Emagis
Emagis
HOME MATRICULE-SE POR QUE APROVAMOS MAIS? ENTENDA OS CURSOS RESULTADOS ÁREA RESTRITA
NEWSLETTER
CONTATO
Magistratura MAGISTRATURA
Magistratura MINISTÉRIO PÚBLICO
Magistratura DEFENSORIA PÚBLICA
Magistratura PROCURADORIA
Magistratura DELEGADO DE POLICIA
Programas de Estudos PROGRAMAS DE ESTUDO
Planos de Questões/Provas PLANOS DE QUESTÕES/PROVAS
Cursos Intensivos Simulados CURSOS INTENSIVOS SIMULADOS
Videoaulas VIDEOAULAS
Rodadas Pretéritas RODADAS PRETÉRITAS
Downloads DOWNLOADS
Facebook Intagran Youtube Twitter
Emagis
Bem-vindo(a)



INÍCIO (ÁREA RESTRITA) AVISOS MINHA CONTA ALTERAR DADOS CADASTRAIS RENOVAR/ADQUIRIR PLANO CERTIFICADOS INDIQUE UM AMIGO SAIR
FAÇA SEU LOGIN


ESQUECEU A SENHA?


Seu navegador não suporta este video. Por favor, atualize seu navegador.

Rodadas Pretéritas

  1. Home
  2. Rodadas Pretéritas
  3. Busca
  4. Entenda as rodadas pretéritas
Informações Adicionar

Discursivas 2022

Informações Adicionar

Discursivas TJ/SP 2023

Busque por suas rodadas

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 29.2025

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 29.2025

Informações Adicionar

PGE/PGM - Rodada 29.2025

Informações Adicionar

Objetivas DP Estadual - Rodada 29.2025

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM - Rodada 29.2025

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 29.2025

Informações Adicionar

Objetivas AGU/PFN/PGF - Rodada 29.2025

Informações Adicionar

Ministério Público Estadual - Rodada 29.2025

Informações Adicionar

Objetivas MP Estadual - Rodada 29.2025

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 29.2025

Informações Adicionar

Objetivas DPF - Rodada 29.2025

Informações Adicionar

Defensoria Pública Estadual - Rodada 05.2025

Informações Adicionar

Objetivas - Rodada 29.2025

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 29.2025 - Questão 1

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 29.2025 - Questão 2

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 29.2025 - Questão 3

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 29.2025 - Questão 4

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 29.2025 - Questão 5

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 29.2025

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 29.2025

Informações Adicionar

Objetivas MPF - Rodada 29.2025

Informações Adicionar

Sentença Estadual - Rodada 29.2025

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 29.2025

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 28.2025

Objetivas Delegado - Rodada 29.2025

(EMAGIS) Paula, brasileira naturalizada, vive em Barcelona, na Espanha, e foi vítima, em uma boate da capital catalunha, do crime de estupro, praticado por Juanito, cidadão espanhol, no banheiro do estabelecimento. Nesse caso, considerada a aplicação da lei penal, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as agravantes e as atenuantes, devendo ser marcada a CORRETA. 

 

(EMAGIS) Na dosimetria da pena pelo crime de homicídio, ao valorar contra o réu a culpabilidade, a sentença destacou que o delito foi premeditado. Com efeito, de acordo com o julgado, o réu e seus comparsas se armaram e foram até o local dos fatos com a intenção de matar a vítima. Além disso, houve valoração negativa das circunstâncias do crime, considerando o uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. Reconheceram-se, ainda, agravantes e qualificadoras por circunstâncias diversas e legalmente previstas, entre as qualificadoras reconhecidas esteve a circunstância de ter o crime ocorrido nas dependências de instituição de ensino.

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) No que tange ao princípio da insignificância, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada. 

I. O princípio da bagatela imprópria implica a atipicidade material de condutas causadoras de danos ou de perigos ínfimos ao bem jurídico tutelado pela norma penal.

II. De acordo com entendimento sumulado pelo STJ, o princípio da insignificância é inaplicável aos crimes contra a administração pública e ao crime de transmissão clandestina de sinal de internet via radiofrequência. 

III. Tanto a jurisprudência do STF quanto a do STJ orientam-se no sentido de que não se mostra aplicável o princípio da insignificância a crimes cometidos com violência ou grave ameaça. 

IV. É inaplicável o princípio da insignificância nos crimes ou contravenções penais praticados contra a mulher no âmbito das relações domésticas. 

V. A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, bem como do Supremo Tribunal Federal, orienta-se no sentido da impossibilidade de aplicação do princípio da insignificância aos crimes contra a fé pública. 

 

(EMAGIS) A controvérsia tem origem em denúncia por crimes de lavagem de ativos e tráfico de entorpecentes praticados por organização criminosa transnacional. A defesa sustenta a ilicitude das provas digitais obtidas por meio do aplicativo SKY ECC e a partir de cooperação jurídica internacional entre o Brasil e a França, notadamente porque não haveria comprovação de prévia autorização do Poder Judiciário francês para a extração dessas informações. 

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as provas no processo penal, marque a alternativa INCORRETA. 

 

(EMAGIS) Sobre a prisão preventiva, avalie as assertivas que seguem. 

I. A substituição da prisão preventiva por domiciliar por estar o preso extremamente debilitado por motivo de doença grave exige demonstração inequívoca de que o estado de saúde do custodiado é incompatível com o cárcere e que não há possibilidade de atendimento médico adequado na unidade prisional.

II. A jurisprudência estabelece que a contemporaneidade diz respeito aos motivos ensejadores da prisão preventiva e não ao momento da prática criminosa, sendo cabível a prisão se constatada recente evasão do réu para local incerto e não sabido, ainda que não recente a prática delitiva. 

III. A periculosidade da agente e a necessidade de se interromper ou reduzir a atividade do grupo criminoso, enfraquecendo a atuação da facção, enquadra-se no conceito de garantia da ordem pública para autorizar a prisão preventiva.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O apenado requer o indulto da pena de multa, na medida em que, apesar de se tratar de condenação pela prática de crime de tráfico de drogas, a multa não conteria o caráter hediondo, por ser considerada dívida de valor. Fundamenta o pedido no artigo 2º, do Decreto Presidencial nº 11.846/23. Acrescenta que mesmo a pena privativa de liberdade imposta pode ser objeto de indulto, vez que inexistente vedação expressa. 

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade ajuizada contra o artigo 5º, caput, parte final, do Provimento nº 102, de 9 de março de 2004, alterado pelo Provimento nº 139, de 21 de maio de 2010, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, o qual “dispõe sobre a indicação, em lista sêxtupla, de advogados que devam integrar os Tribunais Judiciários e Administrativos”. Eis o inteiro teor do dispositivo impugnado: “Art. 5º Como condição para a inscrição no processo seletivo, com o pedido de inscrição o candidato deverá comprovar o efetivo exercício profissional da advocacia nos 10 (dez) anos anteriores à data do seu requerimento e, tratando-se de Tribunal de Justiça Estadual ou de Tribunal Federal, concomitantemente, deverá comprovar a existência de sua inscrição, há mais de 05 (cinco) anos, no Conselho Seccional abrangido pela competência do Tribunal Judiciário.” No mérito, alega-se, em apertada síntese, que a norma questionada ofende o art. 5º, caput e inciso II; o art. 19, inciso III, e o art. 94, caput, da Constituição de 1988, argumentando que, em nenhum desses dispositivos constitucionais, teria a Constituição da República mencionado a possibilidade de restrição do direito dos advogados de participação nas listas sêxtuplas, na hipótese de não terem atuado por determinado tempo na unidade federada em que localizado o tribunal para o qual foi aberta a vaga.

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Sobre a ação direta de inconstitucionalidade, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade contra dispositivo de Constituição Estadual que trata sobre a indenização a parlamentares convocados para sessões legislativas extraordinárias. Eis o conteúdo do texto impugnado da Constituição do Estado: “Artigo 9º - O Poder Legislativo é exercido pela Assembleia Legislativa, constituída de Deputados, eleitos e investidos na forma da legislação federal, para uma legislatura de quatro anos. [...] §6º - Na sessão legislativa extraordinária, a Assembleia Legislativa somente deliberará sobre a matéria para a qual foi convocada, vedado o pagamento de parcela indenizatória de valor superior ao subsídio mensal.” Segundo argumenta o requerente, ao prever a possibilidade de pagamento de parcela indenizatória até o valor do subsídio mensal, tal dispositivo violaria o art. 57, § 7º, da Constituição Federal, com redação dada pela EC n. 50 de 14/2/2006

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne ao poder constituinte, à interpretação constitucional e à eficácia das normas constitucionais, marque a alternativa incorreta. 

 

(EMAGIS) Cuida-se de ação de rito ordinário visando à condenação do Estado ao pagamento de indenização por danos materiais em decorrência de suposto erro efetuado pelo Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais. O cometimento de um erro pelo citado cartório na elaboração da certidão de óbito da esposa do autor teria lhe causado um dano, na medida em que o impediu de obter benefício previdenciário junto ao Instituto Nacional do Seguro Social - INSS. Aludida certidão fora emitida em época em que interino fora designado para o exercício de função delegada. 

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) A respeito do abono de permanência dos servidores públicos, avalie as assertivas que seguem. 

I. Não integra a base de incidência para o cálculo do adicional de férias do servidor público. 

II. Não integra a base de incidência para o cálculo da gratificação natalina devida ao servidor público.

III. Não se sujeita à incidência do imposto de renda.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação aos serviços públicos e às parcerias público-privadas, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB), assinale a alternativa incorreta. 

 

(TRF 1ª Região – FGV – 2025) Os procedimentos especiais do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (CDH) funcionam por meio de especialistas que têm mandatos para defender e promover os Direitos Humanos, seja com relação a um tema específico, seja com relação a um país onde há graves riscos de violações. São dezenas de Relatores Especiais, Especialistas Independentes e Grupos de Trabalho que monitoram a ampla gama de Direitos Humanos internacionalmente reconhecidos e situações específicas que apresentam graves riscos de violação desses direitos. Em relação à atuação desses especialistas, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Na única Certidão de Dívida Ativa em execução, foram incluídos débitos referentes ao mesmo tributo correspondentes a exercícios fiscais distintos. A inscrição abrange tributos, multas, juros e encargos, de modo que o valor cobrado refere-se a exercícios distintos do mesmo tributo com os respectivos encargos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Alega a Fazenda Pública do Município que concede ao contribuinte, anualmente e independente de sua vontade ou anuência, um prazo diferenciado para pagamento do crédito tributário do IPTU, através de parcelamento de ofício, o que configura, no seu entender, moratória do crédito, hipótese suficiente para suspender a exigibilidade do crédito tributário (art. 151, I do CTN), enquanto perdurar o parcelamento/moratória, que, no Município, ocorre em dez parcelas, a primeira com vencimento em fevereiro e a última vencendo em novembro de cada exercício. Conclui o Fisco Municipal que o parcelamento de ofício tem o condão de suspender e interromper o prazo prescricional para a cobrança do IPTU, estendendo-o por mais dez meses além do vencimento da parcela única ou da primeira cota

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os crimes ambientais e a competência para seu processamento, avalie as assertivas que seguem. 

I. A simples localização do crime em mar territorial, bem pertencente à União, atrai a competência da Justiça Federal, independentemente da demonstração de que o dano ambiental gerou reflexos em âmbito regional ou nacional.

II. Compete à Justiça Federal o julgamento de crime ambiental praticado em unidade de conservação da natureza instituída pela União e administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, pois há interesse jurídico direto do ente federal e de sua autarquia especial na proteção dos bens jurídicos vulnerados pela infração penal.

III. O fato de a pesca ter ocorrido em rio que banhe mais de um estado não torna por si só competente a Justiça Federal, vez que se o crime não tiver repercutido para além do local em que praticado, em determinada região do Município, a competência será da Justiça Estadual. 

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 29.2025

(EMAGIS) Sobre a cessão de crédito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Trata-se de ação indenizatória, por ofensa a direitos autorais, objetivando reparação por prejuízos morais e materiais supostamente resultantes da divulgação de peça publicitária audiovisual da plataforma de vídeos "Tik Tok", filmada em frente à obra plástica (grafite) realizada em logradouro público, sem a prévia autorização ou remuneração de seu autor. Restou demonstrado nos autos que o grafite de autoria do requerente apresenta originalidade e criatividade, além de autoria identificável.

A propósito, avalie as assertivas que seguem. 

I. Segundo a Lei nº 9.610/1998, as criações do espírito expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, são consideradas obras protegidas, desde que sejam originais, motivo pelo qual o grafite se enquadra como obra visual protegida, na medida em que apresenta originalidade, criatividade e autoria identificável.

II. Como a obra do autor da ação está situada permanentemente em logradouro públicos, pode ser representada livremente, por meio de pinturas, desenhos, fotografias e procedimentos audiovisuais.

III. Caso nos autos reste demonstrado que a representação da obra do autor na peça publicitária não afetou a exploração normal da obra, não tendo provocado prejuízo ao autor, além de não ter sido imbuída do propósito de exploração comercial, a ação deve ser julgada improcedente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O autor foi adotado, quando contava com 14 anos, pelo companheiro de sua mãe. Não obstante tenha consentido expressamente com o ato à época, agora, aos 32 anos de idade, ajuizou ação pleiteando a sua revogação. A pretensão foi formulada ao argumento de que o autor voltou, após um ano da adoção, à cidade de origem de seu pai biológico, já falecido, passando a conviver com sua avó e com o meio social do genitor, circunstâncias que fulminaram o vínculo afetivo com o adotante. A petição inicial foi acompanhada das declarações da mãe e do pai adotivo concordando com a revogação pleiteada.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as astreintes. 

I. A modificação das astreintes somente é possível em relação à multa vincenda, de modo que não é lícita a redução da multa vencida, ainda que alcançados patamares elevados.

II. Não é possível a conversão de ofício da obrigação de fazer em perdas e danos.

III. O juiz poderá, de ofício ou a requerimento, modificar o valor ou a periodicidade da multa vincenda ou excluí-la, caso verifique que se tornou insuficiente ou excessiva ou o obrigado demonstrou cumprimento parcial superveniente da obrigação ou justa causa para o descumprimento.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Na fase de cumprimento de sentença em juizado especial da fazenda pública, o juiz acionou a denominada ‘Execução Invertida’, determinando à Fazenda Estadual a apresentação dos cálculos da quantia devida ao autor, inclusive instruindo tais cálculos com a anexação dos holerites/fichas financeiras. O Estado se opôs, sob a alegação de violação aos artigos 2º e 102, § 2º, da Constituição Federal, defendendo que o ônus de apresentação de cálculo atribuído à Fazenda Pública viola o princípio de separação de poderes, na medida em que o Poder Judiciário não somente estará determinando a forma de atuação do Poder Executivo nos processos, como estará forçando o mesmo a modificar toda a sua estrutura de pessoal e recursos orçamentários. Acrescenta que não existe corpo técnico para atender a demanda contábil. Enfatiza que a realidade da União Federal seria distinta das Fazendas estaduais, não sendo a estas aplicado entendimento que eventualmente àquela imponha o ônus processual.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) João ingressou com ação em desfavor de Maria. A sentença julgou o pedido improcedente e o condenou ao pagamento dos ônus sucumbenciais. Inconformado, João interpôs recurso de apelação questionando tanto o mérito da condenação quanto ao valor dos honorários advocatícios que lhe foram impostos. Considerada a situação narrada, e tendo em conta a temática dos honorários recursais (CPC, art. 85, § 11), é incorreto afirmar que:

 

(EMAGIS) A pandemia de Covid-19 afetou diretamente as relações privadas. Na ótica da jurisprudência do STJ, tal argumento pôde ser levado em consideração para reajustar diminuindo a mensalidade paga a universidade por aluno regular durante o período pandêmico, se aulas continuaram a ser ministradas em formato remoto?

 

(EMAGIS) Sobre o ato infracional e as medidas socioeducativas, assinale a alternativa errada:

 

(EMAGIS) Paula, brasileira naturalizada, vive em Barcelona, na Espanha, e foi vítima, em uma boate da capital catalunha, do crime de estupro, praticado por Juanito, cidadão espanhol, no banheiro do estabelecimento. Nesse caso, considerada a aplicação da lei penal, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as agravantes e as atenuantes, devendo ser marcada a CORRETA. 

 

(EMAGIS) Na dosimetria da pena pelo crime de homicídio, ao valorar contra o réu a culpabilidade, a sentença destacou que o delito foi premeditado. Com efeito, de acordo com o julgado, o réu e seus comparsas se armaram e foram até o local dos fatos com a intenção de matar a vítima. Além disso, houve valoração negativa das circunstâncias do crime, considerando o uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. Reconheceram-se, ainda, agravantes e qualificadoras por circunstâncias diversas e legalmente previstas, entre as qualificadoras reconhecidas esteve a circunstância de ter o crime ocorrido nas dependências de instituição de ensino.

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) No que tange ao princípio da insignificância, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada. 

I. O princípio da bagatela imprópria implica a atipicidade material de condutas causadoras de danos ou de perigos ínfimos ao bem jurídico tutelado pela norma penal.

II. De acordo com entendimento sumulado pelo STJ, o princípio da insignificância é inaplicável aos crimes contra a administração pública e ao crime de transmissão clandestina de sinal de internet via radiofrequência. 

III. Tanto a jurisprudência do STF quanto a do STJ orientam-se no sentido de que não se mostra aplicável o princípio da insignificância a crimes cometidos com violência ou grave ameaça. 

IV. É inaplicável o princípio da insignificância nos crimes ou contravenções penais praticados contra a mulher no âmbito das relações domésticas. 

V. A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, bem como do Supremo Tribunal Federal, orienta-se no sentido da impossibilidade de aplicação do princípio da insignificância aos crimes contra a fé pública. 

 

(EMAGIS) Sobre as provas no processo penal, marque a alternativa INCORRETA. 

 

(EMAGIS) Sobre a prisão preventiva, avalie as assertivas que seguem. 

I. A substituição da prisão preventiva por domiciliar por estar o preso extremamente debilitado por motivo de doença grave exige demonstração inequívoca de que o estado de saúde do custodiado é incompatível com o cárcere e que não há possibilidade de atendimento médico adequado na unidade prisional.

II. A jurisprudência estabelece que a contemporaneidade diz respeito aos motivos ensejadores da prisão preventiva e não ao momento da prática criminosa, sendo cabível a prisão se constatada recente evasão do réu para local incerto e não sabido, ainda que não recente a prática delitiva. 

III. A periculosidade da agente e a necessidade de se interromper ou reduzir a atividade do grupo criminoso, enfraquecendo a atuação da facção, enquadra-se no conceito de garantia da ordem pública para autorizar a prisão preventiva.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O apenado requer o indulto da pena de multa, na medida em que, apesar de se tratar de condenação pela prática de crime de tráfico de drogas, a multa não conteria o caráter hediondo, por ser considerada dívida de valor. Fundamenta o pedido no artigo 2º, do Decreto Presidencial nº 11.846/23. Acrescenta que mesmo a pena privativa de liberdade imposta pode ser objeto de indulto, vez que inexistente vedação expressa. 

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade ajuizada contra o artigo 5º, caput, parte final, do Provimento nº 102, de 9 de março de 2004, alterado pelo Provimento nº 139, de 21 de maio de 2010, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, o qual “dispõe sobre a indicação, em lista sêxtupla, de advogados que devam integrar os Tribunais Judiciários e Administrativos”. Eis o inteiro teor do dispositivo impugnado: “Art. 5º Como condição para a inscrição no processo seletivo, com o pedido de inscrição o candidato deverá comprovar o efetivo exercício profissional da advocacia nos 10 (dez) anos anteriores à data do seu requerimento e, tratando-se de Tribunal de Justiça Estadual ou de Tribunal Federal, concomitantemente, deverá comprovar a existência de sua inscrição, há mais de 05 (cinco) anos, no Conselho Seccional abrangido pela competência do Tribunal Judiciário.” No mérito, alega-se, em apertada síntese, que a norma questionada ofende o art. 5º, caput e inciso II; o art. 19, inciso III, e o art. 94, caput, da Constituição de 1988, argumentando que, em nenhum desses dispositivos constitucionais, teria a Constituição da República mencionado a possibilidade de restrição do direito dos advogados de participação nas listas sêxtuplas, na hipótese de não terem atuado por determinado tempo na unidade federada em que localizado o tribunal para o qual foi aberta a vaga.

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Sobre a ação direta de inconstitucionalidade, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade contra dispositivo de Constituição Estadual que trata sobre a indenização a parlamentares convocados para sessões legislativas extraordinárias. Eis o conteúdo do texto impugnado da Constituição do Estado: “Artigo 9º - O Poder Legislativo é exercido pela Assembleia Legislativa, constituída de Deputados, eleitos e investidos na forma da legislação federal, para uma legislatura de quatro anos. [...] §6º - Na sessão legislativa extraordinária, a Assembleia Legislativa somente deliberará sobre a matéria para a qual foi convocada, vedado o pagamento de parcela indenizatória de valor superior ao subsídio mensal.” Segundo argumenta o requerente, ao prever a possibilidade de pagamento de parcela indenizatória até o valor do subsídio mensal, tal dispositivo violaria o art. 57, § 7º, da Constituição Federal, com redação dada pela EC n. 50 de 14/2/2006

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne ao poder constituinte, à interpretação constitucional e à eficácia das normas constitucionais, marque a alternativa incorreta. 

 

(EMAGIS) Considerada a jurisprudência do TSE, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Financeira S.A. Crédito, Financiamento e Investimentos Financeiros ajuizou ação de busca e apreensão em face de Ricardo Santana. Narra que celebrou com o réu contrato de financiamento garantido por alienação fiduciária no valor de R$ 100.000,00, para ser pago na forma e nas condições estabelecidas no contrato, alienando fiduciariamente o veículo financiado e emitindo a cédula de crédito bancário em cobrança. Aduz que o requerido não adimpliu várias prestações, estando a mora caracterizada por meio do protesto, cujo instrumento aparelha a ação. Demonstra que o cartório notificante do protesto fica situado em cidade distante do domicílio de Ricardo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No curso do cumprimento de sentença, houve penhora de valores da empresa Terras Nova S.A., posteriormente foi pedida e deferida sua recuperação judicial pelo juízo competente. O Juízo do cumprimento de sentença suspendeu os bloqueios e determinou a liberação dos valores penhorados, entendendo que o crédito deveria ser tratado no âmbito da recuperação judicial. Os credores requereram que os valores bloqueados antes do deferimento da recuperação judicial fossem mantidos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Na única Certidão de Dívida Ativa em execução, foram incluídos débitos referentes ao mesmo tributo correspondentes a exercícios fiscais distintos. A inscrição abrange tributos, multas, juros e encargos, de modo que o valor cobrado refere-se a exercícios distintos do mesmo tributo com os respectivos encargos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Alega a Fazenda Pública do Município que concede ao contribuinte, anualmente e independente de sua vontade ou anuência, um prazo diferenciado para pagamento do crédito tributário do IPTU, através de parcelamento de ofício, o que configura, no seu entender, moratória do crédito, hipótese suficiente para suspender a exigibilidade do crédito tributário (art. 151, I do CTN), enquanto perdurar o parcelamento/moratória, que, no Município, ocorre em dez parcelas, a primeira com vencimento em fevereiro e a última vencendo em novembro de cada exercício. Conclui o Fisco Municipal que o parcelamento de ofício tem o condão de suspender e interromper o prazo prescricional para a cobrança do IPTU, estendendo-o por mais dez meses além do vencimento da parcela única ou da primeira cota

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os crimes ambientais e a competência para seu processamento, avalie as assertivas que seguem. 

I. A simples localização do crime em mar territorial, bem pertencente à União, atrai a competência da Justiça Federal, independentemente da demonstração de que o dano ambiental gerou reflexos em âmbito regional ou nacional.

II. Compete à Justiça Federal o julgamento de crime ambiental praticado em unidade de conservação da natureza instituída pela União e administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, pois há interesse jurídico direto do ente federal e de sua autarquia especial na proteção dos bens jurídicos vulnerados pela infração penal.

III. O fato de a pesca ter ocorrido em rio que banhe mais de um estado não torna por si só competente a Justiça Federal, vez que se o crime não tiver repercutido para além do local em que praticado, em determinada região do Município, a competência será da Justiça Estadual. 

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Cuida-se de ação de rito ordinário visando à condenação do Estado ao pagamento de indenização por danos materiais em decorrência de suposto erro efetuado pelo Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais. O cometimento de um erro pelo citado cartório na elaboração da certidão de óbito da esposa do autor teria lhe causado um dano, na medida em que o impediu de obter benefício previdenciário junto ao Instituto Nacional do Seguro Social - INSS. Aludida certidão fora emitida em época em que interino fora designado para o exercício de função delegada. 

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) A respeito do abono de permanência dos servidores públicos, avalie as assertivas que seguem. 

I. Não integra a base de incidência para o cálculo do adicional de férias do servidor público. 

II. Não integra a base de incidência para o cálculo da gratificação natalina devida ao servidor público.

III. Não se sujeita à incidência do imposto de renda.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação aos serviços públicos e às parcerias público-privadas, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB), assinale a alternativa incorreta. 

 

(MP/MS) De acordo com a Lei Orgânica Nacional do Ministério Público (Lei nº 8.625/93), analise as assertivas a seguir. São atribuições do Colégio de Procuradores de Justiça:

I. decidir sobre pedido de revisão de procedimento administrativo disciplinar;

II. decidir sobre vitaliciamento de membros do Ministério Público;

III. sugerir ao Procurador-Geral a edição de recomendações, sem caráter vinculativo, aos órgãos do Ministério Público para o desempenho de suas funções e adoção de medidas convenientes ao aprimoramento dos serviços;

IV. eleger o Corregedor-Geral do Ministério Público.

Assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Acerca das ações coletivas para a defesa do consumidor em juízo, assinale a alternativa INCORRETA:

 

(TRF 1ª Região – FGV – 2025) Os procedimentos especiais do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (CDH) funcionam por meio de especialistas que têm mandatos para defender e promover os Direitos Humanos, seja com relação a um tema específico, seja com relação a um país onde há graves riscos de violações. São dezenas de Relatores Especiais, Especialistas Independentes e Grupos de Trabalho que monitoram a ampla gama de Direitos Humanos internacionalmente reconhecidos e situações específicas que apresentam graves riscos de violação desses direitos. Em relação à atuação desses especialistas, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Segundo Ran Hirschl, na obra Towards Juristocracy, o fenômeno da expansão do poder judicial em regimes constitucionais contemporâneos deve ser compreendido:

 

(EMAGIS) Com base na teoria de Joseph Raz acerca da autoridade, da moralidade e da interpretação do Direito, tal como exposta em Between Authority and Interpretation, assinale a alternativa correta:

 

PGE/PGM - Rodada 29.2025

A Secretaria da Fazenda do Estado Alfa encaminha à Procuradoria-Geral consulta acerca da forma de quitação de crédito judicial de natureza alimentícia, reconhecido judicialmente em favor de pessoa idosa.

O crédito é qualificado como superpreferencial, nos termos do art. 100, § 2º, da Constituição Federal. A Secretaria indaga se seria possível efetuar o pagamento parcial desse crédito por meio de Requisição de Pequeno Valor (RPV), com o saldo remanescente sendo quitado posteriormente por meio de precatório, nos moldes previstos em legislação estadual, apresentando o questionamento nos seguintes termos:

“É admissível o pagamento parcial de crédito de natureza alimentícia pertencente a credores superpreferenciais por meio de RPV, quando o montante global ultrapassa o limite legal estabelecido para essa modalidade?”

Diante disso, elabore a manifestação adequada.

 

Objetivas DP Estadual - Rodada 29.2025

(DPE/AM – FCC – 2025) O método de pensamento é o que confere à ciência jurídica uma nova dimensão conceitual referente ao acesso à justiça, tendo em vista que se preocupa com

 

(TRF 1ª Região – FGV – 2025) Os procedimentos especiais do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (CDH) funcionam por meio de especialistas que têm mandatos para defender e promover os Direitos Humanos, seja com relação a um tema específico, seja com relação a um país onde há graves riscos de violações. São dezenas de Relatores Especiais, Especialistas Independentes e Grupos de Trabalho que monitoram a ampla gama de Direitos Humanos internacionalmente reconhecidos e situações específicas que apresentam graves riscos de violação desses direitos. Em relação à atuação desses especialistas, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Paula, brasileira naturalizada, vive em Barcelona, na Espanha, e foi vítima, em uma boate da capital catalunha, do crime de estupro, praticado por Juanito, cidadão espanhol, no banheiro do estabelecimento. Nesse caso, considerada a aplicação da lei penal, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as agravantes e as atenuantes, devendo ser marcada a CORRETA. 

 

(EMAGIS) Na dosimetria da pena pelo crime de homicídio, ao valorar contra o réu a culpabilidade, a sentença destacou que o delito foi premeditado. Com efeito, de acordo com o julgado, o réu e seus comparsas se armaram e foram até o local dos fatos com a intenção de matar a vítima. Além disso, houve valoração negativa das circunstâncias do crime, considerando o uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. Reconheceram-se, ainda, agravantes e qualificadoras por circunstâncias diversas e legalmente previstas, entre as qualificadoras reconhecidas esteve a circunstância de ter o crime ocorrido nas dependências de instituição de ensino.

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) No que tange ao princípio da insignificância, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada. 

I. O princípio da bagatela imprópria implica a atipicidade material de condutas causadoras de danos ou de perigos ínfimos ao bem jurídico tutelado pela norma penal.

II. De acordo com entendimento sumulado pelo STJ, o princípio da insignificância é inaplicável aos crimes contra a administração pública e ao crime de transmissão clandestina de sinal de internet via radiofrequência. 

III. Tanto a jurisprudência do STF quanto a do STJ orientam-se no sentido de que não se mostra aplicável o princípio da insignificância a crimes cometidos com violência ou grave ameaça. 

IV. É inaplicável o princípio da insignificância nos crimes ou contravenções penais praticados contra a mulher no âmbito das relações domésticas. 

V. A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, bem como do Supremo Tribunal Federal, orienta-se no sentido da impossibilidade de aplicação do princípio da insignificância aos crimes contra a fé pública. 

 

(EMAGIS) Sobre as provas no processo penal, marque a alternativa INCORRETA. 

 

(EMAGIS) Sobre a prisão preventiva, avalie as assertivas que seguem. 

I. A substituição da prisão preventiva por domiciliar por estar o preso extremamente debilitado por motivo de doença grave exige demonstração inequívoca de que o estado de saúde do custodiado é incompatível com o cárcere e que não há possibilidade de atendimento médico adequado na unidade prisional.

II. A jurisprudência estabelece que a contemporaneidade diz respeito aos motivos ensejadores da prisão preventiva e não ao momento da prática criminosa, sendo cabível a prisão se constatada recente evasão do réu para local incerto e não sabido, ainda que não recente a prática delitiva. 

III. A periculosidade da agente e a necessidade de se interromper ou reduzir a atividade do grupo criminoso, enfraquecendo a atuação da facção, enquadra-se no conceito de garantia da ordem pública para autorizar a prisão preventiva.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O apenado requer o indulto da pena de multa, na medida em que, apesar de se tratar de condenação pela prática de crime de tráfico de drogas, a multa não conteria o caráter hediondo, por ser considerada dívida de valor. Fundamenta o pedido no artigo 2º, do Decreto Presidencial nº 11.846/23. Acrescenta que mesmo a pena privativa de liberdade imposta pode ser objeto de indulto, vez que inexistente vedação expressa. 

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a cessão de crédito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Trata-se de ação indenizatória, por ofensa a direitos autorais, objetivando reparação por prejuízos morais e materiais supostamente resultantes da divulgação de peça publicitária audiovisual da plataforma de vídeos "Tik Tok", filmada em frente à obra plástica (grafite) realizada em logradouro público, sem a prévia autorização ou remuneração de seu autor. Restou demonstrado nos autos que o grafite de autoria do requerente apresenta originalidade e criatividade, além de autoria identificável.

A propósito, avalie as assertivas que seguem. 

I. Segundo a Lei nº 9.610/1998, as criações do espírito expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, são consideradas obras protegidas, desde que sejam originais, motivo pelo qual o grafite se enquadra como obra visual protegida, na medida em que apresenta originalidade, criatividade e autoria identificável.

II. Como a obra do autor da ação está situada permanentemente em logradouro públicos, pode ser representada livremente, por meio de pinturas, desenhos, fotografias e procedimentos audiovisuais.

III. Caso nos autos reste demonstrado que a representação da obra do autor na peça publicitária não afetou a exploração normal da obra, não tendo provocado prejuízo ao autor, além de não ter sido imbuída do propósito de exploração comercial, a ação deve ser julgada improcedente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O autor foi adotado, quando contava com 14 anos, pelo companheiro de sua mãe. Não obstante tenha consentido expressamente com o ato à época, agora, aos 32 anos de idade, ajuizou ação pleiteando a sua revogação. A pretensão foi formulada ao argumento de que o autor voltou, após um ano da adoção, à cidade de origem de seu pai biológico, já falecido, passando a conviver com sua avó e com o meio social do genitor, circunstâncias que fulminaram o vínculo afetivo com o adotante. A petição inicial foi acompanhada das declarações da mãe e do pai adotivo concordando com a revogação pleiteada.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as astreintes. 

I. A modificação das astreintes somente é possível em relação à multa vincenda, de modo que não é lícita a redução da multa vencida, ainda que alcançados patamares elevados.

II. Não é possível a conversão de ofício da obrigação de fazer em perdas e danos.

III. O juiz poderá, de ofício ou a requerimento, modificar o valor ou a periodicidade da multa vincenda ou excluí-la, caso verifique que se tornou insuficiente ou excessiva ou o obrigado demonstrou cumprimento parcial superveniente da obrigação ou justa causa para o descumprimento.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Na fase de cumprimento de sentença em juizado especial da fazenda pública, o juiz acionou a denominada ‘Execução Invertida’, determinando à Fazenda Estadual a apresentação dos cálculos da quantia devida ao autor, inclusive instruindo tais cálculos com a anexação dos holerites/fichas financeiras. O Estado se opôs, sob a alegação de violação aos artigos 2º e 102, § 2º, da Constituição Federal, defendendo que o ônus de apresentação de cálculo atribuído à Fazenda Pública viola o princípio de separação de poderes, na medida em que o Poder Judiciário não somente estará determinando a forma de atuação do Poder Executivo nos processos, como estará forçando o mesmo a modificar toda a sua estrutura de pessoal e recursos orçamentários. Acrescenta que não existe corpo técnico para atender a demanda contábil. Enfatiza que a realidade da União Federal seria distinta das Fazendas estaduais, não sendo a estas aplicado entendimento que eventualmente àquela imponha o ônus processual.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) João ingressou com ação em desfavor de Maria. A sentença julgou o pedido improcedente e o condenou ao pagamento dos ônus sucumbenciais. Inconformado, João interpôs recurso de apelação questionando tanto o mérito da condenação quanto ao valor dos honorários advocatícios que lhe foram impostos. Considerada a situação narrada, e tendo em conta a temática dos honorários recursais (CPC, art. 85, § 11), é incorreto afirmar que:

 

(EMAGIS) Acerca das ações coletivas para a defesa do consumidor em juízo, assinale a alternativa INCORRETA:

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade ajuizada contra o artigo 5º, caput, parte final, do Provimento nº 102, de 9 de março de 2004, alterado pelo Provimento nº 139, de 21 de maio de 2010, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, o qual “dispõe sobre a indicação, em lista sêxtupla, de advogados que devam integrar os Tribunais Judiciários e Administrativos”. Eis o inteiro teor do dispositivo impugnado: “Art. 5º Como condição para a inscrição no processo seletivo, com o pedido de inscrição o candidato deverá comprovar o efetivo exercício profissional da advocacia nos 10 (dez) anos anteriores à data do seu requerimento e, tratando-se de Tribunal de Justiça Estadual ou de Tribunal Federal, concomitantemente, deverá comprovar a existência de sua inscrição, há mais de 05 (cinco) anos, no Conselho Seccional abrangido pela competência do Tribunal Judiciário.” No mérito, alega-se, em apertada síntese, que a norma questionada ofende o art. 5º, caput e inciso II; o art. 19, inciso III, e o art. 94, caput, da Constituição de 1988, argumentando que, em nenhum desses dispositivos constitucionais, teria a Constituição da República mencionado a possibilidade de restrição do direito dos advogados de participação nas listas sêxtuplas, na hipótese de não terem atuado por determinado tempo na unidade federada em que localizado o tribunal para o qual foi aberta a vaga.

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Sobre a ação direta de inconstitucionalidade, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade contra dispositivo de Constituição Estadual que trata sobre a indenização a parlamentares convocados para sessões legislativas extraordinárias. Eis o conteúdo do texto impugnado da Constituição do Estado: “Artigo 9º - O Poder Legislativo é exercido pela Assembleia Legislativa, constituída de Deputados, eleitos e investidos na forma da legislação federal, para uma legislatura de quatro anos. [...] §6º - Na sessão legislativa extraordinária, a Assembleia Legislativa somente deliberará sobre a matéria para a qual foi convocada, vedado o pagamento de parcela indenizatória de valor superior ao subsídio mensal.” Segundo argumenta o requerente, ao prever a possibilidade de pagamento de parcela indenizatória até o valor do subsídio mensal, tal dispositivo violaria o art. 57, § 7º, da Constituição Federal, com redação dada pela EC n. 50 de 14/2/2006

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne ao poder constituinte, à interpretação constitucional e à eficácia das normas constitucionais, marque a alternativa incorreta. 

 

(EMAGIS) Cuida-se de ação de rito ordinário visando à condenação do Estado ao pagamento de indenização por danos materiais em decorrência de suposto erro efetuado pelo Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais. O cometimento de um erro pelo citado cartório na elaboração da certidão de óbito da esposa do autor teria lhe causado um dano, na medida em que o impediu de obter benefício previdenciário junto ao Instituto Nacional do Seguro Social - INSS. Aludida certidão fora emitida em época em que interino fora designado para o exercício de função delegada. 

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) A respeito do abono de permanência dos servidores públicos, avalie as assertivas que seguem. 

I. Não integra a base de incidência para o cálculo do adicional de férias do servidor público. 

II. Não integra a base de incidência para o cálculo da gratificação natalina devida ao servidor público.

III. Não se sujeita à incidência do imposto de renda.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação aos serviços públicos e às parcerias público-privadas, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB), assinale a alternativa incorreta. 

 

(EMAGIS) Sobre os crimes ambientais e a competência para seu processamento, avalie as assertivas que seguem. 

I. A simples localização do crime em mar territorial, bem pertencente à União, atrai a competência da Justiça Federal, independentemente da demonstração de que o dano ambiental gerou reflexos em âmbito regional ou nacional.

II. Compete à Justiça Federal o julgamento de crime ambiental praticado em unidade de conservação da natureza instituída pela União e administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, pois há interesse jurídico direto do ente federal e de sua autarquia especial na proteção dos bens jurídicos vulnerados pela infração penal.

III. O fato de a pesca ter ocorrido em rio que banhe mais de um estado não torna por si só competente a Justiça Federal, vez que se o crime não tiver repercutido para além do local em que praticado, em determinada região do Município, a competência será da Justiça Estadual. 

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Na única Certidão de Dívida Ativa em execução, foram incluídos débitos referentes ao mesmo tributo correspondentes a exercícios fiscais distintos. A inscrição abrange tributos, multas, juros e encargos, de modo que o valor cobrado refere-se a exercícios distintos do mesmo tributo com os respectivos encargos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Alega a Fazenda Pública do Município que concede ao contribuinte, anualmente e independente de sua vontade ou anuência, um prazo diferenciado para pagamento do crédito tributário do IPTU, através de parcelamento de ofício, o que configura, no seu entender, moratória do crédito, hipótese suficiente para suspender a exigibilidade do crédito tributário (art. 151, I do CTN), enquanto perdurar o parcelamento/moratória, que, no Município, ocorre em dez parcelas, a primeira com vencimento em fevereiro e a última vencendo em novembro de cada exercício. Conclui o Fisco Municipal que o parcelamento de ofício tem o condão de suspender e interromper o prazo prescricional para a cobrança do IPTU, estendendo-o por mais dez meses além do vencimento da parcela única ou da primeira cota

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Financeira S.A. Crédito, Financiamento e Investimentos Financeiros ajuizou ação de busca e apreensão em face de Ricardo Santana. Narra que celebrou com o réu contrato de financiamento garantido por alienação fiduciária no valor de R$ 100.000,00, para ser pago na forma e nas condições estabelecidas no contrato, alienando fiduciariamente o veículo financiado e emitindo a cédula de crédito bancário em cobrança. Aduz que o requerido não adimpliu várias prestações, estando a mora caracterizada por meio do protesto, cujo instrumento aparelha a ação. Demonstra que o cartório notificante do protesto fica situado em cidade distante do domicílio de Ricardo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No curso do cumprimento de sentença, houve penhora de valores da empresa Terras Nova S.A., posteriormente foi pedida e deferida sua recuperação judicial pelo juízo competente. O Juízo do cumprimento de sentença suspendeu os bloqueios e determinou a liberação dos valores penhorados, entendendo que o crédito deveria ser tratado no âmbito da recuperação judicial. Os credores requereram que os valores bloqueados antes do deferimento da recuperação judicial fossem mantidos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o ato infracional e as medidas socioeducativas, assinale a alternativa errada:

 

(EMAGIS) A pandemia de Covid-19 afetou diretamente as relações privadas. Na ótica da jurisprudência do STJ, tal argumento pôde ser levado em consideração para reajustar diminuindo a mensalidade paga a universidade por aluno regular durante o período pandêmico, se aulas continuaram a ser ministradas em formato remoto?

 

Objetivas PGE/PGM - Rodada 29.2025

(EMAGIS) Cuida-se de ação de rito ordinário visando à condenação do Estado ao pagamento de indenização por danos materiais em decorrência de suposto erro efetuado pelo Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais. O cometimento de um erro pelo citado cartório na elaboração da certidão de óbito da esposa do autor teria lhe causado um dano, na medida em que o impediu de obter benefício previdenciário junto ao Instituto Nacional do Seguro Social - INSS. Aludida certidão fora emitida em época em que interino fora designado para o exercício de função delegada. 

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) A respeito do abono de permanência dos servidores públicos, avalie as assertivas que seguem. 

I. Não integra a base de incidência para o cálculo do adicional de férias do servidor público. 

II. Não integra a base de incidência para o cálculo da gratificação natalina devida ao servidor público.

III. Não se sujeita à incidência do imposto de renda.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação aos serviços públicos e às parcerias público-privadas, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB), assinale a alternativa incorreta. 

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade ajuizada contra o artigo 5º, caput, parte final, do Provimento nº 102, de 9 de março de 2004, alterado pelo Provimento nº 139, de 21 de maio de 2010, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, o qual “dispõe sobre a indicação, em lista sêxtupla, de advogados que devam integrar os Tribunais Judiciários e Administrativos”. Eis o inteiro teor do dispositivo impugnado: “Art. 5º Como condição para a inscrição no processo seletivo, com o pedido de inscrição o candidato deverá comprovar o efetivo exercício profissional da advocacia nos 10 (dez) anos anteriores à data do seu requerimento e, tratando-se de Tribunal de Justiça Estadual ou de Tribunal Federal, concomitantemente, deverá comprovar a existência de sua inscrição, há mais de 05 (cinco) anos, no Conselho Seccional abrangido pela competência do Tribunal Judiciário.” No mérito, alega-se, em apertada síntese, que a norma questionada ofende o art. 5º, caput e inciso II; o art. 19, inciso III, e o art. 94, caput, da Constituição de 1988, argumentando que, em nenhum desses dispositivos constitucionais, teria a Constituição da República mencionado a possibilidade de restrição do direito dos advogados de participação nas listas sêxtuplas, na hipótese de não terem atuado por determinado tempo na unidade federada em que localizado o tribunal para o qual foi aberta a vaga.

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Sobre a ação direta de inconstitucionalidade, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade contra dispositivo de Constituição Estadual que trata sobre a indenização a parlamentares convocados para sessões legislativas extraordinárias. Eis o conteúdo do texto impugnado da Constituição do Estado: “Artigo 9º - O Poder Legislativo é exercido pela Assembleia Legislativa, constituída de Deputados, eleitos e investidos na forma da legislação federal, para uma legislatura de quatro anos. [...] §6º - Na sessão legislativa extraordinária, a Assembleia Legislativa somente deliberará sobre a matéria para a qual foi convocada, vedado o pagamento de parcela indenizatória de valor superior ao subsídio mensal.” Segundo argumenta o requerente, ao prever a possibilidade de pagamento de parcela indenizatória até o valor do subsídio mensal, tal dispositivo violaria o art. 57, § 7º, da Constituição Federal, com redação dada pela EC n. 50 de 14/2/2006

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne ao poder constituinte, à interpretação constitucional e à eficácia das normas constitucionais, marque a alternativa incorreta. 

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as astreintes. 

I. A modificação das astreintes somente é possível em relação à multa vincenda, de modo que não é lícita a redução da multa vencida, ainda que alcançados patamares elevados.

II. Não é possível a conversão de ofício da obrigação de fazer em perdas e danos.

III. O juiz poderá, de ofício ou a requerimento, modificar o valor ou a periodicidade da multa vincenda ou excluí-la, caso verifique que se tornou insuficiente ou excessiva ou o obrigado demonstrou cumprimento parcial superveniente da obrigação ou justa causa para o descumprimento.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Na fase de cumprimento de sentença em juizado especial da fazenda pública, o juiz acionou a denominada ‘Execução Invertida’, determinando à Fazenda Estadual a apresentação dos cálculos da quantia devida ao autor, inclusive instruindo tais cálculos com a anexação dos holerites/fichas financeiras. O Estado se opôs, sob a alegação de violação aos artigos 2º e 102, § 2º, da Constituição Federal, defendendo que o ônus de apresentação de cálculo atribuído à Fazenda Pública viola o princípio de separação de poderes, na medida em que o Poder Judiciário não somente estará determinando a forma de atuação do Poder Executivo nos processos, como estará forçando o mesmo a modificar toda a sua estrutura de pessoal e recursos orçamentários. Acrescenta que não existe corpo técnico para atender a demanda contábil. Enfatiza que a realidade da União Federal seria distinta das Fazendas estaduais, não sendo a estas aplicado entendimento que eventualmente àquela imponha o ônus processual.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) João ingressou com ação em desfavor de Maria. A sentença julgou o pedido improcedente e o condenou ao pagamento dos ônus sucumbenciais. Inconformado, João interpôs recurso de apelação questionando tanto o mérito da condenação quanto ao valor dos honorários advocatícios que lhe foram impostos. Considerada a situação narrada, e tendo em conta a temática dos honorários recursais (CPC, art. 85, § 11), é incorreto afirmar que:

 

(EMAGIS) Sobre a cessão de crédito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Trata-se de ação indenizatória, por ofensa a direitos autorais, objetivando reparação por prejuízos morais e materiais supostamente resultantes da divulgação de peça publicitária audiovisual da plataforma de vídeos "Tik Tok", filmada em frente à obra plástica (grafite) realizada em logradouro público, sem a prévia autorização ou remuneração de seu autor. Restou demonstrado nos autos que o grafite de autoria do requerente apresenta originalidade e criatividade, além de autoria identificável.

A propósito, avalie as assertivas que seguem. 

I. Segundo a Lei nº 9.610/1998, as criações do espírito expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, são consideradas obras protegidas, desde que sejam originais, motivo pelo qual o grafite se enquadra como obra visual protegida, na medida em que apresenta originalidade, criatividade e autoria identificável.

II. Como a obra do autor da ação está situada permanentemente em logradouro públicos, pode ser representada livremente, por meio de pinturas, desenhos, fotografias e procedimentos audiovisuais.

III. Caso nos autos reste demonstrado que a representação da obra do autor na peça publicitária não afetou a exploração normal da obra, não tendo provocado prejuízo ao autor, além de não ter sido imbuída do propósito de exploração comercial, a ação deve ser julgada improcedente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O autor foi adotado, quando contava com 14 anos, pelo companheiro de sua mãe. Não obstante tenha consentido expressamente com o ato à época, agora, aos 32 anos de idade, ajuizou ação pleiteando a sua revogação. A pretensão foi formulada ao argumento de que o autor voltou, após um ano da adoção, à cidade de origem de seu pai biológico, já falecido, passando a conviver com sua avó e com o meio social do genitor, circunstâncias que fulminaram o vínculo afetivo com o adotante. A petição inicial foi acompanhada das declarações da mãe e do pai adotivo concordando com a revogação pleiteada.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Financeira S.A. Crédito, Financiamento e Investimentos Financeiros ajuizou ação de busca e apreensão em face de Ricardo Santana. Narra que celebrou com o réu contrato de financiamento garantido por alienação fiduciária no valor de R$ 100.000,00, para ser pago na forma e nas condições estabelecidas no contrato, alienando fiduciariamente o veículo financiado e emitindo a cédula de crédito bancário em cobrança. Aduz que o requerido não adimpliu várias prestações, estando a mora caracterizada por meio do protesto, cujo instrumento aparelha a ação. Demonstra que o cartório notificante do protesto fica situado em cidade distante do domicílio de Ricardo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No curso do cumprimento de sentença, houve penhora de valores da empresa Terras Nova S.A., posteriormente foi pedida e deferida sua recuperação judicial pelo juízo competente. O Juízo do cumprimento de sentença suspendeu os bloqueios e determinou a liberação dos valores penhorados, entendendo que o crédito deveria ser tratado no âmbito da recuperação judicial. Os credores requereram que os valores bloqueados antes do deferimento da recuperação judicial fossem mantidos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Na única Certidão de Dívida Ativa em execução, foram incluídos débitos referentes ao mesmo tributo correspondentes a exercícios fiscais distintos. A inscrição abrange tributos, multas, juros e encargos, de modo que o valor cobrado refere-se a exercícios distintos do mesmo tributo com os respectivos encargos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Alega a Fazenda Pública do Município que concede ao contribuinte, anualmente e independente de sua vontade ou anuência, um prazo diferenciado para pagamento do crédito tributário do IPTU, através de parcelamento de ofício, o que configura, no seu entender, moratória do crédito, hipótese suficiente para suspender a exigibilidade do crédito tributário (art. 151, I do CTN), enquanto perdurar o parcelamento/moratória, que, no Município, ocorre em dez parcelas, a primeira com vencimento em fevereiro e a última vencendo em novembro de cada exercício. Conclui o Fisco Municipal que o parcelamento de ofício tem o condão de suspender e interromper o prazo prescricional para a cobrança do IPTU, estendendo-o por mais dez meses além do vencimento da parcela única ou da primeira cota

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Tratando-se a Requisição de Pequeno Valor (RPV) de meio constitucional e legal para os entes políticos adimplirem despesas públicas reconhecidas em juízo, avalie as assertivas que seguem. 

I. Embora a definição, dentro dos parâmetros constitucionais, do valor máximo a ser pago por RPV possa ser feita por lei estadual, sendo também matéria de Direito Financeiro, semelhante competência legislativa inexiste no que concerne ao prazo de pagamento da RPV. 

II. Caso inexista lei estadual ou municipal que defina montante menor, o limite máximo do valor do débito a ser satisfeito por RPV pelo Município é 30 salários mínimos e pelo Estado, 40 salários mínimos. 

III. É constitucional expedição de precatório ou requisição de pequeno valor para pagamento da parte incontroversa e autônoma do pronunciamento judicial transitada em julgado observada a importância total executada para efeitos de dimensionamento como obrigação de pequeno valor.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(Procurador da UERJ – UERJ – 2025) À luz do entendimento firmado pelo STF, sobre a terceirização de atividade meio e de atividade fim, é correto afirmar que é:

 

(Procurador do Município de Canaã dos Carajás/PA – FGV – 2025) Em uma reclamação trabalhista que tramita perante a 20ª Vara do Trabalho de Canaã dos Carajás/PA, foi julgado procedente em parte o pedido de Jonas, vigilante terceirizado, tendo havido condenação do seu ex-empregador e, subsidiariamente, do Município de Canaã dos Carajás/PA, que era o tomador dos serviços. 
Revelando-se inexitosa a execução contra o ex-empregador, o exequente requereu o seu direcionamento contra o Município, que foi citado na forma da Lei e pretende ajuizar embargos à execução. 

Sobre a hipótese narrada, de acordo com a norma de regência, assinale a afirmativa correta. 

 

(EMAGIS) Sobre os crimes ambientais e a competência para seu processamento, avalie as assertivas que seguem. 

I. A simples localização do crime em mar territorial, bem pertencente à União, atrai a competência da Justiça Federal, independentemente da demonstração de que o dano ambiental gerou reflexos em âmbito regional ou nacional.

II. Compete à Justiça Federal o julgamento de crime ambiental praticado em unidade de conservação da natureza instituída pela União e administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, pois há interesse jurídico direto do ente federal e de sua autarquia especial na proteção dos bens jurídicos vulnerados pela infração penal.

III. O fato de a pesca ter ocorrido em rio que banhe mais de um estado não torna por si só competente a Justiça Federal, vez que se o crime não tiver repercutido para além do local em que praticado, em determinada região do Município, a competência será da Justiça Estadual. 

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as agravantes e as atenuantes, devendo ser marcada a CORRETA. 

 

(EMAGIS) Na dosimetria da pena pelo crime de homicídio, ao valorar contra o réu a culpabilidade, a sentença destacou que o delito foi premeditado. Com efeito, de acordo com o julgado, o réu e seus comparsas se armaram e foram até o local dos fatos com a intenção de matar a vítima. Além disso, houve valoração negativa das circunstâncias do crime, considerando o uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. Reconheceram-se, ainda, agravantes e qualificadoras por circunstâncias diversas e legalmente previstas, entre as qualificadoras reconhecidas esteve a circunstância de ter o crime ocorrido nas dependências de instituição de ensino.

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Sobre as provas no processo penal, marque a alternativa INCORRETA. 

 

(EMAGIS) Sobre a prisão preventiva, avalie as assertivas que seguem. 

I. A substituição da prisão preventiva por domiciliar por estar o preso extremamente debilitado por motivo de doença grave exige demonstração inequívoca de que o estado de saúde do custodiado é incompatível com o cárcere e que não há possibilidade de atendimento médico adequado na unidade prisional.

II. A jurisprudência estabelece que a contemporaneidade diz respeito aos motivos ensejadores da prisão preventiva e não ao momento da prática criminosa, sendo cabível a prisão se constatada recente evasão do réu para local incerto e não sabido, ainda que não recente a prática delitiva. 

III. A periculosidade da agente e a necessidade de se interromper ou reduzir a atividade do grupo criminoso, enfraquecendo a atuação da facção, enquadra-se no conceito de garantia da ordem pública para autorizar a prisão preventiva.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 29.2025

(EMAGIS) Sobre a cessão de crédito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Trata-se de ação indenizatória, por ofensa a direitos autorais, objetivando reparação por prejuízos morais e materiais supostamente resultantes da divulgação de peça publicitária audiovisual da plataforma de vídeos "Tik Tok", filmada em frente à obra plástica (grafite) realizada em logradouro público, sem a prévia autorização ou remuneração de seu autor. Restou demonstrado nos autos que o grafite de autoria do requerente apresenta originalidade e criatividade, além de autoria identificável.

A propósito, avalie as assertivas que seguem. 

I. Segundo a Lei nº 9.610/1998, as criações do espírito expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, são consideradas obras protegidas, desde que sejam originais, motivo pelo qual o grafite se enquadra como obra visual protegida, na medida em que apresenta originalidade, criatividade e autoria identificável.

II. Como a obra do autor da ação está situada permanentemente em logradouro públicos, pode ser representada livremente, por meio de pinturas, desenhos, fotografias e procedimentos audiovisuais.

III. Caso nos autos reste demonstrado que a representação da obra do autor na peça publicitária não afetou a exploração normal da obra, não tendo provocado prejuízo ao autor, além de não ter sido imbuída do propósito de exploração comercial, a ação deve ser julgada improcedente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O autor foi adotado, quando contava com 14 anos, pelo companheiro de sua mãe. Não obstante tenha consentido expressamente com o ato à época, agora, aos 32 anos de idade, ajuizou ação pleiteando a sua revogação. A pretensão foi formulada ao argumento de que o autor voltou, após um ano da adoção, à cidade de origem de seu pai biológico, já falecido, passando a conviver com sua avó e com o meio social do genitor, circunstâncias que fulminaram o vínculo afetivo com o adotante. A petição inicial foi acompanhada das declarações da mãe e do pai adotivo concordando com a revogação pleiteada.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as astreintes. 

I. A modificação das astreintes somente é possível em relação à multa vincenda, de modo que não é lícita a redução da multa vencida, ainda que alcançados patamares elevados.

II. Não é possível a conversão de ofício da obrigação de fazer em perdas e danos.

III. O juiz poderá, de ofício ou a requerimento, modificar o valor ou a periodicidade da multa vincenda ou excluí-la, caso verifique que se tornou insuficiente ou excessiva ou o obrigado demonstrou cumprimento parcial superveniente da obrigação ou justa causa para o descumprimento.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Na fase de cumprimento de sentença em juizado especial da fazenda pública, o juiz acionou a denominada ‘Execução Invertida’, determinando à Fazenda Estadual a apresentação dos cálculos da quantia devida ao autor, inclusive instruindo tais cálculos com a anexação dos holerites/fichas financeiras. O Estado se opôs, sob a alegação de violação aos artigos 2º e 102, § 2º, da Constituição Federal, defendendo que o ônus de apresentação de cálculo atribuído à Fazenda Pública viola o princípio de separação de poderes, na medida em que o Poder Judiciário não somente estará determinando a forma de atuação do Poder Executivo nos processos, como estará forçando o mesmo a modificar toda a sua estrutura de pessoal e recursos orçamentários. Acrescenta que não existe corpo técnico para atender a demanda contábil. Enfatiza que a realidade da União Federal seria distinta das Fazendas estaduais, não sendo a estas aplicado entendimento que eventualmente àquela imponha o ônus processual.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) João ingressou com ação em desfavor de Maria. A sentença julgou o pedido improcedente e o condenou ao pagamento dos ônus sucumbenciais. Inconformado, João interpôs recurso de apelação questionando tanto o mérito da condenação quanto ao valor dos honorários advocatícios que lhe foram impostos. Considerada a situação narrada, e tendo em conta a temática dos honorários recursais (CPC, art. 85, § 11), é incorreto afirmar que:

 

(EMAGIS) A pandemia de Covid-19 afetou diretamente as relações privadas. Na ótica da jurisprudência do STJ, tal argumento pôde ser levado em consideração para reajustar diminuindo a mensalidade paga a universidade por aluno regular durante o período pandêmico, se aulas continuaram a ser ministradas em formato remoto?

 

(EMAGIS) Sobre o ato infracional e as medidas socioeducativas, assinale a alternativa errada:

 

(EMAGIS) Paula, brasileira naturalizada, vive em Barcelona, na Espanha, e foi vítima, em uma boate da capital catalunha, do crime de estupro, praticado por Juanito, cidadão espanhol, no banheiro do estabelecimento. Nesse caso, considerada a aplicação da lei penal, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as agravantes e as atenuantes, devendo ser marcada a CORRETA. 

 

(EMAGIS) Na dosimetria da pena pelo crime de homicídio, ao valorar contra o réu a culpabilidade, a sentença destacou que o delito foi premeditado. Com efeito, de acordo com o julgado, o réu e seus comparsas se armaram e foram até o local dos fatos com a intenção de matar a vítima. Além disso, houve valoração negativa das circunstâncias do crime, considerando o uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. Reconheceram-se, ainda, agravantes e qualificadoras por circunstâncias diversas e legalmente previstas, entre as qualificadoras reconhecidas esteve a circunstância de ter o crime ocorrido nas dependências de instituição de ensino.

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) No que tange ao princípio da insignificância, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada. 

I. O princípio da bagatela imprópria implica a atipicidade material de condutas causadoras de danos ou de perigos ínfimos ao bem jurídico tutelado pela norma penal.

II. De acordo com entendimento sumulado pelo STJ, o princípio da insignificância é inaplicável aos crimes contra a administração pública e ao crime de transmissão clandestina de sinal de internet via radiofrequência. 

III. Tanto a jurisprudência do STF quanto a do STJ orientam-se no sentido de que não se mostra aplicável o princípio da insignificância a crimes cometidos com violência ou grave ameaça. 

IV. É inaplicável o princípio da insignificância nos crimes ou contravenções penais praticados contra a mulher no âmbito das relações domésticas. 

V. A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, bem como do Supremo Tribunal Federal, orienta-se no sentido da impossibilidade de aplicação do princípio da insignificância aos crimes contra a fé pública. 

 

(EMAGIS) A controvérsia tem origem em denúncia por crimes de lavagem de ativos e tráfico de entorpecentes praticados por organização criminosa transnacional. A defesa sustenta a ilicitude das provas digitais obtidas por meio do aplicativo SKY ECC e a partir de cooperação jurídica internacional entre o Brasil e a França, notadamente porque não haveria comprovação de prévia autorização do Poder Judiciário francês para a extração dessas informações. 

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as provas no processo penal, marque a alternativa INCORRETA. 

 

(EMAGIS) Sobre a prisão preventiva, avalie as assertivas que seguem. 

I. A substituição da prisão preventiva por domiciliar por estar o preso extremamente debilitado por motivo de doença grave exige demonstração inequívoca de que o estado de saúde do custodiado é incompatível com o cárcere e que não há possibilidade de atendimento médico adequado na unidade prisional.

II. A jurisprudência estabelece que a contemporaneidade diz respeito aos motivos ensejadores da prisão preventiva e não ao momento da prática criminosa, sendo cabível a prisão se constatada recente evasão do réu para local incerto e não sabido, ainda que não recente a prática delitiva. 

III. A periculosidade da agente e a necessidade de se interromper ou reduzir a atividade do grupo criminoso, enfraquecendo a atuação da facção, enquadra-se no conceito de garantia da ordem pública para autorizar a prisão preventiva.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O apenado requer o indulto da pena de multa, na medida em que, apesar de se tratar de condenação pela prática de crime de tráfico de drogas, a multa não conteria o caráter hediondo, por ser considerada dívida de valor. Fundamenta o pedido no artigo 2º, do Decreto Presidencial nº 11.846/23. Acrescenta que mesmo a pena privativa de liberdade imposta pode ser objeto de indulto, vez que inexistente vedação expressa. 

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade ajuizada contra o artigo 5º, caput, parte final, do Provimento nº 102, de 9 de março de 2004, alterado pelo Provimento nº 139, de 21 de maio de 2010, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, o qual “dispõe sobre a indicação, em lista sêxtupla, de advogados que devam integrar os Tribunais Judiciários e Administrativos”. Eis o inteiro teor do dispositivo impugnado: “Art. 5º Como condição para a inscrição no processo seletivo, com o pedido de inscrição o candidato deverá comprovar o efetivo exercício profissional da advocacia nos 10 (dez) anos anteriores à data do seu requerimento e, tratando-se de Tribunal de Justiça Estadual ou de Tribunal Federal, concomitantemente, deverá comprovar a existência de sua inscrição, há mais de 05 (cinco) anos, no Conselho Seccional abrangido pela competência do Tribunal Judiciário.” No mérito, alega-se, em apertada síntese, que a norma questionada ofende o art. 5º, caput e inciso II; o art. 19, inciso III, e o art. 94, caput, da Constituição de 1988, argumentando que, em nenhum desses dispositivos constitucionais, teria a Constituição da República mencionado a possibilidade de restrição do direito dos advogados de participação nas listas sêxtuplas, na hipótese de não terem atuado por determinado tempo na unidade federada em que localizado o tribunal para o qual foi aberta a vaga.

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Sobre a ação direta de inconstitucionalidade, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade contra dispositivo de Constituição Estadual que trata sobre a indenização a parlamentares convocados para sessões legislativas extraordinárias. Eis o conteúdo do texto impugnado da Constituição do Estado: “Artigo 9º - O Poder Legislativo é exercido pela Assembleia Legislativa, constituída de Deputados, eleitos e investidos na forma da legislação federal, para uma legislatura de quatro anos. [...] §6º - Na sessão legislativa extraordinária, a Assembleia Legislativa somente deliberará sobre a matéria para a qual foi convocada, vedado o pagamento de parcela indenizatória de valor superior ao subsídio mensal.” Segundo argumenta o requerente, ao prever a possibilidade de pagamento de parcela indenizatória até o valor do subsídio mensal, tal dispositivo violaria o art. 57, § 7º, da Constituição Federal, com redação dada pela EC n. 50 de 14/2/2006

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne ao poder constituinte, à interpretação constitucional e à eficácia das normas constitucionais, marque a alternativa incorreta. 

 

(EMAGIS) Considerada a jurisprudência do TSE, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Financeira S.A. Crédito, Financiamento e Investimentos Financeiros ajuizou ação de busca e apreensão em face de Ricardo Santana. Narra que celebrou com o réu contrato de financiamento garantido por alienação fiduciária no valor de R$ 100.000,00, para ser pago na forma e nas condições estabelecidas no contrato, alienando fiduciariamente o veículo financiado e emitindo a cédula de crédito bancário em cobrança. Aduz que o requerido não adimpliu várias prestações, estando a mora caracterizada por meio do protesto, cujo instrumento aparelha a ação. Demonstra que o cartório notificante do protesto fica situado em cidade distante do domicílio de Ricardo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No curso do cumprimento de sentença, houve penhora de valores da empresa Terras Nova S.A., posteriormente foi pedida e deferida sua recuperação judicial pelo juízo competente. O Juízo do cumprimento de sentença suspendeu os bloqueios e determinou a liberação dos valores penhorados, entendendo que o crédito deveria ser tratado no âmbito da recuperação judicial. Os credores requereram que os valores bloqueados antes do deferimento da recuperação judicial fossem mantidos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Na única Certidão de Dívida Ativa em execução, foram incluídos débitos referentes ao mesmo tributo correspondentes a exercícios fiscais distintos. A inscrição abrange tributos, multas, juros e encargos, de modo que o valor cobrado refere-se a exercícios distintos do mesmo tributo com os respectivos encargos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Alega a Fazenda Pública do Município que concede ao contribuinte, anualmente e independente de sua vontade ou anuência, um prazo diferenciado para pagamento do crédito tributário do IPTU, através de parcelamento de ofício, o que configura, no seu entender, moratória do crédito, hipótese suficiente para suspender a exigibilidade do crédito tributário (art. 151, I do CTN), enquanto perdurar o parcelamento/moratória, que, no Município, ocorre em dez parcelas, a primeira com vencimento em fevereiro e a última vencendo em novembro de cada exercício. Conclui o Fisco Municipal que o parcelamento de ofício tem o condão de suspender e interromper o prazo prescricional para a cobrança do IPTU, estendendo-o por mais dez meses além do vencimento da parcela única ou da primeira cota

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) “Previsto originariamente na Lei n.º 4.595/1964, que dispõe sobre a Política e as Instituições Monetárias, e detalhado em atos normativos do BACEN, como a Resolução Bacen /DC nº 145/2021, Resolução Bacen/DC 188/2022 e a Circular n.º 3.916/2018, o recolhimento compulsório é um dos principais instrumentos de política monetária à disposição da autoridade bancária central. Consiste na obrigação imposta às instituições financeiras de recolherem e manterem indisponível, junto ao BACEN, um percentual dos recursos captados do público. Sua finalidade precípua é regular a liquidez da economia, controlar a expansão do crédito, combater a inflação, e, de forma mais ampla, garantir a solidez e a estabilidade do Sistema Financeiro Nacional.” (STJ, REsp 2.167.201, 2ª Turma, Maria Thereza de Assis Moura, DJEN 28/05/2025, Informativo n. 851 – trecho do voto da relatora).

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Sobre os crimes ambientais e a competência para seu processamento, avalie as assertivas que seguem. 

I. A simples localização do crime em mar territorial, bem pertencente à União, atrai a competência da Justiça Federal, independentemente da demonstração de que o dano ambiental gerou reflexos em âmbito regional ou nacional.

II. Compete à Justiça Federal o julgamento de crime ambiental praticado em unidade de conservação da natureza instituída pela União e administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, pois há interesse jurídico direto do ente federal e de sua autarquia especial na proteção dos bens jurídicos vulnerados pela infração penal.

III. O fato de a pesca ter ocorrido em rio que banhe mais de um estado não torna por si só competente a Justiça Federal, vez que se o crime não tiver repercutido para além do local em que praticado, em determinada região do Município, a competência será da Justiça Estadual. 

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Cuida-se de ação de rito ordinário visando à condenação do Estado ao pagamento de indenização por danos materiais em decorrência de suposto erro efetuado pelo Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais. O cometimento de um erro pelo citado cartório na elaboração da certidão de óbito da esposa do autor teria lhe causado um dano, na medida em que o impediu de obter benefício previdenciário junto ao Instituto Nacional do Seguro Social - INSS. Aludida certidão fora emitida em época em que interino fora designado para o exercício de função delegada. 

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) A respeito do abono de permanência dos servidores públicos, avalie as assertivas que seguem. 

I. Não integra a base de incidência para o cálculo do adicional de férias do servidor público. 

II. Não integra a base de incidência para o cálculo da gratificação natalina devida ao servidor público.

III. Não se sujeita à incidência do imposto de renda.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação aos serviços públicos e às parcerias público-privadas, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB), assinale a alternativa incorreta. 

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as instituições financeiras. 

I. O Mercado Bitcoin é instituição financeira, sendo instituição autorizada, regulada e supervisionadas pelo BACEN.

II. Em caso de fraude no âmbito de operações com bitcoins, as plataformas que realizam transações com criptomoedas têm responsabilidade civil objetiva.

III. É ilegítima a atuação dos órgãos de defesa do consumidor na aplicação de sanções administrativas previstas no CDC quando a infração for cometida por instituição financeira.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o tempo de serviço/contribuição para fins previdenciários, assinale a alternativa correta. 

 

(TRF 1ª Região – FGV – 2025) Os procedimentos especiais do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (CDH) funcionam por meio de especialistas que têm mandatos para defender e promover os Direitos Humanos, seja com relação a um tema específico, seja com relação a um país onde há graves riscos de violações. São dezenas de Relatores Especiais, Especialistas Independentes e Grupos de Trabalho que monitoram a ampla gama de Direitos Humanos internacionalmente reconhecidos e situações específicas que apresentam graves riscos de violação desses direitos. Em relação à atuação desses especialistas, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) A Convenção Regional sobre o Reconhecimento de Diploma de Ensino Superior na América Latina e no Caribe foi aprovada pelo Decreto Legislativo n.º 66/77 e promulgada pelo Decreto Presidencial n.º 80.419/77.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Segundo Ran Hirschl, na obra Towards Juristocracy, o fenômeno da expansão do poder judicial em regimes constitucionais contemporâneos deve ser compreendido:

 

(EMAGIS) Com base na teoria de Joseph Raz acerca da autoridade, da moralidade e da interpretação do Direito, tal como exposta em Between Authority and Interpretation, assinale a alternativa correta:

 

Objetivas AGU/PFN/PGF - Rodada 29.2025

(EMAGIS) Cuida-se de ação de rito ordinário visando à condenação do Estado ao pagamento de indenização por danos materiais em decorrência de suposto erro efetuado pelo Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais. O cometimento de um erro pelo citado cartório na elaboração da certidão de óbito da esposa do autor teria lhe causado um dano, na medida em que o impediu de obter benefício previdenciário junto ao Instituto Nacional do Seguro Social - INSS. Aludida certidão fora emitida em época em que interino fora designado para o exercício de função delegada. 

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) A respeito do abono de permanência dos servidores públicos, avalie as assertivas que seguem. 

I. Não integra a base de incidência para o cálculo do adicional de férias do servidor público. 

II. Não integra a base de incidência para o cálculo da gratificação natalina devida ao servidor público.

III. Não se sujeita à incidência do imposto de renda.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação aos serviços públicos e às parcerias público-privadas, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB), assinale a alternativa incorreta. 

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade ajuizada contra o artigo 5º, caput, parte final, do Provimento nº 102, de 9 de março de 2004, alterado pelo Provimento nº 139, de 21 de maio de 2010, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, o qual “dispõe sobre a indicação, em lista sêxtupla, de advogados que devam integrar os Tribunais Judiciários e Administrativos”. Eis o inteiro teor do dispositivo impugnado: “Art. 5º Como condição para a inscrição no processo seletivo, com o pedido de inscrição o candidato deverá comprovar o efetivo exercício profissional da advocacia nos 10 (dez) anos anteriores à data do seu requerimento e, tratando-se de Tribunal de Justiça Estadual ou de Tribunal Federal, concomitantemente, deverá comprovar a existência de sua inscrição, há mais de 05 (cinco) anos, no Conselho Seccional abrangido pela competência do Tribunal Judiciário.” No mérito, alega-se, em apertada síntese, que a norma questionada ofende o art. 5º, caput e inciso II; o art. 19, inciso III, e o art. 94, caput, da Constituição de 1988, argumentando que, em nenhum desses dispositivos constitucionais, teria a Constituição da República mencionado a possibilidade de restrição do direito dos advogados de participação nas listas sêxtuplas, na hipótese de não terem atuado por determinado tempo na unidade federada em que localizado o tribunal para o qual foi aberta a vaga.

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Sobre a ação direta de inconstitucionalidade, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade contra dispositivo de Constituição Estadual que trata sobre a indenização a parlamentares convocados para sessões legislativas extraordinárias. Eis o conteúdo do texto impugnado da Constituição do Estado: “Artigo 9º - O Poder Legislativo é exercido pela Assembleia Legislativa, constituída de Deputados, eleitos e investidos na forma da legislação federal, para uma legislatura de quatro anos. [...] §6º - Na sessão legislativa extraordinária, a Assembleia Legislativa somente deliberará sobre a matéria para a qual foi convocada, vedado o pagamento de parcela indenizatória de valor superior ao subsídio mensal.” Segundo argumenta o requerente, ao prever a possibilidade de pagamento de parcela indenizatória até o valor do subsídio mensal, tal dispositivo violaria o art. 57, § 7º, da Constituição Federal, com redação dada pela EC n. 50 de 14/2/2006

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne ao poder constituinte, à interpretação constitucional e à eficácia das normas constitucionais, marque a alternativa incorreta. 

 

(EMAGIS) Sobre o tempo de serviço/contribuição para fins previdenciários, assinale a alternativa correta. 

 

(EMAGIS) Sobre a cessão de crédito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Trata-se de ação indenizatória, por ofensa a direitos autorais, objetivando reparação por prejuízos morais e materiais supostamente resultantes da divulgação de peça publicitária audiovisual da plataforma de vídeos "Tik Tok", filmada em frente à obra plástica (grafite) realizada em logradouro público, sem a prévia autorização ou remuneração de seu autor. Restou demonstrado nos autos que o grafite de autoria do requerente apresenta originalidade e criatividade, além de autoria identificável.

A propósito, avalie as assertivas que seguem. 

I. Segundo a Lei nº 9.610/1998, as criações do espírito expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, são consideradas obras protegidas, desde que sejam originais, motivo pelo qual o grafite se enquadra como obra visual protegida, na medida em que apresenta originalidade, criatividade e autoria identificável.

II. Como a obra do autor da ação está situada permanentemente em logradouro públicos, pode ser representada livremente, por meio de pinturas, desenhos, fotografias e procedimentos audiovisuais.

III. Caso nos autos reste demonstrado que a representação da obra do autor na peça publicitária não afetou a exploração normal da obra, não tendo provocado prejuízo ao autor, além de não ter sido imbuída do propósito de exploração comercial, a ação deve ser julgada improcedente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as astreintes. 

I. A modificação das astreintes somente é possível em relação à multa vincenda, de modo que não é lícita a redução da multa vencida, ainda que alcançados patamares elevados.

II. Não é possível a conversão de ofício da obrigação de fazer em perdas e danos.

III. O juiz poderá, de ofício ou a requerimento, modificar o valor ou a periodicidade da multa vincenda ou excluí-la, caso verifique que se tornou insuficiente ou excessiva ou o obrigado demonstrou cumprimento parcial superveniente da obrigação ou justa causa para o descumprimento.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Na fase de cumprimento de sentença em juizado especial da fazenda pública, o juiz acionou a denominada ‘Execução Invertida’, determinando à Fazenda Estadual a apresentação dos cálculos da quantia devida ao autor, inclusive instruindo tais cálculos com a anexação dos holerites/fichas financeiras. O Estado se opôs, sob a alegação de violação aos artigos 2º e 102, § 2º, da Constituição Federal, defendendo que o ônus de apresentação de cálculo atribuído à Fazenda Pública viola o princípio de separação de poderes, na medida em que o Poder Judiciário não somente estará determinando a forma de atuação do Poder Executivo nos processos, como estará forçando o mesmo a modificar toda a sua estrutura de pessoal e recursos orçamentários. Acrescenta que não existe corpo técnico para atender a demanda contábil. Enfatiza que a realidade da União Federal seria distinta das Fazendas estaduais, não sendo a estas aplicado entendimento que eventualmente àquela imponha o ônus processual.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) João ingressou com ação em desfavor de Maria. A sentença julgou o pedido improcedente e o condenou ao pagamento dos ônus sucumbenciais. Inconformado, João interpôs recurso de apelação questionando tanto o mérito da condenação quanto ao valor dos honorários advocatícios que lhe foram impostos. Considerada a situação narrada, e tendo em conta a temática dos honorários recursais (CPC, art. 85, § 11), é incorreto afirmar que:

 

(EMAGIS) A pandemia de Covid-19 afetou diretamente as relações privadas. Na ótica da jurisprudência do STJ, tal argumento pôde ser levado em consideração para reajustar diminuindo a mensalidade paga a universidade por aluno regular durante o período pandêmico, se aulas continuaram a ser ministradas em formato remoto?

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as instituições financeiras. 

I. O Mercado Bitcoin é instituição financeira, sendo instituição autorizada, regulada e supervisionadas pelo BACEN.

II. Em caso de fraude no âmbito de operações com bitcoins, as plataformas que realizam transações com criptomoedas têm responsabilidade civil objetiva.

III. É ilegítima a atuação dos órgãos de defesa do consumidor na aplicação de sanções administrativas previstas no CDC quando a infração for cometida por instituição financeira.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Financeira S.A. Crédito, Financiamento e Investimentos Financeiros ajuizou ação de busca e apreensão em face de Ricardo Santana. Narra que celebrou com o réu contrato de financiamento garantido por alienação fiduciária no valor de R$ 100.000,00, para ser pago na forma e nas condições estabelecidas no contrato, alienando fiduciariamente o veículo financiado e emitindo a cédula de crédito bancário em cobrança. Aduz que o requerido não adimpliu várias prestações, estando a mora caracterizada por meio do protesto, cujo instrumento aparelha a ação. Demonstra que o cartório notificante do protesto fica situado em cidade distante do domicílio de Ricardo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No curso do cumprimento de sentença, houve penhora de valores da empresa Terras Nova S.A., posteriormente foi pedida e deferida sua recuperação judicial pelo juízo competente. O Juízo do cumprimento de sentença suspendeu os bloqueios e determinou a liberação dos valores penhorados, entendendo que o crédito deveria ser tratado no âmbito da recuperação judicial. Os credores requereram que os valores bloqueados antes do deferimento da recuperação judicial fossem mantidos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Na única Certidão de Dívida Ativa em execução, foram incluídos débitos referentes ao mesmo tributo correspondentes a exercícios fiscais distintos. A inscrição abrange tributos, multas, juros e encargos, de modo que o valor cobrado refere-se a exercícios distintos do mesmo tributo com os respectivos encargos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) “Previsto originariamente na Lei n.º 4.595/1964, que dispõe sobre a Política e as Instituições Monetárias, e detalhado em atos normativos do BACEN, como a Resolução Bacen /DC nº 145/2021, Resolução Bacen/DC 188/2022 e a Circular n.º 3.916/2018, o recolhimento compulsório é um dos principais instrumentos de política monetária à disposição da autoridade bancária central. Consiste na obrigação imposta às instituições financeiras de recolherem e manterem indisponível, junto ao BACEN, um percentual dos recursos captados do público. Sua finalidade precípua é regular a liquidez da economia, controlar a expansão do crédito, combater a inflação, e, de forma mais ampla, garantir a solidez e a estabilidade do Sistema Financeiro Nacional.” (STJ, REsp 2.167.201, 2ª Turma, Maria Thereza de Assis Moura, DJEN 28/05/2025, Informativo n. 851 – trecho do voto da relatora).

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Tratando-se a Requisição de Pequeno Valor (RPV) de meio constitucional e legal para os entes políticos adimplirem despesas públicas reconhecidas em juízo, avalie as assertivas que seguem. 

I. Embora a definição, dentro dos parâmetros constitucionais, do valor máximo a ser pago por RPV possa ser feita por lei estadual, sendo também matéria de Direito Financeiro, semelhante competência legislativa inexiste no que concerne ao prazo de pagamento da RPV. 

II. Caso inexista lei estadual ou municipal que defina montante menor, o limite máximo do valor do débito a ser satisfeito por RPV pelo Município é 30 salários mínimos e pelo Estado, 40 salários mínimos. 

III. É constitucional expedição de precatório ou requisição de pequeno valor para pagamento da parte incontroversa e autônoma do pronunciamento judicial transitada em julgado observada a importância total executada para efeitos de dimensionamento como obrigação de pequeno valor.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os crimes ambientais e a competência para seu processamento, avalie as assertivas que seguem. 

I. A simples localização do crime em mar territorial, bem pertencente à União, atrai a competência da Justiça Federal, independentemente da demonstração de que o dano ambiental gerou reflexos em âmbito regional ou nacional.

II. Compete à Justiça Federal o julgamento de crime ambiental praticado em unidade de conservação da natureza instituída pela União e administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, pois há interesse jurídico direto do ente federal e de sua autarquia especial na proteção dos bens jurídicos vulnerados pela infração penal.

III. O fato de a pesca ter ocorrido em rio que banhe mais de um estado não torna por si só competente a Justiça Federal, vez que se o crime não tiver repercutido para além do local em que praticado, em determinada região do Município, a competência será da Justiça Estadual. 

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A Convenção Regional sobre o Reconhecimento de Diploma de Ensino Superior na América Latina e no Caribe foi aprovada pelo Decreto Legislativo n.º 66/77 e promulgada pelo Decreto Presidencial n.º 80.419/77.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(Procurador da UERJ – UERJ – 2025) À luz do entendimento firmado pelo STF, sobre a terceirização de atividade meio e de atividade fim, é correto afirmar que é:

 

(Procurador do Município de Canaã dos Carajás/PA – FGV – 2025) Em uma reclamação trabalhista que tramita perante a 20ª Vara do Trabalho de Canaã dos Carajás/PA, foi julgado procedente em parte o pedido de Jonas, vigilante terceirizado, tendo havido condenação do seu ex-empregador e, subsidiariamente, do Município de Canaã dos Carajás/PA, que era o tomador dos serviços. 
Revelando-se inexitosa a execução contra o ex-empregador, o exequente requereu o seu direcionamento contra o Município, que foi citado na forma da Lei e pretende ajuizar embargos à execução. 

Sobre a hipótese narrada, de acordo com a norma de regência, assinale a afirmativa correta. 

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as agravantes e as atenuantes, devendo ser marcada a CORRETA. 

 

(EMAGIS) Na dosimetria da pena pelo crime de homicídio, ao valorar contra o réu a culpabilidade, a sentença destacou que o delito foi premeditado. Com efeito, de acordo com o julgado, o réu e seus comparsas se armaram e foram até o local dos fatos com a intenção de matar a vítima. Além disso, houve valoração negativa das circunstâncias do crime, considerando o uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. Reconheceram-se, ainda, agravantes e qualificadoras por circunstâncias diversas e legalmente previstas, entre as qualificadoras reconhecidas esteve a circunstância de ter o crime ocorrido nas dependências de instituição de ensino.

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) A controvérsia tem origem em denúncia por crimes de lavagem de ativos e tráfico de entorpecentes praticados por organização criminosa transnacional. A defesa sustenta a ilicitude das provas digitais obtidas por meio do aplicativo SKY ECC e a partir de cooperação jurídica internacional entre o Brasil e a França, notadamente porque não haveria comprovação de prévia autorização do Poder Judiciário francês para a extração dessas informações. 

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as provas no processo penal, marque a alternativa INCORRETA. 

 

(EMAGIS) Sobre a prisão preventiva, avalie as assertivas que seguem. 

I. A substituição da prisão preventiva por domiciliar por estar o preso extremamente debilitado por motivo de doença grave exige demonstração inequívoca de que o estado de saúde do custodiado é incompatível com o cárcere e que não há possibilidade de atendimento médico adequado na unidade prisional.

II. A jurisprudência estabelece que a contemporaneidade diz respeito aos motivos ensejadores da prisão preventiva e não ao momento da prática criminosa, sendo cabível a prisão se constatada recente evasão do réu para local incerto e não sabido, ainda que não recente a prática delitiva. 

III. A periculosidade da agente e a necessidade de se interromper ou reduzir a atividade do grupo criminoso, enfraquecendo a atuação da facção, enquadra-se no conceito de garantia da ordem pública para autorizar a prisão preventiva.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

Ministério Público Estadual - Rodada 29.2025

Nas eleições municipais de Campo Verde/MT, o diretório municipal do Partido Carinhoso Nacional (PCN) ofereceu impugnação ao registro de candidatura da candidata a vereadora VERONICA COSTA, alegando ter tido ela contas rejeitadas pelo tribunal de contas dos municípios, quando investida na função de presidente da câmara de vereadores local, por irregularidade insanável configuradora de ato de improbidade administrativa, por não ter repassado ao INSS valores descontados de servidores do legislativo.
???
A impugnação foi julgada improcedente, tendo o juiz aduzido que não restou comprovado o dolo da agente, vez que não teria ocorrido a apropriação dos recursos.
???
O impugnante não recorreu, mas o Ministério Público Eleitoral interpôs recurso da decisão.
???
O juiz eleitoral não recebe o recurso do parquet por ausência de legitimidade recursal, vez que o MP eleitoral não teria apresentado impugnação à candidatura, invocando a súmula 11 do TSE e precedentes do TSE que apontam ser ela aplicável ao MP.
???
Os autos aportam na promotoria eleitoral. Adote a providência que entender cabível.

 

Objetivas MP Estadual - Rodada 29.2025

(MP/MS) De acordo com a Lei Orgânica Nacional do Ministério Público (Lei nº 8.625/93), analise as assertivas a seguir. São atribuições do Colégio de Procuradores de Justiça:

I. decidir sobre pedido de revisão de procedimento administrativo disciplinar;

II. decidir sobre vitaliciamento de membros do Ministério Público;

III. sugerir ao Procurador-Geral a edição de recomendações, sem caráter vinculativo, aos órgãos do Ministério Público para o desempenho de suas funções e adoção de medidas convenientes ao aprimoramento dos serviços;

IV. eleger o Corregedor-Geral do Ministério Público.

Assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Paula, brasileira naturalizada, vive em Barcelona, na Espanha, e foi vítima, em uma boate da capital catalunha, do crime de estupro, praticado por Juanito, cidadão espanhol, no banheiro do estabelecimento. Nesse caso, considerada a aplicação da lei penal, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as agravantes e as atenuantes, devendo ser marcada a CORRETA. 

 

(EMAGIS) Na dosimetria da pena pelo crime de homicídio, ao valorar contra o réu a culpabilidade, a sentença destacou que o delito foi premeditado. Com efeito, de acordo com o julgado, o réu e seus comparsas se armaram e foram até o local dos fatos com a intenção de matar a vítima. Além disso, houve valoração negativa das circunstâncias do crime, considerando o uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. Reconheceram-se, ainda, agravantes e qualificadoras por circunstâncias diversas e legalmente previstas, entre as qualificadoras reconhecidas esteve a circunstância de ter o crime ocorrido nas dependências de instituição de ensino.

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) No que tange ao princípio da insignificância, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada. 

I. O princípio da bagatela imprópria implica a atipicidade material de condutas causadoras de danos ou de perigos ínfimos ao bem jurídico tutelado pela norma penal.

II. De acordo com entendimento sumulado pelo STJ, o princípio da insignificância é inaplicável aos crimes contra a administração pública e ao crime de transmissão clandestina de sinal de internet via radiofrequência. 

III. Tanto a jurisprudência do STF quanto a do STJ orientam-se no sentido de que não se mostra aplicável o princípio da insignificância a crimes cometidos com violência ou grave ameaça. 

IV. É inaplicável o princípio da insignificância nos crimes ou contravenções penais praticados contra a mulher no âmbito das relações domésticas. 

V. A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, bem como do Supremo Tribunal Federal, orienta-se no sentido da impossibilidade de aplicação do princípio da insignificância aos crimes contra a fé pública. 

 

(EMAGIS) Sobre as provas no processo penal, marque a alternativa INCORRETA. 

 

(EMAGIS) Sobre a prisão preventiva, avalie as assertivas que seguem. 

I. A substituição da prisão preventiva por domiciliar por estar o preso extremamente debilitado por motivo de doença grave exige demonstração inequívoca de que o estado de saúde do custodiado é incompatível com o cárcere e que não há possibilidade de atendimento médico adequado na unidade prisional.

II. A jurisprudência estabelece que a contemporaneidade diz respeito aos motivos ensejadores da prisão preventiva e não ao momento da prática criminosa, sendo cabível a prisão se constatada recente evasão do réu para local incerto e não sabido, ainda que não recente a prática delitiva. 

III. A periculosidade da agente e a necessidade de se interromper ou reduzir a atividade do grupo criminoso, enfraquecendo a atuação da facção, enquadra-se no conceito de garantia da ordem pública para autorizar a prisão preventiva.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O apenado requer o indulto da pena de multa, na medida em que, apesar de se tratar de condenação pela prática de crime de tráfico de drogas, a multa não conteria o caráter hediondo, por ser considerada dívida de valor. Fundamenta o pedido no artigo 2º, do Decreto Presidencial nº 11.846/23. Acrescenta que mesmo a pena privativa de liberdade imposta pode ser objeto de indulto, vez que inexistente vedação expressa. 

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a cessão de crédito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Trata-se de ação indenizatória, por ofensa a direitos autorais, objetivando reparação por prejuízos morais e materiais supostamente resultantes da divulgação de peça publicitária audiovisual da plataforma de vídeos "Tik Tok", filmada em frente à obra plástica (grafite) realizada em logradouro público, sem a prévia autorização ou remuneração de seu autor. Restou demonstrado nos autos que o grafite de autoria do requerente apresenta originalidade e criatividade, além de autoria identificável.

A propósito, avalie as assertivas que seguem. 

I. Segundo a Lei nº 9.610/1998, as criações do espírito expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, são consideradas obras protegidas, desde que sejam originais, motivo pelo qual o grafite se enquadra como obra visual protegida, na medida em que apresenta originalidade, criatividade e autoria identificável.

II. Como a obra do autor da ação está situada permanentemente em logradouro públicos, pode ser representada livremente, por meio de pinturas, desenhos, fotografias e procedimentos audiovisuais.

III. Caso nos autos reste demonstrado que a representação da obra do autor na peça publicitária não afetou a exploração normal da obra, não tendo provocado prejuízo ao autor, além de não ter sido imbuída do propósito de exploração comercial, a ação deve ser julgada improcedente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O autor foi adotado, quando contava com 14 anos, pelo companheiro de sua mãe. Não obstante tenha consentido expressamente com o ato à época, agora, aos 32 anos de idade, ajuizou ação pleiteando a sua revogação. A pretensão foi formulada ao argumento de que o autor voltou, após um ano da adoção, à cidade de origem de seu pai biológico, já falecido, passando a conviver com sua avó e com o meio social do genitor, circunstâncias que fulminaram o vínculo afetivo com o adotante. A petição inicial foi acompanhada das declarações da mãe e do pai adotivo concordando com a revogação pleiteada.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as astreintes. 

I. A modificação das astreintes somente é possível em relação à multa vincenda, de modo que não é lícita a redução da multa vencida, ainda que alcançados patamares elevados.

II. Não é possível a conversão de ofício da obrigação de fazer em perdas e danos.

III. O juiz poderá, de ofício ou a requerimento, modificar o valor ou a periodicidade da multa vincenda ou excluí-la, caso verifique que se tornou insuficiente ou excessiva ou o obrigado demonstrou cumprimento parcial superveniente da obrigação ou justa causa para o descumprimento.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Na fase de cumprimento de sentença em juizado especial da fazenda pública, o juiz acionou a denominada ‘Execução Invertida’, determinando à Fazenda Estadual a apresentação dos cálculos da quantia devida ao autor, inclusive instruindo tais cálculos com a anexação dos holerites/fichas financeiras. O Estado se opôs, sob a alegação de violação aos artigos 2º e 102, § 2º, da Constituição Federal, defendendo que o ônus de apresentação de cálculo atribuído à Fazenda Pública viola o princípio de separação de poderes, na medida em que o Poder Judiciário não somente estará determinando a forma de atuação do Poder Executivo nos processos, como estará forçando o mesmo a modificar toda a sua estrutura de pessoal e recursos orçamentários. Acrescenta que não existe corpo técnico para atender a demanda contábil. Enfatiza que a realidade da União Federal seria distinta das Fazendas estaduais, não sendo a estas aplicado entendimento que eventualmente àquela imponha o ônus processual.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) João ingressou com ação em desfavor de Maria. A sentença julgou o pedido improcedente e o condenou ao pagamento dos ônus sucumbenciais. Inconformado, João interpôs recurso de apelação questionando tanto o mérito da condenação quanto ao valor dos honorários advocatícios que lhe foram impostos. Considerada a situação narrada, e tendo em conta a temática dos honorários recursais (CPC, art. 85, § 11), é incorreto afirmar que:

 

(EMAGIS) Acerca das ações coletivas para a defesa do consumidor em juízo, assinale a alternativa INCORRETA:

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade ajuizada contra o artigo 5º, caput, parte final, do Provimento nº 102, de 9 de março de 2004, alterado pelo Provimento nº 139, de 21 de maio de 2010, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, o qual “dispõe sobre a indicação, em lista sêxtupla, de advogados que devam integrar os Tribunais Judiciários e Administrativos”. Eis o inteiro teor do dispositivo impugnado: “Art. 5º Como condição para a inscrição no processo seletivo, com o pedido de inscrição o candidato deverá comprovar o efetivo exercício profissional da advocacia nos 10 (dez) anos anteriores à data do seu requerimento e, tratando-se de Tribunal de Justiça Estadual ou de Tribunal Federal, concomitantemente, deverá comprovar a existência de sua inscrição, há mais de 05 (cinco) anos, no Conselho Seccional abrangido pela competência do Tribunal Judiciário.” No mérito, alega-se, em apertada síntese, que a norma questionada ofende o art. 5º, caput e inciso II; o art. 19, inciso III, e o art. 94, caput, da Constituição de 1988, argumentando que, em nenhum desses dispositivos constitucionais, teria a Constituição da República mencionado a possibilidade de restrição do direito dos advogados de participação nas listas sêxtuplas, na hipótese de não terem atuado por determinado tempo na unidade federada em que localizado o tribunal para o qual foi aberta a vaga.

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Sobre a ação direta de inconstitucionalidade, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade contra dispositivo de Constituição Estadual que trata sobre a indenização a parlamentares convocados para sessões legislativas extraordinárias. Eis o conteúdo do texto impugnado da Constituição do Estado: “Artigo 9º - O Poder Legislativo é exercido pela Assembleia Legislativa, constituída de Deputados, eleitos e investidos na forma da legislação federal, para uma legislatura de quatro anos. [...] §6º - Na sessão legislativa extraordinária, a Assembleia Legislativa somente deliberará sobre a matéria para a qual foi convocada, vedado o pagamento de parcela indenizatória de valor superior ao subsídio mensal.” Segundo argumenta o requerente, ao prever a possibilidade de pagamento de parcela indenizatória até o valor do subsídio mensal, tal dispositivo violaria o art. 57, § 7º, da Constituição Federal, com redação dada pela EC n. 50 de 14/2/2006

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne ao poder constituinte, à interpretação constitucional e à eficácia das normas constitucionais, marque a alternativa incorreta. 

 

(TRF 1ª Região – FGV – 2025) Os procedimentos especiais do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (CDH) funcionam por meio de especialistas que têm mandatos para defender e promover os Direitos Humanos, seja com relação a um tema específico, seja com relação a um país onde há graves riscos de violações. São dezenas de Relatores Especiais, Especialistas Independentes e Grupos de Trabalho que monitoram a ampla gama de Direitos Humanos internacionalmente reconhecidos e situações específicas que apresentam graves riscos de violação desses direitos. Em relação à atuação desses especialistas, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Cuida-se de ação de rito ordinário visando à condenação do Estado ao pagamento de indenização por danos materiais em decorrência de suposto erro efetuado pelo Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais. O cometimento de um erro pelo citado cartório na elaboração da certidão de óbito da esposa do autor teria lhe causado um dano, na medida em que o impediu de obter benefício previdenciário junto ao Instituto Nacional do Seguro Social - INSS. Aludida certidão fora emitida em época em que interino fora designado para o exercício de função delegada. 

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) A respeito do abono de permanência dos servidores públicos, avalie as assertivas que seguem. 

I. Não integra a base de incidência para o cálculo do adicional de férias do servidor público. 

II. Não integra a base de incidência para o cálculo da gratificação natalina devida ao servidor público.

III. Não se sujeita à incidência do imposto de renda.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação aos serviços públicos e às parcerias público-privadas, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB), assinale a alternativa incorreta. 

 

(EMAGIS) Sobre os crimes ambientais e a competência para seu processamento, avalie as assertivas que seguem. 

I. A simples localização do crime em mar territorial, bem pertencente à União, atrai a competência da Justiça Federal, independentemente da demonstração de que o dano ambiental gerou reflexos em âmbito regional ou nacional.

II. Compete à Justiça Federal o julgamento de crime ambiental praticado em unidade de conservação da natureza instituída pela União e administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, pois há interesse jurídico direto do ente federal e de sua autarquia especial na proteção dos bens jurídicos vulnerados pela infração penal.

III. O fato de a pesca ter ocorrido em rio que banhe mais de um estado não torna por si só competente a Justiça Federal, vez que se o crime não tiver repercutido para além do local em que praticado, em determinada região do Município, a competência será da Justiça Estadual. 

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Na única Certidão de Dívida Ativa em execução, foram incluídos débitos referentes ao mesmo tributo correspondentes a exercícios fiscais distintos. A inscrição abrange tributos, multas, juros e encargos, de modo que o valor cobrado refere-se a exercícios distintos do mesmo tributo com os respectivos encargos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Alega a Fazenda Pública do Município que concede ao contribuinte, anualmente e independente de sua vontade ou anuência, um prazo diferenciado para pagamento do crédito tributário do IPTU, através de parcelamento de ofício, o que configura, no seu entender, moratória do crédito, hipótese suficiente para suspender a exigibilidade do crédito tributário (art. 151, I do CTN), enquanto perdurar o parcelamento/moratória, que, no Município, ocorre em dez parcelas, a primeira com vencimento em fevereiro e a última vencendo em novembro de cada exercício. Conclui o Fisco Municipal que o parcelamento de ofício tem o condão de suspender e interromper o prazo prescricional para a cobrança do IPTU, estendendo-o por mais dez meses além do vencimento da parcela única ou da primeira cota

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Financeira S.A. Crédito, Financiamento e Investimentos Financeiros ajuizou ação de busca e apreensão em face de Ricardo Santana. Narra que celebrou com o réu contrato de financiamento garantido por alienação fiduciária no valor de R$ 100.000,00, para ser pago na forma e nas condições estabelecidas no contrato, alienando fiduciariamente o veículo financiado e emitindo a cédula de crédito bancário em cobrança. Aduz que o requerido não adimpliu várias prestações, estando a mora caracterizada por meio do protesto, cujo instrumento aparelha a ação. Demonstra que o cartório notificante do protesto fica situado em cidade distante do domicílio de Ricardo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No curso do cumprimento de sentença, houve penhora de valores da empresa Terras Nova S.A., posteriormente foi pedida e deferida sua recuperação judicial pelo juízo competente. O Juízo do cumprimento de sentença suspendeu os bloqueios e determinou a liberação dos valores penhorados, entendendo que o crédito deveria ser tratado no âmbito da recuperação judicial. Os credores requereram que os valores bloqueados antes do deferimento da recuperação judicial fossem mantidos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considerada a jurisprudência do TSE, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre o ato infracional e as medidas socioeducativas, assinale a alternativa errada:

 

(EMAGIS) A pandemia de Covid-19 afetou diretamente as relações privadas. Na ótica da jurisprudência do STJ, tal argumento pôde ser levado em consideração para reajustar diminuindo a mensalidade paga a universidade por aluno regular durante o período pandêmico, se aulas continuaram a ser ministradas em formato remoto?

 

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 29.2025

(EMAGIS) Sobre a cessão de crédito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Trata-se de ação indenizatória, por ofensa a direitos autorais, objetivando reparação por prejuízos morais e materiais supostamente resultantes da divulgação de peça publicitária audiovisual da plataforma de vídeos "Tik Tok", filmada em frente à obra plástica (grafite) realizada em logradouro público, sem a prévia autorização ou remuneração de seu autor. Restou demonstrado nos autos que o grafite de autoria do requerente apresenta originalidade e criatividade, além de autoria identificável.

A propósito, avalie as assertivas que seguem. 

I. Segundo a Lei nº 9.610/1998, as criações do espírito expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, são consideradas obras protegidas, desde que sejam originais, motivo pelo qual o grafite se enquadra como obra visual protegida, na medida em que apresenta originalidade, criatividade e autoria identificável.

II. Como a obra do autor da ação está situada permanentemente em logradouro públicos, pode ser representada livremente, por meio de pinturas, desenhos, fotografias e procedimentos audiovisuais.

III. Caso nos autos reste demonstrado que a representação da obra do autor na peça publicitária não afetou a exploração normal da obra, não tendo provocado prejuízo ao autor, além de não ter sido imbuída do propósito de exploração comercial, a ação deve ser julgada improcedente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O autor foi adotado, quando contava com 14 anos, pelo companheiro de sua mãe. Não obstante tenha consentido expressamente com o ato à época, agora, aos 32 anos de idade, ajuizou ação pleiteando a sua revogação. A pretensão foi formulada ao argumento de que o autor voltou, após um ano da adoção, à cidade de origem de seu pai biológico, já falecido, passando a conviver com sua avó e com o meio social do genitor, circunstâncias que fulminaram o vínculo afetivo com o adotante. A petição inicial foi acompanhada das declarações da mãe e do pai adotivo concordando com a revogação pleiteada.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as astreintes. 

I. A modificação das astreintes somente é possível em relação à multa vincenda, de modo que não é lícita a redução da multa vencida, ainda que alcançados patamares elevados.

II. Não é possível a conversão de ofício da obrigação de fazer em perdas e danos.

III. O juiz poderá, de ofício ou a requerimento, modificar o valor ou a periodicidade da multa vincenda ou excluí-la, caso verifique que se tornou insuficiente ou excessiva ou o obrigado demonstrou cumprimento parcial superveniente da obrigação ou justa causa para o descumprimento.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Na fase de cumprimento de sentença em juizado especial da fazenda pública, o juiz acionou a denominada ‘Execução Invertida’, determinando à Fazenda Estadual a apresentação dos cálculos da quantia devida ao autor, inclusive instruindo tais cálculos com a anexação dos holerites/fichas financeiras. O Estado se opôs, sob a alegação de violação aos artigos 2º e 102, § 2º, da Constituição Federal, defendendo que o ônus de apresentação de cálculo atribuído à Fazenda Pública viola o princípio de separação de poderes, na medida em que o Poder Judiciário não somente estará determinando a forma de atuação do Poder Executivo nos processos, como estará forçando o mesmo a modificar toda a sua estrutura de pessoal e recursos orçamentários. Acrescenta que não existe corpo técnico para atender a demanda contábil. Enfatiza que a realidade da União Federal seria distinta das Fazendas estaduais, não sendo a estas aplicado entendimento que eventualmente àquela imponha o ônus processual.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) João ingressou com ação em desfavor de Maria. A sentença julgou o pedido improcedente e o condenou ao pagamento dos ônus sucumbenciais. Inconformado, João interpôs recurso de apelação questionando tanto o mérito da condenação quanto ao valor dos honorários advocatícios que lhe foram impostos. Considerada a situação narrada, e tendo em conta a temática dos honorários recursais (CPC, art. 85, § 11), é incorreto afirmar que:

 

(EMAGIS) Acerca das ações coletivas para a defesa do consumidor em juízo, assinale a alternativa INCORRETA:

 

(EMAGIS) A pandemia de Covid-19 afetou diretamente as relações privadas. Na ótica da jurisprudência do STJ, tal argumento pôde ser levado em consideração para reajustar diminuindo a mensalidade paga a universidade por aluno regular durante o período pandêmico, se aulas continuaram a ser ministradas em formato remoto?

 

(EMAGIS) Sobre o ato infracional e as medidas socioeducativas, assinale a alternativa errada:

 

(EMAGIS) Paula, brasileira naturalizada, vive em Barcelona, na Espanha, e foi vítima, em uma boate da capital catalunha, do crime de estupro, praticado por Juanito, cidadão espanhol, no banheiro do estabelecimento. Nesse caso, considerada a aplicação da lei penal, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as agravantes e as atenuantes, devendo ser marcada a CORRETA. 

 

(EMAGIS) Na dosimetria da pena pelo crime de homicídio, ao valorar contra o réu a culpabilidade, a sentença destacou que o delito foi premeditado. Com efeito, de acordo com o julgado, o réu e seus comparsas se armaram e foram até o local dos fatos com a intenção de matar a vítima. Além disso, houve valoração negativa das circunstâncias do crime, considerando o uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. Reconheceram-se, ainda, agravantes e qualificadoras por circunstâncias diversas e legalmente previstas, entre as qualificadoras reconhecidas esteve a circunstância de ter o crime ocorrido nas dependências de instituição de ensino.

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) No que tange ao princípio da insignificância, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada. 

I. O princípio da bagatela imprópria implica a atipicidade material de condutas causadoras de danos ou de perigos ínfimos ao bem jurídico tutelado pela norma penal.

II. De acordo com entendimento sumulado pelo STJ, o princípio da insignificância é inaplicável aos crimes contra a administração pública e ao crime de transmissão clandestina de sinal de internet via radiofrequência. 

III. Tanto a jurisprudência do STF quanto a do STJ orientam-se no sentido de que não se mostra aplicável o princípio da insignificância a crimes cometidos com violência ou grave ameaça. 

IV. É inaplicável o princípio da insignificância nos crimes ou contravenções penais praticados contra a mulher no âmbito das relações domésticas. 

V. A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, bem como do Supremo Tribunal Federal, orienta-se no sentido da impossibilidade de aplicação do princípio da insignificância aos crimes contra a fé pública. 

 

(EMAGIS) Sobre as provas no processo penal, marque a alternativa INCORRETA. 

 

(EMAGIS) Sobre a prisão preventiva, avalie as assertivas que seguem. 

I. A substituição da prisão preventiva por domiciliar por estar o preso extremamente debilitado por motivo de doença grave exige demonstração inequívoca de que o estado de saúde do custodiado é incompatível com o cárcere e que não há possibilidade de atendimento médico adequado na unidade prisional.

II. A jurisprudência estabelece que a contemporaneidade diz respeito aos motivos ensejadores da prisão preventiva e não ao momento da prática criminosa, sendo cabível a prisão se constatada recente evasão do réu para local incerto e não sabido, ainda que não recente a prática delitiva. 

III. A periculosidade da agente e a necessidade de se interromper ou reduzir a atividade do grupo criminoso, enfraquecendo a atuação da facção, enquadra-se no conceito de garantia da ordem pública para autorizar a prisão preventiva.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O apenado requer o indulto da pena de multa, na medida em que, apesar de se tratar de condenação pela prática de crime de tráfico de drogas, a multa não conteria o caráter hediondo, por ser considerada dívida de valor. Fundamenta o pedido no artigo 2º, do Decreto Presidencial nº 11.846/23. Acrescenta que mesmo a pena privativa de liberdade imposta pode ser objeto de indulto, vez que inexistente vedação expressa. 

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade ajuizada contra o artigo 5º, caput, parte final, do Provimento nº 102, de 9 de março de 2004, alterado pelo Provimento nº 139, de 21 de maio de 2010, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, o qual “dispõe sobre a indicação, em lista sêxtupla, de advogados que devam integrar os Tribunais Judiciários e Administrativos”. Eis o inteiro teor do dispositivo impugnado: “Art. 5º Como condição para a inscrição no processo seletivo, com o pedido de inscrição o candidato deverá comprovar o efetivo exercício profissional da advocacia nos 10 (dez) anos anteriores à data do seu requerimento e, tratando-se de Tribunal de Justiça Estadual ou de Tribunal Federal, concomitantemente, deverá comprovar a existência de sua inscrição, há mais de 05 (cinco) anos, no Conselho Seccional abrangido pela competência do Tribunal Judiciário.” No mérito, alega-se, em apertada síntese, que a norma questionada ofende o art. 5º, caput e inciso II; o art. 19, inciso III, e o art. 94, caput, da Constituição de 1988, argumentando que, em nenhum desses dispositivos constitucionais, teria a Constituição da República mencionado a possibilidade de restrição do direito dos advogados de participação nas listas sêxtuplas, na hipótese de não terem atuado por determinado tempo na unidade federada em que localizado o tribunal para o qual foi aberta a vaga.

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Sobre a ação direta de inconstitucionalidade, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade contra dispositivo de Constituição Estadual que trata sobre a indenização a parlamentares convocados para sessões legislativas extraordinárias. Eis o conteúdo do texto impugnado da Constituição do Estado: “Artigo 9º - O Poder Legislativo é exercido pela Assembleia Legislativa, constituída de Deputados, eleitos e investidos na forma da legislação federal, para uma legislatura de quatro anos. [...] §6º - Na sessão legislativa extraordinária, a Assembleia Legislativa somente deliberará sobre a matéria para a qual foi convocada, vedado o pagamento de parcela indenizatória de valor superior ao subsídio mensal.” Segundo argumenta o requerente, ao prever a possibilidade de pagamento de parcela indenizatória até o valor do subsídio mensal, tal dispositivo violaria o art. 57, § 7º, da Constituição Federal, com redação dada pela EC n. 50 de 14/2/2006

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne ao poder constituinte, à interpretação constitucional e à eficácia das normas constitucionais, marque a alternativa incorreta. 

 

(EMAGIS) Considerada a jurisprudência do TSE, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Financeira S.A. Crédito, Financiamento e Investimentos Financeiros ajuizou ação de busca e apreensão em face de Ricardo Santana. Narra que celebrou com o réu contrato de financiamento garantido por alienação fiduciária no valor de R$ 100.000,00, para ser pago na forma e nas condições estabelecidas no contrato, alienando fiduciariamente o veículo financiado e emitindo a cédula de crédito bancário em cobrança. Aduz que o requerido não adimpliu várias prestações, estando a mora caracterizada por meio do protesto, cujo instrumento aparelha a ação. Demonstra que o cartório notificante do protesto fica situado em cidade distante do domicílio de Ricardo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No curso do cumprimento de sentença, houve penhora de valores da empresa Terras Nova S.A., posteriormente foi pedida e deferida sua recuperação judicial pelo juízo competente. O Juízo do cumprimento de sentença suspendeu os bloqueios e determinou a liberação dos valores penhorados, entendendo que o crédito deveria ser tratado no âmbito da recuperação judicial. Os credores requereram que os valores bloqueados antes do deferimento da recuperação judicial fossem mantidos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Na única Certidão de Dívida Ativa em execução, foram incluídos débitos referentes ao mesmo tributo correspondentes a exercícios fiscais distintos. A inscrição abrange tributos, multas, juros e encargos, de modo que o valor cobrado refere-se a exercícios distintos do mesmo tributo com os respectivos encargos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Alega a Fazenda Pública do Município que concede ao contribuinte, anualmente e independente de sua vontade ou anuência, um prazo diferenciado para pagamento do crédito tributário do IPTU, através de parcelamento de ofício, o que configura, no seu entender, moratória do crédito, hipótese suficiente para suspender a exigibilidade do crédito tributário (art. 151, I do CTN), enquanto perdurar o parcelamento/moratória, que, no Município, ocorre em dez parcelas, a primeira com vencimento em fevereiro e a última vencendo em novembro de cada exercício. Conclui o Fisco Municipal que o parcelamento de ofício tem o condão de suspender e interromper o prazo prescricional para a cobrança do IPTU, estendendo-o por mais dez meses além do vencimento da parcela única ou da primeira cota

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os crimes ambientais e a competência para seu processamento, avalie as assertivas que seguem. 

I. A simples localização do crime em mar territorial, bem pertencente à União, atrai a competência da Justiça Federal, independentemente da demonstração de que o dano ambiental gerou reflexos em âmbito regional ou nacional.

II. Compete à Justiça Federal o julgamento de crime ambiental praticado em unidade de conservação da natureza instituída pela União e administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, pois há interesse jurídico direto do ente federal e de sua autarquia especial na proteção dos bens jurídicos vulnerados pela infração penal.

III. O fato de a pesca ter ocorrido em rio que banhe mais de um estado não torna por si só competente a Justiça Federal, vez que se o crime não tiver repercutido para além do local em que praticado, em determinada região do Município, a competência será da Justiça Estadual. 

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Cuida-se de ação de rito ordinário visando à condenação do Estado ao pagamento de indenização por danos materiais em decorrência de suposto erro efetuado pelo Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais. O cometimento de um erro pelo citado cartório na elaboração da certidão de óbito da esposa do autor teria lhe causado um dano, na medida em que o impediu de obter benefício previdenciário junto ao Instituto Nacional do Seguro Social - INSS. Aludida certidão fora emitida em época em que interino fora designado para o exercício de função delegada. 

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) A respeito do abono de permanência dos servidores públicos, avalie as assertivas que seguem. 

I. Não integra a base de incidência para o cálculo do adicional de férias do servidor público. 

II. Não integra a base de incidência para o cálculo da gratificação natalina devida ao servidor público.

III. Não se sujeita à incidência do imposto de renda.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação aos serviços públicos e às parcerias público-privadas, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB), assinale a alternativa incorreta. 

 

(EMAGIS) Segundo Ran Hirschl, na obra Towards Juristocracy, o fenômeno da expansão do poder judicial em regimes constitucionais contemporâneos deve ser compreendido:

 

(EMAGIS) Com base na teoria de Joseph Raz acerca da autoridade, da moralidade e da interpretação do Direito, tal como exposta em Between Authority and Interpretation, assinale a alternativa correta:

 

Objetivas DPF - Rodada 29.2025

(EMAGIS) Acerca das ações coletivas para a defesa do consumidor em juízo, assinale a alternativa INCORRETA:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as agravantes e as atenuantes, devendo ser marcada a CORRETA. 

 

(EMAGIS) Na dosimetria da pena pelo crime de homicídio, ao valorar contra o réu a culpabilidade, a sentença destacou que o delito foi premeditado. Com efeito, de acordo com o julgado, o réu e seus comparsas se armaram e foram até o local dos fatos com a intenção de matar a vítima. Além disso, houve valoração negativa das circunstâncias do crime, considerando o uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. Reconheceram-se, ainda, agravantes e qualificadoras por circunstâncias diversas e legalmente previstas, entre as qualificadoras reconhecidas esteve a circunstância de ter o crime ocorrido nas dependências de instituição de ensino.

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) No que tange ao princípio da insignificância, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada. 

I. O princípio da bagatela imprópria implica a atipicidade material de condutas causadoras de danos ou de perigos ínfimos ao bem jurídico tutelado pela norma penal.

II. De acordo com entendimento sumulado pelo STJ, o princípio da insignificância é inaplicável aos crimes contra a administração pública e ao crime de transmissão clandestina de sinal de internet via radiofrequência. 

III. Tanto a jurisprudência do STF quanto a do STJ orientam-se no sentido de que não se mostra aplicável o princípio da insignificância a crimes cometidos com violência ou grave ameaça. 

IV. É inaplicável o princípio da insignificância nos crimes ou contravenções penais praticados contra a mulher no âmbito das relações domésticas. 

V. A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, bem como do Supremo Tribunal Federal, orienta-se no sentido da impossibilidade de aplicação do princípio da insignificância aos crimes contra a fé pública. 

 

(EMAGIS) A controvérsia tem origem em denúncia por crimes de lavagem de ativos e tráfico de entorpecentes praticados por organização criminosa transnacional. A defesa sustenta a ilicitude das provas digitais obtidas por meio do aplicativo SKY ECC e a partir de cooperação jurídica internacional entre o Brasil e a França, notadamente porque não haveria comprovação de prévia autorização do Poder Judiciário francês para a extração dessas informações. 

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as provas no processo penal, marque a alternativa INCORRETA. 

 

(EMAGIS) Sobre a prisão preventiva, avalie as assertivas que seguem. 

I. A substituição da prisão preventiva por domiciliar por estar o preso extremamente debilitado por motivo de doença grave exige demonstração inequívoca de que o estado de saúde do custodiado é incompatível com o cárcere e que não há possibilidade de atendimento médico adequado na unidade prisional.

II. A jurisprudência estabelece que a contemporaneidade diz respeito aos motivos ensejadores da prisão preventiva e não ao momento da prática criminosa, sendo cabível a prisão se constatada recente evasão do réu para local incerto e não sabido, ainda que não recente a prática delitiva. 

III. A periculosidade da agente e a necessidade de se interromper ou reduzir a atividade do grupo criminoso, enfraquecendo a atuação da facção, enquadra-se no conceito de garantia da ordem pública para autorizar a prisão preventiva.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O apenado requer o indulto da pena de multa, na medida em que, apesar de se tratar de condenação pela prática de crime de tráfico de drogas, a multa não conteria o caráter hediondo, por ser considerada dívida de valor. Fundamenta o pedido no artigo 2º, do Decreto Presidencial nº 11.846/23. Acrescenta que mesmo a pena privativa de liberdade imposta pode ser objeto de indulto, vez que inexistente vedação expressa. 

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade ajuizada contra o artigo 5º, caput, parte final, do Provimento nº 102, de 9 de março de 2004, alterado pelo Provimento nº 139, de 21 de maio de 2010, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, o qual “dispõe sobre a indicação, em lista sêxtupla, de advogados que devam integrar os Tribunais Judiciários e Administrativos”. Eis o inteiro teor do dispositivo impugnado: “Art. 5º Como condição para a inscrição no processo seletivo, com o pedido de inscrição o candidato deverá comprovar o efetivo exercício profissional da advocacia nos 10 (dez) anos anteriores à data do seu requerimento e, tratando-se de Tribunal de Justiça Estadual ou de Tribunal Federal, concomitantemente, deverá comprovar a existência de sua inscrição, há mais de 05 (cinco) anos, no Conselho Seccional abrangido pela competência do Tribunal Judiciário.” No mérito, alega-se, em apertada síntese, que a norma questionada ofende o art. 5º, caput e inciso II; o art. 19, inciso III, e o art. 94, caput, da Constituição de 1988, argumentando que, em nenhum desses dispositivos constitucionais, teria a Constituição da República mencionado a possibilidade de restrição do direito dos advogados de participação nas listas sêxtuplas, na hipótese de não terem atuado por determinado tempo na unidade federada em que localizado o tribunal para o qual foi aberta a vaga.

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Sobre a ação direta de inconstitucionalidade, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade contra dispositivo de Constituição Estadual que trata sobre a indenização a parlamentares convocados para sessões legislativas extraordinárias. Eis o conteúdo do texto impugnado da Constituição do Estado: “Artigo 9º - O Poder Legislativo é exercido pela Assembleia Legislativa, constituída de Deputados, eleitos e investidos na forma da legislação federal, para uma legislatura de quatro anos. [...] §6º - Na sessão legislativa extraordinária, a Assembleia Legislativa somente deliberará sobre a matéria para a qual foi convocada, vedado o pagamento de parcela indenizatória de valor superior ao subsídio mensal.” Segundo argumenta o requerente, ao prever a possibilidade de pagamento de parcela indenizatória até o valor do subsídio mensal, tal dispositivo violaria o art. 57, § 7º, da Constituição Federal, com redação dada pela EC n. 50 de 14/2/2006

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne ao poder constituinte, à interpretação constitucional e à eficácia das normas constitucionais, marque a alternativa incorreta. 

 

(EMAGIS) Cuida-se de ação de rito ordinário visando à condenação do Estado ao pagamento de indenização por danos materiais em decorrência de suposto erro efetuado pelo Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais. O cometimento de um erro pelo citado cartório na elaboração da certidão de óbito da esposa do autor teria lhe causado um dano, na medida em que o impediu de obter benefício previdenciário junto ao Instituto Nacional do Seguro Social - INSS. Aludida certidão fora emitida em época em que interino fora designado para o exercício de função delegada. 

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) A respeito do abono de permanência dos servidores públicos, avalie as assertivas que seguem. 

I. Não integra a base de incidência para o cálculo do adicional de férias do servidor público. 

II. Não integra a base de incidência para o cálculo da gratificação natalina devida ao servidor público.

III. Não se sujeita à incidência do imposto de renda.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação aos serviços públicos e às parcerias público-privadas, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB), assinale a alternativa incorreta. 

 

(EMAGIS) Sobre a cessão de crédito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Trata-se de ação indenizatória, por ofensa a direitos autorais, objetivando reparação por prejuízos morais e materiais supostamente resultantes da divulgação de peça publicitária audiovisual da plataforma de vídeos "Tik Tok", filmada em frente à obra plástica (grafite) realizada em logradouro público, sem a prévia autorização ou remuneração de seu autor. Restou demonstrado nos autos que o grafite de autoria do requerente apresenta originalidade e criatividade, além de autoria identificável.

A propósito, avalie as assertivas que seguem. 

I. Segundo a Lei nº 9.610/1998, as criações do espírito expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, são consideradas obras protegidas, desde que sejam originais, motivo pelo qual o grafite se enquadra como obra visual protegida, na medida em que apresenta originalidade, criatividade e autoria identificável.

II. Como a obra do autor da ação está situada permanentemente em logradouro públicos, pode ser representada livremente, por meio de pinturas, desenhos, fotografias e procedimentos audiovisuais.

III. Caso nos autos reste demonstrado que a representação da obra do autor na peça publicitária não afetou a exploração normal da obra, não tendo provocado prejuízo ao autor, além de não ter sido imbuída do propósito de exploração comercial, a ação deve ser julgada improcedente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Financeira S.A. Crédito, Financiamento e Investimentos Financeiros ajuizou ação de busca e apreensão em face de Ricardo Santana. Narra que celebrou com o réu contrato de financiamento garantido por alienação fiduciária no valor de R$ 100.000,00, para ser pago na forma e nas condições estabelecidas no contrato, alienando fiduciariamente o veículo financiado e emitindo a cédula de crédito bancário em cobrança. Aduz que o requerido não adimpliu várias prestações, estando a mora caracterizada por meio do protesto, cujo instrumento aparelha a ação. Demonstra que o cartório notificante do protesto fica situado em cidade distante do domicílio de Ricardo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No curso do cumprimento de sentença, houve penhora de valores da empresa Terras Nova S.A., posteriormente foi pedida e deferida sua recuperação judicial pelo juízo competente. O Juízo do cumprimento de sentença suspendeu os bloqueios e determinou a liberação dos valores penhorados, entendendo que o crédito deveria ser tratado no âmbito da recuperação judicial. Os credores requereram que os valores bloqueados antes do deferimento da recuperação judicial fossem mantidos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as astreintes. 

I. A modificação das astreintes somente é possível em relação à multa vincenda, de modo que não é lícita a redução da multa vencida, ainda que alcançados patamares elevados.

II. Não é possível a conversão de ofício da obrigação de fazer em perdas e danos.

III. O juiz poderá, de ofício ou a requerimento, modificar o valor ou a periodicidade da multa vincenda ou excluí-la, caso verifique que se tornou insuficiente ou excessiva ou o obrigado demonstrou cumprimento parcial superveniente da obrigação ou justa causa para o descumprimento.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Na fase de cumprimento de sentença em juizado especial da fazenda pública, o juiz acionou a denominada ‘Execução Invertida’, determinando à Fazenda Estadual a apresentação dos cálculos da quantia devida ao autor, inclusive instruindo tais cálculos com a anexação dos holerites/fichas financeiras. O Estado se opôs, sob a alegação de violação aos artigos 2º e 102, § 2º, da Constituição Federal, defendendo que o ônus de apresentação de cálculo atribuído à Fazenda Pública viola o princípio de separação de poderes, na medida em que o Poder Judiciário não somente estará determinando a forma de atuação do Poder Executivo nos processos, como estará forçando o mesmo a modificar toda a sua estrutura de pessoal e recursos orçamentários. Acrescenta que não existe corpo técnico para atender a demanda contábil. Enfatiza que a realidade da União Federal seria distinta das Fazendas estaduais, não sendo a estas aplicado entendimento que eventualmente àquela imponha o ônus processual.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) João ingressou com ação em desfavor de Maria. A sentença julgou o pedido improcedente e o condenou ao pagamento dos ônus sucumbenciais. Inconformado, João interpôs recurso de apelação questionando tanto o mérito da condenação quanto ao valor dos honorários advocatícios que lhe foram impostos. Considerada a situação narrada, e tendo em conta a temática dos honorários recursais (CPC, art. 85, § 11), é incorreto afirmar que:

 

(EMAGIS) A Convenção Regional sobre o Reconhecimento de Diploma de Ensino Superior na América Latina e no Caribe foi aprovada pelo Decreto Legislativo n.º 66/77 e promulgada pelo Decreto Presidencial n.º 80.419/77.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(TRF 1ª Região – FGV – 2025) Os procedimentos especiais do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (CDH) funcionam por meio de especialistas que têm mandatos para defender e promover os Direitos Humanos, seja com relação a um tema específico, seja com relação a um país onde há graves riscos de violações. São dezenas de Relatores Especiais, Especialistas Independentes e Grupos de Trabalho que monitoram a ampla gama de Direitos Humanos internacionalmente reconhecidos e situações específicas que apresentam graves riscos de violação desses direitos. Em relação à atuação desses especialistas, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Sobre o tempo de serviço/contribuição para fins previdenciários, assinale a alternativa correta. 

 

(EMAGIS) Tratando-se a Requisição de Pequeno Valor (RPV) de meio constitucional e legal para os entes políticos adimplirem despesas públicas reconhecidas em juízo, avalie as assertivas que seguem. 

I. Embora a definição, dentro dos parâmetros constitucionais, do valor máximo a ser pago por RPV possa ser feita por lei estadual, sendo também matéria de Direito Financeiro, semelhante competência legislativa inexiste no que concerne ao prazo de pagamento da RPV. 

II. Caso inexista lei estadual ou municipal que defina montante menor, o limite máximo do valor do débito a ser satisfeito por RPV pelo Município é 30 salários mínimos e pelo Estado, 40 salários mínimos. 

III. É constitucional expedição de precatório ou requisição de pequeno valor para pagamento da parte incontroversa e autônoma do pronunciamento judicial transitada em julgado observada a importância total executada para efeitos de dimensionamento como obrigação de pequeno valor.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Na única Certidão de Dívida Ativa em execução, foram incluídos débitos referentes ao mesmo tributo correspondentes a exercícios fiscais distintos. A inscrição abrange tributos, multas, juros e encargos, de modo que o valor cobrado refere-se a exercícios distintos do mesmo tributo com os respectivos encargos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) “Previsto originariamente na Lei n.º 4.595/1964, que dispõe sobre a Política e as Instituições Monetárias, e detalhado em atos normativos do BACEN, como a Resolução Bacen /DC nº 145/2021, Resolução Bacen/DC 188/2022 e a Circular n.º 3.916/2018, o recolhimento compulsório é um dos principais instrumentos de política monetária à disposição da autoridade bancária central. Consiste na obrigação imposta às instituições financeiras de recolherem e manterem indisponível, junto ao BACEN, um percentual dos recursos captados do público. Sua finalidade precípua é regular a liquidez da economia, controlar a expansão do crédito, combater a inflação, e, de forma mais ampla, garantir a solidez e a estabilidade do Sistema Financeiro Nacional.” (STJ, REsp 2.167.201, 2ª Turma, Maria Thereza de Assis Moura, DJEN 28/05/2025, Informativo n. 851 – trecho do voto da relatora).

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

Defensoria Pública Estadual - Rodada 05.2025

A Defensoria Pública do Estado de Tocantins presta assistência jurídica a Armando Baderna em ação penal que tramita perante a 2ª Vara Criminal da Comarca de Palmas. Na ação, é imputado a Armando dois crimes de latrocínio em concurso formal impróprio.

Segundo a denúncia, no dia 17 de abril de 2024, por volta das 23h, Armando Baderna abordou João Azarado e Maria Perdedora e anunciou o assalto, determinando que a última lhe entregasse o seu celular. João reagiu, mas Baderna desferiu um tiro na sua cabeça, causando-lhe morte instantânea. O assaltante tentou tomar o telefone de Maria, e, como ela reagiu, também acabou sendo alvejada no peito, morrendo imediatamente. O agente pegou o aparelho telefônico e deixou o local em disparada.

Armando foi preso dois meses depois do crime em decorrência de cumprimento de mandado de prisão preventiva e continuou preso durante todo o processo de conhecimento. 

Durante as investigações, a polícia inquiriu Jagunço Mulambo como testemunha, que afirmou ter visto o fato de longe o fato criminoso; ademais, participou de reconhecimento de pessoas, tendo descrito o assaltante como alguém negro, alto e que usava cabelo platinado. O delegado colocou cinco pessoas alinhadas durante o reconhecimento, todas negras, mas apenas uma delas tinha o cabelo platinado: Armando Baderna. Mulambo reconheceu Baderna como o autor do fato delituoso. Em juízo, Jagunço confirmou o reconhecimento da autoria perante o juiz.

A defesa, patrocinada pela Defensoria Pública, apresentou resposta à acusação genérica, por falta de contato com o réu, como também arrolou oito testemunhas na peça. Em juízo, sete testemunhas de defesa apenas falaram sobre a boa conduta do réu, que era pessoa trabalhadora e que não sabiam de nenhum envolvimento dele com a prática de crimes. 

A oitava testemunha disse que não estava com o réu no momento do fato delituoso, mas afirmou que Cláudio Presença, não arrolado como testemunha, havia lhe falado que não poderia ter sido o réu o autor do crime, pois, no momento do fato, estava na companhia do acusado, em outro local diferente e distante do lugar do crime. 

Concluída as inquirições e interrogado o réu, que afirmou não estar presente no local do crime no momento do fato, mas sim em companhia de Cláudio Presença em outro bairro de Palmas, a defesa, na fase do art. 402 do CPP, requereu a inquirição de Cláudio. Todavia, o juiz indeferiu o pedido ao fundamento de que a Defensoria Pública já havia arrolado o número máximo de testemunhas.

Por conta do adiantado da hora, o juiz encerrou a audiência depois de ter indeferido o requerimento da defesa e abriu vista ao Ministério Público para apresentar a peça cabível no prazo legal. Dias depois, o “Parquet” apresentou a peça e requereu a condenação do acusado nos exatos termos da denúncia.

O juiz promoveu a intimação da Defensoria Pública por meio do portal do processo judicial eletrônico-PJe. O ato de comunicação ficou disponível para acesso no dia 3 de junho de 2024 (segunda-feira), mas o defensor público não abriu a intimação eletrônica no prazo de lei.

Você é o defensor público intimado. Nessa condição, redija a medida processual diferente do “habeas corpus” e dos embargos de declaração que melhor atenda aos interesses do acusado. Não crie fatos e date a medida processual no último dia do prazo. Também não lance mão de citação direta de doutrina, de jurisprudência e de texto literal de súmula. Por fim, DISPENSE A NARRATIVA DOS FATOS.

Boa prática!

 

Objetivas - Rodada 29.2025

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade ajuizada contra o artigo 5º, caput, parte final, do Provimento nº 102, de 9 de março de 2004, alterado pelo Provimento nº 139, de 21 de maio de 2010, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, o qual “dispõe sobre a indicação, em lista sêxtupla, de advogados que devam integrar os Tribunais Judiciários e Administrativos”. Eis o inteiro teor do dispositivo impugnado: “Art. 5º Como condição para a inscrição no processo seletivo, com o pedido de inscrição o candidato deverá comprovar o efetivo exercício profissional da advocacia nos 10 (dez) anos anteriores à data do seu requerimento e, tratando-se de Tribunal de Justiça Estadual ou de Tribunal Federal, concomitantemente, deverá comprovar a existência de sua inscrição, há mais de 05 (cinco) anos, no Conselho Seccional abrangido pela competência do Tribunal Judiciário.” No mérito, alega-se, em apertada síntese, que a norma questionada ofende o art. 5º, caput e inciso II; o art. 19, inciso III, e o art. 94, caput, da Constituição de 1988, argumentando que, em nenhum desses dispositivos constitucionais, teria a Constituição da República mencionado a possibilidade de restrição do direito dos advogados de participação nas listas sêxtuplas, na hipótese de não terem atuado por determinado tempo na unidade federada em que localizado o tribunal para o qual foi aberta a vaga.

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Sobre a ação direta de inconstitucionalidade, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade contra dispositivo de Constituição Estadual que trata sobre a indenização a parlamentares convocados para sessões legislativas extraordinárias. Eis o conteúdo do texto impugnado da Constituição do Estado: “Artigo 9º - O Poder Legislativo é exercido pela Assembleia Legislativa, constituída de Deputados, eleitos e investidos na forma da legislação federal, para uma legislatura de quatro anos. [...] §6º - Na sessão legislativa extraordinária, a Assembleia Legislativa somente deliberará sobre a matéria para a qual foi convocada, vedado o pagamento de parcela indenizatória de valor superior ao subsídio mensal.” Segundo argumenta o requerente, ao prever a possibilidade de pagamento de parcela indenizatória até o valor do subsídio mensal, tal dispositivo violaria o art. 57, § 7º, da Constituição Federal, com redação dada pela EC n. 50 de 14/2/2006

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne ao poder constituinte, à interpretação constitucional e à eficácia das normas constitucionais, marque a alternativa incorreta. 

 

(EMAGIS) Cuida-se de ação de rito ordinário visando à condenação do Estado ao pagamento de indenização por danos materiais em decorrência de suposto erro efetuado pelo Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais. O cometimento de um erro pelo citado cartório na elaboração da certidão de óbito da esposa do autor teria lhe causado um dano, na medida em que o impediu de obter benefício previdenciário junto ao Instituto Nacional do Seguro Social - INSS. Aludida certidão fora emitida em época em que interino fora designado para o exercício de função delegada. 

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) A respeito do abono de permanência dos servidores públicos, avalie as assertivas que seguem. 

I. Não integra a base de incidência para o cálculo do adicional de férias do servidor público. 

II. Não integra a base de incidência para o cálculo da gratificação natalina devida ao servidor público.

III. Não se sujeita à incidência do imposto de renda.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação aos serviços públicos e às parcerias público-privadas, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB), assinale a alternativa incorreta. 

 

(EMAGIS) Sobre a cessão de crédito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Trata-se de ação indenizatória, por ofensa a direitos autorais, objetivando reparação por prejuízos morais e materiais supostamente resultantes da divulgação de peça publicitária audiovisual da plataforma de vídeos "Tik Tok", filmada em frente à obra plástica (grafite) realizada em logradouro público, sem a prévia autorização ou remuneração de seu autor. Restou demonstrado nos autos que o grafite de autoria do requerente apresenta originalidade e criatividade, além de autoria identificável.

A propósito, avalie as assertivas que seguem. 

I. Segundo a Lei nº 9.610/1998, as criações do espírito expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, são consideradas obras protegidas, desde que sejam originais, motivo pelo qual o grafite se enquadra como obra visual protegida, na medida em que apresenta originalidade, criatividade e autoria identificável.

II. Como a obra do autor da ação está situada permanentemente em logradouro públicos, pode ser representada livremente, por meio de pinturas, desenhos, fotografias e procedimentos audiovisuais.

III. Caso nos autos reste demonstrado que a representação da obra do autor na peça publicitária não afetou a exploração normal da obra, não tendo provocado prejuízo ao autor, além de não ter sido imbuída do propósito de exploração comercial, a ação deve ser julgada improcedente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O autor foi adotado, quando contava com 14 anos, pelo companheiro de sua mãe. Não obstante tenha consentido expressamente com o ato à época, agora, aos 32 anos de idade, ajuizou ação pleiteando a sua revogação. A pretensão foi formulada ao argumento de que o autor voltou, após um ano da adoção, à cidade de origem de seu pai biológico, já falecido, passando a conviver com sua avó e com o meio social do genitor, circunstâncias que fulminaram o vínculo afetivo com o adotante. A petição inicial foi acompanhada das declarações da mãe e do pai adotivo concordando com a revogação pleiteada.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Financeira S.A. Crédito, Financiamento e Investimentos Financeiros ajuizou ação de busca e apreensão em face de Ricardo Santana. Narra que celebrou com o réu contrato de financiamento garantido por alienação fiduciária no valor de R$ 100.000,00, para ser pago na forma e nas condições estabelecidas no contrato, alienando fiduciariamente o veículo financiado e emitindo a cédula de crédito bancário em cobrança. Aduz que o requerido não adimpliu várias prestações, estando a mora caracterizada por meio do protesto, cujo instrumento aparelha a ação. Demonstra que o cartório notificante do protesto fica situado em cidade distante do domicílio de Ricardo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No curso do cumprimento de sentença, houve penhora de valores da empresa Terras Nova S.A., posteriormente foi pedida e deferida sua recuperação judicial pelo juízo competente. O Juízo do cumprimento de sentença suspendeu os bloqueios e determinou a liberação dos valores penhorados, entendendo que o crédito deveria ser tratado no âmbito da recuperação judicial. Os credores requereram que os valores bloqueados antes do deferimento da recuperação judicial fossem mantidos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as astreintes. 

I. A modificação das astreintes somente é possível em relação à multa vincenda, de modo que não é lícita a redução da multa vencida, ainda que alcançados patamares elevados.

II. Não é possível a conversão de ofício da obrigação de fazer em perdas e danos.

III. O juiz poderá, de ofício ou a requerimento, modificar o valor ou a periodicidade da multa vincenda ou excluí-la, caso verifique que se tornou insuficiente ou excessiva ou o obrigado demonstrou cumprimento parcial superveniente da obrigação ou justa causa para o descumprimento.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Na fase de cumprimento de sentença em juizado especial da fazenda pública, o juiz acionou a denominada ‘Execução Invertida’, determinando à Fazenda Estadual a apresentação dos cálculos da quantia devida ao autor, inclusive instruindo tais cálculos com a anexação dos holerites/fichas financeiras. O Estado se opôs, sob a alegação de violação aos artigos 2º e 102, § 2º, da Constituição Federal, defendendo que o ônus de apresentação de cálculo atribuído à Fazenda Pública viola o princípio de separação de poderes, na medida em que o Poder Judiciário não somente estará determinando a forma de atuação do Poder Executivo nos processos, como estará forçando o mesmo a modificar toda a sua estrutura de pessoal e recursos orçamentários. Acrescenta que não existe corpo técnico para atender a demanda contábil. Enfatiza que a realidade da União Federal seria distinta das Fazendas estaduais, não sendo a estas aplicado entendimento que eventualmente àquela imponha o ônus processual.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) João ingressou com ação em desfavor de Maria. A sentença julgou o pedido improcedente e o condenou ao pagamento dos ônus sucumbenciais. Inconformado, João interpôs recurso de apelação questionando tanto o mérito da condenação quanto ao valor dos honorários advocatícios que lhe foram impostos. Considerada a situação narrada, e tendo em conta a temática dos honorários recursais (CPC, art. 85, § 11), é incorreto afirmar que:

 

(EMAGIS) Acerca das ações coletivas para a defesa do consumidor em juízo, assinale a alternativa INCORRETA:

 

(EMAGIS) Paula, brasileira naturalizada, vive em Barcelona, na Espanha, e foi vítima, em uma boate da capital catalunha, do crime de estupro, praticado por Juanito, cidadão espanhol, no banheiro do estabelecimento. Nesse caso, considerada a aplicação da lei penal, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as agravantes e as atenuantes, devendo ser marcada a CORRETA. 

 

(EMAGIS) Na dosimetria da pena pelo crime de homicídio, ao valorar contra o réu a culpabilidade, a sentença destacou que o delito foi premeditado. Com efeito, de acordo com o julgado, o réu e seus comparsas se armaram e foram até o local dos fatos com a intenção de matar a vítima. Além disso, houve valoração negativa das circunstâncias do crime, considerando o uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. Reconheceram-se, ainda, agravantes e qualificadoras por circunstâncias diversas e legalmente previstas, entre as qualificadoras reconhecidas esteve a circunstância de ter o crime ocorrido nas dependências de instituição de ensino.

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) No que tange ao princípio da insignificância, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada. 

I. O princípio da bagatela imprópria implica a atipicidade material de condutas causadoras de danos ou de perigos ínfimos ao bem jurídico tutelado pela norma penal.

II. De acordo com entendimento sumulado pelo STJ, o princípio da insignificância é inaplicável aos crimes contra a administração pública e ao crime de transmissão clandestina de sinal de internet via radiofrequência. 

III. Tanto a jurisprudência do STF quanto a do STJ orientam-se no sentido de que não se mostra aplicável o princípio da insignificância a crimes cometidos com violência ou grave ameaça. 

IV. É inaplicável o princípio da insignificância nos crimes ou contravenções penais praticados contra a mulher no âmbito das relações domésticas. 

V. A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, bem como do Supremo Tribunal Federal, orienta-se no sentido da impossibilidade de aplicação do princípio da insignificância aos crimes contra a fé pública. 

 

(EMAGIS) A controvérsia tem origem em denúncia por crimes de lavagem de ativos e tráfico de entorpecentes praticados por organização criminosa transnacional. A defesa sustenta a ilicitude das provas digitais obtidas por meio do aplicativo SKY ECC e a partir de cooperação jurídica internacional entre o Brasil e a França, notadamente porque não haveria comprovação de prévia autorização do Poder Judiciário francês para a extração dessas informações. 

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as provas no processo penal, marque a alternativa INCORRETA. 

 

(EMAGIS) Sobre a prisão preventiva, avalie as assertivas que seguem. 

I. A substituição da prisão preventiva por domiciliar por estar o preso extremamente debilitado por motivo de doença grave exige demonstração inequívoca de que o estado de saúde do custodiado é incompatível com o cárcere e que não há possibilidade de atendimento médico adequado na unidade prisional.

II. A jurisprudência estabelece que a contemporaneidade diz respeito aos motivos ensejadores da prisão preventiva e não ao momento da prática criminosa, sendo cabível a prisão se constatada recente evasão do réu para local incerto e não sabido, ainda que não recente a prática delitiva. 

III. A periculosidade da agente e a necessidade de se interromper ou reduzir a atividade do grupo criminoso, enfraquecendo a atuação da facção, enquadra-se no conceito de garantia da ordem pública para autorizar a prisão preventiva.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O apenado requer o indulto da pena de multa, na medida em que, apesar de se tratar de condenação pela prática de crime de tráfico de drogas, a multa não conteria o caráter hediondo, por ser considerada dívida de valor. Fundamenta o pedido no artigo 2º, do Decreto Presidencial nº 11.846/23. Acrescenta que mesmo a pena privativa de liberdade imposta pode ser objeto de indulto, vez que inexistente vedação expressa. 

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Na única Certidão de Dívida Ativa em execução, foram incluídos débitos referentes ao mesmo tributo correspondentes a exercícios fiscais distintos. A inscrição abrange tributos, multas, juros e encargos, de modo que o valor cobrado refere-se a exercícios distintos do mesmo tributo com os respectivos encargos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Alega a Fazenda Pública do Município que concede ao contribuinte, anualmente e independente de sua vontade ou anuência, um prazo diferenciado para pagamento do crédito tributário do IPTU, através de parcelamento de ofício, o que configura, no seu entender, moratória do crédito, hipótese suficiente para suspender a exigibilidade do crédito tributário (art. 151, I do CTN), enquanto perdurar o parcelamento/moratória, que, no Município, ocorre em dez parcelas, a primeira com vencimento em fevereiro e a última vencendo em novembro de cada exercício. Conclui o Fisco Municipal que o parcelamento de ofício tem o condão de suspender e interromper o prazo prescricional para a cobrança do IPTU, estendendo-o por mais dez meses além do vencimento da parcela única ou da primeira cota

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) “Previsto originariamente na Lei n.º 4.595/1964, que dispõe sobre a Política e as Instituições Monetárias, e detalhado em atos normativos do BACEN, como a Resolução Bacen /DC nº 145/2021, Resolução Bacen/DC 188/2022 e a Circular n.º 3.916/2018, o recolhimento compulsório é um dos principais instrumentos de política monetária à disposição da autoridade bancária central. Consiste na obrigação imposta às instituições financeiras de recolherem e manterem indisponível, junto ao BACEN, um percentual dos recursos captados do público. Sua finalidade precípua é regular a liquidez da economia, controlar a expansão do crédito, combater a inflação, e, de forma mais ampla, garantir a solidez e a estabilidade do Sistema Financeiro Nacional.” (STJ, REsp 2.167.201, 2ª Turma, Maria Thereza de Assis Moura, DJEN 28/05/2025, Informativo n. 851 – trecho do voto da relatora).

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Tratando-se a Requisição de Pequeno Valor (RPV) de meio constitucional e legal para os entes políticos adimplirem despesas públicas reconhecidas em juízo, avalie as assertivas que seguem. 

I. Embora a definição, dentro dos parâmetros constitucionais, do valor máximo a ser pago por RPV possa ser feita por lei estadual, sendo também matéria de Direito Financeiro, semelhante competência legislativa inexiste no que concerne ao prazo de pagamento da RPV. 

II. Caso inexista lei estadual ou municipal que defina montante menor, o limite máximo do valor do débito a ser satisfeito por RPV pelo Município é 30 salários mínimos e pelo Estado, 40 salários mínimos. 

III. É constitucional expedição de precatório ou requisição de pequeno valor para pagamento da parte incontroversa e autônoma do pronunciamento judicial transitada em julgado observada a importância total executada para efeitos de dimensionamento como obrigação de pequeno valor.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os crimes ambientais e a competência para seu processamento, avalie as assertivas que seguem. 

I. A simples localização do crime em mar territorial, bem pertencente à União, atrai a competência da Justiça Federal, independentemente da demonstração de que o dano ambiental gerou reflexos em âmbito regional ou nacional.

II. Compete à Justiça Federal o julgamento de crime ambiental praticado em unidade de conservação da natureza instituída pela União e administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, pois há interesse jurídico direto do ente federal e de sua autarquia especial na proteção dos bens jurídicos vulnerados pela infração penal.

III. O fato de a pesca ter ocorrido em rio que banhe mais de um estado não torna por si só competente a Justiça Federal, vez que se o crime não tiver repercutido para além do local em que praticado, em determinada região do Município, a competência será da Justiça Estadual. 

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as instituições financeiras. 

I. O Mercado Bitcoin é instituição financeira, sendo instituição autorizada, regulada e supervisionadas pelo BACEN.

II. Em caso de fraude no âmbito de operações com bitcoins, as plataformas que realizam transações com criptomoedas têm responsabilidade civil objetiva.

III. É ilegítima a atuação dos órgãos de defesa do consumidor na aplicação de sanções administrativas previstas no CDC quando a infração for cometida por instituição financeira.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A pandemia de Covid-19 afetou diretamente as relações privadas. Na ótica da jurisprudência do STJ, tal argumento pôde ser levado em consideração para reajustar diminuindo a mensalidade paga a universidade por aluno regular durante o período pandêmico, se aulas continuaram a ser ministradas em formato remoto?

 

(EMAGIS) Sobre o ato infracional e as medidas socioeducativas, assinale a alternativa errada:

 

(TRF 1ª Região – FGV – 2025) Os procedimentos especiais do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (CDH) funcionam por meio de especialistas que têm mandatos para defender e promover os Direitos Humanos, seja com relação a um tema específico, seja com relação a um país onde há graves riscos de violações. São dezenas de Relatores Especiais, Especialistas Independentes e Grupos de Trabalho que monitoram a ampla gama de Direitos Humanos internacionalmente reconhecidos e situações específicas que apresentam graves riscos de violação desses direitos. Em relação à atuação desses especialistas, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) A Convenção Regional sobre o Reconhecimento de Diploma de Ensino Superior na América Latina e no Caribe foi aprovada pelo Decreto Legislativo n.º 66/77 e promulgada pelo Decreto Presidencial n.º 80.419/77.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considerada a jurisprudência do TSE, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre o tempo de serviço/contribuição para fins previdenciários, assinale a alternativa correta. 

 

(Procurador da UERJ – UERJ – 2025) À luz do entendimento firmado pelo STF, sobre a terceirização de atividade meio e de atividade fim, é correto afirmar que é:

 

(Procurador do Município de Canaã dos Carajás/PA – FGV – 2025) Em uma reclamação trabalhista que tramita perante a 20ª Vara do Trabalho de Canaã dos Carajás/PA, foi julgado procedente em parte o pedido de Jonas, vigilante terceirizado, tendo havido condenação do seu ex-empregador e, subsidiariamente, do Município de Canaã dos Carajás/PA, que era o tomador dos serviços. 
Revelando-se inexitosa a execução contra o ex-empregador, o exequente requereu o seu direcionamento contra o Município, que foi citado na forma da Lei e pretende ajuizar embargos à execução. 

Sobre a hipótese narrada, de acordo com a norma de regência, assinale a afirmativa correta. 

 

(MP/MS) De acordo com a Lei Orgânica Nacional do Ministério Público (Lei nº 8.625/93), analise as assertivas a seguir. São atribuições do Colégio de Procuradores de Justiça:

I. decidir sobre pedido de revisão de procedimento administrativo disciplinar;

II. decidir sobre vitaliciamento de membros do Ministério Público;

III. sugerir ao Procurador-Geral a edição de recomendações, sem caráter vinculativo, aos órgãos do Ministério Público para o desempenho de suas funções e adoção de medidas convenientes ao aprimoramento dos serviços;

IV. eleger o Corregedor-Geral do Ministério Público.

Assinale a alternativa correta:

 

(DPE/AM – FCC – 2025) O método de pensamento é o que confere à ciência jurídica uma nova dimensão conceitual referente ao acesso à justiça, tendo em vista que se preocupa com

 

(EMAGIS) Segundo Ran Hirschl, na obra Towards Juristocracy, o fenômeno da expansão do poder judicial em regimes constitucionais contemporâneos deve ser compreendido:

 

(EMAGIS) Com base na teoria de Joseph Raz acerca da autoridade, da moralidade e da interpretação do Direito, tal como exposta em Between Authority and Interpretation, assinale a alternativa correta:

 

Discursivas - Rodada 29.2025 - Questão 1

A Confederação Nacional do Transporte – CNT propôs ação direta de inconstitucionalidade contra o art. 2º da Lei Complementar nº 188/2021, que acrescentou o art. 18-F à Lei Complementar nº 123/2006 (Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte), dispondo sobre o enquadramento de transportadores autônomos de cargas como Microempreendedores Individuais (MEI), no regime do Simples Nacional.

Alega-se que o art. 2º da LC 188/2021 é formalmente inconstitucional, por ser fruto de iniciativa parlamentar e envolver matéria tributária e orçamentária, de competência privativa do Presidente da República. Aduz-se, também, que há inconstitucionalidade material, seja por configurar renúncia fiscal sem que a proposição legislativa tenha sido acompanhada da estimativa do seu impacto orçamentário e financeiro, seja porque amplia indevidamente o regime do Simples Nacional aos transportadores autônomos de cargas enquadrados como MEI, acarretando a elisão indevida das contribuições ao SEST/SENAT, serviços sociais autônomos sob responsabilidade institucional da CNT.

Discorra, em texto dissertativo, sobre a compatibilidade do dispositivo legal em foco com a CF/1988.

Limite: 20 (vinte) linhas.?

Discursivas - Rodada 29.2025 - Questão 2

(TRF3 2025 - adaptada) Certa empresa pública, prestadora de serviço público sem fins lucrativos e em regime não concorrencial, celebrou, em 1º/04/2020, contrato de locação predial, pelo prazo de 10 anos, com a empresa Imóveis Legais Ltda. (locadora), proprietária do imóvel onde foi instalada uma das agências da locatária. O contrato de locação foi celebrado sem prévia licitação, uma vez que visava ao atendimento das finalidades precípuas da estatal e as necessidades de instalação e localização condicionaram a escolha do imóvel, sendo o preço, à época da celebração avença, compatível com o valor de mercado, segundo avaliação prévia realizada administrativamente.

No decorrer do prazo contratual, mais especificamente no dia 15/05/2024, a empresa pública notificou a Imóveis Legais Ltda. e, invocando a supremacia do interesse público, reduziu unilateralmente o valor do aluguel, por considerá-lo incompatível com o atual preço praticado pelo mercado local.

Inconformada, a locadora ajuizou demanda discutindo a redução unilateral do valor do aluguel. Enquanto tramitava essa ação judicial, 8 (oito) meses antes de o contrato completar 5 anos a empresa pública ingressou com ação renovatória requerendo a renovação contratual por igual prazo do contrato avençado.

Considerando o caso apresentado, responda justificadamente às seguintes questões:

a) a redução unilateral do aluguel era cabível? Em que circunstâncias?

b) a juiz poderia, assim entendendo, dispensar a audiência de conciliação, de ofício ou por provocação da parte ré, na ações em tela?

c) há algum empecilho ao pedido renovatório?

d) a hipótese de contratação direta, no caso apresentado, se enquadra, legalmente, como dispensa ou inexigibilidade de licitação? Qual seria a base legal aplicável?

Limite: 20 (vinte) linhas.??

Discursivas - Rodada 29.2025 - Questão 3

Maria Parideira, logo após o nascimento de seu filho, manifestou interesse de entregá-lo para adoção. Por conta desse desejo, foi encaminhada à Justiça da Infância e Juventude.

Embora tenha indicado o nome do pai perante a equipe interprofissional da Justiça responsável pelo atendimento, Maria manifestou a intenção de, nas suas palavras, “esconder o nascimento da criança do genitor e de toda a família dele e dela. Não quero que ninguém tome conhecimento sobre essa criança”. A aludida informação constou do relatório encaminhado pela equipe ao magistrado competente. 

Com base nessa situação hipotética, responda justificadamente:

(a) a Justiça da Infância e da Juventude deve buscar o pai da criança e a família extensa para informarem se têm interesse de ficar com o infante?

(b) uma vez que Parideira quer exercer o direito ao sigilo sobre o nascimento, fica excluído o direito fundamental da criança ao conhecimento da sua origem genética?

(c) se o juiz validamente já prolatou sentença de extinção do poder familiar de Maria em relação ao filho, ela poderá se retratar do consentimento para entrega do filho à adoção?

Discursivas - Rodada 29.2025 - Questão 4

À luz dos princípios constitucionais aplicáveis aos sistemas de controle da Administração Pública, analise a (in)constitucionalidade de norma estadual que atribui ao Tribunal de Contas a prerrogativa de determinar aos órgãos de controle interno dos demais Poderes a realização de auditorias específicas. Em sua resposta, destaque a relação entre os controles externo e interno e os limites decorrentes da separação dos Poderes.

Discursivas - Rodada 29.2025 - Questão 5

No dia 9 de junho de 2025, Armando Baderna, de posse de arma de fogo, anunciou assalto contra João Azarado e Maria Perdedora, apontando-lhes a arma, e ordenou que esta última lhe entregasse o celular que carregava nas mãos.

João reagiu e avançou sobre Baderna, fazendo com que este disparasse um tiro na cabeça daquele, causando morte instantânea. O criminoso investiu contra Maria para tomar o aparelho telefônico; como ela resistiu, também recebeu um disparo de arma de fogo no peito, falecendo imediatamente. Depois disso, o agente pegou o celular e deixou o local.

Baderna correu poucos metros e, ao tentar subiu na sua moto, foi surpreendido pela Polícia Militar e preso em flagrante delito.

Diante dessa situação hipotética e considerando o entendimento jurisprudencial, faça a classificação jurídica da conduta perpetrada por Armando Baderna, justificando o enquadramento legal.

Discursivas - Rodada 29.2025

A Confederação Nacional do Transporte – CNT propôs ação direta de inconstitucionalidade contra o art. 2º da Lei Complementar nº 188/2021, que acrescentou o art. 18-F à Lei Complementar nº 123/2006 (Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte), dispondo sobre o enquadramento de transportadores autônomos de cargas como Microempreendedores Individuais (MEI), no regime do Simples Nacional.

Alega-se que o art. 2º da LC 188/2021 é formalmente inconstitucional, por ser fruto de iniciativa parlamentar e envolver matéria tributária e orçamentária, de competência privativa do Presidente da República. Aduz-se, também, que há inconstitucionalidade material, seja por configurar renúncia fiscal sem que a proposição legislativa tenha sido acompanhada da estimativa do seu impacto orçamentário e financeiro, seja porque amplia indevidamente o regime do Simples Nacional aos transportadores autônomos de cargas enquadrados como MEI, acarretando a elisão indevida das contribuições ao SEST/SENAT, serviços sociais autônomos sob responsabilidade institucional da CNT.

Discorra, em texto dissertativo, sobre a compatibilidade do dispositivo legal em foco com a CF/1988.

Limite: 20 (vinte) linhas.?

 

(TRF3 2025 - adaptada) Certa empresa pública, prestadora de serviço público sem fins lucrativos e em regime não concorrencial, celebrou, em 1º/04/2020, contrato de locação predial, pelo prazo de 10 anos, com a empresa Imóveis Legais Ltda. (locadora), proprietária do imóvel onde foi instalada uma das agências da locatária. O contrato de locação foi celebrado sem prévia licitação, uma vez que visava ao atendimento das finalidades precípuas da estatal e as necessidades de instalação e localização condicionaram a escolha do imóvel, sendo o preço, à época da celebração avença, compatível com o valor de mercado, segundo avaliação prévia realizada administrativamente.

No decorrer do prazo contratual, mais especificamente no dia 15/05/2024, a empresa pública notificou a Imóveis Legais Ltda. e, invocando a supremacia do interesse público, reduziu unilateralmente o valor do aluguel, por considerá-lo incompatível com o atual preço praticado pelo mercado local.

Inconformada, a locadora ajuizou demanda discutindo a redução unilateral do valor do aluguel. Enquanto tramitava essa ação judicial, 8 (oito) meses antes de o contrato completar 5 anos a empresa pública ingressou com ação renovatória requerendo a renovação contratual por igual prazo do contrato avençado.

Considerando o caso apresentado, responda justificadamente às seguintes questões:

a) a redução unilateral do aluguel era cabível? Em que circunstâncias?

b) a juiz poderia, assim entendendo, dispensar a audiência de conciliação, de ofício ou por provocação da parte ré, na ações em tela?

c) há algum empecilho ao pedido renovatório?

d) a hipótese de contratação direta, no caso apresentado, se enquadra, legalmente, como dispensa ou inexigibilidade de licitação? Qual seria a base legal aplicável?

Limite: 20 (vinte) linhas.??

 

Maria Parideira, logo após o nascimento de seu filho, manifestou interesse de entregá-lo para adoção. Por conta desse desejo, foi encaminhada à Justiça da Infância e Juventude.

Embora tenha indicado o nome do pai perante a equipe interprofissional da Justiça responsável pelo atendimento, Maria manifestou a intenção de, nas suas palavras, “esconder o nascimento da criança do genitor e de toda a família dele e dela. Não quero que ninguém tome conhecimento sobre essa criança”. A aludida informação constou do relatório encaminhado pela equipe ao magistrado competente. 

Com base nessa situação hipotética, responda justificadamente:

(a) a Justiça da Infância e da Juventude deve buscar o pai da criança e a família extensa para informarem se têm interesse de ficar com o infante?

(b) uma vez que Parideira quer exercer o direito ao sigilo sobre o nascimento, fica excluído o direito fundamental da criança ao conhecimento da sua origem genética?

(c) se o juiz validamente já prolatou sentença de extinção do poder familiar de Maria em relação ao filho, ela poderá se retratar do consentimento para entrega do filho à adoção?

 

À luz dos princípios constitucionais aplicáveis aos sistemas de controle da Administração Pública, analise a (in)constitucionalidade de norma estadual que atribui ao Tribunal de Contas a prerrogativa de determinar aos órgãos de controle interno dos demais Poderes a realização de auditorias específicas. Em sua resposta, destaque a relação entre os controles externo e interno e os limites decorrentes da separação dos Poderes.

 

No dia 9 de junho de 2025, Armando Baderna, de posse de arma de fogo, anunciou assalto contra João Azarado e Maria Perdedora, apontando-lhes a arma, e ordenou que esta última lhe entregasse o celular que carregava nas mãos.

João reagiu e avançou sobre Baderna, fazendo com que este disparasse um tiro na cabeça daquele, causando morte instantânea. O criminoso investiu contra Maria para tomar o aparelho telefônico; como ela resistiu, também recebeu um disparo de arma de fogo no peito, falecendo imediatamente. Depois disso, o agente pegou o celular e deixou o local.

Baderna correu poucos metros e, ao tentar subiu na sua moto, foi surpreendido pela Polícia Militar e preso em flagrante delito.

Diante dessa situação hipotética e considerando o entendimento jurisprudencial, faça a classificação jurídica da conduta perpetrada por Armando Baderna, justificando o enquadramento legal.

 

Sentença Federal - Rodada 29.2025

"Ama e faz o que quiseres. Se calares, calarás com amor; se gritares, gritarás com amor; se corrigires, corrigirás com amor; se perdoares, perdoarás com amor. Se tiveres o amor enraizado em ti, nenhuma coisa senão o amor serão os teus frutos." (Homilias sobre a Primeira Epístola de João, de Santo Agostinho)

Caros(as) amigos(as) do Emagis! Nesta semana, o caso que resolveremos foi inspirado na prova de Sentença Penal do Concurso Público para Provimento do Cargo de Juiz de Direito Substituto do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (2023), com diversas adaptações. Bons estudos! Prof. Gabriel Brum.

Leia o relatório abaixo com atenção e profira sentença. Limite-se à fundamentação e à parte dispositiva. Enfrente todas as questões explícita e implicitamente propostas, lembrando-se de mencionar na fundamentação todos os artigos eventualmente pertinentes, cuja correta menção será levada em conta pela Banca.

Trata-se de ação penal proposta pelo Ministério Público Federal em face de João (data de nascimento: 25/12/2000, Pedro (data de nascimento: 1º/04/2006) e José (data de nascimento: 15/08/1990), imputando aos três a conduta de transportar 6kg de maconha (cannabis sativa lineu) com destinação ao comércio ilícito, além de estarem associados para ilegal traficância, dando-os, ao final, como incursos nas sanções dos artigos 33, caput, e 35, caput, da Lei nº 11343/06. Além disso, o parquet imputou a Pedro a prática do crime do art. 289, § 1º, do CP, por guardar consigo R$ 3.000,00 em notas contrafeitas.

A denúncia descreve que João, residente no Estado do Amazonas, foi detido, em 08/12/2024, no interior do Aeroporto Internacional de Brasília/DF, após desembarcar do voo vindo de Manaus, no momento em que retirava da esteira uma mala, a qual já havia sido identificada por máquinas de raio-x, contendo a droga que, pericialmente examinada, restou concluída a potencialidade lesiva para causar dependência física e/ou psíquica.

No momento da detenção, João admitiu para os policiais federais que, por razões de dificuldades financeiras, aceitou transportar a droga em troca de R$ 3.000 (três mil reais), depois de tê-la recebido na cidade fronteiriça de Letícia, Colômbia, de um cidadão chamado Demonito. Disse que o pedido foi feito por pessoa que desconhece, mas que dele teria se aproximado fazendo a oferta, ajustando o dia do recebimento da droga. Deveria, então, se deslocar até o Aeroporto Internacional de Manaus, ocasião em que receberia os bilhetes aéreos de ida e volta até Brasília/DF, e também a indicação do endereço da casa onde iria pernoitar por uma noite na capital federal, pois o retorno seria no dia seguinte ao da chegada em Brasília. Foi esclarecido o local onde a mala deveria ser entregue a uma terceira pessoa.

De acordo com a denúncia, ao chegar em Brasília, João deveria enviar uma mensagem para um determinado número de celular, via WhatsApp, cujo titular da linha ou seu possuidor também desconhecia, avisando da sua chegada, sendo certo que após enviar a mensagem deveria ingressar num taxi para se dirigir a Taguatinga, precisamente na esquina das Rua dos Bobos com a Avenida da Malandragem. Foi também alertado que, ao chegar no destino, um homem se aproximaria e indagaria ao motorista o valor de uma corrida até determinado lugar, sendo esta a senha para a entrega da mala à referida pessoa, ocasião em que receberia o pagamento ajustado.

Diante disso, um policial federal se passou por taxista, levando João no banco traseiro do veículo, tudo sendo acompanhado por outros policiais a paisana e que estavam utilizando uma viatura descaracterizada.

No local ajustado, tão logo o carro (táxi) parou, Pedro se aproximou e fez a indagação ao motorista e, por isso e neste exato momento, recebeu imediata voz de prisão. Com ele, foram apreendidos R$ 3.000,00 em notas de R$ 100,00, as quais, depois de devidamente periciadas, foram identificadas como falsas.

Uma vez que João tinha anotado em um papel o endereço onde deveria pernoitar (uma casa situada no Recanto das Emas), os policiais se dirigiram ao mencionado endereço e, sem prévia autorização de qualquer morador, ingressaram na residência. Somente José encontrava-se no imóvel e foi detido, tendo sido apreendidos sobre uma mesa três pequenos sacolés contendo no total 38g de maconha.

Durante a lavratura do Auto de Prisão em Flagrante, apenas João prestou declarações, reiterando o que disse para os policiais federais quando foi preso, esclarecendo desconhecer Pedro e José, os quais permaneceram em silêncio em sede inquisitorial.

Na instrução oral do feito, os policiais ouvidos confirmaram os fatos como constam na denúncia, sem qualquer contradição relevante, inclusive admitiram que forçaram a porta da casa onde José foi detido para não permitir uma fuga ou eventual resistência com troca de tiros, uma vez que não sabiam quantas pessoas estariam no imóvel.

Interrogado, João reiterou integralmente as narrativas feitas informalmente aos policiais e formalmente à autoridade policial.

Pedro optou pelo silêncio quando do seu interrogatório e José apenas admitiu ser usuário de drogas, nada sabendo sobre os fatos.

As Defesas não requereram qualquer diligência ou formularam pedido antes da apresentação das alegações finais.

O Magistrado, considerando a complexidade do caso e o numero de acusados, determinou a vista dos autos ao Ministério Publico Federal para apresentação de alegações finais em 5 dias, seguindo-se a intimação das Defesas para apresentação de memoriais em prazo comum de 5 dias, considerando tratar-se de processo eletrônico.

Em alegações finais, o Ministério Público Federal requereu a condenação dos três réus, nos termos denunciados, admitindo a confissão de João como atenuante a ser considerada e acrescentando que as condenações de Pedro e José se impunham até por eventual reconhecimento da chamada coautoria sucessiva.

As Defesas dos réus foram distintas, sendo que a de João pleiteou a absolvição quanto ao crime associativo e a condenação por tráfico privilegiado (art. 33, § 4°, da Lei nº 11343/06), com a atenuante da confissão; o regime prisional aberto e a substituição da privação da liberdade por restritivas de direito, devendo ainda ser considerada a condição de colaborador como previsto na lei extravagante.

De sua parte, a Defesa de Pedro arguiu as preliminares de nulidade na sua detenção, por se tratar de evidente flagrante forjado, e a nulidade decorrente de não ter sido intimado para apresentar seus memoriais após a juntada aos autos dos memoriais do acusado João, vez que réu colaborador.

Ultrapassadas as prejudiciais, no mérito, a Defesa de Pedro nega qualquer envolvimento nos crimes imputados, sustentando que o réu apenas necessitara pegar um táxi, e como estava com pouco dinheiro e sem cartão de crédito, quis saber antecipadamente o valor aproximado da corrida, sendo, então, vítima de abusiva detenção. Quanto ao crime de moeda falsa, disse não saber da falsidade das notas apreendidas consigo. Subsidiariamente, pugnou pelo reconhecimento da minorante prevista no art. 33, § 4º, da Lei nº 11.343/06 e substituição da pena privativa de liberdade por restritivas de direito; no que tange à moeda falsa, a desclassificação para o crime do art. 289, § 2º, do CP. 

Por fim, a Defesa de José pugna pelo reconhecimento da incompetência da Justiça Federal quanto ao crime do art. 28 da Lei de Drogas. Pede, no mérito, a absolvição por todos os demais delitos por fragilidade probatória ou, alternativamente, apenas a condenação pelo crime do art. 28 da Lei n° 11.343/06, não sem antes arguir a nulidade de toda a prova produzida em seu desfavor, a partir do ilegal ingresso dos policiais em sua residência, destacando que nenhuma investigação foi realizada para apurar quem financiou João para que ele transportasse a droga.

As folhas de antecedentes criminais são todas imaculadas, não constando anotações sequer por inquéritos, e os aparelhos celulares apreendidos não foram periciados formalmente, nem houve requerimento para tanto. Em relação a Pedro, foi identificada anotação da prática de ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas, ocorrido em 17/06/2023.

Os laudos periciais encontram-se nos autos, confirmando a falsidade das notas e se tratar de maconha o material apreendido na mala transportada por João e, também, na casa de José.

É o relatório. Decido.?

 

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 29.2025

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade ajuizada contra o artigo 5º, caput, parte final, do Provimento nº 102, de 9 de março de 2004, alterado pelo Provimento nº 139, de 21 de maio de 2010, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, o qual “dispõe sobre a indicação, em lista sêxtupla, de advogados que devam integrar os Tribunais Judiciários e Administrativos”. Eis o inteiro teor do dispositivo impugnado: “Art. 5º Como condição para a inscrição no processo seletivo, com o pedido de inscrição o candidato deverá comprovar o efetivo exercício profissional da advocacia nos 10 (dez) anos anteriores à data do seu requerimento e, tratando-se de Tribunal de Justiça Estadual ou de Tribunal Federal, concomitantemente, deverá comprovar a existência de sua inscrição, há mais de 05 (cinco) anos, no Conselho Seccional abrangido pela competência do Tribunal Judiciário.” No mérito, alega-se, em apertada síntese, que a norma questionada ofende o art. 5º, caput e inciso II; o art. 19, inciso III, e o art. 94, caput, da Constituição de 1988, argumentando que, em nenhum desses dispositivos constitucionais, teria a Constituição da República mencionado a possibilidade de restrição do direito dos advogados de participação nas listas sêxtuplas, na hipótese de não terem atuado por determinado tempo na unidade federada em que localizado o tribunal para o qual foi aberta a vaga.

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Sobre a ação direta de inconstitucionalidade, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade contra dispositivo de Constituição Estadual que trata sobre a indenização a parlamentares convocados para sessões legislativas extraordinárias. Eis o conteúdo do texto impugnado da Constituição do Estado: “Artigo 9º - O Poder Legislativo é exercido pela Assembleia Legislativa, constituída de Deputados, eleitos e investidos na forma da legislação federal, para uma legislatura de quatro anos. [...] §6º - Na sessão legislativa extraordinária, a Assembleia Legislativa somente deliberará sobre a matéria para a qual foi convocada, vedado o pagamento de parcela indenizatória de valor superior ao subsídio mensal.” Segundo argumenta o requerente, ao prever a possibilidade de pagamento de parcela indenizatória até o valor do subsídio mensal, tal dispositivo violaria o art. 57, § 7º, da Constituição Federal, com redação dada pela EC n. 50 de 14/2/2006

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne ao poder constituinte, à interpretação constitucional e à eficácia das normas constitucionais, marque a alternativa incorreta. 

 

(EMAGIS) Sobre o tempo de serviço/contribuição para fins previdenciários, assinale a alternativa correta. 

 

(EMAGIS) Paula, brasileira naturalizada, vive em Barcelona, na Espanha, e foi vítima, em uma boate da capital catalunha, do crime de estupro, praticado por Juanito, cidadão espanhol, no banheiro do estabelecimento. Nesse caso, considerada a aplicação da lei penal, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as agravantes e as atenuantes, devendo ser marcada a CORRETA. 

 

(EMAGIS) Na dosimetria da pena pelo crime de homicídio, ao valorar contra o réu a culpabilidade, a sentença destacou que o delito foi premeditado. Com efeito, de acordo com o julgado, o réu e seus comparsas se armaram e foram até o local dos fatos com a intenção de matar a vítima. Além disso, houve valoração negativa das circunstâncias do crime, considerando o uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. Reconheceram-se, ainda, agravantes e qualificadoras por circunstâncias diversas e legalmente previstas, entre as qualificadoras reconhecidas esteve a circunstância de ter o crime ocorrido nas dependências de instituição de ensino.

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) A controvérsia tem origem em denúncia por crimes de lavagem de ativos e tráfico de entorpecentes praticados por organização criminosa transnacional. A defesa sustenta a ilicitude das provas digitais obtidas por meio do aplicativo SKY ECC e a partir de cooperação jurídica internacional entre o Brasil e a França, notadamente porque não haveria comprovação de prévia autorização do Poder Judiciário francês para a extração dessas informações. 

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as provas no processo penal, marque a alternativa INCORRETA. 

 

(EMAGIS) Sobre a prisão preventiva, avalie as assertivas que seguem. 

I. A substituição da prisão preventiva por domiciliar por estar o preso extremamente debilitado por motivo de doença grave exige demonstração inequívoca de que o estado de saúde do custodiado é incompatível com o cárcere e que não há possibilidade de atendimento médico adequado na unidade prisional.

II. A jurisprudência estabelece que a contemporaneidade diz respeito aos motivos ensejadores da prisão preventiva e não ao momento da prática criminosa, sendo cabível a prisão se constatada recente evasão do réu para local incerto e não sabido, ainda que não recente a prática delitiva. 

III. A periculosidade da agente e a necessidade de se interromper ou reduzir a atividade do grupo criminoso, enfraquecendo a atuação da facção, enquadra-se no conceito de garantia da ordem pública para autorizar a prisão preventiva.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O apenado requer o indulto da pena de multa, na medida em que, apesar de se tratar de condenação pela prática de crime de tráfico de drogas, a multa não conteria o caráter hediondo, por ser considerada dívida de valor. Fundamenta o pedido no artigo 2º, do Decreto Presidencial nº 11.846/23. Acrescenta que mesmo a pena privativa de liberdade imposta pode ser objeto de indulto, vez que inexistente vedação expressa. 

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A pandemia de Covid-19 afetou diretamente as relações privadas. Na ótica da jurisprudência do STJ, tal argumento pôde ser levado em consideração para reajustar diminuindo a mensalidade paga a universidade por aluno regular durante o período pandêmico, se aulas continuaram a ser ministradas em formato remoto?

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as instituições financeiras. 

I. O Mercado Bitcoin é instituição financeira, sendo instituição autorizada, regulada e supervisionadas pelo BACEN.

II. Em caso de fraude no âmbito de operações com bitcoins, as plataformas que realizam transações com criptomoedas têm responsabilidade civil objetiva.

III. É ilegítima a atuação dos órgãos de defesa do consumidor na aplicação de sanções administrativas previstas no CDC quando a infração for cometida por instituição financeira.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a cessão de crédito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Trata-se de ação indenizatória, por ofensa a direitos autorais, objetivando reparação por prejuízos morais e materiais supostamente resultantes da divulgação de peça publicitária audiovisual da plataforma de vídeos "Tik Tok", filmada em frente à obra plástica (grafite) realizada em logradouro público, sem a prévia autorização ou remuneração de seu autor. Restou demonstrado nos autos que o grafite de autoria do requerente apresenta originalidade e criatividade, além de autoria identificável.

A propósito, avalie as assertivas que seguem. 

I. Segundo a Lei nº 9.610/1998, as criações do espírito expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, são consideradas obras protegidas, desde que sejam originais, motivo pelo qual o grafite se enquadra como obra visual protegida, na medida em que apresenta originalidade, criatividade e autoria identificável.

II. Como a obra do autor da ação está situada permanentemente em logradouro públicos, pode ser representada livremente, por meio de pinturas, desenhos, fotografias e procedimentos audiovisuais.

III. Caso nos autos reste demonstrado que a representação da obra do autor na peça publicitária não afetou a exploração normal da obra, não tendo provocado prejuízo ao autor, além de não ter sido imbuída do propósito de exploração comercial, a ação deve ser julgada improcedente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as astreintes. 

I. A modificação das astreintes somente é possível em relação à multa vincenda, de modo que não é lícita a redução da multa vencida, ainda que alcançados patamares elevados.

II. Não é possível a conversão de ofício da obrigação de fazer em perdas e danos.

III. O juiz poderá, de ofício ou a requerimento, modificar o valor ou a periodicidade da multa vincenda ou excluí-la, caso verifique que se tornou insuficiente ou excessiva ou o obrigado demonstrou cumprimento parcial superveniente da obrigação ou justa causa para o descumprimento.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Na fase de cumprimento de sentença em juizado especial da fazenda pública, o juiz acionou a denominada ‘Execução Invertida’, determinando à Fazenda Estadual a apresentação dos cálculos da quantia devida ao autor, inclusive instruindo tais cálculos com a anexação dos holerites/fichas financeiras. O Estado se opôs, sob a alegação de violação aos artigos 2º e 102, § 2º, da Constituição Federal, defendendo que o ônus de apresentação de cálculo atribuído à Fazenda Pública viola o princípio de separação de poderes, na medida em que o Poder Judiciário não somente estará determinando a forma de atuação do Poder Executivo nos processos, como estará forçando o mesmo a modificar toda a sua estrutura de pessoal e recursos orçamentários. Acrescenta que não existe corpo técnico para atender a demanda contábil. Enfatiza que a realidade da União Federal seria distinta das Fazendas estaduais, não sendo a estas aplicado entendimento que eventualmente àquela imponha o ônus processual.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) João ingressou com ação em desfavor de Maria. A sentença julgou o pedido improcedente e o condenou ao pagamento dos ônus sucumbenciais. Inconformado, João interpôs recurso de apelação questionando tanto o mérito da condenação quanto ao valor dos honorários advocatícios que lhe foram impostos. Considerada a situação narrada, e tendo em conta a temática dos honorários recursais (CPC, art. 85, § 11), é incorreto afirmar que:

 

(EMAGIS) Financeira S.A. Crédito, Financiamento e Investimentos Financeiros ajuizou ação de busca e apreensão em face de Ricardo Santana. Narra que celebrou com o réu contrato de financiamento garantido por alienação fiduciária no valor de R$ 100.000,00, para ser pago na forma e nas condições estabelecidas no contrato, alienando fiduciariamente o veículo financiado e emitindo a cédula de crédito bancário em cobrança. Aduz que o requerido não adimpliu várias prestações, estando a mora caracterizada por meio do protesto, cujo instrumento aparelha a ação. Demonstra que o cartório notificante do protesto fica situado em cidade distante do domicílio de Ricardo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No curso do cumprimento de sentença, houve penhora de valores da empresa Terras Nova S.A., posteriormente foi pedida e deferida sua recuperação judicial pelo juízo competente. O Juízo do cumprimento de sentença suspendeu os bloqueios e determinou a liberação dos valores penhorados, entendendo que o crédito deveria ser tratado no âmbito da recuperação judicial. Os credores requereram que os valores bloqueados antes do deferimento da recuperação judicial fossem mantidos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Na única Certidão de Dívida Ativa em execução, foram incluídos débitos referentes ao mesmo tributo correspondentes a exercícios fiscais distintos. A inscrição abrange tributos, multas, juros e encargos, de modo que o valor cobrado refere-se a exercícios distintos do mesmo tributo com os respectivos encargos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) “Previsto originariamente na Lei n.º 4.595/1964, que dispõe sobre a Política e as Instituições Monetárias, e detalhado em atos normativos do BACEN, como a Resolução Bacen /DC nº 145/2021, Resolução Bacen/DC 188/2022 e a Circular n.º 3.916/2018, o recolhimento compulsório é um dos principais instrumentos de política monetária à disposição da autoridade bancária central. Consiste na obrigação imposta às instituições financeiras de recolherem e manterem indisponível, junto ao BACEN, um percentual dos recursos captados do público. Sua finalidade precípua é regular a liquidez da economia, controlar a expansão do crédito, combater a inflação, e, de forma mais ampla, garantir a solidez e a estabilidade do Sistema Financeiro Nacional.” (STJ, REsp 2.167.201, 2ª Turma, Maria Thereza de Assis Moura, DJEN 28/05/2025, Informativo n. 851 – trecho do voto da relatora).

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Tratando-se a Requisição de Pequeno Valor (RPV) de meio constitucional e legal para os entes políticos adimplirem despesas públicas reconhecidas em juízo, avalie as assertivas que seguem. 

I. Embora a definição, dentro dos parâmetros constitucionais, do valor máximo a ser pago por RPV possa ser feita por lei estadual, sendo também matéria de Direito Financeiro, semelhante competência legislativa inexiste no que concerne ao prazo de pagamento da RPV. 

II. Caso inexista lei estadual ou municipal que defina montante menor, o limite máximo do valor do débito a ser satisfeito por RPV pelo Município é 30 salários mínimos e pelo Estado, 40 salários mínimos. 

III. É constitucional expedição de precatório ou requisição de pequeno valor para pagamento da parte incontroversa e autônoma do pronunciamento judicial transitada em julgado observada a importância total executada para efeitos de dimensionamento como obrigação de pequeno valor.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Cuida-se de ação de rito ordinário visando à condenação do Estado ao pagamento de indenização por danos materiais em decorrência de suposto erro efetuado pelo Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais. O cometimento de um erro pelo citado cartório na elaboração da certidão de óbito da esposa do autor teria lhe causado um dano, na medida em que o impediu de obter benefício previdenciário junto ao Instituto Nacional do Seguro Social - INSS. Aludida certidão fora emitida em época em que interino fora designado para o exercício de função delegada. 

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) A respeito do abono de permanência dos servidores públicos, avalie as assertivas que seguem. 

I. Não integra a base de incidência para o cálculo do adicional de férias do servidor público. 

II. Não integra a base de incidência para o cálculo da gratificação natalina devida ao servidor público.

III. Não se sujeita à incidência do imposto de renda.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação aos serviços públicos e às parcerias público-privadas, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB), assinale a alternativa incorreta. 

 

(EMAGIS) Sobre os crimes ambientais e a competência para seu processamento, avalie as assertivas que seguem. 

I. A simples localização do crime em mar territorial, bem pertencente à União, atrai a competência da Justiça Federal, independentemente da demonstração de que o dano ambiental gerou reflexos em âmbito regional ou nacional.

II. Compete à Justiça Federal o julgamento de crime ambiental praticado em unidade de conservação da natureza instituída pela União e administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, pois há interesse jurídico direto do ente federal e de sua autarquia especial na proteção dos bens jurídicos vulnerados pela infração penal.

III. O fato de a pesca ter ocorrido em rio que banhe mais de um estado não torna por si só competente a Justiça Federal, vez que se o crime não tiver repercutido para além do local em que praticado, em determinada região do Município, a competência será da Justiça Estadual. 

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A Convenção Regional sobre o Reconhecimento de Diploma de Ensino Superior na América Latina e no Caribe foi aprovada pelo Decreto Legislativo n.º 66/77 e promulgada pelo Decreto Presidencial n.º 80.419/77.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Segundo Ran Hirschl, na obra Towards Juristocracy, o fenômeno da expansão do poder judicial em regimes constitucionais contemporâneos deve ser compreendido:

 

(EMAGIS) Com base na teoria de Joseph Raz acerca da autoridade, da moralidade e da interpretação do Direito, tal como exposta em Between Authority and Interpretation, assinale a alternativa correta:

 

Objetivas MPF - Rodada 29.2025

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade ajuizada contra o artigo 5º, caput, parte final, do Provimento nº 102, de 9 de março de 2004, alterado pelo Provimento nº 139, de 21 de maio de 2010, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, o qual “dispõe sobre a indicação, em lista sêxtupla, de advogados que devam integrar os Tribunais Judiciários e Administrativos”. Eis o inteiro teor do dispositivo impugnado: “Art. 5º Como condição para a inscrição no processo seletivo, com o pedido de inscrição o candidato deverá comprovar o efetivo exercício profissional da advocacia nos 10 (dez) anos anteriores à data do seu requerimento e, tratando-se de Tribunal de Justiça Estadual ou de Tribunal Federal, concomitantemente, deverá comprovar a existência de sua inscrição, há mais de 05 (cinco) anos, no Conselho Seccional abrangido pela competência do Tribunal Judiciário.” No mérito, alega-se, em apertada síntese, que a norma questionada ofende o art. 5º, caput e inciso II; o art. 19, inciso III, e o art. 94, caput, da Constituição de 1988, argumentando que, em nenhum desses dispositivos constitucionais, teria a Constituição da República mencionado a possibilidade de restrição do direito dos advogados de participação nas listas sêxtuplas, na hipótese de não terem atuado por determinado tempo na unidade federada em que localizado o tribunal para o qual foi aberta a vaga.

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Sobre a ação direta de inconstitucionalidade, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade contra dispositivo de Constituição Estadual que trata sobre a indenização a parlamentares convocados para sessões legislativas extraordinárias. Eis o conteúdo do texto impugnado da Constituição do Estado: “Artigo 9º - O Poder Legislativo é exercido pela Assembleia Legislativa, constituída de Deputados, eleitos e investidos na forma da legislação federal, para uma legislatura de quatro anos. [...] §6º - Na sessão legislativa extraordinária, a Assembleia Legislativa somente deliberará sobre a matéria para a qual foi convocada, vedado o pagamento de parcela indenizatória de valor superior ao subsídio mensal.” Segundo argumenta o requerente, ao prever a possibilidade de pagamento de parcela indenizatória até o valor do subsídio mensal, tal dispositivo violaria o art. 57, § 7º, da Constituição Federal, com redação dada pela EC n. 50 de 14/2/2006

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne ao poder constituinte, à interpretação constitucional e à eficácia das normas constitucionais, marque a alternativa incorreta. 

 

(TRF 1ª Região – FGV – 2025) Os procedimentos especiais do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (CDH) funcionam por meio de especialistas que têm mandatos para defender e promover os Direitos Humanos, seja com relação a um tema específico, seja com relação a um país onde há graves riscos de violações. São dezenas de Relatores Especiais, Especialistas Independentes e Grupos de Trabalho que monitoram a ampla gama de Direitos Humanos internacionalmente reconhecidos e situações específicas que apresentam graves riscos de violação desses direitos. Em relação à atuação desses especialistas, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Considerada a jurisprudência do TSE, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Cuida-se de ação de rito ordinário visando à condenação do Estado ao pagamento de indenização por danos materiais em decorrência de suposto erro efetuado pelo Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais. O cometimento de um erro pelo citado cartório na elaboração da certidão de óbito da esposa do autor teria lhe causado um dano, na medida em que o impediu de obter benefício previdenciário junto ao Instituto Nacional do Seguro Social - INSS. Aludida certidão fora emitida em época em que interino fora designado para o exercício de função delegada. 

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) A respeito do abono de permanência dos servidores públicos, avalie as assertivas que seguem. 

I. Não integra a base de incidência para o cálculo do adicional de férias do servidor público. 

II. Não integra a base de incidência para o cálculo da gratificação natalina devida ao servidor público.

III. Não se sujeita à incidência do imposto de renda.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação aos serviços públicos e às parcerias público-privadas, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB), assinale a alternativa incorreta. 

 

(EMAGIS) Sobre os crimes ambientais e a competência para seu processamento, avalie as assertivas que seguem. 

I. A simples localização do crime em mar territorial, bem pertencente à União, atrai a competência da Justiça Federal, independentemente da demonstração de que o dano ambiental gerou reflexos em âmbito regional ou nacional.

II. Compete à Justiça Federal o julgamento de crime ambiental praticado em unidade de conservação da natureza instituída pela União e administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, pois há interesse jurídico direto do ente federal e de sua autarquia especial na proteção dos bens jurídicos vulnerados pela infração penal.

III. O fato de a pesca ter ocorrido em rio que banhe mais de um estado não torna por si só competente a Justiça Federal, vez que se o crime não tiver repercutido para além do local em que praticado, em determinada região do Município, a competência será da Justiça Estadual. 

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Na única Certidão de Dívida Ativa em execução, foram incluídos débitos referentes ao mesmo tributo correspondentes a exercícios fiscais distintos. A inscrição abrange tributos, multas, juros e encargos, de modo que o valor cobrado refere-se a exercícios distintos do mesmo tributo com os respectivos encargos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) “Previsto originariamente na Lei n.º 4.595/1964, que dispõe sobre a Política e as Instituições Monetárias, e detalhado em atos normativos do BACEN, como a Resolução Bacen /DC nº 145/2021, Resolução Bacen/DC 188/2022 e a Circular n.º 3.916/2018, o recolhimento compulsório é um dos principais instrumentos de política monetária à disposição da autoridade bancária central. Consiste na obrigação imposta às instituições financeiras de recolherem e manterem indisponível, junto ao BACEN, um percentual dos recursos captados do público. Sua finalidade precípua é regular a liquidez da economia, controlar a expansão do crédito, combater a inflação, e, de forma mais ampla, garantir a solidez e a estabilidade do Sistema Financeiro Nacional.” (STJ, REsp 2.167.201, 2ª Turma, Maria Thereza de Assis Moura, DJEN 28/05/2025, Informativo n. 851 – trecho do voto da relatora).

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Tratando-se a Requisição de Pequeno Valor (RPV) de meio constitucional e legal para os entes políticos adimplirem despesas públicas reconhecidas em juízo, avalie as assertivas que seguem. 

I. Embora a definição, dentro dos parâmetros constitucionais, do valor máximo a ser pago por RPV possa ser feita por lei estadual, sendo também matéria de Direito Financeiro, semelhante competência legislativa inexiste no que concerne ao prazo de pagamento da RPV. 

II. Caso inexista lei estadual ou municipal que defina montante menor, o limite máximo do valor do débito a ser satisfeito por RPV pelo Município é 30 salários mínimos e pelo Estado, 40 salários mínimos. 

III. É constitucional expedição de precatório ou requisição de pequeno valor para pagamento da parte incontroversa e autônoma do pronunciamento judicial transitada em julgado observada a importância total executada para efeitos de dimensionamento como obrigação de pequeno valor.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A Convenção Regional sobre o Reconhecimento de Diploma de Ensino Superior na América Latina e no Caribe foi aprovada pelo Decreto Legislativo n.º 66/77 e promulgada pelo Decreto Presidencial n.º 80.419/77.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as instituições financeiras. 

I. O Mercado Bitcoin é instituição financeira, sendo instituição autorizada, regulada e supervisionadas pelo BACEN.

II. Em caso de fraude no âmbito de operações com bitcoins, as plataformas que realizam transações com criptomoedas têm responsabilidade civil objetiva.

III. É ilegítima a atuação dos órgãos de defesa do consumidor na aplicação de sanções administrativas previstas no CDC quando a infração for cometida por instituição financeira.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A pandemia de Covid-19 afetou diretamente as relações privadas. Na ótica da jurisprudência do STJ, tal argumento pôde ser levado em consideração para reajustar diminuindo a mensalidade paga a universidade por aluno regular durante o período pandêmico, se aulas continuaram a ser ministradas em formato remoto?

 

(EMAGIS) Sobre a cessão de crédito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Trata-se de ação indenizatória, por ofensa a direitos autorais, objetivando reparação por prejuízos morais e materiais supostamente resultantes da divulgação de peça publicitária audiovisual da plataforma de vídeos "Tik Tok", filmada em frente à obra plástica (grafite) realizada em logradouro público, sem a prévia autorização ou remuneração de seu autor. Restou demonstrado nos autos que o grafite de autoria do requerente apresenta originalidade e criatividade, além de autoria identificável.

A propósito, avalie as assertivas que seguem. 

I. Segundo a Lei nº 9.610/1998, as criações do espírito expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, são consideradas obras protegidas, desde que sejam originais, motivo pelo qual o grafite se enquadra como obra visual protegida, na medida em que apresenta originalidade, criatividade e autoria identificável.

II. Como a obra do autor da ação está situada permanentemente em logradouro públicos, pode ser representada livremente, por meio de pinturas, desenhos, fotografias e procedimentos audiovisuais.

III. Caso nos autos reste demonstrado que a representação da obra do autor na peça publicitária não afetou a exploração normal da obra, não tendo provocado prejuízo ao autor, além de não ter sido imbuída do propósito de exploração comercial, a ação deve ser julgada improcedente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as astreintes. 

I. A modificação das astreintes somente é possível em relação à multa vincenda, de modo que não é lícita a redução da multa vencida, ainda que alcançados patamares elevados.

II. Não é possível a conversão de ofício da obrigação de fazer em perdas e danos.

III. O juiz poderá, de ofício ou a requerimento, modificar o valor ou a periodicidade da multa vincenda ou excluí-la, caso verifique que se tornou insuficiente ou excessiva ou o obrigado demonstrou cumprimento parcial superveniente da obrigação ou justa causa para o descumprimento.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Na fase de cumprimento de sentença em juizado especial da fazenda pública, o juiz acionou a denominada ‘Execução Invertida’, determinando à Fazenda Estadual a apresentação dos cálculos da quantia devida ao autor, inclusive instruindo tais cálculos com a anexação dos holerites/fichas financeiras. O Estado se opôs, sob a alegação de violação aos artigos 2º e 102, § 2º, da Constituição Federal, defendendo que o ônus de apresentação de cálculo atribuído à Fazenda Pública viola o princípio de separação de poderes, na medida em que o Poder Judiciário não somente estará determinando a forma de atuação do Poder Executivo nos processos, como estará forçando o mesmo a modificar toda a sua estrutura de pessoal e recursos orçamentários. Acrescenta que não existe corpo técnico para atender a demanda contábil. Enfatiza que a realidade da União Federal seria distinta das Fazendas estaduais, não sendo a estas aplicado entendimento que eventualmente àquela imponha o ônus processual.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) João ingressou com ação em desfavor de Maria. A sentença julgou o pedido improcedente e o condenou ao pagamento dos ônus sucumbenciais. Inconformado, João interpôs recurso de apelação questionando tanto o mérito da condenação quanto ao valor dos honorários advocatícios que lhe foram impostos. Considerada a situação narrada, e tendo em conta a temática dos honorários recursais (CPC, art. 85, § 11), é incorreto afirmar que:

 

(EMAGIS) Paula, brasileira naturalizada, vive em Barcelona, na Espanha, e foi vítima, em uma boate da capital catalunha, do crime de estupro, praticado por Juanito, cidadão espanhol, no banheiro do estabelecimento. Nesse caso, considerada a aplicação da lei penal, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as agravantes e as atenuantes, devendo ser marcada a CORRETA. 

 

(EMAGIS) Na dosimetria da pena pelo crime de homicídio, ao valorar contra o réu a culpabilidade, a sentença destacou que o delito foi premeditado. Com efeito, de acordo com o julgado, o réu e seus comparsas se armaram e foram até o local dos fatos com a intenção de matar a vítima. Além disso, houve valoração negativa das circunstâncias do crime, considerando o uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. Reconheceram-se, ainda, agravantes e qualificadoras por circunstâncias diversas e legalmente previstas, entre as qualificadoras reconhecidas esteve a circunstância de ter o crime ocorrido nas dependências de instituição de ensino.

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) A controvérsia tem origem em denúncia por crimes de lavagem de ativos e tráfico de entorpecentes praticados por organização criminosa transnacional. A defesa sustenta a ilicitude das provas digitais obtidas por meio do aplicativo SKY ECC e a partir de cooperação jurídica internacional entre o Brasil e a França, notadamente porque não haveria comprovação de prévia autorização do Poder Judiciário francês para a extração dessas informações. 

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange ao princípio da insignificância, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada. 

I. O princípio da bagatela imprópria implica a atipicidade material de condutas causadoras de danos ou de perigos ínfimos ao bem jurídico tutelado pela norma penal.

II. De acordo com entendimento sumulado pelo STJ, o princípio da insignificância é inaplicável aos crimes contra a administração pública e ao crime de transmissão clandestina de sinal de internet via radiofrequência. 

III. Tanto a jurisprudência do STF quanto a do STJ orientam-se no sentido de que não se mostra aplicável o princípio da insignificância a crimes cometidos com violência ou grave ameaça. 

IV. É inaplicável o princípio da insignificância nos crimes ou contravenções penais praticados contra a mulher no âmbito das relações domésticas. 

V. A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, bem como do Supremo Tribunal Federal, orienta-se no sentido da impossibilidade de aplicação do princípio da insignificância aos crimes contra a fé pública. 

 

(EMAGIS) Sobre as provas no processo penal, marque a alternativa INCORRETA. 

 

(EMAGIS) Sobre a prisão preventiva, avalie as assertivas que seguem. 

I. A substituição da prisão preventiva por domiciliar por estar o preso extremamente debilitado por motivo de doença grave exige demonstração inequívoca de que o estado de saúde do custodiado é incompatível com o cárcere e que não há possibilidade de atendimento médico adequado na unidade prisional.

II. A jurisprudência estabelece que a contemporaneidade diz respeito aos motivos ensejadores da prisão preventiva e não ao momento da prática criminosa, sendo cabível a prisão se constatada recente evasão do réu para local incerto e não sabido, ainda que não recente a prática delitiva. 

III. A periculosidade da agente e a necessidade de se interromper ou reduzir a atividade do grupo criminoso, enfraquecendo a atuação da facção, enquadra-se no conceito de garantia da ordem pública para autorizar a prisão preventiva.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O apenado requer o indulto da pena de multa, na medida em que, apesar de se tratar de condenação pela prática de crime de tráfico de drogas, a multa não conteria o caráter hediondo, por ser considerada dívida de valor. Fundamenta o pedido no artigo 2º, do Decreto Presidencial nº 11.846/23. Acrescenta que mesmo a pena privativa de liberdade imposta pode ser objeto de indulto, vez que inexistente vedação expressa. 

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

Sentença Estadual - Rodada 29.2025

"Ama e faz o que quiseres. Se calares, calarás com amor; se gritares, gritarás com amor; se corrigires, corrigirás com amor; se perdoares, perdoarás com amor. Se tiveres o amor enraizado em ti, nenhuma coisa senão o amor serão os teus frutos." (Homilias sobre a Primeira Epístola de João, de Santo Agostinho)

Caros(as) amigos(as) do Emagis! Nesta semana, resolveremos a prova de Sentença Cível do Concurso Público para Provimento do Cargo de Juiz de Direito Substituto do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (2022). Bons estudos! Prof. Gabriel Brum.

João da Silva ajuizou ação de reintegração de posse contra José de Souza afirmando que este invadiu na totalidade o imóvel identificado na matrícula n. 12.345 do Ofício de Registro de Imóveis de Ponte Serrada (SC), registrado em nome de Paulo da Silva, seu falecido pai (de João), e de Maria da Silva Santos, irmã viva de Paulo.

Segundo a inicial, há anos Paulo morava sozinho no imóvel e após sua morte o réu invadiu clandestinamente aquela propriedade, se recusando a dela sair mesmo após por duas vezes para tanto notificado.

Exibiu procuração, certidão de óbito de Paulo (onde consta ter deixado, além do autor, outros dois filhos), declaração de hipossuficiência econômica, comprovante de rendimento bruto de R$ 3.500,00 e líquido de R$ 2.750,00, matrícula atualizada do imóvel comprovando a copropriedade (entre seu falecido pai e a mencionada Maria), além de faturas de energia elétrica em nome de Paulo. Arrolou as testemunhas Marta, Márcia e Mauro.

Ao final, João pediu a concessão da gratuidade, a dispensa de conciliação prévia, a citação do réu, a produção de todas as provas possíveis e a procedência do pedido para que seja reintegrada, em seu favor, a plena posse do imóvel descrito pela matrícula apontada, valorando a causa em R$ 250.000,00.

O Juízo da Vara Cível da Comarca de Ponte Serrada deferiu a gratuidade e determinou a citação.

De forma tempestiva, o réu apresentou contestação alegando preliminarmente: nulidade do processo por ausência de designação de audiência prévia de conciliação; descabimento da gratuidade concedida ao autor, vez que sua renda não indica insuficiência financeira; ilegitimidade ativa, porquanto o autor nunca morou ou trabalhou no imóvel; ilegitimidade ativa, que pertenceria apenas ao espólio, não havendo sequer inventário dos bens deixados por Paulo; necessidade de formação de litisconsórcio ativo com a coproprietária Maria Santos ou com os demais filhos de Paulo, herdeiros deste.

No mérito, disse José que foi seu genitor, Manoel de Souza, quem passou a ocupar o imóvel noticiado, já que “não estava sendo usado por ninguém”; que como seu pai morreu dois meses após a ocupação, por ser seu único filho e não ter casa própria passou a morar numa parte do terreno e plantar macieiras na outra parte, sem oposição de quaisquer dos demais herdeiros de Paulo, o que já dura quase cinco anos, sendo sua posse justa e de boa fé; que trocou a estrutura de madeira do telhado da casa existente no terreno, já que ameaçava ruína, e construiu uma garagem na parte detrás daquele mesmo lado das terras.

José exibiu procuração, declaração de hipossuficiência econômica e notas fiscais de compra de insumos relacionados ao plantio. Juntou também documentação demonstrando os valores correspondentes às obras (R$ 10.000,00 relativos à garagem e R$ 10.000,00 respeitantes ao telhado) e às mudas de maçã (R$ 20.000,00), arrolando Rafael como testemunha.

Pediu a concessão da gratuidade e a revogação da concedida a João, o acolhimento das preliminares com a extinção do feito sem resolução de mérito ou a improcedência do pedido inicial.

Requereu, no eventual caso de procedência do pedido autoral, reparação pecuniária pela construção da garagem, pela reforma no telhado e pelos pés de maçãs plantados, num total de R$ 40.000,00, além de direito de retenção até seu completo pagamento.

João rebateu a contestação afirmando que não há nulidade; que o réu não faz jus à gratuidade, já que recebe bom aposento; que não há inventário ainda dos bens de seu pai, Paulo da Silva, porque não chegou a um consenso com os demais herdeiros; que nos termos da lei possui legitimidade e que, dada a natureza do pedido inicial, imprópria a formação de litisconsórcio ativo tanto com Maria quanto com os irmãos.

Disse, ao arremate, indevidas as indenizações relativas à garagem, ao telhado e ao plantio, bem assim o direito de retenção, quer porque não constantes os respectivos pedidos em reconvenção, meio processual adequado, quer porque ausentes os requisitos legais.

José foi intimado para exibir comprovante atualizado de renda e demais elementos documentais eventualmente capazes de demonstrar a alegada insuficiência financeira, quedando-se inerte.

O Juízo indeferiu a gratuidade requerida por José, relegou a análise das demais preliminares para o momento sentencial e designou audiência de instrução e julgamento para produção de prova testemunhal.

Marta, compromissada, em depoimento na audiência instrutória afirmou que é vizinha do imóvel há mais de duas décadas; que o terreno é dividido por uma estrada de chão; que de um lado da estrada há uma casa e que no outro terras onde agora foram plantadas macieiras; que as duas áreas são bem divididas e claramente delimitadas; que Paulo morava na “parte da casa desde sempre”; que a outra parte do terreno era tomada pelo mato e que nunca viu o falecido usá-la, “como se tivesse abandonada”; que um homem, que depois soube ser pai do réu, passou a morar na parte da casa poucos dias após a morte de Paulo; que tal homem morreu poucas semanas depois e José então “se mudou pra lá”; que, semanas depois, José cortou o mato, preparou o solo e passou a plantar macieiras na outra parte do terreno.

Márcia e Mauro, igualmente compromissados e também moradores antigos da região, prestaram depoimentos condizentes com o de Marta, acrescentando que a área onde está a casa tem basicamente o mesmo valor de mercado daquela onde o réu passou a plantar. Disseram, por fim, que a casa “já tava bem velha, o telhado quase caindo”.

O Juízo deu por encerrada a instrução e fixou quinze dias para alegações finais via memoriais.

João deixou passar in albis o prazo concedido.

José, por sua vez, reiterou a alegação de nulidade processual, constante no termo de audiência e não analisada pelo Juízo, porquanto o cartório judicial não promoveu a intimação de Rafael, testemunha arrolada em contestação, além do pedido de gratuidade mediante nova apresentação de declaração de insuficiência econômica. No mais, reportou-se aos termos das manifestações e pedidos anteriores.

Os autos foram conclusos para o juiz.

Elabore sentença para a devida solução da lide, a partir da fundamentação (dispensado o relatório).?

 

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 29.2025

(EMAGIS) Cuida-se de ação de rito ordinário visando à condenação do Estado ao pagamento de indenização por danos materiais em decorrência de suposto erro efetuado pelo Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais. O cometimento de um erro pelo citado cartório na elaboração da certidão de óbito da esposa do autor teria lhe causado um dano, na medida em que o impediu de obter benefício previdenciário junto ao Instituto Nacional do Seguro Social - INSS. Aludida certidão fora emitida em época em que interino fora designado para o exercício de função delegada. 

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) A respeito do abono de permanência dos servidores públicos, avalie as assertivas que seguem. 

I. Não integra a base de incidência para o cálculo do adicional de férias do servidor público. 

II. Não integra a base de incidência para o cálculo da gratificação natalina devida ao servidor público.

III. Não se sujeita à incidência do imposto de renda.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação aos serviços públicos e às parcerias público-privadas, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB), assinale a alternativa incorreta. 

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade ajuizada contra o artigo 5º, caput, parte final, do Provimento nº 102, de 9 de março de 2004, alterado pelo Provimento nº 139, de 21 de maio de 2010, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, o qual “dispõe sobre a indicação, em lista sêxtupla, de advogados que devam integrar os Tribunais Judiciários e Administrativos”. Eis o inteiro teor do dispositivo impugnado: “Art. 5º Como condição para a inscrição no processo seletivo, com o pedido de inscrição o candidato deverá comprovar o efetivo exercício profissional da advocacia nos 10 (dez) anos anteriores à data do seu requerimento e, tratando-se de Tribunal de Justiça Estadual ou de Tribunal Federal, concomitantemente, deverá comprovar a existência de sua inscrição, há mais de 05 (cinco) anos, no Conselho Seccional abrangido pela competência do Tribunal Judiciário.” No mérito, alega-se, em apertada síntese, que a norma questionada ofende o art. 5º, caput e inciso II; o art. 19, inciso III, e o art. 94, caput, da Constituição de 1988, argumentando que, em nenhum desses dispositivos constitucionais, teria a Constituição da República mencionado a possibilidade de restrição do direito dos advogados de participação nas listas sêxtuplas, na hipótese de não terem atuado por determinado tempo na unidade federada em que localizado o tribunal para o qual foi aberta a vaga.

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Sobre a ação direta de inconstitucionalidade, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade contra dispositivo de Constituição Estadual que trata sobre a indenização a parlamentares convocados para sessões legislativas extraordinárias. Eis o conteúdo do texto impugnado da Constituição do Estado: “Artigo 9º - O Poder Legislativo é exercido pela Assembleia Legislativa, constituída de Deputados, eleitos e investidos na forma da legislação federal, para uma legislatura de quatro anos. [...] §6º - Na sessão legislativa extraordinária, a Assembleia Legislativa somente deliberará sobre a matéria para a qual foi convocada, vedado o pagamento de parcela indenizatória de valor superior ao subsídio mensal.” Segundo argumenta o requerente, ao prever a possibilidade de pagamento de parcela indenizatória até o valor do subsídio mensal, tal dispositivo violaria o art. 57, § 7º, da Constituição Federal, com redação dada pela EC n. 50 de 14/2/2006

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne ao poder constituinte, à interpretação constitucional e à eficácia das normas constitucionais, marque a alternativa incorreta. 

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as astreintes. 

I. A modificação das astreintes somente é possível em relação à multa vincenda, de modo que não é lícita a redução da multa vencida, ainda que alcançados patamares elevados.

II. Não é possível a conversão de ofício da obrigação de fazer em perdas e danos.

III. O juiz poderá, de ofício ou a requerimento, modificar o valor ou a periodicidade da multa vincenda ou excluí-la, caso verifique que se tornou insuficiente ou excessiva ou o obrigado demonstrou cumprimento parcial superveniente da obrigação ou justa causa para o descumprimento.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Na fase de cumprimento de sentença em juizado especial da fazenda pública, o juiz acionou a denominada ‘Execução Invertida’, determinando à Fazenda Estadual a apresentação dos cálculos da quantia devida ao autor, inclusive instruindo tais cálculos com a anexação dos holerites/fichas financeiras. O Estado se opôs, sob a alegação de violação aos artigos 2º e 102, § 2º, da Constituição Federal, defendendo que o ônus de apresentação de cálculo atribuído à Fazenda Pública viola o princípio de separação de poderes, na medida em que o Poder Judiciário não somente estará determinando a forma de atuação do Poder Executivo nos processos, como estará forçando o mesmo a modificar toda a sua estrutura de pessoal e recursos orçamentários. Acrescenta que não existe corpo técnico para atender a demanda contábil. Enfatiza que a realidade da União Federal seria distinta das Fazendas estaduais, não sendo a estas aplicado entendimento que eventualmente àquela imponha o ônus processual.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) João ingressou com ação em desfavor de Maria. A sentença julgou o pedido improcedente e o condenou ao pagamento dos ônus sucumbenciais. Inconformado, João interpôs recurso de apelação questionando tanto o mérito da condenação quanto ao valor dos honorários advocatícios que lhe foram impostos. Considerada a situação narrada, e tendo em conta a temática dos honorários recursais (CPC, art. 85, § 11), é incorreto afirmar que:

 

(EMAGIS) Sobre a cessão de crédito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Trata-se de ação indenizatória, por ofensa a direitos autorais, objetivando reparação por prejuízos morais e materiais supostamente resultantes da divulgação de peça publicitária audiovisual da plataforma de vídeos "Tik Tok", filmada em frente à obra plástica (grafite) realizada em logradouro público, sem a prévia autorização ou remuneração de seu autor. Restou demonstrado nos autos que o grafite de autoria do requerente apresenta originalidade e criatividade, além de autoria identificável.

A propósito, avalie as assertivas que seguem. 

I. Segundo a Lei nº 9.610/1998, as criações do espírito expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, são consideradas obras protegidas, desde que sejam originais, motivo pelo qual o grafite se enquadra como obra visual protegida, na medida em que apresenta originalidade, criatividade e autoria identificável.

II. Como a obra do autor da ação está situada permanentemente em logradouro públicos, pode ser representada livremente, por meio de pinturas, desenhos, fotografias e procedimentos audiovisuais.

III. Caso nos autos reste demonstrado que a representação da obra do autor na peça publicitária não afetou a exploração normal da obra, não tendo provocado prejuízo ao autor, além de não ter sido imbuída do propósito de exploração comercial, a ação deve ser julgada improcedente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O autor foi adotado, quando contava com 14 anos, pelo companheiro de sua mãe. Não obstante tenha consentido expressamente com o ato à época, agora, aos 32 anos de idade, ajuizou ação pleiteando a sua revogação. A pretensão foi formulada ao argumento de que o autor voltou, após um ano da adoção, à cidade de origem de seu pai biológico, já falecido, passando a conviver com sua avó e com o meio social do genitor, circunstâncias que fulminaram o vínculo afetivo com o adotante. A petição inicial foi acompanhada das declarações da mãe e do pai adotivo concordando com a revogação pleiteada.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Financeira S.A. Crédito, Financiamento e Investimentos Financeiros ajuizou ação de busca e apreensão em face de Ricardo Santana. Narra que celebrou com o réu contrato de financiamento garantido por alienação fiduciária no valor de R$ 100.000,00, para ser pago na forma e nas condições estabelecidas no contrato, alienando fiduciariamente o veículo financiado e emitindo a cédula de crédito bancário em cobrança. Aduz que o requerido não adimpliu várias prestações, estando a mora caracterizada por meio do protesto, cujo instrumento aparelha a ação. Demonstra que o cartório notificante do protesto fica situado em cidade distante do domicílio de Ricardo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No curso do cumprimento de sentença, houve penhora de valores da empresa Terras Nova S.A., posteriormente foi pedida e deferida sua recuperação judicial pelo juízo competente. O Juízo do cumprimento de sentença suspendeu os bloqueios e determinou a liberação dos valores penhorados, entendendo que o crédito deveria ser tratado no âmbito da recuperação judicial. Os credores requereram que os valores bloqueados antes do deferimento da recuperação judicial fossem mantidos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Na única Certidão de Dívida Ativa em execução, foram incluídos débitos referentes ao mesmo tributo correspondentes a exercícios fiscais distintos. A inscrição abrange tributos, multas, juros e encargos, de modo que o valor cobrado refere-se a exercícios distintos do mesmo tributo com os respectivos encargos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Alega a Fazenda Pública do Município que concede ao contribuinte, anualmente e independente de sua vontade ou anuência, um prazo diferenciado para pagamento do crédito tributário do IPTU, através de parcelamento de ofício, o que configura, no seu entender, moratória do crédito, hipótese suficiente para suspender a exigibilidade do crédito tributário (art. 151, I do CTN), enquanto perdurar o parcelamento/moratória, que, no Município, ocorre em dez parcelas, a primeira com vencimento em fevereiro e a última vencendo em novembro de cada exercício. Conclui o Fisco Municipal que o parcelamento de ofício tem o condão de suspender e interromper o prazo prescricional para a cobrança do IPTU, estendendo-o por mais dez meses além do vencimento da parcela única ou da primeira cota

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Tratando-se a Requisição de Pequeno Valor (RPV) de meio constitucional e legal para os entes políticos adimplirem despesas públicas reconhecidas em juízo, avalie as assertivas que seguem. 

I. Embora a definição, dentro dos parâmetros constitucionais, do valor máximo a ser pago por RPV possa ser feita por lei estadual, sendo também matéria de Direito Financeiro, semelhante competência legislativa inexiste no que concerne ao prazo de pagamento da RPV. 

II. Caso inexista lei estadual ou municipal que defina montante menor, o limite máximo do valor do débito a ser satisfeito por RPV pelo Município é 30 salários mínimos e pelo Estado, 40 salários mínimos. 

III. É constitucional expedição de precatório ou requisição de pequeno valor para pagamento da parte incontroversa e autônoma do pronunciamento judicial transitada em julgado observada a importância total executada para efeitos de dimensionamento como obrigação de pequeno valor.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(Procurador da UERJ – UERJ – 2025) À luz do entendimento firmado pelo STF, sobre a terceirização de atividade meio e de atividade fim, é correto afirmar que é:

 

(Procurador do Município de Canaã dos Carajás/PA – FGV – 2025) Em uma reclamação trabalhista que tramita perante a 20ª Vara do Trabalho de Canaã dos Carajás/PA, foi julgado procedente em parte o pedido de Jonas, vigilante terceirizado, tendo havido condenação do seu ex-empregador e, subsidiariamente, do Município de Canaã dos Carajás/PA, que era o tomador dos serviços. 
Revelando-se inexitosa a execução contra o ex-empregador, o exequente requereu o seu direcionamento contra o Município, que foi citado na forma da Lei e pretende ajuizar embargos à execução. 

Sobre a hipótese narrada, de acordo com a norma de regência, assinale a afirmativa correta. 

 

(EMAGIS) Sobre os crimes ambientais e a competência para seu processamento, avalie as assertivas que seguem. 

I. A simples localização do crime em mar territorial, bem pertencente à União, atrai a competência da Justiça Federal, independentemente da demonstração de que o dano ambiental gerou reflexos em âmbito regional ou nacional.

II. Compete à Justiça Federal o julgamento de crime ambiental praticado em unidade de conservação da natureza instituída pela União e administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, pois há interesse jurídico direto do ente federal e de sua autarquia especial na proteção dos bens jurídicos vulnerados pela infração penal.

III. O fato de a pesca ter ocorrido em rio que banhe mais de um estado não torna por si só competente a Justiça Federal, vez que se o crime não tiver repercutido para além do local em que praticado, em determinada região do Município, a competência será da Justiça Estadual. 

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/AM – FCC – 2025) O método de pensamento é o que confere à ciência jurídica uma nova dimensão conceitual referente ao acesso à justiça, tendo em vista que se preocupa com

 

(TRF 1ª Região – FGV – 2025) Os procedimentos especiais do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (CDH) funcionam por meio de especialistas que têm mandatos para defender e promover os Direitos Humanos, seja com relação a um tema específico, seja com relação a um país onde há graves riscos de violações. São dezenas de Relatores Especiais, Especialistas Independentes e Grupos de Trabalho que monitoram a ampla gama de Direitos Humanos internacionalmente reconhecidos e situações específicas que apresentam graves riscos de violação desses direitos. Em relação à atuação desses especialistas, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Paula, brasileira naturalizada, vive em Barcelona, na Espanha, e foi vítima, em uma boate da capital catalunha, do crime de estupro, praticado por Juanito, cidadão espanhol, no banheiro do estabelecimento. Nesse caso, considerada a aplicação da lei penal, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as agravantes e as atenuantes, devendo ser marcada a CORRETA. 

 

(EMAGIS) Na dosimetria da pena pelo crime de homicídio, ao valorar contra o réu a culpabilidade, a sentença destacou que o delito foi premeditado. Com efeito, de acordo com o julgado, o réu e seus comparsas se armaram e foram até o local dos fatos com a intenção de matar a vítima. Além disso, houve valoração negativa das circunstâncias do crime, considerando o uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. Reconheceram-se, ainda, agravantes e qualificadoras por circunstâncias diversas e legalmente previstas, entre as qualificadoras reconhecidas esteve a circunstância de ter o crime ocorrido nas dependências de instituição de ensino.

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) No que tange ao princípio da insignificância, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada. 

I. O princípio da bagatela imprópria implica a atipicidade material de condutas causadoras de danos ou de perigos ínfimos ao bem jurídico tutelado pela norma penal.

II. De acordo com entendimento sumulado pelo STJ, o princípio da insignificância é inaplicável aos crimes contra a administração pública e ao crime de transmissão clandestina de sinal de internet via radiofrequência. 

III. Tanto a jurisprudência do STF quanto a do STJ orientam-se no sentido de que não se mostra aplicável o princípio da insignificância a crimes cometidos com violência ou grave ameaça. 

IV. É inaplicável o princípio da insignificância nos crimes ou contravenções penais praticados contra a mulher no âmbito das relações domésticas. 

V. A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, bem como do Supremo Tribunal Federal, orienta-se no sentido da impossibilidade de aplicação do princípio da insignificância aos crimes contra a fé pública. 

 

(EMAGIS) Sobre as provas no processo penal, marque a alternativa INCORRETA. 

 

(EMAGIS) Sobre a prisão preventiva, avalie as assertivas que seguem. 

I. A substituição da prisão preventiva por domiciliar por estar o preso extremamente debilitado por motivo de doença grave exige demonstração inequívoca de que o estado de saúde do custodiado é incompatível com o cárcere e que não há possibilidade de atendimento médico adequado na unidade prisional.

II. A jurisprudência estabelece que a contemporaneidade diz respeito aos motivos ensejadores da prisão preventiva e não ao momento da prática criminosa, sendo cabível a prisão se constatada recente evasão do réu para local incerto e não sabido, ainda que não recente a prática delitiva. 

III. A periculosidade da agente e a necessidade de se interromper ou reduzir a atividade do grupo criminoso, enfraquecendo a atuação da facção, enquadra-se no conceito de garantia da ordem pública para autorizar a prisão preventiva.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O apenado requer o indulto da pena de multa, na medida em que, apesar de se tratar de condenação pela prática de crime de tráfico de drogas, a multa não conteria o caráter hediondo, por ser considerada dívida de valor. Fundamenta o pedido no artigo 2º, do Decreto Presidencial nº 11.846/23. Acrescenta que mesmo a pena privativa de liberdade imposta pode ser objeto de indulto, vez que inexistente vedação expressa. 

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Acerca das ações coletivas para a defesa do consumidor em juízo, assinale a alternativa INCORRETA:

 

(EMAGIS) Sobre o ato infracional e as medidas socioeducativas, assinale a alternativa errada:

 

(EMAGIS) A pandemia de Covid-19 afetou diretamente as relações privadas. Na ótica da jurisprudência do STJ, tal argumento pôde ser levado em consideração para reajustar diminuindo a mensalidade paga a universidade por aluno regular durante o período pandêmico, se aulas continuaram a ser ministradas em formato remoto?

 

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 28.2025

(EMAGIS) A respeito da aquisição da propriedade imóvel na disciplina do Código Civil e na jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem. 

I. Consoante entendimento do STJ, somente com o registro imobiliário se tem como transmitida a propriedade do imóvel, aperfeiçoando-se, em face de pessoas estranhas à relação contratual originária, a transferência de domínio de imóvel (‘efeito erga omnes’).

II. O registro é eficaz desde o momento em que se apresentar o título ao oficial do registro, e este o prenotar no protocolo.

III. Aquele que exercer, por 2 anos ininterruptamente e sem oposição, posse direta, com exclusividade, sobre imóvel urbano de até 250m², cuja propriedade divida com ex-cônjuge ou ex-companheiro que abandonou o lar, utilizando-o para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio integral, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural. 

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a compensação na disciplina do adimplemento e extinção das obrigações no Código Civil, considerando também o magistério da doutrina civilista e a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem. 

I. A compensação é ato que depende de constituição judicial, não se operando por força de lei (‘ipso iure’), motivo pelo qual a sentença que eventualmente reconheça a compensação tem natureza constitutiva, com efeitos ‘ex nunc’.

II. Dívidas prescritas, em regra, são compensáveis, sendo que a prescrição anterior ao momento da coexistência das dívidas não obsta a compensação.

III. O devedor somente pode compensar com o credor o que este lhe dever, não podendo o fiador pode compensar sua dívida com a de seu credor ao afiançado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No curso da fase de cumprimento de sentença, após frustradas tentativas de constrições de bens de propriedade do executado, o exequente obteve informações de que havia expressiva soma de dinheiro depositada na conta da esposa do executado, com a qual é casado pelo regime da comunhão universal de bens, razão pela qual foi pleiteada a penhora online, nas contas de sua titularidade, ressalvando-se, contudo, a meação que pertence à esposa. O Juízo de primeiro grau indeferiu o pedido, sob o fundamento de que a esposa do executado não integrou a relação processual, razão pela qual não poderia ser incluída na execução, sob pena de se violar o devido processo legal, tendo acrescentado que, ainda que casados sob o regime da comunhão universal de bens, não há comprovação de que a dívida reverteu em proveito do casal, e, ainda que haja certa presunção de comunicabilidade, não há como aferir, com a certeza necessária, que os valores depositados na conta da esposa são frutos do esforço comum do casal.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que diz respeito à gratuidade da justiça, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Trata-se de cumprimento de sentença que conferiu ao requerente crédito de honorários advocatícios sucumbenciais a serem satisfeitos pelo requerido. Esgotado em branco o prazo para pagamento, o requerente apresenta ao juiz pedido de penhora.

A propósito, avalie as assertivas que seguem. 

I. É possível desconto nos salários do requerido caso estes sejam superiores a 50 salários-mínimos e na parte excedente. 

II. A verba honorária sucumbencial, por ter natureza alimentar, serve-se das regras que autorizam penhora para pagamento de prestação alimentícia.

III. É prioritária a penhora em dinheiro, podendo o juiz, nas demais hipóteses, alterar a gradação legal de bens de acordo com as circunstâncias do caso concreto.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Trata-se de ação de reintegração de posse ajuizada pelo proprietário particular e possuidor indireto contra o Estado-membro tendo como objeto faixa de domínio adjacente a rodovia estadual, faixa na qual alega ter havido indevido apossamento administrativo pelo Estado para construção de faixa da rodovia que passa pela região.

A propósito, avalie as assertivas que seguem. 

I. Caso constatada, no caso concreto, a impossibilidade de devolução da posse ao proprietário pela ocorrência de apossamento administrativo, deve ser julgada improcedente a ação possessória, não sendo admissível sua conversão em ação indenizatória. 

II. Caso constatada a efetiva desapropriação indireta no caso, deve a ação possessória ser julgada procedente, com a devolução da posse ao proprietário. 

III. Caso ajuizada a ação menos de um ano após o alegado indevido apossamento administrativo, cabe o deferimento da reintegração liminar sem prévia audiência do representante judicial do Estado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a construção doutrinária do princípio da vulnerabilidade assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) Sobre as medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Pedro, 18 anos, estudante de Direito, disse a um grupo de colegas que José, de 17 anos, também integrante da mesma Turma, teria subtraído o celular iPhone de Maria Bonita, aproveitando-se que esta havia ido ao banheiro e deixado a sua bolsa em uma mesa da faculdade. 

Sobre o caso em apreço e outros assuntos relacionados aos crimes contra a honra, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre a dosimetria da pena, avalie as assertivas que seguem. 

I. A premeditação autoriza a valoração negativa da circunstância da culpabilidade, desde que não constitua elementar ou seja ínsita ao tipo penal nem seja pressuposto para a incidência de circunstância agravante ou qualificadora.

II. A exasperação da pena-base pela premeditação não é automática, reclamando fundamentação específica acerca da maior reprovabilidade da conduta no caso concreto.

III. Condenações criminais transitadas em julgado, não consideradas para caracterizar a reincidência, podem ser valoradas, na primeira fase da dosimetria, para desabonar a personalidade ou a conduta social do agente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o crime de contrabando, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente às Doutrinas e Escolas Penais, aos sistemas penitenciários e à aplicação da lei penal, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre o inquérito policial e o processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de julgamento pelo Tribunal do Júri em que um dos jurados utilizou aparelho celular durante a tréplica da defesa, circunstância que levou a defesa a recorrer requerendo o reconhecimento a nulidade do feito por quebra da incomunicabilidade. No caso em análise, a defesa registrara imediatamente seu inconformismo, fazendo constar o seguinte na ata de julgamento: "Pela defesa, foi requerida a dissolução do Conselho de Sentença, ao fundamento que houve ofensa à incomunicabilidade dos jurados, na medida em que um dos jurados, segundo imagem captada pelo advogado, estaria a manusear o celular durante a sustentação em plenário da defesa (tréplica), o que perdurou por tempo prolongado". Não obstante, encerrados os debates e esclarecidos a seguir pontos suscitados por outros jurados, o julgamento foi concluído, com a condenação do réu, motivo pelo qual foi apresentado o presente recurso.

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) O reeducando foi preso em flagrante nos autos do processo X no dia 25.04.2020, permanecendo recluso até a data de 13.04.2021, ocasião em que foi concedido a liberdade provisória. Ocorre que, sobrevindo o trânsito em julgado da condenação definitiva nos autos do processo Y, o reeducando foi novamente preso em caráter definitivo na data de 27.06.2024, momento em que iniciou o cumprimento da pena condenatória. Sendo assim, o Ministério Público sustenta nos autos da presente execução penal que, não tendo a prisão ocorrido de forma contínua, havendo um lapso temporal entre a liberdade provisória (13.04.2021) e o início da execução definitiva (27.06.2024), é vedada a concessão de benefícios relativos a execução tendo como data-base a prisão cautelar, uma vez que ela só poderia ser considerada como marco para concessão desses benefícios se fosse cumprida de forma ininterrupta, não sendo este o caso dos autos. Portanto, conclui o MP, ante o lapso temporal ocorrido entre a liberdade provisória e o início da execução definitiva, não há como considerar a data da primeira prisão (prisão em flagrante) como base para a contagem da concessão dos benefícios relativos à execução. A defesa do reeducando, por sua vez, pugna pela retificação do atestado de pena para que conste como data-base para concessão de futuros benefícios executórios a data da prisão provisória, qual seja, 25.04.2020, ao argumento de que se deve constar a data da primeira prisão do sentenciado, ante a ausência de marco interruptivo entre a prisão provisória e pena definitiva. 

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as normas constitucionais de tutela ao meio ambiente, também na visão do STF.

I. Incumbe ao Poder Público definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alteração e a supressão permitidas somente através de lei, vedada qualquer utilização que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteção. 

II. São inconstitucionais normas de lei federal que dispensam a observância da reserva legal para os casos de alteração das unidades de conservação para transformação da unidade de conservação do grupo de Uso Sustentável para o grupo de Proteção Integral e também para ampliação dos limites territoriais da unidade, ambas com acréscimo dos limites originais da Unidade, vez que tais alterações importam em restrição ao direito de propriedade daqueles que têm imóveis na região afetada, restrição que, para ser válida, depende de lei formal. 

III. Incumbe ao Poder Público manter regime fiscal favorecido para os biocombustíveis e para o hidrogênio de baixa emissão de carbono, na forma de lei complementar, a fim de assegurar-lhes tributação inferior à incidente sobre os combustíveis fósseis, capaz de garantir diferencial competitivo em relação a estes, especialmente em relação às contribuições e impostos especificamente explicitados na Constituição Federal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Discutiu-se, em arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF), a constitucionalidade dos planos econômicos adotados entre 1986 e 1991, quais sejam, os planos Cruzado, Bresser, Verão, Collor I e Collor II e, por via de consequência, a existência ou não de direito ao recebimento de diferenças de correção monetária em depósitos de cadernetas de poupança, por expurgos inflacionários, tendo em vista o tempo de aplicação da legislação que instituiu os planos econômicos e alterou os respectivos índices de correção. Foram invocados como paradigmas os artigos 5º, caput, XXXVI; 21, VII e VIII; 22, VI, VII e XIX; e 48, XIII e XIV, da Constituição Federal. A rigor, tem-se também que as relações jurídicas decorrentes dos questionamentos lançados na arguição foram pacificadas pelo decurso do tempo e pela adesão aos acordos disponibilizados.

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Considere decisão de Tribunal assim resumida: “O ordenamento constitucional dispõe que no âmbito federal, até o limite de 180 salários mínimos, os créditos superpreferenciais prevaleçam sobre todos os demais créditos. Esse tratamento vale em relação a todos os créditos não gravados com a superpreferência, sejam eles exigíveis por meio de precatório ou por meio de RPV. A superpreferência admite, até mesmo, o fracionamento da execução, para que seja atingido o seu objetivo, que é o de privilegiar os maiores de 60 (sessenta) anos de idade, os portadores de doenças graves e os deficientes. A vedação de fracionamento prevista no § 8º do artigo 100 da CF/88 não se aplica quando está em jogo a prioridade do crédito superpreferencial, uma vez que esse dispositivo apenas visa a evitar que ele seja promovido para que uma parte do crédito exigível por meio de precatório seja cobrada pela via da RPV. A disciplina contida na Resolução nº 303, de 19/12/2019, do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, está em sintonia com o ordenamento constitucional.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a teoria da Constituição, julgue os itens abaixo:

I. À luz do conceito sociológico de Constituição, propugnado por Ferdinand Lassale no livro "A essência da Constituição”, haveria uma Constituição real e efetiva, correspondente à soma dos fatores reais de poder que regem uma determinada sociedade, e uma Constituição escrita, que não passaria de uma “folha de papel”. 

II. Na concepção política da Constituição, defendida por Carl Schmitt na obra "Teoria da Constituição", o fundamento da Constituição repousa na decisão política fundamental, pelo que não há sentido em se distinguir “Constituição" de “leis constitucionais”. 

III. Hans Kelsen, com sua obra “Teoria Pura do Direito”, fala na Constituição em dois sentidos: lógico-jurídico, no que corresponde à norma hipotética fundamental; jurídico-valorativo, no que congrega os valores políticos e sociais mais relevantes a uma dada sociedade.

IV. Para Konrad Hesse, no seu livro “A Força Normativa da Constituição", a Constituição não configura apenas expressão de um ser, mas também de um dever ser; ela significa mais do que simples reflexo das condições fáticas de sua vigência, particularmente as forças sociais e políticas. Determinada pela realidade social e, ao mesmo tempo, determinante em relação a ela, não se pode definir como fundamental nem a pura normatividade, nem a simples eficácia das condições sociopolíticas e econômicas. 

V. De acordo com Peter Häberle, com a sua ideia em torno da sociedade aberta dos Intérpretes da Constituição, todo aquele que vive no contexto regulado por uma norma e que vive com este contexto é, indireta ou até mesmo diretamente, intérprete dessa norma. O destinatário da norma é participante ativo do processo hermenêutico. Como não são apenas os intérpretes jurídicos da Constituição que vivem a norma, não detêm eles o monopólio da interpretação da Constituição.

Há erro apenas nos itens:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa errada:

 

(EMAGIS) Sobre a sociedade limitada unipessoal e também sobre a empresa individual de responsabilidade limitada, avalie as assertivas que seguem. 

I. Com o advento da Lei da Liberdade Econômica (Lei n. 13.874/2019), no que introduziu alteração no Código Civil, tornou-se admissível a constituição de sociedade limitada unipessoal.

II. As empresas individuais de responsabilidade limitada, não mais sendo admissíveis, apenas mediante alteração nos respectivos atos constitutivos serão transformadas em sociedades limitadas unipessoais.

III. É possível a penhora da participação societária do devedor sócio de sociedade limitada unipessoal, independentemente de o capital social estar dividido ou não em quotas, para o adimplemento de seus credores particulares, desde que mantida a subsidiariedade dessa espécie de penhora.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da recuperação judicial, avalie as assertivas que seguem. 

I. Uma vez homologado o plano de recuperação judicial e não havendo impugnação por qualquer credor, é vedado aos juízos onde tramitam execuções individuais impedir que suas cláusulas produzam os efeitos almejados. 

II. Cabe agravo de instrumento de todas as decisões interlocutórias proferidas no processo de recuperação judicial e no processo de falência, por força do art. 1.015, parágrafo único, CPC/15.

III. O processamento da recuperação judicial ou a decretação da falência não autoriza o administrador judicial a recusar a eficácia da convenção de arbitragem, não impedindo ou suspendendo a instauração de procedimento arbitral.

Estão corretas as seguintes assertivas: 

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o indébito tributário.

I. Sendo o indébito decorrente de pagamento espontâneo, cobrado ou pago por erro em montante maior do que o devido, o direito de pleitear a restituição extingue-se com o decurso do prazo de 5 contados da data da ocorrência do fato gerador.

II. Tratando-se de indébito declarado em decisão judicial, o contribuinte deve exercer o seu direito de pedir a devolução do indébito no prazo de 5 anos, a contar do trânsito em julgado da decisão judicial.

III. Todas as PER/DCOMP (ou documentos equivalentes de declaração de compensação tributária) precisam necessariamente ser transmitidas no prazo de 5 anos, a contar do trânsito em julgado, admitindo-se a suspensão desse lapso durante o período de habilitação do crédito.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O autor da presente ação anulatória demonstra que o Município está a exigir IPTU considerando irrelevante a inexistência dos melhoramentos previstos no § 1º do artigo 32 do CTN e ao fundamento de que seu imóvel está inserido em área de expansão urbana e inclusive possui matrícula individualizada, tratando-se de zona de produção industrial. Insurge-se o autor contra a cobrança ressaltado que não há no imóvel em discussão nenhuma infraestrutura instalada ou projetada, muito menos o interesse público em manter ou promover a atividade industrial no local, eis que sequer existem as ruas. Demonstra tratar-se de área de pastagem não explorada e apenas existir um posto de combustíveis. Indaga como pode ser considerada urbana uma área que não possui residências, que é desprovida de qualquer infraestrutura e está abandonada pela Municipalidade, tendo sido constatado o total desinteresse de urbanização. 

A propósito, marque a alternativa CORRETA. 

 

(EMAGIS) Trata-se de Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público Federal com o escopo de proibir determinado órgão ambiental estadual de conceder novas autorizações, além de suspender as concedidas, para a queima controlada da palha de cana-de-açúcar na área compreendida em determinado Município, bem como permitir que o Ibama promova, com exclusividade, o procedimento de licença ambiental.

A propósito, avalie as assertivas que seguem. 

I. A ação deve ser julgada improcedente e um dos fundamentos determinantes é o de que, em regra, é desnecessário licenciamento ambiental para autorizar a queima controlada da palha da cana-de-açúcar. 

II. A ação deve ser julgada improcedente e um dos fundamentos determinantes é o de que o impacto da queima controlada da palha da cana-de-açúcar circunscreve-se aos limites do território do Estado, motivo pelo qual, caso necessário, o licenciamento deve ser conduzido pelo órgão estadual. 

III. Caso nos autos reste demonstrado que o impacto ambiental da queima controlada se restringe ao âmbito do território municipal, deve ser reconhecida a competência do órgão ambiental municipal para apreciar a necessidade ou não de prévio licenciamento, hipótese em que a ação deverá ser julgada improcedente. 

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o regime jurídico administrativo e os princípios da Administração Pública, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto ao processo administrativo e aos atos administrativos, assinale a alternativa correta. 

 

(EMAGIS) Sobre o terceiro setor, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a publicidade dos atos da Administração Pública.

I. A lei disciplinará as formas de participação do usuário na administração pública direta e indireta, regulando especialmente o acesso dos usuários a registros administrativos e a informações sobre atos de governo, observado o disposto no artigo 5º, X e XXXIII, da Constituição Federal. 

II. A Lei 12.527/2011 (Lei de Acesso a Informação - LAI), ao disciplinar o acesso a dados e informações, no plano infraconstitucional, preconiza a publicidade como preceito geral e o sigilo como exceção.

III. A negativa de acesso a informações do livro de portaria de unidade prisional, por ser o documento classificado como sigiloso (acesso restrito), viola a Lei 12.527/2011 (Lei de Acesso a Informação - LAI).

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) De acordo com a Lei nº 8.625/93 (Lei Orgânica Nacional do Ministério Público), assinale a alternativa incorreta sobre o Colégio de Procuradores de Justiça:

 

(EMAGIS) Sobre a tutela coletiva em juízo dos direitos individuais homogêneos, marque a alternativa correta.

 

(TRF 1ª Região – FGV – 2025) O Brasil reconheceu a competência jurisdicional contenciosa da Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) em 2002, e, desde então, a responsabilidade internacional do Estado brasileiro por violações a direitos protegidos pelo Pacto de São José da Costa Rica foi reconhecida em diversos casos. De acordo com o Painel de Monitoramento das Decisões da Corte IDH, entre as 130 medidas de reparação determinadas para casos em que o Brasil foi condenado, 95 restavam pendentes de cumprimento (dados de fevereiro/2025).
Sobre a execução de sentenças da Corte IDH em que o Brasil é parte, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) A Lei nº 13.608/2018, ao prever mecanismos de recebimento de denúncias e incentivo à colaboração com o poder público, aproxima-se de modelos estrangeiros sobre o chamado whistleblower. Considerando o tratamento jurídico dado ao instituto no Brasil e nos Estados Unidos, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Em julgamento sobre o artigo 19 do Marco Civil da Internet (ainda não concluído RE 1.037.396), o Ministro André Mendonça argumentou que “Ninguém melhor do que os dirigentes investidos de legitimidade democrática direta para estabelecer as regras de utilização da ágora do nosso tempo, dispondo sobre os limites de uso do único instrumento verdadeiramente essencial a qualquer regime democrático: a garantia, em favor de todos, de se expressar livremente.”

Sobre o posicionamento do Ministro, marque a alternativa correta:

 

  621 item(ns)
Primeiro Anterior  2   3   4   5   6  Proximo Ultimo

Cesta de Rodadas Pretéritas

Adicione à cesta os planos das Rodadas Pretéritas que você deseja adquirir.

    Valor Total: R$ ...

    • 1

    Copyright © 2010-2025 - Emagis - Todos os direitos reservados - CNPJ: 12.626.846/0001-10
    O Emagis é uma instituição privada, não possuindo qualquer vinculação a órgãos públicos. ILION.com.br