Emagis
Emagis
HOME MATRICULE-SE POR QUE APROVAMOS MAIS? ENTENDA OS CURSOS RESULTADOS ÁREA RESTRITA
NEWSLETTER
CONTATO
Magistratura MAGISTRATURA
Magistratura MINISTÉRIO PÚBLICO
Magistratura DEFENSORIA PÚBLICA
Magistratura PROCURADORIA
Magistratura DELEGADO DE POLICIA
Programas de Estudos PROGRAMAS DE ESTUDO
Planos de Questões/Provas PLANOS DE QUESTÕES/PROVAS
Cursos Intensivos Simulados CURSOS INTENSIVOS SIMULADOS
Videoaulas VIDEOAULAS
Rodadas Pretéritas RODADAS PRETÉRITAS
Downloads DOWNLOADS
Facebook Intagran Youtube Twitter
Emagis
Bem-vindo(a)



INÍCIO (ÁREA RESTRITA) AVISOS MINHA CONTA ALTERAR DADOS CADASTRAIS RENOVAR/ADQUIRIR PLANO CERTIFICADOS INDIQUE UM AMIGO SAIR
FAÇA SEU LOGIN


ESQUECEU A SENHA?


Seu navegador não suporta este video. Por favor, atualize seu navegador.

Rodadas Pretéritas

  1. Home
  2. Rodadas Pretéritas
  3. Busca
  4. Entenda as rodadas pretéritas
Informações Adicionar

Discursivas 2022

Informações Adicionar

Discursivas TJ/SP 2023

Busque por suas rodadas

Informações Adicionar

Objetivas MPF - Rodada 39.2023

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 39.2023

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 39.2023

Informações Adicionar

Sentença Estadual - Rodada 39.2023

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 39.2023

Informações Adicionar

Objetivas MP Estadual - Rodada 39.2023

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 39.2023 - Questão 1

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 39.2023 - Questão 2

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 39.2023 - Questão 3

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 39.2023 - Questão 4

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 39.2023

Informações Adicionar

Ministério Público Estadual - Rodada 39.2023

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 39.2023

Informações Adicionar

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 39.2023

Informações Adicionar

PGE/PGM - Rodada 39.2023

Informações Adicionar

Delegado de Polícia - Rodada 39.2023

Informações Adicionar

Defensoria Pública Estadual - Rodada 39.2023

Informações Adicionar

Objetivas DPF - Rodada 38.2023

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 38.2023

Informações Adicionar

Objetivas MPF - Rodada 38.2023

Informações Adicionar

Objetivas MP Estadual - Rodada 38.2023

Informações Adicionar

Objetivas DP Estadual - Rodada 38.2023

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 38.2023 - Questão 1

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 38.2023 - Questão 2

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 38.2023 - Questão 3

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 38.2023 - Questão 4

Objetivas MPF - Rodada 39.2023

(EMAGIS) Quanto aos direitos e deveres fundamentais, assinale a alternativa correta.

 

(PGE/ES – Procurador do Estado – CEBRASPE – 2023) A respeito dos direitos sociais previstos na CF e à luz da jurisprudência dos tribunais superiores, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) A respeito do financiamento da seguridade social, tendo presente a disciplina da Constituição Federal, inclusive com as alterações produzidas pela EC 103/2019, além da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere dispositivos de lei estadual, referente aos servidores públicos estaduais, com o seguinte teor:

“Art. 1º. Além do valor do padrão do cargo, o funcionário só poderá receber as seguintes vantagens pecuniárias:
(…)
V – salário-família e salário-esposa.
Art. 2º. O salário esposa será concedido ao funcionário que não perceba vencimento ou remuneração de importância superior a 2 (duas) vezes o valor do menor vencimento pago pelo Estado, desde que a mulher não exerça atividade remunerada.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/RJ – Juiz Estadual – VUNESP – 2023) Órgão de monitoramento do Sistema Interamericano de proteção e promoção dos direitos humanos, com sede em Washington, D.C. É um órgão principal e autônomo da Organização dos Estados Americanos (OEA). É integrado por sete membros independentes que atuam a título individual, os quais não representam nenhum país em particular, sendo eleitos pela Assembleia Geral da OEA. Entre suas competências está receber, analisar e investigar petições, realizar visitas in loco, fazer recomendações aos Estados membros, apresentar casos à jurisdição da Corte Interamericana, solicitar opiniões consultivas à Corte Interamericana, realizar e publicar estudos sobre diferentes temas.

É correto afirmar que o enunciado se refere

 

(EMAGIS) Relativamente à Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/95), aquilate as proposições listadas abaixo.

I. É assegurado ao partido político com estatuto registrado no Tribunal Superior Eleitoral o direito à utilização gratuita de escolas públicas ou Casas Legislativas para a realização de suas reuniões ou convenções, responsabilizando-se pelos danos porventura causados com a realização do evento.

II. A fundação ou instituto de direito privado, criado por partido político, destinado ao estudo e pesquisa, à doutrinação e à educação política, rege-se pelas normas da lei civil e tem autonomia para contratar com instituições públicas e privadas, prestar serviços e manter estabelecimentos de acordo com suas finalidades, podendo, ainda, manter intercâmbio com instituições não nacionais.

III. Em caso de cancelamento ou caducidade do órgão de direção nacional do partido, reverterá aos respectivos órgãos de direção estadual a quota que caberia ao órgão de direção nacional.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre licitações e contratos administrativos, considerada a disciplina da Lei 14.133/21, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre os poderes administrativos e os serviços públicos, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Quanto à Lei 9.784/99 e temas correlatos, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) O Ministério Público do Trabalho ajuizou ação civil pública em face de empresa estatal tendo como objetivo a anulação da contratação irregular de trabalhadores a título de cargo em comissão ou de função de confiança ou gratificada, para exercício de atividades rotineiras da empresa, sem a locação dos contratados em cargos de assessoramento superior, direção ou chefia, com intuito, segundo o MPT, de burlar a lei e o princípio constitucional do concurso público, requerendo também a condenação em danos morais coletivos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei municipal, de iniciativa parlamentar, com os seguintes dispositivos: “Art. 1º - Os estabelecimentos privados e os órgãos e entidades do Poder Público situados no Município deverão substituir o uso de saco plástico de lixo e de sacola plástica pelo uso de saco de lixo ecológico e de sacola ecológica. Art. 2º - É vedada a utilização de saco plástico de lixo e de sacola plástica para acondicionamento, empacotamento, armazenamento ou transporte de resíduos ou produtos comercializados ou fornecidos, ainda que gratuitamente, em estabelecimentos privados e órgãos ou entidades do Poder Público situados ou em funcionamento, ainda que temporário, no território do Município.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto às execuções fiscais, marque a alternativa incorreta.

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) O Brasil firmou tratado internacional com um país estrangeiro em 2022 prevendo a concessão de isenção de ICMS nas importações de determinado produto (com o compromisso de devida reciprocidade do Estado estrangeiro). O referido tratado foi assinado pelo presidente da República, depois aprovado por decreto legislativo no Congresso Nacional e, por fim, promulgado como Decreto federal. O Estado Alfa, contudo, ingressou com medida judicial alegando que a União estava prejudicando sua arrecadação interna de ICMS com tal isenção e que, além disso, estava a conceder benefício tributário de ICMS sem a devida deliberação prévia e autorização dos Estados e do Distrito Federal.

Diante desse cenário e à luz do entendimento dos tribunais superiores, é correto afirmar que:

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) No Brasil, pode-se falar na existência de uma “Constituição Orçamentária”, isto é, um conjunto de princípios e regras presentes em nossa atual Constituição Federal versando sobre os mais diversos aspectos do orçamento público.

Acerca dessa temática, dentre as opções abaixo, a única que configura exceção às proibições constitucionais em matéria orçamentária é:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o Direito Internacional Privado, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere ação de responsabilidade civil ajuizada pela Irmãos Silva Vendedora de Laranjas Ltda, estando a ação de indenização fundada na prática de condutas abusivas pela ré, Nacional Exportadora de Laranjas S/A, que teria se valido, juntamente com outras empresas do setor, de atos anticoncorrenciais no mercado de compra de caixas de laranja, controlando os preços, impondo ao autor prejuízos financeiros e sua exclusão do setor. Na hipótese, as condutas consideradas abusivas não foram caracterizadas como formação de cartel pelo CADE, tendo sido firmado Acordo de Leniência e Termo de Cessação de Conduta como condição de suspensão do processo administrativo ali instaurado, posteriormente extinto, haja vista o cumprimento das obrigações estipuladas no documento.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a Lei 12.529/2011 (‘Nova Lei do CADE’), a empresa Irmãos Silva Vendedora de Laranjas Ltda pode ingressar em juízo para, em defesa de seus interesses individuais, obter a cessação das práticas irregulares pela Nacional Exportadora de Laranjas S/A, bem como o recebimento de indenização por perdas e danos sofridos, devendo, contudo, aguardar a finalização do processo administrativo de apuração no CADE, de modo que o juiz, ao receber a ação em questão, deve verificar se naquele momento o processo no CADE já finalizara.

II. A empresa Irmãos Silva Vendedora de Laranjas Ltda terá direito a ressarcimento em dobro pelos prejuízos sofridos caso comprove que a Nacional Exportadora de Laranjas S/A combinou com concorrentes preços de forma irregular dos produtos oferecidos individualmente, ressarcimento em dobro aplicável, segundo inovação introduzida na Lei 12.529/2011 pela Lei 14.470/2022, mesmo tendo esta última empresa celebrado acordo de leniência ou termo de compromisso de cessação da prática.

III. Verificada a inexistência de decisão do CADE sobre a formação de cartel no caso em questão, o prazo prescricional aplicável à pretensão indenizatória veiculada pela Irmãos Silva Vendedora de Laranjas Ltda é quinquenal e o termo inicial de sua contagem é a data da ciência do fato danoso.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Gustavo adquiriu em um supermercado uma caixa de leite da marca “Vacas produtivas”. Ao abrir o produto para fazer uma torta, imediatamente notou a presença de um objeto de cor escura alheio às características do leite, que se constatou ser um inseto em decomposição. Sentindo-se constrangido, ajuizou ação civil de responsabilização contra a marca e o supermercado. Essa ação deve ser julgada:

 

(EMAGIS) Geraldo e Fátima ajuizaram a presente ação de usucapião urbana contra Joaquim e Helena alegando estarem há mais de 5 anos na posse mansa e pacífica do imóvel situado na Rua 1, nº 2, apartamento 100, bloco 1, destacando preencherem todos os requisitos do artigo 1.240 do Código Civil. Relatam que há mais de 10 anos pagam todos os tributos e despesas condominiais, ordinárias e extraordinárias, incidentes sobre o bem, esclarecendo, também, que adquiriram metade do imóvel em hasta pública, com o que também preencheriam os requisitos do artigo 1.242 do Código Civil. Em sua defesa, os réus afirmam a impossibilidade jurídica do pedido, por serem os autores proprietários de metade do imóvel, além de afirmarem que o pedido deve ser julgado improcedente sob o fundamento da impossibilidade de ser usucapido imóvel por coproprietário que se encontre em condomínio pro indiviso.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A usucapião constitucional ou especial urbana, prevista também no artigo 1.240 do Código Civil, sujeita-se ao prazo quinquenal, diferentemente da usucapião ordinária, prevista no artigo 1.242 do Código, submetida, ao menos em regra, ao prazo decenal, sendo que, para declaração do direito à primeira, Geraldo e Fátima devem provar que (i) se trata de área urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados, (ii) utilizam-na para sua moradia ou de sua família e (iii) não são proprietários de outro imóvel urbano ou rural.

II. Caso em favor de Geraldo e Fátima venha a ser reconhecido a usucapião prevista no artigo 1.240 do Código Civil (especial urbana ou constitucional), o fato de serem eles proprietários de metade do imóvel usucapiendo não recai na vedação de não possuir "outro imóvel" urbano, ainda que esteja esta vedação contida no aludido artigo 1.240.

III. É inadmissível a usucapião de bem em condomínio, ainda que o condômino exerça a posse do bem com exclusividade, devendo, sob a ótica da usucapião prevista no artigo 1.242 do Código Civil (usucapião ordinária), com esse fundamento, ser negado o pedido de Geraldo e Fátima.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam, no âmbito dos contratos, da autonomia privada, devendo ser apreciadas em consonância com a Lei 13.874/2019 (‘Lei da Liberdade Econômica’) e com a jurisprudência do STJ.

I. Um dos direitos de toda pessoa, natural ou jurídica, essenciais para o desenvolvimento e o crescimento econômicos do País, segundo a Lei 13.874/2019, é o de ter a garantia de que os negócios jurídicos empresariais paritários serão objeto de livre estipulação das partes pactuantes, de forma a aplicar todas as regras de direito empresarial apenas de maneira subsidiária ao avençado, exceto normas de ordem pública.

II. Em se tratado de contrato de prestação de serviços firmado entre dois particulares os quais estão em pé de igualdade no momento de deliberação sobre os termos do contrato, não há, segundo o STJ, vício na cláusula que desobriga uma das partes a remunerar a outra por serviços prestados na hipótese de rescisão contratual.

III. Nos contratos civis e empresariais, segundo alterações introduzidas no Código Civil pela Lei 13.874/2019, a alocação de riscos definida pelas partes deve ser respeitada e observada, sendo que a revisão contratual somente ocorrerá de maneira excepcional e limitada.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito dos atos processuais das partes, avalie as assertivas que seguem.

I. Os atos das partes consistentes em declarações unilaterais ou bilaterais de vontade produzem imediatamente a constituição, modificação ou extinção de direitos processuais, sendo que, todavia, a desistência da ação só produzirá efeitos após homologação judicial.

II. O recorrente poderá, a qualquer tempo, sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso, sendo que, contudo, a desistência do recurso não impede a análise de questão cuja repercussão geral já tenha sido reconhecida e daquela objeto de julgamento de recursos extraordinários ou especiais repetitivos.

III. A renúncia ao direito de recorrer independe da aceitação da outra parte, sendo que a parte que aceitar expressa ou tacitamente a decisão não poderá recorrer.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que tange à ação rescisória, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Quanto à reconvenção, considerada a regência do CPC, aquilate as assertivas articuladas abaixo.

I. Não é necessária a indicação do valor da causa na reconvenção.

II. Não se admite que o réu ofereça reconvenção sem que apresente contestação ao pedido inicial, uma vez que, na sistemática do CPC/2015, a reconvenção deve ser apresentada precisamente no bojo da peça contestatória.

III. Deve o juiz determinar a emenda também na reconvenção, possibilitando ao reconvinte, a fim de evitar a sua rejeição prematura, corrigir defeitos e/ou irregularidades.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) No âmbito do estudo das teorias legitimadoras da pena, as assertivas que seguem tratam das Teorias Unitárias, Ecléticas ou Mistas, devendo ser marcada a INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a tentativa, tendo em conta a disciplina da Parte Geral do Código Penal e o magistério consagrado na doutrina penalista, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 11.343/06 e a Lei 12.850/13, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) No que tange à Lei 12.850/13 e à Lei 7.492/86, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto à sanção penal e temas correlatos, assinale a alternativa incorreta.

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2023) Assinale a opção que apresenta o princípio norteador do processo penal abordado, precipuamente, pelo brocardo audiatur et altera pars.

 

(EMAGIS) Sobre a suspensão condicional do processo penal (‘sursis processual’), avalie as assertivas que seguem.

I. A reparação do dano causado, salvo na impossibilidade de fazê-lo, prevista no art. 89, § 1º, I, da Lei n. 9.099/1995, é condição facultativa para concessão do sursis processual.

II. Opera a suspensão do processo após o recebimento da denúncia.

III. É descabida se o acusado estiver sendo processado ou tiver sido condenado por outro crime.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a prescrição da pretensão penal executória, avalie as assertivas que seguem.

I. O prazo para a prescrição da execução da pena concretamente aplicada somente começa a correr do dia em que a sentença condenatória transita em julgado para ambas as partes, momento em que nasce para o Estado a pretensão executória da pena, conforme interpretação dada pelo Supremo Tribunal Federal ao princípio da presunção de inocência (art. 5º, inciso LVII, da Constituição Federal) nas ADC 43, 44 e 54.

II. Ainda que da sentença condenatória recorra apenas a defesa, transitando em julgado a condenação para o Ministério Público, não se inicia o prazo da prescrição da pretensão penal executória enquanto não julgado o recurso da defesa e também transitada em julgado a condenação para ela, isso a despeito de a literalidade do Código Penal fixar como termo inicial da prescrição da pretensão penal executória o ‘trânsito em julgado para a acusação’.

III. A orientação do STJ era no sentido de que o termo a quo para contagem do prazo, para fins de prescrição da pretensão executória, é a data do trânsito em julgado para a acusação, e não para ambas as partes, sendo que, todavia, a Terceira Seção do STJ, em consonância com as decisões do Supremo Tribunal Federal sobre a matéria, definiu que a prescrição da pretensão executória tem como marco inicial o trânsito em julgado da condenação para ambas as partes.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

Objetivas Delegado - Rodada 39.2023

(EMAGIS) No âmbito do estudo das teorias legitimadoras da pena, as assertivas que seguem tratam das Teorias Unitárias, Ecléticas ou Mistas, devendo ser marcada a INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a tentativa, tendo em conta a disciplina da Parte Geral do Código Penal e o magistério consagrado na doutrina penalista, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 11.343/06 e a Lei 12.850/13, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Quanto à sanção penal e temas correlatos, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) No que tange à Lei 12.850/13 e à Lei 7.492/86, assinale a alternativa correta.

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2023) Assinale a opção que apresenta o princípio norteador do processo penal abordado, precipuamente, pelo brocardo audiatur et altera pars.

 

(EMAGIS) Sobre a suspensão condicional do processo penal (‘sursis processual’), avalie as assertivas que seguem.

I. A reparação do dano causado, salvo na impossibilidade de fazê-lo, prevista no art. 89, § 1º, I, da Lei n. 9.099/1995, é condição facultativa para concessão do sursis processual.

II. Opera a suspensão do processo após o recebimento da denúncia.

III. É descabida se o acusado estiver sendo processado ou tiver sido condenado por outro crime.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a prescrição da pretensão penal executória, avalie as assertivas que seguem.

I. O prazo para a prescrição da execução da pena concretamente aplicada somente começa a correr do dia em que a sentença condenatória transita em julgado para ambas as partes, momento em que nasce para o Estado a pretensão executória da pena, conforme interpretação dada pelo Supremo Tribunal Federal ao princípio da presunção de inocência (art. 5º, inciso LVII, da Constituição Federal) nas ADC 43, 44 e 54.

II. Ainda que da sentença condenatória recorra apenas a defesa, transitando em julgado a condenação para o Ministério Público, não se inicia o prazo da prescrição da pretensão penal executória enquanto não julgado o recurso da defesa e também transitada em julgado a condenação para ela, isso a despeito de a literalidade do Código Penal fixar como termo inicial da prescrição da pretensão penal executória o ‘trânsito em julgado para a acusação’.

III. A orientação do STJ era no sentido de que o termo a quo para contagem do prazo, para fins de prescrição da pretensão executória, é a data do trânsito em julgado para a acusação, e não para ambas as partes, sendo que, todavia, a Terceira Seção do STJ, em consonância com as decisões do Supremo Tribunal Federal sobre a matéria, definiu que a prescrição da pretensão executória tem como marco inicial o trânsito em julgado da condenação para ambas as partes.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto aos direitos e deveres fundamentais, assinale a alternativa correta.

 

(PGE/ES – Procurador do Estado – CEBRASPE – 2023) A respeito dos direitos sociais previstos na CF e à luz da jurisprudência dos tribunais superiores, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) A respeito do financiamento da seguridade social, tendo presente a disciplina da Constituição Federal, inclusive com as alterações produzidas pela EC 103/2019, além da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere dispositivos de lei estadual, referente aos servidores públicos estaduais, com o seguinte teor:

“Art. 1º. Além do valor do padrão do cargo, o funcionário só poderá receber as seguintes vantagens pecuniárias:
(…)
V – salário-família e salário-esposa.
Art. 2º. O salário esposa será concedido ao funcionário que não perceba vencimento ou remuneração de importância superior a 2 (duas) vezes o valor do menor vencimento pago pelo Estado, desde que a mulher não exerça atividade remunerada.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre licitações e contratos administrativos, considerada a disciplina da Lei 14.133/21, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre os poderes administrativos e os serviços públicos, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Quanto à Lei 9.784/99 e temas correlatos, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) O Ministério Público do Trabalho ajuizou ação civil pública em face de empresa estatal tendo como objetivo a anulação da contratação irregular de trabalhadores a título de cargo em comissão ou de função de confiança ou gratificada, para exercício de atividades rotineiras da empresa, sem a locação dos contratados em cargos de assessoramento superior, direção ou chefia, com intuito, segundo o MPT, de burlar a lei e o princípio constitucional do concurso público, requerendo também a condenação em danos morais coletivos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/RJ – Juiz Estadual – VUNESP – 2023) Órgão de monitoramento do Sistema Interamericano de proteção e promoção dos direitos humanos, com sede em Washington, D.C. É um órgão principal e autônomo da Organização dos Estados Americanos (OEA). É integrado por sete membros independentes que atuam a título individual, os quais não representam nenhum país em particular, sendo eleitos pela Assembleia Geral da OEA. Entre suas competências está receber, analisar e investigar petições, realizar visitas in loco, fazer recomendações aos Estados membros, apresentar casos à jurisdição da Corte Interamericana, solicitar opiniões consultivas à Corte Interamericana, realizar e publicar estudos sobre diferentes temas.

É correto afirmar que o enunciado se refere

 

(EMAGIS) Quanto às execuções fiscais, marque a alternativa incorreta.

 

(TJ/RJ – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2023) Segundo o regramento constitucional referente ao imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação – ICMS, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) Considere lei municipal, de iniciativa parlamentar, com os seguintes dispositivos: “Art. 1º - Os estabelecimentos privados e os órgãos e entidades do Poder Público situados no Município deverão substituir o uso de saco plástico de lixo e de sacola plástica pelo uso de saco de lixo ecológico e de sacola ecológica. Art. 2º - É vedada a utilização de saco plástico de lixo e de sacola plástica para acondicionamento, empacotamento, armazenamento ou transporte de resíduos ou produtos comercializados ou fornecidos, ainda que gratuitamente, em estabelecimentos privados e órgãos ou entidades do Poder Público situados ou em funcionamento, ainda que temporário, no território do Município.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 39.2023

(EMAGIS) Sobre licitações e contratos administrativos, considerada a disciplina da Lei 14.133/21, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre os poderes administrativos e os serviços públicos, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Quanto à Lei 9.784/99 e temas correlatos, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) O Ministério Público do Trabalho ajuizou ação civil pública em face de empresa estatal tendo como objetivo a anulação da contratação irregular de trabalhadores a título de cargo em comissão ou de função de confiança ou gratificada, para exercício de atividades rotineiras da empresa, sem a locação dos contratados em cargos de assessoramento superior, direção ou chefia, com intuito, segundo o MPT, de burlar a lei e o princípio constitucional do concurso público, requerendo também a condenação em danos morais coletivos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto aos direitos e deveres fundamentais, assinale a alternativa correta.

 

(PGE/ES – Procurador do Estado – CEBRASPE – 2023) A respeito dos direitos sociais previstos na CF e à luz da jurisprudência dos tribunais superiores, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) A respeito do financiamento da seguridade social, tendo presente a disciplina da Constituição Federal, inclusive com as alterações produzidas pela EC 103/2019, além da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere dispositivos de lei estadual, referente aos servidores públicos estaduais, com o seguinte teor:

“Art. 1º. Além do valor do padrão do cargo, o funcionário só poderá receber as seguintes vantagens pecuniárias:
(…)
V – salário-família e salário-esposa.
Art. 2º. O salário esposa será concedido ao funcionário que não perceba vencimento ou remuneração de importância superior a 2 (duas) vezes o valor do menor vencimento pago pelo Estado, desde que a mulher não exerça atividade remunerada.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito dos atos processuais das partes, avalie as assertivas que seguem.

I. Os atos das partes consistentes em declarações unilaterais ou bilaterais de vontade produzem imediatamente a constituição, modificação ou extinção de direitos processuais, sendo que, todavia, a desistência da ação só produzirá efeitos após homologação judicial.

II. O recorrente poderá, a qualquer tempo, sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso, sendo que, contudo, a desistência do recurso não impede a análise de questão cuja repercussão geral já tenha sido reconhecida e daquela objeto de julgamento de recursos extraordinários ou especiais repetitivos.

III. A renúncia ao direito de recorrer independe da aceitação da outra parte, sendo que a parte que aceitar expressa ou tacitamente a decisão não poderá recorrer.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que tange à ação rescisória, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Quanto à reconvenção, considerada a regência do CPC, aquilate as assertivas articuladas abaixo.

I. Não é necessária a indicação do valor da causa na reconvenção.

II. Não se admite que o réu ofereça reconvenção sem que apresente contestação ao pedido inicial, uma vez que, na sistemática do CPC/2015, a reconvenção deve ser apresentada precisamente no bojo da peça contestatória.

III. Deve o juiz determinar a emenda também na reconvenção, possibilitando ao reconvinte, a fim de evitar a sua rejeição prematura, corrigir defeitos e/ou irregularidades.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Geraldo e Fátima ajuizaram a presente ação de usucapião urbana contra Joaquim e Helena alegando estarem há mais de 5 anos na posse mansa e pacífica do imóvel situado na Rua 1, nº 2, apartamento 100, bloco 1, destacando preencherem todos os requisitos do artigo 1.240 do Código Civil. Relatam que há mais de 10 anos pagam todos os tributos e despesas condominiais, ordinárias e extraordinárias, incidentes sobre o bem, esclarecendo, também, que adquiriram metade do imóvel em hasta pública, com o que também preencheriam os requisitos do artigo 1.242 do Código Civil. Em sua defesa, os réus afirmam a impossibilidade jurídica do pedido, por serem os autores proprietários de metade do imóvel, além de afirmarem que o pedido deve ser julgado improcedente sob o fundamento da impossibilidade de ser usucapido imóvel por coproprietário que se encontre em condomínio pro indiviso.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A usucapião constitucional ou especial urbana, prevista também no artigo 1.240 do Código Civil, sujeita-se ao prazo quinquenal, diferentemente da usucapião ordinária, prevista no artigo 1.242 do Código, submetida, ao menos em regra, ao prazo decenal, sendo que, para declaração do direito à primeira, Geraldo e Fátima devem provar que (i) se trata de área urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados, (ii) utilizam-na para sua moradia ou de sua família e (iii) não são proprietários de outro imóvel urbano ou rural.

II. Caso em favor de Geraldo e Fátima venha a ser reconhecido a usucapião prevista no artigo 1.240 do Código Civil (especial urbana ou constitucional), o fato de serem eles proprietários de metade do imóvel usucapiendo não recai na vedação de não possuir "outro imóvel" urbano, ainda que esteja esta vedação contida no aludido artigo 1.240.

III. É inadmissível a usucapião de bem em condomínio, ainda que o condômino exerça a posse do bem com exclusividade, devendo, sob a ótica da usucapião prevista no artigo 1.242 do Código Civil (usucapião ordinária), com esse fundamento, ser negado o pedido de Geraldo e Fátima.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam, no âmbito dos contratos, da autonomia privada, devendo ser apreciadas em consonância com a Lei 13.874/2019 (‘Lei da Liberdade Econômica’) e com a jurisprudência do STJ.

I. Um dos direitos de toda pessoa, natural ou jurídica, essenciais para o desenvolvimento e o crescimento econômicos do País, segundo a Lei 13.874/2019, é o de ter a garantia de que os negócios jurídicos empresariais paritários serão objeto de livre estipulação das partes pactuantes, de forma a aplicar todas as regras de direito empresarial apenas de maneira subsidiária ao avençado, exceto normas de ordem pública.

II. Em se tratado de contrato de prestação de serviços firmado entre dois particulares os quais estão em pé de igualdade no momento de deliberação sobre os termos do contrato, não há, segundo o STJ, vício na cláusula que desobriga uma das partes a remunerar a outra por serviços prestados na hipótese de rescisão contratual.

III. Nos contratos civis e empresariais, segundo alterações introduzidas no Código Civil pela Lei 13.874/2019, a alocação de riscos definida pelas partes deve ser respeitada e observada, sendo que a revisão contratual somente ocorrerá de maneira excepcional e limitada.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/RJ – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2023) José, com 18 anos, era registrado como filho de Pedro. Entretanto, descobriu que sua mãe Maria, no período de sua concepção, estava separada de fato de Pedro e teria tido um relacionamento amoroso com Isaías, falecido há dois anos. Isaías tinha características físicas muito semelhantes a José. Este, então, propôs ação de reconhecimento de paternidade contra os sucessores de Isaías, cumulada com petição de herança. Pedro subscreveu declaração escrita onde afirmou que concorda com a pretensão de José de buscar o seu verdadeiro vínculo biológico; declarou, ainda, que pretende manter sua condição de pai de José, em razão da afetividade que possui com ele. Acerca do caso narrado, pode-se corretamente afirmar que

 

(EMAGIS) A respeito da ineficácia em relação à massa falida de atos praticados antes da falência, tendo presente a disciplina da Lei 11.101/2005, o magistério da doutrina e a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo inovação introduzida na Lei 11.101/2005 pela Lei 14.112/2020, quaisquer dos atos em questão, ainda que tenham sido previstos e realizados na forma definida no plano de recuperação judicial ou extrajudicial, serão declarados ineficazes ou revogados caso arrolados no artigo 129 da Lei 11.101/2005.

II. Segundo a doutrina, os atos considerados ineficazes pela Lei de Falências, além de não produzirem qualquer efeito jurídico perante a massa, são atos nulos, posto que sua validade é comprometida pela própria pela lei falimentar, de modo que tais atos não produzem efeitos em relação aos demais sujeitos de direito.

III. A declaração de ineficácia do negócio jurídico de aquisição, por terceira empresa, de marcas e maquinário da empresa falida, decretada no Juízo Falimentar, implicando no retorno dos bens ao patrimônio da falida, impede o redirecionamento de execução fiscal em desfavor de aludida empresa adquirente com fundamento em sucessão irregular.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Cristina ajuizou ação revisional de contrato de promessa de compra e venda de imóvel ‘na planta’ cumulada com repetição de indébito contra AB Construções Ltda, requerendo a declaração de nulidade da cláusula contratual tida como abusiva, qual seja, o reajuste das prestações pelo CUB (Custo Unitário Básico da Construção Civil fornecido pelo Sinduscon) e a consequente restituição dos valores pagos indevidamente.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. No contrato de compra e venda de imóvel, com a obra finalizada, não é possível a utilização de índice setorial de reajuste, pois não há mais influência do preço dos insumos da construção civil, motivo pelo qual a pretensão de Cristina deve ser acolhida para o período posterior à finalização da construção, a partir de quando a atualização do saldo devedor por ela suportado não se pode dar com base no CUB, mas, sim, pelo INPC.

II. O indexador CUB-Sinduscon tem natureza diferente daquela do INCC.

III. É lícita a utilização do CUB-Sinduscon para atualização do saldo devedor a ser suportado por Cristina apenas com relação ao período anterior à conclusão da obra do imóvel, devendo nesta parte ser julgado improcedente o pedido.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto às execuções fiscais, marque a alternativa incorreta.

 

(TJ/RJ – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2023) Segundo o regramento constitucional referente ao imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação – ICMS, é correto afirmar que

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) No Brasil, pode-se falar na existência de uma “Constituição Orçamentária”, isto é, um conjunto de princípios e regras presentes em nossa atual Constituição Federal versando sobre os mais diversos aspectos do orçamento público.

Acerca dessa temática, dentre as opções abaixo, a única que configura exceção às proibições constitucionais em matéria orçamentária é:

 

(Procurador do Município de São José do Rio Preto/SP – VUNESP – 2023) Sobre prescrição no direito do trabalho, nos termos da CLT, assinale a alternativa correta.

 

(Procurador do Município de São José do Rio Preto/SP – VUNESP – 2023) Sobre os embargos à execução na justiça do trabalho, conforme previsão legal, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere lei municipal, de iniciativa parlamentar, com os seguintes dispositivos: “Art. 1º - Os estabelecimentos privados e os órgãos e entidades do Poder Público situados no Município deverão substituir o uso de saco plástico de lixo e de sacola plástica pelo uso de saco de lixo ecológico e de sacola ecológica. Art. 2º - É vedada a utilização de saco plástico de lixo e de sacola plástica para acondicionamento, empacotamento, armazenamento ou transporte de resíduos ou produtos comercializados ou fornecidos, ainda que gratuitamente, em estabelecimentos privados e órgãos ou entidades do Poder Público situados ou em funcionamento, ainda que temporário, no território do Município.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/RS – Técnico Administrativo – FGV – 2023) No âmbito do Estado Alfa, determinada sociedade empresária, que oferecia o fretamento de ônibus para fins de transporte coletivo destinado à população de baixa renda, locou diversos veículos que se encontravam em condições precárias. Por tal razão, esses veículos se envolveram em acidentes que acarretaram a morte de diversas pessoas. Sensibilizado pelo clamor público e convicto da necessidade de responsabilização dos autores, o governador do Estado Alfa, em coletiva de imprensa, informou que colocaria a Defensoria Pública em regime de plantão especial, de modo a atender, com a maior celeridade possível, os familiares das vítimas, com o correlato ajuizamento das ações de reparação de danos.

À luz da sistemática constitucional, a narrativa acima se mostra:

 

(TJ/RJ – Juiz Estadual – VUNESP – 2023) Órgão de monitoramento do Sistema Interamericano de proteção e promoção dos direitos humanos, com sede em Washington, D.C. É um órgão principal e autônomo da Organização dos Estados Americanos (OEA). É integrado por sete membros independentes que atuam a título individual, os quais não representam nenhum país em particular, sendo eleitos pela Assembleia Geral da OEA. Entre suas competências está receber, analisar e investigar petições, realizar visitas in loco, fazer recomendações aos Estados membros, apresentar casos à jurisdição da Corte Interamericana, solicitar opiniões consultivas à Corte Interamericana, realizar e publicar estudos sobre diferentes temas.

É correto afirmar que o enunciado se refere

 

(EMAGIS) No âmbito do estudo das teorias legitimadoras da pena, as assertivas que seguem tratam das Teorias Unitárias, Ecléticas ou Mistas, devendo ser marcada a INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a tentativa, tendo em conta a disciplina da Parte Geral do Código Penal e o magistério consagrado na doutrina penalista, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 11.343/06 e a Lei 12.850/13, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Quanto à sanção penal e temas correlatos, assinale a alternativa incorreta.

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2023) Assinale a opção que apresenta o princípio norteador do processo penal abordado, precipuamente, pelo brocardo audiatur et altera pars.

 

(EMAGIS) Sobre a suspensão condicional do processo penal (‘sursis processual’), avalie as assertivas que seguem.

I. A reparação do dano causado, salvo na impossibilidade de fazê-lo, prevista no art. 89, § 1º, I, da Lei n. 9.099/1995, é condição facultativa para concessão do sursis processual.

II. Opera a suspensão do processo após o recebimento da denúncia.

III. É descabida se o acusado estiver sendo processado ou tiver sido condenado por outro crime.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a prescrição da pretensão penal executória, avalie as assertivas que seguem.

I. O prazo para a prescrição da execução da pena concretamente aplicada somente começa a correr do dia em que a sentença condenatória transita em julgado para ambas as partes, momento em que nasce para o Estado a pretensão executória da pena, conforme interpretação dada pelo Supremo Tribunal Federal ao princípio da presunção de inocência (art. 5º, inciso LVII, da Constituição Federal) nas ADC 43, 44 e 54.

II. Ainda que da sentença condenatória recorra apenas a defesa, transitando em julgado a condenação para o Ministério Público, não se inicia o prazo da prescrição da pretensão penal executória enquanto não julgado o recurso da defesa e também transitada em julgado a condenação para ela, isso a despeito de a literalidade do Código Penal fixar como termo inicial da prescrição da pretensão penal executória o ‘trânsito em julgado para a acusação’.

III. A orientação do STJ era no sentido de que o termo a quo para contagem do prazo, para fins de prescrição da pretensão executória, é a data do trânsito em julgado para a acusação, e não para ambas as partes, sendo que, todavia, a Terceira Seção do STJ, em consonância com as decisões do Supremo Tribunal Federal sobre a matéria, definiu que a prescrição da pretensão executória tem como marco inicial o trânsito em julgado da condenação para ambas as partes.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Acerca do mandado de segurança relativamente à tutela de interesses individuais, difusos e coletivos, assinale a opção CORRETA.

 

(EMAGIS) Considerando a autorização para viagem de criança e adolescente, segundo o ECA e a Resolução CNJ 295/2019, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Gustavo adquiriu em um supermercado uma caixa de leite da marca “Vacas produtivas”. Ao abrir o produto para fazer uma torta, imediatamente notou a presença de um objeto de cor escura alheio às características do leite, que se constatou ser um inseto em decomposição. Sentindo-se constrangido, ajuizou ação civil de responsabilização contra a marca e o supermercado. Essa ação deve ser julgada:

 

Sentença Estadual - Rodada 39.2023

Luísa S. ajuizou, em 15/08/2022, ação de usucapião em desfavor de Chico M.

Alega que reside no imóvel situado na Alameda das Desilusões, S/N, no município de São Paulo/SP, matrícula nº XXXXXX, do Cartório de Registro de Imóveis de São Paulo, desde 10/03/2005, quando o recebeu, com as correspondentes chaves dadas, em mãos, por Chico.

Sustenta exercer, a partir daí, a posse plena com animus domini, de forma pacífica, arcando com todos os ônus e bônus da propriedade.

Assevera que a sua vinculação ao imóvel decorreu do relacionamento amoroso que teve com Chico, por mais de 10 anos e que teria findado em 2000. Aponta que, em 2005, já transcorridos 05 anos do fim do relacionamento, Chico, voluntariamente e sem oposição, destinou, sem qualquer ônus, o imóvel para que a autora nele residisse. A propriedade do bem era de Whinderson N., que o destinou para uso livre e sem oposição a Chico. Em 14/11/2008, Whinderson, em dação em pagamento, transferiu o referido imóvel para Chico, com o correspondente registro no cartório de imóveis, em razão de dívida específica.

Informa que, desde então, mantém-se no imóvel, totalizando ocupação mansa e pacífica por um período superior a 15 anos, razão pela qual manejou a presente ação com o fim de ver declarada, em seu benefício, a propriedade do bem, mediante usucapião extraordinária. Juntou documentos de pagamento de IPTU, energia e água, correspondentes a todo o período em que ocupou o bem.

Em respeito à legislação de regência, os interessados no feito foram devidamente citados e intimados, inclusive com a previsão editalícia. O Estado de São Paulo manifestou desinteresse no feito. A União, embora proprietária de imóvel confrontante com o objeto da ação, ressaltou não ter interesse no feito. O Ministério Público indicou não existir interesse que justificasse atuação do Parquet.

O réu apresentou contestação, na qual alega, em síntese, que é o efetivo proprietário do bem, o qual foi recebido em dação em pagamento, por ato de Whinderson. Informa que houve mera detenção do bem por parte de Luísa, o que não propicia usucapião. Juntou os documentos comprobatórios do domínio. Réplica apresentada.

Em sede de audiência de instrução e julgamento, realizada em 22/01/2023, foi tomado o depoimento pessoal da autora e ouvidas duas testemunhas, as quais confirmaram que a parte autora efetivamente esteve na posse do bem por todo o período alegado na inicial.

Em alegações finais, a autora reafirmou os termos da inicial.

O réu sustentou que Whinderson deveria compor a lide, em razão de a posse no bem também ter ocorrido enquanto era proprietário, de 2005 a 2008. Sustenta que, como a sua condição de proprietário do imóvel apenas se efetivou em 2008, com a dação em pagamento, somente a partir disso deve ser verificada a prescrição aquisitiva, não havendo, portanto, a satisfação do requisito temporal para usucapião extraordinária. Destaca a incompetência da Justiça Estadual, em razão do manifesto interesse da União, por ser proprietária de bem limítrofe com o objeto da ação, o que pode repercutir na modificação dos limites do bem de propriedade do ente federal. Ressalta, por fim, que a autora permaneceu no imóvel por mera permissão do proprietário, ato que não configura posse para efeito de usucapião. Ressalta que, ainda no que toca ao aspecto temporal, mesmo que se considerasse possível a junção dos prazos, não haveria a satisfação do tempo disposto no Código Civil, aplicável ao caso em análise. Requereu, por fim, a suspensão da presente ação até que se julgue o Processo nº 1010.1010.2019, conexo aos presentes autos e que trata de ação reivindicatória proposta pelo réu, cujos argumentos das partes são os mesmos expostos na presente demanda, estando também o feito concluso para sentença desde 30/05/2022.

Em 20/02/2023, vieram os autos conclusos para sentença.

Com base na situação acima apresentada, elabore a sentença cível pertinente ao caso, com fundamento adequado ao enfrentamento de toda a matéria processual e de mérito, sendo dispensado o relatório.

 

Sentença Federal - Rodada 39.2023

Com base no Relatório abaixo, elabore resposta/sentença a partir da fundamentação abordando as questões jurídicas pertinentes. Bom exercício e força nos estudos!

O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, lastreado em Investigação Preliminar e Inquérito Policial anexos, ofertou denúncia contra DANIEL (ex-prefeito) pela prática do crime previsto no art. 1°, inciso I, do Decreto-Lei nº 201/67. Consta da inicial:

"1. O denunciado utilizou indevidamente em proveito alheio de bens públicos durante sua administração na Prefeitura do município no ano 2018.
2. Conforme apurado, foram repassados por meio do convênio nº 1234, firmado entre Fundo Nacional de Saúde e o Município, a importância de R$ 135.000,00 (cento e trinta e cinco mil reais) para construção e aquisição de equipamentos de um posto de saúde na cidade. Tal convênio teve como signatário o ex-prefeito Manoel, posteriormente cassado, ficando a execução sob responsabilidade do denunciado, seu sucessor.
3. Por meio de visita "in loco" realizada no mês de março de 2019, a divisão de convênios e gestão estadual do Ministério da Saúde constatou, conforme relatório de acompanhamento acostado aos autos, a ausência dos equipamentos no posto de saúde; em verdade, não há sequer informações sobre os citados produtos. Perícia realizada pela Polícia Federal também certificou o mesmo fato.
4. Posteriormente, na prestação de contas relativa ao convênio nº 1234, o denunciado apresentou notas fiscais correspondentes à aquisição de equipamentos, totalizando o montante de R$ 32.000,00 (trinta e dois mil reais).
5. Ante a divergência entre a prestação de contas apresentada pelo denunciado e a não comprovação de que os equipamentos discriminados nas notas fiscais foram entregues, as referidas prestações de contas não foram aprovadas, razão pela qual foi instaurada a Tomada de Contas Especial nº 5678/2020-TCU, que foi submetida à 2ª Câmara do Tribunal de Contas da União, cujo Acórdão julgou irregulares as contas em comento, em razão da não comprovação da aquisição dos equipamentos.
6. Regularmente citado no âmbito daquele Tribunal para apresentar defesa, o denunciado confessou que pagou antecipadamente à empresa “A. Ltda.” da qual teria adquirido os equipamentos, não comprovando, porém, a entrega.
7. Assim, claro está que o denunciado, na condição de então prefeito municipal (atualmente sem mandato) e inobservando regra básica da gestão dos recursos públicos, consistente na vedação do pagamento de despesa anteriormente à sua execução, utilizou-se indevidamente de verba pública federal em proveito da empresa "A. Ltda.", vez que não houve a execução total do objeto do convênio nº 1234, isso quanto à aquisição de equipamentos para um posto de saúde do município.
8. A materialidade resta comprovada face o acervo probatório constante no referido procedimento administrativo, em especial o relatório de acompanhamento, o qual evidencia que os equipamentos não foram localizados no posto, o parecer técnico e o acórdão do TCU-2a CÂMARA, os quais não aprovaram a prestação de contas parcial apresentada pelo denunciado, bem assim perícia produzida no bojo do Inquérito policial, todos no sentido da inexistência dos referidos equipamentos no posto de saúde. Destaque-se que o TCU imputou ao denunciado a responsabilidade de ressarcir a quantia de R$32.000,00, valor esse atinente ao pagamento dos bens não entregues.
10. A autoria está demonstrada pela própria confissão também em sede policial, tendo o denunciado confirmado que pagou antecipadamente à empresa A. Ltda. Daniel exercia o cargo de prefeito à época dos fatos, sendo que as primeiras ordens bancárias datam de 13/06/2018 e o prefeito anterior foi cassado em 10/03/2018.
Diante do exposto, o MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL denuncia DANIEL, qualificado nos autos, como incurso nas penas do artigo 1°, inc. I, do Decreto-Lei 201/67”.

Proferida decisão de recebimento da inicial. Regularmente citado, o réu apresentou defesa, basicamente argumentando que não há provas do cometimento do crime e que provaria sua inocência ao final do processo.

Na audiência de instrução, procedeu-se à oitiva da testemunha Manoel, arrolada pela defesa, bem como ao interrogatório do réu.

Manoel foi testemunha abonatória, nada sabendo sobre os fatos.

Daniel reiterou o que dito na fase anterior à ação penal. Em suma, disse que apenas confiou na palavra do sócio da empresa “A. Ltda” de que realizaria a entrega dos bens tão logo realizado o pagamento. Afirmou que conhecia Sérgio (sócio administrador e já falecido), por isso confiou neste. Confirmou que o pagamento foi realizado no mês de dezembro de 2018 e que não houve licitação em razão da emergência na aquisição.

Nenhuma diligência foi requerida na fase do art. 402 do CPP.

O réu não possui antecedentes. Consta tão somente que já foi anteriormente beneficiário de suspensão condicional do processo em outra ação penal do ano.

Em alegações finais, o parquet federal ratificou os termos da denúncia ressaltando que “as provas materiais são fartas, merecendo especial atenção (1) o já referido relatório de acompanhamento, o qual evidencia que os aparelhos destinados a equipar o posto de saúde não foram localizados; (2) o parecer técnico do TCU; e (3) o Acórdão TCU-2a CÂMARA”. Aduziu, ainda, que "não bastassem as provas técnicas do crime, há ainda a confissão do réu, que confirma o pagamento antecipado e ilegal à empresa “A. Ltda.”, sem que esta tenha efetivamente fornecido os equipamentos. Todos estes fatos foram confirmados em Juízo, durante a instrução processual”. O MPF teceu considerações sobre a necessidade de exasperação da pena-base, em razão das circunstâncias e motivação negativas.

Em seus memoriais finais, o réu alegou: a) nulidade por ausência de notificação preliminar prevista no Decreto-Lei 201/67; b) incompetência da Justiça Federal, uma vez que os valores já teriam sido incorporados ao município; c) no mérito, ausência de provas no sentido de que o réu tenha se apropriado de valores do convênio; d) que mesmo na hipótese de o juízo entender pela condenação, argumenta que na verdade o tipo penal correlato aos fatos seria o do art. 1º, inciso III, do Decreto-Lei 201/67; e) em caso de eventual condenação, requer a fixação da pena no mínimo legal, o estabelecimento do regime aberto e a substituição da pena privativa de liberdade por restritivas de direito.

 

Objetivas MP Estadual - Rodada 39.2023

(EMAGIS) Sobre a função de Corregedor e o regime jurídico do Ministério Público, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) No âmbito do estudo das teorias legitimadoras da pena, as assertivas que seguem tratam das Teorias Unitárias, Ecléticas ou Mistas, devendo ser marcada a INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a tentativa, tendo em conta a disciplina da Parte Geral do Código Penal e o magistério consagrado na doutrina penalista, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 11.343/06 e a Lei 12.850/13, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Quanto à sanção penal e temas correlatos, assinale a alternativa incorreta.

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2023) Assinale a opção que apresenta o princípio norteador do processo penal abordado, precipuamente, pelo brocardo audiatur et altera pars.

 

(EMAGIS) Sobre a suspensão condicional do processo penal (‘sursis processual’), avalie as assertivas que seguem.

I. A reparação do dano causado, salvo na impossibilidade de fazê-lo, prevista no art. 89, § 1º, I, da Lei n. 9.099/1995, é condição facultativa para concessão do sursis processual.

II. Opera a suspensão do processo após o recebimento da denúncia.

III. É descabida se o acusado estiver sendo processado ou tiver sido condenado por outro crime.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a prescrição da pretensão penal executória, avalie as assertivas que seguem.

I. O prazo para a prescrição da execução da pena concretamente aplicada somente começa a correr do dia em que a sentença condenatória transita em julgado para ambas as partes, momento em que nasce para o Estado a pretensão executória da pena, conforme interpretação dada pelo Supremo Tribunal Federal ao princípio da presunção de inocência (art. 5º, inciso LVII, da Constituição Federal) nas ADC 43, 44 e 54.

II. Ainda que da sentença condenatória recorra apenas a defesa, transitando em julgado a condenação para o Ministério Público, não se inicia o prazo da prescrição da pretensão penal executória enquanto não julgado o recurso da defesa e também transitada em julgado a condenação para ela, isso a despeito de a literalidade do Código Penal fixar como termo inicial da prescrição da pretensão penal executória o ‘trânsito em julgado para a acusação’.

III. A orientação do STJ era no sentido de que o termo a quo para contagem do prazo, para fins de prescrição da pretensão executória, é a data do trânsito em julgado para a acusação, e não para ambas as partes, sendo que, todavia, a Terceira Seção do STJ, em consonância com as decisões do Supremo Tribunal Federal sobre a matéria, definiu que a prescrição da pretensão executória tem como marco inicial o trânsito em julgado da condenação para ambas as partes.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Geraldo e Fátima ajuizaram a presente ação de usucapião urbana contra Joaquim e Helena alegando estarem há mais de 5 anos na posse mansa e pacífica do imóvel situado na Rua 1, nº 2, apartamento 100, bloco 1, destacando preencherem todos os requisitos do artigo 1.240 do Código Civil. Relatam que há mais de 10 anos pagam todos os tributos e despesas condominiais, ordinárias e extraordinárias, incidentes sobre o bem, esclarecendo, também, que adquiriram metade do imóvel em hasta pública, com o que também preencheriam os requisitos do artigo 1.242 do Código Civil. Em sua defesa, os réus afirmam a impossibilidade jurídica do pedido, por serem os autores proprietários de metade do imóvel, além de afirmarem que o pedido deve ser julgado improcedente sob o fundamento da impossibilidade de ser usucapido imóvel por coproprietário que se encontre em condomínio pro indiviso.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A usucapião constitucional ou especial urbana, prevista também no artigo 1.240 do Código Civil, sujeita-se ao prazo quinquenal, diferentemente da usucapião ordinária, prevista no artigo 1.242 do Código, submetida, ao menos em regra, ao prazo decenal, sendo que, para declaração do direito à primeira, Geraldo e Fátima devem provar que (i) se trata de área urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados, (ii) utilizam-na para sua moradia ou de sua família e (iii) não são proprietários de outro imóvel urbano ou rural.

II. Caso em favor de Geraldo e Fátima venha a ser reconhecido a usucapião prevista no artigo 1.240 do Código Civil (especial urbana ou constitucional), o fato de serem eles proprietários de metade do imóvel usucapiendo não recai na vedação de não possuir "outro imóvel" urbano, ainda que esteja esta vedação contida no aludido artigo 1.240.

III. É inadmissível a usucapião de bem em condomínio, ainda que o condômino exerça a posse do bem com exclusividade, devendo, sob a ótica da usucapião prevista no artigo 1.242 do Código Civil (usucapião ordinária), com esse fundamento, ser negado o pedido de Geraldo e Fátima.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam, no âmbito dos contratos, da autonomia privada, devendo ser apreciadas em consonância com a Lei 13.874/2019 (‘Lei da Liberdade Econômica’) e com a jurisprudência do STJ.

I. Um dos direitos de toda pessoa, natural ou jurídica, essenciais para o desenvolvimento e o crescimento econômicos do País, segundo a Lei 13.874/2019, é o de ter a garantia de que os negócios jurídicos empresariais paritários serão objeto de livre estipulação das partes pactuantes, de forma a aplicar todas as regras de direito empresarial apenas de maneira subsidiária ao avençado, exceto normas de ordem pública.

II. Em se tratado de contrato de prestação de serviços firmado entre dois particulares os quais estão em pé de igualdade no momento de deliberação sobre os termos do contrato, não há, segundo o STJ, vício na cláusula que desobriga uma das partes a remunerar a outra por serviços prestados na hipótese de rescisão contratual.

III. Nos contratos civis e empresariais, segundo alterações introduzidas no Código Civil pela Lei 13.874/2019, a alocação de riscos definida pelas partes deve ser respeitada e observada, sendo que a revisão contratual somente ocorrerá de maneira excepcional e limitada.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/RJ – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2023) José, com 18 anos, era registrado como filho de Pedro. Entretanto, descobriu que sua mãe Maria, no período de sua concepção, estava separada de fato de Pedro e teria tido um relacionamento amoroso com Isaías, falecido há dois anos. Isaías tinha características físicas muito semelhantes a José. Este, então, propôs ação de reconhecimento de paternidade contra os sucessores de Isaías, cumulada com petição de herança. Pedro subscreveu declaração escrita onde afirmou que concorda com a pretensão de José de buscar o seu verdadeiro vínculo biológico; declarou, ainda, que pretende manter sua condição de pai de José, em razão da afetividade que possui com ele. Acerca do caso narrado, pode-se corretamente afirmar que

 

(EMAGIS) A respeito dos atos processuais das partes, avalie as assertivas que seguem.

I. Os atos das partes consistentes em declarações unilaterais ou bilaterais de vontade produzem imediatamente a constituição, modificação ou extinção de direitos processuais, sendo que, todavia, a desistência da ação só produzirá efeitos após homologação judicial.

II. O recorrente poderá, a qualquer tempo, sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso, sendo que, contudo, a desistência do recurso não impede a análise de questão cuja repercussão geral já tenha sido reconhecida e daquela objeto de julgamento de recursos extraordinários ou especiais repetitivos.

III. A renúncia ao direito de recorrer independe da aceitação da outra parte, sendo que a parte que aceitar expressa ou tacitamente a decisão não poderá recorrer.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que tange à ação rescisória, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Quanto à reconvenção, considerada a regência do CPC, aquilate as assertivas articuladas abaixo.

I. Não é necessária a indicação do valor da causa na reconvenção.

II. Não se admite que o réu ofereça reconvenção sem que apresente contestação ao pedido inicial, uma vez que, na sistemática do CPC/2015, a reconvenção deve ser apresentada precisamente no bojo da peça contestatória.

III. Deve o juiz determinar a emenda também na reconvenção, possibilitando ao reconvinte, a fim de evitar a sua rejeição prematura, corrigir defeitos e/ou irregularidades.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Acerca do mandado de segurança relativamente à tutela de interesses individuais, difusos e coletivos, assinale a opção CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto aos direitos e deveres fundamentais, assinale a alternativa correta.

 

(PGE/ES – Procurador do Estado – CEBRASPE – 2023) A respeito dos direitos sociais previstos na CF e à luz da jurisprudência dos tribunais superiores, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) A respeito do financiamento da seguridade social, tendo presente a disciplina da Constituição Federal, inclusive com as alterações produzidas pela EC 103/2019, além da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere dispositivos de lei estadual, referente aos servidores públicos estaduais, com o seguinte teor:

“Art. 1º. Além do valor do padrão do cargo, o funcionário só poderá receber as seguintes vantagens pecuniárias:
(…)
V – salário-família e salário-esposa.
Art. 2º. O salário esposa será concedido ao funcionário que não perceba vencimento ou remuneração de importância superior a 2 (duas) vezes o valor do menor vencimento pago pelo Estado, desde que a mulher não exerça atividade remunerada.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/RJ – Juiz Estadual – VUNESP – 2023) Órgão de monitoramento do Sistema Interamericano de proteção e promoção dos direitos humanos, com sede em Washington, D.C. É um órgão principal e autônomo da Organização dos Estados Americanos (OEA). É integrado por sete membros independentes que atuam a título individual, os quais não representam nenhum país em particular, sendo eleitos pela Assembleia Geral da OEA. Entre suas competências está receber, analisar e investigar petições, realizar visitas in loco, fazer recomendações aos Estados membros, apresentar casos à jurisdição da Corte Interamericana, solicitar opiniões consultivas à Corte Interamericana, realizar e publicar estudos sobre diferentes temas.

É correto afirmar que o enunciado se refere

 

(EMAGIS) Sobre licitações e contratos administrativos, considerada a disciplina da Lei 14.133/21, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre os poderes administrativos e os serviços públicos, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Quanto à Lei 9.784/99 e temas correlatos, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) O Ministério Público do Trabalho ajuizou ação civil pública em face de empresa estatal tendo como objetivo a anulação da contratação irregular de trabalhadores a título de cargo em comissão ou de função de confiança ou gratificada, para exercício de atividades rotineiras da empresa, sem a locação dos contratados em cargos de assessoramento superior, direção ou chefia, com intuito, segundo o MPT, de burlar a lei e o princípio constitucional do concurso público, requerendo também a condenação em danos morais coletivos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei municipal, de iniciativa parlamentar, com os seguintes dispositivos: “Art. 1º - Os estabelecimentos privados e os órgãos e entidades do Poder Público situados no Município deverão substituir o uso de saco plástico de lixo e de sacola plástica pelo uso de saco de lixo ecológico e de sacola ecológica. Art. 2º - É vedada a utilização de saco plástico de lixo e de sacola plástica para acondicionamento, empacotamento, armazenamento ou transporte de resíduos ou produtos comercializados ou fornecidos, ainda que gratuitamente, em estabelecimentos privados e órgãos ou entidades do Poder Público situados ou em funcionamento, ainda que temporário, no território do Município.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto às execuções fiscais, marque a alternativa incorreta.

 

(TJ/RJ – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2023) Segundo o regramento constitucional referente ao imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação – ICMS, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) A respeito da ineficácia em relação à massa falida de atos praticados antes da falência, tendo presente a disciplina da Lei 11.101/2005, o magistério da doutrina e a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo inovação introduzida na Lei 11.101/2005 pela Lei 14.112/2020, quaisquer dos atos em questão, ainda que tenham sido previstos e realizados na forma definida no plano de recuperação judicial ou extrajudicial, serão declarados ineficazes ou revogados caso arrolados no artigo 129 da Lei 11.101/2005.

II. Segundo a doutrina, os atos considerados ineficazes pela Lei de Falências, além de não produzirem qualquer efeito jurídico perante a massa, são atos nulos, posto que sua validade é comprometida pela própria pela lei falimentar, de modo que tais atos não produzem efeitos em relação aos demais sujeitos de direito.

III. A declaração de ineficácia do negócio jurídico de aquisição, por terceira empresa, de marcas e maquinário da empresa falida, decretada no Juízo Falimentar, implicando no retorno dos bens ao patrimônio da falida, impede o redirecionamento de execução fiscal em desfavor de aludida empresa adquirente com fundamento em sucessão irregular.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Cristina ajuizou ação revisional de contrato de promessa de compra e venda de imóvel ‘na planta’ cumulada com repetição de indébito contra AB Construções Ltda, requerendo a declaração de nulidade da cláusula contratual tida como abusiva, qual seja, o reajuste das prestações pelo CUB (Custo Unitário Básico da Construção Civil fornecido pelo Sinduscon) e a consequente restituição dos valores pagos indevidamente.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. No contrato de compra e venda de imóvel, com a obra finalizada, não é possível a utilização de índice setorial de reajuste, pois não há mais influência do preço dos insumos da construção civil, motivo pelo qual a pretensão de Cristina deve ser acolhida para o período posterior à finalização da construção, a partir de quando a atualização do saldo devedor por ela suportado não se pode dar com base no CUB, mas, sim, pelo INPC.

II. O indexador CUB-Sinduscon tem natureza diferente daquela do INCC.

III. É lícita a utilização do CUB-Sinduscon para atualização do saldo devedor a ser suportado por Cristina apenas com relação ao período anterior à conclusão da obra do imóvel, devendo nesta parte ser julgado improcedente o pedido.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente à Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/95), aquilate as proposições listadas abaixo.

I. É assegurado ao partido político com estatuto registrado no Tribunal Superior Eleitoral o direito à utilização gratuita de escolas públicas ou Casas Legislativas para a realização de suas reuniões ou convenções, responsabilizando-se pelos danos porventura causados com a realização do evento.

II. A fundação ou instituto de direito privado, criado por partido político, destinado ao estudo e pesquisa, à doutrinação e à educação política, rege-se pelas normas da lei civil e tem autonomia para contratar com instituições públicas e privadas, prestar serviços e manter estabelecimentos de acordo com suas finalidades, podendo, ainda, manter intercâmbio com instituições não nacionais.

III. Em caso de cancelamento ou caducidade do órgão de direção nacional do partido, reverterá aos respectivos órgãos de direção estadual a quota que caberia ao órgão de direção nacional.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considerando a autorização para viagem de criança e adolescente, segundo o ECA e a Resolução CNJ 295/2019, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Gustavo adquiriu em um supermercado uma caixa de leite da marca “Vacas produtivas”. Ao abrir o produto para fazer uma torta, imediatamente notou a presença de um objeto de cor escura alheio às características do leite, que se constatou ser um inseto em decomposição. Sentindo-se constrangido, ajuizou ação civil de responsabilização contra a marca e o supermercado. Essa ação deve ser julgada:

 

Discursivas - Rodada 39.2023 - Questão 1

Jagunço Mulambo, no dia 15/09/2023, transportava, em seu veículo Monza Classic 1993, Placa PIT-0000, 892 (oitocentos e noventa e dois) maços de cigarros estrangeiros de introdução proibida no Brasil, quando foi abordado por agentes da Polícia Rodoviária Federal, em posto de fiscalização situado na cidade de Aparecida de Goiânia/GO.

Diante desse cenário, e sem acrescentar nenhum fato, responda: 

a) Qual o tipo penal relacionado, em tese, com a conduta de Jagunço Mulambo? 

b) Houve crime?

Discursivas - Rodada 39.2023 - Questão 2

Com a promulgação da lei estadual MNOP, empresas do setor têxtil de determinado estado da federação passaram a ficar obrigadas a colocarem etiquetas em braile nas peças de vestuário com o objetivo de atender as pessoas com deficiência visual. Restou vedada a cobrança de valores adicionais de qualquer natureza pelas empresas do setor têxtil para o cumprimento do disposto na lei, sendo que o descumprimento ensejaria multa. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) ajuizou ADI contra essa lei. Defendeu que a norma geraria insegurança jurídica considerando que fala em “empresas do setor têxtil”, sem definir claramente quem está abrangido pela expressão. Sob o prisma formal, a autora alegou que a lei afrontou a competência privativa da União para legislar sobre o comércio interestadual e exterior, já que, dependendo da interpretação da norma, limitou a participação competitiva das indústrias têxteis do referido Estado no mercado nacional de vestuários ou impôs alteração do processo produtivo às indústrias sediadas em outros Estados da Federação e em outros países que queiram comercializar seus produtos no referido Estado. Argumentou, ainda, que a previsão violou os princípios da livre concorrência e da livre iniciativa. O STF concordou com os argumentos da autora? A lei MNOP é inconstitucional? Explique em até 15 linhas.

Discursivas - Rodada 39.2023 - Questão 3

Lei Municipal enquadrou determinados loteamentos urbanos em zona de proteção ambiental, a caracterizar limitação administrativa com criação de área non aedificandi. Nessa hipótese, é devido o pagamento de indenização aos proprietários dos imóveis abrangidos pela área objeto da limitação? Resposta em, no máximo, 15 linhas.

Discursivas - Rodada 39.2023 - Questão 4

A União (Fazenda Nacional) ingressou, em 1º/04/2014, com execução fiscal em desfavor da empresa Trambiques Ltda. junto ao juízo estadual da Comarca de Tocantinópolis/TO, município onde sediada a empresa executada e inexistente Vara Federal instalada.

Após o advento da EC 103/2019, considerando que o § 3º do art. 109 da CF foi alterado e deixou de prever que a lei poderia permitir que fossem também processadas e julgadas pela justiça estadual (além das ações previdenciárias) outras demandas em que a comarca não seja sede de vara do juízo federal, o juiz estadual daquela Comarca declinou da competência e determinou o encaminhamento da execução fiscal à Subseção Judiciária de Araguaína/TO, que jurisdiciona o município de Tocantinópolis/TO.

Considerada a situação em foco, discorra, em texto dissertativo, sobre o acerto ou desacerto da decisão do juízo estadual que reconheceu a incompetência da justiça estadual para processar e julgar a execução fiscal e determinou o encaminhamento dos autos àquele juízo federal. Limite: 15 (quinze) linhas.

Discursivas - Rodada 39.2023

Jagunço Mulambo, no dia 15/09/2023, transportava, em seu veículo Monza Classic 1993, Placa PIT-0000, 892 (oitocentos e noventa e dois) maços de cigarros estrangeiros de introdução proibida no Brasil, quando foi abordado por agentes da Polícia Rodoviária Federal, em posto de fiscalização situado na cidade de Aparecida de Goiânia/GO.

Diante desse cenário, e sem acrescentar nenhum fato, responda: 

a) Qual o tipo penal relacionado, em tese, com a conduta de Jagunço Mulambo? 

b) Houve crime?

 

Com a promulgação da lei estadual MNOP, empresas do setor têxtil de determinado estado da federação passaram a ficar obrigadas a colocarem etiquetas em braile nas peças de vestuário com o objetivo de atender as pessoas com deficiência visual. Restou vedada a cobrança de valores adicionais de qualquer natureza pelas empresas do setor têxtil para o cumprimento do disposto na lei, sendo que o descumprimento ensejaria multa. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) ajuizou ADI contra essa lei. Defendeu que a norma geraria insegurança jurídica considerando que fala em “empresas do setor têxtil”, sem definir claramente quem está abrangido pela expressão. Sob o prisma formal, a autora alegou que a lei afrontou a competência privativa da União para legislar sobre o comércio interestadual e exterior, já que, dependendo da interpretação da norma, limitou a participação competitiva das indústrias têxteis do referido Estado no mercado nacional de vestuários ou impôs alteração do processo produtivo às indústrias sediadas em outros Estados da Federação e em outros países que queiram comercializar seus produtos no referido Estado. Argumentou, ainda, que a previsão violou os princípios da livre concorrência e da livre iniciativa. O STF concordou com os argumentos da autora? A lei MNOP é inconstitucional? Explique em até 15 linhas.

 

Lei Municipal enquadrou determinados loteamentos urbanos em zona de proteção ambiental, a caracterizar limitação administrativa com criação de área non aedificandi. Nessa hipótese, é devido o pagamento de indenização aos proprietários dos imóveis abrangidos pela área objeto da limitação? Resposta em, no máximo, 15 linhas.

 

A União (Fazenda Nacional) ingressou, em 1º/04/2014, com execução fiscal em desfavor da empresa Trambiques Ltda. junto ao juízo estadual da Comarca de Tocantinópolis/TO, município onde sediada a empresa executada e inexistente Vara Federal instalada.

Após o advento da EC 103/2019, considerando que o § 3º do art. 109 da CF foi alterado e deixou de prever que a lei poderia permitir que fossem também processadas e julgadas pela justiça estadual (além das ações previdenciárias) outras demandas em que a comarca não seja sede de vara do juízo federal, o juiz estadual daquela Comarca declinou da competência e determinou o encaminhamento da execução fiscal à Subseção Judiciária de Araguaína/TO, que jurisdiciona o município de Tocantinópolis/TO.

Considerada a situação em foco, discorra, em texto dissertativo, sobre o acerto ou desacerto da decisão do juízo estadual que reconheceu a incompetência da justiça estadual para processar e julgar a execução fiscal e determinou o encaminhamento dos autos àquele juízo federal. Limite: 15 (quinze) linhas.

 

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 39.2023

(EMAGIS) Geraldo e Fátima ajuizaram a presente ação de usucapião urbana contra Joaquim e Helena alegando estarem há mais de 5 anos na posse mansa e pacífica do imóvel situado na Rua 1, nº 2, apartamento 100, bloco 1, destacando preencherem todos os requisitos do artigo 1.240 do Código Civil. Relatam que há mais de 10 anos pagam todos os tributos e despesas condominiais, ordinárias e extraordinárias, incidentes sobre o bem, esclarecendo, também, que adquiriram metade do imóvel em hasta pública, com o que também preencheriam os requisitos do artigo 1.242 do Código Civil. Em sua defesa, os réus afirmam a impossibilidade jurídica do pedido, por serem os autores proprietários de metade do imóvel, além de afirmarem que o pedido deve ser julgado improcedente sob o fundamento da impossibilidade de ser usucapido imóvel por coproprietário que se encontre em condomínio pro indiviso.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A usucapião constitucional ou especial urbana, prevista também no artigo 1.240 do Código Civil, sujeita-se ao prazo quinquenal, diferentemente da usucapião ordinária, prevista no artigo 1.242 do Código, submetida, ao menos em regra, ao prazo decenal, sendo que, para declaração do direito à primeira, Geraldo e Fátima devem provar que (i) se trata de área urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados, (ii) utilizam-na para sua moradia ou de sua família e (iii) não são proprietários de outro imóvel urbano ou rural.

II. Caso em favor de Geraldo e Fátima venha a ser reconhecido a usucapião prevista no artigo 1.240 do Código Civil (especial urbana ou constitucional), o fato de serem eles proprietários de metade do imóvel usucapiendo não recai na vedação de não possuir "outro imóvel" urbano, ainda que esteja esta vedação contida no aludido artigo 1.240.

III. É inadmissível a usucapião de bem em condomínio, ainda que o condômino exerça a posse do bem com exclusividade, devendo, sob a ótica da usucapião prevista no artigo 1.242 do Código Civil (usucapião ordinária), com esse fundamento, ser negado o pedido de Geraldo e Fátima.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam, no âmbito dos contratos, da autonomia privada, devendo ser apreciadas em consonância com a Lei 13.874/2019 (‘Lei da Liberdade Econômica’) e com a jurisprudência do STJ.

I. Um dos direitos de toda pessoa, natural ou jurídica, essenciais para o desenvolvimento e o crescimento econômicos do País, segundo a Lei 13.874/2019, é o de ter a garantia de que os negócios jurídicos empresariais paritários serão objeto de livre estipulação das partes pactuantes, de forma a aplicar todas as regras de direito empresarial apenas de maneira subsidiária ao avençado, exceto normas de ordem pública.

II. Em se tratado de contrato de prestação de serviços firmado entre dois particulares os quais estão em pé de igualdade no momento de deliberação sobre os termos do contrato, não há, segundo o STJ, vício na cláusula que desobriga uma das partes a remunerar a outra por serviços prestados na hipótese de rescisão contratual.

III. Nos contratos civis e empresariais, segundo alterações introduzidas no Código Civil pela Lei 13.874/2019, a alocação de riscos definida pelas partes deve ser respeitada e observada, sendo que a revisão contratual somente ocorrerá de maneira excepcional e limitada.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/RJ – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2023) José, com 18 anos, era registrado como filho de Pedro. Entretanto, descobriu que sua mãe Maria, no período de sua concepção, estava separada de fato de Pedro e teria tido um relacionamento amoroso com Isaías, falecido há dois anos. Isaías tinha características físicas muito semelhantes a José. Este, então, propôs ação de reconhecimento de paternidade contra os sucessores de Isaías, cumulada com petição de herança. Pedro subscreveu declaração escrita onde afirmou que concorda com a pretensão de José de buscar o seu verdadeiro vínculo biológico; declarou, ainda, que pretende manter sua condição de pai de José, em razão da afetividade que possui com ele. Acerca do caso narrado, pode-se corretamente afirmar que

 

(EMAGIS) A respeito dos atos processuais das partes, avalie as assertivas que seguem.

I. Os atos das partes consistentes em declarações unilaterais ou bilaterais de vontade produzem imediatamente a constituição, modificação ou extinção de direitos processuais, sendo que, todavia, a desistência da ação só produzirá efeitos após homologação judicial.

II. O recorrente poderá, a qualquer tempo, sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso, sendo que, contudo, a desistência do recurso não impede a análise de questão cuja repercussão geral já tenha sido reconhecida e daquela objeto de julgamento de recursos extraordinários ou especiais repetitivos.

III. A renúncia ao direito de recorrer independe da aceitação da outra parte, sendo que a parte que aceitar expressa ou tacitamente a decisão não poderá recorrer.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que tange à ação rescisória, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Quanto à reconvenção, considerada a regência do CPC, aquilate as assertivas articuladas abaixo.

I. Não é necessária a indicação do valor da causa na reconvenção.

II. Não se admite que o réu ofereça reconvenção sem que apresente contestação ao pedido inicial, uma vez que, na sistemática do CPC/2015, a reconvenção deve ser apresentada precisamente no bojo da peça contestatória.

III. Deve o juiz determinar a emenda também na reconvenção, possibilitando ao reconvinte, a fim de evitar a sua rejeição prematura, corrigir defeitos e/ou irregularidades.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Gustavo adquiriu em um supermercado uma caixa de leite da marca “Vacas produtivas”. Ao abrir o produto para fazer uma torta, imediatamente notou a presença de um objeto de cor escura alheio às características do leite, que se constatou ser um inseto em decomposição. Sentindo-se constrangido, ajuizou ação civil de responsabilização contra a marca e o supermercado. Essa ação deve ser julgada:

 

(EMAGIS) Considerando a autorização para viagem de criança e adolescente, segundo o ECA e a Resolução CNJ 295/2019, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) No âmbito do estudo das teorias legitimadoras da pena, as assertivas que seguem tratam das Teorias Unitárias, Ecléticas ou Mistas, devendo ser marcada a INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a tentativa, tendo em conta a disciplina da Parte Geral do Código Penal e o magistério consagrado na doutrina penalista, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 11.343/06 e a Lei 12.850/13, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Quanto à sanção penal e temas correlatos, assinale a alternativa incorreta.

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2023) Assinale a opção que apresenta o princípio norteador do processo penal abordado, precipuamente, pelo brocardo audiatur et altera pars.

 

(EMAGIS) Sobre a suspensão condicional do processo penal (‘sursis processual’), avalie as assertivas que seguem.

I. A reparação do dano causado, salvo na impossibilidade de fazê-lo, prevista no art. 89, § 1º, I, da Lei n. 9.099/1995, é condição facultativa para concessão do sursis processual.

II. Opera a suspensão do processo após o recebimento da denúncia.

III. É descabida se o acusado estiver sendo processado ou tiver sido condenado por outro crime.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a prescrição da pretensão penal executória, avalie as assertivas que seguem.

I. O prazo para a prescrição da execução da pena concretamente aplicada somente começa a correr do dia em que a sentença condenatória transita em julgado para ambas as partes, momento em que nasce para o Estado a pretensão executória da pena, conforme interpretação dada pelo Supremo Tribunal Federal ao princípio da presunção de inocência (art. 5º, inciso LVII, da Constituição Federal) nas ADC 43, 44 e 54.

II. Ainda que da sentença condenatória recorra apenas a defesa, transitando em julgado a condenação para o Ministério Público, não se inicia o prazo da prescrição da pretensão penal executória enquanto não julgado o recurso da defesa e também transitada em julgado a condenação para ela, isso a despeito de a literalidade do Código Penal fixar como termo inicial da prescrição da pretensão penal executória o ‘trânsito em julgado para a acusação’.

III. A orientação do STJ era no sentido de que o termo a quo para contagem do prazo, para fins de prescrição da pretensão executória, é a data do trânsito em julgado para a acusação, e não para ambas as partes, sendo que, todavia, a Terceira Seção do STJ, em consonância com as decisões do Supremo Tribunal Federal sobre a matéria, definiu que a prescrição da pretensão executória tem como marco inicial o trânsito em julgado da condenação para ambas as partes.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto aos direitos e deveres fundamentais, assinale a alternativa correta.

 

(PGE/ES – Procurador do Estado – CEBRASPE – 2023) A respeito dos direitos sociais previstos na CF e à luz da jurisprudência dos tribunais superiores, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) A respeito do financiamento da seguridade social, tendo presente a disciplina da Constituição Federal, inclusive com as alterações produzidas pela EC 103/2019, além da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere dispositivos de lei estadual, referente aos servidores públicos estaduais, com o seguinte teor:

“Art. 1º. Além do valor do padrão do cargo, o funcionário só poderá receber as seguintes vantagens pecuniárias:
(…)
V – salário-família e salário-esposa.
Art. 2º. O salário esposa será concedido ao funcionário que não perceba vencimento ou remuneração de importância superior a 2 (duas) vezes o valor do menor vencimento pago pelo Estado, desde que a mulher não exerça atividade remunerada.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente à Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/95), aquilate as proposições listadas abaixo.

I. É assegurado ao partido político com estatuto registrado no Tribunal Superior Eleitoral o direito à utilização gratuita de escolas públicas ou Casas Legislativas para a realização de suas reuniões ou convenções, responsabilizando-se pelos danos porventura causados com a realização do evento.

II. A fundação ou instituto de direito privado, criado por partido político, destinado ao estudo e pesquisa, à doutrinação e à educação política, rege-se pelas normas da lei civil e tem autonomia para contratar com instituições públicas e privadas, prestar serviços e manter estabelecimentos de acordo com suas finalidades, podendo, ainda, manter intercâmbio com instituições não nacionais.

III. Em caso de cancelamento ou caducidade do órgão de direção nacional do partido, reverterá aos respectivos órgãos de direção estadual a quota que caberia ao órgão de direção nacional.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito da ineficácia em relação à massa falida de atos praticados antes da falência, tendo presente a disciplina da Lei 11.101/2005, o magistério da doutrina e a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo inovação introduzida na Lei 11.101/2005 pela Lei 14.112/2020, quaisquer dos atos em questão, ainda que tenham sido previstos e realizados na forma definida no plano de recuperação judicial ou extrajudicial, serão declarados ineficazes ou revogados caso arrolados no artigo 129 da Lei 11.101/2005.

II. Segundo a doutrina, os atos considerados ineficazes pela Lei de Falências, além de não produzirem qualquer efeito jurídico perante a massa, são atos nulos, posto que sua validade é comprometida pela própria pela lei falimentar, de modo que tais atos não produzem efeitos em relação aos demais sujeitos de direito.

III. A declaração de ineficácia do negócio jurídico de aquisição, por terceira empresa, de marcas e maquinário da empresa falida, decretada no Juízo Falimentar, implicando no retorno dos bens ao patrimônio da falida, impede o redirecionamento de execução fiscal em desfavor de aludida empresa adquirente com fundamento em sucessão irregular.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Cristina ajuizou ação revisional de contrato de promessa de compra e venda de imóvel ‘na planta’ cumulada com repetição de indébito contra AB Construções Ltda, requerendo a declaração de nulidade da cláusula contratual tida como abusiva, qual seja, o reajuste das prestações pelo CUB (Custo Unitário Básico da Construção Civil fornecido pelo Sinduscon) e a consequente restituição dos valores pagos indevidamente.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. No contrato de compra e venda de imóvel, com a obra finalizada, não é possível a utilização de índice setorial de reajuste, pois não há mais influência do preço dos insumos da construção civil, motivo pelo qual a pretensão de Cristina deve ser acolhida para o período posterior à finalização da construção, a partir de quando a atualização do saldo devedor por ela suportado não se pode dar com base no CUB, mas, sim, pelo INPC.

II. O indexador CUB-Sinduscon tem natureza diferente daquela do INCC.

III. É lícita a utilização do CUB-Sinduscon para atualização do saldo devedor a ser suportado por Cristina apenas com relação ao período anterior à conclusão da obra do imóvel, devendo nesta parte ser julgado improcedente o pedido.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto às execuções fiscais, marque a alternativa incorreta.

 

(TJ/RJ – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2023) Segundo o regramento constitucional referente ao imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação – ICMS, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) Considere lei municipal, de iniciativa parlamentar, com os seguintes dispositivos: “Art. 1º - Os estabelecimentos privados e os órgãos e entidades do Poder Público situados no Município deverão substituir o uso de saco plástico de lixo e de sacola plástica pelo uso de saco de lixo ecológico e de sacola ecológica. Art. 2º - É vedada a utilização de saco plástico de lixo e de sacola plástica para acondicionamento, empacotamento, armazenamento ou transporte de resíduos ou produtos comercializados ou fornecidos, ainda que gratuitamente, em estabelecimentos privados e órgãos ou entidades do Poder Público situados ou em funcionamento, ainda que temporário, no território do Município.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre licitações e contratos administrativos, considerada a disciplina da Lei 14.133/21, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre os poderes administrativos e os serviços públicos, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Quanto à Lei 9.784/99 e temas correlatos, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) O Ministério Público do Trabalho ajuizou ação civil pública em face de empresa estatal tendo como objetivo a anulação da contratação irregular de trabalhadores a título de cargo em comissão ou de função de confiança ou gratificada, para exercício de atividades rotineiras da empresa, sem a locação dos contratados em cargos de assessoramento superior, direção ou chefia, com intuito, segundo o MPT, de burlar a lei e o princípio constitucional do concurso público, requerendo também a condenação em danos morais coletivos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a função de Corregedor e o regime jurídico do Ministério Público, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Acerca do mandado de segurança relativamente à tutela de interesses individuais, difusos e coletivos, assinale a opção CORRETA.

 

(TJ/RJ – Juiz Estadual – VUNESP – 2023) Órgão de monitoramento do Sistema Interamericano de proteção e promoção dos direitos humanos, com sede em Washington, D.C. É um órgão principal e autônomo da Organização dos Estados Americanos (OEA). É integrado por sete membros independentes que atuam a título individual, os quais não representam nenhum país em particular, sendo eleitos pela Assembleia Geral da OEA. Entre suas competências está receber, analisar e investigar petições, realizar visitas in loco, fazer recomendações aos Estados membros, apresentar casos à jurisdição da Corte Interamericana, solicitar opiniões consultivas à Corte Interamericana, realizar e publicar estudos sobre diferentes temas.

É correto afirmar que o enunciado se refere

 

(EMAGIS) Sobre a Autoridade Nacional de Certificação de Dados – ANPD, marque a alternativa correta

 

(EMAGIS) Um outro tema pujante no mundo das comunicações é o Marco Civil da Internet, Lei 12.965/2014. Nela, alguns conceitos são bem delineados, como os provedores de conexão e os provedores de aplicação. Sobre essas e outras questões, marque a alternativa correta:

 

Ministério Público Estadual - Rodada 39.2023

RENILDO SOARES desapareceu em 12 de junho de 2022, por volta das 19 horas, após sair da casa de seu irmão, não se tendo notícias dele naquele dia ou no subsequente.

Diante da preocupação de sua família, iniciou-se a busca por RENILDO, que foi encontrado sem vida no município de Araporã, proximidade da divisa entre os estados de Goiás e Minas Gerais, às margens da BR 153. No local, foram encontrados e apreendidos três cartuchos de arma de fogo deflagrados.

Um inquérito policial foi instaurado, e o exame cadavérico confirmou que RENILDO foi vítima de seis disparos de arma de fogo, sendo três ainda em vida, enquanto os outros três ocorreram após sua morte.

Após quase um ano de investigação sem avanços significativos na identificação dos responsáveis, a Promotoria Criminal de Itumbiara optou por iniciar um Procedimento de Investigação Criminal (PIC).

As investigações avançaram, revelando que RENILDO era irmão de JEFFERSON SOARES, um policial penal do Estado de Goiás que estava sendo “jurado de morte” por membros de uma facção criminosa com influência no sistema prisional. Essa facção realizou um "tribunal do crime" presidido por RAFAEL VIEIRA, que decidiu pela morte de JEFFERSON devido a uma agressão a PLAUTO SILVA, um preso associado ao grupo. A execução foi designada a FÁBIO MALHEIROS, um detento do presídio de Itumbiara, que tinha a perspectiva de obter uma saída temporária em breve.

Após ser liberado temporariamente, FÁBIO passou a monitorar os movimentos de JEFFERSON e descobriu onde este morava. Além disso, FÁBIO sabia que ANA BEATRIZ era zeladora que trabalhava no mesmo prédio, e já havia tido um relacionamento com ele no passado. FÁBIO reatou o relacionamento com ANA BEATRIZ para obter informações sobre a rotina de JEFFERSON. ANA, que nutria sentimentos por FÁBIO, sabia de sua condição de presidiário, mas não estava ciente de sua conexão com a facção criminosa e forneceu detalhes sobre JEFFERSON, incluindo seu endereço residencial e veículo, sem saber exatamente para que FÁBIO necessitava de tais informações.

ANA também conhecia ROBERTO BENEVIDES, um agente administrativo do presídio de Itumbiara, que tinha interesse nela. No dia 19 de maio de 2022, com sua persuasão feminina, ANA conseguiu informações sobre a rotina de trabalho de JEFFERSON por meio de ROBERTO. Com todas essas informações em mãos, RAFAEL traçou os detalhes do plano criminoso.

Era sabido que nas terças-feiras JEFFERSON ia à unidade prisional, voltava para casa, trocava de roupa e ia jogar futebol no clube municipal. No dia 12 de junho de 2022, uma terça-feira, FÁBIO e SEVERINO LIMA ficaram perto da residência de JEFFERSON em uma motocicleta. Já tendo anoitecido, viram o carro de JEFFERSON entrar na garagem do prédio e sair meia hora depois. Começaram a segui-lo até o clube municipal. Quando o motorista percebeu que estava sendo seguido pela motocicleta de SEVERINO, tentou fugir, mas foi perseguido.

Ao se aproximarem da ponte do rio Paranaíba, que marca a divisa entre os estados, FÁBIO instou SEVERINO a se aproximar do automóvel. Quando conseguiram ficar lado a lado, FÁBIO disparou três tiros contra o motorista.

Como o carro não parou e atravessou completamente a ponte, a dupla continuou a perseguição até que o veículo interrompeu sua marcha, colidindo contra a mureta da pista. Neste momento, SEVERINO, com o objetivo de “mostrar serviço” à facção criminosa, pegou a arma de FÁBIO e disparou mais três vezes contra o motorista, apoderando-se, ato continuo, de seu celular. Em seguida, a dupla fugiu de volta para Itumbiara.

A investigação esclareceu, ainda, que JEFFERSON, ao chegar em casa naquele dia informou a seu irmão RENILDO, que estava presente, que estava se sentindo mal e não jogaria futebol. Ele pediu a RENILDO para substituí-lo no jogo e entregou-lhe as chaves do carro. JEFFERSON foi descansar enquanto RENILDO se dirigia ao clube com o automóvel. Essa trágica coincidência fez com que FÁBIO e SEVERINO acreditassem que estavam seguindo JEFFERSON, quando, na verdade, estavam perseguindo seu irmão, resultando nos eventos que levaram à morte de RENILDO.

A motocicleta utilizada por FÁBIO E SEVERINO, pertencente a este, foi apreendida e periciada.

Procedeu-se ao levantamento dos antecedentes, tendo sido documentado que: 1) FÁBIO possui condenação pelo crime previsto no art. 2º da lei 12.850/2013, e pelo art. 157, §2º, do Código Penal, por duas vezes; 2) RAFAEL possui condenação pelo crime previsto no art. 2º da lei 12.850/2013 (mesma ação penal que condenou FÁBIO, juntamente com outros réus), e pelo art. 157, §2º, do Código Penal, por seis vezes; 3) SEVERINO, que completou 18 anos em dezembro de 2021, respondeu por ato infracional análogo ao crime do art. 33 da lei 11.343/2006, tendo-lhe sido aplicada medida de semiliberdade. Nenhum dos outros mencionados possui anotação penal.

Tendo por comprovados os fatos expostos no problema, elabore a denúncia criminal. Não é necessária a manifestação quanto à prisão dos denunciados.

 

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 39.2023

(EMAGIS) Geraldo e Fátima ajuizaram a presente ação de usucapião urbana contra Joaquim e Helena alegando estarem há mais de 5 anos na posse mansa e pacífica do imóvel situado na Rua 1, nº 2, apartamento 100, bloco 1, destacando preencherem todos os requisitos do artigo 1.240 do Código Civil. Relatam que há mais de 10 anos pagam todos os tributos e despesas condominiais, ordinárias e extraordinárias, incidentes sobre o bem, esclarecendo, também, que adquiriram metade do imóvel em hasta pública, com o que também preencheriam os requisitos do artigo 1.242 do Código Civil. Em sua defesa, os réus afirmam a impossibilidade jurídica do pedido, por serem os autores proprietários de metade do imóvel, além de afirmarem que o pedido deve ser julgado improcedente sob o fundamento da impossibilidade de ser usucapido imóvel por coproprietário que se encontre em condomínio pro indiviso.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A usucapião constitucional ou especial urbana, prevista também no artigo 1.240 do Código Civil, sujeita-se ao prazo quinquenal, diferentemente da usucapião ordinária, prevista no artigo 1.242 do Código, submetida, ao menos em regra, ao prazo decenal, sendo que, para declaração do direito à primeira, Geraldo e Fátima devem provar que (i) se trata de área urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados, (ii) utilizam-na para sua moradia ou de sua família e (iii) não são proprietários de outro imóvel urbano ou rural.

II. Caso em favor de Geraldo e Fátima venha a ser reconhecido a usucapião prevista no artigo 1.240 do Código Civil (especial urbana ou constitucional), o fato de serem eles proprietários de metade do imóvel usucapiendo não recai na vedação de não possuir "outro imóvel" urbano, ainda que esteja esta vedação contida no aludido artigo 1.240.

III. É inadmissível a usucapião de bem em condomínio, ainda que o condômino exerça a posse do bem com exclusividade, devendo, sob a ótica da usucapião prevista no artigo 1.242 do Código Civil (usucapião ordinária), com esse fundamento, ser negado o pedido de Geraldo e Fátima.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam, no âmbito dos contratos, da autonomia privada, devendo ser apreciadas em consonância com a Lei 13.874/2019 (‘Lei da Liberdade Econômica’) e com a jurisprudência do STJ.

I. Um dos direitos de toda pessoa, natural ou jurídica, essenciais para o desenvolvimento e o crescimento econômicos do País, segundo a Lei 13.874/2019, é o de ter a garantia de que os negócios jurídicos empresariais paritários serão objeto de livre estipulação das partes pactuantes, de forma a aplicar todas as regras de direito empresarial apenas de maneira subsidiária ao avençado, exceto normas de ordem pública.

II. Em se tratado de contrato de prestação de serviços firmado entre dois particulares os quais estão em pé de igualdade no momento de deliberação sobre os termos do contrato, não há, segundo o STJ, vício na cláusula que desobriga uma das partes a remunerar a outra por serviços prestados na hipótese de rescisão contratual.

III. Nos contratos civis e empresariais, segundo alterações introduzidas no Código Civil pela Lei 13.874/2019, a alocação de riscos definida pelas partes deve ser respeitada e observada, sendo que a revisão contratual somente ocorrerá de maneira excepcional e limitada.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/RJ – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2023) José, com 18 anos, era registrado como filho de Pedro. Entretanto, descobriu que sua mãe Maria, no período de sua concepção, estava separada de fato de Pedro e teria tido um relacionamento amoroso com Isaías, falecido há dois anos. Isaías tinha características físicas muito semelhantes a José. Este, então, propôs ação de reconhecimento de paternidade contra os sucessores de Isaías, cumulada com petição de herança. Pedro subscreveu declaração escrita onde afirmou que concorda com a pretensão de José de buscar o seu verdadeiro vínculo biológico; declarou, ainda, que pretende manter sua condição de pai de José, em razão da afetividade que possui com ele. Acerca do caso narrado, pode-se corretamente afirmar que

 

(EMAGIS) A respeito dos atos processuais das partes, avalie as assertivas que seguem.

I. Os atos das partes consistentes em declarações unilaterais ou bilaterais de vontade produzem imediatamente a constituição, modificação ou extinção de direitos processuais, sendo que, todavia, a desistência da ação só produzirá efeitos após homologação judicial.

II. O recorrente poderá, a qualquer tempo, sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso, sendo que, contudo, a desistência do recurso não impede a análise de questão cuja repercussão geral já tenha sido reconhecida e daquela objeto de julgamento de recursos extraordinários ou especiais repetitivos.

III. A renúncia ao direito de recorrer independe da aceitação da outra parte, sendo que a parte que aceitar expressa ou tacitamente a decisão não poderá recorrer.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que tange à ação rescisória, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Quanto à reconvenção, considerada a regência do CPC, aquilate as assertivas articuladas abaixo.

I. Não é necessária a indicação do valor da causa na reconvenção.

II. Não se admite que o réu ofereça reconvenção sem que apresente contestação ao pedido inicial, uma vez que, na sistemática do CPC/2015, a reconvenção deve ser apresentada precisamente no bojo da peça contestatória.

III. Deve o juiz determinar a emenda também na reconvenção, possibilitando ao reconvinte, a fim de evitar a sua rejeição prematura, corrigir defeitos e/ou irregularidades.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Gustavo adquiriu em um supermercado uma caixa de leite da marca “Vacas produtivas”. Ao abrir o produto para fazer uma torta, imediatamente notou a presença de um objeto de cor escura alheio às características do leite, que se constatou ser um inseto em decomposição. Sentindo-se constrangido, ajuizou ação civil de responsabilização contra a marca e o supermercado. Essa ação deve ser julgada:

 

(EMAGIS) Considerando a autorização para viagem de criança e adolescente, segundo o ECA e a Resolução CNJ 295/2019, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) No âmbito do estudo das teorias legitimadoras da pena, as assertivas que seguem tratam das Teorias Unitárias, Ecléticas ou Mistas, devendo ser marcada a INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a tentativa, tendo em conta a disciplina da Parte Geral do Código Penal e o magistério consagrado na doutrina penalista, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 11.343/06 e a Lei 12.850/13, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Quanto à sanção penal e temas correlatos, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) No que tange à Lei 12.850/13 e à Lei 7.492/86, assinale a alternativa correta.

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2023) Assinale a opção que apresenta o princípio norteador do processo penal abordado, precipuamente, pelo brocardo audiatur et altera pars.

 

(EMAGIS) Sobre a suspensão condicional do processo penal (‘sursis processual’), avalie as assertivas que seguem.

I. A reparação do dano causado, salvo na impossibilidade de fazê-lo, prevista no art. 89, § 1º, I, da Lei n. 9.099/1995, é condição facultativa para concessão do sursis processual.

II. Opera a suspensão do processo após o recebimento da denúncia.

III. É descabida se o acusado estiver sendo processado ou tiver sido condenado por outro crime.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a prescrição da pretensão penal executória, avalie as assertivas que seguem.

I. O prazo para a prescrição da execução da pena concretamente aplicada somente começa a correr do dia em que a sentença condenatória transita em julgado para ambas as partes, momento em que nasce para o Estado a pretensão executória da pena, conforme interpretação dada pelo Supremo Tribunal Federal ao princípio da presunção de inocência (art. 5º, inciso LVII, da Constituição Federal) nas ADC 43, 44 e 54.

II. Ainda que da sentença condenatória recorra apenas a defesa, transitando em julgado a condenação para o Ministério Público, não se inicia o prazo da prescrição da pretensão penal executória enquanto não julgado o recurso da defesa e também transitada em julgado a condenação para ela, isso a despeito de a literalidade do Código Penal fixar como termo inicial da prescrição da pretensão penal executória o ‘trânsito em julgado para a acusação’.

III. A orientação do STJ era no sentido de que o termo a quo para contagem do prazo, para fins de prescrição da pretensão executória, é a data do trânsito em julgado para a acusação, e não para ambas as partes, sendo que, todavia, a Terceira Seção do STJ, em consonância com as decisões do Supremo Tribunal Federal sobre a matéria, definiu que a prescrição da pretensão executória tem como marco inicial o trânsito em julgado da condenação para ambas as partes.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto aos direitos e deveres fundamentais, assinale a alternativa correta.

 

(PGE/ES – Procurador do Estado – CEBRASPE – 2023) A respeito dos direitos sociais previstos na CF e à luz da jurisprudência dos tribunais superiores, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) A respeito do financiamento da seguridade social, tendo presente a disciplina da Constituição Federal, inclusive com as alterações produzidas pela EC 103/2019, além da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere dispositivos de lei estadual, referente aos servidores públicos estaduais, com o seguinte teor:

“Art. 1º. Além do valor do padrão do cargo, o funcionário só poderá receber as seguintes vantagens pecuniárias:
(…)
V – salário-família e salário-esposa.
Art. 2º. O salário esposa será concedido ao funcionário que não perceba vencimento ou remuneração de importância superior a 2 (duas) vezes o valor do menor vencimento pago pelo Estado, desde que a mulher não exerça atividade remunerada.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente à Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/95), aquilate as proposições listadas abaixo.

I. É assegurado ao partido político com estatuto registrado no Tribunal Superior Eleitoral o direito à utilização gratuita de escolas públicas ou Casas Legislativas para a realização de suas reuniões ou convenções, responsabilizando-se pelos danos porventura causados com a realização do evento.

II. A fundação ou instituto de direito privado, criado por partido político, destinado ao estudo e pesquisa, à doutrinação e à educação política, rege-se pelas normas da lei civil e tem autonomia para contratar com instituições públicas e privadas, prestar serviços e manter estabelecimentos de acordo com suas finalidades, podendo, ainda, manter intercâmbio com instituições não nacionais.

III. Em caso de cancelamento ou caducidade do órgão de direção nacional do partido, reverterá aos respectivos órgãos de direção estadual a quota que caberia ao órgão de direção nacional.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito da ineficácia em relação à massa falida de atos praticados antes da falência, tendo presente a disciplina da Lei 11.101/2005, o magistério da doutrina e a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo inovação introduzida na Lei 11.101/2005 pela Lei 14.112/2020, quaisquer dos atos em questão, ainda que tenham sido previstos e realizados na forma definida no plano de recuperação judicial ou extrajudicial, serão declarados ineficazes ou revogados caso arrolados no artigo 129 da Lei 11.101/2005.

II. Segundo a doutrina, os atos considerados ineficazes pela Lei de Falências, além de não produzirem qualquer efeito jurídico perante a massa, são atos nulos, posto que sua validade é comprometida pela própria pela lei falimentar, de modo que tais atos não produzem efeitos em relação aos demais sujeitos de direito.

III. A declaração de ineficácia do negócio jurídico de aquisição, por terceira empresa, de marcas e maquinário da empresa falida, decretada no Juízo Falimentar, implicando no retorno dos bens ao patrimônio da falida, impede o redirecionamento de execução fiscal em desfavor de aludida empresa adquirente com fundamento em sucessão irregular.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Cristina ajuizou ação revisional de contrato de promessa de compra e venda de imóvel ‘na planta’ cumulada com repetição de indébito contra AB Construções Ltda, requerendo a declaração de nulidade da cláusula contratual tida como abusiva, qual seja, o reajuste das prestações pelo CUB (Custo Unitário Básico da Construção Civil fornecido pelo Sinduscon) e a consequente restituição dos valores pagos indevidamente.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. No contrato de compra e venda de imóvel, com a obra finalizada, não é possível a utilização de índice setorial de reajuste, pois não há mais influência do preço dos insumos da construção civil, motivo pelo qual a pretensão de Cristina deve ser acolhida para o período posterior à finalização da construção, a partir de quando a atualização do saldo devedor por ela suportado não se pode dar com base no CUB, mas, sim, pelo INPC.

II. O indexador CUB-Sinduscon tem natureza diferente daquela do INCC.

III. É lícita a utilização do CUB-Sinduscon para atualização do saldo devedor a ser suportado por Cristina apenas com relação ao período anterior à conclusão da obra do imóvel, devendo nesta parte ser julgado improcedente o pedido.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto às execuções fiscais, marque a alternativa incorreta.

 

(TJ/RJ – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2023) Segundo o regramento constitucional referente ao imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação – ICMS, é correto afirmar que

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) O Brasil firmou tratado internacional com um país estrangeiro em 2022 prevendo a concessão de isenção de ICMS nas importações de determinado produto (com o compromisso de devida reciprocidade do Estado estrangeiro). O referido tratado foi assinado pelo presidente da República, depois aprovado por decreto legislativo no Congresso Nacional e, por fim, promulgado como Decreto federal. O Estado Alfa, contudo, ingressou com medida judicial alegando que a União estava prejudicando sua arrecadação interna de ICMS com tal isenção e que, além disso, estava a conceder benefício tributário de ICMS sem a devida deliberação prévia e autorização dos Estados e do Distrito Federal.

Diante desse cenário e à luz do entendimento dos tribunais superiores, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere lei municipal, de iniciativa parlamentar, com os seguintes dispositivos: “Art. 1º - Os estabelecimentos privados e os órgãos e entidades do Poder Público situados no Município deverão substituir o uso de saco plástico de lixo e de sacola plástica pelo uso de saco de lixo ecológico e de sacola ecológica. Art. 2º - É vedada a utilização de saco plástico de lixo e de sacola plástica para acondicionamento, empacotamento, armazenamento ou transporte de resíduos ou produtos comercializados ou fornecidos, ainda que gratuitamente, em estabelecimentos privados e órgãos ou entidades do Poder Público situados ou em funcionamento, ainda que temporário, no território do Município.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre licitações e contratos administrativos, considerada a disciplina da Lei 14.133/21, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre os poderes administrativos e os serviços públicos, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Quanto à Lei 9.784/99 e temas correlatos, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) O Ministério Público do Trabalho ajuizou ação civil pública em face de empresa estatal tendo como objetivo a anulação da contratação irregular de trabalhadores a título de cargo em comissão ou de função de confiança ou gratificada, para exercício de atividades rotineiras da empresa, sem a locação dos contratados em cargos de assessoramento superior, direção ou chefia, com intuito, segundo o MPT, de burlar a lei e o princípio constitucional do concurso público, requerendo também a condenação em danos morais coletivos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere ação de responsabilidade civil ajuizada pela Irmãos Silva Vendedora de Laranjas Ltda, estando a ação de indenização fundada na prática de condutas abusivas pela ré, Nacional Exportadora de Laranjas S/A, que teria se valido, juntamente com outras empresas do setor, de atos anticoncorrenciais no mercado de compra de caixas de laranja, controlando os preços, impondo ao autor prejuízos financeiros e sua exclusão do setor. Na hipótese, as condutas consideradas abusivas não foram caracterizadas como formação de cartel pelo CADE, tendo sido firmado Acordo de Leniência e Termo de Cessação de Conduta como condição de suspensão do processo administrativo ali instaurado, posteriormente extinto, haja vista o cumprimento das obrigações estipuladas no documento.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a Lei 12.529/2011 (‘Nova Lei do CADE’), a empresa Irmãos Silva Vendedora de Laranjas Ltda pode ingressar em juízo para, em defesa de seus interesses individuais, obter a cessação das práticas irregulares pela Nacional Exportadora de Laranjas S/A, bem como o recebimento de indenização por perdas e danos sofridos, devendo, contudo, aguardar a finalização do processo administrativo de apuração no CADE, de modo que o juiz, ao receber a ação em questão, deve verificar se naquele momento o processo no CADE já finalizara.

II. A empresa Irmãos Silva Vendedora de Laranjas Ltda terá direito a ressarcimento em dobro pelos prejuízos sofridos caso comprove que a Nacional Exportadora de Laranjas S/A combinou com concorrentes preços de forma irregular dos produtos oferecidos individualmente, ressarcimento em dobro aplicável, segundo inovação introduzida na Lei 12.529/2011 pela Lei 14.470/2022, mesmo tendo esta última empresa celebrado acordo de leniência ou termo de compromisso de cessação da prática.

III. Verificada a inexistência de decisão do CADE sobre a formação de cartel no caso em questão, o prazo prescricional aplicável à pretensão indenizatória veiculada pela Irmãos Silva Vendedora de Laranjas Ltda é quinquenal e o termo inicial de sua contagem é a data da ciência do fato danoso.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Paulo, segurado do RGPS, preenchia os requisitos para obtenção de uma determinada aposentadoria, com base na Lei X. A Lei Y, no entanto, revogou a Lei X, antes que Paulo tivesse requerido o benefício ao INSS com base no antigo Diploma. Paulo, contudo, continuou trabalhando e também preenche, hoje, os requisitos para obter uma aposentadoria com fundamento na Lei Y. Em vista dessa situação hipotética, assinale a alternativa correta:

 

(TJ/RJ – Juiz Estadual – VUNESP – 2023) Órgão de monitoramento do Sistema Interamericano de proteção e promoção dos direitos humanos, com sede em Washington, D.C. É um órgão principal e autônomo da Organização dos Estados Americanos (OEA). É integrado por sete membros independentes que atuam a título individual, os quais não representam nenhum país em particular, sendo eleitos pela Assembleia Geral da OEA. Entre suas competências está receber, analisar e investigar petições, realizar visitas in loco, fazer recomendações aos Estados membros, apresentar casos à jurisdição da Corte Interamericana, solicitar opiniões consultivas à Corte Interamericana, realizar e publicar estudos sobre diferentes temas.

É correto afirmar que o enunciado se refere

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o Direito Internacional Privado, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a Autoridade Nacional de Certificação de Dados – ANPD, marque a alternativa correta

 

(EMAGIS) Um outro tema pujante no mundo das comunicações é o Marco Civil da Internet, Lei 12.965/2014. Nela, alguns conceitos são bem delineados, como os provedores de conexão e os provedores de aplicação. Sobre essas e outras questões, marque a alternativa correta:

 

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 39.2023

(EMAGIS) Geraldo e Fátima ajuizaram a presente ação de usucapião urbana contra Joaquim e Helena alegando estarem há mais de 5 anos na posse mansa e pacífica do imóvel situado na Rua 1, nº 2, apartamento 100, bloco 1, destacando preencherem todos os requisitos do artigo 1.240 do Código Civil. Relatam que há mais de 10 anos pagam todos os tributos e despesas condominiais, ordinárias e extraordinárias, incidentes sobre o bem, esclarecendo, também, que adquiriram metade do imóvel em hasta pública, com o que também preencheriam os requisitos do artigo 1.242 do Código Civil. Em sua defesa, os réus afirmam a impossibilidade jurídica do pedido, por serem os autores proprietários de metade do imóvel, além de afirmarem que o pedido deve ser julgado improcedente sob o fundamento da impossibilidade de ser usucapido imóvel por coproprietário que se encontre em condomínio pro indiviso.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A usucapião constitucional ou especial urbana, prevista também no artigo 1.240 do Código Civil, sujeita-se ao prazo quinquenal, diferentemente da usucapião ordinária, prevista no artigo 1.242 do Código, submetida, ao menos em regra, ao prazo decenal, sendo que, para declaração do direito à primeira, Geraldo e Fátima devem provar que (i) se trata de área urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados, (ii) utilizam-na para sua moradia ou de sua família e (iii) não são proprietários de outro imóvel urbano ou rural.

II. Caso em favor de Geraldo e Fátima venha a ser reconhecido a usucapião prevista no artigo 1.240 do Código Civil (especial urbana ou constitucional), o fato de serem eles proprietários de metade do imóvel usucapiendo não recai na vedação de não possuir "outro imóvel" urbano, ainda que esteja esta vedação contida no aludido artigo 1.240.

III. É inadmissível a usucapião de bem em condomínio, ainda que o condômino exerça a posse do bem com exclusividade, devendo, sob a ótica da usucapião prevista no artigo 1.242 do Código Civil (usucapião ordinária), com esse fundamento, ser negado o pedido de Geraldo e Fátima.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam, no âmbito dos contratos, da autonomia privada, devendo ser apreciadas em consonância com a Lei 13.874/2019 (‘Lei da Liberdade Econômica’) e com a jurisprudência do STJ.

I. Um dos direitos de toda pessoa, natural ou jurídica, essenciais para o desenvolvimento e o crescimento econômicos do País, segundo a Lei 13.874/2019, é o de ter a garantia de que os negócios jurídicos empresariais paritários serão objeto de livre estipulação das partes pactuantes, de forma a aplicar todas as regras de direito empresarial apenas de maneira subsidiária ao avençado, exceto normas de ordem pública.

II. Em se tratado de contrato de prestação de serviços firmado entre dois particulares os quais estão em pé de igualdade no momento de deliberação sobre os termos do contrato, não há, segundo o STJ, vício na cláusula que desobriga uma das partes a remunerar a outra por serviços prestados na hipótese de rescisão contratual.

III. Nos contratos civis e empresariais, segundo alterações introduzidas no Código Civil pela Lei 13.874/2019, a alocação de riscos definida pelas partes deve ser respeitada e observada, sendo que a revisão contratual somente ocorrerá de maneira excepcional e limitada.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/RJ – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2023) José, com 18 anos, era registrado como filho de Pedro. Entretanto, descobriu que sua mãe Maria, no período de sua concepção, estava separada de fato de Pedro e teria tido um relacionamento amoroso com Isaías, falecido há dois anos. Isaías tinha características físicas muito semelhantes a José. Este, então, propôs ação de reconhecimento de paternidade contra os sucessores de Isaías, cumulada com petição de herança. Pedro subscreveu declaração escrita onde afirmou que concorda com a pretensão de José de buscar o seu verdadeiro vínculo biológico; declarou, ainda, que pretende manter sua condição de pai de José, em razão da afetividade que possui com ele. Acerca do caso narrado, pode-se corretamente afirmar que

 

(EMAGIS) A respeito dos atos processuais das partes, avalie as assertivas que seguem.

I. Os atos das partes consistentes em declarações unilaterais ou bilaterais de vontade produzem imediatamente a constituição, modificação ou extinção de direitos processuais, sendo que, todavia, a desistência da ação só produzirá efeitos após homologação judicial.

II. O recorrente poderá, a qualquer tempo, sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso, sendo que, contudo, a desistência do recurso não impede a análise de questão cuja repercussão geral já tenha sido reconhecida e daquela objeto de julgamento de recursos extraordinários ou especiais repetitivos.

III. A renúncia ao direito de recorrer independe da aceitação da outra parte, sendo que a parte que aceitar expressa ou tacitamente a decisão não poderá recorrer.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que tange à ação rescisória, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Quanto à reconvenção, considerada a regência do CPC, aquilate as assertivas articuladas abaixo.

I. Não é necessária a indicação do valor da causa na reconvenção.

II. Não se admite que o réu ofereça reconvenção sem que apresente contestação ao pedido inicial, uma vez que, na sistemática do CPC/2015, a reconvenção deve ser apresentada precisamente no bojo da peça contestatória.

III. Deve o juiz determinar a emenda também na reconvenção, possibilitando ao reconvinte, a fim de evitar a sua rejeição prematura, corrigir defeitos e/ou irregularidades.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Acerca do mandado de segurança relativamente à tutela de interesses individuais, difusos e coletivos, assinale a opção CORRETA.

 

(EMAGIS) Gustavo adquiriu em um supermercado uma caixa de leite da marca “Vacas produtivas”. Ao abrir o produto para fazer uma torta, imediatamente notou a presença de um objeto de cor escura alheio às características do leite, que se constatou ser um inseto em decomposição. Sentindo-se constrangido, ajuizou ação civil de responsabilização contra a marca e o supermercado. Essa ação deve ser julgada:

 

(EMAGIS) Considerando a autorização para viagem de criança e adolescente, segundo o ECA e a Resolução CNJ 295/2019, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) No âmbito do estudo das teorias legitimadoras da pena, as assertivas que seguem tratam das Teorias Unitárias, Ecléticas ou Mistas, devendo ser marcada a INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a tentativa, tendo em conta a disciplina da Parte Geral do Código Penal e o magistério consagrado na doutrina penalista, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 11.343/06 e a Lei 12.850/13, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Quanto à sanção penal e temas correlatos, assinale a alternativa incorreta.

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2023) Assinale a opção que apresenta o princípio norteador do processo penal abordado, precipuamente, pelo brocardo audiatur et altera pars.

 

(EMAGIS) Sobre a suspensão condicional do processo penal (‘sursis processual’), avalie as assertivas que seguem.

I. A reparação do dano causado, salvo na impossibilidade de fazê-lo, prevista no art. 89, § 1º, I, da Lei n. 9.099/1995, é condição facultativa para concessão do sursis processual.

II. Opera a suspensão do processo após o recebimento da denúncia.

III. É descabida se o acusado estiver sendo processado ou tiver sido condenado por outro crime.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a prescrição da pretensão penal executória, avalie as assertivas que seguem.

I. O prazo para a prescrição da execução da pena concretamente aplicada somente começa a correr do dia em que a sentença condenatória transita em julgado para ambas as partes, momento em que nasce para o Estado a pretensão executória da pena, conforme interpretação dada pelo Supremo Tribunal Federal ao princípio da presunção de inocência (art. 5º, inciso LVII, da Constituição Federal) nas ADC 43, 44 e 54.

II. Ainda que da sentença condenatória recorra apenas a defesa, transitando em julgado a condenação para o Ministério Público, não se inicia o prazo da prescrição da pretensão penal executória enquanto não julgado o recurso da defesa e também transitada em julgado a condenação para ela, isso a despeito de a literalidade do Código Penal fixar como termo inicial da prescrição da pretensão penal executória o ‘trânsito em julgado para a acusação’.

III. A orientação do STJ era no sentido de que o termo a quo para contagem do prazo, para fins de prescrição da pretensão executória, é a data do trânsito em julgado para a acusação, e não para ambas as partes, sendo que, todavia, a Terceira Seção do STJ, em consonância com as decisões do Supremo Tribunal Federal sobre a matéria, definiu que a prescrição da pretensão executória tem como marco inicial o trânsito em julgado da condenação para ambas as partes.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto aos direitos e deveres fundamentais, assinale a alternativa correta.

 

(PGE/ES – Procurador do Estado – CEBRASPE – 2023) A respeito dos direitos sociais previstos na CF e à luz da jurisprudência dos tribunais superiores, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) A respeito do financiamento da seguridade social, tendo presente a disciplina da Constituição Federal, inclusive com as alterações produzidas pela EC 103/2019, além da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere dispositivos de lei estadual, referente aos servidores públicos estaduais, com o seguinte teor:

“Art. 1º. Além do valor do padrão do cargo, o funcionário só poderá receber as seguintes vantagens pecuniárias:
(…)
V – salário-família e salário-esposa.
Art. 2º. O salário esposa será concedido ao funcionário que não perceba vencimento ou remuneração de importância superior a 2 (duas) vezes o valor do menor vencimento pago pelo Estado, desde que a mulher não exerça atividade remunerada.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/RJ – Juiz Estadual – VUNESP – 2023) Órgão de monitoramento do Sistema Interamericano de proteção e promoção dos direitos humanos, com sede em Washington, D.C. É um órgão principal e autônomo da Organização dos Estados Americanos (OEA). É integrado por sete membros independentes que atuam a título individual, os quais não representam nenhum país em particular, sendo eleitos pela Assembleia Geral da OEA. Entre suas competências está receber, analisar e investigar petições, realizar visitas in loco, fazer recomendações aos Estados membros, apresentar casos à jurisdição da Corte Interamericana, solicitar opiniões consultivas à Corte Interamericana, realizar e publicar estudos sobre diferentes temas.

É correto afirmar que o enunciado se refere

 

(EMAGIS) Sobre licitações e contratos administrativos, considerada a disciplina da Lei 14.133/21, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre os poderes administrativos e os serviços públicos, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Quanto à Lei 9.784/99 e temas correlatos, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) O Ministério Público do Trabalho ajuizou ação civil pública em face de empresa estatal tendo como objetivo a anulação da contratação irregular de trabalhadores a título de cargo em comissão ou de função de confiança ou gratificada, para exercício de atividades rotineiras da empresa, sem a locação dos contratados em cargos de assessoramento superior, direção ou chefia, com intuito, segundo o MPT, de burlar a lei e o princípio constitucional do concurso público, requerendo também a condenação em danos morais coletivos.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Relativamente à Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/95), aquilate as proposições listadas abaixo.

I. É assegurado ao partido político com estatuto registrado no Tribunal Superior Eleitoral o direito à utilização gratuita de escolas públicas ou Casas Legislativas para a realização de suas reuniões ou convenções, responsabilizando-se pelos danos porventura causados com a realização do evento.

II. A fundação ou instituto de direito privado, criado por partido político, destinado ao estudo e pesquisa, à doutrinação e à educação política, rege-se pelas normas da lei civil e tem autonomia para contratar com instituições públicas e privadas, prestar serviços e manter estabelecimentos de acordo com suas finalidades, podendo, ainda, manter intercâmbio com instituições não nacionais.

III. Em caso de cancelamento ou caducidade do órgão de direção nacional do partido, reverterá aos respectivos órgãos de direção estadual a quota que caberia ao órgão de direção nacional.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito da ineficácia em relação à massa falida de atos praticados antes da falência, tendo presente a disciplina da Lei 11.101/2005, o magistério da doutrina e a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo inovação introduzida na Lei 11.101/2005 pela Lei 14.112/2020, quaisquer dos atos em questão, ainda que tenham sido previstos e realizados na forma definida no plano de recuperação judicial ou extrajudicial, serão declarados ineficazes ou revogados caso arrolados no artigo 129 da Lei 11.101/2005.

II. Segundo a doutrina, os atos considerados ineficazes pela Lei de Falências, além de não produzirem qualquer efeito jurídico perante a massa, são atos nulos, posto que sua validade é comprometida pela própria pela lei falimentar, de modo que tais atos não produzem efeitos em relação aos demais sujeitos de direito.

III. A declaração de ineficácia do negócio jurídico de aquisição, por terceira empresa, de marcas e maquinário da empresa falida, decretada no Juízo Falimentar, implicando no retorno dos bens ao patrimônio da falida, impede o redirecionamento de execução fiscal em desfavor de aludida empresa adquirente com fundamento em sucessão irregular.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Cristina ajuizou ação revisional de contrato de promessa de compra e venda de imóvel ‘na planta’ cumulada com repetição de indébito contra AB Construções Ltda, requerendo a declaração de nulidade da cláusula contratual tida como abusiva, qual seja, o reajuste das prestações pelo CUB (Custo Unitário Básico da Construção Civil fornecido pelo Sinduscon) e a consequente restituição dos valores pagos indevidamente.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. No contrato de compra e venda de imóvel, com a obra finalizada, não é possível a utilização de índice setorial de reajuste, pois não há mais influência do preço dos insumos da construção civil, motivo pelo qual a pretensão de Cristina deve ser acolhida para o período posterior à finalização da construção, a partir de quando a atualização do saldo devedor por ela suportado não se pode dar com base no CUB, mas, sim, pelo INPC.

II. O indexador CUB-Sinduscon tem natureza diferente daquela do INCC.

III. É lícita a utilização do CUB-Sinduscon para atualização do saldo devedor a ser suportado por Cristina apenas com relação ao período anterior à conclusão da obra do imóvel, devendo nesta parte ser julgado improcedente o pedido.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto às execuções fiscais, marque a alternativa incorreta.

 

(TJ/RJ – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2023) Segundo o regramento constitucional referente ao imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação – ICMS, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) Considere lei municipal, de iniciativa parlamentar, com os seguintes dispositivos: “Art. 1º - Os estabelecimentos privados e os órgãos e entidades do Poder Público situados no Município deverão substituir o uso de saco plástico de lixo e de sacola plástica pelo uso de saco de lixo ecológico e de sacola ecológica. Art. 2º - É vedada a utilização de saco plástico de lixo e de sacola plástica para acondicionamento, empacotamento, armazenamento ou transporte de resíduos ou produtos comercializados ou fornecidos, ainda que gratuitamente, em estabelecimentos privados e órgãos ou entidades do Poder Público situados ou em funcionamento, ainda que temporário, no território do Município.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a Autoridade Nacional de Certificação de Dados – ANPD, marque a alternativa correta

 

(EMAGIS) Um outro tema pujante no mundo das comunicações é o Marco Civil da Internet, Lei 12.965/2014. Nela, alguns conceitos são bem delineados, como os provedores de conexão e os provedores de aplicação. Sobre essas e outras questões, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre a função de Corregedor e o regime jurídico do Ministério Público, assinale a alternativa incorreta:

 

(DPE/RS – Técnico Administrativo – FGV – 2023) No âmbito do Estado Alfa, determinada sociedade empresária, que oferecia o fretamento de ônibus para fins de transporte coletivo destinado à população de baixa renda, locou diversos veículos que se encontravam em condições precárias. Por tal razão, esses veículos se envolveram em acidentes que acarretaram a morte de diversas pessoas. Sensibilizado pelo clamor público e convicto da necessidade de responsabilização dos autores, o governador do Estado Alfa, em coletiva de imprensa, informou que colocaria a Defensoria Pública em regime de plantão especial, de modo a atender, com a maior celeridade possível, os familiares das vítimas, com o correlato ajuizamento das ações de reparação de danos.

À luz da sistemática constitucional, a narrativa acima se mostra:

 

PGE/PGM - Rodada 39.2023

Dora Lúcia, candidata ao concurso público para o cargo de policial militar do Estado BETA, impetrou mandado de segurança contra ato da autoridade competente estadual que negou seu pedido de remarcação da prova de aptidão física. Na inicial, a impetrante sustentou que em decorrência de complicações temporárias de saúde, não estava em condições de realizar a prova na data aprazada pela banca examinadora.

O direito líquido e certo foi amparado no Tema 973 do STF, segundo o qual há “possibilidade de remarcação do teste de aptidão física de candidata grávida à época de sua realização, independentemente de haver previsão expressa nesse sentido no edital do concurso público”. Para a impetrante, a ratio da decisão deveria se aplicar também aos casos de impossibilidade de realização da prova por questões de saúde dos candidatos.

A segurança foi denegada pelo juízo sentenciante, que afastou a aplicação do entendimento do STF na hipótese, decisão contra a qual a impetrante interpôs apelação, reiterando os argumentos da inicial.

O recurso foi recebido pelo magistrado, com determinação da intimação do Estado.

Apresente a peça adequada, com os fundamentos jurídicos pertinentes.

 

Delegado de Polícia - Rodada 39.2023

Armando Baderna, policial civil lotado no 5º Distrito Policial de Salvador/BA, tem um filho chamado Jagunço Mulambo, de 11 anos de idade.

No dia 5 de maio de 2023, Baderna chegou à sua casa embriagado, dirigiu-se ao filho e ameaçou “dar um tiro” em Jagunço acaso ele mantivesse o “comportamento afeminado” que vinha apresentando.

Na ocasião, Armando Baderna apontou a arma para a criança e afirmou: “você é um viado safado. Não vou aceitar gay na minha casa. Se você não mudar o seu comportamento afeminado, vou te dar um tiro na bunda para você aprender a virar homem”.

Os vizinhos Clotilde Maria e José do Patrocínio ouviram toda a conversa entre pai e filho e ligaram para a mãe deste, chamada Maria Baderna, que estava no trabalho, para avisar-lhe sobre o acontecido.

Assim que informada, Maria Baderna procurou a Delegacia Especializada em Crimes Contra a Criança e noticiou o fato. A mãe estava bastante preocupada, pois não era a primeira vez que o pai se dirigia ao filho nesse tom. Sempre que o pai ingeria bebida alcoólica ameaçava dar uma surra no filho, exigindo que mudasse o seu comportamento. Averbou ainda que essa foi a primeira vez que ele apontou a arma de fogo para o filho.

De imediato, a autoridade policial instaurou o inquérito policial n. 55/2023 para investigar os fatos. Já foram providenciadas as oitivas de Clotilde Maria e de José do Patrocínio no bojo do procedimento investigativo.

Na “notitia criminis”, Maria asseverou que Baderna já respondia a um inquérito policial por injúria racial, porque, em discussão num supermercado com o caixa, chamou-o de “viado safado”. Isso foi atestado com a juntada da Folha de Antecedentes Criminais.

Concluídas as providências para registro da ocorrência e autuação do inquérito policial, o caso foi repassado para você, Delegado de Polícia Civil. Nessa condição, e com base apenas nas informações acima expostas e naquelas que podem ser inferidas do enunciado, redija a medida de polícia judiciária adequada para proteção da integridade física, psicológica e da honra da vítima.

Boa prática!

 

Defensoria Pública Estadual - Rodada 39.2023

Em agosto de 2016, o município de Altos, no Estado do Piauí, esbulhou um imóvel rural de propriedade de Francisco, para fins de construção de via de ligação entre as áreas urbanas e rural do município, de grande importância para população local. O referido município iniciou a obra em janeiro de 2017, concluindo, com sucesso, um ano depois. Logo após o esbulho, Francisco veio a falecer e, na partilha, o bem em questão ficou no quinhão de seu filho Raimundo que, à época morava no interior do Estado de Goiás, trabalhando no corte de cana em uma grande fazenda da região. Raimundo só veio a tomar conhecimento da invasão e da consequente afetação em janeiro de 2018, quando transferiu o bem para o seu nome, momento em que não tinha condições financeiras nem psicológicas de tomar qualquer providência. Em 2023, Raimundo procurou a Defensoria Pública do Estado do Piauí para adotar medida judicial cabível em razão da perda de sua propriedade, salientando a sua preocupação com longo prazo decorrido desde a invasão do imóvel. Raimundo frisou que não reúne condições de arcar com os custos do processo, pois além de inúmeras dívidas pessoais, o imóvel em questão é o único bem de sua titularidade.
 
Na condição de Defensor(a) Público(a) responsável pelo caso, adote a medida judicial mais adequada e apta a garantir os interesses do assistido. Organize sua peça na forma de tópicos e tente elaborar a petição utilizando apenas a legislação, sem a consulta de livros ou de jurisprudência.

 

Objetivas DPF - Rodada 38.2023

(EMAGIS) As assertivas que seguem, no âmbito do estudo das finalidades da pena, tratam das Teorias da Prevenção Especial ou Individual, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do crime culposo, devendo ser apreciadas em consonância com a disciplina da Parte Geral do Código Penal, com o magistério correlato consagrado na doutrina penalista e com a jurisprudência dos tribunais superiores, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Jagunço Mulambo, nascido em 1º/04/1953, foi acusado da prática de certo crime que teria ocorrido em 30/06/2022, e responde à respectiva ação penal. A sentença condenatória foi tornada pública em 29/03/2023; contra ela, a defesa de Jagunço opôs embargos de declaração, rejeitados por decisão exarada 07/04/2023. A defesa, então, interpôs recurso de apelação, que aguarda para ser julgado no Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Considerada a situação em foco, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a jurisprudência do STJ em matéria processual penal.

I. É consolidado nos Tribunais Superiores o entendimento de que a atuação de promotores auxiliares ou de grupos especializados (GAECO) não ofende o princípio do promotor natural, uma vez que, nessa hipótese, se amplia a capacidade de investigação, de modo a otimizar os procedimentos necessários à formação da opinio delicti do Parquet.

II. Relativamente à prova da incidência da causa de aumento de pena no crime de roubo pelo uso de arma de fogo, em virtude da sua não apreensão e perícia, tem-se que é assente o entendimento segundo qual a apreensão e perícia da arma é desnecessária para evidenciar essa causa de aumento de pena se há outros elementos de prova que evidenciem o emprego do artefato.

III. É dispensável o mandado de busca e apreensão quando se trata de flagrante de crime permanente, podendo-se realizar a prisão sem que se fale em ilicitude das provas obtidas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 8.072/90, a Lei 7.492/86 e a Lei 9.613/98, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre o acordo de colaboração premiada, avalie as assertivas que seguem.

I. A delação premiada constitui negócio jurídico personalíssimo, que gera obrigações e direitos entre as partes celebrantes e que interfere automaticamente na esfera jurídica de terceiros, razão pela qual estes, caso expressamente mencionados ou acusados pelo delator em suas declarações, possuem legitimidade para questionar a validade do acordo celebrado.

II. Ainda que sendo o corréu acusado pelo delator em suas declarações, não pode confrontar em juízo o que foi afirmado pelo delator ou impugnar medidas adotadas com base em tais declarações e demais provas delas decorrentes, vez que não é aludido corréu parte no acordo de colaboração premiada.

III. Embora nem a decretação de medidas cautelares penais pessoais ou reais nem a prolatação de sentença penal condenatória possam se dar com fundamento apenas nas declarações do colaborador, a decisão de recebimento da denúncia, baseada em juízo de prelibação que é, pode adotar apenas aludidas declarações como fundamento.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a competência no processo penal, assinale a correta:

 

(EMAGIS) Considere que a Cristiano, cumprindo pena em execução penal, requeira comutação de pena, atendo-se aos requisitos previstos no Decreto Presidencial n. 8.615/2015 e demonstrando que o requisito subjetivo previsto em Decreto Presidencial para conceder-se ao condenado a requerida comutação da pena é o não cometimento de falta grave nos 12 meses que precederam a publicação do Decreto. Ouvido, o Ministério Público afirma dever ser negado o direito à benesse, ao fundamento de que, a despeito de preencher o requisito objetivo (cumprimento de fração da pena), o executado não preencheria o requisito subjetivo exigido pelo § 2º c/c caput do art. 112 da LEP (bom comportamento), ante o cometimento de 8 faltas disciplinares graves ao longo do cumprimento da pena.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(MP/PA – Promotor de Justiça Substituto – CEBRASPE – 2023 – Adaptada) Considerando as disposições da CF e o entendimento do STF, assinale a opção que apresenta medida que pode ser determinada diretamente por Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

 

(EMAGIS) A Constituição do Estado Beta prevê a convocação de suplente de deputado estadual licenciado para tratar, sem remuneração, de interesse particular, por prazo superior a sessenta dias. Sobre a matéria, de acordo com Constituição Federal e a jurisprudência do STF, é correto afirmar que:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2023) Dentre as Funções Essenciais à Justiça, estabelece a Constituição Federal, no artigo 127, que “o Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis”.

Com relação à essa instituição, consta do texto constitucional que

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do ‘impeachment’ do Presidente da República e devem ser apreciadas em consonância com a jurisprudência do STF.

I. Deve ser processada pela Câmara dos Deputados, para admissão ou rejeição, denúncia ofertada contra o Presidente da República pela prática de crime de responsabilidade, mesmo após o encerramento do mandato do denunciado.

II. As causas de impedimento e suspeição que visam à garantia de imparcialidade, nas causas perante o Poder Judiciário, compatibilizam-se com o processo jurídico-político do impeachment, sendo aplicáveis aos parlamentares que venham a funcionar em tal processo.

III. Segundo o STF, os arquivamentos de denúncias por ausência de justa causa em processo de impeachment devem ser exercidos pela Mesa do Senado Federal, sendo aplicável à hipótese, por simetria, a regra de competência prevista para o recebimento de denúncia por crime de responsabilidade praticado por Presidente da República, em que já houve um juízo prévio de admissibilidade na Câmara dos Deputados.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação à formação histórica e à constitucionalização do Direito Administrativo, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto à Administração Pública Indireta, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre a improbidade administrativa, considerada a disciplina legal atual e a jurisprudência dos Tribunais Superiores, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Pedro, servidor público federal, responde a processo administrativo disciplinar. Sobre a matéria, considerada a disciplina da Lei 8.112/90 e a jurisprudência dos Tribunais Superiores, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre os contratos de seguro, tendo presente a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. A embriaguez do segurado e até mesmo a excessiva velocidade do veículo sob sua condução ensejam a perda do direito à indenização securitária quando se tratar de seguro de vida.

II. O agravamento do risco pela embriaguez, assim como a existência de eventual cláusula excludente da indenização, são cruciais tanto para o seguro de coisas quanto para o contrato de seguro de vida.

III. O suicídio não é coberto nos dois primeiros anos de vigência do contrato de seguro de vida, ressalvado o direito do beneficiário à devolução do montante da reserva técnica formada, podendo ser afastada a cobertura de suicídio posterior se a seguradora demonstrar premeditação.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) José propôs ação demarcatória contra João objetivando demarcar os limites do terreno objeto da matrícula nº 0001, do Cartório de Registro de Imóveis, em três trechos, cujas divisas foram questionadas pelo réu no curso de procedimento administrativo de retificação de registro. João, em sua defesa judicial, sustenta que não cabe a pretensão demarcatória quando os prédios contíguos já apresentem elementos materiais definidores de suas divisas, estando ausentes os requisitos de admissibilidade da ação demarcatória, já que a pretensão do autor, em verdade, é a retificação de sua área, motivo pelo qual deve ser julgou extinto o processo sem resolução do mérito, por inadequação da via eleita.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o Código Civil, José tem direito, além de cercar, murar, valar ou tapar de qualquer modo o seu prédio, urbano ou rural, de constranger João a proceder com ele à demarcação entre os dois prédios, a aviventar rumos apagados e a renovar marcos destruídos ou arruinados, repartindo-se proporcionalmente entre os interessados as respectivas despesas.

II. A defesa de João deve ser rejeitada porque, segundo o STJ, é cabível ação de demarcação, por ser meio processual eficaz para individualização do bem e determinação dos limites da propriedade, para se dirimir controvérsia entre o título dominial e marcos divisórios.

III. A citação de João deve ser feita, segundo o CPC/2015, por Oficial de Justiça.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a jurisprudência do STJ em matéria de recuperação judicial, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, ajuizada execução de título extrajudicial, decorrente de crédito bancário, a executada alegue que, anteriormente a tal execução, fora deferido o processamento de sua recuperação judicial pelo juízo competente, sendo o crédito exequendo concursal, de modo que submetido aos efeitos da recuperação judicial. Ouvido, o banco exequente alega ser extraconcursal o crédito, motivo pelo qual a execução deve prosseguir, não cabendo, com efeito, ao juízo universal da recuperação judicial qualquer ingerência sobre eventuais constrições que venham a ser realizadas no feito executivo, vez que, repita-se, de crédito extraconcursal se trata. Faz-se, por fim, a conclusão dos autos ao juiz da execução para decisão.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação aos princípios aplicáveis ao processo civil brasileiro, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) No julgamento da ADI 4.296, o STF declarou a constitucionalidade de alguns dispositivos da Lei 12.016/2009 (Lei do Mandado de Segurança) e a inconstitucionalidade de outros dispositivos.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF declarou constitucional o artigo 1º, §2º, da Lei 12.016/2009, segundo o qual não cabe mandado de segurança contra os atos de gestão comercial praticados pelos administradores de empresas públicas, de sociedade de economia mista e de concessionárias de serviço público.

II. O STF declarou inconstitucional o artigo 7º, III, da Lei 12.016/2009, segundo o qual o juiz ordenará que se suspenda o ato que deu motivo ao pedido, quando houver fundamento relevante e do ato impugnado puder resultar a ineficácia da medida, caso seja finalmente deferida, sendo facultado exigir do impetrante caução, fiança ou depósito, com o objetivo de assegurar o ressarcimento à pessoa jurídica.

III. O STF declarou inconstitucionais os artigos 7º, §2º, e 22, §2º, da Lei 12.016/2009, segundo os quais (i) não será concedida medida liminar que tenha por objeto a compensação de créditos tributários, a entrega de mercadorias e bens provenientes do exterior, a reclassificação ou equiparação de servidores públicos e a concessão de aumento ou a extensão de vantagens ou pagamento de qualquer natureza, e (ii) no mandado de segurança coletivo a liminar só poderá ser concedida após a audiência do representante judicial da pessoa jurídica de direito público, que deverá se pronunciar no prazo de 72 horas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da execução fiscal, especialmente sobre os embargos do devedor a ela referentes, avalie as assertivas que seguem.

I. O termo inicial para a oposição dos Embargos à Execução Fiscal é a data da efetiva intimação da penhora, e não a da juntada aos autos do mandado cumprido.

II. A atribuição de efeitos suspensivos aos embargos do devedor fica condicionada ao cumprimento de três requisitos: apresentação de garantia; verificação pelo juiz da relevância da fundamentação (fumus boni juris) e perigo de dano irreparável ou de difícil reparação (periculum in mora).

III. Não é impositivo o ressarcimento pela Fazenda Pública ao executado dos valores despendidos por este para custeio de seguro garantia apresentado para admissão de seus embargos à execução fiscal, ainda que julgados procedentes os embargos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) O Direito Internacional Público (DIP) trata das relações jurídicas entre os Estados entre si e com organizações internacionais.

Na compreensão dessas relações, são as principais fontes do DIP:

 

(TRF1 – Juiz Federal – XVII – FGV – 2023) Considere um caso em que a União patrocina financeiramente uma política de apoio a certa região do Brasil que está assolada por uma seca crônica. A política adotada consiste em liberar o acesso das vítimas a um açude numa região vizinha para levarem água gratuitamente. A política se destina a todas as vítimas da seca naquela região. O argumento central é de que tal política seria discriminatória.

Em relação a tal caso, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Pedro, aposentado pelo RGPS, era casado há 25 anos com Paula, sem nunca dela ter se separado de fato ou de direito. Veio a óbito em 1º/04/2019. Deixou, à época do seu falecimento, Rodrigo, seu filho inválido de 32 anos; Pedro Segundo, seu filho de 19 anos; e Luana, sua filha de 13 anos. Pedro também detinha a guarda de seu neto Joãozinho, de 2 anos. A par disso, descobriu-se que Pedro manteve, durante seus últimos 5 (cinco) anos de vida, relacionamento público, contínuo e duradouro com Márcia, que vivia em uma cidade vizinha. Nesse cenário, são considerados dependentes de Pedro, para fins de recebimento de pensão por morte:

 

(EMAGIS) Podendo ser as tarifas modalidades de receitas públicas, analise, a propósito, as assertivas que seguem, marcando a CORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange às execuções fiscais e à certidão de regularidade fiscal, assinale a alternativa incorreta.

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) A Zona Franca de Manaus, localizada no Estado do Amazonas, sobre o qual o TRF1 exerce jurisdição, é um relevante polo de desenvolvimento regional, sobretudo em razão dos incentivos fiscais conferidos àqueles que ali instalam seus empreendimentos.

Acerca dessa zona especial e sua relação com a tributação, é correto afirmar que:

 

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 38.2023

(EMAGIS) Sobre os contratos de seguro, tendo presente a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. A embriaguez do segurado e até mesmo a excessiva velocidade do veículo sob sua condução ensejam a perda do direito à indenização securitária quando se tratar de seguro de vida.

II. O agravamento do risco pela embriaguez, assim como a existência de eventual cláusula excludente da indenização, são cruciais tanto para o seguro de coisas quanto para o contrato de seguro de vida.

III. O suicídio não é coberto nos dois primeiros anos de vigência do contrato de seguro de vida, ressalvado o direito do beneficiário à devolução do montante da reserva técnica formada, podendo ser afastada a cobertura de suicídio posterior se a seguradora demonstrar premeditação.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) José propôs ação demarcatória contra João objetivando demarcar os limites do terreno objeto da matrícula nº 0001, do Cartório de Registro de Imóveis, em três trechos, cujas divisas foram questionadas pelo réu no curso de procedimento administrativo de retificação de registro. João, em sua defesa judicial, sustenta que não cabe a pretensão demarcatória quando os prédios contíguos já apresentem elementos materiais definidores de suas divisas, estando ausentes os requisitos de admissibilidade da ação demarcatória, já que a pretensão do autor, em verdade, é a retificação de sua área, motivo pelo qual deve ser julgou extinto o processo sem resolução do mérito, por inadequação da via eleita.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o Código Civil, José tem direito, além de cercar, murar, valar ou tapar de qualquer modo o seu prédio, urbano ou rural, de constranger João a proceder com ele à demarcação entre os dois prédios, a aviventar rumos apagados e a renovar marcos destruídos ou arruinados, repartindo-se proporcionalmente entre os interessados as respectivas despesas.

II. A defesa de João deve ser rejeitada porque, segundo o STJ, é cabível ação de demarcação, por ser meio processual eficaz para individualização do bem e determinação dos limites da propriedade, para se dirimir controvérsia entre o título dominial e marcos divisórios.

III. A citação de João deve ser feita, segundo o CPC/2015, por Oficial de Justiça.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No curso de processo de execução de Marcelo contra Danilo, por dívida deste, aquele requer penhora em dinheiro via Sisbajud nas contas de Camila, esposa de Danilo, limitada a constrição a 50% do saldo, tido como meação de Danilo. Tenha presente a demonstração prévia por Marcelo de que Danilo e Camila são casados com regime de comunhão universal de bens.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação aos princípios aplicáveis ao processo civil brasileiro, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) No julgamento da ADI 4.296, o STF declarou a constitucionalidade de alguns dispositivos da Lei 12.016/2009 (Lei do Mandado de Segurança) e a inconstitucionalidade de outros dispositivos.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF declarou constitucional o artigo 1º, §2º, da Lei 12.016/2009, segundo o qual não cabe mandado de segurança contra os atos de gestão comercial praticados pelos administradores de empresas públicas, de sociedade de economia mista e de concessionárias de serviço público.

II. O STF declarou inconstitucional o artigo 7º, III, da Lei 12.016/2009, segundo o qual o juiz ordenará que se suspenda o ato que deu motivo ao pedido, quando houver fundamento relevante e do ato impugnado puder resultar a ineficácia da medida, caso seja finalmente deferida, sendo facultado exigir do impetrante caução, fiança ou depósito, com o objetivo de assegurar o ressarcimento à pessoa jurídica.

III. O STF declarou inconstitucionais os artigos 7º, §2º, e 22, §2º, da Lei 12.016/2009, segundo os quais (i) não será concedida medida liminar que tenha por objeto a compensação de créditos tributários, a entrega de mercadorias e bens provenientes do exterior, a reclassificação ou equiparação de servidores públicos e a concessão de aumento ou a extensão de vantagens ou pagamento de qualquer natureza, e (ii) no mandado de segurança coletivo a liminar só poderá ser concedida após a audiência do representante judicial da pessoa jurídica de direito público, que deverá se pronunciar no prazo de 72 horas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da execução fiscal, especialmente sobre os embargos do devedor a ela referentes, avalie as assertivas que seguem.

I. O termo inicial para a oposição dos Embargos à Execução Fiscal é a data da efetiva intimação da penhora, e não a da juntada aos autos do mandado cumprido.

II. A atribuição de efeitos suspensivos aos embargos do devedor fica condicionada ao cumprimento de três requisitos: apresentação de garantia; verificação pelo juiz da relevância da fundamentação (fumus boni juris) e perigo de dano irreparável ou de difícil reparação (periculum in mora).

III. Não é impositivo o ressarcimento pela Fazenda Pública ao executado dos valores despendidos por este para custeio de seguro garantia apresentado para admissão de seus embargos à execução fiscal, ainda que julgados procedentes os embargos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as pretensões de ressarcimento ao erário e também com a legitimidade ativa do Ministério Público para ajuizar ações coletivas na tutela de direitos individuais, devendo ser apreciadas em consonância com a jurisprudência dos tribunais superiores.

I. É imprescritível a ação de reparação de danos à Fazenda Pública decorrente de ilícito civil.

II. São imprescritíveis as ações de ressarcimento ao erário fundadas na prática de ato doloso tipificado na Lei de Improbidade Administrativa.

III. O Ministério Público detém legitimidade ativa para a propositura de ações civis públicas, visando à tutela de direitos individuais homogêneos, mesmo que disponíveis e divisíveis, quando socialmente relevante o bem jurídico cuja proteção é intentada.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os contratos de plano de saúde, tendo presente a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. A cláusula contratual de plano de saúde que prevê carência para utilização dos serviços de assistência médica nas situações de emergência ou de urgência é considerada abusiva se ultrapassado o prazo máximo de 24 horas contado da data da contratação.

II. É inválido acordo celebrado em ação de divórcio no ponto em que impõe a manutenção do ex-cônjuge como dependente em plano de saúde coletivo fechado, restrito a servidores públicos.

III. Segundo o STJ, o rol de procedimentos e eventos em saúde suplementar é, em regra, taxativo, não sendo, em regra, a operadora de plano ou seguro de saúde obrigada a arcar com tratamento não constante do Rol da ANS, sendo que, não havendo substituto terapêutico ou esgotados os procedimentos do Rol da ANS, pode haver, a título excepcional, a cobertura do tratamento indicado pelo médico ou odontólogo assistente, observadas as condições traçadas pelo STJ.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MP/PE - Promotor de Justiça – 2022) A equipe interprofissional, assim definida como serviço auxiliar à Vara da Infância e Juventude, subordinada à autoridade judiciária, tem atribuição para

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem, no âmbito do estudo das finalidades da pena, tratam das Teorias da Prevenção Especial ou Individual, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do crime culposo, devendo ser apreciadas em consonância com a disciplina da Parte Geral do Código Penal, com o magistério correlato consagrado na doutrina penalista e com a jurisprudência dos tribunais superiores, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Jagunço Mulambo, nascido em 1º/04/1953, foi acusado da prática de certo crime que teria ocorrido em 30/06/2022, e responde à respectiva ação penal. A sentença condenatória foi tornada pública em 29/03/2023; contra ela, a defesa de Jagunço opôs embargos de declaração, rejeitados por decisão exarada 07/04/2023. A defesa, então, interpôs recurso de apelação, que aguarda para ser julgado no Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Considerada a situação em foco, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a jurisprudência do STJ em matéria processual penal.

I. É consolidado nos Tribunais Superiores o entendimento de que a atuação de promotores auxiliares ou de grupos especializados (GAECO) não ofende o princípio do promotor natural, uma vez que, nessa hipótese, se amplia a capacidade de investigação, de modo a otimizar os procedimentos necessários à formação da opinio delicti do Parquet.

II. Relativamente à prova da incidência da causa de aumento de pena no crime de roubo pelo uso de arma de fogo, em virtude da sua não apreensão e perícia, tem-se que é assente o entendimento segundo qual a apreensão e perícia da arma é desnecessária para evidenciar essa causa de aumento de pena se há outros elementos de prova que evidenciem o emprego do artefato.

III. É dispensável o mandado de busca e apreensão quando se trata de flagrante de crime permanente, podendo-se realizar a prisão sem que se fale em ilicitude das provas obtidas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o acordo de colaboração premiada, avalie as assertivas que seguem.

I. A delação premiada constitui negócio jurídico personalíssimo, que gera obrigações e direitos entre as partes celebrantes e que interfere automaticamente na esfera jurídica de terceiros, razão pela qual estes, caso expressamente mencionados ou acusados pelo delator em suas declarações, possuem legitimidade para questionar a validade do acordo celebrado.

II. Ainda que sendo o corréu acusado pelo delator em suas declarações, não pode confrontar em juízo o que foi afirmado pelo delator ou impugnar medidas adotadas com base em tais declarações e demais provas delas decorrentes, vez que não é aludido corréu parte no acordo de colaboração premiada.

III. Embora nem a decretação de medidas cautelares penais pessoais ou reais nem a prolatação de sentença penal condenatória possam se dar com fundamento apenas nas declarações do colaborador, a decisão de recebimento da denúncia, baseada em juízo de prelibação que é, pode adotar apenas aludidas declarações como fundamento.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a competência no processo penal, assinale a correta:

 

(EMAGIS) Considere que a Cristiano, cumprindo pena em execução penal, requeira comutação de pena, atendo-se aos requisitos previstos no Decreto Presidencial n. 8.615/2015 e demonstrando que o requisito subjetivo previsto em Decreto Presidencial para conceder-se ao condenado a requerida comutação da pena é o não cometimento de falta grave nos 12 meses que precederam a publicação do Decreto. Ouvido, o Ministério Público afirma dever ser negado o direito à benesse, ao fundamento de que, a despeito de preencher o requisito objetivo (cumprimento de fração da pena), o executado não preencheria o requisito subjetivo exigido pelo § 2º c/c caput do art. 112 da LEP (bom comportamento), ante o cometimento de 8 faltas disciplinares graves ao longo do cumprimento da pena.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(MP/PA – Promotor de Justiça Substituto – CEBRASPE – 2023 – Adaptada) Considerando as disposições da CF e o entendimento do STF, assinale a opção que apresenta medida que pode ser determinada diretamente por Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

 

(EMAGIS) A Constituição do Estado Beta prevê a convocação de suplente de deputado estadual licenciado para tratar, sem remuneração, de interesse particular, por prazo superior a sessenta dias. Sobre a matéria, de acordo com Constituição Federal e a jurisprudência do STF, é correto afirmar que:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2023) Dentre as Funções Essenciais à Justiça, estabelece a Constituição Federal, no artigo 127, que “o Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis”.

Com relação à essa instituição, consta do texto constitucional que

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do ‘impeachment’ do Presidente da República e devem ser apreciadas em consonância com a jurisprudência do STF.

I. Deve ser processada pela Câmara dos Deputados, para admissão ou rejeição, denúncia ofertada contra o Presidente da República pela prática de crime de responsabilidade, mesmo após o encerramento do mandato do denunciado.

II. As causas de impedimento e suspeição que visam à garantia de imparcialidade, nas causas perante o Poder Judiciário, compatibilizam-se com o processo jurídico-político do impeachment, sendo aplicáveis aos parlamentares que venham a funcionar em tal processo.

III. Segundo o STF, os arquivamentos de denúncias por ausência de justa causa em processo de impeachment devem ser exercidos pela Mesa do Senado Federal, sendo aplicável à hipótese, por simetria, a regra de competência prevista para o recebimento de denúncia por crime de responsabilidade praticado por Presidente da República, em que já houve um juízo prévio de admissibilidade na Câmara dos Deputados.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com base na Lei das Eleições (Lei 9.504/97), julgue os itens abaixo.

I. Para concorrer às eleições, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição pelo prazo de, pelo menos, um ano antes do pleito, e estar com a filiação deferida pelo partido no mínimo seis meses antes da data da eleição.

II. Os partidos e coligações solicitarão à Justiça Eleitoral o registro de seus candidatos até as dezenove horas do dia 5 de julho do ano em que se realizarem as eleições.

III. A idade mínima constitucionalmente estabelecida como condição de elegibilidade é verificada tendo por referência a data da posse.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a jurisprudência do STJ em matéria de recuperação judicial, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, ajuizada execução de título extrajudicial, decorrente de crédito bancário, a executada alegue que, anteriormente a tal execução, fora deferido o processamento de sua recuperação judicial pelo juízo competente, sendo o crédito exequendo concursal, de modo que submetido aos efeitos da recuperação judicial. Ouvido, o banco exequente alega ser extraconcursal o crédito, motivo pelo qual a execução deve prosseguir, não cabendo, com efeito, ao juízo universal da recuperação judicial qualquer ingerência sobre eventuais constrições que venham a ser realizadas no feito executivo, vez que, repita-se, de crédito extraconcursal se trata. Faz-se, por fim, a conclusão dos autos ao juiz da execução para decisão.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange às execuções fiscais e à certidão de regularidade fiscal, assinale a alternativa incorreta.

 

(TJ/DF – Juiz de Direito Substituto – CEBRASPE – 2023) A substituição tributária progressiva

 

(EMAGIS) Considere ação ordinária ajuizada por Vítor contra o Município a fim de impedir que o réu exija a aplicação do Código Florestal (Lei n. 12.651/2012) no exame do pedido de alvará de construção de imóvel urbano, próximo a curso d'água, fundamentando o pedido no entendimento de que em áreas urbanas consolidadas é aplicável a distância limitativa prevista no art. 4, inciso III, da Lei n. 6.766/1976 (Lei de Parcelamento do Solo Urbano).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação à formação histórica e à constitucionalização do Direito Administrativo, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto à Administração Pública Indireta, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre a improbidade administrativa, considerada a disciplina legal atual e a jurisprudência dos Tribunais Superiores, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Pedro, servidor público federal, responde a processo administrativo disciplinar. Sobre a matéria, considerada a disciplina da Lei 8.112/90 e a jurisprudência dos Tribunais Superiores, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre o overshadowing effect, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre o Efeito do Halo, marque a alternativa correta:

 

Objetivas MPF - Rodada 38.2023

(MP/PA – Promotor de Justiça Substituto – CEBRASPE – 2023 – Adaptada) Considerando as disposições da CF e o entendimento do STF, assinale a opção que apresenta medida que pode ser determinada diretamente por Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

 

(EMAGIS) A Constituição do Estado Beta prevê a convocação de suplente de deputado estadual licenciado para tratar, sem remuneração, de interesse particular, por prazo superior a sessenta dias. Sobre a matéria, de acordo com Constituição Federal e a jurisprudência do STF, é correto afirmar que:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2023) Dentre as Funções Essenciais à Justiça, estabelece a Constituição Federal, no artigo 127, que “o Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis”.

Com relação à essa instituição, consta do texto constitucional que

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do ‘impeachment’ do Presidente da República e devem ser apreciadas em consonância com a jurisprudência do STF.

I. Deve ser processada pela Câmara dos Deputados, para admissão ou rejeição, denúncia ofertada contra o Presidente da República pela prática de crime de responsabilidade, mesmo após o encerramento do mandato do denunciado.

II. As causas de impedimento e suspeição que visam à garantia de imparcialidade, nas causas perante o Poder Judiciário, compatibilizam-se com o processo jurídico-político do impeachment, sendo aplicáveis aos parlamentares que venham a funcionar em tal processo.

III. Segundo o STF, os arquivamentos de denúncias por ausência de justa causa em processo de impeachment devem ser exercidos pela Mesa do Senado Federal, sendo aplicável à hipótese, por simetria, a regra de competência prevista para o recebimento de denúncia por crime de responsabilidade praticado por Presidente da República, em que já houve um juízo prévio de admissibilidade na Câmara dos Deputados.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TRF1 – Juiz Federal – XVII – FGV – 2023) Considere um caso em que a União patrocina financeiramente uma política de apoio a certa região do Brasil que está assolada por uma seca crônica. A política adotada consiste em liberar o acesso das vítimas a um açude numa região vizinha para levarem água gratuitamente. A política se destina a todas as vítimas da seca naquela região. O argumento central é de que tal política seria discriminatória.

Em relação a tal caso, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Com base na Lei das Eleições (Lei 9.504/97), julgue os itens abaixo.

I. Para concorrer às eleições, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição pelo prazo de, pelo menos, um ano antes do pleito, e estar com a filiação deferida pelo partido no mínimo seis meses antes da data da eleição.

II. Os partidos e coligações solicitarão à Justiça Eleitoral o registro de seus candidatos até as dezenove horas do dia 5 de julho do ano em que se realizarem as eleições.

III. A idade mínima constitucionalmente estabelecida como condição de elegibilidade é verificada tendo por referência a data da posse.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Com relação à formação histórica e à constitucionalização do Direito Administrativo, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto à Administração Pública Indireta, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre a improbidade administrativa, considerada a disciplina legal atual e a jurisprudência dos Tribunais Superiores, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Pedro, servidor público federal, responde a processo administrativo disciplinar. Sobre a matéria, considerada a disciplina da Lei 8.112/90 e a jurisprudência dos Tribunais Superiores, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere ação ordinária ajuizada por Vítor contra o Município a fim de impedir que o réu exija a aplicação do Código Florestal (Lei n. 12.651/2012) no exame do pedido de alvará de construção de imóvel urbano, próximo a curso d'água, fundamentando o pedido no entendimento de que em áreas urbanas consolidadas é aplicável a distância limitativa prevista no art. 4, inciso III, da Lei n. 6.766/1976 (Lei de Parcelamento do Solo Urbano).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange às execuções fiscais e à certidão de regularidade fiscal, assinale a alternativa incorreta.

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) A Zona Franca de Manaus, localizada no Estado do Amazonas, sobre o qual o TRF1 exerce jurisdição, é um relevante polo de desenvolvimento regional, sobretudo em razão dos incentivos fiscais conferidos àqueles que ali instalam seus empreendimentos.

Acerca dessa zona especial e sua relação com a tributação, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Podendo ser as tarifas modalidades de receitas públicas, analise, a propósito, as assertivas que seguem, marcando a CORRETA.

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) O Direito Internacional Público (DIP) trata das relações jurídicas entre os Estados entre si e com organizações internacionais.

Na compreensão dessas relações, são as principais fontes do DIP:

 

(EMAGIS) Sobre o acordo de leniência no sistema concorrencial, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre os contratos de plano de saúde, tendo presente a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. A cláusula contratual de plano de saúde que prevê carência para utilização dos serviços de assistência médica nas situações de emergência ou de urgência é considerada abusiva se ultrapassado o prazo máximo de 24 horas contado da data da contratação.

II. É inválido acordo celebrado em ação de divórcio no ponto em que impõe a manutenção do ex-cônjuge como dependente em plano de saúde coletivo fechado, restrito a servidores públicos.

III. Segundo o STJ, o rol de procedimentos e eventos em saúde suplementar é, em regra, taxativo, não sendo, em regra, a operadora de plano ou seguro de saúde obrigada a arcar com tratamento não constante do Rol da ANS, sendo que, não havendo substituto terapêutico ou esgotados os procedimentos do Rol da ANS, pode haver, a título excepcional, a cobertura do tratamento indicado pelo médico ou odontólogo assistente, observadas as condições traçadas pelo STJ.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os contratos de seguro, tendo presente a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. A embriaguez do segurado e até mesmo a excessiva velocidade do veículo sob sua condução ensejam a perda do direito à indenização securitária quando se tratar de seguro de vida.

II. O agravamento do risco pela embriaguez, assim como a existência de eventual cláusula excludente da indenização, são cruciais tanto para o seguro de coisas quanto para o contrato de seguro de vida.

III. O suicídio não é coberto nos dois primeiros anos de vigência do contrato de seguro de vida, ressalvado o direito do beneficiário à devolução do montante da reserva técnica formada, podendo ser afastada a cobertura de suicídio posterior se a seguradora demonstrar premeditação.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) José propôs ação demarcatória contra João objetivando demarcar os limites do terreno objeto da matrícula nº 0001, do Cartório de Registro de Imóveis, em três trechos, cujas divisas foram questionadas pelo réu no curso de procedimento administrativo de retificação de registro. João, em sua defesa judicial, sustenta que não cabe a pretensão demarcatória quando os prédios contíguos já apresentem elementos materiais definidores de suas divisas, estando ausentes os requisitos de admissibilidade da ação demarcatória, já que a pretensão do autor, em verdade, é a retificação de sua área, motivo pelo qual deve ser julgou extinto o processo sem resolução do mérito, por inadequação da via eleita.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o Código Civil, José tem direito, além de cercar, murar, valar ou tapar de qualquer modo o seu prédio, urbano ou rural, de constranger João a proceder com ele à demarcação entre os dois prédios, a aviventar rumos apagados e a renovar marcos destruídos ou arruinados, repartindo-se proporcionalmente entre os interessados as respectivas despesas.

II. A defesa de João deve ser rejeitada porque, segundo o STJ, é cabível ação de demarcação, por ser meio processual eficaz para individualização do bem e determinação dos limites da propriedade, para se dirimir controvérsia entre o título dominial e marcos divisórios.

III. A citação de João deve ser feita, segundo o CPC/2015, por Oficial de Justiça.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação aos princípios aplicáveis ao processo civil brasileiro, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) No julgamento da ADI 4.296, o STF declarou a constitucionalidade de alguns dispositivos da Lei 12.016/2009 (Lei do Mandado de Segurança) e a inconstitucionalidade de outros dispositivos.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF declarou constitucional o artigo 1º, §2º, da Lei 12.016/2009, segundo o qual não cabe mandado de segurança contra os atos de gestão comercial praticados pelos administradores de empresas públicas, de sociedade de economia mista e de concessionárias de serviço público.

II. O STF declarou inconstitucional o artigo 7º, III, da Lei 12.016/2009, segundo o qual o juiz ordenará que se suspenda o ato que deu motivo ao pedido, quando houver fundamento relevante e do ato impugnado puder resultar a ineficácia da medida, caso seja finalmente deferida, sendo facultado exigir do impetrante caução, fiança ou depósito, com o objetivo de assegurar o ressarcimento à pessoa jurídica.

III. O STF declarou inconstitucionais os artigos 7º, §2º, e 22, §2º, da Lei 12.016/2009, segundo os quais (i) não será concedida medida liminar que tenha por objeto a compensação de créditos tributários, a entrega de mercadorias e bens provenientes do exterior, a reclassificação ou equiparação de servidores públicos e a concessão de aumento ou a extensão de vantagens ou pagamento de qualquer natureza, e (ii) no mandado de segurança coletivo a liminar só poderá ser concedida após a audiência do representante judicial da pessoa jurídica de direito público, que deverá se pronunciar no prazo de 72 horas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da execução fiscal, especialmente sobre os embargos do devedor a ela referentes, avalie as assertivas que seguem.

I. O termo inicial para a oposição dos Embargos à Execução Fiscal é a data da efetiva intimação da penhora, e não a da juntada aos autos do mandado cumprido.

II. A atribuição de efeitos suspensivos aos embargos do devedor fica condicionada ao cumprimento de três requisitos: apresentação de garantia; verificação pelo juiz da relevância da fundamentação (fumus boni juris) e perigo de dano irreparável ou de difícil reparação (periculum in mora).

III. Não é impositivo o ressarcimento pela Fazenda Pública ao executado dos valores despendidos por este para custeio de seguro garantia apresentado para admissão de seus embargos à execução fiscal, ainda que julgados procedentes os embargos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem, no âmbito do estudo das finalidades da pena, tratam das Teorias da Prevenção Especial ou Individual, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do crime culposo, devendo ser apreciadas em consonância com a disciplina da Parte Geral do Código Penal, com o magistério correlato consagrado na doutrina penalista e com a jurisprudência dos tribunais superiores, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Jagunço Mulambo, nascido em 1º/04/1953, foi acusado da prática de certo crime que teria ocorrido em 30/06/2022, e responde à respectiva ação penal. A sentença condenatória foi tornada pública em 29/03/2023; contra ela, a defesa de Jagunço opôs embargos de declaração, rejeitados por decisão exarada 07/04/2023. A defesa, então, interpôs recurso de apelação, que aguarda para ser julgado no Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Considerada a situação em foco, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 8.072/90, a Lei 7.492/86 e a Lei 9.613/98, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a jurisprudência do STJ em matéria processual penal.

I. É consolidado nos Tribunais Superiores o entendimento de que a atuação de promotores auxiliares ou de grupos especializados (GAECO) não ofende o princípio do promotor natural, uma vez que, nessa hipótese, se amplia a capacidade de investigação, de modo a otimizar os procedimentos necessários à formação da opinio delicti do Parquet.

II. Relativamente à prova da incidência da causa de aumento de pena no crime de roubo pelo uso de arma de fogo, em virtude da sua não apreensão e perícia, tem-se que é assente o entendimento segundo qual a apreensão e perícia da arma é desnecessária para evidenciar essa causa de aumento de pena se há outros elementos de prova que evidenciem o emprego do artefato.

III. É dispensável o mandado de busca e apreensão quando se trata de flagrante de crime permanente, podendo-se realizar a prisão sem que se fale em ilicitude das provas obtidas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o acordo de colaboração premiada, avalie as assertivas que seguem.

I. A delação premiada constitui negócio jurídico personalíssimo, que gera obrigações e direitos entre as partes celebrantes e que interfere automaticamente na esfera jurídica de terceiros, razão pela qual estes, caso expressamente mencionados ou acusados pelo delator em suas declarações, possuem legitimidade para questionar a validade do acordo celebrado.

II. Ainda que sendo o corréu acusado pelo delator em suas declarações, não pode confrontar em juízo o que foi afirmado pelo delator ou impugnar medidas adotadas com base em tais declarações e demais provas delas decorrentes, vez que não é aludido corréu parte no acordo de colaboração premiada.

III. Embora nem a decretação de medidas cautelares penais pessoais ou reais nem a prolatação de sentença penal condenatória possam se dar com fundamento apenas nas declarações do colaborador, a decisão de recebimento da denúncia, baseada em juízo de prelibação que é, pode adotar apenas aludidas declarações como fundamento.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a competência no processo penal, assinale a correta:

 

(EMAGIS) Considere que a Cristiano, cumprindo pena em execução penal, requeira comutação de pena, atendo-se aos requisitos previstos no Decreto Presidencial n. 8.615/2015 e demonstrando que o requisito subjetivo previsto em Decreto Presidencial para conceder-se ao condenado a requerida comutação da pena é o não cometimento de falta grave nos 12 meses que precederam a publicação do Decreto. Ouvido, o Ministério Público afirma dever ser negado o direito à benesse, ao fundamento de que, a despeito de preencher o requisito objetivo (cumprimento de fração da pena), o executado não preencheria o requisito subjetivo exigido pelo § 2º c/c caput do art. 112 da LEP (bom comportamento), ante o cometimento de 8 faltas disciplinares graves ao longo do cumprimento da pena.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas MP Estadual - Rodada 38.2023

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta a respeito do controle externo da atividade policial pelo Ministério Público, segundo a Resolução CNMP nº 20/2007 e a jurisprudência do STJ:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem, no âmbito do estudo das finalidades da pena, tratam das Teorias da Prevenção Especial ou Individual, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do crime culposo, devendo ser apreciadas em consonância com a disciplina da Parte Geral do Código Penal, com o magistério correlato consagrado na doutrina penalista e com a jurisprudência dos tribunais superiores, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Jagunço Mulambo, nascido em 1º/04/1953, foi acusado da prática de certo crime que teria ocorrido em 30/06/2022, e responde à respectiva ação penal. A sentença condenatória foi tornada pública em 29/03/2023; contra ela, a defesa de Jagunço opôs embargos de declaração, rejeitados por decisão exarada 07/04/2023. A defesa, então, interpôs recurso de apelação, que aguarda para ser julgado no Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Considerada a situação em foco, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a jurisprudência do STJ em matéria processual penal.

I. É consolidado nos Tribunais Superiores o entendimento de que a atuação de promotores auxiliares ou de grupos especializados (GAECO) não ofende o princípio do promotor natural, uma vez que, nessa hipótese, se amplia a capacidade de investigação, de modo a otimizar os procedimentos necessários à formação da opinio delicti do Parquet.

II. Relativamente à prova da incidência da causa de aumento de pena no crime de roubo pelo uso de arma de fogo, em virtude da sua não apreensão e perícia, tem-se que é assente o entendimento segundo qual a apreensão e perícia da arma é desnecessária para evidenciar essa causa de aumento de pena se há outros elementos de prova que evidenciem o emprego do artefato.

III. É dispensável o mandado de busca e apreensão quando se trata de flagrante de crime permanente, podendo-se realizar a prisão sem que se fale em ilicitude das provas obtidas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o acordo de colaboração premiada, avalie as assertivas que seguem.

I. A delação premiada constitui negócio jurídico personalíssimo, que gera obrigações e direitos entre as partes celebrantes e que interfere automaticamente na esfera jurídica de terceiros, razão pela qual estes, caso expressamente mencionados ou acusados pelo delator em suas declarações, possuem legitimidade para questionar a validade do acordo celebrado.

II. Ainda que sendo o corréu acusado pelo delator em suas declarações, não pode confrontar em juízo o que foi afirmado pelo delator ou impugnar medidas adotadas com base em tais declarações e demais provas delas decorrentes, vez que não é aludido corréu parte no acordo de colaboração premiada.

III. Embora nem a decretação de medidas cautelares penais pessoais ou reais nem a prolatação de sentença penal condenatória possam se dar com fundamento apenas nas declarações do colaborador, a decisão de recebimento da denúncia, baseada em juízo de prelibação que é, pode adotar apenas aludidas declarações como fundamento.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a competência no processo penal, assinale a correta:

 

(EMAGIS) Considere que a Cristiano, cumprindo pena em execução penal, requeira comutação de pena, atendo-se aos requisitos previstos no Decreto Presidencial n. 8.615/2015 e demonstrando que o requisito subjetivo previsto em Decreto Presidencial para conceder-se ao condenado a requerida comutação da pena é o não cometimento de falta grave nos 12 meses que precederam a publicação do Decreto. Ouvido, o Ministério Público afirma dever ser negado o direito à benesse, ao fundamento de que, a despeito de preencher o requisito objetivo (cumprimento de fração da pena), o executado não preencheria o requisito subjetivo exigido pelo § 2º c/c caput do art. 112 da LEP (bom comportamento), ante o cometimento de 8 faltas disciplinares graves ao longo do cumprimento da pena.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os contratos de seguro, tendo presente a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. A embriaguez do segurado e até mesmo a excessiva velocidade do veículo sob sua condução ensejam a perda do direito à indenização securitária quando se tratar de seguro de vida.

II. O agravamento do risco pela embriaguez, assim como a existência de eventual cláusula excludente da indenização, são cruciais tanto para o seguro de coisas quanto para o contrato de seguro de vida.

III. O suicídio não é coberto nos dois primeiros anos de vigência do contrato de seguro de vida, ressalvado o direito do beneficiário à devolução do montante da reserva técnica formada, podendo ser afastada a cobertura de suicídio posterior se a seguradora demonstrar premeditação.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) José propôs ação demarcatória contra João objetivando demarcar os limites do terreno objeto da matrícula nº 0001, do Cartório de Registro de Imóveis, em três trechos, cujas divisas foram questionadas pelo réu no curso de procedimento administrativo de retificação de registro. João, em sua defesa judicial, sustenta que não cabe a pretensão demarcatória quando os prédios contíguos já apresentem elementos materiais definidores de suas divisas, estando ausentes os requisitos de admissibilidade da ação demarcatória, já que a pretensão do autor, em verdade, é a retificação de sua área, motivo pelo qual deve ser julgou extinto o processo sem resolução do mérito, por inadequação da via eleita.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o Código Civil, José tem direito, além de cercar, murar, valar ou tapar de qualquer modo o seu prédio, urbano ou rural, de constranger João a proceder com ele à demarcação entre os dois prédios, a aviventar rumos apagados e a renovar marcos destruídos ou arruinados, repartindo-se proporcionalmente entre os interessados as respectivas despesas.

II. A defesa de João deve ser rejeitada porque, segundo o STJ, é cabível ação de demarcação, por ser meio processual eficaz para individualização do bem e determinação dos limites da propriedade, para se dirimir controvérsia entre o título dominial e marcos divisórios.

III. A citação de João deve ser feita, segundo o CPC/2015, por Oficial de Justiça.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No curso de processo de execução de Marcelo contra Danilo, por dívida deste, aquele requer penhora em dinheiro via Sisbajud nas contas de Camila, esposa de Danilo, limitada a constrição a 50% do saldo, tido como meação de Danilo. Tenha presente a demonstração prévia por Marcelo de que Danilo e Camila são casados com regime de comunhão universal de bens.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação aos princípios aplicáveis ao processo civil brasileiro, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) No julgamento da ADI 4.296, o STF declarou a constitucionalidade de alguns dispositivos da Lei 12.016/2009 (Lei do Mandado de Segurança) e a inconstitucionalidade de outros dispositivos.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF declarou constitucional o artigo 1º, §2º, da Lei 12.016/2009, segundo o qual não cabe mandado de segurança contra os atos de gestão comercial praticados pelos administradores de empresas públicas, de sociedade de economia mista e de concessionárias de serviço público.

II. O STF declarou inconstitucional o artigo 7º, III, da Lei 12.016/2009, segundo o qual o juiz ordenará que se suspenda o ato que deu motivo ao pedido, quando houver fundamento relevante e do ato impugnado puder resultar a ineficácia da medida, caso seja finalmente deferida, sendo facultado exigir do impetrante caução, fiança ou depósito, com o objetivo de assegurar o ressarcimento à pessoa jurídica.

III. O STF declarou inconstitucionais os artigos 7º, §2º, e 22, §2º, da Lei 12.016/2009, segundo os quais (i) não será concedida medida liminar que tenha por objeto a compensação de créditos tributários, a entrega de mercadorias e bens provenientes do exterior, a reclassificação ou equiparação de servidores públicos e a concessão de aumento ou a extensão de vantagens ou pagamento de qualquer natureza, e (ii) no mandado de segurança coletivo a liminar só poderá ser concedida após a audiência do representante judicial da pessoa jurídica de direito público, que deverá se pronunciar no prazo de 72 horas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da execução fiscal, especialmente sobre os embargos do devedor a ela referentes, avalie as assertivas que seguem.

I. O termo inicial para a oposição dos Embargos à Execução Fiscal é a data da efetiva intimação da penhora, e não a da juntada aos autos do mandado cumprido.

II. A atribuição de efeitos suspensivos aos embargos do devedor fica condicionada ao cumprimento de três requisitos: apresentação de garantia; verificação pelo juiz da relevância da fundamentação (fumus boni juris) e perigo de dano irreparável ou de difícil reparação (periculum in mora).

III. Não é impositivo o ressarcimento pela Fazenda Pública ao executado dos valores despendidos por este para custeio de seguro garantia apresentado para admissão de seus embargos à execução fiscal, ainda que julgados procedentes os embargos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as pretensões de ressarcimento ao erário e também com a legitimidade ativa do Ministério Público para ajuizar ações coletivas na tutela de direitos individuais, devendo ser apreciadas em consonância com a jurisprudência dos tribunais superiores.

I. É imprescritível a ação de reparação de danos à Fazenda Pública decorrente de ilícito civil.

II. São imprescritíveis as ações de ressarcimento ao erário fundadas na prática de ato doloso tipificado na Lei de Improbidade Administrativa.

III. O Ministério Público detém legitimidade ativa para a propositura de ações civis públicas, visando à tutela de direitos individuais homogêneos, mesmo que disponíveis e divisíveis, quando socialmente relevante o bem jurídico cuja proteção é intentada.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MP/PA – Promotor de Justiça Substituto – CEBRASPE – 2023 – Adaptada) Considerando as disposições da CF e o entendimento do STF, assinale a opção que apresenta medida que pode ser determinada diretamente por Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

 

(EMAGIS) A Constituição do Estado Beta prevê a convocação de suplente de deputado estadual licenciado para tratar, sem remuneração, de interesse particular, por prazo superior a sessenta dias. Sobre a matéria, de acordo com Constituição Federal e a jurisprudência do STF, é correto afirmar que:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2023) Dentre as Funções Essenciais à Justiça, estabelece a Constituição Federal, no artigo 127, que “o Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis”.

Com relação à essa instituição, consta do texto constitucional que

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do ‘impeachment’ do Presidente da República e devem ser apreciadas em consonância com a jurisprudência do STF.

I. Deve ser processada pela Câmara dos Deputados, para admissão ou rejeição, denúncia ofertada contra o Presidente da República pela prática de crime de responsabilidade, mesmo após o encerramento do mandato do denunciado.

II. As causas de impedimento e suspeição que visam à garantia de imparcialidade, nas causas perante o Poder Judiciário, compatibilizam-se com o processo jurídico-político do impeachment, sendo aplicáveis aos parlamentares que venham a funcionar em tal processo.

III. Segundo o STF, os arquivamentos de denúncias por ausência de justa causa em processo de impeachment devem ser exercidos pela Mesa do Senado Federal, sendo aplicável à hipótese, por simetria, a regra de competência prevista para o recebimento de denúncia por crime de responsabilidade praticado por Presidente da República, em que já houve um juízo prévio de admissibilidade na Câmara dos Deputados.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TRF1 – Juiz Federal – XVII – FGV – 2023) Considere um caso em que a União patrocina financeiramente uma política de apoio a certa região do Brasil que está assolada por uma seca crônica. A política adotada consiste em liberar o acesso das vítimas a um açude numa região vizinha para levarem água gratuitamente. A política se destina a todas as vítimas da seca naquela região. O argumento central é de que tal política seria discriminatória.

Em relação a tal caso, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Com relação à formação histórica e à constitucionalização do Direito Administrativo, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto à Administração Pública Indireta, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre a improbidade administrativa, considerada a disciplina legal atual e a jurisprudência dos Tribunais Superiores, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Pedro, servidor público federal, responde a processo administrativo disciplinar. Sobre a matéria, considerada a disciplina da Lei 8.112/90 e a jurisprudência dos Tribunais Superiores, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere ação ordinária ajuizada por Vítor contra o Município a fim de impedir que o réu exija a aplicação do Código Florestal (Lei n. 12.651/2012) no exame do pedido de alvará de construção de imóvel urbano, próximo a curso d'água, fundamentando o pedido no entendimento de que em áreas urbanas consolidadas é aplicável a distância limitativa prevista no art. 4, inciso III, da Lei n. 6.766/1976 (Lei de Parcelamento do Solo Urbano).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange às execuções fiscais e à certidão de regularidade fiscal, assinale a alternativa incorreta.

 

(TJ/DF – Juiz de Direito Substituto – CEBRASPE – 2023) A substituição tributária progressiva

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a jurisprudência do STJ em matéria de recuperação judicial, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, ajuizada execução de título extrajudicial, decorrente de crédito bancário, a executada alegue que, anteriormente a tal execução, fora deferido o processamento de sua recuperação judicial pelo juízo competente, sendo o crédito exequendo concursal, de modo que submetido aos efeitos da recuperação judicial. Ouvido, o banco exequente alega ser extraconcursal o crédito, motivo pelo qual a execução deve prosseguir, não cabendo, com efeito, ao juízo universal da recuperação judicial qualquer ingerência sobre eventuais constrições que venham a ser realizadas no feito executivo, vez que, repita-se, de crédito extraconcursal se trata. Faz-se, por fim, a conclusão dos autos ao juiz da execução para decisão.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Com base na Lei das Eleições (Lei 9.504/97), julgue os itens abaixo.

I. Para concorrer às eleições, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição pelo prazo de, pelo menos, um ano antes do pleito, e estar com a filiação deferida pelo partido no mínimo seis meses antes da data da eleição.

II. Os partidos e coligações solicitarão à Justiça Eleitoral o registro de seus candidatos até as dezenove horas do dia 5 de julho do ano em que se realizarem as eleições.

III. A idade mínima constitucionalmente estabelecida como condição de elegibilidade é verificada tendo por referência a data da posse.

Estão incorretos somente os itens:

 

(MP/PE - Promotor de Justiça – 2022) A equipe interprofissional, assim definida como serviço auxiliar à Vara da Infância e Juventude, subordinada à autoridade judiciária, tem atribuição para

 

(EMAGIS) Sobre os contratos de plano de saúde, tendo presente a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. A cláusula contratual de plano de saúde que prevê carência para utilização dos serviços de assistência médica nas situações de emergência ou de urgência é considerada abusiva se ultrapassado o prazo máximo de 24 horas contado da data da contratação.

II. É inválido acordo celebrado em ação de divórcio no ponto em que impõe a manutenção do ex-cônjuge como dependente em plano de saúde coletivo fechado, restrito a servidores públicos.

III. Segundo o STJ, o rol de procedimentos e eventos em saúde suplementar é, em regra, taxativo, não sendo, em regra, a operadora de plano ou seguro de saúde obrigada a arcar com tratamento não constante do Rol da ANS, sendo que, não havendo substituto terapêutico ou esgotados os procedimentos do Rol da ANS, pode haver, a título excepcional, a cobertura do tratamento indicado pelo médico ou odontólogo assistente, observadas as condições traçadas pelo STJ.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

Objetivas DP Estadual - Rodada 38.2023

(DPE/ – FCC – 2023) No julgamento do recurso extraordinário 1.240.999 e da ADI 4.636, o Supremo Tribunal Federal decidiu que é inconstitucional a exigência de inscrição nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aos(às) defensores(as) público(as). A decisão

 

(TRF1 – Juiz Federal – XVII – FGV – 2023) Considere um caso em que a União patrocina financeiramente uma política de apoio a certa região do Brasil que está assolada por uma seca crônica. A política adotada consiste em liberar o acesso das vítimas a um açude numa região vizinha para levarem água gratuitamente. A política se destina a todas as vítimas da seca naquela região. O argumento central é de que tal política seria discriminatória.

Em relação a tal caso, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem, no âmbito do estudo das finalidades da pena, tratam das Teorias da Prevenção Especial ou Individual, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do crime culposo, devendo ser apreciadas em consonância com a disciplina da Parte Geral do Código Penal, com o magistério correlato consagrado na doutrina penalista e com a jurisprudência dos tribunais superiores, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Jagunço Mulambo, nascido em 1º/04/1953, foi acusado da prática de certo crime que teria ocorrido em 30/06/2022, e responde à respectiva ação penal. A sentença condenatória foi tornada pública em 29/03/2023; contra ela, a defesa de Jagunço opôs embargos de declaração, rejeitados por decisão exarada 07/04/2023. A defesa, então, interpôs recurso de apelação, que aguarda para ser julgado no Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Considerada a situação em foco, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a jurisprudência do STJ em matéria processual penal.

I. É consolidado nos Tribunais Superiores o entendimento de que a atuação de promotores auxiliares ou de grupos especializados (GAECO) não ofende o princípio do promotor natural, uma vez que, nessa hipótese, se amplia a capacidade de investigação, de modo a otimizar os procedimentos necessários à formação da opinio delicti do Parquet.

II. Relativamente à prova da incidência da causa de aumento de pena no crime de roubo pelo uso de arma de fogo, em virtude da sua não apreensão e perícia, tem-se que é assente o entendimento segundo qual a apreensão e perícia da arma é desnecessária para evidenciar essa causa de aumento de pena se há outros elementos de prova que evidenciem o emprego do artefato.

III. É dispensável o mandado de busca e apreensão quando se trata de flagrante de crime permanente, podendo-se realizar a prisão sem que se fale em ilicitude das provas obtidas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o acordo de colaboração premiada, avalie as assertivas que seguem.

I. A delação premiada constitui negócio jurídico personalíssimo, que gera obrigações e direitos entre as partes celebrantes e que interfere automaticamente na esfera jurídica de terceiros, razão pela qual estes, caso expressamente mencionados ou acusados pelo delator em suas declarações, possuem legitimidade para questionar a validade do acordo celebrado.

II. Ainda que sendo o corréu acusado pelo delator em suas declarações, não pode confrontar em juízo o que foi afirmado pelo delator ou impugnar medidas adotadas com base em tais declarações e demais provas delas decorrentes, vez que não é aludido corréu parte no acordo de colaboração premiada.

III. Embora nem a decretação de medidas cautelares penais pessoais ou reais nem a prolatação de sentença penal condenatória possam se dar com fundamento apenas nas declarações do colaborador, a decisão de recebimento da denúncia, baseada em juízo de prelibação que é, pode adotar apenas aludidas declarações como fundamento.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a competência no processo penal, assinale a correta:

 

(EMAGIS) Considere que a Cristiano, cumprindo pena em execução penal, requeira comutação de pena, atendo-se aos requisitos previstos no Decreto Presidencial n. 8.615/2015 e demonstrando que o requisito subjetivo previsto em Decreto Presidencial para conceder-se ao condenado a requerida comutação da pena é o não cometimento de falta grave nos 12 meses que precederam a publicação do Decreto. Ouvido, o Ministério Público afirma dever ser negado o direito à benesse, ao fundamento de que, a despeito de preencher o requisito objetivo (cumprimento de fração da pena), o executado não preencheria o requisito subjetivo exigido pelo § 2º c/c caput do art. 112 da LEP (bom comportamento), ante o cometimento de 8 faltas disciplinares graves ao longo do cumprimento da pena.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os contratos de seguro, tendo presente a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. A embriaguez do segurado e até mesmo a excessiva velocidade do veículo sob sua condução ensejam a perda do direito à indenização securitária quando se tratar de seguro de vida.

II. O agravamento do risco pela embriaguez, assim como a existência de eventual cláusula excludente da indenização, são cruciais tanto para o seguro de coisas quanto para o contrato de seguro de vida.

III. O suicídio não é coberto nos dois primeiros anos de vigência do contrato de seguro de vida, ressalvado o direito do beneficiário à devolução do montante da reserva técnica formada, podendo ser afastada a cobertura de suicídio posterior se a seguradora demonstrar premeditação.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) José propôs ação demarcatória contra João objetivando demarcar os limites do terreno objeto da matrícula nº 0001, do Cartório de Registro de Imóveis, em três trechos, cujas divisas foram questionadas pelo réu no curso de procedimento administrativo de retificação de registro. João, em sua defesa judicial, sustenta que não cabe a pretensão demarcatória quando os prédios contíguos já apresentem elementos materiais definidores de suas divisas, estando ausentes os requisitos de admissibilidade da ação demarcatória, já que a pretensão do autor, em verdade, é a retificação de sua área, motivo pelo qual deve ser julgou extinto o processo sem resolução do mérito, por inadequação da via eleita.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o Código Civil, José tem direito, além de cercar, murar, valar ou tapar de qualquer modo o seu prédio, urbano ou rural, de constranger João a proceder com ele à demarcação entre os dois prédios, a aviventar rumos apagados e a renovar marcos destruídos ou arruinados, repartindo-se proporcionalmente entre os interessados as respectivas despesas.

II. A defesa de João deve ser rejeitada porque, segundo o STJ, é cabível ação de demarcação, por ser meio processual eficaz para individualização do bem e determinação dos limites da propriedade, para se dirimir controvérsia entre o título dominial e marcos divisórios.

III. A citação de João deve ser feita, segundo o CPC/2015, por Oficial de Justiça.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No curso de processo de execução de Marcelo contra Danilo, por dívida deste, aquele requer penhora em dinheiro via Sisbajud nas contas de Camila, esposa de Danilo, limitada a constrição a 50% do saldo, tido como meação de Danilo. Tenha presente a demonstração prévia por Marcelo de que Danilo e Camila são casados com regime de comunhão universal de bens.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação aos princípios aplicáveis ao processo civil brasileiro, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) No julgamento da ADI 4.296, o STF declarou a constitucionalidade de alguns dispositivos da Lei 12.016/2009 (Lei do Mandado de Segurança) e a inconstitucionalidade de outros dispositivos.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF declarou constitucional o artigo 1º, §2º, da Lei 12.016/2009, segundo o qual não cabe mandado de segurança contra os atos de gestão comercial praticados pelos administradores de empresas públicas, de sociedade de economia mista e de concessionárias de serviço público.

II. O STF declarou inconstitucional o artigo 7º, III, da Lei 12.016/2009, segundo o qual o juiz ordenará que se suspenda o ato que deu motivo ao pedido, quando houver fundamento relevante e do ato impugnado puder resultar a ineficácia da medida, caso seja finalmente deferida, sendo facultado exigir do impetrante caução, fiança ou depósito, com o objetivo de assegurar o ressarcimento à pessoa jurídica.

III. O STF declarou inconstitucionais os artigos 7º, §2º, e 22, §2º, da Lei 12.016/2009, segundo os quais (i) não será concedida medida liminar que tenha por objeto a compensação de créditos tributários, a entrega de mercadorias e bens provenientes do exterior, a reclassificação ou equiparação de servidores públicos e a concessão de aumento ou a extensão de vantagens ou pagamento de qualquer natureza, e (ii) no mandado de segurança coletivo a liminar só poderá ser concedida após a audiência do representante judicial da pessoa jurídica de direito público, que deverá se pronunciar no prazo de 72 horas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da execução fiscal, especialmente sobre os embargos do devedor a ela referentes, avalie as assertivas que seguem.

I. O termo inicial para a oposição dos Embargos à Execução Fiscal é a data da efetiva intimação da penhora, e não a da juntada aos autos do mandado cumprido.

II. A atribuição de efeitos suspensivos aos embargos do devedor fica condicionada ao cumprimento de três requisitos: apresentação de garantia; verificação pelo juiz da relevância da fundamentação (fumus boni juris) e perigo de dano irreparável ou de difícil reparação (periculum in mora).

III. Não é impositivo o ressarcimento pela Fazenda Pública ao executado dos valores despendidos por este para custeio de seguro garantia apresentado para admissão de seus embargos à execução fiscal, ainda que julgados procedentes os embargos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as pretensões de ressarcimento ao erário e também com a legitimidade ativa do Ministério Público para ajuizar ações coletivas na tutela de direitos individuais, devendo ser apreciadas em consonância com a jurisprudência dos tribunais superiores.

I. É imprescritível a ação de reparação de danos à Fazenda Pública decorrente de ilícito civil.

II. São imprescritíveis as ações de ressarcimento ao erário fundadas na prática de ato doloso tipificado na Lei de Improbidade Administrativa.

III. O Ministério Público detém legitimidade ativa para a propositura de ações civis públicas, visando à tutela de direitos individuais homogêneos, mesmo que disponíveis e divisíveis, quando socialmente relevante o bem jurídico cuja proteção é intentada.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MP/PA – Promotor de Justiça Substituto – CEBRASPE – 2023 – Adaptada) Considerando as disposições da CF e o entendimento do STF, assinale a opção que apresenta medida que pode ser determinada diretamente por Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

 

(EMAGIS) A Constituição do Estado Beta prevê a convocação de suplente de deputado estadual licenciado para tratar, sem remuneração, de interesse particular, por prazo superior a sessenta dias. Sobre a matéria, de acordo com Constituição Federal e a jurisprudência do STF, é correto afirmar que:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2023) Dentre as Funções Essenciais à Justiça, estabelece a Constituição Federal, no artigo 127, que “o Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis”.

Com relação à essa instituição, consta do texto constitucional que

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do ‘impeachment’ do Presidente da República e devem ser apreciadas em consonância com a jurisprudência do STF.

I. Deve ser processada pela Câmara dos Deputados, para admissão ou rejeição, denúncia ofertada contra o Presidente da República pela prática de crime de responsabilidade, mesmo após o encerramento do mandato do denunciado.

II. As causas de impedimento e suspeição que visam à garantia de imparcialidade, nas causas perante o Poder Judiciário, compatibilizam-se com o processo jurídico-político do impeachment, sendo aplicáveis aos parlamentares que venham a funcionar em tal processo.

III. Segundo o STF, os arquivamentos de denúncias por ausência de justa causa em processo de impeachment devem ser exercidos pela Mesa do Senado Federal, sendo aplicável à hipótese, por simetria, a regra de competência prevista para o recebimento de denúncia por crime de responsabilidade praticado por Presidente da República, em que já houve um juízo prévio de admissibilidade na Câmara dos Deputados.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação à formação histórica e à constitucionalização do Direito Administrativo, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto à Administração Pública Indireta, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre a improbidade administrativa, considerada a disciplina legal atual e a jurisprudência dos Tribunais Superiores, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Pedro, servidor público federal, responde a processo administrativo disciplinar. Sobre a matéria, considerada a disciplina da Lei 8.112/90 e a jurisprudência dos Tribunais Superiores, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere ação ordinária ajuizada por Vítor contra o Município a fim de impedir que o réu exija a aplicação do Código Florestal (Lei n. 12.651/2012) no exame do pedido de alvará de construção de imóvel urbano, próximo a curso d'água, fundamentando o pedido no entendimento de que em áreas urbanas consolidadas é aplicável a distância limitativa prevista no art. 4, inciso III, da Lei n. 6.766/1976 (Lei de Parcelamento do Solo Urbano).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange às execuções fiscais e à certidão de regularidade fiscal, assinale a alternativa incorreta.

 

(TJ/DF – Juiz de Direito Substituto – CEBRASPE – 2023) A substituição tributária progressiva

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a jurisprudência do STJ em matéria de recuperação judicial, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, ajuizada execução de título extrajudicial, decorrente de crédito bancário, a executada alegue que, anteriormente a tal execução, fora deferido o processamento de sua recuperação judicial pelo juízo competente, sendo o crédito exequendo concursal, de modo que submetido aos efeitos da recuperação judicial. Ouvido, o banco exequente alega ser extraconcursal o crédito, motivo pelo qual a execução deve prosseguir, não cabendo, com efeito, ao juízo universal da recuperação judicial qualquer ingerência sobre eventuais constrições que venham a ser realizadas no feito executivo, vez que, repita-se, de crédito extraconcursal se trata. Faz-se, por fim, a conclusão dos autos ao juiz da execução para decisão.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(MP/PE - Promotor de Justiça – 2022) A equipe interprofissional, assim definida como serviço auxiliar à Vara da Infância e Juventude, subordinada à autoridade judiciária, tem atribuição para

 

(EMAGIS) Sobre os contratos de plano de saúde, tendo presente a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. A cláusula contratual de plano de saúde que prevê carência para utilização dos serviços de assistência médica nas situações de emergência ou de urgência é considerada abusiva se ultrapassado o prazo máximo de 24 horas contado da data da contratação.

II. É inválido acordo celebrado em ação de divórcio no ponto em que impõe a manutenção do ex-cônjuge como dependente em plano de saúde coletivo fechado, restrito a servidores públicos.

III. Segundo o STJ, o rol de procedimentos e eventos em saúde suplementar é, em regra, taxativo, não sendo, em regra, a operadora de plano ou seguro de saúde obrigada a arcar com tratamento não constante do Rol da ANS, sendo que, não havendo substituto terapêutico ou esgotados os procedimentos do Rol da ANS, pode haver, a título excepcional, a cobertura do tratamento indicado pelo médico ou odontólogo assistente, observadas as condições traçadas pelo STJ.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

Discursivas - Rodada 38.2023 - Questão 1

A Súmula 652 do STJ enuncia: “A responsabilidade civil da Administração Pública por danos ao meio ambiente, decorrente de sua omissão no dever de fiscalização, é de caráter solidário, mas de execução subsidiária.”
 
Pergunta-se: as razões que fundamentam o enunciado sumular são aplicáveis à tutela do patrimônio cultural? Resposta em, no máximo 15 linhas.

Discursivas - Rodada 38.2023 - Questão 2

A União ingressou com ação civil pública em desfavor de Trambiques Construções Ltda. objetivando o ressarcimento de R$ 7.943.503,83 (sete milhões, novecentos e quarenta e três mil, quinhentos e três reais e oitenta e três centavos) em decorrência da apropriação irregular de basalto, extraído sem licença federal para tanto.

Citada, a ré suscitou a prescrição do direito reclamado, já que, consoante narrado na própria petição inicial, a suposta extração indevida de basalto ocorrera entre os meses de janeiro/2003 e outubro/2017, ao passo que a presente ação fora ajuizada em 1º/04/2023.

Em réplica, a União invocou a imprescritibilidade da pretensão, uma vez que, mesmo em se cuidando de dano patrimonial, não incidiria a prescrição em casos assim.

Considerando como verdadeiras as alegações fáticas deduzidas pelas partes, indaga-se: o ressarcimento do dano ao erário postulado encontra-se fulminado pela prescrição?

Resposta em até 15 (quinze) linhas. 

Discursivas - Rodada 38.2023 - Questão 3

Considere que o Estado Beta tenha editado a Lei 2828/23, cujo teor é o seguinte:
 
“Art. 1º Fica criado o Cadastro de Usuários e Dependentes de Drogas no Estado Beta.
§ 1º Os usuários e dependentes de drogas do Estado Beta serão cadastrados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, a partir do registro de ocorrência policial ou de outra fonte de informação oficial.
§ 2º A lista de que trata o parágrafo anterior deverá conter:
I – o nome do usuário ou dependente;
II – o nome da droga de posse do usuário apontada no registro de ocorrência policial ou de outra fonte de informação oficial;
III – a forma pela qual o usuário ou dependente adquiriu a droga;
IV – outras informações de caráter reservado, objetivando preservar a intimidade do cadastrado.
§ 3º Este cadastro será compartilhado com a Secretaria da Saúde.
§ 4º O nome do usuário será excluído da lista na data em que for requerido, devendo acompanhar este pedido o laudo médico e informação oficial sobre a não reincidência, conforme preceitua a legislação em vigor.
Art. 2º O Cadastro de que trata esta Lei não poderá ser utilizado para outros fins que não seja o de propiciar aos Órgãos Públicos o conhecimento dos usuários e dependentes de drogas e os meios legais para libertá-los do vício.
Art. 3° Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.”

Discorra, em texto dissertativo, sobre a compatibilidade do Diploma em foco com a Constituição Federal de 1988. Limite: 15 (quinze) linhas.

Discursivas - Rodada 38.2023 - Questão 4

Em patrulhamento de rotina em local conhecido como ponto de venda de drogas, policiais avistaram Albertino que, em atitude suspeita, se agachou e se escondeu atrás de um veículo estacionado após notar a presença da viatura policial. Próximo ao local da abordagem, os policiais encontraram uma sacola plástica que continha entorpecentes destinados à venda. O suspeito foi conduzido à delegacia e permaneceu em silêncio diante da autoridade policial. Albertino foi denunciado pelo crime de tráfico de drogas. Em depoimento, os policiais responsáveis pela prisão não se lembravam com detalhes do que aconteceu, onde a sacola foi encontrada, qual era a droga nem a quantidade apreendida. Relataram que avistaram o acusado descartando as drogas e que, ao ser preso, admitiu que, por estar em dificuldades financeiras, resolveu traficar. Interrogado em juízo, o réu negou o tráfico de drogas, dizendo que se dirigiu ao local para comprar entorpecente para seu uso e, ante a aproximação da viatura policial, se abaixou para não ser visto, enquanto o traficante correu para dentro de uma casa e o entorpecente foi localizado junto ao portão daquela casa. A magistrada entendeu que os fatos provados no curso do processo eram compatíveis com a hipótese fática trazida pela defesa, de que o réu não traficava, senão que teria acabado de comprar droga para consumo próprio. Ela sinalizou que os testemunhos dos policiais deixaram lacunas que impuseram a absolvição do réu. O Ministério Público interpôs apelação, pugnando pela condenação do réu nos termos da denúncia. O Tribunal de Justiça, ao dar provimento ao recurso do MP e estabelecer a condenação do réu, entendeu suficientemente demonstrada a veracidade dos fatos narrados na denúncia e concluiu que a negativa judicial prestada em depoimento era frágil, em razão do silencio do réu perante a autoridade policial. O trecho do acórdão foi o seguinte: “Fosse verdadeira a frágil negativa judicial, certamente o réu a teria apresentado perante a autoridade policial, quando, entretanto, valeu-se do direito constitucional ao silêncio, comportamento que, se por um lado não pode prejudicá-lo, por outro permite afirmar que a simplória negativa é mera tentativa de se livrar da condenação”. A defesa interpôs recurso especial alegando, em síntese, que houve “violação da garantia legal ao silêncio, prevista no 186 do Código de Processo Penal, pois se consignou no acórdão condenatório que o silêncio do réu na fase policial faz prova contra ele e leva a ausência de credibilidade de sua negativa de autoria em juízo”. Esse argumento da defesa merece acolhimento? Explique em até 15 linhas, mediante apresentação de fundamentação que considere a doutrina de direito processual penal constitucional.

Discursivas - Rodada 38.2023

A Súmula 652 do STJ enuncia: “A responsabilidade civil da Administração Pública por danos ao meio ambiente, decorrente de sua omissão no dever de fiscalização, é de caráter solidário, mas de execução subsidiária.”
 
Pergunta-se: as razões que fundamentam o enunciado sumular são aplicáveis à tutela do patrimônio cultural? Resposta em, no máximo 15 linhas.

 

A União ingressou com ação civil pública em desfavor de Trambiques Construções Ltda. objetivando o ressarcimento de R$ 7.943.503,83 (sete milhões, novecentos e quarenta e três mil, quinhentos e três reais e oitenta e três centavos) em decorrência da apropriação irregular de basalto, extraído sem licença federal para tanto.

Citada, a ré suscitou a prescrição do direito reclamado, já que, consoante narrado na própria petição inicial, a suposta extração indevida de basalto ocorrera entre os meses de janeiro/2003 e outubro/2017, ao passo que a presente ação fora ajuizada em 1º/04/2023.

Em réplica, a União invocou a imprescritibilidade da pretensão, uma vez que, mesmo em se cuidando de dano patrimonial, não incidiria a prescrição em casos assim.

Considerando como verdadeiras as alegações fáticas deduzidas pelas partes, indaga-se: o ressarcimento do dano ao erário postulado encontra-se fulminado pela prescrição?

Resposta em até 15 (quinze) linhas. 

 

Considere que o Estado Beta tenha editado a Lei 2828/23, cujo teor é o seguinte:
 
“Art. 1º Fica criado o Cadastro de Usuários e Dependentes de Drogas no Estado Beta.
§ 1º Os usuários e dependentes de drogas do Estado Beta serão cadastrados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, a partir do registro de ocorrência policial ou de outra fonte de informação oficial.
§ 2º A lista de que trata o parágrafo anterior deverá conter:
I – o nome do usuário ou dependente;
II – o nome da droga de posse do usuário apontada no registro de ocorrência policial ou de outra fonte de informação oficial;
III – a forma pela qual o usuário ou dependente adquiriu a droga;
IV – outras informações de caráter reservado, objetivando preservar a intimidade do cadastrado.
§ 3º Este cadastro será compartilhado com a Secretaria da Saúde.
§ 4º O nome do usuário será excluído da lista na data em que for requerido, devendo acompanhar este pedido o laudo médico e informação oficial sobre a não reincidência, conforme preceitua a legislação em vigor.
Art. 2º O Cadastro de que trata esta Lei não poderá ser utilizado para outros fins que não seja o de propiciar aos Órgãos Públicos o conhecimento dos usuários e dependentes de drogas e os meios legais para libertá-los do vício.
Art. 3° Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.”

Discorra, em texto dissertativo, sobre a compatibilidade do Diploma em foco com a Constituição Federal de 1988. Limite: 15 (quinze) linhas.

 

Em patrulhamento de rotina em local conhecido como ponto de venda de drogas, policiais avistaram Albertino que, em atitude suspeita, se agachou e se escondeu atrás de um veículo estacionado após notar a presença da viatura policial. Próximo ao local da abordagem, os policiais encontraram uma sacola plástica que continha entorpecentes destinados à venda. O suspeito foi conduzido à delegacia e permaneceu em silêncio diante da autoridade policial. Albertino foi denunciado pelo crime de tráfico de drogas. Em depoimento, os policiais responsáveis pela prisão não se lembravam com detalhes do que aconteceu, onde a sacola foi encontrada, qual era a droga nem a quantidade apreendida. Relataram que avistaram o acusado descartando as drogas e que, ao ser preso, admitiu que, por estar em dificuldades financeiras, resolveu traficar. Interrogado em juízo, o réu negou o tráfico de drogas, dizendo que se dirigiu ao local para comprar entorpecente para seu uso e, ante a aproximação da viatura policial, se abaixou para não ser visto, enquanto o traficante correu para dentro de uma casa e o entorpecente foi localizado junto ao portão daquela casa. A magistrada entendeu que os fatos provados no curso do processo eram compatíveis com a hipótese fática trazida pela defesa, de que o réu não traficava, senão que teria acabado de comprar droga para consumo próprio. Ela sinalizou que os testemunhos dos policiais deixaram lacunas que impuseram a absolvição do réu. O Ministério Público interpôs apelação, pugnando pela condenação do réu nos termos da denúncia. O Tribunal de Justiça, ao dar provimento ao recurso do MP e estabelecer a condenação do réu, entendeu suficientemente demonstrada a veracidade dos fatos narrados na denúncia e concluiu que a negativa judicial prestada em depoimento era frágil, em razão do silencio do réu perante a autoridade policial. O trecho do acórdão foi o seguinte: “Fosse verdadeira a frágil negativa judicial, certamente o réu a teria apresentado perante a autoridade policial, quando, entretanto, valeu-se do direito constitucional ao silêncio, comportamento que, se por um lado não pode prejudicá-lo, por outro permite afirmar que a simplória negativa é mera tentativa de se livrar da condenação”. A defesa interpôs recurso especial alegando, em síntese, que houve “violação da garantia legal ao silêncio, prevista no 186 do Código de Processo Penal, pois se consignou no acórdão condenatório que o silêncio do réu na fase policial faz prova contra ele e leva a ausência de credibilidade de sua negativa de autoria em juízo”. Esse argumento da defesa merece acolhimento? Explique em até 15 linhas, mediante apresentação de fundamentação que considere a doutrina de direito processual penal constitucional.

 

  1055 item(ns)
Primeiro Anterior  11   12   13   14   15  Proximo Ultimo

Cesta de Rodadas Pretéritas

Adicione à cesta os planos das Rodadas Pretéritas que você deseja adquirir.

    Valor Total: R$ ...

    • 1

    Copyright © 2010-2025 - Emagis - Todos os direitos reservados - CNPJ: 12.626.846/0001-10
    O Emagis é uma instituição privada, não possuindo qualquer vinculação a órgãos públicos. ILION.com.br