Emagis
Emagis
HOME MATRICULE-SE POR QUE APROVAMOS MAIS? ENTENDA OS CURSOS RESULTADOS ÁREA RESTRITA
NEWSLETTER
CONTATO
Magistratura MAGISTRATURA
Magistratura MINISTÉRIO PÚBLICO
Magistratura DEFENSORIA PÚBLICA
Magistratura PROCURADORIA
Magistratura DELEGADO DE POLICIA
Programas de Estudos PROGRAMAS DE ESTUDO
Planos de Questões/Provas PLANOS DE QUESTÕES/PROVAS
Cursos Intensivos Simulados CURSOS INTENSIVOS SIMULADOS
Videoaulas VIDEOAULAS
Rodadas Pretéritas RODADAS PRETÉRITAS
Downloads DOWNLOADS
Facebook Intagran Youtube Twitter
Emagis
Bem-vindo(a)



INÍCIO (ÁREA RESTRITA) AVISOS MINHA CONTA ALTERAR DADOS CADASTRAIS RENOVAR/ADQUIRIR PLANO CERTIFICADOS INDIQUE UM AMIGO SAIR
FAÇA SEU LOGIN


ESQUECEU A SENHA?


Seu navegador não suporta este video. Por favor, atualize seu navegador.

Rodadas Pretéritas

  1. Home
  2. Rodadas Pretéritas
  3. Busca
  4. Entenda as rodadas pretéritas
Informações Adicionar

Discursivas 2022

Informações Adicionar

Discursivas TJ/SP 2023

Busque por suas rodadas

Informações Adicionar

PGE/PGM - Rodada 11.2021

Informações Adicionar

Delegado PF 2021 - Curso Prático Intensivo Delegado da PF 2021 - PEÇA 6

Informações Adicionar

Defensoria Pública Estadual - Rodada 10.2021

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 10.2021

Informações Adicionar

Ministério Público Estadual - Rodada 10.2021

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 10.2021 - Questão 1

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 10.2021 - Questão 2

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 10.2021 - Questão 3

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 10.2021 - Questão 4

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 10.2021 - Questão 5

Informações Adicionar

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 10.2021

Informações Adicionar

Objetivas MPF - Rodada 10.2021

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 10.2021

Informações Adicionar

Delegado de Polícia - Rodada 10.2021

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM - Rodada 10.2021

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 10.2021

Informações Adicionar

Objetivas DPF - Rodada 10.2021

Informações Adicionar

Objetivas DP Estadual - Rodada 10.2021

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 10.2021

Informações Adicionar

Objetivas - Rodada 10.2021

Informações Adicionar

Objetivas MP Estadual - Rodada 10.2021

Informações Adicionar

Sentença Estadual - Rodada 10.2021

Informações Adicionar

PGE/PGM - Rodada 10.2021

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 10.2021

PGE/PGM - Rodada 11.2021

Na data de 20 de dezembro de 2015, a construtora XPTO S.A., vencedora na licitação para construção de obras, concluiu a construção de um edifício público no Município Y. Em 03 de março do ano seguinte, técnicos da prefeitura receberam definitivamente a obra, mediante termo circunstanciado assinado pelas partes, consignando a adequação do objeto aos termos contratuais.

Em 20 de janeiro de 2020, pouco mais de quatro anos depois, foram constatados problemas na construção, decorrentes da má qualidade na execução da obra a cargo da construtora. Diante disso, o Município Y, em 20 de março do mesmo ano, notificou a XPTO S.A. para sanar as irregularidades apresentadas, mas esta se negou a fazê-lo, ao argumento de que o recebimento definitivo da obra afastaria a sua responsabilidade por defeitos posteriores.

Não resolvida a questão na seara administrativa, em que se observou o contraditório e a ampla defesa, o Município Y propôs, em 20 de junho de 2020, ação judicial contra a construtora para compeli-la à correção dos defeitos. A ação foi julgada procedente em primeiro grau de jurisdição, com decisão que afirmou a responsabilidade da XPTO S.A.

Inconformada, a construtora recorreu, alegando que: i) o recebimento definitivo da obra afastou a sua responsabilidade por defeitos constatados mais de quatro anos depois; ii) o contrato firmado com a Município Y previa garantia de três anos por danos decorrentes do contrato, tendo escoado tal prazo quando do aparecimento dos defeitos na construção; iii) não houve comprovação de culpa sua pelos problemas decorrentes da execução da obra.

O Município foi intimado a se manifestar no prazo legal. Como Procurador, apresente a peça processual adequada, com os fundamentos jurídicos pertinentes. É dispensado o relatório dos fatos.

 

Delegado PF 2021 - Curso Prático Intensivo Delegado da PF 2021 - PEÇA 6

João, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marabá/PA, com a ajuda de José, Adriano e Marcos, funcionários do referido sindicato, especializaram-se na perpetração de fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS consistentes na falsificação de documentos públicos e privados para recebimento de aposentadoria rural, induzindo a autarquia federal em erro.

Para investigar as condutas criminosas, o delegado federal da Delegacia da Polícia Federal em Marabá/PA instaurou inquérito policial atendendo à requisição do Ministério Público Federal. Segundo a requisição, Maria, ex-funcionária do Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, compareceu à sede do MPF, no dia 11 de janeiro de 2021, e apresentou “notitia criminis” relatando como a fraude acontecia.

Intimada pela autoridade policial, Maria prestou declarações na sede da Delegacia de Polícia Federal averbando que já há cinco anos a organização criminosa vinha operando de forma estruturalmente ordenada e com divisão de tarefas. As declarações apontavam que José era o responsável por cooptar novos trabalhadores rurais, prometendo conseguir, perante o INSS, aposentadoria rural para eles, desde que, durante cinco anos, metade do benefício fosse pago à organização criminosa como contraprestação pelo serviço.

Por meio de interceptação telefônica autorizada judicialmente, descobriu-se o “modus operandi” da organização criminosa, que acontecia da seguinte forma:

Adriano ficava responsável por receber os pretensos beneficiários na sede do sindicato e por falsificar os documentos necessários à aposentadoria. As fichas cadastrais, as declarações de exercício de atividade rural e de atesto de que o trabalhador exerceu atividade rural em propriedades rurais na condição de parceiro, bem como os demais documentos, eram todos preenchidos e falsificados na sede do sindicato. Vários blocos de papel já estavam preparados para as fraudes, de modo que bastava Adriano preencher as informações do beneficiário e providenciar a falsificação dos outros documentos necessários ao sucesso das fraudes.

Por sua vez, Marcos era o encarregado de protocolar os requerimentos de aposentadoria rural perante o INSS, bem como por ficar acompanhando o trâmite do processo e, quando deferidos, por conduzir o beneficiário até o banco para sacar os benefícios e recolher a metade do valor devido à organização criminosa.

João era responsável por manter contato com Ivo, servidor do INSS que dava andamento nos processos administrativos de aposentadoria rural apresentados pela organização criminosa. Ivo, em troca de pagamento feitos na sua conta bancária, acelerava o andamento dos processos, bem como usava de sua influência dentro da autarquia previdenciária para que os benefícios fossem concedidos.

As investigações demonstraram que Ivo, depois que a quadrilha começou a atuar, passou a apresentar patrimônio incompatível com sua renda lícita, sendo certo que adquiriu os seguintes bens: 1) um imóvel situado na Rua das Palmeiras, nº 1234, bairro Belo Horizonte, em Marabá/PA; 2) um automóvel marca/modelo BMW X4 M40i, cor vermelha, ano 2020, de placa ABC 9999; 3) um Jet ski marca/modelo Spark trixx, cor verde, ano 2019.

Por fim, as investigações demonstraram que a organização criminosa continuava a operar e procurava por mais beneficiários dentre as pessoas humildes da região a fim de que as fraudes continuassem rendendo dinheiro para seus integrantes.

Ultimadas as diligências determinadas, os autos de inquérito policial foram conclusos à autoridade policial. Diante dos fatos narrados, na qualidade de Delegado(a) de Polícia Federal presidente do procedimento investigativo, você deverá apresentar a medida judicial necessária para a continuidade das investigações.

Boa prática!

 

Defensoria Pública Estadual - Rodada 10.2021

Osmar, assistido da Defensoria Pública, foi pronunciado pelo juiz da 3ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Campinas/SP pela prática do crime de homicídio qualificado pelo meio cruel e pelo fato de o crime ter sido cometido para assegurar a impunidade de outro crime.

Segundo a decisão de pronúncia, Osmar matou seu tio Caetano porque este descobrira que o primeiro estava ganhando muito dinheiro de forma ilícita, a saber praticando o jogo do bicho, e havia prometido denunciá-lo às autoridades públicas. Ao receber do tio a informação de que seria denunciado, Osmar desferiu quatro facadas todas na região torácica de Caetano.

Vizinhos da vítima ligaram para o SAMU, que compareceu ao local e conduziram o ofendido até o hospital, ainda com vida. Acontece que, no caminho do hospital, a ambulância se envolveu num acidente, porque um condutor de outro veículo invade o sinal vermelho e acaba colidindo com a ambulância do SAMU, evento que causou a morte de Caetano.

Paulo e Otávio, únicas testemunhas oculares do fato, não foram ouvidas em juízo porque Paulo faleceu e Otávio não foi encontrado no endereço constante dos autos. A despeito disso, o juiz fundamentou a pronúncia nas declarações que eles prestaram no inquérito policial. As demais testemunhas não presenciaram os fatos e falaram apenas do que souberam por meio de terceiros.

A qualificadora do meio cruel foi fundamentada na repetição de golpes, o que teria causado sofrimento desnecessário na vítima.

Intimado da decisão de pronúncia, Osmar informou ao oficial de justiça o desejo de recorrer, o que foi certificado nos autos pelo meirinho.

A Defensoria Pública foi intimada da decisão no dia 5 de fevereiro de 2021 (sexta-feira) e foram encaminhados ao gabinete do Defensor Público no dia 8 de fevereiro de 2021. Você é o(a) Defensor(a) Público(a) que presta assistência jurídica a Osmar. Nessa condição e com base apenas nas informações acima expostas e naquelas que podem ser inferidas do enunciado, redija a peça processual cabível diferente de “habeas corpus” e dos embargos de declaração que melhor atenda aos interesses do assistido.

Explane todas as teses defensivas pertinentes sem lançar mão de citação direta de doutrina, de jurisprudência, tampouco de texto literal de súmulas. Use apenas a lei sem comentários (“lei seca”). Dispense a narrativa dos fatos e date a peça no último dia do prazo.

Boa prática!

 

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 10.2021

(EMAGIS) Sobre o bem de família e sua penhora, avalie as assertivas que seguem.

I. A penhora é possível se o titular do bem de família não cumpre a obrigação decorrente de fiança que prestou em contrato de locação.

II. Para o STF, após a EC 26/2000, que incluiu a moradia entre os direitos sociais dispostos no artigo 6º da Constituição Federal, é inconstitucional a penhora do bem de família daquele que funcionou como fiador em contrato de locação.

III. Há divergência entre as Turmas do STF sobre a possibilidade de penhora do bem de família do fiador quando a fiança tenha sido prestada em contrato de locação de imóvel com fins comerciais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/BA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) Dino, pai de três filhos e atualmente em seu segundo casamento, resolveu adquirir um imóvel, em área nobre de Salvador, para com ele presentear o caçula, único filho da sua atual união conjugal.

A fim de evitar eventuais problemas com os outros dois filhos, tidos em casamento anterior, Dino decidiu fazer a seguinte operação negocial:

• vendeu um dos seus cinco imóveis e, com o dinheiro obtido, adquiriu o imóvel para o filho caçula; e

• colocou na escritura pública de venda e compra, de comum acordo com os vendedores do referido imóvel, o filho caçula como comprador do bem.

Alguns meses depois, os outros dois filhos tomaram conhecimento das transações realizadas e resolveram ajuizar ação judicial contra Dino, alegando que haviam sofrido prejuízos.

Nessa situação hipotética, conforme a sistemática legal dos defeitos e das invalidades dos negócios jurídicos, os dois filhos prejudicados deverão alegar, como fundamento jurídico do pedido, a ocorrência de

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) De acordo com o Código Civil, o casamento de quem ainda não atingiu dezesseis anos de idade é

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) Quando devedores solidários forem citados para compor o polo passivo da lide, na condição jurídica de terceiros, na hipótese de o credor exigir de um ou de alguns deles o pagamento da dívida comum, ter-se-á a figura processual


 

(EMAGIS) A respeito da sentença e da coisa julgada, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a ação rescisória, julgue os itens abaixo.

I. Em regra, cumpre ao autor da ação rescisória depositar a importância de cinco por cento sobre o valor da causa, que se converterá em multa caso a ação seja declarada inadmissível ou improcedente, contanto que à unanimidade de votos.

II. A exigência de depósito para o seu ajuizamento não se aplica à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios, às suas respectivas autarquias e fundações de direito público, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e aos que tenham obtido o benefício de gratuidade da justiça.

III. Não há limite expresso, em lei, para o valor do depósito a ser feito pelo autor da ação rescisória. No entanto, a doutrina e a jurisprudência têm reconhecido a possibilidade de limitá-lo, caso a caso, contanto que comprovada pelo autor a impossibilidade de arcar com o valor estipulado em lei.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Acerca do processo civil coletivo, da legislação correlata e da jurisprudência dominante no âmbito do Superior Tribunal de Justiça (STJ), assinale a alternativa INCORRETA:


 

(EMAGIS) No que diz respeito à relação jurídica de consumo e às empresas operadoras de plano de saúde, assinale a opção INCORRETA:


 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90) sobre a internação, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) A respeito da prescrição da pretensão penal executória, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, com o desígnio de roubar o caminhão, o agente, para conseguir seu intento, mediante disparo de arma de fogo, produza o óbito do motorista e de sua acompanhante, logrando escapar com o veículo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre o crime previsto no artigo 305 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB – “Art. 305. Afastar-se o condutor do veículo do local do acidente, para fugir à responsabilidade penal ou civil que lhe possa ser atribuída”), marque a alternativa CORRETA.


 

(DPE/RS – Defensor Público – FCC – 2018) Inconformado com o fim do casamento que mantinha com Marisa, João passa a persegui-la todos os dias. Certo dia, sabendo que a ex-mulher iria a uma festa na casa de amigos, João invade o local e, ao avistar Marisa, nos fundos da casa, atira com seu revólver calibre 38. O disparo fere Marisa no braço esquerdo, de raspão, mas atinge letalmente Leonardo, que estava logo atrás da mulher no momento do disparo e não havia sido visto pelo atirador.

Nesse caso, é correto afirmar:

 

(MPE/GO – Promotor de Justiça – Reaplicação – 2019) A respeito da competência, de acordo com as Súmulas dos Tribunais Superiores é incorreto afirmar:

 

(EMAGIS) A respeito do indeferimento da prova pelo juiz no processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da disciplina na Lei de Execução Penal (LEP – Lei 7.210/1984) dos estabelecimentos penitenciários, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das medidas provisórias, sua disciplina constitucional, o magistério doutrinário a elas concernente e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SC – Juiz Substituto – CESPE – 2019) A respeito das constituições classificadas como semânticas, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Segundo a legislação e jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral, é incorreto afirmar:


 

(DP/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Considere que em 2 de janeiro de 2018, Vinhal Frodeno adquiriu veículo seminovo, mediante financiamento bancário, intermediado por correspondente bancário.
 
A respeito do contrato bancário e sua interpretação dada pelos Tribunais Superiores, analise as afirmativas a seguir.

I. É abusiva cláusula contratual que prevê a cobrança de ressarcimento de serviços prestados por terceiros, sem a especificação do serviço a ser efetivamente prestado.
II. Não é abusiva cláusula contratual que prevê o ressarcimento pelo consumidor da comissão do correspondente bancário.
III. Tendo sido o bem dado em alienação fiduciária em garantia, a cláusula contratual que prevê a remuneração do agente financeiro pela avaliação do bem não é abusiva.
IV. É abusiva cláusula contratual que imponha a contratação de seguro de proteção financeira.

Está correto o que se afirma em:

 

(EMAGIS) Assim dispõe o artigo 3º, §6º, do Decreto-lei 911/1969: “Na sentença que decretar a improcedência da ação de busca e apreensão, o juiz condenará o credor fiduciário ao pagamento de multa, em favor do devedor fiduciante, equivalente a cinqüenta por cento do valor originalmente financiado, devidamente atualizado, caso o bem já tenha sido alienado.”

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A multa prevista no dispositivo, tendo natureza de sanção, deve ter aplicação restritiva.

II. A multa prevista no dispositivo não se aplica, em regra, aos casos de extinção do processo sem julgamento do mérito.

III. O STJ desconstruiu sua jurisprudência anterior a passa a admitir a incidência da multa mesmo nos casos de extinção do processo sem julgamento do mérito.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito dos honorários advocatícios em execução fiscal, avalie as assertivas que seguem.

I. A desistência da execução fiscal, após o oferecimento dos embargos, não exime o exeqüente dos encargos da sucumbência.

II. A desistência da execução fiscal, após o oferecimento de exceção de pré-executividade, não exime o exeqüente dos encargos da sucumbência.

III. O cancelamento administrativo da CDA, ainda que após a apresentação de defesa pelo executado nos autos da execução fiscal, exime a exeqüente do pagamento de honorários.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do ‘cálculo por dentro’ e do ‘cálculo por fora’ do ICMS, avalie as assertivas que seguem.

I. É expressamente admitido pela Constituição Federal o ‘cálculo por dentro’ do ICMS nas operações de importação.

II. O STF veda o ‘cálculo por dentro’ do ICMS nas operações internas.

III. O ‘cálculo por fora’ do ICMS desconsidera, segundo o STF, que o valor do imposto cobrado é efetivamente recebido pelo contribuinte no pagamento pela mercadoria.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que autorize, dentro de áreas de preservação permanente (APPs), construções destinadas ao lazer com área de até 190 metros quadrados.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Será compatível com o Código Florestal a norma se vedar que tais construções contenham fossas sépticas ou outras fontes poluidoras.

II. Trata-se de lei formalmente inconstitucional.

III. Trata-se de lei materialmente inconstitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam daquilo que se tem chamado de ‘crise da Lei’, como ocorrência verificada no quarto final do século XX, explorando também a repercussão dessa ocorrência no Direito Administrativo.

I . Tal fenômeno se caracteriza, dentre outros aspectos, pela manifesta incapacidade de o Poder Legislativo acompanhar tempestivamente a mudança e a complexidade que atingiram os mais variados domínios do direito.

II. A ‘crise da Lei’ tem conduzido ao reconhecimento de um espaço normativo virtuoso do Poder Executivo, que passa a dialogar com o Poder Legislativo no desenvolvimento das políticas públicas.

III. No contexto da ‘crise da Lei’ é que a jurisprudência da Suprema Corte norte-americana já rejeitou a necessidade da denominada “intelligible principle doctrine”, considerando que as delegações operadas por Lei não precisam prever parâmetros claros que direcionem a atuação normativa do Executivo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 13.934/2019, assinale a alternativa correta:


 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) O Município de Maxambomba pretende firmar contrato administrativo com pessoa jurídica de direito privado para a prestação, em seu proveito, de serviço de vigilância patrimonial. À luz da Lei nº 8.666/1993, analise as seguintes proposições e assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o poder normativo das agências reguladoras.

I. Enquadra-se como uma variedade de delegação, denominada pela doutrina de ‘deslegalização’.

II. A moderna Separação dos Poderes manteve, em relação à produção normativa do Estado, a centralização política-governamental no Poder Legislativo, que decidirá politicamente sobre a delegação e seus limites às Agências Reguladoras, fixando os preceitos básicos e as diretrizes.

III. Os regulamentos por elas emanados dirigem-se imediatamente aos agentes econômicos (produtores e consumidores) do respectivo setor; têm, portanto, a competência para disciplinar o respectivo setor da Economia, por meio da edição de regulamentos econômicos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

Ministério Público Estadual - Rodada 10.2021

O menor ABC, representado por sua genitora, e ela própria, Maria das Dores, ajuizaram em litisconsórcio ativo uma ação contra Joana da Silva, pleiteando indenização por danos materiais e morais.

De acordo com a inicial, a requerida, laborando em grave imprudência, atropelou e matou Cezênio Coelho, genitor de ABC e esposo de Maria das Dores. Em razão disso, pedem indenização de três salários-mínimos por mês, para cada autor, até o limite de vida provável do falecido (67 anos),

A requerida foi citada regularmente. A fase conciliatória não logrou êxito. Em contestação, a requerida negou a existência de culpa grave, alegando que seguia estritamente todas as leis de trânsito quando houve o evento fatídico. Arguiu a ilegitimidade passiva de Maria das Dores, por pleitear renda mensal que não era auferida por ela, o que significaria postular direito alheio em nome próprio.

A requerida ainda reconviu, pedindo que seja declarado por sentença a inexistência de sua responsabilidade civil, tendo em vista que não incorreu em imprudência alguma.

Os autores replicaram a contestação, sem originalidade quanto aos argumentos já deduzidos na inicial. Por sua vez, a reconvenção não foi contestada no prazo legal.

Os autos vieram com vista ao Ministério Público. Formule o parecer cabível, sem inovação fática e sem necessidade de relatório.

 

Discursivas - Rodada 10.2021 - Questão 1

Miliciano Freire da Costa fugiu do presídio de Tremembé. Ele estava preso pela prática de diversos crimes, como tráfico de entorpecentes, 3 homicídios dolosos, 2 estupros e 2 portes ilegais de armas de fogo. Sua vida havia sido forjada no crime. Após rebelião em reivindicação a condições de vida carcerária mais dignas, Miliciano conseguiu escapar. Na noite da fuga, abordou uma jovem em seu veículo e acabou desferindo-lhe socos e pontapés para que lhe entregasse o carro em prol do sucesso de sua fuga. A partir dali, enveredou pelo interior do Brasil e, cerca de 6 meses após a fuga, numa noite em um bar num município do noroeste do Estado da Bahia, em meio a uma discussão regada a bebida alcoólica, acabou tirando a vida de um homem de 30 anos com uma facada. No caso, existem duas situações fáticas passíveis de repressão criminal. Responda, em relação a cada episódio: o Estado tem responsabilidade civil por atos praticados por presos foragidos? Responda em até 10 linhas.

Discursivas - Rodada 10.2021 - Questão 2

João William, ex-vereador da capital gaúcha, pretende ajuizar queixa-crime contra certo Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul que teria postado, em sua conta pessoal no Facebook, o seguinte comentário:

“(...) eu, particularmente, sou a favor de um 'paredão' profilático para determinados entes... O João William, por exemplo, embora não valha a bala que o mate e o pano que limpe a lambança, não escaparia do paredão”.

O acusado reside em Porto Alegre/RS, de onde costuma efetuar suas postagens nas redes sociais.

Nesse cenário, indaga-se: de quem é a competência para processar e julgar a ação penal? Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

Discursivas - Rodada 10.2021 - Questão 3

O direito fundamental à liberdade de consciência, crença e culto confirma a adoção da laicidade do Estado pela Constituição Federal de 1988 que, não obstante, invoca a proteção de Deus no seu preâmbulo. Vários desdobramentos deste aparente paradoxo já foram enfrentados pelo STF a respeito da liberdade de crença. Sobre o tema, responda: 1) A referência a Deus no preâmbulo da CF se concilia com a liberdade assegurada constitucionalmente? Sendo positiva a resposta, de que forma?; 2) Um servidor público em estágio probatório pode se valer do direito de liberdade religiosa para pleitear à Administração Pública que sua carga horária de trabalho não coincida com os horários de exercício de sua crença, segundo as tradições da sua religião? Se sim, quais os limites da escusa de consciência? (Máximo 15 linhas).

Discursivas - Rodada 10.2021 - Questão 4

A respeito do contrato de seguro, o art. 768 do Código Civil afasta o direito à garantia se o segurado agravar intencionalmente o risco. Como o STJ interpreta a aplicação dessa norma em relação aos seguros de vida e de dano? A exclusão securitária pela embriaguez do segurado, quando admitida, tem eficácia contra terceiro, vítima do sinistro? Responda em até 15 linhas.

Discursivas - Rodada 10.2021 - Questão 5

Discorra sobre os princípios gerais dos títulos de crédito. (Máximo 15 linhas).

Discursivas - Rodada 10.2021

Miliciano Freire da Costa fugiu do presídio de Tremembé. Ele estava preso pela prática de diversos crimes, como tráfico de entorpecentes, 3 homicídios dolosos, 2 estupros e 2 portes ilegais de armas de fogo. Sua vida havia sido forjada no crime. Após rebelião em reivindicação a condições de vida carcerária mais dignas, Miliciano conseguiu escapar. Na noite da fuga, abordou uma jovem em seu veículo e acabou desferindo-lhe socos e pontapés para que lhe entregasse o carro em prol do sucesso de sua fuga. A partir dali, enveredou pelo interior do Brasil e, cerca de 6 meses após a fuga, numa noite em um bar num município do noroeste do Estado da Bahia, em meio a uma discussão regada a bebida alcoólica, acabou tirando a vida de um homem de 30 anos com uma facada. No caso, existem duas situações fáticas passíveis de repressão criminal. Responda, em relação a cada episódio: o Estado tem responsabilidade civil por atos praticados por presos foragidos? Responda em até 10 linhas.

 

João William, ex-vereador da capital gaúcha, pretende ajuizar queixa-crime contra certo Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul que teria postado, em sua conta pessoal no Facebook, o seguinte comentário:

“(...) eu, particularmente, sou a favor de um 'paredão' profilático para determinados entes... O João William, por exemplo, embora não valha a bala que o mate e o pano que limpe a lambança, não escaparia do paredão”.

O acusado reside em Porto Alegre/RS, de onde costuma efetuar suas postagens nas redes sociais.

Nesse cenário, indaga-se: de quem é a competência para processar e julgar a ação penal? Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

 

O direito fundamental à liberdade de consciência, crença e culto confirma a adoção da laicidade do Estado pela Constituição Federal de 1988 que, não obstante, invoca a proteção de Deus no seu preâmbulo. Vários desdobramentos deste aparente paradoxo já foram enfrentados pelo STF a respeito da liberdade de crença. Sobre o tema, responda: 1) A referência a Deus no preâmbulo da CF se concilia com a liberdade assegurada constitucionalmente? Sendo positiva a resposta, de que forma?; 2) Um servidor público em estágio probatório pode se valer do direito de liberdade religiosa para pleitear à Administração Pública que sua carga horária de trabalho não coincida com os horários de exercício de sua crença, segundo as tradições da sua religião? Se sim, quais os limites da escusa de consciência? (Máximo 15 linhas).

 

A respeito do contrato de seguro, o art. 768 do Código Civil afasta o direito à garantia se o segurado agravar intencionalmente o risco. Como o STJ interpreta a aplicação dessa norma em relação aos seguros de vida e de dano? A exclusão securitária pela embriaguez do segurado, quando admitida, tem eficácia contra terceiro, vítima do sinistro? Responda em até 15 linhas.

 

Discorra sobre os princípios gerais dos títulos de crédito. (Máximo 15 linhas).

 

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 10.2021

(EMAGIS) Sobre o bem de família e sua penhora, avalie as assertivas que seguem.

I. A penhora é possível se o titular do bem de família não cumpre a obrigação decorrente de fiança que prestou em contrato de locação.

II. Para o STF, após a EC 26/2000, que incluiu a moradia entre os direitos sociais dispostos no artigo 6º da Constituição Federal, é inconstitucional a penhora do bem de família daquele que funcionou como fiador em contrato de locação.

III. Há divergência entre as Turmas do STF sobre a possibilidade de penhora do bem de família do fiador quando a fiança tenha sido prestada em contrato de locação de imóvel com fins comerciais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/BA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) Dino, pai de três filhos e atualmente em seu segundo casamento, resolveu adquirir um imóvel, em área nobre de Salvador, para com ele presentear o caçula, único filho da sua atual união conjugal.

A fim de evitar eventuais problemas com os outros dois filhos, tidos em casamento anterior, Dino decidiu fazer a seguinte operação negocial:

• vendeu um dos seus cinco imóveis e, com o dinheiro obtido, adquiriu o imóvel para o filho caçula; e

• colocou na escritura pública de venda e compra, de comum acordo com os vendedores do referido imóvel, o filho caçula como comprador do bem.

Alguns meses depois, os outros dois filhos tomaram conhecimento das transações realizadas e resolveram ajuizar ação judicial contra Dino, alegando que haviam sofrido prejuízos.

Nessa situação hipotética, conforme a sistemática legal dos defeitos e das invalidades dos negócios jurídicos, os dois filhos prejudicados deverão alegar, como fundamento jurídico do pedido, a ocorrência de

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) De acordo com o Código Civil, o casamento de quem ainda não atingiu dezesseis anos de idade é

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) Quando devedores solidários forem citados para compor o polo passivo da lide, na condição jurídica de terceiros, na hipótese de o credor exigir de um ou de alguns deles o pagamento da dívida comum, ter-se-á a figura processual


 

(EMAGIS) A respeito da sentença e da coisa julgada, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a ação rescisória, julgue os itens abaixo.

I. Em regra, cumpre ao autor da ação rescisória depositar a importância de cinco por cento sobre o valor da causa, que se converterá em multa caso a ação seja declarada inadmissível ou improcedente, contanto que à unanimidade de votos.

II. A exigência de depósito para o seu ajuizamento não se aplica à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios, às suas respectivas autarquias e fundações de direito público, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e aos que tenham obtido o benefício de gratuidade da justiça.

III. Não há limite expresso, em lei, para o valor do depósito a ser feito pelo autor da ação rescisória. No entanto, a doutrina e a jurisprudência têm reconhecido a possibilidade de limitá-lo, caso a caso, contanto que comprovada pelo autor a impossibilidade de arcar com o valor estipulado em lei.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Acerca do processo civil coletivo, da legislação correlata e da jurisprudência dominante no âmbito do Superior Tribunal de Justiça (STJ), assinale a alternativa INCORRETA:


 

(EMAGIS) No que diz respeito à relação jurídica de consumo e às empresas operadoras de plano de saúde, assinale a opção INCORRETA:


 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90) sobre a internação, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) A respeito da prescrição da pretensão penal executória, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, com o desígnio de roubar o caminhão, o agente, para conseguir seu intento, mediante disparo de arma de fogo, produza o óbito do motorista e de sua acompanhante, logrando escapar com o veículo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre o crime previsto no artigo 305 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB – “Art. 305. Afastar-se o condutor do veículo do local do acidente, para fugir à responsabilidade penal ou civil que lhe possa ser atribuída”), marque a alternativa CORRETA.


 

(DPE/RS – Defensor Público – FCC – 2018) Inconformado com o fim do casamento que mantinha com Marisa, João passa a persegui-la todos os dias. Certo dia, sabendo que a ex-mulher iria a uma festa na casa de amigos, João invade o local e, ao avistar Marisa, nos fundos da casa, atira com seu revólver calibre 38. O disparo fere Marisa no braço esquerdo, de raspão, mas atinge letalmente Leonardo, que estava logo atrás da mulher no momento do disparo e não havia sido visto pelo atirador.

Nesse caso, é correto afirmar:

 

(MPE/GO – Promotor de Justiça – Reaplicação – 2019) A respeito da competência, de acordo com as Súmulas dos Tribunais Superiores é incorreto afirmar:

 

(EMAGIS) A respeito do indeferimento da prova pelo juiz no processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da disciplina na Lei de Execução Penal (LEP – Lei 7.210/1984) dos estabelecimentos penitenciários, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das medidas provisórias, sua disciplina constitucional, o magistério doutrinário a elas concernente e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SC – Juiz Substituto – CESPE – 2019) A respeito das constituições classificadas como semânticas, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(DPE/SP – FCC – 2019) No que concerne à proteção de grupos vulneráveis pelo Direito Internacional dos Direitos Humanos,


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam daquilo que se tem chamado de ‘crise da Lei’, como ocorrência verificada no quarto final do século XX, explorando também a repercussão dessa ocorrência no Direito Administrativo.

I . Tal fenômeno se caracteriza, dentre outros aspectos, pela manifesta incapacidade de o Poder Legislativo acompanhar tempestivamente a mudança e a complexidade que atingiram os mais variados domínios do direito.

II. A ‘crise da Lei’ tem conduzido ao reconhecimento de um espaço normativo virtuoso do Poder Executivo, que passa a dialogar com o Poder Legislativo no desenvolvimento das políticas públicas.

III. No contexto da ‘crise da Lei’ é que a jurisprudência da Suprema Corte norte-americana já rejeitou a necessidade da denominada “intelligible principle doctrine”, considerando que as delegações operadas por Lei não precisam prever parâmetros claros que direcionem a atuação normativa do Executivo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 13.934/2019, assinale a alternativa correta:


 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) O Município de Maxambomba pretende firmar contrato administrativo com pessoa jurídica de direito privado para a prestação, em seu proveito, de serviço de vigilância patrimonial. À luz da Lei nº 8.666/1993, analise as seguintes proposições e assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o poder normativo das agências reguladoras.

I. Enquadra-se como uma variedade de delegação, denominada pela doutrina de ‘deslegalização’.

II. A moderna Separação dos Poderes manteve, em relação à produção normativa do Estado, a centralização política-governamental no Poder Legislativo, que decidirá politicamente sobre a delegação e seus limites às Agências Reguladoras, fixando os preceitos básicos e as diretrizes.

III. Os regulamentos por elas emanados dirigem-se imediatamente aos agentes econômicos (produtores e consumidores) do respectivo setor; têm, portanto, a competência para disciplinar o respectivo setor da Economia, por meio da edição de regulamentos econômicos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Segundo a legislação e jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral, é incorreto afirmar:


 

(DP/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Considere que em 2 de janeiro de 2018, Vinhal Frodeno adquiriu veículo seminovo, mediante financiamento bancário, intermediado por correspondente bancário.
 
A respeito do contrato bancário e sua interpretação dada pelos Tribunais Superiores, analise as afirmativas a seguir.

I. É abusiva cláusula contratual que prevê a cobrança de ressarcimento de serviços prestados por terceiros, sem a especificação do serviço a ser efetivamente prestado.
II. Não é abusiva cláusula contratual que prevê o ressarcimento pelo consumidor da comissão do correspondente bancário.
III. Tendo sido o bem dado em alienação fiduciária em garantia, a cláusula contratual que prevê a remuneração do agente financeiro pela avaliação do bem não é abusiva.
IV. É abusiva cláusula contratual que imponha a contratação de seguro de proteção financeira.

Está correto o que se afirma em:

 

(EMAGIS) Assim dispõe o artigo 3º, §6º, do Decreto-lei 911/1969: “Na sentença que decretar a improcedência da ação de busca e apreensão, o juiz condenará o credor fiduciário ao pagamento de multa, em favor do devedor fiduciante, equivalente a cinqüenta por cento do valor originalmente financiado, devidamente atualizado, caso o bem já tenha sido alienado.”

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A multa prevista no dispositivo, tendo natureza de sanção, deve ter aplicação restritiva.

II. A multa prevista no dispositivo não se aplica, em regra, aos casos de extinção do processo sem julgamento do mérito.

III. O STJ desconstruiu sua jurisprudência anterior a passa a admitir a incidência da multa mesmo nos casos de extinção do processo sem julgamento do mérito.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito dos honorários advocatícios em execução fiscal, avalie as assertivas que seguem.

I. A desistência da execução fiscal, após o oferecimento dos embargos, não exime o exeqüente dos encargos da sucumbência.

II. A desistência da execução fiscal, após o oferecimento de exceção de pré-executividade, não exime o exeqüente dos encargos da sucumbência.

III. O cancelamento administrativo da CDA, ainda que após a apresentação de defesa pelo executado nos autos da execução fiscal, exime a exeqüente do pagamento de honorários.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do ‘cálculo por dentro’ e do ‘cálculo por fora’ do ICMS, avalie as assertivas que seguem.

I. É expressamente admitido pela Constituição Federal o ‘cálculo por dentro’ do ICMS nas operações de importação.

II. O STF veda o ‘cálculo por dentro’ do ICMS nas operações internas.

III. O ‘cálculo por fora’ do ICMS desconsidera, segundo o STF, que o valor do imposto cobrado é efetivamente recebido pelo contribuinte no pagamento pela mercadoria.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que autorize, dentro de áreas de preservação permanente (APPs), construções destinadas ao lazer com área de até 190 metros quadrados.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Será compatível com o Código Florestal a norma se vedar que tais construções contenham fossas sépticas ou outras fontes poluidoras.

II. Trata-se de lei formalmente inconstitucional.

III. Trata-se de lei materialmente inconstitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta sobre a legitimidade ad causam do Ministério Público e a jurisprudência do STJ:


 

(DPE/AM – FCC – 2018) O modelo de assistência judiciária gratuita adotado pela Constituição Federal vigente no país denomina-se


 

Objetivas MPF - Rodada 10.2021

(EMAGIS) A respeito das medidas provisórias, sua disciplina constitucional, o magistério doutrinário a elas concernente e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SC – Juiz Substituto – CESPE – 2019) A respeito das constituições classificadas como semânticas, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(DPE/SP – FCC – 2019) No que concerne à proteção de grupos vulneráveis pelo Direito Internacional dos Direitos Humanos,


 

(EMAGIS) Segundo a legislação e jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral, é incorreto afirmar:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam daquilo que se tem chamado de ‘crise da Lei’, como ocorrência verificada no quarto final do século XX, explorando também a repercussão dessa ocorrência no Direito Administrativo.

I . Tal fenômeno se caracteriza, dentre outros aspectos, pela manifesta incapacidade de o Poder Legislativo acompanhar tempestivamente a mudança e a complexidade que atingiram os mais variados domínios do direito.

II. A ‘crise da Lei’ tem conduzido ao reconhecimento de um espaço normativo virtuoso do Poder Executivo, que passa a dialogar com o Poder Legislativo no desenvolvimento das políticas públicas.

III. No contexto da ‘crise da Lei’ é que a jurisprudência da Suprema Corte norte-americana já rejeitou a necessidade da denominada “intelligible principle doctrine”, considerando que as delegações operadas por Lei não precisam prever parâmetros claros que direcionem a atuação normativa do Executivo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 13.934/2019, assinale a alternativa correta:


 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) O Município de Maxambomba pretende firmar contrato administrativo com pessoa jurídica de direito privado para a prestação, em seu proveito, de serviço de vigilância patrimonial. À luz da Lei nº 8.666/1993, analise as seguintes proposições e assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o poder normativo das agências reguladoras.

I. Enquadra-se como uma variedade de delegação, denominada pela doutrina de ‘deslegalização’.

II. A moderna Separação dos Poderes manteve, em relação à produção normativa do Estado, a centralização política-governamental no Poder Legislativo, que decidirá politicamente sobre a delegação e seus limites às Agências Reguladoras, fixando os preceitos básicos e as diretrizes.

III. Os regulamentos por elas emanados dirigem-se imediatamente aos agentes econômicos (produtores e consumidores) do respectivo setor; têm, portanto, a competência para disciplinar o respectivo setor da Economia, por meio da edição de regulamentos econômicos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que autorize, dentro de áreas de preservação permanente (APPs), construções destinadas ao lazer com área de até 190 metros quadrados.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Será compatível com o Código Florestal a norma se vedar que tais construções contenham fossas sépticas ou outras fontes poluidoras.

II. Trata-se de lei formalmente inconstitucional.

III. Trata-se de lei materialmente inconstitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito dos honorários advocatícios em execução fiscal, avalie as assertivas que seguem.

I. A desistência da execução fiscal, após o oferecimento dos embargos, não exime o exeqüente dos encargos da sucumbência.

II. A desistência da execução fiscal, após o oferecimento de exceção de pré-executividade, não exime o exeqüente dos encargos da sucumbência.

III. O cancelamento administrativo da CDA, ainda que após a apresentação de defesa pelo executado nos autos da execução fiscal, exime a exeqüente do pagamento de honorários.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as contribuições sociais COFINS e PIS, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam das vedações constitucionais em matéria orçamentária e também da jurisprudência do STF a elas concernente. Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, assinada em Nova Iorque em 30/03/2007, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre o “community rating”, o mecanismo da “seleção adversa”, o “mutualismo” e a “solidariedade intergeracional”, marque a correta:


 

(EMAGIS) No que diz respeito à relação jurídica de consumo e às empresas operadoras de plano de saúde, assinale a opção INCORRETA:


 

(EMAGIS) Sobre o bem de família e sua penhora, avalie as assertivas que seguem.

I. A penhora é possível se o titular do bem de família não cumpre a obrigação decorrente de fiança que prestou em contrato de locação.

II. Para o STF, após a EC 26/2000, que incluiu a moradia entre os direitos sociais dispostos no artigo 6º da Constituição Federal, é inconstitucional a penhora do bem de família daquele que funcionou como fiador em contrato de locação.

III. Há divergência entre as Turmas do STF sobre a possibilidade de penhora do bem de família do fiador quando a fiança tenha sido prestada em contrato de locação de imóvel com fins comerciais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/BA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) Dino, pai de três filhos e atualmente em seu segundo casamento, resolveu adquirir um imóvel, em área nobre de Salvador, para com ele presentear o caçula, único filho da sua atual união conjugal.

A fim de evitar eventuais problemas com os outros dois filhos, tidos em casamento anterior, Dino decidiu fazer a seguinte operação negocial:

• vendeu um dos seus cinco imóveis e, com o dinheiro obtido, adquiriu o imóvel para o filho caçula; e

• colocou na escritura pública de venda e compra, de comum acordo com os vendedores do referido imóvel, o filho caçula como comprador do bem.

Alguns meses depois, os outros dois filhos tomaram conhecimento das transações realizadas e resolveram ajuizar ação judicial contra Dino, alegando que haviam sofrido prejuízos.

Nessa situação hipotética, conforme a sistemática legal dos defeitos e das invalidades dos negócios jurídicos, os dois filhos prejudicados deverão alegar, como fundamento jurídico do pedido, a ocorrência de

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) Quando devedores solidários forem citados para compor o polo passivo da lide, na condição jurídica de terceiros, na hipótese de o credor exigir de um ou de alguns deles o pagamento da dívida comum, ter-se-á a figura processual


 

(EMAGIS) A respeito da sentença e da coisa julgada, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a ação rescisória, julgue os itens abaixo.

I. Em regra, cumpre ao autor da ação rescisória depositar a importância de cinco por cento sobre o valor da causa, que se converterá em multa caso a ação seja declarada inadmissível ou improcedente, contanto que à unanimidade de votos.

II. A exigência de depósito para o seu ajuizamento não se aplica à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios, às suas respectivas autarquias e fundações de direito público, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e aos que tenham obtido o benefício de gratuidade da justiça.

III. Não há limite expresso, em lei, para o valor do depósito a ser feito pelo autor da ação rescisória. No entanto, a doutrina e a jurisprudência têm reconhecido a possibilidade de limitá-lo, caso a caso, contanto que comprovada pelo autor a impossibilidade de arcar com o valor estipulado em lei.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) A respeito da prescrição da pretensão penal executória, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, com o desígnio de roubar o caminhão, o agente, para conseguir seu intento, mediante disparo de arma de fogo, produza o óbito do motorista e de sua acompanhante, logrando escapar com o veículo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre o crime previsto no artigo 305 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB – “Art. 305. Afastar-se o condutor do veículo do local do acidente, para fugir à responsabilidade penal ou civil que lhe possa ser atribuída”), marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Julgue os itens a seguir expostos.

I. Segundo o STJ, não se aplica o princípio da insignificância a casos de transmissão clandestina de sinal de internet via radiofrequência, que caracteriza o fato típico previsto no art. 183 da Lei 9.472/1997.

II. Antes de passar em julgado a sentença final, a prescrição não corre na pendência de embargos de declaração ou de recursos aos Tribunais Superiores, quando inadmissíveis, e enquanto não cumprido ou não rescindido o acordo de não persecução penal.

III. O crime de estelionato praticado contra a Caixa Econômica Federal sujeita-se a ação penal pública incondicionada.

Estão corretos somente os itens:

 

(DPE/RS – Defensor Público – FCC – 2018) Inconformado com o fim do casamento que mantinha com Marisa, João passa a persegui-la todos os dias. Certo dia, sabendo que a ex-mulher iria a uma festa na casa de amigos, João invade o local e, ao avistar Marisa, nos fundos da casa, atira com seu revólver calibre 38. O disparo fere Marisa no braço esquerdo, de raspão, mas atinge letalmente Leonardo, que estava logo atrás da mulher no momento do disparo e não havia sido visto pelo atirador.

Nesse caso, é correto afirmar:

 

(MPE/GO – Promotor de Justiça – Reaplicação – 2019) A respeito da competência, de acordo com as Súmulas dos Tribunais Superiores é incorreto afirmar:

 

(EMAGIS) A respeito do indeferimento da prova pelo juiz no processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da disciplina na Lei de Execução Penal (LEP – Lei 7.210/1984) dos estabelecimentos penitenciários, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 10.2021

(EMAGIS) Sobre o bem de família e sua penhora, avalie as assertivas que seguem.

I. A penhora é possível se o titular do bem de família não cumpre a obrigação decorrente de fiança que prestou em contrato de locação.

II. Para o STF, após a EC 26/2000, que incluiu a moradia entre os direitos sociais dispostos no artigo 6º da Constituição Federal, é inconstitucional a penhora do bem de família daquele que funcionou como fiador em contrato de locação.

III. Há divergência entre as Turmas do STF sobre a possibilidade de penhora do bem de família do fiador quando a fiança tenha sido prestada em contrato de locação de imóvel com fins comerciais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/BA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) Dino, pai de três filhos e atualmente em seu segundo casamento, resolveu adquirir um imóvel, em área nobre de Salvador, para com ele presentear o caçula, único filho da sua atual união conjugal.

A fim de evitar eventuais problemas com os outros dois filhos, tidos em casamento anterior, Dino decidiu fazer a seguinte operação negocial:

• vendeu um dos seus cinco imóveis e, com o dinheiro obtido, adquiriu o imóvel para o filho caçula; e

• colocou na escritura pública de venda e compra, de comum acordo com os vendedores do referido imóvel, o filho caçula como comprador do bem.

Alguns meses depois, os outros dois filhos tomaram conhecimento das transações realizadas e resolveram ajuizar ação judicial contra Dino, alegando que haviam sofrido prejuízos.

Nessa situação hipotética, conforme a sistemática legal dos defeitos e das invalidades dos negócios jurídicos, os dois filhos prejudicados deverão alegar, como fundamento jurídico do pedido, a ocorrência de

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) De acordo com o Código Civil, o casamento de quem ainda não atingiu dezesseis anos de idade é

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) Quando devedores solidários forem citados para compor o polo passivo da lide, na condição jurídica de terceiros, na hipótese de o credor exigir de um ou de alguns deles o pagamento da dívida comum, ter-se-á a figura processual


 

(EMAGIS) A respeito da sentença e da coisa julgada, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a ação rescisória, julgue os itens abaixo.

I. Em regra, cumpre ao autor da ação rescisória depositar a importância de cinco por cento sobre o valor da causa, que se converterá em multa caso a ação seja declarada inadmissível ou improcedente, contanto que à unanimidade de votos.

II. A exigência de depósito para o seu ajuizamento não se aplica à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios, às suas respectivas autarquias e fundações de direito público, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e aos que tenham obtido o benefício de gratuidade da justiça.

III. Não há limite expresso, em lei, para o valor do depósito a ser feito pelo autor da ação rescisória. No entanto, a doutrina e a jurisprudência têm reconhecido a possibilidade de limitá-lo, caso a caso, contanto que comprovada pelo autor a impossibilidade de arcar com o valor estipulado em lei.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) No que diz respeito à relação jurídica de consumo e às empresas operadoras de plano de saúde, assinale a opção INCORRETA:


 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90) sobre a internação, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) A respeito da prescrição da pretensão penal executória, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, com o desígnio de roubar o caminhão, o agente, para conseguir seu intento, mediante disparo de arma de fogo, produza o óbito do motorista e de sua acompanhante, logrando escapar com o veículo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre o crime previsto no artigo 305 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB – “Art. 305. Afastar-se o condutor do veículo do local do acidente, para fugir à responsabilidade penal ou civil que lhe possa ser atribuída”), marque a alternativa CORRETA.


 

(DPE/RS – Defensor Público – FCC – 2018) Inconformado com o fim do casamento que mantinha com Marisa, João passa a persegui-la todos os dias. Certo dia, sabendo que a ex-mulher iria a uma festa na casa de amigos, João invade o local e, ao avistar Marisa, nos fundos da casa, atira com seu revólver calibre 38. O disparo fere Marisa no braço esquerdo, de raspão, mas atinge letalmente Leonardo, que estava logo atrás da mulher no momento do disparo e não havia sido visto pelo atirador.

Nesse caso, é correto afirmar:

 

(MPE/GO – Promotor de Justiça – Reaplicação – 2019) A respeito da competência, de acordo com as Súmulas dos Tribunais Superiores é incorreto afirmar:

 

(EMAGIS) A respeito do indeferimento da prova pelo juiz no processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da disciplina na Lei de Execução Penal (LEP – Lei 7.210/1984) dos estabelecimentos penitenciários, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das medidas provisórias, sua disciplina constitucional, o magistério doutrinário a elas concernente e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SC – Juiz Substituto – CESPE – 2019) A respeito das constituições classificadas como semânticas, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Segundo a legislação e jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral, é incorreto afirmar:


 

(DP/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Considere que em 2 de janeiro de 2018, Vinhal Frodeno adquiriu veículo seminovo, mediante financiamento bancário, intermediado por correspondente bancário.
 
A respeito do contrato bancário e sua interpretação dada pelos Tribunais Superiores, analise as afirmativas a seguir.

I. É abusiva cláusula contratual que prevê a cobrança de ressarcimento de serviços prestados por terceiros, sem a especificação do serviço a ser efetivamente prestado.
II. Não é abusiva cláusula contratual que prevê o ressarcimento pelo consumidor da comissão do correspondente bancário.
III. Tendo sido o bem dado em alienação fiduciária em garantia, a cláusula contratual que prevê a remuneração do agente financeiro pela avaliação do bem não é abusiva.
IV. É abusiva cláusula contratual que imponha a contratação de seguro de proteção financeira.

Está correto o que se afirma em:

 

(EMAGIS) Assim dispõe o artigo 3º, §6º, do Decreto-lei 911/1969: “Na sentença que decretar a improcedência da ação de busca e apreensão, o juiz condenará o credor fiduciário ao pagamento de multa, em favor do devedor fiduciante, equivalente a cinqüenta por cento do valor originalmente financiado, devidamente atualizado, caso o bem já tenha sido alienado.”

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A multa prevista no dispositivo, tendo natureza de sanção, deve ter aplicação restritiva.

II. A multa prevista no dispositivo não se aplica, em regra, aos casos de extinção do processo sem julgamento do mérito.

III. O STJ desconstruiu sua jurisprudência anterior a passa a admitir a incidência da multa mesmo nos casos de extinção do processo sem julgamento do mérito.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito dos honorários advocatícios em execução fiscal, avalie as assertivas que seguem.

I. A desistência da execução fiscal, após o oferecimento dos embargos, não exime o exeqüente dos encargos da sucumbência.

II. A desistência da execução fiscal, após o oferecimento de exceção de pré-executividade, não exime o exeqüente dos encargos da sucumbência.

III. O cancelamento administrativo da CDA, ainda que após a apresentação de defesa pelo executado nos autos da execução fiscal, exime a exeqüente do pagamento de honorários.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do ‘cálculo por dentro’ e do ‘cálculo por fora’ do ICMS, avalie as assertivas que seguem.

I. É expressamente admitido pela Constituição Federal o ‘cálculo por dentro’ do ICMS nas operações de importação.

II. O STF veda o ‘cálculo por dentro’ do ICMS nas operações internas.

III. O ‘cálculo por fora’ do ICMS desconsidera, segundo o STF, que o valor do imposto cobrado é efetivamente recebido pelo contribuinte no pagamento pela mercadoria.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que autorize, dentro de áreas de preservação permanente (APPs), construções destinadas ao lazer com área de até 190 metros quadrados.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Será compatível com o Código Florestal a norma se vedar que tais construções contenham fossas sépticas ou outras fontes poluidoras.

II. Trata-se de lei formalmente inconstitucional.

III. Trata-se de lei materialmente inconstitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam daquilo que se tem chamado de ‘crise da Lei’, como ocorrência verificada no quarto final do século XX, explorando também a repercussão dessa ocorrência no Direito Administrativo.

I . Tal fenômeno se caracteriza, dentre outros aspectos, pela manifesta incapacidade de o Poder Legislativo acompanhar tempestivamente a mudança e a complexidade que atingiram os mais variados domínios do direito.

II. A ‘crise da Lei’ tem conduzido ao reconhecimento de um espaço normativo virtuoso do Poder Executivo, que passa a dialogar com o Poder Legislativo no desenvolvimento das políticas públicas.

III. No contexto da ‘crise da Lei’ é que a jurisprudência da Suprema Corte norte-americana já rejeitou a necessidade da denominada “intelligible principle doctrine”, considerando que as delegações operadas por Lei não precisam prever parâmetros claros que direcionem a atuação normativa do Executivo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 13.934/2019, assinale a alternativa correta:


 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) O Município de Maxambomba pretende firmar contrato administrativo com pessoa jurídica de direito privado para a prestação, em seu proveito, de serviço de vigilância patrimonial. À luz da Lei nº 8.666/1993, analise as seguintes proposições e assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o poder normativo das agências reguladoras.

I. Enquadra-se como uma variedade de delegação, denominada pela doutrina de ‘deslegalização’.

II. A moderna Separação dos Poderes manteve, em relação à produção normativa do Estado, a centralização política-governamental no Poder Legislativo, que decidirá politicamente sobre a delegação e seus limites às Agências Reguladoras, fixando os preceitos básicos e as diretrizes.

III. Os regulamentos por elas emanados dirigem-se imediatamente aos agentes econômicos (produtores e consumidores) do respectivo setor; têm, portanto, a competência para disciplinar o respectivo setor da Economia, por meio da edição de regulamentos econômicos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta sobre a legitimidade ad causam do Ministério Público e a jurisprudência do STJ:


 

(EMAGIS) Acerca do processo civil coletivo, da legislação correlata e da jurisprudência dominante no âmbito do Superior Tribunal de Justiça (STJ), assinale a alternativa INCORRETA:


 

(DPE/SP – FCC – 2019) No que concerne à proteção de grupos vulneráveis pelo Direito Internacional dos Direitos Humanos,


 

Delegado de Polícia - Rodada 10.2021

No dia 01/03/2021, policiais militares do batalhão de trânsito realizavam fiscalização na avenida principal da cidade de Penal quando abordaram a motocicleta HONDA, placas TXX-0006, conduzida por ALFREDO BORGES. Após solicitação dos policiais, o condutor forneceu carteira de habilitação, tendo sido verificado, mediante consulta em banco de dados do DENATRAM que não havia registro de CNH com os dados qualificativos de ALFREDO BORGES, havendo indícios de que o documento era falso. Não havendo irregularidade quanto ao veículo, policiais militares conduziram ALFREDO até a delegacia de polícia civil.

Após tomar ciência dos fatos, o Delegado plantonista deu voz de prisão em flagrante a ALFREDO BORGES por uso de documento falso e condução de veículo automotor sem ser habilitado, procedendo-se à regular lavratura do auto de prisão em flagrante (Inquérito Policial nº 13/2021) ato homologado pelo Juiz de Direito, o qual determinou a concessão de liberdade provisória sem fiança ao custodiado.

Cientificado previamente do seu direito de permanecer calado e na presença de um defensor público, ALFREDO BORGES, analfabeto, em sede de interrogatório policial, relatou que precisava da CNH para trabalhar e soube por comentário de terceiros que RUBINHO, residente em uma casa branca de esquina no fim da Rua dos Perdizes, n° 171, trabalharia como despachante junto ao DETRAN. Relatou que, no dia 25/02/2021, compareceu à citada residência, e RUBINHO informou a ALFREDO que conseguiria emitir sua CNH por R$ 350,00. De acordo com o flagranteado, após realizar o pagamento, RUBINHO o levou de moto para uma sala comercial situada na Rua Albergue, n° 297, onde havia um local com fundo branco para fotografia e vários papéis que se assemelhavam com cédulas de identidade em branco. No dia seguinte, ALFREDO disse ter retornado à casa de RUBINHO, onde recebeu a CNH.

Após despacho de autuação do auto de prisão em flagrante e devidas peças, a Autoridade Policial determinou o seguinte: a) que o perito criminal realizasse exame pericial na CNH apreendida quanto a sua autenticidade; b) que os investigadores realizassem diligência a fim de qualificar RUBINHO, confirmar seu endereço e o teor das declarações de ALFREDO.

Em informação policial juntada ao Inquérito Policial, policiais civis informaram: a) RUBINHO trata-se da alcunha de FERNANDO ALONSO MENEZES, funcionário contratado que trabalhou no DETRAN de 08/01/2017 a 12/12/2019, sendo demitido por justa causa; b) imagens de CFTV obtidas em um comércio vizinho ao imóvel da Rua dos Perdizes, n° 171, mostram que, no dia 26/02/2021, a motocicleta de placas TXX-0006 encosta em frente à residência e o condutor entra no imóvel, saindo 4 minutos depois.

Laudo de perícia documentoscópica juntado aos autos certificou que o suporte (papel) da suposta CNH apreendida e submetida a exame era autêntico, possuindo os elementos de segurança. Nada obstante, os peritos detalharam que houve inserção de dados através de método de impressão a laser, diferente do padrão exigido legalmente para a confecção do documento. Ademias, menciona o laudo que a numeração do suporte consta em um ofício encaminhado pela Secretaria de Segurança informando o extravio, em novembro de 2019, de um lote de espelhos utilizados na confecção de CNH.

Na condição de Delegado de Polícia Civil presidente do feito, redija a peça pertinente para a continuidade das investigações.

 

Objetivas PGE/PGM - Rodada 10.2021

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam daquilo que se tem chamado de ‘crise da Lei’, como ocorrência verificada no quarto final do século XX, explorando também a repercussão dessa ocorrência no Direito Administrativo.

I . Tal fenômeno se caracteriza, dentre outros aspectos, pela manifesta incapacidade de o Poder Legislativo acompanhar tempestivamente a mudança e a complexidade que atingiram os mais variados domínios do direito.

II. A ‘crise da Lei’ tem conduzido ao reconhecimento de um espaço normativo virtuoso do Poder Executivo, que passa a dialogar com o Poder Legislativo no desenvolvimento das políticas públicas.

III. No contexto da ‘crise da Lei’ é que a jurisprudência da Suprema Corte norte-americana já rejeitou a necessidade da denominada “intelligible principle doctrine”, considerando que as delegações operadas por Lei não precisam prever parâmetros claros que direcionem a atuação normativa do Executivo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 13.934/2019, assinale a alternativa correta:


 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) O Município de Maxambomba pretende firmar contrato administrativo com pessoa jurídica de direito privado para a prestação, em seu proveito, de serviço de vigilância patrimonial. À luz da Lei nº 8.666/1993, analise as seguintes proposições e assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o poder normativo das agências reguladoras.

I. Enquadra-se como uma variedade de delegação, denominada pela doutrina de ‘deslegalização’.

II. A moderna Separação dos Poderes manteve, em relação à produção normativa do Estado, a centralização política-governamental no Poder Legislativo, que decidirá politicamente sobre a delegação e seus limites às Agências Reguladoras, fixando os preceitos básicos e as diretrizes.

III. Os regulamentos por elas emanados dirigem-se imediatamente aos agentes econômicos (produtores e consumidores) do respectivo setor; têm, portanto, a competência para disciplinar o respectivo setor da Economia, por meio da edição de regulamentos econômicos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito das medidas provisórias, sua disciplina constitucional, o magistério doutrinário a elas concernente e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SC – Juiz Substituto – CESPE – 2019) A respeito das constituições classificadas como semânticas, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) Quando devedores solidários forem citados para compor o polo passivo da lide, na condição jurídica de terceiros, na hipótese de o credor exigir de um ou de alguns deles o pagamento da dívida comum, ter-se-á a figura processual


 

(EMAGIS) A respeito da sentença e da coisa julgada, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a ação rescisória, julgue os itens abaixo.

I. Em regra, cumpre ao autor da ação rescisória depositar a importância de cinco por cento sobre o valor da causa, que se converterá em multa caso a ação seja declarada inadmissível ou improcedente, contanto que à unanimidade de votos.

II. A exigência de depósito para o seu ajuizamento não se aplica à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios, às suas respectivas autarquias e fundações de direito público, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e aos que tenham obtido o benefício de gratuidade da justiça.

III. Não há limite expresso, em lei, para o valor do depósito a ser feito pelo autor da ação rescisória. No entanto, a doutrina e a jurisprudência têm reconhecido a possibilidade de limitá-lo, caso a caso, contanto que comprovada pelo autor a impossibilidade de arcar com o valor estipulado em lei.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Sobre o bem de família e sua penhora, avalie as assertivas que seguem.

I. A penhora é possível se o titular do bem de família não cumpre a obrigação decorrente de fiança que prestou em contrato de locação.

II. Para o STF, após a EC 26/2000, que incluiu a moradia entre os direitos sociais dispostos no artigo 6º da Constituição Federal, é inconstitucional a penhora do bem de família daquele que funcionou como fiador em contrato de locação.

III. Há divergência entre as Turmas do STF sobre a possibilidade de penhora do bem de família do fiador quando a fiança tenha sido prestada em contrato de locação de imóvel com fins comerciais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/BA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) Dino, pai de três filhos e atualmente em seu segundo casamento, resolveu adquirir um imóvel, em área nobre de Salvador, para com ele presentear o caçula, único filho da sua atual união conjugal.

A fim de evitar eventuais problemas com os outros dois filhos, tidos em casamento anterior, Dino decidiu fazer a seguinte operação negocial:

• vendeu um dos seus cinco imóveis e, com o dinheiro obtido, adquiriu o imóvel para o filho caçula; e

• colocou na escritura pública de venda e compra, de comum acordo com os vendedores do referido imóvel, o filho caçula como comprador do bem.

Alguns meses depois, os outros dois filhos tomaram conhecimento das transações realizadas e resolveram ajuizar ação judicial contra Dino, alegando que haviam sofrido prejuízos.

Nessa situação hipotética, conforme a sistemática legal dos defeitos e das invalidades dos negócios jurídicos, os dois filhos prejudicados deverão alegar, como fundamento jurídico do pedido, a ocorrência de

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) De acordo com o Código Civil, o casamento de quem ainda não atingiu dezesseis anos de idade é

 

(DP/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Considere que em 2 de janeiro de 2018, Vinhal Frodeno adquiriu veículo seminovo, mediante financiamento bancário, intermediado por correspondente bancário.
 
A respeito do contrato bancário e sua interpretação dada pelos Tribunais Superiores, analise as afirmativas a seguir.

I. É abusiva cláusula contratual que prevê a cobrança de ressarcimento de serviços prestados por terceiros, sem a especificação do serviço a ser efetivamente prestado.
II. Não é abusiva cláusula contratual que prevê o ressarcimento pelo consumidor da comissão do correspondente bancário.
III. Tendo sido o bem dado em alienação fiduciária em garantia, a cláusula contratual que prevê a remuneração do agente financeiro pela avaliação do bem não é abusiva.
IV. É abusiva cláusula contratual que imponha a contratação de seguro de proteção financeira.

Está correto o que se afirma em:

 

(EMAGIS) Assim dispõe o artigo 3º, §6º, do Decreto-lei 911/1969: “Na sentença que decretar a improcedência da ação de busca e apreensão, o juiz condenará o credor fiduciário ao pagamento de multa, em favor do devedor fiduciante, equivalente a cinqüenta por cento do valor originalmente financiado, devidamente atualizado, caso o bem já tenha sido alienado.”

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A multa prevista no dispositivo, tendo natureza de sanção, deve ter aplicação restritiva.

II. A multa prevista no dispositivo não se aplica, em regra, aos casos de extinção do processo sem julgamento do mérito.

III. O STJ desconstruiu sua jurisprudência anterior a passa a admitir a incidência da multa mesmo nos casos de extinção do processo sem julgamento do mérito.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito dos honorários advocatícios em execução fiscal, avalie as assertivas que seguem.

I. A desistência da execução fiscal, após o oferecimento dos embargos, não exime o exeqüente dos encargos da sucumbência.

II. A desistência da execução fiscal, após o oferecimento de exceção de pré-executividade, não exime o exeqüente dos encargos da sucumbência.

III. O cancelamento administrativo da CDA, ainda que após a apresentação de defesa pelo executado nos autos da execução fiscal, exime a exeqüente do pagamento de honorários.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do ‘cálculo por dentro’ e do ‘cálculo por fora’ do ICMS, avalie as assertivas que seguem.

I. É expressamente admitido pela Constituição Federal o ‘cálculo por dentro’ do ICMS nas operações de importação.

II. O STF veda o ‘cálculo por dentro’ do ICMS nas operações internas.

III. O ‘cálculo por fora’ do ICMS desconsidera, segundo o STF, que o valor do imposto cobrado é efetivamente recebido pelo contribuinte no pagamento pela mercadoria.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam das vedações constitucionais em matéria orçamentária e também da jurisprudência do STF a elas concernente. Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Leia os itens abaixo e assinale a resposta correta:

I. Segundo a CLT, a interrupção da prescrição ocorrerá pelo ajuizamento de reclamação trabalhista, mesmo que em juízo incompetente, ainda que venha a ser extinta sem resolução do mérito, produzindo efeitos em relação a todo o contrato de trabalho.

II. Na forma do entendimento consolidado do TST, o protesto judicial é medida aplicável no processo do trabalho, por força do art. 769 da CLT e do art. 15 do CPC de 2015, tendo o condão de interromper o prazo prescricional.

III. Entende o TST que a ação movida por sindicato, na qualidade de substituto processual, não interrompe a prescrição.

IV. Da extinção do último contrato, começa a fluir o prazo prescricional do direito de ação em que se objetiva a soma de períodos descontínuos de trabalho, segundo entendimento consolidado do TST.

V. Respeitado o biênio subsequente à cessação contratual, a prescrição da ação trabalhista concerne às pretensões imediatamente anteriores a cinco anos, contados da data do ajuizamento da reclamação e, não, às anteriores ao quinquênio da data da extinção do contrato.


 

(EMAGIS) Leia os itens a seguir, que tratam da fase de cumprimento do julgado no processo do trabalho, e responda:

I. Requerida a execução, o juiz ou presidente do tribunal mandará expedir mandado de citação do executado, a fim de que cumpra a decisão ou o acordo no prazo, pelo modo e sob as cominações estabelecidas ou, quando se tratar de pagamento em dinheiro, inclusive de contribuições sociais devidas à União, para que o faça em 48 (quarenta e oito) horas ou garanta a execução, sob pena de penhora. O mandado de citação deverá conter a decisão exequenda ou o termo de acordo não cumprido.

II. O executado que não pagar a importância reclamada poderá garantir a execução mediante depósito da quantia correspondente, atualizada e acrescida das despesas processuais ou nomeação de bens à penhora, observada a ordem preferencial estabelecida no art. 835 da Lei no 13.105, de 16 de março de 2015 - Código de Processo Civil, sendo vedada a garantia do juízo pela apresentação de seguro-garantia judicial.

III. Garantida a execução ou penhorados os bens, terá o executado 8 (oito) dias para apresentar embargos, cabendo igual prazo ao exequente para impugnação. Segundo a CLT, a matéria de defesa nos embargos à execução será restrita às alegações de cumprimento da decisão ou do acordo, quitação ou prescrição da dívida

IV. Na fase de execução, caso se verifique omissão na legislação processual trabalhista, a primeira fonte subsidiária será a Lei de Execução Fiscal.

V. A execução será promovida de ofício pelo juiz ou pelo Presidente do Tribunal.


 

(EMAGIS) Considere lei estadual que autorize, dentro de áreas de preservação permanente (APPs), construções destinadas ao lazer com área de até 190 metros quadrados.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Será compatível com o Código Florestal a norma se vedar que tais construções contenham fossas sépticas ou outras fontes poluidoras.

II. Trata-se de lei formalmente inconstitucional.

III. Trata-se de lei materialmente inconstitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Considere que, com o desígnio de roubar o caminhão, o agente, para conseguir seu intento, mediante disparo de arma de fogo, produza o óbito do motorista e de sua acompanhante, logrando escapar com o veículo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre o crime previsto no artigo 305 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB – “Art. 305. Afastar-se o condutor do veículo do local do acidente, para fugir à responsabilidade penal ou civil que lhe possa ser atribuída”), marque a alternativa CORRETA.


 

(MPE/GO – Promotor de Justiça – Reaplicação – 2019) A respeito da competência, de acordo com as Súmulas dos Tribunais Superiores é incorreto afirmar:

 

(EMAGIS) A respeito do indeferimento da prova pelo juiz no processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas Delegado - Rodada 10.2021

(EMAGIS) A respeito da prescrição da pretensão penal executória, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, com o desígnio de roubar o caminhão, o agente, para conseguir seu intento, mediante disparo de arma de fogo, produza o óbito do motorista e de sua acompanhante, logrando escapar com o veículo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre o crime previsto no artigo 305 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB – “Art. 305. Afastar-se o condutor do veículo do local do acidente, para fugir à responsabilidade penal ou civil que lhe possa ser atribuída”), marque a alternativa CORRETA.


 

(DPE/RS – Defensor Público – FCC – 2018) Inconformado com o fim do casamento que mantinha com Marisa, João passa a persegui-la todos os dias. Certo dia, sabendo que a ex-mulher iria a uma festa na casa de amigos, João invade o local e, ao avistar Marisa, nos fundos da casa, atira com seu revólver calibre 38. O disparo fere Marisa no braço esquerdo, de raspão, mas atinge letalmente Leonardo, que estava logo atrás da mulher no momento do disparo e não havia sido visto pelo atirador.

Nesse caso, é correto afirmar:

 

(MPE/GO – Promotor de Justiça – Reaplicação – 2019) A respeito da competência, de acordo com as Súmulas dos Tribunais Superiores é incorreto afirmar:

 

(EMAGIS) A respeito do indeferimento da prova pelo juiz no processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da disciplina na Lei de Execução Penal (LEP – Lei 7.210/1984) dos estabelecimentos penitenciários, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o bem de família e sua penhora, avalie as assertivas que seguem.

I. A penhora é possível se o titular do bem de família não cumpre a obrigação decorrente de fiança que prestou em contrato de locação.

II. Para o STF, após a EC 26/2000, que incluiu a moradia entre os direitos sociais dispostos no artigo 6º da Constituição Federal, é inconstitucional a penhora do bem de família daquele que funcionou como fiador em contrato de locação.

III. Há divergência entre as Turmas do STF sobre a possibilidade de penhora do bem de família do fiador quando a fiança tenha sido prestada em contrato de locação de imóvel com fins comerciais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/BA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) Dino, pai de três filhos e atualmente em seu segundo casamento, resolveu adquirir um imóvel, em área nobre de Salvador, para com ele presentear o caçula, único filho da sua atual união conjugal.

A fim de evitar eventuais problemas com os outros dois filhos, tidos em casamento anterior, Dino decidiu fazer a seguinte operação negocial:

• vendeu um dos seus cinco imóveis e, com o dinheiro obtido, adquiriu o imóvel para o filho caçula; e

• colocou na escritura pública de venda e compra, de comum acordo com os vendedores do referido imóvel, o filho caçula como comprador do bem.

Alguns meses depois, os outros dois filhos tomaram conhecimento das transações realizadas e resolveram ajuizar ação judicial contra Dino, alegando que haviam sofrido prejuízos.

Nessa situação hipotética, conforme a sistemática legal dos defeitos e das invalidades dos negócios jurídicos, os dois filhos prejudicados deverão alegar, como fundamento jurídico do pedido, a ocorrência de

 

(EMAGIS) A respeito das medidas provisórias, sua disciplina constitucional, o magistério doutrinário a elas concernente e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SC – Juiz Substituto – CESPE – 2019) A respeito das constituições classificadas como semânticas, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam daquilo que se tem chamado de ‘crise da Lei’, como ocorrência verificada no quarto final do século XX, explorando também a repercussão dessa ocorrência no Direito Administrativo.

I . Tal fenômeno se caracteriza, dentre outros aspectos, pela manifesta incapacidade de o Poder Legislativo acompanhar tempestivamente a mudança e a complexidade que atingiram os mais variados domínios do direito.

II. A ‘crise da Lei’ tem conduzido ao reconhecimento de um espaço normativo virtuoso do Poder Executivo, que passa a dialogar com o Poder Legislativo no desenvolvimento das políticas públicas.

III. No contexto da ‘crise da Lei’ é que a jurisprudência da Suprema Corte norte-americana já rejeitou a necessidade da denominada “intelligible principle doctrine”, considerando que as delegações operadas por Lei não precisam prever parâmetros claros que direcionem a atuação normativa do Executivo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 13.934/2019, assinale a alternativa correta:


 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) O Município de Maxambomba pretende firmar contrato administrativo com pessoa jurídica de direito privado para a prestação, em seu proveito, de serviço de vigilância patrimonial. À luz da Lei nº 8.666/1993, analise as seguintes proposições e assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o poder normativo das agências reguladoras.

I. Enquadra-se como uma variedade de delegação, denominada pela doutrina de ‘deslegalização’.

II. A moderna Separação dos Poderes manteve, em relação à produção normativa do Estado, a centralização política-governamental no Poder Legislativo, que decidirá politicamente sobre a delegação e seus limites às Agências Reguladoras, fixando os preceitos básicos e as diretrizes.

III. Os regulamentos por elas emanados dirigem-se imediatamente aos agentes econômicos (produtores e consumidores) do respectivo setor; têm, portanto, a competência para disciplinar o respectivo setor da Economia, por meio da edição de regulamentos econômicos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90) sobre a internação, assinale a alternativa correta:


 

(DP/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Considere que em 2 de janeiro de 2018, Vinhal Frodeno adquiriu veículo seminovo, mediante financiamento bancário, intermediado por correspondente bancário.
 
A respeito do contrato bancário e sua interpretação dada pelos Tribunais Superiores, analise as afirmativas a seguir.

I. É abusiva cláusula contratual que prevê a cobrança de ressarcimento de serviços prestados por terceiros, sem a especificação do serviço a ser efetivamente prestado.
II. Não é abusiva cláusula contratual que prevê o ressarcimento pelo consumidor da comissão do correspondente bancário.
III. Tendo sido o bem dado em alienação fiduciária em garantia, a cláusula contratual que prevê a remuneração do agente financeiro pela avaliação do bem não é abusiva.
IV. É abusiva cláusula contratual que imponha a contratação de seguro de proteção financeira.

Está correto o que se afirma em:

 

(EMAGIS) Assim dispõe o artigo 3º, §6º, do Decreto-lei 911/1969: “Na sentença que decretar a improcedência da ação de busca e apreensão, o juiz condenará o credor fiduciário ao pagamento de multa, em favor do devedor fiduciante, equivalente a cinqüenta por cento do valor originalmente financiado, devidamente atualizado, caso o bem já tenha sido alienado.”

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A multa prevista no dispositivo, tendo natureza de sanção, deve ter aplicação restritiva.

II. A multa prevista no dispositivo não se aplica, em regra, aos casos de extinção do processo sem julgamento do mérito.

III. O STJ desconstruiu sua jurisprudência anterior a passa a admitir a incidência da multa mesmo nos casos de extinção do processo sem julgamento do mérito.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Segundo a legislação e jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral, é incorreto afirmar:


 

(DPE/SP – FCC – 2019) No que concerne à proteção de grupos vulneráveis pelo Direito Internacional dos Direitos Humanos,


 

(EMAGIS) No que diz respeito à relação jurídica de consumo e às empresas operadoras de plano de saúde, assinale a opção INCORRETA:


 

(EMAGIS) A respeito dos honorários advocatícios em execução fiscal, avalie as assertivas que seguem.

I. A desistência da execução fiscal, após o oferecimento dos embargos, não exime o exeqüente dos encargos da sucumbência.

II. A desistência da execução fiscal, após o oferecimento de exceção de pré-executividade, não exime o exeqüente dos encargos da sucumbência.

III. O cancelamento administrativo da CDA, ainda que após a apresentação de defesa pelo executado nos autos da execução fiscal, exime a exeqüente do pagamento de honorários.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do ‘cálculo por dentro’ e do ‘cálculo por fora’ do ICMS, avalie as assertivas que seguem.

I. É expressamente admitido pela Constituição Federal o ‘cálculo por dentro’ do ICMS nas operações de importação.

II. O STF veda o ‘cálculo por dentro’ do ICMS nas operações internas.

III. O ‘cálculo por fora’ do ICMS desconsidera, segundo o STF, que o valor do imposto cobrado é efetivamente recebido pelo contribuinte no pagamento pela mercadoria.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que autorize, dentro de áreas de preservação permanente (APPs), construções destinadas ao lazer com área de até 190 metros quadrados.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Será compatível com o Código Florestal a norma se vedar que tais construções contenham fossas sépticas ou outras fontes poluidoras.

II. Trata-se de lei formalmente inconstitucional.

III. Trata-se de lei materialmente inconstitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

Objetivas DPF - Rodada 10.2021

(EMAGIS) A respeito da prescrição da pretensão penal executória, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, com o desígnio de roubar o caminhão, o agente, para conseguir seu intento, mediante disparo de arma de fogo, produza o óbito do motorista e de sua acompanhante, logrando escapar com o veículo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre o crime previsto no artigo 305 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB – “Art. 305. Afastar-se o condutor do veículo do local do acidente, para fugir à responsabilidade penal ou civil que lhe possa ser atribuída”), marque a alternativa CORRETA.


 

(DPE/RS – Defensor Público – FCC – 2018) Inconformado com o fim do casamento que mantinha com Marisa, João passa a persegui-la todos os dias. Certo dia, sabendo que a ex-mulher iria a uma festa na casa de amigos, João invade o local e, ao avistar Marisa, nos fundos da casa, atira com seu revólver calibre 38. O disparo fere Marisa no braço esquerdo, de raspão, mas atinge letalmente Leonardo, que estava logo atrás da mulher no momento do disparo e não havia sido visto pelo atirador.

Nesse caso, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Julgue os itens a seguir expostos.

I. Segundo o STJ, não se aplica o princípio da insignificância a casos de transmissão clandestina de sinal de internet via radiofrequência, que caracteriza o fato típico previsto no art. 183 da Lei 9.472/1997.

II. Antes de passar em julgado a sentença final, a prescrição não corre na pendência de embargos de declaração ou de recursos aos Tribunais Superiores, quando inadmissíveis, e enquanto não cumprido ou não rescindido o acordo de não persecução penal.

III. O crime de estelionato praticado contra a Caixa Econômica Federal sujeita-se a ação penal pública incondicionada.

Estão corretos somente os itens:

 

(MPE/GO – Promotor de Justiça – Reaplicação – 2019) A respeito da competência, de acordo com as Súmulas dos Tribunais Superiores é incorreto afirmar:

 

(EMAGIS) A respeito do indeferimento da prova pelo juiz no processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da disciplina na Lei de Execução Penal (LEP – Lei 7.210/1984) dos estabelecimentos penitenciários, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das medidas provisórias, sua disciplina constitucional, o magistério doutrinário a elas concernente e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SC – Juiz Substituto – CESPE – 2019) A respeito das constituições classificadas como semânticas, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam daquilo que se tem chamado de ‘crise da Lei’, como ocorrência verificada no quarto final do século XX, explorando também a repercussão dessa ocorrência no Direito Administrativo.

I . Tal fenômeno se caracteriza, dentre outros aspectos, pela manifesta incapacidade de o Poder Legislativo acompanhar tempestivamente a mudança e a complexidade que atingiram os mais variados domínios do direito.

II. A ‘crise da Lei’ tem conduzido ao reconhecimento de um espaço normativo virtuoso do Poder Executivo, que passa a dialogar com o Poder Legislativo no desenvolvimento das políticas públicas.

III. No contexto da ‘crise da Lei’ é que a jurisprudência da Suprema Corte norte-americana já rejeitou a necessidade da denominada “intelligible principle doctrine”, considerando que as delegações operadas por Lei não precisam prever parâmetros claros que direcionem a atuação normativa do Executivo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 13.934/2019, assinale a alternativa correta:


 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) O Município de Maxambomba pretende firmar contrato administrativo com pessoa jurídica de direito privado para a prestação, em seu proveito, de serviço de vigilância patrimonial. À luz da Lei nº 8.666/1993, analise as seguintes proposições e assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o poder normativo das agências reguladoras.

I. Enquadra-se como uma variedade de delegação, denominada pela doutrina de ‘deslegalização’.

II. A moderna Separação dos Poderes manteve, em relação à produção normativa do Estado, a centralização política-governamental no Poder Legislativo, que decidirá politicamente sobre a delegação e seus limites às Agências Reguladoras, fixando os preceitos básicos e as diretrizes.

III. Os regulamentos por elas emanados dirigem-se imediatamente aos agentes econômicos (produtores e consumidores) do respectivo setor; têm, portanto, a competência para disciplinar o respectivo setor da Economia, por meio da edição de regulamentos econômicos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o bem de família e sua penhora, avalie as assertivas que seguem.

I. A penhora é possível se o titular do bem de família não cumpre a obrigação decorrente de fiança que prestou em contrato de locação.

II. Para o STF, após a EC 26/2000, que incluiu a moradia entre os direitos sociais dispostos no artigo 6º da Constituição Federal, é inconstitucional a penhora do bem de família daquele que funcionou como fiador em contrato de locação.

III. Há divergência entre as Turmas do STF sobre a possibilidade de penhora do bem de família do fiador quando a fiança tenha sido prestada em contrato de locação de imóvel com fins comerciais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/BA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) Dino, pai de três filhos e atualmente em seu segundo casamento, resolveu adquirir um imóvel, em área nobre de Salvador, para com ele presentear o caçula, único filho da sua atual união conjugal.

A fim de evitar eventuais problemas com os outros dois filhos, tidos em casamento anterior, Dino decidiu fazer a seguinte operação negocial:

• vendeu um dos seus cinco imóveis e, com o dinheiro obtido, adquiriu o imóvel para o filho caçula; e

• colocou na escritura pública de venda e compra, de comum acordo com os vendedores do referido imóvel, o filho caçula como comprador do bem.

Alguns meses depois, os outros dois filhos tomaram conhecimento das transações realizadas e resolveram ajuizar ação judicial contra Dino, alegando que haviam sofrido prejuízos.

Nessa situação hipotética, conforme a sistemática legal dos defeitos e das invalidades dos negócios jurídicos, os dois filhos prejudicados deverão alegar, como fundamento jurídico do pedido, a ocorrência de

 

(DP/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Considere que em 2 de janeiro de 2018, Vinhal Frodeno adquiriu veículo seminovo, mediante financiamento bancário, intermediado por correspondente bancário.
 
A respeito do contrato bancário e sua interpretação dada pelos Tribunais Superiores, analise as afirmativas a seguir.

I. É abusiva cláusula contratual que prevê a cobrança de ressarcimento de serviços prestados por terceiros, sem a especificação do serviço a ser efetivamente prestado.
II. Não é abusiva cláusula contratual que prevê o ressarcimento pelo consumidor da comissão do correspondente bancário.
III. Tendo sido o bem dado em alienação fiduciária em garantia, a cláusula contratual que prevê a remuneração do agente financeiro pela avaliação do bem não é abusiva.
IV. É abusiva cláusula contratual que imponha a contratação de seguro de proteção financeira.

Está correto o que se afirma em:

 

(EMAGIS) Assim dispõe o artigo 3º, §6º, do Decreto-lei 911/1969: “Na sentença que decretar a improcedência da ação de busca e apreensão, o juiz condenará o credor fiduciário ao pagamento de multa, em favor do devedor fiduciante, equivalente a cinqüenta por cento do valor originalmente financiado, devidamente atualizado, caso o bem já tenha sido alienado.”

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A multa prevista no dispositivo, tendo natureza de sanção, deve ter aplicação restritiva.

II. A multa prevista no dispositivo não se aplica, em regra, aos casos de extinção do processo sem julgamento do mérito.

III. O STJ desconstruiu sua jurisprudência anterior a passa a admitir a incidência da multa mesmo nos casos de extinção do processo sem julgamento do mérito.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) Quando devedores solidários forem citados para compor o polo passivo da lide, na condição jurídica de terceiros, na hipótese de o credor exigir de um ou de alguns deles o pagamento da dívida comum, ter-se-á a figura processual


 

(EMAGIS) A respeito da sentença e da coisa julgada, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a ação rescisória, julgue os itens abaixo.

I. Em regra, cumpre ao autor da ação rescisória depositar a importância de cinco por cento sobre o valor da causa, que se converterá em multa caso a ação seja declarada inadmissível ou improcedente, contanto que à unanimidade de votos.

II. A exigência de depósito para o seu ajuizamento não se aplica à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios, às suas respectivas autarquias e fundações de direito público, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e aos que tenham obtido o benefício de gratuidade da justiça.

III. Não há limite expresso, em lei, para o valor do depósito a ser feito pelo autor da ação rescisória. No entanto, a doutrina e a jurisprudência têm reconhecido a possibilidade de limitá-lo, caso a caso, contanto que comprovada pelo autor a impossibilidade de arcar com o valor estipulado em lei.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) A respeito da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, assinada em Nova Iorque em 30/03/2007, marque a alternativa CORRETA.


 

(DPE/SP – FCC – 2019) No que concerne à proteção de grupos vulneráveis pelo Direito Internacional dos Direitos Humanos,


 

(EMAGIS) Com relação à seguridade social, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Um dos objetivos da seguridade social é a diversidade da base de financiamento, identificando-se, em rubricas contábeis específicas para cada área, as receitas e as despesas vinculadas a ações de saúde, previdência e assistência social, preservado o caráter contributivo da previdência social.

II. A aposentadoria concedida com a utilização de tempo de contribuição decorrente de cargo, emprego ou função pública, inclusive do Regime Geral de Previdência Social, acarretará o rompimento do vínculo que gerou o referido tempo de contribuição.

III. A proibição de retrocesso, também chamada de efeito cliquet, tem sido prestigiada pelo STF em matéria de direitos previdenciários.

IV. A majoração do coeficiente do benefício da pensão por morte, operada pela Lei 9.032/1995, é aplicável também a pensões por morte concedidas anteriormente à sua vigência, em observância ao princípio da isonomia e da aplicabilidade imediata da nova lei mais benéfica.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam das vedações constitucionais em matéria orçamentária e também da jurisprudência do STF a elas concernente. Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito dos honorários advocatícios em execução fiscal, avalie as assertivas que seguem.

I. A desistência da execução fiscal, após o oferecimento dos embargos, não exime o exeqüente dos encargos da sucumbência.

II. A desistência da execução fiscal, após o oferecimento de exceção de pré-executividade, não exime o exeqüente dos encargos da sucumbência.

III. O cancelamento administrativo da CDA, ainda que após a apresentação de defesa pelo executado nos autos da execução fiscal, exime a exeqüente do pagamento de honorários.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as contribuições sociais COFINS e PIS, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas DP Estadual - Rodada 10.2021

(DPE/AM – FCC – 2018) O modelo de assistência judiciária gratuita adotado pela Constituição Federal vigente no país denomina-se


 

(DPE/SP – FCC – 2019) No que concerne à proteção de grupos vulneráveis pelo Direito Internacional dos Direitos Humanos,


 

(EMAGIS) A respeito da prescrição da pretensão penal executória, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, com o desígnio de roubar o caminhão, o agente, para conseguir seu intento, mediante disparo de arma de fogo, produza o óbito do motorista e de sua acompanhante, logrando escapar com o veículo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre o crime previsto no artigo 305 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB – “Art. 305. Afastar-se o condutor do veículo do local do acidente, para fugir à responsabilidade penal ou civil que lhe possa ser atribuída”), marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Julgue os itens a seguir expostos.

I. Segundo o STJ, não se aplica o princípio da insignificância a casos de transmissão clandestina de sinal de internet via radiofrequência, que caracteriza o fato típico previsto no art. 183 da Lei 9.472/1997.

II. Antes de passar em julgado a sentença final, a prescrição não corre na pendência de embargos de declaração ou de recursos aos Tribunais Superiores, quando inadmissíveis, e enquanto não cumprido ou não rescindido o acordo de não persecução penal.

III. O crime de estelionato praticado contra a Caixa Econômica Federal sujeita-se a ação penal pública incondicionada.

Estão corretos somente os itens:

 

(MPE/GO – Promotor de Justiça – Reaplicação – 2019) A respeito da competência, de acordo com as Súmulas dos Tribunais Superiores é incorreto afirmar:

 

(EMAGIS) A respeito do indeferimento da prova pelo juiz no processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da disciplina na Lei de Execução Penal (LEP – Lei 7.210/1984) dos estabelecimentos penitenciários, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o bem de família e sua penhora, avalie as assertivas que seguem.

I. A penhora é possível se o titular do bem de família não cumpre a obrigação decorrente de fiança que prestou em contrato de locação.

II. Para o STF, após a EC 26/2000, que incluiu a moradia entre os direitos sociais dispostos no artigo 6º da Constituição Federal, é inconstitucional a penhora do bem de família daquele que funcionou como fiador em contrato de locação.

III. Há divergência entre as Turmas do STF sobre a possibilidade de penhora do bem de família do fiador quando a fiança tenha sido prestada em contrato de locação de imóvel com fins comerciais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/BA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) Dino, pai de três filhos e atualmente em seu segundo casamento, resolveu adquirir um imóvel, em área nobre de Salvador, para com ele presentear o caçula, único filho da sua atual união conjugal.

A fim de evitar eventuais problemas com os outros dois filhos, tidos em casamento anterior, Dino decidiu fazer a seguinte operação negocial:

• vendeu um dos seus cinco imóveis e, com o dinheiro obtido, adquiriu o imóvel para o filho caçula; e

• colocou na escritura pública de venda e compra, de comum acordo com os vendedores do referido imóvel, o filho caçula como comprador do bem.

Alguns meses depois, os outros dois filhos tomaram conhecimento das transações realizadas e resolveram ajuizar ação judicial contra Dino, alegando que haviam sofrido prejuízos.

Nessa situação hipotética, conforme a sistemática legal dos defeitos e das invalidades dos negócios jurídicos, os dois filhos prejudicados deverão alegar, como fundamento jurídico do pedido, a ocorrência de

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) De acordo com o Código Civil, o casamento de quem ainda não atingiu dezesseis anos de idade é

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) Quando devedores solidários forem citados para compor o polo passivo da lide, na condição jurídica de terceiros, na hipótese de o credor exigir de um ou de alguns deles o pagamento da dívida comum, ter-se-á a figura processual


 

(EMAGIS) A respeito da sentença e da coisa julgada, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a ação rescisória, julgue os itens abaixo.

I. Em regra, cumpre ao autor da ação rescisória depositar a importância de cinco por cento sobre o valor da causa, que se converterá em multa caso a ação seja declarada inadmissível ou improcedente, contanto que à unanimidade de votos.

II. A exigência de depósito para o seu ajuizamento não se aplica à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios, às suas respectivas autarquias e fundações de direito público, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e aos que tenham obtido o benefício de gratuidade da justiça.

III. Não há limite expresso, em lei, para o valor do depósito a ser feito pelo autor da ação rescisória. No entanto, a doutrina e a jurisprudência têm reconhecido a possibilidade de limitá-lo, caso a caso, contanto que comprovada pelo autor a impossibilidade de arcar com o valor estipulado em lei.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Acerca do processo civil coletivo, da legislação correlata e da jurisprudência dominante no âmbito do Superior Tribunal de Justiça (STJ), assinale a alternativa INCORRETA:


 

(EMAGIS) A respeito das medidas provisórias, sua disciplina constitucional, o magistério doutrinário a elas concernente e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SC – Juiz Substituto – CESPE – 2019) A respeito das constituições classificadas como semânticas, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam daquilo que se tem chamado de ‘crise da Lei’, como ocorrência verificada no quarto final do século XX, explorando também a repercussão dessa ocorrência no Direito Administrativo.

I . Tal fenômeno se caracteriza, dentre outros aspectos, pela manifesta incapacidade de o Poder Legislativo acompanhar tempestivamente a mudança e a complexidade que atingiram os mais variados domínios do direito.

II. A ‘crise da Lei’ tem conduzido ao reconhecimento de um espaço normativo virtuoso do Poder Executivo, que passa a dialogar com o Poder Legislativo no desenvolvimento das políticas públicas.

III. No contexto da ‘crise da Lei’ é que a jurisprudência da Suprema Corte norte-americana já rejeitou a necessidade da denominada “intelligible principle doctrine”, considerando que as delegações operadas por Lei não precisam prever parâmetros claros que direcionem a atuação normativa do Executivo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 13.934/2019, assinale a alternativa correta:


 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) O Município de Maxambomba pretende firmar contrato administrativo com pessoa jurídica de direito privado para a prestação, em seu proveito, de serviço de vigilância patrimonial. À luz da Lei nº 8.666/1993, analise as seguintes proposições e assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o poder normativo das agências reguladoras.

I. Enquadra-se como uma variedade de delegação, denominada pela doutrina de ‘deslegalização’.

II. A moderna Separação dos Poderes manteve, em relação à produção normativa do Estado, a centralização política-governamental no Poder Legislativo, que decidirá politicamente sobre a delegação e seus limites às Agências Reguladoras, fixando os preceitos básicos e as diretrizes.

III. Os regulamentos por elas emanados dirigem-se imediatamente aos agentes econômicos (produtores e consumidores) do respectivo setor; têm, portanto, a competência para disciplinar o respectivo setor da Economia, por meio da edição de regulamentos econômicos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que autorize, dentro de áreas de preservação permanente (APPs), construções destinadas ao lazer com área de até 190 metros quadrados.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Será compatível com o Código Florestal a norma se vedar que tais construções contenham fossas sépticas ou outras fontes poluidoras.

II. Trata-se de lei formalmente inconstitucional.

III. Trata-se de lei materialmente inconstitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito dos honorários advocatícios em execução fiscal, avalie as assertivas que seguem.

I. A desistência da execução fiscal, após o oferecimento dos embargos, não exime o exeqüente dos encargos da sucumbência.

II. A desistência da execução fiscal, após o oferecimento de exceção de pré-executividade, não exime o exeqüente dos encargos da sucumbência.

III. O cancelamento administrativo da CDA, ainda que após a apresentação de defesa pelo executado nos autos da execução fiscal, exime a exeqüente do pagamento de honorários.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do ‘cálculo por dentro’ e do ‘cálculo por fora’ do ICMS, avalie as assertivas que seguem.

I. É expressamente admitido pela Constituição Federal o ‘cálculo por dentro’ do ICMS nas operações de importação.

II. O STF veda o ‘cálculo por dentro’ do ICMS nas operações internas.

III. O ‘cálculo por fora’ do ICMS desconsidera, segundo o STF, que o valor do imposto cobrado é efetivamente recebido pelo contribuinte no pagamento pela mercadoria.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DP/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Considere que em 2 de janeiro de 2018, Vinhal Frodeno adquiriu veículo seminovo, mediante financiamento bancário, intermediado por correspondente bancário.
 
A respeito do contrato bancário e sua interpretação dada pelos Tribunais Superiores, analise as afirmativas a seguir.

I. É abusiva cláusula contratual que prevê a cobrança de ressarcimento de serviços prestados por terceiros, sem a especificação do serviço a ser efetivamente prestado.
II. Não é abusiva cláusula contratual que prevê o ressarcimento pelo consumidor da comissão do correspondente bancário.
III. Tendo sido o bem dado em alienação fiduciária em garantia, a cláusula contratual que prevê a remuneração do agente financeiro pela avaliação do bem não é abusiva.
IV. É abusiva cláusula contratual que imponha a contratação de seguro de proteção financeira.

Está correto o que se afirma em:

 

(EMAGIS) Assim dispõe o artigo 3º, §6º, do Decreto-lei 911/1969: “Na sentença que decretar a improcedência da ação de busca e apreensão, o juiz condenará o credor fiduciário ao pagamento de multa, em favor do devedor fiduciante, equivalente a cinqüenta por cento do valor originalmente financiado, devidamente atualizado, caso o bem já tenha sido alienado.”

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A multa prevista no dispositivo, tendo natureza de sanção, deve ter aplicação restritiva.

II. A multa prevista no dispositivo não se aplica, em regra, aos casos de extinção do processo sem julgamento do mérito.

III. O STJ desconstruiu sua jurisprudência anterior a passa a admitir a incidência da multa mesmo nos casos de extinção do processo sem julgamento do mérito.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90) sobre a internação, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) No que diz respeito à relação jurídica de consumo e às empresas operadoras de plano de saúde, assinale a opção INCORRETA:


 

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 10.2021

(EMAGIS) A respeito das medidas provisórias, sua disciplina constitucional, o magistério doutrinário a elas concernente e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SC – Juiz Substituto – CESPE – 2019) A respeito das constituições classificadas como semânticas, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Com relação à seguridade social, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Um dos objetivos da seguridade social é a diversidade da base de financiamento, identificando-se, em rubricas contábeis específicas para cada área, as receitas e as despesas vinculadas a ações de saúde, previdência e assistência social, preservado o caráter contributivo da previdência social.

II. A aposentadoria concedida com a utilização de tempo de contribuição decorrente de cargo, emprego ou função pública, inclusive do Regime Geral de Previdência Social, acarretará o rompimento do vínculo que gerou o referido tempo de contribuição.

III. A proibição de retrocesso, também chamada de efeito cliquet, tem sido prestigiada pelo STF em matéria de direitos previdenciários.

IV. A majoração do coeficiente do benefício da pensão por morte, operada pela Lei 9.032/1995, é aplicável também a pensões por morte concedidas anteriormente à sua vigência, em observância ao princípio da isonomia e da aplicabilidade imediata da nova lei mais benéfica.

 

(EMAGIS) A respeito da prescrição da pretensão penal executória, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, com o desígnio de roubar o caminhão, o agente, para conseguir seu intento, mediante disparo de arma de fogo, produza o óbito do motorista e de sua acompanhante, logrando escapar com o veículo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre o crime previsto no artigo 305 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB – “Art. 305. Afastar-se o condutor do veículo do local do acidente, para fugir à responsabilidade penal ou civil que lhe possa ser atribuída”), marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Julgue os itens a seguir expostos.

I. Segundo o STJ, não se aplica o princípio da insignificância a casos de transmissão clandestina de sinal de internet via radiofrequência, que caracteriza o fato típico previsto no art. 183 da Lei 9.472/1997.

II. Antes de passar em julgado a sentença final, a prescrição não corre na pendência de embargos de declaração ou de recursos aos Tribunais Superiores, quando inadmissíveis, e enquanto não cumprido ou não rescindido o acordo de não persecução penal.

III. O crime de estelionato praticado contra a Caixa Econômica Federal sujeita-se a ação penal pública incondicionada.

Estão corretos somente os itens:

 

(MPE/GO – Promotor de Justiça – Reaplicação – 2019) A respeito da competência, de acordo com as Súmulas dos Tribunais Superiores é incorreto afirmar:

 

(EMAGIS) A respeito do indeferimento da prova pelo juiz no processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da disciplina na Lei de Execução Penal (LEP – Lei 7.210/1984) dos estabelecimentos penitenciários, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que diz respeito à relação jurídica de consumo e às empresas operadoras de plano de saúde, assinale a opção INCORRETA:


 

(EMAGIS) Sobre o “community rating”, o mecanismo da “seleção adversa”, o “mutualismo” e a “solidariedade intergeracional”, marque a correta:


 

(EMAGIS) Sobre o bem de família e sua penhora, avalie as assertivas que seguem.

I. A penhora é possível se o titular do bem de família não cumpre a obrigação decorrente de fiança que prestou em contrato de locação.

II. Para o STF, após a EC 26/2000, que incluiu a moradia entre os direitos sociais dispostos no artigo 6º da Constituição Federal, é inconstitucional a penhora do bem de família daquele que funcionou como fiador em contrato de locação.

III. Há divergência entre as Turmas do STF sobre a possibilidade de penhora do bem de família do fiador quando a fiança tenha sido prestada em contrato de locação de imóvel com fins comerciais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/BA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) Dino, pai de três filhos e atualmente em seu segundo casamento, resolveu adquirir um imóvel, em área nobre de Salvador, para com ele presentear o caçula, único filho da sua atual união conjugal.

A fim de evitar eventuais problemas com os outros dois filhos, tidos em casamento anterior, Dino decidiu fazer a seguinte operação negocial:

• vendeu um dos seus cinco imóveis e, com o dinheiro obtido, adquiriu o imóvel para o filho caçula; e

• colocou na escritura pública de venda e compra, de comum acordo com os vendedores do referido imóvel, o filho caçula como comprador do bem.

Alguns meses depois, os outros dois filhos tomaram conhecimento das transações realizadas e resolveram ajuizar ação judicial contra Dino, alegando que haviam sofrido prejuízos.

Nessa situação hipotética, conforme a sistemática legal dos defeitos e das invalidades dos negócios jurídicos, os dois filhos prejudicados deverão alegar, como fundamento jurídico do pedido, a ocorrência de

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) Quando devedores solidários forem citados para compor o polo passivo da lide, na condição jurídica de terceiros, na hipótese de o credor exigir de um ou de alguns deles o pagamento da dívida comum, ter-se-á a figura processual


 

(EMAGIS) A respeito da sentença e da coisa julgada, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a ação rescisória, julgue os itens abaixo.

I. Em regra, cumpre ao autor da ação rescisória depositar a importância de cinco por cento sobre o valor da causa, que se converterá em multa caso a ação seja declarada inadmissível ou improcedente, contanto que à unanimidade de votos.

II. A exigência de depósito para o seu ajuizamento não se aplica à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios, às suas respectivas autarquias e fundações de direito público, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e aos que tenham obtido o benefício de gratuidade da justiça.

III. Não há limite expresso, em lei, para o valor do depósito a ser feito pelo autor da ação rescisória. No entanto, a doutrina e a jurisprudência têm reconhecido a possibilidade de limitá-lo, caso a caso, contanto que comprovada pelo autor a impossibilidade de arcar com o valor estipulado em lei.

Estão corretos somente os itens:


 

(DP/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Considere que em 2 de janeiro de 2018, Vinhal Frodeno adquiriu veículo seminovo, mediante financiamento bancário, intermediado por correspondente bancário.
 
A respeito do contrato bancário e sua interpretação dada pelos Tribunais Superiores, analise as afirmativas a seguir.

I. É abusiva cláusula contratual que prevê a cobrança de ressarcimento de serviços prestados por terceiros, sem a especificação do serviço a ser efetivamente prestado.
II. Não é abusiva cláusula contratual que prevê o ressarcimento pelo consumidor da comissão do correspondente bancário.
III. Tendo sido o bem dado em alienação fiduciária em garantia, a cláusula contratual que prevê a remuneração do agente financeiro pela avaliação do bem não é abusiva.
IV. É abusiva cláusula contratual que imponha a contratação de seguro de proteção financeira.

Está correto o que se afirma em:

 

(EMAGIS) Assim dispõe o artigo 3º, §6º, do Decreto-lei 911/1969: “Na sentença que decretar a improcedência da ação de busca e apreensão, o juiz condenará o credor fiduciário ao pagamento de multa, em favor do devedor fiduciante, equivalente a cinqüenta por cento do valor originalmente financiado, devidamente atualizado, caso o bem já tenha sido alienado.”

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A multa prevista no dispositivo, tendo natureza de sanção, deve ter aplicação restritiva.

II. A multa prevista no dispositivo não se aplica, em regra, aos casos de extinção do processo sem julgamento do mérito.

III. O STJ desconstruiu sua jurisprudência anterior a passa a admitir a incidência da multa mesmo nos casos de extinção do processo sem julgamento do mérito.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito dos honorários advocatícios em execução fiscal, avalie as assertivas que seguem.

I. A desistência da execução fiscal, após o oferecimento dos embargos, não exime o exeqüente dos encargos da sucumbência.

II. A desistência da execução fiscal, após o oferecimento de exceção de pré-executividade, não exime o exeqüente dos encargos da sucumbência.

III. O cancelamento administrativo da CDA, ainda que após a apresentação de defesa pelo executado nos autos da execução fiscal, exime a exeqüente do pagamento de honorários.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as contribuições sociais COFINS e PIS, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam das vedações constitucionais em matéria orçamentária e também da jurisprudência do STF a elas concernente. Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam daquilo que se tem chamado de ‘crise da Lei’, como ocorrência verificada no quarto final do século XX, explorando também a repercussão dessa ocorrência no Direito Administrativo.

I . Tal fenômeno se caracteriza, dentre outros aspectos, pela manifesta incapacidade de o Poder Legislativo acompanhar tempestivamente a mudança e a complexidade que atingiram os mais variados domínios do direito.

II. A ‘crise da Lei’ tem conduzido ao reconhecimento de um espaço normativo virtuoso do Poder Executivo, que passa a dialogar com o Poder Legislativo no desenvolvimento das políticas públicas.

III. No contexto da ‘crise da Lei’ é que a jurisprudência da Suprema Corte norte-americana já rejeitou a necessidade da denominada “intelligible principle doctrine”, considerando que as delegações operadas por Lei não precisam prever parâmetros claros que direcionem a atuação normativa do Executivo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 13.934/2019, assinale a alternativa correta:


 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) O Município de Maxambomba pretende firmar contrato administrativo com pessoa jurídica de direito privado para a prestação, em seu proveito, de serviço de vigilância patrimonial. À luz da Lei nº 8.666/1993, analise as seguintes proposições e assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o poder normativo das agências reguladoras.

I. Enquadra-se como uma variedade de delegação, denominada pela doutrina de ‘deslegalização’.

II. A moderna Separação dos Poderes manteve, em relação à produção normativa do Estado, a centralização política-governamental no Poder Legislativo, que decidirá politicamente sobre a delegação e seus limites às Agências Reguladoras, fixando os preceitos básicos e as diretrizes.

III. Os regulamentos por elas emanados dirigem-se imediatamente aos agentes econômicos (produtores e consumidores) do respectivo setor; têm, portanto, a competência para disciplinar o respectivo setor da Economia, por meio da edição de regulamentos econômicos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que autorize, dentro de áreas de preservação permanente (APPs), construções destinadas ao lazer com área de até 190 metros quadrados.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Será compatível com o Código Florestal a norma se vedar que tais construções contenham fossas sépticas ou outras fontes poluidoras.

II. Trata-se de lei formalmente inconstitucional.

III. Trata-se de lei materialmente inconstitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, assinada em Nova Iorque em 30/03/2007, marque a alternativa CORRETA.


 

Objetivas - Rodada 10.2021

(EMAGIS) A respeito das medidas provisórias, sua disciplina constitucional, o magistério doutrinário a elas concernente e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SC – Juiz Substituto – CESPE – 2019) A respeito das constituições classificadas como semânticas, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam daquilo que se tem chamado de ‘crise da Lei’, como ocorrência verificada no quarto final do século XX, explorando também a repercussão dessa ocorrência no Direito Administrativo.

I . Tal fenômeno se caracteriza, dentre outros aspectos, pela manifesta incapacidade de o Poder Legislativo acompanhar tempestivamente a mudança e a complexidade que atingiram os mais variados domínios do direito.

II. A ‘crise da Lei’ tem conduzido ao reconhecimento de um espaço normativo virtuoso do Poder Executivo, que passa a dialogar com o Poder Legislativo no desenvolvimento das políticas públicas.

III. No contexto da ‘crise da Lei’ é que a jurisprudência da Suprema Corte norte-americana já rejeitou a necessidade da denominada “intelligible principle doctrine”, considerando que as delegações operadas por Lei não precisam prever parâmetros claros que direcionem a atuação normativa do Executivo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 13.934/2019, assinale a alternativa correta:


 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) O Município de Maxambomba pretende firmar contrato administrativo com pessoa jurídica de direito privado para a prestação, em seu proveito, de serviço de vigilância patrimonial. À luz da Lei nº 8.666/1993, analise as seguintes proposições e assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o poder normativo das agências reguladoras.

I. Enquadra-se como uma variedade de delegação, denominada pela doutrina de ‘deslegalização’.

II. A moderna Separação dos Poderes manteve, em relação à produção normativa do Estado, a centralização política-governamental no Poder Legislativo, que decidirá politicamente sobre a delegação e seus limites às Agências Reguladoras, fixando os preceitos básicos e as diretrizes.

III. Os regulamentos por elas emanados dirigem-se imediatamente aos agentes econômicos (produtores e consumidores) do respectivo setor; têm, portanto, a competência para disciplinar o respectivo setor da Economia, por meio da edição de regulamentos econômicos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o bem de família e sua penhora, avalie as assertivas que seguem.

I. A penhora é possível se o titular do bem de família não cumpre a obrigação decorrente de fiança que prestou em contrato de locação.

II. Para o STF, após a EC 26/2000, que incluiu a moradia entre os direitos sociais dispostos no artigo 6º da Constituição Federal, é inconstitucional a penhora do bem de família daquele que funcionou como fiador em contrato de locação.

III. Há divergência entre as Turmas do STF sobre a possibilidade de penhora do bem de família do fiador quando a fiança tenha sido prestada em contrato de locação de imóvel com fins comerciais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/BA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) Dino, pai de três filhos e atualmente em seu segundo casamento, resolveu adquirir um imóvel, em área nobre de Salvador, para com ele presentear o caçula, único filho da sua atual união conjugal.

A fim de evitar eventuais problemas com os outros dois filhos, tidos em casamento anterior, Dino decidiu fazer a seguinte operação negocial:

• vendeu um dos seus cinco imóveis e, com o dinheiro obtido, adquiriu o imóvel para o filho caçula; e

• colocou na escritura pública de venda e compra, de comum acordo com os vendedores do referido imóvel, o filho caçula como comprador do bem.

Alguns meses depois, os outros dois filhos tomaram conhecimento das transações realizadas e resolveram ajuizar ação judicial contra Dino, alegando que haviam sofrido prejuízos.

Nessa situação hipotética, conforme a sistemática legal dos defeitos e das invalidades dos negócios jurídicos, os dois filhos prejudicados deverão alegar, como fundamento jurídico do pedido, a ocorrência de

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) De acordo com o Código Civil, o casamento de quem ainda não atingiu dezesseis anos de idade é

 

(DP/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Considere que em 2 de janeiro de 2018, Vinhal Frodeno adquiriu veículo seminovo, mediante financiamento bancário, intermediado por correspondente bancário.
 
A respeito do contrato bancário e sua interpretação dada pelos Tribunais Superiores, analise as afirmativas a seguir.

I. É abusiva cláusula contratual que prevê a cobrança de ressarcimento de serviços prestados por terceiros, sem a especificação do serviço a ser efetivamente prestado.
II. Não é abusiva cláusula contratual que prevê o ressarcimento pelo consumidor da comissão do correspondente bancário.
III. Tendo sido o bem dado em alienação fiduciária em garantia, a cláusula contratual que prevê a remuneração do agente financeiro pela avaliação do bem não é abusiva.
IV. É abusiva cláusula contratual que imponha a contratação de seguro de proteção financeira.

Está correto o que se afirma em:

 

(EMAGIS) Assim dispõe o artigo 3º, §6º, do Decreto-lei 911/1969: “Na sentença que decretar a improcedência da ação de busca e apreensão, o juiz condenará o credor fiduciário ao pagamento de multa, em favor do devedor fiduciante, equivalente a cinqüenta por cento do valor originalmente financiado, devidamente atualizado, caso o bem já tenha sido alienado.”

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A multa prevista no dispositivo, tendo natureza de sanção, deve ter aplicação restritiva.

II. A multa prevista no dispositivo não se aplica, em regra, aos casos de extinção do processo sem julgamento do mérito.

III. O STJ desconstruiu sua jurisprudência anterior a passa a admitir a incidência da multa mesmo nos casos de extinção do processo sem julgamento do mérito.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) Quando devedores solidários forem citados para compor o polo passivo da lide, na condição jurídica de terceiros, na hipótese de o credor exigir de um ou de alguns deles o pagamento da dívida comum, ter-se-á a figura processual


 

(EMAGIS) A respeito da sentença e da coisa julgada, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a ação rescisória, julgue os itens abaixo.

I. Em regra, cumpre ao autor da ação rescisória depositar a importância de cinco por cento sobre o valor da causa, que se converterá em multa caso a ação seja declarada inadmissível ou improcedente, contanto que à unanimidade de votos.

II. A exigência de depósito para o seu ajuizamento não se aplica à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios, às suas respectivas autarquias e fundações de direito público, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e aos que tenham obtido o benefício de gratuidade da justiça.

III. Não há limite expresso, em lei, para o valor do depósito a ser feito pelo autor da ação rescisória. No entanto, a doutrina e a jurisprudência têm reconhecido a possibilidade de limitá-lo, caso a caso, contanto que comprovada pelo autor a impossibilidade de arcar com o valor estipulado em lei.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Acerca do processo civil coletivo, da legislação correlata e da jurisprudência dominante no âmbito do Superior Tribunal de Justiça (STJ), assinale a alternativa INCORRETA:


 

(EMAGIS) A respeito da prescrição da pretensão penal executória, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, com o desígnio de roubar o caminhão, o agente, para conseguir seu intento, mediante disparo de arma de fogo, produza o óbito do motorista e de sua acompanhante, logrando escapar com o veículo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre o crime previsto no artigo 305 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB – “Art. 305. Afastar-se o condutor do veículo do local do acidente, para fugir à responsabilidade penal ou civil que lhe possa ser atribuída”), marque a alternativa CORRETA.


 

(DPE/RS – Defensor Público – FCC – 2018) Inconformado com o fim do casamento que mantinha com Marisa, João passa a persegui-la todos os dias. Certo dia, sabendo que a ex-mulher iria a uma festa na casa de amigos, João invade o local e, ao avistar Marisa, nos fundos da casa, atira com seu revólver calibre 38. O disparo fere Marisa no braço esquerdo, de raspão, mas atinge letalmente Leonardo, que estava logo atrás da mulher no momento do disparo e não havia sido visto pelo atirador.

Nesse caso, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Julgue os itens a seguir expostos.

I. Segundo o STJ, não se aplica o princípio da insignificância a casos de transmissão clandestina de sinal de internet via radiofrequência, que caracteriza o fato típico previsto no art. 183 da Lei 9.472/1997.

II. Antes de passar em julgado a sentença final, a prescrição não corre na pendência de embargos de declaração ou de recursos aos Tribunais Superiores, quando inadmissíveis, e enquanto não cumprido ou não rescindido o acordo de não persecução penal.

III. O crime de estelionato praticado contra a Caixa Econômica Federal sujeita-se a ação penal pública incondicionada.

Estão corretos somente os itens:

 

(MPE/GO – Promotor de Justiça – Reaplicação – 2019) A respeito da competência, de acordo com as Súmulas dos Tribunais Superiores é incorreto afirmar:

 

(EMAGIS) A respeito do indeferimento da prova pelo juiz no processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da disciplina na Lei de Execução Penal (LEP – Lei 7.210/1984) dos estabelecimentos penitenciários, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito dos honorários advocatícios em execução fiscal, avalie as assertivas que seguem.

I. A desistência da execução fiscal, após o oferecimento dos embargos, não exime o exeqüente dos encargos da sucumbência.

II. A desistência da execução fiscal, após o oferecimento de exceção de pré-executividade, não exime o exeqüente dos encargos da sucumbência.

III. O cancelamento administrativo da CDA, ainda que após a apresentação de defesa pelo executado nos autos da execução fiscal, exime a exeqüente do pagamento de honorários.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do ‘cálculo por dentro’ e do ‘cálculo por fora’ do ICMS, avalie as assertivas que seguem.

I. É expressamente admitido pela Constituição Federal o ‘cálculo por dentro’ do ICMS nas operações de importação.

II. O STF veda o ‘cálculo por dentro’ do ICMS nas operações internas.

III. O ‘cálculo por fora’ do ICMS desconsidera, segundo o STF, que o valor do imposto cobrado é efetivamente recebido pelo contribuinte no pagamento pela mercadoria.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as contribuições sociais COFINS e PIS, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam das vedações constitucionais em matéria orçamentária e também da jurisprudência do STF a elas concernente. Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que autorize, dentro de áreas de preservação permanente (APPs), construções destinadas ao lazer com área de até 190 metros quadrados.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Será compatível com o Código Florestal a norma se vedar que tais construções contenham fossas sépticas ou outras fontes poluidoras.

II. Trata-se de lei formalmente inconstitucional.

III. Trata-se de lei materialmente inconstitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre o “community rating”, o mecanismo da “seleção adversa”, o “mutualismo” e a “solidariedade intergeracional”, marque a correta:


 

(EMAGIS) No que diz respeito à relação jurídica de consumo e às empresas operadoras de plano de saúde, assinale a opção INCORRETA:


 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90) sobre a internação, assinale a alternativa correta:


 

(DPE/SP – FCC – 2019) No que concerne à proteção de grupos vulneráveis pelo Direito Internacional dos Direitos Humanos,


 

(EMAGIS) A respeito da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, assinada em Nova Iorque em 30/03/2007, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Segundo a legislação e jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral, é incorreto afirmar:


 

(EMAGIS) Com relação à seguridade social, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Um dos objetivos da seguridade social é a diversidade da base de financiamento, identificando-se, em rubricas contábeis específicas para cada área, as receitas e as despesas vinculadas a ações de saúde, previdência e assistência social, preservado o caráter contributivo da previdência social.

II. A aposentadoria concedida com a utilização de tempo de contribuição decorrente de cargo, emprego ou função pública, inclusive do Regime Geral de Previdência Social, acarretará o rompimento do vínculo que gerou o referido tempo de contribuição.

III. A proibição de retrocesso, também chamada de efeito cliquet, tem sido prestigiada pelo STF em matéria de direitos previdenciários.

IV. A majoração do coeficiente do benefício da pensão por morte, operada pela Lei 9.032/1995, é aplicável também a pensões por morte concedidas anteriormente à sua vigência, em observância ao princípio da isonomia e da aplicabilidade imediata da nova lei mais benéfica.

 

(EMAGIS) Leia os itens abaixo e assinale a resposta correta:

I. Segundo a CLT, a interrupção da prescrição ocorrerá pelo ajuizamento de reclamação trabalhista, mesmo que em juízo incompetente, ainda que venha a ser extinta sem resolução do mérito, produzindo efeitos em relação a todo o contrato de trabalho.

II. Na forma do entendimento consolidado do TST, o protesto judicial é medida aplicável no processo do trabalho, por força do art. 769 da CLT e do art. 15 do CPC de 2015, tendo o condão de interromper o prazo prescricional.

III. Entende o TST que a ação movida por sindicato, na qualidade de substituto processual, não interrompe a prescrição.

IV. Da extinção do último contrato, começa a fluir o prazo prescricional do direito de ação em que se objetiva a soma de períodos descontínuos de trabalho, segundo entendimento consolidado do TST.

V. Respeitado o biênio subsequente à cessação contratual, a prescrição da ação trabalhista concerne às pretensões imediatamente anteriores a cinco anos, contados da data do ajuizamento da reclamação e, não, às anteriores ao quinquênio da data da extinção do contrato.


 

(EMAGIS) Leia os itens a seguir, que tratam da fase de cumprimento do julgado no processo do trabalho, e responda:

I. Requerida a execução, o juiz ou presidente do tribunal mandará expedir mandado de citação do executado, a fim de que cumpra a decisão ou o acordo no prazo, pelo modo e sob as cominações estabelecidas ou, quando se tratar de pagamento em dinheiro, inclusive de contribuições sociais devidas à União, para que o faça em 48 (quarenta e oito) horas ou garanta a execução, sob pena de penhora. O mandado de citação deverá conter a decisão exequenda ou o termo de acordo não cumprido.

II. O executado que não pagar a importância reclamada poderá garantir a execução mediante depósito da quantia correspondente, atualizada e acrescida das despesas processuais ou nomeação de bens à penhora, observada a ordem preferencial estabelecida no art. 835 da Lei no 13.105, de 16 de março de 2015 - Código de Processo Civil, sendo vedada a garantia do juízo pela apresentação de seguro-garantia judicial.

III. Garantida a execução ou penhorados os bens, terá o executado 8 (oito) dias para apresentar embargos, cabendo igual prazo ao exequente para impugnação. Segundo a CLT, a matéria de defesa nos embargos à execução será restrita às alegações de cumprimento da decisão ou do acordo, quitação ou prescrição da dívida

IV. Na fase de execução, caso se verifique omissão na legislação processual trabalhista, a primeira fonte subsidiária será a Lei de Execução Fiscal.

V. A execução será promovida de ofício pelo juiz ou pelo Presidente do Tribunal.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta sobre a legitimidade ad causam do Ministério Público e a jurisprudência do STJ:


 

(DPE/AM – FCC – 2018) O modelo de assistência judiciária gratuita adotado pela Constituição Federal vigente no país denomina-se


 

Objetivas MP Estadual - Rodada 10.2021

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta sobre a legitimidade ad causam do Ministério Público e a jurisprudência do STJ:


 

(EMAGIS) A respeito da prescrição da pretensão penal executória, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, com o desígnio de roubar o caminhão, o agente, para conseguir seu intento, mediante disparo de arma de fogo, produza o óbito do motorista e de sua acompanhante, logrando escapar com o veículo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre o crime previsto no artigo 305 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB – “Art. 305. Afastar-se o condutor do veículo do local do acidente, para fugir à responsabilidade penal ou civil que lhe possa ser atribuída”), marque a alternativa CORRETA.


 

(DPE/RS – Defensor Público – FCC – 2018) Inconformado com o fim do casamento que mantinha com Marisa, João passa a persegui-la todos os dias. Certo dia, sabendo que a ex-mulher iria a uma festa na casa de amigos, João invade o local e, ao avistar Marisa, nos fundos da casa, atira com seu revólver calibre 38. O disparo fere Marisa no braço esquerdo, de raspão, mas atinge letalmente Leonardo, que estava logo atrás da mulher no momento do disparo e não havia sido visto pelo atirador.

Nesse caso, é correto afirmar:

 

(MPE/GO – Promotor de Justiça – Reaplicação – 2019) A respeito da competência, de acordo com as Súmulas dos Tribunais Superiores é incorreto afirmar:

 

(EMAGIS) A respeito do indeferimento da prova pelo juiz no processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da disciplina na Lei de Execução Penal (LEP – Lei 7.210/1984) dos estabelecimentos penitenciários, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o bem de família e sua penhora, avalie as assertivas que seguem.

I. A penhora é possível se o titular do bem de família não cumpre a obrigação decorrente de fiança que prestou em contrato de locação.

II. Para o STF, após a EC 26/2000, que incluiu a moradia entre os direitos sociais dispostos no artigo 6º da Constituição Federal, é inconstitucional a penhora do bem de família daquele que funcionou como fiador em contrato de locação.

III. Há divergência entre as Turmas do STF sobre a possibilidade de penhora do bem de família do fiador quando a fiança tenha sido prestada em contrato de locação de imóvel com fins comerciais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/BA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) Dino, pai de três filhos e atualmente em seu segundo casamento, resolveu adquirir um imóvel, em área nobre de Salvador, para com ele presentear o caçula, único filho da sua atual união conjugal.

A fim de evitar eventuais problemas com os outros dois filhos, tidos em casamento anterior, Dino decidiu fazer a seguinte operação negocial:

• vendeu um dos seus cinco imóveis e, com o dinheiro obtido, adquiriu o imóvel para o filho caçula; e

• colocou na escritura pública de venda e compra, de comum acordo com os vendedores do referido imóvel, o filho caçula como comprador do bem.

Alguns meses depois, os outros dois filhos tomaram conhecimento das transações realizadas e resolveram ajuizar ação judicial contra Dino, alegando que haviam sofrido prejuízos.

Nessa situação hipotética, conforme a sistemática legal dos defeitos e das invalidades dos negócios jurídicos, os dois filhos prejudicados deverão alegar, como fundamento jurídico do pedido, a ocorrência de

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) De acordo com o Código Civil, o casamento de quem ainda não atingiu dezesseis anos de idade é

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) Quando devedores solidários forem citados para compor o polo passivo da lide, na condição jurídica de terceiros, na hipótese de o credor exigir de um ou de alguns deles o pagamento da dívida comum, ter-se-á a figura processual


 

(EMAGIS) A respeito da sentença e da coisa julgada, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a ação rescisória, julgue os itens abaixo.

I. Em regra, cumpre ao autor da ação rescisória depositar a importância de cinco por cento sobre o valor da causa, que se converterá em multa caso a ação seja declarada inadmissível ou improcedente, contanto que à unanimidade de votos.

II. A exigência de depósito para o seu ajuizamento não se aplica à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios, às suas respectivas autarquias e fundações de direito público, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e aos que tenham obtido o benefício de gratuidade da justiça.

III. Não há limite expresso, em lei, para o valor do depósito a ser feito pelo autor da ação rescisória. No entanto, a doutrina e a jurisprudência têm reconhecido a possibilidade de limitá-lo, caso a caso, contanto que comprovada pelo autor a impossibilidade de arcar com o valor estipulado em lei.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Acerca do processo civil coletivo, da legislação correlata e da jurisprudência dominante no âmbito do Superior Tribunal de Justiça (STJ), assinale a alternativa INCORRETA:


 

(EMAGIS) A respeito das medidas provisórias, sua disciplina constitucional, o magistério doutrinário a elas concernente e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SC – Juiz Substituto – CESPE – 2019) A respeito das constituições classificadas como semânticas, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(DPE/SP – FCC – 2019) No que concerne à proteção de grupos vulneráveis pelo Direito Internacional dos Direitos Humanos,


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam daquilo que se tem chamado de ‘crise da Lei’, como ocorrência verificada no quarto final do século XX, explorando também a repercussão dessa ocorrência no Direito Administrativo.

I . Tal fenômeno se caracteriza, dentre outros aspectos, pela manifesta incapacidade de o Poder Legislativo acompanhar tempestivamente a mudança e a complexidade que atingiram os mais variados domínios do direito.

II. A ‘crise da Lei’ tem conduzido ao reconhecimento de um espaço normativo virtuoso do Poder Executivo, que passa a dialogar com o Poder Legislativo no desenvolvimento das políticas públicas.

III. No contexto da ‘crise da Lei’ é que a jurisprudência da Suprema Corte norte-americana já rejeitou a necessidade da denominada “intelligible principle doctrine”, considerando que as delegações operadas por Lei não precisam prever parâmetros claros que direcionem a atuação normativa do Executivo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 13.934/2019, assinale a alternativa correta:


 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) O Município de Maxambomba pretende firmar contrato administrativo com pessoa jurídica de direito privado para a prestação, em seu proveito, de serviço de vigilância patrimonial. À luz da Lei nº 8.666/1993, analise as seguintes proposições e assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o poder normativo das agências reguladoras.

I. Enquadra-se como uma variedade de delegação, denominada pela doutrina de ‘deslegalização’.

II. A moderna Separação dos Poderes manteve, em relação à produção normativa do Estado, a centralização política-governamental no Poder Legislativo, que decidirá politicamente sobre a delegação e seus limites às Agências Reguladoras, fixando os preceitos básicos e as diretrizes.

III. Os regulamentos por elas emanados dirigem-se imediatamente aos agentes econômicos (produtores e consumidores) do respectivo setor; têm, portanto, a competência para disciplinar o respectivo setor da Economia, por meio da edição de regulamentos econômicos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que autorize, dentro de áreas de preservação permanente (APPs), construções destinadas ao lazer com área de até 190 metros quadrados.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Será compatível com o Código Florestal a norma se vedar que tais construções contenham fossas sépticas ou outras fontes poluidoras.

II. Trata-se de lei formalmente inconstitucional.

III. Trata-se de lei materialmente inconstitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito dos honorários advocatícios em execução fiscal, avalie as assertivas que seguem.

I. A desistência da execução fiscal, após o oferecimento dos embargos, não exime o exeqüente dos encargos da sucumbência.

II. A desistência da execução fiscal, após o oferecimento de exceção de pré-executividade, não exime o exeqüente dos encargos da sucumbência.

III. O cancelamento administrativo da CDA, ainda que após a apresentação de defesa pelo executado nos autos da execução fiscal, exime a exeqüente do pagamento de honorários.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do ‘cálculo por dentro’ e do ‘cálculo por fora’ do ICMS, avalie as assertivas que seguem.

I. É expressamente admitido pela Constituição Federal o ‘cálculo por dentro’ do ICMS nas operações de importação.

II. O STF veda o ‘cálculo por dentro’ do ICMS nas operações internas.

III. O ‘cálculo por fora’ do ICMS desconsidera, segundo o STF, que o valor do imposto cobrado é efetivamente recebido pelo contribuinte no pagamento pela mercadoria.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DP/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Considere que em 2 de janeiro de 2018, Vinhal Frodeno adquiriu veículo seminovo, mediante financiamento bancário, intermediado por correspondente bancário.
 
A respeito do contrato bancário e sua interpretação dada pelos Tribunais Superiores, analise as afirmativas a seguir.

I. É abusiva cláusula contratual que prevê a cobrança de ressarcimento de serviços prestados por terceiros, sem a especificação do serviço a ser efetivamente prestado.
II. Não é abusiva cláusula contratual que prevê o ressarcimento pelo consumidor da comissão do correspondente bancário.
III. Tendo sido o bem dado em alienação fiduciária em garantia, a cláusula contratual que prevê a remuneração do agente financeiro pela avaliação do bem não é abusiva.
IV. É abusiva cláusula contratual que imponha a contratação de seguro de proteção financeira.

Está correto o que se afirma em:

 

(EMAGIS) Assim dispõe o artigo 3º, §6º, do Decreto-lei 911/1969: “Na sentença que decretar a improcedência da ação de busca e apreensão, o juiz condenará o credor fiduciário ao pagamento de multa, em favor do devedor fiduciante, equivalente a cinqüenta por cento do valor originalmente financiado, devidamente atualizado, caso o bem já tenha sido alienado.”

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A multa prevista no dispositivo, tendo natureza de sanção, deve ter aplicação restritiva.

II. A multa prevista no dispositivo não se aplica, em regra, aos casos de extinção do processo sem julgamento do mérito.

III. O STJ desconstruiu sua jurisprudência anterior a passa a admitir a incidência da multa mesmo nos casos de extinção do processo sem julgamento do mérito.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Segundo a legislação e jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral, é incorreto afirmar:


 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90) sobre a internação, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) No que diz respeito à relação jurídica de consumo e às empresas operadoras de plano de saúde, assinale a opção INCORRETA:


 

Sentença Estadual - Rodada 10.2021

A Delegacia de Repressão às Drogas (DRE) de Porto Alegre recebeu delação anônima descrevendo que um indivíduo viajaria para o Estado do Rio de Janeiro portando drogas. No dia 15 de janeiro de 2019, policiais federais que se encontravam no aeroporto internacional Salgado Filho, diante de atitudes suspeitas, abordaram Abel, maior de idade, quando o mesmo se encontrava na fila do check-in da companhia “Voe Bem”, pretendendo embarcar para a cidade do Rio de Janeiro - RJ.

Conduzido a um recinto de apoio da Infraero, foi submetido a revista pessoal, ocasião em que foi descoberto que trazia, sob as volumosas vestes, quatro bolsas de plástico pregadas no peito e no abdômen com "fita isolante", as quais continham 5.690 gramas do que aparentava ser cocaína. Após receber "voz de prisão", foi levado, juntamente com a substancia, a Delegacia de Polícia Federal, onde - após o laudo provisório constatar ser mesmo cocaína, foi lavrado auto de prisão em flagrante. Na ocasião, após constatação que Abel era surdo-mudo e diante da ausência de intérprete, o próprio Delegado interrogou o autuado, o qual conseguiu notadamente se expressar optando por seu direito ao silencio. Designada audiência de custódia, o juiz federal converteu em flagrante em prisão preventiva.

O delegado de polícia federal concluiu o inquérito imputando ao indiciado o crime do art. 33 c/c art. 40, III da Lei 11.340/06, remetendo-o à Justiça Federal. Recebido, o MM Juiz Federal entendeu tratar-se de crimes da competência da justiça estadual, determinando a redistribuição para uma das Varas Criminais da Comarca de Porto Alegre – RS.

O Ministério Público Estadual ofereceu denúncia imputando ao acusado o delito do art. 33 c/c art. 40, III da Lei 11.340/06, a qual foi acompanhada de rol testemunhal que incluía três policiais, duas pessoas que se encontravam na fila do check-in atrás do denunciado e três funcionários da Infraero que presenciaram a revista pessoal.

Notificado para oferecer defesa prévia, Abel não indicou advogado; foi-lhe nomeado dativo que, a vista dos autos, afirmou ser Abel inocente, louvando-se nas mesmas testemunhas indicadas pela acusação. A denúncia foi recebida e juiz competente ratificou a prisão preventiva e todos os demais atos do processo até então praticados. Após, Abel foi interrogado na presença de Defensor Público, valendo-se o Juiz de interprete de libras. O interrogando admitiu ter recebido os invólucros em seu quarto no hotel “Belo Anoitecer” onde se hospedou em Porto Alegre de um camareiro conhecido por "Antônio Fura-Fila", afirmando não saber com certeza o que continham; disse ter agido por determinação e conta de Hans Kelsen, ex-agente da polícia federal e agora dono de um cabaré chamado “Prazer a Mais”, localizado entre o hotel A e a estação ferroviária B, em Porto Alegre; Abel afirmou que devia muito dinheiro para Hans Kelsen e dele recebeu a incumbência de ir a Capital do Rio Grande do Sul para buscar os invólucros, sob pena de, não o fazendo, a família do denunciado "sofrer as consequências". Foi juntado o laudo pericial assinado por outro perito daquele que já havia firmado o laudo provisório, bem como colhida a prova testemunhal. Vieram aos autos informações dando conta de que o réu cumpriu pena por assalto até 2012 e ainda responde a dois processos em seu Estado (Maranhão), acusado de furto e uso de tóxicos. Em memoriais o Ministério Público Estadual requereu a procedência da acusação. A defesa alegou: 1) preliminarmente: 1.1 nulidade de todo o processo, pois o réu foi invalidamente detido por agentes da polícia federal, despidos de competência para atuar na repressão de suposta traficância interestadual de tóxicos; 1.2 nulidade porque no auto de prisão em flagrante o réu não foi interrogado na presença de interprete de libras; 1.3 nulidade do processo por excesso de acusação, pois o Ministério Público Estadual extrapolou o número máximo, ao indicar mais de cinco testemunhas, todas ouvidas; 1.4 nulidade do processo por cerceamento de defesa, diante da inépcia do advogado dativo nomeado para a defesa previa que nada alegou para confrontar a denúncia e ainda se louvou nas testemunhas do Ministério Público Estadual; 1.5 nulidade do processo porque a colheita dos testemunhos ocorreu sem que estivesse presente na sala de audiências um tradutor que esclarecesse ao próprio acusado o que as testemunhas falavam, o que o impossibilitou de orientar seu advogado; 1.6 nulidade do processo por falta de prova da materialidade, pois o laudo definitivo foi assinado também pelo perito que já tinha firmado o laudo provisório, sendo ele obviamente interessado em chancelar seu primeiro trabalho; 1.7 nulidade de todo o processo, pois a competência para o julgamento do feito é da Justiça Federal, já que o crime ocorreu em espaço administrado pela Infraero – Empresa Pública vinculada ao Ministério da Defesa 2) quanto ao mérito: 2.1. afirmou a insuficiência da prova de acusação, pois seriam inválidos os depoimentos dos policiais, além do que os outros passageiros só presenciaram a abordagem policial e os funcionários da Infraero apenas a revista pessoal; 2.2. insistiu na ausência de válida colheita de prova da materialidade, pois Abel foi abordado pela Polícia na mera condição de "suspeito" e não poderia ter sido revistado sem ordem judicial; 2.3. se superadas essas questões, a absolvição ainda seria de rigor porque: 2.3.1. o réu não tinha conhecimento de que os invólucros continham droga proibida, portanto não agiu dolosamente; 2.3.2. atuou sem culpabilidade, já que dele não se poderia exigir outra conduta a não ser obedecer às determinações de Hans Kelsen, pois este ameaçava a família de Abel; 2.4. na remota possibilidade de condenação - no que a defesa não acredita o Juízo haveria de considerar que: 2.4.1. o fato não passou de mera tentativa, pois o réu foi abordado enquanto estava na fila do check-in; 2.4.2. ainda porque a Polícia o deteve na fila do check-in, antes de apresentar o bilhete de voo, não se pode falar em transestadualidade, pois o acusado não chegou sequer a voar; 2.4.3. houve confissão espontânea, além do que o acusado deveria ser premiado por haver amplamente delatado o verdadeiro responsável pelos fatos, Hans Kelsen, indicando o paradeiro dele e do comparsa porto-alegrense (artigo 41); 2.4.4. trata-se de traficante ocasional (§ 4° do artigo 33), pois a primário, chefe de família, portador de bons antecedentes, réu confesso e não envolvido em crimes; 2.4.5. por não ostentar periculosidade, merece apelar solto.

Com base no relato acima apresentado, profira, na qualidade de juiz de direito substituto do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, a sentença judicial adequada ao caso, devidamente embasada na legislação, na doutrina e (ou) na jurisprudência. Analise toda a matéria de direito processual e material pertinente ao julgamento, fundamentando suas explanações. Dispense o relatório e não crie fatos novos.

 

PGE/PGM - Rodada 10.2021

Analise o seguinte caso:

Em 13 de março de 2016, o Estado R ajuizou execução fiscal contra a empresa Beta LTDA, visando à cobrança de crédito tributário de ICMS inferior ao valor de alçada previsto na Lei de Execução Fiscal (50 ORTN).

A petição inicial foi recebida e determinou-se a citação da executada.

Garantida a execução, opôs a massa falida de Beta LTDA embargos, sustentando que, por simples cálculo aritmético, é possível verificar que a dívida foi calculada de forma excessiva, em desconformidade com a legislação pertinente.

Recebido os embargos, o Juízo competente cientificou o Estado R por meio de mandado de intimação, direcionado à sede do Governo do Estado R, para retirada dos autos em secretaria e apresentação de impugnação no prazo de 30 dias.

Diante da ausência de manifestação no prazo assinalado, o Juízo proferiu sentença, extinguindo a execução fiscal, com base nos seguintes argumentos: 1 – Carece o Estado R de interesse de agir para ajuizar execução de crédito fiscal de valor ínfimo, tendo em vista que o custo do processo suplanta a própria dívida tributária e a Fazenda Estadual dispõe de meios administrativos eficazes para realizar a cobrança; 2 – Não instrui a petição inicial termo de inscrição da empresa contribuinte na dívida ativa e nem demonstrativo de cálculo do débito; 3- Não há na petição inicial indicação do CNPJ da empresa Beta LTDA; 4 – Constatada a falência da pessoa jurídica devedora, na data de 14 de dezembro de 2015, revela-se inviável o prosseguimento da execução. Por fim, condenou-se o Estado R ao pagamento das custas processuais.

A sentença foi impugnada por embargos infringentes, os quais foram conhecidos, porém desprovidos pelo Juízo competente, inexistindo qualquer espécie de prequestionamento constitucional. Interpostos embargos de declaração, o recurso foi também conhecido e desprovido.

Na qualidade de Procurador do Estado R responsável pelo caso, APRESENTE, com exposição dos fundamentos jurídicos pertinentes, a medida processual adequada, ficando dispensada a apresentação de relatório fático. Não acrescente novos fatos.

 

Sentença Federal - Rodada 10.2021

O Ministério Público Federal propôs ação civil pública em face de Zé da Lagosta Ltda., visando à reparação de danos ambientais em área de proteção ambiental em zona costeira, no Município de Fortaleza/CE.

O MPF alega, em síntese, que: a) a sociedade empresária ré funciona em um quiosque na praia de Iracema, em Fortaleza/CE; b) a demandada promoveu diversas modificações das características naturais da área, pela retirada de grande quantidade de areia da praia para calçamento de parte da propriedade do réu; pelo aterro e gramado de larga faixa de areia da praia marítima, com edificação de muro próximo ao mar e construção de píer, impedindo o livre acesso.

Pugna, ao final, pela condenação da sociedade empresária ré a (a) demolir as obras ilegais levadas a efeito com agressões ao meio ambiente; (b) recuperar a faixa de areia aterrada e gramada, restabelecendo o status quo ante; (c) pagar indenização pelos danos ambientais causados, em valor a ser fixado em liquidação de sentença; (d) pagar verba a título de reparação por danos morais coletivos, a ser arbitrado judicialmente, devendo os valores das condenações dos itens c e d ser revertidos ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos.

Pede, enfim, a fixação de multa cominatória para o caso de descumprimento dos itens a e b, e a condenação do réu em honorários advocatícios.

A petição inicial, distribuída em maio de 2019, veio instruída com o inquérito civil anteriormente realizado, contendo diversas fotos e Laudo de Exame de Vistoria, bem como com Laudo de Vistoria e Autos de Infração lavrados pelo Instituto Chico Mendes - ICMBio.

Foi realizada audiência de conciliação e mediação, mas as partes não chegaram a um acordo.

Em sua peça de defesa, a demandada sustenta: a ilegitimidade do Ministério Público Federal, porque se trata de simples interesse local; sua própria ilegitimidade para responder à ação, pois comprou e foi imitido na posse do imóvel em janeiro de 2018, do jeito em que se encontra, não tendo realizado os fatos imputados, como prova a escritura de compra e venda; que, mesmo superada esta questão, haveria indisfarçável litisconsórcio necessário com o vendedor do imóvel, que realizou as modificações. A defesa assinala a inépcia do pedido d, especialmente diante de sua indeterminação e completa ausência de fundamentação, e mostra que as obras foram realizadas há mais de 05 (cinco) anos; que o inquérito civil foi aberto há 04 (quatro) anos e tramitou lentamente, com inúteis trocas de ofícios, sem qualquer providência para alertar eventuais compradores quanto ao possível problema; que jamais houve advertência ou ressalva, também, por parte de órgãos ambientais ou por parte da Secretaria de Patrimônio da União, no momento em que pagou o laudêmio referente à porção do imóvel localizada em terreno de marinha; que apenas soube do problema no final de fevereiro de 2019, quando, após comprar o imóvel, foi convocado aos autos do inquérito civil e lhe foi proposto aderir a termo de ajustamento de conduta, com teor idêntico às pretensões a e b da inicial; que os autos de infração foram lavrados pelo ICMbio em 2014 e nunca houve posterior providência; que, se admitida irregularidade, está prescrita e também suprimida (diante da confiança legítima) a possibilidade de ser exigido o desfazimento; que, de qualquer modo, não há dano ambiental, pela pequena dimensão das obras, que não prejudicam o meio ambiente; que, mesmo se pudessem ser superados tais argumentos, não tendo praticado as pretensas ilegalidades não pode ser por elas responsabilizado, por falta de causalidade, a não ser a inércia dos órgãos fiscalizadores.

Pede, por conseguinte, a improcedência do pedido e a condenação do parquet em honorários. Por fim, à luz do princípio da eventualidade, requer que o juízo expressamente garanta o seu direito de regresso contra o alienante, caso admita alguma responsabilidade, mínima que seja.

Foi aberto prazo para réplica, especialmente com vista à manifestação e eventual adequação da inicial quanto à alegada inépcia. Após a oitiva do MPF, que reiterou os termos de sua petição inicial, apontando que o dano moral está adequadamente postulado e ocorre “in re ipsa”, foi determinada perícia.

Anexado o laudo, em janeiro de 2018, as partes manifestaram-se sem oposição quanto a aspectos de fato e enfatizando seus argumentos anteriores. O laudo aponta que: (i) a realização do projeto foi concluída no final de 2012, sem qualquer aprovação administrativa; (ii) a referência aos fatos, na inicial, está correta e além do píer há, também, bóias e redes que impedem o livre acesso ao local, via mar; (iii) o triplex (residência) foi terminado em 2013, regularmente licenciado, e não é objeto da ação; (iv) que as obras, sob o ângulo subjetivo, "se permitido ao perito avançar sob tal aspecto, enobrecem a característica de luxo do imóvel e a beleza da área".

Em suas alegações finais, o Ministério Público, além de reiterar os termos da inicial, chama atenção, também, para a falta de autorização para as obras.

Já a ré, em seus memoriais, assinala que o parquet pretende, ao ver que o laudo elogia a beleza do imóvel, transformar-se e em fiscal de postura. Aponta que a falta de autorização está fora do arcabouço ambiental e é de mero interesse administrativo; aduz que irá requerê-la e reitera a ilegitimidade ativa, tanto mais quando nada se faz em relação à favelização de vastas áreas do município, estas sim danosas ao meio ambiente. Assinala, para argumentar, caso acatada visão ambientalmente retrógrada, que até poderia admitir que o imóvel tivesse de voltar às suas características originárias, desde que às custas do poder público, que ficou inerte todo o tempo, em relação à obra feita por outrem.

É o relatório.

Elabore, na condição de juiz federal substituto, a sentença adequada ao caso, enfrentando todas as questões materiais e processuais pertinentes, sem acrescentar qualquer fato novo. Não é necessária a confecção de relatório.

 

  1034 item(ns)
Primeiro Anterior  40   41   42   43   44  Proximo Ultimo

Cesta de Rodadas Pretéritas

Adicione à cesta os planos das Rodadas Pretéritas que você deseja adquirir.

    Valor Total: R$ ...

    • 1

    Copyright © 2010-2025 - Emagis - Todos os direitos reservados - CNPJ: 12.626.846/0001-10
    O Emagis é uma instituição privada, não possuindo qualquer vinculação a órgãos públicos. ILION.com.br