Emagis
Emagis
HOME MATRICULE-SE POR QUE APROVAMOS MAIS? ENTENDA OS CURSOS RESULTADOS ÁREA RESTRITA
NEWSLETTER
CONTATO
Magistratura MAGISTRATURA
Magistratura MINISTÉRIO PÚBLICO
Magistratura DEFENSORIA PÚBLICA
Magistratura PROCURADORIA
Magistratura DELEGADO DE POLICIA
Programas de Estudos PROGRAMAS DE ESTUDO
Planos de Questões/Provas PLANOS DE QUESTÕES/PROVAS
Cursos Intensivos Simulados CURSOS INTENSIVOS SIMULADOS
Videoaulas VIDEOAULAS
Rodadas Pretéritas RODADAS PRETÉRITAS
Downloads DOWNLOADS
Facebook Intagran Youtube Twitter
Emagis
Bem-vindo(a)



INÍCIO (ÁREA RESTRITA) AVISOS MINHA CONTA ALTERAR DADOS CADASTRAIS RENOVAR/ADQUIRIR PLANO CERTIFICADOS INDIQUE UM AMIGO SAIR
FAÇA SEU LOGIN


ESQUECEU A SENHA?


Seu navegador não suporta este video. Por favor, atualize seu navegador.

Rodadas Pretéritas

  1. Home
  2. Rodadas Pretéritas
  3. Busca
  4. Entenda as rodadas pretéritas
Informações Adicionar

Discursivas 2022

Informações Adicionar

Discursivas TJ/SP 2023

Busque por suas rodadas

Informações Adicionar

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 35.2022

Informações Adicionar

Objetivas MPF - Rodada 35.2022

Informações Adicionar

Objetivas DP Estadual - Rodada 35.2022

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 35.2022 - Questão 1

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 35.2022 - Questão 2

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 35.2022 - Questão 3

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 35.2022 - Questão 4

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 35.2022 - Questão 5

Informações Adicionar

Objetivas DPF - Rodada 35.2022

Informações Adicionar

Delegado de Polícia - Rodada 35.2022

Informações Adicionar

PGE/PGM - Rodada 35.2022

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM - Rodada 35.2022

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 35.2022

Informações Adicionar

Defensoria Pública Estadual - Rodada 35.2022

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 35.2022

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 35.2022

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 35.2022

Informações Adicionar

Objetivas - Rodada 35.2022

Informações Adicionar

Sentença Estadual - Rodada 35.2022

Informações Adicionar

Objetivas MP Estadual - Rodada 35.2022

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 35.2022

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 35.2022

Informações Adicionar

PGE/PGM - Rodada 34.2022

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM - Rodada 34.2022

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 35.2022

(EMAGIS) Sobre a Lei de Introdução às Normas de Direito Brasileiro, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Considere ação de rescisão de contrato de compra e venda de imóvel cumulada com restituição de valores pagos, ajuizada por Tenório em desfavor de José Leôncio, em virtude da alegada impossibilidade de dar continuidade ao adimplemento das prestações devidas.

A propósito, marque a assertiva CORRETA.

 

(TJ/MG – Juiz de Direito Substituto – FGV – 2022) O Supremo Tribunal Federal, no Recurso Extraordinário nº 646.721-RS (repercussão geral, redator p/ acórdão min. Roberto Barroso, DJe 11.09.2017), decidiu sobre o direito sucessório de companheiros, hétero ou homoafetivos. A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a tutela de urgência na disciplina do CPC/2015, tendo presente também o magistério da doutrina processual e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a distribuição do ônus da prova, ao lume do CPC, julgue os itens abaixo.

I. Em regra, o ônus da prova incumbe ao autor, quanto ao fato constitutivo de seu direito, e ao réu, quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.

II. A distribuição diversa do ônus da prova pode ocorrer por convenção das partes, salvo quando recair sobre direito indisponível da parte ou tornar excessivamente difícil a uma parte o exercício do direito.

III. Exceto quando reconhecida sua nulidade, a convenção das partes sobre o ônus da prova afasta a redistribuição por parte do juiz.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Relativamente à produção antecipada da prova, considerada a disciplina do CPC/2015, analise as seguintes afirmações e aponte a alternativa apropriada.

I. A produção antecipada da prova é da competência do juízo do foro onde esta deva ser produzida ou do foro de domicílio do réu.

II. A produção antecipada da prova previne a competência do juízo para a ação que venha a ser proposta.

III. A efica?cia da produc?a?o antecipada de provas na?o esta? condicionada a prazo para a propositura de outra ac?a?o.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa INCORRETA sobre a defesa dos interesses coletivos dos consumidores e das vítimas em juízo.

 

(EMAGIS) Segundo as normas sobre práticas abusivas regulamentadas pelo Código de Defesa do Consumidor, é lícito ao fornecedor de produtos:

 

(EMAGIS) A respeito do processo de eleição de membros do Conselho Tutelar, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) No âmbito da Criminologia, sobre a Teoria da Anomia, avalie as assertivas que seguem.

I. Trata-se de teoria que, assim como fizeram os primeiros estudiosos da criminologia, centra-se no modelo médico e patológico para interpretar o fenômeno criminoso.

II. A abordagem sociológica da anomia tem como precursor Émile Durkheim, tendo como foco a ausência de normas sociais de referência que acarreta uma ruptura de padrões sociais de conduta, produzindo uma situação de pouca coesão social.

III. Na acepção de Durkheim, a pena não tem função de prevenção, seja especial ou geral, mas, sim, a função de satisfazer a consciência comum, ferida pelo ato cometido por um dos membros da coletividade, isto é, a sociedade a exige como reparação e castigo do culpado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente à sanção penal e ao concurso de crimes, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.

I. Tendo em vista a legalidade e a taxatividade da norma penal (art. 5º, XXXIX, da CF), a alteração promovida pela Lei 13.964/2019 no art. 112 da LEP não autoriza a incidência do percentual de 60% aos condenados reincidentes não específicos para o fim de progressão de regime. Diante da omissão legislativa, impõe-se a analogia in bonam partem, para aplicação, inclusive retroativa, da regra que estipula o lapso temporal de 50% ao condenado por crime hediondo ou equiparado sem resultado morte reincidente não específico.

II. O inadimplemento da pena de multa cumulativamente aplicada ao sentenciado não pode ser utilizado como justificativa para impedir a progressão no regime prisional.

III. O aumento decorrente do concurso formal tem como parâmetro o número de delitos perpetrados, dentro do intervalo legal de 1/6 a 1/2. Nesses termos, aplica-se a fração de aumento de 1/6 pela prática de 2 infrações; 1/5, para 3 infrações; 1/4 para 4 infrações; 1/3 para 5 infrações e 1/2 para 6 ou mais infrações.

 

(TJ/MG – Juiz de Direito Substituto – FGV – 2022) Aquiles, nascido em 30/07/1994, réu primário, cometeu, em 24/06/2015, o crime de homicídio simples tentado, sendo condenado, por sentença recorrível, à pena de 4 (quatro) anos e 3 (três) meses de reclusão em regime semiaberto. Considerando esse caso, assinale a afirmativa correta.


 

(EMAGIS) No que tange aos crimes contra o patrimônio e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I. O crime de estelionato praticado por meio de saque de cheque fraudado compete ao Juízo do local do domicílio da vítima.

II. Jagunço Mulambo e Paulo Medonho, em comunhão de esforços, trafegavam, em uma motocicleta, pelas ruas da capital paranaense, por volta das 23h, quando identificaram o veículo que desejavam subtrair, estacionado em plena via pública. O crime foi consumado. Nessa hipótese, de acordo com o STJ, será aplicável a causa de aumento de pena pelo fato de o crime ter sido perpetrado durante o repouso noturno.

III. A pena é de reclusão, de 4 (quatro) a 8 (oito) anos, e multa, se o furto mediante fraude é cometido por meio de dispositivo eletrônico ou informático, conectado ou não à rede de computadores, com ou sem a violação de mecanismo de segurança ou a utilização de programa malicioso, ou por qualquer outro meio fraudulento análogo.

IV. O crime de apropriação indébita previdenciária, assim como os delitos previstos no art. 1º, I a IV, da Lei 8.137/1990, são materiais, não se configurando enquanto não lançado definitivamente o crédito, o que também impede o início da contagem do prazo prescricional.

Estão corretos:

 

(EMAGIS) Sobre a prisão temporária, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a prisão preventiva e também sobre a prisão temporária, avalie as assertivas que seguem.

I. O requisito de estar fundamentada em fatos novos ou contemporâneos à decretação da medida, embora disposto no Código de Processo Penal apenas para a prisão preventiva, aplica-se também à prisão temporária, ainda que não disposto expressamente da Lei 7.906/1989.

II. Embora não caiba a prisão preventiva ou a condução coercitiva somente com a finalidade de interrogar o indiciado, o entendimento veiculado pelo STF nas ADPFs 395 e 444 não se aplica à prisão temporária, eis que a prisão temporária para interrogatório é uma das modalidades de ‘periculum libertatis’ eleitas pela Lei 7.960/1989 e chancelada pelo STF.

III. O requisito de não ser cabível outra cautelar pessoal menos gravosa e de demonstração concreta deste descabimento no caso concreto, embora disposto no Código de Processo Penal apenas para a prisão preventiva, aplica-se também à prisão temporária, ainda que não disposto expressamente da Lei 7.906/1989.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/MG – Juiz de Direito Substituto – FGV – 2022) Com base na redação atual do Art. 112 da Lei nº 7.210/1984, a pena privativa de liberdade será executada de forma progressiva, com a transferência para regime menos rigoroso, a ser determinada pelo juiz, quando o preso tiver cumprido ao menos

I. 30% (trinta por cento) da pena,
II. 40% (quarenta por cento) da pena,
III. 25% (vinte e cinco por cento) da pena,
IV. 20% (vinte por cento) da pena,

( ) se o apenado for primário e o crime tiver sido cometido com violência à pessoa ou grave ameaça.
( ) se o apenado for reincidente em crime cometido sem violência à pessoa ou grave ameaça.
( ) se o apenado for condenado pela prática de crime hediondo ou equiparado, se for primário.
( ) se o apenado for reincidente em crime cometido com violência à pessoa ou grave ameaça.

Assinale a opção que apresenta a associação correta, segundo a ordem apresentada.

 

(TRF4 – Juiz Federal Substituto – 2022) Assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a disciplina constitucional dos precatórios e também sobre sua interpretação pela jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange a previdência, saúde, educação, família, criança adolescente e idoso:

I. Os Estados membros possuem competência apenas para a instituição de contribuição voltada ao custeio do regime de previdência de seus servidores, faltando-lhes, portanto, competência para a criação de contribuição ou qualquer outra espécie tributária destinada ao custeio de serviços médicos, hospitalares, farmacêuticos e odontológicos prestados aos seus servidores.

II. É inconstitucional a regra que veda, no âmbito do Sistema Único de Saúde, a internação em acomodações superiores, bem como o atendimento diferenciado por médico do próprio Sistema Único de Saúde, ou por médico conveniado, mediante o pagamento da diferença dos valores correspondentes.

III. A cobrança de taxa de matrícula nas universidades públicas é inconstitucional. No entanto, a garantia constitucional da gratuidade de ensino não obsta a cobrança por universidades públicas de mensalidade em cursos de especialização.

IV. Cabe à lei estabelecer o plano nacional de juventude, de duração decenal, visando à articulação das várias esferas do poder público para a execução de políticas públicas.

V. É direito dos trabalhadores urbanos e rurais a assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 (cinco) anos de idade em creches e pré-escolas.

Pode-se afirmar que:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da atuação em juízo das associações para tutela de direito de seus associados, devendo ser avaliadas em consonância com a disciplina constitucional e com a jurisprudência dos tribunais superiores.

Marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/AP – FCC – 2022) O controle de convencionalidade

 

(EMAGIS) No que tange às origens do Direito Administrativo, aos órgãos públicos e à competência administrativa, aquilate as seguintes proposições.

I. Conquanto o Direito Administrativo tenha nascido sob a égide do Estado de Polícia, a doutrina indica que o seu desenvolvimento ganhou impulso decisivo com o célebre julgamento do caso Blanco, na França. Nesse caso, datado de 1873, uma criança de cinco anos havia sido atropelada por uma vagonete pertencente à Companhia Nacional de Manufatura de Fumo, e o Tribunal de Conflitos, ao apreciar uma espécie de conflito negativo de competência entre o Conselho de Estado e a Corte de Cassação, responsáveis, respectivamente, pela jurisdição administrativa e pela jurisdição comum, fixou a competência do Conselho de Estado para o julgamento da causa, tendo em vista a presença do serviço público e a necessidade de aplicação de regras publicísticas, diferenciadas daquelas aplicáveis aos particulares.

II. Quanto à composição, podem os órgãos públicos dividir-se em singulares, quando integrados por um só agente, e coletivos, quando compostos por vários agentes. Por sua vez, os órgãos públicos coletivos podem subdividir-se em órgãos de representação unitária e em órgãos de representação plúrima.

III. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos. Na delegação, um órgão administrativo e seu titular, se não houver impedimento legal, delegam parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial. Não podem, contudo, ser objeto de delegação a edição de atos de caráter normativo, a decisão de recursos administrativos e as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade. Já a avocação, permitida em caráter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, somente pode ocorrer em relação a órgão hierarquicamente inferior.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre os agentes públicos, a responsabilidade civil do Estado e os atos administrativos, julgue os itens abaixo.

I. Nos casos autorizados constitucionalmente de acumulação de cargos, empregos e funções, a incidência do teto remuneratório se dá em relação ao somatório dos ganhos do agente público.

II. O Estado responde, objetivamente, pelos atos dos tabeliães e registradores oficiais que, no exercício de suas funções, causem dano a terceiros, assentado o dever de regresso contra o responsável, nos casos de dolo ou culpa, sob pena de improbidade administrativa.

III. Ato composto é o que resulta da manifestação de dois ou mais órgãos, sejam eles singulares ou colegiados, cuja vontade se funde para formar um ato único. As vontades são homogêneas, advindas de vários órgãos de uma mesma entidade ou de entidades públicas distintas, que se unem em uma só vontade para formar o ato.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Com relação aos atos administrativos, ao processo administrativo disciplinar e à desapropriação, julgue os itens abaixo.

I. Os vícios sanáveis, que admitem convalidação, são os relacionados à competência, à forma e ao objeto, quando este último for plúrimo (quando o ato possuir mais de um objeto). Por outro lado, os vícios insanáveis, que não toleram a convalidação, dizem respeito ao motivo, ao objeto (quando único), à finalidade e à falta de congruência entre o motivo e o resultado do ato administrativo.

II. O excesso de prazo para a conclusão do processo administrativo disciplinar não é apto a gerar nulidade.

III. Na desapropriação, se houver concordância, reduzida a termo, do expropriado, a decisão concessiva da imissão provisória na posse implicará a aquisição da propriedade pelo expropriante com o consequente registro da propriedade na matrícula do imóvel. Essa concordância escrita do expropriado, contudo, não implica renúncia ao seu direito de questionar o preço ofertado em juízo.

Há erro:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do controle judicial, à luz do princípio da razoabilidade, de decisões administrativas, especialmente as restritivas de direitos do administrado, devendo ser avaliadas em consonância com a jurisprudência do STJ.

I. Não se afigura razoável a eliminação do candidato na fase de investigação social do concurso público, tão somente em razão do indiciamento por crime de menor potencial ofensivo, sobre o qual foi realizada transação penal.

II. Impedir que o candidato participe do processo seletivo simplificado porque, há alguns anos, seu contrato foi rescindido por conveniência administrativa, somente é decisão administrativa válida se amparada nos termos do Edital que regeu o certame.

III. O fato de o candidato em concurso público ter sido usuário de drogas há muitos anos, sendo atualmente servidor público, sem qualquer registro sobre o envolvimento em qualquer ato desabonador de sua reputação moral, torna irrazoável sua eliminação na fase de investigação social no concurso para Soldado da Polícia Militar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que tange à Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/95), julgue os itens abaixo.

I. Quem se filia a outro partido deve fazer comunicação ao partido e ao juiz de sua respectiva Zona Eleitoral, para cancelar sua filiação; se não o fizer no dia imediato ao da nova filiação, fica configurada dupla filiação, sendo ambas consideradas nulas para todos os efeitos.

II. Perderá o mandato o detentor de cargo eletivo que se desfiliar, sem justa causa, do partido pelo qual foi eleito. Considera-se justa causa para a desfiliação partidária, dentre outras hipóteses, a mudança de partido efetuada durante o período de trinta dias que antecede o prazo de filiação exigido em lei para concorrer à eleição, majoritária ou proporcional, ao término do mandato vigente.

III. A responsabilidade por violação dos deveres partidários deve ser apurada e punida pelo competente órgão, na conformidade do que disponha o estatuto de cada partido. Filiado algum pode sofrer medida disciplinar ou punição por conduta que não esteja tipificada no estatuto do partido político.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Caso o empresário ou a sociedade empresária tenham como objeto a prestação de serviços na rede mundial de computadores, seja como provedor de conexão, seja como provedor de aplicação, devem cumprir exigências traçadas pelo Marco Civil da Internet (MCI – Lei 12.965/2014), dentre as quais as referentes à custódia de determinados dados referentes aos usuários de seus serviços.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Na provisão de conexão à internet, cabe ao administrador de sistema autônomo respectivo o dever de manter os registros de conexão, sob sigilo, em ambiente controlado e de segurança, pelo prazo de 1 ano, nos termos do regulamento.

II. O provedor de aplicações de internet constituído na forma de pessoa jurídica e que exerça essa atividade de forma organizada, profissionalmente e com fins econômicos deverá manter os respectivos registros de acesso a aplicações de internet, sob sigilo, em ambiente controlado e de segurança, pelo prazo de 6 meses, nos termos do regulamento.

III. No Marco Civil da Internet, há categorias de dados que devem ser obrigatoriamente armazenados pelos provedores, categorias não taxativas, de modo que, por exemplo, ainda que ali não prevista, é obrigação dos provedores de aplicações que oferecem serviços de e-mail armazenar as mensagens recebidas ou enviadas pelo usuário e que foram deletadas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que, relativamente a contrato de conta corrente com disponibilização de limite de crédito pré-aprovado (‘cheque especial’), no qual consta sua assinatura, José da Silva negue ter esta assinatura saído de seu punho, contestando-lhe a autenticidade e, com efeito, pretendendo em juízo a declaração de inexistência de relação jurídica com o banco e desconstituição das dívidas de ‘cheque especial’ que lhe são exigidas.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o CPC/2015, o ônus da prova da falsidade documental compete à parte que a arguiu, mas se a falsidade apontada disser respeito à assinatura lançada no documento, o ônus da prova caberá a quem o produziu, esta última a situação na qual se enquadra a demanda de José da Silva.

II. Segundo o STJ, descabe ao juiz, na ação em questão, impor ao banco o ônus de provar a autenticidade da assinatura de José da Silva, seja por perícia grafotécnica, seja por outro meio de prova.

III. Caso se constate a autenticidade da assinatura de José da Silva, carecendo, porém, o contrato da definição do percentual dos juros remuneratórios a serem aplicados no débito de cheque especial, o STJ admite seja aplicada a taxa média de mercado para a operação tal como divulgada pelo Banco Central.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto às imunidades tributárias, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre o ICMS e sua seletividade e também sobre a COSIP (Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública), avalie as assertivas que seguem.

I. Relativamente ao ICMS, não é obrigatória a adoção da seletividade pela legislação estadual.

II. Adotada pelo legislador estadual a técnica da seletividade em relação ao ICMS, discrepam do figurino constitucional alíquotas sobre as operações de energia elétrica e serviços de telecomunicação em patamar superior ao das operações em geral, considerada a essencialidade dos bens e serviços.

III. A COSIP não é imposto nem taxa, de modo que a lei que restringe seus contribuintes aos consumidores de energia elétrica do município não ofende o princípio da isonomia, sendo que também a progressividade da alíquota, que resulta do rateio do custo da iluminação pública entre os consumidores de energia elétrica, não afronta o princípio da capacidade contributiva.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TRF4 – Juiz Federal Substituto – 2022) Assinale a alternativa CORRETA.

A competência para processar e julgar ação civil pública proposta por uma associação de defesa ambiental por poluição de águas subterrâneas localizadas em município que se encontra na divisa entre os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina é do:

 

(EMAGIS) Sobre a teoria dos sistemas de Niklas Luhmann, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre o pragmatismo judicial, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) A respeito dos órgãos auxiliares da estrutura do Ministério Público, assinale a alternativa incorreta:

 

(DPE/AP – FCC – 2022) A Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública foi prevista, nacionalmente, a partir da Lei Complementar no 132/2009, que alterou a Lei Complementar no 80/1994. Essa inovação normativa estabeleceu

 

Objetivas MPF - Rodada 35.2022

(TRF4 – Juiz Federal Substituto – 2022) Assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a disciplina constitucional dos precatórios e também sobre sua interpretação pela jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange a previdência, saúde, educação, família, criança adolescente e idoso:

I. Os Estados membros possuem competência apenas para a instituição de contribuição voltada ao custeio do regime de previdência de seus servidores, faltando-lhes, portanto, competência para a criação de contribuição ou qualquer outra espécie tributária destinada ao custeio de serviços médicos, hospitalares, farmacêuticos e odontológicos prestados aos seus servidores.

II. É inconstitucional a regra que veda, no âmbito do Sistema Único de Saúde, a internação em acomodações superiores, bem como o atendimento diferenciado por médico do próprio Sistema Único de Saúde, ou por médico conveniado, mediante o pagamento da diferença dos valores correspondentes.

III. A cobrança de taxa de matrícula nas universidades públicas é inconstitucional. No entanto, a garantia constitucional da gratuidade de ensino não obsta a cobrança por universidades públicas de mensalidade em cursos de especialização.

IV. Cabe à lei estabelecer o plano nacional de juventude, de duração decenal, visando à articulação das várias esferas do poder público para a execução de políticas públicas.

V. É direito dos trabalhadores urbanos e rurais a assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 (cinco) anos de idade em creches e pré-escolas.

Pode-se afirmar que:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da atuação em juízo das associações para tutela de direito de seus associados, devendo ser avaliadas em consonância com a disciplina constitucional e com a jurisprudência dos tribunais superiores.

Marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/AP – FCC – 2022) O controle de convencionalidade

 

(EMAGIS) No que tange à Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/95), julgue os itens abaixo.

I. Quem se filia a outro partido deve fazer comunicação ao partido e ao juiz de sua respectiva Zona Eleitoral, para cancelar sua filiação; se não o fizer no dia imediato ao da nova filiação, fica configurada dupla filiação, sendo ambas consideradas nulas para todos os efeitos.

II. Perderá o mandato o detentor de cargo eletivo que se desfiliar, sem justa causa, do partido pelo qual foi eleito. Considera-se justa causa para a desfiliação partidária, dentre outras hipóteses, a mudança de partido efetuada durante o período de trinta dias que antecede o prazo de filiação exigido em lei para concorrer à eleição, majoritária ou proporcional, ao término do mandato vigente.

III. A responsabilidade por violação dos deveres partidários deve ser apurada e punida pelo competente órgão, na conformidade do que disponha o estatuto de cada partido. Filiado algum pode sofrer medida disciplinar ou punição por conduta que não esteja tipificada no estatuto do partido político.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) No que tange às origens do Direito Administrativo, aos órgãos públicos e à competência administrativa, aquilate as seguintes proposições.

I. Conquanto o Direito Administrativo tenha nascido sob a égide do Estado de Polícia, a doutrina indica que o seu desenvolvimento ganhou impulso decisivo com o célebre julgamento do caso Blanco, na França. Nesse caso, datado de 1873, uma criança de cinco anos havia sido atropelada por uma vagonete pertencente à Companhia Nacional de Manufatura de Fumo, e o Tribunal de Conflitos, ao apreciar uma espécie de conflito negativo de competência entre o Conselho de Estado e a Corte de Cassação, responsáveis, respectivamente, pela jurisdição administrativa e pela jurisdição comum, fixou a competência do Conselho de Estado para o julgamento da causa, tendo em vista a presença do serviço público e a necessidade de aplicação de regras publicísticas, diferenciadas daquelas aplicáveis aos particulares.

II. Quanto à composição, podem os órgãos públicos dividir-se em singulares, quando integrados por um só agente, e coletivos, quando compostos por vários agentes. Por sua vez, os órgãos públicos coletivos podem subdividir-se em órgãos de representação unitária e em órgãos de representação plúrima.

III. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos. Na delegação, um órgão administrativo e seu titular, se não houver impedimento legal, delegam parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial. Não podem, contudo, ser objeto de delegação a edição de atos de caráter normativo, a decisão de recursos administrativos e as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade. Já a avocação, permitida em caráter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, somente pode ocorrer em relação a órgão hierarquicamente inferior.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre os agentes públicos, a responsabilidade civil do Estado e os atos administrativos, julgue os itens abaixo.

I. Nos casos autorizados constitucionalmente de acumulação de cargos, empregos e funções, a incidência do teto remuneratório se dá em relação ao somatório dos ganhos do agente público.

II. O Estado responde, objetivamente, pelos atos dos tabeliães e registradores oficiais que, no exercício de suas funções, causem dano a terceiros, assentado o dever de regresso contra o responsável, nos casos de dolo ou culpa, sob pena de improbidade administrativa.

III. Ato composto é o que resulta da manifestação de dois ou mais órgãos, sejam eles singulares ou colegiados, cuja vontade se funde para formar um ato único. As vontades são homogêneas, advindas de vários órgãos de uma mesma entidade ou de entidades públicas distintas, que se unem em uma só vontade para formar o ato.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Com relação aos atos administrativos, ao processo administrativo disciplinar e à desapropriação, julgue os itens abaixo.

I. Os vícios sanáveis, que admitem convalidação, são os relacionados à competência, à forma e ao objeto, quando este último for plúrimo (quando o ato possuir mais de um objeto). Por outro lado, os vícios insanáveis, que não toleram a convalidação, dizem respeito ao motivo, ao objeto (quando único), à finalidade e à falta de congruência entre o motivo e o resultado do ato administrativo.

II. O excesso de prazo para a conclusão do processo administrativo disciplinar não é apto a gerar nulidade.

III. Na desapropriação, se houver concordância, reduzida a termo, do expropriado, a decisão concessiva da imissão provisória na posse implicará a aquisição da propriedade pelo expropriante com o consequente registro da propriedade na matrícula do imóvel. Essa concordância escrita do expropriado, contudo, não implica renúncia ao seu direito de questionar o preço ofertado em juízo.

Há erro:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do controle judicial, à luz do princípio da razoabilidade, de decisões administrativas, especialmente as restritivas de direitos do administrado, devendo ser avaliadas em consonância com a jurisprudência do STJ.

I. Não se afigura razoável a eliminação do candidato na fase de investigação social do concurso público, tão somente em razão do indiciamento por crime de menor potencial ofensivo, sobre o qual foi realizada transação penal.

II. Impedir que o candidato participe do processo seletivo simplificado porque, há alguns anos, seu contrato foi rescindido por conveniência administrativa, somente é decisão administrativa válida se amparada nos termos do Edital que regeu o certame.

III. O fato de o candidato em concurso público ter sido usuário de drogas há muitos anos, sendo atualmente servidor público, sem qualquer registro sobre o envolvimento em qualquer ato desabonador de sua reputação moral, torna irrazoável sua eliminação na fase de investigação social no concurso para Soldado da Polícia Militar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TRF4 – Juiz Federal Substituto – 2022) Assinale a alternativa CORRETA.

A competência para processar e julgar ação civil pública proposta por uma associação de defesa ambiental por poluição de águas subterrâneas localizadas em município que se encontra na divisa entre os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina é do:

 

(EMAGIS) Quanto às imunidades tributárias, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sabe-se que as empresas que realizam vendas ou prestações de serviços com pagamento por cartão de crédito recebem das administradoras destes cartões os valores dos pagamentos decorrentes de tais vendas/prestações de serviços, já com desconto do valor devido pela empresa às administradoras dos cartões a título de taxa de administração, eis que essa a modelagem contratual de mercado comum para mencionadas transações.

As assertivas que seguem tratam dos conceitos tributários de ingressos, receitas e lucros e da tributação por PIS e COFINS das vendas e prestações de serviço em questão, devendo ser marcada a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Tem-se habeas corpus com pedido liminar impetrado em favor de Lafayete Rodrigues, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, apontando como autoridade coatora o deputado estadual Presidente da CPI n. 1/2022, instaurada na Assembleia Legislativa do Estado. Noticiam os autos que foi instaurada comissão de investigação pela Assembleia Legislativa para apurar a suposta quebra de decoro parlamentar por parte de deputados. O paciente, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, foi intimado para depor como testemunha de defesa. Requer, diante disso, a concessão da ordem para impedir que o paciente seja convocado a prestar depoimento como testemunha perante a aludida Comissão Parlamentar de Inquérito.

A propósito, marque a assertiva CORRETA.

 

(TRF4 – Juiz Federal Substituto – 2022) Assinale a alternativa CORRETA. A Autoridade Central do Brasil encarregada de dar cumprimento às obrigações impostas pela Convenção sobre os Aspectos Civis do Sequestro Internacional de Crianças em nosso país é:


 

(EMAGIS) Considere que, tomando conhecimento da existência de conteúdo difamatório contra si em endereço determinado da rede mundial de computadores e acusado tal endereço e tal conteúdo quando feita pesquisa em determinado provedor de busca, Luiz Inácio pretenda seja o provedor compelido a excluir referido resultado de seu sistema de busca e pagar-lhe indenização por danos morais.

A propósito, tendo em conta especialmente o marco legal e jurisprudencial limitativo da atividade econômica dos provedores de busca na rede mundial de computadores, avalie as assertivas que seguem.

I. Para fatos anteriores à publicação do Marco Civil da Internet, o termo inicial da responsabilidade solidária do provedor é o momento da notificação judicial que ordena a retirada do conteúdo da internet, não sendo bastante eventual ciência inequívoca anterior do conteúdo ofensivo pelo provedor sem sua retirada em prazo razoável para que este se torne responsável, essa a diretriz a animar a análise judicial do pedido de Luiz Inácio caso referente a tal momento.

II. Para fatos posteriores à publicação do Marco Civil da Internet, o termo inicial da responsabilidade solidária do provedor é a ciência inequívoca do conteúdo ofensivo pelo provedor sem sua retirada em prazo razoável, desnecessária, neste quadro, notificação judicial que ordena a retirada do conteúdo da internet para que este se torne responsável, essa a diretriz a animar a análise judicial do pedido de Luiz Inácio caso referente a tal momento.

III. Segundo o Marco Civil da Internet, com o intuito de assegurar a liberdade de expressão e impedir a censura, o provedor de aplicações de internet somente poderá ser responsabilizado civilmente por danos decorrentes de conteúdo gerado por terceiros se, após ordem judicial específica, não tomar as providências para, no âmbito e nos limites técnicos do seu serviço e dentro do prazo assinalado, tornar indisponível o conteúdo apontado como infringente, ressalvadas as disposições legais em contrário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Segundo as normas sobre práticas abusivas regulamentadas pelo Código de Defesa do Consumidor, é lícito ao fornecedor de produtos:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei de Introdução às Normas de Direito Brasileiro, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Considere ação de rescisão de contrato de compra e venda de imóvel cumulada com restituição de valores pagos, ajuizada por Tenório em desfavor de José Leôncio, em virtude da alegada impossibilidade de dar continuidade ao adimplemento das prestações devidas.

A propósito, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a tutela de urgência na disciplina do CPC/2015, tendo presente também o magistério da doutrina processual e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a distribuição do ônus da prova, ao lume do CPC, julgue os itens abaixo.

I. Em regra, o ônus da prova incumbe ao autor, quanto ao fato constitutivo de seu direito, e ao réu, quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.

II. A distribuição diversa do ônus da prova pode ocorrer por convenção das partes, salvo quando recair sobre direito indisponível da parte ou tornar excessivamente difícil a uma parte o exercício do direito.

III. Exceto quando reconhecida sua nulidade, a convenção das partes sobre o ônus da prova afasta a redistribuição por parte do juiz.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Relativamente à produção antecipada da prova, considerada a disciplina do CPC/2015, analise as seguintes afirmações e aponte a alternativa apropriada.

I. A produção antecipada da prova é da competência do juízo do foro onde esta deva ser produzida ou do foro de domicílio do réu.

II. A produção antecipada da prova previne a competência do juízo para a ação que venha a ser proposta.

III. A efica?cia da produc?a?o antecipada de provas na?o esta? condicionada a prazo para a propositura de outra ac?a?o.

 

(EMAGIS) No âmbito da Criminologia, sobre a Teoria da Anomia, avalie as assertivas que seguem.

I. Trata-se de teoria que, assim como fizeram os primeiros estudiosos da criminologia, centra-se no modelo médico e patológico para interpretar o fenômeno criminoso.

II. A abordagem sociológica da anomia tem como precursor Émile Durkheim, tendo como foco a ausência de normas sociais de referência que acarreta uma ruptura de padrões sociais de conduta, produzindo uma situação de pouca coesão social.

III. Na acepção de Durkheim, a pena não tem função de prevenção, seja especial ou geral, mas, sim, a função de satisfazer a consciência comum, ferida pelo ato cometido por um dos membros da coletividade, isto é, a sociedade a exige como reparação e castigo do culpado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente à sanção penal e ao concurso de crimes, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.

I. Tendo em vista a legalidade e a taxatividade da norma penal (art. 5º, XXXIX, da CF), a alteração promovida pela Lei 13.964/2019 no art. 112 da LEP não autoriza a incidência do percentual de 60% aos condenados reincidentes não específicos para o fim de progressão de regime. Diante da omissão legislativa, impõe-se a analogia in bonam partem, para aplicação, inclusive retroativa, da regra que estipula o lapso temporal de 50% ao condenado por crime hediondo ou equiparado sem resultado morte reincidente não específico.

II. O inadimplemento da pena de multa cumulativamente aplicada ao sentenciado não pode ser utilizado como justificativa para impedir a progressão no regime prisional.

III. O aumento decorrente do concurso formal tem como parâmetro o número de delitos perpetrados, dentro do intervalo legal de 1/6 a 1/2. Nesses termos, aplica-se a fração de aumento de 1/6 pela prática de 2 infrações; 1/5, para 3 infrações; 1/4 para 4 infrações; 1/3 para 5 infrações e 1/2 para 6 ou mais infrações.

 

(TJ/MG – Juiz de Direito Substituto – FGV – 2022) Aquiles, nascido em 30/07/1994, réu primário, cometeu, em 24/06/2015, o crime de homicídio simples tentado, sendo condenado, por sentença recorrível, à pena de 4 (quatro) anos e 3 (três) meses de reclusão em regime semiaberto. Considerando esse caso, assinale a afirmativa correta.


 

(EMAGIS) Quanto aos crimes praticados por prefeitos, julgue, com base no Decreto-Lei 201/67 e no magistério jurisprudencial, os itens expostos a seguir.

I. O § 2º do art. 1º do Decreto-Lei 201/67 prevê efeito específico e não automático da condenação definitiva, exigindo, portanto, fundamentação adequada para a aplicação das penas acessórias de perda de cargo e inabilitação, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública.

II. O prefeito municipal, após a extinção do mandato, continua sujeito a processo por crime previsto no art. 1º do Decreto-Lei 201/67.

III. O art. 1º do Decreto-Lei 201/67 tipifica crimes dos Prefeitos Municipais, sujeitos a julgamento pelo Poder Judiciário, independentemente do pronunciamento da Câmara dos Vereadores, e punidos com pena de reclusão ou de detenção. Por sua vez, o art. 4º do Decreto-Lei 201/67 contempla infrações político-administrativas dos Prefeitos Municipais, sujeitas ao julgamento pela Câmara dos Vereadores e sancionadas com a cassação do mandato.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) No que tange aos crimes contra o patrimônio e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I. O crime de estelionato praticado por meio de saque de cheque fraudado compete ao Juízo do local do domicílio da vítima.

II. Jagunço Mulambo e Paulo Medonho, em comunhão de esforços, trafegavam, em uma motocicleta, pelas ruas da capital paranaense, por volta das 23h, quando identificaram o veículo que desejavam subtrair, estacionado em plena via pública. O crime foi consumado. Nessa hipótese, de acordo com o STJ, será aplicável a causa de aumento de pena pelo fato de o crime ter sido perpetrado durante o repouso noturno.

III. A pena é de reclusão, de 4 (quatro) a 8 (oito) anos, e multa, se o furto mediante fraude é cometido por meio de dispositivo eletrônico ou informático, conectado ou não à rede de computadores, com ou sem a violação de mecanismo de segurança ou a utilização de programa malicioso, ou por qualquer outro meio fraudulento análogo.

IV. O crime de apropriação indébita previdenciária, assim como os delitos previstos no art. 1º, I a IV, da Lei 8.137/1990, são materiais, não se configurando enquanto não lançado definitivamente o crédito, o que também impede o início da contagem do prazo prescricional.

Estão corretos:

 

(EMAGIS) Sobre a prisão temporária, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a prisão preventiva e também sobre a prisão temporária, avalie as assertivas que seguem.

I. O requisito de estar fundamentada em fatos novos ou contemporâneos à decretação da medida, embora disposto no Código de Processo Penal apenas para a prisão preventiva, aplica-se também à prisão temporária, ainda que não disposto expressamente da Lei 7.906/1989.

II. Embora não caiba a prisão preventiva ou a condução coercitiva somente com a finalidade de interrogar o indiciado, o entendimento veiculado pelo STF nas ADPFs 395 e 444 não se aplica à prisão temporária, eis que a prisão temporária para interrogatório é uma das modalidades de ‘periculum libertatis’ eleitas pela Lei 7.960/1989 e chancelada pelo STF.

III. O requisito de não ser cabível outra cautelar pessoal menos gravosa e de demonstração concreta deste descabimento no caso concreto, embora disposto no Código de Processo Penal apenas para a prisão preventiva, aplica-se também à prisão temporária, ainda que não disposto expressamente da Lei 7.906/1989.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/MG – Juiz de Direito Substituto – FGV – 2022) Com base na redação atual do Art. 112 da Lei nº 7.210/1984, a pena privativa de liberdade será executada de forma progressiva, com a transferência para regime menos rigoroso, a ser determinada pelo juiz, quando o preso tiver cumprido ao menos

I. 30% (trinta por cento) da pena,
II. 40% (quarenta por cento) da pena,
III. 25% (vinte e cinco por cento) da pena,
IV. 20% (vinte por cento) da pena,

( ) se o apenado for primário e o crime tiver sido cometido com violência à pessoa ou grave ameaça.
( ) se o apenado for reincidente em crime cometido sem violência à pessoa ou grave ameaça.
( ) se o apenado for condenado pela prática de crime hediondo ou equiparado, se for primário.
( ) se o apenado for reincidente em crime cometido com violência à pessoa ou grave ameaça.

Assinale a opção que apresenta a associação correta, segundo a ordem apresentada.

 

Objetivas DP Estadual - Rodada 35.2022

(DPE/AP – FCC – 2022) A Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública foi prevista, nacionalmente, a partir da Lei Complementar no 132/2009, que alterou a Lei Complementar no 80/1994. Essa inovação normativa estabeleceu

 

(DPE/AP – FCC – 2022) O controle de convencionalidade

 

(EMAGIS) No âmbito da Criminologia, sobre a Teoria da Anomia, avalie as assertivas que seguem.

I. Trata-se de teoria que, assim como fizeram os primeiros estudiosos da criminologia, centra-se no modelo médico e patológico para interpretar o fenômeno criminoso.

II. A abordagem sociológica da anomia tem como precursor Émile Durkheim, tendo como foco a ausência de normas sociais de referência que acarreta uma ruptura de padrões sociais de conduta, produzindo uma situação de pouca coesão social.

III. Na acepção de Durkheim, a pena não tem função de prevenção, seja especial ou geral, mas, sim, a função de satisfazer a consciência comum, ferida pelo ato cometido por um dos membros da coletividade, isto é, a sociedade a exige como reparação e castigo do culpado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente à sanção penal e ao concurso de crimes, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.

I. Tendo em vista a legalidade e a taxatividade da norma penal (art. 5º, XXXIX, da CF), a alteração promovida pela Lei 13.964/2019 no art. 112 da LEP não autoriza a incidência do percentual de 60% aos condenados reincidentes não específicos para o fim de progressão de regime. Diante da omissão legislativa, impõe-se a analogia in bonam partem, para aplicação, inclusive retroativa, da regra que estipula o lapso temporal de 50% ao condenado por crime hediondo ou equiparado sem resultado morte reincidente não específico.

II. O inadimplemento da pena de multa cumulativamente aplicada ao sentenciado não pode ser utilizado como justificativa para impedir a progressão no regime prisional.

III. O aumento decorrente do concurso formal tem como parâmetro o número de delitos perpetrados, dentro do intervalo legal de 1/6 a 1/2. Nesses termos, aplica-se a fração de aumento de 1/6 pela prática de 2 infrações; 1/5, para 3 infrações; 1/4 para 4 infrações; 1/3 para 5 infrações e 1/2 para 6 ou mais infrações.

 

(TJ/MG – Juiz de Direito Substituto – FGV – 2022) Aquiles, nascido em 30/07/1994, réu primário, cometeu, em 24/06/2015, o crime de homicídio simples tentado, sendo condenado, por sentença recorrível, à pena de 4 (quatro) anos e 3 (três) meses de reclusão em regime semiaberto. Considerando esse caso, assinale a afirmativa correta.


 

(EMAGIS) No que tange aos crimes contra o patrimônio e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I. O crime de estelionato praticado por meio de saque de cheque fraudado compete ao Juízo do local do domicílio da vítima.

II. Jagunço Mulambo e Paulo Medonho, em comunhão de esforços, trafegavam, em uma motocicleta, pelas ruas da capital paranaense, por volta das 23h, quando identificaram o veículo que desejavam subtrair, estacionado em plena via pública. O crime foi consumado. Nessa hipótese, de acordo com o STJ, será aplicável a causa de aumento de pena pelo fato de o crime ter sido perpetrado durante o repouso noturno.

III. A pena é de reclusão, de 4 (quatro) a 8 (oito) anos, e multa, se o furto mediante fraude é cometido por meio de dispositivo eletrônico ou informático, conectado ou não à rede de computadores, com ou sem a violação de mecanismo de segurança ou a utilização de programa malicioso, ou por qualquer outro meio fraudulento análogo.

IV. O crime de apropriação indébita previdenciária, assim como os delitos previstos no art. 1º, I a IV, da Lei 8.137/1990, são materiais, não se configurando enquanto não lançado definitivamente o crédito, o que também impede o início da contagem do prazo prescricional.

Estão corretos:

 

(EMAGIS) Sobre a prisão temporária, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a prisão preventiva e também sobre a prisão temporária, avalie as assertivas que seguem.

I. O requisito de estar fundamentada em fatos novos ou contemporâneos à decretação da medida, embora disposto no Código de Processo Penal apenas para a prisão preventiva, aplica-se também à prisão temporária, ainda que não disposto expressamente da Lei 7.906/1989.

II. Embora não caiba a prisão preventiva ou a condução coercitiva somente com a finalidade de interrogar o indiciado, o entendimento veiculado pelo STF nas ADPFs 395 e 444 não se aplica à prisão temporária, eis que a prisão temporária para interrogatório é uma das modalidades de ‘periculum libertatis’ eleitas pela Lei 7.960/1989 e chancelada pelo STF.

III. O requisito de não ser cabível outra cautelar pessoal menos gravosa e de demonstração concreta deste descabimento no caso concreto, embora disposto no Código de Processo Penal apenas para a prisão preventiva, aplica-se também à prisão temporária, ainda que não disposto expressamente da Lei 7.906/1989.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/MG – Juiz de Direito Substituto – FGV – 2022) Com base na redação atual do Art. 112 da Lei nº 7.210/1984, a pena privativa de liberdade será executada de forma progressiva, com a transferência para regime menos rigoroso, a ser determinada pelo juiz, quando o preso tiver cumprido ao menos

I. 30% (trinta por cento) da pena,
II. 40% (quarenta por cento) da pena,
III. 25% (vinte e cinco por cento) da pena,
IV. 20% (vinte por cento) da pena,

( ) se o apenado for primário e o crime tiver sido cometido com violência à pessoa ou grave ameaça.
( ) se o apenado for reincidente em crime cometido sem violência à pessoa ou grave ameaça.
( ) se o apenado for condenado pela prática de crime hediondo ou equiparado, se for primário.
( ) se o apenado for reincidente em crime cometido com violência à pessoa ou grave ameaça.

Assinale a opção que apresenta a associação correta, segundo a ordem apresentada.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei de Introdução às Normas de Direito Brasileiro, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Considere ação de rescisão de contrato de compra e venda de imóvel cumulada com restituição de valores pagos, ajuizada por Tenório em desfavor de José Leôncio, em virtude da alegada impossibilidade de dar continuidade ao adimplemento das prestações devidas.

A propósito, marque a assertiva CORRETA.

 

(TJ/MG – Juiz de Direito Substituto – FGV – 2022) O Supremo Tribunal Federal, no Recurso Extraordinário nº 646.721-RS (repercussão geral, redator p/ acórdão min. Roberto Barroso, DJe 11.09.2017), decidiu sobre o direito sucessório de companheiros, hétero ou homoafetivos. A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a tutela de urgência na disciplina do CPC/2015, tendo presente também o magistério da doutrina processual e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a distribuição do ônus da prova, ao lume do CPC, julgue os itens abaixo.

I. Em regra, o ônus da prova incumbe ao autor, quanto ao fato constitutivo de seu direito, e ao réu, quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.

II. A distribuição diversa do ônus da prova pode ocorrer por convenção das partes, salvo quando recair sobre direito indisponível da parte ou tornar excessivamente difícil a uma parte o exercício do direito.

III. Exceto quando reconhecida sua nulidade, a convenção das partes sobre o ônus da prova afasta a redistribuição por parte do juiz.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Relativamente à produção antecipada da prova, considerada a disciplina do CPC/2015, analise as seguintes afirmações e aponte a alternativa apropriada.

I. A produção antecipada da prova é da competência do juízo do foro onde esta deva ser produzida ou do foro de domicílio do réu.

II. A produção antecipada da prova previne a competência do juízo para a ação que venha a ser proposta.

III. A efica?cia da produc?a?o antecipada de provas na?o esta? condicionada a prazo para a propositura de outra ac?a?o.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa INCORRETA sobre a defesa dos interesses coletivos dos consumidores e das vítimas em juízo.

 

(TRF4 – Juiz Federal Substituto – 2022) Assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a disciplina constitucional dos precatórios e também sobre sua interpretação pela jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange a previdência, saúde, educação, família, criança adolescente e idoso:

I. Os Estados membros possuem competência apenas para a instituição de contribuição voltada ao custeio do regime de previdência de seus servidores, faltando-lhes, portanto, competência para a criação de contribuição ou qualquer outra espécie tributária destinada ao custeio de serviços médicos, hospitalares, farmacêuticos e odontológicos prestados aos seus servidores.

II. É inconstitucional a regra que veda, no âmbito do Sistema Único de Saúde, a internação em acomodações superiores, bem como o atendimento diferenciado por médico do próprio Sistema Único de Saúde, ou por médico conveniado, mediante o pagamento da diferença dos valores correspondentes.

III. A cobrança de taxa de matrícula nas universidades públicas é inconstitucional. No entanto, a garantia constitucional da gratuidade de ensino não obsta a cobrança por universidades públicas de mensalidade em cursos de especialização.

IV. Cabe à lei estabelecer o plano nacional de juventude, de duração decenal, visando à articulação das várias esferas do poder público para a execução de políticas públicas.

V. É direito dos trabalhadores urbanos e rurais a assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 (cinco) anos de idade em creches e pré-escolas.

Pode-se afirmar que:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da atuação em juízo das associações para tutela de direito de seus associados, devendo ser avaliadas em consonância com a disciplina constitucional e com a jurisprudência dos tribunais superiores.

Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange às origens do Direito Administrativo, aos órgãos públicos e à competência administrativa, aquilate as seguintes proposições.

I. Conquanto o Direito Administrativo tenha nascido sob a égide do Estado de Polícia, a doutrina indica que o seu desenvolvimento ganhou impulso decisivo com o célebre julgamento do caso Blanco, na França. Nesse caso, datado de 1873, uma criança de cinco anos havia sido atropelada por uma vagonete pertencente à Companhia Nacional de Manufatura de Fumo, e o Tribunal de Conflitos, ao apreciar uma espécie de conflito negativo de competência entre o Conselho de Estado e a Corte de Cassação, responsáveis, respectivamente, pela jurisdição administrativa e pela jurisdição comum, fixou a competência do Conselho de Estado para o julgamento da causa, tendo em vista a presença do serviço público e a necessidade de aplicação de regras publicísticas, diferenciadas daquelas aplicáveis aos particulares.

II. Quanto à composição, podem os órgãos públicos dividir-se em singulares, quando integrados por um só agente, e coletivos, quando compostos por vários agentes. Por sua vez, os órgãos públicos coletivos podem subdividir-se em órgãos de representação unitária e em órgãos de representação plúrima.

III. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos. Na delegação, um órgão administrativo e seu titular, se não houver impedimento legal, delegam parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial. Não podem, contudo, ser objeto de delegação a edição de atos de caráter normativo, a decisão de recursos administrativos e as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade. Já a avocação, permitida em caráter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, somente pode ocorrer em relação a órgão hierarquicamente inferior.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre os agentes públicos, a responsabilidade civil do Estado e os atos administrativos, julgue os itens abaixo.

I. Nos casos autorizados constitucionalmente de acumulação de cargos, empregos e funções, a incidência do teto remuneratório se dá em relação ao somatório dos ganhos do agente público.

II. O Estado responde, objetivamente, pelos atos dos tabeliães e registradores oficiais que, no exercício de suas funções, causem dano a terceiros, assentado o dever de regresso contra o responsável, nos casos de dolo ou culpa, sob pena de improbidade administrativa.

III. Ato composto é o que resulta da manifestação de dois ou mais órgãos, sejam eles singulares ou colegiados, cuja vontade se funde para formar um ato único. As vontades são homogêneas, advindas de vários órgãos de uma mesma entidade ou de entidades públicas distintas, que se unem em uma só vontade para formar o ato.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Com relação aos atos administrativos, ao processo administrativo disciplinar e à desapropriação, julgue os itens abaixo.

I. Os vícios sanáveis, que admitem convalidação, são os relacionados à competência, à forma e ao objeto, quando este último for plúrimo (quando o ato possuir mais de um objeto). Por outro lado, os vícios insanáveis, que não toleram a convalidação, dizem respeito ao motivo, ao objeto (quando único), à finalidade e à falta de congruência entre o motivo e o resultado do ato administrativo.

II. O excesso de prazo para a conclusão do processo administrativo disciplinar não é apto a gerar nulidade.

III. Na desapropriação, se houver concordância, reduzida a termo, do expropriado, a decisão concessiva da imissão provisória na posse implicará a aquisição da propriedade pelo expropriante com o consequente registro da propriedade na matrícula do imóvel. Essa concordância escrita do expropriado, contudo, não implica renúncia ao seu direito de questionar o preço ofertado em juízo.

Há erro:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do controle judicial, à luz do princípio da razoabilidade, de decisões administrativas, especialmente as restritivas de direitos do administrado, devendo ser avaliadas em consonância com a jurisprudência do STJ.

I. Não se afigura razoável a eliminação do candidato na fase de investigação social do concurso público, tão somente em razão do indiciamento por crime de menor potencial ofensivo, sobre o qual foi realizada transação penal.

II. Impedir que o candidato participe do processo seletivo simplificado porque, há alguns anos, seu contrato foi rescindido por conveniência administrativa, somente é decisão administrativa válida se amparada nos termos do Edital que regeu o certame.

III. O fato de o candidato em concurso público ter sido usuário de drogas há muitos anos, sendo atualmente servidor público, sem qualquer registro sobre o envolvimento em qualquer ato desabonador de sua reputação moral, torna irrazoável sua eliminação na fase de investigação social no concurso para Soldado da Polícia Militar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TRF4 – Juiz Federal Substituto – 2022) Assinale a alternativa CORRETA.

A competência para processar e julgar ação civil pública proposta por uma associação de defesa ambiental por poluição de águas subterrâneas localizadas em município que se encontra na divisa entre os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina é do:

 

(EMAGIS) Quanto às imunidades tributárias, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre o ICMS e sua seletividade e também sobre a COSIP (Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública), avalie as assertivas que seguem.

I. Relativamente ao ICMS, não é obrigatória a adoção da seletividade pela legislação estadual.

II. Adotada pelo legislador estadual a técnica da seletividade em relação ao ICMS, discrepam do figurino constitucional alíquotas sobre as operações de energia elétrica e serviços de telecomunicação em patamar superior ao das operações em geral, considerada a essencialidade dos bens e serviços.

III. A COSIP não é imposto nem taxa, de modo que a lei que restringe seus contribuintes aos consumidores de energia elétrica do município não ofende o princípio da isonomia, sendo que também a progressividade da alíquota, que resulta do rateio do custo da iluminação pública entre os consumidores de energia elétrica, não afronta o princípio da capacidade contributiva.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Caso o empresário ou a sociedade empresária tenham como objeto a prestação de serviços na rede mundial de computadores, seja como provedor de conexão, seja como provedor de aplicação, devem cumprir exigências traçadas pelo Marco Civil da Internet (MCI – Lei 12.965/2014), dentre as quais as referentes à custódia de determinados dados referentes aos usuários de seus serviços.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Na provisão de conexão à internet, cabe ao administrador de sistema autônomo respectivo o dever de manter os registros de conexão, sob sigilo, em ambiente controlado e de segurança, pelo prazo de 1 ano, nos termos do regulamento.

II. O provedor de aplicações de internet constituído na forma de pessoa jurídica e que exerça essa atividade de forma organizada, profissionalmente e com fins econômicos deverá manter os respectivos registros de acesso a aplicações de internet, sob sigilo, em ambiente controlado e de segurança, pelo prazo de 6 meses, nos termos do regulamento.

III. No Marco Civil da Internet, há categorias de dados que devem ser obrigatoriamente armazenados pelos provedores, categorias não taxativas, de modo que, por exemplo, ainda que ali não prevista, é obrigação dos provedores de aplicações que oferecem serviços de e-mail armazenar as mensagens recebidas ou enviadas pelo usuário e que foram deletadas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que, relativamente a contrato de conta corrente com disponibilização de limite de crédito pré-aprovado (‘cheque especial’), no qual consta sua assinatura, José da Silva negue ter esta assinatura saído de seu punho, contestando-lhe a autenticidade e, com efeito, pretendendo em juízo a declaração de inexistência de relação jurídica com o banco e desconstituição das dívidas de ‘cheque especial’ que lhe são exigidas.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o CPC/2015, o ônus da prova da falsidade documental compete à parte que a arguiu, mas se a falsidade apontada disser respeito à assinatura lançada no documento, o ônus da prova caberá a quem o produziu, esta última a situação na qual se enquadra a demanda de José da Silva.

II. Segundo o STJ, descabe ao juiz, na ação em questão, impor ao banco o ônus de provar a autenticidade da assinatura de José da Silva, seja por perícia grafotécnica, seja por outro meio de prova.

III. Caso se constate a autenticidade da assinatura de José da Silva, carecendo, porém, o contrato da definição do percentual dos juros remuneratórios a serem aplicados no débito de cheque especial, o STJ admite seja aplicada a taxa média de mercado para a operação tal como divulgada pelo Banco Central.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do processo de eleição de membros do Conselho Tutelar, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Segundo as normas sobre práticas abusivas regulamentadas pelo Código de Defesa do Consumidor, é lícito ao fornecedor de produtos:

 

Discursivas - Rodada 35.2022 - Questão 1

Leonel e Daniel são irmãos e titulares de uma conta conjunta solidária. Ocorre que, em execução de título extrajudicial movido contra Daniel, foram bloqueados os valores da conta em sua totalidade. Inconformado, Leonel impetrou sucessivos recursos alegando a impossibilidade de penhora dos valores totais da conta solidária. Questiona-se: (i) Presume-se o rateio em partes iguais aos titulares da conta? (ii) É possível o bloqueio do total dos valores quando um só titular for executado? Explique. (Máximo 15 linhas)

Discursivas - Rodada 35.2022 - Questão 2

Quais são os 3 (três) requisitos para criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)? Uma vez preenchidos esses 3 (três) requisitos, é cabível a formulação de questão de ordem junto ao Presidente do Poder Legislativo para impedir a instalação da CPI? Responda em até 15 linhas, apresentando justificativas e, se o caso, dispositivos normativos.

Discursivas - Rodada 35.2022 - Questão 3

Vedação ao confisco e multas tributárias: disserte sobre o tema em até 15 (quinze) linhas.

Discursivas - Rodada 35.2022 - Questão 4

Há marco interruptivo da prescrição da pretensão punitiva após a publicação da sentença condenatória recorrível? Qual(is)? Disserte sobre o tema em até 15 (quinze) linhas.

Discursivas - Rodada 35.2022 - Questão 5

O ex-prefeito do Município de TUDOPODE foi condenado em ação popular à devolução de valores decorrentes da venda de bens públicos de uso especial que foram desafetados e transformados em bens dominicais, em desconsideração da legislação, restando comprovada a sua atuação com desvio de finalidade.  Para a alienação, o ex-prefeito se pautou em lei de sua iniciativa, aprovada pela Câmara Municipal. Nesse caso, indaga-se se poderá haver condenação do ex-prefeito, também, ao ressarcimento do erário municipal pela deflagração do processo legislativo em desconsideração à legislação vigente e atuação com desvio de finalidade, pela mera movimentação da máquina estatal para a aprovação da norma. Na resposta, aborde a classificação dos bens públicos quanto à destinação, os pressupostos para a responsabilidade civil na hipótese e a jurisprudência do STJ sobre o tema. Máximo 15 linhas.

Discursivas - Rodada 35.2022

Leonel e Daniel são irmãos e titulares de uma conta conjunta solidária. Ocorre que, em execução de título extrajudicial movido contra Daniel, foram bloqueados os valores da conta em sua totalidade. Inconformado, Leonel impetrou sucessivos recursos alegando a impossibilidade de penhora dos valores totais da conta solidária. Questiona-se: (i) Presume-se o rateio em partes iguais aos titulares da conta? (ii) É possível o bloqueio do total dos valores quando um só titular for executado? Explique. (Máximo 15 linhas)

 

Quais são os 3 (três) requisitos para criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)? Uma vez preenchidos esses 3 (três) requisitos, é cabível a formulação de questão de ordem junto ao Presidente do Poder Legislativo para impedir a instalação da CPI? Responda em até 15 linhas, apresentando justificativas e, se o caso, dispositivos normativos.

 

Vedação ao confisco e multas tributárias: disserte sobre o tema em até 15 (quinze) linhas.

 

Há marco interruptivo da prescrição da pretensão punitiva após a publicação da sentença condenatória recorrível? Qual(is)? Disserte sobre o tema em até 15 (quinze) linhas.

 

O ex-prefeito do Município de TUDOPODE foi condenado em ação popular à devolução de valores decorrentes da venda de bens públicos de uso especial que foram desafetados e transformados em bens dominicais, em desconsideração da legislação, restando comprovada a sua atuação com desvio de finalidade.  Para a alienação, o ex-prefeito se pautou em lei de sua iniciativa, aprovada pela Câmara Municipal. Nesse caso, indaga-se se poderá haver condenação do ex-prefeito, também, ao ressarcimento do erário municipal pela deflagração do processo legislativo em desconsideração à legislação vigente e atuação com desvio de finalidade, pela mera movimentação da máquina estatal para a aprovação da norma. Na resposta, aborde a classificação dos bens públicos quanto à destinação, os pressupostos para a responsabilidade civil na hipótese e a jurisprudência do STJ sobre o tema. Máximo 15 linhas.

 

Objetivas DPF - Rodada 35.2022

(EMAGIS) No âmbito da Criminologia, sobre a Teoria da Anomia, avalie as assertivas que seguem.

I. Trata-se de teoria que, assim como fizeram os primeiros estudiosos da criminologia, centra-se no modelo médico e patológico para interpretar o fenômeno criminoso.

II. A abordagem sociológica da anomia tem como precursor Émile Durkheim, tendo como foco a ausência de normas sociais de referência que acarreta uma ruptura de padrões sociais de conduta, produzindo uma situação de pouca coesão social.

III. Na acepção de Durkheim, a pena não tem função de prevenção, seja especial ou geral, mas, sim, a função de satisfazer a consciência comum, ferida pelo ato cometido por um dos membros da coletividade, isto é, a sociedade a exige como reparação e castigo do culpado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente à sanção penal e ao concurso de crimes, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.

I. Tendo em vista a legalidade e a taxatividade da norma penal (art. 5º, XXXIX, da CF), a alteração promovida pela Lei 13.964/2019 no art. 112 da LEP não autoriza a incidência do percentual de 60% aos condenados reincidentes não específicos para o fim de progressão de regime. Diante da omissão legislativa, impõe-se a analogia in bonam partem, para aplicação, inclusive retroativa, da regra que estipula o lapso temporal de 50% ao condenado por crime hediondo ou equiparado sem resultado morte reincidente não específico.

II. O inadimplemento da pena de multa cumulativamente aplicada ao sentenciado não pode ser utilizado como justificativa para impedir a progressão no regime prisional.

III. O aumento decorrente do concurso formal tem como parâmetro o número de delitos perpetrados, dentro do intervalo legal de 1/6 a 1/2. Nesses termos, aplica-se a fração de aumento de 1/6 pela prática de 2 infrações; 1/5, para 3 infrações; 1/4 para 4 infrações; 1/3 para 5 infrações e 1/2 para 6 ou mais infrações.

 

(TJ/MG – Juiz de Direito Substituto – FGV – 2022) Aquiles, nascido em 30/07/1994, réu primário, cometeu, em 24/06/2015, o crime de homicídio simples tentado, sendo condenado, por sentença recorrível, à pena de 4 (quatro) anos e 3 (três) meses de reclusão em regime semiaberto. Considerando esse caso, assinale a afirmativa correta.


 

(EMAGIS) No que tange aos crimes contra o patrimônio e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I. O crime de estelionato praticado por meio de saque de cheque fraudado compete ao Juízo do local do domicílio da vítima.

II. Jagunço Mulambo e Paulo Medonho, em comunhão de esforços, trafegavam, em uma motocicleta, pelas ruas da capital paranaense, por volta das 23h, quando identificaram o veículo que desejavam subtrair, estacionado em plena via pública. O crime foi consumado. Nessa hipótese, de acordo com o STJ, será aplicável a causa de aumento de pena pelo fato de o crime ter sido perpetrado durante o repouso noturno.

III. A pena é de reclusão, de 4 (quatro) a 8 (oito) anos, e multa, se o furto mediante fraude é cometido por meio de dispositivo eletrônico ou informático, conectado ou não à rede de computadores, com ou sem a violação de mecanismo de segurança ou a utilização de programa malicioso, ou por qualquer outro meio fraudulento análogo.

IV. O crime de apropriação indébita previdenciária, assim como os delitos previstos no art. 1º, I a IV, da Lei 8.137/1990, são materiais, não se configurando enquanto não lançado definitivamente o crédito, o que também impede o início da contagem do prazo prescricional.

Estão corretos:

 

(EMAGIS) Quanto aos crimes praticados por prefeitos, julgue, com base no Decreto-Lei 201/67 e no magistério jurisprudencial, os itens expostos a seguir.

I. O § 2º do art. 1º do Decreto-Lei 201/67 prevê efeito específico e não automático da condenação definitiva, exigindo, portanto, fundamentação adequada para a aplicação das penas acessórias de perda de cargo e inabilitação, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública.

II. O prefeito municipal, após a extinção do mandato, continua sujeito a processo por crime previsto no art. 1º do Decreto-Lei 201/67.

III. O art. 1º do Decreto-Lei 201/67 tipifica crimes dos Prefeitos Municipais, sujeitos a julgamento pelo Poder Judiciário, independentemente do pronunciamento da Câmara dos Vereadores, e punidos com pena de reclusão ou de detenção. Por sua vez, o art. 4º do Decreto-Lei 201/67 contempla infrações político-administrativas dos Prefeitos Municipais, sujeitas ao julgamento pela Câmara dos Vereadores e sancionadas com a cassação do mandato.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a prisão temporária, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a prisão preventiva e também sobre a prisão temporária, avalie as assertivas que seguem.

I. O requisito de estar fundamentada em fatos novos ou contemporâneos à decretação da medida, embora disposto no Código de Processo Penal apenas para a prisão preventiva, aplica-se também à prisão temporária, ainda que não disposto expressamente da Lei 7.906/1989.

II. Embora não caiba a prisão preventiva ou a condução coercitiva somente com a finalidade de interrogar o indiciado, o entendimento veiculado pelo STF nas ADPFs 395 e 444 não se aplica à prisão temporária, eis que a prisão temporária para interrogatório é uma das modalidades de ‘periculum libertatis’ eleitas pela Lei 7.960/1989 e chancelada pelo STF.

III. O requisito de não ser cabível outra cautelar pessoal menos gravosa e de demonstração concreta deste descabimento no caso concreto, embora disposto no Código de Processo Penal apenas para a prisão preventiva, aplica-se também à prisão temporária, ainda que não disposto expressamente da Lei 7.906/1989.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/MG – Juiz de Direito Substituto – FGV – 2022) Com base na redação atual do Art. 112 da Lei nº 7.210/1984, a pena privativa de liberdade será executada de forma progressiva, com a transferência para regime menos rigoroso, a ser determinada pelo juiz, quando o preso tiver cumprido ao menos

I. 30% (trinta por cento) da pena,
II. 40% (quarenta por cento) da pena,
III. 25% (vinte e cinco por cento) da pena,
IV. 20% (vinte por cento) da pena,

( ) se o apenado for primário e o crime tiver sido cometido com violência à pessoa ou grave ameaça.
( ) se o apenado for reincidente em crime cometido sem violência à pessoa ou grave ameaça.
( ) se o apenado for condenado pela prática de crime hediondo ou equiparado, se for primário.
( ) se o apenado for reincidente em crime cometido com violência à pessoa ou grave ameaça.

Assinale a opção que apresenta a associação correta, segundo a ordem apresentada.

 

(TRF4 – Juiz Federal Substituto – 2022) Assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a disciplina constitucional dos precatórios e também sobre sua interpretação pela jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange a previdência, saúde, educação, família, criança adolescente e idoso:

I. Os Estados membros possuem competência apenas para a instituição de contribuição voltada ao custeio do regime de previdência de seus servidores, faltando-lhes, portanto, competência para a criação de contribuição ou qualquer outra espécie tributária destinada ao custeio de serviços médicos, hospitalares, farmacêuticos e odontológicos prestados aos seus servidores.

II. É inconstitucional a regra que veda, no âmbito do Sistema Único de Saúde, a internação em acomodações superiores, bem como o atendimento diferenciado por médico do próprio Sistema Único de Saúde, ou por médico conveniado, mediante o pagamento da diferença dos valores correspondentes.

III. A cobrança de taxa de matrícula nas universidades públicas é inconstitucional. No entanto, a garantia constitucional da gratuidade de ensino não obsta a cobrança por universidades públicas de mensalidade em cursos de especialização.

IV. Cabe à lei estabelecer o plano nacional de juventude, de duração decenal, visando à articulação das várias esferas do poder público para a execução de políticas públicas.

V. É direito dos trabalhadores urbanos e rurais a assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 (cinco) anos de idade em creches e pré-escolas.

Pode-se afirmar que:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da atuação em juízo das associações para tutela de direito de seus associados, devendo ser avaliadas em consonância com a disciplina constitucional e com a jurisprudência dos tribunais superiores.

Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange às origens do Direito Administrativo, aos órgãos públicos e à competência administrativa, aquilate as seguintes proposições.

I. Conquanto o Direito Administrativo tenha nascido sob a égide do Estado de Polícia, a doutrina indica que o seu desenvolvimento ganhou impulso decisivo com o célebre julgamento do caso Blanco, na França. Nesse caso, datado de 1873, uma criança de cinco anos havia sido atropelada por uma vagonete pertencente à Companhia Nacional de Manufatura de Fumo, e o Tribunal de Conflitos, ao apreciar uma espécie de conflito negativo de competência entre o Conselho de Estado e a Corte de Cassação, responsáveis, respectivamente, pela jurisdição administrativa e pela jurisdição comum, fixou a competência do Conselho de Estado para o julgamento da causa, tendo em vista a presença do serviço público e a necessidade de aplicação de regras publicísticas, diferenciadas daquelas aplicáveis aos particulares.

II. Quanto à composição, podem os órgãos públicos dividir-se em singulares, quando integrados por um só agente, e coletivos, quando compostos por vários agentes. Por sua vez, os órgãos públicos coletivos podem subdividir-se em órgãos de representação unitária e em órgãos de representação plúrima.

III. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos. Na delegação, um órgão administrativo e seu titular, se não houver impedimento legal, delegam parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial. Não podem, contudo, ser objeto de delegação a edição de atos de caráter normativo, a decisão de recursos administrativos e as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade. Já a avocação, permitida em caráter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, somente pode ocorrer em relação a órgão hierarquicamente inferior.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre os agentes públicos, a responsabilidade civil do Estado e os atos administrativos, julgue os itens abaixo.

I. Nos casos autorizados constitucionalmente de acumulação de cargos, empregos e funções, a incidência do teto remuneratório se dá em relação ao somatório dos ganhos do agente público.

II. O Estado responde, objetivamente, pelos atos dos tabeliães e registradores oficiais que, no exercício de suas funções, causem dano a terceiros, assentado o dever de regresso contra o responsável, nos casos de dolo ou culpa, sob pena de improbidade administrativa.

III. Ato composto é o que resulta da manifestação de dois ou mais órgãos, sejam eles singulares ou colegiados, cuja vontade se funde para formar um ato único. As vontades são homogêneas, advindas de vários órgãos de uma mesma entidade ou de entidades públicas distintas, que se unem em uma só vontade para formar o ato.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Com relação aos atos administrativos, ao processo administrativo disciplinar e à desapropriação, julgue os itens abaixo.

I. Os vícios sanáveis, que admitem convalidação, são os relacionados à competência, à forma e ao objeto, quando este último for plúrimo (quando o ato possuir mais de um objeto). Por outro lado, os vícios insanáveis, que não toleram a convalidação, dizem respeito ao motivo, ao objeto (quando único), à finalidade e à falta de congruência entre o motivo e o resultado do ato administrativo.

II. O excesso de prazo para a conclusão do processo administrativo disciplinar não é apto a gerar nulidade.

III. Na desapropriação, se houver concordância, reduzida a termo, do expropriado, a decisão concessiva da imissão provisória na posse implicará a aquisição da propriedade pelo expropriante com o consequente registro da propriedade na matrícula do imóvel. Essa concordância escrita do expropriado, contudo, não implica renúncia ao seu direito de questionar o preço ofertado em juízo.

Há erro:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do controle judicial, à luz do princípio da razoabilidade, de decisões administrativas, especialmente as restritivas de direitos do administrado, devendo ser avaliadas em consonância com a jurisprudência do STJ.

I. Não se afigura razoável a eliminação do candidato na fase de investigação social do concurso público, tão somente em razão do indiciamento por crime de menor potencial ofensivo, sobre o qual foi realizada transação penal.

II. Impedir que o candidato participe do processo seletivo simplificado porque, há alguns anos, seu contrato foi rescindido por conveniência administrativa, somente é decisão administrativa válida se amparada nos termos do Edital que regeu o certame.

III. O fato de o candidato em concurso público ter sido usuário de drogas há muitos anos, sendo atualmente servidor público, sem qualquer registro sobre o envolvimento em qualquer ato desabonador de sua reputação moral, torna irrazoável sua eliminação na fase de investigação social no concurso para Soldado da Polícia Militar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei de Introdução às Normas de Direito Brasileiro, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Considere ação de rescisão de contrato de compra e venda de imóvel cumulada com restituição de valores pagos, ajuizada por Tenório em desfavor de José Leôncio, em virtude da alegada impossibilidade de dar continuidade ao adimplemento das prestações devidas.

A propósito, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Caso o empresário ou a sociedade empresária tenham como objeto a prestação de serviços na rede mundial de computadores, seja como provedor de conexão, seja como provedor de aplicação, devem cumprir exigências traçadas pelo Marco Civil da Internet (MCI – Lei 12.965/2014), dentre as quais as referentes à custódia de determinados dados referentes aos usuários de seus serviços.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Na provisão de conexão à internet, cabe ao administrador de sistema autônomo respectivo o dever de manter os registros de conexão, sob sigilo, em ambiente controlado e de segurança, pelo prazo de 1 ano, nos termos do regulamento.

II. O provedor de aplicações de internet constituído na forma de pessoa jurídica e que exerça essa atividade de forma organizada, profissionalmente e com fins econômicos deverá manter os respectivos registros de acesso a aplicações de internet, sob sigilo, em ambiente controlado e de segurança, pelo prazo de 6 meses, nos termos do regulamento.

III. No Marco Civil da Internet, há categorias de dados que devem ser obrigatoriamente armazenados pelos provedores, categorias não taxativas, de modo que, por exemplo, ainda que ali não prevista, é obrigação dos provedores de aplicações que oferecem serviços de e-mail armazenar as mensagens recebidas ou enviadas pelo usuário e que foram deletadas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que, relativamente a contrato de conta corrente com disponibilização de limite de crédito pré-aprovado (‘cheque especial’), no qual consta sua assinatura, José da Silva negue ter esta assinatura saído de seu punho, contestando-lhe a autenticidade e, com efeito, pretendendo em juízo a declaração de inexistência de relação jurídica com o banco e desconstituição das dívidas de ‘cheque especial’ que lhe são exigidas.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o CPC/2015, o ônus da prova da falsidade documental compete à parte que a arguiu, mas se a falsidade apontada disser respeito à assinatura lançada no documento, o ônus da prova caberá a quem o produziu, esta última a situação na qual se enquadra a demanda de José da Silva.

II. Segundo o STJ, descabe ao juiz, na ação em questão, impor ao banco o ônus de provar a autenticidade da assinatura de José da Silva, seja por perícia grafotécnica, seja por outro meio de prova.

III. Caso se constate a autenticidade da assinatura de José da Silva, carecendo, porém, o contrato da definição do percentual dos juros remuneratórios a serem aplicados no débito de cheque especial, o STJ admite seja aplicada a taxa média de mercado para a operação tal como divulgada pelo Banco Central.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a tutela de urgência na disciplina do CPC/2015, tendo presente também o magistério da doutrina processual e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a distribuição do ônus da prova, ao lume do CPC, julgue os itens abaixo.

I. Em regra, o ônus da prova incumbe ao autor, quanto ao fato constitutivo de seu direito, e ao réu, quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.

II. A distribuição diversa do ônus da prova pode ocorrer por convenção das partes, salvo quando recair sobre direito indisponível da parte ou tornar excessivamente difícil a uma parte o exercício do direito.

III. Exceto quando reconhecida sua nulidade, a convenção das partes sobre o ônus da prova afasta a redistribuição por parte do juiz.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Relativamente à produção antecipada da prova, considerada a disciplina do CPC/2015, analise as seguintes afirmações e aponte a alternativa apropriada.

I. A produção antecipada da prova é da competência do juízo do foro onde esta deva ser produzida ou do foro de domicílio do réu.

II. A produção antecipada da prova previne a competência do juízo para a ação que venha a ser proposta.

III. A efica?cia da produc?a?o antecipada de provas na?o esta? condicionada a prazo para a propositura de outra ac?a?o.

 

(TRF4 – Juiz Federal Substituto – 2022) Assinale a alternativa CORRETA. A Autoridade Central do Brasil encarregada de dar cumprimento às obrigações impostas pela Convenção sobre os Aspectos Civis do Sequestro Internacional de Crianças em nosso país é:


 

(DPE/AP – FCC – 2022) O controle de convencionalidade

 

(EMAGIS) Sobre o processo administrativo previdenciário, julgue os itens abaixo.

I. O primeiro pagamento do benefício será efetuado até 30 (trinta) dias após a data da apresentação, pelo segurado, da documentação necessária a sua concessão.

II. O INSS implementará e manterá processo administrativo eletrônico para requerimento de benefícios e serviços e disponibilizará canais eletrônicos de atendimento.

III. A propositura de ação que tenha por objeto idêntico pedido sobre o qual versa o processo administrativo importa renúncia ao direito de recorrer na esfera administrativa e desistência do recurso interposto.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Tem-se habeas corpus com pedido liminar impetrado em favor de Lafayete Rodrigues, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, apontando como autoridade coatora o deputado estadual Presidente da CPI n. 1/2022, instaurada na Assembleia Legislativa do Estado. Noticiam os autos que foi instaurada comissão de investigação pela Assembleia Legislativa para apurar a suposta quebra de decoro parlamentar por parte de deputados. O paciente, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, foi intimado para depor como testemunha de defesa. Requer, diante disso, a concessão da ordem para impedir que o paciente seja convocado a prestar depoimento como testemunha perante a aludida Comissão Parlamentar de Inquérito.

A propósito, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto às imunidades tributárias, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sabe-se que as empresas que realizam vendas ou prestações de serviços com pagamento por cartão de crédito recebem das administradoras destes cartões os valores dos pagamentos decorrentes de tais vendas/prestações de serviços, já com desconto do valor devido pela empresa às administradoras dos cartões a título de taxa de administração, eis que essa a modelagem contratual de mercado comum para mencionadas transações.

As assertivas que seguem tratam dos conceitos tributários de ingressos, receitas e lucros e da tributação por PIS e COFINS das vendas e prestações de serviço em questão, devendo ser marcada a assertiva CORRETA.

 

Delegado de Polícia - Rodada 35.2022

No dia 3 de julho de 2022, Maria Rosa compareceu à Delegacia de Proteção à Mulher de Aracaju/Se e registrou boletim de ocorrência em desfavor de seu companheiro João da Silva, primário e sem antecedentes. Averbou ter sido agredida por ele na noite do dia anterior, por volta das 22h, com um empurrão contra a parede seguido de um soco no tórax. Ainda, asseverou que o agressor estava de posse de uma arma de fogo e ameaçou matá-la.

Segundo a “notitia criminis”, João chegou a casa completamente embriagado e começou a discutir com Maria, afirmando que desconfiava que ela estava o traindo com o vizinho. A discussão culminou com violência física, deixando equimose na testa da vítima, por conta do empurrão contra a parede, e um hematoma no tórax de Maria, em decorrência de um soco. Além disso, João chegou a exibir uma arma de fogo e ameaçou matá-la caso descobrisse que ela teria algum caso extraconjugal.

Depois das agressões, João saiu de casa e foi dormir com a mãe dele, na residência da genitora situada na Rua São Paulo, n. 3090, Centro, Aracaju/SE.

Ademais, a noticiante informou que não pôde ir à Delegacia logo depois de acontecidas as agressões, porque não tinha com quem deixar os filhos Márcio André, de 7 meses de idade, e João Gabriel, de 11 anos, os quais estavam em casa no momento da violência. Por fim, Maria requereu medidas protetivas de urgência para que o agressor seja afastado do lar e para que não mantenha contato com ela.

Diante dos fatos narrados, na qualidade de delegada titular da Delegacia de Proteção à Mulher de Aracaju/SE responsável por adotar as providências legais para formalizar o início da investigação, você deverá elaborar o procedimento policial necessário à apuração do fato.

Boa prática!

 

PGE/PGM - Rodada 35.2022

A Secretaria de Licitações e Contratos do Município BETA solicita à Procuradoria orientação sobre como proceder em relação à negativa de uma empresa contratada pela Administração Pública em decorrência de processo licitatório a entregar a cópia de contratos formalizados com terceiros com repercussão no objeto licitado, sob alegação de descumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Na oportunidade, indaga de que modo a legislação em comento limita a atuação da Pasta quanto à exigência de documentos no âmbito dos contratos administrativos.

Apresente a peça adequada, com os fundamentos jurídicos pertinentes.

 

Objetivas PGE/PGM - Rodada 35.2022

(EMAGIS) No que tange às origens do Direito Administrativo, aos órgãos públicos e à competência administrativa, aquilate as seguintes proposições.

I. Conquanto o Direito Administrativo tenha nascido sob a égide do Estado de Polícia, a doutrina indica que o seu desenvolvimento ganhou impulso decisivo com o célebre julgamento do caso Blanco, na França. Nesse caso, datado de 1873, uma criança de cinco anos havia sido atropelada por uma vagonete pertencente à Companhia Nacional de Manufatura de Fumo, e o Tribunal de Conflitos, ao apreciar uma espécie de conflito negativo de competência entre o Conselho de Estado e a Corte de Cassação, responsáveis, respectivamente, pela jurisdição administrativa e pela jurisdição comum, fixou a competência do Conselho de Estado para o julgamento da causa, tendo em vista a presença do serviço público e a necessidade de aplicação de regras publicísticas, diferenciadas daquelas aplicáveis aos particulares.

II. Quanto à composição, podem os órgãos públicos dividir-se em singulares, quando integrados por um só agente, e coletivos, quando compostos por vários agentes. Por sua vez, os órgãos públicos coletivos podem subdividir-se em órgãos de representação unitária e em órgãos de representação plúrima.

III. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos. Na delegação, um órgão administrativo e seu titular, se não houver impedimento legal, delegam parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial. Não podem, contudo, ser objeto de delegação a edição de atos de caráter normativo, a decisão de recursos administrativos e as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade. Já a avocação, permitida em caráter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, somente pode ocorrer em relação a órgão hierarquicamente inferior.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre os agentes públicos, a responsabilidade civil do Estado e os atos administrativos, julgue os itens abaixo.

I. Nos casos autorizados constitucionalmente de acumulação de cargos, empregos e funções, a incidência do teto remuneratório se dá em relação ao somatório dos ganhos do agente público.

II. O Estado responde, objetivamente, pelos atos dos tabeliães e registradores oficiais que, no exercício de suas funções, causem dano a terceiros, assentado o dever de regresso contra o responsável, nos casos de dolo ou culpa, sob pena de improbidade administrativa.

III. Ato composto é o que resulta da manifestação de dois ou mais órgãos, sejam eles singulares ou colegiados, cuja vontade se funde para formar um ato único. As vontades são homogêneas, advindas de vários órgãos de uma mesma entidade ou de entidades públicas distintas, que se unem em uma só vontade para formar o ato.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Com relação aos atos administrativos, ao processo administrativo disciplinar e à desapropriação, julgue os itens abaixo.

I. Os vícios sanáveis, que admitem convalidação, são os relacionados à competência, à forma e ao objeto, quando este último for plúrimo (quando o ato possuir mais de um objeto). Por outro lado, os vícios insanáveis, que não toleram a convalidação, dizem respeito ao motivo, ao objeto (quando único), à finalidade e à falta de congruência entre o motivo e o resultado do ato administrativo.

II. O excesso de prazo para a conclusão do processo administrativo disciplinar não é apto a gerar nulidade.

III. Na desapropriação, se houver concordância, reduzida a termo, do expropriado, a decisão concessiva da imissão provisória na posse implicará a aquisição da propriedade pelo expropriante com o consequente registro da propriedade na matrícula do imóvel. Essa concordância escrita do expropriado, contudo, não implica renúncia ao seu direito de questionar o preço ofertado em juízo.

Há erro:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do controle judicial, à luz do princípio da razoabilidade, de decisões administrativas, especialmente as restritivas de direitos do administrado, devendo ser avaliadas em consonância com a jurisprudência do STJ.

I. Não se afigura razoável a eliminação do candidato na fase de investigação social do concurso público, tão somente em razão do indiciamento por crime de menor potencial ofensivo, sobre o qual foi realizada transação penal.

II. Impedir que o candidato participe do processo seletivo simplificado porque, há alguns anos, seu contrato foi rescindido por conveniência administrativa, somente é decisão administrativa válida se amparada nos termos do Edital que regeu o certame.

III. O fato de o candidato em concurso público ter sido usuário de drogas há muitos anos, sendo atualmente servidor público, sem qualquer registro sobre o envolvimento em qualquer ato desabonador de sua reputação moral, torna irrazoável sua eliminação na fase de investigação social no concurso para Soldado da Polícia Militar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TRF4 – Juiz Federal Substituto – 2022) Assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a disciplina constitucional dos precatórios e também sobre sua interpretação pela jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange a previdência, saúde, educação, família, criança adolescente e idoso:

I. Os Estados membros possuem competência apenas para a instituição de contribuição voltada ao custeio do regime de previdência de seus servidores, faltando-lhes, portanto, competência para a criação de contribuição ou qualquer outra espécie tributária destinada ao custeio de serviços médicos, hospitalares, farmacêuticos e odontológicos prestados aos seus servidores.

II. É inconstitucional a regra que veda, no âmbito do Sistema Único de Saúde, a internação em acomodações superiores, bem como o atendimento diferenciado por médico do próprio Sistema Único de Saúde, ou por médico conveniado, mediante o pagamento da diferença dos valores correspondentes.

III. A cobrança de taxa de matrícula nas universidades públicas é inconstitucional. No entanto, a garantia constitucional da gratuidade de ensino não obsta a cobrança por universidades públicas de mensalidade em cursos de especialização.

IV. Cabe à lei estabelecer o plano nacional de juventude, de duração decenal, visando à articulação das várias esferas do poder público para a execução de políticas públicas.

V. É direito dos trabalhadores urbanos e rurais a assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 (cinco) anos de idade em creches e pré-escolas.

Pode-se afirmar que:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da atuação em juízo das associações para tutela de direito de seus associados, devendo ser avaliadas em consonância com a disciplina constitucional e com a jurisprudência dos tribunais superiores.

Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a tutela de urgência na disciplina do CPC/2015, tendo presente também o magistério da doutrina processual e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a distribuição do ônus da prova, ao lume do CPC, julgue os itens abaixo.

I. Em regra, o ônus da prova incumbe ao autor, quanto ao fato constitutivo de seu direito, e ao réu, quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.

II. A distribuição diversa do ônus da prova pode ocorrer por convenção das partes, salvo quando recair sobre direito indisponível da parte ou tornar excessivamente difícil a uma parte o exercício do direito.

III. Exceto quando reconhecida sua nulidade, a convenção das partes sobre o ônus da prova afasta a redistribuição por parte do juiz.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Relativamente à produção antecipada da prova, considerada a disciplina do CPC/2015, analise as seguintes afirmações e aponte a alternativa apropriada.

I. A produção antecipada da prova é da competência do juízo do foro onde esta deva ser produzida ou do foro de domicílio do réu.

II. A produção antecipada da prova previne a competência do juízo para a ação que venha a ser proposta.

III. A efica?cia da produc?a?o antecipada de provas na?o esta? condicionada a prazo para a propositura de outra ac?a?o.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei de Introdução às Normas de Direito Brasileiro, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Considere ação de rescisão de contrato de compra e venda de imóvel cumulada com restituição de valores pagos, ajuizada por Tenório em desfavor de José Leôncio, em virtude da alegada impossibilidade de dar continuidade ao adimplemento das prestações devidas.

A propósito, marque a assertiva CORRETA.

 

(TJ/MG – Juiz de Direito Substituto – FGV – 2022) O Supremo Tribunal Federal, no Recurso Extraordinário nº 646.721-RS (repercussão geral, redator p/ acórdão min. Roberto Barroso, DJe 11.09.2017), decidiu sobre o direito sucessório de companheiros, hétero ou homoafetivos. A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

 

(EMAGIS) Caso o empresário ou a sociedade empresária tenham como objeto a prestação de serviços na rede mundial de computadores, seja como provedor de conexão, seja como provedor de aplicação, devem cumprir exigências traçadas pelo Marco Civil da Internet (MCI – Lei 12.965/2014), dentre as quais as referentes à custódia de determinados dados referentes aos usuários de seus serviços.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Na provisão de conexão à internet, cabe ao administrador de sistema autônomo respectivo o dever de manter os registros de conexão, sob sigilo, em ambiente controlado e de segurança, pelo prazo de 1 ano, nos termos do regulamento.

II. O provedor de aplicações de internet constituído na forma de pessoa jurídica e que exerça essa atividade de forma organizada, profissionalmente e com fins econômicos deverá manter os respectivos registros de acesso a aplicações de internet, sob sigilo, em ambiente controlado e de segurança, pelo prazo de 6 meses, nos termos do regulamento.

III. No Marco Civil da Internet, há categorias de dados que devem ser obrigatoriamente armazenados pelos provedores, categorias não taxativas, de modo que, por exemplo, ainda que ali não prevista, é obrigação dos provedores de aplicações que oferecem serviços de e-mail armazenar as mensagens recebidas ou enviadas pelo usuário e que foram deletadas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que, relativamente a contrato de conta corrente com disponibilização de limite de crédito pré-aprovado (‘cheque especial’), no qual consta sua assinatura, José da Silva negue ter esta assinatura saído de seu punho, contestando-lhe a autenticidade e, com efeito, pretendendo em juízo a declaração de inexistência de relação jurídica com o banco e desconstituição das dívidas de ‘cheque especial’ que lhe são exigidas.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o CPC/2015, o ônus da prova da falsidade documental compete à parte que a arguiu, mas se a falsidade apontada disser respeito à assinatura lançada no documento, o ônus da prova caberá a quem o produziu, esta última a situação na qual se enquadra a demanda de José da Silva.

II. Segundo o STJ, descabe ao juiz, na ação em questão, impor ao banco o ônus de provar a autenticidade da assinatura de José da Silva, seja por perícia grafotécnica, seja por outro meio de prova.

III. Caso se constate a autenticidade da assinatura de José da Silva, carecendo, porém, o contrato da definição do percentual dos juros remuneratórios a serem aplicados no débito de cheque especial, o STJ admite seja aplicada a taxa média de mercado para a operação tal como divulgada pelo Banco Central.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto às imunidades tributárias, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre o ICMS e sua seletividade e também sobre a COSIP (Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública), avalie as assertivas que seguem.

I. Relativamente ao ICMS, não é obrigatória a adoção da seletividade pela legislação estadual.

II. Adotada pelo legislador estadual a técnica da seletividade em relação ao ICMS, discrepam do figurino constitucional alíquotas sobre as operações de energia elétrica e serviços de telecomunicação em patamar superior ao das operações em geral, considerada a essencialidade dos bens e serviços.

III. A COSIP não é imposto nem taxa, de modo que a lei que restringe seus contribuintes aos consumidores de energia elétrica do município não ofende o princípio da isonomia, sendo que também a progressividade da alíquota, que resulta do rateio do custo da iluminação pública entre os consumidores de energia elétrica, não afronta o princípio da capacidade contributiva.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Tem-se habeas corpus com pedido liminar impetrado em favor de Lafayete Rodrigues, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, apontando como autoridade coatora o deputado estadual Presidente da CPI n. 1/2022, instaurada na Assembleia Legislativa do Estado. Noticiam os autos que foi instaurada comissão de investigação pela Assembleia Legislativa para apurar a suposta quebra de decoro parlamentar por parte de deputados. O paciente, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, foi intimado para depor como testemunha de defesa. Requer, diante disso, a concessão da ordem para impedir que o paciente seja convocado a prestar depoimento como testemunha perante a aludida Comissão Parlamentar de Inquérito.

A propósito, marque a assertiva CORRETA.

 

(Procurador do Município de Teresina/PI – FCC – 2022) Quanto à duração do trabalho, o capítulo inserido nas normas gerais de tutela do trabalho da Consolidação das Leis do Trabalho, estabelece:

 

(Procurador do Município de Teresina/PI – FCC – 2022) Em relação ao capítulo especial sobre a execução, no título que trata do Processo Judiciário do Trabalho, a Consolidação das Leis do Trabalho estabelece:

 

(TRF4 – Juiz Federal Substituto – 2022) Assinale a alternativa CORRETA.

A competência para processar e julgar ação civil pública proposta por uma associação de defesa ambiental por poluição de águas subterrâneas localizadas em município que se encontra na divisa entre os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina é do:

 

(EMAGIS) Relativamente à sanção penal e ao concurso de crimes, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.

I. Tendo em vista a legalidade e a taxatividade da norma penal (art. 5º, XXXIX, da CF), a alteração promovida pela Lei 13.964/2019 no art. 112 da LEP não autoriza a incidência do percentual de 60% aos condenados reincidentes não específicos para o fim de progressão de regime. Diante da omissão legislativa, impõe-se a analogia in bonam partem, para aplicação, inclusive retroativa, da regra que estipula o lapso temporal de 50% ao condenado por crime hediondo ou equiparado sem resultado morte reincidente não específico.

II. O inadimplemento da pena de multa cumulativamente aplicada ao sentenciado não pode ser utilizado como justificativa para impedir a progressão no regime prisional.

III. O aumento decorrente do concurso formal tem como parâmetro o número de delitos perpetrados, dentro do intervalo legal de 1/6 a 1/2. Nesses termos, aplica-se a fração de aumento de 1/6 pela prática de 2 infrações; 1/5, para 3 infrações; 1/4 para 4 infrações; 1/3 para 5 infrações e 1/2 para 6 ou mais infrações.

 

(TJ/MG – Juiz de Direito Substituto – FGV – 2022) Aquiles, nascido em 30/07/1994, réu primário, cometeu, em 24/06/2015, o crime de homicídio simples tentado, sendo condenado, por sentença recorrível, à pena de 4 (quatro) anos e 3 (três) meses de reclusão em regime semiaberto. Considerando esse caso, assinale a afirmativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre a prisão temporária, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a prisão preventiva e também sobre a prisão temporária, avalie as assertivas que seguem.

I. O requisito de estar fundamentada em fatos novos ou contemporâneos à decretação da medida, embora disposto no Código de Processo Penal apenas para a prisão preventiva, aplica-se também à prisão temporária, ainda que não disposto expressamente da Lei 7.906/1989.

II. Embora não caiba a prisão preventiva ou a condução coercitiva somente com a finalidade de interrogar o indiciado, o entendimento veiculado pelo STF nas ADPFs 395 e 444 não se aplica à prisão temporária, eis que a prisão temporária para interrogatório é uma das modalidades de ‘periculum libertatis’ eleitas pela Lei 7.960/1989 e chancelada pelo STF.

III. O requisito de não ser cabível outra cautelar pessoal menos gravosa e de demonstração concreta deste descabimento no caso concreto, embora disposto no Código de Processo Penal apenas para a prisão preventiva, aplica-se também à prisão temporária, ainda que não disposto expressamente da Lei 7.906/1989.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 35.2022

(EMAGIS) Sobre a Lei de Introdução às Normas de Direito Brasileiro, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Considere ação de rescisão de contrato de compra e venda de imóvel cumulada com restituição de valores pagos, ajuizada por Tenório em desfavor de José Leôncio, em virtude da alegada impossibilidade de dar continuidade ao adimplemento das prestações devidas.

A propósito, marque a assertiva CORRETA.

 

(TJ/MG – Juiz de Direito Substituto – FGV – 2022) O Supremo Tribunal Federal, no Recurso Extraordinário nº 646.721-RS (repercussão geral, redator p/ acórdão min. Roberto Barroso, DJe 11.09.2017), decidiu sobre o direito sucessório de companheiros, hétero ou homoafetivos. A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a tutela de urgência na disciplina do CPC/2015, tendo presente também o magistério da doutrina processual e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a distribuição do ônus da prova, ao lume do CPC, julgue os itens abaixo.

I. Em regra, o ônus da prova incumbe ao autor, quanto ao fato constitutivo de seu direito, e ao réu, quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.

II. A distribuição diversa do ônus da prova pode ocorrer por convenção das partes, salvo quando recair sobre direito indisponível da parte ou tornar excessivamente difícil a uma parte o exercício do direito.

III. Exceto quando reconhecida sua nulidade, a convenção das partes sobre o ônus da prova afasta a redistribuição por parte do juiz.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Relativamente à produção antecipada da prova, considerada a disciplina do CPC/2015, analise as seguintes afirmações e aponte a alternativa apropriada.

I. A produção antecipada da prova é da competência do juízo do foro onde esta deva ser produzida ou do foro de domicílio do réu.

II. A produção antecipada da prova previne a competência do juízo para a ação que venha a ser proposta.

III. A efica?cia da produc?a?o antecipada de provas na?o esta? condicionada a prazo para a propositura de outra ac?a?o.

 

(EMAGIS) Segundo as normas sobre práticas abusivas regulamentadas pelo Código de Defesa do Consumidor, é lícito ao fornecedor de produtos:

 

(EMAGIS) A respeito do processo de eleição de membros do Conselho Tutelar, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) No âmbito da Criminologia, sobre a Teoria da Anomia, avalie as assertivas que seguem.

I. Trata-se de teoria que, assim como fizeram os primeiros estudiosos da criminologia, centra-se no modelo médico e patológico para interpretar o fenômeno criminoso.

II. A abordagem sociológica da anomia tem como precursor Émile Durkheim, tendo como foco a ausência de normas sociais de referência que acarreta uma ruptura de padrões sociais de conduta, produzindo uma situação de pouca coesão social.

III. Na acepção de Durkheim, a pena não tem função de prevenção, seja especial ou geral, mas, sim, a função de satisfazer a consciência comum, ferida pelo ato cometido por um dos membros da coletividade, isto é, a sociedade a exige como reparação e castigo do culpado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente à sanção penal e ao concurso de crimes, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.

I. Tendo em vista a legalidade e a taxatividade da norma penal (art. 5º, XXXIX, da CF), a alteração promovida pela Lei 13.964/2019 no art. 112 da LEP não autoriza a incidência do percentual de 60% aos condenados reincidentes não específicos para o fim de progressão de regime. Diante da omissão legislativa, impõe-se a analogia in bonam partem, para aplicação, inclusive retroativa, da regra que estipula o lapso temporal de 50% ao condenado por crime hediondo ou equiparado sem resultado morte reincidente não específico.

II. O inadimplemento da pena de multa cumulativamente aplicada ao sentenciado não pode ser utilizado como justificativa para impedir a progressão no regime prisional.

III. O aumento decorrente do concurso formal tem como parâmetro o número de delitos perpetrados, dentro do intervalo legal de 1/6 a 1/2. Nesses termos, aplica-se a fração de aumento de 1/6 pela prática de 2 infrações; 1/5, para 3 infrações; 1/4 para 4 infrações; 1/3 para 5 infrações e 1/2 para 6 ou mais infrações.

 

(TJ/MG – Juiz de Direito Substituto – FGV – 2022) Aquiles, nascido em 30/07/1994, réu primário, cometeu, em 24/06/2015, o crime de homicídio simples tentado, sendo condenado, por sentença recorrível, à pena de 4 (quatro) anos e 3 (três) meses de reclusão em regime semiaberto. Considerando esse caso, assinale a afirmativa correta.


 

(EMAGIS) No que tange aos crimes contra o patrimônio e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I. O crime de estelionato praticado por meio de saque de cheque fraudado compete ao Juízo do local do domicílio da vítima.

II. Jagunço Mulambo e Paulo Medonho, em comunhão de esforços, trafegavam, em uma motocicleta, pelas ruas da capital paranaense, por volta das 23h, quando identificaram o veículo que desejavam subtrair, estacionado em plena via pública. O crime foi consumado. Nessa hipótese, de acordo com o STJ, será aplicável a causa de aumento de pena pelo fato de o crime ter sido perpetrado durante o repouso noturno.

III. A pena é de reclusão, de 4 (quatro) a 8 (oito) anos, e multa, se o furto mediante fraude é cometido por meio de dispositivo eletrônico ou informático, conectado ou não à rede de computadores, com ou sem a violação de mecanismo de segurança ou a utilização de programa malicioso, ou por qualquer outro meio fraudulento análogo.

IV. O crime de apropriação indébita previdenciária, assim como os delitos previstos no art. 1º, I a IV, da Lei 8.137/1990, são materiais, não se configurando enquanto não lançado definitivamente o crédito, o que também impede o início da contagem do prazo prescricional.

Estão corretos:

 

(EMAGIS) Sobre a prisão temporária, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a prisão preventiva e também sobre a prisão temporária, avalie as assertivas que seguem.

I. O requisito de estar fundamentada em fatos novos ou contemporâneos à decretação da medida, embora disposto no Código de Processo Penal apenas para a prisão preventiva, aplica-se também à prisão temporária, ainda que não disposto expressamente da Lei 7.906/1989.

II. Embora não caiba a prisão preventiva ou a condução coercitiva somente com a finalidade de interrogar o indiciado, o entendimento veiculado pelo STF nas ADPFs 395 e 444 não se aplica à prisão temporária, eis que a prisão temporária para interrogatório é uma das modalidades de ‘periculum libertatis’ eleitas pela Lei 7.960/1989 e chancelada pelo STF.

III. O requisito de não ser cabível outra cautelar pessoal menos gravosa e de demonstração concreta deste descabimento no caso concreto, embora disposto no Código de Processo Penal apenas para a prisão preventiva, aplica-se também à prisão temporária, ainda que não disposto expressamente da Lei 7.906/1989.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/MG – Juiz de Direito Substituto – FGV – 2022) Com base na redação atual do Art. 112 da Lei nº 7.210/1984, a pena privativa de liberdade será executada de forma progressiva, com a transferência para regime menos rigoroso, a ser determinada pelo juiz, quando o preso tiver cumprido ao menos

I. 30% (trinta por cento) da pena,
II. 40% (quarenta por cento) da pena,
III. 25% (vinte e cinco por cento) da pena,
IV. 20% (vinte por cento) da pena,

( ) se o apenado for primário e o crime tiver sido cometido com violência à pessoa ou grave ameaça.
( ) se o apenado for reincidente em crime cometido sem violência à pessoa ou grave ameaça.
( ) se o apenado for condenado pela prática de crime hediondo ou equiparado, se for primário.
( ) se o apenado for reincidente em crime cometido com violência à pessoa ou grave ameaça.

Assinale a opção que apresenta a associação correta, segundo a ordem apresentada.

 

(TRF4 – Juiz Federal Substituto – 2022) Assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a disciplina constitucional dos precatórios e também sobre sua interpretação pela jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange a previdência, saúde, educação, família, criança adolescente e idoso:

I. Os Estados membros possuem competência apenas para a instituição de contribuição voltada ao custeio do regime de previdência de seus servidores, faltando-lhes, portanto, competência para a criação de contribuição ou qualquer outra espécie tributária destinada ao custeio de serviços médicos, hospitalares, farmacêuticos e odontológicos prestados aos seus servidores.

II. É inconstitucional a regra que veda, no âmbito do Sistema Único de Saúde, a internação em acomodações superiores, bem como o atendimento diferenciado por médico do próprio Sistema Único de Saúde, ou por médico conveniado, mediante o pagamento da diferença dos valores correspondentes.

III. A cobrança de taxa de matrícula nas universidades públicas é inconstitucional. No entanto, a garantia constitucional da gratuidade de ensino não obsta a cobrança por universidades públicas de mensalidade em cursos de especialização.

IV. Cabe à lei estabelecer o plano nacional de juventude, de duração decenal, visando à articulação das várias esferas do poder público para a execução de políticas públicas.

V. É direito dos trabalhadores urbanos e rurais a assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 (cinco) anos de idade em creches e pré-escolas.

Pode-se afirmar que:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da atuação em juízo das associações para tutela de direito de seus associados, devendo ser avaliadas em consonância com a disciplina constitucional e com a jurisprudência dos tribunais superiores.

Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange à Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/95), julgue os itens abaixo.

I. Quem se filia a outro partido deve fazer comunicação ao partido e ao juiz de sua respectiva Zona Eleitoral, para cancelar sua filiação; se não o fizer no dia imediato ao da nova filiação, fica configurada dupla filiação, sendo ambas consideradas nulas para todos os efeitos.

II. Perderá o mandato o detentor de cargo eletivo que se desfiliar, sem justa causa, do partido pelo qual foi eleito. Considera-se justa causa para a desfiliação partidária, dentre outras hipóteses, a mudança de partido efetuada durante o período de trinta dias que antecede o prazo de filiação exigido em lei para concorrer à eleição, majoritária ou proporcional, ao término do mandato vigente.

III. A responsabilidade por violação dos deveres partidários deve ser apurada e punida pelo competente órgão, na conformidade do que disponha o estatuto de cada partido. Filiado algum pode sofrer medida disciplinar ou punição por conduta que não esteja tipificada no estatuto do partido político.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Caso o empresário ou a sociedade empresária tenham como objeto a prestação de serviços na rede mundial de computadores, seja como provedor de conexão, seja como provedor de aplicação, devem cumprir exigências traçadas pelo Marco Civil da Internet (MCI – Lei 12.965/2014), dentre as quais as referentes à custódia de determinados dados referentes aos usuários de seus serviços.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Na provisão de conexão à internet, cabe ao administrador de sistema autônomo respectivo o dever de manter os registros de conexão, sob sigilo, em ambiente controlado e de segurança, pelo prazo de 1 ano, nos termos do regulamento.

II. O provedor de aplicações de internet constituído na forma de pessoa jurídica e que exerça essa atividade de forma organizada, profissionalmente e com fins econômicos deverá manter os respectivos registros de acesso a aplicações de internet, sob sigilo, em ambiente controlado e de segurança, pelo prazo de 6 meses, nos termos do regulamento.

III. No Marco Civil da Internet, há categorias de dados que devem ser obrigatoriamente armazenados pelos provedores, categorias não taxativas, de modo que, por exemplo, ainda que ali não prevista, é obrigação dos provedores de aplicações que oferecem serviços de e-mail armazenar as mensagens recebidas ou enviadas pelo usuário e que foram deletadas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que, relativamente a contrato de conta corrente com disponibilização de limite de crédito pré-aprovado (‘cheque especial’), no qual consta sua assinatura, José da Silva negue ter esta assinatura saído de seu punho, contestando-lhe a autenticidade e, com efeito, pretendendo em juízo a declaração de inexistência de relação jurídica com o banco e desconstituição das dívidas de ‘cheque especial’ que lhe são exigidas.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o CPC/2015, o ônus da prova da falsidade documental compete à parte que a arguiu, mas se a falsidade apontada disser respeito à assinatura lançada no documento, o ônus da prova caberá a quem o produziu, esta última a situação na qual se enquadra a demanda de José da Silva.

II. Segundo o STJ, descabe ao juiz, na ação em questão, impor ao banco o ônus de provar a autenticidade da assinatura de José da Silva, seja por perícia grafotécnica, seja por outro meio de prova.

III. Caso se constate a autenticidade da assinatura de José da Silva, carecendo, porém, o contrato da definição do percentual dos juros remuneratórios a serem aplicados no débito de cheque especial, o STJ admite seja aplicada a taxa média de mercado para a operação tal como divulgada pelo Banco Central.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto às imunidades tributárias, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre o ICMS e sua seletividade e também sobre a COSIP (Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública), avalie as assertivas que seguem.

I. Relativamente ao ICMS, não é obrigatória a adoção da seletividade pela legislação estadual.

II. Adotada pelo legislador estadual a técnica da seletividade em relação ao ICMS, discrepam do figurino constitucional alíquotas sobre as operações de energia elétrica e serviços de telecomunicação em patamar superior ao das operações em geral, considerada a essencialidade dos bens e serviços.

III. A COSIP não é imposto nem taxa, de modo que a lei que restringe seus contribuintes aos consumidores de energia elétrica do município não ofende o princípio da isonomia, sendo que também a progressividade da alíquota, que resulta do rateio do custo da iluminação pública entre os consumidores de energia elétrica, não afronta o princípio da capacidade contributiva.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TRF4 – Juiz Federal Substituto – 2022) Assinale a alternativa CORRETA.

A competência para processar e julgar ação civil pública proposta por uma associação de defesa ambiental por poluição de águas subterrâneas localizadas em município que se encontra na divisa entre os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina é do:

 

(EMAGIS) No que tange às origens do Direito Administrativo, aos órgãos públicos e à competência administrativa, aquilate as seguintes proposições.

I. Conquanto o Direito Administrativo tenha nascido sob a égide do Estado de Polícia, a doutrina indica que o seu desenvolvimento ganhou impulso decisivo com o célebre julgamento do caso Blanco, na França. Nesse caso, datado de 1873, uma criança de cinco anos havia sido atropelada por uma vagonete pertencente à Companhia Nacional de Manufatura de Fumo, e o Tribunal de Conflitos, ao apreciar uma espécie de conflito negativo de competência entre o Conselho de Estado e a Corte de Cassação, responsáveis, respectivamente, pela jurisdição administrativa e pela jurisdição comum, fixou a competência do Conselho de Estado para o julgamento da causa, tendo em vista a presença do serviço público e a necessidade de aplicação de regras publicísticas, diferenciadas daquelas aplicáveis aos particulares.

II. Quanto à composição, podem os órgãos públicos dividir-se em singulares, quando integrados por um só agente, e coletivos, quando compostos por vários agentes. Por sua vez, os órgãos públicos coletivos podem subdividir-se em órgãos de representação unitária e em órgãos de representação plúrima.

III. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos. Na delegação, um órgão administrativo e seu titular, se não houver impedimento legal, delegam parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial. Não podem, contudo, ser objeto de delegação a edição de atos de caráter normativo, a decisão de recursos administrativos e as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade. Já a avocação, permitida em caráter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, somente pode ocorrer em relação a órgão hierarquicamente inferior.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre os agentes públicos, a responsabilidade civil do Estado e os atos administrativos, julgue os itens abaixo.

I. Nos casos autorizados constitucionalmente de acumulação de cargos, empregos e funções, a incidência do teto remuneratório se dá em relação ao somatório dos ganhos do agente público.

II. O Estado responde, objetivamente, pelos atos dos tabeliães e registradores oficiais que, no exercício de suas funções, causem dano a terceiros, assentado o dever de regresso contra o responsável, nos casos de dolo ou culpa, sob pena de improbidade administrativa.

III. Ato composto é o que resulta da manifestação de dois ou mais órgãos, sejam eles singulares ou colegiados, cuja vontade se funde para formar um ato único. As vontades são homogêneas, advindas de vários órgãos de uma mesma entidade ou de entidades públicas distintas, que se unem em uma só vontade para formar o ato.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Com relação aos atos administrativos, ao processo administrativo disciplinar e à desapropriação, julgue os itens abaixo.

I. Os vícios sanáveis, que admitem convalidação, são os relacionados à competência, à forma e ao objeto, quando este último for plúrimo (quando o ato possuir mais de um objeto). Por outro lado, os vícios insanáveis, que não toleram a convalidação, dizem respeito ao motivo, ao objeto (quando único), à finalidade e à falta de congruência entre o motivo e o resultado do ato administrativo.

II. O excesso de prazo para a conclusão do processo administrativo disciplinar não é apto a gerar nulidade.

III. Na desapropriação, se houver concordância, reduzida a termo, do expropriado, a decisão concessiva da imissão provisória na posse implicará a aquisição da propriedade pelo expropriante com o consequente registro da propriedade na matrícula do imóvel. Essa concordância escrita do expropriado, contudo, não implica renúncia ao seu direito de questionar o preço ofertado em juízo.

Há erro:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do controle judicial, à luz do princípio da razoabilidade, de decisões administrativas, especialmente as restritivas de direitos do administrado, devendo ser avaliadas em consonância com a jurisprudência do STJ.

I. Não se afigura razoável a eliminação do candidato na fase de investigação social do concurso público, tão somente em razão do indiciamento por crime de menor potencial ofensivo, sobre o qual foi realizada transação penal.

II. Impedir que o candidato participe do processo seletivo simplificado porque, há alguns anos, seu contrato foi rescindido por conveniência administrativa, somente é decisão administrativa válida se amparada nos termos do Edital que regeu o certame.

III. O fato de o candidato em concurso público ter sido usuário de drogas há muitos anos, sendo atualmente servidor público, sem qualquer registro sobre o envolvimento em qualquer ato desabonador de sua reputação moral, torna irrazoável sua eliminação na fase de investigação social no concurso para Soldado da Polícia Militar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito dos órgãos auxiliares da estrutura do Ministério Público, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa INCORRETA sobre a defesa dos interesses coletivos dos consumidores e das vítimas em juízo.

 

(DPE/AP – FCC – 2022) O controle de convencionalidade

 

(EMAGIS) Sobre a teoria dos sistemas de Niklas Luhmann, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre o pragmatismo judicial, marque a alternativa incorreta:

 

Defensoria Pública Estadual - Rodada 35.2022

João é beneficiário de um plano de saúde coletivo operado por SAÚDE ASSISTÊNCIA NACIONAL que notificou o contratante, dizendo não ter mais interesse na manutenção do contrato, fazendo a resilição unilateral do pacto. João sofre de grave enfermidade (atrofia muscular) e necessita de aparelhos até mesmo para respirar e para se alimentar, tendo piorado o seu estado de saúde, vez que, sem a assistência do plano, não conseguiu mais arcar com todos os custos do seu tratamento. Ao procurar o auxílio da defensoria pública, João relatou que solicitou à operadora a migração para um plano de saúde individual, sem ter a necessidade de cumprir novo período de carência, o que lhe foi negado. Afirmou, ainda, que, após o cancelamento do plano, já gastou o valor de R$ 5.000,00 com despesas de saúde, quantia que não é suficiente para o devido tratamento de sua enfermidade, gerando, inclusive, um agravamento de sua doença.

Como defensor(a) público(a) responsável pelo atendimento, analise cuidadosamente a situação narrada e elabore a peça relativa à ação mais adequada para a defesa dos interesses de João.

 

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 35.2022

(EMAGIS) No que tange às origens do Direito Administrativo, aos órgãos públicos e à competência administrativa, aquilate as seguintes proposições.

I. Conquanto o Direito Administrativo tenha nascido sob a égide do Estado de Polícia, a doutrina indica que o seu desenvolvimento ganhou impulso decisivo com o célebre julgamento do caso Blanco, na França. Nesse caso, datado de 1873, uma criança de cinco anos havia sido atropelada por uma vagonete pertencente à Companhia Nacional de Manufatura de Fumo, e o Tribunal de Conflitos, ao apreciar uma espécie de conflito negativo de competência entre o Conselho de Estado e a Corte de Cassação, responsáveis, respectivamente, pela jurisdição administrativa e pela jurisdição comum, fixou a competência do Conselho de Estado para o julgamento da causa, tendo em vista a presença do serviço público e a necessidade de aplicação de regras publicísticas, diferenciadas daquelas aplicáveis aos particulares.

II. Quanto à composição, podem os órgãos públicos dividir-se em singulares, quando integrados por um só agente, e coletivos, quando compostos por vários agentes. Por sua vez, os órgãos públicos coletivos podem subdividir-se em órgãos de representação unitária e em órgãos de representação plúrima.

III. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos. Na delegação, um órgão administrativo e seu titular, se não houver impedimento legal, delegam parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial. Não podem, contudo, ser objeto de delegação a edição de atos de caráter normativo, a decisão de recursos administrativos e as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade. Já a avocação, permitida em caráter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, somente pode ocorrer em relação a órgão hierarquicamente inferior.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre os agentes públicos, a responsabilidade civil do Estado e os atos administrativos, julgue os itens abaixo.

I. Nos casos autorizados constitucionalmente de acumulação de cargos, empregos e funções, a incidência do teto remuneratório se dá em relação ao somatório dos ganhos do agente público.

II. O Estado responde, objetivamente, pelos atos dos tabeliães e registradores oficiais que, no exercício de suas funções, causem dano a terceiros, assentado o dever de regresso contra o responsável, nos casos de dolo ou culpa, sob pena de improbidade administrativa.

III. Ato composto é o que resulta da manifestação de dois ou mais órgãos, sejam eles singulares ou colegiados, cuja vontade se funde para formar um ato único. As vontades são homogêneas, advindas de vários órgãos de uma mesma entidade ou de entidades públicas distintas, que se unem em uma só vontade para formar o ato.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Com relação aos atos administrativos, ao processo administrativo disciplinar e à desapropriação, julgue os itens abaixo.

I. Os vícios sanáveis, que admitem convalidação, são os relacionados à competência, à forma e ao objeto, quando este último for plúrimo (quando o ato possuir mais de um objeto). Por outro lado, os vícios insanáveis, que não toleram a convalidação, dizem respeito ao motivo, ao objeto (quando único), à finalidade e à falta de congruência entre o motivo e o resultado do ato administrativo.

II. O excesso de prazo para a conclusão do processo administrativo disciplinar não é apto a gerar nulidade.

III. Na desapropriação, se houver concordância, reduzida a termo, do expropriado, a decisão concessiva da imissão provisória na posse implicará a aquisição da propriedade pelo expropriante com o consequente registro da propriedade na matrícula do imóvel. Essa concordância escrita do expropriado, contudo, não implica renúncia ao seu direito de questionar o preço ofertado em juízo.

Há erro:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do controle judicial, à luz do princípio da razoabilidade, de decisões administrativas, especialmente as restritivas de direitos do administrado, devendo ser avaliadas em consonância com a jurisprudência do STJ.

I. Não se afigura razoável a eliminação do candidato na fase de investigação social do concurso público, tão somente em razão do indiciamento por crime de menor potencial ofensivo, sobre o qual foi realizada transação penal.

II. Impedir que o candidato participe do processo seletivo simplificado porque, há alguns anos, seu contrato foi rescindido por conveniência administrativa, somente é decisão administrativa válida se amparada nos termos do Edital que regeu o certame.

III. O fato de o candidato em concurso público ter sido usuário de drogas há muitos anos, sendo atualmente servidor público, sem qualquer registro sobre o envolvimento em qualquer ato desabonador de sua reputação moral, torna irrazoável sua eliminação na fase de investigação social no concurso para Soldado da Polícia Militar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TRF4 – Juiz Federal Substituto – 2022) Assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a disciplina constitucional dos precatórios e também sobre sua interpretação pela jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange a previdência, saúde, educação, família, criança adolescente e idoso:

I. Os Estados membros possuem competência apenas para a instituição de contribuição voltada ao custeio do regime de previdência de seus servidores, faltando-lhes, portanto, competência para a criação de contribuição ou qualquer outra espécie tributária destinada ao custeio de serviços médicos, hospitalares, farmacêuticos e odontológicos prestados aos seus servidores.

II. É inconstitucional a regra que veda, no âmbito do Sistema Único de Saúde, a internação em acomodações superiores, bem como o atendimento diferenciado por médico do próprio Sistema Único de Saúde, ou por médico conveniado, mediante o pagamento da diferença dos valores correspondentes.

III. A cobrança de taxa de matrícula nas universidades públicas é inconstitucional. No entanto, a garantia constitucional da gratuidade de ensino não obsta a cobrança por universidades públicas de mensalidade em cursos de especialização.

IV. Cabe à lei estabelecer o plano nacional de juventude, de duração decenal, visando à articulação das várias esferas do poder público para a execução de políticas públicas.

V. É direito dos trabalhadores urbanos e rurais a assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 (cinco) anos de idade em creches e pré-escolas.

Pode-se afirmar que:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da atuação em juízo das associações para tutela de direito de seus associados, devendo ser avaliadas em consonância com a disciplina constitucional e com a jurisprudência dos tribunais superiores.

Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a tutela de urgência na disciplina do CPC/2015, tendo presente também o magistério da doutrina processual e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a distribuição do ônus da prova, ao lume do CPC, julgue os itens abaixo.

I. Em regra, o ônus da prova incumbe ao autor, quanto ao fato constitutivo de seu direito, e ao réu, quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.

II. A distribuição diversa do ônus da prova pode ocorrer por convenção das partes, salvo quando recair sobre direito indisponível da parte ou tornar excessivamente difícil a uma parte o exercício do direito.

III. Exceto quando reconhecida sua nulidade, a convenção das partes sobre o ônus da prova afasta a redistribuição por parte do juiz.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Relativamente à produção antecipada da prova, considerada a disciplina do CPC/2015, analise as seguintes afirmações e aponte a alternativa apropriada.

I. A produção antecipada da prova é da competência do juízo do foro onde esta deva ser produzida ou do foro de domicílio do réu.

II. A produção antecipada da prova previne a competência do juízo para a ação que venha a ser proposta.

III. A efica?cia da produc?a?o antecipada de provas na?o esta? condicionada a prazo para a propositura de outra ac?a?o.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei de Introdução às Normas de Direito Brasileiro, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Considere ação de rescisão de contrato de compra e venda de imóvel cumulada com restituição de valores pagos, ajuizada por Tenório em desfavor de José Leôncio, em virtude da alegada impossibilidade de dar continuidade ao adimplemento das prestações devidas.

A propósito, marque a assertiva CORRETA.

 

(TJ/MG – Juiz de Direito Substituto – FGV – 2022) O Supremo Tribunal Federal, no Recurso Extraordinário nº 646.721-RS (repercussão geral, redator p/ acórdão min. Roberto Barroso, DJe 11.09.2017), decidiu sobre o direito sucessório de companheiros, hétero ou homoafetivos. A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

 

(EMAGIS) Caso o empresário ou a sociedade empresária tenham como objeto a prestação de serviços na rede mundial de computadores, seja como provedor de conexão, seja como provedor de aplicação, devem cumprir exigências traçadas pelo Marco Civil da Internet (MCI – Lei 12.965/2014), dentre as quais as referentes à custódia de determinados dados referentes aos usuários de seus serviços.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Na provisão de conexão à internet, cabe ao administrador de sistema autônomo respectivo o dever de manter os registros de conexão, sob sigilo, em ambiente controlado e de segurança, pelo prazo de 1 ano, nos termos do regulamento.

II. O provedor de aplicações de internet constituído na forma de pessoa jurídica e que exerça essa atividade de forma organizada, profissionalmente e com fins econômicos deverá manter os respectivos registros de acesso a aplicações de internet, sob sigilo, em ambiente controlado e de segurança, pelo prazo de 6 meses, nos termos do regulamento.

III. No Marco Civil da Internet, há categorias de dados que devem ser obrigatoriamente armazenados pelos provedores, categorias não taxativas, de modo que, por exemplo, ainda que ali não prevista, é obrigação dos provedores de aplicações que oferecem serviços de e-mail armazenar as mensagens recebidas ou enviadas pelo usuário e que foram deletadas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que, relativamente a contrato de conta corrente com disponibilização de limite de crédito pré-aprovado (‘cheque especial’), no qual consta sua assinatura, José da Silva negue ter esta assinatura saído de seu punho, contestando-lhe a autenticidade e, com efeito, pretendendo em juízo a declaração de inexistência de relação jurídica com o banco e desconstituição das dívidas de ‘cheque especial’ que lhe são exigidas.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o CPC/2015, o ônus da prova da falsidade documental compete à parte que a arguiu, mas se a falsidade apontada disser respeito à assinatura lançada no documento, o ônus da prova caberá a quem o produziu, esta última a situação na qual se enquadra a demanda de José da Silva.

II. Segundo o STJ, descabe ao juiz, na ação em questão, impor ao banco o ônus de provar a autenticidade da assinatura de José da Silva, seja por perícia grafotécnica, seja por outro meio de prova.

III. Caso se constate a autenticidade da assinatura de José da Silva, carecendo, porém, o contrato da definição do percentual dos juros remuneratórios a serem aplicados no débito de cheque especial, o STJ admite seja aplicada a taxa média de mercado para a operação tal como divulgada pelo Banco Central.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto às imunidades tributárias, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre o ICMS e sua seletividade e também sobre a COSIP (Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública), avalie as assertivas que seguem.

I. Relativamente ao ICMS, não é obrigatória a adoção da seletividade pela legislação estadual.

II. Adotada pelo legislador estadual a técnica da seletividade em relação ao ICMS, discrepam do figurino constitucional alíquotas sobre as operações de energia elétrica e serviços de telecomunicação em patamar superior ao das operações em geral, considerada a essencialidade dos bens e serviços.

III. A COSIP não é imposto nem taxa, de modo que a lei que restringe seus contribuintes aos consumidores de energia elétrica do município não ofende o princípio da isonomia, sendo que também a progressividade da alíquota, que resulta do rateio do custo da iluminação pública entre os consumidores de energia elétrica, não afronta o princípio da capacidade contributiva.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Tem-se habeas corpus com pedido liminar impetrado em favor de Lafayete Rodrigues, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, apontando como autoridade coatora o deputado estadual Presidente da CPI n. 1/2022, instaurada na Assembleia Legislativa do Estado. Noticiam os autos que foi instaurada comissão de investigação pela Assembleia Legislativa para apurar a suposta quebra de decoro parlamentar por parte de deputados. O paciente, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, foi intimado para depor como testemunha de defesa. Requer, diante disso, a concessão da ordem para impedir que o paciente seja convocado a prestar depoimento como testemunha perante a aludida Comissão Parlamentar de Inquérito.

A propósito, marque a assertiva CORRETA.

 

(Procurador do Município de Teresina/PI – FCC – 2022) Quanto à duração do trabalho, o capítulo inserido nas normas gerais de tutela do trabalho da Consolidação das Leis do Trabalho, estabelece:

 

(Procurador do Município de Teresina/PI – FCC – 2022) Em relação ao capítulo especial sobre a execução, no título que trata do Processo Judiciário do Trabalho, a Consolidação das Leis do Trabalho estabelece:

 

(TRF4 – Juiz Federal Substituto – 2022) Assinale a alternativa CORRETA.

A competência para processar e julgar ação civil pública proposta por uma associação de defesa ambiental por poluição de águas subterrâneas localizadas em município que se encontra na divisa entre os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina é do:

 

(DPE/AP – FCC – 2022) A Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública foi prevista, nacionalmente, a partir da Lei Complementar no 132/2009, que alterou a Lei Complementar no 80/1994. Essa inovação normativa estabeleceu

 

(DPE/AP – FCC – 2022) O controle de convencionalidade

 

(EMAGIS) No âmbito da Criminologia, sobre a Teoria da Anomia, avalie as assertivas que seguem.

I. Trata-se de teoria que, assim como fizeram os primeiros estudiosos da criminologia, centra-se no modelo médico e patológico para interpretar o fenômeno criminoso.

II. A abordagem sociológica da anomia tem como precursor Émile Durkheim, tendo como foco a ausência de normas sociais de referência que acarreta uma ruptura de padrões sociais de conduta, produzindo uma situação de pouca coesão social.

III. Na acepção de Durkheim, a pena não tem função de prevenção, seja especial ou geral, mas, sim, a função de satisfazer a consciência comum, ferida pelo ato cometido por um dos membros da coletividade, isto é, a sociedade a exige como reparação e castigo do culpado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente à sanção penal e ao concurso de crimes, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.

I. Tendo em vista a legalidade e a taxatividade da norma penal (art. 5º, XXXIX, da CF), a alteração promovida pela Lei 13.964/2019 no art. 112 da LEP não autoriza a incidência do percentual de 60% aos condenados reincidentes não específicos para o fim de progressão de regime. Diante da omissão legislativa, impõe-se a analogia in bonam partem, para aplicação, inclusive retroativa, da regra que estipula o lapso temporal de 50% ao condenado por crime hediondo ou equiparado sem resultado morte reincidente não específico.

II. O inadimplemento da pena de multa cumulativamente aplicada ao sentenciado não pode ser utilizado como justificativa para impedir a progressão no regime prisional.

III. O aumento decorrente do concurso formal tem como parâmetro o número de delitos perpetrados, dentro do intervalo legal de 1/6 a 1/2. Nesses termos, aplica-se a fração de aumento de 1/6 pela prática de 2 infrações; 1/5, para 3 infrações; 1/4 para 4 infrações; 1/3 para 5 infrações e 1/2 para 6 ou mais infrações.

 

(TJ/MG – Juiz de Direito Substituto – FGV – 2022) Aquiles, nascido em 30/07/1994, réu primário, cometeu, em 24/06/2015, o crime de homicídio simples tentado, sendo condenado, por sentença recorrível, à pena de 4 (quatro) anos e 3 (três) meses de reclusão em regime semiaberto. Considerando esse caso, assinale a afirmativa correta.


 

(EMAGIS) No que tange aos crimes contra o patrimônio e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I. O crime de estelionato praticado por meio de saque de cheque fraudado compete ao Juízo do local do domicílio da vítima.

II. Jagunço Mulambo e Paulo Medonho, em comunhão de esforços, trafegavam, em uma motocicleta, pelas ruas da capital paranaense, por volta das 23h, quando identificaram o veículo que desejavam subtrair, estacionado em plena via pública. O crime foi consumado. Nessa hipótese, de acordo com o STJ, será aplicável a causa de aumento de pena pelo fato de o crime ter sido perpetrado durante o repouso noturno.

III. A pena é de reclusão, de 4 (quatro) a 8 (oito) anos, e multa, se o furto mediante fraude é cometido por meio de dispositivo eletrônico ou informático, conectado ou não à rede de computadores, com ou sem a violação de mecanismo de segurança ou a utilização de programa malicioso, ou por qualquer outro meio fraudulento análogo.

IV. O crime de apropriação indébita previdenciária, assim como os delitos previstos no art. 1º, I a IV, da Lei 8.137/1990, são materiais, não se configurando enquanto não lançado definitivamente o crédito, o que também impede o início da contagem do prazo prescricional.

Estão corretos:

 

(EMAGIS) Sobre a prisão temporária, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a prisão preventiva e também sobre a prisão temporária, avalie as assertivas que seguem.

I. O requisito de estar fundamentada em fatos novos ou contemporâneos à decretação da medida, embora disposto no Código de Processo Penal apenas para a prisão preventiva, aplica-se também à prisão temporária, ainda que não disposto expressamente da Lei 7.906/1989.

II. Embora não caiba a prisão preventiva ou a condução coercitiva somente com a finalidade de interrogar o indiciado, o entendimento veiculado pelo STF nas ADPFs 395 e 444 não se aplica à prisão temporária, eis que a prisão temporária para interrogatório é uma das modalidades de ‘periculum libertatis’ eleitas pela Lei 7.960/1989 e chancelada pelo STF.

III. O requisito de não ser cabível outra cautelar pessoal menos gravosa e de demonstração concreta deste descabimento no caso concreto, embora disposto no Código de Processo Penal apenas para a prisão preventiva, aplica-se também à prisão temporária, ainda que não disposto expressamente da Lei 7.906/1989.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/MG – Juiz de Direito Substituto – FGV – 2022) Com base na redação atual do Art. 112 da Lei nº 7.210/1984, a pena privativa de liberdade será executada de forma progressiva, com a transferência para regime menos rigoroso, a ser determinada pelo juiz, quando o preso tiver cumprido ao menos

I. 30% (trinta por cento) da pena,
II. 40% (quarenta por cento) da pena,
III. 25% (vinte e cinco por cento) da pena,
IV. 20% (vinte por cento) da pena,

( ) se o apenado for primário e o crime tiver sido cometido com violência à pessoa ou grave ameaça.
( ) se o apenado for reincidente em crime cometido sem violência à pessoa ou grave ameaça.
( ) se o apenado for condenado pela prática de crime hediondo ou equiparado, se for primário.
( ) se o apenado for reincidente em crime cometido com violência à pessoa ou grave ameaça.

Assinale a opção que apresenta a associação correta, segundo a ordem apresentada.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa INCORRETA sobre a defesa dos interesses coletivos dos consumidores e das vítimas em juízo.

 

(EMAGIS) A respeito do processo de eleição de membros do Conselho Tutelar, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Segundo as normas sobre práticas abusivas regulamentadas pelo Código de Defesa do Consumidor, é lícito ao fornecedor de produtos:

 

Sentença Federal - Rodada 35.2022

Considere o enunciado como o Relatório da sentença (sede do juízo: Jundiaí/SP; data do ato judicial: 26/08/2022). Força nos estudos e bom treino!

Trata-se de ação penal proposta pelo MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL em face de ROBERTO MATOS, pela suposta prática do crime de apropriação indébita (art. 168 do CP) em continuidade delitiva (treze vezes). Narra a denúncia:

“No período de 23/02/2018 a 13/09/2018, o denunciado, no exercício de Caixa Executivo da Caixa Econômica Federal - Agência Ponte São João - Jundiaí/SP, apropriou-se indevidamente, em proveito próprio, de R$100.000,00, do qual tinha a posse em razão do cargo que ocupava, mediante saques e transferências da conta poupança 013.XY44, de titularidade de ISABELA SANTOS.

O procedimento administrativo da CAIXA que apurou os fatos foi bastante conclusivo quanto às condutas criminosas do denunciado. Presente a materialidade, pois consta nos autos comprovantes de que houve 09 (nove) saques fraudados na conta poupança de ISABEL SANTOS, na Agência Ponte São João da CEF, no período de 23/02/2018 e 04/08/2018, além de 04 (quatro) transferências irregulares entre 29/03/2018 e 13/09/2018.

Consta da apuração 03 (três) guias de retirada encontradas sem a assinatura da cliente e ausência dos documentos que comprovem as demais operações. Certificado, ainda, que 07 (sete) retiradas contestadas foram autenticadas por ROBERTO MATOS, tendo ele conferido a assinatura das outras duas. Há ainda a comprovação de que as 04 (quatro) transferências contestadas tiveram por destinatária conta de ROBERTO.

O total retirado fraudulentamente da conta da cliente alcançou R$100.000,00, tendo a CAIXA que assumir tal prejuízo (fls. __). ROBERTO confessou os fatos tanto no PAD como no Inquérito Policial, tendo admitido que autenticou as guias de retirada da conta titularizada pela cliente ISABELA SANTOS para repor diferenças registradas em caixa e para pagamento de despesas pessoais.

Resta claro, portanto, que o denunciado agiu dolosamente ao efetuar débitos de conta de cliente da CEF, mediante guias de retirada e transferências de valores sem a devida conferência e autorização da titular da conta ou de seu representante legal, bem como não arquivou os devidos documentos obrigatórios referentes aos débitos efetuados e, ainda, apropriou-se de valores sem autorização do titular da conta.

A CAIXA também informa que já ajuizou ação de ressarcimento em face de ROBERTO MATOS, bem assim que o empregado já foi demitido administrativamente”.

Instrui a Denúncia o IPL n.º 2019.1234, instaurado a partir do Ofício da Caixa Econômica Federal.

A denúncia foi recebida em 10/09/2019. Regularmente citado, o réu, por defensor constituído, apresentou resposta à acusação. Não havendo causas de absolvição sumária, foi determinado o prosseguimento do feito.

Em audiência de instrução foram ouvidas três testemunhas. Em seguida, houve o interrogatório do réu.

WILLIAM declarou: “(...) que foi membro da comissão de apuração. Disse que a cliente compareceu na Caixa e não reconheceu os saques, sendo que ROBERTO confessou que foi ele mesmo e nunca contestou; afirmou que fez por dificuldades financeiras, e chorou; eu e outro colegas ouvimos ROBERTO; acredito que não houve erro na apuração, sumiram documentos de débitos questionados e teve transferência para a conta dele (...)”

CAIO depôs o seguinte: “(...) que era o Presidente da Comissão de Apuração e que trabalha na Corregedoria; foi simples o trabalho de apuração; as provas foram os documentos do caixa que ele trabalhou e guias de retirada; verificamos que as assinaturas da cliente não batiam; ROBERTO alegou dificuldades e que usava para pagar diferenças de caixa; ele confessou, houve três transferências ou quatro diretas para a conta dele; não houve erro na apuração (...)”.

A testemunha MÁRCIA disse não recorda de detalhes do caso, pois não participou da apuração administrativa. Confirma que era a Caixa pela qual foram efetivadas duas retiradas fraudadas por ROBERTO, que havia abonado as assinaturas.

Em seu interrogatório, ROBERTO disse, em suma, que praticou os fatos em razão de diferenças de caixa, e que sacava para cobrir as diferenças. Afirmou que ficava muito nervoso como caixa e errava bastante. Disse que atualmente está desempregado.

Em alegações finais, o parquet federal requereu a condenação do réu. Pediu, também, neste momento processual, o estabelecimento dos danos mínimos (art. 387, IV, do CPP), bem assim que seja decretada a perda do emprego público também no âmbito judicial.
 
A defesa, por sua vez, sustentou: a) inépcia da inicial; b) no mérito, que os depoimentos são contraditórios e a testemunha MÁRCIA disse que nada sabia; c) no caso de condenação requer seja considerada a confissão, com substituição da pena privativa de liberdade por restritivas de direito; d) também requer que não seja fixado o valor a título de danos mínimos, uma vez que pedido apenas em alegações finais.

 

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 35.2022

(EMAGIS) Sobre a Lei de Introdução às Normas de Direito Brasileiro, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Considere ação de rescisão de contrato de compra e venda de imóvel cumulada com restituição de valores pagos, ajuizada por Tenório em desfavor de José Leôncio, em virtude da alegada impossibilidade de dar continuidade ao adimplemento das prestações devidas.

A propósito, marque a assertiva CORRETA.

 

(TJ/MG – Juiz de Direito Substituto – FGV – 2022) O Supremo Tribunal Federal, no Recurso Extraordinário nº 646.721-RS (repercussão geral, redator p/ acórdão min. Roberto Barroso, DJe 11.09.2017), decidiu sobre o direito sucessório de companheiros, hétero ou homoafetivos. A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a tutela de urgência na disciplina do CPC/2015, tendo presente também o magistério da doutrina processual e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a distribuição do ônus da prova, ao lume do CPC, julgue os itens abaixo.

I. Em regra, o ônus da prova incumbe ao autor, quanto ao fato constitutivo de seu direito, e ao réu, quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.

II. A distribuição diversa do ônus da prova pode ocorrer por convenção das partes, salvo quando recair sobre direito indisponível da parte ou tornar excessivamente difícil a uma parte o exercício do direito.

III. Exceto quando reconhecida sua nulidade, a convenção das partes sobre o ônus da prova afasta a redistribuição por parte do juiz.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Relativamente à produção antecipada da prova, considerada a disciplina do CPC/2015, analise as seguintes afirmações e aponte a alternativa apropriada.

I. A produção antecipada da prova é da competência do juízo do foro onde esta deva ser produzida ou do foro de domicílio do réu.

II. A produção antecipada da prova previne a competência do juízo para a ação que venha a ser proposta.

III. A efica?cia da produc?a?o antecipada de provas na?o esta? condicionada a prazo para a propositura de outra ac?a?o.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa INCORRETA sobre a defesa dos interesses coletivos dos consumidores e das vítimas em juízo.

 

(EMAGIS) Segundo as normas sobre práticas abusivas regulamentadas pelo Código de Defesa do Consumidor, é lícito ao fornecedor de produtos:

 

(EMAGIS) A respeito do processo de eleição de membros do Conselho Tutelar, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) No âmbito da Criminologia, sobre a Teoria da Anomia, avalie as assertivas que seguem.

I. Trata-se de teoria que, assim como fizeram os primeiros estudiosos da criminologia, centra-se no modelo médico e patológico para interpretar o fenômeno criminoso.

II. A abordagem sociológica da anomia tem como precursor Émile Durkheim, tendo como foco a ausência de normas sociais de referência que acarreta uma ruptura de padrões sociais de conduta, produzindo uma situação de pouca coesão social.

III. Na acepção de Durkheim, a pena não tem função de prevenção, seja especial ou geral, mas, sim, a função de satisfazer a consciência comum, ferida pelo ato cometido por um dos membros da coletividade, isto é, a sociedade a exige como reparação e castigo do culpado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente à sanção penal e ao concurso de crimes, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.

I. Tendo em vista a legalidade e a taxatividade da norma penal (art. 5º, XXXIX, da CF), a alteração promovida pela Lei 13.964/2019 no art. 112 da LEP não autoriza a incidência do percentual de 60% aos condenados reincidentes não específicos para o fim de progressão de regime. Diante da omissão legislativa, impõe-se a analogia in bonam partem, para aplicação, inclusive retroativa, da regra que estipula o lapso temporal de 50% ao condenado por crime hediondo ou equiparado sem resultado morte reincidente não específico.

II. O inadimplemento da pena de multa cumulativamente aplicada ao sentenciado não pode ser utilizado como justificativa para impedir a progressão no regime prisional.

III. O aumento decorrente do concurso formal tem como parâmetro o número de delitos perpetrados, dentro do intervalo legal de 1/6 a 1/2. Nesses termos, aplica-se a fração de aumento de 1/6 pela prática de 2 infrações; 1/5, para 3 infrações; 1/4 para 4 infrações; 1/3 para 5 infrações e 1/2 para 6 ou mais infrações.

 

(TJ/MG – Juiz de Direito Substituto – FGV – 2022) Aquiles, nascido em 30/07/1994, réu primário, cometeu, em 24/06/2015, o crime de homicídio simples tentado, sendo condenado, por sentença recorrível, à pena de 4 (quatro) anos e 3 (três) meses de reclusão em regime semiaberto. Considerando esse caso, assinale a afirmativa correta.


 

(EMAGIS) No que tange aos crimes contra o patrimônio e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I. O crime de estelionato praticado por meio de saque de cheque fraudado compete ao Juízo do local do domicílio da vítima.

II. Jagunço Mulambo e Paulo Medonho, em comunhão de esforços, trafegavam, em uma motocicleta, pelas ruas da capital paranaense, por volta das 23h, quando identificaram o veículo que desejavam subtrair, estacionado em plena via pública. O crime foi consumado. Nessa hipótese, de acordo com o STJ, será aplicável a causa de aumento de pena pelo fato de o crime ter sido perpetrado durante o repouso noturno.

III. A pena é de reclusão, de 4 (quatro) a 8 (oito) anos, e multa, se o furto mediante fraude é cometido por meio de dispositivo eletrônico ou informático, conectado ou não à rede de computadores, com ou sem a violação de mecanismo de segurança ou a utilização de programa malicioso, ou por qualquer outro meio fraudulento análogo.

IV. O crime de apropriação indébita previdenciária, assim como os delitos previstos no art. 1º, I a IV, da Lei 8.137/1990, são materiais, não se configurando enquanto não lançado definitivamente o crédito, o que também impede o início da contagem do prazo prescricional.

Estão corretos:

 

(EMAGIS) Sobre a prisão temporária, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a prisão preventiva e também sobre a prisão temporária, avalie as assertivas que seguem.

I. O requisito de estar fundamentada em fatos novos ou contemporâneos à decretação da medida, embora disposto no Código de Processo Penal apenas para a prisão preventiva, aplica-se também à prisão temporária, ainda que não disposto expressamente da Lei 7.906/1989.

II. Embora não caiba a prisão preventiva ou a condução coercitiva somente com a finalidade de interrogar o indiciado, o entendimento veiculado pelo STF nas ADPFs 395 e 444 não se aplica à prisão temporária, eis que a prisão temporária para interrogatório é uma das modalidades de ‘periculum libertatis’ eleitas pela Lei 7.960/1989 e chancelada pelo STF.

III. O requisito de não ser cabível outra cautelar pessoal menos gravosa e de demonstração concreta deste descabimento no caso concreto, embora disposto no Código de Processo Penal apenas para a prisão preventiva, aplica-se também à prisão temporária, ainda que não disposto expressamente da Lei 7.906/1989.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/MG – Juiz de Direito Substituto – FGV – 2022) Com base na redação atual do Art. 112 da Lei nº 7.210/1984, a pena privativa de liberdade será executada de forma progressiva, com a transferência para regime menos rigoroso, a ser determinada pelo juiz, quando o preso tiver cumprido ao menos

I. 30% (trinta por cento) da pena,
II. 40% (quarenta por cento) da pena,
III. 25% (vinte e cinco por cento) da pena,
IV. 20% (vinte por cento) da pena,

( ) se o apenado for primário e o crime tiver sido cometido com violência à pessoa ou grave ameaça.
( ) se o apenado for reincidente em crime cometido sem violência à pessoa ou grave ameaça.
( ) se o apenado for condenado pela prática de crime hediondo ou equiparado, se for primário.
( ) se o apenado for reincidente em crime cometido com violência à pessoa ou grave ameaça.

Assinale a opção que apresenta a associação correta, segundo a ordem apresentada.

 

(TRF4 – Juiz Federal Substituto – 2022) Assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a disciplina constitucional dos precatórios e também sobre sua interpretação pela jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange a previdência, saúde, educação, família, criança adolescente e idoso:

I. Os Estados membros possuem competência apenas para a instituição de contribuição voltada ao custeio do regime de previdência de seus servidores, faltando-lhes, portanto, competência para a criação de contribuição ou qualquer outra espécie tributária destinada ao custeio de serviços médicos, hospitalares, farmacêuticos e odontológicos prestados aos seus servidores.

II. É inconstitucional a regra que veda, no âmbito do Sistema Único de Saúde, a internação em acomodações superiores, bem como o atendimento diferenciado por médico do próprio Sistema Único de Saúde, ou por médico conveniado, mediante o pagamento da diferença dos valores correspondentes.

III. A cobrança de taxa de matrícula nas universidades públicas é inconstitucional. No entanto, a garantia constitucional da gratuidade de ensino não obsta a cobrança por universidades públicas de mensalidade em cursos de especialização.

IV. Cabe à lei estabelecer o plano nacional de juventude, de duração decenal, visando à articulação das várias esferas do poder público para a execução de políticas públicas.

V. É direito dos trabalhadores urbanos e rurais a assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 (cinco) anos de idade em creches e pré-escolas.

Pode-se afirmar que:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da atuação em juízo das associações para tutela de direito de seus associados, devendo ser avaliadas em consonância com a disciplina constitucional e com a jurisprudência dos tribunais superiores.

Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange à Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/95), julgue os itens abaixo.

I. Quem se filia a outro partido deve fazer comunicação ao partido e ao juiz de sua respectiva Zona Eleitoral, para cancelar sua filiação; se não o fizer no dia imediato ao da nova filiação, fica configurada dupla filiação, sendo ambas consideradas nulas para todos os efeitos.

II. Perderá o mandato o detentor de cargo eletivo que se desfiliar, sem justa causa, do partido pelo qual foi eleito. Considera-se justa causa para a desfiliação partidária, dentre outras hipóteses, a mudança de partido efetuada durante o período de trinta dias que antecede o prazo de filiação exigido em lei para concorrer à eleição, majoritária ou proporcional, ao término do mandato vigente.

III. A responsabilidade por violação dos deveres partidários deve ser apurada e punida pelo competente órgão, na conformidade do que disponha o estatuto de cada partido. Filiado algum pode sofrer medida disciplinar ou punição por conduta que não esteja tipificada no estatuto do partido político.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Caso o empresário ou a sociedade empresária tenham como objeto a prestação de serviços na rede mundial de computadores, seja como provedor de conexão, seja como provedor de aplicação, devem cumprir exigências traçadas pelo Marco Civil da Internet (MCI – Lei 12.965/2014), dentre as quais as referentes à custódia de determinados dados referentes aos usuários de seus serviços.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Na provisão de conexão à internet, cabe ao administrador de sistema autônomo respectivo o dever de manter os registros de conexão, sob sigilo, em ambiente controlado e de segurança, pelo prazo de 1 ano, nos termos do regulamento.

II. O provedor de aplicações de internet constituído na forma de pessoa jurídica e que exerça essa atividade de forma organizada, profissionalmente e com fins econômicos deverá manter os respectivos registros de acesso a aplicações de internet, sob sigilo, em ambiente controlado e de segurança, pelo prazo de 6 meses, nos termos do regulamento.

III. No Marco Civil da Internet, há categorias de dados que devem ser obrigatoriamente armazenados pelos provedores, categorias não taxativas, de modo que, por exemplo, ainda que ali não prevista, é obrigação dos provedores de aplicações que oferecem serviços de e-mail armazenar as mensagens recebidas ou enviadas pelo usuário e que foram deletadas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que, relativamente a contrato de conta corrente com disponibilização de limite de crédito pré-aprovado (‘cheque especial’), no qual consta sua assinatura, José da Silva negue ter esta assinatura saído de seu punho, contestando-lhe a autenticidade e, com efeito, pretendendo em juízo a declaração de inexistência de relação jurídica com o banco e desconstituição das dívidas de ‘cheque especial’ que lhe são exigidas.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o CPC/2015, o ônus da prova da falsidade documental compete à parte que a arguiu, mas se a falsidade apontada disser respeito à assinatura lançada no documento, o ônus da prova caberá a quem o produziu, esta última a situação na qual se enquadra a demanda de José da Silva.

II. Segundo o STJ, descabe ao juiz, na ação em questão, impor ao banco o ônus de provar a autenticidade da assinatura de José da Silva, seja por perícia grafotécnica, seja por outro meio de prova.

III. Caso se constate a autenticidade da assinatura de José da Silva, carecendo, porém, o contrato da definição do percentual dos juros remuneratórios a serem aplicados no débito de cheque especial, o STJ admite seja aplicada a taxa média de mercado para a operação tal como divulgada pelo Banco Central.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto às imunidades tributárias, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre o ICMS e sua seletividade e também sobre a COSIP (Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública), avalie as assertivas que seguem.

I. Relativamente ao ICMS, não é obrigatória a adoção da seletividade pela legislação estadual.

II. Adotada pelo legislador estadual a técnica da seletividade em relação ao ICMS, discrepam do figurino constitucional alíquotas sobre as operações de energia elétrica e serviços de telecomunicação em patamar superior ao das operações em geral, considerada a essencialidade dos bens e serviços.

III. A COSIP não é imposto nem taxa, de modo que a lei que restringe seus contribuintes aos consumidores de energia elétrica do município não ofende o princípio da isonomia, sendo que também a progressividade da alíquota, que resulta do rateio do custo da iluminação pública entre os consumidores de energia elétrica, não afronta o princípio da capacidade contributiva.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TRF4 – Juiz Federal Substituto – 2022) Assinale a alternativa CORRETA.

A competência para processar e julgar ação civil pública proposta por uma associação de defesa ambiental por poluição de águas subterrâneas localizadas em município que se encontra na divisa entre os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina é do:

 

(EMAGIS) No que tange às origens do Direito Administrativo, aos órgãos públicos e à competência administrativa, aquilate as seguintes proposições.

I. Conquanto o Direito Administrativo tenha nascido sob a égide do Estado de Polícia, a doutrina indica que o seu desenvolvimento ganhou impulso decisivo com o célebre julgamento do caso Blanco, na França. Nesse caso, datado de 1873, uma criança de cinco anos havia sido atropelada por uma vagonete pertencente à Companhia Nacional de Manufatura de Fumo, e o Tribunal de Conflitos, ao apreciar uma espécie de conflito negativo de competência entre o Conselho de Estado e a Corte de Cassação, responsáveis, respectivamente, pela jurisdição administrativa e pela jurisdição comum, fixou a competência do Conselho de Estado para o julgamento da causa, tendo em vista a presença do serviço público e a necessidade de aplicação de regras publicísticas, diferenciadas daquelas aplicáveis aos particulares.

II. Quanto à composição, podem os órgãos públicos dividir-se em singulares, quando integrados por um só agente, e coletivos, quando compostos por vários agentes. Por sua vez, os órgãos públicos coletivos podem subdividir-se em órgãos de representação unitária e em órgãos de representação plúrima.

III. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos. Na delegação, um órgão administrativo e seu titular, se não houver impedimento legal, delegam parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial. Não podem, contudo, ser objeto de delegação a edição de atos de caráter normativo, a decisão de recursos administrativos e as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade. Já a avocação, permitida em caráter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, somente pode ocorrer em relação a órgão hierarquicamente inferior.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre os agentes públicos, a responsabilidade civil do Estado e os atos administrativos, julgue os itens abaixo.

I. Nos casos autorizados constitucionalmente de acumulação de cargos, empregos e funções, a incidência do teto remuneratório se dá em relação ao somatório dos ganhos do agente público.

II. O Estado responde, objetivamente, pelos atos dos tabeliães e registradores oficiais que, no exercício de suas funções, causem dano a terceiros, assentado o dever de regresso contra o responsável, nos casos de dolo ou culpa, sob pena de improbidade administrativa.

III. Ato composto é o que resulta da manifestação de dois ou mais órgãos, sejam eles singulares ou colegiados, cuja vontade se funde para formar um ato único. As vontades são homogêneas, advindas de vários órgãos de uma mesma entidade ou de entidades públicas distintas, que se unem em uma só vontade para formar o ato.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Com relação aos atos administrativos, ao processo administrativo disciplinar e à desapropriação, julgue os itens abaixo.

I. Os vícios sanáveis, que admitem convalidação, são os relacionados à competência, à forma e ao objeto, quando este último for plúrimo (quando o ato possuir mais de um objeto). Por outro lado, os vícios insanáveis, que não toleram a convalidação, dizem respeito ao motivo, ao objeto (quando único), à finalidade e à falta de congruência entre o motivo e o resultado do ato administrativo.

II. O excesso de prazo para a conclusão do processo administrativo disciplinar não é apto a gerar nulidade.

III. Na desapropriação, se houver concordância, reduzida a termo, do expropriado, a decisão concessiva da imissão provisória na posse implicará a aquisição da propriedade pelo expropriante com o consequente registro da propriedade na matrícula do imóvel. Essa concordância escrita do expropriado, contudo, não implica renúncia ao seu direito de questionar o preço ofertado em juízo.

Há erro:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do controle judicial, à luz do princípio da razoabilidade, de decisões administrativas, especialmente as restritivas de direitos do administrado, devendo ser avaliadas em consonância com a jurisprudência do STJ.

I. Não se afigura razoável a eliminação do candidato na fase de investigação social do concurso público, tão somente em razão do indiciamento por crime de menor potencial ofensivo, sobre o qual foi realizada transação penal.

II. Impedir que o candidato participe do processo seletivo simplificado porque, há alguns anos, seu contrato foi rescindido por conveniência administrativa, somente é decisão administrativa válida se amparada nos termos do Edital que regeu o certame.

III. O fato de o candidato em concurso público ter sido usuário de drogas há muitos anos, sendo atualmente servidor público, sem qualquer registro sobre o envolvimento em qualquer ato desabonador de sua reputação moral, torna irrazoável sua eliminação na fase de investigação social no concurso para Soldado da Polícia Militar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a teoria dos sistemas de Niklas Luhmann, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre o pragmatismo judicial, marque a alternativa incorreta:

 

Objetivas - Rodada 35.2022

(TRF4 – Juiz Federal Substituto – 2022) Assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a disciplina constitucional dos precatórios e também sobre sua interpretação pela jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange a previdência, saúde, educação, família, criança adolescente e idoso:

I. Os Estados membros possuem competência apenas para a instituição de contribuição voltada ao custeio do regime de previdência de seus servidores, faltando-lhes, portanto, competência para a criação de contribuição ou qualquer outra espécie tributária destinada ao custeio de serviços médicos, hospitalares, farmacêuticos e odontológicos prestados aos seus servidores.

II. É inconstitucional a regra que veda, no âmbito do Sistema Único de Saúde, a internação em acomodações superiores, bem como o atendimento diferenciado por médico do próprio Sistema Único de Saúde, ou por médico conveniado, mediante o pagamento da diferença dos valores correspondentes.

III. A cobrança de taxa de matrícula nas universidades públicas é inconstitucional. No entanto, a garantia constitucional da gratuidade de ensino não obsta a cobrança por universidades públicas de mensalidade em cursos de especialização.

IV. Cabe à lei estabelecer o plano nacional de juventude, de duração decenal, visando à articulação das várias esferas do poder público para a execução de políticas públicas.

V. É direito dos trabalhadores urbanos e rurais a assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 (cinco) anos de idade em creches e pré-escolas.

Pode-se afirmar que:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da atuação em juízo das associações para tutela de direito de seus associados, devendo ser avaliadas em consonância com a disciplina constitucional e com a jurisprudência dos tribunais superiores.

Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange às origens do Direito Administrativo, aos órgãos públicos e à competência administrativa, aquilate as seguintes proposições.

I. Conquanto o Direito Administrativo tenha nascido sob a égide do Estado de Polícia, a doutrina indica que o seu desenvolvimento ganhou impulso decisivo com o célebre julgamento do caso Blanco, na França. Nesse caso, datado de 1873, uma criança de cinco anos havia sido atropelada por uma vagonete pertencente à Companhia Nacional de Manufatura de Fumo, e o Tribunal de Conflitos, ao apreciar uma espécie de conflito negativo de competência entre o Conselho de Estado e a Corte de Cassação, responsáveis, respectivamente, pela jurisdição administrativa e pela jurisdição comum, fixou a competência do Conselho de Estado para o julgamento da causa, tendo em vista a presença do serviço público e a necessidade de aplicação de regras publicísticas, diferenciadas daquelas aplicáveis aos particulares.

II. Quanto à composição, podem os órgãos públicos dividir-se em singulares, quando integrados por um só agente, e coletivos, quando compostos por vários agentes. Por sua vez, os órgãos públicos coletivos podem subdividir-se em órgãos de representação unitária e em órgãos de representação plúrima.

III. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos. Na delegação, um órgão administrativo e seu titular, se não houver impedimento legal, delegam parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial. Não podem, contudo, ser objeto de delegação a edição de atos de caráter normativo, a decisão de recursos administrativos e as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade. Já a avocação, permitida em caráter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, somente pode ocorrer em relação a órgão hierarquicamente inferior.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre os agentes públicos, a responsabilidade civil do Estado e os atos administrativos, julgue os itens abaixo.

I. Nos casos autorizados constitucionalmente de acumulação de cargos, empregos e funções, a incidência do teto remuneratório se dá em relação ao somatório dos ganhos do agente público.

II. O Estado responde, objetivamente, pelos atos dos tabeliães e registradores oficiais que, no exercício de suas funções, causem dano a terceiros, assentado o dever de regresso contra o responsável, nos casos de dolo ou culpa, sob pena de improbidade administrativa.

III. Ato composto é o que resulta da manifestação de dois ou mais órgãos, sejam eles singulares ou colegiados, cuja vontade se funde para formar um ato único. As vontades são homogêneas, advindas de vários órgãos de uma mesma entidade ou de entidades públicas distintas, que se unem em uma só vontade para formar o ato.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Com relação aos atos administrativos, ao processo administrativo disciplinar e à desapropriação, julgue os itens abaixo.

I. Os vícios sanáveis, que admitem convalidação, são os relacionados à competência, à forma e ao objeto, quando este último for plúrimo (quando o ato possuir mais de um objeto). Por outro lado, os vícios insanáveis, que não toleram a convalidação, dizem respeito ao motivo, ao objeto (quando único), à finalidade e à falta de congruência entre o motivo e o resultado do ato administrativo.

II. O excesso de prazo para a conclusão do processo administrativo disciplinar não é apto a gerar nulidade.

III. Na desapropriação, se houver concordância, reduzida a termo, do expropriado, a decisão concessiva da imissão provisória na posse implicará a aquisição da propriedade pelo expropriante com o consequente registro da propriedade na matrícula do imóvel. Essa concordância escrita do expropriado, contudo, não implica renúncia ao seu direito de questionar o preço ofertado em juízo.

Há erro:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do controle judicial, à luz do princípio da razoabilidade, de decisões administrativas, especialmente as restritivas de direitos do administrado, devendo ser avaliadas em consonância com a jurisprudência do STJ.

I. Não se afigura razoável a eliminação do candidato na fase de investigação social do concurso público, tão somente em razão do indiciamento por crime de menor potencial ofensivo, sobre o qual foi realizada transação penal.

II. Impedir que o candidato participe do processo seletivo simplificado porque, há alguns anos, seu contrato foi rescindido por conveniência administrativa, somente é decisão administrativa válida se amparada nos termos do Edital que regeu o certame.

III. O fato de o candidato em concurso público ter sido usuário de drogas há muitos anos, sendo atualmente servidor público, sem qualquer registro sobre o envolvimento em qualquer ato desabonador de sua reputação moral, torna irrazoável sua eliminação na fase de investigação social no concurso para Soldado da Polícia Militar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei de Introdução às Normas de Direito Brasileiro, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Considere ação de rescisão de contrato de compra e venda de imóvel cumulada com restituição de valores pagos, ajuizada por Tenório em desfavor de José Leôncio, em virtude da alegada impossibilidade de dar continuidade ao adimplemento das prestações devidas.

A propósito, marque a assertiva CORRETA.

 

(TJ/MG – Juiz de Direito Substituto – FGV – 2022) O Supremo Tribunal Federal, no Recurso Extraordinário nº 646.721-RS (repercussão geral, redator p/ acórdão min. Roberto Barroso, DJe 11.09.2017), decidiu sobre o direito sucessório de companheiros, hétero ou homoafetivos. A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

 

(EMAGIS) Caso o empresário ou a sociedade empresária tenham como objeto a prestação de serviços na rede mundial de computadores, seja como provedor de conexão, seja como provedor de aplicação, devem cumprir exigências traçadas pelo Marco Civil da Internet (MCI – Lei 12.965/2014), dentre as quais as referentes à custódia de determinados dados referentes aos usuários de seus serviços.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Na provisão de conexão à internet, cabe ao administrador de sistema autônomo respectivo o dever de manter os registros de conexão, sob sigilo, em ambiente controlado e de segurança, pelo prazo de 1 ano, nos termos do regulamento.

II. O provedor de aplicações de internet constituído na forma de pessoa jurídica e que exerça essa atividade de forma organizada, profissionalmente e com fins econômicos deverá manter os respectivos registros de acesso a aplicações de internet, sob sigilo, em ambiente controlado e de segurança, pelo prazo de 6 meses, nos termos do regulamento.

III. No Marco Civil da Internet, há categorias de dados que devem ser obrigatoriamente armazenados pelos provedores, categorias não taxativas, de modo que, por exemplo, ainda que ali não prevista, é obrigação dos provedores de aplicações que oferecem serviços de e-mail armazenar as mensagens recebidas ou enviadas pelo usuário e que foram deletadas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que, relativamente a contrato de conta corrente com disponibilização de limite de crédito pré-aprovado (‘cheque especial’), no qual consta sua assinatura, José da Silva negue ter esta assinatura saído de seu punho, contestando-lhe a autenticidade e, com efeito, pretendendo em juízo a declaração de inexistência de relação jurídica com o banco e desconstituição das dívidas de ‘cheque especial’ que lhe são exigidas.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o CPC/2015, o ônus da prova da falsidade documental compete à parte que a arguiu, mas se a falsidade apontada disser respeito à assinatura lançada no documento, o ônus da prova caberá a quem o produziu, esta última a situação na qual se enquadra a demanda de José da Silva.

II. Segundo o STJ, descabe ao juiz, na ação em questão, impor ao banco o ônus de provar a autenticidade da assinatura de José da Silva, seja por perícia grafotécnica, seja por outro meio de prova.

III. Caso se constate a autenticidade da assinatura de José da Silva, carecendo, porém, o contrato da definição do percentual dos juros remuneratórios a serem aplicados no débito de cheque especial, o STJ admite seja aplicada a taxa média de mercado para a operação tal como divulgada pelo Banco Central.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a tutela de urgência na disciplina do CPC/2015, tendo presente também o magistério da doutrina processual e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a distribuição do ônus da prova, ao lume do CPC, julgue os itens abaixo.

I. Em regra, o ônus da prova incumbe ao autor, quanto ao fato constitutivo de seu direito, e ao réu, quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.

II. A distribuição diversa do ônus da prova pode ocorrer por convenção das partes, salvo quando recair sobre direito indisponível da parte ou tornar excessivamente difícil a uma parte o exercício do direito.

III. Exceto quando reconhecida sua nulidade, a convenção das partes sobre o ônus da prova afasta a redistribuição por parte do juiz.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Relativamente à produção antecipada da prova, considerada a disciplina do CPC/2015, analise as seguintes afirmações e aponte a alternativa apropriada.

I. A produção antecipada da prova é da competência do juízo do foro onde esta deva ser produzida ou do foro de domicílio do réu.

II. A produção antecipada da prova previne a competência do juízo para a ação que venha a ser proposta.

III. A efica?cia da produc?a?o antecipada de provas na?o esta? condicionada a prazo para a propositura de outra ac?a?o.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa INCORRETA sobre a defesa dos interesses coletivos dos consumidores e das vítimas em juízo.

 

(EMAGIS) No âmbito da Criminologia, sobre a Teoria da Anomia, avalie as assertivas que seguem.

I. Trata-se de teoria que, assim como fizeram os primeiros estudiosos da criminologia, centra-se no modelo médico e patológico para interpretar o fenômeno criminoso.

II. A abordagem sociológica da anomia tem como precursor Émile Durkheim, tendo como foco a ausência de normas sociais de referência que acarreta uma ruptura de padrões sociais de conduta, produzindo uma situação de pouca coesão social.

III. Na acepção de Durkheim, a pena não tem função de prevenção, seja especial ou geral, mas, sim, a função de satisfazer a consciência comum, ferida pelo ato cometido por um dos membros da coletividade, isto é, a sociedade a exige como reparação e castigo do culpado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente à sanção penal e ao concurso de crimes, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.

I. Tendo em vista a legalidade e a taxatividade da norma penal (art. 5º, XXXIX, da CF), a alteração promovida pela Lei 13.964/2019 no art. 112 da LEP não autoriza a incidência do percentual de 60% aos condenados reincidentes não específicos para o fim de progressão de regime. Diante da omissão legislativa, impõe-se a analogia in bonam partem, para aplicação, inclusive retroativa, da regra que estipula o lapso temporal de 50% ao condenado por crime hediondo ou equiparado sem resultado morte reincidente não específico.

II. O inadimplemento da pena de multa cumulativamente aplicada ao sentenciado não pode ser utilizado como justificativa para impedir a progressão no regime prisional.

III. O aumento decorrente do concurso formal tem como parâmetro o número de delitos perpetrados, dentro do intervalo legal de 1/6 a 1/2. Nesses termos, aplica-se a fração de aumento de 1/6 pela prática de 2 infrações; 1/5, para 3 infrações; 1/4 para 4 infrações; 1/3 para 5 infrações e 1/2 para 6 ou mais infrações.

 

(TJ/MG – Juiz de Direito Substituto – FGV – 2022) Aquiles, nascido em 30/07/1994, réu primário, cometeu, em 24/06/2015, o crime de homicídio simples tentado, sendo condenado, por sentença recorrível, à pena de 4 (quatro) anos e 3 (três) meses de reclusão em regime semiaberto. Considerando esse caso, assinale a afirmativa correta.


 

(EMAGIS) No que tange aos crimes contra o patrimônio e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I. O crime de estelionato praticado por meio de saque de cheque fraudado compete ao Juízo do local do domicílio da vítima.

II. Jagunço Mulambo e Paulo Medonho, em comunhão de esforços, trafegavam, em uma motocicleta, pelas ruas da capital paranaense, por volta das 23h, quando identificaram o veículo que desejavam subtrair, estacionado em plena via pública. O crime foi consumado. Nessa hipótese, de acordo com o STJ, será aplicável a causa de aumento de pena pelo fato de o crime ter sido perpetrado durante o repouso noturno.

III. A pena é de reclusão, de 4 (quatro) a 8 (oito) anos, e multa, se o furto mediante fraude é cometido por meio de dispositivo eletrônico ou informático, conectado ou não à rede de computadores, com ou sem a violação de mecanismo de segurança ou a utilização de programa malicioso, ou por qualquer outro meio fraudulento análogo.

IV. O crime de apropriação indébita previdenciária, assim como os delitos previstos no art. 1º, I a IV, da Lei 8.137/1990, são materiais, não se configurando enquanto não lançado definitivamente o crédito, o que também impede o início da contagem do prazo prescricional.

Estão corretos:

 

(EMAGIS) Quanto aos crimes praticados por prefeitos, julgue, com base no Decreto-Lei 201/67 e no magistério jurisprudencial, os itens expostos a seguir.

I. O § 2º do art. 1º do Decreto-Lei 201/67 prevê efeito específico e não automático da condenação definitiva, exigindo, portanto, fundamentação adequada para a aplicação das penas acessórias de perda de cargo e inabilitação, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública.

II. O prefeito municipal, após a extinção do mandato, continua sujeito a processo por crime previsto no art. 1º do Decreto-Lei 201/67.

III. O art. 1º do Decreto-Lei 201/67 tipifica crimes dos Prefeitos Municipais, sujeitos a julgamento pelo Poder Judiciário, independentemente do pronunciamento da Câmara dos Vereadores, e punidos com pena de reclusão ou de detenção. Por sua vez, o art. 4º do Decreto-Lei 201/67 contempla infrações político-administrativas dos Prefeitos Municipais, sujeitas ao julgamento pela Câmara dos Vereadores e sancionadas com a cassação do mandato.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a prisão temporária, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a prisão preventiva e também sobre a prisão temporária, avalie as assertivas que seguem.

I. O requisito de estar fundamentada em fatos novos ou contemporâneos à decretação da medida, embora disposto no Código de Processo Penal apenas para a prisão preventiva, aplica-se também à prisão temporária, ainda que não disposto expressamente da Lei 7.906/1989.

II. Embora não caiba a prisão preventiva ou a condução coercitiva somente com a finalidade de interrogar o indiciado, o entendimento veiculado pelo STF nas ADPFs 395 e 444 não se aplica à prisão temporária, eis que a prisão temporária para interrogatório é uma das modalidades de ‘periculum libertatis’ eleitas pela Lei 7.960/1989 e chancelada pelo STF.

III. O requisito de não ser cabível outra cautelar pessoal menos gravosa e de demonstração concreta deste descabimento no caso concreto, embora disposto no Código de Processo Penal apenas para a prisão preventiva, aplica-se também à prisão temporária, ainda que não disposto expressamente da Lei 7.906/1989.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/MG – Juiz de Direito Substituto – FGV – 2022) Com base na redação atual do Art. 112 da Lei nº 7.210/1984, a pena privativa de liberdade será executada de forma progressiva, com a transferência para regime menos rigoroso, a ser determinada pelo juiz, quando o preso tiver cumprido ao menos

I. 30% (trinta por cento) da pena,
II. 40% (quarenta por cento) da pena,
III. 25% (vinte e cinco por cento) da pena,
IV. 20% (vinte por cento) da pena,

( ) se o apenado for primário e o crime tiver sido cometido com violência à pessoa ou grave ameaça.
( ) se o apenado for reincidente em crime cometido sem violência à pessoa ou grave ameaça.
( ) se o apenado for condenado pela prática de crime hediondo ou equiparado, se for primário.
( ) se o apenado for reincidente em crime cometido com violência à pessoa ou grave ameaça.

Assinale a opção que apresenta a associação correta, segundo a ordem apresentada.

 

(EMAGIS) Quanto às imunidades tributárias, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre o ICMS e sua seletividade e também sobre a COSIP (Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública), avalie as assertivas que seguem.

I. Relativamente ao ICMS, não é obrigatória a adoção da seletividade pela legislação estadual.

II. Adotada pelo legislador estadual a técnica da seletividade em relação ao ICMS, discrepam do figurino constitucional alíquotas sobre as operações de energia elétrica e serviços de telecomunicação em patamar superior ao das operações em geral, considerada a essencialidade dos bens e serviços.

III. A COSIP não é imposto nem taxa, de modo que a lei que restringe seus contribuintes aos consumidores de energia elétrica do município não ofende o princípio da isonomia, sendo que também a progressividade da alíquota, que resulta do rateio do custo da iluminação pública entre os consumidores de energia elétrica, não afronta o princípio da capacidade contributiva.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sabe-se que as empresas que realizam vendas ou prestações de serviços com pagamento por cartão de crédito recebem das administradoras destes cartões os valores dos pagamentos decorrentes de tais vendas/prestações de serviços, já com desconto do valor devido pela empresa às administradoras dos cartões a título de taxa de administração, eis que essa a modelagem contratual de mercado comum para mencionadas transações.

As assertivas que seguem tratam dos conceitos tributários de ingressos, receitas e lucros e da tributação por PIS e COFINS das vendas e prestações de serviço em questão, devendo ser marcada a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Tem-se habeas corpus com pedido liminar impetrado em favor de Lafayete Rodrigues, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, apontando como autoridade coatora o deputado estadual Presidente da CPI n. 1/2022, instaurada na Assembleia Legislativa do Estado. Noticiam os autos que foi instaurada comissão de investigação pela Assembleia Legislativa para apurar a suposta quebra de decoro parlamentar por parte de deputados. O paciente, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, foi intimado para depor como testemunha de defesa. Requer, diante disso, a concessão da ordem para impedir que o paciente seja convocado a prestar depoimento como testemunha perante a aludida Comissão Parlamentar de Inquérito.

A propósito, marque a assertiva CORRETA.

 

(TRF4 – Juiz Federal Substituto – 2022) Assinale a alternativa CORRETA.

A competência para processar e julgar ação civil pública proposta por uma associação de defesa ambiental por poluição de águas subterrâneas localizadas em município que se encontra na divisa entre os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina é do:

 

(EMAGIS) Considere que, tomando conhecimento da existência de conteúdo difamatório contra si em endereço determinado da rede mundial de computadores e acusado tal endereço e tal conteúdo quando feita pesquisa em determinado provedor de busca, Luiz Inácio pretenda seja o provedor compelido a excluir referido resultado de seu sistema de busca e pagar-lhe indenização por danos morais.

A propósito, tendo em conta especialmente o marco legal e jurisprudencial limitativo da atividade econômica dos provedores de busca na rede mundial de computadores, avalie as assertivas que seguem.

I. Para fatos anteriores à publicação do Marco Civil da Internet, o termo inicial da responsabilidade solidária do provedor é o momento da notificação judicial que ordena a retirada do conteúdo da internet, não sendo bastante eventual ciência inequívoca anterior do conteúdo ofensivo pelo provedor sem sua retirada em prazo razoável para que este se torne responsável, essa a diretriz a animar a análise judicial do pedido de Luiz Inácio caso referente a tal momento.

II. Para fatos posteriores à publicação do Marco Civil da Internet, o termo inicial da responsabilidade solidária do provedor é a ciência inequívoca do conteúdo ofensivo pelo provedor sem sua retirada em prazo razoável, desnecessária, neste quadro, notificação judicial que ordena a retirada do conteúdo da internet para que este se torne responsável, essa a diretriz a animar a análise judicial do pedido de Luiz Inácio caso referente a tal momento.

III. Segundo o Marco Civil da Internet, com o intuito de assegurar a liberdade de expressão e impedir a censura, o provedor de aplicações de internet somente poderá ser responsabilizado civilmente por danos decorrentes de conteúdo gerado por terceiros se, após ordem judicial específica, não tomar as providências para, no âmbito e nos limites técnicos do seu serviço e dentro do prazo assinalado, tornar indisponível o conteúdo apontado como infringente, ressalvadas as disposições legais em contrário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Segundo as normas sobre práticas abusivas regulamentadas pelo Código de Defesa do Consumidor, é lícito ao fornecedor de produtos:

 

(EMAGIS) A respeito do processo de eleição de membros do Conselho Tutelar, assinale a alternativa incorreta:

 

(DPE/AP – FCC – 2022) O controle de convencionalidade

 

(TRF4 – Juiz Federal Substituto – 2022) Assinale a alternativa CORRETA. A Autoridade Central do Brasil encarregada de dar cumprimento às obrigações impostas pela Convenção sobre os Aspectos Civis do Sequestro Internacional de Crianças em nosso país é:


 

(EMAGIS) No que tange à Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/95), julgue os itens abaixo.

I. Quem se filia a outro partido deve fazer comunicação ao partido e ao juiz de sua respectiva Zona Eleitoral, para cancelar sua filiação; se não o fizer no dia imediato ao da nova filiação, fica configurada dupla filiação, sendo ambas consideradas nulas para todos os efeitos.

II. Perderá o mandato o detentor de cargo eletivo que se desfiliar, sem justa causa, do partido pelo qual foi eleito. Considera-se justa causa para a desfiliação partidária, dentre outras hipóteses, a mudança de partido efetuada durante o período de trinta dias que antecede o prazo de filiação exigido em lei para concorrer à eleição, majoritária ou proporcional, ao término do mandato vigente.

III. A responsabilidade por violação dos deveres partidários deve ser apurada e punida pelo competente órgão, na conformidade do que disponha o estatuto de cada partido. Filiado algum pode sofrer medida disciplinar ou punição por conduta que não esteja tipificada no estatuto do partido político.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o processo administrativo previdenciário, julgue os itens abaixo.

I. O primeiro pagamento do benefício será efetuado até 30 (trinta) dias após a data da apresentação, pelo segurado, da documentação necessária a sua concessão.

II. O INSS implementará e manterá processo administrativo eletrônico para requerimento de benefícios e serviços e disponibilizará canais eletrônicos de atendimento.

III. A propositura de ação que tenha por objeto idêntico pedido sobre o qual versa o processo administrativo importa renúncia ao direito de recorrer na esfera administrativa e desistência do recurso interposto.

Estão corretos somente os itens:

 

(Procurador do Município de Teresina/PI – FCC – 2022) Quanto à duração do trabalho, o capítulo inserido nas normas gerais de tutela do trabalho da Consolidação das Leis do Trabalho, estabelece:

 

(Procurador do Município de Teresina/PI – FCC – 2022) Em relação ao capítulo especial sobre a execução, no título que trata do Processo Judiciário do Trabalho, a Consolidação das Leis do Trabalho estabelece:

 

(EMAGIS) A respeito dos órgãos auxiliares da estrutura do Ministério Público, assinale a alternativa incorreta:

 

(DPE/AP – FCC – 2022) A Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública foi prevista, nacionalmente, a partir da Lei Complementar no 132/2009, que alterou a Lei Complementar no 80/1994. Essa inovação normativa estabeleceu

 

(EMAGIS) Sobre a teoria dos sistemas de Niklas Luhmann, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre o pragmatismo judicial, marque a alternativa incorreta:

 

Sentença Estadual - Rodada 35.2022

PERCIO SANTOS ajuizou, em 20/08/2021, ação de responsabilidade civil contra FABIO ROGERIO e a FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO ESTADO X, em que postula a reparação por dano material e moral no valor de 150 mil reais.

Alega, em síntese, que: a) em 15/07/2021, se dirigiu à universidade estadual, da qual era aluno regular do Curso de Direito, para assistir à aula de sentença cível, da cadeira de prática processual cível; b) estacionou o seu veículo Honda Civic, automóvel novo e recém comprado, no estacionamento da Universidade, à sombra de uma bela árvore; c) no ato, deixou no interior do veículo um notebook que continha todas suas anotações de estudos para o concurso da magistratura estadual, especialmente resumos elaborados ao longo de vários anos de estudos, e diversas fotos de seu casamento e do nascimento de seu único filho. Ressalte-se que o registro no aparelho era a única fonte dos referidos arquivos/dados; d) em menos de uma hora da chegada à entidade pública, iniciou-se uma forte chuva, com ventos intensos, o que culminou com a queda da árvore sobre o veículo de propriedade do autor, tornando-o imprestável e irrecuperável, havendo a caracterização de perda total do bem; e) comunicado do fato, o autor se dirigiu até o estacionamento, momento em que, além de constatar que o veículo havia sido completamente destruído pela queda da árvore, o seu notebook, que havia deixado no interior do veículo, não se encontrava na lataria do carro ou mesmo entre os destroços, tendo, conforme devidamente comprovado nos autos, ocorrido o furto do aparelho minutos antes da árvore tombar.

Em razão dos danos sofridos e por não ter efetivado o seguro do automóvel, a parte autora procurou a direção da universidade para que fosse feita a reparação do dano na via administrativa, por entender que a queda da árvore se deu em razão de conduta indevida da Administração Pública, pois se tratava de árvore exótica, com dificuldade de fixação da raiz, além de não estar devidamente podada - fatos devidamente comprovados nos autos -, fatores que foram determinantes para a queda.

No que diz respeito ao furto no notebook, postulou a reparação por entender que, em razão de o furto ter ocorrido em estacionamento pertencente à Universidade Estadual, esta teria responsabilidade pelo dano, especialmente diante da omissão em realizar uma efetiva fiscalização e proteção dos veículos que são deixados no pátio da fundação pública.

Em razão de a universidade ter se negado a reconhecer o direito do autor na pretensa reparação, houve o manejo da presente demanda, com o requerimento de reparação material em R$ 75.000,00 (setenta e cinco mil reais), correspondentes ao valor do automóvel, 70 mil reais, e do notebook, 5 mil reais, valores devidamente comprovados com a apresentação das correspondentes notas fiscais. A título de dano moral, por sustentar ofensa aos seus direitos de personalidade, diante da perda de inestimável material de estudo pessoal e dos únicos registros que tinha de seu casamento e do nascimento de seu único filho, postulou indenização no valor de R$ 75.000,00 (setenta e cinco mil reais).

A ação, em razão de sua identificação como agente público responsável pela manutenção e pela poda da árvore, foi manejada contra Fabio Rogerio. A sua legitimidade é indicada quanto à reparação relativa ao veículo em razão de o referido agente público não ter realizado a poda da árvore e nem sua retirada, mesmo diante de diversos requerimentos formulados por alunos e professores, inclusive de especialistas na área, que recomendavam a imediata retirada ou ao menos a poda da copa da espécie exótica, que poderia, em razão da dificuldade de fixação de suas raízes fora de seu ambiente natural, a qualquer momento, tombar e provocar acidentes. Todos esses fatos são comprovados nos autos, com juntada de cópia de pareceres técnicos e dos diversos requerimentos.

Citada, a Universidade Estadual, sem questionar o caráter exótico da árvore e a dificuldade de fixação ao solo, apresentou defesa no prazo legal e destacou a impertinência da pretensão autoral, com base nos seguintes pontos de defesa: ilegitimidade passiva quanto ao dano ao veículo, pois o próprio autor indica que a conduta que levou ao dano decorreu da negligência de Fabio Rogério; ausência do dever de reparação em relação ao veículo, em razão de caso fortuito/força maior; ocorrência de fortuito externo em relação ao furto do notebook, especialmente pelo fato de a universidade apenas disponibilizar o espaço para os estudantes e professores, sem dispor de vigilância ostensiva para tal situação – fato devidamente comprovado nos autos; a inexistência da comprovação de qualquer conduta ilegal e ilegítima imputada à fundação pública. Sustentando a desnecessidade de produção probatória, requereu o julgamento antecipado da demanda.

Citado, Fábio Rogério apresentou defesa no prazo legal e destacou a impertinência da pretensão autoral, com base nos seguintes pontos de defesa: ilegitimidade passiva quanto ao dano ao veículo, pois, pela Teoria da Imputação, os atos e omissões dos agentes públicos são imputados à própria Administração Pública, devendo apenas a Universidade Estadual figurar no polo passivo da demanda; ausência do dever de reparação, pois o dano decorreu de caso fortuito/força maior; a inexistência da comprovação de qualquer conduta ilegal e ilegítima imputada ao réu, apesar de ser ele efetivamente o agente público responsável pela determinação das podas e pela manutenção da árvore exótica no estacionamento da universidade e de ter o agente, embora com poder decisório, ignorado os requerimentos formulados. Postulou, ainda, o julgamento antecipado da lide.

Réplica apresentada, com reiteração dos termos da inicial e pedido de julgamento antecipado da lide.

Elabore, na condição de juiz (íza) de direito substituto (a), a sentença adequada ao caso, enfrentando todas as questões processuais e materiais pertinentes, sem acrescentar qualquer fato novo. Não é necessária a confecção de relatório.

 

Objetivas MP Estadual - Rodada 35.2022

(EMAGIS) A respeito dos órgãos auxiliares da estrutura do Ministério Público, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) No âmbito da Criminologia, sobre a Teoria da Anomia, avalie as assertivas que seguem.

I. Trata-se de teoria que, assim como fizeram os primeiros estudiosos da criminologia, centra-se no modelo médico e patológico para interpretar o fenômeno criminoso.

II. A abordagem sociológica da anomia tem como precursor Émile Durkheim, tendo como foco a ausência de normas sociais de referência que acarreta uma ruptura de padrões sociais de conduta, produzindo uma situação de pouca coesão social.

III. Na acepção de Durkheim, a pena não tem função de prevenção, seja especial ou geral, mas, sim, a função de satisfazer a consciência comum, ferida pelo ato cometido por um dos membros da coletividade, isto é, a sociedade a exige como reparação e castigo do culpado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente à sanção penal e ao concurso de crimes, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.

I. Tendo em vista a legalidade e a taxatividade da norma penal (art. 5º, XXXIX, da CF), a alteração promovida pela Lei 13.964/2019 no art. 112 da LEP não autoriza a incidência do percentual de 60% aos condenados reincidentes não específicos para o fim de progressão de regime. Diante da omissão legislativa, impõe-se a analogia in bonam partem, para aplicação, inclusive retroativa, da regra que estipula o lapso temporal de 50% ao condenado por crime hediondo ou equiparado sem resultado morte reincidente não específico.

II. O inadimplemento da pena de multa cumulativamente aplicada ao sentenciado não pode ser utilizado como justificativa para impedir a progressão no regime prisional.

III. O aumento decorrente do concurso formal tem como parâmetro o número de delitos perpetrados, dentro do intervalo legal de 1/6 a 1/2. Nesses termos, aplica-se a fração de aumento de 1/6 pela prática de 2 infrações; 1/5, para 3 infrações; 1/4 para 4 infrações; 1/3 para 5 infrações e 1/2 para 6 ou mais infrações.

 

(TJ/MG – Juiz de Direito Substituto – FGV – 2022) Aquiles, nascido em 30/07/1994, réu primário, cometeu, em 24/06/2015, o crime de homicídio simples tentado, sendo condenado, por sentença recorrível, à pena de 4 (quatro) anos e 3 (três) meses de reclusão em regime semiaberto. Considerando esse caso, assinale a afirmativa correta.


 

(EMAGIS) No que tange aos crimes contra o patrimônio e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I. O crime de estelionato praticado por meio de saque de cheque fraudado compete ao Juízo do local do domicílio da vítima.

II. Jagunço Mulambo e Paulo Medonho, em comunhão de esforços, trafegavam, em uma motocicleta, pelas ruas da capital paranaense, por volta das 23h, quando identificaram o veículo que desejavam subtrair, estacionado em plena via pública. O crime foi consumado. Nessa hipótese, de acordo com o STJ, será aplicável a causa de aumento de pena pelo fato de o crime ter sido perpetrado durante o repouso noturno.

III. A pena é de reclusão, de 4 (quatro) a 8 (oito) anos, e multa, se o furto mediante fraude é cometido por meio de dispositivo eletrônico ou informático, conectado ou não à rede de computadores, com ou sem a violação de mecanismo de segurança ou a utilização de programa malicioso, ou por qualquer outro meio fraudulento análogo.

IV. O crime de apropriação indébita previdenciária, assim como os delitos previstos no art. 1º, I a IV, da Lei 8.137/1990, são materiais, não se configurando enquanto não lançado definitivamente o crédito, o que também impede o início da contagem do prazo prescricional.

Estão corretos:

 

(EMAGIS) Sobre a prisão temporária, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a prisão preventiva e também sobre a prisão temporária, avalie as assertivas que seguem.

I. O requisito de estar fundamentada em fatos novos ou contemporâneos à decretação da medida, embora disposto no Código de Processo Penal apenas para a prisão preventiva, aplica-se também à prisão temporária, ainda que não disposto expressamente da Lei 7.906/1989.

II. Embora não caiba a prisão preventiva ou a condução coercitiva somente com a finalidade de interrogar o indiciado, o entendimento veiculado pelo STF nas ADPFs 395 e 444 não se aplica à prisão temporária, eis que a prisão temporária para interrogatório é uma das modalidades de ‘periculum libertatis’ eleitas pela Lei 7.960/1989 e chancelada pelo STF.

III. O requisito de não ser cabível outra cautelar pessoal menos gravosa e de demonstração concreta deste descabimento no caso concreto, embora disposto no Código de Processo Penal apenas para a prisão preventiva, aplica-se também à prisão temporária, ainda que não disposto expressamente da Lei 7.906/1989.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/MG – Juiz de Direito Substituto – FGV – 2022) Com base na redação atual do Art. 112 da Lei nº 7.210/1984, a pena privativa de liberdade será executada de forma progressiva, com a transferência para regime menos rigoroso, a ser determinada pelo juiz, quando o preso tiver cumprido ao menos

I. 30% (trinta por cento) da pena,
II. 40% (quarenta por cento) da pena,
III. 25% (vinte e cinco por cento) da pena,
IV. 20% (vinte por cento) da pena,

( ) se o apenado for primário e o crime tiver sido cometido com violência à pessoa ou grave ameaça.
( ) se o apenado for reincidente em crime cometido sem violência à pessoa ou grave ameaça.
( ) se o apenado for condenado pela prática de crime hediondo ou equiparado, se for primário.
( ) se o apenado for reincidente em crime cometido com violência à pessoa ou grave ameaça.

Assinale a opção que apresenta a associação correta, segundo a ordem apresentada.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei de Introdução às Normas de Direito Brasileiro, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Considere ação de rescisão de contrato de compra e venda de imóvel cumulada com restituição de valores pagos, ajuizada por Tenório em desfavor de José Leôncio, em virtude da alegada impossibilidade de dar continuidade ao adimplemento das prestações devidas.

A propósito, marque a assertiva CORRETA.

 

(TJ/MG – Juiz de Direito Substituto – FGV – 2022) O Supremo Tribunal Federal, no Recurso Extraordinário nº 646.721-RS (repercussão geral, redator p/ acórdão min. Roberto Barroso, DJe 11.09.2017), decidiu sobre o direito sucessório de companheiros, hétero ou homoafetivos. A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a tutela de urgência na disciplina do CPC/2015, tendo presente também o magistério da doutrina processual e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a distribuição do ônus da prova, ao lume do CPC, julgue os itens abaixo.

I. Em regra, o ônus da prova incumbe ao autor, quanto ao fato constitutivo de seu direito, e ao réu, quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.

II. A distribuição diversa do ônus da prova pode ocorrer por convenção das partes, salvo quando recair sobre direito indisponível da parte ou tornar excessivamente difícil a uma parte o exercício do direito.

III. Exceto quando reconhecida sua nulidade, a convenção das partes sobre o ônus da prova afasta a redistribuição por parte do juiz.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Relativamente à produção antecipada da prova, considerada a disciplina do CPC/2015, analise as seguintes afirmações e aponte a alternativa apropriada.

I. A produção antecipada da prova é da competência do juízo do foro onde esta deva ser produzida ou do foro de domicílio do réu.

II. A produção antecipada da prova previne a competência do juízo para a ação que venha a ser proposta.

III. A efica?cia da produc?a?o antecipada de provas na?o esta? condicionada a prazo para a propositura de outra ac?a?o.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa INCORRETA sobre a defesa dos interesses coletivos dos consumidores e das vítimas em juízo.

 

(TRF4 – Juiz Federal Substituto – 2022) Assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a disciplina constitucional dos precatórios e também sobre sua interpretação pela jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange a previdência, saúde, educação, família, criança adolescente e idoso:

I. Os Estados membros possuem competência apenas para a instituição de contribuição voltada ao custeio do regime de previdência de seus servidores, faltando-lhes, portanto, competência para a criação de contribuição ou qualquer outra espécie tributária destinada ao custeio de serviços médicos, hospitalares, farmacêuticos e odontológicos prestados aos seus servidores.

II. É inconstitucional a regra que veda, no âmbito do Sistema Único de Saúde, a internação em acomodações superiores, bem como o atendimento diferenciado por médico do próprio Sistema Único de Saúde, ou por médico conveniado, mediante o pagamento da diferença dos valores correspondentes.

III. A cobrança de taxa de matrícula nas universidades públicas é inconstitucional. No entanto, a garantia constitucional da gratuidade de ensino não obsta a cobrança por universidades públicas de mensalidade em cursos de especialização.

IV. Cabe à lei estabelecer o plano nacional de juventude, de duração decenal, visando à articulação das várias esferas do poder público para a execução de políticas públicas.

V. É direito dos trabalhadores urbanos e rurais a assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 (cinco) anos de idade em creches e pré-escolas.

Pode-se afirmar que:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da atuação em juízo das associações para tutela de direito de seus associados, devendo ser avaliadas em consonância com a disciplina constitucional e com a jurisprudência dos tribunais superiores.

Marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/AP – FCC – 2022) O controle de convencionalidade

 

(EMAGIS) No que tange às origens do Direito Administrativo, aos órgãos públicos e à competência administrativa, aquilate as seguintes proposições.

I. Conquanto o Direito Administrativo tenha nascido sob a égide do Estado de Polícia, a doutrina indica que o seu desenvolvimento ganhou impulso decisivo com o célebre julgamento do caso Blanco, na França. Nesse caso, datado de 1873, uma criança de cinco anos havia sido atropelada por uma vagonete pertencente à Companhia Nacional de Manufatura de Fumo, e o Tribunal de Conflitos, ao apreciar uma espécie de conflito negativo de competência entre o Conselho de Estado e a Corte de Cassação, responsáveis, respectivamente, pela jurisdição administrativa e pela jurisdição comum, fixou a competência do Conselho de Estado para o julgamento da causa, tendo em vista a presença do serviço público e a necessidade de aplicação de regras publicísticas, diferenciadas daquelas aplicáveis aos particulares.

II. Quanto à composição, podem os órgãos públicos dividir-se em singulares, quando integrados por um só agente, e coletivos, quando compostos por vários agentes. Por sua vez, os órgãos públicos coletivos podem subdividir-se em órgãos de representação unitária e em órgãos de representação plúrima.

III. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos. Na delegação, um órgão administrativo e seu titular, se não houver impedimento legal, delegam parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial. Não podem, contudo, ser objeto de delegação a edição de atos de caráter normativo, a decisão de recursos administrativos e as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade. Já a avocação, permitida em caráter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, somente pode ocorrer em relação a órgão hierarquicamente inferior.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre os agentes públicos, a responsabilidade civil do Estado e os atos administrativos, julgue os itens abaixo.

I. Nos casos autorizados constitucionalmente de acumulação de cargos, empregos e funções, a incidência do teto remuneratório se dá em relação ao somatório dos ganhos do agente público.

II. O Estado responde, objetivamente, pelos atos dos tabeliães e registradores oficiais que, no exercício de suas funções, causem dano a terceiros, assentado o dever de regresso contra o responsável, nos casos de dolo ou culpa, sob pena de improbidade administrativa.

III. Ato composto é o que resulta da manifestação de dois ou mais órgãos, sejam eles singulares ou colegiados, cuja vontade se funde para formar um ato único. As vontades são homogêneas, advindas de vários órgãos de uma mesma entidade ou de entidades públicas distintas, que se unem em uma só vontade para formar o ato.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Com relação aos atos administrativos, ao processo administrativo disciplinar e à desapropriação, julgue os itens abaixo.

I. Os vícios sanáveis, que admitem convalidação, são os relacionados à competência, à forma e ao objeto, quando este último for plúrimo (quando o ato possuir mais de um objeto). Por outro lado, os vícios insanáveis, que não toleram a convalidação, dizem respeito ao motivo, ao objeto (quando único), à finalidade e à falta de congruência entre o motivo e o resultado do ato administrativo.

II. O excesso de prazo para a conclusão do processo administrativo disciplinar não é apto a gerar nulidade.

III. Na desapropriação, se houver concordância, reduzida a termo, do expropriado, a decisão concessiva da imissão provisória na posse implicará a aquisição da propriedade pelo expropriante com o consequente registro da propriedade na matrícula do imóvel. Essa concordância escrita do expropriado, contudo, não implica renúncia ao seu direito de questionar o preço ofertado em juízo.

Há erro:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do controle judicial, à luz do princípio da razoabilidade, de decisões administrativas, especialmente as restritivas de direitos do administrado, devendo ser avaliadas em consonância com a jurisprudência do STJ.

I. Não se afigura razoável a eliminação do candidato na fase de investigação social do concurso público, tão somente em razão do indiciamento por crime de menor potencial ofensivo, sobre o qual foi realizada transação penal.

II. Impedir que o candidato participe do processo seletivo simplificado porque, há alguns anos, seu contrato foi rescindido por conveniência administrativa, somente é decisão administrativa válida se amparada nos termos do Edital que regeu o certame.

III. O fato de o candidato em concurso público ter sido usuário de drogas há muitos anos, sendo atualmente servidor público, sem qualquer registro sobre o envolvimento em qualquer ato desabonador de sua reputação moral, torna irrazoável sua eliminação na fase de investigação social no concurso para Soldado da Polícia Militar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TRF4 – Juiz Federal Substituto – 2022) Assinale a alternativa CORRETA.

A competência para processar e julgar ação civil pública proposta por uma associação de defesa ambiental por poluição de águas subterrâneas localizadas em município que se encontra na divisa entre os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina é do:

 

(EMAGIS) Quanto às imunidades tributárias, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre o ICMS e sua seletividade e também sobre a COSIP (Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública), avalie as assertivas que seguem.

I. Relativamente ao ICMS, não é obrigatória a adoção da seletividade pela legislação estadual.

II. Adotada pelo legislador estadual a técnica da seletividade em relação ao ICMS, discrepam do figurino constitucional alíquotas sobre as operações de energia elétrica e serviços de telecomunicação em patamar superior ao das operações em geral, considerada a essencialidade dos bens e serviços.

III. A COSIP não é imposto nem taxa, de modo que a lei que restringe seus contribuintes aos consumidores de energia elétrica do município não ofende o princípio da isonomia, sendo que também a progressividade da alíquota, que resulta do rateio do custo da iluminação pública entre os consumidores de energia elétrica, não afronta o princípio da capacidade contributiva.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Caso o empresário ou a sociedade empresária tenham como objeto a prestação de serviços na rede mundial de computadores, seja como provedor de conexão, seja como provedor de aplicação, devem cumprir exigências traçadas pelo Marco Civil da Internet (MCI – Lei 12.965/2014), dentre as quais as referentes à custódia de determinados dados referentes aos usuários de seus serviços.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Na provisão de conexão à internet, cabe ao administrador de sistema autônomo respectivo o dever de manter os registros de conexão, sob sigilo, em ambiente controlado e de segurança, pelo prazo de 1 ano, nos termos do regulamento.

II. O provedor de aplicações de internet constituído na forma de pessoa jurídica e que exerça essa atividade de forma organizada, profissionalmente e com fins econômicos deverá manter os respectivos registros de acesso a aplicações de internet, sob sigilo, em ambiente controlado e de segurança, pelo prazo de 6 meses, nos termos do regulamento.

III. No Marco Civil da Internet, há categorias de dados que devem ser obrigatoriamente armazenados pelos provedores, categorias não taxativas, de modo que, por exemplo, ainda que ali não prevista, é obrigação dos provedores de aplicações que oferecem serviços de e-mail armazenar as mensagens recebidas ou enviadas pelo usuário e que foram deletadas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que, relativamente a contrato de conta corrente com disponibilização de limite de crédito pré-aprovado (‘cheque especial’), no qual consta sua assinatura, José da Silva negue ter esta assinatura saído de seu punho, contestando-lhe a autenticidade e, com efeito, pretendendo em juízo a declaração de inexistência de relação jurídica com o banco e desconstituição das dívidas de ‘cheque especial’ que lhe são exigidas.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o CPC/2015, o ônus da prova da falsidade documental compete à parte que a arguiu, mas se a falsidade apontada disser respeito à assinatura lançada no documento, o ônus da prova caberá a quem o produziu, esta última a situação na qual se enquadra a demanda de José da Silva.

II. Segundo o STJ, descabe ao juiz, na ação em questão, impor ao banco o ônus de provar a autenticidade da assinatura de José da Silva, seja por perícia grafotécnica, seja por outro meio de prova.

III. Caso se constate a autenticidade da assinatura de José da Silva, carecendo, porém, o contrato da definição do percentual dos juros remuneratórios a serem aplicados no débito de cheque especial, o STJ admite seja aplicada a taxa média de mercado para a operação tal como divulgada pelo Banco Central.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que tange à Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/95), julgue os itens abaixo.

I. Quem se filia a outro partido deve fazer comunicação ao partido e ao juiz de sua respectiva Zona Eleitoral, para cancelar sua filiação; se não o fizer no dia imediato ao da nova filiação, fica configurada dupla filiação, sendo ambas consideradas nulas para todos os efeitos.

II. Perderá o mandato o detentor de cargo eletivo que se desfiliar, sem justa causa, do partido pelo qual foi eleito. Considera-se justa causa para a desfiliação partidária, dentre outras hipóteses, a mudança de partido efetuada durante o período de trinta dias que antecede o prazo de filiação exigido em lei para concorrer à eleição, majoritária ou proporcional, ao término do mandato vigente.

III. A responsabilidade por violação dos deveres partidários deve ser apurada e punida pelo competente órgão, na conformidade do que disponha o estatuto de cada partido. Filiado algum pode sofrer medida disciplinar ou punição por conduta que não esteja tipificada no estatuto do partido político.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito do processo de eleição de membros do Conselho Tutelar, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Segundo as normas sobre práticas abusivas regulamentadas pelo Código de Defesa do Consumidor, é lícito ao fornecedor de produtos:

 

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 35.2022

(EMAGIS) Sobre a Lei de Introdução às Normas de Direito Brasileiro, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Considere ação de rescisão de contrato de compra e venda de imóvel cumulada com restituição de valores pagos, ajuizada por Tenório em desfavor de José Leôncio, em virtude da alegada impossibilidade de dar continuidade ao adimplemento das prestações devidas.

A propósito, marque a assertiva CORRETA.

 

(TJ/MG – Juiz de Direito Substituto – FGV – 2022) O Supremo Tribunal Federal, no Recurso Extraordinário nº 646.721-RS (repercussão geral, redator p/ acórdão min. Roberto Barroso, DJe 11.09.2017), decidiu sobre o direito sucessório de companheiros, hétero ou homoafetivos. A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a tutela de urgência na disciplina do CPC/2015, tendo presente também o magistério da doutrina processual e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a distribuição do ônus da prova, ao lume do CPC, julgue os itens abaixo.

I. Em regra, o ônus da prova incumbe ao autor, quanto ao fato constitutivo de seu direito, e ao réu, quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.

II. A distribuição diversa do ônus da prova pode ocorrer por convenção das partes, salvo quando recair sobre direito indisponível da parte ou tornar excessivamente difícil a uma parte o exercício do direito.

III. Exceto quando reconhecida sua nulidade, a convenção das partes sobre o ônus da prova afasta a redistribuição por parte do juiz.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Relativamente à produção antecipada da prova, considerada a disciplina do CPC/2015, analise as seguintes afirmações e aponte a alternativa apropriada.

I. A produção antecipada da prova é da competência do juízo do foro onde esta deva ser produzida ou do foro de domicílio do réu.

II. A produção antecipada da prova previne a competência do juízo para a ação que venha a ser proposta.

III. A efica?cia da produc?a?o antecipada de provas na?o esta? condicionada a prazo para a propositura de outra ac?a?o.

 

(EMAGIS) Segundo as normas sobre práticas abusivas regulamentadas pelo Código de Defesa do Consumidor, é lícito ao fornecedor de produtos:

 

(EMAGIS) A respeito do processo de eleição de membros do Conselho Tutelar, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) No âmbito da Criminologia, sobre a Teoria da Anomia, avalie as assertivas que seguem.

I. Trata-se de teoria que, assim como fizeram os primeiros estudiosos da criminologia, centra-se no modelo médico e patológico para interpretar o fenômeno criminoso.

II. A abordagem sociológica da anomia tem como precursor Émile Durkheim, tendo como foco a ausência de normas sociais de referência que acarreta uma ruptura de padrões sociais de conduta, produzindo uma situação de pouca coesão social.

III. Na acepção de Durkheim, a pena não tem função de prevenção, seja especial ou geral, mas, sim, a função de satisfazer a consciência comum, ferida pelo ato cometido por um dos membros da coletividade, isto é, a sociedade a exige como reparação e castigo do culpado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente à sanção penal e ao concurso de crimes, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.

I. Tendo em vista a legalidade e a taxatividade da norma penal (art. 5º, XXXIX, da CF), a alteração promovida pela Lei 13.964/2019 no art. 112 da LEP não autoriza a incidência do percentual de 60% aos condenados reincidentes não específicos para o fim de progressão de regime. Diante da omissão legislativa, impõe-se a analogia in bonam partem, para aplicação, inclusive retroativa, da regra que estipula o lapso temporal de 50% ao condenado por crime hediondo ou equiparado sem resultado morte reincidente não específico.

II. O inadimplemento da pena de multa cumulativamente aplicada ao sentenciado não pode ser utilizado como justificativa para impedir a progressão no regime prisional.

III. O aumento decorrente do concurso formal tem como parâmetro o número de delitos perpetrados, dentro do intervalo legal de 1/6 a 1/2. Nesses termos, aplica-se a fração de aumento de 1/6 pela prática de 2 infrações; 1/5, para 3 infrações; 1/4 para 4 infrações; 1/3 para 5 infrações e 1/2 para 6 ou mais infrações.

 

(TJ/MG – Juiz de Direito Substituto – FGV – 2022) Aquiles, nascido em 30/07/1994, réu primário, cometeu, em 24/06/2015, o crime de homicídio simples tentado, sendo condenado, por sentença recorrível, à pena de 4 (quatro) anos e 3 (três) meses de reclusão em regime semiaberto. Considerando esse caso, assinale a afirmativa correta.


 

(EMAGIS) No que tange aos crimes contra o patrimônio e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I. O crime de estelionato praticado por meio de saque de cheque fraudado compete ao Juízo do local do domicílio da vítima.

II. Jagunço Mulambo e Paulo Medonho, em comunhão de esforços, trafegavam, em uma motocicleta, pelas ruas da capital paranaense, por volta das 23h, quando identificaram o veículo que desejavam subtrair, estacionado em plena via pública. O crime foi consumado. Nessa hipótese, de acordo com o STJ, será aplicável a causa de aumento de pena pelo fato de o crime ter sido perpetrado durante o repouso noturno.

III. A pena é de reclusão, de 4 (quatro) a 8 (oito) anos, e multa, se o furto mediante fraude é cometido por meio de dispositivo eletrônico ou informático, conectado ou não à rede de computadores, com ou sem a violação de mecanismo de segurança ou a utilização de programa malicioso, ou por qualquer outro meio fraudulento análogo.

IV. O crime de apropriação indébita previdenciária, assim como os delitos previstos no art. 1º, I a IV, da Lei 8.137/1990, são materiais, não se configurando enquanto não lançado definitivamente o crédito, o que também impede o início da contagem do prazo prescricional.

Estão corretos:

 

(EMAGIS) Quanto aos crimes praticados por prefeitos, julgue, com base no Decreto-Lei 201/67 e no magistério jurisprudencial, os itens expostos a seguir.

I. O § 2º do art. 1º do Decreto-Lei 201/67 prevê efeito específico e não automático da condenação definitiva, exigindo, portanto, fundamentação adequada para a aplicação das penas acessórias de perda de cargo e inabilitação, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública.

II. O prefeito municipal, após a extinção do mandato, continua sujeito a processo por crime previsto no art. 1º do Decreto-Lei 201/67.

III. O art. 1º do Decreto-Lei 201/67 tipifica crimes dos Prefeitos Municipais, sujeitos a julgamento pelo Poder Judiciário, independentemente do pronunciamento da Câmara dos Vereadores, e punidos com pena de reclusão ou de detenção. Por sua vez, o art. 4º do Decreto-Lei 201/67 contempla infrações político-administrativas dos Prefeitos Municipais, sujeitas ao julgamento pela Câmara dos Vereadores e sancionadas com a cassação do mandato.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a prisão temporária, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a prisão preventiva e também sobre a prisão temporária, avalie as assertivas que seguem.

I. O requisito de estar fundamentada em fatos novos ou contemporâneos à decretação da medida, embora disposto no Código de Processo Penal apenas para a prisão preventiva, aplica-se também à prisão temporária, ainda que não disposto expressamente da Lei 7.906/1989.

II. Embora não caiba a prisão preventiva ou a condução coercitiva somente com a finalidade de interrogar o indiciado, o entendimento veiculado pelo STF nas ADPFs 395 e 444 não se aplica à prisão temporária, eis que a prisão temporária para interrogatório é uma das modalidades de ‘periculum libertatis’ eleitas pela Lei 7.960/1989 e chancelada pelo STF.

III. O requisito de não ser cabível outra cautelar pessoal menos gravosa e de demonstração concreta deste descabimento no caso concreto, embora disposto no Código de Processo Penal apenas para a prisão preventiva, aplica-se também à prisão temporária, ainda que não disposto expressamente da Lei 7.906/1989.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/MG – Juiz de Direito Substituto – FGV – 2022) Com base na redação atual do Art. 112 da Lei nº 7.210/1984, a pena privativa de liberdade será executada de forma progressiva, com a transferência para regime menos rigoroso, a ser determinada pelo juiz, quando o preso tiver cumprido ao menos

I. 30% (trinta por cento) da pena,
II. 40% (quarenta por cento) da pena,
III. 25% (vinte e cinco por cento) da pena,
IV. 20% (vinte por cento) da pena,

( ) se o apenado for primário e o crime tiver sido cometido com violência à pessoa ou grave ameaça.
( ) se o apenado for reincidente em crime cometido sem violência à pessoa ou grave ameaça.
( ) se o apenado for condenado pela prática de crime hediondo ou equiparado, se for primário.
( ) se o apenado for reincidente em crime cometido com violência à pessoa ou grave ameaça.

Assinale a opção que apresenta a associação correta, segundo a ordem apresentada.

 

(TRF4 – Juiz Federal Substituto – 2022) Assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a disciplina constitucional dos precatórios e também sobre sua interpretação pela jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange a previdência, saúde, educação, família, criança adolescente e idoso:

I. Os Estados membros possuem competência apenas para a instituição de contribuição voltada ao custeio do regime de previdência de seus servidores, faltando-lhes, portanto, competência para a criação de contribuição ou qualquer outra espécie tributária destinada ao custeio de serviços médicos, hospitalares, farmacêuticos e odontológicos prestados aos seus servidores.

II. É inconstitucional a regra que veda, no âmbito do Sistema Único de Saúde, a internação em acomodações superiores, bem como o atendimento diferenciado por médico do próprio Sistema Único de Saúde, ou por médico conveniado, mediante o pagamento da diferença dos valores correspondentes.

III. A cobrança de taxa de matrícula nas universidades públicas é inconstitucional. No entanto, a garantia constitucional da gratuidade de ensino não obsta a cobrança por universidades públicas de mensalidade em cursos de especialização.

IV. Cabe à lei estabelecer o plano nacional de juventude, de duração decenal, visando à articulação das várias esferas do poder público para a execução de políticas públicas.

V. É direito dos trabalhadores urbanos e rurais a assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 (cinco) anos de idade em creches e pré-escolas.

Pode-se afirmar que:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da atuação em juízo das associações para tutela de direito de seus associados, devendo ser avaliadas em consonância com a disciplina constitucional e com a jurisprudência dos tribunais superiores.

Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange à Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/95), julgue os itens abaixo.

I. Quem se filia a outro partido deve fazer comunicação ao partido e ao juiz de sua respectiva Zona Eleitoral, para cancelar sua filiação; se não o fizer no dia imediato ao da nova filiação, fica configurada dupla filiação, sendo ambas consideradas nulas para todos os efeitos.

II. Perderá o mandato o detentor de cargo eletivo que se desfiliar, sem justa causa, do partido pelo qual foi eleito. Considera-se justa causa para a desfiliação partidária, dentre outras hipóteses, a mudança de partido efetuada durante o período de trinta dias que antecede o prazo de filiação exigido em lei para concorrer à eleição, majoritária ou proporcional, ao término do mandato vigente.

III. A responsabilidade por violação dos deveres partidários deve ser apurada e punida pelo competente órgão, na conformidade do que disponha o estatuto de cada partido. Filiado algum pode sofrer medida disciplinar ou punição por conduta que não esteja tipificada no estatuto do partido político.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Caso o empresário ou a sociedade empresária tenham como objeto a prestação de serviços na rede mundial de computadores, seja como provedor de conexão, seja como provedor de aplicação, devem cumprir exigências traçadas pelo Marco Civil da Internet (MCI – Lei 12.965/2014), dentre as quais as referentes à custódia de determinados dados referentes aos usuários de seus serviços.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Na provisão de conexão à internet, cabe ao administrador de sistema autônomo respectivo o dever de manter os registros de conexão, sob sigilo, em ambiente controlado e de segurança, pelo prazo de 1 ano, nos termos do regulamento.

II. O provedor de aplicações de internet constituído na forma de pessoa jurídica e que exerça essa atividade de forma organizada, profissionalmente e com fins econômicos deverá manter os respectivos registros de acesso a aplicações de internet, sob sigilo, em ambiente controlado e de segurança, pelo prazo de 6 meses, nos termos do regulamento.

III. No Marco Civil da Internet, há categorias de dados que devem ser obrigatoriamente armazenados pelos provedores, categorias não taxativas, de modo que, por exemplo, ainda que ali não prevista, é obrigação dos provedores de aplicações que oferecem serviços de e-mail armazenar as mensagens recebidas ou enviadas pelo usuário e que foram deletadas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que, relativamente a contrato de conta corrente com disponibilização de limite de crédito pré-aprovado (‘cheque especial’), no qual consta sua assinatura, José da Silva negue ter esta assinatura saído de seu punho, contestando-lhe a autenticidade e, com efeito, pretendendo em juízo a declaração de inexistência de relação jurídica com o banco e desconstituição das dívidas de ‘cheque especial’ que lhe são exigidas.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o CPC/2015, o ônus da prova da falsidade documental compete à parte que a arguiu, mas se a falsidade apontada disser respeito à assinatura lançada no documento, o ônus da prova caberá a quem o produziu, esta última a situação na qual se enquadra a demanda de José da Silva.

II. Segundo o STJ, descabe ao juiz, na ação em questão, impor ao banco o ônus de provar a autenticidade da assinatura de José da Silva, seja por perícia grafotécnica, seja por outro meio de prova.

III. Caso se constate a autenticidade da assinatura de José da Silva, carecendo, porém, o contrato da definição do percentual dos juros remuneratórios a serem aplicados no débito de cheque especial, o STJ admite seja aplicada a taxa média de mercado para a operação tal como divulgada pelo Banco Central.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto às imunidades tributárias, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre o ICMS e sua seletividade e também sobre a COSIP (Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública), avalie as assertivas que seguem.

I. Relativamente ao ICMS, não é obrigatória a adoção da seletividade pela legislação estadual.

II. Adotada pelo legislador estadual a técnica da seletividade em relação ao ICMS, discrepam do figurino constitucional alíquotas sobre as operações de energia elétrica e serviços de telecomunicação em patamar superior ao das operações em geral, considerada a essencialidade dos bens e serviços.

III. A COSIP não é imposto nem taxa, de modo que a lei que restringe seus contribuintes aos consumidores de energia elétrica do município não ofende o princípio da isonomia, sendo que também a progressividade da alíquota, que resulta do rateio do custo da iluminação pública entre os consumidores de energia elétrica, não afronta o princípio da capacidade contributiva.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sabe-se que as empresas que realizam vendas ou prestações de serviços com pagamento por cartão de crédito recebem das administradoras destes cartões os valores dos pagamentos decorrentes de tais vendas/prestações de serviços, já com desconto do valor devido pela empresa às administradoras dos cartões a título de taxa de administração, eis que essa a modelagem contratual de mercado comum para mencionadas transações.

As assertivas que seguem tratam dos conceitos tributários de ingressos, receitas e lucros e da tributação por PIS e COFINS das vendas e prestações de serviço em questão, devendo ser marcada a assertiva CORRETA.

 

(TRF4 – Juiz Federal Substituto – 2022) Assinale a alternativa CORRETA.

A competência para processar e julgar ação civil pública proposta por uma associação de defesa ambiental por poluição de águas subterrâneas localizadas em município que se encontra na divisa entre os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina é do:

 

(EMAGIS) No que tange às origens do Direito Administrativo, aos órgãos públicos e à competência administrativa, aquilate as seguintes proposições.

I. Conquanto o Direito Administrativo tenha nascido sob a égide do Estado de Polícia, a doutrina indica que o seu desenvolvimento ganhou impulso decisivo com o célebre julgamento do caso Blanco, na França. Nesse caso, datado de 1873, uma criança de cinco anos havia sido atropelada por uma vagonete pertencente à Companhia Nacional de Manufatura de Fumo, e o Tribunal de Conflitos, ao apreciar uma espécie de conflito negativo de competência entre o Conselho de Estado e a Corte de Cassação, responsáveis, respectivamente, pela jurisdição administrativa e pela jurisdição comum, fixou a competência do Conselho de Estado para o julgamento da causa, tendo em vista a presença do serviço público e a necessidade de aplicação de regras publicísticas, diferenciadas daquelas aplicáveis aos particulares.

II. Quanto à composição, podem os órgãos públicos dividir-se em singulares, quando integrados por um só agente, e coletivos, quando compostos por vários agentes. Por sua vez, os órgãos públicos coletivos podem subdividir-se em órgãos de representação unitária e em órgãos de representação plúrima.

III. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos. Na delegação, um órgão administrativo e seu titular, se não houver impedimento legal, delegam parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial. Não podem, contudo, ser objeto de delegação a edição de atos de caráter normativo, a decisão de recursos administrativos e as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade. Já a avocação, permitida em caráter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, somente pode ocorrer em relação a órgão hierarquicamente inferior.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre os agentes públicos, a responsabilidade civil do Estado e os atos administrativos, julgue os itens abaixo.

I. Nos casos autorizados constitucionalmente de acumulação de cargos, empregos e funções, a incidência do teto remuneratório se dá em relação ao somatório dos ganhos do agente público.

II. O Estado responde, objetivamente, pelos atos dos tabeliães e registradores oficiais que, no exercício de suas funções, causem dano a terceiros, assentado o dever de regresso contra o responsável, nos casos de dolo ou culpa, sob pena de improbidade administrativa.

III. Ato composto é o que resulta da manifestação de dois ou mais órgãos, sejam eles singulares ou colegiados, cuja vontade se funde para formar um ato único. As vontades são homogêneas, advindas de vários órgãos de uma mesma entidade ou de entidades públicas distintas, que se unem em uma só vontade para formar o ato.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Com relação aos atos administrativos, ao processo administrativo disciplinar e à desapropriação, julgue os itens abaixo.

I. Os vícios sanáveis, que admitem convalidação, são os relacionados à competência, à forma e ao objeto, quando este último for plúrimo (quando o ato possuir mais de um objeto). Por outro lado, os vícios insanáveis, que não toleram a convalidação, dizem respeito ao motivo, ao objeto (quando único), à finalidade e à falta de congruência entre o motivo e o resultado do ato administrativo.

II. O excesso de prazo para a conclusão do processo administrativo disciplinar não é apto a gerar nulidade.

III. Na desapropriação, se houver concordância, reduzida a termo, do expropriado, a decisão concessiva da imissão provisória na posse implicará a aquisição da propriedade pelo expropriante com o consequente registro da propriedade na matrícula do imóvel. Essa concordância escrita do expropriado, contudo, não implica renúncia ao seu direito de questionar o preço ofertado em juízo.

Há erro:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do controle judicial, à luz do princípio da razoabilidade, de decisões administrativas, especialmente as restritivas de direitos do administrado, devendo ser avaliadas em consonância com a jurisprudência do STJ.

I. Não se afigura razoável a eliminação do candidato na fase de investigação social do concurso público, tão somente em razão do indiciamento por crime de menor potencial ofensivo, sobre o qual foi realizada transação penal.

II. Impedir que o candidato participe do processo seletivo simplificado porque, há alguns anos, seu contrato foi rescindido por conveniência administrativa, somente é decisão administrativa válida se amparada nos termos do Edital que regeu o certame.

III. O fato de o candidato em concurso público ter sido usuário de drogas há muitos anos, sendo atualmente servidor público, sem qualquer registro sobre o envolvimento em qualquer ato desabonador de sua reputação moral, torna irrazoável sua eliminação na fase de investigação social no concurso para Soldado da Polícia Militar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que, tomando conhecimento da existência de conteúdo difamatório contra si em endereço determinado da rede mundial de computadores e acusado tal endereço e tal conteúdo quando feita pesquisa em determinado provedor de busca, Luiz Inácio pretenda seja o provedor compelido a excluir referido resultado de seu sistema de busca e pagar-lhe indenização por danos morais.

A propósito, tendo em conta especialmente o marco legal e jurisprudencial limitativo da atividade econômica dos provedores de busca na rede mundial de computadores, avalie as assertivas que seguem.

I. Para fatos anteriores à publicação do Marco Civil da Internet, o termo inicial da responsabilidade solidária do provedor é o momento da notificação judicial que ordena a retirada do conteúdo da internet, não sendo bastante eventual ciência inequívoca anterior do conteúdo ofensivo pelo provedor sem sua retirada em prazo razoável para que este se torne responsável, essa a diretriz a animar a análise judicial do pedido de Luiz Inácio caso referente a tal momento.

II. Para fatos posteriores à publicação do Marco Civil da Internet, o termo inicial da responsabilidade solidária do provedor é a ciência inequívoca do conteúdo ofensivo pelo provedor sem sua retirada em prazo razoável, desnecessária, neste quadro, notificação judicial que ordena a retirada do conteúdo da internet para que este se torne responsável, essa a diretriz a animar a análise judicial do pedido de Luiz Inácio caso referente a tal momento.

III. Segundo o Marco Civil da Internet, com o intuito de assegurar a liberdade de expressão e impedir a censura, o provedor de aplicações de internet somente poderá ser responsabilizado civilmente por danos decorrentes de conteúdo gerado por terceiros se, após ordem judicial específica, não tomar as providências para, no âmbito e nos limites técnicos do seu serviço e dentro do prazo assinalado, tornar indisponível o conteúdo apontado como infringente, ressalvadas as disposições legais em contrário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o processo administrativo previdenciário, julgue os itens abaixo.

I. O primeiro pagamento do benefício será efetuado até 30 (trinta) dias após a data da apresentação, pelo segurado, da documentação necessária a sua concessão.

II. O INSS implementará e manterá processo administrativo eletrônico para requerimento de benefícios e serviços e disponibilizará canais eletrônicos de atendimento.

III. A propositura de ação que tenha por objeto idêntico pedido sobre o qual versa o processo administrativo importa renúncia ao direito de recorrer na esfera administrativa e desistência do recurso interposto.

Estão corretos somente os itens:

 

(DPE/AP – FCC – 2022) O controle de convencionalidade

 

(TRF4 – Juiz Federal Substituto – 2022) Assinale a alternativa CORRETA. A Autoridade Central do Brasil encarregada de dar cumprimento às obrigações impostas pela Convenção sobre os Aspectos Civis do Sequestro Internacional de Crianças em nosso país é:


 

(EMAGIS) Sobre a teoria dos sistemas de Niklas Luhmann, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre o pragmatismo judicial, marque a alternativa incorreta:

 

Objetivas Delegado - Rodada 35.2022

(EMAGIS) No âmbito da Criminologia, sobre a Teoria da Anomia, avalie as assertivas que seguem.

I. Trata-se de teoria que, assim como fizeram os primeiros estudiosos da criminologia, centra-se no modelo médico e patológico para interpretar o fenômeno criminoso.

II. A abordagem sociológica da anomia tem como precursor Émile Durkheim, tendo como foco a ausência de normas sociais de referência que acarreta uma ruptura de padrões sociais de conduta, produzindo uma situação de pouca coesão social.

III. Na acepção de Durkheim, a pena não tem função de prevenção, seja especial ou geral, mas, sim, a função de satisfazer a consciência comum, ferida pelo ato cometido por um dos membros da coletividade, isto é, a sociedade a exige como reparação e castigo do culpado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente à sanção penal e ao concurso de crimes, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.

I. Tendo em vista a legalidade e a taxatividade da norma penal (art. 5º, XXXIX, da CF), a alteração promovida pela Lei 13.964/2019 no art. 112 da LEP não autoriza a incidência do percentual de 60% aos condenados reincidentes não específicos para o fim de progressão de regime. Diante da omissão legislativa, impõe-se a analogia in bonam partem, para aplicação, inclusive retroativa, da regra que estipula o lapso temporal de 50% ao condenado por crime hediondo ou equiparado sem resultado morte reincidente não específico.

II. O inadimplemento da pena de multa cumulativamente aplicada ao sentenciado não pode ser utilizado como justificativa para impedir a progressão no regime prisional.

III. O aumento decorrente do concurso formal tem como parâmetro o número de delitos perpetrados, dentro do intervalo legal de 1/6 a 1/2. Nesses termos, aplica-se a fração de aumento de 1/6 pela prática de 2 infrações; 1/5, para 3 infrações; 1/4 para 4 infrações; 1/3 para 5 infrações e 1/2 para 6 ou mais infrações.

 

(TJ/MG – Juiz de Direito Substituto – FGV – 2022) Aquiles, nascido em 30/07/1994, réu primário, cometeu, em 24/06/2015, o crime de homicídio simples tentado, sendo condenado, por sentença recorrível, à pena de 4 (quatro) anos e 3 (três) meses de reclusão em regime semiaberto. Considerando esse caso, assinale a afirmativa correta.


 

(EMAGIS) No que tange aos crimes contra o patrimônio e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I. O crime de estelionato praticado por meio de saque de cheque fraudado compete ao Juízo do local do domicílio da vítima.

II. Jagunço Mulambo e Paulo Medonho, em comunhão de esforços, trafegavam, em uma motocicleta, pelas ruas da capital paranaense, por volta das 23h, quando identificaram o veículo que desejavam subtrair, estacionado em plena via pública. O crime foi consumado. Nessa hipótese, de acordo com o STJ, será aplicável a causa de aumento de pena pelo fato de o crime ter sido perpetrado durante o repouso noturno.

III. A pena é de reclusão, de 4 (quatro) a 8 (oito) anos, e multa, se o furto mediante fraude é cometido por meio de dispositivo eletrônico ou informático, conectado ou não à rede de computadores, com ou sem a violação de mecanismo de segurança ou a utilização de programa malicioso, ou por qualquer outro meio fraudulento análogo.

IV. O crime de apropriação indébita previdenciária, assim como os delitos previstos no art. 1º, I a IV, da Lei 8.137/1990, são materiais, não se configurando enquanto não lançado definitivamente o crédito, o que também impede o início da contagem do prazo prescricional.

Estão corretos:

 

(EMAGIS) Quanto aos crimes praticados por prefeitos, julgue, com base no Decreto-Lei 201/67 e no magistério jurisprudencial, os itens expostos a seguir.

I. O § 2º do art. 1º do Decreto-Lei 201/67 prevê efeito específico e não automático da condenação definitiva, exigindo, portanto, fundamentação adequada para a aplicação das penas acessórias de perda de cargo e inabilitação, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública.

II. O prefeito municipal, após a extinção do mandato, continua sujeito a processo por crime previsto no art. 1º do Decreto-Lei 201/67.

III. O art. 1º do Decreto-Lei 201/67 tipifica crimes dos Prefeitos Municipais, sujeitos a julgamento pelo Poder Judiciário, independentemente do pronunciamento da Câmara dos Vereadores, e punidos com pena de reclusão ou de detenção. Por sua vez, o art. 4º do Decreto-Lei 201/67 contempla infrações político-administrativas dos Prefeitos Municipais, sujeitas ao julgamento pela Câmara dos Vereadores e sancionadas com a cassação do mandato.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a prisão temporária, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a prisão preventiva e também sobre a prisão temporária, avalie as assertivas que seguem.

I. O requisito de estar fundamentada em fatos novos ou contemporâneos à decretação da medida, embora disposto no Código de Processo Penal apenas para a prisão preventiva, aplica-se também à prisão temporária, ainda que não disposto expressamente da Lei 7.906/1989.

II. Embora não caiba a prisão preventiva ou a condução coercitiva somente com a finalidade de interrogar o indiciado, o entendimento veiculado pelo STF nas ADPFs 395 e 444 não se aplica à prisão temporária, eis que a prisão temporária para interrogatório é uma das modalidades de ‘periculum libertatis’ eleitas pela Lei 7.960/1989 e chancelada pelo STF.

III. O requisito de não ser cabível outra cautelar pessoal menos gravosa e de demonstração concreta deste descabimento no caso concreto, embora disposto no Código de Processo Penal apenas para a prisão preventiva, aplica-se também à prisão temporária, ainda que não disposto expressamente da Lei 7.906/1989.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/MG – Juiz de Direito Substituto – FGV – 2022) Com base na redação atual do Art. 112 da Lei nº 7.210/1984, a pena privativa de liberdade será executada de forma progressiva, com a transferência para regime menos rigoroso, a ser determinada pelo juiz, quando o preso tiver cumprido ao menos

I. 30% (trinta por cento) da pena,
II. 40% (quarenta por cento) da pena,
III. 25% (vinte e cinco por cento) da pena,
IV. 20% (vinte por cento) da pena,

( ) se o apenado for primário e o crime tiver sido cometido com violência à pessoa ou grave ameaça.
( ) se o apenado for reincidente em crime cometido sem violência à pessoa ou grave ameaça.
( ) se o apenado for condenado pela prática de crime hediondo ou equiparado, se for primário.
( ) se o apenado for reincidente em crime cometido com violência à pessoa ou grave ameaça.

Assinale a opção que apresenta a associação correta, segundo a ordem apresentada.

 

(TRF4 – Juiz Federal Substituto – 2022) Assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a disciplina constitucional dos precatórios e também sobre sua interpretação pela jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange a previdência, saúde, educação, família, criança adolescente e idoso:

I. Os Estados membros possuem competência apenas para a instituição de contribuição voltada ao custeio do regime de previdência de seus servidores, faltando-lhes, portanto, competência para a criação de contribuição ou qualquer outra espécie tributária destinada ao custeio de serviços médicos, hospitalares, farmacêuticos e odontológicos prestados aos seus servidores.

II. É inconstitucional a regra que veda, no âmbito do Sistema Único de Saúde, a internação em acomodações superiores, bem como o atendimento diferenciado por médico do próprio Sistema Único de Saúde, ou por médico conveniado, mediante o pagamento da diferença dos valores correspondentes.

III. A cobrança de taxa de matrícula nas universidades públicas é inconstitucional. No entanto, a garantia constitucional da gratuidade de ensino não obsta a cobrança por universidades públicas de mensalidade em cursos de especialização.

IV. Cabe à lei estabelecer o plano nacional de juventude, de duração decenal, visando à articulação das várias esferas do poder público para a execução de políticas públicas.

V. É direito dos trabalhadores urbanos e rurais a assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 (cinco) anos de idade em creches e pré-escolas.

Pode-se afirmar que:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da atuação em juízo das associações para tutela de direito de seus associados, devendo ser avaliadas em consonância com a disciplina constitucional e com a jurisprudência dos tribunais superiores.

Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange às origens do Direito Administrativo, aos órgãos públicos e à competência administrativa, aquilate as seguintes proposições.

I. Conquanto o Direito Administrativo tenha nascido sob a égide do Estado de Polícia, a doutrina indica que o seu desenvolvimento ganhou impulso decisivo com o célebre julgamento do caso Blanco, na França. Nesse caso, datado de 1873, uma criança de cinco anos havia sido atropelada por uma vagonete pertencente à Companhia Nacional de Manufatura de Fumo, e o Tribunal de Conflitos, ao apreciar uma espécie de conflito negativo de competência entre o Conselho de Estado e a Corte de Cassação, responsáveis, respectivamente, pela jurisdição administrativa e pela jurisdição comum, fixou a competência do Conselho de Estado para o julgamento da causa, tendo em vista a presença do serviço público e a necessidade de aplicação de regras publicísticas, diferenciadas daquelas aplicáveis aos particulares.

II. Quanto à composição, podem os órgãos públicos dividir-se em singulares, quando integrados por um só agente, e coletivos, quando compostos por vários agentes. Por sua vez, os órgãos públicos coletivos podem subdividir-se em órgãos de representação unitária e em órgãos de representação plúrima.

III. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos. Na delegação, um órgão administrativo e seu titular, se não houver impedimento legal, delegam parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial. Não podem, contudo, ser objeto de delegação a edição de atos de caráter normativo, a decisão de recursos administrativos e as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade. Já a avocação, permitida em caráter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, somente pode ocorrer em relação a órgão hierarquicamente inferior.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre os agentes públicos, a responsabilidade civil do Estado e os atos administrativos, julgue os itens abaixo.

I. Nos casos autorizados constitucionalmente de acumulação de cargos, empregos e funções, a incidência do teto remuneratório se dá em relação ao somatório dos ganhos do agente público.

II. O Estado responde, objetivamente, pelos atos dos tabeliães e registradores oficiais que, no exercício de suas funções, causem dano a terceiros, assentado o dever de regresso contra o responsável, nos casos de dolo ou culpa, sob pena de improbidade administrativa.

III. Ato composto é o que resulta da manifestação de dois ou mais órgãos, sejam eles singulares ou colegiados, cuja vontade se funde para formar um ato único. As vontades são homogêneas, advindas de vários órgãos de uma mesma entidade ou de entidades públicas distintas, que se unem em uma só vontade para formar o ato.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Com relação aos atos administrativos, ao processo administrativo disciplinar e à desapropriação, julgue os itens abaixo.

I. Os vícios sanáveis, que admitem convalidação, são os relacionados à competência, à forma e ao objeto, quando este último for plúrimo (quando o ato possuir mais de um objeto). Por outro lado, os vícios insanáveis, que não toleram a convalidação, dizem respeito ao motivo, ao objeto (quando único), à finalidade e à falta de congruência entre o motivo e o resultado do ato administrativo.

II. O excesso de prazo para a conclusão do processo administrativo disciplinar não é apto a gerar nulidade.

III. Na desapropriação, se houver concordância, reduzida a termo, do expropriado, a decisão concessiva da imissão provisória na posse implicará a aquisição da propriedade pelo expropriante com o consequente registro da propriedade na matrícula do imóvel. Essa concordância escrita do expropriado, contudo, não implica renúncia ao seu direito de questionar o preço ofertado em juízo.

Há erro:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do controle judicial, à luz do princípio da razoabilidade, de decisões administrativas, especialmente as restritivas de direitos do administrado, devendo ser avaliadas em consonância com a jurisprudência do STJ.

I. Não se afigura razoável a eliminação do candidato na fase de investigação social do concurso público, tão somente em razão do indiciamento por crime de menor potencial ofensivo, sobre o qual foi realizada transação penal.

II. Impedir que o candidato participe do processo seletivo simplificado porque, há alguns anos, seu contrato foi rescindido por conveniência administrativa, somente é decisão administrativa válida se amparada nos termos do Edital que regeu o certame.

III. O fato de o candidato em concurso público ter sido usuário de drogas há muitos anos, sendo atualmente servidor público, sem qualquer registro sobre o envolvimento em qualquer ato desabonador de sua reputação moral, torna irrazoável sua eliminação na fase de investigação social no concurso para Soldado da Polícia Militar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/AP – FCC – 2022) O controle de convencionalidade

 

(EMAGIS) Quanto às imunidades tributárias, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre o ICMS e sua seletividade e também sobre a COSIP (Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública), avalie as assertivas que seguem.

I. Relativamente ao ICMS, não é obrigatória a adoção da seletividade pela legislação estadual.

II. Adotada pelo legislador estadual a técnica da seletividade em relação ao ICMS, discrepam do figurino constitucional alíquotas sobre as operações de energia elétrica e serviços de telecomunicação em patamar superior ao das operações em geral, considerada a essencialidade dos bens e serviços.

III. A COSIP não é imposto nem taxa, de modo que a lei que restringe seus contribuintes aos consumidores de energia elétrica do município não ofende o princípio da isonomia, sendo que também a progressividade da alíquota, que resulta do rateio do custo da iluminação pública entre os consumidores de energia elétrica, não afronta o princípio da capacidade contributiva.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TRF4 – Juiz Federal Substituto – 2022) Assinale a alternativa CORRETA.

A competência para processar e julgar ação civil pública proposta por uma associação de defesa ambiental por poluição de águas subterrâneas localizadas em município que se encontra na divisa entre os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina é do:

 

PGE/PGM - Rodada 34.2022

Situação hipotética:

João Alves, nascido em 25 de janeiro de 1969, titular de cargo efetivo de Administrador em hospital estadual desde fevereiro de 1995, teve a notícia que o pedido de aposentadoria especial por exercício de atividade insalubre formulado por titular de cargo idêntico ao seu fora indeferido pelo ente gestor da previdência do Estado ALFA.

Frisa-se que a autarquia estadual, com personalidade jurídica própria, que lida com a gestão previdenciária dos servidores do Estado Alfa, é a ALFAPREV, representada por um Diretor Presidente. Nesse contexto, com o objetivo de alcançar aposentadoria com maior celeridade, João Alves optou por apresentar tal pretensão diretamente em Juízo, por meio de mandado de segurança impetrado em face do Governador de Estado.

No mandamus, esclareceu que, por exercer suas funções em um hospital, esteve exposto a agentes nocivos biológicos desde que ingressou no serviço público estadual e requereu que fosse assegurado seu direito líquido e certo a aposentadoria especial com fundamento no artigo 40, § 4°, inciso III, da Constituição da República Federativa do Brasil, na redação conferida pela Emenda Constitucional no 47/2005. Argumentando que a frequência ao trabalho estaria a lhe impingir sérios desgastes físicos e emocionais, pleiteou, ainda, a concessão de medida liminar que lhe garantisse, no mais breve prazo possível, o gozo da aposentadoria especial a que alegou fazer jus.

Com o intuito de demonstrar a existência de fundamento para tais pleitos, João Alves apresentou certidão de tempo de serviço elaborada pelo órgão em que exerce suas funções e laudo emitido por médico de sua confiança, o qual atesta que o servidor estaria vivenciando grave quadro de lombalgia, ansiedade e depressão. Ao despachar a inicial, antes de apreciar o pedido de medida liminar, o Juízo de 1° grau determinou a notificação da autoridade coatora, nos termos do art. 7°, inciso I, da Lei no12.016/2009.

Notificado, o Governador do Estado solicitou à Procuradoria-Geral do Estado que elaborasse a pertinente resposta.

Na condição de Procurador do Estado incumbido dessa tarefa, redija a peça processual adequada, arguindo toda a matéria de defesa cabível.

 

Objetivas PGE/PGM - Rodada 34.2022

(EMAGIS) Sobre a concessão e a permissão de serviços públicos, pode-se afirmar que

 

(EMAGIS) Relativamente aos servidores públicos, pode-se afirmar que

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado, os agentes públicos e a intervenção do Estado na propriedade, julgue os itens abaixo.

I. A União não tem legitimidade passiva em ação de indenização por danos decorrentes de erro médico ocorrido em hospital da rede privada durante atendimento custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

II. A administração pública deve proceder ao desconto dos dias de paralisação decorrentes do exercício do direito de greve pelos servidores públicos, sendo permitida a compensação somente em caso de acordo. O desconto será, contudo, incabível se ficar demonstrado que a greve foi provocada por conduta ilícita do Poder Público.

III. Admite-se a desistência da desapropriação a qualquer tempo, mesmo após o trânsito em julgado, desde que ainda não tenha havido o pagamento integral do preço e o imóvel possa ser devolvido sem alteração substancial que impeça que seja utilizado como antes, sendo ônus do expropriado provar a existência de fato impeditivo do direito de desistência da desapropriação.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere que o automóvel Auge B4 esteja registrado em nome da pessoa jurídica Alfa Construtora Ltda, mas, na verdade, seja utilizado por um de seus sócios, Sebastião Vetel, que foi flagrado por câmera e radar dirigindo o veículo em velocidade superior à permitida, com o que foi lavrado auto de infração pelo Detran e dele sido enviada notificação para a empresa Alfa, proprietária do veículo, fixando-se, também, o prazo legal para esta indicar o condutor do veículo quando da infração.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os direitos individuais e coletivos e os direitos sociais, avalie as proposições postas a seguir.

I. É constitucional a distinção de regimes sucessórios entre cônjuges e companheiros prevista no art. 1.790 do CC/2002.

II. O STF, em sede de ação direta de inconstitucionalidade, reconheceu que a união de pessoas do mesmo sexo deve ser reconhecida como entidade familiar apta a merecer proteção estatal.

III. A entrada forçada em domicílio sem mandado judicial só é lícita, mesmo em período noturno, quando amparada em fundadas razões, devidamente justificadas a posteriori, que indiquem que dentro da casa ocorre situação de flagrante delito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade, e de nulidade dos atos praticados.

IV. Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por dois quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.

V. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, bem como a assistência aos desamparados.

Está correto apenas o contido em:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da proteção constitucional à privacidade dos indivíduos e sua compreensão pela jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.
Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de dispositivos constitucionais de competência jurisdicional e também sua leitura jurisprudencial pelos tribunais superiores.

I. Tratando-se de juízo estadual no exercício de competência federal delegada, quando juiz estadual e juiz federal entram em conflito e estejam em locais sujeitos a Tribunais Regionais Federais distintos, a competência para apreciar o incidente é do Superior Tribunal de Justiça, sendo que se o conflito se estabelece entre juiz estadual no exercício da jurisdição federal delegada e juiz federal situados em região abrangido por um mesmo Tribunal Regional Federal, competente será este Tribunal Regional Federal.

II. Os efeitos da Lei nº 13.876/2019 na modificação de competência para o processamento e julgamento dos processos que tramitam na Justiça Estadual no exercício da competência federal delegada insculpido no art, 109, § 3º, da Constituição Federal, após as alterações promovidas pela Emenda Constitucional 103, de 12 de novembro de 2019, aplicar-se-ão aos feitos ajuizados após 1º de janeiro de 2020. As ações, em fase de conhecimento ou de execução, ajuizadas anteriormente a essa data, continuarão a ser processadas e julgadas no juízo estadual, nos termos em que previsto pelo § 3º do art. 109 da Constituição Federal, pelo inciso III do art. 15 da Lei n. 5.010, de 30 de maio de 1965, em sua redação original.

III. A EC 103/2019, embora tenha retirado a previsão direta na Constituição Federal da regra de competência federal delegada aos juízos estaduais em ações previdenciárias, afetou a definição dessa delegação à lei, em favor de Comarcas que não sejam sede de Vara Federal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre vícios da sentença, analise as assertivas a seguir expostas.

I. O limite da sentença é o pedido, com a sua fundamentação. É o que a doutrina denomina de princípio da adstrição, princípio da congruência ou da conformidade, que é desdobramento do princípio do dispositivo.

II. Sentença extra petita é aquela que não examina em toda a sua amplitude o pedido formulado na inicial (com a sua fundamentação) ou a defesa do réu.

III. Na sentença ultra petita, o defeito é caracterizado pelo fato de o juiz ter ido além do pedido do autor, dando mais do que fora pedido. Exemplo: se o autor pediu indenização por danos emergentes, não pode o juiz condenar o réu também em lucros cessantes.

Há erro:

 

(EMAGIS) Quanto à reconvenção, considerada a regência do novo CPC, aquilate as assertivas articuladas abaixo.

I. Não é necessária a indicação do valor da causa na reconvenção.

II. Não se admite que o réu ofereça reconvenção sem que apresente contestação ao pedido inicial, uma vez que, na sistemática do novo CPC, a reconvenção deve ser apresentada precisamente no bojo da peça contestatória.

III. Deve o juiz determinar a emenda também na reconvenção, possibilitando ao reconvinte, a fim de evitar a sua rejeição prematura, corrigir defeitos e/ou irregularidades.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a disciplina dos recursos no Código de Processo Civil e também a leitura consagrada na jurisprudência e na doutrina processual civil de tal disciplina legal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As proposições expostas a seguir dizem respeito aos direitos de personalidade. Avalie-as e assinale a alternativa adequada.

I. Os direitos da personalidade, regulados de maneira não-exaustiva pelo Código Civil, são expressões da cláusula geral de tutela da pessoa humana, contida no art. 1º, inciso III, da Constituição Federal. Em caso de colisão entre eles, como nenhum pode sobrelevar os demais, deve-se aplicar a técnica da ponderação.

II. Os direitos da personalidade podem sofrer limitações, ainda que não especificamente previstas em lei.

III. Os poderes conferidos aos legitimados para a tutela post mortem dos direitos da personalidade compreendem a faculdade de limitação voluntária.

 

(EMAGIS) Sobre a fraude contra credores e também sobre a fraude à execução, avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de ato que se alega praticado em fraude contra credores, os negócios de transmissão gratuita de bens ou remissão de dívida, se os praticar o devedor já insolvente, ou por eles reduzido à insolvência, ainda quando o ignore, poderão ser anulados pelos credores quirografários, como lesivos dos seus direitos.

II. Tratando-se de venda de bem sujeito a registro que se alega praticada em fraude à execução, é necessária a prova da má-fé do beneficiário do ato, isso se não houver prévio registro da penhora do bem para garantia da execução que se alega fraudada.

III. Tratando-se de alegação de fraude à execução, se inexistente o registro do ato constritivo ou da ação, incumbe ao exequente/embargado a prova da má-fé do adquirente sucessivo. Em outros termos, ainda que a alienação do bem pelo devedor/executado ao primeiro comprador tenha sido praticada em fraude à execução, as alienações sucessivas não serão automaticamente ineficazes. A sua ineficácia perante o credor/exequente dependerá da demonstração de que o adquirente posterior tinha conhecimento da pendência de ação contra o alienante primário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o regime de bens no casamento e na união estável.

I. A doação realizada a um dos cônjuges, em relações matrimonias regidas pelo regime de comunhão parcial de bens, somente serão comunicáveis quando o doador expressamente se manifestar neste sentido e, no silêncio, presumir-se-á feitas apenas ao donatário.

II. A presunção de que os bens adquiridos de forma onerosa pelo casal pertencem a ambos os cônjuges impede seja reconhecida a incomunicabilidade no caso de bens adquiridos na constância do casamento com valores exclusivamente pertencentes a um dos cônjuges, em sub-rogação dos bens particulares.

III. No regime de comunhão parcial de bens, entram na comunhão os bens adquiridos na constância do casamento por título oneroso, ainda que só em nome de um dos cônjuges.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que tenha sido vez ajuizada a execução fiscal para a cobrança da dívida ativa da Fazenda Pública, sobrevindo pedido de habilitação desse mesmo crédito no juízo falimentar, em decorrência de superveniente falência da executada. Nos autos do processo falimentar, o devedor sustenta que o pedido de habilitação deve ser extinto, sem julgamento do mérito, por falta de interesse de agir, por entender pelo descabimento de garantia dúplice. A Fazenda Pública, por sua vez, sustenta que não há óbice legal à habilitação de seu crédito no concurso de credores da falência, tratando-se, na verdade, de uma prerrogativa da entidade pública em poder optar entre o pagamento pelo rito da execução fiscal ou mediante habilitação do crédito.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que Silva, Pereira e Sousa Sociedade de Advogados se insurgiu contra as cláusulas X.1. e X.1.1. que criaram, no Plano de Recuperação Judicial da Agropecuária Soja e Boi S/A (da qual a sociedade de advogados é credora), uma subclasse dos credores trabalhistas com crédito superior a 150 salários mínimos, que deverão optar por receber seu pagamento da seguinte forma: (i) em prazo superior a 15 anos, com deságio de 30%; (ii) no prazo de até um ano, após a aplicação de um deságio de 80%. O escritório de advocacia, segundo consta dos autos, é detentor de um crédito concursal no valor de R$ 5.000.000 (cinco milhões de reais).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o princípio da anterioridade tributária, avalie as assertivas que seguem.

I. Nas hipóteses de redução ou de supressão de benefícios ou de incentivos fiscais que acarretem majoração indireta do tributo, a observância das espécies de anterioridade deve ser respeitada se aplicável ao tributo em questão.

II. Está sujeita às anterioridades geral e nonagesimal a majoração indireta do ICMS provocada pela instituição de nova hipótese de substituição tributária progressiva.

III. Tanto o princípio da anterioridade anual quanto o princípio da anterioridade nonagesimal, dispostos nas alíneas b e c do inciso III do artigo 150 da Constituição Federal, estão previstos desde a redação originária do texto constitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da substituição tributária e do ICMS.

I. Em matéria de ICMS, há reserva constitucional de lei complementar federal tanto para a definição dos contribuintes quanto para a disposição sobre a substituição tributária.

II. Estando as hipóteses de substituição tributária em matéria de ICMS previstas diretamente na LC 87/1996 (Lei Kandir), há dispensa expressa nesta lei de necessidade de previsão de tal modalidade de responsabilidade também na lei estadual correlata.

III. Tratando-se de substituição tributária regressiva referente a ICMS, é necessária a disposição de normas em lei complementar federal, dada a existência de reserva constitucional no ponto, disposição com a qual devem ser compatíveis as previsões em lei ordinária estadual.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito das normas brasileiras de direito financeiro e em conformidade com a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa incorreta:

 

(Procurador do Estado/AM – FCC – 2022) Sócrates é empregado celetista vinculado ao Estado, prestando serviços em repartição pública que cuida de atenção a povos ribeirinhos, indo para o local de trabalho com embarcação fornecida pelo Governo Estadual, tendo ingressado em março de 2019. Sua jornada de trabalho é das 8:00 às 17:00, devendo estar no porto às 6:00, sendo o trajeto porto-repartição de 2 horas na ida e 2 horas na volta. Nessa condição, o empregado

 

(Procurador do Estado/AM – FCC – 2022) Platão propõe ação trabalhista em face da sua ex-empregadora Lua Nova Conservação e Asseio Ltda., empresa que manteve contrato de limpeza com o Estado na área da educação. Elegeu o polo passivo com a sua ex-empregadora e também em face da Fazenda Pública do Estado. Em primeira audiência a empresa Lua Nova não se faz presente, comparecendo apenas seu advogado, comparecendo o Estado na pessoa do Procurador, ofertando contestação.

Nessa situação, à luz do que prevê a Consolidação das Leis do Trabalho,

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que (i) define como ocupação antrópica consolidada em área urbana o uso alternativo do solo em APP definido no plano diretor ou projeto de expansão aprovado pelo município e estabelecido até 22 de julho de 2008, por meio de ocupação da área com edificações, benfeitorias ou parcelamento do solo, (ii) imponha deve ser respeitada a ocupação antrópica consolidada em área urbana.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a ‘double jeopardy clause’ no âmbito do Direito Penal e também aquilo que se encontra ou não em seu âmbito de proteção, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a sanção penal e temas correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do rito dos processos submetidos ao Júri, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a disciplina do acusado e do defensor no Código de Processo Penal e também na jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. É inconstitucional a condução coercitiva do réu para interrogatório judicial, sendo, todavia, constitucional tal modalidade de condução quanto sua recusa se dê relativamente ao interrogatório policial.

II. A multa ao advogado do réu por abandono do processo (art. 265 do Código de Processo Penal) não é aplicável nas hipóteses de desídia, ainda que injustificada, para a prática de um único ato processual, como o comparecimento a audiência ou a não apresentação de uma peça processual, isso caso prossiga normalmente o causídico na defesa do réu.

III. No processo penal, segundo o STF, o acusado não poderá ser conduzido coercitivamente para qualquer ato que sem ele não possa ser realizado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

  9217 item(ns)
Primeiro Anterior  138   139   140   141   142  Proximo Ultimo

Cesta de Rodadas Pretéritas

Adicione à cesta os planos das Rodadas Pretéritas que você deseja adquirir.

    Valor Total: R$ ...

    • 1

    Copyright © 2010-2025 - Emagis - Todos os direitos reservados - CNPJ: 12.626.846/0001-10
    O Emagis é uma instituição privada, não possuindo qualquer vinculação a órgãos públicos. ILION.com.br