes ao CPC/2015.

I. O art. 10, parte final, do CPC ("O juiz não pode decidir, em grau algum de jurisdição, com base em fundamento a respeito do qual não se tenha dado às partes oportunidade de se manifestar, ainda que se trate de matéria sobre a qual deva decidir de ofício") aplica-se na declaração de incompetência absoluta.

II. Não é possível majorar os honorários advocatícios na hipótese de interposição de recurso no mesmo grau de jurisdição.

III. Não é cabível ação rescisória contra decisão estabilizada na forma do art. 304 do
CPC ("A tutela antecipada, concedida nos termos do art. 303, torna-se estável se da decisão que a conceder não for interposto o respectivo recurso").

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Em relação ao instituto da gratuidade da justiça, ao lume do CPC, têm-se a julgamento as proposições abaixo, que direcionam para uma das alternativas reveladas.

I. A gratuidade da justiça compreende, dentre outros, as taxas ou as custas judiciais, os honorários do advogado e do perito e a remuneração do intérprete ou do tradutor nomeado para apresentação de versão em português de documento redigido em língua estrangeira, bem como os depósitos previstos em lei para interposição de recurso, para propositura de ação e para a prática de outros atos processuais inerentes ao exercício da ampla defesa e do contraditório.

II. Vencido o beneficiário, as obrigações decorrentes de sua sucumbência ficarão sob condição suspensiva de exigibilidade e somente poderão ser executadas se, nos 5 (cinco) anos subsequentes ao trânsito em julgado da decisão que as certificou, o credor demonstrar que deixou de existir a situação de insuficiência de recursos que justificou a concessão de gratuidade, extinguindo-se, passado esse prazo, tais obrigações do beneficiário.

III. A gratuidade poderá ser concedida em relação a algum ou a todos os atos processuais, ou consistir na redução percentual de despesas processuais que o beneficiário tiver de adiantar no curso do procedimento. Conforme o caso, o juiz poderá conceder direito ao parcelamento de despesas processuais que o beneficiário tiver de adiantar no curso do procedimento.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o cumprimento da obrigação de pagar quantia certa e também o cumprimento da obrigação de fazer, tendo presente a disciplina do CPC/2015, o magistério da doutrina e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a recuperação judicial, especialmente os créditos a ela sujeitos, avalie as assertivas que seguem.

I. Para o fim de submissão aos efeitos da recuperação judicial, considera-se que a existência do crédito é determinada pela data em que ocorreu o seu fato gerador.

II. Duas são as condições para submissão do crédito à recuperação judicial, existência anterior ao pedido de recuperação judicial e situação de vencido neste momento.

III. Segundo a Lei 14.112/2020, não se enquadrará nos créditos sujeitos à recuperação judicial aquele existente na data do pedido e relativo à dívida constituída nos 3 últimos anos anteriores ao pedido de recuperação judicial, que tenha sido contraída com a finalidade de aquisição de propriedades rurais, bem como as respectivas garantias.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o contrato de seguro, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as isenções tributárias, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo jurisprudência sumulada pelo STF, isenções tributárias concedidas sob condição onerosa não podem ser livremente suprimidas.

II. Segundo o Código Tributário Nacional, a isenção, ainda que concedida por prazo certo e em função de determinadas condições, pode ser revogada ou modificada por lei, a qualquer tempo.

III. Para a doutrina tributarista, as vantagens da isenção transitória condicional incorporam-se ao patrimônio de seu destinatário (quem cumpriu a condição), que passa a ter o direito adquirido de continuar desfrutando do benefício, até a expiração do prazo fixado na lei isentiva, isso também por força do inciso XXXVI, do art. 5º, da CF (“a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada.”).

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com base no Código Tributário Nacional e no magistério jurisprudencial, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a autonomia financeira dos Municípios e o controle financeiro externo de suas atividades a cargo do Poder Legislativo e do Tribunal de Contas. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o regime jurídico administrativo e os princípios da Administração Pública, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Em relação aos serviços públicos e às parcerias público-privadas, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere que, regulando o processo administrativo em âmbito estadual, Lei Estadual fixe o prazo decadencial de 10 anos para a Administração Pública anular por ilegalidade atos administrativos de que tenham decorrido efeitos favoráveis ao administrado. Tenha presente a anulação, com força em tal prazo decadencial, pela autoridade administrativa de ato administrativo que acolhera pedido do servidor público e lhe concedera determinada vantagem remuneratória, anulação processada 7 anos após a prática do mencionado ato administrativo. Admita, por fim, que o servidor beneficiário ingresse em juízo pretendendo desconstituir o ato administrativo que anulou o ato concessório anterior ao fundamento de que lesiva a anulação ao princípio da segurança jurídica e à garantia da isonomia, vez que ultimada mais de 5 anos após praticado o ato anulado, máxime porque de boa-fé o servidor autor diante da vantagem que lhe fora concedida.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado e a improbidade administrativa, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do meio ambiente urbano, considerando, inclusive, o que dispõe o artigo 182 da Constituição Federal, isto é, que “a política de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Público municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes.”

I. A Lei nº 10.257/2001, conhecida como Estatuto da Cidade, admitiu a denominada usucapião coletiva de núcleos urbanos informais.

II. É cabível a aquisição de imóveis particulares por usucapião, ainda que pendente o processo de regularização urbanística.

III. O STJ acolheu a doutrina segundo a qual a ocupação irregular de áreas urbanas não é óbice à declaração de propriedade decorrente da usucapião, compreensão segundo a qual a usucapião não gera a ocupação irregular do solo, mas apenas é o primeiro passo para futura reurbanização.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito das relações entre o direito internacional, o direito comunitário e o direito nacional brasileiro, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas Delegado - Rodada 13.2022

(EMAGIS) Considere que, debatendo as razões pelas quais durante as guerras crimes sexuais, especialmente estupro, são praticados por soldados do Estado invasor contra mulheres do Estado invadido, especialmente quando consiga aquele Estado render e dominar este último, discutam Marcela e Fiona, ambas ativistas de direitos humanos e que defendem a tese de igualdade entre os gêneros. Marcela centra sua explicação na compreensão de que os soldados que assim agem têm predisposição biológica ao cometimento de crimes sexuais, encontrando no mencionado ambiente campo propício para exercer tal predisposição. Fiona nega a tal predisposição dos soldados criminosos, censurando-os por aproveitarem a contingente fragilidade dos meios de controle social para exercerem de forma livre e desmedida sua liberdade sexual, tratando-se de ilustrativa situação em que a autodeterminação do agente não é limitada pelo aparato estatal.

A propósito da contextualização dessa discussão na conformação teórica das Escolas Penais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do elemento subjetivo do tipo penal e também da interpretação da lei penal, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente às sanções penais e temas afins, julgue os itens abaixo.

I. Para o STF, é inconstitucional a aplicação do preceito secundário do artigo 273 do Código Penal, com a redação dada pela Lei 9.677/1998 - reclusão de 10 a 15 anos - à hipótese prevista no seu parágrafo 1º-B, inciso I, que versa sobre a importação de medicamento sem registro no órgão de vigilância sanitária. Para esta situação específica, fica repristinado o preceito secundário do artigo 273, na redação originária - reclusão de um a três anos e multa.

II. Segundo jurisprudência pacífica do STJ, o tempo de duração da medida de segurança não deve ultrapassar o limite máximo da pena abstratamente cominada ao delito praticado.

III. Jagunço Mulambo já havia cumprido pena pelo crime de latrocínio, por fato praticado em 19/08/2005 e com extinção da punibilidade em 1º/04/2017. Em 31/12/2021, cometera o crime de lesão corporal seguida de morte contra Paulo Servidor, agente penitenciário integrante do sistema prisional. Nesse caso, em relação ao segundo delito, é correto afirmar que Jagunço terá que cumprir, com vistas à progressão de regime, 70% da pena (requisito objetivo), e lhe será vedado o livramento condicional.

Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Quanto aos crimes contra a dignidade sexual, a fé pública e a Administração Pública, julgue os itens abaixo.

I. É firme o entendimento do STJ no sentido da impossibilidade de desclassificação da figura do estupro de vulnerável para o crime de importunação sexual, uma vez que este tipo penal é praticado sem violência ou grave ameaça, e, ao contrário, o tipo penal de estupro de vulnerável inclui a presunção absoluta de violência ou grave ameaça, por se tratar de menor de 14 anos de idade.

II. O princípio constitucional da autodefesa alcança aquele que atribui falsa identidade perante autoridade policial com o intento de ocultar maus antecedentes, sendo, portanto, atípica a conduta praticada pelo agente.

III. A pena de multa cominada aos crimes em licitações e contratos administrativos seguirá a metodologia de cálculo prevista no Código Penal e não poderá ser inferior a 2% (dois por cento) do valor do contrato licitado ou celebrado com contratação direta.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 11.340/06, a Lei 11.343/06, a Lei 9.613/98 e a Lei 12.850/13, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere que contra Fábio Dantes, enquanto empresário, seja recebida denúncia por crime de corrupção ativa pelo juízo de primeira instância competente. Citado para apresentar resposta à acusação, Fábio, sem prejuízo de articular toda sua defesa processual e de mérito, inclusive com pedidos de reconsideração do recebimento da denúncia e também de absolvição sumária, informe ao juízo que, após o recebimento da denúncia, foi empossado Deputado Federal, estando atualmente em pleno exercício do mandato, requerendo, com efeito, a remessa dos autos para o Supremo Tribunal Federal.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) Sobre as provas no processo penal:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) A respeito do tráfico ilícito de drogas na sua forma privilegiada (artigo 33, parágrafo 4o , da Lei no 11.343/06), é correto afirmar que

 

(EMAGIS) No que concerne ao poder constituinte, à interpretação constitucional e à eficácia das normas constitucionais, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Considere as duas seguintes ocorrências, recentes na histórica política brasileira: (i) denúncia criminal (crime comum) recebida contra o Presidente da Câmara dos Deputados; (ii) denúncia criminal (crime comum) recebida contra Governador do Estado, cumulada com decisão judicial impondo seu afastamento cautelar do cargo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da repartição constitucional de competências legislativas e administrativas entre os entes federados, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios constitucionais da segurança jurídica e da proteção à confiança, avalie as assertivas que seguem.

I. Em doutrina, considera-se o princípio da proteção de confiança como um subprincípio ou como uma dimensão específica da segurança jurídica.

II. Enquanto a segurança jurídica está conexionada com elementos objetivos da ordem jurídica, a proteção da confiança se prende mais com as componentes subjetivas da segurança, designadamente a calculabilidade e previsibilidade dos indivíduos em relação aos efeitos jurídicos dos atos dos poderes públicos.

III. Segundo a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, consideram-se adquiridos os direitos que o seu titular, ou alguém por ele, possa exercer, não sendo adquiridos os direitos cujo começo do exercício esteja sujeito a condição pré-estabelecida.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o regime jurídico administrativo e os princípios da Administração Pública, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Em relação aos serviços públicos e às parcerias público-privadas, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere que, regulando o processo administrativo em âmbito estadual, Lei Estadual fixe o prazo decadencial de 10 anos para a Administração Pública anular por ilegalidade atos administrativos de que tenham decorrido efeitos favoráveis ao administrado. Tenha presente a anulação, com força em tal prazo decadencial, pela autoridade administrativa de ato administrativo que acolhera pedido do servidor público e lhe concedera determinada vantagem remuneratória, anulação processada 7 anos após a prática do mencionado ato administrativo. Admita, por fim, que o servidor beneficiário ingresse em juízo pretendendo desconstituir o ato administrativo que anulou o ato concessório anterior ao fundamento de que lesiva a anulação ao princípio da segurança jurídica e à garantia da isonomia, vez que ultimada mais de 5 anos após praticado o ato anulado, máxime porque de boa-fé o servidor autor diante da vantagem que lhe fora concedida.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado e a improbidade administrativa, marque a alternativa correta.

 

(DPE/PA – CEBRASPE – 2022) Acerca de aspectos diversos relacionados ao crime de tortura e à prevenção e combate a esse crime no Brasil, assinale a opção correta. Nesse sentido, considere que a expressão “Protocolo Facultativo”, sempre que empregada, se refere ao Protocolo Facultativo à Convenção da ONU Contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes.

 

(EMAGIS) Sobre as isenções tributárias, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo jurisprudência sumulada pelo STF, isenções tributárias concedidas sob condição onerosa não podem ser livremente suprimidas.

II. Segundo o Código Tributário Nacional, a isenção, ainda que concedida por prazo certo e em função de determinadas condições, pode ser revogada ou modificada por lei, a qualquer tempo.

III. Para a doutrina tributarista, as vantagens da isenção transitória condicional incorporam-se ao patrimônio de seu destinatário (quem cumpriu a condição), que passa a ter o direito adquirido de continuar desfrutando do benefício, até a expiração do prazo fixado na lei isentiva, isso também por força do inciso XXXVI, do art. 5º, da CF (“a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada.”).

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da não cumulatividade do ICMS, especialmente da manutenção ou não dos créditos escriturais pelo contribuinte quando a operação subsequente seja beneficiada com alguma hipótese de desoneração fiscal.

I. A isenção, em regra, não acarreta a anulação do crédito relativo às operações anteriores.

II. A não incidência apenas autoriza a manutenção do crédito relativo às operações anteriores se tal manutenção for prevista em lei.

III. A redução da base de cálculo acarreta, em regra, a anulação proporcional de crédito relativo às operações anteriores, salvo disposição em lei estadual em sentido contrário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do meio ambiente urbano, considerando, inclusive, o que dispõe o artigo 182 da Constituição Federal, isto é, que “a política de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Público municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes.”

I. A Lei nº 10.257/2001, conhecida como Estatuto da Cidade, admitiu a denominada usucapião coletiva de núcleos urbanos informais.

II. É cabível a aquisição de imóveis particulares por usucapião, ainda que pendente o processo de regularização urbanística.

III. O STJ acolheu a doutrina segundo a qual a ocupação irregular de áreas urbanas não é óbice à declaração de propriedade decorrente da usucapião, compreensão segundo a qual a usucapião não gera a ocupação irregular do solo, mas apenas é o primeiro passo para futura reurbanização.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

  9082 item(ns)
Primeiro Anterior  154   155   156   157   158  Proximo Ultimo

Cesta de Rodadas Pretéritas

Adicione à cesta os planos das Rodadas Pretéritas que você deseja adquirir.

    Valor Total: R$ ...

    • 1

    Copyright © 2010-2025 - Emagis - Todos os direitos reservados - CNPJ: 12.626.846/0001-10
    O Emagis é uma instituição privada, não possuindo qualquer vinculação a órgãos públicos. ILION.com.br