Emagis
Emagis
HOME MATRICULE-SE POR QUE APROVAMOS MAIS? ENTENDA OS CURSOS RESULTADOS ÁREA RESTRITA
NEWSLETTER
CONTATO
Magistratura MAGISTRATURA
Magistratura MINISTÉRIO PÚBLICO
Magistratura DEFENSORIA PÚBLICA
Magistratura PROCURADORIA
Magistratura DELEGADO DE POLICIA
Programas de Estudos PROGRAMAS DE ESTUDO
Planos de Questões/Provas PLANOS DE QUESTÕES/PROVAS
Cursos Intensivos Simulados CURSOS INTENSIVOS SIMULADOS
Videoaulas VIDEOAULAS
Rodadas Pretéritas RODADAS PRETÉRITAS
Downloads DOWNLOADS
Facebook Intagran Youtube Twitter
Emagis
Bem-vindo(a)



INÍCIO (ÁREA RESTRITA) AVISOS MINHA CONTA ALTERAR DADOS CADASTRAIS RENOVAR/ADQUIRIR PLANO CERTIFICADOS INDIQUE UM AMIGO SAIR
FAÇA SEU LOGIN


ESQUECEU A SENHA?


Seu navegador não suporta este video. Por favor, atualize seu navegador.

Rodadas Pretéritas

  1. Home
  2. Rodadas Pretéritas
  3. Busca
  4. Entenda as rodadas pretéritas
Informações Adicionar

Discursivas 2022

Informações Adicionar

Discursivas TJ/SP 2023

Busque por suas rodadas

Informações Adicionar

Delegado de Polícia - Rodada 13.2021

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 13.2021

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 13.2021

Informações Adicionar

Objetivas MP Estadual - Rodada 13.2021

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 13.2021

Informações Adicionar

Objetivas DP Estadual - Rodada 13.2021

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 13.2021 - Questão 1

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 13.2021 - Questão 2

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 13.2021 - Questão 3

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 13.2021 - Questão 4

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 13.2021 - Questão 5

Informações Adicionar

PGE/PGM - Rodada 13.2021

Informações Adicionar

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 13.2021

Informações Adicionar

Objetivas MPF - Rodada 13.2021

Informações Adicionar

Ministério Público Estadual - Rodada 13.2021

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM - Rodada 13.2021

Informações Adicionar

Defensoria Pública Estadual - Rodada 13.2021

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 13.2021

Informações Adicionar

Sentença Estadual - Rodada 13.2021

Informações Adicionar

Objetivas - Rodada 13.2021

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 13.2021

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 13.2021

Informações Adicionar

Objetivas DPF - Rodada 13.2021

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 13.2021

Delegado de Polícia - Rodada 13.2021

A autoridade policial titular do 7º Distrito Policial de Teresina/PI instaurou, mediante portaria, o inquérito policial nº 123/2021 para investigar crime perpetrado contra João Carlos.

Segundo o que restou apurado, no dia 23 de janeiro de 2021, a vítima sacara a quantia de R$ 1.500,00 da agência do Banco do Brasil situada no bairro Matadouro e, ao deixar o local, foi perseguida pelo investigado.

A vítima, que estava se locomovendo numa bicicleta, entrou numa rua escura e neste momento foi atacada pelo investigado, que a derrubou da bicicleta e passou a agredi-la fisicamente, valendo-se de uma barra de ferro. Por conta da agressão, João Carlos ficou desacordado, oportunidade em que o investigado subtraiu todo o dinheiro que a vítima trazia consigo.

Depois de alguns minutos, populares encontraram João Carlos desacordado e o levaram para o hospital. A vítima ficou internado por 20 dias e depois teve alta para continuar o tratamento em casa.

Foram ouvidas na delegacia as seguintes pessoas:

Fábio Castro, uma das pessoas que socorreu João Carlos, disse que estava passando pelo local quando se deparou com a vítima no chão, desacordada. Então ele e seu irmão, Flávio Castro, colocaram-na no seu carro e a conduziram para o hospital.

Flávio Castro afirmou que realmente socorreu a vítima, conduzindo-a até o hospital com ajuda do irmão. Acrescentou que, depois de deixar a vítima no hospital, procurou a delegacia para noticiar o crime.

Em suas declarações, a vítima confirmou os fatos narrados acima e, por meio de fotografia apresentada pelo delegado, reconheceu o agressor como sendo José Almeida. A autoridade policial intimou José para comparecer à delegacia, todavia ele não atendeu. O delegado representou ao juiz e este determinou a condução coercitiva do investigado. Foi realizado o procedimento de reconhecimento de pessoas previsto no art. 226 do CPP, ocasião em que a vítima apontou José Almeida como a pessoa que praticou o crime.

Indiciado pela autoridade policial, José Almeida negou que tenha praticado o crime e exerceu o direito de ficar calado em seu interrogatório.

Por fim, foi ouvida Maria Almeida, irmã do indiciado. Ela afirmou que José morava em outro município e que havia chegado a Teresina recentemente para morar com ela. Disse que logo após ser interrogado na delegacia, o indiciado chegou à casa dela, fez as malas e partiu para local ignorado. Desde então não tem nenhuma notícia do irmão.

O delegado determinou a juntada da Folha de Antecedentes Criminais de José Almeida, na qual constava a anotação de que o indiciado respondia a dois processos: um por roubo e outro por tráfico de drogas, sendo certo que se encontrava em liberdade, porque teve sua prisão relaxada em “habeas corpus” por excesso de prazo na formação da culpa.

Ainda, foram juntadas aos autos do inquérito policial imagens do circuito de segurança da agência bancária, as quais mostram o investigado observando a vítima dentro da instituição bancária e depois perseguindo-a quando ela deixou a agência.

Foi juntado laudo de exame pericial em local de crime, que apontou vestígios de sangue humano no local, bem como o encontro da barra de ferro usada para a prática da infração penal.

Foi realizado exame de corpo de delito na vítima, o qual apontou quatro lesões na cabeça, que lhe causaram traumatismo cranioencefálico. Também foi juntado o prontuário médico do hospital, no qual consta que a vítima foi submetida a imediata intervenção cirúrgica, o que salvou a sua vida. Por fim, o Instituto de Criminalística realizou exame pericial na barra de ferro, tendo sido constatada a presença de sangue humano nela.

Os laudos periciais já haviam todos sido juntados aos autos e todas as diligências já haviam sido cumpridas, razão pela qual os autos do inquérito policial estavam conclusos à autoridade policial.

Você é o(a) Delegado(a) de Polícia Civil presidente do inquérito policial. Nessa condição, e com base apenas nas informações acima expostas e naquelas que podem ser inferidas do enunciado, redija a medida de polícia judiciária adequada e, caso vislumbre a necessidade de representar por alguma cautelar, faça-o fundamentadamente.

Boa prática!

 

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 13.2021

(EMAGIS) Considere que José, titular de apólice securitária, encontre-se há seis meses sem pagar os prêmios mensais, momento no qual sobrevém o sinistro previsto no contrato de seguro como gerador do direito à indenização securitária.

A propósito, tendo presente a disciplina do Código Civil e a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o artigo 763 do Código Civil, não terá direito a indenização o segurado que estiver em mora no pagamento do prêmio, se ocorrer o sinistro antes de sua purgação.

II. Para o STJ, a mora do segurado no contrato de seguro é do tipo ‘ex persona’, não do tipo ‘ex re’.

III. Para o STJ, a indenização securitária será devida no caso em questão caso ausente a comunicação prévia do segurado pela seguradora acerca do atraso no pagamento do prêmio.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do pacto comissório, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que José se divorcie de Maria, jovem e capaz, com quem tem filho menor, João, de apenas 5 anos de idade. Tenha presente também ter havido fixação da obrigação de prestar alimentos por José a Maria e João.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça e o regramento do Código Civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a distribuição do ônus da prova no CPC/2015 (artigo 373), marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) Quanto aos prazos, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Em relação à remessa necessária no CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Está sujeita ao duplo grau de jurisdição, não produzindo efeito senão depois de confirmada pelo tribunal, a sentença proferida contra a União, ainda que a condenação ou o proveito econômico obtido na causa for de valor certo e líquido equivalente a 600 (seiscentos) salários-mínimos.

II. O patamar econômico limitador à remessa necessária é diferente conforme a sentença tenha sido proferida contra a União, os Estados e o Distrito Federal ou os Municípios.

III. Não se aplica a remessa necessária quando a sentença estiver fundada em entendimento coincidente com orientação vinculante firmada no âmbito administrativo do próprio ente público, consolidada em manifestação, parecer ou súmula administrativa.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) Em relação à ação popular, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) Assinale a opção CORRETA de acordo com o Código de Defesa do Consumidor:

 

(EMAGIS) Considerando a política de atendimento à criança e ao adolescente, segundo a Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA), assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre o acordo de colaboração premiada, marque a alternativa CORRETA.

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) Joaquim, com o intuito de fornecer energia elétrica a seu pequeno ponto comercial situado em via pública, efetuou uma ligação clandestina no poste de energia elétrica próximo a seu estabelecimento. Durante dois anos, ele utilizou a energia elétrica dessa fonte, sem qualquer registro ou pagamento do real consumo. Em fiscalização, foi constatada a prática de crime, e, antes do recebimento da denúncia, Joaquim quitou o valor da dívida apurado pela companhia de energia elétrica.

Consoante a jurisprudência do STJ, nessa situação hipotética, Joaquim praticou o crime de

 

(TJ/MS – Juiz – FCC – 2020) No que concerne à lei de drogas, correto afirmar:

 

(DPE/AM – Defensor Público – FCC – 2018) A Lei de Contravenções Penais

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com a competência em matéria penal e processual penal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Em operação conjunta de garantia da Lei e da Ordem, de iniciativa do Presidente da República, com militares do Exército e membro da Polícia Militar estadual, ocorre a morte de um civil. Existem indícios da prática de um crime doloso contra a vida, sendo que há suspeita da participação de um soldado do Exército Brasileiro e um soldado da Polícia Militar estadual neste fato. Nesse caso, é correto afirmar que a competência para o eventual julgamento é

 

(EMAGIS) Sobre o trabalho do preso, considerando a disciplina da Lei 7.210/1984 (LEP – Lei de Execução Penal) e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da garantia constitucional da liberdade de reunião (CF, artigo 5º, XVI), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne às medidas provisórias, assinale a alternativa incorreta, à luz da Constituição Federal e da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Acerca da teoria do poder constituinte, julgue os seguintes itens.

I. Constituição superveniente torna inconstitucionais leis anteriores com ela conflitantes.

II. Uma vez aprovada proposta de emenda constitucional pelo Congresso Nacional em exercício do seu poder constituinte derivado reformador, não haverá sanção ou veto pelo presidente da República.

III. Norma anterior não será recepcionada se sua forma não for mais admitida pela Constituição superveniente, ainda que seu conteúdo seja compatível com esta.

Assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Sobre o Ministério Público, considerada a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa incorreta.

 

(Procurador Jurídico – VUNESP – 2017) No dia 23 de outubro de 2005, o povo brasileiro foi consultado a respeito da proibição do comércio de armas de fogo e munições no país, visando a alteração no art. 35 do Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003), proibindo a comercialização de arma de fogo e munição em todo o território nacional, ou seja, consultava-se se estaria mantido ou não em vigor o dispositivo. Isso se deu por meio de:

 

(EMAGIS) Sabe-se que, quanto à classificação dos créditos na falência, os créditos trabalhistas estão em primeiro lugar na ordenação das preferências (Lei 11.101/2005, artigo 83, I). Sabe-se também que o Superior Tribunal da Justiça tem dado interpretação extensiva para a aludida categoria de créditos trabalhistas.

A propósito, marque a alternativa que expressa crédito NÃO tido como trabalhista pelo STJ para os fins em questão.

 

(EMAGIS) Considere que João, cliente de determinado banco, com este celebre contrato de mútuo, autorizando, por cláusula revogável contida no contrato, que o banco credor debite mensalmente o valor das prestações do empréstimo no saldo existente em conta corrente que João mantém na aludida instituição financeira.
Tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, avalie as assertivas que seguem.

I. É, nos termos da Súmula 603 do STJ, ilícita a cláusula contratual em questão, já que é vedado à instituição financeira apropriar-se de valores do correntista para satisfazer seu crédito.

II. O percentual de desconto em conta corrente passível de apropriação pelo banco não pode ultrapassar aquele autorizado em lei específica para os empréstimos consignados, sob pena de nulidade.

III. É ilícita a cláusula de desconto em conta corrente se esta for utilizada pelo mutuário para receber seus salários ou proventos de aposentadoria.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a inclusão do ICMS na base de cálculo da CPRB (Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta), avalie as assertivas que seguem.

I. O STJ, em recurso repetitivo, consagrou a tese de que os valores do ICMS não integram a base de cálculo da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta - CPRB, prevista na Lei n. 12.546/11.

II. O STF, sob repercussão geral, consagrou a tese de que é inconstitucional a inclusão do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS na base de cálculo da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta – CPRB.

III. Houve, na matéria, desconstituição pelo STF da jurisprudência que consagrara o STJ.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do IPTU, avalie as assertivas que seguem.

I. A posse direta exercida pelo locatário qualifica-o como contribuinte do IPTU.

II. O locatário não tem legitimidade ativa para a ação de repetição de indébito tributário de IPTU.

III. O locatário não tem legitimidade ativa para a ação declaratória de inexigibilidade de IPTU.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Segundo o direito ambiental e agrário, analise as afirmativas a seguir.

I. Segundo o princípio da proteção familiar, desde que explorada pela família, a pequena propriedade rural não será objeto de penhora para pagamento de débito decorrente de sua atividade produtiva.

II. Caso se identifique a entidade de classe e / ou movimentos sociais responsáveis pela prática de atos de invasão contra propriedade pública, só se poderá reter qualquer repasse de recursos públicos ou rescindir eventual instrumento de parceria celebrado com eles referente ao Programa de Reforma Agrária do Governo Federal pela via judicial, por envolver afetação de grupo vulnerável (reserva de jurisdição).

III. Ainda que se considere o decurso do tempo, eventuais construções existentes em área de preservação permanente podem ser demolidas pelo Poder Público, haja vista a inaplicabilidade da teoria do fato consumado.

IV. Consoante orientação do Superior Tribunal de Justiça, é possível a aplicação do princípio da insignificância nos delitos ambientais de forma casuística.

Estão corretas as afirmativas:

 

(EMAGIS) Assinale a opção incorreta, relativamente às agências reguladoras federais.

 

(TRF3 – Juiz – 2018) O art. 87, inciso IV, da Lei nº 8.666, de 1993, prevê que a inexecução do contrato firmado com a Administração Pública pelo contratado pode ocasionar a aplicação de uma série de sanções, dentre as quais a declaração de inidoneidade do contratado para licitar ou contratar com a Administração Pública. Isso quer dizer que, se houver inexecução do contrato:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com princípios da Administração Pública, processo administrativo (Lei 9.784/1999) e concurso público.
 
I. O STJ tem jurisprudência pacífica no sentido de que, quando o edital do concurso público exija como prova de escolaridade o diploma de conclusão do ensino superior, tal meio de prova não pode ser substituído pela declaração de conclusão.

II. A Lei 9.784/1999 acolhe expressamente o princípio da razoabilidade, bem como regra que os processos administrativos devem prestigiar as formas simples.

III. A doutrina consagra o princípio da vinculação ao instrumento convocatório (edital, no casos dos concursos públicos) como decorrência também dos princípios da impessoalidade e da igualdade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/PA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) Determinado servidor público estadual possui vencimento-base inferior ao salário mínimo. Sua remuneração é complementada por meio de um abono, destinado a garantir a percepção do mínimo legal.
Considerando-se os enunciados de súmula vinculante do STF, nesse caso, se for criada uma nova gratificação de desempenho aplicável a esse servidor, ela

 

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 13.2021

(EMAGIS) Considere que José, titular de apólice securitária, encontre-se há seis meses sem pagar os prêmios mensais, momento no qual sobrevém o sinistro previsto no contrato de seguro como gerador do direito à indenização securitária.

A propósito, tendo presente a disciplina do Código Civil e a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o artigo 763 do Código Civil, não terá direito a indenização o segurado que estiver em mora no pagamento do prêmio, se ocorrer o sinistro antes de sua purgação.

II. Para o STJ, a mora do segurado no contrato de seguro é do tipo ‘ex persona’, não do tipo ‘ex re’.

III. Para o STJ, a indenização securitária será devida no caso em questão caso ausente a comunicação prévia do segurado pela seguradora acerca do atraso no pagamento do prêmio.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do pacto comissório, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que José se divorcie de Maria, jovem e capaz, com quem tem filho menor, João, de apenas 5 anos de idade. Tenha presente também ter havido fixação da obrigação de prestar alimentos por José a Maria e João.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça e o regramento do Código Civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a distribuição do ônus da prova no CPC/2015 (artigo 373), marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) Quanto aos prazos, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Em relação à remessa necessária no CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Está sujeita ao duplo grau de jurisdição, não produzindo efeito senão depois de confirmada pelo tribunal, a sentença proferida contra a União, ainda que a condenação ou o proveito econômico obtido na causa for de valor certo e líquido equivalente a 600 (seiscentos) salários-mínimos.

II. O patamar econômico limitador à remessa necessária é diferente conforme a sentença tenha sido proferida contra a União, os Estados e o Distrito Federal ou os Municípios.

III. Não se aplica a remessa necessária quando a sentença estiver fundada em entendimento coincidente com orientação vinculante firmada no âmbito administrativo do próprio ente público, consolidada em manifestação, parecer ou súmula administrativa.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) Assinale a opção CORRETA de acordo com o Código de Defesa do Consumidor:

 

(EMAGIS) Considerando a política de atendimento à criança e ao adolescente, segundo a Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA), assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre o acordo de colaboração premiada, marque a alternativa CORRETA.

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) Joaquim, com o intuito de fornecer energia elétrica a seu pequeno ponto comercial situado em via pública, efetuou uma ligação clandestina no poste de energia elétrica próximo a seu estabelecimento. Durante dois anos, ele utilizou a energia elétrica dessa fonte, sem qualquer registro ou pagamento do real consumo. Em fiscalização, foi constatada a prática de crime, e, antes do recebimento da denúncia, Joaquim quitou o valor da dívida apurado pela companhia de energia elétrica.

Consoante a jurisprudência do STJ, nessa situação hipotética, Joaquim praticou o crime de

 

(TJ/MS – Juiz – FCC – 2020) No que concerne à lei de drogas, correto afirmar:

 

(DPE/AM – Defensor Público – FCC – 2018) A Lei de Contravenções Penais

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com a competência em matéria penal e processual penal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Em operação conjunta de garantia da Lei e da Ordem, de iniciativa do Presidente da República, com militares do Exército e membro da Polícia Militar estadual, ocorre a morte de um civil. Existem indícios da prática de um crime doloso contra a vida, sendo que há suspeita da participação de um soldado do Exército Brasileiro e um soldado da Polícia Militar estadual neste fato. Nesse caso, é correto afirmar que a competência para o eventual julgamento é

 

(EMAGIS) Sobre o trabalho do preso, considerando a disciplina da Lei 7.210/1984 (LEP – Lei de Execução Penal) e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da garantia constitucional da liberdade de reunião (CF, artigo 5º, XVI), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne às medidas provisórias, assinale a alternativa incorreta, à luz da Constituição Federal e da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Acerca da teoria do poder constituinte, julgue os seguintes itens.

I. Constituição superveniente torna inconstitucionais leis anteriores com ela conflitantes.

II. Uma vez aprovada proposta de emenda constitucional pelo Congresso Nacional em exercício do seu poder constituinte derivado reformador, não haverá sanção ou veto pelo presidente da República.

III. Norma anterior não será recepcionada se sua forma não for mais admitida pela Constituição superveniente, ainda que seu conteúdo seja compatível com esta.

Assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Sobre o Ministério Público, considerada a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa incorreta.

 

(Procurador Jurídico – VUNESP – 2017) No dia 23 de outubro de 2005, o povo brasileiro foi consultado a respeito da proibição do comércio de armas de fogo e munições no país, visando a alteração no art. 35 do Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003), proibindo a comercialização de arma de fogo e munição em todo o território nacional, ou seja, consultava-se se estaria mantido ou não em vigor o dispositivo. Isso se deu por meio de:

 

(EMAGIS) Sabe-se que, quanto à classificação dos créditos na falência, os créditos trabalhistas estão em primeiro lugar na ordenação das preferências (Lei 11.101/2005, artigo 83, I). Sabe-se também que o Superior Tribunal da Justiça tem dado interpretação extensiva para a aludida categoria de créditos trabalhistas.

A propósito, marque a alternativa que expressa crédito NÃO tido como trabalhista pelo STJ para os fins em questão.

 

(EMAGIS) Considere que João, cliente de determinado banco, com este celebre contrato de mútuo, autorizando, por cláusula revogável contida no contrato, que o banco credor debite mensalmente o valor das prestações do empréstimo no saldo existente em conta corrente que João mantém na aludida instituição financeira.
Tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, avalie as assertivas que seguem.

I. É, nos termos da Súmula 603 do STJ, ilícita a cláusula contratual em questão, já que é vedado à instituição financeira apropriar-se de valores do correntista para satisfazer seu crédito.

II. O percentual de desconto em conta corrente passível de apropriação pelo banco não pode ultrapassar aquele autorizado em lei específica para os empréstimos consignados, sob pena de nulidade.

III. É ilícita a cláusula de desconto em conta corrente se esta for utilizada pelo mutuário para receber seus salários ou proventos de aposentadoria.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a inclusão do ICMS na base de cálculo da CPRB (Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta), avalie as assertivas que seguem.

I. O STJ, em recurso repetitivo, consagrou a tese de que os valores do ICMS não integram a base de cálculo da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta - CPRB, prevista na Lei n. 12.546/11.

II. O STF, sob repercussão geral, consagrou a tese de que é inconstitucional a inclusão do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS na base de cálculo da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta – CPRB.

III. Houve, na matéria, desconstituição pelo STF da jurisprudência que consagrara o STJ.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do IPTU, avalie as assertivas que seguem.

I. A posse direta exercida pelo locatário qualifica-o como contribuinte do IPTU.

II. O locatário não tem legitimidade ativa para a ação de repetição de indébito tributário de IPTU.

III. O locatário não tem legitimidade ativa para a ação declaratória de inexigibilidade de IPTU.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Segundo o direito ambiental e agrário, analise as afirmativas a seguir.

I. Segundo o princípio da proteção familiar, desde que explorada pela família, a pequena propriedade rural não será objeto de penhora para pagamento de débito decorrente de sua atividade produtiva.

II. Caso se identifique a entidade de classe e / ou movimentos sociais responsáveis pela prática de atos de invasão contra propriedade pública, só se poderá reter qualquer repasse de recursos públicos ou rescindir eventual instrumento de parceria celebrado com eles referente ao Programa de Reforma Agrária do Governo Federal pela via judicial, por envolver afetação de grupo vulnerável (reserva de jurisdição).

III. Ainda que se considere o decurso do tempo, eventuais construções existentes em área de preservação permanente podem ser demolidas pelo Poder Público, haja vista a inaplicabilidade da teoria do fato consumado.

IV. Consoante orientação do Superior Tribunal de Justiça, é possível a aplicação do princípio da insignificância nos delitos ambientais de forma casuística.

Estão corretas as afirmativas:

 

(EMAGIS) Assinale a opção incorreta, relativamente às agências reguladoras federais.

 

(TRF3 – Juiz – 2018) O art. 87, inciso IV, da Lei nº 8.666, de 1993, prevê que a inexecução do contrato firmado com a Administração Pública pelo contratado pode ocasionar a aplicação de uma série de sanções, dentre as quais a declaração de inidoneidade do contratado para licitar ou contratar com a Administração Pública. Isso quer dizer que, se houver inexecução do contrato:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com princípios da Administração Pública, processo administrativo (Lei 9.784/1999) e concurso público.
 
I. O STJ tem jurisprudência pacífica no sentido de que, quando o edital do concurso público exija como prova de escolaridade o diploma de conclusão do ensino superior, tal meio de prova não pode ser substituído pela declaração de conclusão.

II. A Lei 9.784/1999 acolhe expressamente o princípio da razoabilidade, bem como regra que os processos administrativos devem prestigiar as formas simples.

III. A doutrina consagra o princípio da vinculação ao instrumento convocatório (edital, no casos dos concursos públicos) como decorrência também dos princípios da impessoalidade e da igualdade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/PA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) Determinado servidor público estadual possui vencimento-base inferior ao salário mínimo. Sua remuneração é complementada por meio de um abono, destinado a garantir a percepção do mínimo legal.
Considerando-se os enunciados de súmula vinculante do STF, nesse caso, se for criada uma nova gratificação de desempenho aplicável a esse servidor, ela

 

(EMAGIS) Sobre a figura do Corregedor Nacional do Ministério Público, assinale a alternativa correta

 

(EMAGIS) Em relação à ação popular, assinale a opção CORRETA:

 

(TJ/MS – FCC – 2020) Nos termos expressos da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, os Estados Partes buscarão promover o estabelecimento de uma idade

 

Objetivas MP Estadual - Rodada 13.2021

(EMAGIS) Sobre a figura do Corregedor Nacional do Ministério Público, assinale a alternativa correta

 

(EMAGIS) Sobre o acordo de colaboração premiada, marque a alternativa CORRETA.

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) Joaquim, com o intuito de fornecer energia elétrica a seu pequeno ponto comercial situado em via pública, efetuou uma ligação clandestina no poste de energia elétrica próximo a seu estabelecimento. Durante dois anos, ele utilizou a energia elétrica dessa fonte, sem qualquer registro ou pagamento do real consumo. Em fiscalização, foi constatada a prática de crime, e, antes do recebimento da denúncia, Joaquim quitou o valor da dívida apurado pela companhia de energia elétrica.

Consoante a jurisprudência do STJ, nessa situação hipotética, Joaquim praticou o crime de

 

(TJ/MS – Juiz – FCC – 2020) No que concerne à lei de drogas, correto afirmar:

 

(DPE/AM – Defensor Público – FCC – 2018) A Lei de Contravenções Penais

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com a competência em matéria penal e processual penal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Em operação conjunta de garantia da Lei e da Ordem, de iniciativa do Presidente da República, com militares do Exército e membro da Polícia Militar estadual, ocorre a morte de um civil. Existem indícios da prática de um crime doloso contra a vida, sendo que há suspeita da participação de um soldado do Exército Brasileiro e um soldado da Polícia Militar estadual neste fato. Nesse caso, é correto afirmar que a competência para o eventual julgamento é

 

(EMAGIS) Sobre o trabalho do preso, considerando a disciplina da Lei 7.210/1984 (LEP – Lei de Execução Penal) e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que José, titular de apólice securitária, encontre-se há seis meses sem pagar os prêmios mensais, momento no qual sobrevém o sinistro previsto no contrato de seguro como gerador do direito à indenização securitária.

A propósito, tendo presente a disciplina do Código Civil e a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o artigo 763 do Código Civil, não terá direito a indenização o segurado que estiver em mora no pagamento do prêmio, se ocorrer o sinistro antes de sua purgação.

II. Para o STJ, a mora do segurado no contrato de seguro é do tipo ‘ex persona’, não do tipo ‘ex re’.

III. Para o STJ, a indenização securitária será devida no caso em questão caso ausente a comunicação prévia do segurado pela seguradora acerca do atraso no pagamento do prêmio.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do pacto comissório, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que José se divorcie de Maria, jovem e capaz, com quem tem filho menor, João, de apenas 5 anos de idade. Tenha presente também ter havido fixação da obrigação de prestar alimentos por José a Maria e João.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça e o regramento do Código Civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a distribuição do ônus da prova no CPC/2015 (artigo 373), marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) Quanto aos prazos, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Em relação à remessa necessária no CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Está sujeita ao duplo grau de jurisdição, não produzindo efeito senão depois de confirmada pelo tribunal, a sentença proferida contra a União, ainda que a condenação ou o proveito econômico obtido na causa for de valor certo e líquido equivalente a 600 (seiscentos) salários-mínimos.

II. O patamar econômico limitador à remessa necessária é diferente conforme a sentença tenha sido proferida contra a União, os Estados e o Distrito Federal ou os Municípios.

III. Não se aplica a remessa necessária quando a sentença estiver fundada em entendimento coincidente com orientação vinculante firmada no âmbito administrativo do próprio ente público, consolidada em manifestação, parecer ou súmula administrativa.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) Em relação à ação popular, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) A respeito da garantia constitucional da liberdade de reunião (CF, artigo 5º, XVI), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne às medidas provisórias, assinale a alternativa incorreta, à luz da Constituição Federal e da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Acerca da teoria do poder constituinte, julgue os seguintes itens.

I. Constituição superveniente torna inconstitucionais leis anteriores com ela conflitantes.

II. Uma vez aprovada proposta de emenda constitucional pelo Congresso Nacional em exercício do seu poder constituinte derivado reformador, não haverá sanção ou veto pelo presidente da República.

III. Norma anterior não será recepcionada se sua forma não for mais admitida pela Constituição superveniente, ainda que seu conteúdo seja compatível com esta.

Assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Sobre o Ministério Público, considerada a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa incorreta.

 

(TJ/MS – FCC – 2020) Nos termos expressos da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, os Estados Partes buscarão promover o estabelecimento de uma idade

 

(EMAGIS) Assinale a opção incorreta, relativamente às agências reguladoras federais.

 

(TRF3 – Juiz – 2018) O art. 87, inciso IV, da Lei nº 8.666, de 1993, prevê que a inexecução do contrato firmado com a Administração Pública pelo contratado pode ocasionar a aplicação de uma série de sanções, dentre as quais a declaração de inidoneidade do contratado para licitar ou contratar com a Administração Pública. Isso quer dizer que, se houver inexecução do contrato:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com princípios da Administração Pública, processo administrativo (Lei 9.784/1999) e concurso público.
 
I. O STJ tem jurisprudência pacífica no sentido de que, quando o edital do concurso público exija como prova de escolaridade o diploma de conclusão do ensino superior, tal meio de prova não pode ser substituído pela declaração de conclusão.

II. A Lei 9.784/1999 acolhe expressamente o princípio da razoabilidade, bem como regra que os processos administrativos devem prestigiar as formas simples.

III. A doutrina consagra o princípio da vinculação ao instrumento convocatório (edital, no casos dos concursos públicos) como decorrência também dos princípios da impessoalidade e da igualdade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/PA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) Determinado servidor público estadual possui vencimento-base inferior ao salário mínimo. Sua remuneração é complementada por meio de um abono, destinado a garantir a percepção do mínimo legal.
Considerando-se os enunciados de súmula vinculante do STF, nesse caso, se for criada uma nova gratificação de desempenho aplicável a esse servidor, ela

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Segundo o direito ambiental e agrário, analise as afirmativas a seguir.

I. Segundo o princípio da proteção familiar, desde que explorada pela família, a pequena propriedade rural não será objeto de penhora para pagamento de débito decorrente de sua atividade produtiva.

II. Caso se identifique a entidade de classe e / ou movimentos sociais responsáveis pela prática de atos de invasão contra propriedade pública, só se poderá reter qualquer repasse de recursos públicos ou rescindir eventual instrumento de parceria celebrado com eles referente ao Programa de Reforma Agrária do Governo Federal pela via judicial, por envolver afetação de grupo vulnerável (reserva de jurisdição).

III. Ainda que se considere o decurso do tempo, eventuais construções existentes em área de preservação permanente podem ser demolidas pelo Poder Público, haja vista a inaplicabilidade da teoria do fato consumado.

IV. Consoante orientação do Superior Tribunal de Justiça, é possível a aplicação do princípio da insignificância nos delitos ambientais de forma casuística.

Estão corretas as afirmativas:

 

(EMAGIS) Sobre a inclusão do ICMS na base de cálculo da CPRB (Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta), avalie as assertivas que seguem.

I. O STJ, em recurso repetitivo, consagrou a tese de que os valores do ICMS não integram a base de cálculo da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta - CPRB, prevista na Lei n. 12.546/11.

II. O STF, sob repercussão geral, consagrou a tese de que é inconstitucional a inclusão do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS na base de cálculo da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta – CPRB.

III. Houve, na matéria, desconstituição pelo STF da jurisprudência que consagrara o STJ.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do IPTU, avalie as assertivas que seguem.

I. A posse direta exercida pelo locatário qualifica-o como contribuinte do IPTU.

II. O locatário não tem legitimidade ativa para a ação de repetição de indébito tributário de IPTU.

III. O locatário não tem legitimidade ativa para a ação declaratória de inexigibilidade de IPTU.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sabe-se que, quanto à classificação dos créditos na falência, os créditos trabalhistas estão em primeiro lugar na ordenação das preferências (Lei 11.101/2005, artigo 83, I). Sabe-se também que o Superior Tribunal da Justiça tem dado interpretação extensiva para a aludida categoria de créditos trabalhistas.

A propósito, marque a alternativa que expressa crédito NÃO tido como trabalhista pelo STJ para os fins em questão.

 

(EMAGIS) Considere que João, cliente de determinado banco, com este celebre contrato de mútuo, autorizando, por cláusula revogável contida no contrato, que o banco credor debite mensalmente o valor das prestações do empréstimo no saldo existente em conta corrente que João mantém na aludida instituição financeira.
Tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, avalie as assertivas que seguem.

I. É, nos termos da Súmula 603 do STJ, ilícita a cláusula contratual em questão, já que é vedado à instituição financeira apropriar-se de valores do correntista para satisfazer seu crédito.

II. O percentual de desconto em conta corrente passível de apropriação pelo banco não pode ultrapassar aquele autorizado em lei específica para os empréstimos consignados, sob pena de nulidade.

III. É ilícita a cláusula de desconto em conta corrente se esta for utilizada pelo mutuário para receber seus salários ou proventos de aposentadoria.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(Procurador Jurídico – VUNESP – 2017) No dia 23 de outubro de 2005, o povo brasileiro foi consultado a respeito da proibição do comércio de armas de fogo e munições no país, visando a alteração no art. 35 do Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003), proibindo a comercialização de arma de fogo e munição em todo o território nacional, ou seja, consultava-se se estaria mantido ou não em vigor o dispositivo. Isso se deu por meio de:

 

(EMAGIS) Considerando a política de atendimento à criança e ao adolescente, segundo a Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA), assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Assinale a opção CORRETA de acordo com o Código de Defesa do Consumidor:

 

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 13.2021

(EMAGIS) Assinale a opção incorreta, relativamente às agências reguladoras federais.

 

(TRF3 – Juiz – 2018) O art. 87, inciso IV, da Lei nº 8.666, de 1993, prevê que a inexecução do contrato firmado com a Administração Pública pelo contratado pode ocasionar a aplicação de uma série de sanções, dentre as quais a declaração de inidoneidade do contratado para licitar ou contratar com a Administração Pública. Isso quer dizer que, se houver inexecução do contrato:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com princípios da Administração Pública, processo administrativo (Lei 9.784/1999) e concurso público.
 
I. O STJ tem jurisprudência pacífica no sentido de que, quando o edital do concurso público exija como prova de escolaridade o diploma de conclusão do ensino superior, tal meio de prova não pode ser substituído pela declaração de conclusão.

II. A Lei 9.784/1999 acolhe expressamente o princípio da razoabilidade, bem como regra que os processos administrativos devem prestigiar as formas simples.

III. A doutrina consagra o princípio da vinculação ao instrumento convocatório (edital, no casos dos concursos públicos) como decorrência também dos princípios da impessoalidade e da igualdade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/PA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) Determinado servidor público estadual possui vencimento-base inferior ao salário mínimo. Sua remuneração é complementada por meio de um abono, destinado a garantir a percepção do mínimo legal.
Considerando-se os enunciados de súmula vinculante do STF, nesse caso, se for criada uma nova gratificação de desempenho aplicável a esse servidor, ela

 

(EMAGIS) A respeito da garantia constitucional da liberdade de reunião (CF, artigo 5º, XVI), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne às medidas provisórias, assinale a alternativa incorreta, à luz da Constituição Federal e da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Acerca da teoria do poder constituinte, julgue os seguintes itens.

I. Constituição superveniente torna inconstitucionais leis anteriores com ela conflitantes.

II. Uma vez aprovada proposta de emenda constitucional pelo Congresso Nacional em exercício do seu poder constituinte derivado reformador, não haverá sanção ou veto pelo presidente da República.

III. Norma anterior não será recepcionada se sua forma não for mais admitida pela Constituição superveniente, ainda que seu conteúdo seja compatível com esta.

Assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Sobre o Ministério Público, considerada a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre a distribuição do ônus da prova no CPC/2015 (artigo 373), marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) Quanto aos prazos, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Em relação à remessa necessária no CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Está sujeita ao duplo grau de jurisdição, não produzindo efeito senão depois de confirmada pelo tribunal, a sentença proferida contra a União, ainda que a condenação ou o proveito econômico obtido na causa for de valor certo e líquido equivalente a 600 (seiscentos) salários-mínimos.

II. O patamar econômico limitador à remessa necessária é diferente conforme a sentença tenha sido proferida contra a União, os Estados e o Distrito Federal ou os Municípios.

III. Não se aplica a remessa necessária quando a sentença estiver fundada em entendimento coincidente com orientação vinculante firmada no âmbito administrativo do próprio ente público, consolidada em manifestação, parecer ou súmula administrativa.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) Considere que José, titular de apólice securitária, encontre-se há seis meses sem pagar os prêmios mensais, momento no qual sobrevém o sinistro previsto no contrato de seguro como gerador do direito à indenização securitária.

A propósito, tendo presente a disciplina do Código Civil e a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o artigo 763 do Código Civil, não terá direito a indenização o segurado que estiver em mora no pagamento do prêmio, se ocorrer o sinistro antes de sua purgação.

II. Para o STJ, a mora do segurado no contrato de seguro é do tipo ‘ex persona’, não do tipo ‘ex re’.

III. Para o STJ, a indenização securitária será devida no caso em questão caso ausente a comunicação prévia do segurado pela seguradora acerca do atraso no pagamento do prêmio.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do pacto comissório, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que José se divorcie de Maria, jovem e capaz, com quem tem filho menor, João, de apenas 5 anos de idade. Tenha presente também ter havido fixação da obrigação de prestar alimentos por José a Maria e João.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça e o regramento do Código Civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sabe-se que, quanto à classificação dos créditos na falência, os créditos trabalhistas estão em primeiro lugar na ordenação das preferências (Lei 11.101/2005, artigo 83, I). Sabe-se também que o Superior Tribunal da Justiça tem dado interpretação extensiva para a aludida categoria de créditos trabalhistas.

A propósito, marque a alternativa que expressa crédito NÃO tido como trabalhista pelo STJ para os fins em questão.

 

(EMAGIS) Considere que João, cliente de determinado banco, com este celebre contrato de mútuo, autorizando, por cláusula revogável contida no contrato, que o banco credor debite mensalmente o valor das prestações do empréstimo no saldo existente em conta corrente que João mantém na aludida instituição financeira.
Tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, avalie as assertivas que seguem.

I. É, nos termos da Súmula 603 do STJ, ilícita a cláusula contratual em questão, já que é vedado à instituição financeira apropriar-se de valores do correntista para satisfazer seu crédito.

II. O percentual de desconto em conta corrente passível de apropriação pelo banco não pode ultrapassar aquele autorizado em lei específica para os empréstimos consignados, sob pena de nulidade.

III. É ilícita a cláusula de desconto em conta corrente se esta for utilizada pelo mutuário para receber seus salários ou proventos de aposentadoria.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a inclusão do ICMS na base de cálculo da CPRB (Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta), avalie as assertivas que seguem.

I. O STJ, em recurso repetitivo, consagrou a tese de que os valores do ICMS não integram a base de cálculo da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta - CPRB, prevista na Lei n. 12.546/11.

II. O STF, sob repercussão geral, consagrou a tese de que é inconstitucional a inclusão do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS na base de cálculo da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta – CPRB.

III. Houve, na matéria, desconstituição pelo STF da jurisprudência que consagrara o STJ.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do IPTU, avalie as assertivas que seguem.

I. A posse direta exercida pelo locatário qualifica-o como contribuinte do IPTU.

II. O locatário não tem legitimidade ativa para a ação de repetição de indébito tributário de IPTU.

III. O locatário não tem legitimidade ativa para a ação declaratória de inexigibilidade de IPTU.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que, em decorrência de irregularidades devidamente apuradas na prestação de contas referentes a recursos recebidos da União através de convênio, o Município venha a ter seu nome inscrito em cadastro federal de inadimplentes (SIAFI).
Tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, avalie as assertivas que seguem.

I. Se a irregularidade cometida pelo Município referir-se a gestão municipal anterior à penalizada com a inscrição, deve esta inscrição, ‘pleno jure’, ser levantada.

II. Se a irregularidade cometida pelo Município referir-se a gestão municipal anterior à penalizada com a inscrição, é juridicamente impossível a pretensão desta última gestão de levantamento da inscrição, tendo apenas a gestão anterior legitimidade para discutir em juízo mencionada inscrição.

III. Ainda que a gestão municipal penalizada com a inscrição tome as providência contra a gestão anterior que cometeu a irregularidade no sentido de sanear esta, tal atuação não surte efeitos no plano federal, mas apenas no plano local.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PGM – JOÃO PESSOA/PB – PROCURADOR DO MUNICÍPIO – CESPE/CEBRASPE – 2018) Acerca da estabilidade dos membros da CIPA, assinale a opção correta.

 

(Procurador Autárquico – Prefeitura de Vila Velha/ES – IBADE – 2020). No que toca ao tema Fazenda Pública e reexame necessário, considerando a jurisprudência consolidada do Tribunal Superior do Trabalho, é lícito afirmar que:

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Segundo o direito ambiental e agrário, analise as afirmativas a seguir.

I. Segundo o princípio da proteção familiar, desde que explorada pela família, a pequena propriedade rural não será objeto de penhora para pagamento de débito decorrente de sua atividade produtiva.

II. Caso se identifique a entidade de classe e / ou movimentos sociais responsáveis pela prática de atos de invasão contra propriedade pública, só se poderá reter qualquer repasse de recursos públicos ou rescindir eventual instrumento de parceria celebrado com eles referente ao Programa de Reforma Agrária do Governo Federal pela via judicial, por envolver afetação de grupo vulnerável (reserva de jurisdição).

III. Ainda que se considere o decurso do tempo, eventuais construções existentes em área de preservação permanente podem ser demolidas pelo Poder Público, haja vista a inaplicabilidade da teoria do fato consumado.

IV. Consoante orientação do Superior Tribunal de Justiça, é possível a aplicação do princípio da insignificância nos delitos ambientais de forma casuística.

Estão corretas as afirmativas:

 

(DPE/BA – FCC – 2016) A Lei Complementar nº 80/94, ao prescrever normas para a organização das Defensorias Públicas dos Estados, dispõe que

 

(TJ/MS – FCC – 2020) Nos termos expressos da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, os Estados Partes buscarão promover o estabelecimento de uma idade

 

(EMAGIS) Sobre o acordo de colaboração premiada, marque a alternativa CORRETA.

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) Joaquim, com o intuito de fornecer energia elétrica a seu pequeno ponto comercial situado em via pública, efetuou uma ligação clandestina no poste de energia elétrica próximo a seu estabelecimento. Durante dois anos, ele utilizou a energia elétrica dessa fonte, sem qualquer registro ou pagamento do real consumo. Em fiscalização, foi constatada a prática de crime, e, antes do recebimento da denúncia, Joaquim quitou o valor da dívida apurado pela companhia de energia elétrica.

Consoante a jurisprudência do STJ, nessa situação hipotética, Joaquim praticou o crime de

 

(TJ/MS – Juiz – FCC – 2020) No que concerne à lei de drogas, correto afirmar:

 

(DPE/AM – Defensor Público – FCC – 2018) A Lei de Contravenções Penais

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com a competência em matéria penal e processual penal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Em operação conjunta de garantia da Lei e da Ordem, de iniciativa do Presidente da República, com militares do Exército e membro da Polícia Militar estadual, ocorre a morte de um civil. Existem indícios da prática de um crime doloso contra a vida, sendo que há suspeita da participação de um soldado do Exército Brasileiro e um soldado da Polícia Militar estadual neste fato. Nesse caso, é correto afirmar que a competência para o eventual julgamento é

 

(EMAGIS) Sobre o trabalho do preso, considerando a disciplina da Lei 7.210/1984 (LEP – Lei de Execução Penal) e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação à ação popular, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) Considerando a política de atendimento à criança e ao adolescente, segundo a Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA), assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Assinale a opção CORRETA de acordo com o Código de Defesa do Consumidor:

 

Objetivas DP Estadual - Rodada 13.2021

(DPE/BA – FCC – 2016) A Lei Complementar nº 80/94, ao prescrever normas para a organização das Defensorias Públicas dos Estados, dispõe que

 

(TJ/MS – FCC – 2020) Nos termos expressos da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, os Estados Partes buscarão promover o estabelecimento de uma idade

 

(EMAGIS) Sobre o acordo de colaboração premiada, marque a alternativa CORRETA.

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) Joaquim, com o intuito de fornecer energia elétrica a seu pequeno ponto comercial situado em via pública, efetuou uma ligação clandestina no poste de energia elétrica próximo a seu estabelecimento. Durante dois anos, ele utilizou a energia elétrica dessa fonte, sem qualquer registro ou pagamento do real consumo. Em fiscalização, foi constatada a prática de crime, e, antes do recebimento da denúncia, Joaquim quitou o valor da dívida apurado pela companhia de energia elétrica.

Consoante a jurisprudência do STJ, nessa situação hipotética, Joaquim praticou o crime de

 

(TJ/MS – Juiz – FCC – 2020) No que concerne à lei de drogas, correto afirmar:

 

(DPE/AM – Defensor Público – FCC – 2018) A Lei de Contravenções Penais

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com a competência em matéria penal e processual penal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Em operação conjunta de garantia da Lei e da Ordem, de iniciativa do Presidente da República, com militares do Exército e membro da Polícia Militar estadual, ocorre a morte de um civil. Existem indícios da prática de um crime doloso contra a vida, sendo que há suspeita da participação de um soldado do Exército Brasileiro e um soldado da Polícia Militar estadual neste fato. Nesse caso, é correto afirmar que a competência para o eventual julgamento é

 

(EMAGIS) Sobre o trabalho do preso, considerando a disciplina da Lei 7.210/1984 (LEP – Lei de Execução Penal) e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que José, titular de apólice securitária, encontre-se há seis meses sem pagar os prêmios mensais, momento no qual sobrevém o sinistro previsto no contrato de seguro como gerador do direito à indenização securitária.

A propósito, tendo presente a disciplina do Código Civil e a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o artigo 763 do Código Civil, não terá direito a indenização o segurado que estiver em mora no pagamento do prêmio, se ocorrer o sinistro antes de sua purgação.

II. Para o STJ, a mora do segurado no contrato de seguro é do tipo ‘ex persona’, não do tipo ‘ex re’.

III. Para o STJ, a indenização securitária será devida no caso em questão caso ausente a comunicação prévia do segurado pela seguradora acerca do atraso no pagamento do prêmio.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do pacto comissório, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que José se divorcie de Maria, jovem e capaz, com quem tem filho menor, João, de apenas 5 anos de idade. Tenha presente também ter havido fixação da obrigação de prestar alimentos por José a Maria e João.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça e o regramento do Código Civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a distribuição do ônus da prova no CPC/2015 (artigo 373), marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) Quanto aos prazos, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Em relação à remessa necessária no CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Está sujeita ao duplo grau de jurisdição, não produzindo efeito senão depois de confirmada pelo tribunal, a sentença proferida contra a União, ainda que a condenação ou o proveito econômico obtido na causa for de valor certo e líquido equivalente a 600 (seiscentos) salários-mínimos.

II. O patamar econômico limitador à remessa necessária é diferente conforme a sentença tenha sido proferida contra a União, os Estados e o Distrito Federal ou os Municípios.

III. Não se aplica a remessa necessária quando a sentença estiver fundada em entendimento coincidente com orientação vinculante firmada no âmbito administrativo do próprio ente público, consolidada em manifestação, parecer ou súmula administrativa.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) Em relação à ação popular, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) A respeito da garantia constitucional da liberdade de reunião (CF, artigo 5º, XVI), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne às medidas provisórias, assinale a alternativa incorreta, à luz da Constituição Federal e da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Acerca da teoria do poder constituinte, julgue os seguintes itens.

I. Constituição superveniente torna inconstitucionais leis anteriores com ela conflitantes.

II. Uma vez aprovada proposta de emenda constitucional pelo Congresso Nacional em exercício do seu poder constituinte derivado reformador, não haverá sanção ou veto pelo presidente da República.

III. Norma anterior não será recepcionada se sua forma não for mais admitida pela Constituição superveniente, ainda que seu conteúdo seja compatível com esta.

Assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Sobre o Ministério Público, considerada a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Assinale a opção incorreta, relativamente às agências reguladoras federais.

 

(TRF3 – Juiz – 2018) O art. 87, inciso IV, da Lei nº 8.666, de 1993, prevê que a inexecução do contrato firmado com a Administração Pública pelo contratado pode ocasionar a aplicação de uma série de sanções, dentre as quais a declaração de inidoneidade do contratado para licitar ou contratar com a Administração Pública. Isso quer dizer que, se houver inexecução do contrato:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com princípios da Administração Pública, processo administrativo (Lei 9.784/1999) e concurso público.
 
I. O STJ tem jurisprudência pacífica no sentido de que, quando o edital do concurso público exija como prova de escolaridade o diploma de conclusão do ensino superior, tal meio de prova não pode ser substituído pela declaração de conclusão.

II. A Lei 9.784/1999 acolhe expressamente o princípio da razoabilidade, bem como regra que os processos administrativos devem prestigiar as formas simples.

III. A doutrina consagra o princípio da vinculação ao instrumento convocatório (edital, no casos dos concursos públicos) como decorrência também dos princípios da impessoalidade e da igualdade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/PA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) Determinado servidor público estadual possui vencimento-base inferior ao salário mínimo. Sua remuneração é complementada por meio de um abono, destinado a garantir a percepção do mínimo legal.
Considerando-se os enunciados de súmula vinculante do STF, nesse caso, se for criada uma nova gratificação de desempenho aplicável a esse servidor, ela

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Segundo o direito ambiental e agrário, analise as afirmativas a seguir.

I. Segundo o princípio da proteção familiar, desde que explorada pela família, a pequena propriedade rural não será objeto de penhora para pagamento de débito decorrente de sua atividade produtiva.

II. Caso se identifique a entidade de classe e / ou movimentos sociais responsáveis pela prática de atos de invasão contra propriedade pública, só se poderá reter qualquer repasse de recursos públicos ou rescindir eventual instrumento de parceria celebrado com eles referente ao Programa de Reforma Agrária do Governo Federal pela via judicial, por envolver afetação de grupo vulnerável (reserva de jurisdição).

III. Ainda que se considere o decurso do tempo, eventuais construções existentes em área de preservação permanente podem ser demolidas pelo Poder Público, haja vista a inaplicabilidade da teoria do fato consumado.

IV. Consoante orientação do Superior Tribunal de Justiça, é possível a aplicação do princípio da insignificância nos delitos ambientais de forma casuística.

Estão corretas as afirmativas:

 

(EMAGIS) Sobre a inclusão do ICMS na base de cálculo da CPRB (Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta), avalie as assertivas que seguem.

I. O STJ, em recurso repetitivo, consagrou a tese de que os valores do ICMS não integram a base de cálculo da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta - CPRB, prevista na Lei n. 12.546/11.

II. O STF, sob repercussão geral, consagrou a tese de que é inconstitucional a inclusão do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS na base de cálculo da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta – CPRB.

III. Houve, na matéria, desconstituição pelo STF da jurisprudência que consagrara o STJ.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do IPTU, avalie as assertivas que seguem.

I. A posse direta exercida pelo locatário qualifica-o como contribuinte do IPTU.

II. O locatário não tem legitimidade ativa para a ação de repetição de indébito tributário de IPTU.

III. O locatário não tem legitimidade ativa para a ação declaratória de inexigibilidade de IPTU.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sabe-se que, quanto à classificação dos créditos na falência, os créditos trabalhistas estão em primeiro lugar na ordenação das preferências (Lei 11.101/2005, artigo 83, I). Sabe-se também que o Superior Tribunal da Justiça tem dado interpretação extensiva para a aludida categoria de créditos trabalhistas.

A propósito, marque a alternativa que expressa crédito NÃO tido como trabalhista pelo STJ para os fins em questão.

 

(EMAGIS) Considere que João, cliente de determinado banco, com este celebre contrato de mútuo, autorizando, por cláusula revogável contida no contrato, que o banco credor debite mensalmente o valor das prestações do empréstimo no saldo existente em conta corrente que João mantém na aludida instituição financeira.
Tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, avalie as assertivas que seguem.

I. É, nos termos da Súmula 603 do STJ, ilícita a cláusula contratual em questão, já que é vedado à instituição financeira apropriar-se de valores do correntista para satisfazer seu crédito.

II. O percentual de desconto em conta corrente passível de apropriação pelo banco não pode ultrapassar aquele autorizado em lei específica para os empréstimos consignados, sob pena de nulidade.

III. É ilícita a cláusula de desconto em conta corrente se esta for utilizada pelo mutuário para receber seus salários ou proventos de aposentadoria.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considerando a política de atendimento à criança e ao adolescente, segundo a Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA), assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Assinale a opção CORRETA de acordo com o Código de Defesa do Consumidor:

 

Discursivas - Rodada 13.2021 - Questão 1

Paulo Cintura dirigiu-se até Ciudad del Este, no Paraguai, e lá adquiriu anabolizantes produzidos no México, os quais não têm registro na ANVISA. Trouxe-os, então, para deles fazer uso e, também, revendê-los na cidade de Lagoa da Confusão/TO, onde reside.

Nesse caso, indaga-se: em qual tipo penal Paulo Cintura incursionou? Qual é a pena aplicável ao delito?

Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

Discursivas - Rodada 13.2021 - Questão 2

Os terrenos de marinha localizados em municípios com sede em ilhas costeiras continuam sendo de propriedade da União, mesmo após o advento da Emenda Constitucional nº 46/2005? Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

Discursivas - Rodada 13.2021 - Questão 3

Os servidores de determinado Estado ingressaram no serviço público sem que fosse realizado concurso para a investidura. A lei complementar que embasou o ato administrativo de contratação foi declarada inconstitucional mais de 5 (cinco) anos depois, pois não havia, na hipótese, possibilidade de ingresso sem concurso, culminando na exoneração, no estrito cumprimento da declaração de inconstitucionalidade, de todos os servidores abrangidos pelos efeitos da decisão. Os servidores se insurgiram contra a exoneração, alegando estabilidade pela teoria do fato consumado e, também, decadência do direito de a Administração de promover a exoneração, com fundamento no art. 54 da Lei 9.784/99. Pergunta-se: A Administração poderia exonerar os servidores com base em qual fundamento? Há prazo para invalidação do ato administrativo de contratação sem concurso público? Responda em, no máximo, 15 linhas.

Discursivas - Rodada 13.2021 - Questão 4

Em 25 de janeiro de 2019, houve o rompimento de uma barragem de rejeitos de minério, localizada no Município de Brumadinho (MG). A barragem era de responsabilidade da mineradora Vale S.A. O rompimento resultou em um terrível desastre ambiental e humanitário, com inúmeros mortos e uma grande poluição. Joaquina, na condição de cidadã, ajuizou ação popular contra a União, o Estado de Minas Gerais e a Vale S.A., pedindo para que os réus fossem condenados a: 1) recuperar o meio ambiente degradado pelo rompimento; 2) pagar indenização pelos danos materiais e morais causados; 3) pagar multa por dano ambiental. Como ela mora em Brasília, ajuizou a ação no foro de seu domicílio e a demanda foi distribuída para a 1ª Vara Federal de Brasília. Um dos dispositivos invocados para a firmar a competência foi o art. 51, parágrafo único do CPC. Na 17ª Vara Federal de Minas Gerais existem ações individuais, ações populares e ações civis públicas tramitando contra os mesmos réus e envolvendo pedidos semelhantes a essa ação popular ajuizada em Brasília. Ao tomar conhecimento disso, o Juízo da 1ª Vara Federal de Brasília remeteu os autos da ação popular para a 17ª Vara Federal de Minas Gerais por entender que o foro competente, na situação específica dos autos, não se enquadra na regra geral do domicílio do autor, haja vista que, em virtude da defesa do interesse coletivo, o processamento da ação seria mais bem realizado no local em que ocorreu a tragédia. Explique o que é ação popular e esclareça quem é competente para julgar esta ação popular: o juízo do domicílio do autor ou o juízo do local em que se consumou o ato danoso? Responda, fundamentadamente, em até 10 linhas.

Discursivas - Rodada 13.2021 - Questão 5

Os Estados-membros e o Distrito Federal podem legislar sobre postagem de boletos de empresas públicas e privadas? Explique. (Máximo 15 linhas).

Discursivas - Rodada 13.2021

Paulo Cintura dirigiu-se até Ciudad del Este, no Paraguai, e lá adquiriu anabolizantes produzidos no México, os quais não têm registro na ANVISA. Trouxe-os, então, para deles fazer uso e, também, revendê-los na cidade de Lagoa da Confusão/TO, onde reside.

Nesse caso, indaga-se: em qual tipo penal Paulo Cintura incursionou? Qual é a pena aplicável ao delito?

Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

 

Os terrenos de marinha localizados em municípios com sede em ilhas costeiras continuam sendo de propriedade da União, mesmo após o advento da Emenda Constitucional nº 46/2005? Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

 

Os servidores de determinado Estado ingressaram no serviço público sem que fosse realizado concurso para a investidura. A lei complementar que embasou o ato administrativo de contratação foi declarada inconstitucional mais de 5 (cinco) anos depois, pois não havia, na hipótese, possibilidade de ingresso sem concurso, culminando na exoneração, no estrito cumprimento da declaração de inconstitucionalidade, de todos os servidores abrangidos pelos efeitos da decisão. Os servidores se insurgiram contra a exoneração, alegando estabilidade pela teoria do fato consumado e, também, decadência do direito de a Administração de promover a exoneração, com fundamento no art. 54 da Lei 9.784/99. Pergunta-se: A Administração poderia exonerar os servidores com base em qual fundamento? Há prazo para invalidação do ato administrativo de contratação sem concurso público? Responda em, no máximo, 15 linhas.

 

Em 25 de janeiro de 2019, houve o rompimento de uma barragem de rejeitos de minério, localizada no Município de Brumadinho (MG). A barragem era de responsabilidade da mineradora Vale S.A. O rompimento resultou em um terrível desastre ambiental e humanitário, com inúmeros mortos e uma grande poluição. Joaquina, na condição de cidadã, ajuizou ação popular contra a União, o Estado de Minas Gerais e a Vale S.A., pedindo para que os réus fossem condenados a: 1) recuperar o meio ambiente degradado pelo rompimento; 2) pagar indenização pelos danos materiais e morais causados; 3) pagar multa por dano ambiental. Como ela mora em Brasília, ajuizou a ação no foro de seu domicílio e a demanda foi distribuída para a 1ª Vara Federal de Brasília. Um dos dispositivos invocados para a firmar a competência foi o art. 51, parágrafo único do CPC. Na 17ª Vara Federal de Minas Gerais existem ações individuais, ações populares e ações civis públicas tramitando contra os mesmos réus e envolvendo pedidos semelhantes a essa ação popular ajuizada em Brasília. Ao tomar conhecimento disso, o Juízo da 1ª Vara Federal de Brasília remeteu os autos da ação popular para a 17ª Vara Federal de Minas Gerais por entender que o foro competente, na situação específica dos autos, não se enquadra na regra geral do domicílio do autor, haja vista que, em virtude da defesa do interesse coletivo, o processamento da ação seria mais bem realizado no local em que ocorreu a tragédia. Explique o que é ação popular e esclareça quem é competente para julgar esta ação popular: o juízo do domicílio do autor ou o juízo do local em que se consumou o ato danoso? Responda, fundamentadamente, em até 10 linhas.

 

Os Estados-membros e o Distrito Federal podem legislar sobre postagem de boletos de empresas públicas e privadas? Explique. (Máximo 15 linhas).

 

PGE/PGM - Rodada 13.2021

MARIA MENEZES, servidora pública de carreira no Estado ALFA, assumiu cargo em comissão na chefia de seu departamento, passando a receber gratificação pelo cargo durante 2 (dois anos), correspondente ao dobro da remuneração do cargo efetivo de origem. Depois que deixou a função, porém, a Administração, por erro do sistema de pagamentos, continuou pagando a gratificação durante mais dois anos à servidora.

Diante da constatação do equívoco, o Estado, por meio do departamento de pessoal, notificou a servidora para devolver, em 30 dias, os valores recebidos indevidamente, mas ela se negou ao cumprimento. Alegou que como o erro foi da Administração, não estaria obrigada à devolução.

O Estado propôs, então, ação contra a servidora para a cobrança, com fundamento no art. 35 da Lei Estadual n. 4.550/92, que tem o seguinte teor: “Art. 35. As reposições e indenizações ao erário serão previamente comunicadas ao servidor ativo, para pagamento, no prazo máximo de trinta dias, podendo ser parceladas, a pedido do interessado.” Apontou que o recebimento foi de má-fé, já que a gratificação correspondia ao dobro da remuneração do cargo efetivo de origem da servidora, que não teria como não perceber o equívoco.

A ação foi julgada procedente, até porque a servidora não conseguiu ilidir a má-fé no recebimento. A sentença fundamentou-se no referido dispositivo legal da Lei Estadual e no art. 884 do CC, que veda o enriquecimento sem causa. MARIA MENEZES recorreu, reiterando o fundamento apresentado na seara administrativa. O Estado ofertou as contrarrazões recursais.

Admitido o recurso em segundo grau de jurisdição, o Relator deu-lhe provimento monocrático, com base no art. 1.011, I, do CPC. Decidiu pela contrariedade da decisão recorrida com acórdão proferido pelo STJ em Recurso Repetitivo, segundo o qual a errônea interpretação da lei pela Administração gera presunção de boa-fé do servidor, afastando o dever de devolução.

O Estado foi intimado da decisão em 10/03/2021. Como Procurador, apresente a peça processual adequada, com os fundamentos jurídicos pertinentes. É dispensado o relatório dos fatos.

 

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 13.2021

(EMAGIS) Considere que José, titular de apólice securitária, encontre-se há seis meses sem pagar os prêmios mensais, momento no qual sobrevém o sinistro previsto no contrato de seguro como gerador do direito à indenização securitária.

A propósito, tendo presente a disciplina do Código Civil e a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o artigo 763 do Código Civil, não terá direito a indenização o segurado que estiver em mora no pagamento do prêmio, se ocorrer o sinistro antes de sua purgação.

II. Para o STJ, a mora do segurado no contrato de seguro é do tipo ‘ex persona’, não do tipo ‘ex re’.

III. Para o STJ, a indenização securitária será devida no caso em questão caso ausente a comunicação prévia do segurado pela seguradora acerca do atraso no pagamento do prêmio.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do pacto comissório, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que José se divorcie de Maria, jovem e capaz, com quem tem filho menor, João, de apenas 5 anos de idade. Tenha presente também ter havido fixação da obrigação de prestar alimentos por José a Maria e João.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça e o regramento do Código Civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a distribuição do ônus da prova no CPC/2015 (artigo 373), marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) Quanto aos prazos, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Em relação à remessa necessária no CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Está sujeita ao duplo grau de jurisdição, não produzindo efeito senão depois de confirmada pelo tribunal, a sentença proferida contra a União, ainda que a condenação ou o proveito econômico obtido na causa for de valor certo e líquido equivalente a 600 (seiscentos) salários-mínimos.

II. O patamar econômico limitador à remessa necessária é diferente conforme a sentença tenha sido proferida contra a União, os Estados e o Distrito Federal ou os Municípios.

III. Não se aplica a remessa necessária quando a sentença estiver fundada em entendimento coincidente com orientação vinculante firmada no âmbito administrativo do próprio ente público, consolidada em manifestação, parecer ou súmula administrativa.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) Em relação à ação popular, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) Assinale a opção CORRETA de acordo com o Código de Defesa do Consumidor:

 

(EMAGIS) Considerando a política de atendimento à criança e ao adolescente, segundo a Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA), assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre o acordo de colaboração premiada, marque a alternativa CORRETA.

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) Joaquim, com o intuito de fornecer energia elétrica a seu pequeno ponto comercial situado em via pública, efetuou uma ligação clandestina no poste de energia elétrica próximo a seu estabelecimento. Durante dois anos, ele utilizou a energia elétrica dessa fonte, sem qualquer registro ou pagamento do real consumo. Em fiscalização, foi constatada a prática de crime, e, antes do recebimento da denúncia, Joaquim quitou o valor da dívida apurado pela companhia de energia elétrica.

Consoante a jurisprudência do STJ, nessa situação hipotética, Joaquim praticou o crime de

 

(TJ/MS – Juiz – FCC – 2020) No que concerne à lei de drogas, correto afirmar:

 

(DPE/AM – Defensor Público – FCC – 2018) A Lei de Contravenções Penais

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com a competência em matéria penal e processual penal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Em operação conjunta de garantia da Lei e da Ordem, de iniciativa do Presidente da República, com militares do Exército e membro da Polícia Militar estadual, ocorre a morte de um civil. Existem indícios da prática de um crime doloso contra a vida, sendo que há suspeita da participação de um soldado do Exército Brasileiro e um soldado da Polícia Militar estadual neste fato. Nesse caso, é correto afirmar que a competência para o eventual julgamento é

 

(EMAGIS) Sobre o trabalho do preso, considerando a disciplina da Lei 7.210/1984 (LEP – Lei de Execução Penal) e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da garantia constitucional da liberdade de reunião (CF, artigo 5º, XVI), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne às medidas provisórias, assinale a alternativa incorreta, à luz da Constituição Federal e da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Acerca da teoria do poder constituinte, julgue os seguintes itens.

I. Constituição superveniente torna inconstitucionais leis anteriores com ela conflitantes.

II. Uma vez aprovada proposta de emenda constitucional pelo Congresso Nacional em exercício do seu poder constituinte derivado reformador, não haverá sanção ou veto pelo presidente da República.

III. Norma anterior não será recepcionada se sua forma não for mais admitida pela Constituição superveniente, ainda que seu conteúdo seja compatível com esta.

Assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Sobre o Ministério Público, considerada a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa incorreta.

 

(TJ/MS – FCC – 2020) Nos termos expressos da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, os Estados Partes buscarão promover o estabelecimento de uma idade

 

(EMAGIS) Assinale a opção incorreta, relativamente às agências reguladoras federais.

 

(TRF3 – Juiz – 2018) O art. 87, inciso IV, da Lei nº 8.666, de 1993, prevê que a inexecução do contrato firmado com a Administração Pública pelo contratado pode ocasionar a aplicação de uma série de sanções, dentre as quais a declaração de inidoneidade do contratado para licitar ou contratar com a Administração Pública. Isso quer dizer que, se houver inexecução do contrato:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com princípios da Administração Pública, processo administrativo (Lei 9.784/1999) e concurso público.
 
I. O STJ tem jurisprudência pacífica no sentido de que, quando o edital do concurso público exija como prova de escolaridade o diploma de conclusão do ensino superior, tal meio de prova não pode ser substituído pela declaração de conclusão.

II. A Lei 9.784/1999 acolhe expressamente o princípio da razoabilidade, bem como regra que os processos administrativos devem prestigiar as formas simples.

III. A doutrina consagra o princípio da vinculação ao instrumento convocatório (edital, no casos dos concursos públicos) como decorrência também dos princípios da impessoalidade e da igualdade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/PA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) Determinado servidor público estadual possui vencimento-base inferior ao salário mínimo. Sua remuneração é complementada por meio de um abono, destinado a garantir a percepção do mínimo legal.
Considerando-se os enunciados de súmula vinculante do STF, nesse caso, se for criada uma nova gratificação de desempenho aplicável a esse servidor, ela

 

(Procurador Jurídico – VUNESP – 2017) No dia 23 de outubro de 2005, o povo brasileiro foi consultado a respeito da proibição do comércio de armas de fogo e munições no país, visando a alteração no art. 35 do Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003), proibindo a comercialização de arma de fogo e munição em todo o território nacional, ou seja, consultava-se se estaria mantido ou não em vigor o dispositivo. Isso se deu por meio de:

 

(EMAGIS) Sabe-se que, quanto à classificação dos créditos na falência, os créditos trabalhistas estão em primeiro lugar na ordenação das preferências (Lei 11.101/2005, artigo 83, I). Sabe-se também que o Superior Tribunal da Justiça tem dado interpretação extensiva para a aludida categoria de créditos trabalhistas.

A propósito, marque a alternativa que expressa crédito NÃO tido como trabalhista pelo STJ para os fins em questão.

 

(EMAGIS) Considere que João, cliente de determinado banco, com este celebre contrato de mútuo, autorizando, por cláusula revogável contida no contrato, que o banco credor debite mensalmente o valor das prestações do empréstimo no saldo existente em conta corrente que João mantém na aludida instituição financeira.
Tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, avalie as assertivas que seguem.

I. É, nos termos da Súmula 603 do STJ, ilícita a cláusula contratual em questão, já que é vedado à instituição financeira apropriar-se de valores do correntista para satisfazer seu crédito.

II. O percentual de desconto em conta corrente passível de apropriação pelo banco não pode ultrapassar aquele autorizado em lei específica para os empréstimos consignados, sob pena de nulidade.

III. É ilícita a cláusula de desconto em conta corrente se esta for utilizada pelo mutuário para receber seus salários ou proventos de aposentadoria.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a inclusão do ICMS na base de cálculo da CPRB (Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta), avalie as assertivas que seguem.

I. O STJ, em recurso repetitivo, consagrou a tese de que os valores do ICMS não integram a base de cálculo da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta - CPRB, prevista na Lei n. 12.546/11.

II. O STF, sob repercussão geral, consagrou a tese de que é inconstitucional a inclusão do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS na base de cálculo da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta – CPRB.

III. Houve, na matéria, desconstituição pelo STF da jurisprudência que consagrara o STJ.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do IPTU, avalie as assertivas que seguem.

I. A posse direta exercida pelo locatário qualifica-o como contribuinte do IPTU.

II. O locatário não tem legitimidade ativa para a ação de repetição de indébito tributário de IPTU.

III. O locatário não tem legitimidade ativa para a ação declaratória de inexigibilidade de IPTU.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Segundo o direito ambiental e agrário, analise as afirmativas a seguir.

I. Segundo o princípio da proteção familiar, desde que explorada pela família, a pequena propriedade rural não será objeto de penhora para pagamento de débito decorrente de sua atividade produtiva.

II. Caso se identifique a entidade de classe e / ou movimentos sociais responsáveis pela prática de atos de invasão contra propriedade pública, só se poderá reter qualquer repasse de recursos públicos ou rescindir eventual instrumento de parceria celebrado com eles referente ao Programa de Reforma Agrária do Governo Federal pela via judicial, por envolver afetação de grupo vulnerável (reserva de jurisdição).

III. Ainda que se considere o decurso do tempo, eventuais construções existentes em área de preservação permanente podem ser demolidas pelo Poder Público, haja vista a inaplicabilidade da teoria do fato consumado.

IV. Consoante orientação do Superior Tribunal de Justiça, é possível a aplicação do princípio da insignificância nos delitos ambientais de forma casuística.

Estão corretas as afirmativas:

 

(EMAGIS) Sobre a figura do Corregedor Nacional do Ministério Público, assinale a alternativa correta

 

(DPE/BA – FCC – 2016) A Lei Complementar nº 80/94, ao prescrever normas para a organização das Defensorias Públicas dos Estados, dispõe que

 

Objetivas MPF - Rodada 13.2021

(EMAGIS) A respeito da garantia constitucional da liberdade de reunião (CF, artigo 5º, XVI), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne às medidas provisórias, assinale a alternativa incorreta, à luz da Constituição Federal e da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Acerca da teoria do poder constituinte, julgue os seguintes itens.

I. Constituição superveniente torna inconstitucionais leis anteriores com ela conflitantes.

II. Uma vez aprovada proposta de emenda constitucional pelo Congresso Nacional em exercício do seu poder constituinte derivado reformador, não haverá sanção ou veto pelo presidente da República.

III. Norma anterior não será recepcionada se sua forma não for mais admitida pela Constituição superveniente, ainda que seu conteúdo seja compatível com esta.

Assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Sobre o Ministério Público, considerada a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa incorreta.

 

(TJ/MS – FCC – 2020) Nos termos expressos da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, os Estados Partes buscarão promover o estabelecimento de uma idade

 

(Procurador Jurídico – VUNESP – 2017) No dia 23 de outubro de 2005, o povo brasileiro foi consultado a respeito da proibição do comércio de armas de fogo e munições no país, visando a alteração no art. 35 do Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003), proibindo a comercialização de arma de fogo e munição em todo o território nacional, ou seja, consultava-se se estaria mantido ou não em vigor o dispositivo. Isso se deu por meio de:

 

(EMAGIS) Assinale a opção incorreta, relativamente às agências reguladoras federais.

 

(TRF3 – Juiz – 2018) O art. 87, inciso IV, da Lei nº 8.666, de 1993, prevê que a inexecução do contrato firmado com a Administração Pública pelo contratado pode ocasionar a aplicação de uma série de sanções, dentre as quais a declaração de inidoneidade do contratado para licitar ou contratar com a Administração Pública. Isso quer dizer que, se houver inexecução do contrato:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com princípios da Administração Pública, processo administrativo (Lei 9.784/1999) e concurso público.
 
I. O STJ tem jurisprudência pacífica no sentido de que, quando o edital do concurso público exija como prova de escolaridade o diploma de conclusão do ensino superior, tal meio de prova não pode ser substituído pela declaração de conclusão.

II. A Lei 9.784/1999 acolhe expressamente o princípio da razoabilidade, bem como regra que os processos administrativos devem prestigiar as formas simples.

III. A doutrina consagra o princípio da vinculação ao instrumento convocatório (edital, no casos dos concursos públicos) como decorrência também dos princípios da impessoalidade e da igualdade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/PA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) Determinado servidor público estadual possui vencimento-base inferior ao salário mínimo. Sua remuneração é complementada por meio de um abono, destinado a garantir a percepção do mínimo legal.
Considerando-se os enunciados de súmula vinculante do STF, nesse caso, se for criada uma nova gratificação de desempenho aplicável a esse servidor, ela

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Segundo o direito ambiental e agrário, analise as afirmativas a seguir.

I. Segundo o princípio da proteção familiar, desde que explorada pela família, a pequena propriedade rural não será objeto de penhora para pagamento de débito decorrente de sua atividade produtiva.

II. Caso se identifique a entidade de classe e / ou movimentos sociais responsáveis pela prática de atos de invasão contra propriedade pública, só se poderá reter qualquer repasse de recursos públicos ou rescindir eventual instrumento de parceria celebrado com eles referente ao Programa de Reforma Agrária do Governo Federal pela via judicial, por envolver afetação de grupo vulnerável (reserva de jurisdição).

III. Ainda que se considere o decurso do tempo, eventuais construções existentes em área de preservação permanente podem ser demolidas pelo Poder Público, haja vista a inaplicabilidade da teoria do fato consumado.

IV. Consoante orientação do Superior Tribunal de Justiça, é possível a aplicação do princípio da insignificância nos delitos ambientais de forma casuística.

Estão corretas as afirmativas:

 

(EMAGIS) Sobre a inclusão do ICMS na base de cálculo da CPRB (Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta), avalie as assertivas que seguem.

I. O STJ, em recurso repetitivo, consagrou a tese de que os valores do ICMS não integram a base de cálculo da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta - CPRB, prevista na Lei n. 12.546/11.

II. O STF, sob repercussão geral, consagrou a tese de que é inconstitucional a inclusão do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS na base de cálculo da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta – CPRB.

III. Houve, na matéria, desconstituição pelo STF da jurisprudência que consagrara o STJ.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a isenção do IRPF disposta no artigo 6º, XIV, da Lei 7.713/1988 (“Art. 6º Ficam isentos do imposto de renda os seguinte rendimentos percebidos por pessoas físicas: XIV – os proventos de aposentadoria ou reforma motivada por acidente em serviço e os percebidos pelos portadores de moléstia profissional, tuberculose ativa, alienação mental, esclerose múltipla, neoplasia maligna, cegueira, hanseníase, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, hepatopatia grave, estados avançados da doença de Paget (osteíte deformante), contaminação por radiação, síndrome da imunodeficiência adquirida, com base em conclusão da medicina especializada, mesmo que a doença tenha sido contraída depois da aposentadoria ou reforma;), avalie as assertivas que seguem.

I. Não se aplica a isenção, segundo o STF, aos rendimentos de trabalho recebidos por pessoas em atividade, ainda que presente moléstia prevista no dispositivo legal.

II. Para o STJ, ainda que ausentes os sintomas, a presença a doença é suficiente para a isenção.

III. O contribuinte faz jus à concessão ou à manutenção da isenção do imposto de renda, não se lhe exigindo a demonstração da contemporaneidade dos sintomas da doença.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que, em decorrência de irregularidades devidamente apuradas na prestação de contas referentes a recursos recebidos da União através de convênio, o Município venha a ter seu nome inscrito em cadastro federal de inadimplentes (SIAFI).
Tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, avalie as assertivas que seguem.

I. Se a irregularidade cometida pelo Município referir-se a gestão municipal anterior à penalizada com a inscrição, deve esta inscrição, ‘pleno jure’, ser levantada.

II. Se a irregularidade cometida pelo Município referir-se a gestão municipal anterior à penalizada com a inscrição, é juridicamente impossível a pretensão desta última gestão de levantamento da inscrição, tendo apenas a gestão anterior legitimidade para discutir em juízo mencionada inscrição.

III. Ainda que a gestão municipal penalizada com a inscrição tome as providência contra a gestão anterior que cometeu a irregularidade no sentido de sanear esta, tal atuação não surte efeitos no plano federal, mas apenas no plano local.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Brasileira nata adquire voluntariamente a nacionalidade derivada norte-americana, sem que isso lhe tenha sido imposto de alguma maneira. Em seguida, contraiu matrimônio com norte-americano - assassinado poucos anos depois - e, após a sua morte, veio para o Brasil. Os Estados Unidos apresentaram um pedido de extradição ao governo brasileiro sob o fundamento de que ela era acusada de matar o marido.

Com relação à hipótese é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere a pretensão de mutuário do SFH, contra a seguradora contratada quando do financiamento, de cobertura securitária decorrente de invalidez, tendo sido esta devidamente comprovada e prevista como sinistro na apólice do seguro, consistindo a indenização securitária na quitação do saldo devedor do financiamento pela seguradora.

A propósito, considerando a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a opção CORRETA de acordo com o Código de Defesa do Consumidor:

 

(EMAGIS) Considere que José, titular de apólice securitária, encontre-se há seis meses sem pagar os prêmios mensais, momento no qual sobrevém o sinistro previsto no contrato de seguro como gerador do direito à indenização securitária.

A propósito, tendo presente a disciplina do Código Civil e a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o artigo 763 do Código Civil, não terá direito a indenização o segurado que estiver em mora no pagamento do prêmio, se ocorrer o sinistro antes de sua purgação.

II. Para o STJ, a mora do segurado no contrato de seguro é do tipo ‘ex persona’, não do tipo ‘ex re’.

III. Para o STJ, a indenização securitária será devida no caso em questão caso ausente a comunicação prévia do segurado pela seguradora acerca do atraso no pagamento do prêmio.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do pacto comissório, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a distribuição do ônus da prova no CPC/2015 (artigo 373), marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) Quanto aos prazos, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Em relação à remessa necessária no CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Está sujeita ao duplo grau de jurisdição, não produzindo efeito senão depois de confirmada pelo tribunal, a sentença proferida contra a União, ainda que a condenação ou o proveito econômico obtido na causa for de valor certo e líquido equivalente a 600 (seiscentos) salários-mínimos.

II. O patamar econômico limitador à remessa necessária é diferente conforme a sentença tenha sido proferida contra a União, os Estados e o Distrito Federal ou os Municípios.

III. Não se aplica a remessa necessária quando a sentença estiver fundada em entendimento coincidente com orientação vinculante firmada no âmbito administrativo do próprio ente público, consolidada em manifestação, parecer ou súmula administrativa.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o acordo de colaboração premiada, marque a alternativa CORRETA.

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) Joaquim, com o intuito de fornecer energia elétrica a seu pequeno ponto comercial situado em via pública, efetuou uma ligação clandestina no poste de energia elétrica próximo a seu estabelecimento. Durante dois anos, ele utilizou a energia elétrica dessa fonte, sem qualquer registro ou pagamento do real consumo. Em fiscalização, foi constatada a prática de crime, e, antes do recebimento da denúncia, Joaquim quitou o valor da dívida apurado pela companhia de energia elétrica.

Consoante a jurisprudência do STJ, nessa situação hipotética, Joaquim praticou o crime de

 

(TJ/MS – Juiz – FCC – 2020) No que concerne à lei de drogas, correto afirmar:

 

(EMAGIS) Sobre a transação penal nos crimes de menor potencial ofensivo submetidos aos juizados especiais criminais, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/AM – Defensor Público – FCC – 2018) A Lei de Contravenções Penais

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com a competência em matéria penal e processual penal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Em operação conjunta de garantia da Lei e da Ordem, de iniciativa do Presidente da República, com militares do Exército e membro da Polícia Militar estadual, ocorre a morte de um civil. Existem indícios da prática de um crime doloso contra a vida, sendo que há suspeita da participação de um soldado do Exército Brasileiro e um soldado da Polícia Militar estadual neste fato. Nesse caso, é correto afirmar que a competência para o eventual julgamento é

 

(EMAGIS) Sobre o trabalho do preso, considerando a disciplina da Lei 7.210/1984 (LEP – Lei de Execução Penal) e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

Ministério Público Estadual - Rodada 13.2021

O conselho tutelar de Pau dos Ferros/RN recebeu notícia de maus tratos sofridos pelo menor Eduardo dos Anjos, praticado por seus pais ANGELA DOS ANJOS e ROBERTO DOS ANJOS. Membros do conselho foram ao local e encontraram a criança, então com três anos de idade, deixada sozinha por seus pais, sem água ou alimento.

Conversando com vizinhos, estes afirmaram ser corriqueira a situação, sendo que vários afirmaram já ter adentrado a residência para prover assistência à criança que, deixada sozinha, chorava. Alguns narraram, ainda vários episódios de maus tratos físicos impingidos à criança.

Recebendo o expediente do conselho tutelar, o MP/RN ajuizou demanda de destituição do poder familiar. Após regular instrução, na qual foram ouvidas testemunhas e assistente social, que confirmaram os relatos de reiterado abandono do menor, a pretensão ministerial foi julgada procedente, determinando a inclusão do menor em programa de acolhimento familiar.

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte, em nome próprio, interpõe apelação, arguindo nulidade absoluta do feito, eis que não fora nomeado curador especial ao menor e era evidente a colidência de interesses com os ocupantes do polo passivo da lide. Aponta inobservância à expressa dicção legal do art. 72, I, e parágrafo único, do Código de Processo Civil, e violação ao art. 4º, XVI, da Lei Complementar 80/94.

Os autos vêm com vista ao MP. Elabore a manifestação que entender pertinente.

 

Objetivas PGE/PGM - Rodada 13.2021

(EMAGIS) Assinale a opção incorreta, relativamente às agências reguladoras federais.

 

(TRF3 – Juiz – 2018) O art. 87, inciso IV, da Lei nº 8.666, de 1993, prevê que a inexecução do contrato firmado com a Administração Pública pelo contratado pode ocasionar a aplicação de uma série de sanções, dentre as quais a declaração de inidoneidade do contratado para licitar ou contratar com a Administração Pública. Isso quer dizer que, se houver inexecução do contrato:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com princípios da Administração Pública, processo administrativo (Lei 9.784/1999) e concurso público.
 
I. O STJ tem jurisprudência pacífica no sentido de que, quando o edital do concurso público exija como prova de escolaridade o diploma de conclusão do ensino superior, tal meio de prova não pode ser substituído pela declaração de conclusão.

II. A Lei 9.784/1999 acolhe expressamente o princípio da razoabilidade, bem como regra que os processos administrativos devem prestigiar as formas simples.

III. A doutrina consagra o princípio da vinculação ao instrumento convocatório (edital, no casos dos concursos públicos) como decorrência também dos princípios da impessoalidade e da igualdade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/PA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) Determinado servidor público estadual possui vencimento-base inferior ao salário mínimo. Sua remuneração é complementada por meio de um abono, destinado a garantir a percepção do mínimo legal.
Considerando-se os enunciados de súmula vinculante do STF, nesse caso, se for criada uma nova gratificação de desempenho aplicável a esse servidor, ela

 

(EMAGIS) A respeito da garantia constitucional da liberdade de reunião (CF, artigo 5º, XVI), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne às medidas provisórias, assinale a alternativa incorreta, à luz da Constituição Federal e da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Acerca da teoria do poder constituinte, julgue os seguintes itens.

I. Constituição superveniente torna inconstitucionais leis anteriores com ela conflitantes.

II. Uma vez aprovada proposta de emenda constitucional pelo Congresso Nacional em exercício do seu poder constituinte derivado reformador, não haverá sanção ou veto pelo presidente da República.

III. Norma anterior não será recepcionada se sua forma não for mais admitida pela Constituição superveniente, ainda que seu conteúdo seja compatível com esta.

Assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Sobre o Ministério Público, considerada a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre a distribuição do ônus da prova no CPC/2015 (artigo 373), marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) Quanto aos prazos, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Em relação à remessa necessária no CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Está sujeita ao duplo grau de jurisdição, não produzindo efeito senão depois de confirmada pelo tribunal, a sentença proferida contra a União, ainda que a condenação ou o proveito econômico obtido na causa for de valor certo e líquido equivalente a 600 (seiscentos) salários-mínimos.

II. O patamar econômico limitador à remessa necessária é diferente conforme a sentença tenha sido proferida contra a União, os Estados e o Distrito Federal ou os Municípios.

III. Não se aplica a remessa necessária quando a sentença estiver fundada em entendimento coincidente com orientação vinculante firmada no âmbito administrativo do próprio ente público, consolidada em manifestação, parecer ou súmula administrativa.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) Considere que José, titular de apólice securitária, encontre-se há seis meses sem pagar os prêmios mensais, momento no qual sobrevém o sinistro previsto no contrato de seguro como gerador do direito à indenização securitária.

A propósito, tendo presente a disciplina do Código Civil e a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o artigo 763 do Código Civil, não terá direito a indenização o segurado que estiver em mora no pagamento do prêmio, se ocorrer o sinistro antes de sua purgação.

II. Para o STJ, a mora do segurado no contrato de seguro é do tipo ‘ex persona’, não do tipo ‘ex re’.

III. Para o STJ, a indenização securitária será devida no caso em questão caso ausente a comunicação prévia do segurado pela seguradora acerca do atraso no pagamento do prêmio.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do pacto comissório, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que José se divorcie de Maria, jovem e capaz, com quem tem filho menor, João, de apenas 5 anos de idade. Tenha presente também ter havido fixação da obrigação de prestar alimentos por José a Maria e João.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça e o regramento do Código Civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sabe-se que, quanto à classificação dos créditos na falência, os créditos trabalhistas estão em primeiro lugar na ordenação das preferências (Lei 11.101/2005, artigo 83, I). Sabe-se também que o Superior Tribunal da Justiça tem dado interpretação extensiva para a aludida categoria de créditos trabalhistas.

A propósito, marque a alternativa que expressa crédito NÃO tido como trabalhista pelo STJ para os fins em questão.

 

(EMAGIS) Considere que João, cliente de determinado banco, com este celebre contrato de mútuo, autorizando, por cláusula revogável contida no contrato, que o banco credor debite mensalmente o valor das prestações do empréstimo no saldo existente em conta corrente que João mantém na aludida instituição financeira.
Tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, avalie as assertivas que seguem.

I. É, nos termos da Súmula 603 do STJ, ilícita a cláusula contratual em questão, já que é vedado à instituição financeira apropriar-se de valores do correntista para satisfazer seu crédito.

II. O percentual de desconto em conta corrente passível de apropriação pelo banco não pode ultrapassar aquele autorizado em lei específica para os empréstimos consignados, sob pena de nulidade.

III. É ilícita a cláusula de desconto em conta corrente se esta for utilizada pelo mutuário para receber seus salários ou proventos de aposentadoria.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a inclusão do ICMS na base de cálculo da CPRB (Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta), avalie as assertivas que seguem.

I. O STJ, em recurso repetitivo, consagrou a tese de que os valores do ICMS não integram a base de cálculo da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta - CPRB, prevista na Lei n. 12.546/11.

II. O STF, sob repercussão geral, consagrou a tese de que é inconstitucional a inclusão do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS na base de cálculo da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta – CPRB.

III. Houve, na matéria, desconstituição pelo STF da jurisprudência que consagrara o STJ.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do IPTU, avalie as assertivas que seguem.

I. A posse direta exercida pelo locatário qualifica-o como contribuinte do IPTU.

II. O locatário não tem legitimidade ativa para a ação de repetição de indébito tributário de IPTU.

III. O locatário não tem legitimidade ativa para a ação declaratória de inexigibilidade de IPTU.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que, em decorrência de irregularidades devidamente apuradas na prestação de contas referentes a recursos recebidos da União através de convênio, o Município venha a ter seu nome inscrito em cadastro federal de inadimplentes (SIAFI).
Tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, avalie as assertivas que seguem.

I. Se a irregularidade cometida pelo Município referir-se a gestão municipal anterior à penalizada com a inscrição, deve esta inscrição, ‘pleno jure’, ser levantada.

II. Se a irregularidade cometida pelo Município referir-se a gestão municipal anterior à penalizada com a inscrição, é juridicamente impossível a pretensão desta última gestão de levantamento da inscrição, tendo apenas a gestão anterior legitimidade para discutir em juízo mencionada inscrição.

III. Ainda que a gestão municipal penalizada com a inscrição tome as providência contra a gestão anterior que cometeu a irregularidade no sentido de sanear esta, tal atuação não surte efeitos no plano federal, mas apenas no plano local.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PGM – JOÃO PESSOA/PB – PROCURADOR DO MUNICÍPIO – CESPE/CEBRASPE – 2018) Acerca da estabilidade dos membros da CIPA, assinale a opção correta.

 

(Procurador Autárquico – Prefeitura de Vila Velha/ES – IBADE – 2020). No que toca ao tema Fazenda Pública e reexame necessário, considerando a jurisprudência consolidada do Tribunal Superior do Trabalho, é lícito afirmar que:

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Segundo o direito ambiental e agrário, analise as afirmativas a seguir.

I. Segundo o princípio da proteção familiar, desde que explorada pela família, a pequena propriedade rural não será objeto de penhora para pagamento de débito decorrente de sua atividade produtiva.

II. Caso se identifique a entidade de classe e / ou movimentos sociais responsáveis pela prática de atos de invasão contra propriedade pública, só se poderá reter qualquer repasse de recursos públicos ou rescindir eventual instrumento de parceria celebrado com eles referente ao Programa de Reforma Agrária do Governo Federal pela via judicial, por envolver afetação de grupo vulnerável (reserva de jurisdição).

III. Ainda que se considere o decurso do tempo, eventuais construções existentes em área de preservação permanente podem ser demolidas pelo Poder Público, haja vista a inaplicabilidade da teoria do fato consumado.

IV. Consoante orientação do Superior Tribunal de Justiça, é possível a aplicação do princípio da insignificância nos delitos ambientais de forma casuística.

Estão corretas as afirmativas:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) Joaquim, com o intuito de fornecer energia elétrica a seu pequeno ponto comercial situado em via pública, efetuou uma ligação clandestina no poste de energia elétrica próximo a seu estabelecimento. Durante dois anos, ele utilizou a energia elétrica dessa fonte, sem qualquer registro ou pagamento do real consumo. Em fiscalização, foi constatada a prática de crime, e, antes do recebimento da denúncia, Joaquim quitou o valor da dívida apurado pela companhia de energia elétrica.

Consoante a jurisprudência do STJ, nessa situação hipotética, Joaquim praticou o crime de

 

(TJ/MS – Juiz – FCC – 2020) No que concerne à lei de drogas, correto afirmar:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com a competência em matéria penal e processual penal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Em operação conjunta de garantia da Lei e da Ordem, de iniciativa do Presidente da República, com militares do Exército e membro da Polícia Militar estadual, ocorre a morte de um civil. Existem indícios da prática de um crime doloso contra a vida, sendo que há suspeita da participação de um soldado do Exército Brasileiro e um soldado da Polícia Militar estadual neste fato. Nesse caso, é correto afirmar que a competência para o eventual julgamento é

 

Defensoria Pública Estadual - Rodada 13.2021

Há mais de 15 anos, Emanuel trabalha como vendedor ambulante, ficando diariamente com seu pequeno e já desgastado “carrinho de pipoca” em frente a uma conhecida escola de Teresina-PI. Com o objetivo de adquirir um novo carrinho, Emanuel se dirigiu à empresa “PIPOCAR” que lhe apresentou a oferta de produzir e fornecer um novo carro de pipoca pelo valor de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais), com as medidas desejadas e previamente convencionadas pelas partes. Após o pagamento do valor respectivo e o prazo que lhe foi dado pela empresa, Emanuel recebeu em sua casa o novo carro de pipoca, bem diferente do que havia contratado, pois possuía medidas superiores ao do anterior, dificultando a locomoção pelo dono. Como se não bastasse, Emanuel passou a ser cobrado por uma diferença do valor do preço.

Ao procurar a empresa, Emanuel foi advertido que não seria realizada a troca do produto e que este estava obrigado a pagar o valor a mais de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais), em razão da diferença de preços entre os dois carrinhos.

Desesperado com a situação, Emanuel procurou a defensoria pública. Em seu atendimento, declarou que recebeu o produto da empresa há 15 (quinze) dias e que, desde então, está tendo prejuízo, pois não tem como levar este novo carrinho de pipoca para o local onde estava estabelecido como vendedor, em razão da grande distância de sua casa. Ressaltou que possui uma família, com esposa e dois filhos menores, e que todo o sustento é garantido com a venda da pipoca na escola, apurando uma média de R$ 900,00 (novecentos reais) mensais.

Como defensor(a) público(a) responsável pelo atendimento, analise cuidadosamente a situação narrada e elabore a peça processual cível mais adequada para o caso.

 

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 13.2021

(EMAGIS) A respeito da garantia constitucional da liberdade de reunião (CF, artigo 5º, XVI), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne às medidas provisórias, assinale a alternativa incorreta, à luz da Constituição Federal e da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Acerca da teoria do poder constituinte, julgue os seguintes itens.

I. Constituição superveniente torna inconstitucionais leis anteriores com ela conflitantes.

II. Uma vez aprovada proposta de emenda constitucional pelo Congresso Nacional em exercício do seu poder constituinte derivado reformador, não haverá sanção ou veto pelo presidente da República.

III. Norma anterior não será recepcionada se sua forma não for mais admitida pela Constituição superveniente, ainda que seu conteúdo seja compatível com esta.

Assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Sobre o Ministério Público, considerada a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre a decadência em matéria previdenciária, considerada a disciplina da Lei 8.213/1991, julgue os itens abaixo.

I. O prazo decadencial de dez anos, instituído pela Medida Provisória 1.523/1997, não se aplica aos benefícios concedidos anteriormente à sua vigência.

II. O prazo de decadência do direito ou da ação do segurado ou beneficiário para a revisão do ato de concessão, indeferimento, cancelamento ou cessação de benefício e do ato de deferimento, indeferimento ou não concessão de revisão de benefício é de dez anos.

III. Aplica-se o prazo decadencial de dez anos estabelecido no art. 103, caput, da Lei 8.213/1991 às hipóteses em que a questão controvertida não foi apreciada no ato administrativo de análise de concessão de benefício previdenciário.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o acordo de colaboração premiada, marque a alternativa CORRETA.

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) Joaquim, com o intuito de fornecer energia elétrica a seu pequeno ponto comercial situado em via pública, efetuou uma ligação clandestina no poste de energia elétrica próximo a seu estabelecimento. Durante dois anos, ele utilizou a energia elétrica dessa fonte, sem qualquer registro ou pagamento do real consumo. Em fiscalização, foi constatada a prática de crime, e, antes do recebimento da denúncia, Joaquim quitou o valor da dívida apurado pela companhia de energia elétrica.

Consoante a jurisprudência do STJ, nessa situação hipotética, Joaquim praticou o crime de

 

(TJ/MS – Juiz – FCC – 2020) No que concerne à lei de drogas, correto afirmar:

 

(EMAGIS) Sobre a transação penal nos crimes de menor potencial ofensivo submetidos aos juizados especiais criminais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com a competência em matéria penal e processual penal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Em operação conjunta de garantia da Lei e da Ordem, de iniciativa do Presidente da República, com militares do Exército e membro da Polícia Militar estadual, ocorre a morte de um civil. Existem indícios da prática de um crime doloso contra a vida, sendo que há suspeita da participação de um soldado do Exército Brasileiro e um soldado da Polícia Militar estadual neste fato. Nesse caso, é correto afirmar que a competência para o eventual julgamento é

 

(EMAGIS) Sobre o trabalho do preso, considerando a disciplina da Lei 7.210/1984 (LEP – Lei de Execução Penal) e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a opção CORRETA de acordo com o Código de Defesa do Consumidor:

 

(EMAGIS) Considere a pretensão de mutuário do SFH, contra a seguradora contratada quando do financiamento, de cobertura securitária decorrente de invalidez, tendo sido esta devidamente comprovada e prevista como sinistro na apólice do seguro, consistindo a indenização securitária na quitação do saldo devedor do financiamento pela seguradora.

A propósito, considerando a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que José, titular de apólice securitária, encontre-se há seis meses sem pagar os prêmios mensais, momento no qual sobrevém o sinistro previsto no contrato de seguro como gerador do direito à indenização securitária.

A propósito, tendo presente a disciplina do Código Civil e a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o artigo 763 do Código Civil, não terá direito a indenização o segurado que estiver em mora no pagamento do prêmio, se ocorrer o sinistro antes de sua purgação.

II. Para o STJ, a mora do segurado no contrato de seguro é do tipo ‘ex persona’, não do tipo ‘ex re’.

III. Para o STJ, a indenização securitária será devida no caso em questão caso ausente a comunicação prévia do segurado pela seguradora acerca do atraso no pagamento do prêmio.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do pacto comissório, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a distribuição do ônus da prova no CPC/2015 (artigo 373), marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) Quanto aos prazos, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Em relação à remessa necessária no CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Está sujeita ao duplo grau de jurisdição, não produzindo efeito senão depois de confirmada pelo tribunal, a sentença proferida contra a União, ainda que a condenação ou o proveito econômico obtido na causa for de valor certo e líquido equivalente a 600 (seiscentos) salários-mínimos.

II. O patamar econômico limitador à remessa necessária é diferente conforme a sentença tenha sido proferida contra a União, os Estados e o Distrito Federal ou os Municípios.

III. Não se aplica a remessa necessária quando a sentença estiver fundada em entendimento coincidente com orientação vinculante firmada no âmbito administrativo do próprio ente público, consolidada em manifestação, parecer ou súmula administrativa.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) Sabe-se que, quanto à classificação dos créditos na falência, os créditos trabalhistas estão em primeiro lugar na ordenação das preferências (Lei 11.101/2005, artigo 83, I). Sabe-se também que o Superior Tribunal da Justiça tem dado interpretação extensiva para a aludida categoria de créditos trabalhistas.

A propósito, marque a alternativa que expressa crédito NÃO tido como trabalhista pelo STJ para os fins em questão.

 

(EMAGIS) Considere que João, cliente de determinado banco, com este celebre contrato de mútuo, autorizando, por cláusula revogável contida no contrato, que o banco credor debite mensalmente o valor das prestações do empréstimo no saldo existente em conta corrente que João mantém na aludida instituição financeira.
Tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, avalie as assertivas que seguem.

I. É, nos termos da Súmula 603 do STJ, ilícita a cláusula contratual em questão, já que é vedado à instituição financeira apropriar-se de valores do correntista para satisfazer seu crédito.

II. O percentual de desconto em conta corrente passível de apropriação pelo banco não pode ultrapassar aquele autorizado em lei específica para os empréstimos consignados, sob pena de nulidade.

III. É ilícita a cláusula de desconto em conta corrente se esta for utilizada pelo mutuário para receber seus salários ou proventos de aposentadoria.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a inclusão do ICMS na base de cálculo da CPRB (Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta), avalie as assertivas que seguem.

I. O STJ, em recurso repetitivo, consagrou a tese de que os valores do ICMS não integram a base de cálculo da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta - CPRB, prevista na Lei n. 12.546/11.

II. O STF, sob repercussão geral, consagrou a tese de que é inconstitucional a inclusão do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS na base de cálculo da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta – CPRB.

III. Houve, na matéria, desconstituição pelo STF da jurisprudência que consagrara o STJ.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a isenção do IRPF disposta no artigo 6º, XIV, da Lei 7.713/1988 (“Art. 6º Ficam isentos do imposto de renda os seguinte rendimentos percebidos por pessoas físicas: XIV – os proventos de aposentadoria ou reforma motivada por acidente em serviço e os percebidos pelos portadores de moléstia profissional, tuberculose ativa, alienação mental, esclerose múltipla, neoplasia maligna, cegueira, hanseníase, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, hepatopatia grave, estados avançados da doença de Paget (osteíte deformante), contaminação por radiação, síndrome da imunodeficiência adquirida, com base em conclusão da medicina especializada, mesmo que a doença tenha sido contraída depois da aposentadoria ou reforma;), avalie as assertivas que seguem.

I. Não se aplica a isenção, segundo o STF, aos rendimentos de trabalho recebidos por pessoas em atividade, ainda que presente moléstia prevista no dispositivo legal.

II. Para o STJ, ainda que ausentes os sintomas, a presença a doença é suficiente para a isenção.

III. O contribuinte faz jus à concessão ou à manutenção da isenção do imposto de renda, não se lhe exigindo a demonstração da contemporaneidade dos sintomas da doença.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que, em decorrência de irregularidades devidamente apuradas na prestação de contas referentes a recursos recebidos da União através de convênio, o Município venha a ter seu nome inscrito em cadastro federal de inadimplentes (SIAFI).
Tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, avalie as assertivas que seguem.

I. Se a irregularidade cometida pelo Município referir-se a gestão municipal anterior à penalizada com a inscrição, deve esta inscrição, ‘pleno jure’, ser levantada.

II. Se a irregularidade cometida pelo Município referir-se a gestão municipal anterior à penalizada com a inscrição, é juridicamente impossível a pretensão desta última gestão de levantamento da inscrição, tendo apenas a gestão anterior legitimidade para discutir em juízo mencionada inscrição.

III. Ainda que a gestão municipal penalizada com a inscrição tome as providência contra a gestão anterior que cometeu a irregularidade no sentido de sanear esta, tal atuação não surte efeitos no plano federal, mas apenas no plano local.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a opção incorreta, relativamente às agências reguladoras federais.

 

(TRF3 – Juiz – 2018) O art. 87, inciso IV, da Lei nº 8.666, de 1993, prevê que a inexecução do contrato firmado com a Administração Pública pelo contratado pode ocasionar a aplicação de uma série de sanções, dentre as quais a declaração de inidoneidade do contratado para licitar ou contratar com a Administração Pública. Isso quer dizer que, se houver inexecução do contrato:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com princípios da Administração Pública, processo administrativo (Lei 9.784/1999) e concurso público.
 
I. O STJ tem jurisprudência pacífica no sentido de que, quando o edital do concurso público exija como prova de escolaridade o diploma de conclusão do ensino superior, tal meio de prova não pode ser substituído pela declaração de conclusão.

II. A Lei 9.784/1999 acolhe expressamente o princípio da razoabilidade, bem como regra que os processos administrativos devem prestigiar as formas simples.

III. A doutrina consagra o princípio da vinculação ao instrumento convocatório (edital, no casos dos concursos públicos) como decorrência também dos princípios da impessoalidade e da igualdade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/PA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) Determinado servidor público estadual possui vencimento-base inferior ao salário mínimo. Sua remuneração é complementada por meio de um abono, destinado a garantir a percepção do mínimo legal.
Considerando-se os enunciados de súmula vinculante do STF, nesse caso, se for criada uma nova gratificação de desempenho aplicável a esse servidor, ela

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Segundo o direito ambiental e agrário, analise as afirmativas a seguir.

I. Segundo o princípio da proteção familiar, desde que explorada pela família, a pequena propriedade rural não será objeto de penhora para pagamento de débito decorrente de sua atividade produtiva.

II. Caso se identifique a entidade de classe e / ou movimentos sociais responsáveis pela prática de atos de invasão contra propriedade pública, só se poderá reter qualquer repasse de recursos públicos ou rescindir eventual instrumento de parceria celebrado com eles referente ao Programa de Reforma Agrária do Governo Federal pela via judicial, por envolver afetação de grupo vulnerável (reserva de jurisdição).

III. Ainda que se considere o decurso do tempo, eventuais construções existentes em área de preservação permanente podem ser demolidas pelo Poder Público, haja vista a inaplicabilidade da teoria do fato consumado.

IV. Consoante orientação do Superior Tribunal de Justiça, é possível a aplicação do princípio da insignificância nos delitos ambientais de forma casuística.

Estão corretas as afirmativas:

 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Brasileira nata adquire voluntariamente a nacionalidade derivada norte-americana, sem que isso lhe tenha sido imposto de alguma maneira. Em seguida, contraiu matrimônio com norte-americano - assassinado poucos anos depois - e, após a sua morte, veio para o Brasil. Os Estados Unidos apresentaram um pedido de extradição ao governo brasileiro sob o fundamento de que ela era acusada de matar o marido.

Com relação à hipótese é correto afirmar que:

 

Sentença Estadual - Rodada 13.2021

Em 10/12/2014, o Estado de Goiás ajuizou Ação de Execução Fiscal contra S.A. Empresa Ltda., cobrando débito tributário de ICMS relativo às competências de JUL/AGO/SET/OUT de 2009, no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais).

Após repetidas tentativas frustradas de citação por meio de carta registrada e por mandado (art. 8º, I e III, Lei nº 6.830/80), a executada foi, finalmente, citada por edital para pagar a dívida ou garantir a execução (art. 8º, IV, Lei nº 6.830/80) em 10/02/2016, tendo se mantido, contudo, inerte.

Foi, então, tentada a penhora eletrônica de depósitos ou aplicações financeiras existentes no nome da devedora através do Sistema BACENJUD, a qual, todavia, não foi efetiva, haja vista a ausência de saldo na única conta bancária encontrada.

Após outras três sucessivas tentativas infrutíferas de realização da penhora online, foi tentada, a pedido da exequente, a inserção de cláusula de intransferibilidade nos registros dos veículos automotores registrados em nome da executada por meio do Sistema RENAJUD, medida essa que também se revelou inócua, diante da ausência de veículos registrados.

Diante de tal cenário, o MM. Juiz condutor do feito determinou, em 10/04/2018, a expedição de mandado de penhora e avaliação a ser cumprido na sede da empresa. Em cumprimento à ordem, todavia, certificou o Oficial de Justiça que “o local se encontrava fechado, com sinais de abandono”, tendo sido informado por vizinho que a executada “havia fechado as portas há muito tempo”.

Dada vista à exequente, em 10/05/2018, para se manifestar sobre a informação trazida pelo Meirinho, a Fazenda Estadual postulou o redirecionamento da execução contra a pessoa do sócio majoritário da executada, o Sr. Pereira.

Na ocasião, foi juntada cópia do Contrato Social da executada, no qual consta como componentes do corpo societário o Sr. Pereira, com 60% do capital social, e o Sr. Silva, com 40% de participação, indicando-se apenas aquele primeiro como responsável pela gestão e representação da pessoa jurídica.

O pedido foi deferido, determinando-se a citação postal do apontado corresponsável. Cumprida a diligência e citado o novo executado em 10/06/2020, este não pagou nem garantiu a dívida no quinquídio legal, pelo que foi ordenada e efetivada a penhora online de valores depositados em seu nome via BACENJUD, quando foi penhorada a quantia de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais).

Dentro do trintídio fixado na lei (art. 16, Lei nº 6.830/80), o Sr. Pereira apresentou Embargos à Execução, alegando, inicialmente, que seria inválido o redirecionamento do feito executivo postulado pela exequente, ora embargada, e deferido pelo Juiz, ao argumento de que, pelo princípio da personalidade jurídica, a sociedade empresária executada possuiria personalidade e patrimônios distintos dos de seus sócios, não podendo estes, assim, responder por dívidas contraídas pelo ente social, inclusive as de natureza tributária.

Prosseguiu o embargante aduzindo que o crédito exequendo seria nulo, pois não teria existido, no caso, a instauração do necessário procedimento de lançamento tributário, tanto que a empresa executada sequer foi notificada na esfera administrativa para se manifestar sobre o débito, conforme exigência do art. 145 do Código Tributário Nacional - CTN.

Argumentou o embargante, ainda, que teria se consumado a prescrição tributária, já que os fatos geradores do tributo exigido ocorreram entre julho e outubro de 2009, contudo a ação de execução fiscal somente foi protocolada em 10/12/2014, mais de 5 anos depois, extrapolando-se, pois, o prazo fixado pelo CTN. Valendo-se do princípio da eventualidade da defesa, alegou também que, conforme orientação sedimentada no âmbito do Superior Tribunal de Justiça, teria se operado igualmente a prescrição intercorrente para que se efetivasse validamente o redirecionamento da ação de execução, visto que entre a data do ajuizamento da ação e sua citação, na condição de sócio corresponsável, decorreram mais de 5 (cinco) anos.

Em seguida, sustentou o embargante que seria indevida a atualização do crédito exequendo pela SELIC, visto que o percentual desta exorbitaria aquele fixado pelo CTN, sendo, inclusive, bem superior ao índice de inflação, representando, pois, enriquecimento indevido por parte da Fazenda Pública. Por fim, defendeu que seria ilegítima, porque dotada de caráter confiscatório, a multa moratória de 20% exigida juntamente com o crédito principal na inicial da execução, em ofensa ao art. 150, IV, da Constituição Federal.

Junto com a petição exordial dos Embargos, o embargante juntou cópia da Certidão de Dívida Ativa - CDA que instruiu a ação de execução, da qual se pôde inferir que, efetivamente, o crédito exigido havia sido (e continuava a ser) atualizado pela SELIC, bem como incluía multa moratória no percentual de 20% do tributo não pago.

Intimada, a Fazenda Estadual apresentou Impugnação aos Embargos (art. 17, Lei nº 6.830/80), alegando, preambularmente, que não deveria ser admitida a tramitação do processo incidental, haja vista que a dívida cobrada no processo principal de execução não estava completamente garantida, conforme exige o art. 16, § 1º, da Lei nº 6.830/80. Pediu, assim, fosse o feito extinto sem resolução do mérito. Quanto aos demais argumentos da embargante, disse que não se consumou o prazo de prescrição tributária, inclusive no que se refere ao redirecionamento da execução; bem como que os consectários da mora exigidos juntamente com o crédito principal estão todos amparados pela legislação, pelo que são legítimos; e que a constituição do crédito fiscal executado deu-se com estrita observância das normas pertinentes.

Com a impugnação, juntou a embargada documentos que revelaram que a executada, à vista de tributo sujeito a lançamento por homologação, apresentou, em 10/03/2010, declaração de débito relativo às competências de julho a outubro de 2009, declaração essa, todavia, que não foi acompanhada da necessária antecipação do pagamento da exação, conforme exigido pela legislação. A aludida documentação demonstrou também que, após a apresentação da tal declaração, não tomou a Fazenda Estadual qualquer outra providência tendente a constituir o crédito tributário respectivo, não tendo havido, de fato, posterior notificação do sujeito passivo para se manifestar sobre a regularidade do crédito que acabou sendo objeto da ação de execução fiscal ora embargada.

Como nenhuma das partes requereu a produção de outras provas, os autos foram conclusos para sentença (art. 330, I, CPC).

Elabore, na condição de juiz de direito substituto, a sentença adequada ao caso, enfrentando todas as questões processuais e materiais pertinentes. Não é necessária a confecção de relatório.

 

Objetivas - Rodada 13.2021

(EMAGIS) A respeito da garantia constitucional da liberdade de reunião (CF, artigo 5º, XVI), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne às medidas provisórias, assinale a alternativa incorreta, à luz da Constituição Federal e da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Acerca da teoria do poder constituinte, julgue os seguintes itens.

I. Constituição superveniente torna inconstitucionais leis anteriores com ela conflitantes.

II. Uma vez aprovada proposta de emenda constitucional pelo Congresso Nacional em exercício do seu poder constituinte derivado reformador, não haverá sanção ou veto pelo presidente da República.

III. Norma anterior não será recepcionada se sua forma não for mais admitida pela Constituição superveniente, ainda que seu conteúdo seja compatível com esta.

Assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Sobre o Ministério Público, considerada a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Assinale a opção incorreta, relativamente às agências reguladoras federais.

 

(TRF3 – Juiz – 2018) O art. 87, inciso IV, da Lei nº 8.666, de 1993, prevê que a inexecução do contrato firmado com a Administração Pública pelo contratado pode ocasionar a aplicação de uma série de sanções, dentre as quais a declaração de inidoneidade do contratado para licitar ou contratar com a Administração Pública. Isso quer dizer que, se houver inexecução do contrato:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com princípios da Administração Pública, processo administrativo (Lei 9.784/1999) e concurso público.
 
I. O STJ tem jurisprudência pacífica no sentido de que, quando o edital do concurso público exija como prova de escolaridade o diploma de conclusão do ensino superior, tal meio de prova não pode ser substituído pela declaração de conclusão.

II. A Lei 9.784/1999 acolhe expressamente o princípio da razoabilidade, bem como regra que os processos administrativos devem prestigiar as formas simples.

III. A doutrina consagra o princípio da vinculação ao instrumento convocatório (edital, no casos dos concursos públicos) como decorrência também dos princípios da impessoalidade e da igualdade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/PA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) Determinado servidor público estadual possui vencimento-base inferior ao salário mínimo. Sua remuneração é complementada por meio de um abono, destinado a garantir a percepção do mínimo legal.
Considerando-se os enunciados de súmula vinculante do STF, nesse caso, se for criada uma nova gratificação de desempenho aplicável a esse servidor, ela

 

(EMAGIS) Considere que José, titular de apólice securitária, encontre-se há seis meses sem pagar os prêmios mensais, momento no qual sobrevém o sinistro previsto no contrato de seguro como gerador do direito à indenização securitária.

A propósito, tendo presente a disciplina do Código Civil e a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o artigo 763 do Código Civil, não terá direito a indenização o segurado que estiver em mora no pagamento do prêmio, se ocorrer o sinistro antes de sua purgação.

II. Para o STJ, a mora do segurado no contrato de seguro é do tipo ‘ex persona’, não do tipo ‘ex re’.

III. Para o STJ, a indenização securitária será devida no caso em questão caso ausente a comunicação prévia do segurado pela seguradora acerca do atraso no pagamento do prêmio.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do pacto comissório, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que José se divorcie de Maria, jovem e capaz, com quem tem filho menor, João, de apenas 5 anos de idade. Tenha presente também ter havido fixação da obrigação de prestar alimentos por José a Maria e João.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça e o regramento do Código Civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sabe-se que, quanto à classificação dos créditos na falência, os créditos trabalhistas estão em primeiro lugar na ordenação das preferências (Lei 11.101/2005, artigo 83, I). Sabe-se também que o Superior Tribunal da Justiça tem dado interpretação extensiva para a aludida categoria de créditos trabalhistas.

A propósito, marque a alternativa que expressa crédito NÃO tido como trabalhista pelo STJ para os fins em questão.

 

(EMAGIS) Considere que João, cliente de determinado banco, com este celebre contrato de mútuo, autorizando, por cláusula revogável contida no contrato, que o banco credor debite mensalmente o valor das prestações do empréstimo no saldo existente em conta corrente que João mantém na aludida instituição financeira.
Tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, avalie as assertivas que seguem.

I. É, nos termos da Súmula 603 do STJ, ilícita a cláusula contratual em questão, já que é vedado à instituição financeira apropriar-se de valores do correntista para satisfazer seu crédito.

II. O percentual de desconto em conta corrente passível de apropriação pelo banco não pode ultrapassar aquele autorizado em lei específica para os empréstimos consignados, sob pena de nulidade.

III. É ilícita a cláusula de desconto em conta corrente se esta for utilizada pelo mutuário para receber seus salários ou proventos de aposentadoria.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a distribuição do ônus da prova no CPC/2015 (artigo 373), marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) Quanto aos prazos, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Em relação à remessa necessária no CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Está sujeita ao duplo grau de jurisdição, não produzindo efeito senão depois de confirmada pelo tribunal, a sentença proferida contra a União, ainda que a condenação ou o proveito econômico obtido na causa for de valor certo e líquido equivalente a 600 (seiscentos) salários-mínimos.

II. O patamar econômico limitador à remessa necessária é diferente conforme a sentença tenha sido proferida contra a União, os Estados e o Distrito Federal ou os Municípios.

III. Não se aplica a remessa necessária quando a sentença estiver fundada em entendimento coincidente com orientação vinculante firmada no âmbito administrativo do próprio ente público, consolidada em manifestação, parecer ou súmula administrativa.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) Em relação à ação popular, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) Sobre o acordo de colaboração premiada, marque a alternativa CORRETA.

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) Joaquim, com o intuito de fornecer energia elétrica a seu pequeno ponto comercial situado em via pública, efetuou uma ligação clandestina no poste de energia elétrica próximo a seu estabelecimento. Durante dois anos, ele utilizou a energia elétrica dessa fonte, sem qualquer registro ou pagamento do real consumo. Em fiscalização, foi constatada a prática de crime, e, antes do recebimento da denúncia, Joaquim quitou o valor da dívida apurado pela companhia de energia elétrica.

Consoante a jurisprudência do STJ, nessa situação hipotética, Joaquim praticou o crime de

 

(TJ/MS – Juiz – FCC – 2020) No que concerne à lei de drogas, correto afirmar:

 

(DPE/AM – Defensor Público – FCC – 2018) A Lei de Contravenções Penais

 

(EMAGIS) Sobre a transação penal nos crimes de menor potencial ofensivo submetidos aos juizados especiais criminais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com a competência em matéria penal e processual penal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Em operação conjunta de garantia da Lei e da Ordem, de iniciativa do Presidente da República, com militares do Exército e membro da Polícia Militar estadual, ocorre a morte de um civil. Existem indícios da prática de um crime doloso contra a vida, sendo que há suspeita da participação de um soldado do Exército Brasileiro e um soldado da Polícia Militar estadual neste fato. Nesse caso, é correto afirmar que a competência para o eventual julgamento é

 

(EMAGIS) Sobre o trabalho do preso, considerando a disciplina da Lei 7.210/1984 (LEP – Lei de Execução Penal) e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a inclusão do ICMS na base de cálculo da CPRB (Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta), avalie as assertivas que seguem.

I. O STJ, em recurso repetitivo, consagrou a tese de que os valores do ICMS não integram a base de cálculo da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta - CPRB, prevista na Lei n. 12.546/11.

II. O STF, sob repercussão geral, consagrou a tese de que é inconstitucional a inclusão do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS na base de cálculo da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta – CPRB.

III. Houve, na matéria, desconstituição pelo STF da jurisprudência que consagrara o STJ.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do IPTU, avalie as assertivas que seguem.

I. A posse direta exercida pelo locatário qualifica-o como contribuinte do IPTU.

II. O locatário não tem legitimidade ativa para a ação de repetição de indébito tributário de IPTU.

III. O locatário não tem legitimidade ativa para a ação declaratória de inexigibilidade de IPTU.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a isenção do IRPF disposta no artigo 6º, XIV, da Lei 7.713/1988 (“Art. 6º Ficam isentos do imposto de renda os seguinte rendimentos percebidos por pessoas físicas: XIV – os proventos de aposentadoria ou reforma motivada por acidente em serviço e os percebidos pelos portadores de moléstia profissional, tuberculose ativa, alienação mental, esclerose múltipla, neoplasia maligna, cegueira, hanseníase, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, hepatopatia grave, estados avançados da doença de Paget (osteíte deformante), contaminação por radiação, síndrome da imunodeficiência adquirida, com base em conclusão da medicina especializada, mesmo que a doença tenha sido contraída depois da aposentadoria ou reforma;), avalie as assertivas que seguem.

I. Não se aplica a isenção, segundo o STF, aos rendimentos de trabalho recebidos por pessoas em atividade, ainda que presente moléstia prevista no dispositivo legal.

II. Para o STJ, ainda que ausentes os sintomas, a presença a doença é suficiente para a isenção.

III. O contribuinte faz jus à concessão ou à manutenção da isenção do imposto de renda, não se lhe exigindo a demonstração da contemporaneidade dos sintomas da doença.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que, em decorrência de irregularidades devidamente apuradas na prestação de contas referentes a recursos recebidos da União através de convênio, o Município venha a ter seu nome inscrito em cadastro federal de inadimplentes (SIAFI).
Tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, avalie as assertivas que seguem.

I. Se a irregularidade cometida pelo Município referir-se a gestão municipal anterior à penalizada com a inscrição, deve esta inscrição, ‘pleno jure’, ser levantada.

II. Se a irregularidade cometida pelo Município referir-se a gestão municipal anterior à penalizada com a inscrição, é juridicamente impossível a pretensão desta última gestão de levantamento da inscrição, tendo apenas a gestão anterior legitimidade para discutir em juízo mencionada inscrição.

III. Ainda que a gestão municipal penalizada com a inscrição tome as providência contra a gestão anterior que cometeu a irregularidade no sentido de sanear esta, tal atuação não surte efeitos no plano federal, mas apenas no plano local.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Segundo o direito ambiental e agrário, analise as afirmativas a seguir.

I. Segundo o princípio da proteção familiar, desde que explorada pela família, a pequena propriedade rural não será objeto de penhora para pagamento de débito decorrente de sua atividade produtiva.

II. Caso se identifique a entidade de classe e / ou movimentos sociais responsáveis pela prática de atos de invasão contra propriedade pública, só se poderá reter qualquer repasse de recursos públicos ou rescindir eventual instrumento de parceria celebrado com eles referente ao Programa de Reforma Agrária do Governo Federal pela via judicial, por envolver afetação de grupo vulnerável (reserva de jurisdição).

III. Ainda que se considere o decurso do tempo, eventuais construções existentes em área de preservação permanente podem ser demolidas pelo Poder Público, haja vista a inaplicabilidade da teoria do fato consumado.

IV. Consoante orientação do Superior Tribunal de Justiça, é possível a aplicação do princípio da insignificância nos delitos ambientais de forma casuística.

Estão corretas as afirmativas:

 

(EMAGIS) Considere a pretensão de mutuário do SFH, contra a seguradora contratada quando do financiamento, de cobertura securitária decorrente de invalidez, tendo sido esta devidamente comprovada e prevista como sinistro na apólice do seguro, consistindo a indenização securitária na quitação do saldo devedor do financiamento pela seguradora.

A propósito, considerando a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a opção CORRETA de acordo com o Código de Defesa do Consumidor:

 

(EMAGIS) Considerando a política de atendimento à criança e ao adolescente, segundo a Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA), assinale a alternativa correta:

 

(TJ/MS – FCC – 2020) Nos termos expressos da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, os Estados Partes buscarão promover o estabelecimento de uma idade

 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Brasileira nata adquire voluntariamente a nacionalidade derivada norte-americana, sem que isso lhe tenha sido imposto de alguma maneira. Em seguida, contraiu matrimônio com norte-americano - assassinado poucos anos depois - e, após a sua morte, veio para o Brasil. Os Estados Unidos apresentaram um pedido de extradição ao governo brasileiro sob o fundamento de que ela era acusada de matar o marido.

Com relação à hipótese é correto afirmar que:

 

(Procurador Jurídico – VUNESP – 2017) No dia 23 de outubro de 2005, o povo brasileiro foi consultado a respeito da proibição do comércio de armas de fogo e munições no país, visando a alteração no art. 35 do Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003), proibindo a comercialização de arma de fogo e munição em todo o território nacional, ou seja, consultava-se se estaria mantido ou não em vigor o dispositivo. Isso se deu por meio de:

 

(EMAGIS) Sobre a decadência em matéria previdenciária, considerada a disciplina da Lei 8.213/1991, julgue os itens abaixo.

I. O prazo decadencial de dez anos, instituído pela Medida Provisória 1.523/1997, não se aplica aos benefícios concedidos anteriormente à sua vigência.

II. O prazo de decadência do direito ou da ação do segurado ou beneficiário para a revisão do ato de concessão, indeferimento, cancelamento ou cessação de benefício e do ato de deferimento, indeferimento ou não concessão de revisão de benefício é de dez anos.

III. Aplica-se o prazo decadencial de dez anos estabelecido no art. 103, caput, da Lei 8.213/1991 às hipóteses em que a questão controvertida não foi apreciada no ato administrativo de análise de concessão de benefício previdenciário.

Estão incorretos somente os itens:

 

(PGM – JOÃO PESSOA/PB – PROCURADOR DO MUNICÍPIO – CESPE/CEBRASPE – 2018) Acerca da estabilidade dos membros da CIPA, assinale a opção correta.

 

(Procurador Autárquico – Prefeitura de Vila Velha/ES – IBADE – 2020). No que toca ao tema Fazenda Pública e reexame necessário, considerando a jurisprudência consolidada do Tribunal Superior do Trabalho, é lícito afirmar que:

 

(EMAGIS) Sobre a figura do Corregedor Nacional do Ministério Público, assinale a alternativa correta

 

(DPE/BA – FCC – 2016) A Lei Complementar nº 80/94, ao prescrever normas para a organização das Defensorias Públicas dos Estados, dispõe que

 

Objetivas Delegado - Rodada 13.2021

(EMAGIS) Sobre o acordo de colaboração premiada, marque a alternativa CORRETA.

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) Joaquim, com o intuito de fornecer energia elétrica a seu pequeno ponto comercial situado em via pública, efetuou uma ligação clandestina no poste de energia elétrica próximo a seu estabelecimento. Durante dois anos, ele utilizou a energia elétrica dessa fonte, sem qualquer registro ou pagamento do real consumo. Em fiscalização, foi constatada a prática de crime, e, antes do recebimento da denúncia, Joaquim quitou o valor da dívida apurado pela companhia de energia elétrica.

Consoante a jurisprudência do STJ, nessa situação hipotética, Joaquim praticou o crime de

 

(TJ/MS – Juiz – FCC – 2020) No que concerne à lei de drogas, correto afirmar:

 

(DPE/AM – Defensor Público – FCC – 2018) A Lei de Contravenções Penais

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com a competência em matéria penal e processual penal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Em operação conjunta de garantia da Lei e da Ordem, de iniciativa do Presidente da República, com militares do Exército e membro da Polícia Militar estadual, ocorre a morte de um civil. Existem indícios da prática de um crime doloso contra a vida, sendo que há suspeita da participação de um soldado do Exército Brasileiro e um soldado da Polícia Militar estadual neste fato. Nesse caso, é correto afirmar que a competência para o eventual julgamento é

 

(EMAGIS) Sobre o trabalho do preso, considerando a disciplina da Lei 7.210/1984 (LEP – Lei de Execução Penal) e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que José, titular de apólice securitária, encontre-se há seis meses sem pagar os prêmios mensais, momento no qual sobrevém o sinistro previsto no contrato de seguro como gerador do direito à indenização securitária.

A propósito, tendo presente a disciplina do Código Civil e a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o artigo 763 do Código Civil, não terá direito a indenização o segurado que estiver em mora no pagamento do prêmio, se ocorrer o sinistro antes de sua purgação.

II. Para o STJ, a mora do segurado no contrato de seguro é do tipo ‘ex persona’, não do tipo ‘ex re’.

III. Para o STJ, a indenização securitária será devida no caso em questão caso ausente a comunicação prévia do segurado pela seguradora acerca do atraso no pagamento do prêmio.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do pacto comissório, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da garantia constitucional da liberdade de reunião (CF, artigo 5º, XVI), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne às medidas provisórias, assinale a alternativa incorreta, à luz da Constituição Federal e da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Acerca da teoria do poder constituinte, julgue os seguintes itens.

I. Constituição superveniente torna inconstitucionais leis anteriores com ela conflitantes.

II. Uma vez aprovada proposta de emenda constitucional pelo Congresso Nacional em exercício do seu poder constituinte derivado reformador, não haverá sanção ou veto pelo presidente da República.

III. Norma anterior não será recepcionada se sua forma não for mais admitida pela Constituição superveniente, ainda que seu conteúdo seja compatível com esta.

Assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Sobre o Ministério Público, considerada a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Assinale a opção incorreta, relativamente às agências reguladoras federais.

 

(TRF3 – Juiz – 2018) O art. 87, inciso IV, da Lei nº 8.666, de 1993, prevê que a inexecução do contrato firmado com a Administração Pública pelo contratado pode ocasionar a aplicação de uma série de sanções, dentre as quais a declaração de inidoneidade do contratado para licitar ou contratar com a Administração Pública. Isso quer dizer que, se houver inexecução do contrato:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com princípios da Administração Pública, processo administrativo (Lei 9.784/1999) e concurso público.
 
I. O STJ tem jurisprudência pacífica no sentido de que, quando o edital do concurso público exija como prova de escolaridade o diploma de conclusão do ensino superior, tal meio de prova não pode ser substituído pela declaração de conclusão.

II. A Lei 9.784/1999 acolhe expressamente o princípio da razoabilidade, bem como regra que os processos administrativos devem prestigiar as formas simples.

III. A doutrina consagra o princípio da vinculação ao instrumento convocatório (edital, no casos dos concursos públicos) como decorrência também dos princípios da impessoalidade e da igualdade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/PA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) Determinado servidor público estadual possui vencimento-base inferior ao salário mínimo. Sua remuneração é complementada por meio de um abono, destinado a garantir a percepção do mínimo legal.
Considerando-se os enunciados de súmula vinculante do STF, nesse caso, se for criada uma nova gratificação de desempenho aplicável a esse servidor, ela

 

(EMAGIS) Considerando a política de atendimento à criança e ao adolescente, segundo a Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA), assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sabe-se que, quanto à classificação dos créditos na falência, os créditos trabalhistas estão em primeiro lugar na ordenação das preferências (Lei 11.101/2005, artigo 83, I). Sabe-se também que o Superior Tribunal da Justiça tem dado interpretação extensiva para a aludida categoria de créditos trabalhistas.

A propósito, marque a alternativa que expressa crédito NÃO tido como trabalhista pelo STJ para os fins em questão.

 

(EMAGIS) Considere que João, cliente de determinado banco, com este celebre contrato de mútuo, autorizando, por cláusula revogável contida no contrato, que o banco credor debite mensalmente o valor das prestações do empréstimo no saldo existente em conta corrente que João mantém na aludida instituição financeira.
Tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, avalie as assertivas que seguem.

I. É, nos termos da Súmula 603 do STJ, ilícita a cláusula contratual em questão, já que é vedado à instituição financeira apropriar-se de valores do correntista para satisfazer seu crédito.

II. O percentual de desconto em conta corrente passível de apropriação pelo banco não pode ultrapassar aquele autorizado em lei específica para os empréstimos consignados, sob pena de nulidade.

III. É ilícita a cláusula de desconto em conta corrente se esta for utilizada pelo mutuário para receber seus salários ou proventos de aposentadoria.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(Procurador Jurídico – VUNESP – 2017) No dia 23 de outubro de 2005, o povo brasileiro foi consultado a respeito da proibição do comércio de armas de fogo e munições no país, visando a alteração no art. 35 do Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003), proibindo a comercialização de arma de fogo e munição em todo o território nacional, ou seja, consultava-se se estaria mantido ou não em vigor o dispositivo. Isso se deu por meio de:

 

(TJ/MS – FCC – 2020) Nos termos expressos da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, os Estados Partes buscarão promover o estabelecimento de uma idade

 

(EMAGIS) Assinale a opção CORRETA de acordo com o Código de Defesa do Consumidor:

 

(EMAGIS) Sobre a inclusão do ICMS na base de cálculo da CPRB (Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta), avalie as assertivas que seguem.

I. O STJ, em recurso repetitivo, consagrou a tese de que os valores do ICMS não integram a base de cálculo da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta - CPRB, prevista na Lei n. 12.546/11.

II. O STF, sob repercussão geral, consagrou a tese de que é inconstitucional a inclusão do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS na base de cálculo da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta – CPRB.

III. Houve, na matéria, desconstituição pelo STF da jurisprudência que consagrara o STJ.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do IPTU, avalie as assertivas que seguem.

I. A posse direta exercida pelo locatário qualifica-o como contribuinte do IPTU.

II. O locatário não tem legitimidade ativa para a ação de repetição de indébito tributário de IPTU.

III. O locatário não tem legitimidade ativa para a ação declaratória de inexigibilidade de IPTU.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Segundo o direito ambiental e agrário, analise as afirmativas a seguir.

I. Segundo o princípio da proteção familiar, desde que explorada pela família, a pequena propriedade rural não será objeto de penhora para pagamento de débito decorrente de sua atividade produtiva.

II. Caso se identifique a entidade de classe e / ou movimentos sociais responsáveis pela prática de atos de invasão contra propriedade pública, só se poderá reter qualquer repasse de recursos públicos ou rescindir eventual instrumento de parceria celebrado com eles referente ao Programa de Reforma Agrária do Governo Federal pela via judicial, por envolver afetação de grupo vulnerável (reserva de jurisdição).

III. Ainda que se considere o decurso do tempo, eventuais construções existentes em área de preservação permanente podem ser demolidas pelo Poder Público, haja vista a inaplicabilidade da teoria do fato consumado.

IV. Consoante orientação do Superior Tribunal de Justiça, é possível a aplicação do princípio da insignificância nos delitos ambientais de forma casuística.

Estão corretas as afirmativas:

 

Sentença Federal - Rodada 13.2021

Segue enunciado da Rodada. Considere a questão como Relatório da sentença. Assim, a partir da fundamentação, redija o ato judicial pertinente. Local do juízo: Florianópolis/SC. Data da sentença: 26/03/2021.

“RELATÓRIO

O Ministério Público Federal ofereceu denúncia contra ANTÔNIO, devidamente qualificado, dando-o como incurso nos artigos 40, caput, e 48 da Lei n.º 9.605/98. Narra a peça inicial:

“Consta dos autos do Inquérito Policial que, entre os meses de agosto e dezembro de 2018, em terreno localizado na Rodovia Maurício Sirotski Sobrinho, Bairro Jurerê, nesta Capital/SC, o denunciado ANTÔNIO promoveu, sem autorização da autoridade competente e dentro de unidade de conservação federal de proteção integral, a construção de um galpão — anexo à Peixaria — com aproximadamente 120 m2 de área, em solo não edificável em razão do seu valor ecológico, causando danos diretos à Estação Ecológica Carijós — ESEC Carijós, Unidade de Conservação de Proteção Integral, criada pelo Decreto nº 94.656, de 20 de julho de 1987, da Presidência da República.

A Equipe do ICMBio efetivamente fiscalizou e apurou que, entre os meses de agosto a dezembro de 2018, o denunciado promoveu, sem qualquer autorização e contra a Lei, ampla reforma ao lado de uma construção também irregular e mais antiga de 136,54m2, a fim de instalar seu estabelecimento comercial, denominada “Peixaria”.

Laudo no Inquérito foi produzido, sendo atestado os fatos danosos na unidade de conservação, classificada como área de preservação permanente e localizada dentro da estação ecológica de Carijós, configurando o delito do artigo 40 da Lei 9.605/98. Confirmado que no local em questão havia originalmente manguezal e vegetação de restinga. Registre-se que o denunciado participou da produção de referido laudo, apresentando quesitos por advogado ainda em sede policial.

Inclusive, o denunciado, em seu interrogatório policial, reconheceu que haveria a necessidade de autorização dos órgãos competentes para construir e tinha plena ciência que a área estava embargada, ou seja, nenhuma construção poderia ser realizada, pois sabia que tinha sido condenado em ação civil pública, a qual reconheceu que se trata de área de preservação permanente e Estação Ecológica.

Vale registrar a existência de ação civil pública antiga, a ACP nº 11111-32.2013, na qual ANTÔNIO foi condenado a desocupar o local e não mais construir naquele ambiente protegido, além de obrigação de recompor o meio ambiente. Assim, o denunciado já havia sido alertado que estava ocupando irregularmente o espaço da Estação Ecológica de Carijós, não podendo fazer mais construções ou reformas no local. Outra perícia realizada nesta ação, também sob o crivo do contraditório, examinou todo o terreno e igualmente constatou que toda a área é de preservação permanente, constituindo antigamente área de manguezal e restinga. Constou em trecho do laudo:

“Originalmente, a área coberta por manguezais e apicuns (limite de terra firma com o manguezal) de aproximadamente 7.875 m², foi parcialmente modificada pela ação antropomórfica que comprometem os ecossistemas existentes (alterações físicas de substrato, surgimento de espécies de vegetais invasoras como o capim do brejo, Paspalum sp substituindo o manguezal e apicum)”.

O denunciado apelou de tal condenação na ACP, estando atualmente aguardando julgamento pelo Tribunal.

Por sua vez, a permanência do denunciado no local e a não retirada do aterro base da construção, bem como a ausência de replantio de vegetação nativa, impedem e dificultam a regeneração da vegetação natural, configurando o crime do artigo 48 da Lei 9.605/98.

Além do que já registrado, a autoria e a materialidade delitivas também restou demonstrada por documento Técnico do ICMBio e respectivo auto de infração.”

A denúncia, acompanhada de todas as peças/documentos citados, foi recebida em 13/09/2019.

Após apresentação de defesa e decisão que não reconheceu haver causa de absolvição sumária, o feito seguiu para instrução oral.

As testemunhas de acusação, servidores do ICMBio, ratificaram a fiscalização e o auto de infração lavrado em dezembro de 2018. Também explicitaram que a construção impede a regeneração da vegetação de restinga estabilizadora do mangue, importante para a Estação Ecológica de Carijós.

No seu interrogatório judicial, o réu basicamente ratificou o que havia dito em sede policial. Em suma, que não teve dolo, pois já estava na área há muitos anos e que por isso entende possível sua permanência no local. Quanto à sua ocupação, confirmou ser dono de peixaria e possuir renda mensal aproximada de R$3.500,00 (três mil e quinhentos reais).

Não foram requeridas diligências complementares.

Folha de antecedentes do réu juntada aos autos. Consta apenas um registro de uma ação penal já encerrada, onde ANTÔNIO cumpriu as condições da suspensão condicional do processo no período de 03/2016 a 03/2018.

Em alegações finais, o MPF reiterou o pedido de condenação.

Por sua vez, a defesa argumentou: a) preliminarmente, a incompetência da Justiça Federal; b) ainda em sede preliminar, que fosse aplicado o princípio in dubio pro reo ao caso e também a irretroatividade da lei penal mais gravosa, pois o réu já ocupa a área desde 1978; b) no mérito, que a condenação não pode se basear unicamente em provas do inquérito policial; c) que deve prevalecer a presunção de inocência do réu, porquanto a área em que teria acontecido o suposto dano ambiental foi ocupada em 1978 e a construção ali edificada foi construída na década de 1980, muito antes da Lei 9.605/98, devendo, como já argumentado, ser aplicado o princípio da irretroatividade da lei penal mais gravosa; d) que deve ser reconhecida a excludente do erro de proibição, em razão da condição do réu, que é pessoa humilde e de baixa escolaridade; e) que as condutas do réu são atípicas; f) que inexiste o dano ambiental apontado; g) que a conduta do réu não configura ilícito penal, mas sim mera infração administrativa; h) que o crime deve ser desclassificado para o art. 64 da Lei 9.605/98. Caso assim não se entenda, que o crime do art. 48 seja absorvido pelo crime do art. 40 da Lei Ambiental.

 

Objetivas DPF - Rodada 13.2021

(EMAGIS) Sobre o acordo de colaboração premiada, marque a alternativa CORRETA.

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) Joaquim, com o intuito de fornecer energia elétrica a seu pequeno ponto comercial situado em via pública, efetuou uma ligação clandestina no poste de energia elétrica próximo a seu estabelecimento. Durante dois anos, ele utilizou a energia elétrica dessa fonte, sem qualquer registro ou pagamento do real consumo. Em fiscalização, foi constatada a prática de crime, e, antes do recebimento da denúncia, Joaquim quitou o valor da dívida apurado pela companhia de energia elétrica.

Consoante a jurisprudência do STJ, nessa situação hipotética, Joaquim praticou o crime de

 

(TJ/MS – Juiz – FCC – 2020) No que concerne à lei de drogas, correto afirmar:

 

(DPE/AM – Defensor Público – FCC – 2018) A Lei de Contravenções Penais

 

(EMAGIS) Sobre a transação penal nos crimes de menor potencial ofensivo submetidos aos juizados especiais criminais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com a competência em matéria penal e processual penal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Em operação conjunta de garantia da Lei e da Ordem, de iniciativa do Presidente da República, com militares do Exército e membro da Polícia Militar estadual, ocorre a morte de um civil. Existem indícios da prática de um crime doloso contra a vida, sendo que há suspeita da participação de um soldado do Exército Brasileiro e um soldado da Polícia Militar estadual neste fato. Nesse caso, é correto afirmar que a competência para o eventual julgamento é

 

(EMAGIS) Sobre o trabalho do preso, considerando a disciplina da Lei 7.210/1984 (LEP – Lei de Execução Penal) e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da garantia constitucional da liberdade de reunião (CF, artigo 5º, XVI), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne às medidas provisórias, assinale a alternativa incorreta, à luz da Constituição Federal e da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Acerca da teoria do poder constituinte, julgue os seguintes itens.

I. Constituição superveniente torna inconstitucionais leis anteriores com ela conflitantes.

II. Uma vez aprovada proposta de emenda constitucional pelo Congresso Nacional em exercício do seu poder constituinte derivado reformador, não haverá sanção ou veto pelo presidente da República.

III. Norma anterior não será recepcionada se sua forma não for mais admitida pela Constituição superveniente, ainda que seu conteúdo seja compatível com esta.

Assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Sobre o Ministério Público, considerada a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Assinale a opção incorreta, relativamente às agências reguladoras federais.

 

(TRF3 – Juiz – 2018) O art. 87, inciso IV, da Lei nº 8.666, de 1993, prevê que a inexecução do contrato firmado com a Administração Pública pelo contratado pode ocasionar a aplicação de uma série de sanções, dentre as quais a declaração de inidoneidade do contratado para licitar ou contratar com a Administração Pública. Isso quer dizer que, se houver inexecução do contrato:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com princípios da Administração Pública, processo administrativo (Lei 9.784/1999) e concurso público.
 
I. O STJ tem jurisprudência pacífica no sentido de que, quando o edital do concurso público exija como prova de escolaridade o diploma de conclusão do ensino superior, tal meio de prova não pode ser substituído pela declaração de conclusão.

II. A Lei 9.784/1999 acolhe expressamente o princípio da razoabilidade, bem como regra que os processos administrativos devem prestigiar as formas simples.

III. A doutrina consagra o princípio da vinculação ao instrumento convocatório (edital, no casos dos concursos públicos) como decorrência também dos princípios da impessoalidade e da igualdade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/PA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) Determinado servidor público estadual possui vencimento-base inferior ao salário mínimo. Sua remuneração é complementada por meio de um abono, destinado a garantir a percepção do mínimo legal.
Considerando-se os enunciados de súmula vinculante do STF, nesse caso, se for criada uma nova gratificação de desempenho aplicável a esse servidor, ela

 

(EMAGIS) Considere que José, titular de apólice securitária, encontre-se há seis meses sem pagar os prêmios mensais, momento no qual sobrevém o sinistro previsto no contrato de seguro como gerador do direito à indenização securitária.

A propósito, tendo presente a disciplina do Código Civil e a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o artigo 763 do Código Civil, não terá direito a indenização o segurado que estiver em mora no pagamento do prêmio, se ocorrer o sinistro antes de sua purgação.

II. Para o STJ, a mora do segurado no contrato de seguro é do tipo ‘ex persona’, não do tipo ‘ex re’.

III. Para o STJ, a indenização securitária será devida no caso em questão caso ausente a comunicação prévia do segurado pela seguradora acerca do atraso no pagamento do prêmio.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do pacto comissório, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sabe-se que, quanto à classificação dos créditos na falência, os créditos trabalhistas estão em primeiro lugar na ordenação das preferências (Lei 11.101/2005, artigo 83, I). Sabe-se também que o Superior Tribunal da Justiça tem dado interpretação extensiva para a aludida categoria de créditos trabalhistas.

A propósito, marque a alternativa que expressa crédito NÃO tido como trabalhista pelo STJ para os fins em questão.

 

(EMAGIS) Considere que João, cliente de determinado banco, com este celebre contrato de mútuo, autorizando, por cláusula revogável contida no contrato, que o banco credor debite mensalmente o valor das prestações do empréstimo no saldo existente em conta corrente que João mantém na aludida instituição financeira.
Tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, avalie as assertivas que seguem.

I. É, nos termos da Súmula 603 do STJ, ilícita a cláusula contratual em questão, já que é vedado à instituição financeira apropriar-se de valores do correntista para satisfazer seu crédito.

II. O percentual de desconto em conta corrente passível de apropriação pelo banco não pode ultrapassar aquele autorizado em lei específica para os empréstimos consignados, sob pena de nulidade.

III. É ilícita a cláusula de desconto em conta corrente se esta for utilizada pelo mutuário para receber seus salários ou proventos de aposentadoria.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a distribuição do ônus da prova no CPC/2015 (artigo 373), marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) Quanto aos prazos, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Em relação à remessa necessária no CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Está sujeita ao duplo grau de jurisdição, não produzindo efeito senão depois de confirmada pelo tribunal, a sentença proferida contra a União, ainda que a condenação ou o proveito econômico obtido na causa for de valor certo e líquido equivalente a 600 (seiscentos) salários-mínimos.

II. O patamar econômico limitador à remessa necessária é diferente conforme a sentença tenha sido proferida contra a União, os Estados e o Distrito Federal ou os Municípios.

III. Não se aplica a remessa necessária quando a sentença estiver fundada em entendimento coincidente com orientação vinculante firmada no âmbito administrativo do próprio ente público, consolidada em manifestação, parecer ou súmula administrativa.

Estão corretos apenas os itens:

 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Brasileira nata adquire voluntariamente a nacionalidade derivada norte-americana, sem que isso lhe tenha sido imposto de alguma maneira. Em seguida, contraiu matrimônio com norte-americano - assassinado poucos anos depois - e, após a sua morte, veio para o Brasil. Os Estados Unidos apresentaram um pedido de extradição ao governo brasileiro sob o fundamento de que ela era acusada de matar o marido.

Com relação à hipótese é correto afirmar que:

 

(TJ/MS – FCC – 2020) Nos termos expressos da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, os Estados Partes buscarão promover o estabelecimento de uma idade

 

(EMAGIS) Sobre a decadência em matéria previdenciária, considerada a disciplina da Lei 8.213/1991, julgue os itens abaixo.

I. O prazo decadencial de dez anos, instituído pela Medida Provisória 1.523/1997, não se aplica aos benefícios concedidos anteriormente à sua vigência.

II. O prazo de decadência do direito ou da ação do segurado ou beneficiário para a revisão do ato de concessão, indeferimento, cancelamento ou cessação de benefício e do ato de deferimento, indeferimento ou não concessão de revisão de benefício é de dez anos.

III. Aplica-se o prazo decadencial de dez anos estabelecido no art. 103, caput, da Lei 8.213/1991 às hipóteses em que a questão controvertida não foi apreciada no ato administrativo de análise de concessão de benefício previdenciário.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere que, em decorrência de irregularidades devidamente apuradas na prestação de contas referentes a recursos recebidos da União através de convênio, o Município venha a ter seu nome inscrito em cadastro federal de inadimplentes (SIAFI).
Tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, avalie as assertivas que seguem.

I. Se a irregularidade cometida pelo Município referir-se a gestão municipal anterior à penalizada com a inscrição, deve esta inscrição, ‘pleno jure’, ser levantada.

II. Se a irregularidade cometida pelo Município referir-se a gestão municipal anterior à penalizada com a inscrição, é juridicamente impossível a pretensão desta última gestão de levantamento da inscrição, tendo apenas a gestão anterior legitimidade para discutir em juízo mencionada inscrição.

III. Ainda que a gestão municipal penalizada com a inscrição tome as providência contra a gestão anterior que cometeu a irregularidade no sentido de sanear esta, tal atuação não surte efeitos no plano federal, mas apenas no plano local.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a inclusão do ICMS na base de cálculo da CPRB (Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta), avalie as assertivas que seguem.

I. O STJ, em recurso repetitivo, consagrou a tese de que os valores do ICMS não integram a base de cálculo da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta - CPRB, prevista na Lei n. 12.546/11.

II. O STF, sob repercussão geral, consagrou a tese de que é inconstitucional a inclusão do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS na base de cálculo da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta – CPRB.

III. Houve, na matéria, desconstituição pelo STF da jurisprudência que consagrara o STJ.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a isenção do IRPF disposta no artigo 6º, XIV, da Lei 7.713/1988 (“Art. 6º Ficam isentos do imposto de renda os seguinte rendimentos percebidos por pessoas físicas: XIV – os proventos de aposentadoria ou reforma motivada por acidente em serviço e os percebidos pelos portadores de moléstia profissional, tuberculose ativa, alienação mental, esclerose múltipla, neoplasia maligna, cegueira, hanseníase, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, hepatopatia grave, estados avançados da doença de Paget (osteíte deformante), contaminação por radiação, síndrome da imunodeficiência adquirida, com base em conclusão da medicina especializada, mesmo que a doença tenha sido contraída depois da aposentadoria ou reforma;), avalie as assertivas que seguem.

I. Não se aplica a isenção, segundo o STF, aos rendimentos de trabalho recebidos por pessoas em atividade, ainda que presente moléstia prevista no dispositivo legal.

II. Para o STJ, ainda que ausentes os sintomas, a presença a doença é suficiente para a isenção.

III. O contribuinte faz jus à concessão ou à manutenção da isenção do imposto de renda, não se lhe exigindo a demonstração da contemporaneidade dos sintomas da doença.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 13.2021

(EMAGIS) Considere que José, titular de apólice securitária, encontre-se há seis meses sem pagar os prêmios mensais, momento no qual sobrevém o sinistro previsto no contrato de seguro como gerador do direito à indenização securitária.

A propósito, tendo presente a disciplina do Código Civil e a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o artigo 763 do Código Civil, não terá direito a indenização o segurado que estiver em mora no pagamento do prêmio, se ocorrer o sinistro antes de sua purgação.

II. Para o STJ, a mora do segurado no contrato de seguro é do tipo ‘ex persona’, não do tipo ‘ex re’.

III. Para o STJ, a indenização securitária será devida no caso em questão caso ausente a comunicação prévia do segurado pela seguradora acerca do atraso no pagamento do prêmio.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do pacto comissório, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que José se divorcie de Maria, jovem e capaz, com quem tem filho menor, João, de apenas 5 anos de idade. Tenha presente também ter havido fixação da obrigação de prestar alimentos por José a Maria e João.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça e o regramento do Código Civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a distribuição do ônus da prova no CPC/2015 (artigo 373), marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) Quanto aos prazos, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Em relação à remessa necessária no CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Está sujeita ao duplo grau de jurisdição, não produzindo efeito senão depois de confirmada pelo tribunal, a sentença proferida contra a União, ainda que a condenação ou o proveito econômico obtido na causa for de valor certo e líquido equivalente a 600 (seiscentos) salários-mínimos.

II. O patamar econômico limitador à remessa necessária é diferente conforme a sentença tenha sido proferida contra a União, os Estados e o Distrito Federal ou os Municípios.

III. Não se aplica a remessa necessária quando a sentença estiver fundada em entendimento coincidente com orientação vinculante firmada no âmbito administrativo do próprio ente público, consolidada em manifestação, parecer ou súmula administrativa.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) Assinale a opção CORRETA de acordo com o Código de Defesa do Consumidor:

 

(EMAGIS) Considerando a política de atendimento à criança e ao adolescente, segundo a Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA), assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre o acordo de colaboração premiada, marque a alternativa CORRETA.

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) Joaquim, com o intuito de fornecer energia elétrica a seu pequeno ponto comercial situado em via pública, efetuou uma ligação clandestina no poste de energia elétrica próximo a seu estabelecimento. Durante dois anos, ele utilizou a energia elétrica dessa fonte, sem qualquer registro ou pagamento do real consumo. Em fiscalização, foi constatada a prática de crime, e, antes do recebimento da denúncia, Joaquim quitou o valor da dívida apurado pela companhia de energia elétrica.

Consoante a jurisprudência do STJ, nessa situação hipotética, Joaquim praticou o crime de

 

(TJ/MS – Juiz – FCC – 2020) No que concerne à lei de drogas, correto afirmar:

 

(DPE/AM – Defensor Público – FCC – 2018) A Lei de Contravenções Penais

 

(EMAGIS) Sobre a transação penal nos crimes de menor potencial ofensivo submetidos aos juizados especiais criminais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com a competência em matéria penal e processual penal. Marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Em operação conjunta de garantia da Lei e da Ordem, de iniciativa do Presidente da República, com militares do Exército e membro da Polícia Militar estadual, ocorre a morte de um civil. Existem indícios da prática de um crime doloso contra a vida, sendo que há suspeita da participação de um soldado do Exército Brasileiro e um soldado da Polícia Militar estadual neste fato. Nesse caso, é correto afirmar que a competência para o eventual julgamento é

 

(EMAGIS) Sobre o trabalho do preso, considerando a disciplina da Lei 7.210/1984 (LEP – Lei de Execução Penal) e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da garantia constitucional da liberdade de reunião (CF, artigo 5º, XVI), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne às medidas provisórias, assinale a alternativa incorreta, à luz da Constituição Federal e da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Acerca da teoria do poder constituinte, julgue os seguintes itens.

I. Constituição superveniente torna inconstitucionais leis anteriores com ela conflitantes.

II. Uma vez aprovada proposta de emenda constitucional pelo Congresso Nacional em exercício do seu poder constituinte derivado reformador, não haverá sanção ou veto pelo presidente da República.

III. Norma anterior não será recepcionada se sua forma não for mais admitida pela Constituição superveniente, ainda que seu conteúdo seja compatível com esta.

Assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Sobre o Ministério Público, considerada a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa incorreta.

 

(Procurador Jurídico – VUNESP – 2017) No dia 23 de outubro de 2005, o povo brasileiro foi consultado a respeito da proibição do comércio de armas de fogo e munições no país, visando a alteração no art. 35 do Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003), proibindo a comercialização de arma de fogo e munição em todo o território nacional, ou seja, consultava-se se estaria mantido ou não em vigor o dispositivo. Isso se deu por meio de:

 

(EMAGIS) Sabe-se que, quanto à classificação dos créditos na falência, os créditos trabalhistas estão em primeiro lugar na ordenação das preferências (Lei 11.101/2005, artigo 83, I). Sabe-se também que o Superior Tribunal da Justiça tem dado interpretação extensiva para a aludida categoria de créditos trabalhistas.

A propósito, marque a alternativa que expressa crédito NÃO tido como trabalhista pelo STJ para os fins em questão.

 

(EMAGIS) Considere que João, cliente de determinado banco, com este celebre contrato de mútuo, autorizando, por cláusula revogável contida no contrato, que o banco credor debite mensalmente o valor das prestações do empréstimo no saldo existente em conta corrente que João mantém na aludida instituição financeira.
Tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, avalie as assertivas que seguem.

I. É, nos termos da Súmula 603 do STJ, ilícita a cláusula contratual em questão, já que é vedado à instituição financeira apropriar-se de valores do correntista para satisfazer seu crédito.

II. O percentual de desconto em conta corrente passível de apropriação pelo banco não pode ultrapassar aquele autorizado em lei específica para os empréstimos consignados, sob pena de nulidade.

III. É ilícita a cláusula de desconto em conta corrente se esta for utilizada pelo mutuário para receber seus salários ou proventos de aposentadoria.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a inclusão do ICMS na base de cálculo da CPRB (Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta), avalie as assertivas que seguem.

I. O STJ, em recurso repetitivo, consagrou a tese de que os valores do ICMS não integram a base de cálculo da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta - CPRB, prevista na Lei n. 12.546/11.

II. O STF, sob repercussão geral, consagrou a tese de que é inconstitucional a inclusão do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS na base de cálculo da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta – CPRB.

III. Houve, na matéria, desconstituição pelo STF da jurisprudência que consagrara o STJ.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do IPTU, avalie as assertivas que seguem.

I. A posse direta exercida pelo locatário qualifica-o como contribuinte do IPTU.

II. O locatário não tem legitimidade ativa para a ação de repetição de indébito tributário de IPTU.

III. O locatário não tem legitimidade ativa para a ação declaratória de inexigibilidade de IPTU.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a isenção do IRPF disposta no artigo 6º, XIV, da Lei 7.713/1988 (“Art. 6º Ficam isentos do imposto de renda os seguinte rendimentos percebidos por pessoas físicas: XIV – os proventos de aposentadoria ou reforma motivada por acidente em serviço e os percebidos pelos portadores de moléstia profissional, tuberculose ativa, alienação mental, esclerose múltipla, neoplasia maligna, cegueira, hanseníase, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, hepatopatia grave, estados avançados da doença de Paget (osteíte deformante), contaminação por radiação, síndrome da imunodeficiência adquirida, com base em conclusão da medicina especializada, mesmo que a doença tenha sido contraída depois da aposentadoria ou reforma;), avalie as assertivas que seguem.

I. Não se aplica a isenção, segundo o STF, aos rendimentos de trabalho recebidos por pessoas em atividade, ainda que presente moléstia prevista no dispositivo legal.

II. Para o STJ, ainda que ausentes os sintomas, a presença a doença é suficiente para a isenção.

III. O contribuinte faz jus à concessão ou à manutenção da isenção do imposto de renda, não se lhe exigindo a demonstração da contemporaneidade dos sintomas da doença.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Segundo o direito ambiental e agrário, analise as afirmativas a seguir.

I. Segundo o princípio da proteção familiar, desde que explorada pela família, a pequena propriedade rural não será objeto de penhora para pagamento de débito decorrente de sua atividade produtiva.

II. Caso se identifique a entidade de classe e / ou movimentos sociais responsáveis pela prática de atos de invasão contra propriedade pública, só se poderá reter qualquer repasse de recursos públicos ou rescindir eventual instrumento de parceria celebrado com eles referente ao Programa de Reforma Agrária do Governo Federal pela via judicial, por envolver afetação de grupo vulnerável (reserva de jurisdição).

III. Ainda que se considere o decurso do tempo, eventuais construções existentes em área de preservação permanente podem ser demolidas pelo Poder Público, haja vista a inaplicabilidade da teoria do fato consumado.

IV. Consoante orientação do Superior Tribunal de Justiça, é possível a aplicação do princípio da insignificância nos delitos ambientais de forma casuística.

Estão corretas as afirmativas:

 

(EMAGIS) Assinale a opção incorreta, relativamente às agências reguladoras federais.

 

(TRF3 – Juiz – 2018) O art. 87, inciso IV, da Lei nº 8.666, de 1993, prevê que a inexecução do contrato firmado com a Administração Pública pelo contratado pode ocasionar a aplicação de uma série de sanções, dentre as quais a declaração de inidoneidade do contratado para licitar ou contratar com a Administração Pública. Isso quer dizer que, se houver inexecução do contrato:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com princípios da Administração Pública, processo administrativo (Lei 9.784/1999) e concurso público.
 
I. O STJ tem jurisprudência pacífica no sentido de que, quando o edital do concurso público exija como prova de escolaridade o diploma de conclusão do ensino superior, tal meio de prova não pode ser substituído pela declaração de conclusão.

II. A Lei 9.784/1999 acolhe expressamente o princípio da razoabilidade, bem como regra que os processos administrativos devem prestigiar as formas simples.

III. A doutrina consagra o princípio da vinculação ao instrumento convocatório (edital, no casos dos concursos públicos) como decorrência também dos princípios da impessoalidade e da igualdade.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/PA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) Determinado servidor público estadual possui vencimento-base inferior ao salário mínimo. Sua remuneração é complementada por meio de um abono, destinado a garantir a percepção do mínimo legal.
Considerando-se os enunciados de súmula vinculante do STF, nesse caso, se for criada uma nova gratificação de desempenho aplicável a esse servidor, ela

 

(EMAGIS) Considere a pretensão de mutuário do SFH, contra a seguradora contratada quando do financiamento, de cobertura securitária decorrente de invalidez, tendo sido esta devidamente comprovada e prevista como sinistro na apólice do seguro, consistindo a indenização securitária na quitação do saldo devedor do financiamento pela seguradora.

A propósito, considerando a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a decadência em matéria previdenciária, considerada a disciplina da Lei 8.213/1991, julgue os itens abaixo.

I. O prazo decadencial de dez anos, instituído pela Medida Provisória 1.523/1997, não se aplica aos benefícios concedidos anteriormente à sua vigência.

II. O prazo de decadência do direito ou da ação do segurado ou beneficiário para a revisão do ato de concessão, indeferimento, cancelamento ou cessação de benefício e do ato de deferimento, indeferimento ou não concessão de revisão de benefício é de dez anos.

III. Aplica-se o prazo decadencial de dez anos estabelecido no art. 103, caput, da Lei 8.213/1991 às hipóteses em que a questão controvertida não foi apreciada no ato administrativo de análise de concessão de benefício previdenciário.

Estão incorretos somente os itens:

 

(TJ/MS – FCC – 2020) Nos termos expressos da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, os Estados Partes buscarão promover o estabelecimento de uma idade

 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Brasileira nata adquire voluntariamente a nacionalidade derivada norte-americana, sem que isso lhe tenha sido imposto de alguma maneira. Em seguida, contraiu matrimônio com norte-americano - assassinado poucos anos depois - e, após a sua morte, veio para o Brasil. Os Estados Unidos apresentaram um pedido de extradição ao governo brasileiro sob o fundamento de que ela era acusada de matar o marido.

Com relação à hipótese é correto afirmar que:

 

  1034 item(ns)
Primeiro Anterior  37   38   39   40   41  Proximo Ultimo

Cesta de Rodadas Pretéritas

Adicione à cesta os planos das Rodadas Pretéritas que você deseja adquirir.

    Valor Total: R$ ...

    • 1

    Copyright © 2010-2025 - Emagis - Todos os direitos reservados - CNPJ: 12.626.846/0001-10
    O Emagis é uma instituição privada, não possuindo qualquer vinculação a órgãos públicos. ILION.com.br