Emagis
Emagis
HOME MATRICULE-SE POR QUE APROVAMOS MAIS? ENTENDA OS CURSOS RESULTADOS ÁREA RESTRITA
NEWSLETTER
CONTATO
Magistratura MAGISTRATURA
Magistratura MINISTÉRIO PÚBLICO
Magistratura DEFENSORIA PÚBLICA
Magistratura PROCURADORIA
Magistratura DELEGADO DE POLICIA
Programas de Estudos PROGRAMAS DE ESTUDO
Planos de Questões/Provas PLANOS DE QUESTÕES/PROVAS
Cursos Intensivos Simulados CURSOS INTENSIVOS SIMULADOS
Videoaulas VIDEOAULAS
Rodadas Pretéritas RODADAS PRETÉRITAS
Downloads DOWNLOADS
Facebook Intagran Youtube Twitter
Emagis
Bem-vindo(a)



INÍCIO (ÁREA RESTRITA) AVISOS MINHA CONTA ALTERAR DADOS CADASTRAIS RENOVAR/ADQUIRIR PLANO CERTIFICADOS INDIQUE UM AMIGO SAIR
FAÇA SEU LOGIN


ESQUECEU A SENHA?


Seu navegador não suporta este video. Por favor, atualize seu navegador.

Rodadas Pretéritas

  1. Home
  2. Rodadas Pretéritas
  3. Busca
  4. Entenda as rodadas pretéritas
Informações Adicionar

Discursivas 2022

Informações Adicionar

Discursivas TJ/SP 2023

Busque por suas rodadas

Informações Adicionar

Objetivas AGU/PFN/PGF - Rodada 34.2022

Informações Adicionar

Defensoria Pública Estadual - Rodada 34.2022

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 34.2022

Informações Adicionar

Objetivas MPF - Rodada 34.2022

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 34.2022

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 34.2022

Informações Adicionar

Delegado de Polícia - Rodada 34.2022

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 34.2022

Informações Adicionar

Objetivas MP Estadual - Rodada 34.2022

Informações Adicionar

Ministério Público Estadual - Rodada 34.2022

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 34.2022

Informações Adicionar

PGE/PGM - Rodada 34.2022

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM - Rodada 34.2022

Informações Adicionar

Objetivas DP Estadual - Rodada 34.2022

Informações Adicionar

Sentença Estadual - Rodada 34.2022

Informações Adicionar

Objetivas DPF - Rodada 34.2022

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 34.2022

Informações Adicionar

Objetivas - Rodada 34.2022

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 34.2022

Informações Adicionar

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 34.2022

Objetivas AGU/PFN/PGF - Rodada 34.2022

(EMAGIS) Sobre a concessão e a permissão de serviços públicos, pode-se afirmar que

 

(EMAGIS) Relativamente aos servidores públicos, pode-se afirmar que

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado, os agentes públicos e a intervenção do Estado na propriedade, julgue os itens abaixo.

I. A União não tem legitimidade passiva em ação de indenização por danos decorrentes de erro médico ocorrido em hospital da rede privada durante atendimento custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

II. A administração pública deve proceder ao desconto dos dias de paralisação decorrentes do exercício do direito de greve pelos servidores públicos, sendo permitida a compensação somente em caso de acordo. O desconto será, contudo, incabível se ficar demonstrado que a greve foi provocada por conduta ilícita do Poder Público.

III. Admite-se a desistência da desapropriação a qualquer tempo, mesmo após o trânsito em julgado, desde que ainda não tenha havido o pagamento integral do preço e o imóvel possa ser devolvido sem alteração substancial que impeça que seja utilizado como antes, sendo ônus do expropriado provar a existência de fato impeditivo do direito de desistência da desapropriação.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere que o automóvel Auge B4 esteja registrado em nome da pessoa jurídica Alfa Construtora Ltda, mas, na verdade, seja utilizado por um de seus sócios, Sebastião Vetel, que foi flagrado por câmera e radar dirigindo o veículo em velocidade superior à permitida, com o que foi lavrado auto de infração pelo Detran e dele sido enviada notificação para a empresa Alfa, proprietária do veículo, fixando-se, também, o prazo legal para esta indicar o condutor do veículo quando da infração.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os direitos individuais e coletivos e os direitos sociais, avalie as proposições postas a seguir.

I. É constitucional a distinção de regimes sucessórios entre cônjuges e companheiros prevista no art. 1.790 do CC/2002.

II. O STF, em sede de ação direta de inconstitucionalidade, reconheceu que a união de pessoas do mesmo sexo deve ser reconhecida como entidade familiar apta a merecer proteção estatal.

III. A entrada forçada em domicílio sem mandado judicial só é lícita, mesmo em período noturno, quando amparada em fundadas razões, devidamente justificadas a posteriori, que indiquem que dentro da casa ocorre situação de flagrante delito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade, e de nulidade dos atos praticados.

IV. Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por dois quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.

V. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, bem como a assistência aos desamparados.

Está correto apenas o contido em:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da proteção constitucional à privacidade dos indivíduos e sua compreensão pela jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.
Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de dispositivos constitucionais de competência jurisdicional e também sua leitura jurisprudencial pelos tribunais superiores.

I. Tratando-se de juízo estadual no exercício de competência federal delegada, quando juiz estadual e juiz federal entram em conflito e estejam em locais sujeitos a Tribunais Regionais Federais distintos, a competência para apreciar o incidente é do Superior Tribunal de Justiça, sendo que se o conflito se estabelece entre juiz estadual no exercício da jurisdição federal delegada e juiz federal situados em região abrangido por um mesmo Tribunal Regional Federal, competente será este Tribunal Regional Federal.

II. Os efeitos da Lei nº 13.876/2019 na modificação de competência para o processamento e julgamento dos processos que tramitam na Justiça Estadual no exercício da competência federal delegada insculpido no art, 109, § 3º, da Constituição Federal, após as alterações promovidas pela Emenda Constitucional 103, de 12 de novembro de 2019, aplicar-se-ão aos feitos ajuizados após 1º de janeiro de 2020. As ações, em fase de conhecimento ou de execução, ajuizadas anteriormente a essa data, continuarão a ser processadas e julgadas no juízo estadual, nos termos em que previsto pelo § 3º do art. 109 da Constituição Federal, pelo inciso III do art. 15 da Lei n. 5.010, de 30 de maio de 1965, em sua redação original.

III. A EC 103/2019, embora tenha retirado a previsão direta na Constituição Federal da regra de competência federal delegada aos juízos estaduais em ações previdenciárias, afetou a definição dessa delegação à lei, em favor de Comarcas que não sejam sede de Vara Federal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto à relação jurídica previdenciária e temas correlatos, marque a alternativa correta, à luz da Lei 8.213/91.

 

(EMAGIS) As proposições expostas a seguir dizem respeito aos direitos de personalidade. Avalie-as e assinale a alternativa adequada.

I. Os direitos da personalidade, regulados de maneira não-exaustiva pelo Código Civil, são expressões da cláusula geral de tutela da pessoa humana, contida no art. 1º, inciso III, da Constituição Federal. Em caso de colisão entre eles, como nenhum pode sobrelevar os demais, deve-se aplicar a técnica da ponderação.

II. Os direitos da personalidade podem sofrer limitações, ainda que não especificamente previstas em lei.

III. Os poderes conferidos aos legitimados para a tutela post mortem dos direitos da personalidade compreendem a faculdade de limitação voluntária.

 

(EMAGIS) Sobre a fraude contra credores e também sobre a fraude à execução, avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de ato que se alega praticado em fraude contra credores, os negócios de transmissão gratuita de bens ou remissão de dívida, se os praticar o devedor já insolvente, ou por eles reduzido à insolvência, ainda quando o ignore, poderão ser anulados pelos credores quirografários, como lesivos dos seus direitos.

II. Tratando-se de venda de bem sujeito a registro que se alega praticada em fraude à execução, é necessária a prova da má-fé do beneficiário do ato, isso se não houver prévio registro da penhora do bem para garantia da execução que se alega fraudada.

III. Tratando-se de alegação de fraude à execução, se inexistente o registro do ato constritivo ou da ação, incumbe ao exequente/embargado a prova da má-fé do adquirente sucessivo. Em outros termos, ainda que a alienação do bem pelo devedor/executado ao primeiro comprador tenha sido praticada em fraude à execução, as alienações sucessivas não serão automaticamente ineficazes. A sua ineficácia perante o credor/exequente dependerá da demonstração de que o adquirente posterior tinha conhecimento da pendência de ação contra o alienante primário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre vícios da sentença, analise as assertivas a seguir expostas.

I. O limite da sentença é o pedido, com a sua fundamentação. É o que a doutrina denomina de princípio da adstrição, princípio da congruência ou da conformidade, que é desdobramento do princípio do dispositivo.

II. Sentença extra petita é aquela que não examina em toda a sua amplitude o pedido formulado na inicial (com a sua fundamentação) ou a defesa do réu.

III. Na sentença ultra petita, o defeito é caracterizado pelo fato de o juiz ter ido além do pedido do autor, dando mais do que fora pedido. Exemplo: se o autor pediu indenização por danos emergentes, não pode o juiz condenar o réu também em lucros cessantes.

Há erro:

 

(EMAGIS) Quanto à reconvenção, considerada a regência do novo CPC, aquilate as assertivas articuladas abaixo.

I. Não é necessária a indicação do valor da causa na reconvenção.

II. Não se admite que o réu ofereça reconvenção sem que apresente contestação ao pedido inicial, uma vez que, na sistemática do novo CPC, a reconvenção deve ser apresentada precisamente no bojo da peça contestatória.

III. Deve o juiz determinar a emenda também na reconvenção, possibilitando ao reconvinte, a fim de evitar a sua rejeição prematura, corrigir defeitos e/ou irregularidades.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a disciplina dos recursos no Código de Processo Civil e também a leitura consagrada na jurisprudência e na doutrina processual civil de tal disciplina legal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Acerca dos sujeitos integrantes da relação de consumo nos moldes do que é descrito no CDC, assinale a opção CORRETA com base na jurisprudência do STJ.

 

(EMAGIS) Sobre a concessão dos serviços públicos de telefonia e respectiva política tarifária, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que tenha sido vez ajuizada a execução fiscal para a cobrança da dívida ativa da Fazenda Pública, sobrevindo pedido de habilitação desse mesmo crédito no juízo falimentar, em decorrência de superveniente falência da executada. Nos autos do processo falimentar, o devedor sustenta que o pedido de habilitação deve ser extinto, sem julgamento do mérito, por falta de interesse de agir, por entender pelo descabimento de garantia dúplice. A Fazenda Pública, por sua vez, sustenta que não há óbice legal à habilitação de seu crédito no concurso de credores da falência, tratando-se, na verdade, de uma prerrogativa da entidade pública em poder optar entre o pagamento pelo rito da execução fiscal ou mediante habilitação do crédito.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que Silva, Pereira e Sousa Sociedade de Advogados se insurgiu contra as cláusulas X.1. e X.1.1. que criaram, no Plano de Recuperação Judicial da Agropecuária Soja e Boi S/A (da qual a sociedade de advogados é credora), uma subclasse dos credores trabalhistas com crédito superior a 150 salários mínimos, que deverão optar por receber seu pagamento da seguinte forma: (i) em prazo superior a 15 anos, com deságio de 30%; (ii) no prazo de até um ano, após a aplicação de um deságio de 80%. O escritório de advocacia, segundo consta dos autos, é detentor de um crédito concursal no valor de R$ 5.000.000 (cinco milhões de reais).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o princípio da anterioridade tributária, avalie as assertivas que seguem.

I. Nas hipóteses de redução ou de supressão de benefícios ou de incentivos fiscais que acarretem majoração indireta do tributo, a observância das espécies de anterioridade deve ser respeitada se aplicável ao tributo em questão.

II. Está sujeita às anterioridades geral e nonagesimal a majoração indireta do ICMS provocada pela instituição de nova hipótese de substituição tributária progressiva.

III. Tanto o princípio da anterioridade anual quanto o princípio da anterioridade nonagesimal, dispostos nas alíneas b e c do inciso III do artigo 150 da Constituição Federal, estão previstos desde a redação originária do texto constitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as execuções fiscais e a competência para seu processamento, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das normas brasileiras de direito financeiro e em conformidade com a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que (i) define como ocupação antrópica consolidada em área urbana o uso alternativo do solo em APP definido no plano diretor ou projeto de expansão aprovado pelo município e estabelecido até 22 de julho de 2008, por meio de ocupação da área com edificações, benfeitorias ou parcelamento do solo, (ii) imponha deve ser respeitada a ocupação antrópica consolidada em área urbana.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de circunstâncias que possam constituir óbice jurídico à expulsão de estrangeiro do território brasileiro.

I. A Lei 13.445/2017 erige expressamente como óbice o fato de o estrangeiro expulsando ter filho brasileiro que esteja sob sua guarda ou dependência econômica ou socioafetiva ou tiver pessoa brasileira sob sua tutela.

II. O § 1º do artigo 75 da Lei nº 6.815/1980 não foi recepcionado pela Constituição Federal de 1988, sendo vedada a expulsão de estrangeiro cujo filho brasileiro foi reconhecido ou adotado posteriormente ao fato ensejador do ato expulsório, uma vez comprovado estar a criança sob a guarda do estrangeiro e deste depender economicamente.

III. Sedimentou-se na jurisprudência do STJ e do STF a compreensão de que são cumulativos os requisitos da dependência econômica e socioafetiva do menor em relação ao estrangeiro expulsando para que se constitua o óbice à expulsão deste.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(Procurador do Estado/AM – FCC – 2022) Sócrates é empregado celetista vinculado ao Estado, prestando serviços em repartição pública que cuida de atenção a povos ribeirinhos, indo para o local de trabalho com embarcação fornecida pelo Governo Estadual, tendo ingressado em março de 2019. Sua jornada de trabalho é das 8:00 às 17:00, devendo estar no porto às 6:00, sendo o trajeto porto-repartição de 2 horas na ida e 2 horas na volta. Nessa condição, o empregado

 

(Procurador do Estado/AM – FCC – 2022) Platão propõe ação trabalhista em face da sua ex-empregadora Lua Nova Conservação e Asseio Ltda., empresa que manteve contrato de limpeza com o Estado na área da educação. Elegeu o polo passivo com a sua ex-empregadora e também em face da Fazenda Pública do Estado. Em primeira audiência a empresa Lua Nova não se faz presente, comparecendo apenas seu advogado, comparecendo o Estado na pessoa do Procurador, ofertando contestação.

Nessa situação, à luz do que prevê a Consolidação das Leis do Trabalho,

 

(EMAGIS) Sobre a ‘double jeopardy clause’ no âmbito do Direito Penal e também aquilo que se encontra ou não em seu âmbito de proteção, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a sanção penal e temas correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Relativamente aos crimes contra o Sistema Financeiro Nacional (Lei 7.492/86), julgue os itens abaixo.

I. Equipara-se à instituição financeira a pessoa jurídica que capte ou administre seguros, câmbio, consórcio, capitalização ou qualquer tipo de poupança, ou recursos de terceiros, bem como a pessoa natural que exerça quaisquer dessas atividades, ainda que de forma eventual.

II. Verificando-se ter havido operações de empréstimos a juros exorbitantes, realizadas de particular para particular, sem intermediação de instituição financeira, a tipificação dá-se no crime de usura, previsto no art. 4º da Lei de Economia Popular. Nesse caso, por não se tratar de crime contra o Sistema Financeiro Nacional, o delito em tela deverá ser processado e julgado pela Justiça Estadual.

III. As operadoras de plano de saúde são consideradas instituição financeira, para os fins da Lei 7.492/86

Há erro:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do rito dos processos submetidos ao Júri, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a disciplina do acusado e do defensor no Código de Processo Penal e também na jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. É inconstitucional a condução coercitiva do réu para interrogatório judicial, sendo, todavia, constitucional tal modalidade de condução quanto sua recusa se dê relativamente ao interrogatório policial.

II. A multa ao advogado do réu por abandono do processo (art. 265 do Código de Processo Penal) não é aplicável nas hipóteses de desídia, ainda que injustificada, para a prática de um único ato processual, como o comparecimento a audiência ou a não apresentação de uma peça processual, isso caso prossiga normalmente o causídico na defesa do réu.

III. No processo penal, segundo o STF, o acusado não poderá ser conduzido coercitivamente para qualquer ato que sem ele não possa ser realizado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

Defensoria Pública Estadual - Rodada 34.2022

O Ministério Público do Estado de São Paulo ofereceu denúncia contra Michel Johnson pela prática de tráfico de drogas, crime tipificado no art. 33, “caput”, da Lei n. 11.340/2006.

Segundo a inicial acusatória, Michel foi preso em flagrante delito dentro do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, minutos antes de embarcar num voo com destino à Holanda, porque, ao passar a sua bagagem de mão na máquina de raio X, foram encontrados 1,5 kg de cocaína dentro de uma mochila.

A despeito de responder a outra ação penal por estelionato, foi concedida liberdade provisória na audiência de custódia mediante as seguintes cautelares diversas da prisão: a) comparecer a juízo mensalmente para informar e justificar as suas atividades; b) não deixar a comarca sem autorização judicial; c) entrega do passaporte no prazo de 24 horas.

A denúncia foi recebida pelo juízo da 15ª Vara Criminal da Comarca de São Paulo. Citado, Michel Johnson apresentou defesa preliminar e resposta à acusação por intermédio da Defensoria Pública. O julgador ratificou o recebimento da denúncia e designou audiência de instrução e julgamento.

Na audiência, o magistrado seguiu o disposto no art. 57 da Lei n. 11.343/2006 e realizou o interrogatório em primeiro lugar. Ademais, o acusado afirmou que responderia apenas às perguntas de seu defensor, mas o magistrado não permitiu, argumentando que o direito ao silêncio só assegura ficar calado para todas as perguntas. Por conta disso, o réu ficou em silêncio para todas as perguntas.

Na sequência, inquiriu as testemunhas e concedeu a palavra, primeiro à acusação e na sequência à defesa, para apresentar alegações finais orais. Em sentença, o juiz condenou Michel Johnson a 10 anos de reclusão e 800 dias-multa, em regime inicial fechado.

Apesar de não ter sido confeccionado laudo toxicológico, o julgador reconheceu a materialidade com base no laudo de constatação. Ademais, reconheceu provada a autoria com fundamento nas declarações dos policiais e dos funcionários do aeroporto ouvidos em juízo, bem como nas imagens do circuito de TV.

Na primeira fase de dosimetria da pena, valorou negativamente as seguintes circunstâncias judiciais: a) culpabilidade, ao fundamento de que o fato era típico, ilícito e o agente culpável; b) motivos do crime, ao fundamento de que visava ao lucro fácil; c) as circunstâncias do crime, fundamentando na expressiva quantidade de droga; consequências do crime, ao fundamento de que o delito atinge a saúde público, bem jurídico demasiado caro à coletividade; d) antecedentes, pois o réu já responde a outra ação penal.

Na segunda fase, deixou de reconhecer a confissão, pois o réu, a despeito de ter confessado o tráfico em seu interrogatório policial, ficou em silêncio em juízo.

Na terceira fase, não reconheceu o tráfico “privilegiado”, ao fundamento de que a ação penal em curso e a quantidade expressiva da droga demonstravam que o imputado se dedica a atividades criminosas.

A decisão transitou em julgado para o Ministério Público, que não demonstrou interesse em recorrer. Os autos foram remetidos à Defensoria Pública, para ciência da sentença, entrando na repartição no dia 1º de junho de 2022 (quarta-feira) e enviados ao gabinete do defensor público no dia 2 de junho, quando tomou ciência da decisão.

Considerando a situação hipotética acima, elabore, na condição de defensor público, a medida judicial em favor de Michel Johnson, visando a alteração da sentença prolatada. Ao elaborar a peça, aborde toda a matéria de direito material e processual pertinente ao caso, fundamente sua explanação e não crie fatos novos. Date a medida no último dia do prazo.

 

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 34.2022

(EMAGIS) Sobre a concessão e a permissão de serviços públicos, pode-se afirmar que

 

(EMAGIS) Relativamente aos servidores públicos, pode-se afirmar que

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado, os agentes públicos e a intervenção do Estado na propriedade, julgue os itens abaixo.

I. A União não tem legitimidade passiva em ação de indenização por danos decorrentes de erro médico ocorrido em hospital da rede privada durante atendimento custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

II. A administração pública deve proceder ao desconto dos dias de paralisação decorrentes do exercício do direito de greve pelos servidores públicos, sendo permitida a compensação somente em caso de acordo. O desconto será, contudo, incabível se ficar demonstrado que a greve foi provocada por conduta ilícita do Poder Público.

III. Admite-se a desistência da desapropriação a qualquer tempo, mesmo após o trânsito em julgado, desde que ainda não tenha havido o pagamento integral do preço e o imóvel possa ser devolvido sem alteração substancial que impeça que seja utilizado como antes, sendo ônus do expropriado provar a existência de fato impeditivo do direito de desistência da desapropriação.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere que o automóvel Auge B4 esteja registrado em nome da pessoa jurídica Alfa Construtora Ltda, mas, na verdade, seja utilizado por um de seus sócios, Sebastião Vetel, que foi flagrado por câmera e radar dirigindo o veículo em velocidade superior à permitida, com o que foi lavrado auto de infração pelo Detran e dele sido enviada notificação para a empresa Alfa, proprietária do veículo, fixando-se, também, o prazo legal para esta indicar o condutor do veículo quando da infração.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os direitos individuais e coletivos e os direitos sociais, avalie as proposições postas a seguir.

I. É constitucional a distinção de regimes sucessórios entre cônjuges e companheiros prevista no art. 1.790 do CC/2002.

II. O STF, em sede de ação direta de inconstitucionalidade, reconheceu que a união de pessoas do mesmo sexo deve ser reconhecida como entidade familiar apta a merecer proteção estatal.

III. A entrada forçada em domicílio sem mandado judicial só é lícita, mesmo em período noturno, quando amparada em fundadas razões, devidamente justificadas a posteriori, que indiquem que dentro da casa ocorre situação de flagrante delito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade, e de nulidade dos atos praticados.

IV. Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por dois quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.

V. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, bem como a assistência aos desamparados.

Está correto apenas o contido em:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da proteção constitucional à privacidade dos indivíduos e sua compreensão pela jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.
Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de dispositivos constitucionais de competência jurisdicional e também sua leitura jurisprudencial pelos tribunais superiores.

I. Tratando-se de juízo estadual no exercício de competência federal delegada, quando juiz estadual e juiz federal entram em conflito e estejam em locais sujeitos a Tribunais Regionais Federais distintos, a competência para apreciar o incidente é do Superior Tribunal de Justiça, sendo que se o conflito se estabelece entre juiz estadual no exercício da jurisdição federal delegada e juiz federal situados em região abrangido por um mesmo Tribunal Regional Federal, competente será este Tribunal Regional Federal.

II. Os efeitos da Lei nº 13.876/2019 na modificação de competência para o processamento e julgamento dos processos que tramitam na Justiça Estadual no exercício da competência federal delegada insculpido no art, 109, § 3º, da Constituição Federal, após as alterações promovidas pela Emenda Constitucional 103, de 12 de novembro de 2019, aplicar-se-ão aos feitos ajuizados após 1º de janeiro de 2020. As ações, em fase de conhecimento ou de execução, ajuizadas anteriormente a essa data, continuarão a ser processadas e julgadas no juízo estadual, nos termos em que previsto pelo § 3º do art. 109 da Constituição Federal, pelo inciso III do art. 15 da Lei n. 5.010, de 30 de maio de 1965, em sua redação original.

III. A EC 103/2019, embora tenha retirado a previsão direta na Constituição Federal da regra de competência federal delegada aos juízos estaduais em ações previdenciárias, afetou a definição dessa delegação à lei, em favor de Comarcas que não sejam sede de Vara Federal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre vícios da sentença, analise as assertivas a seguir expostas.

I. O limite da sentença é o pedido, com a sua fundamentação. É o que a doutrina denomina de princípio da adstrição, princípio da congruência ou da conformidade, que é desdobramento do princípio do dispositivo.

II. Sentença extra petita é aquela que não examina em toda a sua amplitude o pedido formulado na inicial (com a sua fundamentação) ou a defesa do réu.

III. Na sentença ultra petita, o defeito é caracterizado pelo fato de o juiz ter ido além do pedido do autor, dando mais do que fora pedido. Exemplo: se o autor pediu indenização por danos emergentes, não pode o juiz condenar o réu também em lucros cessantes.

Há erro:

 

(EMAGIS) Quanto à reconvenção, considerada a regência do novo CPC, aquilate as assertivas articuladas abaixo.

I. Não é necessária a indicação do valor da causa na reconvenção.

II. Não se admite que o réu ofereça reconvenção sem que apresente contestação ao pedido inicial, uma vez que, na sistemática do novo CPC, a reconvenção deve ser apresentada precisamente no bojo da peça contestatória.

III. Deve o juiz determinar a emenda também na reconvenção, possibilitando ao reconvinte, a fim de evitar a sua rejeição prematura, corrigir defeitos e/ou irregularidades.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a disciplina dos recursos no Código de Processo Civil e também a leitura consagrada na jurisprudência e na doutrina processual civil de tal disciplina legal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As proposições expostas a seguir dizem respeito aos direitos de personalidade. Avalie-as e assinale a alternativa adequada.

I. Os direitos da personalidade, regulados de maneira não-exaustiva pelo Código Civil, são expressões da cláusula geral de tutela da pessoa humana, contida no art. 1º, inciso III, da Constituição Federal. Em caso de colisão entre eles, como nenhum pode sobrelevar os demais, deve-se aplicar a técnica da ponderação.

II. Os direitos da personalidade podem sofrer limitações, ainda que não especificamente previstas em lei.

III. Os poderes conferidos aos legitimados para a tutela post mortem dos direitos da personalidade compreendem a faculdade de limitação voluntária.

 

(EMAGIS) Sobre a fraude contra credores e também sobre a fraude à execução, avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de ato que se alega praticado em fraude contra credores, os negócios de transmissão gratuita de bens ou remissão de dívida, se os praticar o devedor já insolvente, ou por eles reduzido à insolvência, ainda quando o ignore, poderão ser anulados pelos credores quirografários, como lesivos dos seus direitos.

II. Tratando-se de venda de bem sujeito a registro que se alega praticada em fraude à execução, é necessária a prova da má-fé do beneficiário do ato, isso se não houver prévio registro da penhora do bem para garantia da execução que se alega fraudada.

III. Tratando-se de alegação de fraude à execução, se inexistente o registro do ato constritivo ou da ação, incumbe ao exequente/embargado a prova da má-fé do adquirente sucessivo. Em outros termos, ainda que a alienação do bem pelo devedor/executado ao primeiro comprador tenha sido praticada em fraude à execução, as alienações sucessivas não serão automaticamente ineficazes. A sua ineficácia perante o credor/exequente dependerá da demonstração de que o adquirente posterior tinha conhecimento da pendência de ação contra o alienante primário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o regime de bens no casamento e na união estável.

I. A doação realizada a um dos cônjuges, em relações matrimonias regidas pelo regime de comunhão parcial de bens, somente serão comunicáveis quando o doador expressamente se manifestar neste sentido e, no silêncio, presumir-se-á feitas apenas ao donatário.

II. A presunção de que os bens adquiridos de forma onerosa pelo casal pertencem a ambos os cônjuges impede seja reconhecida a incomunicabilidade no caso de bens adquiridos na constância do casamento com valores exclusivamente pertencentes a um dos cônjuges, em sub-rogação dos bens particulares.

III. No regime de comunhão parcial de bens, entram na comunhão os bens adquiridos na constância do casamento por título oneroso, ainda que só em nome de um dos cônjuges.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que tenha sido vez ajuizada a execução fiscal para a cobrança da dívida ativa da Fazenda Pública, sobrevindo pedido de habilitação desse mesmo crédito no juízo falimentar, em decorrência de superveniente falência da executada. Nos autos do processo falimentar, o devedor sustenta que o pedido de habilitação deve ser extinto, sem julgamento do mérito, por falta de interesse de agir, por entender pelo descabimento de garantia dúplice. A Fazenda Pública, por sua vez, sustenta que não há óbice legal à habilitação de seu crédito no concurso de credores da falência, tratando-se, na verdade, de uma prerrogativa da entidade pública em poder optar entre o pagamento pelo rito da execução fiscal ou mediante habilitação do crédito.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que Silva, Pereira e Sousa Sociedade de Advogados se insurgiu contra as cláusulas X.1. e X.1.1. que criaram, no Plano de Recuperação Judicial da Agropecuária Soja e Boi S/A (da qual a sociedade de advogados é credora), uma subclasse dos credores trabalhistas com crédito superior a 150 salários mínimos, que deverão optar por receber seu pagamento da seguinte forma: (i) em prazo superior a 15 anos, com deságio de 30%; (ii) no prazo de até um ano, após a aplicação de um deságio de 80%. O escritório de advocacia, segundo consta dos autos, é detentor de um crédito concursal no valor de R$ 5.000.000 (cinco milhões de reais).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o princípio da anterioridade tributária, avalie as assertivas que seguem.

I. Nas hipóteses de redução ou de supressão de benefícios ou de incentivos fiscais que acarretem majoração indireta do tributo, a observância das espécies de anterioridade deve ser respeitada se aplicável ao tributo em questão.

II. Está sujeita às anterioridades geral e nonagesimal a majoração indireta do ICMS provocada pela instituição de nova hipótese de substituição tributária progressiva.

III. Tanto o princípio da anterioridade anual quanto o princípio da anterioridade nonagesimal, dispostos nas alíneas b e c do inciso III do artigo 150 da Constituição Federal, estão previstos desde a redação originária do texto constitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da substituição tributária e do ICMS.

I. Em matéria de ICMS, há reserva constitucional de lei complementar federal tanto para a definição dos contribuintes quanto para a disposição sobre a substituição tributária.

II. Estando as hipóteses de substituição tributária em matéria de ICMS previstas diretamente na LC 87/1996 (Lei Kandir), há dispensa expressa nesta lei de necessidade de previsão de tal modalidade de responsabilidade também na lei estadual correlata.

III. Tratando-se de substituição tributária regressiva referente a ICMS, é necessária a disposição de normas em lei complementar federal, dada a existência de reserva constitucional no ponto, disposição com a qual devem ser compatíveis as previsões em lei ordinária estadual.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito das normas brasileiras de direito financeiro e em conformidade com a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa incorreta:

 

(Procurador do Estado/AM – FCC – 2022) Sócrates é empregado celetista vinculado ao Estado, prestando serviços em repartição pública que cuida de atenção a povos ribeirinhos, indo para o local de trabalho com embarcação fornecida pelo Governo Estadual, tendo ingressado em março de 2019. Sua jornada de trabalho é das 8:00 às 17:00, devendo estar no porto às 6:00, sendo o trajeto porto-repartição de 2 horas na ida e 2 horas na volta. Nessa condição, o empregado

 

(Procurador do Estado/AM – FCC – 2022) Platão propõe ação trabalhista em face da sua ex-empregadora Lua Nova Conservação e Asseio Ltda., empresa que manteve contrato de limpeza com o Estado na área da educação. Elegeu o polo passivo com a sua ex-empregadora e também em face da Fazenda Pública do Estado. Em primeira audiência a empresa Lua Nova não se faz presente, comparecendo apenas seu advogado, comparecendo o Estado na pessoa do Procurador, ofertando contestação.

Nessa situação, à luz do que prevê a Consolidação das Leis do Trabalho,

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que (i) define como ocupação antrópica consolidada em área urbana o uso alternativo do solo em APP definido no plano diretor ou projeto de expansão aprovado pelo município e estabelecido até 22 de julho de 2008, por meio de ocupação da área com edificações, benfeitorias ou parcelamento do solo, (ii) imponha deve ser respeitada a ocupação antrópica consolidada em área urbana.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/AP – FCC – 2022) No julgamento da ADI no 6.852, o relator, ministro Edson Fachin, afirmou que reconhecer a atuação da Defensoria Pública como um direito que corrobora para o exercício de direitos é reconhecer sua importância para um sistema constitucional democrático em que todas as pessoas, principalmente aquelas que se encontram à margem da sociedade, possam usufruir do catálogo de direitos e liberdades previsto na Constituição Federal. Nessa decisão, foi reconhecida pelo STF a constitucionalidade da requisição no âmbito institucional, que significa

 

(DPE/AP – FCC – 2022) Ao dispor sobre escravidão, servidão e trabalhos forçados, a Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica)

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a abordagem criminológica do ‘white-collar crime’.

I. Trata-se de expressão cunhada por Edwin Sutherland, precursor da Teoria da Associação Diferencial.

II. Como contexto criminológico, a Teoria da Associação Diferencial, na vertente desenvolvida por Sutherland, negou qualquer influência da Escola de Chicago, sendo que, sob a ótica do contexto econômico, constatou-se o ‘New Deal’ como política econômica que excluía qualquer controle estatal sobre os crimes do colarinho branco.

III. Um dos aspectos característicos do ‘white-collar crime’ é a alta cifra negra.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a ‘double jeopardy clause’ no âmbito do Direito Penal e também aquilo que se encontra ou não em seu âmbito de proteção, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a sanção penal e temas correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto à Parte Especial do Código Penal, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do rito dos processos submetidos ao Júri, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a disciplina do acusado e do defensor no Código de Processo Penal e também na jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. É inconstitucional a condução coercitiva do réu para interrogatório judicial, sendo, todavia, constitucional tal modalidade de condução quanto sua recusa se dê relativamente ao interrogatório policial.

II. A multa ao advogado do réu por abandono do processo (art. 265 do Código de Processo Penal) não é aplicável nas hipóteses de desídia, ainda que injustificada, para a prática de um único ato processual, como o comparecimento a audiência ou a não apresentação de uma peça processual, isso caso prossiga normalmente o causídico na defesa do réu.

III. No processo penal, segundo o STF, o acusado não poderá ser conduzido coercitivamente para qualquer ato que sem ele não possa ser realizado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a execução penal e também com a reincidência, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) No que atine à defesa coletiva dos direitos em juízo, assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das regras de processo previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale o item correto:

 

(EMAGIS) Acerca dos sujeitos integrantes da relação de consumo nos moldes do que é descrito no CDC, assinale a opção CORRETA com base na jurisprudência do STJ.

 

Objetivas MPF - Rodada 34.2022

(EMAGIS) Sobre os direitos individuais e coletivos e os direitos sociais, avalie as proposições postas a seguir.

I. É constitucional a distinção de regimes sucessórios entre cônjuges e companheiros prevista no art. 1.790 do CC/2002.

II. O STF, em sede de ação direta de inconstitucionalidade, reconheceu que a união de pessoas do mesmo sexo deve ser reconhecida como entidade familiar apta a merecer proteção estatal.

III. A entrada forçada em domicílio sem mandado judicial só é lícita, mesmo em período noturno, quando amparada em fundadas razões, devidamente justificadas a posteriori, que indiquem que dentro da casa ocorre situação de flagrante delito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade, e de nulidade dos atos praticados.

IV. Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por dois quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.

V. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, bem como a assistência aos desamparados.

Está correto apenas o contido em:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da proteção constitucional à privacidade dos indivíduos e sua compreensão pela jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.
Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de dispositivos constitucionais de competência jurisdicional e também sua leitura jurisprudencial pelos tribunais superiores.

I. Tratando-se de juízo estadual no exercício de competência federal delegada, quando juiz estadual e juiz federal entram em conflito e estejam em locais sujeitos a Tribunais Regionais Federais distintos, a competência para apreciar o incidente é do Superior Tribunal de Justiça, sendo que se o conflito se estabelece entre juiz estadual no exercício da jurisdição federal delegada e juiz federal situados em região abrangido por um mesmo Tribunal Regional Federal, competente será este Tribunal Regional Federal.

II. Os efeitos da Lei nº 13.876/2019 na modificação de competência para o processamento e julgamento dos processos que tramitam na Justiça Estadual no exercício da competência federal delegada insculpido no art, 109, § 3º, da Constituição Federal, após as alterações promovidas pela Emenda Constitucional 103, de 12 de novembro de 2019, aplicar-se-ão aos feitos ajuizados após 1º de janeiro de 2020. As ações, em fase de conhecimento ou de execução, ajuizadas anteriormente a essa data, continuarão a ser processadas e julgadas no juízo estadual, nos termos em que previsto pelo § 3º do art. 109 da Constituição Federal, pelo inciso III do art. 15 da Lei n. 5.010, de 30 de maio de 1965, em sua redação original.

III. A EC 103/2019, embora tenha retirado a previsão direta na Constituição Federal da regra de competência federal delegada aos juízos estaduais em ações previdenciárias, afetou a definição dessa delegação à lei, em favor de Comarcas que não sejam sede de Vara Federal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/AP – FCC – 2022) Ao dispor sobre escravidão, servidão e trabalhos forçados, a Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica)

 

(EMAGIS) Sobre os crimes eleitorais tipificados no Código Eleitoral, julgue os itens abaixo.

I. Para os efeitos penais, os magistrados, desde que exercendo funções eleitorais, são considerados membros e funcionários da Justiça Eleitoral

II. Sempre que o Código Eleitoral não indicar o grau mínimo, entende-se que será ele de quinze dias para a pena de detenção e de um ano para a de reclusão.

III. Dar causa à instauração de investigação policial, de processo judicial, de investigação administrativa, de inquérito civil ou ação de improbidade administrativa, atribuindo a alguém a prática de crime ou ato infracional de que o sabe inocente, com finalidade eleitoral, é crime punido com reclusão e multa.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a concessão e a permissão de serviços públicos, pode-se afirmar que

 

(EMAGIS) Relativamente aos servidores públicos, pode-se afirmar que

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado, os agentes públicos e a intervenção do Estado na propriedade, julgue os itens abaixo.

I. A União não tem legitimidade passiva em ação de indenização por danos decorrentes de erro médico ocorrido em hospital da rede privada durante atendimento custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

II. A administração pública deve proceder ao desconto dos dias de paralisação decorrentes do exercício do direito de greve pelos servidores públicos, sendo permitida a compensação somente em caso de acordo. O desconto será, contudo, incabível se ficar demonstrado que a greve foi provocada por conduta ilícita do Poder Público.

III. Admite-se a desistência da desapropriação a qualquer tempo, mesmo após o trânsito em julgado, desde que ainda não tenha havido o pagamento integral do preço e o imóvel possa ser devolvido sem alteração substancial que impeça que seja utilizado como antes, sendo ônus do expropriado provar a existência de fato impeditivo do direito de desistência da desapropriação.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere que o automóvel Auge B4 esteja registrado em nome da pessoa jurídica Alfa Construtora Ltda, mas, na verdade, seja utilizado por um de seus sócios, Sebastião Vetel, que foi flagrado por câmera e radar dirigindo o veículo em velocidade superior à permitida, com o que foi lavrado auto de infração pelo Detran e dele sido enviada notificação para a empresa Alfa, proprietária do veículo, fixando-se, também, o prazo legal para esta indicar o condutor do veículo quando da infração.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que (i) define como ocupação antrópica consolidada em área urbana o uso alternativo do solo em APP definido no plano diretor ou projeto de expansão aprovado pelo município e estabelecido até 22 de julho de 2008, por meio de ocupação da área com edificações, benfeitorias ou parcelamento do solo, (ii) imponha deve ser respeitada a ocupação antrópica consolidada em área urbana.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o princípio da anterioridade tributária, avalie as assertivas que seguem.

I. Nas hipóteses de redução ou de supressão de benefícios ou de incentivos fiscais que acarretem majoração indireta do tributo, a observância das espécies de anterioridade deve ser respeitada se aplicável ao tributo em questão.

II. Está sujeita às anterioridades geral e nonagesimal a majoração indireta do ICMS provocada pela instituição de nova hipótese de substituição tributária progressiva.

III. Tanto o princípio da anterioridade anual quanto o princípio da anterioridade nonagesimal, dispostos nas alíneas b e c do inciso III do artigo 150 da Constituição Federal, estão previstos desde a redação originária do texto constitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as execuções fiscais e a competência para seu processamento, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das normas brasileiras de direito financeiro e em conformidade com a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de circunstâncias que possam constituir óbice jurídico à expulsão de estrangeiro do território brasileiro.

I. A Lei 13.445/2017 erige expressamente como óbice o fato de o estrangeiro expulsando ter filho brasileiro que esteja sob sua guarda ou dependência econômica ou socioafetiva ou tiver pessoa brasileira sob sua tutela.

II. O § 1º do artigo 75 da Lei nº 6.815/1980 não foi recepcionado pela Constituição Federal de 1988, sendo vedada a expulsão de estrangeiro cujo filho brasileiro foi reconhecido ou adotado posteriormente ao fato ensejador do ato expulsório, uma vez comprovado estar a criança sob a guarda do estrangeiro e deste depender economicamente.

III. Sedimentou-se na jurisprudência do STJ e do STF a compreensão de que são cumulativos os requisitos da dependência econômica e socioafetiva do menor em relação ao estrangeiro expulsando para que se constitua o óbice à expulsão deste.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a concessão dos serviços públicos de telefonia e respectiva política tarifária, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Acerca dos sujeitos integrantes da relação de consumo nos moldes do que é descrito no CDC, assinale a opção CORRETA com base na jurisprudência do STJ.

 

(EMAGIS) As proposições expostas a seguir dizem respeito aos direitos de personalidade. Avalie-as e assinale a alternativa adequada.

I. Os direitos da personalidade, regulados de maneira não-exaustiva pelo Código Civil, são expressões da cláusula geral de tutela da pessoa humana, contida no art. 1º, inciso III, da Constituição Federal. Em caso de colisão entre eles, como nenhum pode sobrelevar os demais, deve-se aplicar a técnica da ponderação.

II. Os direitos da personalidade podem sofrer limitações, ainda que não especificamente previstas em lei.

III. Os poderes conferidos aos legitimados para a tutela post mortem dos direitos da personalidade compreendem a faculdade de limitação voluntária.

 

(EMAGIS) Sobre a fraude contra credores e também sobre a fraude à execução, avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de ato que se alega praticado em fraude contra credores, os negócios de transmissão gratuita de bens ou remissão de dívida, se os praticar o devedor já insolvente, ou por eles reduzido à insolvência, ainda quando o ignore, poderão ser anulados pelos credores quirografários, como lesivos dos seus direitos.

II. Tratando-se de venda de bem sujeito a registro que se alega praticada em fraude à execução, é necessária a prova da má-fé do beneficiário do ato, isso se não houver prévio registro da penhora do bem para garantia da execução que se alega fraudada.

III. Tratando-se de alegação de fraude à execução, se inexistente o registro do ato constritivo ou da ação, incumbe ao exequente/embargado a prova da má-fé do adquirente sucessivo. Em outros termos, ainda que a alienação do bem pelo devedor/executado ao primeiro comprador tenha sido praticada em fraude à execução, as alienações sucessivas não serão automaticamente ineficazes. A sua ineficácia perante o credor/exequente dependerá da demonstração de que o adquirente posterior tinha conhecimento da pendência de ação contra o alienante primário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre vícios da sentença, analise as assertivas a seguir expostas.

I. O limite da sentença é o pedido, com a sua fundamentação. É o que a doutrina denomina de princípio da adstrição, princípio da congruência ou da conformidade, que é desdobramento do princípio do dispositivo.

II. Sentença extra petita é aquela que não examina em toda a sua amplitude o pedido formulado na inicial (com a sua fundamentação) ou a defesa do réu.

III. Na sentença ultra petita, o defeito é caracterizado pelo fato de o juiz ter ido além do pedido do autor, dando mais do que fora pedido. Exemplo: se o autor pediu indenização por danos emergentes, não pode o juiz condenar o réu também em lucros cessantes.

Há erro:

 

(EMAGIS) Quanto à reconvenção, considerada a regência do novo CPC, aquilate as assertivas articuladas abaixo.

I. Não é necessária a indicação do valor da causa na reconvenção.

II. Não se admite que o réu ofereça reconvenção sem que apresente contestação ao pedido inicial, uma vez que, na sistemática do novo CPC, a reconvenção deve ser apresentada precisamente no bojo da peça contestatória.

III. Deve o juiz determinar a emenda também na reconvenção, possibilitando ao reconvinte, a fim de evitar a sua rejeição prematura, corrigir defeitos e/ou irregularidades.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a disciplina dos recursos no Código de Processo Civil e também a leitura consagrada na jurisprudência e na doutrina processual civil de tal disciplina legal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a abordagem criminológica do ‘white-collar crime’.

I. Trata-se de expressão cunhada por Edwin Sutherland, precursor da Teoria da Associação Diferencial.

II. Como contexto criminológico, a Teoria da Associação Diferencial, na vertente desenvolvida por Sutherland, negou qualquer influência da Escola de Chicago, sendo que, sob a ótica do contexto econômico, constatou-se o ‘New Deal’ como política econômica que excluía qualquer controle estatal sobre os crimes do colarinho branco.

III. Um dos aspectos característicos do ‘white-collar crime’ é a alta cifra negra.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a ‘double jeopardy clause’ no âmbito do Direito Penal e também aquilo que se encontra ou não em seu âmbito de proteção, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a sanção penal e temas correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Relativamente aos crimes contra o Sistema Financeiro Nacional (Lei 7.492/86), julgue os itens abaixo.

I. Equipara-se à instituição financeira a pessoa jurídica que capte ou administre seguros, câmbio, consórcio, capitalização ou qualquer tipo de poupança, ou recursos de terceiros, bem como a pessoa natural que exerça quaisquer dessas atividades, ainda que de forma eventual.

II. Verificando-se ter havido operações de empréstimos a juros exorbitantes, realizadas de particular para particular, sem intermediação de instituição financeira, a tipificação dá-se no crime de usura, previsto no art. 4º da Lei de Economia Popular. Nesse caso, por não se tratar de crime contra o Sistema Financeiro Nacional, o delito em tela deverá ser processado e julgado pela Justiça Estadual.

III. As operadoras de plano de saúde são consideradas instituição financeira, para os fins da Lei 7.492/86

Há erro:

 

(EMAGIS) Quanto à Parte Especial do Código Penal, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do rito dos processos submetidos ao Júri, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a disciplina do acusado e do defensor no Código de Processo Penal e também na jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. É inconstitucional a condução coercitiva do réu para interrogatório judicial, sendo, todavia, constitucional tal modalidade de condução quanto sua recusa se dê relativamente ao interrogatório policial.

II. A multa ao advogado do réu por abandono do processo (art. 265 do Código de Processo Penal) não é aplicável nas hipóteses de desídia, ainda que injustificada, para a prática de um único ato processual, como o comparecimento a audiência ou a não apresentação de uma peça processual, isso caso prossiga normalmente o causídico na defesa do réu.

III. No processo penal, segundo o STF, o acusado não poderá ser conduzido coercitivamente para qualquer ato que sem ele não possa ser realizado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a execução penal e também com a reincidência, devendo ser marcada a CORRETA.

 

Objetivas Delegado - Rodada 34.2022

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a abordagem criminológica do ‘white-collar crime’.

I. Trata-se de expressão cunhada por Edwin Sutherland, precursor da Teoria da Associação Diferencial.

II. Como contexto criminológico, a Teoria da Associação Diferencial, na vertente desenvolvida por Sutherland, negou qualquer influência da Escola de Chicago, sendo que, sob a ótica do contexto econômico, constatou-se o ‘New Deal’ como política econômica que excluía qualquer controle estatal sobre os crimes do colarinho branco.

III. Um dos aspectos característicos do ‘white-collar crime’ é a alta cifra negra.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a ‘double jeopardy clause’ no âmbito do Direito Penal e também aquilo que se encontra ou não em seu âmbito de proteção, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a sanção penal e temas correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto à Parte Especial do Código Penal, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Relativamente aos crimes contra o Sistema Financeiro Nacional (Lei 7.492/86), julgue os itens abaixo.

I. Equipara-se à instituição financeira a pessoa jurídica que capte ou administre seguros, câmbio, consórcio, capitalização ou qualquer tipo de poupança, ou recursos de terceiros, bem como a pessoa natural que exerça quaisquer dessas atividades, ainda que de forma eventual.

II. Verificando-se ter havido operações de empréstimos a juros exorbitantes, realizadas de particular para particular, sem intermediação de instituição financeira, a tipificação dá-se no crime de usura, previsto no art. 4º da Lei de Economia Popular. Nesse caso, por não se tratar de crime contra o Sistema Financeiro Nacional, o delito em tela deverá ser processado e julgado pela Justiça Estadual.

III. As operadoras de plano de saúde são consideradas instituição financeira, para os fins da Lei 7.492/86

Há erro:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do rito dos processos submetidos ao Júri, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a disciplina do acusado e do defensor no Código de Processo Penal e também na jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. É inconstitucional a condução coercitiva do réu para interrogatório judicial, sendo, todavia, constitucional tal modalidade de condução quanto sua recusa se dê relativamente ao interrogatório policial.

II. A multa ao advogado do réu por abandono do processo (art. 265 do Código de Processo Penal) não é aplicável nas hipóteses de desídia, ainda que injustificada, para a prática de um único ato processual, como o comparecimento a audiência ou a não apresentação de uma peça processual, isso caso prossiga normalmente o causídico na defesa do réu.

III. No processo penal, segundo o STF, o acusado não poderá ser conduzido coercitivamente para qualquer ato que sem ele não possa ser realizado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a execução penal e também com a reincidência, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os direitos individuais e coletivos e os direitos sociais, avalie as proposições postas a seguir.

I. É constitucional a distinção de regimes sucessórios entre cônjuges e companheiros prevista no art. 1.790 do CC/2002.

II. O STF, em sede de ação direta de inconstitucionalidade, reconheceu que a união de pessoas do mesmo sexo deve ser reconhecida como entidade familiar apta a merecer proteção estatal.

III. A entrada forçada em domicílio sem mandado judicial só é lícita, mesmo em período noturno, quando amparada em fundadas razões, devidamente justificadas a posteriori, que indiquem que dentro da casa ocorre situação de flagrante delito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade, e de nulidade dos atos praticados.

IV. Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por dois quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.

V. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, bem como a assistência aos desamparados.

Está correto apenas o contido em:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da proteção constitucional à privacidade dos indivíduos e sua compreensão pela jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.
Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de dispositivos constitucionais de competência jurisdicional e também sua leitura jurisprudencial pelos tribunais superiores.

I. Tratando-se de juízo estadual no exercício de competência federal delegada, quando juiz estadual e juiz federal entram em conflito e estejam em locais sujeitos a Tribunais Regionais Federais distintos, a competência para apreciar o incidente é do Superior Tribunal de Justiça, sendo que se o conflito se estabelece entre juiz estadual no exercício da jurisdição federal delegada e juiz federal situados em região abrangido por um mesmo Tribunal Regional Federal, competente será este Tribunal Regional Federal.

II. Os efeitos da Lei nº 13.876/2019 na modificação de competência para o processamento e julgamento dos processos que tramitam na Justiça Estadual no exercício da competência federal delegada insculpido no art, 109, § 3º, da Constituição Federal, após as alterações promovidas pela Emenda Constitucional 103, de 12 de novembro de 2019, aplicar-se-ão aos feitos ajuizados após 1º de janeiro de 2020. As ações, em fase de conhecimento ou de execução, ajuizadas anteriormente a essa data, continuarão a ser processadas e julgadas no juízo estadual, nos termos em que previsto pelo § 3º do art. 109 da Constituição Federal, pelo inciso III do art. 15 da Lei n. 5.010, de 30 de maio de 1965, em sua redação original.

III. A EC 103/2019, embora tenha retirado a previsão direta na Constituição Federal da regra de competência federal delegada aos juízos estaduais em ações previdenciárias, afetou a definição dessa delegação à lei, em favor de Comarcas que não sejam sede de Vara Federal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a concessão e a permissão de serviços públicos, pode-se afirmar que

 

(EMAGIS) Relativamente aos servidores públicos, pode-se afirmar que

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado, os agentes públicos e a intervenção do Estado na propriedade, julgue os itens abaixo.

I. A União não tem legitimidade passiva em ação de indenização por danos decorrentes de erro médico ocorrido em hospital da rede privada durante atendimento custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

II. A administração pública deve proceder ao desconto dos dias de paralisação decorrentes do exercício do direito de greve pelos servidores públicos, sendo permitida a compensação somente em caso de acordo. O desconto será, contudo, incabível se ficar demonstrado que a greve foi provocada por conduta ilícita do Poder Público.

III. Admite-se a desistência da desapropriação a qualquer tempo, mesmo após o trânsito em julgado, desde que ainda não tenha havido o pagamento integral do preço e o imóvel possa ser devolvido sem alteração substancial que impeça que seja utilizado como antes, sendo ônus do expropriado provar a existência de fato impeditivo do direito de desistência da desapropriação.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere que o automóvel Auge B4 esteja registrado em nome da pessoa jurídica Alfa Construtora Ltda, mas, na verdade, seja utilizado por um de seus sócios, Sebastião Vetel, que foi flagrado por câmera e radar dirigindo o veículo em velocidade superior à permitida, com o que foi lavrado auto de infração pelo Detran e dele sido enviada notificação para a empresa Alfa, proprietária do veículo, fixando-se, também, o prazo legal para esta indicar o condutor do veículo quando da infração.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/AP – FCC – 2022) Ao dispor sobre escravidão, servidão e trabalhos forçados, a Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica)

 

(EMAGIS) Sobre o princípio da anterioridade tributária, avalie as assertivas que seguem.

I. Nas hipóteses de redução ou de supressão de benefícios ou de incentivos fiscais que acarretem majoração indireta do tributo, a observância das espécies de anterioridade deve ser respeitada se aplicável ao tributo em questão.

II. Está sujeita às anterioridades geral e nonagesimal a majoração indireta do ICMS provocada pela instituição de nova hipótese de substituição tributária progressiva.

III. Tanto o princípio da anterioridade anual quanto o princípio da anterioridade nonagesimal, dispostos nas alíneas b e c do inciso III do artigo 150 da Constituição Federal, estão previstos desde a redação originária do texto constitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da substituição tributária e do ICMS.

I. Em matéria de ICMS, há reserva constitucional de lei complementar federal tanto para a definição dos contribuintes quanto para a disposição sobre a substituição tributária.

II. Estando as hipóteses de substituição tributária em matéria de ICMS previstas diretamente na LC 87/1996 (Lei Kandir), há dispensa expressa nesta lei de necessidade de previsão de tal modalidade de responsabilidade também na lei estadual correlata.

III. Tratando-se de substituição tributária regressiva referente a ICMS, é necessária a disposição de normas em lei complementar federal, dada a existência de reserva constitucional no ponto, disposição com a qual devem ser compatíveis as previsões em lei ordinária estadual.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que (i) define como ocupação antrópica consolidada em área urbana o uso alternativo do solo em APP definido no plano diretor ou projeto de expansão aprovado pelo município e estabelecido até 22 de julho de 2008, por meio de ocupação da área com edificações, benfeitorias ou parcelamento do solo, (ii) imponha deve ser respeitada a ocupação antrópica consolidada em área urbana.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 34.2022

(EMAGIS) As proposições expostas a seguir dizem respeito aos direitos de personalidade. Avalie-as e assinale a alternativa adequada.

I. Os direitos da personalidade, regulados de maneira não-exaustiva pelo Código Civil, são expressões da cláusula geral de tutela da pessoa humana, contida no art. 1º, inciso III, da Constituição Federal. Em caso de colisão entre eles, como nenhum pode sobrelevar os demais, deve-se aplicar a técnica da ponderação.

II. Os direitos da personalidade podem sofrer limitações, ainda que não especificamente previstas em lei.

III. Os poderes conferidos aos legitimados para a tutela post mortem dos direitos da personalidade compreendem a faculdade de limitação voluntária.

 

(EMAGIS) Sobre a fraude contra credores e também sobre a fraude à execução, avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de ato que se alega praticado em fraude contra credores, os negócios de transmissão gratuita de bens ou remissão de dívida, se os praticar o devedor já insolvente, ou por eles reduzido à insolvência, ainda quando o ignore, poderão ser anulados pelos credores quirografários, como lesivos dos seus direitos.

II. Tratando-se de venda de bem sujeito a registro que se alega praticada em fraude à execução, é necessária a prova da má-fé do beneficiário do ato, isso se não houver prévio registro da penhora do bem para garantia da execução que se alega fraudada.

III. Tratando-se de alegação de fraude à execução, se inexistente o registro do ato constritivo ou da ação, incumbe ao exequente/embargado a prova da má-fé do adquirente sucessivo. Em outros termos, ainda que a alienação do bem pelo devedor/executado ao primeiro comprador tenha sido praticada em fraude à execução, as alienações sucessivas não serão automaticamente ineficazes. A sua ineficácia perante o credor/exequente dependerá da demonstração de que o adquirente posterior tinha conhecimento da pendência de ação contra o alienante primário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o regime de bens no casamento e na união estável.

I. A doação realizada a um dos cônjuges, em relações matrimonias regidas pelo regime de comunhão parcial de bens, somente serão comunicáveis quando o doador expressamente se manifestar neste sentido e, no silêncio, presumir-se-á feitas apenas ao donatário.

II. A presunção de que os bens adquiridos de forma onerosa pelo casal pertencem a ambos os cônjuges impede seja reconhecida a incomunicabilidade no caso de bens adquiridos na constância do casamento com valores exclusivamente pertencentes a um dos cônjuges, em sub-rogação dos bens particulares.

III. No regime de comunhão parcial de bens, entram na comunhão os bens adquiridos na constância do casamento por título oneroso, ainda que só em nome de um dos cônjuges.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre vícios da sentença, analise as assertivas a seguir expostas.

I. O limite da sentença é o pedido, com a sua fundamentação. É o que a doutrina denomina de princípio da adstrição, princípio da congruência ou da conformidade, que é desdobramento do princípio do dispositivo.

II. Sentença extra petita é aquela que não examina em toda a sua amplitude o pedido formulado na inicial (com a sua fundamentação) ou a defesa do réu.

III. Na sentença ultra petita, o defeito é caracterizado pelo fato de o juiz ter ido além do pedido do autor, dando mais do que fora pedido. Exemplo: se o autor pediu indenização por danos emergentes, não pode o juiz condenar o réu também em lucros cessantes.

Há erro:

 

(EMAGIS) Quanto à reconvenção, considerada a regência do novo CPC, aquilate as assertivas articuladas abaixo.

I. Não é necessária a indicação do valor da causa na reconvenção.

II. Não se admite que o réu ofereça reconvenção sem que apresente contestação ao pedido inicial, uma vez que, na sistemática do novo CPC, a reconvenção deve ser apresentada precisamente no bojo da peça contestatória.

III. Deve o juiz determinar a emenda também na reconvenção, possibilitando ao reconvinte, a fim de evitar a sua rejeição prematura, corrigir defeitos e/ou irregularidades.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a disciplina dos recursos no Código de Processo Civil e também a leitura consagrada na jurisprudência e na doutrina processual civil de tal disciplina legal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Acerca dos sujeitos integrantes da relação de consumo nos moldes do que é descrito no CDC, assinale a opção CORRETA com base na jurisprudência do STJ.

 

(EMAGIS) A respeito das regras de processo previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale o item correto:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a abordagem criminológica do ‘white-collar crime’.

I. Trata-se de expressão cunhada por Edwin Sutherland, precursor da Teoria da Associação Diferencial.

II. Como contexto criminológico, a Teoria da Associação Diferencial, na vertente desenvolvida por Sutherland, negou qualquer influência da Escola de Chicago, sendo que, sob a ótica do contexto econômico, constatou-se o ‘New Deal’ como política econômica que excluía qualquer controle estatal sobre os crimes do colarinho branco.

III. Um dos aspectos característicos do ‘white-collar crime’ é a alta cifra negra.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a ‘double jeopardy clause’ no âmbito do Direito Penal e também aquilo que se encontra ou não em seu âmbito de proteção, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a sanção penal e temas correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto à Parte Especial do Código Penal, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do rito dos processos submetidos ao Júri, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a disciplina do acusado e do defensor no Código de Processo Penal e também na jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. É inconstitucional a condução coercitiva do réu para interrogatório judicial, sendo, todavia, constitucional tal modalidade de condução quanto sua recusa se dê relativamente ao interrogatório policial.

II. A multa ao advogado do réu por abandono do processo (art. 265 do Código de Processo Penal) não é aplicável nas hipóteses de desídia, ainda que injustificada, para a prática de um único ato processual, como o comparecimento a audiência ou a não apresentação de uma peça processual, isso caso prossiga normalmente o causídico na defesa do réu.

III. No processo penal, segundo o STF, o acusado não poderá ser conduzido coercitivamente para qualquer ato que sem ele não possa ser realizado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a execução penal e também com a reincidência, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os direitos individuais e coletivos e os direitos sociais, avalie as proposições postas a seguir.

I. É constitucional a distinção de regimes sucessórios entre cônjuges e companheiros prevista no art. 1.790 do CC/2002.

II. O STF, em sede de ação direta de inconstitucionalidade, reconheceu que a união de pessoas do mesmo sexo deve ser reconhecida como entidade familiar apta a merecer proteção estatal.

III. A entrada forçada em domicílio sem mandado judicial só é lícita, mesmo em período noturno, quando amparada em fundadas razões, devidamente justificadas a posteriori, que indiquem que dentro da casa ocorre situação de flagrante delito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade, e de nulidade dos atos praticados.

IV. Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por dois quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.

V. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, bem como a assistência aos desamparados.

Está correto apenas o contido em:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da proteção constitucional à privacidade dos indivíduos e sua compreensão pela jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.
Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de dispositivos constitucionais de competência jurisdicional e também sua leitura jurisprudencial pelos tribunais superiores.

I. Tratando-se de juízo estadual no exercício de competência federal delegada, quando juiz estadual e juiz federal entram em conflito e estejam em locais sujeitos a Tribunais Regionais Federais distintos, a competência para apreciar o incidente é do Superior Tribunal de Justiça, sendo que se o conflito se estabelece entre juiz estadual no exercício da jurisdição federal delegada e juiz federal situados em região abrangido por um mesmo Tribunal Regional Federal, competente será este Tribunal Regional Federal.

II. Os efeitos da Lei nº 13.876/2019 na modificação de competência para o processamento e julgamento dos processos que tramitam na Justiça Estadual no exercício da competência federal delegada insculpido no art, 109, § 3º, da Constituição Federal, após as alterações promovidas pela Emenda Constitucional 103, de 12 de novembro de 2019, aplicar-se-ão aos feitos ajuizados após 1º de janeiro de 2020. As ações, em fase de conhecimento ou de execução, ajuizadas anteriormente a essa data, continuarão a ser processadas e julgadas no juízo estadual, nos termos em que previsto pelo § 3º do art. 109 da Constituição Federal, pelo inciso III do art. 15 da Lei n. 5.010, de 30 de maio de 1965, em sua redação original.

III. A EC 103/2019, embora tenha retirado a previsão direta na Constituição Federal da regra de competência federal delegada aos juízos estaduais em ações previdenciárias, afetou a definição dessa delegação à lei, em favor de Comarcas que não sejam sede de Vara Federal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os crimes eleitorais tipificados no Código Eleitoral, julgue os itens abaixo.

I. Para os efeitos penais, os magistrados, desde que exercendo funções eleitorais, são considerados membros e funcionários da Justiça Eleitoral

II. Sempre que o Código Eleitoral não indicar o grau mínimo, entende-se que será ele de quinze dias para a pena de detenção e de um ano para a de reclusão.

III. Dar causa à instauração de investigação policial, de processo judicial, de investigação administrativa, de inquérito civil ou ação de improbidade administrativa, atribuindo a alguém a prática de crime ou ato infracional de que o sabe inocente, com finalidade eleitoral, é crime punido com reclusão e multa.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere que tenha sido vez ajuizada a execução fiscal para a cobrança da dívida ativa da Fazenda Pública, sobrevindo pedido de habilitação desse mesmo crédito no juízo falimentar, em decorrência de superveniente falência da executada. Nos autos do processo falimentar, o devedor sustenta que o pedido de habilitação deve ser extinto, sem julgamento do mérito, por falta de interesse de agir, por entender pelo descabimento de garantia dúplice. A Fazenda Pública, por sua vez, sustenta que não há óbice legal à habilitação de seu crédito no concurso de credores da falência, tratando-se, na verdade, de uma prerrogativa da entidade pública em poder optar entre o pagamento pelo rito da execução fiscal ou mediante habilitação do crédito.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que Silva, Pereira e Sousa Sociedade de Advogados se insurgiu contra as cláusulas X.1. e X.1.1. que criaram, no Plano de Recuperação Judicial da Agropecuária Soja e Boi S/A (da qual a sociedade de advogados é credora), uma subclasse dos credores trabalhistas com crédito superior a 150 salários mínimos, que deverão optar por receber seu pagamento da seguinte forma: (i) em prazo superior a 15 anos, com deságio de 30%; (ii) no prazo de até um ano, após a aplicação de um deságio de 80%. O escritório de advocacia, segundo consta dos autos, é detentor de um crédito concursal no valor de R$ 5.000.000 (cinco milhões de reais).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o princípio da anterioridade tributária, avalie as assertivas que seguem.

I. Nas hipóteses de redução ou de supressão de benefícios ou de incentivos fiscais que acarretem majoração indireta do tributo, a observância das espécies de anterioridade deve ser respeitada se aplicável ao tributo em questão.

II. Está sujeita às anterioridades geral e nonagesimal a majoração indireta do ICMS provocada pela instituição de nova hipótese de substituição tributária progressiva.

III. Tanto o princípio da anterioridade anual quanto o princípio da anterioridade nonagesimal, dispostos nas alíneas b e c do inciso III do artigo 150 da Constituição Federal, estão previstos desde a redação originária do texto constitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da substituição tributária e do ICMS.

I. Em matéria de ICMS, há reserva constitucional de lei complementar federal tanto para a definição dos contribuintes quanto para a disposição sobre a substituição tributária.

II. Estando as hipóteses de substituição tributária em matéria de ICMS previstas diretamente na LC 87/1996 (Lei Kandir), há dispensa expressa nesta lei de necessidade de previsão de tal modalidade de responsabilidade também na lei estadual correlata.

III. Tratando-se de substituição tributária regressiva referente a ICMS, é necessária a disposição de normas em lei complementar federal, dada a existência de reserva constitucional no ponto, disposição com a qual devem ser compatíveis as previsões em lei ordinária estadual.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que (i) define como ocupação antrópica consolidada em área urbana o uso alternativo do solo em APP definido no plano diretor ou projeto de expansão aprovado pelo município e estabelecido até 22 de julho de 2008, por meio de ocupação da área com edificações, benfeitorias ou parcelamento do solo, (ii) imponha deve ser respeitada a ocupação antrópica consolidada em área urbana.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a concessão e a permissão de serviços públicos, pode-se afirmar que

 

(EMAGIS) Relativamente aos servidores públicos, pode-se afirmar que

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado, os agentes públicos e a intervenção do Estado na propriedade, julgue os itens abaixo.

I. A União não tem legitimidade passiva em ação de indenização por danos decorrentes de erro médico ocorrido em hospital da rede privada durante atendimento custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

II. A administração pública deve proceder ao desconto dos dias de paralisação decorrentes do exercício do direito de greve pelos servidores públicos, sendo permitida a compensação somente em caso de acordo. O desconto será, contudo, incabível se ficar demonstrado que a greve foi provocada por conduta ilícita do Poder Público.

III. Admite-se a desistência da desapropriação a qualquer tempo, mesmo após o trânsito em julgado, desde que ainda não tenha havido o pagamento integral do preço e o imóvel possa ser devolvido sem alteração substancial que impeça que seja utilizado como antes, sendo ônus do expropriado provar a existência de fato impeditivo do direito de desistência da desapropriação.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere que o automóvel Auge B4 esteja registrado em nome da pessoa jurídica Alfa Construtora Ltda, mas, na verdade, seja utilizado por um de seus sócios, Sebastião Vetel, que foi flagrado por câmera e radar dirigindo o veículo em velocidade superior à permitida, com o que foi lavrado auto de infração pelo Detran e dele sido enviada notificação para a empresa Alfa, proprietária do veículo, fixando-se, também, o prazo legal para esta indicar o condutor do veículo quando da infração.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do regime jurídico do Ministério Público, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) No que atine à defesa coletiva dos direitos em juízo, assinale a alternativa CORRETA.

 

(DPE/AP – FCC – 2022) Ao dispor sobre escravidão, servidão e trabalhos forçados, a Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica)

 

(EMAGIS) Considerando o regramento do Conselho Nacional de Justiça - CNJ - sobre as audiências de custódia, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre as críticas ao “judicial review” feitas pela Teoria do Estado e pela Ciência Política, marque a alternativa correta, julgando as assertivas a seguir:

I. O “judicial review” surgiu com o movimento constitucionalista francês, em 1787, conforme a ciência política apregoa de forma majoritária.

II. O “judicial review” consiste em admitir que o Poder Judiciário faça a revisão recursal de suas próprias decisões, atendendo ao princípio do duplo grau de jurisdição.

III. Uma das críticas ao “judicial review” se refere ao seu mecanismo de invalidação de leis aprovadas pelo Poder Legislativo, considerando que essas leis foram aprovadas pela maioria do parlamento, em legítima expressão da vontade democrática.

IV. Segundo o Professor Jeremy Waldron, uma crítica importante feita ao “judicial review” se refere à sua incapacidade de produzir bons resultados em situações de conflitos morais não totalmente pacificados na sociedade.

Estão corretas as assertivas:

 

Delegado de Polícia - Rodada 34.2022

Agentes da Polícia Civil do 3º Distrito Policial de Florianópolis/SC receberam denúncia anônima dando conta da prática de tráfico de drogas na casa situada na Rua das Palmeiras, 1234, Centro, Florianópolis/SC, o que motivou o deslocamento até o local.

Cumprindo ordem de missão da autoridade policial, os investigadores verificaram a procedência das informações e a existência de fundadas razões do flagrante, justificadas a posteriori, razão pela qual adentraram na residência. Na oportunidade descobriram que Fernando de Abreu guardava 1 kg de cocaína no imóvel, acondicionada em diversos invólucros, além de balança de precisão, caderno de anotação de venda do entorpecente e a quantia de R$ 950,00 em dinheiro miúdo.

Os policiais deram voz de prisão a Fernando, informaram-no de seu direito de ficar em silêncio, e, ainda assim, o flagrado confessou a propriedade da droga. O entorpecente foi apreendido e, junto com o flagrado, apresentado na Delegacia, ocasião em que o delegado com atribuição para o caso lavrou a peça para formalização da prisão.

Considerando a situação narrada, apresente, na qualidade de autoridade policial responsável pelo flagrante, a medida cabível para conclusão do procedimento, expondo as teses de direito material e processual necessárias para solucionar a situação exposta.

Boa prática!

 

Sentença Federal - Rodada 34.2022

O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS ingressou, em 18/02/2022, com ação regressiva em desfavor da empresa Marmotas Amil Ltda.
 
Narrou, na exordial, que fora condenado, na ação previdenciária n. 500000-00.2016.4.04.7204, a conceder o benefício de pensão por morte à viúva e aos filhos de João Sofrenildo, falecido em razão de acidente de trabalho sofrido, em 1º/04/2016, nas dependências da ré, de quem era empregado. Desde 28/07/2017, vem efetuando o pagamento das prestações mensais referentes a essa pensão por morte, afora ter arcado com o pagamento das parcelas atrasadas, devidas entre o óbito do segurado e o dia imediatamente anterior à data de início do benefício (DIB).
 
Aduziu que a empresa demandada obrou com negligência em relação ao acidente sofrido por João, porquanto o andaime de onde caíra – e cuja queda provocou a sua morte – estava em péssimo estado de conservação e, a par disso, não fornecera treinamento adequado para a sua utilização pelo trabalhador. Juntou, dentre outros documentos, a perícia técnico-científica realizada pela Polícia Civil, que indicou que os materiais utilizados no andaime não atendiam às normas da ABNT e tampouco estavam de acordo com os regramentos de segurança do trabalho. Pugnou, alfim, pelo ressarcimento das parcelas vencidas e vincendas da pensão por morte em foco, acrescidas de juros de mora e correção monetária.
 
Citada, a empresa ré ofertou contestação em que arguiu, prefacialmente, a perda do direito de regresso porquanto o INSS não observara o mandamento inscrito no art. 125, II, do CPC, deixando de promover a denunciação da lide na ação em que condenado ao pagamento do benefício de pensão por morte, e esgrimiu a incompetência da Justiça Federal para processar e julgar o feito, haja vista a causa se originar de acidente de trabalho, o que atrai a incidência da ressalva disposta na parte final do inciso I do art. 109 da Carta Maior. Ainda, suscitou a prescrição da pretensão ressarcitória, porquanto decorrido o prazo inscrito no art. 206, § 3º, V, do Código Civil, pontuando, em acréscimo, que, mesmo que se quisesse aplicar à espécie a prescrição quinquenal aplicável às ações contra a Fazenda Pública (Decreto 20.910/32), ainda assim teriam decorridos mais de 5 anos entre a data do fatídico acidente e o ajuizamento da presente demanda regressiva.
 
No mérito propriamente dito, a requerida asseverou que não poderia ser condenada ao ressarcimento reclamado pelo INSS, uma vez que recolhe, todos os meses, contribuições para o Seguro de Acidente do Trabalho (SAT), na forma prevista pelo art. 22, II, da Lei 8.212/91. Ademais, defendeu que não houve qualquer tipo de negligência de sua parte, tudo não tendo passado de culpa exclusiva do trabalhador, que se distraiu enquanto realizava o seu mister. Com aceno ao princípio de eventualidade, requereu, em caso de condenação, o abatimento das contribuições previdenciárias destinadas ao SAT e que incidiram sobre o valor dos salários de contribuição mensais do segurado falecido, durante o período de vigência do vínculo empregatício com ele mantido.
 
Em audiência de instrução, foram ouvidas testemunhas arroladas pelo INSS. José e Maria, devidamente compromissados, confirmaram que estavam presentes no local em que ocorrera o acidente e que viram quando a corda utilizada no andaime se rompeu e ocasionou a queda de João.
 
No seguimento, os autos vieram conclusos para sentença. Profira-a, dispensado o relatório.

 

Objetivas MP Estadual - Rodada 34.2022

(EMAGIS) A respeito do regime jurídico do Ministério Público, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a abordagem criminológica do ‘white-collar crime’.

I. Trata-se de expressão cunhada por Edwin Sutherland, precursor da Teoria da Associação Diferencial.

II. Como contexto criminológico, a Teoria da Associação Diferencial, na vertente desenvolvida por Sutherland, negou qualquer influência da Escola de Chicago, sendo que, sob a ótica do contexto econômico, constatou-se o ‘New Deal’ como política econômica que excluía qualquer controle estatal sobre os crimes do colarinho branco.

III. Um dos aspectos característicos do ‘white-collar crime’ é a alta cifra negra.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a ‘double jeopardy clause’ no âmbito do Direito Penal e também aquilo que se encontra ou não em seu âmbito de proteção, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a sanção penal e temas correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto à Parte Especial do Código Penal, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do rito dos processos submetidos ao Júri, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a disciplina do acusado e do defensor no Código de Processo Penal e também na jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. É inconstitucional a condução coercitiva do réu para interrogatório judicial, sendo, todavia, constitucional tal modalidade de condução quanto sua recusa se dê relativamente ao interrogatório policial.

II. A multa ao advogado do réu por abandono do processo (art. 265 do Código de Processo Penal) não é aplicável nas hipóteses de desídia, ainda que injustificada, para a prática de um único ato processual, como o comparecimento a audiência ou a não apresentação de uma peça processual, isso caso prossiga normalmente o causídico na defesa do réu.

III. No processo penal, segundo o STF, o acusado não poderá ser conduzido coercitivamente para qualquer ato que sem ele não possa ser realizado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a execução penal e também com a reincidência, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) As proposições expostas a seguir dizem respeito aos direitos de personalidade. Avalie-as e assinale a alternativa adequada.

I. Os direitos da personalidade, regulados de maneira não-exaustiva pelo Código Civil, são expressões da cláusula geral de tutela da pessoa humana, contida no art. 1º, inciso III, da Constituição Federal. Em caso de colisão entre eles, como nenhum pode sobrelevar os demais, deve-se aplicar a técnica da ponderação.

II. Os direitos da personalidade podem sofrer limitações, ainda que não especificamente previstas em lei.

III. Os poderes conferidos aos legitimados para a tutela post mortem dos direitos da personalidade compreendem a faculdade de limitação voluntária.

 

(EMAGIS) Sobre a fraude contra credores e também sobre a fraude à execução, avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de ato que se alega praticado em fraude contra credores, os negócios de transmissão gratuita de bens ou remissão de dívida, se os praticar o devedor já insolvente, ou por eles reduzido à insolvência, ainda quando o ignore, poderão ser anulados pelos credores quirografários, como lesivos dos seus direitos.

II. Tratando-se de venda de bem sujeito a registro que se alega praticada em fraude à execução, é necessária a prova da má-fé do beneficiário do ato, isso se não houver prévio registro da penhora do bem para garantia da execução que se alega fraudada.

III. Tratando-se de alegação de fraude à execução, se inexistente o registro do ato constritivo ou da ação, incumbe ao exequente/embargado a prova da má-fé do adquirente sucessivo. Em outros termos, ainda que a alienação do bem pelo devedor/executado ao primeiro comprador tenha sido praticada em fraude à execução, as alienações sucessivas não serão automaticamente ineficazes. A sua ineficácia perante o credor/exequente dependerá da demonstração de que o adquirente posterior tinha conhecimento da pendência de ação contra o alienante primário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o regime de bens no casamento e na união estável.

I. A doação realizada a um dos cônjuges, em relações matrimonias regidas pelo regime de comunhão parcial de bens, somente serão comunicáveis quando o doador expressamente se manifestar neste sentido e, no silêncio, presumir-se-á feitas apenas ao donatário.

II. A presunção de que os bens adquiridos de forma onerosa pelo casal pertencem a ambos os cônjuges impede seja reconhecida a incomunicabilidade no caso de bens adquiridos na constância do casamento com valores exclusivamente pertencentes a um dos cônjuges, em sub-rogação dos bens particulares.

III. No regime de comunhão parcial de bens, entram na comunhão os bens adquiridos na constância do casamento por título oneroso, ainda que só em nome de um dos cônjuges.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre vícios da sentença, analise as assertivas a seguir expostas.

I. O limite da sentença é o pedido, com a sua fundamentação. É o que a doutrina denomina de princípio da adstrição, princípio da congruência ou da conformidade, que é desdobramento do princípio do dispositivo.

II. Sentença extra petita é aquela que não examina em toda a sua amplitude o pedido formulado na inicial (com a sua fundamentação) ou a defesa do réu.

III. Na sentença ultra petita, o defeito é caracterizado pelo fato de o juiz ter ido além do pedido do autor, dando mais do que fora pedido. Exemplo: se o autor pediu indenização por danos emergentes, não pode o juiz condenar o réu também em lucros cessantes.

Há erro:

 

(EMAGIS) Quanto à reconvenção, considerada a regência do novo CPC, aquilate as assertivas articuladas abaixo.

I. Não é necessária a indicação do valor da causa na reconvenção.

II. Não se admite que o réu ofereça reconvenção sem que apresente contestação ao pedido inicial, uma vez que, na sistemática do novo CPC, a reconvenção deve ser apresentada precisamente no bojo da peça contestatória.

III. Deve o juiz determinar a emenda também na reconvenção, possibilitando ao reconvinte, a fim de evitar a sua rejeição prematura, corrigir defeitos e/ou irregularidades.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a disciplina dos recursos no Código de Processo Civil e também a leitura consagrada na jurisprudência e na doutrina processual civil de tal disciplina legal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que atine à defesa coletiva dos direitos em juízo, assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os direitos individuais e coletivos e os direitos sociais, avalie as proposições postas a seguir.

I. É constitucional a distinção de regimes sucessórios entre cônjuges e companheiros prevista no art. 1.790 do CC/2002.

II. O STF, em sede de ação direta de inconstitucionalidade, reconheceu que a união de pessoas do mesmo sexo deve ser reconhecida como entidade familiar apta a merecer proteção estatal.

III. A entrada forçada em domicílio sem mandado judicial só é lícita, mesmo em período noturno, quando amparada em fundadas razões, devidamente justificadas a posteriori, que indiquem que dentro da casa ocorre situação de flagrante delito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade, e de nulidade dos atos praticados.

IV. Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por dois quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.

V. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, bem como a assistência aos desamparados.

Está correto apenas o contido em:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da proteção constitucional à privacidade dos indivíduos e sua compreensão pela jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.
Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de dispositivos constitucionais de competência jurisdicional e também sua leitura jurisprudencial pelos tribunais superiores.

I. Tratando-se de juízo estadual no exercício de competência federal delegada, quando juiz estadual e juiz federal entram em conflito e estejam em locais sujeitos a Tribunais Regionais Federais distintos, a competência para apreciar o incidente é do Superior Tribunal de Justiça, sendo que se o conflito se estabelece entre juiz estadual no exercício da jurisdição federal delegada e juiz federal situados em região abrangido por um mesmo Tribunal Regional Federal, competente será este Tribunal Regional Federal.

II. Os efeitos da Lei nº 13.876/2019 na modificação de competência para o processamento e julgamento dos processos que tramitam na Justiça Estadual no exercício da competência federal delegada insculpido no art, 109, § 3º, da Constituição Federal, após as alterações promovidas pela Emenda Constitucional 103, de 12 de novembro de 2019, aplicar-se-ão aos feitos ajuizados após 1º de janeiro de 2020. As ações, em fase de conhecimento ou de execução, ajuizadas anteriormente a essa data, continuarão a ser processadas e julgadas no juízo estadual, nos termos em que previsto pelo § 3º do art. 109 da Constituição Federal, pelo inciso III do art. 15 da Lei n. 5.010, de 30 de maio de 1965, em sua redação original.

III. A EC 103/2019, embora tenha retirado a previsão direta na Constituição Federal da regra de competência federal delegada aos juízos estaduais em ações previdenciárias, afetou a definição dessa delegação à lei, em favor de Comarcas que não sejam sede de Vara Federal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/AP – FCC – 2022) Ao dispor sobre escravidão, servidão e trabalhos forçados, a Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica)

 

(EMAGIS) Sobre a concessão e a permissão de serviços públicos, pode-se afirmar que

 

(EMAGIS) Relativamente aos servidores públicos, pode-se afirmar que

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado, os agentes públicos e a intervenção do Estado na propriedade, julgue os itens abaixo.

I. A União não tem legitimidade passiva em ação de indenização por danos decorrentes de erro médico ocorrido em hospital da rede privada durante atendimento custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

II. A administração pública deve proceder ao desconto dos dias de paralisação decorrentes do exercício do direito de greve pelos servidores públicos, sendo permitida a compensação somente em caso de acordo. O desconto será, contudo, incabível se ficar demonstrado que a greve foi provocada por conduta ilícita do Poder Público.

III. Admite-se a desistência da desapropriação a qualquer tempo, mesmo após o trânsito em julgado, desde que ainda não tenha havido o pagamento integral do preço e o imóvel possa ser devolvido sem alteração substancial que impeça que seja utilizado como antes, sendo ônus do expropriado provar a existência de fato impeditivo do direito de desistência da desapropriação.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere que o automóvel Auge B4 esteja registrado em nome da pessoa jurídica Alfa Construtora Ltda, mas, na verdade, seja utilizado por um de seus sócios, Sebastião Vetel, que foi flagrado por câmera e radar dirigindo o veículo em velocidade superior à permitida, com o que foi lavrado auto de infração pelo Detran e dele sido enviada notificação para a empresa Alfa, proprietária do veículo, fixando-se, também, o prazo legal para esta indicar o condutor do veículo quando da infração.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que (i) define como ocupação antrópica consolidada em área urbana o uso alternativo do solo em APP definido no plano diretor ou projeto de expansão aprovado pelo município e estabelecido até 22 de julho de 2008, por meio de ocupação da área com edificações, benfeitorias ou parcelamento do solo, (ii) imponha deve ser respeitada a ocupação antrópica consolidada em área urbana.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o princípio da anterioridade tributária, avalie as assertivas que seguem.

I. Nas hipóteses de redução ou de supressão de benefícios ou de incentivos fiscais que acarretem majoração indireta do tributo, a observância das espécies de anterioridade deve ser respeitada se aplicável ao tributo em questão.

II. Está sujeita às anterioridades geral e nonagesimal a majoração indireta do ICMS provocada pela instituição de nova hipótese de substituição tributária progressiva.

III. Tanto o princípio da anterioridade anual quanto o princípio da anterioridade nonagesimal, dispostos nas alíneas b e c do inciso III do artigo 150 da Constituição Federal, estão previstos desde a redação originária do texto constitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da substituição tributária e do ICMS.

I. Em matéria de ICMS, há reserva constitucional de lei complementar federal tanto para a definição dos contribuintes quanto para a disposição sobre a substituição tributária.

II. Estando as hipóteses de substituição tributária em matéria de ICMS previstas diretamente na LC 87/1996 (Lei Kandir), há dispensa expressa nesta lei de necessidade de previsão de tal modalidade de responsabilidade também na lei estadual correlata.

III. Tratando-se de substituição tributária regressiva referente a ICMS, é necessária a disposição de normas em lei complementar federal, dada a existência de reserva constitucional no ponto, disposição com a qual devem ser compatíveis as previsões em lei ordinária estadual.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que tenha sido vez ajuizada a execução fiscal para a cobrança da dívida ativa da Fazenda Pública, sobrevindo pedido de habilitação desse mesmo crédito no juízo falimentar, em decorrência de superveniente falência da executada. Nos autos do processo falimentar, o devedor sustenta que o pedido de habilitação deve ser extinto, sem julgamento do mérito, por falta de interesse de agir, por entender pelo descabimento de garantia dúplice. A Fazenda Pública, por sua vez, sustenta que não há óbice legal à habilitação de seu crédito no concurso de credores da falência, tratando-se, na verdade, de uma prerrogativa da entidade pública em poder optar entre o pagamento pelo rito da execução fiscal ou mediante habilitação do crédito.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que Silva, Pereira e Sousa Sociedade de Advogados se insurgiu contra as cláusulas X.1. e X.1.1. que criaram, no Plano de Recuperação Judicial da Agropecuária Soja e Boi S/A (da qual a sociedade de advogados é credora), uma subclasse dos credores trabalhistas com crédito superior a 150 salários mínimos, que deverão optar por receber seu pagamento da seguinte forma: (i) em prazo superior a 15 anos, com deságio de 30%; (ii) no prazo de até um ano, após a aplicação de um deságio de 80%. O escritório de advocacia, segundo consta dos autos, é detentor de um crédito concursal no valor de R$ 5.000.000 (cinco milhões de reais).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os crimes eleitorais tipificados no Código Eleitoral, julgue os itens abaixo.

I. Para os efeitos penais, os magistrados, desde que exercendo funções eleitorais, são considerados membros e funcionários da Justiça Eleitoral

II. Sempre que o Código Eleitoral não indicar o grau mínimo, entende-se que será ele de quinze dias para a pena de detenção e de um ano para a de reclusão.

III. Dar causa à instauração de investigação policial, de processo judicial, de investigação administrativa, de inquérito civil ou ação de improbidade administrativa, atribuindo a alguém a prática de crime ou ato infracional de que o sabe inocente, com finalidade eleitoral, é crime punido com reclusão e multa.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito das regras de processo previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale o item correto:

 

(EMAGIS) Acerca dos sujeitos integrantes da relação de consumo nos moldes do que é descrito no CDC, assinale a opção CORRETA com base na jurisprudência do STJ.

 

Ministério Público Estadual - Rodada 34.2022

A partir de notícia-crime trazida por Joana, a Delegacia de Polícia Civil em Cabo Frio-RJ instaurou IPL para apurar a informação de que FGH teria sido torturado por um policial militar, no Bar dos Trouxas, naquela cidade. Durante a apuração foram ouvidas algumas testemunhas, inclusive Joana, bem como o investigado ABCD, policial militar. A vítima FGH, procurada, preferiu não prestar depoimento, com receio de sofrer represálias. O IPL foi relatado, com indiciamento de ABCD, e remetido ao Ministério Público.

Em seguida, a promotoria de justiça ofereceu denúncia contra ABCD, brasileiro, casado, policial militar, residente e domiciliado na Rua Nota Teles, nº 123, Setor Vale dos Sonhos, Cabo Frio-RJ.

Segundo a peça acusatória, no dia 6 de abril de 2017, na Avenida Beira-Mar, quadra 55, lote 51, Bairro Avelinópolis, no estabelecimento comercial denominado Bar dos Trouxas, o denunciado torturou a vítima FGH, submetendo-o a intenso sofrimento mental, como forma de castigá-lo.

Ainda conforme a narrativa do MP, em 3 de abril de 2017 ABCD contratou os serviços da vítima FGH para que este realizasse o desentupimento de um vaso sanitário. Para tanto, no período da manhã, o policial deixou a chave de sua residência com a vítima, pagou adiantado a quantia de R$ 1.500,00 ajustada entre eles e foi para o trabalho. Ao chegar em casa no final do dia, ABCD notou que o serviço não havia sido realizado. Nos dois dias seguintes, sentindo-se enganado, ABCD tentou insistentemente contato telefônico e por aplicativo de mensagens com a vítima, sendo ignorado. Então, no dia 6 de abril de 2017, ABCD combinou com seu amigo XYZ, dono do Bar dos Trouxas, para que este simulasse interesse na contratação dos serviços da vítima, o que foi feito. Naquele mesmo dia a vítima compareceu no Bar dos Trouxas e foi surpreendida com a presença do policial. Ato contínuo, com o intuito de reaver seu dinheiro, o policial, valendo-se de sua avantajada compleição física, passou a ameaçá-la de morte. A vítima, franzina e baixa, sentiu-se intimidada e não conseguiu deixar o local, por receio, tendo ficado ali cerca de duas horas ouvindo as reiteradas ameaças de morte realizadas pelo robusto policial, que sequer precisou usar arma de fogo para a prática do crime. Por fim, o policial se afastou de FGH, que então lhe devolveu o montante de R$ 1.500,00.

Na cota, o Ministério Público promoveu o arquivamento do IPL em relação ao investigado XYZ, com fundamento no art. 107, inciso I, do CP, tendo em vista a certidão de óbito juntada aos autos. Além disso, o órgão acusatório requereu o afastamento cautelar do denunciado das funções de policial militar, com base no art. 319, inciso VI, do CPP.

A denúncia foi recebida em 12 de maio de 2021, tendo o juízo homologado o arquivamento parcial do IPL e deferida a cautelar pleiteada pela acusação. Juntou-se certidão de antecedentes criminais do réu, com registro da Justiça Militar Estadual de uma condenação por crime do art. 175 do Código Penal Militar (violência contra inferior), transitada em julgado, com extinção da pena em 10 de dezembro de 2015. Também juntou-se laudo médico pericial de exame realizado na vítima, na qual consta que não há sinais de violência física.

Citado, o réu, por advogado constituído, postulou absolvição sumária e arrolou testemunhas. O juízo indeferiu a absolvição sumária. Em audiência de instrução e julgamento, a única testemunha arrolada pela acusação (Joana) afirmou que viu os fatos, pois era funcionária do Bar dos Trouxas. Asseverou que seu ex-patrão XYZ e o policial eram amigos de longa data e fizeram um acordo para chamar a vítima ao Bar dos Trouxas. Chegando lá, o policial ficou por mais ou menos duas horas ameaçando matar a vítima, gritando que fora enganado e que não aceitaria aquilo. Disse que o policial, um homem de cerca de dois metros de altura e compleição física de um halterofilista, parecia extremamente transtornado e indignado, mas não presenciou uso de arma de fogo ou agressões físicas. Encerrou o depoimento dizendo que a vítima era baixa, com cerca de um metro e cinquenta de altura e pesava talvez uns quarenta quilos. As duas testemunhas arroladas pela defesa (Maria e Joaquina) disseram que nada sabiam dos fatos, mas sabiam que o réu era uma pessoa justa, honesta e trabalhadora. A vítima, por sua vez, confirmou que não fez o serviço ajustado com o policial; que recebeu antecipadamente pelo serviço e que não houve agressão física. Acrescentou que se sentiu torturada mentalmente pelo policial, que estava extremamente nervoso na ocasião. Em interrogatório, o réu fez uso do direito ao silêncio.

Na fase do art. 402 do CPP, as partes nada requereram.

Com vista dos autos, cabe agora ao MP confeccionar a peça processual cabível. Formule-a, sem necessidade de relatório. Considere que não há motivos fáticos ou jurídicos para reabertura da fase instrutória. Considere também que não é o caso de acordo de não persecução penal.

 

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 34.2022

(EMAGIS) Sobre os direitos individuais e coletivos e os direitos sociais, avalie as proposições postas a seguir.

I. É constitucional a distinção de regimes sucessórios entre cônjuges e companheiros prevista no art. 1.790 do CC/2002.

II. O STF, em sede de ação direta de inconstitucionalidade, reconheceu que a união de pessoas do mesmo sexo deve ser reconhecida como entidade familiar apta a merecer proteção estatal.

III. A entrada forçada em domicílio sem mandado judicial só é lícita, mesmo em período noturno, quando amparada em fundadas razões, devidamente justificadas a posteriori, que indiquem que dentro da casa ocorre situação de flagrante delito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade, e de nulidade dos atos praticados.

IV. Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por dois quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.

V. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, bem como a assistência aos desamparados.

Está correto apenas o contido em:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da proteção constitucional à privacidade dos indivíduos e sua compreensão pela jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.
Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de dispositivos constitucionais de competência jurisdicional e também sua leitura jurisprudencial pelos tribunais superiores.

I. Tratando-se de juízo estadual no exercício de competência federal delegada, quando juiz estadual e juiz federal entram em conflito e estejam em locais sujeitos a Tribunais Regionais Federais distintos, a competência para apreciar o incidente é do Superior Tribunal de Justiça, sendo que se o conflito se estabelece entre juiz estadual no exercício da jurisdição federal delegada e juiz federal situados em região abrangido por um mesmo Tribunal Regional Federal, competente será este Tribunal Regional Federal.

II. Os efeitos da Lei nº 13.876/2019 na modificação de competência para o processamento e julgamento dos processos que tramitam na Justiça Estadual no exercício da competência federal delegada insculpido no art, 109, § 3º, da Constituição Federal, após as alterações promovidas pela Emenda Constitucional 103, de 12 de novembro de 2019, aplicar-se-ão aos feitos ajuizados após 1º de janeiro de 2020. As ações, em fase de conhecimento ou de execução, ajuizadas anteriormente a essa data, continuarão a ser processadas e julgadas no juízo estadual, nos termos em que previsto pelo § 3º do art. 109 da Constituição Federal, pelo inciso III do art. 15 da Lei n. 5.010, de 30 de maio de 1965, em sua redação original.

III. A EC 103/2019, embora tenha retirado a previsão direta na Constituição Federal da regra de competência federal delegada aos juízos estaduais em ações previdenciárias, afetou a definição dessa delegação à lei, em favor de Comarcas que não sejam sede de Vara Federal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto à relação jurídica previdenciária e temas correlatos, marque a alternativa correta, à luz da Lei 8.213/91.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a abordagem criminológica do ‘white-collar crime’.

I. Trata-se de expressão cunhada por Edwin Sutherland, precursor da Teoria da Associação Diferencial.

II. Como contexto criminológico, a Teoria da Associação Diferencial, na vertente desenvolvida por Sutherland, negou qualquer influência da Escola de Chicago, sendo que, sob a ótica do contexto econômico, constatou-se o ‘New Deal’ como política econômica que excluía qualquer controle estatal sobre os crimes do colarinho branco.

III. Um dos aspectos característicos do ‘white-collar crime’ é a alta cifra negra.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a ‘double jeopardy clause’ no âmbito do Direito Penal e também aquilo que se encontra ou não em seu âmbito de proteção, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a sanção penal e temas correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Relativamente aos crimes contra o Sistema Financeiro Nacional (Lei 7.492/86), julgue os itens abaixo.

I. Equipara-se à instituição financeira a pessoa jurídica que capte ou administre seguros, câmbio, consórcio, capitalização ou qualquer tipo de poupança, ou recursos de terceiros, bem como a pessoa natural que exerça quaisquer dessas atividades, ainda que de forma eventual.

II. Verificando-se ter havido operações de empréstimos a juros exorbitantes, realizadas de particular para particular, sem intermediação de instituição financeira, a tipificação dá-se no crime de usura, previsto no art. 4º da Lei de Economia Popular. Nesse caso, por não se tratar de crime contra o Sistema Financeiro Nacional, o delito em tela deverá ser processado e julgado pela Justiça Estadual.

III. As operadoras de plano de saúde são consideradas instituição financeira, para os fins da Lei 7.492/86

Há erro:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do rito dos processos submetidos ao Júri, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a disciplina do acusado e do defensor no Código de Processo Penal e também na jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. É inconstitucional a condução coercitiva do réu para interrogatório judicial, sendo, todavia, constitucional tal modalidade de condução quanto sua recusa se dê relativamente ao interrogatório policial.

II. A multa ao advogado do réu por abandono do processo (art. 265 do Código de Processo Penal) não é aplicável nas hipóteses de desídia, ainda que injustificada, para a prática de um único ato processual, como o comparecimento a audiência ou a não apresentação de uma peça processual, isso caso prossiga normalmente o causídico na defesa do réu.

III. No processo penal, segundo o STF, o acusado não poderá ser conduzido coercitivamente para qualquer ato que sem ele não possa ser realizado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a execução penal e também com a reincidência, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Acerca dos sujeitos integrantes da relação de consumo nos moldes do que é descrito no CDC, assinale a opção CORRETA com base na jurisprudência do STJ.

 

(EMAGIS) Sobre a concessão dos serviços públicos de telefonia e respectiva política tarifária, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As proposições expostas a seguir dizem respeito aos direitos de personalidade. Avalie-as e assinale a alternativa adequada.

I. Os direitos da personalidade, regulados de maneira não-exaustiva pelo Código Civil, são expressões da cláusula geral de tutela da pessoa humana, contida no art. 1º, inciso III, da Constituição Federal. Em caso de colisão entre eles, como nenhum pode sobrelevar os demais, deve-se aplicar a técnica da ponderação.

II. Os direitos da personalidade podem sofrer limitações, ainda que não especificamente previstas em lei.

III. Os poderes conferidos aos legitimados para a tutela post mortem dos direitos da personalidade compreendem a faculdade de limitação voluntária.

 

(EMAGIS) Sobre a fraude contra credores e também sobre a fraude à execução, avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de ato que se alega praticado em fraude contra credores, os negócios de transmissão gratuita de bens ou remissão de dívida, se os praticar o devedor já insolvente, ou por eles reduzido à insolvência, ainda quando o ignore, poderão ser anulados pelos credores quirografários, como lesivos dos seus direitos.

II. Tratando-se de venda de bem sujeito a registro que se alega praticada em fraude à execução, é necessária a prova da má-fé do beneficiário do ato, isso se não houver prévio registro da penhora do bem para garantia da execução que se alega fraudada.

III. Tratando-se de alegação de fraude à execução, se inexistente o registro do ato constritivo ou da ação, incumbe ao exequente/embargado a prova da má-fé do adquirente sucessivo. Em outros termos, ainda que a alienação do bem pelo devedor/executado ao primeiro comprador tenha sido praticada em fraude à execução, as alienações sucessivas não serão automaticamente ineficazes. A sua ineficácia perante o credor/exequente dependerá da demonstração de que o adquirente posterior tinha conhecimento da pendência de ação contra o alienante primário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre vícios da sentença, analise as assertivas a seguir expostas.

I. O limite da sentença é o pedido, com a sua fundamentação. É o que a doutrina denomina de princípio da adstrição, princípio da congruência ou da conformidade, que é desdobramento do princípio do dispositivo.

II. Sentença extra petita é aquela que não examina em toda a sua amplitude o pedido formulado na inicial (com a sua fundamentação) ou a defesa do réu.

III. Na sentença ultra petita, o defeito é caracterizado pelo fato de o juiz ter ido além do pedido do autor, dando mais do que fora pedido. Exemplo: se o autor pediu indenização por danos emergentes, não pode o juiz condenar o réu também em lucros cessantes.

Há erro:

 

(EMAGIS) Quanto à reconvenção, considerada a regência do novo CPC, aquilate as assertivas articuladas abaixo.

I. Não é necessária a indicação do valor da causa na reconvenção.

II. Não se admite que o réu ofereça reconvenção sem que apresente contestação ao pedido inicial, uma vez que, na sistemática do novo CPC, a reconvenção deve ser apresentada precisamente no bojo da peça contestatória.

III. Deve o juiz determinar a emenda também na reconvenção, possibilitando ao reconvinte, a fim de evitar a sua rejeição prematura, corrigir defeitos e/ou irregularidades.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a disciplina dos recursos no Código de Processo Civil e também a leitura consagrada na jurisprudência e na doutrina processual civil de tal disciplina legal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que tenha sido vez ajuizada a execução fiscal para a cobrança da dívida ativa da Fazenda Pública, sobrevindo pedido de habilitação desse mesmo crédito no juízo falimentar, em decorrência de superveniente falência da executada. Nos autos do processo falimentar, o devedor sustenta que o pedido de habilitação deve ser extinto, sem julgamento do mérito, por falta de interesse de agir, por entender pelo descabimento de garantia dúplice. A Fazenda Pública, por sua vez, sustenta que não há óbice legal à habilitação de seu crédito no concurso de credores da falência, tratando-se, na verdade, de uma prerrogativa da entidade pública em poder optar entre o pagamento pelo rito da execução fiscal ou mediante habilitação do crédito.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que Silva, Pereira e Sousa Sociedade de Advogados se insurgiu contra as cláusulas X.1. e X.1.1. que criaram, no Plano de Recuperação Judicial da Agropecuária Soja e Boi S/A (da qual a sociedade de advogados é credora), uma subclasse dos credores trabalhistas com crédito superior a 150 salários mínimos, que deverão optar por receber seu pagamento da seguinte forma: (i) em prazo superior a 15 anos, com deságio de 30%; (ii) no prazo de até um ano, após a aplicação de um deságio de 80%. O escritório de advocacia, segundo consta dos autos, é detentor de um crédito concursal no valor de R$ 5.000.000 (cinco milhões de reais).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o princípio da anterioridade tributária, avalie as assertivas que seguem.

I. Nas hipóteses de redução ou de supressão de benefícios ou de incentivos fiscais que acarretem majoração indireta do tributo, a observância das espécies de anterioridade deve ser respeitada se aplicável ao tributo em questão.

II. Está sujeita às anterioridades geral e nonagesimal a majoração indireta do ICMS provocada pela instituição de nova hipótese de substituição tributária progressiva.

III. Tanto o princípio da anterioridade anual quanto o princípio da anterioridade nonagesimal, dispostos nas alíneas b e c do inciso III do artigo 150 da Constituição Federal, estão previstos desde a redação originária do texto constitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as execuções fiscais e a competência para seu processamento, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das normas brasileiras de direito financeiro e em conformidade com a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre a concessão e a permissão de serviços públicos, pode-se afirmar que

 

(EMAGIS) Relativamente aos servidores públicos, pode-se afirmar que

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado, os agentes públicos e a intervenção do Estado na propriedade, julgue os itens abaixo.

I. A União não tem legitimidade passiva em ação de indenização por danos decorrentes de erro médico ocorrido em hospital da rede privada durante atendimento custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

II. A administração pública deve proceder ao desconto dos dias de paralisação decorrentes do exercício do direito de greve pelos servidores públicos, sendo permitida a compensação somente em caso de acordo. O desconto será, contudo, incabível se ficar demonstrado que a greve foi provocada por conduta ilícita do Poder Público.

III. Admite-se a desistência da desapropriação a qualquer tempo, mesmo após o trânsito em julgado, desde que ainda não tenha havido o pagamento integral do preço e o imóvel possa ser devolvido sem alteração substancial que impeça que seja utilizado como antes, sendo ônus do expropriado provar a existência de fato impeditivo do direito de desistência da desapropriação.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere que o automóvel Auge B4 esteja registrado em nome da pessoa jurídica Alfa Construtora Ltda, mas, na verdade, seja utilizado por um de seus sócios, Sebastião Vetel, que foi flagrado por câmera e radar dirigindo o veículo em velocidade superior à permitida, com o que foi lavrado auto de infração pelo Detran e dele sido enviada notificação para a empresa Alfa, proprietária do veículo, fixando-se, também, o prazo legal para esta indicar o condutor do veículo quando da infração.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que (i) define como ocupação antrópica consolidada em área urbana o uso alternativo do solo em APP definido no plano diretor ou projeto de expansão aprovado pelo município e estabelecido até 22 de julho de 2008, por meio de ocupação da área com edificações, benfeitorias ou parcelamento do solo, (ii) imponha deve ser respeitada a ocupação antrópica consolidada em área urbana.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de circunstâncias que possam constituir óbice jurídico à expulsão de estrangeiro do território brasileiro.

I. A Lei 13.445/2017 erige expressamente como óbice o fato de o estrangeiro expulsando ter filho brasileiro que esteja sob sua guarda ou dependência econômica ou socioafetiva ou tiver pessoa brasileira sob sua tutela.

II. O § 1º do artigo 75 da Lei nº 6.815/1980 não foi recepcionado pela Constituição Federal de 1988, sendo vedada a expulsão de estrangeiro cujo filho brasileiro foi reconhecido ou adotado posteriormente ao fato ensejador do ato expulsório, uma vez comprovado estar a criança sob a guarda do estrangeiro e deste depender economicamente.

III. Sedimentou-se na jurisprudência do STJ e do STF a compreensão de que são cumulativos os requisitos da dependência econômica e socioafetiva do menor em relação ao estrangeiro expulsando para que se constitua o óbice à expulsão deste.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considerando o regramento do Conselho Nacional de Justiça - CNJ - sobre as audiências de custódia, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre as críticas ao “judicial review” feitas pela Teoria do Estado e pela Ciência Política, marque a alternativa correta, julgando as assertivas a seguir:

I. O “judicial review” surgiu com o movimento constitucionalista francês, em 1787, conforme a ciência política apregoa de forma majoritária.

II. O “judicial review” consiste em admitir que o Poder Judiciário faça a revisão recursal de suas próprias decisões, atendendo ao princípio do duplo grau de jurisdição.

III. Uma das críticas ao “judicial review” se refere ao seu mecanismo de invalidação de leis aprovadas pelo Poder Legislativo, considerando que essas leis foram aprovadas pela maioria do parlamento, em legítima expressão da vontade democrática.

IV. Segundo o Professor Jeremy Waldron, uma crítica importante feita ao “judicial review” se refere à sua incapacidade de produzir bons resultados em situações de conflitos morais não totalmente pacificados na sociedade.

Estão corretas as assertivas:

 

PGE/PGM - Rodada 34.2022

Situação hipotética:

João Alves, nascido em 25 de janeiro de 1969, titular de cargo efetivo de Administrador em hospital estadual desde fevereiro de 1995, teve a notícia que o pedido de aposentadoria especial por exercício de atividade insalubre formulado por titular de cargo idêntico ao seu fora indeferido pelo ente gestor da previdência do Estado ALFA.

Frisa-se que a autarquia estadual, com personalidade jurídica própria, que lida com a gestão previdenciária dos servidores do Estado Alfa, é a ALFAPREV, representada por um Diretor Presidente. Nesse contexto, com o objetivo de alcançar aposentadoria com maior celeridade, João Alves optou por apresentar tal pretensão diretamente em Juízo, por meio de mandado de segurança impetrado em face do Governador de Estado.

No mandamus, esclareceu que, por exercer suas funções em um hospital, esteve exposto a agentes nocivos biológicos desde que ingressou no serviço público estadual e requereu que fosse assegurado seu direito líquido e certo a aposentadoria especial com fundamento no artigo 40, § 4°, inciso III, da Constituição da República Federativa do Brasil, na redação conferida pela Emenda Constitucional no 47/2005. Argumentando que a frequência ao trabalho estaria a lhe impingir sérios desgastes físicos e emocionais, pleiteou, ainda, a concessão de medida liminar que lhe garantisse, no mais breve prazo possível, o gozo da aposentadoria especial a que alegou fazer jus.

Com o intuito de demonstrar a existência de fundamento para tais pleitos, João Alves apresentou certidão de tempo de serviço elaborada pelo órgão em que exerce suas funções e laudo emitido por médico de sua confiança, o qual atesta que o servidor estaria vivenciando grave quadro de lombalgia, ansiedade e depressão. Ao despachar a inicial, antes de apreciar o pedido de medida liminar, o Juízo de 1° grau determinou a notificação da autoridade coatora, nos termos do art. 7°, inciso I, da Lei no12.016/2009.

Notificado, o Governador do Estado solicitou à Procuradoria-Geral do Estado que elaborasse a pertinente resposta.

Na condição de Procurador do Estado incumbido dessa tarefa, redija a peça processual adequada, arguindo toda a matéria de defesa cabível.

 

Objetivas PGE/PGM - Rodada 34.2022

(EMAGIS) Sobre a concessão e a permissão de serviços públicos, pode-se afirmar que

 

(EMAGIS) Relativamente aos servidores públicos, pode-se afirmar que

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado, os agentes públicos e a intervenção do Estado na propriedade, julgue os itens abaixo.

I. A União não tem legitimidade passiva em ação de indenização por danos decorrentes de erro médico ocorrido em hospital da rede privada durante atendimento custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

II. A administração pública deve proceder ao desconto dos dias de paralisação decorrentes do exercício do direito de greve pelos servidores públicos, sendo permitida a compensação somente em caso de acordo. O desconto será, contudo, incabível se ficar demonstrado que a greve foi provocada por conduta ilícita do Poder Público.

III. Admite-se a desistência da desapropriação a qualquer tempo, mesmo após o trânsito em julgado, desde que ainda não tenha havido o pagamento integral do preço e o imóvel possa ser devolvido sem alteração substancial que impeça que seja utilizado como antes, sendo ônus do expropriado provar a existência de fato impeditivo do direito de desistência da desapropriação.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere que o automóvel Auge B4 esteja registrado em nome da pessoa jurídica Alfa Construtora Ltda, mas, na verdade, seja utilizado por um de seus sócios, Sebastião Vetel, que foi flagrado por câmera e radar dirigindo o veículo em velocidade superior à permitida, com o que foi lavrado auto de infração pelo Detran e dele sido enviada notificação para a empresa Alfa, proprietária do veículo, fixando-se, também, o prazo legal para esta indicar o condutor do veículo quando da infração.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os direitos individuais e coletivos e os direitos sociais, avalie as proposições postas a seguir.

I. É constitucional a distinção de regimes sucessórios entre cônjuges e companheiros prevista no art. 1.790 do CC/2002.

II. O STF, em sede de ação direta de inconstitucionalidade, reconheceu que a união de pessoas do mesmo sexo deve ser reconhecida como entidade familiar apta a merecer proteção estatal.

III. A entrada forçada em domicílio sem mandado judicial só é lícita, mesmo em período noturno, quando amparada em fundadas razões, devidamente justificadas a posteriori, que indiquem que dentro da casa ocorre situação de flagrante delito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade, e de nulidade dos atos praticados.

IV. Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por dois quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.

V. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, bem como a assistência aos desamparados.

Está correto apenas o contido em:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da proteção constitucional à privacidade dos indivíduos e sua compreensão pela jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.
Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de dispositivos constitucionais de competência jurisdicional e também sua leitura jurisprudencial pelos tribunais superiores.

I. Tratando-se de juízo estadual no exercício de competência federal delegada, quando juiz estadual e juiz federal entram em conflito e estejam em locais sujeitos a Tribunais Regionais Federais distintos, a competência para apreciar o incidente é do Superior Tribunal de Justiça, sendo que se o conflito se estabelece entre juiz estadual no exercício da jurisdição federal delegada e juiz federal situados em região abrangido por um mesmo Tribunal Regional Federal, competente será este Tribunal Regional Federal.

II. Os efeitos da Lei nº 13.876/2019 na modificação de competência para o processamento e julgamento dos processos que tramitam na Justiça Estadual no exercício da competência federal delegada insculpido no art, 109, § 3º, da Constituição Federal, após as alterações promovidas pela Emenda Constitucional 103, de 12 de novembro de 2019, aplicar-se-ão aos feitos ajuizados após 1º de janeiro de 2020. As ações, em fase de conhecimento ou de execução, ajuizadas anteriormente a essa data, continuarão a ser processadas e julgadas no juízo estadual, nos termos em que previsto pelo § 3º do art. 109 da Constituição Federal, pelo inciso III do art. 15 da Lei n. 5.010, de 30 de maio de 1965, em sua redação original.

III. A EC 103/2019, embora tenha retirado a previsão direta na Constituição Federal da regra de competência federal delegada aos juízos estaduais em ações previdenciárias, afetou a definição dessa delegação à lei, em favor de Comarcas que não sejam sede de Vara Federal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre vícios da sentença, analise as assertivas a seguir expostas.

I. O limite da sentença é o pedido, com a sua fundamentação. É o que a doutrina denomina de princípio da adstrição, princípio da congruência ou da conformidade, que é desdobramento do princípio do dispositivo.

II. Sentença extra petita é aquela que não examina em toda a sua amplitude o pedido formulado na inicial (com a sua fundamentação) ou a defesa do réu.

III. Na sentença ultra petita, o defeito é caracterizado pelo fato de o juiz ter ido além do pedido do autor, dando mais do que fora pedido. Exemplo: se o autor pediu indenização por danos emergentes, não pode o juiz condenar o réu também em lucros cessantes.

Há erro:

 

(EMAGIS) Quanto à reconvenção, considerada a regência do novo CPC, aquilate as assertivas articuladas abaixo.

I. Não é necessária a indicação do valor da causa na reconvenção.

II. Não se admite que o réu ofereça reconvenção sem que apresente contestação ao pedido inicial, uma vez que, na sistemática do novo CPC, a reconvenção deve ser apresentada precisamente no bojo da peça contestatória.

III. Deve o juiz determinar a emenda também na reconvenção, possibilitando ao reconvinte, a fim de evitar a sua rejeição prematura, corrigir defeitos e/ou irregularidades.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a disciplina dos recursos no Código de Processo Civil e também a leitura consagrada na jurisprudência e na doutrina processual civil de tal disciplina legal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As proposições expostas a seguir dizem respeito aos direitos de personalidade. Avalie-as e assinale a alternativa adequada.

I. Os direitos da personalidade, regulados de maneira não-exaustiva pelo Código Civil, são expressões da cláusula geral de tutela da pessoa humana, contida no art. 1º, inciso III, da Constituição Federal. Em caso de colisão entre eles, como nenhum pode sobrelevar os demais, deve-se aplicar a técnica da ponderação.

II. Os direitos da personalidade podem sofrer limitações, ainda que não especificamente previstas em lei.

III. Os poderes conferidos aos legitimados para a tutela post mortem dos direitos da personalidade compreendem a faculdade de limitação voluntária.

 

(EMAGIS) Sobre a fraude contra credores e também sobre a fraude à execução, avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de ato que se alega praticado em fraude contra credores, os negócios de transmissão gratuita de bens ou remissão de dívida, se os praticar o devedor já insolvente, ou por eles reduzido à insolvência, ainda quando o ignore, poderão ser anulados pelos credores quirografários, como lesivos dos seus direitos.

II. Tratando-se de venda de bem sujeito a registro que se alega praticada em fraude à execução, é necessária a prova da má-fé do beneficiário do ato, isso se não houver prévio registro da penhora do bem para garantia da execução que se alega fraudada.

III. Tratando-se de alegação de fraude à execução, se inexistente o registro do ato constritivo ou da ação, incumbe ao exequente/embargado a prova da má-fé do adquirente sucessivo. Em outros termos, ainda que a alienação do bem pelo devedor/executado ao primeiro comprador tenha sido praticada em fraude à execução, as alienações sucessivas não serão automaticamente ineficazes. A sua ineficácia perante o credor/exequente dependerá da demonstração de que o adquirente posterior tinha conhecimento da pendência de ação contra o alienante primário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o regime de bens no casamento e na união estável.

I. A doação realizada a um dos cônjuges, em relações matrimonias regidas pelo regime de comunhão parcial de bens, somente serão comunicáveis quando o doador expressamente se manifestar neste sentido e, no silêncio, presumir-se-á feitas apenas ao donatário.

II. A presunção de que os bens adquiridos de forma onerosa pelo casal pertencem a ambos os cônjuges impede seja reconhecida a incomunicabilidade no caso de bens adquiridos na constância do casamento com valores exclusivamente pertencentes a um dos cônjuges, em sub-rogação dos bens particulares.

III. No regime de comunhão parcial de bens, entram na comunhão os bens adquiridos na constância do casamento por título oneroso, ainda que só em nome de um dos cônjuges.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que tenha sido vez ajuizada a execução fiscal para a cobrança da dívida ativa da Fazenda Pública, sobrevindo pedido de habilitação desse mesmo crédito no juízo falimentar, em decorrência de superveniente falência da executada. Nos autos do processo falimentar, o devedor sustenta que o pedido de habilitação deve ser extinto, sem julgamento do mérito, por falta de interesse de agir, por entender pelo descabimento de garantia dúplice. A Fazenda Pública, por sua vez, sustenta que não há óbice legal à habilitação de seu crédito no concurso de credores da falência, tratando-se, na verdade, de uma prerrogativa da entidade pública em poder optar entre o pagamento pelo rito da execução fiscal ou mediante habilitação do crédito.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que Silva, Pereira e Sousa Sociedade de Advogados se insurgiu contra as cláusulas X.1. e X.1.1. que criaram, no Plano de Recuperação Judicial da Agropecuária Soja e Boi S/A (da qual a sociedade de advogados é credora), uma subclasse dos credores trabalhistas com crédito superior a 150 salários mínimos, que deverão optar por receber seu pagamento da seguinte forma: (i) em prazo superior a 15 anos, com deságio de 30%; (ii) no prazo de até um ano, após a aplicação de um deságio de 80%. O escritório de advocacia, segundo consta dos autos, é detentor de um crédito concursal no valor de R$ 5.000.000 (cinco milhões de reais).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o princípio da anterioridade tributária, avalie as assertivas que seguem.

I. Nas hipóteses de redução ou de supressão de benefícios ou de incentivos fiscais que acarretem majoração indireta do tributo, a observância das espécies de anterioridade deve ser respeitada se aplicável ao tributo em questão.

II. Está sujeita às anterioridades geral e nonagesimal a majoração indireta do ICMS provocada pela instituição de nova hipótese de substituição tributária progressiva.

III. Tanto o princípio da anterioridade anual quanto o princípio da anterioridade nonagesimal, dispostos nas alíneas b e c do inciso III do artigo 150 da Constituição Federal, estão previstos desde a redação originária do texto constitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da substituição tributária e do ICMS.

I. Em matéria de ICMS, há reserva constitucional de lei complementar federal tanto para a definição dos contribuintes quanto para a disposição sobre a substituição tributária.

II. Estando as hipóteses de substituição tributária em matéria de ICMS previstas diretamente na LC 87/1996 (Lei Kandir), há dispensa expressa nesta lei de necessidade de previsão de tal modalidade de responsabilidade também na lei estadual correlata.

III. Tratando-se de substituição tributária regressiva referente a ICMS, é necessária a disposição de normas em lei complementar federal, dada a existência de reserva constitucional no ponto, disposição com a qual devem ser compatíveis as previsões em lei ordinária estadual.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito das normas brasileiras de direito financeiro e em conformidade com a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa incorreta:

 

(Procurador do Estado/AM – FCC – 2022) Sócrates é empregado celetista vinculado ao Estado, prestando serviços em repartição pública que cuida de atenção a povos ribeirinhos, indo para o local de trabalho com embarcação fornecida pelo Governo Estadual, tendo ingressado em março de 2019. Sua jornada de trabalho é das 8:00 às 17:00, devendo estar no porto às 6:00, sendo o trajeto porto-repartição de 2 horas na ida e 2 horas na volta. Nessa condição, o empregado

 

(Procurador do Estado/AM – FCC – 2022) Platão propõe ação trabalhista em face da sua ex-empregadora Lua Nova Conservação e Asseio Ltda., empresa que manteve contrato de limpeza com o Estado na área da educação. Elegeu o polo passivo com a sua ex-empregadora e também em face da Fazenda Pública do Estado. Em primeira audiência a empresa Lua Nova não se faz presente, comparecendo apenas seu advogado, comparecendo o Estado na pessoa do Procurador, ofertando contestação.

Nessa situação, à luz do que prevê a Consolidação das Leis do Trabalho,

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que (i) define como ocupação antrópica consolidada em área urbana o uso alternativo do solo em APP definido no plano diretor ou projeto de expansão aprovado pelo município e estabelecido até 22 de julho de 2008, por meio de ocupação da área com edificações, benfeitorias ou parcelamento do solo, (ii) imponha deve ser respeitada a ocupação antrópica consolidada em área urbana.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a ‘double jeopardy clause’ no âmbito do Direito Penal e também aquilo que se encontra ou não em seu âmbito de proteção, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a sanção penal e temas correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do rito dos processos submetidos ao Júri, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a disciplina do acusado e do defensor no Código de Processo Penal e também na jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. É inconstitucional a condução coercitiva do réu para interrogatório judicial, sendo, todavia, constitucional tal modalidade de condução quanto sua recusa se dê relativamente ao interrogatório policial.

II. A multa ao advogado do réu por abandono do processo (art. 265 do Código de Processo Penal) não é aplicável nas hipóteses de desídia, ainda que injustificada, para a prática de um único ato processual, como o comparecimento a audiência ou a não apresentação de uma peça processual, isso caso prossiga normalmente o causídico na defesa do réu.

III. No processo penal, segundo o STF, o acusado não poderá ser conduzido coercitivamente para qualquer ato que sem ele não possa ser realizado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

Objetivas DP Estadual - Rodada 34.2022

(DPE/AP – FCC – 2022) No julgamento da ADI no 6.852, o relator, ministro Edson Fachin, afirmou que reconhecer a atuação da Defensoria Pública como um direito que corrobora para o exercício de direitos é reconhecer sua importância para um sistema constitucional democrático em que todas as pessoas, principalmente aquelas que se encontram à margem da sociedade, possam usufruir do catálogo de direitos e liberdades previsto na Constituição Federal. Nessa decisão, foi reconhecida pelo STF a constitucionalidade da requisição no âmbito institucional, que significa

 

(DPE/AP – FCC – 2022) Ao dispor sobre escravidão, servidão e trabalhos forçados, a Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica)

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a abordagem criminológica do ‘white-collar crime’.

I. Trata-se de expressão cunhada por Edwin Sutherland, precursor da Teoria da Associação Diferencial.

II. Como contexto criminológico, a Teoria da Associação Diferencial, na vertente desenvolvida por Sutherland, negou qualquer influência da Escola de Chicago, sendo que, sob a ótica do contexto econômico, constatou-se o ‘New Deal’ como política econômica que excluía qualquer controle estatal sobre os crimes do colarinho branco.

III. Um dos aspectos característicos do ‘white-collar crime’ é a alta cifra negra.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a ‘double jeopardy clause’ no âmbito do Direito Penal e também aquilo que se encontra ou não em seu âmbito de proteção, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a sanção penal e temas correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto à Parte Especial do Código Penal, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do rito dos processos submetidos ao Júri, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a disciplina do acusado e do defensor no Código de Processo Penal e também na jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. É inconstitucional a condução coercitiva do réu para interrogatório judicial, sendo, todavia, constitucional tal modalidade de condução quanto sua recusa se dê relativamente ao interrogatório policial.

II. A multa ao advogado do réu por abandono do processo (art. 265 do Código de Processo Penal) não é aplicável nas hipóteses de desídia, ainda que injustificada, para a prática de um único ato processual, como o comparecimento a audiência ou a não apresentação de uma peça processual, isso caso prossiga normalmente o causídico na defesa do réu.

III. No processo penal, segundo o STF, o acusado não poderá ser conduzido coercitivamente para qualquer ato que sem ele não possa ser realizado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a execução penal e também com a reincidência, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) As proposições expostas a seguir dizem respeito aos direitos de personalidade. Avalie-as e assinale a alternativa adequada.

I. Os direitos da personalidade, regulados de maneira não-exaustiva pelo Código Civil, são expressões da cláusula geral de tutela da pessoa humana, contida no art. 1º, inciso III, da Constituição Federal. Em caso de colisão entre eles, como nenhum pode sobrelevar os demais, deve-se aplicar a técnica da ponderação.

II. Os direitos da personalidade podem sofrer limitações, ainda que não especificamente previstas em lei.

III. Os poderes conferidos aos legitimados para a tutela post mortem dos direitos da personalidade compreendem a faculdade de limitação voluntária.

 

(EMAGIS) Sobre a fraude contra credores e também sobre a fraude à execução, avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de ato que se alega praticado em fraude contra credores, os negócios de transmissão gratuita de bens ou remissão de dívida, se os praticar o devedor já insolvente, ou por eles reduzido à insolvência, ainda quando o ignore, poderão ser anulados pelos credores quirografários, como lesivos dos seus direitos.

II. Tratando-se de venda de bem sujeito a registro que se alega praticada em fraude à execução, é necessária a prova da má-fé do beneficiário do ato, isso se não houver prévio registro da penhora do bem para garantia da execução que se alega fraudada.

III. Tratando-se de alegação de fraude à execução, se inexistente o registro do ato constritivo ou da ação, incumbe ao exequente/embargado a prova da má-fé do adquirente sucessivo. Em outros termos, ainda que a alienação do bem pelo devedor/executado ao primeiro comprador tenha sido praticada em fraude à execução, as alienações sucessivas não serão automaticamente ineficazes. A sua ineficácia perante o credor/exequente dependerá da demonstração de que o adquirente posterior tinha conhecimento da pendência de ação contra o alienante primário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o regime de bens no casamento e na união estável.

I. A doação realizada a um dos cônjuges, em relações matrimonias regidas pelo regime de comunhão parcial de bens, somente serão comunicáveis quando o doador expressamente se manifestar neste sentido e, no silêncio, presumir-se-á feitas apenas ao donatário.

II. A presunção de que os bens adquiridos de forma onerosa pelo casal pertencem a ambos os cônjuges impede seja reconhecida a incomunicabilidade no caso de bens adquiridos na constância do casamento com valores exclusivamente pertencentes a um dos cônjuges, em sub-rogação dos bens particulares.

III. No regime de comunhão parcial de bens, entram na comunhão os bens adquiridos na constância do casamento por título oneroso, ainda que só em nome de um dos cônjuges.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre vícios da sentença, analise as assertivas a seguir expostas.

I. O limite da sentença é o pedido, com a sua fundamentação. É o que a doutrina denomina de princípio da adstrição, princípio da congruência ou da conformidade, que é desdobramento do princípio do dispositivo.

II. Sentença extra petita é aquela que não examina em toda a sua amplitude o pedido formulado na inicial (com a sua fundamentação) ou a defesa do réu.

III. Na sentença ultra petita, o defeito é caracterizado pelo fato de o juiz ter ido além do pedido do autor, dando mais do que fora pedido. Exemplo: se o autor pediu indenização por danos emergentes, não pode o juiz condenar o réu também em lucros cessantes.

Há erro:

 

(EMAGIS) Quanto à reconvenção, considerada a regência do novo CPC, aquilate as assertivas articuladas abaixo.

I. Não é necessária a indicação do valor da causa na reconvenção.

II. Não se admite que o réu ofereça reconvenção sem que apresente contestação ao pedido inicial, uma vez que, na sistemática do novo CPC, a reconvenção deve ser apresentada precisamente no bojo da peça contestatória.

III. Deve o juiz determinar a emenda também na reconvenção, possibilitando ao reconvinte, a fim de evitar a sua rejeição prematura, corrigir defeitos e/ou irregularidades.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a disciplina dos recursos no Código de Processo Civil e também a leitura consagrada na jurisprudência e na doutrina processual civil de tal disciplina legal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que atine à defesa coletiva dos direitos em juízo, assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os direitos individuais e coletivos e os direitos sociais, avalie as proposições postas a seguir.

I. É constitucional a distinção de regimes sucessórios entre cônjuges e companheiros prevista no art. 1.790 do CC/2002.

II. O STF, em sede de ação direta de inconstitucionalidade, reconheceu que a união de pessoas do mesmo sexo deve ser reconhecida como entidade familiar apta a merecer proteção estatal.

III. A entrada forçada em domicílio sem mandado judicial só é lícita, mesmo em período noturno, quando amparada em fundadas razões, devidamente justificadas a posteriori, que indiquem que dentro da casa ocorre situação de flagrante delito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade, e de nulidade dos atos praticados.

IV. Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por dois quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.

V. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, bem como a assistência aos desamparados.

Está correto apenas o contido em:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da proteção constitucional à privacidade dos indivíduos e sua compreensão pela jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.
Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de dispositivos constitucionais de competência jurisdicional e também sua leitura jurisprudencial pelos tribunais superiores.

I. Tratando-se de juízo estadual no exercício de competência federal delegada, quando juiz estadual e juiz federal entram em conflito e estejam em locais sujeitos a Tribunais Regionais Federais distintos, a competência para apreciar o incidente é do Superior Tribunal de Justiça, sendo que se o conflito se estabelece entre juiz estadual no exercício da jurisdição federal delegada e juiz federal situados em região abrangido por um mesmo Tribunal Regional Federal, competente será este Tribunal Regional Federal.

II. Os efeitos da Lei nº 13.876/2019 na modificação de competência para o processamento e julgamento dos processos que tramitam na Justiça Estadual no exercício da competência federal delegada insculpido no art, 109, § 3º, da Constituição Federal, após as alterações promovidas pela Emenda Constitucional 103, de 12 de novembro de 2019, aplicar-se-ão aos feitos ajuizados após 1º de janeiro de 2020. As ações, em fase de conhecimento ou de execução, ajuizadas anteriormente a essa data, continuarão a ser processadas e julgadas no juízo estadual, nos termos em que previsto pelo § 3º do art. 109 da Constituição Federal, pelo inciso III do art. 15 da Lei n. 5.010, de 30 de maio de 1965, em sua redação original.

III. A EC 103/2019, embora tenha retirado a previsão direta na Constituição Federal da regra de competência federal delegada aos juízos estaduais em ações previdenciárias, afetou a definição dessa delegação à lei, em favor de Comarcas que não sejam sede de Vara Federal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a concessão e a permissão de serviços públicos, pode-se afirmar que

 

(EMAGIS) Relativamente aos servidores públicos, pode-se afirmar que

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado, os agentes públicos e a intervenção do Estado na propriedade, julgue os itens abaixo.

I. A União não tem legitimidade passiva em ação de indenização por danos decorrentes de erro médico ocorrido em hospital da rede privada durante atendimento custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

II. A administração pública deve proceder ao desconto dos dias de paralisação decorrentes do exercício do direito de greve pelos servidores públicos, sendo permitida a compensação somente em caso de acordo. O desconto será, contudo, incabível se ficar demonstrado que a greve foi provocada por conduta ilícita do Poder Público.

III. Admite-se a desistência da desapropriação a qualquer tempo, mesmo após o trânsito em julgado, desde que ainda não tenha havido o pagamento integral do preço e o imóvel possa ser devolvido sem alteração substancial que impeça que seja utilizado como antes, sendo ônus do expropriado provar a existência de fato impeditivo do direito de desistência da desapropriação.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere que o automóvel Auge B4 esteja registrado em nome da pessoa jurídica Alfa Construtora Ltda, mas, na verdade, seja utilizado por um de seus sócios, Sebastião Vetel, que foi flagrado por câmera e radar dirigindo o veículo em velocidade superior à permitida, com o que foi lavrado auto de infração pelo Detran e dele sido enviada notificação para a empresa Alfa, proprietária do veículo, fixando-se, também, o prazo legal para esta indicar o condutor do veículo quando da infração.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que (i) define como ocupação antrópica consolidada em área urbana o uso alternativo do solo em APP definido no plano diretor ou projeto de expansão aprovado pelo município e estabelecido até 22 de julho de 2008, por meio de ocupação da área com edificações, benfeitorias ou parcelamento do solo, (ii) imponha deve ser respeitada a ocupação antrópica consolidada em área urbana.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o princípio da anterioridade tributária, avalie as assertivas que seguem.

I. Nas hipóteses de redução ou de supressão de benefícios ou de incentivos fiscais que acarretem majoração indireta do tributo, a observância das espécies de anterioridade deve ser respeitada se aplicável ao tributo em questão.

II. Está sujeita às anterioridades geral e nonagesimal a majoração indireta do ICMS provocada pela instituição de nova hipótese de substituição tributária progressiva.

III. Tanto o princípio da anterioridade anual quanto o princípio da anterioridade nonagesimal, dispostos nas alíneas b e c do inciso III do artigo 150 da Constituição Federal, estão previstos desde a redação originária do texto constitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da substituição tributária e do ICMS.

I. Em matéria de ICMS, há reserva constitucional de lei complementar federal tanto para a definição dos contribuintes quanto para a disposição sobre a substituição tributária.

II. Estando as hipóteses de substituição tributária em matéria de ICMS previstas diretamente na LC 87/1996 (Lei Kandir), há dispensa expressa nesta lei de necessidade de previsão de tal modalidade de responsabilidade também na lei estadual correlata.

III. Tratando-se de substituição tributária regressiva referente a ICMS, é necessária a disposição de normas em lei complementar federal, dada a existência de reserva constitucional no ponto, disposição com a qual devem ser compatíveis as previsões em lei ordinária estadual.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que tenha sido vez ajuizada a execução fiscal para a cobrança da dívida ativa da Fazenda Pública, sobrevindo pedido de habilitação desse mesmo crédito no juízo falimentar, em decorrência de superveniente falência da executada. Nos autos do processo falimentar, o devedor sustenta que o pedido de habilitação deve ser extinto, sem julgamento do mérito, por falta de interesse de agir, por entender pelo descabimento de garantia dúplice. A Fazenda Pública, por sua vez, sustenta que não há óbice legal à habilitação de seu crédito no concurso de credores da falência, tratando-se, na verdade, de uma prerrogativa da entidade pública em poder optar entre o pagamento pelo rito da execução fiscal ou mediante habilitação do crédito.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que Silva, Pereira e Sousa Sociedade de Advogados se insurgiu contra as cláusulas X.1. e X.1.1. que criaram, no Plano de Recuperação Judicial da Agropecuária Soja e Boi S/A (da qual a sociedade de advogados é credora), uma subclasse dos credores trabalhistas com crédito superior a 150 salários mínimos, que deverão optar por receber seu pagamento da seguinte forma: (i) em prazo superior a 15 anos, com deságio de 30%; (ii) no prazo de até um ano, após a aplicação de um deságio de 80%. O escritório de advocacia, segundo consta dos autos, é detentor de um crédito concursal no valor de R$ 5.000.000 (cinco milhões de reais).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das regras de processo previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale o item correto:

 

(EMAGIS) Acerca dos sujeitos integrantes da relação de consumo nos moldes do que é descrito no CDC, assinale a opção CORRETA com base na jurisprudência do STJ.

 

Sentença Estadual - Rodada 34.2022

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso ofereceu denúncia em desfavor de FLORIANO SUASSUNA e DEODORO FERRAZ em razão dos seguintes fatos delituosos:

1º FATO (CP, art. 229)
Entre meados do mês de julho de 2020 e o dia 27 de setembro de 2020, em dias e horários não especificados nos autos, na Avenida Dr. Vicente Emílio Vuolo, bairro Morada da Serra, no estabelecimento comercial denominado “Casa da Mãe Joana”, nesta cidade de Cuiabá/MT, o denunciado DEODORO FERRAZ manteve o estabelecimento acima mencionado, em que ocorria exploração sexual, com intuito de lucro, com mediação direta do proprietário e gerente.

2º FATO (CP, art. 230)
Ainda, entre meados do mês de julho de 2020 e o dia 27 de setembro de 2020, em dias e horários não especificados nos autos, na Avenida Dr. Vicente Emílio Vuolo, bairro Morada da Serra, no estabelecimento comercial denominado “Casa da Mãe Joana”, nesta cidade de Cuiabá/MT, o denunciado DEODORO FERRAZ tirou proveito de prostituição alheia, participando diretamente de seus lucros ou fazendo-se sustentar, no todo ou em parte, por quem a exerça.

3º FATO (CP, art. 218)
Do mesmo modo, entre meados do mês de julho de 2020 e o dia 27 de setembro de 2020, em dias e horários não especificados nos autos, na Avenida Dr. Vicente Emílio Vuolo, bairro Morada da Serra, no estabelecimento comercial denominado “Casa da Mãe Joana”, nesta cidade de Cuiabá/MT, o denunciado DEODORO FERRAZ submeteu, induziu e atraiu à prostituição ou outra forma de exploração sexual, as menores de 18 (dezoito) anos Miriam Silva e Amanda Nunes, com a finalidade de obterem vantagem econômica, como garota de programa no prostíbulo.

4º FATO (CP, art. 217-A)
Em 27 de dezembro de 2020, às 23hs, na Avenida Dr. Vicente Emílio Vuolo, bairro Morada da Serra, no estabelecimento comercial denominado “Casa da Mãe Joana”, nesta cidade de Cuiabá/MT, o denunciado FLORIANO SUASSUNA pagou para presenciar a menor de idade Miriam Silva, contemplando sua nudez.

Segundo consta das peças de informação, no dia 27 de setembro de 2020, por volta das 21 horas, a Polícia Militar recebeu uma denúncia, informando que no estabelecimento denominado “Casa da Mãe Joana” havia menores de idade trabalhando como garotas de programa.

Consta que os policiais se deslocaram ao referido estabelecimento e, ao chegarem ao local, localizaram a adolescente, Miriam Silva, de 17 anos de idade, que trabalhava como garota de programa no local.

Na ocasião, além do proprietário DEODORO, foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil também o cliente do estabelecimento FLORIANO, que estava assistindo a menor Miram Silva dançando sem roupa.

Apresentados em audiência de custódia no dia seguinte, a magistrada de plantão converteu a prisão em flagrante em prisão preventiva, sob o argumento da garantia da ordem pública e da gravidade do modus operandi.

Foram encontrados no local, 06 (seis) cadernos com diversas anotações; a quantia de R$ 1.369,00 (mil trezentos e sessenta e nove reais) em espécie; caixa de sapato com pulseiras e ligas utilizadas para contagem de vendas de bebidas; caixas de incensos, sacola com diversos preservativos; aparelhos celulares e 01 (um) frasco de remédio Cystex, comumente utilizado como substância abortiva, conforme auto de apresentação e apreensão de fl. 104.

Dos depoimentos colhidos e das investigações realizadas pela autoridade policial nos IPLs nº 0104/2020 e 0105/2020, extraiu-se que o local denominado “Casa da Mãe Joana” é utilizado para a prática de crimes no período acima declinado.

Foi constatado que após o aliciamento das garotas de programa, o denunciado DEODORO as acomodavam no estabelecimento e, como forma de auferirem lucro, cobravam a cada programa realizado em um dos quartos disponíveis a taxa de R$ 40,00 (quarenta reais). Dessa forma, tirou proveito da prostituição alheia e participava diretamente de parte dos lucros das garotas de programa, configurando, assim, o crime tipificado no Código Penal.

Reputa-se, ainda, necessário salientar que, comumente, como ocorre com outras casas de prostituição, o local atua sob a faixada de ser apenas um bar. Porém, em verdade, trata-se de um prostíbulo, conforme depoimentos testemunhais constantes no caderno investigatório, informações prestadas pelas informantes (adolescentes) (fl. 08).

Ademais, restou apurado que as garotas de programa do prostíbulo em referência também prestavam seus serviços fora do estabelecimento para alguns outros clientes, fato este também confirmado por testemunhas ouvida em juízo (fl. 08).

Aliado a isso, tem-se que, como já ressaltado acima, foram encontrados na “Casa da Mãe Joana” objetos que evidenciam a prática corriqueira da prostituição no estabelecimento (auto de apresentação e apreensão de fl. 104).

Vislumbra-se que o imóvel comporta 05 (cinco) quartos, todos com banheiros instalados, diversos outros utensílios domésticos, roupas de cama e banho em enorme quantidade para atender a demanda de garotas de programa e clientes e diversas camas com os respectivos colchões, o que denota nitidamente a atividade de casa de prostituição exercida de forma habitual no local.

Conforme demonstrado nas investigações, o denunciado age valendo-se claramente da vulnerabilidade de mulheres e adolescentes de classes sociais menos favorecidas.

Além disso, as condutas criminosas eram claramente habituais, sendo que o estabelecimento funcionava com o nítido objetivo de praticar os delitos ora denunciados.

Portanto, o denunciado aliciava e induzia as garotas de programa a trabalharem na casa de prostituição, sendo que, posteriormente, lucrava com a casa de prostituição, inclusive com o consumo realizado no local, e, ainda, tiravam proveito da prostituição das adolescentes que ali exerciam a atividade em referência, fazendo-se sustentar em parte com esses valores.

Do mesmo modo, no que se refere ao denunciado FLORIANO constatou-se de seu próprio depoimento à autoridade policial de fls. 10/11, que foi a primeira vez que frequentou o prostíbulo “Casa da Mãe Joana”; disse que não tocou na menor Miriam; que apenas assistiu-a dançar sem roupa.

Constatou-se que FLORIANO pagou o valor de R$ 100,00 para assistir a menor Miram Silva, despida, dançar exclusivamente para ele, em um dos quartos do prostíbulo.

Infere-se, ainda, que o denunciado FLORIANO afirmou que amigos seus também já pagaram para garotas de programa no local. Todavia, referidos amigos ainda não foram identificados.

A denúncia foi recebida em 21 de outubro de 2020, oportunidade em que foi determinada a citação dos acusados (id. n. 56803023 - Pág. 69).

Os acusados foram citados (id. n. 56803028 - Pág. 20) e apresentaram resposta à acusação (id. n. 56803028 - Pág. 22/30, 32/50, 61/69, 99/100).

Durante a instrução processual, as testemunhas foram ouvidas e os réus interrogados. O acusado FLORIANO, não foi possível interrogá-lo porque, mesmo regularmente intimado, não compareceu na audiência designada para tal finalidade, motivo pelo qual foi decretada a revelia do acusado FLORIANO, sem a aplicação dos efeitos desta.

Os policiais GENIVALDO e MARIANO informaram que já vinham investigando o local após receberem diversas denúncias anônimas; informaram que tiraram várias fotos do local e abriram uma ordem de missão; que tiraram fotos das menores entrando e saindo do local; que no local moram FLORIANO e sua esposa; que há um mês sua esposa não é mais vista no local; que algumas mulheres chegavam no estabelecimento; que chegaram a ouvir algumas delas; que afirmaram que compareceram para uma entrevista; não falaram mais detalhes com receio.

O Ministério Público apresentou alegações finais pugnando pela condenação dos acusados nos exatos termos da exordial acusatória (id. n. 62330051).

A Defesa, por sua vez, em sede de preliminar alegou a nulidade da inépcia da denúncia eis que está ausente a descrição detalhada da suposta conduta delitiva; alega também nulidade ao argumento de que as provas foram colhidas apenas na fase inquisitorial, eis que uma testemunha e um dos acusados não foram ouvidos e interrogado na fase judicial; no mérito requer absolvição dos acusados por falta de provas (id. n. 62716375, 62716377, 63217335).

É o relatório.

Com base no relatório acima, na qualidade de juiz de direito substituto do Tribunal de Justiça do Mato Grosso, elabore a sentença judicial adequada ao caso, devidamente embasada na legislação, na doutrina e (ou) na jurisprudência. Analise toda a matéria de direito processual e material pertinente ao julgamento, fundamentando suas explanações. Dispense o relatório e não crie fatos novos.

 

Objetivas DPF - Rodada 34.2022

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a abordagem criminológica do ‘white-collar crime’.

I. Trata-se de expressão cunhada por Edwin Sutherland, precursor da Teoria da Associação Diferencial.

II. Como contexto criminológico, a Teoria da Associação Diferencial, na vertente desenvolvida por Sutherland, negou qualquer influência da Escola de Chicago, sendo que, sob a ótica do contexto econômico, constatou-se o ‘New Deal’ como política econômica que excluía qualquer controle estatal sobre os crimes do colarinho branco.

III. Um dos aspectos característicos do ‘white-collar crime’ é a alta cifra negra.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a ‘double jeopardy clause’ no âmbito do Direito Penal e também aquilo que se encontra ou não em seu âmbito de proteção, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a sanção penal e temas correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto à Parte Especial do Código Penal, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Relativamente aos crimes contra o Sistema Financeiro Nacional (Lei 7.492/86), julgue os itens abaixo.

I. Equipara-se à instituição financeira a pessoa jurídica que capte ou administre seguros, câmbio, consórcio, capitalização ou qualquer tipo de poupança, ou recursos de terceiros, bem como a pessoa natural que exerça quaisquer dessas atividades, ainda que de forma eventual.

II. Verificando-se ter havido operações de empréstimos a juros exorbitantes, realizadas de particular para particular, sem intermediação de instituição financeira, a tipificação dá-se no crime de usura, previsto no art. 4º da Lei de Economia Popular. Nesse caso, por não se tratar de crime contra o Sistema Financeiro Nacional, o delito em tela deverá ser processado e julgado pela Justiça Estadual.

III. As operadoras de plano de saúde são consideradas instituição financeira, para os fins da Lei 7.492/86

Há erro:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do rito dos processos submetidos ao Júri, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a disciplina do acusado e do defensor no Código de Processo Penal e também na jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. É inconstitucional a condução coercitiva do réu para interrogatório judicial, sendo, todavia, constitucional tal modalidade de condução quanto sua recusa se dê relativamente ao interrogatório policial.

II. A multa ao advogado do réu por abandono do processo (art. 265 do Código de Processo Penal) não é aplicável nas hipóteses de desídia, ainda que injustificada, para a prática de um único ato processual, como o comparecimento a audiência ou a não apresentação de uma peça processual, isso caso prossiga normalmente o causídico na defesa do réu.

III. No processo penal, segundo o STF, o acusado não poderá ser conduzido coercitivamente para qualquer ato que sem ele não possa ser realizado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a execução penal e também com a reincidência, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os direitos individuais e coletivos e os direitos sociais, avalie as proposições postas a seguir.

I. É constitucional a distinção de regimes sucessórios entre cônjuges e companheiros prevista no art. 1.790 do CC/2002.

II. O STF, em sede de ação direta de inconstitucionalidade, reconheceu que a união de pessoas do mesmo sexo deve ser reconhecida como entidade familiar apta a merecer proteção estatal.

III. A entrada forçada em domicílio sem mandado judicial só é lícita, mesmo em período noturno, quando amparada em fundadas razões, devidamente justificadas a posteriori, que indiquem que dentro da casa ocorre situação de flagrante delito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade, e de nulidade dos atos praticados.

IV. Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por dois quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.

V. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, bem como a assistência aos desamparados.

Está correto apenas o contido em:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da proteção constitucional à privacidade dos indivíduos e sua compreensão pela jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.
Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de dispositivos constitucionais de competência jurisdicional e também sua leitura jurisprudencial pelos tribunais superiores.

I. Tratando-se de juízo estadual no exercício de competência federal delegada, quando juiz estadual e juiz federal entram em conflito e estejam em locais sujeitos a Tribunais Regionais Federais distintos, a competência para apreciar o incidente é do Superior Tribunal de Justiça, sendo que se o conflito se estabelece entre juiz estadual no exercício da jurisdição federal delegada e juiz federal situados em região abrangido por um mesmo Tribunal Regional Federal, competente será este Tribunal Regional Federal.

II. Os efeitos da Lei nº 13.876/2019 na modificação de competência para o processamento e julgamento dos processos que tramitam na Justiça Estadual no exercício da competência federal delegada insculpido no art, 109, § 3º, da Constituição Federal, após as alterações promovidas pela Emenda Constitucional 103, de 12 de novembro de 2019, aplicar-se-ão aos feitos ajuizados após 1º de janeiro de 2020. As ações, em fase de conhecimento ou de execução, ajuizadas anteriormente a essa data, continuarão a ser processadas e julgadas no juízo estadual, nos termos em que previsto pelo § 3º do art. 109 da Constituição Federal, pelo inciso III do art. 15 da Lei n. 5.010, de 30 de maio de 1965, em sua redação original.

III. A EC 103/2019, embora tenha retirado a previsão direta na Constituição Federal da regra de competência federal delegada aos juízos estaduais em ações previdenciárias, afetou a definição dessa delegação à lei, em favor de Comarcas que não sejam sede de Vara Federal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a concessão e a permissão de serviços públicos, pode-se afirmar que

 

(EMAGIS) Relativamente aos servidores públicos, pode-se afirmar que

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado, os agentes públicos e a intervenção do Estado na propriedade, julgue os itens abaixo.

I. A União não tem legitimidade passiva em ação de indenização por danos decorrentes de erro médico ocorrido em hospital da rede privada durante atendimento custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

II. A administração pública deve proceder ao desconto dos dias de paralisação decorrentes do exercício do direito de greve pelos servidores públicos, sendo permitida a compensação somente em caso de acordo. O desconto será, contudo, incabível se ficar demonstrado que a greve foi provocada por conduta ilícita do Poder Público.

III. Admite-se a desistência da desapropriação a qualquer tempo, mesmo após o trânsito em julgado, desde que ainda não tenha havido o pagamento integral do preço e o imóvel possa ser devolvido sem alteração substancial que impeça que seja utilizado como antes, sendo ônus do expropriado provar a existência de fato impeditivo do direito de desistência da desapropriação.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere que o automóvel Auge B4 esteja registrado em nome da pessoa jurídica Alfa Construtora Ltda, mas, na verdade, seja utilizado por um de seus sócios, Sebastião Vetel, que foi flagrado por câmera e radar dirigindo o veículo em velocidade superior à permitida, com o que foi lavrado auto de infração pelo Detran e dele sido enviada notificação para a empresa Alfa, proprietária do veículo, fixando-se, também, o prazo legal para esta indicar o condutor do veículo quando da infração.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As proposições expostas a seguir dizem respeito aos direitos de personalidade. Avalie-as e assinale a alternativa adequada.

I. Os direitos da personalidade, regulados de maneira não-exaustiva pelo Código Civil, são expressões da cláusula geral de tutela da pessoa humana, contida no art. 1º, inciso III, da Constituição Federal. Em caso de colisão entre eles, como nenhum pode sobrelevar os demais, deve-se aplicar a técnica da ponderação.

II. Os direitos da personalidade podem sofrer limitações, ainda que não especificamente previstas em lei.

III. Os poderes conferidos aos legitimados para a tutela post mortem dos direitos da personalidade compreendem a faculdade de limitação voluntária.

 

(EMAGIS) Sobre a fraude contra credores e também sobre a fraude à execução, avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de ato que se alega praticado em fraude contra credores, os negócios de transmissão gratuita de bens ou remissão de dívida, se os praticar o devedor já insolvente, ou por eles reduzido à insolvência, ainda quando o ignore, poderão ser anulados pelos credores quirografários, como lesivos dos seus direitos.

II. Tratando-se de venda de bem sujeito a registro que se alega praticada em fraude à execução, é necessária a prova da má-fé do beneficiário do ato, isso se não houver prévio registro da penhora do bem para garantia da execução que se alega fraudada.

III. Tratando-se de alegação de fraude à execução, se inexistente o registro do ato constritivo ou da ação, incumbe ao exequente/embargado a prova da má-fé do adquirente sucessivo. Em outros termos, ainda que a alienação do bem pelo devedor/executado ao primeiro comprador tenha sido praticada em fraude à execução, as alienações sucessivas não serão automaticamente ineficazes. A sua ineficácia perante o credor/exequente dependerá da demonstração de que o adquirente posterior tinha conhecimento da pendência de ação contra o alienante primário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que tenha sido vez ajuizada a execução fiscal para a cobrança da dívida ativa da Fazenda Pública, sobrevindo pedido de habilitação desse mesmo crédito no juízo falimentar, em decorrência de superveniente falência da executada. Nos autos do processo falimentar, o devedor sustenta que o pedido de habilitação deve ser extinto, sem julgamento do mérito, por falta de interesse de agir, por entender pelo descabimento de garantia dúplice. A Fazenda Pública, por sua vez, sustenta que não há óbice legal à habilitação de seu crédito no concurso de credores da falência, tratando-se, na verdade, de uma prerrogativa da entidade pública em poder optar entre o pagamento pelo rito da execução fiscal ou mediante habilitação do crédito.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que Silva, Pereira e Sousa Sociedade de Advogados se insurgiu contra as cláusulas X.1. e X.1.1. que criaram, no Plano de Recuperação Judicial da Agropecuária Soja e Boi S/A (da qual a sociedade de advogados é credora), uma subclasse dos credores trabalhistas com crédito superior a 150 salários mínimos, que deverão optar por receber seu pagamento da seguinte forma: (i) em prazo superior a 15 anos, com deságio de 30%; (ii) no prazo de até um ano, após a aplicação de um deságio de 80%. O escritório de advocacia, segundo consta dos autos, é detentor de um crédito concursal no valor de R$ 5.000.000 (cinco milhões de reais).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre vícios da sentença, analise as assertivas a seguir expostas.

I. O limite da sentença é o pedido, com a sua fundamentação. É o que a doutrina denomina de princípio da adstrição, princípio da congruência ou da conformidade, que é desdobramento do princípio do dispositivo.

II. Sentença extra petita é aquela que não examina em toda a sua amplitude o pedido formulado na inicial (com a sua fundamentação) ou a defesa do réu.

III. Na sentença ultra petita, o defeito é caracterizado pelo fato de o juiz ter ido além do pedido do autor, dando mais do que fora pedido. Exemplo: se o autor pediu indenização por danos emergentes, não pode o juiz condenar o réu também em lucros cessantes.

Há erro:

 

(EMAGIS) Quanto à reconvenção, considerada a regência do novo CPC, aquilate as assertivas articuladas abaixo.

I. Não é necessária a indicação do valor da causa na reconvenção.

II. Não se admite que o réu ofereça reconvenção sem que apresente contestação ao pedido inicial, uma vez que, na sistemática do novo CPC, a reconvenção deve ser apresentada precisamente no bojo da peça contestatória.

III. Deve o juiz determinar a emenda também na reconvenção, possibilitando ao reconvinte, a fim de evitar a sua rejeição prematura, corrigir defeitos e/ou irregularidades.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a disciplina dos recursos no Código de Processo Civil e também a leitura consagrada na jurisprudência e na doutrina processual civil de tal disciplina legal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de circunstâncias que possam constituir óbice jurídico à expulsão de estrangeiro do território brasileiro.

I. A Lei 13.445/2017 erige expressamente como óbice o fato de o estrangeiro expulsando ter filho brasileiro que esteja sob sua guarda ou dependência econômica ou socioafetiva ou tiver pessoa brasileira sob sua tutela.

II. O § 1º do artigo 75 da Lei nº 6.815/1980 não foi recepcionado pela Constituição Federal de 1988, sendo vedada a expulsão de estrangeiro cujo filho brasileiro foi reconhecido ou adotado posteriormente ao fato ensejador do ato expulsório, uma vez comprovado estar a criança sob a guarda do estrangeiro e deste depender economicamente.

III. Sedimentou-se na jurisprudência do STJ e do STF a compreensão de que são cumulativos os requisitos da dependência econômica e socioafetiva do menor em relação ao estrangeiro expulsando para que se constitua o óbice à expulsão deste.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/AP – FCC – 2022) Ao dispor sobre escravidão, servidão e trabalhos forçados, a Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica)

 

(EMAGIS) Quanto à relação jurídica previdenciária e temas correlatos, marque a alternativa correta, à luz da Lei 8.213/91.

 

(EMAGIS) A respeito das normas brasileiras de direito financeiro e em conformidade com a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre o princípio da anterioridade tributária, avalie as assertivas que seguem.

I. Nas hipóteses de redução ou de supressão de benefícios ou de incentivos fiscais que acarretem majoração indireta do tributo, a observância das espécies de anterioridade deve ser respeitada se aplicável ao tributo em questão.

II. Está sujeita às anterioridades geral e nonagesimal a majoração indireta do ICMS provocada pela instituição de nova hipótese de substituição tributária progressiva.

III. Tanto o princípio da anterioridade anual quanto o princípio da anterioridade nonagesimal, dispostos nas alíneas b e c do inciso III do artigo 150 da Constituição Federal, estão previstos desde a redação originária do texto constitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as execuções fiscais e a competência para seu processamento, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 34.2022

(EMAGIS) As proposições expostas a seguir dizem respeito aos direitos de personalidade. Avalie-as e assinale a alternativa adequada.

I. Os direitos da personalidade, regulados de maneira não-exaustiva pelo Código Civil, são expressões da cláusula geral de tutela da pessoa humana, contida no art. 1º, inciso III, da Constituição Federal. Em caso de colisão entre eles, como nenhum pode sobrelevar os demais, deve-se aplicar a técnica da ponderação.

II. Os direitos da personalidade podem sofrer limitações, ainda que não especificamente previstas em lei.

III. Os poderes conferidos aos legitimados para a tutela post mortem dos direitos da personalidade compreendem a faculdade de limitação voluntária.

 

(EMAGIS) Sobre a fraude contra credores e também sobre a fraude à execução, avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de ato que se alega praticado em fraude contra credores, os negócios de transmissão gratuita de bens ou remissão de dívida, se os praticar o devedor já insolvente, ou por eles reduzido à insolvência, ainda quando o ignore, poderão ser anulados pelos credores quirografários, como lesivos dos seus direitos.

II. Tratando-se de venda de bem sujeito a registro que se alega praticada em fraude à execução, é necessária a prova da má-fé do beneficiário do ato, isso se não houver prévio registro da penhora do bem para garantia da execução que se alega fraudada.

III. Tratando-se de alegação de fraude à execução, se inexistente o registro do ato constritivo ou da ação, incumbe ao exequente/embargado a prova da má-fé do adquirente sucessivo. Em outros termos, ainda que a alienação do bem pelo devedor/executado ao primeiro comprador tenha sido praticada em fraude à execução, as alienações sucessivas não serão automaticamente ineficazes. A sua ineficácia perante o credor/exequente dependerá da demonstração de que o adquirente posterior tinha conhecimento da pendência de ação contra o alienante primário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o regime de bens no casamento e na união estável.

I. A doação realizada a um dos cônjuges, em relações matrimonias regidas pelo regime de comunhão parcial de bens, somente serão comunicáveis quando o doador expressamente se manifestar neste sentido e, no silêncio, presumir-se-á feitas apenas ao donatário.

II. A presunção de que os bens adquiridos de forma onerosa pelo casal pertencem a ambos os cônjuges impede seja reconhecida a incomunicabilidade no caso de bens adquiridos na constância do casamento com valores exclusivamente pertencentes a um dos cônjuges, em sub-rogação dos bens particulares.

III. No regime de comunhão parcial de bens, entram na comunhão os bens adquiridos na constância do casamento por título oneroso, ainda que só em nome de um dos cônjuges.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre vícios da sentença, analise as assertivas a seguir expostas.

I. O limite da sentença é o pedido, com a sua fundamentação. É o que a doutrina denomina de princípio da adstrição, princípio da congruência ou da conformidade, que é desdobramento do princípio do dispositivo.

II. Sentença extra petita é aquela que não examina em toda a sua amplitude o pedido formulado na inicial (com a sua fundamentação) ou a defesa do réu.

III. Na sentença ultra petita, o defeito é caracterizado pelo fato de o juiz ter ido além do pedido do autor, dando mais do que fora pedido. Exemplo: se o autor pediu indenização por danos emergentes, não pode o juiz condenar o réu também em lucros cessantes.

Há erro:

 

(EMAGIS) Quanto à reconvenção, considerada a regência do novo CPC, aquilate as assertivas articuladas abaixo.

I. Não é necessária a indicação do valor da causa na reconvenção.

II. Não se admite que o réu ofereça reconvenção sem que apresente contestação ao pedido inicial, uma vez que, na sistemática do novo CPC, a reconvenção deve ser apresentada precisamente no bojo da peça contestatória.

III. Deve o juiz determinar a emenda também na reconvenção, possibilitando ao reconvinte, a fim de evitar a sua rejeição prematura, corrigir defeitos e/ou irregularidades.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a disciplina dos recursos no Código de Processo Civil e também a leitura consagrada na jurisprudência e na doutrina processual civil de tal disciplina legal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que atine à defesa coletiva dos direitos em juízo, assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Acerca dos sujeitos integrantes da relação de consumo nos moldes do que é descrito no CDC, assinale a opção CORRETA com base na jurisprudência do STJ.

 

(EMAGIS) A respeito das regras de processo previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale o item correto:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a abordagem criminológica do ‘white-collar crime’.

I. Trata-se de expressão cunhada por Edwin Sutherland, precursor da Teoria da Associação Diferencial.

II. Como contexto criminológico, a Teoria da Associação Diferencial, na vertente desenvolvida por Sutherland, negou qualquer influência da Escola de Chicago, sendo que, sob a ótica do contexto econômico, constatou-se o ‘New Deal’ como política econômica que excluía qualquer controle estatal sobre os crimes do colarinho branco.

III. Um dos aspectos característicos do ‘white-collar crime’ é a alta cifra negra.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a ‘double jeopardy clause’ no âmbito do Direito Penal e também aquilo que se encontra ou não em seu âmbito de proteção, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a sanção penal e temas correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto à Parte Especial do Código Penal, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do rito dos processos submetidos ao Júri, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a disciplina do acusado e do defensor no Código de Processo Penal e também na jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. É inconstitucional a condução coercitiva do réu para interrogatório judicial, sendo, todavia, constitucional tal modalidade de condução quanto sua recusa se dê relativamente ao interrogatório policial.

II. A multa ao advogado do réu por abandono do processo (art. 265 do Código de Processo Penal) não é aplicável nas hipóteses de desídia, ainda que injustificada, para a prática de um único ato processual, como o comparecimento a audiência ou a não apresentação de uma peça processual, isso caso prossiga normalmente o causídico na defesa do réu.

III. No processo penal, segundo o STF, o acusado não poderá ser conduzido coercitivamente para qualquer ato que sem ele não possa ser realizado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a execução penal e também com a reincidência, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os direitos individuais e coletivos e os direitos sociais, avalie as proposições postas a seguir.

I. É constitucional a distinção de regimes sucessórios entre cônjuges e companheiros prevista no art. 1.790 do CC/2002.

II. O STF, em sede de ação direta de inconstitucionalidade, reconheceu que a união de pessoas do mesmo sexo deve ser reconhecida como entidade familiar apta a merecer proteção estatal.

III. A entrada forçada em domicílio sem mandado judicial só é lícita, mesmo em período noturno, quando amparada em fundadas razões, devidamente justificadas a posteriori, que indiquem que dentro da casa ocorre situação de flagrante delito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade, e de nulidade dos atos praticados.

IV. Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por dois quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.

V. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, bem como a assistência aos desamparados.

Está correto apenas o contido em:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da proteção constitucional à privacidade dos indivíduos e sua compreensão pela jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.
Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de dispositivos constitucionais de competência jurisdicional e também sua leitura jurisprudencial pelos tribunais superiores.

I. Tratando-se de juízo estadual no exercício de competência federal delegada, quando juiz estadual e juiz federal entram em conflito e estejam em locais sujeitos a Tribunais Regionais Federais distintos, a competência para apreciar o incidente é do Superior Tribunal de Justiça, sendo que se o conflito se estabelece entre juiz estadual no exercício da jurisdição federal delegada e juiz federal situados em região abrangido por um mesmo Tribunal Regional Federal, competente será este Tribunal Regional Federal.

II. Os efeitos da Lei nº 13.876/2019 na modificação de competência para o processamento e julgamento dos processos que tramitam na Justiça Estadual no exercício da competência federal delegada insculpido no art, 109, § 3º, da Constituição Federal, após as alterações promovidas pela Emenda Constitucional 103, de 12 de novembro de 2019, aplicar-se-ão aos feitos ajuizados após 1º de janeiro de 2020. As ações, em fase de conhecimento ou de execução, ajuizadas anteriormente a essa data, continuarão a ser processadas e julgadas no juízo estadual, nos termos em que previsto pelo § 3º do art. 109 da Constituição Federal, pelo inciso III do art. 15 da Lei n. 5.010, de 30 de maio de 1965, em sua redação original.

III. A EC 103/2019, embora tenha retirado a previsão direta na Constituição Federal da regra de competência federal delegada aos juízos estaduais em ações previdenciárias, afetou a definição dessa delegação à lei, em favor de Comarcas que não sejam sede de Vara Federal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os crimes eleitorais tipificados no Código Eleitoral, julgue os itens abaixo.

I. Para os efeitos penais, os magistrados, desde que exercendo funções eleitorais, são considerados membros e funcionários da Justiça Eleitoral

II. Sempre que o Código Eleitoral não indicar o grau mínimo, entende-se que será ele de quinze dias para a pena de detenção e de um ano para a de reclusão.

III. Dar causa à instauração de investigação policial, de processo judicial, de investigação administrativa, de inquérito civil ou ação de improbidade administrativa, atribuindo a alguém a prática de crime ou ato infracional de que o sabe inocente, com finalidade eleitoral, é crime punido com reclusão e multa.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere que tenha sido vez ajuizada a execução fiscal para a cobrança da dívida ativa da Fazenda Pública, sobrevindo pedido de habilitação desse mesmo crédito no juízo falimentar, em decorrência de superveniente falência da executada. Nos autos do processo falimentar, o devedor sustenta que o pedido de habilitação deve ser extinto, sem julgamento do mérito, por falta de interesse de agir, por entender pelo descabimento de garantia dúplice. A Fazenda Pública, por sua vez, sustenta que não há óbice legal à habilitação de seu crédito no concurso de credores da falência, tratando-se, na verdade, de uma prerrogativa da entidade pública em poder optar entre o pagamento pelo rito da execução fiscal ou mediante habilitação do crédito.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que Silva, Pereira e Sousa Sociedade de Advogados se insurgiu contra as cláusulas X.1. e X.1.1. que criaram, no Plano de Recuperação Judicial da Agropecuária Soja e Boi S/A (da qual a sociedade de advogados é credora), uma subclasse dos credores trabalhistas com crédito superior a 150 salários mínimos, que deverão optar por receber seu pagamento da seguinte forma: (i) em prazo superior a 15 anos, com deságio de 30%; (ii) no prazo de até um ano, após a aplicação de um deságio de 80%. O escritório de advocacia, segundo consta dos autos, é detentor de um crédito concursal no valor de R$ 5.000.000 (cinco milhões de reais).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o princípio da anterioridade tributária, avalie as assertivas que seguem.

I. Nas hipóteses de redução ou de supressão de benefícios ou de incentivos fiscais que acarretem majoração indireta do tributo, a observância das espécies de anterioridade deve ser respeitada se aplicável ao tributo em questão.

II. Está sujeita às anterioridades geral e nonagesimal a majoração indireta do ICMS provocada pela instituição de nova hipótese de substituição tributária progressiva.

III. Tanto o princípio da anterioridade anual quanto o princípio da anterioridade nonagesimal, dispostos nas alíneas b e c do inciso III do artigo 150 da Constituição Federal, estão previstos desde a redação originária do texto constitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da substituição tributária e do ICMS.

I. Em matéria de ICMS, há reserva constitucional de lei complementar federal tanto para a definição dos contribuintes quanto para a disposição sobre a substituição tributária.

II. Estando as hipóteses de substituição tributária em matéria de ICMS previstas diretamente na LC 87/1996 (Lei Kandir), há dispensa expressa nesta lei de necessidade de previsão de tal modalidade de responsabilidade também na lei estadual correlata.

III. Tratando-se de substituição tributária regressiva referente a ICMS, é necessária a disposição de normas em lei complementar federal, dada a existência de reserva constitucional no ponto, disposição com a qual devem ser compatíveis as previsões em lei ordinária estadual.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que (i) define como ocupação antrópica consolidada em área urbana o uso alternativo do solo em APP definido no plano diretor ou projeto de expansão aprovado pelo município e estabelecido até 22 de julho de 2008, por meio de ocupação da área com edificações, benfeitorias ou parcelamento do solo, (ii) imponha deve ser respeitada a ocupação antrópica consolidada em área urbana.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a concessão e a permissão de serviços públicos, pode-se afirmar que

 

(EMAGIS) Relativamente aos servidores públicos, pode-se afirmar que

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado, os agentes públicos e a intervenção do Estado na propriedade, julgue os itens abaixo.

I. A União não tem legitimidade passiva em ação de indenização por danos decorrentes de erro médico ocorrido em hospital da rede privada durante atendimento custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

II. A administração pública deve proceder ao desconto dos dias de paralisação decorrentes do exercício do direito de greve pelos servidores públicos, sendo permitida a compensação somente em caso de acordo. O desconto será, contudo, incabível se ficar demonstrado que a greve foi provocada por conduta ilícita do Poder Público.

III. Admite-se a desistência da desapropriação a qualquer tempo, mesmo após o trânsito em julgado, desde que ainda não tenha havido o pagamento integral do preço e o imóvel possa ser devolvido sem alteração substancial que impeça que seja utilizado como antes, sendo ônus do expropriado provar a existência de fato impeditivo do direito de desistência da desapropriação.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere que o automóvel Auge B4 esteja registrado em nome da pessoa jurídica Alfa Construtora Ltda, mas, na verdade, seja utilizado por um de seus sócios, Sebastião Vetel, que foi flagrado por câmera e radar dirigindo o veículo em velocidade superior à permitida, com o que foi lavrado auto de infração pelo Detran e dele sido enviada notificação para a empresa Alfa, proprietária do veículo, fixando-se, também, o prazo legal para esta indicar o condutor do veículo quando da infração.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considerando o regramento do Conselho Nacional de Justiça - CNJ - sobre as audiências de custódia, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre as críticas ao “judicial review” feitas pela Teoria do Estado e pela Ciência Política, marque a alternativa correta, julgando as assertivas a seguir:

I. O “judicial review” surgiu com o movimento constitucionalista francês, em 1787, conforme a ciência política apregoa de forma majoritária.

II. O “judicial review” consiste em admitir que o Poder Judiciário faça a revisão recursal de suas próprias decisões, atendendo ao princípio do duplo grau de jurisdição.

III. Uma das críticas ao “judicial review” se refere ao seu mecanismo de invalidação de leis aprovadas pelo Poder Legislativo, considerando que essas leis foram aprovadas pela maioria do parlamento, em legítima expressão da vontade democrática.

IV. Segundo o Professor Jeremy Waldron, uma crítica importante feita ao “judicial review” se refere à sua incapacidade de produzir bons resultados em situações de conflitos morais não totalmente pacificados na sociedade.

Estão corretas as assertivas:

 

Objetivas - Rodada 34.2022

(EMAGIS) Sobre os direitos individuais e coletivos e os direitos sociais, avalie as proposições postas a seguir.

I. É constitucional a distinção de regimes sucessórios entre cônjuges e companheiros prevista no art. 1.790 do CC/2002.

II. O STF, em sede de ação direta de inconstitucionalidade, reconheceu que a união de pessoas do mesmo sexo deve ser reconhecida como entidade familiar apta a merecer proteção estatal.

III. A entrada forçada em domicílio sem mandado judicial só é lícita, mesmo em período noturno, quando amparada em fundadas razões, devidamente justificadas a posteriori, que indiquem que dentro da casa ocorre situação de flagrante delito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade, e de nulidade dos atos praticados.

IV. Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por dois quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.

V. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, bem como a assistência aos desamparados.

Está correto apenas o contido em:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da proteção constitucional à privacidade dos indivíduos e sua compreensão pela jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.
Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de dispositivos constitucionais de competência jurisdicional e também sua leitura jurisprudencial pelos tribunais superiores.

I. Tratando-se de juízo estadual no exercício de competência federal delegada, quando juiz estadual e juiz federal entram em conflito e estejam em locais sujeitos a Tribunais Regionais Federais distintos, a competência para apreciar o incidente é do Superior Tribunal de Justiça, sendo que se o conflito se estabelece entre juiz estadual no exercício da jurisdição federal delegada e juiz federal situados em região abrangido por um mesmo Tribunal Regional Federal, competente será este Tribunal Regional Federal.

II. Os efeitos da Lei nº 13.876/2019 na modificação de competência para o processamento e julgamento dos processos que tramitam na Justiça Estadual no exercício da competência federal delegada insculpido no art, 109, § 3º, da Constituição Federal, após as alterações promovidas pela Emenda Constitucional 103, de 12 de novembro de 2019, aplicar-se-ão aos feitos ajuizados após 1º de janeiro de 2020. As ações, em fase de conhecimento ou de execução, ajuizadas anteriormente a essa data, continuarão a ser processadas e julgadas no juízo estadual, nos termos em que previsto pelo § 3º do art. 109 da Constituição Federal, pelo inciso III do art. 15 da Lei n. 5.010, de 30 de maio de 1965, em sua redação original.

III. A EC 103/2019, embora tenha retirado a previsão direta na Constituição Federal da regra de competência federal delegada aos juízos estaduais em ações previdenciárias, afetou a definição dessa delegação à lei, em favor de Comarcas que não sejam sede de Vara Federal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a concessão e a permissão de serviços públicos, pode-se afirmar que

 

(EMAGIS) Relativamente aos servidores públicos, pode-se afirmar que

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado, os agentes públicos e a intervenção do Estado na propriedade, julgue os itens abaixo.

I. A União não tem legitimidade passiva em ação de indenização por danos decorrentes de erro médico ocorrido em hospital da rede privada durante atendimento custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

II. A administração pública deve proceder ao desconto dos dias de paralisação decorrentes do exercício do direito de greve pelos servidores públicos, sendo permitida a compensação somente em caso de acordo. O desconto será, contudo, incabível se ficar demonstrado que a greve foi provocada por conduta ilícita do Poder Público.

III. Admite-se a desistência da desapropriação a qualquer tempo, mesmo após o trânsito em julgado, desde que ainda não tenha havido o pagamento integral do preço e o imóvel possa ser devolvido sem alteração substancial que impeça que seja utilizado como antes, sendo ônus do expropriado provar a existência de fato impeditivo do direito de desistência da desapropriação.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere que o automóvel Auge B4 esteja registrado em nome da pessoa jurídica Alfa Construtora Ltda, mas, na verdade, seja utilizado por um de seus sócios, Sebastião Vetel, que foi flagrado por câmera e radar dirigindo o veículo em velocidade superior à permitida, com o que foi lavrado auto de infração pelo Detran e dele sido enviada notificação para a empresa Alfa, proprietária do veículo, fixando-se, também, o prazo legal para esta indicar o condutor do veículo quando da infração.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As proposições expostas a seguir dizem respeito aos direitos de personalidade. Avalie-as e assinale a alternativa adequada.

I. Os direitos da personalidade, regulados de maneira não-exaustiva pelo Código Civil, são expressões da cláusula geral de tutela da pessoa humana, contida no art. 1º, inciso III, da Constituição Federal. Em caso de colisão entre eles, como nenhum pode sobrelevar os demais, deve-se aplicar a técnica da ponderação.

II. Os direitos da personalidade podem sofrer limitações, ainda que não especificamente previstas em lei.

III. Os poderes conferidos aos legitimados para a tutela post mortem dos direitos da personalidade compreendem a faculdade de limitação voluntária.

 

(EMAGIS) Sobre a fraude contra credores e também sobre a fraude à execução, avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de ato que se alega praticado em fraude contra credores, os negócios de transmissão gratuita de bens ou remissão de dívida, se os praticar o devedor já insolvente, ou por eles reduzido à insolvência, ainda quando o ignore, poderão ser anulados pelos credores quirografários, como lesivos dos seus direitos.

II. Tratando-se de venda de bem sujeito a registro que se alega praticada em fraude à execução, é necessária a prova da má-fé do beneficiário do ato, isso se não houver prévio registro da penhora do bem para garantia da execução que se alega fraudada.

III. Tratando-se de alegação de fraude à execução, se inexistente o registro do ato constritivo ou da ação, incumbe ao exequente/embargado a prova da má-fé do adquirente sucessivo. Em outros termos, ainda que a alienação do bem pelo devedor/executado ao primeiro comprador tenha sido praticada em fraude à execução, as alienações sucessivas não serão automaticamente ineficazes. A sua ineficácia perante o credor/exequente dependerá da demonstração de que o adquirente posterior tinha conhecimento da pendência de ação contra o alienante primário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o regime de bens no casamento e na união estável.

I. A doação realizada a um dos cônjuges, em relações matrimonias regidas pelo regime de comunhão parcial de bens, somente serão comunicáveis quando o doador expressamente se manifestar neste sentido e, no silêncio, presumir-se-á feitas apenas ao donatário.

II. A presunção de que os bens adquiridos de forma onerosa pelo casal pertencem a ambos os cônjuges impede seja reconhecida a incomunicabilidade no caso de bens adquiridos na constância do casamento com valores exclusivamente pertencentes a um dos cônjuges, em sub-rogação dos bens particulares.

III. No regime de comunhão parcial de bens, entram na comunhão os bens adquiridos na constância do casamento por título oneroso, ainda que só em nome de um dos cônjuges.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que tenha sido vez ajuizada a execução fiscal para a cobrança da dívida ativa da Fazenda Pública, sobrevindo pedido de habilitação desse mesmo crédito no juízo falimentar, em decorrência de superveniente falência da executada. Nos autos do processo falimentar, o devedor sustenta que o pedido de habilitação deve ser extinto, sem julgamento do mérito, por falta de interesse de agir, por entender pelo descabimento de garantia dúplice. A Fazenda Pública, por sua vez, sustenta que não há óbice legal à habilitação de seu crédito no concurso de credores da falência, tratando-se, na verdade, de uma prerrogativa da entidade pública em poder optar entre o pagamento pelo rito da execução fiscal ou mediante habilitação do crédito.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que Silva, Pereira e Sousa Sociedade de Advogados se insurgiu contra as cláusulas X.1. e X.1.1. que criaram, no Plano de Recuperação Judicial da Agropecuária Soja e Boi S/A (da qual a sociedade de advogados é credora), uma subclasse dos credores trabalhistas com crédito superior a 150 salários mínimos, que deverão optar por receber seu pagamento da seguinte forma: (i) em prazo superior a 15 anos, com deságio de 30%; (ii) no prazo de até um ano, após a aplicação de um deságio de 80%. O escritório de advocacia, segundo consta dos autos, é detentor de um crédito concursal no valor de R$ 5.000.000 (cinco milhões de reais).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre vícios da sentença, analise as assertivas a seguir expostas.

I. O limite da sentença é o pedido, com a sua fundamentação. É o que a doutrina denomina de princípio da adstrição, princípio da congruência ou da conformidade, que é desdobramento do princípio do dispositivo.

II. Sentença extra petita é aquela que não examina em toda a sua amplitude o pedido formulado na inicial (com a sua fundamentação) ou a defesa do réu.

III. Na sentença ultra petita, o defeito é caracterizado pelo fato de o juiz ter ido além do pedido do autor, dando mais do que fora pedido. Exemplo: se o autor pediu indenização por danos emergentes, não pode o juiz condenar o réu também em lucros cessantes.

Há erro:

 

(EMAGIS) Quanto à reconvenção, considerada a regência do novo CPC, aquilate as assertivas articuladas abaixo.

I. Não é necessária a indicação do valor da causa na reconvenção.

II. Não se admite que o réu ofereça reconvenção sem que apresente contestação ao pedido inicial, uma vez que, na sistemática do novo CPC, a reconvenção deve ser apresentada precisamente no bojo da peça contestatória.

III. Deve o juiz determinar a emenda também na reconvenção, possibilitando ao reconvinte, a fim de evitar a sua rejeição prematura, corrigir defeitos e/ou irregularidades.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a disciplina dos recursos no Código de Processo Civil e também a leitura consagrada na jurisprudência e na doutrina processual civil de tal disciplina legal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que atine à defesa coletiva dos direitos em juízo, assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a abordagem criminológica do ‘white-collar crime’.

I. Trata-se de expressão cunhada por Edwin Sutherland, precursor da Teoria da Associação Diferencial.

II. Como contexto criminológico, a Teoria da Associação Diferencial, na vertente desenvolvida por Sutherland, negou qualquer influência da Escola de Chicago, sendo que, sob a ótica do contexto econômico, constatou-se o ‘New Deal’ como política econômica que excluía qualquer controle estatal sobre os crimes do colarinho branco.

III. Um dos aspectos característicos do ‘white-collar crime’ é a alta cifra negra.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a ‘double jeopardy clause’ no âmbito do Direito Penal e também aquilo que se encontra ou não em seu âmbito de proteção, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a sanção penal e temas correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto à Parte Especial do Código Penal, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Relativamente aos crimes contra o Sistema Financeiro Nacional (Lei 7.492/86), julgue os itens abaixo.

I. Equipara-se à instituição financeira a pessoa jurídica que capte ou administre seguros, câmbio, consórcio, capitalização ou qualquer tipo de poupança, ou recursos de terceiros, bem como a pessoa natural que exerça quaisquer dessas atividades, ainda que de forma eventual.

II. Verificando-se ter havido operações de empréstimos a juros exorbitantes, realizadas de particular para particular, sem intermediação de instituição financeira, a tipificação dá-se no crime de usura, previsto no art. 4º da Lei de Economia Popular. Nesse caso, por não se tratar de crime contra o Sistema Financeiro Nacional, o delito em tela deverá ser processado e julgado pela Justiça Estadual.

III. As operadoras de plano de saúde são consideradas instituição financeira, para os fins da Lei 7.492/86

Há erro:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do rito dos processos submetidos ao Júri, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a disciplina do acusado e do defensor no Código de Processo Penal e também na jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. É inconstitucional a condução coercitiva do réu para interrogatório judicial, sendo, todavia, constitucional tal modalidade de condução quanto sua recusa se dê relativamente ao interrogatório policial.

II. A multa ao advogado do réu por abandono do processo (art. 265 do Código de Processo Penal) não é aplicável nas hipóteses de desídia, ainda que injustificada, para a prática de um único ato processual, como o comparecimento a audiência ou a não apresentação de uma peça processual, isso caso prossiga normalmente o causídico na defesa do réu.

III. No processo penal, segundo o STF, o acusado não poderá ser conduzido coercitivamente para qualquer ato que sem ele não possa ser realizado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a execução penal e também com a reincidência, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o princípio da anterioridade tributária, avalie as assertivas que seguem.

I. Nas hipóteses de redução ou de supressão de benefícios ou de incentivos fiscais que acarretem majoração indireta do tributo, a observância das espécies de anterioridade deve ser respeitada se aplicável ao tributo em questão.

II. Está sujeita às anterioridades geral e nonagesimal a majoração indireta do ICMS provocada pela instituição de nova hipótese de substituição tributária progressiva.

III. Tanto o princípio da anterioridade anual quanto o princípio da anterioridade nonagesimal, dispostos nas alíneas b e c do inciso III do artigo 150 da Constituição Federal, estão previstos desde a redação originária do texto constitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da substituição tributária e do ICMS.

I. Em matéria de ICMS, há reserva constitucional de lei complementar federal tanto para a definição dos contribuintes quanto para a disposição sobre a substituição tributária.

II. Estando as hipóteses de substituição tributária em matéria de ICMS previstas diretamente na LC 87/1996 (Lei Kandir), há dispensa expressa nesta lei de necessidade de previsão de tal modalidade de responsabilidade também na lei estadual correlata.

III. Tratando-se de substituição tributária regressiva referente a ICMS, é necessária a disposição de normas em lei complementar federal, dada a existência de reserva constitucional no ponto, disposição com a qual devem ser compatíveis as previsões em lei ordinária estadual.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as execuções fiscais e a competência para seu processamento, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das normas brasileiras de direito financeiro e em conformidade com a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que (i) define como ocupação antrópica consolidada em área urbana o uso alternativo do solo em APP definido no plano diretor ou projeto de expansão aprovado pelo município e estabelecido até 22 de julho de 2008, por meio de ocupação da área com edificações, benfeitorias ou parcelamento do solo, (ii) imponha deve ser respeitada a ocupação antrópica consolidada em área urbana.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a concessão dos serviços públicos de telefonia e respectiva política tarifária, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Acerca dos sujeitos integrantes da relação de consumo nos moldes do que é descrito no CDC, assinale a opção CORRETA com base na jurisprudência do STJ.

 

(EMAGIS) A respeito das regras de processo previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale o item correto:

 

(DPE/AP – FCC – 2022) Ao dispor sobre escravidão, servidão e trabalhos forçados, a Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica)

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de circunstâncias que possam constituir óbice jurídico à expulsão de estrangeiro do território brasileiro.

I. A Lei 13.445/2017 erige expressamente como óbice o fato de o estrangeiro expulsando ter filho brasileiro que esteja sob sua guarda ou dependência econômica ou socioafetiva ou tiver pessoa brasileira sob sua tutela.

II. O § 1º do artigo 75 da Lei nº 6.815/1980 não foi recepcionado pela Constituição Federal de 1988, sendo vedada a expulsão de estrangeiro cujo filho brasileiro foi reconhecido ou adotado posteriormente ao fato ensejador do ato expulsório, uma vez comprovado estar a criança sob a guarda do estrangeiro e deste depender economicamente.

III. Sedimentou-se na jurisprudência do STJ e do STF a compreensão de que são cumulativos os requisitos da dependência econômica e socioafetiva do menor em relação ao estrangeiro expulsando para que se constitua o óbice à expulsão deste.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os crimes eleitorais tipificados no Código Eleitoral, julgue os itens abaixo.

I. Para os efeitos penais, os magistrados, desde que exercendo funções eleitorais, são considerados membros e funcionários da Justiça Eleitoral

II. Sempre que o Código Eleitoral não indicar o grau mínimo, entende-se que será ele de quinze dias para a pena de detenção e de um ano para a de reclusão.

III. Dar causa à instauração de investigação policial, de processo judicial, de investigação administrativa, de inquérito civil ou ação de improbidade administrativa, atribuindo a alguém a prática de crime ou ato infracional de que o sabe inocente, com finalidade eleitoral, é crime punido com reclusão e multa.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Quanto à relação jurídica previdenciária e temas correlatos, marque a alternativa correta, à luz da Lei 8.213/91.

 

(Procurador do Estado/AM – FCC – 2022) Sócrates é empregado celetista vinculado ao Estado, prestando serviços em repartição pública que cuida de atenção a povos ribeirinhos, indo para o local de trabalho com embarcação fornecida pelo Governo Estadual, tendo ingressado em março de 2019. Sua jornada de trabalho é das 8:00 às 17:00, devendo estar no porto às 6:00, sendo o trajeto porto-repartição de 2 horas na ida e 2 horas na volta. Nessa condição, o empregado

 

(Procurador do Estado/AM – FCC – 2022) Platão propõe ação trabalhista em face da sua ex-empregadora Lua Nova Conservação e Asseio Ltda., empresa que manteve contrato de limpeza com o Estado na área da educação. Elegeu o polo passivo com a sua ex-empregadora e também em face da Fazenda Pública do Estado. Em primeira audiência a empresa Lua Nova não se faz presente, comparecendo apenas seu advogado, comparecendo o Estado na pessoa do Procurador, ofertando contestação.

Nessa situação, à luz do que prevê a Consolidação das Leis do Trabalho,

 

(EMAGIS) A respeito do regime jurídico do Ministério Público, assinale a alternativa correta:

 

(DPE/AP – FCC – 2022) No julgamento da ADI no 6.852, o relator, ministro Edson Fachin, afirmou que reconhecer a atuação da Defensoria Pública como um direito que corrobora para o exercício de direitos é reconhecer sua importância para um sistema constitucional democrático em que todas as pessoas, principalmente aquelas que se encontram à margem da sociedade, possam usufruir do catálogo de direitos e liberdades previsto na Constituição Federal. Nessa decisão, foi reconhecida pelo STF a constitucionalidade da requisição no âmbito institucional, que significa

 

(EMAGIS) Considerando o regramento do Conselho Nacional de Justiça - CNJ - sobre as audiências de custódia, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre as críticas ao “judicial review” feitas pela Teoria do Estado e pela Ciência Política, marque a alternativa correta, julgando as assertivas a seguir:

I. O “judicial review” surgiu com o movimento constitucionalista francês, em 1787, conforme a ciência política apregoa de forma majoritária.

II. O “judicial review” consiste em admitir que o Poder Judiciário faça a revisão recursal de suas próprias decisões, atendendo ao princípio do duplo grau de jurisdição.

III. Uma das críticas ao “judicial review” se refere ao seu mecanismo de invalidação de leis aprovadas pelo Poder Legislativo, considerando que essas leis foram aprovadas pela maioria do parlamento, em legítima expressão da vontade democrática.

IV. Segundo o Professor Jeremy Waldron, uma crítica importante feita ao “judicial review” se refere à sua incapacidade de produzir bons resultados em situações de conflitos morais não totalmente pacificados na sociedade.

Estão corretas as assertivas:

 

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 34.2022

(EMAGIS) As proposições expostas a seguir dizem respeito aos direitos de personalidade. Avalie-as e assinale a alternativa adequada.

I. Os direitos da personalidade, regulados de maneira não-exaustiva pelo Código Civil, são expressões da cláusula geral de tutela da pessoa humana, contida no art. 1º, inciso III, da Constituição Federal. Em caso de colisão entre eles, como nenhum pode sobrelevar os demais, deve-se aplicar a técnica da ponderação.

II. Os direitos da personalidade podem sofrer limitações, ainda que não especificamente previstas em lei.

III. Os poderes conferidos aos legitimados para a tutela post mortem dos direitos da personalidade compreendem a faculdade de limitação voluntária.

 

(EMAGIS) Sobre a fraude contra credores e também sobre a fraude à execução, avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de ato que se alega praticado em fraude contra credores, os negócios de transmissão gratuita de bens ou remissão de dívida, se os praticar o devedor já insolvente, ou por eles reduzido à insolvência, ainda quando o ignore, poderão ser anulados pelos credores quirografários, como lesivos dos seus direitos.

II. Tratando-se de venda de bem sujeito a registro que se alega praticada em fraude à execução, é necessária a prova da má-fé do beneficiário do ato, isso se não houver prévio registro da penhora do bem para garantia da execução que se alega fraudada.

III. Tratando-se de alegação de fraude à execução, se inexistente o registro do ato constritivo ou da ação, incumbe ao exequente/embargado a prova da má-fé do adquirente sucessivo. Em outros termos, ainda que a alienação do bem pelo devedor/executado ao primeiro comprador tenha sido praticada em fraude à execução, as alienações sucessivas não serão automaticamente ineficazes. A sua ineficácia perante o credor/exequente dependerá da demonstração de que o adquirente posterior tinha conhecimento da pendência de ação contra o alienante primário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o regime de bens no casamento e na união estável.

I. A doação realizada a um dos cônjuges, em relações matrimonias regidas pelo regime de comunhão parcial de bens, somente serão comunicáveis quando o doador expressamente se manifestar neste sentido e, no silêncio, presumir-se-á feitas apenas ao donatário.

II. A presunção de que os bens adquiridos de forma onerosa pelo casal pertencem a ambos os cônjuges impede seja reconhecida a incomunicabilidade no caso de bens adquiridos na constância do casamento com valores exclusivamente pertencentes a um dos cônjuges, em sub-rogação dos bens particulares.

III. No regime de comunhão parcial de bens, entram na comunhão os bens adquiridos na constância do casamento por título oneroso, ainda que só em nome de um dos cônjuges.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre vícios da sentença, analise as assertivas a seguir expostas.

I. O limite da sentença é o pedido, com a sua fundamentação. É o que a doutrina denomina de princípio da adstrição, princípio da congruência ou da conformidade, que é desdobramento do princípio do dispositivo.

II. Sentença extra petita é aquela que não examina em toda a sua amplitude o pedido formulado na inicial (com a sua fundamentação) ou a defesa do réu.

III. Na sentença ultra petita, o defeito é caracterizado pelo fato de o juiz ter ido além do pedido do autor, dando mais do que fora pedido. Exemplo: se o autor pediu indenização por danos emergentes, não pode o juiz condenar o réu também em lucros cessantes.

Há erro:

 

(EMAGIS) Quanto à reconvenção, considerada a regência do novo CPC, aquilate as assertivas articuladas abaixo.

I. Não é necessária a indicação do valor da causa na reconvenção.

II. Não se admite que o réu ofereça reconvenção sem que apresente contestação ao pedido inicial, uma vez que, na sistemática do novo CPC, a reconvenção deve ser apresentada precisamente no bojo da peça contestatória.

III. Deve o juiz determinar a emenda também na reconvenção, possibilitando ao reconvinte, a fim de evitar a sua rejeição prematura, corrigir defeitos e/ou irregularidades.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a disciplina dos recursos no Código de Processo Civil e também a leitura consagrada na jurisprudência e na doutrina processual civil de tal disciplina legal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Acerca dos sujeitos integrantes da relação de consumo nos moldes do que é descrito no CDC, assinale a opção CORRETA com base na jurisprudência do STJ.

 

(EMAGIS) A respeito das regras de processo previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale o item correto:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a abordagem criminológica do ‘white-collar crime’.

I. Trata-se de expressão cunhada por Edwin Sutherland, precursor da Teoria da Associação Diferencial.

II. Como contexto criminológico, a Teoria da Associação Diferencial, na vertente desenvolvida por Sutherland, negou qualquer influência da Escola de Chicago, sendo que, sob a ótica do contexto econômico, constatou-se o ‘New Deal’ como política econômica que excluía qualquer controle estatal sobre os crimes do colarinho branco.

III. Um dos aspectos característicos do ‘white-collar crime’ é a alta cifra negra.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a ‘double jeopardy clause’ no âmbito do Direito Penal e também aquilo que se encontra ou não em seu âmbito de proteção, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a sanção penal e temas correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto à Parte Especial do Código Penal, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Relativamente aos crimes contra o Sistema Financeiro Nacional (Lei 7.492/86), julgue os itens abaixo.

I. Equipara-se à instituição financeira a pessoa jurídica que capte ou administre seguros, câmbio, consórcio, capitalização ou qualquer tipo de poupança, ou recursos de terceiros, bem como a pessoa natural que exerça quaisquer dessas atividades, ainda que de forma eventual.

II. Verificando-se ter havido operações de empréstimos a juros exorbitantes, realizadas de particular para particular, sem intermediação de instituição financeira, a tipificação dá-se no crime de usura, previsto no art. 4º da Lei de Economia Popular. Nesse caso, por não se tratar de crime contra o Sistema Financeiro Nacional, o delito em tela deverá ser processado e julgado pela Justiça Estadual.

III. As operadoras de plano de saúde são consideradas instituição financeira, para os fins da Lei 7.492/86

Há erro:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do rito dos processos submetidos ao Júri, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a disciplina do acusado e do defensor no Código de Processo Penal e também na jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. É inconstitucional a condução coercitiva do réu para interrogatório judicial, sendo, todavia, constitucional tal modalidade de condução quanto sua recusa se dê relativamente ao interrogatório policial.

II. A multa ao advogado do réu por abandono do processo (art. 265 do Código de Processo Penal) não é aplicável nas hipóteses de desídia, ainda que injustificada, para a prática de um único ato processual, como o comparecimento a audiência ou a não apresentação de uma peça processual, isso caso prossiga normalmente o causídico na defesa do réu.

III. No processo penal, segundo o STF, o acusado não poderá ser conduzido coercitivamente para qualquer ato que sem ele não possa ser realizado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a execução penal e também com a reincidência, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os direitos individuais e coletivos e os direitos sociais, avalie as proposições postas a seguir.

I. É constitucional a distinção de regimes sucessórios entre cônjuges e companheiros prevista no art. 1.790 do CC/2002.

II. O STF, em sede de ação direta de inconstitucionalidade, reconheceu que a união de pessoas do mesmo sexo deve ser reconhecida como entidade familiar apta a merecer proteção estatal.

III. A entrada forçada em domicílio sem mandado judicial só é lícita, mesmo em período noturno, quando amparada em fundadas razões, devidamente justificadas a posteriori, que indiquem que dentro da casa ocorre situação de flagrante delito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade, e de nulidade dos atos praticados.

IV. Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por dois quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.

V. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, bem como a assistência aos desamparados.

Está correto apenas o contido em:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da proteção constitucional à privacidade dos indivíduos e sua compreensão pela jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.
Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de dispositivos constitucionais de competência jurisdicional e também sua leitura jurisprudencial pelos tribunais superiores.

I. Tratando-se de juízo estadual no exercício de competência federal delegada, quando juiz estadual e juiz federal entram em conflito e estejam em locais sujeitos a Tribunais Regionais Federais distintos, a competência para apreciar o incidente é do Superior Tribunal de Justiça, sendo que se o conflito se estabelece entre juiz estadual no exercício da jurisdição federal delegada e juiz federal situados em região abrangido por um mesmo Tribunal Regional Federal, competente será este Tribunal Regional Federal.

II. Os efeitos da Lei nº 13.876/2019 na modificação de competência para o processamento e julgamento dos processos que tramitam na Justiça Estadual no exercício da competência federal delegada insculpido no art, 109, § 3º, da Constituição Federal, após as alterações promovidas pela Emenda Constitucional 103, de 12 de novembro de 2019, aplicar-se-ão aos feitos ajuizados após 1º de janeiro de 2020. As ações, em fase de conhecimento ou de execução, ajuizadas anteriormente a essa data, continuarão a ser processadas e julgadas no juízo estadual, nos termos em que previsto pelo § 3º do art. 109 da Constituição Federal, pelo inciso III do art. 15 da Lei n. 5.010, de 30 de maio de 1965, em sua redação original.

III. A EC 103/2019, embora tenha retirado a previsão direta na Constituição Federal da regra de competência federal delegada aos juízos estaduais em ações previdenciárias, afetou a definição dessa delegação à lei, em favor de Comarcas que não sejam sede de Vara Federal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os crimes eleitorais tipificados no Código Eleitoral, julgue os itens abaixo.

I. Para os efeitos penais, os magistrados, desde que exercendo funções eleitorais, são considerados membros e funcionários da Justiça Eleitoral

II. Sempre que o Código Eleitoral não indicar o grau mínimo, entende-se que será ele de quinze dias para a pena de detenção e de um ano para a de reclusão.

III. Dar causa à instauração de investigação policial, de processo judicial, de investigação administrativa, de inquérito civil ou ação de improbidade administrativa, atribuindo a alguém a prática de crime ou ato infracional de que o sabe inocente, com finalidade eleitoral, é crime punido com reclusão e multa.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere que tenha sido vez ajuizada a execução fiscal para a cobrança da dívida ativa da Fazenda Pública, sobrevindo pedido de habilitação desse mesmo crédito no juízo falimentar, em decorrência de superveniente falência da executada. Nos autos do processo falimentar, o devedor sustenta que o pedido de habilitação deve ser extinto, sem julgamento do mérito, por falta de interesse de agir, por entender pelo descabimento de garantia dúplice. A Fazenda Pública, por sua vez, sustenta que não há óbice legal à habilitação de seu crédito no concurso de credores da falência, tratando-se, na verdade, de uma prerrogativa da entidade pública em poder optar entre o pagamento pelo rito da execução fiscal ou mediante habilitação do crédito.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que Silva, Pereira e Sousa Sociedade de Advogados se insurgiu contra as cláusulas X.1. e X.1.1. que criaram, no Plano de Recuperação Judicial da Agropecuária Soja e Boi S/A (da qual a sociedade de advogados é credora), uma subclasse dos credores trabalhistas com crédito superior a 150 salários mínimos, que deverão optar por receber seu pagamento da seguinte forma: (i) em prazo superior a 15 anos, com deságio de 30%; (ii) no prazo de até um ano, após a aplicação de um deságio de 80%. O escritório de advocacia, segundo consta dos autos, é detentor de um crédito concursal no valor de R$ 5.000.000 (cinco milhões de reais).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o princípio da anterioridade tributária, avalie as assertivas que seguem.

I. Nas hipóteses de redução ou de supressão de benefícios ou de incentivos fiscais que acarretem majoração indireta do tributo, a observância das espécies de anterioridade deve ser respeitada se aplicável ao tributo em questão.

II. Está sujeita às anterioridades geral e nonagesimal a majoração indireta do ICMS provocada pela instituição de nova hipótese de substituição tributária progressiva.

III. Tanto o princípio da anterioridade anual quanto o princípio da anterioridade nonagesimal, dispostos nas alíneas b e c do inciso III do artigo 150 da Constituição Federal, estão previstos desde a redação originária do texto constitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da substituição tributária e do ICMS.

I. Em matéria de ICMS, há reserva constitucional de lei complementar federal tanto para a definição dos contribuintes quanto para a disposição sobre a substituição tributária.

II. Estando as hipóteses de substituição tributária em matéria de ICMS previstas diretamente na LC 87/1996 (Lei Kandir), há dispensa expressa nesta lei de necessidade de previsão de tal modalidade de responsabilidade também na lei estadual correlata.

III. Tratando-se de substituição tributária regressiva referente a ICMS, é necessária a disposição de normas em lei complementar federal, dada a existência de reserva constitucional no ponto, disposição com a qual devem ser compatíveis as previsões em lei ordinária estadual.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as execuções fiscais e a competência para seu processamento, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que (i) define como ocupação antrópica consolidada em área urbana o uso alternativo do solo em APP definido no plano diretor ou projeto de expansão aprovado pelo município e estabelecido até 22 de julho de 2008, por meio de ocupação da área com edificações, benfeitorias ou parcelamento do solo, (ii) imponha deve ser respeitada a ocupação antrópica consolidada em área urbana.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a concessão e a permissão de serviços públicos, pode-se afirmar que

 

(EMAGIS) Relativamente aos servidores públicos, pode-se afirmar que

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado, os agentes públicos e a intervenção do Estado na propriedade, julgue os itens abaixo.

I. A União não tem legitimidade passiva em ação de indenização por danos decorrentes de erro médico ocorrido em hospital da rede privada durante atendimento custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

II. A administração pública deve proceder ao desconto dos dias de paralisação decorrentes do exercício do direito de greve pelos servidores públicos, sendo permitida a compensação somente em caso de acordo. O desconto será, contudo, incabível se ficar demonstrado que a greve foi provocada por conduta ilícita do Poder Público.

III. Admite-se a desistência da desapropriação a qualquer tempo, mesmo após o trânsito em julgado, desde que ainda não tenha havido o pagamento integral do preço e o imóvel possa ser devolvido sem alteração substancial que impeça que seja utilizado como antes, sendo ônus do expropriado provar a existência de fato impeditivo do direito de desistência da desapropriação.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere que o automóvel Auge B4 esteja registrado em nome da pessoa jurídica Alfa Construtora Ltda, mas, na verdade, seja utilizado por um de seus sócios, Sebastião Vetel, que foi flagrado por câmera e radar dirigindo o veículo em velocidade superior à permitida, com o que foi lavrado auto de infração pelo Detran e dele sido enviada notificação para a empresa Alfa, proprietária do veículo, fixando-se, também, o prazo legal para esta indicar o condutor do veículo quando da infração.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a concessão dos serviços públicos de telefonia e respectiva política tarifária, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto à relação jurídica previdenciária e temas correlatos, marque a alternativa correta, à luz da Lei 8.213/91.

 

(DPE/AP – FCC – 2022) Ao dispor sobre escravidão, servidão e trabalhos forçados, a Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica)

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de circunstâncias que possam constituir óbice jurídico à expulsão de estrangeiro do território brasileiro.

I. A Lei 13.445/2017 erige expressamente como óbice o fato de o estrangeiro expulsando ter filho brasileiro que esteja sob sua guarda ou dependência econômica ou socioafetiva ou tiver pessoa brasileira sob sua tutela.

II. O § 1º do artigo 75 da Lei nº 6.815/1980 não foi recepcionado pela Constituição Federal de 1988, sendo vedada a expulsão de estrangeiro cujo filho brasileiro foi reconhecido ou adotado posteriormente ao fato ensejador do ato expulsório, uma vez comprovado estar a criança sob a guarda do estrangeiro e deste depender economicamente.

III. Sedimentou-se na jurisprudência do STJ e do STF a compreensão de que são cumulativos os requisitos da dependência econômica e socioafetiva do menor em relação ao estrangeiro expulsando para que se constitua o óbice à expulsão deste.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considerando o regramento do Conselho Nacional de Justiça - CNJ - sobre as audiências de custódia, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre as críticas ao “judicial review” feitas pela Teoria do Estado e pela Ciência Política, marque a alternativa correta, julgando as assertivas a seguir:

I. O “judicial review” surgiu com o movimento constitucionalista francês, em 1787, conforme a ciência política apregoa de forma majoritária.

II. O “judicial review” consiste em admitir que o Poder Judiciário faça a revisão recursal de suas próprias decisões, atendendo ao princípio do duplo grau de jurisdição.

III. Uma das críticas ao “judicial review” se refere ao seu mecanismo de invalidação de leis aprovadas pelo Poder Legislativo, considerando que essas leis foram aprovadas pela maioria do parlamento, em legítima expressão da vontade democrática.

IV. Segundo o Professor Jeremy Waldron, uma crítica importante feita ao “judicial review” se refere à sua incapacidade de produzir bons resultados em situações de conflitos morais não totalmente pacificados na sociedade.

Estão corretas as assertivas:

 

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 34.2022

(EMAGIS) As proposições expostas a seguir dizem respeito aos direitos de personalidade. Avalie-as e assinale a alternativa adequada.

I. Os direitos da personalidade, regulados de maneira não-exaustiva pelo Código Civil, são expressões da cláusula geral de tutela da pessoa humana, contida no art. 1º, inciso III, da Constituição Federal. Em caso de colisão entre eles, como nenhum pode sobrelevar os demais, deve-se aplicar a técnica da ponderação.

II. Os direitos da personalidade podem sofrer limitações, ainda que não especificamente previstas em lei.

III. Os poderes conferidos aos legitimados para a tutela post mortem dos direitos da personalidade compreendem a faculdade de limitação voluntária.

 

(EMAGIS) Sobre a fraude contra credores e também sobre a fraude à execução, avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de ato que se alega praticado em fraude contra credores, os negócios de transmissão gratuita de bens ou remissão de dívida, se os praticar o devedor já insolvente, ou por eles reduzido à insolvência, ainda quando o ignore, poderão ser anulados pelos credores quirografários, como lesivos dos seus direitos.

II. Tratando-se de venda de bem sujeito a registro que se alega praticada em fraude à execução, é necessária a prova da má-fé do beneficiário do ato, isso se não houver prévio registro da penhora do bem para garantia da execução que se alega fraudada.

III. Tratando-se de alegação de fraude à execução, se inexistente o registro do ato constritivo ou da ação, incumbe ao exequente/embargado a prova da má-fé do adquirente sucessivo. Em outros termos, ainda que a alienação do bem pelo devedor/executado ao primeiro comprador tenha sido praticada em fraude à execução, as alienações sucessivas não serão automaticamente ineficazes. A sua ineficácia perante o credor/exequente dependerá da demonstração de que o adquirente posterior tinha conhecimento da pendência de ação contra o alienante primário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o regime de bens no casamento e na união estável.

I. A doação realizada a um dos cônjuges, em relações matrimonias regidas pelo regime de comunhão parcial de bens, somente serão comunicáveis quando o doador expressamente se manifestar neste sentido e, no silêncio, presumir-se-á feitas apenas ao donatário.

II. A presunção de que os bens adquiridos de forma onerosa pelo casal pertencem a ambos os cônjuges impede seja reconhecida a incomunicabilidade no caso de bens adquiridos na constância do casamento com valores exclusivamente pertencentes a um dos cônjuges, em sub-rogação dos bens particulares.

III. No regime de comunhão parcial de bens, entram na comunhão os bens adquiridos na constância do casamento por título oneroso, ainda que só em nome de um dos cônjuges.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre vícios da sentença, analise as assertivas a seguir expostas.

I. O limite da sentença é o pedido, com a sua fundamentação. É o que a doutrina denomina de princípio da adstrição, princípio da congruência ou da conformidade, que é desdobramento do princípio do dispositivo.

II. Sentença extra petita é aquela que não examina em toda a sua amplitude o pedido formulado na inicial (com a sua fundamentação) ou a defesa do réu.

III. Na sentença ultra petita, o defeito é caracterizado pelo fato de o juiz ter ido além do pedido do autor, dando mais do que fora pedido. Exemplo: se o autor pediu indenização por danos emergentes, não pode o juiz condenar o réu também em lucros cessantes.

Há erro:

 

(EMAGIS) Quanto à reconvenção, considerada a regência do novo CPC, aquilate as assertivas articuladas abaixo.

I. Não é necessária a indicação do valor da causa na reconvenção.

II. Não se admite que o réu ofereça reconvenção sem que apresente contestação ao pedido inicial, uma vez que, na sistemática do novo CPC, a reconvenção deve ser apresentada precisamente no bojo da peça contestatória.

III. Deve o juiz determinar a emenda também na reconvenção, possibilitando ao reconvinte, a fim de evitar a sua rejeição prematura, corrigir defeitos e/ou irregularidades.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a disciplina dos recursos no Código de Processo Civil e também a leitura consagrada na jurisprudência e na doutrina processual civil de tal disciplina legal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que atine à defesa coletiva dos direitos em juízo, assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Acerca dos sujeitos integrantes da relação de consumo nos moldes do que é descrito no CDC, assinale a opção CORRETA com base na jurisprudência do STJ.

 

(EMAGIS) A respeito das regras de processo previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale o item correto:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a abordagem criminológica do ‘white-collar crime’.

I. Trata-se de expressão cunhada por Edwin Sutherland, precursor da Teoria da Associação Diferencial.

II. Como contexto criminológico, a Teoria da Associação Diferencial, na vertente desenvolvida por Sutherland, negou qualquer influência da Escola de Chicago, sendo que, sob a ótica do contexto econômico, constatou-se o ‘New Deal’ como política econômica que excluía qualquer controle estatal sobre os crimes do colarinho branco.

III. Um dos aspectos característicos do ‘white-collar crime’ é a alta cifra negra.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a ‘double jeopardy clause’ no âmbito do Direito Penal e também aquilo que se encontra ou não em seu âmbito de proteção, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a sanção penal e temas correlatos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto à Parte Especial do Código Penal, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do rito dos processos submetidos ao Júri, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a disciplina do acusado e do defensor no Código de Processo Penal e também na jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. É inconstitucional a condução coercitiva do réu para interrogatório judicial, sendo, todavia, constitucional tal modalidade de condução quanto sua recusa se dê relativamente ao interrogatório policial.

II. A multa ao advogado do réu por abandono do processo (art. 265 do Código de Processo Penal) não é aplicável nas hipóteses de desídia, ainda que injustificada, para a prática de um único ato processual, como o comparecimento a audiência ou a não apresentação de uma peça processual, isso caso prossiga normalmente o causídico na defesa do réu.

III. No processo penal, segundo o STF, o acusado não poderá ser conduzido coercitivamente para qualquer ato que sem ele não possa ser realizado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a execução penal e também com a reincidência, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os direitos individuais e coletivos e os direitos sociais, avalie as proposições postas a seguir.

I. É constitucional a distinção de regimes sucessórios entre cônjuges e companheiros prevista no art. 1.790 do CC/2002.

II. O STF, em sede de ação direta de inconstitucionalidade, reconheceu que a união de pessoas do mesmo sexo deve ser reconhecida como entidade familiar apta a merecer proteção estatal.

III. A entrada forçada em domicílio sem mandado judicial só é lícita, mesmo em período noturno, quando amparada em fundadas razões, devidamente justificadas a posteriori, que indiquem que dentro da casa ocorre situação de flagrante delito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade, e de nulidade dos atos praticados.

IV. Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por dois quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.

V. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, bem como a assistência aos desamparados.

Está correto apenas o contido em:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da proteção constitucional à privacidade dos indivíduos e sua compreensão pela jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.
Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de dispositivos constitucionais de competência jurisdicional e também sua leitura jurisprudencial pelos tribunais superiores.

I. Tratando-se de juízo estadual no exercício de competência federal delegada, quando juiz estadual e juiz federal entram em conflito e estejam em locais sujeitos a Tribunais Regionais Federais distintos, a competência para apreciar o incidente é do Superior Tribunal de Justiça, sendo que se o conflito se estabelece entre juiz estadual no exercício da jurisdição federal delegada e juiz federal situados em região abrangido por um mesmo Tribunal Regional Federal, competente será este Tribunal Regional Federal.

II. Os efeitos da Lei nº 13.876/2019 na modificação de competência para o processamento e julgamento dos processos que tramitam na Justiça Estadual no exercício da competência federal delegada insculpido no art, 109, § 3º, da Constituição Federal, após as alterações promovidas pela Emenda Constitucional 103, de 12 de novembro de 2019, aplicar-se-ão aos feitos ajuizados após 1º de janeiro de 2020. As ações, em fase de conhecimento ou de execução, ajuizadas anteriormente a essa data, continuarão a ser processadas e julgadas no juízo estadual, nos termos em que previsto pelo § 3º do art. 109 da Constituição Federal, pelo inciso III do art. 15 da Lei n. 5.010, de 30 de maio de 1965, em sua redação original.

III. A EC 103/2019, embora tenha retirado a previsão direta na Constituição Federal da regra de competência federal delegada aos juízos estaduais em ações previdenciárias, afetou a definição dessa delegação à lei, em favor de Comarcas que não sejam sede de Vara Federal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considerando o regramento do Conselho Nacional de Justiça - CNJ - sobre as audiências de custódia, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre a concessão e a permissão de serviços públicos, pode-se afirmar que

 

(EMAGIS) Relativamente aos servidores públicos, pode-se afirmar que

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado, os agentes públicos e a intervenção do Estado na propriedade, julgue os itens abaixo.

I. A União não tem legitimidade passiva em ação de indenização por danos decorrentes de erro médico ocorrido em hospital da rede privada durante atendimento custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

II. A administração pública deve proceder ao desconto dos dias de paralisação decorrentes do exercício do direito de greve pelos servidores públicos, sendo permitida a compensação somente em caso de acordo. O desconto será, contudo, incabível se ficar demonstrado que a greve foi provocada por conduta ilícita do Poder Público.

III. Admite-se a desistência da desapropriação a qualquer tempo, mesmo após o trânsito em julgado, desde que ainda não tenha havido o pagamento integral do preço e o imóvel possa ser devolvido sem alteração substancial que impeça que seja utilizado como antes, sendo ônus do expropriado provar a existência de fato impeditivo do direito de desistência da desapropriação.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere que o automóvel Auge B4 esteja registrado em nome da pessoa jurídica Alfa Construtora Ltda, mas, na verdade, seja utilizado por um de seus sócios, Sebastião Vetel, que foi flagrado por câmera e radar dirigindo o veículo em velocidade superior à permitida, com o que foi lavrado auto de infração pelo Detran e dele sido enviada notificação para a empresa Alfa, proprietária do veículo, fixando-se, também, o prazo legal para esta indicar o condutor do veículo quando da infração.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os crimes eleitorais tipificados no Código Eleitoral, julgue os itens abaixo.

I. Para os efeitos penais, os magistrados, desde que exercendo funções eleitorais, são considerados membros e funcionários da Justiça Eleitoral

II. Sempre que o Código Eleitoral não indicar o grau mínimo, entende-se que será ele de quinze dias para a pena de detenção e de um ano para a de reclusão.

III. Dar causa à instauração de investigação policial, de processo judicial, de investigação administrativa, de inquérito civil ou ação de improbidade administrativa, atribuindo a alguém a prática de crime ou ato infracional de que o sabe inocente, com finalidade eleitoral, é crime punido com reclusão e multa.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere que tenha sido vez ajuizada a execução fiscal para a cobrança da dívida ativa da Fazenda Pública, sobrevindo pedido de habilitação desse mesmo crédito no juízo falimentar, em decorrência de superveniente falência da executada. Nos autos do processo falimentar, o devedor sustenta que o pedido de habilitação deve ser extinto, sem julgamento do mérito, por falta de interesse de agir, por entender pelo descabimento de garantia dúplice. A Fazenda Pública, por sua vez, sustenta que não há óbice legal à habilitação de seu crédito no concurso de credores da falência, tratando-se, na verdade, de uma prerrogativa da entidade pública em poder optar entre o pagamento pelo rito da execução fiscal ou mediante habilitação do crédito.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que Silva, Pereira e Sousa Sociedade de Advogados se insurgiu contra as cláusulas X.1. e X.1.1. que criaram, no Plano de Recuperação Judicial da Agropecuária Soja e Boi S/A (da qual a sociedade de advogados é credora), uma subclasse dos credores trabalhistas com crédito superior a 150 salários mínimos, que deverão optar por receber seu pagamento da seguinte forma: (i) em prazo superior a 15 anos, com deságio de 30%; (ii) no prazo de até um ano, após a aplicação de um deságio de 80%. O escritório de advocacia, segundo consta dos autos, é detentor de um crédito concursal no valor de R$ 5.000.000 (cinco milhões de reais).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o princípio da anterioridade tributária, avalie as assertivas que seguem.

I. Nas hipóteses de redução ou de supressão de benefícios ou de incentivos fiscais que acarretem majoração indireta do tributo, a observância das espécies de anterioridade deve ser respeitada se aplicável ao tributo em questão.

II. Está sujeita às anterioridades geral e nonagesimal a majoração indireta do ICMS provocada pela instituição de nova hipótese de substituição tributária progressiva.

III. Tanto o princípio da anterioridade anual quanto o princípio da anterioridade nonagesimal, dispostos nas alíneas b e c do inciso III do artigo 150 da Constituição Federal, estão previstos desde a redação originária do texto constitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da substituição tributária e do ICMS.

I. Em matéria de ICMS, há reserva constitucional de lei complementar federal tanto para a definição dos contribuintes quanto para a disposição sobre a substituição tributária.

II. Estando as hipóteses de substituição tributária em matéria de ICMS previstas diretamente na LC 87/1996 (Lei Kandir), há dispensa expressa nesta lei de necessidade de previsão de tal modalidade de responsabilidade também na lei estadual correlata.

III. Tratando-se de substituição tributária regressiva referente a ICMS, é necessária a disposição de normas em lei complementar federal, dada a existência de reserva constitucional no ponto, disposição com a qual devem ser compatíveis as previsões em lei ordinária estadual.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que (i) define como ocupação antrópica consolidada em área urbana o uso alternativo do solo em APP definido no plano diretor ou projeto de expansão aprovado pelo município e estabelecido até 22 de julho de 2008, por meio de ocupação da área com edificações, benfeitorias ou parcelamento do solo, (ii) imponha deve ser respeitada a ocupação antrópica consolidada em área urbana.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do regime jurídico do Ministério Público, assinale a alternativa correta:

 

(DPE/AP – FCC – 2022) No julgamento da ADI no 6.852, o relator, ministro Edson Fachin, afirmou que reconhecer a atuação da Defensoria Pública como um direito que corrobora para o exercício de direitos é reconhecer sua importância para um sistema constitucional democrático em que todas as pessoas, principalmente aquelas que se encontram à margem da sociedade, possam usufruir do catálogo de direitos e liberdades previsto na Constituição Federal. Nessa decisão, foi reconhecida pelo STF a constitucionalidade da requisição no âmbito institucional, que significa

 

(EMAGIS) Sobre as críticas ao “judicial review” feitas pela Teoria do Estado e pela Ciência Política, marque a alternativa correta, julgando as assertivas a seguir:

I. O “judicial review” surgiu com o movimento constitucionalista francês, em 1787, conforme a ciência política apregoa de forma majoritária.

II. O “judicial review” consiste em admitir que o Poder Judiciário faça a revisão recursal de suas próprias decisões, atendendo ao princípio do duplo grau de jurisdição.

III. Uma das críticas ao “judicial review” se refere ao seu mecanismo de invalidação de leis aprovadas pelo Poder Legislativo, considerando que essas leis foram aprovadas pela maioria do parlamento, em legítima expressão da vontade democrática.

IV. Segundo o Professor Jeremy Waldron, uma crítica importante feita ao “judicial review” se refere à sua incapacidade de produzir bons resultados em situações de conflitos morais não totalmente pacificados na sociedade.

Estão corretas as assertivas:

 

(DPE/AP – FCC – 2022) Ao dispor sobre escravidão, servidão e trabalhos forçados, a Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica)

 

  1058 item(ns)
Primeiro Anterior  16   17   18   19   20  Proximo Ultimo

Cesta de Rodadas Pretéritas

Adicione à cesta os planos das Rodadas Pretéritas que você deseja adquirir.

    Valor Total: R$ ...

    • 1

    Copyright © 2010-2025 - Emagis - Todos os direitos reservados - CNPJ: 12.626.846/0001-10
    O Emagis é uma instituição privada, não possuindo qualquer vinculação a órgãos públicos. ILION.com.br