Emagis
Emagis
HOME MATRICULE-SE POR QUE APROVAMOS MAIS? ENTENDA OS CURSOS RESULTADOS ÁREA RESTRITA
NEWSLETTER
CONTATO
Magistratura MAGISTRATURA
Magistratura MINISTÉRIO PÚBLICO
Magistratura DEFENSORIA PÚBLICA
Magistratura PROCURADORIA
Magistratura DELEGADO DE POLICIA
Programas de Estudos PROGRAMAS DE ESTUDO
Planos de Questões/Provas PLANOS DE QUESTÕES/PROVAS
Cursos Intensivos Simulados CURSOS INTENSIVOS SIMULADOS
Videoaulas VIDEOAULAS
Rodadas Pretéritas RODADAS PRETÉRITAS
Downloads DOWNLOADS
Facebook Intagran Youtube Twitter
Emagis
Bem-vindo(a)



INÍCIO (ÁREA RESTRITA) AVISOS MINHA CONTA ALTERAR DADOS CADASTRAIS RENOVAR/ADQUIRIR PLANO CERTIFICADOS INDIQUE UM AMIGO SAIR
FAÇA SEU LOGIN


ESQUECEU A SENHA?


Seu navegador não suporta este video. Por favor, atualize seu navegador.

Rodadas Pretéritas

  1. Home
  2. Rodadas Pretéritas
  3. Busca
  4. Entenda as rodadas pretéritas
Informações Adicionar

Discursivas 2022

Informações Adicionar

Discursivas TJ/SP 2023

Busque por suas rodadas

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 17.2023

Informações Adicionar

Objetivas DP Estadual - Rodada 17.2023

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 17.2023

Informações Adicionar

Ministério Público Estadual - Rodada 17.2023

Informações Adicionar

Objetivas DPF - Rodada 17.2023

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 17.2023

Informações Adicionar

PGE/PGM - Rodada 17.2023

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM - Rodada 17.2023

Informações Adicionar

Sentença Estadual - Rodada 17.2023

Informações Adicionar

Objetivas MP Estadual - Rodada 17.2023

Informações Adicionar

Objetivas AGU/PFN/PGF - Rodada 17.2023

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 17.2023 - Questão 1

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 17.2023 - Questão 2

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 17.2023 - Questão 3

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 17.2023 - Questão 4

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 17.2023 - Questão 5

Informações Adicionar

Delegado de Polícia - Rodada 17.2023

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 17.2023

Informações Adicionar

Defensoria Pública Estadual - Rodada 17.2023

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 17.2023

Informações Adicionar

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 17.2023

Informações Adicionar

Objetivas MPF - Rodada 17.2023

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 17.2023

Informações Adicionar

Ministério Público Estadual - Rodada 16.2023

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 17.2023

(EMAGIS) Com relação aos direitos fundamentais, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere lei estadual com o seguinte dispositivo: “Art. 1º. O militar estadual contribui para o fundo de assistência dos Militares ativos e inativos. Para fins deste artigo, os militares ativos e inativos contribuem com 0,5% do subsídio do posto ou da graduação para a formação do fundo de assistência, cuja regulamentação se faz por ato do Comandante-Geral da Corporação”

A propósito da compatibilidade de tal dispositivo com a Constituição Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual com o seguinte dispositivo: “Art. 1º. Fica assegurado ao Militar Estadual da ativa, quando fardado e mediante a apresentação de sua identidade militar, acesso gratuito aos transportes rodoviários coletivos intermunicipais, ficando estabelecida a cota máxima de 2 (dois) militares por veículo.”.

A propósito da compatibilidade de tal dispositivo com a Constituição Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) O Município Alfa editou a Lei nº XX/2021, estabelecendo alguns balizamentos para a atividade de transporte privado individual por motoristas cadastrados em aplicativos, o que gerou grande insatisfação junto aos destinatários da norma. Ao procurarem um advogado, foram informados, corretamente, que o Município Alfa, à luz da ordem constitucional:

 

(EMAGIS) Com relação ao Direito Previdenciário, julgue os itens abaixo.

I. Aplica-se o prazo decadencial de dez anos estabelecido no art. 103, caput, da Lei 8.213/1991 às hipóteses em que a questão controvertida não foi apreciada no ato administrativo de análise de concessão de benefício previdenciário.

II. O tempo de serviço rural, ainda que remoto e descontínuo, anterior ao advento da Lei n. 8.213/1991, pode ser computado para fins da carência necessária à obtenção da aposentadoria híbrida por idade, ainda que não tenha sido efetivado o recolhimento das contribuições, seja qual for a predominância do labor misto exercido no período de carência ou o tipo de trabalho exercido no momento do implemento do requisito etário ou do requerimento administrativo.

III. A mulher que renunciou aos alimentos na separação judicial tem direito à pensão previdenciária por morte do ex-marido, contanto que comprovada a necessidade econômica superveniente ao óbito do segurado.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) No âmbito das teorias criminológicas, as assertivas que seguem tratam da Teoria do Interacionismo Simbólico.

I. Relacionando-se com a definição criminal como rotulação ou etiquetamento, sustenta que o sistema social, no seu interesse, de forma seletiva e discriminatória, atribui a qualidade de crime a determinado comportamento.

II. Relaciona-se também com a teoria da reação social.

III. Sustenta, em síntese, que a criminalização primária sujeita o autor a um processo de estigmatização pela sociedade, que repercute até mesmo na visão do indivíduo a respeito de si mesmo, o que resulta na criminalização secundária.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com base na mais recente jurisprudência dos Tribunais Superiores em matéria de Direito Penal, aquilate as seguintes proposições.

I. Verificado que a debilidade permanente de membro é o resultado das agressões sofridas, a existência de concausa anterior relativamente independente não impede a condenação pelo crime de lesão corporal grave.

II. De acordo com o STJ, o intenso envolvimento com o tráfico de drogas não constitui fundamento idôneo para valorar negativamente a conduta social do agente na primeira fase da dosimetria da pena no crime de homicídio qualificado.

III. A solicitação do preso, mesmo que sem a efetiva entrega do entorpecente ao destinatário no estabelecimento prisional, configura o crime de tráfico de drogas (art. 33, caput, da Lei 11.343/06), que é um tipo misto alternativo.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e marque a alternativa apropriada.

I. Na hipótese de condenação por infrações às quais a lei comine pena máxima superior a 4 (quatro) anos de reclusão, poderá ser decretada a perda, como produto ou proveito do crime, dos bens correspondentes à diferença entre o valor do patrimônio do condenado e aquele que seja compatível com o seu rendimento lícito.

II. Rodrido Pancada, após desentendimento com Lucas, chamou-o de “negro imundo”, em alusão à sua cor de pele. Nesse caso, é certo que será imprescritível o crime de racismo (art. 20 da Lei 7.716/89) praticado por Rodrigo.

III. Luana Mulamba recorreu contra a sentença que a condenou pela prática do crime de estelionato previdenciário. O Tribunal Regional Federal, analisando o seu recurso de apelação, proveu-o para diminuir a pena de reclusão que havia sido fixada pelo juiz sentenciante. Nesse caso, é correto afirmar que o acórdão prolatado pelo Tribunal interrompe a prescrição, mais precisamente na data da sessão de julgamento em que prolatado.

IV. Em caso de inatividade processual decorrente de citação por edital, ressalvados os crimes previstos na Constituição Federal como imprescritíveis, é constitucional limitar o período de suspensão do prazo prescricional ao tempo de prescrição da pena máxima em abstrato cominada ao crime, a despeito de o processo permanecer suspenso.

 

(EMAGIS) Quanto aos crimes de apropriação indébita previdenciária e de sonegação previdenciária, julgue os itens abaixo.

I. Admite-se, em certas circunstâncias, a continuidade delitiva entre os crimes de apropriação indébita previdenciária e de sonegação previdenciária.

II. Tanto o STF quanto o STJ entendem ser inaplicável o princípio da insignificância aos crimes de sonegação previdenciária e de apropriação indébita previdenciária.

III. Os crimes de sonegação e apropriação indébita previdenciárias, a exemplo dos delitos previstos no art. 1º, inciso I a IV, da Lei 8.137/1990, são materiais, não se configurando enquanto não lançado definitivamente o crédito, o que também impede o início da contagem do prazo prescricional.

Há erro:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) O chamado flagrante esperado acontece quando

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) Um policial militar, acompanhado de seus colegas, avista uma pessoa na via pública em atitude concretamente suspeita. Considerando que, ao perceber a presença da polícia, ele tenta fugir, os policiais devem

 

(EMAGIS) A respeito da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça consolidada em matéria de execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne à responsabilidade civil nas relações de consumo, assinale a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o Sistema Financeiro Nacional.

I. Tanto as entidades abertas quanto as entidades fechadas de previdência complementar são equiparadas a instituições financeiras.

II. A entidade fechada de previdência privada pode cobrar capitalização mensal de juros de seus mutuários, na forma da Medida Provisória nº 1.963/2000, reeditada sob o nº 2.170-01/2001.

III. Relativamente ao mútuo celebrado por instituições financeiras ou equiparadas, a capitalização dos juros em periodicidade inferior à anual deve vir pactuada de forma expressa e clara, não configurando tal previsão a definição no contrato de taxa de juros anual superior ao duodécuplo da mensal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação, no contrato de seguro de dano, com o denominado princípio indenitário.

I. Decorre do princípio indenitário a correção da assertiva segundo a qual, em caso de perda total de imóvel segurado, decorrente de incêndio, será devido o valor integral da apólice, ainda que seja inferior o valor de mercado do imóvel quando do sinistro.

II. Decorre do princípio indenitário a correção da assertiva segundo a qual o segurado, havido o sinistro que importe em perda total do bem, tem direito ao maior dentre os valores, comparando-se o valor da apólice e o valor do bem segurado quando do sinistro.

III. Nos seguros de dano, a garantia prometida pode ultrapassar o valor do interesse segurado no momento da conclusão do contrato.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de demandas que buscam o pagamento do seguro obrigatório DPVAT.

I. Na forma do artigo 206, § 3º, do Código Civil de 2002, é trienal o prazo prescricional para a demanda que busca o pagamento do seguro obrigatório DPVAT.

II. O termo inicial do prazo prescricional para demandar o pagamento de indenização securitária por invalidez total e permanente somente se tem estabelecido da data do laudo médico comprovando tal situação, exceto nas situações de notória invalidez.

III. O requerimento administrativo prévio constitui, em regra, requisito essencial para aferir a existência de interesse de agir na ação de cobrança do seguro DPVAT.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o incidente de desconsideração da personalidade jurídica, considerada a disciplina do CPC/2015 e o magistério da doutrina, julgue os itens abaixo.

I. Dispensa-se a instauração do incidente se a desconsideração da personalidade jurídica for requerida na petição inicial, hipótese em que será citado o sócio ou a pessoa jurídica.

II. A instauração do incidente de desconsideração da personalidade jurídica não suspenderá a tramitação do processo de execução e do cumprimento de sentença em face dos executados originários.

III. O incidente de desconsideração da personalidade jurídica não é aplicável ao processo falimentar.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A ‘cautio iudicatum solvi’ ou ‘cautio pro expensis’ consiste na necessidade de garantia de que o polo ativo da relação processual arcará com as custas processuais e os honorários advocatícios na hipótese de sua sucumbência, sendo, por vezes, exigida de empresas estrangeiras em ações ajuizadas no Brasil.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, em execução de obrigação de fazer, José, o executado, não tenha sido localizado para citação, tampouco para cumprir a obrigação sob pena de multa diária de R$ 100,00, tal como fixada pelo juízo da execução. Sem embargo, tempos depois, o advogado de José, Dr. João, comparece aos autos, apresentando petição com procuração geral para o foro subscrita por José, ocasião em que obtém referido causídico carga dos autos. Devolvidos os autos pelo Dr. João, constata-se ausente qualquer manifestação processual. Vem aos autos, com efeito, Pedro, o exequente, pedindo seja José dado por citado, bem como seja liquidada a multa diária, tomando como termo inicial de sua incidência a data em que Dr. João peticionara nos autos com a apresentação da procuração subscrita por José.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Túlio, promotor de justiça e professor, tem como hobby se dedicar ao pôquer aos finais de semana, porém, no último sábado contraiu uma dívida de jogo no valor de 50 mil reais, como não disponha de dinheiro no momento, emitiu duas notas promissórias, 25 mil cada, sendo o beneficiário Bruno, corretor de imóveis. Bruno, por sua vez, ficou com uma das notas promissórias e endossou a outra a Juvenal, arquiteto, como pagamento de um projeto de uma casa. Considerando o texto acima, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a classificação dos créditos na falência e na recuperação judicial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a competência e a obrigação tributárias, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.

I. Na ausência de legislação estadual específica que conceda o direito à postergação do vencimento ou à suspensão da exigibilidade das prestações dos parcelamentos de tributos estaduais, não há como se estender os efeitos de normas aplicáveis no âmbito dos tributos federais ou do Simples Nacional, ou mesmo benefícios concedidos por outro Estado da Federação, aos tributos devidos em razão da pandemia (Covid-19).

II. Não viola o texto constitucional a previsão contida no parágrafo único do art. 116 do Código Tributário Nacional, que consagra a chamada “norma geral antielisiva”.

III. É indevida a restituição da diferença das contribuições para o Programa de Integração Social – PIS e para o Financiamento da Seguridade Social – Cofins pagas a mais, no regime de substituição tributária, se a base de cálculo efetiva das operações for inferior à presumida.

IV. A execução fiscal pode ser redirecionada em desfavor da empresa sucessora para cobrança de crédito tributário relativo a fato gerador ocorrido posteriormente à incorporação empresarial e ainda lançado em nome da sucedida, sem a necessidade de modificação da Certidão de Dívida Ativa, quando verificado que esse negócio jurídico não foi informado oportunamente ao fisco.

 

(MPF – Procurador da República – 2022) Indique a alternativa correta:

 

(MPF – Procurador da República – 2022) Indique a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre a Administração Pública Direta e Indireta, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Na desconcentração, existe uma especialização de funções dentro da sua própria estrutura estatal, sem que isso implique a criação de uma nova pessoa jurídica. Trata-se de distribuição interna de atividades dentro de uma mesma pessoa jurídica. O resultado desse fenômeno é a criação de centros de competências, denominados órgãos públicos, dentro da mesma estrutura hierárquica (ex.: criação de Ministérios, Secretarias etc.). Por outro lado, a descentralização representa a transferência da atividade administrativa para outra pessoa, física ou jurídica, integrante ou não do aparelho estatal (ex.: descentralização de atividades para entidades da Administração Indireta – autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações públicas – e para particulares – concessionários e permissionários de serviços públicos).

II. É inconstitucional a previsão legal segundo a qual a escolha de dirigente máximo de universidade pública cabe ao chefe do Poder Executivo, a partir de lista tríplice.

III. É constitucional a legislação estadual que determina que o regime jurídico celetista incide sobre as relações de trabalho estabelecidas no âmbito de fundações públicas, com personalidade jurídica de direito privado, destinadas à prestação de serviços de saúde.

IV. Empresa pública é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei e com patrimônio próprio, cujo capital social é integralmente detido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios; desde que a maioria do capital votante permaneça em propriedade da União, do Estado, do Distrito Federal ou do Município, será admitida, no capital da empresa pública, a participação de outras pessoas jurídicas de direito público interno, bem como de entidades da administração indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Por sua vez, sociedade de economia mista é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios ou a entidade da administração indireta.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre os contratos administrativos e temas correlatos, considerada a disciplina da Lei 14.133/21, marque a alternativa correta.

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) João é jornalista e cobria, presencialmente, uma manifestação em que ativistas de direitos humanos protestavam contra os altos índices de letalidade policial no Estado Alfa. Na qualidade de profissional de imprensa, enquanto fazia a cobertura jornalística, João foi ferido pelo policial militar José, ao receber uma pancada com cassetete em seu rosto, no momento em que havia conflito entre policiais e manifestantes.

Inconformado com as lesões que sofreu, João buscou atendimento na Defensoria Pública para ajuizar ação indenizatória, ocasião em que lhe foi explicado que, de acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, no caso em tela, a responsabilidade civil do Estado é:

 

(EMAGIS) No que diz respeito às parcerias público-privadas, aos consórcios públicos e à responsabilidade civil do Estado, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a competência para fiscalização e licenciamento ambientais, além da responsabilidade por dano ao meio ambiente, avalie as assertivas que seguem.

I. Havendo omissão do órgão estadual na fiscalização, mesmo que outorgante da licença ambiental, o IBAMA pode exercer o seu poder de polícia administrativa, porque não se pode confundir competência para licenciar com competência para fiscalizar.

II. O poder de polícia ambiental inclui tanto a competência de fiscalização como a competência de licenciamento, ambas as competências regidas pelo princípio da concentração mitigada de atribuição.

III. A tutela ambiental é dever de todas as esferas de governo, à luz do princípio do federalismo cooperativo ambiental consolidado na Lei Complementar n. 140/2001, de forma que a omissão na fiscalização e mitigação dos danos pode ensejar a imposição judicial de obrigações positivas para a administração a fim de solucionar o problema, especialmente casos e trate de problema cuja extensão temporal e quantitativa revele afronta à dimensão ecológica da dignidade humana.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta sobre as medidas de retirada compulsória do migrante ou visitante e sobre medidas de cooperação entre o Estado brasileiro e outro Estado:

 

(EMAGIS) Sobre a teoria da economia comportamental, e o modo como essa teoria pode se relacionar com o Direito, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobe a Declaração do Milênio, marque a alternativa correta:

 

Objetivas DP Estadual - Rodada 17.2023

(EMAGIS) Sobre a Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública, assinale a incorreta:

 

(DPE/SP – FCC – 2023) Considere o texto abaixo.

É muito humilhante pra nós visitantes passarmos pelo que passamos, nós não estamos fazendo nada de errado, somente indo ao encontro de quem nós amamos pra matar um pouquinho da saudade que nos mata todos os dias, e somos tratadas como lixo debaixo do sol quente e às vezes temos que voltar pra trás porque simplesmente o agente não foi com a nossa cara (sic).
(Relato constante do Relatório “Revista vexatória: uma prática constante”, produzido pelas instituições Agenda Nacional pelo Desencarceramento, Conectas, IDDD, ITTC, Pastoral Carcerária, Rede de Justiça Criminal e Núcleo Especializado em Situação Carcerária da Defensoria Pública de SP, março/2022, p. 4)

Relatos como esse são muito frequentes no cotidiano da Defensoria Pública. Ao comparar o tratamento dado à questão nas Regras de Mandela e nas manifestações reiteradas sobre o tema da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), em especial no caso 10506, em face da Argentina, a revista íntima é

 

(EMAGIS) No âmbito das teorias criminológicas, as assertivas que seguem tratam da Teoria do Interacionismo Simbólico.

I. Relacionando-se com a definição criminal como rotulação ou etiquetamento, sustenta que o sistema social, no seu interesse, de forma seletiva e discriminatória, atribui a qualidade de crime a determinado comportamento.

II. Relaciona-se também com a teoria da reação social.

III. Sustenta, em síntese, que a criminalização primária sujeita o autor a um processo de estigmatização pela sociedade, que repercute até mesmo na visão do indivíduo a respeito de si mesmo, o que resulta na criminalização secundária.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com base na mais recente jurisprudência dos Tribunais Superiores em matéria de Direito Penal, aquilate as seguintes proposições.

I. Verificado que a debilidade permanente de membro é o resultado das agressões sofridas, a existência de concausa anterior relativamente independente não impede a condenação pelo crime de lesão corporal grave.

II. De acordo com o STJ, o intenso envolvimento com o tráfico de drogas não constitui fundamento idôneo para valorar negativamente a conduta social do agente na primeira fase da dosimetria da pena no crime de homicídio qualificado.

III. A solicitação do preso, mesmo que sem a efetiva entrega do entorpecente ao destinatário no estabelecimento prisional, configura o crime de tráfico de drogas (art. 33, caput, da Lei 11.343/06), que é um tipo misto alternativo.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e marque a alternativa apropriada.

I. Na hipótese de condenação por infrações às quais a lei comine pena máxima superior a 4 (quatro) anos de reclusão, poderá ser decretada a perda, como produto ou proveito do crime, dos bens correspondentes à diferença entre o valor do patrimônio do condenado e aquele que seja compatível com o seu rendimento lícito.

II. Rodrido Pancada, após desentendimento com Lucas, chamou-o de “negro imundo”, em alusão à sua cor de pele. Nesse caso, é certo que será imprescritível o crime de racismo (art. 20 da Lei 7.716/89) praticado por Rodrigo.

III. Luana Mulamba recorreu contra a sentença que a condenou pela prática do crime de estelionato previdenciário. O Tribunal Regional Federal, analisando o seu recurso de apelação, proveu-o para diminuir a pena de reclusão que havia sido fixada pelo juiz sentenciante. Nesse caso, é correto afirmar que o acórdão prolatado pelo Tribunal interrompe a prescrição, mais precisamente na data da sessão de julgamento em que prolatado.

IV. Em caso de inatividade processual decorrente de citação por edital, ressalvados os crimes previstos na Constituição Federal como imprescritíveis, é constitucional limitar o período de suspensão do prazo prescricional ao tempo de prescrição da pena máxima em abstrato cominada ao crime, a despeito de o processo permanecer suspenso.

 

(EMAGIS) A respeito da agravante da reincidência e sua compensação com a atenuante de confissão, avalie as assertivas que seguem.

I. É possível, na segunda fase do cálculo da pena, a compensação da agravante da reincidência com a atenuante da confissão espontânea, por serem igualmente preponderantes, de acordo com o art. 67 do Código Penal.

II. Ainda que o condenado seja reincidente específico, podem ser compensadas a agravante da reincidência específica com a atenuante da confissão espontânea.

III. Ainda que se trata de multirreincidência, é admissível a compensação integral desta com a atenuante da confissão espontânea.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) O chamado flagrante esperado acontece quando

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) Um policial militar, acompanhado de seus colegas, avista uma pessoa na via pública em atitude concretamente suspeita. Considerando que, ao perceber a presença da polícia, ele tenta fugir, os policiais devem

 

(EMAGIS) A respeito da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça consolidada em matéria de execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação, no contrato de seguro de dano, com o denominado princípio indenitário.

I. Decorre do princípio indenitário a correção da assertiva segundo a qual, em caso de perda total de imóvel segurado, decorrente de incêndio, será devido o valor integral da apólice, ainda que seja inferior o valor de mercado do imóvel quando do sinistro.

II. Decorre do princípio indenitário a correção da assertiva segundo a qual o segurado, havido o sinistro que importe em perda total do bem, tem direito ao maior dentre os valores, comparando-se o valor da apólice e o valor do bem segurado quando do sinistro.

III. Nos seguros de dano, a garantia prometida pode ultrapassar o valor do interesse segurado no momento da conclusão do contrato.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de demandas que buscam o pagamento do seguro obrigatório DPVAT.

I. Na forma do artigo 206, § 3º, do Código Civil de 2002, é trienal o prazo prescricional para a demanda que busca o pagamento do seguro obrigatório DPVAT.

II. O termo inicial do prazo prescricional para demandar o pagamento de indenização securitária por invalidez total e permanente somente se tem estabelecido da data do laudo médico comprovando tal situação, exceto nas situações de notória invalidez.

III. O requerimento administrativo prévio constitui, em regra, requisito essencial para aferir a existência de interesse de agir na ação de cobrança do seguro DPVAT.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a ação investigatória de paternidade e também sobre os alimentos, avalie as assertivas que seguem.

I. Na ação investigatória, ajuizada pelo pretenso filho em face do suposto pai, presente registro de filiação prévio do autor relativamente a terceiro, é necessário que, previamente à mencionada ação investigatória, haja declaração judicial de existência de erro ou de falsidade ocorrida no precitado registro anterior.

II. O STJ acolhe a doutrina segundo a qual a Lei nº 8.560/19992, regulando o reconhecimento de filho, traz no seu art. 7º uma previsão de pedido implícito, qual seja, que a fixação dos alimentos independe de pedido expresso do autor, sempre que o juiz constatar a sua necessidade, sendo, desta forma, efeito da sentença de procedência do reconhecimento da paternidade.

III. A maioridade civil, em que pese fazer cessar o poder familiar, não extingue, automaticamente, o direito à percepção de alimentos, que subjaz na relação de parentesco e na necessidade do alimentando, estando o cancelamento sujeito a decisão judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o incidente de desconsideração da personalidade jurídica, considerada a disciplina do CPC/2015 e o magistério da doutrina, julgue os itens abaixo.

I. Dispensa-se a instauração do incidente se a desconsideração da personalidade jurídica for requerida na petição inicial, hipótese em que será citado o sócio ou a pessoa jurídica.

II. A instauração do incidente de desconsideração da personalidade jurídica não suspenderá a tramitação do processo de execução e do cumprimento de sentença em face dos executados originários.

III. O incidente de desconsideração da personalidade jurídica não é aplicável ao processo falimentar.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A ‘cautio iudicatum solvi’ ou ‘cautio pro expensis’ consiste na necessidade de garantia de que o polo ativo da relação processual arcará com as custas processuais e os honorários advocatícios na hipótese de sua sucumbência, sendo, por vezes, exigida de empresas estrangeiras em ações ajuizadas no Brasil.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, em execução de obrigação de fazer, José, o executado, não tenha sido localizado para citação, tampouco para cumprir a obrigação sob pena de multa diária de R$ 100,00, tal como fixada pelo juízo da execução. Sem embargo, tempos depois, o advogado de José, Dr. João, comparece aos autos, apresentando petição com procuração geral para o foro subscrita por José, ocasião em que obtém referido causídico carga dos autos. Devolvidos os autos pelo Dr. João, constata-se ausente qualquer manifestação processual. Vem aos autos, com efeito, Pedro, o exequente, pedindo seja José dado por citado, bem como seja liquidada a multa diária, tomando como termo inicial de sua incidência a data em que Dr. João peticionara nos autos com a apresentação da procuração subscrita por José.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e marque a alternativa correta.

I. É inadmissível o recurso especial interposto antes da publicação do acórdão dos embargos de declaração, sem posterior ratificação.

II. A celebração de acordo de não persecução civil, pelo Parquet, depende de aprovação, no prazo de até 60 (sessenta) dias, pelo órgão do Ministério Público competente para apreciar as promoções de arquivamento de inquéritos civis, se anterior ao ajuizamento da ação de improbidade administrativa.

III. O juiz poderá autorizar o parcelamento, em até 60 (sessenta) parcelas mensais corrigidas monetariamente, do débito resultante de condenação pela prática de improbidade administrativa se o réu demonstrar incapacidade financeira de saldá-lo de imediato.

IV. Na hipótese de litisconsórcio passivo em ação de improbidade administrativa, a condenação ocorrerá no limite da participação e dos benefícios diretos, vedada qualquer solidariedade.

 

(EMAGIS) Com relação aos direitos fundamentais, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere lei estadual com o seguinte dispositivo: “Art. 1º. O militar estadual contribui para o fundo de assistência dos Militares ativos e inativos. Para fins deste artigo, os militares ativos e inativos contribuem com 0,5% do subsídio do posto ou da graduação para a formação do fundo de assistência, cuja regulamentação se faz por ato do Comandante-Geral da Corporação”

A propósito da compatibilidade de tal dispositivo com a Constituição Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual com o seguinte dispositivo: “Art. 1º. Fica assegurado ao Militar Estadual da ativa, quando fardado e mediante a apresentação de sua identidade militar, acesso gratuito aos transportes rodoviários coletivos intermunicipais, ficando estabelecida a cota máxima de 2 (dois) militares por veículo.”.

A propósito da compatibilidade de tal dispositivo com a Constituição Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) O Município Alfa editou a Lei nº XX/2021, estabelecendo alguns balizamentos para a atividade de transporte privado individual por motoristas cadastrados em aplicativos, o que gerou grande insatisfação junto aos destinatários da norma. Ao procurarem um advogado, foram informados, corretamente, que o Município Alfa, à luz da ordem constitucional:

 

(EMAGIS) Sobre a Administração Pública Direta e Indireta, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Na desconcentração, existe uma especialização de funções dentro da sua própria estrutura estatal, sem que isso implique a criação de uma nova pessoa jurídica. Trata-se de distribuição interna de atividades dentro de uma mesma pessoa jurídica. O resultado desse fenômeno é a criação de centros de competências, denominados órgãos públicos, dentro da mesma estrutura hierárquica (ex.: criação de Ministérios, Secretarias etc.). Por outro lado, a descentralização representa a transferência da atividade administrativa para outra pessoa, física ou jurídica, integrante ou não do aparelho estatal (ex.: descentralização de atividades para entidades da Administração Indireta – autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações públicas – e para particulares – concessionários e permissionários de serviços públicos).

II. É inconstitucional a previsão legal segundo a qual a escolha de dirigente máximo de universidade pública cabe ao chefe do Poder Executivo, a partir de lista tríplice.

III. É constitucional a legislação estadual que determina que o regime jurídico celetista incide sobre as relações de trabalho estabelecidas no âmbito de fundações públicas, com personalidade jurídica de direito privado, destinadas à prestação de serviços de saúde.

IV. Empresa pública é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei e com patrimônio próprio, cujo capital social é integralmente detido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios; desde que a maioria do capital votante permaneça em propriedade da União, do Estado, do Distrito Federal ou do Município, será admitida, no capital da empresa pública, a participação de outras pessoas jurídicas de direito público interno, bem como de entidades da administração indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Por sua vez, sociedade de economia mista é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios ou a entidade da administração indireta.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre os contratos administrativos e temas correlatos, considerada a disciplina da Lei 14.133/21, marque a alternativa correta.

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) João é jornalista e cobria, presencialmente, uma manifestação em que ativistas de direitos humanos protestavam contra os altos índices de letalidade policial no Estado Alfa. Na qualidade de profissional de imprensa, enquanto fazia a cobertura jornalística, João foi ferido pelo policial militar José, ao receber uma pancada com cassetete em seu rosto, no momento em que havia conflito entre policiais e manifestantes.

Inconformado com as lesões que sofreu, João buscou atendimento na Defensoria Pública para ajuizar ação indenizatória, ocasião em que lhe foi explicado que, de acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, no caso em tela, a responsabilidade civil do Estado é:

 

(EMAGIS) No que diz respeito às parcerias público-privadas, aos consórcios públicos e à responsabilidade civil do Estado, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a competência para fiscalização e licenciamento ambientais, além da responsabilidade por dano ao meio ambiente, avalie as assertivas que seguem.

I. Havendo omissão do órgão estadual na fiscalização, mesmo que outorgante da licença ambiental, o IBAMA pode exercer o seu poder de polícia administrativa, porque não se pode confundir competência para licenciar com competência para fiscalizar.

II. O poder de polícia ambiental inclui tanto a competência de fiscalização como a competência de licenciamento, ambas as competências regidas pelo princípio da concentração mitigada de atribuição.

III. A tutela ambiental é dever de todas as esferas de governo, à luz do princípio do federalismo cooperativo ambiental consolidado na Lei Complementar n. 140/2001, de forma que a omissão na fiscalização e mitigação dos danos pode ensejar a imposição judicial de obrigações positivas para a administração a fim de solucionar o problema, especialmente casos e trate de problema cuja extensão temporal e quantitativa revele afronta à dimensão ecológica da dignidade humana.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a competência e a obrigação tributárias, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.

I. Na ausência de legislação estadual específica que conceda o direito à postergação do vencimento ou à suspensão da exigibilidade das prestações dos parcelamentos de tributos estaduais, não há como se estender os efeitos de normas aplicáveis no âmbito dos tributos federais ou do Simples Nacional, ou mesmo benefícios concedidos por outro Estado da Federação, aos tributos devidos em razão da pandemia (Covid-19).

II. Não viola o texto constitucional a previsão contida no parágrafo único do art. 116 do Código Tributário Nacional, que consagra a chamada “norma geral antielisiva”.

III. É indevida a restituição da diferença das contribuições para o Programa de Integração Social – PIS e para o Financiamento da Seguridade Social – Cofins pagas a mais, no regime de substituição tributária, se a base de cálculo efetiva das operações for inferior à presumida.

IV. A execução fiscal pode ser redirecionada em desfavor da empresa sucessora para cobrança de crédito tributário relativo a fato gerador ocorrido posteriormente à incorporação empresarial e ainda lançado em nome da sucedida, sem a necessidade de modificação da Certidão de Dívida Ativa, quando verificado que esse negócio jurídico não foi informado oportunamente ao fisco.

 

(EMAGIS) Considere mandado de segurança em que se discute a validade de autos de infração lavrados pelo Estado em desfavor do provedor de acesso à internet impetrante, Mundo On Line, pelo não recolhimento de ICMS incidente sobre os serviços de disponibilização de espaços publicitários e veiculação de propaganda em seu sítio eletrônico. Pleiteia-se, em síntese, sejam anulados os autos de infração ao fundamento de que o serviço descrito não se configura como serviço de comunicação, mas mero serviço de valor adicionado, o qual não é objeto de incidência do ICMS.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Túlio, promotor de justiça e professor, tem como hobby se dedicar ao pôquer aos finais de semana, porém, no último sábado contraiu uma dívida de jogo no valor de 50 mil reais, como não disponha de dinheiro no momento, emitiu duas notas promissórias, 25 mil cada, sendo o beneficiário Bruno, corretor de imóveis. Bruno, por sua vez, ficou com uma das notas promissórias e endossou a outra a Juvenal, arquiteto, como pagamento de um projeto de uma casa. Considerando o texto acima, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a classificação dos créditos na falência e na recuperação judicial, marque a alternativa CORRETA.

 

(MP/MS – PROMOTOR – 2022) Qual, dentre os seguintes, NÃO é considerado princípio aplicável às medidas protetivas destinadas a garantir o cumprimento integral dos direitos da infância e juventude?

 

(EMAGIS) No que concerne à responsabilidade civil nas relações de consumo, assinale a alternativa INCORRETA.

 

Sentença Federal - Rodada 17.2023

Segue o enunciado da Rodada 17.2023, que serve de Relatório da sentença. Para que o exercício seja mais proveitoso, consulte apenas a legislação (sem doutrina e/ou jurisprudência). Bom treino!

O Ministério Público Federal ofereceu denúncia contra Hércules Saraiva e Eleonora Tinoco, qualificados nos autos, pela prática dos delitos descritos nos artigos 330, 132 e 129, § 2º, IV e § 7º c/c art. 121, § 4º, na forma do art. 69, todos do Código Penal. Constou da inicial:

“Os denunciados são responsáveis pela empresa Indústria e Comércio Ltda e desobedeceram reiteradamente a ordem legal de interdição da maquinaria da empresa, expondo a perigo direto e iminente a vida e saúde dos funcionários do local.

A empresa sofreu fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego, entre 10 e 17 de maio de 2018, que redundou na interdição do uso de algumas máquinas. Em 24/9/18, verificou-se o descumprimento do termo de interdição, sendo lavrados os respectivos autos de infração. Constatada a ocorrência de crime, o Ministério Público do Trabalho encaminhou representação ao Ministério Público Federal.

Em 16/10/18, restou certificado que a empresa manteve em funcionamento 7 das 17 máquinas interditadas. Em 28/10/18, celebraram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), para eliminar os riscos de acidente de trabalho, até 28/1/19, o que não foi feito. Em 1/4/19, constatou-se que os equipamentos interditados permaneciam em funcionamento, situação que perdurou até 16/1/20, quando a empresa cessou suas atividades.

Em 11/9/19, o empregado Wesley Francisco foi vítima de acidente de trabalho ao manusear uma das prensas interditadas, o que causou a amputação de parte do terceiro dedo das duas mãos e gerou deformidade permanente (laudo pericial de fls. __ confirma esta conclusão). Tal fato configura o tipo penal de lesão corporal de natureza grave (art. 129, § 2º, IV, do CP), na modalidade comissiva por omissão, devendo Hércules e Eleonora serem responsabilizados também no ponto.  

Os denunciados desobedeceram a ordem de interdição do Ministério do Trabalho e Emprego (art. 330 do CP). A interdição havia sido determinada em decorrência de irregularidades detectadas pelos agentes de fiscalização, com riscos iminentes de acidentes de trabalho envolvendo mutilação de membros. Havia na empresa algumas prensas para produzir artigos de automóveis que punham em risco o trabalhador devido a possibilidade de esmagamento dos membros superiores. Inclusive, conforme documento de fls. __ do procedimento investigatório apresentado com a presente denúncia, o MPT verificou, em 24 de setembro de 2018, o descumprimento do termo de interdição do MTE, sendo lavrados, em audiência ocorrida em 27 de setembro de 2018, na Procuradoria Regional do Trabalho, os respectivos autos de infração (fls. __).

Os acusados, como representantes e detentores da gestão da empresa, prosseguiram com a utilização das máquinas, a despeito da interdição ordenada, gerando dano a terceiro.  Vale dizer, especificamente quanto ao crime do art. 132 do CP, a conduta dos acusados colocou em risco a saúde dos funcionários do local.

Quanto à autoria, o réu Hércules Saraiva era o sócio administrador da empresa, sendo que Eleonora Tinoco era empregada da empresa e, também, funcionou, por vezes, como preposta da empresa perante a Justiça do Trabalho. Hércules, inclusive, foi quem firmou o Termo de Ajustamento de Conduta já referenciado e, também, quem celebrou contrato de locação das máquinas e desenvolvimento das atividades.

Informa-se, ainda, que não é possível o oferecimento de ANPP ou suspensão condicional do processo aos denunciados, pois já foram beneficiados deste último instituto nos últimos cinco anos, conforme se verifica nas certidões de fls. __.”  

Denúncia recebida em 2/8/21 (ID ___).

Citada, a ré Eleonora Tinoco apresentou resposta à acusação por meio da Defensoria Pública da União, na qual se reservou ao direito de examinar o mérito da causa somente em alegações finais. O réu Hércules ofereceu sua defesa por meio de advogado constituído.

Em audiência de instrução, procedeu-se à oitiva de testemunha e realizado o interrogatório dos réus.

Wesley Francisco confirmou que sofreu lesões numa das prensas. Falou que já trabalhava em equipamentos do tipo há mais de dez anos, sendo que a máquina em que se acidentou estava com um problema na pinça magnética e, por isso, era necessário inserir as mãos para retirar o artigo produzido. Disse que Hércules chegou a determinar a realização de reparos em algumas máquinas, mas que na que trabalhava estes não funcionaram. Afirmou que Hércules era quem administrava a empresa e que determinou a continuação dos trabalhos mesmo após a fiscalização do Ministério do Trabalho. Acrescentou que não sabe se Eleonora tinha alguma gerência de chefia na empresa, pois a via somente em afazeres mais burocráticos do dia a dia.  

Em seu interrogatório, Eleonora disse que era apenas empregada da empresa (apresentou CTPS) e que não tinha poderes de administração. Afirmou que suas atribuições estavam ligadas à expedição de documentos, arquivo de notas fiscais, conferência de folha de pagamento, dentre outros atos burocráticos. Acrescentou que Hércules era o administrador da empresa, sendo que foi este quem determinou o funcionamento das máquinas interditadas após fiscalização do Ministério do Trabalho. Aduziu que também funcionou algumas vezes como preposta da empresa perante a Justiça do Trabalho. Informou que seu salário na empresa era de R$1.350,00 (apresentou contracheques – fls. __; hoje está desempregada).

Hércules, por sua vez, disse ser o sócio administrador da empresa. Confirmou que determinou o funcionamento das máquinas interditadas, mas que antes adotou providências para minimizar os riscos, com a colocação de grades nas prensas, para evitar a inserção das mãos pelos empregados no local em que podem ser esmagadas. Pediu para juntar na audiência laudo produzido em processo trabalhista, o que foi deferido pelo juízo. Informou que apenas pequena parte das máquinas interditadas voltaram a funcionar (sete de dezessete), isso para garantir o fornecimento de peças já contratadas. Aduziu que a empresa, além das máquinas interditadas (dezessete), detinha mais oito do mesmo tipo e que não teriam qualquer tipo de problema, sendo inclusive liberadas quando da fiscalização do Ministério do Trabalho. Pontuou que Eleonora era uma empregada muito prestativa da empresa, mas que não tinha poderes de gestão. Por fim, disse que cessou as atividades da empresa, estando hoje trabalhando como autônomo e ganhando apenas um salário-mínimo.

No laudo de engenheiro de trabalho apresentado pelo réu Hércules em audiência (fls. __), consta que foram adotadas algumas medidas de segurança, “mas que ainda não seria possível certificar que todas as prensas estariam totalmente seguras”.  

Em alegações finais, o Ministério Público pediu condenação nas sanções dos artigos 330, 132 e 129, § 2º, IV, na forma do art. 69, todos do Código Penal. Quanto ao crime de desobediência, lembrou de dispositivo específico da legislação trabalhista que direcionaria, no caso, para a configuração de tal delito.

A defesa de Eleonora, por sua vez, suscitou, inicialmente, preliminar de inépcia da denúncia, no mínimo em relação ao art. 132 do CP. No mérito, pleiteou a absolvição por afirmar que não era responsável pela gestão da empresa. Em caso de condenação, requereu a aplicação da pena no mínimo legal e a substituição por sanção restritiva de direitos, além de pleitear a justiça gratuita.

O corréu Hércules ofereceu alegações finais às fls. __, em que defendeu a incompetência da Justiça Federal em relação aos crimes de lesão corporal e perigo para a vida ou saúde de outrem. No mérito, a atipicidade das condutas por ausência de dolo. Relativamente ao crime de lesão corporal, caso não seja absolvido, o réu pleiteou a desclassificação para a modalidade culposa. Defende a inexigibilidade de conduta diversa, tendo em conta que a não colocação das máquinas em funcionamento poderiam redundar em severos prejuízos à empresa, sendo que já havia determinado reparos nas prensas defeituosas. Também levantada tese de absolvição do crime de desobediência, sob o argumento de que tal tipo penal é subsidiário e que já há previsão de punição administrativa. Também sustentou não haver determinação do sujeito passivo do art. 132 do Código Penal. Em caso de condenação, requereu a aplicação da pena no mínimo legal e a substituição por sanção restritiva de direitos, além de pleitear a justiça gratuita.

 

Ministério Público Estadual - Rodada 17.2023

A promotoria de justiça de Naviraí/MS ofereceu representação em desfavor do menor ENZO COSTA, por prática de ato infracional análogo ao art. 33 da lei 11.343/2006.
 
Narra a petição que ENZO foi surpreendido quando procedia à entrega de doze ampolas contendo cloridrato de cocaína, a totalizar 24 gramas da substância, ao também menor Roberto Teixeira, nos fundos do colégio Maria De Lourdes Aquino Sotana, na rua dos Operários, no aludido município.
 
O parquet pleiteou aplicação de medida de internação ao menor, tendo em vista a existência de outra representação em curso, por prática de ato infracional análogo ao crime de roubo duplamente circunstanciado (emprego de arma e concurso de agentes).
 
Cientificado o adolescente, bem como seus pais, no dia 2 de março de 2023 foi realizada audiência à qual compareceu acompanhado de advogado constituído. Ouvidos, os policiais que efetuaram a apreensão de ENZO confirmaram ter presenciado o momento em que este entregou as ampolas de cocaína a Roberto, bem como a entrega de quantia em dinheiro de volta àquele. Roberto, também ouvido no ato, confirmou ter pago seiscentos reais a ENZO pelo recebimento da droga. ENZO optou por manter-se em silêncio, quando oportunizada a autodefesa.
 
Dada a palavra ao parquet e à defesa, foram oferecidas alegações orais.
 
Em seguida, o julgador proferiu sentença. Nela, reconheceu autoria e materialidade do ato infracional. Ao fixar a medida sócio-educativa, determinou a inserção de ENZO em regime de semi-liberdade, alegando a impossibilidade de internação, face à expressa dicção do art. 122, II, do ECA, que reclama, literalmente, ao menos três atos para aplicação de tal medida, eis que o texto legal se refere a “reiteração no cometimento de outras infrações graves”, ou que o ato de se desse “mediante violência ou grave ameaça”, que não é o caso dos autos. Deu ciência e intimou os presentes.
 
Os autos aportam na Promotoria de Justiça com atribuição para matéria de criança e adolescente no dia 13 de março. Elabore a manifestação que entender cabível, datando-a com o último dia do prazo recursal.

 

Objetivas DPF - Rodada 17.2023

(EMAGIS) No âmbito das teorias criminológicas, as assertivas que seguem tratam da Teoria do Interacionismo Simbólico.

I. Relacionando-se com a definição criminal como rotulação ou etiquetamento, sustenta que o sistema social, no seu interesse, de forma seletiva e discriminatória, atribui a qualidade de crime a determinado comportamento.

II. Relaciona-se também com a teoria da reação social.

III. Sustenta, em síntese, que a criminalização primária sujeita o autor a um processo de estigmatização pela sociedade, que repercute até mesmo na visão do indivíduo a respeito de si mesmo, o que resulta na criminalização secundária.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com base na mais recente jurisprudência dos Tribunais Superiores em matéria de Direito Penal, aquilate as seguintes proposições.

I. Verificado que a debilidade permanente de membro é o resultado das agressões sofridas, a existência de concausa anterior relativamente independente não impede a condenação pelo crime de lesão corporal grave.

II. De acordo com o STJ, o intenso envolvimento com o tráfico de drogas não constitui fundamento idôneo para valorar negativamente a conduta social do agente na primeira fase da dosimetria da pena no crime de homicídio qualificado.

III. A solicitação do preso, mesmo que sem a efetiva entrega do entorpecente ao destinatário no estabelecimento prisional, configura o crime de tráfico de drogas (art. 33, caput, da Lei 11.343/06), que é um tipo misto alternativo.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e marque a alternativa apropriada.

I. Na hipótese de condenação por infrações às quais a lei comine pena máxima superior a 4 (quatro) anos de reclusão, poderá ser decretada a perda, como produto ou proveito do crime, dos bens correspondentes à diferença entre o valor do patrimônio do condenado e aquele que seja compatível com o seu rendimento lícito.

II. Rodrido Pancada, após desentendimento com Lucas, chamou-o de “negro imundo”, em alusão à sua cor de pele. Nesse caso, é certo que será imprescritível o crime de racismo (art. 20 da Lei 7.716/89) praticado por Rodrigo.

III. Luana Mulamba recorreu contra a sentença que a condenou pela prática do crime de estelionato previdenciário. O Tribunal Regional Federal, analisando o seu recurso de apelação, proveu-o para diminuir a pena de reclusão que havia sido fixada pelo juiz sentenciante. Nesse caso, é correto afirmar que o acórdão prolatado pelo Tribunal interrompe a prescrição, mais precisamente na data da sessão de julgamento em que prolatado.

IV. Em caso de inatividade processual decorrente de citação por edital, ressalvados os crimes previstos na Constituição Federal como imprescritíveis, é constitucional limitar o período de suspensão do prazo prescricional ao tempo de prescrição da pena máxima em abstrato cominada ao crime, a despeito de o processo permanecer suspenso.

 

(EMAGIS) A respeito da agravante da reincidência e sua compensação com a atenuante de confissão, avalie as assertivas que seguem.

I. É possível, na segunda fase do cálculo da pena, a compensação da agravante da reincidência com a atenuante da confissão espontânea, por serem igualmente preponderantes, de acordo com o art. 67 do Código Penal.

II. Ainda que o condenado seja reincidente específico, podem ser compensadas a agravante da reincidência específica com a atenuante da confissão espontânea.

III. Ainda que se trata de multirreincidência, é admissível a compensação integral desta com a atenuante da confissão espontânea.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto aos crimes de apropriação indébita previdenciária e de sonegação previdenciária, julgue os itens abaixo.

I. Admite-se, em certas circunstâncias, a continuidade delitiva entre os crimes de apropriação indébita previdenciária e de sonegação previdenciária.

II. Tanto o STF quanto o STJ entendem ser inaplicável o princípio da insignificância aos crimes de sonegação previdenciária e de apropriação indébita previdenciária.

III. Os crimes de sonegação e apropriação indébita previdenciárias, a exemplo dos delitos previstos no art. 1º, inciso I a IV, da Lei 8.137/1990, são materiais, não se configurando enquanto não lançado definitivamente o crédito, o que também impede o início da contagem do prazo prescricional.

Há erro:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) O chamado flagrante esperado acontece quando

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) Um policial militar, acompanhado de seus colegas, avista uma pessoa na via pública em atitude concretamente suspeita. Considerando que, ao perceber a presença da polícia, ele tenta fugir, os policiais devem

 

(EMAGIS) A respeito da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça consolidada em matéria de execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação aos direitos fundamentais, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere lei estadual com o seguinte dispositivo: “Art. 1º. O militar estadual contribui para o fundo de assistência dos Militares ativos e inativos. Para fins deste artigo, os militares ativos e inativos contribuem com 0,5% do subsídio do posto ou da graduação para a formação do fundo de assistência, cuja regulamentação se faz por ato do Comandante-Geral da Corporação”

A propósito da compatibilidade de tal dispositivo com a Constituição Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual com o seguinte dispositivo: “Art. 1º. Fica assegurado ao Militar Estadual da ativa, quando fardado e mediante a apresentação de sua identidade militar, acesso gratuito aos transportes rodoviários coletivos intermunicipais, ficando estabelecida a cota máxima de 2 (dois) militares por veículo.”.

A propósito da compatibilidade de tal dispositivo com a Constituição Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) O Município Alfa editou a Lei nº XX/2021, estabelecendo alguns balizamentos para a atividade de transporte privado individual por motoristas cadastrados em aplicativos, o que gerou grande insatisfação junto aos destinatários da norma. Ao procurarem um advogado, foram informados, corretamente, que o Município Alfa, à luz da ordem constitucional:

 

(EMAGIS) Sobre a Administração Pública Direta e Indireta, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Na desconcentração, existe uma especialização de funções dentro da sua própria estrutura estatal, sem que isso implique a criação de uma nova pessoa jurídica. Trata-se de distribuição interna de atividades dentro de uma mesma pessoa jurídica. O resultado desse fenômeno é a criação de centros de competências, denominados órgãos públicos, dentro da mesma estrutura hierárquica (ex.: criação de Ministérios, Secretarias etc.). Por outro lado, a descentralização representa a transferência da atividade administrativa para outra pessoa, física ou jurídica, integrante ou não do aparelho estatal (ex.: descentralização de atividades para entidades da Administração Indireta – autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações públicas – e para particulares – concessionários e permissionários de serviços públicos).

II. É inconstitucional a previsão legal segundo a qual a escolha de dirigente máximo de universidade pública cabe ao chefe do Poder Executivo, a partir de lista tríplice.

III. É constitucional a legislação estadual que determina que o regime jurídico celetista incide sobre as relações de trabalho estabelecidas no âmbito de fundações públicas, com personalidade jurídica de direito privado, destinadas à prestação de serviços de saúde.

IV. Empresa pública é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei e com patrimônio próprio, cujo capital social é integralmente detido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios; desde que a maioria do capital votante permaneça em propriedade da União, do Estado, do Distrito Federal ou do Município, será admitida, no capital da empresa pública, a participação de outras pessoas jurídicas de direito público interno, bem como de entidades da administração indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Por sua vez, sociedade de economia mista é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios ou a entidade da administração indireta.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre os contratos administrativos e temas correlatos, considerada a disciplina da Lei 14.133/21, marque a alternativa correta.

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) João é jornalista e cobria, presencialmente, uma manifestação em que ativistas de direitos humanos protestavam contra os altos índices de letalidade policial no Estado Alfa. Na qualidade de profissional de imprensa, enquanto fazia a cobertura jornalística, João foi ferido pelo policial militar José, ao receber uma pancada com cassetete em seu rosto, no momento em que havia conflito entre policiais e manifestantes.

Inconformado com as lesões que sofreu, João buscou atendimento na Defensoria Pública para ajuizar ação indenizatória, ocasião em que lhe foi explicado que, de acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, no caso em tela, a responsabilidade civil do Estado é:

 

(EMAGIS) No que diz respeito às parcerias público-privadas, aos consórcios públicos e à responsabilidade civil do Estado, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação, no contrato de seguro de dano, com o denominado princípio indenitário.

I. Decorre do princípio indenitário a correção da assertiva segundo a qual, em caso de perda total de imóvel segurado, decorrente de incêndio, será devido o valor integral da apólice, ainda que seja inferior o valor de mercado do imóvel quando do sinistro.

II. Decorre do princípio indenitário a correção da assertiva segundo a qual o segurado, havido o sinistro que importe em perda total do bem, tem direito ao maior dentre os valores, comparando-se o valor da apólice e o valor do bem segurado quando do sinistro.

III. Nos seguros de dano, a garantia prometida pode ultrapassar o valor do interesse segurado no momento da conclusão do contrato.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de demandas que buscam o pagamento do seguro obrigatório DPVAT.

I. Na forma do artigo 206, § 3º, do Código Civil de 2002, é trienal o prazo prescricional para a demanda que busca o pagamento do seguro obrigatório DPVAT.

II. O termo inicial do prazo prescricional para demandar o pagamento de indenização securitária por invalidez total e permanente somente se tem estabelecido da data do laudo médico comprovando tal situação, exceto nas situações de notória invalidez.

III. O requerimento administrativo prévio constitui, em regra, requisito essencial para aferir a existência de interesse de agir na ação de cobrança do seguro DPVAT.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Túlio, promotor de justiça e professor, tem como hobby se dedicar ao pôquer aos finais de semana, porém, no último sábado contraiu uma dívida de jogo no valor de 50 mil reais, como não disponha de dinheiro no momento, emitiu duas notas promissórias, 25 mil cada, sendo o beneficiário Bruno, corretor de imóveis. Bruno, por sua vez, ficou com uma das notas promissórias e endossou a outra a Juvenal, arquiteto, como pagamento de um projeto de uma casa. Considerando o texto acima, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a classificação dos créditos na falência e na recuperação judicial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o incidente de desconsideração da personalidade jurídica, considerada a disciplina do CPC/2015 e o magistério da doutrina, julgue os itens abaixo.

I. Dispensa-se a instauração do incidente se a desconsideração da personalidade jurídica for requerida na petição inicial, hipótese em que será citado o sócio ou a pessoa jurídica.

II. A instauração do incidente de desconsideração da personalidade jurídica não suspenderá a tramitação do processo de execução e do cumprimento de sentença em face dos executados originários.

III. O incidente de desconsideração da personalidade jurídica não é aplicável ao processo falimentar.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A ‘cautio iudicatum solvi’ ou ‘cautio pro expensis’ consiste na necessidade de garantia de que o polo ativo da relação processual arcará com as custas processuais e os honorários advocatícios na hipótese de sua sucumbência, sendo, por vezes, exigida de empresas estrangeiras em ações ajuizadas no Brasil.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, em execução de obrigação de fazer, José, o executado, não tenha sido localizado para citação, tampouco para cumprir a obrigação sob pena de multa diária de R$ 100,00, tal como fixada pelo juízo da execução. Sem embargo, tempos depois, o advogado de José, Dr. João, comparece aos autos, apresentando petição com procuração geral para o foro subscrita por José, ocasião em que obtém referido causídico carga dos autos. Devolvidos os autos pelo Dr. João, constata-se ausente qualquer manifestação processual. Vem aos autos, com efeito, Pedro, o exequente, pedindo seja José dado por citado, bem como seja liquidada a multa diária, tomando como termo inicial de sua incidência a data em que Dr. João peticionara nos autos com a apresentação da procuração subscrita por José.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta sobre as medidas de retirada compulsória do migrante ou visitante e sobre medidas de cooperação entre o Estado brasileiro e outro Estado:

 

(DPE/SP – FCC – 2023) Considere o texto abaixo.

É muito humilhante pra nós visitantes passarmos pelo que passamos, nós não estamos fazendo nada de errado, somente indo ao encontro de quem nós amamos pra matar um pouquinho da saudade que nos mata todos os dias, e somos tratadas como lixo debaixo do sol quente e às vezes temos que voltar pra trás porque simplesmente o agente não foi com a nossa cara (sic).
(Relato constante do Relatório “Revista vexatória: uma prática constante”, produzido pelas instituições Agenda Nacional pelo Desencarceramento, Conectas, IDDD, ITTC, Pastoral Carcerária, Rede de Justiça Criminal e Núcleo Especializado em Situação Carcerária da Defensoria Pública de SP, março/2022, p. 4)

Relatos como esse são muito frequentes no cotidiano da Defensoria Pública. Ao comparar o tratamento dado à questão nas Regras de Mandela e nas manifestações reiteradas sobre o tema da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), em especial no caso 10506, em face da Argentina, a revista íntima é

 

(EMAGIS) Com relação ao Direito Previdenciário, julgue os itens abaixo.

I. Aplica-se o prazo decadencial de dez anos estabelecido no art. 103, caput, da Lei 8.213/1991 às hipóteses em que a questão controvertida não foi apreciada no ato administrativo de análise de concessão de benefício previdenciário.

II. O tempo de serviço rural, ainda que remoto e descontínuo, anterior ao advento da Lei n. 8.213/1991, pode ser computado para fins da carência necessária à obtenção da aposentadoria híbrida por idade, ainda que não tenha sido efetivado o recolhimento das contribuições, seja qual for a predominância do labor misto exercido no período de carência ou o tipo de trabalho exercido no momento do implemento do requisito etário ou do requerimento administrativo.

III. A mulher que renunciou aos alimentos na separação judicial tem direito à pensão previdenciária por morte do ex-marido, contanto que comprovada a necessidade econômica superveniente ao óbito do segurado.

Estão corretos somente os itens:

 

(MPF – Procurador da República – 2022) Indique a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre a competência e a obrigação tributárias, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.

I. Na ausência de legislação estadual específica que conceda o direito à postergação do vencimento ou à suspensão da exigibilidade das prestações dos parcelamentos de tributos estaduais, não há como se estender os efeitos de normas aplicáveis no âmbito dos tributos federais ou do Simples Nacional, ou mesmo benefícios concedidos por outro Estado da Federação, aos tributos devidos em razão da pandemia (Covid-19).

II. Não viola o texto constitucional a previsão contida no parágrafo único do art. 116 do Código Tributário Nacional, que consagra a chamada “norma geral antielisiva”.

III. É indevida a restituição da diferença das contribuições para o Programa de Integração Social – PIS e para o Financiamento da Seguridade Social – Cofins pagas a mais, no regime de substituição tributária, se a base de cálculo efetiva das operações for inferior à presumida.

IV. A execução fiscal pode ser redirecionada em desfavor da empresa sucessora para cobrança de crédito tributário relativo a fato gerador ocorrido posteriormente à incorporação empresarial e ainda lançado em nome da sucedida, sem a necessidade de modificação da Certidão de Dívida Ativa, quando verificado que esse negócio jurídico não foi informado oportunamente ao fisco.

 

(MPF – Procurador da República – 2022) Indique a alternativa correta:

 

Objetivas Delegado - Rodada 17.2023

(EMAGIS) No âmbito das teorias criminológicas, as assertivas que seguem tratam da Teoria do Interacionismo Simbólico.

I. Relacionando-se com a definição criminal como rotulação ou etiquetamento, sustenta que o sistema social, no seu interesse, de forma seletiva e discriminatória, atribui a qualidade de crime a determinado comportamento.

II. Relaciona-se também com a teoria da reação social.

III. Sustenta, em síntese, que a criminalização primária sujeita o autor a um processo de estigmatização pela sociedade, que repercute até mesmo na visão do indivíduo a respeito de si mesmo, o que resulta na criminalização secundária.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com base na mais recente jurisprudência dos Tribunais Superiores em matéria de Direito Penal, aquilate as seguintes proposições.

I. Verificado que a debilidade permanente de membro é o resultado das agressões sofridas, a existência de concausa anterior relativamente independente não impede a condenação pelo crime de lesão corporal grave.

II. De acordo com o STJ, o intenso envolvimento com o tráfico de drogas não constitui fundamento idôneo para valorar negativamente a conduta social do agente na primeira fase da dosimetria da pena no crime de homicídio qualificado.

III. A solicitação do preso, mesmo que sem a efetiva entrega do entorpecente ao destinatário no estabelecimento prisional, configura o crime de tráfico de drogas (art. 33, caput, da Lei 11.343/06), que é um tipo misto alternativo.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e marque a alternativa apropriada.

I. Na hipótese de condenação por infrações às quais a lei comine pena máxima superior a 4 (quatro) anos de reclusão, poderá ser decretada a perda, como produto ou proveito do crime, dos bens correspondentes à diferença entre o valor do patrimônio do condenado e aquele que seja compatível com o seu rendimento lícito.

II. Rodrido Pancada, após desentendimento com Lucas, chamou-o de “negro imundo”, em alusão à sua cor de pele. Nesse caso, é certo que será imprescritível o crime de racismo (art. 20 da Lei 7.716/89) praticado por Rodrigo.

III. Luana Mulamba recorreu contra a sentença que a condenou pela prática do crime de estelionato previdenciário. O Tribunal Regional Federal, analisando o seu recurso de apelação, proveu-o para diminuir a pena de reclusão que havia sido fixada pelo juiz sentenciante. Nesse caso, é correto afirmar que o acórdão prolatado pelo Tribunal interrompe a prescrição, mais precisamente na data da sessão de julgamento em que prolatado.

IV. Em caso de inatividade processual decorrente de citação por edital, ressalvados os crimes previstos na Constituição Federal como imprescritíveis, é constitucional limitar o período de suspensão do prazo prescricional ao tempo de prescrição da pena máxima em abstrato cominada ao crime, a despeito de o processo permanecer suspenso.

 

(EMAGIS) A respeito da agravante da reincidência e sua compensação com a atenuante de confissão, avalie as assertivas que seguem.

I. É possível, na segunda fase do cálculo da pena, a compensação da agravante da reincidência com a atenuante da confissão espontânea, por serem igualmente preponderantes, de acordo com o art. 67 do Código Penal.

II. Ainda que o condenado seja reincidente específico, podem ser compensadas a agravante da reincidência específica com a atenuante da confissão espontânea.

III. Ainda que se trata de multirreincidência, é admissível a compensação integral desta com a atenuante da confissão espontânea.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto aos crimes de apropriação indébita previdenciária e de sonegação previdenciária, julgue os itens abaixo.

I. Admite-se, em certas circunstâncias, a continuidade delitiva entre os crimes de apropriação indébita previdenciária e de sonegação previdenciária.

II. Tanto o STF quanto o STJ entendem ser inaplicável o princípio da insignificância aos crimes de sonegação previdenciária e de apropriação indébita previdenciária.

III. Os crimes de sonegação e apropriação indébita previdenciárias, a exemplo dos delitos previstos no art. 1º, inciso I a IV, da Lei 8.137/1990, são materiais, não se configurando enquanto não lançado definitivamente o crédito, o que também impede o início da contagem do prazo prescricional.

Há erro:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) O chamado flagrante esperado acontece quando

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) Um policial militar, acompanhado de seus colegas, avista uma pessoa na via pública em atitude concretamente suspeita. Considerando que, ao perceber a presença da polícia, ele tenta fugir, os policiais devem

 

(EMAGIS) A respeito da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça consolidada em matéria de execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação aos direitos fundamentais, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere lei estadual com o seguinte dispositivo: “Art. 1º. O militar estadual contribui para o fundo de assistência dos Militares ativos e inativos. Para fins deste artigo, os militares ativos e inativos contribuem com 0,5% do subsídio do posto ou da graduação para a formação do fundo de assistência, cuja regulamentação se faz por ato do Comandante-Geral da Corporação”

A propósito da compatibilidade de tal dispositivo com a Constituição Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual com o seguinte dispositivo: “Art. 1º. Fica assegurado ao Militar Estadual da ativa, quando fardado e mediante a apresentação de sua identidade militar, acesso gratuito aos transportes rodoviários coletivos intermunicipais, ficando estabelecida a cota máxima de 2 (dois) militares por veículo.”.

A propósito da compatibilidade de tal dispositivo com a Constituição Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) O Município Alfa editou a Lei nº XX/2021, estabelecendo alguns balizamentos para a atividade de transporte privado individual por motoristas cadastrados em aplicativos, o que gerou grande insatisfação junto aos destinatários da norma. Ao procurarem um advogado, foram informados, corretamente, que o Município Alfa, à luz da ordem constitucional:

 

(EMAGIS) Sobre a Administração Pública Direta e Indireta, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Na desconcentração, existe uma especialização de funções dentro da sua própria estrutura estatal, sem que isso implique a criação de uma nova pessoa jurídica. Trata-se de distribuição interna de atividades dentro de uma mesma pessoa jurídica. O resultado desse fenômeno é a criação de centros de competências, denominados órgãos públicos, dentro da mesma estrutura hierárquica (ex.: criação de Ministérios, Secretarias etc.). Por outro lado, a descentralização representa a transferência da atividade administrativa para outra pessoa, física ou jurídica, integrante ou não do aparelho estatal (ex.: descentralização de atividades para entidades da Administração Indireta – autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações públicas – e para particulares – concessionários e permissionários de serviços públicos).

II. É inconstitucional a previsão legal segundo a qual a escolha de dirigente máximo de universidade pública cabe ao chefe do Poder Executivo, a partir de lista tríplice.

III. É constitucional a legislação estadual que determina que o regime jurídico celetista incide sobre as relações de trabalho estabelecidas no âmbito de fundações públicas, com personalidade jurídica de direito privado, destinadas à prestação de serviços de saúde.

IV. Empresa pública é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei e com patrimônio próprio, cujo capital social é integralmente detido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios; desde que a maioria do capital votante permaneça em propriedade da União, do Estado, do Distrito Federal ou do Município, será admitida, no capital da empresa pública, a participação de outras pessoas jurídicas de direito público interno, bem como de entidades da administração indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Por sua vez, sociedade de economia mista é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios ou a entidade da administração indireta.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre os contratos administrativos e temas correlatos, considerada a disciplina da Lei 14.133/21, marque a alternativa correta.

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) João é jornalista e cobria, presencialmente, uma manifestação em que ativistas de direitos humanos protestavam contra os altos índices de letalidade policial no Estado Alfa. Na qualidade de profissional de imprensa, enquanto fazia a cobertura jornalística, João foi ferido pelo policial militar José, ao receber uma pancada com cassetete em seu rosto, no momento em que havia conflito entre policiais e manifestantes.

Inconformado com as lesões que sofreu, João buscou atendimento na Defensoria Pública para ajuizar ação indenizatória, ocasião em que lhe foi explicado que, de acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, no caso em tela, a responsabilidade civil do Estado é:

 

(EMAGIS) No que diz respeito às parcerias público-privadas, aos consórcios públicos e à responsabilidade civil do Estado, marque a alternativa correta.

 

(DPE/SP – FCC – 2023) Considere o texto abaixo.

É muito humilhante pra nós visitantes passarmos pelo que passamos, nós não estamos fazendo nada de errado, somente indo ao encontro de quem nós amamos pra matar um pouquinho da saudade que nos mata todos os dias, e somos tratadas como lixo debaixo do sol quente e às vezes temos que voltar pra trás porque simplesmente o agente não foi com a nossa cara (sic).
(Relato constante do Relatório “Revista vexatória: uma prática constante”, produzido pelas instituições Agenda Nacional pelo Desencarceramento, Conectas, IDDD, ITTC, Pastoral Carcerária, Rede de Justiça Criminal e Núcleo Especializado em Situação Carcerária da Defensoria Pública de SP, março/2022, p. 4)

Relatos como esse são muito frequentes no cotidiano da Defensoria Pública. Ao comparar o tratamento dado à questão nas Regras de Mandela e nas manifestações reiteradas sobre o tema da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), em especial no caso 10506, em face da Argentina, a revista íntima é

 

(EMAGIS) Sobre a competência e a obrigação tributárias, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.

I. Na ausência de legislação estadual específica que conceda o direito à postergação do vencimento ou à suspensão da exigibilidade das prestações dos parcelamentos de tributos estaduais, não há como se estender os efeitos de normas aplicáveis no âmbito dos tributos federais ou do Simples Nacional, ou mesmo benefícios concedidos por outro Estado da Federação, aos tributos devidos em razão da pandemia (Covid-19).

II. Não viola o texto constitucional a previsão contida no parágrafo único do art. 116 do Código Tributário Nacional, que consagra a chamada “norma geral antielisiva”.

III. É indevida a restituição da diferença das contribuições para o Programa de Integração Social – PIS e para o Financiamento da Seguridade Social – Cofins pagas a mais, no regime de substituição tributária, se a base de cálculo efetiva das operações for inferior à presumida.

IV. A execução fiscal pode ser redirecionada em desfavor da empresa sucessora para cobrança de crédito tributário relativo a fato gerador ocorrido posteriormente à incorporação empresarial e ainda lançado em nome da sucedida, sem a necessidade de modificação da Certidão de Dívida Ativa, quando verificado que esse negócio jurídico não foi informado oportunamente ao fisco.

 

(EMAGIS) Considere mandado de segurança em que se discute a validade de autos de infração lavrados pelo Estado em desfavor do provedor de acesso à internet impetrante, Mundo On Line, pelo não recolhimento de ICMS incidente sobre os serviços de disponibilização de espaços publicitários e veiculação de propaganda em seu sítio eletrônico. Pleiteia-se, em síntese, sejam anulados os autos de infração ao fundamento de que o serviço descrito não se configura como serviço de comunicação, mas mero serviço de valor adicionado, o qual não é objeto de incidência do ICMS.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a competência para fiscalização e licenciamento ambientais, além da responsabilidade por dano ao meio ambiente, avalie as assertivas que seguem.

I. Havendo omissão do órgão estadual na fiscalização, mesmo que outorgante da licença ambiental, o IBAMA pode exercer o seu poder de polícia administrativa, porque não se pode confundir competência para licenciar com competência para fiscalizar.

II. O poder de polícia ambiental inclui tanto a competência de fiscalização como a competência de licenciamento, ambas as competências regidas pelo princípio da concentração mitigada de atribuição.

III. A tutela ambiental é dever de todas as esferas de governo, à luz do princípio do federalismo cooperativo ambiental consolidado na Lei Complementar n. 140/2001, de forma que a omissão na fiscalização e mitigação dos danos pode ensejar a imposição judicial de obrigações positivas para a administração a fim de solucionar o problema, especialmente casos e trate de problema cuja extensão temporal e quantitativa revele afronta à dimensão ecológica da dignidade humana.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

PGE/PGM - Rodada 17.2023

A WXZ DISTRIBUIDORA LTDA propôs ação ordinária contra o ESTADO ALFA, aduzindo que se dedica à distribuição de gasolina C, decorrente de mistura de gasolina A, adquirida de refinarias, com álcool anidro etílico combustível (AEAC) proveniente de usinas. Assim, que estaria sujeita ao regime de diferimento do ICMS devido pela saída de álcool anidro das usinas e destilarias para a distribuidora, com fins de integrar a produção da gasolina C, com fundamento no Convênio ICMS nº 80/97. Contudo, ao adquirir o álcool anidro das usinas o Estado não admite o creditamento do ICMS incluído no preço, em violação à não-cumulatividade do tributo.

A ação foi julgada improcedente em primeiro grau de jurisdição, por decisão segundo a qual as distribuidoras não podem se creditar do ICMS relativo à aquisição do AEAC, imposto diferido para o momento em que ocorrer a saída da gasolina C para distribuição, pois o ICMS é pago de uma só vez, englobadamente, com o imposto retido por substituição tributária incidente sobre as subsequentes operações.

Em recurso, o Tribunal de Justiça reformou a decisão, ao fundamento de que o ICMS cobrado nas operações anteriores deve ser abatido do que for devido na operação subsequente, sendo que as únicas hipóteses que impedem o creditamento são a isenção e a não incidência do imposto, nos termos do art. 155, § 2º, II, a e b, da CF. 
 
O Estado foi intimado da decisão, que não contém contrariedade, obscuridade ou omissão, em 10/04/2023.

Como Procurador, apresente a peça processual adequada com os fundamentos jurídicos pertinentes e sem criar fatos novos. É dispensado o relato dos fatos.

 

Objetivas PGE/PGM - Rodada 17.2023

(EMAGIS) Sobre a Administração Pública Direta e Indireta, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Na desconcentração, existe uma especialização de funções dentro da sua própria estrutura estatal, sem que isso implique a criação de uma nova pessoa jurídica. Trata-se de distribuição interna de atividades dentro de uma mesma pessoa jurídica. O resultado desse fenômeno é a criação de centros de competências, denominados órgãos públicos, dentro da mesma estrutura hierárquica (ex.: criação de Ministérios, Secretarias etc.). Por outro lado, a descentralização representa a transferência da atividade administrativa para outra pessoa, física ou jurídica, integrante ou não do aparelho estatal (ex.: descentralização de atividades para entidades da Administração Indireta – autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações públicas – e para particulares – concessionários e permissionários de serviços públicos).

II. É inconstitucional a previsão legal segundo a qual a escolha de dirigente máximo de universidade pública cabe ao chefe do Poder Executivo, a partir de lista tríplice.

III. É constitucional a legislação estadual que determina que o regime jurídico celetista incide sobre as relações de trabalho estabelecidas no âmbito de fundações públicas, com personalidade jurídica de direito privado, destinadas à prestação de serviços de saúde.

IV. Empresa pública é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei e com patrimônio próprio, cujo capital social é integralmente detido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios; desde que a maioria do capital votante permaneça em propriedade da União, do Estado, do Distrito Federal ou do Município, será admitida, no capital da empresa pública, a participação de outras pessoas jurídicas de direito público interno, bem como de entidades da administração indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Por sua vez, sociedade de economia mista é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios ou a entidade da administração indireta.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre os contratos administrativos e temas correlatos, considerada a disciplina da Lei 14.133/21, marque a alternativa correta.

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) João é jornalista e cobria, presencialmente, uma manifestação em que ativistas de direitos humanos protestavam contra os altos índices de letalidade policial no Estado Alfa. Na qualidade de profissional de imprensa, enquanto fazia a cobertura jornalística, João foi ferido pelo policial militar José, ao receber uma pancada com cassetete em seu rosto, no momento em que havia conflito entre policiais e manifestantes.

Inconformado com as lesões que sofreu, João buscou atendimento na Defensoria Pública para ajuizar ação indenizatória, ocasião em que lhe foi explicado que, de acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, no caso em tela, a responsabilidade civil do Estado é:

 

(EMAGIS) No que diz respeito às parcerias público-privadas, aos consórcios públicos e à responsabilidade civil do Estado, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Com relação aos direitos fundamentais, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere lei estadual com o seguinte dispositivo: “Art. 1º. O militar estadual contribui para o fundo de assistência dos Militares ativos e inativos. Para fins deste artigo, os militares ativos e inativos contribuem com 0,5% do subsídio do posto ou da graduação para a formação do fundo de assistência, cuja regulamentação se faz por ato do Comandante-Geral da Corporação”

A propósito da compatibilidade de tal dispositivo com a Constituição Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual com o seguinte dispositivo: “Art. 1º. Fica assegurado ao Militar Estadual da ativa, quando fardado e mediante a apresentação de sua identidade militar, acesso gratuito aos transportes rodoviários coletivos intermunicipais, ficando estabelecida a cota máxima de 2 (dois) militares por veículo.”.

A propósito da compatibilidade de tal dispositivo com a Constituição Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) O Município Alfa editou a Lei nº XX/2021, estabelecendo alguns balizamentos para a atividade de transporte privado individual por motoristas cadastrados em aplicativos, o que gerou grande insatisfação junto aos destinatários da norma. Ao procurarem um advogado, foram informados, corretamente, que o Município Alfa, à luz da ordem constitucional:

 

(EMAGIS) Sobre o incidente de desconsideração da personalidade jurídica, considerada a disciplina do CPC/2015 e o magistério da doutrina, julgue os itens abaixo.

I. Dispensa-se a instauração do incidente se a desconsideração da personalidade jurídica for requerida na petição inicial, hipótese em que será citado o sócio ou a pessoa jurídica.

II. A instauração do incidente de desconsideração da personalidade jurídica não suspenderá a tramitação do processo de execução e do cumprimento de sentença em face dos executados originários.

III. O incidente de desconsideração da personalidade jurídica não é aplicável ao processo falimentar.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A ‘cautio iudicatum solvi’ ou ‘cautio pro expensis’ consiste na necessidade de garantia de que o polo ativo da relação processual arcará com as custas processuais e os honorários advocatícios na hipótese de sua sucumbência, sendo, por vezes, exigida de empresas estrangeiras em ações ajuizadas no Brasil.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, em execução de obrigação de fazer, José, o executado, não tenha sido localizado para citação, tampouco para cumprir a obrigação sob pena de multa diária de R$ 100,00, tal como fixada pelo juízo da execução. Sem embargo, tempos depois, o advogado de José, Dr. João, comparece aos autos, apresentando petição com procuração geral para o foro subscrita por José, ocasião em que obtém referido causídico carga dos autos. Devolvidos os autos pelo Dr. João, constata-se ausente qualquer manifestação processual. Vem aos autos, com efeito, Pedro, o exequente, pedindo seja José dado por citado, bem como seja liquidada a multa diária, tomando como termo inicial de sua incidência a data em que Dr. João peticionara nos autos com a apresentação da procuração subscrita por José.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação, no contrato de seguro de dano, com o denominado princípio indenitário.

I. Decorre do princípio indenitário a correção da assertiva segundo a qual, em caso de perda total de imóvel segurado, decorrente de incêndio, será devido o valor integral da apólice, ainda que seja inferior o valor de mercado do imóvel quando do sinistro.

II. Decorre do princípio indenitário a correção da assertiva segundo a qual o segurado, havido o sinistro que importe em perda total do bem, tem direito ao maior dentre os valores, comparando-se o valor da apólice e o valor do bem segurado quando do sinistro.

III. Nos seguros de dano, a garantia prometida pode ultrapassar o valor do interesse segurado no momento da conclusão do contrato.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de demandas que buscam o pagamento do seguro obrigatório DPVAT.

I. Na forma do artigo 206, § 3º, do Código Civil de 2002, é trienal o prazo prescricional para a demanda que busca o pagamento do seguro obrigatório DPVAT.

II. O termo inicial do prazo prescricional para demandar o pagamento de indenização securitária por invalidez total e permanente somente se tem estabelecido da data do laudo médico comprovando tal situação, exceto nas situações de notória invalidez.

III. O requerimento administrativo prévio constitui, em regra, requisito essencial para aferir a existência de interesse de agir na ação de cobrança do seguro DPVAT.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a ação investigatória de paternidade e também sobre os alimentos, avalie as assertivas que seguem.

I. Na ação investigatória, ajuizada pelo pretenso filho em face do suposto pai, presente registro de filiação prévio do autor relativamente a terceiro, é necessário que, previamente à mencionada ação investigatória, haja declaração judicial de existência de erro ou de falsidade ocorrida no precitado registro anterior.

II. O STJ acolhe a doutrina segundo a qual a Lei nº 8.560/19992, regulando o reconhecimento de filho, traz no seu art. 7º uma previsão de pedido implícito, qual seja, que a fixação dos alimentos independe de pedido expresso do autor, sempre que o juiz constatar a sua necessidade, sendo, desta forma, efeito da sentença de procedência do reconhecimento da paternidade.

III. A maioridade civil, em que pese fazer cessar o poder familiar, não extingue, automaticamente, o direito à percepção de alimentos, que subjaz na relação de parentesco e na necessidade do alimentando, estando o cancelamento sujeito a decisão judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Túlio, promotor de justiça e professor, tem como hobby se dedicar ao pôquer aos finais de semana, porém, no último sábado contraiu uma dívida de jogo no valor de 50 mil reais, como não disponha de dinheiro no momento, emitiu duas notas promissórias, 25 mil cada, sendo o beneficiário Bruno, corretor de imóveis. Bruno, por sua vez, ficou com uma das notas promissórias e endossou a outra a Juvenal, arquiteto, como pagamento de um projeto de uma casa. Considerando o texto acima, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a classificação dos créditos na falência e na recuperação judicial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a competência e a obrigação tributárias, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.

I. Na ausência de legislação estadual específica que conceda o direito à postergação do vencimento ou à suspensão da exigibilidade das prestações dos parcelamentos de tributos estaduais, não há como se estender os efeitos de normas aplicáveis no âmbito dos tributos federais ou do Simples Nacional, ou mesmo benefícios concedidos por outro Estado da Federação, aos tributos devidos em razão da pandemia (Covid-19).

II. Não viola o texto constitucional a previsão contida no parágrafo único do art. 116 do Código Tributário Nacional, que consagra a chamada “norma geral antielisiva”.

III. É indevida a restituição da diferença das contribuições para o Programa de Integração Social – PIS e para o Financiamento da Seguridade Social – Cofins pagas a mais, no regime de substituição tributária, se a base de cálculo efetiva das operações for inferior à presumida.

IV. A execução fiscal pode ser redirecionada em desfavor da empresa sucessora para cobrança de crédito tributário relativo a fato gerador ocorrido posteriormente à incorporação empresarial e ainda lançado em nome da sucedida, sem a necessidade de modificação da Certidão de Dívida Ativa, quando verificado que esse negócio jurídico não foi informado oportunamente ao fisco.

 

(EMAGIS) Considere mandado de segurança em que se discute a validade de autos de infração lavrados pelo Estado em desfavor do provedor de acesso à internet impetrante, Mundo On Line, pelo não recolhimento de ICMS incidente sobre os serviços de disponibilização de espaços publicitários e veiculação de propaganda em seu sítio eletrônico. Pleiteia-se, em síntese, sejam anulados os autos de infração ao fundamento de que o serviço descrito não se configura como serviço de comunicação, mas mero serviço de valor adicionado, o qual não é objeto de incidência do ICMS.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPF – Procurador da República – 2022) Indique a alternativa correta:

 

(TRT da 5ª Região – Analista Judiciário – Área Judiciária – FCC – 2022) Pitágoras é empregado de uma sociedade de economia mista federal, exercendo as mesmas funções de Atena, com a mesma produtividade e perfeição técnica, percebendo salário 20% inferior. De acordo com previsão da Consolidação das Leis do Trabalho e jurisprudência sumulada do TST, sabendo-se que ambos trabalham dentro do mesmo estabelecimento empresarial, Pitágoras

 

(TRT da 5ª Região – Analista Judiciário – Área Judiciária – FCC – 2022) A empresa Água Mansa está sendo executada em um processo trabalhista e o feito se encontra sem movimentação a tempo excessivo. Conforme previsão da CLT, poderá ser declarada a prescrição intercorrente, no prazo de

 

(EMAGIS) Sobre a competência para fiscalização e licenciamento ambientais, além da responsabilidade por dano ao meio ambiente, avalie as assertivas que seguem.

I. Havendo omissão do órgão estadual na fiscalização, mesmo que outorgante da licença ambiental, o IBAMA pode exercer o seu poder de polícia administrativa, porque não se pode confundir competência para licenciar com competência para fiscalizar.

II. O poder de polícia ambiental inclui tanto a competência de fiscalização como a competência de licenciamento, ambas as competências regidas pelo princípio da concentração mitigada de atribuição.

III. A tutela ambiental é dever de todas as esferas de governo, à luz do princípio do federalismo cooperativo ambiental consolidado na Lei Complementar n. 140/2001, de forma que a omissão na fiscalização e mitigação dos danos pode ensejar a imposição judicial de obrigações positivas para a administração a fim de solucionar o problema, especialmente casos e trate de problema cuja extensão temporal e quantitativa revele afronta à dimensão ecológica da dignidade humana.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com base na mais recente jurisprudência dos Tribunais Superiores em matéria de Direito Penal, aquilate as seguintes proposições.

I. Verificado que a debilidade permanente de membro é o resultado das agressões sofridas, a existência de concausa anterior relativamente independente não impede a condenação pelo crime de lesão corporal grave.

II. De acordo com o STJ, o intenso envolvimento com o tráfico de drogas não constitui fundamento idôneo para valorar negativamente a conduta social do agente na primeira fase da dosimetria da pena no crime de homicídio qualificado.

III. A solicitação do preso, mesmo que sem a efetiva entrega do entorpecente ao destinatário no estabelecimento prisional, configura o crime de tráfico de drogas (art. 33, caput, da Lei 11.343/06), que é um tipo misto alternativo.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e marque a alternativa apropriada.

I. Na hipótese de condenação por infrações às quais a lei comine pena máxima superior a 4 (quatro) anos de reclusão, poderá ser decretada a perda, como produto ou proveito do crime, dos bens correspondentes à diferença entre o valor do patrimônio do condenado e aquele que seja compatível com o seu rendimento lícito.

II. Rodrido Pancada, após desentendimento com Lucas, chamou-o de “negro imundo”, em alusão à sua cor de pele. Nesse caso, é certo que será imprescritível o crime de racismo (art. 20 da Lei 7.716/89) praticado por Rodrigo.

III. Luana Mulamba recorreu contra a sentença que a condenou pela prática do crime de estelionato previdenciário. O Tribunal Regional Federal, analisando o seu recurso de apelação, proveu-o para diminuir a pena de reclusão que havia sido fixada pelo juiz sentenciante. Nesse caso, é correto afirmar que o acórdão prolatado pelo Tribunal interrompe a prescrição, mais precisamente na data da sessão de julgamento em que prolatado.

IV. Em caso de inatividade processual decorrente de citação por edital, ressalvados os crimes previstos na Constituição Federal como imprescritíveis, é constitucional limitar o período de suspensão do prazo prescricional ao tempo de prescrição da pena máxima em abstrato cominada ao crime, a despeito de o processo permanecer suspenso.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) O chamado flagrante esperado acontece quando

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) Um policial militar, acompanhado de seus colegas, avista uma pessoa na via pública em atitude concretamente suspeita. Considerando que, ao perceber a presença da polícia, ele tenta fugir, os policiais devem

 

Sentença Estadual - Rodada 17.2023

Sejam bem-vindo(a)s à 17ª rodada do curso de Sentença Estadual do Emagis Cursos Jurídicos. Nesta semana iremos enfrentar um caso baseado em jurisprudência do TJSP, especificamente da relatoria do Desembargador Gilson Delgado Miranda, integrante da Comissão de Concurso da Magistratura daquele Tribunal.

Luciana ajuizou ação de obrigação de fazer c/c indenização por danos morais em face de Banco Sampa Invest S.A. (1º Requerido) e Serasa Experian (2º Requerido).

Aduz a inicial que em 15/02/2023 a autora recebeu ligação do banco onde possui conta-corrente, sendo informada que, em razão de restrições no seu crédito, teria o cheque especial cancelado. Preocupada com a ligação, dirigiu-se até o banco, sendo informada que a medida teria sido tomada em decorrência da redução de seu score no sistema mantido pelo 2º Requerido.

Procurado pela demandante, o 2º Requerido informou que os dados foram inseridos pelo 1º Requerido, devido ao inadimplemento de parcelas do contrato de mútuo nº XXXX, sendo a última parcela inadimplida com vencimento em 07/08/2013.

A demandante alega a ilegalidade do sistema de score, já que não teria sido notificada da utilização de seu nome para fins de pontuação, não tendo consentido com tal prática. Ademais, ao promover o cadastro, o 1º Requerido teria divulgado igualmente o telefone da demandante, ferindo sua intimidade e privacidade ao apontar dados sensíveis. Por fim, aduz que as dívidas em questão estariam prescritas, motivo pelo qual sua utilização para fim de pontuação seria indevida.

Diante o exposto, requer a exclusão de seus dados, inclusive telefônicos, do sistema de score do 2º Requerido, o reconhecimento da inexegibilidade da dívida em razão da prescrição, bem como a condenação de ambos os demandados ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 30.000,00, em razão do abalo psicológico decorrente da restrição de crédito.

A ação foi distribuída no Juizado Especial Cível da cidade de Catanduva/SP em 08/03/2023, tendo sido determinada a citação dos requeridos. Acompanharam a inicial: o protocolo de atendimento no banco da autora; a folha de score do Serasa indicando a redução de pontuação; a descrição do sistema de cálculo, apontando as dívidas mencionadas.

Citado, o 1º Requerido aduziu a incompetência territorial do Juízo, já que o contrato de mútuo celebrado entre as partes previa o foro de São Paulo/SP como competente para dirimir eventuais lides resultantes da avença. No mérito, alegou a não ocorrência da prescrição, já que não teriam transcorridos 10 (dez) anos entre o inadimplemento e a data da inserção da dívida no cadastro, tampouco do vencimento da última parcela do contrato. Defende, ainda, a legalidade do sistema de score, a regularidade da divulgação dos dados ao Serasa e a inexistência de abalo em razão da suposta restrição de crédito. Pleiteou, ainda, em pedido contraposto, a cobrança do valor devido em aberto. Requer a improcedência dos pedidos iniciais, bem como a procedência dos pedido contraposto. Juntou o contrato de mútuo, contendo cláusula determinando o vencimento antecipado da dívida em caso de inadimplemento de qualquer parcela, assim como memória de cálculo do contrato que aponta para a existência de débito no valor atualizado de R$ 24.000,00, com vencimento da última parcela prevista para 05/12/2020.

Já o 2º Requerido alegou, em preliminar, sua ilegitimidade passiva, já que compete aos credores inserirem os dados, cabendo a ele tão somente operacionalizar o sistema de score. Na parte meritória, pugnou pela legalidade e regularidade do referido método, inclusive com a divulgação de dados não considerados sensíveis, de forma a inexistir qualquer conduta ilícita por sua parte; bem como asseverou a desnecessidade de consentimento da devedora para inserção dos dados.

Em impugnação, a parte autora refutou a alegação de incompetência do Juízo, já que Catanduva/SP é o foro de seu domicílio. Também requer seja reconhecida a legitimidade do 2º Requerido, com base na legislação aplicável. No que tange ao pedido contraposto formulado pelo 1ª Requerido, alega ser incabível no Juizado Especial por se tratar de ré pessoa jurídica. Por sua vez, aduziu que em razão do inadimplemento ocorrido em 05/08/2013, ocorreu o vencimento antecipado da dívida, passando a partir de tal data a contar o prazo qüinqüenal da prescrição, de forma que a dívida estaria prescrita em 05/08/2018. Reiterou as alegações constantes da inicial.

Não houve requisição de provas, de forma que os autos foram conclusos para sentença.

Considerando os fatos indicados, prolate a sentença.

 

Objetivas MP Estadual - Rodada 17.2023

(EMAGIS) A respeito do regime jurídico do Procurador-Geral da República e considerando o texto expresso da Constituição Federal, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) No âmbito das teorias criminológicas, as assertivas que seguem tratam da Teoria do Interacionismo Simbólico.

I. Relacionando-se com a definição criminal como rotulação ou etiquetamento, sustenta que o sistema social, no seu interesse, de forma seletiva e discriminatória, atribui a qualidade de crime a determinado comportamento.

II. Relaciona-se também com a teoria da reação social.

III. Sustenta, em síntese, que a criminalização primária sujeita o autor a um processo de estigmatização pela sociedade, que repercute até mesmo na visão do indivíduo a respeito de si mesmo, o que resulta na criminalização secundária.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com base na mais recente jurisprudência dos Tribunais Superiores em matéria de Direito Penal, aquilate as seguintes proposições.

I. Verificado que a debilidade permanente de membro é o resultado das agressões sofridas, a existência de concausa anterior relativamente independente não impede a condenação pelo crime de lesão corporal grave.

II. De acordo com o STJ, o intenso envolvimento com o tráfico de drogas não constitui fundamento idôneo para valorar negativamente a conduta social do agente na primeira fase da dosimetria da pena no crime de homicídio qualificado.

III. A solicitação do preso, mesmo que sem a efetiva entrega do entorpecente ao destinatário no estabelecimento prisional, configura o crime de tráfico de drogas (art. 33, caput, da Lei 11.343/06), que é um tipo misto alternativo.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e marque a alternativa apropriada.

I. Na hipótese de condenação por infrações às quais a lei comine pena máxima superior a 4 (quatro) anos de reclusão, poderá ser decretada a perda, como produto ou proveito do crime, dos bens correspondentes à diferença entre o valor do patrimônio do condenado e aquele que seja compatível com o seu rendimento lícito.

II. Rodrido Pancada, após desentendimento com Lucas, chamou-o de “negro imundo”, em alusão à sua cor de pele. Nesse caso, é certo que será imprescritível o crime de racismo (art. 20 da Lei 7.716/89) praticado por Rodrigo.

III. Luana Mulamba recorreu contra a sentença que a condenou pela prática do crime de estelionato previdenciário. O Tribunal Regional Federal, analisando o seu recurso de apelação, proveu-o para diminuir a pena de reclusão que havia sido fixada pelo juiz sentenciante. Nesse caso, é correto afirmar que o acórdão prolatado pelo Tribunal interrompe a prescrição, mais precisamente na data da sessão de julgamento em que prolatado.

IV. Em caso de inatividade processual decorrente de citação por edital, ressalvados os crimes previstos na Constituição Federal como imprescritíveis, é constitucional limitar o período de suspensão do prazo prescricional ao tempo de prescrição da pena máxima em abstrato cominada ao crime, a despeito de o processo permanecer suspenso.

 

(EMAGIS) A respeito da agravante da reincidência e sua compensação com a atenuante de confissão, avalie as assertivas que seguem.

I. É possível, na segunda fase do cálculo da pena, a compensação da agravante da reincidência com a atenuante da confissão espontânea, por serem igualmente preponderantes, de acordo com o art. 67 do Código Penal.

II. Ainda que o condenado seja reincidente específico, podem ser compensadas a agravante da reincidência específica com a atenuante da confissão espontânea.

III. Ainda que se trata de multirreincidência, é admissível a compensação integral desta com a atenuante da confissão espontânea.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) O chamado flagrante esperado acontece quando

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) Um policial militar, acompanhado de seus colegas, avista uma pessoa na via pública em atitude concretamente suspeita. Considerando que, ao perceber a presença da polícia, ele tenta fugir, os policiais devem

 

(EMAGIS) A respeito da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça consolidada em matéria de execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação, no contrato de seguro de dano, com o denominado princípio indenitário.

I. Decorre do princípio indenitário a correção da assertiva segundo a qual, em caso de perda total de imóvel segurado, decorrente de incêndio, será devido o valor integral da apólice, ainda que seja inferior o valor de mercado do imóvel quando do sinistro.

II. Decorre do princípio indenitário a correção da assertiva segundo a qual o segurado, havido o sinistro que importe em perda total do bem, tem direito ao maior dentre os valores, comparando-se o valor da apólice e o valor do bem segurado quando do sinistro.

III. Nos seguros de dano, a garantia prometida pode ultrapassar o valor do interesse segurado no momento da conclusão do contrato.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de demandas que buscam o pagamento do seguro obrigatório DPVAT.

I. Na forma do artigo 206, § 3º, do Código Civil de 2002, é trienal o prazo prescricional para a demanda que busca o pagamento do seguro obrigatório DPVAT.

II. O termo inicial do prazo prescricional para demandar o pagamento de indenização securitária por invalidez total e permanente somente se tem estabelecido da data do laudo médico comprovando tal situação, exceto nas situações de notória invalidez.

III. O requerimento administrativo prévio constitui, em regra, requisito essencial para aferir a existência de interesse de agir na ação de cobrança do seguro DPVAT.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a ação investigatória de paternidade e também sobre os alimentos, avalie as assertivas que seguem.

I. Na ação investigatória, ajuizada pelo pretenso filho em face do suposto pai, presente registro de filiação prévio do autor relativamente a terceiro, é necessário que, previamente à mencionada ação investigatória, haja declaração judicial de existência de erro ou de falsidade ocorrida no precitado registro anterior.

II. O STJ acolhe a doutrina segundo a qual a Lei nº 8.560/19992, regulando o reconhecimento de filho, traz no seu art. 7º uma previsão de pedido implícito, qual seja, que a fixação dos alimentos independe de pedido expresso do autor, sempre que o juiz constatar a sua necessidade, sendo, desta forma, efeito da sentença de procedência do reconhecimento da paternidade.

III. A maioridade civil, em que pese fazer cessar o poder familiar, não extingue, automaticamente, o direito à percepção de alimentos, que subjaz na relação de parentesco e na necessidade do alimentando, estando o cancelamento sujeito a decisão judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o incidente de desconsideração da personalidade jurídica, considerada a disciplina do CPC/2015 e o magistério da doutrina, julgue os itens abaixo.

I. Dispensa-se a instauração do incidente se a desconsideração da personalidade jurídica for requerida na petição inicial, hipótese em que será citado o sócio ou a pessoa jurídica.

II. A instauração do incidente de desconsideração da personalidade jurídica não suspenderá a tramitação do processo de execução e do cumprimento de sentença em face dos executados originários.

III. O incidente de desconsideração da personalidade jurídica não é aplicável ao processo falimentar.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A ‘cautio iudicatum solvi’ ou ‘cautio pro expensis’ consiste na necessidade de garantia de que o polo ativo da relação processual arcará com as custas processuais e os honorários advocatícios na hipótese de sua sucumbência, sendo, por vezes, exigida de empresas estrangeiras em ações ajuizadas no Brasil.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, em execução de obrigação de fazer, José, o executado, não tenha sido localizado para citação, tampouco para cumprir a obrigação sob pena de multa diária de R$ 100,00, tal como fixada pelo juízo da execução. Sem embargo, tempos depois, o advogado de José, Dr. João, comparece aos autos, apresentando petição com procuração geral para o foro subscrita por José, ocasião em que obtém referido causídico carga dos autos. Devolvidos os autos pelo Dr. João, constata-se ausente qualquer manifestação processual. Vem aos autos, com efeito, Pedro, o exequente, pedindo seja José dado por citado, bem como seja liquidada a multa diária, tomando como termo inicial de sua incidência a data em que Dr. João peticionara nos autos com a apresentação da procuração subscrita por José.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e marque a alternativa correta.

I. É inadmissível o recurso especial interposto antes da publicação do acórdão dos embargos de declaração, sem posterior ratificação.

II. A celebração de acordo de não persecução civil, pelo Parquet, depende de aprovação, no prazo de até 60 (sessenta) dias, pelo órgão do Ministério Público competente para apreciar as promoções de arquivamento de inquéritos civis, se anterior ao ajuizamento da ação de improbidade administrativa.

III. O juiz poderá autorizar o parcelamento, em até 60 (sessenta) parcelas mensais corrigidas monetariamente, do débito resultante de condenação pela prática de improbidade administrativa se o réu demonstrar incapacidade financeira de saldá-lo de imediato.

IV. Na hipótese de litisconsórcio passivo em ação de improbidade administrativa, a condenação ocorrerá no limite da participação e dos benefícios diretos, vedada qualquer solidariedade.

 

(EMAGIS) Com relação aos direitos fundamentais, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere lei estadual com o seguinte dispositivo: “Art. 1º. O militar estadual contribui para o fundo de assistência dos Militares ativos e inativos. Para fins deste artigo, os militares ativos e inativos contribuem com 0,5% do subsídio do posto ou da graduação para a formação do fundo de assistência, cuja regulamentação se faz por ato do Comandante-Geral da Corporação”

A propósito da compatibilidade de tal dispositivo com a Constituição Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual com o seguinte dispositivo: “Art. 1º. Fica assegurado ao Militar Estadual da ativa, quando fardado e mediante a apresentação de sua identidade militar, acesso gratuito aos transportes rodoviários coletivos intermunicipais, ficando estabelecida a cota máxima de 2 (dois) militares por veículo.”.

A propósito da compatibilidade de tal dispositivo com a Constituição Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) O Município Alfa editou a Lei nº XX/2021, estabelecendo alguns balizamentos para a atividade de transporte privado individual por motoristas cadastrados em aplicativos, o que gerou grande insatisfação junto aos destinatários da norma. Ao procurarem um advogado, foram informados, corretamente, que o Município Alfa, à luz da ordem constitucional:

 

(DPE/SP – FCC – 2023) Considere o texto abaixo.

É muito humilhante pra nós visitantes passarmos pelo que passamos, nós não estamos fazendo nada de errado, somente indo ao encontro de quem nós amamos pra matar um pouquinho da saudade que nos mata todos os dias, e somos tratadas como lixo debaixo do sol quente e às vezes temos que voltar pra trás porque simplesmente o agente não foi com a nossa cara (sic).
(Relato constante do Relatório “Revista vexatória: uma prática constante”, produzido pelas instituições Agenda Nacional pelo Desencarceramento, Conectas, IDDD, ITTC, Pastoral Carcerária, Rede de Justiça Criminal e Núcleo Especializado em Situação Carcerária da Defensoria Pública de SP, março/2022, p. 4)

Relatos como esse são muito frequentes no cotidiano da Defensoria Pública. Ao comparar o tratamento dado à questão nas Regras de Mandela e nas manifestações reiteradas sobre o tema da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), em especial no caso 10506, em face da Argentina, a revista íntima é

 

(EMAGIS) Sobre a Administração Pública Direta e Indireta, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Na desconcentração, existe uma especialização de funções dentro da sua própria estrutura estatal, sem que isso implique a criação de uma nova pessoa jurídica. Trata-se de distribuição interna de atividades dentro de uma mesma pessoa jurídica. O resultado desse fenômeno é a criação de centros de competências, denominados órgãos públicos, dentro da mesma estrutura hierárquica (ex.: criação de Ministérios, Secretarias etc.). Por outro lado, a descentralização representa a transferência da atividade administrativa para outra pessoa, física ou jurídica, integrante ou não do aparelho estatal (ex.: descentralização de atividades para entidades da Administração Indireta – autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações públicas – e para particulares – concessionários e permissionários de serviços públicos).

II. É inconstitucional a previsão legal segundo a qual a escolha de dirigente máximo de universidade pública cabe ao chefe do Poder Executivo, a partir de lista tríplice.

III. É constitucional a legislação estadual que determina que o regime jurídico celetista incide sobre as relações de trabalho estabelecidas no âmbito de fundações públicas, com personalidade jurídica de direito privado, destinadas à prestação de serviços de saúde.

IV. Empresa pública é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei e com patrimônio próprio, cujo capital social é integralmente detido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios; desde que a maioria do capital votante permaneça em propriedade da União, do Estado, do Distrito Federal ou do Município, será admitida, no capital da empresa pública, a participação de outras pessoas jurídicas de direito público interno, bem como de entidades da administração indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Por sua vez, sociedade de economia mista é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios ou a entidade da administração indireta.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre os contratos administrativos e temas correlatos, considerada a disciplina da Lei 14.133/21, marque a alternativa correta.

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) João é jornalista e cobria, presencialmente, uma manifestação em que ativistas de direitos humanos protestavam contra os altos índices de letalidade policial no Estado Alfa. Na qualidade de profissional de imprensa, enquanto fazia a cobertura jornalística, João foi ferido pelo policial militar José, ao receber uma pancada com cassetete em seu rosto, no momento em que havia conflito entre policiais e manifestantes.

Inconformado com as lesões que sofreu, João buscou atendimento na Defensoria Pública para ajuizar ação indenizatória, ocasião em que lhe foi explicado que, de acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, no caso em tela, a responsabilidade civil do Estado é:

 

(EMAGIS) No que diz respeito às parcerias público-privadas, aos consórcios públicos e à responsabilidade civil do Estado, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a competência para fiscalização e licenciamento ambientais, além da responsabilidade por dano ao meio ambiente, avalie as assertivas que seguem.

I. Havendo omissão do órgão estadual na fiscalização, mesmo que outorgante da licença ambiental, o IBAMA pode exercer o seu poder de polícia administrativa, porque não se pode confundir competência para licenciar com competência para fiscalizar.

II. O poder de polícia ambiental inclui tanto a competência de fiscalização como a competência de licenciamento, ambas as competências regidas pelo princípio da concentração mitigada de atribuição.

III. A tutela ambiental é dever de todas as esferas de governo, à luz do princípio do federalismo cooperativo ambiental consolidado na Lei Complementar n. 140/2001, de forma que a omissão na fiscalização e mitigação dos danos pode ensejar a imposição judicial de obrigações positivas para a administração a fim de solucionar o problema, especialmente casos e trate de problema cuja extensão temporal e quantitativa revele afronta à dimensão ecológica da dignidade humana.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a competência e a obrigação tributárias, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.

I. Na ausência de legislação estadual específica que conceda o direito à postergação do vencimento ou à suspensão da exigibilidade das prestações dos parcelamentos de tributos estaduais, não há como se estender os efeitos de normas aplicáveis no âmbito dos tributos federais ou do Simples Nacional, ou mesmo benefícios concedidos por outro Estado da Federação, aos tributos devidos em razão da pandemia (Covid-19).

II. Não viola o texto constitucional a previsão contida no parágrafo único do art. 116 do Código Tributário Nacional, que consagra a chamada “norma geral antielisiva”.

III. É indevida a restituição da diferença das contribuições para o Programa de Integração Social – PIS e para o Financiamento da Seguridade Social – Cofins pagas a mais, no regime de substituição tributária, se a base de cálculo efetiva das operações for inferior à presumida.

IV. A execução fiscal pode ser redirecionada em desfavor da empresa sucessora para cobrança de crédito tributário relativo a fato gerador ocorrido posteriormente à incorporação empresarial e ainda lançado em nome da sucedida, sem a necessidade de modificação da Certidão de Dívida Ativa, quando verificado que esse negócio jurídico não foi informado oportunamente ao fisco.

 

(EMAGIS) Considere mandado de segurança em que se discute a validade de autos de infração lavrados pelo Estado em desfavor do provedor de acesso à internet impetrante, Mundo On Line, pelo não recolhimento de ICMS incidente sobre os serviços de disponibilização de espaços publicitários e veiculação de propaganda em seu sítio eletrônico. Pleiteia-se, em síntese, sejam anulados os autos de infração ao fundamento de que o serviço descrito não se configura como serviço de comunicação, mas mero serviço de valor adicionado, o qual não é objeto de incidência do ICMS.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Túlio, promotor de justiça e professor, tem como hobby se dedicar ao pôquer aos finais de semana, porém, no último sábado contraiu uma dívida de jogo no valor de 50 mil reais, como não disponha de dinheiro no momento, emitiu duas notas promissórias, 25 mil cada, sendo o beneficiário Bruno, corretor de imóveis. Bruno, por sua vez, ficou com uma das notas promissórias e endossou a outra a Juvenal, arquiteto, como pagamento de um projeto de uma casa. Considerando o texto acima, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a classificação dos créditos na falência e na recuperação judicial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e marque a alternativa apropriada.

I. A propaganda partidária gratuita mediante transmissão no rádio e na televisão será realizada entre as 19h30 (dezenove horas e trinta minutos) e as 22h30 (vinte e duas horas e trinta minutos), em âmbito nacional e estadual, por iniciativa e sob a responsabilidade dos respectivos órgãos de direção partidária.

II. A Súmula Vinculante 18 do STF (“A dissolução da sociedade ou do vínculo conjugal, no curso do mandato, não afasta a inelegibilidade prevista no § 7º do artigo 14 da Constituição Federal”) aplica-se aos casos de extinção do vínculo conjugal pela morte de um dos cônjuges.

III. Contra acórdão que discute, simultaneamente, condições de elegibilidade e de inelegibilidade, é cabível o recurso ordinário.

IV. Veda-se a agentes públicos empenhar, no primeiro semestre do ano de eleição, despesas com publicidade dos órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, ou das respectivas entidades da administração indireta, que excedam a 2 (duas) vezes a média mensal dos valores empenhados e não cancelados nos 3 (três) últimos anos que antecedem o pleito

 

(MP/MS – PROMOTOR – 2022) Qual, dentre os seguintes, NÃO é considerado princípio aplicável às medidas protetivas destinadas a garantir o cumprimento integral dos direitos da infância e juventude?

 

(EMAGIS) No que concerne à responsabilidade civil nas relações de consumo, assinale a alternativa INCORRETA.

 

Objetivas AGU/PFN/PGF - Rodada 17.2023

(EMAGIS) Sobre a Administração Pública Direta e Indireta, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Na desconcentração, existe uma especialização de funções dentro da sua própria estrutura estatal, sem que isso implique a criação de uma nova pessoa jurídica. Trata-se de distribuição interna de atividades dentro de uma mesma pessoa jurídica. O resultado desse fenômeno é a criação de centros de competências, denominados órgãos públicos, dentro da mesma estrutura hierárquica (ex.: criação de Ministérios, Secretarias etc.). Por outro lado, a descentralização representa a transferência da atividade administrativa para outra pessoa, física ou jurídica, integrante ou não do aparelho estatal (ex.: descentralização de atividades para entidades da Administração Indireta – autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações públicas – e para particulares – concessionários e permissionários de serviços públicos).

II. É inconstitucional a previsão legal segundo a qual a escolha de dirigente máximo de universidade pública cabe ao chefe do Poder Executivo, a partir de lista tríplice.

III. É constitucional a legislação estadual que determina que o regime jurídico celetista incide sobre as relações de trabalho estabelecidas no âmbito de fundações públicas, com personalidade jurídica de direito privado, destinadas à prestação de serviços de saúde.

IV. Empresa pública é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei e com patrimônio próprio, cujo capital social é integralmente detido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios; desde que a maioria do capital votante permaneça em propriedade da União, do Estado, do Distrito Federal ou do Município, será admitida, no capital da empresa pública, a participação de outras pessoas jurídicas de direito público interno, bem como de entidades da administração indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Por sua vez, sociedade de economia mista é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios ou a entidade da administração indireta.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre os contratos administrativos e temas correlatos, considerada a disciplina da Lei 14.133/21, marque a alternativa correta.

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) João é jornalista e cobria, presencialmente, uma manifestação em que ativistas de direitos humanos protestavam contra os altos índices de letalidade policial no Estado Alfa. Na qualidade de profissional de imprensa, enquanto fazia a cobertura jornalística, João foi ferido pelo policial militar José, ao receber uma pancada com cassetete em seu rosto, no momento em que havia conflito entre policiais e manifestantes.

Inconformado com as lesões que sofreu, João buscou atendimento na Defensoria Pública para ajuizar ação indenizatória, ocasião em que lhe foi explicado que, de acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, no caso em tela, a responsabilidade civil do Estado é:

 

(EMAGIS) No que diz respeito às parcerias público-privadas, aos consórcios públicos e à responsabilidade civil do Estado, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Com relação aos direitos fundamentais, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere lei estadual com o seguinte dispositivo: “Art. 1º. O militar estadual contribui para o fundo de assistência dos Militares ativos e inativos. Para fins deste artigo, os militares ativos e inativos contribuem com 0,5% do subsídio do posto ou da graduação para a formação do fundo de assistência, cuja regulamentação se faz por ato do Comandante-Geral da Corporação”

A propósito da compatibilidade de tal dispositivo com a Constituição Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual com o seguinte dispositivo: “Art. 1º. Fica assegurado ao Militar Estadual da ativa, quando fardado e mediante a apresentação de sua identidade militar, acesso gratuito aos transportes rodoviários coletivos intermunicipais, ficando estabelecida a cota máxima de 2 (dois) militares por veículo.”.

A propósito da compatibilidade de tal dispositivo com a Constituição Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) O Município Alfa editou a Lei nº XX/2021, estabelecendo alguns balizamentos para a atividade de transporte privado individual por motoristas cadastrados em aplicativos, o que gerou grande insatisfação junto aos destinatários da norma. Ao procurarem um advogado, foram informados, corretamente, que o Município Alfa, à luz da ordem constitucional:

 

(EMAGIS) Com relação ao Direito Previdenciário, julgue os itens abaixo.

I. Aplica-se o prazo decadencial de dez anos estabelecido no art. 103, caput, da Lei 8.213/1991 às hipóteses em que a questão controvertida não foi apreciada no ato administrativo de análise de concessão de benefício previdenciário.

II. O tempo de serviço rural, ainda que remoto e descontínuo, anterior ao advento da Lei n. 8.213/1991, pode ser computado para fins da carência necessária à obtenção da aposentadoria híbrida por idade, ainda que não tenha sido efetivado o recolhimento das contribuições, seja qual for a predominância do labor misto exercido no período de carência ou o tipo de trabalho exercido no momento do implemento do requisito etário ou do requerimento administrativo.

III. A mulher que renunciou aos alimentos na separação judicial tem direito à pensão previdenciária por morte do ex-marido, contanto que comprovada a necessidade econômica superveniente ao óbito do segurado.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação, no contrato de seguro de dano, com o denominado princípio indenitário.

I. Decorre do princípio indenitário a correção da assertiva segundo a qual, em caso de perda total de imóvel segurado, decorrente de incêndio, será devido o valor integral da apólice, ainda que seja inferior o valor de mercado do imóvel quando do sinistro.

II. Decorre do princípio indenitário a correção da assertiva segundo a qual o segurado, havido o sinistro que importe em perda total do bem, tem direito ao maior dentre os valores, comparando-se o valor da apólice e o valor do bem segurado quando do sinistro.

III. Nos seguros de dano, a garantia prometida pode ultrapassar o valor do interesse segurado no momento da conclusão do contrato.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de demandas que buscam o pagamento do seguro obrigatório DPVAT.

I. Na forma do artigo 206, § 3º, do Código Civil de 2002, é trienal o prazo prescricional para a demanda que busca o pagamento do seguro obrigatório DPVAT.

II. O termo inicial do prazo prescricional para demandar o pagamento de indenização securitária por invalidez total e permanente somente se tem estabelecido da data do laudo médico comprovando tal situação, exceto nas situações de notória invalidez.

III. O requerimento administrativo prévio constitui, em regra, requisito essencial para aferir a existência de interesse de agir na ação de cobrança do seguro DPVAT.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o incidente de desconsideração da personalidade jurídica, considerada a disciplina do CPC/2015 e o magistério da doutrina, julgue os itens abaixo.

I. Dispensa-se a instauração do incidente se a desconsideração da personalidade jurídica for requerida na petição inicial, hipótese em que será citado o sócio ou a pessoa jurídica.

II. A instauração do incidente de desconsideração da personalidade jurídica não suspenderá a tramitação do processo de execução e do cumprimento de sentença em face dos executados originários.

III. O incidente de desconsideração da personalidade jurídica não é aplicável ao processo falimentar.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A ‘cautio iudicatum solvi’ ou ‘cautio pro expensis’ consiste na necessidade de garantia de que o polo ativo da relação processual arcará com as custas processuais e os honorários advocatícios na hipótese de sua sucumbência, sendo, por vezes, exigida de empresas estrangeiras em ações ajuizadas no Brasil.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, em execução de obrigação de fazer, José, o executado, não tenha sido localizado para citação, tampouco para cumprir a obrigação sob pena de multa diária de R$ 100,00, tal como fixada pelo juízo da execução. Sem embargo, tempos depois, o advogado de José, Dr. João, comparece aos autos, apresentando petição com procuração geral para o foro subscrita por José, ocasião em que obtém referido causídico carga dos autos. Devolvidos os autos pelo Dr. João, constata-se ausente qualquer manifestação processual. Vem aos autos, com efeito, Pedro, o exequente, pedindo seja José dado por citado, bem como seja liquidada a multa diária, tomando como termo inicial de sua incidência a data em que Dr. João peticionara nos autos com a apresentação da procuração subscrita por José.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne à responsabilidade civil nas relações de consumo, assinale a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o Sistema Financeiro Nacional.

I. Tanto as entidades abertas quanto as entidades fechadas de previdência complementar são equiparadas a instituições financeiras.

II. A entidade fechada de previdência privada pode cobrar capitalização mensal de juros de seus mutuários, na forma da Medida Provisória nº 1.963/2000, reeditada sob o nº 2.170-01/2001.

III. Relativamente ao mútuo celebrado por instituições financeiras ou equiparadas, a capitalização dos juros em periodicidade inferior à anual deve vir pactuada de forma expressa e clara, não configurando tal previsão a definição no contrato de taxa de juros anual superior ao duodécuplo da mensal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Túlio, promotor de justiça e professor, tem como hobby se dedicar ao pôquer aos finais de semana, porém, no último sábado contraiu uma dívida de jogo no valor de 50 mil reais, como não disponha de dinheiro no momento, emitiu duas notas promissórias, 25 mil cada, sendo o beneficiário Bruno, corretor de imóveis. Bruno, por sua vez, ficou com uma das notas promissórias e endossou a outra a Juvenal, arquiteto, como pagamento de um projeto de uma casa. Considerando o texto acima, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a classificação dos créditos na falência e na recuperação judicial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a competência e a obrigação tributárias, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.

I. Na ausência de legislação estadual específica que conceda o direito à postergação do vencimento ou à suspensão da exigibilidade das prestações dos parcelamentos de tributos estaduais, não há como se estender os efeitos de normas aplicáveis no âmbito dos tributos federais ou do Simples Nacional, ou mesmo benefícios concedidos por outro Estado da Federação, aos tributos devidos em razão da pandemia (Covid-19).

II. Não viola o texto constitucional a previsão contida no parágrafo único do art. 116 do Código Tributário Nacional, que consagra a chamada “norma geral antielisiva”.

III. É indevida a restituição da diferença das contribuições para o Programa de Integração Social – PIS e para o Financiamento da Seguridade Social – Cofins pagas a mais, no regime de substituição tributária, se a base de cálculo efetiva das operações for inferior à presumida.

IV. A execução fiscal pode ser redirecionada em desfavor da empresa sucessora para cobrança de crédito tributário relativo a fato gerador ocorrido posteriormente à incorporação empresarial e ainda lançado em nome da sucedida, sem a necessidade de modificação da Certidão de Dívida Ativa, quando verificado que esse negócio jurídico não foi informado oportunamente ao fisco.

 

(MPF – Procurador da República – 2022) Indique a alternativa correta:

 

(MPF – Procurador da República – 2022) Indique a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre a competência para fiscalização e licenciamento ambientais, além da responsabilidade por dano ao meio ambiente, avalie as assertivas que seguem.

I. Havendo omissão do órgão estadual na fiscalização, mesmo que outorgante da licença ambiental, o IBAMA pode exercer o seu poder de polícia administrativa, porque não se pode confundir competência para licenciar com competência para fiscalizar.

II. O poder de polícia ambiental inclui tanto a competência de fiscalização como a competência de licenciamento, ambas as competências regidas pelo princípio da concentração mitigada de atribuição.

III. A tutela ambiental é dever de todas as esferas de governo, à luz do princípio do federalismo cooperativo ambiental consolidado na Lei Complementar n. 140/2001, de forma que a omissão na fiscalização e mitigação dos danos pode ensejar a imposição judicial de obrigações positivas para a administração a fim de solucionar o problema, especialmente casos e trate de problema cuja extensão temporal e quantitativa revele afronta à dimensão ecológica da dignidade humana.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta sobre as medidas de retirada compulsória do migrante ou visitante e sobre medidas de cooperação entre o Estado brasileiro e outro Estado:

 

(TRT da 5ª Região – Analista Judiciário – Área Judiciária – FCC – 2022) Pitágoras é empregado de uma sociedade de economia mista federal, exercendo as mesmas funções de Atena, com a mesma produtividade e perfeição técnica, percebendo salário 20% inferior. De acordo com previsão da Consolidação das Leis do Trabalho e jurisprudência sumulada do TST, sabendo-se que ambos trabalham dentro do mesmo estabelecimento empresarial, Pitágoras

 

(TRT da 5ª Região – Analista Judiciário – Área Judiciária – FCC – 2022) A empresa Água Mansa está sendo executada em um processo trabalhista e o feito se encontra sem movimentação a tempo excessivo. Conforme previsão da CLT, poderá ser declarada a prescrição intercorrente, no prazo de

 

(EMAGIS) Com base na mais recente jurisprudência dos Tribunais Superiores em matéria de Direito Penal, aquilate as seguintes proposições.

I. Verificado que a debilidade permanente de membro é o resultado das agressões sofridas, a existência de concausa anterior relativamente independente não impede a condenação pelo crime de lesão corporal grave.

II. De acordo com o STJ, o intenso envolvimento com o tráfico de drogas não constitui fundamento idôneo para valorar negativamente a conduta social do agente na primeira fase da dosimetria da pena no crime de homicídio qualificado.

III. A solicitação do preso, mesmo que sem a efetiva entrega do entorpecente ao destinatário no estabelecimento prisional, configura o crime de tráfico de drogas (art. 33, caput, da Lei 11.343/06), que é um tipo misto alternativo.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e marque a alternativa apropriada.

I. Na hipótese de condenação por infrações às quais a lei comine pena máxima superior a 4 (quatro) anos de reclusão, poderá ser decretada a perda, como produto ou proveito do crime, dos bens correspondentes à diferença entre o valor do patrimônio do condenado e aquele que seja compatível com o seu rendimento lícito.

II. Rodrido Pancada, após desentendimento com Lucas, chamou-o de “negro imundo”, em alusão à sua cor de pele. Nesse caso, é certo que será imprescritível o crime de racismo (art. 20 da Lei 7.716/89) praticado por Rodrigo.

III. Luana Mulamba recorreu contra a sentença que a condenou pela prática do crime de estelionato previdenciário. O Tribunal Regional Federal, analisando o seu recurso de apelação, proveu-o para diminuir a pena de reclusão que havia sido fixada pelo juiz sentenciante. Nesse caso, é correto afirmar que o acórdão prolatado pelo Tribunal interrompe a prescrição, mais precisamente na data da sessão de julgamento em que prolatado.

IV. Em caso de inatividade processual decorrente de citação por edital, ressalvados os crimes previstos na Constituição Federal como imprescritíveis, é constitucional limitar o período de suspensão do prazo prescricional ao tempo de prescrição da pena máxima em abstrato cominada ao crime, a despeito de o processo permanecer suspenso.

 

(EMAGIS) Quanto aos crimes de apropriação indébita previdenciária e de sonegação previdenciária, julgue os itens abaixo.

I. Admite-se, em certas circunstâncias, a continuidade delitiva entre os crimes de apropriação indébita previdenciária e de sonegação previdenciária.

II. Tanto o STF quanto o STJ entendem ser inaplicável o princípio da insignificância aos crimes de sonegação previdenciária e de apropriação indébita previdenciária.

III. Os crimes de sonegação e apropriação indébita previdenciárias, a exemplo dos delitos previstos no art. 1º, inciso I a IV, da Lei 8.137/1990, são materiais, não se configurando enquanto não lançado definitivamente o crédito, o que também impede o início da contagem do prazo prescricional.

Há erro:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) O chamado flagrante esperado acontece quando

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) Um policial militar, acompanhado de seus colegas, avista uma pessoa na via pública em atitude concretamente suspeita. Considerando que, ao perceber a presença da polícia, ele tenta fugir, os policiais devem

 

Discursivas - Rodada 17.2023 - Questão 1

Lei editada por certo Estado da federação previu que as multas impostas pelos órgãos de trânsito daquele ente poderão ser pagas por meio de cartão de crédito e parceladas em até 12 (doze) vezes sem juros. 

Partido político com representação no Congresso Nacional - que é adversário do partido político do chefe do Executivo desse Estado - ajuizou ação direta de inconstitucionalidade contra a lei em foco, argumentando que estaria invadindo a competência legislativa privativa da União.

De seu turno, defende o Estado que a norma cuida da destinação dos recursos arrecadados pelos órgãos de trânsito locais, tangenciando, pois, o direito financeiro e dizendo respeito estritamente com a autonomia do ente federativo na aplicação de suas receitas públicas.

Nesse cenário, indaga-se: é constitucional a lei em análise?

Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

Discursivas - Rodada 17.2023 - Questão 2

Em execução de título extrajudicial, o executado requereu a substituição da constrição de ativos financeiros por seguro garantia judicial. O acolhimento do pedido pelo magistrado depende de aceitação do exequente? Resposta em, no máximo, 15 linhas.

Discursivas - Rodada 17.2023 - Questão 3

A extradição ocorre quando o Estado entrega a outro país um indivíduo que cometeu um crime que é punido segundo as leis daquele país (e também do Brasil), a fim de que lá ele seja processado ou cumpra a pena por esse ilícito. O pedido de extradição é decidido pelo STF, conforme prevê o art. 102, I, “g”, da CF/88. Imagine que um chinês responde a processo penal na China por, supostamente, ter praticado, naquele país, o delito de “captação ilícita de depósitos junto ao público” durante os anos de 2008 e 2011 e que, diante da pena de morte aplicada a sua mãe pela mesma conduta, tenha fugido para o Brasil. No caso, a dupla tipicidade existe, ou seja, o fato delituoso pelo qual o cidadão chinês responde na China é previsto no Brasil como crime no art. 16 da Lei nº 7.492/1986. Diante do pedido de extradição feito pela República Popular da China, cabe o deferimento da extradição pelo STF? Responda justificadamente em até 15 linhas.

Discursivas - Rodada 17.2023 - Questão 4

Segundo o art. 53, § 2º, da CF/88, o Deputado Federal ou Senador da República não pode ser preso antes do trânsito em julgado, salvo prisão em flagrante de crime inafiançável. Assim, pelo texto da Constituição Federal, o Judiciário não pode decretar a prisão preventiva de um Deputado Federal ou Senador da República. E quanto às demais medidas cautelares? O Judiciário pode decretar medidas cautelares diversas da prisão (art. 319 do CPP) em desfavor de congressistas que estejam sendo investigados ou que sejam réus? Responda em até 15 linhas. 

Discursivas - Rodada 17.2023 - Questão 5

Dispõe o art. 37, inciso V, da Constituição Federal, in verbis:

“Art. 37. (…)
V - as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento;”

Considerado o constitucional em foco, indaga-se:
a) trata-se de norma constitucional de eficácia limitada, contida ou plena?
b) a lei indicada no preceito em mira é lei nacional, a ser editada pelo Congresso Nacional e aplicável a todos os entes da federação, ou essa competência legislativa pertence à unidade federativa em que se insere o cargo?

Fundamente a sua resposta em até 15 (quinze) linhas.

Discursivas - Rodada 17.2023

Lei editada por certo Estado da federação previu que as multas impostas pelos órgãos de trânsito daquele ente poderão ser pagas por meio de cartão de crédito e parceladas em até 12 (doze) vezes sem juros. 

Partido político com representação no Congresso Nacional - que é adversário do partido político do chefe do Executivo desse Estado - ajuizou ação direta de inconstitucionalidade contra a lei em foco, argumentando que estaria invadindo a competência legislativa privativa da União.

De seu turno, defende o Estado que a norma cuida da destinação dos recursos arrecadados pelos órgãos de trânsito locais, tangenciando, pois, o direito financeiro e dizendo respeito estritamente com a autonomia do ente federativo na aplicação de suas receitas públicas.

Nesse cenário, indaga-se: é constitucional a lei em análise?

Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

 

Em execução de título extrajudicial, o executado requereu a substituição da constrição de ativos financeiros por seguro garantia judicial. O acolhimento do pedido pelo magistrado depende de aceitação do exequente? Resposta em, no máximo, 15 linhas.

 

A extradição ocorre quando o Estado entrega a outro país um indivíduo que cometeu um crime que é punido segundo as leis daquele país (e também do Brasil), a fim de que lá ele seja processado ou cumpra a pena por esse ilícito. O pedido de extradição é decidido pelo STF, conforme prevê o art. 102, I, “g”, da CF/88. Imagine que um chinês responde a processo penal na China por, supostamente, ter praticado, naquele país, o delito de “captação ilícita de depósitos junto ao público” durante os anos de 2008 e 2011 e que, diante da pena de morte aplicada a sua mãe pela mesma conduta, tenha fugido para o Brasil. No caso, a dupla tipicidade existe, ou seja, o fato delituoso pelo qual o cidadão chinês responde na China é previsto no Brasil como crime no art. 16 da Lei nº 7.492/1986. Diante do pedido de extradição feito pela República Popular da China, cabe o deferimento da extradição pelo STF? Responda justificadamente em até 15 linhas.

 

Segundo o art. 53, § 2º, da CF/88, o Deputado Federal ou Senador da República não pode ser preso antes do trânsito em julgado, salvo prisão em flagrante de crime inafiançável. Assim, pelo texto da Constituição Federal, o Judiciário não pode decretar a prisão preventiva de um Deputado Federal ou Senador da República. E quanto às demais medidas cautelares? O Judiciário pode decretar medidas cautelares diversas da prisão (art. 319 do CPP) em desfavor de congressistas que estejam sendo investigados ou que sejam réus? Responda em até 15 linhas. 

 

Dispõe o art. 37, inciso V, da Constituição Federal, in verbis:

“Art. 37. (…)
V - as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento;”

Considerado o constitucional em foco, indaga-se:
a) trata-se de norma constitucional de eficácia limitada, contida ou plena?
b) a lei indicada no preceito em mira é lei nacional, a ser editada pelo Congresso Nacional e aplicável a todos os entes da federação, ou essa competência legislativa pertence à unidade federativa em que se insere o cargo?

Fundamente a sua resposta em até 15 (quinze) linhas.

 

Delegado de Polícia - Rodada 17.2023

Maria Sofredora compareceu à Delegacia Especializada dos Direitos da Mulher de João Pessoa/PB para comunicar que seu ex-companheiro, chamado João Valentão, a ameaçou de morte no dia 5 de março de 2023, por meio de mensagem enviada pelo WhatsApp.

Na notícia crime, Maria averbou que já havia sofrido violência doméstica perpetrada por João dentro da casa do ex-casal, motivo pelo qual existiam medidas protetiva de urgência deferidas pelo juízo do 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de João Pessoa, quais sejam:

- Não manter contato com a vítima por qualquer meio;

- Guardar distância da vítima de, pelo menos, 300 metros;

- Afastamento do lar do casal.

Valentão já havia sido intimado sobre as medidas protetivas de urgências.

A ofendida apresentou o “print” da mensagem, com ata notarial, na qual era possível depreender que João Valentão a ameaçava com os seguintes dizeres: “Se você não for minha, não será de mais ninguém. A partir de hoje, vou te caçar e te matar onde te encontrar”.

A amiga de trabalho de Maria Sofredora, chamada Amanda Nunes, contou para ela que Valentão foi até o trabalho da vítima procurar por ela. Averbou que ele aparentava está sob efeito de álcool e estava muito alterado. Ademais, afirmou que ele estava com algo na cintura, aparentando ser uma arma de fogo.

Amanda Nunes foi ouvida no bojo do inquérito policial instaurado pela autoridade policial e confirmou os fatos narrados acima.

Maria estava apavorada e precisou de acompanhamento psicológico, conforme atestado apresentado à delegada.

Diante dos fatos narrados, na condição de Delegada de Polícia presidente do feito, elabore representação com o pleito cautelar adequado para o prosseguimento da investigação.

Boa prática!

 

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 17.2023

(EMAGIS) Sobre a Administração Pública Direta e Indireta, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Na desconcentração, existe uma especialização de funções dentro da sua própria estrutura estatal, sem que isso implique a criação de uma nova pessoa jurídica. Trata-se de distribuição interna de atividades dentro de uma mesma pessoa jurídica. O resultado desse fenômeno é a criação de centros de competências, denominados órgãos públicos, dentro da mesma estrutura hierárquica (ex.: criação de Ministérios, Secretarias etc.). Por outro lado, a descentralização representa a transferência da atividade administrativa para outra pessoa, física ou jurídica, integrante ou não do aparelho estatal (ex.: descentralização de atividades para entidades da Administração Indireta – autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações públicas – e para particulares – concessionários e permissionários de serviços públicos).

II. É inconstitucional a previsão legal segundo a qual a escolha de dirigente máximo de universidade pública cabe ao chefe do Poder Executivo, a partir de lista tríplice.

III. É constitucional a legislação estadual que determina que o regime jurídico celetista incide sobre as relações de trabalho estabelecidas no âmbito de fundações públicas, com personalidade jurídica de direito privado, destinadas à prestação de serviços de saúde.

IV. Empresa pública é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei e com patrimônio próprio, cujo capital social é integralmente detido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios; desde que a maioria do capital votante permaneça em propriedade da União, do Estado, do Distrito Federal ou do Município, será admitida, no capital da empresa pública, a participação de outras pessoas jurídicas de direito público interno, bem como de entidades da administração indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Por sua vez, sociedade de economia mista é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios ou a entidade da administração indireta.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre os contratos administrativos e temas correlatos, considerada a disciplina da Lei 14.133/21, marque a alternativa correta.

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) João é jornalista e cobria, presencialmente, uma manifestação em que ativistas de direitos humanos protestavam contra os altos índices de letalidade policial no Estado Alfa. Na qualidade de profissional de imprensa, enquanto fazia a cobertura jornalística, João foi ferido pelo policial militar José, ao receber uma pancada com cassetete em seu rosto, no momento em que havia conflito entre policiais e manifestantes.

Inconformado com as lesões que sofreu, João buscou atendimento na Defensoria Pública para ajuizar ação indenizatória, ocasião em que lhe foi explicado que, de acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, no caso em tela, a responsabilidade civil do Estado é:

 

(EMAGIS) No que diz respeito às parcerias público-privadas, aos consórcios públicos e à responsabilidade civil do Estado, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Com relação aos direitos fundamentais, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere lei estadual com o seguinte dispositivo: “Art. 1º. O militar estadual contribui para o fundo de assistência dos Militares ativos e inativos. Para fins deste artigo, os militares ativos e inativos contribuem com 0,5% do subsídio do posto ou da graduação para a formação do fundo de assistência, cuja regulamentação se faz por ato do Comandante-Geral da Corporação”

A propósito da compatibilidade de tal dispositivo com a Constituição Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual com o seguinte dispositivo: “Art. 1º. Fica assegurado ao Militar Estadual da ativa, quando fardado e mediante a apresentação de sua identidade militar, acesso gratuito aos transportes rodoviários coletivos intermunicipais, ficando estabelecida a cota máxima de 2 (dois) militares por veículo.”.

A propósito da compatibilidade de tal dispositivo com a Constituição Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) O Município Alfa editou a Lei nº XX/2021, estabelecendo alguns balizamentos para a atividade de transporte privado individual por motoristas cadastrados em aplicativos, o que gerou grande insatisfação junto aos destinatários da norma. Ao procurarem um advogado, foram informados, corretamente, que o Município Alfa, à luz da ordem constitucional:

 

(EMAGIS) Sobre o incidente de desconsideração da personalidade jurídica, considerada a disciplina do CPC/2015 e o magistério da doutrina, julgue os itens abaixo.

I. Dispensa-se a instauração do incidente se a desconsideração da personalidade jurídica for requerida na petição inicial, hipótese em que será citado o sócio ou a pessoa jurídica.

II. A instauração do incidente de desconsideração da personalidade jurídica não suspenderá a tramitação do processo de execução e do cumprimento de sentença em face dos executados originários.

III. O incidente de desconsideração da personalidade jurídica não é aplicável ao processo falimentar.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A ‘cautio iudicatum solvi’ ou ‘cautio pro expensis’ consiste na necessidade de garantia de que o polo ativo da relação processual arcará com as custas processuais e os honorários advocatícios na hipótese de sua sucumbência, sendo, por vezes, exigida de empresas estrangeiras em ações ajuizadas no Brasil.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, em execução de obrigação de fazer, José, o executado, não tenha sido localizado para citação, tampouco para cumprir a obrigação sob pena de multa diária de R$ 100,00, tal como fixada pelo juízo da execução. Sem embargo, tempos depois, o advogado de José, Dr. João, comparece aos autos, apresentando petição com procuração geral para o foro subscrita por José, ocasião em que obtém referido causídico carga dos autos. Devolvidos os autos pelo Dr. João, constata-se ausente qualquer manifestação processual. Vem aos autos, com efeito, Pedro, o exequente, pedindo seja José dado por citado, bem como seja liquidada a multa diária, tomando como termo inicial de sua incidência a data em que Dr. João peticionara nos autos com a apresentação da procuração subscrita por José.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação, no contrato de seguro de dano, com o denominado princípio indenitário.

I. Decorre do princípio indenitário a correção da assertiva segundo a qual, em caso de perda total de imóvel segurado, decorrente de incêndio, será devido o valor integral da apólice, ainda que seja inferior o valor de mercado do imóvel quando do sinistro.

II. Decorre do princípio indenitário a correção da assertiva segundo a qual o segurado, havido o sinistro que importe em perda total do bem, tem direito ao maior dentre os valores, comparando-se o valor da apólice e o valor do bem segurado quando do sinistro.

III. Nos seguros de dano, a garantia prometida pode ultrapassar o valor do interesse segurado no momento da conclusão do contrato.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de demandas que buscam o pagamento do seguro obrigatório DPVAT.

I. Na forma do artigo 206, § 3º, do Código Civil de 2002, é trienal o prazo prescricional para a demanda que busca o pagamento do seguro obrigatório DPVAT.

II. O termo inicial do prazo prescricional para demandar o pagamento de indenização securitária por invalidez total e permanente somente se tem estabelecido da data do laudo médico comprovando tal situação, exceto nas situações de notória invalidez.

III. O requerimento administrativo prévio constitui, em regra, requisito essencial para aferir a existência de interesse de agir na ação de cobrança do seguro DPVAT.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a ação investigatória de paternidade e também sobre os alimentos, avalie as assertivas que seguem.

I. Na ação investigatória, ajuizada pelo pretenso filho em face do suposto pai, presente registro de filiação prévio do autor relativamente a terceiro, é necessário que, previamente à mencionada ação investigatória, haja declaração judicial de existência de erro ou de falsidade ocorrida no precitado registro anterior.

II. O STJ acolhe a doutrina segundo a qual a Lei nº 8.560/19992, regulando o reconhecimento de filho, traz no seu art. 7º uma previsão de pedido implícito, qual seja, que a fixação dos alimentos independe de pedido expresso do autor, sempre que o juiz constatar a sua necessidade, sendo, desta forma, efeito da sentença de procedência do reconhecimento da paternidade.

III. A maioridade civil, em que pese fazer cessar o poder familiar, não extingue, automaticamente, o direito à percepção de alimentos, que subjaz na relação de parentesco e na necessidade do alimentando, estando o cancelamento sujeito a decisão judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Túlio, promotor de justiça e professor, tem como hobby se dedicar ao pôquer aos finais de semana, porém, no último sábado contraiu uma dívida de jogo no valor de 50 mil reais, como não disponha de dinheiro no momento, emitiu duas notas promissórias, 25 mil cada, sendo o beneficiário Bruno, corretor de imóveis. Bruno, por sua vez, ficou com uma das notas promissórias e endossou a outra a Juvenal, arquiteto, como pagamento de um projeto de uma casa. Considerando o texto acima, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a classificação dos créditos na falência e na recuperação judicial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a competência e a obrigação tributárias, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.

I. Na ausência de legislação estadual específica que conceda o direito à postergação do vencimento ou à suspensão da exigibilidade das prestações dos parcelamentos de tributos estaduais, não há como se estender os efeitos de normas aplicáveis no âmbito dos tributos federais ou do Simples Nacional, ou mesmo benefícios concedidos por outro Estado da Federação, aos tributos devidos em razão da pandemia (Covid-19).

II. Não viola o texto constitucional a previsão contida no parágrafo único do art. 116 do Código Tributário Nacional, que consagra a chamada “norma geral antielisiva”.

III. É indevida a restituição da diferença das contribuições para o Programa de Integração Social – PIS e para o Financiamento da Seguridade Social – Cofins pagas a mais, no regime de substituição tributária, se a base de cálculo efetiva das operações for inferior à presumida.

IV. A execução fiscal pode ser redirecionada em desfavor da empresa sucessora para cobrança de crédito tributário relativo a fato gerador ocorrido posteriormente à incorporação empresarial e ainda lançado em nome da sucedida, sem a necessidade de modificação da Certidão de Dívida Ativa, quando verificado que esse negócio jurídico não foi informado oportunamente ao fisco.

 

(EMAGIS) Considere mandado de segurança em que se discute a validade de autos de infração lavrados pelo Estado em desfavor do provedor de acesso à internet impetrante, Mundo On Line, pelo não recolhimento de ICMS incidente sobre os serviços de disponibilização de espaços publicitários e veiculação de propaganda em seu sítio eletrônico. Pleiteia-se, em síntese, sejam anulados os autos de infração ao fundamento de que o serviço descrito não se configura como serviço de comunicação, mas mero serviço de valor adicionado, o qual não é objeto de incidência do ICMS.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPF – Procurador da República – 2022) Indique a alternativa correta:

 

(TRT da 5ª Região – Analista Judiciário – Área Judiciária – FCC – 2022) Pitágoras é empregado de uma sociedade de economia mista federal, exercendo as mesmas funções de Atena, com a mesma produtividade e perfeição técnica, percebendo salário 20% inferior. De acordo com previsão da Consolidação das Leis do Trabalho e jurisprudência sumulada do TST, sabendo-se que ambos trabalham dentro do mesmo estabelecimento empresarial, Pitágoras

 

(TRT da 5ª Região – Analista Judiciário – Área Judiciária – FCC – 2022) A empresa Água Mansa está sendo executada em um processo trabalhista e o feito se encontra sem movimentação a tempo excessivo. Conforme previsão da CLT, poderá ser declarada a prescrição intercorrente, no prazo de

 

(EMAGIS) Sobre a competência para fiscalização e licenciamento ambientais, além da responsabilidade por dano ao meio ambiente, avalie as assertivas que seguem.

I. Havendo omissão do órgão estadual na fiscalização, mesmo que outorgante da licença ambiental, o IBAMA pode exercer o seu poder de polícia administrativa, porque não se pode confundir competência para licenciar com competência para fiscalizar.

II. O poder de polícia ambiental inclui tanto a competência de fiscalização como a competência de licenciamento, ambas as competências regidas pelo princípio da concentração mitigada de atribuição.

III. A tutela ambiental é dever de todas as esferas de governo, à luz do princípio do federalismo cooperativo ambiental consolidado na Lei Complementar n. 140/2001, de forma que a omissão na fiscalização e mitigação dos danos pode ensejar a imposição judicial de obrigações positivas para a administração a fim de solucionar o problema, especialmente casos e trate de problema cuja extensão temporal e quantitativa revele afronta à dimensão ecológica da dignidade humana.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública, assinale a incorreta:

 

(DPE/SP – FCC – 2023) Considere o texto abaixo.

É muito humilhante pra nós visitantes passarmos pelo que passamos, nós não estamos fazendo nada de errado, somente indo ao encontro de quem nós amamos pra matar um pouquinho da saudade que nos mata todos os dias, e somos tratadas como lixo debaixo do sol quente e às vezes temos que voltar pra trás porque simplesmente o agente não foi com a nossa cara (sic).
(Relato constante do Relatório “Revista vexatória: uma prática constante”, produzido pelas instituições Agenda Nacional pelo Desencarceramento, Conectas, IDDD, ITTC, Pastoral Carcerária, Rede de Justiça Criminal e Núcleo Especializado em Situação Carcerária da Defensoria Pública de SP, março/2022, p. 4)

Relatos como esse são muito frequentes no cotidiano da Defensoria Pública. Ao comparar o tratamento dado à questão nas Regras de Mandela e nas manifestações reiteradas sobre o tema da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), em especial no caso 10506, em face da Argentina, a revista íntima é

 

(EMAGIS) No âmbito das teorias criminológicas, as assertivas que seguem tratam da Teoria do Interacionismo Simbólico.

I. Relacionando-se com a definição criminal como rotulação ou etiquetamento, sustenta que o sistema social, no seu interesse, de forma seletiva e discriminatória, atribui a qualidade de crime a determinado comportamento.

II. Relaciona-se também com a teoria da reação social.

III. Sustenta, em síntese, que a criminalização primária sujeita o autor a um processo de estigmatização pela sociedade, que repercute até mesmo na visão do indivíduo a respeito de si mesmo, o que resulta na criminalização secundária.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com base na mais recente jurisprudência dos Tribunais Superiores em matéria de Direito Penal, aquilate as seguintes proposições.

I. Verificado que a debilidade permanente de membro é o resultado das agressões sofridas, a existência de concausa anterior relativamente independente não impede a condenação pelo crime de lesão corporal grave.

II. De acordo com o STJ, o intenso envolvimento com o tráfico de drogas não constitui fundamento idôneo para valorar negativamente a conduta social do agente na primeira fase da dosimetria da pena no crime de homicídio qualificado.

III. A solicitação do preso, mesmo que sem a efetiva entrega do entorpecente ao destinatário no estabelecimento prisional, configura o crime de tráfico de drogas (art. 33, caput, da Lei 11.343/06), que é um tipo misto alternativo.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e marque a alternativa apropriada.

I. Na hipótese de condenação por infrações às quais a lei comine pena máxima superior a 4 (quatro) anos de reclusão, poderá ser decretada a perda, como produto ou proveito do crime, dos bens correspondentes à diferença entre o valor do patrimônio do condenado e aquele que seja compatível com o seu rendimento lícito.

II. Rodrido Pancada, após desentendimento com Lucas, chamou-o de “negro imundo”, em alusão à sua cor de pele. Nesse caso, é certo que será imprescritível o crime de racismo (art. 20 da Lei 7.716/89) praticado por Rodrigo.

III. Luana Mulamba recorreu contra a sentença que a condenou pela prática do crime de estelionato previdenciário. O Tribunal Regional Federal, analisando o seu recurso de apelação, proveu-o para diminuir a pena de reclusão que havia sido fixada pelo juiz sentenciante. Nesse caso, é correto afirmar que o acórdão prolatado pelo Tribunal interrompe a prescrição, mais precisamente na data da sessão de julgamento em que prolatado.

IV. Em caso de inatividade processual decorrente de citação por edital, ressalvados os crimes previstos na Constituição Federal como imprescritíveis, é constitucional limitar o período de suspensão do prazo prescricional ao tempo de prescrição da pena máxima em abstrato cominada ao crime, a despeito de o processo permanecer suspenso.

 

(EMAGIS) A respeito da agravante da reincidência e sua compensação com a atenuante de confissão, avalie as assertivas que seguem.

I. É possível, na segunda fase do cálculo da pena, a compensação da agravante da reincidência com a atenuante da confissão espontânea, por serem igualmente preponderantes, de acordo com o art. 67 do Código Penal.

II. Ainda que o condenado seja reincidente específico, podem ser compensadas a agravante da reincidência específica com a atenuante da confissão espontânea.

III. Ainda que se trata de multirreincidência, é admissível a compensação integral desta com a atenuante da confissão espontânea.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) O chamado flagrante esperado acontece quando

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) Um policial militar, acompanhado de seus colegas, avista uma pessoa na via pública em atitude concretamente suspeita. Considerando que, ao perceber a presença da polícia, ele tenta fugir, os policiais devem

 

(EMAGIS) A respeito da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça consolidada em matéria de execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e marque a alternativa correta.

I. É inadmissível o recurso especial interposto antes da publicação do acórdão dos embargos de declaração, sem posterior ratificação.

II. A celebração de acordo de não persecução civil, pelo Parquet, depende de aprovação, no prazo de até 60 (sessenta) dias, pelo órgão do Ministério Público competente para apreciar as promoções de arquivamento de inquéritos civis, se anterior ao ajuizamento da ação de improbidade administrativa.

III. O juiz poderá autorizar o parcelamento, em até 60 (sessenta) parcelas mensais corrigidas monetariamente, do débito resultante de condenação pela prática de improbidade administrativa se o réu demonstrar incapacidade financeira de saldá-lo de imediato.

IV. Na hipótese de litisconsórcio passivo em ação de improbidade administrativa, a condenação ocorrerá no limite da participação e dos benefícios diretos, vedada qualquer solidariedade.

 

(MP/MS – PROMOTOR – 2022) Qual, dentre os seguintes, NÃO é considerado princípio aplicável às medidas protetivas destinadas a garantir o cumprimento integral dos direitos da infância e juventude?

 

(EMAGIS) No que concerne à responsabilidade civil nas relações de consumo, assinale a alternativa INCORRETA.

 

Defensoria Pública Estadual - Rodada 17.2023

Em fevereiro de 2021, ao completar 19 anos de idade, João ingressou com ação de indenização por abandono afetivo em face de seu pai, Raimundo, postulando pagamento de valor equivalente a 50 (cinquenta) salários mínimos, considerando também a elevada capacidade financeira do réu, um rico e bem sucedido empresário piauiense. Aos 10 anos idade, João presenciou o divórcio dos pais, quando teve que passar a residir na cidade de Campo Maior, 100 km distante de onde morava com seus pais, em Teresina-PI. Na ocasião da dissolução do casamento, Maria (genitora de João) e o filho tiveram que deixar Teresina em razão das ameaças que sofria de Raimundo e do medo de sofrer qualquer violência do ex-marido.

Como fundamento para seu pleito indenizatório, João alegou que o pai nunca o procurou; sempre se furtou da obrigação de contribuir para seu sustento e quando tentava contato com o pai, este o destratava e deixava claro que não nutria qualquer sentimento paterno ou de amor pelo mesmo, ao contrário do que mostrava em relação aos filhos de seu novo casamento. Tal situação teria gerado enormes transtornos a João, tendo se tornado uma pessoa ansiosa, com dificuldades nos estudos e de socialização, e agora, já adulta, sofrendo com crises de ansiedade e insônia (laudos médicos anexados ao processo), especialmente quando, por meio das redes sociais, observa o carinho que seu genitor dispensa aos demais filhos, sendo a ele, indiferente.

Com tramitação na 10ª Vara de Família de Teresina, a ação foi julgada improcedente. Em sua sentença o magistrado reconheceu a prescrição da pretensão autoral. Sustentou também que não como atribuir ao pleito indenizatório inserido no âmbito das relações familiares as regras da responsabilidade civil, sendo juridicamente impossível a reparação de danos na forma solicitada. Afirmou que, ainda que considerada possível tal hipótese, não cuidou o autor de provar os requisitos para a responsabilização do réu, especialmente pelo fato de que teria sido a própria genitora que incentivou a ausência de conato entre pai e filho, já que, por conta própria, resolveu mudar-se de domicílio juntamente com o filho. Por último, condenou o autor nas sanções por litigância de má-fé e no pagamento de custas e honorários sucumbenciais. Após a prolação da sentença, foram rejeitados embargos de declaração.

Na qualidade de Defensor(a) Público(a) de João, elabore a peça processual cabível em defesa de seus interesses, devidamente embasado na legislação, na doutrina e/ou na jurisprudência. Aborde toda a matéria de direito (processual e material) pertinente e fundamente suas explanações, não se restringindo à mera citação de dispositivos legais. Não crie fatos novos. Procure utilizar apenas a legislação, sem consultar doutrina e jurisprudência na elaboração da peça.

 

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 17.2023

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação, no contrato de seguro de dano, com o denominado princípio indenitário.

I. Decorre do princípio indenitário a correção da assertiva segundo a qual, em caso de perda total de imóvel segurado, decorrente de incêndio, será devido o valor integral da apólice, ainda que seja inferior o valor de mercado do imóvel quando do sinistro.

II. Decorre do princípio indenitário a correção da assertiva segundo a qual o segurado, havido o sinistro que importe em perda total do bem, tem direito ao maior dentre os valores, comparando-se o valor da apólice e o valor do bem segurado quando do sinistro.

III. Nos seguros de dano, a garantia prometida pode ultrapassar o valor do interesse segurado no momento da conclusão do contrato.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de demandas que buscam o pagamento do seguro obrigatório DPVAT.

I. Na forma do artigo 206, § 3º, do Código Civil de 2002, é trienal o prazo prescricional para a demanda que busca o pagamento do seguro obrigatório DPVAT.

II. O termo inicial do prazo prescricional para demandar o pagamento de indenização securitária por invalidez total e permanente somente se tem estabelecido da data do laudo médico comprovando tal situação, exceto nas situações de notória invalidez.

III. O requerimento administrativo prévio constitui, em regra, requisito essencial para aferir a existência de interesse de agir na ação de cobrança do seguro DPVAT.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a ação investigatória de paternidade e também sobre os alimentos, avalie as assertivas que seguem.

I. Na ação investigatória, ajuizada pelo pretenso filho em face do suposto pai, presente registro de filiação prévio do autor relativamente a terceiro, é necessário que, previamente à mencionada ação investigatória, haja declaração judicial de existência de erro ou de falsidade ocorrida no precitado registro anterior.

II. O STJ acolhe a doutrina segundo a qual a Lei nº 8.560/19992, regulando o reconhecimento de filho, traz no seu art. 7º uma previsão de pedido implícito, qual seja, que a fixação dos alimentos independe de pedido expresso do autor, sempre que o juiz constatar a sua necessidade, sendo, desta forma, efeito da sentença de procedência do reconhecimento da paternidade.

III. A maioridade civil, em que pese fazer cessar o poder familiar, não extingue, automaticamente, o direito à percepção de alimentos, que subjaz na relação de parentesco e na necessidade do alimentando, estando o cancelamento sujeito a decisão judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o incidente de desconsideração da personalidade jurídica, considerada a disciplina do CPC/2015 e o magistério da doutrina, julgue os itens abaixo.

I. Dispensa-se a instauração do incidente se a desconsideração da personalidade jurídica for requerida na petição inicial, hipótese em que será citado o sócio ou a pessoa jurídica.

II. A instauração do incidente de desconsideração da personalidade jurídica não suspenderá a tramitação do processo de execução e do cumprimento de sentença em face dos executados originários.

III. O incidente de desconsideração da personalidade jurídica não é aplicável ao processo falimentar.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A ‘cautio iudicatum solvi’ ou ‘cautio pro expensis’ consiste na necessidade de garantia de que o polo ativo da relação processual arcará com as custas processuais e os honorários advocatícios na hipótese de sua sucumbência, sendo, por vezes, exigida de empresas estrangeiras em ações ajuizadas no Brasil.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, em execução de obrigação de fazer, José, o executado, não tenha sido localizado para citação, tampouco para cumprir a obrigação sob pena de multa diária de R$ 100,00, tal como fixada pelo juízo da execução. Sem embargo, tempos depois, o advogado de José, Dr. João, comparece aos autos, apresentando petição com procuração geral para o foro subscrita por José, ocasião em que obtém referido causídico carga dos autos. Devolvidos os autos pelo Dr. João, constata-se ausente qualquer manifestação processual. Vem aos autos, com efeito, Pedro, o exequente, pedindo seja José dado por citado, bem como seja liquidada a multa diária, tomando como termo inicial de sua incidência a data em que Dr. João peticionara nos autos com a apresentação da procuração subscrita por José.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne à responsabilidade civil nas relações de consumo, assinale a alternativa INCORRETA.

 

(MP/MS – PROMOTOR – 2022) Qual, dentre os seguintes, NÃO é considerado princípio aplicável às medidas protetivas destinadas a garantir o cumprimento integral dos direitos da infância e juventude?

 

(EMAGIS) No âmbito das teorias criminológicas, as assertivas que seguem tratam da Teoria do Interacionismo Simbólico.

I. Relacionando-se com a definição criminal como rotulação ou etiquetamento, sustenta que o sistema social, no seu interesse, de forma seletiva e discriminatória, atribui a qualidade de crime a determinado comportamento.

II. Relaciona-se também com a teoria da reação social.

III. Sustenta, em síntese, que a criminalização primária sujeita o autor a um processo de estigmatização pela sociedade, que repercute até mesmo na visão do indivíduo a respeito de si mesmo, o que resulta na criminalização secundária.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com base na mais recente jurisprudência dos Tribunais Superiores em matéria de Direito Penal, aquilate as seguintes proposições.

I. Verificado que a debilidade permanente de membro é o resultado das agressões sofridas, a existência de concausa anterior relativamente independente não impede a condenação pelo crime de lesão corporal grave.

II. De acordo com o STJ, o intenso envolvimento com o tráfico de drogas não constitui fundamento idôneo para valorar negativamente a conduta social do agente na primeira fase da dosimetria da pena no crime de homicídio qualificado.

III. A solicitação do preso, mesmo que sem a efetiva entrega do entorpecente ao destinatário no estabelecimento prisional, configura o crime de tráfico de drogas (art. 33, caput, da Lei 11.343/06), que é um tipo misto alternativo.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e marque a alternativa apropriada.

I. Na hipótese de condenação por infrações às quais a lei comine pena máxima superior a 4 (quatro) anos de reclusão, poderá ser decretada a perda, como produto ou proveito do crime, dos bens correspondentes à diferença entre o valor do patrimônio do condenado e aquele que seja compatível com o seu rendimento lícito.

II. Rodrido Pancada, após desentendimento com Lucas, chamou-o de “negro imundo”, em alusão à sua cor de pele. Nesse caso, é certo que será imprescritível o crime de racismo (art. 20 da Lei 7.716/89) praticado por Rodrigo.

III. Luana Mulamba recorreu contra a sentença que a condenou pela prática do crime de estelionato previdenciário. O Tribunal Regional Federal, analisando o seu recurso de apelação, proveu-o para diminuir a pena de reclusão que havia sido fixada pelo juiz sentenciante. Nesse caso, é correto afirmar que o acórdão prolatado pelo Tribunal interrompe a prescrição, mais precisamente na data da sessão de julgamento em que prolatado.

IV. Em caso de inatividade processual decorrente de citação por edital, ressalvados os crimes previstos na Constituição Federal como imprescritíveis, é constitucional limitar o período de suspensão do prazo prescricional ao tempo de prescrição da pena máxima em abstrato cominada ao crime, a despeito de o processo permanecer suspenso.

 

(EMAGIS) A respeito da agravante da reincidência e sua compensação com a atenuante de confissão, avalie as assertivas que seguem.

I. É possível, na segunda fase do cálculo da pena, a compensação da agravante da reincidência com a atenuante da confissão espontânea, por serem igualmente preponderantes, de acordo com o art. 67 do Código Penal.

II. Ainda que o condenado seja reincidente específico, podem ser compensadas a agravante da reincidência específica com a atenuante da confissão espontânea.

III. Ainda que se trata de multirreincidência, é admissível a compensação integral desta com a atenuante da confissão espontânea.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto aos crimes de apropriação indébita previdenciária e de sonegação previdenciária, julgue os itens abaixo.

I. Admite-se, em certas circunstâncias, a continuidade delitiva entre os crimes de apropriação indébita previdenciária e de sonegação previdenciária.

II. Tanto o STF quanto o STJ entendem ser inaplicável o princípio da insignificância aos crimes de sonegação previdenciária e de apropriação indébita previdenciária.

III. Os crimes de sonegação e apropriação indébita previdenciárias, a exemplo dos delitos previstos no art. 1º, inciso I a IV, da Lei 8.137/1990, são materiais, não se configurando enquanto não lançado definitivamente o crédito, o que também impede o início da contagem do prazo prescricional.

Há erro:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) O chamado flagrante esperado acontece quando

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) Um policial militar, acompanhado de seus colegas, avista uma pessoa na via pública em atitude concretamente suspeita. Considerando que, ao perceber a presença da polícia, ele tenta fugir, os policiais devem

 

(EMAGIS) A respeito da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça consolidada em matéria de execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação aos direitos fundamentais, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere lei estadual com o seguinte dispositivo: “Art. 1º. O militar estadual contribui para o fundo de assistência dos Militares ativos e inativos. Para fins deste artigo, os militares ativos e inativos contribuem com 0,5% do subsídio do posto ou da graduação para a formação do fundo de assistência, cuja regulamentação se faz por ato do Comandante-Geral da Corporação”

A propósito da compatibilidade de tal dispositivo com a Constituição Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual com o seguinte dispositivo: “Art. 1º. Fica assegurado ao Militar Estadual da ativa, quando fardado e mediante a apresentação de sua identidade militar, acesso gratuito aos transportes rodoviários coletivos intermunicipais, ficando estabelecida a cota máxima de 2 (dois) militares por veículo.”.

A propósito da compatibilidade de tal dispositivo com a Constituição Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) O Município Alfa editou a Lei nº XX/2021, estabelecendo alguns balizamentos para a atividade de transporte privado individual por motoristas cadastrados em aplicativos, o que gerou grande insatisfação junto aos destinatários da norma. Ao procurarem um advogado, foram informados, corretamente, que o Município Alfa, à luz da ordem constitucional:

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e marque a alternativa apropriada.

I. A propaganda partidária gratuita mediante transmissão no rádio e na televisão será realizada entre as 19h30 (dezenove horas e trinta minutos) e as 22h30 (vinte e duas horas e trinta minutos), em âmbito nacional e estadual, por iniciativa e sob a responsabilidade dos respectivos órgãos de direção partidária.

II. A Súmula Vinculante 18 do STF (“A dissolução da sociedade ou do vínculo conjugal, no curso do mandato, não afasta a inelegibilidade prevista no § 7º do artigo 14 da Constituição Federal”) aplica-se aos casos de extinção do vínculo conjugal pela morte de um dos cônjuges.

III. Contra acórdão que discute, simultaneamente, condições de elegibilidade e de inelegibilidade, é cabível o recurso ordinário.

IV. Veda-se a agentes públicos empenhar, no primeiro semestre do ano de eleição, despesas com publicidade dos órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, ou das respectivas entidades da administração indireta, que excedam a 2 (duas) vezes a média mensal dos valores empenhados e não cancelados nos 3 (três) últimos anos que antecedem o pleito

 

(EMAGIS) Túlio, promotor de justiça e professor, tem como hobby se dedicar ao pôquer aos finais de semana, porém, no último sábado contraiu uma dívida de jogo no valor de 50 mil reais, como não disponha de dinheiro no momento, emitiu duas notas promissórias, 25 mil cada, sendo o beneficiário Bruno, corretor de imóveis. Bruno, por sua vez, ficou com uma das notas promissórias e endossou a outra a Juvenal, arquiteto, como pagamento de um projeto de uma casa. Considerando o texto acima, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a classificação dos créditos na falência e na recuperação judicial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a competência e a obrigação tributárias, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.

I. Na ausência de legislação estadual específica que conceda o direito à postergação do vencimento ou à suspensão da exigibilidade das prestações dos parcelamentos de tributos estaduais, não há como se estender os efeitos de normas aplicáveis no âmbito dos tributos federais ou do Simples Nacional, ou mesmo benefícios concedidos por outro Estado da Federação, aos tributos devidos em razão da pandemia (Covid-19).

II. Não viola o texto constitucional a previsão contida no parágrafo único do art. 116 do Código Tributário Nacional, que consagra a chamada “norma geral antielisiva”.

III. É indevida a restituição da diferença das contribuições para o Programa de Integração Social – PIS e para o Financiamento da Seguridade Social – Cofins pagas a mais, no regime de substituição tributária, se a base de cálculo efetiva das operações for inferior à presumida.

IV. A execução fiscal pode ser redirecionada em desfavor da empresa sucessora para cobrança de crédito tributário relativo a fato gerador ocorrido posteriormente à incorporação empresarial e ainda lançado em nome da sucedida, sem a necessidade de modificação da Certidão de Dívida Ativa, quando verificado que esse negócio jurídico não foi informado oportunamente ao fisco.

 

(EMAGIS) Considere mandado de segurança em que se discute a validade de autos de infração lavrados pelo Estado em desfavor do provedor de acesso à internet impetrante, Mundo On Line, pelo não recolhimento de ICMS incidente sobre os serviços de disponibilização de espaços publicitários e veiculação de propaganda em seu sítio eletrônico. Pleiteia-se, em síntese, sejam anulados os autos de infração ao fundamento de que o serviço descrito não se configura como serviço de comunicação, mas mero serviço de valor adicionado, o qual não é objeto de incidência do ICMS.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPF – Procurador da República – 2022) Indique a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre a competência para fiscalização e licenciamento ambientais, além da responsabilidade por dano ao meio ambiente, avalie as assertivas que seguem.

I. Havendo omissão do órgão estadual na fiscalização, mesmo que outorgante da licença ambiental, o IBAMA pode exercer o seu poder de polícia administrativa, porque não se pode confundir competência para licenciar com competência para fiscalizar.

II. O poder de polícia ambiental inclui tanto a competência de fiscalização como a competência de licenciamento, ambas as competências regidas pelo princípio da concentração mitigada de atribuição.

III. A tutela ambiental é dever de todas as esferas de governo, à luz do princípio do federalismo cooperativo ambiental consolidado na Lei Complementar n. 140/2001, de forma que a omissão na fiscalização e mitigação dos danos pode ensejar a imposição judicial de obrigações positivas para a administração a fim de solucionar o problema, especialmente casos e trate de problema cuja extensão temporal e quantitativa revele afronta à dimensão ecológica da dignidade humana.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a Administração Pública Direta e Indireta, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Na desconcentração, existe uma especialização de funções dentro da sua própria estrutura estatal, sem que isso implique a criação de uma nova pessoa jurídica. Trata-se de distribuição interna de atividades dentro de uma mesma pessoa jurídica. O resultado desse fenômeno é a criação de centros de competências, denominados órgãos públicos, dentro da mesma estrutura hierárquica (ex.: criação de Ministérios, Secretarias etc.). Por outro lado, a descentralização representa a transferência da atividade administrativa para outra pessoa, física ou jurídica, integrante ou não do aparelho estatal (ex.: descentralização de atividades para entidades da Administração Indireta – autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações públicas – e para particulares – concessionários e permissionários de serviços públicos).

II. É inconstitucional a previsão legal segundo a qual a escolha de dirigente máximo de universidade pública cabe ao chefe do Poder Executivo, a partir de lista tríplice.

III. É constitucional a legislação estadual que determina que o regime jurídico celetista incide sobre as relações de trabalho estabelecidas no âmbito de fundações públicas, com personalidade jurídica de direito privado, destinadas à prestação de serviços de saúde.

IV. Empresa pública é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei e com patrimônio próprio, cujo capital social é integralmente detido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios; desde que a maioria do capital votante permaneça em propriedade da União, do Estado, do Distrito Federal ou do Município, será admitida, no capital da empresa pública, a participação de outras pessoas jurídicas de direito público interno, bem como de entidades da administração indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Por sua vez, sociedade de economia mista é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios ou a entidade da administração indireta.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre os contratos administrativos e temas correlatos, considerada a disciplina da Lei 14.133/21, marque a alternativa correta.

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) João é jornalista e cobria, presencialmente, uma manifestação em que ativistas de direitos humanos protestavam contra os altos índices de letalidade policial no Estado Alfa. Na qualidade de profissional de imprensa, enquanto fazia a cobertura jornalística, João foi ferido pelo policial militar José, ao receber uma pancada com cassetete em seu rosto, no momento em que havia conflito entre policiais e manifestantes.

Inconformado com as lesões que sofreu, João buscou atendimento na Defensoria Pública para ajuizar ação indenizatória, ocasião em que lhe foi explicado que, de acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, no caso em tela, a responsabilidade civil do Estado é:

 

(EMAGIS) No que diz respeito às parcerias público-privadas, aos consórcios públicos e à responsabilidade civil do Estado, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o Sistema Financeiro Nacional.

I. Tanto as entidades abertas quanto as entidades fechadas de previdência complementar são equiparadas a instituições financeiras.

II. A entidade fechada de previdência privada pode cobrar capitalização mensal de juros de seus mutuários, na forma da Medida Provisória nº 1.963/2000, reeditada sob o nº 2.170-01/2001.

III. Relativamente ao mútuo celebrado por instituições financeiras ou equiparadas, a capitalização dos juros em periodicidade inferior à anual deve vir pactuada de forma expressa e clara, não configurando tal previsão a definição no contrato de taxa de juros anual superior ao duodécuplo da mensal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação ao Direito Previdenciário, julgue os itens abaixo.

I. Aplica-se o prazo decadencial de dez anos estabelecido no art. 103, caput, da Lei 8.213/1991 às hipóteses em que a questão controvertida não foi apreciada no ato administrativo de análise de concessão de benefício previdenciário.

II. O tempo de serviço rural, ainda que remoto e descontínuo, anterior ao advento da Lei n. 8.213/1991, pode ser computado para fins da carência necessária à obtenção da aposentadoria híbrida por idade, ainda que não tenha sido efetivado o recolhimento das contribuições, seja qual for a predominância do labor misto exercido no período de carência ou o tipo de trabalho exercido no momento do implemento do requisito etário ou do requerimento administrativo.

III. A mulher que renunciou aos alimentos na separação judicial tem direito à pensão previdenciária por morte do ex-marido, contanto que comprovada a necessidade econômica superveniente ao óbito do segurado.

Estão corretos somente os itens:

 

(DPE/SP – FCC – 2023) Considere o texto abaixo.

É muito humilhante pra nós visitantes passarmos pelo que passamos, nós não estamos fazendo nada de errado, somente indo ao encontro de quem nós amamos pra matar um pouquinho da saudade que nos mata todos os dias, e somos tratadas como lixo debaixo do sol quente e às vezes temos que voltar pra trás porque simplesmente o agente não foi com a nossa cara (sic).
(Relato constante do Relatório “Revista vexatória: uma prática constante”, produzido pelas instituições Agenda Nacional pelo Desencarceramento, Conectas, IDDD, ITTC, Pastoral Carcerária, Rede de Justiça Criminal e Núcleo Especializado em Situação Carcerária da Defensoria Pública de SP, março/2022, p. 4)

Relatos como esse são muito frequentes no cotidiano da Defensoria Pública. Ao comparar o tratamento dado à questão nas Regras de Mandela e nas manifestações reiteradas sobre o tema da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), em especial no caso 10506, em face da Argentina, a revista íntima é

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta sobre as medidas de retirada compulsória do migrante ou visitante e sobre medidas de cooperação entre o Estado brasileiro e outro Estado:

 

(EMAGIS) Sobre a teoria da economia comportamental, e o modo como essa teoria pode se relacionar com o Direito, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobe a Declaração do Milênio, marque a alternativa correta:

 

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 17.2023

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação, no contrato de seguro de dano, com o denominado princípio indenitário.

I. Decorre do princípio indenitário a correção da assertiva segundo a qual, em caso de perda total de imóvel segurado, decorrente de incêndio, será devido o valor integral da apólice, ainda que seja inferior o valor de mercado do imóvel quando do sinistro.

II. Decorre do princípio indenitário a correção da assertiva segundo a qual o segurado, havido o sinistro que importe em perda total do bem, tem direito ao maior dentre os valores, comparando-se o valor da apólice e o valor do bem segurado quando do sinistro.

III. Nos seguros de dano, a garantia prometida pode ultrapassar o valor do interesse segurado no momento da conclusão do contrato.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de demandas que buscam o pagamento do seguro obrigatório DPVAT.

I. Na forma do artigo 206, § 3º, do Código Civil de 2002, é trienal o prazo prescricional para a demanda que busca o pagamento do seguro obrigatório DPVAT.

II. O termo inicial do prazo prescricional para demandar o pagamento de indenização securitária por invalidez total e permanente somente se tem estabelecido da data do laudo médico comprovando tal situação, exceto nas situações de notória invalidez.

III. O requerimento administrativo prévio constitui, em regra, requisito essencial para aferir a existência de interesse de agir na ação de cobrança do seguro DPVAT.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a ação investigatória de paternidade e também sobre os alimentos, avalie as assertivas que seguem.

I. Na ação investigatória, ajuizada pelo pretenso filho em face do suposto pai, presente registro de filiação prévio do autor relativamente a terceiro, é necessário que, previamente à mencionada ação investigatória, haja declaração judicial de existência de erro ou de falsidade ocorrida no precitado registro anterior.

II. O STJ acolhe a doutrina segundo a qual a Lei nº 8.560/19992, regulando o reconhecimento de filho, traz no seu art. 7º uma previsão de pedido implícito, qual seja, que a fixação dos alimentos independe de pedido expresso do autor, sempre que o juiz constatar a sua necessidade, sendo, desta forma, efeito da sentença de procedência do reconhecimento da paternidade.

III. A maioridade civil, em que pese fazer cessar o poder familiar, não extingue, automaticamente, o direito à percepção de alimentos, que subjaz na relação de parentesco e na necessidade do alimentando, estando o cancelamento sujeito a decisão judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o incidente de desconsideração da personalidade jurídica, considerada a disciplina do CPC/2015 e o magistério da doutrina, julgue os itens abaixo.

I. Dispensa-se a instauração do incidente se a desconsideração da personalidade jurídica for requerida na petição inicial, hipótese em que será citado o sócio ou a pessoa jurídica.

II. A instauração do incidente de desconsideração da personalidade jurídica não suspenderá a tramitação do processo de execução e do cumprimento de sentença em face dos executados originários.

III. O incidente de desconsideração da personalidade jurídica não é aplicável ao processo falimentar.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A ‘cautio iudicatum solvi’ ou ‘cautio pro expensis’ consiste na necessidade de garantia de que o polo ativo da relação processual arcará com as custas processuais e os honorários advocatícios na hipótese de sua sucumbência, sendo, por vezes, exigida de empresas estrangeiras em ações ajuizadas no Brasil.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, em execução de obrigação de fazer, José, o executado, não tenha sido localizado para citação, tampouco para cumprir a obrigação sob pena de multa diária de R$ 100,00, tal como fixada pelo juízo da execução. Sem embargo, tempos depois, o advogado de José, Dr. João, comparece aos autos, apresentando petição com procuração geral para o foro subscrita por José, ocasião em que obtém referido causídico carga dos autos. Devolvidos os autos pelo Dr. João, constata-se ausente qualquer manifestação processual. Vem aos autos, com efeito, Pedro, o exequente, pedindo seja José dado por citado, bem como seja liquidada a multa diária, tomando como termo inicial de sua incidência a data em que Dr. João peticionara nos autos com a apresentação da procuração subscrita por José.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e marque a alternativa correta.

I. É inadmissível o recurso especial interposto antes da publicação do acórdão dos embargos de declaração, sem posterior ratificação.

II. A celebração de acordo de não persecução civil, pelo Parquet, depende de aprovação, no prazo de até 60 (sessenta) dias, pelo órgão do Ministério Público competente para apreciar as promoções de arquivamento de inquéritos civis, se anterior ao ajuizamento da ação de improbidade administrativa.

III. O juiz poderá autorizar o parcelamento, em até 60 (sessenta) parcelas mensais corrigidas monetariamente, do débito resultante de condenação pela prática de improbidade administrativa se o réu demonstrar incapacidade financeira de saldá-lo de imediato.

IV. Na hipótese de litisconsórcio passivo em ação de improbidade administrativa, a condenação ocorrerá no limite da participação e dos benefícios diretos, vedada qualquer solidariedade.

 

(EMAGIS) No que concerne à responsabilidade civil nas relações de consumo, assinale a alternativa INCORRETA.

 

(MP/MS – PROMOTOR – 2022) Qual, dentre os seguintes, NÃO é considerado princípio aplicável às medidas protetivas destinadas a garantir o cumprimento integral dos direitos da infância e juventude?

 

(EMAGIS) No âmbito das teorias criminológicas, as assertivas que seguem tratam da Teoria do Interacionismo Simbólico.

I. Relacionando-se com a definição criminal como rotulação ou etiquetamento, sustenta que o sistema social, no seu interesse, de forma seletiva e discriminatória, atribui a qualidade de crime a determinado comportamento.

II. Relaciona-se também com a teoria da reação social.

III. Sustenta, em síntese, que a criminalização primária sujeita o autor a um processo de estigmatização pela sociedade, que repercute até mesmo na visão do indivíduo a respeito de si mesmo, o que resulta na criminalização secundária.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com base na mais recente jurisprudência dos Tribunais Superiores em matéria de Direito Penal, aquilate as seguintes proposições.

I. Verificado que a debilidade permanente de membro é o resultado das agressões sofridas, a existência de concausa anterior relativamente independente não impede a condenação pelo crime de lesão corporal grave.

II. De acordo com o STJ, o intenso envolvimento com o tráfico de drogas não constitui fundamento idôneo para valorar negativamente a conduta social do agente na primeira fase da dosimetria da pena no crime de homicídio qualificado.

III. A solicitação do preso, mesmo que sem a efetiva entrega do entorpecente ao destinatário no estabelecimento prisional, configura o crime de tráfico de drogas (art. 33, caput, da Lei 11.343/06), que é um tipo misto alternativo.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e marque a alternativa apropriada.

I. Na hipótese de condenação por infrações às quais a lei comine pena máxima superior a 4 (quatro) anos de reclusão, poderá ser decretada a perda, como produto ou proveito do crime, dos bens correspondentes à diferença entre o valor do patrimônio do condenado e aquele que seja compatível com o seu rendimento lícito.

II. Rodrido Pancada, após desentendimento com Lucas, chamou-o de “negro imundo”, em alusão à sua cor de pele. Nesse caso, é certo que será imprescritível o crime de racismo (art. 20 da Lei 7.716/89) praticado por Rodrigo.

III. Luana Mulamba recorreu contra a sentença que a condenou pela prática do crime de estelionato previdenciário. O Tribunal Regional Federal, analisando o seu recurso de apelação, proveu-o para diminuir a pena de reclusão que havia sido fixada pelo juiz sentenciante. Nesse caso, é correto afirmar que o acórdão prolatado pelo Tribunal interrompe a prescrição, mais precisamente na data da sessão de julgamento em que prolatado.

IV. Em caso de inatividade processual decorrente de citação por edital, ressalvados os crimes previstos na Constituição Federal como imprescritíveis, é constitucional limitar o período de suspensão do prazo prescricional ao tempo de prescrição da pena máxima em abstrato cominada ao crime, a despeito de o processo permanecer suspenso.

 

(EMAGIS) A respeito da agravante da reincidência e sua compensação com a atenuante de confissão, avalie as assertivas que seguem.

I. É possível, na segunda fase do cálculo da pena, a compensação da agravante da reincidência com a atenuante da confissão espontânea, por serem igualmente preponderantes, de acordo com o art. 67 do Código Penal.

II. Ainda que o condenado seja reincidente específico, podem ser compensadas a agravante da reincidência específica com a atenuante da confissão espontânea.

III. Ainda que se trata de multirreincidência, é admissível a compensação integral desta com a atenuante da confissão espontânea.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) O chamado flagrante esperado acontece quando

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) Um policial militar, acompanhado de seus colegas, avista uma pessoa na via pública em atitude concretamente suspeita. Considerando que, ao perceber a presença da polícia, ele tenta fugir, os policiais devem

 

(EMAGIS) A respeito da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça consolidada em matéria de execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação aos direitos fundamentais, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere lei estadual com o seguinte dispositivo: “Art. 1º. O militar estadual contribui para o fundo de assistência dos Militares ativos e inativos. Para fins deste artigo, os militares ativos e inativos contribuem com 0,5% do subsídio do posto ou da graduação para a formação do fundo de assistência, cuja regulamentação se faz por ato do Comandante-Geral da Corporação”

A propósito da compatibilidade de tal dispositivo com a Constituição Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual com o seguinte dispositivo: “Art. 1º. Fica assegurado ao Militar Estadual da ativa, quando fardado e mediante a apresentação de sua identidade militar, acesso gratuito aos transportes rodoviários coletivos intermunicipais, ficando estabelecida a cota máxima de 2 (dois) militares por veículo.”.

A propósito da compatibilidade de tal dispositivo com a Constituição Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) O Município Alfa editou a Lei nº XX/2021, estabelecendo alguns balizamentos para a atividade de transporte privado individual por motoristas cadastrados em aplicativos, o que gerou grande insatisfação junto aos destinatários da norma. Ao procurarem um advogado, foram informados, corretamente, que o Município Alfa, à luz da ordem constitucional:

 

(DPE/SP – FCC – 2023) Considere o texto abaixo.

É muito humilhante pra nós visitantes passarmos pelo que passamos, nós não estamos fazendo nada de errado, somente indo ao encontro de quem nós amamos pra matar um pouquinho da saudade que nos mata todos os dias, e somos tratadas como lixo debaixo do sol quente e às vezes temos que voltar pra trás porque simplesmente o agente não foi com a nossa cara (sic).
(Relato constante do Relatório “Revista vexatória: uma prática constante”, produzido pelas instituições Agenda Nacional pelo Desencarceramento, Conectas, IDDD, ITTC, Pastoral Carcerária, Rede de Justiça Criminal e Núcleo Especializado em Situação Carcerária da Defensoria Pública de SP, março/2022, p. 4)

Relatos como esse são muito frequentes no cotidiano da Defensoria Pública. Ao comparar o tratamento dado à questão nas Regras de Mandela e nas manifestações reiteradas sobre o tema da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), em especial no caso 10506, em face da Argentina, a revista íntima é

 

(EMAGIS) Sobre a Administração Pública Direta e Indireta, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Na desconcentração, existe uma especialização de funções dentro da sua própria estrutura estatal, sem que isso implique a criação de uma nova pessoa jurídica. Trata-se de distribuição interna de atividades dentro de uma mesma pessoa jurídica. O resultado desse fenômeno é a criação de centros de competências, denominados órgãos públicos, dentro da mesma estrutura hierárquica (ex.: criação de Ministérios, Secretarias etc.). Por outro lado, a descentralização representa a transferência da atividade administrativa para outra pessoa, física ou jurídica, integrante ou não do aparelho estatal (ex.: descentralização de atividades para entidades da Administração Indireta – autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações públicas – e para particulares – concessionários e permissionários de serviços públicos).

II. É inconstitucional a previsão legal segundo a qual a escolha de dirigente máximo de universidade pública cabe ao chefe do Poder Executivo, a partir de lista tríplice.

III. É constitucional a legislação estadual que determina que o regime jurídico celetista incide sobre as relações de trabalho estabelecidas no âmbito de fundações públicas, com personalidade jurídica de direito privado, destinadas à prestação de serviços de saúde.

IV. Empresa pública é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei e com patrimônio próprio, cujo capital social é integralmente detido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios; desde que a maioria do capital votante permaneça em propriedade da União, do Estado, do Distrito Federal ou do Município, será admitida, no capital da empresa pública, a participação de outras pessoas jurídicas de direito público interno, bem como de entidades da administração indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Por sua vez, sociedade de economia mista é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios ou a entidade da administração indireta.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre os contratos administrativos e temas correlatos, considerada a disciplina da Lei 14.133/21, marque a alternativa correta.

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) João é jornalista e cobria, presencialmente, uma manifestação em que ativistas de direitos humanos protestavam contra os altos índices de letalidade policial no Estado Alfa. Na qualidade de profissional de imprensa, enquanto fazia a cobertura jornalística, João foi ferido pelo policial militar José, ao receber uma pancada com cassetete em seu rosto, no momento em que havia conflito entre policiais e manifestantes.

Inconformado com as lesões que sofreu, João buscou atendimento na Defensoria Pública para ajuizar ação indenizatória, ocasião em que lhe foi explicado que, de acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, no caso em tela, a responsabilidade civil do Estado é:

 

(EMAGIS) No que diz respeito às parcerias público-privadas, aos consórcios públicos e à responsabilidade civil do Estado, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e marque a alternativa apropriada.

I. A propaganda partidária gratuita mediante transmissão no rádio e na televisão será realizada entre as 19h30 (dezenove horas e trinta minutos) e as 22h30 (vinte e duas horas e trinta minutos), em âmbito nacional e estadual, por iniciativa e sob a responsabilidade dos respectivos órgãos de direção partidária.

II. A Súmula Vinculante 18 do STF (“A dissolução da sociedade ou do vínculo conjugal, no curso do mandato, não afasta a inelegibilidade prevista no § 7º do artigo 14 da Constituição Federal”) aplica-se aos casos de extinção do vínculo conjugal pela morte de um dos cônjuges.

III. Contra acórdão que discute, simultaneamente, condições de elegibilidade e de inelegibilidade, é cabível o recurso ordinário.

IV. Veda-se a agentes públicos empenhar, no primeiro semestre do ano de eleição, despesas com publicidade dos órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, ou das respectivas entidades da administração indireta, que excedam a 2 (duas) vezes a média mensal dos valores empenhados e não cancelados nos 3 (três) últimos anos que antecedem o pleito

 

(EMAGIS) Túlio, promotor de justiça e professor, tem como hobby se dedicar ao pôquer aos finais de semana, porém, no último sábado contraiu uma dívida de jogo no valor de 50 mil reais, como não disponha de dinheiro no momento, emitiu duas notas promissórias, 25 mil cada, sendo o beneficiário Bruno, corretor de imóveis. Bruno, por sua vez, ficou com uma das notas promissórias e endossou a outra a Juvenal, arquiteto, como pagamento de um projeto de uma casa. Considerando o texto acima, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a classificação dos créditos na falência e na recuperação judicial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a competência e a obrigação tributárias, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.

I. Na ausência de legislação estadual específica que conceda o direito à postergação do vencimento ou à suspensão da exigibilidade das prestações dos parcelamentos de tributos estaduais, não há como se estender os efeitos de normas aplicáveis no âmbito dos tributos federais ou do Simples Nacional, ou mesmo benefícios concedidos por outro Estado da Federação, aos tributos devidos em razão da pandemia (Covid-19).

II. Não viola o texto constitucional a previsão contida no parágrafo único do art. 116 do Código Tributário Nacional, que consagra a chamada “norma geral antielisiva”.

III. É indevida a restituição da diferença das contribuições para o Programa de Integração Social – PIS e para o Financiamento da Seguridade Social – Cofins pagas a mais, no regime de substituição tributária, se a base de cálculo efetiva das operações for inferior à presumida.

IV. A execução fiscal pode ser redirecionada em desfavor da empresa sucessora para cobrança de crédito tributário relativo a fato gerador ocorrido posteriormente à incorporação empresarial e ainda lançado em nome da sucedida, sem a necessidade de modificação da Certidão de Dívida Ativa, quando verificado que esse negócio jurídico não foi informado oportunamente ao fisco.

 

(EMAGIS) Considere mandado de segurança em que se discute a validade de autos de infração lavrados pelo Estado em desfavor do provedor de acesso à internet impetrante, Mundo On Line, pelo não recolhimento de ICMS incidente sobre os serviços de disponibilização de espaços publicitários e veiculação de propaganda em seu sítio eletrônico. Pleiteia-se, em síntese, sejam anulados os autos de infração ao fundamento de que o serviço descrito não se configura como serviço de comunicação, mas mero serviço de valor adicionado, o qual não é objeto de incidência do ICMS.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a competência para fiscalização e licenciamento ambientais, além da responsabilidade por dano ao meio ambiente, avalie as assertivas que seguem.

I. Havendo omissão do órgão estadual na fiscalização, mesmo que outorgante da licença ambiental, o IBAMA pode exercer o seu poder de polícia administrativa, porque não se pode confundir competência para licenciar com competência para fiscalizar.

II. O poder de polícia ambiental inclui tanto a competência de fiscalização como a competência de licenciamento, ambas as competências regidas pelo princípio da concentração mitigada de atribuição.

III. A tutela ambiental é dever de todas as esferas de governo, à luz do princípio do federalismo cooperativo ambiental consolidado na Lei Complementar n. 140/2001, de forma que a omissão na fiscalização e mitigação dos danos pode ensejar a imposição judicial de obrigações positivas para a administração a fim de solucionar o problema, especialmente casos e trate de problema cuja extensão temporal e quantitativa revele afronta à dimensão ecológica da dignidade humana.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a teoria da economia comportamental, e o modo como essa teoria pode se relacionar com o Direito, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobe a Declaração do Milênio, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) A respeito do regime jurídico do Procurador-Geral da República e considerando o texto expresso da Constituição Federal, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre a Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública, assinale a incorreta:

 

Objetivas MPF - Rodada 17.2023

(EMAGIS) Com relação aos direitos fundamentais, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere lei estadual com o seguinte dispositivo: “Art. 1º. O militar estadual contribui para o fundo de assistência dos Militares ativos e inativos. Para fins deste artigo, os militares ativos e inativos contribuem com 0,5% do subsídio do posto ou da graduação para a formação do fundo de assistência, cuja regulamentação se faz por ato do Comandante-Geral da Corporação”

A propósito da compatibilidade de tal dispositivo com a Constituição Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual com o seguinte dispositivo: “Art. 1º. Fica assegurado ao Militar Estadual da ativa, quando fardado e mediante a apresentação de sua identidade militar, acesso gratuito aos transportes rodoviários coletivos intermunicipais, ficando estabelecida a cota máxima de 2 (dois) militares por veículo.”.

A propósito da compatibilidade de tal dispositivo com a Constituição Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) O Município Alfa editou a Lei nº XX/2021, estabelecendo alguns balizamentos para a atividade de transporte privado individual por motoristas cadastrados em aplicativos, o que gerou grande insatisfação junto aos destinatários da norma. Ao procurarem um advogado, foram informados, corretamente, que o Município Alfa, à luz da ordem constitucional:

 

(DPE/SP – FCC – 2023) Considere o texto abaixo.

É muito humilhante pra nós visitantes passarmos pelo que passamos, nós não estamos fazendo nada de errado, somente indo ao encontro de quem nós amamos pra matar um pouquinho da saudade que nos mata todos os dias, e somos tratadas como lixo debaixo do sol quente e às vezes temos que voltar pra trás porque simplesmente o agente não foi com a nossa cara (sic).
(Relato constante do Relatório “Revista vexatória: uma prática constante”, produzido pelas instituições Agenda Nacional pelo Desencarceramento, Conectas, IDDD, ITTC, Pastoral Carcerária, Rede de Justiça Criminal e Núcleo Especializado em Situação Carcerária da Defensoria Pública de SP, março/2022, p. 4)

Relatos como esse são muito frequentes no cotidiano da Defensoria Pública. Ao comparar o tratamento dado à questão nas Regras de Mandela e nas manifestações reiteradas sobre o tema da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), em especial no caso 10506, em face da Argentina, a revista íntima é

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e marque a alternativa apropriada.

I. A propaganda partidária gratuita mediante transmissão no rádio e na televisão será realizada entre as 19h30 (dezenove horas e trinta minutos) e as 22h30 (vinte e duas horas e trinta minutos), em âmbito nacional e estadual, por iniciativa e sob a responsabilidade dos respectivos órgãos de direção partidária.

II. A Súmula Vinculante 18 do STF (“A dissolução da sociedade ou do vínculo conjugal, no curso do mandato, não afasta a inelegibilidade prevista no § 7º do artigo 14 da Constituição Federal”) aplica-se aos casos de extinção do vínculo conjugal pela morte de um dos cônjuges.

III. Contra acórdão que discute, simultaneamente, condições de elegibilidade e de inelegibilidade, é cabível o recurso ordinário.

IV. Veda-se a agentes públicos empenhar, no primeiro semestre do ano de eleição, despesas com publicidade dos órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, ou das respectivas entidades da administração indireta, que excedam a 2 (duas) vezes a média mensal dos valores empenhados e não cancelados nos 3 (três) últimos anos que antecedem o pleito

 

(EMAGIS) Sobre a Administração Pública Direta e Indireta, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Na desconcentração, existe uma especialização de funções dentro da sua própria estrutura estatal, sem que isso implique a criação de uma nova pessoa jurídica. Trata-se de distribuição interna de atividades dentro de uma mesma pessoa jurídica. O resultado desse fenômeno é a criação de centros de competências, denominados órgãos públicos, dentro da mesma estrutura hierárquica (ex.: criação de Ministérios, Secretarias etc.). Por outro lado, a descentralização representa a transferência da atividade administrativa para outra pessoa, física ou jurídica, integrante ou não do aparelho estatal (ex.: descentralização de atividades para entidades da Administração Indireta – autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações públicas – e para particulares – concessionários e permissionários de serviços públicos).

II. É inconstitucional a previsão legal segundo a qual a escolha de dirigente máximo de universidade pública cabe ao chefe do Poder Executivo, a partir de lista tríplice.

III. É constitucional a legislação estadual que determina que o regime jurídico celetista incide sobre as relações de trabalho estabelecidas no âmbito de fundações públicas, com personalidade jurídica de direito privado, destinadas à prestação de serviços de saúde.

IV. Empresa pública é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei e com patrimônio próprio, cujo capital social é integralmente detido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios; desde que a maioria do capital votante permaneça em propriedade da União, do Estado, do Distrito Federal ou do Município, será admitida, no capital da empresa pública, a participação de outras pessoas jurídicas de direito público interno, bem como de entidades da administração indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Por sua vez, sociedade de economia mista é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios ou a entidade da administração indireta.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre os contratos administrativos e temas correlatos, considerada a disciplina da Lei 14.133/21, marque a alternativa correta.

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) João é jornalista e cobria, presencialmente, uma manifestação em que ativistas de direitos humanos protestavam contra os altos índices de letalidade policial no Estado Alfa. Na qualidade de profissional de imprensa, enquanto fazia a cobertura jornalística, João foi ferido pelo policial militar José, ao receber uma pancada com cassetete em seu rosto, no momento em que havia conflito entre policiais e manifestantes.

Inconformado com as lesões que sofreu, João buscou atendimento na Defensoria Pública para ajuizar ação indenizatória, ocasião em que lhe foi explicado que, de acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, no caso em tela, a responsabilidade civil do Estado é:

 

(EMAGIS) No que diz respeito às parcerias público-privadas, aos consórcios públicos e à responsabilidade civil do Estado, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a competência para fiscalização e licenciamento ambientais, além da responsabilidade por dano ao meio ambiente, avalie as assertivas que seguem.

I. Havendo omissão do órgão estadual na fiscalização, mesmo que outorgante da licença ambiental, o IBAMA pode exercer o seu poder de polícia administrativa, porque não se pode confundir competência para licenciar com competência para fiscalizar.

II. O poder de polícia ambiental inclui tanto a competência de fiscalização como a competência de licenciamento, ambas as competências regidas pelo princípio da concentração mitigada de atribuição.

III. A tutela ambiental é dever de todas as esferas de governo, à luz do princípio do federalismo cooperativo ambiental consolidado na Lei Complementar n. 140/2001, de forma que a omissão na fiscalização e mitigação dos danos pode ensejar a imposição judicial de obrigações positivas para a administração a fim de solucionar o problema, especialmente casos e trate de problema cuja extensão temporal e quantitativa revele afronta à dimensão ecológica da dignidade humana.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a competência e a obrigação tributárias, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.

I. Na ausência de legislação estadual específica que conceda o direito à postergação do vencimento ou à suspensão da exigibilidade das prestações dos parcelamentos de tributos estaduais, não há como se estender os efeitos de normas aplicáveis no âmbito dos tributos federais ou do Simples Nacional, ou mesmo benefícios concedidos por outro Estado da Federação, aos tributos devidos em razão da pandemia (Covid-19).

II. Não viola o texto constitucional a previsão contida no parágrafo único do art. 116 do Código Tributário Nacional, que consagra a chamada “norma geral antielisiva”.

III. É indevida a restituição da diferença das contribuições para o Programa de Integração Social – PIS e para o Financiamento da Seguridade Social – Cofins pagas a mais, no regime de substituição tributária, se a base de cálculo efetiva das operações for inferior à presumida.

IV. A execução fiscal pode ser redirecionada em desfavor da empresa sucessora para cobrança de crédito tributário relativo a fato gerador ocorrido posteriormente à incorporação empresarial e ainda lançado em nome da sucedida, sem a necessidade de modificação da Certidão de Dívida Ativa, quando verificado que esse negócio jurídico não foi informado oportunamente ao fisco.

 

(MPF – Procurador da República – 2022) Indique a alternativa correta:

 

(MPF – Procurador da República – 2022) Indique a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta sobre as medidas de retirada compulsória do migrante ou visitante e sobre medidas de cooperação entre o Estado brasileiro e outro Estado:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o Sistema Financeiro Nacional.

I. Tanto as entidades abertas quanto as entidades fechadas de previdência complementar são equiparadas a instituições financeiras.

II. A entidade fechada de previdência privada pode cobrar capitalização mensal de juros de seus mutuários, na forma da Medida Provisória nº 1.963/2000, reeditada sob o nº 2.170-01/2001.

III. Relativamente ao mútuo celebrado por instituições financeiras ou equiparadas, a capitalização dos juros em periodicidade inferior à anual deve vir pactuada de forma expressa e clara, não configurando tal previsão a definição no contrato de taxa de juros anual superior ao duodécuplo da mensal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que concerne à responsabilidade civil nas relações de consumo, assinale a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação, no contrato de seguro de dano, com o denominado princípio indenitário.

I. Decorre do princípio indenitário a correção da assertiva segundo a qual, em caso de perda total de imóvel segurado, decorrente de incêndio, será devido o valor integral da apólice, ainda que seja inferior o valor de mercado do imóvel quando do sinistro.

II. Decorre do princípio indenitário a correção da assertiva segundo a qual o segurado, havido o sinistro que importe em perda total do bem, tem direito ao maior dentre os valores, comparando-se o valor da apólice e o valor do bem segurado quando do sinistro.

III. Nos seguros de dano, a garantia prometida pode ultrapassar o valor do interesse segurado no momento da conclusão do contrato.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de demandas que buscam o pagamento do seguro obrigatório DPVAT.

I. Na forma do artigo 206, § 3º, do Código Civil de 2002, é trienal o prazo prescricional para a demanda que busca o pagamento do seguro obrigatório DPVAT.

II. O termo inicial do prazo prescricional para demandar o pagamento de indenização securitária por invalidez total e permanente somente se tem estabelecido da data do laudo médico comprovando tal situação, exceto nas situações de notória invalidez.

III. O requerimento administrativo prévio constitui, em regra, requisito essencial para aferir a existência de interesse de agir na ação de cobrança do seguro DPVAT.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o incidente de desconsideração da personalidade jurídica, considerada a disciplina do CPC/2015 e o magistério da doutrina, julgue os itens abaixo.

I. Dispensa-se a instauração do incidente se a desconsideração da personalidade jurídica for requerida na petição inicial, hipótese em que será citado o sócio ou a pessoa jurídica.

II. A instauração do incidente de desconsideração da personalidade jurídica não suspenderá a tramitação do processo de execução e do cumprimento de sentença em face dos executados originários.

III. O incidente de desconsideração da personalidade jurídica não é aplicável ao processo falimentar.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A ‘cautio iudicatum solvi’ ou ‘cautio pro expensis’ consiste na necessidade de garantia de que o polo ativo da relação processual arcará com as custas processuais e os honorários advocatícios na hipótese de sua sucumbência, sendo, por vezes, exigida de empresas estrangeiras em ações ajuizadas no Brasil.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, em execução de obrigação de fazer, José, o executado, não tenha sido localizado para citação, tampouco para cumprir a obrigação sob pena de multa diária de R$ 100,00, tal como fixada pelo juízo da execução. Sem embargo, tempos depois, o advogado de José, Dr. João, comparece aos autos, apresentando petição com procuração geral para o foro subscrita por José, ocasião em que obtém referido causídico carga dos autos. Devolvidos os autos pelo Dr. João, constata-se ausente qualquer manifestação processual. Vem aos autos, com efeito, Pedro, o exequente, pedindo seja José dado por citado, bem como seja liquidada a multa diária, tomando como termo inicial de sua incidência a data em que Dr. João peticionara nos autos com a apresentação da procuração subscrita por José.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No âmbito das teorias criminológicas, as assertivas que seguem tratam da Teoria do Interacionismo Simbólico.

I. Relacionando-se com a definição criminal como rotulação ou etiquetamento, sustenta que o sistema social, no seu interesse, de forma seletiva e discriminatória, atribui a qualidade de crime a determinado comportamento.

II. Relaciona-se também com a teoria da reação social.

III. Sustenta, em síntese, que a criminalização primária sujeita o autor a um processo de estigmatização pela sociedade, que repercute até mesmo na visão do indivíduo a respeito de si mesmo, o que resulta na criminalização secundária.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com base na mais recente jurisprudência dos Tribunais Superiores em matéria de Direito Penal, aquilate as seguintes proposições.

I. Verificado que a debilidade permanente de membro é o resultado das agressões sofridas, a existência de concausa anterior relativamente independente não impede a condenação pelo crime de lesão corporal grave.

II. De acordo com o STJ, o intenso envolvimento com o tráfico de drogas não constitui fundamento idôneo para valorar negativamente a conduta social do agente na primeira fase da dosimetria da pena no crime de homicídio qualificado.

III. A solicitação do preso, mesmo que sem a efetiva entrega do entorpecente ao destinatário no estabelecimento prisional, configura o crime de tráfico de drogas (art. 33, caput, da Lei 11.343/06), que é um tipo misto alternativo.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e marque a alternativa apropriada.

I. Na hipótese de condenação por infrações às quais a lei comine pena máxima superior a 4 (quatro) anos de reclusão, poderá ser decretada a perda, como produto ou proveito do crime, dos bens correspondentes à diferença entre o valor do patrimônio do condenado e aquele que seja compatível com o seu rendimento lícito.

II. Rodrido Pancada, após desentendimento com Lucas, chamou-o de “negro imundo”, em alusão à sua cor de pele. Nesse caso, é certo que será imprescritível o crime de racismo (art. 20 da Lei 7.716/89) praticado por Rodrigo.

III. Luana Mulamba recorreu contra a sentença que a condenou pela prática do crime de estelionato previdenciário. O Tribunal Regional Federal, analisando o seu recurso de apelação, proveu-o para diminuir a pena de reclusão que havia sido fixada pelo juiz sentenciante. Nesse caso, é correto afirmar que o acórdão prolatado pelo Tribunal interrompe a prescrição, mais precisamente na data da sessão de julgamento em que prolatado.

IV. Em caso de inatividade processual decorrente de citação por edital, ressalvados os crimes previstos na Constituição Federal como imprescritíveis, é constitucional limitar o período de suspensão do prazo prescricional ao tempo de prescrição da pena máxima em abstrato cominada ao crime, a despeito de o processo permanecer suspenso.

 

(EMAGIS) Quanto aos crimes de apropriação indébita previdenciária e de sonegação previdenciária, julgue os itens abaixo.

I. Admite-se, em certas circunstâncias, a continuidade delitiva entre os crimes de apropriação indébita previdenciária e de sonegação previdenciária.

II. Tanto o STF quanto o STJ entendem ser inaplicável o princípio da insignificância aos crimes de sonegação previdenciária e de apropriação indébita previdenciária.

III. Os crimes de sonegação e apropriação indébita previdenciárias, a exemplo dos delitos previstos no art. 1º, inciso I a IV, da Lei 8.137/1990, são materiais, não se configurando enquanto não lançado definitivamente o crédito, o que também impede o início da contagem do prazo prescricional.

Há erro:

 

(EMAGIS) A respeito da agravante da reincidência e sua compensação com a atenuante de confissão, avalie as assertivas que seguem.

I. É possível, na segunda fase do cálculo da pena, a compensação da agravante da reincidência com a atenuante da confissão espontânea, por serem igualmente preponderantes, de acordo com o art. 67 do Código Penal.

II. Ainda que o condenado seja reincidente específico, podem ser compensadas a agravante da reincidência específica com a atenuante da confissão espontânea.

III. Ainda que se trata de multirreincidência, é admissível a compensação integral desta com a atenuante da confissão espontânea.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) O chamado flagrante esperado acontece quando

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) Um policial militar, acompanhado de seus colegas, avista uma pessoa na via pública em atitude concretamente suspeita. Considerando que, ao perceber a presença da polícia, ele tenta fugir, os policiais devem

 

(EMAGIS) A respeito da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça consolidada em matéria de execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 17.2023

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação, no contrato de seguro de dano, com o denominado princípio indenitário.

I. Decorre do princípio indenitário a correção da assertiva segundo a qual, em caso de perda total de imóvel segurado, decorrente de incêndio, será devido o valor integral da apólice, ainda que seja inferior o valor de mercado do imóvel quando do sinistro.

II. Decorre do princípio indenitário a correção da assertiva segundo a qual o segurado, havido o sinistro que importe em perda total do bem, tem direito ao maior dentre os valores, comparando-se o valor da apólice e o valor do bem segurado quando do sinistro.

III. Nos seguros de dano, a garantia prometida pode ultrapassar o valor do interesse segurado no momento da conclusão do contrato.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de demandas que buscam o pagamento do seguro obrigatório DPVAT.

I. Na forma do artigo 206, § 3º, do Código Civil de 2002, é trienal o prazo prescricional para a demanda que busca o pagamento do seguro obrigatório DPVAT.

II. O termo inicial do prazo prescricional para demandar o pagamento de indenização securitária por invalidez total e permanente somente se tem estabelecido da data do laudo médico comprovando tal situação, exceto nas situações de notória invalidez.

III. O requerimento administrativo prévio constitui, em regra, requisito essencial para aferir a existência de interesse de agir na ação de cobrança do seguro DPVAT.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a ação investigatória de paternidade e também sobre os alimentos, avalie as assertivas que seguem.

I. Na ação investigatória, ajuizada pelo pretenso filho em face do suposto pai, presente registro de filiação prévio do autor relativamente a terceiro, é necessário que, previamente à mencionada ação investigatória, haja declaração judicial de existência de erro ou de falsidade ocorrida no precitado registro anterior.

II. O STJ acolhe a doutrina segundo a qual a Lei nº 8.560/19992, regulando o reconhecimento de filho, traz no seu art. 7º uma previsão de pedido implícito, qual seja, que a fixação dos alimentos independe de pedido expresso do autor, sempre que o juiz constatar a sua necessidade, sendo, desta forma, efeito da sentença de procedência do reconhecimento da paternidade.

III. A maioridade civil, em que pese fazer cessar o poder familiar, não extingue, automaticamente, o direito à percepção de alimentos, que subjaz na relação de parentesco e na necessidade do alimentando, estando o cancelamento sujeito a decisão judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o incidente de desconsideração da personalidade jurídica, considerada a disciplina do CPC/2015 e o magistério da doutrina, julgue os itens abaixo.

I. Dispensa-se a instauração do incidente se a desconsideração da personalidade jurídica for requerida na petição inicial, hipótese em que será citado o sócio ou a pessoa jurídica.

II. A instauração do incidente de desconsideração da personalidade jurídica não suspenderá a tramitação do processo de execução e do cumprimento de sentença em face dos executados originários.

III. O incidente de desconsideração da personalidade jurídica não é aplicável ao processo falimentar.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A ‘cautio iudicatum solvi’ ou ‘cautio pro expensis’ consiste na necessidade de garantia de que o polo ativo da relação processual arcará com as custas processuais e os honorários advocatícios na hipótese de sua sucumbência, sendo, por vezes, exigida de empresas estrangeiras em ações ajuizadas no Brasil.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, em execução de obrigação de fazer, José, o executado, não tenha sido localizado para citação, tampouco para cumprir a obrigação sob pena de multa diária de R$ 100,00, tal como fixada pelo juízo da execução. Sem embargo, tempos depois, o advogado de José, Dr. João, comparece aos autos, apresentando petição com procuração geral para o foro subscrita por José, ocasião em que obtém referido causídico carga dos autos. Devolvidos os autos pelo Dr. João, constata-se ausente qualquer manifestação processual. Vem aos autos, com efeito, Pedro, o exequente, pedindo seja José dado por citado, bem como seja liquidada a multa diária, tomando como termo inicial de sua incidência a data em que Dr. João peticionara nos autos com a apresentação da procuração subscrita por José.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne à responsabilidade civil nas relações de consumo, assinale a alternativa INCORRETA.

 

(MP/MS – PROMOTOR – 2022) Qual, dentre os seguintes, NÃO é considerado princípio aplicável às medidas protetivas destinadas a garantir o cumprimento integral dos direitos da infância e juventude?

 

(EMAGIS) No âmbito das teorias criminológicas, as assertivas que seguem tratam da Teoria do Interacionismo Simbólico.

I. Relacionando-se com a definição criminal como rotulação ou etiquetamento, sustenta que o sistema social, no seu interesse, de forma seletiva e discriminatória, atribui a qualidade de crime a determinado comportamento.

II. Relaciona-se também com a teoria da reação social.

III. Sustenta, em síntese, que a criminalização primária sujeita o autor a um processo de estigmatização pela sociedade, que repercute até mesmo na visão do indivíduo a respeito de si mesmo, o que resulta na criminalização secundária.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com base na mais recente jurisprudência dos Tribunais Superiores em matéria de Direito Penal, aquilate as seguintes proposições.

I. Verificado que a debilidade permanente de membro é o resultado das agressões sofridas, a existência de concausa anterior relativamente independente não impede a condenação pelo crime de lesão corporal grave.

II. De acordo com o STJ, o intenso envolvimento com o tráfico de drogas não constitui fundamento idôneo para valorar negativamente a conduta social do agente na primeira fase da dosimetria da pena no crime de homicídio qualificado.

III. A solicitação do preso, mesmo que sem a efetiva entrega do entorpecente ao destinatário no estabelecimento prisional, configura o crime de tráfico de drogas (art. 33, caput, da Lei 11.343/06), que é um tipo misto alternativo.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e marque a alternativa apropriada.

I. Na hipótese de condenação por infrações às quais a lei comine pena máxima superior a 4 (quatro) anos de reclusão, poderá ser decretada a perda, como produto ou proveito do crime, dos bens correspondentes à diferença entre o valor do patrimônio do condenado e aquele que seja compatível com o seu rendimento lícito.

II. Rodrido Pancada, após desentendimento com Lucas, chamou-o de “negro imundo”, em alusão à sua cor de pele. Nesse caso, é certo que será imprescritível o crime de racismo (art. 20 da Lei 7.716/89) praticado por Rodrigo.

III. Luana Mulamba recorreu contra a sentença que a condenou pela prática do crime de estelionato previdenciário. O Tribunal Regional Federal, analisando o seu recurso de apelação, proveu-o para diminuir a pena de reclusão que havia sido fixada pelo juiz sentenciante. Nesse caso, é correto afirmar que o acórdão prolatado pelo Tribunal interrompe a prescrição, mais precisamente na data da sessão de julgamento em que prolatado.

IV. Em caso de inatividade processual decorrente de citação por edital, ressalvados os crimes previstos na Constituição Federal como imprescritíveis, é constitucional limitar o período de suspensão do prazo prescricional ao tempo de prescrição da pena máxima em abstrato cominada ao crime, a despeito de o processo permanecer suspenso.

 

(EMAGIS) A respeito da agravante da reincidência e sua compensação com a atenuante de confissão, avalie as assertivas que seguem.

I. É possível, na segunda fase do cálculo da pena, a compensação da agravante da reincidência com a atenuante da confissão espontânea, por serem igualmente preponderantes, de acordo com o art. 67 do Código Penal.

II. Ainda que o condenado seja reincidente específico, podem ser compensadas a agravante da reincidência específica com a atenuante da confissão espontânea.

III. Ainda que se trata de multirreincidência, é admissível a compensação integral desta com a atenuante da confissão espontânea.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) O chamado flagrante esperado acontece quando

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2023) Um policial militar, acompanhado de seus colegas, avista uma pessoa na via pública em atitude concretamente suspeita. Considerando que, ao perceber a presença da polícia, ele tenta fugir, os policiais devem

 

(EMAGIS) A respeito da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça consolidada em matéria de execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação aos direitos fundamentais, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere lei estadual com o seguinte dispositivo: “Art. 1º. O militar estadual contribui para o fundo de assistência dos Militares ativos e inativos. Para fins deste artigo, os militares ativos e inativos contribuem com 0,5% do subsídio do posto ou da graduação para a formação do fundo de assistência, cuja regulamentação se faz por ato do Comandante-Geral da Corporação”

A propósito da compatibilidade de tal dispositivo com a Constituição Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual com o seguinte dispositivo: “Art. 1º. Fica assegurado ao Militar Estadual da ativa, quando fardado e mediante a apresentação de sua identidade militar, acesso gratuito aos transportes rodoviários coletivos intermunicipais, ficando estabelecida a cota máxima de 2 (dois) militares por veículo.”.

A propósito da compatibilidade de tal dispositivo com a Constituição Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) O Município Alfa editou a Lei nº XX/2021, estabelecendo alguns balizamentos para a atividade de transporte privado individual por motoristas cadastrados em aplicativos, o que gerou grande insatisfação junto aos destinatários da norma. Ao procurarem um advogado, foram informados, corretamente, que o Município Alfa, à luz da ordem constitucional:

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e marque a alternativa apropriada.

I. A propaganda partidária gratuita mediante transmissão no rádio e na televisão será realizada entre as 19h30 (dezenove horas e trinta minutos) e as 22h30 (vinte e duas horas e trinta minutos), em âmbito nacional e estadual, por iniciativa e sob a responsabilidade dos respectivos órgãos de direção partidária.

II. A Súmula Vinculante 18 do STF (“A dissolução da sociedade ou do vínculo conjugal, no curso do mandato, não afasta a inelegibilidade prevista no § 7º do artigo 14 da Constituição Federal”) aplica-se aos casos de extinção do vínculo conjugal pela morte de um dos cônjuges.

III. Contra acórdão que discute, simultaneamente, condições de elegibilidade e de inelegibilidade, é cabível o recurso ordinário.

IV. Veda-se a agentes públicos empenhar, no primeiro semestre do ano de eleição, despesas com publicidade dos órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, ou das respectivas entidades da administração indireta, que excedam a 2 (duas) vezes a média mensal dos valores empenhados e não cancelados nos 3 (três) últimos anos que antecedem o pleito

 

(EMAGIS) Túlio, promotor de justiça e professor, tem como hobby se dedicar ao pôquer aos finais de semana, porém, no último sábado contraiu uma dívida de jogo no valor de 50 mil reais, como não disponha de dinheiro no momento, emitiu duas notas promissórias, 25 mil cada, sendo o beneficiário Bruno, corretor de imóveis. Bruno, por sua vez, ficou com uma das notas promissórias e endossou a outra a Juvenal, arquiteto, como pagamento de um projeto de uma casa. Considerando o texto acima, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a classificação dos créditos na falência e na recuperação judicial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a competência e a obrigação tributárias, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.

I. Na ausência de legislação estadual específica que conceda o direito à postergação do vencimento ou à suspensão da exigibilidade das prestações dos parcelamentos de tributos estaduais, não há como se estender os efeitos de normas aplicáveis no âmbito dos tributos federais ou do Simples Nacional, ou mesmo benefícios concedidos por outro Estado da Federação, aos tributos devidos em razão da pandemia (Covid-19).

II. Não viola o texto constitucional a previsão contida no parágrafo único do art. 116 do Código Tributário Nacional, que consagra a chamada “norma geral antielisiva”.

III. É indevida a restituição da diferença das contribuições para o Programa de Integração Social – PIS e para o Financiamento da Seguridade Social – Cofins pagas a mais, no regime de substituição tributária, se a base de cálculo efetiva das operações for inferior à presumida.

IV. A execução fiscal pode ser redirecionada em desfavor da empresa sucessora para cobrança de crédito tributário relativo a fato gerador ocorrido posteriormente à incorporação empresarial e ainda lançado em nome da sucedida, sem a necessidade de modificação da Certidão de Dívida Ativa, quando verificado que esse negócio jurídico não foi informado oportunamente ao fisco.

 

(EMAGIS) Considere mandado de segurança em que se discute a validade de autos de infração lavrados pelo Estado em desfavor do provedor de acesso à internet impetrante, Mundo On Line, pelo não recolhimento de ICMS incidente sobre os serviços de disponibilização de espaços publicitários e veiculação de propaganda em seu sítio eletrônico. Pleiteia-se, em síntese, sejam anulados os autos de infração ao fundamento de que o serviço descrito não se configura como serviço de comunicação, mas mero serviço de valor adicionado, o qual não é objeto de incidência do ICMS.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a competência para fiscalização e licenciamento ambientais, além da responsabilidade por dano ao meio ambiente, avalie as assertivas que seguem.

I. Havendo omissão do órgão estadual na fiscalização, mesmo que outorgante da licença ambiental, o IBAMA pode exercer o seu poder de polícia administrativa, porque não se pode confundir competência para licenciar com competência para fiscalizar.

II. O poder de polícia ambiental inclui tanto a competência de fiscalização como a competência de licenciamento, ambas as competências regidas pelo princípio da concentração mitigada de atribuição.

III. A tutela ambiental é dever de todas as esferas de governo, à luz do princípio do federalismo cooperativo ambiental consolidado na Lei Complementar n. 140/2001, de forma que a omissão na fiscalização e mitigação dos danos pode ensejar a imposição judicial de obrigações positivas para a administração a fim de solucionar o problema, especialmente casos e trate de problema cuja extensão temporal e quantitativa revele afronta à dimensão ecológica da dignidade humana.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a Administração Pública Direta e Indireta, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Na desconcentração, existe uma especialização de funções dentro da sua própria estrutura estatal, sem que isso implique a criação de uma nova pessoa jurídica. Trata-se de distribuição interna de atividades dentro de uma mesma pessoa jurídica. O resultado desse fenômeno é a criação de centros de competências, denominados órgãos públicos, dentro da mesma estrutura hierárquica (ex.: criação de Ministérios, Secretarias etc.). Por outro lado, a descentralização representa a transferência da atividade administrativa para outra pessoa, física ou jurídica, integrante ou não do aparelho estatal (ex.: descentralização de atividades para entidades da Administração Indireta – autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações públicas – e para particulares – concessionários e permissionários de serviços públicos).

II. É inconstitucional a previsão legal segundo a qual a escolha de dirigente máximo de universidade pública cabe ao chefe do Poder Executivo, a partir de lista tríplice.

III. É constitucional a legislação estadual que determina que o regime jurídico celetista incide sobre as relações de trabalho estabelecidas no âmbito de fundações públicas, com personalidade jurídica de direito privado, destinadas à prestação de serviços de saúde.

IV. Empresa pública é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei e com patrimônio próprio, cujo capital social é integralmente detido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios; desde que a maioria do capital votante permaneça em propriedade da União, do Estado, do Distrito Federal ou do Município, será admitida, no capital da empresa pública, a participação de outras pessoas jurídicas de direito público interno, bem como de entidades da administração indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Por sua vez, sociedade de economia mista é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios ou a entidade da administração indireta.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre os contratos administrativos e temas correlatos, considerada a disciplina da Lei 14.133/21, marque a alternativa correta.

 

(DPE/MS – Defensor Público – FGV – 2022) João é jornalista e cobria, presencialmente, uma manifestação em que ativistas de direitos humanos protestavam contra os altos índices de letalidade policial no Estado Alfa. Na qualidade de profissional de imprensa, enquanto fazia a cobertura jornalística, João foi ferido pelo policial militar José, ao receber uma pancada com cassetete em seu rosto, no momento em que havia conflito entre policiais e manifestantes.

Inconformado com as lesões que sofreu, João buscou atendimento na Defensoria Pública para ajuizar ação indenizatória, ocasião em que lhe foi explicado que, de acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, no caso em tela, a responsabilidade civil do Estado é:

 

(EMAGIS) No que diz respeito às parcerias público-privadas, aos consórcios públicos e à responsabilidade civil do Estado, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito do regime jurídico do Procurador-Geral da República e considerando o texto expresso da Constituição Federal, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e marque a alternativa correta.

I. É inadmissível o recurso especial interposto antes da publicação do acórdão dos embargos de declaração, sem posterior ratificação.

II. A celebração de acordo de não persecução civil, pelo Parquet, depende de aprovação, no prazo de até 60 (sessenta) dias, pelo órgão do Ministério Público competente para apreciar as promoções de arquivamento de inquéritos civis, se anterior ao ajuizamento da ação de improbidade administrativa.

III. O juiz poderá autorizar o parcelamento, em até 60 (sessenta) parcelas mensais corrigidas monetariamente, do débito resultante de condenação pela prática de improbidade administrativa se o réu demonstrar incapacidade financeira de saldá-lo de imediato.

IV. Na hipótese de litisconsórcio passivo em ação de improbidade administrativa, a condenação ocorrerá no limite da participação e dos benefícios diretos, vedada qualquer solidariedade.

 

(DPE/SP – FCC – 2023) Considere o texto abaixo.

É muito humilhante pra nós visitantes passarmos pelo que passamos, nós não estamos fazendo nada de errado, somente indo ao encontro de quem nós amamos pra matar um pouquinho da saudade que nos mata todos os dias, e somos tratadas como lixo debaixo do sol quente e às vezes temos que voltar pra trás porque simplesmente o agente não foi com a nossa cara (sic).
(Relato constante do Relatório “Revista vexatória: uma prática constante”, produzido pelas instituições Agenda Nacional pelo Desencarceramento, Conectas, IDDD, ITTC, Pastoral Carcerária, Rede de Justiça Criminal e Núcleo Especializado em Situação Carcerária da Defensoria Pública de SP, março/2022, p. 4)

Relatos como esse são muito frequentes no cotidiano da Defensoria Pública. Ao comparar o tratamento dado à questão nas Regras de Mandela e nas manifestações reiteradas sobre o tema da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), em especial no caso 10506, em face da Argentina, a revista íntima é

 

(EMAGIS) Sobre a teoria da economia comportamental, e o modo como essa teoria pode se relacionar com o Direito, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobe a Declaração do Milênio, marque a alternativa correta:

 

Ministério Público Estadual - Rodada 16.2023

A Associação Paulista de Defesa dos Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens de Cubatão-SP, pessoa jurídica de direito privado, com sede na Rua Castro e Silva, nº 123, Bairro Nobre, Cubatão-SP, por meio de advogado constituído, ajuizou ação civil pública contra a Associação Pirineus Batista, pessoa jurídica de direito privado e entidade não governamental de atendimento a crianças e adolescentes, com sede na Avenida Silas Souza, qd. 11, lt. 22, Vila Cézar, e contra o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cubatão-SP, com sede no Centro Administrativo, sala 1805, Cubatão-SP.

A inicial afirma que a Associação Pirineus Batista presta serviços de acolhimento institucional a crianças e adolescentes de rua em Cubatão-SP. Aponta que a segunda requerida concedeu indevidamente registro à Associação Pirineus Batista, violando frontalmente o ECA, pois o dirigente da entidade é o Senhor Vilmar Mendez, condenado definitivamente pelos crimes do art. 157, §3º, do Código Penal e  do art. 244-B do ECA, em concurso material, e atualmente cumprindo pena em regime aberto (conforme certidão cartorária em anexo, da Comarca de Goiatuba-GO e cópia integral do processo criminal nº 20150123456). Diz também que a segunda requerida se omite deliberadamente, porque já foi instada a resolver a questão, mediante inúmeros ofícios a ela endereçados pela autora e que foram ignorados.

Requer a concessão de tutela de urgência, para o imediato fechamento da Associação Pirineu Batista, para que não sejam mais admitidas crianças e adolescentes no local, uma vez que é evidente o risco aos menores. Ao final, pede que o pedido seja julgado procedente, para confirmar a tutela provisória e determinar o fechamento definitivo da entidade.

A associação autora juntou documentos, dentre eles cópia de seu estatuto, que prevê que suas finalidades institucionais são “a defesa dos interesses e direitos protegidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente”, bem como juntou cópia de autorização para o ajuizamento da ação, obtida em assembleia, por votação unânime dos associados. Da leitura do estatuto, verifica-se que a associação está constituída há mais de quinze anos.

O juízo recebeu a inicial e designou audiência de conciliação, reservando momento posterior para decidir o pedido de tutela de urgência. Dita audiência ocorreu com presença de representantes da parte autora e das partes requeridas, e contou também com a participação do promotor de justiça substituto que então oficiava na Comarca. A composição não foi obtida e em despacho o juízo determinou que as requeridas oferecessem defesa, caso quisessem, no prazo legal.

A Associação Batista Pirineus, por meio de advogado, negou que houvesse irregularidade na concessão do registro, dizendo que o afastamento do dirigente Vilmar Mendez  representaria puni-lo duas vezes pelo mesmo fato, o que é vedado pelo sistema constitucional. Em outra peça, ofertou reconvenção, requerendo condenação da parte autora, no montante de R$ 260.000,00 (duzentos e sessenta mil reais), para reparar os danos morais causados a Vilmar Mendez, uma vez que a inicial expôs indevidamente dados de um “processo criminal injusto” e “fruto de perseguição política do magistrado de Goiabuta-GO”. Pediu liminarmente, com base no art. 5º, V, da Constituição Federal e no art. 21 do Código Civil, que fossem desentranhadas a certidão cartória da Comarca de Goiatuba-GO e a cópia do processo criminal nº  20150123456, sob pena de multa diária de R$ 10.000,00 (dez mil reais).

A segunda requerida ofereceu contestação intempestiva, afirmando que nada houve de errado no registro da Associação Batista Pirineus como entidade de atendimento a crianças e adolescentes, tendo agido “dentro da legalidade”.

O juízo determinou intimação da parte autora, para réplica às contestações e eventual defesa da reconvenção. O prazo transcorreu in albis.

Em seguida, o juízo proferiu despacho, solicitando manifestação do Ministério Público a respeito dos “pedidos liminares” das partes.

Você é a(o) promotor(a) de justiça titular da Comarca de Cubatão-SP. Formule a manifestação cabível. O relatório é dispensado.

 

  1055 item(ns)
Primeiro Anterior  34   35   36   37   38  Proximo Ultimo

Cesta de Rodadas Pretéritas

Adicione à cesta os planos das Rodadas Pretéritas que você deseja adquirir.

    Valor Total: R$ ...

    • 1

    Copyright © 2010-2025 - Emagis - Todos os direitos reservados - CNPJ: 12.626.846/0001-10
    O Emagis é uma instituição privada, não possuindo qualquer vinculação a órgãos públicos. ILION.com.br