Emagis
Emagis
HOME MATRICULE-SE POR QUE APROVAMOS MAIS? ENTENDA OS CURSOS RESULTADOS ÁREA RESTRITA
NEWSLETTER
CONTATO
Magistratura MAGISTRATURA
Magistratura MINISTÉRIO PÚBLICO
Magistratura DEFENSORIA PÚBLICA
Magistratura PROCURADORIA
Magistratura DELEGADO DE POLICIA
Programas de Estudos PROGRAMAS DE ESTUDO
Planos de Questões/Provas PLANOS DE QUESTÕES/PROVAS
Cursos Intensivos Simulados CURSOS INTENSIVOS SIMULADOS
Videoaulas VIDEOAULAS
Rodadas Pretéritas RODADAS PRETÉRITAS
Downloads DOWNLOADS
Facebook Intagran Youtube Twitter
Emagis
Bem-vindo(a)



INÍCIO (ÁREA RESTRITA) AVISOS MINHA CONTA ALTERAR DADOS CADASTRAIS RENOVAR/ADQUIRIR PLANO CERTIFICADOS INDIQUE UM AMIGO SAIR
FAÇA SEU LOGIN


ESQUECEU A SENHA?


Seu navegador não suporta este video. Por favor, atualize seu navegador.

Rodadas Pretéritas

  1. Home
  2. Rodadas Pretéritas
  3. Busca
  4. Entenda as rodadas pretéritas
Informações Adicionar

Discursivas 2022

Informações Adicionar

Discursivas TJ/SP 2023

Busque por suas rodadas

Informações Adicionar

Objetivas DP Estadual - Rodada 17.2020

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 17.2020

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM - Rodada 17.2020

Informações Adicionar

Objetivas MP Estadual - Rodada 17.2020

Informações Adicionar

Objetivas MPF - Rodada 17.2020

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 17.2020

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 17.2020

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 17.2020 - Questão 1

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 17.2020 - Questão 2

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 17.2020 - Questão 3

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 17.2020 - Questão 4

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 17.2020 - Questão 5

Informações Adicionar

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 17.2020

Informações Adicionar

Defensoria Pública Estadual - Rodada 16.2020

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 16.2020

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 16.2020

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 16.2020

Informações Adicionar

Objetivas - Rodada 16.2020

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 16.2020

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 16.2020

Informações Adicionar

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 16.2020

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM - Rodada 16.2020

Informações Adicionar

Objetivas MP Estadual - Rodada 16.2020

Informações Adicionar

PGE/PGM - Rodada 16.2020

Objetivas DP Estadual - Rodada 17.2020

(DPE/MA – FCC – 2018) Na Comarca de Nova Gália tramita ação indenizatória ajuizada pelo Sr. Mévio, representado pela Defensoria Pública, em face do Sr. Tício. Narra-se na inicial que Tício, político e rico empresário da região, conduzindo seu veículo importado, atropelou Mévio, enquanto este atravessava a rua sobre a faixa de pedestre. Considerando os danos sofridos e a notória capacidade econômica do demandado, o pedido de indenização é de R$ 250.000,00. No curso do processo, constatou-se que Tício buscava frustrar sua citação pessoal, o que motivou sua citação por hora certa. Certificado o decurso do prazo para resposta, foi proferida decisão determinando a intimação de um dos Defensores Públicos atuantes na Comarca para que, se o caso, atuasse como curador especial. Considerando os fatos narrados, é correto afirmar:

 

(DPE/RS – FCC – 2018) De acordo com a historiadora americana Lynn Hunt, os direitos permanecem sujeitos a discussão porque a nossa percepção de quem tem direitos e do que são esses direitos muda constantemente. A revolução dos direitos humanos é, por definição, contínua (A Invenção dos Direitos Humanos; uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 270).

Em relação à evolução histórica do regime internacional de proteção dos direitos humanos, considere as assertivas abaixo.

I. A Magna Carta (1215) contribuiu para a afirmação de que todo poder político deve ser legalmente limitado.

II. O Habeas Corpus Act (1679) criou regras processuais para o habeas corpus e robusteceu a já conhecida garantia.

III. Na Declaração de Independência dos Estados Unidos (1776) percebe-se que a dignidade da pessoa humana exige a existência de condições políticas para sua efetivação.

IV. O processo de universalização, sistematização e internacionalização da proteção dos direitos humanos intensificou-se após o término da 2a Guerra Mundial.

Está correto o que consta de:

 

(EMAGIS) Sobre a extraterritorialidade da Lei Penal assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) A respeito dos crimes ambientais, avalie as assertivas que seguem.

I. É da Justiça Federal a competência para o processo e julgamento de crime ambiental relacionado à exportação de animais exóticos.

II. A assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta retira a justa causa para a ação penal referente a crime ambiental nele contemplado.

III. É desnecessária a realização de perícia técnica para a comprovação do dano efetivo à saúde humana no que tange à caracterização de crime ambiental consubstanciado em causar poluição de qualquer natureza (Lei 9.605/1998, artigo 54, caput, primeira parte).

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do crime de tráfico de influência (CP, artigo 332), avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, o agente realizar a “venda de fumo, de fumaça”, iludindo o comprador, mas desacreditando a administração

II. Segundo a doutrina, o bem jurídico tutelado é o prestígio da Administração, abalado pela crença difundida de que tudo se passa como no balcão de mercador.

III. A pena é aumentada da metade, se o agente alega ou insinua que a vantagem é também destinada ao funcionário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/RJ – Juiz de Direito – VUNESP – 2019) João ministra veneno a Maria, em dose apta a causar-lhe a morte, pois ela iria informar à autoridade policial que João havia mantido relação sexual incestuosa e consentida com a filha dele, de 16 anos. Antes que o resultado se efetive, João socorre Maria, levando-a a um pronto-socorro. Lá, o médico de plantão deixa de atender Maria, sob a única razão de estar almoçando. Maria, que seria salva caso o médico interviesse, morre.

Diante desse cenário, que admite múltiplas qualificações jurídicas, assinale a alternativa que melhor se adeque à espécie.

 

(EMAGIS) Sobre a revisão criminal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) No tocante à revisão criminal, correto afirmar que

 

(EMAGIS) A respeito das alterações produzidas pela recente Lei 13.964/2019 na Lei de Execução Penal (LEP – Lei 7.210/1984), marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A propósito da hermenêutica, considerado o magistério consagrado na doutrina especializada, marque a alternativa INCORRETA.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito – VUNESP – 2018) O menor José, tendo recebido por herança de seu pai um terreno de 500 m2, sem construção, representado por sua mãe, em 15.01.2003, quando ele contava 13 anos de idade, locou-o a Pedro, pelo prazo de 2 anos, que nele instalou uma borracharia. Aos 15 anos, José, com sua mãe, mudou-se para o exterior, sem mais receber os alugueis, nem pagar tributos, os quais passaram a ser quitados por Pedro, assumindo este a aparência de dono e construindo no local, em um ano, sua casa de moradia, pois, até então, por nada ter de seu, morava no próprio estabelecimento, feito por ele, de madeira. Além daquela casa, nenhum outro bem de raiz Pedro conseguiu adquirir. Em março de 2018, José retornou ao Brasil com o intuito de reaver o imóvel que admitiu ter sido abandonado por ele e sua mãe. Pedro, em relação à pretensão de José,

 

(MP/PB – Promotor de Justiça – FCC – 2018) A respeito dos poderes do Estado, em matéria de direito de família, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Sobre as alterações recentemente produzidas pela Lei 13.874/2019 na disciplina do Código Civil a respeito da desconsideração da personalidade jurídica, avalie as assertivas que seguem.

I. Estabeleceu-se que a autonomia patrimonial das pessoas jurídicas é um instrumento ilícito de alocação e segregação de riscos.

II. Expressou-se que a desconsideração da personalidade jurídica não restringe seus efeitos aos sócios beneficiados direta ou indiretamente pelo abuso.

III. Excluiu-se o desvio de finalidade e a confusão patrimonial como fundamentos da desconsideração da personalidade jurídica.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os prazos, à luz do CPC/2015, aponte a alternativa correta.

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Com base nas regras que regulamentam os procedimentos especiais no CPC e na legislação extravagante, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) No que atine à defesa coletiva dos direitos em juízo, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito da hermenêutica constitucional em situações de incertezas quanto aos elementos empíricos aplicáveis, considerando o magistério da doutrina e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) A partir de sua publicação na imprensa oficial, a súmula vinculante editada pelo Supremo Tribunal Federal

 

(EMAGIS) Sobre o regime de precatórios, julgue os itens abaixo e marque a alternativa correta.

I. Os débitos de natureza alimentícia cujos titulares, originários ou por sucessão hereditária, tenham 60 (sessenta) anos de idade, ou sejam portadores de doença grave, ou pessoas com deficiência, assim definidos na forma da lei, serão pagos com preferência sobre todos os demais débitos, até o valor equivalente ao triplo fixado em lei como dívida de pequeno valor para fins de pagamento por Requisição de Pequeno Valor, admitido o fracionamento para essa finalidade, sendo que o restante será pago na ordem cronológica de apresentação do precatório.

II. Durante o período previsto no parágrafo 1º do artigo 100 da Constituição, não incidem juros de mora sobre os precatórios que nele sejam pagos.

III. Não incidem juros da mora no período compreendido entre a data da realização dos cálculos respectivos e o pagamento do precatório, se observado o prazo constitucionalmente estabelecido.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Em matéria de concursos públicos, analise as proposições abaixo e promova a marcação da alternativa correta.

I. Não se admitem eliminações, em concursos públicos, originadas do uso de tatuagens pelo candidato.

II. Na hipótese de posse em cargo público determinada por decisão judicial, não é admissível o pagamento de indenização ao servidor sob o fundamento de que deveria ter sido investido em momento anterior, porquanto representaria enriquecimento sem causa.

III. A nomeação tardia de candidatos aprovados em concurso público, por meio de ato judicial, à qual atribuída eficácia retroativa, não gera direito às promoções ou progressões funcionais que alcançariam houvesse ocorrido, a tempo e modo, a nomeação.

 

(EMAGIS) A propósito da doutrina do direito administrativo dos riscos, avalie as assertivas que seguem.

I. A doutrina do direito administrativo de riscos absorve o conhecimento técnico-científico como instrumento decisório para lidar com a imprevisibilidade dos riscos.

II. O direito administrativo de riscos aflora, por exemplo, no âmbito da regulação de alimentos, medicamentos, meio ambiente, energia, sempre que o Estado é chamado a consentir com o uso de substâncias que, pela novidade, ainda não têm seus efeitos inteiramente determináveis.

III. A adoção da doutrina do direito administrativo dos riscos admite que o Direito Administrativo se torna, de certa forma, refém das mutações do conhecimento científico.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Assinale a alternativa correta, conforme previsto no texto constitucional vigente.

 

(EMAGIS) Quanto ao estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias, disciplinado na Lei 13.303/16, julgue os itens postos a seguir.

I. É aplicável a toda e qualquer empresa pública e sociedade de economia mista da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios que explore atividade econômica de produção ou comercialização de bens ou de prestação de serviços, ainda que a atividade econômica esteja sujeita ao regime de monopólio da União ou seja de prestação de serviços públicos.

II. Empresa pública é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei e com patrimônio próprio, cujo capital social é integralmente detido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios. Desde que a maioria do capital social permaneça em propriedade da União, do Estado, do Distrito Federal ou do Município, será admitida, no capital da empresa pública, a participação de outras pessoas jurídicas de direito público interno, bem como de entidades da administração indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

III. Sociedade de economia mista é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações pertençam em sua maioria à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios ou a entidade da administração indireta.

Há erro:

 

(EMAGIS) Ainda a respeito da Lei 13.303/16, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o Direito Ambiental.

I. Segundo a doutrina, o princípio da precaução representa um avanço relativamente ao que preconizava o princípio da prevenção.

II. Em matéria de tutela do meio ambiente, a Constituição Federal estabelece algo que o STF denomina ‘condomínio legislativo’ entre União, Estados e DF.

III. É constitucional lei estadual que permite a edificação particular com finalidade unicamente recreativa em áreas de preservação permanente (APP).

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A propósito da aplicação da regra constitucional da não-cumulatividade do IPI e do ICMS, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que a saída de determinada mercadoria do estabelecimento do contribuinte de ICMS se dê, em decorrência de benefício fiscal validamente instituído por lei estadual, com incidência do imposto sobre base de cálculo reduzida. Em decorrência disso, o Estado-membro autua o contribuinte por não ter estornado proporcionalmente os créditos escriturais de compensação referentes às entradas dos insumos aplicados na aludida mercadoria.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) Em relação à duplicata,

 

(EMAGIS) A respeito das competências jurisdicionais do Supremo Tribunal Federal, tais como dispostas no artigo 102 da Constituição Federal, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta, a respeito do direito da criança e do adolescente:

 

(EMAGIS) Acerca dos sujeitos integrantes da relação de consumo nos moldes do que é descrito no CDC, assinale a opção correta com base na jurisprudência do STJ.

 

Sentença Federal - Rodada 17.2020

Segue abaixo o enunciado da Rodada. Profira a decisão adequada ao caso, partindo diretamente da fundamentação. Considere o local do juízo a cidade de Manaus/AM e a data do ato judicial o dia 24/04/2020. Bom exercício!

O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL ofereceu denúncia contra GERSON, JOÃO, ERICO e JOCIEL, devidamente qualificados, pela prática dos delitos capitulados no art. 2º, acrescido da agravante do § 3º e com causas de aumento de pena dos §§ 2º e 4º, todos da Lei n. 12.850/2013 (fls. __), e art. 36 da Lei nº 11.343/2006, em concurso material. Inicialmente, registrou que em razão das investigações e desencadeamento da operação policial, foram denunciados mais de 120 integrantes da organização, sendo dividas as acusações em grupos de quatro denunciados. Consta da inicial relativa aos denunciados acima:

“DO PRIMEIRO CRIME (Lei n.º 12.850/2013):

Fazem parte de organização criminosa radicada no estado do Amazonas, voltada para a prática de tráfico interno e internacional de drogas, homicídios, lesões corporais, corrupção de agentes públicos, lavagem de capitais, evasão de divisas, tráfico internacional de armas e tortura. A atuação da organização criminosa gera quadro de terror no Estado e instabilidade no sistema de segurança e prisional.

A Operação desenvolvida pela Polícia Federal se destinou a investigar o tráfico internacional de drogas realizado pela chamada Rota Solimões. No desenrolar desta operação foi desvendada a intimidade da denominada “Família do Norte” (FDN), verdadeira facção que comanda o tráfico internacional de drogas no Estado do Amazonas, sendo também responsável por uma extensa rede delitiva que envolve o cometimento de inúmeras outras infrações penais. As provas coletadas também demonstram a conexão da ORCRIM com outras organizações, tais como o “Comando Vermelho” e as “FARC”.

A operação lastreou-se nas provas colhidas por meio de apreensões de drogas e as respectivas prisões de seus responsáveis, realizadas nos anos de 2016 a 2018, além das interceptações telefônicas/telemáticas judicialmente autorizadas, de onde advieram, ainda, medidas de busca e apreensão, ordens de sequestro de bens e quebras de sigilo bancário e fiscal dos investigados. Relativamente aos crimes de tráfico internacional de drogas, registra que os acusados já foram denunciados nos autos da ação penal n.º __.

Nos períodos de interceptação telefônica, a autoridade policial demonstrou o complexo “modus operandi” da organização criminosa. Desde o início da investigação, ocorreram cerca de 11 grandes apreensões de drogas na posse de alvos da operação (tráfico internacional), totalizando a quantia de 2,2 toneladas de entorpecentes apreendidos, bem como a prisão de 27 membros e pessoas associadas à FDN. Acrescenta que possui um Estatuto e Código de Ética próprios, este último conhecido como “DOUTRINAS DA FAMÍLIA”.

A estrutura criminosa contava até mesmo com verdadeiro sistema de banco de dados com o cadastro de seus integrantes, data de cadastro, senha, “padrinho” no crime e especialidade delitiva (número do artigo correspondente ao tipo penal já praticado ou que poderia cometer). Esse cadastro serviria também para melhor averiguar a contabilidade dos que contribuíam com a chamada “CAIXINHA”, utilizada para financiar o tráfico internacional de drogas, ora como uma espécie de previdência do crime, que serviria para momentos em que seus integrantes estivessem presos e assim manter o elevado padrão de vida de seus familiares e pagamento de advogados.

Quanto à materialidade, informa que restou provada a participação dos denunciados na FDN, possuindo esta um sistema de banco de dados de seus integrantes, bem estruturado e organizado, cujos principais líderes da facção são conhecidos criminosos do Estado do Amazonas, e respondem a diversos processos pela prática de todo tipo de crimes, tanto na Justiça Estadual quanto na Federal, conforme demonstra o organograma da facção às fls. __, apresentado pela Polícia Federal, lastreado nos documentos apreendidos. Resta devidamente comprovada a divisão de tarefas entre seus membros. Inclusive, dentre tais provas, destaca-se a perícia realizada em notebook, apreendido em face de um dos integrantes da organização (denunciado em outro feito), onde se verifica planilha/lista relativa ao cadastro de membros da FDN (fls. __), havendo inclusive programa específico para tal finalidade. Os papéis de cada membro são bem definidos e nada é feito sem a aprovação ou ordem das lideranças.

Também restou claro que a organização tinha por finalidade obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, notadamente o controle absoluto dos presídios amazonenses, e, consequentemente, o monopólio da distribuição de drogas no Estado, mediante a prática de crimes diversos cujas penas máximas são superiores a quatro anos.

GERSON era uma das principais lideranças e atuava de dentro do presídio (cumprimento de pena em razão de outras condenações), tendo este, inclusive, auxiliado na confecção do “estatuto” da organização e tratado como membro do Comando Vermelho para “união de forças”. Uma das principais tarefas de GERSON era determinar o cadastramento de novos integrantes e decidir as tarefas destes, participando do comando da organização. Ficou demonstrado que GERSON tinha colaboração de sua esposa, que, em visitas ao presídio, recebia recados do denunciado e repassava a outros integrantes do comando, notadamente para JOSÉ (outro líder da organização). A mulher de GERSON, inclusive, providenciou, a mando de seu marido, os procedimentos necessários para viabilizar a visita de uma advogada do “Comando Vermelho”, onde GERSON pretendia estreitar as relações entre as duas organizações (mensagens de texto e áudios de fls. __, bem assim relatório policial de trabalho de campo de fls. __). Este acusado também prestava assistência financeira para que sua esposa pudesse pagar outros membros da facção, advogados e suas próprias contas. Tais constatações podem ser verificadas pelas interceptações e relatórios de fls. __, bem assim quebras de sigilo bancário dos investigados.

Para reforçar, calha citar, por exemplo, diversos áudios comprovando que GERSON determinava quem podia ou não ingressar na organização criminosa (fls. __).

ERICO, por sua vez, era braço direito de GERSON e JOSÉ (outro líder da FDN). O resultado das investigações evidencia que ERICO tinha a função de fazer cobranças em nome dos líderes, comandava vários grupos operacionais da organização, além de ele próprio controlar o tráfico de drogas no bairro Coroado em nome da FDN. Tais conclusões podem ser extraídas das interceptações de fls. __. Em uma das mensagens, por exemplo, JOSÉ negocia com o fornecedor 50 KG de “Skank”, sendo possível notar a extrema confiança que o líder da FDN deposita no acusado, uma vez que determinou que o fornecedor entregasse os 50 KG justamente a ERICO. Acentue-se que logo após a entrega o fornecedor envia mensagem a JOSÉ afirmando que repassou os entorpecentes a “ERICO”. Em seguida, o próprio denunciado envia mensagem a JOSÉ confirmando que recebeu os 50 KG de “Skank”. Também há mensagens onde o denunciado presta contas aos líderes sobre o recebimento de valores.

Relativamente a JOÃO, as interceptações, relatórios de inteligência policial e demais provas obtidas durante as investigações também evidenciam a autoria delitiva. O acusado em questão também era uma das principais lideranças da FDN, sendo integrante do conselho e estando, em hierarquia, apenas abaixo de JOSÉ e GERSON. O acusado também aparece no cadastrado como membro da ORCRIM, inclusive, o nome do acusado aparece não como um simples membro, mas como “Padrinho”, uma espécie de tutor dos membros de menor importância na organização. Resta claro, também, que o denunciado era extremamente violento e liderava diversos criminosos da ORCRIM, possuindo controle do maior número de soldados do crime, além de ter diversos homens infiltrados no poder público, que passavam informações privilegiadas ao acusado sobre processos, operações policiais, etc. As interceptações são ricas em diálogos do acusado com outros membros da organização criminosa, conversas essas que versavam sobre a mais ampla gama de práticas delitivas.

Vale ressaltar que JOÃO, durante as investigações, estava foragido do Brasil, em razão de ter sido acusado de participar da morte de delegado da polícia civil. No entanto, mesmo foragido, o acusado não cessou a prática delitiva, ao contrário, sua estadia na Venezuela proporcionou que vislumbrasse alternativas para a expansão do crime organizado, principalmente pelo acesso que tinha a armas de grosso calibre naquele país, o que o fez tratar com outros membros da facção para falar da necessidade de comprarem armas pesadas e com isso acentuar o seu poderio no estado. Há interceptações, por exemplo, onde JOÃO conversa com outro membro do conselho da FDN (SOUZA), onde ambos tratam da tomada de controle do presídio da cidade Manacapuru no interior do Amazonas. Em outra oportunidade, JOÃO é informado sobre uma possível interceptação telefônica, tendo encaminhado até foto do possível processo com a medida cautelar, fato que demonstra o nível de infiltração da organização criminosa nos diversos setores do estado, inclusive o público (fls. __). Também participava de negociatas de drogas com os outros membros da FDN, conforme diálogos interceptados e registros de fls. __.

Registre-se que GERSON, ERICO e JOÃO constavam da planilha localizada em notebook apreendido na operação policial, documento este inclusive periciado pela PF (fls. __). Consta em referida lista que estes denunciados fazem parte da FDN, assim como diversos outros criminosos, devidamente identificados (fls. __) e com atribuição de tarefas e possíveis crimes que poderiam ser chamados a cometer, que variavam desde a furto e roubo, perpassando pelo tráfico e até homicídio, dentre outros (perícia – fls. __).

Quanto ao acusado JOCIEL, apesar de não haver interceptações e depoimentos diretos em face deste, sustenta o MPF que é o único com a alcunha de “DOTE”, mencionado algumas vezes nas interceptações. Esse tal “DOTE” teria a função de realizar crimes diversos quando determinado pela organização.

DO CRIME DA LEI DE DROGAS:

Consoante demonstram as provas coletadas (mensagens obtidas com a quebra telemática/telefônica), foi constatada a existência de uma contribuição mensal dos integrantes da FDN, a qual ficou conhecida por ‘caixinha’. Denote-se que uma das finalidades de tal fundo consiste especificamente na aquisição de novo material entorpecente. Nesse sentido, sobreleva notar a existência de um “Estatuto e Código de Ética”, sendo o último conhecido por “Doutrinas da Família”. No referido Estatuto, foi estabelecida a necessidade de colaboração para a caixinha.

Nesse sentido, cabe salientar o diálogo de fl. __, do relatório circunstanciado nº __, em que JOÃO afirma a outro integrante da organização ter retirado U$ 9.777 (dólares norte-americanos) da “caixinha” para adquirir “cerveja”. Não se pode olvidar que “cerveja” consiste em jargão utilizado no submundo do crime para definir pasta base de cocaína.

Como mencionado, a “caixinha” era utilizada para prestar auxílio às famílias, aos presos com as despesas de advogado, bem como para investir na compra de drogas e armas para guarnecer as remessas pelos rios do ataque de piratas, restando claro que todos deveriam contribuir para a “caixinha” da ORCRIM. Alguns dos membros tinham responsabilidade direta de gerir os valores colocados nas reservas financeiras da FDN, um deles era ERICO, que cobrava e fazia contabilidade.

GERSON efetivamente contribuía para a manutenção das atividades criminosas do grupo. Nota-se que seu nome no sistema geral de cadastramento constante do computador apreendido é relacionado a dez mil ocorrências. Conforme já expendido, todos os membros, inclusive as lideranças eram obrigadas a contribuir, a fim de que pudessem posteriormente ter o direito de desfrutar dos benefícios da “previdência” do crime. Também é beneficiário direto dos valores levantados pela organização com a contribuição de todos os membros.

O acusado ERICO, além de ser um efetivo contribuinte da “caixinha” da Família do Norte, praticava atos de gestão em relação a ela, bem como prestava contas aos líderes. Em um dos diálogos, determinado líder questiona o baixo valor dado por ERICO para a “caixinha”, uma vez que este possuía diversos homens que vendiam drogas para ele na região do bairro do Coroado. ERICO, por sua vez, responde que irá completar os valores de sua contribuição, de modo a perfazerem quatro mil.

JOÃO, além de falar abertamente sobre a “caixinha” e participar da prestação de contas, também era contribuinte.

Quanto a JOCIEL, apesar de não possuir nenhum diálogo que diretamente lhe comprometa, bem assim de não constar da listagem extraída do notebook apreendido, o mesmo raciocínio desenvolvido quanto ao crime do tópico anterior vale quanto ao do presente. É que por algumas vezes uma pessoa referenciada como “DOTE” foi mencionada nos diálogos, sendo este o apelido de JOCIEL.”

A denúncia veio lastreada com as interceptações telefônicas/telemáticas (pareceres do MPF, decisões, cumprimentos, mídias e transcrições), perícia sobre os documentos apreendidos, relatórios de inteligência e vigilância policial, dentre outros.

A ação penal teve regular tramitação, chegando-se a fase de instrução oral. Nesta, foram ouvidas seis testemunhas de acusação (policiais que participaram das diligências investigativas). Todas confirmaram os fatos narrados na denúncia. Relativamente a JOCIEL, as testemunhas não lembraram o apelido do réu.

Os réus, por sua vez, negaram os fatos, sendo que o último disse não possuir o apelido “DOTE”.

Folha de antecedentes criminais acostadas aos autos. GERSON, ERICO e JOÃO possuem, cada um, duas condenações transitadas em julgado pelo cometimento de crimes de tráfico, sendo os fatos anteriores aos da presente ação. JOCIEL possui três ações penais em andamento.

Alegações finais do Ministério Público Federal às fls. __ (reiterou o pedido de condenação, nos termos da denúncia). Pediu, também, a decretação/manutenção da prisão dos réus. Quanto ao ponto, registrou que os três primeiros réus já estavam presos preventivamente nestes autos há alguns meses, razão pela qual a preventiva deveria ser mantida. Relativamente a JOCIEL, pede a decretação da preventiva.

Alegações finais dos acusados às fls. __. Aduziram: 1) nulidade das interceptações telefônicas realizadas nos aparelhos BLACKBERRY, pois a empresa controladora (“RIM Blackberry”) está sediada no Canadá, o que necessitaria de carta rogatória para a operacionalização das interceptações nos aparelhos apreendidos (PIN ativos no Brasil) ou então de cooperação jurídica internacional, nos caso por meio do Decreto n.º 6.747/2009. A Polícia Federal, após as decisões judiciais autorizando as interceptações, ao tratar diretamente com a empresa “RIM Blackberry”, teria violado tal Decreto; 2) inobservância do prazo do art. 5º da Lei n.º 9.296/96. Aduz não ter havido o controle dos prazos relativos aos períodos interceptados, bem como que efetivamente o prazo no caso da interceptação havida no período de ___ a ___, pois, incluindo-se o dia do início, o tempo total seria de 16 dias de interceptação; 3) quanto à materialidade e autoria, aduzem que não restaram comprovadas; 4) pedem, ainda, a revogação da prisões preventivas e, no caso do último réu, a não decretação.

É o Relatório.”

 

Objetivas PGE/PGM - Rodada 17.2020

(EMAGIS) A propósito da doutrina do direito administrativo dos riscos, avalie as assertivas que seguem.

I. A doutrina do direito administrativo de riscos absorve o conhecimento técnico-científico como instrumento decisório para lidar com a imprevisibilidade dos riscos.

II. O direito administrativo de riscos aflora, por exemplo, no âmbito da regulação de alimentos, medicamentos, meio ambiente, energia, sempre que o Estado é chamado a consentir com o uso de substâncias que, pela novidade, ainda não têm seus efeitos inteiramente determináveis.

III. A adoção da doutrina do direito administrativo dos riscos admite que o Direito Administrativo se torna, de certa forma, refém das mutações do conhecimento científico.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Assinale a alternativa correta, conforme previsto no texto constitucional vigente.

 

(EMAGIS) Quanto ao estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias, disciplinado na Lei 13.303/16, julgue os itens postos a seguir.

I. É aplicável a toda e qualquer empresa pública e sociedade de economia mista da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios que explore atividade econômica de produção ou comercialização de bens ou de prestação de serviços, ainda que a atividade econômica esteja sujeita ao regime de monopólio da União ou seja de prestação de serviços públicos.

II. Empresa pública é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei e com patrimônio próprio, cujo capital social é integralmente detido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios. Desde que a maioria do capital social permaneça em propriedade da União, do Estado, do Distrito Federal ou do Município, será admitida, no capital da empresa pública, a participação de outras pessoas jurídicas de direito público interno, bem como de entidades da administração indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

III. Sociedade de economia mista é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações pertençam em sua maioria à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios ou a entidade da administração indireta.

Há erro:

 

(EMAGIS) Ainda a respeito da Lei 13.303/16, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito da hermenêutica constitucional em situações de incertezas quanto aos elementos empíricos aplicáveis, considerando o magistério da doutrina e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) A partir de sua publicação na imprensa oficial, a súmula vinculante editada pelo Supremo Tribunal Federal

 

(EMAGIS) Sobre o regime de precatórios, julgue os itens abaixo e marque a alternativa correta.

I. Os débitos de natureza alimentícia cujos titulares, originários ou por sucessão hereditária, tenham 60 (sessenta) anos de idade, ou sejam portadores de doença grave, ou pessoas com deficiência, assim definidos na forma da lei, serão pagos com preferência sobre todos os demais débitos, até o valor equivalente ao triplo fixado em lei como dívida de pequeno valor para fins de pagamento por Requisição de Pequeno Valor, admitido o fracionamento para essa finalidade, sendo que o restante será pago na ordem cronológica de apresentação do precatório.

II. Durante o período previsto no parágrafo 1º do artigo 100 da Constituição, não incidem juros de mora sobre os precatórios que nele sejam pagos.

III. Não incidem juros da mora no período compreendido entre a data da realização dos cálculos respectivos e o pagamento do precatório, se observado o prazo constitucionalmente estabelecido.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Em matéria de concursos públicos, analise as proposições abaixo e promova a marcação da alternativa correta.

I. Não se admitem eliminações, em concursos públicos, originadas do uso de tatuagens pelo candidato.

II. Na hipótese de posse em cargo público determinada por decisão judicial, não é admissível o pagamento de indenização ao servidor sob o fundamento de que deveria ter sido investido em momento anterior, porquanto representaria enriquecimento sem causa.

III. A nomeação tardia de candidatos aprovados em concurso público, por meio de ato judicial, à qual atribuída eficácia retroativa, não gera direito às promoções ou progressões funcionais que alcançariam houvesse ocorrido, a tempo e modo, a nomeação.

 

(EMAGIS) Sobre as alterações recentemente produzidas pela Lei 13.874/2019 na disciplina do Código Civil a respeito da desconsideração da personalidade jurídica, avalie as assertivas que seguem.

I. Estabeleceu-se que a autonomia patrimonial das pessoas jurídicas é um instrumento ilícito de alocação e segregação de riscos.

II. Expressou-se que a desconsideração da personalidade jurídica não restringe seus efeitos aos sócios beneficiados direta ou indiretamente pelo abuso.

III. Excluiu-se o desvio de finalidade e a confusão patrimonial como fundamentos da desconsideração da personalidade jurídica.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os prazos, à luz do CPC/2015, aponte a alternativa correta.

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Com base nas regras que regulamentam os procedimentos especiais no CPC e na legislação extravagante, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) A propósito da hermenêutica, considerado o magistério consagrado na doutrina especializada, marque a alternativa INCORRETA.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito – VUNESP – 2018) O menor José, tendo recebido por herança de seu pai um terreno de 500 m2, sem construção, representado por sua mãe, em 15.01.2003, quando ele contava 13 anos de idade, locou-o a Pedro, pelo prazo de 2 anos, que nele instalou uma borracharia. Aos 15 anos, José, com sua mãe, mudou-se para o exterior, sem mais receber os alugueis, nem pagar tributos, os quais passaram a ser quitados por Pedro, assumindo este a aparência de dono e construindo no local, em um ano, sua casa de moradia, pois, até então, por nada ter de seu, morava no próprio estabelecimento, feito por ele, de madeira. Além daquela casa, nenhum outro bem de raiz Pedro conseguiu adquirir. Em março de 2018, José retornou ao Brasil com o intuito de reaver o imóvel que admitiu ter sido abandonado por ele e sua mãe. Pedro, em relação à pretensão de José,

 

(MP/PB – Promotor de Justiça – FCC – 2018) A respeito dos poderes do Estado, em matéria de direito de família, é correto afirmar:

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) Em relação à duplicata,

 

(EMAGIS) A respeito das competências jurisdicionais do Supremo Tribunal Federal, tais como dispostas no artigo 102 da Constituição Federal, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A propósito da aplicação da regra constitucional da não-cumulatividade do IPI e do ICMS, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que a saída de determinada mercadoria do estabelecimento do contribuinte de ICMS se dê, em decorrência de benefício fiscal validamente instituído por lei estadual, com incidência do imposto sobre base de cálculo reduzida. Em decorrência disso, o Estado-membro autua o contribuinte por não ter estornado proporcionalmente os créditos escriturais de compensação referentes às entradas dos insumos aplicados na aludida mercadoria.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o controle financeiro do Poder Judiciário a cargo do Conselho Nacional de Justiça, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Leia os itens abaixo e assinale a resposta correta:

I. a pretensão meramente declaratória, para fins de prova do contrato de trabalho junto à Previdência Social, é imprescritível;

II. a interrupção da prescrição somente ocorrerá pelo ajuizamento de reclamação trabalhista, desde que em juízo competente, produzindo efeitos apenas em relação aos pedidos idênticos;

III. o Tribunal Superior do Trabalho pacificou o entendimento de que a prescrição da pretensão relativa a créditos de natureza trabalhista não pode ser reconhecida de ofício, devendo ser arguida pela parte interessada na instância ordinária;

IV. a Constituição Federal dispõe que o prazo prescricional em relação à pretensão de créditos trabalhistas será de cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho. Sendo assim, extinto um contrato de trabalho em 15/3/2019 e ajuizada a ação em 26/6/2019, não haverá prescrição bienal, mas a prescrição quinquenal alcançará os créditos anteriores a 15/3/2014, ou seja, 5 anos anteriores, contados da extinção do contrato de trabalho;

V. tratando-se de pretensão que envolva pedido de prestações sucessivas decorrente de alteração ou descumprimento do pactuado, a prescrição é total, exceto quando o direito à parcela esteja também assegurado por preceito de lei.

 

(EMAGIS) Leia os itens a seguir e responda:

I. na Justiça do Trabalho o jus postulandi apenas se aplica aos empregados, enquanto os empregadores deverão necessariamente postular em juízo representados por advogado;

II. o jus postulandi estabelecido no art. 791 da CLT limita-se às Varas do Trabalho e aos Tribunais Regionais do Trabalho, não alcançando a ação rescisória, a ação cautelar, o mandado de segurança e os recursos de competência do Tribunal Superior do Trabalho, nos termos da jurisprudência consolidada do Tribunal Superior do Trabalho;

III. a partir da Lei 13.467/17, a regra na Justiça do Trabalho passou a ser a incidência de honorários advocatícios sucumbenciais. Antes da citada Lei, prevalecia o entendimento de que na lides decorrentes da relação de emprego a condenação ao pagamento de honorários advocatícios não decorria pura e simplesmente da sucumbência, devendo a parte, concomitantemente: a) estar assistida por sindicato da categoria profissional; b) comprovar a percepção de salário inferior ao dobro do salário mínimo ou encontrar-se em situação econômica que não lhe permita demandar sem prejuízo do próprio sustento ou da respectiva família;

IV. nos termos de expressa disposição da CLT, vencido o beneficiário da justiça gratuita, desde que não tenha obtido em juízo, ainda que em outro processo, créditos capazes de suportar a despesa, as obrigações decorrentes de sua sucumbência ficarão sob condição suspensiva de exigibilidade e somente poderão ser executadas se, nos dois anos subsequentes ao trânsito em julgado da decisão que as certificou, o credor demonstrar que deixou de existir a situação de insuficiência de recursos que justificou a concessão de gratuidade, extinguindo-se, passado esse prazo, tais obrigações do beneficiário;

V. a Lei 13.467/17 trouxe para a CLT a disciplina acerca da litigância de má-fé, com previsão expressa de que a multa respectiva apenas se aplica às partes do processo.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o Direito Ambiental.

I. Segundo a doutrina, o princípio da precaução representa um avanço relativamente ao que preconizava o princípio da prevenção.

II. Em matéria de tutela do meio ambiente, a Constituição Federal estabelece algo que o STF denomina ‘condomínio legislativo’ entre União, Estados e DF.

III. É constitucional lei estadual que permite a edificação particular com finalidade unicamente recreativa em áreas de preservação permanente (APP).

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito dos crimes ambientais, avalie as assertivas que seguem.

I. É da Justiça Federal a competência para o processo e julgamento de crime ambiental relacionado à exportação de animais exóticos.

II. A assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta retira a justa causa para a ação penal referente a crime ambiental nele contemplado.

III. É desnecessária a realização de perícia técnica para a comprovação do dano efetivo à saúde humana no que tange à caracterização de crime ambiental consubstanciado em causar poluição de qualquer natureza (Lei 9.605/1998, artigo 54, caput, primeira parte).

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do crime de tráfico de influência (CP, artigo 332), avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, o agente realizar a “venda de fumo, de fumaça”, iludindo o comprador, mas desacreditando a administração

II. Segundo a doutrina, o bem jurídico tutelado é o prestígio da Administração, abalado pela crença difundida de que tudo se passa como no balcão de mercador.

III. A pena é aumentada da metade, se o agente alega ou insinua que a vantagem é também destinada ao funcionário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a revisão criminal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) No tocante à revisão criminal, correto afirmar que

 

Objetivas MP Estadual - Rodada 17.2020

(EMAGIS) Considerando o regime jurídico do Ministério Público, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre a extraterritorialidade da Lei Penal assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) A respeito dos crimes ambientais, avalie as assertivas que seguem.

I. É da Justiça Federal a competência para o processo e julgamento de crime ambiental relacionado à exportação de animais exóticos.

II. A assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta retira a justa causa para a ação penal referente a crime ambiental nele contemplado.

III. É desnecessária a realização de perícia técnica para a comprovação do dano efetivo à saúde humana no que tange à caracterização de crime ambiental consubstanciado em causar poluição de qualquer natureza (Lei 9.605/1998, artigo 54, caput, primeira parte).

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do crime de tráfico de influência (CP, artigo 332), avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, o agente realizar a “venda de fumo, de fumaça”, iludindo o comprador, mas desacreditando a administração

II. Segundo a doutrina, o bem jurídico tutelado é o prestígio da Administração, abalado pela crença difundida de que tudo se passa como no balcão de mercador.

III. A pena é aumentada da metade, se o agente alega ou insinua que a vantagem é também destinada ao funcionário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/RJ – Juiz de Direito – VUNESP – 2019) João ministra veneno a Maria, em dose apta a causar-lhe a morte, pois ela iria informar à autoridade policial que João havia mantido relação sexual incestuosa e consentida com a filha dele, de 16 anos. Antes que o resultado se efetive, João socorre Maria, levando-a a um pronto-socorro. Lá, o médico de plantão deixa de atender Maria, sob a única razão de estar almoçando. Maria, que seria salva caso o médico interviesse, morre.

Diante desse cenário, que admite múltiplas qualificações jurídicas, assinale a alternativa que melhor se adeque à espécie.

 

(EMAGIS) Sobre a revisão criminal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) No tocante à revisão criminal, correto afirmar que

 

(EMAGIS) A respeito das alterações produzidas pela recente Lei 13.964/2019 na Lei de Execução Penal (LEP – Lei 7.210/1984), marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A propósito da hermenêutica, considerado o magistério consagrado na doutrina especializada, marque a alternativa INCORRETA.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito – VUNESP – 2018) O menor José, tendo recebido por herança de seu pai um terreno de 500 m2, sem construção, representado por sua mãe, em 15.01.2003, quando ele contava 13 anos de idade, locou-o a Pedro, pelo prazo de 2 anos, que nele instalou uma borracharia. Aos 15 anos, José, com sua mãe, mudou-se para o exterior, sem mais receber os alugueis, nem pagar tributos, os quais passaram a ser quitados por Pedro, assumindo este a aparência de dono e construindo no local, em um ano, sua casa de moradia, pois, até então, por nada ter de seu, morava no próprio estabelecimento, feito por ele, de madeira. Além daquela casa, nenhum outro bem de raiz Pedro conseguiu adquirir. Em março de 2018, José retornou ao Brasil com o intuito de reaver o imóvel que admitiu ter sido abandonado por ele e sua mãe. Pedro, em relação à pretensão de José,

 

(MP/PB – Promotor de Justiça – FCC – 2018) A respeito dos poderes do Estado, em matéria de direito de família, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Sobre as alterações recentemente produzidas pela Lei 13.874/2019 na disciplina do Código Civil a respeito da desconsideração da personalidade jurídica, avalie as assertivas que seguem.

I. Estabeleceu-se que a autonomia patrimonial das pessoas jurídicas é um instrumento ilícito de alocação e segregação de riscos.

II. Expressou-se que a desconsideração da personalidade jurídica não restringe seus efeitos aos sócios beneficiados direta ou indiretamente pelo abuso.

III. Excluiu-se o desvio de finalidade e a confusão patrimonial como fundamentos da desconsideração da personalidade jurídica.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os prazos, à luz do CPC/2015, aponte a alternativa correta.

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Com base nas regras que regulamentam os procedimentos especiais no CPC e na legislação extravagante, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) No que atine à defesa coletiva dos direitos em juízo, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito da hermenêutica constitucional em situações de incertezas quanto aos elementos empíricos aplicáveis, considerando o magistério da doutrina e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) A partir de sua publicação na imprensa oficial, a súmula vinculante editada pelo Supremo Tribunal Federal

 

(EMAGIS) Sobre o regime de precatórios, julgue os itens abaixo e marque a alternativa correta.

I. Os débitos de natureza alimentícia cujos titulares, originários ou por sucessão hereditária, tenham 60 (sessenta) anos de idade, ou sejam portadores de doença grave, ou pessoas com deficiência, assim definidos na forma da lei, serão pagos com preferência sobre todos os demais débitos, até o valor equivalente ao triplo fixado em lei como dívida de pequeno valor para fins de pagamento por Requisição de Pequeno Valor, admitido o fracionamento para essa finalidade, sendo que o restante será pago na ordem cronológica de apresentação do precatório.

II. Durante o período previsto no parágrafo 1º do artigo 100 da Constituição, não incidem juros de mora sobre os precatórios que nele sejam pagos.

III. Não incidem juros da mora no período compreendido entre a data da realização dos cálculos respectivos e o pagamento do precatório, se observado o prazo constitucionalmente estabelecido.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Em matéria de concursos públicos, analise as proposições abaixo e promova a marcação da alternativa correta.

I. Não se admitem eliminações, em concursos públicos, originadas do uso de tatuagens pelo candidato.

II. Na hipótese de posse em cargo público determinada por decisão judicial, não é admissível o pagamento de indenização ao servidor sob o fundamento de que deveria ter sido investido em momento anterior, porquanto representaria enriquecimento sem causa.

III. A nomeação tardia de candidatos aprovados em concurso público, por meio de ato judicial, à qual atribuída eficácia retroativa, não gera direito às promoções ou progressões funcionais que alcançariam houvesse ocorrido, a tempo e modo, a nomeação.

 

(DPE/RS – FCC – 2018) De acordo com a historiadora americana Lynn Hunt, os direitos permanecem sujeitos a discussão porque a nossa percepção de quem tem direitos e do que são esses direitos muda constantemente. A revolução dos direitos humanos é, por definição, contínua (A Invenção dos Direitos Humanos; uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 270).

Em relação à evolução histórica do regime internacional de proteção dos direitos humanos, considere as assertivas abaixo.

I. A Magna Carta (1215) contribuiu para a afirmação de que todo poder político deve ser legalmente limitado.

II. O Habeas Corpus Act (1679) criou regras processuais para o habeas corpus e robusteceu a já conhecida garantia.

III. Na Declaração de Independência dos Estados Unidos (1776) percebe-se que a dignidade da pessoa humana exige a existência de condições políticas para sua efetivação.

IV. O processo de universalização, sistematização e internacionalização da proteção dos direitos humanos intensificou-se após o término da 2a Guerra Mundial.

Está correto o que consta de:

 

(EMAGIS) A propósito da doutrina do direito administrativo dos riscos, avalie as assertivas que seguem.

I. A doutrina do direito administrativo de riscos absorve o conhecimento técnico-científico como instrumento decisório para lidar com a imprevisibilidade dos riscos.

II. O direito administrativo de riscos aflora, por exemplo, no âmbito da regulação de alimentos, medicamentos, meio ambiente, energia, sempre que o Estado é chamado a consentir com o uso de substâncias que, pela novidade, ainda não têm seus efeitos inteiramente determináveis.

III. A adoção da doutrina do direito administrativo dos riscos admite que o Direito Administrativo se torna, de certa forma, refém das mutações do conhecimento científico.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Assinale a alternativa correta, conforme previsto no texto constitucional vigente.

 

(EMAGIS) Quanto ao estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias, disciplinado na Lei 13.303/16, julgue os itens postos a seguir.

I. É aplicável a toda e qualquer empresa pública e sociedade de economia mista da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios que explore atividade econômica de produção ou comercialização de bens ou de prestação de serviços, ainda que a atividade econômica esteja sujeita ao regime de monopólio da União ou seja de prestação de serviços públicos.

II. Empresa pública é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei e com patrimônio próprio, cujo capital social é integralmente detido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios. Desde que a maioria do capital social permaneça em propriedade da União, do Estado, do Distrito Federal ou do Município, será admitida, no capital da empresa pública, a participação de outras pessoas jurídicas de direito público interno, bem como de entidades da administração indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

III. Sociedade de economia mista é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações pertençam em sua maioria à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios ou a entidade da administração indireta.

Há erro:

 

(EMAGIS) Ainda a respeito da Lei 13.303/16, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o Direito Ambiental.

I. Segundo a doutrina, o princípio da precaução representa um avanço relativamente ao que preconizava o princípio da prevenção.

II. Em matéria de tutela do meio ambiente, a Constituição Federal estabelece algo que o STF denomina ‘condomínio legislativo’ entre União, Estados e DF.

III. É constitucional lei estadual que permite a edificação particular com finalidade unicamente recreativa em áreas de preservação permanente (APP).

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A propósito da aplicação da regra constitucional da não-cumulatividade do IPI e do ICMS, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que a saída de determinada mercadoria do estabelecimento do contribuinte de ICMS se dê, em decorrência de benefício fiscal validamente instituído por lei estadual, com incidência do imposto sobre base de cálculo reduzida. Em decorrência disso, o Estado-membro autua o contribuinte por não ter estornado proporcionalmente os créditos escriturais de compensação referentes às entradas dos insumos aplicados na aludida mercadoria.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) Em relação à duplicata,

 

(EMAGIS) A respeito das competências jurisdicionais do Supremo Tribunal Federal, tais como dispostas no artigo 102 da Constituição Federal, marque a alternativa INCORRETA.

 

(TJ/SC – FCC – 2017) O Código Eleitoral impede de servir como juízes nos Tribunais Eleitorais, ou como juiz eleitoral, o cônjuge ou o parente consanguíneo ou afim, até o segundo grau, de candidato a cargo eletivo registrado na circunscrição. Esse impedimento alcança

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta, a respeito do direito da criança e do adolescente:

 

(EMAGIS) Acerca dos sujeitos integrantes da relação de consumo nos moldes do que é descrito no CDC, assinale a opção correta com base na jurisprudência do STJ.

 

Objetivas MPF - Rodada 17.2020

(EMAGIS) A respeito da hermenêutica constitucional em situações de incertezas quanto aos elementos empíricos aplicáveis, considerando o magistério da doutrina e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) A partir de sua publicação na imprensa oficial, a súmula vinculante editada pelo Supremo Tribunal Federal

 

(EMAGIS) Sobre o regime de precatórios, julgue os itens abaixo e marque a alternativa correta.

I. Os débitos de natureza alimentícia cujos titulares, originários ou por sucessão hereditária, tenham 60 (sessenta) anos de idade, ou sejam portadores de doença grave, ou pessoas com deficiência, assim definidos na forma da lei, serão pagos com preferência sobre todos os demais débitos, até o valor equivalente ao triplo fixado em lei como dívida de pequeno valor para fins de pagamento por Requisição de Pequeno Valor, admitido o fracionamento para essa finalidade, sendo que o restante será pago na ordem cronológica de apresentação do precatório.

II. Durante o período previsto no parágrafo 1º do artigo 100 da Constituição, não incidem juros de mora sobre os precatórios que nele sejam pagos.

III. Não incidem juros da mora no período compreendido entre a data da realização dos cálculos respectivos e o pagamento do precatório, se observado o prazo constitucionalmente estabelecido.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Em matéria de concursos públicos, analise as proposições abaixo e promova a marcação da alternativa correta.

I. Não se admitem eliminações, em concursos públicos, originadas do uso de tatuagens pelo candidato.

II. Na hipótese de posse em cargo público determinada por decisão judicial, não é admissível o pagamento de indenização ao servidor sob o fundamento de que deveria ter sido investido em momento anterior, porquanto representaria enriquecimento sem causa.

III. A nomeação tardia de candidatos aprovados em concurso público, por meio de ato judicial, à qual atribuída eficácia retroativa, não gera direito às promoções ou progressões funcionais que alcançariam houvesse ocorrido, a tempo e modo, a nomeação.

 

(DPE/RS – FCC – 2018) De acordo com a historiadora americana Lynn Hunt, os direitos permanecem sujeitos a discussão porque a nossa percepção de quem tem direitos e do que são esses direitos muda constantemente. A revolução dos direitos humanos é, por definição, contínua (A Invenção dos Direitos Humanos; uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 270).

Em relação à evolução histórica do regime internacional de proteção dos direitos humanos, considere as assertivas abaixo.

I. A Magna Carta (1215) contribuiu para a afirmação de que todo poder político deve ser legalmente limitado.

II. O Habeas Corpus Act (1679) criou regras processuais para o habeas corpus e robusteceu a já conhecida garantia.

III. Na Declaração de Independência dos Estados Unidos (1776) percebe-se que a dignidade da pessoa humana exige a existência de condições políticas para sua efetivação.

IV. O processo de universalização, sistematização e internacionalização da proteção dos direitos humanos intensificou-se após o término da 2a Guerra Mundial.

Está correto o que consta de:

 

(TJ/SC – FCC – 2017) O Código Eleitoral impede de servir como juízes nos Tribunais Eleitorais, ou como juiz eleitoral, o cônjuge ou o parente consanguíneo ou afim, até o segundo grau, de candidato a cargo eletivo registrado na circunscrição. Esse impedimento alcança

 

(EMAGIS) A propósito da doutrina do direito administrativo dos riscos, avalie as assertivas que seguem.

I. A doutrina do direito administrativo de riscos absorve o conhecimento técnico-científico como instrumento decisório para lidar com a imprevisibilidade dos riscos.

II. O direito administrativo de riscos aflora, por exemplo, no âmbito da regulação de alimentos, medicamentos, meio ambiente, energia, sempre que o Estado é chamado a consentir com o uso de substâncias que, pela novidade, ainda não têm seus efeitos inteiramente determináveis.

III. A adoção da doutrina do direito administrativo dos riscos admite que o Direito Administrativo se torna, de certa forma, refém das mutações do conhecimento científico.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Assinale a alternativa correta, conforme previsto no texto constitucional vigente.

 

(EMAGIS) Quanto ao estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias, disciplinado na Lei 13.303/16, julgue os itens postos a seguir.

I. É aplicável a toda e qualquer empresa pública e sociedade de economia mista da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios que explore atividade econômica de produção ou comercialização de bens ou de prestação de serviços, ainda que a atividade econômica esteja sujeita ao regime de monopólio da União ou seja de prestação de serviços públicos.

II. Empresa pública é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei e com patrimônio próprio, cujo capital social é integralmente detido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios. Desde que a maioria do capital social permaneça em propriedade da União, do Estado, do Distrito Federal ou do Município, será admitida, no capital da empresa pública, a participação de outras pessoas jurídicas de direito público interno, bem como de entidades da administração indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

III. Sociedade de economia mista é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações pertençam em sua maioria à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios ou a entidade da administração indireta.

Há erro:

 

(EMAGIS) Ainda a respeito da Lei 13.303/16, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o Direito Ambiental.

I. Segundo a doutrina, o princípio da precaução representa um avanço relativamente ao que preconizava o princípio da prevenção.

II. Em matéria de tutela do meio ambiente, a Constituição Federal estabelece algo que o STF denomina ‘condomínio legislativo’ entre União, Estados e DF.

III. É constitucional lei estadual que permite a edificação particular com finalidade unicamente recreativa em áreas de preservação permanente (APP).

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A propósito da aplicação da regra constitucional da não-cumulatividade do IPI e do ICMS, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da imunidade tributária conferida a igrejas e templos de qualquer crença, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o controle financeiro do Poder Judiciário a cargo do Conselho Nacional de Justiça, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a concepção do princípio da precaução no âmbito do Direito Internacional, tendo presente também o magistério da doutrina, avalie as assertivas que seguem.

I. A Declaração do Rio (princípio 15) acolheu, segundo a doutrina pacífica, versão ‘forte’ do princípio da precaução, interditando qualquer ação em âmbito no qual impere a incerteza científica.

II. A versão dita forte da precaução comportaria definição derivada do senso comum, referindo-se ao fato de que a falta de evidência decisiva sobre o risco de dano não deve ser motivo para que o Estado se recuse a exercer sua atividade regulatória

III. A versão fraca da precaução implica em que os limites considerados aceitáveis para a tolerância de um dado risco sejam mínimos, de forma que gera algo como uma presunção a favor de controles regulatórios rigorosos, proibitivos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A propósito da regulação setorial exercida pelas Agências Reguladoras também como instrumento estatal de conformação das atividades econômicas, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF rechaça, no ponto, a doutrina da deferência administrativa, de extração norte americana.

II. Não ofende a liberdade de iniciativa, tampouco o princípio da legalidade, regulação setorial que impeça a adição em produtos fumígenos derivados do tabaco de substâncias destinadas a aumentar a sua atratividade.

III. Nos termos da doutrina constitucional de extração alemã, o dever estatal de proteção compreende o dever de evitar riscos (Risikopflicht), que autoriza o Estado a atuar com objetivo de evitar riscos para o cidadão em geral mediante a adoção de medidas de proteção ou de prevenção especialmente em relação ao desenvolvimento técnico ou tecnológico.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Acerca dos sujeitos integrantes da relação de consumo nos moldes do que é descrito no CDC, assinale a opção correta com base na jurisprudência do STJ.

 

(EMAGIS) A propósito da hermenêutica, considerado o magistério consagrado na doutrina especializada, marque a alternativa INCORRETA.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito – VUNESP – 2018) O menor José, tendo recebido por herança de seu pai um terreno de 500 m2, sem construção, representado por sua mãe, em 15.01.2003, quando ele contava 13 anos de idade, locou-o a Pedro, pelo prazo de 2 anos, que nele instalou uma borracharia. Aos 15 anos, José, com sua mãe, mudou-se para o exterior, sem mais receber os alugueis, nem pagar tributos, os quais passaram a ser quitados por Pedro, assumindo este a aparência de dono e construindo no local, em um ano, sua casa de moradia, pois, até então, por nada ter de seu, morava no próprio estabelecimento, feito por ele, de madeira. Além daquela casa, nenhum outro bem de raiz Pedro conseguiu adquirir. Em março de 2018, José retornou ao Brasil com o intuito de reaver o imóvel que admitiu ter sido abandonado por ele e sua mãe. Pedro, em relação à pretensão de José,

 

(EMAGIS) Sobre as alterações recentemente produzidas pela Lei 13.874/2019 na disciplina do Código Civil a respeito da desconsideração da personalidade jurídica, avalie as assertivas que seguem.

I. Estabeleceu-se que a autonomia patrimonial das pessoas jurídicas é um instrumento ilícito de alocação e segregação de riscos.

II. Expressou-se que a desconsideração da personalidade jurídica não restringe seus efeitos aos sócios beneficiados direta ou indiretamente pelo abuso.

III. Excluiu-se o desvio de finalidade e a confusão patrimonial como fundamentos da desconsideração da personalidade jurídica.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os prazos, à luz do CPC/2015, aponte a alternativa correta.

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Com base nas regras que regulamentam os procedimentos especiais no CPC e na legislação extravagante, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Sobre a extraterritorialidade da Lei Penal assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) A respeito dos crimes ambientais, avalie as assertivas que seguem.

I. É da Justiça Federal a competência para o processo e julgamento de crime ambiental relacionado à exportação de animais exóticos.

II. A assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta retira a justa causa para a ação penal referente a crime ambiental nele contemplado.

III. É desnecessária a realização de perícia técnica para a comprovação do dano efetivo à saúde humana no que tange à caracterização de crime ambiental consubstanciado em causar poluição de qualquer natureza (Lei 9.605/1998, artigo 54, caput, primeira parte).

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do crime de tráfico de influência (CP, artigo 332), avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, o agente realizar a “venda de fumo, de fumaça”, iludindo o comprador, mas desacreditando a administração

II. Segundo a doutrina, o bem jurídico tutelado é o prestígio da Administração, abalado pela crença difundida de que tudo se passa como no balcão de mercador.

III. A pena é aumentada da metade, se o agente alega ou insinua que a vantagem é também destinada ao funcionário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da colaboração premiada prevista no artigo 4º da Lei 12.850/2013 (Lei das Organizações Criminosas), marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/RJ – Juiz de Direito – VUNESP – 2019) João ministra veneno a Maria, em dose apta a causar-lhe a morte, pois ela iria informar à autoridade policial que João havia mantido relação sexual incestuosa e consentida com a filha dele, de 16 anos. Antes que o resultado se efetive, João socorre Maria, levando-a a um pronto-socorro. Lá, o médico de plantão deixa de atender Maria, sob a única razão de estar almoçando. Maria, que seria salva caso o médico interviesse, morre.

Diante desse cenário, que admite múltiplas qualificações jurídicas, assinale a alternativa que melhor se adeque à espécie.

 

(EMAGIS) Sobre a revisão criminal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) No tocante à revisão criminal, correto afirmar que

 

(EMAGIS) A respeito das alterações produzidas pela recente Lei 13.964/2019 na Lei de Execução Penal (LEP – Lei 7.210/1984), marque a alternativa INCORRETA.

 

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 17.2020

(EMAGIS) A propósito da hermenêutica, considerado o magistério consagrado na doutrina especializada, marque a alternativa INCORRETA.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito – VUNESP – 2018) O menor José, tendo recebido por herança de seu pai um terreno de 500 m2, sem construção, representado por sua mãe, em 15.01.2003, quando ele contava 13 anos de idade, locou-o a Pedro, pelo prazo de 2 anos, que nele instalou uma borracharia. Aos 15 anos, José, com sua mãe, mudou-se para o exterior, sem mais receber os alugueis, nem pagar tributos, os quais passaram a ser quitados por Pedro, assumindo este a aparência de dono e construindo no local, em um ano, sua casa de moradia, pois, até então, por nada ter de seu, morava no próprio estabelecimento, feito por ele, de madeira. Além daquela casa, nenhum outro bem de raiz Pedro conseguiu adquirir. Em março de 2018, José retornou ao Brasil com o intuito de reaver o imóvel que admitiu ter sido abandonado por ele e sua mãe. Pedro, em relação à pretensão de José,

 

(MP/PB – Promotor de Justiça – FCC – 2018) A respeito dos poderes do Estado, em matéria de direito de família, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Sobre as alterações recentemente produzidas pela Lei 13.874/2019 na disciplina do Código Civil a respeito da desconsideração da personalidade jurídica, avalie as assertivas que seguem.

I. Estabeleceu-se que a autonomia patrimonial das pessoas jurídicas é um instrumento ilícito de alocação e segregação de riscos.

II. Expressou-se que a desconsideração da personalidade jurídica não restringe seus efeitos aos sócios beneficiados direta ou indiretamente pelo abuso.

III. Excluiu-se o desvio de finalidade e a confusão patrimonial como fundamentos da desconsideração da personalidade jurídica.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os prazos, à luz do CPC/2015, aponte a alternativa correta.

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Com base nas regras que regulamentam os procedimentos especiais no CPC e na legislação extravagante, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) No que atine à defesa coletiva dos direitos em juízo, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Acerca dos sujeitos integrantes da relação de consumo nos moldes do que é descrito no CDC, assinale a opção correta com base na jurisprudência do STJ.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta, a respeito do direito da criança e do adolescente:

 

(EMAGIS) Sobre a extraterritorialidade da Lei Penal assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) A respeito dos crimes ambientais, avalie as assertivas que seguem.

I. É da Justiça Federal a competência para o processo e julgamento de crime ambiental relacionado à exportação de animais exóticos.

II. A assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta retira a justa causa para a ação penal referente a crime ambiental nele contemplado.

III. É desnecessária a realização de perícia técnica para a comprovação do dano efetivo à saúde humana no que tange à caracterização de crime ambiental consubstanciado em causar poluição de qualquer natureza (Lei 9.605/1998, artigo 54, caput, primeira parte).

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do crime de tráfico de influência (CP, artigo 332), avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, o agente realizar a “venda de fumo, de fumaça”, iludindo o comprador, mas desacreditando a administração

II. Segundo a doutrina, o bem jurídico tutelado é o prestígio da Administração, abalado pela crença difundida de que tudo se passa como no balcão de mercador.

III. A pena é aumentada da metade, se o agente alega ou insinua que a vantagem é também destinada ao funcionário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/RJ – Juiz de Direito – VUNESP – 2019) João ministra veneno a Maria, em dose apta a causar-lhe a morte, pois ela iria informar à autoridade policial que João havia mantido relação sexual incestuosa e consentida com a filha dele, de 16 anos. Antes que o resultado se efetive, João socorre Maria, levando-a a um pronto-socorro. Lá, o médico de plantão deixa de atender Maria, sob a única razão de estar almoçando. Maria, que seria salva caso o médico interviesse, morre.

Diante desse cenário, que admite múltiplas qualificações jurídicas, assinale a alternativa que melhor se adeque à espécie.

 

(EMAGIS) Sobre a revisão criminal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) No tocante à revisão criminal, correto afirmar que

 

(EMAGIS) A respeito das alterações produzidas pela recente Lei 13.964/2019 na Lei de Execução Penal (LEP – Lei 7.210/1984), marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da hermenêutica constitucional em situações de incertezas quanto aos elementos empíricos aplicáveis, considerando o magistério da doutrina e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) A partir de sua publicação na imprensa oficial, a súmula vinculante editada pelo Supremo Tribunal Federal

 

(EMAGIS) Sobre o regime de precatórios, julgue os itens abaixo e marque a alternativa correta.

I. Os débitos de natureza alimentícia cujos titulares, originários ou por sucessão hereditária, tenham 60 (sessenta) anos de idade, ou sejam portadores de doença grave, ou pessoas com deficiência, assim definidos na forma da lei, serão pagos com preferência sobre todos os demais débitos, até o valor equivalente ao triplo fixado em lei como dívida de pequeno valor para fins de pagamento por Requisição de Pequeno Valor, admitido o fracionamento para essa finalidade, sendo que o restante será pago na ordem cronológica de apresentação do precatório.

II. Durante o período previsto no parágrafo 1º do artigo 100 da Constituição, não incidem juros de mora sobre os precatórios que nele sejam pagos.

III. Não incidem juros da mora no período compreendido entre a data da realização dos cálculos respectivos e o pagamento do precatório, se observado o prazo constitucionalmente estabelecido.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Em matéria de concursos públicos, analise as proposições abaixo e promova a marcação da alternativa correta.

I. Não se admitem eliminações, em concursos públicos, originadas do uso de tatuagens pelo candidato.

II. Na hipótese de posse em cargo público determinada por decisão judicial, não é admissível o pagamento de indenização ao servidor sob o fundamento de que deveria ter sido investido em momento anterior, porquanto representaria enriquecimento sem causa.

III. A nomeação tardia de candidatos aprovados em concurso público, por meio de ato judicial, à qual atribuída eficácia retroativa, não gera direito às promoções ou progressões funcionais que alcançariam houvesse ocorrido, a tempo e modo, a nomeação.

 

(TJ/SC – FCC – 2017) O Código Eleitoral impede de servir como juízes nos Tribunais Eleitorais, ou como juiz eleitoral, o cônjuge ou o parente consanguíneo ou afim, até o segundo grau, de candidato a cargo eletivo registrado na circunscrição. Esse impedimento alcança

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) Em relação à duplicata,

 

(EMAGIS) A respeito das competências jurisdicionais do Supremo Tribunal Federal, tais como dispostas no artigo 102 da Constituição Federal, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A propósito da aplicação da regra constitucional da não-cumulatividade do IPI e do ICMS, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que a saída de determinada mercadoria do estabelecimento do contribuinte de ICMS se dê, em decorrência de benefício fiscal validamente instituído por lei estadual, com incidência do imposto sobre base de cálculo reduzida. Em decorrência disso, o Estado-membro autua o contribuinte por não ter estornado proporcionalmente os créditos escriturais de compensação referentes às entradas dos insumos aplicados na aludida mercadoria.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o Direito Ambiental.

I. Segundo a doutrina, o princípio da precaução representa um avanço relativamente ao que preconizava o princípio da prevenção.

II. Em matéria de tutela do meio ambiente, a Constituição Federal estabelece algo que o STF denomina ‘condomínio legislativo’ entre União, Estados e DF.

III. É constitucional lei estadual que permite a edificação particular com finalidade unicamente recreativa em áreas de preservação permanente (APP).

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A propósito da doutrina do direito administrativo dos riscos, avalie as assertivas que seguem.

I. A doutrina do direito administrativo de riscos absorve o conhecimento técnico-científico como instrumento decisório para lidar com a imprevisibilidade dos riscos.

II. O direito administrativo de riscos aflora, por exemplo, no âmbito da regulação de alimentos, medicamentos, meio ambiente, energia, sempre que o Estado é chamado a consentir com o uso de substâncias que, pela novidade, ainda não têm seus efeitos inteiramente determináveis.

III. A adoção da doutrina do direito administrativo dos riscos admite que o Direito Administrativo se torna, de certa forma, refém das mutações do conhecimento científico.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Assinale a alternativa correta, conforme previsto no texto constitucional vigente.

 

(EMAGIS) Quanto ao estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias, disciplinado na Lei 13.303/16, julgue os itens postos a seguir.

I. É aplicável a toda e qualquer empresa pública e sociedade de economia mista da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios que explore atividade econômica de produção ou comercialização de bens ou de prestação de serviços, ainda que a atividade econômica esteja sujeita ao regime de monopólio da União ou seja de prestação de serviços públicos.

II. Empresa pública é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei e com patrimônio próprio, cujo capital social é integralmente detido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios. Desde que a maioria do capital social permaneça em propriedade da União, do Estado, do Distrito Federal ou do Município, será admitida, no capital da empresa pública, a participação de outras pessoas jurídicas de direito público interno, bem como de entidades da administração indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

III. Sociedade de economia mista é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações pertençam em sua maioria à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios ou a entidade da administração indireta.

Há erro:

 

(EMAGIS) Ainda a respeito da Lei 13.303/16, marque a alternativa correta.

 

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 17.2020

(EMAGIS) A respeito da hermenêutica constitucional em situações de incertezas quanto aos elementos empíricos aplicáveis, considerando o magistério da doutrina e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) A partir de sua publicação na imprensa oficial, a súmula vinculante editada pelo Supremo Tribunal Federal

 

(EMAGIS) Sobre o regime de precatórios, julgue os itens abaixo e marque a alternativa correta.

I. Os débitos de natureza alimentícia cujos titulares, originários ou por sucessão hereditária, tenham 60 (sessenta) anos de idade, ou sejam portadores de doença grave, ou pessoas com deficiência, assim definidos na forma da lei, serão pagos com preferência sobre todos os demais débitos, até o valor equivalente ao triplo fixado em lei como dívida de pequeno valor para fins de pagamento por Requisição de Pequeno Valor, admitido o fracionamento para essa finalidade, sendo que o restante será pago na ordem cronológica de apresentação do precatório.

II. Durante o período previsto no parágrafo 1º do artigo 100 da Constituição, não incidem juros de mora sobre os precatórios que nele sejam pagos.

III. Não incidem juros da mora no período compreendido entre a data da realização dos cálculos respectivos e o pagamento do precatório, se observado o prazo constitucionalmente estabelecido.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Em matéria de concursos públicos, analise as proposições abaixo e promova a marcação da alternativa correta.

I. Não se admitem eliminações, em concursos públicos, originadas do uso de tatuagens pelo candidato.

II. Na hipótese de posse em cargo público determinada por decisão judicial, não é admissível o pagamento de indenização ao servidor sob o fundamento de que deveria ter sido investido em momento anterior, porquanto representaria enriquecimento sem causa.

III. A nomeação tardia de candidatos aprovados em concurso público, por meio de ato judicial, à qual atribuída eficácia retroativa, não gera direito às promoções ou progressões funcionais que alcançariam houvesse ocorrido, a tempo e modo, a nomeação.

 

(EMAGIS/BÔNUS) Sobre o magistério jurisprudencial do STJ e do STF em matéria de Direito Previdenciário, julgue os itens abaixo.

I. A verba relativa a “quebra de caixa” possui natureza compensatória, não se sujeitando à incidência de contribuição previdenciária.

II. Os valores previdenciários não recebidos pelo segurado em vida, mesmo que reconhecidos apenas judicialmente, devem ser pagos, prioritariamente, aos dependentes habilitados à pensão por morte, para só então, na falta destes, serem pagos aos demais sucessores na forma da lei civil.

III. Estrangeiros não fazem jus ao benefício assistencial ao idoso ou à pessoa portadora de deficiência (art. 203, V, da CRFB e art. 20 da LOAS) se o respectivo país de origem não observar o princípio da reciprocidade, garantindo direito similar a brasileiros que vivam em seu território.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre a extraterritorialidade da Lei Penal assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) A respeito dos crimes ambientais, avalie as assertivas que seguem.

I. É da Justiça Federal a competência para o processo e julgamento de crime ambiental relacionado à exportação de animais exóticos.

II. A assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta retira a justa causa para a ação penal referente a crime ambiental nele contemplado.

III. É desnecessária a realização de perícia técnica para a comprovação do dano efetivo à saúde humana no que tange à caracterização de crime ambiental consubstanciado em causar poluição de qualquer natureza (Lei 9.605/1998, artigo 54, caput, primeira parte).

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do crime de tráfico de influência (CP, artigo 332), avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, o agente realizar a “venda de fumo, de fumaça”, iludindo o comprador, mas desacreditando a administração

II. Segundo a doutrina, o bem jurídico tutelado é o prestígio da Administração, abalado pela crença difundida de que tudo se passa como no balcão de mercador.

III. A pena é aumentada da metade, se o agente alega ou insinua que a vantagem é também destinada ao funcionário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da colaboração premiada prevista no artigo 4º da Lei 12.850/2013 (Lei das Organizações Criminosas), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a revisão criminal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) No tocante à revisão criminal, correto afirmar que

 

(EMAGIS) A respeito das alterações produzidas pela recente Lei 13.964/2019 na Lei de Execução Penal (LEP – Lei 7.210/1984), marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Acerca dos sujeitos integrantes da relação de consumo nos moldes do que é descrito no CDC, assinale a opção correta com base na jurisprudência do STJ.

 

(EMAGIS) A propósito da regulação setorial exercida pelas Agências Reguladoras também como instrumento estatal de conformação das atividades econômicas, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF rechaça, no ponto, a doutrina da deferência administrativa, de extração norte americana.

II. Não ofende a liberdade de iniciativa, tampouco o princípio da legalidade, regulação setorial que impeça a adição em produtos fumígenos derivados do tabaco de substâncias destinadas a aumentar a sua atratividade.

III. Nos termos da doutrina constitucional de extração alemã, o dever estatal de proteção compreende o dever de evitar riscos (Risikopflicht), que autoriza o Estado a atuar com objetivo de evitar riscos para o cidadão em geral mediante a adoção de medidas de proteção ou de prevenção especialmente em relação ao desenvolvimento técnico ou tecnológico.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A propósito da hermenêutica, considerado o magistério consagrado na doutrina especializada, marque a alternativa INCORRETA.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito – VUNESP – 2018) O menor José, tendo recebido por herança de seu pai um terreno de 500 m2, sem construção, representado por sua mãe, em 15.01.2003, quando ele contava 13 anos de idade, locou-o a Pedro, pelo prazo de 2 anos, que nele instalou uma borracharia. Aos 15 anos, José, com sua mãe, mudou-se para o exterior, sem mais receber os alugueis, nem pagar tributos, os quais passaram a ser quitados por Pedro, assumindo este a aparência de dono e construindo no local, em um ano, sua casa de moradia, pois, até então, por nada ter de seu, morava no próprio estabelecimento, feito por ele, de madeira. Além daquela casa, nenhum outro bem de raiz Pedro conseguiu adquirir. Em março de 2018, José retornou ao Brasil com o intuito de reaver o imóvel que admitiu ter sido abandonado por ele e sua mãe. Pedro, em relação à pretensão de José,

 

(EMAGIS) Sobre as alterações recentemente produzidas pela Lei 13.874/2019 na disciplina do Código Civil a respeito da desconsideração da personalidade jurídica, avalie as assertivas que seguem.

I. Estabeleceu-se que a autonomia patrimonial das pessoas jurídicas é um instrumento ilícito de alocação e segregação de riscos.

II. Expressou-se que a desconsideração da personalidade jurídica não restringe seus efeitos aos sócios beneficiados direta ou indiretamente pelo abuso.

III. Excluiu-se o desvio de finalidade e a confusão patrimonial como fundamentos da desconsideração da personalidade jurídica.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os prazos, à luz do CPC/2015, aponte a alternativa correta.

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Com base nas regras que regulamentam os procedimentos especiais no CPC e na legislação extravagante, assinale a opção correta.

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) Em relação à duplicata,

 

(EMAGIS) A respeito das competências jurisdicionais do Supremo Tribunal Federal, tais como dispostas no artigo 102 da Constituição Federal, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A propósito da aplicação da regra constitucional da não-cumulatividade do IPI e do ICMS, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da imunidade tributária conferida a igrejas e templos de qualquer crença, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o controle financeiro do Poder Judiciário a cargo do Conselho Nacional de Justiça, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A propósito da doutrina do direito administrativo dos riscos, avalie as assertivas que seguem.

I. A doutrina do direito administrativo de riscos absorve o conhecimento técnico-científico como instrumento decisório para lidar com a imprevisibilidade dos riscos.

II. O direito administrativo de riscos aflora, por exemplo, no âmbito da regulação de alimentos, medicamentos, meio ambiente, energia, sempre que o Estado é chamado a consentir com o uso de substâncias que, pela novidade, ainda não têm seus efeitos inteiramente determináveis.

III. A adoção da doutrina do direito administrativo dos riscos admite que o Direito Administrativo se torna, de certa forma, refém das mutações do conhecimento científico.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Assinale a alternativa correta, conforme previsto no texto constitucional vigente.

 

(EMAGIS) Quanto ao estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias, disciplinado na Lei 13.303/16, julgue os itens postos a seguir.

I. É aplicável a toda e qualquer empresa pública e sociedade de economia mista da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios que explore atividade econômica de produção ou comercialização de bens ou de prestação de serviços, ainda que a atividade econômica esteja sujeita ao regime de monopólio da União ou seja de prestação de serviços públicos.

II. Empresa pública é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei e com patrimônio próprio, cujo capital social é integralmente detido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios. Desde que a maioria do capital social permaneça em propriedade da União, do Estado, do Distrito Federal ou do Município, será admitida, no capital da empresa pública, a participação de outras pessoas jurídicas de direito público interno, bem como de entidades da administração indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

III. Sociedade de economia mista é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações pertençam em sua maioria à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios ou a entidade da administração indireta.

Há erro:

 

(EMAGIS) Ainda a respeito da Lei 13.303/16, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o Direito Ambiental.

I. Segundo a doutrina, o princípio da precaução representa um avanço relativamente ao que preconizava o princípio da prevenção.

II. Em matéria de tutela do meio ambiente, a Constituição Federal estabelece algo que o STF denomina ‘condomínio legislativo’ entre União, Estados e DF.

III. É constitucional lei estadual que permite a edificação particular com finalidade unicamente recreativa em áreas de preservação permanente (APP).

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a concepção do princípio da precaução no âmbito do Direito Internacional, tendo presente também o magistério da doutrina, avalie as assertivas que seguem.

I. A Declaração do Rio (princípio 15) acolheu, segundo a doutrina pacífica, versão ‘forte’ do princípio da precaução, interditando qualquer ação em âmbito no qual impere a incerteza científica.

II. A versão dita forte da precaução comportaria definição derivada do senso comum, referindo-se ao fato de que a falta de evidência decisiva sobre o risco de dano não deve ser motivo para que o Estado se recuse a exercer sua atividade regulatória

III. A versão fraca da precaução implica em que os limites considerados aceitáveis para a tolerância de um dado risco sejam mínimos, de forma que gera algo como uma presunção a favor de controles regulatórios rigorosos, proibitivos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

Discursivas - Rodada 17.2020 - Questão 1

Juan Pablo tem uma loja de brinquedos infantis e, sem consultar qualquer um dos responsáveis por Pietro - criança de 10 anos -, fez a uma publicação publicitária na sua rede social com o fim de vender uma nova linha de brinquedos. Diante desse fato, explique se é cabível pretensão indenizatória em face da empresa de Juan Pablo e, ainda, se faz-se necessário demonstrar o dano causado à Pietro para a ação seja exitosa.

Discursivas - Rodada 17.2020 - Questão 2

É possível delegar o exercício de poder de polícia para ente privado integrante da Administração Pública Indireta? E para particulares? Máximo 15 linhas.

Discursivas - Rodada 17.2020 - Questão 3

Ricardo e João Pedro disputam, há mais de 20 anos, um latifúndio no interior do Estado de São Paulo. Durante esses anos, Ricardo propôs mais de 10 ações judiciais contra João Pedro questionando a posse e propriedade do imóvel. Todas as ações foram julgadas improcedentes e restou demonstrado que as demandas eram desprovidas de fundamentação idônea. Após tantos anos de embates judiciais, João Pedro ajuizou ação de reparação de danos materiais e morais contra Ricardo, alegando que o réu praticou contra ele “atos de assédio processual”, os quais inclusive teriam, por consequência, privado o autor de usar, dispor e fruir da propriedade familiar de que é herdeiro durante todos aqueles anos. Houve abuso do direito de ação e/ou assédio processual? Situe o marco legal processual, se houver, e justifique sua resposta. [Até 15 linhas, no máximo].

Discursivas - Rodada 17.2020 - Questão 4

É possível a concessão de refúgio em virtude de pandemia? Resposta em até 15 linhas.

Discursivas - Rodada 17.2020 - Questão 4

A notificação do lançamento de IPTU se concretiza quando? A quem cabe prova da ausência de notificação? Resposta em até 15 linhas.

Discursivas - Rodada 17.2020

Juan Pablo tem uma loja de brinquedos infantis e, sem consultar qualquer um dos responsáveis por Pietro - criança de 10 anos -, fez a uma publicação publicitária na sua rede social com o fim de vender uma nova linha de brinquedos. Diante desse fato, explique se é cabível pretensão indenizatória em face da empresa de Juan Pablo e, ainda, se faz-se necessário demonstrar o dano causado à Pietro para a ação seja exitosa.

 

É possível delegar o exercício de poder de polícia para ente privado integrante da Administração Pública Indireta? E para particulares? Máximo 15 linhas.

 

Ricardo e João Pedro disputam, há mais de 20 anos, um latifúndio no interior do Estado de São Paulo. Durante esses anos, Ricardo propôs mais de 10 ações judiciais contra João Pedro questionando a posse e propriedade do imóvel. Todas as ações foram julgadas improcedentes e restou demonstrado que as demandas eram desprovidas de fundamentação idônea. Após tantos anos de embates judiciais, João Pedro ajuizou ação de reparação de danos materiais e morais contra Ricardo, alegando que o réu praticou contra ele “atos de assédio processual”, os quais inclusive teriam, por consequência, privado o autor de usar, dispor e fruir da propriedade familiar de que é herdeiro durante todos aqueles anos. Houve abuso do direito de ação e/ou assédio processual? Situe o marco legal processual, se houver, e justifique sua resposta. [Até 15 linhas, no máximo].

 

É possível a concessão de refúgio em virtude de pandemia? Resposta em até 15 linhas.

 

A notificação do lançamento de IPTU se concretiza quando? A quem cabe prova da ausência de notificação? Resposta em até 15 linhas.

 

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 17.2020

(EMAGIS) A propósito da hermenêutica, considerado o magistério consagrado na doutrina especializada, marque a alternativa INCORRETA.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito – VUNESP – 2018) O menor José, tendo recebido por herança de seu pai um terreno de 500 m2, sem construção, representado por sua mãe, em 15.01.2003, quando ele contava 13 anos de idade, locou-o a Pedro, pelo prazo de 2 anos, que nele instalou uma borracharia. Aos 15 anos, José, com sua mãe, mudou-se para o exterior, sem mais receber os alugueis, nem pagar tributos, os quais passaram a ser quitados por Pedro, assumindo este a aparência de dono e construindo no local, em um ano, sua casa de moradia, pois, até então, por nada ter de seu, morava no próprio estabelecimento, feito por ele, de madeira. Além daquela casa, nenhum outro bem de raiz Pedro conseguiu adquirir. Em março de 2018, José retornou ao Brasil com o intuito de reaver o imóvel que admitiu ter sido abandonado por ele e sua mãe. Pedro, em relação à pretensão de José,

 

(MP/PB – Promotor de Justiça – FCC – 2018) A respeito dos poderes do Estado, em matéria de direito de família, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Sobre as alterações recentemente produzidas pela Lei 13.874/2019 na disciplina do Código Civil a respeito da desconsideração da personalidade jurídica, avalie as assertivas que seguem.

I. Estabeleceu-se que a autonomia patrimonial das pessoas jurídicas é um instrumento ilícito de alocação e segregação de riscos.

II. Expressou-se que a desconsideração da personalidade jurídica não restringe seus efeitos aos sócios beneficiados direta ou indiretamente pelo abuso.

III. Excluiu-se o desvio de finalidade e a confusão patrimonial como fundamentos da desconsideração da personalidade jurídica.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os prazos, à luz do CPC/2015, aponte a alternativa correta.

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Com base nas regras que regulamentam os procedimentos especiais no CPC e na legislação extravagante, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) No que atine à defesa coletiva dos direitos em juízo, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Acerca dos sujeitos integrantes da relação de consumo nos moldes do que é descrito no CDC, assinale a opção correta com base na jurisprudência do STJ.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta, a respeito do direito da criança e do adolescente:

 

(EMAGIS) Sobre a extraterritorialidade da Lei Penal assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) A respeito dos crimes ambientais, avalie as assertivas que seguem.

I. É da Justiça Federal a competência para o processo e julgamento de crime ambiental relacionado à exportação de animais exóticos.

II. A assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta retira a justa causa para a ação penal referente a crime ambiental nele contemplado.

III. É desnecessária a realização de perícia técnica para a comprovação do dano efetivo à saúde humana no que tange à caracterização de crime ambiental consubstanciado em causar poluição de qualquer natureza (Lei 9.605/1998, artigo 54, caput, primeira parte).

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do crime de tráfico de influência (CP, artigo 332), avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, o agente realizar a “venda de fumo, de fumaça”, iludindo o comprador, mas desacreditando a administração

II. Segundo a doutrina, o bem jurídico tutelado é o prestígio da Administração, abalado pela crença difundida de que tudo se passa como no balcão de mercador.

III. A pena é aumentada da metade, se o agente alega ou insinua que a vantagem é também destinada ao funcionário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a revisão criminal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) No tocante à revisão criminal, correto afirmar que

 

(EMAGIS) A respeito das alterações produzidas pela recente Lei 13.964/2019 na Lei de Execução Penal (LEP – Lei 7.210/1984), marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da hermenêutica constitucional em situações de incertezas quanto aos elementos empíricos aplicáveis, considerando o magistério da doutrina e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) A partir de sua publicação na imprensa oficial, a súmula vinculante editada pelo Supremo Tribunal Federal

 

(EMAGIS) Sobre o regime de precatórios, julgue os itens abaixo e marque a alternativa correta.

I. Os débitos de natureza alimentícia cujos titulares, originários ou por sucessão hereditária, tenham 60 (sessenta) anos de idade, ou sejam portadores de doença grave, ou pessoas com deficiência, assim definidos na forma da lei, serão pagos com preferência sobre todos os demais débitos, até o valor equivalente ao triplo fixado em lei como dívida de pequeno valor para fins de pagamento por Requisição de Pequeno Valor, admitido o fracionamento para essa finalidade, sendo que o restante será pago na ordem cronológica de apresentação do precatório.

II. Durante o período previsto no parágrafo 1º do artigo 100 da Constituição, não incidem juros de mora sobre os precatórios que nele sejam pagos.

III. Não incidem juros da mora no período compreendido entre a data da realização dos cálculos respectivos e o pagamento do precatório, se observado o prazo constitucionalmente estabelecido.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Em matéria de concursos públicos, analise as proposições abaixo e promova a marcação da alternativa correta.

I. Não se admitem eliminações, em concursos públicos, originadas do uso de tatuagens pelo candidato.

II. Na hipótese de posse em cargo público determinada por decisão judicial, não é admissível o pagamento de indenização ao servidor sob o fundamento de que deveria ter sido investido em momento anterior, porquanto representaria enriquecimento sem causa.

III. A nomeação tardia de candidatos aprovados em concurso público, por meio de ato judicial, à qual atribuída eficácia retroativa, não gera direito às promoções ou progressões funcionais que alcançariam houvesse ocorrido, a tempo e modo, a nomeação.

 

(DPE/RS – FCC – 2018) De acordo com a historiadora americana Lynn Hunt, os direitos permanecem sujeitos a discussão porque a nossa percepção de quem tem direitos e do que são esses direitos muda constantemente. A revolução dos direitos humanos é, por definição, contínua (A Invenção dos Direitos Humanos; uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 270).

Em relação à evolução histórica do regime internacional de proteção dos direitos humanos, considere as assertivas abaixo.

I. A Magna Carta (1215) contribuiu para a afirmação de que todo poder político deve ser legalmente limitado.

II. O Habeas Corpus Act (1679) criou regras processuais para o habeas corpus e robusteceu a já conhecida garantia.

III. Na Declaração de Independência dos Estados Unidos (1776) percebe-se que a dignidade da pessoa humana exige a existência de condições políticas para sua efetivação.

IV. O processo de universalização, sistematização e internacionalização da proteção dos direitos humanos intensificou-se após o término da 2a Guerra Mundial.

Está correto o que consta de:

 

(EMAGIS) A propósito da doutrina do direito administrativo dos riscos, avalie as assertivas que seguem.

I. A doutrina do direito administrativo de riscos absorve o conhecimento técnico-científico como instrumento decisório para lidar com a imprevisibilidade dos riscos.

II. O direito administrativo de riscos aflora, por exemplo, no âmbito da regulação de alimentos, medicamentos, meio ambiente, energia, sempre que o Estado é chamado a consentir com o uso de substâncias que, pela novidade, ainda não têm seus efeitos inteiramente determináveis.

III. A adoção da doutrina do direito administrativo dos riscos admite que o Direito Administrativo se torna, de certa forma, refém das mutações do conhecimento científico.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Assinale a alternativa correta, conforme previsto no texto constitucional vigente.

 

(EMAGIS) Quanto ao estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias, disciplinado na Lei 13.303/16, julgue os itens postos a seguir.

I. É aplicável a toda e qualquer empresa pública e sociedade de economia mista da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios que explore atividade econômica de produção ou comercialização de bens ou de prestação de serviços, ainda que a atividade econômica esteja sujeita ao regime de monopólio da União ou seja de prestação de serviços públicos.

II. Empresa pública é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei e com patrimônio próprio, cujo capital social é integralmente detido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios. Desde que a maioria do capital social permaneça em propriedade da União, do Estado, do Distrito Federal ou do Município, será admitida, no capital da empresa pública, a participação de outras pessoas jurídicas de direito público interno, bem como de entidades da administração indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

III. Sociedade de economia mista é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações pertençam em sua maioria à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios ou a entidade da administração indireta.

Há erro:

 

(EMAGIS) Ainda a respeito da Lei 13.303/16, marque a alternativa correta.

 

(TJ/SC – FCC – 2017) O Código Eleitoral impede de servir como juízes nos Tribunais Eleitorais, ou como juiz eleitoral, o cônjuge ou o parente consanguíneo ou afim, até o segundo grau, de candidato a cargo eletivo registrado na circunscrição. Esse impedimento alcança

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) Em relação à duplicata,

 

(EMAGIS) A respeito das competências jurisdicionais do Supremo Tribunal Federal, tais como dispostas no artigo 102 da Constituição Federal, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A propósito da aplicação da regra constitucional da não-cumulatividade do IPI e do ICMS, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que a saída de determinada mercadoria do estabelecimento do contribuinte de ICMS se dê, em decorrência de benefício fiscal validamente instituído por lei estadual, com incidência do imposto sobre base de cálculo reduzida. Em decorrência disso, o Estado-membro autua o contribuinte por não ter estornado proporcionalmente os créditos escriturais de compensação referentes às entradas dos insumos aplicados na aludida mercadoria.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o Direito Ambiental.

I. Segundo a doutrina, o princípio da precaução representa um avanço relativamente ao que preconizava o princípio da prevenção.

II. Em matéria de tutela do meio ambiente, a Constituição Federal estabelece algo que o STF denomina ‘condomínio legislativo’ entre União, Estados e DF.

III. É constitucional lei estadual que permite a edificação particular com finalidade unicamente recreativa em áreas de preservação permanente (APP).

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considerando o regime jurídico do Ministério Público, assinale a alternativa correta:

 

(DPE/MA – FCC – 2018) Na Comarca de Nova Gália tramita ação indenizatória ajuizada pelo Sr. Mévio, representado pela Defensoria Pública, em face do Sr. Tício. Narra-se na inicial que Tício, político e rico empresário da região, conduzindo seu veículo importado, atropelou Mévio, enquanto este atravessava a rua sobre a faixa de pedestre. Considerando os danos sofridos e a notória capacidade econômica do demandado, o pedido de indenização é de R$ 250.000,00. No curso do processo, constatou-se que Tício buscava frustrar sua citação pessoal, o que motivou sua citação por hora certa. Certificado o decurso do prazo para resposta, foi proferida decisão determinando a intimação de um dos Defensores Públicos atuantes na Comarca para que, se o caso, atuasse como curador especial. Considerando os fatos narrados, é correto afirmar:

 

Defensoria Pública Estadual - Rodada 16.2020

A Organização Mundial de Saúde, em 11/03/2020, declarou que a contaminação com o coronavírus (COVID-19) caracteriza-se como pandemia, significando o risco potencial da doença infecciosa atingir a população mundial de forma simultânea.

No Brasil, em reação aos casos confirmados e com transmissão local e comunitária, os governos, nos âmbitos federal, estadual e municipal, começaram a estabelecer normas e medidas para enfrentamento do problema. O isolamento social em domicílio passou a ser a medida oficialmente adotada como política pública de combate à pandemia.

Preocupada com o impacto financeiro na vida de milhares de pessoas, a Defensoria do Estado do Piauí expediu o ofício nº. 030/2020 para a LUZ TOTAL, empresa concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica no Piauí, recomendando a não suspensão dos serviços em caso de inadimplência nesse período de pandemia.

Em resposta, a empresa disse que continuaria com os cortes de energia nas situações de inadimplência, uma vez que precisa ser remunerada pelos serviços prestados.

Você é o(a) Defensor(a) Público(a) do caso. Elabore a petição inicial da ação cabível para defender os interesses dos assistidos e usuários dos serviços prestados pela empresa.

 

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 16.2020

(EMAGIS) A propósito da ‘exceptio non adimpleti contractus’ na disciplina do Código Civil, tendo presente o magistério consagrado na doutrina civilista e também a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/RS – Juiz de Direito – VUNESP – 2018) Egídio descobre que sua esposa Joana está com um câncer. Ao iniciar o tratamento, o plano de saúde de Joana se recusa a cobrir as despesas, em razão da doença ser preexistente à contratação. Em razão disso, o casal coloca à venda um imóvel de propriedade do casal com valor de mercado de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) por R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais), visando obter, de forma rápida, valores necessários para o pagamento do tratamento de saúde de Joana. Raimundo, tomando ciência da oferta da venda do imóvel de Egídio e Joana, não tendo qualquer intenção de auferir um ganho exagerado na compra e nem causar prejuízo aos vendedores, apenas aproveitando o que considera um excelente negócio, compra o imóvel em 01.01.2015. Em 02.01.2018, Egídio e Joan a ajuízam uma ação judicial contra Raimundo, na qual questionam a validade do negócio jurídico.

Assinale a alternativa correta.

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) A sucessão hereditária abre-se

 

(EMAGIS) Quanto à competência no processo civil, analise as proposições abaixo.

I. Determina-se a competência no momento do registro ou da distribuição da petição inicial, sendo irrelevantes as modificações do estado de fato ou de direito ocorridas posteriormente, salvo quando suprimirem órgão judiciário ou alterarem a competência absoluta.

II. Tramitando o processo perante outro juízo, os autos serão remetidos ao juízo federal competente se nele intervier a União, suas empresas públicas, entidades autárquicas e fundações, ou conselho de fiscalização de atividade profissional, na qualidade de parte ou de terceiro interveniente, exceto as ações de recuperação judicial, falência, insolvência civil e acidente de trabalho ou as sujeitas à justiça eleitoral e à justiça do trabalho.

III. Se a União for a demandada, a ação poderá ser proposta no foro de domicílio do autor, no de ocorrência do ato ou fato que originou a demanda, no de situação da coisa ou no Distrito Federal. Se Estado ou o Distrito Federal for o demandado, a ação poderá ser proposta no foro de domicílio do autor, no de ocorrência do ato ou fato que originou a demanda, no de situação da coisa ou na capital do respectivo ente federado.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre a legitimidade recursal do MP no processo civil, avalie as assertivas que seguem.

I. Ainda que atue como fiscal da lei, pode, segundo o STF, recorrer independentemente de recurso das partes.

II. Com a vigência do CPC/2015, foi suprimida a legitimidade recursal do MP quando atua como fiscal da ordem jurídica, mantida a legitimidade quando atua como parte.

III. Para o STF, mesmo o recurso extraordinário pode ser interposto pelo MP quando atua como ‘custos legis’.

Estão corretas as seguintes assertivas

 

(MPE/MT – Promotor de Justiça – FCC) Relativamente às suas funções no Processo Civil, é correto afirmar que o Ministério Público:

 

(EMAGIS) Assinale a opção CORRETA, levando em conta a defesa coletiva dos direitos em juízo:

 

(EMAGIS) No que concerne à responsabilidade civil nas relações de consumo, assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) O Ministério Público ajuizou representação perante o juízo da infância e juventude, atribuindo ao adolescente JPX a prática de ato infracional análogo ao crime de roubo. Considerando a situação concreta, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre as teorias criminológicas, assinale a incorreta:

 

(MP/PB – Promotor de Justiça – FCC – 2018) Nos termos da legislação penal, a conduta de destruir mercadoria, com o fim de provocar alta de preços, constitui crime contra

 

(EMAGIS) A propósito da autolavagem como modalidade do crime de lavagem de dinheiro, avalie as assertivas que seguem.

I. Trata-se de uma conduta criminosa adicional, que se caracteriza mediante nova ação dolosa, distinta daquela que é própria do exaurimento de crime do qual provém o capital sujo.

II. Ocorre, por exemplo, quando alguém recebe um dinheiro ilicitamente e, ao invés de usá-lo por si, incumbe outrem de, em nome deste, adquirir-lhe bem ou bens, caso em que pratica duas ações típicas distintas, a do primeiro crime, consistente em receber licitamente, e a do segundo, que é a ocultação do produto do primeiro crime.

III. Configura-se a partir dos atos de aquisição, recebimento, depósito ou outros negócios jurídicos que representem o próprio aproveitamento (pelo agente ou terceiros), o desfrute em si, da vantagem patrimonial obtida no delito dito 'antecedente'.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/RJ – Juiz de Direito – VUNESP – 2019) O princípio da insignificância, que defende a não intervenção do Direito Penal para coibir ações típicas que causem ínfima lesão ao bem jurídico tutelado é afastado pela jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, por sua Súmula no 599, em relação aos crimes

 

(TJ/MT – Juiz de Direito – FCC – 2020) O interrogatório do acusado

 

(EMAGIS) A propósito do poder de requisição do Ministério Público e sua utilização para obter documento a ser utilizado como prova em processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da execução provisória de condenação emanada do Tribunal do Júri, avalie as assertivas que seguem.

I. Há precedente recente da 1ª Turma do STF admitindo que, independentemente do julgamento da apelação da defesa pelo Tribunal de 2ª instância, pode a condenação ser executada.

II. Há precedente recente da 2ª Turma estabelecendo que apenas após o trânsito em julgado tal condenação pode ser executada.

III. Foi reconhecida a repercussão geral da matéria pelo STF, mas o julgamento ainda não foi realizado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As proposições abaixo têm relação com o princípio da separação dos Poderes (CF, art. 2º). Julgue-os e indique a alternativa correta.

I. É lícito ao Judiciário impor à Administração Pública obrigação de fazer, consistente na promoção de medidas ou na execução de obras emergenciais em estabelecimentos prisionais para dar efetividade ao postulado da dignidade da pessoa humana e assegurar aos detentos o respeito à sua integridade física e moral, não sendo oponível à decisão o argumento da reserva do possível nem o princípio da separação dos poderes.

II. É inconstitucional regra da Constituição Estadual que preveja a necessidade de aprovação, pela Assembleia Legislativa, dos nomes indicados pelo Governador do Estado para ocupar a Presidência de autarquias e fundações públicas.

III. É inconstitucional regra da Constituição Estadual que preveja a destituição, no curso do mandato, por decisão exclusiva da assembleia legislativa, de dirigentes de Agências Reguladoras, integrantes da Administração Pública Indireta daquele Estado-membro.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o controle de constitucionalidade no direito brasileiro, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa adequada.

I. Salvo no período de recesso, a medida cautelar na ação direta será concedida por decisão da maioria absoluta dos membros do Tribunal, após a audiência dos órgãos ou autoridades dos quais emanou a lei ou ato normativo impugnado, que deverão pronunciar-se no prazo de cinco dias. Na sessão de julgamento, a decisão somente será tomada se presentes pelo menos oito Ministros.

II. Não caracteriza ofensa aos termos da Súmula Vinculante 10 ("Viola a cláusula de reserva de plenário a decisão de órgão fracionário de Tribunal que embora não declare expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder público, afasta sua incidência, no todo ou em parte"), mas tão somente à Lei 9.868/1999, o deferimento de medida liminar, em sede de controle concentrado de constitucionalidade, por maioria simples dos membros de Órgão Especial de Tribunal de Justiça.

III. É incabível a interposição de qualquer espécie de recurso por quem, embora legitimado para a propositura da ação direta, nela não figure como requerente ou requerido.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito da garantia constitucional do livre exercício de profissão (CF, artigo 5º, XIII), observada também a visão do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Mudança no regime de imunidade parlamentar no plano federal

 

(EMAGIS) Não constitui inovação legislativa fruto da minirreforma eleitoral de 2019:

 

(TJ/RS – Juiz de Direito – VUNESP – 2018) Em relação à ineficácia e da revogação de atos praticados antes da falência, dispõe a Lei no 11.101/2005:

 

(EMAGIS) A respeito da marca de alto renome, considerando a proteção que lhe é conferida pela Lei 9.279/1996 (Lei de Propriedade Industrial – LPI) e também tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do tratamento tributário ao ato cooperativo praticado por sociedades cooperativas, observadas a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o princípio constitucional tributário da anterioridade nonagesimal (CF, artigo 150, III), observada a visão do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. Não se aplica para lei que prorrogue a vigência de lei temporária anterior que instituíra tributo.

II. Não se aplica para lei que prorrogue a vigência de lei temporária anterior que aumentara alíquota de tributo.

III. Aplica-se para lei que adie o início da vigência de lei anterior que instituíra benefício fiscal de crédito presumido.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A propósito da titularidade dos bens ambientais e da natureza jurídica da receita de ‘royalties’ auferida pelos Estados nos quais situados os recursos naturais e minerais explorados (CF, artigo 20, §1º), avalie as assertivas que seguem.

I. Os recursos naturais da plataforma continental e os recursos minerais são bens do Estado em que situados União.

II. Trata-se, quanto à fonte, de receita originária do Estado-membro, não se enquadrando no gênero ‘receita transferida pela União’.

III. A repartição de tais ‘royalties’ vem diretamente da Constituição Federal, não dependendo de regulamentação legal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que se refere às concessões de serviços públicos, marque, com base na Lei 8.987/95, a alternativa correta.

 

(EMAGIS) No que concerne aos consórcios públicos, julgue, com base na Lei 11.107/05, os itens formulados a seguir.

I. Não admite a legislação, expressamente, a criação de consórcio público voltado à prestação de serviços de saúde.

II. Considere a existência de consórcios públicos nestas quatro situações: a União consorcia-se com o Estado de Santa Catarina e o Estado do Paraná; a União consorcia-se com o Estado de São Paulo; a União consorcia-se com o Estado de Minas Gerais e o Município do Rio de Janeiro/RJ; a União consorcia-se com o Município de São Paulo. Nestes quatro consórcios públicos elucubrados, apenas não seriam admissíveis os dois últimos arranjos; os dois primeiros, contudo, seriam admissíveis.

III. A própria Lei 11.107/05 traz, em seu bojo, hipótese de dispensa de licitação para a contratação pela administração direta ou indireta dos entes da Federação consorciados.

Estão corretos apenas os itens:

 

(MPE/MG – Promotor de Justiça – FUNDEP – 2019) Sobre o poder de polícia e o exercício da segurança pública municipal, é correto afirmar, à luz do posicionamento consolidado no Supremo Tribunal Federal, que:

 

(EMAGIS) A respeito da aposentadoria do servidor público ocupante de cargo efetivo vinculado a Regime Próprio de Previdência Social, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 16.2020

(EMAGIS) As proposições abaixo têm relação com o princípio da separação dos Poderes (CF, art. 2º). Julgue-os e indique a alternativa correta.

I. É lícito ao Judiciário impor à Administração Pública obrigação de fazer, consistente na promoção de medidas ou na execução de obras emergenciais em estabelecimentos prisionais para dar efetividade ao postulado da dignidade da pessoa humana e assegurar aos detentos o respeito à sua integridade física e moral, não sendo oponível à decisão o argumento da reserva do possível nem o princípio da separação dos poderes.

II. É inconstitucional regra da Constituição Estadual que preveja a necessidade de aprovação, pela Assembleia Legislativa, dos nomes indicados pelo Governador do Estado para ocupar a Presidência de autarquias e fundações públicas.

III. É inconstitucional regra da Constituição Estadual que preveja a destituição, no curso do mandato, por decisão exclusiva da assembleia legislativa, de dirigentes de Agências Reguladoras, integrantes da Administração Pública Indireta daquele Estado-membro.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o controle de constitucionalidade no direito brasileiro, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa adequada.

I. Salvo no período de recesso, a medida cautelar na ação direta será concedida por decisão da maioria absoluta dos membros do Tribunal, após a audiência dos órgãos ou autoridades dos quais emanou a lei ou ato normativo impugnado, que deverão pronunciar-se no prazo de cinco dias. Na sessão de julgamento, a decisão somente será tomada se presentes pelo menos oito Ministros.

II. Não caracteriza ofensa aos termos da Súmula Vinculante 10 ("Viola a cláusula de reserva de plenário a decisão de órgão fracionário de Tribunal que embora não declare expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder público, afasta sua incidência, no todo ou em parte"), mas tão somente à Lei 9.868/1999, o deferimento de medida liminar, em sede de controle concentrado de constitucionalidade, por maioria simples dos membros de Órgão Especial de Tribunal de Justiça.

III. É incabível a interposição de qualquer espécie de recurso por quem, embora legitimado para a propositura da ação direta, nela não figure como requerente ou requerido.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito da garantia constitucional do livre exercício de profissão (CF, artigo 5º, XIII), observada também a visão do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Mudança no regime de imunidade parlamentar no plano federal

 

(EMAGIS) No que concerne ao auxílio-doença no Regime Geral de Previdência Social (RGPS), analise os itens abaixo e marque a alternativa apropriada.

I. O auxílio-doença será devido ao segurado empregado a contar do décimo sexto dia do afastamento da atividade, e, no caso dos demais segurados, a contar da data do início da incapacidade e enquanto ele permanecer incapaz. No entanto, quando requerido por segurado afastado da atividade por mais de 30 (trinta) dias, o auxílio-doença será devido a contar da data da entrada do requerimento.

II. Durante os primeiros quinze dias consecutivos ao do afastamento da atividade por motivo de doença, incumbirá à empresa pagar ao segurado empregado o seu salário integral.

III. O tempo de gozo de auxílio-doença não pode ser computado para fins de carência com vistas à concessão de aposentadoria por idade.

 

(EMAGIS) Sobre as teorias criminológicas, assinale a incorreta:

 

(MP/PB – Promotor de Justiça – FCC – 2018) Nos termos da legislação penal, a conduta de destruir mercadoria, com o fim de provocar alta de preços, constitui crime contra

 

(EMAGIS) A propósito da autolavagem como modalidade do crime de lavagem de dinheiro, avalie as assertivas que seguem.

I. Trata-se de uma conduta criminosa adicional, que se caracteriza mediante nova ação dolosa, distinta daquela que é própria do exaurimento de crime do qual provém o capital sujo.

II. Ocorre, por exemplo, quando alguém recebe um dinheiro ilicitamente e, ao invés de usá-lo por si, incumbe outrem de, em nome deste, adquirir-lhe bem ou bens, caso em que pratica duas ações típicas distintas, a do primeiro crime, consistente em receber licitamente, e a do segundo, que é a ocultação do produto do primeiro crime.

III. Configura-se a partir dos atos de aquisição, recebimento, depósito ou outros negócios jurídicos que representem o próprio aproveitamento (pelo agente ou terceiros), o desfrute em si, da vantagem patrimonial obtida no delito dito 'antecedente'.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do crime de lavagem de dinheiro, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/MT – Juiz de Direito – FCC – 2020) O interrogatório do acusado

 

(EMAGIS) A propósito do poder de requisição do Ministério Público e sua utilização para obter documento a ser utilizado como prova em processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da execução provisória de condenação emanada do Tribunal do Júri, avalie as assertivas que seguem.

I. Há precedente recente da 1ª Turma do STF admitindo que, independentemente do julgamento da apelação da defesa pelo Tribunal de 2ª instância, pode a condenação ser executada.

II. Há precedente recente da 2ª Turma estabelecendo que apenas após o trânsito em julgado tal condenação pode ser executada.

III. Foi reconhecida a repercussão geral da matéria pelo STF, mas o julgamento ainda não foi realizado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que concerne à responsabilidade civil nas relações de consumo, assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) Controverteu-se no Supremo Tribunal Federal sobre a aplicação no tempo de dispositivos da Lei 8.880/1994 (que instituiu o ‘Plano Real’), lei que pode ser concebida como lei de ordem pública, lei de direito econômico.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A propósito da ‘exceptio non adimpleti contractus’ na disciplina do Código Civil, tendo presente o magistério consagrado na doutrina civilista e também a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/RS – Juiz de Direito – VUNESP – 2018) Egídio descobre que sua esposa Joana está com um câncer. Ao iniciar o tratamento, o plano de saúde de Joana se recusa a cobrir as despesas, em razão da doença ser preexistente à contratação. Em razão disso, o casal coloca à venda um imóvel de propriedade do casal com valor de mercado de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) por R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais), visando obter, de forma rápida, valores necessários para o pagamento do tratamento de saúde de Joana. Raimundo, tomando ciência da oferta da venda do imóvel de Egídio e Joana, não tendo qualquer intenção de auferir um ganho exagerado na compra e nem causar prejuízo aos vendedores, apenas aproveitando o que considera um excelente negócio, compra o imóvel em 01.01.2015. Em 02.01.2018, Egídio e Joan a ajuízam uma ação judicial contra Raimundo, na qual questionam a validade do negócio jurídico.

Assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto à competência no processo civil, analise as proposições abaixo.

I. Determina-se a competência no momento do registro ou da distribuição da petição inicial, sendo irrelevantes as modificações do estado de fato ou de direito ocorridas posteriormente, salvo quando suprimirem órgão judiciário ou alterarem a competência absoluta.

II. Tramitando o processo perante outro juízo, os autos serão remetidos ao juízo federal competente se nele intervier a União, suas empresas públicas, entidades autárquicas e fundações, ou conselho de fiscalização de atividade profissional, na qualidade de parte ou de terceiro interveniente, exceto as ações de recuperação judicial, falência, insolvência civil e acidente de trabalho ou as sujeitas à justiça eleitoral e à justiça do trabalho.

III. Se a União for a demandada, a ação poderá ser proposta no foro de domicílio do autor, no de ocorrência do ato ou fato que originou a demanda, no de situação da coisa ou no Distrito Federal. Se Estado ou o Distrito Federal for o demandado, a ação poderá ser proposta no foro de domicílio do autor, no de ocorrência do ato ou fato que originou a demanda, no de situação da coisa ou na capital do respectivo ente federado.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre a legitimidade recursal do MP no processo civil, avalie as assertivas que seguem.

I. Ainda que atue como fiscal da lei, pode, segundo o STF, recorrer independentemente de recurso das partes.

II. Com a vigência do CPC/2015, foi suprimida a legitimidade recursal do MP quando atua como fiscal da ordem jurídica, mantida a legitimidade quando atua como parte.

III. Para o STF, mesmo o recurso extraordinário pode ser interposto pelo MP quando atua como ‘custos legis’.

Estão corretas as seguintes assertivas

 

(MPE/MT – Promotor de Justiça – FCC) Relativamente às suas funções no Processo Civil, é correto afirmar que o Ministério Público:

 

(TJ/RS – Juiz de Direito – VUNESP – 2018) Em relação à ineficácia e da revogação de atos praticados antes da falência, dispõe a Lei no 11.101/2005:

 

(EMAGIS) A respeito da marca de alto renome, considerando a proteção que lhe é conferida pela Lei 9.279/1996 (Lei de Propriedade Industrial – LPI) e também tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do tratamento tributário ao ato cooperativo praticado por sociedades cooperativas, observadas a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das contribuições sociais previstas no artigo 149 da Constituição Federal, avalie as assertivas que seguem.

I. Ao contrário dos impostos, não precisam de lei complementar para definir os respectivos fatos geradores.

II. Ao contrário dos impostos indiretos, não podem ter seu valor devido pelo contribuinte de direito repassado ao contribuinte de fato via repercussão econômica no preço do produto ou serviço vendido por aquele para este.

III. A EC 103/2019 (‘Reforma da Previdência’) admitiu a progressividade da alíquota das contribuições previdenciárias devidas pelos servidores públicos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A propósito da disciplina legal da repartição pela União da receita pública de ‘royalties’ em favor dos Estados nos quais situados os recursos naturais e minerais explorados (CF, artigo 20, §1º) como compensação ou participação decorrentes de tal exploração, avalie as assertivas que seguem.

I. É vedado ao Estado-membro, mediante lei estadual, definir as condições de recolhimento das receitas públicas em questão.

II. A repartição da União com os Estados-membros das receitas públicas em questão deve ser feita por lei federal, sendo desnecessário que esta seja lei complementar.

III. Pode lei federal impor aos Estados-membros, relativamente às receitas públicas em questão transferidas da União, obrigação de transferência de parcela dos recursos a seus Municípios.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que se refere às concessões de serviços públicos, marque, com base na Lei 8.987/95, a alternativa correta.

 

(EMAGIS) No que concerne aos consórcios públicos, julgue, com base na Lei 11.107/05, os itens formulados a seguir.

I. Não admite a legislação, expressamente, a criação de consórcio público voltado à prestação de serviços de saúde.

II. Considere a existência de consórcios públicos nestas quatro situações: a União consorcia-se com o Estado de Santa Catarina e o Estado do Paraná; a União consorcia-se com o Estado de São Paulo; a União consorcia-se com o Estado de Minas Gerais e o Município do Rio de Janeiro/RJ; a União consorcia-se com o Município de São Paulo. Nestes quatro consórcios públicos elucubrados, apenas não seriam admissíveis os dois últimos arranjos; os dois primeiros, contudo, seriam admissíveis.

III. A própria Lei 11.107/05 traz, em seu bojo, hipótese de dispensa de licitação para a contratação pela administração direta ou indireta dos entes da Federação consorciados.

Estão corretos apenas os itens:

 

(MPE/MG – Promotor de Justiça – FUNDEP – 2019) Sobre o poder de polícia e o exercício da segurança pública municipal, é correto afirmar, à luz do posicionamento consolidado no Supremo Tribunal Federal, que:

 

(EMAGIS) A respeito da aposentadoria do servidor público ocupante de cargo efetivo vinculado a Regime Próprio de Previdência Social, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A propósito da titularidade dos bens ambientais e da natureza jurídica da receita de ‘royalties’ auferida pelos Estados nos quais situados os recursos naturais e minerais explorados (CF, artigo 20, §1º), avalie as assertivas que seguem.

I. Os recursos naturais da plataforma continental e os recursos minerais são bens do Estado em que situados União.

II. Trata-se, quanto à fonte, de receita originária do Estado-membro, não se enquadrando no gênero ‘receita transferida pela União’.

III. A repartição de tais ‘royalties’ vem diretamente da Constituição Federal, não dependendo de regulamentação legal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da cláusula ‘double jeopardy’ no âmbito do Direito Internacional, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 16.2020

(EMAGIS) A propósito da ‘exceptio non adimpleti contractus’ na disciplina do Código Civil, tendo presente o magistério consagrado na doutrina civilista e também a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/RS – Juiz de Direito – VUNESP – 2018) Egídio descobre que sua esposa Joana está com um câncer. Ao iniciar o tratamento, o plano de saúde de Joana se recusa a cobrir as despesas, em razão da doença ser preexistente à contratação. Em razão disso, o casal coloca à venda um imóvel de propriedade do casal com valor de mercado de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) por R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais), visando obter, de forma rápida, valores necessários para o pagamento do tratamento de saúde de Joana. Raimundo, tomando ciência da oferta da venda do imóvel de Egídio e Joana, não tendo qualquer intenção de auferir um ganho exagerado na compra e nem causar prejuízo aos vendedores, apenas aproveitando o que considera um excelente negócio, compra o imóvel em 01.01.2015. Em 02.01.2018, Egídio e Joan a ajuízam uma ação judicial contra Raimundo, na qual questionam a validade do negócio jurídico.

Assinale a alternativa correta.

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) A sucessão hereditária abre-se

 

(EMAGIS) Quanto à competência no processo civil, analise as proposições abaixo.

I. Determina-se a competência no momento do registro ou da distribuição da petição inicial, sendo irrelevantes as modificações do estado de fato ou de direito ocorridas posteriormente, salvo quando suprimirem órgão judiciário ou alterarem a competência absoluta.

II. Tramitando o processo perante outro juízo, os autos serão remetidos ao juízo federal competente se nele intervier a União, suas empresas públicas, entidades autárquicas e fundações, ou conselho de fiscalização de atividade profissional, na qualidade de parte ou de terceiro interveniente, exceto as ações de recuperação judicial, falência, insolvência civil e acidente de trabalho ou as sujeitas à justiça eleitoral e à justiça do trabalho.

III. Se a União for a demandada, a ação poderá ser proposta no foro de domicílio do autor, no de ocorrência do ato ou fato que originou a demanda, no de situação da coisa ou no Distrito Federal. Se Estado ou o Distrito Federal for o demandado, a ação poderá ser proposta no foro de domicílio do autor, no de ocorrência do ato ou fato que originou a demanda, no de situação da coisa ou na capital do respectivo ente federado.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre a legitimidade recursal do MP no processo civil, avalie as assertivas que seguem.

I. Ainda que atue como fiscal da lei, pode, segundo o STF, recorrer independentemente de recurso das partes.

II. Com a vigência do CPC/2015, foi suprimida a legitimidade recursal do MP quando atua como fiscal da ordem jurídica, mantida a legitimidade quando atua como parte.

III. Para o STF, mesmo o recurso extraordinário pode ser interposto pelo MP quando atua como ‘custos legis’.

Estão corretas as seguintes assertivas

 

(MPE/MT – Promotor de Justiça – FCC) Relativamente às suas funções no Processo Civil, é correto afirmar que o Ministério Público:

 

(EMAGIS) No que concerne à responsabilidade civil nas relações de consumo, assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) O Ministério Público ajuizou representação perante o juízo da infância e juventude, atribuindo ao adolescente JPX a prática de ato infracional análogo ao crime de roubo. Considerando a situação concreta, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre as teorias criminológicas, assinale a incorreta:

 

(MP/PB – Promotor de Justiça – FCC – 2018) Nos termos da legislação penal, a conduta de destruir mercadoria, com o fim de provocar alta de preços, constitui crime contra

 

(EMAGIS) A propósito da autolavagem como modalidade do crime de lavagem de dinheiro, avalie as assertivas que seguem.

I. Trata-se de uma conduta criminosa adicional, que se caracteriza mediante nova ação dolosa, distinta daquela que é própria do exaurimento de crime do qual provém o capital sujo.

II. Ocorre, por exemplo, quando alguém recebe um dinheiro ilicitamente e, ao invés de usá-lo por si, incumbe outrem de, em nome deste, adquirir-lhe bem ou bens, caso em que pratica duas ações típicas distintas, a do primeiro crime, consistente em receber licitamente, e a do segundo, que é a ocultação do produto do primeiro crime.

III. Configura-se a partir dos atos de aquisição, recebimento, depósito ou outros negócios jurídicos que representem o próprio aproveitamento (pelo agente ou terceiros), o desfrute em si, da vantagem patrimonial obtida no delito dito 'antecedente'.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/RJ – Juiz de Direito – VUNESP – 2019) O princípio da insignificância, que defende a não intervenção do Direito Penal para coibir ações típicas que causem ínfima lesão ao bem jurídico tutelado é afastado pela jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, por sua Súmula no 599, em relação aos crimes

 

(EMAGIS) A respeito do crime de lavagem de dinheiro, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/MT – Juiz de Direito – FCC – 2020) O interrogatório do acusado

 

(EMAGIS) A propósito do poder de requisição do Ministério Público e sua utilização para obter documento a ser utilizado como prova em processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da execução provisória de condenação emanada do Tribunal do Júri, avalie as assertivas que seguem.

I. Há precedente recente da 1ª Turma do STF admitindo que, independentemente do julgamento da apelação da defesa pelo Tribunal de 2ª instância, pode a condenação ser executada.

II. Há precedente recente da 2ª Turma estabelecendo que apenas após o trânsito em julgado tal condenação pode ser executada.

III. Foi reconhecida a repercussão geral da matéria pelo STF, mas o julgamento ainda não foi realizado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As proposições abaixo têm relação com o princípio da separação dos Poderes (CF, art. 2º). Julgue-os e indique a alternativa correta.

I. É lícito ao Judiciário impor à Administração Pública obrigação de fazer, consistente na promoção de medidas ou na execução de obras emergenciais em estabelecimentos prisionais para dar efetividade ao postulado da dignidade da pessoa humana e assegurar aos detentos o respeito à sua integridade física e moral, não sendo oponível à decisão o argumento da reserva do possível nem o princípio da separação dos poderes.

II. É inconstitucional regra da Constituição Estadual que preveja a necessidade de aprovação, pela Assembleia Legislativa, dos nomes indicados pelo Governador do Estado para ocupar a Presidência de autarquias e fundações públicas.

III. É inconstitucional regra da Constituição Estadual que preveja a destituição, no curso do mandato, por decisão exclusiva da assembleia legislativa, de dirigentes de Agências Reguladoras, integrantes da Administração Pública Indireta daquele Estado-membro.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o controle de constitucionalidade no direito brasileiro, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa adequada.

I. Salvo no período de recesso, a medida cautelar na ação direta será concedida por decisão da maioria absoluta dos membros do Tribunal, após a audiência dos órgãos ou autoridades dos quais emanou a lei ou ato normativo impugnado, que deverão pronunciar-se no prazo de cinco dias. Na sessão de julgamento, a decisão somente será tomada se presentes pelo menos oito Ministros.

II. Não caracteriza ofensa aos termos da Súmula Vinculante 10 ("Viola a cláusula de reserva de plenário a decisão de órgão fracionário de Tribunal que embora não declare expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder público, afasta sua incidência, no todo ou em parte"), mas tão somente à Lei 9.868/1999, o deferimento de medida liminar, em sede de controle concentrado de constitucionalidade, por maioria simples dos membros de Órgão Especial de Tribunal de Justiça.

III. É incabível a interposição de qualquer espécie de recurso por quem, embora legitimado para a propositura da ação direta, nela não figure como requerente ou requerido.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito da garantia constitucional do livre exercício de profissão (CF, artigo 5º, XIII), observada também a visão do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Mudança no regime de imunidade parlamentar no plano federal

 

(EMAGIS) Não constitui inovação legislativa fruto da minirreforma eleitoral de 2019:

 

(TJ/RS – Juiz de Direito – VUNESP – 2018) Em relação à ineficácia e da revogação de atos praticados antes da falência, dispõe a Lei no 11.101/2005:

 

(EMAGIS) A respeito da marca de alto renome, considerando a proteção que lhe é conferida pela Lei 9.279/1996 (Lei de Propriedade Industrial – LPI) e também tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do tratamento tributário ao ato cooperativo praticado por sociedades cooperativas, observadas a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o princípio constitucional tributário da anterioridade nonagesimal (CF, artigo 150, III), observada a visão do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. Não se aplica para lei que prorrogue a vigência de lei temporária anterior que instituíra tributo.

II. Não se aplica para lei que prorrogue a vigência de lei temporária anterior que aumentara alíquota de tributo.

III. Aplica-se para lei que adie o início da vigência de lei anterior que instituíra benefício fiscal de crédito presumido.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito das contribuições sociais previstas no artigo 149 da Constituição Federal, avalie as assertivas que seguem.

I. Ao contrário dos impostos, não precisam de lei complementar para definir os respectivos fatos geradores.

II. Ao contrário dos impostos indiretos, não podem ter seu valor devido pelo contribuinte de direito repassado ao contribuinte de fato via repercussão econômica no preço do produto ou serviço vendido por aquele para este.

III. A EC 103/2019 (‘Reforma da Previdência’) admitiu a progressividade da alíquota das contribuições previdenciárias devidas pelos servidores públicos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A propósito da titularidade dos bens ambientais e da natureza jurídica da receita de ‘royalties’ auferida pelos Estados nos quais situados os recursos naturais e minerais explorados (CF, artigo 20, §1º), avalie as assertivas que seguem.

I. Os recursos naturais da plataforma continental e os recursos minerais são bens do Estado em que situados União.

II. Trata-se, quanto à fonte, de receita originária do Estado-membro, não se enquadrando no gênero ‘receita transferida pela União’.

III. A repartição de tais ‘royalties’ vem diretamente da Constituição Federal, não dependendo de regulamentação legal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que se refere às concessões de serviços públicos, marque, com base na Lei 8.987/95, a alternativa correta.

 

(EMAGIS) No que concerne aos consórcios públicos, julgue, com base na Lei 11.107/05, os itens formulados a seguir.

I. Não admite a legislação, expressamente, a criação de consórcio público voltado à prestação de serviços de saúde.

II. Considere a existência de consórcios públicos nestas quatro situações: a União consorcia-se com o Estado de Santa Catarina e o Estado do Paraná; a União consorcia-se com o Estado de São Paulo; a União consorcia-se com o Estado de Minas Gerais e o Município do Rio de Janeiro/RJ; a União consorcia-se com o Município de São Paulo. Nestes quatro consórcios públicos elucubrados, apenas não seriam admissíveis os dois últimos arranjos; os dois primeiros, contudo, seriam admissíveis.

III. A própria Lei 11.107/05 traz, em seu bojo, hipótese de dispensa de licitação para a contratação pela administração direta ou indireta dos entes da Federação consorciados.

Estão corretos apenas os itens:

 

(MPE/MG – Promotor de Justiça – FUNDEP – 2019) Sobre o poder de polícia e o exercício da segurança pública municipal, é correto afirmar, à luz do posicionamento consolidado no Supremo Tribunal Federal, que:

 

(EMAGIS) A respeito da aposentadoria do servidor público ocupante de cargo efetivo vinculado a Regime Próprio de Previdência Social, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Controverteu-se no Supremo Tribunal Federal sobre a aplicação no tempo de dispositivos da Lei 8.880/1994 (que instituiu o ‘Plano Real’), lei que pode ser concebida como lei de ordem pública, lei de direito econômico.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne ao auxílio-doença no Regime Geral de Previdência Social (RGPS), analise os itens abaixo e marque a alternativa apropriada.

I. O auxílio-doença será devido ao segurado empregado a contar do décimo sexto dia do afastamento da atividade, e, no caso dos demais segurados, a contar da data do início da incapacidade e enquanto ele permanecer incapaz. No entanto, quando requerido por segurado afastado da atividade por mais de 30 (trinta) dias, o auxílio-doença será devido a contar da data da entrada do requerimento.

II. Durante os primeiros quinze dias consecutivos ao do afastamento da atividade por motivo de doença, incumbirá à empresa pagar ao segurado empregado o seu salário integral.

III. O tempo de gozo de auxílio-doença não pode ser computado para fins de carência com vistas à concessão de aposentadoria por idade.

 

(PC/GO – CESPE – 2016 ) A Declaração Universal dos Direitos Humanos:

 

(EMAGIS) A respeito da cláusula ‘double jeopardy’ no âmbito do Direito Internacional, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas - Rodada 16.2020

(EMAGIS) As proposições abaixo têm relação com o princípio da separação dos Poderes (CF, art. 2º). Julgue-os e indique a alternativa correta.

I. É lícito ao Judiciário impor à Administração Pública obrigação de fazer, consistente na promoção de medidas ou na execução de obras emergenciais em estabelecimentos prisionais para dar efetividade ao postulado da dignidade da pessoa humana e assegurar aos detentos o respeito à sua integridade física e moral, não sendo oponível à decisão o argumento da reserva do possível nem o princípio da separação dos poderes.

II. É inconstitucional regra da Constituição Estadual que preveja a necessidade de aprovação, pela Assembleia Legislativa, dos nomes indicados pelo Governador do Estado para ocupar a Presidência de autarquias e fundações públicas.

III. É inconstitucional regra da Constituição Estadual que preveja a destituição, no curso do mandato, por decisão exclusiva da assembleia legislativa, de dirigentes de Agências Reguladoras, integrantes da Administração Pública Indireta daquele Estado-membro.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o controle de constitucionalidade no direito brasileiro, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa adequada.

I. Salvo no período de recesso, a medida cautelar na ação direta será concedida por decisão da maioria absoluta dos membros do Tribunal, após a audiência dos órgãos ou autoridades dos quais emanou a lei ou ato normativo impugnado, que deverão pronunciar-se no prazo de cinco dias. Na sessão de julgamento, a decisão somente será tomada se presentes pelo menos oito Ministros.

II. Não caracteriza ofensa aos termos da Súmula Vinculante 10 ("Viola a cláusula de reserva de plenário a decisão de órgão fracionário de Tribunal que embora não declare expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder público, afasta sua incidência, no todo ou em parte"), mas tão somente à Lei 9.868/1999, o deferimento de medida liminar, em sede de controle concentrado de constitucionalidade, por maioria simples dos membros de Órgão Especial de Tribunal de Justiça.

III. É incabível a interposição de qualquer espécie de recurso por quem, embora legitimado para a propositura da ação direta, nela não figure como requerente ou requerido.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito da garantia constitucional do livre exercício de profissão (CF, artigo 5º, XIII), observada também a visão do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Mudança no regime de imunidade parlamentar no plano federal

 

(EMAGIS) No que se refere às concessões de serviços públicos, marque, com base na Lei 8.987/95, a alternativa correta.

 

(EMAGIS) No que concerne aos consórcios públicos, julgue, com base na Lei 11.107/05, os itens formulados a seguir.

I. Não admite a legislação, expressamente, a criação de consórcio público voltado à prestação de serviços de saúde.

II. Considere a existência de consórcios públicos nestas quatro situações: a União consorcia-se com o Estado de Santa Catarina e o Estado do Paraná; a União consorcia-se com o Estado de São Paulo; a União consorcia-se com o Estado de Minas Gerais e o Município do Rio de Janeiro/RJ; a União consorcia-se com o Município de São Paulo. Nestes quatro consórcios públicos elucubrados, apenas não seriam admissíveis os dois últimos arranjos; os dois primeiros, contudo, seriam admissíveis.

III. A própria Lei 11.107/05 traz, em seu bojo, hipótese de dispensa de licitação para a contratação pela administração direta ou indireta dos entes da Federação consorciados.

Estão corretos apenas os itens:

 

(MPE/MG – Promotor de Justiça – FUNDEP – 2019) Sobre o poder de polícia e o exercício da segurança pública municipal, é correto afirmar, à luz do posicionamento consolidado no Supremo Tribunal Federal, que:

 

(EMAGIS) A respeito da aposentadoria do servidor público ocupante de cargo efetivo vinculado a Regime Próprio de Previdência Social, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A propósito da ‘exceptio non adimpleti contractus’ na disciplina do Código Civil, tendo presente o magistério consagrado na doutrina civilista e também a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/RS – Juiz de Direito – VUNESP – 2018) Egídio descobre que sua esposa Joana está com um câncer. Ao iniciar o tratamento, o plano de saúde de Joana se recusa a cobrir as despesas, em razão da doença ser preexistente à contratação. Em razão disso, o casal coloca à venda um imóvel de propriedade do casal com valor de mercado de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) por R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais), visando obter, de forma rápida, valores necessários para o pagamento do tratamento de saúde de Joana. Raimundo, tomando ciência da oferta da venda do imóvel de Egídio e Joana, não tendo qualquer intenção de auferir um ganho exagerado na compra e nem causar prejuízo aos vendedores, apenas aproveitando o que considera um excelente negócio, compra o imóvel em 01.01.2015. Em 02.01.2018, Egídio e Joan a ajuízam uma ação judicial contra Raimundo, na qual questionam a validade do negócio jurídico.

Assinale a alternativa correta.

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) A sucessão hereditária abre-se

 

(TJ/RS – Juiz de Direito – VUNESP – 2018) Em relação à ineficácia e da revogação de atos praticados antes da falência, dispõe a Lei no 11.101/2005:

 

(EMAGIS) A respeito da marca de alto renome, considerando a proteção que lhe é conferida pela Lei 9.279/1996 (Lei de Propriedade Industrial – LPI) e também tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto à competência no processo civil, analise as proposições abaixo.

I. Determina-se a competência no momento do registro ou da distribuição da petição inicial, sendo irrelevantes as modificações do estado de fato ou de direito ocorridas posteriormente, salvo quando suprimirem órgão judiciário ou alterarem a competência absoluta.

II. Tramitando o processo perante outro juízo, os autos serão remetidos ao juízo federal competente se nele intervier a União, suas empresas públicas, entidades autárquicas e fundações, ou conselho de fiscalização de atividade profissional, na qualidade de parte ou de terceiro interveniente, exceto as ações de recuperação judicial, falência, insolvência civil e acidente de trabalho ou as sujeitas à justiça eleitoral e à justiça do trabalho.

III. Se a União for a demandada, a ação poderá ser proposta no foro de domicílio do autor, no de ocorrência do ato ou fato que originou a demanda, no de situação da coisa ou no Distrito Federal. Se Estado ou o Distrito Federal for o demandado, a ação poderá ser proposta no foro de domicílio do autor, no de ocorrência do ato ou fato que originou a demanda, no de situação da coisa ou na capital do respectivo ente federado.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre a legitimidade recursal do MP no processo civil, avalie as assertivas que seguem.

I. Ainda que atue como fiscal da lei, pode, segundo o STF, recorrer independentemente de recurso das partes.

II. Com a vigência do CPC/2015, foi suprimida a legitimidade recursal do MP quando atua como fiscal da ordem jurídica, mantida a legitimidade quando atua como parte.

III. Para o STF, mesmo o recurso extraordinário pode ser interposto pelo MP quando atua como ‘custos legis’.

Estão corretas as seguintes assertivas

 

(MPE/MT – Promotor de Justiça – FCC) Relativamente às suas funções no Processo Civil, é correto afirmar que o Ministério Público:

 

(EMAGIS) Assinale a opção CORRETA, levando em conta a defesa coletiva dos direitos em juízo:

 

(EMAGIS) Sobre as teorias criminológicas, assinale a incorreta:

 

(MP/PB – Promotor de Justiça – FCC – 2018) Nos termos da legislação penal, a conduta de destruir mercadoria, com o fim de provocar alta de preços, constitui crime contra

 

(EMAGIS) A propósito da autolavagem como modalidade do crime de lavagem de dinheiro, avalie as assertivas que seguem.

I. Trata-se de uma conduta criminosa adicional, que se caracteriza mediante nova ação dolosa, distinta daquela que é própria do exaurimento de crime do qual provém o capital sujo.

II. Ocorre, por exemplo, quando alguém recebe um dinheiro ilicitamente e, ao invés de usá-lo por si, incumbe outrem de, em nome deste, adquirir-lhe bem ou bens, caso em que pratica duas ações típicas distintas, a do primeiro crime, consistente em receber licitamente, e a do segundo, que é a ocultação do produto do primeiro crime.

III. Configura-se a partir dos atos de aquisição, recebimento, depósito ou outros negócios jurídicos que representem o próprio aproveitamento (pelo agente ou terceiros), o desfrute em si, da vantagem patrimonial obtida no delito dito 'antecedente'.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/RJ – Juiz de Direito – VUNESP – 2019) O princípio da insignificância, que defende a não intervenção do Direito Penal para coibir ações típicas que causem ínfima lesão ao bem jurídico tutelado é afastado pela jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, por sua Súmula no 599, em relação aos crimes

 

(EMAGIS) A respeito do crime de lavagem de dinheiro, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/MT – Juiz de Direito – FCC – 2020) O interrogatório do acusado

 

(EMAGIS) A propósito do poder de requisição do Ministério Público e sua utilização para obter documento a ser utilizado como prova em processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da execução provisória de condenação emanada do Tribunal do Júri, avalie as assertivas que seguem.

I. Há precedente recente da 1ª Turma do STF admitindo que, independentemente do julgamento da apelação da defesa pelo Tribunal de 2ª instância, pode a condenação ser executada.

II. Há precedente recente da 2ª Turma estabelecendo que apenas após o trânsito em julgado tal condenação pode ser executada.

III. Foi reconhecida a repercussão geral da matéria pelo STF, mas o julgamento ainda não foi realizado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do tratamento tributário ao ato cooperativo praticado por sociedades cooperativas, observadas a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o princípio constitucional tributário da anterioridade nonagesimal (CF, artigo 150, III), observada a visão do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. Não se aplica para lei que prorrogue a vigência de lei temporária anterior que instituíra tributo.

II. Não se aplica para lei que prorrogue a vigência de lei temporária anterior que aumentara alíquota de tributo.

III. Aplica-se para lei que adie o início da vigência de lei anterior que instituíra benefício fiscal de crédito presumido.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito das contribuições sociais previstas no artigo 149 da Constituição Federal, avalie as assertivas que seguem.

I. Ao contrário dos impostos, não precisam de lei complementar para definir os respectivos fatos geradores.

II. Ao contrário dos impostos indiretos, não podem ter seu valor devido pelo contribuinte de direito repassado ao contribuinte de fato via repercussão econômica no preço do produto ou serviço vendido por aquele para este.

III. A EC 103/2019 (‘Reforma da Previdência’) admitiu a progressividade da alíquota das contribuições previdenciárias devidas pelos servidores públicos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A propósito da disciplina legal da repartição pela União da receita pública de ‘royalties’ em favor dos Estados nos quais situados os recursos naturais e minerais explorados (CF, artigo 20, §1º) como compensação ou participação decorrentes de tal exploração, avalie as assertivas que seguem.

I. É vedado ao Estado-membro, mediante lei estadual, definir as condições de recolhimento das receitas públicas em questão.

II. A repartição da União com os Estados-membros das receitas públicas em questão deve ser feita por lei federal, sendo desnecessário que esta seja lei complementar.

III. Pode lei federal impor aos Estados-membros, relativamente às receitas públicas em questão transferidas da União, obrigação de transferência de parcela dos recursos a seus Municípios.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A propósito da titularidade dos bens ambientais e da natureza jurídica da receita de ‘royalties’ auferida pelos Estados nos quais situados os recursos naturais e minerais explorados (CF, artigo 20, §1º), avalie as assertivas que seguem.

I. Os recursos naturais da plataforma continental e os recursos minerais são bens do Estado em que situados União.

II. Trata-se, quanto à fonte, de receita originária do Estado-membro, não se enquadrando no gênero ‘receita transferida pela União’.

III. A repartição de tais ‘royalties’ vem diretamente da Constituição Federal, não dependendo de regulamentação legal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Controverteu-se no Supremo Tribunal Federal sobre a aplicação no tempo de dispositivos da Lei 8.880/1994 (que instituiu o ‘Plano Real’), lei que pode ser concebida como lei de ordem pública, lei de direito econômico.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne à responsabilidade civil nas relações de consumo, assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) O Ministério Público ajuizou representação perante o juízo da infância e juventude, atribuindo ao adolescente JPX a prática de ato infracional análogo ao crime de roubo. Considerando a situação concreta, assinale a alternativa correta:

 

(PC/GO – CESPE – 2016 ) A Declaração Universal dos Direitos Humanos:

 

(EMAGIS) A respeito da cláusula ‘double jeopardy’ no âmbito do Direito Internacional, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Não constitui inovação legislativa fruto da minirreforma eleitoral de 2019:

 

(EMAGIS) No que concerne ao auxílio-doença no Regime Geral de Previdência Social (RGPS), analise os itens abaixo e marque a alternativa apropriada.

I. O auxílio-doença será devido ao segurado empregado a contar do décimo sexto dia do afastamento da atividade, e, no caso dos demais segurados, a contar da data do início da incapacidade e enquanto ele permanecer incapaz. No entanto, quando requerido por segurado afastado da atividade por mais de 30 (trinta) dias, o auxílio-doença será devido a contar da data da entrada do requerimento.

II. Durante os primeiros quinze dias consecutivos ao do afastamento da atividade por motivo de doença, incumbirá à empresa pagar ao segurado empregado o seu salário integral.

III. O tempo de gozo de auxílio-doença não pode ser computado para fins de carência com vistas à concessão de aposentadoria por idade.

 

(EMAGIS) Considerando a jurisprudência sumulada do Tribunal Superior do Trabalho e o disposto na Consolidação das Leis do Trabalho sobre o instituto da equiparação salarial, julgue os itens a seguir:

I. Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, no mesmo município, ainda que em estabelecimentos empresariais distintos, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, etnia, nacionalidade ou idade;

II. Trabalho de igual valor, para os fins deste capítulo, será o que for feito com igual produtividade e com a mesma perfeição técnica, entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço não for superior a dois anos;

III. A equiparação salarial só é possível se o empregado e o paradigma exercerem a mesma função, desempenhando as mesmas tarefas, não importando se os cargos têm, ou não, a mesma denominação;

IV. É do empregador o ônus da prova do fato impeditivo, modificativo ou extintivo da equiparação salarial;

V. Na ação de equiparação salarial, a prescrição é total, não alcançando apenas as diferenças salariais vencidas no período de 5 (cinco) anos que precedeu o ajuizamento.

 

(EMAGIS) Leia os itens, que tratam das custas processuais e gratuidade judiciária na Justiça do Trabalho, e responda:

I. Tratando-se de empregado que não tenha obtido o benefício da justiça gratuita, ou isenção de custas processuais, o sindicato que houver intervindo no processo responderá solidariamente pelo pagamento das custas devidas;

II. A Lei 13.467/17 trouxe para a CLT a presunção de miserabilidade jurídica daqueles que perceberem salário igual ou inferior a 40% (quarenta por cento) do limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social. Nessa hipótese, é facultado aos juízes, órgãos julgadores e presidentes dos tribunais do trabalho de qualquer instância conceder, a requerimento ou de ofício, o benefício da justiça gratuita, inclusive quanto a traslados e instrumentos. O benefício da justiça gratuita também será concedido à parte que comprovar insuficiência de recursos para o pagamento das custas do processo;

III. Na Justiça do Trabalho prevalece o entendimento de que a pessoa jurídica não poderá fazer jus à gratuidade judiciária, visto que se trata da parte hipersuficiente na relação de trabalho;

IV. São isentos do pagamento de custas, além dos beneficiários de justiça gratuita, a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e respectivas autarquias e fundações públicas federais, estaduais ou municipais que não explorem atividade econômica, bem como as empresas públicas e sociedades de economia mista dos entes federativos citados. Também é isento do pagamento de custas o Ministério Público do Trabalho;

V. Segundo expressa dicção da CLT, a responsabilidade pelo pagamento dos honorários periciais é da parte sucumbente na pretensão objeto da perícia, ainda que beneficiária da justiça gratuita. Somente no caso em que o beneficiário da justiça gratuita não tenha obtido em juízo créditos capazes de suportar a despesa referida no caput, ainda que em outro processo, a União responderá pelo encargo.

 

(EMAGIS) A respeito das atribuições do Ministério Público e sua configuração constitucional, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta no que toca à intervenção processual da Defensoria Pública como “custos vulnerabilis”:

 

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 16.2020

(EMAGIS) No que se refere às concessões de serviços públicos, marque, com base na Lei 8.987/95, a alternativa correta.

 

(EMAGIS) No que concerne aos consórcios públicos, julgue, com base na Lei 11.107/05, os itens formulados a seguir.

I. Não admite a legislação, expressamente, a criação de consórcio público voltado à prestação de serviços de saúde.

II. Considere a existência de consórcios públicos nestas quatro situações: a União consorcia-se com o Estado de Santa Catarina e o Estado do Paraná; a União consorcia-se com o Estado de São Paulo; a União consorcia-se com o Estado de Minas Gerais e o Município do Rio de Janeiro/RJ; a União consorcia-se com o Município de São Paulo. Nestes quatro consórcios públicos elucubrados, apenas não seriam admissíveis os dois últimos arranjos; os dois primeiros, contudo, seriam admissíveis.

III. A própria Lei 11.107/05 traz, em seu bojo, hipótese de dispensa de licitação para a contratação pela administração direta ou indireta dos entes da Federação consorciados.

Estão corretos apenas os itens:

 

(MPE/MG – Promotor de Justiça – FUNDEP – 2019) Sobre o poder de polícia e o exercício da segurança pública municipal, é correto afirmar, à luz do posicionamento consolidado no Supremo Tribunal Federal, que:

 

(EMAGIS) A respeito da aposentadoria do servidor público ocupante de cargo efetivo vinculado a Regime Próprio de Previdência Social, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As proposições abaixo têm relação com o princípio da separação dos Poderes (CF, art. 2º). Julgue-os e indique a alternativa correta.

I. É lícito ao Judiciário impor à Administração Pública obrigação de fazer, consistente na promoção de medidas ou na execução de obras emergenciais em estabelecimentos prisionais para dar efetividade ao postulado da dignidade da pessoa humana e assegurar aos detentos o respeito à sua integridade física e moral, não sendo oponível à decisão o argumento da reserva do possível nem o princípio da separação dos poderes.

II. É inconstitucional regra da Constituição Estadual que preveja a necessidade de aprovação, pela Assembleia Legislativa, dos nomes indicados pelo Governador do Estado para ocupar a Presidência de autarquias e fundações públicas.

III. É inconstitucional regra da Constituição Estadual que preveja a destituição, no curso do mandato, por decisão exclusiva da assembleia legislativa, de dirigentes de Agências Reguladoras, integrantes da Administração Pública Indireta daquele Estado-membro.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o controle de constitucionalidade no direito brasileiro, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa adequada.

I. Salvo no período de recesso, a medida cautelar na ação direta será concedida por decisão da maioria absoluta dos membros do Tribunal, após a audiência dos órgãos ou autoridades dos quais emanou a lei ou ato normativo impugnado, que deverão pronunciar-se no prazo de cinco dias. Na sessão de julgamento, a decisão somente será tomada se presentes pelo menos oito Ministros.

II. Não caracteriza ofensa aos termos da Súmula Vinculante 10 ("Viola a cláusula de reserva de plenário a decisão de órgão fracionário de Tribunal que embora não declare expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder público, afasta sua incidência, no todo ou em parte"), mas tão somente à Lei 9.868/1999, o deferimento de medida liminar, em sede de controle concentrado de constitucionalidade, por maioria simples dos membros de Órgão Especial de Tribunal de Justiça.

III. É incabível a interposição de qualquer espécie de recurso por quem, embora legitimado para a propositura da ação direta, nela não figure como requerente ou requerido.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito da garantia constitucional do livre exercício de profissão (CF, artigo 5º, XIII), observada também a visão do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Mudança no regime de imunidade parlamentar no plano federal

 

(EMAGIS) Quanto à competência no processo civil, analise as proposições abaixo.

I. Determina-se a competência no momento do registro ou da distribuição da petição inicial, sendo irrelevantes as modificações do estado de fato ou de direito ocorridas posteriormente, salvo quando suprimirem órgão judiciário ou alterarem a competência absoluta.

II. Tramitando o processo perante outro juízo, os autos serão remetidos ao juízo federal competente se nele intervier a União, suas empresas públicas, entidades autárquicas e fundações, ou conselho de fiscalização de atividade profissional, na qualidade de parte ou de terceiro interveniente, exceto as ações de recuperação judicial, falência, insolvência civil e acidente de trabalho ou as sujeitas à justiça eleitoral e à justiça do trabalho.

III. Se a União for a demandada, a ação poderá ser proposta no foro de domicílio do autor, no de ocorrência do ato ou fato que originou a demanda, no de situação da coisa ou no Distrito Federal. Se Estado ou o Distrito Federal for o demandado, a ação poderá ser proposta no foro de domicílio do autor, no de ocorrência do ato ou fato que originou a demanda, no de situação da coisa ou na capital do respectivo ente federado.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre a legitimidade recursal do MP no processo civil, avalie as assertivas que seguem.

I. Ainda que atue como fiscal da lei, pode, segundo o STF, recorrer independentemente de recurso das partes.

II. Com a vigência do CPC/2015, foi suprimida a legitimidade recursal do MP quando atua como fiscal da ordem jurídica, mantida a legitimidade quando atua como parte.

III. Para o STF, mesmo o recurso extraordinário pode ser interposto pelo MP quando atua como ‘custos legis’.

Estão corretas as seguintes assertivas

 

(MPE/MT – Promotor de Justiça – FCC) Relativamente às suas funções no Processo Civil, é correto afirmar que o Ministério Público:

 

(EMAGIS) A propósito da ‘exceptio non adimpleti contractus’ na disciplina do Código Civil, tendo presente o magistério consagrado na doutrina civilista e também a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/RS – Juiz de Direito – VUNESP – 2018) Egídio descobre que sua esposa Joana está com um câncer. Ao iniciar o tratamento, o plano de saúde de Joana se recusa a cobrir as despesas, em razão da doença ser preexistente à contratação. Em razão disso, o casal coloca à venda um imóvel de propriedade do casal com valor de mercado de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) por R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais), visando obter, de forma rápida, valores necessários para o pagamento do tratamento de saúde de Joana. Raimundo, tomando ciência da oferta da venda do imóvel de Egídio e Joana, não tendo qualquer intenção de auferir um ganho exagerado na compra e nem causar prejuízo aos vendedores, apenas aproveitando o que considera um excelente negócio, compra o imóvel em 01.01.2015. Em 02.01.2018, Egídio e Joan a ajuízam uma ação judicial contra Raimundo, na qual questionam a validade do negócio jurídico.

Assinale a alternativa correta.

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) A sucessão hereditária abre-se

 

(TJ/RS – Juiz de Direito – VUNESP – 2018) Em relação à ineficácia e da revogação de atos praticados antes da falência, dispõe a Lei no 11.101/2005:

 

(EMAGIS) A respeito da marca de alto renome, considerando a proteção que lhe é conferida pela Lei 9.279/1996 (Lei de Propriedade Industrial – LPI) e também tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do tratamento tributário ao ato cooperativo praticado por sociedades cooperativas, observadas a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o princípio constitucional tributário da anterioridade nonagesimal (CF, artigo 150, III), observada a visão do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. Não se aplica para lei que prorrogue a vigência de lei temporária anterior que instituíra tributo.

II. Não se aplica para lei que prorrogue a vigência de lei temporária anterior que aumentara alíquota de tributo.

III. Aplica-se para lei que adie o início da vigência de lei anterior que instituíra benefício fiscal de crédito presumido.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A propósito da disciplina legal da repartição pela União da receita pública de ‘royalties’ em favor dos Estados nos quais situados os recursos naturais e minerais explorados (CF, artigo 20, §1º) como compensação ou participação decorrentes de tal exploração, avalie as assertivas que seguem.

I. É vedado ao Estado-membro, mediante lei estadual, definir as condições de recolhimento das receitas públicas em questão.

II. A repartição da União com os Estados-membros das receitas públicas em questão deve ser feita por lei federal, sendo desnecessário que esta seja lei complementar.

III. Pode lei federal impor aos Estados-membros, relativamente às receitas públicas em questão transferidas da União, obrigação de transferência de parcela dos recursos a seus Municípios.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considerando a jurisprudência sumulada do Tribunal Superior do Trabalho e o disposto na Consolidação das Leis do Trabalho sobre o instituto da equiparação salarial, julgue os itens a seguir:

I. Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, no mesmo município, ainda que em estabelecimentos empresariais distintos, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, etnia, nacionalidade ou idade;

II. Trabalho de igual valor, para os fins deste capítulo, será o que for feito com igual produtividade e com a mesma perfeição técnica, entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço não for superior a dois anos;

III. A equiparação salarial só é possível se o empregado e o paradigma exercerem a mesma função, desempenhando as mesmas tarefas, não importando se os cargos têm, ou não, a mesma denominação;

IV. É do empregador o ônus da prova do fato impeditivo, modificativo ou extintivo da equiparação salarial;

V. Na ação de equiparação salarial, a prescrição é total, não alcançando apenas as diferenças salariais vencidas no período de 5 (cinco) anos que precedeu o ajuizamento.

 

(EMAGIS) Leia os itens, que tratam das custas processuais e gratuidade judiciária na Justiça do Trabalho, e responda:

I. Tratando-se de empregado que não tenha obtido o benefício da justiça gratuita, ou isenção de custas processuais, o sindicato que houver intervindo no processo responderá solidariamente pelo pagamento das custas devidas;

II. A Lei 13.467/17 trouxe para a CLT a presunção de miserabilidade jurídica daqueles que perceberem salário igual ou inferior a 40% (quarenta por cento) do limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social. Nessa hipótese, é facultado aos juízes, órgãos julgadores e presidentes dos tribunais do trabalho de qualquer instância conceder, a requerimento ou de ofício, o benefício da justiça gratuita, inclusive quanto a traslados e instrumentos. O benefício da justiça gratuita também será concedido à parte que comprovar insuficiência de recursos para o pagamento das custas do processo;

III. Na Justiça do Trabalho prevalece o entendimento de que a pessoa jurídica não poderá fazer jus à gratuidade judiciária, visto que se trata da parte hipersuficiente na relação de trabalho;

IV. São isentos do pagamento de custas, além dos beneficiários de justiça gratuita, a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e respectivas autarquias e fundações públicas federais, estaduais ou municipais que não explorem atividade econômica, bem como as empresas públicas e sociedades de economia mista dos entes federativos citados. Também é isento do pagamento de custas o Ministério Público do Trabalho;

V. Segundo expressa dicção da CLT, a responsabilidade pelo pagamento dos honorários periciais é da parte sucumbente na pretensão objeto da perícia, ainda que beneficiária da justiça gratuita. Somente no caso em que o beneficiário da justiça gratuita não tenha obtido em juízo créditos capazes de suportar a despesa referida no caput, ainda que em outro processo, a União responderá pelo encargo.

 

(EMAGIS) A propósito da titularidade dos bens ambientais e da natureza jurídica da receita de ‘royalties’ auferida pelos Estados nos quais situados os recursos naturais e minerais explorados (CF, artigo 20, §1º), avalie as assertivas que seguem.

I. Os recursos naturais da plataforma continental e os recursos minerais são bens do Estado em que situados União.

II. Trata-se, quanto à fonte, de receita originária do Estado-membro, não se enquadrando no gênero ‘receita transferida pela União’.

III. A repartição de tais ‘royalties’ vem diretamente da Constituição Federal, não dependendo de regulamentação legal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta no que toca à intervenção processual da Defensoria Pública como “custos vulnerabilis”:

 

(PC/GO – CESPE – 2016 ) A Declaração Universal dos Direitos Humanos:

 

(EMAGIS) Sobre as teorias criminológicas, assinale a incorreta:

 

(MP/PB – Promotor de Justiça – FCC – 2018) Nos termos da legislação penal, a conduta de destruir mercadoria, com o fim de provocar alta de preços, constitui crime contra

 

(EMAGIS) A propósito da autolavagem como modalidade do crime de lavagem de dinheiro, avalie as assertivas que seguem.

I. Trata-se de uma conduta criminosa adicional, que se caracteriza mediante nova ação dolosa, distinta daquela que é própria do exaurimento de crime do qual provém o capital sujo.

II. Ocorre, por exemplo, quando alguém recebe um dinheiro ilicitamente e, ao invés de usá-lo por si, incumbe outrem de, em nome deste, adquirir-lhe bem ou bens, caso em que pratica duas ações típicas distintas, a do primeiro crime, consistente em receber licitamente, e a do segundo, que é a ocultação do produto do primeiro crime.

III. Configura-se a partir dos atos de aquisição, recebimento, depósito ou outros negócios jurídicos que representem o próprio aproveitamento (pelo agente ou terceiros), o desfrute em si, da vantagem patrimonial obtida no delito dito 'antecedente'.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/RJ – Juiz de Direito – VUNESP – 2019) O princípio da insignificância, que defende a não intervenção do Direito Penal para coibir ações típicas que causem ínfima lesão ao bem jurídico tutelado é afastado pela jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, por sua Súmula no 599, em relação aos crimes

 

(TJ/MT – Juiz de Direito – FCC – 2020) O interrogatório do acusado

 

(EMAGIS) A propósito do poder de requisição do Ministério Público e sua utilização para obter documento a ser utilizado como prova em processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da execução provisória de condenação emanada do Tribunal do Júri, avalie as assertivas que seguem.

I. Há precedente recente da 1ª Turma do STF admitindo que, independentemente do julgamento da apelação da defesa pelo Tribunal de 2ª instância, pode a condenação ser executada.

II. Há precedente recente da 2ª Turma estabelecendo que apenas após o trânsito em julgado tal condenação pode ser executada.

III. Foi reconhecida a repercussão geral da matéria pelo STF, mas o julgamento ainda não foi realizado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a opção CORRETA, levando em conta a defesa coletiva dos direitos em juízo:

 

(EMAGIS) O Ministério Público ajuizou representação perante o juízo da infância e juventude, atribuindo ao adolescente JPX a prática de ato infracional análogo ao crime de roubo. Considerando a situação concreta, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) No que concerne à responsabilidade civil nas relações de consumo, assinale a alternativa CORRETA:

 

Objetivas Delegado - Rodada 16.2020

(EMAGIS) Sobre as teorias criminológicas, assinale a incorreta:

 

(MP/PB – Promotor de Justiça – FCC – 2018) Nos termos da legislação penal, a conduta de destruir mercadoria, com o fim de provocar alta de preços, constitui crime contra

 

(EMAGIS) A propósito da autolavagem como modalidade do crime de lavagem de dinheiro, avalie as assertivas que seguem.

I. Trata-se de uma conduta criminosa adicional, que se caracteriza mediante nova ação dolosa, distinta daquela que é própria do exaurimento de crime do qual provém o capital sujo.

II. Ocorre, por exemplo, quando alguém recebe um dinheiro ilicitamente e, ao invés de usá-lo por si, incumbe outrem de, em nome deste, adquirir-lhe bem ou bens, caso em que pratica duas ações típicas distintas, a do primeiro crime, consistente em receber licitamente, e a do segundo, que é a ocultação do produto do primeiro crime.

III. Configura-se a partir dos atos de aquisição, recebimento, depósito ou outros negócios jurídicos que representem o próprio aproveitamento (pelo agente ou terceiros), o desfrute em si, da vantagem patrimonial obtida no delito dito 'antecedente'.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/RJ – Juiz de Direito – VUNESP – 2019) O princípio da insignificância, que defende a não intervenção do Direito Penal para coibir ações típicas que causem ínfima lesão ao bem jurídico tutelado é afastado pela jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, por sua Súmula no 599, em relação aos crimes

 

(TJ/MT – Juiz de Direito – FCC – 2020) O interrogatório do acusado

 

(EMAGIS) A propósito do poder de requisição do Ministério Público e sua utilização para obter documento a ser utilizado como prova em processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da execução provisória de condenação emanada do Tribunal do Júri, avalie as assertivas que seguem.

I. Há precedente recente da 1ª Turma do STF admitindo que, independentemente do julgamento da apelação da defesa pelo Tribunal de 2ª instância, pode a condenação ser executada.

II. Há precedente recente da 2ª Turma estabelecendo que apenas após o trânsito em julgado tal condenação pode ser executada.

III. Foi reconhecida a repercussão geral da matéria pelo STF, mas o julgamento ainda não foi realizado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A propósito da ‘exceptio non adimpleti contractus’ na disciplina do Código Civil, tendo presente o magistério consagrado na doutrina civilista e também a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/RS – Juiz de Direito – VUNESP – 2018) Egídio descobre que sua esposa Joana está com um câncer. Ao iniciar o tratamento, o plano de saúde de Joana se recusa a cobrir as despesas, em razão da doença ser preexistente à contratação. Em razão disso, o casal coloca à venda um imóvel de propriedade do casal com valor de mercado de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) por R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais), visando obter, de forma rápida, valores necessários para o pagamento do tratamento de saúde de Joana. Raimundo, tomando ciência da oferta da venda do imóvel de Egídio e Joana, não tendo qualquer intenção de auferir um ganho exagerado na compra e nem causar prejuízo aos vendedores, apenas aproveitando o que considera um excelente negócio, compra o imóvel em 01.01.2015. Em 02.01.2018, Egídio e Joan a ajuízam uma ação judicial contra Raimundo, na qual questionam a validade do negócio jurídico.

Assinale a alternativa correta.

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) A sucessão hereditária abre-se

 

(EMAGIS) As proposições abaixo têm relação com o princípio da separação dos Poderes (CF, art. 2º). Julgue-os e indique a alternativa correta.

I. É lícito ao Judiciário impor à Administração Pública obrigação de fazer, consistente na promoção de medidas ou na execução de obras emergenciais em estabelecimentos prisionais para dar efetividade ao postulado da dignidade da pessoa humana e assegurar aos detentos o respeito à sua integridade física e moral, não sendo oponível à decisão o argumento da reserva do possível nem o princípio da separação dos poderes.

II. É inconstitucional regra da Constituição Estadual que preveja a necessidade de aprovação, pela Assembleia Legislativa, dos nomes indicados pelo Governador do Estado para ocupar a Presidência de autarquias e fundações públicas.

III. É inconstitucional regra da Constituição Estadual que preveja a destituição, no curso do mandato, por decisão exclusiva da assembleia legislativa, de dirigentes de Agências Reguladoras, integrantes da Administração Pública Indireta daquele Estado-membro.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o controle de constitucionalidade no direito brasileiro, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa adequada.

I. Salvo no período de recesso, a medida cautelar na ação direta será concedida por decisão da maioria absoluta dos membros do Tribunal, após a audiência dos órgãos ou autoridades dos quais emanou a lei ou ato normativo impugnado, que deverão pronunciar-se no prazo de cinco dias. Na sessão de julgamento, a decisão somente será tomada se presentes pelo menos oito Ministros.

II. Não caracteriza ofensa aos termos da Súmula Vinculante 10 ("Viola a cláusula de reserva de plenário a decisão de órgão fracionário de Tribunal que embora não declare expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder público, afasta sua incidência, no todo ou em parte"), mas tão somente à Lei 9.868/1999, o deferimento de medida liminar, em sede de controle concentrado de constitucionalidade, por maioria simples dos membros de Órgão Especial de Tribunal de Justiça.

III. É incabível a interposição de qualquer espécie de recurso por quem, embora legitimado para a propositura da ação direta, nela não figure como requerente ou requerido.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito da garantia constitucional do livre exercício de profissão (CF, artigo 5º, XIII), observada também a visão do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Mudança no regime de imunidade parlamentar no plano federal

 

(EMAGIS) No que se refere às concessões de serviços públicos, marque, com base na Lei 8.987/95, a alternativa correta.

 

(EMAGIS) No que concerne aos consórcios públicos, julgue, com base na Lei 11.107/05, os itens formulados a seguir.

I. Não admite a legislação, expressamente, a criação de consórcio público voltado à prestação de serviços de saúde.

II. Considere a existência de consórcios públicos nestas quatro situações: a União consorcia-se com o Estado de Santa Catarina e o Estado do Paraná; a União consorcia-se com o Estado de São Paulo; a União consorcia-se com o Estado de Minas Gerais e o Município do Rio de Janeiro/RJ; a União consorcia-se com o Município de São Paulo. Nestes quatro consórcios públicos elucubrados, apenas não seriam admissíveis os dois últimos arranjos; os dois primeiros, contudo, seriam admissíveis.

III. A própria Lei 11.107/05 traz, em seu bojo, hipótese de dispensa de licitação para a contratação pela administração direta ou indireta dos entes da Federação consorciados.

Estão corretos apenas os itens:

 

(MPE/MG – Promotor de Justiça – FUNDEP – 2019) Sobre o poder de polícia e o exercício da segurança pública municipal, é correto afirmar, à luz do posicionamento consolidado no Supremo Tribunal Federal, que:

 

(EMAGIS) A respeito da aposentadoria do servidor público ocupante de cargo efetivo vinculado a Regime Próprio de Previdência Social, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Ministério Público ajuizou representação perante o juízo da infância e juventude, atribuindo ao adolescente JPX a prática de ato infracional análogo ao crime de roubo. Considerando a situação concreta, assinale a alternativa correta:

 

(TJ/RS – Juiz de Direito – VUNESP – 2018) Em relação à ineficácia e da revogação de atos praticados antes da falência, dispõe a Lei no 11.101/2005:

 

(EMAGIS) A respeito da marca de alto renome, considerando a proteção que lhe é conferida pela Lei 9.279/1996 (Lei de Propriedade Industrial – LPI) e também tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Não constitui inovação legislativa fruto da minirreforma eleitoral de 2019:

 

(PC/GO – CESPE – 2016 ) A Declaração Universal dos Direitos Humanos:

 

(EMAGIS) No que concerne à responsabilidade civil nas relações de consumo, assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) A respeito do tratamento tributário ao ato cooperativo praticado por sociedades cooperativas, observadas a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o princípio constitucional tributário da anterioridade nonagesimal (CF, artigo 150, III), observada a visão do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. Não se aplica para lei que prorrogue a vigência de lei temporária anterior que instituíra tributo.

II. Não se aplica para lei que prorrogue a vigência de lei temporária anterior que aumentara alíquota de tributo.

III. Aplica-se para lei que adie o início da vigência de lei anterior que instituíra benefício fiscal de crédito presumido.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A propósito da titularidade dos bens ambientais e da natureza jurídica da receita de ‘royalties’ auferida pelos Estados nos quais situados os recursos naturais e minerais explorados (CF, artigo 20, §1º), avalie as assertivas que seguem.

I. Os recursos naturais da plataforma continental e os recursos minerais são bens do Estado em que situados União.

II. Trata-se, quanto à fonte, de receita originária do Estado-membro, não se enquadrando no gênero ‘receita transferida pela União’.

III. A repartição de tais ‘royalties’ vem diretamente da Constituição Federal, não dependendo de regulamentação legal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 16.2020

(EMAGIS) A propósito da ‘exceptio non adimpleti contractus’ na disciplina do Código Civil, tendo presente o magistério consagrado na doutrina civilista e também a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/RS – Juiz de Direito – VUNESP – 2018) Egídio descobre que sua esposa Joana está com um câncer. Ao iniciar o tratamento, o plano de saúde de Joana se recusa a cobrir as despesas, em razão da doença ser preexistente à contratação. Em razão disso, o casal coloca à venda um imóvel de propriedade do casal com valor de mercado de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) por R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais), visando obter, de forma rápida, valores necessários para o pagamento do tratamento de saúde de Joana. Raimundo, tomando ciência da oferta da venda do imóvel de Egídio e Joana, não tendo qualquer intenção de auferir um ganho exagerado na compra e nem causar prejuízo aos vendedores, apenas aproveitando o que considera um excelente negócio, compra o imóvel em 01.01.2015. Em 02.01.2018, Egídio e Joan a ajuízam uma ação judicial contra Raimundo, na qual questionam a validade do negócio jurídico.

Assinale a alternativa correta.

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) A sucessão hereditária abre-se

 

(EMAGIS) Quanto à competência no processo civil, analise as proposições abaixo.

I. Determina-se a competência no momento do registro ou da distribuição da petição inicial, sendo irrelevantes as modificações do estado de fato ou de direito ocorridas posteriormente, salvo quando suprimirem órgão judiciário ou alterarem a competência absoluta.

II. Tramitando o processo perante outro juízo, os autos serão remetidos ao juízo federal competente se nele intervier a União, suas empresas públicas, entidades autárquicas e fundações, ou conselho de fiscalização de atividade profissional, na qualidade de parte ou de terceiro interveniente, exceto as ações de recuperação judicial, falência, insolvência civil e acidente de trabalho ou as sujeitas à justiça eleitoral e à justiça do trabalho.

III. Se a União for a demandada, a ação poderá ser proposta no foro de domicílio do autor, no de ocorrência do ato ou fato que originou a demanda, no de situação da coisa ou no Distrito Federal. Se Estado ou o Distrito Federal for o demandado, a ação poderá ser proposta no foro de domicílio do autor, no de ocorrência do ato ou fato que originou a demanda, no de situação da coisa ou na capital do respectivo ente federado.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre a legitimidade recursal do MP no processo civil, avalie as assertivas que seguem.

I. Ainda que atue como fiscal da lei, pode, segundo o STF, recorrer independentemente de recurso das partes.

II. Com a vigência do CPC/2015, foi suprimida a legitimidade recursal do MP quando atua como fiscal da ordem jurídica, mantida a legitimidade quando atua como parte.

III. Para o STF, mesmo o recurso extraordinário pode ser interposto pelo MP quando atua como ‘custos legis’.

Estão corretas as seguintes assertivas

 

(MPE/MT – Promotor de Justiça – FCC) Relativamente às suas funções no Processo Civil, é correto afirmar que o Ministério Público:

 

(EMAGIS) Assinale a opção CORRETA, levando em conta a defesa coletiva dos direitos em juízo:

 

(EMAGIS) No que concerne à responsabilidade civil nas relações de consumo, assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) O Ministério Público ajuizou representação perante o juízo da infância e juventude, atribuindo ao adolescente JPX a prática de ato infracional análogo ao crime de roubo. Considerando a situação concreta, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre as teorias criminológicas, assinale a incorreta:

 

(MP/PB – Promotor de Justiça – FCC – 2018) Nos termos da legislação penal, a conduta de destruir mercadoria, com o fim de provocar alta de preços, constitui crime contra

 

(EMAGIS) A propósito da autolavagem como modalidade do crime de lavagem de dinheiro, avalie as assertivas que seguem.

I. Trata-se de uma conduta criminosa adicional, que se caracteriza mediante nova ação dolosa, distinta daquela que é própria do exaurimento de crime do qual provém o capital sujo.

II. Ocorre, por exemplo, quando alguém recebe um dinheiro ilicitamente e, ao invés de usá-lo por si, incumbe outrem de, em nome deste, adquirir-lhe bem ou bens, caso em que pratica duas ações típicas distintas, a do primeiro crime, consistente em receber licitamente, e a do segundo, que é a ocultação do produto do primeiro crime.

III. Configura-se a partir dos atos de aquisição, recebimento, depósito ou outros negócios jurídicos que representem o próprio aproveitamento (pelo agente ou terceiros), o desfrute em si, da vantagem patrimonial obtida no delito dito 'antecedente'.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/RJ – Juiz de Direito – VUNESP – 2019) O princípio da insignificância, que defende a não intervenção do Direito Penal para coibir ações típicas que causem ínfima lesão ao bem jurídico tutelado é afastado pela jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, por sua Súmula no 599, em relação aos crimes

 

(TJ/MT – Juiz de Direito – FCC – 2020) O interrogatório do acusado

 

(EMAGIS) A propósito do poder de requisição do Ministério Público e sua utilização para obter documento a ser utilizado como prova em processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da execução provisória de condenação emanada do Tribunal do Júri, avalie as assertivas que seguem.

I. Há precedente recente da 1ª Turma do STF admitindo que, independentemente do julgamento da apelação da defesa pelo Tribunal de 2ª instância, pode a condenação ser executada.

II. Há precedente recente da 2ª Turma estabelecendo que apenas após o trânsito em julgado tal condenação pode ser executada.

III. Foi reconhecida a repercussão geral da matéria pelo STF, mas o julgamento ainda não foi realizado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As proposições abaixo têm relação com o princípio da separação dos Poderes (CF, art. 2º). Julgue-os e indique a alternativa correta.

I. É lícito ao Judiciário impor à Administração Pública obrigação de fazer, consistente na promoção de medidas ou na execução de obras emergenciais em estabelecimentos prisionais para dar efetividade ao postulado da dignidade da pessoa humana e assegurar aos detentos o respeito à sua integridade física e moral, não sendo oponível à decisão o argumento da reserva do possível nem o princípio da separação dos poderes.

II. É inconstitucional regra da Constituição Estadual que preveja a necessidade de aprovação, pela Assembleia Legislativa, dos nomes indicados pelo Governador do Estado para ocupar a Presidência de autarquias e fundações públicas.

III. É inconstitucional regra da Constituição Estadual que preveja a destituição, no curso do mandato, por decisão exclusiva da assembleia legislativa, de dirigentes de Agências Reguladoras, integrantes da Administração Pública Indireta daquele Estado-membro.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o controle de constitucionalidade no direito brasileiro, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa adequada.

I. Salvo no período de recesso, a medida cautelar na ação direta será concedida por decisão da maioria absoluta dos membros do Tribunal, após a audiência dos órgãos ou autoridades dos quais emanou a lei ou ato normativo impugnado, que deverão pronunciar-se no prazo de cinco dias. Na sessão de julgamento, a decisão somente será tomada se presentes pelo menos oito Ministros.

II. Não caracteriza ofensa aos termos da Súmula Vinculante 10 ("Viola a cláusula de reserva de plenário a decisão de órgão fracionário de Tribunal que embora não declare expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder público, afasta sua incidência, no todo ou em parte"), mas tão somente à Lei 9.868/1999, o deferimento de medida liminar, em sede de controle concentrado de constitucionalidade, por maioria simples dos membros de Órgão Especial de Tribunal de Justiça.

III. É incabível a interposição de qualquer espécie de recurso por quem, embora legitimado para a propositura da ação direta, nela não figure como requerente ou requerido.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito da garantia constitucional do livre exercício de profissão (CF, artigo 5º, XIII), observada também a visão do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Mudança no regime de imunidade parlamentar no plano federal

 

(PC/GO – CESPE – 2016 ) A Declaração Universal dos Direitos Humanos:

 

(EMAGIS) No que se refere às concessões de serviços públicos, marque, com base na Lei 8.987/95, a alternativa correta.

 

(EMAGIS) No que concerne aos consórcios públicos, julgue, com base na Lei 11.107/05, os itens formulados a seguir.

I. Não admite a legislação, expressamente, a criação de consórcio público voltado à prestação de serviços de saúde.

II. Considere a existência de consórcios públicos nestas quatro situações: a União consorcia-se com o Estado de Santa Catarina e o Estado do Paraná; a União consorcia-se com o Estado de São Paulo; a União consorcia-se com o Estado de Minas Gerais e o Município do Rio de Janeiro/RJ; a União consorcia-se com o Município de São Paulo. Nestes quatro consórcios públicos elucubrados, apenas não seriam admissíveis os dois últimos arranjos; os dois primeiros, contudo, seriam admissíveis.

III. A própria Lei 11.107/05 traz, em seu bojo, hipótese de dispensa de licitação para a contratação pela administração direta ou indireta dos entes da Federação consorciados.

Estão corretos apenas os itens:

 

(MPE/MG – Promotor de Justiça – FUNDEP – 2019) Sobre o poder de polícia e o exercício da segurança pública municipal, é correto afirmar, à luz do posicionamento consolidado no Supremo Tribunal Federal, que:

 

(EMAGIS) A respeito da aposentadoria do servidor público ocupante de cargo efetivo vinculado a Regime Próprio de Previdência Social, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Não constitui inovação legislativa fruto da minirreforma eleitoral de 2019:

 

(TJ/RS – Juiz de Direito – VUNESP – 2018) Em relação à ineficácia e da revogação de atos praticados antes da falência, dispõe a Lei no 11.101/2005:

 

(EMAGIS) A respeito da marca de alto renome, considerando a proteção que lhe é conferida pela Lei 9.279/1996 (Lei de Propriedade Industrial – LPI) e também tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do tratamento tributário ao ato cooperativo praticado por sociedades cooperativas, observadas a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o princípio constitucional tributário da anterioridade nonagesimal (CF, artigo 150, III), observada a visão do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. Não se aplica para lei que prorrogue a vigência de lei temporária anterior que instituíra tributo.

II. Não se aplica para lei que prorrogue a vigência de lei temporária anterior que aumentara alíquota de tributo.

III. Aplica-se para lei que adie o início da vigência de lei anterior que instituíra benefício fiscal de crédito presumido.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A propósito da titularidade dos bens ambientais e da natureza jurídica da receita de ‘royalties’ auferida pelos Estados nos quais situados os recursos naturais e minerais explorados (CF, artigo 20, §1º), avalie as assertivas que seguem.

I. Os recursos naturais da plataforma continental e os recursos minerais são bens do Estado em que situados União.

II. Trata-se, quanto à fonte, de receita originária do Estado-membro, não se enquadrando no gênero ‘receita transferida pela União’.

III. A repartição de tais ‘royalties’ vem diretamente da Constituição Federal, não dependendo de regulamentação legal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito das atribuições do Ministério Público e sua configuração constitucional, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta no que toca à intervenção processual da Defensoria Pública como “custos vulnerabilis”:

 

Objetivas PGE/PGM - Rodada 16.2020

(EMAGIS) No que se refere às concessões de serviços públicos, marque, com base na Lei 8.987/95, a alternativa correta.

 

(EMAGIS) No que concerne aos consórcios públicos, julgue, com base na Lei 11.107/05, os itens formulados a seguir.

I. Não admite a legislação, expressamente, a criação de consórcio público voltado à prestação de serviços de saúde.

II. Considere a existência de consórcios públicos nestas quatro situações: a União consorcia-se com o Estado de Santa Catarina e o Estado do Paraná; a União consorcia-se com o Estado de São Paulo; a União consorcia-se com o Estado de Minas Gerais e o Município do Rio de Janeiro/RJ; a União consorcia-se com o Município de São Paulo. Nestes quatro consórcios públicos elucubrados, apenas não seriam admissíveis os dois últimos arranjos; os dois primeiros, contudo, seriam admissíveis.

III. A própria Lei 11.107/05 traz, em seu bojo, hipótese de dispensa de licitação para a contratação pela administração direta ou indireta dos entes da Federação consorciados.

Estão corretos apenas os itens:

 

(MPE/MG – Promotor de Justiça – FUNDEP – 2019) Sobre o poder de polícia e o exercício da segurança pública municipal, é correto afirmar, à luz do posicionamento consolidado no Supremo Tribunal Federal, que:

 

(EMAGIS) A respeito da aposentadoria do servidor público ocupante de cargo efetivo vinculado a Regime Próprio de Previdência Social, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As proposições abaixo têm relação com o princípio da separação dos Poderes (CF, art. 2º). Julgue-os e indique a alternativa correta.

I. É lícito ao Judiciário impor à Administração Pública obrigação de fazer, consistente na promoção de medidas ou na execução de obras emergenciais em estabelecimentos prisionais para dar efetividade ao postulado da dignidade da pessoa humana e assegurar aos detentos o respeito à sua integridade física e moral, não sendo oponível à decisão o argumento da reserva do possível nem o princípio da separação dos poderes.

II. É inconstitucional regra da Constituição Estadual que preveja a necessidade de aprovação, pela Assembleia Legislativa, dos nomes indicados pelo Governador do Estado para ocupar a Presidência de autarquias e fundações públicas.

III. É inconstitucional regra da Constituição Estadual que preveja a destituição, no curso do mandato, por decisão exclusiva da assembleia legislativa, de dirigentes de Agências Reguladoras, integrantes da Administração Pública Indireta daquele Estado-membro.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o controle de constitucionalidade no direito brasileiro, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa adequada.

I. Salvo no período de recesso, a medida cautelar na ação direta será concedida por decisão da maioria absoluta dos membros do Tribunal, após a audiência dos órgãos ou autoridades dos quais emanou a lei ou ato normativo impugnado, que deverão pronunciar-se no prazo de cinco dias. Na sessão de julgamento, a decisão somente será tomada se presentes pelo menos oito Ministros.

II. Não caracteriza ofensa aos termos da Súmula Vinculante 10 ("Viola a cláusula de reserva de plenário a decisão de órgão fracionário de Tribunal que embora não declare expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder público, afasta sua incidência, no todo ou em parte"), mas tão somente à Lei 9.868/1999, o deferimento de medida liminar, em sede de controle concentrado de constitucionalidade, por maioria simples dos membros de Órgão Especial de Tribunal de Justiça.

III. É incabível a interposição de qualquer espécie de recurso por quem, embora legitimado para a propositura da ação direta, nela não figure como requerente ou requerido.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito da garantia constitucional do livre exercício de profissão (CF, artigo 5º, XIII), observada também a visão do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Mudança no regime de imunidade parlamentar no plano federal

 

(EMAGIS) Quanto à competência no processo civil, analise as proposições abaixo.

I. Determina-se a competência no momento do registro ou da distribuição da petição inicial, sendo irrelevantes as modificações do estado de fato ou de direito ocorridas posteriormente, salvo quando suprimirem órgão judiciário ou alterarem a competência absoluta.

II. Tramitando o processo perante outro juízo, os autos serão remetidos ao juízo federal competente se nele intervier a União, suas empresas públicas, entidades autárquicas e fundações, ou conselho de fiscalização de atividade profissional, na qualidade de parte ou de terceiro interveniente, exceto as ações de recuperação judicial, falência, insolvência civil e acidente de trabalho ou as sujeitas à justiça eleitoral e à justiça do trabalho.

III. Se a União for a demandada, a ação poderá ser proposta no foro de domicílio do autor, no de ocorrência do ato ou fato que originou a demanda, no de situação da coisa ou no Distrito Federal. Se Estado ou o Distrito Federal for o demandado, a ação poderá ser proposta no foro de domicílio do autor, no de ocorrência do ato ou fato que originou a demanda, no de situação da coisa ou na capital do respectivo ente federado.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre a legitimidade recursal do MP no processo civil, avalie as assertivas que seguem.

I. Ainda que atue como fiscal da lei, pode, segundo o STF, recorrer independentemente de recurso das partes.

II. Com a vigência do CPC/2015, foi suprimida a legitimidade recursal do MP quando atua como fiscal da ordem jurídica, mantida a legitimidade quando atua como parte.

III. Para o STF, mesmo o recurso extraordinário pode ser interposto pelo MP quando atua como ‘custos legis’.

Estão corretas as seguintes assertivas

 

(MPE/MT – Promotor de Justiça – FCC) Relativamente às suas funções no Processo Civil, é correto afirmar que o Ministério Público:

 

(EMAGIS) A propósito da ‘exceptio non adimpleti contractus’ na disciplina do Código Civil, tendo presente o magistério consagrado na doutrina civilista e também a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/RS – Juiz de Direito – VUNESP – 2018) Egídio descobre que sua esposa Joana está com um câncer. Ao iniciar o tratamento, o plano de saúde de Joana se recusa a cobrir as despesas, em razão da doença ser preexistente à contratação. Em razão disso, o casal coloca à venda um imóvel de propriedade do casal com valor de mercado de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) por R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais), visando obter, de forma rápida, valores necessários para o pagamento do tratamento de saúde de Joana. Raimundo, tomando ciência da oferta da venda do imóvel de Egídio e Joana, não tendo qualquer intenção de auferir um ganho exagerado na compra e nem causar prejuízo aos vendedores, apenas aproveitando o que considera um excelente negócio, compra o imóvel em 01.01.2015. Em 02.01.2018, Egídio e Joan a ajuízam uma ação judicial contra Raimundo, na qual questionam a validade do negócio jurídico.

Assinale a alternativa correta.

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) A sucessão hereditária abre-se

 

(TJ/RS – Juiz de Direito – VUNESP – 2018) Em relação à ineficácia e da revogação de atos praticados antes da falência, dispõe a Lei no 11.101/2005:

 

(EMAGIS) A respeito da marca de alto renome, considerando a proteção que lhe é conferida pela Lei 9.279/1996 (Lei de Propriedade Industrial – LPI) e também tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do tratamento tributário ao ato cooperativo praticado por sociedades cooperativas, observadas a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o princípio constitucional tributário da anterioridade nonagesimal (CF, artigo 150, III), observada a visão do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. Não se aplica para lei que prorrogue a vigência de lei temporária anterior que instituíra tributo.

II. Não se aplica para lei que prorrogue a vigência de lei temporária anterior que aumentara alíquota de tributo.

III. Aplica-se para lei que adie o início da vigência de lei anterior que instituíra benefício fiscal de crédito presumido.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A propósito da disciplina legal da repartição pela União da receita pública de ‘royalties’ em favor dos Estados nos quais situados os recursos naturais e minerais explorados (CF, artigo 20, §1º) como compensação ou participação decorrentes de tal exploração, avalie as assertivas que seguem.

I. É vedado ao Estado-membro, mediante lei estadual, definir as condições de recolhimento das receitas públicas em questão.

II. A repartição da União com os Estados-membros das receitas públicas em questão deve ser feita por lei federal, sendo desnecessário que esta seja lei complementar.

III. Pode lei federal impor aos Estados-membros, relativamente às receitas públicas em questão transferidas da União, obrigação de transferência de parcela dos recursos a seus Municípios.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considerando a jurisprudência sumulada do Tribunal Superior do Trabalho e o disposto na Consolidação das Leis do Trabalho sobre o instituto da equiparação salarial, julgue os itens a seguir:

I. Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, no mesmo município, ainda que em estabelecimentos empresariais distintos, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, etnia, nacionalidade ou idade;

II. Trabalho de igual valor, para os fins deste capítulo, será o que for feito com igual produtividade e com a mesma perfeição técnica, entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço não for superior a dois anos;

III. A equiparação salarial só é possível se o empregado e o paradigma exercerem a mesma função, desempenhando as mesmas tarefas, não importando se os cargos têm, ou não, a mesma denominação;

IV. É do empregador o ônus da prova do fato impeditivo, modificativo ou extintivo da equiparação salarial;

V. Na ação de equiparação salarial, a prescrição é total, não alcançando apenas as diferenças salariais vencidas no período de 5 (cinco) anos que precedeu o ajuizamento.

 

(EMAGIS) Leia os itens, que tratam das custas processuais e gratuidade judiciária na Justiça do Trabalho, e responda:

I. Tratando-se de empregado que não tenha obtido o benefício da justiça gratuita, ou isenção de custas processuais, o sindicato que houver intervindo no processo responderá solidariamente pelo pagamento das custas devidas;

II. A Lei 13.467/17 trouxe para a CLT a presunção de miserabilidade jurídica daqueles que perceberem salário igual ou inferior a 40% (quarenta por cento) do limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social. Nessa hipótese, é facultado aos juízes, órgãos julgadores e presidentes dos tribunais do trabalho de qualquer instância conceder, a requerimento ou de ofício, o benefício da justiça gratuita, inclusive quanto a traslados e instrumentos. O benefício da justiça gratuita também será concedido à parte que comprovar insuficiência de recursos para o pagamento das custas do processo;

III. Na Justiça do Trabalho prevalece o entendimento de que a pessoa jurídica não poderá fazer jus à gratuidade judiciária, visto que se trata da parte hipersuficiente na relação de trabalho;

IV. São isentos do pagamento de custas, além dos beneficiários de justiça gratuita, a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e respectivas autarquias e fundações públicas federais, estaduais ou municipais que não explorem atividade econômica, bem como as empresas públicas e sociedades de economia mista dos entes federativos citados. Também é isento do pagamento de custas o Ministério Público do Trabalho;

V. Segundo expressa dicção da CLT, a responsabilidade pelo pagamento dos honorários periciais é da parte sucumbente na pretensão objeto da perícia, ainda que beneficiária da justiça gratuita. Somente no caso em que o beneficiário da justiça gratuita não tenha obtido em juízo créditos capazes de suportar a despesa referida no caput, ainda que em outro processo, a União responderá pelo encargo.

 

(EMAGIS) A propósito da titularidade dos bens ambientais e da natureza jurídica da receita de ‘royalties’ auferida pelos Estados nos quais situados os recursos naturais e minerais explorados (CF, artigo 20, §1º), avalie as assertivas que seguem.

I. Os recursos naturais da plataforma continental e os recursos minerais são bens do Estado em que situados União.

II. Trata-se, quanto à fonte, de receita originária do Estado-membro, não se enquadrando no gênero ‘receita transferida pela União’.

III. A repartição de tais ‘royalties’ vem diretamente da Constituição Federal, não dependendo de regulamentação legal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MP/PB – Promotor de Justiça – FCC – 2018) Nos termos da legislação penal, a conduta de destruir mercadoria, com o fim de provocar alta de preços, constitui crime contra

 

(EMAGIS) A propósito da autolavagem como modalidade do crime de lavagem de dinheiro, avalie as assertivas que seguem.

I. Trata-se de uma conduta criminosa adicional, que se caracteriza mediante nova ação dolosa, distinta daquela que é própria do exaurimento de crime do qual provém o capital sujo.

II. Ocorre, por exemplo, quando alguém recebe um dinheiro ilicitamente e, ao invés de usá-lo por si, incumbe outrem de, em nome deste, adquirir-lhe bem ou bens, caso em que pratica duas ações típicas distintas, a do primeiro crime, consistente em receber licitamente, e a do segundo, que é a ocultação do produto do primeiro crime.

III. Configura-se a partir dos atos de aquisição, recebimento, depósito ou outros negócios jurídicos que representem o próprio aproveitamento (pelo agente ou terceiros), o desfrute em si, da vantagem patrimonial obtida no delito dito 'antecedente'.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/MT – Juiz de Direito – FCC – 2020) O interrogatório do acusado

 

(EMAGIS) A propósito do poder de requisição do Ministério Público e sua utilização para obter documento a ser utilizado como prova em processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas MP Estadual - Rodada 16.2020

(EMAGIS) A respeito das atribuições do Ministério Público e sua configuração constitucional, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre as teorias criminológicas, assinale a incorreta:

 

(MP/PB – Promotor de Justiça – FCC – 2018) Nos termos da legislação penal, a conduta de destruir mercadoria, com o fim de provocar alta de preços, constitui crime contra

 

(EMAGIS) A propósito da autolavagem como modalidade do crime de lavagem de dinheiro, avalie as assertivas que seguem.

I. Trata-se de uma conduta criminosa adicional, que se caracteriza mediante nova ação dolosa, distinta daquela que é própria do exaurimento de crime do qual provém o capital sujo.

II. Ocorre, por exemplo, quando alguém recebe um dinheiro ilicitamente e, ao invés de usá-lo por si, incumbe outrem de, em nome deste, adquirir-lhe bem ou bens, caso em que pratica duas ações típicas distintas, a do primeiro crime, consistente em receber licitamente, e a do segundo, que é a ocultação do produto do primeiro crime.

III. Configura-se a partir dos atos de aquisição, recebimento, depósito ou outros negócios jurídicos que representem o próprio aproveitamento (pelo agente ou terceiros), o desfrute em si, da vantagem patrimonial obtida no delito dito 'antecedente'.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/RJ – Juiz de Direito – VUNESP – 2019) O princípio da insignificância, que defende a não intervenção do Direito Penal para coibir ações típicas que causem ínfima lesão ao bem jurídico tutelado é afastado pela jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, por sua Súmula no 599, em relação aos crimes

 

(TJ/MT – Juiz de Direito – FCC – 2020) O interrogatório do acusado

 

(EMAGIS) A propósito do poder de requisição do Ministério Público e sua utilização para obter documento a ser utilizado como prova em processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da execução provisória de condenação emanada do Tribunal do Júri, avalie as assertivas que seguem.

I. Há precedente recente da 1ª Turma do STF admitindo que, independentemente do julgamento da apelação da defesa pelo Tribunal de 2ª instância, pode a condenação ser executada.

II. Há precedente recente da 2ª Turma estabelecendo que apenas após o trânsito em julgado tal condenação pode ser executada.

III. Foi reconhecida a repercussão geral da matéria pelo STF, mas o julgamento ainda não foi realizado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A propósito da ‘exceptio non adimpleti contractus’ na disciplina do Código Civil, tendo presente o magistério consagrado na doutrina civilista e também a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/RS – Juiz de Direito – VUNESP – 2018) Egídio descobre que sua esposa Joana está com um câncer. Ao iniciar o tratamento, o plano de saúde de Joana se recusa a cobrir as despesas, em razão da doença ser preexistente à contratação. Em razão disso, o casal coloca à venda um imóvel de propriedade do casal com valor de mercado de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) por R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais), visando obter, de forma rápida, valores necessários para o pagamento do tratamento de saúde de Joana. Raimundo, tomando ciência da oferta da venda do imóvel de Egídio e Joana, não tendo qualquer intenção de auferir um ganho exagerado na compra e nem causar prejuízo aos vendedores, apenas aproveitando o que considera um excelente negócio, compra o imóvel em 01.01.2015. Em 02.01.2018, Egídio e Joan a ajuízam uma ação judicial contra Raimundo, na qual questionam a validade do negócio jurídico.

Assinale a alternativa correta.

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) A sucessão hereditária abre-se

 

(EMAGIS) Quanto à competência no processo civil, analise as proposições abaixo.

I. Determina-se a competência no momento do registro ou da distribuição da petição inicial, sendo irrelevantes as modificações do estado de fato ou de direito ocorridas posteriormente, salvo quando suprimirem órgão judiciário ou alterarem a competência absoluta.

II. Tramitando o processo perante outro juízo, os autos serão remetidos ao juízo federal competente se nele intervier a União, suas empresas públicas, entidades autárquicas e fundações, ou conselho de fiscalização de atividade profissional, na qualidade de parte ou de terceiro interveniente, exceto as ações de recuperação judicial, falência, insolvência civil e acidente de trabalho ou as sujeitas à justiça eleitoral e à justiça do trabalho.

III. Se a União for a demandada, a ação poderá ser proposta no foro de domicílio do autor, no de ocorrência do ato ou fato que originou a demanda, no de situação da coisa ou no Distrito Federal. Se Estado ou o Distrito Federal for o demandado, a ação poderá ser proposta no foro de domicílio do autor, no de ocorrência do ato ou fato que originou a demanda, no de situação da coisa ou na capital do respectivo ente federado.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre a legitimidade recursal do MP no processo civil, avalie as assertivas que seguem.

I. Ainda que atue como fiscal da lei, pode, segundo o STF, recorrer independentemente de recurso das partes.

II. Com a vigência do CPC/2015, foi suprimida a legitimidade recursal do MP quando atua como fiscal da ordem jurídica, mantida a legitimidade quando atua como parte.

III. Para o STF, mesmo o recurso extraordinário pode ser interposto pelo MP quando atua como ‘custos legis’.

Estão corretas as seguintes assertivas

 

(MPE/MT – Promotor de Justiça – FCC) Relativamente às suas funções no Processo Civil, é correto afirmar que o Ministério Público:

 

(EMAGIS) Assinale a opção CORRETA, levando em conta a defesa coletiva dos direitos em juízo:

 

(EMAGIS) As proposições abaixo têm relação com o princípio da separação dos Poderes (CF, art. 2º). Julgue-os e indique a alternativa correta.

I. É lícito ao Judiciário impor à Administração Pública obrigação de fazer, consistente na promoção de medidas ou na execução de obras emergenciais em estabelecimentos prisionais para dar efetividade ao postulado da dignidade da pessoa humana e assegurar aos detentos o respeito à sua integridade física e moral, não sendo oponível à decisão o argumento da reserva do possível nem o princípio da separação dos poderes.

II. É inconstitucional regra da Constituição Estadual que preveja a necessidade de aprovação, pela Assembleia Legislativa, dos nomes indicados pelo Governador do Estado para ocupar a Presidência de autarquias e fundações públicas.

III. É inconstitucional regra da Constituição Estadual que preveja a destituição, no curso do mandato, por decisão exclusiva da assembleia legislativa, de dirigentes de Agências Reguladoras, integrantes da Administração Pública Indireta daquele Estado-membro.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o controle de constitucionalidade no direito brasileiro, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa adequada.

I. Salvo no período de recesso, a medida cautelar na ação direta será concedida por decisão da maioria absoluta dos membros do Tribunal, após a audiência dos órgãos ou autoridades dos quais emanou a lei ou ato normativo impugnado, que deverão pronunciar-se no prazo de cinco dias. Na sessão de julgamento, a decisão somente será tomada se presentes pelo menos oito Ministros.

II. Não caracteriza ofensa aos termos da Súmula Vinculante 10 ("Viola a cláusula de reserva de plenário a decisão de órgão fracionário de Tribunal que embora não declare expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder público, afasta sua incidência, no todo ou em parte"), mas tão somente à Lei 9.868/1999, o deferimento de medida liminar, em sede de controle concentrado de constitucionalidade, por maioria simples dos membros de Órgão Especial de Tribunal de Justiça.

III. É incabível a interposição de qualquer espécie de recurso por quem, embora legitimado para a propositura da ação direta, nela não figure como requerente ou requerido.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito da garantia constitucional do livre exercício de profissão (CF, artigo 5º, XIII), observada também a visão do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Mudança no regime de imunidade parlamentar no plano federal

 

(PC/GO – CESPE – 2016 ) A Declaração Universal dos Direitos Humanos:

 

(EMAGIS) No que se refere às concessões de serviços públicos, marque, com base na Lei 8.987/95, a alternativa correta.

 

(EMAGIS) No que concerne aos consórcios públicos, julgue, com base na Lei 11.107/05, os itens formulados a seguir.

I. Não admite a legislação, expressamente, a criação de consórcio público voltado à prestação de serviços de saúde.

II. Considere a existência de consórcios públicos nestas quatro situações: a União consorcia-se com o Estado de Santa Catarina e o Estado do Paraná; a União consorcia-se com o Estado de São Paulo; a União consorcia-se com o Estado de Minas Gerais e o Município do Rio de Janeiro/RJ; a União consorcia-se com o Município de São Paulo. Nestes quatro consórcios públicos elucubrados, apenas não seriam admissíveis os dois últimos arranjos; os dois primeiros, contudo, seriam admissíveis.

III. A própria Lei 11.107/05 traz, em seu bojo, hipótese de dispensa de licitação para a contratação pela administração direta ou indireta dos entes da Federação consorciados.

Estão corretos apenas os itens:

 

(MPE/MG – Promotor de Justiça – FUNDEP – 2019) Sobre o poder de polícia e o exercício da segurança pública municipal, é correto afirmar, à luz do posicionamento consolidado no Supremo Tribunal Federal, que:

 

(EMAGIS) A respeito da aposentadoria do servidor público ocupante de cargo efetivo vinculado a Regime Próprio de Previdência Social, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A propósito da titularidade dos bens ambientais e da natureza jurídica da receita de ‘royalties’ auferida pelos Estados nos quais situados os recursos naturais e minerais explorados (CF, artigo 20, §1º), avalie as assertivas que seguem.

I. Os recursos naturais da plataforma continental e os recursos minerais são bens do Estado em que situados União.

II. Trata-se, quanto à fonte, de receita originária do Estado-membro, não se enquadrando no gênero ‘receita transferida pela União’.

III. A repartição de tais ‘royalties’ vem diretamente da Constituição Federal, não dependendo de regulamentação legal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do tratamento tributário ao ato cooperativo praticado por sociedades cooperativas, observadas a disciplina da Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o princípio constitucional tributário da anterioridade nonagesimal (CF, artigo 150, III), observada a visão do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. Não se aplica para lei que prorrogue a vigência de lei temporária anterior que instituíra tributo.

II. Não se aplica para lei que prorrogue a vigência de lei temporária anterior que aumentara alíquota de tributo.

III. Aplica-se para lei que adie o início da vigência de lei anterior que instituíra benefício fiscal de crédito presumido.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/RS – Juiz de Direito – VUNESP – 2018) Em relação à ineficácia e da revogação de atos praticados antes da falência, dispõe a Lei no 11.101/2005:

 

(EMAGIS) A respeito da marca de alto renome, considerando a proteção que lhe é conferida pela Lei 9.279/1996 (Lei de Propriedade Industrial – LPI) e também tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Não constitui inovação legislativa fruto da minirreforma eleitoral de 2019:

 

(EMAGIS) O Ministério Público ajuizou representação perante o juízo da infância e juventude, atribuindo ao adolescente JPX a prática de ato infracional análogo ao crime de roubo. Considerando a situação concreta, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) No que concerne à responsabilidade civil nas relações de consumo, assinale a alternativa CORRETA:

 

PGE/PGM - Rodada 16.2020

Alpha Ltda ajuizou ação em desfavor do Estado X pugnando pela anulação do auto de infração ambiental nº 123/2020, lavrado pelo órgão de fiscalização ambiental em desfavor da empresa Delta, haja vista que, foi constatado que a segunda empresa citada transportava carga de madeira sem a respectiva guia de transporte. Requereu, nesta oportunidade, a liberação do caminhão que transportava o material apreendido quando da lavratura do auto de infração.

Aduziu que – não obstante a carga não tivesse guia de transporte – a empresa Delta possui licença ambiental para a atividade desenvolvida, não tendo sido configurada, portanto, qualquer tipo de infração administrativa ambiental, sendo, por conseguinte, ilegítima a imposição de multa e apreensão do caminhão. Afirmou, ainda, que o veículo é de sua propriedade e não poderia ter sido apreendido, uma vez que, foi locado pela empresa Delta para desenvolvimento das suas atividades.

Por fim, asseverou que não deu causa à suposta infração ambiental e que a apreensão do seu veículo, objeto da referida locação, configura injusta restrição ao direito de propriedade. A ação anulatória foi distribuída para a 1ª Vara da Fazenda Pública da capital do Estado X tendo sido dispensada a realização de audiência de conciliação.

Na qualidade de Procurador do Estado, apresente a defesa da Fazenda Pública.

 

  834 item(ns)
Primeiro Anterior  33   34   35   36   37  Proximo Ultimo

Cesta de Rodadas Pretéritas

Adicione à cesta os planos das Rodadas Pretéritas que você deseja adquirir.

    Valor Total: R$ ...

    • 1

    Copyright © 2010-2025 - Emagis - Todos os direitos reservados - CNPJ: 12.626.846/0001-10
    O Emagis é uma instituição privada, não possuindo qualquer vinculação a órgãos públicos. ILION.com.br