Emagis
Emagis
HOME MATRICULE-SE POR QUE APROVAMOS MAIS? ENTENDA OS CURSOS RESULTADOS ÁREA RESTRITA
NEWSLETTER
CONTATO
Magistratura MAGISTRATURA
Magistratura MINISTÉRIO PÚBLICO
Magistratura DEFENSORIA PÚBLICA
Magistratura PROCURADORIA
Magistratura DELEGADO DE POLICIA
Programas de Estudos PROGRAMAS DE ESTUDO
Planos de Questões/Provas PLANOS DE QUESTÕES/PROVAS
Cursos Intensivos Simulados CURSOS INTENSIVOS SIMULADOS
Videoaulas VIDEOAULAS
Rodadas Pretéritas RODADAS PRETÉRITAS
Downloads DOWNLOADS
Facebook Intagran Youtube Twitter
Emagis
Bem-vindo(a)



INÍCIO (ÁREA RESTRITA) AVISOS MINHA CONTA ALTERAR DADOS CADASTRAIS RENOVAR/ADQUIRIR PLANO CERTIFICADOS INDIQUE UM AMIGO SAIR
FAÇA SEU LOGIN


ESQUECEU A SENHA?


Seu navegador não suporta este video. Por favor, atualize seu navegador.

Rodadas Pretéritas

  1. Home
  2. Rodadas Pretéritas
  3. Busca
  4. Entenda as rodadas pretéritas
Informações Adicionar

Discursivas 2022

Informações Adicionar

Discursivas TJ/SP 2023

Busque por suas rodadas

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 10.2021

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 10.2021

Informações Adicionar

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 09.2021

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 09.2021

Informações Adicionar

Objetivas DPF - Rodada 09.2021

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 09.2021

Informações Adicionar

Defensoria Pública Estadual - Rodada 09.2021

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 09.2021 - Questão 1

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 09.2021 - Questão 2

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 09.2021 - Questão 3

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 09.2021 - Questão 4

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 09.2021 - Questão 5

Informações Adicionar

Delegado de Polícia - Rodada 09.2021

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 09.2021

Informações Adicionar

Objetivas MP Estadual - Rodada 09.2021

Informações Adicionar

PGE/PGM - Rodada 09.2021

Informações Adicionar

Sentença Estadual - Rodada 09.2021

Informações Adicionar

Ministério Público Estadual - Rodada 09.2021

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM - Rodada 09.2021

Informações Adicionar

Objetivas - Rodada 09.2021

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 09.2021

Informações Adicionar

Objetivas DP Estadual - Rodada 09.2021

Informações Adicionar

Objetivas MPF - Rodada 09.2021

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 09.2021

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 10.2021

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam daquilo que se tem chamado de ‘crise da Lei’, como ocorrência verificada no quarto final do século XX, explorando também a repercussão dessa ocorrência no Direito Administrativo.

I . Tal fenômeno se caracteriza, dentre outros aspectos, pela manifesta incapacidade de o Poder Legislativo acompanhar tempestivamente a mudança e a complexidade que atingiram os mais variados domínios do direito.

II. A ‘crise da Lei’ tem conduzido ao reconhecimento de um espaço normativo virtuoso do Poder Executivo, que passa a dialogar com o Poder Legislativo no desenvolvimento das políticas públicas.

III. No contexto da ‘crise da Lei’ é que a jurisprudência da Suprema Corte norte-americana já rejeitou a necessidade da denominada “intelligible principle doctrine”, considerando que as delegações operadas por Lei não precisam prever parâmetros claros que direcionem a atuação normativa do Executivo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 13.934/2019, assinale a alternativa correta:


 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) O Município de Maxambomba pretende firmar contrato administrativo com pessoa jurídica de direito privado para a prestação, em seu proveito, de serviço de vigilância patrimonial. À luz da Lei nº 8.666/1993, analise as seguintes proposições e assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o poder normativo das agências reguladoras.

I. Enquadra-se como uma variedade de delegação, denominada pela doutrina de ‘deslegalização’.

II. A moderna Separação dos Poderes manteve, em relação à produção normativa do Estado, a centralização política-governamental no Poder Legislativo, que decidirá politicamente sobre a delegação e seus limites às Agências Reguladoras, fixando os preceitos básicos e as diretrizes.

III. Os regulamentos por elas emanados dirigem-se imediatamente aos agentes econômicos (produtores e consumidores) do respectivo setor; têm, portanto, a competência para disciplinar o respectivo setor da Economia, por meio da edição de regulamentos econômicos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito das medidas provisórias, sua disciplina constitucional, o magistério doutrinário a elas concernente e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SC – Juiz Substituto – CESPE – 2019) A respeito das constituições classificadas como semânticas, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) Quando devedores solidários forem citados para compor o polo passivo da lide, na condição jurídica de terceiros, na hipótese de o credor exigir de um ou de alguns deles o pagamento da dívida comum, ter-se-á a figura processual


 

(EMAGIS) A respeito da sentença e da coisa julgada, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a ação rescisória, julgue os itens abaixo.

I. Em regra, cumpre ao autor da ação rescisória depositar a importância de cinco por cento sobre o valor da causa, que se converterá em multa caso a ação seja declarada inadmissível ou improcedente, contanto que à unanimidade de votos.

II. A exigência de depósito para o seu ajuizamento não se aplica à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios, às suas respectivas autarquias e fundações de direito público, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e aos que tenham obtido o benefício de gratuidade da justiça.

III. Não há limite expresso, em lei, para o valor do depósito a ser feito pelo autor da ação rescisória. No entanto, a doutrina e a jurisprudência têm reconhecido a possibilidade de limitá-lo, caso a caso, contanto que comprovada pelo autor a impossibilidade de arcar com o valor estipulado em lei.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Sobre o bem de família e sua penhora, avalie as assertivas que seguem.

I. A penhora é possível se o titular do bem de família não cumpre a obrigação decorrente de fiança que prestou em contrato de locação.

II. Para o STF, após a EC 26/2000, que incluiu a moradia entre os direitos sociais dispostos no artigo 6º da Constituição Federal, é inconstitucional a penhora do bem de família daquele que funcionou como fiador em contrato de locação.

III. Há divergência entre as Turmas do STF sobre a possibilidade de penhora do bem de família do fiador quando a fiança tenha sido prestada em contrato de locação de imóvel com fins comerciais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/BA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) Dino, pai de três filhos e atualmente em seu segundo casamento, resolveu adquirir um imóvel, em área nobre de Salvador, para com ele presentear o caçula, único filho da sua atual união conjugal.

A fim de evitar eventuais problemas com os outros dois filhos, tidos em casamento anterior, Dino decidiu fazer a seguinte operação negocial:

• vendeu um dos seus cinco imóveis e, com o dinheiro obtido, adquiriu o imóvel para o filho caçula; e

• colocou na escritura pública de venda e compra, de comum acordo com os vendedores do referido imóvel, o filho caçula como comprador do bem.

Alguns meses depois, os outros dois filhos tomaram conhecimento das transações realizadas e resolveram ajuizar ação judicial contra Dino, alegando que haviam sofrido prejuízos.

Nessa situação hipotética, conforme a sistemática legal dos defeitos e das invalidades dos negócios jurídicos, os dois filhos prejudicados deverão alegar, como fundamento jurídico do pedido, a ocorrência de

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) De acordo com o Código Civil, o casamento de quem ainda não atingiu dezesseis anos de idade é

 

(DP/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Considere que em 2 de janeiro de 2018, Vinhal Frodeno adquiriu veículo seminovo, mediante financiamento bancário, intermediado por correspondente bancário.
 
A respeito do contrato bancário e sua interpretação dada pelos Tribunais Superiores, analise as afirmativas a seguir.

I. É abusiva cláusula contratual que prevê a cobrança de ressarcimento de serviços prestados por terceiros, sem a especificação do serviço a ser efetivamente prestado.
II. Não é abusiva cláusula contratual que prevê o ressarcimento pelo consumidor da comissão do correspondente bancário.
III. Tendo sido o bem dado em alienação fiduciária em garantia, a cláusula contratual que prevê a remuneração do agente financeiro pela avaliação do bem não é abusiva.
IV. É abusiva cláusula contratual que imponha a contratação de seguro de proteção financeira.

Está correto o que se afirma em:

 

(EMAGIS) Assim dispõe o artigo 3º, §6º, do Decreto-lei 911/1969: “Na sentença que decretar a improcedência da ação de busca e apreensão, o juiz condenará o credor fiduciário ao pagamento de multa, em favor do devedor fiduciante, equivalente a cinqüenta por cento do valor originalmente financiado, devidamente atualizado, caso o bem já tenha sido alienado.”

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A multa prevista no dispositivo, tendo natureza de sanção, deve ter aplicação restritiva.

II. A multa prevista no dispositivo não se aplica, em regra, aos casos de extinção do processo sem julgamento do mérito.

III. O STJ desconstruiu sua jurisprudência anterior a passa a admitir a incidência da multa mesmo nos casos de extinção do processo sem julgamento do mérito.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito dos honorários advocatícios em execução fiscal, avalie as assertivas que seguem.

I. A desistência da execução fiscal, após o oferecimento dos embargos, não exime o exeqüente dos encargos da sucumbência.

II. A desistência da execução fiscal, após o oferecimento de exceção de pré-executividade, não exime o exeqüente dos encargos da sucumbência.

III. O cancelamento administrativo da CDA, ainda que após a apresentação de defesa pelo executado nos autos da execução fiscal, exime a exeqüente do pagamento de honorários.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do ‘cálculo por dentro’ e do ‘cálculo por fora’ do ICMS, avalie as assertivas que seguem.

I. É expressamente admitido pela Constituição Federal o ‘cálculo por dentro’ do ICMS nas operações de importação.

II. O STF veda o ‘cálculo por dentro’ do ICMS nas operações internas.

III. O ‘cálculo por fora’ do ICMS desconsidera, segundo o STF, que o valor do imposto cobrado é efetivamente recebido pelo contribuinte no pagamento pela mercadoria.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam das vedações constitucionais em matéria orçamentária e também da jurisprudência do STF a elas concernente. Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Leia os itens abaixo e assinale a resposta correta:

I. Segundo a CLT, a interrupção da prescrição ocorrerá pelo ajuizamento de reclamação trabalhista, mesmo que em juízo incompetente, ainda que venha a ser extinta sem resolução do mérito, produzindo efeitos em relação a todo o contrato de trabalho.

II. Na forma do entendimento consolidado do TST, o protesto judicial é medida aplicável no processo do trabalho, por força do art. 769 da CLT e do art. 15 do CPC de 2015, tendo o condão de interromper o prazo prescricional.

III. Entende o TST que a ação movida por sindicato, na qualidade de substituto processual, não interrompe a prescrição.

IV. Da extinção do último contrato, começa a fluir o prazo prescricional do direito de ação em que se objetiva a soma de períodos descontínuos de trabalho, segundo entendimento consolidado do TST.

V. Respeitado o biênio subsequente à cessação contratual, a prescrição da ação trabalhista concerne às pretensões imediatamente anteriores a cinco anos, contados da data do ajuizamento da reclamação e, não, às anteriores ao quinquênio da data da extinção do contrato.


 

(EMAGIS) Leia os itens a seguir, que tratam da fase de cumprimento do julgado no processo do trabalho, e responda:

I. Requerida a execução, o juiz ou presidente do tribunal mandará expedir mandado de citação do executado, a fim de que cumpra a decisão ou o acordo no prazo, pelo modo e sob as cominações estabelecidas ou, quando se tratar de pagamento em dinheiro, inclusive de contribuições sociais devidas à União, para que o faça em 48 (quarenta e oito) horas ou garanta a execução, sob pena de penhora. O mandado de citação deverá conter a decisão exequenda ou o termo de acordo não cumprido.

II. O executado que não pagar a importância reclamada poderá garantir a execução mediante depósito da quantia correspondente, atualizada e acrescida das despesas processuais ou nomeação de bens à penhora, observada a ordem preferencial estabelecida no art. 835 da Lei no 13.105, de 16 de março de 2015 - Código de Processo Civil, sendo vedada a garantia do juízo pela apresentação de seguro-garantia judicial.

III. Garantida a execução ou penhorados os bens, terá o executado 8 (oito) dias para apresentar embargos, cabendo igual prazo ao exequente para impugnação. Segundo a CLT, a matéria de defesa nos embargos à execução será restrita às alegações de cumprimento da decisão ou do acordo, quitação ou prescrição da dívida

IV. Na fase de execução, caso se verifique omissão na legislação processual trabalhista, a primeira fonte subsidiária será a Lei de Execução Fiscal.

V. A execução será promovida de ofício pelo juiz ou pelo Presidente do Tribunal.


 

(EMAGIS) Considere lei estadual que autorize, dentro de áreas de preservação permanente (APPs), construções destinadas ao lazer com área de até 190 metros quadrados.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Será compatível com o Código Florestal a norma se vedar que tais construções contenham fossas sépticas ou outras fontes poluidoras.

II. Trata-se de lei formalmente inconstitucional.

III. Trata-se de lei materialmente inconstitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(DPE/AM – FCC – 2018) O modelo de assistência judiciária gratuita adotado pela Constituição Federal vigente no país denomina-se


 

(DPE/SP – FCC – 2019) No que concerne à proteção de grupos vulneráveis pelo Direito Internacional dos Direitos Humanos,


 

(EMAGIS) A respeito da prescrição da pretensão penal executória, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, com o desígnio de roubar o caminhão, o agente, para conseguir seu intento, mediante disparo de arma de fogo, produza o óbito do motorista e de sua acompanhante, logrando escapar com o veículo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre o crime previsto no artigo 305 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB – “Art. 305. Afastar-se o condutor do veículo do local do acidente, para fugir à responsabilidade penal ou civil que lhe possa ser atribuída”), marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Julgue os itens a seguir expostos.

I. Segundo o STJ, não se aplica o princípio da insignificância a casos de transmissão clandestina de sinal de internet via radiofrequência, que caracteriza o fato típico previsto no art. 183 da Lei 9.472/1997.

II. Antes de passar em julgado a sentença final, a prescrição não corre na pendência de embargos de declaração ou de recursos aos Tribunais Superiores, quando inadmissíveis, e enquanto não cumprido ou não rescindido o acordo de não persecução penal.

III. O crime de estelionato praticado contra a Caixa Econômica Federal sujeita-se a ação penal pública incondicionada.

Estão corretos somente os itens:

 

(MPE/GO – Promotor de Justiça – Reaplicação – 2019) A respeito da competência, de acordo com as Súmulas dos Tribunais Superiores é incorreto afirmar:

 

(EMAGIS) A respeito do indeferimento da prova pelo juiz no processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da disciplina na Lei de Execução Penal (LEP – Lei 7.210/1984) dos estabelecimentos penitenciários, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Acerca do processo civil coletivo, da legislação correlata e da jurisprudência dominante no âmbito do Superior Tribunal de Justiça (STJ), assinale a alternativa INCORRETA:


 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90) sobre a internação, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) No que diz respeito à relação jurídica de consumo e às empresas operadoras de plano de saúde, assinale a opção INCORRETA:


 

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 10.2021

(EMAGIS) Sobre o bem de família e sua penhora, avalie as assertivas que seguem.

I. A penhora é possível se o titular do bem de família não cumpre a obrigação decorrente de fiança que prestou em contrato de locação.

II. Para o STF, após a EC 26/2000, que incluiu a moradia entre os direitos sociais dispostos no artigo 6º da Constituição Federal, é inconstitucional a penhora do bem de família daquele que funcionou como fiador em contrato de locação.

III. Há divergência entre as Turmas do STF sobre a possibilidade de penhora do bem de família do fiador quando a fiança tenha sido prestada em contrato de locação de imóvel com fins comerciais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/BA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) Dino, pai de três filhos e atualmente em seu segundo casamento, resolveu adquirir um imóvel, em área nobre de Salvador, para com ele presentear o caçula, único filho da sua atual união conjugal.

A fim de evitar eventuais problemas com os outros dois filhos, tidos em casamento anterior, Dino decidiu fazer a seguinte operação negocial:

• vendeu um dos seus cinco imóveis e, com o dinheiro obtido, adquiriu o imóvel para o filho caçula; e

• colocou na escritura pública de venda e compra, de comum acordo com os vendedores do referido imóvel, o filho caçula como comprador do bem.

Alguns meses depois, os outros dois filhos tomaram conhecimento das transações realizadas e resolveram ajuizar ação judicial contra Dino, alegando que haviam sofrido prejuízos.

Nessa situação hipotética, conforme a sistemática legal dos defeitos e das invalidades dos negócios jurídicos, os dois filhos prejudicados deverão alegar, como fundamento jurídico do pedido, a ocorrência de

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) De acordo com o Código Civil, o casamento de quem ainda não atingiu dezesseis anos de idade é

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) Quando devedores solidários forem citados para compor o polo passivo da lide, na condição jurídica de terceiros, na hipótese de o credor exigir de um ou de alguns deles o pagamento da dívida comum, ter-se-á a figura processual


 

(EMAGIS) A respeito da sentença e da coisa julgada, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a ação rescisória, julgue os itens abaixo.

I. Em regra, cumpre ao autor da ação rescisória depositar a importância de cinco por cento sobre o valor da causa, que se converterá em multa caso a ação seja declarada inadmissível ou improcedente, contanto que à unanimidade de votos.

II. A exigência de depósito para o seu ajuizamento não se aplica à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios, às suas respectivas autarquias e fundações de direito público, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e aos que tenham obtido o benefício de gratuidade da justiça.

III. Não há limite expresso, em lei, para o valor do depósito a ser feito pelo autor da ação rescisória. No entanto, a doutrina e a jurisprudência têm reconhecido a possibilidade de limitá-lo, caso a caso, contanto que comprovada pelo autor a impossibilidade de arcar com o valor estipulado em lei.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) No que diz respeito à relação jurídica de consumo e às empresas operadoras de plano de saúde, assinale a opção INCORRETA:


 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90) sobre a internação, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) A respeito da prescrição da pretensão penal executória, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, com o desígnio de roubar o caminhão, o agente, para conseguir seu intento, mediante disparo de arma de fogo, produza o óbito do motorista e de sua acompanhante, logrando escapar com o veículo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre o crime previsto no artigo 305 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB – “Art. 305. Afastar-se o condutor do veículo do local do acidente, para fugir à responsabilidade penal ou civil que lhe possa ser atribuída”), marque a alternativa CORRETA.


 

(DPE/RS – Defensor Público – FCC – 2018) Inconformado com o fim do casamento que mantinha com Marisa, João passa a persegui-la todos os dias. Certo dia, sabendo que a ex-mulher iria a uma festa na casa de amigos, João invade o local e, ao avistar Marisa, nos fundos da casa, atira com seu revólver calibre 38. O disparo fere Marisa no braço esquerdo, de raspão, mas atinge letalmente Leonardo, que estava logo atrás da mulher no momento do disparo e não havia sido visto pelo atirador.

Nesse caso, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Julgue os itens a seguir expostos.

I. Segundo o STJ, não se aplica o princípio da insignificância a casos de transmissão clandestina de sinal de internet via radiofrequência, que caracteriza o fato típico previsto no art. 183 da Lei 9.472/1997.

II. Antes de passar em julgado a sentença final, a prescrição não corre na pendência de embargos de declaração ou de recursos aos Tribunais Superiores, quando inadmissíveis, e enquanto não cumprido ou não rescindido o acordo de não persecução penal.

III. O crime de estelionato praticado contra a Caixa Econômica Federal sujeita-se a ação penal pública incondicionada.

Estão corretos somente os itens:

 

(MPE/GO – Promotor de Justiça – Reaplicação – 2019) A respeito da competência, de acordo com as Súmulas dos Tribunais Superiores é incorreto afirmar:

 

(EMAGIS) A respeito do indeferimento da prova pelo juiz no processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da disciplina na Lei de Execução Penal (LEP – Lei 7.210/1984) dos estabelecimentos penitenciários, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das medidas provisórias, sua disciplina constitucional, o magistério doutrinário a elas concernente e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SC – Juiz Substituto – CESPE – 2019) A respeito das constituições classificadas como semânticas, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Segundo a legislação e jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral, é incorreto afirmar:


 

(DP/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Considere que em 2 de janeiro de 2018, Vinhal Frodeno adquiriu veículo seminovo, mediante financiamento bancário, intermediado por correspondente bancário.
 
A respeito do contrato bancário e sua interpretação dada pelos Tribunais Superiores, analise as afirmativas a seguir.

I. É abusiva cláusula contratual que prevê a cobrança de ressarcimento de serviços prestados por terceiros, sem a especificação do serviço a ser efetivamente prestado.
II. Não é abusiva cláusula contratual que prevê o ressarcimento pelo consumidor da comissão do correspondente bancário.
III. Tendo sido o bem dado em alienação fiduciária em garantia, a cláusula contratual que prevê a remuneração do agente financeiro pela avaliação do bem não é abusiva.
IV. É abusiva cláusula contratual que imponha a contratação de seguro de proteção financeira.

Está correto o que se afirma em:

 

(EMAGIS) Assim dispõe o artigo 3º, §6º, do Decreto-lei 911/1969: “Na sentença que decretar a improcedência da ação de busca e apreensão, o juiz condenará o credor fiduciário ao pagamento de multa, em favor do devedor fiduciante, equivalente a cinqüenta por cento do valor originalmente financiado, devidamente atualizado, caso o bem já tenha sido alienado.”

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A multa prevista no dispositivo, tendo natureza de sanção, deve ter aplicação restritiva.

II. A multa prevista no dispositivo não se aplica, em regra, aos casos de extinção do processo sem julgamento do mérito.

III. O STJ desconstruiu sua jurisprudência anterior a passa a admitir a incidência da multa mesmo nos casos de extinção do processo sem julgamento do mérito.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito dos honorários advocatícios em execução fiscal, avalie as assertivas que seguem.

I. A desistência da execução fiscal, após o oferecimento dos embargos, não exime o exeqüente dos encargos da sucumbência.

II. A desistência da execução fiscal, após o oferecimento de exceção de pré-executividade, não exime o exeqüente dos encargos da sucumbência.

III. O cancelamento administrativo da CDA, ainda que após a apresentação de defesa pelo executado nos autos da execução fiscal, exime a exeqüente do pagamento de honorários.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do ‘cálculo por dentro’ e do ‘cálculo por fora’ do ICMS, avalie as assertivas que seguem.

I. É expressamente admitido pela Constituição Federal o ‘cálculo por dentro’ do ICMS nas operações de importação.

II. O STF veda o ‘cálculo por dentro’ do ICMS nas operações internas.

III. O ‘cálculo por fora’ do ICMS desconsidera, segundo o STF, que o valor do imposto cobrado é efetivamente recebido pelo contribuinte no pagamento pela mercadoria.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as contribuições sociais COFINS e PIS, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que autorize, dentro de áreas de preservação permanente (APPs), construções destinadas ao lazer com área de até 190 metros quadrados.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Será compatível com o Código Florestal a norma se vedar que tais construções contenham fossas sépticas ou outras fontes poluidoras.

II. Trata-se de lei formalmente inconstitucional.

III. Trata-se de lei materialmente inconstitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam daquilo que se tem chamado de ‘crise da Lei’, como ocorrência verificada no quarto final do século XX, explorando também a repercussão dessa ocorrência no Direito Administrativo.

I . Tal fenômeno se caracteriza, dentre outros aspectos, pela manifesta incapacidade de o Poder Legislativo acompanhar tempestivamente a mudança e a complexidade que atingiram os mais variados domínios do direito.

II. A ‘crise da Lei’ tem conduzido ao reconhecimento de um espaço normativo virtuoso do Poder Executivo, que passa a dialogar com o Poder Legislativo no desenvolvimento das políticas públicas.

III. No contexto da ‘crise da Lei’ é que a jurisprudência da Suprema Corte norte-americana já rejeitou a necessidade da denominada “intelligible principle doctrine”, considerando que as delegações operadas por Lei não precisam prever parâmetros claros que direcionem a atuação normativa do Executivo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 13.934/2019, assinale a alternativa correta:


 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) O Município de Maxambomba pretende firmar contrato administrativo com pessoa jurídica de direito privado para a prestação, em seu proveito, de serviço de vigilância patrimonial. À luz da Lei nº 8.666/1993, analise as seguintes proposições e assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o poder normativo das agências reguladoras.

I. Enquadra-se como uma variedade de delegação, denominada pela doutrina de ‘deslegalização’.

II. A moderna Separação dos Poderes manteve, em relação à produção normativa do Estado, a centralização política-governamental no Poder Legislativo, que decidirá politicamente sobre a delegação e seus limites às Agências Reguladoras, fixando os preceitos básicos e as diretrizes.

III. Os regulamentos por elas emanados dirigem-se imediatamente aos agentes econômicos (produtores e consumidores) do respectivo setor; têm, portanto, a competência para disciplinar o respectivo setor da Economia, por meio da edição de regulamentos econômicos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o “community rating”, o mecanismo da “seleção adversa”, o “mutualismo” e a “solidariedade intergeracional”, marque a correta:


 

(EMAGIS) Com relação à seguridade social, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Um dos objetivos da seguridade social é a diversidade da base de financiamento, identificando-se, em rubricas contábeis específicas para cada área, as receitas e as despesas vinculadas a ações de saúde, previdência e assistência social, preservado o caráter contributivo da previdência social.

II. A aposentadoria concedida com a utilização de tempo de contribuição decorrente de cargo, emprego ou função pública, inclusive do Regime Geral de Previdência Social, acarretará o rompimento do vínculo que gerou o referido tempo de contribuição.

III. A proibição de retrocesso, também chamada de efeito cliquet, tem sido prestigiada pelo STF em matéria de direitos previdenciários.

IV. A majoração do coeficiente do benefício da pensão por morte, operada pela Lei 9.032/1995, é aplicável também a pensões por morte concedidas anteriormente à sua vigência, em observância ao princípio da isonomia e da aplicabilidade imediata da nova lei mais benéfica.

 

(DPE/SP – FCC – 2019) No que concerne à proteção de grupos vulneráveis pelo Direito Internacional dos Direitos Humanos,


 

(EMAGIS) A respeito da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, assinada em Nova Iorque em 30/03/2007, marque a alternativa CORRETA.


 

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 09.2021

(EMAGIS) A respeito dos vícios redibitórios e também sobre o contrato de compra e venda, tendo presente a disciplina do Código Civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPF – Procurador da República – 2017) Ao deslocamento de uma porção de terra, por força natural violenta, desprendendo-se de um prédio para se juntar a outro, dá-se o nome de:

 

(TJ/RJ – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2019) Pedro, criança de 4 anos, com pais desconhecidos, vive em uma instituição de menores abandonados. Em razão de sua aparência física (branco e de olhos claros) despertou o interesse na adoção por um casal alemão. Entretanto, outro casal brasileiro, regularmente cadastrado para adoção na forma da lei, também manifestou interesse em adotar Pedro. Acerca do caso hipotético, assinale a alternativa correta.


 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) Em relação aos princípios constitucionais do processo civil, considere os enunciados seguintes:

I. A publicidade processual é a regra geral prevista tanto na Constituição Federal como no Código de Processo Civil; as exceções a esse princípio são estabelecidas por meio de rol taxativo em ambas as normas legais citadas.

II. O princípio da isonomia processual não deve ser entendido abstrata e sim concretamente, garantindo às partes manter paridade de armas, como forma de manter equilibrada a disputa judicial entre elas; assim, a isonomia entre partes desiguais só pode ser atingida por meio de um tratamento também desigual, na medida dessa desigualdade.

III. A razoável duração do processo abrange sua solução integral, incluindo-se a atividade satisfativa, assegurados os meios que garantam a celeridade da tramitação processual.

IV. O princípio do contraditório processual aplica-se apenas à matéria dispositiva, mas não às matérias de ordem pública, casos em que o juiz poderá agir de ofício prescindindo-se da oitiva prévia das partes.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Sobre o instituto da reclamação, considerada a disciplina trazida no CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Caberá reclamação da parte interessada ou do Ministério Público para garantir a observância de acórdão proferido em julgamento de incidente de resolução de demandas repetitivas ou de incidente de assunção de competência.

II. A reclamação pode ser proposta perante qualquer tribunal, e seu julgamento compete ao órgão jurisdicional cuja competência se busca preservar ou cuja autoridade se pretenda garantir.

III. Caberá reclamação para garantir a observância de acórdão de recurso extraordinário com repercussão geral reconhecida ou de acórdão proferido em julgamento de recursos extraordinário ou especial repetitivos, independentemente do esgotamento das instâncias ordinárias.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A propósito do cumprimento de sentença, especialmente as regras de competência aplicada a essa fase processual, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Ministério Público de determinado estado, por intermédio do promotor de justiça titular da promotoria especializada na defesa dos direitos do consumidor, ajuizou ação civil pública contra instituição de ensino particular, com o intuito de impedir aumento ilegal e abusivo de mensalidades escolares. Com base nessa situação hipotética, assinale a opção CORRETA.


 

(EMAGIS) No que diz respeito à relação jurídica de consumo, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) O Conselho Tutelar de Quixadá-CE ofereceu representação ao Juízo da Infância de Juventude local, a fim de iniciar procedimento de apuração de irregularidade de entidade de atendimento não governamental com sede na referida Comarca. Segundo a representação, o dirigente da entidade estaria praticando tortura sistemática contra alguns adolescentes, conforme relatório anexado. O representante pede o afastamento liminar do dirigente e, em sentença final, o afastamento definitivo do requerido, bem como a aplicação de multa. Com base neste singelo caso concreto, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) João Metralha foi condenado pela prática do crime de roubo circunstanciado pela restrição de liberdade da vítima (CP, art. 157, § 2º, inciso V) por sentença transitada em julgado no dia 1º/04/2019. Em 11/12/2020, foi condenado pela prática do crime de furto qualificado pelo emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum (CP, art. 155, § 4º-A), ocorrido em 25/07/2020.

Nesse caso, para progredir de regime, João deverá ter cumprido ao menos:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) Felipe foi denunciado por furto qualificado pelo rompimento de obstáculo. Durante a instrução processual, verificou-se que, sem nenhuma justificativa, embora fosse possível, o laudo pericial não havia sido realizado; entretanto, a vítima e uma testemunha local confirmaram que uma porta havia sido arrombada no local quando do momento do furto.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Paulo, descontente com o término do namoro com Maria, livre e conscientemente invadiu o dispositivo informático do aparelho celular dela e capturou fotos íntimas e conversas privadas dela com seu novo namorado, João. Posteriormente, também livre e conscientemente, com intuito de vingança, divulgou, em redes sociais na Internet, os vídeos e as fotos de Maria, com cunho sexual, difamando-a e injuriando João com a utilização de elementos referentes à sua raça, cor e etnia. Em razão dessa conduta, Paulo foi indiciado pelos delitos de violação de dispositivo informático, divulgação de cenas de sexo ou pornografia, majorada pelo intuito de vingança, difamação contra Maria e injúria racial contra João.

Com relação à persecução penal nessa situação hipotética, é correto afirmar que os crimes citados se submetem, respectivamente, a ação penal

 

(EMAGIS) A respeito dos crimes contra a dignidade sexual, avalie as assertivas que seguem.

I. A Lei 13.772/2018 incluiu no Código Penal o crime de registro não autorizado da intimidade sexual, que consiste em produzir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, conteúdo com cena de nudez ou ato sexual ou libidinoso de caráter íntimo e privado sem autorização dos participantes.

II. A causa especial de aumento da pena decorrente de o agente ser ascendente da vítima aplica-se apenas até o segundo grau da linha reta, não abrangendo, por exemplo, o bisavô.

III. A Lei 13.718/2018 incluiu no Código Penal o crime de divulgação de cena de estupro ou de cena de estupro de vulnerável, de cena de sexo ou de pornografia, que consiste em oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, vender ou expor à venda, distribuir, publicar ou divulgar, por qualquer meio - inclusive por meio de comunicação de massa ou sistema de informática ou telemática -, fotografia, vídeo ou outro registro audiovisual que contenha cena de estupro ou de estupro de vulnerável ou que faça apologia ou induza a sua prática, ou, sem o consentimento da vítima, cena de sexo, nudez ou pornografia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as prerrogativas de caráter processual penal do Presidente da República e dos Governadores de Estado, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/PA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) A respeito de julgamento por tribunal do júri, assinale a opção correta.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Leila, menor de 21 anos de idade, foi denunciada pela prática do delito de falsificação de documento público, previsto no art. 297, caput, por três vezes, na forma do art. 69, ambos do CP, tendo o Juiz convertido a prisão em flagrante em preventiva, não obstante a documentação juntada pela defesa, comprovando que Leila tem uma filha de 2 anos de idade, que está sob sua guarda. Recebida a denúncia e processado o feito, 10 meses após a prisão da ré foi realizada audiência de instrução, debates e julgamento, tendo Leila sido condenada à pena mínima para cada delito, em razão de sua primariedade, seus bons antecedentes, bom comportamento carcerário e do fato de não fazer parte de organização criminosa. Todavia, em razão do reconhecimento do concurso material, a pena final foi fixada em 6 anos de reclusão.

A respeito do regime inicial de cumprimento de pena cabível no caso,

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o tema Hermenêutica Constitucional. Marque, a propósito, a assertiva INCORRETA.

 

(EMAGIS) Constituição é o organismo vivo delimitador da organização estrutural do Estado, da forma de governo, da garantia das liberdades públicas, do modo de aquisição e exercício do poder político. Existem vários sentidos de constituição e, até hoje, os estudiosos não chegaram a um consenso a respeito de qual deve prevalecer. A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, seguindo o magistério doutrinário, prefere adotar uma pluralidade de acepções, sem seguir um conceito único e exaustivo de constituição (STF, ADI 595-2/ES. Rel. Min. Celso de Mello. J. 28/02/2002)”. (BULOS, Uadi Lammêgo. Direito Constitucional ao Alcance de todos. 2 ed. Rev. e atual – São Paulo: Saraiva, 2010. p. 66). Com base no texto da Constituição da República de 1988 é correto afirmar, exceto:

 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Sobre a interpretação da norma constitucional, é INCORRETO afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere nacional brasileira que, casando-se com cidadão norte-americano, requeira a nacionalidade norte-americana, declarando no requerimento “renunciar e abjurar fidelidade a qualquer Estado ou soberania”.
Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Caso fosse originária a nacionalidade norte-americana, reconhecida pela lei deste país, manteria a brasileira sua condição de nacional.

II. Caso, embora derivada de naturalização, a nacionalidade norte-americana tenha sido imposta à nacional brasileira para permanência no território estrangeiro ou fruição de direitos, conservaria ela a nacionalidade brasileira.

III. A situação posta no enunciado, caso inexistentes outras circunstâncias, não impede a conservação pela brasileira de sua condição de nacional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/MG – FUNDEP – 2019) No Município de Rio do Horizonte, os gerentes responsáveis pelos estabelecimentos comerciais de um quarteirão localizado em bairro nobre da cidade programaram em conjunto os equipamentos irrigadores automáticos de jardim para funcionarem todos dos dias às 4h45 da manhã.

Nesse horário, sempre dormem no local diversas pessoas em situação de rua, que acabam sendo acordadas pelos jatos de água e forçadas a sair do espaço, além de terem molhados seus cobertores e pertences pessoais e inutilizadas as folhas de papelão que lhes servem de cama. Até o momento, ninguém compareceu à Defensoria Pública afirmando ter sido prejudicado e solicitando providências.

Analise as seguintes afirmativas a respeito da hipótese apresentada e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

(   ) Em obediência ao princípio da subsidiariedade dos Direitos Humanos e devido ao fato de que estes possuem eficácia indireta nas relações entre particulares, o conflito deverá ser resolvido por intermédio das normas de Direito Privado, com ampla participação da Defensoria na condição de custos vulnerabilis.

(   ) Pelo princípio da supremacia do interesse público sobre o interesse dos particulares, é vedado a estes se estabelecerem em via pública, tendo o município o direito de apreender todos os pertences que estiverem colocados no referido local.

(   ) O defensor público, ao tomar conhecimento dos fatos através do noticiário, poderá instaurar, de ofício, procedimento para apurar as violações e buscar a reparação dos danos causados.

(   ) Há, na hipótese apresentada, a colidência entre direitos fundamentais, o exercício da atividade econômica e os direitos sociais, a ser resolvida pelos critérios cronológico, hierárquico e da especialidade.

Assinale a sequência correta.


 

(EMAGIS) A respeito da estabilidade dos servidores públicos, do estágio probatório e das promoções e progressões funcionais, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, é incompatível com a definição de estágio probatório a exclusão do cômputo do requisito temporal de períodos de licença do servidor público.

II. A estabilidade do servidor nomeado para cargo de provimento efetivo, além de avaliação especial de desempenho, supõe requisito temporal mínimo de dois anos de efetivo exercício.

III. Não pode ser afastado do requisito temporal para promoção o período em que o servidor somente não exerceu suas funções por ter sido indevidamente tardia sua nomeação, atraso devidamente reconhecido pelo Judiciário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Em relação ao poder de polícia administrativo, considere as assertivas abaixo.

I. Licença é ato administrativo discricionário e tem como característica a revogabilidade, podendo a administração, em respeito ao interesse público, cassar os efeitos do ato que a concede.

II. Autorização é ato administrativo declaratório e vinculado e, dessa forma, uma vez adimplidas as condições legais, deverá a Administração outorgá-la, não podendo, por conta de sua natureza jurídica, revogá-la posteriormente.

III. Sanção de polícia tem como característica o emprego de medidas inibitórias ou dissuasoras e tem como finalidade cessar práticas ilícitas perpetradas por particulares e por funcionários públicos, garantida a ampla defesa.

IV. O poder de polícia administrativo poderá ser delegado, mediante lei específica, a entes da Administração Indireta.

V. Sanção de polícia, quando extroversa, é imposta a todos os administrados, indistintamente, com a finalidade de inibir condutas ilícitas ou, se ocorrida, reprimir o autor da infração.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Sabe-se que, quando da instituição de nova moeda (Cruzado) e implementação, pelo Poder Público, dos planos de combate à inflação denominados ‘Plano Funaro’ ou ‘Plano Cruzado’, houve congelamento dos preços e as tarifas aéreas nos valores prevalecentes em 27.2.1986 (art. 5º do Decreto n. 91.149, de 15.3.1985).

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF não admite responsabilidade objetiva do Estado por danos decorrentes de planos econômicos.

II. O STF considera que o Estado pode ter responsabilidade civil também pela prática de atos lícitos.

III. Comprovado, no caso concreto, que o plano econômico em questão rompeu o equilíbrio financeiro do contrato de concessão, deve a União indenizar as concessionárias do serviço de transporte aéreo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente ao art. 243 da Constituição Federal, julgue os itens abaixo.

I. A expropriação deve recair sobre a propriedade rural por inteiro, e não somente sobre a área em que verificada a cultura ilegal de plantas psicotrópicas ou a exploração do trabalho escravo.

II. A responsabilidade do proprietário, na hipótese do art. 243 da CRFB, é de caráter subjetivo. Não obstante, caso constatada a existência de culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou a exploração de trabalho escravo, é ônus probatório do proprietário comprovar que não incorreu em culpa, ainda que “in vigilando” ou “in elegendo”.

III. Caso ocupado por particulares que venham a estabelecer culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou explorar trabalho escravo, o bem público dominical, situado em área rural, pode, em determinadas circunstâncias, sofrer a sanção prevista no art. 243 da CRFB.

Estão corretos somente os itens:

 

(TRE/SE – FCC – 2015) O ato de designar, até sessenta dias antes das eleições, os locais das Seções, constituir as Juntas Eleitorais e designar a sua sede e jurisdição competem:


 

(EMAGIS) A respeito dos títulos de crédito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do seguro de responsabilidade civil facultativo, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com taxas municipais de fiscalização de estabelecimentos empresariais. Marque, a propósito, a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o tema ‘guerra fiscal’ em matéria de ICMS.

I. Para a doutrina, o princípio geral segundo o qual ‘quem pode tributar pode isentar’ sofre peremptória exceção em matéria de ICMS.

II. Os Estados podem instituir o ICMS, porém, para estabelecer isenções, condição necessária e suficiente é que o façam por ‘lei específica’.

III. A LC 24/75, regulamentando a Constituição Federal, impõe que as isenções do ICMS sejam serão concedidas ou revogadas nos termos de convênios celebrados e ratificados pelos Estados e pelo Distrito Federal.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre o Meio Ambiente, tal como disciplinado pelo artigo 225 da Constituição Federal e tendo presente também o magistério da doutrina e da jurisprudência, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe a Resolução CNMP nº 181/2017, que dispõe sobre a instauração e tramitação do procedimento investigatório criminal (PIC) a cargo do Ministério Público, assinale a alternativa correta:


 

(DPE/MG – FUNDEP – 2019) Analise as seguintes afirmativas referentes às prerrogativas processuais dos defensores públicos.

I. O defensor público necessita de procuração para transigir em nome da pessoa assistida, quando não há anuência expressa dela com os termos do acordo.

II. A pedido da Defensoria Pública, a parte assistida deverá ser intimada pessoalmente para prestar informação ou tomar providência quando somente dela depender o ato processual.

III. Encerrada a instrução em audiência na qual presente o Defensor, este se considera intimado pessoalmente e daí passa a correr o prazo processual para apresentação dos memoriais.

IV. É válida a manifestação em autos administrativos ou judiciais por meio de cota, ainda que sem a utilização do timbre da instituição, desde que identificada a assinatura.

Está(ão) incorreta(s) a(s) afirmativa(s)


 

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 09.2021

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o tema Hermenêutica Constitucional. Marque, a propósito, a assertiva INCORRETA.

 

(EMAGIS) Constituição é o organismo vivo delimitador da organização estrutural do Estado, da forma de governo, da garantia das liberdades públicas, do modo de aquisição e exercício do poder político. Existem vários sentidos de constituição e, até hoje, os estudiosos não chegaram a um consenso a respeito de qual deve prevalecer. A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, seguindo o magistério doutrinário, prefere adotar uma pluralidade de acepções, sem seguir um conceito único e exaustivo de constituição (STF, ADI 595-2/ES. Rel. Min. Celso de Mello. J. 28/02/2002)”. (BULOS, Uadi Lammêgo. Direito Constitucional ao Alcance de todos. 2 ed. Rev. e atual – São Paulo: Saraiva, 2010. p. 66). Com base no texto da Constituição da República de 1988 é correto afirmar, exceto:

 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Sobre a interpretação da norma constitucional, é INCORRETO afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere nacional brasileira que, casando-se com cidadão norte-americano, requeira a nacionalidade norte-americana, declarando no requerimento “renunciar e abjurar fidelidade a qualquer Estado ou soberania”.
Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Caso fosse originária a nacionalidade norte-americana, reconhecida pela lei deste país, manteria a brasileira sua condição de nacional.

II. Caso, embora derivada de naturalização, a nacionalidade norte-americana tenha sido imposta à nacional brasileira para permanência no território estrangeiro ou fruição de direitos, conservaria ela a nacionalidade brasileira.

III. A situação posta no enunciado, caso inexistentes outras circunstâncias, não impede a conservação pela brasileira de sua condição de nacional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a prescrição e a decadência em matéria de custeio da Seguridade Social, sobre a Previdência Complementar e sobre a prescrição e a decadência em matéria de Previdência Social, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) João Metralha foi condenado pela prática do crime de roubo circunstanciado pela restrição de liberdade da vítima (CP, art. 157, § 2º, inciso V) por sentença transitada em julgado no dia 1º/04/2019. Em 11/12/2020, foi condenado pela prática do crime de furto qualificado pelo emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum (CP, art. 155, § 4º-A), ocorrido em 25/07/2020.

Nesse caso, para progredir de regime, João deverá ter cumprido ao menos:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) Felipe foi denunciado por furto qualificado pelo rompimento de obstáculo. Durante a instrução processual, verificou-se que, sem nenhuma justificativa, embora fosse possível, o laudo pericial não havia sido realizado; entretanto, a vítima e uma testemunha local confirmaram que uma porta havia sido arrombada no local quando do momento do furto.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Paulo, descontente com o término do namoro com Maria, livre e conscientemente invadiu o dispositivo informático do aparelho celular dela e capturou fotos íntimas e conversas privadas dela com seu novo namorado, João. Posteriormente, também livre e conscientemente, com intuito de vingança, divulgou, em redes sociais na Internet, os vídeos e as fotos de Maria, com cunho sexual, difamando-a e injuriando João com a utilização de elementos referentes à sua raça, cor e etnia. Em razão dessa conduta, Paulo foi indiciado pelos delitos de violação de dispositivo informático, divulgação de cenas de sexo ou pornografia, majorada pelo intuito de vingança, difamação contra Maria e injúria racial contra João.

Com relação à persecução penal nessa situação hipotética, é correto afirmar que os crimes citados se submetem, respectivamente, a ação penal

 

(EMAGIS) Sobre os crimes ambientais e também sobre a competência para processar e julgar ações penais que a eles se refiram, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as prerrogativas de caráter processual penal do Presidente da República e dos Governadores de Estado, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/PA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) A respeito de julgamento por tribunal do júri, assinale a opção correta.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Leila, menor de 21 anos de idade, foi denunciada pela prática do delito de falsificação de documento público, previsto no art. 297, caput, por três vezes, na forma do art. 69, ambos do CP, tendo o Juiz convertido a prisão em flagrante em preventiva, não obstante a documentação juntada pela defesa, comprovando que Leila tem uma filha de 2 anos de idade, que está sob sua guarda. Recebida a denúncia e processado o feito, 10 meses após a prisão da ré foi realizada audiência de instrução, debates e julgamento, tendo Leila sido condenada à pena mínima para cada delito, em razão de sua primariedade, seus bons antecedentes, bom comportamento carcerário e do fato de não fazer parte de organização criminosa. Todavia, em razão do reconhecimento do concurso material, a pena final foi fixada em 6 anos de reclusão.

A respeito do regime inicial de cumprimento de pena cabível no caso,

 

(EMAGIS) No que diz respeito à relação jurídica de consumo, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) No tocante ao Direito Econômico, assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) A respeito dos vícios redibitórios e também sobre o contrato de compra e venda, tendo presente a disciplina do Código Civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPF – Procurador da República – 2017) Ao deslocamento de uma porção de terra, por força natural violenta, desprendendo-se de um prédio para se juntar a outro, dá-se o nome de:

 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) Em relação aos princípios constitucionais do processo civil, considere os enunciados seguintes:

I. A publicidade processual é a regra geral prevista tanto na Constituição Federal como no Código de Processo Civil; as exceções a esse princípio são estabelecidas por meio de rol taxativo em ambas as normas legais citadas.

II. O princípio da isonomia processual não deve ser entendido abstrata e sim concretamente, garantindo às partes manter paridade de armas, como forma de manter equilibrada a disputa judicial entre elas; assim, a isonomia entre partes desiguais só pode ser atingida por meio de um tratamento também desigual, na medida dessa desigualdade.

III. A razoável duração do processo abrange sua solução integral, incluindo-se a atividade satisfativa, assegurados os meios que garantam a celeridade da tramitação processual.

IV. O princípio do contraditório processual aplica-se apenas à matéria dispositiva, mas não às matérias de ordem pública, casos em que o juiz poderá agir de ofício prescindindo-se da oitiva prévia das partes.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Sobre o instituto da reclamação, considerada a disciplina trazida no CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Caberá reclamação da parte interessada ou do Ministério Público para garantir a observância de acórdão proferido em julgamento de incidente de resolução de demandas repetitivas ou de incidente de assunção de competência.

II. A reclamação pode ser proposta perante qualquer tribunal, e seu julgamento compete ao órgão jurisdicional cuja competência se busca preservar ou cuja autoridade se pretenda garantir.

III. Caberá reclamação para garantir a observância de acórdão de recurso extraordinário com repercussão geral reconhecida ou de acórdão proferido em julgamento de recursos extraordinário ou especial repetitivos, independentemente do esgotamento das instâncias ordinárias.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A propósito do cumprimento de sentença, especialmente as regras de competência aplicada a essa fase processual, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito dos títulos de crédito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do seguro de responsabilidade civil facultativo, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com taxas municipais de fiscalização de estabelecimentos empresariais. Marque, a propósito, a alternativa INCORRETA.

 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Sobre a ação de execução fiscal de crédito tributário, à luz da jurisprudência atual do STJ, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) Sabe-se que a concessão de aposentadoria ao servidor público federal é ato complexo, sujeito que está à apreciação do Tribunal de Contas da União, no exercício que faz este do controle financeiro e de legalidade da concessão.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Não pode, em regra, ser registrada e validada pelo TCU aposentadoria daquele que ocupe cargo, emprego ou função no serviço público, exceto, por exemplo, se for cargo em comissão, cargo eletivo ou cargos acumuláveis na forma da Constituição.

II. Não pode, em regra, ser registrada e validada pelo TCU aposentadoria daquele que ocupe cargo, emprego ou função no serviço público, exceto, por exemplo, se o ingresso no cargo público ativo tiver sido anterior à Emenda Constitucional 20/1998.

III. Não pode, em regra, ser registrada e validada pelo TCU aposentadoria daquele que já seja aposentado como militar, exceto, por exemplo, se o ingresso no cargo público civil que gerou a aposentadoria em análise tiver sido anterior à Emenda Constitucional 20/1998.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da estabilidade dos servidores públicos, do estágio probatório e das promoções e progressões funcionais, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, é incompatível com a definição de estágio probatório a exclusão do cômputo do requisito temporal de períodos de licença do servidor público.

II. A estabilidade do servidor nomeado para cargo de provimento efetivo, além de avaliação especial de desempenho, supõe requisito temporal mínimo de dois anos de efetivo exercício.

III. Não pode ser afastado do requisito temporal para promoção o período em que o servidor somente não exerceu suas funções por ter sido indevidamente tardia sua nomeação, atraso devidamente reconhecido pelo Judiciário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Em relação ao poder de polícia administrativo, considere as assertivas abaixo.

I. Licença é ato administrativo discricionário e tem como característica a revogabilidade, podendo a administração, em respeito ao interesse público, cassar os efeitos do ato que a concede.

II. Autorização é ato administrativo declaratório e vinculado e, dessa forma, uma vez adimplidas as condições legais, deverá a Administração outorgá-la, não podendo, por conta de sua natureza jurídica, revogá-la posteriormente.

III. Sanção de polícia tem como característica o emprego de medidas inibitórias ou dissuasoras e tem como finalidade cessar práticas ilícitas perpetradas por particulares e por funcionários públicos, garantida a ampla defesa.

IV. O poder de polícia administrativo poderá ser delegado, mediante lei específica, a entes da Administração Indireta.

V. Sanção de polícia, quando extroversa, é imposta a todos os administrados, indistintamente, com a finalidade de inibir condutas ilícitas ou, se ocorrida, reprimir o autor da infração.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Sabe-se que, quando da instituição de nova moeda (Cruzado) e implementação, pelo Poder Público, dos planos de combate à inflação denominados ‘Plano Funaro’ ou ‘Plano Cruzado’, houve congelamento dos preços e as tarifas aéreas nos valores prevalecentes em 27.2.1986 (art. 5º do Decreto n. 91.149, de 15.3.1985).

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF não admite responsabilidade objetiva do Estado por danos decorrentes de planos econômicos.

II. O STF considera que o Estado pode ter responsabilidade civil também pela prática de atos lícitos.

III. Comprovado, no caso concreto, que o plano econômico em questão rompeu o equilíbrio financeiro do contrato de concessão, deve a União indenizar as concessionárias do serviço de transporte aéreo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente ao art. 243 da Constituição Federal, julgue os itens abaixo.

I. A expropriação deve recair sobre a propriedade rural por inteiro, e não somente sobre a área em que verificada a cultura ilegal de plantas psicotrópicas ou a exploração do trabalho escravo.

II. A responsabilidade do proprietário, na hipótese do art. 243 da CRFB, é de caráter subjetivo. Não obstante, caso constatada a existência de culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou a exploração de trabalho escravo, é ônus probatório do proprietário comprovar que não incorreu em culpa, ainda que “in vigilando” ou “in elegendo”.

III. Caso ocupado por particulares que venham a estabelecer culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou explorar trabalho escravo, o bem público dominical, situado em área rural, pode, em determinadas circunstâncias, sofrer a sanção prevista no art. 243 da CRFB.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o Meio Ambiente, tal como disciplinado pelo artigo 225 da Constituição Federal e tendo presente também o magistério da doutrina e da jurisprudência, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o MERCOSUL, seus órgãos e sanções, indique a assertiva em que há incorreção.

 

Objetivas DPF - Rodada 09.2021

(EMAGIS) João Metralha foi condenado pela prática do crime de roubo circunstanciado pela restrição de liberdade da vítima (CP, art. 157, § 2º, inciso V) por sentença transitada em julgado no dia 1º/04/2019. Em 11/12/2020, foi condenado pela prática do crime de furto qualificado pelo emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum (CP, art. 155, § 4º-A), ocorrido em 25/07/2020.

Nesse caso, para progredir de regime, João deverá ter cumprido ao menos:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) Felipe foi denunciado por furto qualificado pelo rompimento de obstáculo. Durante a instrução processual, verificou-se que, sem nenhuma justificativa, embora fosse possível, o laudo pericial não havia sido realizado; entretanto, a vítima e uma testemunha local confirmaram que uma porta havia sido arrombada no local quando do momento do furto.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Paulo, descontente com o término do namoro com Maria, livre e conscientemente invadiu o dispositivo informático do aparelho celular dela e capturou fotos íntimas e conversas privadas dela com seu novo namorado, João. Posteriormente, também livre e conscientemente, com intuito de vingança, divulgou, em redes sociais na Internet, os vídeos e as fotos de Maria, com cunho sexual, difamando-a e injuriando João com a utilização de elementos referentes à sua raça, cor e etnia. Em razão dessa conduta, Paulo foi indiciado pelos delitos de violação de dispositivo informático, divulgação de cenas de sexo ou pornografia, majorada pelo intuito de vingança, difamação contra Maria e injúria racial contra João.

Com relação à persecução penal nessa situação hipotética, é correto afirmar que os crimes citados se submetem, respectivamente, a ação penal

 

(EMAGIS) A respeito dos crimes contra a dignidade sexual, avalie as assertivas que seguem.

I. A Lei 13.772/2018 incluiu no Código Penal o crime de registro não autorizado da intimidade sexual, que consiste em produzir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, conteúdo com cena de nudez ou ato sexual ou libidinoso de caráter íntimo e privado sem autorização dos participantes.

II. A causa especial de aumento da pena decorrente de o agente ser ascendente da vítima aplica-se apenas até o segundo grau da linha reta, não abrangendo, por exemplo, o bisavô.

III. A Lei 13.718/2018 incluiu no Código Penal o crime de divulgação de cena de estupro ou de cena de estupro de vulnerável, de cena de sexo ou de pornografia, que consiste em oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, vender ou expor à venda, distribuir, publicar ou divulgar, por qualquer meio - inclusive por meio de comunicação de massa ou sistema de informática ou telemática -, fotografia, vídeo ou outro registro audiovisual que contenha cena de estupro ou de estupro de vulnerável ou que faça apologia ou induza a sua prática, ou, sem o consentimento da vítima, cena de sexo, nudez ou pornografia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os crimes ambientais e também sobre a competência para processar e julgar ações penais que a eles se refiram, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as prerrogativas de caráter processual penal do Presidente da República e dos Governadores de Estado, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/PA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) A respeito de julgamento por tribunal do júri, assinale a opção correta.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Leila, menor de 21 anos de idade, foi denunciada pela prática do delito de falsificação de documento público, previsto no art. 297, caput, por três vezes, na forma do art. 69, ambos do CP, tendo o Juiz convertido a prisão em flagrante em preventiva, não obstante a documentação juntada pela defesa, comprovando que Leila tem uma filha de 2 anos de idade, que está sob sua guarda. Recebida a denúncia e processado o feito, 10 meses após a prisão da ré foi realizada audiência de instrução, debates e julgamento, tendo Leila sido condenada à pena mínima para cada delito, em razão de sua primariedade, seus bons antecedentes, bom comportamento carcerário e do fato de não fazer parte de organização criminosa. Todavia, em razão do reconhecimento do concurso material, a pena final foi fixada em 6 anos de reclusão.

A respeito do regime inicial de cumprimento de pena cabível no caso,

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o tema Hermenêutica Constitucional. Marque, a propósito, a assertiva INCORRETA.

 

(EMAGIS) Constituição é o organismo vivo delimitador da organização estrutural do Estado, da forma de governo, da garantia das liberdades públicas, do modo de aquisição e exercício do poder político. Existem vários sentidos de constituição e, até hoje, os estudiosos não chegaram a um consenso a respeito de qual deve prevalecer. A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, seguindo o magistério doutrinário, prefere adotar uma pluralidade de acepções, sem seguir um conceito único e exaustivo de constituição (STF, ADI 595-2/ES. Rel. Min. Celso de Mello. J. 28/02/2002)”. (BULOS, Uadi Lammêgo. Direito Constitucional ao Alcance de todos. 2 ed. Rev. e atual – São Paulo: Saraiva, 2010. p. 66). Com base no texto da Constituição da República de 1988 é correto afirmar, exceto:

 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Sobre a interpretação da norma constitucional, é INCORRETO afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere nacional brasileira que, casando-se com cidadão norte-americano, requeira a nacionalidade norte-americana, declarando no requerimento “renunciar e abjurar fidelidade a qualquer Estado ou soberania”.
Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Caso fosse originária a nacionalidade norte-americana, reconhecida pela lei deste país, manteria a brasileira sua condição de nacional.

II. Caso, embora derivada de naturalização, a nacionalidade norte-americana tenha sido imposta à nacional brasileira para permanência no território estrangeiro ou fruição de direitos, conservaria ela a nacionalidade brasileira.

III. A situação posta no enunciado, caso inexistentes outras circunstâncias, não impede a conservação pela brasileira de sua condição de nacional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da estabilidade dos servidores públicos, do estágio probatório e das promoções e progressões funcionais, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, é incompatível com a definição de estágio probatório a exclusão do cômputo do requisito temporal de períodos de licença do servidor público.

II. A estabilidade do servidor nomeado para cargo de provimento efetivo, além de avaliação especial de desempenho, supõe requisito temporal mínimo de dois anos de efetivo exercício.

III. Não pode ser afastado do requisito temporal para promoção o período em que o servidor somente não exerceu suas funções por ter sido indevidamente tardia sua nomeação, atraso devidamente reconhecido pelo Judiciário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Em relação ao poder de polícia administrativo, considere as assertivas abaixo.

I. Licença é ato administrativo discricionário e tem como característica a revogabilidade, podendo a administração, em respeito ao interesse público, cassar os efeitos do ato que a concede.

II. Autorização é ato administrativo declaratório e vinculado e, dessa forma, uma vez adimplidas as condições legais, deverá a Administração outorgá-la, não podendo, por conta de sua natureza jurídica, revogá-la posteriormente.

III. Sanção de polícia tem como característica o emprego de medidas inibitórias ou dissuasoras e tem como finalidade cessar práticas ilícitas perpetradas por particulares e por funcionários públicos, garantida a ampla defesa.

IV. O poder de polícia administrativo poderá ser delegado, mediante lei específica, a entes da Administração Indireta.

V. Sanção de polícia, quando extroversa, é imposta a todos os administrados, indistintamente, com a finalidade de inibir condutas ilícitas ou, se ocorrida, reprimir o autor da infração.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Sabe-se que, quando da instituição de nova moeda (Cruzado) e implementação, pelo Poder Público, dos planos de combate à inflação denominados ‘Plano Funaro’ ou ‘Plano Cruzado’, houve congelamento dos preços e as tarifas aéreas nos valores prevalecentes em 27.2.1986 (art. 5º do Decreto n. 91.149, de 15.3.1985).

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF não admite responsabilidade objetiva do Estado por danos decorrentes de planos econômicos.

II. O STF considera que o Estado pode ter responsabilidade civil também pela prática de atos lícitos.

III. Comprovado, no caso concreto, que o plano econômico em questão rompeu o equilíbrio financeiro do contrato de concessão, deve a União indenizar as concessionárias do serviço de transporte aéreo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente ao art. 243 da Constituição Federal, julgue os itens abaixo.

I. A expropriação deve recair sobre a propriedade rural por inteiro, e não somente sobre a área em que verificada a cultura ilegal de plantas psicotrópicas ou a exploração do trabalho escravo.

II. A responsabilidade do proprietário, na hipótese do art. 243 da CRFB, é de caráter subjetivo. Não obstante, caso constatada a existência de culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou a exploração de trabalho escravo, é ônus probatório do proprietário comprovar que não incorreu em culpa, ainda que “in vigilando” ou “in elegendo”.

III. Caso ocupado por particulares que venham a estabelecer culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou explorar trabalho escravo, o bem público dominical, situado em área rural, pode, em determinadas circunstâncias, sofrer a sanção prevista no art. 243 da CRFB.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito dos vícios redibitórios e também sobre o contrato de compra e venda, tendo presente a disciplina do Código Civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPF – Procurador da República – 2017) Ao deslocamento de uma porção de terra, por força natural violenta, desprendendo-se de um prédio para se juntar a outro, dá-se o nome de:

 

(EMAGIS) A respeito dos títulos de crédito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do seguro de responsabilidade civil facultativo, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) Em relação aos princípios constitucionais do processo civil, considere os enunciados seguintes:

I. A publicidade processual é a regra geral prevista tanto na Constituição Federal como no Código de Processo Civil; as exceções a esse princípio são estabelecidas por meio de rol taxativo em ambas as normas legais citadas.

II. O princípio da isonomia processual não deve ser entendido abstrata e sim concretamente, garantindo às partes manter paridade de armas, como forma de manter equilibrada a disputa judicial entre elas; assim, a isonomia entre partes desiguais só pode ser atingida por meio de um tratamento também desigual, na medida dessa desigualdade.

III. A razoável duração do processo abrange sua solução integral, incluindo-se a atividade satisfativa, assegurados os meios que garantam a celeridade da tramitação processual.

IV. O princípio do contraditório processual aplica-se apenas à matéria dispositiva, mas não às matérias de ordem pública, casos em que o juiz poderá agir de ofício prescindindo-se da oitiva prévia das partes.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Sobre o instituto da reclamação, considerada a disciplina trazida no CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Caberá reclamação da parte interessada ou do Ministério Público para garantir a observância de acórdão proferido em julgamento de incidente de resolução de demandas repetitivas ou de incidente de assunção de competência.

II. A reclamação pode ser proposta perante qualquer tribunal, e seu julgamento compete ao órgão jurisdicional cuja competência se busca preservar ou cuja autoridade se pretenda garantir.

III. Caberá reclamação para garantir a observância de acórdão de recurso extraordinário com repercussão geral reconhecida ou de acórdão proferido em julgamento de recursos extraordinário ou especial repetitivos, independentemente do esgotamento das instâncias ordinárias.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A propósito do cumprimento de sentença, especialmente as regras de competência aplicada a essa fase processual, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o MERCOSUL, seus órgãos e sanções, indique a assertiva em que há incorreção.

 

(DPE/MG – FUNDEP – 2019) No Município de Rio do Horizonte, os gerentes responsáveis pelos estabelecimentos comerciais de um quarteirão localizado em bairro nobre da cidade programaram em conjunto os equipamentos irrigadores automáticos de jardim para funcionarem todos dos dias às 4h45 da manhã.

Nesse horário, sempre dormem no local diversas pessoas em situação de rua, que acabam sendo acordadas pelos jatos de água e forçadas a sair do espaço, além de terem molhados seus cobertores e pertences pessoais e inutilizadas as folhas de papelão que lhes servem de cama. Até o momento, ninguém compareceu à Defensoria Pública afirmando ter sido prejudicado e solicitando providências.

Analise as seguintes afirmativas a respeito da hipótese apresentada e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

(   ) Em obediência ao princípio da subsidiariedade dos Direitos Humanos e devido ao fato de que estes possuem eficácia indireta nas relações entre particulares, o conflito deverá ser resolvido por intermédio das normas de Direito Privado, com ampla participação da Defensoria na condição de custos vulnerabilis.

(   ) Pelo princípio da supremacia do interesse público sobre o interesse dos particulares, é vedado a estes se estabelecerem em via pública, tendo o município o direito de apreender todos os pertences que estiverem colocados no referido local.

(   ) O defensor público, ao tomar conhecimento dos fatos através do noticiário, poderá instaurar, de ofício, procedimento para apurar as violações e buscar a reparação dos danos causados.

(   ) Há, na hipótese apresentada, a colidência entre direitos fundamentais, o exercício da atividade econômica e os direitos sociais, a ser resolvida pelos critérios cronológico, hierárquico e da especialidade.

Assinale a sequência correta.


 

(EMAGIS) Sobre a prescrição e a decadência em matéria de custeio da Seguridade Social, sobre a Previdência Complementar e sobre a prescrição e a decadência em matéria de Previdência Social, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sabe-se que a concessão de aposentadoria ao servidor público federal é ato complexo, sujeito que está à apreciação do Tribunal de Contas da União, no exercício que faz este do controle financeiro e de legalidade da concessão.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Não pode, em regra, ser registrada e validada pelo TCU aposentadoria daquele que ocupe cargo, emprego ou função no serviço público, exceto, por exemplo, se for cargo em comissão, cargo eletivo ou cargos acumuláveis na forma da Constituição.

II. Não pode, em regra, ser registrada e validada pelo TCU aposentadoria daquele que ocupe cargo, emprego ou função no serviço público, exceto, por exemplo, se o ingresso no cargo público ativo tiver sido anterior à Emenda Constitucional 20/1998.

III. Não pode, em regra, ser registrada e validada pelo TCU aposentadoria daquele que já seja aposentado como militar, exceto, por exemplo, se o ingresso no cargo público civil que gerou a aposentadoria em análise tiver sido anterior à Emenda Constitucional 20/1998.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com taxas municipais de fiscalização de estabelecimentos empresariais. Marque, a propósito, a alternativa INCORRETA.

 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Sobre a ação de execução fiscal de crédito tributário, à luz da jurisprudência atual do STJ, assinale a alternativa correta:


 

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 09.2021

(EMAGIS) A respeito da estabilidade dos servidores públicos, do estágio probatório e das promoções e progressões funcionais, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, é incompatível com a definição de estágio probatório a exclusão do cômputo do requisito temporal de períodos de licença do servidor público.

II. A estabilidade do servidor nomeado para cargo de provimento efetivo, além de avaliação especial de desempenho, supõe requisito temporal mínimo de dois anos de efetivo exercício.

III. Não pode ser afastado do requisito temporal para promoção o período em que o servidor somente não exerceu suas funções por ter sido indevidamente tardia sua nomeação, atraso devidamente reconhecido pelo Judiciário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Em relação ao poder de polícia administrativo, considere as assertivas abaixo.

I. Licença é ato administrativo discricionário e tem como característica a revogabilidade, podendo a administração, em respeito ao interesse público, cassar os efeitos do ato que a concede.

II. Autorização é ato administrativo declaratório e vinculado e, dessa forma, uma vez adimplidas as condições legais, deverá a Administração outorgá-la, não podendo, por conta de sua natureza jurídica, revogá-la posteriormente.

III. Sanção de polícia tem como característica o emprego de medidas inibitórias ou dissuasoras e tem como finalidade cessar práticas ilícitas perpetradas por particulares e por funcionários públicos, garantida a ampla defesa.

IV. O poder de polícia administrativo poderá ser delegado, mediante lei específica, a entes da Administração Indireta.

V. Sanção de polícia, quando extroversa, é imposta a todos os administrados, indistintamente, com a finalidade de inibir condutas ilícitas ou, se ocorrida, reprimir o autor da infração.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Sabe-se que, quando da instituição de nova moeda (Cruzado) e implementação, pelo Poder Público, dos planos de combate à inflação denominados ‘Plano Funaro’ ou ‘Plano Cruzado’, houve congelamento dos preços e as tarifas aéreas nos valores prevalecentes em 27.2.1986 (art. 5º do Decreto n. 91.149, de 15.3.1985).

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF não admite responsabilidade objetiva do Estado por danos decorrentes de planos econômicos.

II. O STF considera que o Estado pode ter responsabilidade civil também pela prática de atos lícitos.

III. Comprovado, no caso concreto, que o plano econômico em questão rompeu o equilíbrio financeiro do contrato de concessão, deve a União indenizar as concessionárias do serviço de transporte aéreo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente ao art. 243 da Constituição Federal, julgue os itens abaixo.

I. A expropriação deve recair sobre a propriedade rural por inteiro, e não somente sobre a área em que verificada a cultura ilegal de plantas psicotrópicas ou a exploração do trabalho escravo.

II. A responsabilidade do proprietário, na hipótese do art. 243 da CRFB, é de caráter subjetivo. Não obstante, caso constatada a existência de culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou a exploração de trabalho escravo, é ônus probatório do proprietário comprovar que não incorreu em culpa, ainda que “in vigilando” ou “in elegendo”.

III. Caso ocupado por particulares que venham a estabelecer culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou explorar trabalho escravo, o bem público dominical, situado em área rural, pode, em determinadas circunstâncias, sofrer a sanção prevista no art. 243 da CRFB.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o tema Hermenêutica Constitucional. Marque, a propósito, a assertiva INCORRETA.

 

(EMAGIS) Constituição é o organismo vivo delimitador da organização estrutural do Estado, da forma de governo, da garantia das liberdades públicas, do modo de aquisição e exercício do poder político. Existem vários sentidos de constituição e, até hoje, os estudiosos não chegaram a um consenso a respeito de qual deve prevalecer. A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, seguindo o magistério doutrinário, prefere adotar uma pluralidade de acepções, sem seguir um conceito único e exaustivo de constituição (STF, ADI 595-2/ES. Rel. Min. Celso de Mello. J. 28/02/2002)”. (BULOS, Uadi Lammêgo. Direito Constitucional ao Alcance de todos. 2 ed. Rev. e atual – São Paulo: Saraiva, 2010. p. 66). Com base no texto da Constituição da República de 1988 é correto afirmar, exceto:

 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Sobre a interpretação da norma constitucional, é INCORRETO afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere nacional brasileira que, casando-se com cidadão norte-americano, requeira a nacionalidade norte-americana, declarando no requerimento “renunciar e abjurar fidelidade a qualquer Estado ou soberania”.
Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Caso fosse originária a nacionalidade norte-americana, reconhecida pela lei deste país, manteria a brasileira sua condição de nacional.

II. Caso, embora derivada de naturalização, a nacionalidade norte-americana tenha sido imposta à nacional brasileira para permanência no território estrangeiro ou fruição de direitos, conservaria ela a nacionalidade brasileira.

III. A situação posta no enunciado, caso inexistentes outras circunstâncias, não impede a conservação pela brasileira de sua condição de nacional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) Em relação aos princípios constitucionais do processo civil, considere os enunciados seguintes:

I. A publicidade processual é a regra geral prevista tanto na Constituição Federal como no Código de Processo Civil; as exceções a esse princípio são estabelecidas por meio de rol taxativo em ambas as normas legais citadas.

II. O princípio da isonomia processual não deve ser entendido abstrata e sim concretamente, garantindo às partes manter paridade de armas, como forma de manter equilibrada a disputa judicial entre elas; assim, a isonomia entre partes desiguais só pode ser atingida por meio de um tratamento também desigual, na medida dessa desigualdade.

III. A razoável duração do processo abrange sua solução integral, incluindo-se a atividade satisfativa, assegurados os meios que garantam a celeridade da tramitação processual.

IV. O princípio do contraditório processual aplica-se apenas à matéria dispositiva, mas não às matérias de ordem pública, casos em que o juiz poderá agir de ofício prescindindo-se da oitiva prévia das partes.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Sobre o instituto da reclamação, considerada a disciplina trazida no CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Caberá reclamação da parte interessada ou do Ministério Público para garantir a observância de acórdão proferido em julgamento de incidente de resolução de demandas repetitivas ou de incidente de assunção de competência.

II. A reclamação pode ser proposta perante qualquer tribunal, e seu julgamento compete ao órgão jurisdicional cuja competência se busca preservar ou cuja autoridade se pretenda garantir.

III. Caberá reclamação para garantir a observância de acórdão de recurso extraordinário com repercussão geral reconhecida ou de acórdão proferido em julgamento de recursos extraordinário ou especial repetitivos, independentemente do esgotamento das instâncias ordinárias.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A propósito do cumprimento de sentença, especialmente as regras de competência aplicada a essa fase processual, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito dos vícios redibitórios e também sobre o contrato de compra e venda, tendo presente a disciplina do Código Civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPF – Procurador da República – 2017) Ao deslocamento de uma porção de terra, por força natural violenta, desprendendo-se de um prédio para se juntar a outro, dá-se o nome de:

 

(TJ/RJ – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2019) Pedro, criança de 4 anos, com pais desconhecidos, vive em uma instituição de menores abandonados. Em razão de sua aparência física (branco e de olhos claros) despertou o interesse na adoção por um casal alemão. Entretanto, outro casal brasileiro, regularmente cadastrado para adoção na forma da lei, também manifestou interesse em adotar Pedro. Acerca do caso hipotético, assinale a alternativa correta.


 

(EMAGIS) A respeito dos títulos de crédito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do seguro de responsabilidade civil facultativo, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com taxas municipais de fiscalização de estabelecimentos empresariais. Marque, a propósito, a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o tema ‘guerra fiscal’ em matéria de ICMS.

I. Para a doutrina, o princípio geral segundo o qual ‘quem pode tributar pode isentar’ sofre peremptória exceção em matéria de ICMS.

II. Os Estados podem instituir o ICMS, porém, para estabelecer isenções, condição necessária e suficiente é que o façam por ‘lei específica’.

III. A LC 24/75, regulamentando a Constituição Federal, impõe que as isenções do ICMS sejam serão concedidas ou revogadas nos termos de convênios celebrados e ratificados pelos Estados e pelo Distrito Federal.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sabe-se que a concessão de aposentadoria ao servidor público federal é ato complexo, sujeito que está à apreciação do Tribunal de Contas da União, no exercício que faz este do controle financeiro e de legalidade da concessão.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Não pode, em regra, ser registrada e validada pelo TCU aposentadoria daquele que ocupe cargo, emprego ou função no serviço público, exceto, por exemplo, se for cargo em comissão, cargo eletivo ou cargos acumuláveis na forma da Constituição.

II. Não pode, em regra, ser registrada e validada pelo TCU aposentadoria daquele que ocupe cargo, emprego ou função no serviço público, exceto, por exemplo, se o ingresso no cargo público ativo tiver sido anterior à Emenda Constitucional 20/1998.

III. Não pode, em regra, ser registrada e validada pelo TCU aposentadoria daquele que já seja aposentado como militar, exceto, por exemplo, se o ingresso no cargo público civil que gerou a aposentadoria em análise tiver sido anterior à Emenda Constitucional 20/1998.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Analise os itens a seguir e assinale a alternativa correta. De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), ressalvadas as disposições legais destinadas a corrigir as distorções que afetam o acesso da mulher ao mercado de trabalho e certas especificidades estabelecidas nos acordos trabalhistas, é vedado:

I. publicar ou fazer publicar anúncio de emprego no qual haja referência ao sexo, à idade, à cor ou situação familiar, salvo quando a natureza da atividade a ser exercida, pública e notoriamente, assim o exigir;

II. recusar emprego, promoção ou motivar a dispensa do trabalho em razão de sexo, idade, cor, situação familiar ou estado de gravidez, salvo quando a natureza da atividade seja notória e publicamente incompatível.

III. considerar o sexo, a idade, a cor ou situação familiar como variável determinante para fins de remuneração, formação profissional e oportunidades de ascensão profissional.

IV. exigir atestado ou exame, de qualquer natureza, para comprovação de esterilidade, na admissão ou permanência no emprego, permitindo-se a exigência de apresentação de atestado ou exame para comprovação de gravidez.

V. proceder o empregador ou preposto a revistas íntimas nas empregadas ou funcionárias, salvo se a atividade o assim o justificar, a exemplo de empregadas ou funcionárias que trabalham em contato permanente com produtos de elevado valor e fácil ocultação.


 

(EMAGIS) Leia os itens a seguir e responda:

I. Segundo a CLT, o não comparecimento do reclamante à audiência importa o arquivamento da reclamação, e o não comparecimento do reclamado importa revelia, além de confissão quanto à matéria de fato.

II. Segundo entendimento consolidado do Tribunal Superior do Trabalho (TST), aplica-se a pena de confissão à parte que, expressamente intimada com aquela cominação, não comparecer à audiência em prosseguimento, na qual deveria depor. A prova pré-constituída nos autos pode ser levada em conta para confronto com a confissão ficta, não implicando cerceamento de defesa o indeferimento de provas posteriores.

III. Na forma da CLT, na hipótese de ausência do reclamante à audiência, este será condenado ao pagamento das custas processuais, salvo se beneficiário da justiça gratuita ou se comprovar, no prazo de quinze dias, que a ausência ocorreu por motivo legalmente justificável.

IV. Segundo a CLT, a revelia não produz o efeito da confissão quanto à matéria de fato se as alegações de fato formuladas pelo reclamante forem inverossímeis ou estiverem em contradição com prova constante dos autos.

V. Consoante disposto na CLT, ainda que ausente o reclamado ou preposto, presente o advogado na audiência, serão aceitos a contestação e os documentos eventualmente apresentados.

 

(EMAGIS) Sobre o Meio Ambiente, tal como disciplinado pelo artigo 225 da Constituição Federal e tendo presente também o magistério da doutrina e da jurisprudência, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/MG – FUNDEP – 2019) Analise as seguintes afirmativas referentes às prerrogativas processuais dos defensores públicos.

I. O defensor público necessita de procuração para transigir em nome da pessoa assistida, quando não há anuência expressa dela com os termos do acordo.

II. A pedido da Defensoria Pública, a parte assistida deverá ser intimada pessoalmente para prestar informação ou tomar providência quando somente dela depender o ato processual.

III. Encerrada a instrução em audiência na qual presente o Defensor, este se considera intimado pessoalmente e daí passa a correr o prazo processual para apresentação dos memoriais.

IV. É válida a manifestação em autos administrativos ou judiciais por meio de cota, ainda que sem a utilização do timbre da instituição, desde que identificada a assinatura.

Está(ão) incorreta(s) a(s) afirmativa(s)


 

(DPE/MG – FUNDEP – 2019) No Município de Rio do Horizonte, os gerentes responsáveis pelos estabelecimentos comerciais de um quarteirão localizado em bairro nobre da cidade programaram em conjunto os equipamentos irrigadores automáticos de jardim para funcionarem todos dos dias às 4h45 da manhã.

Nesse horário, sempre dormem no local diversas pessoas em situação de rua, que acabam sendo acordadas pelos jatos de água e forçadas a sair do espaço, além de terem molhados seus cobertores e pertences pessoais e inutilizadas as folhas de papelão que lhes servem de cama. Até o momento, ninguém compareceu à Defensoria Pública afirmando ter sido prejudicado e solicitando providências.

Analise as seguintes afirmativas a respeito da hipótese apresentada e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

(   ) Em obediência ao princípio da subsidiariedade dos Direitos Humanos e devido ao fato de que estes possuem eficácia indireta nas relações entre particulares, o conflito deverá ser resolvido por intermédio das normas de Direito Privado, com ampla participação da Defensoria na condição de custos vulnerabilis.

(   ) Pelo princípio da supremacia do interesse público sobre o interesse dos particulares, é vedado a estes se estabelecerem em via pública, tendo o município o direito de apreender todos os pertences que estiverem colocados no referido local.

(   ) O defensor público, ao tomar conhecimento dos fatos através do noticiário, poderá instaurar, de ofício, procedimento para apurar as violações e buscar a reparação dos danos causados.

(   ) Há, na hipótese apresentada, a colidência entre direitos fundamentais, o exercício da atividade econômica e os direitos sociais, a ser resolvida pelos critérios cronológico, hierárquico e da especialidade.

Assinale a sequência correta.


 

(EMAGIS) João Metralha foi condenado pela prática do crime de roubo circunstanciado pela restrição de liberdade da vítima (CP, art. 157, § 2º, inciso V) por sentença transitada em julgado no dia 1º/04/2019. Em 11/12/2020, foi condenado pela prática do crime de furto qualificado pelo emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum (CP, art. 155, § 4º-A), ocorrido em 25/07/2020.

Nesse caso, para progredir de regime, João deverá ter cumprido ao menos:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) Felipe foi denunciado por furto qualificado pelo rompimento de obstáculo. Durante a instrução processual, verificou-se que, sem nenhuma justificativa, embora fosse possível, o laudo pericial não havia sido realizado; entretanto, a vítima e uma testemunha local confirmaram que uma porta havia sido arrombada no local quando do momento do furto.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Paulo, descontente com o término do namoro com Maria, livre e conscientemente invadiu o dispositivo informático do aparelho celular dela e capturou fotos íntimas e conversas privadas dela com seu novo namorado, João. Posteriormente, também livre e conscientemente, com intuito de vingança, divulgou, em redes sociais na Internet, os vídeos e as fotos de Maria, com cunho sexual, difamando-a e injuriando João com a utilização de elementos referentes à sua raça, cor e etnia. Em razão dessa conduta, Paulo foi indiciado pelos delitos de violação de dispositivo informático, divulgação de cenas de sexo ou pornografia, majorada pelo intuito de vingança, difamação contra Maria e injúria racial contra João.

Com relação à persecução penal nessa situação hipotética, é correto afirmar que os crimes citados se submetem, respectivamente, a ação penal

 

(EMAGIS) A respeito dos crimes contra a dignidade sexual, avalie as assertivas que seguem.

I. A Lei 13.772/2018 incluiu no Código Penal o crime de registro não autorizado da intimidade sexual, que consiste em produzir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, conteúdo com cena de nudez ou ato sexual ou libidinoso de caráter íntimo e privado sem autorização dos participantes.

II. A causa especial de aumento da pena decorrente de o agente ser ascendente da vítima aplica-se apenas até o segundo grau da linha reta, não abrangendo, por exemplo, o bisavô.

III. A Lei 13.718/2018 incluiu no Código Penal o crime de divulgação de cena de estupro ou de cena de estupro de vulnerável, de cena de sexo ou de pornografia, que consiste em oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, vender ou expor à venda, distribuir, publicar ou divulgar, por qualquer meio - inclusive por meio de comunicação de massa ou sistema de informática ou telemática -, fotografia, vídeo ou outro registro audiovisual que contenha cena de estupro ou de estupro de vulnerável ou que faça apologia ou induza a sua prática, ou, sem o consentimento da vítima, cena de sexo, nudez ou pornografia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as prerrogativas de caráter processual penal do Presidente da República e dos Governadores de Estado, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/PA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) A respeito de julgamento por tribunal do júri, assinale a opção correta.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Leila, menor de 21 anos de idade, foi denunciada pela prática do delito de falsificação de documento público, previsto no art. 297, caput, por três vezes, na forma do art. 69, ambos do CP, tendo o Juiz convertido a prisão em flagrante em preventiva, não obstante a documentação juntada pela defesa, comprovando que Leila tem uma filha de 2 anos de idade, que está sob sua guarda. Recebida a denúncia e processado o feito, 10 meses após a prisão da ré foi realizada audiência de instrução, debates e julgamento, tendo Leila sido condenada à pena mínima para cada delito, em razão de sua primariedade, seus bons antecedentes, bom comportamento carcerário e do fato de não fazer parte de organização criminosa. Todavia, em razão do reconhecimento do concurso material, a pena final foi fixada em 6 anos de reclusão.

A respeito do regime inicial de cumprimento de pena cabível no caso,

 

(EMAGIS) O Ministério Público de determinado estado, por intermédio do promotor de justiça titular da promotoria especializada na defesa dos direitos do consumidor, ajuizou ação civil pública contra instituição de ensino particular, com o intuito de impedir aumento ilegal e abusivo de mensalidades escolares. Com base nessa situação hipotética, assinale a opção CORRETA.


 

(EMAGIS) O Conselho Tutelar de Quixadá-CE ofereceu representação ao Juízo da Infância de Juventude local, a fim de iniciar procedimento de apuração de irregularidade de entidade de atendimento não governamental com sede na referida Comarca. Segundo a representação, o dirigente da entidade estaria praticando tortura sistemática contra alguns adolescentes, conforme relatório anexado. O representante pede o afastamento liminar do dirigente e, em sentença final, o afastamento definitivo do requerido, bem como a aplicação de multa. Com base neste singelo caso concreto, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) No que diz respeito à relação jurídica de consumo, assinale a opção CORRETA:

 

Defensoria Pública Estadual - Rodada 09.2021

Clara é empregada doméstica e mora em Teresina-PI, juntamente com sua filha (Maria), de apenas 07 (sete) anos de idade, e sua mãe (Ana), já idosa. Em dezembro de 2020, Clara passou a trabalhar em um bairro da cidade bem distante de sua casa, em razão da mudança repentina do endereço de seus empregadores. Com isso, Clara não conseguirá mais levar e buscar a filha na escola pública que a mesma frequentava próximo à sua residência. Para tentar resolver o problema e garantir a continuidade dos estudos da filha, Clara tentou realizar sua matrícula na unidade escolar municipal disponível e próxima ao seu local de trabalho. Tal solicitação foi recusada pela diretoria responsável, que alegou não ser justo o motivo apresentado por Clara, além da necessidade de Maria ser inserida em uma “lista de espera” para matrícula na escola.

Clara procurou a defensoria pública. Como defensor(a) público(a) responsável pelo atendimento, analise cuidadosamente a situação narrada e elabore a peça processual cível mais adequada para o caso.

 

Discursivas - Rodada 09.2021 - Questão 1

Por meio de sala virtual de atendimento ao cidadão de uma unidade do Ministério Público Estadual de uma unidade federativa, Joaquina Sanches, estudante de medicina de uma universidade estadual, informou que a instituição de ensino superior (IES) negou a ela e a outros colegas a antecipação de colação de grau de alunos de Medicina que satisfizessem às condições da Portaria 383/2020 do Ministério da Educação (conclusão de 95% do curso sem reprovações), instrumento normativo que autorizou a colação antecipada em razão do estado de calamidade pública decorrente da pandemia de Covid-19. Joaquina Sanches juntou cópia de parecer do departamento jurídico da IES contrário à antecipação da colação de grau sob o fundamento de que o decreto presidencial que reconheceu estado de calamidade só vigeu até o último dia do ano passado (31/12/2020). O feito foi autuado como notícia de fato. Em pesquisas internas no Ministério Público Estadual, identificou-se a prorrogação do estado de calamidade pública por meio de decisão cautelar do Ministro Ricardo Lewandowski, na ADI 6625/DF, a pedido de partidos políticos. Além disso, apurou-se que o governador do Estado prorrogou o estado de calamidade (Decreto Estadual n.º 48.102/2020). Considerado este quadro e a vigência tanto da decisão cautelar no STF quanto do decreto estadual, responda em no máximo 15 linhas: 1) Há atribuição do Ministério Público Estadual para atuar no caso? Justifique. 2) Que providências no âmbito extrajudicial e judicial podem ser tomadas?

Discursivas - Rodada 09.2021 - Questão 2

O art. 5º, XVI, da CF/88 prevê o direito de reunião nos seguintes termos: “Art. 5º (...) XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente”. Considerando o direito de reunião, responda: (i) Qual é o sentido de “prévio aviso” mencionado pelo dispositivo constitucional? (ii) O direito de reunião pode ser restringido ou mesmo suspenso? (Máximo 15 linhas).

Discursivas - Rodada 09.2021 - Questão 3

O precatório judicial expedido em favor de Joselino Komemoska já se encontrava depositado há mais de dois anos em instituição financeira oficial, sem que tivesse sido sacado pelo beneficiário.

Identificado o fato, houve o cancelamento do precatório, com base no art. 2º da Lei 13.463/2017.

Considerada a realidade processual apontada, pergunta-se: há prazo prescricional para a expedição de novo ofício requisitório? Discorra sobre o tema em até 15 (quinze) linhas.

Discursivas - Rodada 09.2021 - Questão 4

Juca Cemkarater, professor de uma pequena escola pública municipal do interior do Estado do Paraná, ao aproximar-se de uma de suas alunas (Rosalvina, nascida em 1º/04/2007) que demandava por ajuda para resolver uma das tarefas repassadas, posicionou-se logo atrás da cadeira em que a discente estava sentada e, enquanto lhe explicava o conteúdo da lição, valeu-se de uma de suas mãos, de forma não ostensiva, para apalpá-la em seus seios, embora o fazendo por sobre a camiseta que era utilizada pela aluna. O fato, que ocorrera em 26/02/2021, durou aproximadamente 1 (um) minuto.

Rosalvina, sentindo-se mal com o ocorrido, contou para a sua mãe, a qual procurou a Delegacia de Polícia da cidade.

Instaurado inquérito policial e colhidos os depoimentos de praxe, a autoridade policial indiciou Juca pela prática do crime de estupro de vulnerável, dando-o como incurso no art. 217-A, caput, do Código Penal.

Recebidos os autos com o relatório policial, o membro do parquet ofereceu denúncia em que imputou a Juca a prática do crime de importunação sexual, na forma do art. 215-A, caput, do Estatuto Repressivo.

Nesse contexto, indaga-se: no que tange à tipificação da conduta, assiste razão ao Delegado de Polícia ou ao Promotor de Justiça? Responda, fundamentadamente, inclusive analisando o cabimento, ou não, da incidência de alguma causa de aumento de pena ou qualificadora ao caso em apreço. Máximo: 15 (quinze) linhas.

Discursivas - Rodada 09.2021 - Questão 5

Em edital de concurso público para provimento de cargos vagos de determinado Estado da Federação, constou, como critérios de desempate para os candidatos aprovados em igualdade de pontuação final, a preferência sucessiva daquele: a) já pertencente ao serviço público estadual e, persistindo a igualdade, daquele que contar com maior tempo de serviço público ao Estado, nos termos de Lei Estadual; b) com idade igual ou superior a 60 anos, nos termos de Lei Federal n. 10.741/03, entre si e frente aos demais, sendo que será dada preferência ao de idade mais elevada; c) que tiver exercido a função de jurado, nos termos do disposto no art. 440 do Código de Processo Penal, na redação dada pela Lei Federal nº 11.689/2008.

Considere que os candidatos Marcos Tenório e Tibério Caio, aprovados, contam 61 anos de idade e nasceram na mesma data e horário; o primeiro foi jurado, o segundo não; o primeiro não pertence ao serviço público estadual, o segundo sim. Qual terá preferência na ordem de classificação? Discorra, em 15 linhas, sobre os critérios de desempate previstos no edital.

Discursivas - Rodada 09.2021

Por meio de sala virtual de atendimento ao cidadão de uma unidade do Ministério Público Estadual de uma unidade federativa, Joaquina Sanches, estudante de medicina de uma universidade estadual, informou que a instituição de ensino superior (IES) negou a ela e a outros colegas a antecipação de colação de grau de alunos de Medicina que satisfizessem às condições da Portaria 383/2020 do Ministério da Educação (conclusão de 95% do curso sem reprovações), instrumento normativo que autorizou a colação antecipada em razão do estado de calamidade pública decorrente da pandemia de Covid-19. Joaquina Sanches juntou cópia de parecer do departamento jurídico da IES contrário à antecipação da colação de grau sob o fundamento de que o decreto presidencial que reconheceu estado de calamidade só vigeu até o último dia do ano passado (31/12/2020). O feito foi autuado como notícia de fato. Em pesquisas internas no Ministério Público Estadual, identificou-se a prorrogação do estado de calamidade pública por meio de decisão cautelar do Ministro Ricardo Lewandowski, na ADI 6625/DF, a pedido de partidos políticos. Além disso, apurou-se que o governador do Estado prorrogou o estado de calamidade (Decreto Estadual n.º 48.102/2020). Considerado este quadro e a vigência tanto da decisão cautelar no STF quanto do decreto estadual, responda em no máximo 15 linhas: 1) Há atribuição do Ministério Público Estadual para atuar no caso? Justifique. 2) Que providências no âmbito extrajudicial e judicial podem ser tomadas?

 

O art. 5º, XVI, da CF/88 prevê o direito de reunião nos seguintes termos: “Art. 5º (...) XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente”. Considerando o direito de reunião, responda: (i) Qual é o sentido de “prévio aviso” mencionado pelo dispositivo constitucional? (ii) O direito de reunião pode ser restringido ou mesmo suspenso? (Máximo 15 linhas).

 

O precatório judicial expedido em favor de Joselino Komemoska já se encontrava depositado há mais de dois anos em instituição financeira oficial, sem que tivesse sido sacado pelo beneficiário.

Identificado o fato, houve o cancelamento do precatório, com base no art. 2º da Lei 13.463/2017.

Considerada a realidade processual apontada, pergunta-se: há prazo prescricional para a expedição de novo ofício requisitório? Discorra sobre o tema em até 15 (quinze) linhas.

 

Juca Cemkarater, professor de uma pequena escola pública municipal do interior do Estado do Paraná, ao aproximar-se de uma de suas alunas (Rosalvina, nascida em 1º/04/2007) que demandava por ajuda para resolver uma das tarefas repassadas, posicionou-se logo atrás da cadeira em que a discente estava sentada e, enquanto lhe explicava o conteúdo da lição, valeu-se de uma de suas mãos, de forma não ostensiva, para apalpá-la em seus seios, embora o fazendo por sobre a camiseta que era utilizada pela aluna. O fato, que ocorrera em 26/02/2021, durou aproximadamente 1 (um) minuto.

Rosalvina, sentindo-se mal com o ocorrido, contou para a sua mãe, a qual procurou a Delegacia de Polícia da cidade.

Instaurado inquérito policial e colhidos os depoimentos de praxe, a autoridade policial indiciou Juca pela prática do crime de estupro de vulnerável, dando-o como incurso no art. 217-A, caput, do Código Penal.

Recebidos os autos com o relatório policial, o membro do parquet ofereceu denúncia em que imputou a Juca a prática do crime de importunação sexual, na forma do art. 215-A, caput, do Estatuto Repressivo.

Nesse contexto, indaga-se: no que tange à tipificação da conduta, assiste razão ao Delegado de Polícia ou ao Promotor de Justiça? Responda, fundamentadamente, inclusive analisando o cabimento, ou não, da incidência de alguma causa de aumento de pena ou qualificadora ao caso em apreço. Máximo: 15 (quinze) linhas.

 

Em edital de concurso público para provimento de cargos vagos de determinado Estado da Federação, constou, como critérios de desempate para os candidatos aprovados em igualdade de pontuação final, a preferência sucessiva daquele: a) já pertencente ao serviço público estadual e, persistindo a igualdade, daquele que contar com maior tempo de serviço público ao Estado, nos termos de Lei Estadual; b) com idade igual ou superior a 60 anos, nos termos de Lei Federal n. 10.741/03, entre si e frente aos demais, sendo que será dada preferência ao de idade mais elevada; c) que tiver exercido a função de jurado, nos termos do disposto no art. 440 do Código de Processo Penal, na redação dada pela Lei Federal nº 11.689/2008.

Considere que os candidatos Marcos Tenório e Tibério Caio, aprovados, contam 61 anos de idade e nasceram na mesma data e horário; o primeiro foi jurado, o segundo não; o primeiro não pertence ao serviço público estadual, o segundo sim. Qual terá preferência na ordem de classificação? Discorra, em 15 linhas, sobre os critérios de desempate previstos no edital.

 

Delegado de Polícia - Rodada 09.2021

No dia 1º de agosto de 2020, Maria procurou a Delegacia da Mulher de Cuiabá/MT para apresentar “notitia criminis” de que seu companheiro João havia a agredido fisicamente, deixando hematomas nas suas costas e braços.

A delegada instaurou inquérito policial no bojo do qual foi requisitado exame de corpo de delito em Maria. Ouvido em sede policial, João negou os fatos.

Maria requereu a fixação de medidas protetivas de urgência e o juiz natural fixou as seguintes, que obrigam o agressor: a) afastamento do lar; b) proibição de aproximação da ofendida, fixando o limite mínimo de 300 metros de distância entre a vítima e o agressor; c) proibição de contato com a ofendida por qualquer meio de comunicação.

Depois de deferidas as medidas, João começou a passar em frente à igreja que Maria frequentava sempre logo após o término da missa, vale dizer, às 21 horas. Maria, sentindo-se amedrontada, comunicou o fato à delegada, que representou por nova medida protetiva.

Em reforço às medidas anteriormente deferidas, o juiz natural fixou mais uma, qual seja, recolhimento noturno domiciliar e nos dias de folga, a partir das 18 horas até às 5 horas, sendo certo que João foi intimado da medida.

Depois disso, no dia 14 de agosto de 2020, João enviou mensagem via “Whatsapp” para o telefone da filha comum do ex-casal, chamada Fernanda, na qual ameaçou Maria de morte, dizendo que se ela não fosse dele não seria de mais ninguém e pediu que a filha transmitisse o recado à mãe.

Apavorada ao receber a notícia da filha, Maria novamente procura a Delegacia da Mulher.

Você é o(a) Delegado(a) de Polícia presidente do procedimento investigativo e que atendeu Maria. Nessa condição e com base apenas nas informações acima expostas e naquelas que podem ser inferidas do enunciado, redija a peça judicial adequada.

Boa prática!

 

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 09.2021

(EMAGIS) A respeito dos vícios redibitórios e também sobre o contrato de compra e venda, tendo presente a disciplina do Código Civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPF – Procurador da República – 2017) Ao deslocamento de uma porção de terra, por força natural violenta, desprendendo-se de um prédio para se juntar a outro, dá-se o nome de:

 

(TJ/RJ – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2019) Pedro, criança de 4 anos, com pais desconhecidos, vive em uma instituição de menores abandonados. Em razão de sua aparência física (branco e de olhos claros) despertou o interesse na adoção por um casal alemão. Entretanto, outro casal brasileiro, regularmente cadastrado para adoção na forma da lei, também manifestou interesse em adotar Pedro. Acerca do caso hipotético, assinale a alternativa correta.


 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) Em relação aos princípios constitucionais do processo civil, considere os enunciados seguintes:

I. A publicidade processual é a regra geral prevista tanto na Constituição Federal como no Código de Processo Civil; as exceções a esse princípio são estabelecidas por meio de rol taxativo em ambas as normas legais citadas.

II. O princípio da isonomia processual não deve ser entendido abstrata e sim concretamente, garantindo às partes manter paridade de armas, como forma de manter equilibrada a disputa judicial entre elas; assim, a isonomia entre partes desiguais só pode ser atingida por meio de um tratamento também desigual, na medida dessa desigualdade.

III. A razoável duração do processo abrange sua solução integral, incluindo-se a atividade satisfativa, assegurados os meios que garantam a celeridade da tramitação processual.

IV. O princípio do contraditório processual aplica-se apenas à matéria dispositiva, mas não às matérias de ordem pública, casos em que o juiz poderá agir de ofício prescindindo-se da oitiva prévia das partes.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Sobre o instituto da reclamação, considerada a disciplina trazida no CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Caberá reclamação da parte interessada ou do Ministério Público para garantir a observância de acórdão proferido em julgamento de incidente de resolução de demandas repetitivas ou de incidente de assunção de competência.

II. A reclamação pode ser proposta perante qualquer tribunal, e seu julgamento compete ao órgão jurisdicional cuja competência se busca preservar ou cuja autoridade se pretenda garantir.

III. Caberá reclamação para garantir a observância de acórdão de recurso extraordinário com repercussão geral reconhecida ou de acórdão proferido em julgamento de recursos extraordinário ou especial repetitivos, independentemente do esgotamento das instâncias ordinárias.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A propósito do cumprimento de sentença, especialmente as regras de competência aplicada a essa fase processual, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que diz respeito à relação jurídica de consumo, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) O Conselho Tutelar de Quixadá-CE ofereceu representação ao Juízo da Infância de Juventude local, a fim de iniciar procedimento de apuração de irregularidade de entidade de atendimento não governamental com sede na referida Comarca. Segundo a representação, o dirigente da entidade estaria praticando tortura sistemática contra alguns adolescentes, conforme relatório anexado. O representante pede o afastamento liminar do dirigente e, em sentença final, o afastamento definitivo do requerido, bem como a aplicação de multa. Com base neste singelo caso concreto, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) João Metralha foi condenado pela prática do crime de roubo circunstanciado pela restrição de liberdade da vítima (CP, art. 157, § 2º, inciso V) por sentença transitada em julgado no dia 1º/04/2019. Em 11/12/2020, foi condenado pela prática do crime de furto qualificado pelo emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum (CP, art. 155, § 4º-A), ocorrido em 25/07/2020.

Nesse caso, para progredir de regime, João deverá ter cumprido ao menos:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) Felipe foi denunciado por furto qualificado pelo rompimento de obstáculo. Durante a instrução processual, verificou-se que, sem nenhuma justificativa, embora fosse possível, o laudo pericial não havia sido realizado; entretanto, a vítima e uma testemunha local confirmaram que uma porta havia sido arrombada no local quando do momento do furto.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Paulo, descontente com o término do namoro com Maria, livre e conscientemente invadiu o dispositivo informático do aparelho celular dela e capturou fotos íntimas e conversas privadas dela com seu novo namorado, João. Posteriormente, também livre e conscientemente, com intuito de vingança, divulgou, em redes sociais na Internet, os vídeos e as fotos de Maria, com cunho sexual, difamando-a e injuriando João com a utilização de elementos referentes à sua raça, cor e etnia. Em razão dessa conduta, Paulo foi indiciado pelos delitos de violação de dispositivo informático, divulgação de cenas de sexo ou pornografia, majorada pelo intuito de vingança, difamação contra Maria e injúria racial contra João.

Com relação à persecução penal nessa situação hipotética, é correto afirmar que os crimes citados se submetem, respectivamente, a ação penal

 

(EMAGIS) A respeito dos crimes contra a dignidade sexual, avalie as assertivas que seguem.

I. A Lei 13.772/2018 incluiu no Código Penal o crime de registro não autorizado da intimidade sexual, que consiste em produzir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, conteúdo com cena de nudez ou ato sexual ou libidinoso de caráter íntimo e privado sem autorização dos participantes.

II. A causa especial de aumento da pena decorrente de o agente ser ascendente da vítima aplica-se apenas até o segundo grau da linha reta, não abrangendo, por exemplo, o bisavô.

III. A Lei 13.718/2018 incluiu no Código Penal o crime de divulgação de cena de estupro ou de cena de estupro de vulnerável, de cena de sexo ou de pornografia, que consiste em oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, vender ou expor à venda, distribuir, publicar ou divulgar, por qualquer meio - inclusive por meio de comunicação de massa ou sistema de informática ou telemática -, fotografia, vídeo ou outro registro audiovisual que contenha cena de estupro ou de estupro de vulnerável ou que faça apologia ou induza a sua prática, ou, sem o consentimento da vítima, cena de sexo, nudez ou pornografia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os crimes ambientais e também sobre a competência para processar e julgar ações penais que a eles se refiram, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as prerrogativas de caráter processual penal do Presidente da República e dos Governadores de Estado, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/PA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) A respeito de julgamento por tribunal do júri, assinale a opção correta.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Leila, menor de 21 anos de idade, foi denunciada pela prática do delito de falsificação de documento público, previsto no art. 297, caput, por três vezes, na forma do art. 69, ambos do CP, tendo o Juiz convertido a prisão em flagrante em preventiva, não obstante a documentação juntada pela defesa, comprovando que Leila tem uma filha de 2 anos de idade, que está sob sua guarda. Recebida a denúncia e processado o feito, 10 meses após a prisão da ré foi realizada audiência de instrução, debates e julgamento, tendo Leila sido condenada à pena mínima para cada delito, em razão de sua primariedade, seus bons antecedentes, bom comportamento carcerário e do fato de não fazer parte de organização criminosa. Todavia, em razão do reconhecimento do concurso material, a pena final foi fixada em 6 anos de reclusão.

A respeito do regime inicial de cumprimento de pena cabível no caso,

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o tema Hermenêutica Constitucional. Marque, a propósito, a assertiva INCORRETA.

 

(EMAGIS) Constituição é o organismo vivo delimitador da organização estrutural do Estado, da forma de governo, da garantia das liberdades públicas, do modo de aquisição e exercício do poder político. Existem vários sentidos de constituição e, até hoje, os estudiosos não chegaram a um consenso a respeito de qual deve prevalecer. A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, seguindo o magistério doutrinário, prefere adotar uma pluralidade de acepções, sem seguir um conceito único e exaustivo de constituição (STF, ADI 595-2/ES. Rel. Min. Celso de Mello. J. 28/02/2002)”. (BULOS, Uadi Lammêgo. Direito Constitucional ao Alcance de todos. 2 ed. Rev. e atual – São Paulo: Saraiva, 2010. p. 66). Com base no texto da Constituição da República de 1988 é correto afirmar, exceto:

 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Sobre a interpretação da norma constitucional, é INCORRETO afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere nacional brasileira que, casando-se com cidadão norte-americano, requeira a nacionalidade norte-americana, declarando no requerimento “renunciar e abjurar fidelidade a qualquer Estado ou soberania”.
Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Caso fosse originária a nacionalidade norte-americana, reconhecida pela lei deste país, manteria a brasileira sua condição de nacional.

II. Caso, embora derivada de naturalização, a nacionalidade norte-americana tenha sido imposta à nacional brasileira para permanência no território estrangeiro ou fruição de direitos, conservaria ela a nacionalidade brasileira.

III. A situação posta no enunciado, caso inexistentes outras circunstâncias, não impede a conservação pela brasileira de sua condição de nacional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TRE/SE – FCC – 2015) O ato de designar, até sessenta dias antes das eleições, os locais das Seções, constituir as Juntas Eleitorais e designar a sua sede e jurisdição competem:


 

(EMAGIS) A respeito dos títulos de crédito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do seguro de responsabilidade civil facultativo, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com taxas municipais de fiscalização de estabelecimentos empresariais. Marque, a propósito, a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o tema ‘guerra fiscal’ em matéria de ICMS.

I. Para a doutrina, o princípio geral segundo o qual ‘quem pode tributar pode isentar’ sofre peremptória exceção em matéria de ICMS.

II. Os Estados podem instituir o ICMS, porém, para estabelecer isenções, condição necessária e suficiente é que o façam por ‘lei específica’.

III. A LC 24/75, regulamentando a Constituição Federal, impõe que as isenções do ICMS sejam serão concedidas ou revogadas nos termos de convênios celebrados e ratificados pelos Estados e pelo Distrito Federal.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Sobre a ação de execução fiscal de crédito tributário, à luz da jurisprudência atual do STJ, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) Sobre o Meio Ambiente, tal como disciplinado pelo artigo 225 da Constituição Federal e tendo presente também o magistério da doutrina e da jurisprudência, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da estabilidade dos servidores públicos, do estágio probatório e das promoções e progressões funcionais, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, é incompatível com a definição de estágio probatório a exclusão do cômputo do requisito temporal de períodos de licença do servidor público.

II. A estabilidade do servidor nomeado para cargo de provimento efetivo, além de avaliação especial de desempenho, supõe requisito temporal mínimo de dois anos de efetivo exercício.

III. Não pode ser afastado do requisito temporal para promoção o período em que o servidor somente não exerceu suas funções por ter sido indevidamente tardia sua nomeação, atraso devidamente reconhecido pelo Judiciário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Em relação ao poder de polícia administrativo, considere as assertivas abaixo.

I. Licença é ato administrativo discricionário e tem como característica a revogabilidade, podendo a administração, em respeito ao interesse público, cassar os efeitos do ato que a concede.

II. Autorização é ato administrativo declaratório e vinculado e, dessa forma, uma vez adimplidas as condições legais, deverá a Administração outorgá-la, não podendo, por conta de sua natureza jurídica, revogá-la posteriormente.

III. Sanção de polícia tem como característica o emprego de medidas inibitórias ou dissuasoras e tem como finalidade cessar práticas ilícitas perpetradas por particulares e por funcionários públicos, garantida a ampla defesa.

IV. O poder de polícia administrativo poderá ser delegado, mediante lei específica, a entes da Administração Indireta.

V. Sanção de polícia, quando extroversa, é imposta a todos os administrados, indistintamente, com a finalidade de inibir condutas ilícitas ou, se ocorrida, reprimir o autor da infração.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Sabe-se que, quando da instituição de nova moeda (Cruzado) e implementação, pelo Poder Público, dos planos de combate à inflação denominados ‘Plano Funaro’ ou ‘Plano Cruzado’, houve congelamento dos preços e as tarifas aéreas nos valores prevalecentes em 27.2.1986 (art. 5º do Decreto n. 91.149, de 15.3.1985).

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF não admite responsabilidade objetiva do Estado por danos decorrentes de planos econômicos.

II. O STF considera que o Estado pode ter responsabilidade civil também pela prática de atos lícitos.

III. Comprovado, no caso concreto, que o plano econômico em questão rompeu o equilíbrio financeiro do contrato de concessão, deve a União indenizar as concessionárias do serviço de transporte aéreo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente ao art. 243 da Constituição Federal, julgue os itens abaixo.

I. A expropriação deve recair sobre a propriedade rural por inteiro, e não somente sobre a área em que verificada a cultura ilegal de plantas psicotrópicas ou a exploração do trabalho escravo.

II. A responsabilidade do proprietário, na hipótese do art. 243 da CRFB, é de caráter subjetivo. Não obstante, caso constatada a existência de culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou a exploração de trabalho escravo, é ônus probatório do proprietário comprovar que não incorreu em culpa, ainda que “in vigilando” ou “in elegendo”.

III. Caso ocupado por particulares que venham a estabelecer culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou explorar trabalho escravo, o bem público dominical, situado em área rural, pode, em determinadas circunstâncias, sofrer a sanção prevista no art. 243 da CRFB.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) No tocante ao Direito Econômico, assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Sobre a prescrição e a decadência em matéria de custeio da Seguridade Social, sobre a Previdência Complementar e sobre a prescrição e a decadência em matéria de Previdência Social, marque a alternativa correta.

 

(DPE/MG – FUNDEP – 2019) No Município de Rio do Horizonte, os gerentes responsáveis pelos estabelecimentos comerciais de um quarteirão localizado em bairro nobre da cidade programaram em conjunto os equipamentos irrigadores automáticos de jardim para funcionarem todos dos dias às 4h45 da manhã.

Nesse horário, sempre dormem no local diversas pessoas em situação de rua, que acabam sendo acordadas pelos jatos de água e forçadas a sair do espaço, além de terem molhados seus cobertores e pertences pessoais e inutilizadas as folhas de papelão que lhes servem de cama. Até o momento, ninguém compareceu à Defensoria Pública afirmando ter sido prejudicado e solicitando providências.

Analise as seguintes afirmativas a respeito da hipótese apresentada e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

(   ) Em obediência ao princípio da subsidiariedade dos Direitos Humanos e devido ao fato de que estes possuem eficácia indireta nas relações entre particulares, o conflito deverá ser resolvido por intermédio das normas de Direito Privado, com ampla participação da Defensoria na condição de custos vulnerabilis.

(   ) Pelo princípio da supremacia do interesse público sobre o interesse dos particulares, é vedado a estes se estabelecerem em via pública, tendo o município o direito de apreender todos os pertences que estiverem colocados no referido local.

(   ) O defensor público, ao tomar conhecimento dos fatos através do noticiário, poderá instaurar, de ofício, procedimento para apurar as violações e buscar a reparação dos danos causados.

(   ) Há, na hipótese apresentada, a colidência entre direitos fundamentais, o exercício da atividade econômica e os direitos sociais, a ser resolvida pelos critérios cronológico, hierárquico e da especialidade.

Assinale a sequência correta.


 

(EMAGIS) Sobre o MERCOSUL, seus órgãos e sanções, indique a assertiva em que há incorreção.

 

Objetivas MP Estadual - Rodada 09.2021

(EMAGIS) Considerando o que dispõe a Resolução CNMP nº 181/2017, que dispõe sobre a instauração e tramitação do procedimento investigatório criminal (PIC) a cargo do Ministério Público, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) João Metralha foi condenado pela prática do crime de roubo circunstanciado pela restrição de liberdade da vítima (CP, art. 157, § 2º, inciso V) por sentença transitada em julgado no dia 1º/04/2019. Em 11/12/2020, foi condenado pela prática do crime de furto qualificado pelo emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum (CP, art. 155, § 4º-A), ocorrido em 25/07/2020.

Nesse caso, para progredir de regime, João deverá ter cumprido ao menos:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) Felipe foi denunciado por furto qualificado pelo rompimento de obstáculo. Durante a instrução processual, verificou-se que, sem nenhuma justificativa, embora fosse possível, o laudo pericial não havia sido realizado; entretanto, a vítima e uma testemunha local confirmaram que uma porta havia sido arrombada no local quando do momento do furto.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Paulo, descontente com o término do namoro com Maria, livre e conscientemente invadiu o dispositivo informático do aparelho celular dela e capturou fotos íntimas e conversas privadas dela com seu novo namorado, João. Posteriormente, também livre e conscientemente, com intuito de vingança, divulgou, em redes sociais na Internet, os vídeos e as fotos de Maria, com cunho sexual, difamando-a e injuriando João com a utilização de elementos referentes à sua raça, cor e etnia. Em razão dessa conduta, Paulo foi indiciado pelos delitos de violação de dispositivo informático, divulgação de cenas de sexo ou pornografia, majorada pelo intuito de vingança, difamação contra Maria e injúria racial contra João.

Com relação à persecução penal nessa situação hipotética, é correto afirmar que os crimes citados se submetem, respectivamente, a ação penal

 

(EMAGIS) A respeito dos crimes contra a dignidade sexual, avalie as assertivas que seguem.

I. A Lei 13.772/2018 incluiu no Código Penal o crime de registro não autorizado da intimidade sexual, que consiste em produzir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, conteúdo com cena de nudez ou ato sexual ou libidinoso de caráter íntimo e privado sem autorização dos participantes.

II. A causa especial de aumento da pena decorrente de o agente ser ascendente da vítima aplica-se apenas até o segundo grau da linha reta, não abrangendo, por exemplo, o bisavô.

III. A Lei 13.718/2018 incluiu no Código Penal o crime de divulgação de cena de estupro ou de cena de estupro de vulnerável, de cena de sexo ou de pornografia, que consiste em oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, vender ou expor à venda, distribuir, publicar ou divulgar, por qualquer meio - inclusive por meio de comunicação de massa ou sistema de informática ou telemática -, fotografia, vídeo ou outro registro audiovisual que contenha cena de estupro ou de estupro de vulnerável ou que faça apologia ou induza a sua prática, ou, sem o consentimento da vítima, cena de sexo, nudez ou pornografia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as prerrogativas de caráter processual penal do Presidente da República e dos Governadores de Estado, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/PA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) A respeito de julgamento por tribunal do júri, assinale a opção correta.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Leila, menor de 21 anos de idade, foi denunciada pela prática do delito de falsificação de documento público, previsto no art. 297, caput, por três vezes, na forma do art. 69, ambos do CP, tendo o Juiz convertido a prisão em flagrante em preventiva, não obstante a documentação juntada pela defesa, comprovando que Leila tem uma filha de 2 anos de idade, que está sob sua guarda. Recebida a denúncia e processado o feito, 10 meses após a prisão da ré foi realizada audiência de instrução, debates e julgamento, tendo Leila sido condenada à pena mínima para cada delito, em razão de sua primariedade, seus bons antecedentes, bom comportamento carcerário e do fato de não fazer parte de organização criminosa. Todavia, em razão do reconhecimento do concurso material, a pena final foi fixada em 6 anos de reclusão.

A respeito do regime inicial de cumprimento de pena cabível no caso,

 

(EMAGIS) A respeito dos vícios redibitórios e também sobre o contrato de compra e venda, tendo presente a disciplina do Código Civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPF – Procurador da República – 2017) Ao deslocamento de uma porção de terra, por força natural violenta, desprendendo-se de um prédio para se juntar a outro, dá-se o nome de:

 

(TJ/RJ – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2019) Pedro, criança de 4 anos, com pais desconhecidos, vive em uma instituição de menores abandonados. Em razão de sua aparência física (branco e de olhos claros) despertou o interesse na adoção por um casal alemão. Entretanto, outro casal brasileiro, regularmente cadastrado para adoção na forma da lei, também manifestou interesse em adotar Pedro. Acerca do caso hipotético, assinale a alternativa correta.


 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) Em relação aos princípios constitucionais do processo civil, considere os enunciados seguintes:

I. A publicidade processual é a regra geral prevista tanto na Constituição Federal como no Código de Processo Civil; as exceções a esse princípio são estabelecidas por meio de rol taxativo em ambas as normas legais citadas.

II. O princípio da isonomia processual não deve ser entendido abstrata e sim concretamente, garantindo às partes manter paridade de armas, como forma de manter equilibrada a disputa judicial entre elas; assim, a isonomia entre partes desiguais só pode ser atingida por meio de um tratamento também desigual, na medida dessa desigualdade.

III. A razoável duração do processo abrange sua solução integral, incluindo-se a atividade satisfativa, assegurados os meios que garantam a celeridade da tramitação processual.

IV. O princípio do contraditório processual aplica-se apenas à matéria dispositiva, mas não às matérias de ordem pública, casos em que o juiz poderá agir de ofício prescindindo-se da oitiva prévia das partes.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Sobre o instituto da reclamação, considerada a disciplina trazida no CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Caberá reclamação da parte interessada ou do Ministério Público para garantir a observância de acórdão proferido em julgamento de incidente de resolução de demandas repetitivas ou de incidente de assunção de competência.

II. A reclamação pode ser proposta perante qualquer tribunal, e seu julgamento compete ao órgão jurisdicional cuja competência se busca preservar ou cuja autoridade se pretenda garantir.

III. Caberá reclamação para garantir a observância de acórdão de recurso extraordinário com repercussão geral reconhecida ou de acórdão proferido em julgamento de recursos extraordinário ou especial repetitivos, independentemente do esgotamento das instâncias ordinárias.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A propósito do cumprimento de sentença, especialmente as regras de competência aplicada a essa fase processual, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Ministério Público de determinado estado, por intermédio do promotor de justiça titular da promotoria especializada na defesa dos direitos do consumidor, ajuizou ação civil pública contra instituição de ensino particular, com o intuito de impedir aumento ilegal e abusivo de mensalidades escolares. Com base nessa situação hipotética, assinale a opção CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o tema Hermenêutica Constitucional. Marque, a propósito, a assertiva INCORRETA.

 

(EMAGIS) Constituição é o organismo vivo delimitador da organização estrutural do Estado, da forma de governo, da garantia das liberdades públicas, do modo de aquisição e exercício do poder político. Existem vários sentidos de constituição e, até hoje, os estudiosos não chegaram a um consenso a respeito de qual deve prevalecer. A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, seguindo o magistério doutrinário, prefere adotar uma pluralidade de acepções, sem seguir um conceito único e exaustivo de constituição (STF, ADI 595-2/ES. Rel. Min. Celso de Mello. J. 28/02/2002)”. (BULOS, Uadi Lammêgo. Direito Constitucional ao Alcance de todos. 2 ed. Rev. e atual – São Paulo: Saraiva, 2010. p. 66). Com base no texto da Constituição da República de 1988 é correto afirmar, exceto:

 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Sobre a interpretação da norma constitucional, é INCORRETO afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere nacional brasileira que, casando-se com cidadão norte-americano, requeira a nacionalidade norte-americana, declarando no requerimento “renunciar e abjurar fidelidade a qualquer Estado ou soberania”.
Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Caso fosse originária a nacionalidade norte-americana, reconhecida pela lei deste país, manteria a brasileira sua condição de nacional.

II. Caso, embora derivada de naturalização, a nacionalidade norte-americana tenha sido imposta à nacional brasileira para permanência no território estrangeiro ou fruição de direitos, conservaria ela a nacionalidade brasileira.

III. A situação posta no enunciado, caso inexistentes outras circunstâncias, não impede a conservação pela brasileira de sua condição de nacional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/MG – FUNDEP – 2019) No Município de Rio do Horizonte, os gerentes responsáveis pelos estabelecimentos comerciais de um quarteirão localizado em bairro nobre da cidade programaram em conjunto os equipamentos irrigadores automáticos de jardim para funcionarem todos dos dias às 4h45 da manhã.

Nesse horário, sempre dormem no local diversas pessoas em situação de rua, que acabam sendo acordadas pelos jatos de água e forçadas a sair do espaço, além de terem molhados seus cobertores e pertences pessoais e inutilizadas as folhas de papelão que lhes servem de cama. Até o momento, ninguém compareceu à Defensoria Pública afirmando ter sido prejudicado e solicitando providências.

Analise as seguintes afirmativas a respeito da hipótese apresentada e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

(   ) Em obediência ao princípio da subsidiariedade dos Direitos Humanos e devido ao fato de que estes possuem eficácia indireta nas relações entre particulares, o conflito deverá ser resolvido por intermédio das normas de Direito Privado, com ampla participação da Defensoria na condição de custos vulnerabilis.

(   ) Pelo princípio da supremacia do interesse público sobre o interesse dos particulares, é vedado a estes se estabelecerem em via pública, tendo o município o direito de apreender todos os pertences que estiverem colocados no referido local.

(   ) O defensor público, ao tomar conhecimento dos fatos através do noticiário, poderá instaurar, de ofício, procedimento para apurar as violações e buscar a reparação dos danos causados.

(   ) Há, na hipótese apresentada, a colidência entre direitos fundamentais, o exercício da atividade econômica e os direitos sociais, a ser resolvida pelos critérios cronológico, hierárquico e da especialidade.

Assinale a sequência correta.


 

(EMAGIS) A respeito da estabilidade dos servidores públicos, do estágio probatório e das promoções e progressões funcionais, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, é incompatível com a definição de estágio probatório a exclusão do cômputo do requisito temporal de períodos de licença do servidor público.

II. A estabilidade do servidor nomeado para cargo de provimento efetivo, além de avaliação especial de desempenho, supõe requisito temporal mínimo de dois anos de efetivo exercício.

III. Não pode ser afastado do requisito temporal para promoção o período em que o servidor somente não exerceu suas funções por ter sido indevidamente tardia sua nomeação, atraso devidamente reconhecido pelo Judiciário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Em relação ao poder de polícia administrativo, considere as assertivas abaixo.

I. Licença é ato administrativo discricionário e tem como característica a revogabilidade, podendo a administração, em respeito ao interesse público, cassar os efeitos do ato que a concede.

II. Autorização é ato administrativo declaratório e vinculado e, dessa forma, uma vez adimplidas as condições legais, deverá a Administração outorgá-la, não podendo, por conta de sua natureza jurídica, revogá-la posteriormente.

III. Sanção de polícia tem como característica o emprego de medidas inibitórias ou dissuasoras e tem como finalidade cessar práticas ilícitas perpetradas por particulares e por funcionários públicos, garantida a ampla defesa.

IV. O poder de polícia administrativo poderá ser delegado, mediante lei específica, a entes da Administração Indireta.

V. Sanção de polícia, quando extroversa, é imposta a todos os administrados, indistintamente, com a finalidade de inibir condutas ilícitas ou, se ocorrida, reprimir o autor da infração.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Sabe-se que, quando da instituição de nova moeda (Cruzado) e implementação, pelo Poder Público, dos planos de combate à inflação denominados ‘Plano Funaro’ ou ‘Plano Cruzado’, houve congelamento dos preços e as tarifas aéreas nos valores prevalecentes em 27.2.1986 (art. 5º do Decreto n. 91.149, de 15.3.1985).

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF não admite responsabilidade objetiva do Estado por danos decorrentes de planos econômicos.

II. O STF considera que o Estado pode ter responsabilidade civil também pela prática de atos lícitos.

III. Comprovado, no caso concreto, que o plano econômico em questão rompeu o equilíbrio financeiro do contrato de concessão, deve a União indenizar as concessionárias do serviço de transporte aéreo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente ao art. 243 da Constituição Federal, julgue os itens abaixo.

I. A expropriação deve recair sobre a propriedade rural por inteiro, e não somente sobre a área em que verificada a cultura ilegal de plantas psicotrópicas ou a exploração do trabalho escravo.

II. A responsabilidade do proprietário, na hipótese do art. 243 da CRFB, é de caráter subjetivo. Não obstante, caso constatada a existência de culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou a exploração de trabalho escravo, é ônus probatório do proprietário comprovar que não incorreu em culpa, ainda que “in vigilando” ou “in elegendo”.

III. Caso ocupado por particulares que venham a estabelecer culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou explorar trabalho escravo, o bem público dominical, situado em área rural, pode, em determinadas circunstâncias, sofrer a sanção prevista no art. 243 da CRFB.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o Meio Ambiente, tal como disciplinado pelo artigo 225 da Constituição Federal e tendo presente também o magistério da doutrina e da jurisprudência, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com taxas municipais de fiscalização de estabelecimentos empresariais. Marque, a propósito, a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o tema ‘guerra fiscal’ em matéria de ICMS.

I. Para a doutrina, o princípio geral segundo o qual ‘quem pode tributar pode isentar’ sofre peremptória exceção em matéria de ICMS.

II. Os Estados podem instituir o ICMS, porém, para estabelecer isenções, condição necessária e suficiente é que o façam por ‘lei específica’.

III. A LC 24/75, regulamentando a Constituição Federal, impõe que as isenções do ICMS sejam serão concedidas ou revogadas nos termos de convênios celebrados e ratificados pelos Estados e pelo Distrito Federal.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito dos títulos de crédito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do seguro de responsabilidade civil facultativo, marque a alternativa CORRETA.


 

(TRE/SE – FCC – 2015) O ato de designar, até sessenta dias antes das eleições, os locais das Seções, constituir as Juntas Eleitorais e designar a sua sede e jurisdição competem:


 

(EMAGIS) O Conselho Tutelar de Quixadá-CE ofereceu representação ao Juízo da Infância de Juventude local, a fim de iniciar procedimento de apuração de irregularidade de entidade de atendimento não governamental com sede na referida Comarca. Segundo a representação, o dirigente da entidade estaria praticando tortura sistemática contra alguns adolescentes, conforme relatório anexado. O representante pede o afastamento liminar do dirigente e, em sentença final, o afastamento definitivo do requerido, bem como a aplicação de multa. Com base neste singelo caso concreto, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) No que diz respeito à relação jurídica de consumo, assinale a opção CORRETA:

 

PGE/PGM - Rodada 09.2021

Um grupo de ex-servidores do Instituto de Previdência do Município DELTA - DELTAPrev - foi condenado, por sentença penal transitada em julgado em 26 de março de 2018, por fraudes perpetradas contra a autarquia previdenciária.

Na ação penal, comprovou-se que o grupo, formado por PALMIRA RIBEIRO, IVAN MENDES E CAIO PRADO, utilizava cadastros de pessoas mortas para receber benefícios previdenciários indevidos, gerando aos cofres públicos prejuízos que alcançaram R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais). A existência do fato criminoso e as autorias delitivas foram definitivamente analisadas pelo juízo criminal.

Além dos danos financeiros experimentados, a autarquia teve a sua credibilidade abalada com o esquema criminoso, amplamente divulgado e que colocou em dúvida a higidez de todo o sistema municipal previdenciário por ela gerido. As provas periciais e documentais produzidas no processo criminal demonstram o prejuízo financeiro e o abalo institucional da autarquia.

A DELTAPrev quer buscar, na seara cível, o ressarcimento dos danos antes do escoamento do prazo prescricional para a pretensão indenizatória.

Considerando que a representação processual da DELTAPrev está a cargo da Procuradoria do Município DELTA, apresente, como Procurador, a peça processual adequada. É dispensado o relatório dos fatos.

 

Sentença Estadual - Rodada 09.2021

Banco GMB S/A propôs ação de busca e apreensão em face do Zé das Couves em maio de 2020, objetivando a busca e apreensão do veículo Audi A5, ano 2017, cor preta, placas AAA 000, em virtude da inadimplência das prestações de nº 13, 14, 15 e 16, cada uma no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais).

Alega, em síntese, que o requerido adquiriu o veículo junto à concessionária Audi SP em janeiro de 2017, ocasião em que deu uma entrada de R$ 80.000,00 e assinou com o banco autor um contrato de financiamento garantido por alienação fiduciária, a ser quitado em 48 parcelas, cada uma no valor de R$ 3.000,00.

Com inicial, cópia do contrato de financiamento; registro do contrato de alienação fiduciária junto ao DETRAN-SP; protesto do título e notificação extrajudicial endereçados ao requerido cobrando as parcelas em atraso; demonstrativo do débito no valor total de R$ 12.000,00 (parcelas de nº 13, 14, 15 e 16); procuração; atos constitutivos e demais documentos.

Distribuído o feito para a 1ª Vara Cível da Comarca de São Paulo/SP, deferiu-se a liminar de busca e apreensão, que foi cumprida em 25 de junho de 2020, oportunidade em que Gervásio, funcionário do Banco, foi nomeado como depositário do bem.

Em sede de contestação, o requerido comprovou o depósito feito em 30 de maio do valor das duas parcelas em atraso (R$ 6.000,00), requerendo a extinção da presente ação. Preliminarmente, sustenta a inépcia da inicial, por faltar documento essencial que comprove o direito do autor, uma vez que não houve o registro do contrato de alienação fiduciária em cartório, conforme estabelece o art. 1361, § 1º do Código Civil. No mérito, alegou a caracterização do direito à purgação da mora com o pagamento das parcelas em atraso, razão pela qual o bem lhe deve ser restituído de imediato, independentemente do pagamento das duas parcelas restantes. Prosseguiu afirmando que, com o pagamento dessas duas parcelas, só restariam duas parcelas a serem quitadas, mas em razão do adimplemento substancial, deve-se considerar a quitação total da dívida.

É o relatório. Decido.

Elabore, na condição de juiz de direito substituto, a sentença adequada ao caso, enfrentando todas as questões materiais e processuais pertinentes, sem acrescentar qualquer fato novo. Não é necessária a confecção de relatório.

 

Ministério Público Estadual - Rodada 09.2021

ROBÉRIO DE PAULA foi denunciado pelo Ministério Público do Estado do Paraná, imputando-lhe as seguintes condutas: 1) no dia 23 de janeiro de 2020, ROBÉRIO, munido de uma faca, abordou Maria Tavares no município de Apucarana, na rua Santos Dumont, nas proximidades de um terreno baldio, para ali conduzindo a vítima e com ela manteve conjunção carnal, mediante violência física consistente em manter a vítima imobilizada enquanto perpetrava o ato; 2) no dia 01 de fevereiro do mesmo ano, ROBÉRIO invadiu a residência de Lilian Souza, situada na rua João Volpato, no mesmo município, e ali descobrindo a vítima sozinha, em seu quarto mês de gestação, com ela manteve conjunção carnal, ameaçando golpeá-la na barriga caso tentasse reagir.

Após regular instrução, com a juntada dos exames periciais e oitiva das vítimas e testemunhas, e juntada de alegações finais pelas partes, o magistrado proferiu sentença condenatória julgando procedente in totum.

Nela fixou a dosimetria da seguinte forma: analisando os fatos em relação à primeira vítima, estabeleceu a pena base em seis anos de prisão, por não identificar circunstância judicial desfavorável ao réu, eis que o réu não possui outras anotações penais e a vítima não sofreu sequelas físicas do crime; na segunda fase, não alterou a pena em razão da ausência de agravantes e atenuantes; por fim, na terceira fase, reportando-se aos precedentes do STF e STJ que admitem a continuidade delitiva nos crimes contra a liberdade sexual, desde que atendidos os requisitos do art. 71 do Código Penal, majorou a pena em um terço, por terem sido apuradas apenas duas infrações. Chegou a pena final de oito anos de reclusão, fixando o regime fechado como inicial de cumprimento de pena. Negou ao réu o direito de recorrer em liberdade, vez que respondera preso à ação penal.

Em seguida o magistrado dá vista dos autos ao MP. Adote a providência que entender cabível, atendo-se aos fatos expostos.

 

Objetivas PGE/PGM - Rodada 09.2021

(EMAGIS) A respeito da estabilidade dos servidores públicos, do estágio probatório e das promoções e progressões funcionais, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, é incompatível com a definição de estágio probatório a exclusão do cômputo do requisito temporal de períodos de licença do servidor público.

II. A estabilidade do servidor nomeado para cargo de provimento efetivo, além de avaliação especial de desempenho, supõe requisito temporal mínimo de dois anos de efetivo exercício.

III. Não pode ser afastado do requisito temporal para promoção o período em que o servidor somente não exerceu suas funções por ter sido indevidamente tardia sua nomeação, atraso devidamente reconhecido pelo Judiciário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Em relação ao poder de polícia administrativo, considere as assertivas abaixo.

I. Licença é ato administrativo discricionário e tem como característica a revogabilidade, podendo a administração, em respeito ao interesse público, cassar os efeitos do ato que a concede.

II. Autorização é ato administrativo declaratório e vinculado e, dessa forma, uma vez adimplidas as condições legais, deverá a Administração outorgá-la, não podendo, por conta de sua natureza jurídica, revogá-la posteriormente.

III. Sanção de polícia tem como característica o emprego de medidas inibitórias ou dissuasoras e tem como finalidade cessar práticas ilícitas perpetradas por particulares e por funcionários públicos, garantida a ampla defesa.

IV. O poder de polícia administrativo poderá ser delegado, mediante lei específica, a entes da Administração Indireta.

V. Sanção de polícia, quando extroversa, é imposta a todos os administrados, indistintamente, com a finalidade de inibir condutas ilícitas ou, se ocorrida, reprimir o autor da infração.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Sabe-se que, quando da instituição de nova moeda (Cruzado) e implementação, pelo Poder Público, dos planos de combate à inflação denominados ‘Plano Funaro’ ou ‘Plano Cruzado’, houve congelamento dos preços e as tarifas aéreas nos valores prevalecentes em 27.2.1986 (art. 5º do Decreto n. 91.149, de 15.3.1985).

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF não admite responsabilidade objetiva do Estado por danos decorrentes de planos econômicos.

II. O STF considera que o Estado pode ter responsabilidade civil também pela prática de atos lícitos.

III. Comprovado, no caso concreto, que o plano econômico em questão rompeu o equilíbrio financeiro do contrato de concessão, deve a União indenizar as concessionárias do serviço de transporte aéreo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente ao art. 243 da Constituição Federal, julgue os itens abaixo.

I. A expropriação deve recair sobre a propriedade rural por inteiro, e não somente sobre a área em que verificada a cultura ilegal de plantas psicotrópicas ou a exploração do trabalho escravo.

II. A responsabilidade do proprietário, na hipótese do art. 243 da CRFB, é de caráter subjetivo. Não obstante, caso constatada a existência de culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou a exploração de trabalho escravo, é ônus probatório do proprietário comprovar que não incorreu em culpa, ainda que “in vigilando” ou “in elegendo”.

III. Caso ocupado por particulares que venham a estabelecer culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou explorar trabalho escravo, o bem público dominical, situado em área rural, pode, em determinadas circunstâncias, sofrer a sanção prevista no art. 243 da CRFB.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o tema Hermenêutica Constitucional. Marque, a propósito, a assertiva INCORRETA.

 

(EMAGIS) Constituição é o organismo vivo delimitador da organização estrutural do Estado, da forma de governo, da garantia das liberdades públicas, do modo de aquisição e exercício do poder político. Existem vários sentidos de constituição e, até hoje, os estudiosos não chegaram a um consenso a respeito de qual deve prevalecer. A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, seguindo o magistério doutrinário, prefere adotar uma pluralidade de acepções, sem seguir um conceito único e exaustivo de constituição (STF, ADI 595-2/ES. Rel. Min. Celso de Mello. J. 28/02/2002)”. (BULOS, Uadi Lammêgo. Direito Constitucional ao Alcance de todos. 2 ed. Rev. e atual – São Paulo: Saraiva, 2010. p. 66). Com base no texto da Constituição da República de 1988 é correto afirmar, exceto:

 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Sobre a interpretação da norma constitucional, é INCORRETO afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere nacional brasileira que, casando-se com cidadão norte-americano, requeira a nacionalidade norte-americana, declarando no requerimento “renunciar e abjurar fidelidade a qualquer Estado ou soberania”.
Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Caso fosse originária a nacionalidade norte-americana, reconhecida pela lei deste país, manteria a brasileira sua condição de nacional.

II. Caso, embora derivada de naturalização, a nacionalidade norte-americana tenha sido imposta à nacional brasileira para permanência no território estrangeiro ou fruição de direitos, conservaria ela a nacionalidade brasileira.

III. A situação posta no enunciado, caso inexistentes outras circunstâncias, não impede a conservação pela brasileira de sua condição de nacional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) Em relação aos princípios constitucionais do processo civil, considere os enunciados seguintes:

I. A publicidade processual é a regra geral prevista tanto na Constituição Federal como no Código de Processo Civil; as exceções a esse princípio são estabelecidas por meio de rol taxativo em ambas as normas legais citadas.

II. O princípio da isonomia processual não deve ser entendido abstrata e sim concretamente, garantindo às partes manter paridade de armas, como forma de manter equilibrada a disputa judicial entre elas; assim, a isonomia entre partes desiguais só pode ser atingida por meio de um tratamento também desigual, na medida dessa desigualdade.

III. A razoável duração do processo abrange sua solução integral, incluindo-se a atividade satisfativa, assegurados os meios que garantam a celeridade da tramitação processual.

IV. O princípio do contraditório processual aplica-se apenas à matéria dispositiva, mas não às matérias de ordem pública, casos em que o juiz poderá agir de ofício prescindindo-se da oitiva prévia das partes.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Sobre o instituto da reclamação, considerada a disciplina trazida no CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Caberá reclamação da parte interessada ou do Ministério Público para garantir a observância de acórdão proferido em julgamento de incidente de resolução de demandas repetitivas ou de incidente de assunção de competência.

II. A reclamação pode ser proposta perante qualquer tribunal, e seu julgamento compete ao órgão jurisdicional cuja competência se busca preservar ou cuja autoridade se pretenda garantir.

III. Caberá reclamação para garantir a observância de acórdão de recurso extraordinário com repercussão geral reconhecida ou de acórdão proferido em julgamento de recursos extraordinário ou especial repetitivos, independentemente do esgotamento das instâncias ordinárias.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A propósito do cumprimento de sentença, especialmente as regras de competência aplicada a essa fase processual, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito dos vícios redibitórios e também sobre o contrato de compra e venda, tendo presente a disciplina do Código Civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPF – Procurador da República – 2017) Ao deslocamento de uma porção de terra, por força natural violenta, desprendendo-se de um prédio para se juntar a outro, dá-se o nome de:

 

(TJ/RJ – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2019) Pedro, criança de 4 anos, com pais desconhecidos, vive em uma instituição de menores abandonados. Em razão de sua aparência física (branco e de olhos claros) despertou o interesse na adoção por um casal alemão. Entretanto, outro casal brasileiro, regularmente cadastrado para adoção na forma da lei, também manifestou interesse em adotar Pedro. Acerca do caso hipotético, assinale a alternativa correta.


 

(EMAGIS) A respeito dos títulos de crédito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do seguro de responsabilidade civil facultativo, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com taxas municipais de fiscalização de estabelecimentos empresariais. Marque, a propósito, a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o tema ‘guerra fiscal’ em matéria de ICMS.

I. Para a doutrina, o princípio geral segundo o qual ‘quem pode tributar pode isentar’ sofre peremptória exceção em matéria de ICMS.

II. Os Estados podem instituir o ICMS, porém, para estabelecer isenções, condição necessária e suficiente é que o façam por ‘lei específica’.

III. A LC 24/75, regulamentando a Constituição Federal, impõe que as isenções do ICMS sejam serão concedidas ou revogadas nos termos de convênios celebrados e ratificados pelos Estados e pelo Distrito Federal.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sabe-se que a concessão de aposentadoria ao servidor público federal é ato complexo, sujeito que está à apreciação do Tribunal de Contas da União, no exercício que faz este do controle financeiro e de legalidade da concessão.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Não pode, em regra, ser registrada e validada pelo TCU aposentadoria daquele que ocupe cargo, emprego ou função no serviço público, exceto, por exemplo, se for cargo em comissão, cargo eletivo ou cargos acumuláveis na forma da Constituição.

II. Não pode, em regra, ser registrada e validada pelo TCU aposentadoria daquele que ocupe cargo, emprego ou função no serviço público, exceto, por exemplo, se o ingresso no cargo público ativo tiver sido anterior à Emenda Constitucional 20/1998.

III. Não pode, em regra, ser registrada e validada pelo TCU aposentadoria daquele que já seja aposentado como militar, exceto, por exemplo, se o ingresso no cargo público civil que gerou a aposentadoria em análise tiver sido anterior à Emenda Constitucional 20/1998.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Analise os itens a seguir e assinale a alternativa correta. De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), ressalvadas as disposições legais destinadas a corrigir as distorções que afetam o acesso da mulher ao mercado de trabalho e certas especificidades estabelecidas nos acordos trabalhistas, é vedado:

I. publicar ou fazer publicar anúncio de emprego no qual haja referência ao sexo, à idade, à cor ou situação familiar, salvo quando a natureza da atividade a ser exercida, pública e notoriamente, assim o exigir;

II. recusar emprego, promoção ou motivar a dispensa do trabalho em razão de sexo, idade, cor, situação familiar ou estado de gravidez, salvo quando a natureza da atividade seja notória e publicamente incompatível.

III. considerar o sexo, a idade, a cor ou situação familiar como variável determinante para fins de remuneração, formação profissional e oportunidades de ascensão profissional.

IV. exigir atestado ou exame, de qualquer natureza, para comprovação de esterilidade, na admissão ou permanência no emprego, permitindo-se a exigência de apresentação de atestado ou exame para comprovação de gravidez.

V. proceder o empregador ou preposto a revistas íntimas nas empregadas ou funcionárias, salvo se a atividade o assim o justificar, a exemplo de empregadas ou funcionárias que trabalham em contato permanente com produtos de elevado valor e fácil ocultação.


 

(EMAGIS) Leia os itens a seguir e responda:

I. Segundo a CLT, o não comparecimento do reclamante à audiência importa o arquivamento da reclamação, e o não comparecimento do reclamado importa revelia, além de confissão quanto à matéria de fato.

II. Segundo entendimento consolidado do Tribunal Superior do Trabalho (TST), aplica-se a pena de confissão à parte que, expressamente intimada com aquela cominação, não comparecer à audiência em prosseguimento, na qual deveria depor. A prova pré-constituída nos autos pode ser levada em conta para confronto com a confissão ficta, não implicando cerceamento de defesa o indeferimento de provas posteriores.

III. Na forma da CLT, na hipótese de ausência do reclamante à audiência, este será condenado ao pagamento das custas processuais, salvo se beneficiário da justiça gratuita ou se comprovar, no prazo de quinze dias, que a ausência ocorreu por motivo legalmente justificável.

IV. Segundo a CLT, a revelia não produz o efeito da confissão quanto à matéria de fato se as alegações de fato formuladas pelo reclamante forem inverossímeis ou estiverem em contradição com prova constante dos autos.

V. Consoante disposto na CLT, ainda que ausente o reclamado ou preposto, presente o advogado na audiência, serão aceitos a contestação e os documentos eventualmente apresentados.

 

(EMAGIS) Sobre o Meio Ambiente, tal como disciplinado pelo artigo 225 da Constituição Federal e tendo presente também o magistério da doutrina e da jurisprudência, marque a alternativa CORRETA.

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) Felipe foi denunciado por furto qualificado pelo rompimento de obstáculo. Durante a instrução processual, verificou-se que, sem nenhuma justificativa, embora fosse possível, o laudo pericial não havia sido realizado; entretanto, a vítima e uma testemunha local confirmaram que uma porta havia sido arrombada no local quando do momento do furto.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Paulo, descontente com o término do namoro com Maria, livre e conscientemente invadiu o dispositivo informático do aparelho celular dela e capturou fotos íntimas e conversas privadas dela com seu novo namorado, João. Posteriormente, também livre e conscientemente, com intuito de vingança, divulgou, em redes sociais na Internet, os vídeos e as fotos de Maria, com cunho sexual, difamando-a e injuriando João com a utilização de elementos referentes à sua raça, cor e etnia. Em razão dessa conduta, Paulo foi indiciado pelos delitos de violação de dispositivo informático, divulgação de cenas de sexo ou pornografia, majorada pelo intuito de vingança, difamação contra Maria e injúria racial contra João.

Com relação à persecução penal nessa situação hipotética, é correto afirmar que os crimes citados se submetem, respectivamente, a ação penal

 

(EMAGIS) Sobre as prerrogativas de caráter processual penal do Presidente da República e dos Governadores de Estado, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/PA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) A respeito de julgamento por tribunal do júri, assinale a opção correta.

 

Objetivas - Rodada 09.2021

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o tema Hermenêutica Constitucional. Marque, a propósito, a assertiva INCORRETA.

 

(EMAGIS) Constituição é o organismo vivo delimitador da organização estrutural do Estado, da forma de governo, da garantia das liberdades públicas, do modo de aquisição e exercício do poder político. Existem vários sentidos de constituição e, até hoje, os estudiosos não chegaram a um consenso a respeito de qual deve prevalecer. A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, seguindo o magistério doutrinário, prefere adotar uma pluralidade de acepções, sem seguir um conceito único e exaustivo de constituição (STF, ADI 595-2/ES. Rel. Min. Celso de Mello. J. 28/02/2002)”. (BULOS, Uadi Lammêgo. Direito Constitucional ao Alcance de todos. 2 ed. Rev. e atual – São Paulo: Saraiva, 2010. p. 66). Com base no texto da Constituição da República de 1988 é correto afirmar, exceto:

 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Sobre a interpretação da norma constitucional, é INCORRETO afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere nacional brasileira que, casando-se com cidadão norte-americano, requeira a nacionalidade norte-americana, declarando no requerimento “renunciar e abjurar fidelidade a qualquer Estado ou soberania”.
Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Caso fosse originária a nacionalidade norte-americana, reconhecida pela lei deste país, manteria a brasileira sua condição de nacional.

II. Caso, embora derivada de naturalização, a nacionalidade norte-americana tenha sido imposta à nacional brasileira para permanência no território estrangeiro ou fruição de direitos, conservaria ela a nacionalidade brasileira.

III. A situação posta no enunciado, caso inexistentes outras circunstâncias, não impede a conservação pela brasileira de sua condição de nacional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da estabilidade dos servidores públicos, do estágio probatório e das promoções e progressões funcionais, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, é incompatível com a definição de estágio probatório a exclusão do cômputo do requisito temporal de períodos de licença do servidor público.

II. A estabilidade do servidor nomeado para cargo de provimento efetivo, além de avaliação especial de desempenho, supõe requisito temporal mínimo de dois anos de efetivo exercício.

III. Não pode ser afastado do requisito temporal para promoção o período em que o servidor somente não exerceu suas funções por ter sido indevidamente tardia sua nomeação, atraso devidamente reconhecido pelo Judiciário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Em relação ao poder de polícia administrativo, considere as assertivas abaixo.

I. Licença é ato administrativo discricionário e tem como característica a revogabilidade, podendo a administração, em respeito ao interesse público, cassar os efeitos do ato que a concede.

II. Autorização é ato administrativo declaratório e vinculado e, dessa forma, uma vez adimplidas as condições legais, deverá a Administração outorgá-la, não podendo, por conta de sua natureza jurídica, revogá-la posteriormente.

III. Sanção de polícia tem como característica o emprego de medidas inibitórias ou dissuasoras e tem como finalidade cessar práticas ilícitas perpetradas por particulares e por funcionários públicos, garantida a ampla defesa.

IV. O poder de polícia administrativo poderá ser delegado, mediante lei específica, a entes da Administração Indireta.

V. Sanção de polícia, quando extroversa, é imposta a todos os administrados, indistintamente, com a finalidade de inibir condutas ilícitas ou, se ocorrida, reprimir o autor da infração.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Sabe-se que, quando da instituição de nova moeda (Cruzado) e implementação, pelo Poder Público, dos planos de combate à inflação denominados ‘Plano Funaro’ ou ‘Plano Cruzado’, houve congelamento dos preços e as tarifas aéreas nos valores prevalecentes em 27.2.1986 (art. 5º do Decreto n. 91.149, de 15.3.1985).

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF não admite responsabilidade objetiva do Estado por danos decorrentes de planos econômicos.

II. O STF considera que o Estado pode ter responsabilidade civil também pela prática de atos lícitos.

III. Comprovado, no caso concreto, que o plano econômico em questão rompeu o equilíbrio financeiro do contrato de concessão, deve a União indenizar as concessionárias do serviço de transporte aéreo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente ao art. 243 da Constituição Federal, julgue os itens abaixo.

I. A expropriação deve recair sobre a propriedade rural por inteiro, e não somente sobre a área em que verificada a cultura ilegal de plantas psicotrópicas ou a exploração do trabalho escravo.

II. A responsabilidade do proprietário, na hipótese do art. 243 da CRFB, é de caráter subjetivo. Não obstante, caso constatada a existência de culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou a exploração de trabalho escravo, é ônus probatório do proprietário comprovar que não incorreu em culpa, ainda que “in vigilando” ou “in elegendo”.

III. Caso ocupado por particulares que venham a estabelecer culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou explorar trabalho escravo, o bem público dominical, situado em área rural, pode, em determinadas circunstâncias, sofrer a sanção prevista no art. 243 da CRFB.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito dos vícios redibitórios e também sobre o contrato de compra e venda, tendo presente a disciplina do Código Civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPF – Procurador da República – 2017) Ao deslocamento de uma porção de terra, por força natural violenta, desprendendo-se de um prédio para se juntar a outro, dá-se o nome de:

 

(TJ/RJ – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2019) Pedro, criança de 4 anos, com pais desconhecidos, vive em uma instituição de menores abandonados. Em razão de sua aparência física (branco e de olhos claros) despertou o interesse na adoção por um casal alemão. Entretanto, outro casal brasileiro, regularmente cadastrado para adoção na forma da lei, também manifestou interesse em adotar Pedro. Acerca do caso hipotético, assinale a alternativa correta.


 

(EMAGIS) A respeito dos títulos de crédito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do seguro de responsabilidade civil facultativo, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) Em relação aos princípios constitucionais do processo civil, considere os enunciados seguintes:

I. A publicidade processual é a regra geral prevista tanto na Constituição Federal como no Código de Processo Civil; as exceções a esse princípio são estabelecidas por meio de rol taxativo em ambas as normas legais citadas.

II. O princípio da isonomia processual não deve ser entendido abstrata e sim concretamente, garantindo às partes manter paridade de armas, como forma de manter equilibrada a disputa judicial entre elas; assim, a isonomia entre partes desiguais só pode ser atingida por meio de um tratamento também desigual, na medida dessa desigualdade.

III. A razoável duração do processo abrange sua solução integral, incluindo-se a atividade satisfativa, assegurados os meios que garantam a celeridade da tramitação processual.

IV. O princípio do contraditório processual aplica-se apenas à matéria dispositiva, mas não às matérias de ordem pública, casos em que o juiz poderá agir de ofício prescindindo-se da oitiva prévia das partes.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Sobre o instituto da reclamação, considerada a disciplina trazida no CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Caberá reclamação da parte interessada ou do Ministério Público para garantir a observância de acórdão proferido em julgamento de incidente de resolução de demandas repetitivas ou de incidente de assunção de competência.

II. A reclamação pode ser proposta perante qualquer tribunal, e seu julgamento compete ao órgão jurisdicional cuja competência se busca preservar ou cuja autoridade se pretenda garantir.

III. Caberá reclamação para garantir a observância de acórdão de recurso extraordinário com repercussão geral reconhecida ou de acórdão proferido em julgamento de recursos extraordinário ou especial repetitivos, independentemente do esgotamento das instâncias ordinárias.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A propósito do cumprimento de sentença, especialmente as regras de competência aplicada a essa fase processual, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Ministério Público de determinado estado, por intermédio do promotor de justiça titular da promotoria especializada na defesa dos direitos do consumidor, ajuizou ação civil pública contra instituição de ensino particular, com o intuito de impedir aumento ilegal e abusivo de mensalidades escolares. Com base nessa situação hipotética, assinale a opção CORRETA.


 

(EMAGIS) João Metralha foi condenado pela prática do crime de roubo circunstanciado pela restrição de liberdade da vítima (CP, art. 157, § 2º, inciso V) por sentença transitada em julgado no dia 1º/04/2019. Em 11/12/2020, foi condenado pela prática do crime de furto qualificado pelo emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum (CP, art. 155, § 4º-A), ocorrido em 25/07/2020.

Nesse caso, para progredir de regime, João deverá ter cumprido ao menos:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) Felipe foi denunciado por furto qualificado pelo rompimento de obstáculo. Durante a instrução processual, verificou-se que, sem nenhuma justificativa, embora fosse possível, o laudo pericial não havia sido realizado; entretanto, a vítima e uma testemunha local confirmaram que uma porta havia sido arrombada no local quando do momento do furto.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Paulo, descontente com o término do namoro com Maria, livre e conscientemente invadiu o dispositivo informático do aparelho celular dela e capturou fotos íntimas e conversas privadas dela com seu novo namorado, João. Posteriormente, também livre e conscientemente, com intuito de vingança, divulgou, em redes sociais na Internet, os vídeos e as fotos de Maria, com cunho sexual, difamando-a e injuriando João com a utilização de elementos referentes à sua raça, cor e etnia. Em razão dessa conduta, Paulo foi indiciado pelos delitos de violação de dispositivo informático, divulgação de cenas de sexo ou pornografia, majorada pelo intuito de vingança, difamação contra Maria e injúria racial contra João.

Com relação à persecução penal nessa situação hipotética, é correto afirmar que os crimes citados se submetem, respectivamente, a ação penal

 

(EMAGIS) A respeito dos crimes contra a dignidade sexual, avalie as assertivas que seguem.

I. A Lei 13.772/2018 incluiu no Código Penal o crime de registro não autorizado da intimidade sexual, que consiste em produzir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, conteúdo com cena de nudez ou ato sexual ou libidinoso de caráter íntimo e privado sem autorização dos participantes.

II. A causa especial de aumento da pena decorrente de o agente ser ascendente da vítima aplica-se apenas até o segundo grau da linha reta, não abrangendo, por exemplo, o bisavô.

III. A Lei 13.718/2018 incluiu no Código Penal o crime de divulgação de cena de estupro ou de cena de estupro de vulnerável, de cena de sexo ou de pornografia, que consiste em oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, vender ou expor à venda, distribuir, publicar ou divulgar, por qualquer meio - inclusive por meio de comunicação de massa ou sistema de informática ou telemática -, fotografia, vídeo ou outro registro audiovisual que contenha cena de estupro ou de estupro de vulnerável ou que faça apologia ou induza a sua prática, ou, sem o consentimento da vítima, cena de sexo, nudez ou pornografia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os crimes ambientais e também sobre a competência para processar e julgar ações penais que a eles se refiram, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as prerrogativas de caráter processual penal do Presidente da República e dos Governadores de Estado, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/PA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) A respeito de julgamento por tribunal do júri, assinale a opção correta.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Leila, menor de 21 anos de idade, foi denunciada pela prática do delito de falsificação de documento público, previsto no art. 297, caput, por três vezes, na forma do art. 69, ambos do CP, tendo o Juiz convertido a prisão em flagrante em preventiva, não obstante a documentação juntada pela defesa, comprovando que Leila tem uma filha de 2 anos de idade, que está sob sua guarda. Recebida a denúncia e processado o feito, 10 meses após a prisão da ré foi realizada audiência de instrução, debates e julgamento, tendo Leila sido condenada à pena mínima para cada delito, em razão de sua primariedade, seus bons antecedentes, bom comportamento carcerário e do fato de não fazer parte de organização criminosa. Todavia, em razão do reconhecimento do concurso material, a pena final foi fixada em 6 anos de reclusão.

A respeito do regime inicial de cumprimento de pena cabível no caso,

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com taxas municipais de fiscalização de estabelecimentos empresariais. Marque, a propósito, a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o tema ‘guerra fiscal’ em matéria de ICMS.

I. Para a doutrina, o princípio geral segundo o qual ‘quem pode tributar pode isentar’ sofre peremptória exceção em matéria de ICMS.

II. Os Estados podem instituir o ICMS, porém, para estabelecer isenções, condição necessária e suficiente é que o façam por ‘lei específica’.

III. A LC 24/75, regulamentando a Constituição Federal, impõe que as isenções do ICMS sejam serão concedidas ou revogadas nos termos de convênios celebrados e ratificados pelos Estados e pelo Distrito Federal.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Sobre a ação de execução fiscal de crédito tributário, à luz da jurisprudência atual do STJ, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) Sabe-se que a concessão de aposentadoria ao servidor público federal é ato complexo, sujeito que está à apreciação do Tribunal de Contas da União, no exercício que faz este do controle financeiro e de legalidade da concessão.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Não pode, em regra, ser registrada e validada pelo TCU aposentadoria daquele que ocupe cargo, emprego ou função no serviço público, exceto, por exemplo, se for cargo em comissão, cargo eletivo ou cargos acumuláveis na forma da Constituição.

II. Não pode, em regra, ser registrada e validada pelo TCU aposentadoria daquele que ocupe cargo, emprego ou função no serviço público, exceto, por exemplo, se o ingresso no cargo público ativo tiver sido anterior à Emenda Constitucional 20/1998.

III. Não pode, em regra, ser registrada e validada pelo TCU aposentadoria daquele que já seja aposentado como militar, exceto, por exemplo, se o ingresso no cargo público civil que gerou a aposentadoria em análise tiver sido anterior à Emenda Constitucional 20/1998.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o Meio Ambiente, tal como disciplinado pelo artigo 225 da Constituição Federal e tendo presente também o magistério da doutrina e da jurisprudência, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No tocante ao Direito Econômico, assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) No que diz respeito à relação jurídica de consumo, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) O Conselho Tutelar de Quixadá-CE ofereceu representação ao Juízo da Infância de Juventude local, a fim de iniciar procedimento de apuração de irregularidade de entidade de atendimento não governamental com sede na referida Comarca. Segundo a representação, o dirigente da entidade estaria praticando tortura sistemática contra alguns adolescentes, conforme relatório anexado. O representante pede o afastamento liminar do dirigente e, em sentença final, o afastamento definitivo do requerido, bem como a aplicação de multa. Com base neste singelo caso concreto, assinale a alternativa correta:


 

(DPE/MG – FUNDEP – 2019) No Município de Rio do Horizonte, os gerentes responsáveis pelos estabelecimentos comerciais de um quarteirão localizado em bairro nobre da cidade programaram em conjunto os equipamentos irrigadores automáticos de jardim para funcionarem todos dos dias às 4h45 da manhã.

Nesse horário, sempre dormem no local diversas pessoas em situação de rua, que acabam sendo acordadas pelos jatos de água e forçadas a sair do espaço, além de terem molhados seus cobertores e pertences pessoais e inutilizadas as folhas de papelão que lhes servem de cama. Até o momento, ninguém compareceu à Defensoria Pública afirmando ter sido prejudicado e solicitando providências.

Analise as seguintes afirmativas a respeito da hipótese apresentada e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

(   ) Em obediência ao princípio da subsidiariedade dos Direitos Humanos e devido ao fato de que estes possuem eficácia indireta nas relações entre particulares, o conflito deverá ser resolvido por intermédio das normas de Direito Privado, com ampla participação da Defensoria na condição de custos vulnerabilis.

(   ) Pelo princípio da supremacia do interesse público sobre o interesse dos particulares, é vedado a estes se estabelecerem em via pública, tendo o município o direito de apreender todos os pertences que estiverem colocados no referido local.

(   ) O defensor público, ao tomar conhecimento dos fatos através do noticiário, poderá instaurar, de ofício, procedimento para apurar as violações e buscar a reparação dos danos causados.

(   ) Há, na hipótese apresentada, a colidência entre direitos fundamentais, o exercício da atividade econômica e os direitos sociais, a ser resolvida pelos critérios cronológico, hierárquico e da especialidade.

Assinale a sequência correta.


 

(EMAGIS) Sobre o MERCOSUL, seus órgãos e sanções, indique a assertiva em que há incorreção.

 

(TRE/SE – FCC – 2015) O ato de designar, até sessenta dias antes das eleições, os locais das Seções, constituir as Juntas Eleitorais e designar a sua sede e jurisdição competem:


 

(EMAGIS) Sobre a prescrição e a decadência em matéria de custeio da Seguridade Social, sobre a Previdência Complementar e sobre a prescrição e a decadência em matéria de Previdência Social, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Analise os itens a seguir e assinale a alternativa correta. De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), ressalvadas as disposições legais destinadas a corrigir as distorções que afetam o acesso da mulher ao mercado de trabalho e certas especificidades estabelecidas nos acordos trabalhistas, é vedado:

I. publicar ou fazer publicar anúncio de emprego no qual haja referência ao sexo, à idade, à cor ou situação familiar, salvo quando a natureza da atividade a ser exercida, pública e notoriamente, assim o exigir;

II. recusar emprego, promoção ou motivar a dispensa do trabalho em razão de sexo, idade, cor, situação familiar ou estado de gravidez, salvo quando a natureza da atividade seja notória e publicamente incompatível.

III. considerar o sexo, a idade, a cor ou situação familiar como variável determinante para fins de remuneração, formação profissional e oportunidades de ascensão profissional.

IV. exigir atestado ou exame, de qualquer natureza, para comprovação de esterilidade, na admissão ou permanência no emprego, permitindo-se a exigência de apresentação de atestado ou exame para comprovação de gravidez.

V. proceder o empregador ou preposto a revistas íntimas nas empregadas ou funcionárias, salvo se a atividade o assim o justificar, a exemplo de empregadas ou funcionárias que trabalham em contato permanente com produtos de elevado valor e fácil ocultação.


 

(EMAGIS) Leia os itens a seguir e responda:

I. Segundo a CLT, o não comparecimento do reclamante à audiência importa o arquivamento da reclamação, e o não comparecimento do reclamado importa revelia, além de confissão quanto à matéria de fato.

II. Segundo entendimento consolidado do Tribunal Superior do Trabalho (TST), aplica-se a pena de confissão à parte que, expressamente intimada com aquela cominação, não comparecer à audiência em prosseguimento, na qual deveria depor. A prova pré-constituída nos autos pode ser levada em conta para confronto com a confissão ficta, não implicando cerceamento de defesa o indeferimento de provas posteriores.

III. Na forma da CLT, na hipótese de ausência do reclamante à audiência, este será condenado ao pagamento das custas processuais, salvo se beneficiário da justiça gratuita ou se comprovar, no prazo de quinze dias, que a ausência ocorreu por motivo legalmente justificável.

IV. Segundo a CLT, a revelia não produz o efeito da confissão quanto à matéria de fato se as alegações de fato formuladas pelo reclamante forem inverossímeis ou estiverem em contradição com prova constante dos autos.

V. Consoante disposto na CLT, ainda que ausente o reclamado ou preposto, presente o advogado na audiência, serão aceitos a contestação e os documentos eventualmente apresentados.

 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe a Resolução CNMP nº 181/2017, que dispõe sobre a instauração e tramitação do procedimento investigatório criminal (PIC) a cargo do Ministério Público, assinale a alternativa correta:


 

(DPE/MG – FUNDEP – 2019) Analise as seguintes afirmativas referentes às prerrogativas processuais dos defensores públicos.

I. O defensor público necessita de procuração para transigir em nome da pessoa assistida, quando não há anuência expressa dela com os termos do acordo.

II. A pedido da Defensoria Pública, a parte assistida deverá ser intimada pessoalmente para prestar informação ou tomar providência quando somente dela depender o ato processual.

III. Encerrada a instrução em audiência na qual presente o Defensor, este se considera intimado pessoalmente e daí passa a correr o prazo processual para apresentação dos memoriais.

IV. É válida a manifestação em autos administrativos ou judiciais por meio de cota, ainda que sem a utilização do timbre da instituição, desde que identificada a assinatura.

Está(ão) incorreta(s) a(s) afirmativa(s)


 

Sentença Federal - Rodada 09.2021

Segue abaixo o exercício atinente à prática de sentença federal (Rodada 09.2021). Considere o enunciado como Relatório, que o juízo processante esteja sediado na cidade de Guarulhos/SP e a data do ato judicial o dia 26/02/2021.

Trata-se de ação penal oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) em face de Antônio Divino e Wando Divino, devidamente qualificados, como incurso nas penas do art. 183 da Lei n.º 9.472/97. Narra a acusação na inicial:

“Antônio Divino e Wando Divino, ao menos no período de 18/05/2017 a 23/05/2017, agindo de forma livre e consciente, desenvolveram atividade clandestina de telecomunicação ao se utilizar aleatoriamente dos espectros de radiofrequência 101,5 MHz, 101,1 e 106,5 MHz, a partir da mata do Parque Estadual da Cantareira, sem a competente autorização legal.

Extrai-se dos autos que, em razão de denúncia registrada no serviço de fiscalização da Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL, foi identificado o uso não autorizado de radiofrequências na faixa de radiodifusão FM, em meio à mata do Parque Estadual da Cantareira.

Diante disso, os agentes da ANATEL gravaram as programações das rádios clandestinas que operavam nas frequências 101,5 MHz, 101,1 e 106,5 MHz, conforme Relatórios de Rádio Monitoração de fls. 16, 33, 47 e 61, e áudios gravados nas mídias de fls. 45 a 48, e constataram que se tratava de programação de cunho religioso, em que o atendimento era realizado, entre outros, por "Pai Antônio" e "Professor Wando", identificados posteriormente como sendo Antônio Divino e Wando Divino, respectivamente. Com efeito, de acordo com os Relatórios de Fiscalização de fls. 17/40, os denunciados são os responsáveis pelos telefones e endereço anunciados pela emissora clandestina, sendo repetidos diversas vezes ao longo da programação.

Antônio Divino foi identificado como o responsável pela linha telefônica 2222-1111, instalada no endereço na Rua Antônio Gama de Cerqueira, n.º YZ, Vila Americana, São Paulo/SP (fls. 85), local onde eram prestados os atendimentos religiosos pelos denunciados. Por seu turno, Wando Divino foi identificado como o responsável pela linha telefônica 1111-2222, também instalada no endereço de fls. 85. Tais números de telefone e endereço eram constantemente anunciados durante a programação na rádio clandestina, entremeados por músicas sertanejas.

Assim, considerando que os telefones 2222-1111 e 1111-2222 estão em nome dos acusados Antônio e Wando, respectivamente, constatou-se que as rádios piratas em questão são usadas exclusivamente para suas pregações religiosas e divulgação dos telefones e endereço do local onde atendem pessoalmente, ficando comprovado que os acusados utilizavam as frequências 101,5MHz, 101,1 MHz e 106,5MHz sem prévia autorização da ANATEL, estando, portanto, demonstrada a autoria delitiva quanto ao crime descrito no artigo 183 da Lei nº 9.472/97.

Em decorrência de tal apuração foram lavrados os Autos de Infração pertinentes (fls. 50/58) em desfavor dos denunciados, pelo “uso não autorizado de radiofrequência, ocupando e em usufruto das frequências 101,5 MHz, 101,1 e 106,5 MHz através do serviço de radiodifusão sonora em FM”.

Cumpre destacar ainda que os Agentes da ANATEL procederam à localização da emissora clandestina de frequências 101,5 MHz, 101,1 e 106,5 MHz, em meio à mata do Parque Estadual da Cantareira. Todavia, quando da chegada dos agentes, certamente avisado por olheiros, dado o grau de organização que o delito atingiu, o transmissor foi desligado e removido, impedindo a localização e a efetiva apreensão dos equipamentos de transmissão, apesar de ser verificado no local espaço apropriado para tanto e visualizada antena.

Ouvido em sede policial, o denunciado Antônio afirmou que entre os anos de 2014 e 2015, conheceu um publicitário de prenome “Cesar” através de uma Associação Espírita, pertencente a seu pai, o ora denunciado Wando Divino. Tal publicitário propôs ao declarante que gravasse um texto para divulgação em rádios comunitárias, oportunidade em que recebeu o apelido de “Pai Antônio”, porém disse que nunca prestou atendimento espiritual. Afirmou não saber quem são os responsáveis pela rádio clandestina que operava nas frequências 101,5, 101,1 e 106,5 MHz (fl. 109).

Por sua vez, o denunciado Wando disse que possuía um escritório de atendimento espiritual. Disse que é conhecido como “Pai Wando”, sendo que antigamente era chamado de “Professor Wando”. Contou que as gravações veiculadas na rádio clandestina foram realizadas por um indivíduo de nome “Cesar”, que disse que iria transmiti-las em rádios comunitárias de Mogi das Cruzes. Afirmou desconhecer os responsáveis pela rádio clandestina (fl. 110). Disse, também, que “Cesar”, pelo que soube, teria morrido por volta de setembro de 2016.

A materialidade do delito, descoberto em virtude da fiscalização da ANATEL, restou demonstrada, em especial, pelos seguintes documentos: Termos de Representação; Autos de Infração, Relatórios de Rádio Monitoração; Relatórios de Fiscalização; e mídias contendo os registros das gravações (todos os documentos anexados no Inquérito Policial). Tais elementos demonstram o funcionamento clandestino da rádio.

Inexoravelmente, aludidos documentos comprovam que Antônio Divino e Wando Divino desenvolveram de forma clandestina atividades de telecomunicações, sem qualquer autorização da ANATEL, oferecendo risco de dano aos diversos tipos de serviços alocados no espaço radioelétrico que atuavam, tais como o serviço aeronáutico.

Quanto à autoria delitiva, constata-se pela farta documentação produzida pela ANATEL que as rádios clandestinas eram utilizadas pelos denunciados para anunciar os telefones e endereço do local onde prestavam atendimento religioso.”

Denúncia acompanhada de Inquérito Policial e documentos comprobatórios citados.

Às fls. 135/137 foi proferida decisão rejeitando liminarmente a denúncia, com fundamento no artigo 395, III, CPC.

O MPF interpôs recurso em sentido estrito, ao qual os denunciados foram intimados e apresentaram contrarrazões por advogado constituído.

Em 19/03/2019, Turma do TRF-3 deu provimento ao recurso em sentido estrito e determinou o recebimento da denúncia, a fim de que o processo tivesse regular prosseguimento (decisão juntada às fls. 190/191).

À fl. 197, considerando acórdão do TRF-3, o juízo determinou a citação dos réus.

Os acusados apresentaram resposta escrita à acusação. Proferida decisão que afastou ser caso de absolvição sumária, seguindo o feito para instrução (fls. 255/256).

Realizada audiência de instrução e julgamento, foram colhidos o depoimento da testemunha Marco Marcondes (agentes de fiscalização da ANATEL), arrolada pela acusação, e os interrogatórios dos acusados, conforme arquivo de mídia digital acostado à fl. 280.

Com relação à potencialidade lesiva dos equipamentos de transmissão, indagada sobre a interferência com as aeronaves, a testemunha de acusação afirmou que “existem interferências esporádicas, mas existem sim:. Disse, também, o seguinte: “...que ali é uma fonte de problemas porque a instalação é muito precária, a antena fica pendurada em uma árvore, o transmissor é colocado em cima de dois ou três blocos, cobre com plástico e um pedaço de madeira; fez as gravações a partir da ANATEL, que fica na Rua Vergueiro; essas rádios estão instaladas num dos pontos mais altos da cidade de São Paulo, onde de faz uma concha voltada à Zona Leste e ao Centro de São Paulo; tem memória de ter recebido essa emissora desde a Zona Oeste de São Paulo, mas funcionava com maior potência na Zona Leste e Mogi das Cruzes e região, de Suzano até perto do ABC; a potência dos equipamentos, em razão desses detalhes, era grande; disse que a Serra da Cantareira é local notório onde se situam rádios clandestinas que colocam em risco a vida de centenas de pessoas que usam o Aeroporto Internacional de Guarulhos, sendo que este fica cerca de 10 km do Parque Estadual da Cantareira; que participou da fiscalização relativamente aos fatos denunciados; que as frequências podiam ser captadas à grande distância; que não foi possível apreender o transmissor, apesar de ter sido localizado o local onde estavam instalados e também que visualizado antena apropriada para tanto; que confirma que não havia autorização da ANATEL para a exploração daquelas frequências”.

Em seus interrogatórios, os réus basicamente reiteraram o que dito em sede policial. Em suma, negaram que fossem os responsáveis pelo equipamento de transmissão utilizado para a transmissão das frequências 101,5 MHz, 101,1 MHz e 106,5 MHz, limitando-se a alegar, em síntese, que uma pessoa chamada Cesar, frequentador da associação religiosa que ambos os acusados frequentam, ofereceu-se para gravar um anúncio para ser veiculado em rádios comunitárias.

Além disso, Antônio confirmou ser bacharel em Direito e Wando, atualmente com 72 anos, confirmou que responde a outros processos criminais, sendo acusado de estelionato, “envolvendo questões religiosas”, como ele próprio afirmou. Os réus informaram possuir, cada um, renda mensal aproximada de R$3.000,00.

Nada foi requerido na fase do artigo 402 do CPP.

As folhas de antecedentes, informações criminais e demais certidões foram devidamente juntadas aos autos (fls. 285/288). Antônio possui ação penal anterior atualmente suspensa em razão do art. 89 da Lei n.º 9.099/95. Wando, por sua vez, é reincidente, isso em razão de condenação transitada em julgado por crime de estelionato. Há uma outra ação, também pelo crime de estelionato, mas a sentença condenatória ainda não transitou em julgado (grau de recurso). Por fim, constam outros três inquéritos policiais em andamento, por autuações da ANATEL em anos anteriores, onde figura como autuados os réus, também em decorrência do funcionamento de outras rádios.

Em alegações finais orais, o Ministério Público Federal reafirmou a existência da materialidade, autoria e tipicidade e requereu a condenação dos acusados.

Na mesma fase, a defesa dos réus alegou nulidade em razão de o juízo de primeiro grau não ter proferido decisão recebendo a inicial. No mérito, aduziram que não há provas da materialidade e nem da autoria, sendo requerida a absolvição. Ressaltaram que os equipamentos de transmissão não foram sequer apreendidos, o que de afasta a materialidade do delito do art. 183 da Lei nº 9.472/97.

Os autos vieram conclusos para sentença.

 

Objetivas DP Estadual - Rodada 09.2021

(DPE/MG – FUNDEP – 2019) Analise as seguintes afirmativas referentes às prerrogativas processuais dos defensores públicos.

I. O defensor público necessita de procuração para transigir em nome da pessoa assistida, quando não há anuência expressa dela com os termos do acordo.

II. A pedido da Defensoria Pública, a parte assistida deverá ser intimada pessoalmente para prestar informação ou tomar providência quando somente dela depender o ato processual.

III. Encerrada a instrução em audiência na qual presente o Defensor, este se considera intimado pessoalmente e daí passa a correr o prazo processual para apresentação dos memoriais.

IV. É válida a manifestação em autos administrativos ou judiciais por meio de cota, ainda que sem a utilização do timbre da instituição, desde que identificada a assinatura.

Está(ão) incorreta(s) a(s) afirmativa(s)


 

(DPE/MG – FUNDEP – 2019) No Município de Rio do Horizonte, os gerentes responsáveis pelos estabelecimentos comerciais de um quarteirão localizado em bairro nobre da cidade programaram em conjunto os equipamentos irrigadores automáticos de jardim para funcionarem todos dos dias às 4h45 da manhã.

Nesse horário, sempre dormem no local diversas pessoas em situação de rua, que acabam sendo acordadas pelos jatos de água e forçadas a sair do espaço, além de terem molhados seus cobertores e pertences pessoais e inutilizadas as folhas de papelão que lhes servem de cama. Até o momento, ninguém compareceu à Defensoria Pública afirmando ter sido prejudicado e solicitando providências.

Analise as seguintes afirmativas a respeito da hipótese apresentada e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

(   ) Em obediência ao princípio da subsidiariedade dos Direitos Humanos e devido ao fato de que estes possuem eficácia indireta nas relações entre particulares, o conflito deverá ser resolvido por intermédio das normas de Direito Privado, com ampla participação da Defensoria na condição de custos vulnerabilis.

(   ) Pelo princípio da supremacia do interesse público sobre o interesse dos particulares, é vedado a estes se estabelecerem em via pública, tendo o município o direito de apreender todos os pertences que estiverem colocados no referido local.

(   ) O defensor público, ao tomar conhecimento dos fatos através do noticiário, poderá instaurar, de ofício, procedimento para apurar as violações e buscar a reparação dos danos causados.

(   ) Há, na hipótese apresentada, a colidência entre direitos fundamentais, o exercício da atividade econômica e os direitos sociais, a ser resolvida pelos critérios cronológico, hierárquico e da especialidade.

Assinale a sequência correta.


 

(EMAGIS) João Metralha foi condenado pela prática do crime de roubo circunstanciado pela restrição de liberdade da vítima (CP, art. 157, § 2º, inciso V) por sentença transitada em julgado no dia 1º/04/2019. Em 11/12/2020, foi condenado pela prática do crime de furto qualificado pelo emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum (CP, art. 155, § 4º-A), ocorrido em 25/07/2020.

Nesse caso, para progredir de regime, João deverá ter cumprido ao menos:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) Felipe foi denunciado por furto qualificado pelo rompimento de obstáculo. Durante a instrução processual, verificou-se que, sem nenhuma justificativa, embora fosse possível, o laudo pericial não havia sido realizado; entretanto, a vítima e uma testemunha local confirmaram que uma porta havia sido arrombada no local quando do momento do furto.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Paulo, descontente com o término do namoro com Maria, livre e conscientemente invadiu o dispositivo informático do aparelho celular dela e capturou fotos íntimas e conversas privadas dela com seu novo namorado, João. Posteriormente, também livre e conscientemente, com intuito de vingança, divulgou, em redes sociais na Internet, os vídeos e as fotos de Maria, com cunho sexual, difamando-a e injuriando João com a utilização de elementos referentes à sua raça, cor e etnia. Em razão dessa conduta, Paulo foi indiciado pelos delitos de violação de dispositivo informático, divulgação de cenas de sexo ou pornografia, majorada pelo intuito de vingança, difamação contra Maria e injúria racial contra João.

Com relação à persecução penal nessa situação hipotética, é correto afirmar que os crimes citados se submetem, respectivamente, a ação penal

 

(EMAGIS) A respeito dos crimes contra a dignidade sexual, avalie as assertivas que seguem.

I. A Lei 13.772/2018 incluiu no Código Penal o crime de registro não autorizado da intimidade sexual, que consiste em produzir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, conteúdo com cena de nudez ou ato sexual ou libidinoso de caráter íntimo e privado sem autorização dos participantes.

II. A causa especial de aumento da pena decorrente de o agente ser ascendente da vítima aplica-se apenas até o segundo grau da linha reta, não abrangendo, por exemplo, o bisavô.

III. A Lei 13.718/2018 incluiu no Código Penal o crime de divulgação de cena de estupro ou de cena de estupro de vulnerável, de cena de sexo ou de pornografia, que consiste em oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, vender ou expor à venda, distribuir, publicar ou divulgar, por qualquer meio - inclusive por meio de comunicação de massa ou sistema de informática ou telemática -, fotografia, vídeo ou outro registro audiovisual que contenha cena de estupro ou de estupro de vulnerável ou que faça apologia ou induza a sua prática, ou, sem o consentimento da vítima, cena de sexo, nudez ou pornografia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as prerrogativas de caráter processual penal do Presidente da República e dos Governadores de Estado, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/PA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) A respeito de julgamento por tribunal do júri, assinale a opção correta.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Leila, menor de 21 anos de idade, foi denunciada pela prática do delito de falsificação de documento público, previsto no art. 297, caput, por três vezes, na forma do art. 69, ambos do CP, tendo o Juiz convertido a prisão em flagrante em preventiva, não obstante a documentação juntada pela defesa, comprovando que Leila tem uma filha de 2 anos de idade, que está sob sua guarda. Recebida a denúncia e processado o feito, 10 meses após a prisão da ré foi realizada audiência de instrução, debates e julgamento, tendo Leila sido condenada à pena mínima para cada delito, em razão de sua primariedade, seus bons antecedentes, bom comportamento carcerário e do fato de não fazer parte de organização criminosa. Todavia, em razão do reconhecimento do concurso material, a pena final foi fixada em 6 anos de reclusão.

A respeito do regime inicial de cumprimento de pena cabível no caso,

 

(EMAGIS) A respeito dos vícios redibitórios e também sobre o contrato de compra e venda, tendo presente a disciplina do Código Civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPF – Procurador da República – 2017) Ao deslocamento de uma porção de terra, por força natural violenta, desprendendo-se de um prédio para se juntar a outro, dá-se o nome de:

 

(TJ/RJ – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2019) Pedro, criança de 4 anos, com pais desconhecidos, vive em uma instituição de menores abandonados. Em razão de sua aparência física (branco e de olhos claros) despertou o interesse na adoção por um casal alemão. Entretanto, outro casal brasileiro, regularmente cadastrado para adoção na forma da lei, também manifestou interesse em adotar Pedro. Acerca do caso hipotético, assinale a alternativa correta.


 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) Em relação aos princípios constitucionais do processo civil, considere os enunciados seguintes:

I. A publicidade processual é a regra geral prevista tanto na Constituição Federal como no Código de Processo Civil; as exceções a esse princípio são estabelecidas por meio de rol taxativo em ambas as normas legais citadas.

II. O princípio da isonomia processual não deve ser entendido abstrata e sim concretamente, garantindo às partes manter paridade de armas, como forma de manter equilibrada a disputa judicial entre elas; assim, a isonomia entre partes desiguais só pode ser atingida por meio de um tratamento também desigual, na medida dessa desigualdade.

III. A razoável duração do processo abrange sua solução integral, incluindo-se a atividade satisfativa, assegurados os meios que garantam a celeridade da tramitação processual.

IV. O princípio do contraditório processual aplica-se apenas à matéria dispositiva, mas não às matérias de ordem pública, casos em que o juiz poderá agir de ofício prescindindo-se da oitiva prévia das partes.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Sobre o instituto da reclamação, considerada a disciplina trazida no CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Caberá reclamação da parte interessada ou do Ministério Público para garantir a observância de acórdão proferido em julgamento de incidente de resolução de demandas repetitivas ou de incidente de assunção de competência.

II. A reclamação pode ser proposta perante qualquer tribunal, e seu julgamento compete ao órgão jurisdicional cuja competência se busca preservar ou cuja autoridade se pretenda garantir.

III. Caberá reclamação para garantir a observância de acórdão de recurso extraordinário com repercussão geral reconhecida ou de acórdão proferido em julgamento de recursos extraordinário ou especial repetitivos, independentemente do esgotamento das instâncias ordinárias.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A propósito do cumprimento de sentença, especialmente as regras de competência aplicada a essa fase processual, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Ministério Público de determinado estado, por intermédio do promotor de justiça titular da promotoria especializada na defesa dos direitos do consumidor, ajuizou ação civil pública contra instituição de ensino particular, com o intuito de impedir aumento ilegal e abusivo de mensalidades escolares. Com base nessa situação hipotética, assinale a opção CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o tema Hermenêutica Constitucional. Marque, a propósito, a assertiva INCORRETA.

 

(EMAGIS) Constituição é o organismo vivo delimitador da organização estrutural do Estado, da forma de governo, da garantia das liberdades públicas, do modo de aquisição e exercício do poder político. Existem vários sentidos de constituição e, até hoje, os estudiosos não chegaram a um consenso a respeito de qual deve prevalecer. A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, seguindo o magistério doutrinário, prefere adotar uma pluralidade de acepções, sem seguir um conceito único e exaustivo de constituição (STF, ADI 595-2/ES. Rel. Min. Celso de Mello. J. 28/02/2002)”. (BULOS, Uadi Lammêgo. Direito Constitucional ao Alcance de todos. 2 ed. Rev. e atual – São Paulo: Saraiva, 2010. p. 66). Com base no texto da Constituição da República de 1988 é correto afirmar, exceto:

 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Sobre a interpretação da norma constitucional, é INCORRETO afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere nacional brasileira que, casando-se com cidadão norte-americano, requeira a nacionalidade norte-americana, declarando no requerimento “renunciar e abjurar fidelidade a qualquer Estado ou soberania”.
Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Caso fosse originária a nacionalidade norte-americana, reconhecida pela lei deste país, manteria a brasileira sua condição de nacional.

II. Caso, embora derivada de naturalização, a nacionalidade norte-americana tenha sido imposta à nacional brasileira para permanência no território estrangeiro ou fruição de direitos, conservaria ela a nacionalidade brasileira.

III. A situação posta no enunciado, caso inexistentes outras circunstâncias, não impede a conservação pela brasileira de sua condição de nacional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da estabilidade dos servidores públicos, do estágio probatório e das promoções e progressões funcionais, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, é incompatível com a definição de estágio probatório a exclusão do cômputo do requisito temporal de períodos de licença do servidor público.

II. A estabilidade do servidor nomeado para cargo de provimento efetivo, além de avaliação especial de desempenho, supõe requisito temporal mínimo de dois anos de efetivo exercício.

III. Não pode ser afastado do requisito temporal para promoção o período em que o servidor somente não exerceu suas funções por ter sido indevidamente tardia sua nomeação, atraso devidamente reconhecido pelo Judiciário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Em relação ao poder de polícia administrativo, considere as assertivas abaixo.

I. Licença é ato administrativo discricionário e tem como característica a revogabilidade, podendo a administração, em respeito ao interesse público, cassar os efeitos do ato que a concede.

II. Autorização é ato administrativo declaratório e vinculado e, dessa forma, uma vez adimplidas as condições legais, deverá a Administração outorgá-la, não podendo, por conta de sua natureza jurídica, revogá-la posteriormente.

III. Sanção de polícia tem como característica o emprego de medidas inibitórias ou dissuasoras e tem como finalidade cessar práticas ilícitas perpetradas por particulares e por funcionários públicos, garantida a ampla defesa.

IV. O poder de polícia administrativo poderá ser delegado, mediante lei específica, a entes da Administração Indireta.

V. Sanção de polícia, quando extroversa, é imposta a todos os administrados, indistintamente, com a finalidade de inibir condutas ilícitas ou, se ocorrida, reprimir o autor da infração.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Sabe-se que, quando da instituição de nova moeda (Cruzado) e implementação, pelo Poder Público, dos planos de combate à inflação denominados ‘Plano Funaro’ ou ‘Plano Cruzado’, houve congelamento dos preços e as tarifas aéreas nos valores prevalecentes em 27.2.1986 (art. 5º do Decreto n. 91.149, de 15.3.1985).

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF não admite responsabilidade objetiva do Estado por danos decorrentes de planos econômicos.

II. O STF considera que o Estado pode ter responsabilidade civil também pela prática de atos lícitos.

III. Comprovado, no caso concreto, que o plano econômico em questão rompeu o equilíbrio financeiro do contrato de concessão, deve a União indenizar as concessionárias do serviço de transporte aéreo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente ao art. 243 da Constituição Federal, julgue os itens abaixo.

I. A expropriação deve recair sobre a propriedade rural por inteiro, e não somente sobre a área em que verificada a cultura ilegal de plantas psicotrópicas ou a exploração do trabalho escravo.

II. A responsabilidade do proprietário, na hipótese do art. 243 da CRFB, é de caráter subjetivo. Não obstante, caso constatada a existência de culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou a exploração de trabalho escravo, é ônus probatório do proprietário comprovar que não incorreu em culpa, ainda que “in vigilando” ou “in elegendo”.

III. Caso ocupado por particulares que venham a estabelecer culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou explorar trabalho escravo, o bem público dominical, situado em área rural, pode, em determinadas circunstâncias, sofrer a sanção prevista no art. 243 da CRFB.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o Meio Ambiente, tal como disciplinado pelo artigo 225 da Constituição Federal e tendo presente também o magistério da doutrina e da jurisprudência, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com taxas municipais de fiscalização de estabelecimentos empresariais. Marque, a propósito, a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o tema ‘guerra fiscal’ em matéria de ICMS.

I. Para a doutrina, o princípio geral segundo o qual ‘quem pode tributar pode isentar’ sofre peremptória exceção em matéria de ICMS.

II. Os Estados podem instituir o ICMS, porém, para estabelecer isenções, condição necessária e suficiente é que o façam por ‘lei específica’.

III. A LC 24/75, regulamentando a Constituição Federal, impõe que as isenções do ICMS sejam serão concedidas ou revogadas nos termos de convênios celebrados e ratificados pelos Estados e pelo Distrito Federal.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito dos títulos de crédito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do seguro de responsabilidade civil facultativo, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) O Conselho Tutelar de Quixadá-CE ofereceu representação ao Juízo da Infância de Juventude local, a fim de iniciar procedimento de apuração de irregularidade de entidade de atendimento não governamental com sede na referida Comarca. Segundo a representação, o dirigente da entidade estaria praticando tortura sistemática contra alguns adolescentes, conforme relatório anexado. O representante pede o afastamento liminar do dirigente e, em sentença final, o afastamento definitivo do requerido, bem como a aplicação de multa. Com base neste singelo caso concreto, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) No que diz respeito à relação jurídica de consumo, assinale a opção CORRETA:

 

Objetivas MPF - Rodada 09.2021

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o tema Hermenêutica Constitucional. Marque, a propósito, a assertiva INCORRETA.

 

(EMAGIS) Constituição é o organismo vivo delimitador da organização estrutural do Estado, da forma de governo, da garantia das liberdades públicas, do modo de aquisição e exercício do poder político. Existem vários sentidos de constituição e, até hoje, os estudiosos não chegaram a um consenso a respeito de qual deve prevalecer. A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, seguindo o magistério doutrinário, prefere adotar uma pluralidade de acepções, sem seguir um conceito único e exaustivo de constituição (STF, ADI 595-2/ES. Rel. Min. Celso de Mello. J. 28/02/2002)”. (BULOS, Uadi Lammêgo. Direito Constitucional ao Alcance de todos. 2 ed. Rev. e atual – São Paulo: Saraiva, 2010. p. 66). Com base no texto da Constituição da República de 1988 é correto afirmar, exceto:

 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Sobre a interpretação da norma constitucional, é INCORRETO afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere nacional brasileira que, casando-se com cidadão norte-americano, requeira a nacionalidade norte-americana, declarando no requerimento “renunciar e abjurar fidelidade a qualquer Estado ou soberania”.
Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Caso fosse originária a nacionalidade norte-americana, reconhecida pela lei deste país, manteria a brasileira sua condição de nacional.

II. Caso, embora derivada de naturalização, a nacionalidade norte-americana tenha sido imposta à nacional brasileira para permanência no território estrangeiro ou fruição de direitos, conservaria ela a nacionalidade brasileira.

III. A situação posta no enunciado, caso inexistentes outras circunstâncias, não impede a conservação pela brasileira de sua condição de nacional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/MG – FUNDEP – 2019) No Município de Rio do Horizonte, os gerentes responsáveis pelos estabelecimentos comerciais de um quarteirão localizado em bairro nobre da cidade programaram em conjunto os equipamentos irrigadores automáticos de jardim para funcionarem todos dos dias às 4h45 da manhã.

Nesse horário, sempre dormem no local diversas pessoas em situação de rua, que acabam sendo acordadas pelos jatos de água e forçadas a sair do espaço, além de terem molhados seus cobertores e pertences pessoais e inutilizadas as folhas de papelão que lhes servem de cama. Até o momento, ninguém compareceu à Defensoria Pública afirmando ter sido prejudicado e solicitando providências.

Analise as seguintes afirmativas a respeito da hipótese apresentada e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

(   ) Em obediência ao princípio da subsidiariedade dos Direitos Humanos e devido ao fato de que estes possuem eficácia indireta nas relações entre particulares, o conflito deverá ser resolvido por intermédio das normas de Direito Privado, com ampla participação da Defensoria na condição de custos vulnerabilis.

(   ) Pelo princípio da supremacia do interesse público sobre o interesse dos particulares, é vedado a estes se estabelecerem em via pública, tendo o município o direito de apreender todos os pertences que estiverem colocados no referido local.

(   ) O defensor público, ao tomar conhecimento dos fatos através do noticiário, poderá instaurar, de ofício, procedimento para apurar as violações e buscar a reparação dos danos causados.

(   ) Há, na hipótese apresentada, a colidência entre direitos fundamentais, o exercício da atividade econômica e os direitos sociais, a ser resolvida pelos critérios cronológico, hierárquico e da especialidade.

Assinale a sequência correta.


 

(TRE/SE – FCC – 2015) O ato de designar, até sessenta dias antes das eleições, os locais das Seções, constituir as Juntas Eleitorais e designar a sua sede e jurisdição competem:


 

(EMAGIS) A respeito da estabilidade dos servidores públicos, do estágio probatório e das promoções e progressões funcionais, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, é incompatível com a definição de estágio probatório a exclusão do cômputo do requisito temporal de períodos de licença do servidor público.

II. A estabilidade do servidor nomeado para cargo de provimento efetivo, além de avaliação especial de desempenho, supõe requisito temporal mínimo de dois anos de efetivo exercício.

III. Não pode ser afastado do requisito temporal para promoção o período em que o servidor somente não exerceu suas funções por ter sido indevidamente tardia sua nomeação, atraso devidamente reconhecido pelo Judiciário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Em relação ao poder de polícia administrativo, considere as assertivas abaixo.

I. Licença é ato administrativo discricionário e tem como característica a revogabilidade, podendo a administração, em respeito ao interesse público, cassar os efeitos do ato que a concede.

II. Autorização é ato administrativo declaratório e vinculado e, dessa forma, uma vez adimplidas as condições legais, deverá a Administração outorgá-la, não podendo, por conta de sua natureza jurídica, revogá-la posteriormente.

III. Sanção de polícia tem como característica o emprego de medidas inibitórias ou dissuasoras e tem como finalidade cessar práticas ilícitas perpetradas por particulares e por funcionários públicos, garantida a ampla defesa.

IV. O poder de polícia administrativo poderá ser delegado, mediante lei específica, a entes da Administração Indireta.

V. Sanção de polícia, quando extroversa, é imposta a todos os administrados, indistintamente, com a finalidade de inibir condutas ilícitas ou, se ocorrida, reprimir o autor da infração.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Sabe-se que, quando da instituição de nova moeda (Cruzado) e implementação, pelo Poder Público, dos planos de combate à inflação denominados ‘Plano Funaro’ ou ‘Plano Cruzado’, houve congelamento dos preços e as tarifas aéreas nos valores prevalecentes em 27.2.1986 (art. 5º do Decreto n. 91.149, de 15.3.1985).

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF não admite responsabilidade objetiva do Estado por danos decorrentes de planos econômicos.

II. O STF considera que o Estado pode ter responsabilidade civil também pela prática de atos lícitos.

III. Comprovado, no caso concreto, que o plano econômico em questão rompeu o equilíbrio financeiro do contrato de concessão, deve a União indenizar as concessionárias do serviço de transporte aéreo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente ao art. 243 da Constituição Federal, julgue os itens abaixo.

I. A expropriação deve recair sobre a propriedade rural por inteiro, e não somente sobre a área em que verificada a cultura ilegal de plantas psicotrópicas ou a exploração do trabalho escravo.

II. A responsabilidade do proprietário, na hipótese do art. 243 da CRFB, é de caráter subjetivo. Não obstante, caso constatada a existência de culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou a exploração de trabalho escravo, é ônus probatório do proprietário comprovar que não incorreu em culpa, ainda que “in vigilando” ou “in elegendo”.

III. Caso ocupado por particulares que venham a estabelecer culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou explorar trabalho escravo, o bem público dominical, situado em área rural, pode, em determinadas circunstâncias, sofrer a sanção prevista no art. 243 da CRFB.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o Meio Ambiente, tal como disciplinado pelo artigo 225 da Constituição Federal e tendo presente também o magistério da doutrina e da jurisprudência, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com taxas municipais de fiscalização de estabelecimentos empresariais. Marque, a propósito, a alternativa INCORRETA.

 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Sobre a ação de execução fiscal de crédito tributário, à luz da jurisprudência atual do STJ, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) Sabe-se que a concessão de aposentadoria ao servidor público federal é ato complexo, sujeito que está à apreciação do Tribunal de Contas da União, no exercício que faz este do controle financeiro e de legalidade da concessão.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Não pode, em regra, ser registrada e validada pelo TCU aposentadoria daquele que ocupe cargo, emprego ou função no serviço público, exceto, por exemplo, se for cargo em comissão, cargo eletivo ou cargos acumuláveis na forma da Constituição.

II. Não pode, em regra, ser registrada e validada pelo TCU aposentadoria daquele que ocupe cargo, emprego ou função no serviço público, exceto, por exemplo, se o ingresso no cargo público ativo tiver sido anterior à Emenda Constitucional 20/1998.

III. Não pode, em regra, ser registrada e validada pelo TCU aposentadoria daquele que já seja aposentado como militar, exceto, por exemplo, se o ingresso no cargo público civil que gerou a aposentadoria em análise tiver sido anterior à Emenda Constitucional 20/1998.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o MERCOSUL, seus órgãos e sanções, indique a assertiva em que há incorreção.

 

(EMAGIS) No tocante ao Direito Econômico, assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) No que diz respeito à relação jurídica de consumo, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) A respeito dos vícios redibitórios e também sobre o contrato de compra e venda, tendo presente a disciplina do Código Civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPF – Procurador da República – 2017) Ao deslocamento de uma porção de terra, por força natural violenta, desprendendo-se de um prédio para se juntar a outro, dá-se o nome de:

 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) Em relação aos princípios constitucionais do processo civil, considere os enunciados seguintes:

I. A publicidade processual é a regra geral prevista tanto na Constituição Federal como no Código de Processo Civil; as exceções a esse princípio são estabelecidas por meio de rol taxativo em ambas as normas legais citadas.

II. O princípio da isonomia processual não deve ser entendido abstrata e sim concretamente, garantindo às partes manter paridade de armas, como forma de manter equilibrada a disputa judicial entre elas; assim, a isonomia entre partes desiguais só pode ser atingida por meio de um tratamento também desigual, na medida dessa desigualdade.

III. A razoável duração do processo abrange sua solução integral, incluindo-se a atividade satisfativa, assegurados os meios que garantam a celeridade da tramitação processual.

IV. O princípio do contraditório processual aplica-se apenas à matéria dispositiva, mas não às matérias de ordem pública, casos em que o juiz poderá agir de ofício prescindindo-se da oitiva prévia das partes.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Sobre o instituto da reclamação, considerada a disciplina trazida no CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Caberá reclamação da parte interessada ou do Ministério Público para garantir a observância de acórdão proferido em julgamento de incidente de resolução de demandas repetitivas ou de incidente de assunção de competência.

II. A reclamação pode ser proposta perante qualquer tribunal, e seu julgamento compete ao órgão jurisdicional cuja competência se busca preservar ou cuja autoridade se pretenda garantir.

III. Caberá reclamação para garantir a observância de acórdão de recurso extraordinário com repercussão geral reconhecida ou de acórdão proferido em julgamento de recursos extraordinário ou especial repetitivos, independentemente do esgotamento das instâncias ordinárias.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A propósito do cumprimento de sentença, especialmente as regras de competência aplicada a essa fase processual, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) João Metralha foi condenado pela prática do crime de roubo circunstanciado pela restrição de liberdade da vítima (CP, art. 157, § 2º, inciso V) por sentença transitada em julgado no dia 1º/04/2019. Em 11/12/2020, foi condenado pela prática do crime de furto qualificado pelo emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum (CP, art. 155, § 4º-A), ocorrido em 25/07/2020.

Nesse caso, para progredir de regime, João deverá ter cumprido ao menos:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) Felipe foi denunciado por furto qualificado pelo rompimento de obstáculo. Durante a instrução processual, verificou-se que, sem nenhuma justificativa, embora fosse possível, o laudo pericial não havia sido realizado; entretanto, a vítima e uma testemunha local confirmaram que uma porta havia sido arrombada no local quando do momento do furto.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Paulo, descontente com o término do namoro com Maria, livre e conscientemente invadiu o dispositivo informático do aparelho celular dela e capturou fotos íntimas e conversas privadas dela com seu novo namorado, João. Posteriormente, também livre e conscientemente, com intuito de vingança, divulgou, em redes sociais na Internet, os vídeos e as fotos de Maria, com cunho sexual, difamando-a e injuriando João com a utilização de elementos referentes à sua raça, cor e etnia. Em razão dessa conduta, Paulo foi indiciado pelos delitos de violação de dispositivo informático, divulgação de cenas de sexo ou pornografia, majorada pelo intuito de vingança, difamação contra Maria e injúria racial contra João.

Com relação à persecução penal nessa situação hipotética, é correto afirmar que os crimes citados se submetem, respectivamente, a ação penal

 

(EMAGIS) Sobre os crimes ambientais e também sobre a competência para processar e julgar ações penais que a eles se refiram, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito dos crimes contra a dignidade sexual, avalie as assertivas que seguem.

I. A Lei 13.772/2018 incluiu no Código Penal o crime de registro não autorizado da intimidade sexual, que consiste em produzir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, conteúdo com cena de nudez ou ato sexual ou libidinoso de caráter íntimo e privado sem autorização dos participantes.

II. A causa especial de aumento da pena decorrente de o agente ser ascendente da vítima aplica-se apenas até o segundo grau da linha reta, não abrangendo, por exemplo, o bisavô.

III. A Lei 13.718/2018 incluiu no Código Penal o crime de divulgação de cena de estupro ou de cena de estupro de vulnerável, de cena de sexo ou de pornografia, que consiste em oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, vender ou expor à venda, distribuir, publicar ou divulgar, por qualquer meio - inclusive por meio de comunicação de massa ou sistema de informática ou telemática -, fotografia, vídeo ou outro registro audiovisual que contenha cena de estupro ou de estupro de vulnerável ou que faça apologia ou induza a sua prática, ou, sem o consentimento da vítima, cena de sexo, nudez ou pornografia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as prerrogativas de caráter processual penal do Presidente da República e dos Governadores de Estado, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/PA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) A respeito de julgamento por tribunal do júri, assinale a opção correta.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Leila, menor de 21 anos de idade, foi denunciada pela prática do delito de falsificação de documento público, previsto no art. 297, caput, por três vezes, na forma do art. 69, ambos do CP, tendo o Juiz convertido a prisão em flagrante em preventiva, não obstante a documentação juntada pela defesa, comprovando que Leila tem uma filha de 2 anos de idade, que está sob sua guarda. Recebida a denúncia e processado o feito, 10 meses após a prisão da ré foi realizada audiência de instrução, debates e julgamento, tendo Leila sido condenada à pena mínima para cada delito, em razão de sua primariedade, seus bons antecedentes, bom comportamento carcerário e do fato de não fazer parte de organização criminosa. Todavia, em razão do reconhecimento do concurso material, a pena final foi fixada em 6 anos de reclusão.

A respeito do regime inicial de cumprimento de pena cabível no caso,

 

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 09.2021

(EMAGIS) A respeito dos vícios redibitórios e também sobre o contrato de compra e venda, tendo presente a disciplina do Código Civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPF – Procurador da República – 2017) Ao deslocamento de uma porção de terra, por força natural violenta, desprendendo-se de um prédio para se juntar a outro, dá-se o nome de:

 

(TJ/RJ – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2019) Pedro, criança de 4 anos, com pais desconhecidos, vive em uma instituição de menores abandonados. Em razão de sua aparência física (branco e de olhos claros) despertou o interesse na adoção por um casal alemão. Entretanto, outro casal brasileiro, regularmente cadastrado para adoção na forma da lei, também manifestou interesse em adotar Pedro. Acerca do caso hipotético, assinale a alternativa correta.


 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) Em relação aos princípios constitucionais do processo civil, considere os enunciados seguintes:

I. A publicidade processual é a regra geral prevista tanto na Constituição Federal como no Código de Processo Civil; as exceções a esse princípio são estabelecidas por meio de rol taxativo em ambas as normas legais citadas.

II. O princípio da isonomia processual não deve ser entendido abstrata e sim concretamente, garantindo às partes manter paridade de armas, como forma de manter equilibrada a disputa judicial entre elas; assim, a isonomia entre partes desiguais só pode ser atingida por meio de um tratamento também desigual, na medida dessa desigualdade.

III. A razoável duração do processo abrange sua solução integral, incluindo-se a atividade satisfativa, assegurados os meios que garantam a celeridade da tramitação processual.

IV. O princípio do contraditório processual aplica-se apenas à matéria dispositiva, mas não às matérias de ordem pública, casos em que o juiz poderá agir de ofício prescindindo-se da oitiva prévia das partes.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Sobre o instituto da reclamação, considerada a disciplina trazida no CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Caberá reclamação da parte interessada ou do Ministério Público para garantir a observância de acórdão proferido em julgamento de incidente de resolução de demandas repetitivas ou de incidente de assunção de competência.

II. A reclamação pode ser proposta perante qualquer tribunal, e seu julgamento compete ao órgão jurisdicional cuja competência se busca preservar ou cuja autoridade se pretenda garantir.

III. Caberá reclamação para garantir a observância de acórdão de recurso extraordinário com repercussão geral reconhecida ou de acórdão proferido em julgamento de recursos extraordinário ou especial repetitivos, independentemente do esgotamento das instâncias ordinárias.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A propósito do cumprimento de sentença, especialmente as regras de competência aplicada a essa fase processual, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que diz respeito à relação jurídica de consumo, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) O Conselho Tutelar de Quixadá-CE ofereceu representação ao Juízo da Infância de Juventude local, a fim de iniciar procedimento de apuração de irregularidade de entidade de atendimento não governamental com sede na referida Comarca. Segundo a representação, o dirigente da entidade estaria praticando tortura sistemática contra alguns adolescentes, conforme relatório anexado. O representante pede o afastamento liminar do dirigente e, em sentença final, o afastamento definitivo do requerido, bem como a aplicação de multa. Com base neste singelo caso concreto, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) João Metralha foi condenado pela prática do crime de roubo circunstanciado pela restrição de liberdade da vítima (CP, art. 157, § 2º, inciso V) por sentença transitada em julgado no dia 1º/04/2019. Em 11/12/2020, foi condenado pela prática do crime de furto qualificado pelo emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum (CP, art. 155, § 4º-A), ocorrido em 25/07/2020.

Nesse caso, para progredir de regime, João deverá ter cumprido ao menos:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) Felipe foi denunciado por furto qualificado pelo rompimento de obstáculo. Durante a instrução processual, verificou-se que, sem nenhuma justificativa, embora fosse possível, o laudo pericial não havia sido realizado; entretanto, a vítima e uma testemunha local confirmaram que uma porta havia sido arrombada no local quando do momento do furto.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Paulo, descontente com o término do namoro com Maria, livre e conscientemente invadiu o dispositivo informático do aparelho celular dela e capturou fotos íntimas e conversas privadas dela com seu novo namorado, João. Posteriormente, também livre e conscientemente, com intuito de vingança, divulgou, em redes sociais na Internet, os vídeos e as fotos de Maria, com cunho sexual, difamando-a e injuriando João com a utilização de elementos referentes à sua raça, cor e etnia. Em razão dessa conduta, Paulo foi indiciado pelos delitos de violação de dispositivo informático, divulgação de cenas de sexo ou pornografia, majorada pelo intuito de vingança, difamação contra Maria e injúria racial contra João.

Com relação à persecução penal nessa situação hipotética, é correto afirmar que os crimes citados se submetem, respectivamente, a ação penal

 

(EMAGIS) A respeito dos crimes contra a dignidade sexual, avalie as assertivas que seguem.

I. A Lei 13.772/2018 incluiu no Código Penal o crime de registro não autorizado da intimidade sexual, que consiste em produzir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, conteúdo com cena de nudez ou ato sexual ou libidinoso de caráter íntimo e privado sem autorização dos participantes.

II. A causa especial de aumento da pena decorrente de o agente ser ascendente da vítima aplica-se apenas até o segundo grau da linha reta, não abrangendo, por exemplo, o bisavô.

III. A Lei 13.718/2018 incluiu no Código Penal o crime de divulgação de cena de estupro ou de cena de estupro de vulnerável, de cena de sexo ou de pornografia, que consiste em oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, vender ou expor à venda, distribuir, publicar ou divulgar, por qualquer meio - inclusive por meio de comunicação de massa ou sistema de informática ou telemática -, fotografia, vídeo ou outro registro audiovisual que contenha cena de estupro ou de estupro de vulnerável ou que faça apologia ou induza a sua prática, ou, sem o consentimento da vítima, cena de sexo, nudez ou pornografia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as prerrogativas de caráter processual penal do Presidente da República e dos Governadores de Estado, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/PA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) A respeito de julgamento por tribunal do júri, assinale a opção correta.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Leila, menor de 21 anos de idade, foi denunciada pela prática do delito de falsificação de documento público, previsto no art. 297, caput, por três vezes, na forma do art. 69, ambos do CP, tendo o Juiz convertido a prisão em flagrante em preventiva, não obstante a documentação juntada pela defesa, comprovando que Leila tem uma filha de 2 anos de idade, que está sob sua guarda. Recebida a denúncia e processado o feito, 10 meses após a prisão da ré foi realizada audiência de instrução, debates e julgamento, tendo Leila sido condenada à pena mínima para cada delito, em razão de sua primariedade, seus bons antecedentes, bom comportamento carcerário e do fato de não fazer parte de organização criminosa. Todavia, em razão do reconhecimento do concurso material, a pena final foi fixada em 6 anos de reclusão.

A respeito do regime inicial de cumprimento de pena cabível no caso,

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o tema Hermenêutica Constitucional. Marque, a propósito, a assertiva INCORRETA.

 

(EMAGIS) Constituição é o organismo vivo delimitador da organização estrutural do Estado, da forma de governo, da garantia das liberdades públicas, do modo de aquisição e exercício do poder político. Existem vários sentidos de constituição e, até hoje, os estudiosos não chegaram a um consenso a respeito de qual deve prevalecer. A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, seguindo o magistério doutrinário, prefere adotar uma pluralidade de acepções, sem seguir um conceito único e exaustivo de constituição (STF, ADI 595-2/ES. Rel. Min. Celso de Mello. J. 28/02/2002)”. (BULOS, Uadi Lammêgo. Direito Constitucional ao Alcance de todos. 2 ed. Rev. e atual – São Paulo: Saraiva, 2010. p. 66). Com base no texto da Constituição da República de 1988 é correto afirmar, exceto:

 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Sobre a interpretação da norma constitucional, é INCORRETO afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere nacional brasileira que, casando-se com cidadão norte-americano, requeira a nacionalidade norte-americana, declarando no requerimento “renunciar e abjurar fidelidade a qualquer Estado ou soberania”.
Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Caso fosse originária a nacionalidade norte-americana, reconhecida pela lei deste país, manteria a brasileira sua condição de nacional.

II. Caso, embora derivada de naturalização, a nacionalidade norte-americana tenha sido imposta à nacional brasileira para permanência no território estrangeiro ou fruição de direitos, conservaria ela a nacionalidade brasileira.

III. A situação posta no enunciado, caso inexistentes outras circunstâncias, não impede a conservação pela brasileira de sua condição de nacional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TRE/SE – FCC – 2015) O ato de designar, até sessenta dias antes das eleições, os locais das Seções, constituir as Juntas Eleitorais e designar a sua sede e jurisdição competem:


 

(EMAGIS) A respeito dos títulos de crédito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do seguro de responsabilidade civil facultativo, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com taxas municipais de fiscalização de estabelecimentos empresariais. Marque, a propósito, a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o tema ‘guerra fiscal’ em matéria de ICMS.

I. Para a doutrina, o princípio geral segundo o qual ‘quem pode tributar pode isentar’ sofre peremptória exceção em matéria de ICMS.

II. Os Estados podem instituir o ICMS, porém, para estabelecer isenções, condição necessária e suficiente é que o façam por ‘lei específica’.

III. A LC 24/75, regulamentando a Constituição Federal, impõe que as isenções do ICMS sejam serão concedidas ou revogadas nos termos de convênios celebrados e ratificados pelos Estados e pelo Distrito Federal.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre o Meio Ambiente, tal como disciplinado pelo artigo 225 da Constituição Federal e tendo presente também o magistério da doutrina e da jurisprudência, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da estabilidade dos servidores públicos, do estágio probatório e das promoções e progressões funcionais, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, é incompatível com a definição de estágio probatório a exclusão do cômputo do requisito temporal de períodos de licença do servidor público.

II. A estabilidade do servidor nomeado para cargo de provimento efetivo, além de avaliação especial de desempenho, supõe requisito temporal mínimo de dois anos de efetivo exercício.

III. Não pode ser afastado do requisito temporal para promoção o período em que o servidor somente não exerceu suas funções por ter sido indevidamente tardia sua nomeação, atraso devidamente reconhecido pelo Judiciário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Em relação ao poder de polícia administrativo, considere as assertivas abaixo.

I. Licença é ato administrativo discricionário e tem como característica a revogabilidade, podendo a administração, em respeito ao interesse público, cassar os efeitos do ato que a concede.

II. Autorização é ato administrativo declaratório e vinculado e, dessa forma, uma vez adimplidas as condições legais, deverá a Administração outorgá-la, não podendo, por conta de sua natureza jurídica, revogá-la posteriormente.

III. Sanção de polícia tem como característica o emprego de medidas inibitórias ou dissuasoras e tem como finalidade cessar práticas ilícitas perpetradas por particulares e por funcionários públicos, garantida a ampla defesa.

IV. O poder de polícia administrativo poderá ser delegado, mediante lei específica, a entes da Administração Indireta.

V. Sanção de polícia, quando extroversa, é imposta a todos os administrados, indistintamente, com a finalidade de inibir condutas ilícitas ou, se ocorrida, reprimir o autor da infração.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Sabe-se que, quando da instituição de nova moeda (Cruzado) e implementação, pelo Poder Público, dos planos de combate à inflação denominados ‘Plano Funaro’ ou ‘Plano Cruzado’, houve congelamento dos preços e as tarifas aéreas nos valores prevalecentes em 27.2.1986 (art. 5º do Decreto n. 91.149, de 15.3.1985).

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF não admite responsabilidade objetiva do Estado por danos decorrentes de planos econômicos.

II. O STF considera que o Estado pode ter responsabilidade civil também pela prática de atos lícitos.

III. Comprovado, no caso concreto, que o plano econômico em questão rompeu o equilíbrio financeiro do contrato de concessão, deve a União indenizar as concessionárias do serviço de transporte aéreo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente ao art. 243 da Constituição Federal, julgue os itens abaixo.

I. A expropriação deve recair sobre a propriedade rural por inteiro, e não somente sobre a área em que verificada a cultura ilegal de plantas psicotrópicas ou a exploração do trabalho escravo.

II. A responsabilidade do proprietário, na hipótese do art. 243 da CRFB, é de caráter subjetivo. Não obstante, caso constatada a existência de culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou a exploração de trabalho escravo, é ônus probatório do proprietário comprovar que não incorreu em culpa, ainda que “in vigilando” ou “in elegendo”.

III. Caso ocupado por particulares que venham a estabelecer culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou explorar trabalho escravo, o bem público dominical, situado em área rural, pode, em determinadas circunstâncias, sofrer a sanção prevista no art. 243 da CRFB.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe a Resolução CNMP nº 181/2017, que dispõe sobre a instauração e tramitação do procedimento investigatório criminal (PIC) a cargo do Ministério Público, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) O Ministério Público de determinado estado, por intermédio do promotor de justiça titular da promotoria especializada na defesa dos direitos do consumidor, ajuizou ação civil pública contra instituição de ensino particular, com o intuito de impedir aumento ilegal e abusivo de mensalidades escolares. Com base nessa situação hipotética, assinale a opção CORRETA.


 

(DPE/MG – FUNDEP – 2019) No Município de Rio do Horizonte, os gerentes responsáveis pelos estabelecimentos comerciais de um quarteirão localizado em bairro nobre da cidade programaram em conjunto os equipamentos irrigadores automáticos de jardim para funcionarem todos dos dias às 4h45 da manhã.

Nesse horário, sempre dormem no local diversas pessoas em situação de rua, que acabam sendo acordadas pelos jatos de água e forçadas a sair do espaço, além de terem molhados seus cobertores e pertences pessoais e inutilizadas as folhas de papelão que lhes servem de cama. Até o momento, ninguém compareceu à Defensoria Pública afirmando ter sido prejudicado e solicitando providências.

Analise as seguintes afirmativas a respeito da hipótese apresentada e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

(   ) Em obediência ao princípio da subsidiariedade dos Direitos Humanos e devido ao fato de que estes possuem eficácia indireta nas relações entre particulares, o conflito deverá ser resolvido por intermédio das normas de Direito Privado, com ampla participação da Defensoria na condição de custos vulnerabilis.

(   ) Pelo princípio da supremacia do interesse público sobre o interesse dos particulares, é vedado a estes se estabelecerem em via pública, tendo o município o direito de apreender todos os pertences que estiverem colocados no referido local.

(   ) O defensor público, ao tomar conhecimento dos fatos através do noticiário, poderá instaurar, de ofício, procedimento para apurar as violações e buscar a reparação dos danos causados.

(   ) Há, na hipótese apresentada, a colidência entre direitos fundamentais, o exercício da atividade econômica e os direitos sociais, a ser resolvida pelos critérios cronológico, hierárquico e da especialidade.

Assinale a sequência correta.


 

  1034 item(ns)
Primeiro Anterior  41   42   43   44   45  Proximo Ultimo

Cesta de Rodadas Pretéritas

Adicione à cesta os planos das Rodadas Pretéritas que você deseja adquirir.

    Valor Total: R$ ...

    • 1

    Copyright © 2010-2025 - Emagis - Todos os direitos reservados - CNPJ: 12.626.846/0001-10
    O Emagis é uma instituição privada, não possuindo qualquer vinculação a órgãos públicos. ILION.com.br