Emagis
Emagis
HOME MATRICULE-SE POR QUE APROVAMOS MAIS? ENTENDA OS CURSOS RESULTADOS ÁREA RESTRITA
NEWSLETTER
CONTATO
Magistratura MAGISTRATURA
Magistratura MINISTÉRIO PÚBLICO
Magistratura DEFENSORIA PÚBLICA
Magistratura PROCURADORIA
Magistratura DELEGADO DE POLICIA
Programas de Estudos PROGRAMAS DE ESTUDO
Planos de Questões/Provas PLANOS DE QUESTÕES/PROVAS
Cursos Intensivos Simulados CURSOS INTENSIVOS SIMULADOS
Videoaulas VIDEOAULAS
Rodadas Pretéritas RODADAS PRETÉRITAS
Downloads DOWNLOADS
Facebook Intagran Youtube Twitter
Emagis
Bem-vindo(a)



INÍCIO (ÁREA RESTRITA) AVISOS MINHA CONTA ALTERAR DADOS CADASTRAIS RENOVAR/ADQUIRIR PLANO CERTIFICADOS INDIQUE UM AMIGO SAIR
FAÇA SEU LOGIN


ESQUECEU A SENHA?


Seu navegador não suporta este video. Por favor, atualize seu navegador.

Rodadas Pretéritas

  1. Home
  2. Rodadas Pretéritas
  3. Busca
  4. Entenda as rodadas pretéritas
Informações Adicionar

Discursivas 2022

Informações Adicionar

Discursivas TJ/SP 2023

Busque por suas rodadas

Informações Adicionar

Objetivas AGU/PFN/PGF - Rodada 43.2024

Informações Adicionar

Sentença Estadual - Rodada 43.2024

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 43.2024

Informações Adicionar

Objetivas MP Estadual - Rodada 43.2024

Informações Adicionar

Objetivas MPF - Rodada 43.2024

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 43.2024

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 43.2024

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 43.2024

Informações Adicionar

Objetivas DPF - Rodada 43.2024

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM - Rodada 43.2024

Informações Adicionar

Objetivas DP Estadual - Rodada 43.2024

Informações Adicionar

PGE/PGM - Rodada 43.2024

Informações Adicionar

Ministério Público Estadual - Rodada 43.2024

Informações Adicionar

Objetivas - Rodada 43.2024

Informações Adicionar

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 43.2024

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 43.2024

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 43.2024

Informações Adicionar

PGE/PGM - Rodada 42.2024

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 42.2024

Informações Adicionar

Sentença Estadual - Rodada 42.2024

Objetivas AGU/PFN/PGF - Rodada 43.2024

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os Conselhos de Fiscalização Profissional, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Nos autos da presente ação de indenização por responsabilidade civil extracontratual contra Estado-membro, restou incontestável a atuação dos militares na comunidade em que o falecido residia com sua família, vez que presente ação de segurança pública. O dano é também patente, dado o falecimento de José da Silva, vítima de projétil de arma de fogo, sendo atingido no interior de sua residência, por volta das 22h. O Estado, em sua defesa, sustenta que, em situações como a presente, a comprovação da origem do projétil que ocasionou a morte assume especial relevância, do contrário seria responsabilizar o Estado por cada tiro disparado em operações policiais e/ou militares, o que não se mostra razoável. Da análise do inquérito policial, o Estado réu demonstra que o tiroteio não foi deflagrado por ação dos militares. E, realizada perícia no material coletado no interior da residência, foi emitido laudo de exame em munição e/ou componente, que apurou apenas que o projétil de arma de fogo estava deformado frontal e longitudinalmente, de calibre 7,62, do tipo encamisado total pontiagudo (ETPT), sendo inconclusivo quanto à origem.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade contra lei estadual que “reestrutura a Carreira de Auditoria Tributária do Estado e dá outras providências”. Consoante assevera o autor, a pretexto de reestruturar a carreira de auditoria tributária do estado, acabou-se por criar verdadeiro provimento derivado de servidores, transpondo-se ocupantes de dois diferentes cargos de nível médio para outro de nível superior. Demonstra que anteriormente o Estado havia editado lei que promoveu a unificação das atribuições dos cargos de fiscal e técnico tributários e modificou o requisito de ingresso de nível médio para nível superior, tudo de maneira a aproximar os cargos citados ao de auditor, tendo havido ainda a uniformização das atribuições e da remuneração. Finalmente, sobreveio a edição da norma impugnada, com a reunião dos cargos de auditor, fiscal e técnico tributários em apenas um de nível superior. Aponta ofensa aos artigos 37, inciso II, e 41, § 3º, da Carta Federal. Pleiteia também seja conferida interpretação conforme à Carta de 1988, para revelar que são considerados extintos os cargos vagos de técnico e fiscal tributários e em extinção os ainda ocupados, autorizando-se o aproveitamento no novo cargo apenas dos antigos auditores-fiscais da Receita do Estadual.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a exigência constitucional de concurso público, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito do serviço público de saúde, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, avalie as assertivas que seguem.

I. Lei federal disporá sobre o regime jurídico, o piso salarial profissional nacional, as diretrizes para os Planos de Carreira e a regulamentação das atividades de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias, competindo à União, nos termos da lei, prestar assistência financeira complementar aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, para o cumprimento do referido piso salarial.

II. É constitucional a aplicação do piso salarial nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, instituído pela Lei 12.994/2014, aos servidores estatutários dos entes subnacionais, cabendo à União arcar com os ônus da diferença entre o piso nacional e a legislação do ente municipal.

III. O vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias fica sob responsabilidade da União, e cabe aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer consectários e vantagens a fim de valorizar o trabalho desses profissionais, sendo que os recursos destinados ao pagamento do vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias serão consignados no orçamento geral da União com dotação própria e exclusiva, não podendo o vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias ser inferior a 2 salários mínimos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do serviço de transporte público nos dias de eleições, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF considerou existir omissão inconstitucional por ausente política de gratuidade do transporte público em dias de eleições, deliberando por emitir apelo ao Congresso Nacional para que edite lei regulamentadora da matéria.

II. O STF considerou que, ausente política de gratuidade do transporte público em dias de eleições, o transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal, inclusive o metropolitano, deve ser ofertado de forma gratuita e com frequência compatível àquela dos dias úteis.

III. A ausência de política pública de concessão de transporte gratuito no dia das eleições tem o potencial de criar, na prática, um novo tipo de voto censitário, que retira dos mais pobres a possibilidade de participar do processo eleitoral.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual que condiciona o deferimento de medidas cautelares para fins de investigação e de instrução processual penal em desfavor de autoridades detentoras de foro por prerrogativa de função perante o Tribunal de Justiça à prévia autorização judicial, mediante decisão fundamentada da maioria absoluta do respectivo órgão especial.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do controle financeiro de contas prestadas pelo chefe do executivo estadual ou municipal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Paulo, segurado do RGPS, preenchia os requisitos para obtenção de uma determinada aposentadoria, com base na Lei X. A Lei Y, no entanto, revogou a Lei X, antes que Paulo tivesse requerido o benefício ao INSS com base no antigo Diploma. Paulo, contudo, continuou trabalhando e também preenche, hoje, os requisitos para obter uma aposentadoria com fundamento na Lei Y. Em vista dessa situação hipotética, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Trata-se de ação indenizatória ajuizada por José contra Meta Construções Ltda., objetivando a condenação por lucros cessantes devido ao atraso na entrega do imóvel, requerendo sejam pagos os aluguéis desde quando iniciado o período de atraso até a data de efetiva entrega das chaves, com base no valor locativo vigente para imóveis semelhantes a cada ano. Acrescentou pedido de inversão da multa moratória – prevista no contrato de adesão celebrado entre as partes em favor da ré para o caso de atraso do autor no pagamento das prestações – em seu benefício.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(AL/PR – Procurador – FGV – 2024) Juliana doou, a Thiago, um livro de Direito Civil, e, a Lucas, um livro de Direito Penal. Ocorre que, por coincidência, na véspera da data combinada para a entrega, Juliana esqueceu o livro de Direito Civil em um carro de aplicativo, e vendeu o livro de Direito Penal para Luísa, entregando-o de imediato.

Nesse caso, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) Sobre a multa periódica (astreintes), avalie as assertivas que seguem.

I. Há possibilidade de revisão do valor acumulado da multa periódica a qualquer tempo, segundo o artigo 537, § 1°, do CPC/2015, a modificação é possível tanto em relação à multa vincenda quanto em relação à multa vencida.

II. No que concerne ao montante alcançado com a incidência da multa, é inaplicável a preclusão ‘pro judicato’ consumativa, pois, mesmo já tendo havido redução judicial, nada impede, presente requerimento do devedor, proceda o magistrado a nova redução.

III. A decisão que fixa a multa é passível de cumprimento definitivo, devendo ser depositada em juízo pelo devedor sob pena de bloqueio judicial de suas contas e levantada pelo credor independentemente do trânsito em julgado da sentença favorável a este.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os processos nos tribunais e assuntos correlatos, avalie as assertivas que seguem.

I. Os órgãos fracionários dos tribunais devem observar a orientação do plenário ou do órgão especial aos quais estiverem vinculados.

II. Tribunal, recebendo do STJ processo para juízo de adequação a repetitivo, pode, considerando as peculiaridades do caso, decidir que o repetitivo tenha aplicação exclusivamente prospectiva.

III. A alteração de tese jurídica adotada em enunciado de súmula ou em julgamento de casos repetitivos poderá ser precedida de audiências públicas e da participação de pessoas, órgãos ou entidades que possam contribuir para a rediscussão da tese.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a ação rescisória e a ‘querela nullittais’, avalie as assertivas que seguem.

I. Para propor a ação rescisória, têm legitimidade as partes, mas não o terceiro juridicamente interessado.

II. Para ajuizar a ‘querela nullitatis’, têm legitimidade as partes, mas não o terceiro juridicamente interessado.

III. A nulidade da citação, embora constitua um vício transrescisório, sujeita-se à preclusão, sob pena de violação ao artigo 278 do CPC/2015.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o direito do consumidor de acesso às informações existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, marque a alternativa CORRETA.

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) Érica e Joana travaram intenso debate a respeito das classificações existentes em relação à intervenção do Estado no domínio econômico. Érica defendia que a denominada “intervenção por absorção” é incompatível com a forma como deve se desenvolver a intervenção do Estado no domínio econômico, que sempre deve ocorrer em igualdade de condições com a iniciativa privada, inclusive em relação a todas as atividades passíveis de serem exploradas. Joana, por sua vez, defendia que a denominada “intervenção ofensiva” é compatível com a ordem constitucional brasileira, refletindo uma forma de intervenção que não pode descurar, conforme previsão legal, dos imperativos de segurança nacional ou de relevante interesse coletivo.

Inês, ao ouvir os referidos argumentos, concluiu, corretamente, que:

 

(EMAGIS) Trata-se de embargos à ação monitória que visa o adimplemento de cheque no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais). O embargante alega que não houve comprovação, por parte da autora da monitória, da regularidade do negócio jurídico entre ele – embargante emitente do cheque – e o credor originário do cheque, que, por endosso, o transferiu ao autor da presente monitória, transferência que se deu no bojo de contrato de ‘factoring’. Além disso, alega que inexiste prova de que ele, embargante e emitente do cheque, tenha sido previamente notificada pela autora da monitória ou pelo credor originário do cheque para ciência da cessão entre eles operada. Acrescenta que o autor, faturizador, assume o risco sobre o recebimento dos valores, o que torna possível a discussão da causa subjacente à emissão da cártula, assumindo relevância a análise do negócio subjacente à emissão do cheque e a verificação de sua alegação de descumprimento contratual por parte da beneficiária original. No ponto, o embargante alega que o negócio que teria justificado a entrega da cártula juntada com a inicial não se realizou, mas que não conseguiu obter a devolução do cheque, pois este já havia sido repassado a terceiro pela referida empresa.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Maria opôs Embargos de Terceiro contra decisão que determinou a indisponibilidade dos bens da empresa PE Participações Empreendimentos Ltda. requerendo o reconhecimento da "impenhorabilidade" prevista no artigo 1º da Lei nº 8.009/1990, por ser o imóvel — integralizado ao capital social da empresa — residência e moradia da entidade familiar.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere as seguintes situações:

I. Exigência de certidão de regularidade fiscal para participação de licitação promovida pela Administração Pública.

II. Protesto extrajudicial de Certidão de Dívida Ativa (CDA) ocorrido após o advento da Lei 9.492/97, mas antes do advento da Lei 12.767/2012.

III. Vincular o despacho aduaneiro ao recolhimento de diferença tributária apurada mediante arbitramento da autoridade fiscal.

IV. Exigência de fiança, garantia real ou fidejussória como condição para impressão de notas fiscais de contribuintes com débitos tributários.

V. Suspensão realizada por conselho de fiscalização profissional do exercício laboral de seus inscritos por inadimplência de anuidades.

Configuram sanção política, em matéria tributária, somente as situações descritas nos itens

 

(EMAGIS) Leandro é aposentado pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e foi diagnosticado como soropositivo para HIV. Sobre a situação em tela, considerada a disciplina legal do Imposto de Renda (IRPF) e a jurisprudência dos Tribunais Superiores, é correto afirmar que

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) No Brasil, pode-se falar na existência de uma “Constituição Orçamentária”, isto é, um conjunto de princípios e regras presentes em nossa atual Constituição Federal versando sobre os mais diversos aspectos do orçamento público.

Acerca dessa temática, dentre as opções abaixo, a única que configura exceção às proibições constitucionais em matéria orçamentária é:

 

(TJ/DFT – Juiz de Direito Substituto – Cebraspe – 2022) Conforme o entendimento do STF, se determinado estado da Federação, com fundamento em suas peculiaridades regionais e na preponderância de seu interesse, publicar lei que proíba a utilização de animais para desenvolvimento, experimentos e testes de produtos cosméticos, de higiene pessoal, perfumes e seus componentes, essa lei será

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da Convenção Americana de Direitos Humanos e também sobre sua interpretação, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(Procurador do Estado de SP – VUNESP – 2024) Segundo a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho e do Supremo Tribunal Federal, assinale a alternativa que expressa o enunciado verdadeiro.

 

(Procurador do Estado Substituto de Goiás – FCC – 2024) O Prefeito do Município de Goiânia disciplinou o pagamento de parcela de natureza administrativa, denominado de adicional de penosidade, para os empregados celetistas da Guarda Municipal. O ato administrativo prevê o pagamento de parcelas mensais, em valor fixo de R$ 300,00, sem a incorporação do adicional à remuneração dos empregados para apuração de outras verbas. O sindicato de servidores públicos ingressou com ação judicial questionando o ato administrativo e discutindo sua ilegalidade por ausência de incorporação de verba salarial e habitual à remuneração dos empregados. O Juiz da 1ª Vara do Trabalho declarou-se ex officio incompetente para julgar a matéria e determinou a remessa do feito à Justiça Estadual. A decisão judicial pode ser impugnada por

 

(EMAGIS) A instrução apurou que foram retirados pelo réu, mediante grave ameaça, bens diretamente da posse de vítimas diferentes, tendo ele plena ciência de que se afetava mais de um patrimônio, praticando grave ameaça contra vítimas distintas. Assim, demonstrada a materialidade e autoria dos roubos cometidos num único evento, é CORRETO afirmar.

 

(EMAGIS) Trata-se de condenação de Pablo por homicídio, em que restou comprovada a premeditação, a prática do crime em local ermo em que a vítima estava sozinha, desarmada e sem qualquer rota de fuga disponível, e Pablo acompanhado por seus comparsas. Além disso, aos autos vieram provas de que Pablo é ligado ao tráfico e temido na região em que reside.

A propósito da individualização da pena a ser imposta a Pablo, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a aplicação da lei penal, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito da busca pessoal efetuada em via pública por agentes da polícia militar em pessoa tida por suspeita, tendo presente também as garantias constitucionais desta, avalie as assertivas que seguem.

I. A justa causa, em casos de busca pessoal, não exige a certeza da ocorrência de delito, mas, sim, fundadas razões a respeito, tal como ocorre, por exemplo, na conduta daquele que foge ao avistar viatura, pulando muros e gesticula como quem segura algo na cintura.

II. Caso a busca pessoal se dê no interior do domicílio do investigado e o ingresso dos policiais se dê sem autorização judicial, é necessário haja fundados indicativos de flagrante delito.

III. A busca pessoal independerá de mandado, no caso de prisão ou quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito, ou quando a medida for determinada no curso de busca domiciliar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta no que toca às medidas cautelares:

I. O juiz poderá manter a prisão preventiva já decretada mesmo que na sentença fixe o regime aberto como inicial para cumprimento de pena.

II. A contemporaneidade é requisito da prisão preventiva e diz respeito ao motivo ensejador da prisão, e não ao tempo em que praticado o crime.

III. O tempo de prisão provisória será computado para desconto na pena a ser cumprida, mas não tem influência na fixação do regime inicial de cumprimento de pena.

IV. Cabível em tese a prisão preventiva de reincidente em crime doloso mesmo que o crime não tenha pena máxima superior a quatro anos.

V. O tribunal deve realizar a revisão nonagesimal da prisão preventiva, ainda que os autos do processo lá estejam em razão de competência recursal.

 

Sentença Estadual - Rodada 43.2024

“Acreditava-se que o sucesso era o ponto fixo do universo do trabalho, com a felicidade gravitando em torno dele. Agora, graças às descobertas revolucionárias do campo emergente da psicologia positiva, estamos aprendendo que o que acontece na verdade é o contrário. Quando estamos felizes – quando a nossa atitude e estado de espírito são positivos –, somos mais inteligentes, mais motivados e, em consequência, temos mais sucesso. A felicidade é o centro, e o sucesso é que gira em torno dela.” (Shawn Achor, em “O jeito Harvard de ser feliz”)

Caros(as) amigos(as) do Emagis! Nesta semana, resolveremos o caso abaixo, de nossa autoria. Bons estudos! Prof. Gabriel Brum.

O Estado Beta ajuizou ação de improbidade administrativa em desfavor de LIONEL RONALDO, KYLIAN BENZEMA, ROBERT JÚNIOR e ROMÁRIO NAZÁRIO, imputando-lhes a prática de atos ímprobos que implicaram enriquecimento ilícito e causaram lesão ao erário. O processo foi ajuizado em 10/08/2020 e distribuído à 99ª Vara da Fazenda Pública da capital do Estado.

Narra que os réus compunham grupo especializado em fraudar os cofres públicos, por meio da concessão indevida de benefício assistencial mantido pelo Governo do Estado – “Renda Cidadã”. Assevera que Lionel ocupava o cargo de técnico administrativo, lotado na Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS) situada na capital do Estado, e que Kylian, Robert e Romário se encarregavam de angariar os documentos e dados pessoais de “laranjas” que figurariam como titulares de benefícios do “Renda Cidadã” fraudulentamente inseridos no sistema eletrônico da SEDS; esses “laranjas” assinavam procurações em branco que eram utilizadas para constituir Kylian, Robert ou Romário como seus mandatários, os quais sacavam os benefícios na rede bancária e dividiam os valores entre os quatro acusados. Afirma que a Controladoria Geral do Estado logrou identificar 89 benefícios concedidos indevidamente por intermédio da atuação da quadrilha, no período de 17/06/2013 a 22/09/2014, gerando um prejuízo ao erário no importe de R$ 3.693.210,90, atualizado até 1º/04/2015, conforme cálculos realizados no processo administrativo em que apuradas as irregularidades. Aponta que Lionel foi condenado em sede de processo administrativo disciplinar à pena de demissão do serviço público, e que os quatro réus foram condenados na Ação Penal nº 0009622-70.2019.4.02.5001 como incursos nas sanções dos arts. 171, § 3º, 313-A e 288, todos do Código Penal, em sentença transitada em julgado. Pugna pela decretação, in limine, da indisponibilidade de bens dos acusados, a fim de garantir a integral recomposição do erário, e, ao fim, pela condenação e aplicação das sanções previstas no art. 12, I e II, da Lei 8.429/1992.

Decisão liminar, proferida em 18/08/2020, recebeu a petição inicial e deferiu o pedido de indisponibilidade de bens dos quatro acusados, pontuando que havia indicativos concretos da prática de atos ímprobos e que o periculum in mora seria presumido. Em cumprimento à ordem judicial, foram indisponibilizados bens imóveis e móveis de Lionel Ronaldo no valor de R$ 2.000.000,00, de Kylian Benzema no valor de R$ 1.000.000,00, de Robert Júnior no valor de R$ 800.000,00 e de Romário Nazário no valor de R$ 500.000,00, tendo sido considerado, para tanto, o valor correspondente ao dano ao erário indicado na peça vestibular e a quantia alusiva a futura multa civil a ser aplicada aos acusados em caso de sentença condenatória.

Os réus, após diversas tentativas, foram devidamente citados.

A defesa de Lionel alegou, preliminarmente, falta de legitimidade ativa do Estado Beta, a qual é reservada ao Ministério Público. Suscitou, também à guisa de prefacial, a incompetência do Juízo, na medida em que o réu Lionel tem domicílio na Comarca de Antares, situada no interior do Estado. No mérito, defendeu que a configuração do ato de improbidade administrativa não prescinde de dolo específico e que a sua inocência restará evidenciada ao final da instrução processual.

De seu turno, a defesa de Kylian suscitou ilegitimidade passiva ‘ad causam’, pois, na condição de particular, não pode responder por ato de improbidade administrativa. Quanto ao mérito, trouxe as mesmas considerações articuladas pelo corréu Lionel.

A defesa de Robert, por sua vez, apontou que ele, em razão de problemas psiquiátricos, era, ao tempo da conduta, incapaz de entender o caráter ilícito do fato, o que se agravou ao longo dos anos e prejudicou ainda mais a sua integridade mental. Requereu, pois, a instauração de incidente de insanidade mental, em analogia com o art. 149 do CPP. No mais, acenou para a existência de nulidade pelo fato de a petição inicial ter sido recebida antes de sua prévia notificação pessoal para ofertar defesa escrita e defendeu, além da sua ilegitimidade passiva ‘ad causam’ por ser ‘extraneus’, a sua inocência. Já Romário, embora citado, deixou escorrer in albis o prazo de contestação.

Decisão de 07/09/2021 indeferiu o pedido de instauração de incidente de insanidade mental formulado pela defesa de Robert.

Em 05/03/2022, foi deferida a juntada de provas emprestadas, produzidas nos autos da Ação Penal nº 0009622-70.2019.4.02.5001, ajuizada contra os quatro acusados, e do Processo Administrativo Disciplinar nº 0004453-66.2018.4.01.8006, movido contra o réu Lionel.

Ante o falecimento de Romário Nazário, os seus sucessores Neymar Nazário e Marta Nazário, após as providências de praxe, foram incluídos no polo passivo da lide, tendo anexado procuração nos autos.

Em audiência de instrução e julgamento realizada em 11/08/2024, foram ouvidas testemunhas que confirmaram os fatos articulados na exordial acusatória, e tomado o interrogatório dos réus.

Em alegações finais, o Estado Beta reiterou os termos da petição inicial, sublinhando ser caso de condenação solidária dos acusados pelo ressarcimento do dano ao erário, à exceção do réu Kylian, o qual, acompanhado de advogado regularmente constituído, entrou em contato com a Procuradoria do Estado, depois da realização da audiência de instrução e julgamento, a fim de celebrar acordo de não persecução civil, o que se concretizou. Todos os requisitos exigidos pelo art. 17-B da Lei 8.429/92 foram preenchidos, tendo sido a avença premial juntada aos autos pelo autor.

A defesa de Lionel revisitou as teses deduzidas na peça contestatória, enfatizando que a ilegitimidade ativa do Estado Beta restou endossada pela Lei 14.230/21, sobretudo ante o teor do seu art. 3º. Acrescentou ter havido a prescrição, tanto pela demora no ajuizamento desta ação de improbidade quanto pela delonga no trâmite processual, com mais de 4 anos desde a propositura do feito sem que tenha sido prolatada sentença, o que atrai a ocorrência de prescrição intercorrente. Alegou que as provas colhidas na ação penal e no PAD não podem ser tomadas de empréstimo nesta ação de improbidade, já que os requisitos para a configuração do ato ímprobo são inconfundíveis. Postulou, também, pela revogação do decreto de indisponibilidade de seus bens, seja por não ter havido qualquer indicação concreta de periculum in mora, seja por ter sido levado em conta o valor de eventual multa civil no que tange ao limite da indisponibilidade, seja, ainda, pelo fato de o valor dos seus bens constritados superar, e muito, a fração que lhe poderia corresponder em eventual condenação à reparação do suposto dano ao erário.

À sua vez, a defesa de Neymar Nazário e Marta Nazário salientou ser incabível a sua responsabilização por pretenso ato de improbidade que teria sido praticado pelo seu genitor, sob pena de violação ao princípio da intranscendência das sanções, também aplicável no âmbito do direito administrativo sancionador. Já a defesa de Robert suscitou nulidade processual por cerceamento de defesa, ante o indeferimento do pedido de instauração de incidente de insanidade mental, e reiterou os argumentos invocados na sua peça contestatória, acrescentando que a Lei 14.230/21 apenas reforçou a necessidade de dolo específico, impondo-se, de todo modo, a sua aplicação retroativa.

Os autos, então, vieram conclusos para sentença. Prolate-a, tendo por verdadeiros os fatos articulados pelas partes. Dispensado o relatório.??

 

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 43.2024

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os Conselhos de Fiscalização Profissional, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Nos autos da presente ação de indenização por responsabilidade civil extracontratual contra Estado-membro, restou incontestável a atuação dos militares na comunidade em que o falecido residia com sua família, vez que presente ação de segurança pública. O dano é também patente, dado o falecimento de José da Silva, vítima de projétil de arma de fogo, sendo atingido no interior de sua residência, por volta das 22h. O Estado, em sua defesa, sustenta que, em situações como a presente, a comprovação da origem do projétil que ocasionou a morte assume especial relevância, do contrário seria responsabilizar o Estado por cada tiro disparado em operações policiais e/ou militares, o que não se mostra razoável. Da análise do inquérito policial, o Estado réu demonstra que o tiroteio não foi deflagrado por ação dos militares. E, realizada perícia no material coletado no interior da residência, foi emitido laudo de exame em munição e/ou componente, que apurou apenas que o projétil de arma de fogo estava deformado frontal e longitudinalmente, de calibre 7,62, do tipo encamisado total pontiagudo (ETPT), sendo inconclusivo quanto à origem.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade contra lei estadual que “reestrutura a Carreira de Auditoria Tributária do Estado e dá outras providências”. Consoante assevera o autor, a pretexto de reestruturar a carreira de auditoria tributária do estado, acabou-se por criar verdadeiro provimento derivado de servidores, transpondo-se ocupantes de dois diferentes cargos de nível médio para outro de nível superior. Demonstra que anteriormente o Estado havia editado lei que promoveu a unificação das atribuições dos cargos de fiscal e técnico tributários e modificou o requisito de ingresso de nível médio para nível superior, tudo de maneira a aproximar os cargos citados ao de auditor, tendo havido ainda a uniformização das atribuições e da remuneração. Finalmente, sobreveio a edição da norma impugnada, com a reunião dos cargos de auditor, fiscal e técnico tributários em apenas um de nível superior. Aponta ofensa aos artigos 37, inciso II, e 41, § 3º, da Carta Federal. Pleiteia também seja conferida interpretação conforme à Carta de 1988, para revelar que são considerados extintos os cargos vagos de técnico e fiscal tributários e em extinção os ainda ocupados, autorizando-se o aproveitamento no novo cargo apenas dos antigos auditores-fiscais da Receita do Estadual.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a exigência constitucional de concurso público, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito do serviço público de saúde, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, avalie as assertivas que seguem.

I. Lei federal disporá sobre o regime jurídico, o piso salarial profissional nacional, as diretrizes para os Planos de Carreira e a regulamentação das atividades de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias, competindo à União, nos termos da lei, prestar assistência financeira complementar aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, para o cumprimento do referido piso salarial.

II. É constitucional a aplicação do piso salarial nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, instituído pela Lei 12.994/2014, aos servidores estatutários dos entes subnacionais, cabendo à União arcar com os ônus da diferença entre o piso nacional e a legislação do ente municipal.

III. O vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias fica sob responsabilidade da União, e cabe aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer consectários e vantagens a fim de valorizar o trabalho desses profissionais, sendo que os recursos destinados ao pagamento do vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias serão consignados no orçamento geral da União com dotação própria e exclusiva, não podendo o vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias ser inferior a 2 salários mínimos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do serviço de transporte público nos dias de eleições, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF considerou existir omissão inconstitucional por ausente política de gratuidade do transporte público em dias de eleições, deliberando por emitir apelo ao Congresso Nacional para que edite lei regulamentadora da matéria.

II. O STF considerou que, ausente política de gratuidade do transporte público em dias de eleições, o transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal, inclusive o metropolitano, deve ser ofertado de forma gratuita e com frequência compatível àquela dos dias úteis.

III. A ausência de política pública de concessão de transporte gratuito no dia das eleições tem o potencial de criar, na prática, um novo tipo de voto censitário, que retira dos mais pobres a possibilidade de participar do processo eleitoral.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual que condiciona o deferimento de medidas cautelares para fins de investigação e de instrução processual penal em desfavor de autoridades detentoras de foro por prerrogativa de função perante o Tribunal de Justiça à prévia autorização judicial, mediante decisão fundamentada da maioria absoluta do respectivo órgão especial.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do controle financeiro de contas prestadas pelo chefe do executivo estadual ou municipal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a multa periódica (astreintes), avalie as assertivas que seguem.

I. Há possibilidade de revisão do valor acumulado da multa periódica a qualquer tempo, segundo o artigo 537, § 1°, do CPC/2015, a modificação é possível tanto em relação à multa vincenda quanto em relação à multa vencida.

II. No que concerne ao montante alcançado com a incidência da multa, é inaplicável a preclusão ‘pro judicato’ consumativa, pois, mesmo já tendo havido redução judicial, nada impede, presente requerimento do devedor, proceda o magistrado a nova redução.

III. A decisão que fixa a multa é passível de cumprimento definitivo, devendo ser depositada em juízo pelo devedor sob pena de bloqueio judicial de suas contas e levantada pelo credor independentemente do trânsito em julgado da sentença favorável a este.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os processos nos tribunais e assuntos correlatos, avalie as assertivas que seguem.

I. Os órgãos fracionários dos tribunais devem observar a orientação do plenário ou do órgão especial aos quais estiverem vinculados.

II. Tribunal, recebendo do STJ processo para juízo de adequação a repetitivo, pode, considerando as peculiaridades do caso, decidir que o repetitivo tenha aplicação exclusivamente prospectiva.

III. A alteração de tese jurídica adotada em enunciado de súmula ou em julgamento de casos repetitivos poderá ser precedida de audiências públicas e da participação de pessoas, órgãos ou entidades que possam contribuir para a rediscussão da tese.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a ação rescisória e a ‘querela nullittais’, avalie as assertivas que seguem.

I. Para propor a ação rescisória, têm legitimidade as partes, mas não o terceiro juridicamente interessado.

II. Para ajuizar a ‘querela nullitatis’, têm legitimidade as partes, mas não o terceiro juridicamente interessado.

III. A nulidade da citação, embora constitua um vício transrescisório, sujeita-se à preclusão, sob pena de violação ao artigo 278 do CPC/2015.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Trata-se de ação indenizatória ajuizada por José contra Meta Construções Ltda., objetivando a condenação por lucros cessantes devido ao atraso na entrega do imóvel, requerendo sejam pagos os aluguéis desde quando iniciado o período de atraso até a data de efetiva entrega das chaves, com base no valor locativo vigente para imóveis semelhantes a cada ano. Acrescentou pedido de inversão da multa moratória – prevista no contrato de adesão celebrado entre as partes em favor da ré para o caso de atraso do autor no pagamento das prestações – em seu benefício.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(AL/PR – Procurador – FGV – 2024) Juliana doou, a Thiago, um livro de Direito Civil, e, a Lucas, um livro de Direito Penal. Ocorre que, por coincidência, na véspera da data combinada para a entrega, Juliana esqueceu o livro de Direito Civil em um carro de aplicativo, e vendeu o livro de Direito Penal para Luísa, entregando-o de imediato.

Nesse caso, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) A autora requer o cumprimento de decisão liminar de prestar alimentos proferida nos autos da presente ação de alimentos, pretendendo receber as obrigações vencidas em 10/12/2023, 10/1/2024, 10/2/2024, 10/3/2024, 10/4/2024 e 10/5/2024, que aduz não terem sido adimplidas. A citação do réu ocorreu em 19/12/2023. O réu opõe-se ao aludido pedido de cumprimento provisório porque, considerando-se citado em 19/12/2020, assevera que não mais subsiste a obrigação de pagar alimentos, demonstrando que foi exonerado da obrigação alimentar pela sentença proferida nos autos, articulando, inclusive, com a formulação de pedido oportuno de repetição dos valores pagos entre a data da decisão liminar de concessão dos alimentos e a data da sentença que o exonerou da obrigação.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de embargos à ação monitória que visa o adimplemento de cheque no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais). O embargante alega que não houve comprovação, por parte da autora da monitória, da regularidade do negócio jurídico entre ele – embargante emitente do cheque – e o credor originário do cheque, que, por endosso, o transferiu ao autor da presente monitória, transferência que se deu no bojo de contrato de ‘factoring’. Além disso, alega que inexiste prova de que ele, embargante e emitente do cheque, tenha sido previamente notificada pela autora da monitória ou pelo credor originário do cheque para ciência da cessão entre eles operada. Acrescenta que o autor, faturizador, assume o risco sobre o recebimento dos valores, o que torna possível a discussão da causa subjacente à emissão da cártula, assumindo relevância a análise do negócio subjacente à emissão do cheque e a verificação de sua alegação de descumprimento contratual por parte da beneficiária original. No ponto, o embargante alega que o negócio que teria justificado a entrega da cártula juntada com a inicial não se realizou, mas que não conseguiu obter a devolução do cheque, pois este já havia sido repassado a terceiro pela referida empresa.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Maria opôs Embargos de Terceiro contra decisão que determinou a indisponibilidade dos bens da empresa PE Participações Empreendimentos Ltda. requerendo o reconhecimento da "impenhorabilidade" prevista no artigo 1º da Lei nº 8.009/1990, por ser o imóvel — integralizado ao capital social da empresa — residência e moradia da entidade familiar.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere as seguintes situações:

I. Exigência de certidão de regularidade fiscal para participação de licitação promovida pela Administração Pública.

II. Protesto extrajudicial de Certidão de Dívida Ativa (CDA) ocorrido após o advento da Lei 9.492/97, mas antes do advento da Lei 12.767/2012.

III. Vincular o despacho aduaneiro ao recolhimento de diferença tributária apurada mediante arbitramento da autoridade fiscal.

IV. Exigência de fiança, garantia real ou fidejussória como condição para impressão de notas fiscais de contribuintes com débitos tributários.

V. Suspensão realizada por conselho de fiscalização profissional do exercício laboral de seus inscritos por inadimplência de anuidades.

Configuram sanção política, em matéria tributária, somente as situações descritas nos itens

 

(EMAGIS) A empresa Bagunça Tudo Ltda. apresentou declaração ao Município de Palhoça/SC referente ao ISS correspondente a fato gerador ocorrido em 15/01/2017, efetuando o pagamento antecipado do tributo declarado. Em 16/01/2022, o Município de Florianópolis/SC, entendendo que o ISS relativo ao fato gerador em tela deveria ter sido recolhido aos cofres da capital catarinense, notificou à contribuinte o lançamento do respectivo tributo. Nesse caso, com base unicamente nas informações prestadas, assinale a alternativa correta:

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) No Brasil, pode-se falar na existência de uma “Constituição Orçamentária”, isto é, um conjunto de princípios e regras presentes em nossa atual Constituição Federal versando sobre os mais diversos aspectos do orçamento público.

Acerca dessa temática, dentre as opções abaixo, a única que configura exceção às proibições constitucionais em matéria orçamentária é:

 

(Procurador do Estado de SP – VUNESP – 2024) Segundo a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho e do Supremo Tribunal Federal, assinale a alternativa que expressa o enunciado verdadeiro.

 

(Procurador do Estado Substituto de Goiás – FCC – 2024) O Prefeito do Município de Goiânia disciplinou o pagamento de parcela de natureza administrativa, denominado de adicional de penosidade, para os empregados celetistas da Guarda Municipal. O ato administrativo prevê o pagamento de parcelas mensais, em valor fixo de R$ 300,00, sem a incorporação do adicional à remuneração dos empregados para apuração de outras verbas. O sindicato de servidores públicos ingressou com ação judicial questionando o ato administrativo e discutindo sua ilegalidade por ausência de incorporação de verba salarial e habitual à remuneração dos empregados. O Juiz da 1ª Vara do Trabalho declarou-se ex officio incompetente para julgar a matéria e determinou a remessa do feito à Justiça Estadual. A decisão judicial pode ser impugnada por

 

(TJ/DFT – Juiz de Direito Substituto – Cebraspe – 2022) Conforme o entendimento do STF, se determinado estado da Federação, com fundamento em suas peculiaridades regionais e na preponderância de seu interesse, publicar lei que proíba a utilização de animais para desenvolvimento, experimentos e testes de produtos cosméticos, de higiene pessoal, perfumes e seus componentes, essa lei será

 

(EMAGIS) Trezentas pessoas ocuparam um determinado imóvel situado na Rua da Palmeiras, n. 1234, Centro, São Paulo/SP, e lá estabeleceram a sua moradia. A empresa TC Obras de Engenharia Ltda. se diz dona do terreno ocupado e ingressa com ação de reintegração de posse contra os ocupantes, requerendo liminar. O juiz de primeiro grau indeferiu a liminar, o que levou a autora a interpor agravo de instrumento no TJ-SP. Ao julgar o recurso da empresa, o tribunal deferiu a liminar. Moradores do terreno ocupado procuraram a Defensoria Pública, que ingressou, no STJ, com pedido de suspensão da liminar. Segundo entendimento do STJ, esse pedido:

 

(ENAM - 1º Exame Nacional de Magistratura – FGV – 2024) O sistema global de proteção dos Direitos Humanos possui mecanismos convencionais e não convencionais. Sobre a última espécie, especificamente, assinale a afirmativa correta.

 

(EMAGIS) Relativamente à Parte Geral do Código Penal, as assertivas que seguem tratam da potencial consciência da ilicitude, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) A instrução apurou que foram retirados pelo réu, mediante grave ameaça, bens diretamente da posse de vítimas diferentes, tendo ele plena ciência de que se afetava mais de um patrimônio, praticando grave ameaça contra vítimas distintas. Assim, demonstrada a materialidade e autoria dos roubos cometidos num único evento, é CORRETO afirmar.

 

(EMAGIS) Trata-se de condenação de Pablo por homicídio, em que restou comprovada a premeditação, a prática do crime em local ermo em que a vítima estava sozinha, desarmada e sem qualquer rota de fuga disponível, e Pablo acompanhado por seus comparsas. Além disso, aos autos vieram provas de que Pablo é ligado ao tráfico e temido na região em que reside.

A propósito da individualização da pena a ser imposta a Pablo, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente à teoria do crime e temas correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito da busca pessoal efetuada em via pública por agentes da polícia militar em pessoa tida por suspeita, tendo presente também as garantias constitucionais desta, avalie as assertivas que seguem.

I. A justa causa, em casos de busca pessoal, não exige a certeza da ocorrência de delito, mas, sim, fundadas razões a respeito, tal como ocorre, por exemplo, na conduta daquele que foge ao avistar viatura, pulando muros e gesticula como quem segura algo na cintura.

II. Caso a busca pessoal se dê no interior do domicílio do investigado e o ingresso dos policiais se dê sem autorização judicial, é necessário haja fundados indicativos de flagrante delito.

III. A busca pessoal independerá de mandado, no caso de prisão ou quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito, ou quando a medida for determinada no curso de busca domiciliar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta no que toca às medidas cautelares:

I. O juiz poderá manter a prisão preventiva já decretada mesmo que na sentença fixe o regime aberto como inicial para cumprimento de pena.

II. A contemporaneidade é requisito da prisão preventiva e diz respeito ao motivo ensejador da prisão, e não ao tempo em que praticado o crime.

III. O tempo de prisão provisória será computado para desconto na pena a ser cumprida, mas não tem influência na fixação do regime inicial de cumprimento de pena.

IV. Cabível em tese a prisão preventiva de reincidente em crime doloso mesmo que o crime não tenha pena máxima superior a quatro anos.

V. O tribunal deve realizar a revisão nonagesimal da prisão preventiva, ainda que os autos do processo lá estejam em razão de competência recursal.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a soma e a unificação das penas na execução penal e devem ser analisadas em consonância com a Lei de Execução Penal e com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o denominado dano moral coletivo, avalie as assertivas que seguem.

I. Não basta a mera infringência à lei ou ao contrato para a sua caracterização, sendo necessário que o ato antijurídico praticado atinja alto grau de reprovabilidade e transborde os lindes do individualismo, afetando, por sua gravidade e repercussão, o círculo primordial de valores sociais.

II. A condenação em reparar o dano moral coletivo visa punir e inibir a injusta lesão da esfera moral de uma coletividade, preservando, em ultima ratio, seus valores primordiais.

III. Os juros moratórios referentes à reparação por dano moral, na responsabilidade contratual, incidem a partir da citação e a correção monetária do valor da indenização do dano moral incide desde a data do arbitramento.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considerando que o juízo da infância e juventude fixou medida de internação a ABC, por reconhecer a prática de ato infracional análogo ao crime de latrocínio, assinale a alternativa certa:

 

(EMAGIS) Sobre o direito do consumidor de acesso às informações existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas MP Estadual - Rodada 43.2024

(MP/PR – 2023) De acordo com a Recomendação n. 96 de 2023 do CNMP, os órgãos do Ministério Público deverão observar, exceto:

 

(EMAGIS) Relativamente à Parte Geral do Código Penal, as assertivas que seguem tratam da potencial consciência da ilicitude, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) A instrução apurou que foram retirados pelo réu, mediante grave ameaça, bens diretamente da posse de vítimas diferentes, tendo ele plena ciência de que se afetava mais de um patrimônio, praticando grave ameaça contra vítimas distintas. Assim, demonstrada a materialidade e autoria dos roubos cometidos num único evento, é CORRETO afirmar.

 

(EMAGIS) Trata-se de condenação de Pablo por homicídio, em que restou comprovada a premeditação, a prática do crime em local ermo em que a vítima estava sozinha, desarmada e sem qualquer rota de fuga disponível, e Pablo acompanhado por seus comparsas. Além disso, aos autos vieram provas de que Pablo é ligado ao tráfico e temido na região em que reside.

A propósito da individualização da pena a ser imposta a Pablo, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente à teoria do crime e temas correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito da busca pessoal efetuada em via pública por agentes da polícia militar em pessoa tida por suspeita, tendo presente também as garantias constitucionais desta, avalie as assertivas que seguem.

I. A justa causa, em casos de busca pessoal, não exige a certeza da ocorrência de delito, mas, sim, fundadas razões a respeito, tal como ocorre, por exemplo, na conduta daquele que foge ao avistar viatura, pulando muros e gesticula como quem segura algo na cintura.

II. Caso a busca pessoal se dê no interior do domicílio do investigado e o ingresso dos policiais se dê sem autorização judicial, é necessário haja fundados indicativos de flagrante delito.

III. A busca pessoal independerá de mandado, no caso de prisão ou quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito, ou quando a medida for determinada no curso de busca domiciliar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta no que toca às medidas cautelares:

I. O juiz poderá manter a prisão preventiva já decretada mesmo que na sentença fixe o regime aberto como inicial para cumprimento de pena.

II. A contemporaneidade é requisito da prisão preventiva e diz respeito ao motivo ensejador da prisão, e não ao tempo em que praticado o crime.

III. O tempo de prisão provisória será computado para desconto na pena a ser cumprida, mas não tem influência na fixação do regime inicial de cumprimento de pena.

IV. Cabível em tese a prisão preventiva de reincidente em crime doloso mesmo que o crime não tenha pena máxima superior a quatro anos.

V. O tribunal deve realizar a revisão nonagesimal da prisão preventiva, ainda que os autos do processo lá estejam em razão de competência recursal.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a soma e a unificação das penas na execução penal e devem ser analisadas em consonância com a Lei de Execução Penal e com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação indenizatória ajuizada por José contra Meta Construções Ltda., objetivando a condenação por lucros cessantes devido ao atraso na entrega do imóvel, requerendo sejam pagos os aluguéis desde quando iniciado o período de atraso até a data de efetiva entrega das chaves, com base no valor locativo vigente para imóveis semelhantes a cada ano. Acrescentou pedido de inversão da multa moratória – prevista no contrato de adesão celebrado entre as partes em favor da ré para o caso de atraso do autor no pagamento das prestações – em seu benefício.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(AL/PR – Procurador – FGV – 2024) Juliana doou, a Thiago, um livro de Direito Civil, e, a Lucas, um livro de Direito Penal. Ocorre que, por coincidência, na véspera da data combinada para a entrega, Juliana esqueceu o livro de Direito Civil em um carro de aplicativo, e vendeu o livro de Direito Penal para Luísa, entregando-o de imediato.

Nesse caso, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) A autora requer o cumprimento de decisão liminar de prestar alimentos proferida nos autos da presente ação de alimentos, pretendendo receber as obrigações vencidas em 10/12/2023, 10/1/2024, 10/2/2024, 10/3/2024, 10/4/2024 e 10/5/2024, que aduz não terem sido adimplidas. A citação do réu ocorreu em 19/12/2023. O réu opõe-se ao aludido pedido de cumprimento provisório porque, considerando-se citado em 19/12/2020, assevera que não mais subsiste a obrigação de pagar alimentos, demonstrando que foi exonerado da obrigação alimentar pela sentença proferida nos autos, articulando, inclusive, com a formulação de pedido oportuno de repetição dos valores pagos entre a data da decisão liminar de concessão dos alimentos e a data da sentença que o exonerou da obrigação.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a multa periódica (astreintes), avalie as assertivas que seguem.

I. Há possibilidade de revisão do valor acumulado da multa periódica a qualquer tempo, segundo o artigo 537, § 1°, do CPC/2015, a modificação é possível tanto em relação à multa vincenda quanto em relação à multa vencida.

II. No que concerne ao montante alcançado com a incidência da multa, é inaplicável a preclusão ‘pro judicato’ consumativa, pois, mesmo já tendo havido redução judicial, nada impede, presente requerimento do devedor, proceda o magistrado a nova redução.

III. A decisão que fixa a multa é passível de cumprimento definitivo, devendo ser depositada em juízo pelo devedor sob pena de bloqueio judicial de suas contas e levantada pelo credor independentemente do trânsito em julgado da sentença favorável a este.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os processos nos tribunais e assuntos correlatos, avalie as assertivas que seguem.

I. Os órgãos fracionários dos tribunais devem observar a orientação do plenário ou do órgão especial aos quais estiverem vinculados.

II. Tribunal, recebendo do STJ processo para juízo de adequação a repetitivo, pode, considerando as peculiaridades do caso, decidir que o repetitivo tenha aplicação exclusivamente prospectiva.

III. A alteração de tese jurídica adotada em enunciado de súmula ou em julgamento de casos repetitivos poderá ser precedida de audiências públicas e da participação de pessoas, órgãos ou entidades que possam contribuir para a rediscussão da tese.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a ação rescisória e a ‘querela nullittais’, avalie as assertivas que seguem.

I. Para propor a ação rescisória, têm legitimidade as partes, mas não o terceiro juridicamente interessado.

II. Para ajuizar a ‘querela nullitatis’, têm legitimidade as partes, mas não o terceiro juridicamente interessado.

III. A nulidade da citação, embora constitua um vício transrescisório, sujeita-se à preclusão, sob pena de violação ao artigo 278 do CPC/2015.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o denominado dano moral coletivo, avalie as assertivas que seguem.

I. Não basta a mera infringência à lei ou ao contrato para a sua caracterização, sendo necessário que o ato antijurídico praticado atinja alto grau de reprovabilidade e transborde os lindes do individualismo, afetando, por sua gravidade e repercussão, o círculo primordial de valores sociais.

II. A condenação em reparar o dano moral coletivo visa punir e inibir a injusta lesão da esfera moral de uma coletividade, preservando, em ultima ratio, seus valores primordiais.

III. Os juros moratórios referentes à reparação por dano moral, na responsabilidade contratual, incidem a partir da citação e a correção monetária do valor da indenização do dano moral incide desde a data do arbitramento.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do serviço público de saúde, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, avalie as assertivas que seguem.

I. Lei federal disporá sobre o regime jurídico, o piso salarial profissional nacional, as diretrizes para os Planos de Carreira e a regulamentação das atividades de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias, competindo à União, nos termos da lei, prestar assistência financeira complementar aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, para o cumprimento do referido piso salarial.

II. É constitucional a aplicação do piso salarial nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, instituído pela Lei 12.994/2014, aos servidores estatutários dos entes subnacionais, cabendo à União arcar com os ônus da diferença entre o piso nacional e a legislação do ente municipal.

III. O vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias fica sob responsabilidade da União, e cabe aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer consectários e vantagens a fim de valorizar o trabalho desses profissionais, sendo que os recursos destinados ao pagamento do vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias serão consignados no orçamento geral da União com dotação própria e exclusiva, não podendo o vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias ser inferior a 2 salários mínimos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do serviço de transporte público nos dias de eleições, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF considerou existir omissão inconstitucional por ausente política de gratuidade do transporte público em dias de eleições, deliberando por emitir apelo ao Congresso Nacional para que edite lei regulamentadora da matéria.

II. O STF considerou que, ausente política de gratuidade do transporte público em dias de eleições, o transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal, inclusive o metropolitano, deve ser ofertado de forma gratuita e com frequência compatível àquela dos dias úteis.

III. A ausência de política pública de concessão de transporte gratuito no dia das eleições tem o potencial de criar, na prática, um novo tipo de voto censitário, que retira dos mais pobres a possibilidade de participar do processo eleitoral.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual que condiciona o deferimento de medidas cautelares para fins de investigação e de instrução processual penal em desfavor de autoridades detentoras de foro por prerrogativa de função perante o Tribunal de Justiça à prévia autorização judicial, mediante decisão fundamentada da maioria absoluta do respectivo órgão especial.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do controle financeiro de contas prestadas pelo chefe do executivo estadual ou municipal, marque a alternativa CORRETA.

 

(ENAM - 1º Exame Nacional de Magistratura – FGV – 2024) O sistema global de proteção dos Direitos Humanos possui mecanismos convencionais e não convencionais. Sobre a última espécie, especificamente, assinale a afirmativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os Conselhos de Fiscalização Profissional, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Nos autos da presente ação de indenização por responsabilidade civil extracontratual contra Estado-membro, restou incontestável a atuação dos militares na comunidade em que o falecido residia com sua família, vez que presente ação de segurança pública. O dano é também patente, dado o falecimento de José da Silva, vítima de projétil de arma de fogo, sendo atingido no interior de sua residência, por volta das 22h. O Estado, em sua defesa, sustenta que, em situações como a presente, a comprovação da origem do projétil que ocasionou a morte assume especial relevância, do contrário seria responsabilizar o Estado por cada tiro disparado em operações policiais e/ou militares, o que não se mostra razoável. Da análise do inquérito policial, o Estado réu demonstra que o tiroteio não foi deflagrado por ação dos militares. E, realizada perícia no material coletado no interior da residência, foi emitido laudo de exame em munição e/ou componente, que apurou apenas que o projétil de arma de fogo estava deformado frontal e longitudinalmente, de calibre 7,62, do tipo encamisado total pontiagudo (ETPT), sendo inconclusivo quanto à origem.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade contra lei estadual que “reestrutura a Carreira de Auditoria Tributária do Estado e dá outras providências”. Consoante assevera o autor, a pretexto de reestruturar a carreira de auditoria tributária do estado, acabou-se por criar verdadeiro provimento derivado de servidores, transpondo-se ocupantes de dois diferentes cargos de nível médio para outro de nível superior. Demonstra que anteriormente o Estado havia editado lei que promoveu a unificação das atribuições dos cargos de fiscal e técnico tributários e modificou o requisito de ingresso de nível médio para nível superior, tudo de maneira a aproximar os cargos citados ao de auditor, tendo havido ainda a uniformização das atribuições e da remuneração. Finalmente, sobreveio a edição da norma impugnada, com a reunião dos cargos de auditor, fiscal e técnico tributários em apenas um de nível superior. Aponta ofensa aos artigos 37, inciso II, e 41, § 3º, da Carta Federal. Pleiteia também seja conferida interpretação conforme à Carta de 1988, para revelar que são considerados extintos os cargos vagos de técnico e fiscal tributários e em extinção os ainda ocupados, autorizando-se o aproveitamento no novo cargo apenas dos antigos auditores-fiscais da Receita do Estadual.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a exigência constitucional de concurso público, marque a alternativa correta.

 

(TJ/DFT – Juiz de Direito Substituto – Cebraspe – 2022) Conforme o entendimento do STF, se determinado estado da Federação, com fundamento em suas peculiaridades regionais e na preponderância de seu interesse, publicar lei que proíba a utilização de animais para desenvolvimento, experimentos e testes de produtos cosméticos, de higiene pessoal, perfumes e seus componentes, essa lei será

 

(EMAGIS) Considere as seguintes situações:

I. Exigência de certidão de regularidade fiscal para participação de licitação promovida pela Administração Pública.

II. Protesto extrajudicial de Certidão de Dívida Ativa (CDA) ocorrido após o advento da Lei 9.492/97, mas antes do advento da Lei 12.767/2012.

III. Vincular o despacho aduaneiro ao recolhimento de diferença tributária apurada mediante arbitramento da autoridade fiscal.

IV. Exigência de fiança, garantia real ou fidejussória como condição para impressão de notas fiscais de contribuintes com débitos tributários.

V. Suspensão realizada por conselho de fiscalização profissional do exercício laboral de seus inscritos por inadimplência de anuidades.

Configuram sanção política, em matéria tributária, somente as situações descritas nos itens

 

(EMAGIS) A empresa Bagunça Tudo Ltda. apresentou declaração ao Município de Palhoça/SC referente ao ISS correspondente a fato gerador ocorrido em 15/01/2017, efetuando o pagamento antecipado do tributo declarado. Em 16/01/2022, o Município de Florianópolis/SC, entendendo que o ISS relativo ao fato gerador em tela deveria ter sido recolhido aos cofres da capital catarinense, notificou à contribuinte o lançamento do respectivo tributo. Nesse caso, com base unicamente nas informações prestadas, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Trata-se de embargos à ação monitória que visa o adimplemento de cheque no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais). O embargante alega que não houve comprovação, por parte da autora da monitória, da regularidade do negócio jurídico entre ele – embargante emitente do cheque – e o credor originário do cheque, que, por endosso, o transferiu ao autor da presente monitória, transferência que se deu no bojo de contrato de ‘factoring’. Além disso, alega que inexiste prova de que ele, embargante e emitente do cheque, tenha sido previamente notificada pela autora da monitória ou pelo credor originário do cheque para ciência da cessão entre eles operada. Acrescenta que o autor, faturizador, assume o risco sobre o recebimento dos valores, o que torna possível a discussão da causa subjacente à emissão da cártula, assumindo relevância a análise do negócio subjacente à emissão do cheque e a verificação de sua alegação de descumprimento contratual por parte da beneficiária original. No ponto, o embargante alega que o negócio que teria justificado a entrega da cártula juntada com a inicial não se realizou, mas que não conseguiu obter a devolução do cheque, pois este já havia sido repassado a terceiro pela referida empresa.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Maria opôs Embargos de Terceiro contra decisão que determinou a indisponibilidade dos bens da empresa PE Participações Empreendimentos Ltda. requerendo o reconhecimento da "impenhorabilidade" prevista no artigo 1º da Lei nº 8.009/1990, por ser o imóvel — integralizado ao capital social da empresa — residência e moradia da entidade familiar.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto aos partidos políticos, considerada a disciplina da Constituição e da Lei 9.096/95, avalie as proposições abaixo.

I. É assegurada aos partidos políticos autonomia para definir sua estrutura interna e estabelecer regras sobre escolha, formação e duração de seus órgãos permanentes e provisórios e sobre sua organização e funcionamento e para adotar os critérios de escolha e o regime de suas coligações nas eleições majoritárias, vedada a sua celebração nas eleições proporcionais, sem obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas em âmbito nacional, estadual, distrital ou municipal, devendo seus estatutos estabelecer normas de disciplina e fidelidade partidária.

II. O requerimento do registro de partido político, dirigido ao cartório competente do Registro Civil das Pessoas Jurídicas do local de sua sede, deve ser subscrito pelos seus fundadores, em número nunca inferior a 101 (cento e um), com domicílio eleitoral em, no mínimo, 1/3 (um terço) dos Estados, e será acompanhado de:

III. A responsabilidade, inclusive civil e trabalhista, cabe exclusivamente ao órgão partidário municipal, estadual ou nacional que tiver dado causa ao não cumprimento da obrigação, à violação de direito, a dano a outrem ou a qualquer ato ilícito, excluída a solidariedade de outros órgãos de direção partidária.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considerando que o juízo da infância e juventude fixou medida de internação a ABC, por reconhecer a prática de ato infracional análogo ao crime de latrocínio, assinale a alternativa certa:

 

(EMAGIS) Sobre o direito do consumidor de acesso às informações existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas MPF - Rodada 43.2024

(EMAGIS) A respeito do serviço público de saúde, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, avalie as assertivas que seguem.

I. Lei federal disporá sobre o regime jurídico, o piso salarial profissional nacional, as diretrizes para os Planos de Carreira e a regulamentação das atividades de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias, competindo à União, nos termos da lei, prestar assistência financeira complementar aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, para o cumprimento do referido piso salarial.

II. É constitucional a aplicação do piso salarial nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, instituído pela Lei 12.994/2014, aos servidores estatutários dos entes subnacionais, cabendo à União arcar com os ônus da diferença entre o piso nacional e a legislação do ente municipal.

III. O vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias fica sob responsabilidade da União, e cabe aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer consectários e vantagens a fim de valorizar o trabalho desses profissionais, sendo que os recursos destinados ao pagamento do vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias serão consignados no orçamento geral da União com dotação própria e exclusiva, não podendo o vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias ser inferior a 2 salários mínimos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do serviço de transporte público nos dias de eleições, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF considerou existir omissão inconstitucional por ausente política de gratuidade do transporte público em dias de eleições, deliberando por emitir apelo ao Congresso Nacional para que edite lei regulamentadora da matéria.

II. O STF considerou que, ausente política de gratuidade do transporte público em dias de eleições, o transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal, inclusive o metropolitano, deve ser ofertado de forma gratuita e com frequência compatível àquela dos dias úteis.

III. A ausência de política pública de concessão de transporte gratuito no dia das eleições tem o potencial de criar, na prática, um novo tipo de voto censitário, que retira dos mais pobres a possibilidade de participar do processo eleitoral.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual que condiciona o deferimento de medidas cautelares para fins de investigação e de instrução processual penal em desfavor de autoridades detentoras de foro por prerrogativa de função perante o Tribunal de Justiça à prévia autorização judicial, mediante decisão fundamentada da maioria absoluta do respectivo órgão especial.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do controle financeiro de contas prestadas pelo chefe do executivo estadual ou municipal, marque a alternativa CORRETA.

 

(ENAM - 1º Exame Nacional de Magistratura – FGV – 2024) O sistema global de proteção dos Direitos Humanos possui mecanismos convencionais e não convencionais. Sobre a última espécie, especificamente, assinale a afirmativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto aos partidos políticos, considerada a disciplina da Constituição e da Lei 9.096/95, avalie as proposições abaixo.

I. É assegurada aos partidos políticos autonomia para definir sua estrutura interna e estabelecer regras sobre escolha, formação e duração de seus órgãos permanentes e provisórios e sobre sua organização e funcionamento e para adotar os critérios de escolha e o regime de suas coligações nas eleições majoritárias, vedada a sua celebração nas eleições proporcionais, sem obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas em âmbito nacional, estadual, distrital ou municipal, devendo seus estatutos estabelecer normas de disciplina e fidelidade partidária.

II. O requerimento do registro de partido político, dirigido ao cartório competente do Registro Civil das Pessoas Jurídicas do local de sua sede, deve ser subscrito pelos seus fundadores, em número nunca inferior a 101 (cento e um), com domicílio eleitoral em, no mínimo, 1/3 (um terço) dos Estados, e será acompanhado de:

III. A responsabilidade, inclusive civil e trabalhista, cabe exclusivamente ao órgão partidário municipal, estadual ou nacional que tiver dado causa ao não cumprimento da obrigação, à violação de direito, a dano a outrem ou a qualquer ato ilícito, excluída a solidariedade de outros órgãos de direção partidária.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os Conselhos de Fiscalização Profissional, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Nos autos da presente ação de indenização por responsabilidade civil extracontratual contra Estado-membro, restou incontestável a atuação dos militares na comunidade em que o falecido residia com sua família, vez que presente ação de segurança pública. O dano é também patente, dado o falecimento de José da Silva, vítima de projétil de arma de fogo, sendo atingido no interior de sua residência, por volta das 22h. O Estado, em sua defesa, sustenta que, em situações como a presente, a comprovação da origem do projétil que ocasionou a morte assume especial relevância, do contrário seria responsabilizar o Estado por cada tiro disparado em operações policiais e/ou militares, o que não se mostra razoável. Da análise do inquérito policial, o Estado réu demonstra que o tiroteio não foi deflagrado por ação dos militares. E, realizada perícia no material coletado no interior da residência, foi emitido laudo de exame em munição e/ou componente, que apurou apenas que o projétil de arma de fogo estava deformado frontal e longitudinalmente, de calibre 7,62, do tipo encamisado total pontiagudo (ETPT), sendo inconclusivo quanto à origem.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade contra lei estadual que “reestrutura a Carreira de Auditoria Tributária do Estado e dá outras providências”. Consoante assevera o autor, a pretexto de reestruturar a carreira de auditoria tributária do estado, acabou-se por criar verdadeiro provimento derivado de servidores, transpondo-se ocupantes de dois diferentes cargos de nível médio para outro de nível superior. Demonstra que anteriormente o Estado havia editado lei que promoveu a unificação das atribuições dos cargos de fiscal e técnico tributários e modificou o requisito de ingresso de nível médio para nível superior, tudo de maneira a aproximar os cargos citados ao de auditor, tendo havido ainda a uniformização das atribuições e da remuneração. Finalmente, sobreveio a edição da norma impugnada, com a reunião dos cargos de auditor, fiscal e técnico tributários em apenas um de nível superior. Aponta ofensa aos artigos 37, inciso II, e 41, § 3º, da Carta Federal. Pleiteia também seja conferida interpretação conforme à Carta de 1988, para revelar que são considerados extintos os cargos vagos de técnico e fiscal tributários e em extinção os ainda ocupados, autorizando-se o aproveitamento no novo cargo apenas dos antigos auditores-fiscais da Receita do Estadual.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a exigência constitucional de concurso público, marque a alternativa correta.

 

(TJ/DFT – Juiz de Direito Substituto – Cebraspe – 2022) Conforme o entendimento do STF, se determinado estado da Federação, com fundamento em suas peculiaridades regionais e na preponderância de seu interesse, publicar lei que proíba a utilização de animais para desenvolvimento, experimentos e testes de produtos cosméticos, de higiene pessoal, perfumes e seus componentes, essa lei será

 

(EMAGIS) Considere as seguintes situações:

I. Exigência de certidão de regularidade fiscal para participação de licitação promovida pela Administração Pública.

II. Protesto extrajudicial de Certidão de Dívida Ativa (CDA) ocorrido após o advento da Lei 9.492/97, mas antes do advento da Lei 12.767/2012.

III. Vincular o despacho aduaneiro ao recolhimento de diferença tributária apurada mediante arbitramento da autoridade fiscal.

IV. Exigência de fiança, garantia real ou fidejussória como condição para impressão de notas fiscais de contribuintes com débitos tributários.

V. Suspensão realizada por conselho de fiscalização profissional do exercício laboral de seus inscritos por inadimplência de anuidades.

Configuram sanção política, em matéria tributária, somente as situações descritas nos itens

 

(EMAGIS) Leandro é aposentado pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e foi diagnosticado como soropositivo para HIV. Sobre a situação em tela, considerada a disciplina legal do Imposto de Renda (IRPF) e a jurisprudência dos Tribunais Superiores, é correto afirmar que

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) No Brasil, pode-se falar na existência de uma “Constituição Orçamentária”, isto é, um conjunto de princípios e regras presentes em nossa atual Constituição Federal versando sobre os mais diversos aspectos do orçamento público.

Acerca dessa temática, dentre as opções abaixo, a única que configura exceção às proibições constitucionais em matéria orçamentária é:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da Convenção Americana de Direitos Humanos e também sobre sua interpretação, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) Érica e Joana travaram intenso debate a respeito das classificações existentes em relação à intervenção do Estado no domínio econômico. Érica defendia que a denominada “intervenção por absorção” é incompatível com a forma como deve se desenvolver a intervenção do Estado no domínio econômico, que sempre deve ocorrer em igualdade de condições com a iniciativa privada, inclusive em relação a todas as atividades passíveis de serem exploradas. Joana, por sua vez, defendia que a denominada “intervenção ofensiva” é compatível com a ordem constitucional brasileira, refletindo uma forma de intervenção que não pode descurar, conforme previsão legal, dos imperativos de segurança nacional ou de relevante interesse coletivo.

Inês, ao ouvir os referidos argumentos, concluiu, corretamente, que:

 

(EMAGIS) Sobre o direito do consumidor de acesso às informações existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação indenizatória ajuizada por José contra Meta Construções Ltda., objetivando a condenação por lucros cessantes devido ao atraso na entrega do imóvel, requerendo sejam pagos os aluguéis desde quando iniciado o período de atraso até a data de efetiva entrega das chaves, com base no valor locativo vigente para imóveis semelhantes a cada ano. Acrescentou pedido de inversão da multa moratória – prevista no contrato de adesão celebrado entre as partes em favor da ré para o caso de atraso do autor no pagamento das prestações – em seu benefício.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(AL/PR – Procurador – FGV – 2024) Juliana doou, a Thiago, um livro de Direito Civil, e, a Lucas, um livro de Direito Penal. Ocorre que, por coincidência, na véspera da data combinada para a entrega, Juliana esqueceu o livro de Direito Civil em um carro de aplicativo, e vendeu o livro de Direito Penal para Luísa, entregando-o de imediato.

Nesse caso, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) Sobre a multa periódica (astreintes), avalie as assertivas que seguem.

I. Há possibilidade de revisão do valor acumulado da multa periódica a qualquer tempo, segundo o artigo 537, § 1°, do CPC/2015, a modificação é possível tanto em relação à multa vincenda quanto em relação à multa vencida.

II. No que concerne ao montante alcançado com a incidência da multa, é inaplicável a preclusão ‘pro judicato’ consumativa, pois, mesmo já tendo havido redução judicial, nada impede, presente requerimento do devedor, proceda o magistrado a nova redução.

III. A decisão que fixa a multa é passível de cumprimento definitivo, devendo ser depositada em juízo pelo devedor sob pena de bloqueio judicial de suas contas e levantada pelo credor independentemente do trânsito em julgado da sentença favorável a este.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os processos nos tribunais e assuntos correlatos, avalie as assertivas que seguem.

I. Os órgãos fracionários dos tribunais devem observar a orientação do plenário ou do órgão especial aos quais estiverem vinculados.

II. Tribunal, recebendo do STJ processo para juízo de adequação a repetitivo, pode, considerando as peculiaridades do caso, decidir que o repetitivo tenha aplicação exclusivamente prospectiva.

III. A alteração de tese jurídica adotada em enunciado de súmula ou em julgamento de casos repetitivos poderá ser precedida de audiências públicas e da participação de pessoas, órgãos ou entidades que possam contribuir para a rediscussão da tese.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a ação rescisória e a ‘querela nullittais’, avalie as assertivas que seguem.

I. Para propor a ação rescisória, têm legitimidade as partes, mas não o terceiro juridicamente interessado.

II. Para ajuizar a ‘querela nullitatis’, têm legitimidade as partes, mas não o terceiro juridicamente interessado.

III. A nulidade da citação, embora constitua um vício transrescisório, sujeita-se à preclusão, sob pena de violação ao artigo 278 do CPC/2015.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente à Parte Geral do Código Penal, as assertivas que seguem tratam da potencial consciência da ilicitude, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) A instrução apurou que foram retirados pelo réu, mediante grave ameaça, bens diretamente da posse de vítimas diferentes, tendo ele plena ciência de que se afetava mais de um patrimônio, praticando grave ameaça contra vítimas distintas. Assim, demonstrada a materialidade e autoria dos roubos cometidos num único evento, é CORRETO afirmar.

 

(EMAGIS) Trata-se de condenação de Pablo por homicídio, em que restou comprovada a premeditação, a prática do crime em local ermo em que a vítima estava sozinha, desarmada e sem qualquer rota de fuga disponível, e Pablo acompanhado por seus comparsas. Além disso, aos autos vieram provas de que Pablo é ligado ao tráfico e temido na região em que reside.

A propósito da individualização da pena a ser imposta a Pablo, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a aplicação da lei penal, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Relativamente à teoria do crime e temas correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito da busca pessoal efetuada em via pública por agentes da polícia militar em pessoa tida por suspeita, tendo presente também as garantias constitucionais desta, avalie as assertivas que seguem.

I. A justa causa, em casos de busca pessoal, não exige a certeza da ocorrência de delito, mas, sim, fundadas razões a respeito, tal como ocorre, por exemplo, na conduta daquele que foge ao avistar viatura, pulando muros e gesticula como quem segura algo na cintura.

II. Caso a busca pessoal se dê no interior do domicílio do investigado e o ingresso dos policiais se dê sem autorização judicial, é necessário haja fundados indicativos de flagrante delito.

III. A busca pessoal independerá de mandado, no caso de prisão ou quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito, ou quando a medida for determinada no curso de busca domiciliar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta no que toca às medidas cautelares:

I. O juiz poderá manter a prisão preventiva já decretada mesmo que na sentença fixe o regime aberto como inicial para cumprimento de pena.

II. A contemporaneidade é requisito da prisão preventiva e diz respeito ao motivo ensejador da prisão, e não ao tempo em que praticado o crime.

III. O tempo de prisão provisória será computado para desconto na pena a ser cumprida, mas não tem influência na fixação do regime inicial de cumprimento de pena.

IV. Cabível em tese a prisão preventiva de reincidente em crime doloso mesmo que o crime não tenha pena máxima superior a quatro anos.

V. O tribunal deve realizar a revisão nonagesimal da prisão preventiva, ainda que os autos do processo lá estejam em razão de competência recursal.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a soma e a unificação das penas na execução penal e devem ser analisadas em consonância com a Lei de Execução Penal e com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, devendo ser marcada a CORRETA.

 

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 43.2024

(EMAGIS) Trata-se de ação indenizatória ajuizada por José contra Meta Construções Ltda., objetivando a condenação por lucros cessantes devido ao atraso na entrega do imóvel, requerendo sejam pagos os aluguéis desde quando iniciado o período de atraso até a data de efetiva entrega das chaves, com base no valor locativo vigente para imóveis semelhantes a cada ano. Acrescentou pedido de inversão da multa moratória – prevista no contrato de adesão celebrado entre as partes em favor da ré para o caso de atraso do autor no pagamento das prestações – em seu benefício.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(AL/PR – Procurador – FGV – 2024) Juliana doou, a Thiago, um livro de Direito Civil, e, a Lucas, um livro de Direito Penal. Ocorre que, por coincidência, na véspera da data combinada para a entrega, Juliana esqueceu o livro de Direito Civil em um carro de aplicativo, e vendeu o livro de Direito Penal para Luísa, entregando-o de imediato.

Nesse caso, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) A autora requer o cumprimento de decisão liminar de prestar alimentos proferida nos autos da presente ação de alimentos, pretendendo receber as obrigações vencidas em 10/12/2023, 10/1/2024, 10/2/2024, 10/3/2024, 10/4/2024 e 10/5/2024, que aduz não terem sido adimplidas. A citação do réu ocorreu em 19/12/2023. O réu opõe-se ao aludido pedido de cumprimento provisório porque, considerando-se citado em 19/12/2020, assevera que não mais subsiste a obrigação de pagar alimentos, demonstrando que foi exonerado da obrigação alimentar pela sentença proferida nos autos, articulando, inclusive, com a formulação de pedido oportuno de repetição dos valores pagos entre a data da decisão liminar de concessão dos alimentos e a data da sentença que o exonerou da obrigação.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a multa periódica (astreintes), avalie as assertivas que seguem.

I. Há possibilidade de revisão do valor acumulado da multa periódica a qualquer tempo, segundo o artigo 537, § 1°, do CPC/2015, a modificação é possível tanto em relação à multa vincenda quanto em relação à multa vencida.

II. No que concerne ao montante alcançado com a incidência da multa, é inaplicável a preclusão ‘pro judicato’ consumativa, pois, mesmo já tendo havido redução judicial, nada impede, presente requerimento do devedor, proceda o magistrado a nova redução.

III. A decisão que fixa a multa é passível de cumprimento definitivo, devendo ser depositada em juízo pelo devedor sob pena de bloqueio judicial de suas contas e levantada pelo credor independentemente do trânsito em julgado da sentença favorável a este.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os processos nos tribunais e assuntos correlatos, avalie as assertivas que seguem.

I. Os órgãos fracionários dos tribunais devem observar a orientação do plenário ou do órgão especial aos quais estiverem vinculados.

II. Tribunal, recebendo do STJ processo para juízo de adequação a repetitivo, pode, considerando as peculiaridades do caso, decidir que o repetitivo tenha aplicação exclusivamente prospectiva.

III. A alteração de tese jurídica adotada em enunciado de súmula ou em julgamento de casos repetitivos poderá ser precedida de audiências públicas e da participação de pessoas, órgãos ou entidades que possam contribuir para a rediscussão da tese.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a ação rescisória e a ‘querela nullittais’, avalie as assertivas que seguem.

I. Para propor a ação rescisória, têm legitimidade as partes, mas não o terceiro juridicamente interessado.

II. Para ajuizar a ‘querela nullitatis’, têm legitimidade as partes, mas não o terceiro juridicamente interessado.

III. A nulidade da citação, embora constitua um vício transrescisório, sujeita-se à preclusão, sob pena de violação ao artigo 278 do CPC/2015.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o direito do consumidor de acesso às informações existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considerando que o juízo da infância e juventude fixou medida de internação a ABC, por reconhecer a prática de ato infracional análogo ao crime de latrocínio, assinale a alternativa certa:

 

(EMAGIS) Relativamente à Parte Geral do Código Penal, as assertivas que seguem tratam da potencial consciência da ilicitude, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) A instrução apurou que foram retirados pelo réu, mediante grave ameaça, bens diretamente da posse de vítimas diferentes, tendo ele plena ciência de que se afetava mais de um patrimônio, praticando grave ameaça contra vítimas distintas. Assim, demonstrada a materialidade e autoria dos roubos cometidos num único evento, é CORRETO afirmar.

 

(EMAGIS) Trata-se de condenação de Pablo por homicídio, em que restou comprovada a premeditação, a prática do crime em local ermo em que a vítima estava sozinha, desarmada e sem qualquer rota de fuga disponível, e Pablo acompanhado por seus comparsas. Além disso, aos autos vieram provas de que Pablo é ligado ao tráfico e temido na região em que reside.

A propósito da individualização da pena a ser imposta a Pablo, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente à teoria do crime e temas correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a aplicação da lei penal, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito da busca pessoal efetuada em via pública por agentes da polícia militar em pessoa tida por suspeita, tendo presente também as garantias constitucionais desta, avalie as assertivas que seguem.

I. A justa causa, em casos de busca pessoal, não exige a certeza da ocorrência de delito, mas, sim, fundadas razões a respeito, tal como ocorre, por exemplo, na conduta daquele que foge ao avistar viatura, pulando muros e gesticula como quem segura algo na cintura.

II. Caso a busca pessoal se dê no interior do domicílio do investigado e o ingresso dos policiais se dê sem autorização judicial, é necessário haja fundados indicativos de flagrante delito.

III. A busca pessoal independerá de mandado, no caso de prisão ou quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito, ou quando a medida for determinada no curso de busca domiciliar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta no que toca às medidas cautelares:

I. O juiz poderá manter a prisão preventiva já decretada mesmo que na sentença fixe o regime aberto como inicial para cumprimento de pena.

II. A contemporaneidade é requisito da prisão preventiva e diz respeito ao motivo ensejador da prisão, e não ao tempo em que praticado o crime.

III. O tempo de prisão provisória será computado para desconto na pena a ser cumprida, mas não tem influência na fixação do regime inicial de cumprimento de pena.

IV. Cabível em tese a prisão preventiva de reincidente em crime doloso mesmo que o crime não tenha pena máxima superior a quatro anos.

V. O tribunal deve realizar a revisão nonagesimal da prisão preventiva, ainda que os autos do processo lá estejam em razão de competência recursal.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a soma e a unificação das penas na execução penal e devem ser analisadas em consonância com a Lei de Execução Penal e com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do serviço público de saúde, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, avalie as assertivas que seguem.

I. Lei federal disporá sobre o regime jurídico, o piso salarial profissional nacional, as diretrizes para os Planos de Carreira e a regulamentação das atividades de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias, competindo à União, nos termos da lei, prestar assistência financeira complementar aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, para o cumprimento do referido piso salarial.

II. É constitucional a aplicação do piso salarial nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, instituído pela Lei 12.994/2014, aos servidores estatutários dos entes subnacionais, cabendo à União arcar com os ônus da diferença entre o piso nacional e a legislação do ente municipal.

III. O vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias fica sob responsabilidade da União, e cabe aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer consectários e vantagens a fim de valorizar o trabalho desses profissionais, sendo que os recursos destinados ao pagamento do vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias serão consignados no orçamento geral da União com dotação própria e exclusiva, não podendo o vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias ser inferior a 2 salários mínimos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do serviço de transporte público nos dias de eleições, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF considerou existir omissão inconstitucional por ausente política de gratuidade do transporte público em dias de eleições, deliberando por emitir apelo ao Congresso Nacional para que edite lei regulamentadora da matéria.

II. O STF considerou que, ausente política de gratuidade do transporte público em dias de eleições, o transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal, inclusive o metropolitano, deve ser ofertado de forma gratuita e com frequência compatível àquela dos dias úteis.

III. A ausência de política pública de concessão de transporte gratuito no dia das eleições tem o potencial de criar, na prática, um novo tipo de voto censitário, que retira dos mais pobres a possibilidade de participar do processo eleitoral.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual que condiciona o deferimento de medidas cautelares para fins de investigação e de instrução processual penal em desfavor de autoridades detentoras de foro por prerrogativa de função perante o Tribunal de Justiça à prévia autorização judicial, mediante decisão fundamentada da maioria absoluta do respectivo órgão especial.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do controle financeiro de contas prestadas pelo chefe do executivo estadual ou municipal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto aos partidos políticos, considerada a disciplina da Constituição e da Lei 9.096/95, avalie as proposições abaixo.

I. É assegurada aos partidos políticos autonomia para definir sua estrutura interna e estabelecer regras sobre escolha, formação e duração de seus órgãos permanentes e provisórios e sobre sua organização e funcionamento e para adotar os critérios de escolha e o regime de suas coligações nas eleições majoritárias, vedada a sua celebração nas eleições proporcionais, sem obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas em âmbito nacional, estadual, distrital ou municipal, devendo seus estatutos estabelecer normas de disciplina e fidelidade partidária.

II. O requerimento do registro de partido político, dirigido ao cartório competente do Registro Civil das Pessoas Jurídicas do local de sua sede, deve ser subscrito pelos seus fundadores, em número nunca inferior a 101 (cento e um), com domicílio eleitoral em, no mínimo, 1/3 (um terço) dos Estados, e será acompanhado de:

III. A responsabilidade, inclusive civil e trabalhista, cabe exclusivamente ao órgão partidário municipal, estadual ou nacional que tiver dado causa ao não cumprimento da obrigação, à violação de direito, a dano a outrem ou a qualquer ato ilícito, excluída a solidariedade de outros órgãos de direção partidária.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Trata-se de embargos à ação monitória que visa o adimplemento de cheque no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais). O embargante alega que não houve comprovação, por parte da autora da monitória, da regularidade do negócio jurídico entre ele – embargante emitente do cheque – e o credor originário do cheque, que, por endosso, o transferiu ao autor da presente monitória, transferência que se deu no bojo de contrato de ‘factoring’. Além disso, alega que inexiste prova de que ele, embargante e emitente do cheque, tenha sido previamente notificada pela autora da monitória ou pelo credor originário do cheque para ciência da cessão entre eles operada. Acrescenta que o autor, faturizador, assume o risco sobre o recebimento dos valores, o que torna possível a discussão da causa subjacente à emissão da cártula, assumindo relevância a análise do negócio subjacente à emissão do cheque e a verificação de sua alegação de descumprimento contratual por parte da beneficiária original. No ponto, o embargante alega que o negócio que teria justificado a entrega da cártula juntada com a inicial não se realizou, mas que não conseguiu obter a devolução do cheque, pois este já havia sido repassado a terceiro pela referida empresa.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Maria opôs Embargos de Terceiro contra decisão que determinou a indisponibilidade dos bens da empresa PE Participações Empreendimentos Ltda. requerendo o reconhecimento da "impenhorabilidade" prevista no artigo 1º da Lei nº 8.009/1990, por ser o imóvel — integralizado ao capital social da empresa — residência e moradia da entidade familiar.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere as seguintes situações:

I. Exigência de certidão de regularidade fiscal para participação de licitação promovida pela Administração Pública.

II. Protesto extrajudicial de Certidão de Dívida Ativa (CDA) ocorrido após o advento da Lei 9.492/97, mas antes do advento da Lei 12.767/2012.

III. Vincular o despacho aduaneiro ao recolhimento de diferença tributária apurada mediante arbitramento da autoridade fiscal.

IV. Exigência de fiança, garantia real ou fidejussória como condição para impressão de notas fiscais de contribuintes com débitos tributários.

V. Suspensão realizada por conselho de fiscalização profissional do exercício laboral de seus inscritos por inadimplência de anuidades.

Configuram sanção política, em matéria tributária, somente as situações descritas nos itens

 

(EMAGIS) A empresa Bagunça Tudo Ltda. apresentou declaração ao Município de Palhoça/SC referente ao ISS correspondente a fato gerador ocorrido em 15/01/2017, efetuando o pagamento antecipado do tributo declarado. Em 16/01/2022, o Município de Florianópolis/SC, entendendo que o ISS relativo ao fato gerador em tela deveria ter sido recolhido aos cofres da capital catarinense, notificou à contribuinte o lançamento do respectivo tributo. Nesse caso, com base unicamente nas informações prestadas, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Leandro é aposentado pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e foi diagnosticado como soropositivo para HIV. Sobre a situação em tela, considerada a disciplina legal do Imposto de Renda (IRPF) e a jurisprudência dos Tribunais Superiores, é correto afirmar que

 

(TJ/DFT – Juiz de Direito Substituto – Cebraspe – 2022) Conforme o entendimento do STF, se determinado estado da Federação, com fundamento em suas peculiaridades regionais e na preponderância de seu interesse, publicar lei que proíba a utilização de animais para desenvolvimento, experimentos e testes de produtos cosméticos, de higiene pessoal, perfumes e seus componentes, essa lei será

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os Conselhos de Fiscalização Profissional, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Nos autos da presente ação de indenização por responsabilidade civil extracontratual contra Estado-membro, restou incontestável a atuação dos militares na comunidade em que o falecido residia com sua família, vez que presente ação de segurança pública. O dano é também patente, dado o falecimento de José da Silva, vítima de projétil de arma de fogo, sendo atingido no interior de sua residência, por volta das 22h. O Estado, em sua defesa, sustenta que, em situações como a presente, a comprovação da origem do projétil que ocasionou a morte assume especial relevância, do contrário seria responsabilizar o Estado por cada tiro disparado em operações policiais e/ou militares, o que não se mostra razoável. Da análise do inquérito policial, o Estado réu demonstra que o tiroteio não foi deflagrado por ação dos militares. E, realizada perícia no material coletado no interior da residência, foi emitido laudo de exame em munição e/ou componente, que apurou apenas que o projétil de arma de fogo estava deformado frontal e longitudinalmente, de calibre 7,62, do tipo encamisado total pontiagudo (ETPT), sendo inconclusivo quanto à origem.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade contra lei estadual que “reestrutura a Carreira de Auditoria Tributária do Estado e dá outras providências”. Consoante assevera o autor, a pretexto de reestruturar a carreira de auditoria tributária do estado, acabou-se por criar verdadeiro provimento derivado de servidores, transpondo-se ocupantes de dois diferentes cargos de nível médio para outro de nível superior. Demonstra que anteriormente o Estado havia editado lei que promoveu a unificação das atribuições dos cargos de fiscal e técnico tributários e modificou o requisito de ingresso de nível médio para nível superior, tudo de maneira a aproximar os cargos citados ao de auditor, tendo havido ainda a uniformização das atribuições e da remuneração. Finalmente, sobreveio a edição da norma impugnada, com a reunião dos cargos de auditor, fiscal e técnico tributários em apenas um de nível superior. Aponta ofensa aos artigos 37, inciso II, e 41, § 3º, da Carta Federal. Pleiteia também seja conferida interpretação conforme à Carta de 1988, para revelar que são considerados extintos os cargos vagos de técnico e fiscal tributários e em extinção os ainda ocupados, autorizando-se o aproveitamento no novo cargo apenas dos antigos auditores-fiscais da Receita do Estadual.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a exigência constitucional de concurso público, marque a alternativa correta.

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) Érica e Joana travaram intenso debate a respeito das classificações existentes em relação à intervenção do Estado no domínio econômico. Érica defendia que a denominada “intervenção por absorção” é incompatível com a forma como deve se desenvolver a intervenção do Estado no domínio econômico, que sempre deve ocorrer em igualdade de condições com a iniciativa privada, inclusive em relação a todas as atividades passíveis de serem exploradas. Joana, por sua vez, defendia que a denominada “intervenção ofensiva” é compatível com a ordem constitucional brasileira, refletindo uma forma de intervenção que não pode descurar, conforme previsão legal, dos imperativos de segurança nacional ou de relevante interesse coletivo.

Inês, ao ouvir os referidos argumentos, concluiu, corretamente, que:

 

(EMAGIS) Paulo, segurado do RGPS, preenchia os requisitos para obtenção de uma determinada aposentadoria, com base na Lei X. A Lei Y, no entanto, revogou a Lei X, antes que Paulo tivesse requerido o benefício ao INSS com base no antigo Diploma. Paulo, contudo, continuou trabalhando e também preenche, hoje, os requisitos para obter uma aposentadoria com fundamento na Lei Y. Em vista dessa situação hipotética, assinale a alternativa correta:

 

(ENAM - 1º Exame Nacional de Magistratura – FGV – 2024) O sistema global de proteção dos Direitos Humanos possui mecanismos convencionais e não convencionais. Sobre a última espécie, especificamente, assinale a afirmativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da Convenção Americana de Direitos Humanos e também sobre sua interpretação, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Em um litígio complexo envolvendo a distribuição de um recurso escasso entre várias partes com reivindicações conflitantes, o juiz decide aplicar princípios da Análise Econômica do Direito para alcançar uma decisão que seja economicamente eficiente. Considerando o conceito de Ótimo de Pareto e sua aplicação judicial, qual das seguintes alternativas está correta?

 

(EMAGIS) Em um país fictício, uma nova lei foi proposta restringindo severamente a liberdade de expressão em nome da segurança nacional, permitindo que o governo censure publicações que considere ameaçadoras à ordem pública. Um jurista está analisando essa lei à luz de diferentes escolas jurídicas.

Considerando a abordagem das escolas jurídicas "rights-based" em contraponto a outras, qual das seguintes análises o jurista provavelmente faria ao criticar essa lei?

 

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 43.2024

(EMAGIS) A respeito do serviço público de saúde, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, avalie as assertivas que seguem.

I. Lei federal disporá sobre o regime jurídico, o piso salarial profissional nacional, as diretrizes para os Planos de Carreira e a regulamentação das atividades de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias, competindo à União, nos termos da lei, prestar assistência financeira complementar aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, para o cumprimento do referido piso salarial.

II. É constitucional a aplicação do piso salarial nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, instituído pela Lei 12.994/2014, aos servidores estatutários dos entes subnacionais, cabendo à União arcar com os ônus da diferença entre o piso nacional e a legislação do ente municipal.

III. O vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias fica sob responsabilidade da União, e cabe aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer consectários e vantagens a fim de valorizar o trabalho desses profissionais, sendo que os recursos destinados ao pagamento do vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias serão consignados no orçamento geral da União com dotação própria e exclusiva, não podendo o vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias ser inferior a 2 salários mínimos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do serviço de transporte público nos dias de eleições, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF considerou existir omissão inconstitucional por ausente política de gratuidade do transporte público em dias de eleições, deliberando por emitir apelo ao Congresso Nacional para que edite lei regulamentadora da matéria.

II. O STF considerou que, ausente política de gratuidade do transporte público em dias de eleições, o transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal, inclusive o metropolitano, deve ser ofertado de forma gratuita e com frequência compatível àquela dos dias úteis.

III. A ausência de política pública de concessão de transporte gratuito no dia das eleições tem o potencial de criar, na prática, um novo tipo de voto censitário, que retira dos mais pobres a possibilidade de participar do processo eleitoral.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual que condiciona o deferimento de medidas cautelares para fins de investigação e de instrução processual penal em desfavor de autoridades detentoras de foro por prerrogativa de função perante o Tribunal de Justiça à prévia autorização judicial, mediante decisão fundamentada da maioria absoluta do respectivo órgão especial.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do controle financeiro de contas prestadas pelo chefe do executivo estadual ou municipal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Paulo, segurado do RGPS, preenchia os requisitos para obtenção de uma determinada aposentadoria, com base na Lei X. A Lei Y, no entanto, revogou a Lei X, antes que Paulo tivesse requerido o benefício ao INSS com base no antigo Diploma. Paulo, contudo, continuou trabalhando e também preenche, hoje, os requisitos para obter uma aposentadoria com fundamento na Lei Y. Em vista dessa situação hipotética, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Relativamente à Parte Geral do Código Penal, as assertivas que seguem tratam da potencial consciência da ilicitude, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) A instrução apurou que foram retirados pelo réu, mediante grave ameaça, bens diretamente da posse de vítimas diferentes, tendo ele plena ciência de que se afetava mais de um patrimônio, praticando grave ameaça contra vítimas distintas. Assim, demonstrada a materialidade e autoria dos roubos cometidos num único evento, é CORRETO afirmar.

 

(EMAGIS) Trata-se de condenação de Pablo por homicídio, em que restou comprovada a premeditação, a prática do crime em local ermo em que a vítima estava sozinha, desarmada e sem qualquer rota de fuga disponível, e Pablo acompanhado por seus comparsas. Além disso, aos autos vieram provas de que Pablo é ligado ao tráfico e temido na região em que reside.

A propósito da individualização da pena a ser imposta a Pablo, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a aplicação da lei penal, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito da busca pessoal efetuada em via pública por agentes da polícia militar em pessoa tida por suspeita, tendo presente também as garantias constitucionais desta, avalie as assertivas que seguem.

I. A justa causa, em casos de busca pessoal, não exige a certeza da ocorrência de delito, mas, sim, fundadas razões a respeito, tal como ocorre, por exemplo, na conduta daquele que foge ao avistar viatura, pulando muros e gesticula como quem segura algo na cintura.

II. Caso a busca pessoal se dê no interior do domicílio do investigado e o ingresso dos policiais se dê sem autorização judicial, é necessário haja fundados indicativos de flagrante delito.

III. A busca pessoal independerá de mandado, no caso de prisão ou quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito, ou quando a medida for determinada no curso de busca domiciliar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta no que toca às medidas cautelares:

I. O juiz poderá manter a prisão preventiva já decretada mesmo que na sentença fixe o regime aberto como inicial para cumprimento de pena.

II. A contemporaneidade é requisito da prisão preventiva e diz respeito ao motivo ensejador da prisão, e não ao tempo em que praticado o crime.

III. O tempo de prisão provisória será computado para desconto na pena a ser cumprida, mas não tem influência na fixação do regime inicial de cumprimento de pena.

IV. Cabível em tese a prisão preventiva de reincidente em crime doloso mesmo que o crime não tenha pena máxima superior a quatro anos.

V. O tribunal deve realizar a revisão nonagesimal da prisão preventiva, ainda que os autos do processo lá estejam em razão de competência recursal.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a soma e a unificação das penas na execução penal e devem ser analisadas em consonância com a Lei de Execução Penal e com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o direito do consumidor de acesso às informações existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, marque a alternativa CORRETA.

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) Érica e Joana travaram intenso debate a respeito das classificações existentes em relação à intervenção do Estado no domínio econômico. Érica defendia que a denominada “intervenção por absorção” é incompatível com a forma como deve se desenvolver a intervenção do Estado no domínio econômico, que sempre deve ocorrer em igualdade de condições com a iniciativa privada, inclusive em relação a todas as atividades passíveis de serem exploradas. Joana, por sua vez, defendia que a denominada “intervenção ofensiva” é compatível com a ordem constitucional brasileira, refletindo uma forma de intervenção que não pode descurar, conforme previsão legal, dos imperativos de segurança nacional ou de relevante interesse coletivo.

Inês, ao ouvir os referidos argumentos, concluiu, corretamente, que:

 

(EMAGIS) Trata-se de ação indenizatória ajuizada por José contra Meta Construções Ltda., objetivando a condenação por lucros cessantes devido ao atraso na entrega do imóvel, requerendo sejam pagos os aluguéis desde quando iniciado o período de atraso até a data de efetiva entrega das chaves, com base no valor locativo vigente para imóveis semelhantes a cada ano. Acrescentou pedido de inversão da multa moratória – prevista no contrato de adesão celebrado entre as partes em favor da ré para o caso de atraso do autor no pagamento das prestações – em seu benefício.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(AL/PR – Procurador – FGV – 2024) Juliana doou, a Thiago, um livro de Direito Civil, e, a Lucas, um livro de Direito Penal. Ocorre que, por coincidência, na véspera da data combinada para a entrega, Juliana esqueceu o livro de Direito Civil em um carro de aplicativo, e vendeu o livro de Direito Penal para Luísa, entregando-o de imediato.

Nesse caso, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) Sobre a multa periódica (astreintes), avalie as assertivas que seguem.

I. Há possibilidade de revisão do valor acumulado da multa periódica a qualquer tempo, segundo o artigo 537, § 1°, do CPC/2015, a modificação é possível tanto em relação à multa vincenda quanto em relação à multa vencida.

II. No que concerne ao montante alcançado com a incidência da multa, é inaplicável a preclusão ‘pro judicato’ consumativa, pois, mesmo já tendo havido redução judicial, nada impede, presente requerimento do devedor, proceda o magistrado a nova redução.

III. A decisão que fixa a multa é passível de cumprimento definitivo, devendo ser depositada em juízo pelo devedor sob pena de bloqueio judicial de suas contas e levantada pelo credor independentemente do trânsito em julgado da sentença favorável a este.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os processos nos tribunais e assuntos correlatos, avalie as assertivas que seguem.

I. Os órgãos fracionários dos tribunais devem observar a orientação do plenário ou do órgão especial aos quais estiverem vinculados.

II. Tribunal, recebendo do STJ processo para juízo de adequação a repetitivo, pode, considerando as peculiaridades do caso, decidir que o repetitivo tenha aplicação exclusivamente prospectiva.

III. A alteração de tese jurídica adotada em enunciado de súmula ou em julgamento de casos repetitivos poderá ser precedida de audiências públicas e da participação de pessoas, órgãos ou entidades que possam contribuir para a rediscussão da tese.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a ação rescisória e a ‘querela nullittais’, avalie as assertivas que seguem.

I. Para propor a ação rescisória, têm legitimidade as partes, mas não o terceiro juridicamente interessado.

II. Para ajuizar a ‘querela nullitatis’, têm legitimidade as partes, mas não o terceiro juridicamente interessado.

III. A nulidade da citação, embora constitua um vício transrescisório, sujeita-se à preclusão, sob pena de violação ao artigo 278 do CPC/2015.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Trata-se de embargos à ação monitória que visa o adimplemento de cheque no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais). O embargante alega que não houve comprovação, por parte da autora da monitória, da regularidade do negócio jurídico entre ele – embargante emitente do cheque – e o credor originário do cheque, que, por endosso, o transferiu ao autor da presente monitória, transferência que se deu no bojo de contrato de ‘factoring’. Além disso, alega que inexiste prova de que ele, embargante e emitente do cheque, tenha sido previamente notificada pela autora da monitória ou pelo credor originário do cheque para ciência da cessão entre eles operada. Acrescenta que o autor, faturizador, assume o risco sobre o recebimento dos valores, o que torna possível a discussão da causa subjacente à emissão da cártula, assumindo relevância a análise do negócio subjacente à emissão do cheque e a verificação de sua alegação de descumprimento contratual por parte da beneficiária original. No ponto, o embargante alega que o negócio que teria justificado a entrega da cártula juntada com a inicial não se realizou, mas que não conseguiu obter a devolução do cheque, pois este já havia sido repassado a terceiro pela referida empresa.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Maria opôs Embargos de Terceiro contra decisão que determinou a indisponibilidade dos bens da empresa PE Participações Empreendimentos Ltda. requerendo o reconhecimento da "impenhorabilidade" prevista no artigo 1º da Lei nº 8.009/1990, por ser o imóvel — integralizado ao capital social da empresa — residência e moradia da entidade familiar.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere as seguintes situações:

I. Exigência de certidão de regularidade fiscal para participação de licitação promovida pela Administração Pública.

II. Protesto extrajudicial de Certidão de Dívida Ativa (CDA) ocorrido após o advento da Lei 9.492/97, mas antes do advento da Lei 12.767/2012.

III. Vincular o despacho aduaneiro ao recolhimento de diferença tributária apurada mediante arbitramento da autoridade fiscal.

IV. Exigência de fiança, garantia real ou fidejussória como condição para impressão de notas fiscais de contribuintes com débitos tributários.

V. Suspensão realizada por conselho de fiscalização profissional do exercício laboral de seus inscritos por inadimplência de anuidades.

Configuram sanção política, em matéria tributária, somente as situações descritas nos itens

 

(EMAGIS) Leandro é aposentado pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e foi diagnosticado como soropositivo para HIV. Sobre a situação em tela, considerada a disciplina legal do Imposto de Renda (IRPF) e a jurisprudência dos Tribunais Superiores, é correto afirmar que

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) No Brasil, pode-se falar na existência de uma “Constituição Orçamentária”, isto é, um conjunto de princípios e regras presentes em nossa atual Constituição Federal versando sobre os mais diversos aspectos do orçamento público.

Acerca dessa temática, dentre as opções abaixo, a única que configura exceção às proibições constitucionais em matéria orçamentária é:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os Conselhos de Fiscalização Profissional, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Nos autos da presente ação de indenização por responsabilidade civil extracontratual contra Estado-membro, restou incontestável a atuação dos militares na comunidade em que o falecido residia com sua família, vez que presente ação de segurança pública. O dano é também patente, dado o falecimento de José da Silva, vítima de projétil de arma de fogo, sendo atingido no interior de sua residência, por volta das 22h. O Estado, em sua defesa, sustenta que, em situações como a presente, a comprovação da origem do projétil que ocasionou a morte assume especial relevância, do contrário seria responsabilizar o Estado por cada tiro disparado em operações policiais e/ou militares, o que não se mostra razoável. Da análise do inquérito policial, o Estado réu demonstra que o tiroteio não foi deflagrado por ação dos militares. E, realizada perícia no material coletado no interior da residência, foi emitido laudo de exame em munição e/ou componente, que apurou apenas que o projétil de arma de fogo estava deformado frontal e longitudinalmente, de calibre 7,62, do tipo encamisado total pontiagudo (ETPT), sendo inconclusivo quanto à origem.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade contra lei estadual que “reestrutura a Carreira de Auditoria Tributária do Estado e dá outras providências”. Consoante assevera o autor, a pretexto de reestruturar a carreira de auditoria tributária do estado, acabou-se por criar verdadeiro provimento derivado de servidores, transpondo-se ocupantes de dois diferentes cargos de nível médio para outro de nível superior. Demonstra que anteriormente o Estado havia editado lei que promoveu a unificação das atribuições dos cargos de fiscal e técnico tributários e modificou o requisito de ingresso de nível médio para nível superior, tudo de maneira a aproximar os cargos citados ao de auditor, tendo havido ainda a uniformização das atribuições e da remuneração. Finalmente, sobreveio a edição da norma impugnada, com a reunião dos cargos de auditor, fiscal e técnico tributários em apenas um de nível superior. Aponta ofensa aos artigos 37, inciso II, e 41, § 3º, da Carta Federal. Pleiteia também seja conferida interpretação conforme à Carta de 1988, para revelar que são considerados extintos os cargos vagos de técnico e fiscal tributários e em extinção os ainda ocupados, autorizando-se o aproveitamento no novo cargo apenas dos antigos auditores-fiscais da Receita do Estadual.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a exigência constitucional de concurso público, marque a alternativa correta.

 

(TJ/DFT – Juiz de Direito Substituto – Cebraspe – 2022) Conforme o entendimento do STF, se determinado estado da Federação, com fundamento em suas peculiaridades regionais e na preponderância de seu interesse, publicar lei que proíba a utilização de animais para desenvolvimento, experimentos e testes de produtos cosméticos, de higiene pessoal, perfumes e seus componentes, essa lei será

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da Convenção Americana de Direitos Humanos e também sobre sua interpretação, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Em um litígio complexo envolvendo a distribuição de um recurso escasso entre várias partes com reivindicações conflitantes, o juiz decide aplicar princípios da Análise Econômica do Direito para alcançar uma decisão que seja economicamente eficiente. Considerando o conceito de Ótimo de Pareto e sua aplicação judicial, qual das seguintes alternativas está correta?

 

(EMAGIS) Em um país fictício, uma nova lei foi proposta restringindo severamente a liberdade de expressão em nome da segurança nacional, permitindo que o governo censure publicações que considere ameaçadoras à ordem pública. Um jurista está analisando essa lei à luz de diferentes escolas jurídicas.

Considerando a abordagem das escolas jurídicas "rights-based" em contraponto a outras, qual das seguintes análises o jurista provavelmente faria ao criticar essa lei?

 

Objetivas Delegado - Rodada 43.2024

(EMAGIS) Relativamente à Parte Geral do Código Penal, as assertivas que seguem tratam da potencial consciência da ilicitude, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) A instrução apurou que foram retirados pelo réu, mediante grave ameaça, bens diretamente da posse de vítimas diferentes, tendo ele plena ciência de que se afetava mais de um patrimônio, praticando grave ameaça contra vítimas distintas. Assim, demonstrada a materialidade e autoria dos roubos cometidos num único evento, é CORRETO afirmar.

 

(EMAGIS) Trata-se de condenação de Pablo por homicídio, em que restou comprovada a premeditação, a prática do crime em local ermo em que a vítima estava sozinha, desarmada e sem qualquer rota de fuga disponível, e Pablo acompanhado por seus comparsas. Além disso, aos autos vieram provas de que Pablo é ligado ao tráfico e temido na região em que reside.

A propósito da individualização da pena a ser imposta a Pablo, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente à teoria do crime e temas correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a aplicação da lei penal, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito da busca pessoal efetuada em via pública por agentes da polícia militar em pessoa tida por suspeita, tendo presente também as garantias constitucionais desta, avalie as assertivas que seguem.

I. A justa causa, em casos de busca pessoal, não exige a certeza da ocorrência de delito, mas, sim, fundadas razões a respeito, tal como ocorre, por exemplo, na conduta daquele que foge ao avistar viatura, pulando muros e gesticula como quem segura algo na cintura.

II. Caso a busca pessoal se dê no interior do domicílio do investigado e o ingresso dos policiais se dê sem autorização judicial, é necessário haja fundados indicativos de flagrante delito.

III. A busca pessoal independerá de mandado, no caso de prisão ou quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito, ou quando a medida for determinada no curso de busca domiciliar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta no que toca às medidas cautelares:

I. O juiz poderá manter a prisão preventiva já decretada mesmo que na sentença fixe o regime aberto como inicial para cumprimento de pena.

II. A contemporaneidade é requisito da prisão preventiva e diz respeito ao motivo ensejador da prisão, e não ao tempo em que praticado o crime.

III. O tempo de prisão provisória será computado para desconto na pena a ser cumprida, mas não tem influência na fixação do regime inicial de cumprimento de pena.

IV. Cabível em tese a prisão preventiva de reincidente em crime doloso mesmo que o crime não tenha pena máxima superior a quatro anos.

V. O tribunal deve realizar a revisão nonagesimal da prisão preventiva, ainda que os autos do processo lá estejam em razão de competência recursal.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a soma e a unificação das penas na execução penal e devem ser analisadas em consonância com a Lei de Execução Penal e com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do serviço público de saúde, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, avalie as assertivas que seguem.

I. Lei federal disporá sobre o regime jurídico, o piso salarial profissional nacional, as diretrizes para os Planos de Carreira e a regulamentação das atividades de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias, competindo à União, nos termos da lei, prestar assistência financeira complementar aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, para o cumprimento do referido piso salarial.

II. É constitucional a aplicação do piso salarial nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, instituído pela Lei 12.994/2014, aos servidores estatutários dos entes subnacionais, cabendo à União arcar com os ônus da diferença entre o piso nacional e a legislação do ente municipal.

III. O vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias fica sob responsabilidade da União, e cabe aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer consectários e vantagens a fim de valorizar o trabalho desses profissionais, sendo que os recursos destinados ao pagamento do vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias serão consignados no orçamento geral da União com dotação própria e exclusiva, não podendo o vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias ser inferior a 2 salários mínimos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do serviço de transporte público nos dias de eleições, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF considerou existir omissão inconstitucional por ausente política de gratuidade do transporte público em dias de eleições, deliberando por emitir apelo ao Congresso Nacional para que edite lei regulamentadora da matéria.

II. O STF considerou que, ausente política de gratuidade do transporte público em dias de eleições, o transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal, inclusive o metropolitano, deve ser ofertado de forma gratuita e com frequência compatível àquela dos dias úteis.

III. A ausência de política pública de concessão de transporte gratuito no dia das eleições tem o potencial de criar, na prática, um novo tipo de voto censitário, que retira dos mais pobres a possibilidade de participar do processo eleitoral.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual que condiciona o deferimento de medidas cautelares para fins de investigação e de instrução processual penal em desfavor de autoridades detentoras de foro por prerrogativa de função perante o Tribunal de Justiça à prévia autorização judicial, mediante decisão fundamentada da maioria absoluta do respectivo órgão especial.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do controle financeiro de contas prestadas pelo chefe do executivo estadual ou municipal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os Conselhos de Fiscalização Profissional, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Nos autos da presente ação de indenização por responsabilidade civil extracontratual contra Estado-membro, restou incontestável a atuação dos militares na comunidade em que o falecido residia com sua família, vez que presente ação de segurança pública. O dano é também patente, dado o falecimento de José da Silva, vítima de projétil de arma de fogo, sendo atingido no interior de sua residência, por volta das 22h. O Estado, em sua defesa, sustenta que, em situações como a presente, a comprovação da origem do projétil que ocasionou a morte assume especial relevância, do contrário seria responsabilizar o Estado por cada tiro disparado em operações policiais e/ou militares, o que não se mostra razoável. Da análise do inquérito policial, o Estado réu demonstra que o tiroteio não foi deflagrado por ação dos militares. E, realizada perícia no material coletado no interior da residência, foi emitido laudo de exame em munição e/ou componente, que apurou apenas que o projétil de arma de fogo estava deformado frontal e longitudinalmente, de calibre 7,62, do tipo encamisado total pontiagudo (ETPT), sendo inconclusivo quanto à origem.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade contra lei estadual que “reestrutura a Carreira de Auditoria Tributária do Estado e dá outras providências”. Consoante assevera o autor, a pretexto de reestruturar a carreira de auditoria tributária do estado, acabou-se por criar verdadeiro provimento derivado de servidores, transpondo-se ocupantes de dois diferentes cargos de nível médio para outro de nível superior. Demonstra que anteriormente o Estado havia editado lei que promoveu a unificação das atribuições dos cargos de fiscal e técnico tributários e modificou o requisito de ingresso de nível médio para nível superior, tudo de maneira a aproximar os cargos citados ao de auditor, tendo havido ainda a uniformização das atribuições e da remuneração. Finalmente, sobreveio a edição da norma impugnada, com a reunião dos cargos de auditor, fiscal e técnico tributários em apenas um de nível superior. Aponta ofensa aos artigos 37, inciso II, e 41, § 3º, da Carta Federal. Pleiteia também seja conferida interpretação conforme à Carta de 1988, para revelar que são considerados extintos os cargos vagos de técnico e fiscal tributários e em extinção os ainda ocupados, autorizando-se o aproveitamento no novo cargo apenas dos antigos auditores-fiscais da Receita do Estadual.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a exigência constitucional de concurso público, marque a alternativa correta.

 

(ENAM - 1º Exame Nacional de Magistratura – FGV – 2024) O sistema global de proteção dos Direitos Humanos possui mecanismos convencionais e não convencionais. Sobre a última espécie, especificamente, assinale a afirmativa correta.

 

(EMAGIS) Considere as seguintes situações:

I. Exigência de certidão de regularidade fiscal para participação de licitação promovida pela Administração Pública.

II. Protesto extrajudicial de Certidão de Dívida Ativa (CDA) ocorrido após o advento da Lei 9.492/97, mas antes do advento da Lei 12.767/2012.

III. Vincular o despacho aduaneiro ao recolhimento de diferença tributária apurada mediante arbitramento da autoridade fiscal.

IV. Exigência de fiança, garantia real ou fidejussória como condição para impressão de notas fiscais de contribuintes com débitos tributários.

V. Suspensão realizada por conselho de fiscalização profissional do exercício laboral de seus inscritos por inadimplência de anuidades.

Configuram sanção política, em matéria tributária, somente as situações descritas nos itens

 

(EMAGIS) A empresa Bagunça Tudo Ltda. apresentou declaração ao Município de Palhoça/SC referente ao ISS correspondente a fato gerador ocorrido em 15/01/2017, efetuando o pagamento antecipado do tributo declarado. Em 16/01/2022, o Município de Florianópolis/SC, entendendo que o ISS relativo ao fato gerador em tela deveria ter sido recolhido aos cofres da capital catarinense, notificou à contribuinte o lançamento do respectivo tributo. Nesse caso, com base unicamente nas informações prestadas, assinale a alternativa correta:

 

(TJ/DFT – Juiz de Direito Substituto – Cebraspe – 2022) Conforme o entendimento do STF, se determinado estado da Federação, com fundamento em suas peculiaridades regionais e na preponderância de seu interesse, publicar lei que proíba a utilização de animais para desenvolvimento, experimentos e testes de produtos cosméticos, de higiene pessoal, perfumes e seus componentes, essa lei será

 

Objetivas DPF - Rodada 43.2024

(EMAGIS) Relativamente à Parte Geral do Código Penal, as assertivas que seguem tratam da potencial consciência da ilicitude, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) A instrução apurou que foram retirados pelo réu, mediante grave ameaça, bens diretamente da posse de vítimas diferentes, tendo ele plena ciência de que se afetava mais de um patrimônio, praticando grave ameaça contra vítimas distintas. Assim, demonstrada a materialidade e autoria dos roubos cometidos num único evento, é CORRETO afirmar.

 

(EMAGIS) Trata-se de condenação de Pablo por homicídio, em que restou comprovada a premeditação, a prática do crime em local ermo em que a vítima estava sozinha, desarmada e sem qualquer rota de fuga disponível, e Pablo acompanhado por seus comparsas. Além disso, aos autos vieram provas de que Pablo é ligado ao tráfico e temido na região em que reside.

A propósito da individualização da pena a ser imposta a Pablo, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente à teoria do crime e temas correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a aplicação da lei penal, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito da busca pessoal efetuada em via pública por agentes da polícia militar em pessoa tida por suspeita, tendo presente também as garantias constitucionais desta, avalie as assertivas que seguem.

I. A justa causa, em casos de busca pessoal, não exige a certeza da ocorrência de delito, mas, sim, fundadas razões a respeito, tal como ocorre, por exemplo, na conduta daquele que foge ao avistar viatura, pulando muros e gesticula como quem segura algo na cintura.

II. Caso a busca pessoal se dê no interior do domicílio do investigado e o ingresso dos policiais se dê sem autorização judicial, é necessário haja fundados indicativos de flagrante delito.

III. A busca pessoal independerá de mandado, no caso de prisão ou quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito, ou quando a medida for determinada no curso de busca domiciliar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta no que toca às medidas cautelares:

I. O juiz poderá manter a prisão preventiva já decretada mesmo que na sentença fixe o regime aberto como inicial para cumprimento de pena.

II. A contemporaneidade é requisito da prisão preventiva e diz respeito ao motivo ensejador da prisão, e não ao tempo em que praticado o crime.

III. O tempo de prisão provisória será computado para desconto na pena a ser cumprida, mas não tem influência na fixação do regime inicial de cumprimento de pena.

IV. Cabível em tese a prisão preventiva de reincidente em crime doloso mesmo que o crime não tenha pena máxima superior a quatro anos.

V. O tribunal deve realizar a revisão nonagesimal da prisão preventiva, ainda que os autos do processo lá estejam em razão de competência recursal.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a soma e a unificação das penas na execução penal e devem ser analisadas em consonância com a Lei de Execução Penal e com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do serviço público de saúde, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, avalie as assertivas que seguem.

I. Lei federal disporá sobre o regime jurídico, o piso salarial profissional nacional, as diretrizes para os Planos de Carreira e a regulamentação das atividades de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias, competindo à União, nos termos da lei, prestar assistência financeira complementar aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, para o cumprimento do referido piso salarial.

II. É constitucional a aplicação do piso salarial nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, instituído pela Lei 12.994/2014, aos servidores estatutários dos entes subnacionais, cabendo à União arcar com os ônus da diferença entre o piso nacional e a legislação do ente municipal.

III. O vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias fica sob responsabilidade da União, e cabe aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer consectários e vantagens a fim de valorizar o trabalho desses profissionais, sendo que os recursos destinados ao pagamento do vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias serão consignados no orçamento geral da União com dotação própria e exclusiva, não podendo o vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias ser inferior a 2 salários mínimos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do serviço de transporte público nos dias de eleições, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF considerou existir omissão inconstitucional por ausente política de gratuidade do transporte público em dias de eleições, deliberando por emitir apelo ao Congresso Nacional para que edite lei regulamentadora da matéria.

II. O STF considerou que, ausente política de gratuidade do transporte público em dias de eleições, o transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal, inclusive o metropolitano, deve ser ofertado de forma gratuita e com frequência compatível àquela dos dias úteis.

III. A ausência de política pública de concessão de transporte gratuito no dia das eleições tem o potencial de criar, na prática, um novo tipo de voto censitário, que retira dos mais pobres a possibilidade de participar do processo eleitoral.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual que condiciona o deferimento de medidas cautelares para fins de investigação e de instrução processual penal em desfavor de autoridades detentoras de foro por prerrogativa de função perante o Tribunal de Justiça à prévia autorização judicial, mediante decisão fundamentada da maioria absoluta do respectivo órgão especial.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do controle financeiro de contas prestadas pelo chefe do executivo estadual ou municipal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os Conselhos de Fiscalização Profissional, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Nos autos da presente ação de indenização por responsabilidade civil extracontratual contra Estado-membro, restou incontestável a atuação dos militares na comunidade em que o falecido residia com sua família, vez que presente ação de segurança pública. O dano é também patente, dado o falecimento de José da Silva, vítima de projétil de arma de fogo, sendo atingido no interior de sua residência, por volta das 22h. O Estado, em sua defesa, sustenta que, em situações como a presente, a comprovação da origem do projétil que ocasionou a morte assume especial relevância, do contrário seria responsabilizar o Estado por cada tiro disparado em operações policiais e/ou militares, o que não se mostra razoável. Da análise do inquérito policial, o Estado réu demonstra que o tiroteio não foi deflagrado por ação dos militares. E, realizada perícia no material coletado no interior da residência, foi emitido laudo de exame em munição e/ou componente, que apurou apenas que o projétil de arma de fogo estava deformado frontal e longitudinalmente, de calibre 7,62, do tipo encamisado total pontiagudo (ETPT), sendo inconclusivo quanto à origem.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade contra lei estadual que “reestrutura a Carreira de Auditoria Tributária do Estado e dá outras providências”. Consoante assevera o autor, a pretexto de reestruturar a carreira de auditoria tributária do estado, acabou-se por criar verdadeiro provimento derivado de servidores, transpondo-se ocupantes de dois diferentes cargos de nível médio para outro de nível superior. Demonstra que anteriormente o Estado havia editado lei que promoveu a unificação das atribuições dos cargos de fiscal e técnico tributários e modificou o requisito de ingresso de nível médio para nível superior, tudo de maneira a aproximar os cargos citados ao de auditor, tendo havido ainda a uniformização das atribuições e da remuneração. Finalmente, sobreveio a edição da norma impugnada, com a reunião dos cargos de auditor, fiscal e técnico tributários em apenas um de nível superior. Aponta ofensa aos artigos 37, inciso II, e 41, § 3º, da Carta Federal. Pleiteia também seja conferida interpretação conforme à Carta de 1988, para revelar que são considerados extintos os cargos vagos de técnico e fiscal tributários e em extinção os ainda ocupados, autorizando-se o aproveitamento no novo cargo apenas dos antigos auditores-fiscais da Receita do Estadual.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a exigência constitucional de concurso público, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação indenizatória ajuizada por José contra Meta Construções Ltda., objetivando a condenação por lucros cessantes devido ao atraso na entrega do imóvel, requerendo sejam pagos os aluguéis desde quando iniciado o período de atraso até a data de efetiva entrega das chaves, com base no valor locativo vigente para imóveis semelhantes a cada ano. Acrescentou pedido de inversão da multa moratória – prevista no contrato de adesão celebrado entre as partes em favor da ré para o caso de atraso do autor no pagamento das prestações – em seu benefício.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(AL/PR – Procurador – FGV – 2024) Juliana doou, a Thiago, um livro de Direito Civil, e, a Lucas, um livro de Direito Penal. Ocorre que, por coincidência, na véspera da data combinada para a entrega, Juliana esqueceu o livro de Direito Civil em um carro de aplicativo, e vendeu o livro de Direito Penal para Luísa, entregando-o de imediato.

Nesse caso, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) Trata-se de embargos à ação monitória que visa o adimplemento de cheque no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais). O embargante alega que não houve comprovação, por parte da autora da monitória, da regularidade do negócio jurídico entre ele – embargante emitente do cheque – e o credor originário do cheque, que, por endosso, o transferiu ao autor da presente monitória, transferência que se deu no bojo de contrato de ‘factoring’. Além disso, alega que inexiste prova de que ele, embargante e emitente do cheque, tenha sido previamente notificada pela autora da monitória ou pelo credor originário do cheque para ciência da cessão entre eles operada. Acrescenta que o autor, faturizador, assume o risco sobre o recebimento dos valores, o que torna possível a discussão da causa subjacente à emissão da cártula, assumindo relevância a análise do negócio subjacente à emissão do cheque e a verificação de sua alegação de descumprimento contratual por parte da beneficiária original. No ponto, o embargante alega que o negócio que teria justificado a entrega da cártula juntada com a inicial não se realizou, mas que não conseguiu obter a devolução do cheque, pois este já havia sido repassado a terceiro pela referida empresa.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Maria opôs Embargos de Terceiro contra decisão que determinou a indisponibilidade dos bens da empresa PE Participações Empreendimentos Ltda. requerendo o reconhecimento da "impenhorabilidade" prevista no artigo 1º da Lei nº 8.009/1990, por ser o imóvel — integralizado ao capital social da empresa — residência e moradia da entidade familiar.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a multa periódica (astreintes), avalie as assertivas que seguem.

I. Há possibilidade de revisão do valor acumulado da multa periódica a qualquer tempo, segundo o artigo 537, § 1°, do CPC/2015, a modificação é possível tanto em relação à multa vincenda quanto em relação à multa vencida.

II. No que concerne ao montante alcançado com a incidência da multa, é inaplicável a preclusão ‘pro judicato’ consumativa, pois, mesmo já tendo havido redução judicial, nada impede, presente requerimento do devedor, proceda o magistrado a nova redução.

III. A decisão que fixa a multa é passível de cumprimento definitivo, devendo ser depositada em juízo pelo devedor sob pena de bloqueio judicial de suas contas e levantada pelo credor independentemente do trânsito em julgado da sentença favorável a este.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os processos nos tribunais e assuntos correlatos, avalie as assertivas que seguem.

I. Os órgãos fracionários dos tribunais devem observar a orientação do plenário ou do órgão especial aos quais estiverem vinculados.

II. Tribunal, recebendo do STJ processo para juízo de adequação a repetitivo, pode, considerando as peculiaridades do caso, decidir que o repetitivo tenha aplicação exclusivamente prospectiva.

III. A alteração de tese jurídica adotada em enunciado de súmula ou em julgamento de casos repetitivos poderá ser precedida de audiências públicas e da participação de pessoas, órgãos ou entidades que possam contribuir para a rediscussão da tese.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a ação rescisória e a ‘querela nullittais’, avalie as assertivas que seguem.

I. Para propor a ação rescisória, têm legitimidade as partes, mas não o terceiro juridicamente interessado.

II. Para ajuizar a ‘querela nullitatis’, têm legitimidade as partes, mas não o terceiro juridicamente interessado.

III. A nulidade da citação, embora constitua um vício transrescisório, sujeita-se à preclusão, sob pena de violação ao artigo 278 do CPC/2015.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da Convenção Americana de Direitos Humanos e também sobre sua interpretação, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(ENAM - 1º Exame Nacional de Magistratura – FGV – 2024) O sistema global de proteção dos Direitos Humanos possui mecanismos convencionais e não convencionais. Sobre a última espécie, especificamente, assinale a afirmativa correta.

 

(EMAGIS) Paulo, segurado do RGPS, preenchia os requisitos para obtenção de uma determinada aposentadoria, com base na Lei X. A Lei Y, no entanto, revogou a Lei X, antes que Paulo tivesse requerido o benefício ao INSS com base no antigo Diploma. Paulo, contudo, continuou trabalhando e também preenche, hoje, os requisitos para obter uma aposentadoria com fundamento na Lei Y. Em vista dessa situação hipotética, assinale a alternativa correta:

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) No Brasil, pode-se falar na existência de uma “Constituição Orçamentária”, isto é, um conjunto de princípios e regras presentes em nossa atual Constituição Federal versando sobre os mais diversos aspectos do orçamento público.

Acerca dessa temática, dentre as opções abaixo, a única que configura exceção às proibições constitucionais em matéria orçamentária é:

 

(EMAGIS) Considere as seguintes situações:

I. Exigência de certidão de regularidade fiscal para participação de licitação promovida pela Administração Pública.

II. Protesto extrajudicial de Certidão de Dívida Ativa (CDA) ocorrido após o advento da Lei 9.492/97, mas antes do advento da Lei 12.767/2012.

III. Vincular o despacho aduaneiro ao recolhimento de diferença tributária apurada mediante arbitramento da autoridade fiscal.

IV. Exigência de fiança, garantia real ou fidejussória como condição para impressão de notas fiscais de contribuintes com débitos tributários.

V. Suspensão realizada por conselho de fiscalização profissional do exercício laboral de seus inscritos por inadimplência de anuidades.

Configuram sanção política, em matéria tributária, somente as situações descritas nos itens

 

(EMAGIS) Leandro é aposentado pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e foi diagnosticado como soropositivo para HIV. Sobre a situação em tela, considerada a disciplina legal do Imposto de Renda (IRPF) e a jurisprudência dos Tribunais Superiores, é correto afirmar que

 

Objetivas PGE/PGM - Rodada 43.2024

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os Conselhos de Fiscalização Profissional, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Nos autos da presente ação de indenização por responsabilidade civil extracontratual contra Estado-membro, restou incontestável a atuação dos militares na comunidade em que o falecido residia com sua família, vez que presente ação de segurança pública. O dano é também patente, dado o falecimento de José da Silva, vítima de projétil de arma de fogo, sendo atingido no interior de sua residência, por volta das 22h. O Estado, em sua defesa, sustenta que, em situações como a presente, a comprovação da origem do projétil que ocasionou a morte assume especial relevância, do contrário seria responsabilizar o Estado por cada tiro disparado em operações policiais e/ou militares, o que não se mostra razoável. Da análise do inquérito policial, o Estado réu demonstra que o tiroteio não foi deflagrado por ação dos militares. E, realizada perícia no material coletado no interior da residência, foi emitido laudo de exame em munição e/ou componente, que apurou apenas que o projétil de arma de fogo estava deformado frontal e longitudinalmente, de calibre 7,62, do tipo encamisado total pontiagudo (ETPT), sendo inconclusivo quanto à origem.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade contra lei estadual que “reestrutura a Carreira de Auditoria Tributária do Estado e dá outras providências”. Consoante assevera o autor, a pretexto de reestruturar a carreira de auditoria tributária do estado, acabou-se por criar verdadeiro provimento derivado de servidores, transpondo-se ocupantes de dois diferentes cargos de nível médio para outro de nível superior. Demonstra que anteriormente o Estado havia editado lei que promoveu a unificação das atribuições dos cargos de fiscal e técnico tributários e modificou o requisito de ingresso de nível médio para nível superior, tudo de maneira a aproximar os cargos citados ao de auditor, tendo havido ainda a uniformização das atribuições e da remuneração. Finalmente, sobreveio a edição da norma impugnada, com a reunião dos cargos de auditor, fiscal e técnico tributários em apenas um de nível superior. Aponta ofensa aos artigos 37, inciso II, e 41, § 3º, da Carta Federal. Pleiteia também seja conferida interpretação conforme à Carta de 1988, para revelar que são considerados extintos os cargos vagos de técnico e fiscal tributários e em extinção os ainda ocupados, autorizando-se o aproveitamento no novo cargo apenas dos antigos auditores-fiscais da Receita do Estadual.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a exigência constitucional de concurso público, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito do serviço público de saúde, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, avalie as assertivas que seguem.

I. Lei federal disporá sobre o regime jurídico, o piso salarial profissional nacional, as diretrizes para os Planos de Carreira e a regulamentação das atividades de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias, competindo à União, nos termos da lei, prestar assistência financeira complementar aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, para o cumprimento do referido piso salarial.

II. É constitucional a aplicação do piso salarial nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, instituído pela Lei 12.994/2014, aos servidores estatutários dos entes subnacionais, cabendo à União arcar com os ônus da diferença entre o piso nacional e a legislação do ente municipal.

III. O vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias fica sob responsabilidade da União, e cabe aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer consectários e vantagens a fim de valorizar o trabalho desses profissionais, sendo que os recursos destinados ao pagamento do vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias serão consignados no orçamento geral da União com dotação própria e exclusiva, não podendo o vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias ser inferior a 2 salários mínimos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do serviço de transporte público nos dias de eleições, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF considerou existir omissão inconstitucional por ausente política de gratuidade do transporte público em dias de eleições, deliberando por emitir apelo ao Congresso Nacional para que edite lei regulamentadora da matéria.

II. O STF considerou que, ausente política de gratuidade do transporte público em dias de eleições, o transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal, inclusive o metropolitano, deve ser ofertado de forma gratuita e com frequência compatível àquela dos dias úteis.

III. A ausência de política pública de concessão de transporte gratuito no dia das eleições tem o potencial de criar, na prática, um novo tipo de voto censitário, que retira dos mais pobres a possibilidade de participar do processo eleitoral.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual que condiciona o deferimento de medidas cautelares para fins de investigação e de instrução processual penal em desfavor de autoridades detentoras de foro por prerrogativa de função perante o Tribunal de Justiça à prévia autorização judicial, mediante decisão fundamentada da maioria absoluta do respectivo órgão especial.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do controle financeiro de contas prestadas pelo chefe do executivo estadual ou municipal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a multa periódica (astreintes), avalie as assertivas que seguem.

I. Há possibilidade de revisão do valor acumulado da multa periódica a qualquer tempo, segundo o artigo 537, § 1°, do CPC/2015, a modificação é possível tanto em relação à multa vincenda quanto em relação à multa vencida.

II. No que concerne ao montante alcançado com a incidência da multa, é inaplicável a preclusão ‘pro judicato’ consumativa, pois, mesmo já tendo havido redução judicial, nada impede, presente requerimento do devedor, proceda o magistrado a nova redução.

III. A decisão que fixa a multa é passível de cumprimento definitivo, devendo ser depositada em juízo pelo devedor sob pena de bloqueio judicial de suas contas e levantada pelo credor independentemente do trânsito em julgado da sentença favorável a este.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os processos nos tribunais e assuntos correlatos, avalie as assertivas que seguem.

I. Os órgãos fracionários dos tribunais devem observar a orientação do plenário ou do órgão especial aos quais estiverem vinculados.

II. Tribunal, recebendo do STJ processo para juízo de adequação a repetitivo, pode, considerando as peculiaridades do caso, decidir que o repetitivo tenha aplicação exclusivamente prospectiva.

III. A alteração de tese jurídica adotada em enunciado de súmula ou em julgamento de casos repetitivos poderá ser precedida de audiências públicas e da participação de pessoas, órgãos ou entidades que possam contribuir para a rediscussão da tese.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a ação rescisória e a ‘querela nullittais’, avalie as assertivas que seguem.

I. Para propor a ação rescisória, têm legitimidade as partes, mas não o terceiro juridicamente interessado.

II. Para ajuizar a ‘querela nullitatis’, têm legitimidade as partes, mas não o terceiro juridicamente interessado.

III. A nulidade da citação, embora constitua um vício transrescisório, sujeita-se à preclusão, sob pena de violação ao artigo 278 do CPC/2015.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Trata-se de ação indenizatória ajuizada por José contra Meta Construções Ltda., objetivando a condenação por lucros cessantes devido ao atraso na entrega do imóvel, requerendo sejam pagos os aluguéis desde quando iniciado o período de atraso até a data de efetiva entrega das chaves, com base no valor locativo vigente para imóveis semelhantes a cada ano. Acrescentou pedido de inversão da multa moratória – prevista no contrato de adesão celebrado entre as partes em favor da ré para o caso de atraso do autor no pagamento das prestações – em seu benefício.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(AL/PR – Procurador – FGV – 2024) Juliana doou, a Thiago, um livro de Direito Civil, e, a Lucas, um livro de Direito Penal. Ocorre que, por coincidência, na véspera da data combinada para a entrega, Juliana esqueceu o livro de Direito Civil em um carro de aplicativo, e vendeu o livro de Direito Penal para Luísa, entregando-o de imediato.

Nesse caso, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) A autora requer o cumprimento de decisão liminar de prestar alimentos proferida nos autos da presente ação de alimentos, pretendendo receber as obrigações vencidas em 10/12/2023, 10/1/2024, 10/2/2024, 10/3/2024, 10/4/2024 e 10/5/2024, que aduz não terem sido adimplidas. A citação do réu ocorreu em 19/12/2023. O réu opõe-se ao aludido pedido de cumprimento provisório porque, considerando-se citado em 19/12/2020, assevera que não mais subsiste a obrigação de pagar alimentos, demonstrando que foi exonerado da obrigação alimentar pela sentença proferida nos autos, articulando, inclusive, com a formulação de pedido oportuno de repetição dos valores pagos entre a data da decisão liminar de concessão dos alimentos e a data da sentença que o exonerou da obrigação.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de embargos à ação monitória que visa o adimplemento de cheque no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais). O embargante alega que não houve comprovação, por parte da autora da monitória, da regularidade do negócio jurídico entre ele – embargante emitente do cheque – e o credor originário do cheque, que, por endosso, o transferiu ao autor da presente monitória, transferência que se deu no bojo de contrato de ‘factoring’. Além disso, alega que inexiste prova de que ele, embargante e emitente do cheque, tenha sido previamente notificada pela autora da monitória ou pelo credor originário do cheque para ciência da cessão entre eles operada. Acrescenta que o autor, faturizador, assume o risco sobre o recebimento dos valores, o que torna possível a discussão da causa subjacente à emissão da cártula, assumindo relevância a análise do negócio subjacente à emissão do cheque e a verificação de sua alegação de descumprimento contratual por parte da beneficiária original. No ponto, o embargante alega que o negócio que teria justificado a entrega da cártula juntada com a inicial não se realizou, mas que não conseguiu obter a devolução do cheque, pois este já havia sido repassado a terceiro pela referida empresa.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Maria opôs Embargos de Terceiro contra decisão que determinou a indisponibilidade dos bens da empresa PE Participações Empreendimentos Ltda. requerendo o reconhecimento da "impenhorabilidade" prevista no artigo 1º da Lei nº 8.009/1990, por ser o imóvel — integralizado ao capital social da empresa — residência e moradia da entidade familiar.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere as seguintes situações:

I. Exigência de certidão de regularidade fiscal para participação de licitação promovida pela Administração Pública.

II. Protesto extrajudicial de Certidão de Dívida Ativa (CDA) ocorrido após o advento da Lei 9.492/97, mas antes do advento da Lei 12.767/2012.

III. Vincular o despacho aduaneiro ao recolhimento de diferença tributária apurada mediante arbitramento da autoridade fiscal.

IV. Exigência de fiança, garantia real ou fidejussória como condição para impressão de notas fiscais de contribuintes com débitos tributários.

V. Suspensão realizada por conselho de fiscalização profissional do exercício laboral de seus inscritos por inadimplência de anuidades.

Configuram sanção política, em matéria tributária, somente as situações descritas nos itens

 

(EMAGIS) A empresa Bagunça Tudo Ltda. apresentou declaração ao Município de Palhoça/SC referente ao ISS correspondente a fato gerador ocorrido em 15/01/2017, efetuando o pagamento antecipado do tributo declarado. Em 16/01/2022, o Município de Florianópolis/SC, entendendo que o ISS relativo ao fato gerador em tela deveria ter sido recolhido aos cofres da capital catarinense, notificou à contribuinte o lançamento do respectivo tributo. Nesse caso, com base unicamente nas informações prestadas, assinale a alternativa correta:

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) No Brasil, pode-se falar na existência de uma “Constituição Orçamentária”, isto é, um conjunto de princípios e regras presentes em nossa atual Constituição Federal versando sobre os mais diversos aspectos do orçamento público.

Acerca dessa temática, dentre as opções abaixo, a única que configura exceção às proibições constitucionais em matéria orçamentária é:

 

(Procurador do Estado de SP – VUNESP – 2024) Segundo a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho e do Supremo Tribunal Federal, assinale a alternativa que expressa o enunciado verdadeiro.

 

(Procurador do Estado Substituto de Goiás – FCC – 2024) O Prefeito do Município de Goiânia disciplinou o pagamento de parcela de natureza administrativa, denominado de adicional de penosidade, para os empregados celetistas da Guarda Municipal. O ato administrativo prevê o pagamento de parcelas mensais, em valor fixo de R$ 300,00, sem a incorporação do adicional à remuneração dos empregados para apuração de outras verbas. O sindicato de servidores públicos ingressou com ação judicial questionando o ato administrativo e discutindo sua ilegalidade por ausência de incorporação de verba salarial e habitual à remuneração dos empregados. O Juiz da 1ª Vara do Trabalho declarou-se ex officio incompetente para julgar a matéria e determinou a remessa do feito à Justiça Estadual. A decisão judicial pode ser impugnada por

 

(TJ/DFT – Juiz de Direito Substituto – Cebraspe – 2022) Conforme o entendimento do STF, se determinado estado da Federação, com fundamento em suas peculiaridades regionais e na preponderância de seu interesse, publicar lei que proíba a utilização de animais para desenvolvimento, experimentos e testes de produtos cosméticos, de higiene pessoal, perfumes e seus componentes, essa lei será

 

(EMAGIS) A instrução apurou que foram retirados pelo réu, mediante grave ameaça, bens diretamente da posse de vítimas diferentes, tendo ele plena ciência de que se afetava mais de um patrimônio, praticando grave ameaça contra vítimas distintas. Assim, demonstrada a materialidade e autoria dos roubos cometidos num único evento, é CORRETO afirmar.

 

(EMAGIS) Trata-se de condenação de Pablo por homicídio, em que restou comprovada a premeditação, a prática do crime em local ermo em que a vítima estava sozinha, desarmada e sem qualquer rota de fuga disponível, e Pablo acompanhado por seus comparsas. Além disso, aos autos vieram provas de que Pablo é ligado ao tráfico e temido na região em que reside.

A propósito da individualização da pena a ser imposta a Pablo, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da busca pessoal efetuada em via pública por agentes da polícia militar em pessoa tida por suspeita, tendo presente também as garantias constitucionais desta, avalie as assertivas que seguem.

I. A justa causa, em casos de busca pessoal, não exige a certeza da ocorrência de delito, mas, sim, fundadas razões a respeito, tal como ocorre, por exemplo, na conduta daquele que foge ao avistar viatura, pulando muros e gesticula como quem segura algo na cintura.

II. Caso a busca pessoal se dê no interior do domicílio do investigado e o ingresso dos policiais se dê sem autorização judicial, é necessário haja fundados indicativos de flagrante delito.

III. A busca pessoal independerá de mandado, no caso de prisão ou quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito, ou quando a medida for determinada no curso de busca domiciliar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta no que toca às medidas cautelares:

I. O juiz poderá manter a prisão preventiva já decretada mesmo que na sentença fixe o regime aberto como inicial para cumprimento de pena.

II. A contemporaneidade é requisito da prisão preventiva e diz respeito ao motivo ensejador da prisão, e não ao tempo em que praticado o crime.

III. O tempo de prisão provisória será computado para desconto na pena a ser cumprida, mas não tem influência na fixação do regime inicial de cumprimento de pena.

IV. Cabível em tese a prisão preventiva de reincidente em crime doloso mesmo que o crime não tenha pena máxima superior a quatro anos.

V. O tribunal deve realizar a revisão nonagesimal da prisão preventiva, ainda que os autos do processo lá estejam em razão de competência recursal.

 

Objetivas DP Estadual - Rodada 43.2024

(EMAGIS) Trezentas pessoas ocuparam um determinado imóvel situado na Rua da Palmeiras, n. 1234, Centro, São Paulo/SP, e lá estabeleceram a sua moradia. A empresa TC Obras de Engenharia Ltda. se diz dona do terreno ocupado e ingressa com ação de reintegração de posse contra os ocupantes, requerendo liminar. O juiz de primeiro grau indeferiu a liminar, o que levou a autora a interpor agravo de instrumento no TJ-SP. Ao julgar o recurso da empresa, o tribunal deferiu a liminar. Moradores do terreno ocupado procuraram a Defensoria Pública, que ingressou, no STJ, com pedido de suspensão da liminar. Segundo entendimento do STJ, esse pedido:

 

(ENAM - 1º Exame Nacional de Magistratura – FGV – 2024) O sistema global de proteção dos Direitos Humanos possui mecanismos convencionais e não convencionais. Sobre a última espécie, especificamente, assinale a afirmativa correta.

 

(EMAGIS) Relativamente à Parte Geral do Código Penal, as assertivas que seguem tratam da potencial consciência da ilicitude, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) A instrução apurou que foram retirados pelo réu, mediante grave ameaça, bens diretamente da posse de vítimas diferentes, tendo ele plena ciência de que se afetava mais de um patrimônio, praticando grave ameaça contra vítimas distintas. Assim, demonstrada a materialidade e autoria dos roubos cometidos num único evento, é CORRETO afirmar.

 

(EMAGIS) Trata-se de condenação de Pablo por homicídio, em que restou comprovada a premeditação, a prática do crime em local ermo em que a vítima estava sozinha, desarmada e sem qualquer rota de fuga disponível, e Pablo acompanhado por seus comparsas. Além disso, aos autos vieram provas de que Pablo é ligado ao tráfico e temido na região em que reside.

A propósito da individualização da pena a ser imposta a Pablo, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente à teoria do crime e temas correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito da busca pessoal efetuada em via pública por agentes da polícia militar em pessoa tida por suspeita, tendo presente também as garantias constitucionais desta, avalie as assertivas que seguem.

I. A justa causa, em casos de busca pessoal, não exige a certeza da ocorrência de delito, mas, sim, fundadas razões a respeito, tal como ocorre, por exemplo, na conduta daquele que foge ao avistar viatura, pulando muros e gesticula como quem segura algo na cintura.

II. Caso a busca pessoal se dê no interior do domicílio do investigado e o ingresso dos policiais se dê sem autorização judicial, é necessário haja fundados indicativos de flagrante delito.

III. A busca pessoal independerá de mandado, no caso de prisão ou quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito, ou quando a medida for determinada no curso de busca domiciliar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta no que toca às medidas cautelares:

I. O juiz poderá manter a prisão preventiva já decretada mesmo que na sentença fixe o regime aberto como inicial para cumprimento de pena.

II. A contemporaneidade é requisito da prisão preventiva e diz respeito ao motivo ensejador da prisão, e não ao tempo em que praticado o crime.

III. O tempo de prisão provisória será computado para desconto na pena a ser cumprida, mas não tem influência na fixação do regime inicial de cumprimento de pena.

IV. Cabível em tese a prisão preventiva de reincidente em crime doloso mesmo que o crime não tenha pena máxima superior a quatro anos.

V. O tribunal deve realizar a revisão nonagesimal da prisão preventiva, ainda que os autos do processo lá estejam em razão de competência recursal.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a soma e a unificação das penas na execução penal e devem ser analisadas em consonância com a Lei de Execução Penal e com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação indenizatória ajuizada por José contra Meta Construções Ltda., objetivando a condenação por lucros cessantes devido ao atraso na entrega do imóvel, requerendo sejam pagos os aluguéis desde quando iniciado o período de atraso até a data de efetiva entrega das chaves, com base no valor locativo vigente para imóveis semelhantes a cada ano. Acrescentou pedido de inversão da multa moratória – prevista no contrato de adesão celebrado entre as partes em favor da ré para o caso de atraso do autor no pagamento das prestações – em seu benefício.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(AL/PR – Procurador – FGV – 2024) Juliana doou, a Thiago, um livro de Direito Civil, e, a Lucas, um livro de Direito Penal. Ocorre que, por coincidência, na véspera da data combinada para a entrega, Juliana esqueceu o livro de Direito Civil em um carro de aplicativo, e vendeu o livro de Direito Penal para Luísa, entregando-o de imediato.

Nesse caso, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) A autora requer o cumprimento de decisão liminar de prestar alimentos proferida nos autos da presente ação de alimentos, pretendendo receber as obrigações vencidas em 10/12/2023, 10/1/2024, 10/2/2024, 10/3/2024, 10/4/2024 e 10/5/2024, que aduz não terem sido adimplidas. A citação do réu ocorreu em 19/12/2023. O réu opõe-se ao aludido pedido de cumprimento provisório porque, considerando-se citado em 19/12/2020, assevera que não mais subsiste a obrigação de pagar alimentos, demonstrando que foi exonerado da obrigação alimentar pela sentença proferida nos autos, articulando, inclusive, com a formulação de pedido oportuno de repetição dos valores pagos entre a data da decisão liminar de concessão dos alimentos e a data da sentença que o exonerou da obrigação.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a multa periódica (astreintes), avalie as assertivas que seguem.

I. Há possibilidade de revisão do valor acumulado da multa periódica a qualquer tempo, segundo o artigo 537, § 1°, do CPC/2015, a modificação é possível tanto em relação à multa vincenda quanto em relação à multa vencida.

II. No que concerne ao montante alcançado com a incidência da multa, é inaplicável a preclusão ‘pro judicato’ consumativa, pois, mesmo já tendo havido redução judicial, nada impede, presente requerimento do devedor, proceda o magistrado a nova redução.

III. A decisão que fixa a multa é passível de cumprimento definitivo, devendo ser depositada em juízo pelo devedor sob pena de bloqueio judicial de suas contas e levantada pelo credor independentemente do trânsito em julgado da sentença favorável a este.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os processos nos tribunais e assuntos correlatos, avalie as assertivas que seguem.

I. Os órgãos fracionários dos tribunais devem observar a orientação do plenário ou do órgão especial aos quais estiverem vinculados.

II. Tribunal, recebendo do STJ processo para juízo de adequação a repetitivo, pode, considerando as peculiaridades do caso, decidir que o repetitivo tenha aplicação exclusivamente prospectiva.

III. A alteração de tese jurídica adotada em enunciado de súmula ou em julgamento de casos repetitivos poderá ser precedida de audiências públicas e da participação de pessoas, órgãos ou entidades que possam contribuir para a rediscussão da tese.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a ação rescisória e a ‘querela nullittais’, avalie as assertivas que seguem.

I. Para propor a ação rescisória, têm legitimidade as partes, mas não o terceiro juridicamente interessado.

II. Para ajuizar a ‘querela nullitatis’, têm legitimidade as partes, mas não o terceiro juridicamente interessado.

III. A nulidade da citação, embora constitua um vício transrescisório, sujeita-se à preclusão, sob pena de violação ao artigo 278 do CPC/2015.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o denominado dano moral coletivo, avalie as assertivas que seguem.

I. Não basta a mera infringência à lei ou ao contrato para a sua caracterização, sendo necessário que o ato antijurídico praticado atinja alto grau de reprovabilidade e transborde os lindes do individualismo, afetando, por sua gravidade e repercussão, o círculo primordial de valores sociais.

II. A condenação em reparar o dano moral coletivo visa punir e inibir a injusta lesão da esfera moral de uma coletividade, preservando, em ultima ratio, seus valores primordiais.

III. Os juros moratórios referentes à reparação por dano moral, na responsabilidade contratual, incidem a partir da citação e a correção monetária do valor da indenização do dano moral incide desde a data do arbitramento.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do serviço público de saúde, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, avalie as assertivas que seguem.

I. Lei federal disporá sobre o regime jurídico, o piso salarial profissional nacional, as diretrizes para os Planos de Carreira e a regulamentação das atividades de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias, competindo à União, nos termos da lei, prestar assistência financeira complementar aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, para o cumprimento do referido piso salarial.

II. É constitucional a aplicação do piso salarial nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, instituído pela Lei 12.994/2014, aos servidores estatutários dos entes subnacionais, cabendo à União arcar com os ônus da diferença entre o piso nacional e a legislação do ente municipal.

III. O vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias fica sob responsabilidade da União, e cabe aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer consectários e vantagens a fim de valorizar o trabalho desses profissionais, sendo que os recursos destinados ao pagamento do vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias serão consignados no orçamento geral da União com dotação própria e exclusiva, não podendo o vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias ser inferior a 2 salários mínimos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do serviço de transporte público nos dias de eleições, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF considerou existir omissão inconstitucional por ausente política de gratuidade do transporte público em dias de eleições, deliberando por emitir apelo ao Congresso Nacional para que edite lei regulamentadora da matéria.

II. O STF considerou que, ausente política de gratuidade do transporte público em dias de eleições, o transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal, inclusive o metropolitano, deve ser ofertado de forma gratuita e com frequência compatível àquela dos dias úteis.

III. A ausência de política pública de concessão de transporte gratuito no dia das eleições tem o potencial de criar, na prática, um novo tipo de voto censitário, que retira dos mais pobres a possibilidade de participar do processo eleitoral.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual que condiciona o deferimento de medidas cautelares para fins de investigação e de instrução processual penal em desfavor de autoridades detentoras de foro por prerrogativa de função perante o Tribunal de Justiça à prévia autorização judicial, mediante decisão fundamentada da maioria absoluta do respectivo órgão especial.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do controle financeiro de contas prestadas pelo chefe do executivo estadual ou municipal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os Conselhos de Fiscalização Profissional, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Nos autos da presente ação de indenização por responsabilidade civil extracontratual contra Estado-membro, restou incontestável a atuação dos militares na comunidade em que o falecido residia com sua família, vez que presente ação de segurança pública. O dano é também patente, dado o falecimento de José da Silva, vítima de projétil de arma de fogo, sendo atingido no interior de sua residência, por volta das 22h. O Estado, em sua defesa, sustenta que, em situações como a presente, a comprovação da origem do projétil que ocasionou a morte assume especial relevância, do contrário seria responsabilizar o Estado por cada tiro disparado em operações policiais e/ou militares, o que não se mostra razoável. Da análise do inquérito policial, o Estado réu demonstra que o tiroteio não foi deflagrado por ação dos militares. E, realizada perícia no material coletado no interior da residência, foi emitido laudo de exame em munição e/ou componente, que apurou apenas que o projétil de arma de fogo estava deformado frontal e longitudinalmente, de calibre 7,62, do tipo encamisado total pontiagudo (ETPT), sendo inconclusivo quanto à origem.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade contra lei estadual que “reestrutura a Carreira de Auditoria Tributária do Estado e dá outras providências”. Consoante assevera o autor, a pretexto de reestruturar a carreira de auditoria tributária do estado, acabou-se por criar verdadeiro provimento derivado de servidores, transpondo-se ocupantes de dois diferentes cargos de nível médio para outro de nível superior. Demonstra que anteriormente o Estado havia editado lei que promoveu a unificação das atribuições dos cargos de fiscal e técnico tributários e modificou o requisito de ingresso de nível médio para nível superior, tudo de maneira a aproximar os cargos citados ao de auditor, tendo havido ainda a uniformização das atribuições e da remuneração. Finalmente, sobreveio a edição da norma impugnada, com a reunião dos cargos de auditor, fiscal e técnico tributários em apenas um de nível superior. Aponta ofensa aos artigos 37, inciso II, e 41, § 3º, da Carta Federal. Pleiteia também seja conferida interpretação conforme à Carta de 1988, para revelar que são considerados extintos os cargos vagos de técnico e fiscal tributários e em extinção os ainda ocupados, autorizando-se o aproveitamento no novo cargo apenas dos antigos auditores-fiscais da Receita do Estadual.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a exigência constitucional de concurso público, marque a alternativa correta.

 

(TJ/DFT – Juiz de Direito Substituto – Cebraspe – 2022) Conforme o entendimento do STF, se determinado estado da Federação, com fundamento em suas peculiaridades regionais e na preponderância de seu interesse, publicar lei que proíba a utilização de animais para desenvolvimento, experimentos e testes de produtos cosméticos, de higiene pessoal, perfumes e seus componentes, essa lei será

 

(EMAGIS) Considere as seguintes situações:

I. Exigência de certidão de regularidade fiscal para participação de licitação promovida pela Administração Pública.

II. Protesto extrajudicial de Certidão de Dívida Ativa (CDA) ocorrido após o advento da Lei 9.492/97, mas antes do advento da Lei 12.767/2012.

III. Vincular o despacho aduaneiro ao recolhimento de diferença tributária apurada mediante arbitramento da autoridade fiscal.

IV. Exigência de fiança, garantia real ou fidejussória como condição para impressão de notas fiscais de contribuintes com débitos tributários.

V. Suspensão realizada por conselho de fiscalização profissional do exercício laboral de seus inscritos por inadimplência de anuidades.

Configuram sanção política, em matéria tributária, somente as situações descritas nos itens

 

(EMAGIS) A empresa Bagunça Tudo Ltda. apresentou declaração ao Município de Palhoça/SC referente ao ISS correspondente a fato gerador ocorrido em 15/01/2017, efetuando o pagamento antecipado do tributo declarado. Em 16/01/2022, o Município de Florianópolis/SC, entendendo que o ISS relativo ao fato gerador em tela deveria ter sido recolhido aos cofres da capital catarinense, notificou à contribuinte o lançamento do respectivo tributo. Nesse caso, com base unicamente nas informações prestadas, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Trata-se de embargos à ação monitória que visa o adimplemento de cheque no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais). O embargante alega que não houve comprovação, por parte da autora da monitória, da regularidade do negócio jurídico entre ele – embargante emitente do cheque – e o credor originário do cheque, que, por endosso, o transferiu ao autor da presente monitória, transferência que se deu no bojo de contrato de ‘factoring’. Além disso, alega que inexiste prova de que ele, embargante e emitente do cheque, tenha sido previamente notificada pela autora da monitória ou pelo credor originário do cheque para ciência da cessão entre eles operada. Acrescenta que o autor, faturizador, assume o risco sobre o recebimento dos valores, o que torna possível a discussão da causa subjacente à emissão da cártula, assumindo relevância a análise do negócio subjacente à emissão do cheque e a verificação de sua alegação de descumprimento contratual por parte da beneficiária original. No ponto, o embargante alega que o negócio que teria justificado a entrega da cártula juntada com a inicial não se realizou, mas que não conseguiu obter a devolução do cheque, pois este já havia sido repassado a terceiro pela referida empresa.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Maria opôs Embargos de Terceiro contra decisão que determinou a indisponibilidade dos bens da empresa PE Participações Empreendimentos Ltda. requerendo o reconhecimento da "impenhorabilidade" prevista no artigo 1º da Lei nº 8.009/1990, por ser o imóvel — integralizado ao capital social da empresa — residência e moradia da entidade familiar.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considerando que o juízo da infância e juventude fixou medida de internação a ABC, por reconhecer a prática de ato infracional análogo ao crime de latrocínio, assinale a alternativa certa:

 

(EMAGIS) Sobre o direito do consumidor de acesso às informações existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, marque a alternativa CORRETA.

 

PGE/PGM - Rodada 43.2024

O Procurador-Geral do Município ALFA questiona a Procuradoria de Dívida Ativa acerca do cabimento da fixação de honorários advocatícios quando a exceção de pré-executividade é acolhida para extinguir a execução fiscal, em razão do reconhecimento da prescrição intercorrente, conforme o artigo 40 da Lei de Execuções Fiscais (LEF).
 
Na condição de Procurador-Chefe da Procuradoria de Dívida Ativa, apresente a manifestação jurídica pertinente, considerando os seguintes pontos:
 
A. Análise do princípio da sucumbência e do princípio da causalidade na fixação de honorários advocatícios.
 
B. Diferença entre a prescrição intercorrente e a prescrição ordinária, com referência aos artigos 174 do CTN e 40 da LEF.
 
C. Posição do STJ sobre a fixação de honorários advocatícios na exceção de pré-executividade acolhida para extinguir execução fiscal por reconhecimento da prescrição intercorrente.

 

Ministério Público Estadual - Rodada 43.2024

ABILIO MACHADO foi denunciado pelo MP/GO, por violação ao preceito proibitivo contido no art. 129, §9º, do Código Penal. Narra a exordial acusatória que durante festividade ocorrida no Hotel Atlântico, em Caldas Novas, o denunciado teria encontrado REGINA CÉLIA, sua ex-esposa, ao que se seguiu altercação entre os dois, que culminou com ABILIO desferindo diversos golpes contra a vítima, que provocaram lesões corporais na vítima.
???
A instrução foi regularmente realizada pelo juízo da 3ª vara criminal da comarca de Caldas Novas. Após, a fase do art. 402 do CPP, o promotor de justiça atuante ofertou alegações finais pugnando pela absolvição do réu, por entender terem sido recíprocas as lesões provocadas entre autor do fato e vítima, não tendo sido possível identificar, com a prova produzida em juízo, de quem foi a iniciativa das agressões, tendo sido secundadas suas alegações pela defesa de ABILIO.
???
O juiz acolheu a manifestação ministerial, proferindo sentença de improcedência da pretensão punitiva estatal, absolvendo o réu com espeque no art. 386, VII, do Código de Processo Penal.
???
Os autos são recebidos na promotoria de justiça no dia 7 de junho. O promotor oficiante recebe os autos, mas deixa-os em sua caixa de entrada e sai de férias, somente retornando dia 01 de julho, quando restitui os autos com ciência.
???
No dia 10 de julho REGINA CÉLIA interpõe recurso de apelação contra a sentença absolutória, alegando ter sido informada da absolvição somente através de reportagem publicada nos jornais no dia 03 de julho, pugnando por sua reforma para condenar o réu.
???
Intimado para manifestar-se, ABILIO oferece contra-razões, nas quais pugna: a) pelo reconhecimento da ilegitimidade de REGINA para recorrer em nome próprio; b) pelo não conhecimento do recurso de REGINA, pela sua patente intempestividade, c) pela incidência à espécie da súmula 448 do STF; d) pela inadmissibilidade da irresignação, eis que o próprio titular da ação penal requereu a absolvição do réu, arguindo a incompatibilidade do art. 385 do CPP com o art. 129, I, da Constituição.
???
Os autos vêm ao MP para manifestação. Formule-a.

 

Objetivas - Rodada 43.2024

(EMAGIS) A respeito do serviço público de saúde, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, avalie as assertivas que seguem.

I. Lei federal disporá sobre o regime jurídico, o piso salarial profissional nacional, as diretrizes para os Planos de Carreira e a regulamentação das atividades de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias, competindo à União, nos termos da lei, prestar assistência financeira complementar aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, para o cumprimento do referido piso salarial.

II. É constitucional a aplicação do piso salarial nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, instituído pela Lei 12.994/2014, aos servidores estatutários dos entes subnacionais, cabendo à União arcar com os ônus da diferença entre o piso nacional e a legislação do ente municipal.

III. O vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias fica sob responsabilidade da União, e cabe aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer consectários e vantagens a fim de valorizar o trabalho desses profissionais, sendo que os recursos destinados ao pagamento do vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias serão consignados no orçamento geral da União com dotação própria e exclusiva, não podendo o vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias ser inferior a 2 salários mínimos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do serviço de transporte público nos dias de eleições, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF considerou existir omissão inconstitucional por ausente política de gratuidade do transporte público em dias de eleições, deliberando por emitir apelo ao Congresso Nacional para que edite lei regulamentadora da matéria.

II. O STF considerou que, ausente política de gratuidade do transporte público em dias de eleições, o transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal, inclusive o metropolitano, deve ser ofertado de forma gratuita e com frequência compatível àquela dos dias úteis.

III. A ausência de política pública de concessão de transporte gratuito no dia das eleições tem o potencial de criar, na prática, um novo tipo de voto censitário, que retira dos mais pobres a possibilidade de participar do processo eleitoral.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual que condiciona o deferimento de medidas cautelares para fins de investigação e de instrução processual penal em desfavor de autoridades detentoras de foro por prerrogativa de função perante o Tribunal de Justiça à prévia autorização judicial, mediante decisão fundamentada da maioria absoluta do respectivo órgão especial.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do controle financeiro de contas prestadas pelo chefe do executivo estadual ou municipal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os Conselhos de Fiscalização Profissional, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Nos autos da presente ação de indenização por responsabilidade civil extracontratual contra Estado-membro, restou incontestável a atuação dos militares na comunidade em que o falecido residia com sua família, vez que presente ação de segurança pública. O dano é também patente, dado o falecimento de José da Silva, vítima de projétil de arma de fogo, sendo atingido no interior de sua residência, por volta das 22h. O Estado, em sua defesa, sustenta que, em situações como a presente, a comprovação da origem do projétil que ocasionou a morte assume especial relevância, do contrário seria responsabilizar o Estado por cada tiro disparado em operações policiais e/ou militares, o que não se mostra razoável. Da análise do inquérito policial, o Estado réu demonstra que o tiroteio não foi deflagrado por ação dos militares. E, realizada perícia no material coletado no interior da residência, foi emitido laudo de exame em munição e/ou componente, que apurou apenas que o projétil de arma de fogo estava deformado frontal e longitudinalmente, de calibre 7,62, do tipo encamisado total pontiagudo (ETPT), sendo inconclusivo quanto à origem.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade contra lei estadual que “reestrutura a Carreira de Auditoria Tributária do Estado e dá outras providências”. Consoante assevera o autor, a pretexto de reestruturar a carreira de auditoria tributária do estado, acabou-se por criar verdadeiro provimento derivado de servidores, transpondo-se ocupantes de dois diferentes cargos de nível médio para outro de nível superior. Demonstra que anteriormente o Estado havia editado lei que promoveu a unificação das atribuições dos cargos de fiscal e técnico tributários e modificou o requisito de ingresso de nível médio para nível superior, tudo de maneira a aproximar os cargos citados ao de auditor, tendo havido ainda a uniformização das atribuições e da remuneração. Finalmente, sobreveio a edição da norma impugnada, com a reunião dos cargos de auditor, fiscal e técnico tributários em apenas um de nível superior. Aponta ofensa aos artigos 37, inciso II, e 41, § 3º, da Carta Federal. Pleiteia também seja conferida interpretação conforme à Carta de 1988, para revelar que são considerados extintos os cargos vagos de técnico e fiscal tributários e em extinção os ainda ocupados, autorizando-se o aproveitamento no novo cargo apenas dos antigos auditores-fiscais da Receita do Estadual.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a exigência constitucional de concurso público, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação indenizatória ajuizada por José contra Meta Construções Ltda., objetivando a condenação por lucros cessantes devido ao atraso na entrega do imóvel, requerendo sejam pagos os aluguéis desde quando iniciado o período de atraso até a data de efetiva entrega das chaves, com base no valor locativo vigente para imóveis semelhantes a cada ano. Acrescentou pedido de inversão da multa moratória – prevista no contrato de adesão celebrado entre as partes em favor da ré para o caso de atraso do autor no pagamento das prestações – em seu benefício.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(AL/PR – Procurador – FGV – 2024) Juliana doou, a Thiago, um livro de Direito Civil, e, a Lucas, um livro de Direito Penal. Ocorre que, por coincidência, na véspera da data combinada para a entrega, Juliana esqueceu o livro de Direito Civil em um carro de aplicativo, e vendeu o livro de Direito Penal para Luísa, entregando-o de imediato.

Nesse caso, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) A autora requer o cumprimento de decisão liminar de prestar alimentos proferida nos autos da presente ação de alimentos, pretendendo receber as obrigações vencidas em 10/12/2023, 10/1/2024, 10/2/2024, 10/3/2024, 10/4/2024 e 10/5/2024, que aduz não terem sido adimplidas. A citação do réu ocorreu em 19/12/2023. O réu opõe-se ao aludido pedido de cumprimento provisório porque, considerando-se citado em 19/12/2020, assevera que não mais subsiste a obrigação de pagar alimentos, demonstrando que foi exonerado da obrigação alimentar pela sentença proferida nos autos, articulando, inclusive, com a formulação de pedido oportuno de repetição dos valores pagos entre a data da decisão liminar de concessão dos alimentos e a data da sentença que o exonerou da obrigação.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de embargos à ação monitória que visa o adimplemento de cheque no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais). O embargante alega que não houve comprovação, por parte da autora da monitória, da regularidade do negócio jurídico entre ele – embargante emitente do cheque – e o credor originário do cheque, que, por endosso, o transferiu ao autor da presente monitória, transferência que se deu no bojo de contrato de ‘factoring’. Além disso, alega que inexiste prova de que ele, embargante e emitente do cheque, tenha sido previamente notificada pela autora da monitória ou pelo credor originário do cheque para ciência da cessão entre eles operada. Acrescenta que o autor, faturizador, assume o risco sobre o recebimento dos valores, o que torna possível a discussão da causa subjacente à emissão da cártula, assumindo relevância a análise do negócio subjacente à emissão do cheque e a verificação de sua alegação de descumprimento contratual por parte da beneficiária original. No ponto, o embargante alega que o negócio que teria justificado a entrega da cártula juntada com a inicial não se realizou, mas que não conseguiu obter a devolução do cheque, pois este já havia sido repassado a terceiro pela referida empresa.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Maria opôs Embargos de Terceiro contra decisão que determinou a indisponibilidade dos bens da empresa PE Participações Empreendimentos Ltda. requerendo o reconhecimento da "impenhorabilidade" prevista no artigo 1º da Lei nº 8.009/1990, por ser o imóvel — integralizado ao capital social da empresa — residência e moradia da entidade familiar.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a multa periódica (astreintes), avalie as assertivas que seguem.

I. Há possibilidade de revisão do valor acumulado da multa periódica a qualquer tempo, segundo o artigo 537, § 1°, do CPC/2015, a modificação é possível tanto em relação à multa vincenda quanto em relação à multa vencida.

II. No que concerne ao montante alcançado com a incidência da multa, é inaplicável a preclusão ‘pro judicato’ consumativa, pois, mesmo já tendo havido redução judicial, nada impede, presente requerimento do devedor, proceda o magistrado a nova redução.

III. A decisão que fixa a multa é passível de cumprimento definitivo, devendo ser depositada em juízo pelo devedor sob pena de bloqueio judicial de suas contas e levantada pelo credor independentemente do trânsito em julgado da sentença favorável a este.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os processos nos tribunais e assuntos correlatos, avalie as assertivas que seguem.

I. Os órgãos fracionários dos tribunais devem observar a orientação do plenário ou do órgão especial aos quais estiverem vinculados.

II. Tribunal, recebendo do STJ processo para juízo de adequação a repetitivo, pode, considerando as peculiaridades do caso, decidir que o repetitivo tenha aplicação exclusivamente prospectiva.

III. A alteração de tese jurídica adotada em enunciado de súmula ou em julgamento de casos repetitivos poderá ser precedida de audiências públicas e da participação de pessoas, órgãos ou entidades que possam contribuir para a rediscussão da tese.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a ação rescisória e a ‘querela nullittais’, avalie as assertivas que seguem.

I. Para propor a ação rescisória, têm legitimidade as partes, mas não o terceiro juridicamente interessado.

II. Para ajuizar a ‘querela nullitatis’, têm legitimidade as partes, mas não o terceiro juridicamente interessado.

III. A nulidade da citação, embora constitua um vício transrescisório, sujeita-se à preclusão, sob pena de violação ao artigo 278 do CPC/2015.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o denominado dano moral coletivo, avalie as assertivas que seguem.

I. Não basta a mera infringência à lei ou ao contrato para a sua caracterização, sendo necessário que o ato antijurídico praticado atinja alto grau de reprovabilidade e transborde os lindes do individualismo, afetando, por sua gravidade e repercussão, o círculo primordial de valores sociais.

II. A condenação em reparar o dano moral coletivo visa punir e inibir a injusta lesão da esfera moral de uma coletividade, preservando, em ultima ratio, seus valores primordiais.

III. Os juros moratórios referentes à reparação por dano moral, na responsabilidade contratual, incidem a partir da citação e a correção monetária do valor da indenização do dano moral incide desde a data do arbitramento.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente à Parte Geral do Código Penal, as assertivas que seguem tratam da potencial consciência da ilicitude, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) A instrução apurou que foram retirados pelo réu, mediante grave ameaça, bens diretamente da posse de vítimas diferentes, tendo ele plena ciência de que se afetava mais de um patrimônio, praticando grave ameaça contra vítimas distintas. Assim, demonstrada a materialidade e autoria dos roubos cometidos num único evento, é CORRETO afirmar.

 

(EMAGIS) Trata-se de condenação de Pablo por homicídio, em que restou comprovada a premeditação, a prática do crime em local ermo em que a vítima estava sozinha, desarmada e sem qualquer rota de fuga disponível, e Pablo acompanhado por seus comparsas. Além disso, aos autos vieram provas de que Pablo é ligado ao tráfico e temido na região em que reside.

A propósito da individualização da pena a ser imposta a Pablo, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente à teoria do crime e temas correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a aplicação da lei penal, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito da busca pessoal efetuada em via pública por agentes da polícia militar em pessoa tida por suspeita, tendo presente também as garantias constitucionais desta, avalie as assertivas que seguem.

I. A justa causa, em casos de busca pessoal, não exige a certeza da ocorrência de delito, mas, sim, fundadas razões a respeito, tal como ocorre, por exemplo, na conduta daquele que foge ao avistar viatura, pulando muros e gesticula como quem segura algo na cintura.

II. Caso a busca pessoal se dê no interior do domicílio do investigado e o ingresso dos policiais se dê sem autorização judicial, é necessário haja fundados indicativos de flagrante delito.

III. A busca pessoal independerá de mandado, no caso de prisão ou quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito, ou quando a medida for determinada no curso de busca domiciliar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta no que toca às medidas cautelares:

I. O juiz poderá manter a prisão preventiva já decretada mesmo que na sentença fixe o regime aberto como inicial para cumprimento de pena.

II. A contemporaneidade é requisito da prisão preventiva e diz respeito ao motivo ensejador da prisão, e não ao tempo em que praticado o crime.

III. O tempo de prisão provisória será computado para desconto na pena a ser cumprida, mas não tem influência na fixação do regime inicial de cumprimento de pena.

IV. Cabível em tese a prisão preventiva de reincidente em crime doloso mesmo que o crime não tenha pena máxima superior a quatro anos.

V. O tribunal deve realizar a revisão nonagesimal da prisão preventiva, ainda que os autos do processo lá estejam em razão de competência recursal.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a soma e a unificação das penas na execução penal e devem ser analisadas em consonância com a Lei de Execução Penal e com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere as seguintes situações:

I. Exigência de certidão de regularidade fiscal para participação de licitação promovida pela Administração Pública.

II. Protesto extrajudicial de Certidão de Dívida Ativa (CDA) ocorrido após o advento da Lei 9.492/97, mas antes do advento da Lei 12.767/2012.

III. Vincular o despacho aduaneiro ao recolhimento de diferença tributária apurada mediante arbitramento da autoridade fiscal.

IV. Exigência de fiança, garantia real ou fidejussória como condição para impressão de notas fiscais de contribuintes com débitos tributários.

V. Suspensão realizada por conselho de fiscalização profissional do exercício laboral de seus inscritos por inadimplência de anuidades.

Configuram sanção política, em matéria tributária, somente as situações descritas nos itens

 

(EMAGIS) A empresa Bagunça Tudo Ltda. apresentou declaração ao Município de Palhoça/SC referente ao ISS correspondente a fato gerador ocorrido em 15/01/2017, efetuando o pagamento antecipado do tributo declarado. Em 16/01/2022, o Município de Florianópolis/SC, entendendo que o ISS relativo ao fato gerador em tela deveria ter sido recolhido aos cofres da capital catarinense, notificou à contribuinte o lançamento do respectivo tributo. Nesse caso, com base unicamente nas informações prestadas, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Leandro é aposentado pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e foi diagnosticado como soropositivo para HIV. Sobre a situação em tela, considerada a disciplina legal do Imposto de Renda (IRPF) e a jurisprudência dos Tribunais Superiores, é correto afirmar que

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) No Brasil, pode-se falar na existência de uma “Constituição Orçamentária”, isto é, um conjunto de princípios e regras presentes em nossa atual Constituição Federal versando sobre os mais diversos aspectos do orçamento público.

Acerca dessa temática, dentre as opções abaixo, a única que configura exceção às proibições constitucionais em matéria orçamentária é:

 

(TJ/DFT – Juiz de Direito Substituto – Cebraspe – 2022) Conforme o entendimento do STF, se determinado estado da Federação, com fundamento em suas peculiaridades regionais e na preponderância de seu interesse, publicar lei que proíba a utilização de animais para desenvolvimento, experimentos e testes de produtos cosméticos, de higiene pessoal, perfumes e seus componentes, essa lei será

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) Érica e Joana travaram intenso debate a respeito das classificações existentes em relação à intervenção do Estado no domínio econômico. Érica defendia que a denominada “intervenção por absorção” é incompatível com a forma como deve se desenvolver a intervenção do Estado no domínio econômico, que sempre deve ocorrer em igualdade de condições com a iniciativa privada, inclusive em relação a todas as atividades passíveis de serem exploradas. Joana, por sua vez, defendia que a denominada “intervenção ofensiva” é compatível com a ordem constitucional brasileira, refletindo uma forma de intervenção que não pode descurar, conforme previsão legal, dos imperativos de segurança nacional ou de relevante interesse coletivo.

Inês, ao ouvir os referidos argumentos, concluiu, corretamente, que:

 

(EMAGIS) Sobre o direito do consumidor de acesso às informações existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considerando que o juízo da infância e juventude fixou medida de internação a ABC, por reconhecer a prática de ato infracional análogo ao crime de latrocínio, assinale a alternativa certa:

 

(ENAM - 1º Exame Nacional de Magistratura – FGV – 2024) O sistema global de proteção dos Direitos Humanos possui mecanismos convencionais e não convencionais. Sobre a última espécie, especificamente, assinale a afirmativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da Convenção Americana de Direitos Humanos e também sobre sua interpretação, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto aos partidos políticos, considerada a disciplina da Constituição e da Lei 9.096/95, avalie as proposições abaixo.

I. É assegurada aos partidos políticos autonomia para definir sua estrutura interna e estabelecer regras sobre escolha, formação e duração de seus órgãos permanentes e provisórios e sobre sua organização e funcionamento e para adotar os critérios de escolha e o regime de suas coligações nas eleições majoritárias, vedada a sua celebração nas eleições proporcionais, sem obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas em âmbito nacional, estadual, distrital ou municipal, devendo seus estatutos estabelecer normas de disciplina e fidelidade partidária.

II. O requerimento do registro de partido político, dirigido ao cartório competente do Registro Civil das Pessoas Jurídicas do local de sua sede, deve ser subscrito pelos seus fundadores, em número nunca inferior a 101 (cento e um), com domicílio eleitoral em, no mínimo, 1/3 (um terço) dos Estados, e será acompanhado de:

III. A responsabilidade, inclusive civil e trabalhista, cabe exclusivamente ao órgão partidário municipal, estadual ou nacional que tiver dado causa ao não cumprimento da obrigação, à violação de direito, a dano a outrem ou a qualquer ato ilícito, excluída a solidariedade de outros órgãos de direção partidária.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Paulo, segurado do RGPS, preenchia os requisitos para obtenção de uma determinada aposentadoria, com base na Lei X. A Lei Y, no entanto, revogou a Lei X, antes que Paulo tivesse requerido o benefício ao INSS com base no antigo Diploma. Paulo, contudo, continuou trabalhando e também preenche, hoje, os requisitos para obter uma aposentadoria com fundamento na Lei Y. Em vista dessa situação hipotética, assinale a alternativa correta:

 

(Procurador do Estado de SP – VUNESP – 2024) Segundo a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho e do Supremo Tribunal Federal, assinale a alternativa que expressa o enunciado verdadeiro.

 

(Procurador do Estado Substituto de Goiás – FCC – 2024) O Prefeito do Município de Goiânia disciplinou o pagamento de parcela de natureza administrativa, denominado de adicional de penosidade, para os empregados celetistas da Guarda Municipal. O ato administrativo prevê o pagamento de parcelas mensais, em valor fixo de R$ 300,00, sem a incorporação do adicional à remuneração dos empregados para apuração de outras verbas. O sindicato de servidores públicos ingressou com ação judicial questionando o ato administrativo e discutindo sua ilegalidade por ausência de incorporação de verba salarial e habitual à remuneração dos empregados. O Juiz da 1ª Vara do Trabalho declarou-se ex officio incompetente para julgar a matéria e determinou a remessa do feito à Justiça Estadual. A decisão judicial pode ser impugnada por

 

(MP/PR – 2023) De acordo com a Recomendação n. 96 de 2023 do CNMP, os órgãos do Ministério Público deverão observar, exceto:

 

(EMAGIS) Trezentas pessoas ocuparam um determinado imóvel situado na Rua da Palmeiras, n. 1234, Centro, São Paulo/SP, e lá estabeleceram a sua moradia. A empresa TC Obras de Engenharia Ltda. se diz dona do terreno ocupado e ingressa com ação de reintegração de posse contra os ocupantes, requerendo liminar. O juiz de primeiro grau indeferiu a liminar, o que levou a autora a interpor agravo de instrumento no TJ-SP. Ao julgar o recurso da empresa, o tribunal deferiu a liminar. Moradores do terreno ocupado procuraram a Defensoria Pública, que ingressou, no STJ, com pedido de suspensão da liminar. Segundo entendimento do STJ, esse pedido:

 

(EMAGIS) Em um litígio complexo envolvendo a distribuição de um recurso escasso entre várias partes com reivindicações conflitantes, o juiz decide aplicar princípios da Análise Econômica do Direito para alcançar uma decisão que seja economicamente eficiente. Considerando o conceito de Ótimo de Pareto e sua aplicação judicial, qual das seguintes alternativas está correta?

 

(EMAGIS) Em um país fictício, uma nova lei foi proposta restringindo severamente a liberdade de expressão em nome da segurança nacional, permitindo que o governo censure publicações que considere ameaçadoras à ordem pública. Um jurista está analisando essa lei à luz de diferentes escolas jurídicas.

Considerando a abordagem das escolas jurídicas "rights-based" em contraponto a outras, qual das seguintes análises o jurista provavelmente faria ao criticar essa lei?

 

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 43.2024

(EMAGIS) Trata-se de ação indenizatória ajuizada por José contra Meta Construções Ltda., objetivando a condenação por lucros cessantes devido ao atraso na entrega do imóvel, requerendo sejam pagos os aluguéis desde quando iniciado o período de atraso até a data de efetiva entrega das chaves, com base no valor locativo vigente para imóveis semelhantes a cada ano. Acrescentou pedido de inversão da multa moratória – prevista no contrato de adesão celebrado entre as partes em favor da ré para o caso de atraso do autor no pagamento das prestações – em seu benefício.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(AL/PR – Procurador – FGV – 2024) Juliana doou, a Thiago, um livro de Direito Civil, e, a Lucas, um livro de Direito Penal. Ocorre que, por coincidência, na véspera da data combinada para a entrega, Juliana esqueceu o livro de Direito Civil em um carro de aplicativo, e vendeu o livro de Direito Penal para Luísa, entregando-o de imediato.

Nesse caso, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) A autora requer o cumprimento de decisão liminar de prestar alimentos proferida nos autos da presente ação de alimentos, pretendendo receber as obrigações vencidas em 10/12/2023, 10/1/2024, 10/2/2024, 10/3/2024, 10/4/2024 e 10/5/2024, que aduz não terem sido adimplidas. A citação do réu ocorreu em 19/12/2023. O réu opõe-se ao aludido pedido de cumprimento provisório porque, considerando-se citado em 19/12/2020, assevera que não mais subsiste a obrigação de pagar alimentos, demonstrando que foi exonerado da obrigação alimentar pela sentença proferida nos autos, articulando, inclusive, com a formulação de pedido oportuno de repetição dos valores pagos entre a data da decisão liminar de concessão dos alimentos e a data da sentença que o exonerou da obrigação.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a multa periódica (astreintes), avalie as assertivas que seguem.

I. Há possibilidade de revisão do valor acumulado da multa periódica a qualquer tempo, segundo o artigo 537, § 1°, do CPC/2015, a modificação é possível tanto em relação à multa vincenda quanto em relação à multa vencida.

II. No que concerne ao montante alcançado com a incidência da multa, é inaplicável a preclusão ‘pro judicato’ consumativa, pois, mesmo já tendo havido redução judicial, nada impede, presente requerimento do devedor, proceda o magistrado a nova redução.

III. A decisão que fixa a multa é passível de cumprimento definitivo, devendo ser depositada em juízo pelo devedor sob pena de bloqueio judicial de suas contas e levantada pelo credor independentemente do trânsito em julgado da sentença favorável a este.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os processos nos tribunais e assuntos correlatos, avalie as assertivas que seguem.

I. Os órgãos fracionários dos tribunais devem observar a orientação do plenário ou do órgão especial aos quais estiverem vinculados.

II. Tribunal, recebendo do STJ processo para juízo de adequação a repetitivo, pode, considerando as peculiaridades do caso, decidir que o repetitivo tenha aplicação exclusivamente prospectiva.

III. A alteração de tese jurídica adotada em enunciado de súmula ou em julgamento de casos repetitivos poderá ser precedida de audiências públicas e da participação de pessoas, órgãos ou entidades que possam contribuir para a rediscussão da tese.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a ação rescisória e a ‘querela nullittais’, avalie as assertivas que seguem.

I. Para propor a ação rescisória, têm legitimidade as partes, mas não o terceiro juridicamente interessado.

II. Para ajuizar a ‘querela nullitatis’, têm legitimidade as partes, mas não o terceiro juridicamente interessado.

III. A nulidade da citação, embora constitua um vício transrescisório, sujeita-se à preclusão, sob pena de violação ao artigo 278 do CPC/2015.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o denominado dano moral coletivo, avalie as assertivas que seguem.

I. Não basta a mera infringência à lei ou ao contrato para a sua caracterização, sendo necessário que o ato antijurídico praticado atinja alto grau de reprovabilidade e transborde os lindes do individualismo, afetando, por sua gravidade e repercussão, o círculo primordial de valores sociais.

II. A condenação em reparar o dano moral coletivo visa punir e inibir a injusta lesão da esfera moral de uma coletividade, preservando, em ultima ratio, seus valores primordiais.

III. Os juros moratórios referentes à reparação por dano moral, na responsabilidade contratual, incidem a partir da citação e a correção monetária do valor da indenização do dano moral incide desde a data do arbitramento.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o direito do consumidor de acesso às informações existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considerando que o juízo da infância e juventude fixou medida de internação a ABC, por reconhecer a prática de ato infracional análogo ao crime de latrocínio, assinale a alternativa certa:

 

(EMAGIS) Relativamente à Parte Geral do Código Penal, as assertivas que seguem tratam da potencial consciência da ilicitude, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) A instrução apurou que foram retirados pelo réu, mediante grave ameaça, bens diretamente da posse de vítimas diferentes, tendo ele plena ciência de que se afetava mais de um patrimônio, praticando grave ameaça contra vítimas distintas. Assim, demonstrada a materialidade e autoria dos roubos cometidos num único evento, é CORRETO afirmar.

 

(EMAGIS) Trata-se de condenação de Pablo por homicídio, em que restou comprovada a premeditação, a prática do crime em local ermo em que a vítima estava sozinha, desarmada e sem qualquer rota de fuga disponível, e Pablo acompanhado por seus comparsas. Além disso, aos autos vieram provas de que Pablo é ligado ao tráfico e temido na região em que reside.

A propósito da individualização da pena a ser imposta a Pablo, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente à teoria do crime e temas correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito da busca pessoal efetuada em via pública por agentes da polícia militar em pessoa tida por suspeita, tendo presente também as garantias constitucionais desta, avalie as assertivas que seguem.

I. A justa causa, em casos de busca pessoal, não exige a certeza da ocorrência de delito, mas, sim, fundadas razões a respeito, tal como ocorre, por exemplo, na conduta daquele que foge ao avistar viatura, pulando muros e gesticula como quem segura algo na cintura.

II. Caso a busca pessoal se dê no interior do domicílio do investigado e o ingresso dos policiais se dê sem autorização judicial, é necessário haja fundados indicativos de flagrante delito.

III. A busca pessoal independerá de mandado, no caso de prisão ou quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito, ou quando a medida for determinada no curso de busca domiciliar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta no que toca às medidas cautelares:

I. O juiz poderá manter a prisão preventiva já decretada mesmo que na sentença fixe o regime aberto como inicial para cumprimento de pena.

II. A contemporaneidade é requisito da prisão preventiva e diz respeito ao motivo ensejador da prisão, e não ao tempo em que praticado o crime.

III. O tempo de prisão provisória será computado para desconto na pena a ser cumprida, mas não tem influência na fixação do regime inicial de cumprimento de pena.

IV. Cabível em tese a prisão preventiva de reincidente em crime doloso mesmo que o crime não tenha pena máxima superior a quatro anos.

V. O tribunal deve realizar a revisão nonagesimal da prisão preventiva, ainda que os autos do processo lá estejam em razão de competência recursal.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a soma e a unificação das penas na execução penal e devem ser analisadas em consonância com a Lei de Execução Penal e com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do serviço público de saúde, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, avalie as assertivas que seguem.

I. Lei federal disporá sobre o regime jurídico, o piso salarial profissional nacional, as diretrizes para os Planos de Carreira e a regulamentação das atividades de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias, competindo à União, nos termos da lei, prestar assistência financeira complementar aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, para o cumprimento do referido piso salarial.

II. É constitucional a aplicação do piso salarial nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, instituído pela Lei 12.994/2014, aos servidores estatutários dos entes subnacionais, cabendo à União arcar com os ônus da diferença entre o piso nacional e a legislação do ente municipal.

III. O vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias fica sob responsabilidade da União, e cabe aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer consectários e vantagens a fim de valorizar o trabalho desses profissionais, sendo que os recursos destinados ao pagamento do vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias serão consignados no orçamento geral da União com dotação própria e exclusiva, não podendo o vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias ser inferior a 2 salários mínimos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do serviço de transporte público nos dias de eleições, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF considerou existir omissão inconstitucional por ausente política de gratuidade do transporte público em dias de eleições, deliberando por emitir apelo ao Congresso Nacional para que edite lei regulamentadora da matéria.

II. O STF considerou que, ausente política de gratuidade do transporte público em dias de eleições, o transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal, inclusive o metropolitano, deve ser ofertado de forma gratuita e com frequência compatível àquela dos dias úteis.

III. A ausência de política pública de concessão de transporte gratuito no dia das eleições tem o potencial de criar, na prática, um novo tipo de voto censitário, que retira dos mais pobres a possibilidade de participar do processo eleitoral.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual que condiciona o deferimento de medidas cautelares para fins de investigação e de instrução processual penal em desfavor de autoridades detentoras de foro por prerrogativa de função perante o Tribunal de Justiça à prévia autorização judicial, mediante decisão fundamentada da maioria absoluta do respectivo órgão especial.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do controle financeiro de contas prestadas pelo chefe do executivo estadual ou municipal, marque a alternativa CORRETA.

 

(ENAM - 1º Exame Nacional de Magistratura – FGV – 2024) O sistema global de proteção dos Direitos Humanos possui mecanismos convencionais e não convencionais. Sobre a última espécie, especificamente, assinale a afirmativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os Conselhos de Fiscalização Profissional, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Nos autos da presente ação de indenização por responsabilidade civil extracontratual contra Estado-membro, restou incontestável a atuação dos militares na comunidade em que o falecido residia com sua família, vez que presente ação de segurança pública. O dano é também patente, dado o falecimento de José da Silva, vítima de projétil de arma de fogo, sendo atingido no interior de sua residência, por volta das 22h. O Estado, em sua defesa, sustenta que, em situações como a presente, a comprovação da origem do projétil que ocasionou a morte assume especial relevância, do contrário seria responsabilizar o Estado por cada tiro disparado em operações policiais e/ou militares, o que não se mostra razoável. Da análise do inquérito policial, o Estado réu demonstra que o tiroteio não foi deflagrado por ação dos militares. E, realizada perícia no material coletado no interior da residência, foi emitido laudo de exame em munição e/ou componente, que apurou apenas que o projétil de arma de fogo estava deformado frontal e longitudinalmente, de calibre 7,62, do tipo encamisado total pontiagudo (ETPT), sendo inconclusivo quanto à origem.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade contra lei estadual que “reestrutura a Carreira de Auditoria Tributária do Estado e dá outras providências”. Consoante assevera o autor, a pretexto de reestruturar a carreira de auditoria tributária do estado, acabou-se por criar verdadeiro provimento derivado de servidores, transpondo-se ocupantes de dois diferentes cargos de nível médio para outro de nível superior. Demonstra que anteriormente o Estado havia editado lei que promoveu a unificação das atribuições dos cargos de fiscal e técnico tributários e modificou o requisito de ingresso de nível médio para nível superior, tudo de maneira a aproximar os cargos citados ao de auditor, tendo havido ainda a uniformização das atribuições e da remuneração. Finalmente, sobreveio a edição da norma impugnada, com a reunião dos cargos de auditor, fiscal e técnico tributários em apenas um de nível superior. Aponta ofensa aos artigos 37, inciso II, e 41, § 3º, da Carta Federal. Pleiteia também seja conferida interpretação conforme à Carta de 1988, para revelar que são considerados extintos os cargos vagos de técnico e fiscal tributários e em extinção os ainda ocupados, autorizando-se o aproveitamento no novo cargo apenas dos antigos auditores-fiscais da Receita do Estadual.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a exigência constitucional de concurso público, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto aos partidos políticos, considerada a disciplina da Constituição e da Lei 9.096/95, avalie as proposições abaixo.

I. É assegurada aos partidos políticos autonomia para definir sua estrutura interna e estabelecer regras sobre escolha, formação e duração de seus órgãos permanentes e provisórios e sobre sua organização e funcionamento e para adotar os critérios de escolha e o regime de suas coligações nas eleições majoritárias, vedada a sua celebração nas eleições proporcionais, sem obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas em âmbito nacional, estadual, distrital ou municipal, devendo seus estatutos estabelecer normas de disciplina e fidelidade partidária.

II. O requerimento do registro de partido político, dirigido ao cartório competente do Registro Civil das Pessoas Jurídicas do local de sua sede, deve ser subscrito pelos seus fundadores, em número nunca inferior a 101 (cento e um), com domicílio eleitoral em, no mínimo, 1/3 (um terço) dos Estados, e será acompanhado de:

III. A responsabilidade, inclusive civil e trabalhista, cabe exclusivamente ao órgão partidário municipal, estadual ou nacional que tiver dado causa ao não cumprimento da obrigação, à violação de direito, a dano a outrem ou a qualquer ato ilícito, excluída a solidariedade de outros órgãos de direção partidária.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Trata-se de embargos à ação monitória que visa o adimplemento de cheque no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais). O embargante alega que não houve comprovação, por parte da autora da monitória, da regularidade do negócio jurídico entre ele – embargante emitente do cheque – e o credor originário do cheque, que, por endosso, o transferiu ao autor da presente monitória, transferência que se deu no bojo de contrato de ‘factoring’. Além disso, alega que inexiste prova de que ele, embargante e emitente do cheque, tenha sido previamente notificada pela autora da monitória ou pelo credor originário do cheque para ciência da cessão entre eles operada. Acrescenta que o autor, faturizador, assume o risco sobre o recebimento dos valores, o que torna possível a discussão da causa subjacente à emissão da cártula, assumindo relevância a análise do negócio subjacente à emissão do cheque e a verificação de sua alegação de descumprimento contratual por parte da beneficiária original. No ponto, o embargante alega que o negócio que teria justificado a entrega da cártula juntada com a inicial não se realizou, mas que não conseguiu obter a devolução do cheque, pois este já havia sido repassado a terceiro pela referida empresa.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Maria opôs Embargos de Terceiro contra decisão que determinou a indisponibilidade dos bens da empresa PE Participações Empreendimentos Ltda. requerendo o reconhecimento da "impenhorabilidade" prevista no artigo 1º da Lei nº 8.009/1990, por ser o imóvel — integralizado ao capital social da empresa — residência e moradia da entidade familiar.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere as seguintes situações:

I. Exigência de certidão de regularidade fiscal para participação de licitação promovida pela Administração Pública.

II. Protesto extrajudicial de Certidão de Dívida Ativa (CDA) ocorrido após o advento da Lei 9.492/97, mas antes do advento da Lei 12.767/2012.

III. Vincular o despacho aduaneiro ao recolhimento de diferença tributária apurada mediante arbitramento da autoridade fiscal.

IV. Exigência de fiança, garantia real ou fidejussória como condição para impressão de notas fiscais de contribuintes com débitos tributários.

V. Suspensão realizada por conselho de fiscalização profissional do exercício laboral de seus inscritos por inadimplência de anuidades.

Configuram sanção política, em matéria tributária, somente as situações descritas nos itens

 

(EMAGIS) A empresa Bagunça Tudo Ltda. apresentou declaração ao Município de Palhoça/SC referente ao ISS correspondente a fato gerador ocorrido em 15/01/2017, efetuando o pagamento antecipado do tributo declarado. Em 16/01/2022, o Município de Florianópolis/SC, entendendo que o ISS relativo ao fato gerador em tela deveria ter sido recolhido aos cofres da capital catarinense, notificou à contribuinte o lançamento do respectivo tributo. Nesse caso, com base unicamente nas informações prestadas, assinale a alternativa correta:

 

(TJ/DFT – Juiz de Direito Substituto – Cebraspe – 2022) Conforme o entendimento do STF, se determinado estado da Federação, com fundamento em suas peculiaridades regionais e na preponderância de seu interesse, publicar lei que proíba a utilização de animais para desenvolvimento, experimentos e testes de produtos cosméticos, de higiene pessoal, perfumes e seus componentes, essa lei será

 

(EMAGIS) Em um litígio complexo envolvendo a distribuição de um recurso escasso entre várias partes com reivindicações conflitantes, o juiz decide aplicar princípios da Análise Econômica do Direito para alcançar uma decisão que seja economicamente eficiente. Considerando o conceito de Ótimo de Pareto e sua aplicação judicial, qual das seguintes alternativas está correta?

 

(EMAGIS) Em um país fictício, uma nova lei foi proposta restringindo severamente a liberdade de expressão em nome da segurança nacional, permitindo que o governo censure publicações que considere ameaçadoras à ordem pública. Um jurista está analisando essa lei à luz de diferentes escolas jurídicas.

Considerando a abordagem das escolas jurídicas "rights-based" em contraponto a outras, qual das seguintes análises o jurista provavelmente faria ao criticar essa lei?

 

(MP/PR – 2023) De acordo com a Recomendação n. 96 de 2023 do CNMP, os órgãos do Ministério Público deverão observar, exceto:

 

(EMAGIS) Trezentas pessoas ocuparam um determinado imóvel situado na Rua da Palmeiras, n. 1234, Centro, São Paulo/SP, e lá estabeleceram a sua moradia. A empresa TC Obras de Engenharia Ltda. se diz dona do terreno ocupado e ingressa com ação de reintegração de posse contra os ocupantes, requerendo liminar. O juiz de primeiro grau indeferiu a liminar, o que levou a autora a interpor agravo de instrumento no TJ-SP. Ao julgar o recurso da empresa, o tribunal deferiu a liminar. Moradores do terreno ocupado procuraram a Defensoria Pública, que ingressou, no STJ, com pedido de suspensão da liminar. Segundo entendimento do STJ, esse pedido:

 

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 43.2024

(EMAGIS) Trata-se de ação indenizatória ajuizada por José contra Meta Construções Ltda., objetivando a condenação por lucros cessantes devido ao atraso na entrega do imóvel, requerendo sejam pagos os aluguéis desde quando iniciado o período de atraso até a data de efetiva entrega das chaves, com base no valor locativo vigente para imóveis semelhantes a cada ano. Acrescentou pedido de inversão da multa moratória – prevista no contrato de adesão celebrado entre as partes em favor da ré para o caso de atraso do autor no pagamento das prestações – em seu benefício.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(AL/PR – Procurador – FGV – 2024) Juliana doou, a Thiago, um livro de Direito Civil, e, a Lucas, um livro de Direito Penal. Ocorre que, por coincidência, na véspera da data combinada para a entrega, Juliana esqueceu o livro de Direito Civil em um carro de aplicativo, e vendeu o livro de Direito Penal para Luísa, entregando-o de imediato.

Nesse caso, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) A autora requer o cumprimento de decisão liminar de prestar alimentos proferida nos autos da presente ação de alimentos, pretendendo receber as obrigações vencidas em 10/12/2023, 10/1/2024, 10/2/2024, 10/3/2024, 10/4/2024 e 10/5/2024, que aduz não terem sido adimplidas. A citação do réu ocorreu em 19/12/2023. O réu opõe-se ao aludido pedido de cumprimento provisório porque, considerando-se citado em 19/12/2020, assevera que não mais subsiste a obrigação de pagar alimentos, demonstrando que foi exonerado da obrigação alimentar pela sentença proferida nos autos, articulando, inclusive, com a formulação de pedido oportuno de repetição dos valores pagos entre a data da decisão liminar de concessão dos alimentos e a data da sentença que o exonerou da obrigação.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a multa periódica (astreintes), avalie as assertivas que seguem.

I. Há possibilidade de revisão do valor acumulado da multa periódica a qualquer tempo, segundo o artigo 537, § 1°, do CPC/2015, a modificação é possível tanto em relação à multa vincenda quanto em relação à multa vencida.

II. No que concerne ao montante alcançado com a incidência da multa, é inaplicável a preclusão ‘pro judicato’ consumativa, pois, mesmo já tendo havido redução judicial, nada impede, presente requerimento do devedor, proceda o magistrado a nova redução.

III. A decisão que fixa a multa é passível de cumprimento definitivo, devendo ser depositada em juízo pelo devedor sob pena de bloqueio judicial de suas contas e levantada pelo credor independentemente do trânsito em julgado da sentença favorável a este.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os processos nos tribunais e assuntos correlatos, avalie as assertivas que seguem.

I. Os órgãos fracionários dos tribunais devem observar a orientação do plenário ou do órgão especial aos quais estiverem vinculados.

II. Tribunal, recebendo do STJ processo para juízo de adequação a repetitivo, pode, considerando as peculiaridades do caso, decidir que o repetitivo tenha aplicação exclusivamente prospectiva.

III. A alteração de tese jurídica adotada em enunciado de súmula ou em julgamento de casos repetitivos poderá ser precedida de audiências públicas e da participação de pessoas, órgãos ou entidades que possam contribuir para a rediscussão da tese.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a ação rescisória e a ‘querela nullittais’, avalie as assertivas que seguem.

I. Para propor a ação rescisória, têm legitimidade as partes, mas não o terceiro juridicamente interessado.

II. Para ajuizar a ‘querela nullitatis’, têm legitimidade as partes, mas não o terceiro juridicamente interessado.

III. A nulidade da citação, embora constitua um vício transrescisório, sujeita-se à preclusão, sob pena de violação ao artigo 278 do CPC/2015.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o denominado dano moral coletivo, avalie as assertivas que seguem.

I. Não basta a mera infringência à lei ou ao contrato para a sua caracterização, sendo necessário que o ato antijurídico praticado atinja alto grau de reprovabilidade e transborde os lindes do individualismo, afetando, por sua gravidade e repercussão, o círculo primordial de valores sociais.

II. A condenação em reparar o dano moral coletivo visa punir e inibir a injusta lesão da esfera moral de uma coletividade, preservando, em ultima ratio, seus valores primordiais.

III. Os juros moratórios referentes à reparação por dano moral, na responsabilidade contratual, incidem a partir da citação e a correção monetária do valor da indenização do dano moral incide desde a data do arbitramento.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o direito do consumidor de acesso às informações existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considerando que o juízo da infância e juventude fixou medida de internação a ABC, por reconhecer a prática de ato infracional análogo ao crime de latrocínio, assinale a alternativa certa:

 

(EMAGIS) Relativamente à Parte Geral do Código Penal, as assertivas que seguem tratam da potencial consciência da ilicitude, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) A instrução apurou que foram retirados pelo réu, mediante grave ameaça, bens diretamente da posse de vítimas diferentes, tendo ele plena ciência de que se afetava mais de um patrimônio, praticando grave ameaça contra vítimas distintas. Assim, demonstrada a materialidade e autoria dos roubos cometidos num único evento, é CORRETO afirmar.

 

(EMAGIS) Trata-se de condenação de Pablo por homicídio, em que restou comprovada a premeditação, a prática do crime em local ermo em que a vítima estava sozinha, desarmada e sem qualquer rota de fuga disponível, e Pablo acompanhado por seus comparsas. Além disso, aos autos vieram provas de que Pablo é ligado ao tráfico e temido na região em que reside.

A propósito da individualização da pena a ser imposta a Pablo, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente à teoria do crime e temas correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito da busca pessoal efetuada em via pública por agentes da polícia militar em pessoa tida por suspeita, tendo presente também as garantias constitucionais desta, avalie as assertivas que seguem.

I. A justa causa, em casos de busca pessoal, não exige a certeza da ocorrência de delito, mas, sim, fundadas razões a respeito, tal como ocorre, por exemplo, na conduta daquele que foge ao avistar viatura, pulando muros e gesticula como quem segura algo na cintura.

II. Caso a busca pessoal se dê no interior do domicílio do investigado e o ingresso dos policiais se dê sem autorização judicial, é necessário haja fundados indicativos de flagrante delito.

III. A busca pessoal independerá de mandado, no caso de prisão ou quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito, ou quando a medida for determinada no curso de busca domiciliar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta no que toca às medidas cautelares:

I. O juiz poderá manter a prisão preventiva já decretada mesmo que na sentença fixe o regime aberto como inicial para cumprimento de pena.

II. A contemporaneidade é requisito da prisão preventiva e diz respeito ao motivo ensejador da prisão, e não ao tempo em que praticado o crime.

III. O tempo de prisão provisória será computado para desconto na pena a ser cumprida, mas não tem influência na fixação do regime inicial de cumprimento de pena.

IV. Cabível em tese a prisão preventiva de reincidente em crime doloso mesmo que o crime não tenha pena máxima superior a quatro anos.

V. O tribunal deve realizar a revisão nonagesimal da prisão preventiva, ainda que os autos do processo lá estejam em razão de competência recursal.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a soma e a unificação das penas na execução penal e devem ser analisadas em consonância com a Lei de Execução Penal e com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do serviço público de saúde, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, avalie as assertivas que seguem.

I. Lei federal disporá sobre o regime jurídico, o piso salarial profissional nacional, as diretrizes para os Planos de Carreira e a regulamentação das atividades de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias, competindo à União, nos termos da lei, prestar assistência financeira complementar aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, para o cumprimento do referido piso salarial.

II. É constitucional a aplicação do piso salarial nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, instituído pela Lei 12.994/2014, aos servidores estatutários dos entes subnacionais, cabendo à União arcar com os ônus da diferença entre o piso nacional e a legislação do ente municipal.

III. O vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias fica sob responsabilidade da União, e cabe aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer consectários e vantagens a fim de valorizar o trabalho desses profissionais, sendo que os recursos destinados ao pagamento do vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias serão consignados no orçamento geral da União com dotação própria e exclusiva, não podendo o vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias ser inferior a 2 salários mínimos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do serviço de transporte público nos dias de eleições, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF considerou existir omissão inconstitucional por ausente política de gratuidade do transporte público em dias de eleições, deliberando por emitir apelo ao Congresso Nacional para que edite lei regulamentadora da matéria.

II. O STF considerou que, ausente política de gratuidade do transporte público em dias de eleições, o transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal, inclusive o metropolitano, deve ser ofertado de forma gratuita e com frequência compatível àquela dos dias úteis.

III. A ausência de política pública de concessão de transporte gratuito no dia das eleições tem o potencial de criar, na prática, um novo tipo de voto censitário, que retira dos mais pobres a possibilidade de participar do processo eleitoral.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual que condiciona o deferimento de medidas cautelares para fins de investigação e de instrução processual penal em desfavor de autoridades detentoras de foro por prerrogativa de função perante o Tribunal de Justiça à prévia autorização judicial, mediante decisão fundamentada da maioria absoluta do respectivo órgão especial.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do controle financeiro de contas prestadas pelo chefe do executivo estadual ou municipal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto aos partidos políticos, considerada a disciplina da Constituição e da Lei 9.096/95, avalie as proposições abaixo.

I. É assegurada aos partidos políticos autonomia para definir sua estrutura interna e estabelecer regras sobre escolha, formação e duração de seus órgãos permanentes e provisórios e sobre sua organização e funcionamento e para adotar os critérios de escolha e o regime de suas coligações nas eleições majoritárias, vedada a sua celebração nas eleições proporcionais, sem obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas em âmbito nacional, estadual, distrital ou municipal, devendo seus estatutos estabelecer normas de disciplina e fidelidade partidária.

II. O requerimento do registro de partido político, dirigido ao cartório competente do Registro Civil das Pessoas Jurídicas do local de sua sede, deve ser subscrito pelos seus fundadores, em número nunca inferior a 101 (cento e um), com domicílio eleitoral em, no mínimo, 1/3 (um terço) dos Estados, e será acompanhado de:

III. A responsabilidade, inclusive civil e trabalhista, cabe exclusivamente ao órgão partidário municipal, estadual ou nacional que tiver dado causa ao não cumprimento da obrigação, à violação de direito, a dano a outrem ou a qualquer ato ilícito, excluída a solidariedade de outros órgãos de direção partidária.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Trata-se de embargos à ação monitória que visa o adimplemento de cheque no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais). O embargante alega que não houve comprovação, por parte da autora da monitória, da regularidade do negócio jurídico entre ele – embargante emitente do cheque – e o credor originário do cheque, que, por endosso, o transferiu ao autor da presente monitória, transferência que se deu no bojo de contrato de ‘factoring’. Além disso, alega que inexiste prova de que ele, embargante e emitente do cheque, tenha sido previamente notificada pela autora da monitória ou pelo credor originário do cheque para ciência da cessão entre eles operada. Acrescenta que o autor, faturizador, assume o risco sobre o recebimento dos valores, o que torna possível a discussão da causa subjacente à emissão da cártula, assumindo relevância a análise do negócio subjacente à emissão do cheque e a verificação de sua alegação de descumprimento contratual por parte da beneficiária original. No ponto, o embargante alega que o negócio que teria justificado a entrega da cártula juntada com a inicial não se realizou, mas que não conseguiu obter a devolução do cheque, pois este já havia sido repassado a terceiro pela referida empresa.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Maria opôs Embargos de Terceiro contra decisão que determinou a indisponibilidade dos bens da empresa PE Participações Empreendimentos Ltda. requerendo o reconhecimento da "impenhorabilidade" prevista no artigo 1º da Lei nº 8.009/1990, por ser o imóvel — integralizado ao capital social da empresa — residência e moradia da entidade familiar.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere as seguintes situações:

I. Exigência de certidão de regularidade fiscal para participação de licitação promovida pela Administração Pública.

II. Protesto extrajudicial de Certidão de Dívida Ativa (CDA) ocorrido após o advento da Lei 9.492/97, mas antes do advento da Lei 12.767/2012.

III. Vincular o despacho aduaneiro ao recolhimento de diferença tributária apurada mediante arbitramento da autoridade fiscal.

IV. Exigência de fiança, garantia real ou fidejussória como condição para impressão de notas fiscais de contribuintes com débitos tributários.

V. Suspensão realizada por conselho de fiscalização profissional do exercício laboral de seus inscritos por inadimplência de anuidades.

Configuram sanção política, em matéria tributária, somente as situações descritas nos itens

 

(EMAGIS) A empresa Bagunça Tudo Ltda. apresentou declaração ao Município de Palhoça/SC referente ao ISS correspondente a fato gerador ocorrido em 15/01/2017, efetuando o pagamento antecipado do tributo declarado. Em 16/01/2022, o Município de Florianópolis/SC, entendendo que o ISS relativo ao fato gerador em tela deveria ter sido recolhido aos cofres da capital catarinense, notificou à contribuinte o lançamento do respectivo tributo. Nesse caso, com base unicamente nas informações prestadas, assinale a alternativa correta:

 

(TJ/DFT – Juiz de Direito Substituto – Cebraspe – 2022) Conforme o entendimento do STF, se determinado estado da Federação, com fundamento em suas peculiaridades regionais e na preponderância de seu interesse, publicar lei que proíba a utilização de animais para desenvolvimento, experimentos e testes de produtos cosméticos, de higiene pessoal, perfumes e seus componentes, essa lei será

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os Conselhos de Fiscalização Profissional, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Nos autos da presente ação de indenização por responsabilidade civil extracontratual contra Estado-membro, restou incontestável a atuação dos militares na comunidade em que o falecido residia com sua família, vez que presente ação de segurança pública. O dano é também patente, dado o falecimento de José da Silva, vítima de projétil de arma de fogo, sendo atingido no interior de sua residência, por volta das 22h. O Estado, em sua defesa, sustenta que, em situações como a presente, a comprovação da origem do projétil que ocasionou a morte assume especial relevância, do contrário seria responsabilizar o Estado por cada tiro disparado em operações policiais e/ou militares, o que não se mostra razoável. Da análise do inquérito policial, o Estado réu demonstra que o tiroteio não foi deflagrado por ação dos militares. E, realizada perícia no material coletado no interior da residência, foi emitido laudo de exame em munição e/ou componente, que apurou apenas que o projétil de arma de fogo estava deformado frontal e longitudinalmente, de calibre 7,62, do tipo encamisado total pontiagudo (ETPT), sendo inconclusivo quanto à origem.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade contra lei estadual que “reestrutura a Carreira de Auditoria Tributária do Estado e dá outras providências”. Consoante assevera o autor, a pretexto de reestruturar a carreira de auditoria tributária do estado, acabou-se por criar verdadeiro provimento derivado de servidores, transpondo-se ocupantes de dois diferentes cargos de nível médio para outro de nível superior. Demonstra que anteriormente o Estado havia editado lei que promoveu a unificação das atribuições dos cargos de fiscal e técnico tributários e modificou o requisito de ingresso de nível médio para nível superior, tudo de maneira a aproximar os cargos citados ao de auditor, tendo havido ainda a uniformização das atribuições e da remuneração. Finalmente, sobreveio a edição da norma impugnada, com a reunião dos cargos de auditor, fiscal e técnico tributários em apenas um de nível superior. Aponta ofensa aos artigos 37, inciso II, e 41, § 3º, da Carta Federal. Pleiteia também seja conferida interpretação conforme à Carta de 1988, para revelar que são considerados extintos os cargos vagos de técnico e fiscal tributários e em extinção os ainda ocupados, autorizando-se o aproveitamento no novo cargo apenas dos antigos auditores-fiscais da Receita do Estadual.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a exigência constitucional de concurso público, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Em um litígio complexo envolvendo a distribuição de um recurso escasso entre várias partes com reivindicações conflitantes, o juiz decide aplicar princípios da Análise Econômica do Direito para alcançar uma decisão que seja economicamente eficiente. Considerando o conceito de Ótimo de Pareto e sua aplicação judicial, qual das seguintes alternativas está correta?

 

(EMAGIS) Em um país fictício, uma nova lei foi proposta restringindo severamente a liberdade de expressão em nome da segurança nacional, permitindo que o governo censure publicações que considere ameaçadoras à ordem pública. Um jurista está analisando essa lei à luz de diferentes escolas jurídicas.

Considerando a abordagem das escolas jurídicas "rights-based" em contraponto a outras, qual das seguintes análises o jurista provavelmente faria ao criticar essa lei?

 

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 43.2024

(EMAGIS) Trata-se de ação indenizatória ajuizada por José contra Meta Construções Ltda., objetivando a condenação por lucros cessantes devido ao atraso na entrega do imóvel, requerendo sejam pagos os aluguéis desde quando iniciado o período de atraso até a data de efetiva entrega das chaves, com base no valor locativo vigente para imóveis semelhantes a cada ano. Acrescentou pedido de inversão da multa moratória – prevista no contrato de adesão celebrado entre as partes em favor da ré para o caso de atraso do autor no pagamento das prestações – em seu benefício.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(AL/PR – Procurador – FGV – 2024) Juliana doou, a Thiago, um livro de Direito Civil, e, a Lucas, um livro de Direito Penal. Ocorre que, por coincidência, na véspera da data combinada para a entrega, Juliana esqueceu o livro de Direito Civil em um carro de aplicativo, e vendeu o livro de Direito Penal para Luísa, entregando-o de imediato.

Nesse caso, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) A autora requer o cumprimento de decisão liminar de prestar alimentos proferida nos autos da presente ação de alimentos, pretendendo receber as obrigações vencidas em 10/12/2023, 10/1/2024, 10/2/2024, 10/3/2024, 10/4/2024 e 10/5/2024, que aduz não terem sido adimplidas. A citação do réu ocorreu em 19/12/2023. O réu opõe-se ao aludido pedido de cumprimento provisório porque, considerando-se citado em 19/12/2020, assevera que não mais subsiste a obrigação de pagar alimentos, demonstrando que foi exonerado da obrigação alimentar pela sentença proferida nos autos, articulando, inclusive, com a formulação de pedido oportuno de repetição dos valores pagos entre a data da decisão liminar de concessão dos alimentos e a data da sentença que o exonerou da obrigação.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a multa periódica (astreintes), avalie as assertivas que seguem.

I. Há possibilidade de revisão do valor acumulado da multa periódica a qualquer tempo, segundo o artigo 537, § 1°, do CPC/2015, a modificação é possível tanto em relação à multa vincenda quanto em relação à multa vencida.

II. No que concerne ao montante alcançado com a incidência da multa, é inaplicável a preclusão ‘pro judicato’ consumativa, pois, mesmo já tendo havido redução judicial, nada impede, presente requerimento do devedor, proceda o magistrado a nova redução.

III. A decisão que fixa a multa é passível de cumprimento definitivo, devendo ser depositada em juízo pelo devedor sob pena de bloqueio judicial de suas contas e levantada pelo credor independentemente do trânsito em julgado da sentença favorável a este.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os processos nos tribunais e assuntos correlatos, avalie as assertivas que seguem.

I. Os órgãos fracionários dos tribunais devem observar a orientação do plenário ou do órgão especial aos quais estiverem vinculados.

II. Tribunal, recebendo do STJ processo para juízo de adequação a repetitivo, pode, considerando as peculiaridades do caso, decidir que o repetitivo tenha aplicação exclusivamente prospectiva.

III. A alteração de tese jurídica adotada em enunciado de súmula ou em julgamento de casos repetitivos poderá ser precedida de audiências públicas e da participação de pessoas, órgãos ou entidades que possam contribuir para a rediscussão da tese.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a ação rescisória e a ‘querela nullittais’, avalie as assertivas que seguem.

I. Para propor a ação rescisória, têm legitimidade as partes, mas não o terceiro juridicamente interessado.

II. Para ajuizar a ‘querela nullitatis’, têm legitimidade as partes, mas não o terceiro juridicamente interessado.

III. A nulidade da citação, embora constitua um vício transrescisório, sujeita-se à preclusão, sob pena de violação ao artigo 278 do CPC/2015.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o direito do consumidor de acesso às informações existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considerando que o juízo da infância e juventude fixou medida de internação a ABC, por reconhecer a prática de ato infracional análogo ao crime de latrocínio, assinale a alternativa certa:

 

(EMAGIS) Relativamente à Parte Geral do Código Penal, as assertivas que seguem tratam da potencial consciência da ilicitude, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) A instrução apurou que foram retirados pelo réu, mediante grave ameaça, bens diretamente da posse de vítimas diferentes, tendo ele plena ciência de que se afetava mais de um patrimônio, praticando grave ameaça contra vítimas distintas. Assim, demonstrada a materialidade e autoria dos roubos cometidos num único evento, é CORRETO afirmar.

 

(EMAGIS) Trata-se de condenação de Pablo por homicídio, em que restou comprovada a premeditação, a prática do crime em local ermo em que a vítima estava sozinha, desarmada e sem qualquer rota de fuga disponível, e Pablo acompanhado por seus comparsas. Além disso, aos autos vieram provas de que Pablo é ligado ao tráfico e temido na região em que reside.

A propósito da individualização da pena a ser imposta a Pablo, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente à teoria do crime e temas correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito da busca pessoal efetuada em via pública por agentes da polícia militar em pessoa tida por suspeita, tendo presente também as garantias constitucionais desta, avalie as assertivas que seguem.

I. A justa causa, em casos de busca pessoal, não exige a certeza da ocorrência de delito, mas, sim, fundadas razões a respeito, tal como ocorre, por exemplo, na conduta daquele que foge ao avistar viatura, pulando muros e gesticula como quem segura algo na cintura.

II. Caso a busca pessoal se dê no interior do domicílio do investigado e o ingresso dos policiais se dê sem autorização judicial, é necessário haja fundados indicativos de flagrante delito.

III. A busca pessoal independerá de mandado, no caso de prisão ou quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito, ou quando a medida for determinada no curso de busca domiciliar.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta no que toca às medidas cautelares:

I. O juiz poderá manter a prisão preventiva já decretada mesmo que na sentença fixe o regime aberto como inicial para cumprimento de pena.

II. A contemporaneidade é requisito da prisão preventiva e diz respeito ao motivo ensejador da prisão, e não ao tempo em que praticado o crime.

III. O tempo de prisão provisória será computado para desconto na pena a ser cumprida, mas não tem influência na fixação do regime inicial de cumprimento de pena.

IV. Cabível em tese a prisão preventiva de reincidente em crime doloso mesmo que o crime não tenha pena máxima superior a quatro anos.

V. O tribunal deve realizar a revisão nonagesimal da prisão preventiva, ainda que os autos do processo lá estejam em razão de competência recursal.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a soma e a unificação das penas na execução penal e devem ser analisadas em consonância com a Lei de Execução Penal e com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do serviço público de saúde, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, avalie as assertivas que seguem.

I. Lei federal disporá sobre o regime jurídico, o piso salarial profissional nacional, as diretrizes para os Planos de Carreira e a regulamentação das atividades de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias, competindo à União, nos termos da lei, prestar assistência financeira complementar aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, para o cumprimento do referido piso salarial.

II. É constitucional a aplicação do piso salarial nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, instituído pela Lei 12.994/2014, aos servidores estatutários dos entes subnacionais, cabendo à União arcar com os ônus da diferença entre o piso nacional e a legislação do ente municipal.

III. O vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias fica sob responsabilidade da União, e cabe aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer consectários e vantagens a fim de valorizar o trabalho desses profissionais, sendo que os recursos destinados ao pagamento do vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias serão consignados no orçamento geral da União com dotação própria e exclusiva, não podendo o vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias ser inferior a 2 salários mínimos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do serviço de transporte público nos dias de eleições, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF considerou existir omissão inconstitucional por ausente política de gratuidade do transporte público em dias de eleições, deliberando por emitir apelo ao Congresso Nacional para que edite lei regulamentadora da matéria.

II. O STF considerou que, ausente política de gratuidade do transporte público em dias de eleições, o transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal, inclusive o metropolitano, deve ser ofertado de forma gratuita e com frequência compatível àquela dos dias úteis.

III. A ausência de política pública de concessão de transporte gratuito no dia das eleições tem o potencial de criar, na prática, um novo tipo de voto censitário, que retira dos mais pobres a possibilidade de participar do processo eleitoral.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual que condiciona o deferimento de medidas cautelares para fins de investigação e de instrução processual penal em desfavor de autoridades detentoras de foro por prerrogativa de função perante o Tribunal de Justiça à prévia autorização judicial, mediante decisão fundamentada da maioria absoluta do respectivo órgão especial.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do controle financeiro de contas prestadas pelo chefe do executivo estadual ou municipal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto aos partidos políticos, considerada a disciplina da Constituição e da Lei 9.096/95, avalie as proposições abaixo.

I. É assegurada aos partidos políticos autonomia para definir sua estrutura interna e estabelecer regras sobre escolha, formação e duração de seus órgãos permanentes e provisórios e sobre sua organização e funcionamento e para adotar os critérios de escolha e o regime de suas coligações nas eleições majoritárias, vedada a sua celebração nas eleições proporcionais, sem obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas em âmbito nacional, estadual, distrital ou municipal, devendo seus estatutos estabelecer normas de disciplina e fidelidade partidária.

II. O requerimento do registro de partido político, dirigido ao cartório competente do Registro Civil das Pessoas Jurídicas do local de sua sede, deve ser subscrito pelos seus fundadores, em número nunca inferior a 101 (cento e um), com domicílio eleitoral em, no mínimo, 1/3 (um terço) dos Estados, e será acompanhado de:

III. A responsabilidade, inclusive civil e trabalhista, cabe exclusivamente ao órgão partidário municipal, estadual ou nacional que tiver dado causa ao não cumprimento da obrigação, à violação de direito, a dano a outrem ou a qualquer ato ilícito, excluída a solidariedade de outros órgãos de direção partidária.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Trata-se de embargos à ação monitória que visa o adimplemento de cheque no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais). O embargante alega que não houve comprovação, por parte da autora da monitória, da regularidade do negócio jurídico entre ele – embargante emitente do cheque – e o credor originário do cheque, que, por endosso, o transferiu ao autor da presente monitória, transferência que se deu no bojo de contrato de ‘factoring’. Além disso, alega que inexiste prova de que ele, embargante e emitente do cheque, tenha sido previamente notificada pela autora da monitória ou pelo credor originário do cheque para ciência da cessão entre eles operada. Acrescenta que o autor, faturizador, assume o risco sobre o recebimento dos valores, o que torna possível a discussão da causa subjacente à emissão da cártula, assumindo relevância a análise do negócio subjacente à emissão do cheque e a verificação de sua alegação de descumprimento contratual por parte da beneficiária original. No ponto, o embargante alega que o negócio que teria justificado a entrega da cártula juntada com a inicial não se realizou, mas que não conseguiu obter a devolução do cheque, pois este já havia sido repassado a terceiro pela referida empresa.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Maria opôs Embargos de Terceiro contra decisão que determinou a indisponibilidade dos bens da empresa PE Participações Empreendimentos Ltda. requerendo o reconhecimento da "impenhorabilidade" prevista no artigo 1º da Lei nº 8.009/1990, por ser o imóvel — integralizado ao capital social da empresa — residência e moradia da entidade familiar.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere as seguintes situações:

I. Exigência de certidão de regularidade fiscal para participação de licitação promovida pela Administração Pública.

II. Protesto extrajudicial de Certidão de Dívida Ativa (CDA) ocorrido após o advento da Lei 9.492/97, mas antes do advento da Lei 12.767/2012.

III. Vincular o despacho aduaneiro ao recolhimento de diferença tributária apurada mediante arbitramento da autoridade fiscal.

IV. Exigência de fiança, garantia real ou fidejussória como condição para impressão de notas fiscais de contribuintes com débitos tributários.

V. Suspensão realizada por conselho de fiscalização profissional do exercício laboral de seus inscritos por inadimplência de anuidades.

Configuram sanção política, em matéria tributária, somente as situações descritas nos itens

 

(EMAGIS) A empresa Bagunça Tudo Ltda. apresentou declaração ao Município de Palhoça/SC referente ao ISS correspondente a fato gerador ocorrido em 15/01/2017, efetuando o pagamento antecipado do tributo declarado. Em 16/01/2022, o Município de Florianópolis/SC, entendendo que o ISS relativo ao fato gerador em tela deveria ter sido recolhido aos cofres da capital catarinense, notificou à contribuinte o lançamento do respectivo tributo. Nesse caso, com base unicamente nas informações prestadas, assinale a alternativa correta:

 

(TJ/DFT – Juiz de Direito Substituto – Cebraspe – 2022) Conforme o entendimento do STF, se determinado estado da Federação, com fundamento em suas peculiaridades regionais e na preponderância de seu interesse, publicar lei que proíba a utilização de animais para desenvolvimento, experimentos e testes de produtos cosméticos, de higiene pessoal, perfumes e seus componentes, essa lei será

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os Conselhos de Fiscalização Profissional, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Nos autos da presente ação de indenização por responsabilidade civil extracontratual contra Estado-membro, restou incontestável a atuação dos militares na comunidade em que o falecido residia com sua família, vez que presente ação de segurança pública. O dano é também patente, dado o falecimento de José da Silva, vítima de projétil de arma de fogo, sendo atingido no interior de sua residência, por volta das 22h. O Estado, em sua defesa, sustenta que, em situações como a presente, a comprovação da origem do projétil que ocasionou a morte assume especial relevância, do contrário seria responsabilizar o Estado por cada tiro disparado em operações policiais e/ou militares, o que não se mostra razoável. Da análise do inquérito policial, o Estado réu demonstra que o tiroteio não foi deflagrado por ação dos militares. E, realizada perícia no material coletado no interior da residência, foi emitido laudo de exame em munição e/ou componente, que apurou apenas que o projétil de arma de fogo estava deformado frontal e longitudinalmente, de calibre 7,62, do tipo encamisado total pontiagudo (ETPT), sendo inconclusivo quanto à origem.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade contra lei estadual que “reestrutura a Carreira de Auditoria Tributária do Estado e dá outras providências”. Consoante assevera o autor, a pretexto de reestruturar a carreira de auditoria tributária do estado, acabou-se por criar verdadeiro provimento derivado de servidores, transpondo-se ocupantes de dois diferentes cargos de nível médio para outro de nível superior. Demonstra que anteriormente o Estado havia editado lei que promoveu a unificação das atribuições dos cargos de fiscal e técnico tributários e modificou o requisito de ingresso de nível médio para nível superior, tudo de maneira a aproximar os cargos citados ao de auditor, tendo havido ainda a uniformização das atribuições e da remuneração. Finalmente, sobreveio a edição da norma impugnada, com a reunião dos cargos de auditor, fiscal e técnico tributários em apenas um de nível superior. Aponta ofensa aos artigos 37, inciso II, e 41, § 3º, da Carta Federal. Pleiteia também seja conferida interpretação conforme à Carta de 1988, para revelar que são considerados extintos os cargos vagos de técnico e fiscal tributários e em extinção os ainda ocupados, autorizando-se o aproveitamento no novo cargo apenas dos antigos auditores-fiscais da Receita do Estadual.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a exigência constitucional de concurso público, marque a alternativa correta.

 

(MP/PR – 2023) De acordo com a Recomendação n. 96 de 2023 do CNMP, os órgãos do Ministério Público deverão observar, exceto:

 

(EMAGIS) Sobre o denominado dano moral coletivo, avalie as assertivas que seguem.

I. Não basta a mera infringência à lei ou ao contrato para a sua caracterização, sendo necessário que o ato antijurídico praticado atinja alto grau de reprovabilidade e transborde os lindes do individualismo, afetando, por sua gravidade e repercussão, o círculo primordial de valores sociais.

II. A condenação em reparar o dano moral coletivo visa punir e inibir a injusta lesão da esfera moral de uma coletividade, preservando, em ultima ratio, seus valores primordiais.

III. Os juros moratórios referentes à reparação por dano moral, na responsabilidade contratual, incidem a partir da citação e a correção monetária do valor da indenização do dano moral incide desde a data do arbitramento.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(ENAM - 1º Exame Nacional de Magistratura – FGV – 2024) O sistema global de proteção dos Direitos Humanos possui mecanismos convencionais e não convencionais. Sobre a última espécie, especificamente, assinale a afirmativa correta.

 

(EMAGIS) Em um litígio complexo envolvendo a distribuição de um recurso escasso entre várias partes com reivindicações conflitantes, o juiz decide aplicar princípios da Análise Econômica do Direito para alcançar uma decisão que seja economicamente eficiente. Considerando o conceito de Ótimo de Pareto e sua aplicação judicial, qual das seguintes alternativas está correta?

 

(EMAGIS) Em um país fictício, uma nova lei foi proposta restringindo severamente a liberdade de expressão em nome da segurança nacional, permitindo que o governo censure publicações que considere ameaçadoras à ordem pública. Um jurista está analisando essa lei à luz de diferentes escolas jurídicas.

Considerando a abordagem das escolas jurídicas "rights-based" em contraponto a outras, qual das seguintes análises o jurista provavelmente faria ao criticar essa lei?

 

PGE/PGM - Rodada 42.2024

Considere a seguinte situação:

A empresa Incorporadora e Administradora de Imóveis Ltda. ajuizou ação de rito ordinário em face do Município de Riacho Fundo, objetivando a anulação do Auto de Infração nº 01428/2023, lavrado por infração à legislação ambiental, e da multa pecuniária aplicada, conforme apurado no Processo Administrativo nº 2023/003544-08.

Em sede de tutela de urgência, requereu a imediata suspensão do referido auto de infração, cujo débito fora inscrito em dívida ativa, estando em vias de ser levado a protesto no Cartório competente. Efetuou o depósito em juízo do valor equivalente à penalidade cominada (perfazendo o total de R$ 32.400,00), em especial para questionar a autuação sem o ônus decorrente do protesto da CDA e agilizar o procedimento de regularização de loteamento em construção naquela localidade.   

Distribuído o processo sob o número 0076421-87.2023.0.00.000, o pleito foi liminarmente deferido pelo magistrado da 8ª Vara Cível da Comarca de Riacho Fundo, determinando que o Município réu promovesse, no prazo máximo de 10 (dez) dias, a suspensão do aludido auto de infração e demais providências pertinentes, sob pena de multa diária no valor de R$ 1.000,00, até o limite do montante da penalidade referente ao auto de infração questionado.

O ente público foi regularmente intimado da decisão interlocutória em 14/08/2023, mas o efetivo cumprimento da ordem judicial foi comprovado apenas em 27/09/2023, tendo havido, nesse interim, o apontamento do título junto ao Cartório de Protestos. O agravo de instrumento interposto pelo Município não foi conhecido pelo Tribunal de Justiça do Estado, por intempestivo, operando-se a preclusão.

Apresentada contestação pelo réu no prazo legal, o processo encontra-se na fase instrutória, aguardando a realização da prova pericial designada, conforme despacho de 09/04/2024.

Em 07/05/2024, a empresa demandante requereu a expedição da requisição de pagamento referente à multa imposta por descumprimento da ordem judicial. Apresentou o cálculo do valor que entende devido (a partir do término do prazo fixado pelo juízo, até o efetivo cumprimento), atualizado pela variação da Taxa SELIC, salientando a desnecessidade de se aguardar o trânsito em julgado da decisão final de mérito para que seja executada a multa cominatória diária arbitrada em sede de tutela antecipatória.

Na sequência, o juízo determinou a abertura de vista ao Município réu para manifestação específica acerca desse pedido de requisição.

Diante do caso hipotético descrito acima, na qualidade de Procurador Municipal, redija a manifestação jurídica adequada à defesa dos interesses do ente público.?

 

Sentença Federal - Rodada 42.2024

“Se não viveres segundo aquilo em que acreditas, acabarás a acreditar naquilo que vives.” (Fulton Sheen)

Caros(as) amigos(as) do Emagis! Nesta semana, resolveremos o caso abaixo, de nossa autoria. Bons estudos! Prof. Gabriel Brum.

O Ministério Público Federal ajuizou ação civil pública em desfavor de Jagunço Mulambo, objetivando seja determinada a demolição de construção irregular e a condenação do requerido a promover a recuperação dos danos causados ao meio ambiente, bem como indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais). O feito foi distribuído à 1ª Vara Federal da Subseção Judiciária de São Pedro da Aldeia.

Narra que o procedimento administrativo n.º 1.30.009.000214/2021-63 apurou invasão da faixa de areia da Praia de Geribá por uma suntuosa construção imobiliária ("casa de veraneio") de propriedade do demandado. Aduz que a ocupação promovida pelo réu avançou 11 metros além da linha preamar média (1831), invadindo área total de 229,29 m² em área da praia e suprimindo vegetação nativa fixadora de duna que antes compunha aquela área, com a implantação de jardins e construção de cercas vivas.

Citado, o réu suscitou a ilegitimidade ativa do Ministério Público Federal, considerada a diminuta área envolvida e a inexistência de interesse indisponível, bem como a incompetência do Juízo, já que residente e domiciliado no Rio de Janeiro/RJ. Aduziu que adquiriu o imóvel em 1º/04/2000, por meio de escritura pública registrada no competente Registro de Imóveis, não tendo realizado qualquer alteração na edificação original, a qual contou com licença ambiental concedida pelo Município de Armação dos Buzios. Disse, assim, que não tem legitimidade passiva para a causa, já que, se tivesse havido o pretenso dano ambiental, seria de responsabilidade de Rolando Lero, o antigo proprietário que lhe vendeu a casa de veraneio. Invocou o princípio da segurança jurídica e a prescrição, não apenas em vista da data da aquisição do imóvel mas sobretudo ante o fato de que a construção original foi concluída ainda no ano de 1992, tendo sido concedida a licença ambiental em 29/08/1989. Pugnou pela improcedência do pedido e pela denunciação da lide ao alienante imediato, como medida de economia processual visando garantir eventual direito de regresso.

Deferida a denunciação da lide, Rolando Lero foi citado e ofertou contestação. Reforçou a argumentação de Jagunço, confirmando que a construção somente foi realizada por ter sido concedida a licença ambiental pela edilidade. De todo modo, não haveria que se cogitar em direito de regresso, já que, quando da fase da puntuação, ficou claro ao adquirente que não haveria qualquer tipo de responsabilização por eventual questionamento acerca da situação socioambiental do imóvel.

Instadas as partes a especificarem as provas que pretendiam produzir, o MPF requereu a realização de prova pericial, Jagunço postulou pela prova testemunhal, a fim de demonstrar que não houve alteração fática no imóvel desde que o adquirira, e Rolando pleiteou prova testemunhal visando comprovar que o adquirente estava ciente, quando da aquisição do imóvel, de que o alienante não se responsabilizaria por qualquer discussão futura envolvendo a situação socioambiental do imóvel.

Foi deferida a realização da prova pericial e indeferida a produção de provas testemunhais. Instados a adiantarem os honorários periciais, Jagunço e Rolando disseram que a responsabilidade pelo seu adiantamento seria do MPF, que foi quem postulou pela sua realização.

Noticiou-se nos autos a interposição de agravo de instrumento por parte de Rolando, contra a decisão que indeferiu a oitiva de testemunhas.

A perita nomeada pelo Juízo concordou em realizar os trabalhos periciais até que houvesse a definição sobre quem deveria arcar com o adiantamento/pagamento dos respectivos honorários, tema que será tratado na sentença. A perícia trouxe as seguintes informações:

“(...) As informações colhidas nas diligências periciais confirmam o seguinte:
- em direção à praia, a ocupação irregular pelo imóvel foi de 189,47 m². Em direção ao espaço público urbano (Av. dos Gravatás), na linha oposta, houve avanço de 516,60 m² além do que era permitido à luz das dimensões do imóvel, conforme o que consta na respectiva matrícula junto ao Registro de Imóveis, sendo que o acréscimo total em relação à área correta é de 53%;
- o acréscimo em direção à praia é uma extensão do lote, que abrange uma área plana gramada com introdução de vegetação exótica delimitada por muros em alvenaria laterais e de frente para o mar; um patamar pavimentado com ardósia, com cerca de 15 m², um banco fixo em madeira e parte de um tanque em alvenaria para bebidas, que constituem uma porção de uma construção coberta, com churrasqueira, conforme imagens no laudo;
- a área de avanço está inserida em terreno de marinha, mas sem ultrapassar a Linha da Preamar Média e sem alcançar a faixa de areia da praia;
- o dano ambiental causado pelo avanço em direção ao mar está caracterizado pela alteração do cordão arenoso, pela supressão da vegetação natural (xerófila, característica de restinga) e pela introdução de espécies vegetais estranhas, com reflexo nas condições edáficas e na fauna.

VII - Conclusão

O trabalho pericial apurou que a construção não ultrapassou a Linha de Preamar Média e não ocupa faixa de areia da praia, mas que excedeu a ocupação em 516,60 m² em área urbana sob a jurisdição municipal; e, em direção ao mar, excedeu a ocupação em 189,47m², para além dos limites legais da propriedade, e usufruem particularmente de área de uso comum, própria do ambiente natural, inserida em ecossistema que deve ser reservado e preservado, caracterizando intervenção direta e adversa sobre o ambiente de restinga".

Intimadas as partes sobre a prova pericial anexada aos autos, o MPF apontou que a área invadida foi maior, conforme apurado no Processo Administrativo indicado na exordial. De sua vez, Jagunço defendeu que a prova pericial confirmou que não houve invasão nem à Linha de Preamar Média, nem à praia, o que derruba a tese articulada pelo parquet na peça vestibular, impondo-se a observância aos limites do pedido; alegou, também, ter havido cerceamento de defesa ante o indeferimento da prova testemunhal. Rolando deixou transcorrer in albis o prazo para manifestação.

No seguimento, noticiou-se nos autos o falecimento de Jagunço Mulambo, o qual foi substituído no feito pelos seus dois únicos herdeiros, Linda Mulambo e Jagunço Mulambo Filho, os quais ratificaram todas as teses defensivas articuladas pelo seu finado esposo/genitor e argumentaram que, na remota hipótese de julgamento pela procedência dos pedidos, somente poderão ser responsabilizados no limite do quinhão que lhes cabe na herança. Intimado, o MPF disse que a representação dos herdeiros estava regular e que a tese por eles articulada deve ser examinada no julgamento da causa.

Os autos, então, vieram conclusos para sentença. Prolate-a, tendo como verdadeiros os fatos alegados pelas partes. Dispensado o relatório.??

 

Sentença Estadual - Rodada 42.2024

O Ministério Público do Estado de São Paulo ofereceu denúncia em desfavor de Tarcísio Múcio pela prática dos delitos descritos nos artigos 217-A, c/c art. 61, inciso II, alínea “h”, em continuidade delitiva, ambos do Código Penal e art. 241-B, do Estatuto da Criança e do Adolescente, pelos fatos a seguir transcritos.

Em datas e horários diversos não informados no inquérito, porém até o dia 13 de abril 2019, o denunciado Tarcísio Múcio, por diversas vezes, assediou, por meio de comunicação através do site de relacionamentos Instagram, a criança Ananias Ribeiro, então com 10 anos de idade, com o fim de com ele praticar ato libidinoso.

O denunciado Tarcísio Múcio conheceu Ananias Ribeiro através do site de relacionamento “msculno.com”, utilizando o perfil de “tarcisinho”. Após questionar o menino se ele possuía perfil no Instagram, pediu para Ananias que o adicionasse em seus contatos de amizade. Então, passou a ter conversas de cunho sexual com a vítima, pedindo para o menino despir-se diante da webcam, se masturbar e “abrir a bunda”, bem como em uma das ocasiões, lhe mostrou o pênis diante da webcam, dizendo que gostaria de fazer sexo com o menino. A transmissão das imagens se dava, dentre outros métodos, através de sistemas do Instagram e algumas vezes pelo Zoom.

Consta no inquérito diversas conversas entre o perfil “tarcisinho” e a vítima Ananias retiradas do site de relacionamentos entre as quais cabe destacar:

DATA 08/04/2019 (quarta-feira):

“tarcisinho.: libera a cweb
Ananias.: pronto; tá me vendo?
tarcisinho.: aeee. Tira a roupa ai!
Ananias: tira junto. Você consegue vir aqui amanhã?
tarcisinho.: não dá moro longe
Ananias: pq queria fazer um sexo com vc
tarcisinho.: dlc eu também gostosao, mas vamos nos falando por aqui mostra teu corpo
tarcisinho: consegue ficar nu mostrando o corpo todo?
Ananias: vou tentar
tarcisinho: estou muito excitado. Queria muito que vc colocasse a boca

DATA 12/04/2019 (domingo)
Ananias.: eae cara do pinto delicioso
tarcisinho.: kkkk… oi meu delícia faz uma ligação bo zoom p gente se falar melhor

DATA: 13/04/2019 (segunda)
tarcisinho: eae blz?
Ananias.:  oii blz
tarcisinho.: vou me mastubar olhando pra vc
Ananias.:  aham
tarcisinho.: tira a roupa aí e se masturba também

Além dos fatos já narrados, como se depreende dos autos, o denunciado Tarcísio Múcio, em ocasiões diversas, praticou atos libidinosos diversos da conjunção carnal – masturbação – com a criança Ananias., então com 10 anos de idade, através de comunicação online via internet. Após assediar a criança via comunicação por internet conforme descrito nas mensagens acima, o denunciado convenceu-se a realizar simultânea masturbação para o alcance da satisfação da sua libido. Estando ambos conectados, orientava a criança a tirar a roupa, praticar masturbação, exibir a região anal e peniana, além de conversar sobre felação e coito anal.

Ainda que não houvesse contato físico entre ambos, as práticas libidinosas diversas da conjunção carnal – masturbação -, foram realizadas de forma simultânea no mesmo ambiente virtual, como se juntos estivessem.

Os fatos foram descobertos quando o genitor da criança Ananias, então com 10 anos de idade, percebeu que o filho conversava com outra pessoa sobre assuntos sexuais, levando ao conhecimento da autoridade policial, municiando-a com prints do Instagram e das conversações.

Através de informações dos provedores e companhias de comunicações, chegou-se até a rede de informática e comunicações da residência e do nome do usuário Tarcísio Múcio, ora denunciado, residente em São Paulo.

Os autos da investigação aportaram no Foro de São Paulo e após remessa ao Ministério Público chegou-se à imagem e atividades lícitas do investigado, dentre elas a condição de estudante de pedagogia, seu currículo e a participação em algumas atividades voluntárias junto a crianças. Diante do contexto de atividades na área ligada à sexualidade e proximidade com crianças, foi requerida a expedição de Busca de Mandado e Apreensão.

Deferido o pedido, foi determinada pelo Juízo a realização de busca e apreensão na residência do denunciado Tarcísio Múcio, a fim de que fossem apreendidos materiais e equipamentos alusivos ao delito objeto de investigação, tais como computadores e mídias que possam armazenar materiais de cunho pornográfico, bem como fotografias de crianças. Consta ainda do mandado autorização para acesso imediato ao conteúdo. Cumprido o mandado na presença de peritos, foram apreendidos os objetos a seguir identificados, consoante se verifica do auto de apreensão:

- 01 aparelho celular Iphone 11, com carregador e chip;
- 01 aparelho celular Samsung, sem chip, e sem cartão de memória;
- 01 notebook Sony com carregador;
- 01 pendrive 8GB marca Kingston;
- 01 aparelho celular Motorola com chip.

Por ocasião da realização de tal diligência na residência do denunciado, foram encontradas no notebook de propriedade de Tarcísio Múcio, em busca preliminar, cerca de 8.000 (oito mil) imagens contentando pornografia infantil, consoante se verifica no auto de constatação, razão pela qual foi dada voz de prisão em flagrante delito pela autoridade policial e logo após decretada a prisão preventiva pelo Magistrado Plantonista.

O laudo pericial apontou que foi encontrada várias pastas com conteúdo similar (imagens – fotografias e vídeos – de jovens nus ou parcialmente nus, algumas envolvendo cenas de sexo explícito ou pornografia explícita). Estas pastas estão localizadas principalmente em Arquivos\Videos\XXX\novapasta\” do segundo volume/partição do HD, sendo várias dessas identificadas com nomes próprios ou a possível origem do conteúdo (“baixadas”, “novas whats”, “instagram”, por exemplo). Foram identificadas algumas imagens envolvendo notoriamente crianças.

A extração de dados ainda demonstra extrema organização dos arquivos de pedofilia por pastas de arquivos denominadas por “classes”, como, por exemplo: - “minas”, formada por pessoas do sexo feminino; - “IK”, formada por arquivos com nomes masculinos brasileiros contendo imagens de meninos nus em atividades sexuais; - “novas do wats”, com mistura de conteúdo de jovens nus e atividades sociais e acadêmicas do denunciado; - “novos vídeos”, com inúmeros vídeos de jovens masculinos em atos sexuais.

Diante disso, comprovou-se que Tarcísio Múcio armazenou milhares de vídeos e fotografias envolvendo crianças e/ou adolescentes em cena de sexo explícito ou pornográfica. Entretanto, não há informação de que o material tenha circulado pela rede mundial de computadores, estando apenas arquivado em periféricos do acusado.

Consta nos autos, boletim de ocorrência lavrado pelos pais da vítima e certidão de nascimento de Ananias Ribeiro, comprovando sua vulnerabilidade absoluta.

A denúncia foi recebida em 2/10/2019.

Citado, o acusado apresentou, por meio de Defesa Constituída, resposta à acusação.

Afastadas as hipóteses de absolvição sumária, seguiu-se a instrução do feito com a oitiva da vítima, inquirição das testemunhas, bem como o interrogatório do réu.

A vítima narrou com detalhes os fatos apresentados na inicial e disse ter conhecido o acusado por meio das redes sociais. Confirmou que foi reiteradamente assediado pelo réu, por meio de sites de relacionamento e chat na internet, com utilização de WebCam, a fim de que se despisse, exibisse o seu corpo em frente, se masturbasse em conjunto e praticasse atos libidinosos. Que tiveram diversos encontros.

Os policiais civis inquiridos em juízo confirmaram a apreensão de diversas mídias na residência do acusado, nas quais localizadas, por peritos oficiais do Instituto Geral de Perícias do Estado de São Paulo, grande quantidade de imagens atinentes à pornografia infantil.

A defesa apresentou diversas testemunhas que abonaram inteiramente a conduta do réu.

Tarcísio Múcio, nascido em 01/01/1999 ao ser interrogado, informou que “conheceu a vítima Ananias no site de relacionamentos “msculno.com”, onde trocaram apenas mensagens de texto. Disse que até se tornarem amigos no Instagram, não sabia com quem estava falando. Acentuou que Ananias lhe informou que tinha uns 16 anos” de idade e, mesmo depois de adicioná-lo no Instagram, não pensou que o menino pudesse ter 10 anos de idade, em razão do conteúdo das conversas que mantinham. Admitiu que se falaram pela webcam, mas declarou que, mesmo assim, não conseguiu perceber que Ananias tinha 10 anos. Informou ser estudante de pedagogia”

O Ministério Público, em memorial, requereu a condenação do acusado nos delitos descritos nos artigos 217-A, c/c art. 61, inciso II, alínea “h”, em continuidade delitiva, ambos do Código Penal e art. 241-B, do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Por sua vez, o defensor constituído requereu, preliminarmente, a competência da justiça federal para julgamento do feito, vez que o crime se deu pela internet; postulou pelo reconhecimento da ilicitude das provas obtidas a partir da busca e apreensão realizada, porquanto o exame preliminar do conteúdo das mídias se deu sem a presença do acusado, acarretando a quebra da cadeia de custódia e violando o seu direito de defesa. No mérito, pediu a absolvição de todas imputações feitas na exordial acusatória, mormente em razão da ausência de contato físico com da vítima Ananias, o que tornou impossível a insatisfação da lascívia de Tarcísio Múcio; afirmou ainda que para a configuração do delito de estupro, é imprescindível que a vítima fosse incapaz de oferecer resistência, o que não ocorrer por não estarem no mesmo espaço físico; caso não seja esse o entendimento do juízo, quanto ao delito de estupro de vulnerável, sustentou a ocorrência de erro de tipo por desconhecimento da idade da vítima, requerendo, subsidiariamente, a desclassificação para o delito previsto no art. 241-D, parágrafo único, II do ECA ou para o crime previsto no art. 215-A do CP; caso mantidas as condenações, pugnou pela redução das basilares ao mínimo legal, bem como pelo afastamento da continuidade delitiva no tocante ao delito de estupro de vulnerável. Ao fim, pugnou pela revogação da prisão preventiva do acusado.

Os autos foram conclusos para sentença no dia 02/10/2024.

Com base no relato acima apresentado, profira, na qualidade de juiz de direito substituto do Tribunal de Justiça de São Paulo, a sentença judicial adequada ao caso, devidamente embasada na legislação, na doutrina e (ou) na jurisprudência. Analise toda a matéria de direito processual e material pertinente ao julgamento, fundamentando suas explanações. Dispense o relatório e não crie fatos novos.

 

  995 item(ns)
Primeiro Anterior  6   7   8   9   10  Proximo Ultimo

Cesta de Rodadas Pretéritas

Adicione à cesta os planos das Rodadas Pretéritas que você deseja adquirir.

    Valor Total: R$ ...

    • 1

    Copyright © 2010-2025 - Emagis - Todos os direitos reservados - CNPJ: 12.626.846/0001-10
    O Emagis é uma instituição privada, não possuindo qualquer vinculação a órgãos públicos. ILION.com.br