Emagis
Emagis
HOME MATRICULE-SE POR QUE APROVAMOS MAIS? ENTENDA OS CURSOS RESULTADOS ÁREA RESTRITA
NEWSLETTER
CONTATO
Magistratura MAGISTRATURA
Magistratura MINISTÉRIO PÚBLICO
Magistratura DEFENSORIA PÚBLICA
Magistratura PROCURADORIA
Magistratura DELEGADO DE POLICIA
Programas de Estudos PROGRAMAS DE ESTUDO
Planos de Questões/Provas PLANOS DE QUESTÕES/PROVAS
Cursos Intensivos Simulados CURSOS INTENSIVOS SIMULADOS
Videoaulas VIDEOAULAS
Rodadas Pretéritas RODADAS PRETÉRITAS
Downloads DOWNLOADS
Facebook Intagran Youtube Twitter
Emagis
Bem-vindo(a)



INÍCIO (ÁREA RESTRITA) AVISOS MINHA CONTA ALTERAR DADOS CADASTRAIS RENOVAR/ADQUIRIR PLANO CERTIFICADOS INDIQUE UM AMIGO SAIR
FAÇA SEU LOGIN


ESQUECEU A SENHA?


Seu navegador não suporta este video. Por favor, atualize seu navegador.

Rodadas Pretéritas

  1. Home
  2. Rodadas Pretéritas
  3. Busca
  4. Entenda as rodadas pretéritas
Informações Adicionar

Discursivas 2022

Informações Adicionar

Discursivas TJ/SP 2023

Busque por suas rodadas

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 42.2022

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM - Rodada 42.2022

Informações Adicionar

Ministério Público Estadual - Rodada 42.2022

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 42.2022

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 42.2022

Informações Adicionar

Objetivas AGU/PFN/PGF - Rodada 42.2022

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 42.2022 - Questão 1

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 42.2022 - Questão 2

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 42.2022 - Questão 3

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 42.2022 - Questão 4

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 42.2022 - Questão 5

Informações Adicionar

Objetivas MPF - Rodada 42.2022

Informações Adicionar

Objetivas (Ciências Criminais) - Objetivas (Ciências Criminais) Rodada 5

Informações Adicionar

PGE/PGM - Rodada 42.2022

Informações Adicionar

Objetivas MPF 2022 - Objetivas MPF 2022 - Rodada 1

Informações Adicionar

Defensoria Pública Estadual - Rodada 42.2022

Informações Adicionar

Objetivas MPF - Rodada 41.2022

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM - Rodada 41.2022

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 41.2022 - Questão 1

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 41.2022 - Questão 2

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 41.2022 - Questão 3

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 41.2022 - Questão 4

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 41.2022 - Questão 5

Informações Adicionar

Objetivas DPF - Rodada 41.2022

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 41.2022

Informações Adicionar

PGE/PGM - Rodada 41.2022

Informações Adicionar

Objetivas - Rodada 41.2022

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 41.2022

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 42.2022

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta sobre o direito de laje:

 

(EMAGIS) Considere ação de obrigação de fazer ajuizada por Inocêncio em desfavor de Mundo Comunicações e Participações S/A, em razão da publicação de notícia acerca da prática de crime, do qual foi posteriormente absolvido. Segundo narra a inicial, as notícias interferiram e continuam repercutindo negativamente na sua vida profissional. Sustenta, ademais, não existir interesse social na manutenção das matérias. A ré, em sua defesa, afirma que, ao divulgar a notícia, apenas exerceu seu direito à informação e à liberdade de expressão, os quais devem prevalecer sobre o direito à privacidade e à honra. Sustenta, ademais, que o direito ao esquecimento não se coaduna com a ordem jurídica brasileira e representa um retrocesso. Defende que, inexistente irregularidade na matéria, já que apenas informou a prisão do recorrido e não a existência de condenação, não sendo cabível a sua exclusão.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que o de cujus e a sua companheira celebraram escritura pública de união estável quando o primeiro contava com 77 anos de idade, oportunidade em que as partes, de livre e espontânea vontade, realizaram pacto antenupcial estipulando termos protetivos ao enlace, demonstrando o claro intento de não terem os seus bens comunicados, com o afastamento da possibilidade de comunicação dos bens adquiridos durante a união. Aberta a sucessão, pretende a filha do de cujus excluir da meação da companheira deste os bens adquiridos durante a união, isso para que integrem o acervo hereditário a ser partilhado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação ao Incidente de Assunção de Competência (IAC) e ao Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR), analise as seguintes assertivas.

I. É admissível a assunção de competência quando o julgamento de recurso, de remessa necessária ou de processo de competência originária envolver relevante questão de direito, com grande repercussão social, sem repetição em múltiplos processos.

II. É cabível o incidente de resolução de demandas repetitivas mesmo quando um dos tribunais superiores, no âmbito de sua respectiva competência, já tiver afetado recurso para definição de tese sobre questão de direito material ou processual repetitiva.

III. É possível a conversão de Incidente de Assunção de Competência em Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas, se demonstrada a efetiva repetição de processos em que se discute a mesma questão de direito.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Com relação ao impedimento e à suspeição do juiz, ao lume do regime do CPC, analise as proposições expostas a seguir.

I. Os impedimentos taxativamente obstaculizam o exercício da jurisdição contenciosa ou voluntária, podendo ser arguidos no processo a qualquer tempo, com reflexos, inclusive, na coisa julgada, vez que, mesmo após o trânsito em julgado da sentença, pode a parte prejudicada rescindir a decisão.

II. Há impedimento do juiz, sendo-lhe vedado exercer suas funções no processo, quando nele estiver postulando, como defensor público, advogado ou membro do Ministério Público, seu cônjuge ou companheiro, ou qualquer parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive.

III. No impedimento há presunção absoluta de parcialidade do magistrado, enquanto na suspeição a presunção é relativa, admitindo-se prova em sentido contrário.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a impugnação ao cumprimento de sentença, os embargos à execução e também as regras do CPC/2015 referentes aos prazos processuais, avalie as assertivas que seguem.

I. Relativamente ao prazo de impugnação ao cumprimento de sentença, conta-se em dobro caso se tenham impugnantes litisconsortes com procuradores diferentes.

II. Relativamente ao prazo de embargos à execução de título extrajudicial, conta-se em dobro caso se tenham embargantes litisconsortes com procuradores diferentes.

III. A prerrogativa de prazo em dobro para os litisconsortes com procuradores diferentes não se aplica aos processos em autos eletrônicos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação aos direitos básicos do consumidor, assinale a assertiva INCORRETA:

 

(EMAGIS) Considerando o direito à educação garantido à criança e ao adolescente na Constituição Federal e na Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB), assinale o item incorreto:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da Criminologia do Desenvolvimento, da Criminologia Fenomenológica e da Escola Criminológica Clássica, devendo ser marcada INCORRETA.

 

(EMAGIS) Marque a alternativa correta, à luz da jurisprudência dominante dos Tribunais Superiores.

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) Seguindo a orientação dos Tribunais Superiores, a subtração de dois galões de cinco litros de suco de laranja, avaliados em R$ 40,00, por pessoa reincidente e com a conduta qualificada pelo concurso de pessoas e rompimento de obstáculo, durante o repouso noturno, caracteriza o:

 

(EMAGIS) Em relação aos crimes contra o patrimônio, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto à tutela penal dos povos indígenas e do meio ambiente, julgue os itens abaixo.

I. O art. 56, parágrafo único, da Lei n. 6.001/1973, que prevê o cumprimento da pena em regime de semiliberdade e em estabelecimento da FUNAI, somente se aplica ao réu indígena não integrado socialmente ou em fase de aculturação.

II. Em regra, a competência para processar e julgar crime que envolva índio, na condição de réu ou de vítima, é da Justiça Estadual. A competência será da Justiça Federal toda vez que a questão versar acerca de disputa sobre direitos indígenas, incluindo as matérias referentes à organização social dos índios, seus costumes, línguas, crenças e tradições, bem como os direitos sobre as terras que tradicionalmente ocupam.

III. De acordo com a Lei 9.605/98, é circunstância que agrava a pena, quando não constitui ou qualifica o crime, ter o agente cometido a infração em sábados, domingos ou feriados.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere a existência de extenso período de interceptações telefônicas cujas conclusões instruíram a Ação Penal 123.456-5. O monitoramento telefônico foi deferido no dia 05/05/2020 e prorrogado sucessivas vezes até o dia 04/05/2022. A medida foi deferida para investigar crimes contra a administração pública, contra o sistema financeiro nacional e lavagem de dinheiro. Conforme representação inicial pela quebra de sigilo de dados, a Receita Federal estaria investigando esquema de interposição fraudulenta em importações, tendo como importadora aparente a ABC Importadora e Exportadora Ltda., supostamente para ocultar os investigados, importadores de fato. A decisão que decretou a quebra de sigilo de dados descreve os elementos até então existentes em desfavor dos alvos, tendo sido sucintas as diversas decisões de prorrogação. A conduta consistiria na utilização de empresas de fachada para realizar importações. Haveria também evasão de divisas ao exterior por meio de contas CC5 – e possível lavagem de dinheiro, pelo saque de R$ 13.000.000 (treze milhões de reais) em espécie.

A propósito especialmente das interceptações telefônicas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que a Lei Estadual 1.234/2022 atribua competência para lavratura de Termo Circunstanciado a integrantes de determinados órgãos de segurança pública.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Como a lavratura de termo circunstanciado configura atividade investigativa, sendo atividade privativa da polícia judiciária, a compatibilidade material da lei em questão com a Constituição Federal é restrita ao ponto que atribui dita competência a órgãos de polícia judiciária.

II. Como a competência para a lavratura de termo circunstanciado é matéria de direito processual penal, a lei em questão é formalmente inconstitucional.

III. Caso, dentre os órgãos contemplados com a competência em questão, esteja a polícia militar, será a lei materialmente inconstitucional no ponto.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da Execução Penal e devem ser apreciadas em consonância com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.

Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a hermenêutica constitucional e com o controle de constitucionalidade.

I. No campo da interpretação constitucional, os adeptos de uma leitura procedimentalista defendem, em linhas gerais, posturas menos audaciosas do intérprete/aplicador da Constituição, isto é, sustentam a autocontenção judicial (‘judicial selfrestraint’), com o propósito de resguardar um amplo espaço para as decisões políticas majoritárias.

II. Segundo a teoria procedimentalista de interpretação da constituição, sustentada, por exemplo, por John Hart Ely, o papel do Poder Judiciário não é de proceder a escolhas substantivas, identificando um conteúdo de direitos e princípios, pois esta é incumbência dos agentes eleitos pelo povo. Ao revés, a tarefa precípua da jurisdição constitucional consistiria na salvaguarda da higidez dos procedimentos através dos quais a democracia se desenvolve.

III. Sendo refratário o STF ao cabimento de ação direta de inconstitucionalidade contra atos estatais de efeitos concretos, veda o cabimento de ADI contra leis orçamentárias.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a repartição de competências legislativas entre os entes federados, observando o magistério da doutrina, a disciplina disposta no texto constitucional e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o princípio constitucional da anualidade eleitoral, avalie as assertivas que seguem.

I. Nas eleições municipais de 2020, o STF considerou inaplicáveis as restrições decorrentes do princípio em questão à consulta resolvida pelo TSE relativa aos critérios de rateio do fundo eleitoral às candidaturas de postulantes negros, isto é, os termos desta deliberação foram aplicados sem necessidade de observância do princípio da anualidade.

II. Para o STF, norma que não inove relativamente ao processo eleitoral, por não modificar a disciplina das convenções partidárias, os coeficientes eleitorais ou a extensão do sufrágio universal, limitando-se ao aspecto meramente procedimental, não se sujeita às restrições decorrentes dos limites em questão, isto é, pode produzir efeitos imediatos.

III. Nos termos da redação dada pela EC 04/1993 ao artigo 16 da Constituição Federal, o princípio em questão não impede a imediata entrada em vigor da lei, mas apenas sua eficácia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No julgamento da ADI 230 (Tribunal Pleno, Carmen Lúcia, DJe de 30/10/2014), o STF expressou: “É inconstitucional a requisição por defensores públicos a autoridade pública, a seus agentes e a entidade particular de certidões, exames, perícias, vistorias, diligências, processos, documentos, informações, esclarecimentos e providências, necessários ao exercício de suas atribuições: exacerbação das prerrogativas asseguradas aos demais advogados. Inconstitucionalidade do art. 178, inc. IV, alínea a, da Constituição fluminense.”

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A EC 80/2014, dentre outras alterações, expressou a atribuição de atuação também extrajudicial da Defensoria Pública, seu mister de promoção dos direitos humanos e também de defesa dos direitos individuais e coletivos.

II. Após a vigência da EC 80/2014, o STF reiterou a orientação em questão, considerando inconstitucional a prerrogativa de requisição documental conferida em lei aos defensores públicos, eis que se trata de privilégio não concedido aos advogados em geral.

III. O STF considerou constitucional a EC 74/2013 no ponto em que conferiu às Defensorias Pública da União e do Distrito Federal a autonomia funcional e administrativa, além da iniciativa de sua proposta orçamentária, atribuições que já haviam sido concedidas às Defensorias Públicas dos Estados pela EC 45/2004.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que diz respeito às causas de inelegibilidade, julgue os itens abaixo.

I. São inelegíveis, para qualquer cargo, os que tenham contra sua pessoa representação julgada procedente pela Justiça Eleitoral, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado, em processo de apuração de abuso do poder econômico ou político, para a eleição na qual concorrem ou tenham sido diplomados, bem como para as que se realizarem nos 8 (oito) anos seguintes.

II. A Súmula Vinculante 18 do STF (“A dissolução da sociedade ou do vínculo conjugal, no curso do mandato, não afasta a inelegibilidade prevista no § 7º do artigo 14 da Constituição Federal”) aplica-se aos casos de extinção do vínculo conjugal pela morte de um dos cônjuges.

III. São inelegíveis, para qualquer cargo, os que forem excluídos do exercício da profissão, por decisão sancionatória do órgão profissional competente, em decorrência de infração ético-profissional, pelo prazo de 8 (oito) anos, salvo se o ato houver sido anulado ou suspenso pelo Poder Judiciário.

Há erro:

 

(TJ/MG – Juiz de Direito Substituto – FGV – 2022) Clara e Francisco abriram um cursinho preparatório para concursos públicos em uma pacata cidade do interior de Minas Gerais. Clara não quis se envolver na atividade constitutiva do objeto social, obrigando-se apenas perante Francisco nos moldes do contrato social. Já Francisco, por se tratar de figura notória e de conceituada família, optou por contribuir ativamente e ser reconhecido perante terceiros como “o dono do negócio” exercendo a atividade constitutiva do objeto social em seu nome individual e sob sua própria e exclusiva responsabilidade. Efetivadas as negociações, foi elaborado um contrato social com as normas, direitos e deveres das partes, o qual foi registrado regularmente no órgão competente.

Sobre a situação apresentada, assinale a afirmativa correta.

 

(TJ/MG – Juiz de Direito Substituto – FGV – 2022) Uma sociedade empresária limitada composta por 16 (dezesseis) sócios reuniu-se em assembleia para designar administradores em ato separado e o modo de sua remuneração. Todos os sócios se declararam cientes do local, data, hora e ordem do dia.

Acerca das deliberações dos sócios, assinale a afirmativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a obrigação tributária, a responsabilidade tributária e temas correlatos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre o ICMS e o ISS, marque a alternativa CORRETA.

 

(TRF4 – Juiz Federal Substituto – 2022) Assinale a alternativa CORRETA.
De acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça:

 

(TRF4 – Juiz Federal Substituto – 2022) Assinale a alternativa CORRETA. Considerando as diretrizes da Lei nº 12.651/2012 (Código Florestal) e da Lei nº 14.119/2021 (Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais), com relação ao pagamento por serviços ambientais relacionados com o regime de conservação das águas e dos serviços hídricos:

 

(EMAGIS) No que tange à atividade regulatória, ao poder de polícia, às agências reguladoras e ao controle da Administração Pública, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) No que diz respeito à improbidade administrativa, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Em relação às licitações, julgue, com base na Lei 14.133/21, os itens abaixo.

I. Diálogo competitivo é a modalidade de licitação para contratação de obras, serviços e compras em que a Administração Pública realiza diálogos com licitantes previamente selecionados mediante critérios objetivos, com o intuito de desenvolver uma ou mais alternativas capazes de atender às suas necessidades, devendo os licitantes apresentar proposta final após o encerramento dos diálogos.

II. Quando a contratação se referir a obras e serviços de grande vulto ou forem adotados os regimes de contratação integrada e semi-integrada, o edital obrigatoriamente contemplará matriz de alocação de riscos entre o contratante e o contratado.

III. A publicidade do edital de licitação será realizada mediante publicação no diário oficial do ente licitante e em jornal de grande circulação, sem prejuízo de outras formas de divulgação visando aumentar a publicidade do certame.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Dentre as medidas sanitária de enfrentamento à pandemia pelo Covid-19, incluíram-se medidas legislativas de restrição ao exercício de certas atividades ou a frequência de determinados lugares, também com repercussão sobre o exercício de atividades econômicas.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo interpretação constitucional de restrição legal efetuada pelo STF, a vacinação compulsória, embora não signifique vacinação forçada, por exigir sempre o consentimento do usuário, pode, contudo, ser implementada por meio de medidas indiretas, as quais compreendem, dentre outras, a restrição ao exercício de certas atividades ou a frequência de determinados lugares, desde que previstas em lei, ou dela decorrentes.

II. Segundo interpretação constitucional de restrição legal efetuada pelo STF, a vacinação compulsória, embora não signifique vacinação forçada, por exigir sempre o consentimento do usuário, pode, contudo, ser implementada por meio de medidas indiretas, sendo que tais medidas, caso impliquem em alguma restrição ao exercício de atividades econômicas ou à frequência de estabelecimentos empresariais, somente podem ser implementadas pela União, sendo formalmente inconstitucionais atos dos Estados, Distrito Federal e Municípios com tal conteúdo.

III. Os estabelecimentos em funcionamento durante a pandemia da Covid-19 são obrigados a fornecer gratuitamente a seus funcionários e colaboradores máscaras de proteção individual, ainda que de fabricação artesanal, sem prejuízo de outros equipamentos de proteção individual estabelecidos pelas normas de segurança e saúde do trabalho, tratando-se de imposição legal reconhecida como vigente pelo STF.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de leis de organização administrativa do Ministério Público e respectiva iniciativa.

 

(EMAGIS) Quanto às prestações previdenciárias e assistenciais, assinale a alternativa correta.

 

(DPE/MT – Defensor Público – FCC – 2022) Acerca da proteção aos direitos dos povos indígenas durante a pandemia de Covid-19, o Supremo Tribunal Federal determinou que

 

(EMAGIS) Recentemente, repercutiu, nos fundamentos adotados pelo Plenário do STF, o caso Escher e outros vs. Brasil, decidido pela Corte Interamericana de Direitos Humanos. A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Trata-se de caso em que a Corte Interamericana de Direitos Humanos teve a oportunidade de analisar, em linhas gerais, a legislação brasileira acerca das interceptações telefônicas, tendo concluído que a lei brasileira é, em tese, satisfatória.

II. Houve a condenação do Brasil pela Corte Interamericana de Direitos Humanos no caso em questão, já que se apuraram ilegalidades na decretação, na execução e na divulgação das conversas interceptadas pelo Estado.

III. Manifestou a Corte ser imprescindível que as decisões adotadas pelos órgãos internos que possam afetar direitos humanos devem estar devidamente motivadas e fundamentadas, caso contrário, seriam decisões arbitrárias, de modo que as decisões devem expor, através de uma argumentação racional, os motivos nos quais se fundamentam, considerando as alegações e o acervo probatório aportado aos autos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o Projeto Florença, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Acerca do multi-door justice, marque o item incorreto:

 

Objetivas PGE/PGM - Rodada 42.2022

(EMAGIS) No que tange à atividade regulatória, ao poder de polícia, às agências reguladoras e ao controle da Administração Pública, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) No que diz respeito à improbidade administrativa, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Em relação às licitações, julgue, com base na Lei 14.133/21, os itens abaixo.

I. Diálogo competitivo é a modalidade de licitação para contratação de obras, serviços e compras em que a Administração Pública realiza diálogos com licitantes previamente selecionados mediante critérios objetivos, com o intuito de desenvolver uma ou mais alternativas capazes de atender às suas necessidades, devendo os licitantes apresentar proposta final após o encerramento dos diálogos.

II. Quando a contratação se referir a obras e serviços de grande vulto ou forem adotados os regimes de contratação integrada e semi-integrada, o edital obrigatoriamente contemplará matriz de alocação de riscos entre o contratante e o contratado.

III. A publicidade do edital de licitação será realizada mediante publicação no diário oficial do ente licitante e em jornal de grande circulação, sem prejuízo de outras formas de divulgação visando aumentar a publicidade do certame.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Dentre as medidas sanitária de enfrentamento à pandemia pelo Covid-19, incluíram-se medidas legislativas de restrição ao exercício de certas atividades ou a frequência de determinados lugares, também com repercussão sobre o exercício de atividades econômicas.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo interpretação constitucional de restrição legal efetuada pelo STF, a vacinação compulsória, embora não signifique vacinação forçada, por exigir sempre o consentimento do usuário, pode, contudo, ser implementada por meio de medidas indiretas, as quais compreendem, dentre outras, a restrição ao exercício de certas atividades ou a frequência de determinados lugares, desde que previstas em lei, ou dela decorrentes.

II. Segundo interpretação constitucional de restrição legal efetuada pelo STF, a vacinação compulsória, embora não signifique vacinação forçada, por exigir sempre o consentimento do usuário, pode, contudo, ser implementada por meio de medidas indiretas, sendo que tais medidas, caso impliquem em alguma restrição ao exercício de atividades econômicas ou à frequência de estabelecimentos empresariais, somente podem ser implementadas pela União, sendo formalmente inconstitucionais atos dos Estados, Distrito Federal e Municípios com tal conteúdo.

III. Os estabelecimentos em funcionamento durante a pandemia da Covid-19 são obrigados a fornecer gratuitamente a seus funcionários e colaboradores máscaras de proteção individual, ainda que de fabricação artesanal, sem prejuízo de outros equipamentos de proteção individual estabelecidos pelas normas de segurança e saúde do trabalho, tratando-se de imposição legal reconhecida como vigente pelo STF.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a hermenêutica constitucional e com o controle de constitucionalidade.

I. No campo da interpretação constitucional, os adeptos de uma leitura procedimentalista defendem, em linhas gerais, posturas menos audaciosas do intérprete/aplicador da Constituição, isto é, sustentam a autocontenção judicial (‘judicial selfrestraint’), com o propósito de resguardar um amplo espaço para as decisões políticas majoritárias.

II. Segundo a teoria procedimentalista de interpretação da constituição, sustentada, por exemplo, por John Hart Ely, o papel do Poder Judiciário não é de proceder a escolhas substantivas, identificando um conteúdo de direitos e princípios, pois esta é incumbência dos agentes eleitos pelo povo. Ao revés, a tarefa precípua da jurisdição constitucional consistiria na salvaguarda da higidez dos procedimentos através dos quais a democracia se desenvolve.

III. Sendo refratário o STF ao cabimento de ação direta de inconstitucionalidade contra atos estatais de efeitos concretos, veda o cabimento de ADI contra leis orçamentárias.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a repartição de competências legislativas entre os entes federados, observando o magistério da doutrina, a disciplina disposta no texto constitucional e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o princípio constitucional da anualidade eleitoral, avalie as assertivas que seguem.

I. Nas eleições municipais de 2020, o STF considerou inaplicáveis as restrições decorrentes do princípio em questão à consulta resolvida pelo TSE relativa aos critérios de rateio do fundo eleitoral às candidaturas de postulantes negros, isto é, os termos desta deliberação foram aplicados sem necessidade de observância do princípio da anualidade.

II. Para o STF, norma que não inove relativamente ao processo eleitoral, por não modificar a disciplina das convenções partidárias, os coeficientes eleitorais ou a extensão do sufrágio universal, limitando-se ao aspecto meramente procedimental, não se sujeita às restrições decorrentes dos limites em questão, isto é, pode produzir efeitos imediatos.

III. Nos termos da redação dada pela EC 04/1993 ao artigo 16 da Constituição Federal, o princípio em questão não impede a imediata entrada em vigor da lei, mas apenas sua eficácia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No julgamento da ADI 230 (Tribunal Pleno, Carmen Lúcia, DJe de 30/10/2014), o STF expressou: “É inconstitucional a requisição por defensores públicos a autoridade pública, a seus agentes e a entidade particular de certidões, exames, perícias, vistorias, diligências, processos, documentos, informações, esclarecimentos e providências, necessários ao exercício de suas atribuições: exacerbação das prerrogativas asseguradas aos demais advogados. Inconstitucionalidade do art. 178, inc. IV, alínea a, da Constituição fluminense.”

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A EC 80/2014, dentre outras alterações, expressou a atribuição de atuação também extrajudicial da Defensoria Pública, seu mister de promoção dos direitos humanos e também de defesa dos direitos individuais e coletivos.

II. Após a vigência da EC 80/2014, o STF reiterou a orientação em questão, considerando inconstitucional a prerrogativa de requisição documental conferida em lei aos defensores públicos, eis que se trata de privilégio não concedido aos advogados em geral.

III. O STF considerou constitucional a EC 74/2013 no ponto em que conferiu às Defensorias Pública da União e do Distrito Federal a autonomia funcional e administrativa, além da iniciativa de sua proposta orçamentária, atribuições que já haviam sido concedidas às Defensorias Públicas dos Estados pela EC 45/2004.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação ao Incidente de Assunção de Competência (IAC) e ao Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR), analise as seguintes assertivas.

I. É admissível a assunção de competência quando o julgamento de recurso, de remessa necessária ou de processo de competência originária envolver relevante questão de direito, com grande repercussão social, sem repetição em múltiplos processos.

II. É cabível o incidente de resolução de demandas repetitivas mesmo quando um dos tribunais superiores, no âmbito de sua respectiva competência, já tiver afetado recurso para definição de tese sobre questão de direito material ou processual repetitiva.

III. É possível a conversão de Incidente de Assunção de Competência em Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas, se demonstrada a efetiva repetição de processos em que se discute a mesma questão de direito.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Com relação ao impedimento e à suspeição do juiz, ao lume do regime do CPC, analise as proposições expostas a seguir.

I. Os impedimentos taxativamente obstaculizam o exercício da jurisdição contenciosa ou voluntária, podendo ser arguidos no processo a qualquer tempo, com reflexos, inclusive, na coisa julgada, vez que, mesmo após o trânsito em julgado da sentença, pode a parte prejudicada rescindir a decisão.

II. Há impedimento do juiz, sendo-lhe vedado exercer suas funções no processo, quando nele estiver postulando, como defensor público, advogado ou membro do Ministério Público, seu cônjuge ou companheiro, ou qualquer parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive.

III. No impedimento há presunção absoluta de parcialidade do magistrado, enquanto na suspeição a presunção é relativa, admitindo-se prova em sentido contrário.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a impugnação ao cumprimento de sentença, os embargos à execução e também as regras do CPC/2015 referentes aos prazos processuais, avalie as assertivas que seguem.

I. Relativamente ao prazo de impugnação ao cumprimento de sentença, conta-se em dobro caso se tenham impugnantes litisconsortes com procuradores diferentes.

II. Relativamente ao prazo de embargos à execução de título extrajudicial, conta-se em dobro caso se tenham embargantes litisconsortes com procuradores diferentes.

III. A prerrogativa de prazo em dobro para os litisconsortes com procuradores diferentes não se aplica aos processos em autos eletrônicos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta sobre o direito de laje:

 

(EMAGIS) Considere ação de obrigação de fazer ajuizada por Inocêncio em desfavor de Mundo Comunicações e Participações S/A, em razão da publicação de notícia acerca da prática de crime, do qual foi posteriormente absolvido. Segundo narra a inicial, as notícias interferiram e continuam repercutindo negativamente na sua vida profissional. Sustenta, ademais, não existir interesse social na manutenção das matérias. A ré, em sua defesa, afirma que, ao divulgar a notícia, apenas exerceu seu direito à informação e à liberdade de expressão, os quais devem prevalecer sobre o direito à privacidade e à honra. Sustenta, ademais, que o direito ao esquecimento não se coaduna com a ordem jurídica brasileira e representa um retrocesso. Defende que, inexistente irregularidade na matéria, já que apenas informou a prisão do recorrido e não a existência de condenação, não sendo cabível a sua exclusão.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que o de cujus e a sua companheira celebraram escritura pública de união estável quando o primeiro contava com 77 anos de idade, oportunidade em que as partes, de livre e espontânea vontade, realizaram pacto antenupcial estipulando termos protetivos ao enlace, demonstrando o claro intento de não terem os seus bens comunicados, com o afastamento da possibilidade de comunicação dos bens adquiridos durante a união. Aberta a sucessão, pretende a filha do de cujus excluir da meação da companheira deste os bens adquiridos durante a união, isso para que integrem o acervo hereditário a ser partilhado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/MG – Juiz de Direito Substituto – FGV – 2022) Clara e Francisco abriram um cursinho preparatório para concursos públicos em uma pacata cidade do interior de Minas Gerais. Clara não quis se envolver na atividade constitutiva do objeto social, obrigando-se apenas perante Francisco nos moldes do contrato social. Já Francisco, por se tratar de figura notória e de conceituada família, optou por contribuir ativamente e ser reconhecido perante terceiros como “o dono do negócio” exercendo a atividade constitutiva do objeto social em seu nome individual e sob sua própria e exclusiva responsabilidade. Efetivadas as negociações, foi elaborado um contrato social com as normas, direitos e deveres das partes, o qual foi registrado regularmente no órgão competente.

Sobre a situação apresentada, assinale a afirmativa correta.

 

(TJ/MG – Juiz de Direito Substituto – FGV – 2022) Uma sociedade empresária limitada composta por 16 (dezesseis) sócios reuniu-se em assembleia para designar administradores em ato separado e o modo de sua remuneração. Todos os sócios se declararam cientes do local, data, hora e ordem do dia.

Acerca das deliberações dos sócios, assinale a afirmativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a obrigação tributária, a responsabilidade tributária e temas correlatos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre o ICMS e o ISS, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as leis orçamentárias, marque a alternativa INCORRETA.

 

(PGE/CE – PROCURADOR DO ESTADO – CESPE/CEBRASPE – 2021) Acerca das hipóteses de cabimento da ação rescisória no processo do trabalho, assinale a opção correta.

 

(TRF4 – Juiz Federal Substituto – 2022) Assinale a alternativa CORRETA. Considerando as diretrizes da Lei nº 12.651/2012 (Código Florestal) e da Lei nº 14.119/2021 (Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais), com relação ao pagamento por serviços ambientais relacionados com o regime de conservação das águas e dos serviços hídricos:

 

(PGE/CE – PROCURADOR DO ESTADO – CESPE/CEBRASPE – 2021) Um trabalhador deseja usufruir os seus trinta dias de férias em três períodos fracionados, reservando o mínimo possível tanto para o primeiro quanto para o segundo períodos e o remanescente para a última temporada.

Nessa situação hipotética, considerando que o empregador pretenda atender à expectativa de seu trabalhador, assinale a opção que apresenta, sucessiva e respectivamente, as quantidades mínimas de dias corridos para cada um dos dois primeiros períodos e a quantidade de dias remanescentes para o terceiro período

 

(EMAGIS) Marque a alternativa correta, à luz da jurisprudência dominante dos Tribunais Superiores.

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) Seguindo a orientação dos Tribunais Superiores, a subtração de dois galões de cinco litros de suco de laranja, avaliados em R$ 40,00, por pessoa reincidente e com a conduta qualificada pelo concurso de pessoas e rompimento de obstáculo, durante o repouso noturno, caracteriza o:

 

(EMAGIS) Considere a existência de extenso período de interceptações telefônicas cujas conclusões instruíram a Ação Penal 123.456-5. O monitoramento telefônico foi deferido no dia 05/05/2020 e prorrogado sucessivas vezes até o dia 04/05/2022. A medida foi deferida para investigar crimes contra a administração pública, contra o sistema financeiro nacional e lavagem de dinheiro. Conforme representação inicial pela quebra de sigilo de dados, a Receita Federal estaria investigando esquema de interposição fraudulenta em importações, tendo como importadora aparente a ABC Importadora e Exportadora Ltda., supostamente para ocultar os investigados, importadores de fato. A decisão que decretou a quebra de sigilo de dados descreve os elementos até então existentes em desfavor dos alvos, tendo sido sucintas as diversas decisões de prorrogação. A conduta consistiria na utilização de empresas de fachada para realizar importações. Haveria também evasão de divisas ao exterior por meio de contas CC5 – e possível lavagem de dinheiro, pelo saque de R$ 13.000.000 (treze milhões de reais) em espécie.

A propósito especialmente das interceptações telefônicas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que a Lei Estadual 1.234/2022 atribua competência para lavratura de Termo Circunstanciado a integrantes de determinados órgãos de segurança pública.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Como a lavratura de termo circunstanciado configura atividade investigativa, sendo atividade privativa da polícia judiciária, a compatibilidade material da lei em questão com a Constituição Federal é restrita ao ponto que atribui dita competência a órgãos de polícia judiciária.

II. Como a competência para a lavratura de termo circunstanciado é matéria de direito processual penal, a lei em questão é formalmente inconstitucional.

III. Caso, dentre os órgãos contemplados com a competência em questão, esteja a polícia militar, será a lei materialmente inconstitucional no ponto.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

Ministério Público Estadual - Rodada 42.2022

ABC, maior e capaz, e a criança LMN, de seis anos de idade (representada por sua genitora ABC), em litisconsórcio ativo, em 10 de julho de 2022, ajuizaram ação com pedido de indenização por danos materiais e morais contra Santos Silvio, imputando-lhe responsabilidade civil por um acidente de trânsito.

De acordo com a inicial, em 6 de fevereiro de 2017 o requerido de forma imprudente atropelou ABC e LMN enquanto ambas atravessavam uma faixa de pedestres. Em razão do evento danoso, diz a exordial, elas sofreram danos materiais e morais, no montante especificado.

O requerido foi citado por oficial de justiça enquanto se dirigia ao enterro de sua esposa, que ocorrera naquele dia, 18 de julho de 2022. Em seguida, compareceu à audiência de conciliação designada, da qual não resultou acordo. Tempestivamente, por advogado constituído, o requerido ofereceu contestação, sustentando a inexistência de responsabilidade civil, por falta de nexo causal entre o acidente de trânsito e os supostos danos. Os autores replicaram, repisando as teses da inicial. Após saneamento do feito, o juízo marcou audiência de instrução, tendo sido ouvidas testemunhas arroladas por ambas as partes. Após, requerentes e requerido ofereceram razões finais em audiência. O MP participou regularmente do feito, na forma do art. 179, inciso I, do CPC.

Ao sentenciar, o juízo reconheceu a responsabilidade civil do requerido, tão somente quanto aos danos morais, que fixou em R$ 10.000,00 (dez mil reais) para cada uma das autoras. O feito transitou em julgado, pois a apelação do requerido foi considerada intempestiva pelo Tribunal. Em consequência, o recurso adesivo das autoras não foi admitido.

Em seguida, em 27 de setembro de 2022, as autoras formularam pedido de cumprimento de sentença, nos termos da lei. O requerido não pagou a dívida no prazo legal. Então, acatando pedido das exequentes, e sem oitiva da parte contrária, o juízo deferiu penhora on-line, que logrou bloquear o exato valor da condenação na conta bancária do requerido, com as atualizações devidas.

O requerido ofereceu impugnação, argumentando o seguinte: que a penhora deve ser substituída por fiança bancária, conforme contrato firmado com a seguradora do Banco do Brasil S/A que ora apresenta ao juízo, abrangendo exatamente o valor já bloqueado pela ordem judicial; que o processo é nulo desde o início, pois nenhum cidadão pode ser citado no dia do falecimento de seu cônjuge; que a indenização não é devida, ainda que se admita a responsabilidade civil, uma vez que já prescreveu a pretensão de cobrar valores advindos do suposto acidente de trânsito, conforme previsto no art. 206 do Código Civil.

As autoras se manifestaram no prazo legal. Agora, o juízo abriu oportunidade para parecer do MP. Formule-o, sem necessidade de relatório, abordando as teses suscitadas pelo executado.

 

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 42.2022

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta sobre o direito de laje:

 

(EMAGIS) Considere ação de obrigação de fazer ajuizada por Inocêncio em desfavor de Mundo Comunicações e Participações S/A, em razão da publicação de notícia acerca da prática de crime, do qual foi posteriormente absolvido. Segundo narra a inicial, as notícias interferiram e continuam repercutindo negativamente na sua vida profissional. Sustenta, ademais, não existir interesse social na manutenção das matérias. A ré, em sua defesa, afirma que, ao divulgar a notícia, apenas exerceu seu direito à informação e à liberdade de expressão, os quais devem prevalecer sobre o direito à privacidade e à honra. Sustenta, ademais, que o direito ao esquecimento não se coaduna com a ordem jurídica brasileira e representa um retrocesso. Defende que, inexistente irregularidade na matéria, já que apenas informou a prisão do recorrido e não a existência de condenação, não sendo cabível a sua exclusão.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que o de cujus e a sua companheira celebraram escritura pública de união estável quando o primeiro contava com 77 anos de idade, oportunidade em que as partes, de livre e espontânea vontade, realizaram pacto antenupcial estipulando termos protetivos ao enlace, demonstrando o claro intento de não terem os seus bens comunicados, com o afastamento da possibilidade de comunicação dos bens adquiridos durante a união. Aberta a sucessão, pretende a filha do de cujus excluir da meação da companheira deste os bens adquiridos durante a união, isso para que integrem o acervo hereditário a ser partilhado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação ao Incidente de Assunção de Competência (IAC) e ao Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR), analise as seguintes assertivas.

I. É admissível a assunção de competência quando o julgamento de recurso, de remessa necessária ou de processo de competência originária envolver relevante questão de direito, com grande repercussão social, sem repetição em múltiplos processos.

II. É cabível o incidente de resolução de demandas repetitivas mesmo quando um dos tribunais superiores, no âmbito de sua respectiva competência, já tiver afetado recurso para definição de tese sobre questão de direito material ou processual repetitiva.

III. É possível a conversão de Incidente de Assunção de Competência em Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas, se demonstrada a efetiva repetição de processos em que se discute a mesma questão de direito.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Com relação ao impedimento e à suspeição do juiz, ao lume do regime do CPC, analise as proposições expostas a seguir.

I. Os impedimentos taxativamente obstaculizam o exercício da jurisdição contenciosa ou voluntária, podendo ser arguidos no processo a qualquer tempo, com reflexos, inclusive, na coisa julgada, vez que, mesmo após o trânsito em julgado da sentença, pode a parte prejudicada rescindir a decisão.

II. Há impedimento do juiz, sendo-lhe vedado exercer suas funções no processo, quando nele estiver postulando, como defensor público, advogado ou membro do Ministério Público, seu cônjuge ou companheiro, ou qualquer parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive.

III. No impedimento há presunção absoluta de parcialidade do magistrado, enquanto na suspeição a presunção é relativa, admitindo-se prova em sentido contrário.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a impugnação ao cumprimento de sentença, os embargos à execução e também as regras do CPC/2015 referentes aos prazos processuais, avalie as assertivas que seguem.

I. Relativamente ao prazo de impugnação ao cumprimento de sentença, conta-se em dobro caso se tenham impugnantes litisconsortes com procuradores diferentes.

II. Relativamente ao prazo de embargos à execução de título extrajudicial, conta-se em dobro caso se tenham embargantes litisconsortes com procuradores diferentes.

III. A prerrogativa de prazo em dobro para os litisconsortes com procuradores diferentes não se aplica aos processos em autos eletrônicos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que se refere a responsabilidade por vício do serviço, legitimidade ativa para a propositura de ações coletivas, cláusulas abusivas, prescrição e decadência, assinale a opção CORRETA, com base no CDC e na jurisprudência do STJ.

 

(EMAGIS) Em relação aos direitos básicos do consumidor, assinale a assertiva INCORRETA:

 

(EMAGIS) Considerando o direito à educação garantido à criança e ao adolescente na Constituição Federal e na Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB), assinale o item incorreto:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da Criminologia do Desenvolvimento, da Criminologia Fenomenológica e da Escola Criminológica Clássica, devendo ser marcada INCORRETA.

 

(EMAGIS) Marque a alternativa correta, à luz da jurisprudência dominante dos Tribunais Superiores.

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) Seguindo a orientação dos Tribunais Superiores, a subtração de dois galões de cinco litros de suco de laranja, avaliados em R$ 40,00, por pessoa reincidente e com a conduta qualificada pelo concurso de pessoas e rompimento de obstáculo, durante o repouso noturno, caracteriza o:

 

(EMAGIS) Em relação aos crimes contra o patrimônio, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere a existência de extenso período de interceptações telefônicas cujas conclusões instruíram a Ação Penal 123.456-5. O monitoramento telefônico foi deferido no dia 05/05/2020 e prorrogado sucessivas vezes até o dia 04/05/2022. A medida foi deferida para investigar crimes contra a administração pública, contra o sistema financeiro nacional e lavagem de dinheiro. Conforme representação inicial pela quebra de sigilo de dados, a Receita Federal estaria investigando esquema de interposição fraudulenta em importações, tendo como importadora aparente a ABC Importadora e Exportadora Ltda., supostamente para ocultar os investigados, importadores de fato. A decisão que decretou a quebra de sigilo de dados descreve os elementos até então existentes em desfavor dos alvos, tendo sido sucintas as diversas decisões de prorrogação. A conduta consistiria na utilização de empresas de fachada para realizar importações. Haveria também evasão de divisas ao exterior por meio de contas CC5 – e possível lavagem de dinheiro, pelo saque de R$ 13.000.000 (treze milhões de reais) em espécie.

A propósito especialmente das interceptações telefônicas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que a Lei Estadual 1.234/2022 atribua competência para lavratura de Termo Circunstanciado a integrantes de determinados órgãos de segurança pública.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Como a lavratura de termo circunstanciado configura atividade investigativa, sendo atividade privativa da polícia judiciária, a compatibilidade material da lei em questão com a Constituição Federal é restrita ao ponto que atribui dita competência a órgãos de polícia judiciária.

II. Como a competência para a lavratura de termo circunstanciado é matéria de direito processual penal, a lei em questão é formalmente inconstitucional.

III. Caso, dentre os órgãos contemplados com a competência em questão, esteja a polícia militar, será a lei materialmente inconstitucional no ponto.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da Execução Penal e devem ser apreciadas em consonância com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.

Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a hermenêutica constitucional e com o controle de constitucionalidade.

I. No campo da interpretação constitucional, os adeptos de uma leitura procedimentalista defendem, em linhas gerais, posturas menos audaciosas do intérprete/aplicador da Constituição, isto é, sustentam a autocontenção judicial (‘judicial selfrestraint’), com o propósito de resguardar um amplo espaço para as decisões políticas majoritárias.

II. Segundo a teoria procedimentalista de interpretação da constituição, sustentada, por exemplo, por John Hart Ely, o papel do Poder Judiciário não é de proceder a escolhas substantivas, identificando um conteúdo de direitos e princípios, pois esta é incumbência dos agentes eleitos pelo povo. Ao revés, a tarefa precípua da jurisdição constitucional consistiria na salvaguarda da higidez dos procedimentos através dos quais a democracia se desenvolve.

III. Sendo refratário o STF ao cabimento de ação direta de inconstitucionalidade contra atos estatais de efeitos concretos, veda o cabimento de ADI contra leis orçamentárias.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a repartição de competências legislativas entre os entes federados, observando o magistério da doutrina, a disciplina disposta no texto constitucional e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o princípio constitucional da anualidade eleitoral, avalie as assertivas que seguem.

I. Nas eleições municipais de 2020, o STF considerou inaplicáveis as restrições decorrentes do princípio em questão à consulta resolvida pelo TSE relativa aos critérios de rateio do fundo eleitoral às candidaturas de postulantes negros, isto é, os termos desta deliberação foram aplicados sem necessidade de observância do princípio da anualidade.

II. Para o STF, norma que não inove relativamente ao processo eleitoral, por não modificar a disciplina das convenções partidárias, os coeficientes eleitorais ou a extensão do sufrágio universal, limitando-se ao aspecto meramente procedimental, não se sujeita às restrições decorrentes dos limites em questão, isto é, pode produzir efeitos imediatos.

III. Nos termos da redação dada pela EC 04/1993 ao artigo 16 da Constituição Federal, o princípio em questão não impede a imediata entrada em vigor da lei, mas apenas sua eficácia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No julgamento da ADI 230 (Tribunal Pleno, Carmen Lúcia, DJe de 30/10/2014), o STF expressou: “É inconstitucional a requisição por defensores públicos a autoridade pública, a seus agentes e a entidade particular de certidões, exames, perícias, vistorias, diligências, processos, documentos, informações, esclarecimentos e providências, necessários ao exercício de suas atribuições: exacerbação das prerrogativas asseguradas aos demais advogados. Inconstitucionalidade do art. 178, inc. IV, alínea a, da Constituição fluminense.”

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A EC 80/2014, dentre outras alterações, expressou a atribuição de atuação também extrajudicial da Defensoria Pública, seu mister de promoção dos direitos humanos e também de defesa dos direitos individuais e coletivos.

II. Após a vigência da EC 80/2014, o STF reiterou a orientação em questão, considerando inconstitucional a prerrogativa de requisição documental conferida em lei aos defensores públicos, eis que se trata de privilégio não concedido aos advogados em geral.

III. O STF considerou constitucional a EC 74/2013 no ponto em que conferiu às Defensorias Pública da União e do Distrito Federal a autonomia funcional e administrativa, além da iniciativa de sua proposta orçamentária, atribuições que já haviam sido concedidas às Defensorias Públicas dos Estados pela EC 45/2004.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que diz respeito às causas de inelegibilidade, julgue os itens abaixo.

I. São inelegíveis, para qualquer cargo, os que tenham contra sua pessoa representação julgada procedente pela Justiça Eleitoral, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado, em processo de apuração de abuso do poder econômico ou político, para a eleição na qual concorrem ou tenham sido diplomados, bem como para as que se realizarem nos 8 (oito) anos seguintes.

II. A Súmula Vinculante 18 do STF (“A dissolução da sociedade ou do vínculo conjugal, no curso do mandato, não afasta a inelegibilidade prevista no § 7º do artigo 14 da Constituição Federal”) aplica-se aos casos de extinção do vínculo conjugal pela morte de um dos cônjuges.

III. São inelegíveis, para qualquer cargo, os que forem excluídos do exercício da profissão, por decisão sancionatória do órgão profissional competente, em decorrência de infração ético-profissional, pelo prazo de 8 (oito) anos, salvo se o ato houver sido anulado ou suspenso pelo Poder Judiciário.

Há erro:

 

(TJ/MG – Juiz de Direito Substituto – FGV – 2022) Clara e Francisco abriram um cursinho preparatório para concursos públicos em uma pacata cidade do interior de Minas Gerais. Clara não quis se envolver na atividade constitutiva do objeto social, obrigando-se apenas perante Francisco nos moldes do contrato social. Já Francisco, por se tratar de figura notória e de conceituada família, optou por contribuir ativamente e ser reconhecido perante terceiros como “o dono do negócio” exercendo a atividade constitutiva do objeto social em seu nome individual e sob sua própria e exclusiva responsabilidade. Efetivadas as negociações, foi elaborado um contrato social com as normas, direitos e deveres das partes, o qual foi registrado regularmente no órgão competente.

Sobre a situação apresentada, assinale a afirmativa correta.

 

(TJ/MG – Juiz de Direito Substituto – FGV – 2022) Uma sociedade empresária limitada composta por 16 (dezesseis) sócios reuniu-se em assembleia para designar administradores em ato separado e o modo de sua remuneração. Todos os sócios se declararam cientes do local, data, hora e ordem do dia.

Acerca das deliberações dos sócios, assinale a afirmativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a obrigação tributária, a responsabilidade tributária e temas correlatos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre o ICMS e o ISS, marque a alternativa CORRETA.

 

(TRF4 – Juiz Federal Substituto – 2022) Assinale a alternativa CORRETA. Considerando as diretrizes da Lei nº 12.651/2012 (Código Florestal) e da Lei nº 14.119/2021 (Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais), com relação ao pagamento por serviços ambientais relacionados com o regime de conservação das águas e dos serviços hídricos:

 

(EMAGIS) No que tange à atividade regulatória, ao poder de polícia, às agências reguladoras e ao controle da Administração Pública, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) No que diz respeito à improbidade administrativa, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Em relação às licitações, julgue, com base na Lei 14.133/21, os itens abaixo.

I. Diálogo competitivo é a modalidade de licitação para contratação de obras, serviços e compras em que a Administração Pública realiza diálogos com licitantes previamente selecionados mediante critérios objetivos, com o intuito de desenvolver uma ou mais alternativas capazes de atender às suas necessidades, devendo os licitantes apresentar proposta final após o encerramento dos diálogos.

II. Quando a contratação se referir a obras e serviços de grande vulto ou forem adotados os regimes de contratação integrada e semi-integrada, o edital obrigatoriamente contemplará matriz de alocação de riscos entre o contratante e o contratado.

III. A publicidade do edital de licitação será realizada mediante publicação no diário oficial do ente licitante e em jornal de grande circulação, sem prejuízo de outras formas de divulgação visando aumentar a publicidade do certame.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Dentre as medidas sanitária de enfrentamento à pandemia pelo Covid-19, incluíram-se medidas legislativas de restrição ao exercício de certas atividades ou a frequência de determinados lugares, também com repercussão sobre o exercício de atividades econômicas.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo interpretação constitucional de restrição legal efetuada pelo STF, a vacinação compulsória, embora não signifique vacinação forçada, por exigir sempre o consentimento do usuário, pode, contudo, ser implementada por meio de medidas indiretas, as quais compreendem, dentre outras, a restrição ao exercício de certas atividades ou a frequência de determinados lugares, desde que previstas em lei, ou dela decorrentes.

II. Segundo interpretação constitucional de restrição legal efetuada pelo STF, a vacinação compulsória, embora não signifique vacinação forçada, por exigir sempre o consentimento do usuário, pode, contudo, ser implementada por meio de medidas indiretas, sendo que tais medidas, caso impliquem em alguma restrição ao exercício de atividades econômicas ou à frequência de estabelecimentos empresariais, somente podem ser implementadas pela União, sendo formalmente inconstitucionais atos dos Estados, Distrito Federal e Municípios com tal conteúdo.

III. Os estabelecimentos em funcionamento durante a pandemia da Covid-19 são obrigados a fornecer gratuitamente a seus funcionários e colaboradores máscaras de proteção individual, ainda que de fabricação artesanal, sem prejuízo de outros equipamentos de proteção individual estabelecidos pelas normas de segurança e saúde do trabalho, tratando-se de imposição legal reconhecida como vigente pelo STF.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o Projeto Florença, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Acerca do multi-door justice, marque o item incorreto:

 

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 42.2022

(EMAGIS) No que tange à atividade regulatória, ao poder de polícia, às agências reguladoras e ao controle da Administração Pública, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) No que diz respeito à improbidade administrativa, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Em relação às licitações, julgue, com base na Lei 14.133/21, os itens abaixo.

I. Diálogo competitivo é a modalidade de licitação para contratação de obras, serviços e compras em que a Administração Pública realiza diálogos com licitantes previamente selecionados mediante critérios objetivos, com o intuito de desenvolver uma ou mais alternativas capazes de atender às suas necessidades, devendo os licitantes apresentar proposta final após o encerramento dos diálogos.

II. Quando a contratação se referir a obras e serviços de grande vulto ou forem adotados os regimes de contratação integrada e semi-integrada, o edital obrigatoriamente contemplará matriz de alocação de riscos entre o contratante e o contratado.

III. A publicidade do edital de licitação será realizada mediante publicação no diário oficial do ente licitante e em jornal de grande circulação, sem prejuízo de outras formas de divulgação visando aumentar a publicidade do certame.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Dentre as medidas sanitária de enfrentamento à pandemia pelo Covid-19, incluíram-se medidas legislativas de restrição ao exercício de certas atividades ou a frequência de determinados lugares, também com repercussão sobre o exercício de atividades econômicas.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo interpretação constitucional de restrição legal efetuada pelo STF, a vacinação compulsória, embora não signifique vacinação forçada, por exigir sempre o consentimento do usuário, pode, contudo, ser implementada por meio de medidas indiretas, as quais compreendem, dentre outras, a restrição ao exercício de certas atividades ou a frequência de determinados lugares, desde que previstas em lei, ou dela decorrentes.

II. Segundo interpretação constitucional de restrição legal efetuada pelo STF, a vacinação compulsória, embora não signifique vacinação forçada, por exigir sempre o consentimento do usuário, pode, contudo, ser implementada por meio de medidas indiretas, sendo que tais medidas, caso impliquem em alguma restrição ao exercício de atividades econômicas ou à frequência de estabelecimentos empresariais, somente podem ser implementadas pela União, sendo formalmente inconstitucionais atos dos Estados, Distrito Federal e Municípios com tal conteúdo.

III. Os estabelecimentos em funcionamento durante a pandemia da Covid-19 são obrigados a fornecer gratuitamente a seus funcionários e colaboradores máscaras de proteção individual, ainda que de fabricação artesanal, sem prejuízo de outros equipamentos de proteção individual estabelecidos pelas normas de segurança e saúde do trabalho, tratando-se de imposição legal reconhecida como vigente pelo STF.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a hermenêutica constitucional e com o controle de constitucionalidade.

I. No campo da interpretação constitucional, os adeptos de uma leitura procedimentalista defendem, em linhas gerais, posturas menos audaciosas do intérprete/aplicador da Constituição, isto é, sustentam a autocontenção judicial (‘judicial selfrestraint’), com o propósito de resguardar um amplo espaço para as decisões políticas majoritárias.

II. Segundo a teoria procedimentalista de interpretação da constituição, sustentada, por exemplo, por John Hart Ely, o papel do Poder Judiciário não é de proceder a escolhas substantivas, identificando um conteúdo de direitos e princípios, pois esta é incumbência dos agentes eleitos pelo povo. Ao revés, a tarefa precípua da jurisdição constitucional consistiria na salvaguarda da higidez dos procedimentos através dos quais a democracia se desenvolve.

III. Sendo refratário o STF ao cabimento de ação direta de inconstitucionalidade contra atos estatais de efeitos concretos, veda o cabimento de ADI contra leis orçamentárias.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a repartição de competências legislativas entre os entes federados, observando o magistério da doutrina, a disciplina disposta no texto constitucional e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o princípio constitucional da anualidade eleitoral, avalie as assertivas que seguem.

I. Nas eleições municipais de 2020, o STF considerou inaplicáveis as restrições decorrentes do princípio em questão à consulta resolvida pelo TSE relativa aos critérios de rateio do fundo eleitoral às candidaturas de postulantes negros, isto é, os termos desta deliberação foram aplicados sem necessidade de observância do princípio da anualidade.

II. Para o STF, norma que não inove relativamente ao processo eleitoral, por não modificar a disciplina das convenções partidárias, os coeficientes eleitorais ou a extensão do sufrágio universal, limitando-se ao aspecto meramente procedimental, não se sujeita às restrições decorrentes dos limites em questão, isto é, pode produzir efeitos imediatos.

III. Nos termos da redação dada pela EC 04/1993 ao artigo 16 da Constituição Federal, o princípio em questão não impede a imediata entrada em vigor da lei, mas apenas sua eficácia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No julgamento da ADI 230 (Tribunal Pleno, Carmen Lúcia, DJe de 30/10/2014), o STF expressou: “É inconstitucional a requisição por defensores públicos a autoridade pública, a seus agentes e a entidade particular de certidões, exames, perícias, vistorias, diligências, processos, documentos, informações, esclarecimentos e providências, necessários ao exercício de suas atribuições: exacerbação das prerrogativas asseguradas aos demais advogados. Inconstitucionalidade do art. 178, inc. IV, alínea a, da Constituição fluminense.”

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A EC 80/2014, dentre outras alterações, expressou a atribuição de atuação também extrajudicial da Defensoria Pública, seu mister de promoção dos direitos humanos e também de defesa dos direitos individuais e coletivos.

II. Após a vigência da EC 80/2014, o STF reiterou a orientação em questão, considerando inconstitucional a prerrogativa de requisição documental conferida em lei aos defensores públicos, eis que se trata de privilégio não concedido aos advogados em geral.

III. O STF considerou constitucional a EC 74/2013 no ponto em que conferiu às Defensorias Pública da União e do Distrito Federal a autonomia funcional e administrativa, além da iniciativa de sua proposta orçamentária, atribuições que já haviam sido concedidas às Defensorias Públicas dos Estados pela EC 45/2004.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação ao Incidente de Assunção de Competência (IAC) e ao Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR), analise as seguintes assertivas.

I. É admissível a assunção de competência quando o julgamento de recurso, de remessa necessária ou de processo de competência originária envolver relevante questão de direito, com grande repercussão social, sem repetição em múltiplos processos.

II. É cabível o incidente de resolução de demandas repetitivas mesmo quando um dos tribunais superiores, no âmbito de sua respectiva competência, já tiver afetado recurso para definição de tese sobre questão de direito material ou processual repetitiva.

III. É possível a conversão de Incidente de Assunção de Competência em Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas, se demonstrada a efetiva repetição de processos em que se discute a mesma questão de direito.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Com relação ao impedimento e à suspeição do juiz, ao lume do regime do CPC, analise as proposições expostas a seguir.

I. Os impedimentos taxativamente obstaculizam o exercício da jurisdição contenciosa ou voluntária, podendo ser arguidos no processo a qualquer tempo, com reflexos, inclusive, na coisa julgada, vez que, mesmo após o trânsito em julgado da sentença, pode a parte prejudicada rescindir a decisão.

II. Há impedimento do juiz, sendo-lhe vedado exercer suas funções no processo, quando nele estiver postulando, como defensor público, advogado ou membro do Ministério Público, seu cônjuge ou companheiro, ou qualquer parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive.

III. No impedimento há presunção absoluta de parcialidade do magistrado, enquanto na suspeição a presunção é relativa, admitindo-se prova em sentido contrário.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a impugnação ao cumprimento de sentença, os embargos à execução e também as regras do CPC/2015 referentes aos prazos processuais, avalie as assertivas que seguem.

I. Relativamente ao prazo de impugnação ao cumprimento de sentença, conta-se em dobro caso se tenham impugnantes litisconsortes com procuradores diferentes.

II. Relativamente ao prazo de embargos à execução de título extrajudicial, conta-se em dobro caso se tenham embargantes litisconsortes com procuradores diferentes.

III. A prerrogativa de prazo em dobro para os litisconsortes com procuradores diferentes não se aplica aos processos em autos eletrônicos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta sobre o direito de laje:

 

(EMAGIS) Considere ação de obrigação de fazer ajuizada por Inocêncio em desfavor de Mundo Comunicações e Participações S/A, em razão da publicação de notícia acerca da prática de crime, do qual foi posteriormente absolvido. Segundo narra a inicial, as notícias interferiram e continuam repercutindo negativamente na sua vida profissional. Sustenta, ademais, não existir interesse social na manutenção das matérias. A ré, em sua defesa, afirma que, ao divulgar a notícia, apenas exerceu seu direito à informação e à liberdade de expressão, os quais devem prevalecer sobre o direito à privacidade e à honra. Sustenta, ademais, que o direito ao esquecimento não se coaduna com a ordem jurídica brasileira e representa um retrocesso. Defende que, inexistente irregularidade na matéria, já que apenas informou a prisão do recorrido e não a existência de condenação, não sendo cabível a sua exclusão.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que o de cujus e a sua companheira celebraram escritura pública de união estável quando o primeiro contava com 77 anos de idade, oportunidade em que as partes, de livre e espontânea vontade, realizaram pacto antenupcial estipulando termos protetivos ao enlace, demonstrando o claro intento de não terem os seus bens comunicados, com o afastamento da possibilidade de comunicação dos bens adquiridos durante a união. Aberta a sucessão, pretende a filha do de cujus excluir da meação da companheira deste os bens adquiridos durante a união, isso para que integrem o acervo hereditário a ser partilhado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/MG – Juiz de Direito Substituto – FGV – 2022) Clara e Francisco abriram um cursinho preparatório para concursos públicos em uma pacata cidade do interior de Minas Gerais. Clara não quis se envolver na atividade constitutiva do objeto social, obrigando-se apenas perante Francisco nos moldes do contrato social. Já Francisco, por se tratar de figura notória e de conceituada família, optou por contribuir ativamente e ser reconhecido perante terceiros como “o dono do negócio” exercendo a atividade constitutiva do objeto social em seu nome individual e sob sua própria e exclusiva responsabilidade. Efetivadas as negociações, foi elaborado um contrato social com as normas, direitos e deveres das partes, o qual foi registrado regularmente no órgão competente.

Sobre a situação apresentada, assinale a afirmativa correta.

 

(TJ/MG – Juiz de Direito Substituto – FGV – 2022) Uma sociedade empresária limitada composta por 16 (dezesseis) sócios reuniu-se em assembleia para designar administradores em ato separado e o modo de sua remuneração. Todos os sócios se declararam cientes do local, data, hora e ordem do dia.

Acerca das deliberações dos sócios, assinale a afirmativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a obrigação tributária, a responsabilidade tributária e temas correlatos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre o ICMS e o ISS, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as leis orçamentárias, marque a alternativa INCORRETA.

 

(PGE/CE – PROCURADOR DO ESTADO – CESPE/CEBRASPE – 2021) Acerca das hipóteses de cabimento da ação rescisória no processo do trabalho, assinale a opção correta.

 

(TRF4 – Juiz Federal Substituto – 2022) Assinale a alternativa CORRETA. Considerando as diretrizes da Lei nº 12.651/2012 (Código Florestal) e da Lei nº 14.119/2021 (Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais), com relação ao pagamento por serviços ambientais relacionados com o regime de conservação das águas e dos serviços hídricos:

 

(PGE/CE – PROCURADOR DO ESTADO – CESPE/CEBRASPE – 2021) Um trabalhador deseja usufruir os seus trinta dias de férias em três períodos fracionados, reservando o mínimo possível tanto para o primeiro quanto para o segundo períodos e o remanescente para a última temporada.

Nessa situação hipotética, considerando que o empregador pretenda atender à expectativa de seu trabalhador, assinale a opção que apresenta, sucessiva e respectivamente, as quantidades mínimas de dias corridos para cada um dos dois primeiros períodos e a quantidade de dias remanescentes para o terceiro período

 

(DPE/MT – FCC – 2022) Na ADI 4.608, o Supremo Tribunal Federal reconheceu a constitucionalidade da norma prevista na Lei Complementar no 80/1994, que contempla os requisitos para a escolha do Ouvidor-Geral das Defensorias Públicas estaduais, dentre os quais se inclui

 

(DPE/MT – Defensor Público – FCC – 2022) Acerca da proteção aos direitos dos povos indígenas durante a pandemia de Covid-19, o Supremo Tribunal Federal determinou que

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da Criminologia do Desenvolvimento, da Criminologia Fenomenológica e da Escola Criminológica Clássica, devendo ser marcada INCORRETA.

 

(EMAGIS) Marque a alternativa correta, à luz da jurisprudência dominante dos Tribunais Superiores.

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) Seguindo a orientação dos Tribunais Superiores, a subtração de dois galões de cinco litros de suco de laranja, avaliados em R$ 40,00, por pessoa reincidente e com a conduta qualificada pelo concurso de pessoas e rompimento de obstáculo, durante o repouso noturno, caracteriza o:

 

(EMAGIS) Em relação aos crimes contra o patrimônio, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere a existência de extenso período de interceptações telefônicas cujas conclusões instruíram a Ação Penal 123.456-5. O monitoramento telefônico foi deferido no dia 05/05/2020 e prorrogado sucessivas vezes até o dia 04/05/2022. A medida foi deferida para investigar crimes contra a administração pública, contra o sistema financeiro nacional e lavagem de dinheiro. Conforme representação inicial pela quebra de sigilo de dados, a Receita Federal estaria investigando esquema de interposição fraudulenta em importações, tendo como importadora aparente a ABC Importadora e Exportadora Ltda., supostamente para ocultar os investigados, importadores de fato. A decisão que decretou a quebra de sigilo de dados descreve os elementos até então existentes em desfavor dos alvos, tendo sido sucintas as diversas decisões de prorrogação. A conduta consistiria na utilização de empresas de fachada para realizar importações. Haveria também evasão de divisas ao exterior por meio de contas CC5 – e possível lavagem de dinheiro, pelo saque de R$ 13.000.000 (treze milhões de reais) em espécie.

A propósito especialmente das interceptações telefônicas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que a Lei Estadual 1.234/2022 atribua competência para lavratura de Termo Circunstanciado a integrantes de determinados órgãos de segurança pública.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Como a lavratura de termo circunstanciado configura atividade investigativa, sendo atividade privativa da polícia judiciária, a compatibilidade material da lei em questão com a Constituição Federal é restrita ao ponto que atribui dita competência a órgãos de polícia judiciária.

II. Como a competência para a lavratura de termo circunstanciado é matéria de direito processual penal, a lei em questão é formalmente inconstitucional.

III. Caso, dentre os órgãos contemplados com a competência em questão, esteja a polícia militar, será a lei materialmente inconstitucional no ponto.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da Execução Penal e devem ser apreciadas em consonância com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.

Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) No que se refere a responsabilidade por vício do serviço, legitimidade ativa para a propositura de ações coletivas, cláusulas abusivas, prescrição e decadência, assinale a opção CORRETA, com base no CDC e na jurisprudência do STJ.

 

(EMAGIS) Considerando o direito à educação garantido à criança e ao adolescente na Constituição Federal e na Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB), assinale o item incorreto:

 

(EMAGIS) Em relação aos direitos básicos do consumidor, assinale a assertiva INCORRETA:

 

Objetivas AGU/PFN/PGF - Rodada 42.2022

(EMAGIS) No que tange à atividade regulatória, ao poder de polícia, às agências reguladoras e ao controle da Administração Pública, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) No que diz respeito à improbidade administrativa, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Em relação às licitações, julgue, com base na Lei 14.133/21, os itens abaixo.

I. Diálogo competitivo é a modalidade de licitação para contratação de obras, serviços e compras em que a Administração Pública realiza diálogos com licitantes previamente selecionados mediante critérios objetivos, com o intuito de desenvolver uma ou mais alternativas capazes de atender às suas necessidades, devendo os licitantes apresentar proposta final após o encerramento dos diálogos.

II. Quando a contratação se referir a obras e serviços de grande vulto ou forem adotados os regimes de contratação integrada e semi-integrada, o edital obrigatoriamente contemplará matriz de alocação de riscos entre o contratante e o contratado.

III. A publicidade do edital de licitação será realizada mediante publicação no diário oficial do ente licitante e em jornal de grande circulação, sem prejuízo de outras formas de divulgação visando aumentar a publicidade do certame.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Dentre as medidas sanitária de enfrentamento à pandemia pelo Covid-19, incluíram-se medidas legislativas de restrição ao exercício de certas atividades ou a frequência de determinados lugares, também com repercussão sobre o exercício de atividades econômicas.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo interpretação constitucional de restrição legal efetuada pelo STF, a vacinação compulsória, embora não signifique vacinação forçada, por exigir sempre o consentimento do usuário, pode, contudo, ser implementada por meio de medidas indiretas, as quais compreendem, dentre outras, a restrição ao exercício de certas atividades ou a frequência de determinados lugares, desde que previstas em lei, ou dela decorrentes.

II. Segundo interpretação constitucional de restrição legal efetuada pelo STF, a vacinação compulsória, embora não signifique vacinação forçada, por exigir sempre o consentimento do usuário, pode, contudo, ser implementada por meio de medidas indiretas, sendo que tais medidas, caso impliquem em alguma restrição ao exercício de atividades econômicas ou à frequência de estabelecimentos empresariais, somente podem ser implementadas pela União, sendo formalmente inconstitucionais atos dos Estados, Distrito Federal e Municípios com tal conteúdo.

III. Os estabelecimentos em funcionamento durante a pandemia da Covid-19 são obrigados a fornecer gratuitamente a seus funcionários e colaboradores máscaras de proteção individual, ainda que de fabricação artesanal, sem prejuízo de outros equipamentos de proteção individual estabelecidos pelas normas de segurança e saúde do trabalho, tratando-se de imposição legal reconhecida como vigente pelo STF.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a hermenêutica constitucional e com o controle de constitucionalidade.

I. No campo da interpretação constitucional, os adeptos de uma leitura procedimentalista defendem, em linhas gerais, posturas menos audaciosas do intérprete/aplicador da Constituição, isto é, sustentam a autocontenção judicial (‘judicial selfrestraint’), com o propósito de resguardar um amplo espaço para as decisões políticas majoritárias.

II. Segundo a teoria procedimentalista de interpretação da constituição, sustentada, por exemplo, por John Hart Ely, o papel do Poder Judiciário não é de proceder a escolhas substantivas, identificando um conteúdo de direitos e princípios, pois esta é incumbência dos agentes eleitos pelo povo. Ao revés, a tarefa precípua da jurisdição constitucional consistiria na salvaguarda da higidez dos procedimentos através dos quais a democracia se desenvolve.

III. Sendo refratário o STF ao cabimento de ação direta de inconstitucionalidade contra atos estatais de efeitos concretos, veda o cabimento de ADI contra leis orçamentárias.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a repartição de competências legislativas entre os entes federados, observando o magistério da doutrina, a disciplina disposta no texto constitucional e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o princípio constitucional da anualidade eleitoral, avalie as assertivas que seguem.

I. Nas eleições municipais de 2020, o STF considerou inaplicáveis as restrições decorrentes do princípio em questão à consulta resolvida pelo TSE relativa aos critérios de rateio do fundo eleitoral às candidaturas de postulantes negros, isto é, os termos desta deliberação foram aplicados sem necessidade de observância do princípio da anualidade.

II. Para o STF, norma que não inove relativamente ao processo eleitoral, por não modificar a disciplina das convenções partidárias, os coeficientes eleitorais ou a extensão do sufrágio universal, limitando-se ao aspecto meramente procedimental, não se sujeita às restrições decorrentes dos limites em questão, isto é, pode produzir efeitos imediatos.

III. Nos termos da redação dada pela EC 04/1993 ao artigo 16 da Constituição Federal, o princípio em questão não impede a imediata entrada em vigor da lei, mas apenas sua eficácia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No julgamento da ADI 230 (Tribunal Pleno, Carmen Lúcia, DJe de 30/10/2014), o STF expressou: “É inconstitucional a requisição por defensores públicos a autoridade pública, a seus agentes e a entidade particular de certidões, exames, perícias, vistorias, diligências, processos, documentos, informações, esclarecimentos e providências, necessários ao exercício de suas atribuições: exacerbação das prerrogativas asseguradas aos demais advogados. Inconstitucionalidade do art. 178, inc. IV, alínea a, da Constituição fluminense.”

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A EC 80/2014, dentre outras alterações, expressou a atribuição de atuação também extrajudicial da Defensoria Pública, seu mister de promoção dos direitos humanos e também de defesa dos direitos individuais e coletivos.

II. Após a vigência da EC 80/2014, o STF reiterou a orientação em questão, considerando inconstitucional a prerrogativa de requisição documental conferida em lei aos defensores públicos, eis que se trata de privilégio não concedido aos advogados em geral.

III. O STF considerou constitucional a EC 74/2013 no ponto em que conferiu às Defensorias Pública da União e do Distrito Federal a autonomia funcional e administrativa, além da iniciativa de sua proposta orçamentária, atribuições que já haviam sido concedidas às Defensorias Públicas dos Estados pela EC 45/2004.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto às prestações previdenciárias e assistenciais, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta sobre o direito de laje:

 

(EMAGIS) Considere ação de obrigação de fazer ajuizada por Inocêncio em desfavor de Mundo Comunicações e Participações S/A, em razão da publicação de notícia acerca da prática de crime, do qual foi posteriormente absolvido. Segundo narra a inicial, as notícias interferiram e continuam repercutindo negativamente na sua vida profissional. Sustenta, ademais, não existir interesse social na manutenção das matérias. A ré, em sua defesa, afirma que, ao divulgar a notícia, apenas exerceu seu direito à informação e à liberdade de expressão, os quais devem prevalecer sobre o direito à privacidade e à honra. Sustenta, ademais, que o direito ao esquecimento não se coaduna com a ordem jurídica brasileira e representa um retrocesso. Defende que, inexistente irregularidade na matéria, já que apenas informou a prisão do recorrido e não a existência de condenação, não sendo cabível a sua exclusão.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação ao Incidente de Assunção de Competência (IAC) e ao Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR), analise as seguintes assertivas.

I. É admissível a assunção de competência quando o julgamento de recurso, de remessa necessária ou de processo de competência originária envolver relevante questão de direito, com grande repercussão social, sem repetição em múltiplos processos.

II. É cabível o incidente de resolução de demandas repetitivas mesmo quando um dos tribunais superiores, no âmbito de sua respectiva competência, já tiver afetado recurso para definição de tese sobre questão de direito material ou processual repetitiva.

III. É possível a conversão de Incidente de Assunção de Competência em Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas, se demonstrada a efetiva repetição de processos em que se discute a mesma questão de direito.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Com relação ao impedimento e à suspeição do juiz, ao lume do regime do CPC, analise as proposições expostas a seguir.

I. Os impedimentos taxativamente obstaculizam o exercício da jurisdição contenciosa ou voluntária, podendo ser arguidos no processo a qualquer tempo, com reflexos, inclusive, na coisa julgada, vez que, mesmo após o trânsito em julgado da sentença, pode a parte prejudicada rescindir a decisão.

II. Há impedimento do juiz, sendo-lhe vedado exercer suas funções no processo, quando nele estiver postulando, como defensor público, advogado ou membro do Ministério Público, seu cônjuge ou companheiro, ou qualquer parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive.

III. No impedimento há presunção absoluta de parcialidade do magistrado, enquanto na suspeição a presunção é relativa, admitindo-se prova em sentido contrário.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a impugnação ao cumprimento de sentença, os embargos à execução e também as regras do CPC/2015 referentes aos prazos processuais, avalie as assertivas que seguem.

I. Relativamente ao prazo de impugnação ao cumprimento de sentença, conta-se em dobro caso se tenham impugnantes litisconsortes com procuradores diferentes.

II. Relativamente ao prazo de embargos à execução de título extrajudicial, conta-se em dobro caso se tenham embargantes litisconsortes com procuradores diferentes.

III. A prerrogativa de prazo em dobro para os litisconsortes com procuradores diferentes não se aplica aos processos em autos eletrônicos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação aos direitos básicos do consumidor, assinale a assertiva INCORRETA:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de leis de organização administrativa do Ministério Público e respectiva iniciativa.

 

(TJ/MG – Juiz de Direito Substituto – FGV – 2022) Clara e Francisco abriram um cursinho preparatório para concursos públicos em uma pacata cidade do interior de Minas Gerais. Clara não quis se envolver na atividade constitutiva do objeto social, obrigando-se apenas perante Francisco nos moldes do contrato social. Já Francisco, por se tratar de figura notória e de conceituada família, optou por contribuir ativamente e ser reconhecido perante terceiros como “o dono do negócio” exercendo a atividade constitutiva do objeto social em seu nome individual e sob sua própria e exclusiva responsabilidade. Efetivadas as negociações, foi elaborado um contrato social com as normas, direitos e deveres das partes, o qual foi registrado regularmente no órgão competente.

Sobre a situação apresentada, assinale a afirmativa correta.

 

(TJ/MG – Juiz de Direito Substituto – FGV – 2022) Uma sociedade empresária limitada composta por 16 (dezesseis) sócios reuniu-se em assembleia para designar administradores em ato separado e o modo de sua remuneração. Todos os sócios se declararam cientes do local, data, hora e ordem do dia.

Acerca das deliberações dos sócios, assinale a afirmativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a obrigação tributária, a responsabilidade tributária e temas correlatos, marque a alternativa correta.

 

(TRF4 – Juiz Federal Substituto – 2022) Assinale a alternativa CORRETA.
De acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça:

 

(EMAGIS) Sobre as leis orçamentárias, marque a alternativa INCORRETA.

 

(TRF4 – Juiz Federal Substituto – 2022) Assinale a alternativa CORRETA. Considerando as diretrizes da Lei nº 12.651/2012 (Código Florestal) e da Lei nº 14.119/2021 (Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais), com relação ao pagamento por serviços ambientais relacionados com o regime de conservação das águas e dos serviços hídricos:

 

(EMAGIS) Recentemente, repercutiu, nos fundamentos adotados pelo Plenário do STF, o caso Escher e outros vs. Brasil, decidido pela Corte Interamericana de Direitos Humanos. A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Trata-se de caso em que a Corte Interamericana de Direitos Humanos teve a oportunidade de analisar, em linhas gerais, a legislação brasileira acerca das interceptações telefônicas, tendo concluído que a lei brasileira é, em tese, satisfatória.

II. Houve a condenação do Brasil pela Corte Interamericana de Direitos Humanos no caso em questão, já que se apuraram ilegalidades na decretação, na execução e na divulgação das conversas interceptadas pelo Estado.

III. Manifestou a Corte ser imprescindível que as decisões adotadas pelos órgãos internos que possam afetar direitos humanos devem estar devidamente motivadas e fundamentadas, caso contrário, seriam decisões arbitrárias, de modo que as decisões devem expor, através de uma argumentação racional, os motivos nos quais se fundamentam, considerando as alegações e o acervo probatório aportado aos autos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PGE/CE – PROCURADOR DO ESTADO – CESPE/CEBRASPE – 2021) Um trabalhador deseja usufruir os seus trinta dias de férias em três períodos fracionados, reservando o mínimo possível tanto para o primeiro quanto para o segundo períodos e o remanescente para a última temporada.

Nessa situação hipotética, considerando que o empregador pretenda atender à expectativa de seu trabalhador, assinale a opção que apresenta, sucessiva e respectivamente, as quantidades mínimas de dias corridos para cada um dos dois primeiros períodos e a quantidade de dias remanescentes para o terceiro período

 

(PGE/CE – PROCURADOR DO ESTADO – CESPE/CEBRASPE – 2021) Acerca das hipóteses de cabimento da ação rescisória no processo do trabalho, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Marque a alternativa correta, à luz da jurisprudência dominante dos Tribunais Superiores.

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) Seguindo a orientação dos Tribunais Superiores, a subtração de dois galões de cinco litros de suco de laranja, avaliados em R$ 40,00, por pessoa reincidente e com a conduta qualificada pelo concurso de pessoas e rompimento de obstáculo, durante o repouso noturno, caracteriza o:

 

(EMAGIS) Quanto à tutela penal dos povos indígenas e do meio ambiente, julgue os itens abaixo.

I. O art. 56, parágrafo único, da Lei n. 6.001/1973, que prevê o cumprimento da pena em regime de semiliberdade e em estabelecimento da FUNAI, somente se aplica ao réu indígena não integrado socialmente ou em fase de aculturação.

II. Em regra, a competência para processar e julgar crime que envolva índio, na condição de réu ou de vítima, é da Justiça Estadual. A competência será da Justiça Federal toda vez que a questão versar acerca de disputa sobre direitos indígenas, incluindo as matérias referentes à organização social dos índios, seus costumes, línguas, crenças e tradições, bem como os direitos sobre as terras que tradicionalmente ocupam.

III. De acordo com a Lei 9.605/98, é circunstância que agrava a pena, quando não constitui ou qualifica o crime, ter o agente cometido a infração em sábados, domingos ou feriados.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere a existência de extenso período de interceptações telefônicas cujas conclusões instruíram a Ação Penal 123.456-5. O monitoramento telefônico foi deferido no dia 05/05/2020 e prorrogado sucessivas vezes até o dia 04/05/2022. A medida foi deferida para investigar crimes contra a administração pública, contra o sistema financeiro nacional e lavagem de dinheiro. Conforme representação inicial pela quebra de sigilo de dados, a Receita Federal estaria investigando esquema de interposição fraudulenta em importações, tendo como importadora aparente a ABC Importadora e Exportadora Ltda., supostamente para ocultar os investigados, importadores de fato. A decisão que decretou a quebra de sigilo de dados descreve os elementos até então existentes em desfavor dos alvos, tendo sido sucintas as diversas decisões de prorrogação. A conduta consistiria na utilização de empresas de fachada para realizar importações. Haveria também evasão de divisas ao exterior por meio de contas CC5 – e possível lavagem de dinheiro, pelo saque de R$ 13.000.000 (treze milhões de reais) em espécie.

A propósito especialmente das interceptações telefônicas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que a Lei Estadual 1.234/2022 atribua competência para lavratura de Termo Circunstanciado a integrantes de determinados órgãos de segurança pública.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Como a lavratura de termo circunstanciado configura atividade investigativa, sendo atividade privativa da polícia judiciária, a compatibilidade material da lei em questão com a Constituição Federal é restrita ao ponto que atribui dita competência a órgãos de polícia judiciária.

II. Como a competência para a lavratura de termo circunstanciado é matéria de direito processual penal, a lei em questão é formalmente inconstitucional.

III. Caso, dentre os órgãos contemplados com a competência em questão, esteja a polícia militar, será a lei materialmente inconstitucional no ponto.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

Discursivas - Rodada 42.2022 - Questão 1

A respeito do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (Fundo Clima), questiona-se: (i) O que é o fundo? (ii) Trata-se de um dever ou uma faculdade do Poder Executivo dar pleno funcionamento ao fundo? (Máximo 15 linhas)

Discursivas - Rodada 42.2022 - Questão 1

Discorra sobre os princípios fundamentais do Direito Civil da sociabilidade, eticidade e operabilidade. (Máximo 15 linhas)

Discursivas - Rodada 42.2022 - Questão 2

Explique o que é o direito ao esquecimento e esclareça sobre sua consagração (ou não) no ordenamento jurídico constitucional brasileiro. (Limite: 15 linhas).

Discursivas - Rodada 42.2022 - Questão 3

Jagunço Mulambo não pôde prosseguir com o trabalho que vinha realizando durante a execução penal, em razão da pandemia da COVID-19.

Durante 8 (oito) meses a impossibilidade persistiu, somente após o quê foi possível retornar ao seu labor.

A defesa, então, requereu ao juízo da Vara de Execuções Penais o reconhecimento do direito à remição da pena durante o período em que lhe foi interditado o exercício da atividade laborativa.

Nessa situação, indaga-se: Jagunço tem direito à remição pleiteada?

Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

Discursivas - Rodada 42.2022 - Questão 4

Sobre os contratos administrativos, diferencie os institutos da revisão, reajuste e repactuação. Resposta em, no máximo, 10 linhas.

Discursivas - Rodada 42.2022

A respeito do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (Fundo Clima), questiona-se: (i) O que é o fundo? (ii) Trata-se de um dever ou uma faculdade do Poder Executivo dar pleno funcionamento ao fundo? (Máximo 15 linhas)

 

Discorra sobre os princípios fundamentais do Direito Civil da sociabilidade, eticidade e operabilidade. (Máximo 15 linhas)

 

Explique o que é o direito ao esquecimento e esclareça sobre sua consagração (ou não) no ordenamento jurídico constitucional brasileiro. (Limite: 15 linhas).

 

Jagunço Mulambo não pôde prosseguir com o trabalho que vinha realizando durante a execução penal, em razão da pandemia da COVID-19.

Durante 8 (oito) meses a impossibilidade persistiu, somente após o quê foi possível retornar ao seu labor.

A defesa, então, requereu ao juízo da Vara de Execuções Penais o reconhecimento do direito à remição da pena durante o período em que lhe foi interditado o exercício da atividade laborativa.

Nessa situação, indaga-se: Jagunço tem direito à remição pleiteada?

Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

 

Sobre os contratos administrativos, diferencie os institutos da revisão, reajuste e repactuação. Resposta em, no máximo, 10 linhas.

 

Objetivas MPF - Rodada 42.2022

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a hermenêutica constitucional e com o controle de constitucionalidade.

I. No campo da interpretação constitucional, os adeptos de uma leitura procedimentalista defendem, em linhas gerais, posturas menos audaciosas do intérprete/aplicador da Constituição, isto é, sustentam a autocontenção judicial (‘judicial selfrestraint’), com o propósito de resguardar um amplo espaço para as decisões políticas majoritárias.

II. Segundo a teoria procedimentalista de interpretação da constituição, sustentada, por exemplo, por John Hart Ely, o papel do Poder Judiciário não é de proceder a escolhas substantivas, identificando um conteúdo de direitos e princípios, pois esta é incumbência dos agentes eleitos pelo povo. Ao revés, a tarefa precípua da jurisdição constitucional consistiria na salvaguarda da higidez dos procedimentos através dos quais a democracia se desenvolve.

III. Sendo refratário o STF ao cabimento de ação direta de inconstitucionalidade contra atos estatais de efeitos concretos, veda o cabimento de ADI contra leis orçamentárias.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a repartição de competências legislativas entre os entes federados, observando o magistério da doutrina, a disciplina disposta no texto constitucional e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o princípio constitucional da anualidade eleitoral, avalie as assertivas que seguem.

I. Nas eleições municipais de 2020, o STF considerou inaplicáveis as restrições decorrentes do princípio em questão à consulta resolvida pelo TSE relativa aos critérios de rateio do fundo eleitoral às candidaturas de postulantes negros, isto é, os termos desta deliberação foram aplicados sem necessidade de observância do princípio da anualidade.

II. Para o STF, norma que não inove relativamente ao processo eleitoral, por não modificar a disciplina das convenções partidárias, os coeficientes eleitorais ou a extensão do sufrágio universal, limitando-se ao aspecto meramente procedimental, não se sujeita às restrições decorrentes dos limites em questão, isto é, pode produzir efeitos imediatos.

III. Nos termos da redação dada pela EC 04/1993 ao artigo 16 da Constituição Federal, o princípio em questão não impede a imediata entrada em vigor da lei, mas apenas sua eficácia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No julgamento da ADI 230 (Tribunal Pleno, Carmen Lúcia, DJe de 30/10/2014), o STF expressou: “É inconstitucional a requisição por defensores públicos a autoridade pública, a seus agentes e a entidade particular de certidões, exames, perícias, vistorias, diligências, processos, documentos, informações, esclarecimentos e providências, necessários ao exercício de suas atribuições: exacerbação das prerrogativas asseguradas aos demais advogados. Inconstitucionalidade do art. 178, inc. IV, alínea a, da Constituição fluminense.”

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A EC 80/2014, dentre outras alterações, expressou a atribuição de atuação também extrajudicial da Defensoria Pública, seu mister de promoção dos direitos humanos e também de defesa dos direitos individuais e coletivos.

II. Após a vigência da EC 80/2014, o STF reiterou a orientação em questão, considerando inconstitucional a prerrogativa de requisição documental conferida em lei aos defensores públicos, eis que se trata de privilégio não concedido aos advogados em geral.

III. O STF considerou constitucional a EC 74/2013 no ponto em que conferiu às Defensorias Pública da União e do Distrito Federal a autonomia funcional e administrativa, além da iniciativa de sua proposta orçamentária, atribuições que já haviam sido concedidas às Defensorias Públicas dos Estados pela EC 45/2004.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/MT – Defensor Público – FCC – 2022) Acerca da proteção aos direitos dos povos indígenas durante a pandemia de Covid-19, o Supremo Tribunal Federal determinou que

 

(EMAGIS) No que diz respeito às causas de inelegibilidade, julgue os itens abaixo.

I. São inelegíveis, para qualquer cargo, os que tenham contra sua pessoa representação julgada procedente pela Justiça Eleitoral, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado, em processo de apuração de abuso do poder econômico ou político, para a eleição na qual concorrem ou tenham sido diplomados, bem como para as que se realizarem nos 8 (oito) anos seguintes.

II. A Súmula Vinculante 18 do STF (“A dissolução da sociedade ou do vínculo conjugal, no curso do mandato, não afasta a inelegibilidade prevista no § 7º do artigo 14 da Constituição Federal”) aplica-se aos casos de extinção do vínculo conjugal pela morte de um dos cônjuges.

III. São inelegíveis, para qualquer cargo, os que forem excluídos do exercício da profissão, por decisão sancionatória do órgão profissional competente, em decorrência de infração ético-profissional, pelo prazo de 8 (oito) anos, salvo se o ato houver sido anulado ou suspenso pelo Poder Judiciário.

Há erro:

 

(EMAGIS) No que tange à atividade regulatória, ao poder de polícia, às agências reguladoras e ao controle da Administração Pública, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) No que diz respeito à improbidade administrativa, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Em relação às licitações, julgue, com base na Lei 14.133/21, os itens abaixo.

I. Diálogo competitivo é a modalidade de licitação para contratação de obras, serviços e compras em que a Administração Pública realiza diálogos com licitantes previamente selecionados mediante critérios objetivos, com o intuito de desenvolver uma ou mais alternativas capazes de atender às suas necessidades, devendo os licitantes apresentar proposta final após o encerramento dos diálogos.

II. Quando a contratação se referir a obras e serviços de grande vulto ou forem adotados os regimes de contratação integrada e semi-integrada, o edital obrigatoriamente contemplará matriz de alocação de riscos entre o contratante e o contratado.

III. A publicidade do edital de licitação será realizada mediante publicação no diário oficial do ente licitante e em jornal de grande circulação, sem prejuízo de outras formas de divulgação visando aumentar a publicidade do certame.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Dentre as medidas sanitária de enfrentamento à pandemia pelo Covid-19, incluíram-se medidas legislativas de restrição ao exercício de certas atividades ou a frequência de determinados lugares, também com repercussão sobre o exercício de atividades econômicas.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo interpretação constitucional de restrição legal efetuada pelo STF, a vacinação compulsória, embora não signifique vacinação forçada, por exigir sempre o consentimento do usuário, pode, contudo, ser implementada por meio de medidas indiretas, as quais compreendem, dentre outras, a restrição ao exercício de certas atividades ou a frequência de determinados lugares, desde que previstas em lei, ou dela decorrentes.

II. Segundo interpretação constitucional de restrição legal efetuada pelo STF, a vacinação compulsória, embora não signifique vacinação forçada, por exigir sempre o consentimento do usuário, pode, contudo, ser implementada por meio de medidas indiretas, sendo que tais medidas, caso impliquem em alguma restrição ao exercício de atividades econômicas ou à frequência de estabelecimentos empresariais, somente podem ser implementadas pela União, sendo formalmente inconstitucionais atos dos Estados, Distrito Federal e Municípios com tal conteúdo.

III. Os estabelecimentos em funcionamento durante a pandemia da Covid-19 são obrigados a fornecer gratuitamente a seus funcionários e colaboradores máscaras de proteção individual, ainda que de fabricação artesanal, sem prejuízo de outros equipamentos de proteção individual estabelecidos pelas normas de segurança e saúde do trabalho, tratando-se de imposição legal reconhecida como vigente pelo STF.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TRF4 – Juiz Federal Substituto – 2022) Assinale a alternativa CORRETA. Considerando as diretrizes da Lei nº 12.651/2012 (Código Florestal) e da Lei nº 14.119/2021 (Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais), com relação ao pagamento por serviços ambientais relacionados com o regime de conservação das águas e dos serviços hídricos:

 

(EMAGIS) Sobre a obrigação tributária, a responsabilidade tributária e temas correlatos, marque a alternativa correta.

 

(TRF4 – Juiz Federal Substituto – 2022) Assinale a alternativa CORRETA.
De acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça:

 

(EMAGIS) Sobre as leis orçamentárias, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Recentemente, repercutiu, nos fundamentos adotados pelo Plenário do STF, o caso Escher e outros vs. Brasil, decidido pela Corte Interamericana de Direitos Humanos. A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Trata-se de caso em que a Corte Interamericana de Direitos Humanos teve a oportunidade de analisar, em linhas gerais, a legislação brasileira acerca das interceptações telefônicas, tendo concluído que a lei brasileira é, em tese, satisfatória.

II. Houve a condenação do Brasil pela Corte Interamericana de Direitos Humanos no caso em questão, já que se apuraram ilegalidades na decretação, na execução e na divulgação das conversas interceptadas pelo Estado.

III. Manifestou a Corte ser imprescindível que as decisões adotadas pelos órgãos internos que possam afetar direitos humanos devem estar devidamente motivadas e fundamentadas, caso contrário, seriam decisões arbitrárias, de modo que as decisões devem expor, através de uma argumentação racional, os motivos nos quais se fundamentam, considerando as alegações e o acervo probatório aportado aos autos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de leis de organização administrativa do Ministério Público e respectiva iniciativa.

 

(EMAGIS) Em relação aos direitos básicos do consumidor, assinale a assertiva INCORRETA:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta sobre o direito de laje:

 

(EMAGIS) Considere ação de obrigação de fazer ajuizada por Inocêncio em desfavor de Mundo Comunicações e Participações S/A, em razão da publicação de notícia acerca da prática de crime, do qual foi posteriormente absolvido. Segundo narra a inicial, as notícias interferiram e continuam repercutindo negativamente na sua vida profissional. Sustenta, ademais, não existir interesse social na manutenção das matérias. A ré, em sua defesa, afirma que, ao divulgar a notícia, apenas exerceu seu direito à informação e à liberdade de expressão, os quais devem prevalecer sobre o direito à privacidade e à honra. Sustenta, ademais, que o direito ao esquecimento não se coaduna com a ordem jurídica brasileira e representa um retrocesso. Defende que, inexistente irregularidade na matéria, já que apenas informou a prisão do recorrido e não a existência de condenação, não sendo cabível a sua exclusão.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação ao Incidente de Assunção de Competência (IAC) e ao Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR), analise as seguintes assertivas.

I. É admissível a assunção de competência quando o julgamento de recurso, de remessa necessária ou de processo de competência originária envolver relevante questão de direito, com grande repercussão social, sem repetição em múltiplos processos.

II. É cabível o incidente de resolução de demandas repetitivas mesmo quando um dos tribunais superiores, no âmbito de sua respectiva competência, já tiver afetado recurso para definição de tese sobre questão de direito material ou processual repetitiva.

III. É possível a conversão de Incidente de Assunção de Competência em Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas, se demonstrada a efetiva repetição de processos em que se discute a mesma questão de direito.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Com relação ao impedimento e à suspeição do juiz, ao lume do regime do CPC, analise as proposições expostas a seguir.

I. Os impedimentos taxativamente obstaculizam o exercício da jurisdição contenciosa ou voluntária, podendo ser arguidos no processo a qualquer tempo, com reflexos, inclusive, na coisa julgada, vez que, mesmo após o trânsito em julgado da sentença, pode a parte prejudicada rescindir a decisão.

II. Há impedimento do juiz, sendo-lhe vedado exercer suas funções no processo, quando nele estiver postulando, como defensor público, advogado ou membro do Ministério Público, seu cônjuge ou companheiro, ou qualquer parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive.

III. No impedimento há presunção absoluta de parcialidade do magistrado, enquanto na suspeição a presunção é relativa, admitindo-se prova em sentido contrário.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a impugnação ao cumprimento de sentença, os embargos à execução e também as regras do CPC/2015 referentes aos prazos processuais, avalie as assertivas que seguem.

I. Relativamente ao prazo de impugnação ao cumprimento de sentença, conta-se em dobro caso se tenham impugnantes litisconsortes com procuradores diferentes.

II. Relativamente ao prazo de embargos à execução de título extrajudicial, conta-se em dobro caso se tenham embargantes litisconsortes com procuradores diferentes.

III. A prerrogativa de prazo em dobro para os litisconsortes com procuradores diferentes não se aplica aos processos em autos eletrônicos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da Criminologia do Desenvolvimento, da Criminologia Fenomenológica e da Escola Criminológica Clássica, devendo ser marcada INCORRETA.

 

(EMAGIS) Marque a alternativa correta, à luz da jurisprudência dominante dos Tribunais Superiores.

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) Seguindo a orientação dos Tribunais Superiores, a subtração de dois galões de cinco litros de suco de laranja, avaliados em R$ 40,00, por pessoa reincidente e com a conduta qualificada pelo concurso de pessoas e rompimento de obstáculo, durante o repouso noturno, caracteriza o:

 

(EMAGIS) Quanto à tutela penal dos povos indígenas e do meio ambiente, julgue os itens abaixo.

I. O art. 56, parágrafo único, da Lei n. 6.001/1973, que prevê o cumprimento da pena em regime de semiliberdade e em estabelecimento da FUNAI, somente se aplica ao réu indígena não integrado socialmente ou em fase de aculturação.

II. Em regra, a competência para processar e julgar crime que envolva índio, na condição de réu ou de vítima, é da Justiça Estadual. A competência será da Justiça Federal toda vez que a questão versar acerca de disputa sobre direitos indígenas, incluindo as matérias referentes à organização social dos índios, seus costumes, línguas, crenças e tradições, bem como os direitos sobre as terras que tradicionalmente ocupam.

III. De acordo com a Lei 9.605/98, é circunstância que agrava a pena, quando não constitui ou qualifica o crime, ter o agente cometido a infração em sábados, domingos ou feriados.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Em relação aos crimes contra o patrimônio, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere a existência de extenso período de interceptações telefônicas cujas conclusões instruíram a Ação Penal 123.456-5. O monitoramento telefônico foi deferido no dia 05/05/2020 e prorrogado sucessivas vezes até o dia 04/05/2022. A medida foi deferida para investigar crimes contra a administração pública, contra o sistema financeiro nacional e lavagem de dinheiro. Conforme representação inicial pela quebra de sigilo de dados, a Receita Federal estaria investigando esquema de interposição fraudulenta em importações, tendo como importadora aparente a ABC Importadora e Exportadora Ltda., supostamente para ocultar os investigados, importadores de fato. A decisão que decretou a quebra de sigilo de dados descreve os elementos até então existentes em desfavor dos alvos, tendo sido sucintas as diversas decisões de prorrogação. A conduta consistiria na utilização de empresas de fachada para realizar importações. Haveria também evasão de divisas ao exterior por meio de contas CC5 – e possível lavagem de dinheiro, pelo saque de R$ 13.000.000 (treze milhões de reais) em espécie.

A propósito especialmente das interceptações telefônicas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que a Lei Estadual 1.234/2022 atribua competência para lavratura de Termo Circunstanciado a integrantes de determinados órgãos de segurança pública.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Como a lavratura de termo circunstanciado configura atividade investigativa, sendo atividade privativa da polícia judiciária, a compatibilidade material da lei em questão com a Constituição Federal é restrita ao ponto que atribui dita competência a órgãos de polícia judiciária.

II. Como a competência para a lavratura de termo circunstanciado é matéria de direito processual penal, a lei em questão é formalmente inconstitucional.

III. Caso, dentre os órgãos contemplados com a competência em questão, esteja a polícia militar, será a lei materialmente inconstitucional no ponto.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da Execução Penal e devem ser apreciadas em consonância com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.

Marque a assertiva CORRETA.

 

Objetivas (Ciências Criminais) - Objetivas (Ciências Criminais) Rodada 5

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da Criminologia do Desenvolvimento, da Criminologia Fenomenológica e da Escola Criminológica Clássica, devendo ser marcada INCORRETA.

 

(EMAGIS) Marque a alternativa correta, à luz da jurisprudência dominante dos Tribunais Superiores.

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) Seguindo a orientação dos Tribunais Superiores, a subtração de dois galões de cinco litros de suco de laranja, avaliados em R$ 40,00, por pessoa reincidente e com a conduta qualificada pelo concurso de pessoas e rompimento de obstáculo, durante o repouso noturno, caracteriza o:

 

(EMAGIS) Em relação aos crimes contra o patrimônio, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto à tutela penal dos povos indígenas e do meio ambiente, julgue os itens abaixo.

I. O art. 56, parágrafo único, da Lei n. 6.001/1973, que prevê o cumprimento da pena em regime de semiliberdade e em estabelecimento da FUNAI, somente se aplica ao réu indígena não integrado socialmente ou em fase de aculturação.

II. Em regra, a competência para processar e julgar crime que envolva índio, na condição de réu ou de vítima, é da Justiça Estadual. A competência será da Justiça Federal toda vez que a questão versar acerca de disputa sobre direitos indígenas, incluindo as matérias referentes à organização social dos índios, seus costumes, línguas, crenças e tradições, bem como os direitos sobre as terras que tradicionalmente ocupam.

III. De acordo com a Lei 9.605/98, é circunstância que agrava a pena, quando não constitui ou qualifica o crime, ter o agente cometido a infração em sábados, domingos ou feriados.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere a existência de extenso período de interceptações telefônicas cujas conclusões instruíram a Ação Penal 123.456-5. O monitoramento telefônico foi deferido no dia 05/05/2020 e prorrogado sucessivas vezes até o dia 04/05/2022. A medida foi deferida para investigar crimes contra a administração pública, contra o sistema financeiro nacional e lavagem de dinheiro. Conforme representação inicial pela quebra de sigilo de dados, a Receita Federal estaria investigando esquema de interposição fraudulenta em importações, tendo como importadora aparente a ABC Importadora e Exportadora Ltda., supostamente para ocultar os investigados, importadores de fato. A decisão que decretou a quebra de sigilo de dados descreve os elementos até então existentes em desfavor dos alvos, tendo sido sucintas as diversas decisões de prorrogação. A conduta consistiria na utilização de empresas de fachada para realizar importações. Haveria também evasão de divisas ao exterior por meio de contas CC5 – e possível lavagem de dinheiro, pelo saque de R$ 13.000.000 (treze milhões de reais) em espécie.

A propósito especialmente das interceptações telefônicas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que a Lei Estadual 1.234/2022 atribua competência para lavratura de Termo Circunstanciado a integrantes de determinados órgãos de segurança pública.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Como a lavratura de termo circunstanciado configura atividade investigativa, sendo atividade privativa da polícia judiciária, a compatibilidade material da lei em questão com a Constituição Federal é restrita ao ponto que atribui dita competência a órgãos de polícia judiciária.

II. Como a competência para a lavratura de termo circunstanciado é matéria de direito processual penal, a lei em questão é formalmente inconstitucional.

III. Caso, dentre os órgãos contemplados com a competência em questão, esteja a polícia militar, será a lei materialmente inconstitucional no ponto.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da Execução Penal e devem ser apreciadas em consonância com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.

Marque a assertiva CORRETA.

 

PGE/PGM - Rodada 42.2022

Situação hipotética:

A Diretoria de Assuntos Legislativos da Casa Civil do ESTADO ALFA, por meio de ofício, solicitou manifestação da Procuradoria-Geral do Estado sobre a juridicidade do Projeto de Lei XYZ/2022, de origem parlamentar, que “Institui o Programa Pró-Ensino Profissionalizante e estabelece outras providências".

Eis os termos do projeto:

"Art. 1°Fica instituído, no âmbito do Estado ALFA, o Programa Pró Ensino Profissionalizante, com o objetivo de promover práticas de fomento aos Centros de Educação Profissional (CEDUPs), por meio de tratamento tributário diferenciado do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).
Art. 2° O Programa destina-se a incentivar empresas privadas a aplicarem recursos para o aperfeiçoamento, qualificação e treinamento dos estudantes dos CEDUPs,por meio:
I – da contratação de estudantes-estagiários dos cursos profissionalizantes,
II – da manutenção e/ou da aquisição de equipamentos;
III – da construção e/ou reforma de salas de aulas e laboratórios; e
IV – da aquisição de material didático a ser utilizado nas aulas dos cursos técnico-profissionalizante;
Art. 3° O tratamento tributário diferenciado do ICMS concedido às empresas participantes do Programa Pró-Ensino Profissionalizante poderá ser efetuado na forma de crédito presumido a ser compensado do imposto devido, em percentual definido pela autoridade Fazendária.
Art. 4° Na regulamentação da presente Lei serão definidos os termos e as condições para fruição do tratamento tributário diferenciado, ficando a sua concessão condicionada à comprovação, pela empresa beneficiária, da contratação de estudantes-estagiários dos CEDUPs, e/ou da destinação aos CEDUPs de recursos de que trata o art. 2°.
Art. 5° O Chefe do Poder Executivo, nos termos da Constituição Estadual, regulamentará o disposto nesta Lei.
Art. 6° Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação".

Considere que a Constituição Estadual do Estado ALFA possui previsões semelhantes à CF em relação à temática de desoneração tributária. Nesse sentido, requer-se parecer jurídico sobre a constitucionalidade do Projeto de Lei, considerando a legislação, a doutrina e a jurisprudência pertinentes. O relatório está dispensado.

 

Objetivas MPF 2022 - Objetivas MPF 2022 - Rodada 1

(EMAGIS) ASSINALE A ALTERNATIVA INCORRETA:

 

(EMAGIS) ASSINALE A ALTERNATIVA INCORRETA:

 

(EMAGIS) ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:

I - A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político.

II - Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil construir uma sociedade livre, justa e solidária, garantir o desenvolvimento nacional, erradicar a pobreza e a marginalização, reduzir as desigualdades sociais e regionais e promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

III - A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: independência nacional; prevalência dos direitos humanos; autodeterminação dos povos; não-intervenção; igualdade entre os Estados; defesa da paz; solução pacífica dos conflitos; repúdio ao terrorismo e ao racismo; cooperação entre os povos para o progresso da humanidade e concessão de asilo político.

IV - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.

 

(EMAGIS) ASSINALE A ALTERNATIVA INCORRETA:

 

(EMAGIS) ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:

 

(EMAGIS) ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:

 

(EMAGIS) ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:

I - São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância e a assistência aos desamparados.

II – Todo brasileiro em situação de vulnerabilidade social terá direito a uma renda básica familiar, garantida pelo poder público em programa permanente de transferência de renda, observada a legislação fiscal e orçamentária

III – São privativos de brasileiro nato os seguintes cargos: de Presidente e Vice-Presidente da República; de Presidente da Câmara dos Deputados; de Presidente do Senado Federal; de Ministro do Supremo Tribunal Federal; da carreira diplomática; de oficial das Forças Armadas; de Ministro de Estado da Defesa; de Ministro de Estado da Economia.    

IV - São símbolos da República Federativa do Brasil a bandeira, o hino, as armas e o selo nacionais. Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão ter símbolos próprios.

 

(EMAGIS) ASSINALE A ALTERNATIVA INCORRETA:

 

(EMAGIS) ASSINALE A ALTERNATIVA QUE NÃO ESTÁ EM HARMONIA COM A JURISPRUDÊNCIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL:

 

(EMAGIS) ASSINALE A ALTERNATIVA QUE ESTÁ DE ACORDO COM A JURISPRUDÊNCIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL:

 

(EMAGIS) NO QUE TOCA ÀS REGRAS DE PROTEÇÃO INTERNACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS PREVISTAS NA CONVENÇÃO N. 169 DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO – OIT SOBRE POVOS INDÍGENAS E TRIBAIS, ANALISE AS SEGUINTES ASSERTIVAS:

I – Foi adotada pela OIT, em 27 de junho de 1989, ratificada pelo Brasil em 2002 e incorporada internamente pelo Decreto n. 5.051, de 2004. Segundo suas prescrições, havendo conflito entre os costumes e instituições indígenas e os direitos fundamentais definidos pelo sistema jurídico nacional ou os direitos humanos internacionalmente reconhecido, os primeiros devem prevalecer, porquanto os povos indígenas e tribais deverão gozar plenamente dos direitos humanos e liberdades fundamentais, sem obstáculos nem discriminação.

II – No Caso Sarayaku vs. Equador, a Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) entendeu que a Convenção n. 169 da OIT não serve como baliza interpretativa para dimensionar as obrigações do Estado perante a Convenção Americana de Direitos Humanos. A Corte de San José valeu-se de duas razões: (a) o Equador não havia ratificado a convenção da OIT; (b) a Convenção Americana sobre Direitos Humanos possui dispositivo mais favorável aos indígenas, pelo que a Corte IDH aplicou o princípio “pro persona”.

III – É possível extrair da Convenção a vedação ao “bis in idem” no âmbito criminal, de modo que a inflição de pena a um indígena pelos povos interessados pode impedir a punição pelo Estado.

IV – Foram reconhecidos pela Convenção n. 169 da OIT a autonomia, o empoderamento no trato das questões indígenas e o direito de secessão.

Está(ão) correta(s):

 

(EMAGIS) ASSINALE A INCORRETA SOBRE FORMAÇÃO, INCORPORAÇÃO E HIERARQUIA DOS TRATADOS DE DIREITOS HUMANOS RATIFICADOS PELO BRASIL:

 

(EMAGIS) NO QUE TOCA AO SISTEMA DE PETIÇÕES INDIVIDUAIS E INTERESTATAIS NOS TRATADOS DE DIREITOS HUMANOS DE ÂMBITO GLOBAL, ANALISE AS SEGUINTES ASSERTIVAS:

I – No âmbito do Sistema Global de Proteção Internacional dos Direitos Humanos, o Comitê de Direitos Humanos é órgão responsável por monitorar a aplicação do catálogo de direitos humanos previstos na Carta da ONU, podendo receber petições individuais ou interestatais para tal fim.

II – O Brasil ratificou e promulgou internamente os dois protocolos facultativos ao Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos.

III – Em 2008 foi aprovado um Protocolo Facultativo de petições individuais ao Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, relativo a medidas de urgência, comunicações interestatais e investigações “in loco” em caso de graves e sistemáticas violações aos direitos e obrigações previstos nesse tratado, mas ainda não foi ratificado pelo Brasil.

IV – Compete ao Comitê contra a Tortura realizar visitas a lugares onde haja pessoas privadas de liberdade, com o intuito de prevenir a tortura e outros tratamentos ou penas cruéis, desumanos ou degradantes.

Está(ão) incorreto(s):

 

(EMAGIS) DENTRE OS ENUNCIADOS ABAIXO, SOMENTE ESTÃO CORRETOS:

I - Caso qualquer direito previsto no Protocolo de San Salvador for violado por ação que pode ser atribuída diretamente a um Estado-Parte neste Protocolo, essa situação poderá dar origem, mediante a participação da Comissão Interamericana de Direitos Humanos e, quando for cabível, da Corte Interamericana de Direitos Humanos, à aplicação do sistema de petições individuais regulado pelos artigos 44 a 51 e 61 a 69 da Convenção Americana sobre Direitos Humanos.

II – Para a Corte IDH, o Estado não possui o direito de indicar juiz “ad hoc” nas demandas iniciadas na Corte pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

III – Ao contrário da competência contenciosa, a competência consultiva da Corte IDH é ativada automaticamente com a ratificação da Carta da OEA.

IV – Perante a Corte IDH, são plenamente admitidos o “jus standi” e o “locus standi”.

 

(EMAGIS) DENTRE OS ENUNCIADOS ABAIXO, SOMENTE ESTÃO CORRETOS:

I - A pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais. Além disso, o gestor escolar, ou autoridade competente, que recusar a matrícula de aluno com transtorno do espectro autista, ou qualquer outro tipo de deficiência, estará sujeito a pena de reclusão de 1 (um) a 3 (três) anos.

II – A Convenção Americana sobre Direitos Humanos, ao textualmente tratar da proteção do direito à livre orientação sexual e identidade de gênero, obtempera que consiste no direito ao respeito, por parte do Estado e de terceiros, da preferência sexual e afetiva de cada um, não podendo dela ser gerada nenhuma consequência negativa ou restrição de direitos.

III – A Revisão Periódica Universal tem como essência o “peer review”.

IV – A Corte IDH pode adotar medida provisória a qualquer momento, inclusive na fase de supervisão de cumprimento de sentença.

 

(EMAGIS) DENTRE OS ENUNCIADOS ABAIXO, SOMENTE ESTÃO CORRETOS:

I – Para o STF, é necessário o consentimento de pessoa biografada relativamente a obras biográficas literárias ou audiovisuais, sob pena de violação ao direito à intimidade e à privacidade.

II – Quanto ao instituto jurídico de proteção das terras dos indígenas, a Constituição Federal de 1988 se utiliza da posse e do usufruto exclusivo como instrumentos de garantia do direito à terra das populações indígenas, enquanto a Corte Interamericana de Direitos Humanos, interpretando a Convenção Americana sobre Direitos Humanos, adota a propriedade coletiva.

III – Na fase de admissibilidade perante a Comissão Interamericana, caso o Estado não apresente nenhuma exceção preliminar, não poderá fazê-lo perante a Corte Interamericana.

IV – Para a Corte IDH, se os indígenas perderem a posse de suas terras por circunstâncias alheias à sua vontade, e, após, houver alienação a terceiro de boa-fé, não haverá mais direito de recuperá-las, mas poderão buscar reparação civil no Poder Judiciário contra os esbulhadores.

 

(EMAGIS) DENTRE OS ENUNCIADOS ABAIXO, SOMENTE ESTÃO CORRETOS:

I – A sentença da Corte IDH é inapelável e não necessita passar pelo processo de homologação de sentença estrangeira para ser executada no Brasil.

II – A supervisão das sentenças da Corte Europeia de Direitos Humanos é realizada pela própria Corte, que verificará, na prática, se as medidas adotadas pelo Estado-réu refletem corretamente as obrigações impostas na sentença.

III – A proteção de Direitos Humanos pela Corte Internacional de Justiça ainda se revela bastante tímida. A despeito disso, esse órgão judicial do sistema global de proteção dos direitos humanos já decidiu que a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas de 1961 possui disposições diretamente aplicáveis aos indivíduos.

IV – O Brasil possui apenas um órgão credenciado pela ONU como Instituição Nacional de Direitos Humanos, qual seja, o Conselho Nacional dos Direitos Humanos.

 

(EMAGIS) DENTRE OS ENUNCIADOS ABAIXO, SOMENTE ESTÃO CORRETOS:

I – A despeito de previsto na Lei de Execuções Penais por tempo determinado, o confinamento solitário é vedado pelas Regras de Mandela, porquanto violador da dignidade do preso.

II – A demora injustificada na decisão sobre os recursos da jurisdição interna poderá justificar o acesso à Comissão Interamericana de Direitos Humanos antes de esgotados esses recursos.

III – O Conselho de Direitos Humanos, órgão convencional da ONU, sucedeu a Comissão de Direitos Humanos e tem como função fortalecer a promoção e a proteção dos direitos humanos em todo o mundo, bem como trabalhar pela resolução de situações de violação de direitos humanos.

IV – O Protocolo Facultativo à Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência prevê a criação do Comitê sobre os Direitos da Pessoas com Deficiência com competência para exame dos relatórios periódicos e exame de petições das vítimas.

 

(EMAGIS) DENTRE OS ENUNCIADOS ABAIXO, SOMENTE ESTÃO CORRETOS:

I – No Caso Povo Indígena Xucuru e seus membros, julgado em fevereiro de 2018, a Corte Interamericana reconheceu que os povos indígenas têm direito à razoável duração do processo tanto no procedimento administrativo de reconhecimento, titulação e delimitação de suas terras e territórios ancestrais, quanto no processo de desintrusão das pessoas não indígenas que se encontrem em seu território.

II – Segundo a Convenção Interamericana contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância, racismo é qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência, em qualquer área da vida pública ou privada, baseada na raça, cor, ascendência ou origem nacional ou étnica, cujo propósito ou efeito seja anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício, em condições de igualdade, de um ou mais direitos humanos e liberdades fundamentais consagrados nos instrumentos internacionais aplicáveis aos Estados Partes.

III – Na Opinião Consultiva n. 24, a Corte IDH consignou que a CADH não protege um único modelo de família, não podendo haver distinções odiosas nas uniões homoafetivos em razão da orientação sexual dos envolvidos e de todos os direitos derivados desse vínculo, que devem ser protegidos, devendo ser criadas novas figuras jurídicas para o matrimônio de pessoas do mesmo sexo.

IV – A teoria da margem da apreciação nacional foi desenvolvida perante a Corte Europeia de Direitos Humanos, mas jamais encontrou ressonância perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos.

 

(EMAGIS) DENTRE OS ENUNCIADOS ABAIXO, SOMENTE ESTÃO CORRETOS:

I – Para o STF, o princípio da igualdade, que exige medidas afirmativas, assegura que, havendo percentual mais elevado de candidaturas femininas, o mínimo de recursos globais do partido destinados a campanhas lhe seja alocado na mesma proporção.

II – Na Convenção contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes e Protocolo Opcional a proibição da prática da tortura é absoluta.

III – O Protocolo Brasileiro de Perícia Forense no crime de tortura é uma adaptação do Protocolo de Istambul à realidade brasileira.

IV – A Declaração e Programa de Ação de Viena de 1993 adota o relativismo cultural como questão central, a exigir a observância da pluralidade cultural na aplicação das normas de direitos humanos, a fim de evitar a responsabilidade internacional do Estado por violação de direitos humanos decorrente de descumprimento de norma “jus cogens” materializadora da característica da universalidade dos direitos humanos.

 

(EMAGIS) JULGUE OS ITENS ABAIXO E APONTE A ALTERNATIVA CORRETA.

I - O partido político, após adquirir personalidade jurídica na forma da lei civil, registra seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral. Só é admitido o registro do estatuto de partido político que tenha caráter nacional, considerando-se como tal aquele que comprove, no período de quatro anos, o apoiamento de eleitores não filiados a partido político, correspondente a, pelo menos, 0,5% (cinco décimos por cento) dos votos dados na última eleição geral para a Câmara dos Deputados, não computados os votos em branco e os nulos, distribuídos por um terço, ou mais, dos Estados, com um mínimo de 0,1% (um décimo por cento) do eleitorado que haja votado em cada um deles.   

II - Por decisão de seus órgãos nacionais de deliberação, dois ou mais partidos poderão fundir-se num só ou incorporar-se um ao outro. Somente será admitida a fusão ou incorporação de partidos políticos que hajam obtido o registro definitivo do Tribunal Superior Eleitoral há, pelo menos, 5 (cinco) anos.

III – Para o STF, a cláusula de desempenho individual de 10% do quociente eleitoral para a eleição viola o princípio democrático e o sistema proporcional.

IV - Perderá o mandato o detentor de cargo eletivo que se desfiliar, sem justa causa, do partido pelo qual foi eleito. Considera-se justa causa para a desfiliação partidária, dentre outras hipóteses, a mudança de partido efetuada durante o período de trinta dias que antecede o prazo de filiação exigido em lei para concorrer à eleição, majoritária ou proporcional, ao término do mandato vigente.

 

(EMAGIS) EM RELAÇÃO AO MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL, MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA.

 

(EMAGIS) JULGUE OS ITENS EXPOSTOS A SEGUIR E MARQUE A ALTERNATIVA APROPRIADA.

I – O domicílio eleitoral não se confunde, necessariamente, com o domicílio civil. Para fins de fixação do domicílio eleitoral no alistamento e na transferência, deverá ser comprovada a existência de vínculo residencial, afetivo, familiar, profissional, comunitário ou de outra natureza que justifique a escolha do município. Desse modo, admite-se o chamado “domicílio eleitoral afetivo”.

II – Os direitos políticos podem ser cassados em caso de condenação criminal transitada em julgado pela prática do crime de corrupção passiva (CP, art. 317).

III - Violar ou tentar violar o sigilo do voto configura crime eleitoral, sujeito a pena de detenção de 15 (quinze) dias a 2 (dois) anos.

IV – Segundo entendimento sumulado do TSE, a suspensão de direitos políticos decorrente de condenação criminal transitada em julgado cessa com o cumprimento ou a extinção da pena, independendo de reabilitação ou de prova de reparação dos danos.

 

(EMAGIS) ASSINALE A ALTERNATIVA INCORRETA:

 

(EMAGIS) AQUILATE AS SEGUINTES PROPOSIÇÕES E INDIQUE A ALTERNATIVA ADEQUADA:

I - A escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações deverão ser feitas no período de 20 de julho a 5 de agosto do ano em que se realizarem as eleições, lavrando-se a respectiva ata em livro aberto, rubricado pela Justiça Eleitoral, publicada em vinte e quatro horas em qualquer meio de comunicação.

II - A “candidatura nata”, prevista no art. 8º, § 1º, da Lei n. 9.504/1997, é incompatível com a Constituição Federal, tanto por violar a isonomia entre os postulantes a cargos eletivos quanto por atingir o âmago da autonomia partidária.

III - Para concorrer às eleições, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição pelo prazo de seis meses e estar com a filiação deferida pelo partido no mesmo prazo. Havendo fusão ou incorporação de partidos após esse prazo, será considerada, para efeito de filiação partidária, a data de filiação do candidato ao partido de origem.

IV - Aos partidos políticos que não tenham utilizado os recursos destinados aos programas de promoção e difusão da participação política das mulheres ou cujos valores destinados a essa finalidade não tenham sido reconhecidos pela Justiça Eleitoral é assegurada a utilização desses valores nas eleições subsequentes, vedada a condenação pela Justiça Eleitoral nos processos de prestação de contas de exercícios financeiros anteriores que ainda não tenham transitado em julgado até a data de promulgação da Emenda Constitucional n. 117/2022.

 

(EMAGIS) MARQUE A ALTERNATIVA INCORRETA:

 

(EMAGIS) JULGUE AS SEGUINTES ASSERTIVAS E MARQUE A ALTERNATIVA APROPRIADA:

I – O art. 224 do Código Eleitoral (“Art. 224. Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 a 40 dias”) não se aplica quando, voluntariamente, mais da metade de eleitores decidirem anular o voto ou votar em branco.

II - Determina-se o quociente eleitoral dividindo-se o número de votos válidos apurados pelo de lugares a preencher em cada circunscrição eleitoral, desprezada a fração se igual ou inferior a meio, equivalente a um, se superior.

III - Determina-se para cada partido o quociente partidário dividindo-se pelo quociente eleitoral o número de votos válidos dados sob a mesma legenda, desprezada a fração. Estarão eleitos, entre os candidatos registrados por um partido que tenham obtido votos em número igual ou superior a 5% (cinco por cento) do quociente eleitoral, tantos quantos o respectivo quociente partidário indicar, na ordem da votação nominal que cada um tenha recebido.

IV – Os presidentes e os vice-presidentes dos tribunais regionais eleitorais serão escolhidos, necessariamente, dentre os membros desembargadores do Tribunal de Justiça do estado.

 

(EMAGIS) ASSINALE A ALTERNATIVA ERRADA:

 

(EMAGIS) ANALISE AS SEGUINTES PROPOSIÇÕES E ASSINALE A ALTERNATIVA APROPRIADA.

I - As entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou aos candidatos, para conhecimento público, são obrigadas, para cada pesquisa, a registrar, junto à Justiça Eleitoral, até 24 (vinte e quatro) horas antes da divulgação, a informação sobre quem contratou a pesquisa, nome de quem pagou pela realização do trabalho e cópia da respectiva nota fiscal, dentre outras informações.

II – Em determinadas circunstâncias, admite-se, no período de campanha eleitoral, a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral, desde que não induza o eleitor a crer que se trata de pesquisa eleitoral.

III - Nas ações que visem à cassação de registro, diploma ou mandato, há litisconsórcio passivo necessário entre o titular e o respectivo vice da chapa majoritária.

IV – O prazo para a interposição da AIRC (Ação de Impugnação de Registro de Candidatura) é de 5 (cinco) dias contados da publicação do pedido de registro do candidato, sendo de natureza decadencial.

 

(EMAGIS) ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:

 

(EMAGIS) JULGUE OS ITENS ABAIXO E MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA.

I – É constitucional o Cadastro de Empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à de escravo (“Ficha suja do trabalho escravo”), mesmo não havendo lei a prevê-lo.

II - Ofende a ordem constitucional a determinação judicial que, mesmo à míngua de lei a prevê-la, ordena à União que proceda aos cálculos e apresente os documentos relativos à execução nos processos em tramitação nos juizados especiais cíveis federais.

III – Segundo o STF, a previsão de nomeação “pro tempore”, pelo Ministro da Educação, de dirigentes de instituições de ensino federais não viola a Constituição.

IV – De acordo com o STF, (a) é inconstitucional o art. 16 da Lei 7.347/1985, alterada pela Lei 9.494/1997; (b) em se tratando de ação civil pública de efeitos nacionais ou regionais, a competência deve observar o art. 93, II, da Lei 8.078/1990; (c) ajuizadas múltiplas ações civis públicas de âmbito nacional ou regional, firma-se a prevenção do juízo que primeiro conheceu de uma delas, para o julgamento de todas as demandas conexas.

 

(EMAGIS) SOBRE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA INDIRETA, MARQUE A ALTERNATIVA INCORRETA.

 

 

(EMAGIS) AVALIE AS SEGUINTES PROPOSIÇÕES E ASSINALE A ALTERNATIVA APROPRIADA.

I - No âmbito da Administração Pública federal, as decisões administrativas que exijam a participação de 2 (dois) ou mais setores, órgãos ou entidades poderão ser tomadas mediante decisão coordenada, sempre que for justificável pela relevância da matéria e houver discordância que prejudique a celeridade do processo administrativo decisório.

II - A portaria de instauração do processo administrativo disciplinar prescinde da exposição detalhada dos fatos a serem apurados.

III - É constitucional a requisição, sem prévia autorização judicial, de dados bancários e fiscais considerados imprescindíveis pelo Corregedor Nacional de Justiça para apurar infração de sujeito determinado, desde que em processo regularmente instaurado mediante decisão fundamentada e baseada em indícios concretos da prática do ato.

IV - O oferecimento de denúncia criminal por autoridade que, em razão de suas atribuições legais, seja obrigada a fazê-lo não a inabilita, só por isso, a desempenhar suas funções como autoridade julgadora no processo administrativo.

 

(EMAGIS) SOBRE A IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, MARQUE A ALTERNATIVA INCORRETA.

 

(EMAGIS) JULGUE OS ITENS ABAIXO, RELATIVAMENTE À IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA.

I – É firme o entendimento do STJ no sentido de que a configuração do ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da Administração Pública (art. 11 da Lei 8.429/92) não pressupõe a presença de dolo específico, sendo suficiente o dolo genérico.

II - O inquérito civil para apuração do ato de improbidade será concluído no prazo de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias corridos, prorrogável uma única vez por igual período, mediante ato fundamentado submetido à revisão da instância competente do órgão ministerial, conforme dispuser a respectiva lei orgânica.

III - A indisponibilidade recairá sobre bens que assegurem exclusivamente o integral ressarcimento do dano ao erário, sem incidir sobre os valores a serem eventualmente aplicados a título de multa civil ou sobre acréscimo patrimonial decorrente de atividade lícita.

IV – Não se aplica, nas ações de improbidade administrativa, o reexame obrigatório da sentença de improcedência ou de extinção sem resolução de mérito.

 

(EMAGIS) SOBRE OS PRINCÍPIOS DA VEDAÇÃO AO RETROCESSO E DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL É CORRETO AFIRMAR QUE:  

 

(EMAGIS) SOBRE O TEMA DA RESPONSABILIZAÇAO AMBIENTAL ASSINALE A ALTERNATIVA INCORRETA:

 

(EMAGIS) LEI ESTADUAL PROIBIA A UTILIZAÇÃO DE ANIMAIS PARA DESENVOLVIMENTO, EXPERIMENTOS E TESTES DE PRODUTOS COSMÉTICOS, DE HIGIENE PESSOAL, PERFUMES E SEUS COMPONENTES.

 

(EMAGIS) É CORRETO AFIRMAR QUE:

 

(EMAGIS) ATENTE PARA O DIREITO CONSTITUCIONAL AMBIENTAL:

I - No âmbito federal, o MPF detém a privatividade da ação penal pública por crimes ambientais, bem como da titularidade ativa exclusiva da ação civil pública.

II - Não se consideram cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais registradas como bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro, devendo ser regulamentadas por lei específica que assegure o bem-estar dos animais envolvidos.

III - É inconstitucional a redução ou supressão de espaços territoriais especialmente protegidos por meio de medida provisória.

IV - As usinas nucleares têm a sua localização definida por Lei Complementar Federal.

V - O princípio da precaução contido no artigo 225 da Constituição Federal impõe ao Poder Público a obrigação de controlar atividades de risco quando importarem ameaças de danos irreversíveis e não conhecidos pela ciência.

Assinale a alternativa certa:

 

(EMAGIS) SOBRE AS TAXAS, MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA.

 

(EMAGIS) COM RELAÇÃO ÀS LIMITAÇÕES CONSTITUCIONAIS AO PODER DE TRIBUTAR, JULGUE OS ITENS ABAIXO E ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.

I - É inconstitucional a flexibilização da legalidade tributária constante do § 2º do art. 27 da Lei nº 10.865/04, no que permitiu ao Poder Executivo reduzir e restabelecer as alíquotas da contribuição ao PIS e da COFINS incidentes sobre as receitas financeiras auferidas por pessoas jurídicas sujeitas ao regime não cumulativo.

II - Ao imposto de renda calculado sobre os rendimentos do ano-base aplica-se a lei vigente no exercício financeiro em que deve ser apresentada a declaração.

III – Segundo o mais recente posicionamento do STF, norma legal que altera o prazo de recolhimento de obrigação tributária sujeita-se ao princípio da anterioridade.

IV - Aplica-se o princípio da anterioridade tributária, geral e nonagesimal, nas hipóteses de redução ou de supressão de benefícios ou de incentivos fiscais, haja vista que tais situações configuram majoração indireta de tributos.

 

(EMAGIS) NO QUE TANGE ÀS IMUNIDADES TRIBUTÁRIAS, MARQUE A ALTERNATIVA INCORRETA.

 

(EMAGIS) SOBRE A COMPETÊNCIA E A OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIAS, JULGUE OS ITENS ABAIXO E ASSINALE A ALTERNATIVA APROPRIADA.

I - Na ausência de legislação estadual específica que conceda o direito à postergação do vencimento ou à suspensão da exigibilidade das prestações dos parcelamentos de tributos estaduais, não há como se estender os efeitos de normas aplicáveis no âmbito dos tributos federais ou do Simples Nacional, ou mesmo benefícios concedidos por outro Estado da Federação, aos tributos devidos em razão da pandemia (Covid-19).

II - Não viola o texto constitucional a previsão contida no parágrafo único do art. 116 do Código Tributário Nacional, que consagra a chamada “norma geral antielisiva”.

III - É indevida a restituição da diferença das contribuições para o Programa de Integração Social – PIS e para o Financiamento da Seguridade Social – Cofins pagas a mais, no regime de substituição tributária, se a base de cálculo efetiva das operações for inferior à presumida.

IV - A execução fiscal pode ser redirecionada em desfavor da empresa sucessora para cobrança de crédito tributário relativo a fato gerador ocorrido posteriormente à incorporação empresarial e ainda lançado em nome da sucedida, sem a necessidade de modificação da Certidão de Dívida Ativa, quando verificado que esse negócio jurídico não foi informado oportunamente ao fisco.

 

(EMAGIS) COM RELAÇÃO À RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA E AO CRÉDITO TRIBUTÁRIO, MARQUE A ALTERNATIVA INCORRETA

 

(EMAGIS) SOBRE O CRÉDITO TRIBUTÁRIO E TEMAS CORRELATOS, JULGUE OS ITENS ABAIXO E INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA.

I - A compensação de créditos tributários não pode ser deferida em ação cautelar ou por medida liminar cautelar ou antecipatória.

II - O pedido de parcelamento fiscal, ainda que indeferido, interrompe o prazo prescricional, pois caracteriza confissão extrajudicial do débito.

III - A decretação da indisponibilidade de bens e direitos, na forma do art. 185-A do CTN, não pressupõe o exaurimento das diligências na busca por bens penhoráveis.

IV - Os créditos das autarquias federais preferem aos créditos da Fazenda estadual desde que coexistam penhoras sobre o mesmo bem.

 

(EMAGIS) QUANTO AOS IMPOSTOS, MARQUE A ALTERNATIVA INCORRETA.

 

(EMAGIS) QUANTO ÀS EXECUÇÕES FISCAIS E ÀS CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS DE SEGURIDADE SOCIAL, JULGUE OS ITENS ABAIXO E MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA.

I – A garantia do juízo é condição de procedibilidade dos embargos à execução fiscal, mesmo após o advento do Código de Processo Civil de 2015.

II – O termo inicial do prazo para a oposição de embargos à execução fiscal é a data da juntada aos autos do mandado de intimação do devedor quanto à penhora perfectibilizada.

III – São inconstitucionais o Decreto nº 3.048/99 e a Portaria MPAS nº 1.135/01 no que alteraram a base de cálculo da contribuição previdenciária incidente sobre a remuneração paga ou creditada a transportadores autônomos, devendo o reconhecimento da inconstitucionalidade observar os princípios da congruência e da devolutividade.

IV - É inconstitucional a inclusão do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS na base de cálculo da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta – CPRB.

 

(EMAGIS) SOBRE AS NORMAS VIGENTES NO DIREITO FINANCEIRO BRASILEIRO É INCORRETO AFIRMAR QUE:

 

(EMAGIS) QUANTO ÀS NORMAS VIGENTES NO DIREITO FINANCEIRO BRASILEIRO É INCORRETO AFIRMAR QUE:

 

(EMAGIS) DENTRE OS ENUNCIADOS ABAIXO, SOMENTE ESTÃO CORRETOS:

I – Não há hierarquia entre as fontes de Direito Internacional Público, de modo que é possível um costume internacional derrogar um tratado.

II – A mera assinatura do tratado não traz nenhuma obrigação ao Estado, sendo certo que apenas após a ratificação do pacto internacional é que o país poderá ser responsabilizado internacionalmente.

III – O registro do tratado na ONU não é requisito de validade, mas sim requisito de eficácia desse acordo internacional.

IV – É possível que um tratado seja aplicado provisoriamente ao Brasil enquanto não entra em vigor, desde que o próprio tratado assim disponha ou se os Estados negociadores, dentre eles o Brasil, assim acordarem por outra forma.

 

(EMAGIS) DENTRE OS ENUNCIADOS ABAIXO, SOMENTE ESTÃO CORRETOS:

I - Não há imunidade diplomática para a reconvenção ligada à ação principal.

II – Para o STF, os atos ilícitos praticados por Estados estrangeiros em violação a direitos humanos não gozam de imunidade de jurisdição.

III – Segundo expressamente previsto na Convenção de Montevidéo de 26 de dezembro de 1933, o reconhecimento do Estado pelos demais Estados não é elemento essencial para sua existência política.

IV – A competência contenciosa da Corte Internacional de Justiça não pode ser acionada por Organização Internacional.

 

(EMAGIS) DENTRE OS ENUNCIADOS ABAIXO, SOMENTE ESTÃO CORRETOS:

I – O filho de pai ou de mãe brasileiro nascido no exterior e que não tenha sido registrado em repartição consular poderá, a qualquer tempo, promover ação de opção de nacionalidade. A opção de nacionalidade não importará a renúncia de outras nacionalidades.

II – O visto temporário para acolhida humanitária poderá ser concedido ao apátrida ou ao nacional de qualquer país em situação de grave ou iminente instabilidade institucional, de conflito armado, ou de grave violação de direitos humanos ou de direito internacional humanitário, mas não nos casos de calamidade de grande proporção ou de desastre ambiental, pois nessas hipóteses deve ser concedido refúgio.

III – A decisão que nega o reconhecimento da condição de apátrida decorre de ato de soberania estatal, razão pela qual é irrecorrível.

IV – Não poderá ser beneficiado da condição de refugiado quem já desfrute de proteção ou assistência do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

Está(ão) incorreto(s):

 

(EMAGIS) DENTRE OS ENUNCIADOS ABAIXO, SOMENTE ESTÃO CORRETOS:

I - A repatriação, a deportação e a expulsão coletivas somente podem ser admitidas se observarem o princípio do “non refoulement”.

II – A defesa no processo extradicional é limitada, de modo que não pode haver ingresso nos pressupostos da persecução criminal, ou no mérito da condenação proferida no Estado requerente.

III – Contra a decisão do STF de exercício de juízo de delibação positivo na extradição não cabe recurso.

IV – A transferência da execução da pena pressupõe a existência de tratado entre a República Federativa do Brasil e o Estado requerente.

 

 

(EMAGIS) DENTRE OS ENUNCIADOS ABAIXO, SOMENTE ESTÃO CORRETOS:

I – Quanto aos meios de solução pacífica de controvérsias internacionais, os bons ofícios consistem na intervenção espontânea de um terceiro Estado (ou um agente desse Estado) com a finalidade de aproximar as partes, sugerindo soluções, para que os próprios envolvidos na controvérsia resolvam-na.

II – O laudo arbitral internacional, ao contrário de uma sentença de tribunal internacional, não vincula os Estados envolvidos na controvérsia.

III – A Carta da OEA não admite a boicotagem como meio coercitivo de solução de controvérsias internacionais.

IV – Não existe direito de passagem inocente no espaço aéreo correspondente ao mar territorial brasileiro.

 

(EMAGIS) JULGUE OS ITENS ABAIXO E MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA.

I – O Conselho de Segurança não é o único órgão da ONU dotado de poder de determinar sanções, entendidas no sentido lato.

II - Em processo de extradição passiva, o compromisso do Estado requerente de não submeter o extraditando a prisão ou processo por fato anterior ao pedido de extradição deve ser formalizado antes do julgamento do pedido extradicional pelo Supremo Tribunal Federal, sob pena de indeferimento.

III - A mera pendência de ação judicial no Brasil não impede a homologação da sentença estrangeira; mas a existência de decisão judicial proferida no Brasil contrária ao conteúdo da sentença estrangeira impede a sua homologação.

IV - O sistema de sanções no Direito Internacional é inteiramente diverso do sistema de sanções no direito interno. Na ordem jurídica internacional ele não é monopolizado por um poder central superior aos Estados ou indivíduos, mas, pelo contrário, elas são ainda de fato aplicadas pelos próprios interessados. Por outro lado, elas são coletivas, ao contrário do direito interno, em que as sanções são, em regra, individuais.

 

(EMAGIS) IMAGINE CERTA AÇÃO DE RESSARCIMENTO DE DANOS MATERIAIS E MORAIS MOVIDA POR NETOS DE CERTO NACIONAL BRASILEIRO EM FACE DA REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA, BUSCANDO A REPARAÇÃO DA SUA MORTE (AVÔ DOS AUTORES) EM DECORRÊNCIA DE ATAQUE AO BARCO PESQUEIRO CHANGRI-LÁ POR SUBMARINO NAZISTA U-199, NO MAR TERRITORIAL BRASILEIRO, NAS PROXIMIDADES DA COSTA DE CABO FRIO, EM JULHO DE 1943, DURANTE A II GUERRA MUNDIAL. CONSIDERADA A DEMANDA EM TELA, MARQUE A ALTERNATIVA INCORRETA:

 

(EMAGIS) JULGUE OS ITENS ABAIXO E MARQUE A ALTERNATIVA APROPRIADA.

I – Segundo o STF, a concessão de refúgio ao extraditando, por meio de decisão do Ministro da Justiça praticado no curso do processo extradicional, não impede que se examine, no bojo do próprio processo de extradição, a validade do ato administrativo concessivo do refúgio, o qual é de natureza vinculada.

II – De acordo com o STJ, a Convenção sobre os Aspectos Civis do Sequestro Internacional de Crianças acolhe presunção relativa de que a repatriação imediata do ilicitamente subtraído representa providência que melhor atende ao interesse da criança, considerando que, no plano ético-político dos valores amparados, a expressão "subtração internacional de criança" encerra, simultaneamente, ataque ao menor envolvido, à paz internacional nas relações de família e à jurisdição natural do Estado de residência habitual.

III - Para os efeitos do Estatuto de Roma, o chamado “crime de apartheid” configura crime contra a humanidade quando cometido no quadro de um ataque, generalizado ou sistemático, contra qualquer população civil, havendo conhecimento desse ataque.

IV - Nas cartas rogatórias encaminhadas por via diplomática são dispensáveis a tradução oficial e a chancela consular, diante da autenticidade presumida dos documentos, mas não se dispensa a apresentação de instrumento de mandato.

 

 

(EMAGIS) ASSINALE A ALTERNATIVA INCORRETA:

 

(EMAGIS) SOBRE O INSTITUTO DA TRANSFERÊNCIA DE EXECUÇÃO DA PENA, JULGUE OS ITENS ABAIXO, COM BASE NA LEI 13.445/17, E MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA.

I - Pressupõe que o condenado em território estrangeiro seja nacional ou tenha residência habitual ou vínculo pessoal no Brasil, bem como que a sentença já tenha transitado em julgado.

II - O pedido deve ser recebido pelo órgão competente do Poder Executivo e, após exame da presença dos pressupostos formais de admissibilidade exigidos na Lei 13.445/17 ou em tratado, encaminhado ao Superior Tribunal de Justiça para decisão quanto à homologação.

III - No caso de transferência de execução da pena, a execução penal será de competência da Justiça Federal.

IV - Pressupõe que a duração da condenação a cumprir ou que restar para cumprir for de, pelo menos, 1 (um) ano, na data de apresentação do pedido ao Estado da condenação, bem como que o fato que originou a condenação constitua infração penal perante a lei de ambas as partes.

 

 

Defensoria Pública Estadual - Rodada 42.2022

No dia 11 de setembro de 2022, Giovanni Peixoto e Marcos Henrique, ambos residentes em Campo Grande/MS, debatiam sobre política nacional no “Instagram”, cada um defendendo seu candidato à Presidência da República.

Depois de Marcos publicar uma foto de seu candidato, Giovanni comentou publicamente no “post” referente à fotografia asseverando que não entendia como Marcos poderia apoiar candidato condenado pela Justiça. Marcos retorquiu averbando que “tudo não passou de uma armação, tanto que o STF anulou o processo”.

Poucos minutos depois, Giovanni posta novo comentário público, nos seguintes termos: “você só apoia esse candidato porque quer defender sua ‘boquinha’ na prefeitura, governada pelo mesmo partido do seu candidato, onde você fraudou licitação várias vezes”. Marcos encerrou a conversa virtual, averbando que tomaria as providências cabíveis contra Giovanni.

No dia seguinte, o ofendido procurou a Defensoria Pública, relatou o caso, exibiu o “print screen” de toda a conversa e pediu providências. O defensor público orientou Marcos a realizar ato notarial, bem como pediu que apresentasse o nome completo e endereço de três pessoas que também haviam feito comentários na foto repreendendo a fala agressiva de Giovanni.

No dia 26 de setembro de 2022, a vítima complementou as provas colhidas, apresentando o ato notarial e nome das seguintes pessoas: (1) Caio Duarte, residente na Rua do Coco, 1234, Centro, Campo Grande/MS; (2) Maria Albertina, residente na Rua Alfeneiros, 5678, Jardim, Campo Grande/MS; e (3) Carlos Bonfim, residente na Rua Felipe Alves, 6420, Parque Brasil, Campo Grande/MS.

Você é o Defensor Público responsável pelo caso. Nessa condição, redija a medida judicial que melhor atenda aos interesses de Marcos Henrique. Não crie fatos inexistentes no enunciado, tampouco use citação direta de doutrina, jurisprudência ou textos sumulares.

Boa prática!

 

Objetivas MPF - Rodada 41.2022

(EMAGIS) Sobre o controle de constitucionalidade, avalie as assertivas que seguem.

I. As decisões do STF em matéria constitucional são insuscetíveis de invalidação pelas instâncias políticas, isso, porém, não impede que seja editada uma nova lei, com conteúdo similar àquela que foi declarada inconstitucional.

II. Assim como as súmulas vinculantes, as decisões definitivas de mérito, proferidas pelo STF nas ações diretas de inconstitucionalidade e nas ações declaratórias de constitucionalidade, produzirão efeito vinculante, relativamente aos demais órgãos do Poder Judiciário, do Poder Legislativo e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal.

III. A generalização de decisões contrárias a uma decisão legislativa, com a consolidação de orientação jurisprudencial contrária à literalidade do texto legal, não inviabiliza a propositura da ação declaratória de constitucionalidade, já que a situação de incerteza, na espécie, decorre não da leitura e da aplicação contraditória de normas legais pelos vários órgãos judiciais, mas da controvérsia ou dúvida que se instaura entre os órgãos judiciais, que de forma quase unívoca adotam uma dada interpretação, e os órgãos políticos responsáveis pela edição do texto normativo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do controle de constitucionalidade, especialmente à luz do magistério consagrado na doutrina, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da compatibilização da aplicação no tempo das leis que alterem regime jurídico de correção monetária com a garantia constitucional da tutela do ato jurídico perfeito, do direito adquirido e da coisa julgada (CF, artigo 5º, XXXV).

I. Por verter normas de caráter institucional e estatutário, lei que estipula índices de correção monetária a serem aplicados a períodos aquisitivos anteriores à sua entrada em vigor não viola a garantia do direito adquirido.

II. Ainda que as normas de correção monetária tenham natureza institucional e estatutária e sua incidência seja imediata, tal incidência sobre contratos em curso deixa de ser possível, em homenagem ao ato jurídico perfeito, quando haja cláusula de correção monetária reproduzida em ato negocial (contrato), esse o fundamento pelo qual o STF mitigou a eficácia imediata da regra para a transposição das obrigações monetárias estabelecida no Plano Real.

III. A regra do Plano Real que fixa os critérios para a transposição das obrigações monetárias, inclusive contratuais, do antigo para o novo sistema tem aplicação imediata, o que impede, sob pena de aplicação retroativa, a disciplina das cláusulas de correção monetária de contratos em curso e anteriormente celebrados.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam das normas constitucionais referentes ao teto remuneratório no serviço público, também na visão do STF.

I. O teto de retribuição estabelecido pela Emenda Constitucional 41/03 possui eficácia imediata, submetendo às referências de valor máximo nele discriminadas todas as verbas de natureza remuneratória percebidas pelos servidores públicos da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, ainda que adquiridas de acordo com regime legal anterior, sendo que os valores que ultrapassam os limites estabelecidos para cada nível federativo na Constituição Federal constituem excesso cujo pagamento não pode ser reclamado com amparo na garantia da irredutibilidade de vencimentos

II. O STF conferiu interpretação conforme ao art. 37, XI e § 12, da Constituição Federal, com redações dadas respectivamente pelas ECs 41/2003 e 47/2005, de modo a, compatibilizando tais preceitos com a garantia constitucional da isonomia, estabelecer um teto nacional para os vencimentos dos auditores fiscais municipais.

III. Ainda que as carreiras de delegados de polícia civil e federal tenham atribuições análogas, o STF considera compatível com as garantias constitucionais interpretação do inciso XI do artigo 37 da CF, com a redação dada pela EC 41/2003, que submeta o teto remuneratório dos delegados da polícia civil ao subsídio do Governador do Estado e o teto remuneratório dos delegados da polícia federal ao subsídio dos Ministros do STF, rechaçando a imposição constitucional de teto único para ambas as carreiras.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) A Convenção Americana sobre Direitos Humanos preceitua que toda pessoa acusada de um delito tem direito:

 

(EMAGIS) Sobre o registro de candidaturas, com base na Lei das Eleições (Lei 9.504/97), julgue os itens abaixo.

I. Na hipótese de o partido ou coligação não requerer o registro de seus candidatos, estes poderão fazê-lo perante a Justiça Eleitoral, observado o prazo máximo de vinte e quatro horas seguintes à publicação da lista dos candidatos pela Justiça Eleitoral.

II. A certidão de quitação eleitoral, que deve instruir o pedido de registro de candidatura, abrangerá exclusivamente a plenitude do gozo dos direitos políticos, o regular exercício do voto, o atendimento a convocações da Justiça Eleitoral para auxiliar os trabalhos relativos ao pleito, a inexistência de multas aplicadas, em caráter definitivo, pela Justiça Eleitoral e não remitidas, e a apresentação de contas de campanha eleitoral.

III. O pedido de registro deve ser instruído com as propostas defendidas pelo candidato a Prefeito, a Governador de Estado e a Presidente da República.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Com relação à Administração Pública Direta e Indireta, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) No que tange aos serviços públicos e à sua concessão ou permissão (Lei 8.987/95), marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Quanto aos bens públicos e aos contratos administrativos, considerado o magistério doutrinário, jurisprudencial e a disciplina da Lei 14.133/21, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre o julgamento do mérito da Ação Direta de Inconstitucionalidade n. 2.332, referente a juros e honorários nas ações de desapropriação, avalie as assertivas que seguem.

I. É constitucional o percentual de juros compensatórios de até 6% ao ano para a remuneração pela imissão provisória na posse de bem objeto de desapropriação, sendo que o percentual deve ser graduado no caso concreto até o limite máximo de 6% em consonância com o grau de produtividade da terra desapropriada.

II. A base de cálculo dos juros compensatórios em desapropriações corresponde à diferença entre 80% do preço ofertado pelo ente público e o valor fixado na sentença, sendo constitucionais as normas que condicionam a incidência de juros compensatórios à produtividade da propriedade.

III. É constitucional a estipulação de parâmetros mínimo e máximo para a concessão de honorários advocatícios em desapropriações, sendo, contudo, vedada a fixação de um valor nominal máximo de honorários.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Nos autos da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental n. 709, os requerentes relataram ao STF ataques a tiros a indígenas, mortes, desnutrição, anemia, contágio por mercúrio, desmatamento e garimpo ilegal, bem como a prática de ilícitos de toda ordem decorrentes da presença de invasores nas Terras Indígenas Yanomami e Munduruku, no curso da pandemia. Afirmaram que tal presença é responsável ainda pelo contágio de tais comunidades por COVID-19. À luz de tal quadro, pediram ao STF o deferimento de tutela provisória incidental para assegurar a vida, a saúde e a segurança de tais povos no contexto da crise sanitária.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que diz respeito à obrigação tributária e à responsabilidade tributária, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre a repetição do indébito tributário, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sabe-se que Emenda Constitucional nº 95/2016 se destinou a disciplinar “o Novo Regime Fiscal no âmbito dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União”.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, subtraída indevidamente pela mãe de seu país de residência habitual e por ela trazida a criança ao Brasil, veicule o pai, com fundamento na Convenção sobre os Aspectos Civis do Sequestro Internacional de Crianças (Convenção de Haia – Decreto n. 3.413/2000), pretensão de imediata repatriação da criança ao país em que se encontrava, também signatário da Convenção, local de residência habitual da criança, repita-se.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam dos limites máximos aplicáveis aos juros remuneratórios e moratórios nos empréstimos concedidos por instituições financeiras do Sistema Financeiro Nacional.

I. Nos contratos bancários, segundo o STJ, a estipulação de juros remuneratórios superiores a 12% ao ano, por si só, não indica abusividade.

II. Segundo o STF, a norma do §3º do art. 192 da Constituição, revogada pela EC 40/2003, que limitava a taxa de juros reais a 12% ao ano, tinha sua aplicabilidade condicionada à edição de lei complementar.

III. Nos contratos bancários, não-regidos por legislação específica, os juros moratórios poderão ser convencionados até o limite de 1% ao mês, segundo o STJ.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a opção CORRETA, a respeito das infrações penais de consumo, de acordo com o disposto no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

 

(EMAGIS) Sobre a posse e os institutos correlatos, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sabe-se que, com a repercussão da inconstitucionalidade da TR como indexador também das dívidas trabalhistas, o Plenário do STF, adotando em parte o regime jurídico dos juros moratórios legais disposto no Código Civil, manifestou também parte de sua compreensão sobre este regime jurídico.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o STF, até que sobrevenha solução legislativa, deverão ser aplicados à atualização dos créditos decorrentes de condenação judicial e à correção dos depósitos recursais em contas judiciais na Justiça do Trabalho os mesmos índices de correção monetária e de juros vigentes para as hipóteses de condenações cíveis em geral, dispostos no artigo 406 do Código Civil.

II. Para o STF, os juros legais mencionados pelo artigo 406 do Código Civil correspondem à taxa SELIC (art. 406 do Código Civil), que não pode ser cumulada com a aplicação de outros índices de atualização monetária, cumulação que representaria ‘bis in idem’.

III. Para o STF, o regime jurídico referente aos juros moratórios legais disposto no Código Civil, especialmente em seu artigo 406, aplica-se tanto às dívidas trabalhistas quanto às dívidas da fazenda pública, vez que inconstitucional a instituição de regime jurídico de atualização diverso do CC/2002, que se tem por único por força do princípio da isonomia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os honorários advocatícios, ao lume dos regramentos do CPC/2015, analise as seguintes proposições.

I. São devidos honorários advocatícios na reconvenção, no cumprimento de sentença, provisório ou definitivo, na execução, resistida ou não, e nos recursos interpostos, cumulativamente.

II. Não serão devidos honorários no cumprimento de sentença contra a Fazenda Pública que enseje expedição de precatório, desde que não tenha sido impugnada.

III. Não é cabível a fixação de honorários advocatícios na ação de produção antecipada de provas.

Há erro:

 

(EMAGIS) Relativamente ao incidente de resolução de demandas repetitivos (IRDR), analise as seguintes proposições.

I. Suspende-se o processo pela admissão de incidente de resolução de demandas repetitivas.

II. É cabível a instauração do incidente de resolução de demandas repetitivas quando houver, alternativamente, efetiva repetição de processos que contenham controvérsia sobre a mesma questão unicamente de direito ou risco de ofensa à isonomia e à segurança jurídica.

III. Se não for o requerente, o Ministério Público intervirá obrigatoriamente no incidente e deverá assumir sua titularidade em caso de desistência ou de abandono.

Há erro:

 

(EMAGIS) O Ministério Público do Estado ajuizou ação civil pública em face do Polo de Ensino Superior Ltda, tendo sido o réu condenado “a ressarcir alguns acadêmicos de parcelas contratuais exigidas destes com base em cláusulas decretadas nulas”. O acórdão proferido na ação civil pública transitou em julgado em 12/08/2009. Em 01/2010, o Ministério Público requereu a liquidação da sentença, tendo sido declarada a sua ilegitimidade para tanto, em acórdão publicado em 2015. Em 2016, um dos acadêmicos beneficiários da sentença judicial coletiva promoveu a liquidação individual correspondente. Diante desse contexto, o juízo da execução entendeu que a atuação do Ministério Público se sobrepôs à dos credores individuais e impediu a caracterização da inércia destes, e, por isso, considerou interrompida a prescrição.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam dos Modelos Teóricos da Criminologia.

I. O modelo teórico clássico da criminologia visa a prevenir os delitos através do rigor das penas.

II. Tanto o modelo teórico neoclássico da criminologia quanto a criminologia positivista negam o determinismo biológico do criminoso, visando a prevenção do delito através da percepção pelos indivíduos em geral de que o sistema normativo penal está em pleno funcionamento.

III. A criminologia moderna, conquanto causal-explicativa, promove explicação estática do fenômeno criminoso, restrita que é à análise pessoal do criminoso, especialmente suas características físicas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que tange ao princípio da insignificância, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.

I. O princípio da bagatela imprópria implica a atipicidade material de condutas causadoras de danos ou de perigos ínfimos ao bem jurídico tutelado pela norma penal.

II. De acordo com entendimento sumulado pelo STJ, o princípio da insignificância é inaplicável aos crimes contra a administração pública e ao crime de transmissão clandestina de sinal de internet via radiofrequência.

III. Tanto a jurisprudência do STF quanto a do STJ orientam-se no sentido de que não se mostra aplicável o princípio da insignificância a crimes cometidos com violência ou grave ameaça.

IV. É inaplicável o princípio da insignificância nos crimes ou contravenções penais praticados contra a mulher no âmbito das relações domésticas.

V. A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, bem como do Supremo Tribunal Federal, orienta-se no sentido da impossibilidade de aplicação do princípio da insignificância aos crimes contra a fé pública.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da dosimetria da pena, dos efeitos da condenação e da prescrição da pretensão punitiva, devendo ser avaliadas em consonância com a disciplina do Código Penal e com a jurisprudência dos tribunais superiores.

Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a atuação criminal na Justiça Federal, julgue os itens abaixo.

I. Se devidamente motivado pelo Juízo estadual o pedido de manutenção de preso em presídio federal, não cabe ao Magistrado federal exercer juízo de valor sobre a fundamentação apresentada, mas, apenas, aferir a legalidade da medida.

II. De acordo com a Corte Especial do STJ, desde que devidamente configurada hipótese clara de atuação dolosa por parte do causídico, é admissível a fixação de multa por litigância de má-fé no processo penal, por analogia às regras do Código de Processo Civil.

III. Segundo definiu o STF em sede de repercussão geral, é constitucional o compartilhamento dos relatórios de inteligência financeira da UIF e da íntegra do procedimento fiscalizatório da Receita Federal do Brasil - em que se define o lançamento do tributo - com os órgãos de persecução penal para fins criminais sem prévia autorização judicial, devendo ser resguardado o sigilo das informações em procedimentos formalmente instaurados e sujeitos a posterior controle jurisdicional. Nada obstante, esse compartilhamento pela UIF e pela RFB deve ser feito unicamente por meio de comunicações formais, com garantia de sigilo, certificação do destinatário e estabelecimento de instrumentos efetivos de apuração e correção de eventuais desvios.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a pessoa, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere habeas corpus impetrado por José Pereira da Silva, assistido pela Defensoria Pública, no qual se anexa manuscrito de José em que ele afirma que foi condenado por roubo indevidamente, porquanto crime algum cometeu, sendo que se encontra preso preventivamente, vez que pendente de julgamento sua apelação contra a sentença condenatória. A DPU, então, impetrou habeas corpus para sustentar nulidade do reconhecimento pessoal realizado em Juízo, porquanto os policiais teriam, no momento da abordagem, fotografado o recorrente e enviado a foto a seus colegas que estavam com as vítimas, que o reconheceram e, por isso, foi ele conduzido à delegacia, onde se procedeu ao reconhecimento pessoal. A DPU sustenta que o reconhecimento pessoal, realizado em sede policial e em Juízo, é nulo em razão da fotografia realizada no momento da abordagem, requerendo, ao final, a declaração de nulidade da prova e decorrentes anulação da condenação e da decisão que decretou a prisão preventiva do impetrante.

A propósito, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a prova testemunhal, as cartas precatórias e o interrogatório judicial do réu, tendo presente a disciplina do Código de Processo Penal, o magistério da doutrina e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Pedro Biscate é sentenciado por contrabando e cumpre a pena restritiva de direitos que lhe foi imposta por sentença transitada em julgado. Sobrevém nova condenação a pena privativa de liberdade de Pedro Biscate por crime posterior de tráfico de drogas e com trânsito em julgado durante a execução penal que estava em curso, tomando o juízo desta execução ciência desta nova guia de execução definitiva por tráfico.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas PGE/PGM - Rodada 41.2022

(EMAGIS) Com relação à Administração Pública Direta e Indireta, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) No que tange aos serviços públicos e à sua concessão ou permissão (Lei 8.987/95), marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Quanto aos bens públicos e aos contratos administrativos, considerado o magistério doutrinário, jurisprudencial e a disciplina da Lei 14.133/21, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre o julgamento do mérito da Ação Direta de Inconstitucionalidade n. 2.332, referente a juros e honorários nas ações de desapropriação, avalie as assertivas que seguem.

I. É constitucional o percentual de juros compensatórios de até 6% ao ano para a remuneração pela imissão provisória na posse de bem objeto de desapropriação, sendo que o percentual deve ser graduado no caso concreto até o limite máximo de 6% em consonância com o grau de produtividade da terra desapropriada.

II. A base de cálculo dos juros compensatórios em desapropriações corresponde à diferença entre 80% do preço ofertado pelo ente público e o valor fixado na sentença, sendo constitucionais as normas que condicionam a incidência de juros compensatórios à produtividade da propriedade.

III. É constitucional a estipulação de parâmetros mínimo e máximo para a concessão de honorários advocatícios em desapropriações, sendo, contudo, vedada a fixação de um valor nominal máximo de honorários.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o controle de constitucionalidade, avalie as assertivas que seguem.

I. As decisões do STF em matéria constitucional são insuscetíveis de invalidação pelas instâncias políticas, isso, porém, não impede que seja editada uma nova lei, com conteúdo similar àquela que foi declarada inconstitucional.

II. Assim como as súmulas vinculantes, as decisões definitivas de mérito, proferidas pelo STF nas ações diretas de inconstitucionalidade e nas ações declaratórias de constitucionalidade, produzirão efeito vinculante, relativamente aos demais órgãos do Poder Judiciário, do Poder Legislativo e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal.

III. A generalização de decisões contrárias a uma decisão legislativa, com a consolidação de orientação jurisprudencial contrária à literalidade do texto legal, não inviabiliza a propositura da ação declaratória de constitucionalidade, já que a situação de incerteza, na espécie, decorre não da leitura e da aplicação contraditória de normas legais pelos vários órgãos judiciais, mas da controvérsia ou dúvida que se instaura entre os órgãos judiciais, que de forma quase unívoca adotam uma dada interpretação, e os órgãos políticos responsáveis pela edição do texto normativo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do controle de constitucionalidade, especialmente à luz do magistério consagrado na doutrina, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da compatibilização da aplicação no tempo das leis que alterem regime jurídico de correção monetária com a garantia constitucional da tutela do ato jurídico perfeito, do direito adquirido e da coisa julgada (CF, artigo 5º, XXXV).

I. Por verter normas de caráter institucional e estatutário, lei que estipula índices de correção monetária a serem aplicados a períodos aquisitivos anteriores à sua entrada em vigor não viola a garantia do direito adquirido.

II. Ainda que as normas de correção monetária tenham natureza institucional e estatutária e sua incidência seja imediata, tal incidência sobre contratos em curso deixa de ser possível, em homenagem ao ato jurídico perfeito, quando haja cláusula de correção monetária reproduzida em ato negocial (contrato), esse o fundamento pelo qual o STF mitigou a eficácia imediata da regra para a transposição das obrigações monetárias estabelecida no Plano Real.

III. A regra do Plano Real que fixa os critérios para a transposição das obrigações monetárias, inclusive contratuais, do antigo para o novo sistema tem aplicação imediata, o que impede, sob pena de aplicação retroativa, a disciplina das cláusulas de correção monetária de contratos em curso e anteriormente celebrados.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam das normas constitucionais referentes ao teto remuneratório no serviço público, também na visão do STF.

I. O teto de retribuição estabelecido pela Emenda Constitucional 41/03 possui eficácia imediata, submetendo às referências de valor máximo nele discriminadas todas as verbas de natureza remuneratória percebidas pelos servidores públicos da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, ainda que adquiridas de acordo com regime legal anterior, sendo que os valores que ultrapassam os limites estabelecidos para cada nível federativo na Constituição Federal constituem excesso cujo pagamento não pode ser reclamado com amparo na garantia da irredutibilidade de vencimentos

II. O STF conferiu interpretação conforme ao art. 37, XI e § 12, da Constituição Federal, com redações dadas respectivamente pelas ECs 41/2003 e 47/2005, de modo a, compatibilizando tais preceitos com a garantia constitucional da isonomia, estabelecer um teto nacional para os vencimentos dos auditores fiscais municipais.

III. Ainda que as carreiras de delegados de polícia civil e federal tenham atribuições análogas, o STF considera compatível com as garantias constitucionais interpretação do inciso XI do artigo 37 da CF, com a redação dada pela EC 41/2003, que submeta o teto remuneratório dos delegados da polícia civil ao subsídio do Governador do Estado e o teto remuneratório dos delegados da polícia federal ao subsídio dos Ministros do STF, rechaçando a imposição constitucional de teto único para ambas as carreiras.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os honorários advocatícios, ao lume dos regramentos do CPC/2015, analise as seguintes proposições.

I. São devidos honorários advocatícios na reconvenção, no cumprimento de sentença, provisório ou definitivo, na execução, resistida ou não, e nos recursos interpostos, cumulativamente.

II. Não serão devidos honorários no cumprimento de sentença contra a Fazenda Pública que enseje expedição de precatório, desde que não tenha sido impugnada.

III. Não é cabível a fixação de honorários advocatícios na ação de produção antecipada de provas.

Há erro:

 

(EMAGIS) Relativamente ao incidente de resolução de demandas repetitivos (IRDR), analise as seguintes proposições.

I. Suspende-se o processo pela admissão de incidente de resolução de demandas repetitivas.

II. É cabível a instauração do incidente de resolução de demandas repetitivas quando houver, alternativamente, efetiva repetição de processos que contenham controvérsia sobre a mesma questão unicamente de direito ou risco de ofensa à isonomia e à segurança jurídica.

III. Se não for o requerente, o Ministério Público intervirá obrigatoriamente no incidente e deverá assumir sua titularidade em caso de desistência ou de abandono.

Há erro:

 

(EMAGIS) O Ministério Público do Estado ajuizou ação civil pública em face do Polo de Ensino Superior Ltda, tendo sido o réu condenado “a ressarcir alguns acadêmicos de parcelas contratuais exigidas destes com base em cláusulas decretadas nulas”. O acórdão proferido na ação civil pública transitou em julgado em 12/08/2009. Em 01/2010, o Ministério Público requereu a liquidação da sentença, tendo sido declarada a sua ilegitimidade para tanto, em acórdão publicado em 2015. Em 2016, um dos acadêmicos beneficiários da sentença judicial coletiva promoveu a liquidação individual correspondente. Diante desse contexto, o juízo da execução entendeu que a atuação do Ministério Público se sobrepôs à dos credores individuais e impediu a caracterização da inércia destes, e, por isso, considerou interrompida a prescrição.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a posse e os institutos correlatos, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sabe-se que, com a repercussão da inconstitucionalidade da TR como indexador também das dívidas trabalhistas, o Plenário do STF, adotando em parte o regime jurídico dos juros moratórios legais disposto no Código Civil, manifestou também parte de sua compreensão sobre este regime jurídico.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o STF, até que sobrevenha solução legislativa, deverão ser aplicados à atualização dos créditos decorrentes de condenação judicial e à correção dos depósitos recursais em contas judiciais na Justiça do Trabalho os mesmos índices de correção monetária e de juros vigentes para as hipóteses de condenações cíveis em geral, dispostos no artigo 406 do Código Civil.

II. Para o STF, os juros legais mencionados pelo artigo 406 do Código Civil correspondem à taxa SELIC (art. 406 do Código Civil), que não pode ser cumulada com a aplicação de outros índices de atualização monetária, cumulação que representaria ‘bis in idem’.

III. Para o STF, o regime jurídico referente aos juros moratórios legais disposto no Código Civil, especialmente em seu artigo 406, aplica-se tanto às dívidas trabalhistas quanto às dívidas da fazenda pública, vez que inconstitucional a instituição de regime jurídico de atualização diverso do CC/2002, que se tem por único por força do princípio da isonomia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a retificação do registro civil, considerando também as alterações introduzidas pela recente Lei 14.382/2022 nos artigos 56 e 57 da Lei de Registros Públicos (LRP – Lei 6.015/1973), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere ação judicial, referente a contrato de seguro, na qual o segurado pretenda (i) o restabelecimento da apólice que teria sido indevidamente extinta, (ii) indenização por dano moral pela negativa de renovação e (iii) ressarcimento de prêmios supostamente pagos a maior.

A propósito do prazo prescricional aplicável às pretensões em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as duplicatas e a cobrança do valor nelas estampado, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que diz respeito à obrigação tributária e à responsabilidade tributária, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre o ISS, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sabe-se que Emenda Constitucional nº 95/2016 se destinou a disciplinar “o Novo Regime Fiscal no âmbito dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União”.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/CE – PROCURADOR DO ESTADO – CESPE/CEBRASPE – 2021) De acordo com a CLT, cumpridas as demais formalidades, pode o empregador determinar a alteração do regime de teletrabalho para o presencial, respeitado o prazo de transição de

 

(PGE/CE – PROCURADOR DO ESTADO – CESPE/CEBRASPE – 2021) Aristóteles propõe reclamatória trabalhista em face da empresa Deuses do Olimpo Ltda., que era contratada do Estado W para serviços de manutenção de rodovias estaduais, requerendo também a responsabilidade do Estado por eventuais créditos decorrentes da procedência dos pedidos. Na hipótese de haver alguma condenação em face da empresa prestadora de serviços, em caso de sua insolvência,

 

(EMAGIS) Nos autos da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental n. 709, os requerentes relataram ao STF ataques a tiros a indígenas, mortes, desnutrição, anemia, contágio por mercúrio, desmatamento e garimpo ilegal, bem como a prática de ilícitos de toda ordem decorrentes da presença de invasores nas Terras Indígenas Yanomami e Munduruku, no curso da pandemia. Afirmaram que tal presença é responsável ainda pelo contágio de tais comunidades por COVID-19. À luz de tal quadro, pediram ao STF o deferimento de tutela provisória incidental para assegurar a vida, a saúde e a segurança de tais povos no contexto da crise sanitária.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange ao princípio da insignificância, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.

I. O princípio da bagatela imprópria implica a atipicidade material de condutas causadoras de danos ou de perigos ínfimos ao bem jurídico tutelado pela norma penal.

II. De acordo com entendimento sumulado pelo STJ, o princípio da insignificância é inaplicável aos crimes contra a administração pública e ao crime de transmissão clandestina de sinal de internet via radiofrequência.

III. Tanto a jurisprudência do STF quanto a do STJ orientam-se no sentido de que não se mostra aplicável o princípio da insignificância a crimes cometidos com violência ou grave ameaça.

IV. É inaplicável o princípio da insignificância nos crimes ou contravenções penais praticados contra a mulher no âmbito das relações domésticas.

V. A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, bem como do Supremo Tribunal Federal, orienta-se no sentido da impossibilidade de aplicação do princípio da insignificância aos crimes contra a fé pública.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da dosimetria da pena, dos efeitos da condenação e da prescrição da pretensão punitiva, devendo ser avaliadas em consonância com a disciplina do Código Penal e com a jurisprudência dos tribunais superiores.

Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere habeas corpus impetrado por José Pereira da Silva, assistido pela Defensoria Pública, no qual se anexa manuscrito de José em que ele afirma que foi condenado por roubo indevidamente, porquanto crime algum cometeu, sendo que se encontra preso preventivamente, vez que pendente de julgamento sua apelação contra a sentença condenatória. A DPU, então, impetrou habeas corpus para sustentar nulidade do reconhecimento pessoal realizado em Juízo, porquanto os policiais teriam, no momento da abordagem, fotografado o recorrente e enviado a foto a seus colegas que estavam com as vítimas, que o reconheceram e, por isso, foi ele conduzido à delegacia, onde se procedeu ao reconhecimento pessoal. A DPU sustenta que o reconhecimento pessoal, realizado em sede policial e em Juízo, é nulo em razão da fotografia realizada no momento da abordagem, requerendo, ao final, a declaração de nulidade da prova e decorrentes anulação da condenação e da decisão que decretou a prisão preventiva do impetrante.

A propósito, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a prova testemunhal, as cartas precatórias e o interrogatório judicial do réu, tendo presente a disciplina do Código de Processo Penal, o magistério da doutrina e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

Discursivas - Rodada 41.2022 - Questão 1

O Corregedor Nacional de Justiça pode requisitar dados bancários e fiscais sem prévia autorização judicial? Explique. (Máximo 15 linhas)

Discursivas - Rodada 41.2022 - Questão 2

Pessoa jurídica pode celebrar acordo de colaboração premiada com o Ministério Público, com base na Lei 12.850/13? Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

Discursivas - Rodada 41.2022 - Questão 3

A Lei nº 9.504/97 (Lei das Eleições) prevê, em seu artigo 73, condutas que são vedadas aos agentes públicos em campanhas eleitorais. A Lei nº 14.356/2022 promoveu relevantes alterações nesse dispositivo. O que são condutas vedadas? Conduta vedada é sinônimo de abuso de poder político? Explique em até 15 linhas. 

Discursivas - Rodada 41.2022 - Questão 4

O que é a pertinência temática na ação civil pública? O que acontece caso o juiz entenda que não existe pertinência temática? Explique em até 15 linhas.

Discursivas - Rodada 41.2022 - Questão 5

Com relação ao risco assumido no contrato, diferencie a quem se atribui a respectiva responsabilidade no âmbito das concessões comuns e da concessão especial administrativa nas parcerias público-privadas.  Resposta em, no máximo, 15 linhas.

Discursivas - Rodada 41.2022

O Corregedor Nacional de Justiça pode requisitar dados bancários e fiscais sem prévia autorização judicial? Explique. (Máximo 15 linhas)

 

Pessoa jurídica pode celebrar acordo de colaboração premiada com o Ministério Público, com base na Lei 12.850/13? Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

 

A Lei nº 9.504/97 (Lei das Eleições) prevê, em seu artigo 73, condutas que são vedadas aos agentes públicos em campanhas eleitorais. A Lei nº 14.356/2022 promoveu relevantes alterações nesse dispositivo. O que são condutas vedadas? Conduta vedada é sinônimo de abuso de poder político? Explique em até 15 linhas. 

 

O que é a pertinência temática na ação civil pública? O que acontece caso o juiz entenda que não existe pertinência temática? Explique em até 15 linhas.

 

Com relação ao risco assumido no contrato, diferencie a quem se atribui a respectiva responsabilidade no âmbito das concessões comuns e da concessão especial administrativa nas parcerias público-privadas.  Resposta em, no máximo, 15 linhas.

 

Objetivas DPF - Rodada 41.2022

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam dos Modelos Teóricos da Criminologia.

I. O modelo teórico clássico da criminologia visa a prevenir os delitos através do rigor das penas.

II. Tanto o modelo teórico neoclássico da criminologia quanto a criminologia positivista negam o determinismo biológico do criminoso, visando a prevenção do delito através da percepção pelos indivíduos em geral de que o sistema normativo penal está em pleno funcionamento.

III. A criminologia moderna, conquanto causal-explicativa, promove explicação estática do fenômeno criminoso, restrita que é à análise pessoal do criminoso, especialmente suas características físicas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que tange ao princípio da insignificância, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.

I. O princípio da bagatela imprópria implica a atipicidade material de condutas causadoras de danos ou de perigos ínfimos ao bem jurídico tutelado pela norma penal.

II. De acordo com entendimento sumulado pelo STJ, o princípio da insignificância é inaplicável aos crimes contra a administração pública e ao crime de transmissão clandestina de sinal de internet via radiofrequência.

III. Tanto a jurisprudência do STF quanto a do STJ orientam-se no sentido de que não se mostra aplicável o princípio da insignificância a crimes cometidos com violência ou grave ameaça.

IV. É inaplicável o princípio da insignificância nos crimes ou contravenções penais praticados contra a mulher no âmbito das relações domésticas.

V. A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, bem como do Supremo Tribunal Federal, orienta-se no sentido da impossibilidade de aplicação do princípio da insignificância aos crimes contra a fé pública.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da dosimetria da pena, dos efeitos da condenação e da prescrição da pretensão punitiva, devendo ser avaliadas em consonância com a disciplina do Código Penal e com a jurisprudência dos tribunais superiores.

Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a pessoa, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a atuação criminal na Justiça Federal, julgue os itens abaixo.

I. Se devidamente motivado pelo Juízo estadual o pedido de manutenção de preso em presídio federal, não cabe ao Magistrado federal exercer juízo de valor sobre a fundamentação apresentada, mas, apenas, aferir a legalidade da medida.

II. De acordo com a Corte Especial do STJ, desde que devidamente configurada hipótese clara de atuação dolosa por parte do causídico, é admissível a fixação de multa por litigância de má-fé no processo penal, por analogia às regras do Código de Processo Civil.

III. Segundo definiu o STF em sede de repercussão geral, é constitucional o compartilhamento dos relatórios de inteligência financeira da UIF e da íntegra do procedimento fiscalizatório da Receita Federal do Brasil - em que se define o lançamento do tributo - com os órgãos de persecução penal para fins criminais sem prévia autorização judicial, devendo ser resguardado o sigilo das informações em procedimentos formalmente instaurados e sujeitos a posterior controle jurisdicional. Nada obstante, esse compartilhamento pela UIF e pela RFB deve ser feito unicamente por meio de comunicações formais, com garantia de sigilo, certificação do destinatário e estabelecimento de instrumentos efetivos de apuração e correção de eventuais desvios.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere habeas corpus impetrado por José Pereira da Silva, assistido pela Defensoria Pública, no qual se anexa manuscrito de José em que ele afirma que foi condenado por roubo indevidamente, porquanto crime algum cometeu, sendo que se encontra preso preventivamente, vez que pendente de julgamento sua apelação contra a sentença condenatória. A DPU, então, impetrou habeas corpus para sustentar nulidade do reconhecimento pessoal realizado em Juízo, porquanto os policiais teriam, no momento da abordagem, fotografado o recorrente e enviado a foto a seus colegas que estavam com as vítimas, que o reconheceram e, por isso, foi ele conduzido à delegacia, onde se procedeu ao reconhecimento pessoal. A DPU sustenta que o reconhecimento pessoal, realizado em sede policial e em Juízo, é nulo em razão da fotografia realizada no momento da abordagem, requerendo, ao final, a declaração de nulidade da prova e decorrentes anulação da condenação e da decisão que decretou a prisão preventiva do impetrante.

A propósito, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a prova testemunhal, as cartas precatórias e o interrogatório judicial do réu, tendo presente a disciplina do Código de Processo Penal, o magistério da doutrina e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Pedro Biscate é sentenciado por contrabando e cumpre a pena restritiva de direitos que lhe foi imposta por sentença transitada em julgado. Sobrevém nova condenação a pena privativa de liberdade de Pedro Biscate por crime posterior de tráfico de drogas e com trânsito em julgado durante a execução penal que estava em curso, tomando o juízo desta execução ciência desta nova guia de execução definitiva por tráfico.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o controle de constitucionalidade, avalie as assertivas que seguem.

I. As decisões do STF em matéria constitucional são insuscetíveis de invalidação pelas instâncias políticas, isso, porém, não impede que seja editada uma nova lei, com conteúdo similar àquela que foi declarada inconstitucional.

II. Assim como as súmulas vinculantes, as decisões definitivas de mérito, proferidas pelo STF nas ações diretas de inconstitucionalidade e nas ações declaratórias de constitucionalidade, produzirão efeito vinculante, relativamente aos demais órgãos do Poder Judiciário, do Poder Legislativo e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal.

III. A generalização de decisões contrárias a uma decisão legislativa, com a consolidação de orientação jurisprudencial contrária à literalidade do texto legal, não inviabiliza a propositura da ação declaratória de constitucionalidade, já que a situação de incerteza, na espécie, decorre não da leitura e da aplicação contraditória de normas legais pelos vários órgãos judiciais, mas da controvérsia ou dúvida que se instaura entre os órgãos judiciais, que de forma quase unívoca adotam uma dada interpretação, e os órgãos políticos responsáveis pela edição do texto normativo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do controle de constitucionalidade, especialmente à luz do magistério consagrado na doutrina, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da compatibilização da aplicação no tempo das leis que alterem regime jurídico de correção monetária com a garantia constitucional da tutela do ato jurídico perfeito, do direito adquirido e da coisa julgada (CF, artigo 5º, XXXV).

I. Por verter normas de caráter institucional e estatutário, lei que estipula índices de correção monetária a serem aplicados a períodos aquisitivos anteriores à sua entrada em vigor não viola a garantia do direito adquirido.

II. Ainda que as normas de correção monetária tenham natureza institucional e estatutária e sua incidência seja imediata, tal incidência sobre contratos em curso deixa de ser possível, em homenagem ao ato jurídico perfeito, quando haja cláusula de correção monetária reproduzida em ato negocial (contrato), esse o fundamento pelo qual o STF mitigou a eficácia imediata da regra para a transposição das obrigações monetárias estabelecida no Plano Real.

III. A regra do Plano Real que fixa os critérios para a transposição das obrigações monetárias, inclusive contratuais, do antigo para o novo sistema tem aplicação imediata, o que impede, sob pena de aplicação retroativa, a disciplina das cláusulas de correção monetária de contratos em curso e anteriormente celebrados.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam das normas constitucionais referentes ao teto remuneratório no serviço público, também na visão do STF.

I. O teto de retribuição estabelecido pela Emenda Constitucional 41/03 possui eficácia imediata, submetendo às referências de valor máximo nele discriminadas todas as verbas de natureza remuneratória percebidas pelos servidores públicos da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, ainda que adquiridas de acordo com regime legal anterior, sendo que os valores que ultrapassam os limites estabelecidos para cada nível federativo na Constituição Federal constituem excesso cujo pagamento não pode ser reclamado com amparo na garantia da irredutibilidade de vencimentos

II. O STF conferiu interpretação conforme ao art. 37, XI e § 12, da Constituição Federal, com redações dadas respectivamente pelas ECs 41/2003 e 47/2005, de modo a, compatibilizando tais preceitos com a garantia constitucional da isonomia, estabelecer um teto nacional para os vencimentos dos auditores fiscais municipais.

III. Ainda que as carreiras de delegados de polícia civil e federal tenham atribuições análogas, o STF considera compatível com as garantias constitucionais interpretação do inciso XI do artigo 37 da CF, com a redação dada pela EC 41/2003, que submeta o teto remuneratório dos delegados da polícia civil ao subsídio do Governador do Estado e o teto remuneratório dos delegados da polícia federal ao subsídio dos Ministros do STF, rechaçando a imposição constitucional de teto único para ambas as carreiras.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação à Administração Pública Direta e Indireta, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) No que tange aos serviços públicos e à sua concessão ou permissão (Lei 8.987/95), marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Quanto aos bens públicos e aos contratos administrativos, considerado o magistério doutrinário, jurisprudencial e a disciplina da Lei 14.133/21, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre o julgamento do mérito da Ação Direta de Inconstitucionalidade n. 2.332, referente a juros e honorários nas ações de desapropriação, avalie as assertivas que seguem.

I. É constitucional o percentual de juros compensatórios de até 6% ao ano para a remuneração pela imissão provisória na posse de bem objeto de desapropriação, sendo que o percentual deve ser graduado no caso concreto até o limite máximo de 6% em consonância com o grau de produtividade da terra desapropriada.

II. A base de cálculo dos juros compensatórios em desapropriações corresponde à diferença entre 80% do preço ofertado pelo ente público e o valor fixado na sentença, sendo constitucionais as normas que condicionam a incidência de juros compensatórios à produtividade da propriedade.

III. É constitucional a estipulação de parâmetros mínimo e máximo para a concessão de honorários advocatícios em desapropriações, sendo, contudo, vedada a fixação de um valor nominal máximo de honorários.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a posse e os institutos correlatos, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sabe-se que, com a repercussão da inconstitucionalidade da TR como indexador também das dívidas trabalhistas, o Plenário do STF, adotando em parte o regime jurídico dos juros moratórios legais disposto no Código Civil, manifestou também parte de sua compreensão sobre este regime jurídico.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o STF, até que sobrevenha solução legislativa, deverão ser aplicados à atualização dos créditos decorrentes de condenação judicial e à correção dos depósitos recursais em contas judiciais na Justiça do Trabalho os mesmos índices de correção monetária e de juros vigentes para as hipóteses de condenações cíveis em geral, dispostos no artigo 406 do Código Civil.

II. Para o STF, os juros legais mencionados pelo artigo 406 do Código Civil correspondem à taxa SELIC (art. 406 do Código Civil), que não pode ser cumulada com a aplicação de outros índices de atualização monetária, cumulação que representaria ‘bis in idem’.

III. Para o STF, o regime jurídico referente aos juros moratórios legais disposto no Código Civil, especialmente em seu artigo 406, aplica-se tanto às dívidas trabalhistas quanto às dívidas da fazenda pública, vez que inconstitucional a instituição de regime jurídico de atualização diverso do CC/2002, que se tem por único por força do princípio da isonomia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere ação judicial, referente a contrato de seguro, na qual o segurado pretenda (i) o restabelecimento da apólice que teria sido indevidamente extinta, (ii) indenização por dano moral pela negativa de renovação e (iii) ressarcimento de prêmios supostamente pagos a maior.

A propósito do prazo prescricional aplicável às pretensões em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as duplicatas e a cobrança do valor nelas estampado, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os honorários advocatícios, ao lume dos regramentos do CPC/2015, analise as seguintes proposições.

I. São devidos honorários advocatícios na reconvenção, no cumprimento de sentença, provisório ou definitivo, na execução, resistida ou não, e nos recursos interpostos, cumulativamente.

II. Não serão devidos honorários no cumprimento de sentença contra a Fazenda Pública que enseje expedição de precatório, desde que não tenha sido impugnada.

III. Não é cabível a fixação de honorários advocatícios na ação de produção antecipada de provas.

Há erro:

 

(EMAGIS) Relativamente ao incidente de resolução de demandas repetitivos (IRDR), analise as seguintes proposições.

I. Suspende-se o processo pela admissão de incidente de resolução de demandas repetitivas.

II. É cabível a instauração do incidente de resolução de demandas repetitivas quando houver, alternativamente, efetiva repetição de processos que contenham controvérsia sobre a mesma questão unicamente de direito ou risco de ofensa à isonomia e à segurança jurídica.

III. Se não for o requerente, o Ministério Público intervirá obrigatoriamente no incidente e deverá assumir sua titularidade em caso de desistência ou de abandono.

Há erro:

 

(EMAGIS) O Ministério Público do Estado ajuizou ação civil pública em face do Polo de Ensino Superior Ltda, tendo sido o réu condenado “a ressarcir alguns acadêmicos de parcelas contratuais exigidas destes com base em cláusulas decretadas nulas”. O acórdão proferido na ação civil pública transitou em julgado em 12/08/2009. Em 01/2010, o Ministério Público requereu a liquidação da sentença, tendo sido declarada a sua ilegitimidade para tanto, em acórdão publicado em 2015. Em 2016, um dos acadêmicos beneficiários da sentença judicial coletiva promoveu a liquidação individual correspondente. Diante desse contexto, o juízo da execução entendeu que a atuação do Ministério Público se sobrepôs à dos credores individuais e impediu a caracterização da inércia destes, e, por isso, considerou interrompida a prescrição.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, subtraída indevidamente pela mãe de seu país de residência habitual e por ela trazida a criança ao Brasil, veicule o pai, com fundamento na Convenção sobre os Aspectos Civis do Sequestro Internacional de Crianças (Convenção de Haia – Decreto n. 3.413/2000), pretensão de imediata repatriação da criança ao país em que se encontrava, também signatário da Convenção, local de residência habitual da criança, repita-se.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) A Convenção Americana sobre Direitos Humanos preceitua que toda pessoa acusada de um delito tem direito:

 

(EMAGIS) Relativamente às ações previdenciárias, julgue os itens abaixo.

I. João ajuizou ação pleiteando a concessão de aposentadoria rural por idade. O STJ, dando provimento a recurso especial do INSS, entendeu que não havia início de prova material válido nos autos. A decisão transitou em julgado e João ingressou, dentro do prazo decadencial bienal, com ação rescisória. Nesse contexto, é correto afirmar que ficha de cadastro de trabalhadores emitida em nome do trabalhador rural em data anterior ao ajuizamento da ação previdenciária transitada em julgado configura documento novo apto lastrear a ação rescisória e demonstrar o início de prova material necessário à concessão do benefício pugnado.

II. A reforma da decisão que antecipa os efeitos da tutela final obriga o autor da ação a devolver os valores dos benefícios previdenciários ou assistenciais recebidos, o que pode ser feito por meio de desconto em valor que não exceda 10% (dez por cento) da importância de eventual benefício que ainda lhe estiver sendo pago.

III. O segurado tem direito de opção pelo benefício mais vantajoso concedido administrativamente, no curso de ação judicial em que se reconheceu benefício menos vantajoso. Em cumprimento de sentença, o segurado possui o direito à manutenção do benefício previdenciário concedido administrativamente no curso da ação judicial e, concomitantemente, à execução das parcelas do benefício reconhecido na via judicial, limitadas à data de implantação daquele conferido na via administrativa.

IV. Os efeitos da Lei 13.876/2019 na modificação de competência para o processamento e julgamento dos processos que tramitam na Justiça Estadual no exercício da competência federal delegada insculpida no art. 109, § 3º, da Constituição Federal, após as alterações promovidas pela Emenda Constitucional n. 103/2019, aplicam-se aos feitos ajuizados após 1º de janeiro de 2020. As ações, em fase de conhecimento ou de execução, ajuizadas anteriormente a essa data, continuarão a ser processadas e julgadas no juízo estadual, nos termos em que previsto pelo § 3º do art. 109 da Constituição Federal e pelo inciso III do art. 15 da Lei 5.010/1965, em sua redação original.

V. O eventual pagamento de benefício previdenciário na via administrativa, seja ele total ou parcial, após a citação válida, deve ser considerado na base de cálculo para os honorários advocatícios fixados na ação de conhecimento.

Há engano:

 

(EMAGIS) Sabe-se que Emenda Constitucional nº 95/2016 se destinou a disciplinar “o Novo Regime Fiscal no âmbito dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União”.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que diz respeito à obrigação tributária e à responsabilidade tributária, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre a repetição do indébito tributário, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 41.2022

(EMAGIS) Sobre a posse e os institutos correlatos, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sabe-se que, com a repercussão da inconstitucionalidade da TR como indexador também das dívidas trabalhistas, o Plenário do STF, adotando em parte o regime jurídico dos juros moratórios legais disposto no Código Civil, manifestou também parte de sua compreensão sobre este regime jurídico.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o STF, até que sobrevenha solução legislativa, deverão ser aplicados à atualização dos créditos decorrentes de condenação judicial e à correção dos depósitos recursais em contas judiciais na Justiça do Trabalho os mesmos índices de correção monetária e de juros vigentes para as hipóteses de condenações cíveis em geral, dispostos no artigo 406 do Código Civil.

II. Para o STF, os juros legais mencionados pelo artigo 406 do Código Civil correspondem à taxa SELIC (art. 406 do Código Civil), que não pode ser cumulada com a aplicação de outros índices de atualização monetária, cumulação que representaria ‘bis in idem’.

III. Para o STF, o regime jurídico referente aos juros moratórios legais disposto no Código Civil, especialmente em seu artigo 406, aplica-se tanto às dívidas trabalhistas quanto às dívidas da fazenda pública, vez que inconstitucional a instituição de regime jurídico de atualização diverso do CC/2002, que se tem por único por força do princípio da isonomia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a retificação do registro civil, considerando também as alterações introduzidas pela recente Lei 14.382/2022 nos artigos 56 e 57 da Lei de Registros Públicos (LRP – Lei 6.015/1973), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os honorários advocatícios, ao lume dos regramentos do CPC/2015, analise as seguintes proposições.

I. São devidos honorários advocatícios na reconvenção, no cumprimento de sentença, provisório ou definitivo, na execução, resistida ou não, e nos recursos interpostos, cumulativamente.

II. Não serão devidos honorários no cumprimento de sentença contra a Fazenda Pública que enseje expedição de precatório, desde que não tenha sido impugnada.

III. Não é cabível a fixação de honorários advocatícios na ação de produção antecipada de provas.

Há erro:

 

(EMAGIS) Relativamente ao incidente de resolução de demandas repetitivos (IRDR), analise as seguintes proposições.

I. Suspende-se o processo pela admissão de incidente de resolução de demandas repetitivas.

II. É cabível a instauração do incidente de resolução de demandas repetitivas quando houver, alternativamente, efetiva repetição de processos que contenham controvérsia sobre a mesma questão unicamente de direito ou risco de ofensa à isonomia e à segurança jurídica.

III. Se não for o requerente, o Ministério Público intervirá obrigatoriamente no incidente e deverá assumir sua titularidade em caso de desistência ou de abandono.

Há erro:

 

(EMAGIS) O Ministério Público do Estado ajuizou ação civil pública em face do Polo de Ensino Superior Ltda, tendo sido o réu condenado “a ressarcir alguns acadêmicos de parcelas contratuais exigidas destes com base em cláusulas decretadas nulas”. O acórdão proferido na ação civil pública transitou em julgado em 12/08/2009. Em 01/2010, o Ministério Público requereu a liquidação da sentença, tendo sido declarada a sua ilegitimidade para tanto, em acórdão publicado em 2015. Em 2016, um dos acadêmicos beneficiários da sentença judicial coletiva promoveu a liquidação individual correspondente. Diante desse contexto, o juízo da execução entendeu que a atuação do Ministério Público se sobrepôs à dos credores individuais e impediu a caracterização da inércia destes, e, por isso, considerou interrompida a prescrição.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a opção CORRETA, a respeito das infrações penais de consumo, de acordo com o disposto no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

 

(EMAGIS) A respeito do direito à vida e à saúde, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam dos Modelos Teóricos da Criminologia.

I. O modelo teórico clássico da criminologia visa a prevenir os delitos através do rigor das penas.

II. Tanto o modelo teórico neoclássico da criminologia quanto a criminologia positivista negam o determinismo biológico do criminoso, visando a prevenção do delito através da percepção pelos indivíduos em geral de que o sistema normativo penal está em pleno funcionamento.

III. A criminologia moderna, conquanto causal-explicativa, promove explicação estática do fenômeno criminoso, restrita que é à análise pessoal do criminoso, especialmente suas características físicas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que tange ao princípio da insignificância, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.

I. O princípio da bagatela imprópria implica a atipicidade material de condutas causadoras de danos ou de perigos ínfimos ao bem jurídico tutelado pela norma penal.

II. De acordo com entendimento sumulado pelo STJ, o princípio da insignificância é inaplicável aos crimes contra a administração pública e ao crime de transmissão clandestina de sinal de internet via radiofrequência.

III. Tanto a jurisprudência do STF quanto a do STJ orientam-se no sentido de que não se mostra aplicável o princípio da insignificância a crimes cometidos com violência ou grave ameaça.

IV. É inaplicável o princípio da insignificância nos crimes ou contravenções penais praticados contra a mulher no âmbito das relações domésticas.

V. A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, bem como do Supremo Tribunal Federal, orienta-se no sentido da impossibilidade de aplicação do princípio da insignificância aos crimes contra a fé pública.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da dosimetria da pena, dos efeitos da condenação e da prescrição da pretensão punitiva, devendo ser avaliadas em consonância com a disciplina do Código Penal e com a jurisprudência dos tribunais superiores.

Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a pessoa, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere habeas corpus impetrado por José Pereira da Silva, assistido pela Defensoria Pública, no qual se anexa manuscrito de José em que ele afirma que foi condenado por roubo indevidamente, porquanto crime algum cometeu, sendo que se encontra preso preventivamente, vez que pendente de julgamento sua apelação contra a sentença condenatória. A DPU, então, impetrou habeas corpus para sustentar nulidade do reconhecimento pessoal realizado em Juízo, porquanto os policiais teriam, no momento da abordagem, fotografado o recorrente e enviado a foto a seus colegas que estavam com as vítimas, que o reconheceram e, por isso, foi ele conduzido à delegacia, onde se procedeu ao reconhecimento pessoal. A DPU sustenta que o reconhecimento pessoal, realizado em sede policial e em Juízo, é nulo em razão da fotografia realizada no momento da abordagem, requerendo, ao final, a declaração de nulidade da prova e decorrentes anulação da condenação e da decisão que decretou a prisão preventiva do impetrante.

A propósito, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a prova testemunhal, as cartas precatórias e o interrogatório judicial do réu, tendo presente a disciplina do Código de Processo Penal, o magistério da doutrina e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Pedro Biscate é sentenciado por contrabando e cumpre a pena restritiva de direitos que lhe foi imposta por sentença transitada em julgado. Sobrevém nova condenação a pena privativa de liberdade de Pedro Biscate por crime posterior de tráfico de drogas e com trânsito em julgado durante a execução penal que estava em curso, tomando o juízo desta execução ciência desta nova guia de execução definitiva por tráfico.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o controle de constitucionalidade, avalie as assertivas que seguem.

I. As decisões do STF em matéria constitucional são insuscetíveis de invalidação pelas instâncias políticas, isso, porém, não impede que seja editada uma nova lei, com conteúdo similar àquela que foi declarada inconstitucional.

II. Assim como as súmulas vinculantes, as decisões definitivas de mérito, proferidas pelo STF nas ações diretas de inconstitucionalidade e nas ações declaratórias de constitucionalidade, produzirão efeito vinculante, relativamente aos demais órgãos do Poder Judiciário, do Poder Legislativo e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal.

III. A generalização de decisões contrárias a uma decisão legislativa, com a consolidação de orientação jurisprudencial contrária à literalidade do texto legal, não inviabiliza a propositura da ação declaratória de constitucionalidade, já que a situação de incerteza, na espécie, decorre não da leitura e da aplicação contraditória de normas legais pelos vários órgãos judiciais, mas da controvérsia ou dúvida que se instaura entre os órgãos judiciais, que de forma quase unívoca adotam uma dada interpretação, e os órgãos políticos responsáveis pela edição do texto normativo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do controle de constitucionalidade, especialmente à luz do magistério consagrado na doutrina, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da compatibilização da aplicação no tempo das leis que alterem regime jurídico de correção monetária com a garantia constitucional da tutela do ato jurídico perfeito, do direito adquirido e da coisa julgada (CF, artigo 5º, XXXV).

I. Por verter normas de caráter institucional e estatutário, lei que estipula índices de correção monetária a serem aplicados a períodos aquisitivos anteriores à sua entrada em vigor não viola a garantia do direito adquirido.

II. Ainda que as normas de correção monetária tenham natureza institucional e estatutária e sua incidência seja imediata, tal incidência sobre contratos em curso deixa de ser possível, em homenagem ao ato jurídico perfeito, quando haja cláusula de correção monetária reproduzida em ato negocial (contrato), esse o fundamento pelo qual o STF mitigou a eficácia imediata da regra para a transposição das obrigações monetárias estabelecida no Plano Real.

III. A regra do Plano Real que fixa os critérios para a transposição das obrigações monetárias, inclusive contratuais, do antigo para o novo sistema tem aplicação imediata, o que impede, sob pena de aplicação retroativa, a disciplina das cláusulas de correção monetária de contratos em curso e anteriormente celebrados.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam das normas constitucionais referentes ao teto remuneratório no serviço público, também na visão do STF.

I. O teto de retribuição estabelecido pela Emenda Constitucional 41/03 possui eficácia imediata, submetendo às referências de valor máximo nele discriminadas todas as verbas de natureza remuneratória percebidas pelos servidores públicos da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, ainda que adquiridas de acordo com regime legal anterior, sendo que os valores que ultrapassam os limites estabelecidos para cada nível federativo na Constituição Federal constituem excesso cujo pagamento não pode ser reclamado com amparo na garantia da irredutibilidade de vencimentos

II. O STF conferiu interpretação conforme ao art. 37, XI e § 12, da Constituição Federal, com redações dadas respectivamente pelas ECs 41/2003 e 47/2005, de modo a, compatibilizando tais preceitos com a garantia constitucional da isonomia, estabelecer um teto nacional para os vencimentos dos auditores fiscais municipais.

III. Ainda que as carreiras de delegados de polícia civil e federal tenham atribuições análogas, o STF considera compatível com as garantias constitucionais interpretação do inciso XI do artigo 37 da CF, com a redação dada pela EC 41/2003, que submeta o teto remuneratório dos delegados da polícia civil ao subsídio do Governador do Estado e o teto remuneratório dos delegados da polícia federal ao subsídio dos Ministros do STF, rechaçando a imposição constitucional de teto único para ambas as carreiras.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o registro de candidaturas, com base na Lei das Eleições (Lei 9.504/97), julgue os itens abaixo.

I. Na hipótese de o partido ou coligação não requerer o registro de seus candidatos, estes poderão fazê-lo perante a Justiça Eleitoral, observado o prazo máximo de vinte e quatro horas seguintes à publicação da lista dos candidatos pela Justiça Eleitoral.

II. A certidão de quitação eleitoral, que deve instruir o pedido de registro de candidatura, abrangerá exclusivamente a plenitude do gozo dos direitos políticos, o regular exercício do voto, o atendimento a convocações da Justiça Eleitoral para auxiliar os trabalhos relativos ao pleito, a inexistência de multas aplicadas, em caráter definitivo, pela Justiça Eleitoral e não remitidas, e a apresentação de contas de campanha eleitoral.

III. O pedido de registro deve ser instruído com as propostas defendidas pelo candidato a Prefeito, a Governador de Estado e a Presidente da República.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere ação judicial, referente a contrato de seguro, na qual o segurado pretenda (i) o restabelecimento da apólice que teria sido indevidamente extinta, (ii) indenização por dano moral pela negativa de renovação e (iii) ressarcimento de prêmios supostamente pagos a maior.

A propósito do prazo prescricional aplicável às pretensões em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as duplicatas e a cobrança do valor nelas estampado, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que diz respeito à obrigação tributária e à responsabilidade tributária, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre o ISS, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Nos autos da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental n. 709, os requerentes relataram ao STF ataques a tiros a indígenas, mortes, desnutrição, anemia, contágio por mercúrio, desmatamento e garimpo ilegal, bem como a prática de ilícitos de toda ordem decorrentes da presença de invasores nas Terras Indígenas Yanomami e Munduruku, no curso da pandemia. Afirmaram que tal presença é responsável ainda pelo contágio de tais comunidades por COVID-19. À luz de tal quadro, pediram ao STF o deferimento de tutela provisória incidental para assegurar a vida, a saúde e a segurança de tais povos no contexto da crise sanitária.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação à Administração Pública Direta e Indireta, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) No que tange aos serviços públicos e à sua concessão ou permissão (Lei 8.987/95), marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Quanto aos bens públicos e aos contratos administrativos, considerado o magistério doutrinário, jurisprudencial e a disciplina da Lei 14.133/21, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre o julgamento do mérito da Ação Direta de Inconstitucionalidade n. 2.332, referente a juros e honorários nas ações de desapropriação, avalie as assertivas que seguem.

I. É constitucional o percentual de juros compensatórios de até 6% ao ano para a remuneração pela imissão provisória na posse de bem objeto de desapropriação, sendo que o percentual deve ser graduado no caso concreto até o limite máximo de 6% em consonância com o grau de produtividade da terra desapropriada.

II. A base de cálculo dos juros compensatórios em desapropriações corresponde à diferença entre 80% do preço ofertado pelo ente público e o valor fixado na sentença, sendo constitucionais as normas que condicionam a incidência de juros compensatórios à produtividade da propriedade.

III. É constitucional a estipulação de parâmetros mínimo e máximo para a concessão de honorários advocatícios em desapropriações, sendo, contudo, vedada a fixação de um valor nominal máximo de honorários.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) De acordo com a Resolução nº 26/2007, do Conselho Nacional do Ministério Público, que disciplina a residência na comarca pelos membros do Ministério Público, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Retrata o contexto de defesa e interesse de direito difuso:

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) A Convenção Americana sobre Direitos Humanos preceitua que toda pessoa acusada de um delito tem direito:

 

(EMAGIS) Quanto ao Marco Civil da Internet, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre os métodos de interpretação/integração das normas e a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro – LINDB, assinale a alternativa correta:

 

PGE/PGM - Rodada 41.2022

A Secretaria de Governo do Município ABC indagou a Procuradoria sobre a possibilidade de alteração contratual para modificar o estabelecimento comercial identificado no contrato firmado com a empresa CONSERTA & VENDE LTDA, vencedora em licitação. Segundo informou, não obstante a contratada esteja se identificada no contrato por meio do CNPJ da matriz, adveio modificação em seu estatuto social pela qual a filial passou a prestar os serviços licitados.  Com isso, a contratada pleiteou a alteração do instrumento contratual, pois a filial é que emitirá as notas fiscais de prestação do serviço. Nesse contexto, a Secretaria de Governo questionou se matriz e filial se distinguem quanto à personalidade jurídica e se todos os requisitos de habilitação cumpridos pela matriz ao tempo do certame se estendem à filial.

Apresente a peça adequada, com os fundamentos jurídicos pertinentes.

 

Objetivas - Rodada 41.2022

(EMAGIS) Sobre o controle de constitucionalidade, avalie as assertivas que seguem.

I. As decisões do STF em matéria constitucional são insuscetíveis de invalidação pelas instâncias políticas, isso, porém, não impede que seja editada uma nova lei, com conteúdo similar àquela que foi declarada inconstitucional.

II. Assim como as súmulas vinculantes, as decisões definitivas de mérito, proferidas pelo STF nas ações diretas de inconstitucionalidade e nas ações declaratórias de constitucionalidade, produzirão efeito vinculante, relativamente aos demais órgãos do Poder Judiciário, do Poder Legislativo e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal.

III. A generalização de decisões contrárias a uma decisão legislativa, com a consolidação de orientação jurisprudencial contrária à literalidade do texto legal, não inviabiliza a propositura da ação declaratória de constitucionalidade, já que a situação de incerteza, na espécie, decorre não da leitura e da aplicação contraditória de normas legais pelos vários órgãos judiciais, mas da controvérsia ou dúvida que se instaura entre os órgãos judiciais, que de forma quase unívoca adotam uma dada interpretação, e os órgãos políticos responsáveis pela edição do texto normativo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do controle de constitucionalidade, especialmente à luz do magistério consagrado na doutrina, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da compatibilização da aplicação no tempo das leis que alterem regime jurídico de correção monetária com a garantia constitucional da tutela do ato jurídico perfeito, do direito adquirido e da coisa julgada (CF, artigo 5º, XXXV).

I. Por verter normas de caráter institucional e estatutário, lei que estipula índices de correção monetária a serem aplicados a períodos aquisitivos anteriores à sua entrada em vigor não viola a garantia do direito adquirido.

II. Ainda que as normas de correção monetária tenham natureza institucional e estatutária e sua incidência seja imediata, tal incidência sobre contratos em curso deixa de ser possível, em homenagem ao ato jurídico perfeito, quando haja cláusula de correção monetária reproduzida em ato negocial (contrato), esse o fundamento pelo qual o STF mitigou a eficácia imediata da regra para a transposição das obrigações monetárias estabelecida no Plano Real.

III. A regra do Plano Real que fixa os critérios para a transposição das obrigações monetárias, inclusive contratuais, do antigo para o novo sistema tem aplicação imediata, o que impede, sob pena de aplicação retroativa, a disciplina das cláusulas de correção monetária de contratos em curso e anteriormente celebrados.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam das normas constitucionais referentes ao teto remuneratório no serviço público, também na visão do STF.

I. O teto de retribuição estabelecido pela Emenda Constitucional 41/03 possui eficácia imediata, submetendo às referências de valor máximo nele discriminadas todas as verbas de natureza remuneratória percebidas pelos servidores públicos da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, ainda que adquiridas de acordo com regime legal anterior, sendo que os valores que ultrapassam os limites estabelecidos para cada nível federativo na Constituição Federal constituem excesso cujo pagamento não pode ser reclamado com amparo na garantia da irredutibilidade de vencimentos

II. O STF conferiu interpretação conforme ao art. 37, XI e § 12, da Constituição Federal, com redações dadas respectivamente pelas ECs 41/2003 e 47/2005, de modo a, compatibilizando tais preceitos com a garantia constitucional da isonomia, estabelecer um teto nacional para os vencimentos dos auditores fiscais municipais.

III. Ainda que as carreiras de delegados de polícia civil e federal tenham atribuições análogas, o STF considera compatível com as garantias constitucionais interpretação do inciso XI do artigo 37 da CF, com a redação dada pela EC 41/2003, que submeta o teto remuneratório dos delegados da polícia civil ao subsídio do Governador do Estado e o teto remuneratório dos delegados da polícia federal ao subsídio dos Ministros do STF, rechaçando a imposição constitucional de teto único para ambas as carreiras.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação à Administração Pública Direta e Indireta, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) No que tange aos serviços públicos e à sua concessão ou permissão (Lei 8.987/95), marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Quanto aos bens públicos e aos contratos administrativos, considerado o magistério doutrinário, jurisprudencial e a disciplina da Lei 14.133/21, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre o julgamento do mérito da Ação Direta de Inconstitucionalidade n. 2.332, referente a juros e honorários nas ações de desapropriação, avalie as assertivas que seguem.

I. É constitucional o percentual de juros compensatórios de até 6% ao ano para a remuneração pela imissão provisória na posse de bem objeto de desapropriação, sendo que o percentual deve ser graduado no caso concreto até o limite máximo de 6% em consonância com o grau de produtividade da terra desapropriada.

II. A base de cálculo dos juros compensatórios em desapropriações corresponde à diferença entre 80% do preço ofertado pelo ente público e o valor fixado na sentença, sendo constitucionais as normas que condicionam a incidência de juros compensatórios à produtividade da propriedade.

III. É constitucional a estipulação de parâmetros mínimo e máximo para a concessão de honorários advocatícios em desapropriações, sendo, contudo, vedada a fixação de um valor nominal máximo de honorários.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a posse e os institutos correlatos, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sabe-se que, com a repercussão da inconstitucionalidade da TR como indexador também das dívidas trabalhistas, o Plenário do STF, adotando em parte o regime jurídico dos juros moratórios legais disposto no Código Civil, manifestou também parte de sua compreensão sobre este regime jurídico.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o STF, até que sobrevenha solução legislativa, deverão ser aplicados à atualização dos créditos decorrentes de condenação judicial e à correção dos depósitos recursais em contas judiciais na Justiça do Trabalho os mesmos índices de correção monetária e de juros vigentes para as hipóteses de condenações cíveis em geral, dispostos no artigo 406 do Código Civil.

II. Para o STF, os juros legais mencionados pelo artigo 406 do Código Civil correspondem à taxa SELIC (art. 406 do Código Civil), que não pode ser cumulada com a aplicação de outros índices de atualização monetária, cumulação que representaria ‘bis in idem’.

III. Para o STF, o regime jurídico referente aos juros moratórios legais disposto no Código Civil, especialmente em seu artigo 406, aplica-se tanto às dívidas trabalhistas quanto às dívidas da fazenda pública, vez que inconstitucional a instituição de regime jurídico de atualização diverso do CC/2002, que se tem por único por força do princípio da isonomia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a retificação do registro civil, considerando também as alterações introduzidas pela recente Lei 14.382/2022 nos artigos 56 e 57 da Lei de Registros Públicos (LRP – Lei 6.015/1973), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere ação judicial, referente a contrato de seguro, na qual o segurado pretenda (i) o restabelecimento da apólice que teria sido indevidamente extinta, (ii) indenização por dano moral pela negativa de renovação e (iii) ressarcimento de prêmios supostamente pagos a maior.

A propósito do prazo prescricional aplicável às pretensões em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as duplicatas e a cobrança do valor nelas estampado, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os honorários advocatícios, ao lume dos regramentos do CPC/2015, analise as seguintes proposições.

I. São devidos honorários advocatícios na reconvenção, no cumprimento de sentença, provisório ou definitivo, na execução, resistida ou não, e nos recursos interpostos, cumulativamente.

II. Não serão devidos honorários no cumprimento de sentença contra a Fazenda Pública que enseje expedição de precatório, desde que não tenha sido impugnada.

III. Não é cabível a fixação de honorários advocatícios na ação de produção antecipada de provas.

Há erro:

 

(EMAGIS) Relativamente ao incidente de resolução de demandas repetitivos (IRDR), analise as seguintes proposições.

I. Suspende-se o processo pela admissão de incidente de resolução de demandas repetitivas.

II. É cabível a instauração do incidente de resolução de demandas repetitivas quando houver, alternativamente, efetiva repetição de processos que contenham controvérsia sobre a mesma questão unicamente de direito ou risco de ofensa à isonomia e à segurança jurídica.

III. Se não for o requerente, o Ministério Público intervirá obrigatoriamente no incidente e deverá assumir sua titularidade em caso de desistência ou de abandono.

Há erro:

 

(EMAGIS) O Ministério Público do Estado ajuizou ação civil pública em face do Polo de Ensino Superior Ltda, tendo sido o réu condenado “a ressarcir alguns acadêmicos de parcelas contratuais exigidas destes com base em cláusulas decretadas nulas”. O acórdão proferido na ação civil pública transitou em julgado em 12/08/2009. Em 01/2010, o Ministério Público requereu a liquidação da sentença, tendo sido declarada a sua ilegitimidade para tanto, em acórdão publicado em 2015. Em 2016, um dos acadêmicos beneficiários da sentença judicial coletiva promoveu a liquidação individual correspondente. Diante desse contexto, o juízo da execução entendeu que a atuação do Ministério Público se sobrepôs à dos credores individuais e impediu a caracterização da inércia destes, e, por isso, considerou interrompida a prescrição.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Retrata o contexto de defesa e interesse de direito difuso:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam dos Modelos Teóricos da Criminologia.

I. O modelo teórico clássico da criminologia visa a prevenir os delitos através do rigor das penas.

II. Tanto o modelo teórico neoclássico da criminologia quanto a criminologia positivista negam o determinismo biológico do criminoso, visando a prevenção do delito através da percepção pelos indivíduos em geral de que o sistema normativo penal está em pleno funcionamento.

III. A criminologia moderna, conquanto causal-explicativa, promove explicação estática do fenômeno criminoso, restrita que é à análise pessoal do criminoso, especialmente suas características físicas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que tange ao princípio da insignificância, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.

I. O princípio da bagatela imprópria implica a atipicidade material de condutas causadoras de danos ou de perigos ínfimos ao bem jurídico tutelado pela norma penal.

II. De acordo com entendimento sumulado pelo STJ, o princípio da insignificância é inaplicável aos crimes contra a administração pública e ao crime de transmissão clandestina de sinal de internet via radiofrequência.

III. Tanto a jurisprudência do STF quanto a do STJ orientam-se no sentido de que não se mostra aplicável o princípio da insignificância a crimes cometidos com violência ou grave ameaça.

IV. É inaplicável o princípio da insignificância nos crimes ou contravenções penais praticados contra a mulher no âmbito das relações domésticas.

V. A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, bem como do Supremo Tribunal Federal, orienta-se no sentido da impossibilidade de aplicação do princípio da insignificância aos crimes contra a fé pública.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da dosimetria da pena, dos efeitos da condenação e da prescrição da pretensão punitiva, devendo ser avaliadas em consonância com a disciplina do Código Penal e com a jurisprudência dos tribunais superiores.

Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a pessoa, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a atuação criminal na Justiça Federal, julgue os itens abaixo.

I. Se devidamente motivado pelo Juízo estadual o pedido de manutenção de preso em presídio federal, não cabe ao Magistrado federal exercer juízo de valor sobre a fundamentação apresentada, mas, apenas, aferir a legalidade da medida.

II. De acordo com a Corte Especial do STJ, desde que devidamente configurada hipótese clara de atuação dolosa por parte do causídico, é admissível a fixação de multa por litigância de má-fé no processo penal, por analogia às regras do Código de Processo Civil.

III. Segundo definiu o STF em sede de repercussão geral, é constitucional o compartilhamento dos relatórios de inteligência financeira da UIF e da íntegra do procedimento fiscalizatório da Receita Federal do Brasil - em que se define o lançamento do tributo - com os órgãos de persecução penal para fins criminais sem prévia autorização judicial, devendo ser resguardado o sigilo das informações em procedimentos formalmente instaurados e sujeitos a posterior controle jurisdicional. Nada obstante, esse compartilhamento pela UIF e pela RFB deve ser feito unicamente por meio de comunicações formais, com garantia de sigilo, certificação do destinatário e estabelecimento de instrumentos efetivos de apuração e correção de eventuais desvios.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere habeas corpus impetrado por José Pereira da Silva, assistido pela Defensoria Pública, no qual se anexa manuscrito de José em que ele afirma que foi condenado por roubo indevidamente, porquanto crime algum cometeu, sendo que se encontra preso preventivamente, vez que pendente de julgamento sua apelação contra a sentença condenatória. A DPU, então, impetrou habeas corpus para sustentar nulidade do reconhecimento pessoal realizado em Juízo, porquanto os policiais teriam, no momento da abordagem, fotografado o recorrente e enviado a foto a seus colegas que estavam com as vítimas, que o reconheceram e, por isso, foi ele conduzido à delegacia, onde se procedeu ao reconhecimento pessoal. A DPU sustenta que o reconhecimento pessoal, realizado em sede policial e em Juízo, é nulo em razão da fotografia realizada no momento da abordagem, requerendo, ao final, a declaração de nulidade da prova e decorrentes anulação da condenação e da decisão que decretou a prisão preventiva do impetrante.

A propósito, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a prova testemunhal, as cartas precatórias e o interrogatório judicial do réu, tendo presente a disciplina do Código de Processo Penal, o magistério da doutrina e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Pedro Biscate é sentenciado por contrabando e cumpre a pena restritiva de direitos que lhe foi imposta por sentença transitada em julgado. Sobrevém nova condenação a pena privativa de liberdade de Pedro Biscate por crime posterior de tráfico de drogas e com trânsito em julgado durante a execução penal que estava em curso, tomando o juízo desta execução ciência desta nova guia de execução definitiva por tráfico.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que diz respeito à obrigação tributária e à responsabilidade tributária, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre o ISS, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a repetição do indébito tributário, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sabe-se que Emenda Constitucional nº 95/2016 se destinou a disciplinar “o Novo Regime Fiscal no âmbito dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União”.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Nos autos da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental n. 709, os requerentes relataram ao STF ataques a tiros a indígenas, mortes, desnutrição, anemia, contágio por mercúrio, desmatamento e garimpo ilegal, bem como a prática de ilícitos de toda ordem decorrentes da presença de invasores nas Terras Indígenas Yanomami e Munduruku, no curso da pandemia. Afirmaram que tal presença é responsável ainda pelo contágio de tais comunidades por COVID-19. À luz de tal quadro, pediram ao STF o deferimento de tutela provisória incidental para assegurar a vida, a saúde e a segurança de tais povos no contexto da crise sanitária.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam dos limites máximos aplicáveis aos juros remuneratórios e moratórios nos empréstimos concedidos por instituições financeiras do Sistema Financeiro Nacional.

I. Nos contratos bancários, segundo o STJ, a estipulação de juros remuneratórios superiores a 12% ao ano, por si só, não indica abusividade.

II. Segundo o STF, a norma do §3º do art. 192 da Constituição, revogada pela EC 40/2003, que limitava a taxa de juros reais a 12% ao ano, tinha sua aplicabilidade condicionada à edição de lei complementar.

III. Nos contratos bancários, não-regidos por legislação específica, os juros moratórios poderão ser convencionados até o limite de 1% ao mês, segundo o STJ.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a opção CORRETA, a respeito das infrações penais de consumo, de acordo com o disposto no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

 

(EMAGIS) A respeito do direito à vida e à saúde, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa incorreta:

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) A Convenção Americana sobre Direitos Humanos preceitua que toda pessoa acusada de um delito tem direito:

 

(EMAGIS) Considere que, subtraída indevidamente pela mãe de seu país de residência habitual e por ela trazida a criança ao Brasil, veicule o pai, com fundamento na Convenção sobre os Aspectos Civis do Sequestro Internacional de Crianças (Convenção de Haia – Decreto n. 3.413/2000), pretensão de imediata repatriação da criança ao país em que se encontrava, também signatário da Convenção, local de residência habitual da criança, repita-se.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o registro de candidaturas, com base na Lei das Eleições (Lei 9.504/97), julgue os itens abaixo.

I. Na hipótese de o partido ou coligação não requerer o registro de seus candidatos, estes poderão fazê-lo perante a Justiça Eleitoral, observado o prazo máximo de vinte e quatro horas seguintes à publicação da lista dos candidatos pela Justiça Eleitoral.

II. A certidão de quitação eleitoral, que deve instruir o pedido de registro de candidatura, abrangerá exclusivamente a plenitude do gozo dos direitos políticos, o regular exercício do voto, o atendimento a convocações da Justiça Eleitoral para auxiliar os trabalhos relativos ao pleito, a inexistência de multas aplicadas, em caráter definitivo, pela Justiça Eleitoral e não remitidas, e a apresentação de contas de campanha eleitoral.

III. O pedido de registro deve ser instruído com as propostas defendidas pelo candidato a Prefeito, a Governador de Estado e a Presidente da República.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Relativamente às ações previdenciárias, julgue os itens abaixo.

I. João ajuizou ação pleiteando a concessão de aposentadoria rural por idade. O STJ, dando provimento a recurso especial do INSS, entendeu que não havia início de prova material válido nos autos. A decisão transitou em julgado e João ingressou, dentro do prazo decadencial bienal, com ação rescisória. Nesse contexto, é correto afirmar que ficha de cadastro de trabalhadores emitida em nome do trabalhador rural em data anterior ao ajuizamento da ação previdenciária transitada em julgado configura documento novo apto lastrear a ação rescisória e demonstrar o início de prova material necessário à concessão do benefício pugnado.

II. A reforma da decisão que antecipa os efeitos da tutela final obriga o autor da ação a devolver os valores dos benefícios previdenciários ou assistenciais recebidos, o que pode ser feito por meio de desconto em valor que não exceda 10% (dez por cento) da importância de eventual benefício que ainda lhe estiver sendo pago.

III. O segurado tem direito de opção pelo benefício mais vantajoso concedido administrativamente, no curso de ação judicial em que se reconheceu benefício menos vantajoso. Em cumprimento de sentença, o segurado possui o direito à manutenção do benefício previdenciário concedido administrativamente no curso da ação judicial e, concomitantemente, à execução das parcelas do benefício reconhecido na via judicial, limitadas à data de implantação daquele conferido na via administrativa.

IV. Os efeitos da Lei 13.876/2019 na modificação de competência para o processamento e julgamento dos processos que tramitam na Justiça Estadual no exercício da competência federal delegada insculpida no art. 109, § 3º, da Constituição Federal, após as alterações promovidas pela Emenda Constitucional n. 103/2019, aplicam-se aos feitos ajuizados após 1º de janeiro de 2020. As ações, em fase de conhecimento ou de execução, ajuizadas anteriormente a essa data, continuarão a ser processadas e julgadas no juízo estadual, nos termos em que previsto pelo § 3º do art. 109 da Constituição Federal e pelo inciso III do art. 15 da Lei 5.010/1965, em sua redação original.

V. O eventual pagamento de benefício previdenciário na via administrativa, seja ele total ou parcial, após a citação válida, deve ser considerado na base de cálculo para os honorários advocatícios fixados na ação de conhecimento.

Há engano:

 

(PGE/CE – PROCURADOR DO ESTADO – CESPE/CEBRASPE – 2021) De acordo com a CLT, cumpridas as demais formalidades, pode o empregador determinar a alteração do regime de teletrabalho para o presencial, respeitado o prazo de transição de

 

(PGE/CE – PROCURADOR DO ESTADO – CESPE/CEBRASPE – 2021) Aristóteles propõe reclamatória trabalhista em face da empresa Deuses do Olimpo Ltda., que era contratada do Estado W para serviços de manutenção de rodovias estaduais, requerendo também a responsabilidade do Estado por eventuais créditos decorrentes da procedência dos pedidos. Na hipótese de haver alguma condenação em face da empresa prestadora de serviços, em caso de sua insolvência,

 

(EMAGIS) De acordo com a Resolução nº 26/2007, do Conselho Nacional do Ministério Público, que disciplina a residência na comarca pelos membros do Ministério Público, assinale a alternativa correta:

 

(DPE/MS – FGV – 2022) Ana, defensora pública, passa a fiscalizar determinada unidade de internação socioeducativa e a demandar inúmeras providências do respectivo diretor. Por entender que sua atuação extrapola as atribuições do cargo, o diretor promove reclamação junto ao Ministério Público que, após abrir procedimento próprio para apuração dos fatos narrados, começa a colher o depoimento de inúmeros funcionários da unidade de internação.

Diante de tal quadro, em atuação em defesa de suas prerrogativas, Ana:

 

(EMAGIS) Quanto ao Marco Civil da Internet, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre os métodos de interpretação/integração das normas e a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro – LINDB, assinale a alternativa correta:

 

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 41.2022

(EMAGIS) Sobre a posse e os institutos correlatos, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sabe-se que, com a repercussão da inconstitucionalidade da TR como indexador também das dívidas trabalhistas, o Plenário do STF, adotando em parte o regime jurídico dos juros moratórios legais disposto no Código Civil, manifestou também parte de sua compreensão sobre este regime jurídico.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o STF, até que sobrevenha solução legislativa, deverão ser aplicados à atualização dos créditos decorrentes de condenação judicial e à correção dos depósitos recursais em contas judiciais na Justiça do Trabalho os mesmos índices de correção monetária e de juros vigentes para as hipóteses de condenações cíveis em geral, dispostos no artigo 406 do Código Civil.

II. Para o STF, os juros legais mencionados pelo artigo 406 do Código Civil correspondem à taxa SELIC (art. 406 do Código Civil), que não pode ser cumulada com a aplicação de outros índices de atualização monetária, cumulação que representaria ‘bis in idem’.

III. Para o STF, o regime jurídico referente aos juros moratórios legais disposto no Código Civil, especialmente em seu artigo 406, aplica-se tanto às dívidas trabalhistas quanto às dívidas da fazenda pública, vez que inconstitucional a instituição de regime jurídico de atualização diverso do CC/2002, que se tem por único por força do princípio da isonomia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a retificação do registro civil, considerando também as alterações introduzidas pela recente Lei 14.382/2022 nos artigos 56 e 57 da Lei de Registros Públicos (LRP – Lei 6.015/1973), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os honorários advocatícios, ao lume dos regramentos do CPC/2015, analise as seguintes proposições.

I. São devidos honorários advocatícios na reconvenção, no cumprimento de sentença, provisório ou definitivo, na execução, resistida ou não, e nos recursos interpostos, cumulativamente.

II. Não serão devidos honorários no cumprimento de sentença contra a Fazenda Pública que enseje expedição de precatório, desde que não tenha sido impugnada.

III. Não é cabível a fixação de honorários advocatícios na ação de produção antecipada de provas.

Há erro:

 

(EMAGIS) Relativamente ao incidente de resolução de demandas repetitivos (IRDR), analise as seguintes proposições.

I. Suspende-se o processo pela admissão de incidente de resolução de demandas repetitivas.

II. É cabível a instauração do incidente de resolução de demandas repetitivas quando houver, alternativamente, efetiva repetição de processos que contenham controvérsia sobre a mesma questão unicamente de direito ou risco de ofensa à isonomia e à segurança jurídica.

III. Se não for o requerente, o Ministério Público intervirá obrigatoriamente no incidente e deverá assumir sua titularidade em caso de desistência ou de abandono.

Há erro:

 

(EMAGIS) O Ministério Público do Estado ajuizou ação civil pública em face do Polo de Ensino Superior Ltda, tendo sido o réu condenado “a ressarcir alguns acadêmicos de parcelas contratuais exigidas destes com base em cláusulas decretadas nulas”. O acórdão proferido na ação civil pública transitou em julgado em 12/08/2009. Em 01/2010, o Ministério Público requereu a liquidação da sentença, tendo sido declarada a sua ilegitimidade para tanto, em acórdão publicado em 2015. Em 2016, um dos acadêmicos beneficiários da sentença judicial coletiva promoveu a liquidação individual correspondente. Diante desse contexto, o juízo da execução entendeu que a atuação do Ministério Público se sobrepôs à dos credores individuais e impediu a caracterização da inércia destes, e, por isso, considerou interrompida a prescrição.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Retrata o contexto de defesa e interesse de direito difuso:

 

(EMAGIS) Assinale a opção CORRETA, a respeito das infrações penais de consumo, de acordo com o disposto no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

 

(EMAGIS) A respeito do direito à vida e à saúde, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam dos Modelos Teóricos da Criminologia.

I. O modelo teórico clássico da criminologia visa a prevenir os delitos através do rigor das penas.

II. Tanto o modelo teórico neoclássico da criminologia quanto a criminologia positivista negam o determinismo biológico do criminoso, visando a prevenção do delito através da percepção pelos indivíduos em geral de que o sistema normativo penal está em pleno funcionamento.

III. A criminologia moderna, conquanto causal-explicativa, promove explicação estática do fenômeno criminoso, restrita que é à análise pessoal do criminoso, especialmente suas características físicas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que tange ao princípio da insignificância, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.

I. O princípio da bagatela imprópria implica a atipicidade material de condutas causadoras de danos ou de perigos ínfimos ao bem jurídico tutelado pela norma penal.

II. De acordo com entendimento sumulado pelo STJ, o princípio da insignificância é inaplicável aos crimes contra a administração pública e ao crime de transmissão clandestina de sinal de internet via radiofrequência.

III. Tanto a jurisprudência do STF quanto a do STJ orientam-se no sentido de que não se mostra aplicável o princípio da insignificância a crimes cometidos com violência ou grave ameaça.

IV. É inaplicável o princípio da insignificância nos crimes ou contravenções penais praticados contra a mulher no âmbito das relações domésticas.

V. A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, bem como do Supremo Tribunal Federal, orienta-se no sentido da impossibilidade de aplicação do princípio da insignificância aos crimes contra a fé pública.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da dosimetria da pena, dos efeitos da condenação e da prescrição da pretensão punitiva, devendo ser avaliadas em consonância com a disciplina do Código Penal e com a jurisprudência dos tribunais superiores.

Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a pessoa, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere habeas corpus impetrado por José Pereira da Silva, assistido pela Defensoria Pública, no qual se anexa manuscrito de José em que ele afirma que foi condenado por roubo indevidamente, porquanto crime algum cometeu, sendo que se encontra preso preventivamente, vez que pendente de julgamento sua apelação contra a sentença condenatória. A DPU, então, impetrou habeas corpus para sustentar nulidade do reconhecimento pessoal realizado em Juízo, porquanto os policiais teriam, no momento da abordagem, fotografado o recorrente e enviado a foto a seus colegas que estavam com as vítimas, que o reconheceram e, por isso, foi ele conduzido à delegacia, onde se procedeu ao reconhecimento pessoal. A DPU sustenta que o reconhecimento pessoal, realizado em sede policial e em Juízo, é nulo em razão da fotografia realizada no momento da abordagem, requerendo, ao final, a declaração de nulidade da prova e decorrentes anulação da condenação e da decisão que decretou a prisão preventiva do impetrante.

A propósito, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a prova testemunhal, as cartas precatórias e o interrogatório judicial do réu, tendo presente a disciplina do Código de Processo Penal, o magistério da doutrina e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Pedro Biscate é sentenciado por contrabando e cumpre a pena restritiva de direitos que lhe foi imposta por sentença transitada em julgado. Sobrevém nova condenação a pena privativa de liberdade de Pedro Biscate por crime posterior de tráfico de drogas e com trânsito em julgado durante a execução penal que estava em curso, tomando o juízo desta execução ciência desta nova guia de execução definitiva por tráfico.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o controle de constitucionalidade, avalie as assertivas que seguem.

I. As decisões do STF em matéria constitucional são insuscetíveis de invalidação pelas instâncias políticas, isso, porém, não impede que seja editada uma nova lei, com conteúdo similar àquela que foi declarada inconstitucional.

II. Assim como as súmulas vinculantes, as decisões definitivas de mérito, proferidas pelo STF nas ações diretas de inconstitucionalidade e nas ações declaratórias de constitucionalidade, produzirão efeito vinculante, relativamente aos demais órgãos do Poder Judiciário, do Poder Legislativo e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal.

III. A generalização de decisões contrárias a uma decisão legislativa, com a consolidação de orientação jurisprudencial contrária à literalidade do texto legal, não inviabiliza a propositura da ação declaratória de constitucionalidade, já que a situação de incerteza, na espécie, decorre não da leitura e da aplicação contraditória de normas legais pelos vários órgãos judiciais, mas da controvérsia ou dúvida que se instaura entre os órgãos judiciais, que de forma quase unívoca adotam uma dada interpretação, e os órgãos políticos responsáveis pela edição do texto normativo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do controle de constitucionalidade, especialmente à luz do magistério consagrado na doutrina, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da compatibilização da aplicação no tempo das leis que alterem regime jurídico de correção monetária com a garantia constitucional da tutela do ato jurídico perfeito, do direito adquirido e da coisa julgada (CF, artigo 5º, XXXV).

I. Por verter normas de caráter institucional e estatutário, lei que estipula índices de correção monetária a serem aplicados a períodos aquisitivos anteriores à sua entrada em vigor não viola a garantia do direito adquirido.

II. Ainda que as normas de correção monetária tenham natureza institucional e estatutária e sua incidência seja imediata, tal incidência sobre contratos em curso deixa de ser possível, em homenagem ao ato jurídico perfeito, quando haja cláusula de correção monetária reproduzida em ato negocial (contrato), esse o fundamento pelo qual o STF mitigou a eficácia imediata da regra para a transposição das obrigações monetárias estabelecida no Plano Real.

III. A regra do Plano Real que fixa os critérios para a transposição das obrigações monetárias, inclusive contratuais, do antigo para o novo sistema tem aplicação imediata, o que impede, sob pena de aplicação retroativa, a disciplina das cláusulas de correção monetária de contratos em curso e anteriormente celebrados.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam das normas constitucionais referentes ao teto remuneratório no serviço público, também na visão do STF.

I. O teto de retribuição estabelecido pela Emenda Constitucional 41/03 possui eficácia imediata, submetendo às referências de valor máximo nele discriminadas todas as verbas de natureza remuneratória percebidas pelos servidores públicos da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, ainda que adquiridas de acordo com regime legal anterior, sendo que os valores que ultrapassam os limites estabelecidos para cada nível federativo na Constituição Federal constituem excesso cujo pagamento não pode ser reclamado com amparo na garantia da irredutibilidade de vencimentos

II. O STF conferiu interpretação conforme ao art. 37, XI e § 12, da Constituição Federal, com redações dadas respectivamente pelas ECs 41/2003 e 47/2005, de modo a, compatibilizando tais preceitos com a garantia constitucional da isonomia, estabelecer um teto nacional para os vencimentos dos auditores fiscais municipais.

III. Ainda que as carreiras de delegados de polícia civil e federal tenham atribuições análogas, o STF considera compatível com as garantias constitucionais interpretação do inciso XI do artigo 37 da CF, com a redação dada pela EC 41/2003, que submeta o teto remuneratório dos delegados da polícia civil ao subsídio do Governador do Estado e o teto remuneratório dos delegados da polícia federal ao subsídio dos Ministros do STF, rechaçando a imposição constitucional de teto único para ambas as carreiras.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o registro de candidaturas, com base na Lei das Eleições (Lei 9.504/97), julgue os itens abaixo.

I. Na hipótese de o partido ou coligação não requerer o registro de seus candidatos, estes poderão fazê-lo perante a Justiça Eleitoral, observado o prazo máximo de vinte e quatro horas seguintes à publicação da lista dos candidatos pela Justiça Eleitoral.

II. A certidão de quitação eleitoral, que deve instruir o pedido de registro de candidatura, abrangerá exclusivamente a plenitude do gozo dos direitos políticos, o regular exercício do voto, o atendimento a convocações da Justiça Eleitoral para auxiliar os trabalhos relativos ao pleito, a inexistência de multas aplicadas, em caráter definitivo, pela Justiça Eleitoral e não remitidas, e a apresentação de contas de campanha eleitoral.

III. O pedido de registro deve ser instruído com as propostas defendidas pelo candidato a Prefeito, a Governador de Estado e a Presidente da República.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere ação judicial, referente a contrato de seguro, na qual o segurado pretenda (i) o restabelecimento da apólice que teria sido indevidamente extinta, (ii) indenização por dano moral pela negativa de renovação e (iii) ressarcimento de prêmios supostamente pagos a maior.

A propósito do prazo prescricional aplicável às pretensões em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as duplicatas e a cobrança do valor nelas estampado, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que diz respeito à obrigação tributária e à responsabilidade tributária, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre o ISS, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Nos autos da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental n. 709, os requerentes relataram ao STF ataques a tiros a indígenas, mortes, desnutrição, anemia, contágio por mercúrio, desmatamento e garimpo ilegal, bem como a prática de ilícitos de toda ordem decorrentes da presença de invasores nas Terras Indígenas Yanomami e Munduruku, no curso da pandemia. Afirmaram que tal presença é responsável ainda pelo contágio de tais comunidades por COVID-19. À luz de tal quadro, pediram ao STF o deferimento de tutela provisória incidental para assegurar a vida, a saúde e a segurança de tais povos no contexto da crise sanitária.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação à Administração Pública Direta e Indireta, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) No que tange aos serviços públicos e à sua concessão ou permissão (Lei 8.987/95), marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Quanto aos bens públicos e aos contratos administrativos, considerado o magistério doutrinário, jurisprudencial e a disciplina da Lei 14.133/21, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre o julgamento do mérito da Ação Direta de Inconstitucionalidade n. 2.332, referente a juros e honorários nas ações de desapropriação, avalie as assertivas que seguem.

I. É constitucional o percentual de juros compensatórios de até 6% ao ano para a remuneração pela imissão provisória na posse de bem objeto de desapropriação, sendo que o percentual deve ser graduado no caso concreto até o limite máximo de 6% em consonância com o grau de produtividade da terra desapropriada.

II. A base de cálculo dos juros compensatórios em desapropriações corresponde à diferença entre 80% do preço ofertado pelo ente público e o valor fixado na sentença, sendo constitucionais as normas que condicionam a incidência de juros compensatórios à produtividade da propriedade.

III. É constitucional a estipulação de parâmetros mínimo e máximo para a concessão de honorários advocatícios em desapropriações, sendo, contudo, vedada a fixação de um valor nominal máximo de honorários.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto ao Marco Civil da Internet, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre os métodos de interpretação/integração das normas e a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro – LINDB, assinale a alternativa correta:

 

  9082 item(ns)
Primeiro Anterior  124   125   126   127   128  Proximo Ultimo

Cesta de Rodadas Pretéritas

Adicione à cesta os planos das Rodadas Pretéritas que você deseja adquirir.

    Valor Total: R$ ...

    • 1

    Copyright © 2010-2025 - Emagis - Todos os direitos reservados - CNPJ: 12.626.846/0001-10
    O Emagis é uma instituição privada, não possuindo qualquer vinculação a órgãos públicos. ILION.com.br